Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 16 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 14 de Março / 2012 às 13:35

MORRE EM LAGOA GRANDE JORGITO PEREIRA UM DOS MAIORES PRODUTORES DE TOMATE DA REGIÃO

Morreu ontem (13) às 21h no Sitio Salina distrito de Jutaí, interior de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco, vitima de uma parada cardiorrespiratória, o Agricultor Jorgito Pereira Miranda, mais conhecido como Dogito do tomate.

Dogito tinha 42 anos, era casado e deixou três filhos. O agricultor foi um dos maiores produtores de tomate do sertão pernambucano. Sua vida sempre foi pautada em contribuir com a geração de emprego e renda no município através da sua produção e colaboração com os eventos tradicionais do interior de Lagoa Grande, a exemplo da Feira do Tomate de Açude Saco II e Festa dos Vaqueiros de Jutaí.

Seu corpo será velado na tarde de hoje (14) na localidade de Jutaí, onde será sepultado logo mais às 17h. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande Foto: Isael Dias). 

publicado em 14 de Março / 2012 às 13:00

DIA NACIONAL DA POESIA - MANUCA ALMEIDA‏

Hoje é 14 de março, Dia nacional da poesia, dia de Castro Alves, Patativa do Assaré, dia de  Quintana, Luiz Galvão, Manuca Almeida  e tantos  e tantos outros e  poetas que as palavras fascinam  e ensinam. Em email ao blog, Manuca Almeida, informa que "há  30 anos,  começou  a  movimentar esse dia, promovendo e trazendo artistas para Juazeiro e Petrolina. Quem é da década de 80 lembra , Miró e Manuca  recitando nas praças, bares, ônibus levando  poesia para  todos, tempo que  cheguei de São Paulo e criei com artistas da região  o Chá das 5 , participei ativamente  do Beco da cultura em Petrolina, Domingo dela  e etc e tal. Hoje estou me preparando  para lançar um  novo livro,  Além do Amor. E digo mais... A produção é da Provedor de Ideias (Lu Almeida ), projeto gráfico de Dandara Almeida e Biano ( AP303), apoio cultural da  Prefeitura de Juazeiro , PRINT PEX e diversos irmãos da espiritualidade. E para celebrar o DIA  NACIONAL DA POESIA  brindemos  com uma poesia que fiz para meu amor".

Hoje eu lhe amo mais
e sou capaz de amar mais ainda
eu já não espero
o que sempre tinha

Hoje eu tenho a certeza
que sou amado
e só o amor vence a tempestade
só o amor suporta a ventania
o terremoto
a rebeldia de quem não ama

Hoje posso amar o que desconheço
e saber amar
por que só quem ama sabe que a esperança
é segurança pra quem é feliz
te amo sem tamanho
sem juras
e o meu desejo diz
o que posso por amor
hoje eu lhe amo mais

Manuca Almeida

publicado em 14 de Março / 2012 às 00:01

“Olha, que isso aqui tá muito bom”. O São João de Petrolina vem com super atrações.

Aconteceu na noite desta terça feira (13), o pré lançamento do São João de Petrolina na Arena Manga Rosa e contou com centenas de pessoas ansiosas para conhecer as atrações que vão agitar a festa junina da cidade.

Com o lema “Olha, que isso aqui tá muito bom” e com uma belíssima homenagem ao centenário do Rei do Baião,Luiz Gonzaga, o São João do Vale traz grandes atrações e a promessa de uma estrutura de encher os olhos.

O prefeito Júlio Lóssio falou do sucesso da edição passada e disse:“Antigamente a dúvida era, São João de Caruaru ou Campina Grande? Agora isso mudou, chegou a vez do São João do Vale”.

Depois da fala do prefeito, a expectativa tomou conta do público. Ansiosos pelas atrações, um vídeo chamou algumas das bandas e artistas confirmados até agora, confira: Paula Fernandes, Victor & Léo, Jorge & Matheus, Gusttavo Lima, César Menotti & Fabiano e Adelmário Coelho, Flávio José,Limão Com Mel, Dominguinhos, Flávio Leandro, Seu Maxixe, Targino Gondim, Cangaia de Jegue, Estakazero, Joquinha Gonzaga, Mastruz com Leite, Moleca Sem Vergonha, Cavaleiros do Forró, Silvano Salles, Saia Rodada, Gean Mota, Italo & Maciel e até Xexéu.

A festa de lançamento contou com a presença de Berguinho (Seu Maxixe), Léo (Estakazero), Adelmário Coelho, Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga, Xexeu e outros. Léo, da banda Estakazero (Segundo da esquerda para a direita) disse que está muito feliz em tocar no São João de Petrolina. “É uma região muito importante para o Brasil e espero que esse são João chegue pra ficar”.

Além das atrações, a outra surpresa ficou por conta da estrutura vindo diretamente de Salvador, do Camarote do Harém, que é famoso por ter lindas mulheres. Segundo os proprietários da marca, eles irão trazer todo o know how da capital.

Bruno Lopes
publicado em 13 de Março / 2012 às 23:20

DIFERENÇA ENTRE PUNIBILIDADE E INELEGIBILIDADE

 

*Josemar Santana 

Com o advento da Lei Complementar 135/2010, batizada popularmente pela mídia com o nome de Lei de Ficha Limpa, muito se escreveu e se falou sobre o assunto em todos os recantos do país, inclusive, com repercussão internacional, notadamente, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de considerar a sua total constitucionalidade. Houve quem arguisse a sua inconstitucionalidade, argumentando que nenhuma lei não pode retroagir para punir quem cometeu delito ou sofreu punição administrativa ou civil antes de sua entrada em vigor. 

Contrariamente houve também quem defendesse a sua aplicação retroativa, alegando que a Constituição não permite a retroatividade de lei nova apenas para as questões criminais. O que se viu, leu e ouviu foi muita confusão entre os conceitos de punibilidade e inelegibilidade, a ponto de surgirem manifestações a respeito do assunto, considerando a incidência de CAUSA DE INELEGIBILIDADE sobre alguém que tenha sofrido ou venha a sofrer PUNIBILIDADE por prática de delito penal, ou prática dolosa de improbidade administrativa. 

Essa confusão tornou-se ainda maior entre a população em geral, pela sua condição leiga em domínio do direito, ocorrendo, entretanto, até mesmo entre operadores da área (juízes, promotores e advogados). A inconstitucionalidade da Lei de Ficha Limpa jamais poderia ser acatada pelo STF, não apenas porque a sua proposição originou-se do anseio popular, com cerca de 1,6 milhão de assinaturas, mas, sobretudo, porque está sustentada no art. 14, §9º, da Constituição Federal, que possibilita o estabelecimento de outras hipóteses de INELEGIBILIDADE, por meio de LEI COMPLEMENTAR, que não estão explicitadas no texto constitucional. 

Por conta dessa permissão, veio a Lei Complementar 64/90, conhecida por LEI DE INELEGIBILIDADES, alterada, a partir de 4 de junho de 2010, com a entrada em vigor da Lei Complementar 135/2010, a popular Lei de Ficha Limpa. E o §9º, do art. 14, da Constituição Federal determina que sejam estabelecidas outras hipóteses de INELEGIBILIDADE, bem como, os prazos de sua cessação (do seu término) por meio de Lei Complementar, com o objetivo de “proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta”. 

Logo, se para o reconhecimento de CAUSA DE INELEGIBILIDADE, deve ser considerada a vida pregressa (anterior, passada) do candidato, conforme imposto pela Constituição Federal no seu §9º, do art. 14, não há se falar em retroatividade proibida por vício de inconstitucionalidade. Por outro lado, sabe-se que a PUNIBILIDADE é aplicada como castigo (punição) a quem comete crime, seja eleitoral ou comum (exceto, neste último, os de menor potencial ofensivo), ou ainda, por condenações civis e administrativas por práticas de improbidade administrativa de caráter doloso (praticas que não sejam de meras irregularidades sanáveis), bem como, abuso de poder econômico e abuso de poder político. 

Para melhor compreensão, exemplifica-se: a pessoa que foi condenada por ter praticado abuso de poder econômico (ou compra de votos) na eleição de 2008, quando foi candidato a cargo eletivo, tendo sido eleito ou não, recebe como PENA (PUNIBILIDADE), a INELEGIBILIDADE pelo tempo de três anos e se foi eleito, ainda perde o mandato como PENA (PUNIBILIDADE). 

Nesse caso, a INELEGIBILIDADE é aplicada como PENA pela prática de abuso do poder econômico (ou compra de votos), vindo, como consequência, a CAUSA DE INELEGIBILIDADE pelo prazo de oito (08) anos, isto é, porque foi a pessoa PUNIDA com a INELEGIBILIDADE pelo prazo de três anos e se eleito, também PUNIDA com a perda do mandato, e, por causa dessas sanções, incide sobre ela a CAUSA DE INELEGIBILIDADE. 

Fica claro, portanto, que a diferença essencial entre PUIBILIDADE e INELEGIBILIDADE é que a PUNIBILIDADE é pena pela condenação que uma pessoa sofre, podendo ocorrer pena de prisão, pena de inelegibilidade, ou pena de perda do mandato (se detentor de cargo eletivo), entre outras espécies de PUNIBILIDADE previstas na legislação pátria, enquanto INELEGIBILIDADE como CAUSA é consequência da PUNIÇÃO sofrida pela pessoa condenada. 

*Josemar Santana é jornalista e advogado, com pós-graduação em Direito Eleitoral, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA com unidades em Senhor do Bonfim/Bahia e Salvador/Bahia

publicado em 13 de Março / 2012 às 21:40

NOVOS SECRETÁRIOS DE WAGNER PODEM VIR DA CÂMARA DE DEPUTADOS

A reforma do secretariado do governador Jaques Wagner assumiu uma perspectiva política com o retorno a Câmara dos deputados Afonso Florence, exonerado do Ministério de Desenvolvimento Agrário, e a descompatibilização de João Leão, Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador.

A movimentacão fez com que os deputados Sérgio Carneiro e Emiliano José voltassem para a suplência e Wagner deve escolher um ou dois deputados da bancada para compor seu secretariado, mantendo os dois deputados, ou pelo menos um deles, na Câmara. Wagner vai hoje a Brasília para conversar sobre os nomes que poderiam compor seu secretariado. As modificações serão na Secretaria de Fazenda e na Secretaria de Combate à Pobreza. (Com informações do Bahia Econômica)

PS: Nesse contexto consta também o nome do deputado federal Joseph Bandeira que retornou à suplência. Resta saber se nessa nova conjuntura haverá espaço para o representante de Juazeiro que o quarto suplente na coligação encabeçada pelo PT.

publicado em 13 de Março / 2012 às 19:10

Festa marca lançamento de Gincana no bairro Dom José Rodrigues

No último domingo, dia 11, foi realizado evento para o lançamento da 1ª Gincana Independente Cultural, Recreativa e Filantrópica do bairro Dom Jose Rodrigues, que acontecerá no mês de agosto.

O lançamento contou com animação da banda Samba de Mezza e reuniu mais de 900 pessoas na praça principal da comunidade. “Quero agradecer ao comércio local, a polícia militar pela colaboração, e principalmente ao público que fez deste evento mais um sucesso”, declarou Valter Junior produtor cultural.

publicado em 13 de Março / 2012 às 17:30

Codevasf atende comissão de mulheres do Salitre

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, recebeu em audiência uma comissão formada por cinco representantes das comunidades que compõem o Vale do Salitre. Elas fazem parte da Comissão para Estruturação da Emancipação do Salitre. A diretora social da entidade, Maria Kumiko Yamashita, estava acompanhada de Maria Helena de Souza Gonçalves dos Santos, da comunidade de Manga, Lúcia Simões Paiva Batista, presidente da Associação de Moradores de Gangorra II, Maria Gonçalves de Oliveira, tesoureira da Associação de Goiabeira II, Maria Gicionete da silva, secretária da mesma associação.

Elas procuraram a Codevasf com o objetivo de apresentar e discutir com o superintendente um projeto elaborado em parceria com a Associação Intermunicipal dos Garimpeiros do Médio São Francisco – AGAMESF, para capacitação de 30 pessoas das comunidades nas atividades de lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, com o objetivo de proporcionar emprego e renda às famílias. O projeto prevê ainda a capacitação de mais 30 pessoas na fabricação de artesanato mineral, uma das especialidades da AGAMESF, cujos trabalhos já são conhecidos nacionalmente, principalmente pela beleza das peças.

Segundo Maria Kumiko, outras localidades do Vale do Salitre, como Alfavaca, Marruá, Umbuzeiro e Rodeador também devem participar do Projeto. Ao todo a diretora social espera que sejam capacitadas cerca de 940 pessoas, entre homens e mulheres das comunidades, na fabricação de adornos minerais, artesanato mineral figurativo e também reaproveitamento de resíduos. “Nós viemos aqui até a Codevasf para solicitar o empenho do superintendente para que isso vire realidade”, afirma Kumiko. Ela acrescenta que “no Vale do Salitre as pessoas estão deixando a região para vir para a cidade. As mulheres estão saindo de casa para trabalharem na cidade como diaristas por falta de condições melhores de sobrevivência”.

As integrantes da comissão esperam que até o segundo semestre deste ano essa capacitação, com o apoio da AGAMESF e da Codevasf, seja realizada. Para elas esse projeto vai proporcionar, além de uma oportunidade de emprego e geração de renda, a criação de uma identidade própria da região, tornando os participantes independentes e com uma atividade garantida para sobrevivência.

Na ocasião o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, manifestou seu apoio à iniciativa da comissão de mulheres, e já solicitou ao corpo técnico da companhia que seja viabilizada o mais breve possível a concretização dessa idéia.  Emanoel Lima vê a possibilidade de incluir esse pleito dentro do programa de Arranjos Produtivos Locais, desenvolvido pela Codevasf em toda sua área de atuação, e que tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, além de organização processos produtivos e de comercialização, valorizando o capital humano e da governança local.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 13 de Março / 2012 às 15:40

Juazeiro sedia II Salão de Experiências em Ciências do Solo

O II Salão de Experiências em Ciências do Solo é um evento realizado pelos alunos da disciplina de Manejo e Conservação do Solo e Água do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus III, Juazeiro, e acontecerá sexta, dia 16.

O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para práticas de manejo do solo, e as consequências de um manejo inadequado para o mesmo. As inscrições serão realizadas no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) na UNEB, no dia do evento (16 março) a partir das 08 horas gratuitamente. Haverá emissão de certificados com carga horária de 4 horas.

Espera-se receber a participação de estudantes, professores, agricultores e o público em geral. (Com informações de Carlos Eduardo Rodrigues de Souza da Comissão de organização do Salão)

publicado em 13 de Março / 2012 às 13:30

Univasf divulga 5ª reunião de chamada pública da Lista de Espera do Sisu

A lista com os nomes dos convocados para a 5ª Chamada Pública da Lista de Espera do Sisu está disponível no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). A reunião será realizada na próxima quarta-feira (14), no bloco de salas de aulas do campus Petrolina Sede da na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), às 9h.

De acordo com a SRCA, o número de convocados nesta lista corresponde ao dobro de remanescentes de cada curso, distribuídos nas modalidades ampla concorrência e políticas afirmativas. Ainda conforme a SRCA, os convocados que não comparecerem serão excluídos da lista de espera. O candidato também perderá o direito de concorrer às vagas restantes. Para mais informações, acesse o site da SRCA (link abaixo).

http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2012-html


 

Raoni Santos Ascom
publicado em 13 de Março / 2012 às 09:40

Ex-vereador solicita a reabertura da agência do BB em Sento-Sé

Em email ao blog o ex-vereador do PT de Sento-Sé, Jackson Coelho, faz apelo ao Superintendente do Banco do Brasil na Bahia, com objetivo de reabrir a agência da instituição financeira que está fechada desde o assalto no último dia 05. Confira:

Venho através deste meio de comunicação fazer um apelo ao Superintendente Regional do Banco do Brasil para agilizar a reabertura da agência do Banco do Brasil de Sento-Sé que foi fechada no ultimo dia 05 de março após mais um assalto. A falta de funcionamento desta agência causou um grande prejuízo à população e ao comércio que dependem dos serviços deste banco, uma vez que esta é a única agência bancaria da cidade. Existe um posto do Bradesco que não atende a grande demanda do povo. Muitos clientes estão sendo obrigados a se deslocar para outros municípios, como Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Sobradinho, Jussara e Xique Xique para fazer suas transações bancárias.

O Banco do Brasil chegou em Sento-Sé no inicio da década de 80 como um posto avançado para atender as demandas de projetos dos trabalhadores rurais, e alguns anos depois se transformou em agência. Desde sua implantação vem sendo alvo de assaltos, já foram quase dez, cada um mais ousado do que o outro.

Em 2001 a superintendência do banco chegou até anunciar o fechamento desta agência por conta dos constantes assaltos, foi preciso que a população de Sento-Sé fizesse manifestos públicos para sensibilizar a direção do banco a reabri-la.

Espero que a superintendência do banco tome as providências necessárias e reabra esta agência o mais breve possível. 

Jackson Coelho de Souza

publicado em 13 de Março / 2012 às 07:00

72º BI convoca proprietários de caminhões para Operação Pipa

O Comando do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, informa aos proprietários de caminhões-pipas que realizará nesta quarta-feira (14), às 8h uma vistoria dos veículos para fins de contratação na “Operação Pipa”, cujo objetivo é promover o abastecimento de água para as comunidades rurais de Juazeiro.

O “Pipeiro” deverá comparecer ao Batalhão com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões pipas devem estar com os tanques de água cheios.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEADRUMA Imagem da Internet
publicado em 12 de Março / 2012 às 18:00

Facape divulga nota de esclarecimento sobre ocorrência policial sexta dia 09

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) esclarece o episódio do funcionário terceirizado que trabalhava há pouco mais de 10 dias como jardineiro, acusado por, nesta última sexta (09), após seu horário de expediente, filmar duas mulheres no banheiro da Instituição. O corpo diretivo informa que as providências cabíveis ao caso foram tomadas, tendo sido a empresa responsável notificada imediatamente para substituição do funcionário acusado. Além disso, o indivíduo foi prontamente detido pela Polícia Civil e conduzido, posteriormente, à Delegacia de plantão, onde foi interrogado. O celular utilizado na ação delitiva está sendo analisado pela Polícia Técnica. Ainda não se sabe se realmente foram feitas fotografias ou filmagens, nem se o material, caso tenha existido, foi apagado.

Informamos ainda que o sistema de segurança da FACAPE compõe-se de servidores treinados e equipamentos específicos, significando que a comunidade acadêmica encontra-se devidamente resguardada, ao tempo em que esclarecemos que a admissão ou permanência de indivíduos estranhos ao ambiente da Faculdade é impossibilitada pelo sistema referido. Lamentavelmente, no entanto, o fato ocorrido veio a ter por autor pessoa ligada à prestação de serviços realizada por terceiros, que, pela própria necessidade de trabalho, precisam ter acesso aos ambientes da Faculdade. Assim, acrescentamos que já está em processo licitatório a aquisição de equipamentos de monitoramento para proporcionar ainda mais segurança a toda a comunidade acadêmica da FACAPE.

publicado em 12 de Março / 2012 às 17:30

Baile das Personalidades trará muitas novidades em maio

A VIII edição do Baile das Personalidades 2012 este ano acontecerá no dia 19 de maio e vem com muitas novidades. A festa agora será no São Francisco Country Club e terá um novo formato. “Manteremos o glamour dos anos anteriores, mas estamos focando este ano também o público jovem, com inserções de DJs e trazendo uma Banda, ao invés das tradicionais orquestras”, adiantou o Colunista e Promoter Gileno Dias.

A Banda Máxima será a atração e vem de Salvador. A banda que já integrou o cast da Caco Telha e agora parte para carreira solo em novo estilo, passeia pelo Pop, Rock, Boleros, Salsas e o Clássico. “É um repertório eclético, que vai agradar a todos os gostos, tenho certeza”, garantiu Gileno. O Baile das Personalidades, que já é tradição e movimenta o jet set do grande vale, premia pessoas de expressão, que se destacam em suas áreas. O cerimonial ficará a cargo de Nélia Lino.

Serviço

Baile das Personalidades

Local: São Francisco Country Club

Data: 19 de maio de 2012

Hora: 22:30h

Traje: Esporte fino

Mesas:74 8826 1219

publicado em 12 de Março / 2012 às 15:10

INAUGURADO ESPAÇO MULTICULTURAL MÃE DA MATA

No último dia 08 de Março aconteceu a inauguração do mais novo espaço cultural de Juazeiro. O Grupo Multicultural Mãe da Mata abriu as portas da sua loja onde agrega vários artesãos e artistas diversos.

Sediado à rua Eduardo Brito, 216, centro de Juazeiro; o Grupo Multicultural Mãe da Mata tem como objetivo principal integrar e valorizar a arte regional. Lá será desenvolvido um verdadeiro mix cultural, com oficinas nas diversas linguagens artísticas, além de música, literatura, café cultural, tapiocas e mais uma inovação para o trabalho do próprio Grupo, que é a loja virtual, levando os produtos dos seus integrantes ao alcance dos consumidores internautas.

De acordo com a coordenadora, Neci Mãe da Mata, “o novo espaço está bastante aconchegante e acolhedor e já tem bastante eventos agendados que estarão sendo divulgados nos próximos dias com várias oficinas em diversas modalidades culturais e que os artistas e artesãos estarão recebendo os visitantes diariamente com muitas novidades e um serviço de café cultural ao som de músicas regionais ao vivo. Será, verdadeiramente, um espaço multicultural, que ajudará no fomento à cultura, tão desvalorizada", concluiu.

ENDEREÇOS VIRTUAIS: SITE:  www.grupomaedamata.com.br  E-MAIL: grupomaedamata@hotmail.com  BLOG:  www.grupomaedamata.blogspot.com

Por Jucinei Martins
publicado em 12 de Março / 2012 às 13:10

Confusão no centro de Petrolina

Por volta de 10 horas de hoje (12), um elemento vestindo apenas cueca se envolveu em discussão com policial que o abordou. No bate-boca o sujeito agrediu o policial com soco no rosto e correu em direção da Igreja Catedral. O policial sozinho entrou atrás do agressor e o mesmo conseguiu escapar e mais adiante ainda no calçadão da Catedral foi detido com a ajuda de reforços e conduzido para o Posto Policial localizado na Av. Souza Filho. Esse acontecimento causou um tumulto muito grande entre os comerciantes e transeuntes que por ali passavam. (Com informações e fotos de Francisco Lopes)

publicado em 12 de Março / 2012 às 09:40

HEMOBA CONVOCA DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE

 
Em email ao Blog a Assistente Social do Hemoba de Juazeiro, Cislene Bandeira faz um apelo aos doadores de sangue para que compareçam a Unidade de Coleta localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, ao lado do Hospital Regional. Ela informa à população que os estoques estão muito baixos e que para continuar salvando vidas, precisa urgentemente de todos os tipos de sangue.
 
Condições básicas para doar sangue: 
  • Sentir-se bem, com saúde.
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
  • Pesar acima de 50 Kg.
  • Ter entre 16 e 67 anos de idade. 
*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com o consentimento formal e a presença do responsável legal a cada doação.
 
Recomendação para o dia da doação:
  • Nunca vá doar sangue em jejum.
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
  • Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
  • Evitar alimentos gordurosos. 
Quem não pode doar sangue: 
  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis ou Doença de Chagas.
  • Usuários de drogas.
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses. 
Lembramos que o horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e na sexta-feira, das 8 às 12 horas.
publicado em 11 de Março / 2012 às 22:00

Juazeiro: UNEB convoca 343 candidatos aprovados em 3ª chamada. Matrícula será na sexta-feira, dia 16

A UNEB divulgou a relação de 343 candidatos aprovados em terceira chamada no Vestibular 2012 com entrada no primeiro semestre letivo, nos campi da capital e interior do estado. Todos os convocados devem efetuar a matrícula exclusivamente na próxima sexta-feira, dia 16, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

O gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, Jairo Sá, lembra que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração.“O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga”, completa Jairo. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UNEB, os candidatos devem ficar atentos, pois ainda há possibilidade de novas chamadas.

Ascom Uneb
publicado em 11 de Março / 2012 às 21:00

Dezessete estados brasileiros já criaram leis que proíbem o uso de sacolas plásticas

A proibição do uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais foi aprovada em 17 das 27 capitais brasileiras. Pelo menos em Manaus, Fortaleza e Curitiba há projetos sobre o assunto na Câmara Municipal. Porém, em algumas cidades há ações judiciais para suspender a aplicação da norma.
 
Em Recife, a Justiça considerou inconstitucional a lei que obriga que os comerciantes forneçam sacolas oxi-biodegradáveis com a justificativa de que o município não pode legislar sobre matéria de meio ambiente. Esta função, segundo a Constituição, seria da União, dos estados e do Distrito Federal. A Justiça também considerou a lei inconstitucional em São Paulo. Contudo, um acordo assinado com a Associação Paulista de Supermercados determinou que sejam oferecidas caixas de papelão ou sacolas biodegradáveis por R$ 0,19 e ecobags por R$ 1,80 até três de abril.
 
Depois disso, os consumidores deverão levar sacolas próprias para transportar suas compras. Segundo o presidente do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), Miguel Bahiense, o uso racional das sacolas plásticas seria a melhor opção, já que há estudos que mostram que elas têm melhor desempenho, por exemplo, no acondicionamento de lixo. Entretanto, a fundadora da Fundação Verde (Funverde), Ana Domingues, acredita que já tenha passado da hora de banir as sacolas. “Não tem lógica usar um segundo para fabricar um produto, usar por meia hora e demorar 500 anos para tirar do meio ambiente”, opinou.
publicado em 11 de Março / 2012 às 20:00

Prorrogadas as inscrições para seleção do mestrado em Engenharia Agrícolaa

Foram prorrogadas até o dia 16 de março, as inscrições para o processo seletivo do programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São oferecidas cinco vagas, em duas linhas de pesquisa, Engenharia de Água e Solo; Agrometeorologia e Ambiência. Poderão concorrer graduados em engenharia agrícola; engenharia agrícola e ambiental; engenharia florestal; engenharia agronômica, zootecnia, biologia e áreas afins.

Conforme edital, as inscrições podem ser realizadas presencialmente ou mediante procuração, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), localizada no prédio administrativo da Univasf, no campus Petrolina Sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou ainda por via postal. O deferimento das inscrições será publicado no endereço http://www.univasf.edu.br/~cpgea até o dia 20 de março.

O processo seletivo, que abrange prova escrita e entrevista, ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, no campus Juazeiro. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 30 de março, na página eletrônica da pós-graduação em Engenharia Agrícola (link abaixo). Os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 2 e 3 de abril, no colegiado da Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. As aulas do mestrado começam no dia 4 de abril de 2012.

Juliane Peixinho Ascom
publicado em 11 de Março / 2012 às 18:00

Coordenação da Guarda Mirim fala sobre Bullying em escola

Coordenação do Projeto Guarda Mirim, Conselho Tutelar e Professores da Escola CAIC, interagem sobre avanços no comportamento dos alunos da Unidade Educacional. Neste sábado (10), a Coordenação do Projeto Guarda Mirim teve a oportunidade de fazer uma avaliação dos alunos junto aos professores. Segundo Maria de Lourdes de Jesus Silva, mais conhecida como professora Lourdes, com mais de 30 anos exercendo a profissão de educadora, "o projeto é viável e inovador. Os resultados já são notórios, tanto no ambiente familiar como na própria escola, alguns alunos tinham o convívio difícil entre os colegas e professores, com a vinda desse projeto estamos vivendo uma nova realidade" finalizou.

O Projeto conta com o acompanhamento do Conselho Tutelar, sendo sua representante a Conselheira Ângela. Na última segunda-feira (05), os coordenadores, a conselheira tutelar e alunos do projeto, estiveram visitando várias salas de aula em horário letivo, e juntos com os professores esclareceram a preocupação sobre a prática do Bullying e as suas conseqüências.

A outra informação é que nos dias (03) e (04) de março, a Unidade Tática Especial da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, esteve auxiliando na segurança da Iª Feira de Caprinos do Distrito de Abobora, interior do município. Durante os dois dias não foi constatada nenhuma ocorrência, e em um clima ordeiro na localidade, os agentes desempenharam o seu papel com traquilidade.

publicado em 11 de Março / 2012 às 17:00

Comissão do novo Código Penal amplia regras para aborto legal e eutanásia

A comissão de juristas nomeada pelo Senado que elabora o anteprojeto de lei de um novo Código Penal aprovou nesta sexta-feira um texto que propõe o aumento das possibilidades para que uma mulher possa realizar abortos sem que a prática seja considerada crime. O anteprojeto também contempla modificações que atingem outros crimes contra a vida e a honra, como eutanásia, estupro presumido e infrações graves de trânsito. A principal inovação na legislação sobre aborto é que uma gestante poderá interromper a gravidez até 12 semanas de gestação, caso um médico ou psicólogo avalie que ela não tem condições “para arcar com a maternidade”. A intenção é a de que, para autorizar o aborto, seja necessário um laudo médico ou uma avaliação psicológica dentro de normas que serão regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina. “A ideia não é permitir que o aborto seja feito por qualquer razão arbitrária ou egoística”, afirmou Juliana Belloque, defensora pública do Estado de São Paulo e integrante da comissão. No entanto, abre tantas possibilidades que deve virar uma batalha política no Congresso.

Politica Livre
publicado em 11 de Março / 2012 às 15:00

Duas apostas de Salvador ganham Mega Sena

O sorteio de número 1370 da Mega Sena, realizado na noite deste sábado, 10, teve dois ganhadores de apostas realizadas em Salvador. Cada um dos premiados vai receber o montante de R$ 7.499.281,75. Os números premiados foram:  02-04-05-27-49-59. Outras 115 apostas acertaram a quina e levam, cada uma, R$ 18.434, 86. Já 9.979 apostas acertaram a quadra e ganham R$ 303,49.

publicado em 11 de Março / 2012 às 12:00

Prefeitura de Juazeiro realiza IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) irá realizar no dia 14 de março, das 7h30 às 17h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente (IV CONFEMMA). O evento que tem como proposta, ampliar a reflexão e o debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental no município, abordará os seguintes eixos temáticos: Preservação, conservação e uso dos recursos naturais; Melhorias da gestão e do acesso aos Recursos Hídricos; Ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico; Prevenção e enfretamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca, riscos e desastres ambientais; Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania; Elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; Incentivo a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; Discussões e perspectivas da Conferência Rio+20 e Controle e sustentabilidade ambiental rural e urbano. 

Com o tema “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Município de Juazeiro”, a plenária será preparatória para as etapas territorial e estadual previstas a acontecer nos meses de abril e julho, respectivamente. “A IV CONFEMMA pretende ampliar a reflexão e debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental em Juazeiro, durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o município nas etapas seguintes”, explicou o técnico da SEADRUMA Ademir Fernandes. 

Para o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, a conferência é necessária, pois consiste num espaço voltado à participação da sociedade, no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. “Trata-se de uma oportunidade de diálogo entre os governos e sociedade civil, além de contribuir para a integração das políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a gestão participativa”, destacou.       

O evento tem o apoio da Comissão Organizadora Municipal composta pelo IBAMA, Instituto IDEA, Curtume Campelo, CIPE/Caatinga (Polícia Militar), INEMA, Direc 15, EBDA, SESAU/Vigilância Sanitária, SESP, DTCS/UNEB, UAVS, Pastoral da Mulher, IRPAA, APLAD/PMJ, IGEMA, SAAE, CODEVASF, Câmara Municipal, SEADRUMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, SEDUR, REABA, CIEA-BA e Agrovale. Vale destacar que a Comissão irá se reunir na próxima segunda-feira (12), às 8h30 na sede do INEMA em Juazeiro, para discutir os últimos preparativos para realização da conferência.

Lene Radina - Ascom Seadruma
publicado em 11 de Março / 2012 às 11:00

HDM recebe mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina

O Hospital Dom Malan recebeu esta semana que passou mais uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina. A realização de cirurgias mamárias, punção e biópsia de mama foi indicada para a honraria requerida pelo vereador Zenildo Nunes. A moção de aplausos foi votada e aprovada em unanimidade no plenário da casa no último dia 28 de fevereiro.

Ascom HDM
publicado em 11 de Março / 2012 às 09:00

SEDUC convoca para entrevista os candidatos habilitados no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) divulgou nesta sexta-feira (09), o edital de convocação para entrevista dos candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado do projeto “Mães Sociais”. Estão convocados todos os candidatos habilitados na Avaliação Curricular. A lista completa encontra-se no anexo. As entrevistas acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de março, e os candidatos deverão observar os dias e horários especificados no cronograma anexo. Aqueles que não comparecerem à Entrevista no dia e horário designados serão automaticamente eliminados do certame. As Mães Sociais atenderão à Escola de Tempo Integral, da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, e serão responsáveis pelos alunos durante turno intermediário.

Edital

Anexo I
Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.