Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 15:30

Valmir critica fechamento do Consea: "Mais um ato reacionário contra o povo pobre"

O fechamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi criticado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e considerado como "mais um ato reacionário contra o povo pobre do país". Nesta quarta-feira (2), o petista disse que em menos de 24h o novo governo "já cometeu várias atrocidades contra a democracia e o povo brasileiro". "Ao menos 17 pontos foram elencados e tidos como retrógrados. Todos contra o povo do nosso país. O fechamento do Consea, por exemplo, é um absurdo. O órgão foi recriado no governo do ex-presidente Lula e resolvia políticas contra a fome no Brasil", salienta Valmir. 

Munido de dados divulgados pelo PT esta semana, Assunção lembra que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O deputado afirma que o plano de governo de Bolsonaro não liga para os cerca de 15 milhões de miseráveis e mais de 55 milhões de pobres que vivem no país. "Não existem cuidados com o povo, isso é deprimente. Precisamos debater e apresentar políticas para garantir alimentação saudável ao povo. Isso sem contar os resultados que o Consea apresentou nos anos de atuação dos governos petistas, dando dignidade e segurança alimentar para milhões de pessoas", frisa. 

Ler Matéria Completa
Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 14:00

EX-PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT OSMAR GALDINO VISITA JUAZEIRO

Ex-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, atualmente na Assessoria Parlamentar do Deputado Federal Nelson Pelegrino, Osmar Galdino da Silva Junior (Jojó) esteve acompanhado do ex-presidente da legenda em Juazeiro Paulo Henrique Galdino participando do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (02).

Na verdade, foi uma visita de cortesia. “Todas as vezes que volto à Juazeiro faço por obrigação visita aos dirigentes do meu partido e a amigos da imprensa. É uma visita para manifestar votos de um ano de realizações e muito sucesso” expressou Jojó. Mas ele também falou sobre o governo Bolsonaro e sobre as eleições municipais de 2020.

Jojó explicou que embora não acredite no governo de Bolsonaro “porque não tem proposta”, vai aguardar os primeiros cem dias para fazer uma avaliação.

Sobre as eleições de 2020, Osmar Galdino explicou que todo e qualquer militante do PT tem o direito de se candidatar. “No entanto, tenho que ressaltar que em razão de sermos aliados do governo municipal iremos aguardar o posicionamento do prefeito Paulo Bomfim que tem a prioridade de concorrer ou não à reeleição, a partir daí tomaremos nossa posição”.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 13:00

Roberto Carlos diz que bloco PDT-PSB está em discussão; decisão será tomada até fevereiro

A formação de um bloco PDT-PSB está em discussão e deve ser confirmado até o dia 1º de fevereiro, de acordo com deputado estadual Roberto Carlos. "Nós estamos discutindo, não tem uma proposição de outros partidos pra fazer a coligação com o PDT e nós estamos conversando", afirmou o pedetista que garantiu que a sigla vai compor a mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante a gestão de Nelson Leal (PP). "Nós vamos ter um espaço na mesa diretora, não está definido ainda qual, mas foi discutido que o PDT vai ter o espaço", declarou Roberto Carlos.

Bahia Notícias
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 11:30

Novo ministro de Infraestrutura vai ampliar diálogo com o setor privado

Com expectativas otimistas, o setor portuário privado deu boas-vindas ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas que assumiu, nesta quarta-feira (2/1), o Ministério da Infraestrutura. A Pasta, que substitui o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, conduzirá os temas relativos à infraestrutura logística e de transporte de cargas do país.

Presente na cerimônia de apresentação do novo ministro, o diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destacou que o gestor escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro reúne qualidades importantes para o cargo. “Vemos de forma positiva a nomeação de um perfil técnico, com ampla experiência no setor. Acreditamos que será uma gestão positiva para a infraestrutura do país”, considerou Barbosa.

Ler Matéria Completa
Ascom Ministério e Infraestrutura
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 10:35

Coronel da Aeronáutica pode assumir comando da Codevasf

Conforme publicação do site Cidade Verde, do Piauí, o presidente estadual do PSL, Fábio Sérvio, teria confirmado o Coronel da reserva da Aeronáutica, Fernando Bezerra, como novo presidente da Codevasf.

Com formação Executiva Avançada e MBA em política e estratégia, o coronel Fernando Bezerra comandou a Base Aérea de Santos, atuou no ministério da Defesa e serviu nos Estados Unidos, junto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). De acordo com Fábio Sérvio, do PSL, o nome de Fernando Bezerra estaria sob avaliação e vista com boa aceitação por integrantes do novo governo e das Forças Armadas.

Conforme publicação no diário oficial a Codevasf fica no Ministério do Desenvolvimento Regional, que fundiu o Ministério da Integração e o Ministério das Cidades. A expectativa nas regiões de atuação da Codevasf é qual será o papel da empresa dentro dessa nova formatação e que nomes assumiriam as superintendências regionais.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 22:30

"Lula Livre será nossa bandeira, até que a justiça seja feita", diz Galo em posse de Rui Costa

O deputado estadual Marcelino Galo, participou, nesta terça (1), da cerimônia de posse do governador eleito pela Bahia, Rui Costa. Galo ressaltou o "quanto será necessário o apoio dos senadores e deputados, federais e estaduais, eleitos para enfrentar este novo mandato, tendo em vista o cenário nacional. "Desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, nosso estado, com importantes índices de desenvolvimento, passou a ser alvo de boicotes do Governo Federal. Começamos este ano com mais uma ameaça, não só a Bahia, como a democracia, os direitos dos trabalhadores e a própria soberania nacional. O Nordeste mostrou nas urnas a força que tem e o quanto irá resistir contra todas as formas de opressão. Temos certeza que o governador Rui Costa e seus aliados farão um bom trabalho para trazer mais investimentos à Bahia". Galo também disse que "o esforço será constante" até que seja provada a inocência do ex-presidente Lula. "Não cansaremos de gritar Lula Livre, até que a justiça seja feita".

Ascom Dep. Marcelino Galo
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 21:30

Pelegrino diz a aliados que só deixa Câmara se for para ser secretário de Justiça

Especulado para voltar ao governo Rui Costa, o deputado federal reeleito Nelson Pelegrino (PT), que já foi secretário de Turismo, disse a aliados que só deixa a Câmara dos Deputados se for para voltar à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Existiu a especulação de que ele pudesse ir para a pasta da Cultura.

Se Pelegrino for para a SJDHDS, Joseildo Ramos (PT) assume a cadeira como deputado. A estratégia de alocar os eleitos para subir suplentes foi confirmada pelo próprio governador Rui Costa (PT).

BN
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 19:30

Bolsonaro deixa Mourão sem funções no governo

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória nessa terça-feira (1º) na qual formaliza a estrutura do seu governo, com os 22 ministérios. No documento, o general Hamilton Mourão não recebe qualquer função. A informação é do 'Globo'. Ainda durante campanha eleitoral, Mourão afirmou à publicação que se preparava para não ser um "vice decorativo". Ele disse ainda que teria uma sala ao lado da do presidente, dentro do Planalto, e participaria efetivamente do governo.

"Eu me vejo como um assessor qualificado do presidente, um homem próximo ali, junto dele, dentro do Planalto, ali do lado dele, nossas salas serão juntas. Não seremos duas figuras distantes, como já aconteceu, um para o lado e o outro para o outro lado. Aquelas reuniões que ocorrem ali, eu estarei presente", disse Mourão à época.

Ler Matéria Completa
O Globo
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 18:30

Deputado Roberto Carlos parabeniza o trabalho do Governador Rui Costa durante a sua posse

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, na Assembleia Legislativa da Bahia, com grande alegria, da posse governador Rui Costa. Durante o evento, o parlamentar parabenizou o trabalho do Governador Rui Costa e afirmou que a solenidade de posse representa a vontade da maioria dos baianos, que reconheceu o cuidado do chefe do executivo, em defesa do povo baiano. “Rui reformou estradas, levou água para interior, implantou 19 Policlínicas, inaugurou 7 hospitais, reconstruiu Salvador e levou obras importantes para os 417 municípios da Bahia. Por isso, e muito mais, o povo lhe deu o segundo mandato pra fazer mais. Parabéns, Rui 'Correria', o melhor governador do Brasil. Juntos, vamos dar continuidade ao trabalho, que já desenvolvemos, em defesa de uma Bahia cada vez melhor. Feliz Ano Novo”, disse o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 11:00

VEREADOR JARQUES CANTURIL QUER CONCORRER À PREFEITURA DE SOBRADINHO (BA)

2020 ainda está longe, mas os rumos da política em Sobradinho (BA) já começam a ser definidos. Segundo o vereador Jarques Canturil, ex-presidente da Câmara Municipal e atual vice-presidente do Poder Legislativo da Terra da Barragem o seu nome faz parte de uma lista do grupo do atual prefeito Luiz Vicente e deve ser avaliado no futuro.

“Quem estiver melhor na avaliação popular será o indicado, mas estou trabalhando fortemente para ser o meu nome. A gestão com austeridade na Câmara e o empenho em conseguir emendas que contemplem a população de sobradinho por certo nos credenciará para concorrer à prefeitura em 2020” expressou Canturil.

O vereador já fala como pré-candidato e prometeu continuar lutando em favor da população de Sobradinho.

Da Redação Foto Geraldo José
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 09:30

João Leão destaca "experiência muito maior para fazer ainda mais"

A cerimônia de posse do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão, realizada nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, foi prestigiada por diversas autoridades, como secretários, deputados estaduais e federais e prefeitos de diversas regiões da Bahia.

Ao lado de Rui, João Leão comentou sobre a expectativa para o segundo mandato no governo da Bahia. “Vamos começar essa nova jornada com toda a vontade de realizar muito mais do que realizamos na primeira gestão, com uma experiência muito maior e a vontade de melhorar a vida de nosso povo, levando mais saúde, segurança e desenvolvimento para os baianos de todas as regiões", afirmou.  

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Fernando Vivas/GOVBA
publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 06:30

Não vamos baixar a cabeça, diz Lula em mensagem de Ano Novo

Em mensagem divulgada pouco antes da meia noite desta terça (1º), o ex-presidente Lula recomendou aos seus apoiadores que não baixem a cabeça e disse que 2019 será um ano de "resistência e luta", em referência ao novo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. "Não vamos baixar a cabeça nem deixar que tirem nossa alegria de viver e de batalhar por dias melhores. Nós sempre tivemos coragem de lutar e temos coragem de recomeçar", afirmou Lula em texto publicado na página do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet.

O ex-presidente citou Chico Buarque na mensagem. "Como diz a canção do grande Chico Buarque: ´Amanhã vai ser outro dia´" e lembrou que passaria o Ano Novo encarcerado. "Como vocês sabem, vou passar o Ano Novo numa cela em que fui preso sem ter cometido crime nenhum, condenado sem provas e sem direito a um julgamento justo. Mas não me sinto só. Não estou só."

Com informações da Folhapress
publicado em 01 de Janeiro / 2019 às 22:15

Nova Mesa diretora da Casa Plínio Amorim que comandará o biênio 2019/2020 toma posse em Petrolina

Nesta terça-feira (1º) aconteceu a posse da nova Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim biênio 2019/2020. O evento foi realizado no final da tarde. Ano passado ainda em dezembro de 2017, sem muito alarde e de forma antecipada o vereador Osório Siqueira (PSB), foi eleito para o quinto mandato na presidência do Legislativo de Petrolina.  A eleição garantiu os poderes de Osório Siqueira comandar Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. 

“Agora vamos realizar as mudanças. A partir de fevereiro, as obras já devem ter início”, comentou Osório. Outra missão de Osório é realizar o primeiro concurso público da história do legislativo petrolinense. O edital com 20 vagas também deve sair até o próximo mês, conforme o presidente. A mesa é formada por Ronaldo Souza ‘Cancão’ (PTB), como 1º vice-presidente; Gilberto Melo (PR), 2º vice-presidente; Raimundo Nonato Lopes, o ‘Major Enfermeiro’ (PMDB), 3º vice-presidente; Osinaldo Souza (PTB), 1º secretário; Rodrigo Araújo (PSC), 2º secretário; e Elias Jardim (PHS), 3º secretário.

Foto: Wesley Lopes
publicado em 01 de Janeiro / 2019 às 16:33

Bolsonaro vai assinar decreto que reajusta salário mínimo para R$ 998

Logo depois de receber a faixa presidencial de Michel Temer, Jair Bolsonaro assinará o decreto que reajusta o salário mínimo de R$ 954,00 para R$ 998,00.

O ato será um dos primeiros a ser assinado por Bolsonaro após ser empossado presidente. O valor é inferior aos R$ 1006,00 aprovados pelo Congresso e a redução se deu devido à diminuição da expectativa de inflação.

Bolsonaro assina também nesta terça-feira (1º) a medida provisória que cria a nova estrutura de governo, com 22 ministérios, e o ato de posse de seus ministros.

Fonte: NMB
publicado em 01 de Janeiro / 2019 às 16:00

ALEX TANURI É NOVAMENTE EMPOSSADO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, foi novamente empossado na durante sessão solene da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2019/2020 realizada na tarde deste dia 1º de janeiro de 2019 no Plenário da Casa Aprígio Duarte.

Foram empossados os Vereadores Alecssandre Rodrigues Tanuri, Anastácio José de Assis, Charles Almeida Leal e Aníbal Pereira de Araújo, eleitos em sessão de eleição realizada em 22 de março de 2018, respectivamente para os cargos de Presidente, Vice­Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário da Câmara.

VEJA A SESSÃO COMPLETA AQUI

Da Redação
publicado em 01 de Janeiro / 2019 às 15:27

Bolsonaro é oficialmente o novo presidente da República

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) está no Congresso Nacional para a solenidade que oficializa a sua posse como presidente da República. Acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o militar deixou a Granja do Torto por volta das 14h20 desta terça-feira (1º). Eles foram saudados com gritos de "Mito" e "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" (slogan da campanha) dos presentes.

O comboio presidencial seguiu para a Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde se encontrou com o vice-presidente Hamilton Mourão. De lá, saíram em direção ao Congresso Nacional. O deslocamento foi realizado em carro aberto, no veículo Rolls-Royce da Presidência (foto).

Solenidade no Congresso Nacional

A sessão da posse de Bolsonaro foi aberta pouco depois das 15h pelo senador Eunício Oliveira, que preside a Casa. Em discurso breve discurso - com cerca de 10 minutos, o novo presidente do Brasil agradeceu aos presentes e a também a Deus, que, segundo ele por meio das mãos dos médicos da Santa Casa de Juiz de Fora, "operaram um verdadeiro milagre" - em referência ao ataque a faca sofrido durante campanha em Juiz de Fora (MG).

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 01 de Janeiro / 2019 às 09:00

2020 ainda está longe, mas, no jogo político, já é a pauta de 2019

Eleições municípais. Dizem que, no jogo político brasileiro, só se respira eleição. Acaba uma, começa outra. E é mais ou menos isso. Por aí, 2020 ainda está longe, mas nem tanto. É pauta de 2019, já dando os seus primeiros ensaios, aqui e alhures.

Em Salvador, por exemplo. Está claro que ACM Neto tenta emplacar o vice, Bruno Reis. Os aliados de Rui Costa é que estão quase calados, até por falta de nomes. Daí é que surgiu Fábio Vilas, secretário da Saúde do estado, politicamente um estreante, quase desconhecido.

Pelo interior — Viajando pelo interior a mesma pauta, nos quatro cantos da Bahia, cada canto com os seus atores. Em Itamari, região de Gandu, por exemplo, a prefeita Pallomma Uzeda (PSL), bate pé: "Com certeza, eu não sei se serei candidata".

Paulo Bonfim (PCdoB), de Juazeiro, que ouvia a conversa, interveio: "Sou candidato, sim".

Ler Matéria Completa
A Tarde
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 21:00

Novo ministro de Infraestrutura anuncia área para combate à corrupção no setor

O futuro ministro da Infraestrutura do próximo governo, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou, no final de semana, a criação de uma área para combate à corrupção no setor. Segundo ele, a nova Subsecretaria de Governança e Integridade vai cuidar da seleção de servidores para o ministério, com a criação de um banco de talentos em parceria com a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União. Freitas fez o anúncio da nova subsecretaria por meio de uma conta no Twitter criada, segundo ele, “em respeito ao compromisso firmado pelo presidente Jair Bolsonaro de máxima transparência nas ações do governo federal”. Ele afirmou que usará o canal para a divulgação de seu trabalho à frente do Ministério da Infraestrutura.

Estadão
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 19:30

Ministros mais próximos de Bolsonaro assumem cargos antes dos demais

Os 22 ministros do novo governo assumem os cargos na próxima quarta-feira (2) em diferentes horários. Segundo a Agência Brasil, os ministros que mantém relação mais direta com o presidente devem ocupar os cargos antes dos demais. As primeiras transmissões de cargos marcadas para as 9h serão, conjuntamente, dos novos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Sergio Moro assumirá a Justiça e Segurança Pública também pela manhã.

A pasta comandada pelo ex-juiz federal abarcará atribuições de áreas que, atualmente, estão distribuídas em outros Ministérios como o de Segurança Pública e Trabalho (registros sindicais). Ainda pela manhã, Marcos Pontes recebe o bastão das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e do atual Ministério das Comunicações na Esplanada e o Almirante Bento Costa e Lima, o de Minas e Energia. A primeira mulher confirmada para o primeiro escalão de Bolsonaro, atual deputada Tereza Cristina, assume a Agricultura. Depois de um pronunciamento, a nova ministra já empossa os secretários da pasta.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 17:45

Onyx usou verba pública para bancar voos durante campanha de Bolsonaro

"Bolsonaro vem aí! O Brasil vai endireitar e o Brasil vai mudar de verdade." A entusiasmada declaração do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), compartilhada em redes sociais, é do dia da oficialização da candidatura do presidente eleito. O evento ocorreu no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, em 22 de julho.

Registros da Câmara mostram que Onyx, que assumirá a Casa Civil, pediu e obteve reembolso dos cofres públicos por passagens de ida e volta de Brasília para o aeroporto Santos Dumont, nesta data, em um valor de R$ 3.720.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 15:00

Governadores do Nordeste não vão à posse de Bolsonaro nesta terça

Os nove governadores do Nordeste não vão à posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A cerimônia acontece, na tarde desta terça-feira (1º), em Brasília. Todos os gestores estaduais da região são de oposição a Bolsonaro. Quatro deles são petistas: Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e Fátima Bezerra (RN). Filho do senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Renan Filho, também não estará presente. Nesta terça, Rui Costa também será empossado para o segundo mandato de governador. O ato acontece a partir das 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

BN
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 14:00

Rui encerra 1º mandato como governador que mais cumpriu promessas no Brasil

O governador Rui Costa chegou ao final do seu primeiro mandato como o gestor que mais cumpriu promessas de campanha em todo o Brasil. A avaliação foi feita pelo Portal G1 e divulgada neste domingo (30). 

De acordo com o levantamento do site, Rui Costa cumpriu totalmente 57 promessas. Em segundo lugar ficou o governador de São Paulo com 39 itens e, em terceiro, o governador do Paraná com 33 realizações.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 13:00

Joseildo critica reedição de MP do saneamento no apagar das luzes do governo Temer

Líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Joseildo Ramos (PT) criticou, neste domingo (30), o decreto do ainda presidente Michel Temer reeditando a MP 844 que alterava o Marco Legal do Saneamento no país. Na sexta-feira (28),no apagar das luzes do seu governo, uma nova Medida Provisória (MP 868) foi assinada pelo presidente com objetivo de emplacar as mudanças na área após sofrer uma derrota na Câmara dos Deputados. A MP 844 foi rejeitada há poucos meses no Congresso após mobilização de entidades do setor e de governadores. 

Para Joseildo, que hoje é primeiro suplente e pode assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, a medida de Temer, além de antidemocrática e inconstitucional , abre caminho para privatização do setor e vai na contramão do que tem feito os outros países. " Além de desestruturar o setor, é um retrocesso que atingirá, mais uma vez, os mais pobres, com aumento de tarifa de água e esgoto. Os municípios mais pobres ficarão prejudicados com fim do subsídio cruzado e será o fim do sonho da universalização do serviço", criticou.

Ascom Dep. Joseildo Ramos
publicado em 31 de Dezembro / 2018 às 11:30

Premiê de Israel provoca fila no Cristo, é vaiado e cancela visita

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, teve frustrada a visita que faria ao Cristo Redentor neste domingo (30). O premiê não desembarcou do carro em razão da lotação no ponto turístico e teve a comitiva vaiada na saída. A comitiva do israelense chegou por volta das 18h à base do monumento, local de embarque e desembarque para quem sobe e desce pelas vans credenciadas. O local estava lotado de turistas que aguardavam os meios de transporte para sair da atração. 

Com a chegada do chefe de governo, as vans pararam de subir para buscar os passageiros, formando uma fila ainda maior. Sua mulher, Sara, desceu com o filho e fez uma visita de 15 minutos ao Cristo. Netanyahu permaneceu no veículo por razões de segurança. Enquanto ela conhecia o local, a fila aumentava. Ao descer, foi alvo dos apupos dos turistas e gritos de "ih, fora!" até os carros da comitiva deixarem o local. A cena foi acompanhada por dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que acompanhava a comitiva.

Ler Matéria Completa
Com informações da Folhapress
publicado em 30 de Dezembro / 2018 às 22:00

Registro de arma sobe 280%; Bolsonaro promete decreto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse neste sábado, 29, que pretende "garantir", por decreto, a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais, além de tornar o registro do equipamento definitivo. Especialistas questionam a mudança por decreto sem aval do Congresso, uma vez que afetaria o Estatuto do Desarmamento, lei de 2003. Na prática, todo cidadão pode pedir a posse à Polícia Federal, se cumpridos alguns requisitos, como ficha criminal limpa e exames de aptidão. O total de registros tem crescido: o salto foi de 280% de 2009 a 2017, chegando a 33 mil licenças no País.

 "Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo", disse o presidente eleito no Twitter. Ao anunciar a medida na rede social, Bolsonaro não detalhou o decreto que está em planejamento. Duas horas após a publicação, ele voltou à rede social para dizer que "a expansão temporal será de intermediação do Executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados". Já tramitam no Congresso projetos que tentam revogar o estatuto.

Ler Matéria Completa
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.