Foram encontrados 100 registros para a palavra: constesf

Constesf está entre os 25 consórcios públicos que foram qualificados pelo Mapa para se integrar ao Sisbi-POA

Agora, os agricultores e as agricultoras familiares que beneficiam produtos de origem animal como carnes, leite, mel e ovos e possuem o selo SIM, emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal nos municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco vão poder comercializar sua produção em todo o país.

Isso porque, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) foi qualificado, na terça-feira (28/11), com o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). ..

CONSTESF realiza encontro com municípios para discutir o Projeto de Concessão de Resíduos Sólidos Urbanos

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco - CONSTESF reuniu secretários municipais, técnicos e assessores de comunicação dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá para discutir o projeto de Concessão do Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos do Consórcio formado pelos municípios.

O projeto, estruturado com o apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA), conta com o assessoramento da Caixa Econômica Federal e apoio técnico do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI da Presidência da República, Ministério das Cidades e Consultoria Técnica Especializada do Consórcio RSU Municípios Integrados - CRMI, contratadas pela CEF...

Prefeito de Sobradinho é reeleito, por unanimidade, para a presidência do Consórcio do Território Sertão do São Francisco (CONSTESF)

O Prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, foi reconduzido, nesta quarta-feira (4), à presidência do Consórcio do Território Sertão do São Francisco (CONSTESF). A Eleição aconteceu de forma virtual e o gestor de Sobradinho foi reeleito por unanimidade.

O Prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Oliveira, ocupará a vice-presidência da entidade...

Prefeito de Sobradinho é o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco-Constesf

O Prefeito de Sobradinho Regis Cleivys Sampaio, Cleivynho, é o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco-Constesf.

O Prefeito de Sobradinho Regis Cleivys Sampaio, Cleivynho, foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco-Constesf para o biênio 2021/2022. Como vice-presidente foi eleito o prefeito de Uauá, Marcos Lobo...

Constesf renova contrato com Governo do Estado da Bahia para realizar manutenção em estradas do norte baiano

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) renovou, por mais um ano, o contrato firmado com o Governo do Estado da Bahia para execução de serviços de manutenção de estradas.

As obras são realizadas pelo Constesf desde 2018, beneficiando cerca de 410 km em 18 trechos de estradas determinados pelo Governo do Estado...

Curaçá, Uauá, Remanso, Sento-Sé, Campo Alegre de Lourdes e Canudos são beneficiados pelo Projeto Cisternas do Constesf

O Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), está em mais uma etapa de execução. Nesta nova fase, foi concluída em Canudos a construção de 150 cisternas de cisternas de consumo humano, com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água.

Os municípios de Curaçá e Uauá receberão 200 cisternas, a construção está em fase inicial. Em Campo Alegre de Lourdes já estão sendo construídas 24 cisternas, um trabalho que garante acesso à água de qualidade às famílias de baixa renda em comunidades rurais, permitindo que tenham água potável em períodos de seca...

Prefeituras de 10 municípios recebem do Constesf computadores para equipar Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) está cedendo às secretarias municipais de agricultura de 10 municípios computadores que vão auxiliar na execução do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O Constesf recebeu 20 máquinas através de doação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC-UNIVASF) que funciona no Espaço Plural - UNIVASF. Quatro delas já foram entregues, duas em Juazeiro e duas em Casa Nova. Serão beneficiadas ainda as Prefeituras de Curaçá, Sento-Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Remanso, Uauá, Canudos e Campo Alegre de Lourdes...

Constesf retoma construção de barreiros em Sento-Sé

O Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), está, mais uma vez, sendo executado no município de Sento-Sé.

Estão em construção 25 barreiros-trincheira, tecnologia capaz de armazenar até 500 mil litros de água, permitindo que as famílias do semiárido produzam alimentos e garantam a sobrevivência dos animais mesmo em períodos de estiagem. As tecnologias estão sendo construídas nas comunidades de Lagoa Mari, Tanque, Lages, Piçarrão, Poço Ferreira e Capeado...

Constesf e municípios da região discutem projeto de ampliação de mercado para produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Produtos derivados da agricultura familiar podem passar a ser comercializados em todos os 10 municípios do Território do São Francisco. 

Por meio de videoconferência, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniu secretários municipais de agricultura e médicos veterinários para discutir o projeto de ampliação de mercado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)...

Constesf solicita autorização para comercialização territorial de produtos da agricultura familiar certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), visando ampliar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e fortalecer a agricultura familiar na região, se cadastrou junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com objetivo de pleitear autorização para que os produtos da agricultura familiar certificados pelo SIM possam ser comercializados dentro do território das cidades consorciadas.

"Estamos esperando a normativa que vai estabelecer como será essa comercialização dos produtos que receberem o certificado do SIM dentro do território. Queremos que a comercialização de produtos de origem animal passe a ser realizada intermunicipalmente, entre os 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco, sob nossa orientação e fiscalização, e não apenas dentro de cada município", explicou o médico veterinário, Washington Nóbrega...

Constesf entrega mais três certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Casa Nova

Após 20 anos de fundação, a Associação de Produtores da Comunidade da Salina da Brinca, em Casa Nova, comemorou a conquista dos certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para seus empreendimentos.

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e a Prefeitura de Casa Nova certificaram três empreendimentos da comunidade, as unidades de beneficiamento de mel, umbu e macaxeira...

Constesf executa obras de manutenção em estradas da região

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) avança com os serviços de manutenção rodoviária. A equipe de obras finalizou serviços de recuperação em trechos da BA-210 que Liga Sobradinho ao distrito de Piçarrão, em Sento-Sé. Foram executados os serviços de restauração de acostamento com assoriamento, roço com máquina e manual e tapa buracos.

O trabalho de manutenção e recuperação também foi executado na BA-316, no trecho da Comunidade do Papagaio, sentido Sobradinho, e no trecho da Barragem de Sobradinho, sentido Casa Nova. Foram realizados serviços de tapa buracos, roço manual e com máquina, e limpeza de bueiros...

Empreendimento em Campo Alegre de Lourdes recebe primeiro certificado de inspeção municipal através do Constesf

Nesta quarta-feira (11), Campo Alegre de Lourdes teve o primeiro empreendimento da agricultura familiar a receber o certificado de inspeção municipal, através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). A Associação Produtiva e de Pequenos Produtores Rurais do Povoado Volta de Baixo recebeu a certificação da Casa de Mel, que agora está apta a comercializar seus produtos no município. A certificação é resultado do convênio entre o Constesf e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que visa implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em todos os municípios do Território do São Francisco.

De acordo com o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, o objetivo do SIM é agregar valor ao que é fabricado pela agricultura familiar. "O Serviço que estamos implantando aqui e em breve implantaremos nos demais municípios vai melhorar a qualidade dos produtos de origem animal comercializados. Campo Alegre de Lourdes é uma das poucas cidades brasileiras que a partir de agora oferece esse serviço e passa a garantir qualidade ao consumidor, possibilitando que os produtos sejam comercializados legalmente dentro do município", explicou...

Prefeitos da região reúnem-se em assembleia do Constesf

Nesta terça-feira (26), Prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco reuniram-se em assembleia para avaliar a execução de projetos na região. Estavam presentes os Prefeitos Lindomar Dantas (Uauá), Wilker Torres (Casa Nova), Zé Filho (Remanso), Enilson Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), Pedro Oliveira (Curaçá), a Prefeita Ana Passos (Sento-Sé) e o Prefeito de Canudos e Presidente do Constesf, Genário Rabelo (Geo).

Os gestores aprovaram orçamento para o próximo ano, bem como, discutiram novas estratégias de uso de máquinas em estradas dos municípios para 2020. Uma nova etapa do Projeto Cisternas também foi abordada, novos barreiros-trincheira serão construídos nos 10 municípios, beneficiando ainda mais famílias de regiões atingidas pela seca...

Presidente do Constesf vai à Brasília em busca de melhorias nas estradas do Sertão do São Francisco

Na quarta-feira (25), o Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco, o Prefeito de Canudos Genário Rabelo, esteve em Brasília buscando apoio junto aos senadores Otto Alencar, Jacques Wagner e Ângelo Coronel. Na ocasião, o Presidente do Constesf requereu a viabilidade de emendas federais para atender demandas de infraestrutura das estradas da região. Genário Rabelo solicitou recursos aos senadores para a aquisição de uma usina asfáltica para executar obras em estradas vicinais. Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e atender as demandas da população, beneficiando principalmente a agricultura familiar.

O Presidente do Constesf avaliou a viagem como sendo positiva e destacou a importância de parcerias com os senadores. "Queremos ampliar o atendimento a obras dos municípios do território. Queremos tornar nossas estradas melhores para fortalecer também nossa agricultura e proporcionar mais segurança a quem transita nas estradas vicinais. Sabemos que os municípios sozinhos não têm recursos suficientes, por isso contamos com a sensibilidade dos parlamentares para que nos ajudem a melhorar nossa infraestrutura", afirmou...

Constesf apresenta projeto de implantação do Serviço Inspeção Municipal em plenária

Nesta quinta-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) participou de plenária realizada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco e pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. O evento aconteceu no SETAF com objetivo de discutir projetos e ações de fortalecimento da política de desenvolvimento territorial.

Estavam presentes representantes de sindicatos, órgãos públicos municipais e estaduais e secretários municipais. Na oportunidade, o médico veterinário do Constesf, Whashington Luiz Nóbrega, apresentou o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que está na primeira etapa de execução nos municípios. "Estamos visitando cada município auxiliando na atualização ou criação de lei municipal que regulamenta o serviço e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e/ou vegetal", afirmou.    ..

Constesf inicia construção de mais barreiros-trincheira em Pilão Arcado

Já está em execução uma nova etapa do Projeto Cisternas em Pilão Arcado. O Projeto que promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos é desenvolvido pelo Consórcio sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio de convênio com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Cidadania.

Em Pilão Arcado já são mais de 250 tecnologias construídas gratuitamente, divididas entre cisternas de consumo humano, com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água da chuva e barreiros trincheira que pode armazenar até 55 mil litros. Nesta nova etapa mais 50 barreiros já estão sendo construídos...

Constesf inicia implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Território do Sertão do São Francisco

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) deu início à primeira etapa do processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em nove municípios consorciados. O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. Nesta primeira etapa, a equipe do Constesf está visitando cada prefeitura para auxiliar na atualização ou criação de lei municipal que regulamenta o serviço e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e/ou vegetal. 

"Estamos percorrendo todo o território auxiliando as equipes das prefeituras com a lei para implantação do SIM, com exceção de Juazeiro, onde o serviço já é executado. Fomos a Sobradinho, Canudos, Casa nova, Curaçá e Sento-Sé e em alguns desses municípios a Lei já está na câmara para aprovação. Esta primeira etapa encerra após nossa orientação em Campo Alegre de Lourdes, Uauá, Pilão Arcado e Remanso. Em breve todos esses municípios terão a leis aprovadas e poderão avançar na implantação do SIM", explicou o Presidente do Constesf, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo...

Equipe do Governo Federal avalia positivamente execução do Projeto Cisternas do Constesf

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) acompanhou a vistoria técnica da representante da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, Isabele Villwock, às cisternas de consumo humano construídas pelo Constesf nos municípios consorciados.

Segundo Isabele, que esteve em Casa Nova, Juazeiro e Sobradinho, a avaliação teve um parecer positivo visto a qualidade das tecnologias construídas. "A gente avaliou o trabalho do Constesf e da entidade como positivo, entendemos que estão comprometidos com a execução. Foi uma visita que nos deixou satisfeitos em ver a boa e cuidadosa execução do programa. As cisternas estão em boa qualidade e técnicos comprometidos em campo", disse. ..

Assembleia do Constesf reúne Prefeitos para discutir início da implantação do Serviço de Inspeção Municipal

Na última semana, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do seu Presidente, o Prefeito de Canudos Genário Rabelo, realizou mais uma assembleia com os Prefeitos consorciados. A pauta do encontro foi o início da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos 10 municípios, através de convênio com a  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estavam presentes os Prefeitos Lindomar Dantas (Uauá), Wilker Torres (Casa Nova), Ana Passos (Sento Sé), Enilson Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes) e Afonso Mangueira (Pilão Arcado). Os Prefeitos deliberaram sobre a contrapartida dos municípios para a logística de execução do projeto, conforme plano de trabalho.  A implantação do SIM nos municípios garantirá alimentos mais seguros, respeitando o código do consumidor e empoderando agricultores familiares com geração de emprego e renda...