Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 20 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 06 de Março / 2019 às 19:30

Publicação de vídeo pode render impeachment a Bolsonaro; entenda

Um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, o jurista Miguel Real Júnior avalia que a publicação de um vídeo pornográfico por parte de Jair Bolsonaro, na terça-feira (5), poderia custar o cargo ao presidente da República. Reale argumenta que, de acordo com a lei 1.079 de 1950, é crime contra a probidade na administração “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. Ou seja, Bolsonaro teria quebrado o decoro por ter postado o vídeo em suas redes sociais.

"O que destaco é a absoluta desnecessidade de enviar este vídeo adjeto ao povo brasileiro para denunciar algo que tenha sido visto, previamente, por centenas de pessoas”, o jurista explicou ao jornal o Globo. “Com a divulgação, ele deu exposição a um fato restrito, sem nenhuma necessidade: ou seja, ampliou o ato. Algo que seria visto por algumas pessoas foi visto pelo Brasil inteiro”, complementou.

Fonte: NMB
publicado em 06 de Março / 2019 às 19:00

Gonzaga Patriota permanece em observação, com quadro de saúde estável

Em postagem feita ontem, terça-feira (5) nas suas redes sociais, através da sua assessoria, o deputado federal Gonzaga Patriota, agradeceu as manifestações de carinho que vem recebendo desde que foi internado para tratamento médico, inicialmente em razão de uma trombose no intestino, que progrediu para complicações no pulmão e fígado.

De acordo com a assessoria, o deputado, que já está internado a 15 dias, “retornou na última sexta-feira à UTI semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em razão de um hematoma na região abdominal”. De acordo com a postagem, “Ele ainda se recupera de uma trombose no intestino e complicações no pulmão e fígado, ocasionadas por um quadro viral de chikungunya. O quadro do parlamentar é estável e ele está recebendo todo o acompanhamento necessário”, informaram.

Em nota assinada o próprio Gonzaga agradece: "Agradeço, primeiramente a Deus, por sempre me proteger e estar ao meu lado; bem como aos meus familiares, principalmente aos meus filhos e minha esposa. Também sou imensamente grato aos profissionais que se dedicam com zelo e afinco pelo meu restabelecimento e pelas inúmeras manifestações de carinho dos amigos e eleitores. Obrigado pelas orações de todos vocês", escreveu.

Da redação Blog Geraldo José com informações e foto Ascom Gonzaga
publicado em 06 de Março / 2019 às 16:30

Mídia internacional repercute tuíte de Bolsonaro com vídeo obsceno

Veículos estrangeiros estão repercutindo o polêmico tuíte do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com vídeo no qual dois homens aparecem em atos obscenos diante de uma multidão. O vídeo, publicado no Twitter de Bolsonaro na terça-feira, dia 5, é definido pelo jornal americano The New York Times como uma "revolta" do presidente brasileiro diante da cena. O jornal norte-americano ressalta que o post tinha o objetivo de criticar o carnaval e que "muitos conservadores da maior nação latino-americana detestam" as festividades da época, vistas por eles como "pagãs".
 
Publicações britânicas, os jornais Daily Mail, The Independent e Daily Mirror enfatizaram o aspecto explícito do vídeo, no qual um homem aparece urinando no cabelo de outro. O Daily Mail lembrou que Bolsonaro foi alvo de protestos e zombaria de muitos foliões durante os blocos de carnaval, e citou o boneco gigante presente nos desfiles do carnaval de rua de Olinda (PE).

Estadão
publicado em 06 de Março / 2019 às 15:00

Postagem de Bolsonaro causa polêmica nas redes e recebe críticas inclusive de apoiadores

O presidente da República Jair Bolsonaro publicou ontem em sua conta pessoal no Twitter, um vídeo que vem causando polêmica em todo o país. Inconformado com atitude de blocas que faziam referencias negativas à sua pessoa e gestão Bolsonaro postou um vídeo em que um homem aparece dançando sobre um ponto de táxi, fazendo gestos obscenos. Esse tipo de vídeo tem obrigatoriedade de ter filtro de conteúdo adulto, o que Bolsonaro só teria feito duas horas após a repercussão da matéria.

“Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões”, escreveu o presidente. O vídeo teve repercussão instantânea tanto na própria publicação de Bolsonaro quanto na internet, de forma geral. No Twitter, três assuntos do momento referem-se ao tema: “#ImpeachmentBolsonaro”, “Presidente da República” e “Golden Shower”. 

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José/Com informações da Folha
publicado em 06 de Março / 2019 às 12:09

Eleições 2020: Indefinição ainda é a palavra chave na oposição, em Juazeiro

A Eleição para prefeito ainda está distante, mas, passado o carnaval e iniciado o ano legislativo na câmara municipal o tema começa a ganhar força e passa a ser explorado nas rodas de conversas. Em Juazeiro não é diferente e, enquanto a situação, leia-se Paulo Bonfim, tenta empurrar essa discussão para mais perto do pleito, na oposição, sem nomes definidos, alguns candidatos tentam colocar o nome no tabuleiro, já que muitos sequer são conhecidos do grande público.

Allan Jones, Bené Marques, Coronel Anselmo Bispo e Carlos Neiva, só pra citar alguns nomes, não tem reclamado da exposição antecipada e, pelo menos publicamente, não negam o desejo de participar do pleito de 2020.  Allan Jones, pelo que se sabe, tem articulado nos bastidores, Bené Marques procura um partido que lhe garanta legenda, Carlos Neiva não nega o desejo e Anselmo Bispo, bem presente nas redes sociais, dá indicativo de que gosta da ideia, em que pese não tenha sequer um partido político, diante da sua condição de militar. 

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 06 de Março / 2019 às 09:56

Prefeitura de Juazeiro vence ação e Justiça obriga Sintrab Saúde a devolver dinheiro dos servidores

Em ação movida pela prefeitura, a 2ª Vara do Trabalho de Juazeiro decidiu que o SINTRAB Saúde terá que devolver aos cofres municipais o valor de R$ 39.000,00 descontados dos servidores, a ele filiados, à título de pagamento do imposto sindical no ano passado. Assim que o recurso for devolvido, a Prefeitura de Juazeiro o repassará de volta para os trabalhadores.

A sentença atende ao pedido de revogação de uma liminar concedida ao SINTRAB em 2018. Na ocasião, o sindicato fez uso da ata de uma reunião na qual servidores teriam autorizado o desconto do valor equivalente a um dia de trabalho e a encaminhou para o RH da administração municipal, acompanhada da decisão judicial. 

O episódio suscitou reclamação de alguns trabalhadores que alegavam ter apenas assinado a ata de assembleia, sem que fossem avisados de que aquilo significaria autorizar descontos nos seus salários. A sentença, ainda passível de recurso, também obriga o SINTRAB a arcar com as custas do processo.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 05 de Março / 2019 às 16:00

Jarbas e Raul foram consultados sobre Fernando Bezerra ser líder do governo

Quando o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acenou, em entrevista ao programa Folha Política na última quarta-feira, para um entendimento entre seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho e o senador Jarbas Vasconcelos, nos bastidores, outros passos que denotam pacificação já vinham sendo dados. Era uma terça-feira, no último dia 5, bem após a conturbada eleição para presidência do Senado, quando o senador Marcelo Castro (MDB-PI) passou pelo gabinete de Jarbas Vasconcelos na Casa Alta.

Fez a visita na condição de emissário do líder da bancada do MDB no Senado, Eduardo Braga. O presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry, estava por lá. Marcelo quis saber se os emedebistas pernambucanos fariam objeção, caso Fernando viesse a ser convidado para assumir a liderança do governo Jair Bolsonaro no Senado. Jarbas e Henry registraram não estar ali para vetar ninguém. Deram sinal verde. Se política é feita de gestos, esse foi um deles e vem a calhar com as colocações recentes de Miguel.

O prefeito não só avisou que Fernando não deve recorrer para que a decisão recente do ministro Ricardo Lewandowski, a qual encerrou conflito de competência sobre a sigla, vá ao pleno. Ele ainda defendeu o seguinte: “Essa briga não é boa para ninguém”.

O gestor de Petrolina foi adiante: “Inclusive, acho até que com Jarbas no Senado pode facilitar o diálogo dos dois para que se busque entendimento e que se divida espaços”. A questão da divisão dos espaços à qual ele se refere tem a ver com 2020. Será ano de eleições municipais e o MDB deixou de crescer em 2018 em função dessa briga interna que se arrasta. Agora, o tom de entendimento parece que vai se tornando um ponto de intersecção entre os dois lados nessa disputa.

Folha Pernambuco
publicado em 04 de Março / 2019 às 11:00

STF decide que teto remuneratório de procuradores municipais é o subsídio de desembargador de TJ


O Supremo Tribunal Federal concluiu, nesta quinta-feira (28), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 663696, com repercussão geral reconhecida, em que se discutia o teto remuneratório dos procuradores municipais. Por maioria, o Plenário entendeu que, por se tratar de função essencial à Justiça, o teto é o subsídio dos desembargadores do Tribunal de Justiça.

O RE 663696 foi interposto pela Associação Municipal dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) que entendeu que o teto deveria ser a remuneração do prefeito, e não o subsídio dos desembargadores, como ocorre com os procuradores estaduais. A associação sustentava que o termo “procuradores”, constante da parte final do inciso XI do artigo 37 da Constituição da República deve ser entendido de maneira ampla, de modo a englobar todos os membros da advocacia pública estadual, distrital e municipal.

O julgamento foi iniciado em abril de 2016. Na ocasião, o relator, ministro Luiz Fux, apresentou seu voto no sentido de que a previsão existente na Constituição relativa ao teto dos procuradores estaduais e do Distrito Federal também se aplica aos procuradores municipais, desde que concursados e organizados em carreira. Segundo o ministro, esses procuradores têm o mesmo tipo de atuação daqueles ligados à administração estadual e também integram, como advogados públicos, as funções essenciais à Justiça.

Os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello seguiram o relator. Os ministros Teori Zavascki (falecido) e Rosa Weber divergiram e, em seguida, o julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

A tese de repercussão aprovada foi a seguinte: “A expressão ‘procuradores’ contida na parte final do inciso XI do artigo 37 da Constituição da República compreende os procuradores municipais, uma vez que estes se inserem nas funções essenciais à Justiça, estando, portanto, submetidos ao teto de 90,75% do subsídio mensal em espécie dos ministros do Supremo Tribunal Federal”.

STF
publicado em 04 de Março / 2019 às 09:00

Joice na Câmara e Fernando Bezerra no senado. Líderes com perfis diferentes


Porta-voz do Governo Bolsonaro na Câmara federal, a deputada Joice Hasselmann nem bem começou o mandato e já está sendo acusada de plágio, ao copiar na íntegra, parágrafos de uma lei do ex-presidente Michel Temer. A jornalista, que já havia sido acusada pela mesma prática quando atuava como jornalista no paraná, foi escolhida como líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A nomeação de Joice, para alguns articulistas políticos, não teria sido a melhor escolha, já que Bolsonaro vai precisar de uma boa articulação para aprovar projetos polêmicos como o da previdência e a deputada, de primeiro mandato, tem pavio curto e pouca paciência para o diálogo.

Para muitos o titular da liderança deveria ser um parlamentar com mais transito na casa e mais conciliador, já que o governo precisa de muito mais votos do que sua base de apoio pode dar.

No Senado, pelo contrário, a indicação de Fernando Bezerra para o posto de líder do governo, em que pese a chiadeira entre aliados de Bolsonaro em Pernambuco, vem sendo considerada acertada, já que o senador do MDB, tem bom trânsito entre os senadores.

Logo depois do carnaval será possível ver a capacidade de articulação dos líderes, que tem a missão de atrair colegas de parlamento para pautas consideradas bombas e de forte apelo popular.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 04 de Março / 2019 às 08:00

Confederação pede liminar para suspender feriado bancário no RJ na Quarta-feira de Cinzas


A Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6083, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Lei 8.217/2018 do Estado do Rio de Janeiro, que decretou feriado bancário na Quarta-feira de Cinzas. 

A entidade alega que as instituições financeiras estão sendo seriamente atingidas pela lei estadual que estabeleceu determinação inconstitucional, assim como credores que estejam programados para receber pagamentos no dia 6 de março, sem contar a necessidade de programação e adequação do regime de trabalho de milhares de trabalhadores do sistema bancário em todo o estado.

Para a Consif, a lei invadiu competência da União para legislar sobre Direito do Trabalho (artigo 22, inciso I, da Constituição Federal), competência já exercida por meio da Lei federal 9.093/1995, que define os feriados civis e religiosos. A entidade diz ainda que a norma fluminense usurpou competência privativa da União para regulação do Sistema Financeiro (artigo 22, incisos VI e VII, da CF), alegando que normas federais já estabeleceram os dias em que não haverá expediente bancário. 

Por fim, afirma que a lei fluminense viola diretamente o princípio da isonomia (previsto no artigo 5º, caput, da Constituição Federal). “Ao instituir feriado, apenas aos bancários, a lei estadual incorreu em flagrante desrespeito ao princípio da isonomia, concedendo uma forma de descanso remunerado à uma classe específica, em detrimento da coletividade e, principalmente de outras classes, sem amparo em qualquer lógica que pudesse justificar tal diferenciação”, alega.

STF
publicado em 04 de Março / 2019 às 07:00

Vereador Josafá Mota: Situação, oposição ou nenhuma das respostas anteriores?

Empossado recentemente na Câmara municipal de Juazeiro, o agora Vereador Josafá Mota, ainda não deixou claro para a população qual será seu perfil no parlamento: de oposição, situação ou nenhuma das duas opões citadas.

Ligado a muito tempo ao ex-prefeito Joseph Bandeira, o suplente Josafá assumiu uma vaga no legislativo após articulação feita pelo prefeito Paulo Bonfim, que levou para o secretariado a vereadora Tia Célia, uma aliada de primeira hora.

A pergunta que não quer calar: porque o prefeito Paulo Bonfim abriria uma vaga no legislativo sabendo que a vaga aberta culminaria com a posse de um adversário no campo político? ou não é?

Na semana passada o vereador deu sinais de que não está tão distante do paço municipal: retirou sua assinatura de um documento que garantia a formação de um bloco oposicionista, deixando parlamentares desse campo revoltados.

O vereador Allan Jones (PTC) protestou da tribuna, acusando outros colegas de atuar, a serviço do governo municipal, para desfazer um bloco oposicionista formado recentemente, com assinaturas de Professor Nilson, Aníbal, Josafá, Domingão, Allan Jones e Bená Marques. Os três primeiros voltaram atrás e enterraram o bloco de oposição antes do carnaval.

No retorno dos festejos esse tema deverá voltar a pautar discursos, de lado a lado.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 03 de Março / 2019 às 22:00

Projeto prevê destinação de percentual arrecado pelas loterias para calamidades públicas


A Caixa Econômica Federal destinará 1% da arrecadação total das loterias por ela administradas para o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). O percentual será deduzido do valor do prêmio bruto das apostas. É o que estabelece o Projeto de Lei de autoria do senador Alvaro Dias (Pode-PR), em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

Os recursos seriam destinados ao suprimento de alimentos, água potável, medicamentos, primeiros socorros e artigos de higiene, roupas e agasalhos, material necessário à instalação e operacionalização e higienização de abrigos emergenciais, combustível, equipamentos para resgate, saneamento básico emergencial, apoio logístico às equipes nas operações; desobstrução de vias, desmonte de estruturas danificadas e remoção de escombros, entre outros.

Para aplicação dos recursos do Funcap, é necessário o reconhecimento do estado de calamidade pública ou da situação de emergência pelo governo federal.

De acordo com Álvaro Dias “A população atingida pelas fortes chuvas nos estados de Santa Catarina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo, poderia ter sido atendida de modo mais imediato e eficiente pelo governo federal se houvesse recursos disponíveis no Funcap", explicou o senador do Podemos.

O senador explica ainda que o projeto autoriza a destinação permanente de um percentual fixo da arrecadação de todas as loterias administradas pela Caixa, inclusive outras que vierem a ser criadas pela instituição, sem alterar o percentual destinado aos ganhadores, já que o percentual a ser destinado ao fundo deve ser deduzido da arrecadação bruta com as loterias.

Da redação Blog Geraldo José/Agencia Senado/Foto: Podemos
publicado em 03 de Março / 2019 às 21:00

Senador cobra fim da tributação dos remédios

O senador Reguffe (sem partido-DF) está cobrando ao presidente do senado, Davi Alcolumbre, que coloque em pauta a Proposta de Emenda à Constituição, de sua autoria, que proíbe a tributação de remédios de uso humano no Brasil. O texto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidanania (CCJ) na legislatura passada precisa ser votado no Plenário, seguindo ainda para análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com Reguffe, essa “É uma matéria muito importante para a população e vai aliviar o bolso de muitas que usam principalmente remédios de uso continuado e que não merecem pagar o que pagam hoje de impostos na hora. A tributação tem que ser sobre o consumo supérfluo, não sobre o que mexe com a saúde das pessoas, não sobre o que mexe com a vida das pessoas”, explicou.

De acordo com o senador, países como a Inglaterra, Canadá e Colômbia não cobram impostos sobre medicamentos. No Brasil os impostos representam 35,7% dos preços dos remédios impactando direto no bolso dos consumidores. “Ninguém compra um medicamento porque quer. A pessoa compra porque precisa para a sua saúde. O correto seria o Estado brasileiro distribuir esses remédios gratuitamente para a população. Mas, na impossibilidade financeira, o mínimo que o Estado deveria fazer era não tributar esses medicamentos, era fazer com que a população pudesse comprar os remédios por um preço mais acessível”, finalizou.

Da redação com informações e foto do senado federal
publicado em 02 de Março / 2019 às 08:40

Ex-presidente Lula chegou a São Paulo e participa de velório do neto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a São Paulo na manhã deste sábado (2), após deixar a sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, para participar do velório do neto, Arthur Lula da Silva, de sete anos, que morreu vítima de meningite meningocócica.
O avião onde Lula viajou, um caravana prefixo PP MMs cedido pelo governo do Paraná, pousou no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, às 8h31.

Na noite desta sexta (1°), a Justiça Federal autorizou o ex-presidente Lula a ir ao velório do neto. Em nota, a Justiça Federal informou que a íntegra da decisão não será divulgada.

"Foi autorizada a participação de Lula no velório e que, a fim de preservar a intimidade da família e garantir não apenas a integridade do preso, mas a segurança pública, os detalhes do deslocamento serão mantidos em sigilo", divulgou a Justiça.

O processo de execução penal do ex-presidente está sob sigilo. A decisão que autorizou a viagem do ex-presidente preso foi dada após o Ministério Público Federal dar parecer favorável à saída do ex-presidente da prisão para participar do funeral do neto.
O corpo de Arthur começou a ser velado por volta de 22h desta sexta-feira (1°) no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo. O sepultamento deve ocorrer às 12h deste sábado (2).

Arthur deu entrada no Hospital Bartira, em Santo André, no ABC Paulista, às 7h20 desta sexta-feira com "quadro instável" e faleceu às 12h11 "devido ao agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica", segundo a assessoria da Rede D'Or São Luiz, da qual o hospital faz parte.

Com informações do G1
publicado em 01 de Março / 2019 às 17:45

AMA responde leitora que acusa aumento absurdo da taxa de administração do Mercado do Produtor

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA esclarece que após longo período sem qualquer tipo de reajuste dos valores de tarifas, taxas de uso do solo e dos equipamentos públicos, iniciou a atualização desses valores de acordo com os preços praticados em outros equipamentos públicos em Juazeiro e outros Ceasas pelo Brasil.

No Mercado do Produtor o valor dessa cobrança era em 2013 R$ 3,12/m2, chegando ao final de 2018 pelos irrisórios R$4,32/ m2, equivalentes R$103,68/Box padrão, menor preço cobrado pela utilização do equipamento público de todas os Ceasas do Brasil, e ainda, sem cobrança da taxa de rateio também chamada de taxa de condomínio.

Com a nova atualização dos valores do 4° maior Ceasa em volume e comercialização do país, o valor varia entre R$7,74 a R$10,32 /m2, correspondendo a uma mensalidade de aproximadamente R$247,68 por mês, ainda irrisórios para comparar aos preços praticados em outros Ceasas, onde os valores variam de R$37,00 a R$55,00/m2 de Box, além de cobrança de taxa de rateio de despesas.

A falta de atualização desses valores, levou ao longo desses mais de 9 anos, à descapitalização do Mercado do Produtor, que com a criação da AMA-Autarquia Municipal de Abastecimento no final de 2016 e iniciando as operação como autarquia no inicio de 2017, elaborou um plano de investimentos e melhorias que necessita de arrecadação.

No ano de 2018, como resposta a essas demandas, diga-se justas por parte dos Permissionários, A AMA já entregou: recuperação das vias do entorno (operação tapa buraco) do Mercado do Produtor nas BR/BA, obrigações da União e do Estado assumidas pela AMA, recapeamento asfáltico das vias internas do Mercado, instalação de sistema de vídeo monitoramento 24 h, com gravação de imagens para aumento dos níveis de segurança, instalação de refletores para melhoria da iluminação e segurança, contratação de máquinas (retro escavadeira e caçambas) para melhoria do serviço de limpeza e coleta de lixo, etc.

Novas ações previstas estão em andamento no curto prazo de cerca de 60 a 90 dias, como: aumento do número de funcionários para as equipes de segurança, limpeza, ordenamento, sinalização das vias internas do mercado, reestruturação da feira do Ceasa, melhorias nas áreas externas e na estética do entreposto, contratação e instalação de sistema de controle de acesso e portaria, implantação do portal da transparência, implantação do posto médico e atendimento de urgência, implantação do posto de atendimento social, entre outras.

A AMA ratifica que a nova taxa de uso do solo do Mercado do Produtor de Juazeiro continua sendo a mais barata do Brasil.

Ascom
publicado em 01 de Março / 2019 às 16:56

Em nota, Prefeitura de Juazeiro informa que tem mantido permanente negociação com todas as categorias

Em matéria publicada no dia de hoje (01), Os sindicatos dos Servidores Públicos de Juazeiro, através do Sinserp e Sintrab/Saúde, realizaram Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta sexta-feira (01) e decidiram convocar uma paralisação por 24 horas, que será levada a efeito na próxima quinta-feira, dia 07 de março. A prefeitura de Juazeiro enviou a seguinte nota.

Servidores Municipais em Juazeiro anunciam greve de advertência para 5ª feira (7)

Confira a nota da Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro informa que o governo tem mantido mesa permanente de negociação com todas as categorias, tendo inclusive já chegado a acordos com diversas delas. O momento de dificuldade financeira no país é de conhecimento de todos, ainda assim a Prefeitura de Juazeiro propôs reajuste geral no mesmo percentual do índice inflacionário, com exceção das categorias que possuem piso nacional. Na maior parte da cidades e estados, o que se tem notícia é da não concessão de reajustes.

Neste momento, por exemplo, nove estados da federação pedem ao STF o direito de promover cortes salariais. O congelamento imposto pela PEC do Teto impõe quedas constantes nas transferências da União para os municípios.

A atitude de deliberar por uma paralisação causa estranheza, uma vez que temos uma série de reuniões agendadas com o Sinserp a fim de dialogar sobre as especificidades de cada categoria. Isto, inclusive, foi reafirmado em reunião realizada ontem, dia 28/2, com a direção do sindicato.

A Prefeitura de Juazeiro se mantém aberta ao diálogo.

publicado em 01 de Março / 2019 às 15:01

Servidores Municipais em Juazeiro anunciam greve de advertência para 5ª Feira (7)

Sob o comando do Sinserp e Sintrab\Saúde servidores anunciam paralisação na quinta


Os sindicatos dos Servidores Públicos de Juazeiro, através do Sinserp e Sintrab/Saúde, realizaram Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta sexta-feira (01) e decidiram convocar uma paralização por 24 horas, que será levada a efeito na próxima quinta-feira, dia 07 de março.

De acordo com o presidente do SINSERP, Luiz Augusto, “a categoria propôs um reajuste de 9,75% para os servidores municipais, mas a gestão do prefeito Paulo Bonfim ofereceu apenas 3,75% de reposição salarial, que não atende os anseios da categoria”, explicou num contato com o Blog Geraldo José.

A paralisação coincide com o retorno das atividades de grande parte dos servidores, em função do feriado de carnaval.

"A mobilização, convocada pelos dois sindicatos, deve paralisar a maioria dos servidores, já que somente a categoria dos professores não estaria sobre o comando das agremiações sindicais”, explicou Luiz Alberto.

O Blog aguarda um posicionamento da prefeitura municipal sobre o assunto.

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 01 de Março / 2019 às 10:30

Deputado Roberto Carlos e o vereador Dedé, solicitam na Cerb a ampliação do Abastecimento de Água em Curaçá

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – Cerb, com o vereador de Curaçá, Dedé, onde apresentaram a necessidade de ações que aumentem a oferta de água para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, no município.

Na oportunidade, foram solicitadas a recuperação do poço artesiano na comunidade Parente, a revitalização com substituição da tubulação da adutora que abastece o povoado de Mundo Novo e a instalação do poço artesiano da Fazenda Paredão.


Segundo o parlamentar, estes são anseios antigos apresentados pelo vereador Dedé, que vai atender, Curaçá. “Precisamos ter um olhar mais atento para a população do nosso semi-árido, que sofre constantemente com a escassez da água, sobretudo as demandas do meio rural, destacando às populações mais carentes”, disse o deputado Roberto Carlos.

O Cerb garantiu que vai fazer a análise técnica, com o objetivo de viabilizar o atendimento dos pleitos apresentados.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 28 de Fevereiro / 2019 às 22:45

Ministro exonera 21 superintendentes do Ibama, entre eles o da Bahia e Pernambuco

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (28) a exoneração de 21 superintendentes regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). O motivo das demissões ainda não foi divulgado pelo órgão responsável, o Ministério de Meio Ambiente (MMA), chefiado por Ricardo Salles. 

A maioria dos superintendentes exonerados atuava no Norte e Nordeste. Seis deles no Norte (Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre e Amazonas), nove no Nordeste (Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará e Maranhão), três no Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal), dois no Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo) e um no Sul (Santa Catarina).

Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta quinta (28), o ex superintendente do Ibama Julio Cezar Dutra Grillo, firmou que a exoneração não foi surpresa. 

“O ministro do Meio Ambiente já tinha se manifestado algumas vezes dizendo que era intenção deles exonerar todos os superintendentes e encaminhar militares reformados para o lugar”, contou na entrevista.

Redação Blog com informações Rádio Itatiaia MG
publicado em 28 de Fevereiro / 2019 às 09:30

Roberto Carlos toma posse da vice-liderança do Governo, na ALBA

O deputado Roberto Carlos (PDT) tomou posse da vice-liderança do Governo, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, nesta quarta-feira (27), atendendo o convite do governador Rui Costa e do deputado Rosemberg Pinto, líder da maioria, que reconheceram o empenho do parlamentar para o desenvolvimento de importantes projetos que garantem mais qualidade de vida para os baianos, bem como as obras do metrô, construção de hospitais, reforma de estradas e muito mais.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 27 de Fevereiro / 2019 às 20:00

Bancada de Oposição participa ativamente de discussão sobre preços dos combustíveis em Petrolina

A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Ronaldo Cancão

Os seis vereadores de Oposição da Casa Plínio Amorim marcaram presença na Audiência Pública desta quarta-feira (27) para debater sobre a política de preços dos combustíveis em Petrolina. O requerimento foi proposto pelo 1º vice-presidente da mesa diretora, o vereador Ronaldo Cancão. Representantes do Inmetro, Ministério Público, Prefeitura, IPEM, Prodecon, vereadores da vizinha cidade baiana Juazeiro e empresários marcaram presença. Cristina Costa, Elismar Gonçalves, Gilmar dos Santos, Domingos de Cristália, Gabriel Menezes e Paulo Valgueiro deram suas contribuições na discussão sobre o tema.

O líder da bancada oposicionista Paulo Valgueiro questionou a Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania e do Consumidor, Ana Cláudia de Sena Carvalho, o porquê de Petrolina ter o combustível mais caro do Estado de Pernambuco e pediu esclarecimentos também sobre a existência de cartel (acordo explícito ou implícito entre empresas concorrentes) no município.

Ler Matéria Completa
Ascom Oposição Petrolina
publicado em 27 de Fevereiro / 2019 às 19:39

Remanso: Povo lota a Câmara e Secretária retira pedido de cassação do vereador Didi

A sessão da noite desta terça-feira (26/02) na Câmara de Vereadores de Remanso, a segunda do início desta legislatura, levou centenas de pessoas ao plenário, já que era público em todas as esquinas e casas da cidade que os vereadores governistas, capitaneados pelo Presidente Antônio Moura, iriam cassar o Vereador Didi (Arivaldo Ribeiro de Sousa – PC do B), atendendo determinação da Secretaria de Educação e do Prefeito Zé Filho, em razão da denúncia feita contra as condições de transporte escolar no interior do município. 

A presença da população, claramente revoltada com a situação de descaso e abandono que se estende desde à coleta de lixo à educação e saúde, modificou radicalmente a disposição dos vereadores de atender ao prefeito Zé Filho e Veraneide de Brito Almeida, secretária de educação. O que se viu na sessão foi o comunicado do Presidente Antonio Moura aos vereadores que a secretária havia retirado a denúncia, que a denúncia não havia sido lida, mas que “quando quiser denunciar, saiba que se ler aqui não vou retirar! ”, quase chamando a secretária e o prefeito de medrosos.

Ler Matéria Completa
Ascom PCdoB de Remanso
publicado em 27 de Fevereiro / 2019 às 16:30

Petrolina: Miguel Coelho analisa melhor partido para deixar o PSB

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), revelou que ao se posicionar na oposição ao Governo Paulo Câmara, do PSB, deverá deixar a legenda para disputar as próximas eleições municipais da sua cidade em 2020. Miguel Coelho estuda algumas opções também da base oposicionista para migrar de sigla, tais como: DEM, PSL, PR, PSC e PSDB.
  
"Eu já tenho conversado com diversos outros partidos para poder admitir qual é a melhor forma da gente ingressar no partido que nos dê as melhores condições de disputar", disse Miguel Coelho, em entrevista concedida ao programa Folha Política, na Rádio Folha 96.7 FM. 

Ler Matéria Completa
Rádio Folha 96.7 FM.
publicado em 27 de Fevereiro / 2019 às 10:02

Câmara de Juazeiro aprova por unanimidade projetos que reajustam vencimentos e criam vantagens para servidores 

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade durante a Sessão Ordinária, desta terça-feira (26), nove Projetos de Leis enviados pelo Poder Executivo Municipal. Em sua maioria os projetos foram voltados para reajustes salariais a servidores municipais. 

Ao final, o presidente, Alex Tanuri (PSL), convocou todo o plenário para a próxima Sessão no dia 11 de março.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 27 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Deputado Tum cobra contratação de mão de obra local para o parque fotovoltaico do Vale do São Francisco

Com o objetivo de gerar mais empregos para o Vale do São Francisco e região, o deputado estadual Tum (PSC) se reuniu com representantes das empresas que constroem o parque fotovoltaico para cobrar o cumprimento da convenção coletiva do Sintepav-Bahia que determina o emprego de 70% de mão-de-obra local em obras pesadas na Bahia. O encontro foi acompanhado pelo presidente do sindicato trabalhista, Irailson Gazo. 

"Uma das principais bandeiras do nosso mandato é a defesa do trabalhador. Por isso, nada mais justo que lutemos para que os postos de trabalho sejam ocupados pelos trabalhadores locais. Sem dúvidas, uma maior geração de renda é fundamental para o desenvolvimento econômico da região", explica Tum. De acordo com Irailson Gazo, o cumprimento do acordo beneficia a todos, "uma vez que gera divisas e movimenta a economia local". 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Tum
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.