Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 19 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 11 de Março / 2012 às 12:00

Prefeitura de Juazeiro realiza IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) irá realizar no dia 14 de março, das 7h30 às 17h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente (IV CONFEMMA). O evento que tem como proposta, ampliar a reflexão e o debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental no município, abordará os seguintes eixos temáticos: Preservação, conservação e uso dos recursos naturais; Melhorias da gestão e do acesso aos Recursos Hídricos; Ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico; Prevenção e enfretamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca, riscos e desastres ambientais; Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania; Elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; Incentivo a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; Discussões e perspectivas da Conferência Rio+20 e Controle e sustentabilidade ambiental rural e urbano. 

Com o tema “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Município de Juazeiro”, a plenária será preparatória para as etapas territorial e estadual previstas a acontecer nos meses de abril e julho, respectivamente. “A IV CONFEMMA pretende ampliar a reflexão e debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental em Juazeiro, durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o município nas etapas seguintes”, explicou o técnico da SEADRUMA Ademir Fernandes. 

Para o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, a conferência é necessária, pois consiste num espaço voltado à participação da sociedade, no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. “Trata-se de uma oportunidade de diálogo entre os governos e sociedade civil, além de contribuir para a integração das políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a gestão participativa”, destacou.       

O evento tem o apoio da Comissão Organizadora Municipal composta pelo IBAMA, Instituto IDEA, Curtume Campelo, CIPE/Caatinga (Polícia Militar), INEMA, Direc 15, EBDA, SESAU/Vigilância Sanitária, SESP, DTCS/UNEB, UAVS, Pastoral da Mulher, IRPAA, APLAD/PMJ, IGEMA, SAAE, CODEVASF, Câmara Municipal, SEADRUMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, SEDUR, REABA, CIEA-BA e Agrovale. Vale destacar que a Comissão irá se reunir na próxima segunda-feira (12), às 8h30 na sede do INEMA em Juazeiro, para discutir os últimos preparativos para realização da conferência.

Lene Radina - Ascom Seadruma
publicado em 11 de Março / 2012 às 11:00

HDM recebe mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina

O Hospital Dom Malan recebeu esta semana que passou mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina. A realização de cirurgias mamárias, punção e biópsia de mama foi indicada para a honraria requerida pelo vereador Zenildo Nunes. A moção de aplausos foi votada e aprovada em unanimidade no plenário da casa no último dia 28 de fevereiro.

Ascom HDM
publicado em 11 de Março / 2012 às 09:00

SEDUC convoca para entrevista os candidatos habilitados no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) divulgou nesta sexta-feira (09), o edital de convocação para entrevista dos candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”. Estão convocados todos os candidatos habilitados na Avaliação Curricular. A lista completa encontra-se no anexo. As entrevistas acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de março, e os candidatos deverão observar os dias e horários especificados no cronograma anexo. Aqueles que não comparecerem à Entrevista no dia e horário designados serão automaticamente eliminados do certame. As Mães Sociais atenderão à Escola de Tempo Integral, da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, e serão responsáveis pelos alunos durante turno intermediário.

Edital

Anexo I
Ascom PMJ
publicado em 10 de Março / 2012 às 21:00

China vai importar 300 mil jegues do Nordeste

Em meio a tantos produtos brasileiros exportados para a China, surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo que não faz parte das nossas riquezas naturais, nem da cultura agrícola. Trata-se do popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo entre os dois países liberou o intercâmbio de asnos - animais também conhecidos como burros e jumentos, que são largamente utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos daquele país.

Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância. Além de movimentar a economia local, a iniciativa ainda vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço para a concorrência.

Em junho de 2011, um grupo de empresários chineses percorreu o Nordeste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, conversando com fazendeiros e políticos. Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra dos burros a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue. Mas o projeto ainda não deslanchou.A China abate 1,5 milhão de burros ao ano, produzidos no país, na Índia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos específicos e assistência técnica. O engenheiro elétrico. Ailton Candeia de Lima, Assessor do governo municipal quando tomou conhecimento deste acordo enviou o seguinte comentário ao blog:

“Fiquei profundamente feliz com esta notícia, pois o jegue foi solução para o Nordeste por várias décadas, quer seja na agricultura para utilização de cultivadores, nas obras do DNOCS para construção de açudes e barragens, no auxílio ao sertanejo para transporte de mercadorias e águas. Mas hoje com o advento dos carros e principalmente de motos, o nosso irmão jegue, como sabiamente Pe. Vieira o chamava, passou a ser um problema, pois vivem perambulando nas estradas e até de cidades do Nordeste. Assim eu vejo com bons olhos este intercambio comercial Brasil e China, pois:

1. Amenizaremos os acidentes com veículos e motos nas estradas Nordestinas, diminuindo mortes e prejuízos para o SUS;

2. As Prefeituras terão uma maneira prática e racional na soltura dos animais apreendidos, que é um grande problema cotidiano;

3. E é mais uma maneira de injeção de recursos na economia nos Estados Nordestinos, até porque se fala no PROJEGUE, uma espécie de financiamento para criação de JEGUES.

JC Foto: Marcos Michael
publicado em 10 de Março / 2012 às 18:00

“Domingueira” está de volta na Sociedade Apolo

As noites quentes de Juazeiro serão embaladas com bons eventos. Nesse aspecto a diretoria da Sociedade Apolo Juazeirense, para o deleite dos seus frequentadores, estará realizando um grande evento que movimentará o público amante destas duas atrações: BANDA MIRAGE, que foi um dos destaques do carnaval de Juazeiro e MATÉRIA PRIMA, que arrasta a multidão. Este evento será o primeiro de muitos que serão realizados pela atual diretoria que aposta no soerguimento desta tradicional agremiação. O evento acontecerá neste domingo, dia 11,  a partir da 18 horas.

publicado em 10 de Março / 2012 às 15:00

Alunos da Univasf promovem hoje o 3º Sarau Tecendo a Teia

Neste sábado, dia 10, a partir das 18 horas, no Espaço de Convivência da Univasf, Campus Juazeiro, os alunos de Artes Visuais e Ciências Sociais estarão promovendo o 3º Sarau Tecendo a Teia, com a temática do Nego D'água.

publicado em 10 de Março / 2012 às 13:00

APLB CONVOCA PARALISAÇÃO DIAS 14,15 E 16 DE MARÇO

A APLB Sindicato em Juazeiro está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município e demais cidades que compõem a delegacia sindical, a aderirem, 100%, à Greve Nacional nos dias 14, 15 e 16 de março convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) e a participação de Assembléia no dia (15) no Colégio Paulo VI às 16h, como forma de fortalecer a luta e de pressionar os governos Estaduais e Municipais a cumprirem a Lei do piso, e ao Governo Federal, a garantia de investimentos na educação com a destinação de 10% do PIB (produto interno bruto) no PNE (Plano nacional de Educação). A entidade sindical informa também que “o nosso município vem cumprindo a Lei do Piso, mas nem por isso deixaremos de participar da greve, visto que a campanha não é só salarial, mas por melhorias na Educação, como por exemplo: a implantação do PNE, destinação de 10% do PIB para investimentos na Educação e o cumprimento por parte de alguns Estados e Municípios que insistem em descumprir a Lei. Para tanto, esperamos contar com um grande número na nossa Assembléia no dia 15 de Março no Colégio Paulo VI às 16h”, concluem os dirigentes da APLB Sindicato em nota enviada ao blog.

publicado em 10 de Março / 2012 às 12:00

Banco de Alimentos do Sesc Petrolina amplia campanha de arrecadação e doação

O Banco de Alimentos do Sesc Petrolina foi criado há 07 anos e já é uma referência regional como um dos mais importantes programas de responsabilidade social no combate à fome e ao desperdício alimentar no Vale do São Francisco. Alcançando a marca de 450 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos entre 27 instituições assistenciais, a exemplo de creches, associações, abrigos e centros de recuperação de dependentes químicos de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e Sobradinho-BA, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina se prepara para comemorar esta data ampliando a campanha de arrecadação e doação de alimentos em toda região.

Fazendo a ponte entre quem quer e pode doar e quem precisa receber, o programa, que foi criado em 2002 pelo Sesc Pernambuco  e em nível nacional é um dos modelos de atuação do Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania, pretende ampliar as ações em âmbito regional  da seguinte forma: empresas, ou mesmo pessoas físicas, doam ao Banco de Alimentos produtos  perecíveis e não perecíveis dos mais variados gêneros, como frutas e verduras, grãos, cereais, além de itens de limpeza e higiene pessoal. Todas as doações vão para uma central de estocagem e distribuição e, de lá, seguem para complementar a alimentação, de forma regular, de inúmeras instituições assistenciais, cadastradas pelo programa. O Banco de Alimentos do Sesc Petrolina também disponibiliza uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social e nutricionista, que trabalha junto às instituições beneficiadas promovendo orientações quanto à manipulação e aproveitamento integral dos alimentos.

 Beneficiados

Segundo a assistente social e coordenadora do programa, Telma Calado, mais de 6 mil pessoas são beneficiadas nos três municípios a partir de arrecadações envolvendo 41 doadores. É o caso das 439 crianças da Fundação Lar Feliz, de Juazeiro. “Recebemos essa ajuda desde a criação do Banco e toda semana não falta. É uma benção, com ela eu tenho fruta, verdura, grãos, material de higiene e limpeza. É um apoio indispensável para o nosso funcionamento”, afirma a diretora Maria da Ressurreição.A auxiliar administrativo da Casa Geriátrica de Petrolina, Terezinha Souza também destaca a regularidade das doações, que chegam toda semana e em boa quantidade. “Atendemos em média 60 idosos e não pode faltar alimentos como feijão, leite, arroz e material de limpeza. É bom quando a gente pode contar com certeza”, completa Terezinha Souza.

Se de um lado sobram sorrisos entre os que recebem, do outro, não falta alegria no rosto dos que doam.  A empresa produtora, importadora e exportadora de frutas com sede em Petrolina, Argofruta é um exemplo. Fazendo doações ao programa desde 2010, a empresa chegou a doar no ano passado 13.600 Kg de manga e 200 Kg de uva. Segundo a coordenadora de certificações, Lane Freire, a meta para 2012 é duplicar as quantidades. “Cada vez que doamos, nos emocionamos e sentimos o quanto podemos ser úteis às pessoas. Fico também muito feliz em ajudar”. O gerente da Mecânica Bahia, também em Petrolina, José Flavio concorda com Lane Freire e acrescenta: “Todo mês damos nossa contribuição ao Banco e acho que todos podem participar. Muito embora pequena para a grande desigualdade social em nossa região, continuamos acreditando que juntos somos mais fortes”, concluiu José Flávio.

Clas Comunicação
publicado em 10 de Março / 2012 às 11:00

Quer que sua composição seja cantada por Filhos de Jorge? Grupo aceita composições para o seu novo CD, até dia 15 de março.

Banda Filhos de Jorge durante apresentação no Carnaval de Juazeiro

Depois de um verão intenso e com ensaios de sucesso no Mercado Modelo, a Banda Filhos de Jorge tem seu período de descanso, mas também já começa a preparar seu novo CD. O primeiro, que tinha no repertório 'Dimelô', 'Sol e Sal' e 'A Lua' não decepcionou e conquistou espaço no verão baiano.

Agora, no planejamento do novo CD, a Banda Filhos de Jorge está aceitando novas composições, que devem ser entregues na DIVA (Boulevard 161, Itaigara), até o dia 15 de março. É uma oportunidade para novos talentos! Para mais informações, ligar para o local: (71) 3351-0546.
 
Em tempo, a banda Filhos de Jorge se apresentará em Juazeiro no próximo dia 21 de abril no Luau do Perna-Longa. Quer ouvir os sucessos do grupo? clique aqui
Aquatro Comunicação
publicado em 10 de Março / 2012 às 07:00

Justiça determina reintegração de professor eleito diretor do CTEP em Juazeiro

O Juiz titular da 1ª Jurisdição da Fazenda Pública na Comarca de Juazeiro, José Góes Silva Filho, decidiu na última quinta-feira (08) conceder procedimento ordinário em favor do professor Adoniran Magno Martins e a consequente reintegração ao cargo na Secretaria de Educação da Bahia, o que possibilitará o seu retorno à direção do CTEP - Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Do São Francisco em Juazeiro.

Adoniran foi eleito diretor do CTEP, antiga Escola Agrotécnica de Juazeiro e posteriormente afastado das suas funções em janeiro, sob a acusação de acumular cargos na Bahia e em Pernambuco.

Segundo a decisão do magistrado, “Adoniran Magno no decorrer do Processo Administrativo Disciplinar instaurado pela Secretaria de Educação do Estado comprovou que a sua acumulação era legal com comprovada compatibilidade de horários, de acordo com declarações emitidas pelos próprios gestores onde o servidor exercia as suas funções”

 “A outra alegação é que o servidor já tinha solicitado a exoneração da função de professor de Petrolina, ficando somente com 40 horas no estado da Bahia. Por fim, o Juiz José Góes Silva Filho declarou a nulidade do PAD, bem como o consequente ato de demissão e determinou ao Estado da Bahia que proceda a imediata reintegração ao cargo de professor, com o pagamento de todas as verbas a que teria direito a partir do ato demissional, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 e crime de desobediência e responsabilização criminal”.

Alunos e professores entregaram ao governador Jaques Wagner, durante visita ao distrito de Itamotinga, no último dia 02, documento reivindicando a solução do problema. Desta vez a justiça em Juazeiro foi mais célere.

publicado em 09 de Março / 2012 às 23:20

Dicas de Saúde: Saúde bucal das mulheres.

Higiene Bucal desde a gravidez ate primeira infância

Pré natal

Siga estes passos para garantir uma boca saudável. Faça um "checkup" dental.
Faça uma limpeza e avaliação de seus dentes. Os germes que causam as cáries podem passar para seu bebê depois de ele nascer. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use uma escova macia. Passe o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.

Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries. Coma mais frutas e legumes. Faça o Pré-natal. Siga os conselhos de seu médico. Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê. Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê. Leite, queijos, feijão e folhas são fontes de cálcio.

0-6 meses

Os bebês precisam ter dentes saudáveis para poderem comer, falar e sorrir. Estas são três maneiras de proteger o sorriso de seu bebê. Cheque o flúor. O flúor previne cáries e tornam os dentes fortes. Caso a água da sua casa não contenha flúor ou caso você utilize água mineral sem flúor para beber e cozinhar, seu dentista pode receitar suplementos de flúor para o seu bebê. Dar mamadeira a seu bebê antes de ele dormir pode causar muitas cáries. Caso você amamente, evite que o bebê mame de maneira contínua. Quaisquer líquidos, exceto água, podem causar cáries, mesmo leite e sucos.

As últimas pesquisas demonstraram que você pode transmitir os germes que causam cáries para o bebê assim que ele tiver dentes. Isso acontece dividindo ou experimentando a papinha, ou deixando que ele coloque os dedos dentro da boca da mãe. Não cuidar de os dentes cariados também significa que há maiores chances de transmitir esses germes, portanto todas os dentes cariados devem ser tratados assim que possível!

6-18 meses

Seguem aqui quatro maneiras de proteger o sorriso de seu bebê:

Quando seu bebê tiver idade entre 6 e 12 meses, comece a utilizar um copo com bico. Assim que seu bebê começar a querer pegar os adereços da mãe ou seus próprios brinquedos, é hora de introduzir o copo com bico. Pode ser um problema no início, mas seja persistente. Seu bebê vai adorar aprender esta nova habilidade!

Evite que seu bebê passe horas com uma mamadeira nas mãos. Exposição prolongada à mamadeira pode levar a um problema grave conhecido como "Cárie infantil".
Limpe os dentes do bebê diariamente. Quando os dentes do bebê começam a aparecer, por volta do seis meses, você deve limpar seus dentes, todos os dias, com uma escova de dente macia, umedecida e apropriada para a idade.

A melhor posição para você seria sentada segurando o bebê em seus braços. Você poderia também se sentar no chão e colocar a cabeça dele no seu colo. Veja se os dentes do bebê não têm cáries levantando seus lábios e olhando seus dentes. Caso observe pontos marrons ou esbranquiçados lembrando giz, entre em contato com o seu dentista.

Vá ao dentista. Ao completar um ano, já é hora de levar seu bebê para sua primeira consulta com o dentista.

18-24 meses

Estas são duas importantes maneiras de proteger o sorriso do seu filho pequeno:

Limite o número de lanches que a criança come no dia. Evite oferecer a seu filho refrigerantes, doces e alimentos a base de amido como batata frita e bolacha. Esses lanches podem causar cáries. Evite lanches freqüentes. Cada vez que seu filho ingere alimentos doces ou a base de amido ocorre um "ataque ácido" nos dentes. Quanto mais "ataques ácidos", mais chances de cáries. Se você decidir oferecer doces ou alimentos a base de amido, ofereça na hora das refeições.

Oferecer mamadeira por longos períodos ou durante o sono podem levar ao aparecimento de cáries. Isso pode tanto causar dor e infecção, como também estragar o belo sorriso de seu filho!

OBS: Nunca aumente o furo do bico da mamadeira para sair mais leite, o bebê precisa forçar para fazer sair o leite da mamadeira, isso exercita os músculos faciais, fazendo com que ocorra um correto desenvolvimento ósseo desta região.

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia. Escove os dentes da criança principalmenete após o café da manhã e antes de ir dormir. Utilize uma escova macia e indicada para a idade dela para limpar os dentes e gengivas. Se seu filho sabe cuspir depois da escovação, use uma porção pequena, do tamanho de uma ervilha, creme dental com flúor. Seu filho pode começar a praticar escovando os próprios dentes, porém você precisará auxiliá-lo. Quando ele terminar a escovação você precisa dar o toque final. Muitas crianças pequenas não escovam os dentes corretamente até completarem 6 anos.

Lembre-se o dentista é seu parceiro! Depois do primeiro checkup com um ano de idade, seu filho precisa ir ao dentista regularmente. Antes de levá-lo, talvez seja uma boa idéia brincar de dentista. Use uma lanterna e um espelho e conte quantos dentes seu filho tem e vice-versa. Leia livros a respeito de uma consulta com o dentista e lembre seu filho do que irá acontecer durante a visita. Você poderia dizer, "o dentista quer vê-lo novamente, e quem sabe vai tirar uma foto dos seus dentes"! Mantenha uma mensagem positiva.

Dr Israel Costa Melo CRO 8887

Especialista : Radiologia Oral

Aperfeiçoamentos: Clinica de Bebês, Ortodontia e Cirurgia Oral Menor.

publicado em 09 de Março / 2012 às 20:30

PRÊMIO ZAP MELHORES DO ANO: Veja quais foram os grandes vencedores!

A primeira edição do Prêmio Zap Melhores do Ano foi sucesso absoluto. Depois de mais de 30 mil votos, a premiação aconteceu na última quinta-feira, 08, no Espaço Alegria, em Petrolina. Apresentada por Anamara Barreira e Rodrigo Carvalho, a cerimônia divulgou o resultado da votação popular e os vencedores nas dez categorias, referentes ao ano de 2011. Confira:

MELHOR CASA DE SHOW: CAFFÉ HALL

MELHOR ARTISTA/BANDA DE POP-ROCK-REGGAE: BANDA A5

MELHOR ARTISTA/BANDA DE AXÉ: XEXÉU

MELHOR ARTISTA/BANDA DE FORRÓ-SERTANEJO: DESEJO DE MENINA

MELHOR ARTISTA/BANDA DE SAMBA-PAGODE: PRECEP'S SAMBA

REVELAÇÃO DO ANO: BANDA A5

MELHOR DJ: AQUILES

MELHOR FESTA DE CAMISA: VERÃO DO PERNA-LONGA

PRODUTORA DO ANO: PERNA-LONGA ENTRETENIMENTO

SHOW DO ANO: IVETE SANGALO (X PRODUÇÕES)


"Foi uma iniciativa brilhante do Portal Zap, pois vai fazer com que nós artistas e as produtoras de eventos procuremos nos aperfeiçoar cada vez mais, já que o público que escolhe os vencedores. E pra mim foi uma honra ganhar o troféu da primeira edição do prêmio", vibrou Xexéu, vencedor da categoria 'Melhor Artista/Banda de Axé'. Leonardo Lustosa, da Perna-Longa Entretenimento, não escondeu a felicidade ao mostrar seus dois troféus. "Parabéns a toda equipe do Portal Zap por realizar esse evento tão importante, que reconhece o trabalho de todos nós do ramo do entretenimento. Obrigado a todos que votaram e parabéns a todos os concorrentes. Qualquer outra produtora poderia estar aqui no nosso lugar, pois o Vale do São Francisco está muito bem servido de festas", contou.

O agito da noite da premiação ficou por conta do DJ Sérgio Cenoura e da Super Banda, com participação da dupla Ytalo & Maciel. Agora é só ficar ligado em tudo que rola nos eventos em 2012 pra não ter dúvida do seu voto no Prêmio Zap Melhores do Ano de 2012. Enquanto isso, a diversão continua no Portal Zap!

publicado em 09 de Março / 2012 às 20:00

Caixa Econômica Federal responde reclamação de leitora do blog

Prezado Comunicador,

Em resposta a reclamação da cliente "Cida Miranda" publicada neste veículo de comunicação dia 05/03/2012 "Espaço do Leitor: Juazeirense indignada com atendimento na Caixa Econômica Federal em Juazeiro", encaminhamos  Nota da Caixa com os devidos esclarecimentos.

Maria da Luz Ribeiro

Consultora Regional

Extensão - Comunicação e Marketing

Feira de Santana/BA

NOTA DA CAIXA

Com relação à manifestação de insatisfação relatada pela cliente na Agência Juazeiro (BA), a Caixa Econômica Federal informa que busca, continuamente, melhorar a qualidade do atendimento. O banco informa que a cidade, recentemente, foi contemplada com a inauguração da Agência Velho Chico e de uma Sala de Atendimento não contigua.

Na data especificada, a Agência Juazeiro (BA) atendeu grande número de clientes em decorrência da acumulação de pagamentos de programas sociais e de transferência de renda do Governo Federal, como PIS, grandes lotes de Seguro-Desemprego, FGTS e Bolsa-Família, gerando situações atípicas e sazonais.

A CAIXA coloca à disposição do público o atendimento telefônico do SAC (0800-726-0101) para registro de reclamação, esclarecimento de dúvidas, além do telefone da Ouvidoria (0800-725-7474) para denúncia e reclamação cujo primeiro tratamento já tenha sido dado pelo SAC.

 Assessoria de Imprensa da CAIXA

 Regional Norte da Bahia (BA)

 www.caixa.gov.br/imprensa

publicado em 09 de Março / 2012 às 18:40

Agricultores familiares de Sento-Sé receberão o seguro Garantia Safra

Representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), ligada à Secretaria Estadual da Agricultura; do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), após reunião durante todo o dia de ontem (8), em Salvador, decidiram que os agricultores familiares que perderam mais de 50% na produção de feijão e milho, em Sento-Sé, na safra 2010/2011 receberão  pagamento do seguro do Programa Garantia Safra.

De acordo com o gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Osvaldo Lopes Júnior, mais de 1.300 beneficiários irão receber o pagamento a partir do próximo mês, sendo as duas primeiras parcelas, pagas em abril, em maio será liberada a terceira, e a última, em junho. “Os recursos totalizam R$841,60 mil, valor que chega diretamente às mãos do agricultor, e que vão aquecer a economia do município” comentou Lopes.O gerente ainda informa que além de Sento-Sé, já foi liberado, pelo MDA, o pagamento do seguro dos municípios de Sobradinho, em fevereiro passado, e o de Remanso, neste mês de março. “No nosso território ainda estão inseridos os municípios de Uauá, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Canudos, Curaçá e Juazeiro, onde ficou comprovada, nos laudos elaborados pelos técnicos da EBDA, a perda da safra 2010/2011. Temos buscado incansavelmente, junto ao MDA, a liberação do seguro para estes municípios”, complementou Osvaldo Júnior.

Pagamento

Em alguns municípios ocorreu a suspensão dos pagamentos, devido as informações disponibilizadas ao MDA, pelo Instituto de Meteorologia (Inmet) e pelo IBGE, informando ter ocorrido, no território, chuvas suficientes para a manutenção da safra. Já os laudos da EBDA demonstraram que as Estações Meteorológicas da região não têm condição de fazer, com segurança - em função das distâncias entre os municípios envolvidos e as estações -, uma análise que implique na eliminação dos municípios de Uauá ou Canudos, já que estes tiveram, realmente, perda de safra por falta de precipitação de chuvas, suficiente.

Segundo o técnico da EBDA responsável pela elaboração dos laudos, Edson Couto, a região de Uauá, por exemplo, obteve perdas de 82,60%, na produção de milho, e 88,77% na produção de feijão.Já em Canudos, os índices atingiram 97% de perda, na produção de milho, e 98,0% de perda na produção de feijão. “Vale ressaltar, que os limites máximos de confiabilidade das estações, para realizar uma avaliação dessa natureza, não podem ser superiores a um raio em torno de 10 a 15 km, e no caso desses municípios, estão a mais de 120 km de distância”, esclareceu o técnico.

EBDA/Assimp Foto Ilustrativa
publicado em 09 de Março / 2012 às 16:40

CONSEP realiza mais um encontro com sucesso

No último dia 07 (Quarta-Feira) foi realizada mais uma reunião com sucesso pelo Conselho de Segurança Publica da 76ª CIPM, desta vez sediada pelos representantes do bairro Antonio Conselheiro, no colégio CAIC. Com a condução dos trabalhos feita pela presidente do CONSEP, Maria Nilsa, as autoridades presentes puderam ver os moradores questionarem a insegurança que vivenciam dia a dia, como também a falta de estrutura na comunidade seja pela péssima iluminação, matagal que cresce no entorno ou pela inexistência de pavimentação, visto que até hoje existem ruas onde a SAMU ou a própria viatura não pode entrar por conta dos buracos.

O Major PM Motta Lima apresentou a comunidade estatísticas do bairro e proximidades mostrando a necessidade de participação da comunidade para que se possa enfrentar conjuntamente os problemas. Além dos membros do conselho e do comando da 76ª CIPM estiveram presentes; a sub comandante Cap PM Raquel Reis, o delegado da POLÍCIA CIVIL Dr. Flavio Martins, o comandante da GUARDA MUNICIPAL, Elias Oliveira, alem de  representantes do Conselho Tutelar, CIAM e SEDUC (única secretaria do município a comparecer), como também foram justificadas algumas ausências, entre elas a da polícia federal.

As autoridades presentes colocaram telefones a disposição da comunidade para maiores informações como também denuncias, que são:

76ª CIPM – 190 / 3612 9389 / (74) 9944 9010 ( os dois últimos da própria CIPM)

POLICIA CIVIL – 197 / 3613 8220

GUARDA MUNICIPAL - 3611 9880

CONSELHO TUTELAR – 3612 6425 / (74) 9198 1304

O Conselho de Segurança Publica (CONSEP) é uma entidade de caráter privado e sem fins lucrativos, a qual tem por objetivo agir como um eficiente instrumento de ação nas relações entre a polícia, comunidade, entidades públicas e privadas e demais segmentos da sociedade civil organizada. Revela-se como um importante instrumento que fortalece o exercício da cidadania por parte de todos, possibilitando à comunidade participar, de forma organizada e responsável, da problemática da segurança pública, visando, acima de tudo, a busca da paz social e a melhoria na qualidade de vida. A próxima reunião do CONSEP da 76ª CIPM será com os bairros Expedido Nascimento e CountryClube em local e data a serem definidos.

Ascom Consep 76ª CIPM
publicado em 09 de Março / 2012 às 09:10

Mulheres de Lagoa do Salitre são homenageadas pela Secretaria da Saúde

As mulheres da comunidade de Lagoa de Salitre, interior de Juazeiro, tiveram uma manhã especial nesta quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, quando receberam homenagens da Secretaria da Saúde em parceria com a Codevasf. O evento aconteceu no auditório da Codevasf, com a presença da convidada do 9º Grupamento dos Bombeiros Militar (GBM), soldado BM Andréia Carvalho, que deu orientações sobre como prevenir acidentes domésticos.
 
Para encerrar o evento, foram distribuídos presentes e oferecido café da manhã saudável com frutas e sucos. Para a dona de casa Rozielma dos Santos Azevedo, a manhã foi proveitosa e diferente. “Aprendi muito com a palestra e são festas como esta que fazem a gente se sentir especial. Vou levar para meus amigos e familiares boas dicas”, comentou satisfeita depois de receber um presente especial.
 
Para a apoiadora de Distrito, Tatiane Malta, a mulher é símbolo de força e sensibilidade, e a Secretaria da Saúde não poderia deixar de promover algo neste dia especial com orientações para que elas possam ter um lar mais seguro. “Quero que todas as mulheres de Lagoa do Salitre se sintam abraçadas pela equipe da Secretaria da Saúde. Conseguimos avançar através de nossas lutas e quebramos muitas barreiras, mas continuamos delicadas e estamos conquistando cada dia o nosso valor na sociedade”, frisou.
 
A apoiadora concluiu ressaltando a importância da mulher para a Rede Municipal de Saúde. “Oferecemos nos postos de saúde uma atenção especial para as mulheres. Todas podem se sentir tranquilas com nossas ações de promoção a saúde, assistência ao pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e muitas outras. Quero reforçar o convite para que todas continuem presentes nas unidades. Só assim poderemos cuidar melhor da saúde e garantir mais qualidade de vida”, comentou. O evento contou também com a presença da Equipe de Saúde da Família da localidade e de engenheiros da Codevasf.

Por Vânia Castro/Sesau
publicado em 08 de Março / 2012 às 23:20

CODEFAS COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O CODEFAS - Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, situado no bairro de Piranga em Juazeiro, comemorou hoje o Dia Internacional da Mulher fazendo uma homenagem envolvendo todos os segmentos da escola (alunos, funcionários, professores e direção) no pátio do colégio, onde as mulheres presentes receberam rosas dos alunos.

“Acreditamos ser de suma importância parar um pouco para refletir sobre a importância desta data e homenagear as mulheres pelas suas lutas, vitórias e reconhecimento da sociedade”, declarou a equipe gestora em email ao blog.

publicado em 08 de Março / 2012 às 22:38

Comerciantes do Mercado do Turista recebem certificado do curso ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’

Comerciantes que trabalham na praça de alimentação do Mercado do Turista receberam, ontem (07), os certificados de conclusão do curso 'Boas práticas de manipulação de alimentos', promovido pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão). A capacitação contou com a participação de 14 comerciantes e teve como objetivo melhorar a qualidade dos alimentos que são ofertados aos consumidores.

"Durante o curso, abordamos questões como a presença dos microrganismos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, legislação e as boas práticas de manipulação", relatou a professora do curso de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão, Marta Eugênia Cavalcanti Ramos. Em uma carga horária de 9 horas, os comerciantes aprendem sobre os perigos da contaminação dos alimentos e como manuseá-los de forma adequada para que os consumidores tenham acesso a um alimento livre de impurezas.

De acordo com o coordenador da VISA, Jarbas Costa Oliveira, a parceria com o IF faz parte de um princípio essencial da Vigilância, que é a educação sanitária. "Fomos procurados pela professora e, de imediato, abraçamos a proposta, pois as pessoas precisam ter conhecimento sobre a manipulação dos produtos que elas comercializam. Isso reflete na qualidade do alimento e, consequentemente, na saúde da população", afirmou o coordenador, salientando a sua satisfação com a realização do projeto, que já formou também os comerciantes das feiras livres dos bairros Areia Branca, Cohab Massangano e João de Deus.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 08 de Março / 2012 às 22:05

MICHELY MANUELY, REVELAÇÃO GOSPEL NO PROGRAMA RAUL GIL- SBT, CANTA EM JUAZEIRO EM EVENTO GOSPEL SOLIDÁRIO

A cantora Mirim, Michely Manuely, revelação gospel no programa Raul Gil no SBT, estará cantando em Juazeiro dia 24 de março a partir das 19 horas. A cantora participará do evento beneficente "Louvorzão Da Solidariedade", que irá acontecer ginásio de Esporte Aloísio Viana, e contará com a participação de vários artistas da música gospel da nossa região, como por exemplo, Ronaldo Rios e Banda- De Canudos , Wesley Campos, Damaris Andrade e Banda- de Juazeiro, e a Banda Sheknah Novo Tempo- de Petrolina.

O montante arrecadado no evento será revertido em alimentos não perecíveis em prol das pessoas carentes  do Distrito de Abóbora, cadastradas pela Associação de Mulheres do Distrito. A equipe MUPC- Mocidade  Unida Por Cristo idealizadora do projeto Louvor Solidário e organizadora do evento convida a população Juazeirense a participar desse ato de ação social. O ingresso custará R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível. Ingressos à venda na Livraria Boa Semente e Rádio Vitória FM 104,9. Contatos: 74 8841-0454/8817-0438.

publicado em 08 de Março / 2012 às 21:39

Univasf firma convênio com a Universidade de Washington

A Universidade Federal do Vale do São Francisco firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O acordo foi assinado pelo reitor da Univasf Julianeli Tolentino nesta quarta-feira (7) e a chanceler da University of Washington Debra Friedman, com a presença do professor do curso de Engenharia e Ciência da Computação Orlando Baiochi, representante daquela instituição, do assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Alexsandro Machado e dos professores do curso de Engenharia da Computação da Univasf, Fabrício Braga e Brauliro Leal.

Segundo o representante da Universidade de Washington, Orlando Baiochi, o acordo é amplo e possibilita o estabelecimento de parcerias para desenvolver interesses múltiplos em ensino, pesquisa e extensão. “O convênio estimula a interação entre as instituições, o que já estamos fazendo recebendo dois alunos de computação da Univasf, selecionados para intercâmbio por meio do programa Ciências sem Fronteiras”.

Para o reitor Julianeli, a proposta da Univasf é estreitar os laços com várias instituições, inclusive as internacionais. “O objetivo é facilitar ações como o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, para adquirir novos conhecimentos que serão usados aqui”, completou. O acordo deve ser apresentado na próxima reunião do Conselho Universitário (Conuni).

Outros convênios com instituições internacionais devem ser assinados ainda este ano. O encontro com o representante da Ohio State University, Wondworssen A. Gebreyes, está agendado para Abril. A representante da State University of New York (Suny), professora Cleane Medeiros, também está sendo programado.

Fabíola Moura - Asscom Univasf - Foto: Google
publicado em 08 de Março / 2012 às 21:05

Representantes do governo tailandês visitam Moscamed em Juazeiro

Nesta quinta-feira, dia 08, Juazeiro recebeu a visita de uma delegação formada por representantes do governo Tailandês. Os gestores visitaram a Moscamed para conhecer o processo de criação de Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Por terem clima e solos parecidos com o Brasil, os tailandeses conhecerão as técnicas adotadas no programa de controle e monitoramento da mosca das frutas no Vale do São Francisco. A missão procura também o contato com instituições relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado no Brasil, para futuras parcerias.

Em 12 de setembro de 1984, o Brasil e a Tailândia assinaram Acordo de Cooperação Técnica e Científica, que reafirma esse encontro entre representantes dos governos. A reunião acontecerá até 13 de março de 2011, para o intercâmbio de informações sobre técnicas no Monitoramento de Pragas, na aplicação da Técnica do Inseto Estéril - TIE (Sterile Insect Technique), como forma de controle biológico.

Em documento enviado pela Associação Brasileira de Cooperação ligada ao Ministério das Relações Exteriores, a mesma enfatiza que a mosca-da-fruta é a principal praga que afeta a produção de frutas, tanto na Tailândia quanto no Brasil. “A praga causa grandes perdas de produção e restrições de quarentena dos países importadores, tais como os Estados Unidos, Japão e membros da União Européia (UE)”, completou Aldo Malavasi.

AGENDA

Sexta-feira, 09/março
Manhã – Visita à Nova Fronteira - Moscamed/MAPA
Tarde – Moscamed - Apresentação sobre Monitoramento
Sábado, 10/março
Manhã – Visita à Vinícola Miolo
Segunda-feira, 12/março
Tarde – Visita à Embrapa
Terça-feira, 13/março
Manhã – Visita às áreas de manga, uva, goiaba e acerola.
Tarde – Moscamed - Apresentação sobre “Controle integrado de pragas na cultura da manga”.

Iana Lima Ascom
publicado em 08 de Março / 2012 às 20:36

HRJ lembra o Dia Mundial do Rim

HRJ lembra o Dia Mundial do Rim. Muita gente não sabe, mas, além do Dia Internacional da Mulher, na data oito de março também se comemora o Dia Mundial do Rim. É por isso que o Hospital Regional de Juazeiro aderiu às ações de conscientização que estão ocorrendo em várias partes do mundo e resolveu dar algumas dicas para lembrar a importância da prevenção às doenças renais.

De acordo com o nefrologista Orlando Vieira Gomes, a melhor maneira de se prevenir doenças no rim é a adoção de hábitos saudáveis, com a prática de esportes, uma alimentação adequada e o controle de peso e gordura. Além disso, é importante que pessoas do grupo de risco (hipertensos e diabéticos) fiquem sempre atentas à saúde. “A maior parte dos pacientes que fazem hemodiálise têm problemas renais ligados à hipertensão e ao diabetes. É fundamental que as pessoas que sofrem desses males procurem fazer uma avaliação médica, porque parte considerável da população sofre de problemas renais e não sabe”, comenta.

Marcando a comemoração do Dia Mundial do Rim, o Serviço Social do HRJ também realizou algumas atividades educativas lembrando a importância da prevenção às doenças renais. Durante a manhã desta quinta-feira (8), foram feitas explanações e a distribuição de panfletos pelas dependências da unidade de saúde.

asscom HRJ
publicado em 08 de Março / 2012 às 19:10

Você, Mulher!

Mulher, esposa, amante, dama ou mulher-dama, mãe, guerreira, lutadora, valente, incansável, paciente ou impaciente, brava ou mansa, doméstica, educadora, operária, executiva empresária, servidora pública, médica, parlamentar, Prefeita, Governadora, Presidente!

Mulher, que história linda você soube escrever, vencendo obstáculos, derrotando a inflexibilidade dos algozes legisladores que já a discriminavam desde a hora em que faziam as leis! Que, com paciência não precisou formar exércitos e pegar em armas para conquistar o direito simples e elementar de VOTAR! Que ainda espera pacientemente que os turrões machistas entendam que a igualdade do direito salarial mede-se pela competência e não pelo sexo! Você, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes obstáculos com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, com o seu ar dengoso e às vezes altivo!

Neste Dia Internacional da Mulher, nós outros, homens, como diriam os demais latinos da língua espanhola (nosotros), temos de fazer reverência a essa extraordinária figura que Deus nos colocou ao lado, que sabe como ninguém preencher com amor e dengo o nosso ser vazio. Que sabe construir, como nenhum arquiteto é capaz de fazê-lo, o edifício da família, que gera filhos e os amamenta, que cria gerações e mais gerações! Você, mulher, poesia de nossas vidas, Filha de Osíres, Deusa do Egito!

Minha humilde homenagem à graça, ao encanto e à beleza feminina, no Dia Internacional da Mulher. Parabéns.

Adm.  Agenor Santos agenor_santos@ig.com.br

publicado em 08 de Março / 2012 às 18:40

Câmara de Juazeiro homenageia servidoras pelo Dia da Mulher

 

 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta quinta-feira (8), a Câmara Municipal de Juazeiro promoveu, na tarde desta quarta-feira (7), uma confraternização para homenagear o seu quadro de servidoras. Todas as funcionárias fizeram uma pausa no seu serviço e foram para sala da presidência para um momento de descontração e homenagem.
 
As servidoras foram presenteadas com lembranças e participaram do sorteio de diversos brindes. “É uma lembrança simples, mas é de coração e reflete todo o respeito e carinho que temos pelo trabalho de cada uma. Essa Câmara tem muito orgulho de todas as suas funcionárias e não poderíamos ficar sem fazer essa homenagem. Vocês também formam esse poder conosco”, disse o presidente do legislativo municipal, vereador Nilson Barbosa.
 
Em seu discurso, o presidente também apontou o novo papel social da mulher. Nilson fez um histórico da luta feminina desde o massacre que deu origem às comemorações do Dia Internacional da Mulher até a posse da presidente Dilma. Encerando a homenagem, as servidoras se confraternizaram com um coffee break.
Ascom CMJ
publicado em 08 de Março / 2012 às 16:10

Fundação SOS São Francisco promove homenagem às mulheres em Sobradinho

A Fundação SOS São Francisco promove neste dia 08 de Março, às 17 horas, na Colônia de Pescadores, uma Homenagem a mulher, em especial aquelas que têm uma caminhada relevante na trajetória do município de Sobradinho. Haverá entrega de placas as homenageadas e lançamento da campanha Quem ama abraça.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.