Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 19 de Julho / 2011 às 08:40

Iemanjá conquista Copa do Tomate 2011em Lagoa Grande

Torcedores do Iemanjá comemoraram com intensidade, a conquista da Copa do Tomate 2011, partida ocorrida no último sábado (16) no campo principal do distrito de Açude Saco, interior de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco. Num jogo bem disputado, o campeão venceu a equipe de Açude Saco por 2 x 0. A decisão foi parte da programação oficial da 16ª Festa do Tomate e atraiu um grande público amante do futebol. O terceiro lugar da copa ficou com o Esporte Domus que ganhou de Lagoa do Barro por 3x2. A Copa do Tomate é um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do interior do Estado. A edição deste ano foi organizada pela Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete). 

De acordo com o secretário da pasta, Vanelson Santana Gomes, o objetivo da atual gestão municipal é realizar atividades que possam contribuir para o bem está das pessoas e com o desenvolvimento humano. Já o desportista Valdir Gomes de Lima destacou que a competição foi uma das mais organizadas de toda a historia do futebol lagoagrandense. “Organização, transparência e participação popular, é assim que qualifico a competição nesta edição de 2011. Nós desportistas lagoagrandenses somos gratos às equipes envolvidas assim como a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte que se disponibilizou em organizar o campeonato contribuindo também com a divulgação”, comemorou Valdir.

SEDETE-ASS. DE IMPRENSA FOTOS ISAEL DIAS-DIVULGAÇÃO
publicado em 19 de Julho / 2011 às 08:10

CONIC E CAMPUS 10 PROMOVEM LANÇAMENTO DO JUÁ SHOPPING QUINTA-FEIRA

A empresa Conic Souza Filho e a construtora Campus 10 lançam nesta quinta-feira (21), a pedra fundamental do shopping center de Juazeiro, já denominado Juá Shopping. Hoje (19), representantes das duas empresas concedem entrevista coletiva no Armazém Caffé, a partir das 20 horas.

O Juá Shopping ficará localizado nas proximidades do DISF e do Atacadão. O grupo Conic Souza Filho está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa, mas estão previstas duas expansões futuras.

O objetivo é que o empreendimento atenda a mais de um milhão de pessoas em 14 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 07:00

Grupo Compare chega a Juazeiro da Bahia

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva recebeu ontem (18) em seu gabinete representantes do Grupo Compare, distribuidora pernambucana do ramo atacadista que vai se instalar no município a partir de agosto. Estiveram presentes os gerentes de marketing, Serafim Oliveira, e o gerente local, Jorge Adriani.  A potencialidade econômica do município e o modelo de atração de investimentos adotado pela Prefeitura de Juazeiro, através da APLADE, foram apresentadas pelo Secretário Carlos Neiva. Os executivos mostraram-se satisfeitos e demonstraram nas suas falas o bom momento que vive Juazeiro. “Outras grandes empresas estão vindo para Juazeiro e nós seguimos juntos nesse caminho do desenvolvimento que a cidade vem passando”, destacou Serafim Oliveira, gerente de marketing do grupo. 

O secretário Carlos Neiva ressalta que a chegada de empresas como G Barbosa que teve lançada a pedra fundamental no último sábado (16) para a construção do primeiro Hipermercado de Juazeiro, Casa Valduga, WallMart, EME Tecnologias, Bari Concessionária Fiat, Lojas Americanas, Ducoco, Cocana - Água de Coco, Casas Bahia e o Juá Shopping, que no próximo dia 21 de julho lançará sua pedra fundamental aqui em Juazeiro. É fruto de uma política de atração de investimentos que é uma prioridade do governo Isaac Carvalho. 

“O prefeito Isaac Carvalho nos deu essa missão e nós estamos trabalhando para cumprir as nossas metas. As empresas estão chegando à cidade por acreditarem no nosso projeto. Juazeiro vive no momento um ciclo virtuoso, onde uma série de empresas estão se instalando na cidade, gerando emprego e renda despertando a auto estima do juazeirense que em outros períodos observaram as empresas indo embora da cidade. Vamos manter esse trabalho e fazer com que outros grupos empresariais aportem no município”, declarou Carlos Neiva. O secretário ainda relembrou que por duas vezes no governo Isaac Carvalho Juazeiro foi a cidade do interior que gerou emprego.

Raphael Leal/Ascom PMJ
publicado em 18 de Julho / 2011 às 22:40

Escola Manoel Luiz da Silva recebe climatização

Construída há menos de um ano, a Escola Municipal Manoel Luiz da Silva localizada no povoado de Campos, já conquistou melhorias. No último domingo (17) foi entregue à comunidade, a climatização da unidade de ensino, que possui três salas de aula, além de laboratório de informática, cantina, banheiros com acessibilidade e área de convivência. A iniciativa, realizada a quatros mãos, com recursos municipais e da própria escola, que recebe a verba do Programa de Autonomia Financeira para as Escolas de Juazeiro (PROAFE), já repercute no interior do município.

Muito emocionada a gestora Naide Mota falou sobre o prazer e satisfação de estar à frente da Manoel Luiz. “Sinto-me parte dessa comunidade, dessa história. Aqui iniciei meus estudos e sou imensamente feliz de poder contribuir com a realização desse sonho. Conseguimos otimizar os recursos que recebemos do município através do PROAFE, contamos com o apoio da Secretaria de Educação e o desejo se tornou real. A nossa escola é mais uma do interior de Juazeiro a ser reconstruída e climatizada. A gente tem motivo de sobra para comemorar. Estou gestora hoje por acreditar na educação, e para mim educação é também esse ato de fé no outro”, justificou.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, falou sobre a efetivação de uma gestão democrática no atual governo. “Tudo começou com a coragem do nosso prefeito de colocar nas mãos do povo o poder de escolher seus gestores escolares. A lei que trata destes princípios existe desde 2006, mas nenhum outro governante municipal teve a coragem de fazê-la cumprir. Depois disso tivemos que dar condições e autonomia financeira para que os gestores pudessem administrar suas unidades escolares, e isso foi iniciado através do PROAFE, que garante, no mínimo, o mesmo valor do PDDE, distribuído em três parcelas ao ano”, esclareceu.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Julho / 2011 às 21:40

Petrolina: Trabalhadores do comércio repudiam proposta patronal

O Sindicato dos Trabalhadores do Comercio de Petrolina (Sintcope) realizou no sábado passado (16 de julho) Ato Público pelas ruas da cidade e denunciou a proposta do Sindicato patronal que impõe aumento da jornada de trabalho, diminuição de direitos, entre outros. Os comerciários consideram a proposta indecente. Leia a carta distribuída à população. 

CARTA ABERTA

Encontra-se em discussão em Petrolina, a proposta do Sindicato patronal do comercio, de se realizar negociação para aumentar trabalho e diminuir direitos, na convenção coletiva de trabalho dos comerciários de Petrolina. Tendo em vista a dignidade da pessoa humana, a partir da nossa fé em Jesus Cristo, não podemos aceitar esta proposta!

 A Constituição Federal e a CLT, nos asseguram “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição”.

“São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alem de outros que visem à melhoria de sua condição social: relação de emprego protegida contra despedida arbitraria ou sem justa causa, nos termos da lei; seguro desemprego, em caso de desemprego involuntário; fundo de garantia do tempo de serviço; garantia de salário nunca inferior ao mínimo nacional; décimo terceiro salário com base na remuneração integral; remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa; participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração; salário família pago em razão do dependente trabalhador de baixa renda nos termos da lei; duração do trabalho normal não superior a oito horas diária; repouso remunerado; remuneração do serviço extraordinário superior ao mínimo; gozo de férias anuais remuneradas com pelo melo menos mais um terço; licenças: maternidade e paternidade entre outros direitos”.   “É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho”.

Apesar de as partes Patrões e Trabalhadores, representados por seus Sindicatos terem ganhado a liberdade para a negociação de salários e condições de trabalho.  Em todo o Brasil a questão é semelhante. Uma pesquisa realizada em 2010, véspera do 3º congresso da CNTC, apontou variação na média salarial do comerciário, nos grandes centros, entre 625 e 1.078. A jornada de 44 horas, com grande extrapolamento, em média 46 horas. A pesquisa também mostrou que em torno de 50,1% dos trabalhadores comerciários excedem a jornada legal. Avalia-se que apesar do crescimento do numero de trabalhadores com carteira assinada, 30% trabalham clandestinamente ou recebe remuneração clandestina. É uma mão de obra pouco qualificada. 

Em Petrolina os comerciários enfrentam dificuldades também semelhantes, pois apesar do crescimento do comercio, reconhecido pelo sindicato dos patrões, por ele estampado na imprensa, esse crescimento se desmancha na mesa de negociação. A situação fica tão caótica que empresários, negociadores, somente podem ir à reunião de negociação após encerrar expediente bancário, embora não sejam bancários nem banqueiros. Eles fazem pouco caso da proposta recebida do nosso sindicato, há sete meses. A grande pergunta é, será que as empresas que também como essas fazem tudo pelo lucro, mas, tem visão humana, querem que a negociação e os comerciários sejam tratados assim? Se uma empresa pode ser competitiva para o lucro sem funcionários, porque contratá-los? Negociar os direitos trabalhistas é ir alem da CLT, melhorá-la, é não incentivar à clandestinidade, é conquistar uma relação, a qual deve envolver as partes das diferentes classes de patrões e empregados sem desrespeitá-las e sem desviar os papeis. A data base dos comerciários de Petrolina, oficial é 1º de maio, a grande luta é antecipar para 1º de janeiro, tendo em vista a evolução do Salário Mínimo Nacional que teve antecipação da data base para 1º de janeiro, com previsão de aumento para 2012 em 616,00.  O baixo piso de 548,00, diferença pró SMN de apenas 3,00, o pleito para 600,00; a dura jornada que é sempre extrapolada; as péssimas condições de deslocamento (transporte coletivo); a sonegação de vale transporte; o trabalho em pé; a falta de política de saúde do trabalhador; assedio; metas esdrúxulas para cumprir; a desorganização dos trabalhadores por medo de perder o emprego; a confusão entre direito e dever; o trabalho sem carteira assinada; a idéia “burra” de que é bom trabalhar sem registro recebendo seguro desemprego; atestar recebimentos de valores sem tê-los recebidos; a baixa consciência política dos trabalhadores; a pouca profissionalização patronal. Tudo isso, favorece à piora nas relações de trabalho e à organização dos trabalhadores. 

Na luta através do nosso sindicato os comerciários tiveram conquistas importantes e não podem perdê-las: horas extra de 55 e 110%; auxilio creche de 5% do piso; diárias de viagem; quebra de caixa 15% do piso; indenização de 50% do aviso p/ quem tem + de 5 anos; o dia do comerciário através de lei municipal, piso salarial em valores superiores ao SMN, reajustes de salários maiores que a inflação, se trabalhar no dia de repouso que receba gratificação e goze folga; adicional noturno maior que a CLT, legalidade de representar os trabalhadores político e judicial, entre outras. 

Hoje, estamos reunidos pra decidir, o que fazer na negociação da convenção coletiva de trabalho, sem perder mais tempo, sem aumentar o trabalho dos comerciários, sem perder direitos conquistados e negociar aumento de salários dentro da lógica de reajustes nos salários  da categoria comerciaria brasileira, sem que no próximo primeiro dia de janeiro os comerciários em Petrolina, estejam em condições inferiores às categorias organizadas pelo salário mínimo nacional.

Nossa ultima proposta aos patrões é: piso 600, 00; reajuste de 9%; horas extras 70 e 140%; participação nos lucros de 50% do valor do salário, para empresas com a partir de 20 empregados; controle de jornada de empregados de distribuidoras; salário diferenciado para motorista e vigia de empresa do comercio, entre outras. Proposta dos patrões: Só aumenta o piso para 590,00 e 7% para o reajuste, condicionado a não discutir: participação nos lucros, salários diferenciados; controle de jornada nas distribuidoras; aumenta: jornada nos feriados e domingos entre outros.     

Ainda falta muito a conquistar, unidos, e com o apoio daqueles que vêem a vida dos trabalhadores nas empresas do comercio de Petrolina, como vidas humanas e mão de obra produtiva. Pela dignidade da pessoa humana, gritamos em uma só voz, SOMOS TRABALHADORES, NÃO SOMOS ESCRAVOS DO TRABALHO. 

SINTCOPE

publicado em 18 de Julho / 2011 às 21:00

HOSPITAL DOM MALAN TERÁ MOMENTO DE INTERAÇÃO COM A IMPRENSA REGIONAL

A direção do Hospital Dom Malan em Petrolina preparou um momento diferenciado de interação com a imprensa local sexta-feira, dia 22, às 10 e 30hs, no auditório da instituição,oportunidade em que os profissionais de imprensa serão apresentados à nova estrutura do HDM, que há um ano está sob a administração do Governo do Estado, através da Gestão IMIP Hospitalar.

O objetivo principal é subsidiar a imprensa de informações especiais a respeito do funcionamento do hospital, esclarecendo dúvidas e mantendo o hospital ainda mais próximo da imprensa. Na ocasião estarão presentes, o superintendente do HDM, Marcelo Marques, a diretora Médica, Anaísa Soares e a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 19:40

EBDA apresenta na Expobonfim programas para a agricultura familiar

Com um estande institucional se tornou um dos mais visitados, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura, participou da 26ª Exposição Agropecuária Regional de Senhor do Bonfim, a “Expobonfim”, encerrada neste domingo, (17), demonstrando os múltiplos serviços e produtos trabalhados pela empresa. Os visitantes conheceram os principais projetos, programas, tecnologias e os serviços voltados para o desenvolvimento agropecuário, na região e para o fortalecimento da agricultura familiar.

“O estande da EBDA retratou a realidade da agropecuária regional. A Seagri participa também disponibilizando sua equipe técnica e na inspeção sanitária”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que representou o secretário da Agricultura, Eduardo Sales, durante a solenidade de abertura oficial do evento.  

Também estiveram presentes na abertura o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro; o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro; o diretor de pecuária da EBDA, Marcelo da Paz; gerentes regionais da EBDA; presidentes de associações e sindicatos; prefeitos; representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e de agentes financeiros, além de produtores.

A Expobonfim, que abriga a terceira maior exposição da raça ovina Dorper, na Bahia, envolveu aproximadamente 600 agricultores familiares e criadores de 11 municípios dos territórios Sisal e Piemonte Norte do Itapicuru - onde fica localizado Senhor do Bonfim. “A Bahia é o maior produtor de caprinos do país e o segundo maior em criação de ovinos, e isto nos faz responsáveis em apoiar, incondicionalmente, a caprinovinocultura no Estado, com um novo olhar, onde a tradição dos agricultores familiares seja fortalecida com tecnologias que aumentem as suas condições produtivas”, enfatizou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 19:10

CÍCERO SALES VENCE ELEIÇÃO DO SINSERP

Cícero Sales da Chapa 02 (Libertação) é o novo presidente do Sinserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro). Ele venceu a eleição realizada durante todo dia desta segunda-feira, na sede da entidade.

A apuração dos votos foi presidida pela representante do Ministério do Trabalho em Juazeiro, Edésia Barros.

A eleição registrou 482 votantes. O resultado final foi o seguinte:

Cícero Sales (Chapa 02): 207 votos

Reginaldo Marçal (Chapa 03): 190 votos

Juraci Brandão (Chapa 01): 85 votos

A diferença da chapa vencedora para segunda colocada foi de apenas 17 votos.

Cícero Sales foi proclamado vencedor da eleição e assumiu de imediato o cargo de presidente do Sinserp.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 18:40

Diocese de Juazeiro lança Jubileu de Ouro

Na próxima quinta-feira (21) a Diocese de Juazeiro fará o lançamento do Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo papa João XXIII, em 1962. Uma Missa Solene será celebrada na Catedral às 19h30 contando com a presença de todos os padres da Igreja Local para marcar a data e iniciar o tempo festivo. No dia anterior (20) haverá um pré-lançamento para a imprensa, durante um café da manhã promovido pela Diocese também na igreja Catedral. O evento terá a presença do Bispo Diocesano, Dom José Geraldo, além de padres e representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica na região. 

Segundo Dom José Geraldo toda a comunidade católica da Diocese – que compreende nove municípios do norte baiano, totalizando 14 paróquias – já está convocada para viver com intensidade o tempo de Jubileu de Ouro. O período comemorativo vai se estender até setembro de 2012, encerrando-se com a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e também da Diocese.  “Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade”, escreve o Bispo Diocesano em uma Carta Circular dirigida a todos os católicos da região. 

De acordo com a equipe de organização do Jubileu, o período contará com diversas iniciativas que devem movimentar a vida das paróquias, pastorais e grupos de leigos. A ação mais visível será a peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Grotas por todos os municípios que compõem a Diocese. A estátua da Virgem Maria, símbolo da fé e unidade dos cristãos católicos, deve permanecer durante um mês em cada paróquia, visitando inclusive comunidades mais distantes, na zona rural e na periferia das cidades. 

O Ano jubilar também será um incentivo para que os católicos se tornem mais missionários. “Estamos organizando uma grande missão envolvendo grupos de fiéis. Nosso objetivo é que todas as famílias católicas da Diocese sejam visitadas e abençoadas. Nossos missionários irão onde o povo está para levar uma mensagem de paz, a Palavra de Jesus”, disse Padre José Filipe Pulpahyil, membro da equipe de organização do Jubileu. 

Por Mirrail Menezes
publicado em 18 de Julho / 2011 às 16:40

ARRAIÁ DA CURTIÇÃO REUNIU 13 MIL PESSOAS NO DOM JOSÉ RODRIGUES

Valter Junior, Diretor de Cultura e Lazer da Associação de Moradores do Bairro Dom José Rodrigues enviou email ao blog agradecendo a toda comunidade que fez do Arraiá da curtição um grande sucesso com público total de mais de 13 mil pessoas. Ele agradece também a Prefeitura de Juazeiro, ao comércio local e a Policia Militar que fizeram o arraiá com 100% de paz. Não houve nenhuma ocorrência.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 16:10

Juazeiro ganha Escola de Formação

A Rede Municipal de Educação de Juazeiro ganhou sexta-feira (15), data do aniversário da cidade, a Escola de Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ). O novo espaço oferece as instalações necessárias para o desenvolvimento da política de formação e valorização do educador, implantada no início da atual gestão. O prédio, localizado ao lado da antiga escola Agostinho Muniz, no bairro Olarias, oferece salas de aula, de leitura, espaço para reuniões, laboratório de informática e ambiente climatizado.  Uma estrutura pronta para receber além dos professores, os gestores, coordenadores, merendeiras, agentes de portaria, e demais profissionais que atuam nas escolas, para as formações iniciais e continuadas que são oferecidas a todos os níveis.  

“Esse momento marca a renovação do compromisso pela qualidade da educação de Juazeiro. Posso dizer que a gente faz mais um gol extraordinário, e devemos isso à coragem e responsabilidade com que nosso prefeito colocou a educação como prioridade, e a toda equipe da Secretaria de Educação que se compromete de uma forma admirável. Ontem aqui, por exemplo, não existia gerente, coordenador ou qualquer outro cargo, mas pessoas trabalhando pelo amor, para fazer dar certo. Hoje, se estamos aqui nessa cerimônia bonita entregando esse prédio, é porque tem todo esse pessoal engajado por trás”, disse emocionado o secretário da pasta, Plínio Amorim.  

Na oportunidade também foi anunciada a criação do projeto de lei, que estabelece uma ajuda de custo aos profissionais que precisarem participar das formações aos sábados. “Esse é mais um incentivo que queremos dar ao setor. Além do aumento salarial de mais de 36% para os professores, da eleição direta para gestores, da maior política de Licença Premium da história do município, do concurso que em breve realizaremos, e de muitas outras conquistas, queremos oferecer mais esse recurso simbólico, que valoriza o professor pelo seu aperfeiçoamento. Tudo isso, sem dúvida, será refletido na sala de aula, no aprendizado do aluno”, anunciou o prefeito Isaac Carvalho.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Julho / 2011 às 15:40

Empreendedorismo e Ensino de Ciências são temas de workshop em Senhor do Bonfim

A creche escola Francesco Galli, localizada na comunidade de Bonfim III, em Senhor do Bonfim (BA), será alvo e sede de ação conjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Fundação São Francisco Senhor do Bonfim. A iniciativa envolverá, inicialmente, a realização do workshop Empreendedorismo e Ensino de Ciências, no dia 19 de julho, com palestras abertas ao público, e oficina para professores da Educação Básica do município. Os participantes também poderão conhecer o Museu Itinerante de Anatomia Animal da Univasf, coordenado pelo professor Marcelo Faria.

De acordo com os organizadores, a ação objetiva fornecer para professores e alunos da universidade, subsídios sobre educação empreendedora e ensino de ciências, além de proporcionar à comunidade externa, a discussão sobre a importância da organização social e empresarial, sobretudo em localidades de maior vulnerabilidade socioeconômica. Segundo pesquisa realizada no ano passado pela creche escola Francesco Galli, grande parte dos adultos da comunidade de Bonfim III não possuem vínculo empregatício. Os dados coletados entre os pais de alunos apontam que 10% são feirantes, 17% mototaxistas; 20% pedreiros e 35% autônomos. Aposentados somam 10% e funcionários públicos, 8%.

Para o coordenador do evento e professor da Univasf, Jackson Rosendo, a universidade deve buscar formas de contribuir com a sociedade. “A universidade tem que interagir com a comunidade e junto com ela promover ações que possam transformar a realidade local”, ressaltou. O workshop Empreendedorismo e Ensino de Ciências realizado pela Pró-reitoria de Integração (Proin/Univasf) e Fundação São Francisco de Senhor do Bonfim tem apoio da Creche Escola Francesco Galli; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Interiorização – Reuni/Univasf e Colegiado de Ciências da Natureza/Univasf– campus Senhor do Bonfim.

O evento será aberto às 8h30 com apresentação cultural do Projeto Pequeno Cidadão. Ainda pela manhã as atividades seguem com o Projeto ‘Educação Empreendedora, coordenado pelo pró-reitor de Integração da Univasf, professor Deranor Gomes de Oliveira e apresentação da proposta do Museu Ciência da Vida – projeto Laboratório de Pesquisa de Ciências da Vida (Lapeciv), coordenado pelo professor e secretário de Interiorização – Reuni/Univasf, Manoel Messias. À tarde será ministrada oficina para professores da creche escola e convidados.

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf
publicado em 18 de Julho / 2011 às 14:40

Kelly Cyclone é assassinada em Lauro de Freitas

Famosa por ter namorado o traficante Sidnei Ferreira da Silva e publicar em seu Orkut fotos em que segurava armas, Kelly Sales Silva, 22 anos, a Kelly Cyclone ou Kelly Doçura, foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (18), no município de Lauro de Freitas. Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava marca de tiro nas costas e várias escoriações pelo corpo, o que indica um provável espancamento antes da execução. Seu corpo foi encontrado em via pública, mas a delegacia de Lauro de Freitas ainda investiga a autoria do crime e o motivo. Segundo a Central de Polícia, Kelly também teria sido esfaqueada na barriga. Kelly Cyclone ficou famosa após participar da festa do pó, em fevereiro de 2010, na Boca do Rio, quando acusou policiais de espancá-la. Este ano, ela reapareceu na mídia ao declarar ter se afastado do tráfico e cogitar candidatar-se vereadora em 2012.

BN
publicado em 18 de Julho / 2011 às 14:00

Codevasf comemora 37 anos de atuação

No sábado, 16 de julho, a Codevasf completou 37 anos de existência. Precedida pela Comissão do Vale do São Francisco e pela Superintendência do Vale do São Francisco, a Companhia tem sua história associada à importância do “Velho Chico” no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. A empresa, que já atuava nos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, a partir de 2000, teve sua área de atuação estendida para vale do Parnaíba e, no início de 2010, essa passou a incluir também os vales do Itapecuru e Mearim, no Maranhão.

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf direciona investimentos públicos para construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. Atualmente, a Companhia possui 25 perímetros públicos de irrigação instalados ao longo do vale do São Francisco, ocupando uma extensão de aproximadamente 125 mil hectares de área irrigada.

O vale é hoje um dos principais produtores do país de culturas de alto valor agregado, das quais as frutas são o carro-chefe e respondem por parcela significativa das exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. Dessa forma, a empresa investe na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, capacitação e treinamento de produtores rurais, bem como realiza pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais e proporciona a geração de emprego e renda.

Com relação às ações de revitalização das bacias, a Codevasf tem coordenado obras de contenção de encostas, recomposição de matas ciliares, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos nos estados onde atua. Esse é o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba, que, entre 2007 e 2010, teve investimentos de R$ 2,7 bilhões por parte do governo federal. A esse programa, foi incorporado o “Água para Todos”, que tem a finalidade de levar água de qualidade para o consumo humano e uso na agropecuária em comunidades que estejam situadas até 15 quilômetros de distância das margens do Velho Chico. 

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 18 de Julho / 2011 às 13:30

ELEIÇÃO DO SINSERP MOVIMENTA SERVIDORES PÚBLICOS DE JUAZEIRO NESTA SEGUNDA (18)

Servidores públicos municipais participam durante toda esta segunda-feira (18), até as 17 horas, da eleição para escolha dos novos dirigentes do Sinserp – Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro.

Três chapas disputam o processo eleitoral. A chapa 01 encabeçada por Juraci Brandão, a chapa 02 que tem como candidato Cícero Sales e a chapa 03 que tem como titular Reginaldo Marçal.

Com o encerramento da votação às cinco da tarde, será iniciado o processo de apuração e ainda hoje será conhecido o presidente que vai comandar os destinos da entidade sindical.

A intensa movimentação na sede do Sinserp fez lembrar a eleição para prefeito na cidade, inclusive, com a presença de partidários políticos. Os aliados do deputado estadual Roberto Carlos demonstravam publicamente o apoio à candidatura de Cícero Sales da Chapa 02.

Juraci Brandão e Reginaldo Marçal preferiram justificar que contavam com apoio do trabalhador se esquivando de qualquer apoio político nesse momento, embora Marçal registrasse a ajuda de Marasélia César e Jorge Queiroz, ex-dirigentes da entidade sindical.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 12:40

ESCOLA DE JUAZEIRO ADOTA A PRAÇA DEDÉ CAXIAS

Adotar uma praça é uma ação de cidadania e pode virar moda na cidade de Juazeiro. Esse é um projeto da Prefeitura e prevê que empresas e moradores adotem praças da cidade para fazer manutenção ou revitalização. O objetivo da iniciativa da Escola do Cisne se deu em virtude de estar trabalhando nesse ano letivo o projeto didático: “OS GUARDIÕES DO VERDE – UM POR TODOS E TODOS POR UM”.

A empresa no decorrer de dois ou mais anos,  a depender das autoridades competentes, irá manter o espaço  da praça limpo e organizado garantindo a beleza paisagística e a qualidade de vida da comunidade. Em Juazeiro, a Escola do Cisne é pioneira nesse projeto que em São Paulo das cinco mil praças existentes hoje, aproximadamente 700 já foram adotadas e outros 400 pedidos de adoção aguardam resposta dos poderes constituídos.

A escola ao firmar parceria com a Prefeitura de Juazeiro conta também  com a parceria dos comerciantes próximos da praça Dedé Caxias e da população para preservar as plantas, adubar, molhar e deixar  o ambiente limpo, uma vez que o espaço da praça é um patrimônio de todos.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 12:10

RESPONSABILIDADE DOS AGENTES MUNICIPAIS: NECESSIDADE DE REFORMA DO ENTENDIMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE

A corrupção é fato notório no Brasil, como de resto, no mundo contemporâneo. Não é um “privilegio nosso”. Mas a grande diferença é que o brasileiro gosta de simplificar acontecimentos, e neste proceder, acaba por eliminar fatores importantes, os quais, devidamente esclarecidos, mudariam completamente o entendimento sobre o fato analisado. 

Explico. Vejo constantemente criticas e acusações dirigidas aos Prefeitos Municipais. Mas é bom lembrar que o Prefeito não trabalha sozinho; ele é assessorado (e deve escolher bem os assessores de confiança!) por pessoas de confiança e por servidores efetivos. 

Não estou a defender a inocência dos Prefeitos; mais, é necessário que a responsabilidade pelo erário seja de todos aqueles que compõem a Administração Pública. Não podemos pretender objetivar a responsabilidade apenas ao ocupante do cargo de Prefeito, sem investigar se efetivamente o dano ao erário foi por ele causado. 

Infelizmente os órgãos de controle focam suas atuações na figura do Prefeito, o que, em determinados aspectos, reduz a possibilidade de ressarcimento ao erário. 

Celso Antonio Bandeira de Melo, ensina-nos que: 

“(...) Os Tribunais de Contas têm rejeitado contas de Governador ou Prefeito, por atos que, muitas vezes, não lhes podem ser diretamente imputáveis, pois não se faz a devida acepção entre o que é de responsabilidade direta das autoridades em questão e o que é de responsabilidade de subordinados seus. Com efeito, possivelmente não há e talvez jamais venha a haver alguma administração considerada em seu todo, livre de falha ou irregularidade na gestão de recursos públicos. Sempre existirá algum servidor da administração direta ou indireta que cometerá deslizes, faltas ou mesmo incorreções graves em detrimento do bom e honesto manejo dos recursos públicos para não se falar de meras impropriedades técnicas no que concerne a registros relativos a receita e despesas públicas. É um contra-senso absoluto considerar a aprovação das contas do Chefe do Poder Executivo dependente da miríade de atos praticados por terceiros, conquanto agentes da administração direta ou indireta: atos que, nos respectivos escalões, o Presidente, Governadores e Prefeitos centenas de milhares de vezes sequer poderão saber que foram praticados ou como o foram e se, em cada caso, foi obedecida cada particularizada exigência técnica ou legal (...)” (MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2006, 21ª edição, p. 898 e 899).    

Tal entendimento decorre do sistema de competência adotado pelo Decreto-Lei n.º 200/67, que referenda a necessidade de observância do princípio da confiança e a presunção de veracidade das informações prestadas pelos órgãos da Administração: 

“Art. 80 – Omissis

§ 2º - O Ordenador de despesas, salvo conivência, não é responsável por prejuízos causados à Fazenda Nacional decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas”. 

Nesse sentido, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no julgamento da Apelação em Mandado de Segurança n.º 55.397/PE, cujo Relator foi o Desembargador Federal HUGO MACHADO, decidiu que: 

o Prefeito Municipal não é pessoalmente responsável pelos atos ou omissões de servidores do Município, se não demonstrado que agiram ou se omitiram, cumprindo suas determinações”. 

Assim, com o intuito de ampliar o debate, considero imprescindível que os órgãos de controle passem a seguir o que a doutrina e a jurisprudência já pacificaram.

Luiz Antonio Costa de Santana

Advogado, Especialista em Direito Público e Privado, Professor da UNEB e UNIVASF, doutorando em Direito pela Universidade Nacional Lomas de Zamora.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 11:40

Aumentar produção pecuária é estratégico em projeto da Embrapa e da CHESF

O aporte de tecnologias no setor pecuário é uma das medidas com potencial para dinamizar a economia de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho, municípios baianos localizados no entorno do lago formado pela Barragem de Sobradinho. Com um rebanho que soma 174.422 cabeças de bovinos, 452.119 de ovinos e 1.030.167 de caprinos, o aumento dos índices de produtividade terá conseqüência quase que imediata na melhoria da renda e na qualidade de vida dos agricultores e de suas famílias, destaca o engenheiro agrônomo Rebert Coelho Correia, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Capacidade - À frente do projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, Rebert coordena um conjunto de iniciativas voltadas para estruturar as propriedades com reservas forrageiras e principalmente, estimular os agricultores a manejarem seus rebanhos com base em conceitos como o de capacidade de suporte, baseado na alimentação. “O objetivo é mudar o caráter extensivo da criação animal nesses municípios. Se os agricultores melhoram o desempenho dos sistemas de criação pecuária, não temos dúvida da repercussão positiva da atividade sobre a economia, a geração de renda e, principalmente, na qualidade de vida das famílias”, afirma.

Esta é uma realidade bastante comum entre os agricultores dos cinco municípios nas margens do Lago de Sobradinho. No projeto, que é fruto de acordo de cooperação entre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e a Embrapa Semiárido, esta questão é enfrentada de três formas. Rebert explica: primeiro, com a implantação de pequenas áreas cultivadas com espécies forrageiras perenes e anuais nativas ou adaptadas ao ambiente semiárido. Segundo, com a organização de eventos de treinamento e capacitação entre agricultores, suas organizações associativas e pesquisadores e técnicos. E, por fim, com a distribuição de sementes e mudas.

Segundo ele, esta forma de estruturação têm tido uma boa acolhida entre os agricultores. As metas iniciais do projeto já foram superadas neste primeiro ano da sua execução. As demandas para instalação dessas pequenas área, chamadas de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs), obrigaram a coordenação do projeto ampliar a quantidade das 25/ano planejadas para 33. O mesmo aconteceu com o trabalho voltado para a criação de pecuária leiteira: de 2 CATs previstos/ano, passou-se à implantação de 9. Nestes Campos estão plantadas melancia forrageira, guandu, milho, sorgo, além de leucena, gliricídia, pornunça, maniçoba, palma e mandioca.

Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semiárido
publicado em 18 de Julho / 2011 às 11:00

CEPREV É CONVIDADO A AJUDAR NA CRIAÇÃO DE CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDENTES QUIMICOS EM SALGUEIRO–PE

O CEPREV - Centro de Recuperação de Dependentes Químicos que funciona em Juazeirohá mais de sete anos foi convidado a contribuir na criação de uma entidade semelhante no interior de Pernambuco. Quinta-feira (14), o presidente do CEPREV, Robson Vieira Pereira e o diretor JailsonBatista, visitaram o Sítio Lagoinha, local onde irá funcionar o centro de recuperação Recomeçar. O sítio fica a 12 quilômetros de Salgueiro.

Além da visita a casa, ogrupoainda teve reunião com o prefeito Marcones Libório e responsáveis de movimentos e da sociedade organizada para apresentar o projeto da organização.As dependências passarão, inicialmente, por reformas. “Será um local que irá receber homens de várias localidades, principalmente pessoas que são da região do Sertão Central e que precisam e querem se livrar da dependência”, destacou Ednaldo Barros solicitando o apoio da população para a reforma do local.

Robson destacou que a localidade é um fator importante para o sucesso do tratamento. “Os dependentes devem ficar internados longe de locais que comprometam o processo de recuperação, que demora em torno de nove meses. O Sítio Lagoinha é privilegiado por oportunizar espaço para diversas atividades, como cultivo de horta, atividade de lazer e cultural”, disse Robson.

O centro terapêutico deve iniciar as atividades ainda este ano em Salgueiro. Inicialmente, o local atenderá dez homens, que podem ser provenientes de qualquer localidade, desde que aceite receber o tratamento. Este é o intuito de uma organização não governamental- ONG- chamada Recomeçar para implantação de uma comunidade terapêutica na cidade de Salgueiro. A organização é uma iniciativa do vereadore radialistaEdnaldo Barros em parceria com a prefeitura de Salgueiro que prevê a implantação de um centro voltado para o tratamento de homens dependentes das drogas.

publicado em 18 de Julho / 2011 às 09:10

Site de entretenimento Portal Zap é homenageado no Baile das Personalidades 2011.

O já tradicional evento Baile das Personalidades promovido pelo colunista social Gileno Dias, aconteceu neste sábado (16) na Chácara Bougainville. Diversas personalidades de vários segmentos receberam o prêmio que reconhece o trabalho dos mesmos em suas áreas, o Portal Zap marcou presença e também foi homenageado no evento. "É muito importante ser reconhecido, ainda mais por pessoas que nós sabemos que fazem a diferença na região, que estão sempre antenados que é o caso do Gileno. Esse prêmio dá um gás ainda maior para continuarmos nessa crescente e trazer sempre mais diversão para o nosso público." disse Bruno Lopes, diretor do Portal que representou todos da equipe do site.

Bruno Lopes recebendo o certificado das mãos de Gileno Dias

Confira a galeria com todas as fotos no site www.portalzap.com

publicado em 18 de Julho / 2011 às 08:10

Compesa realiza novas interligações no bairro Vila Eduardo em Petrolina

Com o objetivo de reforçar o abastecimento e regularizar as pressões da área a Compesa estará nesta terça feira (19), a partir das 8 horas, realizando intervenções no bairro Vila Eduardo. No local serão executados os serviços de interligação na rede de 300 milímetros de diâmetro da Rua da Imperatriz. Durante a realização dos serviços o abastecimento será paralisado nos bairros: Vila Eduardo, Nova York, Alto Cheiroso, Vila dos Imbiras, Vila dos Ingás, Condomínios Iate Clube, Água Viva e Sol Nascente, Vila dos Oficiais, Jatobá, Fernando Idalino e Henrique Leite. A previsão é de que o sistema seja reativado a partir das 18h, quando será iniciado o processo de regularização do abastecimento. A companhia estabelece um prazo de 48 horas para que o sistema seja totalmente normalizado.

Ascom Compesa Foto Ilustrativa
publicado em 18 de Julho / 2011 às 06:30

Unimed VSF oferece palestra e exames no Dia Internacional do Homem

Para comemorar o Dia Internacional do Homem, sexta-feira (15), a Unimed Vale do São Francisco ofereceu aos seus colaboradores uma palestra sobre a saúde do homem, realizada no auditório Dr. Alírio Brandão – sede da cooperativa médica. Durante o evento os funcionários também puderam aferir a pressão arterial e verificar a taxa de glicemia e a circunferência abdominal. Com o tema: Reflexões sobre a saúde masculina, o clínico infectologista, Luiz Gustavo, falou sobre as causas mais frequentes de morte dos homens, desde a infância até a senilidade. “Algumas pesquisas afirmam que o organismo do homem é mais frágil, por isso, na infância, por exemplo, os meninos são menos resistentes às doenças infectocontagiosas, assim como os idosos sofrem mais com a incidência de cânceres”, comenta. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que a expectativa de vida do homem é, em média, oito anos menor que a da mulher. “Os homens morrem mais porque vão menos ao médico e abusam dos maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo. Além disso, também verificamos a incidência de fatores externos como acidentes e a violência”, explica Luiz Gustavo. De acordo com a pesquisa só em 2009, no Brasil morreram 471.389 mil mulheres e 631.225 mil homens e as principais causas da mortalidade masculina são as doenças isquêmicas do coração, as cerebrovasculares e os homicídios.

Na ocasião, o médico também apontou sugestões para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade masculina. Como evitar o excesso de sal, bebidas alcoólicas, gorduras e doces; praticar atividade física de três a cinco vezes por semana; consumir mais frutas, verduras e grão diariamente; beber três litros de água por dia; dedicar um tempo ao lazer e visitar o médico pelo menos uma vez ao ano.

Clas Comunicação
publicado em 17 de Julho / 2011 às 21:00

Ranilson Ramos visita Bodocó e se reúne com produtores de queijo locais

O prefeito do município de Bodocó, Brivaldo Alves, recebeu a visita do secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, no domingo (10) para assinatura de um convênio destinando recursos para a terceira edição da Expoleite. Hoje (17), o secretário visitou novamente a cidade, desta vez, acompanhado da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, para uma reunião com todos os produtores de queijo de Bodocó. A reunião aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).  Logo após, eles visitaram duas fábricas de queijo, além de conhecer a implantação do Programa Balde Cheio no município. Ranilson elegeu como prioridade realizar a reunião em Bodocó antes mesmo da Audiência Pública, que acontecerá no próximo dia 20 na Câmara de Vereadores de Petrolina, com a presença do Ministério Público, onde serão tratados os problemas relacionados à comercialização de queijos em Petrolina.

publicado em 17 de Julho / 2011 às 18:00

14 personalidades receberam o título de cidadania uauaense sexta (15)

A Câmara de Vereadores realizou sexta-feira (15), sessão solene para a entrega de títulos de cidadania uauense a diversas personalidades. A solenidade aconteceu, no Plenário Pedro Ferreira Sobrinho, na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Praça São João Batista. Os Vereadores destacaram a importância de cada título concebido aos filhos adotivos de Uauá. O prefeito Jorge Lôbo e o vice Pepé, prestigiaram a solenidade. Os novos cidadãos uauaenses homenageados usaram a tribuna e agradeceram a comenda. O acontecimento foi encerrado com as palavras do Presidente da Câmara, Vereador João Alves, que agradeceu a todos pela presença e colaboração.

Homenageados:

Alex dos Santos Andrade
Antônio Carlos Santos Moura
Cosme Alves dos Reis
Domingos Caetano da Silva Neto
Dr. André Andrade vieira
Edson Lopes do Couto
Gildemar Sena de Oliveira
Hélio Alves Cardoso de Assis
Jeová de Santana Almeida
Josivan bezerra de Araújo
Miguel Andrade de Jesus
Orlando mota Sampaio
Prof. Roberto Nunes Dantas
Prof. Manoel Antônio dos Santos Neto

Informações e Fotos: Ferinha/do umbuzada.com
publicado em 17 de Julho / 2011 às 16:00

Acidente com ônibus da banda 14 Bis mata uma pessoa em MG

Um acidente com o ônibus da banda 14 Bis matou uma pessoa na manhã deste domingo (17) na BR-381 em Caeté, na Região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros não soube informar se os cantores do conjunto estavam no veículo.

De acordo com os bombeiros, outras três pessoas foram atendidas no local e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Ainda segundo os bombeiros, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira.

G1 (Foto: Sylvio Coutinho/14bis.com.br)
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.