Foram encontrados 129 registros para a palavra: GERVASIO LIMA

Artigo - A tragédia invadindo o lugar da empatia

A vida é feita de escolhas. Talvez esta seja uma das mais simples e principais frases quando se quer atribuir acontecimentos, sejam positivos ou negativos, na trajetória de um indivíduo, principalmente quando este chega à fase adulta.

Quando se remete a a algo ruim vem logo em seguida a expressão 'só lamento', ou 'sinto muito', formas mais utilizadas e quiçá a que se tem acesso com frequência. Mas, mesmo em desuso, de maneira não intencional, com menos frequência, o bom resultado é expressado por um eloquente 'ô glória', o elogio aos que alcançam vitórias; a recompensa daquele que pratica o bem...

Artigo - Golden City era muito engraçada

Era uma vez uma cidade muito engraçada com o nome americanizado de Golden City. Cercada de morros e muitas serras, possuía também muitos rios, lagos, cachoeiras e lagoas.

Um local bastante aprazível. Terra de um povo acolhedor e de muitos tementes a Deus, e também ao pároco (existe uma lenda que tinha um sacerdote que empurrava as beatas da escadaria da igreja caso não estivessem com as vestimentas apropriadas)...

ARTIGO - Fazer o bem sem olhar a quem

Várias são as certezas da vida, inclusive a mais assustadora e pouco aceita por muitos, a da morte. Uma série de coisas um dia tem um fim, atendendo uma data de validade mesmo que involuntariamente e a contragosto. Viver o momento aproveitando o que foi bom no ontem  é talvez o que mais importa em uma trajetória. 

Defender que 'nada é para sempre' é egoísmo dos que vivem apenas para si, não atentando que a felicidade é algo composto e envolto de empatia, respeito e complacência. Boas atitudes fazem do ser um humano, com atitudes e sentimentos que ultrapassam a recionalidade. ..

ESPAÇO DO LEITOR - A menina da praia, por Gervásio Lima

Era uma vez uma menina que conheceu a praia aos três anos de idade e o menino que viu o mar pela primeira vez por volta dos dez anos de vida.

No tempo em que quem degustava requeijão eram os mais abastados ou os filhos dos donos da própria desnatadeira onde se produzia tal guloseima, a praia era para poucos, enquanto o mar era de todos. A areia, as ondas e até mesmo o sol eram elitistas; este último literalmente brilhava para uma selecionada minoria...

Artigo - Aniversário é vida

Comemorar aniversário é mais que lembrar o dia em que nasceu, é um momento de celebrar e festejar a vida. Poder a cada ano desejar parabéns para quem se gosta é uma forma de compartilhar felicidade e de demonstrar todo o sentimento de carinho, apreço, gratidão e afeto.

A chegada da nova idade é como uma 'reinauguração do pregresso', quando tudo o que foi vivido se transforma em uma espécie de histórico suscetível a mudanças, desde que o vivente, ou melhor, o aniversariante, queira...

Artigo - Depois da tempestade, vem a bonança

O ditado mais utilizado para expressar a ideia de esperança e tranquilidade diz que "depois da tempestade, vem a bonança"; uma espécie de alento para quem acredita que 'nada vai durar para sempre', ou seja, o que está ruim hoje, amanhã pode melhorar.

A expectativa de melhoras após um período conturbado é um sentimento quase que unânime, mas quando o inverso acontece a dificuldade de resiliência é sem tamanho...

Artigo - As pessoas precisam ser 'concertadas'

Entende-se por emancipação a possibilidade de adquirir de forma antecipada, ou por algum tipo de mérito, a soberania, a conquista da liberdade. A palavra remete àquilo que avança, algo benéfico. 

 Um anseio coletivo seria a realização de um desejo em comum entre sujeitos. Em um mundo globalizado a visão que se espera sobre a vida é a do respeito e a complacência. Se comportar como se estivesse participando de uma competição de 'cabo de guerra', onde o principal objetivo é medir forças entre dois grupos até que apenas um vença é, além de uma infeliz demonstração de egoísmo, um ato que beira a insensatez. ..

Artigo - A cabeça pensa onde os pés pisam

Ter a oportunidade de caminhar na areia das praias é um privilégio para poucos, ainda que subestimado por muitos. Viver a natureza não seria suficiente se não existisse a possibilidade de sentir em sua plenitude os efeitos da contemplação e do contato com o real. Só quem já praticou sabe o quanto é relaxante andar com os pés descalços ao longo de uma praia. O corpo agradece e a mente festeja. 

Como uma mensagem subliminar, uma forma de incentivar algum tipo de comportamento, apreciar o meio ambiente é ter a capacidade de proteger e defender aquilo que é bom e que faz bem. Como diz o filósofo Leonardo Boff: "cuidar é mais do que um ato; é uma atitude. Portanto, mais do que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro". ..

Artigo - A boa escolha nunca foi tão necessária

A escolha é uma opção individual, uma decisão, um querer que geralmente é acompanhado de sentimentos positivos, da vontade de acertar. Mas, como nem sempre o que se espera acontece da maneira que se gostaria, a probabilidade de acontecer o esperado pode ser na mesma proporção do inesperado. 

Manifestar uma preferência pensando em tirar proveito de tal intento é uma atitude egoísta e muito perigosa, com consequências imprevisíveis, principalmente quando envolve o coletivo...

Artigo - Só ultrapasse com segurança

'Em time que está ganhando não se mexe', esta talvez seja uma das mais conhecidas e usadas frases quando o objetivo é justificar o engessamento de algo.

É também um dos maiores contrassensos que existem. Seguindo o sentido literal, uma interpretação precisa observar que time vem de coletivo, de um grupo, e ganhar é sinônimo de vitória, portanto quando se possui boas peças em uma equipe as mudanças, nesta equipe, são naturais. ..

Artigo - O brasileiro é, antes de tudo, um forte

Um novo normal se apresenta como a banalização de tudo que se foi construído em torno da essência do apaziguamento, das relações interpessoais e do que realmente é o respeito à vida. O egoísmo e as vicissitudes preponderam, enquanto o bom senso se confunde com o irreal.

O saber viver nunca foi tão necessário, principalmente no momento em que o comportamento passou a ser um termo que generaliza as escolhas em todos os sentidos. O novo não significa necessariamente boas mudanças, ao contrário, em muitos casos ele tem sido nocivo, perigoso...

Artigo - A vida é assim

É comum atribuir determinadas dificuldades, situações aflitivas e outros momentos turbulentos da vida a uma 'provação', uma prova à força moral, e mais comumente à fé religiosa.

Algo muito particular, é entendido de diversas formas, tanto pelos que são acometidos por algum problema, e até mesmo pelos 'conceiteiros de plantão', aqueles que conceituam a vida alheia em detrimento da sua. ..

Artigo - A Bahia é porreta

A fama de 'descansado e sossegado' do baiano já caiu por terra. A coragem e a luta da população baiana são fatos marcantes e fazem parte do dia a dia daqueles que trabalham arduamente pela sobrevivência. Faça chuva ou faça sol, estão sempre presentes na labuta.

Agora uma coisa não se pode negar, o povo baiano é de nascença muito festeiro. O gingado, o requebrado e a alegria contagiantes estão intrinsecamente ligados à vida e à alma baiana. Com o mesmo vigor do trabalho e da correria cotidiana, sempre que possível o corpo e a mente se entregam e se esbaldam no canto e na dança...

Artigo - O futuro a Deus pertence

Quem nunca teve vontade de voltar no tempo, ou de ter o poder de bisbilhotar o futuro? Visitar o passado é uma verdadeira utopia dos que vivem em uma espécie de nostalgia plena, com a saudade fazendo parte do cotidiano de suas vidas. Saber o que o espera ou o que irá acontecer lá na frente é talvez uma das maiores curiosidades do ser humano, que chega a recorrer a métodos quase bizarros na tentativa de decifrar o quase sempre indecifrável. 

Passear um pouco no que foi vivido, do ponto de vista da lembrança, é absolutamente possível, principalmente quando o que já passou marcou e inevitavelmente ficou guardado na memória. Como diz a música, 'o que passou, passou'. O que aconteceu de bom serve como exemplo para se viver o presente e para tornar o que ainda está por vir um pouco mais previsível. ..

Artigo - Amigo é coisa para se guardar

A amizade é sem dúvida uma das principais relações afetivas entre os humanos; um sentimento de apreço, afeição, respeito e consideração mútua.

Ser amigo é ser parceiro de verdade, é ser aquele que mesmo longe está sempre presente, que comunga tristeza e prega constantemente a alegria. Amigo se quer bem, cuida, se preocupa e compartilha felicidade, estando próximo durante a tempestade e na bonança...

Artigo - Pobre, rico, país chamado Brasil

'Um índice pode ser um indicador, um sinal ou um fator de referência. Serve, também, como um comparador para explicar determinadas situações ou condições'. Palavra simples e de fácil pronúncia, tem poder de provocar tanto sentimentos positivos quanto negativos, dependendo da situação e do enunciado.

Pavoroso para uns, simpático para outros, tem sido mais utilizado ultimamente como estatística de informações desagradáveis. A todo momento é apresentado algo desolador, em todas as áreas. Na televisão, no rádio, na internet ou em publicações impressas, a situação do Brasil é revelada como preocupante em todos os aspectos...

Artigo - A beleza de ser um eterno aprendiz

O aprendizado é uma busca constante dos que procuram estar atualizados e abertos ao novo. Conhecimento nunca é demais. Aprender instiga a curiosidade e ajuda a mudar a forma como enxergar o mundo, contribuindo com o crescimento intelectual e humano. A vida por si só é um aprendizado em potencial, portanto "pensar na morte da bezerra" enquanto o mundo gira é uma característica dos fracos.

Perder a vontade de conhecer e descobrir o ainda desconhecido, por acreditar que assim como um produto perecível possui data de validade, é valorizar a inércia em detrimento do entusiasmo e uma falta de compromisso consigo mesmo...

Artigo - Quem sabe faz bem feito

Insistir em fazer o que ainda não aprendeu é como 'se meter onde não foi chamado', ou como diz o bom baiano: 'querer entrar no jogo sem ficha'. O desejo não se completa quando o sentimento é aventureiro. Aquilo que se pensou e achou que sabia, envolvido apenas na necessidade de realizar egoistamente um intento pessoal, inevitavelmente será frustrante para o 'sonhador', com resultado desastroso.

Um bom sonho pode virar realidade, desde que se busque uma realização de forma a não prejudicar os que sonham diferente. É bom saber que vontades e objetivos caminham juntos até uma tal de vaidade aparecer para bagunçar o coreto...

Artigo: A despedida é dolorida 

As pessoas que tiveram a oportunidade de fazer parte de uma das mais importantes dádivas, quiçá a principal, a vida, estarão presentes eternamente no 'mundo físico', ao serem lembradas pelos seus feitos e suas contribuições enquanto viventes. 

Viver não é apenas usufruir do que é oferecido ou daquilo que seja de fácil acesso; viver é compartilhar sabedorias, conhecimentos, é dividir com o próximo o muito ou o pouco; é criar condições para que o semelhante viva de forma igualitária, com os mesmos deveres, mas principalmente com os mesmos direitos. Viver é saber que de alguma forma se está contribuindo para que 'as vidas' tenham propósitos coletivos. ..

Artigo: Tem mal que vem para o mal

O mundo passa constantemente por períodos nebulosos. Os registros de conflitos são desde os primórdios, fazendo parte inclusive do primeiro livro da bíblia, com o relato da morte de Abel - um dos filhos de Adão e Eva -, praticada pelo seu próprio irmão, Caim, depois de 'uma crise de ciúmes'.

As disputas, principalmente pelo poder, fazem parte da nossa cultura, nós tidos como animais racionais, e até mesmo dos irracionais, com o agravante de nos considerarmos  possuidores da capacidade de discernimento para distinguir o certo do errado...