Foram encontrados 4 registros para a palavra: José Gonçalves do Nascimento Escritor

Artigo - Canudos e Conselheiro

Escreveu o velho Marx, em 18 de Brumário: “a história acontece duas vezes. A primeira vez, como tragédia; a segunda, como farsa.” 

Para além de toda a complexidade que tal afirmativa possa implicar, tomo aqui a liberdade (liberdade e ousadia) de aplicá-la ao episódio de Canudos, estabelecendo a conexão deste com a conjuntura brasileira. ..

Artigo - A boa e a má política

Alguns indivíduos, ou até mesmo grupos sociais, têm tentado, a todo custo, desacreditar a política e os políticos. E o fazem incutindo a ideia de que todos os políticos são iguais e corruptos.

A intenção por trás disso, creio eu, é fazer com que a população perca de uma vez a crença na política e na gestão pública. O problema é que quando perdemos a crença na política, damos margem a três possibilidades, em nada abonadoras...

Mato Queimado (Canto Distópico)

Mato Queimado é real; não é um pesadelo. 
Pesadelos se dissipam com o despertar. 
No caso de Mato Queimado, não; 

Aqui, o sono e o despertar 
São faces da mesma moeda, e o pesadelo, 
Nada mais do que um processo – 
Um processo em plena execução...

Artigo - A cama de Procusto e a reforma da previdência

Na mitologia grega, Procusto era um perigoso salteador que costumava atrair viajantes para sua residência. Chegando ali, as vítimas eram deitadas numa cama de ferro, e depois que adormeciam tinham seus corpos moldados e ajustados de acordo com o tamanho do leito. Se fossem maiores, eram cortados a machado; se fossem menores, eram estirados com cordas até atingir a medida exata da cama.

É assim que têm avançado as políticas econômicas do pós-golpe. O que elas pretendem nada mais é do que moldar ou adequar as condições do povo às exigências do Estado (e do Mercado), quando deveria ser o oposto: eles é que têm de adequar-se às necessidades e bem-estar dos cidadãos e cidadãs – razão última de toda e qualquer política...