Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 15 de Março / 2019 às 08:00

Ilha do Rodedaouro é de Juazeiro e a do Fogo? MPPE deverá publicar em breve relatório final sobre novo mapeamento

O Ministério Público de Pernambuco, na busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, realizou um levantamento para definir os limites entre Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova, num trabalho que envolveu órgãos e entidades como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como já divulgado pelo como já divulgado pelo BlogGJ, o estudo detalhou, através de equipamentos cartográficos mais modernos, considerando ainda os barramentos realizados no Rio São Francisco e o sentimento dos moradores, os novos marcos divisórios entre os estados e municípios envolvidos. Dentre as conclusões a de que a Ilha do Rodeadouro pertence a Juazeiro-Ba, embora tenha fornecimento de energia elétrica seja feito pela Celpe, distribuidora de energia em Pernambuco.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 15 de Março / 2019 às 07:00

VEREADOR INALDO LOIOLA FOCA MANDATO INICIALMENTE EM DOIS PROJETOS “LUZ PARA TODOS” E “ÁGUA PARA TODOS”

Funcionário do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) há 10 anos, Inaldo Loiola (PCdoB), com a convocação do vereador licenciado Agnaldo Meira para a AMA – Autarquia Municipal de Abastecimento assumiu este ano uma cadeira na Câmara Municipal e em entrevista ao Programa Geraldo José (Transrio FM) revelou que inicialmente vai focar o mandato em dois programas “Luz Para Todos” e “Água Para Todos” com objetivo de contemplar o máximo de comunidades rurais.

"Com o Luz para Todos já estamos batendo em quase 100% de cobertura no nosso município, falta muito pouco para que isso aconteça e é motivo de muito orgulho. Ainda faltam comunidades e vou pedir muito o apoio do Governo do Estado e dos deputados Zó e Roberto Carlos para que esse grande programa seja concluído" revelou Inaldo.

"O Água para Todos, nestes últimos 10 anos da administração do ex-prefeito Isaac Carvalho e agora do prefeito Paulo Bomfim nós vamos chegar a quase 10 mil ligações no interior. É um marco muito significativo para a cidade. Mas ainda tem muita comunidade abastecida por carros pipas. Vou me empenhar o máximo para que possamos avançar ainda mais", pontuou Inaldo.

“Ao longo do mandato vamos direcionar ações específicas no sentido de chegar ao máximo possível de comunidades. Não somos Executivo, e como legislador temos como missão encaminhar as demandas da sociedade e é isso que pretendemos fazer enquanto estivermos na Câmara Municipal” concluiu.

Da redação
publicado em 14 de Março / 2019 às 20:47

Leilão do Grande Hotel não teve arremate, mas Tribunal de Justiça pretende abrir novos prazos 

O pedido de suspensão do Leilão do Grande Hotel de Juazeiro, solicitado pela Procuradoria Geral do Estado, foi negado e o Tribunal da Justiça da Bahia deve anunciar nos próximos dias uma nova data para receber lances, já que até o dia 12, prazo final para as ofertas, não apareceu nenhum interessado.

Avaliado em cerca de R$ 13 milhões, mas com possibilidade de ser arrematado pela metade desse valor, o Grande Hotel de Juazeiro, fundado há mais de 40 anos, foi arrolado como garantia num processo que tem como beneficiário a TGF Arquitetos LTDA, que busca receber dívida contraída pela Bahiatursa.

No pedido de suspensão encaminhado pela PGE, a alegação era de “proteção ao interesse público e à regularidade do processo, e com vistas a que não se constituam responsabilidades institucionais ou pessoais por força de um leilão contra o qual pendem sérios questionamentos", contestou.

Com a negativa do Tribunal de Justiça da Bahia ao pedido de suspensão do leilão, a PGE já anunciou que pretende recorrer a outras instancias reforçando as alegações de que o patrimônio do Grande Hotel de Juazeiro é do Estado e não da Bahiatursa, alvo da demanda da justiça. "Não consta ter ocorrido desafetação ou qualquer ato regular de transferência desse imóvel ao ente privado que, hoje extinto, muito depois da aquisição da propriedade pelo Estado da Bahia, veio a ser sucedido pelo ente público", contesta a PGE.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 14 de Março / 2019 às 11:30

Daniel Almeida é escolhido coordenador da bancada da Bahia na Câmara dos Deputados

No quinto mandato de deputado federal pelo PCdoB/BA, Daniel Almeida foi escolhido, após reunião realizada nesta quarta-feira (13), como coordenador da Bancada da Bahia na Câmara dos Deputados por 20 votos a 15. Composta por 39 deputados federais eleitos, 24 renovaram o mandato e outros 15 novos integram a 56ª legislatura. 

O parlamentar baiano agradeceu a confiança para esta nova missão."Só tenho que agradecer a cada deputado da Bahia que me honrou com essa recondução por mais um ano, já fui coordenador em outra oportunidade, e reafirmo meu compromisso com a Bahia defendendo que o Estado seja respeitado e valorizado. Atuar também na boa relação com o Governo do Estado como condutor das políticas públicas e bater forte na porta do Governo Federal para manter aquilo que é direito do Estado e buscando sempre unificar a bancada da Bahia entorno dos grandes temas de interesses", disse o novo coordenador. 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Daniel Almeida
publicado em 14 de Março / 2019 às 11:00

Deputado Roberto Carlos recebe o secretário de Piatã para, juntos, buscarem melhorias para o município

 

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, recebeu, em seu gabinete, o secretário de Administração e Finanças da prefeitura de Piatã, Marcos Paulo, que apresentou diversas demandas do município, bem como a recuperação da BA-148 e da BA-560, que liga Piatã ao distrito de Inúbia.

Na oportunidade, o parlamentar garantiu que vai se empanhar, junto ao Governo do Estado, para o atendimento dos pleitos. “Irei às Secretarias levar os anseios da população de Piatã, que me confiou a responsabilidade de representá-la na Assembleia Legislativa, sendo o deputado mais bem votado da cidade, no último pleito eleitoral. Com trabalho e lealdade, não medirei esforços para garantir mais qualidade de vida para os piatãense”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 14 de Março / 2019 às 10:42

Ilha do Rodeadouro pertence a Bahia, diz Ministério Público de Pernambuco

Em busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participa de um levantamento que envolve os limites das cidades de Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova para conseguir dados que contribuam com a identificação dos reais proprietários das ilhas no rio São Francisco. Na última quarta-feira (13), os órgãos e entidades envolvidos no trabalho, como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compareceram à 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e informaram sobre o estudo das ilhas entre Petrolina e Juazeiro à promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti.

A nova linha traçada terá um detalhamento melhor haja vista o avanço dos equipamentos cartográficos. É a primeira vez que Pernambuco participa de estudo no porte interestadual. O levantamento não usou o critério da linha talvegue (a linha variável ao longo do tempo que se encontra no meio da junção mais profunda de um vale ou rio), uma vez que os barramentos realizados modificaram o leito do rio.

Para captar o sentimento dos moradores locais, foram realizadas entrevistas para identificar a noção de pertencimento deles se a Pernambuco ou à Bahia, além da prestação de serviço público feito nos locais.

Concluiu-se que a ilha do Rodeadouro é da Bahia, mas tem distribuição elétrica feita pela Celpe. A do Massangano e Jatobá são de Pernambuco. Para Afrânio foi usada a referência de divisor de águas e feitos alguns ajustes com as estradas existentes. No limite entre Afrânio e Petrolina também serviu-se do divisor de águas. Somente na Ponta da Serra houve necessidade de ajuste em função da administração ali encontrada já ser de Petrolina. No trecho final do Projeto Senador Nilo Coelho, a linha divisória ficou ajustada pelos critérios de propriedade já definidos e registrados pela Codevasf.

O trabalho de traçar a nova linha continuará para identificar todas as ilhas até o barramento com Itaparica. “Tudo foi acordado entre as equipes técnicas e órgãos federal, estadual e municipais que acompanharam o levantamento e o traçado realizado é o que o IBGE pretende usar no próximo censo. Será elaborado um relatório final até o final de abril”, revelou a promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti.

Fonte: MPPE
publicado em 13 de Março / 2019 às 21:33

Presidente da Codevasf, Antonio Avelino, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (13) 

O Presidente da Codevasf, Antonio Avelino Rocha Neiva, pediu exoneração do cargo de Presidente da companhia nesta quarta-feira (13), em carta renúncia enviada ao presidente do Conselho Administrativo da empresa. No pedido de exoneração, Antônio Avelino comunicou que “premido pelas circunstancias tomei a decisão de renunciar ao cargo de Diretor-Presidente da companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba”, escreveu.

Avelino deixou registrado que durante o período à frente da Companhia, um ano e seis meses, teria feito esforços para reduzir desigualdades sociais: “Tenho plena consciência que envidei esforços para melhorar a gestão da Codevasf e implementar ações que pudessem contribuir de forma significativa para reduzir as desigualdades regionais nas bacias hidrográficas sob a responsabilidade desta empresa”, anotou em trecho da carta renúncia.

Avelino destacou ainda que “em decorrência das minhas posições e coragem para enfrentamento das pautas que me foram submetidas pelo corpo técnico  da Codevasf sofri críticas e resistências internas e externas à organização, entretanto tenho a consciência tranquila e a certeza que contribui para que a empresa se tornasse melhor”.

Avelino não deixou claro as razões do seu pedido de renúncia.

Marco Aurélio Ayres Diniz, Diretor administrativo da área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, assume interinamente a presidência da Codevasf.

Nos bastidores os murmúrios levam a crer que a saída de Avelino faz parte do processo de mudanças no segundo escalão do Governo Bolsonaro, agradando líderes partidários que serão importantes na aprovação da reforma da previdência. Avelino teria se antecipado a uma exoneração que viria nos próximos dias. O que ainda não está claro é se a mudança na presidência pode implicar num possível troca-troca na direção das superintendencias regionais, a exemplo da 3ª, em Petrolina e a 6ª em Juazeiro.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 13 de Março / 2019 às 19:00

Fernando Filho comemora início de obras na avenida Sete de Setembro

O deputado Fernando Filho (DEM) comemorou o início das obras de recapeamento das vias locais da avenida Sete de Setembro, no centro de Petrolina. Fruto de articulação do parlamentar com o Ministério dos Transportes, a obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e envolve recursos de ordem superior a R$ 6 milhões. 

"O Governo Federal já havia feito a duplicação da pista principal da rodovia, no final do ano passado, e agora foi iniciada uma nova etapa, para atender uma demanda da população. A avenida é um dos principais corredores de Petrolina, por onde passam dezenas de milhares de veículos todos os dias. E brevemente, também teremos a construção de dois viadutos, que também conseguimos junto ao Ministério dos Transportes, e que ajudarão muito na mobilidade de Petrolina", destacou Fernando Filho. 


A obra de construção dos viadutos já foi licitada e deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre. O valor estimado para esta intervenção é de R$ 18 milhões.

Ascom Dep. Fernando Filho
publicado em 13 de Março / 2019 às 18:07

Detalhes: Advogado de deputado Roberto Carlos pode recorrer de decisão do TJ-BA

O advogado do deputado estadual Roberto Carlos, João Daniel Jacobina, afirmou que vai esperar a publicação do acórdão do recebimento da denúncia contra o parlamentar para analisar se cabe recurso. Cabendo, o advogado afirma que o fará. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã desta quarta-feira, reconheceu que houve um erro de apuração dos votos e que ao final, ficou constatado que os desembargadores, por maioria, decidiram pelo recebimento da ação penal contra o deputado investigado na Operação Detalhes. A operação foi deflagrada a partir de um relatório que identificou movimentações financeiras atípicas. A defesa alega que as provas são ilícitas, invocando a Teoria do Fruto da Arvore Envenenada.

A partir do recebimento da ação penal, o acusado será citado e a instrução do processo será iniciada, com oitiva de testemunhas de acusação, testemunhas de defesa. Posteriormente, as partes apresentam as alegações finais e o relator pede inclusão do processo em pauta de julgamento. Como o acusado é parlamentar e o crime foi cometido no curso do mandato, o caso será julgado no Pleno do TJ-BA. Após os votos dos desembargadores, é publicado o acórdão pelo autor do voto que prevaleceu para condenar ou absolver o acusado. O julgamento pelo recebimento da ação penal foi iniciado em setembro de 2017, com novo pedido de vista em abril de 2018. 

Ler Matéria Completa
Fonte: Bahia Notícias
publicado em 13 de Março / 2019 às 18:00

Bezerra Coelho: “É preciso parar de subestimar Bolsonaro”

Pressionado pela inabilidade em fazer política, o governo Bolsonaro, ao menos no Senado, entregou a articulação para um parlamentar mais experiente: Fernando Bezerra Coelho (PE). Além do gesto em direção ao MDB, partido com maior bancada naquela Casa, o presidente buscou acalmar os ressentidos com a derrota de Renan Calheiros (AL) e cacifou um político que já vinha cumprindo a missão de interlocução governista na era Temer.

Diferentemente da franqueza desconcertante de uma nova safra de políticos novatos, Bezerra evita cair no debate retórico das polêmicas levantadas por Bolsonaro em suas redes sociais. Diz que é “matéria superada” declarações como a do vídeo obsceno do carnaval ou mesmo quando colocou as Forças Armadas no papel de optar ou não pela democracia.

Ler Matéria Completa
Estadão
publicado em 13 de Março / 2019 às 16:37

Câmara dos Deputados aprova projeto que altera Lei Maria da Penha

A Câmara Federal aprovou, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 17/2019, que altera a Lei Maria da Penha. Subscrito pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE), o texto solicita que haja a verificação se o agressor tem registro de porte ou posse de arma de fogo e, caso tenha, será necessário notificar a instituição responsável pela concessão do registro ou da emissão do porte.   

Além de Danilo Cabral, outros parlamentares do PSB também assinaram a proposição, como Alessandro Molon (PSB/RJ), Aliel Machado (PSB/PR), Felipe Rigoni (PSB/ES), entre outros. Para os socialistas, é necessário prever a suspensão do registro e do porte de arma de fogo entre as medidas protetivas previstas, de modo a prevenir o feminicídio, crime que cresce assustadoramente a cada dia. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 13 de Março / 2019 às 16:07

AO VIVO: STF decide se casos de caixa 2 devem ser enviados à Justiça Eleitoral

Assista a transmissão ao vivo do plenário do STF.

publicado em 13 de Março / 2019 às 13:45

Antonio Coelho: governo deixou rombo para as prefeituras e quer culpá-las por caos na saúde

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) apresentou, nesta terça-feira (12), o montante da dívida do governo do estado com as prefeituras na área de saúde. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o democrata citou recente relatório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), que aponta um atraso de R$ 218.827.328,11 em repasses para os municípios.  Esse passivo é fruto de convênios, como Samu, assistência farmacêutica e Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária (Pefap), sendo este último dividido entre repasses mensais e avaliação de desempenho.

"Recentemente o governo utilizou a desculpa infundada de que os municípios não estariam cumprindo as suas obrigações, e assim contribuindo para a grave situação nos hospitais públicos estaduais. Qual é a legitimidade que o governo Paulo Câmara tem para criticas as prefeituras, se o próprio governo deve mais de R$ 218 milhões de repasses constitucionais aos municípios pernambucanos? Trata-se de um verdadeiro rombo", acusou Antonio Coelho.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Antônio Coelho Foto: Ivaldo Reges/Divulgação
publicado em 13 de Março / 2019 às 09:21

Deputado Roberto Carlos recepciona o governador Rui Costa, em Pau a Pique / Casa Nova, com o prefeito Afonso, de Pilão Arcado

Junto com o prefeito Afonso, de Pilão Arcado, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia recepcionou o governador Rui Costa, em Pau a Pique / Casa Nova, onde foram entregues a reforma da estrada BA-722, no trecho que liga Pau a Pique até a BR-235, a Ordem de Serviço para ampliação do Colégio Getúlio Vargas, a entrega dos sistemas simplificados de abastecimento de água em diversas comunidades e a assinatura do Convênio do Bahia Produtiva.

Na oportunidade, o parlamentar usou a palavra para agradecer ao governador a entrega das obras que representam um sonho antigo da comunidade de Pau a Pique – Casa Nova, que tem como principal fonte de economia a fruticultura irrigada (manga e goiaba). “A recuperação da estrada será de grande importância para o desenvolvimento da região, uma vez que facilitará o escoamento da agricultura e uma melhor locomoção da população”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 13 de Março / 2019 às 09:03

8ª Ciretran, em Juazeiro, está sem funcionar desde a semana passada, devido a uma pane elétrica. Usuários reclamam

O Blog GJ recebeu nesta manhã confirmação de usuários da 8ª Ciretran, em Juazeiro, relatando sobre os problemas enfrentados em virtude do fechamento da unidade, desde a quinta-feira da semana passada, por conta de uma pane elétrica. “Chega gente e volta toda hora aqui na Ciretran, necessitando tirar ou regulamentar documentos, transferências e outros tipos de serviços, todo mundo prejudicado e sem uma solução para esse problema”, informou um despachante que atua na região.

De acordo com fontes consultadas pelo Blog GJ, o problema ocorreu devido a um curto circuito na rede elétrica, que poderia ser resolvido de imediato, mas estão sendo aguardados técnicos e peças que viriam de Salvador. O Blog está tentando um contato com a direção da 8ª Ciretran para informar o leitor sobre prazos para solução do problema.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 12 de Março / 2019 às 18:54

"Asfalto até Pau a Pique e ligação com Bem Bom são resultados de nossa articulação", afirma deputado Tum

Ao lado do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, o deputado estadual Tum (PSC) acompanhou, nesta terça-feira, dia 12, o governador Rui Costa durante a inauguração do asfaltamento do trecho da BA-722 que dá acesso ao distrito de Pau a Pique, um dos maiores do município. Durante o evento, o chefe do governo estadual anunciou também o início do projeto de ligação entre as comunidades de Pau a Pique e Bem Bom. 

"São duas grandes obras conquistadas com a força da nossa articulação, com a determinação do prefeito Wilker e dos deputados federais Paulo Magalhães e Bebeto Galvão", resumiu Tum. O trecho de acesso a Pau a Pique contempla 39 quilômetros de asfalto novo, um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais. A ligação entre os dois distritos deve resultar em mais 30 quilômetros de estrada. 

Ler Matéria Completa
Genesis Comunicação e Marketing
publicado em 12 de Março / 2019 às 17:30

Marcelino Galo pede a Coronel para retirar projeto que desobriga cota feminina na política

O deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelino Galo (PT), utilizou o plenário da Casa, nesta segunda-feira (11), para homenagear as mulheres e criticar o projeto do senador Ângelo Coronel (PSD), que revoga a cota de 30% de candidaturas de mulheres na política. "Não existe democracia sem a possibilidade de homens e mulheres terem os mesmos direitos, oportunidades, remuneração no trabalho e poderem ocupar os espaços públicos na mesma proporção. Enquanto na Argentina foi conquistada a participação de 50% das mulheres no parlamento, aqui temos projetos atrasados, reacionários que tentam retirar essa conquista das mulheres". O deputado considerou ainda a atitude do senador como infeliz, e pediu que Coronel retire o projeto e se desculpe com as mulheres. "Esse é o pedido das mulheres de nossa sociedade e eu estou aqui para reforçar esse pleito".

Ascom Dep. Marcelino Galo
publicado em 12 de Março / 2019 às 14:00

Deputados eleitos em Petrolina já miram o jogo político das eleições municipais de 2020

Recém-eleitos, deputados federais e estaduais nem bem começaram os mandatos e já miram as eleições municipais do próximo ano. Em Petrolina, também são três forças políticas na Alepe: além de Lucas Ramos (PSB), estão lá Antônio Coelho (DEM) - irmão do prefeito Miguel Coelho - e Dulcicleide Amorim (PT), esposa do ex-prefeito Odacy Amorim (PT). "Espero poder formar junto com os deputados Gonzaga Patriota (federal), Lucas Ramos e o presidente do IPA, Odacy Amorim, que foi o candidato majoritário da cidade, uma frente para que possamos ganhar as eleições", projeta Dulcicleide.

Embora ressalte o ambiente pessoal harmônico, Antônio Coelho tem se preparado para representar a gestão do irmão, Miguel Coelho, que é o candidato natural a reeleição. "É inevitável que a Alepe seja o ambiente natural para defender os interesses de nossa terra. E acontece que tendo a discordar de muita coisa de Lucas e Dulcicleide em relação ao Governo do Estado, que não faz os repasses da saúde, nem paga as emendas parlamentares apresentadas por Miguel em 2016”.

Folha Pernambuco
publicado em 12 de Março / 2019 às 13:06

Bancada de situação na Câmara de Juazeiro, mantém unanimidade mesmo com as mudanças de cadeiras

O primeiro discurso do vereador recém empossado na Câmara de Vereadores de Juazeiro, Josafá Mota, suplente do PSC que assumiu na vaga da vereadora Tia Célia, agora exercendo função na Prefeitura Municipal, foi o suficiente para que se constatasse o novo peso das bancadas de oposição e situação no legislativo.

Nada mudou com a chegada de Josafá Mota, eleito num palanque de clara oposição ao governo municipal, mas que afinou o discurso e passa a fazer base de sustentação do prefeito Paulo Bonfim. A bancada de situação tem maioria quase absoluta, contando com 18 edis, dum total de 21, já que o outro suplente a assumir vaga neste início de semestre legislativo, Inaldo Loiola, do PCdoB, como era de se esperar, mantém o peso da bancada inalterado.

Na oposição, pelo menos declarada, o vereador Alan Jones, crítico mais ferrenho; Bené Marques e Domingão da Aliança, estes dois últimos mais moderados. O primeiro discurso de Josafá mostra que o grupo de oposição ao prefeito Paulo Bonfim, pelo menos na esfera política, a cada dia tem menos força.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 12 de Março / 2019 às 06:30

Roberto Carlos recebe convite do Governador Rui Costa para inauguração de obra que solicitou ao Governo para Casa Nova

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, atendendo o convite do governador Rui Costa, participará, nesta terça-feira (12), em Casa Nova, da entrega da reforma da estrada BA-722, no trecho que liga Pau a Pique até a BR-235, da assinatura da Ordem de Serviço para ampliação do Colégio Getúlio Vargas, da entrega dos sistemas simplificados de abastecimento de água em 12 comunidades do município e da assinatura do Convênio do Bahia Produtiva.

O deputado Roberto Carlos, que apresentou ao Governo do Estado a necessidade para a reforma da estrada BA-722, atendendo a reivindicação antiga da população e dos políticos como o vereador Alex de Santana e a vereadora Nicinha, comemorou essa conquista, além de outros benefícios que garantirá mais qualidade de vida à população de Casa Nova.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 11 de Março / 2019 às 17:30

Bolsonaro terá agenda internacional intensa a partir deste mês

A agenda internacional do presidente Jair Bolsonaro começa intensa na segunda quinzena deste mês e prossegue até o próximo semestre. Além dos Estados Unidos, Chile, de Israel, há viagens programadas para o Japão e a China. Em pauta, desde a crise na Venezuela ao incremento das relações econômicas e comerciais. No Japão, o presidente participará da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias mundiais) em Osaka, que ocorrerá de 28 a 29 de junho. A viagem para a China está em fase de organização e deve ocorrer no segundo semestre.

Bolsonaro disse que, nessa visita, pretende ampliar negócios e fronteiras. Bolsonaro confirmou também que o presidente da China, Xi Jinping, virá ao Brasil para participar da 10ª Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Índia, China e África do Sul). A data do encontro será definida. Neste mês Bolsonaro deverá ter reuniões com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Chile, Sebastián Piñera, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A viagem aos Estados Unidos deve ocorrer entre 18 e 22 de março, sendo que o encontro com Trump está confirmado para o próximo dia 19, segundo comunicado da Casa Branca. Dos Estados Unidos, Bolsonaro segue para o Chile, onde ficará até o dia 23, e no fim do mês, irá para Israel.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 11 de Março / 2019 às 15:30

Bolsonaro manda ministro da Educação exonerar assessor

Em meio a críticas do escritor Olavo de Carvalho ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente pediu neste domingo (10) que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, exonerasse o coronel Ricardo Wagner Roquetti do cargo de diretor de Programa da Secretaria-Executiva da pasta.

Bolsonaro e Vélez se reuniram na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada, em Brasília, em encontro que não estava previsto inicialmente na agenda. À Folha, Roquetti confirmou que teve seu afastamento solicitado por Bolsonaro.

Ler Matéria Completa
Folhapress
publicado em 11 de Março / 2019 às 11:30

Alex da Piatã sugere ao governador programa de refinanciamento de dívidas no DETRAN com foco no IPVA

Através de uma indicação encaminhada ao governador Rui Costa (PT), o líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã, sugeriu a criação de um programa de refinanciamento de dívida no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) que vise ajudar os proprietários de veículos devedores do IPVA por mais de cinco anos. A ideia do parlamentar é conseguir diminuir a inadimplência e conceder um desconto de até 80% no total da dívida.  

Na justificativa o deputado alega que os débitos inferiores a R$ 500 poderiam ser pagos em cota única. Após o pagamento da primeira parcela, o proprietário poderá licenciar o seu veículo no Detran, fazer vistoria anual, emplacamento, além de ter acesso a outros serviços oferecidos pelo órgão. 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Alex da Piatã
publicado em 11 de Março / 2019 às 09:00

Alberto Pimentel dá posse a 11 presidentes de diretórios municipais do PSL

O secretário-geral do PSL na Bahia, Alberto Pimentel, empossou, no sábado (09), na sede do partido em Salvador, 11 presidentes de diretórios municipais. O ato visa a dotar a sigla de estrutura para realizar as articulações necessárias em vista das eleições de 2020, quando o PSL terá candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em inúmeras cidades do interior baiano.

Tomaram posse os presidentes dos diretórios municipais de Dias D'Ávila, Camaçari, Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Araci, Laje, Santa Cruz Cabrália, Lauro de Freitas, Campo Formoso e Santo Antônio de Jesus. "Estamos trilhando um caminho de crescimento do PSL na Bahia, buscando ganhar musculatura para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições de 2020. O momento é propício, pois temos o presidente da República, Jair Bolsonaro, a maior bancada no Congresso Nacional e viremos fortes", disse Alberto Pimentel.

Ler Matéria Completa
Ascom PSL Bahia
publicado em 11 de Março / 2019 às 07:00

Vereadores lançam oficialmente a Comissão da Mulher em Petrolina

À frente da Comissão da Mulher, vereadores de Oposição pretendem somar forças para defender os direitos das mulheres de Petrolina. Na sessão da última sexta (08) vereadores salientaram a importância da mulher brasileira, especialmente da mulher petrolinense na Casa Plínio Amorim. Representando às mulheres petrolinenses, na Bancada de Oposição do Legislativo municipal, a vereadora Cristina Costa, foi enfática ao defender a luta pelos direitos da mulher.  "Saudamos todas às mulheres pelo seu dia 8 de março, que possamos avaliar o papel da mulher na sociedade. Vamos nos manter firmes na luta em favor da mulher petrolinense, vamos defender a garantia de seus direitos", disse em seu pronunciamento.

O discurso de Costa foi ratificado pelos colegas de bancada. Em seguida, a vereadora se reuniu com representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), em Petrolina, para discutir a importância da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara. "Queremos a aproximação da comissão com as entidades de classe e movimentos sociais", reforçou.

Ler Matéria Completa
Ascom Oposição Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.