Foram encontrados 13 registros para a palavra: desenvolvimento territorial

Estão abertas as inscrições para o Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) - Doutorado Profissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado em associação ampla com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com processo seletivo aberto para a turma 2023. São disponibilizadas 55 vagas, distribuídas entre as três instituições associada, e desse total de vagas 20 são para a Univasf. As inscrições começam hoje (24) e podem ser feitas até 5 de dezembro.

Podem participar da seleção portadores de diploma de mestrado acadêmico ou profissional, realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. A documentação necessária está disponível no Edital Nº 32/2020, que se encontra no PS e no site do PPGADT. As vagas serão distribuídas entre membros do corpo docente do PPGADT da Univasf, Campus Juazeiro (BA); UFRPE, Campus Recife (PE); e Uneb, Campus Juazeiro (BA), sendo parte delas destinada à Política de Ações Afirmativas da Pós-Graduação, conforme determina o edital. Das 20 vagas destinadas à Univasf, duas são para negros (pretos e pardos), duas para indígenas, duas para pessoas com deficiência e uma para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Instituição...

“Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial” é tema de evento da Univasf

Para fortalecer a formação interdisciplinar de seus estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Encontro Interdisciplinar 2022.2. O evento, que tem como tema “Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial”, acontecerá remotamente pelo Google Meet, neste sábado (11), das 8h às 17h.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento.

Discentes e docentes do PPGADT e pessoas que têm interesse na área da Agroecologia podem se inscrever por meio de formulário on-line. A programação, que será dividida em manhã e tarde, conta com três palestras, relato de experiência e momentos para discussões e perguntas...

'Polo Agroindustrial do São Francisco é nova fronteira de desenvolvimento Territorial da Bahia', diz João Leão

O Polo Agroindustrial e Bioenergético, que está sendo implantado pelo Governo do Estado no Médio São Francisco é, de acordo com o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, a "nova fronteira de desenvolvimento territorial da Bahia". O gestor aponta que já existem 28 empreendimentos em fase de implantação e em análise, com potencial de gerar 60 mil empregos, diretos e indiretos, e aportar R$ 9 bilhões em investimentos na região nos próximos anos. 

"Estamos fomentando novas zonas econômicas na Bahia, para descentralizar a arrecadação e isto está previsto nos principais instrumentos do planejamento estratégico da Secretaria do Planejamento (Seplan). Estamos pensando a Bahia para os próximos 50 anos", afirma Leão. ..

Aula Inaugural do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial acontece hoje (16) na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, na noite de hoje (16), a Aula Inaugural do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. A solenidade acontecerá no auditório 7, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), a partir das 18h30. O evento será transmitido ao vivo pela TV Caatinga.

A Aula Inaugural será ministrada pela professora Lucia Marisy Ribeiro de Oliveira, pró-reitora de Extensão da Univasf. Ela falará sobre “A Pós-Graduação em Tempos de Crise”. O evento também marcará a Aula Magna do semestre 2019.2 do Mestrado Profissional em Extensão Rural da Univasf, que dá início às atividades de sua quarta turma de estudantes...

Novos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial são empossados

Os novos conselheiros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) foram empossados durante a primeira reunião ordinária de 2019, na sede da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em Salvador, nesta quarta-feira (31). Presidido pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o conselho é um fórum permanente de caráter consultivo e de assessoramento, instituído por lei estadual em 2014, que reúne representantes de diferentes esferas de governo e da sociedade civil organizada dos Territórios de Identidade.

Pinheiro destacou a importância da atuação do Cedeter e o novo direcionamento dos trabalhos com foco na integração da sua atuação com as outras instâncias territoriais e de governo. “Possui atribuições de extrema relevância na proposição e acompanhamento da implementação de políticas públicas e estratégias com foco no desenvolvimento de cada um dos 27 territórios de identidade da Bahia. Vamos focar agora principalmente na integração dessas políticas e das ações de governo com base no planejamento territorial”, ressaltou. ..

Univasf abre processo seletivo para doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial

Estão abertas, até o dia 14 de julho, as inscrições do processo seletivo discente para a turma 2019 de Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT). O curso faz parte de uma associação entre a Coordenação Geral do PPGADT da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estão disponíveis 60 vagas, igualmente distribuídas entre as três instituições associadas.

Poderão se inscrever na seleção portadores de diploma de curso de graduação e de mestrado (acadêmico ou profissional), realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Processos Seletivos da Univasf. A documentação necessária está disponível no Edital Nº 13/2019. As vagas serão distribuídas entre membros do corpo docente do PPGADT da Univasf, Campus Juazeiro (BA); UFRPE, Campus Recife (PE); e UNEB, Campus Juazeiro (BA), sendo parte delas voltada a Política de Ações Afirmativas, conforme o edital. ..

Setre lança projeto de desenvolvimento territorial solidário em Paulo Afonso

Ponte Dom Pedro - Paulo Afonso - Divulgção.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança amanhã (23), às 9h, no Centro de Cultura de Paulo Afonso, na região norte do estado, o projeto Articulação Territorial de Socioeconomia Solidária de Itaparica. A iniciativa, executada pela Assessoria e Gestão Em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), conta com um investimento de R$ 348 mil. Serão beneficiados diretamente 15 empreendimentos econômicos solidários, formados por agricultores familiares, artesãs, catadores, quilombolas, populações ribeirinhas e povos indígenas. ..

Univasf terá Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e Mestrado em Arqueologia

A pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferecerá à comunidade, já a partir de 2019, mais dois cursos: o Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e o Mestrado em Arqueologia. A aprovação dos cursos foi divulgada na última quinta-feira (6) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com os novos cursos, a pós-graduação da instituição passa a contar com quatro doutorados, todos aprovados este ano, e 17 mestrados.

O Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial é o primeiro do Brasil e foi aprovado no ano em que a Capes instituiu a modalidade de doutorado profissional. Até o ano passado, os doutorados eram todos acadêmicos. Entre as 125 propostas de doutorado profissional apresentadas à Capes, 16 foram aprovadas e destas apenas a da Univasf é de um curso isolado, o que significa que não é atrelado a um programa de mestrado já existente...

Prefeitura de Juazeiro e CAR apresentam Plano de Desenvolvimento Territorial Rural às comunidades do distrito de Itamotinga

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix e técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR estiveram reunidos nesta terça-feira (24) no distrito de Itamotinga, com representantes de associações das comunidades locais. O encontro teve como objetivo discutir a implantação do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural no distrito de Itamotinga, que consiste em fortalecer as potencialidades e investir no desenvolvimento daquela localidade.

“A ideia é que tenhamos um aglomerado de cinco comunidades que formarão o território rural composto de 150 famílias, sendo 30 de cada associação. Nós iremos oferecer assistência técnica e faremos investimentos dessa lógica de convivência com o semiárido para estruturar essas comunidades com implementos, capacitações, plano de desenvolvimento e plano de investimento”, explicou Eguinaldo Gomes Xavier, técnico em desenvolvimento agroindustrial do programa Pró-Semiárido/CAR...

Codevasf apresenta "Metodologia Mandacaru" durante seminário em Alagoas

A Metodologia Mandacaru, criada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para promover um sistema de irrigação mais eficiente no Projeto Mandacaru, em Juazeiro (BA), foi uma das iniciativas apresentadas neste mês no I Seminário de Recursos Hídricos, Irrigação e Desenvolvimento Rural Sustentável de Palmeira dos Índios (AL). Os programas, projetos e ações da Codevasf para estruturação do desenvolvimento regional dos municípios alagoanos também foram destacados no evento.

A experiência de implantação da Metodologia Mandacaru foi apresentada pelo engenheiro agrônomo da Codevasf Rodrigo Franco Vieira, um dos criadores do sistema implantado pela empresa no Projeto Público de Irrigação Mandacaru. Ele explicou que a metodologia se caracteriza pela economia de energia e de água, investimento e análise financeira...

Seminário de Formação e Qualificação em Cultura acontece em Salvador

O desenvolvimento da cultura é o tema que vai reunir representantes de instituições de ensino e organizações sociais no Seminário de Formação e Qualificação em Cultura, programado para os dias 31 de outubro e 01 de novembro, das 9h às 17h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador.

Promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), o seminário é um momento de mobilização e intercâmbio entre universidades e organizações sociais. Segundo o superintendente Sandro Magalhães, o seminário visa contribuir com o debate sobre o desenvolvimento da cultura a partir do estímulo e ampliação de programas, cursos e processos formativos. "Estes processos são voltados para agentes que atuam como gestores, produtores, conselheiros ou para formação cidadã", ressalta...

Seminário de Desenvolvimento Territorial chega ao Sertão do São Francisco

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, na próxima terça-feira (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco). ..

Seminário de Desenvolvimento Territorial chega ao Sertão do São Francisco

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, na próxima terça-feira (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco). 

O evento é liderado pela coordenadora de projetos do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), a socióloga Tânia Zapata, especialista em Desenvolvimento Humano. A ideia é construir redes colaborativas, com o olhar atento para a riqueza dos recursos e o empreendedorismo da população local, ajudando na construção de uma visão de continuidade de projetos estratégicos...