Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 16 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 16 de Março / 2012 às 18:30

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina divulga resultado da seleção de preceptores e bolsistas dos projetos institucionais Pró-saúde e PET-Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE - Petrolina), divulga a lista de classificados no processo seletivo para preceptores de graduação e bolsistas acadêmicos para o programa institucional Pró-Saúde e o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Os profissionais e estudantes selecionados irão compor o quadro de dois subprojetos a serem submetidos pela Universidade à aprovação do Ministério da Saúde. Cada subprojeto contempla 1 tutor, 6 preceptores e 12 bolsistas.

O Pró-Saúde e o PET-Saúde têm como objetivo possibilitar a imersão prática dos alunos de graduação em cursos de saúde, através de estágios curriculares obrigatórios, atividades práticas, visitas técnicas, internato, residência, pesquisa e extensão, a fim de garantir, por meio do processo ensino-aprendizagem, um cenário de experiências diversificadas, a formação de profissionais comprometidos com o SUS e a melhoria das condições de vida da população. Veja a lista de classificação dos inscritos a preceptores das áreas prioritárias.

asscom Petrolina: Eneida Trindade
publicado em 16 de Março / 2012 às 18:00

Senhor do Bonfim manterá a tradição do melhor São João da Bahia

Tendo como slogan São João da Tradição nos Cem Anos do Gonzagão, a Prefeitura de Senhor do Bonfim promete surpresas e grandes atrações, atendendo a demanda da cultura e sociedade locais bem como dos setores produtivos. “Nosso São João não pode ser menor que os de Amargosa, Cruz as Almas e outras cidades da  Bahia, porque superam os demais pela diversidade cultural, a receptividade da população e pela tradição que faz do nosso festejo o melhor da Bahia e um dos maiores do Brasil” – diz o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado.

Confiando nos patrocínios, parcerias, vendas de espaços e publicidade estarão se apresentando no Parque da Cidade as seguintes atrações: Flavio José, Desejo de Menina, Tinho do Acordeon, Banda Saia Rodada, Zezinho da Ema, Sergio do Forró, Flavio Leandro, Clã Brasil, Banda 3 Desejos, Brega e Vinho, Matingueiros, Cicinho de Assis, Trio Nordestino, Banda Magníficos, Trio Bahia, Joquinha Gonzaga, Alcymar Monteiro, Zelito Miranda. Este ano o São João de Senhor do Bonfim contará com recursos do Ministério do Turismo para a infraestrutura (palco, som, iluminação), orçados em R$300 mil.  

 "É preciso entender que sempre haverá as aves de mau, os pessimistas e críticos de plantão. Ainda mais que este ano é ano eleitoral, e se tem de queimar o prefeito de qualquer forma. Mas não abriremos mão de realizar uma festa digna e atraente em nossa terra. Estamos captando recursos. O investimento nas atrações não é muito diferente do que se fez nos anos anteriores" –   comentou o Prefeito Paulo Machado, por telefone, que se encontra em São Paulo, na FEINCO (Feira Internacional de Caprinos e Ovinos) acompanhando de perto o sucesso dos criadores bonfinenses no referido evento.

Ascom Bonfim
publicado em 16 de Março / 2012 às 13:30

Targino Gondim fala ao Portal Zap sobre sua participação na badalada grade de atrações do São João de Petrolina

Na última terça-feira, 13, o prefeito Julio Lossio comandou o pré-lançamento do São João 2012 de Petrolina, na Arena Manga Rosa. Entre as atrações do São João do Vale, que acontece de 15 a 30 de junho, foram confirmados nomes como Paula Fernandes, Jorge e Mateus, Victor e Leo, Gusttavo Lima, César Menotti e Fabiano, Cavaleiros do Forró, Silvano Salles, Seu Maxixe e Targino Gondim.

O Sanfoneiro de Ouro falou para o Portal Zap sobre a super grade de atrações, que, diga-se de passagem, ainda não está nem 50% completa, a homenagem a Luiz Gonzaga e o crescimento dos festejos juninos de Petrolina. Confira a entrevista com Targino Gondim:

Como você se sente em ser escolhido para, mais uma vez, fazer parte do São Jõao do Vale:

Targino: Para mim é uma honra levar a minha música ao público dessa região que tanto amo. É sempre bom fazer shows aqui, tem horas que a saudade é tanta... Mas com certeza vai valer a pena esse São João e todo mundo vai dançar no chiado da chinela.

Após o pré-lançamento, o que você achou do projeto dos festejos juninos de Petrolina este ano?

Targino: O São João de Petrolina sempre foi bom e em 2012 só vem acentuar o nome da cidade entre os melhores festejos do Brasil. Agora, com a divulgação, muito mais turistas virão para cá, e a repercussão do Vale do São Francisco na época vai dar maior visibilidade à região. Serão 15 dias de festa e sei que nenhum desses dias vai deixar a desejar.

Você aprovou a grade de atrações?

Targino: A grade foi feita com bastante responsabilidade, sem sombra de dúvidas. E eu não sou tão crítico quanto outros nomes do forró. Há espaço para todos e o São João cresceu muito nos últimos anos. Portanto é importante ter esses novos nomes do sertanejo no nosso São João, como Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e Paula Fernandes. E o forró não foi esquecido: tem muita banda do gênero confirmada e outras que ainda virão por aí.

E a homenagem a Luiz Gonzaga?

Targino: Foi uma das melhores ideias do projeto, afinal o Rei do Baião foi quem levou o conhecimento do forró e da cultura nordestina para todo o Brasil. Nada mais justo do que ele ser homenageado no ano do seu centenário. É uma honra para mim fazer parte disso, e ao lado de nomes como Joquinha Gonzaga então...

Portal Zap
publicado em 16 de Março / 2012 às 10:30

Emenda parlamentar ajuda APAMI de Petrolina

Através de um convênio firmado com a secretaria da Casa Civil de Pernambuco, a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) foi contemplada com recursos da ordem de R$ 50 mil. O dinheiro já está sendo aplicado na aquisição de materiais de expediente e de apoio (diagnóstico e cirúrgico), que serão utilizados nas unidades operacionais da instituição, a exemplo do Centro de Oncologia, Casa da Criança, policlínica Dr. Izaias Coelho e Central de Diagnósticos.

O recurso foi obtido através de uma emenda parlamentar de autoria do deputado Geraldo Coelho (PTB) e vai contribuir para que a APAMI reduza custos operacionais da instituição e possa otimizar os serviços disponibilizados para a comunidade. Em 2011, a instituição registrou 184.303 atendimentos. 

publicado em 16 de Março / 2012 às 10:13

Acidente envolvendo ônibus e caminhão na BR 235

Um acidente, envolvendo um caminhão que transportava cimento, e um ônibus, deixou pelo menos 9 pessoas feridas na manhã de hoje (16), por volta das 5h40min, na BR-235, entrada do bairro Jardim Primavera, em Juazeiro(BA).

De acordo com as informações colhidas pelo Blog junto aos hospitais, nenhuma das vítimas corre risco de morte, a grande maioria teve ferimentos leves e já foi liberada. Os acidentados foram conduzidos para os hospitais Pró-Matre, em Juazeiro, Traumas e Memorial, em Petrolina.

O Ônibus, conduzido pelo Sr. Antonio Gomes Leal, um dos feridos, presta serviços à Agrovale.

A empresa deslocou um contingente de pessoas da segurança e da área de saúde para o local, inclusive, com carros pipas para limpar a pista que ficou tomada de cimento,  evitando outros possíveis acidentes.

publicado em 16 de Março / 2012 às 10:00

Entulho no centro de Juazeiro provoca transtornos

Há vários dias o seguidor do blog que se identifica como ACORD@DINHO<O>, tem realizado uma verdadeira campanha através dos seus comentários nas diversas matérias reivindicando a retirada de um entulho na rua Marechal Deodoro da Fonseca, centro da cidade.

Diz uma das suas mensagens:

O lixão (daqui não saio, daqui ninguém me tira...) da rua Marechal Deodoro da Fonseca, centro da cidade, próximo aos prédios da prefeitura, continua lá... Aumentando e exalando o maior mau cheiro que vocês possam imaginar... Carta via blog foi enviada, mas não deram a mínima não foi...? Vou divulgar esse pouco caso com o povo além de Juazeiro... Aguardem-me! Já estou fazendo isso na cidade vizinha e vou mais além...! Tome jeito Juazeiro... Respeitem os direitos das pessoas! Ah! Como viram encontrei um nome mais adequado para o lixão: "daqui não saio, daqui ninguém me tira...".

Em outra mensagem o leitor promete:

“Na rua Marechal Deodoro da Fonseca, centro da cidade tem um entulhão, um lixão chamado "daqui não saio, daqui ninguém me tira..." que há dias sem fim estamos aqui pedindo do Prefeito ao setor responsável e eles fazem de conta que não veem o comentário... Mas eles vão ver brevemente de forma mais estampada, mais real, e mais aberta... Para aprenderem a respeitar o direito das pessoas, do cidadão que precisa do mínimo de atenção, e outras faltas que tem com povo... AGUARDEMMMM!!! O "DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUEM ME TIRA...", pode até não sair mas será conhecido além das fronteiras de Juazeiro”.

O blog tem a identificação do leitor, seu email e IP, mas como ele nunca ofendeu ou dirigiu qualquer tipo de agressão e suas colocações, geralmente são pertinentes, a equipe entendeu que deveria respeitar o anonimato do atento e cuidadoso juazeirense ACORD@DINHO<O>.

PS: Quanto ao entulho, a responsabilidade pela sua retirada é de quem está executando a obra, entretanto, com a demora, cabe ao setor de posturas, inicialmente notificar e se houver reincidência, multar.

publicado em 16 de Março / 2012 às 06:32

Técnicas da Moscamed são apresentadas para representantes do governo tailandês

Na última semana, uma delegação do governo tailandês visitou a região do Vale do São Francisco para conhecer o Programa de controle de mosca-das-frutas, desenvolvido pela Moscamed Brasil com o objetivo de controlar a Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. O ataque da Ceratitis capitata reduz a qualidade do produto para comercialização nos mercados interno e externo, além de ser a praga de maior importância econômica da fruticultura mundial. O encontro aconteceu no período de 08 a 13 de março. Durante a visita, os tailandeses conheceram todas as técnicas adotadas no programa de controle e monitoramento da mosca das frutas no Vale do São Francisco. A missão também visitou outras instituições relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado no Brasil, a exemplo da Embrapa Semiárido.

O Vale do São Francisco é conhecido nacionalmente pela sua riqueza na produção e exportação de frutas. Segundo dados do IBGE, no Vale cultiva-se 1 milhão de toneladas de frutas com safras avaliadas em U$ 1,3 bilhão de dólares e a criação de 250.000 postos de trabalho. Essa realidade fez o governo investir em pesquisa e desenvolvimento de técnicas para controle biológico dessas pragas. A Moscamed Brasil é reconhecida internacionalmente por seus programas de monitoramento e controle integrado da mosca-das-frutas com uso da Técnica do Inseto Estéril - TIE (Sterile Insect Technique, em inglês).

Durante a visita, a delegação tailandesa conheceu a produção do inseto estéril de mosca-das-frutas , inicando pela coleta, tratamento e  inoculação de ovos. Em outra etapa eles viram a produção larval com quatro ambientes em diferentes níveis de temperaturas e umidade do ar, e as colônias com as moscas na fase adulta. A Pesquisadora da Embrapa, Beatriz Jordão Paranhos, apresentou todo o processo e desenvolvimento do inseto e a técnica de esterilização por raio X na fase de pupa. A Moscamed Brasil é a primeira Biofábrica no mundo a usar um irradiador de Raio X no processo de esterilização de insetos, que é  mas seguro que os tradicionais irraiadores atômicos de Cobalto 60.

Dia (13), os integrantes da missão da Tailândia ainda assistiram uma apresentação sobre o controle integrado de pragas na cultura da manga. Segundo informações do diretor executivo, Jair Virginio, os representantes do governo tailandês buscam soluções que possam ser aplicadas na Tailândia e o monitoramento foi bastante discutido. No encontro foi sugerida a possibilidade de interação entre a Moscamed e o governo da Tailândia sobre a experiência da Moscamed em controle de pragas agrícolas. “A Moscamed é seguramente a instituição brasileira com maior know how em monitoramento de pragas, atuando de norte a sul do país e é importante que possamos apoiar aqueles que estão precisando dessas informações”.

Iana Lima Ascom
publicado em 15 de Março / 2012 às 22:38

SEDUC recebe visita de alunos de Petrolina

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) recebeu uma visita especial na manhã desta quinta-feira (15). Alunos da Escola Municipal de Petrolina Professora Eliete Araújo de Souza “invadiram” salas e o auditório (onde estava acontecendo uma formação continuada para merendeiras), para declamar poesias. O projeto da escola é fruto de um programa de incentivo à leitura e faz uma homenagem ao Dia da Poesia, levando a arte para repartições públicas.

Segundo Sandra Heidy a iniciativa surgiu em 2006, e todos os alunos do 1º ao 9º ano participam. “O projeto tem dado certo, pois conseguimos despertar o prazer de ler nas nossas crianças e adolescentes. Ontem visitamos algumas repartições em Petrolina e hoje escolhemos a SEDUC para receber esse presente. Já fiz parte da Rede Municipal de Juazeiro, conheço o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente e, posso dizer que desse lado do rio o investimento em leitura tem sido alto”, revelou a professora.

As onze crianças que compuseram o grupo nesta manhã deram um show de desenvoltura, interesse e conhecimento. Mais do que decorar poesias, eles estão aprendendo novas lições para a vida. Pelo menos é o que garante Larissa Vitória de Souza, de apenas 11 anos. “Estou no projeto desde 2009, e entrei pelo interesse de conhecer palavras novas. Tenho estudado muito, e os livros estão me ensinando a viver melhor”, afirmou. Vitória revela o escritor favorito, “Vinícius de Moraes. Quando declamo os poemas dele é como se estivesse dentro da história”.

Outro exemplo é Izabel Duarte de 09 anos. A garotinha já ganhou o Soletrando, realizado pela própria escola, e agora declama Monteiro Lobato. “Ganhei muito com o projeto. Além de novos conhecimentos, fomos contemplados com uma viagem para Serra da Capivara. Nós levamos nossa poesia para lá”, contou entusiasmada a estudante do 5º ano. O titular da pasta, Clériston Andrade, ficou bastante feliz com a visita e com a escolha da secretaria para apresentação das crianças. “Ontem mesmo, tivemos aqui os alunos da nossa rede recitando poesias, encenando teatrinho e mostrando tudo que aprendem em sala de aula. Esse intercâmbio é positivo e nos faz acreditar no poder da leitura. No evento desta quarta-feira entregamos mais 14 mil livros paradidáticos, que com certeza contribuirão para que mais momentos especiais como esses aconteçam”, analisou o secretário.

Ascom Seduc
publicado em 15 de Março / 2012 às 22:05

Mais associações em Petrolina são beneficiadas com o programa de melhoramento genético de rebanho

Pequenos produtores de 15 associações da área rural de Petrolina receberam nessa quarta-feira (14), caprinos e ovinos que fazem parte do Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A entrega foi feita pelo prefeito Julio Lossio no distrito de Rajada e em Cruz de Salinas. Cada animal recebe uma numeração. Mediante sorteio, o representante recebe o animal para associação da qual faz parte. O objetivo do programa é proporcionar um rebanho de qualidade aos pequenos produtores do município. A Fundação Mais, parceira do programa, e a Secretaria de Desenvolvimento Rural fazem o acompanhamento do desenvolvimento dos animais, através de visitas periódicas, realizadas por técnicos e por um veterinário.

Outras 17 associações já foram contempladas com os carneiros da raça Dorper e os bodes da raça Boer. As associações beneficiadas nesta segunda entrega de animais do programa de Melhoramento Genético foram Rajada, Baixa Grande, Sítio Consolação, Manteiga, Queimada, Sítio Romão, Sítio Satisfeito I, Boa Vista, Lajedo, Sítio Cabaceira, Cacimba do Bonfim, Cruz de Salinas Angical, Surubim e Santo Antônio. Os animais são entregues às associações para que seus representantes, que precisam ser pecuaristas e ter pastagem, possam ser atendidos. “Nosso principal objetivo é melhorar a vida das pessoas e com esse programa, o homem do campo também tem seu espaço. Muitas associações estão interessadas em receber o animal e isso demonstra que as pessoas estão acreditando na nossa gestão”, disse o prefeito Julio Lossio.

Cíntia Sacramento Secom PMP
publicado em 15 de Março / 2012 às 21:32

Direc-15 convoca assistente administrativo da seleção Reda

A Diretoria Regional de Educação (DIREC 15), através do seu diretor Flamber Pinheiro, em email ao blog informa a toda sociedade a convocação que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o primeiro edital de convocação para o cargo de Assistente de Atividade Administrativa da seleção do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), realizado em janeiro de 2012. O resultado está disponível no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (15), no site da Consultec e no Portal da Educação.

Os 1.396 convocados são para vagas no interior do estado. A contratação é por dois anos, podendo ser renovada por igual período. Os convocados têm o prazo de cinco dias úteis, a partir da data de publicação do edital, para se apresentarem na Diretoria Regional no horário das 08:30 às 12:00h. e das 14:00 às 17:30h, devendo os candidatos comparecer munidos da documentação necessária. A especificação encontra-se no Edital da citada seleção.

Foto site do PT Juazeiro
publicado em 15 de Março / 2012 às 17:04

Especialização em agroecologia inscreve para 40 vagas em Juazeiro

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III da UNEB, em Juazeiro, está com inscrições abertas – até o dia 30 deste mês – para a primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em agroecologia. O curso é voltado para graduados em biologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, administração, geografia, economia, nutrição, ciências agronômicas, medicina veterinária e zootecnia, e em cursos de graduação tecnológica nas áreas de agroecologia, alimentos, horticultura, irrigação, viticultura e enologia.

Os interessados devem realizar inscrições, gratuitamente, na coordenação de pós-graduação do DTCS, das 14h às 18h. De acordo com o edital da seleção, estão sendo oferecidas 40 vagas. A seleção, a ser realizada nos dias 2 e 3 de abril, consta de duas etapas: análise curricular e avaliação do pré-projeto. O resultado será divulgado no dia 4 do mesmo mês. A matrícula, com custo de R$ 100, acontece entre os dias 9 e 12 de abril. O investimento na especialização é de R$ 2 mil, valor que pode ser dividido em 10 parcelas iguais de R$ 200.

O curso, com carga total de 390 horas-aulas, tem início no dia 14 de abril, sempre aos sábados, no Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) do DTCS. Mais informações no site www.uneb.br.

Ascom Uneb
publicado em 15 de Março / 2012 às 16:10

Concurso Público da Saúde de Juazeiro acontece neste domingo

A prova objetiva do Concurso Público da Secretaria da Saúde de Juazeiro será aplicada neste domingo (18), nos turnos matutino e vespertino. O portão de acesso para os locais das provas será aberto para os candidatos que disputarão as vagas do concurso pela manhã, às 7h15, fechando às 8h (horário de Brasília) e para aqueles que farão as provas durante a tarde, os portões serão abertos às 13h15 e fechados às 14h (horário de Brasília).

O candidato deverá comparecer, com antecedência mínima de 1h (uma hora) do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova. A Comissão do concurso informa que não serão tolerados atrasos. O candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato (com informações do local da prova) impresso através do endereço eletrônico :www.aocp.com.br.

Mais de 8 mil candidatos disputarão as 626 vagas disponíveis no concurso. A relação dos cargos com o horário de realização das provas já foi publicado pela AOCP. O último concurso realizado pela prefeitura para a área neste porte foi em 2001.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)
publicado em 15 de Março / 2012 às 15:10

Casa Nova: Rede estadual mobilizada pelo Piso

Professores das Redes Públicas de Ensino de Casa Nova paralisaram as atividades em cumprimento à convocação da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação - CNTE na mobilização nacional pelo Piso, Carreira e por 10% do PIB investidos no Plano Nacional de Educação - PNE.

De acrodo com a diretora da APLB Sindicato em Casa Nova, Maria do Carmo da Rocha Braga, o movimento, iniciado nesta quarta, 14, em âmbito nacional, teve 100% de adesão por parte da rede estadual de ensino no município de Casa Nova.

Ainda conforme Maria do Carmo, o evento tem servido, também, para reivindicar as pautas da Categoria da Rede Muncipal de Ensino, a exemplo do Plano de Cargos e Carreira e Estatuto do Magistério; Reforma nas escolas; cumprimento do Piso Salarial Nacional; Transporte Escolar entre outros pontos. Nesta quarta, às 10 horas, a Categoria se reuniu no Colégio Getúlio Vargas para  rever as reivindicações bem como debater estratégias para a luta da Rede Municipal de Ensino em Casa Nova.

Na próxima quarta, 21, está agendada uma audência com prefeito Orlando Xavier para tentar consolidar uma mesa de negociações, bem como estabelecer um  cronograma de cumprimento do acordado.

Ainda de acordo com a dirigente, a APLB Sindicato vem buscando mobilizar os edis. Esta semana foi encaminhado ofício à Câmara de Vereadores solicitando  audiência Pública, no sentido de debater as questões da educação e, sobretudo, para apresentar o Plano de Cargos e Carreira e Estatuto do Magistério.

publicado em 15 de Março / 2012 às 11:09

Micro-empresário denuncia crime ambiental contra o rio São Francisco

O micro-empresário Reinaldo Saturnino, popular Reinaldo da Gráfica, candidato em várias eleições de Juazeiro é um cidadão preocupado com as ações que acontecem na cidade, principalmente com aquelas relacionadas ao meio ambiente.

Esta semana, Reinaldo denunciou nos veículos de comunicação, levou ao conhecimento do Secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, e nenhuma providência foi adotada para barrar os serviços que prepostos da prefeitura estão realizando às margens do Rio São Francisco.

“Não é uma ação involuntária, os trabalhadores foram orientados e estão arrancando a grama que impede o assoreamento do rio. Estão tirando a grama para canalizar esgotos para o leito do Velho Chico, ou seja, de uma só vez estão praticando dois crimes contra o rio São Francisco”, denuncia.

“Como não deram atenção às  minhas reclamações não restou alternativa e levei a denúncia ao conhecimento do Ministério Público”, informou Reinaldo Saturnino.

publicado em 15 de Março / 2012 às 10:35

Saúde do Trabalhador é tema de fórum realizado em Petrolina

"A saúde do trabalhador transversalizando as políticas públicas' é o tema do IV Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador que será encerrado hoje (15), em Petrolina. O evento é promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Estadual de Saúde (CES) e pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS).

Aberto oficialmente na tarde da última segunda-feira (12), o Fórum integra o planejamento do CES e tem como objetivo criar um espaço de diálogo entre o controle social, trabalhadores e gestores para discutir o modelo e a forma de implantação da política de saúde do trabalhador nesse território. Participaram da mesa de abertura a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, representando o prefeito Julio Lossio; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana Mendes Caldas; a coordenadora da CIST, Lindinere Leite, a representante do CES, Silmara Leite, a coordenadora da regional do CEREST em Petrolina, Edna Carvalho; e a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho.
 
Em sua participação, a secretária Lucia Giesta destacou a importância do Fórum como um espaço de debate e proposição de políticas que ajudem a melhorar a vida dos trabalhadores. "Precisamos de momentos como esse para avaliar as políticas que já existem e pensar nas mudanças que podem ser feitas para qualificarmos ainda mais a política de prevenção das doenças e promoção da saúde, não só dos trabalhadores, mas de todos os cidadãos", afirmou. A gestora ainda ressaltou a atuação do CEREST em Petrolina, que vem intensificando as suas ações. "Em 2011, o Centro realizou mais de 800 atividades educativas, um número muito superior ao total de atividades realizadas nos anos anteriores", completou. O evento, aberto a todos os trabalhadores, profissionais de saúde, gestores, estudantes, sindicatos e associações, está acontecendo no auditório do Petrolina Palace Hotel, na Avenida Cardoso de Sá, 845 - Centro.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 15 de Março / 2012 às 09:10

Arnaldo Antunes grava Música de Manuca Almeida

14 de março, Dia Nacional da Poesia, chegou com uma boa notícia para o poeta e compositor Manuca Almeida. Através da gravadora foi informado  de autorização da música POP ZEN de sua autoria, Lalado e Alexandre Leão  para o novo CD  Acústico Arnaldo Antunes MTV.

O CD foi gravado no fim de 2011, celebrando os 30 anos de carreira do artista. A Produção musical do acústico ficou por conta de Liminha e com participações especiais de Nina Becker, Moreno Veloso e Guizado. O Acústico MTV Arnaldo Antunes está previsto para ser lançado em abril.

Há alguns anos Arnaldo Antunes já tinha feito muitos elogios a esta música, que ele conheceu com a gravação dos Lampirônicos. A música Pop Zen já foi gravada por Ivete Sangalo, Marilda Santana e tema de abertura da novela “Essas Mulheres” da Record nas vozes de Dori, Danilo e Nana Caymmi, entre outros.

publicado em 15 de Março / 2012 às 08:08

Dia da Poesia é marcado por apresentações artísticas e entrega de 14 mil livros paradidáticos

O Dia da Poesia na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foi comemorado com apresentações artísticas dos alunos e com a entrega de mais de 14 mil livros paradidáticos. O evento, que envolveu o lúdico, aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria de Educação e marcou mais uma etapa do programa de incentivo à leitura, “É Hora de Ler”. Com a nova remessa, o município atinge a marca de 40 mil exemplares entregues à Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. O “É Hora de Ler” foi lançado em 2009, e nos últimos três anos atingiu públicos bem específicos, como o de crianças de 0 a 3 anos que ganharam as Bebetecas. A Rede também recebeu bibliotecas itinerantes e os quites do programa (que contém em média 60 títulos cada).

O titular da pasta, Clériston Andrade, fez uma reflexão acerca da sua experiência anterior e atual. “Meu primeiro contato com um livro de leitura propriamente dito foi no ensino médio. Outro contato que tive foi com jornais que recolhia no trabalho do meu pai. As crianças da rede pública não eram estimuladas a ler, e os livros eram privilégio da elite. Então, hoje ver que o livro é acessível, que chega às mãos do estudante é, de fato, emocionante. Acho isso mais importante do que qualquer obra, pois nesse momento estamos fundamentando o verdadeiro desenvolvimento”, relatou em seu discurso.

Assessoria de Comunicação - SEDUC
publicado em 14 de Março / 2012 às 23:20

SALVE A POESIA!“De poeta e louco, todos nós temos um pouco!” Jornal de Juazeiro, 17 de março de 1992 (18 Anos)

Dia 14 de março, data de comemoração da poesia. Esquina II foi palco do cenário poético promovido com muito garbo pelo presidente da ASPIMC Associação dos Poetas, Instrumentistas, Músicos e Compositores, Jurandir Oliveira Costa. Enquanto o churrasco “gemia” na grelha, cerveja por todos os cantos, poetas se misturavam com cantores, trovadores, políticos – recebedores de Títulos Beneméritos – e, no fim se versava em poesia, aparecendo muitos valores, os reais poetas que vivem no anonimato; poesia é cultura e ASPIMC está de vento poético acima!

Convidados à vista! Muitos doidos. Interessante que todos os presentes à solenidade  passaram a ser poetas! Despontou-se o novo poeta, Novaisão, trajado de Iansã e Xangô, mostrando conhecer a vida dos poetas através do dedo polegar. “Todos com o dedo para cima! Meu pai me mostrou a ciência na Bíblia... Faço leitura através do dedo polegar!” “Esta ciência está na Bíblia?” – Indagaram os vates...! “Não sei; procurei e não a encontrei!” – Respondeu o “quiromante”. Fato é que o oráculo Novaisão, sempre acertava, quando das consultas. Os poetas se assombraram com a precisão da “divindade!” “Baixou Egum de cigana...! Sabe ler, realmente o dedo...!” “Novaisão... você é um poeta!” “É lógico! Poeta, cantor e político...! Vais ou não vais votar em Novais? Sou candidato a vereador...!” De repente desceu um Egum militar no quiromante e, com certeza era um sargentão casca grossa!

Em posição de sentido, o quiromante Novais reproduziu um boletim de quartel à época que foi soldado; um verdadeiro decoreba. “Novais, que poesia você gosta mais?” “Nós somos fortes infantes!” Franciolly, nosso compositor, jornalista, dramaturgo, etc., que no carnaval da saudade se pareceu com satanás, na visão do galego, devido às vestes do Zorro ou de vampiro e, atacado de seus faniquitos costumeiros, exclamou: “Sou poeta...! Pareço com Castro Alves...!”

Enquanto Novais só queria Marcha de Caserna, Franciolly cantava: “Pense em mim...!” De meia a meia hora ele mudava o jeito do cabelo, como  estivesse usando peruca de aluguel e, pelo seu corpo derramava perfume La Belle D’ajour, cujo frasco saia de uma sacola preta, acessório da bata do vampiro, cantando sempre: “Pense em mim e não liga pra ele...!” José Raimundo, que chegava da Rádio Juazeiro, onde trabalha, doido para receber o título de poeta, como também para beber de graça, logo logo foi interpelado por Novais: “Você tem candidato a vereador? – Repetindo essa pergunta por várias vezes...! – Como José Raimundo não respondeu, o oráculo agarrou o dedo polegar dele, o espalmou e fez a leitura: “Você é mulherento...” lembrou-se, então, da palavra imexível do Ministro Magri, “caindo os poetas” em gargalhadas!

Em seguida surgiu o fazedor de associações, Davi Lima, futuro vereador em Sobradinho e também poeta! “Sou de lá... sou de lá de Sobradinho... meu caso é com os peixes: surubim, piranha, piau, mandim, pirá, etc,  bem assim, com os meus amigos pescadores, em número de 634. “Você está no PT?” – Perguntaram a Davi, fazendo alusão ao companheiro Lula, face à barba  maçarocada! Sorridente, esperançoso pela vitória, sem pestanejar: “Sou afilhado de São Pedro, padroeiro dos pescadores e estou no Parido Social Cristão, cujo símbolo é um peixe. – A galera: “Já ganhou...! Já ganhou...!” (Deu zebra e culpou os mesários na contagem dos votos!).

A festa “comeu no centro,” poesia e poetas em todo canto! “Convido o poeta Davi para receber o seu Título!” – “Não sou poeta; sou gente de São Pedro e quero a sua proteção e não abro!”.

Lá para as tantas, todos os presente tinham o lado de doido ou de poeta ou dos dois ao mesmo tempo. Presente, o maior cantor, compositor, poeta, radialista, comentarista esportivo, etc, senhor José Raimundo. Cheio da “branquinha” e o seu “manequim” igual ao de Genival Lacerda (barrigudo), cantor nordestino e, sua cantarola começou a espantar os peixes que dormiam à beira do Chicão, quando recebeu o espírito de João Canabrava, narrando uma partida de futebol, deixando os doidos sãos e os sãos doidos!

O nosso presidente da ASPIMC -  como é ritual em Juazeiro, ninguém chega na hora das solenidades - surgindo às pressas, envergado de Caneta Parker, paletó aberto, cabelos assanhados e muito avexado, parecendo certo poeta, que, por sinal, não foi prestigiar os meninos de Castro Alves...!

A festa transcorreu a mil maravilhas, com muitos falatórios, recitações, inclusive o vereador Brandão que soltou a goela, coisa que não é do seu feitio, preferia agir como tatu, sabido e deu o seu recado; lógico, trata-se de um poeta! “Vou mostrar os meus projetos à base da poesia...! Moanilton que se cuide!” – disse Brandão, que falou sobre a cultura, faturando, assim, alguns votinhos com suas estrofes.

Como não podia deixar de ser em festa de poesias – macas apostas e enfermeiros de plantão. Os poetas são homens de cultura, inteligentes e muitos foram pegar uma soneca no Hotel Cinco Estrelas, situado no bairro Santo Antônio, onde se acalmam os nervos poéticos!

Parabéns Jurandir! Parabéns poetas de Juazeiro! Parabéns  ASPIMC.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Bel. em Direito.

Obs: Esta crônica está inclusa na Coletânea de 200 outras, “Minha Percepções”, que será lançada brevemente.

publicado em 14 de Março / 2012 às 21:08

Espaço do Leitor: Juazeirenses reclamam da falta de água em vários bairros da cidade

Depois de inúmeras reclamações contra o setor de saúde que praticamente dominaram as atenções dos veículos de comunicação em Juazeiro, agora a insatisfação se volta contra o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos do município.

Dona Isaura, moradora da rua Dom José Rodrigues, número 311, alega que há oito dias não tem água na caixa em sua residência no Quidé. Ela já pensa em comprar um novo reservatório e colocar à meia altura para tentar acumular um pouco mais do precioso líquido.

Uma moradora do Castelo Branco que não quer se identificar,  enviou a seguinte mensagem ao blog:

Geraldo José,

Gostaria que você publicasse no seu blog uma matéria sobre o descaso com os moradores do Bairro Castelo que é a falta de água. Temos mais de mês que não sabemos o que é tomar um banho de chuveiro. Ficamos até tarde ou acordamos de madrugada para conseguir encher os baldes e não nos faltar água durante o dia.

Isso realmente é uma falta de respeito com a gente que paga todos os meses as nossas contas de água, taxas e outras coisas mais. Se possível gostaria que sua equipe viesse fazer uma matéria aqui no bairro Castelo Branco, principalmente na quadra C, que é onde os moradores, acho que estão mais incomodados.

Quero saber se na casa do Prefeito ou se na casa do dono do SAAE está faltando água? Se eles estão tomando banho de balde todos os dias? Isso é um verdadeiro absurdo com a nossa população.

Por gentileza quando for postar no seu blog essa informação não seja colocado meu nome. Acompanho seu blog todos os dias e acho muito interessante algumas matérias que são postadas.

Muito obrigada pela atenção

Moradora do Castelo Branco

O comunitário Cícero José do Alto da Aliança é outro indignado com a falta do precioso líquido e já pensa em reunir os demais bairros para um manifesto contra a empresa responsável pelo abastecimento da cidade.

Acredito que já está na hora das comunidades periféricas de Juazeiro se manifestarem com suas presenças físicas. Convido a União das Associações e federação e os vereadores, aqueles que realmente são preocupados com suas bases para fazermos um grande manifesto ordeiro e pacífico, pedindo ao Ministério Público e a quem de direito que tomem as providências junto ao SAAE, pois o que está acontecendo é inadmissível e um crime contra a população de Juazeiro, principalmente dos bairros periféricos.

S.O.S Água para todos.

Essa reivindicação serve para o interior também.

Cícero José

publicado em 14 de Março / 2012 às 20:09

Ex-aluno e Professores da FACAPE têm artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade

Os professores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) Wilson Rolim e João Carlos Hipólito, além do ex-aluno Wellington Dantas terão artigo científico publicado na principal revista voltada à área da Contabilidade no Brasil: Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). Intitulado de “Educação Superior Contábil e Produção Científica: Um Estudo Sobre a Área de Concentração das Monografias dos Formandos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) no período de 2006 a 2010”, o artigo, desenvolvido no segundo semestre de 2011, foi aprovado sem solicitação de correções para publicação na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).O objetivo do trabalho é demonstrar o atual cenário da educação superior e da educação superior contábil, como também identificar as áreas de estudo em que os alunos formandos em Ciências Contábeis da FACAPE desenvolveram suas monografias.
 
A Revista Brasileira de Comunicação é uma publicação técnica e científica, e tem por objetivo divulgar artigos com atributos técnico-contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais, sendo vinculada ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É a principal Revista especializada em Ciências Contábeis com circulação nacional.Segundo o ex-aluno, Wellington Dantas, uma produção científica ser aceita para publicação é benefício não só para aqueles que o fazem como também para todos os que estão inseridos na Instituição de Ensino Superior (IES). “Quando uma pesquisa é aprovada, não é somente o nome dos autores que fica em evidência no cenário científico, e sim, de todos que fazem a IES”, ressaltou.
 
O professor João Carlos reforça a importância do estudo científico para o Curso de Ciências Contábeis. “Devemos incentivar sempre nossos alunos para um olhar mais científico acerca da Ciência Contábil”, afirmou. Para o Professor Wilson Rolim este tipo de parceria é extremamente valioso e contribui sobremaneira para o fortalecimento do “espírito de academia”, que deve ser incessantemente buscado e vivenciado por todos os que fazem parte de um curso ou instituição de ensino superior, além de estimular a produção científica de alto nível. O trabalho passará pelos trâmites editoriais e o número da edição da Revista logo será divulgado. Outras pesquisas foram submetidas pelos autores e os resultados poderão sair em breve.
Ascom
publicado em 14 de Março / 2012 às 18:00

Baiano ganha direito de se "desaposentar" do INSS

Um homem após se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em 1991, passou em um concurso para auditor fiscal da Receita Federal, no ano de 1994. O piso da função atualmente é de mais de R$ 13 mil e a aposentadoria, integral. Contudo, no caso de J.A.R, ele já era aposentado, então por lei, teria que receber o mesmo benefício até o fim da vida.

Por achar injusto, já que continuava contribuindo com a Previdência, ele recorreu à Justiça. A sua advogada, Dervana Coimbra, teve que solicitar a desaposentadoria do cliente e depois reaposentá-lo com os novos valores. Ela conseguiu que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinasse ao INSS a desconstituição do benefício recebido pelo auditor. O INSS então recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF) que confirmou a decisão inicial, através da 12ª Vara Federal da Bahia.

O juiz Carlos Alberto Gomes afirmou que a renúncia à aposentadoria não significa, ao autor, renunciar também ao tempo de serviço trabalhado, que constitui direito incorporado ao patrimônio do segurado.

Correio da Bahia
publicado em 14 de Março / 2012 às 17:35

Dia da Poesia

publicado em 14 de Março / 2012 às 16:35

Dinheiro de "Ai Se Eu Te Pego" é bloqueado

O juiz Miguel de Brito Lyra Filha da 3ª Vara Cível de João Pessoa concedeu uma liminar a favor das estudantes que afirmam serem coautoras da música "Ai Se Eu Te Pego", de acordo com a coluna Olá do jornal "Agora". Marcella Quinho de Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti alegam que compuseram a música durante uma viagem ao exterior.

Com a medida, o dinheiro arrecadado com a venda ou distribuição do hit do sertanejo está bloqueado. No processo, o juiz citou a Editora Musical Panttanal Ltda, a cantora Sharon Acioly, o compositor Antônio Diggs, a empresa Teló Produções Ltda, o cantor Michel Teló, a Gravadora Som Livre Ltda e a Apple Computer do Brasil Ltda. O cantor tem sessenta dias para se manifestar na Justiça sobre a liminar.

Entenda o caso

A música "Ai Se Eu Te Pego" virou febre em todo o mundo em 2011. No entanto, ela também veio parar nas páginas de jornal por um processo movido por três amigas da Paraíba que alegam serem coautoras do hit. O refrão (Nossa, nossa, assim você me mata / Ai se eu te pego / Ai, ai se eu te pego) teria sido criado pelo grupo em uma brincadeira durante uma viagem à Disney em 2006. Dois anos depois, as estudantes viajaram para Salvador onde apresentaram a música para a cantora Sharon Acioly que, por sua vez, tem registro de coautora do sucesso.

Band
publicado em 14 de Março / 2012 às 16:10

Secretaria de Acessibilidade entregará impressora Braille ao conselho da pessoa com deficiência de Petrolina

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal deAcessibilidade, entregará nesta quinta-feira (15), às 10h, uma impressora Braille para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A entrega acontecerá na Casa dos Conselhos localizada à Rua das Laranjeiras, no Centro de Petrolina. O equipamento foi adquirido através de um convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério da Justiça e faz parte do projeto de estruturação doconselho.

“A impressora Braille é um equipamento de grande importância paraas pessoas com deficiência visual que ainda vivem afastadas das publicações e de materiais impressos em Braille”, afirmou o Secretário de Acessibilidade,Marcos Conceição. Em todo Brasil, apenas Petrolina e Porto Alegre tiveram projetos aprovados para aquisição da impressora Braille.

Cíntia Sacramento Secom PMP Imagem Ilustrativa
publicado em 14 de Março / 2012 às 15:40

Melhoria da Infra-estrutura e área social são metas da nova diretoria da ASSEMCO

Fortalecer a infra-estrutura geral e a área social do clube. Estas são as principais metas da diretoria da Associação dos Empregados da Codevasf - ASSEMCO – 6ª DR, encabeçada por José Rômulo Aquino Benjoino, para o próximo triênio. A eleição foi realizada no último dia 13 de março na 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro/BA. A chapa foi confirmada com mais de 80% dos votos.

A entidade tem 50 anos, e atualmente são 98 associados que podem desfrutar de um campo oficial de futebol, duas piscinas, sendo uma adulta e outra infantil, salão de jogos e parque infantil. O presidente reeleito, José Rômulo, destaca a importância de atividades sociais na ASSEMCO; “Sempre tivemos grandes festividades e nós lutaremos para resgatarmos isso, como o São João, que já foi a maior e melhor festa da região”.

Na 1ª gestão, foram recuperadas as áreas das piscinas, salão de festa, banheiros, muro, além de plantados 92 mudas de plantas nativas da região. E, já estão em construção a nova sede administrativa do clube e uma quadra de vôlei.

A atual diretoria é formada por:

Presidente: José Rômulo Aquino Benjoino

Coordenador Administrativo: Antônio Francisco de Matos Neto

Coordenador Financeiro: Fábio Alves Torres

Coordenador de Esporte: Daniel Nascimento Santos

Secretária: Jane Lúcia Almeida Martins

Conselho Fiscal: Paulo Roberto Santos, Luciano João de Lima e Raymundo Henrique Lino de Souza.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.