Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 25 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 18:00

Apresentação e oficina de dança na UNIVASF - Petrolina

Uma homenagem à Ilha do Massangano, com seus moradores, seu modo de vida e seu contato com o rio. Essa é a proposta de Eu vim da ilha, espetáculo da Cia de Dança do Sesc – Petrolina. Com direção de Jailson Lima, este espetáculo traz 13 bailarinos que, através de suas expressões corporais, fazem uma homenagem à ilha que já faz parte do roteiro cultural da cidade.

O espetáculo Eu vim da ilha vai acontecer hoje (29) no estacionamento da UNIVASF, Campus Petrolina, às 20 horas. Antes, às 19 horas, haverá uma oficina de dança com o professor Marcelo Nascimento, docente do curso de Educação Física, na sala de dança do referido curso. A apresentação do grupo de dança e a oficina faz parte do projeto 7mais1infinito, da Assessoria de cultura da UNIVASF. A participação em ambos os eventos é gratuita.

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 16:10

Naenda realiza Ponto de Leitura

O Instituto Cultural de Arte e Educação Nego D´água (Naenda)  convida a comunidade juazeirense a participar da abertura de mais um projeto, o PONTO DE LEITURA, que tem como objetivo o fortalecimento, estímulo e incentivo a leitura, democratização ao acesso a livros, gibis e outros suportes de leitura, através do envolvimento e participação das comunidades, fomentando à produção, ao intercambio e à divulgação de informações. A abertura acontece nesta terça (29), às 17 horas, no espaço do ponto (antigo posto policial) em frente à CASA DA CULTURA no bairro Quidé.

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 14:40

Cursos da ASSISTEC beneficiam produtores em Curaçá

A Empresa Assistência Técnica Agropecuária Especializada - ASSISTEC, sediada em Curaçá, vem realizando cursos no Município desde o dia 18 de Novembro deste ano. Esses cursos são de promoção do Instituto de Desenvolvimento Social e Agropecuário do Semiárido Bahia - IDESA e estão dentro do Programa "Semeando Renda" do Governo do Estado da Bahia, com apoio do Governo Federal. Os temas são voltados à produção agropecuária e desenvolvimento rural e são os seguintes: Manejo Sanitário, Manejo Reprodutivo, Manejo Nutricional, Produção de Forragem, Associativismo e Cooperativismo. Técnicos em agropecuárias, especialistas e veterinários vem ministrando os cursos em diversas comunidades, a saber: Agrovilas 1 e 2, Pedra Branca, Riacho Seco, Novo Horizonte, Primavera, Curral Velho, Ipoeira Dantas, Vitorino, Poço de Fora, São Bento, Patamuté, Salgado e Parentes.

Nesse fim de semana (26 e 27), as palestras continuaram. Conforme Estéfano Mota, co-proprietário da Assistec, esse ano, os trabalhos serão finalizados no próximo fim de semana, devido ao recesso que o Governo do Estado faz nos pagamentos. “Mas ano que vem iremos terminar todo o cronograma planejado", complementa Estéfano. Uma avaliação geral dos primeiros trabalhos foi feita na noite do dia 27, domingo, no Auditório Dr. Djalma em Curaçá, inclusive com a presença do Prefeito Salvador Lopes, do Diretor Administrativo do IDESA, Péricles Santana e do Coordenador Técnico do “Semeando Renda” Wellington França. “O objetivo é fazermos um trabalho que não seja somente transmissão de conhecimentos, mas aplicação e comprometimento prático com a realidade do produtor”, falou Marcelo.

Maurizio Bim
publicado em 29 de Novembro / 2011 às 10:40

CÂMARA TÉCNICA APROVA AQUISIÇÃO DE SEIS IMÓVEIS RURAIS EM PERNAMBUCO

A câmara técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável aprovou na tarde desta segunda (21/11), a aquisição pelo Governo de Pernambuco, de 06 propriedades rurais para instalação de novas unidades produtivas da agricultura familiar. A reunião foi coordenada pelo Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, que também preside as reuniões da Câmara Técnica, e aprovou as aquisições das fazendas Saco da Serra, Cachoeira de Baixo e Faquinha (todas em Cabrobó), Lagoa do Velho (Santa Maria da B. Vista), Mirim do Vale (Tacaimbó) e Santa Fátima (Vitória de Santo Antão).  

As aquisições serão referendadas na próxima reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável. Serão utilizados recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, coordenado no Estado pelo Iterpe - Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco. 90 famílias serão beneficiadas, com a aquisição de 1.207 hectares. “O crédito fundiário é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda no campo. Como ação complementar da reforma agrária, possibilita às famílias mais carentes uma alternativa produtiva, com inclusão social e resgate de cidadania” avaliou Getúlio Gondim, Presidente do Iterpe.

O crédito fundiário é uma linha de financiamento que permite a agricultores sem terra ou com pouca terra, adquirirem uma propriedade rural. Podem participar agricultores com renda anual de até R$ 9 mil e patrimônio de até R$ 15 mil. Os juros são de 3% ao ano e o agricultor tem até 20 anos para pagar a propriedade, com um prazo de carência de três anos. Em Pernambuco, desde 2007, 837 famílias já foram beneficiadas e 72 imóveis rurais já foram adquiridos pelo Governo do Estado. Os investimentos com a aquisição dos imóveis e na infraestrutura produtiva das áreas já ultrapassam os 16 milhões de Reais.

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 10:10

Em dezembro, Escola de Ballet Geraldo Pontes apresenta no João Gilberto: “Volta ao Mundo"

A Escola de Ballet Geraldo Pontes, com 35 anos educando através da arte da dança, promove dias 10 e 11 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto, o ballet de fim de ano “Volta ao Mundo", apresentando a diversidade cultural com as danças típicas de Países, como: Argentina, Itália, França, entre outros... Finalizando com o Brasil!

O Professor Geraldo Pontes é formado em Dança pela UFBA, Pedagogia pela UNEB, com especialização em Psicopedagogia. Atualmente, além de manter a sua escola com alunos formados em licenciatura em Dança pela UFBA, dedica o seu tempo a projetos sociais; além de lecionar no curso superior de Educação Física e Pedagogia pela ISEBES, UNIESB e IES, ministra aulas no curso de Artes Visuais e Pedagogia da Plataforma Freire - UNEB em Juazeiro.

Participarão desse evento, além dos alunos da escola de Ballet Geraldo Pontes, crianças que são assistidas pela oficina de dança no CRASS da Malhada da Areia, com o apoio da SEIASC e alunos da APAE de Juazeiro. A escola de Ballet além de incentivar e formar novos talentos; há anos se dedica a inclusão dessas crianças que tem a oportunidade de apresentar suas aptidões artísticas.

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 07:00

Programação de fim de ano da Casa do Artesão tem início com exposição de Jorge Galeano

A Casa do Artesão de Juazeiro está preparando uma grande programação para o fim de ano, que inclui exposições de produtos artesanais com tema natalino e outros materiais produzidos pelos artesãos da Casa, além de apresentações culturais. Para abrir a programação, nesta quarta-feira (30), os visitantes terão a oportunidade de conferir a exposição do pintor argentino Jorge Galeano. Radicado na Bahia desde 1980, Galeano ostenta no currículo diversas premiações nacionais e internacionais, entre as quais, o primeiro lugar no prêmio de pintura do Salão Latino Americano de Artes.

Jorge Galeano nasceu em Concórdia, Argentina, no ano de 1953. Morou em Buenos Aires, onde estudou desenho, e viajou pesquisando, fazendo anotações e expondo pela América do Sul. Vivenciou culturas de seu país de origem, além do Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Brasil. Chegou a Salvador em 1980 e oito anos depois fixou-se em Feira de Santana. Essa experiência levou-o a fazer uma fusão de duas culturas, a Andina e a Sertaneja. Para a mostra de Juazeiro o artista preparou uma série de doze telas de pequeno formato (40/40 cm) que serão apresentadas na “Casa do artesão”, a convite da coordenadora Necy Nascimento.

Como em quase todas as suas mostras, Galeano aproveita para dialogar com os artistas locais e o público em geral, numa mesa redonda no dia seguinte à abertura da exposição, que acontecerá nesta quarta-feira (30), às 19 horas, com coquetel e presença do artista. A Casa do Artesão fica localizada na Avenida Raul Alves, S/N, bairro Santo Antônio, próximo ao Vaporzinho.

Por Luiz Hélio/Seiasc
publicado em 29 de Novembro / 2011 às 06:25

Codevasf vai promover encontro técnico no Salitre

A Codevasf vai realizar nos dias 1 e 2 de dezembro o I Encontro dos Agroempreendedores do Perímetro de Irrigação Salitre (Salitec 2011). A abertura da programação começa na quarta-feira (30/11), às 8 da manhã, no auditório da 6ª superintendência regional em Juazeiro (BA), onde haverá uma reunião sobre estratégias de comercialização nos perímetros irrigados do Vale do São Francisco. À tarde uma assembléia geral vai reunir os usuários do PI Salitre.

Às sete da noite autoridades e convidados participam da abertura oficial do Salitec 2011. Na quinta-feira (01) começa a programação técnica no canteiro de obras do Perímetro, localizado no povoado de Lagoa do Salitre, em Juazeiro. Serão realizadas palestras, painéis, feira de tecnologia, mostras científicas sobre agricultura irrigada e exposição de raças caprinas e ovinas.

EVENTOS PARALELOS 

- Feira de Tecnologia para a Agricultura Irrigada: 01 e 02/11/2011

- Mostra Científica da Agricultura Irrigada: 01 e 02/11/2011

- Exposição de Raças Caprinas e Ovinas: 01 e 02/11/2011 

O Salitec 2011 conta com a participação das organizações dos produtores (Agrofasa, Coapis, Apas e grupos de interesse) e o apoio de instituições como o Sebrae, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Prefeitura de Juazeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), EBDA, ADAB e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF). A organização é do consórcio Plena/Projetec, responsável pela administração do perímetro.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 28 de Novembro / 2011 às 22:40

Rotina: Fornecimento de água será interrompido no Jardim Primavera e Carnaíba do Sertão

Em nota enviada ao blog o SAAE comunica aos usuários do Jardim Primavera e do Distrito de Carnaíba do Sertão que em virtude dos trabalhos de manutenção no canal principal a ser realizado pela Codevasf, o fornecimento de água será interrompido nesta terça-feira (29), das 17hs até às 21hs do dia 03/12. Esta intervenção visa reduzir as perdas de água por infiltração para manter a infraestrutura do canal em boas condições de uso, como também a recuperação de placas, juntas e trincas dos canais do projeto. Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade.

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 22:10

Eleição define quem serão os novos pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação da Univasf

O reitor e o vice-reitor eleitos da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e Télio Nobre Leite se reuniram no sábado (26), com representantes do Movimento Por Uma Universidade Plural e Democrática, em evento aberto à comunidade acadêmica, para definir coletivamente, a composição dos cargos de pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação. A escolha ocorreu mediante consulta eleitoral, da qual participaram um representante do corpo técnico-administrativo de cada pró-reitoria, representantes dos colegiados acadêmicos, que estiveram presentes à reunião, e um representante do corpo discente. 

Entre os postulantes à Pró-reitoria de Ensino (Proen) foi eleito o professor Leonardo Rodrigues Sampaio. Para as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a de Integração (Proin), os escolhidos foram, respectivamente, professor Helinando Pequeno de Oliveira e professora Lucia Marisy. A consulta ocorreu, através de voto secreto, logo após a exposição das propostas dos candidatos que foram sabatinados depois de suas apresentações. A apresentação da proposta e as perguntas dirigidas ao professor Leonardo Rodrigues Sampaio, que está concluindo seu estágio pós-doutoral, nos Estados Unidos, na universidade de Harvard, foram realizadas por videoconferência com apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead). 

Para o professor Edmilson dos Santos, membro do Movimento Por uma Universidade Plural e Democrática, a metodologia utilizada para formação da equipe, reafirma o compromisso de participação do grupo na tomada de decisões, defendida durante a campanha, e que deverá nortear as ações do próximo mandato (2012-2015).De acordo com o reitor eleito, professor Julianeli, a proposta de levar à discussão questões de interesse coletivo, além de reforçar o conceito de uma gestão participativa, valoriza princípios da administração pública como impessoalidade e eficiência. “As questões que afetam diretamente a nossa comunidade não podem ser decididas a portas fechadas ou dentro de um gabinete”, enfatizou. 

Embora a escolha de pró-reitores seja prerrogativa do gestor, professor Julianeli, antes de fazer a leitura do resultado da votação, reafirmou o compromisso de respeitar a vontade do grupo, expressa pelo voto.“Serão pró-reitores os que aqui forem eleitos por vocês. Farei apenas a homologação dos nomes”, declarou. Conforme divulgado, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) não participou da consulta, em virtude da reestruturação do seu desenho organizacional, já programada pela nova equipe. Inicialmente, quem responderá pela Proplad como pró-reitor interino, será o professor Télio Nobre Leite. Após a reestruturação, o cargo deverá ser ocupado por servidor técnico-administrativo, cuja escolha seguirá o mesmo critério de consulta eleitoral.

Durante a reunião também foram definidos cargos de assessoramento direto à Administração Superior que ficou com a seguinte composição: Assessores especiais do Gabinete do Reitor, professores Edmilson dos Santos e Marcelo Ribeiro; chefe de Gabinete, professor Alexsandro Machado. Após a conclusão dos trabalhos, professores, estudantes e técnicos presentes se pronunciaram sobre a expectativa de atuação da Comissão de Transição. A professora Cheila Bedor destacou a necessidade de agilizar o início das atividades. Conforme as normas que regem o processo sucessório, é necessário que a gestão que será sucedida legitime a criação da Comissão de Transição, constituindo uma equipe interlocutora. Outra reivindicação do Movimento, diz respeito à definição da data para a elaboração da Lista Tríplice, pelo Conselho Universitário (Conuni), que deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação do novo reitor da Univasf. “O prazo para elaboração da lista é de até 60 dias, a contar de 14 de novembro de 2011, data da exoneração de José Weber do cargo de reitor”, ressalta o professor Edmilson Santos.

Assessoria de Comunicação/Univasf Plural
publicado em 28 de Novembro / 2011 às 21:00

CURAÇÁ: I SEMINÁRIO DA JUVENTUDE RURAL ATRAIU CENTENAS DE JOVENS

Aconteceu na última sexta feira (25) em Curaçá o Primeiro Seminário da Juventude Rural do Município. O evento contou com uma vasta programação, começando pela manhã com recepção no Colégio Municipal Ivo Braga e visita a um viveiro de mudas, logo após os participantes estiveram acompanhando a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), no Colégio Estadual José Amâncio Filho e visitaram ainda a Experiência do ProJovem Trabalhador e Secretaria de Desenvolvimento Rural no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino.

O Seminário aconteceu no espaço da Associação dos Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (AVAPEC), com palestras com temas variados como Políticas Públicas para a Juventude Rural e Sustentabilidade no Campo, Práticas Sustentáveis e Geração de Renda para os Jovens, Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável, A importância da Organização dos Criadores de Caprinos e Ovinos e sobre Crédito Fundiário, além de debates, questionamentos, trabalho em grupo e plenária de socialização dos resultados dos grupos.

Seis jovens foram escolhidos, desses seis, três foram por votação dos participantes do Seminário para visitar a 24º Feira Nacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro) no Parque de Exposições de Salvador. Esses jovens serão acompanhados pelo coordenador de juventude do município Maicon Vieira, por determinação do Prefeito Salvador Lopes (PT) que ficou muito satisfeito com o resultado de seminário e a participação popular e envolvimento tanto dos jovens como das escolas. A Secretária de Governo Jucelia Almeida construiu a articulação com o apoio das demais secretarias e no enceramento fez questão de agradecer o apoio a cada um dos secretários e assessores do Governo Municipal.

Ascom Adelmir Silva
publicado em 28 de Novembro / 2011 às 13:30

II Feira de Negócios, Saúde e Social apresenta trabalhos acadêmicos para a comunidade Juazeirense

Com o objetivo de construir uma interação entre a comunidade acadêmica e sociedade local aconteceu na noite do último sábado (26), a II Feira de Negócios, Saúde e Social da Universidade Anhanguera – Pólo presencial de Juazeiro. No evento, os alunos dos dez cursos da Universidade apresentaram trabalhos e projetos voltados para as áreas de Serviço Social, Saúde e Administração. Através dos estandes montados na feira e de apresentações, eles puderam mobilizar a comunidade acadêmica para expor produtos e serviços, demonstrando o trabalho desenvolvido em sala.

Na ocasião, o gestor do Pólo de Apoio presencial de Juazeiro, da Universidade Anhanguera, Raimundo Moraes destacou a importância da feira para a formação e aprendizagem dos acadêmicos. “Muitas das disciplinas que são vistas na teoria, a gente traz para prática, a partir do momento em que você expõe os produtos, que você divulga. Então, a idéia é trazer todo esse aprendizado para prática de fato que está sendo demonstrada aqui através das exposições”, enfatizou.  Segundo a organização, a Feira que reuniu cerca de 800 pessoas deve entrar para o calendário anual da faculdade acontecendo todos os anos neste período.

Da Redação
publicado em 28 de Novembro / 2011 às 12:40

Assembleia Legislativa homenageia os 30 anos do Sindicato dos Enfermeiros

Os 30 anos do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) serão lembrados de forma solene nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, na Assembleia Legislativa do estado. O evento começa a partir das 15h no auditório principal da Casa, localizado no 6º andar. O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, é o autor da reunião festiva. “Esta é uma categoria profissional por quem tenho grande respeito e não deixaria passar em branco essa data tão importante para a classe, por isso solicitei a homenagem à Mesa Diretora da Assembleia”, disse o autor da reunião. O evento também marcará o início das atividades em Pernambuco do Fórum pelas 30 horas de Jornada, luta nacional da categoria para regulamentar a carga horária de 30 horas de trabalho dos profissionais de enfermagem do estado.

O primeiro passo para a criação do Seepe foi a formação da Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros (Apepe), recebendo apoio da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-PE, isso em 1969, mas o grupo não vingou. Um outro grupo de enfermeiras, liderado pela Chefia de Enfermagem do Hospital Barão de Lucena, que estava sob o comando da enfermeira Maria Luiza de Aguiar Munguba, fez nova tentativa para instituir o sindicato da categoria em 1978 sendo criada no ano seguinte a Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros de Pernambuco, sendo eleita Lindóia Barros Eskenaze para dirigir a Apepe.

“Houve vários investimentos para que a Associação fosse reconhecida legalmente, porém o reconhecimento era negado. Mas o grupo continuou trabalhando confiante nos seus objetivos, firmes na luta em fazer da Associação o Sindicato da categoria”, conta a presidente da entidade, Vera Leite. Em 26 de novembro de 1981 um grupo de enfermeiras foi a Delegacia Regional do Trabalho para dar entrada a solicitação oficial do registro da Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros e conseguiu o seu reconhecimento sindical. A Associação passou a Sindicato de fato em maio de 1986.

Para Vera Leite, é de suma importância a participação dos profissionais da enfermagem nas lutas da categoria, em face disso é que no dia 8 junho foi criado o Fórum Nacional 30h Já pela aprovação do PL 2295/00, que dispõe sobre a regulamentação da carga horária dos trabalhadores de Enfermagem em 30h semanais. “Sabemos que as lutas sempre irão existir e o objetivo do Fórum é seguir de forma permanente, conforme as prioridades da categoria. Esta prioridade é hoje a regulamentação da carga horária”, completa a presidente do Seepe.

Cinara Marques Ascom Odacy Amorim
publicado em 28 de Novembro / 2011 às 12:10

Morador do João Paulo II reivindica conclusão da obra do DISF

O zeloso morador do bairro João Paulo II, Murilo Ricardo enviou email e fotos retratando a paralisação da obra de reforma do DISF – Distrito Industrial do São Francisco, sob responsabilidade do SUDIC – Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia que em Juazeiro tem como diretor, o ex-vereador Florêncio Galdino. Confira a reivindicação do leitor:

Bom dia nobre Blogueiro, tudo bem?

Prezado Geraldo José, venho através deste conceituado blog solicitar da SUDIC a conclusão da obra de reforma do Distrito Industrial de Juazeiro. As rotatórias da antiga América e Butano estão sem o meio fio, por esta razão a areia da rotatória se espalhou pela pista e esta causando derrapagens e acidentes com motocicletas, sem falar nos buracos em outras ruas do Distrito Industrial. Encaminhei fotos ilustrando a situação.

Murilo Ricardo

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 10:30

SOCIEDADE SE ORGANIZA PARA REVERTER A DEMISSÃO DE MÉDICOS NO CAPS

O cidadão juazeirense Fábio Lima está elaborando abaixo-assinado com objetivo de sensibilizar o prefeito Isaac Carvalho a rever as demissões de médicos que estão inviabilizando o atendimento no CAPS – Centro de Assistência e Promoção Social. Em email ao blog Fábio Lima diz: “Como os senhores já devem ter conhecimento, o Dr. Francisco Araújo Barbosa do CAPS foi demitido segunda-feira, 21/11. Devido ao grande prejuízo que esta situação traz à sociedade juazeirense, eu e minha esposa estamos organizando um abaixo assinado, o qual entregaremos pessoalmente no início da semana ao Sr. prefeito. Contamos com a colaboração de todos. A população que precisa do Dr. Francisco conta mais ainda! Não adianta nada lamentar... Vamos agir”, conclui Fábio Lima.

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 09:10

Cidadania: Como implantar a coleta seletiva

Geraldo,

Gostaria de mais uma vez passar informações para a comunidade Juazeirense sobre a importância da coleta seletiva, e para dar início a esta campanha temos que fazer um trabalho de mídia para que a sociedade venha a participar. Precisamos muito da colaboração. E só voce pode fazer essa diferença começando dentro de nossas casas. Vamos fazer é facil: Venho a esse blog, para poder esplanar alguns dos meus conceitos sobre resíduos sólidos. Resíduos sólidos: é todo lixo que para muitos não são reaproveitáveis, mas para a minoria é renda familiar. Precisamos mudar a paisagem mundial, e só através da coleta seletiva é que podemos salvar o nosso planeta.

COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA

Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente. Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.

Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.Vou aproveitar e deixar aqui as minhas dicas e voces façam parte dessa corrente, pois só assim faremos o melhor para nossos futuros: Homens brasileiros.

Vamos lá: Aprenda faça algo reciclique, mude de idéia é barato aprender a fazer a separação dos sólidos e dos resíduos orgânicos:

AZUL:PAPEL

VERMELHO: PLÁSTICO

VERDE: VIDRO

AMARELO: METAL

MARROM: ORGÂNICO

CINZA: NÃO ORGÂNICO

Já existem em estabelecimentos comerciais sacos com essas cores, tentem fazer, vai mudar a vida do Catador de lixo ele precisa de uma vida melhor vamos ajudar. Colaborem! Crie o hábito de separar nem que seja o lixo orgânico do inorgânico, a natureza e as futuras gerações agradecem.

É URGENTE FAZER A RECICLAGEM!

Aproveitem a Idéia.

Ivanilde Gomes B. Silva Rocha – Tecnóloga em Segurança do Trabalho

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 08:10

COMPANHIAS INDEPENDENTES DA POLÍCIA MILITAR DE JUAZEIRO APÓIAM A CAMPANHA NATAL SEM FOME

Os comandantes das Companhias Independentes de Policia Militar de Juazeiro estão ajudando a ONG Ação da Cidadania em juazeiro, apoiando a Campanha Natal Sem Fome 2011. Elas aderiram a Campanha Natal Sem Fome, disponibilizando espaços para que as mesmas sejam postos de coleta de alimentos e brinquedos, uma vez que estão localizadas em pontos estratégicos no município.

Este ano é realizada a 19ª edição do Natal sem Fome, promovida pela Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. “A ação pretende arrecadar aproximadamente 14 Toneladas de alimentos, mas para esse objetivo ser alcançado, precisamos do apoio de parceiros, como é o caso da policia militar de Juazeiro que tem feito um grande trabalho e que anos atrás serviu como referência no próprio Estado da Bahia e fora dele, sendo seguido por outros Estados”, afirmou Carlos Ribeiro – Coordenador do Comitê em Juazeiro.

“Lembramos ainda que a coleta de alimentos é apenas uma ação emergencial. Nossa luta é para que existam programas e políticas que garantam o acesso ao alimento de qualidade e todos os dias do ano, afinal a Campanha é uma denuncia sobre a questão da fome que é presente no nosso dia-a-dia e que se não houver iniciativas dos poderes públicos para amenizar estes problemas, ficaremos cada vez mais distantes de uma sociedade mais justa”, concluiu Carlos Ribeiro.

ENDEREÇOS PARA ENTREGA DE ALIMENTOS E BRINQUEDOS

73ª CIPM - Juazeiro
Cmt: Maj PM Augusto Ubiratan Queiroz Silva
Tel: Fax: 36129005
End.: Trav. São Miguel, s/n Santo Antonio
E-mail: cipm73.cmd@pm.ba.gov.br

74ª CIPM - Juazeiro
Cmt: Maj PM Iulo Lins Silva
Tel: (74) 3162-1118 Fax: (74) 3613-0000
End.: Praça Misael Aguilar, s/n, João Paulo II, Juazeiro/Ba
E-mail: cipm74.cmd@pm.ba.gov.br

75ª CIPM - Juazeiro
Cmt: Ten Cel PM Jorge Sampaio Silva
Tel: Fax: 36128303
End.: AV. das nações, 28, Dom Tomaz
E-mail: cipm75.cmd@pm.ba.gov.br

76ª CIPM - Juazeiro
Cmt: Maj PM Alexandre Motta Lima
Tel: (74) 3612-9010 / 9361 / 9389 / 9393
End.:Rua Dr. Eliseu Santos, n.º 87, Country Clube, Juazeiro/Ba
E-mail: cipm76.cmd@pm.ba.gov.br
 

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 06:30

Escolas do Salitre realizam exposição cultural

Acontece próximo dia 29 de dezembro, na comunidade de Campos dos Cavalos, distrito Junco/Salitre, a 1ª Exposição Cultural, com o tema “Conhecer e aprender a ser Salitreiro”. A exposição é realizada pelo Colégio Edualdina Damásio, pela Escola Herbet Mouze Rodrigues e pela Escola Lúcia Carmem Sobreira, todas da mesma comunidade. Durante o evento, diversas apresentações serão realizadas, a exemplo de dança, teatro, música, artes plásticas, exibição de maquetes, entre outras. Todas as apresentações foram produzidas com muito carinho pelos próprios alunos. Haverá também um Festival de Sorvete envolvendo os visitantes. A exposição acontecerá no Colégio Edualdina Damásio, das 8h às 16h e toda comunidade está convidada.

Por Mário Pires
publicado em 27 de Novembro / 2011 às 22:00

Prefeito nomeia comissão para solucionar problemas no Hospital regional de Sr. do Bonfim

No intuito de discutir alternativa de melhorias para o Hospital Regional Dom Antônio Monteiro, de Senhor do Bonfim, o prefeito Paulo Machado nomeou no último dia 18 (Decreto nº 152/2011), uma comissão composta por representantes de diversos segmentos da sociedade. 

Atribuições – O colegiado vai atuar na oficialização da desapropriação do Hospital Regional Dom Antônio Monteiro e na negociação de medidas junto à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e o Ministério da Saúde, no sentido de solucionar os problemas que envolvem a entidade.

Os membros – Fazem parte da comissão: Dr. Francisco Carlos Lustiago (presidente); Cassiano Guimarães; Antônio Marcos Lima dos Santos; Angeli Santos Matos; Dr. Aurélio Soares de Araújo; Dr. Antonio Campos; Dr. Francisco Cardoso; Pedro Matos da Silva; Ana Lúcia Pinheiro; Maria Ferreira Lisboa e Lima.

Ascom
publicado em 27 de Novembro / 2011 às 16:00

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DE PETROLINA ASSUME TRECHO URBANO DA BR 407 EM JUAZEIRO

Visando adequar a atuação da PRF a necessidade atual dos usuários das rodovias federais e dando prosseguimento ao seu planejamento estratégico, o Departamento de Polícia Rodoviária Federal publicou no Diário Oficial da União Nº 222 de 21 de novembro do corrente, a Portaria Nº 109, que altera a denominação da Delegacia PRF Petrolina para 6ª Delegacia e acrescenta à sua área de responsabilidade o trecho da BR 407 do Km 0,0 (Ponte) até o Km 10 (Próximo ao Presídio), trecho urbano de Juazeiro-BA.

As ocorrências no referido trecho serão atendidas por policiais de plantão no Posto PRF da Serra da Santa, situado a 20 Km da Petrolina na BR 428, que poderão ser acionados pelo número de emergência da PRF 191 ou telefone 87-3864-5123 da Sede da Delegacia em Petrolina. O efetivo da 6ª Delegacia deu inicio a realização de comandos educativos em Juazeiro e já realizou registro de ocorrência de acidente, cumprindo suas atribuições previstas em Lei.

publicado em 27 de Novembro / 2011 às 15:00

Espaço do Leitor: Desabafo de uma educadora

É notório que uma das problemáticas dos tempos modernos é a desestruturação familiar. E isso vem afetando a cada dia a vida escolar de nossas crianças. Muitas famílias são construídas apenas com mãe e filho. Mãe essa que precisa trabalhar o dia todo e não pode acompanhar o filho, outras foram destruídas, causando tristeza e dor no coração de uma criança, ao ver seu lar se dividir.

Quem trabalha na educação sabe que há alguns anos atrás determinados problemas educacionais não eram sabidos e nem presenciados em nossas escolas, casos terríveis que a cada dia vem me fazendo pensar seriamente em mudar de profissão.

Não é apenas pela desvalorização da minha profissão, mas é por decorrência de determinados comportamentos de meus alunos ou até mesmo de seus pais, mediante problemas comportamentais das crianças.

Como será o cidadão do futuro?

Esses meninos um dia cresceram e a nossa nação vai tomar que rumo?

No final do ano letivo, vejo nos olhos de meus educandos a falta de perspectiva de crescimento. Não querem estudar, a preocupação deles é apenas com as faltas na escola, isso por causa do bolsa família. Pois com um determinado de falta esse beneficio é cortado.

Quando pequena me perguntavam: O que você quer ser quando crescer?

Pergunte isso a uma criança de sexto ano de uma escola publica. Vocês se assustarão com a resposta. 

A. Alencar

publicado em 27 de Novembro / 2011 às 12:00

Pastor Jair Silas é empossado na Assembleia de Deus em Juazeiro

Momento da Posse

Em uma noite bastante concorrida, tomou posse neste sábado (26) o Pastor Jair Silas Alves de Souza como novo Presidente da Assembleia de Deus em Juazeiro. O ato de posse foi coordenado pelo Presidente da CEADEB - Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia, Pastor Valdomiro Pereira.

Uma grande multidão ocupou as dependências da construção do novo templo no bairro João XXIII, e contou com a participação de diversos pastores e outras autoridades, com destaque para o representante do Pastor Ailton José Alves, o Pastor Elci Ribeiro de Petrolina e do senhor Roosvelt Duarte, chefe de gabinete da Prefeitura de Juazeiro, representando o Prefeito Isaac Carvalho.

O Pastor Jair assume 49 dias após a morte do Pastor Manoel Marques que era seu pai. Em sua palavra o novo Presidente elencou seus principais desafios de gestão, como já havia adiantado em entrevista a este blog: 1º: Honrar a Deus e ser fiel a sua palavra; 2º: Honrar a memória do Pastor Manoel Marques; e 3º: Satisfazer a expectativa da igreja. Para ele toda a igreja deve estar unidade em torno do propósito de pregar o evangelho e convocou a todos a se unirem a ele em oração para que Deus esteja à frente de todos os projetos da igreja.

A Assembleia em Juazeiro tem sua sede atual situada na rua Dr. Dewilson, e conta com 22 congregações no Espaço Urbano da cidade e mais 40 espalhadas pelo Campo. A igreja dispõe de 12 Ministros do Evangelho, 22 Presbíteros, 43 Diáconos e cerca de 80 cooperadores, e uma membresia estimada em 5.500 membros.

Com informações do Blog de Francisco Evangelista
publicado em 27 de Novembro / 2011 às 11:00

Ninguém acerta a Mega; prêmio chega a R$ 20 mi

Sorteio foi realizado em Wenceslau Braz (PR), informou a Caixa Econômica. 71 apostas acertaram a quina e receberão R$ 29.502,90. Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.340 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (26) em Wenceslau Braz (PR). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no dia 30, é de R$ 20 milhões. Confira os números: 13 - 21 - 30 - 36 - 59 - 60. A Quina vai premiar 71 apostas, com R$ 29.502,90. A Quadra registrou 6.148 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 486,73.

publicado em 27 de Novembro / 2011 às 07:00

Adelmario Coelho agora é também cidadão aracajuano

Nascido em Barro Vermelho, distrito de Curaçá-BA, Adelmario Coelho tem o Estado de Sergipe como um dos mais importantes na história de sua carreira como cantor. Adelmario Coelho recebeu uma justa homenagem da Câmara de Vereadores de Aracaju, que ele considera sua segunda casa, sendo oficialmente intitulado cidadão Aracajuano. Dono de muitos sucessos e amado pela população da capital sergipana, o forrozeiro viajou com a família para participar da cerimônia, realizada na tarde da última terça-feira, 22, cercada de muita emoção. 

“A cidade de Aracaju fez e faz parte da minha trajetória. Lá participei do Forró do Siriri, um evento que abriu as portas para que eu levasse minha música para o público aracajuano. Em cada apresentação, sinto um carinho e respeito do público pelo meu trabalho. Estou muito orgulhoso de ser considerado parte deste povo, pois eles também fazem parte de mim”, disse o forrozeiro. 

Propositor da homenagem, o vereador Ivaldo José (PDT), afirmou que a cidadania é uma forma de reconhecimento pela divulgação da cultura do Estado. “A homenagem ao forrozeiro Adelmario Coelho é o nosso agradecimento por ele sempre estar propagando a nossa cultura pelo país”, afirmou o político.

publicado em 26 de Novembro / 2011 às 23:00

A UNIVASF MUDOU DE REITOR, CONSUMANDO ASSIM, A ESPERADA MUDANÇA

*Joselino de Oliveira 

Em juazeiro, no campo político-partidário, pregou-se a sonhada mudança, deixando a população na esperança de uma virada efetiva nos métodos administrativos. Até hoje a população, independente, continua esperando a efetivação dessa propalada mudança...

Quem olha para o aspecto administrativo, se depara com o mesmo”modelo`”superado, onde aparece secretário e assessores e até a importação de “aspones”.

Na UNIVASF, para meu contentamento, a esperada mudança aconteceu na verdade, numa virada espetacular, um grupo de professores idealista, apoiado pela grande maioria estudantil, votou em massa para retirar de cena o antigo e superado Reitor.

Falo com certo entusiasmo por que algumas reuniões, preparatórias do grupo oposicionista, aconteceram em nossa casa.

Continuo achando que a implantação da UNIVASF representa o maior investimento ganho pela região, abrangendo os estados da Bahia, Pernambuco, Piauí.

Acompanhando minha esposa, participei da grande vitória, no clube da UNIVASF, onde houve um forte congraçamento, entre professores e estudantes.

Conversei, rapidamente, com o novo Reitor, no meio daquela algazarra festiva, dizendo-lhe que ele deveria começar seu mandato com duas ações básicas e indispensáveis: uma auditoria externa e um acurado esquema de apuração de custos, para poder externar a verdadeira realidade administrativa da nossa Universidade. Posteriormente quero ter uma conversa com o novo Reitor, onde farei uma oportuna explanação sobre alguns aspectos relativos a Juazeiro, tais como: o Projeto Arqueológico Serra do Mulato e a provável reformulação do curso de Artes, cuja proposta por mim elaborada, previa um curso baseado na potencialidade artística de Juazeiro, em cujo bojo, sobressai a musica, a dança, o teatro e o cinema. O Reitor anterior aceitou a proposta, mas não o fez como estava previsto no documento defendido.

Aguardemos, por tanto, o desenrolar dos acontecimentos esperando que o novo Reitor monte uma boa equipe operativa, onde as pro–reitorias não sejam ocupadas por pessoas desqualificadas, possuidoras apenas de uma simples graduação, num completo desrespeito aos muitos doutores da casa.

Espero que o exemplo de democracia vivido na UNIVASF, venha servir de modelo para nossos superados políticos de plantão. 

Joselino de Oliveira, Economista e Escritor, membro a Academia de Cultura da Bahia

publicado em 26 de Novembro / 2011 às 21:00

CNJ investiga três juízes na Bahia por denúncias de compra de terra e grilagem

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, revelou ontem que o órgão está investigando operações suspeitas envolvendo um grupo de juízes em um esquema de compra de terras e grilagem em áreas de grande extensão no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e divisa entre Bahia e Goiás. A trama envolve tabelionatos e cartórios de registro de imóveis, informou a corregedora.

Os casos incluem cancelamento de títulos e matrículas em cartórios por ordem judicial, intervenções e ações reivindicatórias sem título adequado e concessão de liminares para imissão de posse indevida, tutela antecipada em ação por uso capião, entre outros expedientes. De acordo com a ministra, as terras têm sido usadas para o cultivo de soja.

“Estão ocorrendo, pelas informações que estamos recebendo e que chegam em razão de denúncias, grilagem de terras que não valiam nada, que eram absolutamente inservíveis, e que hoje são riquíssimas com o agronegócio, com participação de magistrados,”, afirmou a ministra, ao participar da 9.ª Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), em Bento Gonçalves (RS). “Isso está nos preocupando sobremaneira”, afirmou.

Na avaliação de Eliana Calmon, trata-se de um esquema semelhante ao que já ocorreu no Sul do Pará. “Eram terras absolutamente sem valor econômico nenhum e, no entanto, elas começaram a ser valorizadas de repente em razão do agronegócio. O sul do Piauí está um problema sério, porque aquilo ali era terra de ninguém, abandonadas, de repente, cresceu.”

Segundo a ministra, alguns casos na Bahia chamaram a atenção da Corregedoria. “Temos algumas denúncias de dois ou três magistrados investigados, que inclusive o próprio Tribunal removeu, colocou outro, e em poucos meses o outro estava no mesmo esquema, porque é muito dinheiro”, afirmou. No Piauí, os casos estão sendo investigados pela corregedoria regional. “Mas eu tenho já os registros de uns três juízes que não estão afastados e estão sendo investigados”, revelou.

Eliana defendeu uma mobilização direta e conjunta do Ministério da Justiça, Polícia Federal, Ministério Público e CNJ para investigar o caso. “Eu levei minha preocupação ao ministro Cesar Peluso (presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ) porque eu entendo que há necessidade de uma ação conjunta e política. E nas ações políticas é o presidente do CNJ que deve atuar no sentido de nós termos um enfrentamento conjunto”, afirmou. “Não adianta punir o juiz porque nós temos de pegar todo o segmento que vem praticando esse ilícito.

Política Livre
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.