Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,4%
Atualizado em: 24/03/2015
Variadas
27 de Março / 2015 às 07:00 | Nenhum Comentário
 
O Vice-governador e Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, João Leão, ministrou palestra na tarde desta quinta-feira (26) durante a programação da Semana de Integração Acadêmica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.
 
Com o tema “Os desafios estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Bahia”, o vice-governador falou sobre a pujança do Estado, que apesar de ser dotado de riquezas naturais, possui uma das menores rendas per capita do país e que o governador quer mudar esse quadro. “As universidades estaduais serão as nossas grandes parceiras nesse equilíbrio de colocar a Bahia para crescer”, revelou.
 
A abertura do evento foi feita pelo diretor do DTCS, professor Jairton Fraga Araújo, e contou com as presenças do reitor da Uneb, professor José Bites de Carvalho; da diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Márcia Guena; do deputado estadual Roberto Carlos (PDT); e da comunidade acadêmica do Campus III.
 
O Diretor do DTCS, professor Jairton Fraga e a Diretora do DCH, professora
Márcia Guena, estiveram presentes na mesa do evento 
 

 

O diretor do DTCS falou sobre os três importantes cursos de graduação que o Departamento possui e sobre a importância deles para região e para o país, a exemplo do curso de Engenharia Agronômica que tem 54 anos de existência e já colocou no mercado mais 2200 profissionais, assim como o curso de Direito que já formou mais de 700 bacharéis. “Nossos cursos possuem avaliações que atestam que são graduações de excelência”, reforçou.
 
O reitor da Uneb falou sobre a importância da articulação do Departamento e a Reitoria com todos os setores da sociedade. “A visita do vice-governador, também na condição de Secretário de Planejamento, é uma oportunidade de ele conhecer o Campus III e também de nos ajudar nessa aproximação com o restante do governo, para que possamos melhorar o orçamento, do ponto de vista da fonte do tesouro, e contribuir com a busca de alternativas para maior consistência das nossas ações”, explicou Bites.
 
 
Professor Jairton Fraga fala sobre as pesquisas desenvolvidas no Caerdes

Durante a visita ao Campus III, o vice-governador, acompanhado do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf – 6ª SR ), em Juazeiro, Alaor Grangeon; e de políticos da região visitaram o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável, do Campus III para conhecer as pesquisas e projetos desenvolvidos. 
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB
Espaço do Leitor
27 de Março / 2015 às 06:30 | Nenhum Comentário

Caro Geraldo José,

Nós da Comissão dos Agentes de Combates as Endemias, mais uma vez obrigatoriamente, vimos ao seu Blog cobrar respeito por parte da Administração Municipal de Juazeiro. Em revindicação do não fornecimento dos fardamentos e materiais diários para que possamos concluir nossos trabalhos com eficiência, essa Administração veio a esse Blog, em matéria postada no dia 06/02/2015 às 15:00 horas, garantindo que no máximo em 30 dias estaríamos com os fardamentos em mão. Então perguntar não ofende: CADÊ OS FARDAMENTOS DOS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS ?
 
Gratos membros da comissão.
Política
27 de Março / 2015 às 06:00 | Nenhum Comentário

O governo do Estado da Bahia homologou através do decreto n° 16.018, publicado na edição do Diário Oficial do Estado, de 24 de março de 2015, a prorrogação por mais 90 dias, o prazo de declaração de situação de emergência, na zona rural do município de Sento-Sé. O prefeito Municipal havia solicitado a homologação no dia 26 de fevereiro, através do decreto n 1.345, mas só depois da avaliação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o governador Rui Costa decretou.

Desde 2012, que o município de Sento-Sé vem sofrendo com a estiagem. Esse ano a situação é ainda mais preocupante, por causa da vazão do lago de Sobradinho, que tem apenas 17% da capacidade, e alguns povoados estão até 14 km de distância do rio, dificultando a captação e a distribuição da água para as povoações.

Localidades como: Piçarrão, Traíras, Pau D`arco, Manoelzinho, Cepo de Fora, Anil e Campo Limpo, estão sendo abastecidas por carro pipa. No assentamento Antônio Guilhermino foi aberto um canal para levar água do rio São Francisco para a captação, e abastecer o povoado Retiro de Cima. Comunidades ribeirinhas como Ponta D`água, Cajuí, Itapera, Riacho dos Paes, Capeado, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, Mergueira e Mulungu, sofrem com a falta de água. Na região da caatinga, conhecida como polígono da seca, a prefeitura mantém o funcionamento diário de 89 sistemas de abastecimento de água, que atendem grandes e pequenas povoações, e o consumo animal, a grande maioria queimando diesel combustível por que não dispões de energia elétrica.

Ascom Sento Sé
Espaço do Leitor
26 de Março / 2015 às 23:00 | Nenhum Comentário

A coordenação do Curso de Jornalismo do Centro Universitário do Vale do Ipujuca-Caruaru-PE, promoverá entre os dias 6 a 9 de abril, A Semana do Jornalista. Na programação além de palestras com jornalistas da TV Globo e Sistema Jornal do Commercio, consta o lançamento do documentário-filme Os Gonzaguianos.

Para manter viva a memória de Luiz Gonzaga, um grupo de amigos se reúne todos os anos e trocam materiais, experiências, dividem experiências e falam sobre a vida e obra do Rei do Baião - são os chamados Gonzaguianos. Com o objetivo de registrar essa iniciativa, alunos do curso de Jornalismo do UNIFAVIP desenvolveram um documentário sobre os Gonzaguianos, que será apresentado no dia 7 de abril, a partir das 19:30h, no auditório da instituição.

O grupo reúne um amplo conhecimento da obra e das parcerias do Rei do Baião, num esforço de manter vivo o trabalho de Luiz Gonzaga. O Espaço Cultural Asa Branca do Agreste, situado no bairro Kennedy, é um exemplo do que essa paixão pelo artista é capaz. O espaço foi criado por Luiz Ferreira, um dos gonzaguianos, a partir da coleção que guardava em um cômodo de sua casa.
 
Ano passado O Grande Encontro dos Gonzagueanos em Caruaru – Pernambuco, foi realizado no sábado dia 15 de Novembro.. 

 O  coordenador do encontro, pesquisador e colecionador  Luiz Ferreira, entregou o “Troféu Luiz Gonzaga Orgulho de Caruaru” a 9 personalidades. O objetivo é  homenageá-los  pelo serviço prestado a cultura brasileira.

Os homenageados foram:
1º Alexandre Valença: Músico e compositor de Pesqueira e filho do saudoso Nelson Valença de quem Luiz Gonzaga gravou 12 músicas.

2º Gilvan Neves: Sanfoneiro, cantor e compositor o qual já tem feito arranjos musicais para muitos cantores nordestinos.

3º Israel Filho: É cantor filho de Caruaru gravou a música saudade do forró de Gonzagão é uma homenagem ao Luiz Gonzaga e ao mesmo tempo um agradecimento ao rei do baião por ter lhe apresentado em público como um dos seus seguidores.

4º Jurannir Clementino: Jornalista e escritor natural de Várzea Alegre – CE, radicado em Campina Grande – PB, Jurandir é primo do poeta José Clementino de quem Luiz Gonzaga gravou 8 músicas. Jurandir é autor do livro que conta a história do poeta José Clementino Editado em 2013.

5º Kydelmir Dantas: Nascido na Paraiba. Mora em  Mossoró, é  funcionário da Petrobrás, escritor e historiador é autor do livro Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte editado em 2013.

6º Ney Vital: Nascido em Areia PB. Reside em Petrolina onde atua como  jornalista e radialista. Assessor de imprensa. É produtor e apresentador do  Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga. Foi produtor e editor de jornalismo afiliadas Globo/Nordeste. Pós-graduado em ensino de comunicação social UNEB-UFRN.

7º Osvaldo Augusto: é de Caruaru, músico é filho do saudoso Maestro Joaquim Augusto de quem Luiz Gonzaga gravou 6 músicas de 1957 a 1961.

8º Paulo Correia: de Aracajú – Sergipe onde é diretor de Patrimônio de cultura. Paulo Correia foi quem descobriu que a música Renascença de autoria de Onildo Almeida e gravada por Luiz Gonzaga. Há muitos anos na R.C.A. nunca teria sido lançada sugerindo ao diretor da revivendo que a lançasse em 2007.

9º Valdir Geraldo: É músico e compositor de Exú – PE e de quem Luiz Gonzaga gravou a música Nessa Estrada da Vida em 1984 no L.P. Danado de Bom.

Por Ney Vital
Policial
26 de Março / 2015 às 22:28 | Nenhum Comentário

Policiais da 3ª Companhia de  Monte Santo (CIA), pertencente ao 5a Batalhão de Polícia Militar de  Euclides da Cunha, prenderam nesta quarta-feira (25/3) dois homens e apreenderam cinco  armas de fogo, 109 munições de diversos calibres, além de material utilizado para explodir caixas eletrônicos. Os acusados confessaram à  polícia que estavam planejando um assalto à agência do Banco do  Brasil da cidade de Monte Santo. Os policiais abordaram os dois homens próximo a uma  residência localizada no centro da cidade, enquanto  outros homens, em um veículo modelo Corola, deixavam a casa. Durante a abordagem os que que estavam  no carro atiraram contra a viatura e os policiais.

A lataria do Corola foi atingida pelos disparos, mas  ninguém ficou ferido e os criminosos fugiram. A cerca de 200  metros do local abandonaram o carro e continuaram a pé.  Os PMs pediram apoio a guarnições do 5º Batalhão e os dois homens  que estavam perto da casa confessaram a intenção de cometer o  crime. Dentro da casa, que estava alugada, e no veículo apreendido, foram encontrados um revólver calibre 357, um revólver calibre 38, sem tambor, uma espingarda calibre 12, uma pistola  Glock 9 mm com três carregadores, dois carregadores de fuzis, uma  carabina .45 com dois carregadores, 38 munições de .45, 20  munições 9 mm, seis munições calibre 357, 18 munições calibre 762,  23 munições de .940, quatro munições calibre 12; três celulares, 1 kg  de pasta de explosivo, 100g de cocaína, três pés de cabra e três  furadeiras.

No interior da residência foram encontrados ainda uma  Honda Biz sem placa, uma CG Titan 150 também sem placa, e um  veículo modelo Fox, de cor prata. 

Fonte: Correio da Bahia
Variadas
26 de Março / 2015 às 22:00 | 1 Comentário

Desde a última semana o serviço de manutenção de praças públicas se concentrou no bairro IPSEP onde hoje (25) a equipe realiza os serviços de limpeza com retirada de lixo, pintura de meio fio, capina e retirada de lixo.

O trabalho tem a meta de estimular os cuidados com os equipamentos públicos que servem de áreas de lazer para as comunidades. A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda nessa semana, quando novos pontos serão atendidos.

A manutenção de praças é um serviço constante programa pelo Prefeito Julio Lossio visando o cuidado com as áreas de lazer que passaram a receber atenção especial na sua gestão. Desde 2009 quando assumiu pela primeira vez, além de reformar diversas praças, outros equipamentos diversos equipamentos foram construídos e entregues à população.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
26 de Março / 2015 às 21:29 | 1 Comentário

Durante a primeira semana de implantação do serviço Consultório na Rua em Petrolina já foram abordados mais de 40 pessoas que vivem em situação de rua. A equipe multiprofissional visita diariamente os principais locais da cidade que aglomeram esta população como a orla, rodoviária, Praça da Catedral com o intuito de viabilizar cuidado integral em saúde e assistência social no município.

A psicóloga e coordenadora do programa, Sarah Fonseca, destaca a boa receptividade dos usuários nesta primeira semana de atuação.  “Estamos mapeando e estabelecendo vínculos com os usuários para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais efetivo e contínuo. Mas, neste início a recepção foi bastante positiva e já estamos encaminhando alguns casos para outros dispositivos da rede”, avaliou Sarah que ainda acrescentou que este público também está presente nos bairros.

A equipe pôde perceber que os principais questionamentos são referentes à documentação e o acesso aos serviços responsáveis capazes de ajudar as pessoas que fazem o uso de algum tipo de droga. “Estes são os dois pontos mais recorrentes durante as abordagens. Em relação à saúde dos usuários, a priori, a maioria precisa passar pela avaliação médica, pois são pessoas que estão mais susceptíveis a algumas doenças como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s”, destacou o enfermeiro Ronney Silva.

A gestora da pasta, Lucia Giesta, externou sua satisfação em ver o empenho da equipe em identificar os pontos onde os usuários estão e dar resolutividade ao seu problema. “Alguns usuários já foram encaminhados para outros serviços como o Centro Pop, CRAS e as próprias Unidades de Saúde. Este é um programa bastante desafiante, mas que veio para dar certo em Petrolina”, afirmou a secretária.

Gabriella Moura ASCOM Saúde
Variadas
26 de Março / 2015 às 21:00 | Nenhum Comentário

O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE, no uso de suas atribuições, observando a previsão do inciso IX, do art. 37 da Constituição Federal, que prevê a contratação temporária de profissionais por excepcional interesse público, e a Lei nº 8.745/93 e o Decreto nº 4.748 de 16 de junho de 2003, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para a contratação de professor de graduação, por tempo determinado. A  presente seleção será executada pelo Campus Petrolina, através de Comissão Local instituída pelo seu Diretor. Os professores selecionados, de acordo com o número de vagas, irão compor um quadro de classificados, e serão convocados obedecendo estritamente à ordem de classificação. Serão oferecidas 53 (cinquenta e três) vagas de professores prestadores de serviço, distribuídas por disciplinas/cursos conforme ANEXO III do Edital, para atuação no ensino de graduação. As inscrições estarão abertas durante todos os dias úteis, compreendido no período de 25 a 30 de março de 2015, contados a partir da publicação deste edital e serão realizadas na sala da Coordenação Setorial de Graduação da Unidade de Educação UPE Campus Petrolina, situada à Rodovia BR 203, KM 02, Vila Eduardo, Petrolina/PE, CEP: 56.328-903, no horário das 9h30 às 12h , das 14h às 17h e das 19h às 20h30. Maiores informações pelo site da instituição: ww2.upe/petrolina.

Variadas
26 de Março / 2015 às 20:29 | Nenhum Comentário

O Denatran adiou nesta quarta-feira (25) por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC. A nova data prevista para início da fiscalização será 1º de julho. De acordo com o Ministério das Cidades, o motivo para adiar a obrigatoriedade é que o equipamento continua em falta nas lojas. Desde dezembro, pouco antes de a medida entrar em vigor, os consumidores reclamam da falta do item no comércio.

A multa começaria em 1º de janeiro deste ano, mas, no dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência, para 1º de abril. Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.

Qual a diferença, e quem deve trocar?

O extintor do tipo ABC é mais completo do que o BC, utilizado por alguns veículos. O novo modelo também é eficaz no combate a incêndios em materiais como madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC tem validade de 5 anos. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. Porém, a medida foi derrubada, e voltou a valer em 2009. Com isso, mesmo modelos produzidos entre 2004 e 2009 podem conter o equipamento do tipo BC.

Vale lembrar que o adiamento não desobriga o uso de um extintor automotivo, com prazo de validade em vigência. O não uso, ou uso de um item vencido também é passível de multa.

G1
Esporte
26 de Março / 2015 às 20:00 | Nenhum Comentário

A Escola de Atividade Física Lourival Quirino, com a finalidade de incentivar e difundir as práticas desportivas realizará no dia 26 DE ABRIL DE 2015, a 1ª CORRIDA RUSTICA DO DISTRITO DE MANIÇOBA. A prática esportiva possibilita uma socialização da garotada de mesma idade, o que é essencial na formação e no desenvolvimento da personalidade do indivíduo. A participação em atividades físicas proporciona contatos sociais, e as crianças e os adolescentes aprendem que entre eles e o mundo existem outras pessoas, que na convivência social há regras e determinados comportamentos, aprendem a aceitar vitórias e derrotas, a vencer por meio do esforço pessoal, desenvolvem a independência e a confiança em si mesmo e o sentido de responsabilidade.

Largada: SAÍDA PROXIMO AO POSTO DE COMBUSTIVEL (BUQUEIRÃO)

Horário: 08 hs.

Chegada: NA PRAÇA EM FRENTE AO BAR DE CLEY

Percurso: 7 km CORRIDA, PERCURSO EM ESTRADA ASFALTICA.

Inscrições: VALOR R$ 15,00 DE 20 DE MARÇO A 23 DE ABRIL DE 2015

PONTOS DE INSCRIÇÃO: Em Maniçoba: Academia de Mara, Loja de Celular com Francisco, NH2 com Adelmario. NA SEDE: Arca Sport, Lourival Quirino no Country Club (74) 8801-5053, Lan house Navegando Ponto Com (74) 8857-8040.

Informações pelo telefone (74) 88560052

E-MAIL:amsbempreendimentos@hotmail.com

ORGANZAÇÃO: Lourival Quirino, Isaac Santos.

OBS: Sairá dois ônibus da Orla de Juazeiro (Ponto da Arca Sport) as 06:30hs com destino ao local da largada da corrida em Maniçoba.

Política
26 de Março / 2015 às 19:28 | 2 Comentários

A Assessoria do Vice Governador da Bahia, João leão, informou ao Blog que a Inauguração da Unidade de Processamento de Cebolas de Sento Sé, programada para esta sexta-feira (27), foi cancelada, ficando para uma data próxima.

“A estrada foi interrompida e não conseguimos transportar o restante dos equipamentos em tempo hábil: Mesas de Inox, Baldes, Bandejas, Facas de Cortes, Produtos Químicos, Rótulos das Embalagens, e demais itens. Técnicos que precisavam chegar para ministrar o processamento de cebolas pela primeira vez ficaram receosos de ir a Sento Sé; caso passassem, como voltariam se de repente voltassem os bloqueios? Esses Técnicos são das Instituições Parceiras: Embrapa Semiárido, Instrutores do SENAI/PE e Técnicos do SEBRAE/BA”.

“Tentamos negociar a passagem dessas pessoas e dos equipamentos, e não conseguimos a garantia que isso acontecesse. A ameaça de bloquear a estrada na altura da antiga FRUTIMAG, isto é, impedindo acesso ao Campo de Pouso, também foi considerada” explicou a Assessoria na nota encaminhada a este veículo.

Esporte
26 de Março / 2015 às 19:24 | 1 Comentário

Há quase nove anos, a Seleção Brasileira criou o "quadrado mágico", com Kaká, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo. A magia deles acabou diante da França, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006. Nesta quinta-feira, porém, a história se inverteu: em amistoso diante do mesmo rival, o Brasil viu consolidar um novo "trio mágico", com Neymar, Oscar e Willian, três jogadores rápidos, habilidosos e que participaram de todos gols na vitória por 3 a 1.

O primeiro a fazer "magia" foi Oscar. Ele ficou grande parte do primeiro tempo apagado, principalmente por se prender demais à ponta esquerda - por tensão ou orientação, o time brasileiro inteiro estava com pouca mobilidade. Mas Oscar se mexeu: saiu da ponta para fazer uma bonita tabela com Firmino e empatou o jogo contra a França.

Depois do intervalo, foi a vez de Willian e Neymar fazerem "magia". Mais uma vez deu certo porque Willian se desprendeu da ponta direita e puxou um contra-ataque pelo meio. O atleta do Chelsea teve visão e tocou para Neymar, que fez aquilo que mais sabe: finalizou perfeitamente, sem chance para o goleiro Mandanda.

Oscar e Neymar já estão consolidados na Seleção há muito tempo. São os maiores artilheiros do time titular atualmente. Mas Willian tem criado espaço apenas depois da Copa 2014. Era pouco usado por Felipão, que preferia colocar Bernard em campo quando precisava mudar o ataque. Agora tem provado como pode ser brilhante. Ele decidiu contra o Equador, fez dois gols contra a Turquia e brilhou novamente contra a França - foi ele quem cruzou a bola para Luiz Gustavo marcar o terceiro, de cabeça.

A formação do ataque brasileiro ainda tem mais um jogador. Diego Tardelli é o titular, mas foi cortado por causa de lesão dessa vez. Roberto Firmino jogou no lugar e teve uma atuação bastante irregular contra a França, alternando entre o nervosismo e a boa movimentação. Mas encontrar um parceiro ideal para o "trio mágico" parece uma questão secundária no momento.

Se jogar com mais liberdade, invertendo posições e confundindo as defesas, o trio realmente pode ser mágico, seja contra a França ou qualquer adversário. O estilo de jogo do Brasil, voltado para o contra-ataque, beneficia o futebol deles. Só não podem se acomodar, como aconteceu com o quadrado de 2006.

Terra Foto: Bruno Domingos/Mowa Press / Divulgação
Variadas
26 de Março / 2015 às 19:00 | 3 Comentários

O leitor identificado apenas por Antônio, via whatsapp, enviou mensagem e fotos ao Blog questionando a ausência do Poder Público no bairro de Piranga. Disse: “Mais Geraldo, por quanto tempo esse bairro vai continuar assim?”.

Ele encaminhou fotos da Avenida Giuseppe Muccini, a principal do bairro de Piranga, que desde o primeiro mandato do prefeito Isaac Carvalho já passou por inúmeras promessas do Executivo, da Codevasf, governo do Estado e até está sem pavimentação. “Quando chove é lama, quando não chove é a poeira” reclamam os moradores e comerciantes.

Política
26 de Março / 2015 às 18:30 | 1 Comentário

O ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu que todos os 1,9 milhão de estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), terão seus contratos com o programa renovados para este ano. Ele participou, nesta quarta-feira (25), de uma comissão geral na Câmara dos Deputados para discutir o programa.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), “o central do debate é a manutenção do Fies, para que continue a beneficiar aqueles que não podem pagar uma faculdade particular; sua expansão e preserve a credibilidade desse instrumento como grande avanço para o  acesso de jovens à s universidades.” O parlamentar destacou ainda que  “se há distorção na elevação de preço das mensalidade,  isso têm que ser identificado, tem que ser  inibido, mas preservando o Fies”, apontou

Segundo o ministro, 1,2 milhão de estudantes já renovaram o contrato e outros 500 mil estão em fase de aditamento. O prazo para aditamento termina em 30 de abril. “Todos os aditamentos estão garantidos. É o nosso compromisso”, disse o ministro, acrescentando que, se for necessário, o governo vai prorrogar o prazo para renovação de contratos a fim de que todos os estudantes hoje participantes do programa aditem seus contratos. Este ano o governo adotou como critérios para concessão do benefício o limite de até 6,4% para o reajuste das mensalidades de cursos financiados pelo programa. Aumentos maiores que este deverão ser revistos. As mudanças levaram alunos a terem dificuldade de renovar seus contratos.

O ministro lembrou  que uma comissão técnica formada pelo governo nesta terça-feira (24) analisará aumentos de mensalidades e deixou claro que os abusos não serão acatados. “Acataremos os aumentos maiores se forem para benefício do estudante. Agora, aumentos abusivos nós não acataremos.” “Qualquer investimento que não seja condizente com a qualidade não será admitido pelo Ministério da Educação, por esta Casa e pelo setor”, disse Luiz Cláudio Costa. 

Ascom Dep. Daniel Almeida
Variadas
26 de Março / 2015 às 18:00 | Nenhum Comentário

Como forma de incentivar o descarte legal de resíduos, a prefeitura de Petrolina completou três semanas do uso de espaços específicos para o despejo de restos de material de construção e poda. Como resultado, toneladas de lixo já receberam a destinação adequada, melhorando o aspecto da cidade e evitando a poluição do meio ambiente.

O trabalho de identificação dos terrenos aconteceu no início do mês de março, quando foram demarcado cinco pontos diferentes em cinco bairros, são eles Vila Eduardo, Quati, José e Maria, Centro e João de Deus. “O objetivo de demarcar esses pontos é concentrar em apenas um único espaço os restos de construção e poda; proporcionando ao mesmo tempo, que as demais áreas do município permaneçam limpas”, explicou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Inicialmente foram identificados cinco pontos para adaptação e observação da efetiva funcionalidade dos pontos de descarrego. A ideia é que a partir da avaliação dos primeiros locais, que segundo os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tatyanne Lima e Giannini Barbosa, respectivamente, já é positivo; novos locais receberão a demarcação.

“A inciativa por si já é positiva. O que queremos com essa ação é mudar o comportamento dos carroceiros para que eles possam se conscientizar e utilizar apenas esses espaços para o descarte de resíduos, contribuindo com a limpeza da cidade que é feita diariamente e mantendo-a limpa”, reforçou o Secretário Executivo de Serviços Públicos Giannini Barbosa.

O trabalho faz parte ainda das ações encadeada do Programa Tudo Limpo estimulada pelo Prefeito Julio Lossio, que envolve o Programa Carroceiro Cidadão. Nessa ação, já foram emplacadas no último ano 400 carroças e os donos passaram por palestras educativas e de conscientização.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Variadas
26 de Março / 2015 às 17:37 | Nenhum Comentário

Um grande prédio em Manhattan desabou nesta quarta-feira, deixando pelo menos 12 pessoas feridas. A filial novaiorquina da rede de TV CBS afirma que a queda do prédio foi precedida por uma explosão. Relatos de moradores no Twitter indicam que pelo menos 40 pessoas podem estar presas sob os escombros. Equipes de emergência e bombeiros foram ao local do desabamento, na esquina entre a 2ª e a 7ª avenida, na região do East Village, em Manhattan. Um porta-voz do Departamento de Bombeiros afirmou que os serviços de emergência foram acionados após um colapso parcial da estrutura do prédio. As chamas se intensificaram depois que moradores da região ouviram o que foi descrito como um grande estrondo.

Mais de 25 unidades e 200 bombeiros foram deslocados ao local do incêndio. Há relatos de que ao menos uma pessoa teria sido retirada em uma maca, e de que bombeiros — que foram obrigados a suspender temporariamente o combate às chamas com jatos d'água após o colapso parcial do prédio — também tenham se ferido. Duas pessoas foram levadas ao hospital em estado crítico. Embora a causa do incêndio não tenha sido determinada, uma testemunha afirmou ao repórter Matt Kozar, da CBS2, que havia um forte cheiro de gás na área após a explosão. Em março de 2013, um prédio explodiu na região do Harlem, no Norte de Manhattan, devido a problemas nas conexões de gás.

De acordo com imagens do desastre, os dois primeiros andares do prédio de tijolos vermelhos — que abrigavam um restaurante japonês, e uma lanchonete —parecem ter desabado parcialmente, enquanto as chamas parecem mais fortes nos andares superiores, onde estariam os apartamentos residenciais. Uma enorme nuvem de fumaça negra ainda cobre o edifício de cinco andares. O incêndio foi classificado como sendo de nível 7, pelo Corpo de Bombeiros.

G1
Espaço do Leitor
26 de Março / 2015 às 17:00 | 2 Comentários

Leitor Raimundo Borges do Bairro Parque Centenário, enviou e-mail à nossa redação falando, segundo ele, do mal serviço prestado pelo SAAE em seu bairro. Veja a reclamação abaixo na íntegra:

Olha eu aqui de novo lhe pedindo atenção. Geraldo, aqui no bairro Parque Centenário temos um problema gravíssismo no que diz respeito a infraestrutura urbana, é lama, buraco demais quando chove e  poeira na seca. O Poder Público Municipal não tem aparecido por aqui, somos abandonados. Para comprovar, veja essas fotos que tirei  dia 19/03/2015. Esse PV sempre arrebenta pois o "engodo é mal feito," colocando em risco a vida de transeuntes e pricipalmente crianças indefesas, e também satura a mal dimensionada rede de esgoto. Pedimos ao SAAE que faça pelo menos um serviço bem feito, desobistruindo e concretando o PV. End: Travessa da Primavera.

Variadas
26 de Março / 2015 às 16:48 | Nenhum Comentário

O copiloto Andreas Lubitz (Foto: Reprodução)

A Promotoria francesa disse nesta quinta-feira (26) que o copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses assumiu o controle da aeronave e teria derrubado o avião de maneira deliberada. Segundo a autoridade, ele estava respirando normalmente até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas. "Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo", disse o promotor Brice Robin. "A interpretação mais plausível para nós é que o copiloto, por uma abstenção voluntária, se recusou a abrir a porta da cabine para o capitão e acionou o botão para perda de altitude." Robin afirmou que "o comportamento do copiloto pode ser analisado como uma vontade de destruir o avião".

O copiloto foi identificado como Andreas Lubitz, de 28 anos, de nacionalidade alemã. Segundo o jornal "Bild", ele seria de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista. O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou em uma entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que o piloto deixou a cabine e que o copiloto se recusou a abrir a porta para a volta do tripulante. Robin também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo o promotor.

Brice Robin, o promotor de Marselha, fala sobre investigações em coletiva de imprensa no sul da França. À direita, o general David Gaultier olha para baixo com as mãos na cabeça (Foto: AP)

Ainda de acordo com Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que Andreas Lubitz estava bem e não parecia ter sofrido nenhum problema de saúde, como um AVC. Ele disse que só nos últimos minutos da gravação se ouvem gritos dos passageiros. Segundo o promotor, durante os primeiros 20 minutos de voo, há uma troca de cortesias e até mesmo brincadeiras entre o piloto e o copiloto. Quando o piloto começa a preparar o procedimento para a aterrissagem em Dusseldorf (Alemanha), o copiloto se mostrou mais "lacônico". Depois que o comandante sai da cabine, o copiloto fica sozinho até o momento da queda. "Por vontade própria, ele se negou a abrir a porta da cabine para o comandante", enfatizou. "Ele não tinha nenhuma razão para impedir a volta do comandante ao cockpit", contou ainda Robin, acrescentando que o piloto pediu várias vezes acesso à cabine, sem obter resposta do copiloto.

Com os dados que a investigação tem até agora, não se pode falar de suicídio, segundo o promotor, que reforçou que todas as informações são preliminares e que as investigações continuam. De acordo com Robin, a análise da caixa-preta de dados irá ajudar os investigadores a entender melhor o que aconteceu. Por enquanto, não há indícios de envolvimento de outras pessoas. O ministro alemão de Transportes, Alexander Dobrindt, disse que, segundo especialistas alemães, é "plausível" que o copiloto tera deliberadamente derrubado o avião da Germanwings

Piloto teria tentado arrombar a porta

Nesta quarta, uma fonte militar próxima das investigações disse sob anonimato ao jornal “New York Times” que a gravação da caixa-preta indica que um dos pilotos teria ficado trancado para fora da cabine e não teria conseguido voltar. A fonte disse que a gravação indica que no começo do voo os dois pilotos conversavam de maneira tranquila e que depois um deles teria saído da cabine e não teria conseguido entrar de volta. "O homem do lado de fora bate levemente na porta da cabine e não há resposta. Depois bate mais forte e sem resposta. Nunca há uma resposta", diz a fonte. Também seria possível escutar ele tentando arrombar a porta. Segundo a Promotoria francesa, a interpretação mais plausível dos dados obtidos até agora aponta que o copiloto deliberadamente se recusou a abrir a porta da cabine para a volta do piloto.

Lufthansa chocada

Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, disse em entrevista coletiva após a divulgação das informações que está sem palavras com a revelação de que o copiloto teria deliberadamente derrubado o avião da Germanwings. Segundo o CEO da Lufthansa, o copiloto Andreas Lubitz começou seu treinamento em 2008, mas o interrompeu brevemente. Ele foi comissário de bordo enquanto não podia pilotar. Ele começou a atuar como copiloto da companhia em 2013. Ele estava "100% apto para voar, sem restrições", e passou em todos os exames de pilotagem e médicos. Spohr também disse que não tem nenhuma informação sobre o motivo que levou o copiloto Andreas Lubitz a fazer o que fez. "O que aconteceu foi um incidente trágico individual, eu gostaria de enfatizar isso", disse. "Temos altos padrões, mas um caso único como este não pode ser previsto." Ele também explicou como funciona o acesso à cabine de comando. “Se um dos pilotos deixa a cabine, é possível chamar do lado de fora, o piloto pode olhar e ver quem quer entrar, e você pode abrir a porta controlada eletronicamente. Temos procedimentos – se o piloto saiu e o que ficou dentro está inconsciente, há um código que pode ser utilizado. Há um barulho dentro da cabine, e se ninguém abrir, a porta se abre eletronicamente. Mas a pessoa que está do lado de dentro pode impedir que a porta se abra.”

G1
Variadas
26 de Março / 2015 às 16:30 | Nenhum Comentário

Uma parceria entre o Hospital Universitário Doutor Washington Antonio de Barros da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina (PE) e a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) está possibilitando o acesso da população a um exame de ponta que quantifica o grau de fibrose do fígado, avaliação necessária em indivíduos diagnosticados com hepatites virais crônicas. O procedimento é realizado através do Fibroscan, equipamento de alta tecnologia, que além de oferecer mais segurança ao paciente, pode ser feito até mesmo no consultório médico, evitando intervenção por meio de biópsia, método invasivo que consiste na inserção de agulha com anestesia local para retirada de um fragmento do órgão.

Conforme explica o médico hepatologista e superintendente do HU, Ricardo Pernambuco, o exame realizado pelo Fibroscan, elastrografia hepática, é indicado para pacientes com diagnóstico de hepatite C ou B e outras doenças crônicas do fígado. “É um exame não-invasivo, semelhante a uma ultrassonografia, e muito mais confortável para o paciente”, destaca.

Outra vantagem apontada é a resposta do exame em tempo real, uma vez que o laudo é obtido de imediato, fator considerado pelos especialistas como importante avanço em relação à biópsia, cujo resultado, ressalta Ricardo Pernambuco, leva em média seis dias para análise em laboratório. Ele frisa que com a nova abordagem diagnóstica é possível identificar o grau de fibrose do fígado com grande precisão, em aproximadamente cinco minutos, permitindo que o médico avalie o estágio da doença e a resposta ao tratamento. Grosso modo, a fibrose hepática é um processo de formação de cicatrizes, decorrentes de doenças crônicas que comprometem a funcionalidade do órgão.

O Fibroscan que já está em funcionamento no HU-Univasf foi cedido pela SBH e deverá permanecer, na unidade, por um período de três meses, beneficiando mais de 30 pacientes, que há mais de um ano aguardam a realização de biopsia, e que agora será substituída pela elastrografia hepática, realizada com o novo equipamento.

Em alguns casos, explica Ricardo Pernambuco, o procedimento não pode ser aplicado, cabendo ao médico decidir. Mas ele avalia que mais de 90 por cento dos pacientes do HU, diagnosticados com doenças hepáticas crônicas poderão se beneficiar com a técnica. “Este equipamento é o primeiro da região, só existe igual ou similar, em Recife e Salvador”, comenta.

A parceria que possibilitou o empréstimo do aparelho foi viabilizada através de articulação junto à SBH que incluiu o HU na relação de hospitais aptos a trabalhar com a tecnologia. Após atender à atual demanda do HU, o equipamento será devolvido à instituição de origem, para retornar em momento posterior.

Asscom
Esporte
26 de Março / 2015 às 16:00 | Nenhum Comentário

O Juazeiro Futsal, depois de 100% de aproveitamento na primeira fase da Copa TV Grande Rio, vencendo os três jogos disputados, conheceu seu adversário que irá enfrentar nas oitavas de final. Será a equipe da Cohab VI, terceira colocada no grupo D.

O time baiano que marcou 23 gols marcados e sofreu apenas nove, é o melhor ataque da Copa e confia no seu retrospecto para tentar chegar, mais uma vez, à final da competição: "Estamos treinando muito e corrigindo nossos erros para que consigamos passar pelo próximo adversário, que é bastante competente" disse o diretor Técnico Jeferson Bartolomeu.

O jogo do Juazeiro contra a Cohab VI será realizado no dia 28, sábado, às 18 horas no Ginásio do SESC e toda torcida está convocada para empurar o Juazeiro rumo à mais uma vitória.

Variadas
26 de Março / 2015 às 15:30 | Nenhum Comentário

Um encontro entre o secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro, Donizete Menezes, e a Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, dia 24, em Petrolina, resultou em grandes possibilidades para o município de Juazeiro, no que tange às políticas públicas desenvolvidas no município. O Reitor da UNIVASF, Prof. Dr. Julianeli Tolentino de Lima, recebeu o titular da pasta da Cultura, e se colocou à disposição para qualquer discussão a respeito das questões culturais do município de Juazeiro.

Para o Reitor, Juazeiro tem boas referências culturais, e a UNIVASF tem colaborado com o município, a exemplo das pastas da Administração e Planejamento, cujas indicações partiram da instituição. Sobre as demandas da secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, Julianeli, disse está aberto à participação, e às futuras parcerias com o órgão municipal.

“No que for possível iremos nos integrar, interagir, pode contar conosco”, disse o Reitor da UNIVASF, sinalizando como positivo aquele encontro, que ainda contou com a presença da Pró-reitora de Extensão, Lúcia Marisy, relatando as iniciativas da instituição nas áreas sociais e de cultura, e ainda a presença da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, que pela identidade cultural com Juazeiro e Vale do São Francisco, se mostrou bem afinada com os projetos da SECJU.

O secretário Donizete Menezes considerou muito importante o encontro com a Reitoria da UNIVASF, através do Prof. Julianeli, que atento às demandas da secretaria de Cultura, “foi sensível à nossa proposta cultural, que na verdade não é só nossa também contempla o Vale do São Francisco”, completou o titular da SECJU, que aproveitou para lembrar que Juazeiro e região têm muitos artistas não revelados, e um potencial criativo muito forte. “Artistas que estão obscuros, ainda não revelados, e pensando nisso, em identificar esses talentos, entre outras formas de disseminação de nossa cultura, é que queremos estreitar nossas políticas públicas, e a UNIVASF é a parceira certa para efetivar essas ações. A gente vai está se afinando”, acredita. 

Por Paulo Carvalho/SECJU
Informativos
26 de Março / 2015 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do São Francisco (Univasf) promove nos dias 25 e 26 de abril a 5ª edição da Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar (Creai). Esta edição terá como tema os “Desafios Socioambientais” e será realizada no Campus Sede, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. A conferência visa capacitar os integrantes do projeto e estudantes da região e debater questões ligadas à Educação Ambiental. 

O evento está dirigido aos participantes do PEV, mas há 20 vagas destinadas a estudantes de qualquer curso e área do conhecimento que não estejam vinculados ao projeto e que se interessem por Educação Ambiental. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição até 15 de abril e enviar para o e-mail: programaescolaverde@gmail.com. As inscrições são gratuitas e todos os participantes terão direito a certificado. 

A Creai é realizada pela equipe do PEV com o objetivo de discutir questões como Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Legislação Ambiental, Mídia Ambiental, Saúde Ambiental, além de Ambientalização, Hortas e Plantas Medicinais nas Escolas, Arborização, Coleta Seletiva, Reciclagem, Preservação e Conservação da Caatinga, entre outras temáticas. As discussões são realizadas a partir das ações práticas desenvolvidas pelo PEV nas escolas públicas da região. Mais informações sobre as regras de participação e a programação completa da 5ª Creai estão disponíveis no site do PEV. 

Asscom
Policial
26 de Março / 2015 às 14:30 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo, no Distrito de Igara, Município de Senhor do Bonfim, nesta quarta feira (25), às 20h15.

Após denúncia de que um homem havia adentrado uma residência e ameaçava duas mulheres, de 30 e 38 anos, com uma arma, os policiais foram até o local e renderam o acusado.

Misael do Nascimento Castro, de 21 anos, foi apresentado, juntamente com um revólver calibre 32 com três munições, na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

Asscom
Variadas
26 de Março / 2015 às 14:00 | Nenhum Comentário

Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e equipe do  NAPPNE, a participaram do I  Fórum de Terapias Cognitivas e Comportamentais do Vale do São Francisco.

O Fórum contou com a presença de palestrantes e debatedores psicólogos e médicos da região do Vale do São Francisco (Petrolina), Recife e Arapiraca-AL. No evento foram abordados temas relevantes para os profissionais da região, como saúde, educação e qualidade de vida. Alguns temas foram trabalhado em especial,  como Autismo- da infância a vida adulta; Neurociências e Aprendizagem; ansiedade - um olhar multiprofissional foram discutidos no evento.

Para a coordenadora do NAPPNE, a psicopedagoga Adriana Miron, esse foi um momento de fundamental importância para a equipe. “Além do  aperfeiçoamento em serviço, foi possível debater sobre temas atuais relacionados às práticas cotidianas dos professores que trabalham com educação inclusiva em Petrolina,” explica

Asscom
Política
26 de Março / 2015 às 13:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e demais rio de PE, repercutiu nesta manhã de quinta-feira, 26, o resultado da reunião ocorrida nesta quarta-feira, 25, entre os produtores da agricultura irrigada da região do vale do São Francisco, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Na pauta a tomada de medidas urgentes, visando evitar um colapso na produção irrigada em Petrolina e Juazeiro-Ba, devido à redução da vazão da tomada de água no rio São Francisco para a produção irrigada da região, ocasionada pela estiagem prolongada.

“A proposta é a implantação o mais rápido possível de canais flutuantes para prevenir o colapso numa atividade que chega perto de uma geração de mais de 2 mil empregos diretos. Os produtores estão preocupados, porque a partir de agosto já começa a prepara para a safra e essas medidas precisam ser tomadas agora para que não haja um grande prejuízo e um colapso na agricultura irrigada em Petrolina e região”, alertou Odacy Amorim.

Além da audiência com o ministro da Integração Nacional, Odacy levou alguns produtores para um encontro com o ministro Armando Monteiro Neto, de Desenvolvimento e Comércio Exterior, que se propôs ajudar Gilberto Occhi para uma solução do problema, que será a implantação dos flutuantes que segundo a Codevasf teria custos da ordem de R$ 70 milhões. Já para os produtores, esses custos ultrapassariam os R$ 80 milhões.

“Armando se propôs a ajudar. A situação é realmente preocupante. Em dezembro de 2002 a redução da vazão chegou a 6% do potencial do rio, mas a região tinha uma área irrigada menor. Por isso essa urgência em que os municípios decretem emergência, o governo do estado também acate os decretos, para nesse cenário poder se dispensar a licitação para essa obra dos flutuantes”, esclareceu Odacy.

O deputado destacou a presença de outras lideranças da região na audiência com o ministro Armando Monteiro e num encontro intermediado pelo deputado federal Fernando Filho, PSB, com o senador Fernando Bezerra Coelho, também PSB num envolvimento conjuntos de todas as lideranças da região em busca de uma solução para que a agricultura irrigada do vale do São Francisco não corra maiores riscos e prejuízos.

“Esperamos em Deus que uma solução ocorra, mas o governo está agindo. Também estamos envolvendo a Chesf, a Agência Nacional das Águas para reduzir a vazão para a geração de energia e assim chegue mais água aos perímetros”, acrescentou o parlamentar.

Nesta quinta-feira, Odacy terá encontro com o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, solicitando o envolvendo da bancada nesta luta assim como de toda a base do governo. O deputado participa também de uma audiência sobre a situação da crise da água na irrigação da região na Assembleia Legislativa da Bahia.

Asscom
Variadas
26 de Março / 2015 às 12:29 | Nenhum Comentário

Em visita às Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro, na manhã desta quarta-feira, 25 de março, o secretário de Educação de Jaguarari, José Antônio, disse que Juazeiro é uma cidade de referência, principalmente na região norte, em Educação.

O Secretário - que estava acompanhado de sua Diretora Pedagógica, Valdira Bonfim, da Gestora Jeane Correia e a Coordenadora Valdirene Carneiro - foi conhecer as EMEIS construídas na gestão do Prefeito Isaac Carvalho. “Iremos inaugurar uma escola de educação infantil nesses mesmos moldes, mas Juazeiro está muito mais adiantada. Aqui já tem 13 novas creches e nós iremos inaugurar à primeira agora. Era preciso ver e aprender a implantar algumas das coisas que são praticadas nessas escolas, para não deixarmos de fazer também em Jaguarari”, ressaltou José Antônio.

A EMEI que encantou a equipe visitante foi a Naílde Costa, localizada no Bairro Novo Encontro. “É um cenário de cuidado, com tudo muito organizado. É perceptível a atenção que é dada a essas crianças. Juazeiro está de parabéns”, enfatizou a Diretora Valdira.

Os visitantes foram acompanhados pela Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim. “É muito gratificante para nós poder mostrar aos nossos visitantes os nossos bons frutos, principalmente quando sabemos que estamos sendo referência. Juazeiro hoje pode se orgulhar de ter boas creches, de ter uma educação valorizada. E indicar os passos para que isso possa ser reproduzido em outro lugar será sempre muito edificante”, conclui Miranery.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Variadas
26 de Março / 2015 às 12:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Saúde Juazeiro, através do Setor de Atenção Básica do município, recebeu novos residentes parte do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família - PERMUSF.  O programa abrange profissionais das seguintes especialidades: enfermagem; nutrição; psicologia, e serviço social. O Programa está voltado para a área prioritária da Atenção Básica cujo foco é a formação de profissionais para atuarem nas equipes de apoio básico à estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido, está pautado em políticas públicas de saúde que priorizam a integralidade do cuidado com base territorial, com vistas ao fortalecimento da rede de Atenção Primária.

Os residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do  município e receberão uma bolsa do Ministério da Saúde. A secretaria apresentou aos residentes a rede de atenção básica de Juazeiro.

Amélia Carreiro, diretora da Atenção Básica, deu as boas vindas aos servidores e destacou que essa parceria fortalece as ações que vêm sendo feitas na área da saúde, além de ampliar as possibilidades para a qualificação assistencial do Sistema de Saúde Pública de Juazeiro. “Queremos dar as boas vindas a esta nova turma que se inicia no programa de residência médica da PERMUSF, aqui em Juazeiro. Vocês terão a oportunidade de conhecer a nossa realidade de saúde. Isso ajudará a formar profissionais que compreendam a Saúde como um todo e que, consequentemente, terão consciência da importância da Rede de Saúde e de sua integração”, afirma.

De acordo com Mário Machado, superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, o programa de residência é mais um recurso para incentivar que o profissional de saúde permaneça vinculado aos hospitais e UBS da cidade. “Temos o maior interesse de que esses profissionais concluam sua formação e continuem trabalhando conosco, se tornem profissionais da nossa rede. Isso seria um ganho para todos”, ressalta.

Por Daniela Duarte/SESAU
Variadas
26 de Março / 2015 às 11:31 | Nenhum Comentário

O interesse pelas causas ambientais aliado ao desejo de conhecer e explorar as belezas naturais inseridas nos municípios que fazem parte da área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf foi o que motivou um pequeno grupo de funcionários da empresa a realizar uma expedição particular na cidade de Jeremoabo, no nordeste da Bahia.

Os analistas em desenvolvimento regional André Lima Knifis, Belquior Scalzer Carlini e Bruno Gonçalves da Rocha (fotógrafo), acamparam durante os dias 13 a 15 de março, na Área de Preservação Ambiental (APA) Serra Branca, Unidade de Conservação integrante da área importante para preservação de aves Raso da Catarina. O local abriga espécies ameaçadas de extinção, com distribuição geográfica restrita e endêmica do bioma Caatinga, como a Arara-Azul-de-Lear. A área é rica em Psitacídeos, como a Maracanã Verdadeira, o Papagaio Verdadeiro, a Aratinga-de-Testa-Azul, o Tuim e o Periquito da Caatinga.

Para André Lima Knifis a região do Raso da Catarina possui um grande potencial ecoturístico, pois além da exuberante paisagem, conta com uma rara e rica biodiversidade. “A conservação e a utilização sustentável deste patrimônio passará obrigatoriamente pela melhoria da qualidade de vida da população local, que poderia receber maior conscientização, formação profissional e subsídios para ampliar e melhorar o desenvolvimento da atividade ecoturística”, ressaltou. Belquior Carlini conta que esse foi um dos locais que mais despertou interesse pra visitação. “A gente gosta de observar as aves e como a região do Raso da Catarina é um dos locais de maior riqueza ornitológica daqui do semiárido, além de ter uma beleza cênica fantástica, com os paredões de arenito, foi o que levou a gente a ter curiosidade pela região”, disse.

Carlini destaca ainda a importância do Estado e de algumas organizações voltadas para a conservação da natureza que atuam na localidade. “Eles são importantes nessa região para não deixar essas espécies como a Arara-Azul-de-Lear serem extintas. Então a gente fica muito feliz em ver que os programas de conservação estão dando resultado”. A Arara-Azul-de-Lear encontrava-se até o ano de 2008 na categoria criticamente ameaçada, sendo incluída no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) e na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA 2003). Após a verificação de que sua população havia alcançado o número de 960 indivíduos, foi considerada com espécie “Em Perigo” de acordo com os critérios da CITES. Segundo os membros da expedição o número de Araras azuis registradas em 1987 era de apenas 60, no entanto, com a implantação de programas de conservação e combate ao tráfico, esse número subiu para aproximadamente 1200 aves, nos dias atuais.

A Arara Azul e a Serra Branca | Raso da Catarina

A Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie criticamente ameaçada de extinção, empresta a Unidade de Conservação Serra Branca/Raso da Catarina, um caráter singular, visto que os paredões de arenito da Serra Branca são utilizados como local de reprodução.  Tradicionalmente, duas áreas atuam como dormitório das araras: a Toca Velha (patrimônio da Fundação Biodiversitas) em Canudos e a Serra Branca (propriedade particular, parte de uma fazenda que leva o mesmo nome, localizada na Unidade de Conservação).

O alimento principal desta espécie é o coco da palmeira Licuri, ainda encontrado na Unidade de Conservação, e, em menor quantidade, outros frutos da região como Pinhão, o Umbu e o Mucumã. Toda a área é coberta por vegetação de caatinga, composta por cactáceas, palmeiras, bromeliáceas e outras plantas xerófitas. A Unidade de Conservação Serra Branca / Raso da Catarina, com 67.234 ha, localiza-se no município de Jeremoabo, no Nordeste da Bahia, exatamente na grande região denominada Raso da Catarina. A Unidade de Conservação está limitada ao sul pelo rio Vaza-Barris e ao norte pela Reserva Ecológica Raso da Catarina, administrada pelo IBAMA.

Ascom Codevasf 6 SR
Policial
26 de Março / 2015 às 11:10 | Nenhum Comentário

Acaba de ser detido em flagrante no Mercado do Produtor de Juazeiro, Anderson de Jesus Ferreira, o suspeito de ter assassinado José Givaldo Macedo da Cruz, conhecido como Moreira, comerciante que vendia cebola no entreposto comercial. Há suspeita de assalto e o imputado está prestando depoimento nesse momento na Delegacia de Polícia de Juazeiro.

Variadas
26 de Março / 2015 às 11:00 | 1 Comentário

Uma noite para premiar os destaques do mundo social, cultural, político e econômico do Vale do São Francisco. Já está tudo pronto para a XI edição do Baile das Personalidades, que será realizado no próximo dia 16 de maio às 23h, na Chácara Bougainville, em Juazeiro – BA. Idealizado e organizado pelo colunista e prometer Gileno Dias, o Baile - uma noite festiva e glamourosa que acontece anualmente, será animado pela orquestra Fernando Junior. Com as presenças confirmadas de nomes de representatividade nos mais variados segmentos produtivos regionais, a festa começa com o Cerimonial Nélia Lino anunciando aqueles que mais contribuíram com o talento, profissionalismo, beleza e elegância.

Preservando os costumes tradicionais - o traje é esporte fino, a XI edição do Baile das Personalidades promete um clima bastante agradável e um público de muita qualidade, bonito, animado e alto astral. Segundo Gileno Dias, esta edição, além da integração social entre os mais diversos setores, também vem com muitas novidades. “Do momento da entrega dos troféus aos primeiros acordes da orquestra, estaremos surpreendendo os convidados com muito brilho e detalhes super interessantes. Quem viver verá”, garante o promoter.

Informações e mesas: (74) 8826-1219.

Clas Comunicação & Marketing
Variadas
26 de Março / 2015 às 10:31 | 3 Comentários

Jadilson Oliveira foi reeleito no último domingo, dia 22, presidente da Associação de Moradores da Vila Tiradentes em eleição conduzida pela Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro. Em discursos para os presentes Jadilson agradeceu “quero agradecer a todos moradores da Vila Tiradentes por se fazerem presentes na associação para a eleição e posse da nova diretoria. Obrigado a todos moradores pela confiança em mim depositada, com isso aumentando ainda mais minha responsabilidade e mais ainda a minha força de vencer. Obrigado a todos de coração. Quero também parabenizar a federação que  fez a eleição” concluiu.

Informativos
26 de Março / 2015 às 10:29

Acontece neste final de semana, em Petrolina, um Curso de Oratória  om o tema: "O bom da fala, o poder da palavra e arte de convencer", ministrado pelo conferencista Júlio de Lavor, professor de língua Portuguesa e Especialista em Comunicação e exprtessão. O curso, ministrado nas principais cidades brasileiras, está na sua 169ª edição e tem apenas 40 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 87 - 9676 9156 ou pelo site: www.cursodeoratorialavor.com.br

publicidade
Política
26 de Março / 2015 às 10:00 | 8 Comentários

O deputado estadual Zó (PC do B) participou nesta quarta-feira (25) de uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. Na pauta,  os problemas provocados pela estiagem no Vale do São Francisco e a baixa vazão do Lago de Sobradinho.  O encontro, que aconteceu em Brasília, fez parte dos encaminhamentos elaborados pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), após uma reunião proposta por Zó, com os agricultores da região de Juazeiro.

Na audiência, que contou também com a presença do deputado federal Daniel Almeida (PC do B), do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PC do B), do prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lóssio (PMDB),  do representante dos produtores da região, Josival Barbosa e de técnicos da Codevasf, foi apresentado um relatório descrevendo a  crise hídrica vivenciada nos últimos meses.  A seca vem atingindo  diretamente a produção de alimentos e a geração de empregos. No texto também são mostrados dados e medidas emergenciais.

Por causa da estiagem prolongada, os perímetros irrigados da região de Juazeiro,  dentre eles Curaçá, Maniçoba e Mandacaru, estão enfrentando problemas com o bombeamento da água. Atualmente, somente o projeto Maniçoba (o mais crítico) abriga 565 famílias e chega a produzir quase 90 mil toneladas de manga e 12 mil de uva por ano,  gerando cerca de 20 mil empregos.

Para o deputado Zó, a situação é delicada. “Apesar dos números ainda serem positivos para a economia, precisamos olhar com muito cuidado para todo este cenário. A agricultura irrigada colabora muito  para o desenvolvimento do vale e temos a obrigação de evitar  um grave problema social, que é o desemprego”, avaliou.

Durante o encontro, o ministro Occhi se comprometeu em trabalhar para a solução do problema. Nesse primeiro momento, órgãos como a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e ANA (Agência Nacional de Águas), apresentarão relatórios técnicos da situação. Em paralelo, os produtores do vale irão elaborar ofícios, solicitando a instalação das bombas flutuantes.

Ascom Dep. Zó
Política
26 de Março / 2015 às 09:30 | 4 Comentários

Como parte da programação da Semana de Integração Acadêmica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o vice-governador do Estado da Bahia, João Leão, ministrará nesta quinta-feira (26), às 15h, aula de abertura do Semestre 2015.1. O Evento acontecerá no Auditório Antônio Carlos Magalhães. Na oportunidade, o vice-governador vai proferir a palestra "Os desafios estratégicos para o desenvolvimento da Bahia".  

Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB
Variadas
26 de Março / 2015 às 09:00 | 5 Comentários

O Coletivo Amigos da Ilha continua empenhado em lutar pelo acesso livre à Ilha do Fogo, localizada entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), e que se encontra ocupada pelo Exército Brasileiro.No ano de 2013, um acordo firmado entre o Exército e as prefeituras de Juazeiro e Petrolina permitiram o acesso à Ilha nos finais de semana e feriados nacionais. As prefeituras se comprometeram com limpeza e a infraestrutura de acesso da população, até a presente data somente a Prefeitura de Juazeiro vem honrando o compromisso.

Representantes do Coletivo estiveram no Programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM, e reclamaram da falta de atenção do prefeito Julio Lóssio para com a Ilha.

“A proposta inicial era uma parceria entre as duas prefeituras, que deveriam desenvolver um trabalho conjunto para manter a Ilha, mas o pouco que é feito no local, é proporcionado pela Prefeitura de Juazeiro. Desde o início, a Prefeitura de Petrolina se mostra muito omissa, o prefeito tem sido debochado, e seus assessores não atendem as entidades que reivindicam o acesso. O prefeito trata com arrogância e desrespeito a população”, reclamou Enio Silva, membro do Coletivo.

O estudante Leonardo Miranda reclama da falta da infraestrutura na Ilha do Fogo e avalia a pouca atuação do Exército no local. “Esse é um espaço ainda esquecido pelo poder público. O acesso é muito precário, os frequentadores enfrentam dificuldades em aproveitar melhor o espaço de lazer, sem banheiro decente e sem infraestrutura. A princípio o Exército seria uma base para revitalização do rio, mas não fez nada. O fato é que o Exército não se mostrou interessado em dar o mínimo de estrutura aos frequentadores da Ilha. Queremos fazer uso saudável da Ilha, cabe ao poder público cuidar da ilha”, destacou.

O professor universitário Guilherme Mota lembrou que há dois anos foi solicitado à Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), que juntamente com as prefeituras locais e outras entidades elaborassem um projeto, para viabilização de infraestrutura para o funcionamento da Ilha do Fogo. O resultado foi a construção do  Projeto Parque Serpente da Ilha do Fogo, mas que até agora não saiu do papel.

“ A comissão formulou um belíssimo projeto, e que necessita apenas de vontade política  para ser executado. As possibilidades que construímos nesse projeto para esse espaço, demanda a minimamente vontade de captar recursos e transformar a ideia. A Ilha tem um potencial incrível e precisa ser gerida. Desde os primeiros momentos que o poder publico de Petrolina tem sido omisso e negligenciado o clamor da população”, disse o professor.

Segundo os membros do Coletivo, uma pesquisa informal com mais de 200 entrevistados que frequentam a Ilha do Fogo, comprovou que a maioria dos usuários é oriunda de Petrolina.

Da redação, Itamara Costa com foto de Geraldo José

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage