Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Abril / 2019 às 07:00

Sinal Digital da TVE chega a Juazeiro (BA) no final de maio

A partir desta segunda-feira (22), o sinal digital da TVE Bahia estará disponível nas cidades de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Anguera, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Ouriçangas, Pedrão, Santanópolis, Santo Estevão e São Gonçalo dos Campos. Serão contempladas 900 mil pessoas, que poderão acompanhar a programação da emissora pública a partir do canal 9.1.

A solenidade de inauguração está marcada para o mesmo dia, às 8h, no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. O Projeto de Interiorização do Sinal Digital da TVE será implantado inicialmente em 58 municípios, atingindo uma população de 5 milhões de baianos. Até o fim de maio, o sinal digital da emissora pública baiana estará disponível também nas cidades de Juazeiro, Guanambi, Ipirá e Ipiaú.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 22 de Abril / 2019 às 06:40

271 cidades da Bahia têm água contaminada por agrotóxicos; veja lista

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos (veja lista no final da matéria) em que se encontrou pelo menos um agrotóxico na água que abastece as torneiras das cidades. 

Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. 

Ler Matéria Completa
Fonte: Correio da Bahia
publicado em 22 de Abril / 2019 às 06:30

Após incêndio em igreja, comemorações da Semana Santa em Monte Santo,na BA, foram realizadas na praça

Após um incêndio atingir a igreja matriz de Monte Santo, as comemorações da semana santa na cidade foram mantidas, mas passaram a ser realizadas na praça principal. O incêndio na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída há mais de 200 anos, ocorreu na madrugada de sábado (20). A imagem de Jesus Cristo que estava no altar da igreja ficou intacta.

De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, o fogo começou por volta das 3h. Segundo ele, inicialmente os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas. Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Ainda de acordo com Zeliomar, o fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. Não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1 Bahia Foto whatsapp
publicado em 22 de Abril / 2019 às 06:00

Cancão de Fogo estreia na Série D dia 05 de maio, contra o Interporto-TO. Conheça o adversário

Porto Nacional vai receber a Juazeirense no dia 05 de maio abrindo a temporada na Série D do Brasileiro

Com a desistência do Gurupi, o interporto, também do Tocantins, será o primeiro adversário da Juazeirense na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do Interporto sedia seus jogos em Porto Nacional, a pouco mais de 50 Km da capital, Palmas. A cidade tem, segundo o censo de 2018, pouco mais de 50 mil habitantes e o time da cidade tem na sua galeria quatro títulos estaduais, o último deles em 2017.

No Campeonato Brasileiro da Série D teve duas participações, ocupando a 36ª colocação em 2014 e a 52ª em 2018. No Ranking Nacional da CBF ocupa a 124ª colocação, sendo o melhor ranqueado do Tocantins, mas bem distante da Juazeirense que ocupa 67ª posição.

Juazeirense e Interporto abrem a temporada no Brasileirão no dia 05 de maio, no estádio General Sampaio, com capacidade para pouco mais de 2 mil pessoas. O jogo de volta entre as duas equipes encerra a fase de grupos, no dia 09 de junho, no Adauto Moraes.

Confira as datas de jogos da Juazeirense na Série D: 

05/05 - Interporto-TO x Juazeirense
11/05 - Juazeirense x Itabaiana-SE
19/05 - Aparecidense-GO x Juazeirense
25/05 - Juazeirense x Aparecidense-GO
03/06 - Itabaiana-SE - Juazeirene
09/06 - Juazeirense x Iterporto

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 21 de Abril / 2019 às 23:00

Artigo – CATARATAS DO IGUAÇU: UMA MARAVILHA DA HUMANIDADE!

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, acolheu com carinho e muito brilho a 25ª Edição do “Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB 2019”, que aconteceu naquela AABB de 5 a 12/4. O evento foi revestido de uma grandiosidade ímpar, naturalmente correspondendo não somente ao elevado nível de simpatia do seu povo, como à altura das extraordinárias belezas naturais que enobrecem todo o seu território. Impossível a cada visitante não contemplar, encantado, as águas em quedas das Cataratas do Iguaçu, cujo volume impressiona e empolga a todos pela vazão de 4,5 milhões de metros cúbicos por segundo! Em razão de toda essa pujança e esplendor, com muita justiça foi classificada e reconhecida pela UNESCO como uma das SETE MARAVILHAS NATURAIS DA HUMANIDADE. 

O evento a que estive presente, que teve a participação de 4.150 pessoas, entre atletas e convidados que integraram as delegações das 43 AABBs de 22 Estados da Federação, é anualmente organizado com muita eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB’s e com a participação do CESABB-Conselho Estadual de AABB, além do indispensável apoio e colaboração das entidades de representação dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil: PREVI, ANABB, AAFBB, SEGASP Sports, CASSI e COOPERFORTE. Esses certames, em cada etapa anual, são realizados em diferentes Estados do país, cabendo a coordenação local à respectiva AABB da cidade sede. Em 2020 será na AABB do Balneário Camboriú-SC. Por sinal, muito esperado por todos! E nem precisa dizer porquê!

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Abril / 2019 às 22:00

III Seminário O Trabalho no Vale do São Francisco, promovido pela Univasf, está com inscrições abertas

O Laboratório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC), vinculado ao Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, nos dias 25 e 26 de abril, o III Seminário O Trabalho no Vale do São Francisco (III SETRABVALE). O evento é gratuito, aberto a toda população e vai acontecer no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina-PE.

 As inscrições são feitas através do Site de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. O evento terá como tema: “Novas perspectivas com a reforma trabalhista” e sua programação será composta por oficinas temáticas, conferências e palestras com a presença de representantes da Delegacia Regional do Trabalho, de instituições de ensino e de sindicatos.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 21 de Abril / 2019 às 21:00

Bahia tem redução de 39% no número de roubos a estabelecimentos comerciais, diz SSP

O índice de roubos contra estabelecimentos comerciais apresentou redução de 39,2% no primeiro trimestre de 2019 na Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A pasta indicou que entre janeiro e março deste ano foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado.

"Nos três primeiros meses foram registrados 307 casos em todo o estado. Nos 403 municípios do interior do Estado a redução chegou a 41,9%, sendo registrados 181, uma média de 0,44 delito por cidade. Na capital e Região Metropolitana de Salvador, a redução de casos nessa modalidade criminosa foi de 34,7%, 67 casos a menos que no mesmo período de 2018", informou a SSP.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 21 de Abril / 2019 às 20:00

UPAE/IMIP de Petrolina realiza campanha para redução do consumo de energia

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está realizando uma campanha para redução do consumo de energia com os seus funcionários e colaboradores. A ação é uma iniciativa da Segurança do Trabalho e conta com o apoio do setor de Manutenção, Núcleo de Educação Permanente e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Começou nesta quarta-feira (17), pelo serviço de urgência e emergência, bloco e clínica cirúrgica, mas tem como objetivo alcançar todo o serviço. 

Com cartazes, palestras e mensagens de consumo consciente, os participantes promoveram uma sensibilização a respeito do meio ambiente e energia não renovável. "As usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil e o recurso natural para produção dessa energia está se esgotando em todo planeta. Então, nós precisamos, no mínimo, refletir sobre isso", defende o supervisor de manutenção e membro da CIPA, Marcílio Queiroz.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro Ascom UPAE
publicado em 21 de Abril / 2019 às 19:55

Sepultamento do aluno a soldado Leonardo Souza, Morto por tiro acidental, será nesta segunda, em Petrolina

Em nota publicada na sua página oficial, na internet, neste domingo (21), a Polícia Militar da Bahia lamentou com pesar a morte trágica do aluno a soldado, Leonardo de Souza Silva, de 27 anos, vítima de um disparo acidental neste domingo (21) em Senhor do Bonfim, no Norte do estado.

Leonardo de Souza Silva, foi atingido por um disparo acidental no interior do 6º BPM, onde funciona também o 3º Núcleo de Formação de Soldados da PM baiana. De acordo com as informações preliminares o aluno dormia quando foi atingido por uma bala de .380 e faleceu antes da chegada da equipe médica do SAMU.

O Boletim do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) apontou o aluno a soldado Daniel Rodrigues Bezerra Filho como autor do disparo acidental. O comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN) já estariam apurando o caso.

O sepultamento de Leonardo está marcado para às 16h desta segunda-feira (22) no Cemitério da Paz, em Petrolina, onde ele tinha residia.

Em nota a Polícia Militar da Bahia lamentou o corrido e informou que equipes de Valorização do Policial Militar, da região norte estão acompanhando os familiares do aluno. 

Confira a nota da Polícia Militar: 

NOTA DE PESAR 

É com imenso pesar que a Polícia Militar informa a morte do aluno a soldado Leonardo de Sousa Silva, 27 anos, vítima de disparo acidental de arma de fogo, na manhã deste domingo (21), no Núcleo de Formação da Polícia Militar, na cidade de Senhor do Bonfim.

O policial militar era solteiro e não tinha filhos. O sepultamento será realizado às 16h de segunda-feira (22), no Cemitério Campo da Paz, no município de Petrolina, em Pernambuco. 

A equipe do Serviço de Valorização do Policial Militar (SVP), da região norte, está acompanhando os familiares do militar."

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 21 de Abril / 2019 às 19:40

Torcedores do Vale celebraram a vitória dos clubes do coração neste domingo

Devidamente paramentados, torcedores em Juazeiro e Petrolina comemoraram títulos dos seus clubes

Sem times locais nas disputas dos estaduais, neste final de temporada 2019 nos estados, Juazeirenses e Petrolineneses concentraram suas atenções nas decisões pelo país afora, com destaque para os campeonatos baiano, pernambucano, carioca e paulista, equipes que tradicionalmente mantém grande número de torcedores no Vale do São Francisco.

Torcedores do Bahia, assistiram e comemoram em bares e em grupos de amigos a conquista do Bahia sobre o homônimo de Feira de Santana. O placar de 1 x 0, com gol de pênalti marcado por Gilberto, deu o título ao esquadrão de aço. Em Petrolina torcedores do Sport e Náutico também viveram a emoção minuto a minuto. A vitória do Timbu no tempo normal foi efusivamente comemorada, mas não foi suficiente para garantir a taça, que ficou com o leão pernambucano, que levou vantagem nas penalidades e sagrou-se campeão em 2019. 

Corintianos e São Paulinos também estiveram reunidos em muitos pontos das cidades para assistit ao duelo paulista, mas foi a fiel que comemorou no apito final, após gol decisisivo de Wagner Love, no apagar das luzes. A Vitória do Flamengo, dono da maior torcida no Vale, mobilizou concentrações de torcedores em vários pontos da cidade, com destaque para bares tradicionais de Juazeiro e Petrolina. Com gols de Arão e Vitinho o Flamengo repetiu o placar do primeiro jogo e não deu chances ao Vasco da Gama.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 21 de Abril / 2019 às 19:00

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa nesta segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo. Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Agência Brasil
publicado em 21 de Abril / 2019 às 18:39

CONFIRA OS CAMPEÕES ESTADUAIS DE 2019

CARIOCA

Flamengo vence Vasco por 2 a 0 no Maracanã, com gols de Willian Arão e Vitinho, e conquista o seu 35º título Carioca. O Flamengo já havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar domingo passado no Estádio Nilton Santos e confirmou o título neste domingo no Maracanã.

BAIANO

O Bahia venceu o Bahia de Feira por 1 a 0, na tarde deste domingo (21), na Arena Fonte Nova, pelo segundo jogo da final do Campeonato Baiano. No segundo tempo, em cobrança de pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR), Gilberto marcou para o Tricolor. O tricolor venceu o confronto pelo placar agregado de 2 a 1. Este foi o 48º título do tricolor de aço.

PAULISTA

Com gols de Danilo Avelar e Vagner Love o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, que descontou com Antony, e conquistou o título do Campeonato Paulista de 2019. Na verdade, o trigésimo título da sua história o terceiro seguido, garantindo, portanto, o tri-campeonato.

PERNAMBUCANO

No Estádio Adelmar da Costa Carvalho, Ilha do Retiro, o Sport venceu o Náutico nas penalidades máximas e conquistou o 42º título pernambucano. No jogo normal, o Sport perdeu por 2 a 1, Guilherme marcou para o Sport, mas o Náutico garantiu o triunfo com gols de Diego e Jorge Jimenez.

Neste domingo (21 de abril), 11 clubes se sagraram campeões nos seus estados. Eles se juntam a outros seis times que já tinham levantado os canecos – enquanto em oito estados as decisões ainda não ocorreram. Confira abaixo a relação completa:

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 21 de Abril / 2019 às 18:00

Campo Formoso: Projeto de reajuste salarial dos servidores é aprovado pela Câmara de Vereadores

Em Sessão Extraordinária realizada logo após a 7° Sessão Ordinária do ano, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo que concede Reajuste Salarial para Servidores em 4,17%. Cabe ressaltar que esse percentual é muito maior que a revisão salarial inflacionária que ficou em 3,75%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O Projeto segue para sanção da Prefeita Rose Menezes.

Os percentuais de reajuste instituídos representam a capacidade máxima dos gastos da Administração Municipal com o pessoal, sempre tendo em vista o valor da receita e o limite permitido, conforme a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse aumento traduz o esforço do Governo para a melhoria dos salários dos servidores, sem perder de vista as restrições legais, o que poderia prejudicar toda a população do município.

Ascom Prefeitura de Campo Formoso
publicado em 21 de Abril / 2019 às 17:00

Governo libera R$ 800 mi para evitar paralisação de obras do Minha Casa

O governo vai liberar R$ 800 milhões adicionais em recursos para evitar a paralisação das obras do Minha Casa Minha Vida (MCMV), informa reportagem publicada neste sábado, 20, pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o texto, a liberação da verba ocorre após pressão das construtoras que atuam no programa de habitação popular, que ameaçavam parar com as obras em maio. A maior pressão vinha das empresas que atuam na faixa 1, que se destina a famílias com renda até R$ 1,8 mil por mês, segmento em que 90% do valor do imóvel é subsidiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

De acordo com o texto, os R$ 800 milhões trarão algum alívio, uma vez que, segundo as empresas, há R$ 550 milhões em desembolsos atrasados, mas “não afastam as incertezas para empreendimentos a partir de junho”. Empresários relataram ao jornal que a situação é “dramática” e que as construtoras suspenderam a busca por novos terrenos e estão revendo a estratégia para futuros lançamentos. Um deles afirmou que a situação é de “caos” porque o governo não está conseguindo honrar com o cerca de 1,5% da participação que tem no programa.

Estadão Foto de arquivo do Blog
publicado em 21 de Abril / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: O MECANISMO JUAZEIRENSE

Ao pensar em Juazeiro, me vem essa única dúvida: como chegar ao consenso ideológico e político em uma sociedade tão dividida como a nossa? E essa acaba sendo a primeira pergunta que faço aqui aos leitores desse respeitável Blog e que dá o start dessa pequena crônica assim escrita. O ano eleitoral de 2020 está chegando, e já no presente momento, podemos contemplar alguns nomes se apresentando como pré-candidatos: Allan Jones, Carlos Neiva, Coronel Anselmo, Joseph Bandeira, Misael Aguillar, Pastor Teobaldo, Wank Medrado entre outros... Porém ao analisarmos suas plataformas, projetos e posicionamentos, vemos um emaranhado de dúvidas e incertezas. Mas porque afirmo isso? Simplesmente porque ainda é cedo para se ter alguma coisa definida no tocante a projetos para tirarmos nossa cidade dessa situação que se encontra com obras intermináveis, buracos nas ruas, saúde sofrível, desemprego e muita propaganda positiva visando ludibriar os mais despercebidos.

Para conseguir um nome forte, opositor ao atual governo e realizar as reformas que o nosso município precisa, o diálogo é fundamental. Como podemos chegar a um consenso em uma sociedade tão dividida como a nossa? O problema é que aqui em Juazeiro me "parece" que o verbo dialogar é tão ofensivo quanto a um palavrão! Há uma espécie de temor coletivo quando o assunto é reunir pessoas comuns  para conversar, deliberar e definir algum projeto, ou, algum nome para que represente a oposição popular. Muita gente tem receio de se expor, de declarar suas ideias e posicionamentos, mas eu me pergunto por quê? Será que vamos perder pela terceira vez consecutiva a chance de mudarmos de verdade e pra melhor a sorte de nosso município? O povo juazeirense não aguenta mais tantas mesmices, e isso é fato, só que para ter um nome forte, que inspire o devido respeito e que seja de aceitação popular é necessário que haja união e diálogo por parte daqueles que querem ver uma cidade mais justa, desenvolvida e boa para se viver. Do contrário veremos "mais dos mesmos!" E falo isso no plural mesmo.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Abril / 2019 às 15:00

Aluno Soldado da PM baiana, natural de Petrolina, morre após disparo acidental em Senhor do Bonfim


Equipes do centro de Valorização do Policial Militar (Cevap) estão dando acompanhamento aos familiares do aluno soldado, Leonardo de Souza Silva, que foi atingido por um disparo acidental no interior do 6º BPM, em Senhor do Bonfim, onde funciona o 3º Núcleo de Formação de Soldados da PM baiana.

De acordo com as informações da Polícia Militar o fato ocorreu no início da manhã deste domingo (21), quando outro aluno soldado manuseava uma pistola .380 que teria disparado acidentalmente.

Acionada de imediato, uma equipe do SAMU constatou que Leonardo já estava morto e a Polícia Técnica foi convocada para realizar perícia no local.

O Boletim do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) aponta o aluno soldado Daniel Rodrigues Bezerra Filho como autor do disparo acidental.

O comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN) já estariam apurando o caso.

O aluno Soldado Leonardo de Souza Silva é natural de Petrolina – PE e tinha residência no Bairro São Jorge. De acordo com as informações o aluno soldado que teria acionado acidentalmente a arma também seria de Petrolina.

Ainda não há informações sobre translado do corpo e procedimentos fúnebres na cidade pernambucana, onde residem os familiares de Leonardo.

Da Redação Blog Geraldo José/Fotos redes sociais
publicado em 21 de Abril / 2019 às 15:00

Vegetação começa a crescer sobre lama em Brumadinho

Atualmente a lama não se parece em nada com a que invadiu Brumadinho: o verde começa a brotar em meio aos rejeitos da mineração. Parte da lama está completamente seca e os rejeitos de minério na superfície são visíveis. Hoje já é possível caminhar com menos dificuldade sobre a lama, antes instável, líquida e perigosa.

Surpresos com o verde que insiste em nascer em meio aos rejeitos, parte dos moradores acredita que, por conta da força com que desceram os rejeitos, árvores e vegetação foram arrancadas sem perder completamente suas raízes. Segundo os moradores, as áreas de maior crescimento de vegetação eram os pontos de maior biodiversidade, como os riachos e lagoas.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 21 de Abril / 2019 às 14:15

Ivete Sangalo destaca importância de ter vivido juventude ao lado do Rio São Francisco e o amor por Juazeiro

O Programa apresentado na Rede Globo, “Tamanho Família” deste domingo 21, destacou a vida e obra da cantora juazeirense Ivete Sangalo. Ivete destacou "o amor e a importância do Rio São Francisco durante o tempo criança/adolescente quando viveu nas margens do Velho Chico".

O Rio São Francisco se confundia com a água do nosso sangue. Fiz tudo na minha infância dentro do Rio São Francisco. Os banhos de chuva eram incríveis. Éramos crianças e aquilo vinha como um chamado da natureza, uma grande brincadeira. Não tínhamos ideias dos riscos na época",contou Ivete emocionada.

A atração levou para o palco os familiares da artista e o programa foi cheio de quadros que divertiram e emocionaram os convidados. Ivete levou para participar do “Tamanho Família” a irmã Cyntia, o irmão Ricardo e a cunhada Valéria. Durante a atração, Márcio Garcia relembrou os encontros de Ivete e também de suas família durante esses anos de carreira.

“Construímos um carinho e admiração mútuos”. Além disso, como de costume, os convidados revisitaram o passado e contaram intimidades para mostrar que, no fundo, toda família é similar.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Divulgação
publicado em 21 de Abril / 2019 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: DISTRITO DE ABÓBORA PEDE SOCORRO.

Moradores do distrito de Abóbora, que fica na divisa com o município de Jaguarari, enviaram e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias mais uma vez reclamando da falta de atenção por parte do Poder Público Municipal. Confira: “Geraldo vimos através dessa mais uma vez em seu blog, solicitar a atenção da Câmara de vereadores, Prefeitura Municipal de Juazeiro, e dos órgãos competentes, sobre o abandono no nosso distrito. O matagal e a escuridão estão tomando conta das ruas da nossa comunidade, é muito desumano a situação que estamos passando. Falta de saneamento básico, falta uma estrada de qualidade que tem apenas 4,5 km e a situação da mesma está péssima, onde estudantes e trabalhadores necessitam transitar por ela todos os dias de forma de acesso a outras comunidades.

Que encarecidamente possam de fato voltar a atenção para com essa comunidade.

Atenciosamente,

Moradores do Distrito de Abóbora

publicado em 21 de Abril / 2019 às 13:30

MAIS UM ASSASSINATO NESTE DOMINGO EM JUAZEIRO/BA

Na noite de sexta-feira (19) Iata Anderson teria sido vítima de homicidio - mas na ocasião - ao sair da moto - a arma do atirador caiu e Iata Anderson teria pegado a arma e teria matado Fábio Lopes.

Na tarde de sábado de Aleluia - a 76° CIPM conseguiu capturá-lo, mas após interrogatório ficou constatado, inclusive, através de imagens que o suspeito não efetuou os disparos contra Flávio. Logo, foi posto em liberdade.

 

Por volta de 08h50 deste domingo (21), Iata Anderson foi alvejado por disparos de arma de fogo, de grosso calibre na cabeça, indo a óbito no bairro, no Jardim São Paulo por homens não identificados. O corpo foi encaminhado para o IML.

Com informações do Paim News
publicado em 21 de Abril / 2019 às 13:00

Ministério da Agricultura pede fim da lista de animais aquáticos ameaçados

O ministério da Agricultura fez uma solicitação ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pela suspensão da lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção. Segundo a Folha de S. Paulo, o argumento utilizado pela pasta foi de que  esse cadastro de animais em risco gerou “grande repercussão negativa no setor pesqueiro” e prejuízos econômicos.

A “Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos”, publicada em 2014, busca identificar espécies que estejam de alguma forma em risco e proíbe captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização dos animais listados.


No pedido, cujo jornal teve acesso, um dos alvos de crítica da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), parte do Ministério da Agricultura, é a utilização de metodologias da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza) para a elaboração da lista de espécies ameaçadas.

A UICN é a entidade internacional composta por governos, agências governamentais e ONGs, e responsável pela lista vermelha de espécies ameaçadas. A lista é respeitada e adotada internacionalmente.

“O Brasil deve se orientar pelos seus próprios critérios para definição e adoção das políticas públicas que afetarão a fauna e a todos os brasileiros e não por critérios de ONGs internacionais”, afirma o documento do Ministério da Agricultura que pede a suspensão da lista nacional.

EBC
publicado em 21 de Abril / 2019 às 12:00

MP pede fechamento de dois centros terapêuticos de Juazeiro

O Ministério Público estadual solicitou em ação civil pública ajuizada no último dia 9 que a Justiça determine, em decisão liminar, o fechamento das comunidades terapêuticas para dependentes de substâncias psicoativas Centro de Desafio Jovem do Sertão e Centro de Restauração Filadélfia, localizadas em Juazeiro. Na ação, a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues pede ainda determinação judicial para que o Município faça o levantamento dos nomes e situação dos pacientes e realize o encaminhamento deles para comunidades terapêuticas regulares e cadastradas junto ao ente público, onde eles possam receber adequado tratamento custeado pelo Município. 

Segundo a ação, foram encontradas diversas irregularidades nos dois Centros. Entre elas, instalações físicas de ambientes externos e internos “em péssimas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza”; banheiros sujos, sem porta, papel toalha e sabonete líquido; ausência de procedimento operacional padrão para a lavandeira e higienização e limpeza da estrutura física do estabelecimento; inexistência de sala de acolhimento de residentes, familiares e visitantes; ausência de piso derrapante e lavável, além da falta de técnico responsável de nível superior e pessoas capacitadas em número suficiente para período integral. As irregularidades foram constatadas em inspeções realizadas pelo Núcleo de Vigilância Sanitária. 

Cecom/MP
publicado em 21 de Abril / 2019 às 11:00

Ataques simultâneos atingem igrejas e hotéis no Sri Lanka

Uma série de explosões simultâneas em três igrejas e três hotéis de luxo no Sri Lanka provocou a morte de mais de 150 pessoas neste domingo (21). Entre os mortos, há pelo menos 35 estrangeiros, segundo balanços iniciais. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas. Segundo as autoridades do Sri Lanka, os primeiros seis ataques ocorreram por volta das 8h45 (horário local, 2h30 em Brasília). No momento das explosões, os templos católicos estavam celebrando o Domingo da Ressureição, uma das datas mais importantes do calendário cristão.

A capital, Colombo, foi alvo de pelo menos quatro explosões: em três hotéis de luxo e uma igreja. As outras duas igrejas atingidas ficam em Negombo, no oeste do país (região que abriga uma grande população católica); e em Batticaloa, no leste. Poucas horas depois das seis explosões simultâneas iniciais, foram registrados mais dois atentados. Uma explosão atingiu um pequeno hotel em Dehiwala, um subúrbio de Colombo. Uma oitava explosão foi registrada em Dematagoda, outro subúrbio da capital, e atingiu uma residência.  

Ler Matéria Completa
Com informações da Agência Brasil
publicado em 21 de Abril / 2019 às 10:00

POLICIAIS DA 76ª CIPM PRENDEM HOMEM ACUSADO DE TER COMETIDO HOMICÍDIO EM JUAZEIRO-BA

Um homem foi preso em flagrante neste sábado dia 20, após a polícia militar averiguar uma informação denunciada, através do 190, dando conta de que o acusado de ter cometido homicídio menos de 24h no Bairro Jardim São Paulo em Juazeiro-Ba, estaria homiziado em uma residência no mesmo bairro. Diante da denúncia as viaturas 7601, 7604, 7603, Rondesp e PETO 76 se deslocaram até o local e após uma busca minuciosa conseguiu encontrar Iata Anderson dos Santos Pedro acusado de ter atirado contra Fábio Lopes que veio a óbito no local.

O acusado foi encaminhado até à 17 Coorpin para registro dos fatos, sendo a ocorrência direcionada para o flagrante, pois ainda não havia se passado 24h. O acusado recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de homicídio com agravante que estava na saidinha da Semana Santa.

Ascom
publicado em 21 de Abril / 2019 às 09:00

Paulo Afonso e Jeremoabo recebem a Estratégia de Rastreamento do Câncer de Mama

Os municípios de Paulo Afonso e Jeremoabo, da região de saúde de Paulo Afonso recebem a partir de segunda-feira (22), a Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Unidades móveis estarão nas localidades, para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, realizando exames de mamografia.

Em Paulo Afonso, o atendimento será feito até o dia 9 de maio, com a unidade móvel estacionada no Ginásio de Esporte Luís Eduardo Magalhães, tendo como meta atender a 2.100 mulheres. Já em Jeremoabo, a meta também é atender 2.100 mulheres até o próximo dia 9 de maio. Neste município, a unidade móvel ficará estacionada na Praça do Forró, próximo ao |Centro Médico Dr. Fausto de Aguiar Cardoso. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município.

Ler Matéria Completa
Ascom Sesab
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.