Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 21:00

Protesto: Bahia entra em campo nesta segunda com camisas com manchas de Óleo

O Esporte Clube Bahia deve entrar em campo nesta segunda-feira (21), quando enfrenta o Ceará, no Estádio Pituaçú, em Salvador, com uma camisa que deve dar o que falar.

"O problema é seu. O problema é nosso", estará escrito no uniforme manchado de óleo, num claro manifesto em defesa das praias do Nordeste, que foram atingidas por manchas de petróleo desde o início de setembro.

Em boa posição na competição o Esquadrão de Aço tem duas missões nesta segunda (21): Passar um claro recado aos nossos dirigentes nacionais e tentar vencer para manter-se na parte de cima da tabela, entre os quatro que garantem vaga na Libertadores.

Bahia e Ceará entram em campo às 19h30 (horário de Brasília).

Da redação GJ Notícias/ Foto E.C. Bahia
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 20:58

Eleição nesta domingo elegeu novo presidente na Bahia

Os delegados da etapa estadual do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores elegeram, neste domingo (20), Éden Valadares como presidente do PT na Bahia para o próximo quadriênio. O novo presidente obteve 59,22% dos votos, enquanto a segunda colocada, Elen Coutinho, pontuou com 39,22%, e o terceiro nome na disputa, Jorge Braga, ficou com 1,56%. Simultaneamente ocorreu a eleição das chapas estaduais, cujo resultado define a proporcionalidade da composição do Diretório e da Executiva do partido.

Ler Matéria Completa
Da redação GJ Notícias
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 20:04

ESPAÇO DO LEITOR: Usinas nucleares, taxação da energia solar, derrame de petróleo: mentiras sem fim de um governo que não gosta dos nordestinos

Neste segundo semestre de 2019, como foi o primeiro, o atual governo de extrema direita  tem mostrado a que veio. E não foi por falta de aviso. Tem se caracterizado com grande número de absurdos, polêmicas, eventos desgastantes a nível nacional e internacional, e decisões no sentido de desconstrução de politicas públicas, principalmente as sociais.

Na área de energia-meio ambiente (entrelaçadas) o que está acontecendo de trágico, não é diferente do que acontece na área de saúde, educação, costumes, segurança pública, direitos das populações tradicionais; e também na economia,  com verdadeiro estelionato eleitoral, com 13 milhões de desempregados sem perspectivas.

A chegada de um almirante (sem nenhum preconceito), no posto de ministro de minas e energia, alavancou propostas adormecidas em seu ministério. Defensor do uso da energia nuclear para geração elétrica e para a propulsão de submarinos, e obviamente, mas não declarado publicamente, favorável a construção de artefatos bélicos nucleares (estória do Brasil grande). Algumas decisões de seu ministério foram tomadas sem transparência, a margem de uma necessária e imprescindível discussão e debate nacional.

Ler Matéria Completa
Heitor Scalambrini Costa - Professor aposentado Universidade Federal de Pernambuco 
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 19:07

Em Petrolina, SESI promove a 9ª edição dos 'Melhores do Crawl'

O Serviço Social da Indústria – SESI está com inscrições abertas até o dia (24) deste mês para a 9ª edição do 'Melhores do Crawl', em Petrolina/PE. A competição, que promete movimentar o segmento de natação regional, será realizada no sábado (26) e terá início a partir das 7h30, no parque aquático da instituição, com uma sequência de provas que vai da categoria Mini – Mirim até a Master. Na categoria Adulto, as disputas começam às 15h, com as provas Master A e B e Absoluto.

 O evento, aberto aos atletas do Vale do São Francisco e região, vai premiar com medalhas os três primeiros vencedores de cada categoria e com troféus as equipes que somarem mais pontos ao final da competição.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 18:04

Sobradinho: Prefeitura e Banco do Brasil reúnem agricultores e piscicultores para apresentar linhas de crédito

Com o objetivo de fortalecer a piscicultura e a agricultura familiar, a Prefeitura de Sobradinho através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil e empresa GEOTEC, realizou nesta sexta-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião para que produtores rurais do município tomassem conhecimento das linhas de crédito que o banco oferece para o setor.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro fez a abertura do encontro e falou dos avanços conquistados pelos pequenos produtores do município.

"O prefeito Luiz Vicente por entender as dificuldades de financiamento enfrentadas pelos produtores locais, está buscando consolidar parcerias com várias entidades que oferecem suporte ao pequeno produtor, como é o caso do Bahia Pesca, do SAJUC, do IRPAA, da Colônia de Pescadores, do Banco do Brasil, entre outras. A gestão também conta com o apoio do poder Legislativo na aprovação de importantes projetos como a Lei de implantação do Serviço de Inspeção Municipal que busca o fortalecimento da produção no campo em nossa cidade", destacou o secretário.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 17:04

Shell é acionada judicialmente com relação ao desastre no litoral nordestino

A ONG ambiental Redemar da Bahia e o Sindicato dos Petroleiros da Bahia, ajuizaram ação na Justiça Federal pedindo que a SHELL forneça documentos e informações relacionados aos barris de lubrificantes de propriedade da empresa que foram encontrados na Praia do Formosa, em Sergipe e eventuais outros Estados. 

A ação também inclui pedido para que o IBAMA forneça documentos e estudos que possua relacionados aos fatos. Análises realizadas pela Universidade Federal do Sergipe constataram que esses barris conteriam o mesmo petróleo cru que vem poluindo o litoral nordestino desde o final de agosto deste ano.

O Presidente da REDEMAR, William Freitas, argumenta que “é importante cruzar as informações e ter certeza dos culpados por esse desastre que atingiu em cheio toda região nordeste e que vai prejudicar diretamente aos povos do mar, ao turismo e a longo prazo a depender da decantação por décadas das áreas atingidas”.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 16:03

Juazeiro irá aderir à ‘Década Estadual Afrodescendente’ na próxima terça, 22

O município de Juazeiro irá aderir à ‘Década Estadual Afrodescendente’ em cerimônia a ser realizada na próxima terça-feira (22), no auditório da Câmara de Vereadores, às 18h30. A Década é um compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi instituída para o período de 2014/ 2024. A adesão do Estado da Bahia aconteceu em 2015, através de decreto do Governo do Estado prevendo, entre outras coisas, a efetivação da política de promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo e de intolerâncias correlatas.

O objetivo principal é promover o respeito, a proteção e o cumprimento dos direitos humanos da população negra. A partir do decreto municipal, fica instituída a Década Afrodescendente no Município de Juazeiro e, dando início às ações da década, será instituído um Grupo de Trabalho Intersetorial com a finalidade de articular e integrar as ações de Governo que tenham relação com a promoção da igualdade racial e já previstas em instrumentos normativos vigentes a serem implementadas ao longo da Década.

O Grupo de Trabalho, que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), formado por gestores municipais das secretarias afins e por representação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, poderá criar comissões temáticas, divididas em linhas de ação e subgrupos de trabalho, com a participação de representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados sempre que constar temas de suas áreas de atuação.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 15:05

ARTIGO: VIVA A SOLIDARIEDADE PERNAMBUCANA

por Dep. Estadual Sivaldo Albino

Acompanhamos com preocupação a chegada pelo mar de grande quantidade de óleo que tem invadido nosso litoral, justamente neste início da temporada de verão, quando todo o trade turístico e grande parte da população dependem da movimentação da época para gerar seus sustentos. Esta preocupação tem se tornado admiração a todos os envolvidos na limpeza de nossas praias e rios que sofreram esta agressão, cujos responsáveis ainda não foram identificados. Uma agressão incalculável ao nosso Meio Ambiente.

O Governo do Estado, através das instituições convocadas pelo Governador Paulo Câmara, tem trabalhado intensamente. Segundo nota oficial, somente nesta sexta-feira (18) foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450m de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 14:09

Liga BFA cancela partida entre Carrancas Futebol Americano e Tropa Campina

O jogo entre Carrancas Futebol Americano e Tropa Campina (PB), agendado para o próximo domingo (27/10), foi cancelado pela Liga BFA. A equipe paraibana anunciou a desistência do Acesso Nordeste, dando a vitória por WO ao Carrancas.

A Liga BFA fornecerá mais detalhes sobre os play-offs (mata-mata), confirmando quem será o adversário do Carrancas - que já estava classificado – data e horário da semifinal, prevista para acontecer em novembro.

Sobre os ingressos vendidos para o jogo contra o Tropa Campina, a Diretoria do Carrancas informa que eles poderão ser utilizados na semifinal.

Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 13:03

Inep firma convênio instituições portuguesas para uso de notas do Enem em seleções

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou uma parceria interinstitucional com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal, para utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de brasileiros em seus cursos de graduação. 

Com esta, já são 42 instituições de educação superior portuguesas que adotaram as notas do exame. Os participantes do Enem 2019 poderão usar as notas para concorrer a uma vaga no IESFafe.

O Enem Portugal, como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas, foi criado em 2014, quando algumas instituições de Portugal aceitavam os resultados individuais do Enem em seus processos seletivos. Para simplificar o acesso dessas instituições ao desempenho dos candidatos interessados no ensino superior português, o Inep passou a realizar os acordos interinstitucionais de cooperação. Essa troca de informação possibilitou a ampliação de possibilidades de intercâmbio educacional.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 12:03

Leilão de energia movimenta R$ 44 bilhões em contratos em 15 estados; Coelba é selecionada

O Leilão para contratação de serviço de energia movimentou ao todo R$ 44 bilhões em contratos. As contratações viabilizam investimentos de R$ 11,2 bilhões em 15 estados, incluindo a Bahia que terá a Coelba como distribuidora. O evento realizado na última sexta-feira (18) contou com a presença do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

Ao final das negociações, foram contratados 91 empreendimentos de geração, sendo 27 hídricos, 44 usinas eólicas, 11 usinas solares fotovoltaicas e 9 usinas térmicas, sendo 6 movidas a biomassa e 3 a gás natural, o que soma 1.155 MW médios de energia contratada.

Com as contratações do Leilão, a economia estimada para os consumidores nos próximos 20 a 30 anos será de R$ 22,4 bilhões. Além disso, é prevista a geração de 21 mil empregos, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 11:03

Fernando Filho se reúne com lideranças no Agreste

O deputado federal Fernando Filho (DEM) realizou, nesta sexta-feira (18), uma série de visitas no Agreste, ampliando as alianças que vem mantendo com políticos da região. Logo cedo, o parlamentar participou da inauguração da reforma de uma escola, no município de Poção, ao lado do prefeito Merson (MDB). Neste ato, também estiveram presentes os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e de Pesqueira, Maria José (PRP). Em seguida, Fernando Filho visitou lideranças políticas em Tupanatinga, ao lado do médico Diego Minervino, e Bonito, com o vereador Zenilson.

 "Temos buscado ampliar nossa participação no estado, e estamos fazendo isso faltando muito tempo para a eleição de deputado, ou seja, teremos tempo para mostrar nosso trabalho. Temos conversado para ajudar os grupos que disputarão as eleições municipais, e até o Natal algumas ações que temos articulado em Brasília devem chegar nessas cidades. São recursos que vão ajudar não apenas aos gestores dessas cidades, às lideranças políticas, mas sobretudo à população local, que é quem cobra e deve ser atendida. Com nosso acesso que temos junto ao governo federal, certamente poderemos fazer um bom trabalho e mostrar que é possível fazer uma política diferente, fazer mais e fazer melhor", destacou Fernando Filho.

 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 10:09

Bolsonaro encontrará líder envolvido em escândalo de Trump

No centro de um escândalo que levou à abertura de um inquérito de impeachment contra o norte-americano Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, abrirá a viagem do presidente Jair Bolsonaro pelo continente asiático.

O encontro entre o ucraniano e Bolsonaro deverá ocorrer na terça-feira (22), na capital japonesa, e será a primeira reunião bilateral do brasileiro no giro de mais de dez dias que fará por países como China, Arábia Saudita e Emirados Árabes. 

Em setembro, o brasileiro havia cancelado uma primeira reunião com o ucraniano, que ocorreria nos Estados Unidos. Os dois países aproveitaram para remarcá-la por causa da presença das duas autoridades na cerimônia de entronamento do novo imperador da japonês, Naruhito, na próxima semana.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 09:03

“Está no subsolo”, diz Rui sobre imagem do Brasil no exterior

O governador Rui Costa (PT) criticou, neste sábado (19) as polêmicas envolvendo o governo Bolsonaro e disse que a imagem do Brasil está manchada no exterior. “Acabei de chegar de uma viagem internacional e é extremamente desgastante a imagem do Brasil no exterior. Está no subsolo. Antigamente, você ia para fora, as pessoas abriam um sorriso; hoje, torcem o nariz. A imagem está péssima”, disse o governador, em entrevista durante o 7º Congresso Estadual do PT, em Salvador. “São episódios que estão desgastando a imagem. Primeiro foi o incêndio na Amazônia, agora é óleo no mar. O mínimo que se tem que fazer é deixar as questões politiqueiras de lado para se cuidar do Brasil. Infielmente o tempo todo é só fazendo picuinha, disse me disse”, Rui. Governador comentou ainda o ataque feito pelo presidente ao governador de Pernambuco:” Um negócio descabido. Por causa de um programa estadual que coincide com um programa federal. Ele ataca países, partidos, governadores. Assim o Brasil vai se desmanchando, infelizmente”, lamentou.

Política Livre
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 08:03

Edvaldo Brito é eleito imortal da Academia de Letras da Bahia

O professor, jurista e vereador Edvaldo Brito foi eleito o mais novo integrante da Academia de Letras da Bahia. Ele vai ocupar a cadeira de número 3, que tem como patrono o poeta Manuel Botelho de Oliveira. Brito é conferencista e tem dezenas de livros e milhares de artigos publicados. Professor há mais de 60 anos, é doutor em direito tributário pela USP e professor emérito da UFBa e da Mackenzie (SP).

Continua lecionando no doutorado de Direito da UFba. Foi prefeito e vice-prefeito de Salvador, secretário estadual de Justiça, Educação e Assistência Social em três administrações e foi também secretário municipal de Justiça de São Paulo. Faz parte de diversas associações e academias, entre elas a Academia de Letras Jurídicas da Bahia e a Academia Internacional de Direito e Economia. "É como se fosse um presente de aniversário, que comemorei no dia 3 passado.

Agora faço parte da casa mais importante da cultura baiana, uma posição que muito me enobrece, e procurarei honrar essa escolha, não somente me empenhando cada vez mais na minha produção técnico-literária, como cultuando a responsabilidade de ocupar a cadeira que já foi de Manuel Botelho de Oliveira, que também foi advogado e vereador. É mais uma alegria que esta terra me dá e este é um dos dias mais felizes da minha vida", comemorou Brito.

Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 22:04

TRE abre cartórios eleitorais para realização de biometria neste domingo

Os cartórios de 14 zonas eleitorais da Bahia atenderão ao eleitor neste domingo (20). O atendimento aos finais de semana teve início neste sábado (19/10), em cumprimento a determinação do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. Os cartórios respondem pelas 39 cidades que deverão encerrar a revisão biométrica obrigatória já no próximo dia 31 de outubro. O eleitor que não atender a convocação da Justiça Eleitoral terá o seu título cancelado.

Para o atendimento, os eleitores deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar (veja os locais de atendimento).

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 20:33

Mais de 30 toneladas de óleo são retiradas do litoral pernambucano

O Governo de Pernambuco avançou, neste sábado (19/10), com os trabalhos de contenção e retirada de óleo do mar e da areia das praias, além da proteção dos estuários nos rios do Estado. Hoje foram removidas cerca de 30 toneladas de resíduos, totalizando 50 toneladas coletadas nos últimos dois dias. Também foi removido material em alto mar por um dos barcos contratados pelo Governo do Estado, nas imediações da praia de Muro Alto, em Ipojuca. A Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema, está capitaneando as ações. A equipe reúne a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.
 
No sábado, foram encontrados fragmentos de petróleo nas praias do Reduto, em Rio Formoso; Boca da Barra, em Tamandaré; Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém; Mamucabinhas, em Barreiros; Pontal de Maracaípe, Cupe e Muro Alto, em Ipojuca. Manchas de óleo ainda foram observadas nos estuários dos rios Formoso (Tamandaré); Persinunga (São José da Coroa Grande); Mamucabas (Barreiros) e Maracaípe (Ipojuca).
Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 19:54

Alepe discutirá instalação de Usina Nuclear com uso das águas do Velho Chico

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (21), uma Audiência Pública com ambientalistas e pessoas contrárias a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão do Estado. O debate será realizado às 10h no auditório Ênio Guerra, na Alepe.

"É um tema de grande importância para o nosso estado principalmente para aqueles que vivem no Sertão e dependem do Rio São Francisco para sobreviver. A construção de uma obra dessa magnitude traria grandes consequências para o meio ambiente, e um sentimento de insegurança que precisa ser debatido", afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade Wanderson Florêncio. 

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 18:03

Petrolina: abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”

Estão abertas as inscrições para a “II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades”, que será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, em um hotel na Orla 2 de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de outubro, através do endereço eletrônico. O público-alvo são educadores do Vale do São Francisco. A participação no evento é gratuita.

Durante o encontro, os participantes vão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região.

O encontro pretende reunir profissionais de Educação do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, prefeitos e representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Foto: Divulgação
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 16:44

Gonzaga Patriota emite nota após Declaração de Bolsonaro sobre o 13° da Bolsa Família em Pernambuco

As agressividades de forma desrespeitosa, desonesta, injustificada e, sem limites, do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao nosso governador, Paulo Câmara, sobre o Programa Bolsa Família, programa que sempre criticou, não cabe sequer resposta, vez que ao invés de trabalhar, o presidente que vem há quase 10 meses, arengando com o povo brasileiro, inclusive, com os seus próprios aliados, não sabe que o Projeto de Lei propondo o 13º para os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco, foi apresentada por Paulo Câmara à Assembleia Legislativa, em agosto e aprovado em novembro de 2018, quando entrou em vigor e vai continuar em ação, com recursos dos cofres do Estado de Pernambuco e não da União, como, irresponsavelmente, diz ele.

Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 15:03

Semana da Criança encerra no Hospital Dom Malan com balanço positivo

A Semana da Criança encerrou no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina após uma vasta programação. Ontem, por exemplo, foi a vez da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) botar os super-heróis para combaterem as bactérias, e das odontólogas Tamires Coelho e Cecília Corcino derrotarem a cárie.

Calma que o grupo Somando e Dividindo (promotor da Semana da Criança) explica. "É que a programação oficial contou com uma atividade de higienização das mãos junto com saúde bucal e nós tivemos a participação mais que especial da CCIH e do projeto UM SORRISO DO TAMANHO DO BRASIL, do qual Dra. Tamires e Dra. Cecília fazem parte", esclarece a assistência social Emília Cordeiro.

As últimas manhãs foram diferentes e animadas na pediatria. De forma lúdica, divertida e usando personagens infantis, a equipe da CCIH ensinou sobre a correta higienização das mãos e o combate às bactérias como forma de prevenção às infecções. "É gostoso porque eles aprendem brincando e a gente consegue falar sobre algo sério de uma forma divertida e que eles realmente absorvem", constata a enfermeira gerente da Comissão, Layanna Vasconcelos.

Os benefícios para as crianças são indiscutíveis. Mas, muito mais gente sai ganhando com ações de intervenção como as propostas pelo grupo Somando. Para Tamires a oportunidade foi enriquecedora. "Peço a Deus todos os dias que através das minhas mãos eu possa oferecer saúde por onde eu passar, e que eu possa ir a muitos lugares como esse" disse referindo-se ao Dom Malan. Na unidade, ela e a parceira de projeto falaram sobre saúde bucal, ensinaram os pequenos a escovarem corretamente os dentes e entregaram kits de escovação.

Emília é só gratidão: "Acho que nós acertamos no formato e estamos muito felizes com o resultado. Cada dia e cada programação tiveram o seu valor especial e nós só temos a agradecer a todos os voluntários por isso".

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:03

IF Sertão-PE abre inscrições do Processo Seletivo 2020 para cursos técnicos

Estão abertas até o dia 18 de novembro as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e a distância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Este ano, a seleção oferta 2.225 vagas, todas gratuitas, distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Na modalidade Integrado ao Médio, para concluintes do 9º ano, há vagas para Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Logística. Para o Técnico Subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio, as vagas são para Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Zootecnia. Já para Proeja e Proeja FIC, a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem no mínimo 18 anos, há vagas para Administração, Edificações, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico de Agropecuária.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço https://aluno.ifsertao-pe.edu.br. A novidade da seleção é que não haverá prova. O processo seletivo se dará por meio da análise das notas do estudante, constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado para conferência. 

Quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, deverá inserir notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes, deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota do Enem. Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Em todos os cursos e modalidades será necessário anexar o histórico escolar ou documento equivalente.


Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para anexar no sistema no momento da inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela sua escola, em que constem suas informações pessoais e as notas necessárias ao Processo Seletivo. O IF Sertão-PE disponibilizou modelos de declaração para os candidatos que não tenham acesso aos seus históricos escolares.

É obrigatório que a declaração contenha a identificação do candidato, identificação da escola com carimbo, além da assinatura e carimbo do responsável pela escola. Caso a declaração esteja incompleta, a inscrição será invalidada. Se o candidato não possuir o histórico escolar, é altamente recomendável que já se antecipe e solicite esta declaração na escola onde estuda ou estudou, pois a unidade poderá solicitar prazo para entrega do documento.  

Após aprovação no Processo Seletivo 2020, no momento da matrícula, o candidato também deverá apresentar para verificação o histórico escolar ou documento equivalente, como certidão de conclusão. Os documentos deverão ser originais e cópias para serem autenticadas no campus. A previsão é que a lista preliminar de inscritos seja divulgada no dia 20 de novembro e o resultado preliminar no dia 18 de dezembro. Saiba mais em www.ifsertao-pe.edu.br. 

Ascom IF Sertão PE
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:00

Evento permite que agricultores familiares tirem dúvidas sobre acesso a mercados governamentais

A compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – na modalidade compra institucional foi o mote da rodada de negócios que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Formação da SDR, em Salvador. Segundo a Lei n.º 11.236, de 2006, os órgãos e entidades federais devem destinar, anualmente, no mínimo 30% dos seus recursos para a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares, silvicultores, povos indígenas e quilombolas e demais beneficiários.

Pensando nisso, o evento buscou estreitar o caminho entre a produção e a venda dos produtos da agricultura familiar e para tanto, reuniu representantes de vinte associações e cooperativas, bem como membros do Ministério da Cidadania, Instituto Federal Baiano (IFBA), Exército, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Semear Internacional e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A rodada foi promovida pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo Internacional Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, e o projeto Pró-Semiárido, ação da CAR através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 12:03

Bahia: PT realiza congresso estadual neste final de semana

O PT da Bahia realiza, neste sábado (19) e domingo (20), a etapa estadual do 7º Congresso do partido, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, no bairro da Federação, em Salvador. O governador Rui Costa já confirmou presença na abertura do evento, às 11h do sábado, quando terá um ato político em defesa da democracia e de Lula livre.

Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, foram convidados para o ato de abertura representantes dos partidos aliados, a exemplo dos presidentes do PP, vice-governador João Leão, do PSB, deputada Lídice da Mata, do PSD, senador Otto Alencar, e do PC do B, Davidson Magalhães. A eleição para novo presidente estadual do PT acontece no domingo (20), às 13h, e seu resultado será exarado às 17h.

"O Congresso é o momento pulsante do partido, sobretudo na definição de rumos, com discussão acaloradas das teses e também a eleição da sua direção. A Bahia se mantém firme na resistência ao obscurantismo e sua agenda conservadora. O PT, sem dúvida, sairá mais unido e fortalecido para garantir a luta maior pela democracia e soberania do país e por Lula livre", afirmou Everaldo.

Ler Matéria Completa
Ascom PT Bahia
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 11:32

VIOLÊNCIA EM JUAZEIRO: HOMEM É ALVEJADO POR TIROS NO MERCADO DO PRODUTOR

O blog acaba de receber informações de que um homem, conhecido como Ceará Carrinheiro foi alvejado por disparos de arma de fogo no mercado do produtor, em Juazeiro.

Até o momento, o blog não tem informações sobre o estado de saúde do homem.

Foto: Whatsapp
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.