Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 19 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 13 de Fevereiro / 2012 às 12:40

Comunidades de Sobradinho lutam pela preservação da Serra do Fogo

A necessidade de defender a fauna e a flora de algumas Serras no município de Sobradinho (BA) vem sendo uma preocupação das comunidades e associações de Fundo de Pasto do interior do município. Dentre algumas outras da região, a Serra do Fogo é uma das áreas que vem sendo visadas por empresas de exploração de energia eólica para instalação de parques para produção deste tipo de energia elétrica gerada a partir da velocidade do vento. Com aproximadamente oito quilômetros de extensão e cinco quilômetros de largura, a Serra do Fogo é uma das mais altas da região e possui planícies em seu topo, por isso oferece vantagens na velocidade dos ventos, sendo assim um ambiente propício para instalação dos aerogeradores.

Para moradores e moradoras de algumas das comunidades localizadas no entorno da Serra, a instalação do parque e a abertura de estradas nas proximidades dos povoados e sítios pode interferir no modo de vida das cerca de 150 famílias que habitam aquela região. “Animais já foram retirados de algumas áreas e a preocupação é de que isso aconteça nas demais áreas de fundo de pasto”, expressa com preocupação um dos membros da Associação Fundo de Pasto de Criadores de São João, José Neto da Silva Costa, que também aponta a caprinovinocultura, hoje bastante valorizada, como o principal meio de sustento das famílias.

Para o produtor, alguns programas como a construção de cisternas, barreiros e outras formas de captação e armazenamento de água, aliada à agricultura de sequeiro, pecuária e ao extrativismo, oferece a possibilidade das famílias conviverem bem com a região, mas para isso há uma forte dependência da caatinga. Leia o texto na íntegra aqui...

Fonte: IRPAA
publicado em 13 de Fevereiro / 2012 às 11:40

MANIFESTO CONTRA USINA NUCLEAR NO SÃO FRANCISCO

Carta de Itacuruba divulgada semana passada reforça manifesto dos ribeirinhos contra a instalação de usina nuclear. Confira:

Carta de Itacuruba

“Nós, cidadãos, cidadãs e entidades promotoras e participantes da Caravana Antinuclear que percorreu, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2011, as cidades de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá, em Pernambuco, ameaçadas pela possível instalação de uma usina nuclear, ao concluir a Caravana, dirigimo-nos às autoridades e a toda sociedade da região, do Nordeste e do Brasil. Através desta carta compartilhamos o resultado destes dias intensos de intercâmbio, aprendizagem e compromisso. Música, poesia, teatro, feira de ciências, fotos, cartazes, oficinas de desenho com crianças, palestras e debates foram oportunidades de informação farta e segura, que o povo da região soube aproveitar, já que não obtém das autoridades.

Uma conclusão cristalina fica da Caravana: O POVO NÃO QUER USINA NUCLEAR! Suas razões, se já eram suficientes após os desmantelos vividos com a megaobra da Barragem de Itaparica, ficaram ainda mais claras com as informações disponibilizadas pela Caravana. Não precisamos da energia termonuclear, porque ela é suja, perigosa e cara. Sob qualquer ponto de vista – social, ambiental, político, econômico e cultural – ela é insustentável e indefensável. Por que retomá-la neste momento, após o acidente de Fukushima, quando a maioria dos países dela desiste? O Programa Nuclear Brasileiro, até hoje desconhecido da sociedade, tem que ser imediatamente suspenso. Neste sentido, apoiamos a recém lançada Proposta de Emenda Constitucional Antinuclear de Iniciativa Popular.

Temos, como nenhum outro país, muitas e diversificadas fontes de energia: biomassa, solar, eólica, das marés – a serem desenvolvidas com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Suspeita-se que a motivação da construção das usinas nucleares no Brasil é a produção bélica, nos levando a repudiá-las ainda mais.

O que a nossa região precisa não é de mais uma megaobra problemática, reavaliada e rejeitada pelas grandes potências mundiais, as mesmas que financiam o programa nuclear no Brasil. Carecemos de investimentos públicos como: educação, saúde, segurança, soberania alimentar e hídrica, economia popular e solidária, convivência com o semiárido, agilidade no processo de identificação e demarcação das terras tradicionais, revitalização do São Francisco, dentre outros. Para isso, contem com nosso apoio e participação. USINA NUCLEAR NÃO!

A hora grave vivida pela humanidade e pelo planeta exige de nós, mesmo ao revés de interesses econômicos, posturas éticas, de responsabilidade mútua pelo Bem-Comum das atuais e futuras gerações. A presença ainda numerosa de povos originários nesta região nos possibilita o resgate de suas tradições culturais, junto com a demarcação de seus territórios, para um diálogo intercultural e afirmação de utopias de “um outro mundo possível”, sem a ameaça nuclear”.

Itacuruba, PE, outubro de 2011.

Articulação Antinuclear Basileira – Articulação Popular São Francisco Vivo (SFVivo) – Articulação e Organização dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) – Associação Ambientalista da Cidade de Camaragibe-PE  – Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF)  – Associação dos Beneficiários do Projeto Miguel Arraes de Alencar/Petrolândia – Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)  – Caritas NE2 – Centro Cultural Comunitário Direito de Ser/Itacuruba – Coalização Brasileira Contra as Usinas Nucleares – Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Comunidades e Povos Indígenas dos Pankará, Pankararu, Tuxá, Pankararé, Atikum, Neopankararé – Comunidades Quilombolas Negros de Gilú, Poço dos Cavalos e Ingazeira / Itacuruba – Comunidade Quilombola Conceição das Crioulas/Salgueiro(PE) – Confraria do Rosário (Remanescentes de Quilombo)/Floresta – Confraria dos Romeiros de Floresta – Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – Conselho Municipal de Meio Ambiente/Jatobá – Diocese de Floresta – Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV) – Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) –  Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), Federação de Órgãos para a Assistência Social de Educação (FASE) – Fórum de Reforma Urbana de Recife (FERU) – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) – Fundação Heinrich Böll – Greenpeace – Grêmio Estudantil Ação Jovem/Belém do São Francisco – Igrejas Evangélicas de Jatobá – Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)/Juazeiro-BA –  Movimento Ecossocialista de Pernambuco (MESPE) – Paróquias de Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá  – Pastoral dos Migrantes,  Prefeitura de Jatobá –  Projeto para o Semiárido Tacaratu – PROSA – Secretaria de Educação de Jatobá  – Secretaria de Cultura de Itacuruba – Secretaria de Educação de Floresta  –  Serviço Pastoral dos Migrantes no Nordeste (SPM_NE) – Sindicato dos Professores de Floresta  – Sindicato dos Químicos de São Paulo-SP –  Cooperativa Agropecuária Familiar do Assentamento Angico II (COOPAFITA / Itacuruba).

publicado em 13 de Fevereiro / 2012 às 09:10

RADIALISTAS DE JUAZEIRO SÃO CONVOCADOS PARA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA

O sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV (Sinterp), baixou edital convidando todos radialistas associados e não associados a comparecerem ao auditório do Centro Cultura João Gilberto nesta terça (14) com a finalidade de discutir e votar os seguintes pontos de pauta:

Campanha salarial 2012/2013 e o projeto “Casa para os radialistas” semelhante ao idealizado pelo vereador e presidente da ACAMPMEB, Mitonho Vargas. O evento contará com a presença do vereador petista. Os diretores regionais Mário Filho e Leane Aline, reforçam o convite aos radialistas associados ou não para que participem ativamente das atividades do Sinterp.

publicado em 13 de Fevereiro / 2012 às 08:40

Petrolina: Casa da Criança inicia atividades de 2012

A equipe que compõe a Casa da Criança, no centro de Petrolina, abre os trabalhos letivos de 2012, nesta segunda-feira, dia 13. a instituição abre suas portas para as 300 crianças com idades entre quatro meses a sete anos matriculadas no local. Durante toda semana passada, funcionários da instituição participaram de uma capacitação que trabalhou como eixo principal o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”, que será discutido posteriormente com as crianças. Primeira creche implantada em Petrolina, em 1967, a Casa da Criança disponibiliza para os pequenos cidadãos atendidos, uma infraestrutura composta por salas de aula (mais duas foram construídas recentemente), refeitório, área de lazer, dois parques, espaço para atividades lúdicas e uma brinquedoteca.

No local, além de terem acesso ao processo de alfabetização, as crianças recebem noções de cidadania e respeito ao próximo. Os pais também são envolvidos nesta dinâmica, através de reuniões periódicas com a equipe pedagógica. Os trabalhos da Casa da Criança são enriquecidos ainda com a participação de voluntários e de estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, sobretudo dos cursos de Psicologia e Enfermagem. “Buscamos sempre oferecer o que há de melhor em carinho, acolhimento e conhecimento para estas crianças. E graças a Deus esse trabalho tem sido reconhecido pelos pais, por nossos alunos, pela sociedade de uma forma geral que nos auxilia sempre nessa caminhada. É um trabalho intenso, porém, gratificante para todos nós”, enfatiza a diretora da Casa da Criança, Irmã Edite Ferreira. A instituição- que é coordenada por religiosas da Congregação Católica Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, ligada à Diocese de Petrolina - funciona de segunda a sexta, em horário integral.

Imagem Ilustrativa
publicado em 13 de Fevereiro / 2012 às 08:10

Em Juazeiro carteirinhas da UNE e da UBES já estão sendo confeccionadas

"Como forma de garantir a complementação da formação acadêmica dos jovens, a UNE conseguiu, na década de 40, o direito do estudante pagar somente metade do valor dos ingressos em shows, teatros, cinemas e atividades esportivas e culturais. A entidade passou então a confeccionar a carteira de identificação estudantil, para garantir o cumprimento deste direito. Pouco tempo depois, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também começou a emitir as carteiras estudantis. Após o golpe militar, com o fechamento das entidades estudantis, deu-se início ao processo de descaracterização da meia-entrada. As carteirinhas, antes emitidas pela UNE e pela UBES, passaram a ser livremente produzidas pelas próprias escolas e cursinhos. No final da década de 70 e início da década de 80, era comum encontrar camelôs vendendo, em praça pública, identidades estudantis falsas e sem legitimidade.

Com a reconstrução das entidades estudantis, o benefício da meia-entrada foi reestruturado com Leis Estaduais por todo país. As carteiras passaram a ser emitidas com maior segurança e mais benefícios pela UNE e a UBES. Infelizmente, durante o governo FHC, a Medida Provisória (MP) 2.208/01 derrubou essas conquistas, permitindo qualquer escola, curso, agremiação ou entidade estudantil produzir a carteira, sem nenhum parâmetro ou fiscalização. Dessa forma, multiplicaram-se as "empresas de carteirinha", com claros objetivos financeiros, sem nenhum compromisso com a credibilidade da identificação estudantil. A meia-entrada começou a ser desvirtuada por produtores de eventos culturais mal intencionados, que buscam de todas as formas desacreditá-la ou mesmo tirar proveito para aumentar o preço dos ingressos.

Em todos estados, através das entidades estudantis estaduais e municipais, a UNE e a UBES continuam defendendo a institucionalização da meia-entrada e a seriedade na emissão do documento estudantil." Este ano em Juazeiro, as carteirinhas da UNE e da UBES, já podem ser feitas. Para garantir a sua é preciso ir de terça à sexta-feira, no Centro de Cultura João Gilberto, das 08 às 12 horas da manhã e de 14 às 18 horas da tarde, portando os seguintes documentos: 1 foto 3x4; Xerox da identidade e do comprovante ou declaração de matrícula;

Obs.: Além disso, lá está disponível um formulário das entidades estudantis que deve ser preenchido. A carteirinha da UBES custa R$10,00 e pode ser feita por estudantes do Ensino Fundamental ao Cursinho pré-vestibular. Já a carteirinha da UNE custa R$15,00 e pode ser feita por estudantes universitários. O valor é dividido entre as entidades nacionais e entidades de base, como Grêmio Estudantil, Centros e Diretórios Acadêmicos.

Ascom
publicado em 12 de Fevereiro / 2012 às 20:00

Em PE, obras da transposição levam comerciantes a ampliar negócios

Nas cidades do Sertão que viraram canteiros de obras da transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina, o assunto é prosperidade. Em dia de feira o centro de Custódia ferve e os moradores da Zona Rural circulam com mais frequência. De acordo com o agricultor Lucenildo Torres Campos, o sertanejo está deixando de sair da cidade para trabalhar em outros estados. “Mudou muita coisa. A gente corria para ganhar a vida em São Paulo e hoje estamos aqui”, conta.

O mercado imobiliário, que iniciou uma arrancada há dois anos, segue firme e a economia aquecida. “Tem muita gente em Custódia e o pessoal que veio de fora está investindo na cidade como compra de lote, construção de casas, comércio”, diz Raoni Barbalho, comerciante. Mas não foram todos os setores que atravessaram com tranquilidade esses últimos três anos, quando as obras estiveram no auge e depois chegaram a ficar lentas e até a parar em alguns trechos. Com entra-e-sai de empresas, quem oferece produtos e serviços nas cidades onde passam as obras da transposição também sofre.

A construção dos canais que passam por Cabrobó, também no Sertão pernambucano, trouxe para o município muita gente de fora que passou a consumir. Edmilson de Sá abriu um restaurante em Salgueiro quando a cidade estava lotada de trabalhadores de várias partes do Brasil. Viu a clientela mudar, mas seguiu em frente. “A gente conseguiu pagar as contas, temos novos clientes da cidade e de fora. Consegui comprar uma casinha e estamos bem, trabalhando e crescendo”, diz o comerciante.

Um hotel à margem da BR-232 está lotado de funcionários da construtora da ferrovia Transnordestina. O dono, que está aumentando o tamanho do restaurante, no térreo, acha melhor não ampliar o hotel. Teme que, com o fim das obras no Sertão, descubra que ele ficou grande demais para a região. “Eu já tenho 70 apartamentos e acho que quando a empresa entregar tenho uma demanda boa”, explica José Pedro de Melo, comerciante.

Já o proprietário de um self service tem investido em novos pratos para o cardápio. “A concorrência vem aumentando e vem diminuindo um pouco a clientela, mas a gente continua oferecendo o mesmo padrão e vai trazendo todo mundo de volta”, acredita Júlio César, dono do restaurante Salgrill. Outro dono de restaurante fez uma ampliação para atender as empresas para as quais chegou a oferecer 240 refeições por dia. Já no ano passado, não vendeu praticamente nada. Agora foi contatado por uma construtora que está chegando para retomar as obras que estavam paradas. Mas está preocupado com o que virá depois. “Faz a obra, traz gente de fora, a cidade aumenta o movimento com a obra e depois vai restar o que pra gente?”, pergunta André Guerreiro, proprietário do restaurante.

A construção dos canais, das barragens, das estações de bombeamento que vão possibilitar que a água seja levada do Rio São Francisco para doze milhões de pessoas no interior de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte, deve ficar pronta até o fim de 2015, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.

G1 PE
publicado em 12 de Fevereiro / 2012 às 18:00

João XXIII e o sofrimento com o período chuvoso

A leitora Laysla Motta registrou o estado em que ficou o bairro João XXIII com as chuvas de quinta (09) e sexta-feira (10) em Juazeiro. Conforme o blog já publicou várias casas foram invadidas pelas águas oriundas do canal que transbordou porque não foi limpo antes do período úmido.

Moradores, comunitários e até o ex-vice prefeito de Juazeiro, Antonio Carlos Chaves, estiveram acompanhando a invasão das águas no João XXIII.

Na manhã de sexta-feira foi possível observar homens e máquinas da prefeitura realizando a limpeza do canal que deveria ter ocorrido anteriormente.

publicado em 12 de Fevereiro / 2012 às 13:00

ACIDENTE EM OBRA PÚBLICA PROVOCA MORTE EM SOBRADINHO

O cercado que delimita uma área para construção de uma unidade de saúde em Sobradinho acabou provocando um acidente fatal. A vítima foi o pescador Adenilson dos Santos que passava de moto pelo local na madrugada deste domingo (12). A área da obra, próxima a Avenida José Balbino, antes era totalmente aberta e servia normalmente de passagem para pedestre e veículos. Adenilson tinha 40 anos, era pai de 02 filhos e morava na rua 07 da quadra S15 na Vila São Joaquim em Sobradinho.

Um irmão da vítima, o senhor Wilson dos Santos, afirma que Adenilson vinha de uma festa por volta das duas horas da manhã e certamente não enxergou a cerca feita de arame e tela plástica, posta em local pouco iluminado. Wilson acredita que há irregularidades com relação a este tipo de cerca e com relação a sinalização da área. Com base nessa opinião, os familiares da vítima vão apurar o acidente e prometem responsabilizar os eventuais culpados.

Populares afirmam que este já é o terceiro acidente envolvendo motoqueiros que se chocam com esta cerca que delimita a área que, de acordo com a placa de propaganda, servirá de instalações da Unidade de Saúde Básica José Balbino de Sousa.

Por Raimundo Fábio (Jornalista)
publicado em 12 de Fevereiro / 2012 às 12:00

João Gilberto não devolve dinheiro de show cancelado

Já se passaram mais de dois meses do cancelamento do show de João Gilberto no Rio de Janeiro e nem sinal de devolver a bolada que recebeu antecipadamente. Em dezembro, o Teatro Municipal adiantou-lhe 200 000 reais da bilheteria. Desde então, sem a menor cerimônia, João Gilberto não devolveu nenhum centavo. Nos próximos dias, uma reunião vai tentar reagendar uma nova data para a apresentação. (Radar On-line/Veja)

publicado em 12 de Fevereiro / 2012 às 10:00

Whitney Houston pode ter morrido afogada, diz site

Uma investigação inicial aponta que a causa da morte de Whitney pode ter sido afogamento - a cantora foi encontrada morta na banheira no último sábado (11).  No quarto do hotel não foram encontradas drogas e bebidas alcoólicas. Policiais disseram ao site “TMZ” que localizaram apenas frascos e cápsulas de remédios. Paramédicos retiraram o corpo de Whitney Houston do hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, durante a madrugada deste domingo (12) e levaram para o necrotério onde será realizada a autopsia.

O capitão Brian Elias, do escritório de investigação de Los Angeles, disse que os exames para detectar a causa da morte ainda não foram agendados e que os investigadores estão aguardando os relatórios antes que a autopsia possa ser conduzida. A informação é da agência de notícias Associated Press. A cantora e atriz norte-americana Whitney Houston morreu aos 48 anos. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills. Não havia sinais aparentes de crime ou violência, declarou um porta-voz da polícia a jornalistas diante do hotel. Segundo Kirsten Foster, assessor da estrela, a causa da morte permanece desconhecida e está sendo investigada.

Whitney falou com sua mãe e com sua prima horas antes de morrer, e ambas disseram que não perceberam nada de diferente com a cantora e que ela estava com uma voz normal no telefone. Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta. A notícia da morte de Whitney Houston surge na véspera da maior premiação da música mundial, o Grammy, que será realizado neste domingo (12), em Beverly Hills. Um de seus mentores de longa data, o produtor Clive Davis, chegou a afirmar que ela estaria presente à festa e, inclusive, deveria cantar. "É a noite favorita dela no ano, então quem sabe...".

Uol
publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 23:00

Prazo para inscrição do Exame de Suficiência em Contabilidade termina dia 13/02

 
Continuam abertas as inscrições para o Exame de Suficiência em Contabilidade, edição I/2012. O Exame é obrigatório para obtenção do registro Profissional em Contabilidade junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do candidato. As provas são nas modalidades de Bacharel em Contabilidade e Técnico Contábil.
 
Uma ótima notícia é que alunos que estejam cursando o último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis poderão participar. Para ser aprovado os candidatos precisam ter um aproveitamento de 50% de acertos e terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado.
 
As provas serão aplicadas no dia 25 de março de 2012 (domingo) no turno da manhã. No exame anterior as cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA receberam diversos candidatos para a realização do Exame. Acesse o Sistema de Inscrição on-line. Você poderá ter acesso as provas e os gabaritos das duas edições de 2011 aqui no CONTABILIZANDO, clicando em Downloads. Para maiores informações acesse o site do Conselho Federal de Contabilidade.
publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 20:00

Definida a programação do Carnaval 2012 de Belém do São Francisco

Foi anunciada nesta sexta-feira, dia 10, a programação carnavalesca de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco. Confira:

publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 10:00

UM DIA DE CHUVA, OS PROBLEMAS DE SEMPRE!

Em email ao blog o vereador José Carlos Medeiros (PV) faz um relato do drama dos moradores do Novo Encontro após as últimas chuvas. Confira:

Moradores do bairro Novo Encontro vivem a decepção de terem sido enganados pelas PROMESSAS da MUDANÇA! 

Cumpridora dos seus deveres de cidadã, a população do Novo Encontro, assim como de toda Juazeiro, sonhara a possibilidade de grandes conquistas junto à atual administração. 

Passados mais de três anos do mandato deste prefeito, as vigorosas esperanças do início deram lugar à triste certeza de que A MUDANÇA FOI PRA PIOR.

Porque não realizaram as ações preventivas para evitar os transtornos no período chuvoso? Onde está a manutenção da limpeza e da iluminação pública? Cadê o restante do calçamento e do saneamento das nossas ruas? Se os recursos para tais obras já estão no banco, por que não fizeram os serviços?

Por causa disso, denunciei ao Ministério Público Federal tal situação, para que a JUSTIÇA determine que o prefeito realize, imediatamente, as obras.

A verdade é que os problemas continuam, e o sonho da mudança se transformou no pesadelo de vermos o NOSSO BAIRRO e a NOSSA CIDADE, igualmente abandonados, entregues ao absoluto CAOS administrativo.

Mesmo sofrendo perseguições, continuarei unido ao nosso POVO, lutando para viabilizar as melhorias para a nossa comunidade; por que “O DEVER DO MORADOR E DO VEREADOR É COBRAR, A OBRIGAÇÃO DE FAZER É DO PREFEITO!”

Atenciosamente,

Juazeiro – Bahia, 11 de fevereiro de 2012.

JOSÉ CARLOS MEDEIROS DOS SANTOS

VEREADOR - PV

publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 09:00

Juazeiro adere ao Programa Saúde na Escola

Estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (10) no auditório da Secretaria da Saúde, técnicos de Educação e Saúde da Prefeitura de Juazeiro para discussão da implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), com previsão para início das atividades no próximo mês de março. Tendo como público alvo estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais, o PSE faz parte de mais uma política pública intersetorial entre o Ministério da Saúde e da Educação que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.

Com o termo de adesão já firmado entre os secretários da Saúde e Educação, o Programa vai ser coordenado por um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), através da parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Esportes.

O PSE, acrescenta o secretário, reconhece os espaços escolares como locais adequados e importantes para realizar atividades educativas em saúde e promover trabalho de prevenção constante; aproximando, desta maneira, a comunidade estudantil das Equipes de Saúde da Família (ESF) e dos cuidados essenciais. O trabalho de monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes será iniciado em março, quando acontece de 05 a 09, a Semana Saúde na Escola, com o tema: prevenção da obesidade infantil.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 08:00

Grupos carnavalescos se apresentam em Petrolina neste sábado

 

Petrolina abre o carnaval neste sábado (11) com cortejos de grupos carnavalescos. Os grupos sairão da Orla de Petrolina até a Praça 21 de setembro, a partir das 18h.

Irão se apresentar: Caboclinho 7 Flechas, Maracatu Piaba de Ouro, Afoxé Oiá Yalaxé, Escola de Samba Gigantes do Samba e Bloco Oito Furos.

As apresentações são abertas ao público.

Secom PMP Foto de arquivo do blog
publicado em 11 de Fevereiro / 2012 às 06:00

PROBLEMA TÉCNICO

Um problema técnico no nosso provedor em São Paulo acabou tirando o blog do ar noite passada. Sanado o problema, voltamos a postar as notícias normalmente neste sábado. Pedimos desculpas aos nossos leitores e a compreensão pelos dissabores provocados nesse período.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 19:40

"Polícia para quem precisa"

Por Mário Pires (*)

"Dizem que ela existe pra ajudar, dizem que ela existe pra proteger, eu sei que ela pode te parar, eu sei que ela pode te prender", diz a letra da canção nos anos 80, pertencente ao grupo 'Titãs' , banda nacionalmente conhecida.

Desde que entraram em greve, a Polícia Militar da Bahia, vem recebendo inúmeras críticas por parte da comunidade, bem como o apoio de parte da sociedade, que reconhece o brio de tais profissionais da segurança pública.

É notório que tal atitude grevista, vem, principalmente, reivindicar melhores condições de trabalho, além das melhorias no desempenho de suas funções. Sei que criticar a polícia neste momento é fácil pra quem está de fora. Viver a realidade no dia a dia é muito mais complicado.

Tenho a certeza de que muitos hão de concordar comigo no pensamento de que: Professores, Agentes de Saúde e Policiais Militares, deveriam ser os mais bem pagos pela administração governamental. São as bases da vida de todo cidadão. Eles que, também, promovem a educação, a saúde e a segurança de uma nação.

Claro que toda ação reivindicatória, deve ser embasada no respeito e na educação. Não promovendo vandalismo, violência e até mesmo terrorismo contra a sociedade que sofre pelo “mal zelo” dessas classes.

Não é atingindo a comunidade que se faz a coisa certa. É a própria comunidade que paga através dos caros impostos, direta ou indiretamente, ruim por ruim, os soldos destes profissionais. Não somos culpados pelo não reconhecimento governamental. Mas nós, a sociedade em geral, com o voto, temos o dever de dar como resposta, à essas tais atitudes de deszelo.

Porém, uma coisa nos impressiona. É ver a briosa Polícia Militar, mover-se numa situação grevista, sendo comandada por um ex.. repito ex-policial militar. Ex-Soldado, pessoa que há alguns anos fora expulso da Polícia Militar da Bahia, por indisciplina.

Caríssimos Policiais, com todo o respeito: qual o grau de parentesco existente entre tal cidadão e a Polícia? Um homem, expulso da farda que os senhores honram, que provocou a desordem em 2001, que volta à tona num momento delicado, e conduzindo-os também ao erro, merece esse “poder” de liderá-los?

Óbvio que a politicagem neste país vem acontecendo descaradamente em nossas caras, quando políticos aprovam o aumento de seus salários, em valores exorbitantes, e muitas vezes na calada da noite, e sem nenhum respeito à sociedade. Mas isto, caríssimos, é culpa da sociedade que aceita tal manipulação, que não vão às ruas agir contra esses verdadeiros “elementos”.

Mas sem perder o “fio da meada”, que haja o respeito com a sociedade, pela qual a Polícia Militar mantém estreita relação. E que haja sim, maior respeito para com os Policiais, na sua qualidade de trabalho e nos seus rendimentos, afim de que possam conduzir suas ações profissionais com maior orgulho e comprometimento com todos os cidadãos, baianos ou não.

Enquanto houver respeito, haverá união. Enquanto houver união, haverá força!

(*) Gestor de Marketing, cantor, poeta e compositor.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 15:10

Programa Asa Branca: 100 anos do Rei Luiz!‏

Neste sábado, dia 11 de fevereiro, das 7:00 às 9:00 h da manhã na Tropical Sat acontece a estréia do programa ASA BRANCA: 100 ANOS DO REI LUIZ. O programa que será produzido e apresentado por Lú Almeida faz parte das comemorações dos cem anos do rei e vem recheado de músicas, informações, entrevistas, depoimentos de fãs, amigos e seguidores. "Esse ano o Brasil inteiro homenageia esse homem que tanto amou e cantou seu povo, seus costumes, sua terra e sua gente. Juazeiro não poderia ficar de fora, por isso a homenagem da Tropical Sat com a nossa produção justificou Lu Almeida. A Conspiração filmes está produzindo o longa “Gonzagas”, que vai contar a vida do “rei do baião”, com direção de Breno Silveira, livros serão lançados, dezenas de CDs também serão gravados com suas músicas e ele também será tema da escola de Samba carioca Unidos da Tijuca.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 13:30

Não foi por falta de alerta: Canal transborda e alaga casas no João XXII, Jardim São Paulo e Lomanto Junior.

No dia 17 de dezembro o blog divulgou matéria com o morador do João XXII, Geronilson Pereira, popular Zeca do Salitre, solicitando providências por parte do Poder Público no sentido de limpar o canal que passa ao lado da comunidade com receio de que as casas fossem invadidas no período das chuvas.

A Prefeitura não levou em consideração o alerta e não deu outra. Com a chuva na madrugada desta sexta-feira (10) as residências próximas ao canal no João XXIII, Jardim São Paulo e na sequência, Lomanto Junior e Novo Encontro, foram invadidas.

A reportagem esteve no João XXIII e pôde constatar máquinas e homens fazendo hoje a limpeza do canal.

A Prefeitura, através da Assessoria de Comunicação da CMTT – Companhia Municipal de Tráfego e Transporte enviou nota sobre as ações adotadas nesta sexta-feira:

Defesa Civil está de plantão desde o início da chuva, e no momento visita os locais de risco fazendo levantamento desses pontos e os danos causados. Apesar da prioridade ser das famílias atingidas, todos os pontos de risco da cidade de Juazeiro estão sendo observados, onde os moradores são orientados para não sofrerem nenhum prejuízo caso sejam atingidos.

Depois de visitar pontos como o Bairro Angari, agora a equipe está dando preferência ao Bairro João XXIII onde algumas famílias foram atingidas por morarem muito perto do canal. Caso não tenham para onde ir, a defesa civil tomará providência transportando essas famílias para um abrigo definido pelo município. Ocorrerá da mesma forma, caso seja necessário socorrer famílias de outros bairros.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 11:40

Associação da Maringá conclui curso de bordados

A Associação de Moradores do bairro Maringá finalizou nesta quinta-feira (09/02) o curso de Bordados em camisas, sandálias e tiaras com 60 horas/ aula e a participação de 30 alunos que irão receber o certificado de conclusão.

O curso teve como instrutora a Sra. Palmira e uma das alunas, Elizabete, relata a importância desse curso, pois a mesma já está ganhando dinheiro com bordagem. O presidente da associação, Edilson da Silva confirma o relato de Elizabete que, assim como ela, todas as alunas já estão complementando a renda familiar com bordados.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 11:00

Usuários dos transportes coletivos receberão novos abrigos em Senhor do Bonfim

Na próxima semana a população bonfinense receberá em seus pontos de ônibus 13 abrigos artisticamente decorados, capazes de abrigar da chuva e oferecendo, cada um, seis assentos aos que estiverem a aguardar o transporte. Mais 12 abrigos deverão ser confeccionados e distribuídos em locais estratégicos inclusive da zona rural. Os abrigos, em placas de ferro, terão em espaço especial  a marca de uma empresa parceira e da prefeitura, e serão dispostos nas entradas da cidade (Posto Itamaraty, Contorno, Coelba, em frente à Secretaria de Saude, Praça Nova e em ouros logradouros já previamente designados). Dando continuidade à política de interiorização e suas ações de valorização da zona rural, serão colocados abrigos também em locais do interior onde a população e estudantes se concentram para aguardo de locomoção. As peças foram pintadas com as cores da municipalidade (amarelo, vermelho e verde).

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 09:40

As chuvas chegaram e com elas inúmeros problemas em Juazeiro

Fotos desta sexta-feira (10) em Juazeiro.

E finalmente o período úmido chegou à região do São Francisco. Enquanto o Sul e o Sudeste sofriam com as enchentes no mês de dezembro, a região do semi-árido nordestino amargava o dissabor da longa estiagem.

Na madrugada desta sexta-feira (10) começou a chover com grande intensidade em Juazeiro e região e a previsão do Instituto Climatempo é de 80% de probabilidade para que chova 25mm hoje.

Com o período úmido, a cidade começou a enfrentar velhos problemas e a informação que chega ao blog é de que algumas casas foram inundadas nos bairros João XXIII e Jardim São Paulo, porque o canal que corta as duas comunidades não foi limpo pelo Poder Público.

No centro de Juazeiro, os pontos de alagamento voltaram a registrar grande volume de água e o trânsito ficou complicado nesta sexta-feira. Em instantes mais informações.

publicado em 10 de Fevereiro / 2012 às 07:40

Secretária de Saúde de Sento Sé recebe presidente do SINSERSB

Nos dias 06 e 07 de fevereiro o Presidente do SINSERSB, Jader Fama, esteve visitando os servidores da Secretaria de Saúde, quando na oportunidade entregou uma lista de reivindicações à Secretária de Saúde Urani Barros. As reivindicações foram assim elencadas: Acerto de pagamento de pendências com os agentes de saúde, diárias dos servidores da saúde (motoristas, vigias, auxiliar de serviços gerais, etc), situação dos Agentes de Endemias, insalubridade, licença-prêmio.

Jader Fama informou que em relação a insalubridade o Sindicato contratará um engenheiro do trabalho para analisar o grau de insalubridade de cada função. No tocante as diárias ainda neste mês de fevereiro a prefeitura se comprometeu em regularizar todas as pendências. Sobre os Agentes de Endemias foi solicitado pelo presidente do SINSERSB a regularização da situação desses profissionais, sugerindo que houvesse a efetivação dos mesmos. E ainda que houvesse um exame seleção para aproveitar os profissionais que já exercem a função. A secretária prometeu resolver a situação o mais breve possível.

Fonte: www.sinsersb.wordpress.com
publicado em 09 de Fevereiro / 2012 às 21:40

Petrolina: Abertura do Carnaval 2012 terá apresentação de Alan Cleber e blocos de Frevo

Com nova roupagem e um show performático, o músico Alan Cleber estreia no próximo domingo (12), em Petrolina, iniciando as comemorações do Carnaval da cidade que este ano traz o tema “Carnaval do Vale dos Vinhos: Fantasias no Carnaval do Vale”. O trio elétrico com o artista e seus companheiros de banda sairá às 17h, da Praça das Algarobas percorrendo a Avenida Guararapes sentido Orla/Porta do Rio onde o show será finalizado.

‘Alan Cleber – agora é muito mais’, com esse slogan ilustrando a sua nova fase, a partir de agora o artista dividirá o palco com mais dois cantores profissionais, Rose Fernanda e Rislei Leonam. “Alan Cleber continua com a mesma referência no palco, alegria, irreverência, um repertório que explora a música moderna e antiga, porém o diferencial é a forma como está sendo feito o show nesta nova fase. Também renovamos a estrutura da banda com novos músicos com destaque para a força feminina e artista de peso no grupo a baixista Candice Duarte”, revelou.

Com 16 anos de carreira, o cantor informa que o público pode esperar qualidade no show com a apresentação de música carnavalesca moderna e antiga. “Petrolina já tem uma marca forte com relação ao frevo e na nossa apresentação com certeza homenagearemos Pernambuco, mas também levaremos o que tem de mais moderno na música baiana onde temos a influência de Juazeiro, nossa cidade vizinha e irmã”, garantiu.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Luis Claudio Dias, destacou a tradição do carnaval de Petrolina e os shows alternativos.  "O carnaval de Petrolina já se tornou referência no sertão de Pernambuco no resgate e manutenção à cultura do frevo. É importante também começar a programação do carnaval com uma forma alternativa, agradando  a todos os foliões. Alan Cleber é um dos grandes artistas da região, que promete alegrar e arrastar a multidão", salientou.

Blocos de Rua e Frevo

Neste sábado (11), também estará se apresentando da Orla de Petrolina até a Praça 21 de setembro, a partir das 18h, o Bloco Oito Furos – atração confirmada, inaugurando as prévias carnavalescas da cidade. As apresentações são abertas ao público.

Secom PMP
publicado em 09 de Fevereiro / 2012 às 20:30

Stand da APLB foi destaque na Jornada Pedagógica do Município

Numa manhã de muito sol, calor e muita gente bonita, um verdadeiro festival de auto-estima, mais parecia um desfile de modas e na  passarela uma mistura bacana de Educação e moda, todos e todas querendo exibir o seu look, (cabelo, roupa e sapatos) foi assim o visual do 1º Encontro de Professores da rede Pública de ensino de Juazeiro.

Os primeiros participantes chegaram por volta das 7h da manhã onde eram recepcionados pela Equipe da SEDUC (Secretaria Municipal de Educação) que lhes davam as boas vindas e após o cadastramento recebiam uma linda e chiquérrima bolsa contendo uma Agenda e ficha de lanche entre outras informações do encontro que começou às 8h da manhã com abertura oficial feita pelo Prefeito Municipal, Isaac Carvalho.

Mas, o que chamou mesmo à atenção foi a colocação de um Stand bem próximo da entrada, e lógico, quem por ali passava era recepcionado por outra equipe identificada com camisas vermelhas, dessa vez era o time da APLB Sindicato, que, com muita organização e competência preparou um Stand bem aconchegante para receber e saudar os colegas e autoridade que o visitavam. Os diretores se encarregavam de entregar o Boletim Informativo (Jornal do Professor) contendo informações de Assembléias para discutir mudanças no plano, Paralisações em 2012 e ações do Sindicato que foram realizadas em 2011, como também a mensagem direcionada a todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação os mais antigos e aos recém concursados da Rede Municipal de Juazeiro.

O Stand fez tanto sucesso que houve momentos de grande congestionamento, todos queriam tirar fotos para registrar o momento, paralelo ao entra e sai de pessoas a APLB fazia diversos atendimentos no local como: Unimed, Unidonto, Odonto Personalité, Country Clube, novas filiações, atendimentos personalizados, exibição de vídeos dos principais eventos (Festa do Professor, Seminário e inauguração da Sede etc.) exposição de fotos e o principal, um panfleto contendo a tabela atualizada do novo Piso Salarial Municipal do Professor mais uma grande conquista da APLB, com o reajuste de 17,3% retroativo à Janeiro de 2012, esclarecendo que esse percentual poderá ser elevado com o anuncio pelo MEC do valor do PSPN (piso salarial profissional nacional).

Com muita coerência muitos Professores e autoridades presentes no encontro fizeram questão de elogiar a iniciativa da APLB de participar da Jornada vista por eles como uma atitude de aproximação com a Categoria, fortalecendo ainda mais a confiança e o orgulho de ser sindicalizado.

O professor Antonio Carlos presidente da APLB externou: “estamos vivendo um momento especial na Educação no nosso Município. Nós sempre buscamos esse mesmo entendimento com os Governos passados, mas, pela insensibilidade deles o convívio durava pouco, visto que eles queriam manobrar o Sindicato em favor dos seus interesses numa atitude desrespeitosa com a nossa entidade que nunca se curvou aos interesses do patrão em detrimento dos interesses da nossa categoria, hoje a relação é de respeito entre ambas as partes. Entendemos que o Sindicato deve estar onde o Professor está, afinal de contas a APLB é de fato e de direito o representante legal dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, assim, se justifica a nossa presença no Encontro.”

Ascom APLB
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.