Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 12 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 09 de Junho / 2012 às 10:00

Evento discute cultura e religião Afro-brasileira neste fim de semana em Petrolina

Palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais como samba de roda, afoxé, capoeira e maculelê, irão compor o I Congresso Petrolinense – Cultura e Religião Afro-Brasileira: uma discussão necessária, que acontecerá nos dias 9 e 10 deste mês, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

O evento foi desenvolvido pela Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros (AECAB) e tem como objetivo combater o preconceito e a discriminação das práticas ritualísticas e religiosas. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura de Petrolina.

O I Congresso Petrolinense pretende proporcionar discussões e reflexões sobre a cultura e a religião Afro-brasileira, de modo que a sociedade civil entenda que o Candomblé é uma religião como qualquer outra e tentar mudar a visão preconceituosa, que muitas pessoas têm em relação aos terreiros.

Estarão presentes no evento especialistas, mestres, doutores e representantes de diversos segmentos da sociedade brasileira, todos aptos a discutir sobre os movimentos de resistência negra, a formação histórica das religiões afro-brasileiras e o contexto atual dos cultos afro-brasileiros.

Lorena Santiago (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 09 de Junho / 2012 às 08:00

JUAZEIRO PARTICIPA DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No período de 04 a 07 de junho de 2012, aconteceu em Salvador a VIII Conferencia Estadual dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente, onde foram discutidos temas de Mobilização, Implantação e Monitoramento das políticas públicas para este segmento, que teve a ampla participação de delegações do Estado da Bahia através dos Territórios, quando foram aprovadas ações para política de criança e adolescente, além de apresentar moções de aplausos e repúdios.

Uma das moções que mais polemizou a plenária foi apresentada por uma das conferencistas representante de Juazeiro Rozineia Rodrigues, mais conhecida como professora Neinha, que no seu texto colocou a moção de repudio ao Governo da Bahia, pela sua intransigência e falta de diálogo para com o movimento dos professores do estado, causando um prejuízo imensurável ao segmento de crianças e adolescentes que foi aprovada por unanimidade.

Segundo a professora Neinha, que cita o Art. 4 º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “está claro no texto que é também dever do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação deste direito” e que torce para haver rapidamente um entendimento entre o movimento e o governo.

publicado em 08 de Junho / 2012 às 20:00

Codevasf e Sebrae discutem parcerias

O assistente da superintendência regional e ex-controller do Sebrae/BA, Hyeront Alves de Oliveira, e a coordenadora regional da instituição em Juazeiro, Jussara de Souza Oliveira, estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (13) com o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, para propor parcerias entre as instituições no sentido de promover o desenvolvimento regional em toda a área de atuação das duas entidades. O encontro contou com a presença de técnicos da companhia com conhecimento em diversas áreas, com o objetivo de discutir ações conjuntas nas áreas de Enoturismo ( associado ao Turismo das Águas), Turismo de Aventura e Caprinovinocultura.

Segundo Jussara Oliveira, “o encontro serviu para estreitarmos os laços entre o Sebrae e a Codevasf. Nós vamos trabalhar juntos uma proposta de parcerias nestas grandes áreas, principalmente com referência a questão da gestão, pois envolve segmentos importantes como a fruticultura irrigada, o enoturismo, o turismo de aventura (em Paulo Afonso, onde a Codevasf possui um escritório de representação) e o outro eixo importante, que nós vamos trabalhar também, é o da caprinovinovultura, principalmente aqui nessa região. São segmentos muito importantes para a nossa economia”.

Hyeront Oliveira afirmou que “a parceria é possível e é mais do que urgente. Precisamos desenvolver ações de gestão com criatividade, principalmente na área de turismo. O Sebrae está colocando seu corpo técnico diretivo à disposição, e essa parceria deve trazer bons frutos para a região”. Na opinião de Jussara o encontro foi positivo, “e outras propostas surgiram, todas na mesma direção, na qual SEBRAE e Codevasf podem trabalhar juntas”, afirmou a coordenadora. O superintendente Emanoel Lima mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião, e como já sabia do interesse do Sebrae em firmar parcerias, fez questão de que alguns técnicos da companhia, ligados às áreas de piscicultura, caprinovinocultura, revitalização e desenvolvimento territorial estivessem presentes.

Zilton Cézar - Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 08 de Junho / 2012 às 15:30

Exposição "Celestino Gomes a serviço d'arte será encerrada hoje

Fotografias, recortes de jornais e objetos pessoais como câmeras fotográficas, malas e chapéus são alguns dos itens encontrados na exposição “Celestino Gomes a serviço d’arte”, que conta um pouco da trajetória de vida desse petrolinense, que fez a sua própria história. A mostra aconteceu no Museu do Sertão e esteve exposta ao público até o dia de hoje (08).

Celestino Gomes foi pintor, escultor e também escritor. Para ele, as ruas eram como um espaço de criação, pois gostava de se sentir livre. Ele é considerado o “Van Gogh do Sertão”, pois suas obras contemporâneas devolvem ao Sertão o imaginário dos pequenos gestos cotidianos, festas populares e a bela paisagem dessa terra.É possível observar nas fotografias e nas pinturas, a paixão de Celestino pelo rio São Francisco. Quem ainda não visitou a exposição, não pode perder a oportunidade de conhecer a história e as obras desse homem, que foi como ele mesmo dizia, ”guiado pela lógica do sonho”.

A próxima exposição a ser realizada no Museu do Sertão será em homenagem ao “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga e será aberta no dia 19 de junho às 18h. O Museu do Sertão fica localizado na rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro, Petrolina, atrás do Fórum.

Lorena Santiago (Estagiária de Comunicação) Secom PMP
publicado em 08 de Junho / 2012 às 14:30

Que Deus nos livre do Alzheimer!

Tava aqui tentando lembrar uma coisa...Esqueci...Sei lá... Acho que era sobre o feriado desta quinta, que sugere descanso, balada dobrada ou sexta-feira imprensada, água de coco, cerveja gelada e uma tal de “deixe a vida me levar”...

Ah! Lembrei...Lembrei o que eu ia postar: “Deixe a vida me levar” interpretada por Neto e Mundinho e Mestre Alvinho, no Sr. Brasil...

Confira o vídeo:

... E que Deus nos livre do Alzheimer!

publicado em 08 de Junho / 2012 às 12:30

Proerd forma turma no Cosme e Damião em Petrolina

Na tarde da última quarta-feira, dia 06, na biblioteca da Escola Jacob Ferreira, bairro Cosme Damião em Petrolina, os policiais Rocha, Juçara, Thaisley, Poliana Macedo, Agrécia e Irlany - Instrutores do PROERD do 5º BPM estiveram reunidos com o Tenente Cícero Nunes de Carvalho, Coordenador Executivo Regional do programa e a Senhora Rosângela Amorim Torres, gestora do estabelecimento de ensino, momento em que ocorreu a 2ª formatura do PROERD.

Na ocasião aproximadamente 100 formandos do curso PROERD, após fazerem o juramento em que se comprometem a dizer não às drogas e à violência, receberam os certificados na presença dos pais e professores. Neste sábado (09), às 17 horas haverá a formatura dos alunos do curso Proerd na escola Sonhos Dourados do bairro José e Maria e na próxima quarta (13) na Escola Julia Elisa no bairro Alto do Cocar.

publicado em 08 de Junho / 2012 às 09:40

Professora Mazzarelo Rocha morre em Recife

Faleceu ontem (07) em Recife, a professora Mazzarelo Rocha, que durante muito tempo trabalhou na Direc-15 e dirigiu o Lions Clube de Juazeiro. A professora foi vítima de um câncer avassalador, descoberto dia 11 do mês passado. O corpo chega a Juazeiro por volta das 16 horas e será velado no espaço do SAF, à rua Raul Alves, bairro Santo Antonio.

O sepultamento está programado para manhã deste sábado, dia 09, às 09 horas, no cemitério de Petrolina, onde residem os seus familiares. Ao Seu Rocha, esposo e demais familiares, as condolências de toda equipe do blog.

publicado em 08 de Junho / 2012 às 09:00

Codevasf convoca para reunião sobre Água para Todos

O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, está convidando todos os representantes de segmentos da sociedade juazeirense para participarem de uma reunião sobre o Programa Água para Todos que será realizada na segunda-feira, dia 11, a partir das 8 horas, no auditório da companhia, no bairro de Piranga.

O evento tem como objetivo a formação de um Comitê Gestor Municipal que ficará responsável pela inscrição de famílias no programa do Governo Federal, além de ser responsável também pelo andamento do PAPT no município.

Segundo o coordenador regional do programa, Joselito Menezes, a reunião é aberta a todos os interessados, e são esperadas as presenças de representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, associações de moradores e produtores rurais, entidades ligadas às atividades campesinas, instituições públicas como CAR, CERB, secretarias de agricultura municipais e estaduais, representantes das igrejas locais e demais instituições sociais representativas do município.

Depois de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro na semana passada, esse chamamento público tem como objetivo promover a participação de toda a comunidade neste importante processo, considerado o segundo passo para o andamento do PAPT no município.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-6200 em horário comercial.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 07 de Junho / 2012 às 22:00

Alunas da FACAPE têm artigos aprovados no II EBPC

Três alunas dos cursos de Economia e Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) tiveram seus artigos aprovados no II Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo (II EBPC). Os professores da Instituição, Kleber Ávila Ribeiro e Deise Nascimento foram os orientadores responsáveis pelos artigos das alunas.

O economista e MBA em Gestão de Cooperativas, professor Kleber Ávila falou da importância das aprovações desses trabalhos. “As aprovação desses artigos no II EBPC consolida o trabalho de iniciação cientifica dos alunos de Economia e Administração da Facape, visto que é através do trabalho de pesquisa que os alunos constroem melhor o conhecimento”.

Ambos os artigos foram utilizados como trabalho de conclusão de curso (TCC) pelas alunas Joelma Fabiana Barros da Silva – curso de Economia – Anne Karinne Gomes de Barros Rodrigues e Mona Mirelle Castro, ambas do curso de Administração da Facape. Os trabalhos servem para qualificar o ensino ministrado na AEVSF/FACAPE e mostrar o potencial dos alunos da Instituição.

Lícia Dantas Ascom Facape
publicado em 07 de Junho / 2012 às 17:00

Encarte sobre Irmã Dulce será lançado em Salvador

 
Irmã Dulce, na sua trajetória de fé, sempre contou com apoio de ricos e pobres para desenvolver seus atos de caridade. São muitos os exemplos de conexão da religiosa baiana, morta em 1992, com a caridade. Um desses exemplos é a sua relação com feirantes da feira de Água de Meninos, atual  São Joaquim, é tema do encarte especial “Irmã Dulce - O Anjo na Feira”, que será lançado dia 16 de junho de 2012, no Auditório da Odebrecht em Salvador, Av. Luís Viana, 2841 – Paralela.
 
O evento foi fruto do trabalho dos alunos - Allan Jesus, Cida Barreto e Marcelle Farias. - do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Eventos da Unifacs é apoiado pela revista Família Cristã. A equipe, que intitulou-se, Celta Produções e Eventos, apresenta o projeto como proposta de conclusão de  curso para que inicie a sua trajetória como Gestores em Eventos e partir daí, iniciar ações voltadas para multiplicação dos conhecimentos adquiridos.
 
O evento contará com diversas atrações artísticas, personalidades, coquetel,  e uma ambientação temática. Participarão na mesa de debate o arcebispo emérito de Salvador, Dom Geraldo Magella,  a sobrinha da religiosa e presidente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes e o jornalista Jorge Gauthier, premiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com série de matérias sobre Irmã Dulce e autor do livro Irmã Dulce: os milagres pela fé.
publicado em 07 de Junho / 2012 às 16:00

Secretaria de Turismo de Petrolina em parceria com o Colégio Geo realiza exposição fotográfica

Com o intuito de incentivar a visitação de espaços turísticos que contam a história do Nordeste, a Secretaria de Turismo de Petrolina juntamente com o Colégio Geo abrirá, na próxima segunda-feira (11), a Exposição Fotográfica 'Rota Sertão Mundo' . A mostra que homenageia o Centenário de Luiz Gonzaga foi executada pelos alunos do Colégio Geo Petrolina. A Exposição será lançada às 10h, no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. A visitação estará aberta até o dia 30 de junho, das 9h às 15h.

Fernanda Marins Secom PMP
publicado em 07 de Junho / 2012 às 14:00

POSTO DE ATENDIMENTO DO BRADESCO É INOPERANTE EM SENTO-SÉ

Há alguns o Bradesco era conhecido pela qualidade dos serviços oferecidos à população. O slogan era “Garantia de bons serviços”. Em Sento Sé a população achou louvável a instalação de um posto de atendimento, através da agência do banco em Sobradinho. O que é inaceitável é o único caixa eletrônico constantemente estar fora do sistema, máquina em manutenção etc. Desde a última sexta-feira (01), até a presente data o posto está sem funcionar. Na cidade existe também um agente credenciado que por sua vez, frequentemente, não atende aos clientes por diversos motivos: não tem limite, caiu o sistema e não sabe quando volta. O resultado da garantia de continuidade dos serviços tem causado irritações e descontentamentos, especialmente por que o cliente fica sem garantia de que quando for usar seus recursos, eles estejam disponibilizados. Com a palavra a direção do banco.

Com informações do Sento-Sé Notícias
publicado em 07 de Junho / 2012 às 09:17

Calúnia do Brocoió

Coincidencias à parte, o cartaz no poste indica consulta espiritual. A senhora da foto, ao que parece, aguarda uma ajuda para passar no espaço destinado aos pedestres...

publicado em 07 de Junho / 2012 às 08:00

Juazeiro: Professores decidem manter greve e realizar ato na Praça dia 11

Em Juazeiro os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve em assembleia realizada na última terça-feira (5).  A paralisação já se aproxima dos dois meses (60 dias). A decisão foi tomada depois de uma assembleia realizada na sede APLB Sindicato que contou com a presença da categoria. Os participantes avaliaram a proposta feita pelo governador Jaques Wagner na segunda-feira (4), quando foi proposto um reajuste entre 22% e 26% em novembro deste ano e abril de 2013 em forma de progressão na carreira.

"A proposta que foi apresentada ainda não é de acordo com o que nós queremos. Estamos aguardando o governo nos enviar uma nova proposta, reformulada, que atenda todas as questões da categoria", pontuou Rui Oliveira,  presidente do sindicato dos professores no Estado. "O problema dessa proposta é que ela não contempla todos os professores, excluindo os aposentados e os em estado probatório [recém concursados]", avalia Marilene Betros vice coordenadora do sindicato.

Indignados com a proposta que considera “indecente e desrespeitosa por parte do governo traidor”, a categoria decidiu por unanimidade manter o movimento grevista e realizar um ato público terça-feira (11), às 16 horas, na Praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao Edson Ribeiro. Na Praça haverá som de um forró pé de serra intitulado (Forró do Pinóquio).

publicado em 07 de Junho / 2012 às 07:00

Presidente da Câmara dos vereadores de Juazeiro visita a Facape

Nesta quarta-feira (06), o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF/FACAPE, professor Rinaldo Remígio, recebeu em seu gabinete a visita do presidente da Câmara dos vereadores de Juazeiro, o professor Nilson Alves Barbosa. Em uma visita informal, o professor Nilson fez elogios a Instituição. "Esta visita é um reconhecimento da Facape como construtora da cidadania regional. A Facape hoje alargou seu grau de abrangência de tal forma, que é impossível pensar na região do Vale do São Francisco sem o ensino da Facape. As autoridades politicas, eclesiásticas visitam esta Instituição para reconhecer a importância do ensino da Facape na construção da sociedade contemporânea".

O presidente da Câmara dos vereadores de Juazeiro também ressaltou a importância de ser professor e conhecer os projetos educacionais da Facape. Para o presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE), professor Rinaldo Remígio, a visita do presidente da câmara é muito gratificante. "A Facape está em Petrolina, mas podemos dizer que é uma Instituição de âmbito regional no Vale do São Francisco. Hoje, a visita do professor Nilson Alves Barbosa, uma autoridade da região, é para nós uma enorme alegria, incentivo e motivo de reconhecimento e agradecimento da Instituição AEVSF/FACAPE. Quero também reafirmar, que estamos a disposição do município de Juazeiro", finalizou o presidente Rinaldo Remígio.

Lícia Dantas Ascom Facape
publicado em 07 de Junho / 2012 às 06:30

MAB realiza ato contra a privatização do setor elétrico no Vale do São Francisco

Um ato público saindo da Câmara de Vereadores de Sobradinho, interior da Bahia, até a sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) encerrou hoje pela manhã o 1º Seminário dos Atingidos por Barragens no Vale do São Francisco. Desde ontem, dia Mundial do Meio Ambiente, cerca de 250 atingidos e atingidas por barragens dos municípios baianos de Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Juazeiro e Curaçá, além de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista (PE), discutem os impactos dos grandes empreendimentos no Vale do São Francisco. 

Na caminhada pelas ruas de Sobradinho, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) dialogaram com a sociedade local sobre a pauta de reivindicações, que inclui a luta pela reparação dos direitos dos atingidos por barragens, a defesa do patrimônio público, a universalização da água e da energia como direitos humanos fundamentais e contra a privatização do setor elétrico brasileiro. "A nossa luta é para que a Chesf seja totalmente estatal e todos os recursos arrecadados com a geração e distribuição de energia sejam destinados às comunidades atingidas", ressalta a Coordenadora Regional do MAB, Fernanda Rodrigues.

A concentração final, em frente ao escritório da Chesf, foi marcada pelo plantio de uma muda de Ninho, simbolizando o apoio do MAB aos trabalhadores do setor elétrico. "Se hoje, com a Chesf estatizada, a luta já é difícil, imaginem com a privatização do setor elétrico. A tendência é terceirizar e precarizar o trabalho", afirma a Coordenadora Nacional do MAB, Marta Rodrigues. Este ato faz parte das mobilizações do MAB que acontecem neste período em todo o Brasil, em defesa dos recursos naturais, contra a violação dos diretos humanos das populações atingidas e o avanço do Capital no país.

Por Fransivaldo Rodrigues
publicado em 06 de Junho / 2012 às 21:30

UNEB de Juazeiro discute temas ambientais

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promove “O Simpósio do Meio Ambiente e Agricultura (SiMAA): Impactos e perspectivas”. O evento acontece entre os dias 11 e 13 de junho no auditório Antonio Carlos Magalhães do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB de Juazeiro. As atividades organizadas por estudantes e professores do curso de Agronomia solenizam o dia mundial do meio ambiente, data comemorada em 5 de junho.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no colegiado do Curso de Agronomia até o início do evento. As vagas são limitadas. O valor da inscrição é de R$ 20 para profissionais e R$ 10 para estudantes e interessados. O objetivo do eventoé avaliar os impactos ambientais provenientes da agricultura e discutir estratégias que possam minimizá-los.

O Simpósio faz parte das atividades da disciplina Controle de Poluição na Agricultura, ministrada pela professora do DTCS da UNEB Herbênia Cruz. “A programação do SiMAA é voltada para a comunidade universitária, técnicos, pesquisadores e produtores rurais, que terão a oportunidade de discutir impactos ambientais relevantes provenientes do modelo agropecuário adotado na região do Submédio São Francisco e possíveis medidas mitigadoras”, explica Herbênia. Segundo a professora, o diferencial da proposta do evento é ter sido pensado e proposto pelos discentes do 9º período do curso de Agronomia.

Palestras, mesa redonda, momento cultural e visita técnica são as atividades promovidas durante o Simpósio. Dentre os temas serão discutidos os impactos da atividade agrícola sobre o meio ambiente no Submédio do São Francisco, a vulnerabilidades das populações dessa região expostas aos agrotóxicos, além das alternativas ecológicas, como a agricultura orgânica, que tem conquistado espaços no Vale do São Francisco.

Confira a programação completa:

11/6/2012 - Segunda-feira

Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães / UNEB-DTCS

18h30 - Entrega de material

19h - Abertura

Palestras

19h30 – Água, agricultura e meio ambiente

Palestrante: Profo. Dr. Joston Simão de Assis - Embrapa Semiárido / UNEB-DTCS

20h – Atividades agrícolas e seus impactos sobre o meio ambiente na região do Submédio São Francisco

Palestrante: MSc. Maria Aparecida Conceição Nunes

20h30 – Política Estadual de Recursos Hídricos

Palestrante: Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)/Sec. Estadual do Meio Ambiente

Moderador: Profº Emanuel Ernesto Fernandes Santos

12/6/2012 – Terça-feira

Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães / UNEB-DTC

Palestras

8h - Evolução da agricultura no Semiárido e seus reflexos atuais e potenciais sobre o meio ambiente

Palestrante: Dr. Iêdo Bezerra Sá – Embrapa Semiárido

9h– Vulnerabilidades das populações expostas a agrotóxicos no Vale do São Francisco

Palestrante: Profª. Dra. Cheila Bedor - Univasf

10h– Momento cultural: Música, oficinas e mostra de vídeos

10h45 – A experiência do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)

Palestrante: Moacir Santos José – Coordenador de Projetos do IRPAA

12h - Intervalo para almoço

14h – Agricultura orgânica como modelo alternativo, tecnicamente possível, economicamente viável e ecologicamente correto para o Vale do São Francisco

Palestrante: Engº Agrônomo Osnan Ferreira – Codevasf e Conselho de Agricultura Orgânica do Vale do São Francisco (Consea)

Luna Layse - Monitora do Núcleo de Comunicação
publicado em 06 de Junho / 2012 às 21:00

Banco de Leite do HDM há 17 anos favorecendo o aleitamento materno na região


 
Muitas mulheres sentem muitas dificuldades em amamentar esse que é um dos momentos mais importantes da maternidade acaba se transformando num grande transtorno e sofrimento.Para que a amamentação seja o momento mais especial entre mãe e filho o Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP em Petrolina vem atuando de forma destacada na região. Dicas como o posicionamento do bebê na hora da amamentação, ordenha manual, a importância do leite materno para a proteção da criança fazem parte da rotina do BIAMA, instalado desde o ano de 1995. 
 
Maria Rejane da Silva é uma das pacientes atendidas pelo BIAMA. Ela teve sua filha há uma semana no HDM e desde então passou a ser assistida pelas profissionais do setor. “Não conseguia amamentar porque eu não tinha bico e o leite estava empedrando”, relatou a dona de casa. “Agora minha filha já está pegando o peito e começa a amamentar direito”, completou.
 
Com uma média de 30 atendimentos diários, o Banco de Leite do HDM também oferece apoio e orientações às futuras mães com a realização de palestras. As usuárias são orientadas a como amamentar e também a doar parte do seu leite que, depois de pasteurizado é distribuído para recém-nascidos prematuros que ficam sob os cuidados da UTI neonatal ou do projeto Mãe Canguru, no próprio HDM.
 
Atuam no banco de leite um médico, um enfermeiro, 14 técnicos, dois auxiliares administrativos e duas recepcionistas. São armazenados 50 litros de leite por mês, mas a coordenação do Banco diz que esse número não é suficiente. “Queremos ampliar para 100 litros e para isso precisamos que as mulheres se sensibilizem a esse trabalho e se tornem doadoras”, explicou a coordenadora do BIAMA, a médica Flávia Guimarães.
Simeia Valverde/Ascom HDM
publicado em 06 de Junho / 2012 às 19:30

Palestra de fisioterapia dá continuidade à 3ª Oficina de Cuidadores do Hospital Regional de Juazeiro

Os participantes da 3ª Oficina de Cuidadores do Programa de Internação Domiciliar do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) foram contemplados com uma programação mais que saudável na manhã desta quarta-feira (06): a palestra “Fisioterapia e Cuidadores”, ministrada pela fisioterapeuta do ID, Kamilli Freitas. O encontro, que lotou o auditório do HRJ, foi marcado por dicas, dinâmicas e muita ginástica.

De acordo com a palestrante, a programação deste segundo dia de oficina foi toda organizada em prol do bem estar dos cuidadores, tanto nos aspectos físicos (com dicas para evitar lesões), quanto no aspecto emocional. “Nós procuramos frisar a importância do cuidador zelar por si mesmo, afinal, ele precisa estar bem para poder cuidar dos outros. Durante a palestra, nós demos dicas, fizemos demonstrações e ressaltamos o quanto é importante eles se dedicarem a atividades que julguem prazerosas. O resultado foi muito satisfatório, o pessoal participou e interagiu bastante em todas as etapas do encontro”, comenta a fisioterapeuta Kamilli Freitas.

Participante da oficina, o aposentado Rogaciano Moraes foi um dos que aprovaram a programação desta quarta-feira. Interessado, ele anotou as dicas mais importantes para praticar cuidando da esposa enferma. “A gente nunca para de aprender. Com essa palestra de hoje eu aprendi movimentos novos que vão me ajudar na hora de tirar ela do leito. Com essas dicas da fisioterapeuta, meu trabalho vai ficar mais facilitado e eu vou cansar bem menos”, declara.

Dando sequência às atividades da 3ª Oficina de Cuidadores do ID, na próxima terça-feira (12) serão realizadas as palestras “Previdência Social – Direitos Previdenciários” e “Cuidados Paliativos”, ministradas pelas assistentes sociais do HRJ, Rosângela Landim e Samara Oliveira.   

Simeia Valverde/Ascom HDM
publicado em 06 de Junho / 2012 às 16:00

Hoje é dia de comemorar

Hoje é dia de comemorar mais um ano de vida de Telma Dantas. Um exemplo de mulher, mãe guerreira, esposa companheira, uma vencedora. Seu esposo, Gilson Dantas, e seus filhos, Glauber Dantas, repórter do Portal Zap, e Gleuber Dantas, deixam esta pequena homenagem à mulher de suas vidas, desejando muitas bençãos, saúde, paz, felicidade e muito amor.

Parabéns, Telma!

publicado em 06 de Junho / 2012 às 15:00

Construção bizarra em Juazeiro

O blog recebeu nesta quarta-feira(6), diversos e-mails de leitores manifestando indignação e cobrando uma providencia por parte da Coelba, em Juazeiro, pela colocação de uma base de concreto em poste de eletrificação, no centro da cidade, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

O poste que havia sido danificado, segundo os e-mails encaminhados, recebeu uma reparação por parte da empresa de eletrificação, mas totalmente descabida e desproporcional, tomando todo o passeio e obrigando os pedestres a dividir a rua com veículos, inclusive os ônibus coletivos que passam na artéria.

A Coelba, que teria sido responsável pelo serviço precisa urgentemente solucionar o problema, evitando danos maiores e vítimas de atropelamento.

O departamento responsável da Prefeitura também é convocado a intervir para solução do problema. As fotos, enviadas por um leitor, comprovam a intervenção inusitada e digna de registro em quadros construções bizarras.

publicado em 06 de Junho / 2012 às 14:30

Educadora Juazeirense é destaque em Revista de Circulação Nacional

 
Em email ao Blog o professor da Uneb Edmerson dos Santos Reis parabeniza professora da rede municipal de ensino que é destaque em revista de circulação nacional. Confira:
 
Gostaria de externar o meu cumprimento à professora Gerlane Fernandes, da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro - BA, que depois de disputar nacionalmente a um prêmio com mais 2.000 concorrentes, ficou entre os cinco últimos e agora, mês de maio de 2012, é a estrela de uma matéria na revista Educatrix, da editora moderna, revista esta que circula com mais de 50.000 exemplares e traz na página 14, com destaque de reportagem, no quadro - Retrato - a matéria  - Vontade de aprender e inovar - toda construída a partir do trabalho desta jovem-educadora. 

Parabéns Gerlane, que não cansa de inovar e fazer sempre novas insurgência pedagógicas, quando o desafio é alfabetização, o compromisso com a sua prática educativa e com os seus educando, tendo sempre um papel fundamental na formação para cidadania. 

Parabéns também aos educandos e educandas que com ela têm construído essa nova forma de caminhar e de fazer a educação com sentido para os sujeitos da aprendizagem. Como diz a mesma na reportagem  "Vejo a sala de aula como um laboratório e quero sempre experimentar novos caminhos para que a aprendizagem aconteça" . Esse é o desafio posto a todos que estão ou que pleiteiam atuar nessa tão desafiante profissão de educador. 

Para acesso e download da revista para os que têm interesse em ler a matéria, ver site: http://issuu.com/ed_moderna/docs/educatrix2_digital#download 

Edmerson dos Santos Reis

Prof. Dr. Em Educação do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

publicado em 06 de Junho / 2012 às 10:00

Icofort e SESI formam primeira turma do Projeto Sementes do Saber

O leitor e colaborador Murilo Ricardo informa que a empresa Icofort em parceria com o SESI, realizou semana passada a formatura da primeira turma do Projeto Sementes do Saber. Este projeto visa promover a Inclusão social dos trabalhadores da indústria, através da educação básica do ensino fundamental – EJA Educação de Jovens e Adultos. O projeto despertou nos colaboradores o interesse em voltar a estudar, e com isso adquirir conhecimento e o crescimento profissional. “Gostaria de parabenizar a ICOFORT e o SESI pela iniciativa. Nossa cidade precisa de empresas como a ICOFORT que invistam no social, e de projetos como este”, destacou Murilo Ricardo.

publicado em 06 de Junho / 2012 às 07:00

Moradores do Alto do Cruzeiro indignados com a Saúde

Moradores do Bairro Alto do Cruzeiro em Juazeiro estão indignados com o desempenho do posto de Saúde do bairro e com o descaso da secretaria de Saúde do Município com aquela unidade, que há mais de 2 meses não vem funcionando adequadamente. O precário atendimento e a falta de material, mais precisamente na área odontológica, vêm prejudicando diversos moradores do bairro que marcam consultas toda semana em vão, cansados do deslocamento ao posto onde encontram como resposta “informe” na parede dando conta da falta de material e de profissionais, que se acham no direito de faltar, não dando a mínima para horários e dias marcados.

Para a moradora Liliana Aranha, isso vem ocorrendo há meses, tendo a sua filha adolescente prejudicada, pois sendo dependente do SUS, precisa urgentemente de um tratamento dentário, e dificilmente consegue marcar uma simples consulta. “Minha filha se desloca toda semana para aquele bendito posto, tentando marcar uma consulta, e quando consegue não tem material para o tratamento, e às vezes nem profissional tem, devido às constantes faltas”, disse indignada.

Segundo a moradora, há mais de 30 anos residindo no Bairro Alto do Cruzeiro, “verdade que o bairro já teve momentos piores, inclusive na saúde, mas o que não podemos admitir é a falsa propaganda do governo municipal, esbanjando dinheiro público com campanhas televisivas, tentando convencer a população que a Saúde em Juazeiro está bem, que é um avanço, que Juazeiro está à frente de cidades como Feira de Santana, Recife, e até Salvador, isso é uma grande mentira”, desabafa.

Para confirmar tal denúncia a própria moradora do bairro fotografou os “informes” na parede da unidade de Saúde do bairro e repassou para a imprensa. Ela reafirma o que disse, e ainda espera até o momento o atendimento responsável por parte do posto local, inclusive o abastecimento do mesmo.

Redação: Paulo Carvalho Fotos: Divulgação
publicado em 05 de Junho / 2012 às 22:00

Sociedade dos Vaqueiros de Curaçá no caminho da continuidade e progresso

Curaçá, junho de 2012.

A Sociedade dos Vaqueiros de Curaçá – Bahia foi fundada em 14 de agosto de 1959 pelos Senhores, Gilberto da Silveira Bahia, José Alvino da Costa, José Ferreira Só, Aristóteles de Oliveira Loureiro, Abílio Gomes da Silva, Sindolfo Curcino Rosa, Guilherme Bernardes do Nascimento, Edgard d’ Araújo, Albertino Nunes da Silva e Deoclécio Paulino da Silva. O objetivo dos fundadores era “promover o desenvolvimento cultural da classe, concorrendo na medida do possível para seu alevantamento moral e intelectual, bem como auxiliar as suas famílias, instruindo com escolas, etc. (Estatuto da Sociedade dos Vaqueiros)”. E desde então a Sociedade dos Vaqueiros tem se norteado nesse foco.

Hoje em dia a Sociedade conta com um número de 140 sócios, distribuídos em todo o Município. Neste ano, foi eleita uma nova diretoria que, além de manter as propostas anteriores, tem também a intenção de promover Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos sócios elevando sua autoestima e melhorando a sua qualidade de vida. Para isso, busca-se utilizar os bens materiais como, por exemplo, a roça da sociedade, o trator e o prédio para promover ações que sirvam à comunidade local. Consta que estes bens atualmente precisam de reformas ou investimentos para aprimoramentos, assim como novas aquisições de implementos que possam atender às necessidades da comunidade.

Por este motivo, estamos enviando este comunicado ao público com o intuito de conseguir parcerias em busca da conservação e manutenção deste patrimônio material, que ajuda a promover o patrimônio imaterial da cultura do vaqueiro, a qual vem se perdendo ao longo dos tempos, embora seja muito rica em sua musicalidade e artesanato. Hoje o vaqueiro já é patrimônio cultural no estado da Bahia, mas isso é pouco. Precisamos desenvolver ações que promovam a perpetuação desta cultura, de forma organizada e ativa. Por isso, temos o prazer de convidá-los a fazer parte deste processo se tornando um colaborador neste desafio. A contribuição que pedimos pode ser feita em dinheiro, materiais de construção, força de trabalho ou em produção tecnológica ou intelectual. Para contribuir, entre em contato com a Sociedade.

Atenciosamente, 

Estéfano da Mota Pereira

Presidente

E-mail: svc_curaca@hotmail.com

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.