Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 18 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 16 de Novembro / 2011 às 11:00

REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Já está profundamente assentado na convicção das pessoas que a Educação é um grande (para mim é o maior) instrumento de promoção pessoal e social. É fator central para desenvolver, por exemplo: a família, a economia, a ecologia, a saúde, a paz, etc. Para a Unesco já está amplamente reconhecido que a educação é indispensável para sociedades justas, pacíficas, adaptáveis e livres da pobreza, e que nenhum dos objetivos de desenvolvimento internacional será alcançado sem a Educação.

Pela organização da nossa sociedade e pelos marcos legais, cabe à escola a tarefa institucional de promover o ensino através de um currículo, expresso por um conjunto de disciplinas, na perspectiva promover a formação humana para o mundo do trabalho e a prática social.

Reconhecendo que a escola é uma instituição onde, diariamente, as pessoas em formação (crianças, adolescentes e jovens) frequentam, ela é facilmente abordada a participar dos mais variados e, às vezes, importantes projetos sociais. Desde os de interesse institucional até os de interesse particular.

É necessário concentrar a escola e a sua comunidade na difícil tarefa de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem como  o grande papel para a melhoria da qualidade da Educação. A família, no papel de comunidade escolar, se constitui na grande parceira da escola, não carecendo de convite para se fazer presente.

Uma Educação de qualidade, desejada por todos e perseguida pelos docentes, se expressa pelo nível de aprendizagem que os estudantes obtêm e são refletidos pelas avaliações internas e externas à escola. Este desejo, que de maneira lenta tem sido atendido, pode ser potencializado na medida em que as unidades escolares, sobretudo as públicas, sejam preservadas de atividades extracurriculares que não tenham como foco a evolução cognitiva dos estudantes.

Talvez, pelas fragilidades das famílias, as escolas tem se tornado em campo quase único de educação doméstica e social. Neste caso, não será exitosa. Transmitir o conhecimento acumulado e dar aos alunos condições de criticá-los e modificá-los já é uma empreitada imensa para a escola pública.

Cabem aos gestores, de maneira emblemática, os representantes políticos, preservar a escola. Permitir que o desafio da aprendizagem seja a concentração maior e possa acontecer a todos. Todos mesmo, de maneira particular aos que não possuem apoio familiar ou que tem carência social de várias ordens.

Para não esquecer: a Educação é um grande (maior) instrumento de promoção pessoal e social. Deixemos que ela aconteça de maneira exemplar e plena nas escolas.

Plínio José de Amorim Neto - Professor da UPE e do IF Sertão - Petrolina
publicado em 16 de Novembro / 2011 às 09:40

200 anos de imprensa na Bahia é tema de encontro de comunicação em Juazeiro

Começa hoje, 16 e se estende até sábado, dia 19 de novembro, no Campus III da UNEB, em Juazeiro, o II Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (EcoVale). O evento, organizado pelo colegiado do curso de comunicação social do campus, reserva uma extensa programação, que inclui oficinas, minicursos, palestras, comunicações científicas, mesas-redondas e lançamento de livros.

A conferência de abertura do evento, intitulada Os caminhos da pesquisa em comunicação, será ministrada pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Immacolata, nesta quarta-feira, dia 16, às 20h30. Amanhã, o poeta e jornalista Florisvaldo Mattos, membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), irá participar da mesa-redonda 200 anos de imprensa na Bahia, tema central do evento, às 17h.

O pesquisador James Gorgen, assessor da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações (MiniCom) e coordenador do site Donos da Mídia, também participa do encontro, debatendo a relação entre mídia e poder, no dia 18, às 16h30. A expectativa é de que o EcoVale reúna 600 participantes, entre profissionais da área, pesquisadores e estudantes. Mais informações no site www.uneb.br.

publicado em 16 de Novembro / 2011 às 08:10

Nova Acrópole comemora o dia Mundial da Filosofia

Ascom
publicado em 16 de Novembro / 2011 às 06:30

Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco, tecendo redes da resistência!

Arte-educação como instrumento de resistência e organização do povo negro, esse é o lema do Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (NAENDA). Localizada no bairro Quidé, periferia da cidade de Juazeiro, a ONG tem atuado, há nove anos, na mobilização e articulação continuas de crianças e adolescentes em torno de grupos e atividades artísticas, políticas e culturais. A luta é cotidiana, mas, para o mês da consciência negra, o NAENDA tem reservado programação especial! Financiado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), o Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês e trará as políticas públicas de reparação e afirmação do povo negro como temática central.

Não só políticas públicas culturais, pois, como nos alerta Márcio Ângelo, membro do NAENDA, “é preciso que nos atentemos e nos apropriemos das políticas públicas na educação, saúde, segurança pública e demais áreas”. Com esta postura, o Núcleo propõe novas perspectivas para o movimento, evidenciando o ser negro em dimensões sociais que ultrapassem os âmbitos culturais e artísticos.

Superando outro limite, o geográfico, o evento se expande e contará este ano com participantes das cidades de Casa Nova, Sento Sé e Remanso. A ampliação do debate é estratégica, e a organização vislumbra a formação de uma rede negra no território do Sertão do São Francisco. “Fomentando a organização coletiva do território, podemos fortalecer o debate referente à questão racial e viabilizar meios de superação de todas as opressões sofridas pelo povo negro”, explica Antonio Carvalho, coordenador do projeto.

Para essa sensibilização, a programação do Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco contará com o Seminário “Políticas Publicas e Equidade Social: Formando redes negras no Território Sertão do São Francisco”; exibição do filme “O Jardim das Folhas Sagradas”, seguido de debate; oficinas de teatro de rua, dança afro, capoeira, percussão, hip-hop e reggae; e show com a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas na sede do NAENDA.

Programação Completa

18/11 (sexta-feira)

18 h - Mesa de abertura com representantes de instituições e movimentos sociais;

19 h - Exibição do filme “O Jardim das Folhas Sagradas” seguido de debate; 

19/11 (sábado)

8 h –Realização das oficinas artísticas transversalizadas por debates sobre questões especificas do povo negro

14 h – Seminário: “Políticas Publicas e Equidade Social: Formando redes negras no Território Sertão do São Francisco”

19 h –Show Musical com a banda “Tio Zé Bá e Apocalipse Reggae”

Quercia Oliveira/ ASCOM
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 17:00

Seminário discute o mercado da náutica na Baía de Todos os Santos

Estudantes, professores e especialistas estarão reunidos na próxima quinta-feira (17), a partir das 8h30, no Yacht Clube da Bahia,  para discutir os “Desafios da Náutica no meio Acadêmico”. O seminário promovido pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, em parceria com a Faculdade Hélio Rocha integra a programação da I Semana Náutica Baía de Todos os Santos. O evento deveria ter ocorrido na última quarta-feira, mas mudou de data devido as chuvas que assolaram Salvador.

O objetivo do encontro, segundo o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal é aprofundar as possibilidades do mercado da náutica para a cidade de Salvador e avaliar o motivo da ausência de cursos de nível superior com este enfoque.  “Salvador é marcada geograficamente pela Baía de Todos os Santos, no entanto pouco aproveita da náutica para ampliar sua economia”, avalia. Para Leonel, existe uma lacuna na academia para esta área.  

O seminário acontecerá em três etapas de palestras. Quem faz a abertura das atividades é o secretário Leonel Leal, que vai falar sobre “A Baía de Todos os Santos e o Ensino Superior”.  Em seguida o foco vai para a Economia e a Gestão Náutica, com palestras sobre “A Profissionalização da Vela”, “Principais Desafios para o Desenvolvimento do Setor Náutico: Infra Estrutura e Mão de Obra” e “O mundo de oportunidades dos serviços e negócios náuticos”.

A terceira etapa fica por conta do Turismo Náutico, com palestras sobre “Desenvolvimento do Setor Náutico na Bahia: Indústria, Comércio e Serviços”, “Resíduos Marinhos”, “O Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos” e “O Poder Náutico através das Imagens”. Para encerrar o professor da Faculdade Hélio Rocha e presidente do Sistema Bahia de Ensino – Nelson Cerqueira - para falar sobre o ensino universitário.

Todos os participantes vão fazer uma visita a Escola de Vela Rosa dos Ventos.  O evento integrante da programação da Semana Náutica Baía de Todos os Santos é uma realização da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, em parceria com a Faculdade Hélio Rocha. Mais informações no site www.semananauticabts.com.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail semananauticabts@gmail.com

LK COMUNICAÇÃO
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 15:00

Escola Estadual realiza Dia da Família na Escola

A Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos, no Projeto Bebedouro, interior de Petrolina, realizou o projeto "Um dia da família na Escola" . As ações contsaram de: Consulta Médica com o Dr Moisés, Aplicação de Fluor com a Dra Marceli Coelho, Certidão de Nascimento com o Cartório de Cristália (todos com documentos), Oficina de: Corte de Cabelo, Manicure e Pedicure, Trança Raiz, de Culinária, Confecção de sabonetes artesanais, sala de alongamento com o professor Fabricio, apresentação de danças e um coral formado por alunos da escola junto com a professora Rosangela. Foi servido almoço de confraternização a todos os participantes do evento e inda uma palestra com o Policial Rocha, Instrutor Proerd, que fez uma homenagem aos professores e aos Pais que são os verdadeiros educadores da familia, com o tema "O AMOR E A EDUCAÇÃO". No final do evento aconteceu a distribuição de Bíblias Sagradas aos pais presentes.

publicado em 15 de Novembro / 2011 às 14:00

No Dia mundial da Diabetes, oftalmologista alerta para os perigos que a doença representa para os olhos

Nesta segunda-feira (14) foi lembrado o Dia Mundial do Diabetes e a prevenção e educação são os focos da campanha deste ano.  Os cuidados com a visão são um dos aspectos que não devem ser esquecidos pelos portadores do diabetes, já que os olhos são um dos órgãos mais acometidos pela doença. Segundo o oftalmologista Silvio Rosendo, o Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar no sangue. "Uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada neste ano, verificou que 6,3% da população igual ou maior de 18 anos são portadores de Diabetes Melito, isso representa cerca de 8,3 milhões de pessoas. Outro fato alarmante é que se considera que outras 3 milhões de pessoas desconhecem ser portadoras da doença”, alerta o médico. 

Diante da gravidade, o oftalmologista chama atenção para a Retinopatia Diabética, o problema de visão mais comum nos portadores do Diabates Melitos. “O Diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os microvasos sanguíneos do organismo em geral, inclusive os da retina. Nesse processo um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e às vezes bloqueio do fluxo sanguíneo e enfraquecimento da sua parede. O problema pode ocasionar ainda deformidades que progridem para sangramento dentro do olho, a chamada hemorragia intraocular, que uma vez não tratada pode levar ao descolamento de retina e perda da visão”, esclarece Dr. Silvio. 

Ainda de acordo com o oftalmologista, pesquisas mostram que a Retinopatia Diabética é considerada a principal causa de cegueira irreversível em adultos na idade produtiva. “Aproximadamente 50% das pessoas com diabetes irão desenvolver algum grau de Retinopatia Diabética durante sua vida. O mais preocupante é que inicialmente os portadores da doença não apresentam sintomas, por isso os pacientes devem ser orientados sobre a existência e riscos da doença e que somente o controle oftalmológico periódico pode propiciar sua detecção e tratamento precoces, com consequente melhor prognóstico para preservação da visão”, aconselha Dr. Silvio.

publicado em 15 de Novembro / 2011 às 11:00

GESTORA DA ESCOLA DO CISNE CONHECE A EDUCAÇÃO NO CANADÁ E PARTILHA O QUE VIVENCIOU COM AS DEMAIS ESCOLAS DE JUAZEIRO

O Premio SESI DE Qualidade na Educação é uma iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e o Movimento todos pela Educação. A premiaçãoVisa estimular a melhoria da educação básica. O 3º lugar no Prêmio SESI Qualidade em Educação possibilitou a Escola do Cisne uma viagem para Toronto, no Canadá, a fim de conhecer a realidade educacional de um país que é referência mundial em educação,uma vaga no Curso MBA Gestão Empreendedora em Educação, da Universidade Federal Fluminense; e R$ 10.000,00 para investir na  escola.

Um representante de cada uma das 10 escolas premiadas, mais uma comissão de 4 pessoas do SESI - organizador do evento – e um jornalista do canal FUTURA tiveram a oportunidade de viver a experiência. A gestora Maria Conceição de Aguiar representou a escola na viagem que foi realizada no período de 21 a 29 de outubro. A gestora e demais escolas premiadas, conheceram e procuraram compreender o funcionamento do Ministério da Educação de Ontario, o College of Teachers – instituição regulamentadora dos profissionais da educação –, as principais escolas de educação básica: ensino fundamental e médio, além do COSTI – organização que atende as comunidades imigrantes -, o OPC – Ontario Principal Council (Conselho dos diretores de Ontario) e a Universidade York.

Conceição  descreve a experiência vivida como uma grande oportunidade de buscar novos rumos para a escola Cisne . A viagem lhe permitiu trazer  e enviar para os email dos responsáveis  das escolas  públicas, municipais e particulares  de juazeiro todos os relatos de experiências vividas no canadá assim como possibilitou a equipe pedagógica  do Cisne bons exemplos, conquistas e trabalhos educacionais que certamente, permitirão ao grupo um repensar da sua prática pedagógica e estabelecer parâmetros de onde estamos e onde queremos chegar em relação a educação básica.  

publicado em 15 de Novembro / 2011 às 10:00

BAIRRO CASTELO BRANCO É EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE

O bairro castelo Branco recebeu os voluntários da Ação da Cidadania, ONG responsável pelo Natal Sem Fome em nossa cidade, com grande alegria e participação. A arrecadação aconteceu, através da parceria entre ABEVVI, MAC e grupos ligados a igreja católica, além do lions e do importante apoio da Companhia de Policia Militar Independente (TEN.CEL SAMPAIO) cuja parceria levou mobilização ao bairro que entregou aos voluntários alimentos e brinquedos que serão doados na noite de natal.

Segundo o coordenador de mobilização – Joel Miranda – o bairro não pode ser feito em sua totalidade, mas os voluntários se comprometeram em voltar aquele ao Castelo Branco. O coordenador geral da campanha – Carlos Ribeiro – diz que "o bairro Castelo Branco sempre foi muito solidário com a campanha pena que não terminamos, por conta do tempo, mas já estamos fazendo planejamento para darmos sequência às visitações no bairro"..

Jose Carlos Ribeiro Filho
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 09:00

Comédia com Wagner Trindade, o Gabriel do Zorra Total chega em Campo Formoso e Sr. do Bonfim

Wagner Trindade conquistou o grande público interpretando um de seus personagens, o Menino Gabriel, no quadro “Quem chega lá?” do programa Domingão do Faustão, que escolheria o mais novo humorista do Brasil no ano de 2008. Há tempos não se via um personagem que resgatasse a inocência, a pureza e a verdade de uma criança que, com seu carisma, conseguiu cativar o público de todas as idades. Por conta disso, Wagner foi contratado pela Rede Globo de Televisão em 2009 para fazer o quadro de grande sucesso “Vamos brincar de quê?” no programa Zorra Total. Agora ele mostra toda sua versatilidade no seu novo espetáculo solo “Comédia Sentado, em Pé e Deitado” - Gabriel para Maiores. 

Comédia da vida, onde o ator Wagner Trindade nos convida a brincar com a efemeridade da existência humana e as convenções da vida em sociedade; através de um passeio com seus personagens pelas várias etapas e situações que a vida nos impõe em três posicionamentos diferentes: sentado, em pé e deitado. Sentado, representando a infância, onde a criança é uma expectadora da vida. Em pé, representando a fase adulta, onde somos obrigados a correr atrás das coisas. E deitado, representando a velhice, onde precisamos dar um descanso para o nosso corpo. 

Um espetáculo para todas as idades. Os ingressos, no valor de meia entrada, por  R$ 15,00 podem ser adquiridos em Campo Formoso, na Giga Byte e em Senhor do Bonfim, no Salão Marivalda e na Cacau Show.

Anna Kelly Meireles
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 08:00

5º BPM – COMANDO ITINERANTE NILO COELHO (CINC) – LANÇA O PROERD NO BAIRRO JOÃO DE DEUS EM PETROLINA-PE

A Polícia Militar de Pernambuco, através do 5º BPM – Batalhão Governador Nilo Coelho, o Comando Itinerante Nilo Coelho - CINC, no Bairro João de Deus, realizou mais uma ação que vai proporcionar segurança e inclusão para a população, o lançamento nesta segunda-feira, dia 14. do PROERD de acordo com as Diretrizes do Programa de Segurança Pública do Governo de Pernambuco “Pacto pela Vida”.

Conforme o Ten. Cel. José Ailton Teles da Silva – Comandante do 5º BPM havia divulgado no lançamento do CINC das Ações a serem desenvolvidas pelo 5º BPM no Bairro João Deus, foi implantado o Curso do PROERD – Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência na Escola Estadual Eneide Coelho Paixão Cavalcanti.

Os Policiais Militares: Rocha, Poliana Macêdo, Agrécia, Irlany, Yara e Thaisley – Instrutores do PROERD do 5º BPM iniciaram com as turmas de 6º e 7º ano. Nos próximos dias o programa se estenderá para a Escola Estadual Jesuino Antonio D’Ávila e Escola Municipal Luiza de Castro, com a seguinte definição, O PROERD 5º ao 7º ano e o PROERD Infantil no CEMEI Padre Zequinha, conforme reunião realizada pelos Policiais Rocha e Thaisley – Instrutores do PROERD com a Senhora Maria Auxiliadora de Araujo Santana – Gestora Adjunta da EE Jesuino A. D’Ávila e a Senhora Sirlene dos Santos Araújo – Coordenadora Pedagógica CEMEI.

publicado em 14 de Novembro / 2011 às 21:40

Arquivo Maria Franca Pires lança CD nesta sexta-feira em Juazeiro

Na próxima sexta-feira (18), durante a programação do Segundo Ecovale, no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Arquivo Maria Franca Pires lança o CD “Sons e Memória”. O documento é resultado dos projetos de Pesquisa e Extensão coordenados pela Profª Odomaria Rosa Bandeira Macedo, e foi desenvolvido por Jorge Galego - graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios. É um documento sonoro que contém vinte pequenos programas de rádio criados a partir do material encontrado em fitas K7, gravadas pela professora Maria Franca Pires, e que constam do referido arquivo, sob os cuidados da Universidade.

A edição de trechos das gravações, unidas à linguagem do rádio, promove uma viagem no tempo em que ecoava pelas ruas de Juazeiro-BA a música dos Ternos de Reis e acontecia a despedida da velha Remanso, cidade submersa pelas águas do lago Sobradinho, em 1978. O CD também traz o registro de outras manifestações populares, como por exemplo, Reis de Boi, Maculelê, Coquilho, Aboio e São Gonçalo.

Para a Professora Odomaria Bandeira, o “Sons e Memória” provoca recordações e indagações   sobre variados aspectos da cultura e história regional, e da política local no passar do tempo. Jorge Galego, produtor do CD, complementa: “Quem gosta de história e memória não pode deixar de conferir o lançamento deste trabalho, pois é uma oportunidade de relembrar ou conhecer aspectos interessantes dos tempos passados, revisitados pela linguagem do rádio”, enfatiza.

Jorge Gonçalves dos Santos
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 21:10

Voluntariado do HRJ lança campanha para arrecadação de objetos

Bolsas, calçados, roupas, livros, bijuterias, brinquedos... Tudo isso que você tem em sua casa e não usa mais pode contribuir para o bem-estar de muita gente! Foi pensando nisso que o voluntariado do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) está lançando uma nova campanha, que visa arrecadar objetos novos e semi-novos para a realização de um bazar nos dias 23, 24 e 25 de novembro. O “brechó”, que será montado no Centro de Vivências do próprio HRJ, terá como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção e continuidade das atividades realizadas pelos voluntários da unidade de saúde.

Coordenador do Voluntariado e um dos idealizadores do projeto, o padre Paulo de Oliveira destaca a importância de se realizar ações de solidariedade, que geralmente levam alegria, alento e esperança aos corações dos que se sentem atribulados. “Eu tenho uma frase sempre na minha cabeça, ‘solidariedade gera solidariedade, amor gera amor’. Quando a gente se dispõe a ajudar alguém, nós estamos contribuindo para que esta pessoa queira se tornar alguém melhor. A importância da ajuda tem sempre um valor maior do que o do objeto doado”, destaca. Os interessados em fazer doações deverão procurar Simone no setor do voluntariado do hospital. 

Ascom HRJ
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 12:30

Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco

Com realização do Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (NAENDA) e financiamento da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), o Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco acontecerá nos dias 18/11 (sexta) e 19/11 (sábado).

Na programação, mesas; seminário; exibição do filme "O Jardim das Folhas Sagradas" seguido de debate, oficinas de teatro de rua, dança afro, capoeira, percussão, hip-hop e reggae; e show com a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae.
As inscrições são gratuitas! informações pelo fone: 3611-5847.

 

 

Programação Completa
18/11 (sexta-feira)
18 h - Mesa de abertura com representantes de instituições e movimentos sociais;
19 h - Exibição do filme “O Jardim das Folhas Sagradas” seguido de debate;

19/11 (sábado)
8 h – Realização das oficinas artísticas transversalizadas por debates sobre questões especificas do povo negro
14 h – Seminário: “Políticas Publicas e Equidade Social: Formando redes negras no Território Sertão do São Francisco”
19 h –Show Musical com a banda “Tio Zé Bá e Apocalipse Reggae”



Venham tecer a resistência conosco!!

Ascom
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 11:10

Projeto trouxe Neto Lobo e banda, mala, trio e som do diabo com a flor

É noite de sábado. À tarde já houve um workshop, quando a produção do “Salve, salve o Nordeste” trocou figurinhas com um público seleto e de afinidade, no Teatro Reginaldo Carvalho. Artistas e imprensa também compareceram. Todos queriam conhecer ou rever Neto Lobo, que está com a música A peleja do diabo com a flor na trilha sonora da novela Malhação. Agora, não. O que está começando é a apresentação doSalve, salve o Nordeste, um show produzido por Neto Lobo e encenado com ele próprio e sua banda. Com essa produção Lobo saiu vencedor de um edital da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), que leva a cultura nossa de cada dia ao interior, e aqui encontrou apoio da Secult municipal. A montagem já rodou por Cipó, Ribeira do Pombal, Uauá, Juazeiro e diversos municípios baianos e partirá de Bonfim para Itaberaba, onde se inicia a segunda e última etapa, por mais seis cidades.

Ascom Prefeitura Municiapal de Senhor do Bonfim
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 10:30

Estudantes da Uneb Juazeiro apresentam projetos desenvolvidos na região em Porto Alegre

Estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb),campus Juazeiro, apresentaram no Sul do país dois projetos de Extensão Universitária desenvolvidos pela instituição. Os artigos Programa Eufonia: Democratizando a informação no Vale do São Francisco e WebTV UNEB – Núcleo Juazeiro: O Sertão na Era da Convergência Midiática tiveram seu espaço garantido na programação da última quinta-feira (10) do 5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), entre 1423 trabalhos selecionados das universidades do Brasil.

Coordenados pela professora Fabíola Moura, o Programa Eufonia, há 5 anos, e a WebTV Uneb Juazeiro, há 1 ano, estimulam os alunos na produção prática do jornalismo, além de estabelecer um diálogo entre o corpo acadêmico e  comunidade local. Para a estudante Michelle Laudilio, que participa dos dois projetos, apresentá-los para todo o Brasil significa uma oportunidade de ressignificar estereótipos . “O CBEU permitiu que nós mostrássemos para representantes universitários de outros lugares do país projetos que são desenvolvidos no Vale do São Francisco com responsabilidade e credibilidade jornalística. Além de levar para o congresso, um pouco das características da nossa região, através da desmistificação de um semiárido pobre e sem condições de sobrevivência”, destacou Michelle.

O evento que contou com a participação da Uneb Juazeiro, aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Com a temática “As Fronteiras da Extensão”, o 5° CBEU discutiu os avanços e perspectivas da extensão universitária que junto com o ensino e a pesquisa forma o tripé da Universidade brasileira.

A programação do evento contou com mini cursos, palestras, tertúlias, apresentações orais, oficinas e atividades culturais. Reunindo cerca de 4.500 pessoas, o 5° CBEU foi idealizado pelos três Fóruns de Extensão Universitária e organizado pela UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Uniritter.

Da Redação
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 07:40

Carlos Gilberto da Agrovale recebe Medalha Luís Eduardo Magalhães


Ex-deputado Pedro Alcântara teve a prerrogativa da Mesa Diretora para conduzir a sessão


Vice-presidente da Fieb, Farias foi homenageado pelos serviços prestados ao estado da Bahia


Empresários e homens públicos de várias partes do país prestigiaram a entrega da honraria

Autoridades empresariais e públicas de várias regiões do país prestigiaram na noite da última quinta-feira a condecoração do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Cavalcante Farias, com a Medalha Luís Eduardo Magalhães. A honraria foi proposta no ano passado pelo então deputado Pedro Alcântara e aprovada por unanimidade. Por conta disso, a Mesa Diretora, propositora da sessão especial, cedeu ao ex-parlamentar a prerrogativa de fazer as honras.

Diante de um plenário lotado de amigos e parentes de Carlos Farias, Alcântara confessou ser "muito difícil homenagear um amigo sem cair no exagero emocional" e referiu-se ao homenageado como "não um irmão de sangue, mas de uma vida inteira". Em seu discurso, ele ressaltou o rigor do Legislativo na concessão da medalha, lembrando que esta é apenas a sexta medalha entregue, seis anos após a última distinção deste tipo. Antes do empresário alagoano, apenas os ex-governadores Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto, César Borges e Otto Alencar haviam sido condecorados e o empresário Jorge Lins Freire.

Alcântara apresentou o currículo de um homem que se dedica há 40 anos ao desenvolvimento do Vale do São Francisco, da Bahia e do Nordeste, desde que assumiu com apenas 26 anos a superintendência da Agrovale, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do Nordeste. Multiplicaram-se os empreendimentos e as áreas de atuação de Carlos Farias, mas ele não perdeu "seu jeito simples e educado, de temperamento hábil e conciliador", segundo o ex-deputado, que acrescentou: "É um grande administrador e criador de um ambiente muito saudável nas relações capital e trabalho, entre funcionários e empresas." 

AGRADECIMENTO 

Ao ocupar a tribuna, Carlos Farias dedicou metade de sua fala para rememorar a importância do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães e dizer que agradecia à Casa "com muita emoção e orgulho". Ele se disse surpreso com a indicação, mas também gratificado "por ser reconhecido como alguém que trabalhou pelo desenvolvimento do estado". Ele citou sua experiência de sucesso com a Agrovale, que hoje emprega 4,3 mil pessoas. "Não é demais destacar que, se é difícil ser empresário no Brasil, é muito mais difícil exercer esta atividade no semiárido", disse, dividindo o mérito com o grupo de amigos que iniciou a empreitada.

O empresário reconheceu a importância também do apoio recebido da esposa Betinha e dos filhos Graco, Karine e Crhistianne. "Eles jamais me faltaram nos momentos difíceis". Como vice-presidente da Fieb e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, fez questão de atestar o momento importante da economia baiana, "que cresce em ritmo superior ao registrado no país, especialmente no setor industrial". Neste aspecto, citou a atração de investimento de porte, a exemplo de uma nova montadora de veículos, da Bahia Mineração e do Polo Acrílico. "Eles procuram a Bahia porque sabem que aqui os compromissos são assumidos", enfatizou. 

SOLENIDADE 

A sessão começou pouco depois das 20h, quando o presidente Marcelo Nilo (PDT) convidou para compor a mesa o vice-governador Otto Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo; o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte Neto; o deputado federal José Carlos Araújo, o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Petrolina, Lúcio Lóssio; o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, os deputados Elmar Nascimento (PR) e Roberto Carlos (PDT) e o ex-deputado Pedro Alcântara.

Nilo então designou uma comissão formada pelos deputados Bruno Reis (PRP), Sandro Régis (PR) e Adolfo Menezes (PSD) para recepcionar o homenageado, que foi aplaudido de pé ao entrar no plenário. Em seguida, todos se perfilaram para ouvir o Hino Nacional. O presidente convidou a esposa e os filhos para entregar a medalha, juntamente com o vice-governador e Alcântara. O protocolo se encerrou com a assinatura de Carlos Farias no Livro de Registro da AL.

Antes de encerrar a sessão, que foi seguida por um coquetel, o presidente disse que "a vida pública geralmente nos dá grandes alegrias", como a de ontem e a sessão em que foi aprovada por unanimidade a honraria. Ele ressaltou a rigidez na apreciação dos currículos dos nomes apresentados, mas no caso de Farias "foi dispensada a avaliação, vez que todos os baianos conhecem os serviços prestados" deste alagoano, tornado baiano em 2004 por concessão de título também proposto por Pedro Alcântara.

Destacaram-se no plenário ainda as presenças do deputado federal Daniel Almeida e do ex-deputados, Jorge Khoury, Gaban, Clóvis Ferraz e Félix Mendonça. Carlos Farias destacou ainda a presença dos irmãos Luís Romero, Augusto Farias, Ana e Eleusa Farias, além da cunhada Jaqueline, dos genros João Vilela e Rodrigo Colaço e da nora Andréa Farias.

publicado em 14 de Novembro / 2011 às 07:00

Prefeito de Casa Nova não atende a APLB Sindicato

A audiência que estava marcada para quinta-feira passada, às 10 da manhã, foi remarcada para o meio dia, o que mais uma vez não aconteceu. O sindicato representado por sua diretora Maria do Carmo da Rocha Braga, a Secretária de imprensa, Sílvia Castro Silva e Rafael Amorim, advogado do sindicato, foram chamados após meio dia a comparecer ao gabinete do prefeito, que, segundo a Secretária de Gabinete o mesmo iria atendê-los ficaram de molho até às 15h já que o prefeito estava em reunião com os representantes do Minha Casa Minha Vida e seus secretários, sem dar a mínima satisfação ao sindicato, que solicitou do secretário Jader que remarcasse a audiência e esta ficou para quinta-feira, dia 17 ao meio-dia. “Esperamos que o mesmo nos atenda uma vez que essa foi a segunda vez que o prefeito desmarcou” diz a dirigente sindical.

“Entendemos que este é o valor que a prefeitura de Casa Nova dá a Educação, já que passamos 44 dias em greve, mais de 15 dias ocupados na porta da prefeitura para que fossemos atendidos e ainda por cima, da pauta de reivindicações negociada na Gerência Regional do Ministério do Trabalho, até o momento só foi cumprido o pagamento do piso salarial nacional. Faltando, o pagamento da diferença referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, reforma nas escolas que até o momento só foram reformadas 02 escolas, os ônibus que foram negociados a compra até o momento não chegaram, a merenda continua com os problemas de sempre, até o momento não foi resolvido o problema dos excedentes, ao contrário, a secretária continua trazendo pessoas do interior para a sede do município, tornando esses, novos excedentes, o Plano de Cargos e Carreira que deverá ir para a câmara até dezembro, pararam os estudos para a reformulação do mesmo. Temos escola com a luz cortada há mais de 15 dias em Santana do Sobrado, entre muitos outros problemas. Estamos lutando pela demissão dos contratados com o objetivo de enxugar a folha e o que temos conhecimento é que a secretária está contratando mais professores e funcionários. Pergunta-se: como melhorar a situação da educação com tantos desmandos?”, encerrou Maria do Carmo em email ao blog.

Foto de arquivo do blog
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 06:20

Muda para terça-feira (15/11) Lançamento com Dado Dolabella da Revista da Feijoada do Dadau

O Cantor e ator Dado Dolabella só chegará a Juazeiro hoje à noite, quando fará show com sua Banda no “Mamãe Não Me Acha Especial” dessa segunda-feira (14), véspera de feriado, às 23h, no Depósito. Ele é convidado de Xexéu, que também fará show na noite especial.

Por conta disso, fica adiado para a terça-feira (15/11), o lançamento da Revista da Feijoada do Dadau, às 15h no Portal SG do River Shopping e às 16h no Portal ZAP Juazeiro, com a presença do ator e cantor Dado Dolabella, que dará autógrafos e posará para fotos, o que promete muito frisson.

O lançamento da Revista é o primeiro mote promocional de vendas de Vale Abadás para a Feijoada do Dadau (Portal SG, Portal ZAP e Passaporte da Folia), que acontecerá em 05/02/12, no country Club, fechando com chave de ouro o carnaval antecipado de Juazeiro, sob o comando de Margareth Menezes, Xexéu e muitos convidados. A festa é All Inclusive, junta 5 mil pessoas no metro quadrado mais badalado do carnaval, com presenças VIPs e já se consagrou em uma grife do entretenimento.

Enfoque Comunicação
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 22:00

UPE sedia torneio de xadrez

Na próxima terça-feira (15) acontece na UPE Campus Petrolina, o torneio de Xadrez. A organização do evento é do discente de História Bruno Antunes e do Docente Reinaldo Farias.

As inscrições custarão apenas R$ 5,00 para escolas privadas  e R$ 3,00 para alunos oriundos de escolas públicas. Participe. Forme a sua equipe e detone geral.

Fábbio Xavier - Teólogo e Graduando em Historia
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 21:00

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA MARINGÁ E COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA AJUDAM A CAMPANHA NATAL SEM FOME

Os alunos do Colégio Rui Barbosa colocaram sua solidariedade e força em prol da Campanha Natal sem Fome esta semana, assim como outros colégios, os alunos do Rui, se mobilizaram para fazer a arrecadação no bairro Maringá.

Em parceria com professores e direção do Colégio os alunos saíram de porta em porta arrecadando alimentos que serão entregues a ONG Ação da Cidadania – responsável pela Campanha Natal sem Fome. Segundo Carlos Ribeiro esse é o grande propósito da Campanha, que é de mobilizar a sociedade civil, fazendo com que ela se organize e faça a sua parte.

Na Escola Rui Barbosa a missão é um compromisso de ajudar os indivíduos, famílias ajudando na mudança de atitude do indivíduo.
Outra ajuda importante foi da Associação de Moradores do Bairro Maringá, que de também foi a luta na arrecadação.
 

publicado em 13 de Novembro / 2011 às 19:00

Centro de Referência Mãe Sulinha repudia, em nota, o assassinato da estudante Márcia Regina

A equipe técnica do Centro de Referência da Mulher - Mãe Sulinha, de Senhor do Bonfim (CRM), publicou quinta-feira (10) uma nota de repudio pelo o assassinato da estudante Márcia Regina de Souza Macedo, de 27 anos. O crime aconteceu no dia 29 de outubro e chocou a população bonfinense.

De acordo com as investigações feitas pela Polícia Civil e pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o marido da vítima, um policial civil, é apontado como o principal suspeito do homicídio, juntamente com mais duas pessoas.

Repúdio ao ato– Diante da violência a qual foi submetida a estudante, o CRM assim se posicionou:  Diante do lamentável episódio de que tivemos conhecimento, sentimo-nos tomadas por um luto doloroso.

Infelizmente, não são poucos os casos de violência doméstica e familiar em nosso município; os números saltam aos olhos e nos deixam a triste sensação de que são apenas um pálido reflexo do que de fato acontece, silenciosa e diariamente, nos lares de muitas mulheres.

A nota traz ainda: Que esse triste acontecimento nos desperte da inércia, do medo, do silêncio e da negação de que somos vítimas, ouvintes ou testemunhas. Que nos tire da dormência e nos sacuda a ponto de não mais aceitarmos sermos agredidas, ultrajadas, desrespeitadas e negligenciadas. Que tomemos voz e corpo, que demos cara à nossa dor, aos nossos relatos. Que não percamos a esperança, a coragem e a crença de que não somos objeto do outro, somos donas de nós mesmas, somos senhoras de nossas vidas.

Que não nos sintamos amedrontadas ou descrentes de que a lei não nos dá o amparo suficiente, mas que passemos a dividir a nossa dor, a dor do outro, etc. que sintamo-nos encorajadas a lutar por nossos direitos, a não deixar que continuem sendo violados sem punição.

Que nos sirva de lição para que nenhuma mulher deixe de dividir sua história e seu relato de dor, sofrimento ou violência – às vezes esse primeiro ato, de tão-somente dividir nossos problemas de “foro íntimo”, é o impulsionador de outros mais corajosos e contundentes.

E finaliza:Nos perguntamos se essa mulher se enxergava vítima de um ciclo de violência; se ela algum dia desabafou ou dividiu com alguém o que sofria calada em sua casa; se o seu olhar não seria triste ou cabisbaixo; se o seu sorriso não era forçado ou fingido para esconder a dor que guardava dentro de si; nos perguntamos se seria diferente se ela tivesse pedido ajuda, denunciado ou pedido socorro. E nós mesmos respondemos: sim, ela poderia agora estar viva.

Denuncie. Grite alto a sua dor. Não se esconda, não tenha vergonha. Lute pela vida!

Peça ajuda ou informe– O Centro de Referência da Mulher de Senhor do Bonfim se localiza na Praça Juracy Magalhães, 06, Centro (ao lado da Catedral). Telefone: (74) 3541.9300 – Email: crmms2010@hotmail.com.

Para outras informações acesse: centrodereferenciadamulher.blogspot.com

Ascom
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 18:20

Prefeitura de Petrolina e Projeto Bea promovem troca de experiências entre jovens do município e da Itália através de videoconferência

Troca de experiências e curiosidades entre jovens brasileiros e italianos sobre o tema: “Violência e Direitos Humanos” marcaram a manhã de vários jovens do Programa Vida Nova – Centro da Juventude, que participaram nesta sexta-feira (11), de uma videoconferência. O encontro virtual aconteceu na sede da Superintendência da Juventude, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho e na Escola de Ensino Médio Superior “Ciências Humanas” no Instituto Maria Ausiliatrice, em Padova, Itália.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Superintendência da Juventude ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o Projeto Bea, desenvolvido pela Associação de Promoção Social En.A.R.S. de Padova, Itália. O principal objetivo da videoconferência foi envolver os adolescentes e jovens acolhidos pelo programa Nova Vida, de forma que interagissem e trocassem experiências com os da Itália. Além da ação ocorrida hoje, ontem (10) houve uma oficina também sobre violência, onde foram discutidos assuntos que envolveram os direitos humanos focando a violência doméstica e sexual.

O Projeto Bea inseriu as videoconferências como um dos instrumentos para desenvolver boas práticas nas áreas de educação e formação continuada desde 2009 aqui em Petrolina. De acordo com a coordenadora das videoconferências do Projeto Bea realizadas no município, Chiara Menorello, a ação promove a interação dos jovens e a quebra dos preconceitos por ambos os lados que percebem gostos e semelhanças. “Trabalhamos com a mesma temática aqui em Petrolina e lá na Itália. Na oficina realizada ontem e hoje, houve a troca das experiências, fazendo com os jovens sejam os protagonistas dessa oportunidade”, explicou.

Para a jovem Raquel Alves, 20 anos, que faz parte do Programa Vida Nova, o evento foi muito proveitoso. “Infelizmente, a violência é algo que não acaba do dia para a noite e temos que saber driblar. Dialogar sobre a realidade com jovens de outro país e ver nossas semelhanças nos faz refletir que infelizmente alguns problemas existem não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro”, destacou. Já para a Marilene Silva, 26, que também participou da videoconferência o momento foi marcante. “Pela primeira vez pude falar com os italianos e discutir um assunto tão forte na sociedade. Foi uma troca de experiências que levaremos para o resto da vida”, afirmou.

Segundo o Superintende da Juventude, Robson Rocha, a videoconferência é um momento ímpar, em que se promove a interculturalidade. “Temos um programa social que trabalha com jovens em vulnerabilidade social e hoje através do Projeto Bea é realizada a troca de ideias entre os dois mundos. Poder observar como a juventude na Europa vive em forma de ‘bate-papo’ entre jovens da mesma idade é fundamental e desde o início da atual gestão tem se trabalhado a questão da discussão, desde a troca de políticas públicas, até mesmo a interação com jovens de outros países”, frisou o superintendente.

 

Programa Vida Nova - Centro da Juventude

Promovido pela Superintendência da Juventude, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho.

Texto: Élida Maria/ Foto: Patrícia Telles - Ascom PMP
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 16:00

Escolas da rede estadual da Bahia dão início aos eventos em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (1665), o Dia da Consciência Negra vai ser lembrado nas escolas da rede estadual da Bahia durante todo este mês de novembro. As atividades são diversificadas e têm como um dos objetivos centrais a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade atual. Os eventos fazem parte do Novembro Negro, desenvolvido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que, neste ano, lançou a campanha 2011 Negro – Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Entre os eventos programados pelas escolas da rede, está o que acontece no Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiuna. Na próxima quarta-feira (16/11), será realizado um cortejo com apresentações culturais na praça da cidade. Já no dia 22, acontece mesa-redonda no auditório da unidade escolar com o tema Áfricas do Campo. A programação se encerra no dia 30 com a lavagem do portal Casa Jovem.

Também no dia 16, tem início a programação especial do Colégio Estadual Oliveira Britto, em Salvador. A unidade vai desenvolver uma gincana com desfile, palestra sobre estética africana, entre outras atividades culturais. A gincana vai envolver conhecimentos de todas as disciplinas estudadas pelos alunos. Ainda em Salvador, a Escola Estadual Luiza Mahin desenvolve projeto de histórias em quadrinhos voltado para a cultura Afrodescendente.

Já o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, no município de Juazeiro, vai ser realizado um sarau poético no dia 17 no Centro de Cultura João Gilberto, às 17 horas, com poesias de poetas negros sobre a discriminação racial. O evento é resultado de todas as discussões realizadas em sala de aula com os estudantes sobre a temática.

Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia
publicado em 13 de Novembro / 2011 às 13:40

Univasf realiza o II Ciclo de Debates “Os Gregos Entre Nós”

Será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro o segundo ciclo de debates “Os Gregos Entre Nós”, que tem como proposta a discussão da influência desta cultura para a humanidade. As atividades têm como públicos-alvo estudantes e professores de qualquer área de conhecimento. O ciclo será realizado no auditório da biblioteca do campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A programação engloba minicursos que envolvem filosofia, artes e história, ministrados por professores da Univasf, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal Baiano. “Este intercâmbio é interessante por trazer diferentes abordagens a respeito de temas como a influência do teatro grego nos dias de hoje”, avalia o coordenador do evento e assessor de cultura da Univasf, o profº Afonso Henrique Menezes.

De acordo com Afonso, os minicursos atendem a áreas que tiveram origem ou têm relação com o pensamento grego, como a filosofia e a arte. “São pontos que, mesmo diferentes, acabam dialogando entre si e se refletindo no que é produzido hoje”, ressalta.

O ciclo de debates é promovido pela Assessoria de Cultura (Ascult) da Univasf, e conta com a colaboração da aluna do curso de Ciências Sociais, Ádila dos Santos. O evento recebe também o apoio de diversos cursos e de outras instituições de ensino.

As inscrições são gratuitas podem ser feitas pela internet ou presencialmente, no dia do evento. A programação está disponível no blog http://osgregosentrenos.blogspot.com

Raoni Santos/ Ascom Univasf
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.