Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
17,9%
Atualizado em: 04/03/2015
Variadas
06 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

O artista plástico Cleuton César Ferreira, o Kekê de Bela, apresenta nova exposição nos dias 12 e 13 de março, ao lado do Paço Municipal, no Centro da Cidade. O homenageado desta vez é o apresentador e escritor Jô Soares.

Em entrevista ao jornalista Geraldo José na Transamérica FM nesta quinta-feira (05), Cleiton contou que já tinha planos de homenagear o Jô, e contou com a ajuda do amigo e jornalista Raphael Leal  para escolher o nome da exposição, que será intitulada “Um beijo no Jô”. “Há muito tempo queria fazer essa exposição, era um plano meu e de Raphael. Falei com ele na quarta-feira, e ele que mandou o título da exposição. Quero envolver todo mundo, quero levar o nome da minha cidade Curaçá e de Juazeiro para o mundo”, contou.

O artista plástico já homenageou Chorão, Jota Quest, Jorge e Mateus, Zezé e Luciano e Lulu Santos.

Política
06 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Na tarde da última quarta-feira (04), membros da Saneando, empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro, estiveram reunidos com o secretário João Pedro da Silva Neto, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) e com o Diretor de Planejamento, Antônio Pedrosa.

Durante a reunião foi entregue a versão final do segundo produto do Plano, que corresponde ao diagnóstico. O parecer é resultado das plenárias públicas realizadas em abril de 2014. Em dezembro do ano passado, a Saneando enviou o diagnóstico para apreciação do Comitê Organizador e Executivo do PMSB.

Ainda durante a reunião, foi elaborado o novo cronograma de trabalho do PMSB, previsto para ser concluído em outubro deste ano.

Por Irislane Pacheco/SEPLAC
Variadas
06 de Março / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas até o dia 16 de março as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que visa à contratação de dois professores bolsistas de língua inglesa para atuar no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As inscrições estão sendo realizadas na Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf, localizada no 2º andar da Reitoria, Campus Sede, em Petrolina (PE), das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. 

De acordo com o Edital nº 02/2015, podem concorrer às vagas candidatos licenciados ou licenciandos na área de Letras-Inglês. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os documentos solicitados no Edital. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo candidato ou por procurador. 

Os candidatos selecionados irão acompanhar os estudantes matriculados no My English Online (MEO), desenvolver material didático, ministrar cursos presenciais de inglês, entre outras atividades. O processo seletivo é composto por duas etapas: análise documental e avaliação didática. O resultado final da seleção está previsto para o dia 31 de março. 

Ascom Univasf
Esporte
06 de Março / 2015 às 12:24 | Nenhum Comentário

Buscando a manutenção do bom momento da Juazeirense no Campeonato Baiano de 2015, o presidente Roberto Carlos, alerta para a importância desse jogo diante do Esporte Clube Vitória, e convoca a torcida do Cancão de Fogo a lotar o Adauto Moraes e mostrar à Bahia a força do povo juazeirense. 

“Torcedores, chegou o momento da cidade de Juazeiro se reunir em prol do seu único representante na elite do futebol baiano, nada melhor do que um jogo contra o Vitória, que será televisionado para que sejamos reconhecido e respeitado. É extremamente importante que o torcedor compareça ao Adauto Moraes e incentive o elenco, que vocês sejam o 12° jogador. Esperamos todos vocês lá! ”

O confronto acontecerá nesse domingo (08) às 16:00 no Adauto Moraes, pela sexta rodada do Baianão, e tem tudo tem tudo para ser um espetáculo para os presentes. A venda de ingressos teve início nessa quinta-feira e está sendo feita nas bilheterias do Estádio Adauto Moraes, das 8 às 18 horas com valor promocional de R$15,00 até sábado. Não perca tempo torcedor e convoque todos os seus amigos para essa grande batalha e juntos vamos fazer uma Juazeirense cada vez mais forte!

Ascom Juazeirense
Política
06 de Março / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Médico e Vereador Dr. Pérsio Antunes que é o Vice-Presidente do Diretório do PMDB em Petrolina, esteve no dia 27 de fevereiro em audiência com o Vice- Governador Raul Henry em Recife. Dr. Pérsio que foi líder do Prefeito Julio Lóssio por 04 anos, tomou uma decisão de não acompanhar o Executivo Municipal na última eleição para Governador, causando um fato político naquele momento de grande repercussão no estado.

Aliado do Vice-Governador Raul Henry, esteve em Audiência dia 27 de fevereiro oportunidade que aproveitou para fazer várias solicitações para a população. A FACAPE hoje com um orçamento da ordem de aproximadamente 3.000.000,00 (três milhões) mensal, tem uma contrapartida do Governo do Estado da ordem de 10% (300.000,00) mensal, para estimular o Programa de Bolsa de estudo através do PROUPE (Programa Universidade para todos em Pernambuco).

O vereador que recentemente provocou o Reitor da UNIVASF, Prof. Dr. Julianeli Tolentino de Lima, quando pediu um bônus de 10% na nota do ENEM para alunos do Vale do São Francisco, fez gestão junto ao Governador Paulo Câmara para ampliar os recursos para 50% do programa para FACAPE, reduzindo pela metade o valor da mensalidade em todos os cursos da Autarquia.

Importante lembrar que o vereador que é Presidente da Comissão de Justiça e Redação e Relator da Comissão de Finanças e Orçamento, entende da dificuldade que tem o governo de estadualizar a autarquia por obstáculos jurídicos, então fez a justa reivindicação ao Vice-Governador.

Solicitou ainda, a intervenção de Raul Henry para que seja solucionada com urgência a problemática da água dos Projetos Irrigados, de forma a reduzir a incidência de doenças veiculadas através do líquido mais precioso que é a água. Aguarda, portanto, que os seus pleitos sejam atendidos pelo Governador.

Ascom Vereador Pérsio Antunes
Política
06 de Março / 2015 às 11:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) apresentou indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitando ao governador Paulo Câmara, do PSB, autorização para a realização de concurso público de professores nos campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em todo o estado. Odacy informou que esteve recentemente com o diretor do campus da instituição em Petrolina, professor Moisés Almeida, que apresentou o quadro de carência de docentes da Universidade, situação semelhante vivida em outros campi da UPE no estado. "O problema da falta de professores da UPE é de Petrolina e dos outros campi da Universidade, por isso demos entrada na indicação que será publicada no Diário Oficial acredito que desta sexta-feira, dia 6. Peço ao governador Paulo Câmara a realização do concurso para o corpo docente da instituição”, ressalta.

O parlamentar revela que esse assunto também foi tema da reunião da bancada de oposição ao governo na Alepe, na noite desta quarta-feira, dia 4 de março. Odacy também solicitou à deputada Teresa Leitão, do PT, presidente da Comissão de Educação da Assembleia para levar o problema da falta de professores da UPE para o âmbito da Comissão. "A deputada Teresa Leitão ficou de agendar em breve uma audiência pública para tratar esse assunto. Me coloco à disposição dos estudantes e de toda a instituição para buscarmos o caminho mais rápido de resolver esse problema”, registrou Odacy Amorim.

Segundo a indicação apresentada pelo deputado Odacy Amorim, a carência de professores na UPE vem se constituindo num problema crucial, prejudicando alunos e a instituição como um todo. O texto revela que até o ano passado, essa carência vinha sendo suprida com a contratação temporária de professores. Mas, a partir de 2015, os contratos temporários para docentes universitários foram proibidos por lei, sendo a única forma de ingresso do professor na instituição, a realização do concurso público.

"Portanto, espero sensibilizar o governo do estado para definir pela realização do concurso aqui solicitado nesta indicação”, argumentou o deputado estadual Odacy Amorim ao encaminhar sua solicitação a Paulo Câmara dando ciência também ao reitor da UPE, professor Pedro Henrique Falcão.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Policial
06 de Março / 2015 às 11:01 | Nenhum Comentário

A exatos 12 dias do assalto, ocorrido na agência do Banco do Brasil de Campo Alegre de Lourdes, na manhã desta sexta-feira, dia 6, foi  a vez da agência dos correios da cidade. Segundo as primeiras informações colhida no local, um homem dentro da agência dos correios anunciou o assalto, enquanto um outro em uma moto aguardava do lado de fora da agência. Não foi informado os valores levados pelos assaltantes.

A agência dos correios era a única alternativa para os usuários dos serviços do Banco do Brasil, fechado devido ao último assalto, no entanto, as dificuldades e transtornos para estes clientes e usuários irão aumentar ainda mais. Grande parte destes usuários já estavam procurando outros agências de cidades vizinhas (uma à 72 km e outra a 105 km), agora será preciso todos se deslocarem para estas agências.

Com informações e foto do Blog Lucas Nunes
Variadas
06 de Março / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário


 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou ontem (5), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a segunda convocação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Nesta segunda relação de convocados, estão os candidatos aos cursos com primeira entrada. Todos os convocados devem comparecer à 2ª Reunião de Chamada Pública, pessoalmente ou por meio de procuração, que será realizada na próxima quinta-feira (12), a partir das 9h (horário local). 

Os locais onde as reuniões serão realizadas constam no Anexo 1 da Portaria de convocação da SRCA e os convocados devem comparecer ao local com no mínimo uma hora de antecedência. A participação na Reunião de Chamada Pública é obrigatória para que o candidato garanta o seu direito de permanecer concorrendo às vagas remanescentes. Aqueles que mesmo sendo convocados não comparecerem à reunião do seu curso perderão esse direito. Os candidatos presentes às reuniões serão classificados por ordem decrescente de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas ou que não haja mais candidatos aptos. 

Os candidatos convocados para os grupos L1 e L2 (renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita) devem preencher o questionário socioeconômico, através do endereço eletrônico do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) e postar os documentos comprobatórios até 12 de março. Consulte Nota da SRCA sobre o procedimento. Mais informações podem ser obtidas no site da SRCA, pelo telefone: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: srca@univasf.edu.br. 

Ascom Univasf
Variadas
06 de Março / 2015 às 10:27 | Nenhum Comentário

O 7º Festival do Umbu começa nesta sexta-feira (06), no município de Uauá, localizado a 438 km de Salvador. Desde ontem já era possível perceber uma intensa movimentação na cidade.  Centenas de pessoas de outras regiões da Bahia, inclusive de outros estados, participarão do Festival.

O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade as iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece dentro do Festival.

Além dos negócios e contatos realizados, o Festival também contempla a formação dos participantes. Para isso a programação conta com diversas oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de vídeos, que abordarão temas como: agroecologia, consumo sustentável dos recursos naturais, empreendedorismo, entre outros. Alguns patrocinadores como: Sebrae, Procasur, Irpaa e SUAF participarão destes momentos. A sétima edição do Festival do Umbu, também em a CAR e as secretarias estaduais SDR e SJDHDS, como patrocinadores.

O Festival do Umbu ocupa dimensões maiores a cada ano, trazendo participantes de outros países. Assim, resolveu impulsionar o assunto suscitado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) que declarou 2015 como “O Ano dos Solos” e fez deste o tema da festa. Buscando aproximar o debate sobre a importância da utilização sustentável dos solos para a agricultura e consequentemente para a vida humana.

A VII edição do festival contará com presença de diversas autoridades, dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal, estadual e federal. No evento também acontecerão apresentações culturais e, durante à noite, shows musicais de Maviael Melo, Carla Visi e artistas locais, animarão o público. O evento termina no sábado (07). A organização estima que aproximadamente 40 mil pessoas, entre expositores, agricultores familiares, representantes de organizações e população em geral, visitem o Festival durante os dois dias.

Ascom 7º festival do Umbu
Política
06 de Março / 2015 às 10:00 | 5 Comentários

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Juazeiro Antonio Carlos Chaves procurou a nossa reportagem para externar a sua preocupação em relação aos diversos canais que cortam a cidade de Juazeiro. “Eles eram intermitentes funcionavam apenas quando chovia, mas agora não, se tornaram permanentes para escoamento de dejetos fecais e isso pode provocar um prejuízo enorme para a saúde da população. Para todo canto que se ande em Juazeiro a gente está rodeado de fezes”, denunciou Chaves.

Para tentar minimizar a situação Chaves encaminhou ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD), com a finalidade da instalação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito com vistas a descobrir porque não foram construídas as vinte elevatórias durante o saneamento da cidade. Justificou: “Diante do anúncio da construção de 20 elevatórias para bombeamento de dejetos humanos para locais de tratamento que afinal não aconteceu. Assim sendo, como não houve explicação para não construção das referidas elevatórias por parte do SAAE, que é uma caixa preta, isto é, não tem transparência, solicito a criação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para elucidar o mistério”.

Outra queixa de Chaves é em relação às lagoas de decantação. “Não houve a construção de nenhuma nova lagoa para receber os dejetos e promover o seu tratamento, embora a cidade tenha recebido várias empresas e diversos loteamentos e residenciais”, lamentou.

Variadas
06 de Março / 2015 às 09:30 | Nenhum Comentário

Os Brincantes da RDB (Rua de Baixo - Curaçá-BA), fazem parte de um projeto voluntário de fomento da cultura popular local que atualmente agrega mais de 50 crianças e adolescentes. Em janeiro deste ano os integrantes apresentaram-se com o Reisado Mirim em cerca de 20 residências, no carnaval animaram a festa momesca com o Bloco Afro-percussivo e se preparam para encenar a Paixão de Cristo no final de março e início de abril de 2015. Além dos eventos pontuais, a clientela é estimulada à não violência, ao respeito para com os idosos, respeito ao meio ambiente, respeito aos semelhantes, frequência e o bom desempenho escolar, além de uma relação mais próxima entre pais, filhos e famílias.

Mais uma vez a GALETA PRODUÇÕES eleva o nome de Curaçá-BA! Neste sábado dia 07 de março de 2015, os Brincantes da RDB (Rua de Baixo- Curaçá-BA) que já se compõe de mais de 50 crianças e adolescentes, estarão representando o município de Curaçá, quando apresentarão o Reisado Mirim e o Bloco AFro-percussivo No 7º Festival do Umbu a ocorrer na cidade de Uauá-BA. Agradecemos o apoio a: Prefeitura de Curaçá, Diretoria de Cultura do Município de Uauá-BA, Rádio Comunitária Curaçá FM e também aos pais e mães dos componentes que viajarão conosco.

Demis Santana (Ademir Santana Silva)

Fernadinho (Fernando Ferreira)

Wilson Sena

Adailton Sena

Esporte
06 de Março / 2015 às 08:58 | Nenhum Comentário

A equipe do Juazeiro Futsal estreou ontem (05) no Ginásio do SESC em Petrolina pela Copa TV Grande Rio de Futsal contra o "Atrás da Banca" de Petrolina e conseguiu um belíssimo resultado.

Equipe posando para nossas lentes antes da partida

Num jogo bastante disputado, prevaleceu a categoria e o entrosamento dos jogadores baianos que venceram a partida por 6 a 4.  Ewerton, que chegou de Caruaru para a competição marcou três gols, sendo o destaque da partida. Além dele, Ramón, Edmílson e um gol contra deram a vitória ao Juazeiro. Para Jeferson Bartolomeu, diretor técnico da equipe, a vitória deu confiança: "Tiramos o peso da estreia e vencemos também a ansiedade e expectativas" finalizou.

Ewerton, destaque do jogo com três gols

O próximo jogo do Juazeiro será no dia 14, as 19:h30 no SESC Petrolina. 

A torcida gritou o jogo inteiro...

VEJA MAIS FOTOS AQUI

CONHEÇA AQUI TODOS OS JOGADORES DO ELENCO

Variadas
06 de Março / 2015 às 08:29 | Nenhum Comentário

A Paróquia São João Batista, localizada no bairro João de Deus, na cidade de Petrolina, estará realizando hoje, dia 07 de março às 18:30, um Festival de Prêmios em prol a construção da Nova Igreja Católica do referido bairro. O mesmo será realizado ao lado da Igreja, e contará com a animação de Voz e Violão de Manoel Eufrásio, terá um mini parque para as crianças e algumas barracas com lanches.

A premiação será a seguinte: 1 moto ou R$5.000,00, 02 bicicletas, 01 TV, 01 liquidificador, 01 ventilador, 01 sanduicheira, 01 ferro, 01 panela de pressão e alguns brindes extras.

“O evento é importante porque a comunidade está ansiosa pela construção da nossa Igreja. A atual não comporta mais a quantidade de pessoas nas missas. E por isso queremos uma Igreja maior e moderna. São as primeiras iniciativas que estamos fazendo para que se concretize esse sonho”, conta o padre da paróquia, Pe. Evandro Santos.

O valor do bilhete é de R$10,00, e estão sendo vendidos de segunda a sexta, das 8hs às 12hs, na Igreja Católica do João de Deus, e também nas Igrejas das comunidades do N1, N2, N3, Vila Nova do N3, C1, Assentamentos Mandacarú e Terra da Liberdade, e também no dia do evento estarão sendo vendidos.

Participe, compre seu bilhete para ajudar nessa grande construção da Casa de Deus!

Fonte: Ascom - Paróquia São João Batista
Variadas
06 de Março / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A Ponte Audiovisual, em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, e com apoio da UNIVASF e da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizará no dia 07 de março a exibição do curta-metragem “Dançando e cantando na rua”.

O curta-metragem foi rodado acompanhando a peregrinação dos “Congos de Nossa Senhora do Rosário” e visa abordar o passado dessa manifestação cultural presente em vários locais do território brasileiro, além de mostrar que a prática dessa manifestação demonstra a existência de um catolicismo popular que exercita uma identidade negra.

O evento exibirá, além deste curta-metragem, Movimento dos Barcos, um documentário de Sérgio Ferro gravado na cidade de Xique-Xique e a mostra de um Cordão fotográfico, com Fotografia de Laysa Delmondes,  retratando olhares sobre  a manifestação da cultura popular que percorre as ruas de Juazeiro Cantando e Dançando no dia de Nossa Senhora do Rosário.

A projeção acontecerá na Praça da Bandeira, em Juazeiro-BA, a partir das 20:00 horas.

Variadas
06 de Março / 2015 às 07:24 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - CMDDM realiza neste sábado (07), a partir das 7h, a tradicional ‘Caminhada da Mulher’, que este ano presta uma homenagem aos 10 anos do CIAM, pelos serviços prestados as mulheres que sofrem  violência no município.

A Caminhada sairá da Lagoa de Calú, em direção a Praça Imaculada Conceição, e contará com a participação dos professores de Zumba, Cíntia e Felício, e as mulheres do grupo Baque Opará, que vão animar os participantes, e celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

De acordo com a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, as pessoas que vão participar da caminhada devem chegar mais cedo na concentração para receberem as camisas do evento. “Convidamos as mulheres e a população de Juazeiro para prestigiar a Caminhada e comemorar os 10 anos do CIAM, que em 2014 atendeu mais de 500 mulheres que sofreram algum tipo de violência, e realizou mais de 1500 consultas médicas”, ressaltou a gerente. Luana informou que até o final do mês vão ser realizadas palestras com temas direcionados as mulheres, dia de beleza, entre outros eventos.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Policial
06 de Março / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – “Base Sertão” – prenderam por volta das 10h, do dia 04 de março, traficante que vendia drogas para o próprio irmão, no bairro Tabuleiro.

Ao realizar rondas ostensivas no bairro Tabuleiro, a Guarnição da PETO 75ª CIPM observou um homem deslocando-se em velocidade quando percebeu a presença da viatura. Ao ser interceptado, o acusado identificou-se como Francisco de Assis Gomes dos Santos Filho e disse que estava fugindo da PM por que é viciado e no momento portava certa quantidade de droga, dispensada pelo caminho. Quando questionado sobre o local que adquiriu a droga, Francisco de Assis informou que comprou na casa de sua irmã Sammara Neury Gomes dos Santos.

Em seguida, a PETO 75 deslocou-se até a Travessa da Rua 15 do Tabuleiro, onde localizou a acusada, com 15 “dolões” de uma erva seca, provavelmente maconha, cinco celulares, R$ 46,90 em moeda e R$ 104,00 em cédulas, na residência dela.

Após a prisão da irmã, Francisco de Assis disse que a droga não era da irmã dele, mas pertencia sim a seu cunhado Erlanderson do Nascimento Santos, o “Boquinha”, que não se encontrava no local. Os acusados encontrados e os objetos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências, conforme ocorrência policial nº 1.525.  

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
Variadas
06 de Março / 2015 às 06:32 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (07), durante o lançamento do Programa Terra pronta do governo estadual, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), do Conselho de desenvolvimento rural sustentável e das Associações de agricultores familiares, ambos de Petrolina, solicitarão a liberação das horas máquina do Programa e as sementes para o plantio, destinados aos agricultores familiares da área de sequeiro da cidade. Com um período de chuvas curto, os agricultores esperam ser atendidos o quanto antes. Estarão presentes o secretário estadual de Agricultura e Reforma agrária Nilton Mota, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Gabriel Alves Maciel entre outras lideranças. O lançamento acontece na sede do STR Petrolina às 14:30 horas.

Assessoria de Comunicação do STR Petrolina Foto: internet
Política
06 de Março / 2015 às 06:00 | 4 Comentários

Ao participar do programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (05), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) informou que na próxima semana (segunda e terça), dias 09 e 10, vai participar de audiências no DENIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e Justiça Federal em Salvador com vistas a decidir sobre o terreno na Orla 2 onde seria construído o prédio sede da Justiça Federal na cidade.

Segundo Isaac, a Justiça Federal que já se encontra com os recursos para construção da nova sede teria aceitado a indicação do Poder Executivo no sentido de transferir a edificação do novo prédio nas imediações da Estação Ferroviária no João XXIII, ou na sede da antiga CAJ, no Distrito Industrial, cuja área ainda tem pendências com a Justiça.

“A boa notícia é que a Justiça Federal entendeu as nossas justificativas e há grandes possibilidades de um entendimento que possa satisfazer a todos. Espero que ao final de todo esse agendamento a gente confirme para o povo de Juazeiro essa informação e que a área da orla seja finalmente transformada numa área de lazer e entretenimento para nossa sociedade”, declarou Isaac.

Da redação com foto de Geraldo José
Esporte
05 de Março / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

No próximo domingo, será realizada a última rodada (6ª), da fase de classificação do campeonato baiano, 1ª divisão/2015.

É uma rodada de muita importância no que diz respeito a classificação. Vai definir as posições dos oito clubes que passarão para as quartas de final. Vai mostrar os quatro times que vão disputar o quadrangular da morte, que indica as duas equipes que serão rebaixadas para a segunda divisão.

Dois clubes que estão ali, juntos com a JUAZEIRENSE, nas primeiras colocações, jogaram ontem (04), pelo NORDESTÃO e pela COPA BRASIL. O CONQUISTA, líder do “BAIANÃO”, com 11 pontos, recebeu em casa, o Palmeiras de São Paulo. Não se deu bem, foi goleado por 4x1 e eliminado da competição.

Agora, o “bode” volta suas vistas para o campeonato baiano, domingo, vai jogar no seu campo, contra o COLO-COLO que está também em cima na classificação, com oito pontos, os mesmos que a JUAZEIRENSE tem.

Já o Vitória, vice-líder, com nove pontos ganhos, na quarta feira (04) à noite foi a NATAL-RN, enfrentar o AMÉRICA, pela COPA DO NORDESTE e alcançou um bom resultado fora de casa, vencendo por 3x1.

Esse resultado, dá ao rubro-negro baiano uma motivação maior para o jogo do próximo domingo, aqui, contra a SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE, que também está muito motivada, sabendo que um bom resultado frente ao VITÓRIA, leva o time, com ALTO ASTRAL, para as quartas de final, para isso, toda sua diretoria está ministrando para seus atletas, uma mentalidade positiva de boas perspectivas, para levar seus jogadores a um bom desempenho no jogo de domingo, contra o VITÓRIA no Adauto Moraes. O torcedor, também é peça muito importante nesse jogo.

Deve ir ao estádio, levando todo seu entusiasmo e incentivo aos nossos atletas que foram durante a semana, trabalhados técnica e psicologicamente, para esse compromisso. Para finalizar, uma noa noticia para o torcedor. Quem comprar sei ingresso até o sábado (07), vai pagar apenas R$15,00. No domingo, o valor da entrada vai ser R$30,00. Domingo, dia 08, é Dia Internacional da Mulher. Leve sua esposa, mãe, noiva, namorada, amiga, irmã, e todas as mulheres de sua família – Faça sua homenagem a mulher, no seu dia.

Então, vamos ao estádio, torcer por um bom resultado do JUAZEIRENSE, nosso representante no “BAIANÃO”.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Política
05 de Março / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

Integrantes do Fórum Baiano de Consórcios Públicos Territoriais reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e equipe, no auditório da Seplan, no Centro Administrativo da Bahia. O encontro teve como objetivo a apresentação das ações e planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentação das demandas do Fórum Baiano. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com os consórcios públicos territoriais e apresentou temas importantes para o desenvolvimento rural da Bahia, a exemplo do acesso à água, com a implantação de tecnologias de água para produção, regularização fundiária e ambiental, sementes para a agricultura familiar, habitação rural e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

“Para que possamos fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento e combater a pobreza rural será necessária a parceria com outras secretarias do governo estadual, consórcios públicos, prefeituras, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil”, afirmou. O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, apresentou ações da companhia, entre elas, dois projetos importantes, o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido, que terão suas ações iniciadas ainda esse ano de 2015, com um total de 2.500 projetos, e poderão ser acessados através de edital ou demandas espontâneas. “Precisamos estar mais próximos das pessoas que mais precisam, com ações efetivas, na implantação de políticas públicas que possam garantir a melhoria das condições de vida e a renda dessas famílias”, salientou. 

Durante o encontro, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, apresentou o planejamento estratégico 2015/2018 , estrutura da secretaria e a implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que responderá pelo conjunto de políticas públicas nos territórios e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). Essas unidades irão possibilitar a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos. A SDR, que tem como missão formular, articular e executar políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, tem como principais eixos estratégicos a infraestrutura rural, agroindustrialização e comercialização, abordagem territorial do desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural, reforma agrária e regularização fundiária e o fomento à produção.

Entre as demandas do Fórum Baiano de Consórcios Públicos estavam a proposta de construir uma pauta conjunta com a secretaria, além do fortalecimento e ampliação das ações para outros consórcios baianos. Foram apresentadas ainda demandas como o acesso à água, habitação e descarte de resíduos sólidos que já integram as metas da secretaria. Estavam presentes no evento, representantes da Seplan, prefeitos baianos e consórcios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Litoral Sul, Alto Sertão, Ciapra, Litoral Norte, Costa das Baleias, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.

Ascom SDR
Policial
05 de Março / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

Quem passar neste sábado (07) pela Avenida Souza Filho, nas proximidades da Praça do Bambuzinho vai perceber uma movimentação diferente. A partir das 9h30, Agentes de Trânsito estarão no local realizando Blitz Educativa que tem como foco além de conscientizar, homenagear as "motoristas" pelo seu dia. Conforme o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a maioria mulheres estarão abordando os carros nesta blitz. "Será uma ação diferenciada desenvolvida pela coordenação de Educação para o Trânsito", comenta Paulo.

Nesta operação as mulheres motoristas receberão materiais educativos referente ao trânsito, ainda uma lembrança pela passagem pelo "Dia Internacional da Mulher". Dados indicam que os homens abusam mais da velocidade e conduzem o veículo sem os documentos de porte obrigatório. As mulheres falam mais ao celular e estacionam em locais proibidos. Apesar de estarem pouco envolvidas em acidentes, elas devem estar atentas na hora de pegar o carro e enfrentar o trânsito.

Especialistas indicam que as mulheres são mais atentas ao volante, menos agressivas e se arriscam menos. Outro motivo é que muitas dirigem com crianças no automóvel, fator que aumenta a cautela feminina. Os acidentes com veículos de duas rodas também têm alto risco para o sexo feminino: 66% das indenizações por invalidez permanente foram pagas em acidentes envolvendo motocicletas. Já nos casos de indenizações por morte, 57% foram pagas por ocorrências envolvendo automóveis. 

Ascom EPTTC
Variadas
05 de Março / 2015 às 21:28 | Nenhum Comentário

A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento Regional Norte – CPRN, 3º BPM/Escola e Centro de Valorização do Policial Militar – CEVAP, realizará no dia 06/03/2015 - sexta-feira, às 08h, no Clube de Cabos e Soldados, em Juazeiro, uma manhã dedicada às Policiais Femininas das unidades pertencentes ao CPRN no município de Juazeiro e 3º BPM/ESCOLA. O evento contará com palestras, oficinas de cabelo e maquiagem, estética, aula de aerodance e atividades ludicas, tudo voltado para o lazer e bem estar de nossas heroínas. O evento faz parte da celebração do Dia Internacional da Mulher. O objetivo é a valorização da mulher, recordar às conquistas e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Comunicação Social do CPRN
Política
05 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Procurado pela representação da associação de moradores do Assentamento Primeiro de Maio em Petrolina com a proposta de ampliar o reservatório de água, o Secretário Ricardo Rocha esteve na última semana com o Superintendente do Médio São Francisco do Instuto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Vitor Hugo da Paixão Melo viabilizando a ação. A intenção é ampliar a capacidade do reservatório, melhorando o fornecimento de água para os assentados. Ao mesmo tempo o material de cascalho retirado será todo reaproveitado nas atividades do programa de pavimentação do município, servindo de primeira base.

Já o Incra vai colocar a disposição do Secretário uma equipe técnica composta por engenheiros para auxiliar no processo de ampliação do reservatório. "Não há espaço para entidades que resolvam trabalhar isoladas, por isso essa parceria entre município e Incra acrescenta às atividades tanto no setor político quanto administrativo e o beneficiado final é a população, nesse caso, garantimos mais um benefício para o desenvolvimento dos assentados", afirmou o Superintendente.

De acordo com o Secretário Ricardo Rocha, os representantes do Assentamento ainda irão realizar uma reunião na própria comunidade para ajustar toda linha de ação. O encontro ainda não tem data. "O Prefeito Julio Lossio vem intensificando as ações no sentido de garantir que novos locais recebem o programa de pavimentação, ao mesmo tempo em que outras diversas atividades buscam garantir que a cidade seja atendida como um todo", afirmou o Secretário Ricardo Rocha.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
05 de Março / 2015 às 20:32 | Nenhum Comentário

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as pacientes do posto de saúde Maria Alves Brandão, do bairro Alagadiço tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (05), participando de palestras educativas sobre a saúde da mulher e prevenção de Câncer de Mama e colo de útero, além da realização de exame do Papanicolau (prevenção de câncer do colo do útero) e teste de glicemia e café da manhã para as pacientes. 

A ação especial foi promovida pela equipe médica da unidade com o apoio da coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro e possibilitou que muitas mulheres pudessem ir à unidade para realizar exames e também obter orientações. 

A médica do posto, Luana Grabriela, destacou a importância da ação. "Essa manhã foi diferente para essas pacientes se sentirem valorizadas como mulher. Oferecemos um pouco de entretenimento com informação à saúde da mulher, como a importância do exame preventivo", disse a médica. 

Para a moradora do bairro Alagadiço, Rose Cleide a manhã foi muito especial. "Hoje foi um dia interessante, tivemos a oportunidade de falar do nosso papel como mulher na sociedade e discutir sobre pontos importantes na saúde feminina, além dos exames que fizemos", declarou.  

A mesma opinião foi compartilhada por Dona Cristina Andrade. "Estes eventos são importantes porque nos ajudam a aprender sobre a prevenção de câncer do colo do útero e outros temas sobre a saúde da mulher. A equipe de saúde do posto e a Secretaria de Saúde estão de parabéns pela iniciativa e agradeço por essa ação que foi realizada para homenagear o nosso dia", enfatizou.  

"Eu achei a iniciativa maravilhosa. Poderíamos ter tido a participação de mulheres da comunidade para discutir um tema tão importante, a saúde da mulher. A secretaria de saúde está de parabéns por essa ação e hoje me senti muito especial como mulher e aprendi muito durante o bate-papo com a Psicóloga Paloma, que destacou nosso potencial", concluiu a jovem Bianca dos Santos. 

Ascom PMJ
Política
05 de Março / 2015 às 20:00 | 3 Comentários

Devido à redução vazão do lago de Sobradinho, vem à tona um problema que, na verdade, é recorrente no município: a falta d’ água nas propriedades de agricultores familiares. Toda vez que a Chesf diminui a capacidade do lago, a água que passa pelo Canal da Batateira não alcança todas as propriedades, deixando no prejuízo muitas famílias que produzem através do programa governamental de acesso ao crédito fundiário. Este ano, grandes prejuízos já estão sendo calculados pelas famílias que cultivam goiaba, manga, maracujá, etc.

Esta problemática vivida hoje pelas comunidades, a exemplo de Terra Nossa, denuncia um problema histórico no município, a não conclusão do Canal da Batateira, uma obra resultante de um convênio entre o Governo Federal e a prefeitura de Sobradinho. O projeto previa a construção de 15 km de canal e só foi construído 6 km, segundo apuração do Ministério Público Federal (MPF). Cerca de 17 milhões de reais foram repassados ao município na gestão do prefeito Luiz Berti Tomás San Juan (1996-2004) e, mesmo com dez termos aditivos, a obra completa nunca foi entregue as três mil famílias que seriam beneficiadas, segundo o MPF.

Se feita em sua totalidade, o canal hoje garantiria água para produção agrícola e animal e a “realidade do município hoje seria outra”, diz o vereador Adilson Ribeiro (PT), que sempre acompanhou a expectativa das famílias desde a época em que realizava o trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural no interior do município. Segundo o presidente da Associação de Terra Nossa, Pedro Rodrigues, é preciso uma ação política urgente e que resolva o problema de uma vez. No momento está faltando inclusive água para beber, a qual chega através de uma adutora, informa o agricultor, alegando que a gestão atual já foi acionada, mas, em sua opinião, falta administração para resolver o problema.

Proposições

As comunidades que hoje sofrem a perda da produção a poucos quilômetros do Rio São Francisco não viveriam esse problema se o Canal da Batateira funcionasse como previsto e se houvesse de fato uma gestão da água no município. Hoje, criadores da área de sequeiro, a exemplo das comunidades de Tatauí, Canaã e Santa Tereza, às vezes se obrigam a comprar água de carros pipas para dessedentação animal. O município, no entanto, tem condições de investir em obras estruturantes para garantir o acesso à água a toda área rural, o que, inclusive, poderia ser feito com os recursos da compensação hídrica da Chesf (entre 21 e 25 mil/mês) e do fundo especial do petróleo (cerca de 18 mil/mês). Porém, “não tem uma ação estruturante feita pela atual gestão. É inadmissível Sobradinho ser abastecido por carro pipa. As famílias tem direito a água para beber e produção”, lamenta o vereador Adilson Ribeiro.

A pedido das organizações comunitárias, o vereador apresentou no primeiro ano do seu mandato um Projeto de Lei voltado para a “instalação e manutenção do Sistema de Abastecimento Hídrico Rural do Município de Sobradinho; e ainda, sobre a criação do Programa Municipal de Implantação e Manutenção do Sistema de Abastecimento Hídrico da Área Rural do Município”, contudo não foi aprovado e as famílias permanecem sofrendo com a ausência de uma política pública efetiva que assegure o acesso à água.

AsCom Adilson Ribeiro
Policial
05 de Março / 2015 às 19:29 | 1 Comentário

Policiais militares da Guarnição do PETO 75ª CIPM conseguiram interceptar um carro e evitar um sequestro em Juazeiro. Os policiais receberam a informação que havia ocorrido um o sequestro na noite desta quarta-feira (04), no Centro de Juazeiro. A viatura deslocou-se em direção à BR-407, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, bairro Castelo Branco a fim de realizar um bloqueio, quando um carro modelo FOX, com quatro homens, passou pela BR. Os policiais acompanharam o veículo e ordenaram que o condutor parasse para realização de abordagem. Segundo a PM, o condutor negou-se a parar e somente nas proximidades do bairro Dom José Rodrigues estacionou o carro, descendo três homens. Durante a abordagem, três homens fugiram, entrando rapidamente no veículo, que partiu em disparada. Foi realizada a abordagem no integrante que ficou e constatado que se tratava da vítima de sequestro Clemilton da Silva Oliveira Júnior, de 30 anos. Quando interrogado, a vítima não soube informar o motivo do sequestro. Clemilton agradeceu a atuação dos policiais: "agradeço primeiro a Deus e depois a Polícia Militar por estar vivo".

75 ª CIPM APREENDE DUAS ARMAS DE FOGOS NO TOURÃO

No último sábado (28), Policiais Militares da 75ª CIPM apreenderam  duas armas de fogo no Povoado do Tourão, próximo ao Distrito de Mandacaru, interior de Juazeiro-BA. A informação inicial era de violação de direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar, tipificada pela Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Ao chegar no local, a PETO 75 fez contato com a senhora Cíntia Nascimento da Silva, que informou ter sido vítima de agressões e de ameaça de morte, por seu parceiro José Barbosa dos Santos. De imediato, a Guarnição dirigiu-se até a residência da vítima, onde foi localizado o acusado e apreendido, em seu poder, duas espingardas calibre 12, de fabricação caseira, um cartucho intacto e uma pequena quantidade de pólvora e espoletas.

O acusado e os objetos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências legais.

 

Informações: 75ª CIPM
Política
05 de Março / 2015 às 19:00 | 2 Comentários

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro informa que a Avenida Girassol, no bairro Argemiro, estará interditada em alguns trechos, deste dia 05, até a próxima semana para a realização de reparos na pavimentação asfáltica. 

O trecho a ser interditado compreende o espaço entre o Supermercado Uni-Preço até o prédio do clube da Assenco. O serviço será executado pela SVC, empresa responsável pelas obras da Intervenção Urbana.

Ascom PMJ
Política
05 de Março / 2015 às 18:30 | 3 Comentários

Ao participar da posse da nova diretoria da União de Municípios da Bahia (UPB), o governador Rui Costa anunciou que vai instalar, no Centro Administrativo (CAB), um escritório de projetos em parceria com a União de Municípios da Bahia para "auxiliar as prefeituras na captação de recursos".  Com a missão de representar e defender os municípios baianos, fortalecer o Movimento Municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal, os novos dirigentes foram empossados na noite desta quarta-feira (4).
 
Além de Rui Costa, estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, como o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão. A solenidade aconteceu na sede da entidade, no CAB, em Salvador. Na ocasião, a presidente reeleita da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, empossou os integrantes do Conselho Consultivo da instituição.

Durante o evento, o governador disse que "vamos nos reunir com a União dos Municípios da Bahia e os consórcios para firmarmos mais uma grande parceria, que é a instalação dos consórcios municipais de saúde, onde iremos fortalecer a relação do Estado da Bahia com os municípios, tendo como intermediação estes consórcios, [o] que vai regionalizar a saúde no nosso estado".

A nova presidente da UPB explicou que o Conselho Consultivo é composto por prefeitos, os quais também presidem os consórcios públicos e associações regionais. O Conselho Consultivo, ao apresentar as demandas, irá fortalecer a entidade, afirmou Maria Quitéria. "As decisões não serão tomadas por uma diretoria de 17 integrantes, mas sim por pessoas que lidam todo dia com os problemas dos municípios e regiões".

Ascom Rui Costa
Variadas
05 de Março / 2015 às 18:00 | 9 Comentários

O Secretário Municipal da Educação e Esportes, Clériston Andrade, esteve no programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (05), oportunidade em que convidou a população a participar da inauguração amanhã dentro do programa “Toda sexta tem obra” no distrito de Carnaíba do Sertão.

Nesta sexta, 6 de março, a Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUC, entregará ao Distrito de Carnaíba, a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Matilde Costa. Nos últimos seis anos, desde que iniciou a gestão do prefeito Isaac Carvalho, a SEDUC vem se destacando na administração municipal por estar à frente das inaugurações de 13 novas creches, 75 escolas climatizadas e 77 escolas reformadas e ampliadas.

“Esta é a septuagésima escola climatizada no município, sede e interior, para nossa alegria e dos alunos, pois esta ação tem se refletido na redução da evasão escolar, no aproveitamento e rendimento dos alunos, além de maior comodidade do corpo docente e discente do município” explicou Clériston Andrade.

A Escola Matilde Costa, que possui alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, ganhou uma biblioteca, um laboratório de informática e uma sala de recursos, onde serão atendidas crianças com necessidade de atendimento especial. O piso do pátio foi completamente reformado, a cozinha ampliada e uma nova pintura geral foi feita. 

Da redação com foto de Geraldo José
Política
05 de Março / 2015 às 17:25 | 11 Comentários

Maior empresa produtora de componentes e aerogeradores da América do Sul, com capacidade para atender ao mercado interno, exportar, projectar, instalar, operar e prestar serviços de assistência técnica para usinas eólicas, a Wobben Windpower  está sendo instalada em Juazeiro, localizada no Distrito Industrial, e já está gerando cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos.

Recepcionado pelo engenheiro e diretor das fábricas Wobben no Brasil, Thomas Kraus, o prefeito Isaac visitou a obra do empreendimento na manhã desta quinta-feira (5). Na oportunidade, o gestor municipal verificou que a construção está em ritmo acelerado e em breve funcionará com toda a totalidade. Segundo o diretor da fábrica, a capacidade de produção será de cinco torres por semana.

“Além do potencial econômico, Juazeiro também está localizada numa região estratégica, no centro do Nordeste, e isso facilitará distribuirmos nossa produção para os demais estados. Temos uma estrutura que nos permite entregar o projeto pronto para produção de energia eólica, com garantia de 98% de possibilidade de geração”, explicou Thomas Kraus.

Dentro do complexo também haverá uma fábrica de produção de cimento com 3m³ por minuto para atender à demanda das torres. Além das condições criadas pelo município, através de projetos e parcerias público-privadas que têm alavancado o desenvolvimento econômico e cada vez mais atraído grandes empreendimentos, gerando emprego e renda para os juazeirenses, a vinda da fábrica de aerogeradores (torres eólicas de concreto) em Juazeiro foi uma conquista da força e prestigio político do prefeito Isaac Carvalho mediante gestão junto ao Governo do Estado.

“Com apoio da nossa base e compromisso do ex-governador Wagner, conseguimos trazer a fábrica para ser instalada em Juazeiro e a mesma vem se somar às demais empresas que aqui já chegaram, atraídas pela pujança econômica do município e grande vocação do nosso povo para o trabalho”, ressaltou Isaac, que estava acompanhado do vice-prefeito Francisco Oliveira, dos secretários Paulo Bomfim, João Pedro e Jorge Barboza, dos vereadores Eduardo Lopes, Anderson Alves, Sargento Bastos, Jean Gomes, Caffé e Anastácio, além de assessores. 

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Variadas
05 de Março / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Novas ações executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão facilitar e otimizar o acesso à água para 13,8 mil moradores das comunidades rurais de Nova Descoberta, Assentamento Mansueto de Lavor e Cristália, todos na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano. Num investimento de R$ 136 mil, a 3ª Superintendência Regional da Companhia irá promover a automação dos sistemas de abastecimento de água que vêm sendo implantados nessas comunidades.

As obras de abastecimento de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor contemplam cerca de 1,4 mil famílias mediante um investimento total de R$ 3,3 milhões da Codevasf, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o sistema Cristália integra 29 comunidades rurais em Petrolina; ele foi concluído em 2012 e beneficia em torno de 1 mil famílias, que já recebem água nas torneiras. Segundo o gerente de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf em Pernambuco, Elijalma Augusto Beserra, a automação é importante e necessária para a otimização do sistema. O gerente frisa que essa também é uma das exigências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para passar a administrar os sistemas.

“Essas intervenções servirão para tornar a operação desses sistemas mais eficiente, além de diminuir custos também com a manutenção. Outro benefício é que a automação atende à Compesa, que passará administrar o serviço”, frisou Elijalma. As obras de automação dos sistemas Cristália e Nova Descoberta, incluindo o Assentamento Mansueto de Lavor, deverão ser executadas em 120 dias. Elijalma informou que a empresa vencedora da licitação já iniciou a montagem dos canteiros de obras.

Os sistemas

Os sistemas de abastecimento d’água de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor consistem na implantação de uma adutora com extensão de quatro quilômetros, mais sete quilômetros de rede de distribuição e construção da estação de tratamento, além da colocação de hidrômetros. A obra inclui também a construção da estação de tratamento, a religação das redes de distribuição e a execução dos testes do sistema. A previsão é que o sistema esteja concluído e levando água às torneiras da população ainda neste primeiro semestre de 2015.

Ascom Codevasf 3 SR Fotos: CodevasfPE/divulgação
Política
05 de Março / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Petrolina inicia o planejamento para facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores dos residenciais Monsenhor Bernardino, Nova Petrolina e Vivendas Petrolina do Programa 'Minha Casa. Minha Vida'.

Nesta terça-feira, 03, o Secretário Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, a Secretária de Saúde, Lucia Giesta, e a Diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti, visitaram as unidades habitacionais com o objetivo de traçar o planejamento para facilitar o acesso aos serviços de saúde para esses moradores.

Segundo Julio Lossio, Prefeito de Petrolina, a meta é implantar as unidades básicas de saúde o mais próximo possível das unidades habitacionais. “Estamos trabalhando para que além da casa própria essas famílias possam ter o acesso a saúde e educação de maneira mais facilitada, o ideal é que as unidades sejam construídas dentro do residencial,  mas se isso não for possível, que pelo menos seja nas proximidades”, declarou o prefeito.

De acordo com Edinaldo Lima a segunda versão do Programa Minha Casa Minha Vida prevê a construção de unidades básicas de saúde, escolas e centros municipais de educação infantil, que são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que vão receber o novo empreendimento. “ Esse é um ganho que irá contribuir para que os moradores tenham suas necessidades básicas atendidas”, pontuou o secretario.

A instalação de postos de saúde nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, já prevista na Lei 11.977/2009, determina que o número de unidades básicas de saúde vinculadas ao Minha Casa, Minha Vida deverá obedecer, no mínimo, ao parâmetro de cobertura populacional estabelecido pela autoridade sanitária federal. Alem desse, outros requisitos devem ser observados, como estrutura física, equipamentos, profissionais e equipes de saúde necessários, todos fixados em regulamento federal.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Policial
05 de Março / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo, à 1h20 desta quinta feira (5), no Bairro Cidade Nova I, em Senhor do Bonfim.

Ao realizar abordagens, a guarnição encontrou no interior de um veículo um revólver calibre 38 com 6 munições e 98 pedras de crack. Os ocupantes do carro, Geomar Ferreira dos Santos, Damião José dos Santos e José Thiago do Nascimento, juntamente com o material apreendido, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil e autuados em flagrante.

Imagem ilustrativa da internet
Política
05 de Março / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Em média, Petrolina tem 50 comerciantes de pescados no município, mas apenas sete compareceram a capacitação promovida pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), um número baixíssimo que por vezes reflete na qualidade do produto vendido aos consumidores.

“Pela divulgação que foi feita através dos meios de comunicação tornando público o encontro, achamos o quantitativo presente muito baixo, mas estamos tranquilos, pois a AMVS vem cumprindo seu papel, principalmente, o educativo. Agora, vamos agendar a data do curso de manipulação de alimentos e colocar a equipe em campo. Lamentamos a ausência dos demais, porém estes não podem alegar que a PMP não está dando suporte”, afirmou o diretor-presidente da AMVS Jarbas Costa.

Há 15 anos Edmilton dos Santos, mais conhecido como Seu “Pilar”, vende pescado na Praça do Peixe, mas sabe da necessidade de sempre se atualizar. “Gostei bastante da Vigilância Sanitária ter preparado este momento anterior ao período de fiscalização, pois nos orienta melhor e erros que estejam ocorrendo sejam sanados”, ressaltou.

Durante a palestra estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do If-Sertão de Petrolina explanaram sobre a importância da origem do peixe, a manipulação, acondicionamento, conservação, temperatura a qual o produto é exposto, as características básicas de um peixe saudável ou não entre outros pontos.

Asscom
Política
05 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e o secretário de Ordem Pública, Jota Santos, estiveram reunidos na última terça-feira com um grupo de moradores da Rua do Juazeiro do bairro Areia Branca. O encontro objetivou a discussão do terreno onde será construído uma Unidade de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 24h, já que os moradores desejam que a finalidade do espaço seja para a construção de uma praça.

Petrolina é um dos 100 municípios que tiveram seu projeto para implantação do serviço integral, em um universo com mais de 5 mil municípios. “Para se ter uma ideia em Pernambuco somente Recife dispõe deste serviço no estado. Em Petrolina, a área escolhida, localizada na Rua do Juazeiro que está cadastrada, atende os pré-requisitos do Ministério da Saúde dentre eles a localização central. As árvores que existem no terreno nossa ideia é transplantá-las”, explicou a gestora.

Para a aposentada Maria de Lourdes Barros, 66 anos, a conversa foi “bastante proveitosa e a secretária nos atender com muita simpatia. Estou esperançosa que vamos encontrar uma alternativa benéfica para os dois lados, pois sabemos da importância do CAPS 24h”, disse. “A priori, ouvimos os motivos da população e agora vou me reunir com o prefeito Julio Lossio e o secretário Marcelo Cavalcanti para que possamos chegar a uma solução que seja melhor para população”, concluiu Lucia. Ainda estiveram presentes na reunião os vereadores Ronaldo do Silva e Maria Helena.

Ascom Prefeitura Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage