Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Julho de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 24 de Julho / 2016 às 11:00

CBHSF: Plenárias eleitorais acontecem em Recife e Petrolina

As cidades de Recife e Petrolina sediarão as plenárias eleitorais pernambucanas do processo de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Passado o período de inscrição e habilitação de entidades interessadas em participar da composição do colegiado, acontecem nesta etapa as plenárias eleitorais, por segmentos representativos, que definirão os nomes para a eleição, marcada para setembro, em Belo Horizonte (MG).

Em Recife, as plenárias eleitorais começaram no dia no dia 19/07, reunindo o Poder Público Municipal. Já no dia 25/07, às 9h, será a vez dos representantes do segmento Abastecimento Humano e, às 14h, do setor da Indústria. Na capital pernambucana, os encontros ocorrem na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), localizada na Avenida Cruz Cabugá, nº 1111 – Santo Amaro.

Todas plenárias em Petrolina serão realizadas no dia 27/07, a partir das 9h, iniciando-se com o segmento da Pesca, Turismo e Lazer. Logo depois, às 10h, será a vez do setor de Irrigação e Uso Agropecuário; às 11h, do segmento das Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa, e, às 14h, da área das Organizações Civis – ONGs. Os encontros na cidade serão na sede da agência delegatária AGB Peixe Vivo, que fica no Centro Empresarial Safira. Av. Dr. Fernando Menezes de Góes, nº 226, 1º andar/sala 105, Centro de Petrolina.

• Confira o calendário completo das Plenárias Eleitorais, clique aqui.
• Veja tudo sobre o Processo Eleitoral, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CBHSF
publicado em 24 de Julho / 2016 às 10:00

HOMENAGEM: DOMINGUINHOS ETERNO

Neste sábado, 23 de julho de 2016, lembramos três anos sem a presença física do “MESTRE DOMINGUINHOS”, ele que foi uma personalidade divina, provido de tudo de bom de um ser humano, simplicidade, luz, humildade, além do que todos nós sabemos, foi e é um dos maiores acordeonistas do mundo.

Dominguinhos é reflexo da escola do Baião implementado no mundo pelo “REI LUIZ GONZAGA”, mas que navegou por vários estilos musicais, do baião, forró pé-de-serra, chorinho, tropicália, MPB até o jazz.

Abaixo, apresento um resumo da obra e vida do “MESTRE DOMINGUINHOS”, extraído do DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MPB:

José Domingos de Moraes

Nascimento 12/2/1941 Garanhuns, PE 
Morte 23/7/2013 São Paulo, SP

Seu nome artístico foi uma sugestão de Luiz Gonzaga, que considerou que o apelido de infância, Neném, não o ajudaria na trajetória artística. Em 1957, aos 16 anos, fez sua primeira gravação, tocando sanfona num disco de Luiz Gonzaga, na música "Moça de feira", de Armando Nunes e J.Portela. No mesmo ano, em viagem ao Espírito Santo, com Zito Borborema e Miudinho, formou um trio, batizado de Trio Nordestino. Tomou contato com outros ritmos musicais e aprendeu a tocar samba e bolero. Tocou na gafieira Cedo Feita, Churrascaria Gaúcha, boate Babalaica e Dancing Brasil. Ainda na década de 1960, tocou no regional do Canhoto juntamente com Meira, Dino e Orlando Silveira acompanhando artistas de Rádio. Em 1965, foi convidado por Pedro Sertanejo, então diretor da recém-inaugurada gravadora Cantagalo, para gravar um LP destinado ao público migrante nordestino e, com isso, voltou a tocar forrós e baiões. Em 1967, fez parte de uma excursão de Luiz Gonzaga ao Nordeste, como sanfoneiro e motorista. Também fazia parte do grupo a cantora pernambucana Anastácia. Os dois iniciaram então uma carreira artística conjunta e um relacionamento amoroso, que os levou ao casamento. Em 1972, foi convidado por ele a trabalhar com Gal Costa e Gilberto Gil. Viajou para a França com Gal, acompanhando a cantora baiana em apresentação no Midem, em Cannes. De retorno ao Brasil, participou do show "Índia", da mesma cantora. Posteriormente, trabalhou um ano e meio com Gilberto Gil que  gravou o maior sucesso de Dominguinhos, em parceria com Anastácia, "Eu só quero um xodó".

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Julho / 2016 às 09:00

REFORMA DA PRAÇA CENTRAL DO BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO

O prefeito Isaac Carvalho, na última quinta-feira (21), fez saber aos comunitários Jorge Lopes e Jailson Cunha, a despeito de que já foi licitada a reforma da praça do Bairro Alto do Cruzeiro, que daqui há uns 30 dias (trinta dias), estará começando a obra.

Ao sabermos fomos tomados de alegria, haja vista, que a mesma se encontra sucateada, necessitando de uma reforma no seu estado físico. A praça é o ponto de encontro de famílias e amizades da comunidade.

Lembramos de que esta é uma reinvindicação antiga da comunidade, associação e comunitários acima citados. Portanto, a comunidade do Bairro alto do cruzeiro volta a agradecer ao prefeito Isaac que reformou o posto de saúde (UBS) e demoliu a escola José Padília de Souza e fez uma escola nova com o mesmo nome.

Aguardamos uma quadra poliesportiva no Bairro Alto do Cruzeiro. Valeu prefeito, muitíssimo obrigado!

Jailson Cunha

publicado em 24 de Julho / 2016 às 08:00

TRADIÇÃO MARCA MAIS UMA FESTA DO COLONO EM MANIÇOBA

O Blog e a Rádio Transrio estiveram acompanhando ao longo deste sábado (23/07), a 36ª Festa do Colono do Projeto Maniçoba. A programação foi aberta logo cedo no NH1 com a alvorada festiva, seguida de desfile cívico, partida de futebol Maniçoba X Bebedouro, celebração de missa, o tradicional churrasco festivo e à noite shows com Sérgio do Forró, Novo Destak, André Mendes e É Massa É 10.

Maniçoba se destaca pela produção de manga, uva, coco, goiaba, mamão, maracujá e melancia, sendo que as mangas do tipo Tommy e Palmer são exportadas para a Europa. Para isso o perímetro dispõe de quatro Packing House em áreas empresariais e um em área de produtores familiares.

O evento além de diversos políticos, a maioria deles pré-candidatos no pleito deste ano em Juazeiro, contou também com a presença do novo Superintendente Regional da Codevasf Misael Neto. “É sempre bom voltar aqui nesse projeto que é uma referência para todo vale do São Francisco e que depende minimamente da Codevasf. Os colonos se organizaram e além de fazer essa festa bonita, eles tocam o projeto só, mesmo tendo a Codevasf como parceira” explicou Misael Neto.

A Festa do Colono é um evento tão importante tanto pela festividade em si quanto pela homenagem prestada aos agricultores do campo. Vários pré-candidatos a prefeito de Juazeiro estiveram na Festa do Colono em Maniçoba, entre eles: Roberto Carlos (PDT), Joseph Bandeira (SDD), Carlos Luciano (PSB), Paulo Bomfim (PCdoB) e Ana Angélica (PT).

publicado em 24 de Julho / 2016 às 07:00

Flambinho lança pré-candidatura a prefeito de Curaçá

Neste domingo (24), em Riacho Seco, distrito de Curaçá, acontecerá o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Flamber Feitosa, popular Flambinho, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A carreira política de Flambinho começou em 2008 quando foi eleito vereador sendo o candidato mais votado no município. Nesse ano Flambinho, com 18 anos, foi eleito um dos vereadores mais jovem do Brasil. Em 2012, Flambinho tentou a reeleição e conquistou mais uma vez o posto de vereador mais votado em Curaçá.

A sua pré-candidatura a prefeito surge do apoio de amigos, familiares e dos partidos (DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSL e PTB) que compõem o bloco de oposição em Curaçá.

“Essa pré-candidatura é um novo desafio. Um desafio de quem quer ver Curaçá crescer em todas as esferas e sair do atraso em que se encontra. Eu sou do interior de Curaçá, venho com a força do interior para mostrar que podemos escrever uma nova história para Curaçá”, ressalta Flambinho.

O lançamento da pré-candidatura de Flambinho terá início às 15h, no Apollo Club, e contará com a presença de várias lideranças comunitárias e políticas da região.

Ascom/Flambinho
publicado em 23 de Julho / 2016 às 23:00

Salvador e Juazeiro sediam plenárias eleitorais do Comitê do São Francisco

O processo de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) prossegue na Bahia com nove plenárias eleitorais já agendadas, no mês de julho, para as cidades de Salvador e Juazeiro. Passado o período de inscrição e habilitação de entidades interessadas em participar da composição do colegiado, acontecem agora as plenárias eleitorais, divididas por segmentos representativos, que definirão os nomes para a eleição, marcada para setembro, em Belo Horizonte (MG).

As plenárias eleitorais baianas começam em Salvador no dia 20/07, às 10h, reunindo o Poder Público Municipal. Já no dia 25/07, às 9h, será a vez do segmento Indústria e Mineração e, às 10h, Abastecimento Humano. Às 11h, estarão reunidas as Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa, enquanto às 11h30 o encontro mobilizará os Consórcios Municipais.

Na capital, os encontros ocorrem na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), localizada na Av. Luiz Viana Filho, 3ª Avenida, 390, Plataforma IV Norte – Centro Administrativo da Bahia (CAB). Já em Juazeiro, as plenárias acontecerão no dia 26/07, a partir das 9h, iniciando com Pesca, Turismo e Lazer, seguida do setor Hidroviário, às 10h; das Organizações Civis, às 10h30, e do segmento Irrigação e Uso Agropecuário, às 11h. Os encontros na cidade serão no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), que fica no Conjunto Habitacional Juazeiro 3 Lotes – 1.

• Confira o calendário completo das Plenárias Eleitorais, clique aqui.
• Veja tudo sobre o Processo Eleitoral, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CBHSF
publicado em 23 de Julho / 2016 às 22:00

MPF/BA recomenda a ministros que tornem sem efeito a nomeação do superintendente do Ibama na Bahia

Neuvaldo David Oliveira é réu em quatro ações de improbidade e já foi responsabilizado por infração ambiental; recomendação será encaminhada via PGR

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu recomendações, em 20 de julho, direcionadas ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para que tornem sem efeito a nomeação de Neuvaldo David Oliveira para o cargo de superintendente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia, ou o exonere em caso de haver ocorrido a posse e exercício no referido cargo. De acordo com o órgão, a nomeação, publicada em portaria assinada em 18 de julho pelo ministro de Meio Ambiente Interino, Marcelo Cruz, pode ocasionar em conflito de interesses.

Segundo a recomendação, Oliveira já foi responsabilizado por infração ambiental e condenado a pagar multa pela instalação de rede de abastecimento de energia elétrica em área de preservação permanente, infringindo a Lei nº 9.605/98. Além disso, ele responde a quatro ações por improbidade administrativa, sendo duas movidas pelo MPF e as outras pelo Município de Caravelas, distante 844 km de Salvador.

O MPF entende que, empossado no cargo de superintendente do Ibama, Oliveira pode vir a influenciar em atos de gestão que lhe beneficiem diretamente, o que configuraria situação de conflito de interesse, conforme o art. 5ª da Lei nº 12.813/2013. No documento, o órgão ainda cita o Decreto nº 6.099/07, que prevê que os cargos comissionados do Ibama devem ser providos preferencialmente por servidores públicos de órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente, que não é o caso de Oliveira.

Ler Matéria Completa
Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
publicado em 23 de Julho / 2016 às 21:00

CÍCERO JOSÉ PROMOVE LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR

Quinta-feira, dia 21/07, o comunitário e sindicalista Cícero José, promoveu no Alto da Aliança o lançamento da sua pré-candidatura a vereador nas eleições municipais deste ano. O ato aconteceu no espaço de evento do bairro Alto da Aliança, com um grande público que pode ouvir o pré-candidato falar dos seus projetos caso venha ser eleito em 02 de outubro.

Lideranças como o presidente do PT Paulo Henrique Galdino que elogiou a história de luta de Cícero frente as forças sindicais e comunitárias e o vereador Tiano que enalteceu a organização do evento. Cícero recebeu apoio de diretores da Associação do bairro Alto da Aliança como Bartolomeu (Lameu) diretor de esporte e do diretor Social, Manoel Francisco, (Manoel do PT), ambos parabenizaram Cícero pelo bonito acontecimento.

Cícero Sales presidente do SINSERP, desejou sorte a Cícero José dizendo "pode contar comigo nessa empreitada". O evento ainda contou com a presença de lideranças de outros bairros como Ailton e o vice-presidente da Associação de moradores do Antônio Guilhermino Cícero Galego, Jane do Tabuleiro, Assis do Argemiro, a secretaria de ação social e do secretário de obra Jorge Barbosa, entre outras lideranças e militantes do PT. No final Cícero José agradeceu a presença do público e os apoios recebidos. "Estou feliz pelo público presente e pelos apoios que vem agregando ao nosso projeto que só cresce a cada dia".

Ascom Cícero José
publicado em 23 de Julho / 2016 às 20:00

PRE/BA instaura procedimento para identificar liminares que limpam a ficha de candidatos

Decisões judiciais estariam suspendendo as reprovações de contas proferidas pelo TCM /BA e pelo TCE/BA, tornando candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às eleições

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, nesta sexta-feira, 22 de julho, procedimento administrativo para identificar as concessões de liminares pela justiça que suspendem os efeitos de rejeições de contas dos gestores públicos declaradas pelas câmaras de vereadores, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios.

O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que tornem candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente. A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas.

Os Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União foram oficiados pelo procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, para que informem as decisões judiciais que suspenderam as rejeições de contas de gestores públicos. Também foram solicitadas informações à Procuradoria do Estado e a Advocacia-Geral da União sobre as providências adotadas para interposição de recurso contra as referidas decisões judiciais. Os promotores eleitorais buscarão informações junto às câmaras municipais.

Segundo Mello, as decisões liminares, por se basearem em fundamentos de ordem cautelar ou de urgência, podem ser cassadas por decisão do Tribunal competente, sendo fundamental acompanhar o andamento dos processos judiciais para atuação dos Promotores Eleitorais ainda durante a fase de registro de candidatura ou para ajuizamento do recurso contra a expedição do diploma, ao final do processo eleitoral.

Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
publicado em 23 de Julho / 2016 às 19:31

Em preliminar de jogo do Bahia, Ypiranga vence Juazeiro na Série B do Baiano

O Ypiranga somou mais uma vitória na disputa do Campeonato Baiano da Série B. Na tarde deste sábado (23), antes do duelo entre Bahia e Luverdense, o aurinegro bateu o Juazeiro por 1 a 0 na Arena Fonte Nova. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Lourival. A equipe comandada por Manoel Alex atuou com a seguinte formação: Léo; Alex, Ewerton, Yuri e Vicente; Rogério, Jefferson Silva e Lídio (Hugo Freitas); Kaynan (Endrick), Felipe (Lourival) e Peixoto. Com o resultado positivo, o Mais Querido chegou aos sete pontos conquistados. A equipe de Salvador volta a jogar no dia 31 de julho, contra o Atlético de Alagoinhas, no estádio Antônio Carneiro.

Foto: Tiago Caldas / ECY - Bahia Notícias
publicado em 23 de Julho / 2016 às 19:00

População de Itamotinga comparece ao Programa de Governo Participativo com Paulo Bomfim

Na noite desta sexta-feira, 22, foi realizada no Distrito de Itamotinga a 6ª plenária do Programa de Governo Participativo para a pré-candidatura de Paulo Bomfim, pelo PCdoB, a prefeito de Juazeiro. Como tem sido nos demais encontros, a grande participação popular é destaque. O prefeito Isaac Carvalho e o deputado estadual Zó, além do presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado, estiveram colaborando com o evento.

No encontro, foi feito um breve relato sobre a situação caótica da cidade encontrada pelo prefeito Isaac em 2009. Mesmo assim, o prefeito montou uma boa equipe e iniciou o processo de mudança que a cidade tem vivenciado, como o grande investimento em educação, a melhor da Bahia, promoção do desenvolvimento econômico, consolidando Juazeiro como a cidade que mais gerou emprego no país, e o maior programa de habitação da história de Juazeiro, com 11 mil casas para 50 mil pessoas que viviam no aluguel ou não tinham onde morar. Tudo em parceria com o ex-presidente Lula, presidente Dilma, e os governadores Wagner e Rui Costa, além da credibilidade que o município adquiriu atraindo novos empreendimentos.

"A população nos cobra, mas reconhece os avanços, as conquistas na gestão Isaac Carvalho, e não quer perder isso. Para mim, é gratificante, pois mostra que estamos no rumo certo. E é assim que a gente vai  fazer, procurar as comunidades, procurar os bairros, distritos e pedir ajuda para montar o nosso plano de governo futuro, a partir de 2017. Entendemos que as populações precisam ter vez e voz. As comunidades precisam estar inseridas nos planos de governo e, assim, qualquer gestão vai poder governar com a comunidade, não para a comunidade", declarou Paulo Bomfim.

A agricultora Luzineide Menezes, disse achar muito importante a pessoa que pretende entrar na vida pública procurar ouvir a população.  "Eu acho muito bom, porque os outros políticos buscam não ouvir a nossa comunidade, não saber das nossas necessidades. E quando um político se dispõe a vir aqui, ele mostra pra gente que está interessado em solucionar os problemas. Acredito que Paulo está disposto em continuar o que o prefeito Isaac começou. E ele tem a história do povo Brasileiro, do agricultor que começa de baixo e que buscou o crescimento. Eu vejo ele como representante do nosso povo, dos agricultores. É um trabalhador", enfatizou a moradora do Projeto Curaçá NH1, distrito de Itamotinga.

O prefeito Isaac agradeceu a presença das pessoas no evento e reitreou a confiança em Paulo Bomfim. "Conhece a estrutura da gestão, participou de todas as decisões estratégicas. E como nós ainda temos muito coisa para melhorar, Paulo tem total condições e capacidade para continuar esse projeto. Mudamos muita coisa, principalmente para o interior, com pavimentação e cascalhamento de estradas vicinais, para o escoamento da produção e transporte escolar, construimos creches, escolas, postos de saúde, dentre outras ações. Ainda temos muito por fazer, mas não tenho dúvida que avançamos bastante", finalizou Isaac Carvalho.

Estiveram presentes no evento vereadores e pré-candidatos ao legislativo. Os anfitriões Roninho e Hélio Galego, Pedro Alcântara Filho, Agnaldo Meira, Gleidson Medrado, Pastor Ademar, Maria José, Inaldo do Saae, Anderson da Iluminação, Dudinha do Tabuleiro e lideranças comunitárias. As plenárias do Programa de Governo Participativo retornam na próxima segunda-feira.

Ascom Paulo Bomfim
publicado em 23 de Julho / 2016 às 18:00

Operação resgata 20 mil animais em municípios baianos

Uma operação conjunta realizada por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou 20 mil animais entre os dias 11 e 21 de julho. As ações aconteceram na Bacia do Rio Itapicuru e Vaza Barris, além dos municípios baianos de Euclides da Cunha, Canudos, Tucano, Monte Santo, Andorinha, Sobradinho, Cansanção, Uauá, Cícero Dantas, Quijingue, Nordestina, Banzaê e Ribeira do Pombal. Segundo informações da Polícia Militar, a operação ocorreu em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e teve também participação de órgãos como Ibama, Crea, Funasa e Inema. Entre as espécies resgatadas, estão pássaros e jabutis. Parte deles foi libertada no habitat e outra encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), em Salvador.

Fonte: BN
publicado em 23 de Julho / 2016 às 17:00

Remanso: Vereador Doutor faz opção por Marcos Palmeira e agita cenário político

O Presidente da Câmara de Vereadores de Remanso, cidade a 712 quilômetros de Salvador, termina a semana com o cenário político em efervescência. Na manhã desta sexta-feira (22/07), o Presidente da Câmara de Vereadores, José Ailton Rodrigues da Silva (Doutor – PTC), que já tem três mandatos consecutivos e foi eleito em 2012 com 1.200 votos, liderança em dezenas de povoados do município, que é predominantemente rural, fez pública a sua opção pela pré-candidatura de Marcos Palmeira (PC do B) que tem como vice o Professor Flávio da UNIFAN.

Fiel ao seu estilo, o Vereador Doutor preparou uma festa que reuniu mais de quinhentas pessoas vindas dos diversos recantos do município, e fez um discurso declaração que empolgou o plenário lotado da Câmara de Vereadores: “Sei que me elejo, mas para mim o importante é eleger Marcos Palmeira. Chega de tanto descaso, chega de cuidar de poucos, chega de prefeitura para o mesmo grupo”.

Em plena manhã de sexta-feira, “para mostrar que quem está aqui veio para atender meu pedido”, com a Câmara e as ruas adjacentes lotadas de gente do interior, Doutor deu um recado, quase uma sentença final para o adversário de Marcos Palmeira” “Vamos ganhar no interior todo e levar respeito às pessoas do campo. Vamos fazer diferente e quero garantir, porque vocês me conhecem, que vou cobrar do Dr. Marcos trabalho e mais trabalho”.

Um dos mais aplaudidos dos presentes à Mesa foi o ex-prefeito Renato Rosal, que juntamente com os presidentes dos partidos PV, presidente do PC do B, PPS, participaram do ato de apoio e aliança entre o PC do B e o PTC. Estavam presentes pré-candidatos a vereador, o Vereador Humberto e presidentes de associações.

Para Marcos Palmeira “Doutor é um dos vereadores que não fogem do povo, ao contrário, ele insiste, fala, senta à mesa, caminha junto, divide as preocupações das comunidades e cobra”, considerando seu apoio “um dos mais importantes nessa caminhada da pré-campanha”.

O apoio do Presidente da Câmara estilhaça a base de apoio do adversário de Marcos Palmeira e é o ápice de uma sequência de golpes políticos que vem sofrendo na última semana: problemas na Justiça e indefinição sobre se é ou não candidato; falta de sucesso em se desligar da imagem do atual prefeito, que pelo visto, será seu último aliado e o envio de diversas representações à Justiça Eleitoral local por estar utilizando as redes sociais em campanha antecipada e pagando para impulsionar curtidas no Facebook.

As ruas da cidade refletem esta agitação. Em Remanso a campanha está a pleno vapor, tocada pelo desespero de quem não quer deixar o poder que detém há 12 anos ininterruptos, mas, para Clementino as coisas não andam boas.

Ascom PCdoB Remanso
publicado em 23 de Julho / 2016 às 16:00

Geração eólica cresce 77% e consumo de etanol, 18,6% em 2015

A matriz energética brasileira ficou mais limpa no ano passado, principalmente com o crescimento significativo do consumo de energia proveniente de fontes eólicas e do etanol. Simultaneamente, caiu a demanda por gasolina, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou nesta sexta-feira (22) a edição deste ano do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN).

O relatório revela ainda que, no ano passado, o consumo de energia proveniente de fonte eólica aumentou 77,1% em relação a 2014 e que o de etanol cresceu 18,6%. Ao mesmo tempo, o consumo de gasolina caiu 9,5%.

A nova edição do relatório apresenta em detalhes a contabilização da oferta, da transformação e do consumo final de produtos energéticos no país, tendo por base o ano de 2015. O BEN mostra que a oferta interna de energia (total disponibilizado no país) atingiu 299,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, registrando uma redução de 2,1% em relação ao ano anterior.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 23 de Julho / 2016 às 15:00

Comunitário denuncia obra de saneamento no bairro Tabuleiro

O comunitário Davi Lima procurou a redação do Blog Geraldo José nesta sexta-feira (22) para fazer mais uma denúncia referente as obras de saneamento básico que estão  sendo executadas pela cidade.

Segundo Davi Lima, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, por intermédio do governo federal, está construindo uma obra de saneamento no bairro Tabuleiro em um terreno que é de posse da família do morador, já falecido, Leonel Moreia. Para Davi a construção é irregular, pois ameaça o patrimônio e a estabilidade da família.

“A esposa do comerciante Leonel está passando por maus dias em ver o seu patrimônio ser invadido pelo poder público. Os membros da família nos procuraram e apresentaram os documentos do terreno. Os tratores e caçambas estão trabalhando em uma área que está em litígio”, disse o comunitário.

Davi disse ainda que uma documentação sobre a construção foi enviada a Controladoria Geral da União. “A família tem a escritura da propriedade. O prefeito de Juazeiro e o ex-diretor do SAAE podem responder por improbidade administrativa por usar os recursos de forma irregular. É bom que o prefeito verifique isso por que nós vamos até o fim na investigação da aplicação dos recursos em Juazeiro”, concluiu.

Da redação
publicado em 23 de Julho / 2016 às 14:00

PTB realizará convenção partidária no dia 31 deste mês

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) irá realizar no dia 31 de Julho 2016, das 09h às 17h, no colégio Municipal Paulo VI, em Juazeiro, a sua convenção de homologação dos pré-candidatos para as eleições municipais deste ano.

No encontro serão debatidos os seguintes temas:

01 – Deliberação sobre coligações;

02 – Denominação das coligações;

03 – Escolha de candidatos a: prefeito, vice-prefeito e vereadores;

04 – Sorteio de números de pré-candidatos;

05 – Outros assuntos de interesses do partido.

Ascom/PTB
publicado em 23 de Julho / 2016 às 13:00

Projeto de lei estabelece que tatuagens sejam feitas apenas por médicos

Um projeto de lei pode mudar a realidade de tatuadores no país. A proposta PLS 350/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) estabelece que apenas profissionais com formação em medicina realizem invasão da epiderme e derme com uso de produtos químicos ou abrasivos, por exemplo, tatuagens. "Por não haver lei que determinasse o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, sua área de atuação privativa, alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária.

Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidade", diz o texto da matéria. De acordo com O Globo projeto tem gerado revolta entre os tatuadores profissionais, tanto que mais de 105 mil pessosa já se manifestaram contra o PLS no site e-cidadania - 75 mil são favoráveis. Algo semelhante já acontece na Coreia do Sul. 

BN
publicado em 23 de Julho / 2016 às 12:00

Campeonato Interbairro de Futsal será realizado em Juazeiro

O programa Geraldo José contou com a participação do deputado estadual Crisostomo Lima, popular Zó, nesta sexta-feira (22). Na ocasião, Zó informou que no mês de agosto terá início em Juazeiro o Campeonato Interbairro de Futsal. A abertura do campeonato está prevista para acontecer na Praça da Juventude, que fica entre os bairros Malhada da Areia e Antonio Conselheiro.

“Nós temos agora quadras cobertas e por isso o evento tem grandes chances de ser bem movimentado. O campeonato também será mais uma oportunidade de renda para os comerciantes da cidade”, afirmou o deputado Zó.

Segundo Zó, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) irá viabilizar os custos do campeonato com o pagamento dos técnicos, que serão do município, e a compra de uniformes.

O superintendente de Esportes do município, Gilberto Pacheco,  também participou da entrevista e salientou a importância da realização do campeonato na cidade.“Estamos satisfeitos com essa demanda dentro do calendário esportivo de Juazeiro. Nós sabemos que essa demanda é necessária para a cidade e também para as mulheres, pois elas poderão participar”, disse.

Por telefone, o Chefe de Gabinete da (SUDESB) Gustavo Miranda, deu mais detalhes sobre a organização do Campeonato de Futsal em Juazeiro. “A Federação Baiana de Futebol e a SUDESB estão juntas para fomentar o futsal na região norte da Bahia. Esse será o primeiro campeonato de muitos. Nesse ano o campeonato será realizado na sede e terá 16 equipes masculinas e 8 femininas. Espero contar com a participação dos atletas de Juazeiro”, pontuou.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 23 de Julho / 2016 às 11:00

Pré-candidato Paulo Bomfim se reúne com Delegados de Juazeiro

Durante almoço nesta sexta-feira, 22, delegados e delegadas de Polícia Civil da circunscrição de Juazeiro se reuniram com o pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Paulo Bomfim. Na ocasião, foram debatidas demandas da delegacia regional e sugestões para segurança pública no Plano de Governo para a campanha. O encontro teve a presença das autoridades policiais: Rosineide Mota, (Delegada de Apoio e Proteção à Mulher), Licelma Gomes (Delegada Adjunta),  Barcos Aíra (Homícidios) e Flávio Martins, Nélio Ferreira Neves, e Reginaldo César, delegados da 1ª delegacia territorial.

Segundo o pré-candidato, esse encontro é fundamental para que se estabeleça uma parceria entre município e Polícia Civil no combate à criminalidade. "Os delegados também entendem que a cidade avançou muito em todas as áreas, mas que ainda é preciso ter mais políticas direcionadas à segurança pública, um problema nacional, quiçá mundial, e que não se resolve com heroísmo ou excessos. Acredito que essa parceria, que já existe, seja ampliada e possamos oferecer à população de Juazeiro mais tranquilidade e bem estar", declarou Paulo Bomfim.

O encontro ainda teve a presença dos advogados Raoni Cézar e Francisco José (Franzé).

Ascom/Paulo Bomfim
publicado em 23 de Julho / 2016 às 10:20

Adalberto Cavalcanti confirma Anatélia Porto como sua vice na chapa do PTB que será homologada neste sábado (23)

Em reunião na noite desta sexta-feira (22), com sua equipe de pré-campanha à prefeitura de Petrolina (PE), o pré-candidato Adalberto Cavalcanti (PTB), confirmou o nome da Drª. Anatélia Porto (PTN), como sua pré-candidata a vice-prefeita, em busca de dias melhores por Petrolina.

Anatélia, já tem experiência política e legislou na Câmara Municipal (Casa Plínio Amorim), de 2009 até 2012, pautada na construção de uma Petrolina Mais Justa e Mais Humana, tendo exercido inclusive um mandato exitoso, fiscalizando o governo municipal e exigindo mudanças em prol dos petrolinenses.

" Tenho a satisfação de confirmar o nome da Amiga Anatélia, seja bem-vinda doutora e vamos abraçar esse povo sertanejo que pede mudanças e um novo modelo de gestão pública e participativa", enfatizou o pré-candidato Adalberto Cavalcanti.

Emocionada, a ex-vereadora falou da alegria de ser escolhida para compor a chapa com o PTB. "Estou muito feliz pelo convite aceito esse desafio para servir a minha terra Petrolina, vou ser com Adalberto Cavalcanti a mudança que Petrolina quer e precisa", pontuou Anatélia Porto.

Ascom Adalberto Cavalcanti
publicado em 23 de Julho / 2016 às 10:00

DEPUTADO AFONSO FLORENCE DEFENDE PERMANÊNCIA DA ALIANÇA ENTRE PT E PCDOB EM JUAZEIRO

Acompanhado do vice-prefeito Francisco Oliveira, o Deputado Federal Afonso Florence (PT) esteve este final de semana visitando o norte da Bahia. “Toda semana pegamos a estrada para visitar cidades do interior da Bahia, mas, acima de tudo, dialogar com o povo. Estive em Uauá, ‎Pilar, ‎Jaguarari, Juazeiro e Sobradinho. Bom encontro com lideranças e pré-candidatos de cada município” expressou o parlamentar ao radialista Geraldo José durante entrevista na Transrio FM, na tarde desta sexta-feira (22).

Afonso Florence admitiu que participou de encontros com os pré-candidatos Paulo Bonfim (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT), bem como com o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho “e o Partido dos Trabalhadores deve costurar uma aliança com uma das duas pré-candidaturas que é aliada do partido na Bahia e dá sustentação ao governo Rui Costa” explicou Florence.

Francisco Oliveira confirmou que anseia, deseja se manter na condição de vice, e para isso aguarda a decisão com serenidade. “Temos participado de todas as conversações com os partidos da base aliada e aguardo com muita serenidade a decisão do grupo do prefeito para que a gente possa dar continuidade a este projeto em Juazeiro” expressou.

Na noite desta sexta-feira (22), Afonso Florence ainda participou de uma grande plenária de lançamento do Plano de Governo Participativo (PGP), da pré-candidatura da legenda, representada por Adelmilson da Rocha, popular Tiziu, em Sobradinho.

publicado em 23 de Julho / 2016 às 09:00

PRÉ-CANDIDATO MÁRCIO FEITOSA REÚNE-SE COM MORADORES DO ALAGADIÇO, JOÃO PAULO II E ALTO DO ALENCAR

Dando continuidade ao projeto: JUAZEIRO A CIDADE QUE QUEREMOS, quarta e quinta-feira desta semana, dias 20 e 21 de julho, o médico otorrinolaringologista e pré-candidato à prefeitura de Juazeiro, Dr. Márcio Feitosa se reuniu com a comunidade dos bairros Alagadiço, João Paulo II e Alto do Alencar, para ouvir as necessidades locais.

Saneamento e saúde foram as principais reivindicações. Na ocasião Dr. Marcio ouviu a comunidade e falou sobre os projetos para melhorar o bairro e a cidade. O pré-candidato à prefeitura está desenvolvendo um trabalho visando a gestão de excelência e destacou que honestidade, responsabilidade e transparência com o dinheiro público serão a marca do governo.

Neste encontro com as pessoas, Dr. Márcio Feitosa, pré-candidato a prefeito de Juazeiro reafirmou o seu propósito de estabelecer uma nova história para Juazeiro - um novo tempo!

“Ouvir a comunidade para, juntos, construirmos um tempo novo em Juazeiro”. Foi bastante participativa e saímos tendo a certeza de que o anseio popular por uma administração séria e transparente é uma realidade” disse o pré-candidato.

publicado em 23 de Julho / 2016 às 08:00

LBV leva alimentos e material escolar para famílias do Vale do São Francisco

Um grupo de voluntários da Legião da Boa Vontade percorreu mais de 600 quilômetros de Salvador até as cidades de Uauá, Juazeiro e Sobradinho, para levar alimentos, roupas e material escolar para as famílias necessitadas dessas localidades. A iniciativa faz parte da campanha Diga Sim!, promovida pela LBV com o objetivo de ajudar famílias que vivem em extrema pobreza e sofrem com a seca e a fome no Nordeste do Brasil.

À medida em que o caminhão carregado de cestas de doações chegava aos povoados, as pessoas apareciam com um sorriso no rosto e os olhos esperançosos para receber seu os donativos. Os alimentos dos próximos dias estavam garantidos na mesa. "A dificuldade aqui é muita, agradeço a Deus e a vocês pelo que estão fazendo por nós. Essa cesta é uma resposta de Deus, estou levando para casa contente", expressou Marilene de Oliveira, uma das beneficiadas pela campanha.

Além das cestas, foram entregues também materiais escolares para as crianças. Lápis, borracha, caderno, lápis de cor e até mochila fizeram parte do kit que fez a alegria da garotada. "Essa doação chegou em um bom momento, meu filho estava precisando de caderno e agora já tem", disse Rizia Vieira.

Com a cesta nas mãos a senhora Maurília da Silva relatou que o trabalho na região onde ela mora é escasso e a falta de água é grande por conta da seca. "Aí a gente não tem como se manter mensalmente. Quando vem uma doação dessas é bem-vinda", relatou Marília, mãe de 4 filhos. Moradora de Serra dos Espinhos, a Cláudia Mota disse que a doação chegou em um bom momento. "Com a crise que nós estamos, a falta de trabalho tudo aqui é muito necessitado. Quando aparece uma oportunidade lavo roupa para ganhar alguma coisa".

A campanha continuará beneficiando com cestas de alimentos mais de dez mil famílias das regiões Nordeste (Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e também Norte (Acre, Amapá e Rondônia), além dos Estados de Minas Gerais (cidades do Vale do Jequitinhonha) e de Goiás (Trindade, Aparecida de Goiânia e Cavalcante). Cada cesta contém itens básicos e de acordo com os costumes de cada região.

Saiba mais sobre essa importante iniciativa no perfil LBVBrasil no Facebook. Para fazer doações, acessewww.lbv.org/digasim ou entre em contato com uma das unidades da Instituição (ver endereços no sitewww.lbv.org).

Ascom LBV
publicado em 23 de Julho / 2016 às 07:00

Charles Leão promove neste sábado encontro para debater propostas para plano de governo

Com o objetivo de elaborar um Plano de Governo Participativo (PGP) para a cidade de Juazeiro, o pré-candidato a prefeito, Delegado Charles Leão (PPS), estará neste sábado (23/07), das 8h às 12h, no Auditório do Rio Center Hotel, no Centro da cidade.

Na ocasião, o pré-candidato irá ouvir as pessoas e as demandas de Juazeiro, juntamente com o que foi exposto nas Ações 23 realizadas em diversos bairros da cidade e também na zona rural.

Desde o início da pré-campanha, Charles Leão tem percorrido o município, além de realizar círculos de debates temáticos com as mulheres, jovens e movimentos sociais. Todas as propostas estão sendo analisadas para compor seu Plano de Governo, com apoio do Povo de Juazeiro.

Ascom/Charles Leão
publicado em 22 de Julho / 2016 às 23:00

“Ironia do Destino”?! “Vingança da História”?! “A verdade tarda Mais Chega”?!

Diferente de tantas outras vezes, faço essa reflexão, exclusiva para o Blog do Geraldo José, movido pela chamada “paz de espírito”, que vivo, depois das discussões que travamos aqui - eu e pessoas aliadas ao político senhor Ednaldo Barros, principalmente as que evitaram identificar-se, que eu os criticava e os “acusava” de terem vergonha por muitas coisas que diziam ou por saberem que não estavam falando sério.

A verdade é que é enorme a quantidade de pessoas que saíram do grupo do prefeito Ednaldo Barros para o grupo de Juvenilson Passos, passando-os a serem meus aliados políticos circunstanciais, e, isso me deixa satisfeito por duas razões: fortalece eleitoralmente ao grupo político que pertenço; e mostra que os comentários que me opunha, nunca teve razão ao me criticar e ao elogiar o líder da extrema direita local (...).

“Ironia do Destino” é uma expressão popular que os mais velhos usaram quando uma informação desfazia de uma outra que alguém tentou impor como verdade. “Vingança da História” foi um questionamento e afirmação irônica que o saudoso Bispo Dom José Rodrigues fez ao receber um Título de Cidadania de Sento-Sé, no Fórum da Comarca onde havia sido xingado em um Júri Popular do famoso crime de um caso de grilagem de terra. “A Verdade Tarda Mais Chega” sempre foi uma expressão popular usada por quem precisou insistir bastante na defesa da verdade e no combate à mentira.

Portanto, eu não tenho como saber quantas pessoas que me opuseram aqui nesse debate, nem quantas passaram para o lado de cá, mas, não tenho qualquer receio de parabenizar aos que decidiram estarem aqui ao meu lado!... Espero que verdadeiramente eu possa dizer - sejam bem vindos “companheiros e companheiras”. Tem uma expressão filosófica histórica e estrangeira que diz: “A história condena e/ou absorve”!                                                                         

Laurenço Aguiar – Militante Socialista.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.