Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - PORTUGAL: TEM ATÉ PORTUGUESES!

Brasileiro em PORTUGAL E OUTDOOR NA PRAÇA MARQUES DE POMBAL-LISBOA

Quão bom e gratificante é, de vez em quando, poder buscar novas experiências culturais em outros territórios desse nosso vasto mundo, e assim poder mensurar o nosso grau de conhecimentos e como nos colocamos em um contexto universal mais amplo de desenvolvimento! Nesse agradável giro que ora repito por Lisboa, mesmo empolgado com a beleza encantadora da capital portuguesa, é preciso reconhecer o quanto Portugal tem se tornado cada vez mais identificado com a cultura e o desenvolvimento dos demais países da Europa.

Como Nação mãe do Brasil, que não só foi responsável pela sua descoberta, mas, sobretudo, pela formação dos seus traços culturais desde os primórdios de 1.500, acredito que hoje se impõe a obrigatoriedade de um melhor entendimento diplomático e cultural entre as duas nações, de forma a que esse afilhado rebelde possa assimilar essa modernidade que abre portas e janelas para o futuro!

Apenas acho que o acesso em ambos os territórios deveria ser livre de qualquer exigência de passaporte, mas, apenas admitida a própria Identidade pessoal, assim como ocorre em toda a comunidade europeia. Então, por que não uma estreita forma de relacionamento de maneira bem formatada dentro da realidade contextual do mundo? Em outras palavras, como podem viver distantes e separados, quem no passado foi mãe e filho?

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 22:00

INSS VAI MUDAR PAGAMENTO DA APOSENTADORIA A PARTIR DE 2020

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta semana que, a partir de 2020, todos os novos benefícios terão o primeiro pagamento feito através de cartão magnético, que também poderá ser usado na função de débito. Atualmente, para receber o primeiro pagamento, o segurado recebe uma carta do INSS. Com o documento em mãos, deve ir até uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar sua identificação.

Quem não tem conta-corrente pode optar pela emissão do cartão magnético e seguir recebendo a aposentadoria nesta conta-benefício. Nessa modalidade, só é permitido sacar o valor total do benefício mensal. Já aqueles que têm conta-corrente podem optar pelo crédito em conta. Desta forma, a movimentação dos valores da aposentadoria segue as regras normais da conta. O beneficiário também poderá optar por sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco.

Ler Matéria Completa
Fonte: Bahia Econômica
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 21:00

Seleção para professor formador na Modalidade a Distância está aberta na Univasf

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza seleção para professor formador para o curso de Licenciatura em Ciência da Computação, ofertado na modalidade a distância. Poderão participar da seleção candidatos com graduação em Engenharia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com no mínimo mestrado na área de Computação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de setembro.

As inscrições são realizadas através Sistema de Inscrições em Processos Seletivos (PS) o candidato deverá anexar em PDF os documentos exigidos no Edital Nº 9/2019. O professor formador tem a função de se relacionar diretamente com o estudante, acompanhando o desenvolvimento de suas atividades no curso, tirar dúvidas sobre conteúdo e questões administrativas, além de fazer correção das avaliações e registro de notas.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 20:00

Bolsonaro avalia indicações para PGR

O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um novo procurador depende de uma indicação do presidente Jair Bolsonaro. Antes de tomar posse, o escolhido precisa ser sabatinado pelo Senado e ter nome aprovado pelo plenário da Casa. Não há prazo legal para indicação. 

Além da tradicional lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), mais dois subprocuradores correm por fora e também podem ser indicados. Bolsonaro não é obrigado por lei a seguir uma indicação da lista tríplice. O subprocurador Mário Bonsaglia foi o mais votado na lista elaborada pela associação. Bonsaglia é membro do MPF desde 1981. Doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), ele passou por órgãos de direção do MPF, como Conselho do MP e o Conselho Superior. 

Ler Matéria Completa
Com informações da Agência Brasil
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 19:00

ENGIE realiza capacitação com Merendeiras de Umburanas e Sento Sé

Mais de 30 merendeiras, dos Municípios de Umburanas e Sento Sé, participaram de uma capacitação de boas práticas para a manipulação e higiene de alimentos.O curso faz parte do Projeto Social, implantado pela ENGIE, “Escolas Saudáveis”, que tem como objetivo principal melhorar a qualidade sanitária e nutricional dos alunos da rede pública Municipal. Durante as aulas, as participantes aprenderam sobre as boas práticas do serviço de alimentação, armazenamento e condicionamento dos alimentos, contaminação cruzada, higiene pessoal, corporal e ambiental, entre outros temas.

Além das merendeiras,esse projeto beneficiou mais de 100 estudantes do 1º ao 5º ano dos Municípios de Umburanas e Sento Sé, com a realização de exames gratuitos de hemoglobina, que visam diagnosticar anemia. Para os casos positivos de anemia, o projeto também disponibilizou o tratamento. O Projeto Social Escolas Saudáveis é uma parceria entre a organização sem fins lucrativos, Instituto Melhores Dias, e a ENGIE. A iniciativadeve beneficiar cerca de 3 mil pessoas na região.

Ascom Engie Brasil
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 18:00

Domingo violento em Sento-Sé (BA): dois mortos e um baleado

Segundo informações do site Sento-Sé Notícias a madrugada deste domingo (18), foi de intensa violência com mais um crime registrado no distrito de Piçarrão, a 100km da sede do município. Segundo informações, um senhor de idade conhecido como Antônio Belfort, foi assassinado com um tiro próximo ao peito, após disparos de arma de fogo contra ele em frente à sua residência.

O motivo teria sido uma discussão familiar após a reabertura do Bar Flor do Caribe, em Piçarrão. Durante a discussão, um filho de Antônio conhecido por Fofão foi baleado e um rapaz de prenome Jonas foi esfaqueado. Ambos foram socorridos para o hospital de Sobradinho. O corpo de Antônio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro-BA e deve ser sepultado nesta segunda-feira (19), em Piçarrão. A última informação é de que Jonas, o rapaz esfaqueado, foi a óbito no Hospital de Traumas, em Petrolina.

Fonte: Sento-Sé Notícias
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 17:00

Secretaria de Serviços Públicos mantém ações de varrição e limpeza nas vias de Juazeiro

Por dia, o serviço de varrição de logradouros públicos executado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), alcança, aproximadamente, uma extensão de 50 mil metros de ruas. Esses números são obtidos graças a um bem elaborado planejamento de execução dos serviços, que reúne a manutenção das ruas da cidade, atendimento das solicitações da população, limpeza em eventos ou agenda cultural do município.

A varrição é feita diariamente em vias de maior movimento, bairros e em locais de grande fluxo de pessoas. A limpeza diurna tem início às 7h e vai até às 17h, e a noturna acontece das 17h às 22h de segunda a sexta, e aos sábados das 13h às 19h. Em média, são 170 trabalhadores comprometidos com a limpeza da cidade, a fim de oferecer saúde aos moradores, além de uma consequente melhoria no aspecto visual de cada localidade.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 16:00

Ivete Sangalo posta foto antiga com os pais e a irmã e relembra infância: 'Saudade demais'

Ivete posta foto antiga com os pais e a irmã e relembra infância — Foto: Reprodução/Instagram.

A cantora Ivete Sangalo usou as redes sociais neste sábado (17) para postar lembranças de quando era criança. Em uma foto antiga, a artista aparece ao lado da irmã, Cynthia Sangalo, e dos pais, que não estão mais vivos, em uma festa junina.

"Minha irmã me mandou essa foto. Mainha, @cynthiasangalo, painho e eu. Foto da festa de São João na nossa escola. Tempo mais que especial. Saudade demais".

Nos comentários da publicação, os fãs citaram a semelhança de Ivete com o filho mais velho, Marcelo, de 9 anos. "Meu Deus, como parece Marcelo", escreveu uma fã. "Como Marcelo parece com você", disse outra fã.

Fonte: G1 Bahia
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 15:00

Produtores de acerola de Sobradinho participam de oficina com representante do Ministério da Agricultura

Produtores de acerola de Sobradinho, ligados a Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), participaram nesta sexta feira (16), na Câmara de Vereadores da cidade, de uma interessante oficina sobre Manejo e Controle Alternativo de Pragas com Extratos Vegetais, ministrada pela bióloga e doutora Vilcineia Bicudo da Rocha, do Ministério da Agricultura.

O evento que faz parte do circuito de seminários sobre produção orgânica, denominado: "Para quem produz e alimenta uma vida melhor", promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) junto com o Sebrae/Bahia, é muito útil para os produtores de acerola de Sobradinho que participam do processo de certificação orgânica por meio Instituto de Bio Dinâmica (IBD) em parceria com a Cooperparaíso.

Ler Matéria Completa
Ascom/Cooperparaíso
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 14:00

Nelson Leal decreta luto oficial na Assembleia Legislativa da Bahia pelo passamento do ex-deputado Eujácio Simões

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, decretou hoje (18.08), luto oficial de três dias pelo passamento do ex-deputado federal e estadual Eujácio Simões Filho – também presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - que faleceu neste domingo, aos 71 anos, em Salvador. Natural de Itororó, Eujácio era Arquiteto, formado pela Universidade Federal da Bahia. Como deputado estadual, ocupou dois mandatos na ALBA, entre os anos de 1987 e 1995, ocupando também a presidência do parlamento baiano. Também por dois mandados, entre 1995 e 2003, foi para Brasília, para o Congresso nacional, como deputado federal.  

"Eujácio era muito querido pelo meu pai e essa amizade acabou se refletindo em mim. Adorava o jeito dele de falar, com aquele vozeirão, porte de 'coronel', mas que era de um coração maternal. Era um defensor intransigente da Bahia, dos interesses da Bahia, e dos municípios que representava, especialmente sua terra, Itororó. Quando cheguei na Assembleia, ele já estava ocupando o mandato como deputado federal, em Brasília, mas chegamos a fazer 'dobradinha' política em vários municípios. A Bahia política amanhece hoje um pouco menor com a morte de Eujácio, excelente apreciador de uma boa comida, de um bom vinho, de cavalos e das vaquejadas", diz Nelson Leal.

Ascom Presidência ALBA Foto: Divulgação
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 13:00

Cipes Caatinga e Nordeste localizam 40 mil pés de maconha na região de Canudos, Norte da Bahia

Uma operação conjunta entre as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste erradicou, na sexta-feira (16), cerca de 40 mil pés de maconha. Com uso de drone a plantação foi descoberta na cidade de Canudos. Uma denúncia anônima indicou o plantio ilegal no distrito de Bendegó. Após algumas horas sobrevoando a região, os PMs encontraram cerca de 40 mil pés de maconha, uma quantidade relevante da erva já colhida e acampamentos usados pelos criminosos que davam manutenção no plantio. 

Com a chegada das guarnições um grupo fugiu utilizando um veículo, mas um integrante do bando, ainda não identificado, foi cercado e preso com uma espingarda. Após juntar os milhares de pés de maconha, os materiais foram queimados. "Mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na Bahia. Não paramos", garantiu o comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Sérgio Freire.

Fonte: Ascom/Alberto Maraux SSP/BA
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 12:00

Senado diz que indicação de Eduardo Bolsonaro configura nepotismo

A consultoria legislativa do Senado elaborou um parecer afirmando que a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada brasileira em Washington, nos Estados Unidos, se formalizada pelo presidente Jair Bolsonaro, configura nepotismo. O parlamentar é o terceiro filho do presidente e está visitando gabinetes de senadores em busca de apoio para a indicação. A nomeação precisa ter aval da maioria do Senado para ser oficializada.

O parecer foi embasado no entendimento da Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que trata sobre nepotismo. A corte já se manifestou de que, para cargos políticos, a súmula não se aplica. No entendimento dos consultores legislativos, porém, embaixadores não são agentes políticos. O parecer foi assinado pelos consultores Renato Monteiro de Rezende e Tarciso Dal Maso após pedido dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Ler Matéria Completa
Estadão Conteúdo
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 11:00

Aldeia do Velho Chico: espetáculos culturais tomam contam das ruas de Petrolina

O público da região deu boas-vindas, na sexta-feira (16), a 15ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco. Atraídas pela diversidade cultural, centenas de pessoas circularam pela região central de Petrolina acompanhando a programação de abertura do festival. O primeiro dia do evento contou com o tradicional Cortejo Abre Alas pro Velho Chico; apresentações musicais no palco da Orla; Mostra Pedagógica das oficinas, painel visualidades da Aldeia; Reisado da comunidade quilombola de Mata de São José de Orocó; Maracatu Beira-Rio de Petrolina; apresentações de quadrilhas juninas, entre outros espetáculos.

Há 15 anos fortalecendo a cultura local, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Petrolina. "Desde 2017, a Aldeia do Velho Chico passou a integrar o Calendário Oficial de festas e eventos do município, com uma programação rica, que envolve as diversas expressões de arte. A atual gestão está atenta à valorização da cultura e Petrolina só ganha com a realização de um festival dessa dimensão", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, que participou da abertura representando o prefeito Miguel Coelho.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 10:00

MP apura suspeita de enriquecimento ilícito do ministro Ricardo Salles

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar suspeita de enriquecimento ilícito do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entre 2012 e 2017, período em que ele alternou a atividade de advogado com cargos no governo paulista. A Promotoria já pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal de Salles, mas a medida foi negada duas vezes pela Justiça estadual neste mês.

A investigação teve início em julho a partir de representação feita por uma empresa chamada Sppatrim Administração e Participações, que levantou suspeita sobre a evolução patrimonial de Salles com base nas declarações de bens que ele mesmo prestou à Justiça Eleitoral.

Em 2012, quando foi candidato a vereador pelo PSDB, Salles declarou possuir R$ 1,4 milhão em bens, a maior parte em aplicações financeiras, 10% de um apartamento, um carro e uma moto. Em 2018, quando saiu a deputado federal pelo Novo, foram R$ 8,8 milhões, sendo dois apartamentos de R$ 3 milhões cada, R$ 2,3 milhões em aplicações e um barco de R$ 500 mil - alta de 335% em cinco anos, corrigindo o valor pela inflação.

Ler Matéria Completa
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 09:00

Casa Nova: Terça feira assume vereador do PT

O Partido dos Trabalhadores – PT terá pela primeira vez um vereador de origem na Câmara de Casa Nova a partir desta terça-feira, 20 de agosto. Com o trágico acidente que tirou a vida do vereador Jossivaldo Rodrigues de Souza Silva (Vadim do Pipa – PSB), que já exercia o mandato no lugar de Maria da Silva Dias (Maria Regina – PSB), que continua licenciada e Secretária de Ação Social, assume o segundo suplente da Coligação Juntos Vamos Mudar Casa Nova, Jose Carlos Borges dos Santos (Zé Carlos Borges – PT).

A solenidade de posse está marcada para terça-feira, a partir das 10:00 horas da manhã, no Plenário da Câmara e deverá ser prestigiada por secretários e pelo prefeito. Zé Carlos Borges, convidando a comunidade e a imprensa regional para participar do ato de posse, reafirma seu compromisso com os movimentos sociais e se coloca como "voz das trabalhadoras e trabalhadores do campo".

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 08:00

Delegados da PF reagem a interferências políticas do presidente

Entidades de classe que representam os delegados de Polícia Federal veem com preocupação as recentes declarações do presidente da República, de que quem determina as nomeações na instituição é ele, e temem que interferências políticas atrapalhem o trabalho policial de excelência que vem sendo desenvolvido na instituição durante décadas. “A Polícia Federal não é um órgão que fica à disposição da agenda de interessses do governante do momento”, define a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP), Tania Prado.

Na avaliação dos profissionais, as falas do presidente indicam uma forte ingerência na instituição e reforçam a necessidade urgente de dar autonomia constitucional para que a Polícia Federal fique livre de ingerências políticas. “É preciso garantir na Constituição a autonomia da PF. Uma proposta de emenda tramita há 10 anos e ainda não avançou. É uma questão urgente, pois está evidente que a cada governo que passa, os políticos irão buscar formas de tomar a instituição, aparelhando-a, conforme seus interesses, o que é o mesmo que implodir o órgão”, afirma Tania.

Ler Matéria Completa
publicado em 18 de Agosto / 2019 às 07:00

Representantes do Sebrae e Sistema FAEB/Senar lançam soluções para Juazeiro e região

Fruticultores de Juazeiro e região contarão com consultoria gratuita do Sebrae Bahia em parceria com o Sistema FAEB/Senar, com apoio da CNA e Senar Central, para a prevenção aos ataques da mosca-da-fruta. Nesta segunda-feira, 19, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o presidente do Sistema FAEB/Senar, Humberto Miranda, e demais representantes das instituições parceiras lançam as soluções focadas no monitoramento e controle da mosca-da-fruta e estratégias de manejo para garantir a qualidade da produção para consumo e exportação. O evento acontece no Centro de Excelência da Fruticultura de Juazeiro, com credenciamento às 8h e abertura às 9h.

Na oportunidade, os participantes assistem à palestra A Importância Econômica da Fruticultura no Vale do São Francisco, realizado pela Embrapa, e haverá a assinatura do convênio para atender aos fruticultores com as consultorias gratuitas. Os produtores rurais presentes já poderão assinar o termo de adesão para ter acesso às soluções.

Ler Matéria Completa
Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 23:00

Artigo - Você quer conhecer uma pessoa? Veja quem são os inimigos dela!

Eu afirmo que a qualidade dos adversários é "a medida essencial para se avaliar o caráter de um homem", e isso, eu aplico na minha vida e na vida daqueles que sempre estão próximos a mim. Mas, você agora deve estar se perguntando: por que cargas d'água o Erry está iniciando esse artigo desse jeito? Eu respondo: todos nós vivemos nessa vida dentro de uma luta, independente de você aceitar isso ou não. Basta cada um observar o seu dia-a-dia e constatar quantas intempéries atravessamos ao longo da semana. São várias! Por isso eu pergunto: contra o que e contra quem você tem lutado meu amigo (a) leitor (a)? Todos nós acreditamos em algo e teorizamos esse algo como ideologia. Mas se aplicarmos esses referenciais que mencionei acima com a triste situação de nossa política juazeirense, veremos muitas intersecções no campo das ideias.

É sabido que cada um tem uma opinião divergente à do outro, Mas é sabido também que no campo das opiniões existem pontos em que estas se assemelham e as tornam paralelas por afinidade. Só que se tratando de Juazeiro-BA, algumas bandeiras ideológico-partidárias não apresentam os mesmos valores que vemos nas mesmas pelo âmbito nacional. Juazeiro é um ponto totalmente fora da curva no tocante a partidos políticos e suas coligações de apoio, ainda que essas estejam proibidas pelo TRE. Essa Eleição de 2020 será sem sombra de dúvidas a mais atípica, a mais esquisita e a mais disputada! Em pleno agosto de 2019 já podemos ouvir de longe o barulho dos tambores aquecendo o "desfile" dos pré-candidatos e seus asseclas. Entretanto, as próximas eleições para prefeitos e vereadores será certamente uma eleição onde os partidos políticos terão poucas "cartas na mesa" para disputarem o voto.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 22:00

MESTRE APRIGIO É DIPLOMADO PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, realizou na sexta-feira (16), no Teatro de Santa Isabel, no Recife, a titulação dos seis novos Patrimônios Vivos do Estado (PV). Participaram da solenidade – uma comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado oficialmente neste sábado (17).

"Trago uma mensagem de muito respeito aos mestres e mestras, agraciados ou não, que são a base da cultura pernambucana. Vocês são nossas bússolas e faróis na busca por direções que nos leve ao reconhecimento da importância da cultura. Que a gente possa ter nisso a referência do que é ser pernambucano", celebrou Gilberto Freyre Neto.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 21:00

Queixa Cidadã: TJBA lança terça (20) aplicativo para registro de ações de até 20 salários-mínimos

Um aplicativo assistente simples e didático, voltado para realização de queixas, nos Juizados Especiais, em até cinco minutos. Esta é nova ferramenta que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lança nesta terça-feira (20), às 9h, no Fórum do Imbuí | Juizados Especiais. Mais uma iniciativa de valorização do 1º Grau, que facilita o acesso à Justiça. Denominado "Queixa Cidadã", o aplicativo trabalha com tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e reconhecimento facial. Poderá ser usado para registro de ações de causas comuns, sem advogado, cujo valor não ultrapasse 20 salários mínimos.

A ferramenta, desenvolvida pela equipe de Tecnologia, Informação e Modernização do TJBA, em parceria com a Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), objetiva auxiliar na resolução do alto volume de ações em pequenas causas e na sobrecarga na estrutura do órgão, além de promover a comodidade ao cidadão, que pode usar o aplicativo a qualquer hora, e de qualquer lugar. No lançamento, o Coordenador dos Juizados Especiais, Juiz Paulo Chenaud, concederá uma entrevista coletiva para a imprensa. Solicitamos, por favor, que seja confirmada a participação, pelo e-mail ascom@tjba.jus.br, até as 12h de segunda-feira (19).

Ascom TJ-BA
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 20:00

Uauá recebe etapa do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia

A Prefeitura de Uauá realizará neste domingo (18), a etapa 2018/2019 do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia. Organizada em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Norte da Bahia (ABANFAN), a competição acontecerá na Praça dos Quiosques, a partir das 15h.

O concurso contará com cerca de 12 corporações, reunindo mais de 600 músicos de toda região. A competição terá disputas nas categorias Musical, Marcial, Marcial com Evolução, Mista e Mista com Evolução. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com o troféu Flávio Solano, uma homenagem ao músico uauaense vitima do acidente entre uma carreta e ônibus que transportava integrantes de uma fanfarra, ocorrido em novembro de 2018.

Ascom Prefeitura de Uauá
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 19:00

Cariri cearense aposta nas casas e oficinas dos mestres da cultura como museus orgânicos

Intersecção entre Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e alguns municípios limítrofes, a região do Cariri, desta feita, parece nação própria dentro da pátria cearense maior. Com forte identidade e dono de ricas manifestações, seja na gastronomia, nas artes ou no tecido geográfico, o local elege o diálogo com a tradição de maneira a alargar as possibilidades de contato e apreciação com nossas raízes. É símbolo concreto de integração e potência.

O convite está feito. Abra a porta, entre na sala, puxe uma cadeira e converse. Esta é a proposta dos Museus Orgânicos em atividade na região do Cariri cearense. Casas e oficinas de mestres da cultura transformam-se em lugares de convívio para um público maior, curioso, sedento pelas histórias daqueles que transmitem o saber popular por meio de diferentes expressões. 

Ler Matéria Completa
Diario do Nordeste
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 18:00

Coordenadora geral da UPAE/IMIP de Petrolina apresenta recorde de cirurgias em reunião da CIR

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Grazziela Franklin, apresentou, na última quarta-feira (14), o resultado do mutirão de cirurgias de catarata realizado pelo serviço (em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde) e destacou o  recorde de cirurgias no mês de julho, em reunião da Comissão Intergestores Municipal da VIII Regional de Saúde de Pernambuco (CIR/Geres).

Foram 835 cirurgias eletivas de pequeno e médio porte em um único mês. Deste total, 346 correspondem às cirurgias oftalmológicas, sendo 302 de catarata. "Esse é o nosso recorde de cirurgias e ficamos muito felizes com o resultado, pois nós zeramos a fila de espera por cirurgias de catarata na UPAE de Petrolina. Missão dada é missão cumprida", destacou a coordenadora geral, Grazziela Franklin, no início da sua fala.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 17:00

MPF aciona União para evitar extinção de cargos e funções em universidades e institutos federais na Bahia

Por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil públicou na quarta-feira (14), com pedido liminar à Justiça para que sejam suspensos os efeitos do Decreto Presidencial 9.725/2019 nas Universidades Federais da Bahia (Ufba), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (UFSB), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) e de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano). A medida, considerada inconstitucional pelo MPF, extinguiu, em 31 de julho, ao menos 655 funções gratificadas nas instituições baianas, trazendo prejuízos ao seu funcionamento. Para o MPF, os efeitos concretos recairão, por consequência, sobre a qualidade Educação oferecida.

De acordo com a ação, ajuizada pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão Gabriel Pimenta Alves, “não cabe ao presidente da República emitir atos administrativos de exoneração ou dispensa de servidores ou de funções por estes ocupadas, no âmbito das Universidades Federais e Institutos Federais, uma vez que esses atos são de exclusiva atribuição de seus próprios dirigentes, conforme as disposições constitucionais pertinentes à autonomia universitária, mas também pelas próprias disposições legais da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira)”.

Ler Matéria Completa
Ascom MPF
publicado em 17 de Agosto / 2019 às 16:00

PARCERIA ENTRE CDL, ACIAJ E INICIATIVA PRIVADA PRETENDE REVITALIZAR EMPRESAS DE JUAZEIRO

Desenvolvendo empresas. Como alavancar seu negócio ainda em 2019? É o nome do projeto que pretende revitalizar pequenas e médias empresas da cidade de Juazeiro (BA). A ideia é oferecer aos empresários do município os subsídios necessários para que eles possam organizar melhor seu negócio e superar a crise econômica pela qual passa o país.

O trabalho começou esta semana com uma pesquisa de campo. Cinco pesquisadores (devidamente identificados com crachás e camisas com as marcas dos parceiros) estão visitando lojas, industrias e outros seguimentos privados para mapear as principais dificuldades que cada lojista está enfrentando para alavancar seus negócios. Após a coleta dessas informações, em um segundo momento serão traçadas ações que possam dar possibilidades de crescimento diante dos problemas enfrentados.

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.