Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
12,5%
Atualizado em: 31/08/2015
publicidade
Política
03 de Setembro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Na tarde desta quarta-feira (02) a prefeita da cidade de Arcoverde, Madalena Brito e sua equipe: Secretário de Educação Kerley Lafayette, Secretária de Saúde Adriana e o Secretário de Finanças Luciano Pacheco visitou a creche Estrela Maior, localizada no Bairro Palhinhas.

A prefeita visitou a nova Semente acompanhada pelas coordenadoras Marilene Montarroyo, (Regional de Pernambuco do IAB), Adeilda Barbosa, (Educação infantil da Secretaria de Educação de Petrolina) e Rose Dantas (Programa Nova Semente) a prefeita expressou sua satisfação e surpresa ao conhecer o Programa. “Fiquei surpresa com a forma calorosa com que fomos recebidos e principalmente com a qualidade do atendimento ofertado as crianças. O Programa Nova Semente prova que é possível disponibilizar educação de qualidade para a Primeira Infância a partir da parceria com a comunidade.”

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
03 de Setembro / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

“A crise do Poder Judiciário baiano é um problema da cidadania. E precisa ser encarada como questão de estado”, afirmou o presidente da OAB-Bahia, Luiz Viana, convocando os três poderes constituídos – judiciário, legislativo e executivo estaduais – para a elaboração de um plano de reestruturação sustentável, sob a liderança do Tribunal de Justiça.

Luiz Viana apresentou a proposta durante o ato de lançamento do manifesto “Por uma OAB em Defesa da Advocacia e da Sociedade”, promovido por um coletivo de 141 advogados ligados aos movimentos sociais e sindical, ontem (02), à noite, no Sheraton Hotel da Bahia. “Só quem não advoga pode dizer que advogar na Bahia não é um inferno”, disse descrevendo o caos por que passa a Justiça baiana.

Único pré-candidato presente, embora todos tivessem sido convidados como ressaltaram os organizadores na abertura do evento, que teve o início retardado para aguardá-los, Luiz Viana fez questão de defender que o processo eleitoral, a ser iniciado em 11 de outubro, seja pautado por questões de interesse da classe. “Que as discussões sejam de temas importantes à democracia e relevantes para a OAB”.

Citando o cientista político baiano Carlos Nélson Coutinho, “democracia não é estado, é um processo de construção permanente”, Viana lembrou que sua gestão desde o dia da posse é marcada pela abertura à participação de toda a classe. “Na teoria, todo mundo é democrata, mas não é bem assim que acontece na prática. Estamos fazendo a nossa parte, mas acreditamos que a OAB pode ser ainda mais democrática, sempre se abrindo ao debate”.

Viana elencou uma série de realizações da gestão que preside, como a descentralização da Ordem com a criação de várias subseções pelo interior da Bahia. “É um processo que não deve parar”. A defesa da dignidade profissional, que vinha sempre sendo “jogada para debaixo do tapete”, foi enfrentada, segundo o presidente, com o estabelecimento do valor referência, aprovado pela Ordem.

“Como não temos competência para estabelecer um piso oficial e diante da inexistência de sindicatos patronais e laborais para estabelecê-lo em convenção coletiva, já iniciamos o debate com a classe sobre a possibilidade de um outro caminho político”, disse Luiz Viana, explicando que a alternativa é propor ao governo do estado o encaminhamento de um projeto de lei à Assembleia sobre o tema. “Assim estamos no caminho de construir a OAB de verdade”, finalizou.

Asscom
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Na manhã dessa terça-feira (1) a Prefeitura de Petrolina limitou o acesso à Ilha do Fogo no intuito de preservar o local. A medida foi adotada pelas Secretarias de Turismo, Ordem Pública, Infraestrutura, Cidade, em parceria com a Vigilância sanitária, Policia Militar, Corpo de bombeiros e representantes do grupo coletivo Amigos da Ilha.

As novas normas atendem as exigências da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para garantia da segurança. Segundo o secretário de Ordem Pública, Jota Santos, que participou da ação e conversou pessoalmente com as pessoas que estavam acampadas no local, “o que está feito é para o bem da Ilha do fogo e dos frequentadores, no momento está sendo proibido acesso de carros e motocicletas, acesso de animais, acampamentos, pontos comercias e a presença de crianças e adolescentes sem os pais. A princípio a Guarda Municipal ficará na ilha por tempo indeterminada e irá reprimir qualquer uso de droga ilícita” ressaltou o secretário.

Segundo o secretário de Turismo de Petrolina Iuric Pires “todas as medidas tomadas têm apenas um objetivo: garantir a segurança dos frequentadores e além dessas mudanças, a Prefeitura conta com a parceria de outras instituições para realizar ações de revitalização no espaço e as ações de médio e longo prazo vão continuar sendo discutidas com a prefeitura de Juazeiro, com a Univasf, o coletivo amigos da ilha, a Associação de Pescadores e também outros projetos que queiram participar da revitalização da Ilha do Fogo”

A segurança do local será feita pela Guarda Municipal que fará uma patrulha no local durante toda a noite. Outra mudança também é no horário, os portões da ilha ficarão abertos das 6h até as 19h.

Nos próximos dias será realizada novas reuniões para debater ações de melhoria na ilha do fogo com o grupo de trabalho sobre as normas de convivência do local. A ideia é que seja implantado no local projetos estruturais de cultura, como Museu do Ribeirinho e apresentação de grupos teatrais, além de serviços de limpeza, poda de árvores e iluminação.

Asscom
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 12:24 | Nenhum Comentário

A fruticultura do Vale do São Francisco é a principal atividade econômica da região Norte da Bahia e, se a mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) não for combatida, pode sofrer com prejuízos de até R$ 1 bilhão. As consequências são a depreciação do produto, o aumento dos custos da produção, a perda de 240.000 empregos diretos no campo e dos mercados interno e externo. Diante disso, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estabeleceu medidas fitossanitárias no controle populacional da praga para os agricultores familiares da região do Submédio São Francisco, onde estão localizados os Distritos de Curaçá, Mandacarú, Tourão, Maniçoba e Salitre.

O objetivo dessa divulgação é orientar os produtores sobre a necessidade do monitoramento da praga e de adotar as medidas no combate às moscas-das-frutas, a exemplo da realização periódica de podas de aeração, manutenção da área da propriedade limpa, sem a presença de frutos caídos no solo e colheita de frutos em estágio avançado de maturação, com posterior destruição; medidas de exclusão, evitando o plantio ou manutenção de plantas hospedeiras desses insetos próximos às áreas de produção comercial de frutas; controle químico com produto a base de espinosina, controle biológico com parasitóides e autocida, com a técnica do inseto estéril.

Variadas
03 de Setembro / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Na próxima terça-feira, dia 08, quando completa 118 anos de fundada, a Sociedade Apolo Juazeirense empossa a sua nova diretoria eleita no último dia 28. Ao participar do programa Geraldo José nesta quarta-feira (08) o novo presidente Azemilson Matos (Cacai) declarou que neste novo mandato pretende inicialmente realizar eventos destinados para os novos sócios, mas sem esquecer a ‘velha guarda’. “Temos que reaproximar o antigo associado do clube, torná-lo novamente atrativo com aqueles bailes que promovíamos com as Bandas Lordão, Real Som, Mirage e Bispão” expressou Cacai.

Ao receber diversas mensagens congratulatórias dos ouvintes pelo telefone, whatsapp e Skype, inclusive, do prefeito Isaac Carvalho, o presidente Cacai informou que a exemplo do que foi feito em gestões passadas a nova diretoria vai trabalhar de forma unida, conversando, dialogando com o associado. Ao final da entrevista Cacai reiterou convite aos juazeirenses para que participem da solenidade, dia 08, às 10 horas, quando será empossada a seguinte diretoria:

Presidente - Azemilson Matos

Vice-presidente - José Carlos de Jesus

1º Secretário - Adalberto Cadidé Mariano

2º Secretário - Edvaldo Agostinho do Nascimento

1º Tesoureiro - Agenor Pereira de Souza

2º Tesoureiro - Albérito Lino de Souza

Política
03 de Setembro / 2015 às 11:29 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina e o Hospital Universitário da cidade podem se tornar parceiros em um projeto que visa à instalação de um Hospital do Coração no município pernambucano. Para debater o tema e outras questões que envolvem a saúde de Petrolina, o prefeito, Julio Lossio, recebeu nesta quarta-feira (2), o Dr. Anderson Armstrong, médico especialista em Cardiologia e Imagem Cardiovascular, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina e Saúde Humana e supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia da UNIVASF.

Durante o encontro, o Dr. Anderson apresentou ao prefeito Júlio Lossio a atuação da residência médica em cardiologia, o primeiro programa do tipo que ocorre no interior do Nordeste. Este abriga estudantes de medicina de vários lugares do país, que são preparados para lidar com a complexidade das doenças do coração.

O especialista também traçou um panorama de incidência das doenças cardiovasculares em Petrolina. “Essas são a principal causa de morte no mundo. Em Petrolina não é diferente. Para se ter uma ideia, as doenças cardiovasculares causaram na cidade, só no ano de 2014, cerca de 2,5 vezes mais mortes que o câncer”, destaca Armstrong. Atento às questões que envolvem a saúde pública, o prefeito Julio Lossio se comprometeu em buscar apoios de entidades e órgãos que possam tornar concreta a ideia de instalar o Hospital do Coração em Petrolina.

Ascom PMP
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizará nos dias 10 e 11 de setembro o Mundo SENAI em todas as unidades do país. O evento abre as portas da instituição para a comunidade, estudantes e empresários ampliarem o conhecimento em educação profissional, inovação e tecnologia industrial por meio de palestras, minicursos e exposições gratuitas. Além de possibilitar que o público conheça a qualidade da sua infraestrutura e do seu corpo técnico, o SENAI fortalece a sua relação com a indústria, promovendo diversas profissões industriais em suas áreas de atuação.

“Durante o evento, o SENAI também realiza ações para impulsionar o desenvolvimento profissional de seus estudantes e visitantes. Em diversas unidades da Bahia, e aqui também no Senai Norte, serão realizadas palestras e orientações profissionais, com a participação de vários parceiros” destacou Amanda Góes do Núcleo de Relacionamento com o Mercado do Senai, durante o programa Geraldo José (Transrio FM) desta quarta-feira (02).

“O evento é gratuito e, para participar das palestras, minicursos e oficinas, é necessário realizar a inscrição no site do evento (www.fieb.org.br/senai/mundosenai), onde também está disponível a programação da unidade” prosseguiu Amanda.

PROGRAMAÇÃO DO SENAI NORTE

Palestra 01 – Apresentação Institucional SENAI

Francisco Sérgio

10/09/2015

Sala 05

09:00 – 10:00

Palestra 02 – A importância das NR’s para a Industria

Prof. Elainy

10/09/2015

Sala 05

14:00 – 15:00

Oficina 01 – Comandos Elétricos ao seu alcance

Prof. Djalma

10/09/2015

Sala 06

10:00 – 11:00

Oficina 02 – Cronoanálise: Gerenciando o tempo na linha de produção

Prof. Jamile

10/09/2015

Sala 06

15:00 – 16:00

Palestra 03 – Segurança Digital: O maior perigo da Internet é o desconhecimento

Prof. Waker

11/09/2015

Sala 05

08:00 – 09:00

Palestra 04 – Juazeiro, um bom lugar para morar, trabalhar e investir

Carlos Neiva

11/09/2015

Sala 05

09:00 – 10:00

Palestra 05 – Desvendando a rastreabilidade dos resíduos

Fred Costa

11/09/2015

Sala 05

15:00 – 16:00

Oficina 03 – Gerenciamento de projetos com MS PROJECT

Prof. Severino

11/09/2015

Sala 06

10:00 – 11:30

Oficina 04 – Projetos Elétricos

Prof. Luiz Henrique

11/09/2015

Sala 06

14:00 – 15:00

Informações: SENAI-BA Unidade Norte (Juazeiro)

Sistema FIEB | www.fieb.org.br/senai

(74) 3614-0823 

Política
03 de Setembro / 2015 às 10:51 | Nenhum Comentário

Um ex-candidato a deputado pelo PSDB do Distrito Federal chamado Matheus Sathler causou confusão ao dizer em vídeo publicado em seu perfil no Facebook no último dia 25 que Dilma terá “a cabeça arrancada no dia 7 de setembro caso não renuncie, fuja do país ou suicide” e que “Sangue vai rolar”.

Ato contínuo, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), apresentou, na segunda-feira (31), uma série de requerimentos à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça, ao Ministério Público Federal e à Ordem dos Advogados (OAB) solicitando investigação das ameaças. Durante as eleições do ano passado, Sathler causou polêmica. A Comissão Nacional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com três representações contra o candidato tucano por defender projeto de criação do kit macho, que visava “ensinar menino a gostar somente de menina”. Sathler não foi eleito. Já tinha passado da conta. A pressão social foi tanta que o próprio PSDB o chutou; pediu devolução de seu material de campanha.

Agora, após a reação a um vídeo criminoso em que incita crime contra a vida da presidente da República, o jovem advogado de ultradireita aparece em novo vídeo desdenhando das providências tomadas pelo deputado Paulo Pimenta e das consequências de seu ato, demonstrando acreditar que PF, MPF, Ministério da Justiça, OAB etc. nada poderão contra si. No novo vídeo, o “advogado” insulta pesadamente o deputado petista que o denunciou e, de forma cômica, afirma que o PT usa a “tática nazista” de “uebs”, provavelmente aludindo a método atribuído ao ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, de repetir mentiras “mil vezes” no intento de que se transformassem em verdade. Confira a “Resposta ao Dep. Federal PTista” recém divulgada por Sathler em seu perfil no Facebook:

O Blog conseguiu falar com um amigo de Sathler – que pediu para não ter o nome divulgado – e ele afirma que os grupos que se relacionam com o advogado acreditam que se provocarem violência nas ruas os militares serão obrigados a intervir. A fonte também informa que o grupo de Sathler pretende ir armado às manifestações de 7 de setembro e que contaria com apoio de setores das Forças Amadas que se uniriam à violência. Em seguida, tentariam “prender” a presidente da República.

Fonte: Blog da Cidadania
Informativos
03 de Setembro / 2015 às 10:30 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de garantir a inclusão dos agricultores do município de Casa Nova na relação do seguro Garantia-Safra 2015/2016, a Prefeitura, através da secretaria Agricultura e Meio Ambiente, intensificou as visitas as localidade rurais para realizar o cadastro. No ano passado foram beneficiados 4.800 agricultores e para este ano, a previsão é cadastrar 5.500.
 
O cadastramento esta sendo realizada por uma equipe de técnicos da secretaria e já percorreu as localidades de Tiririca, Caraíbas dos Bragas, Cacimbinha, Lago, Riacho do Sobrado, Cacimbas, Ouricuri, Luiz Viana, Serra da Pimenta, Junco, Ladeira Grande, Açude de Pedra, Almas, Lagoa do Alegre, Poço do Umbuzeiro, Jardim e 56. "O que depende da prefeitura para realizar o trabalho está sendo feito. Estamos percorrendo as localidades para fazer a ficha cadastral e garantir esse apoio que é de suma importância para a agricultura do nosso município. Vamos continuar o cadastro em mais localidades", declara Cacá Viana, secretário da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.

Podem se inscrever, agricultores familiares com renda mensal de até 1,5 salários mínimos (per capta), que estejam cultivando áreas não irrigadas (arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho) com até 10 hectares. Para os cadastros devem ser apresentadas cópias do CPF e RG, documento da terra (INCRA) ou contrato - constando a área total em hectares - e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizado. Se casado, apresentar os documentos pessoais do companheiro (a).

O Programa Garantia-Safra é um seguro pago pelos governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de garantir renda mínima para a sobrevivência dos agricultores, em caso de perda igual ou superior a 50% da lavoura.

Confira a data e a localidade das próximas visitas da secretaria para o cadastro:
 
03/09: Antas e Algodão
08/09: Torre, Cacimba do Zé Victor e Barragem
09/09: Poço de Pedra e Santa Rita
10/09: Macambira e Novo Socorro
15/09: Bumba

Ascom/Casa Nova
Política
03 de Setembro / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

O vereador Mitonho Vargas (PT) anunciou na sessão de terça-feira (01) que solicitou à Casa Legislativa uma sessão especial no dia 25 de setembro para discutir o projeto de Lei da Maioridade Penal. Mitonho também anunciou que a Comissão do Consumidor a qual preside, está realinhando as ações para debater a situação da telefonia em Juazeiro e outros assuntos de interesse do consumidor.

“Quero aproveitar para parabenizar o vereador Caffé por ter ido a Salvador no encontro com o gestor da Oi na capital. Nós tínhamos agendado, mas não foi possível nossa participação”, explicou.

Vargas apresentou um documento datado de 3 de junho de 2012 onde a Empresa de Telefonia Oi solicitava um prazo para a instalação das torres da Oi no município. “O investimento segundo a empresa era de R$ 5 milhões de reais e até agora nada! ”, salientou. 

Iana Lima Ascom Câmara de Juazeiro Foto: Joselito Tavares
Política
03 de Setembro / 2015 às 09:28 | 2 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho reuniu-se na noite da última terça-feira, 01, com o presidente da Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), Otto Alencar Filho, para tratar de assuntos como linha de crédito para pavimentação e empreendedorismo em Juazeiro, além da ampliação das ações para os municípios da região, promovendo o desenvolvimento regional. Participaram do encontro o coordenador regional do Desenbahia, Roberto Parys, os secretários Fernando Dantas (Serviços Públicos) e Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo), a Assessora de Gestão, Zalitéia Mendes, além de empresários.

Pela primeira vez na cidade, o presidente da Desenbahia, declarou ter sido bem recebido pelas pessoas, principalmente a acolhida do prefeito Isaac e equipe de Governo. Ressaltou a pujança econômica da cidade e da região e dos planos de intensificar o apoio a micro, pequenos, médio e grandes empreendedores. Por fim, informou a linha de crédito para pavimentação e que já está disponível para o prefeito Isaac captar este recurso. “O prefeito irá nos fazer uma visita para que todos os procedimentos sejam cumpridos, mas com certeza o município de Juazeiro terá condições de captar estes recursos para investir em infraestrutura nas áreas de saneamento, drenagem e pavimentação”, afirmou Otto Alencar Filho, que disse hoje Juazeiro ser uma cidade que atrai a atenção de investidores, pelos destaques na atração dos investimentos, o que tem gerado empregos, e o compromisso do poder público em receber o investidor.

O prefeito Isaac agradeceu a presença de Otto Alencar Filho e a sua disponibilidade em colaborar com o desenvolvimento do município e toda a região. “O presidente tem informações e sabe que a região Norte tem participação importante na economia do estado. E vim aqui fortalecer isso é de uma sensibilidade importante de se reconhecer. Agora vamos buscar cumprir os procedimentos para que possamos captar os recursos para pavimentação e colaborar com micro, pequenos, médios empresários para consolidar o nosso programa Juazeiro Empreendedor”, declara Isaac Carvalho.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, foi um momento de alegria, pois se tem a confirmação da parceria entre a Prefeitura e a Desenbahia, que dará créditos com condições diferenciadas para os participantes do Juazeiro Empreendedor. “A conduta do presidente, em observar no nosso programa um caminho para que as pessoas desenvolvam os seus negócios, é bastante louvável. Juazeiro só tem a agradecer com esta parceria e os empreendedores estarão melhores amparados”, declara Carlos Neiva.

Por Raphael Leal/PMJ
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Com o tema “Juazeiro na Rota das Olimpíadas: União, Trabalho e Conquistas” escolas, associações e grupos militares participarão do desfile em homenagem a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (07).

A concentração para o desfile será às 07h30 com hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal. O público esperado para apreciar o 07 de Setembro é de 80 a 100 mil pessoas. “Esse é um dos eventos que movimenta bastante a cidade. O público esperado é de 80 a 100 mil pessoas. A cidade toda se movimenta. É um encontro de família, por isso é bastante interessante organizar o 07 de Setembro em Juazeiro”, afirmou o coordenador do Desfile Alfredo Gonçalvez durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (02)

O evento contará com a participação de fanfarras de Petrolina e Salvador, além de 14 escolas, associações, tropas do Exercito Nacional, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros de Juazeiro, Corpo de Bombeiros de Petrolina, Marinha, Polícia Militar. O Grupo dos Excluídos também participará do desfile. Segundo o coordenador, durante o desfile não será permitida a circulação de carroças, motoqueiros e pessoas montadas a cavalo a fim de evitar acidentes. 

Programação:

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

 

 

 

07: 00h

Concentração dos Militares

Rua: ao lado dos Correios

07: 00h

Concentração das Escolas

Orla Nova

07: 30h

Solenidade de Hasteamento

Paço Municipal

08: 15h

Revista às tropas

Rua ao lado dos Correios

08: 30h

Início do Desfile Militar

Roteiro Oficial

09: 00h

Início do Desfile Civil

Roteiro Oficial

12: 00h

Previsão de término

Dispersão

  ORDEM DO DESFILE

1º Marinha

2º Exercito

3º Aeronáutica

4º Corpo de Bombeiros

5º Policia Militar

6º Colégio Policia Militar – CPM

7º Soapom

8º Guarda Municipal

9º Escoteiro Mirim em Defesa

10º Clube Desbravadores Igreja Adventista

11º Loja Maçônica Harmonia e Amor

12º Loja Maçônica Segredo Força e União

13º Assoc. Juazeirense Deficientes Físicos

14º Colégio Estadual Rui Barbosa

15º Colégio Estadual Pedro Rêgo

16º Escola Municipal Celso Cavalcante

17º Escola Municipal Terezinha Ferreira

18º Colégio Estadual Guiomar Barreto

19º Escolinha de Futebol

20º Colégio Modelo

21º Colégio Estadual Jutahy Magalhães

22º Colégio CODEFAS

23º Colégio Estadual Helena Celestino

24º Colégio Estadual Artur Oliveira

25º Colégio estadual Lomanto Junior

26º Escola Municipal Paulo VI

27º Grito dos Excluídos

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO

Desfile Militar: Na Av. Santos Dumont ao Lado dos correios.

Desfile Escolar: Orla Nova.

ITINERÁRIO:

Início: Orla Nova – Segue Av. Beira Rio – Av. Adolfo Vianna- Dispersão Rua Oscar Ribeiro (em frente à TV São Francisco).

LOCALIZAÇÃO DO PALANQUE:

Orla (em frente à loja PARAIBA)

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Política
03 de Setembro / 2015 às 08:32 | Nenhum Comentário

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (2), por 36 votos a 31, o fim do financiamento por empresas de campanhas de partidos. A votação da proposta ocorreu minutos após a aprovação de texto-base que limitava a R$ 10 milhões a doação de empresas a partidos políticos. Os senadores começaram a votar nesta quarta projeto de reforma política que foi encaminhado pela Câmara e alterado por comissão do Senado. Os senadores ainda precisam analisar outras propostas de alteração de trechos do texto-base. Em seguida, devido às mudanças sobre a proposta aprovada na Câmara, o texto voltará a ser analisado pelos deputados. O projeto foi aprovado como um complemento à proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política.

O texto-base do projeto, aprovado menos de uma hora antes, previa R$ 10 milhões de limite de doação de empresas a partidos políticos, sem incluir a doação a candidatos. O projeto da Câmara previa limite de doação a empresas de R$ 20 milhões. Depois da votação do texto-base, o próprio relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR) apresentou uma proposta de alteração no texto, sugerindo acabar com a doação não só a candidatos, mas também a partidos. A proposta, no entanto, não acaba com doações feitas por pessoas físicas a candidatos. “A minha subemenda permite só doação de pessoa física a candidato, com limite do rendimento que a pessoa teve no ano anterior. Votar sem limite poderia gerar distorção grave”, disse Romero Jucá, que minutos antes havia afirmado que não estabeleceria um limite.

Debate

Durante a discussão do projeto, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) defendeu a proibição de doação de pessoa jurídica. "Pessoa jurídica não é cidadã, não tem cidadania, não pode participar", afirmou o parlamentar. Por outro lado, o líder do PSDB no Senado, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), disse que não há "problema algum" em doação de empresas "desde que não haja extorsão". "Eu já recebi doações de pessoas jurídicas, estão na minha prestação de contas. Nem por isso o meu mandato é meio mandato, é limitado, é vinculado, é tolhido", afirmou o tucano.

Presidente da comissão que estuda a reforma política no Senado, o senador petista Jorge Viana (AC) defendeu o fim das doações feitas por empresas. "Nunca o Brasil precisou tanto de uma manifestação que depure a atividade política, que limpe a atividade política e que nos coloque de novo como pessoas honradas diante da sociedade. E só com o fim do financiamento empresarial é que vamos dar o primeiro passo nesse rumo", opinou.

Para o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a proibição da doação de empresas pode estimular contribuições "por baixo do pano". "Se nós proibirmos as doações de empresas, elas continuarão existindo por baixo do pano, e nós contribuiremos para criminalizar ainda mais a atividade política no nosso País", disse o senador. Por meio de nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a aprovação da proposta. "Parabéns ao Senado da República por exteriorizar o sentimento da nação brasileira. A relação imprópria entre empresas, candidatos e partidos está no germe da corrupção eleitoral e administrativa. A ampla maioria da população quer uma nova forma de fazer política, com redução de gastos de campanhas. Não quer mais campanhas milionárias, Hollywoodianas”, declarou.

Mudança de partido

Outro ponto aprovado pelos senadores na noite desta quarta-feira é a permissão para que políticos detentores de mandato possam se desfiliar de um partido no 13º mês antes da eleição sem perder o mandato – ou seja, um mês antes do fim período de filiação partidária. Para concorrer a cargo eletivo, a pessoa deve estar filiada ao partido há pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições. Na prática, se a regra entrar em vigor, um político que cumpre mandato poderá trocar de partido para concorrer na eleição seguinte pelo novo partido. Atualmente, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que o detentor de mandato eletivo que se desligar do partido perderá o mandato, salvo nos casos de grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda ou quando houver “criação, fusão ou incorporação de partido”. O texto aprovado nesta quarta também estabelece que, a partir de 2020, as emissoras de rádio e TV podem fazer transmissão de debate com candidatos de forma que seja assegurada a participação de candidatos dos partidos que tenham mais de nove deputados federais. Os senadores aprovaram, ainda, emenda que determina impressão dos votos da urna eletrônica, a serem colocados em recipiente lacrado.

G1
Política
03 de Setembro / 2015 às 08:27 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira (31 de agosto) o vereador Amilton Ferreira (DEM) presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara de Juazeiro participou da reunião dos produtores rurais do Projeto Salitre com o presidente Nacional da Companhia de Desenvolvimento de dos Vale do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF, Felipe Mendes e o Superintendente Regional Alaor Grajeon.

O Projeto Salitre conta hoje com 255 produtores gerando cerca de 30 MIL empregos indiretos e renda para a região. “Tive a oportunidade de expor para o presidente da CODEVASF a questão dos flutuantes dos Projetos Mandacaru, Tourão, Maniçoba e Curaçá, num total de 7 projetos de irrigação. Os flutuantes precisam de um investimento de R$ 8,5 milhões”, informou.

Segundo Amilton, a empresa está a oito meses sem receber recursos do Governo Federal, “o presidente da CODEVASF afirmou que daqui para o dia 15 vai repassar três ou quatro parcelas do recurso atrasado para amenizar a situação. No mês passado os funcionários desligaram os sistemas como alerta e pode ser que aconteça novamente nesta quarta-feira (02). Está lá R$ 6,5 milhões em débito de energia. Onde está o dinheiro do Governo Federal? ”, questionou.

Ferreira também comentou a visita do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochi e a promessa da assinatura da ordem de serviço para liberar um recurso de R$ 800 mil para amenizar a situação dos funcionários da empresa CGB Engenharia, que administra o perímetro de irrigação e que estão com os salários atrasados.

Solicitação

Amilton Ferreira encaminhou documento subscrito por todos os vereadores ao desembargador da Bahia solicitando mais escrivães para os distritos.

Iana Lima ASCOM Câmara de Vareadores de Juazeiro
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de resgatar a História de Juazeiro, o Museu Regional do São Francisco está desenvolvendo o projeto “Sua História é Nossa História”. A ação pretende reunir fotografias que contem momentos históricos da cidade, bem como de juazeirenses ilustres.

“A iniciativa partiu do jornalista Jean Correia durante suas visitas ao Museu. A gente está se reportando mais a fotos de eventos públicos, de políticos, esportista, entre outros”, explicou a diretora do Museu Regional do São Francisco, Rosy Costa em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (02).

Sobre o trabalho de digitalização dos negativos, o jornalista Jean Corrêa frisou que “Eu propus que fizéssemos esse resgate desses negativos. Os negativos poderiam ser reaproveitados, digitalizados. A princípio comecei meio rudimentar.  Em uma caixa de DVD colocava o negativo com fundo branco e fotografava. Depois adquirir um aparelho digitalizador para colocar as trabalhos em um nível mais profissional”. 

Qualquer pessoa da comunidade pode participar do projeto. Os negativos podem ser entregues na sede do Museu Regional do São Francisco, localizado na Praça da Bandeira –Centro. Outras informações sobre o projeto poderão ser fornecidas através dos telefones 74 88139949/ 74 88025162 ou através do e-mail digitalizanegativosjuazeiro@gmail.com.

“Estamos convocando as pessoas que sabem de amigos e familiares que tem negativo em casa para estarem nos passando essas fotografias. Se eles tiverem conteúdo histórico eles poderão fazer parte de exposições ou arquivo do Museu. A ideia é produzir um livro com o material”, acrescentou o jornalista Jean Correia. 

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
Espaço do Leitor
03 de Setembro / 2015 às 07:28 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Faço a seguinte pergunta: De quem é a responsabilidade de limpar um terreno que está cheio de mato?

Eu respondo, sabemos que a responsabilidade é do proprietário, de tal forma que ele poderá responder processo e ser imputada multa ao local. Como pode ver, esta é a minha visão diária com esse terreno particular. Seguindo a via pública que não existe mais.

Por isso, venho denunciar o desleixo da Prefeitura Municipal de Petrolina, que deixa nós moradores irritados com o abandono da Rua João da Gama - Cidade Jardim (Conhecido como Caminho do Sol) - Petrolina - PE - 56330-650. Pedimos seu apoio ENCARECIDAMENTE, para que a PMP tome as providências no sentido de realizar a limpeza da via pública. Como pode ver (anexo) no local tem um verdadeiro matagal que toma conta da via pública onde deveria ter pelo menos um cascalhamento indicando onde é rua e onde são terrenos. Nosso bairro caiu no esquecimento da atual gestão.

Atenciosamente,

Weslleys Nascimento

Variadas
03 de Setembro / 2015 às 07:00 | 2 Comentários

As poucas chuvas nos últimos três anos no curso do Rio São Francisco tem provocado mudanças na paisagem das cidades ribeirinhas. Em Sobradinho, como mostra o vídeo abaixo, é possível notar a formação de bancos de areia em uma extensão do rio e por onde se costumava trafegar em embarcações é possível andar a pé ou em automóveis.

Na cidade de Abaré a realidade não é diferente. Com o nível do rio baixo formou-se uma prainha onde as pessoas costumam, ao invés de tomar banho, jogar bola.

Segundo dados da Chesf, a Barragem de Sobradinho, atua abaixo dos 13% da sua capacidade de 34 bilhões m³/s. O nível do Rio São Francisco vem sendo reduzido paulatinamente pela Chesf desde 2013, quando saiu, na época, de 1.300 m³/s para os atuais 900 m³/s.

Mas as dificuldades vivenciadas pelas comunidades ribeirinhas com a escassez de chuvas, principalmente os projetos irrigados onde há a ameaça de diminuição da produção, deverão ser amenizadas nos próximos meses. A expectativa é de que as chuvas irão chegar a região a região do Vale do São Francisco a partir da segunda quinzena de novembro, segundo o Professor e Meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Mário Miranda.

Eventualmente pode chover antes da estação chuvosa. A previsão é que a partir do dia 15 de novembro, segunda quinzena do mês, até abril chova na região. A expectativa é que volte a ter uma situação melhor de chuvas do que nos últimos quatro anos. A redução das chuvas aconteceram no passado e estão acontecendo no presente. Tivemos anos com muita chuva e anos com pouca chuva. É uma situação cíclica”, pontuou o professor em entrevista ao Blog Geraldo José.

De acordo com Mário Miranda, as chuvas que chegam a região do Vale do São Francisco são oriundas também do Planalto Central, além de Minas Gerais. As chuvas no Planalto Central já estão sendo esperadas para o próximo mês. “No sul de Minas Gerais já começou a chover. As chuvas que caem em Brasília também vem para a nossa região. A Expectativa é que comece a chover em outubro em Brasília”, afirmou.

O professor Mário Miranda também explicou o histórico de secas no Brasil. “Todas as regiões da Terra existem secas e enchentes.  No Sudeste predominou seca entre os anos de 1934 e 1936 e não apenas em 2014. Na Bahia a pior seca que se tem registro, no século XX, foi a de 1932. No Semiárido em 2004 tivemos chuvas fortes e até 2010 não se via falar em seca”, afirmou.

A situação mais crítica na Barragem de Sobradinho ocorreu em outubro de 2001, quando o volume útil atingiu 6,29%. Ainda para Mário Miranda a formação de bancos de areia ao longo do curso do Rio São Francisco acontece em virtude da vazão do Lago de Sobradinho e não pelo fenômeno da seca. “No passado o Rio São Francisco já foi mais raso. Os bancos de areia estão se formando através do controle da vazão da barragem de Sobradinho. É melhor menos água agora do que faltar. A barragem tem segurado a água, caso contrário a água já tinha se esgotado”, acrescentou.

A probabilidade de chuvas fortes até o final dessa semana é pequena, porém podem ocorrer chuvas finas em algumas áreas. 

A seguir confira um vídeo enviado ao Blog Geraldo José onde é possível notar as consequências da longa estiagem na cidade de Sobradinho. A reportagem do Blog também preparou uma série de fotos, registradas pelo cinegrafista Ailton Nery, do Rio São Francisco visto pelas cidades de Pilão Arcado, Remanso e Sobradinho.  

Nos gráficos a seguir é possível fazer um comparativo sobre o volume de água na Barragem de Sobradinho nos anos de 2001 e 2014. 

Da redação Alinne Torres / Fotos: Ailton Nery / Vídeo: Reprodução
Política
03 de Setembro / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o CONANDA e a Coordenação-Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos, está promovendo oficinas sobre o Processo de Escolha Unificada de Conselhos Tutelares para auxiliar e tirar dúvidas para a próxima eleição que será dia 04 de outubro de 2015. 

A secretaria de Cidadania e o Conselho Municipal de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina participaram nesta quarta-feira (02), em Brasília, da 4ª oficina Oficina sobre o Processo de Escolha Unificado de Conselhos Tutelares. Em julho de 2012 foi sancionada a Lei Federal nº 12.696/12, que assegura os direitos sociais aos Conselheiros Tutelares, e estabelece que o processo de escolha nos municípios seja em data unificada em todo país. Petrolina recebeu 952 inscrições para a vaga de Conselheiro Tutelar, batendo um número recorde de concorrentes. 

A prefeitura enviou seus representantes para trazerem as novas ideias desenvolvidas na oficina que serão aplicadas no município no pleito que se aproxima. A secretária de Cidadania Célia Regina Carvalho representou o governo municipal e Rozinete Coelho representou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). 

Petrolina realiza seu processo de escolha dos conselheiros dentro da sua realidade em data e formato particular. O CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes), expediu em dezembro de 2014 a Resolução nº 170 que estabelece as diretrizes para o primeiro processo de escolha unificado que será obedecido por todo município brasileiro.

Ascom/Petrolina
Variadas
03 de Setembro / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

Acaba nesta quinta-feira (03) o prazo para os candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As inscrições regulares seguirão ainda até o dia 30 de setembro, masapós o final do prazo de solicitação de isenção o pagamento da taxa de R$ 10 será obrigatório.

Os candidatos deverão realizar a inscrição e solicitar a isenção da taxa pela internet, no endereço http://selecao.ifsertao-pe.edu.br/copese/. Este ano, estão sendo ofertadas 1.470 vagas nos cursos técnicos de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química, Logística, Refrigeração e Climatização, Agricultura, Agroindústria e Zootecnia.

Para o campus Petrolina, há 365 vagas disponíveis. O campus Petrolina Zona Rural oferece 240 vagas. Em Floresta, são 140 vagas, e em Salgueiro, 230. Já os campi Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista ofertam, respectivamente, 180, 245 e 70 vagas.

O conteúdo programático das provas, a quantidade de questões por disciplina, as provas do Processo Seletivo anterior e demais informações estão disponíveis no site http://www.ifsertao-pe.edu.br/processoseletivo . As provas serão aplicadas no dia oito de novembro, das 13h às 17h (horário local).

Ascom IF-Sertão
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 23:00 | 2 Comentários

Petrolina, 22 de agosto de 2015

Vida e adversidades

Nem todos sabem, sou nascido em Juazeiro, mas tenho duas naturalidades; Juazeiro e Petrolina. Esta reunião é para agradecer. Aqui tem um punhado de amigos, mas no meu coração está o Sertão todinho. Aqui estão o que a casa cabe, mas o coração abraça todo o Sertão. Deus me ajudou a cultivar a solidariedade humana. Deus me ajudou a amar a liberdade. Isso foram os esteios, foram os alicerces de toda a minha formação. Eu nasci em 31, a grande seca veio em 32. Por aqui não chegava jornal, televisão, rádio, nem estradas. As histórias que eu ouvia eram só das secas e do cortejo de misérias que acompanhava a seca. Eu tinha uma tia que só falava disso, eu só ouvia falar na seca, só ouvia falar da fome, só ouvia falar da morte. Essas coisas foram se agasalhando no meu coração para provocar uma reação contrária.

São Paulo, formação e solidariedade

 Mais adiante, meu pai me manda estudar em São Paulo. Meu pai acreditava muito no conhecimento, enquanto os contemporâneos dele davam aos filhos uma loja de tecidos, uma loja de ferragens, papai dava o conhecimento como o melhor presente para os filhos. Isso eu aprendi com meu pai.

Viajamos daqui para São Paulo.  Nilo recém-formado, Geraldo que já conhecia São Paulo, meu irmão Paulo, Adalberto e eu, cinco no navio para estudar em São Paulo. Daqui para Pirapora, 12 dias de viagem e mais 12 para chegar em São Paulo. Mamãe conta que quando nós partimos não tinha energia, era uma lamparina. Papai acordava na madrugada acendia a lamparina e redigia um telegrama para os amigos dele dos portos de Remanso, Xique-xique, por aí a fora, dizendo que entrassem no navio e mandassem todo mundo de volta, umas três noites ele fez isso. Redigia e rasgava, redigia e rasgava. Nessa viagem, o combustível do navio era a lenha, então parávamos em cada ponto, para receber lenha e em cada porto que recebia lenha, deixava uma criança que ia na segunda classe, ali perto das caldeiras.  Eram os retirantes que morriam e eram enterrados. Em todo porto pegava lenha e uma criança era enterrada.  Nilo era nosso tesoureiro. Quando chegou em Pirapora, não tinha mais nenhum tostão, pois compraram todo dinheiro de remédio para os meninos e não houve jeito, pois os meninos haviam morrido. E ele era médico e eu indaguei, “ Nilo de que estão morrendo essas crianças?” .Ele respondeu “ de fome, o atestado que eu dou é de fome, o governo tem que ter vergonha disso, Fome!!!”. Então eu fiquei “assim”, não podia ser indiferente à forma como eu vi e o que eu senti.  Osvaldo é produto disso.

Saudades e indignação

A nossa casa tinha de um lado um alfaiate, mais adiante, um pedreiro, na esquerda, uma lavadeira e uma engomadeira e um depósito onde havia trabalhadores braçais. Dessa forma, meus amigos eram filhos deles, era o filho do alfaiate, do pedreiro, da lavadeira, dos trabalhadores rurais,  mas eu sofria muito com essas amizades que eu fazia com os pobres porque de vez em quando eles diziam nós vamos para São Paulo. Amigos que eu tinha feito e de quem eu gostava muito, partindo. Então, o meu coração sofreu muito a dor da separação. Não há dor maior do que a da separação. Eu me lembro do nome deles, Rubém, Januário, Zé Peba, Cícero e o velho Zuza, pessoas que foram e eu nunca mais os vi.  Digo isso para vocês me perdoarem dos meus erros e entenderem porque eu sou assim. Vocês estão vendo essa casa aqui, era uma casa de taipa.  Nessa casa nasceu minha mãe, mais adiante em outra casa rústica, nasceu meu pai, filho de ajudante de vaqueiro e minha mãe, filha de tangedor de cabra, mas essa casa esta aí para me fazer cada vez mais acreditar que as pessoas nascem pequenas e podem crescer e depois os meus amigos foram os degraus da minha vida pública. Cada um que me dava um voto me fazia chegar ao poder. Lá chegando, fiz um juramento de que eu não tinha direito à canseira, nem à distância. Lutei com essas ferramentas e tudo que foi feito, foi isso.

Trajetória política

De forma, meus amigos que hoje nós moramos numa cidade que foi sonhada. Petrolina foi primeiro sonhada e depois planejada, “Petrolina foi sonhada, mas Petrolina hoje sonha”, Petrolina tem que ser no mundo um exemplo de medicina ou de agronomia ou então das duas coisas. Essas novas gerações têm que saber que têm essa responsabilidade. Os alicerces foram plantados, o Sertão tem que ser uma nova civilização. Uma civilização que não vai sofrer e que não sofreu os azares do litoral. Os litorais tinham ventos de prosperidade, mas junto com isso chegavam exemplos que nós não gostávamos, tais como: a escravidão, o senhor de engenho, o desgraçado, essas coisas nunca chegaram aqui. Sempre fomos uma sociedade pastoril e, consequentemente, democrática e mais igualitária. A minha luta e a que eu proponho aos que me ouvem é que transmitam ás outras gerações que diminuam as desigualdades. O mal do Brasil são as desigualdades, O Brasil é muito rico e muito pobre isso não está certo. Uma federação tem que ter estados parecidos. As raízes dessas desigualdades são muitas: começam pela eleição do presidente. Presidente eleito pelos grandes colégios eleitorais, quais são os grandes colégios eleitorais? São Paulo e Minas Gerais.  Eles elegem e apresentam a conta, ou seja, eles crescem e nós diminuímos. Então, é preciso que isso seja refletido pela nova geração, pelo novo cérebro que Petrolina está namorando. Petrolina com Universidade Federal tem o dever de elaborar o novo cérebro. O nosso primeiro cérebro foi Dom Malan; o segundo, Coronel Quelê que acabou com essa história de votar em candidato de outro mundo e percebeu que o candidato tinha que ser daqui. Então juntou Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Araripina e fizemos o primeiro voto do Sertão e a partir daí desencadeou uma apresentação politica sertaneja que melhorou nossa sorte.

Agradecimentos

De modo, que eu estou aqui para agradecer os presentes que foram os degraus da minha ascensão politica e conclamá-los para não esmorecer na vida. Podem vir as dificuldades que vierem, saibam que as dificuldades não resistem à força do trabalho. Pode ser a dificuldade maior do mundo, não resistirá á força do trabalho. O meu legado é que diminuamos as desigualdades do semiárido com o Centro Sul e do próprio semiárido. Para isso só existem duas ferramentas: uma é a educação e a outra é a irrigação. Não há outra.

Os jovens, quando estudam, se preocupam com o trabalho e o trabalho que lhes será oferecido é a irrigação. Foi por isso que eu abracei essas duas bandeiras e creio que podem surgir outras, mas as outras serão consequências. A prestação de serviço é consequência dessas duas. Eu quero dizer que sou um homem bem agradecido a Deus pela vida que tenho porque consegui fazer da minha vida o que eu gosto e, o que eu queria.  Tenho 44 anos de mandato; na universidade, três anos de luta estudantil em Salvador e do curso clássico mais três; quer dizer que eu completei meio século de vida pública. Graças a Deus, eu fiz o que eu gostava. Só isso é o suficiente para ser muito agradecido ás bênçãos de Deus.

Admiração por sua esposa e filhos

Ele também me deu uma mulher generosa, Anamaria. Ela fundou a APAE, e muitos ignoram o que seja a APAE. Vou lhes dizer em poucas palavras: é uma instituição que acolhe aquelas pessoas com algum tipo de deficiência. Aqui em Petrolina, elas estavam dispersas, sem nenhuma assistência. Ela fundou e mantem e não se aparta da APAE, então eu  acho que casou comigo porque eu também pensava essas coisas. Meus filhos, graças a Deus, não sei se poderiam ser melhores. Todos generosos, amorosos e operosos, graças a Deus. Então, tive tudo na vida, eu tinha razão de chamá-los para dizer isso a vocês, não ficava certo se eu tivesse isso dentro de mim. Não estou dizendo que sou o herói, estou agradecendo a Deus as bênçãos e os caminhos que Ele me ofereceu. É isso! De forma que são essas as minhas palavras, os meus agradecimentos pelos que vieram aqui. Uns vieram de perto, outros de longe, outros não puderam vir, eu reconheço.

Otimismo

No dia de hoje eu não posso esquecer dois grandes amigos que fazem aniversário no mesmo dia que eu, dois grandes amigos, amigos, amigos... Um deles, meu companheiro de estudo, ele estudava medicina e eu direito, chamava-se Sandoval Morais, era cunhado do meu irmão Gercino, e o outro era o velho Barrinho, eu não tive dois amigos melhores que esses, podem empatar, mas melhores que esses eu nunca tive. Quero dizer a vocês que sou de bem com a vida, gosto de viver, sou agradecido pela maneira que chegaram meus 84 anos. Demorei a participar da missa porque o médico teve que me fazer uma visita. “Eu disse a ele, “quero mais vinte anos”, ele respondeu, “lhe dou quarenta”, eu rebati dizendo, “ fico satisfeito com mais vinte”. Penso que essa festa de hoje é a primeira de vinte anos, que mais vinte anos ainda vou celebrar, daqui a vinte anos estão todos convidados a vir.

Recordações e fraternidade 

Como recordo meu pai! Como recordo no dia de hoje a minha mãe! Como recordo meu padrinho, meu irmão mais velho Gercino! Papai nos ensinava fraternidade. Ele era fanático pela prática da fraternidade.  Gercino casou-se foi para longe, não teve a convivência maior com os irmãos. Foi eleito deputado da Bahia. Alugou uma casa enorme, só tinha três filhos e eu exclamei “Tá doido! Um casarão desses para três filhos apenas!”. Depois que ele alugou me disse “Olhe, você, Paulo e Adalberto vão morar comigo”, Sandoval, Pedrinho e Almir que eram os irmãos da mulher também vão morar comigo. Eu achei que ele tinha endoidado, uma mulher de 27 anos, novinha, e ele pegou assim esses seis brutamontes, vocês nem queiram saber o que foram essas vida lá. Havia um chamado Pedro Morais, que tinha muitos amigos. Todos os dias ele levava, sem avisar, seis pessoas para almoçar, no mínimo;  minha cunhada reclamava, mas ele achava que estava tudo certo, achava até pouco e aí levava dez pessoas, era uma verdadeira farra. Foram dias maravilhosos. Eu tive lições imorredouras de politica e de fraternidade com meu irmão Gercino. Ele era um tribuno, grande orador, grande político. Então tenho na minha vida publica a marca dele, como tenho a marca do grande sonhador e pensador que era Nilo.

O irmão Nilo Coelho

Nilo sonhava com tudo isso que vocês estão vendo aqui. Sonhava ate mais, era uma figura extraordinária. Era um homem desmedido na ambição de servir ao Sertão, o que Nilo foi ninguém sabe. É difícil que a nossa nova geração entenda quem foi Nilo Coelho. Ele, possivelmente, foi o maior orador de Pernambuco. Ninguém falava melhor do que ele, ninguém mais austero que ele, ninguém mais operoso do que ele. Como governador aos sábados e domingos, ele entrava no ônibus e ia conhecer o estado todo, nos menores detalhes. Foi um grande cidadão e um grande estadista. Ele saiu desta casa. No Brasil são três poderes, o judiciário, o executivo e o legislativo que é o Congresso Nacional. Ele foi o presidente do Congresso Nacional, teve o terceiro poder da República. Era de Petrolina, para vocês verem como se conquistam as coisas, e nascido de um ventre desta casa.

Gratidão

De forma que, se eu fosse falar dos que me ajudaram, não teria vez para ninguém aqui, nem para tomar uma xícara de café porque eu tive grandes companheiros: Honório Rocha, Zé Ramos, Geraldo eu nem digo, porque ele é meu irmão siamês. A gente era junto demais, a nossa unha e carne começaram em São Paulo. Meus colegas eram filhos de estrangeiros, eu não entendia a língua deles, eles também não entediam minha língua catingueira, era um desastre. Geraldo aos domingos me levava lá no tal Chamberlain, um alojamento que ele tinha para espairecer. Nós íamos e matávamos a fome. Havia uma família, nós sempre tínhamos um porto, era seu Domingos de Morais, um médico. No dia em que meu irmão Caio morreu afogado, ele era interno na Bahia, na missa celebrada veio um alagoano e abraçou meu pai, e disse: meu nome é Domingos de Morais e eu era amicíssimo de Caio, eu era irmão de Caio. O meu pai disse: pois agora, você é um filho meu e aí se  selou uma amizade fantástica, nós temos em São Paulo muitos amigos, agora mesmo eu vou a um casamento em São Paulo. Também tive belos amigos de Parnamirim, Cabrobó, Belém,  Salgueiro, Afrânio,  tudo isso é o que organizou a minha vida e me deu a força politica que eu precisava ter.

Se eu fosse falar dos amigos, não sei onde botava Serrita. Lá tem uma senhora que me recebeu para me dar votos e a primeira condição que ela colocou foi que eu não gastaria nenhum tostão e eu já era acostumado a não meter a mão no bolso, lá então eu era peixe n’água, deram-me belas eleições. Ouricuri, Araripina, não vou nem citar municípios, de forma que ficam aí minhas palavras e minha gratidão. Vou dizer a Deus que sou agradecido pela vida boa que me deu e que eu desejo para todos. Acho que a felicidade é um direito de todos, e eu nunca parei de estar ao lado dessa missão: levar as pessoas para a felicidade.

A caminhada continua

Outro dia saí com o Coronel Leite, fomos à Izacolandia falar para 40 rapazes que aspiram crescer, entrando na Universidade ou no IF Sertão, ou ainda no SENAI. Depois fomos à Cristália, depois à Ponta da Serra, depois à Rajada e ontem fomos a Cohab V. A gente fala para as crianças, animando-as para a vida toda e eles gostam tanto que quando saímos eles aplaudem muito. Uma delas disse em Cristália, “E vocês voltem sempre”, gosta da gente e a gente gosta quando as pessoas gostam. Olha, muito obrigado a todos!

Ascom/Osvaldo Coelho
Política
02 de Setembro / 2015 às 22:29 | Nenhum Comentário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugura nesta quinta-feira (03), às 9h, no município de Senhor do Bonfim, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. A unidade vai atender mais de 13 mil famílias de agricultores do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Este é o décimo dos 27 SETAFs que serão implantados em toda a Bahia. O ato de inauguração contará com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, prefeitos de municípios do Território, parlamentares e demais autoridades regionais.

Os SETAFs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.

Adesão - Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Em Senhor do Bonfim, está previsto a assinatura do termo de adesão ao Serviço pelas prefeituras que integram o Território.

O QUE: Inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, em Senhor do Bonfim 
QUANDO: 03 de setembro de 2015, às 09 horas.  
ONDE: Avenida da Agricultura, s/n, Centro, Senhor do Bonfim/BA (antigo prédio do DERBA)      
Secom Bahia
Informativos
02 de Setembro / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Com o tema “As várias formas de mudar Remanso, Bahia e o Brasil”, autoridades e remansenses discutirão sobre os aspectos da juventude na cidade, na 1ª Conferência Municipal da Juventude.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (4), na Universidade Aberta do Brasil, das 8h às 12h. A conferência tem como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do município, reconhecendo e potencializando as formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate de preconceitos.

De acordo com a secretária de Infância e Juventude de Remanso, Edinalva Oliveira, na oportunidade serão discutidos quatro eixos que abrangem os direitos dos jovens. “São quatro eixos que estão em pauta para analisarmos o desenvolvimento, a qualidade de vida, a diversidade e segurança e a participação dos jovens no contexto da cidade. Isso se faz muito importante para identificarmos os desafios que a juventude de Remanso enfrenta”, explica.

Ascom/Remanso
Política
02 de Setembro / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Lucas Ramos (PSB) defendeu, na tarde desta terça-feira (1º/9), o Projeto de Lei 253/2015, de autoria da colega Priscila Krause (DEM), que permite a matrícula no Ensino Fundamental em 2016 de todo aluno que completar seis anos até o próximo dia 31 de dezembro. O PL pretende modificar uma determinação do Conselho Nacional de Educação, que estabelece como limite para ingresso no Ensino Fundamental as crianças que completaram seis anos até o último dia 31 de março. Se for aprovada pelos deputados, a norma estadual beneficiará milhares de crianças que fizeram aniversário depois dessa "data-corte" ou que vão completar seis anos ainda este ano. O objetivo é que a lei vigore nos próximos anos, seguindo exemplo de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Priscila Krause garante que o tema passará por uma nova discussão. "Vamos debater de forma mais aprofundada o assunto na Comissão de Educação e Cultura, ouvindo conselhos, sindicatos e a Secretaria de Educação", destaca. No projeto de lei, a parlamentar esclarece que outros critérios também são levados em conta para definir a entrada da criança no Ensino Fundamental, como a capacidade cognitiva do estudante para iniciar uma nova etapa na carreira educacional. O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe.

Para Lucas Ramos, o tema é de caráter suprapartidário e precisa ser aprovado para evitar distorções na sala de aula. "Em uma fase tão importante como a da alfabetização, não é aceitável que as crianças que completaram ou farão seis anos depois do dia 31 de março não possam ter acesso ao Ensino Fundamental. Elas vão precisar repetir o conteúdo apenas por uma questão de meses, gerando transtornos psicológicos", argumenta. O vice-líder do Governo também menciona que os pais e mães de família serão prejudicados por terem de pagar, no caso da escola particular, duas vezes para a criança cursar a mesma série.

Ascom Dep. Lucas Ramos
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 21:00 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira (03), pela manhã, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Severiano Alves de Souza visitará a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juazeiro. O objetivo da visita é conhecer as instalações da Gerência a fim de identificar melhorias na qualidade do atendimento e articular parcerias que viabilizem a mudança da sede da Gerência para uma localização mais visível e de fácil acesso à população. Além de Juazeiro, o Superintendente visitará na quinta-feira, à tarde, a Agência do Trabalho e Emprego em Senhor do Bonfim e na sexta-feira, a Agência de Jacobina, vinculadas, administrativamente, à Gerência de Juazeiro.

Desde que assumiu, em maio desse ano, a Superintendência do Trabalho e Emprego no Estado, Severiano Alves firmou o compromisso de conhecer cada unidade do Ministério do Trabalho e Emprego na Bahia a fim de equipá-las com ferramentas tecnológicas mais eficientes para cumprir o seu papel no atendimento aos trabalhadores e empregadores da Bahia. Exemplos de melhorias implementadas, recentemente, são as instalações das fábricas de carteira de trabalho nas agências de Alagoinhas e Jacobina, no mês de agosto, que vem proporcionando maior agilidade na entrega do documento ao cidadão, que passou a receber a carteira de trabalho em até 24 horas o que antes só era possível em quinze dias. “A importância dessas melhorias, como a implantação dessas fábricas da carteira de trabalho nas cidades do interior valoriza não só as ações dos trabalhadores, como da sociedade, pois permite maior flexibilização nos atendimentos”, ressalta o Superintendente.

Ascom/ SRTE
Informativos
02 de Setembro / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

O Prefeitura Participativa promove mais uma plenária e convida a população para juntos discutir sobre o Orçamento 2016. o objetivo é que governo e munícipes decidam juntos quais metas, obras e ações serão prioridades que a administração deverá seguir no próximo ano. 

A audiência pública será realizada nesta quinta-feira (03),ás 19 horas nas dependências da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro São Gonçalo. Na oportunidade o Secretário-Executivo de Administração, Josaias Santana e sua equipe estarão reunidos com representantes da sociedade civil organizada para juntos  participar da elaboração  da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 e LOA – Lei orçamentária Anual para 2016.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal como instrumento de transparência da gestão fiscal do município.

Ascom/Petrolina
Política
02 de Setembro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Atendendo a convocação da Mesa diretora da Câmara de vereadores, o diretor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE), Fredson Costa, o popular Fred da Colônia, prestou esclarecimentos à população, na sessão ordinária ocorrida nesta terça - feira, 01/09, sobre a adequação na tarifa de água.

Em sua participação, Fred voltou afirmar que a adequação, dada por decreto pelo prefeito Wilson Cota, foi necessário para equilibrar as contas da autarquia municipal que há seis anos praticava a mesma tarifa. O diretor esclareceu várias situações que a autarquia vem enfrentando há anos.  “Em 2013, encontramos o SAAE em situação degradante, dividas com o INSS, plano de saúde, energia, atraso aos fornecedores e, acima de tudo, oferecendo água ruim. Arrumamos a casa, fizemos vários investimentos para mudar essa realidade”, ressaltou.

 “Ofertar água de qualidade é nosso compromisso. A população não pode voltar a ter água ruim como ofereciam no passado. O SAAE precisa garantir a qualidade e continuar os investimentos e, por isso, a adequação do valor da tarifa à nova realidade econômica foi necessária”, pontuou Fred. Na oportunidade, cada vereador recebeu o relatório mensal das analises que atestam a procedência da água.

A presença de Fred na sessão para a sabatina foi elogiada pela maioria dos vereadores. O presidente da Casa, José Eduardo, agradeceu a atenção do diretor da autarquia com o poder Legislativo. “É a nossa obrigação prestar esclarecimentos. Entendo a preocupação dos nobres edis. Não temos nada a esconder e, por isso, estamos aqui. O SAAE está aberto para toda população para ir saber das contas, planilhas e ações. Somos nós que agradecemos”, comentou o gestor.

Para uma platéia de funcionários da autarquia, Fred da Colônia, tranquilizou os servidores quanto aos boatos de possível privatização do sistema. “O prefeito Wilson Cota nos disse que não tem essa intenção. O que houve foi um estudo da Embasa sobre nosso sistema para troca de informações. O SAAE de Casa Nova é do povo!”. A fala de Fred foi endossada pelos vereadores da bancada governista.

Fred também ressaltou o acordo feito com o sindicato da categoria, onde o SAAE se compromete em conceder 10% de reajuste em duas parcelas, além de reafirmar o compromisso em fazer a manutenção da lagoa de decantação da Cohab Velha. “Essas ações precisam ser continuadas e com o orçamento antigo era inviável. Vamos continuar com água de qualidade e ampliando os investimentos como fizemos em Santana com mais de 200 metros de rede coletora e mais de 700 metros no bairro João e Maria em rede de abastecimento”, assegura.

O diretor da autarquia lembrou a situação preocupante do Rio São Francisco. “Tenho fé que Deus vai enviar água para melhorar a nossa situação que está preocupante. Caso o quadro não melhore, teremos racionamento em breve.Precisamos continuar economizando”. Citando o trecho da música Boato Ribeirinho, Fred encerrou sua participação na convocação. “Não deixe o rio morrer/ Se não que será de mim/ Que só tenho esse rio pra viver/Que será/ Que será de mim“. 

Ascom/Casa Nova
Política
02 de Setembro / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A vereadora Neguinha da Santa Casa (PV), na sessão ordinária de segunda-feira (31) parabenizou a Mesa Diretora pela realização da sessão itinerante no distrito de Maniçoba na última sexta-feira (28).

“Os vereadores estiveram presentes na sessão itinerante e foi tudo muito bom para o nosso contato com a comunidade, mas ainda há muito o que melhorar em relação à saúde do interior de Juazeiro, pois a Unidade de saúde local é tida como 24h, mas não há sequer soro fisiológico”. Além disso, Neguinha citou problemas em postos de saúde de outras localidades. “No Posto do NH4/Bonita não se faz um preventivo há três meses. É inadmissível que uma mulher passe por uma situação dessas. Continuo ouvindo diversas propagandas desse governo dizendo que a saúde está bem”, declarou a vereadora.

Além disso, a edil apresentou questionamentos sobre Postos da sede. “Por que há a propaganda de que está tudo bem, mas diversos moradores me procuraram pra saber o que o dentista do PSF do São Geraldo faz? Queria que todos soubessem que há quase dois anos não tem material para o atendimento. Então, o dentista recebe o salário, mas não tem o que fazer. Sou criticada, mas não me incomodo com as críticas. Meu papel é cobrar”, encerrou Neguinha.

Laiza Campos - Ascom CMJ Fotos: Joselito Tavares
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

A secretaria executiva de Cultura preparou um presente especial para  a cidade, no mês dos 120 anos de emancipação política de Petrolina.  Durante todo o mês, a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro fará apresentações de concertos em diversos locais da cidade, dentro de sua grade de programação. 

Amanhã, começa a série Concertos ao Meio Dia, na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho, às 12 horas. As apresentações acontecerão todas as terças-feiras, no mesmo local. Na quinta-feira, dia 03, é a vez da Quinta na 21 – Feira Multicultural. O evento acontecerá sempre às 18 horas, na Praça 21 de Setembro, nas quintas feiras até o mês de dezembro.  A Feira Multicultural tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal.

Ainda, dentro da programação festiva de aniversário da cidade, teremos concertos da Philarmônica nas sextas e sábados, no Espaço CEU, no Rio Corrente e a continuação dos projetos Sinfonia no Parque (06, 13, 20 e 27/09), sempre às 10h30, e Sinfonia nos Bairros (08, 15, 22 e 29/09) com locais e horários ainda a serem definidos.

No feriado da Independência, dia 07, haverá apresentação da  Philarmônica no Hasteamento da Bandeira e, no dia 21, aniversário de Petrolina, a tradicional alvorada pelas ruas de Petrolina e um concerto às 20 horas, na Concha Acústica.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 18:30 | 1 Comentário

Uma oportunidade de ouro para os fãs da boa música e de Targino Gondim. É que o sanfoneiro mais famoso da região irá se apresentar, de graça, em frente à Catedral de Juazeiro na próxima segunda-feira, dia 07 na festa da Padroeira. 

Targino irá apresentar o show "Canções Divinas", apresentação que virou CD, gravado recentemente na capital baiana. O autor de "Esperando na Janela" irá fazer o show a partir das 08 da noite.

Portal Zap
Variadas
02 de Setembro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

No próximo dia 19 de setembro milhares de forrozeiros se encontrarão na 8°? edição do Forró na Sombra do Juazeiro. A festa, que acontecerá no Sítio Juazeiro/Poço de Fora, município de Curaçá-BA, terá 10 horas de muito forró! Iniciando com uma Roda de Sanfoneiros, às 14h, o Forró na Sombra do Juazeiro irá fazer o público relembrar grandes sucessos do Rei do Baião Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, entre outros artistas consagrados no cenário da música nordestina.

Já a partir das 16h os forrozeiros irão conferir os shows do poeta e cantador Flávio Leandro e do conterrâneo Adelmário Coelho. Mas a animação do público não para por aí. As bandas Forró Pega Leve e Brasas do Forró finalizarão a noite. A Félix Produções, juntamente com o Pernalonga Entretenimento e a Top Eventos, estão preparando toda uma estrutura de palco, segurança, iluminação e estacionamento em uma área de 5 mil m². Ainda nesse espaço será montada uma Praça de Alimentação onde o público poderá degustar pratos da culinária nordestina.

Outra novidade que está sendo preparada pela equipe é o Espaço de Camping, que ofertará aluguel de barracas para aqueles que desejarem retornar para suas casas no dia seguinte com mais segurança. Os forrozeiros chegarão com mais comodidade esse ano ao Forró na Sombra do Juazeiro através da BR 235 que já está com mais de 90% das obras concluídas.

“O nosso objetivo é homenagear a cultura nordestina e por isso reunimos cantores que representam a nossa região. Queremos acolher todos os amigos e visitantes com tranquilidade e alegria. Será uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina”, frisou o organizador do evento Charles Félix.

Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

Desde a última sexta-feira (28), com a publicação da Resolução 754/2015 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) no Diário Oficial da União, os empregados domésticos já podem requerer o benefício do Seguro-Desemprego.

O pedido deverá ser solicitado no Ministério do Trabalho e Emprego no prazo de sete a 90 dias contados da data da dispensa sem justa causa, acompanhado da CTPS e Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho do empregado.

Dentre outros requisitos, o requerente deve ter trabalhado como empregado doméstico, por pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses que antecedem à data da dispensa que deu origem ao requerimento do Seguro-Desemprego; não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada da previdência social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte; e não possuir renda própria de qualquer natureza, suficiente à sua manutenção e de sua família.

O valor do benefício corresponderá a 1 salário-mínimo e será concedido por um período máximo de 3 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, contados da data da dispensa que originou habilitação anterior. 

O empregado receberá a primeira parcela do seguro em 30 dias e as demais a cada intervalo de 30 dias, contados da emissão da parcela anterior, informou o Ministério do Trabalho e Emprego.

*Bruno Moraes é Advogado Trabalhista, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Instrutor de Rotinas Trabalhistas, Sócio-fundador do escritório Braga & Moraes Advogados Associados, integrante do Escritório Gurgel Advocacia Trabalhista, sediado em Salvador-BA e Presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB - Subseção Juazeiro-BA.

Informativos
02 de Setembro / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Meninas de 9 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já podem tomar a segunda dose. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de cinco mil meninas sejam imunizadas.

De acordo com a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moraes, a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a proteção contra o vírus. "O ideal é seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Para que as meninas estejam de fato protegidas é preciso cumprir o protocolo estabelecido com as três doses da vacina".

Para completar o ciclo de vacinação, as meninas devem tomar a terceira dose, cinco anos após a administração da primeira. A vacina protege contra os quatro subtipos do HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
02 de Setembro / 2015 às 16:30 | 1 Comentário

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) – que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional – pediu o apoio da igreja católica para a ampliação do uso das chamadas “energias limpas” e também para o combate à desertificação. O pedido foi feito ao bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Ulrich Steiner, um dos principais convidados à audiência pública conjunta que a CMMC e a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado vão promover, no próximo dia 17, em Brasília.

A recente Encíclica do Papa Francisco sobre as repercussões das mudanças climáticas ao planeta e as contribuições que o Brasil dará ao encontro mundial sobre o clima - a Cop-21, em Paris, no final do ano – motivaram a realização da audiência conjunta. Nominado "Laudato Si”, o debate está marcado para as 10h do dia 17. O convite a dom Leonardo foi feito na noite de ontem (31) pelos senadores socialistas Fernando Bezerra Coelho e João Capiberibe (AP), além de Jorge Viana (PT-AC). Também será convidado para a audiência Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), professor de Direito Ambiental pela Universidade do Texas (EUA) e atuante em questões ambientais e mudanças climáticas.

“O Brasil vem conseguindo reduzir o dematamento. Mas, preciamos assumir novos desafios, como aqueles relacionados à matriz energética”, destacou Fernando Bezerra, durante o encontro com dom Leonardo Steiner. Conforme lembrou o senador, as energias solar e eólica já respondem por 4% e 11% da matriz brasileira, com potencial para crescimento exponencial. “A energia solar é, inclusive, uma alternativa para economizarmos a água que, atualmente, utilizamos em grandes volumes para a geração de energia nas hidrelétricas”, pontuou Fernando Bezerra.

Na CNBB, o senador também sugeriu que a igreja católica contribua com ações de combate à desertificação edegradação do solo. Segundo Fernando Bezerra, o fenômeno afeta, diretamente, mais de 40% da superfície do planeta e 35% da população mundial, em escala ascendente. “O desafio do planeta deve ser, portanto, o de conter e reverter esta escalada”, alertou.

Durante o encontro, o senador João Capiberibe afirmou que “é preciso construir um novo modelo de desenvolvimento e de sociedade para a preservação do planeta”. Dom Leonardo Steiner informou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2016 será “A Casa Comum”, que tratará de questões como água, esgoto e saneamento básico. E que, em 2017, a campanha será sobre “biomas”. Em relação à COP-21, dom Leonardo Steiner avalia que o diálogo entre a igreja católica, o governo e o Senado contribui de forma “muito positiva” com a proposta que o Brasil apresentará em Paris. “E demonstra que o Executivo conta com o respaldo do Legislativo”, ressaltou.

A COP-21 será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano. O “Protocolo de Paris” – documento que se deseja aprovar, na ocasião – deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de fevereiro de 2005. Mas, ao contrário do acordo firmado em Kyoto, que especificava metas para um conjunto de menos de 40 países, o de Paris terá características de um pacto global e envolverá as mais de 190 nações que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta brasileira que será apresentada na COP-21 deve ser finalizada até o final deste mês. Ela vem sendo elaborada de forma participativa, sob a condução do Itamaraty e coordenação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “A Comissão Mista de Mudanças Climáticas pode contribuir, de forma relevante, para a consolidação de uma posição de liderança brasileira no setor climático e ambiental”, afirma Fernando Bezerra Coelho.

Asscom
Política
02 de Setembro / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

O trabalho de regularização fundiária, desenvolvido pela administração do prefeito, Julio Lossio, na sede de Petrolina, pode se estender para o interior do município. E para discutir esta possibilidade, o gestor municipal se reuniu nesta terça-feira (1) com as lideranças comunitárias do distrito de Rajada Marquinhos, Prof. Acelicio e Rivaldo.        

No encontro foram discutidas medidas que podem ser adotadas, legalmente, para que os moradores da localidade tenham direito adquirido sobre imóveis.

Asscom
Espaço do Leitor
02 de Setembro / 2015 às 15:45 | Nenhum Comentário

A redação do Blog Geraldo José, na tarde desta quarta-feira (02), recebeu a informação de que o senhor Antônio Manoel dos Santos, 59 anos, está desaparecido desde a noite desta terça-feira (01). Amigos e familiares estão à procura de pistas sobre o paradeiro do senhor Antônio Manoel.

Informações sobre o caso podem ser enviadas através do número 74- 8827-1242.

Redação

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage