Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Maio de 2019
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Variadas

publicado em 28 de Setembro / 2012 às 15:30

Chapa Mais OAB promove lançamento em Juazeiro

Hoje é dia do lançamento da chapa Mais OAB em Juazeiro, no Rapport Hotel, às 18h30, com a presença de cerca de 80 advogados da região. Na comitiva do candidato à presidência da OAB-BA, Luiz Viana, estão o vice-presidente, Fabrício Castro, e os advogados Fernando Santana, Maurício Vasconcelos e André Godinho. Neste encontro, serão apresentadas as principais propostas da chapa, entre elas, a de tornar a Ordem mais atuante, mais combativa na defesa das prerrogativas dos advogados e mais comunicativa.

Para os advogados do interior, Luiz Viana, que é conselheiro federal pela OAB-BA e procurador do Estado, propõe sedes mais dignas e mais autonomia financeira para as subseccionais. “Vamos implantar o repasse automático de recursos para as subseccionais, com critérios objetivos a serem definidos, que podem ser o número de advogados de cada subseccional ou o tamanho da área geográfica que ela atua”, explicou o candidato. 

O encontro de hoje é uma oportunidade dos advogados de Juazeiro e região conhecerem e debaterem as propostas da Mais OAB e contribuírem para uma gestão mais participativa e atuante.

Najara Souza AC Comunicação
publicado em 28 de Setembro / 2012 às 13:00

Acontecerá hoje o projeto despertando a consciência ecológica do Colégio Dínamo

O projeto Despertando a consciencia ecológica, realizado pelo colégio dínamo em parceria com diversas empresas acontecerá hoje na Lagoa de Calú, às 14:00 e todos são convidados a visitar os stands, assistir a palestras, shows musicais e conferir os trabalhos das crianças em oficinas com material reciclável.

O evento, que contará com a participação de diversos parceiros, a exemplo da Ecoplast, com demonstração de reciclagem de plásticos; da Igreja do Cosminho, com demonstração do reaproveitamento de óleo comestível usado para fabricação de sabão ecológico, da Agrovale com doação de mudas nativas para replantio.

Durante a programação haverá oficinas com materiais recicláveis, coleta de lixo e limpeza do local, poda, plantio de árvores e exposições.

Para Iria Souza, diretora do Dínamo “ o evento, que já integra o calendário do colégio, nos permite despertar essa consciência ambiental, mas sobretudo irradiar a cidadania que temos como meta no Dínamo, para toda a comunidade”.

A Ação contará ainda com parceria e apoio do Pernalonga Kids, com sorteio de camisas, Bloco Pimentinha e o Barateiro.

Nativa Comunicação
publicado em 28 de Setembro / 2012 às 12:00

Passeio pelo Velho Chico marca Dia Nacional do Turismo em Petrolina

Música, frutas regionais e um passeio pelas extensões do São Francisco. Assim foi a tarde desta quinta-feira (27) para cerca de 90 estudantes de turismo do município de Petrolina. Um passeio cultural a bordo da “Barca Rio dos Currais” comemorou o “Dia Mundial do Turismo”. A iniciativa é da Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae.

Para o coordenador do curso de Turismo da Facape, Sérgio Barreto, o passeio tem o objetivo de resgatar o potencial histórico do Vale. “Temos muitas belezas naturais que devem ser exploradas e esse passeio estimula aos alunos a conhecerem ainda mais as riquezas de nossa região, seja pelo potencial histórico e cultural, principalmente das navegações, seja pelas opções de lazer que temos”, explicou Sérgio. O coordenador explicou ainda como esses alunos são estimulados a conhecerem o histórico da navegação da região. “Esse passeio foi idealizado na disciplina 'Meios de Transporte' e os próprios alunos se empenham em realizar o evento, pois eles sabem como é importante conhecer a nossa história”, disse.

A aluna de Turismo da Facape e organizadora do passeio, Leiliane Nunes, ressaltou a importância do momento cultural. “Procuramos nos reunir com estudantes de Turismo de outras instituições como Sest Senat e nossos amigos da Faculdade Aberta a Terceira Idade. Assim podemos discutir melhorias para o turismo local e explorar o que já temos de atraente em nossa região”, contou. A estudante falou ainda dos atrativos da região e geração de renda através do turismo local. “O nosso rio gera muita renda com as barcas que fazem passeios mostrando as belezas do nosso rio como as nossas ilhas por exemplo. Temos também a fruticultura irrigada e a produção de vinhos. Nosso patrimônio cultural também imenso. Temos o Nego e a Mãe d'água que são símbolos da valorização local”, enalteceu Leiliane.

Segundo a Secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o turismo tem crescido bastante nos últimos anos. “O turismo cresceu 33,4% em dois anos e isso significa que o nosso atrativo quanto ao lazer está em alta. Antes as pessoas vinham à nossa cidade e ficavam apenas dois dias, que era o tempo de fazerem negócio e irem embora. Hoje eles passam cerca de uma semana e os hotéis se mantém com ocupação de 80%, número inédito na história de Petrolina, explicou a Secretária. Além do passeio, ocorreu também uma mesa redonda na quarta-feira (26) sobre os aspectos estruturais do turismo no município visando a copa do mundo de 2014 no auditório do Sebrae com a participação de alunos da Facape, Sest Senat e profissionais da área.

publicado em 28 de Setembro / 2012 às 11:00

Em outubro, médicos podem suspender atendimento por 15 dias

Entre os dias 10 e 25 de outubro, médicos de todo o país participarão de protesto nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde. Para marcar o início da mobilização nacional, os profissionais realizarão atos públicos (assembleias, caminhadas e concentrações) nos estados em 10 de outubro. A partir de então, com base em decisões tomadas em assembleias locais, a categoria pode suspender, por tempo determinado, consultas e outros procedimentos eletivos por meio de guias dos convênios – sem cobrança de valores adicionais – que serão definidos como alvo pelas assembleias. As mobilizações serão articuladas pelas Comissões Estaduais de Honorários Médicos.

Para o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, a insatisfação de médicos e beneficiários de planos de saúde, confirmada por diversas pesquisas de opinião, chegou ao limite. ”O sistema suplementar de saúde passa por crises e nós devemos buscar juntos as melhores soluções, especialmente as que contemplam melhorias e crescimento sustentável”. “O movimento médico brasileiro tem buscado incessantemente o diálogo com as empresas da área de saúde suplementar, mas os avanços ainda são insatisfatórios. O que está em jogo é o exercício profissional de 170 mil médicos e a assistência a quase 48 milhões de pacientes”, afirma Aloísio Tibiriça, 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU).

Reivindicações – Além de reajuste nos honorários, os médicos pedem o fim da interferência antiética das operadoras na relação médico-paciente. Também reivindicam a inserção, nos contratos, de índices e periodicidade de reajustes – por meio da negociação coletiva pelas entidades médicas – e a fixação de outros critérios de contratualização. Os pacientes serão previamente informados da suspensão do atendimento, podendo ter suas consultas e procedimentos eletivos reagendados. Os casos de urgência e emergência não serão prejudicados. As autoridades do setor estão sendo notificadas nesta semana sobre a mobilização.

Imagem ilustrativa da internet
publicado em 28 de Setembro / 2012 às 09:30

Ônibus coletivos seguirão novo itinerário neste sábado (29)

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) de Juazeiro informa que em decorrência do ‘Arrastão Gospel’, que será realizado a partir das 16h deste sábado (29) na Avenida Adolfo Viana, os ônibus coletivos deverão trafegar pela Avenida Paulo Afonso e Travessa da Maravilha – até a liberação da Adolfo Viana – seguindo pela Rua Oscar Ribeiro. Já os veículos que atendem aos bairros Quidé /Pedra do Lord e Piranga (via Coelba), deverão trafegar pela Avenida Santos Dumont, no sentido centro-bairro.

publicado em 28 de Setembro / 2012 às 06:00

Petrolina: COMDEMA e AMMA se reúnem para analisar processos de licenciamento

Membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) se reuniram com a equipe técnica da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) para discutir sobre algumas licenças ambientais. A reunião realizada  dia 26, na sala do COMDEMA, teve como objetivo apresentar ao conselho os processos de licenciamento de alguns empreendimentos em Petrolina.

A AMMA apresentou ao conselho a analise técnica dos empreendimentos do Petrolina Park Shopping e do River Shopping que estão na fase do processo de licenciamento ambiental de instalação. O COMDEMA é a última instancia para aprovação de qualquer processo de licenciamento ambiental realizado no município. Devido a isso, o presidente do COMDEMA, Carlos Maciel, enfatizou que a analise técnica da AMMA atende a política nacional do meio ambiente.

Na reunião, também, foi apresentado ao conselho à preocupação da AMMA sobre a situação do atual aterro sanitário de Petrolina. “Uma preocupação que foi trazida para o conselho para que a gente, também, fique atento para essa situação, que se faz urgente para a implantação do novo aterro sanitário”, afirma Maciel.

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 20:30

SECRETARIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EMITE NOTA OFICIAL SOBRE CALENDÁRIO DA UNIVASF

Na terça-feira, dia 25/09, o Conselho Universitário (Conuni) deliberou sobre o retorno às aulas e a reposição da Greve dos Docentes, definindo um novo Calendário Acadêmico  para o ano letivo de 2012. Com essa decisão, os discentes da Univasf precisam estar  atentos aos eventos e aos prazos definidos, a fim de não se prejudicarem.  Veja abaixo:

Aos veteranos 
 
O retorno às aulas para o término do período 2012.1 será no dia 1º/10. Por causa da  greve, foi decidido que os discentes poderiam cancelar disciplinas ou trancar o período,  no prazo de 8 e 9/10/2012, pelo Sistema de Informação e Gestão Acadêmica – Sig@. É  importante ressaltar que o discente da Univasf só está autorizado a trancar por uma única  vez, com duração apenas de um período. Portanto, orientamos o trancamento somente  em questões de extrema necessidade.  A matrícula em disciplinas no Sig@ dos alunos veteranos e dos aprovados no PS-PVO 2012 para o período 2012.2 ocorrerá do dia 1º ao 5/12/2012. Na página da SRCA há um manual para os procedimentos de matrícula. Veja o link  (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|matricula-html).  

Aos calouros 
 
O início das aulas do período 2012.2 ocorrerá no dia 10/12/2012. Os calouros que já  cursaram alguma disciplina em outro curso de graduação poderão solicitar a dispensa destas no período de 8 a 11/10/2012. Para tanto, devem anexar o histórico da graduação e as ementas originais e solicitar o aproveitamento no Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) do campus de funcionamento do Curso ao qual o discente está vinculado. Os calouros são matriculados automaticamente em todas as disciplinas do primeiro período. A partir do segundo período, será o próprio discente que realizará sua matrícula pelo Sig@, no prazo estipulado em Calendário Acadêmico. O acesso ao Sig@ para os calouros estará disponível dia 1º/12/2012. Na página da SRCA há especificações e manual sobre a utilização do Sig@. Veja o link (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|siga-html). 
 
A Comunidade Acadêmica 
 
A SRCA deseja um bom retorno às aulas e se coloca a disposição para prestar esclarecimentos. Em caso de dúvidas, entre em contato com esta Secretaria pelo e-mail srca@univasf.edu.br ou pelo telefone (87) 2101-6764.  
SRCA
publicado em 27 de Setembro / 2012 às 18:30

Adab treina funcionários e fiscais do Frigorífico Modular de Senhor do Bonfim

Em uma ação compartilhada, a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim firmaram um Termo de Cooperação Técnica para o treinamento de açougueiros que irão trabalhar no Entreposto Frigorífico Modular do município e no Mercado Municipal. Colaboradores da Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim, responsáveis pela fiscalização da unidade modular, também participarão do treinamento que começou ontem (26) visando apresentar aos profissionais as normas técnicas e legislação higiênico-sanitária para estabelecimentos, com ênfase em boas práticas de manipulação, higiene pessoal e dos utensílios. O entreposto será gerenciado pela prefeitura da cidade, sob a fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal e supervisão da Adab.

Estrutura

As plantas das unidades criadas pela Adab são estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde serão feitas as desossas, separando os cortes de carne. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos instalados nos boxes do mercado municipal para comercialização. O projeto para a construção dos Entrepostos Frigoríficos Modulares, elaborado pela Seagri, por meio da Adab, está sendo implantado inicialmente em Igaporã, Uruçuca, Esplanada, Araçás, Boa Vista do Tupim, Mundo Novo, Wenceslau Guimarães, Senhor do Bonfim, Barra do Choça, Tapiramutá, Uauá, Salina das Margaridas e Luis Eduardo Magalhães.
Ascom Adab
publicado em 27 de Setembro / 2012 às 17:30

Prefeitura de Petrolina anuncia regularização fundiária de mais de 5.000 lotes no bairro José e Maria

A ocupação e regularização das áreas do Bairro José e Maria é uma história iniciada há mais de 40 anos e, por fim, foi resolvida nesta semana pela Prefeitura Municipal de Petrolina e anunciada pelo prefeito Julio Lossio à comunidade e mídias locais nesta quarta-feira (26). Mais de 5.000 lotes e aproximadamente 20.000 famílias terão as escrituras de suas casas regularizadas. No ano de 1977, Espólio Emmanuel Egberto herdou do seu avô, José Rodrigues de Araujo, uma fazenda denominada Granja Primavera – Fazenda Espinho, que somava 276 hectares na cidade. A área foi ocupada e ele requereu na justiça a posse de sua área. Em 1984, a Justiça determinou ganho de causa ao herdeiro, mas este não conseguiu se apropriar das terras devido à ocupação por parte da população e município.

Reconhecendo ser devedora à família de Espólio Emmanuel, já falecido, a administração pública quitará a quantia ofertada e confirmada pelo Tribunal de Justiça, no valor de R$ 56,821,823,31 (cinquenta e seis milhões, oitocentos e vinte e um mil, oitocentos e vinte e três reais e trinta e um centavos) referentes às áreas dos Loteamentos José e Maria, Dom Malan e Petrolina III (Cohab/PE) com algumas limitações.Buscando a regularização dessas e outras áreas em Petrolina, a Prefeitura Municipal criou uma equipe de regularização fundiária. Com o programa de regularização fundiária, a Prefeitura Municipal trabalha com a orientação das famílias, com cadastramento e informações sobre documentação, para que todas elas possam participar da organização fundiária, sem nenhuma despesa.

Com o trabalho, já foi solucionado um outro problema com mais de 20 anos: em 2010, as 1.800 famílias que residiam nas localidades de São Jorge, São Joaquim e Lagoa Seca, que compreende 377 mil m², receberam por meio de Decreto, a notícia da ação de desapropriação de posse de todas essas áreas, que se tornaram área de interesse social. Conforme o Decreto, os terrenos são de posse do município, sendo assim, não existe mais a desapropriação dos moradores do local por meios de antigos proprietários que entraram com ação de despejo das famílias que residem nos terrenos.

Em outro processo, a regularização fundiária no bairro Terras do Sul, a Prefeitura Municipal investiu na desapropriação do terreno em torno R$ 600 mil, além dos investimentos feitos para viabilizar os procedimentos administrativos (fiscais, arquitetura, topografia cadastros), que ficaram por volta de R$ 500 mil. Foi empregado aproximadamente R$ 1,1 milhão. As regularizações fundiárias acordadas pela Prefeitura de Petrolina seguem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam a regularização de assentamentos irregulares na cidade e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia.

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 17:00

FUNCEB convoca artistas para integrar o Mapa Musical da Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convida artistas da música atuantes na Bahia e que produzem trabalhos autorais para se cadastrarem no Mapa Musical da Bahia. Esta nova iniciativa, que objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade da música produzida no estado, pretende compor um panorama dos cenários musicais existentes nos 27 Territórios de Identidade baianos, englobando seus 417 municípios. Isto vai servir de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento da música da Bahia, além de possíveis desdobramentos em ações de difusão para uma seleção dos trabalhos inscritos. Os artistas podem se inscrever através de sistema online ou via Correios, até o dia 23 de novembro. Todas as instruções estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical.

Para participar do cadastro, os músicos e compositores devem apresentar o seu trabalho através de até três registros de áudio, com músicas que podem ser composições autorais, interpretadas pelo próprio autor ou por outros músicos/cantores, e obras de domínio público com arranjo musical autoral. Aliado às possibilidades de motivar realizações que beneficiem todo o setor, o Mapa Musical da Bahia prevê possíveis desdobramentos. Comissões de especialistas vão analisar os trabalhos inscritos por Território de Identidade e propor mostras que representem a produção musical de cada uma das regiões, para lançamento de rádio online, coletâneas musicais, participação em festivais, projetos de circulação de shows e produção de conteúdos de divulgação. O cadastro poderá servir, ainda, como fonte de informações para pesquisadores, críticos, jornalistas e autores convidados para apresentar seus olhares sobre a produção musical baiana.

O Mapa Musical da Bahia evidencia-se como uma ação prioritária dentro das políticas públicas de fomento à música no estado. Sua realização vem suprir uma lacuna de informações relacionadas ao setor, que se destaca como um rico celeiro de talentos que precisam ser identificados e estimulados. O projeto se fundamenta em dados obtidos em mecanismos de apoio promovidos pela SecultBA, que comprovam esta produtividade intensa na área e uma grande demanda de incentivo para projetos musicais em todas as regiões baianas. O Edital Setorial de Música 2012 contabilizou 417 projetos apresentados: o maior número de registros recebidos entre os Editais Setoriais das Artes, representando mais de 30% do total de 1.372 propostas enviadas para os sete concursos relacionados às linguagens artísticas lançados com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) neste ano. Destas 417 propostas, 282 foram oriundas de Salvador e 135 de outras cidades do estado.

No Fazcultura, em 2010, 57% dos projetos inscritos foram de Música; em 2011, a percentagem foi de 55% em relação ao total de propostas apresentadas. Já em 2012, esta taxa subiu para 73%. Até agosto deste ano, 58% dos projetos aprovados para recebimento de apoio pelo Fazcultura são da área musical, e 12 dos 16 projetos patrocinados nos primeiros oito meses de 2012 são referentes ao setor. Estes números são uma mostra objetiva de um histórico significativo do que a Bahia apresenta ao Brasil e ao mundo em termos de música. Ícones surgiram no estado, que revela, a todo momento, novos nomes promissores que representam a sua produção contemporânea. O Mapa Musical da Bahia quer atuar diante deste fato, buscando dar mais visibilidade a artistas emergentes ou que não estão inseridos no contexto mercadológico da música.

COMO SE INSCREVER – As inscrições são abertas a pessoas físicas, exclusivamente para autores das obras a serem apresentadas, e ficam abertas de 10 de setembro a 23 de novembro de 2012. Para participar, o artista deve apresentar ao menos uma música e no máximo três obras de sua autoria e/ou obras de domínio público com arranjo musical autoral, em arquivos de áudio nos formatos MP3 ou WMA, além de dados pessoais e de sua carreira artística. As inscrições podem ser feitas através de sistema online, disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical, ou pelos Correios, com envio do Formulário de Inscrição, documento disponível para download na mesma página, acompanhado de um CD com as músicas, através de serviço Sedex ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR).

Ascom
publicado em 27 de Setembro / 2012 às 16:30

Patrulha Escolar garantirá a segurança das escolas

O projeto ‘Patrulha Escolar’, lançado nesta quarta-feira (26) pela Prefeitura de Juazeiro, tem como objetivo garantir a segurança das escolas da Rede Municipal de Ensino e, consequentemente, dos bairros. A iniciativa, que surge de uma parceria entre a Guarda Municipal (GM), Secretaria de Administração e a pasta de Educação e Esportes, também conta com o apoio dos gestores, educadores, agentes de portaria e Polícia Militar.

Durante a solenidade de lançamento, que aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira Paixão, localizada no bairro São Geraldo, o comandante da GM, Elias Rodrigues, ressaltou que a ‘Patrulha Escolar’ irá intensificar o trabalho que já vem sido feito. “Na verdade, a Guarda Municipal já cumpre esse papel. Agora com uma estrutura adequada poderemos oferecer um serviço melhor”, ratificou.

Na oportunidade, Elias também destacou a redução da violência e do uso de drogas nos perímetros escolares. “Já observamos uma diminuição desses índices e podemos dizer que as rondas, bem como palestras educativas da Polícia Militar contribuíram nesse sentido. O objetivo do projeto Patrulha Escolar, além de proteger o patrimônio e garantir a segurança, é de atuar justamente no sentido de coibir o uso de entorpecentes”, ratificou.

O projeto funcionará com a realização de rondas diárias, que serão feitas por 4 carros, 2 motos e 17 homens que se revezarão entre os turnos. De acordo com o comandante uma equipe cumprirá o horário do dia (das 7 às 19) e a outra o período da noite (das 19 às 22h30). “Esse é o horário oficial que segue os turnos de aula. Entretanto, durante a madrugada a GM também estará de prontidão para atender qualquer ocorrência”, garantiu.

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 16:00

Programa Guarda Mirim forma mais 320 estudantes em Petrolina

O dia para as crianças da Escola Municipal 21 de Setembro, localizada no bairro José e Maria em Petrolina, foi intenso. Cerca de 320 estudantes, após passar por formatura, somaram-se aos demais Guardas Mirins que agora conta com um grupamento de 2.320 jovens atendidos através do Programa Municipal Guarda Mirim. A formatura ocorreu nessa quarta-feira (26), no auditório do Senai, durante todo o dia com duas turmas divididas entre os turnos matutino e vespertino. Segundo o secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, Secretaria responsável pela execução do programa, Cel. Daniel Ferreira, o Guarda Mirim iniciado em 2010 é fruto de uma parceria de sucesso junto à Secretaria Municipal de Educação.

“O programa é executado nas escolas públicas municipais unindo esforços e conhecimento para que tenhamos jovens conscientes desde cedo dos seus direitos e também dos seus deveres como cidadãos e agentes de transformação social. Acreditamos na educação como a maneira mais eficiente para atingir um futuro melhor”, justificou o Cel. Daniel Ferreira. Desde que foi criado, o programa já beneficiou localidades da sede e do interior, como Rio Jardim, Nova Descoberta, Izacolândia, Mandacaru, Dom Avelar, Porto da Ilha, Santa Luzia, Projetos Irrigados, entre outras. Os estudantes recebem em 20h/aula, por meio da Equipe de Pesquisa e Instrução, formada pela Guarda Municipal, lições referentes a Meio Ambiente, Defesa Civil, Cidadania e Ordem Unida.

Além de receberem título de Guarda Mirim Defesa Civil como em anos anteriores, algumas crianças também foram graduadas como Guarda Mirim – Guardião Escolar e Meio Ambiente, delimitando suas funções e responsabilidades. “Estou muito feliz de ter participado do Programa. Foram dias divertidos, diferentes e de muito aprendizado que vão contribuir em toda minha vida”, declarou satisfeita a estudante de 10 anos, Karolainy Dias Barbosa. Além dos formandos, também participaram da solenidade, pais, gestores, educadores e convidados com a presença ainda da secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho. Para a gestora da Escola 21 de Setembro, Ilma Aparecida da Silva, o momento celebrou uma data de engrandecimento escolar. “Esse momento está marcado em nossas vidas, pois é resultado do trabalho conjunto. Ações como essas não se conseguem sozinho e, por isso, todos empenhados, estamos felizes por contribuir ainda mais para a qualidade de vida dos nossos jovens”, concluiu. 

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 15:00

FORRÓ SOLIDÁRIO NO MOVIMENTO

Sábado é dia de se divertir e também de ser solidário. Numa iniciativa de um grupo de amigos com o apoio do Grupo Gonzagão  acontecerá nesse sábado, dia 29,  a partir das  22 horas no Bar Movimento, bairro Maria Goréte, o FORRÓ SOLIDÁRIO visando  angariar recursos  que serão doados para instituições carentes de Juazeiro.

Participe e leve seus amigos.

 Com R$ 7,00 você estará nos ajudando a ajudar o próximo.

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 14:30

Funcionários de bancos privados decidem encerrar greve

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26), os funcionários das agências bancárias privadas decidiram encerrar a greve. De acordo com Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, a categoria ligada aos bancos públicos – Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal -  não aceitou a proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) de 7,5% de reajuste do piso inicial. Informações dão conta que ainda hoje ocorerá uma reunião com o intuito de discutir o andamento da paralisação dos bancos públicos. Os funcionários dos bancos privados retomam as atividades a partir desta quinta.
BN
publicado em 27 de Setembro / 2012 às 14:00

Juazeiro sedia I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia

Juazeiro vai reunir profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região no I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia e Workshop “SUS para Comunicadores” nesta sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 8h30. O encontro vai discutir os principais aspectos da comunicação na sociedade da era da informação, internet e mídias sociais, eleições e saúde pública e acontece no auditório da Associação Comercial de Juazeiro.

Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde(Sesab) e de Comunicação do Estado(Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia(Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia(Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI). As inscrições são gratuitas. Mais informações: (71) 3266-9595 ou (74) 8808-3275 - Mário Filho e (74) 8837-9990 - Leane Aline.

Fórum de Comunicação

Promovido pelo Sinterp-Ba, o I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia aborda os temas “Comunicação na era digital” e “Mídia e eleições”. As discussões serão conduzidas pelo coordenador de Rádio da Secom, Edmundo Filho, do coordenador de Internet da Secom, Leonardo Villanova, da jornalista Cesaltina Lélis, do diretor de Programação Regional da Secretaria da Saúde do Estado, Dr. Cássio André Garcia, e do diretor da Associação Baiana de Imprensa e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), Ricardo Luzbel.

O Fórum tem como objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet, também com o enfoque do meio rádio e potencializar o uso de mídias sociais. O evento oferece ainda a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a legislação eleitoral e as orientações de como os veículos podem ampliar a sua cobertura na disputa de 2012.

Ricardo Luzbel, presidente ABJD, ladeado pelos radialistas Wilson Duarte e Geraldo José

Workshop Sus Para Comunicadores

Para esta segunda turma do workshop realizado no interior do estado foram convidados comunicadores dos principais veículos da região norte. O workshop já foi realizado em Salvador e Santo Antônio de Jesus. A intenção é qualificar ainda mais a produção da notícia com maior precisão para a população, orientando melhor os profissionais da mídia sobre a participação na construção do SUS, acesso e oferta de serviços existentes.

Serão abordados temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, atuação do controle social, sistemática da assistência, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços. Na oficina, serão feitas exposições dos temas e debates sobre os assuntos, buscando uma discussão entre todos os participantes. A expectativa é de que até o final de 2013 grande parte dos profissionais que atuam na imprensa possam passar pelo workshop. Os participantes do evento serão certificados pela Universidade Aberta do SUS e Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

Programação

8h30 - Abertura

9h - Workshop Sus Para Comunicadores - Cássio André Garcia

10h30 - Coffe Break

12h30 - Almoço

14h - Comunicação na Era Digital - Edmundo Filho, Leonardo Villa Nova e Ricardo Luzbel

16h - Coffe Break

16h20 - Mídia e Eleições - Cesaltina Lélis

17h - Encerramento

Entrega de certificados

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 12:48

Duas pessoas morrem durante incêndio em fábrica de Juazeiro

Fábrica do Distrito Industrial ficou destruída (Foto: Imagem/ TV São Francisco)

Duas pessoas morreram em um incêndio de grande proporção que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial de Juazeiro, na noite de quarta-feira (26). De acordo com informações do 9° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), o fogo começou antes das 23h e destruiu toda a estrutura do local.

Duas pessoas morrem em incêndio em fábrica de Juazeiro, na Bahia (Foto: Imagem/ TV São Francisco)
Incêndio ocorreu durante a noite de quarta-feira
(Foto: Francisco Camelo/ Arquivo Pessoal)

Equipes do Corpo de Bombeiros passaram a madrugada na fábrica para controlar o fogo. O corpo de um casal, ainda não identificado, foi localizado quando as chamas foram controladas, infomaram os bombeiros. Ainda não se sabe o que as vítimas faziam no local, nem se eram funcionários da empresa.

Segundo o 9° GBM, o fogo destruiu a fábrica. A área onde fica a empresa foi isolada por segurança. Outras fábricas que ficam na região não precisaram ser isoladas, informou o Corpo de Bombeiros. De acordo com os bombeiros, parte da estrutura do imóvel cedeu e equipes do órgão realizam rescaldo na manhã desta quinta-feira (27) para apagar pequenos focos de fogo.

Os corpos das vítimas serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro (DPT), onde serão periciados e identificados. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não há informações sobre o que provocou o incêndio e que as causas devem ser identificadas após perícia no local.

publicado em 27 de Setembro / 2012 às 10:30

Ruas de Petrolina ganham nova capa asfáltica e melhoram trânsito

Como parte integrante do cronograma de intervenções que vem garantindo a melhoria do trânsito em Petrolina, nas últimas semanas a Gestão de Obras do município está trabalhando em novos pontos da cidade com os serviços de revitalização de ruas e avenidas. Após a Avenida Guararapes, essa semana é a de novos locais no Centro e bairros como Vila Mocó, Areia Branca, Vila Eduardo, Atrás da Banca e Cohab Massangano receberem pela obra.

A mesma ação já beneficiou a rotatória do Viaduto Barranqueiro; o trecho de ligação com a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio na rotatória do Monumento da Integração; onde também teve a redução dos canteiros. Segundo o Gestor de Obras do município, Rogério Valença, o trabalho é executado parte com recursos oriundos da anulação de dívida contraída em anos anteriores com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). “Após a anulação de uma dívida milionária contraída por gestões passadas, o município vai poder dispor desse recurso em 4 anos na ordem de R$ 50 milhões destinados à pavimentação”, explicou.

As obras serão executadas no decorrer da semana, algumas já iniciadas levam o prazo médio de uma semana para finalização. Nos locais, é necessária atenção dos condutores para os pontos de interdição. Os serviços acontecem  na rua Engenheiro Walmir Bezerra/Avenida Souza Filho no Centro, Avenida Tancredo Neves na Vila Mocó, Ruas do Jasmim – Areia Branca, São Francisco/do Trabalho – Atrás da Banca, Santos Dumont – Centro, Isabel Moraes Assunção – Cohab Massangano; Imperatriz, Colina Imperial e Cecília Meireles na Vila Eduardo.

Imagem ilustrativa da internet
publicado em 27 de Setembro / 2012 às 07:30

Obras realizadas pelo Incra na Bahia beneficiam 14,5 mil famílias prejudicadas pela seca

A superintendência regional do Incra na Bahia (Incra/BA) está fiscalizando o fim das obras de limpeza e abertura de aguadas em 137 assentamentos, o que beneficia 14,5 mil famílias atingidas pela seca. As aguadas destinam-se ao represamento da água de chuva a ser aproveitada em irrigação de plantações e consumo animal. Trata-se de uma ação emergencial, iniciada em meados de julho e com um prazo de término até o fim deste mês.

Ao todo, o Incra/BA investiu 2,3 milhões nas obras que teve como meta a conclusão em tempo hábil, antes da chegada do período das chuvas no Semiárido. A ação visou ao atendimento de assentamentos inseridos em municípios decretados em situação de emergência devido à seca. De acordo com o superintendente regional, Marcos Nery, as obras fazem parte de medidas de apoio às famílias assentadas atingidas pela seca na Bahia. “Além das aguadas, estamos priorizando o pagamento do Crédito Semiárido e intervenções para implantação de sistemas de abastecimento de água e perfuração de poços”. Nery ressalta que essas medidas estão em consonância com as políticas do Plano Brasil Sem Miséria.

Fiscalização

O coordenador do Serviço de Infraestrutura, Júlio Gouvea, ressalta que já estão em campo vistoriando as aguadas duas equipes que totalizam quatro engenheiros civis. “Outra equipe segue viagem, na próxima semana, para a avaliação dos serviços”. O primeiro lote de obras atendeu assentamentos dos territórios de identidade da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu. A outra frente de ação chegou a áreas inseridas nos territórios de identidade do Sisal, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Vale do Jiquiriça, Piemonte da Diamantina e Vitória da Conquista. A terceira frente de trabalho restaurou aguadas em assentamentos situados nos territórios do Velho Chico e Bacia do Corrente.

O Incra/BA participa do Comitê Gestor de Ações Emergenciais de Convivência com a Seca, do governo baiano. No estado, há 200 áreas, entre projetos de assentamento e fundo de pasto, que estão situadas em municípios atingidos pela estiagem de 2012. Nesses locais vivem 26,4 mil famílias de trabalhadores rurais.

Cíntia Melo Ascom Incra-BA
publicado em 26 de Setembro / 2012 às 21:30

O rio São Francisco e a Tropa Estrangeira

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, se reuniu na segunda-feira, 17, com o general Enzo Peri, Comandante do Exército. Na pauta, o contrato firmado entre a Codevasf, autarquia subordinada ao ministério da Integração Nacional, com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE), para consultoria e obras da hidrovia do Rio São Francisco. O contrato foi firmado em dezembro de 2011 e confirmado em março deste ano. Ele terá vigência de três anos e custará aos cofres públicos US$ 3,84 milhões.

No dia 11 de julho, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, reuniu-se com o brigadeiro Douglas Fraser, chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos, para sacramentar a parceria. Pelo contrato, os militares norte-americanos irão trabalhar 24h por dia no projeto de desenvolvimento da hidrovia, com o controle da erosão, melhoria da navegabilidade e a contenção das margens. Até o final do ano, a Codevasf pretende investir outros R$ 73 milhões para tornar 657 quilômetros do rio navegáveis. Há um potencial de navegabilidade de 1.371 km entre Pirapora (MG) e Juazeiro-Petrolina (BA-PE). O USACE irá prover assistência técnica ao longo do São Francisco, em tempo integral, com especialistas em áreas de hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção com experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, dragagem, escavação em rocha e navegação.

Os militares brasileiros temem que os norte-americanos identifiquem terras raras na região, ricas em minérios como urânio, por exemplo. Além disso, trata-se de uma tropa estrangeira no território brasileiro o que só é possível com autorização da União e do Congresso Nacional. De acordo com o general Enzo Peri, o Exército não foi consultado sobre o contrato e não terá nenhuma participação nele. Perpétua Almeida também estranha o fato de a Codevasf não ter recorrido ao próprio Exército brasileiro que tem expertise comprovada, inclusive com os projetos de reconstrução do Haiti que incluem uma hidrelétrica em Artibonite para a geração de energia.

Além disso, o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Pará (UFPA), poderiam elaborar os projetos e dar a consultoria necessária, com economia de recursos e o controle das informações estratégicas no Brasil, neutralizando quaisquer ameaças à Segurança Nacional. A deputada Perpétua Almeida já encaminhou requerimento de informações aos ministérios da Integração Nacional, Relações Exteriores e Defesa, para conhecer detalhes do contrato. O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, também ficou surpreso ao tomar conhecimento pela parlamentar desse contrato. Ele pediu à deputada encaminhar o requerimento à presidente Dilma Rousseff – que muito provavelmente não tem conhecimento da história – para que a Presidência da República acompanhe o caso.

Do Blog do Noblat com informações da assessoria da deputada Perpétua Almeida
publicado em 26 de Setembro / 2012 às 20:00

Justiça Federal anula contrato do BNDES com a Prefeitura de Petrolina

A Justiça Federal isentou a Prefeitura de Petrolina de um ônus financeiro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Em decisão publicada no dia 17 de agosto de 2012, a Justiça Federal reconheceu a nulidade do contrato de financiamento mediante abertura de crédito n.º01.2.516.2.1 junto ao BNDES por inobservância dos limites de endividamento estabelecidos pela resolução do Senado Federal nº 43/2001 (art. 32, § 1.º, I, e art. 33, § 1.º, da Lei de Responsabilidade Fiscal). A nulidade que se estendeu a seus termos aditivos.

“Com essa decisão judicial, o município de Petrolina poderá requerer ao BNDES a devolução de mais de R$ 20 milhões pagos em razão da operação de crédito considerada ilegal, realizada em 2002”, diz o prefeito Julio Lossio completando, “Desde quando assumimos a prefeitura, tivemos que arcar com valores astronômicos. Herdamos uma dívida enorme e chegamos a efetuar pagamentos mensais de mais de R$ 1 milhão. Isso inviabiliza qualquer gestão. Então, pedi à procuradoria jurídica para estudar o processo e entrar com uma ação para reparar essa situação”, explicou. Outra decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região já havia considerado que os termos aditivos também eram ilegais deixando o município desobrigado de pagar o valor de R$ 7 milhões remanescentes à época.

No ano de 2002, o então Prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho, firmou um contrato com o BNDES no valor de R$ 30.323.240,00 para investimentos em infraestrutura do município denominado de “Projeto Multissetorial Integrado”. Os investimentos deveriam ter sido aplicados da seguinte forma: R$ 5.649.210,00 - Investimentos nos bairros João de Deus, Cosme/Damião, Quatis 1 e 2 e Jardim São Paulo; R$ 4.927.960,00 - Investimentos nos bairros São Gonçalo e Rio Corrente; R$ 7.274.250,00 - Investimentos nos bairros José e Maria, Santa Luísa e Dom Avelar; R$6.934.860,00 - Investimentos nos bairros Jardim Amazonas e Alto Cocar; R$5.536.960,00 - Construção do Teatro Municipal, saneamento e estudos e projetos.

Segundo o atual gestor, não consta documentada ou registrada na Prefeitura de Petrolina a realização dessas obras como também é do conhecimento da sociedade. Ainda de acordo com Lossio, devido a esse contrato,  a atual gestão foi obrigada a pagar cerca de 26,5 milhões de reais.

publicado em 26 de Setembro / 2012 às 19:00

Seminário marcará as comemorações do Dia Mundial do Turismo em Juazeiro

Em homenagem ao Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) a Câmara de Turismo do Vale do São Francisco Junto com o SEBRAE/BA estará realizando um evento para consolidar a data. Nesta quinta-feira, das 14 às 17 horas, no Rapport Hotel acontecerá um Seminário com o tema “Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo” tendo como Palestrante o Prof. Luiz Paulo Neiva – Pró-Reitor da UNEB, e voltado para o trade e estudantes do curso de turismo.

A Câmara de Turismo é uma Instância de Governança Regional que tem como Missão “Apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável, nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, por meio da proposição e análise de políticas, planos e projetos e da articulação dos atores governamentais, empresariais e da sociedade civil”, sendo também um espaço de integração do trade turístico.

publicado em 26 de Setembro / 2012 às 17:00

SAAE constata depredação de tapumes das estações elevatórias

 

Segunda-feira (24), durante vistoria nas construções das estações elevatórias de esgoto, a equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) identificou no bairro Malhada da Areia o furto do tapume - material de segurança e proteção do local que cerca a obra da estação elevatória. Segundo os profissionais, a ação foi uma demonstração clara de vandalismo e destruição do material.

Em agosto, o SAAE retomou as obras de saneamento básico em Juazeiro e durante a execução das estações elevatórias já foi detectado em outros bairros como o João Paulo II, Piranga, Distrito Industrial próximo ao Corpo de Bombeiro, a destruição e o furto desse tipo de material. 

“É lamentável que esta prática esteja acontecendo em nosso município. Chamamos à atenção da população para o fato, pois o furto dos tapumes que cercam a obra está deixando acesso a um buraco aberto, podendo causar acidentes aos moradores que se aproximem da construção das estações elevatórias. A administração municipal está preocupada com as questões de segurança em relação às obras que estão sendo realizadas na cidade e, por isso, pede o auxilio de todos no sentido de fiscalizar e informar aos setores competentes casos como esse”, destacou o responsável pela fiscalização, o engenheiro civil Edson Ruas. 

O diretor do órgão, Joaquim Neto, alertou que a ação prejudica o andamento do trabalho e a qualidade dos serviços. “É preciso que as pessoas se conscientizem que a prática desse ato prejudica toda a população de Juazeiro. A autarquia está tomando as medidas cabíveis para combater essa prática e espera que o problema não se repita”, declarou Neto. 

Ascom/SAAE
publicado em 26 de Setembro / 2012 às 16:00

Univasf participa do I Fórum Petrolina Sustentável

O Movimento Petrolina Sustentável, do qual a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma das instituições integrantes, realizará na noite de hoje (26) o I Fórum Petrolina Sustentável, que pretende conhecer as propostas dos candidatos a Prefeito de Petrolina (PE) nas eleições municipais de 2012 acerca dos temas: Governança, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo. O evento será realizado a partir das 19h no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Na ocasião, a Univasf será representada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima e pelo vice-reitor Telio Nobre Leite. A população poderá acompanhar o evento ao vivo, que será transmitida pela Web TV da Univasf através do endereço eletrônico http://www.rtvcaatinga.univasf.edu.br.

Além da Univasf, o Movimento Petrolina Sustentável é composto por oito Instituições: Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diocese de Petrolina, Primeira Igreja Batista de Petrolina, Emissora Rural, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Universidade de Pernambuco (UPE). O projeto visa construir um espaço de diálogo democrático entre o Executivo e o Legislativo Municipal através do Programa Cidades Sustentáveis, que tem o objetivo de sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Karine Nascimento
publicado em 26 de Setembro / 2012 às 15:30

Destroços de avião que desapareceu ao sair de Ilhéus são encontrados

Dois pescadores localizaram no final da noite desta terça-feira (25) destroços do avião bimotor que desapareceu logo após decolagem do aeroporto de Ilhéus na segunda (24). Os bombeiros foram comunicados sobre as partes do avião, encontradas na praia de Mar e Sol. Poltronas e outros objetos foram recolhidos por uma equipe de resgate. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e lanchas da Marinha já reiniciaram as buscas na manhã desta quarta (26). O bimotor pertencia a Bruno de Sá Martins de Araújo, mas a Infraero não sabe se ele o pilotava no momento do acidente. O avião levava o corpo de Carita de Souza Ramos, de 61 anos, turista goiana que morreu em uma praia no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul baiano. Estavam na aeronave o viúvo, José Nilton Ramos, de 58 anos, e o piloto. O corpo de Carita era transportado para Brasília, cidade em que ela vivia, para o enterro, que seria na tarde de terça. De acordo com o Correio, o local onde foram localizados os destroços não fazia parte da rota da aeronave. Ainda não se sabe se o avião desviou do trajeto previsto no plano de voo e caiu ou se as partes encontradas foram levadas pela correnteza.

O corpo do piloto do avião que desapareceu após decolar na última segunda-feira (24) do aeroporto de Ilhéus foi localizado junto com destroços. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além do homem – que ainda não foi identificado – foram encontrados objetos como poltronas e uma mochila. Também foram localizados pedaços do caixão que levava o corpo da turista.

BN
publicado em 26 de Setembro / 2012 às 14:00

Tem Sanfoneiro de Ouro nas telinhas do cinema nacional

Vai estrear no dia 26 de outubro nos principais cinemas de todo o Brasil, o filme “Gonzaga – De Pai para Filho” do diretor Breno Silveira. O longa conta a história do Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), e de seu filho, o músico e compositor Gonzaguinha (1945-1991). O ator e sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido como Chambinho do Acordeon, foi selecionado entre mais de cinco mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga dos 27 aos 50 anos, período em que a carreira do músico teve seu auge.

Também estão no elenco Julio Andrade como Gonzaguinha, Nanda Costa como a cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha, e Silvia Buarque como Diná, a mãe de criação dele.  

Targino ao lado de Breno Silveira (à direita) e Júlio (Gonzaguinha)

Mas, quem também faz participação no filme é o nosso sanfoneiro de ouro Targino Gondim. Isso mesmo, ele aparece numa cena quando o Pai Luiz Gonzaga briga com seu filho Gonzaguinha: “Eu sou fã demais da história dele, para mim foi uma imensa alegria participar deste filme, um orgulho” fala emocionado Targino.

Que tal agora conferir o trailer oficial do filme?

Bruno Lopes
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