Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 23 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 22 de Maio / 2010 às 17:30

MDS analisa dados de pesquisa sobre assistência social nesta segunda-feira em Brasília

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, participa nesta segunda-feira (24/5), às 14h, em Brasília, da apresentação da análise dos resultados do Suplemento de Assistência Social da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 em perspectiva comparada com o Suplemento de 2005. 

O Suplemento de Assistência Social da Munic 2009 é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A  Munic já teve uma primeira edição publicada em 2005. Os dados da última pesquisa foram apresentados nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro.

A análise dos dados, na segunda-feira, será feita pelo secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes, pela secretária de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Luziéle Tapajós; e pela gerente da pesquisa, Vânia Pacheco. A secretária nacional de Assistência Social do ministério, Maria Luíza Rizzotti, estará presente ao evento. A partir das 16h, haverá debate com a audiência.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 17:01

Secretaria de Saúde apóia pesquisa da Moscamed de combate a dengue

Além de Juazeiro registrar apenas 24 casos de dengue este ano, o que significa uma redução de mais de 80% com relação ao mesmo período do ano passado (2009), a Secretaria de Saúde continua se esforçando para manter o clima de tranquilidade na cidade, e através dos agentes de endemias está acompanhando e apoiando pesquisadores que estudam outra estratégia de combate à doença. A pesquisa está sendo realizada na região do Vale do São Francisco numa parceria entre a Moscamed, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), Faculdade de Higiene e Saúde Pública (FSP/USP) e a Oxitec (Universidade de Oxford/U.K).
 
O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto visando criar um método de controle da transmissão da dengue. De acordo com a Moscamed, é a técnica de mosquitos transgênicos, ou seja, manipulados geneticamente para desenvolver características específicas. Neste mês de maio, agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, os pesquisadores Aldo Malavasi e Jair Virgínio (Moscamed), Margareth Capurro (ICB/USP), Mauro Marelli (FSP/USP) e Andrew Mckemey (Oxitec) visitaram os possíveis sítios, áreas onde o mosquito transmissor da doença está presente, para a liberação do inseto transgênico.
 
 “Somado ao trabalho diário de visita a todos os quarteirões da cidade para controle e tratamento focal, os agentes de endemias também estão acompanhando os pesquisadores para dar informações fundamentais para a execução da pesquisa. A dengue não pode ser prevenida com vacina, mas atividades preventivas e de conscientização da comunidade para eliminação dos criadouros são de suma importância, por isso continuamos alertando a população com relação aos devidos cuidados. Toda ajuda é essencial na luta contra a dengue e vamos permanecer atentos para que Juazeiro fique longe de uma epidemia”, assegurou o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.
 
O projeto que envolve a participação de quatro instituições científicas do Brasil tem como objetivo produzir A. egypti utilizando a Técnica do Inseto Estéril – TIE, e possibilitar um nível seguro de manutenção de baixas densidades populacionais do mosquito. Segundo informações da Moscamed, os insetos transgênicos de A. aegypti carregam um gene que impede as fêmeas de voar. Quando atingem a fase adulta, elas têm dificuldade em sair da água, não conseguem se reproduzir e se alimentar de sangue. Terminam morrendo sem deixar descendentes. Já os machos podem voar normalmente, mas no cruzamento com as fêmeas passam o gene que as impede de voar, ocasionando a diminuição do mosquito.
 
“Essa é uma biotecnologia que deve ser usada com outras abordagens e é também uma metodologia alternativa de controle do mosquito para lugares que ainda não se têm acesso”, ressalta Capurro. Por se tratar de uma espécie exótica, que não faz parte do ecossistema brasileiro, os mosquitos transgênicos produzidos pela Moscamed não irão causar impactos negativos no meio ambiente, nem nos seres humanos, segundo informações da empresa.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 22 de Maio / 2010 às 16:30

Sintrab-Saúde força a barra e é recebido por Comissão do Prefeito Isaac

Terça-feira passada, dia 18 de Maio, dezenas de ACD (Assistente de Cuidados Dentários), Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, estiveram na sede do SINTRAB para uma mobilização junto ao governo, em defesa de direitos da categoria que na opinião dos seus dirigentes não vem sendo garantidos pelo governo. "Desde o início da gestão Isaac Carvalho (PC do B), foi apresentada a pauta de reivindicação desses profissionais e nunca se chegou a um acordo", explica Cícero Sales presidente do sindicato.

Por esta razão, a diretoria da entidade sindical, manteve contato com a assessoria do governo buscando uma audiência com o Prefeito Municipal. Não havendo a possibilidade de agendamento, a categoria decidiu se reunir ontem, dia 21/05 às 08:00 h no Paço Municipal para tentar uma conversa com o Prefeito.  

Assim, nesta sexta-feira, os ACD, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, estiveram no Paço Municipal quando foram recebidos pela comissão do Governo, presidida pelo Secretário da Fazenda João da Costa. Após as colocações dos trabalhadores, o secretário manteve contato com o titular da pasta de Saúde Ubiratan Moreira quando ficou definida uma reunião com o mesmo ainda neste fim de semana. Na próxima semana, a comissão anuncia que terá uma posição para a categoria.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 15:30

Crianças com idades entre 2 e 4 anos serão vacinadas contra gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as crianças com idades entre 2 e 4 anos podem se vacinar contra a gripe A (H1N1) gratuitamente a partir da próxima segunda-feira. Até o momento, só crianças de seis meses e dois anos tinham sido imunizadas contra a doença.

Temporão disse também que o fim da campanha foi adiado até o dia 2 de junho. De acordo com ele, além das crianças, a vacinação está aberta para adultos com idades de 30 a 39 anos e gestantes. A meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população, só não foi atingida pelo grupo de gestantes e pessoas com 30 a 39 anos. Até o momento, 61 milhões de pessoas foram imunizadas.

Política Livre Foto Google
publicado em 22 de Maio / 2010 às 14:31

Marina Silva lança pré-candidaturas do PV na Bahia

 

Cerca de mil pessoas participaram do lançamento das pré-candidaturas de Edson Duarte, ao senado, e de Bassuma, a governador, na convenção do Partido Verde neste sábado (22/05) pela manhã, no salão Ondina, do Othon Palace Hotel. Estiveram presentes no evento líderes do PV como Marina Silva, pré-candidata a presidência da república; Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia; Fernando Guida, coordenador do PV na Região Leste (BA, ES, MG e RJ), Edigar Mão Branca, vice-presidente do partido na Bahia, os cantores J Veloso e Carla Visi, dentre outros.

Marina Silva discursou sobre o Ficha Limpa e afirmou que, embora o projeto só seja tecnicamente aplicado nas próximas eleições, as regras já serão aplicadas internamente no Partido Verde desde agora. A pré-candidata também alertou para os problemas da crise ambiental e defendeu os direitos indígenas. “Vamos produzir outros quinhentos. Numa visão que é capaz de, junto com outros países, mudar os modelos de desenvolvimento. O Brasil é o país que reúne as melhores condições para fazer essa mudança”, disse.

Durante o evento, o presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, reforçou a importância para o partido de, pela primeira vez, sair sem nenhum tipo de aliança, lançando as candidaturas de Bassuma e Edson Duarte ao governo estadual e ao senado. Gomes elogiou a firmeza do deputado Bassuma e ressaltou o compromisso do deputado Edson Duarte com o partido “Edson tem uma responsabilidade muito grande. Quando era permitido, ele recebeu inúmeros convites para deixar o partido, mas sempre afirmou que preferia deixar a vida pública a isso”, comentou.

Após o final do evento, Marina Silva deixou a cidade e seguiu para Fortaleza. Logo mais, às 15h, o partido realizará uma reunião fechada, com os pré-candidatos e filiados ao partido, para discutir alianças e proposições. O evento terá a participação de jovens do grupo Olodum.

Carla Martins
publicado em 22 de Maio / 2010 às 14:30

Representante de Programa Habitat para a Humanidade conhece programas em Petrolina

Os quatro projetos habitacionais em andamento em Petrolina foram conhecidos ontem (21) pelo Jornalista e Técnico Social da Organização não Governamental Habitat para a Humanidade, Cláudio Braga. Ele participou na cidade de um encontro da Rede do Sertão de Reforma Urbana realizado no Hotel Newman e reúniu representantes do Sertão do São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe. 

De acordo com o Superintendente de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, a visita de Braga a Petrolina é importante já que ele tem vasta experiência na área de habitação no Brasil em projetos de moradia da Caixa Econômica Federal, na execução de programas como o da Cohab e no exterior, já que foi membro de uma ONG holandesa, voltada para programas de habitação. Sgundo Ednaldo Lima é prioridade da política habitacional do governo Julio Lóssio (PMDB), socializar a filosofia do projeto com a comunidade, ouvindo as pessoas e esclarecendo as dúvidas.

Asccom PMP
publicado em 22 de Maio / 2010 às 14:25

Deputado Jorge Khoury solicita Seminário sobre Biodiversidade

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou o requerimento do deputado Jorge Khoury (DEM BA) que solicita a realização do seminário "Ano Internacional da Biodiversidade - Quais os Desafios para o Brasil". O objetivo é colher informações sobre o que o Brasil vai levar à décima Conferência das Partes - COP 10, a realizar-se no próximo mês de outubro em Nagoya (Japão).
 
O seminário fará parte dos eventos a serem realizados, durante o mês de junho, pela Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06). Além da COP 10, também serão debatidos os seguintes temas: Recifes de Coral no Brasil: Iniciativas em curso para conservação; Turismo e biodiversidade; combate à pobreza e desigualdades sociais; Tribunal de Contas da União e a Biodiversidade; estado de conservação dos principais Biomas: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. 

Enfoque Comunicação
publicado em 22 de Maio / 2010 às 13:05

Feijoada do Dadau: 10 anos

Muito alegria e glamour marca a décima edição da Feijoada do Dadau.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 12:30

MEGA ACUMULADA TEM PRÊMIO DE R$ 24 MILHÕES NESTE SÁBADO (22)

A Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões no sorteio deste fim-de-semana. O concurso 1181 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) deste sábado, dia 22, na cidade de Santa Rita de Passa Quatro (SP), onde está estacionado o Caminhão da Sorte. 

Se aplicado na poupança, o prêmio pode render mais de R$ 120 mil por mês. Investido no mercado imobiliário o valor permitiria a compra de 120 apartamentos de classe média. Outra opção seria a aquisição de uma frota de 1.140 automóveis populares ou 4.800 motocicletas de 250cc.

Nos outros sorteios da noite deste sábado (22) podem ser distribuídos mais de R$ 6 milhões. Na Timemania, o prêmio está acumulado em R$ 3,8 milhões. A Lotomania também está acumulada e pode pagar mais R$ 2,3 milhões. Loteria Federal e Quina completam os sorteios do fim-de-semana.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 12:12

Segurança no trânsito também faz parte do Carnaval de Juazeiro

Juazeiro realiza de 27 a 30 de maio o Carnaval 2010 e a Secretaria de Defesa Social (SDS) irá desenvolver um trabalho de educação no trânsito nesse período festivo. Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPETRAN) estarão na cidade a partir da próxima segunda-feira (24) e desenvolverão durante toda a semana em conjunto com os fiscais da SDS uma campanha educativa e de orientação em vários pontos da cidade.
 
Segundo o secretário Genes Batista, serão ao todo 13 agentes e fiscais envolvidos na operação, além de representantes das Polícias Rodoviária, Federal, Civil, Militar e da 8ª CIRETRAN. A ação terá ainda o apoio de três viaturas do DETRAN. “Nosso trabalho terá um foco educativo não deixando de lado a fiscalização efetiva, inclusive com a utilização de etilômetro que será intensificada a partir da quarta-feira (26). A segurança do folião no trânsito da cidade também é uma preocupação do município”, completou o secretário.
 

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 22 de Maio / 2010 às 11:30

Associação do Tabuleiro realiza mutirão de limpeza neste domingo (23)

 

Cansada de esperar por uma ação do governo municipal, a Associação de Moradores do Tabuleiro estará realizando mutirão de desmatamento e limpeza do riacho do Mulungu que corta praticamente todo o bairro, neste domingo (23).

"Nós contamos com toda a comunidade que realmente se preocupa com a segurança dos usuários do posto de saúde, creche e os que transitam a noite por aquela área. Olha geraldo, tivemos uma conversa com um preposto da prefeitura, o senhor Péricles, que informou que só poderia desmatar uma certa metragem e já tinha completado a mesma, assim iria programar para trinta dias, no entanto, já se passaram dois meses e nada", explicou José Carlos Santana, diretor de Patrimônio da entidade comunitária.

"Estamos realizando este mutirão, porque já aconteceram alguns assaltos nesta área entre o posto de saúde e uma parte escura que fica atrás do posto. O único apoio que a gente recebeu Geraldo, foi do vereador Damião Medrado", concluiu o dirigente de patrimônio.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 10:30

Casa Nova comemora 12 anos da instalação da 25ª CIPM

Localizada na região Norte da Bahia, a 25ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) comemorou, na manhã de hoje (21), 12 anos de instalação na cidade de Casa Nova. Criada através do decreto 7304/98, a entidade proporciona segurança a uma população de aproximadamente 160 mil habitantes, atuando nos municípios de Casa Nova, sede da CIPM, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
 
De acordo com o capitão Clécio Alves, desde o início de sua criação, a 25º CIPM tem priorizado realizar ações preventivas e educativas, o que possibilita a redução de crimes violentos contra a pessoa, bem como na redução dos crimes contra o patrimônio, um fator preponderante na sensação de segurança a comunidade. “Procuramos primar pela otimização dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, equipamentos ou logísticos, adaptando-os sempre à realidade, buscando equacionar as dificuldades encontradas nas diversas áreas de atuação”.
 
A 25ª CIPM desenvolve também uma atividade social preventiva na luta contra o combate ao uso de drogas através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Major Jaime Malvar destaca que com a aplicação do PROERD, a Polícia Militar busca contribuir efetivamente para a formação de jovens mais decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e imune à ação de usuários e traficantes. “O uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas, constitui-se num dos mais preocupantes problemas. Este vício tem causado rupturas na estrutura social”, explica o major.
 
Entrega de Títulos amigos da 25º CIPM
 
Durante o evento, diversas autoridades de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, Policiais Militares e sociedade civil participaram da solenidade, onde o prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier e o secretário Municipal de Governo, Paulo Roberto Passos receberam o título de “Amigos da 25ª CIPM” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados á unidade Policial Militar. Na oportunidade outras autoridades foram agraciadas com o título, a exemplo, do prefeito de Pilão Arcado João Ubiratan, do prefeito de Remanso, José Filho e o delegado de polícia de Casa Nova, Rogério Medrado.
 
“Para mim é uma honra receber esse título, trabalho pensando na segurança pública da população casanovense, por isso não tenho medido esforços no desenvolvimento de ações para apoiar o trabalho da polícia, através da manutenção e abastecimento dos veículos, alimentação da equipe e disponibilizando funcionários”, destaca o prefeito Orlando Xavier.

Lidiane Cavalcante - Ascom/PMCN
publicado em 22 de Maio / 2010 às 09:30

Poções: bandidos não poupam fiéis em procissão

A insegurança se espalha pelo interior do estado e não poupa nem tradicionais eventos religiosos. Na Procissão do Divino, na cidade de Poções, na manhã desta sexta-feira, (21/05), dezenas de fiéis tiveram bolsas e celulares roubados. Diante do grande número de ocorrências, o padre Estevão há todo momento alertava os presentes para terem o máximo de cuidado com os pertences. Durante a cerimônia da benção na Praça da Matriz, o pároco lembrou que, no ano passado, até uma secretária do governo atual teve a bolsa roubada.

Para presidente estadual do Democratas, Paulo Souto, que está em Poções, participando da tradicional Festa do Divino, o fato retrata a situação lamentável da segurança pública no estado. “Se na capital, onde está concentrada a maior parcela do contingente policial, a situação é caótica, no interior, então, vive-se um verdadeiro salve-se quem puder. É preciso que o governo acorde para o problema”.

O ex-governador considera que os bandidos estão sem limites. “Assaltam bancos, residências, bares, restaurantes na capital e no interior. Não poupam eventos nem templos religiosos, como foi o caso recente do roubo das peças sacras do acervo das igrejas de São Lourenço e do Santíssimo Sacramento, em Itaparica”.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 08:30

Área dos ambulantes começa a ser marcada no circuito da folia

Dentro da programação de preparativos para o Carnaval de Juazeiro que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, a Gerência de Postura da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) iniciou na manhã desta sexta-feira (21) a marcação do solo onde vão ficar os ambulantes ao longo do percurso da folia. O primeiro local a ser marcado foi a Avenida Adolfo Viana seguida pela Orla, e as áreas destinadas à venda de alimentação que são as praças da Bandeira e São Tiago Maior, Avenida Oscar Ribeiro e na área bancária entre a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. 
 
O gerente de postura Francisco Assis, informou que as áreas estão sendo numeradas e que cada ambulante deve ocupar os limites estabelecidos para cada local que variam de 2m a 3m dependendo da área. “Os fiscais de postura vão atuar durante todos os dias de festa e a fiscalização será rigorosa no sentido de disciplinar o trabalho dos comerciantes que vão trabalhar no carnaval. Estes profissionais devem ocupar somente as áreas determinadas para cada um deles”, esclareceu Assis acrescentando que o percurso do carnaval foi dividido em zonas denominadas verde, amarela e vermelha sendo que a área verde corresponde ao trecho entre a Rua da Grécia e a Praça Dedé Caxias; já a área amarela que vai desde a Praça Dedé Caxias até a curva de entrada na orla e, por fim, a área vermelha correspondente ao trecho da orla até o Banco Bradesco.
 
Para atender às necessidades do trabalho nos quatro dias de carnaval, 200 fiscais de postura vão atuar no circuito da folia. Destes, 184 foram contratados exclusivamente para trabalhar na festa. “Os fiscais foram devidamente treinados e vão trabalhar entre as 15h e 4h da madrugada em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal com objetivo de atender às demandas e disciplinar o comércio durante o carnaval”, finalizou Francisco Assis.
 
Na segunda-feira (24) a SEIHASP vai realizar uma reunião com os 200 fiscais que vão atuar nos dias de carnaval a partir das 19h no auditório do Colégio Municipal Paulo VI. O objetivo do encontro é definir as áreas de trabalho de cada fiscal, bem como dar as últimas orientações antes da festa. O cadastramento dos ambulantes terminou nesta sexta-feira (21) e a expectativa da coordenação do carnaval é que mais de 400 profissionais atuem nos quatro dias de folia.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 22 de Maio / 2010 às 07:30

Investimento da Schincariol prevê quase dois mil postos de trabalho na Bahia

A Schincariol, maior companhia de bebidas do país com capital 100% nacional, anunciou nesta sexta-feira (21), na Governadoria, investimentos de R$ 400 milhões na Bahia. O valor será aplicado, até 2011, na modernização e ampliação da unidade produtiva instalada no município de Alagoinhas, com vistas à melhoria da eficiência e produtividade da fábrica. “Do investimento previsto para o Brasil, de R$ 1 bilhão, 40% do total está sendo destinado para a Bahia, que vai contar com uma das cinco maiores unidades de bebidas do país”, disse o presidente do grupo, Adriano Schincariol.

“Hoje, a Bahia é um dos principais estados em nosso faturamento. Chegamos aqui em 1997 e agora estamos dobrando a capacidade de investimento na região Nordeste, que cresce mais que a média nacional, com a Bahia em destaque”, afirmou Adriano. O investimento vai permitir o aumento de 20% dos atuais quatro mil empregos gerados pela fábrica, entre diretos e indiretos, o que garante 800 novos postos de trabalho no estado. Além desses, durante as obras de ampliação da planta, outros 1,1 mil trabalhadores serão contratados.

“Estou certo de que a dedicação e a competência da mão-de-obra baiana, aliadas à transparência do Estado em preparar as condições necessárias para a chegada de grandes investimentos, foram fatores decisivos para a ampliação da Schincariol na Bahia”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Agecom Foto:
publicado em 22 de Maio / 2010 às 06:26

Carnaval de Juazeiro 2010: Contagem regressiva para começar a grande festa...

Faltando apenas cinco dias para o início da maior reunião da diversidade étnica e cultural do vale do São Francisco, a cidade se prepara para apresentar as mais predominantes características da identidade de seu povo. Serão quatro dias de um mosaico de ritmos e sons, cores e alegrias no Carnaval 2010 de Juazeiro. E dentro desse contexto lúdico-festivo a Prefeitura, mediante coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), está há vários meses trabalhando com empenho visando oferecer uma das melhores estruturas que o evento já teve.
 
A começar pela nova data, que deverá inserir definitivamente a cidade no calendário dos maiores carnavais fora de época do Brasil, a edição deste ano traz ainda o ineditismo de ter como maior atração para o folião pipoca a super estrela da música baiana da atualidade, a ilustre juazeirense Ivete Sangalo. Homenageada da festa, a rainha Ivete estará brindando idade nova na terra natal ao lado dos seus felizes e apaixonados súditos.
Outros astros do axé também prometem dar ainda mais brilho à festa momesca. Nomes como Harmonia do Samba, Tomate, Trem de Pouso, Luiz Caldas, Moraes Moreira, Armandinho, Gerônimo, Targino Gondim, entre outras bandas atuantes da região, farão a alegria do folião.
 

Outras importantes questões foram pensadas com muito cuidado pela coordenação do Carnaval 2010 de Juazeiro, como o conforto e a segurança de foliões, ambulantes e equipes de apoio. O objetivo é deixar tanto a Avenida Adolfo Viana quanto a Orla livres de obstáculos para permitir maior comodidade às pessoas que estarão acompanhando os trios dentro e fora das cordas. Para isso, o circuito será dividido em três setores: o setor verde (do shopping águas Center à Rua Oscar Ribeiro); o setor amarelo (da rua Oscar Ribeiro até a orla, no prédio da Receita Federal) e o setor vermelho (do prédio da Receita Federal na orla até a dispersão dos trios).

Essa ação visa disciplinar e profissionalizar a atuação dos ambulantes, que para obterem permissão de trabalho no evento terão obrigatoriamente passado por etapas de cadastramento e capacitação. Esta última numa parceria da Prefeitura com o SEBRAE para orientações que vão desde o atendimento ao público à higiene no manuseio dos alimentos. A expectativa é de 450 ambulantes trabalhem ordenados pelos três setores do circuito, divididos por tipos de produtos. Fiscais de postura e da vigilância sanitária, auxiliados por guardas municipais, estarão garantindo o cumprimento dessa medida.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 21 de Maio / 2010 às 23:20

Casa Nova convoca concursados aprovados em 2006

O prefeito Municipal de Casa Nova considerando a Homologação do Concurso Público para o provimento do quadro de pessoal da Prefeitura publicado em 01 de junho de 2006, está convocando os candidatos, por ordem de classificação, a comparecerem no dia 26 de Maio de 2010 às 10:00h no salão da Escola Alano Viana de Araújo.

CONVOCAÇÃO PARA O PROVIMENTO DE VAGAS

AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO

MARÍLIA ANTONIA DE OLIVEIRA BRAGA

VANESSA RIBEIRO FERREIRA LIMA

DIEGO BEZERRA DOS SANTOS

JONATHAS MARCELLO GUIMARÃES DE SOUZA

MOTORISTA VEÍCULO PESADO

JOSÉ COSME DA SILVA

JOSEVALDO QUEIROZ PEREIRA

GILDEILSON BARBOSA SILVA

ADAILTON CARVALHO DA SILVA

JOSÉ EVANDRO OLIVEIRA

SÉRGIO DE OLIVEIRA SILVA

INSPETOR DE RENDA

ALLAN JONES DE CARVALHO OLIVEIRA COSTA

IDALÉCIO BACELLAR LIMA

DALTON DA SILVA MASCENO

CACILDA CASTRO DOS SANTOS

JOÃO AIRTON LIMA DA SILVA

GILVANIA SANTOS CARVALHO

MYDLANE PINHEIRO CRUZ

JOSÉ KYON DIRLEY SILVA FREIRE

AGENTE SERVIÇO PÚBLICO SOCIAL

DENIS ALEXANDRE TELES DE SOUZA

MARA CRISTINA SOUZA DA COSTA

SAMUEL DIAS MENDES

LARISSA SANTOS WALFREDO

JEAN DOS SANTOS SOUZA

MOEMA OLIVEIRA SAMPAIO DOS SANTOS

CARLOS KLEBER BARBOSA DA SILVA

FABRICIA BRAGA DE SOUZA

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

SANDRA REJANE NASCIMENTO DOS SANTOS

CÉLIA SANTANA DO NASCIMENTO GUIMARÃES

IRANEIDE DA SILVA GRAÇA

ALESSANDRA SOARES DE ARAÚJO

FISCAL DE LIMPEZA

GRACIANO GOMES DE MENEZES

GRACIOZO GOMES SANTOS

ALBERTINA DE SOUZA CASTRO MATIAS

TÉCNICO EM LABORATÓRIO

ALESSANDRO TEIXEIRA DE SENA

Lidiane Cavalcante - Ascom/PMCN
publicado em 21 de Maio / 2010 às 22:30

SAAE faz manutenção no sistema prevendo maior consumo de água durante o carnaval

Com a realização do carnaval em Juazeiro haverá uma maior demanda de água em toda a cidade, em virtude do grande número de visitantes aguardado para a festa. Diante dessa realidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE  dará inicio a manutenção em redes e conjuntos motobombas em alguns pontos da cidade. Para isso será necessário interromper o abastecimento de água em alguns setores. O órgão informa que após a conclusão do serviço o abastecimento será normalizado.    
 
Terça-feira - 25 – Faltará água das 8h da manhã às 14h, nos Bairros; Antonio Guilhermino, Jardim São Paulo, Alto da Aliança, Castelo Branco, Tancredo Neves, Dom Thomaz e será reduzido o fornecimento no bairro João Paulo II. Desta feita a paralisação será para a substituição do rolamento de uma das bombas da subestação de Piranga.
 
Quarta-feira – 26 – O bairro Dom José Rodrigues ficará sem água das 8h da manhã às 14h  para a troca do rotor da bomba e manutenção da rede que abastece aquela comunidade.

Antonio Pedro Assessoria de Imprensa do SAAE
publicado em 21 de Maio / 2010 às 21:30

Delegação de seis países participa do “II Fórum África Brasil-Bahia pela Sustentabilidade das Águas”

Representantes de seis países de língua oficial portuguesa participam na próxima semana (entre os dias 25 e 27 de maio) do II Fórum África Brasil - Bahia pela Sustentabilidade das Águas no Catussaba Resort Hotel. Gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste vem a Salvador para o fortalecimento da sustentabilidade hídrica, socioambiental, étnico-racial, cultural e de gênero, no âmbito da gestão pública desenvolvida pelo governo da Bahia. O Brasil é um dos poucos países que possui uma diretriz avançada e eficaz em gestão de águas e defende uma cooperação Sul-Sul para expandir conhecimentos. 

Promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o evento é bienal e será aberto, às 17 horas, pelo governador Jaques Wagner com participação da sociedade civil e representantes das esferas Estadual e Federal. Como em sua primeira edição realizada em 2008, o fórum é aberto ao público e será norteado em quatro eixos: gestão de águas e desenvolvimento; mudanças climáticas e efeitos do clima; desertificação e combate aos efeitos da seca; e promoção da equidade de raça, etnia e gênero.

Para o diretor-geral do INGÁ, Wanderley Matos, o fórum é voltado para apoiar iniciativas de uso sustentável das águas para o desenvolvimento da população. “Ao colocar entre as prioridades a promoção da Cooperação Sul-Sul, o fórum mantém o seu caráter inovador, alinhado às diretrizes da política externa brasileira, reforçando as experiências relacionadas à justiça socioambiental entre Brasil e África”, diz.

Fonte: Ingá
publicado em 21 de Maio / 2010 às 20:30

Fim de semana já tem carnaval em Juazeiro

O desfile irreverente do bloco As Poderosas neste sábado (22), a partir das 22h, abre as portas da folia para o carnaval de Juazeiro que acontece na próxima semana, de 27 a 30.  O bloco que participa da festa há 14 anos tem como diferencial, a caracterização dos homens vestidos de mulheres. As Poderosas surgiu tendo como referência o tradicional bloco As Muquiranas de Salvador. Nos três primeiros anos, o grupo de 35 amigos saia vestido de mulher da Praça Imaculada Conceição com destino ao Country Clube, onde acontecia o baile do Havaí, espalhando alegria por todo o percurso.

A ideia foi bem aceita pela população e no quarto ano o bloco de amigos foi para as ruas puxado pelo trio elétrico com 4 mil foliões. Desde então, As Poderosas abraça os foliões de Juazeiro e visitantes sempre uma semana antes do carnaval. Desde então personagens como a Mulher Maravilha, Mulher Gato, Odaliscas, a guerreira She-ra, Minnie vestem a alegria das figuras masculinas que saem no bloco. Este ano a personagem presente na avenida será a Chapeuzinho Vermelho. A banda Black Style é quem vai animar os associados e o folião da pipoca trazendo a mistura de pagode e funk. 

E quem por algum motivo pensou que o fim de semana terminou com o bloco, se enganou. Para recuperar o cansaço do sábado e mesmo proporcionar uma manhã de domingo diferente, às 10h da manhã, saindo do Porto das Barquinhas, juazeirenses e turistas estão convidados a curtir o delicioso Águas do Carnaval. Um passeio de barca pelo Rio São Francisco regado a música de qualidade, comida regional e muita alegria.

Clarice Alves Ascom PMJ
publicado em 21 de Maio / 2010 às 19:30

BRASIL PODE SER A 5ª ECONOMIA DO MUNDO

O Brasil deve se tornar uma liderança econômica mundial, se souber aproveitar a oportunidade de transição da economia para um desenvolvimento que prioriza a sustentabilidade. Esta é a opinião do presidente do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.

BN
publicado em 21 de Maio / 2010 às 18:30

Roberto Carlos requer ampliação do sistema de energia elétrica na zona rural de Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT), apresentou ao governador Jaques Wagner o requerimento da complementação do Programa Luz Para Todos, nas Fazendas de Salobra, Tapuio, Queimadas I e II e Salão, no município de Juazeiro. A ampliação do sistema de energia elétrica, nas localidades, vai beneficiar mais de 17 famílias. “São incontestáveis os benefícios que a energia traz a uma comunidade rural, sobretudo onde o cultivo da agricultura predomina”, afirmou o deputado Roberto Carlos. 

O Programa Luz Para Todos representa um vetor de desenvolvimento social e econômico em comunidades de baixa renda, contribui para a redução da pobreza e para o aumento da renda familiar. O acesso à energia elétrica facilita a integração aos serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, bem como aos programas sociais do governo federal.

"Ao viabilizar o acesso à energia elétrica, o programa favorece a permanência das famílias no campo, melhorando a qualidade de vida. Em conseqüência da implementação do Luz Para Todos são gerados empregos diretos e indiretos, uma vez que é dada prioridade ao uso da mão de obra local e à compra de materiais e equipamentos nacionais fabricados nas regiões próximas às localidades atendidas", justificou Roberto Carlos.

Ass. Parlamentar
publicado em 21 de Maio / 2010 às 17:30

Partido nanico pede à Justiça para participar de debate entre Dilma, Serra e Marina

O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) protocolou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação contra a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O partido quer participar do debate entre os presidenciáveis promovido pela entidade e previsto para acontecer na terça-feira (25). O PRTB destacou no documento que a CNI, “ao invés de (sic) convidar todos os reais presidenciáveis, como, por exemplo, o pré-candidato do PRTB, Levy Fidelix”, convidou apenas os pré-candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina SIlva (PV) e José Serra (PSDB). Dentre os argumentos, o partido diz que a lei eleitoral prevê, para não ficar configurada a propaganda eleitoral antecipada, tratamento isonômico na participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates. Informações da Folha Online.

Política Livre
publicado em 21 de Maio / 2010 às 17:16

Prefeitura emite nota sobre rampa de acesso da ponte

A Secretaria de Defesa Social de Juazeiro (SDS) através da Gerência de Trânsito informa que a liberação da rampa de acesso a Ponte Presidente Dutra, na Avenida Santos Dumont teve um saldo positivo após uma semana de teste. Em virtude disso, e após relatório elaborado a partir da observação do tráfego, na próxima segunda-feira (24) a restrição para os veículos será apenas nos horários de pico. Assim, das 7h às 8h, das 12h às 13h30 e das 18h às 19h30 o acesso estará liberado apenas para motos, ônibus e veículos da área de saúde em atendimento e devidamente identificados. Nos demais horários não haverá restrições.
 

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 21 de Maio / 2010 às 16:26

Escritor juazeirense promove lançamento de livro nesta sexta-feira (21)

O economista e escritor Joselino de Oliveira com apoio da Fundesf – Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Técnico-Científico do Vale do São Francisco promove hoje às 19 horas, no Clube da Univasf, em Juazeiro, o lançamento do seu mais recente livro: PARADIGMAS...A ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA.

As temáticas analisadas nesta nova obra são:

A inserção do Negro nas Américas

A Educação como Vetor de Desenvolvimento

Asquotas universitárias para os excluídos.

Joselino é membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia e da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências da Argentina.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.