Blog do Geraldo José - Policial
Vale do São Francisco - 19 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Policial

publicado em 08 de Abril / 2019 às 20:33

ENCONTRO DE COMANDANTES DO CPRN EM JACOBINA

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) realizou dias quatro (04) a cinco (05) de abril um Encontro com todos os Comandantes das Unidades subordinadas ao CPRN, no total foram quatorze oficiais superiores reunidos para avaliar e discutir o panorama da Segurança Pública na Região Norte. Pela primeira vez, tal Encontro aconteceu na cidade de Jacobina -BA, local da sede da Vigésima Quarta (24ª) Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que abrange onze (11) municípios como Miguel Calmon, Saúde e Ourolândia, além de Jacobina.

O coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN, fez a abertura do evento, primeiramente agradecendo a presença de todos no Encontro, mas principalmente agradecendo o empenho dos Comandantes na luta diária para oferecer Segurança Pública de qualidade para a população. Dentre os vários assuntos estratégicos discutidos, avaliou-se a variação dos indicadores de violência no primeiro trimestre do ano de dois mil e dezenove (2019), analisando e debatendo tais índices de maneira a melhor distribuir o policiamento e combater a criminalidade. Ademais foram trocadas experiências administartivas, a fim de aperfeiçoar o que já se é realizado em cada Unidade.

Ler Matéria Completa
Ascom CPRN
publicado em 08 de Abril / 2019 às 20:29

Adolescentes acusados de matar irmãos em Petrolina, devem ficar no máximo 3 anos apreendidos

Os menores de 16 e 17 anos acusados de assassinaram com requintes de crueldades outras duas crianças de 13 e 10 anos vão responder judicialmente por ato infrancional e devem ficar apreendidos por 3 anos. Os vereadores professor Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (MDB), presidente e relator, respectivamente, da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania acompanham o caso

Gilmar durante coletiva quando foram apresentados os acusados da participação do crime parabenizou a equipe da polícia pelo trabalho e também apontou para a ausência de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município, como por exemplo o Conselho da Juventude que está fechado há mais de dois anos.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 08 de Abril / 2019 às 15:15

Repórter da Globo é ameaçado de morte após fazer matéria sobre fuzilamento de família

O repórter Carlos de Lannoy foi ameaçado de morte logo após fazer matéria no Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo (7), sobre a operação do Exército que resultou no fuzilamento de um veículo de passeio no Rio de Janeiro. O repórter compartilhou, em sua conta do Twitter, mensagem, postada em nome de Erik Procópio, enviada a ele minutos depois do “Fantástico” exibir a reportagem “Homem morre depois que carro em que ele estava com a família foi fuzilado pelo Exército”.

O carro de uma família foi atingido por mais de 80 disparos, segundo perícia realizada pela Polícia Civil. Cinco pessoas estavam no carro e iam para um chá de bebê: pai, mãe, uma criança de 7 anos, o sogro e uma mulher. Os militares envolvidos no caso foram ouvidos, segundo a Polícia Civil, pelo próprio Exército — que entendeu que a investigação deveria ser militar. A Polícia Civil, no entanto, vê indícios para prisão em flagrante.

Ler Matéria Completa
Revista Forum
publicado em 08 de Abril / 2019 às 15:00

FINAL DE SEMANA MARCADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM

No sábado, 6, por volta de 17h40mim, a Guarnição ROCAM se deslocou até o bairro do Centro, próximo ao viaduto da Leste, para averiguar uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. O autor tentou evadir-se e foi alcançado pelos policiais, sendo conduzido para o Complexo Policial onde foi gerado o flagrante delito.

Também no sábado, por volta das 05h na Avenida Lomanto Junior no Clube em Ponto Novo "Caneca Fest", um indivíduo agrediu com uma lata de cerveja a sua companheira, onde foi dada voz de prisão e o mesmo conduzido a delegacia e apresentado à autoridade competente.

Ascom 6 BPM
publicado em 08 de Abril / 2019 às 09:52

Carro de músico é fuzilado com mais de 80 tiros por militares do Exército; Tudo indica que fuzilamento foi por engano

O carro onde estava o músico e segurança Evaldo Rosa dos Santos, de 51 anos, e sua família, foi alvo de mais de 80 tiros disparados por homens do Exército, nesse domingo (7), no Rio de Janeiro. A família estava na Vila Militar, em Deodoro, zona Oeste do Rio, e seguia para um chá de bebê, quando o veículo, um Ford Ka Fiesta Sedã, foi alvejado pelos fuzis do Exército.

No carro estavam a mulher de Evaldo, o filho deles de 7 anos, uma amiga do casal e o sogro de Evaldo, que também foi baleado e está internado.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Abril / 2019 às 14:00

Homem é preso em Vitória da Conquista por prática ilegal de advocacia

 

Um homem não identificado foi preso na cidade de Vitória da Conquista acusado de praticar ilegalmente a profissão de advogado. De acordo com informações do Correio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a suspeita surgiu após o órgão receber uma denúncia anônima.

De acordo com a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB, Naiara Marques, o homem chegava a prometer aos seus clientes ganho de causa e disse não saber que a prática é criminosa.

"No ato da prisão em flagrante, mencionou trabalhar nesse segmento há mais de 10 anos, inclusive, negou o conhecimento do ato ser delituoso", disse Naiara ao Correio. A prisão aconteceu na última sexta-feira (5), em uma ação com policiais militares.

Fonte: BN
publicado em 06 de Abril / 2019 às 12:00

Dez autores de ameaças nas redes sociais são identificados

A polícia baiana alcançou, nesta sexta-feira (5), a marca de 10 autores de ameaças contra escolas, nas redes sociais, identificados e responsabilizados. O último flagrante ocorreu em Jequié. Três adolescentes, dois da própria cidade, e uma de Brasília disseminaram mensagens. Nesta situação mais recente, equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) chegaram aos autores dos fake news após ações de inteligência, análises das postagens e depoimentos de testemunhas.

Dois adolescentes de Jequié e uma menor de Brasília enviaram áudios prometendo massacres em instituições locais de ensino. Durante depoimentos, assim como nos outros casos, informaram que a ideia era fazer uma brincadeira. Outras pessoas, suspeitas de participação neste caso, estão sendo procuradas. O grupo será responsabilizado levando em consideração o artigo 265 do Código Penal (atentar contra o funcionamento de serviços de utilidade pública). Custos com o acionamento de forças de segurança, via mensagens falsas, também serão cobrados.

Fonte: Ascom/Alberto Maraux SSP/BA
publicado em 06 de Abril / 2019 às 10:00

Cinquenta e dois mil pés de maconha erradicados em Sobradinho

Cinquenta e dois mil pés de maconha foram encontrados por guarnições das companhias independentes de Policiamento Especializado Caatinga e 96ª de Polícia Militar (Sobradinho), nesta quinta-feira (4), numa ilha do Lago Sobradinho, no município de Sobradinho. Também foram localizado um material – inclusive um motor –usado na irrigação da erva.

A plantação, com mudas de 30 cm e ainda em fase de desenvolvimento, renderia em fase final cerca de cinco toneladas e aproximadamente R$ 3,5 milhões. A erva era irrigada por gotejamento, com o apoio de um motor a gasolina, de marca Motomil, modelo 340, com capacidade para 8,1 Kw.

De acordo com o comandante da Cipe/Caatinga, major Adriano Souza Dias, o local foi escolhido pelos criminosos devido à facilidade para manutenção da lavoura e dos obstáculos para o acesso da polícia. “Utilizamos um drone, mas não conseguimos visualizar a área. Foi preciso a utilização de três barcos para que se percorresse as margens do lago até identificar a tubulação de irrigação”, detalhou.

Fonte: Ascom: Marcia Santana SSP/BA
publicado em 06 de Abril / 2019 às 07:00

Mãe de crianças assassinadas diz que perdeu o rumo com a brutalidade e violência contra os filhos

“Estou sem rumo e sem direção. Minha vida está destruída”, lamenta a trabalhadora rural, Francineide dos Santos Souza, mãe de Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10, assassinados na última sexta-feira (29/03) em Petrolina. Os suspeitos do crime são dois adolescentes de 16 e 17 anos. De acordo com a Polícia Civi, eles foram apreendidos e outro homem suspeito de envolvimento no caso, Francieldo da Costa Brito, de 26 anos, está foragido. Ele está no regime semiaberto e já tem um mandado de prisão.

Durante coletiva os delegados Magno Neves e Gabriel Sapucaia explicaram que as mortes foram motivadas por um suposto furto de drogas. Os adolescentes confessaram que os meninos teriam furtado drogas deles e que na tentativa de reaver os entorpecentes, acabaram matando os dois. Os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro (presidente e relator, respectivamente) da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Petrolina garantiram que "a família terá todo o apoio".

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 05 de Abril / 2019 às 19:58

Decretada prisão preventiva de mais um envolvido no caso da morte da professora Élida


A Justiça decretou, nesta sexta-feira (4) a prisão de mais um envolvido no assassinato da Professora Élida Márcia Oliveira, de 32 anos, ocorrido na manhã do dia 20 de fevereiro, em Juazeiro.

Três dos quatro suspeitos de envolvimento no assassinato já haviam sido denunciados pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) e dois já se encontravam presos: Railton Mendes da Silva, que dirigia a moto no dia do crime e confessou; Edvan Constantino de Morais, suspeito de ser o mandante do assassinato. Maicon Neves dos Santos, apontado como autor dos disparos, também já tem mandado de prisão e está foragido e nesta sexta-feira a justiça decretou também a prisão de Edvânia, filha de Cosntantino, denunciada pelo MP-BA como um dos pivôs do bárbaro crime.

De acordo com as investigações, Edvânia não se conformava com o fim do relacionamento com o esposo de Élida e teria planejada a morte da professora. Ela nega, mas a Justiça optou pela prisão preventiva.

Edvânia ainda não foi presa e está na condição de foragida, conforme informação da Polícia Civil de Juazeiro.

Da redação Blog Geraldo José/Foto TV São Francisco
publicado em 05 de Abril / 2019 às 19:30

Delegado de Petrolina tranquiliza pais e alunos sobre ameaças de ataques nas escolas

O delegado Jairo Marinho declarou na manhã desta sexta-feira (5) na sala de reuniões da Diretoria Integrada do Interior 2 em Petrolina, que a polícia está atenta para os casos de ameaças de ataque nas escolas. O delegado garantiu que "nenhuma ameaça é descartada e todas são devidamente investigadas, mas pede tranquilidade a população pois o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil está trabalhando e sempre alerta".

Pelos menos três escolas e uma universidade em Pernambuco receberam ligações telefônicas e mensagens informando sobre supostos atentados a serem realizados por alunos das unidades de ensino. Embora a principal suspeita seja de que os avisos não passem de meros trotes, as diretorias estão solicitando providências à polícia, que além de reforçar a seguranças nos prédios ameaçados também abriu procedimentos investigatórios para identificar os autores das informações, que podem responder criminalmente pelas ameaças.

Redação Blog
publicado em 05 de Abril / 2019 às 16:53

Polícia Federal voltou ao Vale do São Francisco e Salvador com a Operação Acesso Negado

A Polícia Federal continua atuando na OPERAÇÃO ACESSO NEGADO e na manhã desta quinta-feira (4) fez diligencias nas cidades de Aracaju, Poço Redondo, Frei Paulo, Macambira, Campo do Brito, Salvador e Petrolina. O Objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa responsável por desvio de recursos públicos na qual estaria sendo investigada uma OSCIP denominada Instituto Sócio Educacional Solidariedade – ISES.

27 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabaiana/SE, abrangendo os Estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além do bloqueio de cerca de R$ 440 mil do patrimônio dos investigados. Na Bahia, a operação foi em Salvador, enquanto que em Pernambuco, os policiais vieram a Petrolina. Em fevereiro a operação já havia realizado buscas em Juazeiro e Petrolina.

Os envolvidos responderão pelos delitos de participação em organização criminosa, desvio de verbas públicas praticado por Prefeito, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. 76 policiais federais participaram da operação nesta quinta-feira e a fraude, segundo a Controladoria Geral da União, gira em torno de R$ 1 milhão. 

Da redação Blog Geraldo José/Foto Policia Federal
publicado em 05 de Abril / 2019 às 15:30

75ªCIPM - Resgata Vitimas, Prende Autor de Cárcere Privado e Ameaça de Morte

Na quinta dia 04.04.19, a Guarnição PETO/75ªCIPM foi acionada para uma ocorrência de cárcere privado e ameaça de morte no Residencial Juazeiro II.

No local ao se constatar o apartamento fechado, foi feita a  tentativa de um primeiro contado, alguém em seu interior alegou estar tudo tranquilo, mas diante da insistência para abrir a porta, as vitima gritaram por socorro, momento em que a Guarnição PETO/75ªCIPM arrombou a porta para prestação do pronto socorro; já no interior do imóvel, o acusado fora encontrado sentado em um sofá e as vítimas acuadas em um canto da sala.

Após abordagem do acusado, 52 anos, foi encontrado uma faca tipo peixeira, a mesma que anteriormente havia tinha usada para lesionar o proprietário do imóvel, 32 anos, tio de uma das meninas, que nutria um relacionamento amoroso com o autor.

Na ocasião, o acusado informou haver ingerido um frasco de veneno  carrapaticida e que  mantinha a faca sob a filha e sua bebe de apenas três meses, pois sua pretensão era mata-la e depois cometer o suicídio se sua ex companheira caso não voltasse para o mesmo. 

Condução de uma das vítimas e acusado a UPA, e posterior apresentação das partes envolvidas a DP.

Ascom 75 CIPM
publicado em 05 de Abril / 2019 às 13:30

Policial usa arma calibre 12 para empurrar aluna de escola pública em Guarulhos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial armada totalmente descontrolado dentro da escola estadual Frederico de Barros Brotero, localizada na Vila Progresso, em Guarulhos, na grande São Paulo.

Usando uma arma de cano longo, parecido com uma espingarda calibre 12, o policial empurra uma aluna da escola, que participava de uma manifestação. O caso aconteceu na quinta-feira (4).

Em janeiro, o governador João Dória (PSDB) autorizou todas as equipes de radiopatrulha da Polícia Militar do estado a usar espingardas calibre 12 no atendimento às chamadas do 190. “Diante de qualquer ameaça à população, risco de morte, risco de ameaça com arma, a orientação da Polícia Militar é imobilizar o bandido. Se ele reagir, ele vai para o cemitério”, disse Doria, na ocasião.

O vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a jovem tentou passar por uma área bloqueada pelos agentes e é empurrada por um deles por pelo menos duas vezes.

Em um segundo vídeo ouve-se um barulho parecido com tiro, enquanto os estudantes protestam no canto oposto onde estavam os policiais.

Segundo estudantes, o protesto tinha como objetivo cobrar melhorias para o colégio e a destituição do atual diretor, que desde o início do ano impede os alunos entrarem na segunda aula.

A manifestação foi realizada por alunos do turno noturno, a maioria além de estudar, trabalha, por isso tem dificuldades de chegar no horário.

Folha S.Paulo
publicado em 05 de Abril / 2019 às 11:00

"Tráfico drogas, tortura e uso de crueldade marcam morte dos dois irmãos, de 13 e 10 anos em Petrolina", revela delegado

O assassinato dos irmãos menores de idade,  Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10, segundo as investigações de Polícia foi motivada "para que o tráfico mostrasse poder e por isto eliminaram as crianças." As crianças assassinadas foram acusadas de "roubar" maconha e cerca de R$ 2.000,00 em cocaína e este teria sido o motivo dos crimes com requinte de crueldade".

“O crime foi praticado por dois adolescentes e nós temos a participação de outros investigados. Com relação à morte do Gustavo, ele foi levado pelos dois adolescentes por meio de um veículo Gol, que foi apreendido. O menor foi agredido fisicamente e um dos adolescentes efetuou quatro disparos na cabeça do Gustavo. Imediatamente, eles retornaram ao bairro Cacheado, um permaneceu no bairro e o outro foi em direção a Emanoel e o levou no veículo para o N-9, onde efetuou dois disparos na cabeça.

A elucidação do caso foi divulgado durante entrevista coletiva, realizada na sala de reuniões da Diretoria Integrada do Interior 2, na manhã desta sexta-feira (5), em Petrolina.  Os delegados da Polícia Civil de Pernambuco Isabella Cabral, Magno Neves, Gabriel Sapucaia e Jairo Marinho mostraram detelhes da ação dos criminosos.

Segundo eles, os menores foram mortos no mesmo dia 29 na sexta-feira. Os acusados pelos tiros dados nas vítimas são outros dois menores que já foram levados para a FUNASE/PE - Fundação de Atendimento Socioeducativo e ficam agora na guarda da Justiça da Criança e Adolescentes, Ministério Público de Petrolina. A polícia apresentou a foto do ex-presidiário Francieldo  da Costa Brito, maior de idade, como um dos envolvidos no crime. Francieldo agora é considerado foragido.

De acordo com a polícia o motivo do crime "foi a acusação dos dois menores terem roubado uma certa quantia de maconha e cocaína e por isto foram mortos com requintes de crueldade". Os menores confessaram o crime e revelaram "que jogaram a arma um revolver 38 dentro das águas do rio São Francisco". Um outro suspeito de participar do crime é Francieldo; ex-presidiário e estava na condição de semiaberto e usava uma tornozeleira. "Ele é um individuo de alta periculosidade e nós vamos prendê-lo. A investigação é que o Francieldo seja o dono das drogas", disse o delegado Magno.

A mãe das vitimas, a trabalhadora rural Francineide dos Santos Souza concedeu entrevista a este Blog Geraldo José, emociada pediu justiça. "Eu conheço os dois menores acusados pelo crime e o Francieldo conheço só de vista", disse Francineide. Os vereadores da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara de Petrolina participaram da entrevista.

Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10, brincavam com amigos no bairro Cacheado quando sumiram.  Segundo parentes, os dois irmãos saíram no fim da manhã da sexta-feira (29), por volta das 11h e ficaram pela vizinhança brincando com outras crianças. A última vez que eles foram vistos juntos e com vida foi por volta das 14h, no mesmo dia.

O corpo do mais velho foi localizado nas imediações do Pátio de evento Ana das Carrancas, na Zona Oeste de Petrolina, na sexta-feira (29). O mais novo acabou sendo localizado na última segunda-feira (1º) no N 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural.

As crianças foram assassinadas com tiros na cabeça, o que característica de crime de execução. O garoto de 13 anos seria usuário de drogas e os irmãos viviam em condições de vulnerabilidade social. O tio das vítimas, Wanderson Luiz dos Santos critica a falta de apoio no sentido de garantir os direitos da família. Ele participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina na quinta (4).

Redação Blog Fotos: Ney Vital
publicado em 05 de Abril / 2019 às 08:30

Após assassinatos de irmãos em Petrolina, família denúncia falta de proteção para crianças

O assassinato de dois irmãos menores de idade expõe a vulnerabilidade social de crianças na periferia de Petrolina. Nesta sexta-feira (5), às 9h, a Polícia Civil vai conceder uma entrevista coletiva para esclarecer os crimes.

Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 13 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 10, brincavam com amigos no bairro Cacheado quando sumiram.  

Segundo parentes, os dois irmãos saíram de no fim da manhã da sexta-feira (29), por volta das 11h e ficaram pela vizinhança brincando com outras crianças. A última vez que eles foram vistos juntos e com vida foi por volta das 14h, no mesmo dia.

O corpo do mais velho foi localizado nas imediações do Pátio de evento Ana das Carrancas, na Zona Oeste de Petrolina, na sexta-feira (29). O mais novo acabou sendo localizado na última segunda-feira (1º) no N 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural.

As crianças foram assassinadas com tiros na cabeça, o que característica de crime de execução. O garoto de 13 anos seria usuário de drogas e os irmãos viviam em condições de vulnerabilidade social.

O tio das vítimas, Wanderson Luiz dos Santos critica a falta de apoio no sentido de garantir os direitos da família. Ele participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina na quinta (4).  Wanderson lembrou que seus sobrinhos foram mortos com requintes de crueldade. Os dois irmãos foram torturados, agredidos a pauladas e tiveram as unhas arrancadas. Ele disse ainda que, independentemente de o Conselho Tutelar do município já ter assistido um dos seus sobrinhos, no momento não vem ao caso se ambos havia cometido algum delito.

Cadê os poderes? cadê a secretaria de Petrolina que ainda não lançou uma nota? cadê o Conselho da Juventude que o governador Paulo Câmara fechou, junto com o ex-prefeito Julio Lossio, e até hoje não foi reaberto? cadê o Conselho Municipal da Juventude, que está no Parque Josepha Coelho, mas está fechado há dois anos e três meses? cadê as políticas públicas? é muito fácil dizer quer os meninos estavam roubando, mas o que os governantes estão fazendo? será que estão dando garantia a essas crianças? será que no Cacheado, onde essas crianças moravam, tem saneamento, infraestrutura, uma praça, um ponto de lazer para essas crianças?”, cobrou Wanderson.

Rádio Jornal Foto: Jean Brito
publicado em 04 de Abril / 2019 às 22:22

Após áudios com ameaças, aulas voltam a normalidade em escolas de Juazeiro

Um áudio com novas ameaças de atentados em toda a Bahia, incluindo escolas em Juazeiro-Ba, que circulou na quarta-feira (3), provocou a suspensão das aulas em algumas unidades escolares do municpio. Nesta quinta-feira viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal circularam com mais intensidade em áreas escolares, onde houveram pedidos de atenção por parte da direção das escolas.

Em publicação nesta quinta-feira a Guarda Municipal informou que equipes da GCM também reforçaram o patrulhamento: “Depois de ameaças publicadas através de um aplicativo de mensagens na noite desta quarta-feira (03) direcionadas a escolas de Juazeiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o patrulhamento que já é feito rotineiramente nas escolas. Foram enviadas equipes às instituições de ensino públicas e particulares do município nesta quinta-feira (04) e a segurança continuará na próxima semana”, anotou Israel Marcos, Inspetor-chefe da GCM.

Mais tranquilos alunos e professores voltam às aulas nesta sexta-feira, sem descuidar da segurança.

Da redação Blog Geraldo José
publicado em 04 de Abril / 2019 às 18:45

Videomonitoramento ajuda Guarda Municipal a prender suspeito de furto em Juazeiro 

Na madrugada desta quinta-feira (04), após ser acionada pelo videomonitoramento, uma equipe do Grupamento Ronda Motorizada (GRM) da Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) seguiu em direção à Ponte Presidente Dutra em busca do suspeito de invadir e furtar a Pastelaria do Chinês, localizada na Rua Conselheiro Saraiva, no Centro da cidade.

Seguindo as coordenadas do videomonitoramento, a guarnição alcançou o suspeito nas proximidades da Ilha do Fogo. Foi encontrada com ele a quantia de R$ 176,50, um alicate e cachimbo de PVC. Após abordagem o suspeito foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

Ascom GCM/CSTT
publicado em 04 de Abril / 2019 às 18:28

PM localiza suspeito de divulgar ameaças em Paulo Afonso

Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) localizaram, na manhã desta quinta-feira (4), um adolescente de 15 anos suspeito de divulgar áudios ameaçando alunos de uma escola pública do município. Nos últimos oito dias, seis pessoas foram conduzidas, na Bahia, pela prática criminosa.

Em Paulo Afonso, após condução para 1ª Delegacia Territorial, os policiais civis começaram a apuração, ouvindo outros estudantes e funcionários da instituição de ensino. “Continuamos realizando diligências e vamos comparar os áudios divulgados, com a voz do suspeito”, informou o delegado João Henrique Nunes dos Santos.

Nas cidades de Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Salvador foram conduzidos mais cinco suspeitos. Em Ilhéus, um estudante confessou o crime, mas justificou que a ideia era fazer uma brincadeira.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom / Alberto Maraux SSP/BA
publicado em 04 de Abril / 2019 às 15:38

Polícia Civil fará coletiva de imprensa na sexta (5) e apresentará detalhes do assassinato das duas crianças em Petrolina

A Polícia Civil (PC) realizará na sexta-feira (5), às 9h30, uma coletiva de imprensa com o objetivo de esclarecer detalhes sobre o assassinato dos dois irmãos em Petrolina. As vítimas são Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 12 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 11. Gustavo foi encontrado morto na última sexta-feira (29), próximo ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas e Manoel foi encontrado na tarde da última segunda-feira (1º), no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, na zona rural da cidade. 

Segundo a investigação eles foram mortos com tiros na cabeça. O caso é investigado pelos delegados Magno Neves e Gabriel Sapucaia. Esta semana os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro (presidente e relator, respectivamente) da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Petrolina estiveram no Bairro Cacheado, na residência da família dos menores brutalmente assassinados.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 04 de Abril / 2019 às 13:46

Jovem é preso após ameaçar de morte nas redes sociais alunos de escola estadual de Salgueiro

Um jovem de 20 anos foi preso na quarta-feira (04), no bairro Nossa Senhora em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), o acusado compartilhou nas redes sociais uma foto ameaçando matar alunos da Escola Estadual Maurina Rodrigues, localizada no bairro Cohab.

Segundo a polícia, o jovem postou “Q tal eu atirar em tudo ... Tou planejando matar ...todos os alunos da Maurina”. A postagem acabou se espalhando nas redes sociais e assustou pais e alunos da escola na manhã de quarta-feira (03). O acusado foi localizado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, onde foi instaurado um inquérito policial. Na manhã desta quinta-feira (04) o jovem foi liberado e vai responder um processo criminal. Ele deve continuar sendo monitorado pela polícia.

G1 Petrolina Foto: Redes Sociais
publicado em 04 de Abril / 2019 às 09:03

Novas ameaças de ataques amedrontam e algumas escolas suspenderam as aulas nesta quinta, em Juazeiro-Ba

Cartaz na porta de escola em Juazeiro anuncia supensão das aulas em virtude de ameaças, nesta quinta (4)

Uma nova gravação com ameaças de ataques a escolas em Juazeiro vem provocando preocupação em gestores, professores, pais e alunos e algumas unidades resolveram suspender as aulas nesta quinta-feira (4). O Blog GJ Notícias esteve hoje pela manhã em uma das escolas particulares da cidade e constatou a veracidade da informação que circulava na noite de ontem nas redes sociais, denunciando as ameaças e anunciando a suspensão das atividades, por precaução.

Em conversa com a gestora de uma das escolas, nesta manhã, o Blog GJ Notícias foi informado que a Polícia Militar está circulando na área para evitar qualquer tipo de risco: “Optamos, por precaução, a não dar aulas hoje, em virtude da preocupação dos pais, alunos e professores. Tomamos todas as providencias junto aos organismos de segurança pública, mas a preocupação de fato existe e não queremos arriscar”, disse.

O diretor de uma das escolas informou, via rede social, que prestou queixa na polícia civil e pediu segurança à Polícia Militar, mas preventivamente optou por suspender as aulas. Outras escolas teriam seguido a mesmo orientação, mas o Blog ainda não tem confirmação de quantas optaram pela suspensão das atividades.

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 03 de Abril / 2019 às 20:00

Homem é detido com carro clonado na BR 428, em Petrolina

Um homem que estava em um carro clonado foi detido nesta quarta-feira (03), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O veículo havia sido roubado, no dia 25 de novembro de 2016, no município de Feira de Santana, na Bahia.

O flagrante ocorreu durante a abordagem a um veículo no quilômetro 166 da rodovia. Os policiais rodoviários ao realizarem uma vistoria minuciosa, constataram que os caracteres de identificação estavam adulterados e após análise documental constataram que o carro portava placas "clonadas". O homem juntamente com o veículo, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.

Ascom PRF PE
publicado em 03 de Abril / 2019 às 19:21

AÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE PETROLINA CONTRA O TRÁFICO DE ENTORPECENTES, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ESTELIONATO QUALIFICADO

Nesta quarta-feira (03) a equipe de investigação da 214 DP, coordenada pelos delegados Daniel Moreira e Gregório Ribeiro, após denúncia anônima, prendeu em flagrante delito a pessoa de Glauber Gean Alves Pereira, pela prática do crime de tráfico de drogas. Segundo denúncia, o imputado estaria comercializando substância entorpecente no residencial Vivendas II, rua G1, na sua residência. Após diligências no local a equipe da Polícia Civil encontrou em posse de Glauber a quantidade de 638g de maconha envolto em fita adesiva. O imputado relatou à equipe que compra a droga em Juazeiro-BA e comercializa no residencial Vivendas II. O imputado foi preso em flagrante e será apresentado à Audiência de Custódia amanhã pela manhã, onde ficará à disposição da justiça. 

POLICIAIS CIVIS DA EQUIPE MALHAS DA LEI CUMPREM MANDADO DE PRISÃO

Na tarde de hoje, dia 03 de abril, Policiais Civis do MALHAS DA LEI, sob a coordenação da delegada Isabella Cabral Fonseca Pessoa, deram cumprimento ao mandado de prisão de Processo n° 0008593-82.2017.8.17.1130. O cumprimento de mandado de prisão ocorreu por volta das 17:20h no N5, contra o imputado: Valmir Silva Nascimento que cumprirá medida cautelar restritiva de liberdade em decorrência de estar sendo processado por crime de violência doméstica na cidade de Petrolina-PE. Valmir, foi apresentado na delegacia de plantão do Ouro Preto para os procedimentos cabíveis e em seguida será encaminhado a penitenciária doutor Edivaldo Gomes.

TENTATIVA DE ESTELIONATO QUALIFICADO

A equipe de investigação da 214 DP, coordenada pelos delegados Daniel Moreira e Gregório Ribeiro, prendeu em flagrante delito na tarde de hoje (03/04/2019) as pessoas de Mayck Alípio Nunes de Souza e Rafael da Silva Marcolino, pela prática do crime de estelionato qualificado na forma tentada. A equipe policial foi informada pelo gerente da Caixa Econômica Federal que os imputados procuraram a agência para abrir uma conta, bem como, solicitar um empréstimo no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) utilizando-se de documentos falsos. Ao chegar na agência a equipe constatou a veracidade dos fatos, momento em que foi dada voz de prisão em flagrante a ambos. Rafael foi candidato ao cargo de vereador no ano de 2016 na cidade de Petrolina-PE. Os autores serão apresentados à Audiência de Custódia amanhã pela manhã, onde ficarão à disposição da justiça.

Da redação com informações da Ascom PC-PE
publicado em 03 de Abril / 2019 às 18:15

Família busca por mulher desaparecida no bairro Antonio Cassimiro, em Petrolina

Uma família de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está vivendo a agonia de ter um ente querido desaparecido. Maria do Carmo Oliveira Santos, de 59 anos, sumiu no 23 de março. Ela mora em um residencial no bairro Atonio Cassimiro e, segundo familiares, saiu de casa para ir ao trabalho. Com a ajuda de amigos, a família está espalhando cartazes com a foto de Maria do Carmo, na esperança de encontrá-la.

“Está difícil. A gente nunca pensou que pudesse acontecer com a gente. Não sabe se ela está viva, se está morta. Se está sofrendo. Isso tem sido angustiante pra gente”, diz Lígia dos Santos, cunhada de Maria. A última vez que Maria do Carmo foi vista foi em um mercadinho, que fica no trajeto entre a casa e o trabalho dela. “Ela veio aqui, fez uma compra e seguiu em direção ao trabalho. Ela estava de farda, sempre do jeito que ela passava aqui”, afirma a vendedora Andreza dos Santos Silva.


Além de colocar os cartazes nas ruas do bairro, a família de Maria do Carmo procurou a polícia, para tentar descobrir o que pode ter acontecido. O caso está sendo investigado pela delegacia que fica no bairro Ouro Preto. De acordo com o delegado Joseilton Sampaio, algumas informações não podem ser divulgadas para que não atrapalhem o trabalho da polícia.

“Nós refizemos os últimos passos de dona Maria do Carmo, do momento que ela saiu de sua residência, até o último momento que ela foi vista. Então, todas as ações já foram tomadas, outras, obviamente, continuam em curso e nós esperamos em breve dar uma resposta definitiva sobre esse caso”, diz o delegado.

Filho de Maria do Carmo, Wallace Nilson Oliveira descreve o sentimento de agustia da família. “Quanto mais tempo passa, mais angustiante fica. Tanto para os amigos que conviviam com ela aqui onde ela mora, no trabalho, como para a família, que todo dia faz uma busca, faz uma procura. Isso maltrata o coração da família”.

G1 Petrolina Foto: TV Grande Rio
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.