Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,1%
Atualizado em: 03/08/2015
publicidade
Variadas
05 de Agosto / 2015 às 09:00 | Nenhum Comentário

Cerca de 50 agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro realizam mutirão de limpeza no projeto Mandacaru I. No local, além do trabalho manual de varrição, capina, poda, e pintura de meio fio, as máquinas patrol, retroescavadeira e caçamba fazem à retirada de matagal e lixo limpando as áreas abertas na comunidade. 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, todo esse trabalho de limpeza realizado diariamente em Juazeiro visa atender a demanda de cada localidade e o bem-estar do cidadão. "Este é um trabalho que faz parte do nosso cronograma de ações para manter a cidade limpa e agradável para a população. O mutirão de limpeza atua com todos os serviços de uma vez só, proporcionando uma melhoria na comunidade. Essa também é a forma encontrada para atender com qualidade todo o município", finalizou Fernando.

Ascom/Juazeiro
Variadas
05 de Agosto / 2015 às 08:30 | Nenhum Comentário

Dentre os 5.570 municípios apenas 80 aderiram ao programa Consultório na Rua, e Petrolina está nessa lista de adesão. Atento aos programas e serviços do Ministério da Saúde, a gestão Julio Lossio visa sempre implementar dispositivos que ampliem a Rede de Atenção à Saúde (RAS) de Petrolina e atenda todos os públicos que demandam atendimento.

O Consultório na Rua foi implantado em março de 2015 e, até junho, foram mais de 270 pessoas atendidas com 1125 atendimentos realizados. “Neste período conseguimos identificar 10 pontos fixos entre praças, feiras livres, posto de gasolina, orla, rodoviária e outros, onde a população de rua se concentra, mas trabalhamos também com busca ativa de novos usuários e áreas”, contou a coordenadora do serviço Sarah Fonseca.

Em apenas cinco meses de atuação, o programa já firmou parceiras importantes. “Hoje, temos a parceira dos profissionais da Residência de Medicina de Família e Comunidade do município, que é a 3ª maior do país, nela pactuamos dois dias na semana atendimento médico na rua, ou seja, no território onde está nosso público”, explicou Sarah. Outra parceria é com o Centro Pop, através da qual potencializa-se a ação do consultório, seja através do compartilhamento de casos ou da avaliação de ambos os serviços em encontros quinzenais, nos quais são compartilhadas experiências e responsabilidades.

“O programa visa dar atenção integral à saúde das pessoas que estão em situação de rua através de uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem e agente sociais e atende à população em situação de rua de segunda a sexta-feira de 15h às 21h. Estamos sempre atentos aos programas e projetos que oportunizem ampliação da  atenção à saúde em Petrolina”, acrescentou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Ascom/Petrolina
Política
05 de Agosto / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o superintendente da 6ª Codevasf, Alaor Granjeon, estiveram reunidos no Paço Municipal para tratar de assuntos sobre projetos como modernização dos sistemas de irrigação e abastecimento d’água para comunidades rurais em parceria com a Companhia. O diretor do Saae, Joaquim Neto, o assessor de infraestrutura, Plínio Amorim, e os secretários Jorge Barboza (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Paulo Bonfim (Governo) também estiveram presentes na reunião.

Um dos temas mais tratados no encontro foi a situação dos perímetros irrigados diante do período de crise hídrica. “A agricultura irrigada é a nossa principal base econômica. Então, temos que ter um olhar especial para este setor. Esperamos, juntos com a Codevasf, procurar caminhos para que os problemas sejam solucionados”, garantiu Isaac.

Para o gestor da Codevasf em Juazeiro, estes encontros podem ser tratados como momentos de planejamento. “Saio satisfeito, pois sempre nos colocamos à disposição para colaborar. Estamos num momento de crise hídrica e precisamos buscar soluções para enfrentar este desafio”, declarou Alaor Granjeon. Após as colocações, foi deliberada uma articulação para um novo encontro, mas com a presença dos produtores dos perímetros irrigados de Juazeiro.

Ascom PMJ
Política
05 de Agosto / 2015 às 07:30 | Nenhum Comentário

Para investigar o que foi feito com o dinheiro, que chegou aos cofres do estado, mas não foi utilizado para o fim determinado, que eram obras de educação, saúde e segurança pública no estado, o deputado estadual Luciano Simões Filho (PMDB) protocolou, nesta terça-feira (04/08) – abertura dos trabalhos do segundo semestre na Assembleia Legislativa, – requerimento de instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

De acordo com a denúncia, publicada pela grande mídia em maio passado, 193 obras de ampliação, reforma e construção estão paralisadas em 129 municípios da Bahia. Destas, 175 são da área de educação. Isso por conta da suspensão do pagamento de mais de R$ 200 milhões às 67 empresas contratadas pelo governo Wagner.

Tudo indica que o atraso no repasse foi proposital, para que a verba fosse direcionada à campanha eleitoral de sucessão do governo do estado, em 2014. De acordo com o deputado Luciano Simões Filho (PMDB), este ato irresponsável – considerado uma pedalada fiscal - culminou com as demissões de mais de 6 mil trabalhadores.

Vale lembrar que a verba para a educação vem diretamente do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). “Portanto, o governo não poderia? ??'?meter mão?'?? nos recursos federais e investir na campanha do sucessor. Além de crime, é um grande prejuízo para a população baiana, que depende destes avanços para se desenvolver. Nós da oposição não vamos permitir", afirma o proponente da CPI.

“Tenho certeza que o presidente desta Casa fará a análise correta do nosso pedido e deferirá a aprovação da CPI. Precisamos saber o porquê de as obras estarem paralisadas, se o dinheiro chegou”, complementa Luciano. Para acompanhar de perto o andamento e a retomada das obras, a bancada de oposição já solicitou a lista com a enumeração de todas as ocorrências e iniciará a visitação a cada uma delas no próximo dia 20 de agosto, começando por Ilhéus.

Assinaram o documento protocolado 22 deputados, inclusive da bancada governista: Adolfo Viana (PSDB), Augusto Castro (PSDB), Carlos Geilson (PTN), Fábio Souto (DEM), Herzem Gusmão (PMDB), Hildécio Meireles (PMDB), José de Arimatéia (PRB), Leur Lomanto Jr. (PMDB), Luciano Ribeiro (DEM), Marcel Moraes (PV), Pablo Barrozo (DEM), Pedro Tavares (PMDB), Sandro Régis (DEM), Sidelvan Nóbrega (PRB), Soldado Prisco (PSDB), Targino Machado (DEM), Tom Araújo (DEM), Alan Sanches (PSD), David Rios (PROS), Ivana Braga (PCdoB), Jânio Natal (PRP) e Robinho (PP).

Ascom Luciano Simões Filho
Política
05 de Agosto / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário

A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, Lindsai Santos, participou pela primeira vez do programa Geraldo José na tarde desta terça-feira (04). Durante a entrevista, a gestora da pasta da SEDIS esclareceu diversos questionamentos, dentre eles sobre a reinauguração do Restaurante Popular da cidade. Lindsai explicou que as obras estão passando por ajustes e que a previsão de entrega do novo prédio é até setembro.

“Foi feita uma avaliação e foi percebido que nessa fase de finalização precisava de alguns ajustes. Por isso a gente se deu um tempo a mais para fazer uma obra melhor, segura, que possa atender com mais comodidade a população.  A gente espera que até setembro seja inaugurado o espaço”, pontuou a secretária.

O serviço de acolhimento a moradores em situação social de risco também norteou a entrevista. Sobre o assunto Lindsai acrescentou que “O Centro Pop é um serviço de acolhimento e não de abrigo. A ideia é que as pessoas que vivem em condição de risco social tenham um local para passarem o dia, tenham atendimento psicológico, jurídico, assistência social. Nós ainda não temos um serviço de abrigo a noite, mas já estamos estudando e é uma das prioridades do governo Isaac Carvalho. Nós já estamos tentando encaminhar essas pessoas ao vínculo com a sociedade”.

Um dos temas de destaque na entrevista foi a divulgação, em primeira mão, da lista dos comtemplados do programa Minha Casa Minha Vida.  Mais de 1400 nomes foram aprovados pela Caixa Econômica Federal. Os comtemplados irão assinar os contratos na próxima semana, de 11 a 13 de agosto, por ordem alfabética, a partir das 8h30, na quadra da Escola José Pereira, no bairro Itaberaba. O Blog Geraldo José teve acesso a lista que pode ser conferida AQUI.

“Esse é o maior programa de habitação que Juazeiro já foi contemplado. Esse programa tem provocado um pacto muito grande nas pessoas e é comum que essas pessoas fiquem ansiosas pela divulgação. Ainda temos cerca de 5 mil casas para serem entregues”, salientou a secretária Lindsai, complementando que já está sendo pensando uma nova forma de sorteio para os próximos residenciais a fim de tornar mais transparente o processo de cadastramento de moradores.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
Política
05 de Agosto / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Eserval Rocha, estará em Sobradinho na manhã desta quarta-feira, 5, às 10h, para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do fórum da comarca de Sobradinho, que já começou a ser construído. O Terreno, de propriedade municipal, medindo 2.500 m2 (dois mil e quinhentos metros quadrados), foi doado pela prefeitura e fica situado na Quadra S-15, Vila São Joaquim. A doação aconteceu através de projeto de lei, aprovado pelo legislativo municipal, com base na Lei Orgânica do Município. Os vereadores aprovaram a doação ao Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária, IPRA.J, responsável pela licitação e contratação da empresa executora. 

O canteiro de obras já foi montado na área e os serviços de construção do prédio iniciados, utilizando a mão de obra local. " Estamos realizando mais este antigo sonho da nossa comunidade, As obras estão a todo vapor. A construção do fórum é uma grande conquista para nossa comunidade. Uma obra que está utilizando a mão de obra local, gerando emprego e renda e, quando concluída, trará benefícios para nossa população que não precisará mais se deslocar para outras cidades para resolver suas questões judiciais", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom/Sobradinho
Informativos
05 de Agosto / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

No próximo dia 13 acontecerá em Juazeiro o Seminário de Contabilidade Rural, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade Do Estado da Bahia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O encontro terá duração de 8h e será realizado no auditório do Grande Hotel de Juazeiro das 13h às 22h.

De acordo com a coordenadora de arrecadação do SENAR, Rúbia Armede, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta terça-feira (04), o evento será dividido entre discussões sobre a atividade rural e os aspectos fiscais, contábeis e as Contribuições Previdenciárias na Área Rural.

“O objetivo do seminário é fomentar o interesse contábil na área rural para os futuros contadores e profissionais da área contábil para que eles conheçam as atividades rurais, o agronegócio, que atualmente é quem está sustentando a economia brasileira”, salientou Rúbia.

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia em Juazeiro, Gilvan Ribeiro, que esteve acompanhando a entrevista, ressaltou a importância da parceria com o SENAR para a realização do evento. “Essa parceria oferece a condição de gerar capacitação e isso é muito bom. A nossa delegacia sempre está procurando prover capacitações como essas e o melhor, de forma gratuita”, pontuou.

O seminário já está com as inscrições abertas e elas podem ser feitas no site http://web.crcba.org.br/eventos/. Ao todo 150 vagas estão disponíveis ao público. As inscrições são gratuitas.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
Espaço do Leitor
04 de Agosto / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

São cinco fatores fundamentais que geram a atual crise hídrica brasileira.

O primeiro, alertado por vários cientistas, é a possível ruptura no ciclo de nossas águas. Em resumo, grande parte delas tem origem na evapotranspiração da floresta amazônica, sendo carreada para o sul, centro-oeste e sudeste pelos rios voadores. Com a derrubada da floresta amazônica os rios voadores estão perdendo força.

Completa essa ruptura o desmatamento do Cerrado, que tem como consequência sua impermeabilização. O Cerrado não está na origem do ciclo de nossas águas, mas tem o papel fundamental de armazená-las em tempos de chuva e depois liberá-las para nossas bacias hidrográficas em tempos de estiagem. É o que os técnicos chamam de vazão de base. Ela garantia a perenidade de nossos rios, a exemplo do São Francisco. Hoje porém, com menos absorção, não garante mais.

O segundo fator é a escassez qualitativa. Destruídos, poluídos, muitas vezes os mananciais estão ao lado de nossas casas, cortando nossas cidades, mas impróprios para o consumo humano e doméstico. O exemplo mais clássico são as águas do Tietê do Pinheiros em São Paulo. Mas podemos estender essa lógica a todos os rios que atravessam centros urbanos, desde os pequenos até os grandes.

O terceiro fator é a expansão do uso da água para fins econômicos, particularmente a agricultura irrigada. Hoje temos 6 milhões de hectares irrigados e eles são responsáveis por 72% da água doce consumida no Brasil. Entretanto, estudiosos dizem que temos potencial para mais 29 milhões de hectares – outros falam em 60 milhões -, sobretudo no território do agronegócio chamado de MATOPIBA, iniciais de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O quarto fator é o hidronegócio. A mercantilização da água despertou cobiça no mundo inteiro em seus múltiplos usos, particularmente dos serviços de abastecimento urbano e na água envazada. Quando um bem essencial à vida como a água é apropriado privadamente e mercantilizado, passa a ser gerido pelas regras absolutistas do mercado. A consequência é o preço exorbitante da água para populações mais pobres e o lucro soberbo das empresas que adquirem esses serviços. O que aconteceu em Itu e nas periferias da grande São Paulo ilustram esse fator de forma cabal.

Finalmente, o descuido. Não temos nenhuma política de educação, ética do cuidado com nossos mananciais ou a utilização de nossas águas. Mesmo quando a questão é abordada, simplesmente prefere-se transferir o problema para os consumidores domésticos, exatamente a parte menos influente na crise.

A ruptura do ciclo das águas + escassez qualitativa + expansão da demanda + hidronegócio – cuidado. Eis a equação da crise perfeita e perversa.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Informativos
04 de Agosto / 2015 às 22:30 | Nenhum Comentário

A cidade é famosa e reconhecida pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" e "Capital Mundial do Feijão" devido às grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990, em seus tempos áureos foi a primeira produtora de feijão do nordeste, e a segunda do País. Com uma frota de aproximadamente 24.000 veículos, e há uma distância de 477 km de Salvador,   Irecê será a décima quinta cidade a receber a equipe da Caravana do Detran.
O projeto estará em Irecê até a próxima sexta-feira (07) e entre as atividades realizadas,  o órgão levará a campanha lançada no último dia 26, "Leve a Consciência na Garupa" que tem como objetivo alertar os motociclistas sobre a importância dos equipamentos de segurança e a boa convivência do trânsito.

Oficinas pedagógicas acontecerão para alunos de escolas públicas, equipes de fiscalização e educação para o trânsito estarão acompanhando a rotina administrativa da 15 Ciretran, realizando blitz punitiva e educativa nas principais avenidas,  vistorias nas empresas credenciadas ao Detran como autoescolas, empresas de placas, empresas de vistoria veicular e clínicas, uma varredura na cidade também será feita com a operação cidade limpa que tem como objetivo retirar os veículos que estão em estado de abandono e representa risco à saúde pública, a operação ferro velho também acontecerá visando combater o comércio
 ilegal de peças, contribuindo dessa forma para a diminuição do número de roubos e furtos de veículos além da realização de blitz da operação Lei Seca.

Asscom
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 22:00 | 5 Comentários

A diretoria de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) realizou na manhã desta terça-feira (04) operações de interdição por não cumprimento de prazo.

Em um dos estabelecimentos, os proprietários não haviam cumprido a determinação para a retirada das rampas irregulares. A medida, de acordo com a SEMAOP, tem base na Lei 1.704/2003 do Código de Obras, onde trata no artigo 4.2 anexo a Lei: "o piso do passeio deverá ser de material resistente, antiderrapante, não interrompido por degraus ou mudanças abruptas de nível". 

Já no Clube Apollo Juazeirense, a fiscalização interditou o espaço por estar acontecendo eventos no local sem o alvará de utilização sonora, e também pelo desvio de atividade, já que o espaço não está autorizado a realizar shows, e sim, apenas reuniões sociais. O ato da fiscalização tem base na Lei 921/82 do código de postura do município e na Lei do Silêncio 14.02/92.

"A diretoria de fiscalização de ordem pública dará continuidade a essas operações. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço que têm alguma pendência devem se dirigir a Secretaria para regularização das atividades", informou o secretário da SEMAOP, Agenor Souza.

Ascom/Juazeiro
Informativos
04 de Agosto / 2015 às 21:30 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de oportunizar a qualificação e capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), a gestão Julio Lossio firmou parceria com a empresa HG2 Núcleo de Pós-Graduação para a oferta de cursos com desconto de 20% para os servidores da SMS.

Estão disponíveis os cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho; Gestão Hospitalar; Enfermagem em UTI; Enfermagem do Trabalho; Auditoria e Gestão em Sistema e Serviços de Saúde; Saúde Pública, os dois últimos voltados o candidato não precisa ter graduação na área de saúde. Apenas o curso de Medicina do Trabalho tem duração de 24 meses, os demais são de 18 meses.

Os interessados podem obter maiores informações através do site www.hg2cursos.com.br, o telefone 87 3861-6621 ou ir à sede da empresa que fica na Rua Souza Filho, 900, Centro. Para inscrição é necessário levar a declaração de trabalho, cópia do RG, CPF, diploma de curso superior, título, histórico, certidão de nascimento ou casamento, reservista, comprovante de residência, currículo e 2 fotos 3x4.

Ascom/Petrolina
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

Durante a manhã desta terça feira (4), na Casa dos Conselhos, foi realizada a primeira reunião para constituição do Plano Decenal de Esporte e Lazer de Juazeiro. Laécia Souza, supervisora de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) e Roosevelt Duarte Mota, assessor de Articulação Interinstitucional da Prefeitura Municipal, estabeleceram metas a serem cumpridas para a elaboração do plano.  

A constituição de uma Comissão Pré Elaboração do Plano, composta por representantes das áreas de Educação, Esporte, Saúde, Segurança, Turismo, Cultura, Conselho Municipal e sociedade civil de segmentos esportivos, além da análise e diagnóstico dos itens formulados nos Planos Municipais Decenal da Infância e Adolescência, da Educação e do Nacional de Esporte e Lazer, foram outros pontos discutidos na reunião. 

Para a supervisora de esportes do município, a constituição de um Plano Decenal garante que as políticas implementadas irão funcionar, além de possibilitar o compromisso dos gestores com a sociedade. "Assim o esporte e o lazer deixarão de serem ações pontuais, melhorando a oferta de serviços, de utilização de espaços físicos e, principalmente, na construção de novos espaços para servir à sociedade", observou Laécia Souza. A proposta ainda será avaliada na próxima reunião do Conselho Municipal de Esportes e Lazer.

Ascom/Juazeiro
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 20:30 | Nenhum Comentário
 
Como forma de garantir que mais pessoas colaborem com as atividades de cuidados assistenciais desenvolvidas pelo Centro de Oncologia/APAMI, foi implantada em 2003 a central de telemarketing com o objetivo de angariar e consolidar doadores para o trabalho junto a pessoas diagnosticadas com câncer.
 
A central que conta atualmente com um banco de dados de mais de 15 mil pessoas dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí funciona em dois turnos, das 8h às 20h diariamente. O contato com a população é feito por duas equipes que se revezam durante o dia. Ao todo são 30 pessoas entre administrativo, mensageiros e operadores. As doações são recolhidas no destino solicitado pelo doador.
 
Para o fundador da Apami, Augusto Coelho, a Central de Telemarketing é um dos importantes setores, pois é através dele que mais pessoas conseguem contribuir com segurança da devida destinação de todo recurso angariado. Os valores são utilizados no tratamento dos pacientes, manutenção da estrutura e na construção do Hospital Dom Tomás.
 
Também é através das arrecadações que já foi possível ampliar o atendimento do Centro de Oncologia, investir na contratação de profissionais qualificados e instalar o serviço pediátrico. As doações podem ser feitas pelo telefone 87 3864-2594.
asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

O SAAE informa que já está providenciando o material para realizar a correção do Poço de Visita (PV). A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa que irá retirar o lixo descartado irregularmente ainda esta semana e esclarece que qualquer solicitação deve ser feita por meio de protocolo na Secretaria, localizada no Distrito Industrial, no espaço onde funciona a CMC(Central de Material de Construção), e garagem do município, s/n ou pelo telefone 3612-5411. A SESP também reforça que o bairro Tancredo Neves conta com serviços diários de varrição e a coleta domiciliar é executada 3 vezes na semana, por isso solicita que a comunidade colabore com a manutenção da limpeza da cidade, descartando os resíduos em frente a própria residência no dia da coleta.

Ascom PMJ
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 19:30 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Casa Nova está tendo um cuidado especial com as estradas do interior do município. Desde o início do ano, a secretaria municipal de Obras está trabalhando no patrolamento e cascalhamento de diversas estradas que já estavam em precárias condições de trafegabilidade.
 
No último mês, as máquinas estiveram realizando ações nas vias de acesso ao povoado de Lagoa dos Negros e, nesta semana, todo maquinário está em trabalho intenso na estrada da comunidade do Lago. Os 36 quilômetros foram recuperados melhorando o tráfego de moradores e visitantes que devem chegar à comunidade nos próximos dias para celebrar a festa do padroeiro local. 
 
De acordo com o prefeito Wilson Cota, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir cidadania e o desenvolvimento econômico da cidade. "Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior tenham segurança e conforto. Nossa área de estradas rurais é muito extensa e requer um esforço constante para que possamos deixá-la em boas condições de tráfego, pois estavam sem cuidado há muito tempo", destacou o gestor.

Ascom/Casa Nova
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 19:00 | 1 Comentário

Presidente do tribunal, desembargador Eserval Rocha, descerra mais uma placa de inauguração, desta vez acompanhado da desembargadora Nágila Brito

Representantes da sociedade civil, principalmente militantes nas áreas de defesa dos direitos das mulheres e das crianças, participaram em peso das instalações das varas de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher e da Infância e Juventude, na manhã desta terça-feira (4), em Juazeiro, no Norte do Estado. O Salão do Júri do fórum local ficou lotado para presenciar os atos que podem significar uma nova etapa em busca da chamada paz social. Dos 14.356 processos criminais que tramitam na comarca, 3.471 são relativos à Lei Maria da Penha, que trata de agressão às mulheres. Além do índice alarmante de quase 25% do total, estão em andamento 728 inquéritos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) na cidade. Em 2015 já foram registradas 200 ocorrências policiais. Todos os dados correspondem ao mês de junho.

“Fiquei surpreso com os números”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, que fez a instalação da unidade. Ele pediu que a população ajude a mudar a realidade da comarca e lembrou que vai continuar lutando para implantar novas varas em outras localidades baianas. Participaram da solenidade o juiz Oseias Costa de Sousa, assessor especial da Presidência para Magistrados; Juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais; juíza Luciana Setúbal, coordenadora dos Juizados Especiais; Everaldo Mendes, diretor de Serviços Gerais, além de juízes da comarca, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado.

A Vara de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher será a quinta com esta especialização na Justiça baiana. Ao iniciar a gestão, havia apenas duas, apesar da importância crescente deste tipo de violência. Em um ano, a Bahia ampliou em 150% a estrutura de combate e punição aos agressores, com a criação de uma vara em Salvador e outra em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Agora, também Juazeiro é contemplada. A instalação é realizada na Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 3 a 7 de agosto. Promovida pelo Supremo Tribunal Federal, a iniciativa tem como objetivo priorizar a realização de audiências e sessões de juris, em todo o País, em processos que tratam da violência contra a mulher.

Também presente à solenidade, a desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, fez um breve histórico sobre a Lei Maria da Penha e exaltou a iniciativa do presidente Eserval Rocha. “Com a instalação da vara, o Judiciário está dando recado: que não se conforma com a violência contra as mulheres”, disse ela, bastante aplaudida. Representando o governador Rui Costa, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, reforçou a importância da Semana da Justiça pela Paz em Casa. “Esse ato hoje, aqui em Juazeiro, é carregado de simbolismo para reunir forças, que devem ser de todos”, afirmou. “Parabéns às mulheres que ganham hoje mais esse equipamento para incrementar a rede de proteção”, concluiu.

Também compondo a Mesa da solenidade, o prefeito Isaac Carvalho ressaltou o apoio da Prefeitura, responsável por ceder psicóloga e assistente social para atuar na vara. “Temos procurado ajudar, inclusive com a implantação de políticas públicas”, disse. Infância – Além da Vara de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher, Juazeiro ganhou outra unidade comemorada por toda a população: a Vara da Infância e Juventude, a décima no estado.

Antes, havia varas de Infância e Juventude em Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. Na atual gestão, Salvador ganhou uma terceira vara, além de Camaçari e Lauro de Freitas. Agora, também as crianças e jovens de Juazeiro têm uma estrutura judiciária a seu favor. 
A unidade terá competência para execução de medidas socio educativas. “Espero instalar em todas as comarcas com mais de 100 mil de habitantes”, disse o presidente Eserval Rocha.

A melhoria no atendimento trouxe esperança para profissionais experientes no trabalho de orientação de crianças e jovens juazeirenses. O Município, assim como tantos outros do Brasil, registra a ocorrência de infrações cometidas por este grupo socialmente vulnerável. Na solenidade de inauguração, as lideranças que trabalham na orientação dos jovens fizeram questão de cumprimentar o presidente Eserval Rocha, pela iniciativa de inaugurar a vara especializada. Entre estas profissionais, estava a psicóloga Ednalva Duarte, que atuava como conselheira tutelar. “Quem atendia a questão das crianças e adolescentes era a primeira vara cível pois não havia uma unidade para atender os jovens”, disse.

Entusiasmada com a melhoria da estrutura da prestação de serviço judiciária, Ednalva se ofereceu para trabalhar como voluntária, considerando-se uma “apaixonada pela questão”, pois tem consciência da importância do tema para o futuro do país. Já a coordenadora da unidade de medidas socioeducativas e semi-liberdade da Fundação de Apoio à Criança (Fundac), Elzirene Oliveira, lembrou a alta demanda de casos envolvendo adolescentes em Juazeiro.

Segundo Elzirene, a presença de um juiz voltado especificamente para atender a esta alta demanda vai reduzir as dificuldades de quem tenta contribuir no sentido de buscar soluções. “Agora, os processos serão resolvidos mais rapidamente”, diz. O diretor do fórum, juiz José Goes Silva Filho, aproveitando as instalações das varas, parabenizou o desembargador Eserval Rocha pela iniciativa, “mesmo com os problemas financeiros” enfrentados pelo Tribunal de Justiça.

O magistrado lembrou da visita feita pelo presidente a Juazeiro, em dezembro passado, quando inaugurou uma unidade do Balcão de Justiça e Cidadania. “É uma descentralização do Tribunal de Justiça da Bahia para as regiões mais longínquas”, disse. “Uma das prioridades da nossa gestão é melhorar as condições de trabalho de juízes e servidores e dar uma atenção especial com aqueles que procuram os serviços da Justiça”, completou o presidente Eserval Rocha.

Ascom TJ-BA
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 18:30 | Nenhum Comentário

Jackson tem 16 anos. Eduarda, 17. Letícia, 13. Daniel Wallace, 14. Jaqueline, 11. Juntos, formam a base da geração mais vitoriosa do esporte estudantil de Petrolina, com medalhas de 1º, 2º e 3º lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco e uma coleção de destaques, as equipes desportivas do município disputam o Pernambucano de olho na competição nacional.

O quinteto da Escola Mãe Vitória já tem suas conquistas.  Jackson Santana obteve o 1º lugar na modalidade de lançamento de disco e Eduarda Michelly no lançamento de dardos. Enquanto isso, Letícia Aparecida de Oliveira ficava com a terceira posição no arremesso de peso. Daniel Wallace Ribeiro alcançou a segunda colocação na corrida dos 1.000m e Jaqueline Gomes ficou em quarto, no feminino.

Logo no início dos Jogos, os jovens atletas tiveram que se adaptar com a mudança de clima. "A gente estava acostumado a competir no sol, como aconteceu nas Olimpíadas de Petrolina; em Recife, choveu a competição toda, o que foi uma dificuldade de início, mas que superamos rapidamente", disse Jackson.

A escola Mãe Vitória está disputando e vencendo o Pernambucano, porém outras unidades petrolinenses também prometem medalhas nesta disputa. É o caso da Jacob Ferreira, no bairro Cosme e Damião, Júlia Elisa Coelho, no Ouro Preto, Nossa Sra Rainha dos Anjos – CAIC, na Cohab, Profª Eliete Araújo, no Centro, e a escola Professora Anete Rolim, no Pedra Linda, que começam a competir nesta semana, nas modalidades de Atletismo, Vôlei, Handebol, futebol, futsal e basquete, na capital. Todas elas passaram pela fase municipal e regional para chegar à estadual.

"Nós nos sentimos com a responsabilidade de voltar com no mínimo 4 ou 5 medalhas para Petrolina. Nós queríamos mostrar que nossa cidade tem atletas esforçados e que buscam a vitória", externou Letícia.

Por causa dessa visão, a Prefeitura vem aumentando os investimentos nos esportes escolares e os resultados  começam a aparecer. Para o prefeito Julio Lossio, a construção de espaços desportivos como quadras, campos e pistas são obras importantes e que devem vir com incentivo do município.

"É a primeira vez que conseguimos enviar quatro equipes escolares pra disputar variadas modalidades esportivas no Estadual e isso é fruto de um compromisso que a nossa gestão tem com os estudantes, com as escolas e com os pais desses alunos, já que eles são os torcedores número um dos seus filhos, além de todos os benefícios que o esporte traz na vida desses jovens". Vamos continuar investindo na construção de quadras, campos de futebol e no que for necessário para que esses eles se envolvam e  se sintam cada vez mais incentivados a competir", afirma o prefeito.

A competição continua por todo o mês, e os estudantes, respondendo a esses incentivos, permanecem com o apetite insaciado. Eduarda Michelly é quem bem personifica a fome de vitória para cidade. "Nós treinamos muito e conseguimos chegar onde chegamos. Agora, é treinar mais e focar no objetivo". Qual o objetivo? "Vencer o nacional, Uhé", finaliza vibrando.

Ascom/Petrolina
Política
04 de Agosto / 2015 às 18:17 | Nenhum Comentário

O senador Humberto Costa, secretários de Saúde de Petrolina e de Pernambuco, Lúcia Giesta e Iran Costa Júnior, participaram da reunião. 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) recebeu, na tarde da última quinta-feira (30), visita da secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóster, e do senador Humberto Costa, acompanhados pelo secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa Júnior, e pela secretária de saúde de Petrolina, Lucia Giesta. 

Os visitantes foram recepcionados pelo vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e por parte da equipe de Governança do HU. “A visita é importante para mostrar o quanto avançamos. Do ponto de vista administrativo, enfrentamos grandes desafios no processo de incorporação do hospital à Univasf, mas nunca fechamos as portas”, afirmou o vice-reitor. 

O gerente de Atenção à Saúde, Haroldo Pereira, aproveitou a visita e falou sobre a necessidade de aquisição de microscópio cirúrgico e termodinâmica, dois equipamentos essenciais para a manutenção das residências médicas em neurocirurgia e cirurgia vascular. Ana Paula Sóster sugeriu ao senador Humberto Costa a indicação de recursos para a aquisição desses equipamentos por meio de emendas impositivas.

A representante do Ministério da Saúde avaliou a reunião como produtiva e afirmou estar satisfeita com o funcionamento do HU-Univasf – “O processo de transição caminhou em passos largos e hoje o HU está funcionando de maneira adequada, mesmo com todos os problemas que têm os hospitais de médio e grande porte, principalmente as unidades de urgência”.

Na ocasião, o gerente administrativo do HU, Ronald Mendes, informou que a partir desse mês de agosto não haverá mais profissionais no hospital com vínculo assistencial precarizado. De acordo com o gerente, este novo cenário foi possibilitado por meio da realização de concurso público e de processo seletivo simplificado para as áreas médica e assistencial da unidade.

Asscom
Informativos
04 de Agosto / 2015 às 18:00 | 9 Comentários

Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS divulga a lista dos comtemplados do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Residencial Juazeiro I, localizado no bairro Itaberaba. A informação foi dada em primeira mão no programa Geraldo José desta tarde (04), pela titular da pasta Lindsai Santos Amaral Batista.

A Caixa Econômica Federal encaminhou a lista com 1.480 nomes aprovados, que poderá ser conferida nas unidades dos CRAS (Itaberaba, Tabuleiro, Quidé, João Paulo II, Malhada da Areia), no Centro Pop (Country Club), CIAM (Maria Gorete), CREAS (Coreia),  e no site da Prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br . 

O Blog Geraldo José teve acesso a lista que pode ser conferida AQUI

Através do Programa MCMV, o Governo Municipal já entregou 4 mil unidades habitacionais, com o Residencial Juazeiro I serão quase 1500, e estão em construção mais de 4 mil unidades, totalizando aproximadamente 10 mil novas moradias para a população de Juazeiro.

Os comtemplados irão assinar os contratos na próxima semana, de 11 a 13 de agosto, por ordem alfabética, a partir das 8h30, na quadra da Escola José Pereira, no bairro Itaberaba, de acordo com o cronograma abaixo:

DATA LETRAS
11 DE AGOSTO A,B,C,D,E,F,G
12 DE AGOSTO H,I,J,K,M
13 DE AGOSTO L,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y,Z
Com informações da Ascom/Juazeiro
Política
04 de Agosto / 2015 às 17:30 | Nenhum Comentário
 
A partir deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar a oferta do curso para capacitar mais de 600 mototaxistas que circulam em Salvador e região metropolitana. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada nesta segunda-feira (3), pelo órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha ‘Leve a consciência na garupa’.

O objetivo da campanha é reduzir o número de acidentes envolvendo motos. “Precisávamos de uma campanha assim para mostrar que a moto é um veículo muito bom, mas tem seus perigos. Os motociclistas precisam entender que só um bom comportamento no trânsito pode mudar esse quadro de violência tão alarmante. Com mais mototaxistas capacitados pelo Detran, vamos ajudar a disseminar a mensagem da conscientização”, disse o presidente do Sindmoto, Henrique Baltazar. 

Já foram capacitados pelo Detran 35 mototaxistas em Porto Seguro, no sul da Bahia. O órgão também está preparando mais 140 profissionais em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Segundo o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, a parceria com o Sindmoto vai permitir que o curso chegue a todas as regiões da Bahia. 

“O sindicato vai nos ajudar a selecionar quem possui os critérios exigidos para exercer a profissão, como ter completado 21 anos e estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, além de possuir todos os dispositivos de segurança. Vamos iniciar o curso imediatamente para melhorar os serviços prestados à população e reduzir o número de acidentes em todo o estado”.

Com duração de 30 horas, a capacitação consiste de aulas práticas e teóricas, em que os mototaxistas aprendem noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. A capacitação garante que os profissionais possam circular nas vias de forma legal, como predispõe a Lei nº 12.009/09, que regulamenta a atividade. 
Secom Bahia Imagem da Internet
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Do início do ano até agora, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) emitiu doze alvarás sonoros para empreendimentos que utilizam som mecânico ou apresentações musicais como forma de atrair clientes. Além destas, outras liberações estão em análise pelo setor de Licenciamento do órgão ambiental. "A obtenção do alvará sonoro é importante tanto para o empreendimento, que estará funcionando de acordo com os padrões estabelecidos na lei 2556/13; quanto para a vizinhança que não estará sofrendo com a poluição sonora", pontua a gestora da AMMA, Denise Lima.

O alvará sonoro deve ficar em evidência e ser apresentado durante fiscalização. O descumprimento de qualquer termo descrito no documento implica na imediata suspensão do alvará. "Reforçamos que a ideia não é proibir a música como lazer, a atividade de músicos, o incremento de bares e restaurantes; afinal tudo isso gera emprego e renda para nosso município. Da mesma forma que algumas pessoas desenvolvem atividades noturnas, outras precisam descansar para o dia seguinte e, o som excessivamente alto, pode causar problemas graves de saúde", destaca Denise.

Órgãos como a AMMA, Ordem Pública, Polícia Militar, Ministério Público de Pernambuco têm intensificado as fiscalizações em bares da cidade. Aqueles que ainda não possuem o alvará sonoro devem buscar a regularização junto a AMMA, na Rua Crispim de Amorim Coelho, 303, Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 13h.

Ascom/Petrolina
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Uma multidão de crianças, jovens e adultos lotou a Praça Gilson Viana, em Casa Nova, neste final de semana. O motivo da aglomeração? Cultura e arte. 
 
O teatro móvel da Caravana "Emcena Brasil", que tem a prefeitura municipal de Casa Nova como parceria, apresentou para o público casanovense oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais, espetáculo de circo, show de música, além de uma sessão de cinema. "Trouxe meus filhos para ver as atividades. É um momento único e estou me divertindo muito", diz contente a dona de casa Maria José.
 
De acordo Luciano Correia, coordenador de cultura e turismo da cidade, o evento bateu recorde de público. "De acordo com informações da equipe do projeto, o público de Casa Nova foi um dos maiores que eles já se apresentaram em todo o país. Isso mostra que o povo aprovou o trabalho que incentiva a arte e a cultura", comenta.
 
O Projeto Emcena Brasil nos últimos cinco anos já percorreu mais de 120 cidades em todo o País, atendendo mais de 300 mil pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia. "Depois do EmCena Brasil, Casa Nova se renova",declara a produção do espetáculo. 
Asscom
Política
04 de Agosto / 2015 às 16:00 | 6 Comentários

Com o título "Contra a maré?", a versão online de Exame, tida como a maior revista de negócios e economia do país, repercutiu a boa fase dos empregos formais criados no município baiano de Juazeiro durante o primeiro semestre de 2015. A notícia, que já tem mais de 200 mil visualizações, traz uma lista com as onze cidades brasileiras que estão gerando emprego apesar da crise

A matéria de Talita Abrantes, editora de Brasil na Exame.com, informa que dos 3 mil municípios que encerraram o semestre com o mercado de trabalho positivo, mais de 2 mil não criaram nem mesmo cem novos empregos. Exame também apresenta Juazeiro como 4ª colocada na geração de emprego no Brasil com 3763 empregos. O setor de administração pública é o maior empregador juazeirense (2 mil novas vagas).

A publicação online compilou os dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir do saldo ajustado de junho de 2015. A revista também ressalta que o saldo positivo de Juazeiro e das outras cidades citadas na matéria considera quantas oportunidades profissionais foram abertas e quantas foram fechadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, disse que a repercussão nacional dos bons resultados obtidos por Juazeiro encoraja os investimentos públicos e privados no município. "São empregos com carteira assinada, que reforçam a solidez de nossa economia. Vivemos um ciclo virtuoso na geração de empregos e só tende a melhorar com 3 mil empregos do Juá Garden tão aguardados pelos juazeirenses", diz entusiasmado o secretário.

Ascom/Juazeiro
Política
04 de Agosto / 2015 às 15:30 | 1 Comentário

O presidente do PTN de Casa Nova, Fred da Colônia, esteve na última semana em reunião com superintendente Pesca, Marcos Rocha. O encontro foi na capital do Estado e a pauta foi à situação dos pescadores da cidade. “Minha luta é constante. Sei de onde eu comecei e vou continuar no trabalho em defesa dos companheiros pescadores”, pondera Fred.

Na pauta do encontro, Fred relatou ao superintendente a situação que os pescadores estão passando por causa da baixa do Lago de Sobradinho. “Estamos vivendo uma situação difícil, complicada; com o Lago em baixa os peixes estão escassos. Solicitei maior atenção do órgão as nossas demandas”, aponta. 

Na reunião, Fred apresentou outras demandas em favor dos pescadores de Casa Nova. “Solicitei o repovoamento das espécies nativas que estão desaparecendo e uma intervenção incisiva na questão ambiental e na revitalização do nosso rio, além de maior investimento para a piscicultura”, relata.

O presidente do PTN disse que ficou satisfeito com os resultados da reunião. “Tenho certeza que estou cumprindo o meu papel em defesa dos pescadores da melhor maneira possível. Agora, é seguir na luta, pois saio dessa reunião com a certeza que nossos pleitos serão atendidos. Fui muito bem recepcionado e o superintendente é um grande homem e um grande gestor”, finaliza Fred da Colônia. 

Asscom
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 15:15 | 2 Comentários

A tradicional Feijoada do Dadau anunciou suas atrações para animar a versão 2016 do evento. Sucesso ano após ano, o evento mais animado e badalado da região irá trazer para apimentar a feijoada duas atrações de arrepiar para o palco principal. É o Tchan, que voltou com força total e com novos sucessos e Léo Santana, que arrebentou na última edição do São João do Perna-Longa. Mas, não pára por aí, Tatau, ex-Araketu e Ninha, ex-Timbalada podem pintar no evento.

A novidade deste ano fica por conta da data. O evento que será realizado na Chácara Bougainville irá acontecer no dia 17 de janeiro, ou seja, uma semana antes do Carnaval de Juazeiro anunciado para os dias 20, 21, 22 e 23 do mesmo mês. 

Portal Zap
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

Entre os dias 4 a 6 de agosto, acontece no município de Gravatá- PE, a 5ª Conferencia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco,com o tema: comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar. 

Como aconteceu em Petrolina na última Conferencia Municipal de Segurança Alimentar,a Conferencia Estadual também tem como objetivo debater sobre os avanços e desafios das políticas publicas em Pernambuco. 

Petrolina leva sua delegação para a Conferência mostrando sua força e competência na área de segurança alimentar. As conquistas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, tem sido notória em todo o estado, prova disso, tem sido o trabalho realizado junto às famílias que tem na agricultura familiar sua fonte de renda e sustento. 

Para o Secretario Executivo de Segurança Alimentar, Dario Lopes, a conferencia é uma conquista politica e social, que mostra o fortalecimento de um trabalho intersetorial integrado. 

"As ações voltadas para a área de segurança alimentar e nutricional em Petrolina,tem sido o nosso foco como Governo, para nós, é de suma importância valorizar o homem do campo e a agricultura familiar e assim, propor estratégias emergenciais,nos locais com altos índices de vulnerabilidades e insegurança alimentar. Só assim conseguiremos seguir em frente realizando um trabalho de conquista política social mostrando o fortalecimento intersetorial integrado", pontuou o Secretário. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Espaço do Leitor
04 de Agosto / 2015 às 14:45 | Nenhum Comentário

Ontem (03) o Blog Geraldo José postou a denúncia do morador Filipe Gabriel Ferreira dos Santos Souza (Confira Aqui) sobre o desperdício de água potável nos bairros Palmares e Pedra do Lord. O vazamento de água pelas ruas, segundo o leitor, é provocado devido ao transbordamento da Caixa d`Água situada no bairro.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo comando das Caixas d´Água espalhadas pela cidade, entrou em contato com a nossa redação e deu mais esclarecimentos sobre o assunto. Confira a seguir!

O SAAE esclarece que a caixa d'água localizada entre o Palmares e Pedra do Lorde funciona através de manobras para que não haja perda de água. O registro é fechado na madrugada para que caixa encha totalmente e possa abastecer os bairros da região (Expedito Nascimento, Country Clube, parte do Quidé, Maringá, Palmares I e II; e os condomínios Colina do Rio, Country Clube e Assunção de Maria). Por esse motivo, algumas vezes a pressão da água, por ser mais forte à noite, enche mais rápido do que o previsto pelo operador, causando o transbordamento.

Política
04 de Agosto / 2015 às 14:30 | 1 Comentário

Os vereadores de Juazeiro prestarão amanhã (5) uma homenagem ao reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, concedendo-lhe o título de cidadão juazeirense. O ato solene acontecerá às 18 horas, em sessão especial no auditório da Câmara Municipal. A concessão do título ao reitor da Univasf foi iniciativa do então vereador – atual deputado estadual – Crissostomo Antonio Lima, o “Zó”.

O Secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Relações Institucionais - SERIN – enviou mensagem à Câmara de Juazeiro - para ser lida durante a homenagem a Julianeli - destacando a importância das ações do reitor visando expandir a abrangência da Univasf nos seus diversos campi – 3 na Bahia, 1 em Pernambuco, e 1 no Piauí -, com a criação de novos cursos para facilitar o acesso dos estudantes do sertão baiano à universidade.

“É uma homenagem mais do que justa ao reitor Julianeli, que tem se empenhado em priorizar o acesso dos estudantes mais carentes à universidade. Ele segue a política do governo federal – viabilizada pelos presidentes Lula e Dilma – em expandir o ensino superior por todo o Brasil, principalmente nas regiões mais distantes que careciam de novas universidades. Elas foram e estão sendo criadas para permitir o acesso de jovens cidadãos aos diversos cursos oferecidos, como é o caso da Univasf em suas unidades na Bahia, localizadas nos municípios de Juazeiro, Paulo Afonso, e Senhor do Bonfim”, enfatiza Josias Gomes. Ele ainda acentua que a Univasf tem como missão o desenvolvimento regional, com atuação na região do semi-árido nordestino.

"É com grande satisfação que irei receber o título de cidadão juazeirense. Será um momento muito especial para mim que construí, nessa região, o meu trabalho como docente e posteriormente como gestor de uma universidade federal. Ao sair da Paraíba e ao chegar à Univasf acreditava que havia conquistado um grande sonho, o de tornar-me professor de uma instituição pública de ensino superior em uma região tão próspera, mas de grandes desafios, o que realmente foi uma importante conquista” afirma o reitor Julianeli Tolentino de Lima.

Ele diz ainda: “Então, construí novos sonhos, visando contribuir de modo ainda mais efetivo para o desenvolvimento desta região, e contei com o apoio de pessoas também dispostas a realizações. Fomos em frente com esse objetivo e apesar das dificuldades temos superado. Do ponto de vista pessoal, a outorga desse título, representa uma conquista inesperada, uma grata surpresa, título que saberei honrar, que também passará a simbolizar a minha cidadania", complementa Julianeli.

Ascom/ SERIM
Espaço do Leitor
04 de Agosto / 2015 às 14:00 | 5 Comentários

Caro Geraldo,

Venho por meio do seu conceituado blog cobrar as rescisões dos trabalhadores  que trabalhavam na área  da saúde do município,  pois, desde dezembro do ano passado muita gente foi demitido e não recebeu. Espero que o Sr. Secretário da Saúde resolva isso.

Obrigado.

Rone da Silva Santos

Imagem ilustrativa enviada pelo denunciante
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

Cumprindo mais uma etapa anual de dedetização das estruturas físicas de todos os serviços de saúde da Prefeitura Municipal de Petrolina, a secretaria Municipal de saúde intensificou as ações de higienização e ambientização de suas unidades, ao todo 51 serviços entre administrativos e técnicos já tiveram suas estruturas dedetizadas.

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta explica que o processo de dedetização é rápido e seguro. "Todas as nossas unidades estão sendo dedetizadas para atender melhor as pessoas, após cada sessão de dedetização fecharemos a unidade por um período de 24 horas para que as equipes façam toda a limpeza do espaço e então reabriremos no dia seguinte para atender a todos", explicou a secretária.

CRONOGRAMA DE DEDETIZAÇÃO DE UNIDADES E SERVIÇOS

PS TAPERA

03/08

PS CAPIM

07/08

PS ILHA DO MASSAGANO

03/08

PS ROÇADO

03/08

CENTRO AUDITIVO

14/08

CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLOGICAS -

14/08

AME- SERVIDOR

14/08

AME DO OURO PRETO

07/08

AME DO PEDRA LINDA

07/08

AME DE IZACOLANDIA

07/08

UNIDADE DE SAUDE DA COHAB IV

21/08

AME DA AREIA BRANCA

21/08

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
04 de Agosto / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) vem esclarecer que a lista disponibilizada no site institucional (link: acessoinformacao.org.br/pe/petrolina/pessoal/) com o nome e detalhes de cada cargo do município, inclusive salário e lotação, na verdade relata o valor bruto, que o servidor recebe e não o valor líquido, este será divulgado a partir desta terça-feira (03), evitando assim conclusões erradas sobre o pagamento dos 6.508 servidores municipais. 

Segundo o secretário Geraldo Júnior, a lista é um meio de trazer mais transparência a gestão. “Para aperfeiçoar divulgaremos uma nova lista com o valor líquido, tendo em vista que a lei orgânica do município e a Constituição não permitem que o servidor ganhe mais que o chefe do executivo, que é de 15 mil reais, por tanto, todas as remunerações acima desse valor são retidos por parte da prefeitura”, explicou, reafirmando que a lista será atualizada com o valor real que cada servidor recebe. 

Ascom Prefeitura Petrolina
Política
04 de Agosto / 2015 às 12:30 | Nenhum Comentário

A presidente Dilma Rousseff sancionou as alterações ao Código Nacional de Trânsito, propostas pelo projeto de lei de conversão, de autoria do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Agora ficou explícito na legislação que tratores e máquinas agrícolas estão dispensados de licenciamento e emplacamento, estando sujeitos apenas ao registro sem ônus no Ministério da Agricultura. 

A nova redação da lei é clara: “Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, desde que facultados a transitar em via pública, são sujeitos ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. 

“Conseguimos um consenso no Congresso, tanto na Câmara quanto no Senado, em prol da isenção de tratores e máquinas agrícolas de qualquer tentativa de criação de taxas para emplacamento ou licenciamento”, diz Aleluia. Ele só lamenta que a presidente Dilma não tenha mantido na íntegra o texto enviado pelo Congresso. “Ela vetou o artigo que dispensava o seguro obrigatório (DPVAT)”, informa. 

De qualquer maneira, o deputado baiano avalia como uma vitória para o setor agrícola a dispensa do licenciamento e emplacamento. “É a única atividade do país que continua em expansão, gerando empregos, nesta crise econômica causada pelas barbeiragens das gestões petistas. Não podíamos deixá-lo à mercê da sanha arrecadatória dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), que não perdem a oportunidade de espoliar a população brasileira com taxas esdrúxulas e ilegais”. 

Aleluia dá como exemplo dos abusos praticados pelos Detrans a cobrança das taxas de vistorias periódicas. “É um absurdo o que eles estão fazendo com o cidadão brasileiro que tanto vem sofrendo com a inflação e o desemprego. Os Detrans atropelam a Constituição Federal ao cobrar essas taxas ilegais. Mas nós do Democratas já estamos entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal para proibir essa ilegalidade”.

Ascom Dep. Aleluia
Variadas
04 de Agosto / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

De 1 a 7 de agosto é comemorado a Semana Mundial da Amamentação. Em Juazeiro, a semana começou com orientações as recém paridas da Maternidade Municipal, sobre o aleitamento materno e os benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Mãe pela segunda vez, Solange de Melo, conta que teve problemas gravíssimos com a saúde da primeira filha. “Meu primeiro filho teve que fazer uma cirurgia aos dois meses de vida porque dei mingau, o que provocou problemas intestinais. Hoje eu sei que foi por falta de esclarecimentos, mas agora nada disso irá acontecer. Irei amamentar meu filho o tempo necessário para que ele cresça forte e saudável”, declarou Solange. 

Pai de primeira viagem da pequena Yasmin Letícia, Fábio da Silva, disse que fará de tudo para que a esposa possa amamentar com tranqüilidade. “O leite materno traz muitos benefícios para o bebê. Irei ajudar minha esposa no quer for preciso para que ela continue amamentando nossa princesa”, disse o papai. Segundo a Organização Mundial da Saúde, amamentar traz uma série de benefícios para o bebê: protege de doenças e infecções, favorece o desenvolvimento físico e intelectual, estimula a formação da face - importante para a fala, dentição e respiração - além de fortalecer os vínculos afetivos.

A diretora do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, Carla Lorena Pesqueira e a Fonoaudióloga Verônica Pesqueira, avaliaram o encontro de forma positiva. “Falar de aleitamento materno é falar de vida. O leite materno é o mais indicado para o bom desenvolvimento do recém-nascido e precisamos sempre incentivar as mães. Às vezes as mães têm dúvida se o leite é suficiente por achar que é fraco, mas isso é mito”, explicou.

Estabelecida desde 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Comemorada entre os dias 1 a 7 de Agosto, já envolve mais de 120 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema.

Daniela Duarte/SESAU
Espaço do Leitor
04 de Agosto / 2015 às 11:29 | 3 Comentários

Geraldo,

Por favor poste essas fotos no blog, do abandono pelo poder público ao bairro Tancredo Neves, conhecido Juazeiro 3. Esse lixão e esse buraco vão fazer aniversário daqui há alguns dias.

Carlos Augusto

 

Fotos do celular do denunciante
Esporte
04 de Agosto / 2015 às 11:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas as inscrições para a 45ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina. Os estudantes interessados devem se inscrever entre os dias 03 e 07 de agosto, na Secretaria Executiva de Esporte, no Parque Municipal Josefa Coelho. Nesta segunda etapa, participarão da competição alunos de 15 a 17 anos das escolas públicas e privadas. Em 2015, cerca de 5 mil pessoas, entre discentes e educadores, farão parte da disputa.

Modalidades coletivas como futebol, futsal, handebol, vôlei e basquete prometem fortalecer o espírito de equipe e de torcida das unidades escolares. A competição começa no próximo dia 24 de agosto. Uma novidade, neste ano, é a Corrida Estudantil, que foi um sucesso na categoria de 12 a 14 anos, no mês de maio.

Ascom/Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage