Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 12 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 05 de Junho / 2012 às 18:30

Aviões do Forró abrirá São João de Petrolina

Além das atrações já anunciadas, o São João do Vale apresenta mais uma novidade. Foi confirmada a participação da banda Aviões do Forró na abertura do evento. Durante 15 dias, Petrolina será a capital da mais tradicional festa junina pernambucana. A programação do São João do Vale, que ocorrerá nos dias 15 a 30 de junho, homenageará o Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

“Petrolina está preparada para ter neste ano o maior São João já visto no município. Disponibilizaremos um amplo espaço com 220.000m² que proporcionará diversão, lazer, serviços de transporte, shows de bandas regionais e nacionais e toda uma estrutura reforçada para festejarmos com muita alegria o Centenário de nascimento do Rei do Baião”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Ainda segundo a secretária de Turismo, o São João neste ano vai superar todas as expectativas, e deve atrair para a cidade, mais de 880 mil pessoas, aquecendo a economia, gerando muitos empregos diretos e indiretos, além de movimentar todo o trade turístico, através dos passeios às ilhas e vinícolas. “Queremos mostrar todo o potencial turístico que Petrolina tem a oferecer”, afirmou.

Os turistas das capitais pernambucana e baiana que escolherem Petrolina para se divertirem no São João, contarão com 6 voos diários, com duração de 1 hora. Além de inúmeras opções de linhas de ônibus executivos e leito. A rede hoteleira do município de Petrolina e da cidade vizinha Juazeiro está preparada para atender a todos os turistas, disponibilizando mais de 5 mil leitos.

Secom PMP
publicado em 05 de Junho / 2012 às 18:00

IF Sertão-PE sedia Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas

Pela primeira vez realizado em uma cidade do interior do Brasil, o Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (ENET 2012) acontecerá de 7 a 9 de junho e terá como sede o campus Petrolina do IF Sertão-PE. O evento é promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) e a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), com apoio da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Prefeitura Municipal de Petrolina e IF Sertão-PE.

Durante o encontro, será discutida a realidade do ensino técnico brasileiro através de grupos de debate e atividades culturais e esportivas. De acordo com a presidente da UESPE, Stephannye Vilela, a expectativa é reunir pelo menos 800 alunos de escolas técnicas de todo o país. “Além de proporcionar o intercâmbio e a troca de experiências, serão traçadas as principais diretrizes de atuação do movimento estudantil até a realização do próximo ENET”, ressalta Stephannye. A programação completa do evento está disponível no site www.fenetbrasil.blogspot.com.br.

Tito Souza Ascom
publicado em 05 de Junho / 2012 às 17:30

Artistas serão mobilizados para a reativação do Conselho Municipal de Cultura

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através da Gerência de Cultura, realizou na noite desta segunda-feira (4), no Centro de Cultura João Gilberto, uma reunião com o intuito de iniciar uma mobilização Pró-Conselho Municipal de Cultura (CMC).

Representantes governamentais, do teatro, da literatura e da arte-educação discutiram as estratégias para mobilizar todos os segmentos artísticos a fim de que sejam indicados os respectivos representantes para a nova composição do CMC, tendo em vista a expiração do prazo de mandato dos antigos conselheiros.

O funcionamento do Conselho é fundamental para a inserção do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), imprescindível para consolidar em Juazeiro o chamado C.P.F (Conselho Municipal de Cultura; Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura) e assim contribuir para a institucionalização das políticas públicas do setor.

O período de mobilização será de uma semana e após a escolha dos representantes de cada segmento haverá a primeira reunião do novo CMC para que a partir de então sejam iniciadas as deliberações das demandas culturais.

Por Luiz Hélio/Seiasc
publicado em 05 de Junho / 2012 às 15:30

Palestra inicia campanha de conscientização no Dia Mundial do Meio Ambiente no Dínamo

Começou na manhã deste dia 05, no Colégio Dínamo, em Juazeiro, com uma palestra proferida por Márcio Jandir, do Partido Verde, uma série de atividades de conscientização marcando a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante a tarde, na Lagoa de Calú, alunos e professores vão conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da preservação, recolher lixo, plantar mudas nativas e distribuir coletores de lixo no local para facilitar a limpeza. Consta ainda na atividade desta tarde o recolhimento de óleo comestível usado para trabalho de reciclagem realizado pela Igreja do Cosminho, parceira da campanha. A fabrica Jubileu, transforma o óleo usado em sabão.

Em parceria com a Agrovale o Dínamo distribui centenas de mudas de árvores nativas.

A campanha prossegue durante toda semana com palestras e oficinas com matérias recicláveis no próprio colégio.

publicado em 05 de Junho / 2012 às 15:00

Musicas e homenagens no sepultamento de Lima Delmar

Foi sepultado na manhã de hoje (05) no cemitério Central, em Juazeiro, o corpo do publicitário Lima Delmar.  Apresentador de programas de auditório em épocas passadas, cantor nas horas vagas, empresário e publicitário, Lima Delmar era muito querido em todo o Vale do São Francisco.

Na chegada ao cemitério o cortejo foi recepcionado com as trilhas musicais românticas que ele tanto gostava, levando à emoção um grande número de pessoas que participou da última homenagem.  Lima Delmar, que atualmente trabalhava em Sobradinho, foi vítima de um infarto ontem (04) em Curaçá.

publicado em 05 de Junho / 2012 às 14:30

Greve dos professores é mantida por unanimidade

A greve dos professores foi mantida por unanimidade, após votação da assembleia-geral da categoria, realizada na manhã desta terça-feira (5), em frente à sede da Secretaria de Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Assim como na última terça (29 de maio), o critério sobre a manutenção do movimento foi o pedido de que quem seria favorável ao retorno às aulas levantasse as mãos.

Os cerca de 2 mil educadores presentes ao evento ficaram imóveis. Após a decisão, o presidente da Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, se emocionou: “Àqueles que achavam que o movimento ia acabar hoje é porque eu era candidato, aviso que o prazo já acabou e eu não sou. Estou com a categoria”. A declaração foi aplaudida pelos professores.

Filiado ao PCdoB, o dirigente sindical era cotado como postulante a vereador da capital baiana nas eleições deste ano. Sobre a hipótese de que a APLB teria "balançado" com a proposta do governo de fazer reajustes de 22% a 26% em novembro deste ano e abril de 2013, Oliveira desconsiderou. "Isso é coisa de quem quer destruir a unidade sindical. O próprio curso da nossa luta mostra a nossa união", salientou.

Apesar disso, ele considerou a proposta do governo como um "avanço insuficiente". “Para quem dizia que não ia negociar enquanto a greve não terminasse, é um avanço de posicionamento, mas não na negociação. Essa proposta não atende às nossas reivindicações, mas continuamos com diálogo aberto”, avisou. Os educadores continuarão acampados na Assembleia Legislativa até, pelo menos, a próxima terça (12), quando haverá, às 10h, um novo pleito sobre a continuidade da paralisação. Antes disso, na segunda (11), às 18h30, o comando de greve se reúne para avaliar o movimento. Até lá, está prevista uma série de atividades, a começar por uma mobilização durante toda esta terça em frente à SEC.

BN
publicado em 05 de Junho / 2012 às 14:00

Câmara de Juazeiro realiza sessão especial para debater greve dos professores da Univasf

A greve dos professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será tema de sessão especial na Câmara Vereadores na próxima quarta-feira (6), a partir das 18h, no plenário da Casa Aprígio Duarte. Representantes dos docentes e discentes estarão presentes à reunião, solicitada a Mesa diretora da Câmara na última semana peloSindicato dos Docentes da Univasf (Sindunivasf).

Em greve por tempo indeterminado, desde o último dia 15 de maio, os professores da Univasf protestam contra a quebra do acordo feito com o Governo Federal no qual ficou definido um aumento de 4% nos salários até o dia  01 de março de 2012, que, segundo os grevistas não ocorreu. Segundo os sindicalistas, o objetivo da sessão é expor à sociedade a real situação do movimento e convidar a população para ser parceira na luta por melhores condições de trabalho na universidade.

Para o presidente da Câmara, vereador Nilson Barbosa (PTB) a sessão é um espaço muito importante o debate acerca das condições dos professores da Univasf. “Mesmo sabendo que não é de nossa competência legislar pela Universidade, já que ela é federal, nós, vereadores de Juazeiro, estamos juntos com o movimento colaborando para melhorar a vida dos professores e da instituição que é uma conquista do povo do Vale”, destacou. A sessão será acompanhada pelos parlamentares e pela comissão permanente de Educação da Casa, presidida pelo vereador Bené Marques (PSDB).

Atualmente, segundo o site Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 50 universidades federais pelo Brasil também estão em greve.

Wellington Junior - Ascom/CMJ
publicado em 05 de Junho / 2012 às 11:00

PREFEITO PAULO MACHADO É EMPOSSADO NO LIONS CLUB SENHOR DO BONFIM VILA NOVA

Em reunião festiva, na qual assumiu a Presidência do Clube Leonor Sena Gomes, o prefeito Paulo Machado foi empossado, no último sábado (02) como “companheiro leão” no Lions Club Senhor do Bonfim Vila Nova, entidade que tem como finalidade prestar serviços humanitários e de solidariedade à sociedade. Para este ato, foi apresentado pelo seu padrinho de clube Jair Mendes.

Lions Clubs International é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo. São aproximadamente 1,3 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.

Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos da América em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 202 países do mundo. A visão é: "Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários".

publicado em 05 de Junho / 2012 às 10:00

UNEB de Juazeiro (BA) promove nova turma de curso profissionalizante de operador de tratores agrícolas

A modernização das máquinas agrícolas demanda mais profissionalização de seus operadores. Com o intuito de preparar pessoas para esse mercado de trabalho, o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA), realiza a terceira turma do curso de Operador de tratores agrícolas, com início no dia 11 de junho.As aulas serão realizadas no Setor de mecanização agrícola do DTCS III, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O encerramento será no dia 22 de junho, totalizando 40 horas/aulas.

O curso é gratuito e faz parte de um projeto de extensão de mecanização agrícola. O objetivo é promover capacitações para agricultores e estudantes da área de ciências agrárias regularmente matriculados em universidades ou escolas técnicas do Vale do São Francisco, que devem ser maiores de 18 anos. Para essa terceira turma, todas as vagas já foram preenchidas.A quarta turma será realizada no mês de julho. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (74) 3611-7363 – Ramal 204 ou pelo e-mail fvoliveira@uneb.br.

Ianne Lima Núcleo de Assessoria de Comunicação - DTCS - Campus III
publicado em 05 de Junho / 2012 às 08:00

3ª Oficina de Cuidadores do Programa de Internação Domiciliar do HRJ começa hoje

Sempre atento ao bem-estar físico e emocional dos seus usuários, o Hospital Regional de Juazeiro vai realizar, a partir desta terça-feira (5), um evento mais que especial: a 3ª Oficina de Cuidadores do Programa de Internação Domiciliar. O encontro, que parte da necessidade de “cuidar de quem cuida”, será voltado aos familiares dos pacientes atendidos pelo programa. De acordo com a assistente social do Programa de Internação Domiciliar do HRJ, Larissa Fabiana Cerqueira Possidônio, o evento deverá se estender até o dia 15 de junho, desenvolvendo atividades como palestras informativas, grupos de orientação e técnicas de relaxamento, dentre outras. “Em nossas visitas aos pacientes, a equipe do ID percebeu que os familiares e cuidadores também necessitam de uma atenção especial. É por isso que, desde a nossa primeira oficina, nós procuramos dar apoio a estas pessoas, desenvolvendo atividades que busquem amenizar o desgaste físico e emocional que é ocasionado pelo adoecimento de um membro da família”, explica. 

Além disso, abordando temas como “Cuidados Paliativos”, “Sonda nasoenteral” e “Cuidados alimentares”, a 3ª Oficina do ID também terá como ponto forte tirar dúvidas dos familiares com relação aos cuidados especiais que devem ser destinados aos pacientes. “Estas oficinas de orientação são muito importantes, pois um paciente que está sendo acompanhado em casa por um cuidador bem orientado tem uma probabilidade pequena de apresentar pioras em seu quadro clínico. Uma boa orientação faz toda a diferença”, comenta o enfermeiro Dyego Leal, coordenador da Internação Domiciliar do HRJ. As atividades da 3ª Oficina de Cuidadores do ID terão início nesta terça-feira (05), a partir das 08h00, no auditório do próprio HRJ. Os temas abordados nesse primeiro dia de encontro serão “Cuidando do Cuidador” e “Atividade da vida diária”.

Ascom HRJ - Daniele Valois
publicado em 05 de Junho / 2012 às 07:30

Atingidos por barragens realizam seminário no Vale do São Francisco

Acontecerá na manhã desta terça-feira, dia 05, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, o 1º Seminário dos Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco (PE e BA). O evento prevê a participação de cerca de 300 participantes oriundos dos municípios pernambucanos: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina e dos municípios baianos: Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado.

Este evento tem como objetivo avançar na luta em defesa dos recursos hídricos, dos direitos dos povos atingidos pelos empreendimentos do agro e hidronegócio já implantados ou planejados para o Vale do São Francisco, tendo em vista as alterações que os mesmos provocam no modo de vida da população atingida principalmente por barragens.

O evento contará com duas mesas temáticas onde estarão participando diversos órgãos estaduais e federais como a CHESF (Companhia Hidroelétrica do Vale de São Francisco), CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), Promotoria de Justiça, INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agraria), Coelba, Comitê Luz Para Todos, Secretária de Politicas para a Mulher-BA, além de organizações como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e os Movimentos Sociais da Via Campesina.

No segundo dia, lembrando o dia mundial do Meio Ambiente, as/os participantes farão um ato Público na cidade de Sobradinho, manifestação que irá encerrar o evento que também traz como tema “Energia e sociedade: energia para que e para quem – atualidades e desafios”. O Seminário é organizado pelo Movimento de Atingidos por Barragens – MAB.

publicado em 04 de Junho / 2012 às 22:00

Provinha Brasil começa a ser aplicada em Juazeiro nesta terça-feira (05)

Alunos de seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro farão, nesta terça e quarta-feira (05 e 06), a Provinha Brasil 2012 e as demais unidades de ensino serão avaliadas nos dias 12 e 14 deste mês. Ao total, mais de 3 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental responderão às questões de leitura e matemática, que irão fornecer um diagnóstico da situação atual de aprendizagem.

Farão a prova primeiro os estudantes das unidades de ensino do município que possuem parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) – que são as Escolas Municipais Carmem Costa Santos (Alto da Aliança); Terezinha Ferreira Oliveira (Tabuleiro); Ludgero de Souza Costa (Lomanto Júnior); Dinhorah Albernaz M. da Silva (Itaberaba); Raimundo Medrado da Silva (Quidezinho) e José Pereira da Silva (Itaberaba).

As provas são enviadas pelo Ministério da Educação e a aplicação é gerenciada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC). Os coordenadores pedagógicos e professores, neste caso, são os aplicadores e os formulários de respostas são enviados à secretaria, que emite os resultados. Nas escolas que funcionam nos dois turnos as provas acontecerão de 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h15. Já as unidades de ensino que funcionam com turno intermediário aplicarão as provas de 7h às 10h40, das 11h às 14h40 e das 15h às 18h30.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo oferecer a toda equipe escolar um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os educadores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, como estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com o portal do MEC, a família pode ajudar na preparação para a Provinha, mesmo cabendo à escola a sistematização do conhecimento. Algumas formas de participação familiar que podem ajudar no desempenho do aluno na escola são: participar das reuniões e verificar o caderno da criança diariamente; conversar com o aluno sobre os textos que são lidos na sala de aula; falar sobre o cotidiano (o que foi ensinado naquele dia, como são os colegas de sala e o que acontece no recreio são algumas formas de começar) e incentivar o estudo (cada avanço da criança, como a descoberta de uma nova letra, deve ser comemorado).

Anna Monteiro Assessoria de Comunicação SEDUC
publicado em 04 de Junho / 2012 às 19:30

TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY MARCA COMEMORAÇÃO DO 2º ANIVERSÁRIO DAS COMPANHIAS INDEPENDENTES DE JUAZEIRO

Em comemoração ao 2º aniversário de instalação das Companhias Independentes de Polícia Militar de Juazeiro, o Comandante de Policiamento Regional Norte e os Comandantes das Companhias Independentes de Polícia Militar de Juazeiro prestigiaram o efetivo com o 1º Torneio de Futebol Society e Feijoada comemorativa.

O Torneio, realizado no dia 02 de junho de 2012, na Associação Atlética Banco do Brasil, foi disputado por equipes representantes da 73ª, 74ª, 75ª e 76ª CIPMs, além da CETO e CIPE-Caatinga. O time da 75ª CIPM venceu a competição, seguido das equipes da 76ª CIPM e CIPECaatinga, as premiações foram entregues pelos Comandantes das Unidades presentes no evento.

A feijoada, acompanhada de som da Banda Samba de Mesa, marcou o desfecho das comemorações e representou um momento de lazer e confraternização para a tropa, bem como para os membros da sociedade civil que se fizeram presentes.

publicado em 04 de Junho / 2012 às 16:00

Pesquisas da Uneb Juazeiro buscam alternativas para o Semiárido

O plantio de mudas nativas para minimizar a degradação na mata ciliar do rio São Francisco e a produção dos xilopódios de umbuzeiro foram temas de trabalhos científicos

A produção de mudas de plantas da caatinga foi objeto de estudo das pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas no curso de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

As pesquisas resultaram em comunicações científicas que abordam o comportamento do umbuzeiro (Spondias tuberosa) com uso de irrigação; a produção de mudas de espécies nativas; o estudo sobre capacidade de sobrevivência de Bactérias Promotoras do Crescimento da Planta (BPCP) em solos salinos; a relação de cálcio e magnésio no cultivo de cebola em solo argiloso; além da influência desta relação nas características químicas do solo e nutrição da planta.

Os resultados preliminares desses estudos foram apresentados no XIX Congresso Latinoamericano e o XXIII Congresso Argentino da Ciência do Solo, realizados na cidade Mar del Prata, na Argentina, no último mês de abril. Cerca de vinte profissionais da UNEB de Juazeiro, incluindo alunos e professores, estão envolvidos nas pesquisas apresentadas no exterior.

Umbuzeiro – Nativo do bioma caatinga, o umbuzeiro ou imbuzeiro é considerado por Euclides da Cunha a árvore sagrada do Sertão. A espécie tem entre as suas características, osxilopódios, que são raízes modificadas, popularmente conhecidas como batatas ou cucas do umbu.

Na região Semiárida é comum a retirada dos xilopódios de plantas adultas do umbuzeiro para a produção do doce de cuca do imbu. Essa atividade, apesar de melhorar a renda dos agricultores, pode provocar a extinção do umbuzeiro, já que a raiz modificada é o órgão de reserva de água e substâncias nutritivas da espécie.

Pensando nessas consequências, as pesquisas desenvolvidas na UNEB podem servir como alternativa para as comunidades que vivem do extrativismo. Segundo o estudante de Agronomia da UNEB Caio César Lopes, o objetivo é viabilizar para estes agricultores a produção de mudas com uso de irrigação. A partir desta iniciativa, os agricultores poderão retirar as cucas das mudas e preservar as plantas adultas do umbuzeiro.

Mata ciliar – Dentre as principais causas de degradação do rio São Francisco está a ação do homem. No entanto, não é possível devolver a vida perdida, como remete o sentido literal da palavra revitalizar. Mas, é viável a recuperação de parte das áreas degradadas. Para minimizar os impactos do desmatamento da mata ciliar do rio São Francisco, a UNEB vem desenvolvendo a produção de mudas nativas como mulungu (Erythrina velutina) e pau-ferro (Caesalpinia férrea) para o reflorestamento.

De acordo com a estudante de Agronomia da UNEB Lígia Anny de Carvalho, essas plantas podem ser úteis para o plantio em áreas degradadas da caatinga e da mata ciliar do rio São Francisco. Duas pesquisas foram desenvolvidas com o uso de substratos orgânicos, que são provenientes de resíduos da agroindústria, como o bagaço da cana-de-açúcar, coco, sisal e outros. A análisedas espécies mulungu e pau-ferro foram feitas em diferentes proporções de combinação do solo, resíduo de sisal e esterco caprino, com o objetivo de promover o crescimento das plantas.

Por Luna Layse Monitora do Núcleo de Comunicação
publicado em 04 de Junho / 2012 às 12:30

Livro-reportagem sobre mulheres será lançado em Curaçá

No próximo dia 09 de junho será lançado, no Teatro Raul Coelho na cidade de Curaçá, a partir das 19h, o livro-reportagem Herdeiras de Feliciana: Perfis de Mulheres de Curaçá, de autoria da filha da terra, a professora de História e jornalista Alinne Torres. A obra é resultado do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social- Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, sob orientação da professora mestre Andrea Cristiana.

No livro constam histórias de sete mulheres curaçaenses, dentre elas a fundadora da cidade Dona Feliciana Maria de Santa Thereza de Jesus, que com suas trajetórias de vida contribuíram para o fortalecimento e reconhecimento da cultura popular regional. Sendo assim, os leitores poderão conhecer identidades femininas e sertanejas que participaram da história de Curaçá, como a mulher vaqueira, parteira, professora, militante política, religiosa e líder comunitária.

Para a autora a obra é antes de tudo um registro histórico, considerando que há poucos relatos referentes ao município. “A importância deste livro é justamente a contribuição historiográfica que o resgate traz para a cidade, desta vez sob o viés do jornalismo literário. Temos poucos livros que retratam nosso povo e se tratando da temática feminina, este trabalho é inédito”, ressaltou.

Estarão presentes no lançamento as mulheres perfiladas, o prefeito de Curaçá Salvador Lopes, a Secretária de Educação, Maria de Fátima Fernandes, o Presidente da Associação de Estudantes de Curaçá (ASSEC) Luciano Lugori, além de vereadores, professores, moradores e estudantes. “O livro Herdeiras de Feliciana é uma oportunidade imensa para os amantes da cultura popular conhecerem um pouco mais sobre a região do sub-médio São Francisco. A obra traz um registro imemorável sobre nossas mulheres, que ousaram através da fé, do trabalho, da garra e da persistência construir uma Curaçá mais digna para seus habitantes”, frisou Alinne.

Por Larissa Nascimento
publicado em 04 de Junho / 2012 às 11:30

Infarto fulminante mata o publicitário Lima Delmar em Curaçá

Um infarto fulminante na manhã desta segunda-feira (04) matou na cidade de Curaçá o político e publicitário José Francisco de Lima, popularmente conhecido por Lima Delmar, 74 anos, que na última eleição de 2008, disputou uma cadeira para o Legislativo Municipal de Sobradinho, onde atualmente tinha domicílio eleitoral.

Lima Delmar estava realizando o processo de regularização dos partidos naquela cidade quando passou mal e foi conduzido para o hospital municipal aonde já chegou sem vida.

Familiares, acompanhados de uma funerária, estão nesse momento se deslocando até a cidade de Curaçá para translado do corpo. Não se tem ainda informações sobre o velório e horário do sepultamento. Mais informações em instantes.

publicado em 04 de Junho / 2012 às 11:00

Pindobaçu realiza curso de Formação Profissional da Guarda Municipal

Na próxima sexta-feira, dia 08, às 09 horas, acontecerá a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal, realizado na cidade de Pindobaçu, aqui na Bahia.

O curso possui grade curricular orientada pela matriz curricular da SENASP e têm 25 disciplinas, o mesmo visa preparar os operacionais para o exercício do Poder de Polícia Administrativa em Meio Ambiente, Trânsito e Posturas Municipais, conforme previsão da legislação da Guarda Municipal de Pindobaçu. (Com informações de Elvis de Jesus, inspetor regional da Guarda Municipal).

publicado em 03 de Junho / 2012 às 11:00

Paróquia de Santo Antônio celebra a festa de seu padroeiro

A Paróquia de Santo Antônio celebra seu padroeiro, um dos santos mais populares do catolicismo. A tradicional Trezena de Santo Antônio, que vai de 1 a 13 de junho, acontece, em Juazeiro, na igreja do bairro Santo Antônio e na igreja do bairro Antônio Guilhermino. Constam da programação da Paróquia Santo Antônio, que fica atrás da Banca, missas; bênçãos dos namorados, dos noivos e dos casais; batizados e bênçãos das crianças; unção dos enfermos e bênção dos idosos, além de quadrilha e quermesse com comidas e bebidas típicas.

Este ano, a Festa tem como tema “Com Santo Antônio, em missão a serviço da vida”. Durante a Trezena, os dois bispos e onze padres pregadores, cada qual de uma das treze noites, ajudarão os fiéis e devotos a refletir sobre o que o Espírito fala à Igreja nesse ano jubilar. Com efeito, a trezena deste ano está em sitonia com os festejos de 50 anos de nossa Diocese.

Evento: TREZENA E FESTA DE SANTO ANTÔNIO
Local: Igreja Santo Antônio, Rua Santa Luzia, nº 100, Bairro Santo Antônio, Juazeiro - BA
Data: de 1 a 13 de junho de 2010
Horário: 19h30

publicado em 03 de Junho / 2012 às 10:00

Sobradinho: Irmão de vereador morre em acidente na BA-210

O jovem Cleidmilsom Canturil da Silva de 30 anos, conhecido por Homem Pedra, sofreu um acidente na BA-210 quando conduzia uma moto Bros vermelha. O veículo bateu na traseira de uma pickup Ford Rural de placa PE-0259 Remanso-Ba, que  encontrava-se parada em uma curva nas proximidades do distrito de Lagoa Grande. A Rural estava com o eixo traseiro quebrado, e não havia sinalização no local. O motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro. O acidente ocorreu por volta das 19 horas deste sábado, dia 02. A SAMU foi acionada, mas quando chegou ao local, a vítima já estava sem vida. Cleidmilsom Canturil era irmão do Vereador de Sobradinho, Jarques Canturil. (Com informações de Erivaldo Cassiano do Sobradinho Repórter)

publicado em 03 de Junho / 2012 às 09:00

Diocese de Juazeiro entrega fábrica de sabão jubileu à comunidade no dia mundial do Meio Ambiente

Uma pequena iniciativa que chama a atenção dos moradores do bairro Alagadiço em Juazeiro, juntamente com voluntários do Movimento dos Vicentinos da Paróquia São Cosme e São Damião que representa o GASH, Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário, tomou iniciativa de recolher óleo usado de cozinha para fabricar sabão. A consciência dos moradores e vizinhança que a cada litro de óleo que jogamos no esgoto ou na pia da cozinha contamina um milhão de litros de água, mobilizou a comunidade que leva óleo usado para a Paróquia.

A Fundação Banco do Brasil também está ajudando na iniciativa, com a doação de veículo e máquinas para fabricação do sabão ecológico. A Diocese de Juazeiro da Bahia em comemoração ao seu Jubileu de ouro “50 anos de missão a serviço da vida,” faz entrega da fábrica de SABÃO JUBILEU a comunidade dia 05 de Junho de 2012, dia Internacional do meio ambiente, dia da ecologia.  Está tudo preparado para o evento com atos simbólicos como: receber visitantes na fábrica, exibição do projeto no espaço Parque Lagoa do Calú, a partir das 16 horas, com doação do sabão ecológico a quem levar óleo usado.

Com informações do Padre Felipe pulpayil
publicado em 03 de Junho / 2012 às 08:00

SÃO JOÃO DO VALE É LANÇADO COM SUCESSO NO RECIFE

O Paço Afândega , no  Recife Antigo ficou pequeno para o público , agentes de viagens e jornalistas que foram acompanhar sexta-feira (01) o lançamento do São do Vale, na capital. Presenças do cenário cultural deram animação à festa. Nomes como Santana, Maciel Melo e Jorge de Altinho estiveream no local. O evento contou com a apresentação de  cantor Targino Gondim e do grupo cultural Samba de Veio da Ilha da Massangano ,ontem.

A prefeitura de Petrolina   divulgou  a lista de atrações da festa , consideradas uma das mais animadas e completas para o público forrozeiro.  Serão duas semanas de festas, de 15 a 30 de junho.  A previsão da Prefeitura   é  atrair um grande número de  turistas que vai  movimentar a economia da região. Este ano o festejo junino acontece em uma nova área, nas imediações do aeroporto senador Nilo Coelho, na BR  235, e será alusivo ao centenário de Luiz Gonzaga."O São João este ano vai superar todas as expectativas e deve atrair cerca de 800 mil pessoas, gerando empregos e movimentando todo o trade turístico.  Queremos mostrar todo o potencial turístico que Petrolina tem a oferecer”,  fortaleceu a  secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista.

“Todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de garantir que a festa seja a maior do Nordeste. "Petrolina está preparada para ter este ano o maior São João já visto no município.” , declarou o Prefeito Julio Lossio.   Está sendo montado uma grande infraestrutura no  espaço com 220.000m² que vai abrigar a festa junina de Petrolina  com  serviços de transporte, shows de bandas regionais e nacionais para comemorar  o  São João de Petrolina que este ano tem como tema  o  Centenário de nascimento do Rei do Baião.

Secom PMP
publicado em 02 de Junho / 2012 às 21:00

FACAPE empossa seus novos servidores e diretores

Na última quinta-feira (31/05), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizou a entrega dos certificados e assinaturas dos termos de posse dos novos servidores e a posse dos novos diretores acadêmico e administrativo-financeiro. O evento contou com a participação de autoridades, professores, familiares e convidados. Os novos servidores foram selecionados através de concurso realizado pela Instituição. Dentre os cargos estão os de secretário geral, contador, auxiliar administrativo, técnico em informática, bibliotecário e administrador.

Foi lido durante a cerimônia, o termo que empossou os novos diretores da Facape. Eleitos por unanimidade pelos conselheiros presentes à reunião extraordinária do Conselho Deliberativo Autárquico – CDA e empossados pelo prefeito Júlio Lóssio. Foram empossados o novo Diretor Acadêmico, o professor Antônio Henrique Habib e o novo Diretor Adminstrativo Financeiro, o professor Alessandro Menezes de Brito.

Na cerimônia, participaram da composição da mesa, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF/FACAPE, professor Rinaldo Remígio, os professores da Instituição, Ruth Dias, Romério Galvão, Pedro Norberto e Mário Sílvio de Oliveira, a coordenadora Maria Vilani, a procuradora geral do município, Camila Cruz, representando o prefeito Julio Lóssio, a primeira dama da cidade, Andréa Lóssio e o vice-reitor da UNIVASF, Professor Doutor Télio Nobre.

Os novos servidores administrativos concursados passarão a fazer parte do corpo de funcionários da Facape. O auxiliar administrativo Ytalo Rafael Reis falou da expectativa em começar o trabalho. “Esse é o meu primeiro concurso e pretendo ganhar bastante experiência, colaborando no trabalho da Instituição Facape e quem sabe mais para frente obter maiores conquistas”, disse. No evento, antes da entrega dos certificados e assinatura dos termos de posse, o presidente da Facape, professor Rinaldo Remígio, fez uma homenagem aos membros da mesa e se emocionou ao entregar a placa de serviços prestados aos homenageados da manhã. Foram eles, os professores Ruth Dias e Mário Sílvio, o prefeito Julio Lóssio, e a procuradora Camila Cruz.

Lícia Dantas Ascom Facape
publicado em 02 de Junho / 2012 às 20:00

Rio+20 começa em Itacuruba

Entre os dois eixos da Transposição de águas do Rio São Francisco, em direção ao território Pankará, onde o governo pretende instalar a primeira usina nuclear do Nordeste, no coração do Semiárido em período de seca, uma marcha de indígenas, quilombolas, movimentos sociais, populações urbanas, igrejas, homens, mulheres e crianças, inaugura a Rio+20 em pleno sertão de Pernambuco no dia 3 de junho.

"As grandes obras não resolveram o problema do povo, uma usina nuclear só tende a piorar o que já é ruim. Não queremos mais uma grande obra, dessas que destroem a biodiversidade, contaminam as águas, poluem o ar, ameaçam as pessoas e ainda podem deixar lixo atômico para as gerações que viverão nos próximos 100 mil anos. Queremos investimentos na Convivência com o Semiárido, queremos água através das adutoras para o meio urbano, garantia dos territórios das comunidades tradicionais, agroecologia, educação, saúde e a revitalização do São Francisco", argumentam os organizadores do manifesto.

"Tudo que nos prometeram falhou. Nenhuma grande obra nos ajudou. Só temos alguns resultados nas políticas sociais simples, que chegaram dentro de nossas casas, que ajudaram a melhorar nossas vidas, lembrando que boa parte delas vieram por meio da ação da sociedade civil organizada, das ONG's, das igrejas e não diretamente dos governos. Venham marchar conosco. Dia 3 de junho, 6h da manhã, sairemos do trevo de Itacuruba, entre Belém do São Francisco e Floresta. Vamos inaugurar a agenda dos movimentos sociais, com mobilizações que se estenderão ao mundo inteiro", reforça o convite a direção da Articulação Popular São Francisco Vivo.

publicado em 02 de Junho / 2012 às 18:00

Enem: instrumento de avaliação para o ingresso nos Cursos de Graduação na Univasf

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) decidiu, em reunião extraordinária ocorrida na quarta-feira (30/05), adotar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem como instrumento de avaliação para o ingresso nos Cursos de Graduação. A decisão tomou por base um estudo sobre a naturalidade dos candidatos aprovados no PS-ICG 2012 (1º semestre/SiSU 1º/2012), realizado pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico – SRCA. Nesse estudo, mostra-se que, das 650 vagas ofertadas no referido processo seletivo, aproximadamente 94% são oriundos da região Nordeste. 

Além disso, 495 candidatos, ou 76,15%, são oriundos das Mesorregiões atendidas pela Univasf. Mesorregião é uma subdivisão dos Estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. A Univasf atua em 06 (seis) Mesorregiões nas quais funcionam os cinco campi, nos Estados de BA, PE e PI, a saber: Mesorregião do Sertão Pernambucano, Mesorregião São Francisco de Pernambuco, Mesorregião do Centro-Norte Baiano, Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia, Mesorregião do Sudeste Piauiense e Mesorregião do Sudoeste Piauiense (nesta só fazem parte do cálculo os municípios que compõem o Semiárido Nordestino). 

Dessa forma, nota-se que a maioria dos aprovados é oriunda das Mesorregiões atendidas pela Univasf. É importante salientar que a Lei de criação dessa universidade a autoriza a atuar em todo o Semiárido Nordestino, que abrange sete Estados do Nordeste, mas que não foram computados no cálculo das Mesorregiões. O Conuni ainda vai decidir a forma de seleção, ou seja, como a nota do Enem será utilizada. Desde o ingresso de 2010, a Univasf vem utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para a seleção de todas as vagas de graduação. Nos próximos meses, o Conuni discutirá sobre a utilização do SiSU para a ocupação das vagas no ano letivo de 2013. 

Sendo assim, com a decisão de adotar o Enem, os candidatos interessados em concorrer às vagas de graduação de 2013 devem realizar a inscrição nesse exame até o dia 15/06, por meio do site do Inep. As provas estão previstas para os dias 03 e 04 de novembro. Para saber mais ou acompanhar as informações sobre o PS-ICG 2013, acesse desse processo seletivo.

Por: Ildemar Jorge Rodrigues - Seção de Comunicação e Marketing (Secom) da Secretaria de Registro e
publicado em 02 de Junho / 2012 às 17:00

Codevasf recebe reivindicação de pequenos produtores

O combate à seca que assola a região, através de ações emergenciais de abastecimento de água para consumo humano, animal e produção agrícola foi o assunto discutido durante uma reunião entre o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, técnicos da companhia e a Associação dos Pequenos Produtores das localidades de Poço d’Água, Sacrabretó e adjacências.

A principal reivindicação dos representantes Antônio Café, diretor-presidente da Associação, e Maria do Carmo, presidente da entidade, é a retirada de água para produção agrícola do canal principal do Perímetro Irrigado do Salitre para irrigar aquelas localidades. A situação já havia sido discutida há algum tempo, e foi registrada em Ata datada de 24 de maio de 1999. Para atender essa reivindicação, o superintendente Emanoel Lima determinou ao corpo técnico da companhia que seja feito um estudo mais detalhado da situação. Os resultados obtidos serão discutidos em outro encontro, quando haverá uma definição da melhor solução para o problema.

Ao final da reunião ao diretor-presidente da entidade, Antônio Café, mostrou-se satisfeito com os resultados do encontro. “Além de discutir essa situação, nós também viemos dar as boas vindas ao superintendente, e desejar a ele uma boa administração. Saímos satisfeitos com o que foi acordado, e tenho certeza que o problema da água será resolvido”, afirmou Café. Para a presidente Maria do Carmo “foi uma reunião positiva, e pode ter certeza que nós vamos continuar cobrando resultados. O superintendente entendeu nosso apelo, e eu acho que ele vai resolver esse problema”.

Zilton César Ascom Codevasf 3 SR
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.