Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
20 de Setembro / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Dois candidatos à presidência do Sinserp (Sindicato dos Servidores dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro), Jorge Queiroz e Francisco Arnóbio convocaram na tarde desta sexta-feira (19), os servidores públicos municipais de Juazeiro para participarem da Assembleia que constituirá uma Junta Governativa Provisória, no prazo máximo de 10 dias, para as novas eleições sindicais. A assembleia acontece nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2014, às 09:00 horas no Campo Clube do Sinserp. 

“A decisão veio da justiça e o processo será definido na assembleia. Vou propor que cada candidato indique um membro para compor a junta, pois acredito que assim serás mais democrático e transparente no processo eleitoral”, defendeu, Jorge Queiroz, em entrevista ao Programa Geraldo José (Rádio Transamérica).

Também durante a entrevista, Francisco Arnóbio convocou os servidores e informou que está apto a concorrer às eleições, após boato de impedimento - “Peço aos funcionários públicos municipais que avaliem o melhor candidato para o Sinserp. Foi dito que estaria impedido de concorrer, mas informo que nunca fiz parte da diretoria do Sinserp e isso deve ser uma jogada, mas não deu certo.

Além dos dois servidores, a presidente licenciada do Sintrab-Saúde, Telma Marineide,  também concorre à presidência e comemorou a liminar concedida pelo TJ-BA.

Assembleia

A primeira convocação da assembleia acontece às 9h. Uma hora depois com qualquer número de associados presentes, ocorrerá a segunda convocação para deliberarem sobre o parecer judicial e designar uma Junta Governativa Provisória de acordo com o artigos 31 e 77 do Estatuto, para que no prazo máximo de 10 dias, sejam convocadas novas eleições sindicais.

Decisão

O Tribunal de Justiça da Bahia, através do titular Cristiano Queiroz Vasconcelos Juiz de Direito da 2ª Vara Cível desta Comarca declarou a nulidade da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na data de 07.06.2013, bem como das suas respectivas deliberações, determinando “à atual direção que proceda no prazo máximo de 10 dias, a contar da intimação da decisão, com a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para ciência do ocorrido e constituição de uma Junta Governativa Provisória (arts. 31 e 77 do Estatuto Social); determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, o afastamento dos atuais diretores e conselheiros dos seus respectivos cargos; Determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, no prazo máximo de 10 dias, que sejam convocadas novas eleições sindicais, com a estrita obediência aos ditames dos artigos 27 e seguintes do Estatuto Social”.

Decisão

Edital

Da redação, Itamara Costa
Policial
20 de Setembro / 2014 às 11:00 | 1 Comentário

Mais um assassinato com características de execução em Juazeiro. Por volta das 19 horas desta sexta-feira (19), Alecsandro Barbosa foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na principal Avenida do bairro de Piranga, a Avenida Giuseppe Muccini. Alecsandro estava numa moto e foi surpreendido pelos seus executores, duas pessoas que estavam em outra moto, e não teve como reagir. Ele recebeu vários tiros pelas costas. O fato despertou à atenção de vários curiosos enquanto a polícia técnica chegava para fazer a perícia in loco.

Eleições
20 de Setembro / 2014 às 10:31 | Nenhum Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A caminho dos seus 15 anos, o Programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro/RJWEBTV promove dois debates com candidatos a deputado estadual que possuem domicílio em Juazeiro e região, dentro do Projeto Sem Fronteiras Especial Eleições 2014, com a mediação do jornalista Ramos Filho.

O primeiro debate acontece neste sábado (20/09), nos estúdios da RJ, com a participação dos candidatos: Adolfo Viana (PSDB), Davi Lima (PTC), Emanoel Lima (PSB), Kenayde Amorim (PTC) e Edmar Santos, popular Piu (PEN). Os convidados Jean Gomes (PT), por motivo de doença e Roberto Carlos (PDT), em razão de agendamento fora de Juazeiro, não compareceram.

O segundo debate será sábado (27/09), a partir das 08 horas da manhã, também nos estúdios da RJ, com os candidatos: Dagoberto Rosa (PSOL), Jane (PSL), Ricardo Penalva (PTC), Tiziu (PT), Vilson Matias (PEN), Wank Medrado (PV) e Zó (PCdoB).

Os debates têm a finalidade de auxiliar o eleitor a conhecer melhor as propostas dos candidatos e poderão ser acompanhados através da Rádio Juazeiro AM Estéreo 1.190, pela RJWEBTV: www.radiojuazeiro.com.br ou pelos aplicativos RádiosNEt e Tunein, no celular, smartphone ou tablet. 

Variadas
20 de Setembro / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

A equipe de coordenação do Prêmio Destaque Imprensa comunica que está tudo pronto para o maior evento de premiação da região. Criado há 17 anos, o Destaque Imprensa é, além do reconhecimento ao trabalho dos profissionais da imprensa, empresários, entidades de classes, profissionais liberais e personalidades políticas da região, um momento de confraternização e de integração dos que fazem a imprensa com os demais segmentos da sociedade.

A festa acontece na próxima sexta-feira (26), no Rancho Brilho do Sol (estrada da adutora – BR 407, logo após o Posto Fiscal, a partir das 21 horas. Esse ano todo cerimonial estará a cargo da equipe coordenada pela jornalista Gisa Ramos e à atração musical fica por conta do repertório especial do Trio Granah.

Espaço do Leitor
20 de Setembro / 2014 às 09:00 | 2 Comentários

O comunitário Léo do bairro Jardim Primavera enviou mensagem ao Blog pelo Whatsapp agradecendo ao Poder Público que esta semana atendeu aos apelos da população e promoveu a reposição de lâmpadas no bairro. Confira: “Geraldo   graças a   Deus mais uma solicitação da nossa comunidade foi atendida. Trata-se da reposição das lâmpadas   da quadra poliesportiva do nosso bairro que há muito tempo vinha sendo solicitada por alguns usuários. Quem quer faz ou corre   atrás.  Queremos agradecer ao secretário   Paulo Bomfim por ter se disponibilizado a resolver esta situação”, concluiu.

Variadas
20 de Setembro / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

Terra dos Impossíveis! Assim é conhecida a bela Cidade do sertão de Pernambuco que ganhou reconhecimento internacional, por ter transformado em um oásis a terra que sofria longe das perspectivas de mudança. Na gestão do prefeito Julio Lossio a Secretaria de Cidadania tem trabalhado para trazer mais dignidade e pronto atendimento nos serviços sociais na cidade.

O município conta atualmente com 09 Centros de Referencia e Assistência Social (CRAS) espalhados por todo o município, 01 Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), 01 Centro de Referencia em  Atendimento a Mulher (CRAM),  e  com as Secretarias Executivas da Mulher,de Acessibilidade e a secretaria Executiva do  Banco Municipal de Emprego (BAMEM),como também uma Superintendência voltada para a juventude  e trabalha ainda com 32 Programas voltados para as políticas de Assistência Social.

Petrolina beneficia 35.000 (trinta e cinco Mil) famílias através de programas assistenciais em parceria com o Governo Federal e se tornou cidade pólo pela amplitude que gerou para todo o sertão do São Francisco. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem sido um expoente na região, através dos Centro de Convivência dos Idosos, do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Centro da Juventude, que acaba de inaugurar a 7ª  sala de Telecentro de inclusão Digital,em um  total de 11 que serão oferecidas a cidade. O reconhecimento de Petrolina é a soma de trabalho dedicado e amoroso feito pela equipe da Cidadania em estar sempre a frente para novos objetivos serem alcançados.

O UNICEF reconheceu os esforços da  cidade nas políticas voltadas para a juventude referendando  com o Selo Municipio Aprovado na Edição 2009/2012, e nesse ano Petrolina se candidata mais uma vez em busca desse reconhecimento. “Temos motivos de sobra para nos congratular com essa “Cidade dos Impossíveis”, Petrolina nos surpreende em todo momento! E nesses 119 anos, queremos e vamos conquistar mais espaço na área da assistência social, Parabéns Petrolina!” Célia Regina Carvalho- Secretária de Cidadania em Petrolina.

Secretaria de Cidadania- SEDESC
Variadas
20 de Setembro / 2014 às 07:00 | 7 Comentários

A chegada de um grande empreendimento, como um shopping, proporciona inúmeros benefícios para a população, como a geração de empregos, desenvolvimento do comércio, valorização imobiliária, além de atrair novos investimentos para a região, assim avalia a Tenco Shopping Centers, empresa responsável pela instalação do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, região norte da Bahia.

“Estimamos que aproximadamente seis mil empregos sejam gerados, entre diretos e indiretos. Vale ressaltar que grande parte da mão de obra provém da própria região, colaborando para geração de emprego e renda no município, onde vários jovens terão sua primeira oportunidade de trabalho e vão se profissionalizar numa das indústrias que mais cresce no Brasil, a de varejo e serviços”, assegurou a assessoria do empreendimento, em contato com o Blog Geraldo José.

Atual fase

Teve inicio no dia 02 de setembro, a obra de instalação do stand de vendas do Juá Garden Shopping (AQUI). Nesta primeira etapa, o local contará com nove containers climatizados formando um stand com área gramada e dois pisos onde haverá a comercialização das lojas satélites. “Foi iniciado o processo de adequação do terreno para instalação do stand de vendas, que servirá como base para o setor comercial do empreendimento. Com isso, vamos oferecer em endereço fixo, as informações necessárias aos investidores e futuros lojistas. O terreno onde será instalado é plano e já tem terraplenagem quase concluída, que nos possibilitará realizar a implantação em cerca de 13 meses. Em breve divulgaremos o cronograma de obras”, informou.

Juá Garden Shopping

Ao todo, quatro lojas "âncoras" estarão presentes no empreendimento, entre eles a Renner, Riachuelo e a Cinemark. O Juá Garden Shopping contará ainda com duas mega lojas, 149 lojas satélites, seis salas de cinema com tecnologia 3D, nove lojas de serviços, um complexo de lazer e ampla praça de alimentação, com 21 opções de fast-food e dois restaurantes. Outro ponto que merece destaque é o estacionamento, projetado para comportar mais de 900 veículos.

Esporte
19 de Setembro / 2014 às 23:00 | Nenhum Comentário

Quando falo em “ADAUTÃO”, me vem à memória o ESTÁDIO JUAZEIRENSE das últimas seis décadas, pelo menos. Os grandes campeonatos, os grandes e inesquecíveis jogos promovidos sempre pela nossa LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ. Um luxo. Anos dourados pelos espetáculos futebolísticos onde existiam verdadeiros craques que deixo de declinar seus nomes, pois foram muitos e eu poderia cometer o erro da omissão involuntária. Muitos ainda guardam algumas recordações da nossa antiga praça de esportes. Sua fachada é a mesma, ostentava, lá em cima, o nome ESTÁDIO JUAZEIRENSE. A entrada principal era pela frente. Quem torcia pelo OLARIA, entrava e virava para a direita, onde nos clássicos contra o VENEZA, se acomodava nas arquibancadas, que eram de madeira.

Quem ia torcer para o VENEZA, ao contrário, dobrava para a esquerda. Aí era só alegria, festa, batuques e claro, dos dois lados, as provocações normais entre torcidas rivais.

Só tinha esse lance de arquibancada de madeira dividido pelas cabines de honra e de rádio.

Agora, o estádio Adauto Moraes (ADAUTÃO) ampliado, vai hoje, 20, ser palco do tradicional torneio inicio do campeonato oficial de Amadores promovido pela LDJ e o primeiro jogo, às 14:30 h, é o sempre atrativo maior clássico do futebol regional, VENEZA X OLARIA, uma boa motivação para o público ir vibrar. Na sequência teremos: 15 DE NOVEMBRO X BARRO VERMELHO / COLONIAL X AMÉRICA / CARRANCA X TOCA DO JUÁ / JUAZEIRO X VENCEDOR do 1º jogo e assim por diante até se conhecer o campeão. Serão excelentes jogos hoje à tarde no nosso “ADAUTÃO”.

Compareça e torça pelo seu time preferido.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
Política
19 de Setembro / 2014 às 22:26 | Nenhum Comentário

A Bahia ganhou mais um reforço na luta contra a homofobia, na tarde desta sexta-feira (19). Em cerimônia realizada com a presença do governador Jaques Wagner, no salão de Atos da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), foram empossados os 30 integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). 

O conselho foi criado após a sanção da Lei Estadual nº 12.946, e tem como função formular e propor políticas públicas que garantam os interesses da população LGBT. "Com a criação do conselho, a gente estrutura melhor o acolhimento e o nosso combate a qualquer tipo de discriminação contra a população LGBT. Essa é a posição do governo de promover a igualdade e o respeito da vontade de cada um", afirmou o governador Jaques Wagner. 

O novo colegiado ficará instalado no prédio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). "Nós somos o quinto estado a implantar conselho dessa natureza. Isso significa um marco legal histórico no avanço da luta e defesa dos direitos da população LGBT e do diálogo permanente das políticas públicas e movimentos sociais na Bahia", afirma a secretária estadual da Justiça e presidente do Conselho LGBT, Ariselma Pereira. 

Durante a cerimônia de posse, o vice-presidente do Conselho, Vinícius Alves, apresentou a primeira agenda de propostas do colegiado, elaborada durante duas convenções estaduais realizadas nos anos de 2008 e 2011.  "Apresentamos uma estruturação do Plano Bahia Sem Homofobia, além de um projeto de elaboração de um pacto de enfrentamento à violência contra nossa população, que já tem mais de 9 mil denúncias registradas. Agora nós temos um instrumento como este [conselho estadual] para o controle social e garantir a nossa segurança e direitos". 

A posse do conselho é mais uma ação importante que celebra a Semana da Diversidade LGBT, fortalecendo, inclusive, a 13ª Parada Gay de Salvador, que será realizada neste domingo (21), no Campo Grande. 

Secom GOVBA
Política
19 de Setembro / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

Para ver de perto a situação dos postos de saúde em Juazeiro, o secretário da Saúde, Cássio Garcia, reúne-se novamente com usuários, desta vez da região de Barra Bonita. O encontro aconteceu nesta quinta–feira, 18, na área da unidade de saúde do NH4, distrito de Itamotinga, com a presença de moradores da localidade e lideranças comunitárias da região.

Com esta iniciativa, o governo municipal pretende conhecer as necessidades de cada unidade, tirar as dúvidas e qualificar a assistência dada ao usuário.

Durante o encontro, o secretário Cássio Garcia falou do SUS em Juazeiro, divulgou as ações conquistadas pela gestão nos últimos anos na zona urbana e interior, explicou sobre a estrutura da Rede, a importância de conhecer melhor os serviços e a ação dos Agentes de Saúde e demais membros da Equipe de Saúde da Família (ESF).

"Estas reuniões são necessárias, pois a gestão precisa escutar as sugestões das pessoas, entender suas necessidades e dar esclarecimentos sobre os investimentos, as dificuldades que o município tem passado, tanto na área financeira como na contratação de profissionais. A prefeitura já realizou concurso, aderiu ao Mais Médicos, reestruturou a rede de urgência com a Maternidade, Hospital da Criança, UPA e ampliou os serviços, mais muito ainda precisa ser feito. Próximo ano será instalado o novo curso de Medicina no município. O governo municipal não pára", frisou. 

Segundo a apoiadora da Atenção Básica, Tatiane Malta, essas reuniões com a comunidade são ações feitas pela Atenção Básica para dar mais esclarecimentos sobre os serviços. "Com esta ação o governo visa estreitar os laços com o povo, auxiliando assim na tomada de decisões e no planejamento das atividades nas Unidades Básicas de Saúde", afirmou. 

Para concluir, a apoiadora lembrou que sempre que solicitados, os profissionais juntamente com o titular da pasta dirigem-se a unidade para buscar contribuir com a elaboração de estratégias de assistência. "A gestão acredita que os serviços devem ser disponibilizados com qualidade, mas é de suma importância a participação ativa das pessoas nas tomadas de algumas decisões. O saldo dessas reuniões é bem positivo, pois a satisfação de serem ouvidos acaba superando os problemas apresentados", encerrou Tatiane Malta.

 

Ascom SESAU
Espaço do Leitor
19 de Setembro / 2014 às 21:29 | 4 Comentários

Caro Geraldo,

Sou servidor contrato por uma Cooperativa de nome COOPERBA a meses não recebo meu salário e quando vou me informar quando terá pagamento dizem que vão pagar dia 10, dia 20 e nunca sai o salário, e sempre vem com uma desculpa que a Prefeitura não pagou. Mais segundo o Portal da Transferência Remanso, a Prefeitura já repassou cerca de 801 mil reais a Cooperba (http://sistemas.remanso.ba.gov.br:5020/PM/) neste últimos 03 meses. Somente na parcela de 10.09 foram quase R$ 100 mil reais (Detalhes da Liquidação).

Não sei o que fazem com o dinheiro, e nem quero saber Geraldo, na verdade hoje quero que paguem meu salário já que mensalmente a Cooperba recebe da Prefeitura e não estão pagando a nós funcionários que devemos a supermercados, contas de água e luz, já recebemos pouco uma vez que muitas vezes não vem o salario correto firmado no contrato, com desconto que nunca tem explicação do porque, e somos ameaçados quando reclamamos.

Como se não bastasse a empresa Dida Transportes também adotou não pagar pelos carros alugados, segundo o próprio site da Prefeitura já foi repassado mais de R$ 829 mil reais desde julho deste ano sendo que a ultima parcela do dia 10 recebeu mais de 108 mil (Detalhe da Liquidação²)  e tem carro com mais de 04 meses atrasado, prejudicando nossos filhos que estudam, já que estes carros são do Transporte Escolar.

Gostaria que as autoridades tomassem alguma providencia, até o próprio Prefeito Dr. Celso, pois está prejudicando o comercio e afetando toda cidade, pois não temos mais créditos, passando por constrangimento para poder pagar as contas e até mesmo fazer compras. Quero que ele vá na rádio pra falar desta situação e não de seus candidatos, e que a Prefeitura enfrenta dificuldades pois a arrecadação do municipio vêm aumentando, isso na verdade parece mal gestão do dinheiro, gastando muito com coisas banais e deixando as obrigações de lado, pois até agora o senhor não mostrou ser o representante da cidade.

Atenciosamente

Germano

Na esperança  que o Blog ajude a gestão a solucionar este problema em Remanso.

Foto: Panoramio.com
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 21:00 | 7 Comentários

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a Deputado Estadual David Lima do PTC, a convite da Faculdade do São Francisco de Juazeiro - FASJ, na última quarta-feira, dia 17, participou de importante debate com uma plateia bastante motivada e atenta na sua maioria jovens. Os alunos formularam perguntas de grande relevância para o momento político. David Lima questionado sobre a base sociológica do seu pensamento político respondeu “sou formado pela universidade da vida, me baseio na dor e no sofrimento dos empobrecidos desse país, que padecem sem saúde, segurança e recebem educação deficitária, cujos professores não são devidamente valorizados”, essa afirmativa levou a multidão presente ao delírio, gritando palavras de ordem em seu favor. No encerramento do debate o candidato a Deputado Estadual David Lima pelo PTC, foi surpreendido com o assédio dos alunos, que solicitavam as suas propagandas. David assegura que “se destacou pela sua coragem, audácia e vontade de ver uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna, que mantém uma campanha política limpa com muita modéstia sem o apoio dos grandes grupos capitalistas, mesmo assim desafia aos que patrocinam e participam das injustiças contra os empobrecidos, desafia aos corruptos e corruptores”.

Política
19 de Setembro / 2014 às 20:36 | 13 Comentários

O publicitário, cantor e compositor Maurício Dias Cordeiro, Mauriçola, participou na tarde desta sexta-feira (19), do Programa Geraldo José (Rádio Transamérica), e comentou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), o qual militou e defendeu por muitos anos, e sua recente filiação na última semana ao PCdoB. “Estou no PCdoB por um convite direto, que começou com o prefeito Isaac Carvalho e do amigo Paulo Cesar, mas foi consolidada pelo deputado federal Daniel Almeida quando fui à Brasília, há três anos, em busca de recursos para um evento cultural em Juazeiro. Me aprofundei no trabalho do deputado,na figura humana do Daniel, que me surpreendeu pela sua dedicação e pelo que ele tem feito pela Bahia como deputado federal”, declarou, Maurício.

Respondendo os vários questionamentos sobre o motivo que o fez mudar de partido, Maurício respondeu que não houve mágoas com o PT e afastou a hipóteses de problemas com dirigentes. “Me senti prestigiado e honrado pelo convite do PCdoB, pelos meus amigos e pela relação amistosa com o prefeito. Estou muito bem, estou leve por que continuo no mesmo caminho. Não me deram muito valor no PT. O prefeito Isaac já tinha me convidado para o projeto político dele na sua primeira eleição. Avaliei que não era o momento adequado pela minha longa história e para não ser mal interpretado por pessoas que me julgam ou subjugam. Sempre me senti muito valorizado pelo prefeito Isaac, já fiz peças publicitarias e fiz o CD com o Hino do Carnaval 100 anos, e aceitei”, disse, Mauriçola.

O publicitário contou ainda que está engajado na campanha de Daniel Almeida, e o defendeu de uma campanha feita por alguns candidatos que afirmam que a cidade não tem representante na Câmara Federal. “Quero dizer ao povo que está ocorrendo alguns equívocos com o comportamento de alguns candidatos aqui em Juazeiro nesta eleição. Juazeiro tem deputado federal de verdade. Daniel Almeida é o melhor que já tivemos em toda a história de Juazeiro, atuando diretamente com emendas e representando Juazeiro em Brasília. Teve 10 mil votos aqui e triplicou o empenho dele, e isso podemos ver a chegada do IFBA. O povo de Juazeiro sabe fazer justiça e sabe votar em quem realmente merece”, defendeu.

Política
19 de Setembro / 2014 às 20:01 | 2 Comentários

A obra para implantação e pavimentação da BR-235/BA já é uma realidade e está em ritmo acelerado. Trata-se de um empreendimento esperado com muito entusiasmo pela população diretamente beneficiada, como é o caso dos moradores de Pinhões, Uauá, Canudos, Canché, Bendegó, Jeremoabo, Cel. João Sá e Pedro Alexandre, sem falar em outros municípios que, direta ou indiretamente, também terão reflexo em suas economias, como Juazeiro e Petrolina.

Com o objetivo de minimizar os efeitos negativos à natureza, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, firmou Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Viçosa – UFV,  que ficará responsável pelos trabalhos de Gestão Ambiental, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a execução de diversos programas voltados ao meio ambiente como o monitoramento da qualidade da água, proteção a fauna e a flora, prevenção e controle de incêndios, monitoramento da faixa de domínio, educação ambiental e comunicação social. 

A Universidade Federal de Viçosa, por meio de processo de seleção, foi escolhida pelo seu grau de excelência, por ser uma das mais respeitadas instituições de ensino no Brasil e exterior. 

Ao longo dos trabalhos de implantação e pavimentação da BR-235/BA, as comunidades diretamente afetadas, estão recebendo a visita de técnicos das mais variadas áreas do conhecimento que desenvolvem ações voltadas à conscientização da importância da preservação ambiental como fator determinante para a garantia de um futuro melhor para as novas gerações. Além do mais, a obra está sendo acompanhada por engenheiros contratados pela universidade com o objetivo de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente através de ações de orientação e fiscalização.

Ascom DNIT/UFV
Política
19 de Setembro / 2014 às 19:38 | 1 Comentário

Prefeitura de Sobradinho realiza Audiência Pública de prestação de contas do 2º quadrimestre 2014

 

A Prefeitura de Sobradinho, em cumprimento ao estabelecido no Artigo  9º, parágrafo 4º da Lei Complementar 101/2000, realizou ontem, 18, no auditório do Celem, audiência pública de prestação de contas do  2º  quadrimestre de 2014. 

No evento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foram expostos os balanços financeiros da arrecadação e gastos do executivo municipal, correspondentes ao exercício de maio a agosto deste ano. 

A apresentação foi conduzida pelo representante da empresa de assessoria contábil, o contador Adão de Almeida Silva Junior, que expôs os dados demonstrativos de acordo com as premissas estabelecidas nos anexos de metas fiscais. O contador realizou a leitura do relatório e comentou sobre o conceito formal dos itens e valores avaliados.

Desta forma foram esclarecidos os conceitos de resultado primário, nominal, receita fiscal, despesa fiscal, entre outros. Os valores apresentados referiram-se ao ente municipal, ou seja, abrangendo a administração direta e indireta do município( Executivo e Legislativo).

A receita corrente bruta no segundo quadrimestre foi apurada na ordem de R$ 31.846.634,64, constando 58,72% da receita prevista; sendo R$ 550.024,83 de receita de capital. 
Também foi apresentado que o município executou despesas correntes na ordem de R$ 24.212.425,64, representando uma porcentagem de 53,80%. 

As despesas de capital realizadas foram na ordem de R$ 1.320.846,46, equivalendo a 7,51%. 

Em relação as despesas com Pessoal, o art. 19 da Lei Complementar nº. 101/2000, diz que para os fins do disposto no caput do art.169 da Constituição, o município não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo o limite legal de 54% e o limite Prudencial de 51,3%. No município o percentual gasto com pessoal no quadrimestre ficou em 53,39%, na ordem de R$ 20.336.839,44. 

Sobradinho aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino, um percentual de 22,31%, o que corresponde ao montante de despesas na ordem de R$ 6.571.114,50. 

Os recursos destinados ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede publica - FUNDEB, teve um percentual de 58,37%, despesas na ordem de R$ 3.562.657,52. 

Da aplicação na saúde de mínimo de 15%, o valor pago no quadrimestre correspondeu a 15,73%,despesas na ordem de R$ 3.077.595,87, gastos em ações e serviços públicos de saúde de competência do município. 

O resultado primário indica se os níveis de gastos orçamentários do município são compatíveis com a sua arrecadação, ou seja, a receita primaria capaz de suportar as despesas primarias. 

A diferença apurada entre receita fiscal liquida e a despesas fiscais liquidas. O resultado primário obtido foi na ordem de R$ 2.518.861,43.

Ascom Sobradinho
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 19:30 | 2 Comentários

Dados do Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue, atualizado no último dia 17, apontam que, foram informados pelas unidades de saúde e registrados no SINAN exatos 19.391 casos suspeitos de dengue no estado da Bahia até a 38ª semana epidemiológica de 2014. Destes casos, 5.528 foram classificados como dengue, 102 como dengue com sinais de alarme, 31 como dengue grave e 6.786 foram descartados. Ainda estão sem classificação 11.498 casos.

Os dez municípios com os maiores números de casos notificados até o momento são: Salvador (6.293), Feira de Santana (1.278), Itabuna (1.109), Juazeiro (650), Ilhéus (493), Barra da Estiva (490), Teixeira de Freitas (353), Jequié (292), Casa Nova (291) e Serrinha (228). A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, destaca para a população ações que podem contribuir significativamente para a redução do número de casos.

"Volto a frisar que a dengue é um grande problema de saúde pública no nosso estado. Então, precisamos atentar para a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, evitando o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, caixas d'água, garrafas vazias e/ou em piscinas sem uso. Além disso, precisamos evitar o acúmulo de lixo e entulho, outros focos do mosquito. E nesse período do ano precisamos redobrar a atenção! Lembrem-se: dengue pode matar", salienta a parlamentar.

Ascom
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

Para iniciar o calendário oficial de palestras e ações do Outubro Rosa a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) realizará a palestra com o tema "Sensibilização com os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde acerca de Câncer de Mama". O evento acontecerá dia 26 de setembro, sexta-feira, às 15h, no auditório do Sest/Senat em Petrolina. O facilitador é o médico mastologista do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO), Jomário Macêdo. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina através das secretarias da Mulher e Saúde.

Antecedendo o principal mês de combate ao câncer de mama, durante a campanha ‘Outubro Rosa’ realizada mundialmente, a temática da palestra visa preparar seu público-alvo, ou seja, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que possam ser também multiplicadores das principais orientações de prevenção e sintomas sobre câncer de mama e autoexame, entre demais profissionais, em suas respectivas unidades, além de estudantes da área de saúde.

Outras informações:

CEONCO – Rua da Paz, 515, Gercino Coelho, Petrolina-PE. Tel.: (87) 3867- 9000 e 3867-9006.

Jackeline Costa
Política
19 de Setembro / 2014 às 18:35 | 2 Comentários

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Policia Militar no bairro Piranga, dando mais segurança e tranquilidade aos moradores, equipes da Gerência de Manutenção Urbana da Secretaria de Serviços Públicos deram início esta semana à reforma do Posto Policial da comunidade. O local está recebendo serviços de pintura, melhorias no balcão de atendimento, no muro, copa e ampliação da sala de descanso com a construção de cinco bancadas de apoio. A reforma do Posto é fruto de uma parceria público-privada.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a reforma possibilitará um ambiente adequado para o alojamento dos policiais militares que ali prestam serviço, como melhorar significativamente o atendimento à população.  "É importante que a Polícia Militar receba todas as condições necessárias para executar de forma satisfatória o seu trabalho e atuar da forma como a população espera", explicou Eduardo. A reforma do Posto será de grande importância para os moradores da localidade e as melhorias irão refletir diretamente no atendimento ao público e nas condições de trabalho da Policia Militar. 

Ascom SESP
Política
19 de Setembro / 2014 às 18:00 | 1 Comentário

O prefeito Isaac Carvalho se reuniu nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal, com representantes da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana para discutir sobre o projeto para implantação de  Trabalho Técnico Social permanente nos empreendimentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Juazeiro.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Regina Carvalho; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza; o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza; o secretário de Governo, Paulo Bonfim; a coordenadora de Habitação da SEDIS, Gilnágila Barbosa e a técnica social Verônica Rodrigues.

Os residenciais São Francisco I e II, Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre já recebem visitas periódicas de assistentes sociais, educadoras e psicólogas da SEDIS. “Desde a instalação dos empreendimentos temos feito uma intervenção sistemática junto aos moradores, mas a partir da implantação do projeto esse trabalho social será muito mais amplo e constante, com resultados bastante positivos no sentido de melhorar ainda mais a relação comunitária entre os condôminos”, explicou a secretária Célia Regina.

A Caixa Econômica Federal foi representada pelo gerente de habitação Sérgio Henrique Merlo, pela coordenadora de educação Vanessa Tosta, e pelos gerentes da CEF/Juazeiro, Pedro Emílio e Washington Borges. O projeto enviado à Caixa pela Prefeitura de Juazeiro, através da SEDIS, está sendo avaliado para posterior implantação.

Também participou da reunião o representante da Brasil Solair, Julio Martinez. A empresa produtora de energia solar assinou, em outubro de 2012, um acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental da CEF e juntos, contando com a parceria da Prefeitura, iniciaram o Projeto de Geração de Renda e Energia nos residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre. O Projeto, de 2,1 MW, beneficia cerca de mil famílias.

Segundo Julio Martinez, o objetivo tem sido alcançado, que é de promover a organização social das famílias beneficiadas, incentivando o cooperativismo e a troca de experiências maximizando a renda da comunidade. “Agora com essa ampliação da parceria com a Prefeitura vamos melhorar ainda mais esse projeto social, investindo o lucro obtido na própria comunidade e distribuindo o excedente entre os moradores”, disse.

Julio Martinez alertou ainda sobre as invasões irregulares das áreas de uso comum, ouvindo do prefeito Isaac Carvalho que a prefeitura intensificará a fiscalização. “Antes de tudo vamos para o diálogo e a conscientização, mas não abriremos mão de fazer cumprir a lei para que a maioria da população que reside nos residenciais não seja prejudicada pelas irregularidades de uma minoria”, garantiu Isaac. 

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
Informativos
19 de Setembro / 2014 às 17:29

 

O Juazeiro, árvore típica do semiárido nordestino, também é conhecido por joá, Juá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-espinho, ziziphus ou juazeiro, é o destaque numa exposição temporária que acontece no Museu Cais do Sertão, em Recife.

Dedicado a retratar a vida e a cultura do Sertão nordestino, terra de origem e fonte de inspiração do grande Luiz Gonzaga, o museu usa a vida desse artista pernambucano como fio condutor, ao mesmo tempo em que mistura o tradicional ao moderno. O Cais do Sertão foi instalado no lugar de antigos armazéns no Porto do Recife e aproveita vários recursos tecnológicos pra possibilitar interação e diversão, sendo um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil e traz à beira mar da capital de Pernambuco um pouco do solo rico e generoso da cultura popular do nordeste brasileiro.

A exposição, que conta com o apoio da AGROVALE, fica em cartaz até o dia 15 de outubro e, além de fotografias, distribuição de mudas, informações sobre a planta, tem ainda como objetivo discutir questões como sustentabilidade e conscientização ambiental.

Para Leda Dias, Coordenadora de Conteúdo do Cais do Sertão, a parceria amiga da AGROVALE foi fundamental para o sucesso da ação: “Acreditamos que assim podemos fazer a diferença criando condições de vida mais sustentáveis, em respeito e harmonia com os ecossistemas que habitamos.” A Assessora de Relações Institucionais Joana Chaves complementa que “sem a Agrovale a exposição não teria o mesmo brilho”.

Na entrada do Cais do Sertão, desde a sua inauguração, uma árvore do Juazeiro é o cartão de visita para os visitantes. Na programação constam apresentações de poetas e cantores, como Jessier Quirino e Gereba, dentre outros, e ação educativa para promover o "peixamento" do Rio São Francisco, representado por uma instalação que corta o museu no formato do grande rio, um curso de água que se configura elemento vivo na nossa exposição, além de oficina de reciclagem, exposição em parceria com o Jardim Botânico e palestras.

A AGROVALE, que tem um viveiro de mudas nativas e cumpre papel fundamental na preservação das árvores nativas da região, destinando-as para replantio em áreas de preservação e para ações ambientais no Vale do São Francisco, contribuiu com a exposição e enviou 150 mudas do Juazeiro para a exposição, em Recife.

Política
19 de Setembro / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

Secretaria de Cidadania participa de encontro regional sobre trabalho social com famílias em Fortaleza O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou na terça e quarta-feira (16 e 17/09), no Hotel Praiano, em Fortaleza, o Encontro Regional Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social. Participaram do evento, gestores e profissionais das Assistência Social dos estados do Nordeste. A programação do encontro contou com mesas temáticas, grupos de trabalho e plenárias com foco em dois eixos: Princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no trabalho social com famílias e Trabalho Social com famílias nos territórios e as atribuições da gestão e dos serviços na articulação intersetorial. 


Petrolina foi representada no encontro pelo Diretor de Assistência social básica da Secretaria de Cidania , Everaldo Rodrigues . o Diretor participou da mesa temática “Princípios e Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social para o trabalho social com famílias”. O evento contou também com a participação da Secretária Nacional de Assistência Social (SNAS), Denise Colin. 

O encontro teve por objetivos propiciar um espaço de reflexão e debate para o alinhamento de ideias e conceitos sobre o trabalho social com famílias; propor caminhos na perspectiva da qualificação da intervenção técnica, metodológica e ético-política; discutir sobre o trabalho social com famílias no âmbito do SUAS, considerando diversidades regionais; e avançar na compreensão do território e da intersetorialidade numa perspectiva de ampliação da capacidade protetiva da política de assistência social. 

“participar deste encontro regional ,vem fortalecer a política da assistência, ocasionando uma participação efetiva do profissional da assistência social e propor melhorias qualitativas no trabalho com as familias .Foi também o momento de consolidação das idéias de todo Nordeste” disse o Diretor. 

Organizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o Encontro Regional Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social faz parte do Ciclo de Debates acerca do Trabalho Social com Famílias, visando incentivar o diálogo com diferentes atores e instituições envolvidos na PNAS, no exercício da intervenção profissional e na implementação do SUAS. 

O Ciclo de Debates foi aberto pelo Encontro Nacional de Alinhamento Conceitual, continuou com os encontros regionais e será encerrado com Encontro Nacional para o fechamento das discussões, apresentando, inclusive, experiências internacionais para aprimoramento da proteção social não contributiva. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
19 de Setembro / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que devido à realização de um serviço de dedetização, o atendimento noturno não será realizado nesta sexta-feira, 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Argemiro.

A partir desta segunda-feira, 22, os atendimentos voltam à normalidade. O objetivo da iniciativa é garantir mais conforto e tranquilidade para população durante a assistência médica, odontológica, de prevenção, dentre outras promovidas pela Atenção Básica.

 

 

ASCOM/SAÚDE
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário
No último sábado (13.09), a pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Anaísa Soares, convidada pela da VII Gerencia Regional de Saúde (VII GERES), realizou uma palestra, em Salgueiro (PE), sobre Leishmaniose visceral, mais conhecida como Calazar, infecção sistêmica causada pela picada do mosquito palha (Lutzomyia). O objetivo foi capacitar os profissionais da área de saúde a diagnosticar precocemente a doença para melhorar seu prognóstico e reduzir a mortalidade.
 
Ao todo, participaram da palestra, 52 profissionais que atuam na rede Básica de saúde e hospitalar da área de cobertura da VII GERES. Durante a capacitação foram abordados o diagnóstico do Calazar e os critérios de gravidade da doença que se manifesta com febre prolongada, aumento do fígado e do baço, palidez cutânea, entre outros sintomas.
 
“A realização desta palestra tem como principal objetivo diminuir o número de óbitos por causa da transmissão da Leishmaniose Visceral. O índice de casos e a mortalidade por esta doença vêm aumentando naquela região”, relata a pediatra.
 
Recentemente, a médica participou também de uma capacitação, em Brasília (DF), convidada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foram convidados dois médicos de cada Estado, identificados como profissionais multiplicadores das informações. “Foram três dias de palestras e discussões de casos clínicos sobre Leishmaniose Visceral e voltamos com a missão de repassar os conhecimentos adquiridos lá. A primeira palestra que dei ao voltar foi aqui no Dom Malan e em seguida, esta em Salgueiro”, finaliza Anaísa Soares.??
Asscom
Eleições
19 de Setembro / 2014 às 15:30 | 1 Comentário

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou a necessidade de reconquista da relação de confiança entre o governo e as polícias, ao ser perguntado sobre a questão da segurança pública no primeiro bloco do debate da Rádio Sociedade da Bahia, nesta manhã de sexta-feira (19).

Observando que a violência durante o governo do PT atingiu todo o estado, chegando até a zona rural, onde as pessoas não tem mais tranquilidade para dormir em suas roças e fazendas, Paulo Souto propôs ainda para solucionar o problema da segurança pública a maior integração das polícias civil e militar por meio de forças-tarefas ou grupos especiais para combater o tráfico de drogas, grupos de extermínio e assaltos a banco.

“Além disso, pretendemos aumentar e distribuir melhor o contingente policial, bem como investir em inteligência e tecnologia, adotando ainda medidas preventivas como intervenções urbanísticas para facilitar a ação do estado em áreas que hoje são dominadas pelo crime organizado”, disse Souto, acrescentando ainda que vai implantar escolas em tempo integral para os jovens.

Asscom
Variadas
19 de Setembro / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Corte de cabelo, escova, informações sobre aposentadoria, licença maternidade, afastamento por invalidez. Esses e muitos outros serviços serão disponibilizados, no próximo sábado (20), para os moradores da localidade de Izacolândia, em Petrolina, durante o projeto Compesa no Meu Bairro. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 12h na Escola Guido Alves Cardoso.

Realizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, em parceria com o Senac e o INSS, a ação social tem como objetivo aproximar a companhia da comunidade. "Estamos levando um dia diferente para os moradores, além de serviços importantes em que eles poderão tirar dúvidas sem precisar se deslocar até a área urbana, bem como resolver pendências ou solicitar serviços de forma prática e eficiente", afirma a assistente social da Compesa em Petrolina, Lucy Calazans.

Durante todo o dia, a Compesa irá repassar informações sobre os direitos e deveres com relação aos serviços de água e esgoto, além de orientações sobre a tarifa social.

asscom/COMPESA

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage