Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 25 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 02 de Junho / 2010 às 20:30

ZÓ: CANDIDATO OU CABO ELEITORAL DE GUSTAVO MIRANDA

Recentemente, o vereador e presidente da Câmara Municipal Crisóstomo Lima (PC do B) concedeu coletiva à imprensa, informando que continua pré-candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa no pleito deste ano.

O seu comportamento, no entanto, demonstra exatamente o contrário. Sexta-feira (28), ele participou das festividades do aniversário de Senhor do Bonfim na companhia do deputado federal Daniel Almeida e do vereador Gustavo Miranda, seu anunciado candidato em caso de desistência.

No dia seguinte, Zó foi anfitrião do vereador no carnaval de Juazeiro como já postado no blog, tendo participado do show de Moraes Moreira na rua da 28 e em cima do trio, no bloco Batata.

Com o apoio do prefeito Isaac à candidatura de Pedro Alcântara, as pretensões de Zó foram esvaziadas e no momento, parece incerta a sua condição de representante do PC do B nas eleições de 2010.

Foto: Wilson Bahia (Cinco Mil)
publicado em 02 de Junho / 2010 às 19:52

“Há vida após o PT”, diz Marina Silva

Depois de trocar o PT pelo PV para concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano, a senadora Marina Silva (AC) afirma que o fato de ter pertencido ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não a impede de apontar falhas da atual administração federal, como a incapacidade de realizar as reformas estruturais de que o País precisa. Em visita à redação do iG na manhã desta terça-feira, Marina falou sobre sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente e sua decisão de deixar os quadros do PT após três décadas de militância. “Há vida após o PT”, disse.

Marina garantiu que sua candidatura presidencial não vai se resumir a uma simples ferramenta para marcar posição. E tomou por base seu desempenho nas pesquisas de opinião para dizer que já ultrapassou esse ponto. “Eu acho que essa história de marcar posição, de certa forma, existe um grupo que é interessado em plantar esse joio. Acho que 12% já é uma posição bem marcada. E isso é apenas o começo”, respondeu. (iG)

publicado em 02 de Junho / 2010 às 19:00

EXTENSA PROGRAMAÇÃO MARCARÁ REABERTURA DE GINÁSIO DE ESPORTES EM CURAÇÁ

Com a participação de autoridades locais, representantes políticos, escolas e a comunidade em geral, será entregue este final de semana à população de Curaçá, o Ginásio de Esportes Deroaldo Franco de Andrade, totalmente restaurado.
 
Construído em 2001, o Ginásio de Esportes permaneceu sem manutenção durante todo o período da gestão anterior, chegando a estado de precariedade que impossibilitou o seu funcionamento. Com recursos que provêm do FIES, Fundo de Investimentos do Governo do Estado da Bahia, a atual administração recuperou esse importante espaço de atividades esportivas, garantindo a crianças, adolescentes, jovens e adultos, as condições adequadas para práticas saudáveis de variados esportes.
 
Eis a Programação de inauguração:
 
DIA 04/06/2010 – ÀS 17h30min - DESFILE DE ESCOLAS E ESPORTISTAS (SAINDO DA PRAÇA DE EVENTOS, na avenida Dr. Pedro dos Santos Torres, em direção ao Ginásio de Esportes); Solenidade com pronunciamentos das autoridades, descerramento de placas alusivas ao momento e em homenagem ao patrono DEROALDO FRANCO DE ANDRADE.
 
DIA 05/06/2010 – das 8h às 17h  JOGOS ESCOLARES DE VOLEIBOL E FUTSAL DAS 18h ÀS 22h JOGOS AMISTOSOS- CATEGORIA ABERTA, Envolvendo equipes visitantes de Uauá, Santa Maria da Boa Vista, Sobradinho e Juazeiro.
 
DIA 06/06/2010 – TORNEIO DE FUTSAL MASCULINO, envolvendo 12 clubes esportivos dos bairros de Curaçá.
publicado em 02 de Junho / 2010 às 18:32

Juazeiro joga amanhã em busca do título da série B do Baianão

O Juazeiro Social Clube volta a campo nesta quinta feira, às 16 horas, no Estádio Adauto Moraes e a torcida vai fazer a festa da classificação para a primeira divisão do Campeonato Baiano de 2011. Os dois classificados, Serrano e Juazeiro, disputam o título da segunda divisão em jogo que deverá render muitas emoções. A partida de volta será domingo, em Vitória da Conquista.

O Juazeiro garatiu seu retorno a primeira divisão no domingo passado, em Camaçari, contra a Camçariense. Janilson, que foi umas das estrelas do próprio Juazeiro em versões passadas do baianão, entra para a história do clube, garantindo o retorno a elite do futebol baiano, desta vez no comando técnico.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 17:44

Petrolina em clima de São João

A população de Petrolina já entrou no clima junino o são João dos bairros está a todo vapor com muito forró e diversão. Dessa vez quem se prepara para o  fim de semana são os bairros: Rio Corrente, Fernando Idalino Bezerra, Henrique Leite, Vila Boa Vista N, Bairro Mandacaru, e Associação dos Moradores do CS2. Esta semana também a Usina Cultural, associação de Artistas, esta organizando o São João no bairro João de Deus.

Confira a programação da semana:  

Rio Corrente  - 02 a 06

Fernando Idalino Bezerra - 03 a 06

Henrique Leite - 03 a 06

Vila Boa Vista N - 8    04 a 06

Bairro Mandacaru -04 a 06

Usina Cultural  - 04 a 06  

Associação dos Moradores do CS2 -  05 e 06

Ascom PMP
publicado em 02 de Junho / 2010 às 17:03

"Tá precisando de dinheiro?"

Máquinas que emitem dinheiro em pleno shopping center. O aparente absurdo é na verdade uma ação de marketing de guerrilha para divulgar o vestibular 2010 da Veris Faculdades. As máquinas estão em shoppings de quatro cidades do estado de São Paulo. Um detalhe que não deve ser desprezado: as notas de 100, 50, 20, 10 e 5 reais são apenas cópias sem valor monetário. A idéia, segundo Daniel Pedrino, gerente de marketing da empresa, é oferecer uma experiência de choque com a realidade utilizando uma máquina que faz parte do imaginário popular. O objetivo seria confrontar um mundo de expectativas irreais com o "mundo de verdade" e fazer com que as pessoas entendam que elas precisam se preparar de verdade para os desafios da vida. Com o slogan "Se a vida fosse assim, seria fácil. Na vida real a história é outra", a ação distribuirá em um mês R$ 3.700.000,00 em 100.000 notas. Para que as cédulas não sejam confundidas com notas verdadeiras, todas têm um tamanho 25% maior e são 25% mais escuras do que as originais. Com informações do Portal Exame.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 16:30

Edson Duarte se diz estimulado após visita a Cappio

Após encontro com o bispo Dom Luiz Cappio nesta terça-feira, o deputado federal, líder do Partido Verde na Câmara e pré-candidato ao senado, Edson Duarte, se diz muito satisfeito com o incentivo dado pelo bispo a sua pré-candidatura. “É um grande estímulo ter o incentivo de uma pessoa como ele para uma caminhada desta dimensão, de uma pré-candidatura que não nasceu em palácios”, afirma. Duarte e Cappio, que se conhecem há 18 anos, conversaram a respeito da realidade política brasileira, ao lado do pré-candidato ao governo estadual pelo PV, Luiz Bassuma.
 

publicado em 02 de Junho / 2010 às 15:43

GUARDA MUNICIPAL É MORTO EM SERVIÇO NO PARANÁ

A vulnerabilidade a que estão expostos guardas municipais, resultou na morte de Joel Franklin, 45 anos, no início da noite de ontem em Curitiba, no Paraná. Ele levou um tiro no rosto e teve sua arma particular e o colete balístico da instituição levados por assaltantes. Joel havia acabado de assumir o serviço no Parque da Barreirinha, e estava responsável por cuidar sozinho de 275 mil metros quadrados, até a manhã seguinte. Joel é o quinto guarda municipal morto, desde o ano passado.Segundo contaram colegas de trabalho de Joel, ele assumiu o serviço às 18h. Às 19h, quando uma equipe foi ao local para ronda e para levar a arma da instituição para Joel trabalhar, o encontrou morto na porta da sede da Guarda no parque.

Acredita-se que dois homens numa moto escura entraram no local e mataram Joel para roubar sua arma. Como o local é escuro e rodeado de mato, ninguém viu o que aconteceu. Dois homens numa moto foram as únicas pessoas vistas saindo do parque, naquele intervalo de tempo, por funcionários da Sanepar que realizavam obras na entrada.LutaJoel tentou reagir, pois havia sinais de luta dentro da sede e o capacete do guarda municipal estava caído e com a viseira quebrada. A moto que ele usava em serviço também estava derrubada ao chão.

O delegado Fábio Pereira, da Delegacia de Homicídios, não descarta a hipótese de Joel ter levado um tiro da própria arma, um revólver calibre 38, enquanto lutava com os assaltantes. “Como se trata de um latrocínio (roubo com morte), a Delegacia de Furtos e Roubos assumirá as investigações.” Joel morava em Colombo, era casado e tinha dois filhos. Trabalhava na Guarda Municipal há 20 anos e há cerca de quatro meses estava lotado no parque. Em nota enviada ao blog, Cícero José presidente da Associação dos Guardas Municipais lamentou o ocorrido.

Fonte : PARANÁ OLINE Foto:Fábio Alexandre
publicado em 02 de Junho / 2010 às 15:00

Violência é tema de Audiência Pública em Casa Nova

Em virtude do elevado índice de violência que vem acontecendo no município de Casa Nova, a Câmara de Vereadores atendeu ao pedido da sociedade e realizou sexta-feira (28), Audiência Pública esclarecendo quais medidas estão sendo adotadas para melhorar a segurança pública no município. De março a maio deste ano já ocorreram treze homicídios em Casa Nova. O delegado da cidade, Rogério Medrado, diz que apesar do número assustador, as estatísticas apontam que o município encontra-se na média, ele explica que o número está centralizado em março, abril e maio. “Todas as medidas legais já foram tomadas e mais de 70% dos casos já foram esclarecidos. Com a atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, houve uma diminuição em 60% do número de furtos e roubos”, esclarece.

O delegado explica para a comunidade que apesar da ajuda que recebe da prefeitura municipal, com a alimentação dos agentes, manutenção de veículos e abastecimento da frota a polícia não tem um efetivo humano suficiente para garantir a segurança da população casanovense. De acordo com o comandante da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Jaime Malvar, a 25ª CIPM não atende somente Casa Nova, mas também os municípios de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. O major Malvar elucida que a Polícia Militar realiza ações preventivas para impedir que delitos aconteçam. “Em 2008 aconteceram 31 homicídios no município, em 2009, 17 e em 2010, 13, estamos dentro das estatísticas. Sabemos que a violência não vai acabar, mas trabalhamos para mante-la sobre controle, temos inúmeras dificuldades em decorrência da grande extensão territorial do município”.

Durante a Audiência Pública a família do jovem de 24 anos, assassinado em uma festa por um policial militar, Marcos Silva, clamava emocionada por justiça. O Juiz de Direito da Vara Crime e da Infância e da Juventude da Comarca de Casa Nova, Eduardo Ferreira Padilha, fala que apesar da diminuição da violência na cidade, comparada ao aumento do índice na Bahia, as estatística não aplacam a dor de amigos e familiares de vítimas. Ele afirma que o grande problema da cidade está relacionado ao tráfico e uso de drogas ilícitas. “Dos 13 assassinados ocorridos, 10 dessas vítimas estavam envolvidas com drogas. Precisamos pensar na gênese da violência, pois ela se constrói também dentro de nossas casas ao permitirmos que nossos jovens consumam álcool e drogas”, solicita o magistrado.

Ações preventivas

Considerando os alarmantes níveis de criminalidade e violência existentes em Casa Nova, em razão do consumo de drogas ilícitas na região, além do consumo exagerado e indiscriminado de bebidas alcoólicas, o Juiz da Comarca de Casa Nova, Eduardo Padilha, publicou a portaria nº.01/10, proibindo a venda, entrega ou fornecimento de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos. A portaria proíbe, também, a permanência de menores em bares e similares após as 22h e, em qualquer horário, se estiver usando fardamento escolar, e para viabilizar a fiscalização pelas autoridades competentes, os estabelecimentos onde a ingestão de bebidas alcoólicas ocorrem no local, funcionarão de domingo a quinta-feira até às 23h. Nas sextas-feiras, vésperas de feriados e sábados, os bares poderão funcionar até as 2h do dia seguinte.

Lidiane Cavalcante - Ascom/PMCN
publicado em 02 de Junho / 2010 às 14:30

PAC-2: BORGES RECLAMA DE DESPRESTIGIO BAIANO

A assessoria do senador César Borges (PR-BA), pré-candidato à reeleição na chapa do peemedebista Geddel Vieira Lima, enviou nota ao blog lamentando a não inclusão da Bahia na duplicação da BR-101. De acordo com o senador, a rodovia será duplicada com recursos do PAC-2 até o Espírito Santo, ao sul, e até Sergipe, ao norte do estado, mas a Bahia ficará de fora da obra. “Tínhamos a esperança de que a BR-101 seria duplicada no sul da Bahia, mas para nossa surpresa, a concessão chegará apenas a Mucuri, na divisa com o Espírito Santo”, afirmou. “Fui informado que o governo do Espírito Santo ficou contra a inclusão da Bahia, e argumentou que se a concessão incluísse nosso estado, a rodovia ficaria com pedágio elevado”, revela. Por causa disso, o governo capixaba pediu que o governo federal restringisse a concessão até a divisa baiana, deixando o restante da duplicação para eventuais recursos orçamentários. “Infelizmente, os recursos que eram esperados para entrar no PAC, lamentavelmente, não foram confirmados para o trecho baiano”, afirmou. Ele afirma que recursos para o porto de Salvador, previstos para o PAC-2, também foram cortados.

Assessoria Parlamentar
publicado em 02 de Junho / 2010 às 13:39

ESPAÇO DO LEITOR: É PRECISO TER ENERGIA PARA SUPORTAR OS ABUSOS DA COELBA...

Caro Amigo Geraldo,

Segunda-feira (31), no bairro de Piranga, uma empresa que presta serviços à COELBA, passou durante todo o dia efetuando cortes de energia de moradores que se encontravam com apenas uma conta em atraso, sem ao menos apresentar o já clássico e esperado aviso prévio de corte, quando este anteriormente nos era entregue com dois dias de antecedência, já não bastasse a desventura a qual a COELBA nos impôs há pouco tempo, com a cobrança de valores exorbitantemente descabidos nas contas de energia, de configuração sórdida e calculista, impondo ao povo baiano seu impiedoso “imperialismo” capitalista, de ordem privada, herança maldita do neoliberalismo Carlista.

Com a impossibilidade de acumulo de uma conta (prática de muitos juazeirences), e com o término do tempo estabelecido de dois dias para sanar o débito, muitos dos munícipes assalariados terão grandes problemas com a COELBA a partir de agora.    

Será, que essa nova postura da COELBA seria uma represália às muitas denuncias de acréscimo na conta de energia que se deu em todo o estado?

Perguntando a um funcionário da empresa prestadora de serviços que realiza os cortes, o porquê daquilo, respondeu este: “agora será assim”.

Emanoel Ferreira

Pedagogo – Professor – Escritor

Piranga – Ba

publicado em 02 de Junho / 2010 às 13:00

Marcelo Nilo se posiciona contra população no projeto que extingue as tarifas da telefonia

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), se posicionou "radicalmente" contra a população baiana ao pedir verificação de quórum na votação do projeto, de autoria do deputado da base do Governo, Álvaro Gomes (PcdoB), que tem como objetivo extinguir a tarifa da assinatura telefônica.

Na defesa do projeto e contra a solicitação de verificação de quórum do Presidente, Elmar Nascimento afirmou que "o Presidente não tem a prerrogativa de pedir verificação de quórum". Mesmo com o solicitação do deputado Elmar para que o presidente retirasse o pedido, Marcello Nilo foi "radical" e manteve até que o quórum foi restabelecido pelos deputados da base da Oposição e Independente, dando assim possibilidade de votação do projeto. O projeto foi aprovado com 37 votos e agora segue para ser sancionado pelo Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner.

Fonte: Agência Oposição
publicado em 02 de Junho / 2010 às 12:30

Roberto Carlos requer “Luz Para Todos” em Sento-Sé

O primeiro serviço público de energia elétrica no Brasil aconteceu em 1883 e desde então, o sistema elétrico brasileiro não para de se expandir, em decorrência do crescimento populacional. Entretanto, é lamentável que existam localidades sem o abastecimento de eletricidade. Pensando nisso, o Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Roberto Carlos, requereu a parceria com o governo estadual e federal, através do “Programa Luz Para Todos”, para atender, principalmente, a zona rural que mais sofre com o  déficit de energia.

Nesta semana, Roberto Carlos apresentou a indicação número 18.225/2010, ao governador Jaques Wagner, solicitando a implantação do programa que leva eletricidade aos Povoados de Grotão, na Fazenda Santa Isabel, Brejo da Brásida, Piçarrão e Sítio Pelourinho, no município de Sento-Sé.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 11:42

5º BPM desenvolve Campanha de Doação de Sangue

Até 11 de junho, os Policiais Militares do 5º BPM em Petrolina estão sendo incentivados a doar sangue, demonstrando assim solidariedade e amor ao próximo. Os Policiais também estão sendo estimulados a levar outras pessoas para doar sangue, sejam familiares, vizinhos ou amigos.


Ao final da Campanha, os Policiais Militares que se destacarem com o maior número de doadores apresentados, serão premiados e receberão dispensas do serviço como forma de recompensa. As doações de sangue devem ser feitas no Hemocentro de Petrolina (HEMOPE), localizado na R. Pacífico da Luz, bairro do Centro, Petrolina.

O Brasil necessita diariamente de milhares de bolsas de sangue. No período junino, a demanda tende a crescer em função do maior registro de acidentes. Essa é uma das causas que levou o 5º BPM a desenvolver a campanha.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 11:00

UNEB E IRPAA PROMOVEM II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DE UM SEMIÁRIDO VIÁVEL

As riquezas do semi-árido abrem possibilidades para que os veículos de comunicação e jornalistas possam produzir reportagens com abordagens inovadoras a cerca de assuntos que envolvam cultura, culinária, moda, agricultura e outros temas sobre o sertão. É com esse objetivo, que o Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Curso de Comunicação Social: Jornalismo em Multimeios e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam o II Encontro de Comunicação para a Promoção de um Semiárido Viável. O curso conta com apoio do Centro Acadêmico de Comunicação Social. 

O evento vai ser realizado no Centro de treinamento do IRPAA que fica no bairro Jardim Primavera, de 02 a 04 de junho e é uma iniciativa do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão. Os alunos que participam do projeto, coordenado pela jornalista e professora Fabíola Moura, já desenvolveram diferentes formatos de produções telejornalísticas e atualmente trabalham no programa Coisas do Sertão, um produto que pretende difundir as potencialidades e viabilidades do semi árido, desmistificando a imagem estereotipada perpetuada pela mídia.

O treinamento é voltado para os estudantes do curso de jornalismo. Para participar é preciso fazer a inscrição que custa um valor simbólico de R$ 5,00. Os inscritos para a capacitação ficarão nos alojamentos do próprio IRPAA, onde há dormitórios e refeição durante os três dias. Na programação estão previstas várias palestras sobre a caatinga e a água no sertão. Além disso, serão mostrados vídeos produzidos em comunidades onde funcionam cooperativas e associações que fazem o beneficiamento de frutos do sertão. São experiências que tem trazido resultados econômicos para moradores do interior de Juazeiro e cidades circunvizinhas. 

publicado em 02 de Junho / 2010 às 10:30

FERIADO CORPUS CHRISTI: BANCOS FECHAM E COMÉRCIO ABRE EM JUAZEIRO

A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos informa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público neste dia 3 de junho (quinta-feira), feriado de Corpus Christi. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 3 de junho poderão ser pagos no próximo dia útil (4 de junho), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

Em Juazeiro, no entanto, o presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas Erivaldo Oliveira esclarece que para o comércio não será feriado porque não houve decreto por parte do Executivo Municipal. No entanto, fica a  critério do lojista abrir ou não a sua empresa tendo em vista o não funcionamento da rede bancária.

 

publicado em 02 de Junho / 2010 às 10:28

ALEX TANURI VOLTA A DENUNCIAR O GOVERNO ISAAC CARVALHO

Revoltado com as colocações pessoais do prefeito Isaac Carvalho (PC do B), o vereador Alex Tanuri (PSDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira e desafiou o Chefe do Executivo para num debate demonstrar quem conhece mais os problemas da cidade.

“Por não confiar em nenhum dos vereadores que lhe dão sustentação na Casa, declarou a imprensa que até o final do ano ele vai assumir a condição de líder. Então venha ao Legislativo Sr. Prefeito/Vereador para debatermos os problemas de Juazeiro”, insistiu no desafio Alex.

“Ele fala que vereador de oposição não tem projeto. Está aqui, projeto que propõe programa municipal de geração de emprego desde novembro de 2009, aprovado pela Câmara e a prefeitura nunca executou. Enquanto isso, o “todo poderoso” está fechando empresas e alocando na prefeitura”, denunciou o parlamentar do PSDB.

“De que adianta elaborarmos projetos, indicações, requerimentos se o prefeito só atende aqueles que são apadrinhados. Este é o pior prefeito que Juazeiro já teve e a Câmara deve tomar alguma providência”, concluiu Tanuri.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 09:40

ALELUIA DENUNCIA QUE OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO ESTÃO PARADAS

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) denunciou a paralisação das obras da transposição do Rio São Francisco devido ao atraso de pagamentos do governo federal. A falta de repasse de verbas de R$ 68 milhões ao consórcio Águas do São Francisco resultou na demissão de pelo menos 90% dos trabalhadores da intervenção, o que soma cerca de 1,3 mil pessoas desempregadas. “É inacreditável que essa obra tenha sido considerada prioridade do governo do PT, que os altos escalões da administração pública tenham anunciado a importância do empreendimento para o Nordeste e hoje o projeto esteja paralisado, provocando transtornos a milhares de famílias da região, que vivem necessidades extremas e dependem desse emprego”, disparou o democrata. Ainda de acordo com ele, a situação demonstra que o povo nordestino permanece como massa de manobra e que precisa urgentemente se conscientizar do fato para evitar “falsos salvadores da pátria”.

O Ministério da Integração Nacional declarou oficialmente que, apesar das denúncias do deputado, as obras da Transposição do Rio São Francisco continuam normalmente e em ritmo acelerado. Além disto, a pasta, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que nunca faltou dinheiro à obra e que, portanto, as empresas envolvidas no empreendimento estão sendo pagas sem nenhum atraso. “O ritmo das obras está dentro do cronograma”, disse o ministro João Santana, que afirma ter visitado o canteiro de obras há 13 dias e constatado o andamento positivo nas intervenções do Velho Chico. Na companhia de Santana estava o ministro do Tribunal de Contas da União, que leu em plenário um texto em que dizia estar impressionado com o ritmo das obras e convencido do empenho da pasta em encerrá-la o mais rápido possível.

publicado em 02 de Junho / 2010 às 09:00

TOPA MOVIMENTA A CIDADE DE CURAÇÁ EFETIVANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES‏

Curaçá vive a agitação comum em dias de grandes realizações. Encontram-se na cidade, cerca de 170 professores, das diversas localidades do município, que receberão formação para atuar como professores alfabetizadores,  em classes de alfabetização de adultos do Programa TOPA- Todos pela Alfabetização. 

A capacitação sob a responsabilidade da UNEB- Universidade da Bahia, Departamento de Ciências Humanas/Juazeiro, será feita em dois momentos. No primeiro período até 04 de junho serão capacitados os professores alfabetizadores, vinculados ao Convênio com a Prefeitura e com a APLB- Sindicato; no segundo momento, de 09 a 13 de junho serão capacitados os alfabetizadores vinculados a convênios com outras entidades. 
 
O investimento na alfabetização de jovens e adultos sela o compromisso do Governo Municipal, em parceria com os Governos Federal e Estadual, nesta luta que, além de reduzir os elevados índices de analfabetismo, promove a inserção dos envolvidos em novos mercados de trabalho e geração de renda.
Juscelita Rosa Ascom PMC
publicado em 02 de Junho / 2010 às 08:30

Autoridades discutem implantação do IFBA em Juazeiro no segundo semestre

Reuniram-se nesta terça-feira (01), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho; o Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Paulo Afonso, Arleno José de Jesus; o secretário de Educação, Plínio Amorim; o chefe de Gabinete Roosvelt Duarte; e o Assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luiz; no paço municipal para discutir a implantação do Núcleo Avançado do IFBA no município. O convênio já está assinado e o instituto deverá iniciar suas atividades agora no segundo semestre.

Segundo o gestor Isaac Carvalho esse é mais um passo para a recuperação do tempo perdido na educação da Juazeiro. “Serão mais oportunidades, e geração de mão de obra especializada. Cidades menores do que Juazeiro já tem seus núcleos do IF. Nós brigamos por isso e agora teremos nosso núcleo avançado. Vamos lutar para em breve termos um campus digno à proporção da nossa cidade. Esse é o início do nosso resgate e queremos muito mais para a educação de crianças, jovens e adultos”, afirmou o prefeito.
 
Serão implantados inicialmente cursos técnicos subseqüentes, para concluintes do ensino médio, e a prefeitura arcará com a estrutura física e material humano. O Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. “Estamos nos entendimentos iniciais para implementação do núcleo, que será inicialmente extensão do campus Paulo Afonso. Nesse momento ele nasce tutelado pelo município, com o apoio do governo federal. Posteriormente esperamos que se expanda e tenha um campus próprio, como a cidade merece”, disse o diretor, Arleno José de Jesus.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 02 de Junho / 2010 às 07:45

Codevasf inicia patrolamento de vias em Petrolina

A Codevasf iniciou o patrolamento de ruas e estradas vicinais em Petrolina. O trabalho começou pelo distrito de Izacolândia e vai atender ainda Nova Descoberta e os núcleos habitacionais do Perímetro de Irrigação Nilo Coelho, área Maria Tereza e Vila Nossa Senhora Aparecida.

Segundo o superintendente da Codevasf em Petrolina, Luís Frota, a obra de patrolamento serve para normalizar o tráfego de veículos e melhorar o escoamento das águas de chuva. “Vamos patrolar 150 mil metros de vias públicas”, informa.

O presidente da Associação de Moradores de Izacolândia, José Gilberto Ferreira de Oliveira, reforça que muitas ruas costumam ficar intransitáveis (principalmente durante o período chuvoso) e terrenos baldios transformam-se em depósito de lixo. "As pessoas estão muito contentes com essa obra", disse o comunitário ao mostrar a estrada vicinal que dá acesso ao cemitário público recuperada.   

O serviço de melhoramento das ruas e estradas vicinais em Petrolina está orçado em R$ 150 mil. Pela estimativa da Codevasf, a obra deve ser concluída em cinco meses.

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 02 de Junho / 2010 às 07:00

Governo assina acordo de cooperação técnica para verticalização da soja, milho e algodão

Mais de dez secretários de Estado e toda a cúpula da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, participaram ontem, (1), no município de Luis Eduardo Magalhães, na região Oeste, da abertura do Bahia Farm Show, Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, e testemunharam um fato da maior importância para a região. O governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, assinaram acordo de cooperação técnica com a Fundação Bahia; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, (Aiba); Associação Baiana dos Produtores de Algodão, (Abapa), e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, (Fundeagro), para a elaboração do “Estudo de Agregação de Valores aos produtos da Agropecuária Baiana Através da Verticalização”. Este trabalho, com prazo de quatro meses para ser concluído, será realizado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV.

Lembrando que as safras 2009/2010 de milho e soja foram as maiores da história, e que a soja ultrapassou a marca de 3 milhões de toneladas, Eduardo Salles explicou que “não há mais como continuarmos exportando apenas o produto primário. Precisamos verticalizar a produção e agregar valores, criando riquezas, empregos e renda”.

O governador Jaques Wagner confirmou as palavras do secretário da Agricultura e disse que “o papel do governo é facilitar a vida de quem quer trabalhar. O Estado é necessário para incentivar o desenvolvimento”. O governador lembrou que a Seagri acaba de criar 18 câmaras setoriais, “espaço de diálogo entre o produtor e o governo”, enfatizando que a elaboração do planejamento estratégico para a agropecuária nos próximos 20 anos é mesmo o caminho para a evolução do setor. As 18 câmaras contemplam 21 culturas consideradas prioritárias.

Agecom
publicado em 01 de Junho / 2010 às 23:20

POLÍCIA NÃO É INSTITUIÇÃO DE BONECOS!

As instituições policiais militar e civil são de caráter permanente que merecem respeito de qualquer governo federativo, como também, da Câmara dos Deputados. Polícia é uma organização constituída de cidadãos profissionais que se obrigam a perder a vida para que a sociedade tenha tranqüilidade. Enquanto a cidade dorme, a polícia é uma guardiã dos patrimônios privados e públicos. Exige, portanto, atenção e respeito face ao seu ofício nobilitante.

Policial deve pertencer à classe média; um salário condigno não lhe faz favor. É gente que constitui família, não devendo morar em promiscuidade com marginais. Com salário de fome não pode ter uma moradia que impere confiança, longe do covil. Dorme, na maioria, intranqüilo, se algum morador do bairro não já o identificou. Um mal-estar que o força usar disfarce e oculta a sua identidade funcional para não ser vítima de bandidos hediondos, sórdidos.

Um soldado PM, por exemplo, no Distrito Federal tem de remuneração R$3.869,56 (três mil, oitocentos e sessenta e nove reais e cinqüenta e seis centavos), enquanto no rio Grande do Sul, R$1.138,17 (um mil, cento e trinta e oito reais e dezessete centavos). O serviço policial e o risco de vida são iguais em todo solo pátrio; discriminação é uma vergonha! Os injustiçados têm que exigir o seu direito. “Qui tacet consentire videtur.” ( Quem cala consente) Proposta de Emenda à Constituição nº 300/08 – “Altera a redação do §9º do art. 144 da Constituição Federal.”

Art. 1º - O §9º do art. 144 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: §9º - A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do §4º do art. 39, sendo que a das Polícias Militares dos Estados, não poderá ser inferior a da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos.

Foi apensada à proposta supracitada a PEC – 446/2009, que institui um piso salarial para os policiais militares, bombeiros e civis. Constitui uma distorção reprovável, atrasadas que fere as funções basilares de administração pública sensível e escorreita, a remuneração de soldados nos 26 Estados e no Distrito Federal.

A PEC 308/2004, também precisa ser incluída no Sistema Prisional Brasileiro, art. 144 da Constituição Federal. Deve ser reconhecida como instituição inerente à Segurança Pública, acrescendo dois incisos – VI (Polícia Penal Federal) e VII(Polícias Penais Estaduais). Hoje, os agentes são submetidos a concurso público e, de preferência bacharel em direito. Doutores da lei que esperam padronização Nacional das atividades, impedindo, sobretudo, que o sistema Prisional seja tratado ao bel prazer de governadores.

Precisamos de uma Polícia Penal forte, respeitada, bem equipada e que tenha um salário condigno e não seja discriminada, sim, valorizada. Seu contingente terá a responsabilidade de chamar para si, tudo que se relacione com Segurança Pública interna ou externa, escoltas, peritos, legistas, escrivães, assistente sociais, psicólogos, etc. Com a Polícia Penal não será preciso desfalcar o efetivo da Polícia Militar para segurança de presídios e fazer escoltas.

A aprovação das PECs é uma exigência da vontade do povo! Respeitem–na, por favor, o nosso organismo policial. Somos informados de que existe 315 deputados que pretendem votar favorável, sendo o bastante 308 para a aprovação, número que por coincidência é igual a da PEC da Polícia Penal. Fato é que os policiais militar e civil estão de “Paciência Cheia”, não aceitando a Picula que vem ocorrendo na hora da votação. Nos corredores e gabinetes – respeitando-se as exceções – proclamam ser favoráveis e, ao Plenário não comparecem. É preciso se estampar os nomes dos “Camaleões” para, assim, puni-los, quando das próximas eleições. Os “Répteis” possivelmente estão presos a alguns governos federativos revanchistas, ou então, já responderam a perguntados perante à Polícia Judiciária.

Faz se necessário que os “Camaleões” firmem-se na cor do “senso comum”, fazendo-o uma lídima justiça, não por generosidade, aprovando as citadas PECs, pois, a Polícia é a guardiã da sociedade, mantendo, assim, a tranqüilidade pública. Discriminá-la, cometem uma injustiça coroada de pecados! Convém ressaltar que, o Deputado que se posicionar contra a aprovação das PECs da Segurança Pública terá que expor razões convincentes. Ser somente contra para atender caprichos de governadores ou por ter prestado contas na polícia, conclui-se que prefere o crime organizado a paz e uma sociedade livre de truculência.

Sugerimos que, as associações policiais dos respectivos estados federados enviem telegramas e e-mails aos senhores Deputados, solicitando a presença física deles no Plenário, no ato da votação das PECs(300/08,446/2009,308/04), pedindo que votem a favor, por ser uma necessidade. Solicitamos que os senhores Deputados, por fineza, atentem para a pesquisa feita pelo Ministério da Justiça em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Penud) que revelou que os baixos salários o que mais preocupa os policiais do Brasil, 92%. Provou, também que os soldados não têm recursos para suprir as necessidades básicas da família, sendo forçados a fazer os chamados bicos.

Os policiais do Brasil não são capachos de políticos! Policial que vai ao quartel não tem o direito de dizer para a esposa que retorna tal hora. Obedece ordem superior para cumprir determinada emergência e, não é incomum a esposa e os filhos terem o pai de volta, todavia, em um ataúde, tombado em cumprimento do dever. É prova de gratidão uma moção de aplausos para o Capitão Assumpção(PSB-ES) e o Major Fábio (DEM – PB), parlamentares impávidos que não se curvaram diante dos governos dos respectivos estados e foram avante e destemidos em defesa de nossos policiais. Uma justa moção, também, para os briosos Deputados dignos e compreensivos que abraçam esta causa de necessidade pública!

A PEC – 446/09 atende a pretensões dos policiais, civil, militar, bombeiros, bem como inativos, aposentados e pensionistas, além da futura Polícia Penal. O ofício de um policial no Sul é idêntico de outro companheiro no Norte do país; portanto, um piso salarial se fará um julgamento legal e imparcial.

“Ubi eadem ratio, ibi eadem”(Onde há a mesma razão, aplica-se o mesmo direito)

Geraldo Dias de Andrade é Cel.PM/RR – Cronista- Bel. em Direito – Membro da ABI Seccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

publicado em 01 de Junho / 2010 às 22:40

SINTRAB/SAÚDE, SINTASE, SINSERP E GUARDA MUNICIPAL ESTÃO UNIDOS NA CAMPANHA SALARIAL 2010

Os Sindicatos SINTRAB/SAÚDE (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Município de Juazeiro-BA), SINTASE (Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias), SINSERP (Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro-BA) e Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro-BA resolveram esquecer as diferenças dos últimos anos e ontem divulgaram que estão unidos na Campanha Salarial 2010. 

Em nota enviada ao blog, através da diretora de comunicação do Sintrab-Saúde Luciana Lima, as entidades sindicais informam que até o momento não houve nenhum avanço durante as negociações do reajuste salarial com o governo municipal.

Eles argumentam que os servidores municipais permanecem com o salário defasado, sem reajuste e com perdas salariais. Nesta rerça-feira dia 1º de Junho, os sindicatos se uniram e enviaram documento, solicitando ao Prefeito Isaac Carvalho uma reunião em caráter de urgência urgentíssima para tratar o assunto.

"Não podemos continuar com esse vergonhoso salário, menor que o mínimo, que não atende as nossas necessidades básicas. Queremos um salário dígno", concluiu Cícero Sales presidente do Sintrab-Saúde.

publicado em 01 de Junho / 2010 às 22:05

Lula descarta se licenciar do cargo e diz que fará campanha até na porta da Volkswagen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta terça-feira se licenciar do cargo durante o processo eleitoral e afirmou que fará campanha a favor da presidenciável petista, Dilma Rousseff. “Ainda este ano eu irei fazer campanha na porta da fábrica da Volkswagen”, disse ele em São Paulo, durante visita a uma fábrica da marca. “Não é proibido um presidente da República fazer campanha quando a campanha começar. O que eu não quero é fazer nada que possa infringir a legislação eleitoral e isso só me permite fazer campanha depois que forem feitas as convenções partidárias, que os candidatos estiverem oficializados”. (Folha)

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.