Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 06 de Novembro / 2011 às 06:30

Sarau e Show musical incrementam programação comemorativa aos 25 anos do Centro de Cultura João Gilberto

As comemorações do aniversário de 25 anos do Centro de Cultura João Gilberto já começaram e muito mais ainda vem por aí. Integrando a rica e diversificada programação que conta com espetáculos, debates, festival, oficinas, entre outros, acontece nos dias 08 e 09 de novembro um Sarau e um grande show com artistas regionais.

“As comemorações acontecerão durante todo o mês de novembro e estamos aproveitando à disponibilidade dos artistas, que colocaram de forma carinhosa os seus melhores espetáculos a disposição do CCJG, como forma de presentear todo o público da região que de alguma forma fez e faz parte desses 25 anos de história”, explica o gestor do CCLG, João Leopoldo Vargas.

De acordo com Vargas, o Sarau conta com a participação de várias representações culturais de municípios como: Senhor do Bonfim, Sento Sé, Remanso, Sobradinho, entre outros, e tem como objetivo, além de mostrar um pouco da produção cultural regional, promover uma discussão sobre a cultura na região.

“A programação do Sarau começa a partir das 17h do dia 08 de novembro e estamos trazendo o superintendente de Cultura do estado, Adalberto Santos, para participar desse bate papo. No dia 09 o show com os artistas regionais, começa a partir das 19h e conta com nomes como: Targino Gondim, Alan Cleber, Nilton Freitas, Maviael Melo e muitos outros. Convocamos toda a comunidade regional à participar dessa comemoração”, finalizou o gestor, acrescentando que toda programação é gratuita.

Enfoque Comunicação
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 22:00

Bahia é um dos principais indutores da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste

Estado com o maior número de mestres e doutores do Nordeste, a Bahia sediou, ontem (4), no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador, um seminário de debate para garantir mais recursos destinados à Ciência, Tecnologia e Inovação para a região. Além do ministro da pasta, Aloísio Mercadante, participaram do evento secretários dos demais estados nordestinos e representantes de universidades e outros órgãos de pesquisas.

Durante o seminário foi entregue ao ministro um termo de referência para a construção de um Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico destinado ao Nordeste, elaborado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, juntamente com a bancada de deputados nordestinos.

“Tem muita coisa acontecendo na Bahia. São vários projetos de pesquisa coordenados a partir do estado como a ciência do mar. Um dos equipamentos que queremos dar prioridade é um radar tecnológico, porque a Bahia precisa ter uma cobertura melhor das chuvas e prevenção mais eficiente contra os desastres naturais”, afirmou Mercadante. Outro ponto que qualifica o estado, segundo o ministro, é o Parque Tecnológico, com inauguração prevista para este ano e “que vai começar já com oito empresas importantes”.

Agecom Foto: Alberto Coutinho
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 21:00

Alunos da UNIVASF disputam etapa regional do Projeto Baja SAE Brasil

 
Juntando trabalho em equipe, bom humor e persistência, os representantes do Projeto Baajatinga Baja SAE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com Campus Juazeiro (BA), dos cursos de Engenharia Mecânica, Computação e Elétrica, estão em Camaçari, no intuito de disputar a Etapa Nordeste do Campeonato Baja SAE 2011. A equipe Baajatinga Baja SAE é um projeto que foi institucionalizado na UNIVASF, no ano de 2008, devido ao interesse dos alunos em possuir um projeto deste nível, e escolha de seu nome é em homenagem ao bioma exclusivamente brasileiro e abundante na região Nordeste, a caatinga.
 
Além disso, exprimindo perseverança e obstinência, sob condições adversas, tem como seu mascote, um animal forte e abundante na caatinga nordestina, o bode. E com o “Bodão”, nome do carro universitário, os alunos-projetistas estão disputando a etapa regional da competição, conhecida como Etapa Nordeste 2011, que começou na sexta-feira e irá até o próximo domingo (06).
 
Esta fase serve para que a equipe, que representa o Vale do São Francisco, garanta uma vaga no Projeto Baja SAE Brasil, fase nacional da competição, na qual eles disputarão com 70 equipes, oriundas dos cursos superiores de todas as regiões do país, de Engenharia Mecânica, na cidade de Piracicaba (SP), as provas de apresentação de projeto, segurança e conforto, teste de estatística e dinâmica, como a de tração, e a principal da competição, o enduro.
 
No ano passado, o desempenho da equipe Baajatinga Baja SAE na XVII Competição nacional, na cidade de Piracicaba (SP) foi obtendo a 29ª colocação geral entre 67 carros e como a 3ª equipe do Nordeste mais bem colocada na Prova de Enduro de resistência e 15º lugar no SAE Brasil. E no ano de 2009, conseguiu o 1º lugar na prova de Tração e 32º na classificação geral, dentre a quantidade de 66 carros. O evento encerra-se com uma corrida final entre os carrinhos universitários, aprovados na seleção por conforto e resistência e devem resistir a um tempo de 4 horas, de pura adrenalina e força, num circuito de pista de terra fechada, na a Prova de Enduro.
 
PROJETO BAJA SAE
 
A competição instituída no Brasil, no ano de 1995, pela filial brasileira da Society of Automotive Engineers (SAE International) e é uma competição que desafia todos os estudantes do curso superior de Engenharia Mecânica do Brasil, através da simulação de um caso real de desenvolvimento de um projeto, um protótipo off-road. Isto é, os futuros engenheiros mecânicos, devem construir, projetar, planejar, testar, promover e competir com veículo produzido de acordo com o regulamento da competição. Além de também conseguir o suporte para o projeto, visando a comercialização do mesmo. Lembrando que toda equipe compete simulando a aceitação de seu projeto por um possível fabricante, além de serem os responsáveis diretos por colocar em prática aplicação dos conteúdos apreendidos por eles em sala de aula.
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 20:00

Estudantes de medicina concluem estágio no HDM

Uma turma de oito estudantes de medicina concluiu na manha desta sexta-feira (04), o seu período de estágios no Hospital Dom Malan e a despedida foi marcada com uma confraternização entre os estudantes que estão saindo, os estagiários que ainda continuam, professores e a direção do HDM. Os estudantes passaram 20 semanas acompanhando a rotina médica do setor de ginecologia e obstetrícia do hospital, sendo supervisionados pela médica ginecologista Renata Teixeira.

“Durante esse período eles passaram por cinco cenários diferentes que foram a sala de parto, triagem, enfermaria de alto risco, alojamento conjunto e enfermaria ginecológica, auxiliando os médicos nos procedimentos e aprendendo também”,explicou Renata, que concluiu a cerca da experiência de  ser preceptora.  “De tudo que faço em minha vida profissional, o que mais gosto é lidar com o ensino”.

“Foi uma experiência muito boa, não tenho nada do que reclamar”, disse a estudante do 10º período de medicina da UNIVASF, Maria Christina Mendes. “Gostei muito da experiência. Uma das coisas que vai ficar marcado é a amizade com os preceptores. Foi muito válido”, completou o estudante José Weslei Bezerra. Enquanto uma turma se despede, outra chega. Novos oito estudantes de medicina devem começar os estágios no Hospital Dom Malan em uma semana.

Ascom HDM
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 19:00

Terceirização na Coelba pode estar com os dias contados

Antes tarde do que nunca. A nefasta lógica de maximizar o lucro através da terceirização pode estar com os dias contados na Coelba. O procurador Alberto Balazeiro ajuizou ação civil pública obtendo decisão liminar da 16ª Vara do Trabalho ao seu favor. No despacho, a juíza Andréa Rocha determinou inclusive que todos os contratos para prestação de serviços na atividade fim da empresa sejam encerrados em 180 dias.

“Esta é uma luta que estamos travando há anos. Se a vitória se concretizar, vamos ter um cenário bem mais humanizado nas relações trabalhistas”, comemora o coordenador geral do Sinergia Regino Marques. Segundo ele, as ações do sindicato nestes últimos anos certamente resultaram na sensibilização da Justiça a favor dos trabalhadores. “É preciso lembrar a nossa luta durante este período”, frisa.

A decisão na Bahia segue a mesma linha da Justiça no resto do país, que tem sido sensível a ação nacional promovida pelo Ministério Público do Trabalho com objetivo de coibir as diversas irregularidades existentes no setor elétrico. Um levantamento feito pelo órgão mostrou que, nos últimos 10 anos, cresceu o número de terceirizações irregulares nas concessionárias elétricas privadas e que há mais acidentes entre os trabalhadores terceirizados do que entre os contratados diretamente.

Empresas do grupo Neoenergia na mira – O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco também ingressou com uma ação civil pública contra a Celpe, questionando a contratação de funcionários terceirizados. De acordo com a ação, após a privatização companhia, em 1997, a proporção de terceirizados passou de 30% do total de funcionários para cerca de 75% em 2010.

Segundo o MPT, as terceirizações têm provocado o crescimento dos índices de acidentes de trabalho (inclusive com morte), perda salariais e jornada exaustiva, entre outros problemas. A procuradora do Trabalho Vanessa Patriota da Fonseca, autora da ação, pede o pagamento de dano moral coletivo no valor de R$ 100 milhões, o fim das terceirizações nas atividades fim em 180 dias e o cumprimento de normas referentes aos alojamentos dos trabalhadores e ao uso de equipamento de proteção.

Na ação civil pública, a procuradora argumenta que o programa de meta de produtividade da Celpe, com pagamento de bonificações, aumenta a pressão sobre os trabalhadores e o risco de acidentes de trabalho. Também foi constatada a existência de alojamentos precários, onde dormem trabalhadores que fazem a expansão da rede no interior do estado. “Vamos acompanhar atentos estes processos. Precisamos mobilizar os trabalhadores para não haver revés. O fim das terceirizações representa a humanização do trabalho”, conclui Marques.

publicado em 05 de Novembro / 2011 às 18:00

SAAE participa de atividade educativa no Residencial São Francisco

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE, participou nesta quinta-feira (03), de uma reunião educativa no Residencial São Francisco IA, IB, e II (Programa Minha Casa Minha Vida), dialogando com os moradores sobre a importância da conscientização do uso racional da água, como também passando orientações de como manusear a bomba localizada nos reservatórios submersos.  

Para o técnico em edificações e saneamento do SAAE, Wilson Alves, é de grande relevância o órgão participar dessas atividades educativas sobre o uso racional da água. “Por ser um residencial novo, os moradores precisam ter consciência sobre o uso correto e racional da água. E como em um condomínio, tem a questão da coletividade, as pessoas não podem usar água de maneira que falte para as outras”, expos Wilson.  

Durante conversa com os moradores, a equipe do órgão pediu a compreensão de todos no que diz respeito ao manuseio da bomba, e solicitou que somente pessoas com conhecimento técnico possam manipular o equipamento para que o mesmo tenha durabilidade maior; e que para qualquer ocorrência haverá uma pessoa da construtora para atender as questões pontuais do Residencial.  

“Parabenizo ao SAAE por essa iniciativa, a palestra é de muita importância para nós moradores. Temos que tomar consciência e usar a água de maneira correta. Sei que no início tivemos muitos problemas aqui no Residencial em relação à água, mas agora está uma maravilha, tenho água no meu bloco a qualquer momento do dia”, salientou o morador Severino Salviano de Lima.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 17:00

MDA participa da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, participa nesta segunda-feira (7) da abertura da 4ª edição da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Salvador, na Bahia. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), segue até quinta-feira (10) e vai debater o tema Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos. 

A Conferência vai reunir cerca de 2 mil representantes de 50 países dos cinco continentes para debater avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, e a experiência brasileira na construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Representantes da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participam no segundo dia do evento, em palestras sobre programas de geração de renda direcionados à agricultura familiar, como o de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

publicado em 05 de Novembro / 2011 às 15:00

CONSTRUCARD CAIXA DEVE ATINGIR R$ 7,4 BILHÕES EM CRÉDITOS EM 2011

A Caixa Econômica Federal deve atingir a marca de R$ 7,4 bilhões em créditos na linha de financiamento Construcard em 2011. Esse montante representa um crescimento de quase 35% em relação ao ano de 2010 e é seis vezes maior que o saldo em 2008 – ou seja, crescimento de 500% nos últimos três anos. 

O Construcard é ideal para quem precisa de recursos para reformar ou construir sua casa. O crédito é disponibilizado por meio de um cartão magnético exclusivo, para utilização em lojas de materiais de construção conveniadas, que já somam mais de 80 mil pontos comerciais em todo o Brasil. O crédito pode ser utilizado para aquisição de materiais do básico ao acabamento, além de aquecedores solares e armários planejados. O superintendente Nacional da CAIXA Humberto Magalhães ressalta que o cliente pode financiar as despesas em até 60 meses. “Além disso, durante o período de utilização dos recursos, que pode chegar a até seis meses, o cliente paga apenas as parcelas de juros”, afirma o superintendente. 

O sucesso do produto pode ser comprovado pelo número de pessoas que voltam a contratá-lo. Mais de 8% dos clientes voltaram a tomar crédito utilizando essa modalidade. A maior parte dos mutuários do Construcard é composta por homens (61%) casados e com idade entre 35 e 40 anos. O valor médio contratado é de R$ 12,5 mil.

Ascom CEF
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 14:00

Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 75ª CIPM toma posse em Juazeiro

O ato solene aconteceu quinta-feira, dia 03, no Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Colégio Modelo) em Juazeiro. Durante o evento foi feita a leitura da carta constitutiva do Conselho e dos integrantes da nova diretoria sendo declarada a posse. O mandato é válido por dois anos. 

O presidente do Conselho de segurança, Carlos Augusto, contou sobre as conquistas e que irá construir uma gestão decente. Em discurso, o Tenente Coronel Jorge Sampaio Silva, Comandante da 75ª CIPM, ressaltou a necessidade de haver um Conselho Comunitário de Segurança instituído. “O Conselho de segurança estabelece um elo entre a comunidade e os órgãos que tratam da segurança. Nem todas as pessoas podem participar por falta de tempo ou outros motivos, mas se sentem representadas por estes que desprendem um tempo em prol da comunidade na qual estão inseridos. O fato de existir um Conselho Comunitário só acrescenta para o município”.

 O Conselho Comunitáriode Segurança PúblicaAbrange os Bairros: Tabuleiro, Sol Levante, Tancredo Neves, Itaberaba, Jardim Primavera, Sol Nascente, Dom Thomaz, Alto do Cruzeiro, João XXIII, Alto do Alencar, Castelo Branco, Setor I da área de responsabilidade da 75ª CIPM. O ASP OF PM BASTOS Chefe do Setor de Qualidade e Telemática da OPM será o responsável direto pelos trabalhos relacionados ao Conselho Comunitário de Segurança.

Lamentavelmente convidados importantes que compõem o sistema de Segurança Publica não compareceram ao evento, Delegados da Policia Civil, Promotores de Justiça, Magistrados, Conselheiros Tutelar,vereadores, o prefeito Isaac Carvalho e muitos comunitários. Os representantes escolhidos e empossados do Conselho Comunitário de Segurança Pública, da 75ª CIPM Setor I, assumiram as seguintes funções: 

  1. Presidente: Carlos Augusto Lopes Cursino
  2. Vice – Presidente: Andre Newton de Souza Sales
  3. Diretora Financeira: Clizeuda Diniz da Silva
  4. Diretora Administrativa: Cicero da Cunha Gonçalves
  5. Diretor de Relações Públicas e Eventos: Rosilene de Souza
  6. Diretor de Pesquisas e Projetos: Douglas Dourado cardoso da Silva
  7. Conselho Fiscal:  Maria José Lima, Jucicleide Alves dos Santos, Mineia Tereza da Silva,
  8. Suplência do Conselho Fiscal: Rosivaldo Rodrigues do Nascimento, Fabiana da Cunha Marcolino, Valquiria Souza.
  9. Conselho Deliberativo: José Francinaldo Oliveira Neves, Luiz Siqueira Morais,Raimundo Manoel Gomes.
publicado em 05 de Novembro / 2011 às 13:00

Chegou à cidade de Petrolina a Baby Tudo, maior loja de artigos infantis da região

A inauguração aconteceu às 12 horas do dia 03 de novembro e desde então a loja oferece aos seus clientes uma variedade enorme de produtos que inclui o enxoval do bebê e da mamãe, confecções, calçados, carrinhos para passeio, móveis, cadeirinhas para automóvel, brinquedos e tudo mais que a criança precisa de 0 a 8 anos. Além de ampla e completa, no que diz respeito ao sortimento de produtos, a Baby Tudo também oferece um atendimento diferenciado. A equipe de vendas é formada integralmente por mães que receberam treinamento especial e que têm experiência suficiente para orientar às mães clientes nos mais diversos assuntos. 

Localizada em um dos pontos mais estratégicos de Petrolina, na Avenida Guararapes, antes mesmo da sua abertura a Baby Tudo atraiu a curiosidade das pessoas e agora em funcionamento, a loja vai encantar os seus visitantes: Na Baby Tudo a futura mamãe, a criança e a família como um todo, vão sentir que a loja foi projetada especialmente para acolhê-los nessa fase tão boa da vida que é chegada e o crescimento de um bebê.

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 23:20

Parabéns, Pimentel!

Quem está aniversariando hoje é o Guarda Municipal, Valter Pimentel da Silva Filho, o Pimentel, dedicado ao seu serviço e sempre cortês, desde jovem, tinha o desejo de fazer parte da corporação azul-marinho. Prestou concurso público e, para sua alegria, foi chamado há um ano e dois meses onde está apurando a cada dia, a disciplina sem perder a alegria.

É com certeza um dos destaques da corporação não só pela pontualidade, mas pela sua elegância ao desfilar garbosamente pelas ruas centrais com destino ao seu posto de serviço com seu impecável fardamento, sendo correspondido pelos funcionários do Paço Municipal com o tradicional “bom-dia”.

Afirma que “ser Guarda Municipal é zelar pelo patrimônio Público, o respeito ao cidadão e cumprir o regimento interno da instituição, quando passamos pelas ruas as pessoas veem que ali não está apenas um homem treinado para conter a violência, mas, alguém que promove a integração social e, preocupados com o bem estar da população”.

Pimentel, amante do futebol, torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro e do Juazeiro, queria ser jogador de futebol, mas o destino não permitiu, hoje é o atual treinador da equipe da Guarda Municipal que se sagrou campeão geral no Sinserp. Completando a sua felicidade, é pai de duas lindas meninas Luana Pimentel e Laura Pimentel. Desejamos ao Guarda Municipal Pimentel os sinceros votos de felicidades, extensivo a sua família.

SEUS AMIGOS GUARDIANOS

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 21:40

Sedes fará diligência em Curaçá para averiguar situação do Leite Fome Zero

Após a denúncia feita pelo site Bahia Notícias sobre as péssimas condições de armazenamento do leite do Fome Zero distribuído para famílias de 878 crianças cadastradas no programa em Curaçá, no norte do estado, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) informou que irá fazer uma diligência no município de 32 mil habitantes. Através da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar, a secretaria informou que tomará providências sobre o caso e exigirá “o cumprimento do previsto no edital de escolha dos fornecedores, bem como da garantia da correta execução do Programa Leite Fome Zero”. A prefeitura local foi denunciada pelo vereador Theodomiro Mendes (PR) que registrou a precária estrutura que o município fornece para acomodar o leite. O prefeito Salvador Lopes (PT), por sua vez, culpou a logística de distribuição da Sedes, que faz o leite sair de Paulo Afonso, a 350 quilômetros da cidade, por uma estrada em péssimas condições (BA-210). De acordo com o alcaide e a Secretaria Municipal de Ação Social, o produto está chegando apenas uma vez na semana ao invés de diariamente, o que faz com que o acúmulo do produto seja muito maior. 

BN
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 20:30

CETEP Sertão do São Francisco realiza Feira de Oportunidades

Os moradores de Juazeiro e até da vizinha Petrolina, em Pernambuco, poderão aproveitar a Feira de Oportunidades para usufruir de vários serviços gratuitos. A feira será amanhã (dia 05), das 8h às 17h, na Praça da Bandeira, promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro.

Os estudantes irão aferir pressão arterial, verificar glicemia e prestar orientações sobre legislação ambiental. O público também poderá participar de oficinas sobre confecção de jogos matemáticos feitos com sucata e aproveitar apresentações culturais como forro pé de serra e peças teatrais.

Tecnologiais sociais também serão apresentadas. São tecnologias sustentáveis de baixo custo, que permitem melhorar o bem estar de famílias em comunidade e nos territórios de identidade onde os estudantes vivem e estão sendo preparados para exercer suas futuras profissões. Um dos exemplos são produtos como geléias, picles, doces de banana e licores, e da fruticultura como goiaba e manga que foram desenvolvidos pelos estudantes de Técnico em Agroindústria e que serão expostos.

A ação pedagógica, pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, envolve estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agroindústria, Agricultura, Agropecuária, Agronegócio, Cooperativismo, Enfermagem, Gerência em Saúde e Meio Ambiente.  

COOPERATIVISMO - O tema central da Feira é o “Cooperativismo nas interfaces sociais, tecnológicas e sustentáveis”. Os estudantes foram incentivados a conhecer um pouco mais sobre cooperativismo e sua relação com a sociedade, sustentabilidade e tecnologias sociais e seus benefícios para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território onde vivem.

Para Maria Ingrid Pereira, 19, estudante do 4° ano do curso técnico em Meio Ambiente, este tipo de atividade é enriquecedora. “Minhas visões foram ampliadas, além de reforçamos os nossos conhecimentos, estamos tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre cooperativa e seu gerenciamento. Além de ser um momento único, em que as ações do meu curso técnico e do Centro se tornam visíveis à comunidade Juazeirense e a quem queira conferir”, afirmou.

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 18:00

O espetáculo O Palhaço e a Bailarina será apresentado este fim de semana em Juazeiro

O “O PALHAÇO E A BAILARINA”, conta de forma bem humorada o clássico mito da eterna paixão entre o pierrô e a colombina. Utilizando técnicas de clown e um balé borrado, o espetáculo traz aos palcos uma mistura de teatro e dança, romance e comédia num jogo de sedução tão puro e inocente, que vai contagiar a crianças, jovens e adultos.

O espetáculo tem como temática as problemáticas sofridas pelo ser humano, aqui representado pelo palhaço, que vai em busca de seus objetivos e se depara com o preconceito e com a falta de compreensão humana abordando temas como,  relação interpessoal, preconceito, frustração e reconquista dos valores humanos, tais como: amor, perdão e auto estima; ao mesmo tempo que questiona, “será que vale a pena mudar sua essência em prol de um objetivo?”

Com as coreografias de Ioná Pereira e as pantomimas do palhaço Xapulêta, O palhaço e a Bailarina dispensa o recurso da voz, todas as emoções e informações são passadas através da mímica, pantomima e dança. Com duração de cerca de 30 minutos o palhaço e a bailarina é uma comédia para todas as idades. Garantia de muita risada e também de muita comoção entre a platéia isso é o que garante os atores e o diretor do espetáculo Elson Campos. O espetáculo teve sua estréia no palco do Centro de Cultura João Gilberto no dia 09 de Maio de 2009, com sucesso de publico e critica, O espetáculo é livre para todas as idades.

Dia 06/11 às 17:00 horas no Centro de Cultura João Gilberto

Inteira R$ 10,00 Meia R$ 5,00

Divulgação
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 17:30

Superintendente da Codevasf é destaque nacional

A superintendente regional da Codevasf em Juazeiro(BA), Ana Angélica Almeida Lima, foi destaque nacional na edição de outubro da revista Estados & Municípios, editada em Brasília. Na reportagem Ana Angélica comenta o trabalho que a Codevasf, através de um convênio com a Chesf, vem realizando no Perímetro Irrigado de Rodelas, onde o cultivo do coco verde é a principal atividade agrícola, desenvolvida por agricultores familiares reassentados do Sistema Itaparica. Através da criação da Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Rodelas (Coopercoco) os agricultores estão conseguindo resultados que já fazem parte da estatística baiana de maior produção do país.

Segundo Angélica, “a agricultura familiar possui um valor bruto de produção maior que a agricultura industrial, isso demonstra a importância dos empreendimentos agrícolas familiares para o país”. A revista Estados & Municípios (www.estadosemunicipios.com.br) possui uma tiragem de 36 mil exemplares, e é comercializada em todos os estados do Brasil. O periódico iniciou suas atividades em 1986 com a marca Correio dos Estados e Municípios, um jornal “standart” que na época era o único veículo de mídia impressa dirigida aos municípios brasileiros, via mala direta com porte pago. De 1996 a 1998 passou a circular no formato tablóide, e um ano depois em forma de revista. A reportagem com a superintendente foi feita pela jornalista Ianne Lima, do Sistema Itaparica, e foi publicada na edição de número 218, na página 67.

Zilton César/Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 15:40

ESTRÉIA NACIONAL NESTA SEXTA (04) DO FILME "JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS", DO CINEASTA BAIANO POLA RIBEIRO

Estréia hoje (04) nas principais salas de cinema do Brasil, o filme Jardim das Folhas Sagradas do cineasta baiano Pola Ribeiro, um longa que fala de ecologia, preconceito racial, intolerância religiosa, homossexualidade. Como diz o próprio diretor “resultado de treze anos de trabalho”. O filme entra em cartaz em:

Petrolina - PE (Orient - Sala 04 - River Shopping): sessões 19:20h e 21:20h

Feira de Santana - BA: Orient

Salvador - BA: Orient Iguatemi, Paralela e Aeroclube, CineMark Salvador, Espaço Unibanco Glauber Rocha, Sala de Arte e Cine Cena Unijorge (Itaigara)

Aracaju - SE: CineMark

Fortaleza - CE: Unibanco

João Pessoa - PB: Unibanco

Brasília - DF: CineMark

Taguatinga - DF: CineMark

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 15:10

Codevasf beneficia pescadores

A 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro entregou na quinta-feira (3) para a colônia de pescadores de Pilão Arcado (Z-49), um barco em alumínio e uma carreta para transporte.

O equipamento foi entregue pelo engenheiro de pesca da Codevasf, Luciano Gomes da Rocha, ao presidente da colônia, Ademilson Teixeira da Gama . Segundo Luciano Gomes, o barco, que tem um motor de 25 HP, “será usado em ações de apoio da entidade junto à população ribeirinha de Pilão Arcado, facilitando o transporte e o trabalho de deslocamento e atendimento dessas comunidades”.

O equipamento, que custou mais de R$ 14 mil, foi adquirido no ano passado através de recursos de emenda parlamentar , mas como 2010 foi um ano eleitoral, só agora ele pode ser entregue.

O presidente da colônia, Ademilson Gama, já está providenciando o registro da embarcação junto à Marinha e a legalização da carreta de transporte junto à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Já na próxima semana a embarcação estará em condições de atender aos ribeirinhos daquela região.

Zilton César Ascom 6 SR Codevasf
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 13:30

Comunidade realiza feijoada para construção de igreja no bairro Maringá

No próximo domingo (06/11) a Capela Nossa Senhora Aparecida, que pertence a Paróquia Santo Antônio, no bairro Maringá, realizará um almoço com o objetivo de dar continuidade às obras de construção da Igreja.

O evento contará com sarapatel e feijoada, sendo que o valor de cada prato é de cinco reais. Além disso, diversas sobremesas como pudim e torta serão vendidas, bem como refrigerantes e cerveja. A  festa contará ainda com música ao vivo.

O almoço começa a partir das 11 horas e os bilhetes que dão direito aos pratos podem ser adquiridos no local do evento.

Da Redação
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 12:10

Novena pela Paz aborda combate às drogas

Em preparação à 5ª Caminhada pela Paz, fiéis católicos de Juazeiro vão rezar pedindo o fim do tráfico e do uso de drogas. A Novena pela Paz começa na próxima quinta-feira (10) e segue até o dia 18, percorrendo todas as paróquias da cidade sempre às 19h30. Diversos grupos da sociedade serão convidados especiais de cada noite, mas todos os fiéis são chamados a participar. 

“Iniciaremos a novena na paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, onde os meios de comunicação serão nossos convidados de honra”, disse padre José Filipe Pulpahyil, coordenador geral da Novena e Caminhada pela Paz. Militares, poder executivo, legislativo, clubes sociais, trabalhadores rurais, comerciários, profissionais da justiça e da educação serão os convidados de honra das celebrações dos dias seguintes.

Nas novenas, além da tradicional pregação da Missa, também haverá explicações sobre como combater e lidar com o uso de drogas na família. “Fizemos uma parceria com a Polícia Militar e eles estarão conosco a cada noite, ajudando pais e mães a descobrir caminhos de diálogo com os filhos sobre drogas e violência”, informou padre José Filipe, ressaltando a novidade da novena neste ano.

A programação da novena também abre espaço para a solidariedade. No dia 11, quem quiser poderá fazer doação de sangue para o Hemoba. A unidade móvel da entidade estará na Paróquia do Cosminho, das 8h às 14h, recolhendo doações da comunidade. “É um gesto concreto em favor da paz”, disse o padre.

Caminhada pela Paz

As reflexões da novena abordam o tema da 5ª Caminhada pela Paz: “Paz sim, drogas e violência não!”. O evento acontecerá no dia 19 deste mês, trazendo o padre cantor Robson de Oliveira, do Santuário Pai Eterno, conhecido nacionalmente após gravar CD pela Som Livre (Globo). A Caminhada pela Paz começará às 17h da Orla Nova, com Missa transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de televisão. Logo após o público sairá em caminhada, finalizando com show da banda católica de humor Doidin de Deus – DDD. 

Programação da Novena (sempre às 19h30):

10/11 - Paróquia Santa Teresinha (Piranga)
11/11 - Paróquia Cosminho (Alagadiço) – com doação de sangue das 8h às 14h
12/11 - Comunidade Santa Luzia (Lomanto Junior)
13/11 - Paróquia N.S. Aparecida (João Paulo II)
14/11 - Comunidade Santa Teresinha (Carnaíba)
15/11 - Paróquia Santo Antônio
16/11 - Comunidade São Paulo Apóstolo (Jardim São Paulo)
17/11 - Comunidade São Pedro ( Novo Encontro)
18/11 - Catedral de Juazeiro
19/11 – 5ª CAMINHADA PELA PAZ (Orla Nova), às 17h

Mirrail Menezes Ascom Diocese de Juazeiro
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 11:40

Nesta sexta-feira (04) tem lançamento do livro infanto-juvenil “Mundinho do Rio” na Uneb em Juazeiro

De autoria de Cixto de Assis Bandeira Filho e Vanderléa Andrade Pereira, com ilustrações também de Vanderléa Pereira, será lançado nesta sexta-feira (04), no Cantinho de Tudo da Uneb (DCH III), o livro infanto-juvenil “Mundinho do Rio”.

O livro fala em forma de letras e figuras de encantos, pescarias, lendas, curiosidades, culturas e aventuras navegantes nas memórias do Rio São Francisco.

O livro nasceu da pesquisa – Micro Processos de Aprendizagem do Povo Ribeirinho realizada de 1988 a 2000 por Cisto Filho. No percurso da pesquisa percebeu-se que as falas das pessoas entrevistadas (ribeirinhos e ribeirinhas do São Francisco) eram falas iluminadas de fantasias, de uma magia que fazia rememorar infâncias. Assim nasceu a ideia de um livro de histórias infanto-juvenil com as memórias do Velho Chico.

A publicação do livro Mundinho do Rio acontece por via do Programa BNB de Cultura (edição 2010) em parceria com o BNDES.

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 09:10

Reunião entre Secretaria de Saúde e Sintrab firma compromisso para redução da carga horária dos Agentes de Endemias

O Sintrab/Saúde através do oficio nº 176/2011 encaminhado em 28/09/2011, solicitou reunião em caráter de urgência com o Secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa e os Agentes de Endemias para tratarem da carga horária dos referidos profissionais.

A reunião aconteceu dia passado (03/11), na sede da Secretaria de Saúde, com as presenças do titular da pasta, Ubiratan Pedrosa, da Presidente do Sintrab (Telma Tanuri), do Coordenador  de Endemias (Edésio Joaquim) e dos Agentes Vandergledson Barbosa, José Nilton Ribeiro, Manoel Gonçalves e Valdirene Santana.

No encontro foi firmado um compromisso entre as partes, ficando certos que a partir do dia 07/11 a 10/12, entrará em fase experimental a carga horária de 06 horas corridas para os agentes em questão.

Na oportunidade foi solicitado pela presidente do SINTRAB, que esse compromisso fosse firmado através de portaria a qual futuramente poderá ser baixada pelo Secretário de Saúde do município.

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 08:10

Colégio Dínamo recebeu alunos circenses e participou de matéria do Programa Profissão Repórter da Globo

O Colégio Dínamo foi inserido em matéria realizada pela TV Globo e exibida no programa Profissão Repórter, desta ultima terça-feira, 1º de novembro. O programa focou a atividade circense e mostrou, dentre outros aspectos, o dia a dia dos filhos de artistas no que diz respeito à educação. O Circo dos Anões, que está instalado em Juazeiro foi um dos circos abordados no programa. Segundo matéria de O GLOBO eles medem entre um metro e um metro e 20 centímetros. “São sete anões, fora os sobrinhos. Tem mais de 13 anões no nosso circo”, conta o administrador Gilberto Gomes.

O programa Profissão Repórter, dentre outros temas, abordou a questão educacional e mostrou o dia a dia dos alunos no Colégio Dínamo, que os recebeu durante sua temporada em Juazeiro. “Eles estão conviveram muito bem com os demais alunos e mostraram uma grande capacidade de adaptação”, disse a coordenadora pedagógica do Dínamo, Semírames Araújo.

A diretora da Escola Dínamo, Íria Souza, em contato com o Blog, também destacou a capacidade de integração dos novatos com os coleguinhas de classe e com os professores: “Apesar do pouco tempo que ficam na cidade, eles tem facilidades no aprendizado e uma imensa capacidade de se integrar com o grupo de colegas e professores”. O Colégio Dínamo, que recebeu os alunos oriundos do circo durante o período em que estiveram na cidade, recebeu a equipe do Profissão Repórter, da Globo, mês passado.

Do G1 BA, com informações da TV São Francisco
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 07:40

DNOCS CONSOLIDA PROJETO TANQUE-REDE NO DISTRITO DE PINHÕES

O DNOCS, através da Coordenadoria da Bahia, que tem como titular Osanah Rodrigues Setúval estará nesta sexta-feira (04) no distrito de Pinhões dando andamento ao Projeto de Cultivo de Peixes em Tanques-rede.

 Segundo Osanah, o órgão federal no Estado promoverá a doação a Associação de Pescadores do distrito de 150 sacos de ração. “Esta ação permitirá que a entidade possa continuar com o projeto que ainda é experimental, mas a Associação vem conduzindo muito bem”, enalteceu o diretor do Dnocs.

Osanah Setúval informou também que serão doados mais quatro mil alevinos para que nesta segunda etapa do projeto a produção seja maior do que na fase anterior.

publicado em 03 de Novembro / 2011 às 23:20

Famosa locutora do Clube da Voz grava canção de Manuca Almeida

A cantora e locutora associada do Clube da Voz, Denise Mello, gravou seu primeiro CD “Nada que se sente é em vão”, com previsão de lançamento para este final de ano. O CD é uma mistura de MPB e Pop e fala do amor em suas diferentes fases e formas: Desejo, paixão, ciúme, desilusão e saudade.

O CD tem canções de sua própria autoria e de compositores como Marcelo Quintanilha, Kleber Albuquerque, Péri e FICA EM SEGREDO de Carlos Colla , Alexandre Leão e Manuca Almeida.

publicado em 03 de Novembro / 2011 às 22:40

Lagoa Grande promove VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Assistência Social realiza nesta sexta-feira (4) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema principal: “Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A discussão será na Escola Estadual Santa Maria, localizada n Praça Hermes Amorim, Centro da cidade. O inicio da conferencia será às 8h e terá o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segue a programação:

• 8 h – Credenciamento.
• 8 h 30 – Abertura Oficial.
• 9 h – Exposição do tema central.
• 10 h - Exposição dos Eixos / Subtemas (divisão em salas)
I – Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (Gilda Maria Gomes da Cruz – Psicóloga);
II – Proteção e Defesa dos Direitos (Lidiara de Almeida Campos – Psicóloga);
III – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes (Claudia Regina P. de Souza - Assistente Social);
IV – Controle Social da efetivação dos Direitos (Josefa Poliana da Silva – Pedagoga).
V – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (Sátira Cavalcanti – Assistente Social);
• 11 h 30 – Socialização dos trabalhos.

Ascom Lagoa Grande
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.