Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 24 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 10 de Julho / 2011 às 08:00

Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais é lembrado com ações para comunidade e profissionais

Em prol do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo DTS/AIDS e a Atenção Básica, promove vários eventos para a comunidade e profissionais. Nos dias 20 e 25 de julho, médicos, enfermeiros e dentistas das Equipes de Saúde da Família (ESF) de Juazeiro participam de treinamento para o manejo clínico da Hepatite C.

O curso acontece no Centro de Saúde III, localizado no bairro Angari, das 08h às 10h e as aulas serão ministradas pelo infectologista Rodrigues Videres. O objetivo da capacitação é qualificar o atendimento em saúde dos profissionais, para que ocorra precocemente o diagnóstico da doença em pessoas portadoras do vírus. No dia 28 de julho, vários serviços serão ofertados gratuitamente para as comunidades do João Paulo II, Antônio Guilhermino e Parque Residencial, na Unidade de Saúde da Família (USF) do João Paulo II. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8h às 16h.

Serão oferecidos: aconselhamento coletivo e individual sobre as hepatites virais, triagem dos grupos vulneráveis para a realização da testagem rápida, testagem rápida para diagnóstico das hepatites C, HIV e sífilis, além de vacinação contra Hepatite B para os usuários vulneráveis. De janeiro de 2006 a dezembro de 2010, foram notificados 157 casos de hepatite B, destes, 145 são residentes em Juazeiro e 197 casos notificados de Hepatite C, sendo 182 residentes no município. Todos estes casos são acompanhados e tratados pelo Programa Municipal.

Vânia Castro Ascom Sesau Foto: Divulgação
publicado em 09 de Julho / 2011 às 22:00

SESP melhora iluminação no porto das barquinhas

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) mantém a rotina de melhoramentos na área de embarque e desembarque das barquinhas que fazem à travessia Juazeiro-Petrolina. Após a construção de um calçadão e a colocação de um toldo, a SESP instalou ontem (08) dois refletores para aumentar a iluminação no local. 

Segundo o secretário Paulo Bonfim, a medida partiu da constatação da necessidade de iluminar a área. “Nós fizemos melhorias significativas num ponto de extrema importância para a cidade. Com a iluminação, a sensação de segurança aumenta, inibe a ação de vândalos e traz conforto ao usuário da barquinha. Até a próxima semana vamos colocar os corrimões nas rampas que dão acesso à margem do rio”, declarou. 

O comerciante Erivan Batista disse que o local era muito escuro e agora vai ter mais segurança. “Antes era muito escuro e umas pessoas aproveitavam para usar drogas. Com essa iluminação ficou bem melhor, com os dois refletores vai melhorar ainda mais. O que acontecia de errado aqui vai inibir muito”, disse.

Ascom PMJ
publicado em 09 de Julho / 2011 às 21:00

Urgências terão Força Nacional e atenção domiciliar

 
O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (8) portaria que inicia o programa Saúde Toda Hora, que reorganiza e qualifica da rede de atenção às urgências. Entre as novidades o setor contará com a Força Nacional de Saúde e atenção domiciliar. Nos hospitais, serão criadas Unidades Coronárias, Leitos de Retaguarda e Unidades de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVE).
 
“Estamos mudando a forma de financiamento e atuação da urgência e emergência. Quando organizamos o setor em rede estamos claramente pensando em um atendimento integral ao cidadão”, disse o ministro. Para ele, atualmente a população se sente pouco acolhida ao buscar um serviço de urgência e emergência. “Resolvemos enfrentar esse problema com a reestruturação do atendimento”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Com o Saúde Toda Hora, a comunicação entre as centrais de regulação, a UPA e a Unidade Básica de Saúde ou o hospital vai tornar o atendimento ainda mais rápido e eficaz, reduzindo mortes ou sequelas ao paciente. Esse formato de funcionamento integrado entre várias unidades de promoção, prevenção e atendimento à saúde é uma das principais características do novo programa.
 
FORÇA NACIONAL – O modelo estabelecido para a Rede de Atenção às Urgências incorpora novos serviços e estabelecimentos de saúde. A Força Nacional de Saúde do SUS reunirá, por exemplo, profissionais especializados em atendimento a vítimas de desastres naturais, que necessitem de uma resposta rápida, apoio logístico e atendimento médico especializado.
publicado em 09 de Julho / 2011 às 20:00

“Ó PAÍ, Ó - COMÉDIA MUSICAL” NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

O espetáculo teatral "Ó PAÍ, Ó" estará em cartaz dias 15, 16 e 17 de julho, sempre às 20 horas no Centro de Cultura João Gilberto por meio da CIA 1° ATO. O ingresso antecipado custa R$10,00 (dez reais) e já está a venda a partir deste sábado (08/07) no Salão de Adonilson Sousa e no Centro de Cultura João Gilberto.

O texto teatral escrito por Márcio Meireles, ex-secretário da cultura do Estado da Bahia, virou filme, série na Rede Globo e agora estréia nos palcos juazeirenses com a direção musical de Rafael Medrado, que junto com a Banda A5, faz a trilha sonora do espetáculo, ao vivo. O espetáculo tem a direção geral e produção de Devilles que com um grande elenco de 25 atores promete fazer o público se alegrar e se emocionar do início ao fim.

Resumo: No primeiro dia do Carnaval da Bahia, os habitantes de um animado cortiço localizado no Bairro da Barroquinha, logo abaixo do Pelourinho, se debatem com a notícia de que a impiedosa (Joana) dona do pobre prédio fechara o registro de água para acabar com a festa de todos. Ó paí, ó!, como o título indica em "dialeto baiano" ("olhe para isso, olhe"), volta-se para o espaço privado de um cortiço de onde vão surgir personagens-ícones da indústria cultural na Bahia. A peça faz uma rasura na superfície de uma reordenação urbanística do Pelourinho que violentou territorialidades negras em tentativas vãs de embranquecimento cultural e de desafricanização dos espaços públicos de Salvador.

publicado em 09 de Julho / 2011 às 19:00

Obra da Avenida da estação de Piranga termina até o fim deste mês

Dia passado (08) o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, estiveram no local onde estão sendo feitas as obras de drenagem e pavimentação de um trecho da Avenida da Estação de Piranga. Os serviços de compactação serão brevemente finalizados, para em seguida concluir a obra com a pavimentação em cimento. Os responsáveis pela obra afirmam que os trabalhos serão concluídos até o dia 30 de julho.

publicado em 09 de Julho / 2011 às 15:00

SERIN APÓIA DEMANDAS DO MOVIMENTO LGBT

Durante reunião realizada ontem (08), na Serin, com representantes do setorial LGBT do PT e o deputado estadual Marcelino Galo, o secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, prometeu apoio nos encaminhamentos das demandas do movimento que se encontram espalhadas em diversas secretarias. O secretário também ficou de ter um encontro com o secretário de Justiça, Almiro Sena, para tratar do plano de ação e das minutas que estão na Casa Civil. Na oportunidade, o secretário manifestou apoio logístico e político do governo nos eventos realizados pelo grupo LGBT. O lançamento do Plano de Políticas Públicas, da Coordenadoria e do Conselho, que formam o “Tripé da Cidadania LGBT” foi um dos pontos discutidos.

Os representantes solicitaram também a publicação, por parte do Governo do Estado, do decreto da Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT. A intenção é realizar a Conferência no mês de outubro, dois meses antes da Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.  O comitê estadual LGBT, a partir da publicação do decreto, fará uma reunião para definir o calendário das Conferências nos 26 Territórios de Identidade, nos meses de agosto e setembro.

Uéslei Francisco, Coordenador Geral do setorial LGBT do PT, citou a importância da criação de um Plano Estadual de Políticas Públicas LGBTT, o Bahia sem Homofobia, em referência ao Brasil sem Homofobia, Plano Nacional criado em 2004 “É essencial que tenhamos um plano, pois é através da proposição dessas políticas que poderemos avaliar, acompanhar a execução e propor mudanças nos momentos adequados”. Também estiveram presentes na reunião Barbara Alves e Nilton Luz, coordenadores do setorial LGBT do PT e a vereadora Edilene Paim, do PT de Coração de Maria.

Paulo Renan Ascom Serin Foto: Vander Luís
publicado em 09 de Julho / 2011 às 14:00

CONSEP VOLTA A DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA EM JUAZEIRO

Maria Nilza presidenta do Conselho de Segurança Pública de Juazeiro coordena neste domingo (10), às 09 horas, na Igreja Assembléia de Deus, situada na Rua “A”, Caminho “2”, Bairro Piranga II, mais um encontro sobre Segurança Pública na área de atuação da 76ª CIPM – Companhia de Integrada de Policia Militar.

Apesar da reunião estar sendo organizada pelo CONSEP da 76ª CIPM, o tema em questão: Segurança Pública, será debatido com enfoque em todo município.

publicado em 09 de Julho / 2011 às 11:00

Artesanato do Sistema Itaparica marca presença na 12ª Fenearte, em Olinda (PE)

Com o apoio da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), a Associação das agricultoras e agricultores, artesãs e artesãos rurais do Projeto Brígida (ASSARPB), localizada no Perímetro Irrigado Brígida, que fica na zona rural do município de Orocó, Sertão de Pernambuco, marca presença na 12ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato(Fenearte), que acontece em Olinda (PE), até este domingo (10).

Na mostra da ASSARPB estão expostos artigos de decoração, embalagens e assessório femininos da coleção Musa tropical, produzidos com fibras naturais extraídas do caruá e da bananeira, matéria prima abundante do Perímetro Irrigado Brígida.

A Associação é composta por agricultores familiares que dividem seu tempo entre a atividade agrícola e a produção do artesanato, cuja matéria prima e inspiração eles obtêm na própria região. A Codevasf apóia a entidade, por meio da extensão rural, e viabiliza a participação em cursos de capacitações, treinamentos e feiras do segmento.

Ianne Lima Ascom do Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf
publicado em 09 de Julho / 2011 às 10:00

MORADORES DE PINHÕES VÃO RECORRER A JUSTIÇA PARA REGULARIZAR O SINAL DA VIVO NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

O comunitário Jorge Cerqueira está convocando os usuários da Vivo no distrito de Pinhões e demais comunidades rurais de Juazeiro para um encontro na próxima quinta-feira (14), na sede da Sociedade do Alagadiço, às 10 e 30, com a finalidade de discutir uma ação na justiça contra a referida concessionária de serviço móvel.

“É inconcebível que em pleno Século XXI haja um retrocesso e a gente esteja há oito dias sem comunicação. Recebemos um comunicado da empresa comunicando que os nossos aparelhos seriam trocados do sistema CDM para GSM. O sinal do sistema GSM não pega naquela região e ao comunicarmos aos servidores da Vivo esse problema, eles alegaram que não podiam fazer nada”, denunciou Jorge Cerqueira.

“Para piorar nos últimos dias, mesmo com as contas em dia, nossos créditos foram cortados sem nenhuma explicação por parte da Vivo numa total falta de respeito para com os usuários. Por esta razão, estamos contratando os serviços de um advogado e vamos recorrer à justiça. As pessoas que passam pelo mesmo problema em outras comunidades interessadas em somar forças, podem comparecer ao encontro da próxima quinta-feira!”, concluiu o comunitário.

publicado em 09 de Julho / 2011 às 08:00

Festa do Leite e do Mel, em Bodocó, será concluída neste sábado (08)

 

O Parque de Exposições de Bodocó recebe até este sábado (dia 9), a terceira edição da Festa do Leite e do Mel do município, a Expoleite que começou quinta-feira (07). O evento é uma realização da prefeitura municipal e conta com o apoio da Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe. O evento conta com a participação de 20 expositores e traz na programação exposição de produtos apícolas e derivados do leite, além de sessões de filmes relacionados à Apicultura, durante os três dias. Inclui ainda série de palestras sobre higiene na ordenha, educação ambiental e empreendedorismo na apicultura, entre outros temas. 

Além disso, com o objetivo de promover o acesso à informação, inovação tecnológica, troca de experiências e promoção de negócios, a Expoleite pretende gerar melhoria da competitividade das cadeias produtivas do mel e do leite e derivados na região do Araripe. A programação da Expoleite segue até as 20h. 

publicado em 08 de Julho / 2011 às 21:40

Centro de Cultura João Gilberto recebe mostra de filmes de Glauber Rocha

Nos meses de julho e agosto, todos os 16 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado recebem a Mostra Glauber, que vai exibir gratuitamente sete filmes do cineasta baiano Glauber Rocha. Na programação, constam clássicos do Cinema Novo como Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, e também filmes menos conhecidos como Barra Vento e O Leão de 7 cabeças.

O evento dá continuidade à política da Secult para dinamização dos espaços culturais, que recebem ainda, dentro de sua programação anual, manifestações artísticas, palestras e outros eventos culturais. A iniciativa integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo – CPCV, a cargo da Diretoria de Audiovisual – Dimas e serão beneficiadas, Além de Salvador, outras 12 cidades do interior da Bahia, incluindo Juazeiro.

Confira a programação local:

CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
14 DE JULHO
17:00
CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO
TERRA EM TRANSE
21 DE JULHO
17:00
CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO
O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO
28 DE JULHO
17:00
CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO
O LEÃO DE 7 CABEÇAS
04 DE AGOSTO
17:00
CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO
A IDADE DA TERRA
11 DE AGOSTO
17:00

Com informações do Coordenador CCJG - João Leopoldo
publicado em 08 de Julho / 2011 às 21:00

Fenagri 2011 promoverá debate sobre Agroindustrialização

No dia 28/07, a 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri destaca a Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco. O seminário, que será realizado no Complexo Multieventos da Univasf/ Juazeiro - BA, das 8h às 17h30, contará com a participação do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro e coordenador da Fenagri 2011, Carlos Neiva, além de representantes de instituições como a Codevasf e Sebrae, cooperativas, associações e agroindústrias da região. 

Segundo o coordenador da Fenagri 2011, o Seminário de Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco será um dos destaques da feira. “Como o tema da Fenagri deste ano anuncia os novos tempos do agronegócio, é indispensável falar sobre as perspectivas da agroindustrialização na região, conhecer o trabalho de cooperativas como a Coopercuc (Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), a Copaita (Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba) e discutira importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos, que absorvem boa parte do que é produzido no Vale, em especial da agricultura familiar. 

Durante o seminário também serão apresentados o projeto do Complexo Enoturistico dos Vinhos Terra Nova, o empreendimento Casa Valduga a nível nacional, além da parceria firmada com Special Fruit, empresa local, que vai viabilizar a instalação de uma unidade em Juazeiro para processamento das frutas produzidas no Vale do São Francisco e da Ducoco, primeira unidade baiana da indústria de água de coco, também implantada na cidade.” afirma Carlos Neiva.   

Além do encontro sobre a agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco, no dia 29/07 serão realizados durante a Fenagri 2011 mais dois seminários: Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco – sob a responsabilidade da Embrapae Sebrae, e o Seminário Regional da Vitivinicultura e Enoturismo realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. Os interessados em participar dos eventos devem acessar o site: www.fenagri2011.comou obter informações através do telefone: (74) 3061-4210, a entrada é franca e as vagas são limitadas. A programação completa da Fenagri 2011, que acontece de 27 a 30/07, também está disponível no endereço eletrônico, e inclui rodada de negócios, palestras, minicursos e exposição de produtos e serviços.

Clas Comunicação
publicado em 08 de Julho / 2011 às 19:40

Univasf abre seleção para Mestrado em Ciência Animal‏

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas até o dia 25 de julho para a seleção do curso de Mestrado em Ciência Animal, período 2011.2. Serão oferecidas 11 vagas.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 na sede da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PRPPG) localizada no campus Petrolina sede ou das 8h às 12h e das 13h às 16h no campus de Ciências Agrárias. Os candidatos também podem se inscrever por meio de Sedex, conforme edital.

Poderão participar da seleção diplomados em Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins. O deferimento das inscrições será divulgado até o dia 29 de julho e o processo seletivo acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2011, às 8h, no campus de Ciências Agrárias.

Juliane Peixinho Ascom
publicado em 08 de Julho / 2011 às 19:10

BANDA LARGA PÚBLICA TERÁ LIMITE PARA DOWNLOAD

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), projetado pelo governo federal para popularizar a web e levar internet rápida a quem não tem acesso, impõe um limite para download de arquivos inferior à média do mercado, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo. O usuário que aderir ao PNBL, que entra em vigor até 1º de outubro, navegará a uma velocidade de um megabite por segundo, ao custo de R$ 35 mensais. O plano, no entanto, dá permissão para baixar apenas 300 megabites de arquivos por mês, o equivalente a três músicas por dia. Depois desse teto, o internauta pode continuar a fazer downloads, mas com velocidade inferior. “A limitação de downloads preserva os pacotes atuais das operadoras, para que não haja concorrência com o novo produto, mais barato”, explicou Eduardo Tude, consultor e presidente da Teleco.

publicado em 08 de Julho / 2011 às 18:40

SESP e CMTT liberam rampas de acesso a Ponte e a Banca

No início da tarde desta sexta-feira (08), uma ação conjunta entre a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), foi liberada a rampa de acesso a Ponte Presidente Dutra na Avenida Santos Dumont para todos os automóveis, pois durante o período do Pare e Siga motivado pelas obras de duplicação da Ponte, havia restrições, sendo liberado apenas para alguns veículos como vans, ambulâncias, motos e carros oficiais. Também foi liberada a rampa de acesso a banca, situada na Avenida Raul Alves, próximo ao Supermercado GBarbosa. Segundo o Secretário de Serviços Públicos Paulo Bonfim, a ação busca dinamizar o trânsito no centro da cidade, bem como ofertar alternativas de deslocamento para as demais áreas da cidade. (Com informações da Ascom PMJ)

publicado em 08 de Julho / 2011 às 17:30

Adolfo Viana parabeniza município de Sento Sé

A passagem do aniversário do município de Sento Sé, comemorado no dia 6 de julho, foi celebrada na Assembleia Legislativa através de moção de congratulações apresentada pelo deputado Adolfo Viana (PSDB).  

"Parabenizamos o município de Sento Sé pela passagem da sua data magna, desejando um futuro de desenvolvimento econômico e justiça social para a sua população", afirmou o deputado. 

Localizado na região do Baixo Médio São Francisco, às margens do Rio São Francisco e com distância da capital baiana de, aproximadamente, 689km, a história do município de Sento Sé começa em meados do século XVII, quando portugueses fundaram a feitoria Sento Sé, que foi elevada a município de Sento Sé, na década de 30 do século XVIII. 

Com uma população estimada em 37 mil habitantes, o município de Sento Sé tem a economia voltada para a agropecuária, criação de caprinos e ovinos, além da extração de minérios, onde se destacam a magnesita, o ferro, o topázio, a ametista e o cristal de rocha.

Fonte: Caderno Legislativo Diário Oficial
publicado em 08 de Julho / 2011 às 16:40

Univasf realiza "Ciranda do Conhecimento"

A univasf de Juazeiro realiza nesta sexta-feira (08) a partir das 19 horas  e sábado (09) a partir das 9 horas,  na Imaculada Conceição (praça da Catedral), a Ciranda do Conhecimento, um evento do Prodocência, Programa  de Consolidação das Licenciaturas do Ministério da Educação que  visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais.  A Ciranda do Conhecimento já foi realizada no mês passado na unidade da Univasf de São Raimundo Nonato no Piauí e acontece em Senhor do Bonfim no mês que vem.

 O evento tem o objetivo de sociabilizar com estudantes, educadores e a comunidade as experiências realizadas através do PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência, nas escolas públicas em parceria com as secretarias municipais de educação. Serão montados stands com o resultado dessas experiências, fotos, Banners e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes do curso de artes visuais da Univasf Juazeiro.  A Ciranda do Conhecimento segue no sábado até o meio dia  com a visitação  de estudantes e professores das escolas públicas. (Com informações de Rinaldo Lima)

publicado em 08 de Julho / 2011 às 13:30

POPULAÇÃO DE QUICÉ EM SENHOR DO BONFIM PARTICIPA DE PROJETO DE CIDADANIA

A população do distrito bonfinense de Quicé participou quarta-feira (07) da 4ª edição do Projeto Quicé Cidadania que uniu em nome de uma mesma causa a administração municipal, a Associação de Moradores da localidade e empresas públicas. O evento que aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Professora Judite Ferreira tinha como objetivo prestar diversos serviços básicos aos moradores. O Prefeito Paulo Machado e sua equipe de governo estiveram presentes, visitaram todas as salas e elogiaram a iniciativa. O evento iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia pelos secretários Andreilton Barbosa (Meio Ambiente) e George Dionísio  (Administração). O grupo de dança “Quarteto Dance” de Quicé também abriu as atividades. 

Foram muitos os serviços prestados à população. A equipe do Programa da Saúde da Família realizou aferição de pressão, entregou kits de higiene bucal, fez testes de glicemia, distribuiu preservativos e ministrou palestras sobre a saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. A Embasa realizou cadastramentos de tarifa social, fez solicitações de ativação e reativação do abastecimento de água, analisou cobranças e promoveu atividades educativas. OCentro de Referência Mãe Sulinhalevou assistentes sociais e advogada para passar informações junto às mulheres sobre a incidência da violência doméstica. Vídeos e registros sobre denúncias foram exibidos. 

Outras empresas e órgãos governamentais também contribuíram com o projeto. Entre eles: O Sebrae (com palestra sobre empreendedorismo), a Secretaria de Meio Ambiente (distribuição de mudas), o Conselho Tutelar, a Secretaria de Ação Social, o setor jurídico da Prefeitura Municipal, o 6º Batalhão da Polícia Militar, o Banco do Nordeste (financiamentos voltados para agricultura familiar), o CRAS Alto da Maravilha, o Creas e a secretaria de Educação.

Ascom Bonfim
publicado em 08 de Julho / 2011 às 12:10

Agricultor diz que foi xingado pelo prefeito por cobrar recuperação de estrada

O agricultor Clésio Silva Nascimento, que possuiu propriedade rural na região do Córrego do Ouro, procurou o departamento de Radiojornalismo da Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju para reclamar das condições de infraestrutura da estrada vicinal que dá acesso as comunidade rurais de Maria Bonita, Fazenda Vitória, Gavião, Cascorado, Córrego do Ouro, além de assentamento de reforma agrária, onde vivem mais de 4 mil famílias.

Segundo o produtor rural, o mesmo já entrou em contato com o prefeito municipal, Manoel Pedro Soares, o ‘Pedro da Campineira’, por várias vezes pedindo que o mesmo resolvesse o problema, porém não foi atendido. Clésio disse ainda que ficou espantado com a reação do prefeito na última vez que o ligou para fazer a cobrança. Segundo o agricultor, o prefeito lhe agrediu verbalmente usando palavras de baixo calão e xingando inclusive a mãe dele.

 “Eu retornei (a ligação) para o prefeito hoje, cobrando mais uma vez, a respeito da estada ali, e o prefeito me tratou como não se trata nenhum cachorro. Me chamou até de filho de uma p***, filho de uma é***, e, foi dessa forma que eu fui recebido pelo prefeito por telefone”, desabafou o agricultor em entrevista ao repórter Marcley Farias, que foi veiculada no programa Jornal da AM, que vai ao ar, todos os dias, às 12h, na emissora de radiodifusão Extremo Sul AM. “Eu achei uma postura assim... muito baixa, por ser um prefeito, né? Eu acho que ele deveria ter mais respeito. Se ele não quer fazer, ele não faça. Agora ele não precisava me tratar dessa forma, que eu só to reivindicando o que eu tenho direito”, conclui o agricultor, que alega ter feito quatro cobranças ao prefeito, sendo que na última vez foi destratado pelo gestor público.

Clésio disse ainda que a comunidade que utiliza a estrada iria fazer um protesto para reivindicar publicamente a melhoria da estrada, porém a Prefeitura Municipal mandou maquinários para o local e deu início a obra. No entanto, foi patrolado apenas meio quilometro de estada, e o serviço ficou abandonado por mais de trinta dias. Com as cobranças pessoais do produtor rural, que insistiu por quatro vezes com o prefeito (por telefone) para reiniciar a obra, o gestor se irritou e baixou o nível, ofendendo-o de forma chula. “Ao invés de está gastando milhões com festa, eu acho que ele (o prefeito) deveria fazer uma coisa que alegra mais a comunidade, que é fazer as estradas”, disse indignado o agricultor que foi agredido moralmente pelo prefeito. (Com informações do site Radar 830)

publicado em 08 de Julho / 2011 às 11:40

Inscrições para o concurso da Guarda Municipal, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes de Petrolina, começam segunda (11)

As inscrições referentes ao Concurso Público para provimento de cargos de nível médio para Guarda Municipal de 2ª Classe e Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes do município de Petrolina começam na próxima segunda-feira, dia 11. Neste edital, serão abertas 38 vagas para o preenchimento do quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Petrolina e ainda contará com a formação de cadastro de reserva.

As inscrições poderão ser feitas pela internet. De acordo com o edital, o concurso será realizado em 5 etapas: Prova objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Concurso de Formação Profissional. A remuneração base para todos os cargos é de R$ 550, podendo chegar até R$ 2.883, com regime de contratação estatutário.

A Secretária Municipal de Administração, Andréia Gomes, explicou que o edital se refere ao extrato de concurso lançado no dia 30 de junho. “Terça-feira, dia 05, foi lançado o edital do concurso para provimento de cargos de nível médio: Guarda Municipal 2ª Classe, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes. Até terça-feira da próxima semana, lançaremos o edital do concurso para nível superior com vagas para os cargos de Analista de Controle Interno, Auditor Fiscal I e Procurador do Município”, informou.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital publicado no endereço eletrônico www.petrolina.pe.gov.br ou ligar para o telefone: (87) 3861-9125.

Iana Lima Secom PMP
publicado em 08 de Julho / 2011 às 10:30

REPERCUTE MAL PERSEGUIÇÃO DO PREFEITO DE CHORROCHO CONTRA OS ORGANIZADORES DA FESTA DOS VAQUEIROS

Será realizada em Chorrochó (BA), de 29 a 31 de julho, a 25° Festa do Vaqueiro. O evento, promovido pela Associação dos Vaqueiros, pretende atrair visitantes e movimentar a economia do município. De acordo com a presidente da associação, Adriana Araújo, os preparativos já começaram. “Este ano teremos um evento especial ao comemorarmos as bodas de prata. É muito bom homenagear essas figuras importantes. Temos que valorizar estes homens, para que não fiquem esquecidos e mantenham essa tradição”.

Mas, segundo Adriana, a falta de apoio da prefeitura tem causado indignação. “Infelizmente não temos parceria com a administração municipal. Essa festa começou desde 1983 na gestão do meu tio, o ex-prefeito José Juvenal de Araújo. Alguns prefeitos deram continuidade, mas o prefeito atual, Humberto Gomes Ramos, não tem dado apoio. A gente procura, mas ele alega que não tem condições”.

Para Adriana esta situação caracteriza perseguição política por parte do gestor. “Já entramos com três processos contra a prefeitura. Ele não deu alvará de funcionamento do parque de vaqueiros onde funciona a sede da associação e veio com uma cobrança de IPTU no valor de R$ 4 mil. Pedi para parcelar e ele disse que não. Entrei com recurso para conseguir a isenção ele não deu. Entrei com mandato de segurança e ficou sob liminar. É muito triste que o prefeito não se sensibilize com estas pessoas. Até hoje não temos o alvará, mas está sub judice, continua valendo a liminar”.

Mesmo com as dificuldades, ela garante que não vai faltar animação e alegria. A programação conta com a participação do forrozeiro Adelmário Coelho, além das bandas Filhos do Axé, Raniery, Nino Coutinho, Forró dos Plays, Naldinho e Guilherme do Acordeon. A reportagem tentou contato com o prefeito e não conseguiu. (Com informações de Manoel Cavalcante do Ação Popular)

publicado em 08 de Julho / 2011 às 09:10

UNIFACS ABRE INSCRIÇÕES EM JUAZEIRO

A UNIFACS - Universidade Salvador, integrante da Rede Laurete International Universities, instituição de ensino superior com 38 anos de excelência em educação na Bahia está com inscrições abertas para os cursos de Bacharelado em Administração, Sistema de Informação, Ciências Contábeis e Serviço Social em EAD (Educação a Distância). Bem como Licenciatura em Pedagogia e Tecnológicos em Negócios Imobiliários e Gestão Comercial, estando na reta final do processo seletivo 2011.2.

As inscrições estarão abertas até domingo, dia 10, e os interessados podem se inscrever através do site: www.unifacs.br/vestibular, ou no endereço: Rua Canadá nº60 Bairro: Maria Gorete – Vizinho a Canteiro de Obras.  Maiores informações pelos telefones:  (74)3064 0269 ou (74)8828 1806.

publicado em 08 de Julho / 2011 às 08:40

SEINFRA comunica início de projetos de eletrificação em Juazeiro e Remanso

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Relações de Institucionais (SERIN), Pedro Alcântara, recebeu comunicado do Secretário Estadual de Infra-Estrutura, Otto Alencar, informando que autorizou o início da eletrificação dos projetos do Município de Juazeiro e Remanso, no âmbito do Programa Luz para Todos, sob a responsabilidade da SEINFRA.

Os projetos beneficiados em Juazeiro, são: Extensão de rede e iluminação para Fazenda Lagoa da Pedra, Fazenda Alto de Queimadas, Fazenda Icó, Povoado Cantinho/Monte Alegre, Povoado Nova Lima e de Pedra Lisa; em Remanso, extensão de rede e iluminação para Fazenda Boa Esperança, Povoado de Lagoa do São Bento e Lagoa do Barro dos Baios.

Paulo Renan Ascom Serin
publicado em 08 de Julho / 2011 às 07:40

APLB-NÚCLEO UAUÁ ADERIU PARALISAÇÃO NACIONAL E PROMOVEU DEBATE SOBRE URV, PNE, PISO E ELEIÇÃO PARA DIRETOR

A APLB – Sindicato, núcleo de Uauá, aderiu a paralisação promovida pela CNTE, CTB, CUT e APLB no último dia 06, quarta-feira, para reivindicar celeridade na aprovação do PNE, URV e o respeito ao piso salarial. "Preparamos um dia interativo, dinâmico e reflexivo para os professores com leituras de mensagens e divisão de grupos para socialização dos temas. aproveitamos a paralisação para focarmos em dois assuntos básicos que elencamos como prioritários nesse segundo semestre em Uauá: Eleição para diretor e avaliação de desempenho. Estudamos detalhadamente o assunto tendo como base o artigo 35 do plano de cargos e salários e o artigo 71 do estatuto (projetos aprovados recentemente). Mesmo com poucos professores, 39, já esperávamos essa quantia, o momento foi riquíssimo, pois tivemos sugestões e encaminhamentos que serão fundamentais para o bom andamento dos projetos”, informou Prolepses, vice-coordenador da entidade sindical. O encontro ocorreu no Colégio Estadual Senhor do Bonfim.

publicado em 08 de Julho / 2011 às 07:00

INSCRIÇÕES DO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO DA CÂMARA MUNICIPAL COMEÇAM SEGUNDA (11)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, através da Mesa diretora e da assessoria de comunicação, está convidando toda imprensa para uma coletiva nesta sexta-feira (8), às 08h30min, na sala da presidência, para a apresentação do edital e dos trâmites da seleção para o programa primeiro emprego. Este ano, a Casa legislativa de Juazeiro firmou uma parceria com Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para a realização do processo seletivo. As inscrições já começam na próxima segunda-feira (11).

Ascom CMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.