Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 18 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 05 de Julho / 2011 às 14:40

PROFESSORES DA UNEB AVALIAM GREVE QUE DUROU 51 DIAS

Professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus III-Juazeiro, estiveram reunidos com os profissionais da imprensa na manhã desta terça-feira (05) com objetivo de avaliar o movimento grevista das Universidades Estaduais que durou 51 dias e agradecer a cobertura durante os dias parados.

Para os docentes um dos principais pontos de avanço nesta queda de braço com o governo foi a incorporação da CET (Condição Especial de Trabalho) por dois anos, diferente dos quatro proposto pelo Estado. Segundo Emanuel Ernesto no próximo dia 28 haverá uma reunião para discutir a pauta do movimento estudantil, que também foi peça fundamental no movimento em todo Estado.

Para diretora do Departamento de Ciências Humanas Aurilene Rodrigues, outra grande conquista do movimento foi a sinalização por parte do governo do estado de estabelecer a autonomia das universidades, inclusive, financeira. “Claro que em breve vamos avaliar o resultado desta medida, de qualquer forma consideramos um avanço que deve vir com ampliação dos projetos e de pesquisas em todos os campi”.

Márcia Guena, coordenadora do Colegiado do Curso de Comunicação Social da Uneb, considerou salutar a presença dos estudantes na greve garantindo maior visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos no Campus III em Juazeiro e na própria divulgação do movimento com repercussão em nível nacional.

Emanuel Ernesto informou que a reposição dos dias parados está sendo organizada, enquanto Aurilene Rodrigues atestou que única situação definida até agora é a garantia dos 100 dias letivos.

Edmerson Reis esclareceu que a partir da autonomia dos Campi, inúmeros projetos serão retomados, entre eles, um de extensão que é desenvolvido na região do Salitre desde a década de 70.

publicado em 05 de Julho / 2011 às 14:00

Correios divulga resultado de concurso

O resultado final do concurso dos Correios está disponível nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União. Os candidatos podem conferir a relação de aprovados no site da Imprensa Nacional (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=05/07/2011&jornal=3&pagina=127&totalArquivos=376).

Ainda nesta terça também será disponibilizado a consulta individual para a seleção de nível médio (http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011/) e superior (http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/). É necessário informar o número do CPF e senha cadastrada no site da Cespe.

O concurso oferece 9.190 vagas, sendo 8.346 para nível médio e 844 superior e técnico. No total, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para a seleção. (Com informações do Jornal A Tarde)

publicado em 05 de Julho / 2011 às 11:00

Enfermeiros do HDM participam de capacitação

Uma equipe de enfermeiros obstetras do IMIP/Recife está em Petrolina para ministrar capacitações à equipe de enfermagem do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. Durante toda essa semana, palestras e aulas práticas sobre atenção à saúde da mulher farão parte da rotina dos profissionais do HDM.

Dentre os temas abordados estão acolhimento e classificação de risco, assistência ao trabalho de parto e ao parto, aleitamento materno e urgência e emergência. Pela manhã os enfermeiros receberão instruções teóricas e à tarde, capacitação prática. “Esse é mais um passo na humanização do atendimento no Hospital Dom Malan. É importante que nossos profissionais estejam constantemente passando por capacitações, palestras e cursos para que o nosso usuário usufrua sempre do melhor atendimento”, declarou a coordenadora de enfermagem do HDM, Priscylla Macêdo.

Ascom HDM
publicado em 05 de Julho / 2011 às 09:10

REMEDIAÇÃO DO LIXÃO DE JUAZEIRO IRÁ REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS

Redução de impactos negativos causados pela disposição inadequada do lixo, instalação de sistema de drenagem pluvial em todo o terreno e recuperação da área degradada serão algumas mudanças alcançadas com a conclusão da obra de Remediação do Lixão no município de Juazeiro. As melhorias, após quase dois meses do início da obra, já podem ser vistas quando passamos na BA 210 sentido Sobradinho. A entrada do terreno, de aproximadamente 43,2801 hectares, foi totalmente limpa, as cercas de isolamento foram instaladas, proporcionando um melhor aspecto na área, que durante muitos anos foi degradada e não passou por nenhuma intervenção dos governos anteriores.

Segundo o responsável pela empresa executora da obra, Fábio Lopes, a remediação está na fase de remanejamento de resíduos. “Estamos na primeira etapa, que é a principal, e equivale a 70% da obra total. A próxima fase é implantar o sistema de acumulação de chorume, onde será construída a lagoa de estabilização para tratamento”, explicou Lopes. Ele disse ainda que dentro de dois meses, inicia a fase de implantação da célula de aterramento para os novos resíduos sólidos urbanos domiciliares. Está previsto também a construção do prédio de administração, uma portaria de acesso, área de manutenção (galpão) e estacionamento.

Com as intervenções realizadas no Lixão de Juazeiro, além de beneficiar o meio ambiente e melhorar a saúde pública, a obra contribuirá significativamente com os catadores de material reciclável. Atualmente no município, cerca de 100 famílias sobrevivem do lixo, como é o caso de Dona Maria Matias, de 65 anos, que há 10 anos sustenta a família separando e vendendo lixo.  “Construí um barraco, e trabalho aqui durante a semana com 2 filhos e 2 netos, que me ajudam a tirar o sustento da família. Acredito que esta obra vai melhorar muito para nós catadores, a separação do lixo vai ser mais fácil e assim poderemos aumentar a quantidade de material para vender”, afirma.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano - SEDUR, Célia Regina, a remediação será concluída em aproximadamente cinco meses. “Estamos acompanhando todas as etapas da obra, e o cronograma está sendo cumprido pela empresa. É uma ação importante que vai modificar a realidade do local e ajudar o governo a desenvolver ações junto aos catadores e na preservação do meio ambiente”, finalizou a secretária.

Emanuelle Lustosa Ascom Sedur
publicado em 05 de Julho / 2011 às 08:10

BA-210: PERIGO NA ESTRADA

A grande quantidade de animais soltos que perambulam pelas margens da BA-210 entre Juazeiro/Curaçá assusta quem percorre esse trecho uma vez ou outra. Para os que fazem o percurso diariamente a possibilidade de acidente é ainda maior. Nem as melhorias efetivadas na pista, com a limpeza das laterais e ampliação do acostamento reduziu a presença de bois, jumentos e cabras às margens da citada rodovia.

Com a Festa do Vaqueiro em Curaçá no último final de semana, quando o fluxo de veículos aumentou consideravelmente na referida BA, o blog flagrou em vários trechos a presença constante de animais pondo em risco a vida dos condutores de veículos. Esta situação exige uma ação efetiva dos policiais rodoviários no recolhimento desses animais se possível com a aplicação de pesadas multas aos proprietários.

publicado em 05 de Julho / 2011 às 06:30

Rodada de Negócios movimenta investimentos nacionais e estrangeiros na Fenagri 2011

Compradores de redes de supermercados, atacadistas e distribuidores de diversos estados do Brasil e de paises como Holanda, Áustria e Costa Rica estarão se encontrando na Feira Nacional da Agricultura Irrigada  - Fenagri 2011 com  produtores de frutas do Vale do São Francisco,Itaberaba-BA, Bom Jesus da Lapa-BA, Livramento-BA, Vale do Açu-RN e de alguns municípios do Ceará.  Já está tudo pronto para a Rodada de Negócios que acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, no Campus da Univasf em Juazeiro / Bahia - Espaço “Pedra de Comercialização”, no estande e sob a coordenação do Sebrae.

Com o objetivo de promover negócios entre ofertantes (vendedores) e demandantes (compradores) através de reuniões agendadas com antecedência, a Rodada de Negócios desta 22ª edição da Fenagri 2011, começa às 19h do dia 27 com a apresentação dos compradores que irão fazer uma breve exposição de seus interesses. No dia seguinte, das 14h às 20h, após identificadas as novas oportunidades de negócios, compradores e ofertantes estarão frente a frente  para a efetivação dos contratos.

"Este ano, os importadores vêm com especial interesse em comprar produtos orgânicos e estreitar parcerias com produtores que atendam às exigências do fair trade (comércio justo), através de boas práticas agrícolas, sociais, econômicas e em respeito ao meio ambiente", adiantou o coordenador da Rodada de Negócios e analista do Sebrae, Rinaldo Moares. Ele lembrou ainda que  o Sebrae vem planejando há alguns meses esta edição da Rodada de Negócios, selecionando compradores e ofertantes, principalmente entre cooperativas e associações de produtores, para que os encontros em Juazeiro-BA resultem em bons contratos.

Além da Rodada de Negócios, a programação da Fenagri 2011, que começa no dia 27 e vai até o dia 30 de julho nos Campus da Universidade do Vale do São Francisco -Univasf e Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro-BA, contempla mais de uma dezena de minicursos, palestras e os Seminários: Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco;  Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco e o Seminário da Vitivinicultura. Com o tema Novos Tempos do Agronegócio, a Fenagri 2011 é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, Governo da Bahia e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro. As inscrições para a Rodada de Negócios estão sendo feitas através do site: www.fenagri2011.com ou pelo telefone (74) 3612-0468 /0827 – UR Sebrae Juazeiro (Gláucio Bessa, Tiane Almeida ou Simone Silva) e/ou (71) 8876-5050 (Fernanda Mesquita, Consultora da Supervisão de Acesso a Mercado).

Clas Comunicação
publicado em 04 de Julho / 2011 às 22:10

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA CHEGA À AFRÂNIO

A Fundação Altino Ventura iniciou nesta segunda-feira, dia 4, em Afrânio, a realização de consultas, exames e encaminhamentos para futuras cirurgias. A unidade móvel da instituição fica na cidade até a próxima sexta-feira, dia 8. A Fundação é referência em Pernambuco nessa área e começou pelo Sertão do São Francisco, através de uma solicitação do mandato do deputado estadual Odacy Amorim (PSB/PE), um trabalho de atendimento gratuito para pessoas que precisam melhorar a saúde da visão. A próxima visita será à Petrolina com data a ser definida. A equipe da Fundação Altino Ventura já passou por Dormentes na semana passada. 

Também através de requerimento de autoria de Odacy, apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado solicitou ao governador Eduardo Campos uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Altino Ventura para implantar um programa de prevenção a problemas de visão em alunos da rede pública do Estado. “Muitos alunos sofrem na escola e até tem desempenho irregular devido a problemas de vista que poderiam ser resolvidos com uma simples consulta”, justificou o deputado socialista.

Cinara Marques Assessora de Imprensa dep. Odacy Amorim - PSB/PE
publicado em 04 de Julho / 2011 às 21:00

Pela 1ª vez, ministro do STF defende criminalização da homofobia

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto, 68, defendeu, pela primeira vez publicamente, a criminalização da homofobia. Conhecido por citações poéticas e votos progressistas, o ministro disse ao Jornal Folha de São Paulo que o homofóbico "chafurda no lamaçal do ódio". O projeto de lei anti-homofobia está parado há dois meses no Senado, por causa de protestos de congressistas da bancada evangélica.

Para o ministro, não são necessárias novas leis para garantir aos casais gays os mesmos direitos dos heterossexuais já que a Constituição é "autoaplicável". Questionado se qualquer decisão que diferencie a relação entre o homossexual e o heterossexual vai contra o STF, o ministro disse que sim. "A decisão foi claramente no sentido da igualdade de situações entre os parceiros do mesmo sexo e casais de sexos diferentes."

Foto: Marcelo Camargo/Folhapress
publicado em 04 de Julho / 2011 às 20:30

Segunda dose da vacina contra gripe ainda disponível nos postos de saúde em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro convida as mães, pais ou responsáveis para levarem para as Unidades de Saúde da Família, as crianças com idade de 6 meses a menores de 2 anos que ainda não tomaram a 2º dose da vacina contra a gripe. A campanha foi encerrada no dia 24 de junho, mas continua para aqueles que estão em atraso com a segunda dose.
 
Tomaram a primeira dose 6 mil crianças com esta faixa-etária, o que representa mais de 100% de cobertura. Apenas 862 crianças receberam a segunda dose, mas a vacina continua sendo ofertada das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior, das 7h30 às 13h.
 
“É importante que as crianças recebam a segunda dose, para que a imunização tenha o efeito necessário”, informou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado. Juazeiro possui 5,8 mil crianças menores de 2 anos e a meta era vacinar no mínimo 80% deste público durante a Campanha de vacinação contra Gripe. 

Vânia Castro Assessoria de Imprensa da SESAU
publicado em 04 de Julho / 2011 às 19:10

Lançamento da 24ª Festa do Interior

O lançamento da 24ª Festa do Interior, em Casa Nova, acontece na próxima quinta-feira (7), às 19h, na Praça de eventos, com a escolha da Rainha da Festa. Serão 20 adolescentes com idade entre 14 e 18 anos que desfilarão com trajes de praia, cada uma representando sua comunidade. Este ano o tema da Festa é “Dunas Um oásis no Sertão”. Uma homenagem a praia – Dunas Do Velho Chico - localizada a oeste do Lago de Sobradinho, distante 50 quilômetros do centro do município, é uma das mais belas praias de água doce do mundo. 

Programação

Quinta - Feira – 07/07
Escolha da Rainha da Festa às 19 horas

Sexta - feira – 08/07
Furacão do Forró
Forró da Curtição
Sérgio do Forró
Bandas Locais

Sábado 09/07
Forró Moral
Roberta Miranda
Targino Gondim
Bandas Locais

Domingo 10/07
Black Style
Seu Maxixe
Frank Viana e Banda
Bandas Locais

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 04 de Julho / 2011 às 16:40

Petrolina: Novos gestores da Rede de Ensino recebem certificados de curso de gestão

Por uma educação democrática e participativa, assim foi finalizado, na noite da última sexta-feira (01), o processo seletivo e curso de qualificação e capacitação dos novos gestores escolares da rede municipal de ensino de Petrolina. A formatura de encerramento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciência Aplicadas e Sociais – FACAPE, com a entrega de certificados de posse, concedidos pelo prefeito Julio Lossio e pela Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho. 

Depois de um processo democrático, que incluiu provas de competência técnica, processo eleitoral (realizado pela comunidade escolar – alunos, pais e funcionários) e curso de gestão (que aconteceu durante a última semana), foram apresentados os novos gestores que, a partir julho, estarão à frente da administração escolar de unidades de ensino municipal. Com eles, foram conhecidas as novas equipes, formadas por gestores, vice-gestores e secretários escolares.  

O processo de escolha de gestores, no governo de Julio Lossio foi implantado também para a educação infantil, como também o Curso de Gestão e contrato de gestão. Este é um processo que apresenta metas e resultados entre secretaria e equipe gestora. “Esse processo mostra o envolvimento da sociedade para com a escola, ao mesmo tempo em que consolida a responsabilidade e participação do gestor e da comunidade. É um novo ciclo, com uma gestão no processo que acreditamos que renova toda a esperança na comunidade escolar”, afirmou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho. Foram eleitos 41 gestores, que trabalharão com sua equipe no período de três anos e seis meses.

Mônica Silvestre Secom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 04 de Julho / 2011 às 16:10

Gays presos poderão ter direito à visita íntima

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) editou uma resolução, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4), recomendando as secretarias de Segurança Pública e ao Ministério da Justiça para que os detentos gays tenham direito à visita íntima nos presídios. A resolução ressalta que "o direito de visita íntima, é, também, assegurado às pessoas presas casadas entre si, em união estável ou em relação homoafetiva". Segundo o texto, a direção do estabelecimento prisional "deve assegurar a pessoa presa visita íntima de, pelo menos, uma vez por mês".

publicado em 04 de Julho / 2011 às 15:40

Petrolina sedia V Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco

Discutir a qualidade e consistência das mangas in natura consumidas nos Estados Unidos. Este é o objetivo principal do V Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco, que vai acontecer na próxima quarta-feira (06), no Círculo Militar do Médio São Francisco, em Petrolina. O evento, que começa às 8h da manhã e prossegue até às 17h com tradução simultânea (português/espanhol), será destinado aos produtores, gerência de packing houses, profissionais de segurança alimentar, exportadores e representantes de toda a cadeia produtiva da manga. 

Na abertura do Workshop, os representantes da National Mango Board, Marilda Peele (especialista em Relações Setoriais) e da Valexport, Alberto Galvão vão começar os trabalhos dando as boas vindas aos participantes  e adiantando alguns pontos principais para uma maior compreensão  da cadeia produtiva da manga e do impacto das ações da NMB no consumo da fruta nos EUA. A National Mango Board -NMB é um instrumento do Departamento Americano de Agricultura formado por um conselho que tem como meta impulsionar a conscientização dos consumidores, varejistas e administradores de serviços alimentícios sobre manga e o consumo da fruta nos Estados Unidos. Para tanto, são realizados programas educativos e promoções. A NMB fornece ferramentas que incluem materiais de venda, recursos para o desenvolvimento da categoria e incentivos promocionais para os varejistas, auxiliando-os a melhorar as vendas do produto.

Ainda pela manhã, serão discutidos os temas: Os Benefícios das Mangas em Nutrição e Saúde e Sustentabilidade da Indústria da Manga – Estudo do México, apresentados pelo Diretor de Pesquisa da NMB, Leonardo Ortega. No período da tarde, o professor da Universidade da Flórida (EUA), Steven Sargent abre a programação com a vídeoconferência, A Cadeia de Suprimento de Mangas: Boas Práticas e Controle de Qualidade. Na seqüência, os pesquisadores da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto Coelho Lopes e Joston Simão de Assis falam respectivamente dos temas Boas Práticas Agrícolas e Boas Práticas de Fabricação. As inscrições podem ser realizadas através do email: thaciana@valexport.com.br, ou pelo telefone: (87) 3863-6000 / 8811-8274 (Thaciana Teles).

Clas Comunicação
publicado em 04 de Julho / 2011 às 15:10

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO IMIP SE REÚNE COM SUPERINDENTES DA INSTITUIÇÃO EM RECIFE

Os organizadores do 1º Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do São Francisco, Dr. José Antônio Bandeira e Drª Angélica Guimarães reuniram-se essa semana com o Superintendente Geral da Instituição, Dr. Gilliart Falbo Neto e a Superintendente de Interiorização da Instituição Drª.  Ana Maria Albuquerque, que vieram de Recife junto com outros consultores, para tratar detalhes do Congresso, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro de 2011, no Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro. O encontro foi no Hospital Regional de Juazeiro e contou com a presença da sua Superintendente Graça Carvalho.

Este será o primeiro Congresso de Medicina que vai acontecer no Vale do São Francisco, com foco na saúde integral, contemplando diversas áreas da assistência à saúde, para promover um atendimento mais qualificado à criança, ao jovem e ao idoso, nas redes pública e privada. Serão oferecidos pré-cursos, cursos, palestras, conferências e simpósios. Poderão participar médicos, profissionais e estudantes da área de saúde para debater sobre temas importantes como Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Bioanálise.

A proposta do IMIP (Instituto de Medicina Integral Dr. Fernando Figueira) é promover a difusão do conhecimento científico para melhor qualificar a assistência à saúde, sem ser necessário que os profissionais migrem para outras regiões em busca de informação.

Enfoque Comunicação
publicado em 04 de Julho / 2011 às 14:40

Movimentação em lotéricas cai a R$ 700 a partir de terça (05)

Os pagamentos de boletos de cobrança na Rede Lotérica do país passarão nesta terça-feira (5) a ser limitados a R$ 700, segundo a Caixa Econômica Federal. O limite anterior era de R$ 1 mil. O novo limite vale para boletos de outros bancos, pois para documentos emitidos pela própria Caixa, o limite continua em R$ 1 mil. Segundo a Caixa, a mudança é por "motivos de segurança" e para "valorização do canal das lotéricas".

BN
publicado em 04 de Julho / 2011 às 13:30

Nova lei penal deve livrar da prisão 7,7 mil detentos na Bahia

Com as alterações no Código de Processo Penal (após aprovação da Lei 12.403/11), que passam a vigorar nesta segunda (4) no Brasil, algo em torno de 7.700 presos em toda a Bahia ganham chance de sair de trás das grades para responder às acusações em liberdade – praticamente metade da população carcerária no Estado, que é de 15.500 pessoas, de acordo com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.

Conforme a nova lei, somente os presos que ainda aguardam julgamento e respondem por crimes cuja pena máxima não ultrapassa quatro anos de detenção – como casos de furto simples, receptação de mercadoria roubada e homicídio culposo (quando não há intenção de matar) – podem ser beneficiados. Porém não significa que ganharão liberdade imediata.

“Não vai ser uma espécie de passe livre. Todo o histórico de vida do cidadão será analisado antes de qualquer decisão”, ponderou a juíza Nartir Weber, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia. Assim como ela, o professor Marcos Paulo Dutra, mestre em direito processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e defensor público naquele Estado, avalia que o principal foco da nova lei é atenuar a superlotação nas prisões.

“A preocupação é desinchar os presídios e que as cadeias fiquem para os grandes criminosos”, observou Dutra. “Acredito que isso vai permitir que o Poder Judiciário trabalhe de forma mais célere os casos de réus presos”, completou Nartir Weber.

“Quanto menor o número de gente em especialização no crime, que é o que acontece no cárcere, são mais pessoas em condições de ressocialização. Às vezes, uma questão de saúde pública, como o vício em drogas, é excessivamente criminalizada, fazendo com que crimes mais graves não sejam investigados e punidos”, argumentou a juíza Andremara dos Santos, da Vara de Execuções Penais.

publicado em 04 de Julho / 2011 às 12:40

CDL E SOCIEDADE CIVIL DE JUAZEIRO E PETROLINA DEFENDEM CONSTRUÇÃO DE NOVAS PONTES

A CDL de Juazeiro juntamente com representantes das sociedades civis de Juazeiro, Petrolina e municípios que compõem a RIDE (Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico) realizam mais uma reunião nesta terça-feira, dia 05 de julho às 19:00h, no auditório da CDL (Juazeiro), para tratar dos seguintes pontos:

a) Reforma da ponte Presidente Dutra.

b) Importância política, econômica e social para os municípios da região.

c) Situação atual e transtornos ocasionados.

d) Fortalecimento da RIDE.

e) Os pleitos: aceleração da reforma da ponte, construção do anel viário de Juazeiro e de novas pontes seguindo o projeto da RIDE.

publicado em 04 de Julho / 2011 às 12:10

Voluntários do Sertão 2011 será realizado em setembro, às margens do rio São Francisco

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará no período de 05 a 09 de setembro de 2011 (segunda a sexta –feira), em Carinhanha, Malhada e cidades vizinhas, no interior da Bahia, às margens do rio São Francisco, a 11º edição do Projeto que leva atendimento médico, odontológico, saúde e cidadania gratuitamente para a população carente. A meta é reunir 300 voluntários e realizar 20.000 atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem, além de realizar cirurgias de pequeno porte. Para completar a ação a Organização pretende distribuir kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos. 

Os voluntários serão transportados em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Equipamentos médicos, doações e bagagens serão transportadas via terrestre. A estrutura física e logística para o atendimento dos pacientes será cedida pela Prefeitura Municipal de Carinhanha. A Organização Voluntários do Sertão também disponibilizará durante a ação 02 consultórios médicos itinerantes para atender a população da zona rural, 01 ambulância, e 01 ônibus para transportar pacientes. Também serão realizados atendimentos em Hospital Barco, cedido pela Marinha do Brasil.
 
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos e palestras. Em 2010 realizou, durante uma semana, 21.165 atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem e distribuiu os medicamentos prescritos, beneficiando a população de Caetité e outras cidades do sertão da Bahia, num raio de 100 quilômetros. A ação anual é gratuita para a população e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, jornalistas, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.A caravana é composta por caminhões, aviões, e ônibus, que cortam o país e realizam uma maratona de atendimento que dura uma semana, resultando na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia. 
 
A 11ª edição do projeto conta com o apoio de vários parceiros,dentre os quais estão: FAB (Força Aérea Brasileira), Passaredo, GNATUS, Essilor, Gota Dourada, Medley, Unimed Ribeirão Preto, Grupo São Lucas Ribeirânia, HCFMRP/USP e Marinha do Brasil. Visando a geração de emprego e renda para a população carente, iniciamos em junho de 2008 o Programa de Irrigação Familiar, distribuindo kits de irrigação, sementes de hortaliças, bandejas e substratos, além de capacitar os sertanejos e formar multiplicadores. Cada kit de irrigação favorece diretamente 30 famílias com produção de alimentos para subsistência, e o excedente é transformado em renda.
Por Ivette Lira/Douglas Intrabartolo Ascom
publicado em 04 de Julho / 2011 às 11:40

Pesquisadores discutem o Novo Código do Processo Civil‏

A partir desta terça-feira (05/07) até a sexta-feira (08), será realizada a III Semana de Processo Civil, promovida pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com o tema “O Novo Código de Processo Civil (CPC)”, o evento tem o objetivo de discutir o novo Código de Processo Civil, além de viabilizar a participação dos discentes nas discussões do campo jurídico. Com o novo código, pretende-se eliminar as três principais causas da morosidade do poder judiciário: o formalismo dos processos, o excesso de recursos protelatórios aos tribunais e a litigiosidade. Assim, o novo código incorpora ao Direito brasileiro normas consagradas em outros países.  

“Os princípios e as garantias fundamentais do processo civil no Projeto do Novo CPC” será a temática de abertura do evento, ministrada pelo Pós-doutor Leonardo José Carneiro da Cunha. Com duração de 20h, a III Semana do Processo Civil acontecerá no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), em Petrolina- PE das 14h às 18h. Os interessados devem se dirigir a Vitrine Livraria, Fórum de Petrolina e Facape. As inscrições custam R$ 50,00 para estudantes, e R$ 100,00 para profissionais. Confira a programação: semanadeprocessocivil.blogspot.com

Por: Karine Nascimento
publicado em 04 de Julho / 2011 às 09:40

MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE IZACOLÂNDIA ACOMPANHA VOTAÇÃO DA PEC 56 ESTA SEMANA NO CONGRESSO NACIONAL

Representante do distrito de Izacolândia em Petrolina, já se encontra em Brasília-DF para participar do movimento emancipalista. O membro do Conselho Fiscal Gildeir Lima é quem vai representar a comissão nas lutas travadas pela sociedade civil para aprovar a PEC 56, que devolve a matéria aos estados brasileiros.

A tentativa é flexibilizar as forças na Câmara Federal, com uma corte de mais de 270 deputados que já sinalizaram em favor das emancipações. A expectativa é que este projeto seja votado na sessão de 06 de Julho. A comissão de Izacolândia já prepara movimento com um telão em praça pública para que a população possa acompanhar o teor da votação.

“O presidente da casa Marcos Maia, recebeu pedidos das bancadas para por em pauta o projeto em regime de prioridade, caso aprovado, o País terá a sua carta de alforria em mãos, pois os distritos estão impedidos de ser autônomos administrativamente, através da Emenda Constitucional 15/96. Por isso membros das unidades da federação levantarão a bandeira da verdadeira democracia com a aprovação da PEC ainda esta semana”, disse Júlio César presidente da comissão em email ao blog.

publicado em 04 de Julho / 2011 às 09:10

SÃO JOÃO DE BONFIM GERA INDIGNAÇÃO DE POPULARES

A leitora Lucineide Figueiredo enviou email ao blog expressando algumas considerações construtivas em relação ao São João de Senhor do Bonfim. Confira:

É com imensa tristeza que me vejo obrigada a comentar a matéria elogiosa sobre o São João 2011 publicada no site da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim. Sim, pois como cidadã bonfinense que há anos não passava os festejos juninos em minha cidade natal, voltei para casa com o sentimento de frustração e com a nítida sensação de que nossa tradição de honrar o título de Capital Baiana do Forró está morrendo.

Nos dez dias que passei na cidade assisti o amadorismo com que a nossa festa tradicional é produzida, desde a sua elaboração, logística e execução. Nossa festa foi marcada pela péssima divulgação do evento em nosso estado, sim porque, hoje em Salvador e em toda a Bahia imagina-se que o São João de Bonfim é só o Forró do Sfrega, festa hoje responsável quase que exclusiva pela vinda de turistas à nossa cidade.

Também posso citar a pobreza da nossa programação, excetuando apenas as belíssimas apresentações de Flávio José, Adelmário Coelho e Clã Brasil, o desleixo com que o nosso turista foi recepcionado com uma rodoviária sem infraestrutura, mal iluminada, com uma decoração longe do esplendor da nossa festa, lamento pelas obras inacabadas em meio ao passeio dos turistas no centro da cidade, ao corre-corre da Secretaria de Cultura que decorou a cidade na véspera da abertura oficial e que pouco ou nada se dedicou aos detalhes para que a Casa do São João, a Feira de Artesanato, o Espaço Forrobodó e o Trem do Forró fossem um sucesso.

Gostaria que o Prefeito, o Professor Paulo Batista Machado, homem conhecedor do valor cultural dessa manifestação popular que é o São João Bonfinense não se deixe ludibriar pela avaliação da sua equipe de trabalho, gostaria que fossem feitas pesquisas na Internet, que as pessoas fossem ouvidas na feira, no comércio, nas escolas, que fossem dispostas urnas no Calçadão e em pontos estratégicos da cidade para avaliar de fato a festa produzida em 2011 e fazer dos erros caminho para o reencontro com a grandiosidade e o encanto do Senhor São João Bonfinense.

Desde já, agradeço pelo espaço e torço para que o meu desabafo seja ouvido e compreendido como uma crítica construtiva, que de algum modo eu possa contribuir para que o meu lugar seja sempre um lugar melhor. 

Lucineide Figueiredo

publicado em 04 de Julho / 2011 às 08:40

BAIRRO NOVO ESPERANÇA REEDITA GINCANA CULTURAL

Nos dias 26,27 e 28 de Agosto deste ano, será realizada a Sexta Edição da Gincana Recreativa e Cultural do Bairro Nova Esperança. Há seis anos a diretoria da Associação de Moradores da época pensou em realizar algo de interessante para se comemorar o aniversário do bairro. Um dos membros da diretoria sugeriu uma gincana cultural e sem ao menos saber o que era uma Gincana o então presidente aceitou a proposta e o eventi foi um sucesso.

O povo que participou gostou do resultado e de lá para cá o evento tem crescido, graças à participação efetiva dos moradores. Este ano a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Nova Esperança está preparando a maior gincana de todas realizadas com premiação de R$ 1.000,00 para a equipe campeã e R$ 500,00 para a vice-campeã. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 05 de julho e poderão ser feitas pela internet, através do site www.gincaneiros.com, basta que o responsável pela equipe baixe a ficha, preencha e reenvie para o e-mail: adecobane@hotmail.com, ou presencialmente na casa do presidente da entidade Esequiel, no referido bairro.

publicado em 04 de Julho / 2011 às 07:00

ACONTECE EM AGOSTO A XXXIIª EXPOUAUÁ

Acontece entre os dias 17 e 21 de agosto de 2011, a XXXII Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos (EXPOUAUÁ-2011).  O evento referido tem como princípio básico, proporcionar condições de melhoramento alimentar, sanitário e genético dos rebanhos caprinos e ovinos, oportunidades de negócios para o segmento, buscando a agregação de valores à cadeia produtiva da caprino/ovinocultura, atividade básica para a economia do município de Uauá.

 Durante o evento haverá financiamento para os produtores, com o objetivo de favorecer o oportuno e adequado custeio da comercialização de animais geneticamente melhorados. O propósito é trabalhar coletivamente agregando forças, conhecimentos e estreitando relações, para o bem dos produtores rurais, fomentando a comercialização justa e solidária de seus produtos e derivados.

 Este ano, com objetivo de valorizar a participação feminina no evento, demonstrando que o ser mulher não significa apenas a beleza exterior, mas também a capacidade de opinar, demonstrar seu conhecimento e sua desenvoltura na sociedade, para isso prestarão uma homenagem a todas as mulheres em especial as mulheres Uauaenses, elegendo a MISS EXPOUAUÁ 2011. A comissão organizadora do evento estará divulgando em breve a programação oficial do evento. (Com informações de Vitor Lobo do Umbuzada.com)

publicado em 04 de Julho / 2011 às 06:30

AFOGADOS DA INGAZEIRA TERÁ SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Ao completar 102 anos de emancipação política, o município pernambucano de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, recebeu mais do que um presente especial de aniversário. Na tarde de sexta-feira (01) várias lideranças políticas estiveram na região para assinatura de um convênio para a liberação de cerca de R$ 27 milhões para obras do sistema de esgotamento sanitário do município. Estiveram presentes na solenidade o Deputado Federal Gonzaga Patriota, o prefeito Antônio Valadares, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, os Presidentes da Compesa, Roberto Tavares e da Codevasf, Clementino Coelho, entre outros.

O convênio firmado entre a Codevasf e a Compesa beneficiará 85% da população urbana do município, 27,5 mil habitantes. Serão saneadas quatro bacias,compreendendo 43 km de rede coletora, 95 km derede de distribuição condominial e quatro estações elevatórias, duas estações de tratamento compostas de lagoas anaeróbicas e lagoas facultativas, com capacidade de 30,6 litros por segundo e 6,1 litros por segundo, respectivamente.

De acordo com o Presidente da Compesa, Roberto Tavares a previsão para a conclusão do sistema de esgoto sanitário em Afogados da Ingazeira é de 18 meses. Ele ainda lembrou que outras cidades também serão beneficiadas com esse convênio. “A gente já firmou um convênio com Petrolina, firmamos esse aqui hoje, mas outros municípios do Estado também serão beneficiados, que é o caso de Araripina, Custódia e Ouricuri”, disse.

Segundo o Presidente da Codevasf, Clementino Coelho essa obra contribuirá na prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos afogadenses. “Esse convênio é muito importante, pois está ligado diretamente a prevenção de doenças. É uma obra determinante e vital para se melhorar o IDH da cidade e a qualidade de vida das pessoas, sobretudo das mais pobres”, relatou. Totonho Valadares, prefeito de Afogados da Ingazeira, ressaltou a importância do Deputado Gonzaga Patriota para o município. “Todas as obras importantes do nosso município têm de uma maneira ou de outra a participação de Gonzaga, e dessa vez não poderia ser diferente”, comentou.

Como deputado majoritário da região, Gonzaga Patriota ficou bastante satisfeito em fazer parte desse momento histórico de Afogados da Ingazeira. “Sinto-me muito feliz em presenciar mais essa conquista. Isso é resultado das ações políticas, onde o Governo Federal, o Governo Estadual e o Governo Municipal lutam em favor do crescimento do Nordeste e do sertão pernambucano. O saneamento de Afogados da Ingazeira faz parte do projeto de revitalização da Bacia do São Francisco, que soma investimentos de mais de R$ 400 milhões em iniciativas do PAC I e PAC II.

publicado em 03 de Julho / 2011 às 22:00

2.278 CANDIDATOS FALTARAM AO EXAME DE CONHECIMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR

Segurança. Essa questão não ficou sem resposta para milhares de candidatos que prestaram o exame de conhecimentos do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011) na manhã deste domingo (3).

“A preocupação com a questão da segurança ficou clara com o número de exigências feitas no próprio edital do concurso”, citou a candidata Carla Patrícia, 33 anos, que está tentando ingressar na corporação pelo segundo ano consecutivo. Ela fez as provas no campus da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) no bairro de Pituaçu, em Salvador. Cenário de segurança, organização e tranquilidade também pôde ser visto nos outros locais de provas, todos na capital, que contaram com uma equipe de 1,2 mil profissionais envolvidos no processo de preparação e aplicação do exame.

A edição 2011 do CFOPM teve outras particularidades. Pela primeira vez, os candidatos tiveram que retirar o cartão informativo presencialmente. Em outra ação pioneira, o comando da Polícia Militar antecipou o processo de investigação social dos participantes e a coleta de impressão digital. “Foram ações tomadas, com o apoio da UNEB, para impedir qualquer tipo de tentativa de fraude. Trabalhamos, seguramente, para garantir a lisura de todo o processo que envolveu esse concurso”, pontuou o novo comandante-geral da Polícia Militar baiana, coronel Alfredo Braga de Castro.

O comandante-geral, acompanhado do reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, visitaram alguns locais de provas hoje pela manhã. Dos 10.435 inscritos no certame, 2.278 candidatos faltaram ao exame. Os candidatos tiverem cinco horas para responder às provas, que foram compostas de 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de português (15), inglês (15), ciências humanas (15), matemática/raciocínio lógico (15) e noções de direito (15), além de redação. Os gabaritos preliminares estão previstos para serem divulgados nesta segunda (4). Estão sendo oferecidas 120 vagas neste certame, sendo 108 para o público masculino e 12 para o feminino.

Ascom Uneb Foto: Tony Vasconcelos
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.