Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 20 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 13 de Maio / 2010 às 15:00

Inativos da Pm comparecem em pequeno número para o recadastramento

Inativos da Polícia Militar em Juazeiro tem até o dia 11 de junho para fazer o recadastramento determinado pelo governo do Estado. Funcionários da Previdência Estadual estão realizando o recadastramento no 3º BPM, das 08 às 12h e das 14 às 18h, na Sala de Setor Pessoal.

Segundo Rafael Gama o número que compareceu até agora foi pequeno, em torno de 30 pessoas de um total de 450 inativos na área de Juazeiro.

Os inativos devem apresentar os seguintes documentos, em original ou cópia autenticada: carteira de identidade militar (ou outro documento de identificação com foto e bom estado de conservação), CPF, comprovante de residência recente (contracheque não será aceito) e último contracheque (também disponível nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil ou no site do Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br).

publicado em 13 de Maio / 2010 às 14:40

Soapom tem nova diretoria a partir de hoje (13)

Depois de cinco anos à frente da SOAPOM – Sociedade dos Amigos da Polícia Militar em Juazeiro – Aurílio dos Santos Souza passa o comando para a professora Vera Galvão Daltro.

A solenidade acontece logo mais, às 19 horas, no auditório da Uneb, com a presença de todos os associados e dos comandantes do 3° BPM e CPRN.

publicado em 13 de Maio / 2010 às 14:00

Ladrões invadem residência no João XXIII

O cidadão Marcos Londres que reside à rua da Caixa número 210 bairro João XXII, acordou nesta quinta-feira (13), para mais um dia de trabalho quando foi surpreendido em plena residência. Os “donos do alheio” invadiram o seu lar e na madrugada subtraíram do interior do veículo que faz o transporte escolar em Juazeiro, o som adquirido ontem e a sua carteira com todos os documentos, dinheiro e cartões diversos.

“Minha indignação Geraldo, não é nem pelos bens materiais e sim a ousadia desses bandidos. Invadiram o meu lar, minha privacidade ou seja, afrontaram o ambiente que para mim é sagrado”, desabafou Londres que prestou queixa no Complexo policial mas não alimenta esperanças de reaver o que foi roubado.

“Vários roubos estão sendo anotados nesta região que fica a poucos metros do Complexo Policial e do 3 BPM. É assim todas as vezes que se aproxima uma grande festa, seja, carnaval, natal ou são João. Os bandidos fazem caixa para curtir às nossas custas”, lamentou Marcos Londres.

Nas fotos, Marcos Londres mostra om local vazio do som, a janela por onde os meliantes entraram no veículo e as marcas dos passos no assoalho e nos bancos da van.

publicado em 13 de Maio / 2010 às 13:30

HEMOBA CONVOCA O FOLIÃO JUAZEIRENSE PARA DOAR SANGUE

Antes de se jogar na folia que tal exercer a sua cidadania e participar da campanha de doação de sangue?  A Hemoba de Juazeiro preocupada com o risco de faltar sangue durante e após o carnaval 2010 de Juazeiro, convoca foliões voluntários e doadores habituais para a Campanha: “Cidadania Rima Com Folia. Doe Sangue, Doe Alegria! A mesma terá início no dia 17, próxima segunda-feira, estendendo-se até o dia 22, sábado.

O objetivo é chamar a atenção da população para a necessidade de doar sangue neste período, considerado um dos mais críticos, quando ocorre redução do número de doadores e probabilidade de aumento de ocorrências que necessitam de transfusões sanguíneas.

A Hemoba faz uma alerta à população, tendo em vista que, atualmente, o estoque está muito baixo não só na sua Unidade, mas também nos demais Serviços de Hemoterapia da região. Essa situação pode se agravar com o carnaval, representando riscos para os pacientes que necessitam de sangue nos hospitais. Se houver uma resposta da população à convocação, a estimativa é de ter um estoque extra de 50% de bolsas de sangue para atender essa demanda.

Vale lembrar que não apenas em época de festas a Hemoba precisa de doações, essa necessidade é constante e diária. Por isso é essencial disseminar informações e estimular a população a ampliar seu papel como cidadã de um jeito simples, seguro e fundamental para quem precisa. Afinal, precisamos estar atentos ao nosso entorno social e tentar torná-lo melhor com pequenos gestos cotidianos.

A Hemoba, que fica na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, ao lado do Hospital Regional, realiza coleta de sangue de segunda à sexta, das 7:30 às 12:00 horas. Em função da campanha de carnaval, estará funcionando no sábado, dia 22.

Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, bem como bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Os doadores receberão como brinde uma camisa do doador de sangue para cair na folia.

Por Cislene de Santana Bandeira/ Assistente Social Hemoba
publicado em 13 de Maio / 2010 às 12:46

CONVENÇÃO NACIONAL DO PSDB PODERÁ SER NA BAHIA

A convenção Nacional do PSDB, que vai oficializar a candidatura do postulante à Presidência da República, José Serra (PSDB), poderá ser realizada em Salvador, no dia 12 de junho. O burburinho que surgiu nesta quarta-feira (12) foi confirmado pelo presidente tucano na Bahia, Antônio Imbassahy. Ele afirmou ao Bahia Notícias que o estado é uma das opções mais prováveis. “A informação é verdadeira, mas ainda é uma cogitação”, declarou. Nos bastidores políticos, há comentários de que a convenção na Bahia seria uma forma de alavancar a pré-candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo baiano, e também obter o crescimento do presidenciável no Nordeste. Indagado sobre essas conjunturas, Imbassahy, além de negar essa informação, ressaltou que a Bahia poderá ser escolhida pela relevância e importância em âmbito nacional. “Nosso estado tem uma característica muito plural e pode ser escolhido pela importância que tem no país. Sobre a cogitação de Serra mostrar o interesse pela região Nordeste, ele sempre mostrou empenho com o povo nordestino, desde quando era ministro da Saúde”, concluiu. 

(Fernanda Dourado)

Foto: Tiago Melo/ BN
publicado em 13 de Maio / 2010 às 12:19

Camaçariense é punido com perda de três pontos na Segundona

Agora foi a vez da Camaçariense pagar caro pela escalação irregular do jogador Dadico, perdendo três pontos no Campeonato Baiano da 2ª divisão. A decisão praticamente coloca a Juazeirense na segunda fase da competição, uma vez que por efeito suspensivo o time recuperou os seis pontos perdidos em decisão anterior do TJD/BA.

Dadico, que este ano estava como auxiliar técnico na categoria júnior do Camaçari, havia sido punido após briga com torcedores no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana e foi relacionado para o jogo contra o Galícia, sendo incluso no Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Com a punição, o Sport Camaçariense agora soma dez pontos e cai para a terceira colocação do Grupo 1. A Desportiva Juazeirense, com o empate de ontem, em 0 x 0 com a Camaçariense, agora lidera seu grupo com 14 pontos, seguido pelo Galícia com 10.

O efeito suspensivo da Juazeirense tem pauta de Julgamento marcado para esta quinta-feira, em segunda instância, e caso seja mais uma vez acatado deixará o time de Sapatão automaticamente classificado para a próxima fase.

O Juazeiro Social Clube garantiu ontem, após empate em 1 x 1 com o Atlanta, a sua passagem para a próxima etapa da competição e decide na próxima rodada, em jogo contra o poções, fora de casa, se será o primeiro ou segundo do seu grupo.

publicado em 13 de Maio / 2010 às 12:00

Prefeito Julio Lóssio busca liberação de recursos para carros-pipa

Com a informação do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado que a Secretaria Nacional de Defesa Civil não repassou ao Comando do Exército, no corrente mês, os recursos necessários para continuidade dos serviços do Programa de Distribuição Emergencial de Água e com o intuito de resolver o quanto antes o impasse, o prefeito Julio Lóssio, que já se encontrava em Brasília, resolveu prolongar sua permanência, para junto com o Ministério da Integração Nacional reverter a situação.

Segundo o prefeito é preciso ter sensibilidade com a problemática na área de sequeiro, principalmente neste período de estiagem, que termina atingindo mais de 23 mil pessoas que dependem do abastecimento d’água em Petrolina e no interior. Somente em Pernambuco são 34 municípios beneficiados com a operação carro-pipa.

Taisa Alencar Ascom PMP
publicado em 13 de Maio / 2010 às 11:30

I Semana de Enfermagem do Hut/Univasf começa nesta quinta-feira

Em comemoração ao dia do Enfermeiro (12 de maio) e Técnico em Enfermagem (20), o Hut/Univasf realiza a partir desta quinta-feira (13) a I Semana de Enfermagem. Durante a programação estão previstas palestras, debates com temáticas sobre a humanização dos atendimentos, doação de órgãos e o código de ética do profissional em enfermagem.

O evento será realizado até o dia 19, e terá atividades ligadas à beleza, estética e cultura. Segundo a Diretora de enfermagem do Hut/Univasf Lusineida do Carmo Andrade a semana será realizada, com o objetivo de integrar e atualizar os 269 profissionais. “Para exercer a enfermagem, o profissional deve ter conhecimento saber  relacionar-se com sua equipe de trabalho, e estar atento as transformações que acontecem na profissão.” O evento é aberto a todos os profissionais e alunos de enfermagem.

publicado em 13 de Maio / 2010 às 10:43

ESPAÇO DO LEITOR: Trânsito caótico

Meu nobre Geraldo José,

Juazeiro precisa de alguém que entenda de trânsito e que tenha coragem de fazer as mudanças necessárias, pois, segundo entrevista do Secretário de Defesa Social, semana passada, Juazeiro tem 70 mil veículos, e se faz necessário mudar.

É muito simples, só precisa ter capacidade, pois a cada ano aumenta o número de veículos e nossas ruas continuam sendo as mesmas. Juazeiro hoje tem mais faixas amarelas que locais para estacionamento, um exemplo é a orla. Outro problema são os motoqueiros que utilizam dos espaços como se fossem donos, e onde poderíamos estacionar dois ou três veículos, eles colocam suas motos tomando todo espaço.

Será que temos sempre que nos espelhar em nossa vizinha Petrolina. Porque Juazeiro ainda não tem zona azul? O que está faltando, competência? Esta pode ser uma solução. Em Petrolina quando se decretou a zona azul, muita gente criticou e hoje todos elogiam.

Também ainda não entendi a interdição da rampa que fica em frente ao Gigo, outra incompetência, pois complicou muito mais.

Porque não se coloca um Agente de Trânsito no local para coibir o abuso dos maus motoristas? Ontem passei mais de cinco minutos para ter acesso a banca, a fila de veículos estava na Clise e nós que moramos no bairro Santo Antonio, que precisamos vir pela praça Dom Thomas temos que esperar todos os veículos passarem com destino a Petrolina ou mesmo ao bairro de Piranga para poder seguir via  centro ou Petrolina. Espero que melhore porque piorar só a administração que aí está.

Carlos Rodrigues  bairro Santo Antonio

Fotos Ilustrativas Google
publicado em 13 de Maio / 2010 às 10:00

Presidente do TSE pede mais coerência em coligações

Em freio à “poligamia eleitoral”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restringiu a formação de alianças aleatórias nos Estados. O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que as coligações feitas na campanha deste ano terão de ser mais coerentes. Uma decisão unânime tomada na noite de ontem pelo TSE impede que vários partidos se coliguem para governador, mas fiquem separados na disputa pelo Senado.

Apesar de a decisão ter reduzido as possibilidades de coligação, Lewandowski considera que não houve um engessamento das alianças. “Eu não gostaria de usar a palavra engessado. Eu acho que deve haver mais uma coerência. As alianças devem guardar uma coerência maior. A decisão foi no sentido de que as alianças mantivessem uma certa coerência política e ideológica”, disse Lewandowski.

Política Livre Foto: Nelson Jr./ STF
publicado em 13 de Maio / 2010 às 09:30

Resultados de operação na região do São Francisco

Os resultados da 21ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia Hidrográfica do São Francisco, que está sendo realizada desde o último dia 2 de maio na região de Juazeiro, serão apresentados em uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 14, às 14h, no auditório da Codevasf, localizada na Avenida Comissão do Vale, s/nº, no município. Foram alvo das ações de fiscalização os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Jaguarari, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (Nusf) do Ministério Público estadual, promotora de Justiça Luciana Khoury, já foram apreendidos 3.185 embalagens de agrotóxicos, uma vez que as casas de agrotóxicos fiscalizadas não estavam cumprindo as recomendações legais; oito caçambas carregadas de areia extraída ilegalmente; dois caminhões que transportavam irregularmente madeira; e dez pássaros silvestres que estavam sendo traficados na região.

“O objetivo da FPI é, de forma preventiva, inibir danos ao meio ambiente e à saúde pública, mas também visa, de forma repressiva, punir os infratores”, explicou a promotora de Justiça Luciana Khoury. Além dela, representando o Ministério Público do Estado da Bahia, também fazem parte da equipe do FPI os seguintes órgãos de fiscalização: Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar – através do Comando Especializado da Caatinga e da Polícia Ambiental (Coopa).

Para um melhor desenvolvimento das ações, ressalta a coordenadora do Nusf, o grupo da FPI foi dividido em sete equipes de trabalho, sendo uma dedicada a visitar as casas de comercialização de agrotóxicos; duas equipes urbanas responsáveis pela fiscalização da disposição de resíduos sólidos, do sistema de abastecimento de água e do esgotamento sanitário; duas equipes rurais que estão fiscalizando empreendimentos agropecuários, propriedades rurais com produção agrícola, áreas de desmatamento e extração mineral; além de duas equipes de trânsito, que atuam no controle do transporte ilegal de produtos florestais e de animais sem a devida documentação, bem como de pontos clandestinos de abate de animais e de salgadoras de carnes.

A audiência pública será aberta ao poder público e à sociedade civil para apresentação dos danos ambientais detectados durante a operação, bem como para oportunizar aos presentes um momento para discussões e colheita de sugestões na busca de meios para preservação e defesa do meio ambiente, “notadamente no que se refere a esse patrimônio natural tão importante que é a Bacia do Rio São Francisco”, explica Luciana Khoury. 
 

Fonte: MPBA Foto Google Trecho próximo a Propriá-SE
publicado em 13 de Maio / 2010 às 08:45

ProJovem Adolescente promove inserção social, debates e reflexões

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Participam jovens de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais.  

No programa os jovens são organizados em coletivos, sob a coordenação de um Orientador Social, sendo o serviço prestado ou referenciado nos CRAS, e devem cumprir uma carga horária de 1200h, distribuídas em 2 anos (ciclo I e II). Os núcleos se desenvolvem em torno de três eixos estruturantes (convivência social, participação cidadã, e mundo do trabalho), e seis temas transversais (direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde e esporte).

Em Juazeiro funciona sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), possui 14 núcleos divididos entre sede e interior, e atende a uma demanda de mais de 900 jovens. Os coletivos estão trabalhando os eixos e temas transversais, a exemplo do ProJovem Adolescente do Itaberaba e Promenor que no momento discutem o tema Saúde. Nesta quarta-feira (12) uma turma de trinta alunos se reuniu no Promenor com a psicóloga Andréia Ferrari, para debater “Relações Familiares”, dentro da temática da Saúde. “Já trabalhamos com eles sexualidade e gravidez na adolescência, hoje relações familiares, e o próximo enfoque será sobre drogas. Eles precisam dessas orientações, dessas conversas para aprenderem um pouco mais e para externarem seus pontos de vista. Essa é uma forma de inserção, e nós trabalhamos nesta perspectiva”, explicou a psicóloga. 

Anna Monteiro Ascom PMJ
publicado em 13 de Maio / 2010 às 08:20

Projeto de Jorge Khoury sobre Cartões de Crédito é tema da Frente Varejista no Congresso

A Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista debateu nesta quarta-feira (12) a atualização da tabela da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06, ou Lei do Supersimples) e a regulamentação da indústria dos cartões de crédito. A frente reúne deputados, senadores e empresários. Em discussão, o impacto da substituição tributária para as micros e pequenas empresas, a fixação de taxas menores e a possibilidade da diferenciação nos preços para vendas no cartão ou à vista, com valores mais baixos. 

A falta de uma legislação específica para os cartões de crédito e débito no País, que atormenta a vida de muitos usuários brasileiros, pode estar com os dias contados. Um projeto de lei de autoria do deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) prevê a regulamentação dos cartões de crédito no Brasil. Para o parlamentar, é preciso viabilizar a ampliação da concorrência entre operadoras e, a partir daí, reduzir as taxas de juros praticadas atualmente, pois a falta de uma regulamentação para o setor traz desvantagens financeiras aos lojistas, que acabam oferecendo bens e serviços ao consumidor a preços muitos elevados.

Segundo Jorge Khoury, que integra a Frente Parlamentar Mista de Comércio Varejista, "as taxas dos cartões de crédito no Brasil são 70% superiores às praticadas nos Estados Unidos. Um absurdo" acrescentou. O encontro foi coordenado pelo presidente da frente e vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Guilherme Campos (DEM-SP). Participaram do debate, representantes das confederações do Comércio, Serviços e Turismo (CNC); dos Dirigentes Lojistas (CNDL); e das Associações Comerciais do Brasil (CACB); além da Associação Brasileira dos Supermercados. 

Enfoque Comunicação
publicado em 13 de Maio / 2010 às 07:40

Comissão do Senado acaba com "puxador de votos" em eleições

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12) proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o regime de eleição majoritária no pleito para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, acabando com os chamados "puxadores de votos". Para entrar em vigor, o tema terá de ser aprovado pelo Plenário de senadores, além de ter de ser analisado na Câmara dos Deputados, mas só entraria em vigor na eleição que ocorrer um ano depois da aprovação total pelo Congresso.

Ainda que seja aprovada no Congresso este ano, a nova regra confirmada pela CCJ não vale para o pleito de outubro. É que a PEC estabelece que o novo sistema de votação não pode entrar em vigor em uma eleição que ocorrer até um ano antes da validação da proposta. "A alternativa do voto distrital em suas diversas modalidades, puro ou misto, seria a única capaz de garantir o contato estreito e constante entre representados e representantes, do qual tanto carecemos hoje", diz o senador César Borges (PR-BA), que relata o projeto.

"Os lugares correspondentes às bancadas de cada Estado na Câmara dos Deputados seriam preenchidos apenas pelos candidatos que obtivessem maior número de votos, sem necessidade de fórmulas de conversão de votos em cadeiras", explica o parlamentar. Se passar a vigorar, a proposta evita, por exemplo, a eleição de candidatos com poucos votos, alçados ao Legislativo na esteira de um candidato bem votado do mesmo partido ou coligação, ao mesmo tempo em que aniquilaria a possibilidade de derrota de candidatos que, mesmo com votação expressiva, não alcançaram o quociente eleitoral.

"O sistema proporcional hoje vigente é que tem excluído minorias e impedido a eleição de candidatos representativos, muitas vezes situados entres os mais votados, enquanto candidatos de pouca votação muitas vezes logram a eleição, não em razão de seus méritos próprios, mas apenas do coeficiente eleitoral exigido pela regra da proporcionalidade", afirma César Borges no relatório aprovado na CCJ.

Terra
publicado em 13 de Maio / 2010 às 07:02

Raiz e Remix será lançado nesta quinta no Café com Arte

Um caldeirão de misturas musicais, exposição fotográfica, tenda de cinema e feira multicultural. Este é o projeto Raiz e Remix, que terá a sua quinta edição lançada nesta quinta-feira (13), às 10 horas da manhã no espaço Café com Arte da Petrolina Antiga. Durante a apresentação do projeto, que contará com a presença da cantora Isaar, representantes da imprensa, os novos e antigos parceiros, vão tomar conhecimento da programação, que vai movimentar os palcos, principal, alternativo e a tenda eletrônica no parque Josepha Coelho, nos dias 20 e 21 do próximo mês de agosto.

O Raiz e Remix, que atrai, em média um público de 10 mil pessoas, já entrou para o calendário cultural do Vale do São Francisco pela ousadia dos encontros e delícias dos balanços de atrações de renome a exemplo de Lia de Itamaracá/PE, Riachão/BA, Chico Correa e Eletronic Band/PB. O Samba de Véio e o Mantigueiros, grupos da terra, também já marcaram presença nestes últimos quatro anos, onde a música, em sua diversificada programação é o destaque do Festival e toda programação é gratuita.

Além das atrações locais, os nomes do “cast” da quinta edição são: Issar (ex-Comadre Fulozinha) e China (ex-Sheik Tosado) e outros a depender do patrocínio e apoio. Contatos: chicoegidio@raizeremix.com.br (87) 8865.5840

publicado em 13 de Maio / 2010 às 06:35

Prefeito Isaac Carvalho participa de reunião do PAC 2

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, acompanhado do Secretario de Obras e Projetos Estruturantes, Flavio Luis Ribeiro, participou nesta quarta-feira (12) em Brasília de uma reunião para os esclarecimentos sobre as formas de acesso e os critérios de seleção da segunda etapa do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). O encontro aconteceu no Centro Cultural Caixa Econômica e foi direcionado aos municípios do Grupo 1, que possuem uma população acima de 150 mil habitantes, aos pertencentes a regiões metropolitanas e capitais de Estados, além de Governos de Estados.

Estiveram presentes os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Fortes (Cidades), com os trabalhos sendo conduzidos pela Coordenadora do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC), Miriam Belchior. “Aqui discutimos as necessidades de cada município e definimos juntos os investimentos a serem feitos”, diz Miriam Belchior. Quem também esteve na reunião foi o Vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.

Para o prefeito Isaac Carvalho este é um momento importante, pois elucida os trâmites para os encaminhamentos dos projetos a serem pleiteados no PAC 2. “Nós temos projetos na área de Macrodrenagem, urbanização de bairros, melhorias do abastecimento de água, saneamento para a sede e interior da cidade, esgotamento sanitário, áreas de risco, pavimentação, habitação dente outros, e tínhamos dúvidas sobre a locação desses projetos. Agora temos um Norte para concorrer aos recursos do PAC 2”, destacou o prefeito. Carvalho ressalta que os projetos de Juazeiro já estão adiantados e que a cidade ganhará muito em desenvolvimento urbano.

 Além dos projetos que serão apresentados ao PAC 2, a cidade de Juazeiro já conta com recursos assegurados como o da Travessia Urbana da BR 407 em Juazeiro(Anel Viário).

publicado em 12 de Maio / 2010 às 23:30

Reminiscência...

Construção da Catedral de Petrolina.

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 12 de Maio / 2010 às 23:00

PROJETO DA PM: LEUR CRITICA LENTIDÃO

O deputado estadual Leur Lomanto Jr.(PMDB), líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, criticou nesta quarta-feira (12) na tribuna da Casa, a falta de avanço nas negociações do governo com a Polícia Militar para aprovação do projeto que reajusta o salário da categoria. “Trata-se de uma humilhação do atual governo que prometeu, caso fosse eleito atender aos anseios dos policiais. O governador chegou a fazer campanha com o contra cheque dos policiais e vem há três anos enrolando a categoria”, disparou. O parlamentar confirmou ainda a posição da ala peemedebista de só votar o projeto se as reivindicações dos militares forem aceitas pelo governo.

Foto: Max Haack/BN
publicado em 12 de Maio / 2010 às 22:40

SAAE divulga investimentos no interior e melhoria no abastecimento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE anuncia investimentos com recursos próprios para amenizar os problemas de falta d’água no interior do município. Na Fazenda Lotério, localizada no distrito de Massaroca, um reservatório de água com capacidade de armazenamento para 64 mil litros de água foi construído pelo órgão. Este reservatório atenderá as fazendas Cachoerinha e Pedrão na mesma região, beneficiando cerca de 30 a 40 famílias.

Já na localidade do Açude da Rancharia, distrito de Pinhões foi instalado um motor bomba elétrico, equipamento responsável pela distribuição de água para a comunidade. Antes do investimento a água consumida pelos habitantes da localidade era puxada por um motor a diesel, fato este que sempre acarretou problemas, o maior deles a constante falta d’água. Muitas vezes os próprios moradores tiveram que comprar o combustível para ver a água chegar a suas casas. “Esse é um problema que ficou no passado para a comunidade do Açude. Com a instalação do motor bomba elétrico estamos beneficiando em torno de 50 famílias que moram nessa localidade”, informou Manoel Evangelista (Didi), Chefe da Divisão do Interior.

Luzete Nobre / SAAE
publicado em 12 de Maio / 2010 às 22:04

Divulgado resultado oficial da Eleição para Diretores e Vice-diretores

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), através do titular da pasta Plínio Amorim divulgou Nesta Quarta-Feira da (12) o Resultado oficial Primeira eleição Direta n Diretores e Vice-Diretores Realizada na História do município. Um dia Aconteceu votação não 30 de abril, seu tendão Resultado apurado Após o Encerramento, e lavrado em ata Resultado, NAS Presenças das Comissões Eleitorais Escolares, e dos Fiscais de chapa. Até a Foram analisados dados PRESENTE Recursos OS e realizados juridicos OS Procedimentos Necessários Para a então Divulgação oficial.
RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES PARA Gestores ESCOLARES-2010/2014

ESCOLA

Endereço

EQUIPE ELEITA

Argemiro JOSÉ

Argemiro

GESTOR - Paulo Augusto Matos Gonçalves

Vice - Edson Ribeiro Fonseca Junior

ANALIA BARBOSA DE SOUZA

António Guilhermino

Gestora - Adriana dos Santos Lacerda

VICE - Lucimeire Oliveira Silva

CAIC

Malhada da Areia

Gestora - Lúcia Regina Rodrigues Pereira

VICE-Perpétua do Socorro de Oliveira Morais

COSTA SANTOS CARMEM

Alto da Aliança

Gestora - Diamantino da Silva Cleidemar
VICE - Gracinete Varjão de Oliveira

CRENILDES LUIZ BRANDÃO

Coréia

Gestora - Gilvania Freire de Araújo Pires

GUIOMAR LUSTOSA

Quide

Gestora - Walnina Oliveira de Carvalho -

Haydée FONSECA

João Paulo II

Gestora - Sônia Maia Bonfim C.

HELENA ARAÚJO

Codevasf

Gestora - Patrícia Carla Rocha Duarte Pereira

Joca DE SOUZA

Maringá

Gestora, Uyara Cristina Costa C B.
VICE - Maria Gislene Pires Batista

JOSÉ PADILHA DE SOUZA

Alto do Cruzeiro

Gestora - Floriza Santos Félix

Ludgero DE SOUZA

Lomanto Junior

Gestora - Iraneide Santos Lopes

MUNICIPAL Mandacaru

Mandacaru I

Gestora - Maria Maciel de Sena

VICE - Erivalda Castro Araújo da Silva

FRANCA MARIA PIRES

João XXIII

Gestora, Maria das grotas Pereira Gomes Macêdo

Promenor CENTRO INF +. Promenor

Alto do Cruzeiro

Gestora-Ileane Damasceno Iamoto
VICE - Maria da Purificação Marques de Souza

TANCREDO NEVES

Dom José Rodrigues

Gestora - Ramos Rodrigues Elizia Vânia

PAULO VI

Maria Goreth

Gestora - Deijalva de Oliveira Rocha
VICE - Valtemir Ribeiro dos Santos

TEREZINHA FERREIRA

Tabuleiro

GESTOR - José Eduardo de Souza
VICE - Elis Regina Ferreira dos Santos

RAIMUNDO MEDRADO

Quidezinho

Gestora - Juciara Oliveira da Silva

CENTRO SOCIAL URBANO

Castelo Branco

Gestora - Santos Ana Claúdia Oitaven

JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Itaberaba

Gestora - Maria Olivia de Oliveira Andrade
VICE - Ivanildo Gomes da Silva

MARIA JOSÉ LIMA DA ROCHA

João Paulo II

Gestora - Maria de Fátima Miranda da Costa Silva
VICE - Taís de Souza Benevides

DR. JOSÉ DE ARAÚJO

SOUZA

Piranga

 

Gestora - Alfreíza Almeida dos Santos

VICE - Luci Vieira Nunes Neves

DOM JOSÉ RODRIGUES

D. José Rodrigues

Gestora - Jonilde Pereira da Silva

Aprígio DUARTE

São Geraldo

Gestora - M ª Marlene de Santana Cruz

LEAL LEOPOLDINA

Quide

Gestora - Kátia Simoni Nunes Marques dos Santos

CARLOS DA COSTA SILVA

Country Club

Gestora - Maria Mônica Neris Almeida Pires

MARIA DE LOURDES DUARTE

São Geraldo

Gestora - M ª Auxiliadora Rodrigues Pereira -

NOSSA SR ª DAS grotas

Alagadiço

Gestora - Rosangela Rocha Ferrari Normanha

LUIZ Cursino

Tancredo Neves

Gestora, Luciana Soares Lima

02 DE JULHO

Maniçoba

Gestora - Lindaraí de Souza Nascimento
VICE - Zulmira dos Santos Alves

Euridice RIBEIRO VIANA

Quipa

Gestora - Margarete da Silva Barbosa

25 DE JULHO

Mandacaru II

Gestora - Elis Regina Alves

NOSSA SENHORA DAS grotas

Boqueirão

Gestora - Maria Jucilene Dias

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Mulungú

SANTA TEREZINHA

Sete Jazida

Gestora - Eva Conceição dos Santos

NOSSA SR ª RAINHA DOS ANJOS

Lagoa Grande

JATOBÁ

Jatobá

Gestora - Matias Alves Arivonalda

EDSON RIBEIRO

Conchas

AMÉRICO Tanuri

Lagoa da Pedra

Gestora - Anaide Silva Mota

FAMÍLIA UNIDA

Riacho da Massaroquinha

SANTA TEREZINHA

Campos

SANTA INÊS +

Maniçoba

Gestora - Maria Ivani da Silva
VICE - Marques Valdelice Alves Machado

MANOEL ALVES CEI

BOM JESUS

Projeto Curaçá I NH

GESTOR - Josivan Santos Duarte

SANTO ANTONIO

NH III Projeto Curaçá

Gestora - Adalgisa M ª Coelho Caldas

VICE - M ª Aparecida Dias de Oliveira

Iracy NUNES

Rua Almirante Barroso

GESTOR - Ariston Oliveira Martins -

ELISEU SANTOS

Projeto Curaçá - CAJ

Gestora - Rosana M ª Nascimento de Souza
VICE - Gisélia da Silva Amaral

PILOTO Mandacaru

Projeto Mandacaru

Gestora - Maria Betania Pereira Bispo

BOLIVAR SANTANA

Projeto Mandacaru

Gestora - Lucineide Santos

PONTAL

Pontal

Gestora - Franco Taxma Suery

SÃO SEBASTIÃO

Itaparica

JOANA RAMOS

Periquito

Gestora - Jilene Xavier de Souza

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

NH Projeto Curaçá II

NATÁLIA RODRIGUES CEI

Projeto Mandacaru

Gestora - Ana Catia dos Santos Martins

SEMENTES DO AMANHÃ CENTRO EDUCACIONAL

MANOEL GOMES MARTINS

ANTONILA DA FRANÇA CARDOSO

Angico

Gestora - Janete Cléia de Santana

RAIMUNDO LEITE DA CUNHA

Juremal

Gestora - Marilene Gonçalves de Lima e Silva

ATANILHA LUZ ARAÚJO

Massaroca

Gestora - Cleide Meire Evangelista de Almeida

RURAL DE Massaroca

Lagoinha

Gestora - Ana Maria Silva Gomes

MANOEL DE SOUZA BONFIM / MUNICIPAL DE Abóbora / AMÉRICO Tanuri

Abóbora

Gestora - Bonfim Evangelista de Araújo Vanúsia

GRACIOSA / PEDRO DIAS

Carnaíba

Gestora - Marlete de Jesus de Souza
VICE - Braulio Alexandre de Carvalho Filho

OSÓRIO

Rua Vermelho

Gestora - M ª Evilania dos Santos Duarte

MATILDE COSTA

Carnaíba de Dentro

NOSSA SR ª DAS grotas

Carneiros

CLEM Raimundo. DE SOUZA

Pinhões

GESTOR - Rogério Gomes Maciel

Eleotério SOARES

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

Goiabeira

Gestora - Valdete Moreira da Silva Ferreira

NUNES MANOEL DE AMORIM

Junco

Gestora - Eurides Lima de Jesus Queiroz

JOSÉ DE AMORIM

Lagoa

GESTOR - José Andrade Gonçalves Uelson
VICE - Franci Silva Cardoso Monteiro

Barcelar MARIA MONTEIRO

Rodeadouro

DAMÁSIO EDUALDINA

Campo dos Cavalos

Gestora - Solange da Silva Almeida

VICE - Luciana Gomes de Jesus Fraga

Herbet Mouze

Campo dos Cavalos

CARMEM LÚCIA

Horto Florestal

JOÃO NEVES

Marruá

Gestora - Lúcia Bruno de Almeida

AMÉRICO Tanuri

Goiabeira I

OSCARLINA RODRIGUES

Manga

PASSAGEM DO SARGENTO

Passagem do Sargento

Gestora - Katiane Soares da Silva Almeida

MARIA DO CARMO

Sobradinho

BERNADETE BRAGA

Goiabeira II

MIGUEL ANGELO /

Curral Novo

Gestora - Eliete Leite da Paixão

MARIA AMÉLIA

Sabiá II

CEI ANA MARIA MORGADO

Itaberaba

Gestora, Ana Margarida da Silva

CEI CAIC

Malhada da Areia

Gestora - Rosilda Marques da Silva

CEI PAULO RIOS CAMPELO

São Geraldo

Gestora - Tania Rosa da Paixão Aquino

CEI Jandira

Tabuleiro

Gestora - Maria Lúcia Barroso Pesqueira

CEI GENTIL DAMÁSIO

Alto da Aliança

CEI COSTA NAILDE

Centenário

Gestora - Iraides Valadares dos Santos

CEI ANA HILDA + EXTENSÃO

Alto da Maravilha

CEI CALMON DILMA

Quide

Gestora - Soraia Cruz Neiva de Oliveira Santos

TEREZA CRISTINA

Pedra do Lord

MARIA VIANA

Penha

CEI AMÉLIA DUARTE + E EXTENSÃO ARCENIO JOSÉ

João Paulo II

Lajinha

Gestora Emanuela-Socorro de Mattos Duarte

 COMISSÃO CENTRAL Eleitoral

Miranery Souza Amorim

Antonio Carlos dos Santos

Kátia Maria Pinheiro dos Santos 

Maria Gorete dos Santos Silva 

Maria Letícia Léda Ferreira de Souza

Anna Monteiro Ascom PMJ
publicado em 12 de Maio / 2010 às 21:40

Roberto Carlos prestigia noite de autógrafos de Anamara

Nesta terça-feira, Anamara (Maroca), ex-BBB, foi recebida por fãs eufóricos, que gritavam seu nome, tiravam fotos e pediam autógrafos, no saguão principal do Shopping Salvador. Havia fãs de todas as idades e classes sociais formando uma fila com caracóis.

O deputado Roberto Carlos (PDT) fez questão de participar do evento para saudar a juazeirense que encantou o país. “Devemos prestigiar as personalidades da nossa terra. Ela levou o nome de Juazeiro, com muito orgulho, para o Brasil”, ressaltou o conterrâneo, Roberto Carlos.  

Maroca garantiu ao deputado que vem a Juazeiro, no final do mês, durante o carnaval da Cidade.

publicado em 12 de Maio / 2010 às 21:00

CURAÇÁ FESTEJA DIAS DAS MÃES EM GRANDE ESTILO

Numa junção de esforços, envolvendo as secretarias de Educação, Cultura e Desporto; Saúde, Infraestrutura, Ação Social e demais secretarias de Governo, foi realizada, sábado dia 08, uma manhã de confraternização em comemoração ao dia das mães. O evento contou com a integração de escolas das redes municipal e particular e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Na oportunidade, foi lançado pelas escolas presentes, o PROJETO MÃE, ARTE QUE ENCANTA A VIDA cujas ações serão desenvolvidas no período até o dia 28 deste mês. Há uma expectativa muito grande em torno das propostas do projeto, constando de: I Concurso de Poesias, “Talentos da Mamãe”- 2010 com o tema: “Mãe, Você é o Coração da Família”; I Pesquisa Escolar “Coisas de Mãe, Nas Ruas da Alegria”, tema: Mãe, Ensine-me a Viver... Que deverá traçar o perfil socioeconômico-cultural das mães que vivem em Curaçá.

Dando continuidade à programação em homenagem às mães, aconteceu, no domingo, após a celebração da missa, o concerto da Orquestra de Câmara de Curaçá.

Elias Fonseca Ascom PMC
publicado em 12 de Maio / 2010 às 20:30

Executiva nacional tenta anular apoio do PPS baiano a ex-ministro

Em reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (11/5), a Executiva Nacional do PPS decidiu dar um basta à aliança do partido com o pré-candidato ao governo baiano Geddel Vieira Lima (PMDB). A legenda indicou o nome do coordenador eleitoral Paulo Elisiário para atuar como interventor no diretório do estado.

A decisão foi feita depois de analisar o relatório da visita do próprio Paulo Elisiário à Bahia, realizada no último sábado. Juarez Amorim, membro da Executiva Nacional do PPS, afirmou que seria “inconcebível ter o PPS apoiando a candidatura de Geddel (PMDB) e com isso fortalecer a campanha de Dilma Rousseff na Bahia”. O PPS está engajado na campanha de José Serra (PSDB) à presidência e apoia Paulo Souto (DEM) ao governo do estado.

Nublog
publicado em 12 de Maio / 2010 às 19:43

Campanha Contra Aftosa é intensificada na Zona Tampão

“Nossa meta não é apenas fazer com que os produtores vacinem e declarem 100% do seu rebanho. Queremos compor uma equipe forte e que promova união entre Governo e criadores para tornar o negócio pecuário baiano igualitário”. Com essa mensagem o Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto iniciou as atividades da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Coordenadoria Regional em Juazeiro, que reuniu cerca de 100 produtores no município de Casa Nova para uma palestra sobre “Avanços e Metas para a Extinção da Zona Tampão em 2010”.

A região, que vacinou 98,6% dos animais na última campanha contra a aftosa, tem um rebanho de aproximadamente 400 mil cabeças, mais de 15 mil criadores e desde 2000 possui quatro municípios na Zona Tampão – Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Essas localidades foram delimitadas como área de restrição comercial pelo Ministério da Agricultura porque faziam divisa com outros estados com risco de febre aftosa. “E para proteger o rebanho da Bahia, os pecuaristas dessa região estão há 10 anos impedidos de comercializar seus animais. Mas essa restrição terá fim ainda este ano”, esclareceu o diretor de Defesa Animal, Rui Leal, fazendo referência ao Pacto Federativo, documento assinado entre os governos da Bahia, do Piauí e o Mapa para extinguir a Zona Tampão.

Para o coordenador regional da Adab em Juazeiro, Kleber Nascimento, “o trabalho obteve resultado positivo porque contou com o apoio das secretarias de agricultura municipal e a adesão dos criadores que entenderam a importância do papel das ações de defesa agropecuária”. Sob a orientação técnica dos médicos veterinários da Adab, Fábio Cedraz e Luciana Teixeira, a agência realizou blitzes móveis, atividades de educação sanitária, fiscalização e adequação das feiras livres e cadastrou 93% das propriedades rurais no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) através do monitoramento via satélite AdabSat, cuja demonstração foi apresentada aos produtores durante o encontro. “Estamos numa nova era. A era da tomada de decisões em tempo real”, enfatizou Luciana.

Em 2010 a meta da Coordenadoria Regional de Juazeiro é aumentar os índices de cobertura vacinal, ampliar o cadastro de propriedades rurais e intensificar o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem agropecuária. “Sabemos que o trabalho será árduo, mas temos certeza de que, futuramente, a abertura de mercados, a melhoria de preços para o criador e o desenvolvimento do agronegócio na nossa região valerão o esforço conjunto de agora”, finaliza o médico veterinário da Adab, Fábio Cedraz. 

Hoje (12), a equipe da Adab estará visitando o município de Remanso para acompanhar uma vacinação assistida e verificar, in loco, como são feitos os trabalhos de cadastramento e georeferenciamento de propriedades rurais.

Ivana Ramacioti Ascom/Adab
publicado em 12 de Maio / 2010 às 19:00

COPA 2014: TCU CRIA SITE PARA DAR TRANSPARÊNCIA

Bola de FutebolPara dar transparência aos gastos do poder público com a Copa do Mundo de 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) lançou nesta terça-feira (12) um site em que, ao clicar sobre um mapa, o internauta terá acesso à situação, volume de gastos e contratos de cada obra tocada em cada uma das cidades sede. Há a possibilidade inclusive de usar o canal de denúncias da página. Diante de governadores e prefeitos dos 12 estados cujas capitais irão sediar jogos, o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, disse que a fiscalização será rigorosa porque “a conta será paga pela sociedade” e para que não se repita o que aconteceu nos Jogos Pan-americanos de 2007 (Rio), “que deixou a triste herança de o atraso na condução das obras levar à majoração dos preços”. R$ 47,5 bilhões serão investidos em infraestrutura, turismo e consumo. Para Salvador, está programado R$ 1,2 bilhão.

Informações do A Tarde
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.