Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Abril de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 28 de Abril / 2017 às 18:30

ESPAÇO DO LEITOR: DE POETA E LOUCO...

Dizem os  mais velhos que, formiga quando quer se perder cria asas. Dizem  também que. ser  louco, é correr atrás de avião ou rasgar dinheiro. Dizem ainda mais, os filósofos,  os  do vulgo, que, pessoa de personalidade  ou de caráter enganoso, é aquela que ensina asno a cair com carga de ovos e não quebra-los.

Não sei, e nem quero entrar no mérito da discussão, de quem tem, ou não, razão nessa história, porém, ao cabo de algum tempo, ninguém ficará sem formar o seu próprio juízo de valor, sobre uma ou outra coisa. Ou a favor dos poetas, ou contra os filósofos, ou quem sabe, até em favor dos loucos de todo o gênero.

Todas essas definições se adaptam, muito bem, à todas aquelas pessoas que pretendem  ser mais espertas que os outros e, que por isso mesmo, de vez em quando, dão com a cara na porta, pois querem forçar a entrada com a mesma fechada, mas, nunca tomam isso como exemplo.

Ler Matéria Completa
Dr. Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado
publicado em 28 de Abril / 2017 às 18:00

Projeto da Codevasf estima produção de cebola em 15 mil toneladas e é destaque em evento internacional

O projeto público de irrigação Salitre, no Norte baiano, é o destaque da participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no 29º Seminário Nacional da Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, evento internacional que foi encerrado nesta sexta-feira (28) no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. 

Implantado e gerido pela Codevasf, o Salitre tem área plantada de cebola estimada em mais de 550 hectares e uma produção calculada pelos técnicos, para 2017, em torno de 15 mil toneladas. A expectativa de valor bruto de produção para este ano é de R$ 50 milhões. 

O projeto - considerado um dos mais modernos do país -, foi escolhido para a visita de campo dos especialistas argentinos, uruguaios e de nove estados brasileiros participantes dos eventos, que debatem a prática sustentável na produção da cebola, economia e melhoramento genético. 

Ler Matéria Completa
Ascom Codevasf
publicado em 28 de Abril / 2017 às 17:47

Ato Público em Uauá reafirma a luta de agricultores/as familiares contras as Reformas do Governo Temer

Na manhã desta sexta-feira (28) diversos lugares do Brasil sediaram manifestações contra as mudanças propostas pelo Governo Michel Temer, principalmente com relação às Reformas Trabalhista e da Previdência, as quais ameaçam diversos direitos dos/das trabalhadores/as. Em Uauá, no sertão baiano, foi realizado Ato Público com a participação de aproximadamente mil pessoas.

A concentração aconteceu na entrada da cidade, reunindo caravanas vindas de outros municípios da região, uma multidão que caminhou até o centro da cidade, encerrando o Ato com falas em frente ao Banco do Brasil. Valdivino Rodrigues, da Articulação Estadual de Fundo de Pasto, uma das entidades organizadoras do Ato Público, disse que foi importante a realização do Ato em Uauá pra firmar que o sertão também é contra essas medidas.

A agricultora Maria Soledade Tolentino, do município de Casa Nova,também participou do Ato porque entende que "nossos direitos estão indo de água abaixo, por isso que nós estamos aqui na rua pra defender nossos direitos de trabalhadores rurais, de mulheres e todos os setores". Ela é enfática ao defender que se não houver resultados com essa primeira greve geral, o Brasil deve parar e se for necessário ocupar a capital do país. Outras opiniões também foram nesta linha, mostrando que as/os trabalhadores/as estão dispostos a barrar qualquer tipo de mudança que venha a provocar retrocessos para a população.

A Rede de Escolas Famílias Agrícolas da Bahia – Refaisa também esteve representada na manifestação e o militante Crispim Ribeiro, membro da Rede, afirmou que a necessidade de ir pra rua hoje é de todos/as os/as trabalhadores/as do campo e da cidade, pontuando que um governo ilegítimo está deslegitimando também a classe trabalhadora no Brasil. "Nosso país na sua história viveu de fases, tivemos uma fase em que o governo ouviu mais os trabalhadores e a gente garantia direitos, hoje nós não estamos sendo ouvidos, então a força que os trabalhadores tem é a mobilização", comentou.

O Ato em Uauá foi organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro, Central das Associações Integradas de Uauá (Cachiu), Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de  Uauá,  associações comunitárias de Uauá, Canudos e Curaçá, com o apoio da gestão municipal de Uauá. Participaram do ato também Sindicato dos trabalhadores Rurais de Canudos, Curaçá e Campo Formoso, vereador Jerônimo, Deputada Estadual Fátima Nunes, Sindicato dos Servidores Municipais de Uauá e diversas associações comunitárias dos municípios de Canudos, Curaçá, Uauá, Pilão Arcado, Remanso, Juazeiro, Itiuba, Monte Santo, Campo Formoso, Casa Nova, Sobradinho, entre outras entidades e movimentos sociais.   

Ascom Ato
publicado em 28 de Abril / 2017 às 17:30

IFBA DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017

Está disponível o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado 2017.As matrículas para os dois cursos, inclusive para os aprovados em Administração para ingresso no segundo semestre acontecerão de 02 a 04 de maio de 08h às 12h, de 13h às 18h e de 19h às 20h30min.

Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Documento Oficial de Identidade (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
b) C.P.F (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
c) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (1ª à 8ª série ou 1º ao 9º ano), acompanhado de Histórico Escolar
completo (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada), para candidatos ao curso Segurança do Trabalho,
forma integrada:
d) Certificado de conclusão do Ensino Médio, acompanhado de Histórico Escolar completo (fotocópia com o original
ou fotocópia autenticada), para candidatos ao curso Administração, forma subsequente:
e) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
f) 01 (uma) foto 3x4 tual;
g) Título de Eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 anos (fotocópia com o
original ou fotocópia autenticada);
h) Prova de que está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos (fotocópia
com o original ou fotocópia autenticada);
i) Comprovante de Vacinação Antitetânica (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada), conforme determina
a Resolução nº 19/2006

O início das aulas está previsto para o dia 15 de maio de 2017.

Confira a seguir o resultado:

Curso Técnico em Administração 

Curso Técnico em Segurança do Trabalho 

Curso Técnico em Administração 2017.2

Com informações do IFBA
publicado em 28 de Abril / 2017 às 16:30

Saae responde denúncia sobre desperdício de água na região do Salitre em Juazeiro

Na manhã de hoje (28), o Blog Geraldo José postou a denúncia enviada pelo leitor André D. Santos sobre o desperdício de água tratada na região do Salitre, em Juazeiro (Veja Aqui). Sobre o assunto o Saae enviou a seguinte nota ao Blog: "Com relação à caixa d'água na Fazenda São Gonçalo, no Vale do Salitre, o setor de Divisão do Interior já tomou conhecimento e está enviando um técnico para fazer a substituição da bóia, que deve está com alguma avaria. As equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro estão diariamente visitando todas as regiões do interior, identificando problemas e buscando as soluções".

publicado em 28 de Abril / 2017 às 16:00

Violão roubado no centro de Petrolina

Nessa última terça-feira (25/04/17), na Avenida Barão do Rio Branco, Nº 1095, foram furtados de uma eletrônica que realiza reparação em instrumentos musicais em Petrolina, um violão da marca FOX, captação FISHMAN, corpo maciço, cor amarela e preta, bem como o seu case semi-sólido, conforme imagem abaixo:

O violão furtado foi adquirido novo em 2007 pelo seu único dono. Trata-se de um instrumento que não é mais produzido atualmente, portanto, possui poucos exemplares no mercado. Qualquer informação relevante que leve ao destino do bem indevidamente apropriado por terceiros será de grande valia para a recuperação do instrumento.

E-mail de contato: andersongbi@gmail.com

Fone de contato: (87) 99816 4550

publicado em 28 de Abril / 2017 às 15:29

Anísio Viana solicita reabertura de posto policial na Vila Massu em Casa Nova

O município de Casa Nova receberá uma nova viatura da Polícia Militar. A informação foi dada na última quarta-feira (26),  à Anísio Viana que participou de audiência no Quartel do Comando Geral da PM, em Salvador.

Na reunião, Anísio relatou os problemas enfrentados pela população de Casa Nova, em decorrência da criminalidade local, e ainda cobrou a reabertura do posto policial da Vila Massu.

O comandante Geral Anselmo Alves Brandão se comprometeu a fazer uma visita à cidade na próxima semana, para ver de perto a situação da região e viabilizar a reabertura do posto policial. 

Participaram da reunião o prefeito de Sobradinho Luiz Vicente, o diretor do Saae, Brandão, Jander Ferreira e Ebezio.

Ascom
publicado em 28 de Abril / 2017 às 15:00

Bancários de Juazeiro e Região foram às ruas nesta sexta-feira (28)

As reformas trabalhistas e previdenciárias estão gerando revolta em todo o país. Com o intuito de protestar, os bancários de Juazeiro e Região foram às ruas nesta sexta-feira (28). O movimento teve concentração às 8h da manhã, na APLB de Juazeiro e em seguida os sindicalistas e a população em geral percorreram as principais Ruas do centro da cidade em direção ao Banco do Brasil.

"Estamos nas Ruas com o objetivo de demonstrar força e mobilização contra as reformas. Não podemos simplesmente aceitar essas mudanças. Esse movimento é mais uma tentativa de defender os direitos da população", externou o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro Maribaldes da Purificação.

A Greve Geral é uma iniciativa das centrais sindicais e das frentes populares contra o avanço de uma pauta neoliberal que visa acabar com os direitos da classe trabalhadora. O objetivo do protesto, denominado "Vamos parar o Brasil", é alertar o governo de que a sociedade e a classe trabalhadora não aceitarão os retrocessos representados pelas reformas da Previdência e trabalhista que Michel Temer pretende aprovar.

Ascom/SEEB-Juazeiro
publicado em 28 de Abril / 2017 às 14:30

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS É LANÇADA

No dia 05 de maio de 2017, das 9h às 16h, acontecerá na Praça do Bambuzinho em Petrolina e na Praça do Paço Municipal em Juazeiro a  Campanha pelo o
Uso Racional de Medicamentos. A Campanha será realizada pelo Centro de Informação sobre Medicamentos, Núcleo de Assistência Farmacêutica e
Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vales do São Francisco.

Além dos estudantes, professores e profissionais de Farmácia participarão profissionais e estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia
da UNIVASF.

No dia do evento, serão prestadas informações e esclarecimentos sobre o uso correto e seguro de medicamentos, além da abordagem de alguns temas específicos
como o uso de medicamentos por gestantes, cuidados no uso de plantas medicinais, boas práticas de higiene e parasitoses, tratamento da tuberculose e medicamentos

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 28 de Abril / 2017 às 14:00

Juazeiro: Rondesp Norte chega de barco em ilha e estoura boca de fumo

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Norte estourou uma boca de fumo, apreendeu mais de 7kg de maconha na tarde de quinta-feira (27) e prendeu dois traficantes na Ilha de Nossa Senhora, localizada no município de Juazeiro, a 502 quilômetros da capital baiana.

Após receber denúncia de que na ilha estava ocorrendo tráfico de entorpecentes, a guarnição deslocou até o local utilizando um barco. Lá os policiais avistaram pessoas fazendo embalo de erva seca e abordaram dois homens, sendo um deles com passagem na polícia por tráfico de entorpecentes.

Na ação a PM apreendeu sete quilos de maconha acondicionados em quatro invólucros plásticos escondidos embaixo de uma árvore, 21 dolões da mesma droga e R$ 3.226,25 encontrados dentro de uma televisão.

No trajeto para a delegacia, o efetivo revistou o veículo de um dos criminosos, um WW Gol de cor branca, que estava estacionado nas proximidades do bairro Angari. No interior do carro também foram encontrados uma balança e oito dolões de maconha. Os acusados e o material apreendido foram encaminhados à delegacia local. 

Fonte: Rondesp Norte
publicado em 28 de Abril / 2017 às 13:37

Petrolina: Justiça confirma resultado das urnas e determina arquivamento de processo movido por Odacy Amorim

O juiz Sydnei Alves determinou o arquivamento do processo movido pelo deputado estadual Odacy Amorim contra a campanha eleitoral do atual prefeito de Petrolina Miguel Coelho. A decisão foi emitida, na noite desta quinta-feira, e considera improcedente a suspeita de abuso de poder político e econômico da chapa capitaneada pelo Partido Socialista Brasileiro, no último pleito eleitoral, no município sertanejo.

A decisão judicial foi encarada de forma tranquila pelo prefeito Miguel Coelho. "Recebo essa notícia da mesma maneira de quando fui informado sobre a tentativa da oposição de desrespeitar o resultado das urnas, com serenidade e a certeza da plena legalidade de nosso trabalho. Ao contrário do ex-candidato da oposição, nossas contas foram aprovadas. Isso já evidenciava que nossa caminhada foi limpa e justa. Espero que agora respeite-se não só a decisão sagrada do povo mas também o parecer da Justiça", ressaltou o prefeito de Petrolina.

Miguel Coelho foi eleito no ano passado com mais de 60 mil votos. Apesar da chapa do socialista ter as contas aprovadas pela Justiça Eleitoral, o candidato derrotado pelo PT, Odacy Amorim, moveu ação para impedir a continuidade da gestão do atual prefeito da capital do Sertão do São Francisco.

Junior Vilela Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho Foto Ivaldo Reges
publicado em 28 de Abril / 2017 às 13:30

Prefeitura de Juazeiro e ACCOSSF realizam XI EXPOVALE

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) realizarão de 09 a 14 de maio, no estacionamento do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, a XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE).

O evento pretende oportunizar aos pecuaristas da região melhorias tecnológicas e discutir avanços e perspectivas de mercado para o setor pecuário do Vale do São Francisco. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, a intenção da Expovale é fomentar e divulgar o setor em todo país. "A Bahia é o primeiro produtor nacional de caprinos e o segundo de ovinos, sendo Juazeiro a maior região produtora do estado. Este evento tem fomentado a cadeia produtiva da caprinovinocultura, possibilitando uma qualidade de vida melhor ao produtor rural e, consequentemente, estimulando a permanência deste no campo", observou.

Segundo a diretora de desenvolvimento econômico, Lilian Koshiyama a programação do evento pretende contemplar os diferentes produtores envolvidos com a atividade, desde aquele considerado de base familiar ao grande produtor. "Serão inúmeras atividades durante os seis dias de evento, a exemplo do curso de inseminação artificial, o encontro de criadores de caprinos sobre a integração da produção de carne, o programa de transferência de embriões, a implantação do projeto de 500 matrizes de boer para o município de Juazeiro, além da 'Nordestina da Raça Boer' (carro chefe do evento) e o segundo torneio leiteiro de caprinos", informou.

Animais, máquinas, tratores, veículos, implementos agrícolas, estarão presentes em uma área total de 1000 m². Zilton Alves, presidente da ACCOSSF, informa que "o público estimado para este ano é de 30 mil pessoas, onde estarão presentes 200 expositores e mais de 1500 animais, para ocupar as 210 baias disponíveis". O evento terá a participação de entidades, empresários rurais, técnicos, pesquisadores, fabricantes de máquina e equipamentos, produtores de insumos e de sistemas agroindustriais, além de fabricantes e distribuidores de embalagens.

A XI Expovale também conta com o apoio do Governo da Bahia, ABC Boer, ACCOBA, Juá Garden Shopping, Embrapa Semiárido, Rapport Hotel, Sebrae, Codevasf, DNA Agronegócios e Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC).

Lene Radina/ASCOM PMJ
publicado em 28 de Abril / 2017 às 13:00

Prefeitura de Juazeiro participa de reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

Nesta quinta-feira (25) a gerente ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Josefa Galdino, representou o município de Juazeiro na 18º Reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHS) que aconteceu na cidade de Jacobina-BA.

No encontro foi discutido o acompanhamento do Plano de Bacia do Rio Salitre, a reestruturação e emponderamento das Câmaras Técnicas do CBHS.  Além disso foi apresentado o Projeto do Canal do Sertão que está sendo elaborado pela empresa Geo Hidros com objetivo de levar água para o consumo humano e animal, sustentabilidade das atividades da pecuária e revitalização e segurança hídrica dos perímetros irrigados existentes. Esse projeto irá beneficiar 44 municípios.

O projeto ainda prevê 300 quilômetros de canal abrangendo 190 hectares e que irá conter plantio de 19 mudas de sequeiro a cada 15 km. Para Arakem Maltez, diretor da Geo Hidros "é necessário uma assistência técnica em extensão rural para conscientizar a população quando a utilização desse recurso. Além de dar água ao pequeno produtor, é preciso prepará-lo", pontuou. 

"Precisamos de chuvas para aumentar a vazão dos rios e uma conscientização ambiental, para conseguirmos melhorar a situação do meio ambiente. Para isso, devemos ampliar as discussões sobre a situação da região do Salitre", pontuou Josefa Galdino.

Ascom PMJ
publicado em 28 de Abril / 2017 às 12:30

MPF conclui que questionamentos ao edital do Eixo Norte não têm amparo legal

O Ministério Público Federal (MPF) publicou parecer favorável à Comissão Permanente de Licitação do Ministério da Integração Nacional, que coordenou o processo de licitação para as obras do trecho 1N do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A decisão foi tornada pública nesta quinta-feira (27). O trecho anteriormente estava sob a responsabilidade da Mendes Júnior, que anunciou, em junho de 2016, incapacidade de continuar os serviços no projeto.

Em seu relatório, o MPF reafirmou o entendimento da própria Justiça Federal de Brasília: os argumentos apresentados pela construtora Passarelli, que foi desclassificada da concorrência por não cumprir as regras do Edital RDC 07/2016,  não têm amparo legal.

"No que concerne à alegação autoral de mudança de exigências havidas no Edital 07/2016 em comparação com os editais anteriores, sabe-se que cada procedimento licitatório possui especificidades. Portanto, compete à própria Administração propiciar uma melhor adequação entre o objeto do certame e as exigências editalícias para consecução deste, inexistindo qualquer obrigatoriedade em se manter dispositivos previstos em editais licitatórios anteriores", cita o relatório.

Ler Matéria Completa
Ascom Ministério da Integração Nacional
publicado em 28 de Abril / 2017 às 12:00

NOTA DO PROJETO REDESCOBRINDO A CAATINGA

A comissao de mídia do VII Redescobrindo a Caatinga vem por meio desta nota informar a toda a comunidade academica do Vale do São Francisco que hoje (28/04/2017) os minicursos que estavam previstos para acontecer irão ocorrer normalmente no prédio da UPE Campus Petrolina. Lembrando que o do turno da tarde começará as 14 horas seguindo ate as 18 horas e o do turno da noite começarâ as 19 horas ate as 21:30.

Nos temos a convicção do quanto é importante essa greve geral que está acontecendo em todo o Brasil e por sinal a apoiamos,  porem decidimos manter o evento por conta da divulgação que já tinhamos realizado e por conta dos ministrantes dos minicursos. 

Diante disso contamos com a presença de todos. 

Atenciosamente, 

Comissão de divulgação de mídia do VII Redescobrindo a Caatinga. 

publicado em 28 de Abril / 2017 às 11:23

Investimento de R$40 milhões define centro de pesquisa e desenvolvimento para Petrolina

Até a primeira quinzena de junho, traremos para Petrolina [PE] um centro de pesquisa e desenvolvimento, com investimento de R$40 milhões, e que vai estudar energias alternativas para a região, indicou o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, que participa do 1º Fórum de Energias do Sertão, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em parceria com o Sebrae, e que acontece durante todo o dia desta quinta-feira (27), no auditório do Senai.

"O centro deve ficar pronto em dez meses e nossa expectativa é aproveitar o aeroporto, universidades, escolas técnicas e o Sistema S, para convergir os futuros estudos e podermos transformar a cidade num polo de tecnologias energéticas", afirmou ao público do evento. "O Brasil está voltando a crescer e nós precisamos estar integrados nesse crescimento, principalmente no setor elétrico, cujo potencial é enorme", acrescentou.

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 28 de Abril / 2017 às 11:00

Univasf adia para 2 de maio sessão pública de licitação para construção do auditório do Campus Sede

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica o adiamento da sessão pública referente à Concorrência Pública para Construção do Prédio do Auditório e Urbanização de seu Entorno – Campus Sede (CP 03/2017), que estava marcada para esta sexta (28), conforme o Edital N° 3/2017. A sessão será realizada na próxima terça-feira (2), às 9h, na Sala da CPL, no 2º andar da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O adiamento da sessão ocorre em conformidade com o item 21.6 do Edital, que determina: “21.6. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação da Comissão em sentido contrário”. 

Ascom Univasf
publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:49

GREVE GERAL: Ponte Presidente Dutra foi interditada por manifestantes

A ponte Presidente Dutra foi interditada na manhã desta sexta-feira (28). Manifestantes que participam do movimento da Greve Geral e contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, marcada para esta sexta, ocuparam todas as pistas ao longo da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra e a interditaram por mais de uma hora promovendo grande engarrafamento em Juazeiro e Petrolina.

Os manifestantes das duas cidades, inclusive, promoveram um grande encontro ao longo da pista que só foi liberada perto de meio-dia.

Veja o registro:

VEJA VÍDEO DO MOMENTO EM QUE SUBIAM A PONTE NA DIREÇÃO JUAZEIRO-PETROLINA

publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:39

GREVE GERAL: TRABALHADORES TOMAM AS RUAS DA CIDADE DE UAUÁ

Em Uauá centenas de pessoas estão em caminhada pelas ruas principais da cidade em manifesto contra as reformas da previdência e trabalhista implementadas pelo Governo Temer.

O ato público começou no ginásio de esporte da cidade e agora percorre o centro de Uauá, organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Central das Associações integradas de Uauá (Cachiu), Sindicato dos Trabalhadores de Uauá (STR), Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, agricultores familiares do Território Sertão do São Francisco.

publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:36

Organização da Greve Geral em Salvador repudia ação violenta da segurança da CCR

As Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), e as centrais sindicais que, nesta sexta-feira (28), constroem a Greve Geral na Bahia repudiam, com veemência, a ação da CCR Metrô Bahia - concessionária responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador. A concessionária usou de violência para expulsar jovens e trabalhadores, mobilizados pela greve, que gritavam palavras de ordem na estação Iguatemi.

Os seguranças da estação, armados, foram orientados a lançar bombas e gazes contra os manifestantes, protagonizando cenas de selvageria, segundo as pessoas que assistiram à perseguição. Ao correrem dos profissionais da segurança, alguns dos estudantes e trabalhadores caíram e chegaram a ser pisoteados pelo restante do grupo em fuga.

Os presentes ouviram de um homem identificado como chefe da segurança que, se dependesse dele, seria "derramado o sangue dos vagabundos" que estavam sendo expulsos. Além do repúdio à ação, as entidades organizadoras da greve geral na Bahia também cobram apuração e tomadas de providências para punir os responsáveis pela violência.

Assessoria de Comunicação do PCdoB-BA
publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:33

PMBA disponibiliza informações atualizadas das manifestações na Bahia

A Polícia Militar da Bahia, por meio dos Comandos Regionais da capital, Região Metropolitana e do interior do estado, atualiza o andamento das manifestações desta sexta-feira (28) no estado.

Salvador e RMS

Na capital baiana, por volta das 8h45 houve um princípio de tumulto em frente ao Shopping da Bahia, pois os manifestantes tentaram impedir a entrada de funcionários e lojistas no estabelecimento comercial. Houve uma discussão entre as partes e a PMBA interveio mediando os interesses e encerrou o impasse.

Em Camaçari, por volta das 9 horas a Estrada da Cetrel foi liberada após negociação das equipes do 12º Batalhão com manifestantes, que haviam bloqueado a via com blocos de cimento. Já na Estrada da Cascalheira, a PM prendeu três homens com indícios de serem os autores de jogarem "miguelitos" (artefatos perfurantes) no leito da rodovia. O trio foi conduzido por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Polo Industrial e apresentado na 18ª Delegacia Territorial.

REGIÃO SUL

No município de Itamaraju manifestantes bloquearam a garagem de duas empresas de ônibus e policiais militares da 43ª CIPM estão no local.

Em Eunápolis, equipes da 7ª CIPM acompanham o bloqueio de uma das pistas da BR-101 em frente ao assentamento do MST.

Guarnições da 88ª CIPM fazem o isolamento no trevo da BA-001, entrada de Alcobaça, onde professores e sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) fecharam todos os sentidos da via e queimaram pneus.

Na cidade de Porto Seguro, equipes do 8º Batalhão negociam a liberação da avenida Outeiro da Glória, bloqueada por um veículo de lotação.

Em Ilhéus, no bairro Teotônio Vilela, na BR-415, um vereador da cidade utilizou o veículo para bloquear uma das ruas da região, mas policiais da 70ª CIPM negociaram e desobstruíram a via.

REGIÃO LESTE

Manifestantes deslocaram em direção à linha férrea no bairro Dois de Julho, município de Alagoinhas, e policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estão no local. Não houve bloqueio das vias e os veículos circulam normalmente na região. Com carro de som no Centro da cidade, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os Sindicatos dos Rodoviários e dos Comerciários participam da manifestação, que é acompanhada por equipes do 4º Batalhão.

Guarnições da 64ª CIPM acompanham o grupo concentrado na frente da Prefeitura de Feira de Santana e que pretende sair em passeata na região. Já na entrada da cidade, após a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), KM 520, na BR-324, policiais militares estão no local e acompanham os manifestantes.

REGIÃO OESTE

Policiais militares da 84ª CIPM acompanham manifestações que acontecem em Barreiras nas rodovias BA-135 e BA-242, que neste momento estão bloqueadas.

Em São Desidério manifestantes protestam de forma pacífica e policiais militares da 85ª CIPM fazem o acompanhamento.

REGIÃO SUDOESTE

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sudoeste acompanham a manifestação pacífica de estudantes em frente à Universidade Federal da Bahia (UFBA) de Vitória da Conquista e guarnições da 77ª CIPM acompanham manifestantes que estão reunidos em frente à fábrica da Azaléia, também no mesmo município. 

REGIÃO NORTE

Na cidade de Andorinhas há uma manifestação em que representantes do Sindicato das Mineradoras estão impedindo a entrada de funcionários da FERBASA. Policiais militares do 6º Batalhão acompanham a movimentação, que segue pacífica.

Já em Paulo Afonso desde as 8 horas manifestantes ligados ao MST, APLB e grupos indígenas protestam, de forma pacífica, na ponte e no Centro da cidade, sendo acompanhados por policiais militares do 20º Batalhão.

Ascom PM Bahia
publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:27

Deputado Roberto Carlos ressalta na Assembleia Legislativa a importância das obras do Metrô

O deputado Roberto Carlos (PDT), durante esta semana, parabenizou os governos de Jaques Wagner e o de Rui Costa por trabalhar para a construção da maior obra de mobilidade urbana da história da Bahia, a construção do metrô. “Com mais de 70% dos recursos financeiros do Governo do Estado, o metrô que começou no Governo de Jaques Wagner que, para mim, representa um dos maiores governadores da Bahia dos últimos tempos e, atualmente, encontra-se bem adiantado, sob o comando do nosso governador 'correria' Rui Costa que, em minha opinião, bem como Jaques Wagner, é um administrador de excelência e pisa firme no acelerador para conclusão desta tão importante obra, até 2018”, disse o deputado Roberto Carlos.

Segundo o parlamentar, o metrô é um meio de transporte, seguro, confortável, rápido e, ainda capaz de contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que limita a emissão de gases poluentes por passageiro conduzido, em comparação ao automóvel particular. “Além disso, o metrô, atualmente, atende 25 mil pessoas por dia, e após quase dois anos instalado já atendeu mais de 15 milhões de passageiros. A meta é que quando a Linha 2 estiver completamente inaugurada, até o final deste ano, atenda até 200 mil pessoas diariamente”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 28 de Abril / 2017 às 10:00

Prefeito de Juazeiro participa de último dia do 29º Seminário Nacional de Cebola

Nesta quinta-feira, 27, o prefeito Paulo Bomfim participou do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e a Embrapa, e tem a parceria com a Prefeitura de Juazeiro. No evento, foram debatidos temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrindo espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental.

Acompanhado da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraíza Carvalho, do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Isaac Carvalho, e do diretor do SAAE Joaquim Neto, o prefeito ressaltou a importância do evento. "A cebola é uma das culturas agrícolas mais tradicionais daqui da nossa cidade. Gera emprego e renda a muitas famílias. Nós não poderíamos deixar de apoiar um evento desta grandeza. Parabéns à organização e estaremos sempre à disposição para estabelecer parcerias que promovam o desenvolvimento de nossa cidade", declarou o prefeito Paulo Bomfim.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 28 de Abril / 2017 às 09:25

Espaço do leitor: Juazeiro, e a propaganda como vai?

Caros (as) leitores(as),

Gostaria de compartilhar uma insatisfação que nos acompanha desde a gestão anterior ao atual Governo Municipal: os gastos excessivos com campanhas publicitárias pelo Gabinete do Prefeito!

Se você tiver interesse e conseguir ter acesso à informação no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Juazeiro (Clique aqui), irá verificar que no ano de 2016, foram cerca de um milhão de reais gastos com peças publicitárias, entre: banner, outdoors, criação de comerciais, VTs. Nada contra a publicidade, reconheço a importância dos profissionais da área e acredito que as campanhas com fins educativos são importantes para a sensibilização e mudanças de hábitos da população. Por que não investir mais em Educação Ambiental, Cidadania, tema relevantes para o bem estar da população?! É necessário assistirmos diariamente propagandas de obras públicas, inaugurações? Onde está a crise dos gastos públicos?

Agora façamos uma breve avaliação do atual Governo: no primeiro trimestre o valor bruto das despesas pagas somam R$ 1.273.866,96. Você sabia que deste total foram gastos com uma empresa de Comunicação e Marketing o valor de R$ 304.021,53, ou seja, cerca de ¼ das despesas do Gabinete do Prefeito, são referentes a peças publicitárias no período de 19/01 a 15/03/2017?

Vale ressaltar que o Programa de Governo Paulo Bonfim (2017-2020) não contem  as palavras publicidade e marketing. Em relação à comunicação, está prevista a seguinte proposta: “Possibilitar a transparência, eficiência e eficácia da aplicação dos recursos públicos e da comunicação de seus resultados”. Quais são os resultados da divulgação do “Toda sexta feira tem obra”? Gostaríamos muito saber, afinal estamos diante de uma “gestão democrática”.

Parafraseando a canção: “Precisamos estar mais atentos e fortes”...

Com a palavra a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Tânia Cristina da Silva - Mestra em Administração (UFBA)

publicado em 28 de Abril / 2017 às 09:00

CÂMARA APROVA PROJETO QUE FOMENTA EVENTOS AGROPECUÁRIOS EM JUAZEIRO

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou durante sessão ordinária nesta quinta-feira (27) o Projeto de Lei 3.299/2017 que autoriza o Poder Público Municipal a fomentar eventos agropecuários e congêneres a serem realizados pelo Município de Juazeiro, de forma isolada ou parceria com a iniciativa privada, com infraestrutura e incentivos, inclusive, financeiro através de premiação em torneios de competição.

Da redação Fotos: Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.