Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 17 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 13 de Julho / 2011 às 18:00

HILUX CAPOTA NO VIADUTO BARRANQUEIRO EM PETROLINA

Um acidente na rotatória do Viaduto Barranqueiro, em Petrolina, chamou à atenção de muitos curiosos por volta das 16 e 30 h desta quarta-feira (13). O condutor de um veículo Hilux, cor prata, perdeu o controle e capotou de uma altura de aproximadamente 08 metros e parou nas imediações das barracas de artesanato do Centro de Artesanato Celestino Gomes. Apesar do acidente “espetacular” ninguém ficou ferido com gravidade.

publicado em 13 de Julho / 2011 às 17:30

SAAE participa de reunião para discutir melhorias em Maniçoba I

Terça-feira (12), o diretor do SAAE Joaquim Neto, o chefe de divisão do interior, Elianderson Oliveira, e a coordenadora do programa Prefeituras nas Comunidades, Maria José, estiveram na Maniçoba I participando de uma reunião junto com colonos e moradores para discutir a expansão habitacional da localidade. Entre as pautas, saneamento básico e limpeza do dreno – utilizado no escoamento do esgoto local.  

De acordo com o morador, Josival Amorim, a população está crescendo e a preocupação é tentar resolver os problemas da comunidade. “Nos últimos anos o distrito cresceu e o saneamento básico ainda não chegou aqui. É muito válida a reunião, porque podemos discutir as questões que tanto incomodam a população de Maniçoba I. Espero que o SAAE resolva ou pelo menos amenize os problemas de rede coletora de esgoto na localidade”, disse Josival.    

Aproveitando a oportunidade o diretor do SAAE, Joaquim Neto, apresentou para a população a proposta de criação de uma comissão entre os moradores para mensalmente acompanhar junto ao órgão à arrecadação proveniente da própria comunidade. Em contrapartida o órgão irá reverter 60% do valor em melhorias no sistema de abastecimento de água e rede coletora de esgoto. “Já apresentamos essa proposta em algumas comunidades do interior, a exemplo de Maniçoba II, e tivemos um resultado muito positivo de renegociação das dividas. Quem define o que é prioridade agora são os moradores”, relatou Neto.  

“É uma excelente ideia reverter o que arrecadar para o próprio distrito. Acredito que se realmente houver uma rapidez na execução das obras, as pessoas ficarão motivadas a pagar suas contas em dias, como também fiscalizarão para que outros moradores paguem suas contas e não realizem ligações clandestinas. Concordo plenamente que temos que pagar pela água, até porque é um bem essencial para vida e além do mais, o órgão tem despesas com manutenção e equipamentos”, falou o gerente do distrito, Valter Matias de Alencar.

Por Luzete Nobre/SAAE
publicado em 13 de Julho / 2011 às 16:10

Rinaldo Lima vai expor no fim do ano em Salvador‏

O radialista e artista plástico Rinaldo Lima esteve no começo da semana em Salvador para cumprir a última etapa de seleção do edital Matilde Matos de apoio a montagem de exposições da Fundação Cultural do Estado. Ele foi um dos sete selecionados em todo estado no edital lançado o ano passado com o Projeto Baque Solto. Juntamente com outros artistas Rinaldo participou de uma reunião com integrantes da Fundação Cultural Da Bahia e assinou o termo de acordo e compromisso (TAC), última formalidade antes do recebimento dos recursos para o projeto.

O Baque Solto, com telas que retratam a figura multicolorida do caboclo de lança do maracatu rural, prevê duas exposições, uma em Juazeiro e outra em Salvador, além da realização de uma oficina de desenho oferecida a estudantes da rede pública. A exposição em Juazeiro ocorrerá no Centro de Cultura João Gilberto durante o mês de setembro. Em Salvador a mostra ocorrerá de 08 de novembro a nove de dezembro na Galeria Ebec, local conceituado onde já foram realizadas cerca de 70 exposições, algumas internacionais.

“Foi um grande surpresa, eu fui a Salvador ainda na dependência de um espaço decente na capital para expor e tudo aconteceu na mesa de reunião, por meio de uma produtora de outro projeto, que me foi apresentada, Claudine Toulier, simplesmente a filha da crítica de arte que deu nome ao edital, Matilde Matos. Foi melhor do que eu esperava”, afirmou Rinaldo. Quanto ao material da exposição, ele revelou que não será a mesma apresentada em março de 2010 no Centro de Cultura João Gilberto, e sim uma versão ampliada da primeira mostra.

publicado em 13 de Julho / 2011 às 15:40

24ª Festa do Interior têm saldo positivo para o comércio de Casa Nova

Turistas que buscaram conhecer melhor a cultura nordestina e a cidade de Casa Nova se deliciaram com uma das maiores festas do Interior da Bahia, que resgata costumes da cultura popular como literatura de cordel, repentes, comidas e bebidas típicas, além de shows de forró de grandes bandas e artistas nordestinos, na 24ª edição da Festa do Interior de Casa Nova. A Festa do interior deste ano, realizada de 07 a 10 de julho, com o tema: Dunas do Velho Chico, Um Oásis no Sertão, inspirado nas praias de água doce e com alegria de festejar uma data tão especial, foi realizada no Pátio de Eventos da cidade.

O evento abrigou 23 barracas oficiais representando e mostrando aos moradores e visitantes a cultura e produtos das localidades do Distrito de Santana do Sobrado, Riacho do Sobrado, Distrito do Pau a Pique, Barragem, Distrito do Luiz Viana, Distrito do Ouricuri, Barra da Cruz, Cacimbas, Jardim, São Luiz, Palmeira, Distrito de Bem Bom, Açude de Pedra, Junco, Poço da Pedra, Junco, Lago, Tiririca, Lagoa do Alegre, Altamira, Algodão, Malvão, Jurema, entre estas barracas encontra-se também o Camarote da Prefeitura e a Barraca da Policia Militar, estandes das secretarias municipais, parque de diversão, praça da cultura e barracas de ambulantes e brincadeiras juninas.

Shows com as bandas 3 Desejos, Furacão do Forró, Forró da Curtição, Sérgio do Forró, Forró Moral, Roberta Miranda, Targino Gondim, Frank Viana e Banda, Black Style, Seu Maxixe e bandas Locais, movimentaram o comércio, a rede hoteleira, a economia de Casa Nova que recebeu turistas de toda região durante as comemorações da 24ª Festa do Interior. Os barraqueiros e os vendedores ambulantes que trabalharam na festa estão satisfeitos com o resultado. “Todos fizeram bons negócios nos quatro dias de festa. Estou muito feliz”, disse Maria Esperança da Silva, que ofereceu uma variedade de bebidas e comidas típicas em sua barraca.

Os festejos aqueceram a economia da cidade e geraram milhares de empregos temporários. Uma semana antes da festa, o movimento era intenso nas lojas. Encontrar uma vaga em salões de beleza era quase impossível. A rede hoteleira também comemora. Bem antes da festa do Interior as vagas em hotéis e pousadas já estavam esgotadas e diversos casanovenses conseguiram alugar casas para turistas. “Festejar, congregar e gerar lucratividade nos faz perceber que realmente alcançamos nosso objetivo, com a realização desta grande festa”, comemora a organizadora do evento, Silvia Suemi, afirmando que a festa agradou a toda população casanovense.

Lidiane Cavalcante PMCN
publicado em 13 de Julho / 2011 às 14:00

COLÉGIO ANTONÍLIO DA FRANÇA CARDOSO COMEMORA OS 133 ANOS DE JUAZEIRO COM EXPOSIÇÃO

A direção, professores e alunos do Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso estão convidando a sociedade juazeirense a prestigiar a exposição “JUAZEIRO DE ONTEM E DE HOJE” que vai homenagear os seus 133 anos de elevação à categoria de cidade. Estarão presentes representantes ilustres de Juazeiro nos segmentos político, educacional, artístico, esportivo e histórico da cidade. O evento acontecerá nesta quinta-feira (14), das 16 às 20 horas, no Colégio Antonílio da França Cardoso, localizado na avenida Alfa, bairro Dom José Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO:

*ABERTURA COM HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS DO BRASIL, DA BAHIA E DE JUAZEIRO
* APRESENTAÇÃO DA FANFARRA DA ESCOLA
* EXPOSIÇÃO DE FOTOS E PRODUÇÕES AGRÍCOLAS REGIONAIS
* APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA PELOS ALUNOS E COMUNIDADE
* PRONUNCIAMENTO DOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS.

publicado em 13 de Julho / 2011 às 12:40

EPTTC vai vistoriar os transportes escolares da rede municipal

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) convoca os proprietários de transporte escolar para realizar a vistoria dos veículos a partir deste sábado (16). A ação já tem lugar pré-definido para cada localidade, sendo o mesmo de todos os anos.

Para proporcionar maior segurança ao aluno e usuários, a equipe da EPTTC estará vistoriando itens como: parte mecânica do veículo, parte elétrica, pneus, cinto de segurança e documentos do proprietário. “É necessário comparecer com a xerox do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV 2011. Vamos verificar a situação dos veículos de forma detalhada”, declarou o Diretor-Presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro.

Localidades das Vistorias:

Uruás – 16/07 (sábado)

Simpatia – 17/07 (domingo)

Rajada – 23/07 (sábado)

Bebedouro/Pedrinhas – 24/07 (domingo)

Clarissa Moreira Secom PMP Imagem Ilustrativa Google
publicado em 13 de Julho / 2011 às 11:00

POTENCIAL DA CITRICULTURA NO SEMIÁRIDO VAI ESTAR EM DEBATE NA FENAGRI 2011

A pesquisadora da Embrapa Débora Bastos está percorrendo os veículos de comunicação da região com objetivo de propagar o seminário que vai debater o potencial da citricultura no semiárido durante a Fenagri –Feira Nacional da Agricultura Irrigada. Segundo Débora, na Embrapa Semiárido há avaliações de 40 cultivares de citros (laranjas, pomelos, lima ácida ‘Tahiti’, tangerinas e limões) testadas com alguns porta-enxertos. “Os resultados são promissores para os pomelos e a lima ácida ‘Tahiti’. Da mesma forma com as variedades de laranjas ‘Westin’, ‘Pera D9’, ‘Pera D25’, ‘Rubi’, ‘Salustiana’, ‘Natal 122’ e a ‘Valência Tuxpan’.

“Os testes apontam boas perspectivas para a citricultura na região. Contudo consideramos importante a realização de mais estudos para definir as variedades mais adaptadas e produtivas ao cultivo irrigado no semiárido”, argumentou a pesquisadora. Este é o objetivo do projeto “Potencial e desafios da citricultura no semiárido brasileiro”, coordenado por Débora e que tem a participação de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para esta pesquisa, submetem a testes, cultivares de copa e de porta enxerto de citros (laranja, pomelo, tangerina, lima ácida ‘Tahiti’ e limão siciliano).

De acordo com Débora, estas ações são para caracterizar o comportamento de diferentes espécies de citros, de modo a gerar conhecimento tecnológico que se traduza na promoção da citricultura como alternativa econômica para a agricultura da região.  Além de pesquisadores das duas unidades da Embrapa, farão palestras no seminário, técnicos da Fischer S/A Agroindústria – Citrosuco - uma das maiores exportadoras de suco de laranja do Brasil.

As inscrições para participar do seminário estão abertas no site www.fenagri2011.com da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro - ACIAJ fone (74) 3061-4210. São 200 vagas. O valor da inscrição para estudantes é de R$ 20,00 e de R$ 40,00 para profissionais. (Com informações de João Marques)

publicado em 13 de Julho / 2011 às 09:40

APLB REALIZA ASSEMBLÉIA PARA DISCUTIR INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE JUAZEIRO

O presidente da APLB – Sindicato, professor Antonio Carlos dos Santos e demais membros da diretoria da entidade em Juazeiro, publicaram edital convocando todos os trabalhadores em educação, professores e demais servidores, para uma importante assembléia que será realizada Segunda Feira, dia 18 de Julho, às 16 horas, no auditório do Colégio Paulo VI, afim de discutir a implantação e funcionamento do IPJ (Instituto de Previdência de Juazeiro), com a seguinte pauta:

• Situação atual do IPJ,
• Alteração de alguns artigos da lei 2.152/2011(IPJ),
• Implantação imediata da Junta Médica,
• Composição imediata do Conselho deliberativo,
• Composição imediata do Conselho Fiscal
• Diretoria Executiva do IPJ.

publicado em 13 de Julho / 2011 às 09:15

Avião cai no Recife e deixa 16 mortos, diz Corpo de Bombeiros

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente. A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem. A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.

Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu. Os bombeiros enviaram nove viaturas para a ocorrência. Equipes de investigação de acidentes aéreos da FAB também estão no local. O G1 tentou contato com a empresa Noar, que informou por telefone que vai enviar uma nota com esclarecimentos ainda nesta manhã. Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero. O aeroporto fica no município de Paranamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal.

Nota da FAB

Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais. No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente." A empresa Noair informou que opera há um ano em Pernambuco e que possui duas aeronaves compradas na República Tcheca.

G1 Foto: Rodrigo Siqueira do Nascimento)
publicado em 13 de Julho / 2011 às 09:10

População de Sobradinho, Abaré e Varzedo é beneficiada com tratores e sanitários

Aproximadamente 200 famílias da zona rural do município de Sobradinho, no Vale do São Francisco, serão beneficiadas com a implantação de um projeto de mecanização agrícola. Um trator, orçado em R$ 131,5 mil e dotado de implementos agrícolas, atenderá os moradores do povoado de Tataui, por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir. A ação foi garantida no início deste mês, com a assinatura de um convênio celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por intermédio da CAR, e a Associação Agrícola Terra Forte. Segundo o representante da entidade, Paulo Cruz, o equipamento é muito importante para melhorar a produtividade agrícola da região. “Essa máquina vai servir para o transporte e escoamento de produtos como cebola, melancia, tomate e goiaba, além de ajudar no preparo da terra, aração e pulverização”.

Esta semana famílias rurais de Pocinho, Volta e Lagoa da Pedra, no município de Abaré, também no Vale do São Francisco, receberam projeto de mecanização para incrementar a atividade agrícola dos pequenos produtores, resultado de convênio firmado entre a Sedir/CAR e a Associação de Pequenos Produtores da Fazenda Pocinho, presidida por Ismael Janivaldo Gomes, no valor de R$ 136,9 mil. As comunidades rurais de Calugi, São Gonçalo e Cana Brava, no município de Varzedo, receberão 36 sanitários residenciais. O convênio assinado nesta terça-feira (12), entre a Sedir/CAR e a Associação Comunitária e Rural do Calugi, presidida por Gilvan Muniz de Souza, é no valor de R$ 143,7 mil.

Produzir

O programa atua em 407 municípios baianos e é executado com financiamento do Banco Mundial, do Governo do Estado e a participação dos beneficiários. A meta principal é promover a redução da pobreza rural, via financiamentos não reembolsáveis de pequenos investimentos de infraestrutura e de apoio à produção, orientados para promover a geração de ocupação e renda para as comunidades rurais pobres. Para atingir esses objetivos, o programa adota como estratégias principais, a descentralização e a participação comunitária, o que possibilita ampliar o espaço de exercício da cidadania do homem do campo.

Foto Ilustrativa Google
publicado em 13 de Julho / 2011 às 07:40

Profissionais da área agrícola visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

Pelo segundo ano consecutivo o Mercado do Produtor de Juazeiro recebeu a visita de uma comitiva formada por produtores, secretários de agricultura e empresários dos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha - Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu nesta terça-feira (12), nas dependências do entreposto e teve como objetivo, proporcionar um intercâmbio de conhecimentos entre os produtores do Sul e do Nordeste.  

Estiveram presentes além da comitiva, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira; o diretor de Mercado do Produtor de Juazeiro, Justiniano Félix e o engenheiro agrônomo da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, João Santana Tosta. Para o secretário de Agricultura e Presidente da CEASA do Município de Caxias do Sul - RS, Nestor Pistorello o objetivo principal da visita foi a de apresentar ao grupo as potencialidades do Vale do São Francisco.

Além do Mercado do Produtor o grupo visitará durante toda semana as instalações da Embrapa Semiárido e de algumas propriedades produtoras de uvas em Petrolina; a associação Manga Brasil; o projeto Senador Nilo Coelho e a Special Fruit; a vinícola Ouro Verde e o projeto Salitre.

Ascom seadruma
publicado em 12 de Julho / 2011 às 23:20

LDJ - CAMPEÕES ANTECIPADOS

EU PENSO ASSIM...

Herbet Mouze

LDJ - CAMPEÕES ANTECIPADOS

Para os que têm a recordar a Liga Desportiva Juazeirense (LDJ) fez realizar mais um campeonato oficial amador da cidade. Os jogos foram realizados nas noites das terças e sextas-feiras, com partidas das categorias SUB-17 e principal amador. Com a chegada do futebol profissional, sentimos que arrefeceu o ânimo do torcedor que sempre freqüentou a nossa principal praça de esportes, o estádio Adauto Moraes, o público torcedor presente, poderia ter sido bem melhor. Aqueles mais fiéis às tradições do futebol amador, até a década de 80, sempre compareceram para torcer por VENEZA, OLARIA, CARRANCA, XV de NOVEMBRO, JUAZEIRO, COLONIAL, AMÉRICA e outros, tentando matar a saudade.

Nesta sexta-feira, 15, aniversário da nossa Juazeiro, à tarde, será realizada a última etapa do campeonato oficial da LDJ -2011.

Dois jogos de surpreendentes decisões, pois, por antecipação, segundo manda o regulamento, já se tem conhecimento dos campeões das categorias SUB – 17 e amador principal.

O primeiro jogo (às 15 horas) COLONIAL X VENEZA, o time de Maniçoba já entra em campo campeão, o mesmo acontecendo na segunda partida, COLONIIAL X BARRO VERMELHO (principal) também o COLONIAL já pisa no gramado como campeão.

Portanto, nesta 6ª feira, 15, teremos CAMPEÕES ANTECIPADOS no ADAUTÃO. De uma maneira, ou de outra, vale a pena assistir esse espetáculo futebolístico, no dia do aniversário da cidade. 

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ? 

Herbet Mouze – Radialista – Publicitário – Flamenguista – Membro Efetivo da ABI/BA

publicado em 12 de Julho / 2011 às 22:10

Exposição marca comemoração de 110 anos de Joãozinho do Pharol

O Movimento Petrolina Literária, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, realizou ontem (11), a abertura da exposição em comemoração aos 110 anos de João Ferreira Gomes, conhecido como Joãzinho do Pharol, fundador do Jornal O Pharol. Na solenidade, estavam presentes o vice-prefeito da cidade, Domingos Sávio, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias, a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a Secretária de Comunicação, Emanuela Meira, o vereador Pérsio Antunes (PMDB), filha e netos de Joãozinho e a imprensa local. 

João Ferreira Gomes, o Joãozinho do Pharol, nasceu em Petrolina e tinha 13 anos quando lançou o primeiro jornal, o “Correio da Infância”. Mais tarde, aos 15 anos, substituiu o nome do jornal por “O Pharol”, que se transformou no periódico de maior tempo em circulação na cidade, com assinantes em território nacional e no exterior. “Joãozinho do Pharol foi um visionário em Petrolina. Ele fez imprensa quando sequer existia rádio na região. Então, eu vejo com muita alegria essa homenagem. Foi uma iniciativa extraordinária”, declarou entusiasmado o neto de Joãozinho, Joaquim Coelho. A exposição terá a duração de uma semana e poderá ser conferida no horário de 8h às 17h, no Museu do Sertão de Petrolina.

Patrícia Telles Secom PMP
publicado em 12 de Julho / 2011 às 21:40

Aleluia ironiza liderança da Bahia em assaltos a banco

“A Bahia ocupa posição de destaque em assaltos a banco. É a campeã do Norte-Nordeste e a vice-campeã do Brasil. Meus pêsames, governador Jaques Wagner”. Com ironia, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, comentou o ranking nacional de crimes a agências bancárias, divulgado hoje (12/07) pela imprensa. Com 61 ocorrências no primeiro semestre deste ano, a Bahia só perde para São Paulo, com 283 roubos a banco no período. 

“O governador Wagner precisa deixar seu orgulho de lado, parar com tanta propaganda, calçar as sandálias da humildade e procurar Paulo Souto para que o ex-governador lhe revele o que foi feito para reduzir a criminalidade durante o governo anterior”, recomenda Aleluia. Em 2006, no último ano do mandato de Paulo Souto, ocorreram 12 roubos a banco no estado.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 21:00

EXPOLEITE MOVIMENTA MAIS DE 1 MILHÃO NA ECONOMIA DE BODOCÓ

O Parque de Exposição Antonio Bezerra da Rocha, no município de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, sediou entre os dias 07 a 10 de julho, a terceira edição da Festa do Leite e do Mel de Bodocó, a Expoleite. Destacando-se como a terceira maior bacia leiteira do Estado e produzindo 150 mil litros de leite por dia, o município produz ainda cerca de 300 toneladas de mel por ano. Promovendo todo esse potencial econômico, a Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, realizou a terceira edição da Expoleite.

Rodada de Negócios; feira de produtos apícolas e hortifrutigranjeiros, Concurso Leiteiro; Feira do Gado (venda de animais PO nas baias); estandes para exposição e comercialização de produtos; Projeto Horta Orgânica; palestras; exibição de filmes infantis; degustação de doces, queijos e mel; Concurso da Rainha do Leite e do Mel; Fazendinha para Crianças e show musicais integraram a programação. Mais uma vez Bodocó transformou-se em um pólo de atividades voltadas para o agronegócio e a bovinocultura leiteira, realizando um evento que atingiu volume superior a um milhão e cem mil reais em negócios fechados (R$ 1.100.900,00).

O Concurso Leiteiro teve a premiação de R$ 10 mil, que contemplou as três vacas vencedoras da maior produção de leite diária. Com 72 quilos de leite, a vaca Granfina, do produtor Joseval Holanda, foi a vencedora do concurso. O proprietário recebeu uma moto 0 km, além de R$ 1 mil como terceiro lugar com a vaca Alvorada. Já o produtor Carlos Brito, recebeu R$ 3 mil com a vaca Lorena, que conquistou o segundo lugar, produzindo 58,550 quilos de leite. Para o prefeito do município, Brivaldo Alves, a Expoleite “revela a cada edição o fortalecimento e a competitividade das cadeias produtivas do município. É um evento muito importante para alavancar negócios e mostrarmos o potencial do município.”

De acordo com o produtor Joseval Holanda, a Expoleite é uma oportunidade de ampliar negócios e traz uma sensação bastante satisfatória para os expositores participantes. Cosméticos, além dos mais variados tipos de mel e suas iguarias, movimentaram o estande da Associação dos Apicultores de Bodocó. Por lá havia até a fórmula exótica do sabonete de doce de leite e mel. O evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, da AD Diper e do Sebrae. Além das oportunidades de negócios, integraram a programação shows com as bandas Muleke Doido, Chamego e Paixão, Papo de Play Boy, Forrozão Espora de Ouro, Forró do Pinicado e a dupla Léo e Rodrigo.

Ascom Bodocó
publicado em 12 de Julho / 2011 às 19:40

Voluntários do HDM passam por capacitação

O corpo de voluntários do Hospital Dom Malan está participando nesta terça e quarta feira, de mais um treinamento para aprimorar o serviço. Para isso, as coordenadoras do voluntariado do IMIP/Recife, Rejane Leão e Carmem Lúcia foram convidadas e ministram nesses dois dias um pouco da visão e importância do trabalho voluntário.

As coordenadoras aproveitarão também, para selecionar e treinar os 28 candidatos a novos voluntários que se inscreveram ao longo da última semana. O treinamento acontece nesta terça durante todo o dia e quarta-feira pela manhã no Hospital Dom Malan.

O serviço de voluntariado do HDM na nova gestão IMIP existe desde setembro de 2010 e tem o objetivo de humanizar o atendimento ao usuário do hospital, atuando em todos os segmentos e realizando atividades com os pacientes. Entretenimento, acompanhamento pessoal, auxílio nas datas festivas, participação em eventos, captação de doações são algumas das suas atribuições. O HDM conta atualmente com 32 voluntários.

Ascom HDM
publicado em 12 de Julho / 2011 às 18:40

BAHIA É 2° ESTADO COM MAIS NÚMERO DE ASSALTOS A BANCO


A Bahia é o segundo estado do país, atrás apenas de São Paulo, com maior número de assaltos a agências bancárias. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) contabiliza os crimes de janeiro a junho deste ano. Em todo o país foram 838 ataques, uma média de 4,6 ocorrências por dia. Na Bahia, foram 61 casos – 7% do total. São Paulo, o estado mais populoso do país, teve 283 casos. Logo em seguida aparecem o Paraná, com 56 casos (6,6%), a Paraíba, com 54 casos (6,4%), o Mato Grosso, com 48 casos (5%), e Roraima, com 2 casos (0,2%).  Vinte pessoas morreram nestes ataques - 11 nas chamadas “saidinhas bancárias”. O número registra um aumento de 81% comparando com o mesmo período de 2010.

Em Juazeiro, recentemente, vários homens tentaram assaltar o Banco do Brasil próximo à prefeitura de um sábado para domingo, sem sucesso, pois através de um rádio comunicador  perceberam que a polícia já tinha sido acionada. Segundo fontes, foram deixados para traz munições e até explosivos dentro da instituição. 
publicado em 12 de Julho / 2011 às 17:30

Entrevista de Galvão concedida a Geraldo José, repercute na Bahia: "Galvão desmente história clássica sobre João Gilberto

Já repercute na capital do Estado a matéria de Luis Galvão concedida na manhã desta terça-feira (12), ao radialista Geraldo José, na redação da RJ. O site Bahia Notícias, um dos mais acessados do Estado, veiculou matéria de James Martins sobre a citada entrevista. Confira:

O poeta e letrista Luiz Galvão, um dos criadores do grupo Novos Baianos, em entrevista na manhã desta terça-feira (12) à Rádio Juazeiro, mais uma vez polemizou ao contestar afirmações sobre João Gilberto, seu conterrâneo que completou 80 anos em junho e um dos maiores mitos da música mundial. Galvão, que se considera o juazeirense mais próximo a João, reclamou da prefeitura local que não o convidou para a festa promovida pelos 80 anos do músico. “Toda a história de João Gilberto aqui em Juazeiro é comigo e não me convidaram”, reclamou, ressaltando que “no dia em que o pai dele [João Gilberto] morreu, eu fui ao enterro com ele abraçado comigo”. Diante do mal estar causado pelas queixas, o entrevistador Geraldo José, tentou botar panos quentes ao dizer que poderão ocorrer outros eventos ainda este ano, para os quais Galvão talvez seja convidado.

Mais enfáticas ainda foram as queixas do poeta contra o produtor musical Nelson Motta. Galvão afirmou que Motta tentou prejudicar os Novos Baianos, ao tentar persuadi-los a gravar um disco em apenas dois canais. “Se a gente tivesse aceitado a proposta não teríamos feito ‘Acabou Chorare’, porque eram as mesmas músicas que ele quis estragar. E ele ainda me chama de paranóico”, disse. Mas a declaração mais curiosa foi a que, com intenção de desmentir Nelson Motta, acabou desmentindo muita gente mais, inclusive o também ‘novo baiano’ Moraes Moreira.

Segundo Galvão, a clássica história de que João Gilberto teria tocado a campainha do apartamento dos cabeludos e, quando o baixista Dadi (que foi abrir) teria visto aquele homem de terno e gravata avisou aos outros que tinha polícia na área, é mentira. “Na verdade foi um produtor do grupo que chegou, João já estava lá tocando violão conosco, não podia ser ele”, disse. Galvão ainda argumenta: “Você acha que João Gilberto vai tocar na campainha de ninguém rapaz? Quando eu disse a João que ele devia conhecer os Novos Baianos ele me respondeu: eu já conheço gente demais. Só depois que eu consegui convencê-lo. Só quem não conhece João Gilberto, como Nelson Motta, acreditaria numa história dessas de João tocando campainha. Contaram essa história a ele e ele publicou”, disse.

Com o desmentido, Galvão acabou, ainda que involuntariamente, resvalando também em Moraes Moreira, que não é citado na entrevista. Acontece que Moraes, principal parceiro de Galvão, não só conta a mesma história de JG tocando a campainha, em seus shows, como ainda compôs um poema narrando o fato. Como em se tratando de João Gilberto os limites entre lenda e realidade são estreitos, fica aí mais um caso obscuro para a curiosidade de fãs e pesquisadores.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 16:10

O estrabismo do coronel

* Fernando Veloso 

A Presidente Dilma Roussef ficou impressionada com a informação de que a Prefeitura de Juazeiro da Bahia conseguiu implantar um dos maiores conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. São 2.500 moradias dignas para pessoas de baixa renda, que ganham de 0 a 3 salários mínimos. O SAAE já levou água, a Coelba energia. Toda a área é calçada, cercada e tem área de lazer. Foram investidos mais de 100 milhões de reais. É o maior investimento público da história de Juazeiro. A Prefeitura elaborou amplo pacote de incentivos ao setor imobiliário, correu atrás de reservar área, mobilizou toda a direção regional da Caixa e o investimento se materializou. A Presidente Dilma foi pessoalmente convidada pelo Prefeito Isaac Carvalho e garantiu: estará em Juazeiro, dia 29, dentro da programação de aniversário da cidade, para a festa de inauguração. 

Este evento é um marco histórico, um divisor de águas entre a Juazeiro parada no tempo, sem investimentos, e uma nova Juazeiro que tem em execução, hoje, o maior volume de obras e investimentos de todos os seus 133 anos. Cinco grandes creches, três novas unidades de Saúde (dois postos e uma UPA); sete escolas climatizadas; obras de calçamento em vários bairros; estradas asfaltadas e água tratada chegando aos distritos; a limpeza e a iluminação nos bairros sendo reforçadas; primeira etapa de duplicação da ponte concluída (estava paralisada em 2009) e projeto do anel viário em andamento. Estas são algumas das iniciativas e cada uma delas tem fundamental importância no desenvolvimento da cidade. 

Estamos a falar de obras de pedra e cal, de concreto, nada abstrato. Pois bem, e como pode alguém escrever que a Dilma vem “inaugurar o vazio”? Foi o que fez, em artigo raivoso e virulento, o coronel Geraldo Dias. As 2.500 famílias que moram em barracos e vão mudar de vida não vão sentir esse “vazio” alardeado pelo coronel. O coronel mora bem, tem uma polpuda aposentadoria paga pelo povo. Por que ele pode ter casa de alvenaria e as pessoas pobres não podem ter? 

O coronel disse, na sua ira, que ninguém consegue ver as obras e vocifera... “será que padecemos de estrabismo?” Ora, cinco grandes creches, três grandes unidades de saúde e 2.500 casas, pra falar de apenas três obras, são invisíveis? 

Claro que o coronel não sofre de miopia, ele é o pior dos cegos...aquele que não quer ver. A única coisa que ele quer é bater, bater e bater no Governo. Será que essa coisa de “bater” é uma espécie de obsessão na vida do coronel Geraldo? 

* Fernando Veloso, Jornalista, Assessor de Comunicação da PMJ

publicado em 12 de Julho / 2011 às 15:40

COMEÇOU NESTA TERÇA A 26ª EXPOBONFIM

Abrindo um dos maiores ambientes de agronegócios do estado, o Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim e seus parceiros, estarão realizando de hoje, dia 11, até domingo, dia 17, a 26ª Expobonfim – Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim, evento ranqueado pela Accob. Segundo os organizadores, durante a expo, produtores da região de Senhor do Bonfim e convidados estarão mostrando o que têm de melhor em bovinos, eqüídeos, ovinos e caprinos, oferecendo capacitações, seminários e palestras focadas no agronegócio. Os organizadores prevêem que serão criados bons ambientes de negócio, esperam que seus objetivos sejam plenamente alcançados e convidam a população ao Parque Dr. Anibal Gonçalves, na BR de entrada na zona urbana de Senhor do Bonfim.

Confira a programação de hoje e amanhã:

12/07 – Terça-feira
7:00 às 18:00h – Recepção, inspeção, pesagem, mensuração e alojamento dos animais.
13/07 – Quarta-feira
7:00 às 18:00h – Recepção, inspeção, pesagem, mensuração e alojamento dos animais.
Curso
Tema: Casqueamento em equídeos
Horário: 8:00h
Local: Parque de Exposição

Ascom Bonfim
publicado em 12 de Julho / 2011 às 15:10

"ESTOU DECEPCIONADO”, DIZ GALVÃO POR NÃO TER PARTICIPADO DO EVENTO QUE COMEMOROU OS 80 ANOS DE JOÃO GILBERTO

Frustrado, decepcionado e bocão. Foi desta forma que reagiu o compositor juazeirense e agora cantor, Luíz Galvão, que não integrou a programação comemorativa dos 80 anos de João Gilberto no mês de junho em Juazeiro.

“Logo eu que sou o juazeirense mais próximo de João Gilberto. Eu soube até que João não gostou do evento porque misturaram com política, prefeito e uns artistas de São Paulo que não tem nada a ver com ele”, expressou Galvão.

Informado que a produção do show continua buscando recursos junto ao Ministério da Cultura para dar sequência às comemorações até o final do ano, Galvão minimizou e declarou que espera fazer parte dos novos eventos.

“Quando o pai de João morreu, ele foi abraçado comigo ao cemitério, o mesmo ocorrendo na missa de sétimo dia. Então ele demonstra grande carinho por mim. Já fui convidado para acompanhá-lo em shows no Rio, São Paulo e Recife, por esta razão expresso a minha frustração. Mas em breve estarei retornando a Juazeiro para apresentar nosso novo show, possivelmente no Centro de Cultura ou no Country Clube”, informou o ex-integrante dos Novos Baianos.

Questionado sobre as declarações de Luíz Galvão, o Secretário Municipal de Cultura, Crisótomo Lima (Zó), explicou que gostaria sim de trazer o juazeirense, mas a produção não tinha dinheiro. “No contato que mantivemos com Galvão, informamos sobre a situação e deixamos aberta a intenção de trazê-lo em breve para fazer parte da programação. A programação desenvolvida só foi possível graças ao apoio do governo da Bahia e de algumas poucas outras pessoas, nós não dispúnhamos de dinheiro, caso contrário Galvão, Caetano e outros nomes consagrados estariam na agenda”, concluiu o gestor da cultura local.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 12:10

FACAPE é a 4ª Instituição Pernambucana em índice de aprovação no Exame da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou semana passada, a lista do desempenho das faculdades no exame da Ordem 2010.3 aplicado pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2010. Bacharéis de 747 das 1.174 faculdades de Direito se submeteram às provas. No total, prestaram o exame 104.126 alunos formados ou que estudam no último ano do curso, destes 12.534 se tornaram advogados. A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) foi a quarta colocada (obteve 18,39% de aprovação no exame da Ordem) entre as IES de Pernambuco ficando abaixo somente da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (55,45% de aprovação), Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (22,22% de aprovação) e Faculdade Damas da Instrução Cristã – FADIC (28,57 % de aprovação).

Para o coordenador do curso de Direito da FACAPE, Professor José Ivan Galvão, o resultado do exame mostra o filtro que a prova vem exercendo nos cursos de Direito do país. “O percentual baixo de aprovação, observado em todo país, mostra que alunos e professores devem se aprimorar continuamente para que o ensino do Direito se eleve” afirmou. Segundo o professor, é preciso destacar o fato da FACAPE continuar entre as cinco melhores IES do estado. “Fico satisfeito por permanecermos entre as Instituições mais bem colocadas no Exame, mas é preciso elevar o percentual de aprovação; trabalhando, e exigindo sempre o máximo de cada um” Enfatizou.

O exame, que está com as inscrições abertas, passará de cem perguntas, na primeira fase, para 80. Na segunda fase, a prático-profissional, também haverá redução de cinco para quatro questões discursivas. A redação foi mantida. A prova objetiva, a primeira a ser aplicada em 2011, será no dia 17 de julho. O teste prático-profissional, que é a segunda etapa do exame, está previsto para acontecer no dia 21 de agosto. Os resultados devem ser divulgados em 13 de setembro de 2011.

Ascom Facape
publicado em 12 de Julho / 2011 às 11:40

Mão única na Rua Visconde do Rio Branco

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro, através da Gerência e Supervisão de Fiscalização e Trânsito, informa que desde a última sexta-feira (8), a Rua Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade, passou a ser via de “mão única” no trecho compreendido entre o Circulo Operário até o Posto de Saúde do Angary. Da sede da Guarda Municipal no sentido bairro Cajueiro, o trânsito continua “via de mão dupla”.

Ascom PMJ
publicado em 12 de Julho / 2011 às 11:00

NOVA DIRETORIA DO SINSERP SERÁ ELEITA SEGUNDA-FEIRA (18)

Na próxima segunda-feira, dia 18, os funcionários municipais participarão do processo que vai eleger a nova diretoria do Sinserp – Sindicato dos Servidores Público da Prefeitura de Juazeiro. Três funcionários públicos se inscreveram para participar da eleição este ano, são eles:

Juraci Brandão, chapa Liberdade

Cícero Sales, Chapa Libertação

Reginaldo Marçal, chapa Seriedade e Compromisso

A eleição terá início às 08 horas e se estenderá até as cinco da tarde, na sede do sindicato, sendo que a apuração dos votos ocorrerá logo depois de encerrada a votação. Ainda esta semana, o blog postará as proposições de cada candidato.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 09:10

Começa dragagem de trechos do São Francisco

Começa no mês de agosto o processo de dragagem dos trechos meleiro e limoeiro do Rio São Francisco, pontos de reclamação dos usuários do sistema de transporte fluvial que passa pelo Rio.

O processo de dragagem, que consiste no aumento da profundidade do rio, tem como objetivo facilitar o ambiente de navegação até o começo da execução das obras do plano de revitalização do Rio São Francisco e de construção do Porto de Juazeiro, cujos investimentos serão da ordem de mais de R$ 340 milhões.

Segundo salientou o Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, “A recuperação do Porto de Juazeiro é uma obra muito importante, pois vai criar a possibilidade de escoamento com baixo custo, dinamizando a produção agrícola da região”.

O secretário Carlos Costa esteve dia (07) com o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, para quem a notícia enche de esperanças os moradores ribeirinhos. “Além da dragagem, é importante, também, a recomposição das matas ciliares e o saneamento básico das cidades situadas às margens do rio”, complementou o chefe de gabinete da Serin.

Paulo Renan Ascom Serin Foto: Ilustrativa Google
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.