Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 21 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 15 de Junho / 2010 às 16:40

Ingá promove oficinas em Guanambi, Irecê, Glória e Juazeiro para combater a desertificação

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) – autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – vai promover, a partir da próxima semana, oficinas que integram o Programa Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia). O objetivo desses encontros é construir um diagnóstico socioeconômico e ambiental do processo de desertificação no Semiáridoo baiano que servirá como subsídio para a elaboração do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-BA). O Ingá, com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) identificou 52 municípios no entorno das regiões de Guanambi, Irecê, Jeremoabo e Juazeiro vulneráveis ao processo de desertificação no Estado. 

A primeira oficina acontece a partir de quarta e segue até sábado (16 a 19 de junho), em Guanambi (Centro Betânia – Rodovia Vereador Aureliano S. Andrade, km 4). A abertura, marcada para as 19 horas, vai reunir lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil, dos poderes públicos municipal e estadual. Também participam representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas (CBHs) do Rio de Contas e Verde e Grande, além do Colegiado do Território Sertão Produtivo. 

No mês de julho, entre os dias 13 e 16, a oficina será realizada em Irecê (a 468 km de Salvador) com a participação de representantes do CBH Verde-Jacaré e do Colegiado do Território de Irecê. Ainda em julho, o Pólo Regional de Jeremoabo fará a oficina nos dias 27 a 30, mas no município de Glória (a 459 km de Salvador, no Nordeste baiano). Para participar do encontro, foram convidados integrantes do CBH Itapicuru e do Colegiado do Território do Semiárido Nordeste II. Juazeiro sediará a última oficina, entre os dias 10 e 13 de agosto, com representantes dos CBH Salitre e CBH do Entorno do Lago do Sobradinho e do Colegiado do Território do Sertão São Francisco.

Ingá
publicado em 15 de Junho / 2010 às 16:00

Lula sanciona reajuste de 7,7% a aposentados e veta fim do fator previdenciário

Contrariando a equipe econômica do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta terça-feira o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. Lula, no entanto, vetou o fim do fator previdenciário.

O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o impacto sobre as contas públicas será de R$ 1,6 bilhão neste ano.

Mantega informou que, para manter o equilíbrio fiscal, haverá cortes em custeio e emendas parlamentares. "O presidente Lula nos liberou para fazer os cortes necessários, que vão compensar os 7,7%", disse.

Uol
publicado em 15 de Junho / 2010 às 15:30

JORNALISTAS DA REGIÃO LANÇAM LIVRO DE FOTOS SOBRE A FESTA DE SÃO JOÃO

Divulgar a autêntica cultura nordestina, em especial os festejos em louvor a São João que reúnem todos os anos milhares de pessoas em Uauá/BA. É com este objetivo que os Jornalistas Gisa Ramos e Mirrail Menezes fazem o lançamento oficial do livro-reportagem fotoetnográfico “Vem Ver São João - cultura de Uauá/BA em foto e verso” no dia 19 de junho, no Espaço cultural Toque de Zabumba, bairro Alto do Conselheiro, às 15h, em Uauá/BA.

O livro retrata através de fotos, poesias, letras de músicas e pequenos textos como acontece a festa de São João da pequena cidade sertaneja. Distribuída em 10 dias de celebrações profanas, religiosas e tradicionais, o festejo é considerado pela população como a mais expressiva da cultura local. Para o sanfoneiro José Barbosa, mais conhecido como Zé de Auto, animador das alvoradas do São João, o livro vem reconhecer o valor da cultura nordestina. "Isso é uma beleza! Valoriza a cultura da nossa terra, os nossos costumes. A gente tem mais é que mostrar Uauá e o nordeste para o mundo", destaca o músico, filho do compositor Auto Barbosa, ícone do São João de Uauá.

De acordo com os autores, que também são uauaenses, o livro surgiu do desejo de homenagear a cidade natal. "Sempre quisemos retratar a cultura da nossa cidade, mostrar nosso povo, a beleza e a alegria da nossa gente. E percebemos que um livro abordando o São João, a maior festa popular da cidade, seria o ideal", destaca Gisa Ramos."Quisemos fazer todo um apanhado do que é o São João. Isso tudo é fruto de um trabalho que durou mais de um ano. Começamos com uma pesquisa histórica e fizemos enquetes com a população de Uauá, para só depois fotografar a festa", conta Mirrail Menezes.

O livro é dividido em cinco capítulos. O primeiro apresenta a parte religiosa da festa: a novena, as passeatas e entregas de ramos. O segundo capítulo destaca o lado mais profano: os shows na praça, as barracas, alvoradas, danças. O terceiro homenageia os artistas e personalidades que fazem a festividade. No quarto capítulo são lembrados os ausentes - artistas que foram os precursores da festa popular. Por fim, o último capítulo dá destaque às crianças e jovens que participam da festa, garantindo a continuidade da tradição.

Vem Ver São João - Cultura de Uauá/BA em foto e verso foi produzido pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do título de bacharéis em Comunicação Social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O lançamento na região vai acontecer no São João 2010, em Uauá, entre os dias 15 e 24 de junho.

Saiba mais:

O pré-lançamento do livro aconteceu no centro de São Paulo, no 4º Encontro Cultural Uauá – São Paulo no dia 16 de maio com a presença de mais de 4 mil pessoas, entre paulistas e baianos que residem na capital paulista. Agora será vez dos moradores de Uauá conhecerem o trabalho feito pelos jornalistas conterrâneos. Para incrementar a produção, os autores fizeram um CD que reúne 26 canções com as músicas tocadas nos festejos, todas de autoria dos artistas da cidade, e mais uma bolsa ecológica. O Kit com o livro, o CD e a bolsa é vendido a R$ 30,00.

publicado em 15 de Junho / 2010 às 15:00

Univasf abre inscrições para Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio‏

Estão abertas até hoje (15), as inscrições para o terceiro módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com diversos cursos de Matemática do País. Em Petrolina a parceria é com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Colegiado de Engenharia Mecânica. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na Univasf, na Pró-reitoria de Integração (Proin) ou por meio eletrônico. Neste caso o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que está disponível no endereço www.proin.univasf.edu.br, e enviar para o e-mail papmem.cirino@gmail.com.

Para este terceiro módulo são oferecidas 60 vagas destinadas a professores de Matemática do ensino fundamental e médio, bem como estudantes matriculados em cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática. Os participantes deverão apresentar no primeiro dia do curso, documentação que comprove a atuação profissional em sala de aula, ou se estudante, o comprovante de matrícula em curso de graduação na área exigida.

O curso será ministrado no período de 19 a 23 de julho de 2010, na Univasf (sala 17/campus Petrolina Centro) por professores do Impa, através de vídeoconferência. O programa também disponibilizará material didático.

Além das videoconferências realizadas pela manhã, as atividades seguirão no turno da tarde com trabalhos em grupo e resolução de exercícios sob a orientação dos professores da Univasf, Alexandre Ramalho, Edson Araújo Leite, Lino Marcos e Severino Cirino de Lima Neto, coordenador local do projeto. A Programação do Papmem pode ser obtida no endereço eletrônico http://www.proin.univasf.edu.br/.
 

publicado em 15 de Junho / 2010 às 14:41

ESPAÇO DO LEITOR: Revolta acerca do Exame da Ordem 2010.1

Geraldo,

No dia 13 de junho de 2010 foi aplicado o Exame de Ordem Unificado 2010.1 da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado pela CESPE. Realizei a prova na cidade de Petrolina, no prédio da FACAPE. Ao chegar em casa após as 5 horas de prova, juntamente com meus colegas pela internet, começamos a conferir gabaritos extraoficiais produzidos por cursinhos e advogados, os quais expuseram suas opiniões quase que unânimes sobre a deslealdade e alto grau de dificuldade da prova realizada.

Não sei se passei, isso saberei hoje dia 15/06 após às 19 horas. Todavia, gostaria de pedir algo a sua equipe do blog, do qual sou fã pela seriedade e inteligência em que é produzido, para que faça uma reportagem acerca disso. O professor Pedro Barreto, conhecido como "Superman da OAB" publicou em seu site http://www.supermandaoab.com.br/site/pdf/apoio.pdf um texto de indignação a respeito do Exame. A título de conhecimento, o professor Pedro Barreto é notavelmente grande jurista, doutrinador e operador do Direito, assim reconhecido por seus pares e alunos.

Em seu texto, além de lamentar o caráter temerosamente lucrativo das provas da OAB (quase 20 milhões de reais arrecadados pelas inscrições - quanto mais reprova, mais inscrições nos próximos exames), propõe um desafio: Que a prova feita no dia 13 de junho seja feita por juízes, promotores, advogados renomados em exercício e inclusive pelas autoridades da OAB, a fim de saber se esses operadores do Direito lograriam êxito em acertar as 50 questões para aprovação.

Encerro meu pedido ressalvando que não se trata de opinião contrária ao Exame. Pelo contrário, este se faz necessário para selecionar os alunos que estão ou não aptos ao exercício da advocacia. O que se critica é a maneira pela qual o Exame foi feito, não aferindo conhecimentos necessários ao exercício da profissão almejada, mas com a intenção de obter grande número de reprovados para que esses gastem mais duzentos reais em inscrição no próximo Exame.
Abaixo segue link de uma das opiniões acerca dessa prova absurda que foi aplicada no domingo dia 13.

http://www.portalexamedeordem.com.br/blog/2010/06/renato-saraiva-mensagem-de-apoio-aos-candidatos-do-exame-de-ordem-2010-1/

publicado em 15 de Junho / 2010 às 14:00

PT está virando sublegenda do PMDB, diz deputado em greve de fome

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) segue em greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados contra a decisão do diretório nacional do partido de retirar o apoio da legenda a Flávio Dino (PCdoB) e apoiar Roseana Sarney (PMDB) para o governo do Maranhão. O parlamentar está em greve de fome desde a tarde de sexta-feira (11) junto com fundador do partido no estado, Manuel da Conceição. Ontem (14), Dutra foi consultado cinco vezes por médicos da Casa. Para Dutra, a decisão do diretório nacional é prejudicial ao partido. “Estão massacrando o PT. Estão transformando o PT numa sublegenda do PMDB.”

O parlamentar critica a justificativa de que a aliança com a família Sarney se justifica para aumentar os apoios à presidenciável Dilma Rousseff (PT). O deputado afirma que a decisão do diretório foi “ilegal” e que estuda uma medida jurídica para tentar reverter a posição. Dutra argumenta que não houve discussão no diretório nacional e que a aliança de Dino só tem partidos da base (PCdoB e PSB), enquanto a chapa de Roseana conta com partidos adversários no plano nacional (DEM e PV).

Apesar de dizer que não considera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como inimigo, o parlamentar disse que Lula “está agora em outra galáxia". "O Lula não precisa mais vender camiseta, quebrar coco, fazer feijoada para conseguir levantar dinheiro para o partido, para a campanha.” Domingos Dutra afirmou que manterá a greve de fome até a data final para que o PT mude a decisão da convenção, 30 de junho. Ele afirma, no entanto, que se for derrotado na Justiça pode desistir do protesto antes. O deputado já adiantou que se for mantida a posição de aliança com o PMDB no Maranhão, não tentará a candidatura à reeleição para a Câmara.

G1 Foto: Eduardo Bresciani/G1
publicado em 15 de Junho / 2010 às 13:28

Khoury aposta na igualdade de condições entre candidatos

O deputado federal Jorge Khoury participou das convenções do Democratas e do PSDB, em Salvador, no último sábado (12), demonstrando entusiasmo pela composição e coesão das chapas para o governo e presidência dos partidos, coligados também na Bahia. De acordo com Khoury, o lançamento da campanha de José Serra (PSDB) em Salvador revela a importância que o Estado conquista em plano nacional e impulsiona a candidatura de Souto.

Jorge Khoury acredita também que, mesmo sem a máquina governamental nas mãos, Souto se mantém forte, representando um terço do eleitorado. “Confio na Justiça Eleitoral para preservar e garantir aos candidatos uma posição igualitária no processo de campanha” disse. Para ele, o resultado que as pesquisas vêm apresentando sugere o desejo popular de ter Paulo Souto, novamente, como governador da Bahia

 Souto sente falta da alegria dos baianos

“A Bahia quer voltar a sorrir”, disse Paulo Souto, elencando suas prioridades para a próxima gestão, caso eleito. Souto afirmou que está em permanente consulta ao povo, para elaborar seu Plano de Governo. “Temos que saber no que a população está pensando”, disse.

De acordo com o candidato, a população manifestou o desejo de mais segurança, acesso às unidades de saúde, com melhor atendimento, além de poder ter uma Educação de mais qualidade. Ainda para Souto, os baianos querem um governo mais ativo, capaz de trazer para a Bahia grandes, médios e pequenos empreendimentos, proporcionando mais oportunidades aos jovens. 

A respeito de investimentos nas diversas regiões do Estado, Souto aposta no cuidado respeitando as particularidades de cada uma. “A Bahia tem uma enorme diversidade de regiões, cada uma com demandas diferentes. Nós temos que olhar a Bahia como um todo, a Bahia de todos os baianos”, afirmou.

Enfoque Comunicação
publicado em 15 de Junho / 2010 às 13:00

No Twitter, Dilma diz que não evita debates

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou, ontem (14), em seu perfil no Twitter, que não está evitando debates. A ex-ministra da Casa Civil deu as declarações para justificar sua ausência numa sabatina que será promovida pelo jornal “Folha de S. Paulo” com Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB).

“Gente, não tem o menor sentido dizer que estou evitando debates e entrevistas. Basta olhar a imprensa: Amarelas na Veja esta semana, Jovem Pan hoje. Só não irei à sabatina da Folha na data marcada porque embarco para uma série de encontros ccom chefes de estado e governo europeus”, escreveu, ressaltando que já tem debates marcados em emissoras de TV. (G1)

Politica Livre
publicado em 15 de Junho / 2010 às 12:42

COPA DO MUNDO: DOIS EMPATES NOS JOGOS DA MANHÃ DESTA TERÇA (15)

O nível técnico não foi, de longe, o ponto alto da estreia de Nova Zelândia e Eslováquia. Pelo contrário, os dois times protagonizaram verdadeiras trapalhadas com a bola nos pés. O pouco de emoção ficou reservada para o segundo tempo, quando Vittel, no meio da área, em posição ilegal registrada pela TV, abriu o placar para a equipe eslovaca. O lance quase selou o resultado, mas, nos acréscimos, a Nova Zelândia empatou através de Reid, se salvou da derrota e marcou o seu primeiro ponto na história dos Mundiais no grupo F.

Lembra da história de que as seleções africanas eram um bando de jogadores, com talento mas sem noção tática? Nesta terça-feira, o sueco Sven Goran Eriksson mostrou que, com um pouco de trabalho, nem sempre as coisas funcionam assim. Montando um ferrolho digno da Inter de Milão de José Mourinho e usando toda a força física de seus jogadores - a maioria maior e mais forte do que os portugueses -, a Costa do Marfim segurou Portugal na estreia das duas seleções na Copa do Mundo. O 0 a 0 foi chato se você gosta de futebol ofensivo, mas lotado de lances brigados, disputas duras - e de 11 jogadores marfinenses marcando no campo defensivo sempre que Portugal pegava na bola. O jogo foi válido pelo grupo G, que tem Brasil e Coréia do Norte às 15 e 30.

publicado em 15 de Junho / 2010 às 12:40

PREFEITO ISAAC CARVALHO SE MANIFESTA SOBRE PROTESTO DOS SINDICATOS

Em nota enviada ao blog a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal responde ao movimento dos sindicatos hoje pela manhã. Diz a Nota:
 
"O prefeito Isaac Carvalho recebeu na última quarta-feira (09) os representantes de quatro sindicatos municipais. A principal pauta da reunião foi à questão salarial, colocada pelos sindicatos: SINSERP, SINTASE, SINTRAB e Sindicatos dos Guardas Municipais. No encontro, o prefeito, acompanhado da Comissão de Valorização do Trabalhador, formada por secretários municipais, falou com os representantes. Ao final da conversa, os sindicalistas demonstraram contentamento em estabelecer o diálogo com o poder público no intuito de resolver os problemas do trabalhador municipal. A prefeitura compreende a manifestação dos trabalhadores, pois respeita os direitos constitucionais, como vem demonstrando durantes estes 18 meses de gestão. A prefeitura pede também a compreensão dos trabalhadores, pois os salários verdadeiramente estão defasados há mais de 10 anos, numa mostra de que outras gestões não tiveram a sensatez de valorizar o trabalhador, seja capacitando ou dando aumento salarial. 

O que é um absurdo é ver velhos representantes da política da baixaria, contrária ao desenvolvimento de Juazeiro, tentando tirar proveito político de um problema que eles mesmos causaram.  Todos estão bem de vida, com suas casas e seus carros, mas a cidade de Juazeiro continua com problemas oriundos de décadas passadas, como por exemplo, falta de calçamento, pouco abastecimento de água, falta de ônibus escolares e indicação política para a gestão escolar dentre outros absurdos que só se via em nossa cidade e que, enfim, estão sendo solucionados. 

A prefeitura mantém a sua disposição em continuar o diálogo com os sindicatos e o conjunto da população para solucionar os problemas de Juazeiro".
 
Assessoria de Comunicação PMJ
publicado em 15 de Junho / 2010 às 12:20

JUAZEIRO: SERVIDORES MUNICIPAIS DECIDEM PARAR POR 48 HORAS, DIA 29.

Durante assembléia hoje pela manhã na praça Antonílio da França Cardoso, o  Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Município de Juazeiro (Sintrab/Saúde), Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias (Sintase), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA (Sinserp) e a Associação dos Guardas Municipais (AGMJB) decidiram realizar paralisação de 48 horas, a partir do dia 29.

Nesta data, os sindicatos voltam a promover nova assembléia e caso o governo Isaac Carvalho não apresente qualquer indicativo de reajuste salarial para as citadas categorias, as entidades sindicais podem deflagrar greve por tempo indeterminado.

Em recente reunião com os representantes sindicais, o prefeito  Isaac Carvalho, argumentou que a administração não tem condições de oferecer reajuste salarial no momento.

Cachos de banana foram levados à praça simbolizando o tratamento que a atual gestão oferece aos servidores de Juazeiro. Após a assembléia, os manifestantes realizam uma caminhada até o paço municipal. Os vereadores da oposição José Carlos Medeiros (PV), Valdeci Alves (PV) e Alex Tanuri (PSDB) estiveram presentes prestando apoio aos sindicatos.

publicado em 15 de Junho / 2010 às 11:39

PSB oficializou apoio a Dilma

O PSB oficializou ontem (14), em Brasília, o apoio do partido à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. A candidata já recebeu apoio de forma oficial do PMDB, PDT, PR. O PT espera ainda a confirmação de apoio de outras legendas, como PC do B e PRB. A oficialização do apoio do PSB aconteceu na sede nacional do partido em um Congresso Nacional Extraordinário, que no estatuto da legenda substitui a convenção. O evento, pequeno em comparação às convenções realizadas por PMDB e PT, não contou com a presença da candidata, que viaja nesta segunda para a Europa. (G1)

Política Livre
publicado em 15 de Junho / 2010 às 11:00

Secretaria de Desenvolvimento Rural promove ações no interior de Petrolina

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizará ações no interior do município. De acordo com o secretário da pasta, Raimundo Nonato Aquino, será iniciada nesta semana a operação tapa-buraco na estrada de Rajada á Santo Antônio e nas localidades de Anjical, Roseno, Alagadiço do Meio e áreas circunvizinhas.  

Segundo o responsável pela pasta, a secretaria está realizando ainda o patrolamento na estrada de Rajada ao povoado de Alegre. Já nas localidades de Cabaceira de Baixo, Garça Volta dos Riachos dos Caianos, Castaheiro, Garcinha e Pereiras prossegue a operação tapa-buraco.

Raoni Santos Ascom PMP Foto Ilustrativa
publicado em 15 de Junho / 2010 às 10:30

Kaká confiante para o primeiro jogo do Brasil

Camisa 10 da seleção e disputando a terceira Copa do Mundo, Kaká está confiante em uma boa estreia nesta terça-feira contra a Coreia do Norte. Direto nas palavras, o meia considera que o Brasil precisa apenas controlar a ansiedade e repetir o futebol apresentado até agora para sair de campo com a vitória.

- O Brasil só precisa ser o Brasil. Mostrar o talento do futebol brasileiro. Jogar com a garra, com a motivação que nos trouxe até aqui. Precisamos ser o Brasil que fomos até agora. Sempre se cria esta ansiedade da estreia, do primeiro jogo. Mas acho que a seleção está super bem, super tranquila. A preparação foi boa e isso é fundamental. Dentro de campo não tem muito o que falar. O que a gente precisa fazer é ser o Brasil - disse.

Depois de receber uma atenção especial nos primeiros dias da preparação da seleção para a Copa do Mundo, Kaká vem participando normalmente dos treinos. O meia garante que não sente mais qualquer dor e que recuperou a confiança.

- Eu fiz tudo aquilo que podia e deveria em relação a condição física e técnica. Tenho trabalhado e tenho feito treino físico, tático... muitas vezes treino de reforço no período de concentração. Agora chegou a hora de jogar. Tudo aquilo que eu poderia fazer, eu já fiz.

Kaká garante estar 100% recuperado da lesão muscular, mas não sabe se vai ter condições de jogar o tempo todo contra a Coreia do Norte.

- Espero que eu atue os 90 minutos. Esse é o principal ponto que eu vou precisar controlar durante o jogo.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo ao lado de Coreia do Norte, Portugal e Costa do Marfim. As informações são do Globoesporte.com.

Correio
publicado em 15 de Junho / 2010 às 09:41

Prefeito e deputado Roberto Carlos entregam material esportivo destinado ao futebol amador de Sobradinho

Para contribuir e incentivar o futebol amador de Sobradinho, feito por pessoas que não têm condições de arcar com os gastos exigidos pelo esporte, o prefeito Genilson Silva (PT) juntamente com o deputado estadual o Roberto Carlos (PDT) entregaram material esportivo aos times do município. O material é destinado ao Campeonato Municipal de Futebol Soçaite. Cada time recebeu oito camisas, no qual seis ternos foram entregues pelo deputado e quatro, entregues pelo prefeito. 

Na oportunidade Roberto Carlos afirmou que essa que essa é a sua contribuição e que apesar do investimento no esporte amador, o resultado na prática não existe, visto que as pessoas não utilizam o esporte para “subir na vida.” São dez times participantes do campeonato. Os jogos acontecem todos os domingos, sempre a partir das 9h.

Natália Aguiar Assecom Sobradinho
publicado em 15 de Junho / 2010 às 09:00

MP denuncia três envolvidos na morte do delegado Clayton

Latrocínio consumado. Esse é o motivo da denúncia oferecida ontem, dia 14, pelo Ministério Público estadual contra Rinaldo Valença de Lima, conhecido como “Ronaldo ou Caído”, Edson dos Santos Cortes, o “Inha”, e Magno de Menezes dos Santos, acusados de, no último dia 26 de maio, interceptarem o veículo do delegado titular de Camaçari, Clayton Leão Chaves, para lhe roubarem o bem, mas, infelizmente, ceifarem-lhe a vida. A ação dos denunciados, relatam as autoras da denúncia, promotoras de Justiça Advany Figueredo e Karyne Macedo Lima, ocorreu em sequência a três outros furtos efetuados por eles também na manhã daquele dia.

Segundo as promotoras, os acusados se depararam com o delegado na estrada vicinal da Via Cascalheira, em Cajazeira de Abrantes, por volta das 8h55 do dia 26, quando procuravam novo veículo para subtrair. Percebendo o carro de Clayton Chaves parado na via, Magno Santos, que conduzia o veículo dos denunciados, fez o retorno e interceptou o delegado, informam Advany e Karyne, lembrando que, enquanto isso, Edson Cortes e Rinaldo Lima, usando brucutus, desceram do veículo para renderem a vítima. “Caído” dirigiu-se ao motorista e “Inha” posicionou-se na frente do carro, explicam elas, destacando que o delegado, ao perceber a rápida aproximação dos denunciados, acionou o dispositivo para abertura do vidro do seu veículo, mas, antes da abertura completa, recebeu dois tiros “à queima roupa”, que lhe atingiram a cabeça. Um terceiro disparo foi efetuado já em fuga, o que fez com que o projétil atingisse a coluna da porta anterior esquerda do carro.

Rinaldo, Edson e Magno fugiram em um Corsa Classic roubado minutos antes deles interceptarem o delegado, relatam as promotoras. De acordo com elas, os denunciados acabaram incendiando o veículo e o abandonando em um matagal na Via Parafuso. Na ação, Advany Figueredo e Karyne Lima esclarecem que o Corsa havia sido subtraído por volta das 8h30 no município de Dias D’Ávila, onde, próximo às 8h, eles também tinham roubado um VW Pólo. Antes disso, por volta das 6h40, Rinaldo e Magno, “em comunhão de ações e desígnios, previamente ajustados”, subtraíram de um senhor, no centro de Dias D’Ávila, um Honda Civic e um relógio Seculus.

ASCOM/MP FOTO: AGECOM
publicado em 15 de Junho / 2010 às 08:30

Exposição de Caprinos e Ovinos em Casa Nova incentiva pecuaristas da região

Com um plantel estimado em 419 mil caprinos e ovinos, o município de Casa Nova, encerrou no último domingo (13) a I Feira de Caprinos e Ovinos, a III Exposição de animais e o II Festival Gastronômico.  Os eventos vinham acontecendo no Parque de Exposição Alano Viana, desde o dia 11 de junho, numa promoção da Secretaria Municipal de Agricultura. Na oportunidade, foram entregues, através do Programa Federal-Mais Alimento, duas máquinas New Holland para os produtores Paulo de Souza Araújo e Antonio Francisco de Araújo, financiadas pelo Banco do Brasil, a pequenos produtores. 

O evento contou com cerca de 200 animais, entre ovinos e caprinos, chamando a atenção de criadores de Casa Nova e de outros municípios, pelo padrão genético. Dentre as raças apresentadas a Dorper e Boer foram destaques, colocando Casa Nova em posição privilegiada pelo pioneirismo de criadores. Durante a Feira de Caprinos e ovinos, o prefeito Orlando Xavier, registrou o contentamento dos criadores com os eventos, não apenas pelo aspecto comercial, mas também pela oportunidade de permutar informações e de mostrar o trabalho genético que vêm realizando. Orlando Xavier reafirma o seu apoio às iniciativas agropecuárias, informando que a Exposição Feira, tradicional no município. “A importância de uma exposição, pode ser medida, como esta que acontece aqui em Casa Nova, através do incentivo ao pecuarista casanovense".

No evento aconteceu à amostra e julgamento de animais de variadas raças e o Festival Gastronômico, com a realização de curso especialização de derivados do bode. Os casanovenses e visitantes divertiram-se ao som de talentos já conhecidos dos nordestinos, Gean Mota, Fogo de Mulher, Nosso Som, e Forró Viçoso, Pega Leve, Neném Uchôa.

Lidiane Cavalcante - Ascom/ PMCN Foto: Aldo Bernardes
publicado em 15 de Junho / 2010 às 07:42

Curso de Enfermagem da Univasf promove Feira de Saúde‏ no Novo Encontro

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco promove nesta quarta-feira (16), uma Feira de Saúde no bairro Novo Encontro em Juazeiro. A ação vai envolver a participação de 35 profissionais e estudantes, a partir das 8h, em frente à unidade de Saúde Básica do bairro. Entre os procedimentos previstos estão palestras e atendimento a pessoas com diagnóstico de diabetes e hipertensão.

A iniciativa integra as atividades da disciplina de Estágios Avançados, ministrada pela professora Glória Coelho, em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro. De acordo com os organizadores da atividade, a expectativa é realizar 300 atendimentos.

Ascom da Univasf
publicado em 15 de Junho / 2010 às 07:00

Bahia mantém liderança no setor turístico no Nordeste

A Bahia continua em primeiro lugar no ranking nordestino como atração turística. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estado atrai um fluxo anual de nove milhões de visitantes, dois milhões a mais que a soma de Pernambuco e Ceará. A atividade turística movimenta R$ 5 bilhões por ano no Estado e emprega mais de 200 mil pessoas nos setores de hotéis, bares e restaurantes. Em nível nacional, a Bahia mantém a terceira posição, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo, com relação à visita de estrangeiros que viajam de avião. Sondagem feita pelo Ministério do Turismo e Instituto Vox Populi, aponta que, em 2009, a Bahia foi também o destino preferido pelos brasileiros.

“Além disso, somos o único lugar do Brasil indicado pelo jornal americano The New York Times a ser visitado em 2010. Outra importante conquista, por duas vezes consecutivas nos últimos dois anos, foi o de ser o destino preferido dos portugueses”, lembra o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm. Também no ano passado, o Estado foi o destino mais vendido pela operadora CVC, considerada a principal do país. Salvador e Porto Seguro são as cidades mais procuradas pelos clientes da empresa. O segmento de lazer representa a maioria dos visitantes que vêm à Bahia.

Segundo números da Fipe, esses turistas são 46% do fluxo de pessoas que chegam ao estado todos os anos. Os visitantes da área de negócios, por sua vez, representam 21%, com base no mesmo levantamento. Juntos, os recursos naturais e a cultura da Bahia representam 87% da preferência do turista de lazer, que tem uma estada média de 5,8 pernoites em território baiano. Cerca de 39% dos visitantes do segmento hospeda-se em hotéis e pousadas. 

Agecom
publicado em 15 de Junho / 2010 às 06:30

Lagoa Grande comemora 15 anos com muita festa

Uma data especial tinha que ter uma programação também especial para que a população pudesse festejar com orgulho os 15 anos da Lagoa Grande cidade, celebrados quarta-feira (16). Mas já nesta terça-feira (15), acontece a Missa em Ação de Graças na Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h. Em seguida, o Grupo Matingueiros será a principal atração da noite que antecede a data de aniversário do município, no Parque da Uva e do Vinho, com show marcado para as 22. 

O dia 16, data maior do município, se inicia com uma alvorada festiva pelas principais ruas e avenidas lagoagrandenses comandada pela Fanfarra da Escola Estadual Antônio Amorim, a partir das 5h. Às 7h30, a prefeita Rose Garziera (PMDB), acompanhada de secretários e convidados, participa do hasteamento de bandeiras em frente à Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora. 

A partir das 8h, será aberto o desfile cívico na Avenida Nilo Coelho e BR-428, com a participação de escolas públicas e particulares de Lagoa Grande, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, 72BI de Petrolina (Batalhão do Exército), Corpo de Bombeiros, grupo de desbravadores mirins da Igreja Adventista do 7º Dia e equipes das secretarias municipais que apresentarão os projetos e ações desenvolvidos no primeiro ano do governo municipal. 

A programação de aniversário de Lagoa Grande foi aberta oficialmente no dia 12 com o I Baile Municipal, no Pátio de Eventos da Uva e do Vinho. Uma noite marcada pela presença da sociedade lagoagrandense e convidados que festejaram o debut do município ao som da Orquestra Super Oara. Ainda na programação, entre os dias 17 e 19 de junho, a Prefeitura promove o II São João do Parreiral, no Parque da Uva e do Vinho, com shows, barracas de bebidas e comidas típicas, apresentações culturais e muita diversão.

Parque de Eventos da Uva e do Vinho será um dos palcos das festividades

Cidade é a capital da uva e do vinho do Nordeste

Prefeita Rose Garziera receberá convidados e a população para festejar a data

Bolo de aniversário enfeita um dos carros alegóricos do desfile

Orquestra Super Oara comandou o I Baile Municipal de Lagoa Grande

Cinara Marques Assessoria de imprensa PMLG
publicado em 14 de Junho / 2010 às 23:20

Reminiscência...

Esta é a primeira formação do Bossa Quatro, grupo musical da década de setenta que animou muitos bailes em Juazeiro, Petrolina e em vários estados do Nordeste. O grupo encantava pela diversidade musical. Foram momentos memoráveis nos Artífices, Apolo, 28 de Setembro, Caçadores, clube dos Sargentos e tantos outros que surgiram e desapareceram na mesma velocidade em Juazeiro.

Da esquerda para direita; Gerson (Baterista), Capenga (Guitarra), Genival (Contra-Baixo) e Osvaldo (Teclados).

publicado em 14 de Junho / 2010 às 23:00

Presidente do PT critica nota pró-Serra de legendas apoiadoras de Geddel

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, divulgou uma nota criticando a manifestação das legendas, que apóiam o deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) na disputa estadual – PPS, PTB, PRP, PTC, PRTB e PTdoB -, de apoio ao ex-governador José Serra (PSDB) no pleito nacional. O petista classificou o ato como “X-Tudo ou Cavalo de Tróia”. “Talvez seja essa a tática de dois palanques que eles tanto falam (…) Aprendemos que, em política, tem que se ter lado e o que está em disputa é o destino da Nação, ou se está do lado da mudança (a liderada por Lula/Dilma) ou a volta ao passado de FHC/Serra. A eleição é nacional e plebiscitária entre dois projetos e não há espaço para veleidades e projetos pessoais ‘gelatinosos e dúbios’, a menos que pretendam dar a nossa candidata um cadeau poisonée (presente envenenado)”, declarou.

Política Livre
publicado em 14 de Junho / 2010 às 22:30

Animação marca Dia D contra a Poliomielite em Juazeiro

Descontração e muita animação marcaram o dia D de vacinação contra a poliomielite, as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) - enfermeiras e agentes de saúde, fantasiados com roupas típicas juninas, imunizaram neste sábado (12), 9.572 crianças contra a paralisia infantil. Sanfoneiros, comidas e bebidas típicas alegram a criançada que acompanhados dos pais ou responsáveis estiveram presentes nos postos de saúde para tomar as duas doses da vacina Sabin.
 
“Aproveitando o clima de festa junina resolvemos nos caracterizar de matutos e enfeitar os postos como em um grande arraiá. Essa festa é para descontrair as crianças e fazer com que os pais se animem, e tragam seus filhos para se imunizarem”, informou a enfermeira Meiriane Valuá. De acordo com Maria do Livramento Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SESAU, a estimativa para este ano, é vacinar aproximadamente 25 mil crianças no município. “No ano passado só conseguimos vacinar 91% das crianças, ou seja, não atingimos o índice estimado. Este ano pretendemos imunizar 95% das crianças entre 0 a 5 anos, sempre contando com a participação dos pais ou responsáveis”, destacou.
 
Alguns postos de saúde do município também contaram com a ajuda solidária de estudantes universitários que animaram o dia D contra a pólio. Alunos dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia estiveram durante todo o sábado levando alegria para a criançada que compareceu as unidades de saúde. A segunda etapa da campanha será iniciada no dia 14 de agosto em todo o Brasil.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 14 de Junho / 2010 às 21:40

CPRH ainda não liberou licença ambiental para execução de obras em Petrolina

Na última semana o Secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, esteve em Recife com o objetivo de firmar o convênio entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado, no que se refere à definição da liberação da licença ambiental. Segundo o secretário, a licença é necessária para a execução de todas as obras publicas e privadas do município.  

De acordo com Geraldo Júnior, o recurso para a pavimentação do Alto da Boa Vista e ruas próximas ao Gigo está na conta do município e não pode ser executado devido a não liberação da licença ambiental. “É angustiante estar com o dinheiro na conta da Prefeitura sem poder executar a obra de pavimentação, isso tudo porque o Estado, através da CPRH (Agencia Estadual de Recursos Hídrico e Meio Ambiente), não liberou a licença, necessária para execução da obras”, explicou.  

Ainda segundo o Secretário Geraldo Junior, durante a reunião do último dia 09/06 ficou acertado que a Caixa Econômica Federal de Caruaru, através de seus técnicos, liberariam ainda esta semana a licença. Outra definição da viagem foi o agendamento do Feirão da Casa Própria para os dias 17 e 18 de novembro, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Caixa Econômica Federal.

Lidiane Souza Foto: Josélia Maria
publicado em 14 de Junho / 2010 às 21:01

Roda Viva: hoje tem Marina Silva na TV

Marina Silva, a candidata do PV à Presidência da República, vai conceder hoje (14), sua primeira entrevista após a convenção que ratificou sua indicação para disputar as eleições deste ano. A senadora licenciada estará no programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, em São Paulo. Com apresentação de Heródoto Barbeiro o programa vai ao ar a partir das 22h e contará ainda com os entrevistadores Merval Pereira (Membro do conselho editorial das organizações Globo, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN e do canal Globo News), Marcelo Beraba (Editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo), Sérgio Dávila (Editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo) e Vera Brandimarte (Diretora de redação do jornal Valor Econômico).

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.