Foram encontrados 76 registros para a palavra: ERRY JUSTO

Sinterp/BA e Coronel Anselmo Bispo emitem nota de pesar pela morte do jornalista/radialista Erry Justo

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento, nesta segunda feira, do radialista e jornalista Erry Justo, devido a complicações da Covid 19.

E neste momento tão delicado de dor, o Sinterp Bahia se solidariza com a família e amigos, enlutados com a perda prematura e expressa as mais sinceras condolências...

Cortejo marca despedida do radialista Erry Justo, Vítima da Covid-19, nesta terça (27)

Está marcado para às 09 horas da manhã desta terça-feira (27), com saída prevista das proximidades do SAF, em Juazeiro, o cortejo com o corpo do Jornalista Erry Justo, de 53 anos, que morreu, vítima de Covid-19, nesta segunda.

Uma publicação nas redes sociais informava que o cortejo seria formado na saída Hospital Promatre, onde ele veio a óbito, mas um novo comunicado pede às pessoas que queiram participar desta última homenagem para formar fila, com veículos, nas proximidades do velatório do SAF, no Bairro Santo Antônio...

Vítima da Covid-19, Jornalista e radialista Erry Justo morre em Juazeiro

Morreu nesta segunda-feira (26), o Radialista e Jornalista, Erry Justo.

Leonilton Moreira da Silva, conhecido por Capitão Moreira, que foi o candidato a prefeito numa chapa em que Erry Justo foi vice, na última eleição, postou nas redes sociais: "Acabei de receber a péssima notícia que o amigo e Jornalista Erry Justo,  candidato a vice-prefeito na nossa chapa faleceu... AVANTE e amigos em Juazeiro, enlutados. Que Deus conforte Sandra, Enzo e família", escreveu ...

Artigo - Agora eu vou cortar na carne.

É impossível ficar calado e não exercer o meu direito de opinar sobre os fatos recentes, pois ainda estamos num país democrático e com liberdade de expressão. Não estou aqui para julgar a prisão do Deputado Daniel Silveira – embora nisso também darei minha opinião –, mas sim refutar a narrativa avassaladora dos ditos "grandes jornais".  É chato ter que cortar na própria carne, mas enfim, vamos lá!

Serei curto e objetivo. Um parlamentar não pode ser preso, por qualquer declaração que venha a dar. Isso não sou eu quem digo, mas a Constituição Brasileira e isso está dentro da famosa Imunidade Parlamentar. E pensando nessa reação de grande parte da imprensa, ou seja, dos "jornalistas de sempre" ao afirmarem que o Deputado Daniel Silveira naquele vídeo infeliz ameaçou a Democracia...

MICROFONE VERSUS MICROFONIA: HOJE É O DIA DO RADIALISTA

Hoje, dia 7 de novembro, comemora-se o DIA DO RADIALISTA. Aquele que você ao acordar cedo, liga o seu receptor de rádio e ouve aquela "voz informativa", também aquele que à tarde ao ligar o seu receptor, ouve aquela "voz amiga" e, à noite, uma voz "envolvente". Sim, são essas dádivas presenteadas pelo nosso Criador é que faz o radialista um ser íntimo e ao mesmo tempo distante. Certamente eles gostam muito de ser discretos, apenas deixando se "ouvir", não são muito amigos das câmeras, ao contrário de termos alguns grandes apresentadores de TV "nascidos no berço esplêndido" do rádio! Apesar da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.

Além das transmissões de notícias e locuções esportivas pelo rádio, o radialista acaba desempenhando diversas outras funções dentro do setor de trabalho, podendo ser responsável, ainda, pelas áreas de direção, roteiro, criação, entre outros. São vozes escondidas que te dão a visão de um mundo bem explícito. Eu, particularmente posso dizer que tudo que consegui foi através da Música Popular Brasileira e também do rádio. Uma das maiores habilidades de um radialista é a de prender a atenção do ouvinte, mantendo-o atento ao programa de entretenimento, exatamente como estou mantendo você firme nessa leitura até aqui. Para isso, o radialista deve inovar, fazendo uma boa narração de uma notícia do dia, dando-lhe a seriedade necessária...

APOIO AO COLEGA RADIALISTA WALTERMÁRIO PIMENTEL

Eu, Erry Justo, Radialista há trinta anos e Jornalista e há dois trabalhando aqui no Vale do S. Francisco, venho prestar meu apoio e solidariedade ao nosso ilustre colega e amigo WALTER MÁRIO PIMENTEL.

Ele é sem sombra de dúvidas um incansável guerreiro no combate às injustiças sociais de nossa cidade – Juazeiro-BA – pois, sua trajetória como profissional inspira até hoje novos radialistas que admiram seu trabalho. Infelizmente em nossa cidade vimos sua integridade física ser colocada à prova por indivíduos que não aceitam ouvir duras verdades e de forma covarde ficam pichando muros com frases injuriosas e ameaçatórias, coisa comum aos que de forma desesperada, recorrem até os métodos mais antirrepublicanos para "se defenderem!"

Se por um acaso, alguma coisa vier acontecer com nosso colega, certamente a justiça saberá a quem bater à porta! Lamentamos esse momento onde não só vemos a vida de um profissional ser ameaçada, mas também vemos a LIBERDADE DE IMPRENSA de nossa cidade estar em cheque. Logicamente os homens de bem e os profissionais de comunicação não se calarão a respeito desse triste episódio que envergonha as demais instituições que defendem a liberdade de expressão com honra e responsabilidade.

Termino aqui reiterando o meu carinho e respeito ao nobre colega WALTER MÁRIO PIMENTEL e aguardo atenciosamente o desenrolar dos fatos para que os responsáveis, tanto pelas ameaças ao radialista e por esse crime bárbaro que ceifou a vida do Sr. ADALBERTO GONZAGA tenha seu desfecho condenando os culpados. O povo juazeirense assim clama por justiça.

ERRY JUSTO
Radialista e Jornalista
Apresentador do Noticiário TRANSANEWS..

ARTIGO: DAMARES ALVES VIROU MINHA MINISTRA FAVORITA!

O Brasil conheceu a história de Damares Alves, que é a Ministra da Família e dos Direitos Humanos. Enfrentou com elegância os ataques sujos e cretinos que a esquerda desferiu contra ela no começo do ano. Inclusive sofreu também ataques que faziam piada de seu sofrimento quando criança. Uma mulher que teve a coragem de relatar que foi abusada sexualmente dos seis aos oito anos, abertamente falou que o agressor a fez se sentir culpada: "Ele me convenceu de que eu era culpada, de que eu o tinha seduzido. Como menina cristã, eu achava que Deus estava bravo comigo e que eu não iria mais para o céu", relatou.

Tal declaração, que em minha opinião é razoável e pertinente ao justificar sua postura como Ministra. Infelizmente, Damares virou motivo de chacota e de memes na internet. Inclusive um ex-secretário de governo do nosso município (Juazeiro-BA), autodeclarado cristão-evangélico postava diariamente em suas redes sociais piadas totalmente sem graça sobre a sua trágica história. Quem  me conhece sabe que sempre que tenho a oportunidade de escrever para esse Blog, costumo passar algumas mensagens positivas sobre pessoas que carregam histórias de coragem e  superação. E hoje eu quero falar sobre Damares! Advogada, pastora "terrivelmente cristã", que de fato está fazendo uma brilhante atuação em seu Ministério...

A MURIÇOCONA ESTAVA COM O POVO NAS RUAS. ONDE ESTAVAM NOSSOS POLÍTICOS?

Na história sociopolítica do Brasil, as manifestações populares sempre tiveram a participação de políticos de oposição ou de situação, isso ocorre desde o evento da independência do Brasil ao impeachment da presidente Dilma. Hoje, podemos observar que governos de esquerda estão cada dia mais se enfraquecendo financeiramente. E podemos ver isso claramente na atual gestão pecebista de Juazeiro, onde clínicas, UPAS e hospitais estão trabalhando em condições precárias, trazendo assim um péssimo atendimento a população. Coisa que nem as propagandas gastas com o dinheiro do povo conseguem "enganar os menos entendidos". Falando nisso, temos uma nova apresentadora nos "folhetins panfleto-midiáticos" da prefeitura.  

Nesta semana, houve em Juazeiro o manifesto popular e legítimo contra as muriçocas. Quem gosta delas? Talvez alguns políticos imunes às picadas e ao zumbido infernizante desse nada agradável inseto. Antes da manifestação de quinta passada, dia 05 de setembro, houve uma ação arbitrária contra o mototaxista e artista Rafael Pereira. Sua obra de arte [a muriçocona] estava exposta em frente à Rodoviária de Juazeiro-BA, então chegaram prepostos da Prefeitura Municipal de Juazeiro e sem cerimônia – ou protocolo algum – apreenderam a escultura e no dia seguinte – segundo o artista – queimaram-na dentro do depósito, fato que gerou comoção social e política nas redes sociais. ..

ARTIGO - ESTÁTUAS SÃO PRIORIDADES PARA UM POVO QUE SOFRE COM A FALTA DE SAÚDE?

Eu abro essa conversa aqui dizendo que nunca escondi, tanto no meu programa de rádio quanto aqui no Blog GJ, que eu sou fã do magnífico jogador da Seleção Brasileira, o juazeirense Daniel Alves. Sua simpatia, humildade e talento no futebol para mim são coisas que o mantém como alguém que é exemplo de pessoa e de atleta em meus conceitos de admiração.  Porém, tenho observado que a atual gestão municipal do prefeito Marcos Paulo Bonfim, tem continuado o velho hábito de seu antecessor Isaac Carvalho de "plantar não árvores, mas estátuas".

Em 24 de outubro de 2015, o prefeito-vaqueiro inaugurou a bela estátua do pai da bossa-nova João Gilberto. Reconheço que ficou linda por sinal, apesar de muitos conterrâneos não darem a real importância ao gênio. Agora, em 2019 o atual garçom-prefeito quer também deixar sua marca indelével na cidade. Ele quer porque quer fazer (e já até encomendou) a estátua do grande Daniel Alves, por motivo qual ainda não deixou muito claro, mas essa atitude tem despertado muitas perguntas nos corações de quem ama essa cidade...

ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?

É incrível, como as coisas aparecem tão explicitas no Brasil e ainda tem gente que faz questão de não enxergar. É sabido que o PT durante toda sua trajetória política sempre trabalhou em conjunto com os sindicatos de várias entidades pelo simples fato de se apoiar na pecha de ser um "partido dos trabalhadores!" E sabemos muito bem como era esse modos operandi todo com o surgimento a operação Lava-Jato, embora não seja uma novidade para você meu caro leitor (a), que acorda cedo, trabalha tanto e não vê seus direitos assegurados.

Mas hoje os "ventos são outros!" O Governo mudou e a forma de administrar o dinheiro público também. Após o fim da contribuição sindical obrigatória em vigor desde novembro de 2017 no governo de Michel Temer, os números de pedidos de abertura de sindicatos aqui no Brasil caíram drasticamente. Nesse ano de 2019, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, do MINISTÉRIO DA ECONOMIA, apenas 176 registros foram solicitados até meados de agosto...

Artigo - Você quer conhecer uma pessoa? Veja quem são os inimigos dela!

Eu afirmo que a qualidade dos adversários é "a medida essencial para se avaliar o caráter de um homem", e isso, eu aplico na minha vida e na vida daqueles que sempre estão próximos a mim. Mas, você agora deve estar se perguntando: por que cargas d'água o Erry está iniciando esse artigo desse jeito? Eu respondo: todos nós vivemos nessa vida dentro de uma luta, independente de você aceitar isso ou não. Basta cada um observar o seu dia-a-dia e constatar quantas intempéries atravessamos ao longo da semana. São várias! Por isso eu pergunto: contra o que e contra quem você tem lutado meu amigo (a) leitor (a)? Todos nós acreditamos em algo e teorizamos esse algo como ideologia. Mas se aplicarmos esses referenciais que mencionei acima com a triste situação de nossa política juazeirense, veremos muitas intersecções no campo das ideias.

É sabido que cada um tem uma opinião divergente à do outro, Mas é sabido também que no campo das opiniões existem pontos em que estas se assemelham e as tornam paralelas por afinidade. Só que se tratando de Juazeiro-BA, algumas bandeiras ideológico-partidárias não apresentam os mesmos valores que vemos nas mesmas pelo âmbito nacional. Juazeiro é um ponto totalmente fora da curva no tocante a partidos políticos e suas coligações de apoio, ainda que essas estejam proibidas pelo TRE. Essa Eleição de 2020 será sem sombra de dúvidas a mais atípica, a mais esquisita e a mais disputada! Em pleno agosto de 2019 já podemos ouvir de longe o barulho dos tambores aquecendo o "desfile" dos pré-candidatos e seus asseclas. Entretanto, as próximas eleições para prefeitos e vereadores será certamente uma eleição onde os partidos políticos terão poucas "cartas na mesa" para disputarem o voto...

ARTIGO - A QUE PONTO NÓS CHEGAMOS...

Caros leitores do Blog Geraldo José:

Quem ama e tenta na medida do possível cuidar de nossa amada cidade de Juazeiro, a essa altura dos acontecimentos deve estar igual a um avestruz de desenho animado: "com a cara enterrada no chão de tanta vergonha!" Como se não bastasse a saia justa entre Governador Rui Costa (PT) e o Prefeito de nosso Município Paulo Bonfim (PC do B), aquela ocorrida na inauguração da Policlínica de nossa cidade onde o governador sem querer acabou "entregando" o prefeito no tocante as verbas desviadas da duplicação da BA 210, para as obras de recapeamento asfáltico do centro da cidade, agora nossa cidade virou preocupação para um vereador! Só que o "vereador" não é um dos vinte e um edis de nossa Câmara Municipal, mas sim, de PETROLINA-PE, é mole?..

JUAZEIRO DESVIANDO-SE DO "MAIS DO MESMO"

Em nossa tão sofrida e esquecida cidade de Juazeiro, nesses tempos de ultra polarizações políticas, não é nada fácil agradar a "todos os gostos". As redes sociais e os principais blogs de nossa região são um verdadeiro termômetro do gosto da população que dá espaço democrático para comentários, críticas e sugestões. Numa visão nacional, desde que Jair Bolsonaro chegou à presidência, pautas que há anos são defendidas pela esquerda foram jogadas no lixo. A conservação do meio ambiente deixou de ser prioridade, a política de igualdade de gênero ficou de lado, as propostas armamentistas estão dando muito trabalho ao Congresso, enfim, o Brasil se aproxima cada vez mais dos Estados Unidos. Parece que a única alternativa de defesa, ou retaliação dos militantes é torcer por um novo vazamento do The Intercept para ganhar fôlego. Aliás, o que já se vê nesse movimento esquerdista é gente dando entrada no hospital enfartando e gente fugindo já do país se sustentando com o nosso dinheiro.

Isso tudo se reverbera aqui em nossa cidade quando leio as publicações e os comentários nas redes sociais e também nesse blog. Embora cada um defenda o seu ponto de vista e seu possível candidato para 2020, é comum vermos brigas e ofensas entre asseclas que a todo custo querem empurrar suas ideias e seu "Posto Ipiranga" goela abaixo dos menos esclarecidos! O debate é útil quando se cultiva o respeito, a boa argumentação e a educação. Só que, fazendo uma análise das últimas Eleições, de uns dez anos para cá, observa-se o circo do jogo sujo, onde as mentiras (fakenews) ganham corpo e suposta credibilidade. Isso sem falar do derrame de favores preliminares à abertura oficial das campanhas, onde o tapinha nas costas e o dinheiro sujo para compra de votos sempre tiveram seus lugares proeminentes, ainda que "por de baixo dos panos", que infelizmente é uma prática bastante recorrente em parte do eleitorado...

DIPLOMATA OU EMBAIXADOR?

Quando eu leio certas publicações de alguns jornais de grande circulação no país eu fico profundamente envergonhado como jornalista que sou e como cidadão brasileiro. São pessoas que não têm moral, ética ou valores. Tenho vergonha da irresponsabilidade dos repórteres que acham que têm o direito de opinar pessoalmente apenas para influenciar suas audiências com uma direção negativa, mesmo se não houver qualquer verdade em sua mensagem. Todos os outros presidentes foram eleitos e fizeram o juramento de posse, eles foram autorizados a tentar servir este país sem um constante escrutínio negativo de nossas fontes caluniosas de notícias!

Eu disse tudo isso para você, meu caro leitor (a) observar bem como a nossa imprensa está tratando o caso da possível nomeação de um dos filhos do Presidente, o Dep. Federal Eduardo Bolsonaro a assumir a Embaixada do Brasil nos EUA. Os jornais e alguns Blogs estão acusando o presidente da República de NEPOTISMO ao cogitar fazer tal nomeação. Mas final o que é Nepotismo? É um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim "nepos", que significa literalmente "neto" ou "descendente"...

A QUEM REPRESENTA O DEPUTADO-PALHAÇO TIRIRICA AFINAL?

Começo essa prosa dizendo que sempre fui fã do PALHAÇO TIRIRICA, pois seu humor desde a década de 90 me surpreendeu enquanto me esvaia de rir das palhaçadas de Dedé, Didi, Mussum e Zacarias! Naquele tempo Tiririca trazia algo novo e mais debochado em termos de humor. Isso eu não tenho o que negar. Mas o tempo foi passando e o palhaço começou a perceber que o negócio de fazer os outros rirem dele já não era tão lucrativo ou tão prioritário para seu projeto de vida brasileiro.

Então Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, ouviu "o canto da sereia" na voz de alguns "donos de partidos" e lançou sua candidatura a Deputado Federal. E não foi que colou? Muitos votaram nele não só pelo seu deboche ao dizer que "pior que tá não fica", mas por puro protesto naquela época contra vários parlamentares pegos em corrupção. Enfim, o Tirirca se elegeu e virou Deputado Federal! ..

UM JORNALISTA SEM CREDIBILIDADE

Pois é, enquanto o mundo gira, vemos pessoas se desequilibrarem na tontura dos acontecimentos e caírem em suas próprias contradições. Foi o caso do jornalista mais odiado da TV brasileira, Paulo Henrique Amorim. Ele vai sumir por alguns tempos depois de 14 anos ininterruptos à frente do programa vespertino Domingo Espetacular. A Record convocou o apresentador para uma reunião na tarde de ontem, (segunda-feira, 24 de junho) e lhe comunicou que está fora do programa. Amorim, que tem contrato até 2021, não será ainda demitido. Segundo nota, a emissora do Bispo Edir Macedo disse:

"Paulo Henrique Amorim deixa o programa e permanece na emissora à disposição para novos projetos", disse a direção da emissora em nota oficial. Sendo assim, o apresentador-militante deixa o Domingo Espetacular após um histórico de polêmicas, acusações e resistência. Esquerdista barulhento no seu blog de nome "Conversa Afiada," ele teve a cabeça pedida à Record inúmeras vezes desde 2014, quando a polarização entre esquerda e direita ficou mais acirrada. A emissora resistiu, afinal uma pesquisa apontou que o rosto do profissional era, apesar de tudo, fundamental para a credibilidade da revista eletrônica...

ARTIGO: O POVO ESTÁ CANSADO DA INDIFERENÇA DOS POLÍTICOS

Andando todos os dias nas ruas de Juazeiro-BA, indo e voltando do trabalho, parece que sinto um peso. Não um peso proveniente das fadigas diárias de um dia de trabalho, porém "há uma atmosfera pesada no ar!" Vejo em cada olhar das pessoas uma tristeza, algo do tipo – "um sentimento de perda, tristeza ou abandono", ou seja, o povo está cansado coma indiferença dos políticos de nossa cidade. O povo está cansado do político profissional, aquele que fala muito e não diz nada! O povo está cansado de tanta corrupção, está cansado, só para citar um exemplo, de chegar numa unidade básica de saúde e não ser atendido. Está cansado de tentar conseguir um médico especialista e nunca chegar a sua vez. 

Existe sim meu caro leitor (a) uma indignação generalizada. E o pior disso tudo é que não sou eu somente que percebo tal coisa, mas na voz de cada ouvinte do programa da emissora em que colaboro, compartilhando desse mesmo sentimento. Percebo isso também em cada pessoa que escreve aqui no Blog tanto nas crônicas, artigos ou nos comentários. Vejo isso em colegas jornalistas, radialistas, comunicadores, enfim, a situação tem andado ultimamente tão atípica, ao ponto de vermos quase que mensalmente a nossa cidade vizinha Petrolina-PE receber visitas de autoridades do âmbito federal, ganhando verbas para educação, saúde, transporte, urbanização enfim, uma parceria de chamar a atenção até de analistas econômicos e de jornalistas especializados das revistas de economia. E nós aqui, o que temos recebido? Um "Lula Livre?" ..

CRÔNICA SOBRE O MINISTRO SÉRGIO MORO

A SABOTAGEM FEZ ALGO DE BOM PARA O BRASIL AFINAL

Na vida, sempre nos depararemos com dois tipos de pessoas: As pessoas boas que só desejam o que há de melhor para seu próximo e gente tão nefasta que além de ter a sórdida mania de ficar julgando os outros pela régua de sua deficiência de caráter, sempre torcem pelo "quanto pior melhor!" Ainda bem que o povo de Juazeiro-BA e de Petrolina-PE está tendo a oportunidade inédita de ver em "full HD" quem são verdadeiramente nossos políticos e representantes, tanto na esfera municipal, estadual (distrital) e federal. Na semana passada, o ministro SERGIO MORO "saiu maior do que entrou" na audiência da Comissão de Constituição e Justiça no Senado. O ex-juiz é bom de convicção e isso já sabíamos. Porém, melhor ainda foi vê-lo ao lidar com uma situação quase que inusitada onde não há fatos e provas robustas. Data vênia, os operadores da "OPERAÇÃO VAZA-JATO" vão ter de se esforçar muito se quiserem transformar heróis em vilões. Aliás, a meu ver, eles estão fazendo heróis se tornarem mais heróis ainda, que saber por quê?..

ESPAÇO DO LEITOR: O MECANISMO JUAZEIRENSE

Ao pensar em Juazeiro, me vem essa única dúvida: como chegar ao consenso ideológico e político em uma sociedade tão dividida como a nossa? E essa acaba sendo a primeira pergunta que faço aqui aos leitores desse respeitável Blog e que dá o start dessa pequena crônica assim escrita. O ano eleitoral de 2020 está chegando, e já no presente momento, podemos contemplar alguns nomes se apresentando como pré-candidatos: Allan Jones, Carlos Neiva, Coronel Anselmo, Joseph Bandeira, Misael Aguillar, Pastor Teobaldo, Wank Medrado entre outros... Porém ao analisarmos suas plataformas, projetos e posicionamentos, vemos um emaranhado de dúvidas e incertezas. Mas porque afirmo isso? Simplesmente porque ainda é cedo para se ter alguma coisa definida no tocante a projetos para tirarmos nossa cidade dessa situação que se encontra com obras intermináveis, buracos nas ruas, saúde sofrível, desemprego e muita propaganda positiva visando ludibriar os mais despercebidos.

Para conseguir um nome forte, opositor ao atual governo e realizar as reformas que o nosso município precisa, o diálogo é fundamental. Como podemos chegar a um consenso em uma sociedade tão dividida como a nossa? O problema é que aqui em Juazeiro me "parece" que o verbo dialogar é tão ofensivo quanto a um palavrão! Há uma espécie de temor coletivo quando o assunto é reunir pessoas comuns  para conversar, deliberar e definir algum projeto, ou, algum nome para que represente a oposição popular. Muita gente tem receio de se expor, de declarar suas ideias e posicionamentos, mas eu me pergunto por quê? Será que vamos perder pela terceira vez consecutiva a chance de mudarmos de verdade e pra melhor a sorte de nosso município? O povo juazeirense não aguenta mais tantas mesmices, e isso é fato, só que para ter um nome forte, que inspire o devido respeito e que seja de aceitação popular é necessário que haja união e diálogo por parte daqueles que querem ver uma cidade mais justa, desenvolvida e boa para se viver. Do contrário veremos "mais dos mesmos!" E falo isso no plural mesmo...

ARTIGO - O DIABO VENCEU JESUS? SEGUNDO A GAVIÕES DA FIEL, SIM!

Como eu sou um profundo amante de uma boa polêmica, começo esse artigo com a seguinte afirmação: A degradação de um povo começa na sua cultura. E falo a palavra "cultura" sob diversos aspectos como a música, a TV, o cinema, o rádio, o teatro, os shows, as festas e nesse caso o Carnaval! Um dia desses, ao precisar recuperar um sapato velho, constatei a dificuldade de se encontrar aqui em Juazeiro-BA, nos dias de hoje um bom sapateiro. E isso me fez refletir por alguns instantes até nas profissões em vias de extinção que antes eram expressões de uma cultura bem alicerçada. Hoje em dia parece que os "artistas profissionais" estão tão escassos em suas criatividades que apelam para o inusitado, o inimaginável e nesse caso que estamos tratando, na ofensa a fé de um povo brasileiro que em sua maioria se declara cristão.

Infelizmente, nós assistimos pela TV essa aberração travestida de arte, protagonizada pelo enredo de uma Escola de samba paulistana de nome GAVIÕES DA FIEL, que a meu ver, trata-se de um grêmio recreativo administrado pelo Esporte Clube CORINTHIANS. No caso, os comentaristas globais chegaram a dizer que a figura torturada seria o santo católico Antão. Porém, os próximos sambistas da escola confirmaram que o personagem retratado era Jesus Cristo. Segundo um dos sambistas, a intenção era puramente chocar o público com a cena. E qual foi a reação dos cristãos e líderes espirituais? Nada! Ninguém reagiu a essa demonstração de ruína social, moral e cultural de algumas pessoas insatisfeitas com a vida e com a realidade que lhes rodeia. Um dos principais fenômenos decorrentes do desenvolvimento desordenado, implantado "de fora para dentro", em função de interesses externos contra uma determinada coletividade, é o de levar, inevitavelmente, à ocorrência da despersonalização da cultura...