Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
21,2%
Atualizado em: 21/05/2015
publicidade
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Demais. Ademais demais. Também pudera, papai. Já tinha até passado do tempo. Leitor (Saudoso de euzinho? Pois, também), refiro-me no título ao portentoso gigante mundial Estados Unidos das Américas, o U.S.A., Tio Sam, Rei da cocada preta, Bicho papão, Dono de tudo, etc. e de contra pesinho no jogo, quilaro, à pequenina grande socialista CUBA. Eita, amigo estudioso dos conflitos mundiais, vai é ficar bonito pelo jeito...

Porém, entretanto, no entanto, tango no tanto, o legal e de vera é, nos anais da história, não poder precisar mais ressuscitar tenebrosidades como essa de relacionamentos cruéis e grotescos entre países habitados por seres humanos. Quem dera... A bem da verdade mesmo é que nessa longa queda de braço entre U.S.A. e CUBA nunca haveria vencedores a não ser a própria terra. Com a tão esperada reaproximação entre os dois arquirrivais, as dicotomias esquerda/ direita, socialismo/ capitalismo vão. Ah se vão! Fazerem uma releitura mais cristã e humana para uma nova ordem política mundial. Que advenham, então expectativas concretas melhores esteadas de esperanças para a paz nas américas num excelente exemplo para todos as nações dos outros continentes. Mesmo, por enquanto, não havendo motivos exagerados para fogos e festas, vinhos e champanhes, pode-se tomar uma caribé e acreditar que o mundo possa   conviver em autoajuda independente de ideologias, costumes e culturas entre povos diferentes geograficamente, historicamente e de mentes.

Deixo, tente isso leitor bacana, empolgado, entusiasmado e sensibilizado agorinha a caneta de lado para bater palmas: pápápá. Massa. Chuchu beleza.

CUBA, essa ilha peituda, brava, guerreira, demasiada humana (Os médicos cubanos dizem por si só...) foi forçada, essa é a palavra, para chegar a ser em quem se transformou. Acontece, isso são fatos e não fúteis retóricas, que antes do governo Fidel Castro, a ilha caribenha era mandada e desmandada por um sistema crapulamente sacana, anti-povo, sanguinário, opressor de vidas e das liberdades, da ciência, arte, cultura, filosofia, ideologia, literatura.COMO PODE UM POVO VIVER FELIZ, DEMOCRÁTICO LEITOR QUE SEI QUE É, SEM ESSAS VIRTUDES???  Pode não, muito bem por concordar camarada, pode não e não e não... Bom bom bom,  num é que o ditador Fulgêncio Batista jurou que podia e conseguiu a má proeza  de imputar a uma das mais belas ilhas do cosmo  térreo e a uma das mais alegres gentes, um caos  humano quase sem saída. Junte a essas mazelas e desmazelas o agravamento financeiro que gerou pobreza, miséria e desesperanças.  Ô Fulgencinho mal, pô.

Veja mais...

Variadas
23 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

No dia 22 de maio foi realizado na Escola Promenor, localizada no Alto do Cruzeiro, o lançamento do projeto "Velho Chico o rio mais amado do Brasil". Dentro desse evento aconteceu também a culminância do projeto "Vem Para a Praça", desenvolvido pelo Movimento Juart, um coletivo sem fins Lucrativos, que promoveu algumas atividades como oficinas de origamis, palestras de sustentabilidade com as crianças e ainda brincadeiras, como dança das cadeiras.

Variadas
23 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O projeto WorkDance finaliza suas atividades em Senhor do Bonfim neste domingo, 24, com uma mostra coreográfica com a participação dos alunos do curso, grupos de dança locais e bailarinos convidados. O WorkDance é uma proposição formativa que circula o interior da Bahia promovendo aprimoramento técnico e artístico para estudantes de dança. O evento de encerramento conta ainda com a intervenção da Cia Cênica Omim Odara, que apresentará uma esquete teatral antes da mostra de dança. O evento será gratuito e terá início às 18h.

Em 2015, o WorkDance completa 10 anos de execução em Senhor do Bonfim. Desde o dia 15 de maio, 120 estudantes de dança participam de oficinas de Ballet Clássico, Jazz Dance, Street Dance e Dança Afro, oferecidas gratuitamente na sede do Ballet Sacramentinas. Neste ano, a cidade somou-se a outros seis municípios que receberam a atividade - Santo Amaro, Itabuna, Jacobina, Miguel Calmon, Alagoinhas e Valença. O projeto WorkDance tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult) e apoio cultural da Mostra Bonfim em Cena.

Serviço

O quê: Mostra de encerramento do projeto Workdance

Quando: 24 de maio, domingo, às 18h

Onde: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim

Quanto: Gratuito

Política
23 de Maio / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Mantendo a rotina de trabalho por várias regiões de Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) intensificou os serviços de iluminação com atendimento de ocorrências nos bairros João Paulo II, Antônio Conselheiro, Piranga, São Geraldo, Santo Antônio, Maringá,Alto do Cruzeiro, Centro, Expedito Nascimento, Pedra do Lord, Jardim Flórida, Novo Encontro, Alagadiço, Coréia, Cajueiro, Centenário, Avenida Adolfo Viana, João XXIII e Rodoviária. Para a realização do  trabalho, as equipes realizam rondas diárias para identificar pontos apagados durante a noite e acesos durante o dia, e assim se antecipar às demandas da população.

A SESP também atendeu bairros inteiros como o Alto da Maravilha, além do Residencial Brisa da Serra. As equipes ainda foram distribuídas para atuar no interior do município, beneficiando a sede do distrito de Carnaíba e as comunidades Veneza e São Pedro. Em Itamotinga receberam os trabalhos o sítio Sacramento, Barra Bonita e Baraúna. As ações na iluminação pública do município acontecem através de um planejamento que observa a necessidade das localidades, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas solicitações através dos canais de comunicação da SESP. Toda semana uma nova programação de serviços é realizada conforme as ocorrências registradas na gerência de iluminação na SESP.

A população pode colaborar com o andamento dos trabalhos indicando às equipes a localização de equipamentos com defeito. A Secretaria disponibiliza o telefone (74) 3612-5411 para que os cidadãos registrem pedidos de reposição de lâmpadas ou denunciem casos de vandalismo e ligações clandestinas, práticas que prejudicam o funcionamento da rede elétrica.

Ascom/Juazeiro
Política
23 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

Desde a tarde de ontem (22) está sendo realizado, no pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Petrolina, a 11ª edição do Feirão da Casa Própria, promovido pela Caixa Econômica Federal. O vice-prefeito da cidade, Guilherme Coelho, juntamente com secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, participaram da abertura da feira e conferiram as novidades desta edição.

O evento reúne empresas do ramo imobiliário, incluindo construtoras e agências de imóveis, que oferecem uma gama de opções de casas ou apartamentos novos, já construídos ou ainda na planta, que podem ser financiados pela Caixa. "O diferencial deste espaço é que o cliente encontra a construtora, a imobiliária e o banco financiador num só lugar, o que garante um leque de informações e várias opções para quem deseja comprar um imóvel", expôs o gerente regional da Caixa, Martoni Sobral.

O vice-prefeito parabenizou a organização da feira e destacou a importância de ações como esta no atual momento da economia nacional. "Diante da crise que vivemos, e da redução de gastos anunciada pelo Governo Federal, é fundamental que o setor público e privado se organizem para movimentar a economia e oferecer a população condições e produtos que sejam necessários, como a casa própria", mencionou Guilherme.

O gerente Martoni afirma que a Caixa Econômica continua oferecendo as mesmas condições de financiamento de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida. "Inclusive, para os imóveis até 145 mil reais, os juros continuam os mesmos desde 2010", explicou. Alguns empresários, como Fred Cavalcante, dizem que ainda é cedo para avaliar o evento, mas esperam que a feira consolide muitos contratos com os compradores, embora sinalizem que o mercado não está muito favorável.

O Feirão da Caixa acontece até amanhã (24) e está aberto ao publico das 10h às 22h neste sábado, e das 10h às 16h no domingo.

Ricardo Alves Ascom PMP
Variadas
23 de Maio / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro lançou, nesta sexta-feira (22), no auditório Multieventos da UNIVASF, o projeto “Juazeiro: Educação Nota 10, Toda Criança na Escola!”. O projeto surgiu de uma preocupação da gestão do Prefeito Isaac, através do secretário Clériston Andrade e equipe da SEDUC, de melhorar ainda mais os indicadores da educação no município.

Durante o evento alguns colaboradores da educação de Juazeiro foram premiados, entre estes o Tenente Coronel PM Carlos Alberto Neves da Silva, atualmente respondendo pelo comando do CPRN - Comando de Policiamento da Região Norte.

O Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, saudou o TC PM Neves como colaborador especial pelo trabalho desenvolvido quando esteve na direção do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro.

Comunicação Social do CPRN
Política
23 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Usuários, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Petrolina (CAPS AD) se reuniram nesta sexta-feira, 22, para comemorar o nono ano de assistência, acolhimento e tratamento às pessoas que sofrem com o uso de substâncias psicoativas.

Uma manhã alegre, com lazer, dança e uma variedade de comidas, foi preparada para os usuários e suas famílias. Mães, filhas, esposas estiveram presentes participando, a exemplo, de Ladineide Novaes, esposa de Edmilson Severo que há 2 anos participa do CAPS AD. "Esse dia lindo que está acontecendo é uma valorização do ser humano, sabemos das dificuldades, mas o amor está acima de tudo. Os profissionais têm sido essenciais na caminhada dele, pois são muito engajados e fazem de tudo proporcionar sempre ações maravilhosas", afirmou.

Nesses 9 anos o CAPS AD tem avançado nas ações e projetos como a implantação do Grupo de Controle de Tabagismo. "O serviço tem proporcionado uma série de atividades como as oficinas de cordel, culinária, artesanato, geração de renda, primeiros socorros, os grupos terapêuticos, atividades de educação física, além do Grupo de Controle ao Tabagismo que com pouco tempo tem apresentado dados exitosos de pessoas que pararam de fumar e continuam frequentando para manutenção da cessação", contou a coordenadora do serviço Lorena Alves.

Durante a comemoração a diretora da Atenção Especializada, Juliana Granja, falou sobre a implantação do CAPS AD III "que funcionará 24h e atenderá os usuários com problemas relacionados ao álcool e outras drogas e que necessitam de atendimento contínuo", contou.  

Ascom/Petrolina
Policial
23 de Maio / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais militares da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar – 75ª CIPM- garantiram a tranquilidade no Projeto São João dos Bairros, no dia 21 de maio, quinta-feira. A PM não registrou nenhuma ocorrência na primeira noite da festa realizada no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro.

O evento, que promoverá quatro festas nos bairros Alto do Alencar, Piranga, Flaviano Guimarães e Lomanto Júnior, durante o período de 21 e 28 de maio, 03 e 11 de junho, a partir das 19h até as 00h, contará com o apoio das Companhias Independentes e da CETO/CPRN todos os dias.

Projeto São João dos Bairros, animado por artistas locais, é promovido pela TV São Francisco com parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, com o intuito de incentivar a cultura local e unir as pessoas em prol da diversão.  

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
Política
23 de Maio / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O lançamento oficial do projeto: “Juazeiro: educação nota 10 – toda criança na escola” reuniu personalidades, lideranças políticas e populares no auditório multieventos da Univasf em Juazeiro.

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, participou do lançamento do projeto e recebeu o selo de colaborador da iniciativa por ser parceiro nas ações promotoras de mais educação no município. “A educação nunca esteve tão bem cuidada em Juazeiro como nos últimos seis anos. E esse olhar diferenciado não é só do secretário de educação, mas, sim, de toda a equipe que compõe o setor de educação no município. Parabéns a professores, alunos e pais, pois, sem a participação de todos, não há como essa iniciativa ir adiante”, declarou Medrado.

No evento, foram homenageadas algumas escolas que já conseguiram reduzir o índice de evasão no município. Sobre isso, o secretário de educação, Clériston Andrade, demonstrou: “a educação básica é um direito que deve ser assegurado a todos. Apenas o acesso à escola não garante essa aprendizagem. É preciso que haja permanência desses alunos na escola”.

Além do presidente da Casa Aprígio Duarte, também estiveram presentes os vereadores Eduardo Lopes(PSB), Tiano Félix (PT) e Poliane Amorim (PCdoB).

Laiza Campos / Ascom CMJ
Variadas
23 de Maio / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

O colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF aprovou durante a programação do segundo e último dia (22.05) da sua XXVII Plenária Ordinária, na cidade de Petrolina(PE), deliberações que visam orientar ações que respeitem o meio ambiente e o rio. A mediação do debate foi feita pelo secretario do Comitê, Maciel Oliveira.

Maciel Oliveira , secretario do CBHSF (Foto Ivan Cruz)

Uma das moções dispõe sobre a revitalização do rio São Francisco, com objetivo de respeitar a Carta de Petrolina e integrá-la às ações do Ministério do Meio Ambiente visando o aumento da qualidade e quantidade das águas do São Francisco. A moção ainda será finalizada e revisada antes de ser disponibilizada no site do CBHSF.

Ainda na finalização do encontro em Petrolina, decidiu-se pela realização de uma plenária extraordinária entre os meses de agosto e setembro, com data a ser definida pelos membros da instituição. Esse encontro terá como pauta principal o contrato de gestão entre a agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, e a Agência Nacional de Águas – ANA, que garante a gerência dos recursos do CBHSF advindos da cobrança pelo uso da água.

Na avaliação do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a XXVII Plenária finaliza com resultados significativos “porque, além de os membros terem partilhado suas experiências e as ações de suas localidades, possibilitou maior discussão sobre problemas preocupantes que afetam o rio, como a poluição e o desmatamento, ampliando-se o diálogo com entidades como a ANA, Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, Instituto Brasileiro de Recursos Hídricos e Energias Renováveis – Ibama e Ministérios Públicos dos Estados que compõem a bacia”, disse o presidente.

Participantes da XXVII Penária (Foto Cleuber Ferreira)

Assessoria de Comunicação do CBHSF
Espaço do Leitor
23 de Maio / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A enfermeira juazeirense Tânia ao ouvir o programa Geraldo José na Transrio FM na tarde desta sexta-feira (22) encaminhou mensagem dizendo do desperdício de água e de energia no Paço Municipal. Confira:

Geraldo,

Agora a pouco ouvi você falando com o professor de São Paulo a respeito da crise hídrica que passamos, pois bem, ao passar pelo Paço Municipal dei um flagrante, aquela fonte luminosa que existe ali nos fundos da Prefeitura está jorrando água à vontade e com as luzes acessas em pleno dia.

Tânia

Política
23 de Maio / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Com o auditório da Casa Aprígio Duarte lotado de jovens, a presença do Pró-reitor de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Leonardo Rodrigues Sampaio, presidida pelo Vereador Adriano Amorim Bastos (Sargento Bastos – PROS) e como Secretário o Vereador Anderson Alves (Anderson da Iluminação – PP), a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na manhã desta sexta-feira (22/05) sessão especial para discutir novas formas de acesso à universidade.

“Acredito que a educação em nosso País não é igualitária para todos” – foi assim que o Vereador Bastos abriu a sessão, destacando que a proposta de bônus “tem o meu apoio”. Para ele os bônus propostos pela UES – União dos Estudantes do Sertão e encampada por professores do nível médio e diversos outros segmentos da sociedade civil de Juazeiro e Petrolina “contribui para melhorar as condições de acesso à universidade de alunos oriundos de nossa região, que não tem um ensino da mesma qualidade dos que vem do Sul”.

Considerando-se “eternamente estudante”, o professor Adilson, do Colégio Dom Avelar, citou o fato de alunos que se dedicam e não conseguem acesso à Universidade e que a proposta dos bônus, ao aumentar o número de estudantes de Juazeiro e Petrolina na UNIVASF, faria com que muitos dos formados continuassem na região “fomentando o progresso e o desenvolvimento”.

Celso Guerreiro, professor do Colégio Ruy Barbosa, “alegre, por estarmos aqui, em busca destes bônus, mas ao mesmo tempo entristecido porque esta Casa poderia não caber as pessoas que serão beneficiadas com esta proposta”, discorreu sobre a importância dos bônus para fixar o “filho da terra... que tem muito mais razões para continuar a trabalhar na sua cidade... dificilmente aquele jovem que vem de outras cidades e termina sua faculdade aqui permanecerá...”

O vereador Jean Gomes relembrou sua luta em favor dos 100% dos royalties do petróleo para a educação, ao fazer um paralelo com a luta atual dos estudantes e a importância da mobilização. Relatou sua experiência, como jovem nascido e criado em bairro de periferia, que teve dificuldade e interrompeu o curso pela dificuldade de locomover-se até o IF Sertão, a 16 quilômetros de sua residência.

O CPM – Colégio da Polícia Militar de Juazeiro foi representado pela subtenente Ana Maria, que, didática, disse “imaginei que bônus eram cotas. Se somos favoráveis a cotas, imagine como defenderemos o sistema de bônus”.

Falou pela UES – União dos Estudantes do Sertão Ícaro Amorim e Lucas Alcântara. “Hoje eu vim aqui não como Lucas. Vim como Lívia, como Mateus, como Paulo, vim aqui como estudante do sertão... Vim aqui reivindicar um direito do cidadão, um direito do estudante do sertão...”, complementado por Ícaro: “Não adianta romantizar que todas as regiões do Brasil tem condições iguais de saúde, segurança e principalmente educação... Como a UNIVASF vai ter seu papel social cumprido se o aluno da região não está entrando na faculdade?...

Ovacionada e aplaudida, Meyre Anne Saraiva, professora do IF Sertão e do Cursinho BIos, durante 20 minutos fez uma defesa apaixonada do sistema de bônus e encerrou: “10 ou 20 por cento é muito pouco! A UNIVASF não vai ser cheia de alunos incompetentes não; vai ficar cheia de sertanejos que vão amar estar aqui, amar a UNIVASF e vão fazer a UNIVASF ser maior do que ela já é! ”

O Vereador Amilton Ferreira, que participou do evento “Educação 10” ao falar indagou: “Como é que pode discutir educação 10 se não saiu do zero ainda? ”, pediu ao pró-reitor que levasse ao Conselho da Universidade o anseio dos jovens juazeirenses e petrolinenses.

Didático, claro, objetivo  e com dados, “que podem ser acessados por qualquer pessoa e auditados” se assim for o desejo, o Professor Leonardo Rodrigues Sampaio, pró-reitor de ensino da UNIVASF iniciou seu pronunciamento agradecendo o convite do Vereador Sargento Bastos e registrando a “satisfação da Universidade estar aqui, discutindo com a Câmara de Vereadores e também a população da região a possibilidade de inclusão de mais uma política afirmativa na instituição”, mas, fundado nos dados que expôs não alimentou esperanças: “Antes da gente discutir regionalização ou cotas a gente precisa também pensar no tamanho, na importância e na visualização que a instituição tem na região”, disse, depois de mostrar que a UNIVASF, em dez anos, já atinge 255 municípios do semiárido, tem mais de 1.300 alunos nos seus 26 cursos de graduação e chegou a ter mais de 50 mil candidatos às vagas que oferta ou, em outras palavras, a região Nordeste não se restringe a Juazeiro e Petrolina.

Lembrando que a UNIVASF destina 50% de suas vagas a estudantes oriundos da escola pública, Leonardo Sampaio disse que “93% dos inscritos são da região Nordeste” e “mais e 90% dos estudantes são da região nordeste e destes 87% dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí”. O Professor disse que a discussão sobre bonificação deverá entrar na pauta do Conselho em junho, mas, “com certeza” a Universidade, com o conjunto de políticas afirmativas que executa, está cumprindo o que foi determinado na lei de sua criação de oferecer ensino de qualidade à região nordeste.

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
Informativos
23 de Maio / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Até amanhã (24)  acontecerá, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, o 3º  Feirão da Casa Própria. Promovido pela Caixa Econômica Federal com a proposta de comercializar cerca de mil imóveis novos, usados e na planta, o evento vai reunir várias construtoras e imobiliárias da região, além de um grande público de Petrolina e cidades circunvizinhas.

Para realizar este que é o maior sonho do povo brasileiro, o 3º  Feirão da Casa Própria e 11ª edição nacional, vai funcionar em horários diferenciados todos os dias: sábado, das 10h às 22h e no domingo, das 10h às 16h. Considerado o maior evento imobiliário do país, o Feirão da Casa Própria deste ano está dando ênfase para o financiamento de imóveis inseridos no programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida, voltado para famílias com renda salarial mensal de até R$ 5.000, com juros anuais a partir de 4,5% e 30 anos para amortização da dívida, de acordo com a capacidade de endividamento e com o valor do imóvel.

Segundo o gerente regional da Caixa Econômica Federal Martoni Sobral são muito boas as expectativas para a realização do 3º  Feirão da Casa Própria em Petrolina. "A última edição do Feirão no município foi um sucesso. Acreditamos que este ano teremos também um resultado positivo, principalmente pelo foco atual no programa Minha Casa Minha Vida e, ainda mais, pela cultura do povo brasileiro cujo maior sonho é ter a sua casa própria", concluiu Martoni Sobral.

O gerente regional lembrou ainda que os interessados em adquirir imóveis, devem providenciar a documentação (carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda). Maiores informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana, ou ainda no site do Feirão, através do link http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao .

Ascom/Caixa Econômica Federal
Policial
23 de Maio / 2015 às 10:32 | Nenhum Comentário

Na madrugada deste sábado (23), por volta das 02:20h policiais militares da CIPE-Caatinga apreenderam o veículo Astra, placas policiais KKN-8345, com 500g de crack, e a pessoa de Carlos Alves do Nascimento (RG 9958684, Cabrobó-PE). CLRV em nome do imputado. Com ele foram ainda aprendidos dois aparelhos celulares, LG e Nokia, e a quantia de R$ 1.0350,00 reais. Ele é suspeito de envolvimento no roubo ao Banco de Canudos, nesta sexta-feira. A ocorrência teve início às 21 horas de sexta na Ponte Presidente Dutra, onde os policiais da Cipe-Caatinga em Juazeiro e Ciosac do 5 BPM em Petrolina fizeram um cerco ao elemento detido. Outros elementos ainda não identificados pularam da ponte no rio e também foram presos. A reportagem ainda não conseguiu identifica-los.

Informativos
23 de Maio / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA Petrolina), em parceria com a Secretaria Executiva de Acessibilidade, SESI e a Federação Pernambucana de Atletismo, realizará hoje (23), o I Festival de Atletismo Inclusivo da região do Vale do São Francisco. A Competição de Atletismo será cumprida de acordo com as regras oficiais da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e cada aluno-atleta poderá participar de no máximo 03 (três) provas individuais. O atleta deverá comparecer ao local de competição com antecedência e devidamente uniformizado. 

Natanael Barros, professor e organizador do evento , falou da importância do Festival para a região. "É a primeira vez que reuniremos estudantes com e sem deficiência para competir. Isso representa a quebra de padrões e é importante notar que para o atletismo isso é extraordinário. Estamos mostrando o poder de superação da pessoa que tem deficiência e do esporte como ferramenta de inclusão" argumentou.

A secretária Executiva de Acessibilidade, Rose Andrade, defende o grande valor do evento. "A grande importância desse evento é a capacidade de relacionar a superação do aluno-atleta com deficiência aos demais. Espero que esse evento ocorra mais vezes e que possamos incentivar cada vez mais o atletismo na região para pessoas com e sem deficiência", frisou . 

Ascom/Petrolina
Variadas
23 de Maio / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Até domingo (24) fiéis católicos estarão participando da Festa de Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo, uma das comemorações mais importantes da Igreja Católica. A programação neste sábado (23) terá início às 19h30 no Santuário Catedral de Nossa Senhora das Grotas, onde os fiéis participarão de uma missa, seguida da Vigília ao Espírito Santo, finalizando a noite com a Missa da Hora da Graça.

No domingo, a comunidade católica irá se reunir às 17h, na Rua Bela Vista (ao lado do Ginásio de Esportes) - Bairro Novo Encontro – para a procissão que percorrerá várias ruas de Juazeiro, até chegar ao Santuário, onde será celebrada uma missa presidida pelo Bispo Dom José Geraldo da Cruz.

O Monsenhor e Vigário Geral da Diocese de Juazeiro, Pe. Josemar Mota, em entrevista ao programa Geraldo José nesta sexta-feira (22), explicou o significado da festa de Pentecostes para a Igreja Católica. “A Páscoa é grande festa do Cristianismo e o Pentecostes é grande festa da comunidade que recebe a missão de Jesus Cristo. Pentecostes é a festa do Espirito Santo que é o amor de Deus derramado em nossos corações”, frisou o sacerdote.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Variadas
23 de Maio / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Juazeiro deu início as atividades de mapeamento da cidade, a fim de identificar os espaços de oportunidade que tem o público adolescentes de 12 a 17 anos. 

O programa Geraldo José desta sexta-feira (22) entrevistou alguns dos integrantes do Nuca que na oportunidade destacaram a importância dos trabalhos do grupo. “O NUCA nos ajuda a entender melhor o que acontece a nossa volta e nos apresenta mais oportunidades. Também temos a oportunidade de comentar temas muito importantes para nós adolescente”, afirmou o jovem Ezequiel Ribeiro, morador da comunidade de Baraúna, na região do Salitre.

Para a adolescente Pietra Kíllian, o mapeamento da cidade irá possibilitar uma interação maior dos adolescentes com o poder público. “Vamos observar o que nós estamos precisando na cidade e poder cobrar mais oportunidades”, disse.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e representante da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, Rozinéia Rodrigues, o NUCA surgiu como uma proposta de ação do selo Unicef. “O NUCA é uma provocação do UNICEF com o objetivo de discutir os principais problemas enfrentados pelos adolescentes”, pontuou a vice-presidente.

O grupo irá mapear na primeira etapa os seguintes bairros: Quidé, Centro, Santo Antonio, Castelo Branco, Tancredo Neves, João XXIII, Piranga, Jardim Vitória, Penha, Residencial Praia do Rodeadouro, Maria Gorete, Olaria, Coréia e Alto da Maravilha.

"Neste sábado (23) acontecerá a primeira oficina realizada pelo NUCA que terá como A Sexualidade. O encontro é aberto para todos os jovens e terá início às 8h30 na Casa dos Conselhos" informou José Weslley da Escola Municipal Mandacaru.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
Política
23 de Maio / 2015 às 07:00 | 4 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência entre os vereadores Nalvinho Leopoldo e Suzana Ramos, na Secretaria de Agricultura do Estado – SEAGRI e na Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA para apresentar as principais demandas do município, sobretudo para atender às comunidades mais distantes da sede, nos órgão do governo que foram visitados.

Na SEAGRI, o vereador Nalvinho Leopoldo reivindicou apoio aos agricultores das áreas de sequeiro de Juazeiro e fortalecimento da agricultura familiar. O secretário em exercício da SEAGRI, Pirajá, falou que as obras que já estão sendo realizadas continuarão, além de buscar soluções alternativas, parcerias com o Governo Federal e iniciativa privada para resolver outras demandas.

Já a vereadora Suzana, pediu o apoio às comunidades do interior, sobretudo aos agricultores nas áreas de sequeiro, bem como Juremal, Massaroca e Carnaíba do Sertão.

Na Coordenadoria de Infraestrutura – CIT, antigo Derba, com o secretário Marcos Cavalcanti e Dr. Saulo, a vereadora Suzana reivindicou a extensão do acostamento e colocação de redutores de velocidade em Juremal, como foi feito em Massaroca.

De imediato, Dr. Saulo autorizou a obra atendendo o pedido do deputado Roberto Carlos, faltando apenas a comunicação à empresa que realiza a obra, o que será feito em breve.

O parlamentar reforçou as cobranças dos vereadores garantindo que continuará a luta junto às secretarias e ao Governo para atender às comunidades do interior e também à sede do município. Nosso trabalho é ininterrupto, cada dia recebemos as reivindicações aqui e as levamos aos órgãos competentes. Sabemos das dificuldades que estamos enfrentando, mas existem coisas que são prioridades, principalmente, nas comunidades do interior”, Finalizou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Policial
22 de Maio / 2015 às 23:29 | 7 Comentários

Por volta das onze da noite desta sexta-feira, 22, policiais trocaram tiros com bandidos na ponte Presidente Dutra. O que parecia apenas uma blitz, se transformou numa perseguição a bandidos.

Depois de parar o carro e começar a revista, a polícia trocou tiros com os bandidos que fugiram do local, pulando da ponte para o Rio São Francisco, com isso, a polícia está nesse momento em busca dos fugitivos com barcos na beira do rio. Testemunhas que estavam no Bar do M, ouviram os tiros e presenciaram o salto dos meliantes.

O Blog está colhendo mais informações. Aguarde...

Redação Blog Geraldo José - Imagem Celular
Espaço do Leitor
22 de Maio / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

O que fizeram contigo

Meu querido velho chico

Vendo o teu leito secar

Eu choro e nao acredito

Que a soberba do homem

Ta acabando contigo

 

Antes era caudaloso

Com a água cristalina

E por onde tu passavas

Trazia o progresso por sina

Agora passas acanhado

Entre Juazeiro e Petrolina

 

Dizem que a transposição

é pra ajudar a quem precisa

Mas seria melhor revitalizar

Cuidar das tuas feridas

Vão acabar de matar

O rio que já agoniza

 

Desmataram suas mensagens

Poluíram suas águas

Onde havia água pura

Está coberto por algas

Só me resta reclamar

Com o peito cheio de magoas

 

Quanta gente irresponsável maltratando o nosso rio

Devoram a fauna e flora

Com coração arredio

Quanta insensibilidade

Me dá até arrepio

 

Vamos reflorestar as margens

E respeitar a piracema

Pois com as longas

Estiagens

O velho Chico chora e pena

Ou tomamos uma atitude

Ou o rio sai de cena

 

O que seria de nós

Se não houvesse esse rio

Tudo seria deserto

E um eterno desafio

Sem ilhas, sem peixes e sem vida

Me da atá calafrio

 

O rio está na U.T.I

Morrendo devagarinho

Ele é a nossa vida

Melhor pensar direitinho

Pois a única saída

É trata-lo com respeito e carinho

Autor Samuel Alves Pereira

Informativos
22 de Maio / 2015 às 22:30 | 1 Comentário

por Josemar Santana

Diariamente há pessoas e até famílias inteiras envoltas em dificuldades para dar início a uma AÇÃO DE INVENTÁRIO ou ARROLAMENTO, porque ainda estão sofrendo com a perda do ente querido.

Tendo este texto a finalidade de passar INFORMAÇÕES BÁSICAS sobre INVENTÁRIO e ARROLAMENTO para conhecimento do público leigo, necessário se torna conceituar ou definir juridicamente cada um dos termos.

INVENTÁRIO é o procedimento judicial ou extrajudicial especial instaurado com o falecimento de uma pessoa, com o objetivo de descrever os bens de herança, avaliar esses bens, pagar impostos de transmissão, identificar os sucessores (herdeiros e legatários etc), quitar dívidas do falecido (art. 1997 do CPC – Código de Processo Civil), quitar as despesas do funeral (art. 1998 do CPC) e fazer a partilha dos bens inventariados. Em outras palavras, pode-se dizer que o INVENTÁRIO apura o patrimônio deixado pelo falecido e o distribui entre os sucessores legais, realizando o ativo e pagando o passivo. O INVENTÁRIO também cuida de separar os bens de herança dos bens da meação do cônjuge (marido ou mulher) que ficou vivo, se o falecido foi casado pelo regime da comunhão de bens. Se o falecido viveu em regime de UNIÃO ESTÁVEL, os bens adquiridos durante a convivência, não havendo outra forma pactuada entre o casal, prevalece a partilha de bens pelo regime da comunhão parcial de bens.

ARROLAMENTO é um procedimento mais simples e pode ser SUMÁRIO ou COMUM. O ARROLAMENTO SUMÁRIO, previsto no art. 1.031, do CPC, dispensa o INVENTÁRIO quando os herdeiros são todos capazes (maiores) e celebram a partilha amigável, não importando o valor do patrimônio deixado pelo falecido. De forma resumida, pode-se dizer que cabe ARROLAMENTO SUMÁRIO quando não há incapazes e nem discordâncias entre os herdeiros. O ARROLAMENTO SUMÁRIO é aplicável também no caso de HERDEIRO ÚNICO. Já o ARROLAMENTO COMUM, previsto no artigo 1.036, do CPC, também dispensa o INVENTÁRIO quando a herança é de pequeno valor, mesmo que haja menores ou incapazes e disputa pelos bens.

Convém lembrar que na hipótese de não haver menores, incapazes ou divergência a respeito da partilha o INVENTÁRIO pode tramitar pela via extrajudicial, isto é, em um TABELIONATO DE NOTAS, tendo como vantagem a rapidez do procedimento administrativo diante da burocracia do INVENTÁRIO JUDICIAL.

O PRAZO para abertura do INVENTÁRIO é de 60 (sessenta) dias a contar do falecimento do autor da herança, isto é, do titular dos bens deixados pelo seu falecimento, porque, sendo aberto o procedimento além desse prazo, haverá incidência de multa fiscal sobre o imposto de transmissão que deve ser recolhido sobre os bens partilhados entre os herdeiros, pela “causa mortis”.

Os herdeiros podem optar por ser representados por um advogado ou cada um contrata o advogado de sua preferência.

São necessários os seguintes documentos para a tramitação de um processo de INVENTÁRIO:

  • Documentos pessoais do cônjuge sobrevivente (viúvo ou viúva), dos herdeiros,  de interessados (por exemplo, pessoas que tenham créditos a receber do falecido) e do autor da herança (falecido) – RG, CPF, Certidões de Nascimento, Casamento (com pacto antenupcial, se houver) e Óbito;
  • Certidões atualizadas de propriedade dos imóveis deixados pelo falecido, das comarcas onde os bens estão localizados;
  • Certidão negativa da inexistência de testamento, onde houver Cartório de Registro. Na hipótese de haver declaração das partes em Escritura, essa declaração supre a ausência da Certidão Negativa da Inexistência de Testamento;
  • Certidão de Regularidade com o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano – pago na Prefeitura do Município onde está localizado o bem imóvel), relativo ao ano do falecimento do titular e do ano em que se providencia o INVENTÁRIO (neste caso, quando o INVENTÁRIO não é aberto imediatamente);
  • Documentos que comprovem a propriedade dos bens móveis, direitos, dívidas, ações, inclusive de cotas em empresas e aqueles trazidos ao processo por herdeiros e de eventuais ações judiciais;
  • Certidões Negativas de tributos em nome do Espólio (Municipal, Estadual e Federal);
  • Comprovantes de pagamento dos Impostos de transmissão de bens imóveis e ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), nos casos em que houver doação ou transmissão translativa, isto é, mudança da titularidade do patrimônio;
  • Indicação da pessoa que assumirá o cargo de INVENTARIANTE;
  • Cópia da Carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do(s) advogado(s) que acompanhará(ão) o processo de INVENTÁRIO;
  • ATENÇÃO: 1) AS CERTIDÕES NEGATIVAS CITADAS SOMENTE TERÃO VALIDADE PELO PERÍODO DE 30 (TRINTA) DIAS, sendo necessário renová-las após esse prazo, se não for providenciada a abertura do INVENTÁRIO; 2) Todos os documentos citados deverão ser apresentados tanto no INVENTÁRIO (ARROLAMENTO) judicial, quanto no procedimento extrajudicial, isto é, pela via administrativa, em Cartório de TABELIONATO DE NOTAS.

Havendo dúvidas, o leitor poderá nos consultar gratuitamente pelos e-mails: josemarsantana@santanaadv.com/ santanaadvocacia2009@hotmail.com.

*Josemar Santana é jornalista e advogado, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades e
Política
22 de Maio / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (21), a Gerência de Diversidade, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro recebeu uma cadeira de rodas e dois andadores para atender os beneficiários e as pessoas com deficiência física.

Os equipamentos foram entregues ao supervisor de Pessoas com Deficiência, Josewilson Batista pela secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho. "É uma ação que parece simples, mas que vai fazer muita diferença no atendimento aos nossos beneficiários e as pessoas com mobilidade reduzida, que atendemos diariamente aqui na secretaria. Eles vão ter mais comodidade e conforto, e eu também vou poder me locomover com mais facilidade dentro da secretaria. Agradecemos a secretária por mais um avanço na Assistência Social", afirmou o supervisor, que é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro – CMPD.

A secretária Célia e a gerente de Diversidade, Luana Rodrigues também comemoraram a aquisição. "Os equipamentos vão facilitar a locomoção das pessoas no interior do prédio da SEDIS, que apesar de ter as rampas de acesso, não tinha os equipamentos", ressaltou Célia Regina.

Ascom/Juazeiro
Política
22 de Maio / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Na manhã desta sexta-feira, 22, os membros do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS) se reuniram para eleição e posse da nova mesa diretora do órgão. Representando a classe trabalhadora, o cirurgião-dentista, Francisco Walber, foi eleito a presidente do Conselho, Luciana Mendes, vice-presidente, e o 1ª secretário e vice-secretário eleitos foram Wilson e Edvaldo Landim, respectivamente.

O novo presidente ressaltou que a principal meta é estimular a participação da população. “O CMS representa, principalmente, o controle social que precisa ser disseminado, ou seja, trazer a comunidade petrolinense à condição de cidadania, despertando o ser cidadão em busca de assumir esse controle social”, disse Walber.

Durante a reunião, a conselheira e diretora de Regulação do município, Mara Gonçalves, fez leitura da mensagem enviada pela secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, que está em Brasília representando Pernambuco em reunião do CONARES. “Parabenizo o novo presidente e sua diretoria por essa nova etapa de desafios e que com a união de todos possamos permanecer nessa constante construção e fortalecimento do SUS”, expressou Lucia.

O CMS é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo e, em Petrolina, é formado por 20 conselheiros e 20 suplentes que representa os respectivos segmentos: usuário, gestor e trabalhador, sendo 10 vagas para o usuário, 5 gestor e 5 trabalhador.

Ascom/Petrolina
Variadas
22 de Maio / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Essa semana, a equipe de limpeza atendeu a comunidade do núcleo 2 do projeto Senador Nilo Coelho dentro das ações do programa Terça-Feira Verde. O mutirão leva as áreas do interior diversos serviços que visam a manutenção dos projetos irrigados.

Na localidade foram realizados serviços de capina, varrição, pintura de meio fio e retirada de lixo. Os mutirões da Terça Verde acontecem uma vez a cada semana atendendo diferentes áreas. "As áreas irrigadas que antes  não recebiam tanta atenção básica, são hoje, uma tarefa constante da secretaria de Infraestrutura, os moradores do N- 2 são valorizados com a ação", pontuou a Secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima.

"A área rural de Petrolina merece total atenção, o projeto Terça-feira Verde foi pensado justamente para incluir as áreas verdes  de Petrolina na rotina de limpeza pública da cidade, visando a melhoria na qualidade de vida dos moradores dessas localidades ", destacou o prefeito Julio Lossio.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
22 de Maio / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário

Em Petrolina, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) iniciou no dia 22 de maio com o término para esta sexta-feira, 22, mas a Secretaria Municipal de Saúde decidiu prorrogar a campanha até o dia 19 de junho para que a meta de 80% seja alcançada. Até o momento, 23.140 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 41.65% de cobertura vacinal.

Dentre os grupos prioritários o que menor adesão é o dos idosos com 7.892 imunizados de um universo de 21.537. "Os demais grupos estão com mais de 40%, só de gestante que já está com quase 60%. Comparado ao ano passado a procura tem sido boa, mas aqueles que ainda não se vacinaram e têm o direito devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e ficar protegido", pontuou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B e é destinada para os seguintes grupos: Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoa com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A população pode se dirigir às Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural). Nas AME's Areia Branca e Gercino Coelho as salas de vacina ficam abertas até às 21h e 19h, respectivamente.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Eleições
22 de Maio / 2015 às 20:00 | 11 Comentários

Nesta quinta-feira (21) o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) realizou mais um encontro com os pré-candidatos a vereador para as eleições municipais de 2016 em Juazeiro. O encontro contou com a participação do palestrante Wesbster Moraes ribeiro, o popular Bité, que tratou sobre o papel do vereador e as funções do Poder Legislativo.

De acordo com o presidente do partido, Ronaldo Batista, o PRTB deverá continuar realizando palestras com os filiados a fim de fortalecerem as candidaturas para a disputa nas urnas.

Da redação com informações do PRTB/Juazeiro
Política
22 de Maio / 2015 às 19:29 | 4 Comentários

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Juazeiro informa que devido a uma falha na usina de asfalto não será possível pavimentar o trecho de 100m que já havia sido feita a imprimação. Assim que for sanado o problema, os trabalhos serão retomados. Quanto ao restante da obra na Av Giuseppe Mucinni, com ações de drenagem, sub-base e base continuam.

Irislane Pacheco/SEDUH
Variadas
22 de Maio / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

A secretaria de cidadania de Petrolina considerou positiva a movimentação realizada na 1ª Semana Regionalizada do Bebê – Petrolina-Juazeiro e Sobradinho realizada de 11 a 15 de maio . As três cidades trabalharam em torno de uma programação elaborada com a finalidade de mostrar os cuidados com a criança a partir do seu nascimento. Diversos atos foram promovidos durante uma semana com a intenção de mobilizar as cidades e seus munícipes para um novo olhar para os cuidados com a infância e adolescência. 

Palestras, atos públicos, contação de estórias, vacinação, massagens para bebês, campeonato de futebol e games entre as cidades, foram algumas das estratégias usadas para atrair o público que era a parte principal para que os trabalhos fossem bem sucedidos e trouxessem resultados positivos. Para a alegria da coordenação da 1ª Semana Regionalizada do Bebê – Petrolina-Juazeiro e Sobradinho, o público compareceu em massa e fez do evento um dos melhores dos últimos anos. 

A semana do Bebê Regionalizada contou com o apoio das secretarias de Cidadania, Saúde, Educação e Esportes das três cidades envolvidas, além da UNIVASF, órgãos responsáveis e que fizeram da Semana do Bebê um grande sucesso. 

Para Célia Regina Carvalho, secretária de cidadania, houve um congraçamento entre as cidades, que foi essencial para que a Semana do Bebê chegasse e terminasse com sucesso. “Queremos agradecer as cidades que vieram de todo o Vale do São Francisco, para nos mostrar seus trabalhos desenvolvidos e como eles fazem a diferença em suas localidades. Esse congraçamento entre as cidades fez com que o sucesso chegasse para essa 1ª Semana Regionalizada do Bebê – Petrolina-Juazeiro e Sobradinho” frisou. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social para incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. A prefeitura de Petrolina realizará em novembro/2015, a Semana do Bebê de Petrolina, que certamente será outro grande marco para o município.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
22 de Maio / 2015 às 18:25 | 2 Comentários

Discutir a regularização dos documentos das residências dos bairros João Paulo II, Dom José Rodrigues e Castelo Branco (todos localizados na cidade de Juazeiro, norte da Bahia), foi a pauta principal de uma reunião promovida pelo deputado estadual Zó (PCdoB) e realizada na manhã de hoje (22), no espaço da Escola de Formação da Rede Municipal dos Professores de Juazeiro (EFEJ).

Além da presença de Zó, o encontro contou com a participação do superintendente da URBIS, Marcos Coim, de representantes da Diocese, da prefeitura, de vereadores e membros das associações de mutuários e comerciantes, todos puderam fazer uso da palavra.

O problema da escritura das habitações já vem se estendendo há quase 30 anos e atualmente ultrapassa 1500 imóveis, o que acaba afetando diretamente os moradores. Muitos ficam impossibilitados de realizar qualquer tipo de negociação ou reforma mais ampla.

Para Zó, a regularização desses imóveis permite que os moradores tenham mais segurança, uma vez que só com a escritura poderão ser de fato, donos do terreno. “Não é justo muito famílias viverem anos no bairro, na casa e não ter nenhuma garantia de pertença”, afirmou.

De acordo com Marcos Coim, todo empenho será feito para que os moradores tenham em breve seus imóveis registrados e documentados de acordo com a lei. No final da reunião, três encaminhamentos foram decididos, dentre eles a outorga de escrituras para unidades eminentemente habitacionais.

Além disso, ficou decidido a formação de uma comissão de negociação entre  diocese e  associação dos comerciantes de cada bairro. O grupo teria como objetivo propor soluções para as unidades habitacionais que foram transformadas e/ou adaptadas em comércio. Por último, ficou decidido que a URBIS e a diocese, neste primeiro momento, tratarão do processo de parcelamento do solo dos empreendimentos.

Nina Dourado Ascom Dep, Zó
Política
22 de Maio / 2015 às 18:01 | 1 Comentário

Na manhã desta sexta-feira, 22 de maio, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes, lançou o projeto Juazeiro: educação nota 10. Toda criança na escola! O Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, apresentou o projeto e explicou que a ideia é unir forças com a comunidade para que a criança permaneça na escola e aprenda. As metas a serem alcançadas com o projeto são obter ampla participação social no processo de mobilização e erradicar os índices de evasão e reprovação escolar até o final de 2016. Nós não queremos com isso fazer uma maquiagem e passar os alunos a qualquer custo. Queremos que a comunidade nos ajude a fazer com que a criança vá para a escola todos os dias, aprenda o que está sendo ensinado e, com isso, não seja reprovada”, ressaltou Clériston.

Durante a gestão Isaac a cidade de Juazeiro deu passos significativos na educação. São 71 escolas climatizadas, 15 unidades escolares construídas e dessas 13 são novas creches, 21 novas quadras poliesportivas e mais reformas e ampliações feitas em prédios escolares antigos. Além disso, cumpre-se a política de valorização do professor, com formações pedagógicas continuadas e salários acima do piso nacional. “É preciso ainda garantir, além do acesso, a permanência do aluno na escola. Para isso a gente precisa não só do trabalho eficiente das unidades de ensino, do professor, do gestor, do coordenador, do porteiro, da merendeira, mas também do envolvimento da comunidade como um todo. Precisamos que as pessoas abracem a educação como causa primordial para o desenvolvimento dessa cidade. Por isso nós já temos certeza de que esse projeto será um grande sucesso”, reconhece o prefeito Isaac Carvalho.

O projeto foi lançado hoje oficialmente, mas já está sendo executado em salas de aula desde fevereiro. Por isso, na oportunidade foram feitas homenagens a personalidades que têm contribuído para o fomento à educação e às escolas que já conseguiram atingir a meta da SEDUC nesses três meses. Entre os homenageados estavam o Coronel Neves, o radialista Geraldo José, o gerente administrativo da AGROVALE, Marcos Antonio e o Deputado Estadual Zó.

A Gestora da Escola Antonila da França Cardoso – no Angico -, Janete Cléia de Santana, foi uma das que recebeu a homenagem. “É muito gratificante participar desse projeto e agora receber essa homenagem. É trabalhoso, dificuldades a gente já sabia que teria, pois tem que ir atrás das associações, tem que fazer tudo combinado com a comunidade. Mas eu sei que todo mundo sai ganhando com esse projeto”, reconhece a Gestora.  “O projeto chama a comunidade para cooperar com a escola e isso nós já fazemos há algum tempo. A Polícia Militar é uma entidade que também cuida, não só através de projetos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – e outros programas sociais voltados para a educação. Nós temos agora um termo de cooperação com o ginásio de esportes de Juazeiro, participando e contribuindo para a educação”, disse o Coronel Carlos Alberto Neves da Silva. 

Para o Deputado Zó, o projeto é mais um passo importante que a Prefeitura de Juazeiro dá priorizando a educação. “Agora é o fechamento de um processo que começou bem e vai terminar muito melhor. Eu acho que muita gente coloca a educação como prioridade, mas poucos a tratam assim e Isaac tem demonstrado isso com essa equipe e com o comprometimento de toda a rede, que tem transformado a educação em nossa cidade. Eu, como deputado, solicitei a vinda dos deputados da comissão de educação aqui para Juazeiro, porque isso me orgulha muito, porque temos um exemplo de educação a mostrar. Está todo mundo de parabéns, do Prefeito à pessoa que faz o projeto acontecer na escola”, afirma o deputado. O evento contou com a participação do vice-prefeito Francisco Oliveira, dos vereadores Damião Medrado, Poliane Amorim e Eduardo Lopes, o doutor em Educação e Professor Adjunto da UNEB, Josemar Pinzoh, que palestrou no evento, além de Secretários e Assessores Municipais.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Política
22 de Maio / 2015 às 17:35 | 4 Comentários

O Blog Geraldo José, através do vereador José Carlos Medeiros (PV), recebeu a denúncia de que máquinas que eram utilizadas no atendimento a comunidade no Laboratório Central do Município, LACEN, estavam sendo retiradas pela empresa responsável. O motivo da ação seria o atraso de pagamentos por parte da Prefeitura Municipal. 

Em entrevista concedida exclusivamente ao Blog Geraldo José, o servidor do setor de Vigilância a Saúde da secretaria de Saúde de Juazeiro, Mário Machado, afirmou que o município não estava em débito com a empresa responsável e que apenas o contrato foi encerrado. “O contrato da empresa com a prefeitura foi encerrado e a instituição nos pediu para recolher os materiais, uma vez que é de direito da empresa já que o contrato é em regime de comodato” frisou Machado.

Mário Machado disse ainda que até o final do mês a prefeitura irá pagar a empresa um valor de R$ 9 mil, referente ao encerramento do contrato, e que o governo municipal fez todos os repasses financeiros à prestadora de serviço. "Pelas informações que nos foram passadas, as dívidas que a empresa alega não existem. Até o dia 30 desse mês iremos pagar uma nota no valor de R$9 mil à empresa, mas ainda referente ao compromisso assumido até o final do contrato. O contrato acabou e a empresa não aprovou a renovação, o que é um direito dela", afirmou.

Machado expôs que mesmo com o fechamento temporário do laboratório, os moradores de Juazeiro não serão prejudicados, visto que a prefeitura possui um convênio com laboratórios da rede particular. O servidor justificou também que o laboratório irá passar por uma negociação para a contratação de uma nova empresa para que o atendimento seja restabelecido.

O vereador José Carlos Medeiros, em entrevista ao Blog, ressaltou que vai solicitar o quantitativo de exames realizados por uma das máquinas retiradas do LACEN para saber quantos exames deixarão de ser realizados pelo laboratório, o que pode trazer a danos a população. “A retirada da máquina irá gerar prejuízos para a comunidade. Vou procurar o referencial dessa máquina para saber o quantitativo de exame que ficará sem ser feito em Juazeiro”, pontuou o vereador.

Sobre as justificativas dadas pelo governo municipal quanto ao assunto, Medeiros declarou: “Fico triste em ver os próprios munícipes buscando justificativas para desmandos da secretaria de Saúde e também da gestão Isaac Carvalho. Essa é uma forma de cobrir a incompetência do governo”, finalizou.

Da redação
Política
22 de Maio / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário

A equipe de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) realizou a desapropriação de dez unidades habitacionais do Residencial Brisa da Serra, localizado no bairro João Paulo II, do Programa Minha Casa Minha Vida, que foram invadidas antes dos donos assumirem seu imóvel.

A beneficiária Luciana Cardoso, de 41 anos, contou que foi muito constrangedor quando chegou para fazer a mudança e tinha outra família morando na sua casa. "Fiquei triste, mas fui buscar meus direitos. Procurei a SEDIS e a equipe resolveu rapidamente a questão e hoje estou aqui muito feliz, preparando a minha casa para morar com minhas duas filhas e meu esposo", comemorou a dona de casa que morava de aluguel no bairro Lomanto Júnior.

A coordenadora de Habitação da SEDIS, Gilnágila Machado explicou que a desapropriação realizada pela equipe é possível quando o beneficiário ainda não assinou o contrato. "No Residencial Brisa da Serra tivemos dez casos de invasão, apenas um encontra-se em processo jurídico, por se tratar de um idoso, mas nos próximos dias a unidade será desapropriada para que o verdadeiro beneficiário tome posse. É importante destacar que a contemplada é uma moradora de rua", informou a coordenadora.

Ascom/Juazeiro
Policial
22 de Maio / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Ontem, dia 21, por volta das 11h20min, denúncias anônimas levaram as guarnições das policias militar e civil, a pontos de comercialização de drogas na cidade de Remanso. Durante a operação, foram presos e flagranteados pelo crime de Tráfico de Entorpecentes, os seguintes indivíduos: Francisco Ferreira Lima Neto e Donizete Aparecido Café dos Santos. Com os mesmos foram encontrados a quantia de R$ 602,00 (seiscentos e dois) reais e uma pequena quantidade de crack. Os indivíduos, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados à Depol para a adoção dos procedimentos de praxe.

Asscom
Política
22 de Maio / 2015 às 16:30 | 2 Comentários

Nesta quinta-feira (21), o Diretor da URBIS, Dr. Marco Aurélio Cohim, esteve no bairro João Paulo II em Juazeiro para conhecer a comunidade. O motivo da visita foi à regularização dos imóveis para a aquisição das escrituras. Atendendo a um convite do Presidente da AMUJUA - Associação de Mutuários de Juazeiro, Jackson Reis, Dr. Marco visitou algumas residências e constatou a situação das casas e como o bairro se desenvolveu nos últimos anos. Muitas residências ainda mantêm o mesmo padrão que foi construído na época, os chamados “embriões”, a exemplo da casa n° 34 na quadra 19. A moradora, Patrícia de Souza, salientou que reside a mais de 10 anos no imóvel e que sonha em ter a sua escritura.

O Diretor da URBIS observou também a existência de diversos pontos comerciais e que o funcionamento dos mesmos são fundamentais para a sobrevivência da comunidade e destacou que o órgão fará o possível para agilizar a entrega das escrituras. Também participaram da visita, o Vice-Presidente da AMUJUA, Domingos Sérgio, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, Valdir Lemos, e lideranças comunitárias. A comitiva também visitou a sede da Associação de Moradores do referido bairro, onde a AMUJUA está realizando o cadastramento de todos os mutuários.  

A Associação de Mutuários de Juazeiro está na luta pela entrega das escrituras aos moradores dos conjuntos habitacionais construídos pela URBIS em Juazeiro, os bairros João Paulo II, Dom José Rodrigues, Tancredo Neves e Castelo Branco. “Precisamos de uma solução definitiva para a entrega das escrituras e defendemos que para isso nenhum morador tenha que pagar, pois, o documento é um direito de todos”, frisou Jackson Reis, Presidente da AMUJUA. 

Ascom AMUJA
Espaço do Leitor
22 de Maio / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Na tarde desta sexta-feira (22), a nossa redação recebeu a denuncia de uma leitora sobre os trantornos provocados por um cano estourado na Avenida da Esperança no bairro Codevasf. Confira!

Olá Geraldo,

Os moradores da Avenida da Esperança, localizada no bairro da Codevasf, pedem ao Saae que venha concluir o trabalho, onde não foi finalizado com a reposição do calçamento e o esgotamento da água proveniente do cano que estava estourado. O mesmo esta trazendo transtorno para os moradores, deixando a rua intransitável. Já foi comunicado ao SAAE a cerca de duas semanas e não tivemos solução até o exato momento.

Alesandra.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage