Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
30 de Julho / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário
A ação da Defensoria Pública da Bahia já beneficiou mais de 10 mil famílias 

Pelo oitavo ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia vai intensificar, no período de julho e agosto, a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Desde 2007, quando foi criada, a campanha já beneficiou mais de 10 mil famílias baianas.

Por meio da iniciativa, pessoas que não podem pagar um advogado têm a possibilidade de procurar a Defensoria Pública para resolverem conflitos familiares a partir de mediações e, ainda, realizar exames de DNA gratuitamente, com a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor e acontecerá em Salvador e no interior do estado.

Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras. 

As partes recebem, ainda, toda assistência jurídica  a fim de compreenderem a importância do vínculo afetivo entre pais e filhos e das relações de segurança estabelecidas a partir do fortalecimento da estrutura familiar. Para além da inclusão do nome do pai no registro civil, a Defensoria tem como objetivo destacar a importância da presença paterna na vida de crianças e adolescentes para sua formação. 

Para a edição 2014, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável pretende realizar 500 atendimentos e audiências de conciliação, durante os meses de agosto e setembro, e cerca de 500 exames de DNA. Ao longo do ano, a estimativa é que este número chegue a 3.200 procedimentos. Quem tiver interesse e quiser mais informações sobre como participar da Ação, poderá ligar para o 3611 14 31 

Variadas
30 de Julho / 2014 às 11:31 | Nenhum Comentário

A Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) realizará um Workshop na terça-feira, 12 de agosto, das 8hs às 17hs30, no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, para discutir estratégias emergenciais de combate à alta infestação das moscas-das-frutas, a Ceratitis capitata, na fruticultura do Vale do São Francisco (VSF). Os temas das palestras e das mesas-redondas do evento abordarão a legislação dos programas de combate às moscas-das-frutas, as novas tecnologias para o manejo de Ceratitis capitata no VSF, e os fundos emergenciais para a agricultura no Brasil. Durante o evento os participantes traçarão metas para aumentarem a capacidade de vigilância, diagnosticar a infestação da praga e elaborar um plano de contingência, que irão compor uma política fitossanitária específica do VSF. 

Segundo o Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Eduardo Pacifici Rangel, é preciso agir imediatamente. “Precisamos atuar de maneira rápida e coordenada, retomando os princípios do manejo integrado de pragas e disponibilizando tecnologias de combate às moscas-das-frutas, para garantir a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura no Vale”, declara Rangel. A Ceratitis capitata é uma praga primária, que ao introduzir os ovos no pomo, permite a entrada de organismos oportunistas que estragam o fruto, como fungos e pequenos besouros. Segundo informações da SBDA, a região do Vale possui condições favoráveis ao aumento da praga: clima adequado e disponibilidade de plantas hospedeiras.

De acordo com o presidente da Moscamed, Dr. Jair Virgínio, que falará no workshop sobre a situação atual de Ceratitis capitata e a técnica do inseto estéril como medida de controle, a situação atual da fruticultura do Vale é delicada. “A fruticultura é a principal atividade econômica da região e se a praga não for combatida, o resultado será a depreciação do produto, o aumento dos custos da produção, a perda de mais 200 mil empregos diretos e dos mercados interno e externo” explica Virgínio. 

Produtores rurais e todos os agentes envolvidos na produção e comercialização de frutas no Vale do São Francisco estão convidados a participar do evento, que conta com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).  Inscrições e programação completa: www.vale-sem-mosca.eventize.com.br

Ascom Moscamed Brasil
Política
30 de Julho / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria da Educação, em parceria com Empresa STR- Produção e Marketing Cultural - Cena Ambiental está realizando uma série de apresentações cênicas nas quadras poliesportivas da cidade para entrega de prêmios aos alunos da rede municipal do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I que participaram da Sexta Edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria Geral da União- CGU. A Secretaria de Educação inscreveu as escolas municipais com o objetivo de democratizar as informações e despertar o exercício da cidadania entre os alunos da rede pública, seguindo o objetivo central do Concurso. 

A Sexta Edição do Concurso de Desenho e Redação tem como tema “Acesso a informação um direito de todos" e visa estimular a participação dos jovens nos processos públicos, reforçando a compreensão de que todos têm o direito de buscar informações dos órgãos públicos sobre gastos, documentos oficiais, etc., podendo assim também fiscalizá-los. 

Os alunos desenvolveram trabalhos de desenho e redação que foram enviados pelas escolas participantes, também concorrentes na categoria "Escola cidadã”, quando apresentaram planos de sensibilização e mobilização com abordagem no tema proposto pela CGU. Os melhores trabalhos de cada ano do ensino fundamental serão premiados até o dia primeiro de agosto em meio a apresentações culturais do "Teatro Itinerante", em Sobradinho.

Ascom Sobradinho
Espaço do Leitor
30 de Julho / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário
 
A população de Curaçá está revoltada e comovida com a covardia que a gestão municipal vem cometendo com a funcionária pública a senhora Maria da Conceição dos Santos Souza. Segue abaixo um texto feito pela mesma que está circulando nas redes sociais.
 
A política de Curaçá roubou os meus sonhos.
 
Sai de casa para tentar a sorte, pois me sentia forte doida para lutar, fui à procura da felicidade só que na verdade essa ficou para trás, cheguei à Curaçá cheia de sonhos e planos, aprendi a amar essa cidade como um todo, aqui acreditei que poderia ser feliz, aqui queria viver com minha família até os últimos dias de minha vida, aqui prestei serviços, fiz amigos... Quando a felicidade batia em minha porta fui surpreendida por uma eleição onde, um dos candidatos pregava a mudança, eu fui uma das que acreditei na tal mudança, votei no candidato da mudança e ele ganhou a eleição para prefeito, o senhor “Carlos Luis Brandão Leite – popular CARLINHOS BRANDÃO”. Também logo em seguida veio outra eleição, desta vez para chefe dos vigias, e mais uma vez votei no candidato eleito, o colega de trabalho “Ubiratan Cunha de Andrade, popular BIRA”, que também tinha um discurso de mudança e conquista para a categoria, eu era feliz e nem sabia, por fim, esses dois votos que trariam mudanças para Curaçá e para a minha vida, realmente foram transformadores em minha vida. Os próprios que eu os elegi me perseguiram, me humilharam, me deixaram doente com depressão profunda, roubaram os meus sonhos, me sentindo derrotada e sem forças só me restou uma saída! Desistir. Já não moro mais em Curaçá, conversei com alguns comerciantes onde estou devendo que estaria indo embora, mas que tivessem um pouco de paciência que irei honrar com meus compromissos... Mas continuo amando Curaçá com seu lindo pôr do sol, sua tranquilidade, ilha da Coroa maravilhosa... Agradeço aos amigos e colegas que de alguma forma me deram forças, mesmo sendo funcionária concursada não aguentei a perseguição, estou morando em Petrolina, mas um dia espero voltar a essa terra, o poder com certeza não ficará a vida toda nas mãos de pessoas que tem o mal no coração. Errei nas escolhas, o governo da mudança me destruiu, estou recuando para buscar forças, um dia irei juntar meus cacos, enxugar minhas lágrimas, acalentar o meu coração, e como Fênix! Ressurgirei das cinzas para voltar à terra amada.
 
Enviado pelo leitor Robson Rey
Policial
30 de Julho / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

Hoje, dia 30, a partir das 16:30h, será realizada a Solenidade de Transmissão de Cargos Entre Chefias da unidade de Juazeiro. O evento será realizado na sede da delegacia da Polícia Federal na rua Amazonas, 99, no bairro Santo Antônio. Deixa a chefia Enzo Ricardo e agora assume Rodrigo Motta de Andrade.

Variadas
30 de Julho / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

Iniciativa promovida há sete anos começou em março e deverá beneficiar 50 mil motoristas de todo o Brasil  

Contribuir para o bem-estar e a saúde dos motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias do país. Este é o principal objetivo da Campanha Saúde na Estrada, realizada anualmente pela Ipiranga nos Postos Rodo Rede, estabelecimentos especializados no atendimento ao público da estrada, com serviços especiais para o caminhoneiro. Em 2014, a iniciativa completa sete anos e passará por 100 postos em diferentes estados e regiões do país, oferecendo, gratuitamente, exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e vacinas. A previsão é que 50 mil motoristas sejam atendidos pelo projeto ao longo do ano.
 
No próximo dia 11 de agosto de 2014, a campanha chega ao Posto Frei Damião, na cidade de Juazeiro/BA. Além de Santa Catarina, o Saúde na Estrada percorrerá ainda os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Leia mais.

Espaço do Leitor
30 de Julho / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Não é de hoje que acompanho em seu blog a reclamação de alguns juazeirenses sobre o abandono a um dos principais pontos turísticos da cidade, se não o mais visitado, que diariamente serve de apoio para quem pratica atividade física nos três turnos: O Parque Lagoa de Calu.

O que devia ser motivo de orgulho, a cada etapa de degradação, nos coloca para baixo e o prefeito e seus seguidores ainda vem falar em autoestima elevada, que ao reclamar queremos colocar nossa cidade para baixo. Longe disso, o que a gente anseia é mais compromisso e empenho dos que integram a máquina administrativa e são muito bem pagos para realizar o seu trabalho.

Esta semana ao fazer minha caminhada matinal no Calu, um dos colegas chamou a minha atenção sobre dois postes de iluminação que ficam localizados entre as duas quadras existentes e deterioradas, que ainda não caíram porque estão ancorados numa espécie de pequena arquibancada.

A base dos postes foi comida pela ferrugem e ao despencar pode cair na cabeça de qualquer um de nós usuários daquele espaço. Não quero que entendam esta minha participação como uma crítica destrutiva ao governo, longe disso, estou como cidadão exercendo minha cidadania e acredito que ajudando ao governo antes que este venha a ser acusado de omissão, irresponsabilidade e desatenção em relação a conservação dos equipamentos públicos em caso de acidente.

Cirilo Albuquerque dos Santos

Policial
30 de Julho / 2014 às 08:27 | Nenhum Comentário

Funcionários e clientes de uma loja de eletroeletrônicos viveram momentos de medo e terror nesta terça-feira (29), em Irecê, no norte do Estado. Segundo a polícia local, dois criminosos invadiram a loja e, após renderem clientes e funcionários, abaixaram as portas do estabelecimento, no centro da cidade. A ação durou pouco mais de cinco minutos, segundo relatou uma das vítimas. Após se apossarem de pelo menos 40 aparelhos celulares, dinheiro e pertences das vítimas, a dupla conseguiu fugir em uma moto. Um deles usava capacete e um blusão camuflado do exército. De acordo com o proprietário da loja, que preferiu não ter o nome divulgado, o prejuízo foi de mais de R$ 15 mil. Nenhum suspeito foi preso até o momento. A polícia pretende recolher imagens de câmeras de segurança das redondezas para chegar aos aos criminosos. (Irecê Repórter)

Policial
30 de Julho / 2014 às 08:14 | Nenhum Comentário

Atingido por quatro tiros durante atentado, o prefeito do município de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu no final da noite desta terça-feira (29). A informação foi passada por Mário Gontijo, secretário de saúde de Eunápolis, município onde a vítima foi hospitalizada. "Ele faleceu às 23h10. Foi mobilizado todo o aparato, mas ele acabou não resistindo. Ele perdeu muito sangue e a pressão baixou muito", relatou o Gontijo. Conforme o secretário, o prefeito foi atingido por tiros no tórax, pulmão e abdômen.  A vítima faleceu quando a cirurgia no abdômen estava sendo encerrada.

Atentado

O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite desta terça-feira (29). Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima. O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passou por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória. Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informou Gontijo.

G1 Bahia
Variadas
30 de Julho / 2014 às 08:00 | 2 Comentários

O coordenador regional da 8ª Companhia Regional de Trânsito (Ciretran), o ex-vereador de Juazeiro Charles Leal, participou na tarde desta terça-feira (29), do Programa Geraldo José na Transamérica FM e anunciou que Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) do Detran-Ba será instalada, em breve, na cidade. “Vai acontecer. Já existe a perspectiva de Juazeiro ter uma EPTRAN. Já saiu a licitação, uma empresa já fez a vistoria no Detran, cedemos uma sala e colocamos à disposição dessa Escola Pública.  Vai facilitar e ajudar as pessoas de baixa renda a tirar essa primeira carteira de habilitação (CNH) gratuita. Estamos conquistando isso para toda a região”, informou, Charles.

O coordenador informou também que algumas ações foram realizadas no órgão para melhorar o atendimento e serviços em Juazeiro, o que resultou na diminuição do número de reclamações dos usuários dos serviços. “Realizamos várias reuniões para que o atendimento seja sempre o melhor. Eram muitas as reclamações em Juazeiro, vem diminuindo consideravelmente, e nossa proposta é zerar. Isso é trabalho em equipe. Chamamos todos os funcionários para o compromisso com o povo de Juazeiro”, disse.

Segundo Charles, há previsão para atualização no sistema de informação do órgão, cujo objetivo é melhorar os serviços online. Por fim, Charles informou que a 8ª Ciretran será contemplada com a aquisição de novos equipamentos. “O sistema é antigo e por isso temos perspectiva de uma reforma no setor na informática do DETRAN e uma atualização no sistema, prevista para este ano, assim como a aquisição de equipamentos novos. Sabemos que precisa de algo mais, Acredito que ainda este ano esses equipamentos já estarão no Detran”, informou.

Política
30 de Julho / 2014 às 07:29 | 1 Comentário

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (29/07), determinou que seja feita representação ao Ministério Público Estadual contra a diretora presidente do Fundo de Previdência Social do Município de Ibicoara – PREVIB, Francine Lopes de Almeida, que terá ainda de ressarcir aos cofres públicos municipais R$1.248.276,50, com recursos pessoais, em razão de prejuízos decorrentes de aplicações financeiras mantidas pela entidade no exercício de 2013. Ainda foi aplicada multa de R$10 mil.

A gestora afirmou que no ano de 2012 a PREVIB teria obtido rentabilidade, em termos monetários, no valor de R$1.873.965,25, representando um percentual anual de 27,58% no exercício e 2,30% ao mês, motivo a justificar a manutenção do referido investimento e fundo.

O relator, conselheiro José Alfredo Dias, considerou que a defesa não apresentou qualquer prova documental que comprovasse tal rentabilidade ou estudo efetuado no mercado, que justificasse a manutenção da aplicação financeira na referida instituição bancária. Também não foram demonstradas as medidas utilizadas para reduzir os prejuízos ou até mesmo para evitá-los, diante das sucessivas perdas financeiras, mês a mês, apontando a ausência de acompanhamento tempestivo das aplicações, que resultou em graves danos ao patrimônio da entidade. Cabe recurso da decisão.

Fonte TCM
Política
30 de Julho / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

Quando a novela é boa vale a pena ver de novo. No mês de maio quando foi marcada a data do julgamento do prefeito de Curaçá Carlinhos Brandão, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia naquela oportunidade adiou o julgamento. Todos são sabedores da festança ao som de trio elétrico que os seguidores do prefeito promoveram, outros ficaram até assustados porque essa festança já era comemorada dias antes do julgamento como se soubessem do resultado de adiamento do TRE-BA.

Pois bem, hoje eu estava olhando a página do TRE-BA e, pude observar que foi incluído na pauta de julgamento RE nº 1-23.2013.6.05.0085 incluído na Pauta de Julgamento nº 63/2014, Julgamento em 31/07/2014, do prefeito de Curaçá-Ba.

Será que desta vez haverá comemoração antecipada? Será que haverá trio elétrico? O julgamento será adiado? Ou será que vai ter um pedido de vista? Eis a questão! Qual será o próximo capitulo? Novela boa sempre tem bis.

A expectativa do povo Curaçaense para que esta novela tenha logo um fim definitivo é grande, muitas pessoas já estão a desfraldar suas bandeiras, seja o que Deus quiser e que venha logo o resultado para trazer a estabilidade política neste município, é o que todos desejam com paz e harmonia.

Uelton Pereira

Processo

Política
30 de Julho / 2014 às 06:31 | 1 Comentário

O setor de Máquinas e Equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro segue com os trabalhos de limpeza de canais. Esta semana, o serviço está atendendo o canal que corta os bairros Lomanto Júnior, Novo Encontro, Alto do Cruzeiro e Monte Castelo. O objetivo do trabalho que está sendo realizado com auxílio de uma máquina hidráulica PC 200 é combater a proliferação de muriçocas, como prevenir também alagamentos ao facilitar o fluxo da água, que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular no local.

De acordo com o gerente de Máquinas e Equipamentos da SESP, Ivo Nunes, todo o resíduo retirado está sendo depositado nas margens do canal para o escoamento da lama e a secagem das folhas. “Após a conclusão desses serviços, outra etapa de trabalho será iniciada para retirar o material depositado temporariamente nas margens do canal”, explicou Ivo. 

A atividade é realizada em diferentes bairros da cidade, seguindo roteiros com dias e locais que obedecem a prazos a fim de tornar a limpeza constante. De acordo com o gerente é fundamental a colaboração da população para manter a limpeza e vazão das águas pluviais no período chuvoso. “A população precisa estar engajada na colaboração da manutenção desses canais, pois é grande o volume de entulhos, móveis e lixo acumulados nesses locais. Essa prática prejudica a saúde e o bem-estar dos próprios moradores, bem como a imagem da cidade”, finalizou Ivo.

Ascom SESP
Política
30 de Julho / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro e o SAAE entregam nesta quarta-feira (30), às 10h, na comunidade do Periquito, distrito de Itamotinga, mais um sistema de abastecimento de água. A adutora do Periquito tem extensão de 36 mil metros de tubulação e atenderá as comunidades de Olho D’água, Croa, Periquito, Lagoa do Atalho, Riacho da Puba, Baraúna, Curaçá Pequeno, Buracão e Barra Grande. A obra que vai fornecer água tratada para as comunidades tem a parceria da Codevasf, através do Programa Água para Todos.

Ascom SAAE
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 23:00 | 2 Comentários

Por Jorge Galego

Responder esta pergunta num ano de processo eleitoral pode até parecer estranho. Puxa vida, o povo vai às urnas em “Eleições Gerais” em outubro! Presidente, 1/3 dos senadores, os deputados federais, governadores e deputados estaduais serão eleitos. Afinal, vivemos numa dita “democracia” representativa. Contudo, a solidez democrática não se configura apenas na possibilidade de “escolha” de nossa forma republicana de governo.

Votar em nosso país, para mim não significa cidadania, pois o brasileiro não o faz como direito, mas como obrigação. Além disso, qualquer representante do Executivo nacional não Governa, apenas administra os conchavos do processo eleitoral. Os legisladores de nossos parlamentos, na sua grande maioria, nem sabem para que foram eleitos e nem exercem o poder que tem. O nosso judiciário quando não é pirotécnico (prerrogativa corriqueira também nos demais poderes) é inerte. Na maioria das vezes, mais parece uma “tartaruga” cega, ou pelo contrário, de olhos tão abertos que tapa-os, só para não ver as ilegalidades.

Então, se “democracia” significa governo do povo, o povo de nosso Brasil vive numa sólida democracia?

A resposta é simples. Não. E me parece algo histórico, pois talvez em nenhum momento de nossa história tivemos essa experiência. O Estado brasileiro nasceu com D. Pedro I, um príncipe português que para se tornar Imperador teve que brigar e pagar a seu pai por nossa “Real Independência”. O Período Regencial foi um fracasso, por pouco o Brasil não se despedaçou. Com a “maioridade” de D. Pedro II, os ânimos políticos e revolucionários se acalmaram um pouco. No entanto, quando a Democracia Constitucional poderia ter sido testada, não houve a sucessão para D. Isabel, a “Redentora”. Talvez por ser mulher, casada com um conde francês ou por ela ter assinado a Lei Áurea, libertando os negros escravizados. Tudo pode ser considerado, mas libertar os negros sem indenizar seus “donos” foi uma pancada no orgulho dos fazendeiros e elite política da época.

Eis que surge a República, através de um golpe de alguns monarquistas da extrema confiança de D. Pedro II influenciados por alguns poucos republicanos. Regime este que depois de quase 125 anos (completa em 15 de novembro) ainda não se consolidou. De lá pra cá quanto sangue derramado? Quantos golpes? Quantas ditaduras? Da última, em 1964, o Brasil ainda não se recuperou. Mas enfim temos uma Constituição Federal mais cidadã, múltipla e livre. Mas até que ponto? O presidente é um “reizinho” por 4 ou 8 anos. Contudo não rege, mas em tese Governa e exerce também o poder de Chefe de Estado – coisa de monarquia absolutista. O Parlamento quando não baixa a cabeça para o executivo precisa ser pago para baixá-la. Grande parte do povo continua subempregado, quando não em situação de desemprego, nosso sistema de saúde é ineficaz, nossa Economia é forte, mas continua desigual, Educação e Culturas desvalorizadas social e politicamente. Só o povo é demasiadamente bom.

Por isso tudo, como mencionei no início deste texto, votar, tão somente, não é sinônimo de plena democracia. O incrível é que há mundo uma explosão de “Repúblicas”, mas no último estudo da ONU, dos 10 melhores países para se viver, 7 são Monarquias Constitucionais, onde o Monarca rege e um parlamento encabeçado pelo Primeiro Ministro governa. Sempre há governo, pois o povo soberano escolhe o partido ou a coalizão de partidos a governar e acompanha de perto as ações.  A estabilidade destes governos é impressionante. Nisso, eu fico imaginando (e se em vez de República, o povo brasileiro, tivesse no decorrer desses anos aperfeiçoado a Monarquia Constitucional que tínhamos. Estive lendo num dos muitos sites pró-monarquia que D. Pedro II, antes da Expulsão e Banimento, mandou ao Congresso uma Reforma Política, onde povo e parlamento teria mais poder).

Até hoje nunca se fez uma reforma daquela natureza, mas a cada eleição se fala em Reforma Política. Entretanto, o Brasil precisa mesmo é de Reforma de Estado. Olhemos para o presente e comparemos com um passado recente, desde a Nova República em 1985. A conclusão que tenho é que a “República” não é forma ideal para o exercício pleno da democracia. A história mostra o contrário nas novas monarquias ou nas antigas que se adaptaram, onde a participação cidadã é muito mais consistente. Particularmente não confio, aliás, passei a odiar o “ilegal” Regime Republicano Brasileiro, tornado legal, depois de mais de 104 anos de enrolação, em 1993. Até quando vai durar essa farsa? Só o povo dirá, pois é quem detém o poder, em se tratando de República ou de Monarquia.

Jornalista Graduado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – DRT/BA 4456 e Especializando em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro na referida Universidade.

Variadas
29 de Julho / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para a seleção de professores. Os aprovados irão ministrar aulas nos cursos de pós-graduação lato sensu da faculdade. Há vagas para as disciplinas de 'Assessoria de comunicação esportiva', 'Projetos em assessoria de comunicação e novas tecnologias de informação' e 'Assessoria de comunicação e mídias sociais'. O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de avaliação curricular de títulos.

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de agosto, das 15h às 21h, na Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Facape. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 15 de agosto. Outras informações estão disponíveis no site da Facape (www.facape.br), no link concursos.

Ascom Facape
Política
29 de Julho / 2014 às 22:00 | 2 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A candidata ao governo pelo PSB Lídice da Mata afirmou, nesta terça-feira, em entrevista à TV Aratu que fará uma gestão de Segurança Pública diferente dos dois governos anteriores - o do PT, com Jaques Wagner, e do DEM, com Paulo Souto. Ela fez críticas ao modelo das duas gestões e sugeriu uma nova concepção para a Segurança, baseada na proteção ao cidadão.

 "A violência começou a crescer ainda no governo Paulo Souto. E um dos erros de Wagner foi manter o paradigma de combate à criminalidade da politica de segurança do governo Paulo Souto", que, segundo ela, não deve se basear apenas no aumento do efetivo policial, na compra de mais equipamentos e mais armamentos, coletes à prova de balas e munição. Lídice falou da experiência de estados e municípios internacionais, como o caso de algumas localidades da Colômbia, que utilizou uma política diferente. "Cidades que diminuíram a criminalidade mundo afora o fizeram com a criação de uma forte rede de proteção social e com a integração entre o Poder Judiciário, Poder Legislativo, Defensoria, Ministério Público e sociedade organizada. 

Demagogia

Na entrevista, Lídice também criticou a demagogia de adversários que apresentam propostas "que não terão condições de executar". "Eu não vim aqui para ficar fazendo demagogia de última hora, para dizer que vou acabar com a criminalidade na Bahia. Posso dizer que vou diminuir a criminalidade", disse. Ela também afirmou que não tem interesse em uma disputa de ataque aos adversários, cenário que tem se desenhado entre os candidatos Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM).  "Quem sai melhor no debate não é quem fica brigando com o outro, falando mal do outro. O bom politico é aquele que apresenta sua proposta, que deixa claro o que pensa para a população", completou.
Ascom PSB-Bahia
Política
29 de Julho / 2014 às 21:26 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta terça-feira (29), da comemoração dos 101 anos de emancipação política do município de Pojuca. O evento começou com o hasteamento da bandeira na Câmara de Vereadores e foi finalizada com a celebração da missa na igreja Bom Jesus da Passagem, onde estiveram presentes o prefeito, Dr. Toinho, a presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Nunes, diversos vereadores, entre outras autoridades.

Na companhia do prefeito, o deputado parabenizou a cidade, ressaltando a honra de representar o município no parlamento. “É muito bom poder defender esta cidade que tem a frente um excelente administrador, o prefeito Dr. Toinho, um homem trabalhador que está sempre buscando garantir mais qualidade de vida aos pojucanos. Tenho sido testemunha dos avanços que a cidade conquistou. Juntos vamos trabalhar para garantir, ainda mais, qualidade de vida a população de Pojuca”, disse o deputado Roberto Carlos.

O prefeito, Dr. Toinho, representando todas as lideranças políticas do deputado Roberto Carlos, na região, aproveitou a oportunidade para agradecer ao parlamentar pelos importantes serviços prestados a Pojuca como, a liberação de $700 mil para o recapeamento asfáltico, ônibus escolar, ambulância, ampliação do 'Programa Minha Casa, Minha Vida' e muito mais. “Roberto Carlos esteve com o seu gabinete sempre disponível para nos receber, encaminhado todas as nossas necessidades ao governo do Estado, garantindo importantes ações para a nossa cidade. Por isso, quero ver a continuidade do seu trabalho, não só por Pojuca, como por toda a Bahia”, disse o prefeito.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
29 de Julho / 2014 às 21:01 | 3 Comentários

 

Neste final de semana, representantes de comunidades da região do Salitre, em Juazeiro (BA), debateram a necessidade de mudar o atual sistema político, que favorece a hegemonia de forças conservadoras em eleições dominadas pelo poder econômico.  A ideia é criar pelo menos 10 novos comitês e garantir a participação do maior número possível de pessoas na votação, marcada para o período de 1º a 7 de setembro deste ano. No sábado (26), foram lançados dois comitês, em Alfavaca e Recanto, abrangendo também as comunidades de Bebidas e Santa Terezinha. Já no domingo (27) aconteceu uma reunião com 15 associações da União das Associações do Vale do Salitre, com debate e exibição de vídeos da campanha do Plebiscito Popular, que tem a proposta de reformar o sistema eleitoral e fortalecer a democracia direta e participativa. A perspectiva é que, além das comunidades que já aderiram à campanha, novos comitês sejam criados em Pau Preto, Sobradinho, Curral Novo, Pateiro, Manga, Gangorra e Passagem do Sargento, no Vale do Salitre. Neste domingo (3), às 9h, será lançado o Comitê Popular na comunidade de Baraúna.

Ascom Plebiscito do Vale
Política
29 de Julho / 2014 às 20:27 | 15 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Em plena campanha o candidato a deputado federal pelo PSB Joseph Bandeira foi recebido com muita alegria pela comunidade do distrito de Massaroca na festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, domingo passado, dia 27/07. Joseph participou da programação religiosa e posteriormente manteve contato direto com o eleitor durante todo o dia na sede do distrito. “Me sinto renovado a cada contato com a população de Massaroca que sempre demonstrou um carinho enorme para com a minha pessoa”, declarou Bandeira.

Ascom Joseph Bandeira
Política
29 de Julho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Sobradinho se prepara para obter o selo UNICEF, um reconhecimento internacional ao esforço do município no cumprimento de políticas públicas voltas para as crianças e adolescentes. O "Programa Selo UNICEF Município Aprovado” ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de ideias, propostas e ações que melhorem as condições sociais do município, refletindo assim, na qualidade de vida e de oportunidades para o público infanto-juvenil.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município formou uma comissão pró-selo com o objetivo de realizar as ações importantes e atender as prerrogativas para essa conquista, tais como: reuniões com técnicos e gestores das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Educação; participação em encontros fora do município da articuladora - membro do CMDCA; Reunião com representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Conselho Tutelar.

Nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, no auditório da Colônia de Pescadores, será criado o “Nuca” -  Núcleo de cidadania dos adolescentes, uma ação obrigatória para que o município obtenha uma avaliação positiva na conquista do selo. O evento vai reunir os atores sociais envolvidos neste processo, articuladores, CMDCA, Ministério Público, agentes de segurança e os diversos segmentos da sociedade de Sobradinho.

Na próxima terça- feira, dia 5, a partir das 8h acontecerá o 1º Fórum Comunitário Pró Selo Unicef no Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães. O objetivo do Fórum é ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos no acompanhamento e controle social, destinados à infância e a adolescência. 

Durante o evento será elaborado um diagnóstico da situação deste público no município para, a partir daí, trabalhar no fortalecimento das políticas públicas de proteção as crianças e adolescentes que residem em Sobradinho.

"Estamos otimistas e confiantes de que nosso município é merecedor desta importante conquista. O Selo- Unicef vai possibilitar a construção de propostas e políticas públicas significantes para a melhoria das condições sociais do município e, neste sentido, proporcionar mais avanços na qualidade de vida, mais educação e conquista de direitos. Toda equipe da SEADS está empenhada na aquisição deste selo, que vai nos trazer para Sobradinho ganhos reais nos indicadores sociais", esclareceu Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho.

 

Ascom Sobradinho
Política
29 de Julho / 2014 às 19:33 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu neste mês de julho reunião com técnicos e enfermeiros da zona urbana e rural para discutir a implantação da vacina da Hepatite A no Calendário de Vacinação. O encontro aconteceu no auditório da Sesau e no Centro de Saúde III. A partir do dia 04 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a imunização para o publico infantil a partir de 1 ano até menores de dois anos (1 ano, 11 meses, 29 dias).

“Durante o treinamento os profissionais foram orientados a manusear o novo imunobiológico (Hepatite A), que até então não estava inserido no calendário básico de vacinação. Aproveitamos para repassar a agenda das campanhas e das vacinas de rotina do segundo semestre”, explicou a coordenadora do setor de Imunização do município (Rede de Frio), Renata Moreira.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Hepatite A é uma doença benigna e de incidência frequente nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. “A principal via de contágio é a fecal-oral (grande quantidade presente nas fezes dos indivíduos infectados), através de contatos entre os humanos ou por meio de água e alimentos contaminados. A prevenção é a medida mais importante para o controle desta doença, por isso a importância da vacinação”, afirmou Renata Moreira.

Por Vânia Castro/SESAU
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 19:00 | 13 Comentários

Envergonho-me de ser juazeirense Geraldo José, mais uma vez peço as autoridades juazeirenses que olhem para os moradores da Rua Cícero Feitosa e da Rua Mestre Lula, localizadas no Centro de Juazeiro. No local existe este lixão por falta de competência dos nossos políticos principalmente do prefeito Isaac Carvalho com os seus secretários e vereadores que não tem capacidade de governar uma cidade.  Já reclamamos várias vezes e a prefeitura limpa e população continua jogando lixo neste terreno, como morador sugiro que a prefeitura notifique o dono do terreno que está abandonado há vários anos.

Não podemos mais viver com as muriçocas, mosquitos da dengue, mosca, baratas, ratos, entre outros. Mais uma vez queremos que tomem providências, caso contrário iremos interditar as Ruas que ficam próximo ao Fórum, Grupo Escolar Cecílio Mattos e a Feira Livre.

Chega de conviver com estes desgastes. Juazeiro uma cidade de mais 200 mil habitantes e em pleno século XXI somos obrigados a conviver com isso. Sabemos que não podemos educar a todos, mas existe a lei que proíbe este tipo de desordem.

Agradeço em nome dos moradores,

Joaquim de Mattos

Variadas
29 de Julho / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário
 
No último dia 27 (domingo), foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para lembrar a data, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Dom Malan/IMIP, organizou diversas ações para funcionários da Unidade de Saúde. De 21 a 25 de julho foram realizadas atividades de pratica de relaxamento corporal, massagem e aferição de pressão arterial com o objetivo combater o cansaço físico, estresse e lesão por esforço repetitivo (LER) e controle dos níveis tesnionais. Já na segunda, 28, os funcionários receberam tratamento de pele com análise, limpeza, hidratação e rejuvenescimento.  
 
A nutricionista do HDM, Morgana Almeida, elogiou a iniciativa e aprovou a utilização dos equipamentos e o tratamento de beleza. "Adorei o resultado dos equipamentos de massagem, em alguns minutos traz muito relaxamento aos músculos. Estava com dores nas costas, e após a massagem, melhorou consideravelmente. Portanto, trabalhei bem melhor", descreve.
 
Já a assistente administrativa, Fábricia Xavier, realizou todos os exercícios e o tratamento de beleza. "Os equipamentos são excelentes, promovem bem-estar. Voltei ao trabalho completamente relaxada e com um tratamento de pele excelente", pontua. Segundo o técnico em segurança do Trabalho do HDM, Gilmar Batista,"Além de comemorar a data, nós realizamos essas ações pensando na saúde e segurança dos colaboradores. Uma semana de massagens e relaxamento corporal eleva a autoestima dos profissionais e proporciona um ambiente de trabalho ainda mais saudável", finaliza.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Espaço do Leitor
29 de Julho / 2014 às 18:00 | 11 Comentários

O lindo pôr do sol em Juazeiro, tendo como pano de fundo a imagem do Nêgo D`água e a Ponte Presidente Dutra, é uma foto de autoria do professor Edi Santana que a enviou ao Blog e a gente compartilha com os nossos leitores. A imagem só nos dá cada vez mais a certeza de que o nosso potencial turístico ainda é tacanhamente explorado.

Podem se deleitar! É de graça. 


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage