Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
25 de Janeiro / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

Na década de 1960, quando este cronista ainda transitava pelos caminhos da adolescência em direção à maioridade, o que mais se ouvia no mundo político era a frase Autodeterminação dos Povos. Ainda não tinha completado duas décadas do final da 2ª. Grande Guerra Mundial, e a Carta das Nações Unidas (junho/1945) foi o documento que acolheu e legalizou a união das nações vencedoras e aliadas, sob a égide de uma Organização Mundial que lhes assegurasse o respeito e o direito à paz, após os sofrimentos impostos pela vocação expansionista e sanguinária do ditador alemão Adolf Hitler, por seis anos. O Art. 1º.-2, da Carta das Nações Unidas, 26/06/1945, definiu os objetivos fundamentais que inspiraram a fundação da ONU: "Desenvolver relações de amizade entre as nações, baseadas no respeito do princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal". Em tese, resumia a definição do que seria a Autodeterminação dos Povos, expressão que caiu em desuso por injunções da própria evolução histórica e as gerações mais recentes não têm qualquer intimidade com o seu significado. Mas ela é real e deve ser praticada como princípio de soberania dos povos.

Conquanto a expressão tenha sentido etimológico literalmente contrário ao conhecido na vida prática, conceitualmente é aceita como definição do princípio de autonomia política das nações, respeito à soberania, às suas tradições religiosas, étnicas e culturais e, principalmente, às leis internas vigentes. No contexto internacional, o Brasil, pelo menos na teoria, sempre se definiu como defensor da autodeterminação dos povos, ainda que esse comportamento seja relativo, porque obedece às conveniências políticas de cada governo e o momento histórico em que o fato político está acontecendo em determinado país de suas relações. Por exemplo, o Brasil é uma nação que participa de todos os Tratados e Acordos Internacionais do pós-guerra gerados pelas nações democráticas do Ocidente, mas nos recentes combates separatistas entre a Ucrânia e a Criméia, com apoio militar da Rússia a esta última, o Brasil desconheceu o direito à autodeterminação da nação ucraniana e apoiou a Rússia. Na abertura da sessão da ONU a Presidente Dilma discursou reivindicando diálogo com o Estado Islâmico – que não existe como Estado legalmente constituído – mas, que é, apenas, um agrupamento de radicais terroristas. Deveria o mundo ocidental, sim, estimular as relações de amizade com os povos muçulmanos, preservando o respeito aos seus princípios religiosos e as suas tradições que demandam milhares de anos. Além de tudo disso, tem o governo assumido estranhas posturas de identificação com ditadores, em países onde a força impera e os direitos do cidadão são visivelmente desrespeitados.

O país conviveu, nesta última semana, com uma triste e dolorosa experiência jamais registrada em sua história, com a condenação à morte na Indonésia, por fuzilamento, de um cidadão brasileiro, juntamente com quatro outros, inclusive uma indonésia. A sua condenação naquele país, motivada pelo tráfico de drogas de forma desafiadora, portando 13,4 kg de cocaína, exclui qualquer caráter de ilegalidade na pena que lhe foi aplicada, ainda que todos os brasileiros, neste momento, estejam solidários ao sentimento de dor dos seus familiares. E para provar ao mundo que a elevação da criminalidade não é só interna, além de corruptos estamos nos destacando também à exportação desse tipo de crime, pois já existe outro brasileiro condenado, também na Indonésia, e que poderá vir a ser executado dentro dos próximos 60 dias. O tempo passa, o país cresce, mas não nos apercebemos que estamos fazendo uma trajetória inversa no conceito internacional!

Só para o leitor ter uma ideia, nos últimos anos tem sido crescente as estatísticas de mortes por crimes no Brasil, atingindo em maio de 2014 a marca de 56.337 assassinatos/ano, com base em dados do Sistema de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Na guerra do Vietnã, que durou 20 anos (de 1955 a 1975) morreram 58.193 soldados americanos! Ou seja, estamos internamente, de longe, com números piores do que uma guerra!

As leis na Indonésia para o combate ao crime são duras, mas foram fixadas de acordo com os princípios de autonomia e soberania como nação, não cabendo aos demais países o pré-julgamento do que está certo ou errado em suas leis internas. Como aqui os crimes de toda natureza aumentam assustadoramente – principalmente no universo da corrupção – em decorrência da consagrada impunidade brasileira, talvez seja de bom alvitre o nosso governo recorrer a novas experiências aqui também aplicáveis, mesmo que tenha de buscar a participação da sociedade através da consulta popular. Ao encaminhar pedido de clemência ao Governo da Indonésia, com evidente ingerência nos dogmas e leis internas do outro país, a nossa Presidente não só deu dois passos para trás, bem como legitimidade ao crime cometido.

Diante desses acontecimentos pelo mundo, já envolvendo brasileiros, devemos voltar as nossas preocupações para os fatos internos do país, onde milhares de famílias choram a perda dos seus filhos para a droga, filhos que habitam e destroem as suas vidas nas “Cracolândias” do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, onde existe uma a menos de dois quilômetros do Palácio do Planalto. Essas famílias, sim, bradam bem alto o seu grito indignado e sofrido, rogando CLEMÊNCIA ao seu próprio governo (que faz de conta não ouvir):  SALVEM OS NOSSOS FILHOS!

Autor:   Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.

Variadas
25 de Janeiro / 2015 às 22:00 | Nenhum Comentário

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira, 26. As inscrições podem ser acessadas nos sites do Prouni e do SisuAs mais de nove mil bolsas ofertadas nas universidades privadas já podem ser consultadas pelo site do Prouni. O candidato que acessar a página poderá pesquisar pelo nome do curso, da instituição ou pelo município que deseja estudar. O Prouni concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública ou em particular, como bolsista. Os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que concorrem à licenciaturas também tem direito ao programa.

Sisu

A escolha dos cursos para o Sisu começaram no dia 19, e seguiram até essa quinta-feira, 22, onde os alunos escolheram os cursos desejados e participaram da avaliação pela nota de corte. O programa apresenta uma lista de espera para os candidatos que não forem previamente selecionados, para ter acesso basta se inscrever através do site a partir desta segunda, 26, até o dia 6 de janeiro.

A Tarde
Esporte
25 de Janeiro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

A Sociedade Desportiva Juazeirense realizou na manhã deste domingo (25) mais um jogo treino no Estádio Municipal Francisco de Assis Rocha “Assisão” na cidade de Sento-Sé, enfrentando a equipe sub-20 do Juá Esportes – Divisão de Base da cidade de Juazeiro. Com um gol de Vaguinho aos 37 minutos do primeiro tempo, o Cancão de Fogo encontrou dificuldades durante toda a partida e com os garotos do Juá Esportes bem posicionados dentro das quatro linha, boa marcação, diminuindo os espaços e criando uma série de oportunidades nos 45 minutos iniciais. Desde que iniciou a sua pré-temporada na cidade de Sento-Sé, foi o primeiro jogo treino e amistosos em seu período de preparação para o Campeonato Baiano 2015, que a Desportiva não conseguiu a vitória.

Para o segundo tempo o técnico Quintino Barbosa, fez algumas alterações colocando o Goleiro Tigre, trocou o lateral Maicon por Jarbas, o atacante Carlos Alberto deu o seu lugar para Yerien e ainda Alan Carlos entrou no lugar de Moisés Rato. Com as mudanças a equipe continuava com o mesmo ritmo e não apresentava evolução, até que aos 17 minutos o Juá Esportes empatou o jogo em uma falha individual da defesa. FINAL:  DESPORTIVA JUAZEIRENSE 1 x 1 JUÁ ESPORTES.

A delegação da Juazeirense, logo após o almoço retornou para a cidade de Juazeiro, onde continuará os preparativos. A decisão foi tomada pela comissão técnica considerando uma série de situações, especialmente, tendo em vista, que a maioria dos jogadores nunca atuou no gramado do Adauto Morais e eles aproveitarão os próximos dias para a realização de treinamentos no seu mando de campo. No Baianão 2015, a Juazeirense estréia contra o Jacuipense, fora de casa, no dia 31, sábado, às 18h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.

Com informações e fotos Osiel Amaral
Política
25 de Janeiro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

As micro e pequenas empresas em atividade que desejam alterar o regime atual de tributação e aderir ao Simples Nacional têm até sexta-feira (30) para fazer a opção. Caso o pedido de alteração seja aceito, a mudança retroagirá ao dia 1º de janeiro, mas se perder o prazo, a migração só será permitida no início de 2016. O Simples Nacional é um regime simplificado e compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte. “As empresas interessadas devem fazer uma avaliação tributária com auxílio de especialistas para identificar qual regime tributário é o mais adequado para a empresa durante o ano de 2015. É importante que não seja deixado para a última hora pois no momento da opção pode ser que surja alguma pendência, algum débito tributário, que precise ser pago ou parcelado”, aconselha o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago. A solicitação de opção, informou, deve ser feita no Portal do Simples Nacional na internet, clicando em Simples Nacional – Serviços; Solicitação de Opção pelo Simples Nacional.

O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação em Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional. A análise da solicitação é feita pela União, por estados e municípios em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências com nenhum ente federativo. O prazo de opção atende também as novas atividades autorizadas pela Lei Complementar 147, de agosto de 2014, como medicina, veterinária, odontologia, engenharia, entre outras, que podem fazer parte do novo regime. 

Agência Brasil
Política
25 de Janeiro / 2015 às 19:00 | Nenhum Comentário

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Sento Sé concluiu todo o serviço de manutenção nos sistema de captação, por causa de um raio que atingiu o quadro de comando da Estação de Tratamento e causando danos às duas bombas da captação. O restabelecimento poderia ter sido feito ontem à noite, mas um problema técnico no quadro de comando impossibilitou o reinício das operações, acontecendo somente na manhã deste domingo (25). Aproximadamente, às 10 horas o sistema de captação voltou a funcionar enchendo os reservatórios e posteriormente todo o processo de tratamento e somente por volta das 14 horas começou o restabelecimento do abastecimento da cidade. A Direção do SAAE informa que o abastecimento deverá ser normalizado em toda a cidade na noite de hoje, considerando que, primeiro, as partes baixas da cidade e no decorrer do tempo normaliza. Na parte da tarde, a água já havia chegado nas residências das ruas na Bella Vista, atrás do Estádio, parte da Avenida Dr. Demostenes Nunes, e algumas ruas do bairro Tombador.

Por Osiel Amaral
Esporte
25 de Janeiro / 2015 às 18:31 | 1 Comentário

Para os torcedores rubro negros, Gervilson e Felipe Duarte, o título do torneio de verão, em Manaus, vale como se fosse num campeonato oficial e estamparam nas redes sociais: “O campeão voltou!!!”. O São Paulino Bruno Lopes, tratou de minimizar a derrota do seu time: “me aguardem, o Brasileiro vem aí...”

Emoções à parte, a vitória sobre o São Paulo, com gol de Samir aos 32 minutos do segundo tempo, deu ao Flamengo o título do Torneio de Manaus, que além do time paulista contou ainda com a participação de outro carioca, o Vasco, derrotado nas duas vezes que jogou.

O atacante juazeirense Nixon, com boa atuação, não marcou e foi substituído no segundo tempo de jogo.

Por Wilson Duarte - Foto:Cahê Mota
Política
25 de Janeiro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Apesar de terem começado seus mandatos prometendo austeridade e anunciando cortes de cargos, secretarias e despesas para ajustar as contas públicas em 2015, 13 dos 27 governadores brasileiros autorizaram reajustes dos próprios salários e os dos seus secretários. Os aumentos foram aprovados pelas Assembleias Legislativas às vésperas do recesso parlamentar, no fim do ano passado. Isso fez com que houvesse pouca repercussão na ocasião. Os valores variaram bastante. Foram de 4,3%, caso do tucano Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo – o menor aumento -, até 100%, no caso do Rio Grande do Norte. No Estado nordestino, o salário do governador Robinson Faria (PSD), que venceu na disputa do ano passado o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi ampliado de R$ 11 mil para R$ 22 mil. No caso do vice-governador, Fábio Dantas, do PC do B, o salário passou de R$ 9 mil para 17,5 mil. Os secretários passaram a receber R$ 14 mil por mês. Antes o salário era de R$ 8 mil. No começo do ano, o chefe do Executivo potiguar tomou posse prometendo reduzir o custo da máquina pública e rever contratos. Segundo a chefe do gabinete do governador, Tatiana Mendes Cunha, Faria concordou com o aumento para os secretários por achar não ser possível “contratar nenhum técnico competente com o salário anterior”. Ela diz que, para compensar o aumento do próprio salário, o governador abriu mão de residência oficial e do que considerava “mordomias” do cargo. Os vencimentos de Alckmin, por sua vez, tiveram um reajuste bem mais modesto: foram de R$ 20,6 mil mensais para R$ 21,6 mil. A assessoria do tucano argumenta que o aumento foi menor que a inflação acumulada desde o último reajuste, em janeiro de 2013 – a inflação no período foi de 12,7%. O aumento, porém, contrasta com o pacote de austeridade anunciado no começo do ano, quando ele prometeu cortar 15% dos cargos comissionados, 10% do custeio da máquina pública e contingenciar 10% das despesas previstas no Orçamento do Estado para este ano, o equivalente a R$ 6,6 bilhões. Outros governadores, como o da Bahia, Rui Costa (PT), alegaram que o reajuste foi similar ao feito pelo Congresso Nacional e presidente da República. No caso de Costa, seu contracheque foi de R$ 19,3 mil para R$ 22,4 mil. O vencimento do vice e de secretários saltou de R$ 16,2 mil para R$ 19,3 mil. Ao assumir, o petista prometeu extinguir 1.700 cargos comissionados e extinguir 3 das 27 secretarias.

Estadão
Esporte
25 de Janeiro / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

Atleta petrolinense de Marcha atlética que mora há quase um ano na Rússia, passa para categoria adulta e estreia com vitória. Jovem tem como foco as Olimpíadas. Competindo pela primeira vez na categoria adulta, o atleta petrolinense de marcha atlética, Hiago Garcia não poderia começar melhor a maratona de competições em 2015. Sexta-feira (16), ele conquistou medalha de ouro na primeira etapa do Campeonato de Atletismo de inverno de Penza, na prova de 5 km. Para o jovem, um resultado bastante significativo. "Esse resultado me trouxe a sensação de que estou conquistando tudo que sempre sonhei na vida, pouco a pouco, no tempo determinado" comemora Hiago.

Além de vencer a competição, ele quebrou mais uma vez sua própria marca. O novo recorde pessoal é de 20 minutos e 48 segundos, 28 segundos a menos que seu melhor tempo anterior. Mas essa, foi só a primeira de três etapas da competição. Além das próximas duas, Hiago pretende investir em competições de nível internacional como o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-americanos.

"Esses estão nos meus planos, mas para isso tenho que conseguir uma marca estabelecida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Acredito que consigo, porque estou me preparando muito bem. Então espero colher tudo que venho treinando com a minha equipe" avalia. "Tenho boas expectativas para essa nova etapa da vida. A primeira meta é de fazer bons treinamentos para que todos os meus objetivos se realizem. A segunda é representar o Brasil nas Olimpíadas do ano que vem. Vou dar tudo de mim para que isso aconteça" garante Hiago.

Política
25 de Janeiro / 2015 às 16:00 | 3 Comentários

Em reunião com ministros, a presidente Dilma Rousseff confidenciou que teme que o deputado Eduardo Cunha (PMDB), caso eleito presidente da Câmara dos Deputados, coloque para votação um processo de impeachment contra ela mesma. De acordo com relatos feitos a outros petistas, muito mais do que qualquer diferença ideológica ou antipatia pessoal, o que pesa mesmo no núcleo duro do governo contra Eduardo Cunha e a favor de Arlindo Chinaglia é este receio. Segundo a Veja, Cunha já mandou recados de que não agirá assim. O Planalto, no entanto, não acredita.

BN Foto: Agência Brasil
Espaço do Leitor
25 de Janeiro / 2015 às 15:00 | 2 Comentários

Geraldo José!

Quero fazer uma denúncia, pois o Parque Residencial tinha uma pista, havia buracos, mas não era preciso tirar a pista que a situação ficou pior para os moradores. Há muita poeira e tem várias crianças recém-nascidas. Outro fator são os esgotos e um buraco na saída do Parque Residencial.

Agradeço desde já a atenção.

Janaína                

Política
25 de Janeiro / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
Maior programa de água e saneamento do Brasil, o Água Para Todos, que nos últimos oito anos melhorou a qualidade de vida de milhões de pessoas na Bahia, continua a transformar a realidade do estado. Na manhã deste sábado (24) foi a vez do município de Planaltino, na região centro-sul, ser contemplado pelo programa com a inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) que vai atender cerca de duas mil pessoas na zona rural. 

Com investimento de R$ 3,7 milhões, o empreendimento executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), beneficia as comunidades de Nova Itaípe, Caboclo, Lajedinho e Santo André. 
 
“Estamos suprindo uma necessidade básica. Eu digo sempre: água é saúde. Com água tratada, a população tem a saúde preservada. Portanto, [o sistema] melhora a qualidade de vida na região. Esse é um empreendimento que tenho o maior prazer de ter ajudado a construir ainda como secretário da Casa Civil e hoje estou inaugurando como governador. É um sistema simples, mas de uma importância extraordinária para quase duas mil pessoas”, enfatizou o governador Rui Costa, que visitou o empreendimento instalado em Nova Itaípe, distrito de Planaltino. 
 
A água do sistema é captada de uma estação flutuante na Lagoa da Fazenda Veneza e levada por uma adutora com extensão total de 24 quilômetros. Além disso, o sistema é composto de cinco unidades de reserva, estação de tratamento, nove quilômetros de rede de distribuição, e 505 ligações domiciliares. 
Secom Bahia
Variadas
25 de Janeiro / 2015 às 13:00 | Nenhum Comentário

Na programação da Semana do Município 2015 em Iguatu, Ceará, a Prefeitura desenvolve uma série de homenagens ao compositor Humberto Teixeira, 100 anos (1915-2015), um dos maiores parceiros do pernambucano Luiz Gonzaga. A programação consta de uma palestra com o diretor do Museu da Imagem e do Som do Estado do Ceará, pesquisador Nirez (Miguel Angelo de Azevedo) e da filha de Humberto Teixeira, a atriz Denise Dumont. O jornalista e pesquisador Ney Vital participa do evento.

No sábado, dia 24 de Janeiro, Ney assistiu palestra debate com Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) Pesquisador, memorialista e Diretor do Museu da Imagem e do Som do Estado do Ceará, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde. Em seguida fez visita Oficial a Escola de Música Popular Humberto Teixeira e participou do lançamento da Exposição: 'De Iguatu para o Mundo, a invenção do Baião - Humberto Teixeira' e da exibição do filme: 'O Homem que engarrafava Nuvens' (Direção Lírio Ferreira/ Produção: Denise Dummont) na Escola de Música Popular Humberto Teixeira. À noite vivenciou a apresentação do Espetáculo Popular 'As Prosopopéias de Cassimiro Coco' (Texto: Orlangelo Leal/ Direção: Carla Rosana) - Tributo a Humberto Teixeira - Encontro de músicos iguatuenses em celebração do Doutor do Baião na Praça da Matriz. 

Hoje, dia 25, às 06h, o pesquisador acompanhou Missa em ação de graças e celebração dos 162 anos de emancipação política do município de Iguatu na Igreja Matriz Senhora Santana. Às 07h, esteve na alvorada, Encontro de Bandas, Entrega da Medalha Adahil Barreto, Hasteamento da Bandeira do município de Iguatu e homenagem a Humberto Teixeira, na Praça da Matriz. Logo mais às 20h, o Espetáculo 'Humbertos - Caravana Cearense do Baião' (Iguatu - Ce), encerrará a programação no Teatro Municipal Pedro Lima Verde.

Variadas
25 de Janeiro / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

A UNEB registrou aumento de 17% na adesão dos docentes da Instituição ao Plano Individual de Trabalho Docente (PIT) no semestre de implantação do novo sistema on-line. Em 2014.2, do total de 2.174 docentes ativos da Universidade, 1.579 (85%) preencheram os planos de trabalhos, entre os dias 13 de outubro e 19 de dezembro, na nova plataforma. Já no semestre anterior, com o sistema antigo, 68% dos professores realizaram o registro.

De acordo com o Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, a expressiva participação dos docentes reflete o sucesso do novo PIT. “Hoje a Universidade dispõe de uma plataforma mais dinâmica e eficiente. Parabenizamos os professores pela participação. Vamos continuar o trabalho para que todos façam os registros nos próximos semestres”, destacou.

De acordo com o Pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), professor Marcelo Ávila, durante o período de preenchimento foram realizados aprimoramentos a partir de sugestões dos usuários. Com o objetivo de reforçar o auxílio à comunidade acadêmica, as PGDP divulgou o Manual de Preenchimento do PIT e umaCartilha voltada para os Diretores de Departamento e Coordenadores de Colegiado, com orientações sobre os procedimentos para avaliação dos PITs.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD) da UNEB, professor Marcius Gomes, ressaltou que, com a obtenção de informações mais consistentes sobre as atividades docentes, novas ações em benefício da formação acadêmica podem ser elaboradas e executadas.

Semestre 2015.1

A UNEB vai abrir o prazo para preenchimento do PIT Eletrônico do semestre 2015.1 no dia 20 de março. Os professores poderão fazer o registro até o dia 30 de abril. Durante o mesmo período, os docentes terão ainda a oportunidade de concluir o plano de trabalho das atividades de 2014.2.

O que é o PIT?

O Plano Individual de Trabalho Docente (PIT) é uma ferramenta de acompanhamento do trabalho docente. Através dele, a Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) identifica as principais atividades de ensino de graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação realizadas durante o semestre letivo. O novo sistema online, desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) e pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), foi lançado no dia 13 de outubro. A versão conferiu maior agilidade e eficiência ao processo de cadastro das atividades docentes, por de integrar dados de outras plataformas, como o Sistema Integrado de Planejamento (SIP), Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP) e Sistema de Registros Acadêmicos (SAGRES), e permitiu o acesso e preenchimento via internet, de qualquer lugar.

O novo PIT já permite também a migração de dados do Currículo Lattes dos docentes, facilitando a atualização de atividades que não possuem frequência mensal, a exemplo de congressos, bancas e publicação de livros. Para garantir que os docentes fossem orientados e pudessem tirar dúvidas sobre a ferramenta, a UNEB disponibilizou uma unidade central de suporte ao usuário, sediada na PGDP, em Salvador, e unidades de suporte local, nos Colegiados de Curso dos 29 departamentos da instituição. Os critérios/procedimentos utilizados na reformulação do sistema foram respaldados pela Lei 8.352/2002, noRegimento Geral da UNEB e na Resolução nº 906/2012.

Política
25 de Janeiro / 2015 às 11:00 | 3 Comentários

Nesta terça-feira (27), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, estará em Barreiras, Jacobina e Juazeiro para visitar a rede hospitalar local e os recém-implantados Núcleos Regionais de Saúde (NRS). Eis a programação completa da visita do secretário aos citados municípios:

BARREIRAS

07h30 - Hospital do Oeste

08h30 - NRS Oeste – Barreiras

Coordenadora: Maria Raquel da Aurora

JACOBINA

12h30 - NRS Centro Norte – Jacobina

Coordenadora: Katia Cristina Alves de Souza

JUAZEIRO

17h - NRS Norte – Juazeiro

Coordenadora: Lizandra Cunha Amim

18h - Hospital Regional Juazeiro

Espaço do Leitor
25 de Janeiro / 2015 às 10:00 | 10 Comentários

A cidade de Sento-Sé só vive de sofrimento, onde falta tudo. A água que é servida à população vem do jeito que o pessoal já conhece, e agora nem do jeito que o povo conhece. Anteontem queimou a única bomba que o Saae tem para bombear água da capitação para o local onde a água deveria ser tratada e depois distribuída para a população. O clamor é grande por não sabermos quando é que que este problema será resolvido. Imagine ficar sem água num calor de mais de 38 graus! A população pede providencias urgente.

Atenciosamente,

Jackson Coelho de Souza

ÁGUA EM SENTO-SÉ

O que estava ruim conseguiu piorar. Já que pagar caro por uma água que vai para as casa sem tratamento, bombeada diretamente do rio para nossas torneiras, não bastava, o SAAE de Sento Sé, que não dá nenhuma manutenção nos seus equipamentos deixou que acontecesse o que era de se esperar: a bomba quebrou.

Resultado, a cidade está desde quinta-feira 22/01 sem água. E o pior: não tem previsão de regularização. Haja desrespeito.

Eduardo Said

Política
25 de Janeiro / 2015 às 09:00 | 3 Comentários

Está em ritmo acelerado a construção da Unidade Básica de Saúde do Tombador, localizada na entrada da cidade. Depois de pronta a unidade hospitalar vai atender os moradores do maior bairro da cidade, o Tombador, que passarão a usar os serviços ambulatoriais e preventivos em sua própria unidade, desafogando a demanda reprimida de outros bairros. A atual administração já construiu Unidade de Saúde no Cícero Borges, Bela Vista e Pirí, essa será a quarta obra de infraestrutura em saúde da atual gestão.

Ascom Prefeitura de Sento-Sé
Variadas
25 de Janeiro / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

A partir desta segunda-feira, dia 26, o bairro Tabuleiro, na cidade de Juazeiro, recebe a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária. A unidade de atendimento ficará instalada na Rua 5, em frente à Associação Comunitária, e permanecerá no local até a quinta-feira, dia 29. O horário de funcionamento será das 8h às 16h30.

No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis integram o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Política
25 de Janeiro / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário
 
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Extraordinária de Habitação, realizou, terça- feira (20) e quarta – feira (21), no Sest/Senat, às 19h, reunião com o público contemplado com as 499 casas populares do Residencial Novo Tempo I e II, que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida ( Entidades). Também participarem da reunião a Caixa Econômica Federal, a associação HABITAT e membros da AMMA (Agência Municipal do Meio Ambiente).
 
A reunião foi conduzida por Eduardo Campos e Igor Lopes, membros da AMMA, que fizeram palestra de conscientização sobre resíduos sólidos. Essa iniciativa faz parte do Plano Municipal de Assistência Social e do Projeto Técnico Social de Habitação, que prevê a conscientização e inserção das famílias em programas e serviços sócio assistenciais. O Novo Tempo I que é composto por 203 famílias e Novo tempo II composto por 296 famílias ficam localizados no bairro Pedra Linda. Na oportunidade as famílias tiveram orientação de como podem reutilizar alguns produtos reciclados e cuidar melhor do meio ambiente.
 
A principal ação deste Projeto Social é  o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimentos, individual e familiar (realizadas principalmente pelo técnico social executor), e, ainda,  reuniões de caráter informativo e educativo, bem como ações que visem a conscientização. São abordados nos encontros bimensais e nas demais atividades realizadas no decorrer do processo questões voltadas para a moradia, na qual contemplam: meio ambiente; segurança alimentar; Educação Patrimonial; autoestima; embelezamento e conservação.
-
Ascom Prefeitura Petrolina
Espaço do Leitor
24 de Janeiro / 2015 às 23:00 | 6 Comentários

Roberto Malvezzi (Gogó)

Quando a lei brasileira de recursos hídricos 9.433/97 incorporou em seu texto o uso prioritário da água para consumo humano e a dessedentação dos animais (Art. 10, Inc. III), ela estava assimilando uma escala de valores. Quando falamos em valores - e numa hierarquia de valores -, então estamos falando de ética.

Esses princípios já existiam a partir de uma reflexão global (Princípios de Dublin), quando setores da humanidade deram-se conta que estávamos mergulhando numa crise da água. Ela faz parte de uma crise civilizacional maior, que sobre usa os bens naturais acima do que a natureza pode oferecer, ou num ritmo mais veloz do que ela é capaz de repor. É o que se chama de insustentabilidade. 

Mas, há um vácuo na ética da água no Brasil. Não existe na lei brasileira de recursos hídricos nenhum parágrafo que normatize o cuidado com os mananciais, a não ser um princípio geral da referida lei que afirma ser necessária a gestão dos recursos hídricos integrada à gestão ambiental (Art. 30, Inc. III).

Em 2004, quando a Campanha da Fraternidade da CNBB questionou esse vazio, a resposta das autoridades é que essa dimensão estava implícita em outras leis ambientais, sobretudo no Código Florestal. Porém, o Código foi modificado.

Sem a vegetação, a penetração da água que forma os lençóis freáticos se reduz de 60% para 20%. Sabemos que é o rio aéreo da Amazônia que abastece todo sul e sudeste brasileiros, dependendo da evapotranspiração da floresta. Entretanto, quem pretende ter água nessa região, tem que respeitar também os parâmetros ecológicos locais para que ela esteja ao alcance. Logo, a compra de áreas de preservação na Amazônia em troca do desmatamento em nível local não soluciona o problema da recarga dos aquíferos. É preciso preservar a Amazônia e a vegetação local.

Os dois principais programas do governo federal para a água são no sentido de expandir o consumo. O Água para Todos visa realizar o valor primordial no uso da água que é o abastecimento humano. O Oferta de Água visa expandir seu uso econômico. Temos ainda investimentos pelo PAC em abastecimento humano, com o objetivo de ampliar os serviços de saneamento básico. Entretanto, não temos nenhum programa relevante em termos de proteção dos mananciais.

Sem uma visão sistêmica do ciclo das águas e sem uma ética do uso da água que implique o cuidado dos mananciais, comprometeremos sempre mais o abastecimento humano, a dessedentação dos animais e os demais usos.

O óbvio ulula diante de nossos olhos.

Policial
24 de Janeiro / 2015 às 22:00 | 3 Comentários

Visando a redução de acidentes na região envolvendo animais na pista, a Delegacia 10/04 da PRF - Sr. do Bonfim, contando com o apoio do Posto PRF 02 - Capim Grosso, está realizando na BR 407, trecho compreendido entre Capim Grosso e Sr. do Bonfim, a Operação Gado na Manga, que tem como objetivo principal a apreensão de animais ao longo da rodovia. Esta operação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sr. Do Bonfim que disponibilizou os laçadores. Já foram apreendidos 21 animais. Durante o ano de 2014 mais de 300 animais foram apreendidos pela PRF na região, provocando uma diminuição considerável dos acidentes tipo atropelo animal. (Informações do Inspetor Lopes Júnior - Chefe do Posto PRF 02 - Capim Grosso – BA)

Política
24 de Janeiro / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Medidas para o fortalecimento da saúde dos municípios foram discutidas em uma reunião entre o secretário Fábio Vilas-Boas, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e outros representantes de órgãos ligados à saúde na tarde desta sexta-feira (23), na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Entre as iniciativas adotadas e previstas estão a transformação das 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) em nove núcleos regionais, a transferência de funcionários qualificados das Dires que ocupam funções administrativas para o atendimento à população, e a criação de consórcios municipais. 
 
Segundo Fábio Vilas-Boas, o objetivo da criação dos núcleos regionais é empoderar os municípios e permitir que eles desempenhem a sua função constitucional de atenção básica à população. “Haverá a redução de 200 cargos comissionados, por diversos motivos. As 31 Dires possuem hoje cerca de 2 mil funcionários, nós queremos que o maior número possível – estimamos cerca de 1,5 mil - seja transferido para a atenção direta à população”. Para a presidente da UPB, Maria Quitéria, as medidas anunciadas pelo secretário são uma iniciativa corajosa. “A gente acredita que, com esta disponibilidade dos funcionários que estão nas Dires para fazer um outro serviço para a sociedade, o Estado está buscando uma gestão que reduz custos e otimiza os serviços”. 
 
Consórcios
 
Segundo Vilas-Boas, os consórcios intermunicipais de saúde vão revolucionar o processo de regionalização e descentralização da área. “O governador Rui Costa se incumbiu de promover esta união dos municípios e fazer com que eles possam efetivamente gerenciar a saúde nas suas microrregiões, evitando que a população precise vir para Salvador e região metropolitana”. O secretário disse ainda que os municípios vão se reunir, constituindo pessoas jurídicas de direito público. “Assim vão poder receber cofinanciamento do Estado e da União e dividir entre si uma parte das despesas, fazendo com que todos paguem um pouco pela assistência de todos”. 
 
Maria Quitéria informou que um dos benefícios dos consórcios é a queda no preço das compras. “Isso é um sonho nosso, porque municípios pequenos e pobres poderão ter acesso a medicamentos e serviços com melhor preço, dinamizando o curso de uma demanda que tem uma carência muito grande. Tudo o que vai ser feito vai somar-se ao que já tem”.
Secom Bahia Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab
Política
24 de Janeiro / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

Nesta sexta-feira (23), o deputado federal Gonzaga Patriota participou de uma audiência com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para tratar sobre a atual situação dos Policiais Militares (PM) de Pernambuco. Na ocasião, o parlamentar defendeu melhores condições de trabalho e um piso salarial justo para a categoria. “Não há de ser falar em polícia de qualidade se eles não tiverem uma boa remuneração, além de condições dignas de trabalho”, declarou o parlamentar.

Sobre os recentes acontecimentos no Estado, como a rebelião nos presídios da Região Metropolitana, Patriota disse que é preciso construir mais presídios e investir na ressocialização dos presos. “Precisamos investir mais na humanização dos presídios. Reforçar esse seguimento de ressocialização através de programas e projetos para que os presos possam ser reintegrados à sociedade”, avaliou.

Outro ponto abordado durante a audiência foi sobre a educação do Estado. Patriota destacou a importância dos professores e lembrou que Pernambuco superou já em 2013 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) projetado para 2015 no ensino médio estadual. O Ideb projetado para 2013 era de 3,2 pontos, mas o estado alcançou 3,6, meta estipulada apenas para o próximo ano, ou seja, um crescimento 13% maior que o esperado.

“Pernambuco subiu da 22° para a 4° posição no ranking nacional, com pontuação igual ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Por isso, temos que valorizar os nossos professores que, com certeza, foram peças fundamentais para alcançarmos este resultado”, lembrou Patriota. Patriota se colocou à disposição para ajudar essas duas importantes categorias, PM e professores do Estado, através, por exemplo, de emendas ao Orçamento Geral da União.

Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Espaço do Leitor
24 de Janeiro / 2015 às 19:00 | 5 Comentários

Caro Geraldo José,

Estou enviando essas fotos devido a buraqueira que se encontra no Bairro Santo Antônio. Estes buracos ficam em frente as nossas casas na Rua Getúlio Vargas, solicito ao serviço público as providências para um possível reparo para não provocar acidentes. Essa semana chegou um cidadão em minha casa e falou para eu comprar um saco de cimento e tapar esses buracos para não prejudicar o carro dele vê se pode. O Bairro Santo Antônio também é um descaso a coisa está feia também aqui.

Essas fotos ficam em frente as nossas residências onde tem dois buracos. Aqui o fluxo de veículos é bastante concorrido porque o fluxo é nos dois sentidos e os motoristas vem sempre na mão errada, pois não tem sinalização e ai um se encontra de frente com outro e desviam passando quase em cima da calçada. Existem outros buracos em outras residências e mercearia.

Grata,

Marilúcia

Policial
24 de Janeiro / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Guarnição do GOE, comandada pelo Cd PM Ribeiro, enquanto realizava rondas ostensivas no bairro Antonio Guilhermino quinta-feira (22), avistou a pessoa de Deivid Menezes Lourenço, e como era do conhecimento da guarnição que o mesmo encontrava-se foragido da justiça, após ter sido contemplado com saída temporária no mês de dezembro/2014, foi efetuada a abordagem do acusado. Sendo interpelado, o mesmo negou ser a pessoa citada, fato que não conveceu os militares, que, após a realização de uma averiguação minuciosa com o apoio da equipe Malhas da Lei NIS-4, foi confirmada a identidade do suspeito. Assim, o GOE da 74ª CIPM conduziu o foragido à 17ª CORPIN, a fim de fossem tomadas as medidas legais cabíveis e posterior encaminhamento de Deivid ao Conjuto Penal de Juazeiro.

Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 17:00 | Nenhum Comentário

A partir de 1º de fevereiro, a gestão do Hospital Universitário Doutor Washington Antonio de Barros (HU) passará a ser realizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Mesmo com a transição administrativa ainda em curso, a Univasf decidiu não renovar o contrato com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que expira no próximo 31 de janeiro.

“Estamos providenciando as adequações necessárias para o bom funcionamento de todos os setores do hospital, o que envolve procedimentos de gestão já pactuados, como a estruturação do quadro de pessoal e investimentos que viabilizem as melhorias programadas”, detalha o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. Entre as ações imediatas, ele cita a aquisição de equipamentos como tomógrafo, dois endoscópios e dois aparelhos de ultrassom, e o suprimento de insumos, inclusive remédios, já realizado pela universidade, mesmo ainda estando em vigência o contrato com o ISGH até o final deste mês.

O superintendente do HU, Ricardo Pernambuco ressaltou a previsão de contratação, no dia 2 de fevereiro, de mais 103 profissionais concursados, entre estes, 63 médicos de diferentes especialidades, e três cirurgiões dentistas buco-maxilo-facial. O edital de convocação dos candidatos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (21). Para o superintendente, as medidas anunciadas pela Univasf e Ebserh, esta representada no HU pela Equipe de Governança da qual é membro, vão impactar positivamente nos serviços oferecidos e consequentemente no atendimento à população.

De acordo com os dirigentes da Univasf e do HU, os problemas apontados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) estão sendo apurados para os respectivos ajustes. “Estamos conduzindo o processo de transição com muita responsabilidade, mudanças são necessárias e temos que fazê-las paralelamente, sanando os problemas imediatos e atendendo à população que precisa desse hospital funcionando bem. É neste sentido que estamos trabalhando para qualificar estes serviços sem interrupções, mas garantindo a sua manutenção com os recursos que temos e, ao mesmo tempo, buscando melhorias”, explica Julianeli Tolentino.

Sobre a carga de trabalho da equipe médica, o superintendente do HU disse que o número de atendimentos ainda está dentro dos limites estipulados pelo Cremepe, mas que já foi lançado edital de credenciamento de empresa terceirizada para a contratação de profissionais de saúde, até que a demanda possa ser suprida por um quadro de pessoal próprio, à medida que os concursados ingressem na unidade.

“Haverá um grande ganho para a população porque o atendimento tenderá a melhorar de forma exponencial, um atendimento muito mais qualificado, com aporte de equipamentos, além do quantitativo de profissionais que vão prestar serviços ao hospital, dados que são totalmente coerentes com a melhoria dos cuidados de atenção à saúde”, afirma Ricardo Pernambuco. Atualmente o HU conta com cerca de 450 funcionários. Os recursos destinados à unidade, provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e de aporte financeiro da Ebserh totalizam R$ 3,6 milhões/mês. O hospital é referência para 53 municípios numa região de quase 2 milhões de habitantes dos estados de Pernambuco e Bahia, e também para algumas cidades do Ceará e do Piauí.

Por: Klene Barreto de Aquino Gabinete da Reitoria
Política
24 de Janeiro / 2015 às 16:00 | 1 Comentário

A atividade é de iniciativa do Programa de Educação Ambiental, contemplado na Gestão Ambiental da rodovia, executada pela Universidade Federal de Viçosa.

A equipe de Educação Ambiental da BR-235/BA realizará, no próximo sábado (24), a Oficina de Sabão Ecológico na comunidade de Caldeirão da Serra, em Uauá. A atividade está marcada para começar às 10h, com previsão para terminar às 12h. Uma pré-inscrição está sendo feita por líderes comunitários. O sabão, que pode ser usado para lavagem de roupas e panelas, é feito de óleo comestível, além de desinfetante, soda cáustica e água. O objetivo da oficina é incentivar a coleta do óleo de cozinha e conscientizar sobre a reutilização do produto.

No período de duas horas, são explicados o modo de preparo, armazenamento e vantagens econômicas, sociais e ambientais do produto. A equipe do Programa de Educação Ambiental, contemplado na Gestão Ambiental da rodovia e executada pela Universidade Federal de Viçosa, produz o sabão juntamente com a população no momento da atividade. A comunidade recebe amostras para conferir a qualidade do produto. Caldeirão da Serra será a segunda comunidade a receber a Oficina de Sabão Ecológico. Na última quarta-feira (14), foi a vez da população da Agrovila Caxangá aprender a como reciclar o óleo comestível. A atividade pretende percorrer cidades e povoados dos quatro lotes em obra da BR-235/BA.

Os trechos em obra totalizam 283,3 quilômetros de pavimentação. O primeiro, com 79,30 quilômetros de extensão, começa na divisa dos estados Bahia e Sergipe e vai até a cidade de Jeremoabo. O segundo, com 77,60 quilômetros, liga Jeremoabo a Canché. O lote 4, com 51 quilômetros, liga Uauá ao distrito de Pinhões. Já lote 5, com 75,40 quilômetros, liga o distrito de Pinhões à Juazeiro. O lote 3, de 75 quilômetros, encontra-se asfaltado e liga Canché a Uauá, passando por Canudos.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
Policial
24 de Janeiro / 2015 às 15:00 | 1 Comentário
 
Oitenta e seis capitães da Polícia Militar receberam, ontem (23), o distintivo de conclusão do Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp), oferecido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceira com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a presença do secretário estadual Maurício Teles Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, entre outras autoridades.
 
Após a entrega dos distintivos, realizada por parentes dos formandos, foi feita uma homenagem ao capitão PM Ricardo Santana, que, devido a um problema de saúde, faleceu e não conseguiu concluir o curso. A esposa do oficial, acompanhada dos três filhos pequenos, recebeu o distintivo como forma de homenagem pela trajetória de Ricardo na corporação.
 
No discurso em homenagem aos formandos, Barbosa colocou a SSP à disposição da família do capitão Ricardo e agradeceu pelos serviços prestados por ele à comunidade. “Tenho certeza de que todos os ensinamentos adquiridos ao longo de quase um ano de curso serão colocados em prática no combate à criminalidade”. Já o comandante-geral da PM destacou que essa nova etapa será de construção de conhecimento e modernização institucional, enquanto o reitor da Uneb ressaltou que a formação deve ser permanente e que a parceria com a SSP e PM será ampliada em 2015.
Secom Bahia Foto: Ascom PM
Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 14:00 | 7 Comentários

Jeimisson Santos e o professor Arnaldo César.

O estudante da Cidade de Juazeiro, Jeimisson Clésio Dos Santos, conquistou resultados significativos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014. Com apenas 21 anos de idade ele alcançou 960 pontos na redação do ENEM. Jeimisson participa do Enem desde 2010, quando ainda estudava o ensino médio e fez a prova naquela ocasião para adquirir experiência.

“Eu sei que as provas do ENEM são difíceis e justamente por isso que optei em fazer o preparatório do curso Top de Linha, é um cursinho bem conceituado na região, onde nós alunos temos bastante acessibilidade, desde o diretor Arnaldo César até os professores. Parte da força e determinação que eu tive em estudar após o ingresso no cursinho veio através da competência deles. Tenho um carinho muito especial por todos eles e agradeço a toda equipe Top de Linha”.

O tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". Jeimisson avaliou como um bom tema. ”Como foi um tema diferente, tinha certeza que iria me dar bem, pois tinha treinado bastante temas não usuais, foi um tema de fácil desenvolvimento e no cursinho aprendi que o segredo da redação não está no tema, mas na técnica que você utiliza para escrevê-la, se esta for eficiente, qualquer tema será bem-vindo", disse.

O estudante que pretende ingressar no curso de Medicina disse que dedicava cerca de quatro horas por dia para aos estudos, fora o tempo que passava no cursinho. “Até o início de setembro, a gente escrevia uma redação por semana, além dos simulados. Depois, até a véspera da prova, em outubro, passamos a escrever pelo menos umas três por semana. Sempre gostei de ler muito e de escrever”.

Para o diretor do Curso, Arnaldo César, o momento é de muita comemoração. “O objetivo do curso é esse. É você realizar sonhos. É pegar o aluno e dizer ‘o que você deseja na sua vida? ' E mostrar que tudo é possível”, comemora.

Por fim, ele deixou uma mensagem para os estudantes que estão tentando passar no ENEM e ainda não foram aprovados. “O importante é não desanimar, tem que persistir sempre e focar nos estudos. Dediquem-se cada vez mais, todos são capazes, paciência que sua hora vai chegar”, concluiu.

Ascom Top de Linha
Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 13:00 | 5 Comentários

A história se repete. O II Baile a fantasia organizado e promovido pela Rádio Juazeiro foi um sucesso. Além de ser original e sair do padrão comum o baile a fantasia sempre oferece a oportunidade para as pessoas liberarem sua criatividade e se divertirem muito antes de a festa realmente começar.

Foi assim com a festa realizada na noite desta sexta-feira (23) na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Como o que vale mesmo é a diversão, então a fantasia passou a ser apenas um componente e o juazeirense criativo como sempre se vestiu de alegria para reviver as tradicionais marchinhas, ranchos e samba dos grandes carnavais do país.

Ninguém ficou parado. O ritmo contagiante da Banda de Pedro Bilôto e Jaime Caldas, seguido da apresentação esfuziante da Banda Mirage animou a turma até os últimos acordes por volta das 04 da manhã. E o carnaval antecipado de Juazeiro ainda nem começou.

De maneira inclusiva, a festa oportunizou a participação de todos, jovens, adultos e idosos. Blog registrou até cadeirante em plena pista como se esta fosse apenas mais uma página de que a alegria é lugar comum.

Não houve registro de uma única discussão. A alegria reinou e é o sinal de que o carnaval deste ano em Juazeiro deve repetir a tônica dos eventos anteriores sem nenhum registro mais grave.

Parabéns à Rádio Juazeiro. À Margarida Benevides e equipe e os demais parceiros pelo bonito e organizado evento. Como diz o poeta (Caetano Veloso) “É hoje o dia da alegria. E a tristeza, nem pode pensar em chegar. Diga espelho meu! Diga espelho meu. Se há na avenida alguém mais feliz que eu”.

Veja todas as fotos no link abaixo:

II Baile a fantasia da Rádio Juazeiro

Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 12:00 | 2 Comentários

Iuana Louise

Os catadores de material reciclável que pretendem trabalhar no carnaval de Juazeiro (de 28 a 31 de janeiro) podem se cadastrar e receber uniformes e os equipamentos de proteção individual (EPI). O cadastramento começou nesta quinta-feira (22) e vai até a próxima quarta-feira (28). A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), em parceria com a Rede Municipal de Proteção Social, e visa elaborar um banco de dados de pessoas que realizam as atividades de reciclagem.

“Realizamos essas ações durante o carnaval, precisamos manter o diálogo com esse importante público. A partir desses dados, a Secretaria pode realizar o controle social e elaborar e aplicar os projetos mais eficazes”, informou Iuana Louise, supervisora de Promoção de Igualdade Racial da SEDIS, em entrevista ao Programa Geraldo José desta sexta-feira (23).

Pelo segundo ano, a SEDIS fará a instalação do Camarote da Inclusão, onde pessoas com deficiência e mobilidade reduzida poderão brincar o carnaval com mais proteção. Ações preventivas para combater o trabalho infantil, a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes, e além da violência contra a mulher, também está na pauta da Secretaria para o Carnaval em Juazeiro.

Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

Os blocos alternativos estão “esquentando as turbinas” para mostrar na avenida (Circuito Ivete Sangalo), o melhor da diversidade carnavalesca, com músicas do repertório baiano, muito samba-reggae, pop, samba, entre outros ritmos, e prometem arrastar não somente os foliões de bloco, mas todos que curtem o Carnaval de Juazeiro, o melhor carnaval antecipado do interior baiano.

Blocos como o “Folia Coruja”, estreando no Carnaval de Juazeiro, com mais de 200 participantes, e que segundo o seu dirigente, Marcelo Passos, o bloco representa a classe dos professores, “mas qualquer pessoa pode participar, é aberto para todos os foliões que curtem o nosso carnaval”, disse Marcelo. O bloco tem como atração Neto e Mundinho e o Trio Frevuca, com orquestra de sopro, relembrando os carnavais do passado. O Folia Coruja sai na sexta-feira, dia 30, a partir das 16 horas, com concentração em frente à CONDEC, na Avenida Adolfo Viana.

Outro bloco que estará no Circuito Ivete Sangalo na sexta-feira de carnaval, dia 30, é o alternativo Tô de Boa, que sai na avenida com mais de 100 integrantes, e com todos os abadás vendidos. O Tô de Boa, segundo o seu responsável, Diego Vinícius, participa do Carnaval de Juazeiro pelo segundo ano e tem foliões até do interior do município. “Pessoas de Maniçoba e Itamotinga, além de outras localidades, também brincam o carnaval no nosso bloco, que vai arrebentar na avenida este ano”, festeja Diego.

O bloco Tô de Boa sai no Circuito Ivete Sangalo, às 16h30 com concentração na conhecida “Praça dos Tobés”, Rua Petronília, bairro Novo Encontro. 

Ascom PMJ
Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 10:00 | Nenhum Comentário

José Carlos de Jesus, Michelon Cristian e Juan de Jesus.

Fundado há três anos, o Bloco de amigos ‘Os Pantaneiros’ pretende arrastar e animar o folião no Circuito Ivete Sangalo no dia 31 de janeiro. A folia será comandada pela Orquestra de Frevo Sapupara junto com o cantor Manassés, que puxarão os foliões ao som da Frevuca. A concentração está marcada para às 19h no Águas Center.

 “Esse é o terceiro ano que sairá na avenida, pretendem sair com 250 componentes e convidados. Ano passado saíram com 120 pessoas atrás de um paredão de som, esse ano o investimento foi maior e vamos sair com uma orquestra”, contou José Carlos de Jesus (Dito) um dos fundadores do Bloco.

A camisa custa R$ 45,00 com cerveja e refrigerante free para os associados.  Mais informações na sede do Bloco, localizada a Rua Quintino Bocaiúvas, nº30, Centro, Juazeiro, ou pelo telefone: (74) 8811-1400.

Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 09:00 | 1 Comentário

Nada deixa o homem do interior mais alegre do que ter água na sua propriedade. Foi assim que se sentiu o senhor João Rodrigues de Oliveira, morador da comunidade Alto da Umburana no Distrito de Itamotinga.  O agricultor foi o primeiro a ser contemplado com um poço artesiano dos 20 que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro está perfurando em diversas localidades nos distritos de Itamotinga, Pinhões, Massaroca, Abóbora, Juremal, Salitre e Maniçoba. “Já senti o gostinho da água e a felicidade é grande. Antes vivíamos sofrendo retirando água da cacimba que já secou ou no aguardo do carro pipa. Isso sim é que é riqueza”, comemorou.                                                

Feliz por receber o poço, seu João agradeceu à equipe do SAAE e ao prefeito Isaac Carvalho, responsáveis pela aquisição dos poços. “Que Deus abençoe a todos que se empenharam nessa conquista. Agora meus filhos que estão morando fora já podem voltar para casa, pois vamos ter condições de viver melhor com água na nossa terra”, finalizou. Outra localidade beneficiada foi a Fazenda Camaleão, cujo poço perfurado na ultima quinta-feira (22), vai beneficiar mais de 20 famílias.  Os poços fazem parte do conjunto de ações que o governo municipal está viabilizando para minimizar os efeitos da seca no interior do município. Com estes entregues já são 70 poços  espalhados por todos os distritos de Juazeiro melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Sinval Gomes da Paixão, que já estava decidido ir embora da sua terra, disse que agora acabou o tempo ruim. O poço artesiano da Fazenda Camaleão deu água de boa qualidade com 34 metros de profundidade. “Estava desanimado por ver meus bichos sofrerem por falta d’água. Agora com essa maravilha  vamos recomeçar tudo de novo, inclusive com a vinda de familiares que já tinham ido embora. Nunca pensei que um dia teria água jorrando no terreiro de casa. Só tenho que agradecer a todos que fizeram esse milagre acontecer”, enfatizou. Tão logo seja concluída a perfuração dos poços será realizado o teste de vazão e a instalação das bombas para uso definitivo da água.

Antônio Pedro/SAAE
Política
24 de Janeiro / 2015 às 08:00 | Nenhum Comentário

Os trabalhadores rurais de juazeiro não estão satisfeitos com o resultado das negociações com a classe patronal durante a campanha salarial 2015. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR), Emerson José (Mitu), o impasse continua, uma pauta de reivindicações foi encaminhada e ainda não discutida entre o sindicato e os patrões.

“Na semana passada iniciamos a nossa 21ª campanha salarial da única convenção coletiva, que abrange dez municípios dos dois estados (Pernambuco e Bahia). Na quarta-feira a classe patronal tinha pouco interesse de negociar. Fomos surpreendidos, pois a classe patronal quer implantar o banco de horas aqui no Vale e pretende tirar os direitos conquistados. Eles também não trataram uma pauta que encaminhamos, sobre a cesta básica, a alimentação no local de trabalho, o reajuste para o tratorista irrigante, e outros pontos. É uma falta de respeito”, disse Mitu.

O presidente sindical informou que os representantes dos dez municípios que fazem parte da convenção coletiva já estão se mobilizando para nova rodada de negociações, que deve acontecer na próxima semana. Caso percebam que a classe patronal não tenha interesse em negociar, os trabalhadores pretendem parar as atividades. 

Variadas
24 de Janeiro / 2015 às 07:00 | 2 Comentários

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançou a marca de 15 mil cisternas de abastecimento humano instaladas na região norte do estado da Bahia com o programa Água para Todos. Os reservatórios beneficiam mais de 75 mil pessoas. Esse é o resultado do mais recente balanço de ações do programa, realizado pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Juazeiro (BA). Somente em 2014 a Codevasf implantou 11 mil cisternas em 13 municípios da região. De acordo com o coordenador regional do Água para Todos na Codevasf, Joselito Menezes, o programa tem atendido especificamente famílias em condições de vulnerabilidade econômico-social. “É importante frisar que muitas famílias não dispunham de uma fonte de água de boa qualidade para o consumo até a distribuição e a instalação das cisternas pela Codevasf. Essas ações mudaram a qualidade de vida dessas populações, com efeitos positivos em sua saúde e maior disponibilidade de tempo para as tarefas do dia a dia”, ressalta.

Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O equipamento têm capacidade de armazenamento de 16 mil litros e sua vida útil é estimada em 30 anos. O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa.

Comitês

A indicação dos beneficiários é responsabilidade de comitês gestores municipais e comissões comunitárias, formados por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias que residam em áreas rurais, vivam em situação de extrema pobreza ou pobreza – o que significa possuir renda per capita mensal de até R$ 140 –, tenham carência de acesso a água e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage