Blog do Geraldo José - Política
Vale do São Francisco - 19 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Política

publicado em 14 de Junho / 2019 às 22:00

Sessão especial na Assembleia debate prejuízos causados por parada da FAFEN

Responsável pela fabricação de insumos necessários à produção nos setores farmacêutico, cosmético, limpeza, alimentação animal, resinas sintéticas, plásticos e muitos outros, a FAFEN (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), primeira empresa a compor o Polo Petroquímico de Camaçari, em 1971, está sem funcionar desde o último mês de março por decisão da diretoria da PETROBRAS, que alega prejuízos causados pela operação da unidade.
 
Preocupado com o problema, o deputado estadual Eduardo Salles propôs e nesta segunda-feira (17) acontece, a partir das 9h, Sessão Especial na Assembleia Legislativa com o objetivo de debater os problemas e prejuízos causados pela parada da FAFEN. O primeiro impacto do fechamento da FAFEN é a perda de 700 empregos diretos, mas Eduardo Salles chama a atenção para outros problemas que serão causados com a decisão da PETROBRAS.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Eduardo Salles
publicado em 14 de Junho / 2019 às 16:30

Gonzaga Patriota elogia relator da Reforma da Previdência por excluir pontos polêmicos da proposta

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou nesta quinta-feira (13), seu parecer na comissão especial que analisa a proposta. O deputado Gonzaga Patriota (PSB) elogiou o colega da Casa por excluir do texto pontos polêmicos, como a capitalização e a inclusão de Estados e municípios nas novas regras e as alterações previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural.

"Professores, policiais e trabalhadores rurais não podem se prejudicarem com essa Reforma.  Querer que um agricultor se aposente apenas com 60 anos e que tenha contribuído 20 anos é desumano. Só quem já trabalhou na roça, de sol a sol, sabe o quanto é difícil. Por isso, fico feliz com o parecer do relator que não mexeu com o direito dessas categorias", comentou.

Ler Matéria Completa
Ascom com informações do G1 
publicado em 14 de Junho / 2019 às 15:00

Rui diz que Reforma não pode ser discutida em tom de palanque eleitoral e garante fidelidade aos mais pobres

"Não vamos trair o povo mais pobre por pressão ou chantagem". A frase de Rui Costa foi publicada nas redes sociais do governador, na manhã desta sexta-feira (14), em texto que responde às declarações dadas ontem pelo também governador João Doria, de São Paulo. O gestor paulista criticou a atuação dos chefes do executivo do Nordeste a respeito da Reforma da Previdência.

"Existe um ponto que precisa ficar muito claro: a Bahia trabalha e torce para que o País dê certo. E eu tenho certeza de que o Nordeste também. A reforma precisa ser boa para os estados e proteger os mais pobres. Os governadores do Nordeste participaram de várias reuniões e continuam abertos para novas discussões, mas não baixarão a cabeça ou aceitarão qualquer tipo de chantagem ou pressão. A previdência é um assunto sério e não pode ser discutida em tom de palanque eleitoral ou mesmo com preconceito. O Brasil é um só. Nossa atitude não é de traição ao povo mais pobre", disse Rui no post publicado em todas as suas redes sociais.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 14 de Junho / 2019 às 13:00

PDT realiza formação política de mulheres sexta (14) e sábado (15) em Caruaru

A história de luta das mulheres é longa e o processo de inserção delas na política é antigo. E, apesar da ativa participação feminina brasileira, sua presença nas esferas do poder ainda é baixa, de acordo com um ranking realizado há dois anos que avaliou a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar.

No estudo, o Brasil ocupou o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa, um cenário que reflete a somo de mulheres nas Câmaras estaduais, nas Assembléias estaduais e no Senado: cerca de 7.892 parlamentares mulheres que representam os brasileiros nas diferentes cadeiras políticas.

Ler Matéria Completa
Fonte: Nova Aurora Comunicação
publicado em 14 de Junho / 2019 às 11:55

Greve Geral interdita Ponte Presidente Dutra nesta sexta-feira(14)

O Vale do São Francisco registra protestos e paralisações em serviços na manhã desta sexta-feira (14). Trabalhadores cruzaram os braços contra os cortes do governo na educação e a reforma da Previdência. Neste final da manhã, o ato interditou a ponte Presidente Dutra, principal ligação entre as cidades de Juazeiro e Petrolina. Os efeitos da paralisação já tomam as cidades com engarrafamentos em diversas áreas.

Os protestos provocam congestionamentos em diversas cidades brasileiras com paralização do trasorte público e engarrafamento em cidades como São Paulo, João Pessoa, Curitiba, Rio de Janero, Maceió, Salvador, dentre outras. Por volta das 11h30 os manifestantes atearam fogo em pneus, aumentando os transtornos na Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro e Petrolina.

Mais informações em instantes.

Da redação
publicado em 13 de Junho / 2019 às 19:46

Projeto de Lei aprovado por unanimidade, obriga a exposição de obra parada em Petrolina

Segue a sanção do prefeito Miguel Coelho, o Projeto de Lei nº 061/2019 do vereador Paulo Valgueiro que obriga o município identificar com placas as obras públicas paralisadas, com informações sobre a interrupção, tornando de conhecimento público o motivo da paralisação da obra. O PL foi aprovado por unanimidade por 21 votos dos vereadores presentes na sessão desta quinta-feira (13), na Casa Plínio Amorim.

Na proposição, Valgueiro pede a obrigatoriedade da colocação de placa em obra pública paralisada há mais de 90 dias, contendo a exposição resumida dos motivos da interrupção da obra pelo governo municipal. A placa deverá ser colocada em local com visibilidade para os cidadãos.  Essa lei entrará em vigor na data de publicação.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 13 de Junho / 2019 às 17:44

Bolsonaro demite Santos Cruz da Secretaria de Governo; General Ramos assume

O ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz deixou o comando da Secretaria de Governo. A saída foi definida no final da manhã de hoje (13), em reunião de Santos Cruz com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e confirmada há pouco pelo Palácio do Planalto, que também anunciou que o general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira é quem assumirá a pasta. Em nota, o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, agradeceu o trabalho de Santos Cruz.

"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, informa que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, será substituído pelo general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo", afirmou.

Santos Cruz é o terceiro ministro a deixar a gestão Bolsonaro, após as demissões de Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação). O novo ministro é o atual comandante militar do Sudeste. Ramos também atuou como comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e foi vice-chefe do Estado-Maior do Exército.

Ler Matéria Completa
Com informações da Agência Brasil
publicado em 12 de Junho / 2019 às 15:43

Deputado Roberto Carlos trabalha para garantir aprovação do projeto que cria o Hospital do Homem

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, destacou-se pelo empenho em prol da criação do Hospital da Mulher, em Salvador, que atualmente é o segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil.

Agora, o parlamentar luta para garantir a aprovação do projeto de Lei de sua autoria que cria o Hospital do Homem, com o objetivo de combater o câncer de próstata na Bahia, servindo como um centro de referência especializado em saúde do homem.

“O Hospital contará com um setor de Urologia, com profissionais de Nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), Endocrinologia, Neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica)”, declarou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 11 de Junho / 2019 às 21:01

Em documento encaminhado à presidência do senado, Fernando Bezerra, comunicou disponibilidade de Moro ir à CCJ

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no senado, informou nesta terça-feira (11) ao presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que havia disposição do Ministro da Justiça, Sergio Moro, de comparecer à Comissão de Constituição e Justiça do senado federal para prestar esclarecimentos sobre as denúncias levantadas pelo site The Intercept Brasil, que publicou uma troca de mensagens atribuídas a ele e o procurador Deltan Dallagnol.

Em ofício encaminhado ao presidente do senado, em que manifesta “confiança no Juiz Sérgio Moro”, Fernando Bezerra informou a Davi Alcolumbre que o Ministro da Justiça estaria disposto a comparecer à CCJ nas datas de 19 ou 26 deste mês. “Com meus sinceros cumprimentos, comunico a vossa Excelência que fui informado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de sua disponibilidade para prestar os esclarecimentos à Comissão de Justiça do Senado federal sobre notícias amplamente veiculadas na imprensa relacionadas à Operação Lava Jato”, escreveu.

 No final da tarde desta terça-feira (11) o presidente do Senado anunciou que a convocação de Moro está confirmada para o próximo dia 19.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 11 de Junho / 2019 às 19:12

REPRESENTANTE DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE JUAZEIRO SE REÚNE COM O DEPUTADO DANIEL ALMEIDA

Informações de Cristiano Herick Pires, Relações Públicas da Federação das Associações de Moradores de Juazeiro (BA) dão conta de que no último final de semana o presidente da entidade associativista Francisco Odécio popular Chico Bito, esteve em Salvador, a convite do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) para alinhar projetos importantes para as associações de moradores da sede e do interior do município e na oportunidade também foi discutido o cenário político de Juazeiro para a próxima eleição municipal de 2020.

Da redação
publicado em 11 de Junho / 2019 às 18:00

Fernando Bezerra Coelho se reúne com o ex-governador Roberto Magalhães

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) se reuniu, nesta segunda-feira (10), no Recife, com o ex-governador Roberto Magalhães. Na ocasião, ambos fizeram uma avaliação da atual conjuntura política e econômica do País, e os desafios para o futuro. 

"É sempre gratificante poder ouvir a experiência do doutor Roberto Magalhães, suas avaliações dos cenários que se apresentam no Brasil e em Pernambuco. Temos muitas convergências em nossas visões e é importante termos esses diálogos para nos prepararmos para os próximos passos", destacou o senador.

Ascom Senador FBC Foto: Ivaldo Reges
publicado em 11 de Junho / 2019 às 13:43

Deputado Zó celebra regularização de 3 mil casas em Juazeiro

Nada mais simbólico para uma família humilde do que ter sua casa de fato e de direito, com a documentação legalizada. Nesta segunda-feira (10), a URBIS iniciou o processo de regularização de 3 mil imóveis que construiu nos bairros Dom José Rodrigues, João Paulo II, Tancredo Neves e Castelo Branco, em Juazeiro.

No domingo, as famílias participaram de uma reunião com o presidente da companhia, Emerson Leal. "É gratificante, como deputado, participar da realização desse sonho dos moradores da minha terra, que já esperam pela documentação de suas residências há quase 40 anos", afirma o deputado estadual Zó (PCdoB).

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Zó
publicado em 10 de Junho / 2019 às 18:51

Filiação de Isaac Carvalho engrandece o PT, afirma Tiano Felix

Entrega do título de Cidadão Juazeirense, de autoria do vereador Tiano, ao ex-presidente Lula.

O vereador licenciado Tiano Felix, do Partido dos Trabalhadores (PT), titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) do município de Juazeiro (BA) e  membro da tendência interna Esquerda Popular Socialista (EPS), saúda o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, por sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT-BA). 

"É uma grande liderança do norte da Bahia que adentra as fileiras do PT, engrandecendo ainda mais o nosso partido e o protagonismo que cabe ao PT na condução de um projeto de nação, que inclui os estados e os municípios". Para Tiano, a filiação de Isaac reforça o seu posicionamento político nesse momento difícil da política no Brasil, onde a vinda de uma liderança de porte aponta para a retomada do crescimento do PT e do modelo de sociedade que defendemos.

Ascom Tiano Félix
publicado em 10 de Junho / 2019 às 18:00

Danilo Cabral está entre os parlamentares mais influentes do Congresso

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo "Os Cabeças do Congresso" é realizado anualmente e foi divulgado pelo jornal Correio Brasiliense neste domingo (9). 

É a 26ª edição do levantamento que apresenta os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício do mandato. São considerados, por exemplo, atributos como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate. 

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Danilo Cabral
publicado em 10 de Junho / 2019 às 17:05

Entre Rios: Alex Lima cobra ação do Ministério da Saúde

O surto de Arbovirose que atinge moradores de Entre Rios tem causado preocupação e o deputado estadual Alex Lima (PSB) cobrou do Ministério da Saúde uma posição sobre o caso. "A população está sofrendo com uma doença que ainda não pode ser diagnosticada. A Secretaria de Saúde do Estado está fazendo o possível para ajudar, mas sem apoio do Ministério da Saúde e os kits de diagnóstico fica impossível oferecer o tratamento adequado à população", disse. 

Até o momento cerca de 3 mil pacientes, sendo a maioria da sede da cidade, chegaram ao hospital municipal com febre, manchas vermelhas, dores nas articulações e coceiras. No entanto, ainda não foi possível diagnosticar a doença, pois o Ministério da Saúde deveria ter enviado em outubro de 2018 uma remessa dos kits laboratoriais, que são usados nos testes. Como o material não chegou a Sesab abriu licitação para comprar por conta própria. "Precisamos de condições para identificar a doença e oferecer o tratamento ideal. Espero que o Governo Federal entenda a seriedade da situação", completou o deputado. 

Ascom Dep. Alex Lima
publicado em 10 de Junho / 2019 às 15:30

Fernando Filho é escolhido novamente um dos melhores parlamentares do Congresso

O deputado federal Fernando Filho (DEM) apareceu mais uma vez na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O estudo é elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e foi divulgado neste domingo pelo jornal Correio Brasiliense. Fernando Filho foi novamente apontado entre os 50 deputados e senadores em ascensão. 

"Figurar no levantamento tradicional feito pelo Diap para apontar os cabeças do Congresso é uma alegria pelo reconhecimento do nosso trabalho. Ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade de continuarmos trabalhando em Brasília para melhorar a vida dos brasileiros e em especial dos pernambucanos", afirmou Fernando Filho.

Ler Matéria Completa
Ascom Dep. Fernando Filho
publicado em 10 de Junho / 2019 às 11:32

Rui classifica como 'muito grave' mensagens de Moro para Deltan: 'Chega de perseguir'

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou como "muito grave" as mensagens em que mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, instruindo o procurador Deltan Dallagnol na Operação Lava Jato. "Chega de mentir e perseguir. É preciso retomar a credibilidade em nossas instituições", disse o petista.

Para Rui Costa, é preciso se apurar o caso para o país "saber toda a verdade". "O que o site The Intercept divulgou é muito grave. Provoca profunda indignação. É fundamental que todo o conteúdo seja esclarecido. O Brasil precisa saber toda a verdade. Caso contrário o país, continuará sem oferecer segurança jurídica Institucional, credibilidade e confiança. O Brasil precisa recuperar sua imagem no mundo", declarou o governador, em sua conta no Twitter.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 10 de Junho / 2019 às 11:08

Após vazamento, ministros do STF avaliam anular decisões da Lava Jato

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitiram que, com o vazamento das mensagens divulgadas pelo The Intercept, algumas decisões tomadas pela força-tarefa podem ser anuladas. De acordo com o Uol, é o caso do processo do tríplex do Guarujá, que rendeu condenação ao ex-presidente Lula. 

A expectativa agora é de que a divulgação das mensagens mexa com as posições de alguns dos ministros. Especialmente Rosa Weber, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Citado nas matérias, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que as conversas divulgadas não mostram "qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado". 

METRO
publicado em 09 de Junho / 2019 às 21:00

Servidores tentam atenuar transição na reforma da Previdência

A definição de uma regra de transição mais suave para que servidores públicos mais antigos possam se aposentar com um benefício de maior valor tem sido alvo de intenso embate nos bastidores da reforma da Previdência, segundo apurou o Estadão/Broadcast. O relator do projeto de reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), tem sido pressionado pelas categorias a amenizar as exigências para que elas consigam se aposentar com o último (e mais alto) salário da carreira. Do outro lado do cabo de guerra estão técnicos do governo que não querem enfraquecer o discurso de combate a privilégios.

A proposta do governo era exigir de servidores que ingressaram até 2003 as idades mínimas finais, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, para que eles mantenham o direito à aposentadoria com o último salário (integralidade) e reajustes iguais aos da ativa (paridade). Caso não quisessem esperar, esses funcionários poderiam se aposentar antes, mas apenas com a média dos salários – um valor consequentemente menor, mesmo que acima do teto do INSS (R$ 5,8 mil). Diante da pressão das categorias, cogita-se instituir a cobrança de um pedágio de 100% sobre o tempo que falta hoje para a aposentadoria. Assim, não seria necessário atingir as idades mínimas de 62 e 65 anos. Uma das divergências, porém, está em torno de quem deve ter acesso a essa regra mais suave.

Ler Matéria Completa
Estadão Conteúdo
publicado em 09 de Junho / 2019 às 16:00

Rui entrega 20 casas em comunidade quilombola de Araçás

O aposentado Geraldo Elias Damasceno é um dos moradores da Comunidade Quilombola do Gaioso, em Araçás, que receberam uma casa nova. A satisfação do morador de 69 anos é refletida pelo sorriso largo no rosto. "Eu estava preocupado como faria a obra na minha casa velha, que estava quase desabando na minha cabeça. Dou graças a Deus porque surgiu esse projeto do governo". 

A casa de Geraldo faz parte das 20 unidades habitacionais rurais entregues pelo governador Rui Costa na manhã deste sábado (8), durante visita ao município do litoral norte baiano. Foram investidos R$ 920 mil na ação. A obra é resultado de articulação envolvendo as secretarias estaduais de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
publicado em 08 de Junho / 2019 às 12:13

Ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, celebra avanços para salvar ararinha-azul 

- O então ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, na ONG alemã, que reproduz ararinhas para reintrodução no sertão da Bahia -

O ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, comemorou, nesta sexta-feira (7),os avanços no acordo entre o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a ONG alemã, Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP) para repatriação de 50 ararinhas-azuis da Alemanha para o Sertão de Curaçá e Juazeiro, ambos na Bahia.

Baiano de Juazeiro, depois de ter convivido com o tema quando ainda era um jovem ambientalista, coube ao então Ministro do Meio Ambiente Edson Duarte, no ano passado, as primeiras tratativas e assinatura do acordo que deve inserir 50 aves da espécie no sertão baiano, local onde as últimas espécies foram vistas, antes de desaparecer em definitivo.

Ler Matéria Completa
Da redação Blog Geraldo José
publicado em 07 de Junho / 2019 às 18:46

Filiado ao PT Isaac Carvalho diz que a missão é articular partido para 2020 e dispara: sou candidato a deputado em 2022

O Presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Everaldo Anunciação, assinou a ficha de filiação do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, ao partido. 

Em contato com a reportagem do Blog Geraldo José, Isaac disse que uma das primeiras missões é continuar a articulação do PT e tornar o partido mais "forte, competitivo e unido para o ano de 2020".

Isaac não respondeu se está nos planos ser o candidato  na próxima eleição para o prefeito. Isaac já foi prefeito eleito duas vezes em Juazeiro.  "Sou candidato a deputado em 2022"

Isaac esteve no PCdoB desde 2008 e trabalhou nas campanhas de Lula, Dilma, Wagner e Rui, contribuindo para as vitórias do partido na região.

Redação Blog
publicado em 07 de Junho / 2019 às 11:30

PSDB se reunirá na próxima semana para fechar questão sobre a reforma da Previdência

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, convocou uma reunião Conjunta da Comissão Executiva Nacional com as bancadas do Partido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além dos governadores de São Paulo, João Doria, Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para o dia 11 de junho, às 14h, na sede do partido.  

Serviço:

Pauta: "Fechamento de questão" no Projeto de Emenda à Constituição, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da Reforma da Previdência, ressalvado destaques, da relatoria do Dep. Samuel Moreira; e indicação dos membros do Conselho Deliberativo do Instituto Teotônio Vilela.

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Junho / 2019 às 15:15

Petrolina: "Quando eu disser que um jumento morreu, bote fogo na cangaia porque não tem mais jumento", diz vereador

A Bancada de Oposição de Petrolina tem incomodado os vereadores do Governo. A cada sessão, os vereadores situacionistas deixam escapar que o trabalho fiscalizador e propositivo dos colegas está aclarando as informações dos petrolinenses que também buscam mais transparência da gestão pública municipal.

Em mais um ataque ao trabalho dos seis vereadores de oposição da Casa Plínio Amorim, a vereadora Maria Elena Alencar, na sessão ordinária desta quinta (06), se disse preocupada com o que é situação e oposição. A vereadora denominou a Bancada de Oposição de panfletária, espetaculosa e cinematográfica.

Ler Matéria Completa
Ascom Monia Ramos Bancada da Oposição Petrolina
publicado em 06 de Junho / 2019 às 12:00

EXCLUSIVO: Proposta quer prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores até 2022, Paulo Bonfim e Miguel podem ser beneficiados

Os prefeitos Paulo Bonfim (Juazeiro) e Miguel Coelho (Petrolina), podem ficar no mandato até o ano de 2022. Isto pode acontecer caso seja aprovado em definitivo o projeto que unifica todas as eleições em um pleito geral e determina o fim da reeleição para os cargos executivos. A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, já emitiu parecer favorável à PEC 376, que trata sobre o período de vigência de mandatos políticos.

O autor da PEC da unificação das eleições em 2022, Rogério Peninha (MDB-SC), alega que o Brasil está saturado de fazer eleições de dois em dois anos e que a economia por pleito seria da ordem de R$ 5 bilhões por parte da justiça eleitoral. A medida visa alinhamento dos mandatos políticos de gestores de estados e municípios. Nesse caso os cargos municipais passam a ser disputados juntos com os estaduais e federais. Caso a regra passe a valer, as eleições de 2020 serão canceladas e os prefeitos e vereadores terão seus mandatos alongados até 2022.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.