Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 25 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 11 de Junho / 2012 às 18:00

V Feira de Caprinos e Ovinos no distrito de Massaroca

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) irá realizar de 15 a 17 de junho, no parque do Didi, a V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca, que terá como tema “Criando Condições para Convivência com a Seca no Sertão, Compreendendo as lições e Praticando os aprendizados”. O evento já considerado um marco para o calendário agrícola da região pretende reunir 60 criadores e cerca de 500 animais durante os três dias do evento. Para o organizador, José Wilson Chaves (Chaveco), a feira trará grandes novidades esse ano.

“Além do foco principal que é a comercialização, a feira trará alternativas de convivência com a seca, uma discussão sobre os problemas decorrentes da forte estiagem que tem assolado a nossa região. Os cursos e as oficinas tecnológicas pretendem discutir o aproveitamento de alimentos de baixo valor protéico, bem como a produção de forragem utilizando práticas tecnológicas que possibilitam a multiplicação, melhoria da qualidade, paladabilidade e digestabilidade do alimento”, explicou.

A feira também trará outras dinâmicas direcionadas à cadeia como o curso prático sobre o farelo de favela, uma alternativa de fácil acesso e baixo custo de produção; o curso sobre hidroponia de milho; além de uma orientação prática sobre ‘formulação de rações’ tendo como base o bagaço da cana-de-açúcar. “Essa demonstração sobre amoniação de palhadas (processo em que se adiciona amônia às palhas) garante a melhoria e qualidade do alimento”, explicou Chaveco.

Vale destacar que o evento tem como objetivo, divulgar os produtos da caprinovinocultura em todo o estado; estabelecer condições de integração e comercialização em ambiente simples e de fácil acesso; proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados; promover acesso ao crédito rural aos interessados, através do Banco do Nordeste; aumentar o nível de auto-estima e renda dos produtores e promover a capacitação dos produtores, através da realização de centros temáticos. A V Feira de Caprinos conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, Sebrae, IRPAA, UNEB, UNIVASF, CODEVASF, ADAB, STRJ, ACCOSSF, ERUM e comércio local.

Confira a Programação aqui...                                    

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEADRUMA
publicado em 11 de Junho / 2012 às 17:30

Serviço do HDM favorece direito reprodutivo através do planejamento familiar


Os direitos sexuais e reprodutivos e a garantia que o usuário do SUS de acessar ações que auxiliam quem pretende ter filhos (preconizada pela Constituição Federal) são respeitados e estimulados no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. O setor de Serviço Social semanalmente realiza no Ambulatório do HDM reuniões e palestras sobre Planejamento Familiar, uma das formas de garantir o direito constitucional aos usuários do SUS.
 
“Esses encontros promovem também orientações para quem prefere adiar ou não quer mais gerar filhos”, explicou a coordenadora de Serviço Social do HDM, Carla Theophilo. “Através de uma política de Planejamento familiar poderemos prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco na adolescência e promover o maior intervalo entre os partos, proporcionando maior qualidade de vida ao casal” acrescentou.

O ambulatório do HDM desde Setembro de 2010 dispõe de um espaço onde estas ações educativas acontecem com equipe interdisciplinar. Todas as terças e sextas os casais encaminhados pela atenção básica ou pela equipe do HDM, comparecem à atividade educativa de planejamento familiar onde durante cerca de duas horas participam de uma palestra sobre concepção e contracepção. Durante as reuniões, são apresentados os métodos contraceptivos e informados as vantagens e desvantagens de todos que estão disponibilizados.
Siméia Valverde - Asscom/HDM
publicado em 11 de Junho / 2012 às 16:30

Curso em Petrolina desenvolve estratégias de venda

Estão abertas as inscrições, em Petrolina, para o curso Técnicas de Vendas, promovido pelo Sebrae em Pernambuco. Destinado a empresários e estudantes universitários, o curso acontece de 16 a 20 de julho, das 19h às 22h. Sua proposta é criar condições para que os participantes possam desenvolver competências para compreender os caminhos e estratégias de vendas, bem como refletir sobre a importância do vendedor para empresa, clientes e para si mesmo.

O curso visa ainda atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços para a obtenção dos melhores resultados nos negócios. Em seu conteúdo, tópicos sobre a visão histórica da profissão do vendedor; o desenvolvimento de habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes; organização das ações de pós-vendas; além de informações negociação, objeções e fechamento de venda; entre outros temas.

Os encontros acontecem na sede do Sebrae em Pernambuco do Sertão do São Francisco, localizado na Av. 31 de março, s/n, no Centro de Convenções de Petrolina. Outras informações: (87) 2101.8903 ou 2101.8911.

Brava Comunicação & Marketing - Anderson Lima
publicado em 11 de Junho / 2012 às 14:30

Petrolina lança campanha de prevenção às queimaduras

A Residência Multiprofissional em Enfermagem que funciona no Hospital de Urgências e Traumas, através da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf-HUT), realizará, até o final de junho, uma campanha informativa de prevenção às queimaduras, orientando a população sobre os riscos do contato com os fogos de artifício e os primeiros cuidados no atendimento às vítimas de queimaduras.

Segundo a coordenadora da Residência, a professora Juliana Pedrosa Korinfsky, a campanha faz parte do papel social do profissional de enfermagem de trabalhar na prevenção de acidentes. “Disponibilizar informações aos usuários é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Visto que a ocorrência de acidentes com fogos de artifícios são muito frequentes no período junino, iniciamos essa campanha para orientar a população e reduzir esses números”, explicou.

Desde 2010, a Prefeitura Municipal apoia as Residência Médicas e Multiprofissionais, como a de Enfermagem que vem qualificando profissionais para exercer a profissão com excelência. Em agosto, será formada a primeira turma.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 11 de Junho / 2012 às 11:30

Sobradinho: Luau homenageia o “Rei do Baião”

“Olha pro céu meu amor, vê como ele tá lindo...” Não, não eram balões que enfeitavam o céu de Sobradinho na última sexta (08). A lua, lá no alto era a responsável por iluminar e dar um tom romântico para o luau que homenageou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 

No palco, como não podia ser diferente, muita música boa, inclusive o forró, estilo que o homenageado ajudou a disseminar pelo Brasil. “É um prazer muito grande para toda equipe poder homenagear alguém como Gonzagão , ainda mais com um forró às margens do São Francisco”, orgulha-se William Mello, Diretor de Cultura da Prefeitura de Sobradinho. “Esse ano o Rei completaria 100 anos. Não dá para deixar a data passar em branco. Tínhamos que fazer uma homenagem justa. Já planejávamos isso há muito tempo”, complementa o diretor. 

O luau, bem como outros eventos do Departamento de Cultura teve um espaço reservado para apresentações diversas e garantiu shows de artistas locais. “Essa é uma marca do governo municipal”, esclarece William.

Texto e foto: Álvaro Luiz
publicado em 11 de Junho / 2012 às 07:30

Alan Cleber realiza Pocket Show “Cena de Novela”

A noite de 12 de junho, quando se comemora o dia dos namorados, já é romântica por si só. Mas pra quem quer tornar este um momento especial a dica é ir ao Pocket Show “Cena de Novela”, inspirado nas trilhas sonoras que marcaram as telenovelas brasileiras, com o cantor Alan Cleber, no Bode Assado Curaçá.

“Quem não se envolve com os amores mal resolvidos, os amores impossíveis, os que tem final feliz? Quem nunca torceu por um amor de novela, não é? E eu como fã de novela faço esse revival com musicas que marcaram décadas e historias. Vou fazer um passeio emocionante, podem ter certeza!” declarou Alan Cleber.

publicado em 10 de Junho / 2012 às 18:00

Ex-aluna da FACAPE tem seu artigo publicado em revista de contabilidade

A ex-aluna Ana Kaline Santos, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) teve seu artigo publicado na edição nº 191 da Revista Brasileira de Contabilidade. O artigo é fruto da monografia da aluna, sob orientação do professor João Carlos Hipólito e colaboração da pedagoga Marilúcia Vasconcelos, do professor Reginaldo Alves e de Juliana Bernardes.

O artigo, intitulado “O programa Empreendedor Individual e os fatores determinantes à adesão: Um estudo empírico no Vale do São Francisco”, foi recentemente avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como B4, ou seja, nível de qualificação máxima para uma revista técnica. O objetivo da revista é publicar artigos com atributos técnicos- contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais.

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) está desde 1912 no mercado, ano em que teve sua primeira edição publicada. O artigo da ex-aluna da Facape está se encontra na página 33 da revista e está também disponível em resumo na versão online.

Link do artigo.

Lícia Dantas Ascom Facape
publicado em 10 de Junho / 2012 às 17:00

Acordo prevê criação de ouvidoria para resolver casos de assédio moral na Compesa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco firmou termo de conciliação com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para tentar pôr fim aos casos de assédio moral na empresa. Com o documento, assinado sexta-feira (8), a empresa se compromete a criar uma ouvidoria, no prazo de 180 dias. Através dela, a empresa irá institucionalizar um canal de comunicação entre a empresa e os funcionários, remetendo ao MPT, bimestralmente, o fluxograma das denúncias, para que o órgão acompanhe o andamento da iniciativa.

De acordo com a procuradora do Trabalho Débora Tito, à frente do processo, o projeto da ouvidoria nasce da tentativa de se atender de melhor forma os anseios dos empregados e da empresa, que, ao longo dos últimos anos, têm vivido a tensão de supostos e concretos casos de assédio moral. “Como a prática do assédio moral não tem definição objetiva, dizer que ele aconteceu ou não, fica difícil. O que pode ser para uns não é para outros, o que criou um clima organizacional conflituoso na Compesa”, explica. Com a ouvidoria, Débora espera que o assunto seja tratado com mais naturalidade, sendo avaliado com mais prudência os casos que vierem a surgir.

A Compesa também está obrigada a realizar ações promocionais para conscientização e prevenção do assédio moral em todos as unidades do estado, comprovando as iniciativas à justiça e ao MPT, por meio de relatórios trimestrais. Entre as ações, estão previstos treinamentos de gestores sobre liderança, relacionamento interpessoal, gestão de equipes e conflitos, workshops com todos os gestores sobre o tema assédio moral. No caso de descumprimento do acordo, a empresa deverá pagar multa no valor de R$ 10 mil por obrigação descumprida, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) ou convertida em doações.

Mariana Ascom MPT-PE Imagem Ilustrativa
publicado em 10 de Junho / 2012 às 15:00

Frente Parlamentar pela Criação dos TRFs realiza ato público no dia 12 de junho

No próximo dia 12 de junho, às 11h, a Frente Parlamentar pela Criação dos Tribunais Regionais Federais realiza Ato Público para definir a estratégia de votação da PEC 544 – que institui os TRFs das 6.ª (Paraná), 7.ª (Minas Gerais), 8.ª (Bahia) e 9.ª (Amazonas) regiões –subscrita por juízes e procuradores como uma forma de desafogar a congestionada Justiça Federal, principalmente o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, hoje responsável por 13 Estados e pelo Distrito Federal. À frente dessa mobilização política destaca-se o deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA), presidente da Frente Parlamentar. Amauri vem sendo taxado no Congresso Nacional como “O desengavetador” de Projetos de Lei. A PEC 544 já tramita há 10 anos na Câmara Federal.

A primeira conquista foi a abertura de uma “janela orçamentária” para a criação das novas sedes com a aprovação de emenda ao Plano Plurianual de Investimento para os anos de 2012 a 2015, no valor de R$ 300 milhões. Amauri admite que para conseguir levar a PEC à votação é preciso romper a resistência da Casa Civil, chefiada pela ministra Gleisi Hoffmann.
Os defensores da medida evitam falar em custos, mas a criação dos novos TRFs já foi estimada em cerca de R$ 4 bilhões. O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Gabriel Wedy, faz outra conta: afirma que a Justiça Federal arrecada R$ 11 bilhões por ano e a criação dos tribunais, que custa cerca de R$ 2 bilhões, vai implicar em aumento de arrecadação da União.

Para dobrar a resistência do núcleo político do Executivo, Amauri admite mudanças na redação do texto, que obriga a implementação simultânea desses novos tribunais. “O que a gente está negociando com a ministra (Gleisi) é tirarmos essa redação da PEC e ficar explícito que vai haver uma criação paulatina desses tribunais”, disse o petista. Ele confia que a matéria será aprovada até o início do próximo semestre.

publicado em 10 de Junho / 2012 às 14:00

Simpósio sobre meio ambiente e agricultura discute impactos ambientais

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promove o Simpósio do Meio Ambiente e Agricultura (Simaa): Impactos e Perspectivas. O evento acontece entre os dias 11 e 13 de junho no Auditório Antônio Carlos Magalhães, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no colegiado do curso de engenharia agronômica até o início do evento. As vagas são limitadas. O valor da inscrição é de R$ 20 para profissionais e R$ 10 para estudantes e demais públicos. O objetivo do evento é avaliar os impactos ambientais provenientes da agricultura e discutir estratégias que possam minimizá-los.

programação reúne palestras, mesa-redonda, momento cultural e visita técnica. Entre os temas que serão discutidos, destaque para a vulnerabilidades das populações do Vale do São Francisco, expostas aos agrotóxicos, além de alternativas ecológicas, como a agricultura orgânica, que tem conquistado espaços nessa região.

Mais informações no site www.uneb.br.

Ascom Uneb
publicado em 10 de Junho / 2012 às 11:00

Dia mundial de combate ao trabalho infantil é marcado com ações no interior de Pernambuco

Para marcar o dia mundial de combate ao trabalho infantil, 12 de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza atividades em Araripina, Ouricuri e Passira. Nas três cidades, localidades no interior do estado, haverá audiência pública para que o tema seja abordado. Todos os eventos são abertos ao público.

A programação começa no próprio dia 12, às 13h, em Araripina. Lá, os trabalhos serão coordenados pela procuradora do Trabalho Carolina Mesquita. Além de palestras e debates sobre trabalho infantil, será disponibilizado gratuitamente à comunidade, graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviços Social do Comércio (Sesc), diversos serviços, como aferição de pressão, atendimento de higiene bucal, bem como atividades lúdicas para crianças, como cinema, pintura e leitura. Tudo acontece na sede do Centro Tecnológico do Araripe.

No dia seguinte (13), às 8h, é a vez de Passira parar para discutir as formas de enfrentamento do trabalho infantil na cidade. Quem coordena a atividade é a procuradora do Trabalho Jailda Pinto. O evento será na Câmara de Vereadores. Na mesma data, sendo às 18h, será realizada a audiência pública em Ouricuri, no auditório da 9ª Gerência Regional de Saúde, sob os cuidados do procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho. Fechando o ciclo de eventos, ocorre audiência em Caruaru, no dia 19, às 8h, no auditório da justiça Estadual.

publicado em 10 de Junho / 2012 às 09:00

Conselho da Juventude de Juazeiro participa do 6º Congresso Mundial da Juventude

Jovens lideranças do Brasil e de outros 100 países estão debatendo temas de como tornar o mundo mais sustentável sob o ponto de vista de quem tem menos de 30 anos. Marrocos, Tunísia, Zimbábue, Lituânia, Geórgia, República Tcheca e Bielorússia são algumas nações representadas, alem de Alemanha, Itália, França e Reino Unido. Os debates são sobre propostas de transformação da economia com foco na sustentabilidade. As sugestões serão reunidas e discutidas até chegar à lista final de proposições no Congresso. As 20 “Soluções Jovens” serão entregues a autoridades que participarão da conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio+20) no dia 12 de junho.

Os líderes juvenis do Brasil, que estão participando do congresso, têm idades entre 18 e 29 anos. Os participantes foram selecionados entre 10 mil candidatos que se inscreveram pela Internet, sendo 500 brasileiros. Entre os participantes Juazeiro está sendo representada pelo jovem Stallone Araújo, presidente do Conselho Municipal da Juventude na cidade.

Em 2015, termina o prazo para a implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pela ONU em 2000. São oito metas que todos os países da ONU se comprometeram a tentar alcançar até este limite. Entre elas, estão: acabar com a pobreza e a fome, alcançar a educação universal, combater a AIDS, etc.

O evento é promovido e licenciado pela Peace Child International em cooperação com parceiros locais. No Brasil, são o Instituto Peace Child, Universidade da Juventude e Instituto Raízes da Tradição. O Congresso é bienal e já esteve na Turquia, Canadá, Escócia, Marrocos e Havaí.

Ascom Comjuv
publicado em 09 de Junho / 2012 às 22:00

Senhor do Bonfim terá matéria especial no Rede Bahia Revista

A cidade de Senhor do Bonfim estará na tela da TV Bahia este final de semana. Matéria sobre o São João da cidade, realizada pela repórter Ana Valéria da Rede Bahia, afiliada da TV Globo de Televisão, será exibida neste domingo dia 10/06, após o Fantástico no programa Rede Bahia Revista.

Foto: Divulgação
publicado em 09 de Junho / 2012 às 21:00

Professor facapeano apresenta artigo científico no Congresso Internacional da FEA/USP

O ex-aluno e professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE),Wellington Dantas apresentou o artigo científico intitulado: New Public Management e Functional Illiteracy: Uma Análise na Perspectiva dos Utilizadores da Informação, produzido pelos João Carlos Hipólito e Fábio Magalhães (professores da Facape), Wellington Dantas e Juliana Reis (Vale do São Francisco) e Adriano Marcos Dantas (Ariquemes/RO) no “The 9th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI”, congresso internacional promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

O objetivo do Congresso foi discutir os efeitos da Tecnologia, Sistemas e Ciência da Informação nas Organizações, na Sociedade e na Prática Contábil, reunindo uma comunidade em constante busca por respostas para enfrentar os desafios que nunca param na área. Professor Wellington ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma visita ao Departamento de Contabilidade e Atuária – FEA/USP (lembrando que a USP está entre as 100 melhores universidades do mundo), pois havia marcado horário com o Prof. Ariovaldo (um dos autores do Manual de Contabilidade Societária – FIPECAFI), professor que tem em sua linha de pesquisa o tema Contabilidade Criativa. Para Wellington o evento foi de extrema importância para majorar conhecimento na área contábil, já que existem várias pesquisas sobre o assunto em forma de dissertações e teses. “Chamou a atenção a receptividade e a conversa que tivemos sobre a Ciência Contábil, descobrindo e partilhando interesses em comum”, afirmou.

Outras informações sobre o 9th CONTECSI através do site.

Jaquelyne Costa Ascom Facape
publicado em 09 de Junho / 2012 às 18:00

Haverá muita cultura popular na feira do bairro Ouro Preto neste domingo

O Projeto Cultura Livre nas Feiras é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Segurança Cidadã e Desenvolvimento Rural, além da Empresa de Abastecimento de Alimentos (Empa). O projeto visa levar cultura às comunidades, com o objetivo de ser uma forma de distração, conhecimento e interação entre os feirantes e visitantes do local, e ao mesmo tempo divulgar os trabalhos artísticos da região, levando uma programação cultural gratuita para as feiras livres.

O Cultura livre nas feiras acontece em várias cidades do Estado de Pernambuco. Petrolina é uma das poucas cidades que recebe quatro eventos por mês, por possuir na região, um grande número de artistas. As cidades de Catende e Santa Maria da Boa Vista recebem o evento pela primeira vez nesta semana. Música, teatro, dança, artesanato, fotografia, circo, literatura, entre outros, são atrativos das feiras livres dos bairros: João de Deus, Ouro Preto, Areia Branca e Cohab Massangano. Desde o final do mês de fevereiro, o projeto acontece cada final de semana em um bairro.

A Secretaria de Cultura pretende aplicar um questionário opinativo aos feirantes de Petrolina, para descobrir quais as atrações que mais agradam, se existe alguma atividade que prejudique o andamento do trabalho dos feirantes, e se acham que as apresentações devem melhorar. Quem se interessar em participar do Projeto Cultura Livre nas Feiras, mostrando o seu trabalho artístico, precisa fazer um cadastro na Secretaria de Cultura, que se localiza no Museu do Sertão, na rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro de Petrolina, atrás do Fórum, de terça a sexta-feira das 8h às 12h.

9h – Aureni – Animadora
9h – Artesão Gaguinho, da Oficina do Artesão Mestre Quincas
9h – Quadrilha Junina Danado de Bom
9h30 – Banda Thempus
10h30 – Animadora

Secom PMP Foto Ilustrativa Google
publicado em 09 de Junho / 2012 às 17:00

Cerca de 870 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Um total de R$ 541 milhões em abonos salariais, referente a 2010, ainda não foi retirado pelos beneficiados. São 870 mil brasileiros que não sacaram seu benefício de R$ 622, dado a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2010 e que recebeu até dois salários mínimos por mês. O prazo para saque do abono se encerra no fim do mês, em 29 de junho. Caso o trabalhador perca o prazo, o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). As informações são da Caixa Econômica Federal.

O abono salarial já foi retirado por 16,7 milhões de trabalhadores desde agosto do ano passado, o que corresponde a 95% dos benefícios. Quem sacou o benefício terá direito a novo abono a partir de agosto, desde que continue atendendo aos requisitos do programa. Quem não sacou o benefício pode fazer uma consulta e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 726 0101 ou pelo site da Caixa. Também é possível receber informações sobre o abono salarial e outros benefícios via celular.

Os trabalhadores podem fazer a retirada dos R$ 622 com o cartão do cidadão e a senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, inclusive nos finais de semana. Quem não tem o cartão, deve procurar uma agência e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Eco Finanças
publicado em 09 de Junho / 2012 às 14:00

Colégio Anglo em ritmo de São João

O Colégio Anglo de Juazeiro já está em ritmo de São João. Logo mais às 17 e 30h, na quadra do estabelecimento de ensino acontecerão os festejos juninos que homenagearão o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Haverá barracas de comidas típicas, números artísticos, desfile de rei e rainha do milho, sorteio de balaio e animação com banda de forró. O arrecadado será destinado ao projeto filantrópico de doação de balaios juninos para instituições de caridade da cidade.

publicado em 09 de Junho / 2012 às 11:00

Descoberto no Salitre, em Juazeiro, um manancial de água

Atendendo o pedido de um representante da comunidade da região do Salitre, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva, determinou que uma equipe formada por engenheiros, técnicos e geólogos da instituição se deslocasse até a localidade de Manga I. O objetivo da comitiva foi o de avaliar a viabilidade e o potencialidade da água de um poço descoberto por vaqueiros da comunidade há cinco anos. A expectativa é de que a água disponível no poço possa amenizar os efeitos causados pela seca na região.

O poço foi descoberto por acaso, quando um caminhão que passava pelo local atolou bem em cima do reservatório subterrâneo de água, até então desconhecido da comunidade. Os próprios vaqueiros fizeram a escavação e, em seguida, encaminharam amostra da água para um teste de laboratório, para saber se era potável ou não. Desde aquele dia, a água do poço é utilizada no plantio, na criação de animais e no consumo humano, matando a sede dos trabalhadores e de alguns moradores mais próximos.

O Presidente da Comissão para Estruturação e Emancipação do Salitre, Geronilson Mota Pereira da Silva (Zeca do Salitre), solicitou a Codevasf a criação de um projeto que disponibilize essa água para a comunidade. “A Codevasf está fazendo o estudo e a gente quer que ela jogue essa água para os salitreiros, pelo menos para o consumo humano. É muita água, só falta trabalhar em cima dessa questão. Eu tenho fé em Deus que esse estudo vai ser aprovado e que nós vamos vencer essa luta”, acredita o líder comunitário.

Segundo Zeca, há muita água passando por debaixo da terra e a grande quantidade de algarobas naquela região comprova isso, uma vez que esta espécie de árvore só cresce em locais com grande capacidade de armazenamento de água. Após a primeira análise, o geólogo da Codevasf, Antonio Luna de Alencar, confirmou o que a comunidade já sabia. “Aqui nós teremos talvez a condição de ter uma vazão próxima de 30 mil litros por hora, o que seria bastante alta, considerando a vazão de todos os poços que já foram perfurados historicamente na região. A água é um pouco carbonatada, mas de boa qualidade para o consumo humano e devido à vazão que temos aqui, com certeza dará para abastecer a comunidade local”, garantiu o geólogo.

De forma mais técnica, Antonio Luna fez uma análise teórica da presença da água e como ela poderia ser utilizada, “O que temos aqui, em particular, é um tipo de bacia sedimentária de calcário marginal, situada onde há uma mini fossa tectônica preenchida de calcário. É uma concentração localizada de água que faz com que o lençol freático fique bastante superficial, isso se traduz em uma condição de água determinada, que dá uma vazão bastante apreciável, considerando as condições da região como um todo”, esclareceu.

Os integrantes da comitiva vão registrar e levar as impressões que tiveram até o superintendente para que sejam tomadas medidas cabíveis. Mas a expectativa é que em breve a Codevasf comece os estudos para calcular a vazão e somente então poderá ser construído um poço tubular para posteriormente promover a distribuição dessa água para as comunidades mais próximas. A depender do potencial do reservatório, um pequeno projeto de irrigação comunitária também poderá ser criado.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 09 de Junho / 2012 às 10:00

Evento discute cultura e religião Afro-brasileira neste fim de semana em Petrolina

Palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais como samba de roda, afoxé, capoeira e maculelê, irão compor o I Congresso Petrolinense – Cultura e Religião Afro-Brasileira: uma discussão necessária, que acontecerá nos dias 9 e 10 deste mês, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

O evento foi desenvolvido pela Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros (AECAB) e tem como objetivo combater o preconceito e a discriminação das práticas ritualísticas e religiosas. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura de Petrolina.

O I Congresso Petrolinense pretende proporcionar discussões e reflexões sobre a cultura e a religião Afro-brasileira, de modo que a sociedade civil entenda que o Candomblé é uma religião como qualquer outra e tentar mudar a visão preconceituosa, que muitas pessoas têm em relação aos terreiros.

Estarão presentes no evento especialistas, mestres, doutores e representantes de diversos segmentos da sociedade brasileira, todos aptos a discutir sobre os movimentos de resistência negra, a formação histórica das religiões afro-brasileiras e o contexto atual dos cultos afro-brasileiros.

Lorena Santiago (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 09 de Junho / 2012 às 08:00

JUAZEIRO PARTICIPA DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No período de 04 a 07 de junho de 2012, aconteceu em Salvador a VIII Conferencia Estadual dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente, onde foram discutidos temas de Mobilização, Implantação e Monitoramento das políticas públicas para este segmento, que teve a ampla participação de delegações do Estado da Bahia através dos Territórios, quando foram aprovadas ações para política de criança e adolescente, além de apresentar moções de aplausos e repúdios.

Uma das moções que mais polemizou a plenária foi apresentada por uma das conferencistas representante de Juazeiro Rozineia Rodrigues, mais conhecida como professora Neinha, que no seu texto colocou a moção de repudio ao Governo da Bahia, pela sua intransigência e falta de diálogo para com o movimento dos professores do estado, causando um prejuízo imensurável ao segmento de crianças e adolescentes que foi aprovada por unanimidade.

Segundo a professora Neinha, que cita o Art. 4 º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “está claro no texto que é também dever do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação deste direito” e que torce para haver rapidamente um entendimento entre o movimento e o governo.

publicado em 08 de Junho / 2012 às 20:00

Codevasf e Sebrae discutem parcerias

O assistente da superintendência regional e ex-controller do Sebrae/BA, Hyeront Alves de Oliveira, e a coordenadora regional da instituição em Juazeiro, Jussara de Souza Oliveira, estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (13) com o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, para propor parcerias entre as instituições no sentido de promover o desenvolvimento regional em toda a área de atuação das duas entidades. O encontro contou com a presença de técnicos da companhia com conhecimento em diversas áreas, com o objetivo de discutir ações conjuntas nas áreas de Enoturismo ( associado ao Turismo das Águas), Turismo de Aventura e Caprinovinocultura.

Segundo Jussara Oliveira, “o encontro serviu para estreitarmos os laços entre o Sebrae e a Codevasf. Nós vamos trabalhar juntos uma proposta de parcerias nestas grandes áreas, principalmente com referência a questão da gestão, pois envolve segmentos importantes como a fruticultura irrigada, o enoturismo, o turismo de aventura (em Paulo Afonso, onde a Codevasf possui um escritório de representação) e o outro eixo importante, que nós vamos trabalhar também, é o da caprinovinovultura, principalmente aqui nessa região. São segmentos muito importantes para a nossa economia”.

Hyeront Oliveira afirmou que “a parceria é possível e é mais do que urgente. Precisamos desenvolver ações de gestão com criatividade, principalmente na área de turismo. O Sebrae está colocando seu corpo técnico diretivo à disposição, e essa parceria deve trazer bons frutos para a região”. Na opinião de Jussara o encontro foi positivo, “e outras propostas surgiram, todas na mesma direção, na qual SEBRAE e Codevasf podem trabalhar juntas”, afirmou a coordenadora. O superintendente Emanoel Lima mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião, e como já sabia do interesse do Sebrae em firmar parcerias, fez questão de que alguns técnicos da companhia, ligados às áreas de piscicultura, caprinovinocultura, revitalização e desenvolvimento territorial estivessem presentes.

Zilton Cézar - Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 08 de Junho / 2012 às 15:30

Exposição "Celestino Gomes a serviço d'arte será encerrada hoje

Fotografias, recortes de jornais e objetos pessoais como câmeras fotográficas, malas e chapéus são alguns dos itens encontrados na exposição “Celestino Gomes a serviço d’arte”, que conta um pouco da trajetória de vida desse petrolinense, que fez a sua própria história. A mostra aconteceu no Museu do Sertão e esteve exposta ao público até o dia de hoje (08).

Celestino Gomes foi pintor, escultor e também escritor. Para ele, as ruas eram como um espaço de criação, pois gostava de se sentir livre. Ele é considerado o “Van Gogh do Sertão”, pois suas obras contemporâneas devolvem ao Sertão o imaginário dos pequenos gestos cotidianos, festas populares e a bela paisagem dessa terra.É possível observar nas fotografias e nas pinturas, a paixão de Celestino pelo rio São Francisco. Quem ainda não visitou a exposição, não pode perder a oportunidade de conhecer a história e as obras desse homem, que foi como ele mesmo dizia, ”guiado pela lógica do sonho”.

A próxima exposição a ser realizada no Museu do Sertão será em homenagem ao “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga e será aberta no dia 19 de junho às 18h. O Museu do Sertão fica localizado na rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro, Petrolina, atrás do Fórum.

Lorena Santiago (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 08 de Junho / 2012 às 14:30

Que Deus nos livre do Alzheimer!

Tava aqui tentando lembrar uma coisa...Esqueci...Sei lá... Acho que era sobre o feriado desta quinta, que sugere descanso, balada dobrada ou sexta-feira imprensada, água de coco, cerveja gelada e uma tal de “deixe a vida me levar”...

Ah! Lembrei...Lembrei o que eu ia postar: “Deixe a vida me levar” interpretada por Neto e Mundinho e Mestre Alvinho, no Sr. Brasil...

Confira o vídeo:

... E que Deus nos livre do Alzheimer!

publicado em 08 de Junho / 2012 às 12:30

Proerd forma turma no Cosme e Damião em Petrolina

Na tarde da última quarta-feira, dia 06, na biblioteca da Escola Jacob Ferreira, bairro Cosme Damião em Petrolina, os policiais Rocha, Juçara, Thaisley, Poliana Macedo, Agrécia e Irlany - Instrutores do PROERD do 5º BPM estiveram reunidos com o Tenente Cícero Nunes de Carvalho, Coordenador Executivo Regional do programa e a Senhora Rosângela Amorim Torres, gestora do estabelecimento de ensino, momento em que ocorreu a 2ª formatura do PROERD.

Na ocasião aproximadamente 100 formandos do curso PROERD, após fazerem o juramento em que se comprometem a dizer não às drogas e à violência, receberam os certificados na presença dos pais e professores. Neste sábado (09), às 17 horas haverá a formatura dos alunos do curso Proerd na escola Sonhos Dourados do bairro José e Maria e na próxima quarta (13) na Escola Julia Elisa no bairro Alto do Cocar.

publicado em 08 de Junho / 2012 às 09:40

Professora Mazzarelo Rocha morre em Recife

Faleceu ontem (07) em Recife, a professora Mazzarelo Rocha, que durante muito tempo trabalhou na Direc-15 e dirigiu o Lions Clube de Juazeiro. A professora foi vítima de um câncer avassalador, descoberto dia 11 do mês passado. O corpo chega a Juazeiro por volta das 16 horas e será velado no espaço do SAF, à rua Raul Alves, bairro Santo Antonio.

O sepultamento está programado para manhã deste sábado, dia 09, às 09 horas, no cemitério de Petrolina, onde residem os seus familiares. Ao Seu Rocha, esposo e demais familiares, as condolências de toda equipe do blog.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.