Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 23 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 22 de Novembro / 2011 às 18:40

4ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Vale será lançado nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira (24), as 19h, será lançada a 4ª edição do Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’, no Restaurante Lampião, localizado no bairro Areia Branca. O evento é uma realização do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos – Sedectur, com a participação de 25 restaurantes da região que irão servir pratos criados especialmente para o evento. O Festival segue até o dia 14 de dezembro.

Para o lançamento, os restaurantes servirão seus pratos para cerca de 815 mesas, todas as refeições estarão disponibilizadas nos Cardápios expostos no evento. O Festival tem a finalidade de promover os restaurantes, valorizar os chefs e a culinária regional, desenvolvendo assim um dos segmentos mais eminentes do mundo – o Turismo Gastronômico, consolidando o Roteiro Gastronômico do Vale.

Além da promoção dos restaurantes, oito Chefs de renome nacional e internacional, virão para fazer consultorias e capacitações. “Um dos nossos objetivos é aprimorar o processo de elaboração, apresentação dos pratos e auxiliar no desenvolvimento de novos sabores”, explicou o Consultor do Sebrae, Helder Freitas.

Iana Lima Secom PMP
publicado em 22 de Novembro / 2011 às 15:10

Projeto Colmeia oferece 49 serviços gratuitos nesta sexta-feira(25)

A Secretaria de Saúde de Petrolina vai oferecer vacinas, testes rápidos de AIDS, orientações sobre prevenção às DST/HIV/AIDS e distribuição de preservativos, enquanto que o Ministério do Trabalho se encarrega da emissão de CTPS e orientações sobre seguro desemprego.  Estes são apenas dois dos 25 parceiros que o Sesc Pernambuco juntou para a realização desta que já é considerada a maior feira de saúde e cidadania do Vale do São Francisco: o Projeto Colmeia. Confirmado para acontecer na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, das 8h às 14h nas dependências do Sesc e na rua Pacífico da Luz,  bem no  centro de Petrolina-PE, o projeto Colmeia, em sua nona edição, vai oferecer gratuitamente à população 49 serviços de saúde e cidadania, além da promoção de ações educativas e preventivas, opções esportivas e apresentações culturais.

Segundo a assistente social do Sesc Petrolina, Telma Calado, o Inss vai dar orientações e informações acerca de deveres e direitosrelativos à Previdência Social; o Sest/Senat deverá proporcionar atividades esportivas, recreação e, a exemplo do Lions Clube Petrolina Centro, oferecer também consultas médicas. A VIII Geres também estará presente com orientações em saúde pública e aFundação Banco de Olhos Vale do São Francisco com Atendimento médico oftalmológico.

No projeto Colmeia deste ano, a população vai ter acesso também às orientações da Epttc sobre legislação e educação para o trânsito; da Prisma Mel  sobre as propriedades fitoterápicas do mel  e se quiser cortar o cabelo, pode procurar o estande do Senac, onde serão oferecidos ainda os serviços de aferição de pressão e testes de glicose. O Corpo de Bombeiros realizaráRappel e no estande da Sedest, haveráemissão de2ª via de certidão de nascimento e orientações sobre o programa Bolsa Família.

Completando a programação, a Caixa Econômica Federal fará a emissão de CPF; a Univasf participa com o Núcleo de Medicina Veterinária – Exposição do Museu Itinerante de Anatomia Animal e a Embrapa vai distribuir mudas para arborização urbana. Toda a equipe do Sesc Petrolina (cultura, central de atendimentos, esportes e ciências),conta ainda com a garantia da segurança através da Polícia Militar, da limpeza dos espaços físicos (Sanepav) e da TV Grande Rio pela divulgação do Projeto em mídia espontânea.

Clas Comunicação e Marketing
publicado em 22 de Novembro / 2011 às 14:40

Centro de Cultura realiza festa a fantasia no próximo sábado (26)

Em comemoração aos 25 anos do Centro de Cultura João Gilberto, a CIA de Teatro Fato Consumado realiza no próximo sábado (26) uma festa à fantasia, intitulada a “Balada dos Artistas”. O evento começa às 21 horas no Teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto. O ingresso custa R$ 3,00 reais mais um pacote de leite em pó, que será doado a instituições carentes da região.   

publicado em 22 de Novembro / 2011 às 12:10

Projeto Consciência Negra movimenta o Sesc Petrolina na terça-feira (22) e quarta-feira (23)

A valorização da cultura africana como formação étnica, cultural e religiosa legitima o reconhecimento da importância do negro dentro da sociedade brasileira. Este é o princípio básico que norteia o Projeto Interdisciplinar Consciência Negra: A Formação das Matrizes Étnicas do Povo Pernambucano, que o Sesc Petrolina vai realizar nestes dias 22 e 23 com uma série de apresentações culturais, exposição de artes e show musical. 

A programação começa às 17 horas desta terça-feira (22), no Centro de Artes Ana das Carrancas (Sesc), com exposição, mostra e exibição de um documentário sobre a oficina, Modelagem em Barro – A arte de Ana das Carrancas, realizada recentemente com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em seguida, a exposição  "A Formação das Matrizes Étnicas do Povo Pernambucano", vai apresentar o resultado de várias outras oficinas realizadas pelo Projeto, a exemplo de, Pintura e Cultura Indígena e Desenho e Pintura em Cerâmica:Uma releitura dos Azulejos Portugueses. 

Outra proposta que também vai agradar ao público é a história em quadrinhos- As aventuras dos personagens que deram origem a história do Brasil e os heróis negros em uma missão de União. A partir das 18h, as dependências do Sesc recebe a apresentação da Cia de Dança do SESC Petrolina, com direção de Jailson Lima. Uma hora depois, o público poderá conferir a Cia Casa de Orates, com direção de Fernando Barros e na seqüência, show musical com Petrônio Munduri. 

Parte de uma proposta interdisciplinar desenvolvida com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, desde o ano de 2002, o projeto prossegue na quarta-feira às 19h  com apresentação do grupo de Capoeira da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, sob a direção de Marcos Paulo. E concluindo a programação, o Sesc Petrolina apresenta às 20h um show musical com a banda Tio Zé Ba e  Apocalypse Reggae. Segundo o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra a VIII edição do projeto tem a proposta de destacar e debater a formação da nossa sociedade de forma plural, étnica e cultural. “Só podemos construí-la democraticamente respeitando a diversidade do nosso povo, ou seja, as matrizes étnicas que deram ao Brasil atual sua feição multicolor composta de índios, negros, orientais, brancos e mestiços”, concluiu Hednilson Bezerra.

Clas Comunicação
publicado em 21 de Novembro / 2011 às 23:20

POR QUE MACHUCAM TANTO JUAZEIRO?

Houve não muito distante uma pretensão no sentido de que fosse instalada a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal na vizinha cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco, passando a nossa querida Juazeiro a subordinar-se ao referido órgão federal.

Naquela oportunidade, a reação de associações comunitárias, clubes de serviço, empreendedores, gestores públicos, enfim, todos que gostam desta cidade bradaram retumbantemente, a ponto de sufocar a ideia tétrica e temerária em seu nascedouro, mesmo porque feria o óbvio, face à superioridade financeira da movimentação financeira de Juazeiro. Referida Superintendência Regional permanece em Feira de Santana, ficando Juazeiro subordinada a esta grande metrópole.

É louvável a reinvindicação do vizinho município pernambucano, amigo a quem muito estimamos e queremos bem. Bahia e Pernambuco são estados da federação, cada um com suas economias próprias, de sorte que se faria lídima justiça se ambas as cidades de Juazeiro e Petrolina fossem aquinhoadas com suas respectivas superintendências regionais da Caixa Econômica Federal.

Nada melhor que a política da boa vizinhança! Todavia, o vereador Alecsandro Rodrigues Tanuri, creio mais como cidadão juazeirense, protocolou ofício CMJ/GV n° 21/11/2011 ao Senhor Prefeito Municipal de Juazeiro, com cópia para a bancada baiana, para o Governador, Deputados Estaduais, Presidente da Câmara de Juazeiro, e Vice-presidente da Caixa Econômica Federal, alertando-os mais uma vez sobre a cogitação da possibilidade da pretensão supra, ou seja, a de tornar Juazeiro subordinada à provável Superintendência Regional a se instalar em Petrolina. A subordinação não se limitaria apenas à nossa cidade, mas seria extensiva a todo o norte baiano: Senhor do Bonfim, Jacobina, Remanso e Paulo Afonso.

Faz-se necessária a vigilância dos que nos representam, especialmente do Senhor Prefeito de Juazeiro, esclarecendo-lhes que a surpresa é a principal arma! Por outro lado, espero que peçam luz a Deus, nosso Pai Eterno, se forem cristãos, senão aos Voduns (divindades intermediárias entres Mawu, o Deus Supremo, e os homens) para que os representantes ressaltados, possuidores de quebranto e má vontade, defendam os interesses de Juazeiro e que deem Bori (Ritual de oferenda à cabeça para ser energizada e refletir melhor). Caso contrário, procurarem “Ocana Iroso” e vejam a formação do búzios que falam de uma maldição. Ainda, recomendo a força do verde, que é fé e esperança, cor das ervas, banho de folhas verdes sagradas que fecham o corpo, espantam os mal olhados e fazem enxergar o caminho da verdade, de modo que Juazeiro não fique dependente da aludida Superintendência.

A reinvindicação do mencionado edil vem ao encontro daquilo que também pretendemos! Vamos manter Juazeiro com seus direitos inalienáveis! “Dois proveitos não cabem no mesmo saco”; “Quid emim mali facit Zizifus” (Que mal fez Juazeiro).

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Escritor – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte.

publicado em 21 de Novembro / 2011 às 22:40

ESSA É A FRASE DO SÉCULO!

Tem feito bastante sucesso na net uma frase cuja autoria é desconhecida, mas o questionamento procede. Confira:

"Já que colocam fotos de gente morta nos maços de cigarros, por que não colocar também de gente obesa em pacotes de batata frita, de animais  torturados nos cosméticos, de acidentes de trânsito nas garrafas e latas  de bebidas alcoólicas, de gente sem teto nas contas de água e luz, e de políticos corruptos nas guias de recolhimento de impostos?"

(O autor deveria ganhar um prêmio)

O texto foi enviado pela leitora

Célia

publicado em 21 de Novembro / 2011 às 21:40

Novo salário mínimo deve valer R$ 622,73

O governo anunciou, nesta segunda-feira (21), a elevação do valor do salário mínimo para R$ 622,73 ao Congresso Nacional. O novo piso dos trabalhadores deve vigorar a partir de 1º de janeiro de 2012. A previsão anterior era de R$ 619,21, mas foi revisada para o atual montante. O comunicado foi enviado em ofício do Ministério do Planejamento. O projeto orçamentário, em agosto passado, foi feito com previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,7%. Com a atualização que elevou a inflação para 6,3 %, também haverá a elevação do reajuste do salário mínimo, que era 13,62% para 14,26% em relação ao atual valor que é de R$ 545,00.

BN
publicado em 21 de Novembro / 2011 às 14:00

Terminou ontem a 8º Festa do Leite de Quicé, em Senhor do Bonfim

Pesquisador Gherman Garcia durante palestra sobre água e produção de leite

A produção de leite movimenta a economia de Senhor do Bonfim e cerca de 20 municípios vizinhos. Para discutir formas de melhorar a bovinocultura leiteira da região, de sexta (18) a domingo (20) aconteceu a  a 8º Festa do Leite e Feira de Animais de Quicé, distrito de Senhor do Bonfim. Além de apresentações musicais, leilões e concursos o evento contou também com palestras. Uma delas foi a do pesquisador da Embrapa Semiárido, Gherman Garcia. Em sua apresentação, o zootecnista abordou o a importância da  água na produção de leite. De acordo com ele, 93% do alimento é formado pelo recurso natural.

Durante sua exposição, Gherman enfatizou os cuidados com os recursos hídricos  para que a produção de leite não caia ao longo do ano, mesmo em dias mais secos. O palestrante lembrou aos produtores leiteiros da região em torno a Senhor do Bonfim que é preciso diversificar os alimentos oferecidos às vacas. “A palma tem uma importância muito grande na produção de leite. Mas nenhum alimento é completo. Toda monocultura é um risco”, ressaltou o pesquisador. Para o produtor Jailto Oliveira Lopes, a atividade serviu para adquirir novos conhecimentos.  “O evento foi muito importante para a gente se atualizar”, avaliou.

Senhor do Bonfim e  cidades vizinhas possuem um rebanho de vaca leiteira estimado em mais de 60 mil cabeças, segundos informações de técnicos da EBDA, uma das organizadoras do evento. A cadeia produtiva do leite é um dos motores da economia daquela região. Durante as palestras, realizadas no sábado (19), a Associação de Produtores de Leite de Quicé ofereceu aos participantes iogurtes produzidos em sua Usina de Beneficiamento, uma estratégia que agrega valor ao leite.  Todos os presentes provaram, e aprovaram. 

publicado em 21 de Novembro / 2011 às 13:30

Bahia terá nova usina de etanol no Vale do São Francisco

A Bahia terá uma usina de álcool em Pilão Arcado, na região do Vale do São Francisco. O projeto prevê investimentos de R$ 4 bilhões, valor 45 vezes maior que o PIB da cidade – o último relatório do IBGE indica que o total de riquezas geradas pelo município foi de R$ 89 milhões em 2008. O protocolo para instalação da usina já foi assinado e o anúncio oficial deve ser feito nas próximas semanas. A construção da unidade será feita por um consórcio formado por três sócios, afirmou uma fonte ligada ao projeto. Participam do negócio uma empresa da Bahia, uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro.

A Petrobras, por meio de sua subsidiária PBio, será um parceiro estratégico na usina. A estatal deve fechar acordo para comprar toda a produção da unidade, que deve superar todo o volume produzido pelo Rio de Janeiro por ano safra. Até agora, o Estado produziu 68,7 mil metros cúbicos de álcool na safra 2011/2012, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. As negociações com a estatal estão em fase avançada, segundo uma pessoa próxima às empresas. Também não está descartada a participação da Petrobras como sócia no projeto, afirmou a fonte. Procurada pelo iG, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa não vai comentar o assunto.

José Sergio Gabrielli, presidente da estatal, disse em agosto que a companhia tem planos de ampliar sua participação societária em produtoras de etanol no Brasil. Também está sendo considerada a possibilidade de construir usinas próprias. A meta é aumentar de 5,3% para 12% a participação da Petrobras na produção nacional de etanol até 2015. Para isso, a estatal planeja investir R$ 1,9 bilhão em etanol e R$ 1,3 bilhão na área de logística para o combustível. Os planos da Petrobras no setor de etanol ganharam força após a união da multinacional Shell e da brasileira Cosan, que anunciaram em fevereiro a criação da Raízen. A empresa tem participação de 18,4% no mercado de etanol brasileiro.

A usina de Pilão Arcado, é o primeiro projeto de álcool na região do sertão baiano. O Estado tem recebido diversos investimentos no setor nos últimos anos, mas os projetos têm se concentrado no extremo sul da Bahia. Para analistas, fabricar etanol na região do Vale do São Francisco é bastante interessante do ponto de vista comercial. Os projetos de irrigação viabilizam a produção de cana de açúcar na região e a possibilidade de utilizar transporte fluvial reduz os custos logísticos. Além disso, a localização da usina facilitará o acesso a mercados do Norte e Nordeste do País.

IG Foto: Agência Estado
publicado em 21 de Novembro / 2011 às 12:40

Exposição Vida Em Cena - Dia Nacional de Combate ao Câncer

Vida em Cena: esse é o tema da exposição de fotos que vai mostrar um pouco da história de pessoas que conseguiram vencer a luta contra o câncer. A iniciativa é do Centro de Oncologia da Associação Petrolinense de Amparo a Maternidade e à Infância (APAMI) e acontece como uma forma de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro. Inicialmente a exposição ficará no espaço central da Praça de Alimentação do River Shopping, entre os próximos dias 24 e 27, sempre das 10h às 22h. Serão cerca de 30 fotos, todas em preto e branco, produzidas pelo fotógrafo Rafael Benevides.

“Ainda há muito estigma quando se fala de câncer e o que pretendemos com esse momento de conscientização é mostrar para as pessoas a importância dos exames preventivos, a adoção de posturas que levem a uma melhor qualidade de vida e,acima de tudo, evidenciar a história de pacientes que conseguiram se sobrepor ao câncer, numa clara vitória da vida”, enfatiza o diretor do Centro de Oncologia Dr. Muccini, Gray Portela.

Uma equipe composta por profissionais da unidade de saúde, com o apoio de estudantes de Medicina e de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vai estar no local tirando dúvidas dos visitantes da exposição, bem como falando sobre os serviços disponibilizados no Ceonco. A idéia é levar esse trabalho, posteriormente, para outros espaços da região, a exemplo das universidades e escolas públicas.

Fundado em 1998, o Centro de Oncologia da APAMI presta assistência para pacientes com câncer de toda a região do Vale do São Francisco, além de estados como Ceará e Piauí. No local, uma equipe especializada trata de acolher e acompanhar todo o tratamento, que inclui serviços de hematologia, quimioterapia, hormonioterapia, dentre outros. Nos casos em que há a necessidade da radioterapia, os pacientes são encaminhados para centros como Recife e Salvador (BA). Além do tratamento médico, pacientes e familiares recebem todo o suporte sobre seus direitos junto ao INSS, por exemplo, além de acolhimento com equipe especializada formada por médicos, enfermeiros, assistentes de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social. Recentemente foi implantado o serviço de oncologia pediátrica.

SERVIÇO

O QUE? Exposição Vida em cena
QUANDO? 24 a 27 de novembro
ONDE? Praça de Alimentação do River Shopping
HORÁRIO? 10h às 22h

publicado em 21 de Novembro / 2011 às 11:40

Petrolina será palco de grande festa para celebrar a cultura oral dos moradores do São Francisco

Uma grande festa para celebrar a riqueza da cultura oral dos moradores ribeirinhos do São Francisco marcará a noite de sexta-feira (25\11) em Petrolina\PE. Às 20 horas, no Espaço Cultural da Câmara Municipal, acontecerá o lançamento do livro Os Chicos – Prosa e Fotografia. A obra do jornalista Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond traz duas leituras poéticas de histórias do Velho Chico contadas pelos próprios ribeirinhos.

O livro surgiu da pesquisa realizada pelos autores de 2008 a 2011, quando Nolasco e Drumond percorreram as margens do Rio São Francisco, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em homenagem ao nome do rio e para satisfazer suas veias de repórteres, os dois impuseram o instigante desafio de percorrer as comunidades ribeirinhas à caça apenas de personagens que se chamassem Francisco ou Francisca.

A expectativa é de que a grande festa reúna todos os personagens de Sobradinho (o jovem Francisco Cléber da Creche Gente Valente), Juazeiro (o artista Francisco Devilles; Francisca Castro, integrante de um cordão de Alimentadeiras de Almas e o produtor cultural Chico Egídio), Petrolina (Franciscas e Franciscos moradores da Ilha do Massangano e integrantes do Samba de Véio), Cabrobó (a criança Francisco Quirino de Sá) e Belém do São Francisco (os familiares e amigos do falecido Chico Benvindo).

Ao chegar ao Espaço Cultural da Câmara, o público será recebido com a música e dança do Samba de Véio. Durante o evento, o genial Devilles interpretará trecho de uma peça teatral e os autores do livro, Nolasco e Drumond, farão a exibição do curta-metragem Os Chicos, para, em seguida, se reunirem ao público numa sessão de autógrafos. O evento tem a produção de Chico Egídio e o apoio da Câmara Municipal e da Associação Raízes.

Alegria Alegria Produções
publicado em 21 de Novembro / 2011 às 07:40

Juazeiro: Vila Juca Viana recebe Agência Móvel da Coelba

Com o objetivo de facilitar o atendimento aos clientes da Vila Juca Viana e adjacências, a Agência Móvel da Coelbaestará instalada no Projeto Mandacaru I, em frente ao posto policial, a partir desta segunda-feira, dia 21. Até sexta-feira, dia 25, poderão ser solicitados parcelamentos de débitos, ligação nova, segunda via de conta de energia, religação, cadastramento na Tarifa Social Baixa Renda, pedidos de inspeção, dentre outros serviços. A unidade móvel, veículo que foi especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária, estará à disposição do públicodas 8h30 às 16h. Esta é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Foto Ilustrativa Google
publicado em 20 de Novembro / 2011 às 22:00

Júlio Ramos lança novo CD

O cantor e compositor Júlio Ramos, recuperando-se de uma cirurgia no coração, aproveita para relançar um CD que produziu em 2003, remasterizado com quatro músicas bônus, que são composições de sua autoria com alguns parceiros e cantadas por Targino Gondim, Alexandre Leão e João Sereno.

Num outro momento do CD, para relembrar, Júlio Ramos canta músicas de Raimundo Nobre (Ratinho), José Maurício (Diadorin) e Cristiano Neto. “Estou fazendo um single que será lançado em dezembro. Este CD vai ter o meu perfil musical, pois são canções minhas, e terá a minha direção musical. Espero mostrar o meu lado criativo, e fazer um disco diferenciado. Neste momento, quero agradecer aos colaboradores que estão comprando o meu último trabalho (CD)”, disse Júlio Ramos ao blog.

publicado em 19 de Novembro / 2011 às 23:00

O futuro da educação no Brasil

Vejo com ressalva as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e as ambiciosas metas de melhoria na qualidade da educação no Brasil.

São discussões importantes, entretanto, faz-se necessário o enfrentamento de uma questão que reputo ser o “calcanhar de Aquiles” da escola pública: a indisciplina no ambiente escolar. Ou se restabelece a disciplina e a ordem ou todas essas discussões tornam-se inócuas.

É consenso que a família é a base de uma sociedade, é a sua célula mater, mas essa instituição, infelizmente, está em crise, não está dando conta da educação dos filhos, não consegue impor-lhes limites. E essa falta de limites chegou à escola.  Foi, então, delegada à escola a responsabilidade pela correção, dentro do seu espaço, dos distúrbios resultantes da crise familiar, e ela ingenuamente aceitou o papel de panacéia. A ingenuidade da escola está no fato de que ela já não estava dando conta da sua função precípua, que é a construção do conhecimento, construção essa, bastante prejudicada pela pedagogia da permissividade implantada na escola pública, que ensejou a desordem, um verdadeiro estado de desobediência a ordem pública por parte do aluno, que agora acha que pode tudo. E a escola não pode agir com rigor, para não constranger o aluno. O professor, por sua vez, vive “pisando em cascas de ovos”, medindo as palavras, para não correr o risco de ser interpelado judicialmente pelo aluno ou pelo seu responsável. Assim, não poderia a escola ser a redentora de um sistema do qual ela própria é refém.

Não se entende, todavia, por que na escola militar, que também é pública, reina a disciplina e a ordem estabelecida. Ou será que ela transgride a lei e ninguém tem coragem de denunciar?  Provavelmente, não. Por que a escola pública não militar também não pode impor a ordem dentro do seu espaço?

O resultado desse estado absoluto de desordem na escola pública é o prejuízo e/ou ausência da construção do conhecimento. Pois o aluno sabe que, diante de tantas facilidades concedidas pelo Estado, acaba não precisando estudar para passar de ano. Afinal, ele pode chegar em dezembro com a média 0 (zero), ainda assim, terá direito a uma recuperação e, se tirar 6,0 (seis), passa de ano. Portanto, levar o estudo a sério não é condição sine qua non para ser aprovado. O aluno pode contar, inclusive, com a sorte numa prova de assinalar as questões.

E para piorar a situação, surgem os programas de correção de distorção idade-série, a exemplos dos ciclos ou fases, que jogam os alunos para as séries seguintes, na maioria das vezes, sem nenhuma competência para estarem ali. Está-se, nesses casos, apenas “dourando ferrugem”. Dá-se a aparência de uma coisa boa, mas, na verdade, não passa de um brilho falso e fugaz, um artifício para melhorar as estatísticas. São medidas irresponsáveis que empurram a nossa educação para um futuro cada vez mais duvidoso.

 Raimundo Francisco Filho - Professor

publicado em 19 de Novembro / 2011 às 18:00

UBE PETROLINA RECHAÇA DENÚNCIA SOBRE ELEIÇÕES DA ENTIDADE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

1° - ESTAMOS CIENTES QUE NESTES COMPROVADOS 12 ANOS  TRABALHANDO, SEM REMUNERAÇÃO, PORQUE ACREDITAMOS NO SONHO DE A TODOS LEVARMOS O CONHECIMENTO PELO HÁBITO ADQURIDO DA LEITURA, CONTRIBUÍMOS  COM O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, INTELECTUAL E MATERIAL DO POVO, AO QUAL  COM MUITA SATISFAÇÃO, FAZEMOS PARTE: POVO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO; COM ELE TAMBÉM MUITO APREDEMOS. ESTÁ NA MEMÓRIA DE TODOS QUE PARTICIPARAM DOS EVENTOS POR NÓ REALIZADOS E NAS 16 EDIÇÕES DE NOSSO JORNAL O FAROL DAS LETRAS, A DURAS PENAS EDITADO DESDE O ANO DE 2000;

2º- UBERDAN ALVES DE OLIVEIRA E SIDRONIOSA CAVALCANTE PINHEIRO SÃO HONRADOS TRIBUTÁRIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE NOSSA GENTE NOS ÚLTIMOS 12 ANOS, É FATO COMPROVADO NOS ANAIS DE NOSSA HISTÓRIA RECENTE. AMBOS SÃO HUMANOS E TECNICAMENTE PREPARADOS PARA A FUNÇÃO QUE EXERCEM DENTRO DA UBE. UBERDAN É FORMADO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E PÓS-GRADUADO EM GESTÃO EDUCACIONAL PELO INSTITUTO SEGMENTO DE EDUCAÇÃO DE PETROLINA, TEM VÁRIOS LIVROS, ARTIGOS, ENSAIOS, CRÔNICAS E POEMAS PUBLICADOS, COMPROVADOS; PARTICIPOU DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY, EDIÇÃO 2009, DA BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ, DA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO, EDIÇÃO 2O10, A MAIOR DA AMÉRICA LATINA E 3º MAIOR DO MUNDO E DA BIENAL DE PERNAMBUCO, COM PROVAS DOCUMENTAIS; É UM DOS FUNDADORES DO NOSSO JORNAL, ESTÁ COMPROVADAMENTE NA UBE DESDE SUA FUNDAÇÃO EM MAIO DE 1999; PORTANTO É UMA PESSOA QUALIFICADA PORQUE BUSCOU SER; SIDRONIOSA É PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TAMBÉM PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, PARTICIPOU DAS BIENAIS DO LIVRO DE SP, DO CEARÁ E DE PERNAMBUCO, É FATO; TEM LIVROS E DIVERSOS ARTIGOS E CRÔNICAS PUBLICADOS, TAMBÉM É FATO. ENTÃO COMO PODE UMA PESSOA QUE NÃO TEM NEM O ENSINO MÉDIO COMPLETO, NÃO É FILIADA NA UBE, TEM DOIS LIVRETOS COM ERROS GRAVÍSSIMOS DE PORTUGUÊS, QUERER SER DE SUA DIRETORIA?

3°-AS DUAS PESSOAS QUE ESTÃO À FRENTE DE TAL CAMPANHA NÃO SÃO FILIADAS À UBE-PETROLINA, PELOS SIMPLES, E SOBRETUDO DIFERENCIAL FATO QUALITATIVO, DE NÃO SEREM ESCRITORES. EM PETROLINA EXISTEM POUCOS E BONS ESCRITORES, DOS QUAIS TAIS PESSOAS ESTÃO ANOS- LUZ DE DISTÂNCIA; NÃO CONSTA NADA EM NOSSOS ARQUIVOS DE FILIAÇÃO SOBRE TAIS PESSOAS. NENHUMA PARTICIPAÇÃO DELAS, COMPROVADA OU NÃO, NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DA UBE-PETROLINA DURANTE SEUS MAIS DE DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA.

4º-. ESTÃO, É ÓBVIO, MOVIDOS PELO VELHO E CONHECIDO ENTRAVE AO PROGRESSO ESPIRITUAL E MATERIAL DA HUMANIDADE: A INVEJA E INTERESSES ESCUSOS. O ÊXITO DA UBE-PETROLINA E O RECONHECIMENTO PÚBLICO DA GRANDEZA E PIONEIRISMO DE SEU TRABALHO OS INCOMODAM E MUITO, POIS AMAR A ARTE DE ESCREVER, SABER PROFUNDAMENTE O QUE É, QUAL SUA FUNÇÃO SOCIAL, SE EMBRENHAR POR ELA SEM A MENOR VONTADE DE VOLTAR, DEFENDÊ-LA COM BOM SENSO, UNHAS E DENTES, NÃO É PARA QUALQUER UM, É PARA QUEM TEM COMPETÊNCIA RECONHECIDA E COMPROVADA NA MENTE E NO CORAÇÃO DAS COMUNIDADES RIBEIRNHAS DE PETROLINA E JUAZEIRO QUE  SABEM O QUE É LITERATURA,  NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, E SANGUE NO OLHO.

4-EM DOZE ANOS DE TRABALHO EM PROL DO LIVRO E DA LEITURA AQUI, NESTE SERTÃO, A UBE-PETROLINA NUNCA FOI CALUNIADA E AGREDIDA, POIS SEMPRE SE NORTEOU POR UM TRABALHO, EMBORA SOFRIDO, ÉTICO E EDUCATIVO; AS PESSOAS QUE ESTIVERAM À SUA FRENTE SEMPRE TIRARAM DO PRÓPRIO BOLSO PARA QUE VISSEM REALIZADAS SUAS ATIVIDADES. ISTO TORNA NOSSA LUTA, DETERMINAÇÃO E GARRA EM NÃO DEIXÁ-LA CAIR NAS MÃOS DE AVENTUREIROS, UMA QUESTÃO DE HONRA DE PRIMEIRA GRANDEZA, EM NOME DE NOSSO GLORIOSO PASSADO E PRESENTE DE LUTAS E MAIS LUTAS PARA QUE O SERTÃO DO SÃO FRANCISCO SE TORNE UMA REGIÃO DE LEITORES, EM NOME DAS PESSOAS QUE DERAM MUITO DE SI POR ELE E POR NOSSA GENTE.

6- SOMOS FILHO DA LUTA, NASCEMOS NELA E PARA ELA, É PARTE FUNDAMENTAL DE NOSSA EXISTÊNCIA, ESTÁ EM NOSSO SANGUE. SOMOS ESCRITORES DA VIDA, DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA. NOS INDIGNA QUALQUER FORMA DE AÇÃO PRATICADA POR PESSOAS MENTALMENTE DOENTES, OBSECADAS PELO PODER, E ELA COMBATEMOS E COMBATEREMOS SEM MEDIR ESFORÇOS, SEM DESCANÇO, SEM TREGUA. A UBE NÃO É BANCO, NUNCA TEVE DINHEIRO NEM VAI TER, POIS NUNCA FOI NEM VAI SER ESTE O SEU OBJETIVO. SOMOS "VOLUTÁRIOS DA PÁTRIA" EM PROL DO LIVRO E DA LEITURA, DO CONHECIMENTO, POIS COMPREEDEMOS QUE OS HOMENS E AS MULHERES RESPONSÁVEIS PELO PROGRESSO DE PETROLINA E REGIÃO, O FIZERAM DE MÃOS DADAS COM O CONHECIMENTO E NÃO DE COSTAS PARA ELE, NEM CALUNIANDO GENTE COMPROVADAMETE DE BEM E HONESTA, SEMPRE TRABALHAMOS DE GRAÇA NESTE SENTIDO E NESTA DIREÇÃO.

A LEITURA É UM EXERCÍCIO DE LIBERDADE

2.      E então que quereis?...

3.      Fiz ranger as folhas de jornal

abrindo-lhes as pálpebras piscantes.

E logo

de cada fronteira distante

subiu um cheiro de pólvora

perseguindo-me até em casa.

Nestes últimos vinte anos

nada de novo há

no rugir das tempestades.

Não estamos alegres,

é certo,

mas também por que razão

haveríamos de ficar tristes?

O mar da história

é agitado.

As ameaças

e as guerras

havemos de atravessá-las,

rompê-las ao meio,

cortando-as

como uma quilha corta

as ondas.

4.      Vladimir Mayakovsky

Direção da UBE - União Brasileira de Escritores - Petrolina

publicado em 19 de Novembro / 2011 às 13:00

COLÉGIO GUIOMAR BARRETO ENTRA COM GARRA NA CAMPANHA NATAL SEM FOME

Alunos do colégio Guiomar Barreto, localizado no bairro parque residencial promoveram um grande ”arrastão da solidariedade”, onde alunos e direção, juntos foram às ruas do referido bairro arrecadar alimentos e brinquedos para campanha Natal Sem Fome dos Sonhos.

Com entusiasmo os alunos conseguiram arrecadar centenas de alimentos que segundo a diretora do colégio a senhora Dinoelma Moura serão doados as comunidades que estão localizadas em torno do Colégio. “Esse é o perfil do colégio que tem a preocupação de trabalhar a questão social envolvendo aluno, colégio e comunidade”.

Os alimentos arrecadados permaneceram na comunidade ajudando assim várias famílias carentes, afirmou Carlos Ribeiro, Coordenador Regional do Comitê da ONG Ação da Cidadania que é responsável pela campanha Natal Sem Fome em todo Brasil.

publicado em 19 de Novembro / 2011 às 12:00

Bloco Sei-Lá realizará ensaios de verão

O bloco do metro quadrado mais bonito da avenida já começa a esquentar suas turbinas para o Carnaval de Juazeiro com os seus ensaios de verão. No próximo dia 20 no Barretus na Orla de Petrolina, o Sei-Lá dará início a uma série de eventos até a véspera da folia que acontece entre os dias 02 e 05 de fevereiro de 2012. Seus ensaios acontecerão tanto em Juazeiro, quanto em Petrolina.

A animação da abertura dos ensaios ficará por conta da banda Precep´s Samba e o DJ Babalú. O mais legal é que quem levar abadá de antigas edições do bloco, concorrerá um abadá para curtir Tomate e Parangolé no carnaval do próximo ano.

A bebida (Skol, Whisky, Caipirosca, Absolut e Refri) para os ensaios será dobrada, ou seja, compre uma e ganhe outra. Anote e não perca, dia 20/11 a partir das 16 horas no Barretus em Petrolina, Ensaio de Verão do Bloco Sei-Lá.

publicado em 19 de Novembro / 2011 às 09:30

Petrolina, Casa Nova e Juazeiro entre as que mais desempregaram em outubro

 

O Vale do São Francisco, região do Sub-médio, aparece com destaque negativo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, em outubro. Relatório publicado esta semana, colocam Juazeiro, Petrolina e Casa Nova estão entre as 11 cidades que mais demitiram, sendo Petrolina a campeã nacional de demissões, com 4,7 mil cortes, seguida por Pontal, no interior de São Paulo, com 4,3 mil demissões.

Casa Nova, na Bahia, ocupa a 8ª posição no ranking com 1.325 demissões e Juazeiro a 11ª com  1.102 demissões no período. Salvador, na 30ª posição nacional teve um saldo de 439 demissões. Na Bahia, apenas Casa Nova, Juazeiro e Salvador aparecem entre as 50 que mais demitiram. Em Pernambuco somente Petrolina integra a lista negra das demissões e Recife aparece no cadastro positivo, na terceira posição entre as que mais contrataram.

No saldo positivo São Paulo, com 19.702 vagas foi a que mais gerou novas vagas, seguida pelo Rio de Janeiro, com 6.405 e Recife com 5.342 novas vagas de emprego. O resultado publicado pelo CAGED é obtido em função da diferença entre contratações e demissões no período.

Confira a relação das cidades que mais desempregaram no Brasil, em outubro:

 

50 CIDADES QUE MAIS DEMITIRAM EM OUTUBRO

Cidade                                                                                     

Saldo de vagas
(diferença entre contratações e demissões)

Petrolina (PE)

-4.667

Pontal (SP)

-4.290

Goianésia (GO)

-2.623

Dourados (MS)

-2.107

Sertãozinho (SP)

-1.663

Coelho Neto (MA)

-1.537

Penápolis (SP)

-1.460

Casa Nova (BA)

-1.325

Ipatinga (MG)

-1.140

Morro Agudo (SP)

-1.116

Juazeiro (BA)

-1.102

Araucária (PR)

-1.092

Guararapes (SP)

-1.083

Pirangi (SP)

-1.024

Da redação, com informações do Ministério do Trabalho
publicado em 19 de Novembro / 2011 às 09:00

Grande Rio FM realiza ação no centro de Petrolina em prol da campanha ‘Sintonia de Natal’

A Rádio Grande Rio FM promove neste sábado (19) o primeiro dos quatro ‘Pit Stops Solidários’ da campanha Sintonia de Natal - uma iniciativa filantrópica e sem fins lucrativos da emissora, com intuito de arrecadar brinquedos e presentes para crianças de 01 a 10 anos ligadas a instituições beneficentes de Petrolina. A ação será realizada no canteiro central da Av. Souza Filho, Centro, em frente à Galeria Eco Center.

As equipes da 100,7 e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho da Prefeitura Municipal de Petrolina – uma grande parceira da campanha – estarão reunidas no local, envolvendo os consumidores e comerciantes na proposta de doar um pouco mais de si mesmos neste Natal, fazendo sorrirem mais de 6 mil pequenos petrolinenses. O Pit Stop tem início às 9h e segue até as 13h.

“O Pit Stop é um momento mágico para a equipe da Grande Rio FM. A equipe 100,7 estará totalmente unida, mostrando que vale a pena atuar em sintonia, em prol de um mundo melhor. O nosso objetivo é envolver, muito mais que mobilizar! A gente quer estar junto, convocando as pessoas para a doação, levando o nosso calor e solidariedade. Acredito que somos responsáveis diretamente por aqueles que dependem de nós. Nós podemos, sim, fazer a diferença.”, destacou a gestora de Marketing da Grande Rio FM, Aléssia Saluára. Os outros Pit Stops serão realizados nos dias 26/11, 03/12 e 10/12.

Ascom GRFM
publicado em 18 de Novembro / 2011 às 21:00

Univasf de Juazeiro abriga nova obra do artista Ledo Ivo

Depois da lendária figura do Nego D’Água no Angary e das três imagens que foram postadas às margens do “Velho Chico” de São Francisco de Assis, João Gilberto e da Justiça no ponto de desembarque das barquinhas que fazem a travessia Juazeiro e Petrolina, o artista juazeirense Ledo Ivo, está com um novo trabalho que deve ganhar destaque nacional. A escultura instalada nas dependências da Univasf em Juazeiro é uma “Ama de Leite”, que na concepção do artista é parte de uma reflexão sobre os conceitos de segregação racial nos Estados Unidos, Apartheid na África do Sul e de Democracia Racial no Brasil.

A escultura “Ama de Leite” se apresenta como uma alegoria que busca desmistificar e transfigurar o conceito de “Democracia Racial” vigente no Brasil, decorrente dos estudos sociológicos do autor do livro “Casa Grande e Senzala” (Gilberto Freyre).

“Na composição estética, um grupo de quatro personagens, duas crianças rosas e obesas “tetam” vigorosamente no colo de uma negra forte e altiva, enquanto uma terceira criança negra se impacienta no chão. A partir de uma relação sócio-econômica primordial de grupos étnicos geradores da população brasileira, a obra “Ama de Leite” suscita e atualiza a discussão sobre as igualdades de inserção na sociedade. O rosto impessoal do personagem central focaliza a questão da identidade social nas funções subalternas”, justifica Ledo Ivo.

A obra começou em Setembro e foi finalizada no final de outubro. Está localizada em frente  em frente ao ateliê de Artes Visuais na sede da Univasf em Juazeiro.

publicado em 18 de Novembro / 2011 às 19:10

Governo Federal aprova projeto baiano para mulheres rurais

A Bahia está entre os dez estados brasileiros que mais se destacam na elaboração de projetos voltados às mulheres camponesas. O Ministério do Desenvolimento Agrário (MDA) divulgou esta semana o resultado da seleção de propostas cujo foco é o fortalecimento da cidadania e da organização produtiva de mulheres rurais. Com isso, são esperados R$ 3,1 milhões, a serem aplicados em iniciativas de acesso à documentação civil e jurídica, implementação de mecanismos de formalização, gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), contemplando também indígenas, quilombolas, entre outros segmentos de mulheres. Além da Bahia, tiveram propostas aprovadas os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Kleidir Costa/ Ascom
publicado em 18 de Novembro / 2011 às 18:40

Petrolina sedia 1º Fórum de Cooperação Brasil-Itália

Apresentações culturais, palestras interativas, videoconferências e debates fizeram parte do 1° Fórum Projeto BEA Cooperação Internacional, realizado durante todo o dia de ontem(17), no auditório do Sest/Senat, em Petrolina. O evento, que teve como tema principal “O laço Entidade-Família através do Protagonismo Juvenil”, contou com a presença do vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, e do Cônsul da Itália em Recife, Francesco Piccione, que participou através de videoconferência.

No primeiro momento, foram feitas as apresentações do Projeto BEA e das entidades envolvidas: Apae, Cemam, Funase Case, Funase Cenip, Petrape e UPE. No Brasil, desde 2009, o Projeto BEA desenvolve boas práticas na área de educação, formação continuada e intercultura para melhorar os serviços oferecidos a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. “Foi possível hoje falar um pouco sobre essas práticas e reunir órgãos públicos, privados e sociedade civil para trocarem experiências buscando um melhor atendimento e resolução das necessidades da comunidade”, enfatizou o coordenador do Projeto, Nicola Andrian.

Em seguida, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho e o Superintendente Municipal da Juventude, Robson Rocha, participaram de um debate em torno do tema “O laço Entidade-Família através do Protagonismo Juvenil”. “Nós apresentamos o que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de Petrolina para essas pessoas em situação de risco, nós discutimos o papel da família e a sua importância no contexto social”, afirmou o Superintendente da Juventude, Robson Rocha.

O debate contou também com a presença do Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, Dr. Marcos Bacellar, da Promotora da Infância e Juventude de Petrolina, Dra. Cíntia Granja e da Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Adnair Viana.

Patrícia Telles/Secom PMP
publicado em 18 de Novembro / 2011 às 15:40

BAIRRO ALTO DA ALIANÇA ÀS ESCURAS

Em email ao blog o comunitário Cícero José informa que o bairro Alto da Aliança está às escuras. “A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida da comunidade. Hoje, no bairro alto da aliança, temos cerca de mais de quinze (15) ruas com problema desta natureza. Saliento que eu já solicitei do responsável pelo o setor competente (SESP), Sr. Anderson, e faço questão de colocar essa situação aqui por que pagamos uma taxa embutida nas nossas contas de luz todos os meses, e é de fundamental importância que esses serviços sejam prestados com qualidade, o que aqui não é possível enxergar”, destacou Cícero José.

O comunitário lembra que “o bom fornecimento deste serviço traz bons acontecimentos como desenvolvimento social e econômico, cultural e lazer para uma comunidade. Durante a noite ficamos nas trevas e do bom serviço deste setor nada. Friso que uma rua bem iluminada é importante para a segurança pública dos cidadãos e dos centros urbanos e no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade”.

Como guarda municipal, Cícero José, ressalta que “a boa iluminação valoriza ajuda a preservar o patrimônio urbano, embeleza o bem público e propicia a utilização noturna das atividades citadas e outras. Sem iluminação, ficamos sem poder sair na porta de nossas casas à noite. SOS SERVIÇOS PÚBLICOS”.

publicado em 18 de Novembro / 2011 às 11:40

Feijoada do Dadau terá Margareth Menezes em 2012 e Ingressos Limitados

A tradicional Feijoada do Dadau vem com todo o ritmo em 2012 e acontecerá novamente no Country Club em Juazeiro BA. Além de manter a estrutura deste ano de 3 bares, 6 ilhas de roscas e nevadas, 9 buffets de feijoada, 3 ilhas de doces, lounges e camarote; o promoter e jornalista Dadau Barbosa promete avançar mais. “Estamos desenhando o novo formato para 5 de fevereiro de 2012. Só teremos o que acrescentar, oferecer mais conforto, pois a estrutura deste ano atendeu aos convidados e foi aprovada pela opinião pública. Mas, como é do nosso perfil, sempre achamos o que melhorar, para tá sempre surpreendendo”, adianta Dadau. 

Uma novidade que já é pública é o investimento na grade musical. A grande atração será Margareth Menezes, que fará um show especial de 25 anos de carreira, com um repertório focado no público da Feijoada. “Trazer Margareth é só atender a um pedido dos nossos convidados. Realmente ela é a cara da Feijoada e não poderíamos ter atração melhor”, festejou Dadau.Para ganhar ainda mais espaço e gerar mais visibilidade está sendo desenhado um layout para os patrocinadores expositores.

“O que queremos com isso é acomodar ainda melhor os 5 mil foliões e não aumentar o número de acessos. Desse número não passaremos. Queremos oferecer mais à mesma quantidade de público, ou seja, queremos ainda mais conforto para todos, mais qualidade”, destacou Dadau lembrando que, como o número de ingressos é limitado, “alertamos que as vendas de vale abadás já estão disponíveis nos postos. Começamos com um pequeno lote promocional e subiremos de preço gradativamente até alcançar a planilha, portanto aproveitem agora”, finalizou.

Enfoque Comunicação
publicado em 18 de Novembro / 2011 às 11:00

Obras da Escola de Tempo Integral começam na próxima segunda-feira (21)

Na próxima segunda-feira (21), o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, e comitiva de governo visitam o inicio das obras da primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro. A unidade piloto está sendo instalada no bairro São Geraldo, em um prédio do município que passará por reforma e adaptação. A previsão é de que no início do próximo ano letivo a escola já esteja funcionando.  

A iniciativa atende às solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades”, e cumpre mais um compromisso de governo com a população. A Escola de Tempo Integral beneficiará 155 alunos, do 1º ao 5º ano, e sua estrutura contará com salas temáticas para o ensino regular, cozinha, refeitório, bateria de banheiros (para banho e escovação), laboratório de informática, e salas de artes e música.  

Os alunos, que permanecerão na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, terão direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão e DVD, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados. O acompanhamento psicológico semanal e de nutricionistas também estão previstos no projeto.

Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.