Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 12 de Julho / 2011 às 18:40

BAHIA É 2° ESTADO COM MAIS NÚMERO DE ASSALTOS A BANCO


A Bahia é o segundo estado do país, atrás apenas de São Paulo, com maior número de assaltos a agências bancárias. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) contabiliza os crimes de janeiro a junho deste ano. Em todo o país foram 838 ataques, uma média de 4,6 ocorrências por dia. Na Bahia, foram 61 casos – 7% do total. São Paulo, o estado mais populoso do país, teve 283 casos. Logo em seguida aparecem o Paraná, com 56 casos (6,6%), a Paraíba, com 54 casos (6,4%), o Mato Grosso, com 48 casos (5%), e Roraima, com 2 casos (0,2%).  Vinte pessoas morreram nestes ataques - 11 nas chamadas “saidinhas bancárias”. O número registra um aumento de 81% comparando com o mesmo período de 2010.

Em Juazeiro, recentemente, vários homens tentaram assaltar o Banco do Brasil próximo à prefeitura de um sábado para domingo, sem sucesso, pois através de um rádio comunicador  perceberam que a polícia já tinha sido acionada. Segundo fontes, foram deixados para traz munições e até explosivos dentro da instituição. 
publicado em 12 de Julho / 2011 às 17:30

Entrevista de Galvão concedida a Geraldo José, repercute na Bahia: "Galvão desmente história clássica sobre João Gilberto

Já repercute na capital do Estado a matéria de Luis Galvão concedida na manhã desta terça-feira (12), ao radialista Geraldo José, na redação da RJ. O site Bahia Notícias, um dos mais acessados do Estado, veiculou matéria de James Martins sobre a citada entrevista. Confira:

O poeta e letrista Luiz Galvão, um dos criadores do grupo Novos Baianos, em entrevista na manhã desta terça-feira (12) à Rádio Juazeiro, mais uma vez polemizou ao contestar afirmações sobre João Gilberto, seu conterrâneo que completou 80 anos em junho e um dos maiores mitos da música mundial. Galvão, que se considera o juazeirense mais próximo a João, reclamou da prefeitura local que não o convidou para a festa promovida pelos 80 anos do músico. “Toda a história de João Gilberto aqui em Juazeiro é comigo e não me convidaram”, reclamou, ressaltando que “no dia em que o pai dele [João Gilberto] morreu, eu fui ao enterro com ele abraçado comigo”. Diante do mal estar causado pelas queixas, o entrevistador Geraldo José, tentou botar panos quentes ao dizer que poderão ocorrer outros eventos ainda este ano, para os quais Galvão talvez seja convidado.

Mais enfáticas ainda foram as queixas do poeta contra o produtor musical Nelson Motta. Galvão afirmou que Motta tentou prejudicar os Novos Baianos, ao tentar persuadi-los a gravar um disco em apenas dois canais. “Se a gente tivesse aceitado a proposta não teríamos feito ‘Acabou Chorare’, porque eram as mesmas músicas que ele quis estragar. E ele ainda me chama de paranóico”, disse. Mas a declaração mais curiosa foi a que, com intenção de desmentir Nelson Motta, acabou desmentindo muita gente mais, inclusive o também ‘novo baiano’ Moraes Moreira.

Segundo Galvão, a clássica história de que João Gilberto teria tocado a campainha do apartamento dos cabeludos e, quando o baixista Dadi (que foi abrir) teria visto aquele homem de terno e gravata avisou aos outros que tinha polícia na área, é mentira. “Na verdade foi um produtor do grupo que chegou, João já estava lá tocando violão conosco, não podia ser ele”, disse. Galvão ainda argumenta: “Você acha que João Gilberto vai tocar na campainha de ninguém rapaz? Quando eu disse a João que ele devia conhecer os Novos Baianos ele me respondeu: eu já conheço gente demais. Só depois que eu consegui convencê-lo. Só quem não conhece João Gilberto, como Nelson Motta, acreditaria numa história dessas de João tocando campainha. Contaram essa história a ele e ele publicou”, disse.

Com o desmentido, Galvão acabou, ainda que involuntariamente, resvalando também em Moraes Moreira, que não é citado na entrevista. Acontece que Moraes, principal parceiro de Galvão, não só conta a mesma história de JG tocando a campainha, em seus shows, como ainda compôs um poema narrando o fato. Como em se tratando de João Gilberto os limites entre lenda e realidade são estreitos, fica aí mais um caso obscuro para a curiosidade de fãs e pesquisadores.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 16:10

O estrabismo do coronel

* Fernando Veloso 

A Presidente Dilma Roussef ficou impressionada com a informação de que a Prefeitura de Juazeiro da Bahia conseguiu implantar um dos maiores conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. São 2.500 moradias dignas para pessoas de baixa renda, que ganham de 0 a 3 salários mínimos. O SAAE já levou água, a Coelba energia. Toda a área é calçada, cercada e tem área de lazer. Foram investidos mais de 100 milhões de reais. É o maior investimento público da história de Juazeiro. A Prefeitura elaborou amplo pacote de incentivos ao setor imobiliário, correu atrás de reservar área, mobilizou toda a direção regional da Caixa e o investimento se materializou. A Presidente Dilma foi pessoalmente convidada pelo Prefeito Isaac Carvalho e garantiu: estará em Juazeiro, dia 29, dentro da programação de aniversário da cidade, para a festa de inauguração. 

Este evento é um marco histórico, um divisor de águas entre a Juazeiro parada no tempo, sem investimentos, e uma nova Juazeiro que tem em execução, hoje, o maior volume de obras e investimentos de todos os seus 133 anos. Cinco grandes creches, três novas unidades de Saúde (dois postos e uma UPA); sete escolas climatizadas; obras de calçamento em vários bairros; estradas asfaltadas e água tratada chegando aos distritos; a limpeza e a iluminação nos bairros sendo reforçadas; primeira etapa de duplicação da ponte concluída (estava paralisada em 2009) e projeto do anel viário em andamento. Estas são algumas das iniciativas e cada uma delas tem fundamental importância no desenvolvimento da cidade. 

Estamos a falar de obras de pedra e cal, de concreto, nada abstrato. Pois bem, e como pode alguém escrever que a Dilma vem “inaugurar o vazio”? Foi o que fez, em artigo raivoso e virulento, o coronel Geraldo Dias. As 2.500 famílias que moram em barracos e vão mudar de vida não vão sentir esse “vazio” alardeado pelo coronel. O coronel mora bem, tem uma polpuda aposentadoria paga pelo povo. Por que ele pode ter casa de alvenaria e as pessoas pobres não podem ter? 

O coronel disse, na sua ira, que ninguém consegue ver as obras e vocifera... “será que padecemos de estrabismo?” Ora, cinco grandes creches, três grandes unidades de saúde e 2.500 casas, pra falar de apenas três obras, são invisíveis? 

Claro que o coronel não sofre de miopia, ele é o pior dos cegos...aquele que não quer ver. A única coisa que ele quer é bater, bater e bater no Governo. Será que essa coisa de “bater” é uma espécie de obsessão na vida do coronel Geraldo? 

* Fernando Veloso, Jornalista, Assessor de Comunicação da PMJ

publicado em 12 de Julho / 2011 às 15:40

COMEÇOU NESTA TERÇA A 26ª EXPOBONFIM

Abrindo um dos maiores ambientes de agronegócios do estado, o Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim e seus parceiros, estarão realizando de hoje, dia 11, até domingo, dia 17, a 26ª Expobonfim – Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim, evento ranqueado pela Accob. Segundo os organizadores, durante a expo, produtores da região de Senhor do Bonfim e convidados estarão mostrando o que têm de melhor em bovinos, eqüídeos, ovinos e caprinos, oferecendo capacitações, seminários e palestras focadas no agronegócio. Os organizadores prevêem que serão criados bons ambientes de negócio, esperam que seus objetivos sejam plenamente alcançados e convidam a população ao Parque Dr. Anibal Gonçalves, na BR de entrada na zona urbana de Senhor do Bonfim.

Confira a programação de hoje e amanhã:

12/07 – Terça-feira
7:00 às 18:00h – Recepção, inspeção, pesagem, mensuração e alojamento dos animais.
13/07 – Quarta-feira
7:00 às 18:00h – Recepção, inspeção, pesagem, mensuração e alojamento dos animais.
Curso
Tema: Casqueamento em equídeos
Horário: 8:00h
Local: Parque de Exposição

Ascom Bonfim
publicado em 12 de Julho / 2011 às 15:10

"ESTOU DECEPCIONADO”, DIZ GALVÃO POR NÃO TER PARTICIPADO DO EVENTO QUE COMEMOROU OS 80 ANOS DE JOÃO GILBERTO

Frustrado, decepcionado e bocão. Foi desta forma que reagiu o compositor juazeirense e agora cantor, Luíz Galvão, que não integrou a programação comemorativa dos 80 anos de João Gilberto no mês de junho em Juazeiro.

“Logo eu que sou o juazeirense mais próximo de João Gilberto. Eu soube até que João não gostou do evento porque misturaram com política, prefeito e uns artistas de São Paulo que não tem nada a ver com ele”, expressou Galvão.

Informado que a produção do show continua buscando recursos junto ao Ministério da Cultura para dar sequência às comemorações até o final do ano, Galvão minimizou e declarou que espera fazer parte dos novos eventos.

“Quando o pai de João morreu, ele foi abraçado comigo ao cemitério, o mesmo ocorrendo na missa de sétimo dia. Então ele demonstra grande carinho por mim. Já fui convidado para acompanhá-lo em shows no Rio, São Paulo e Recife, por esta razão expresso a minha frustração. Mas em breve estarei retornando a Juazeiro para apresentar nosso novo show, possivelmente no Centro de Cultura ou no Country Clube”, informou o ex-integrante dos Novos Baianos.

Questionado sobre as declarações de Luíz Galvão, o Secretário Municipal de Cultura, Crisótomo Lima (Zó), explicou que gostaria sim de trazer o juazeirense, mas a produção não tinha dinheiro. “No contato que mantivemos com Galvão, informamos sobre a situação e deixamos aberta a intenção de trazê-lo em breve para fazer parte da programação. A programação desenvolvida só foi possível graças ao apoio do governo da Bahia e de algumas poucas outras pessoas, nós não dispúnhamos de dinheiro, caso contrário Galvão, Caetano e outros nomes consagrados estariam na agenda”, concluiu o gestor da cultura local.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 12:10

FACAPE é a 4ª Instituição Pernambucana em índice de aprovação no Exame da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou semana passada, a lista do desempenho das faculdades no exame da Ordem 2010.3 aplicado pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2010. Bacharéis de 747 das 1.174 faculdades de Direito se submeteram às provas. No total, prestaram o exame 104.126 alunos formados ou que estudam no último ano do curso, destes 12.534 se tornaram advogados. A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) foi a quarta colocada (obteve 18,39% de aprovação no exame da Ordem) entre as IES de Pernambuco ficando abaixo somente da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (55,45% de aprovação), Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (22,22% de aprovação) e Faculdade Damas da Instrução Cristã – FADIC (28,57 % de aprovação).

Para o coordenador do curso de Direito da FACAPE, Professor José Ivan Galvão, o resultado do exame mostra o filtro que a prova vem exercendo nos cursos de Direito do país. “O percentual baixo de aprovação, observado em todo país, mostra que alunos e professores devem se aprimorar continuamente para que o ensino do Direito se eleve” afirmou. Segundo o professor, é preciso destacar o fato da FACAPE continuar entre as cinco melhores IES do estado. “Fico satisfeito por permanecermos entre as Instituições mais bem colocadas no Exame, mas é preciso elevar o percentual de aprovação; trabalhando, e exigindo sempre o máximo de cada um” Enfatizou.

O exame, que está com as inscrições abertas, passará de cem perguntas, na primeira fase, para 80. Na segunda fase, a prático-profissional, também haverá redução de cinco para quatro questões discursivas. A redação foi mantida. A prova objetiva, a primeira a ser aplicada em 2011, será no dia 17 de julho. O teste prático-profissional, que é a segunda etapa do exame, está previsto para acontecer no dia 21 de agosto. Os resultados devem ser divulgados em 13 de setembro de 2011.

Ascom Facape
publicado em 12 de Julho / 2011 às 11:40

Mão única na Rua Visconde do Rio Branco

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro, através da Gerência e Supervisão de Fiscalização e Trânsito, informa que desde a última sexta-feira (8), a Rua Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade, passou a ser via de “mão única” no trecho compreendido entre o Circulo Operário até o Posto de Saúde do Angary. Da sede da Guarda Municipal no sentido bairro Cajueiro, o trânsito continua “via de mão dupla”.

Ascom PMJ
publicado em 12 de Julho / 2011 às 11:00

NOVA DIRETORIA DO SINSERP SERÁ ELEITA SEGUNDA-FEIRA (18)

Na próxima segunda-feira, dia 18, os funcionários municipais participarão do processo que vai eleger a nova diretoria do Sinserp – Sindicato dos Servidores Público da Prefeitura de Juazeiro. Três funcionários públicos se inscreveram para participar da eleição este ano, são eles:

Juraci Brandão, chapa Liberdade

Cícero Sales, Chapa Libertação

Reginaldo Marçal, chapa Seriedade e Compromisso

A eleição terá início às 08 horas e se estenderá até as cinco da tarde, na sede do sindicato, sendo que a apuração dos votos ocorrerá logo depois de encerrada a votação. Ainda esta semana, o blog postará as proposições de cada candidato.

publicado em 12 de Julho / 2011 às 09:10

Começa dragagem de trechos do São Francisco

Começa no mês de agosto o processo de dragagem dos trechos meleiro e limoeiro do Rio São Francisco, pontos de reclamação dos usuários do sistema de transporte fluvial que passa pelo Rio.

O processo de dragagem, que consiste no aumento da profundidade do rio, tem como objetivo facilitar o ambiente de navegação até o começo da execução das obras do plano de revitalização do Rio São Francisco e de construção do Porto de Juazeiro, cujos investimentos serão da ordem de mais de R$ 340 milhões.

Segundo salientou o Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, “A recuperação do Porto de Juazeiro é uma obra muito importante, pois vai criar a possibilidade de escoamento com baixo custo, dinamizando a produção agrícola da região”.

O secretário Carlos Costa esteve dia (07) com o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, para quem a notícia enche de esperanças os moradores ribeirinhos. “Além da dragagem, é importante, também, a recomposição das matas ciliares e o saneamento básico das cidades situadas às margens do rio”, complementou o chefe de gabinete da Serin.

Paulo Renan Ascom Serin Foto: Ilustrativa Google
publicado em 12 de Julho / 2011 às 07:00

ROMARIA PROMETE MOVIMENTAR A CIDADE DE CANUDOS

A 24ª Romaria de Canudos está prevista para acontecer entre os dias 19 a 23 de outubro, na cidade de Canudos, sertão da Bahia. Porém, os organizadores do evento, divididos em várias comissões, estão promovendo reuniões e planejando uma série de atividades alusivas ao período do evento. Além das pré-romarias que ocorrem nas comunidades rurais de Canudos, os estudantes da cidade estão participando de um concurso para a escolha do cartaz oficial que divulga o evento, e que esse ano tem como tema: Canudos e Caatinga, Exemplos de Vida e Resistencia.

A Secretaria Municipal de Educação, já movimenta também as escolas para o Desfile Histórico de Canudos que deve acontecer na tarde do dia 23 de outubro. Nesse mesmo dia, está previsto dentro da programação, uma mine maratona, além da noite cultural organizada pela Uneb, sendo que o momento mais esperado está reservado para o show do cantor Zé Vicente, que há mais de 20 anos anima eventos religiosos por todo o país. 

Um dos diretores do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), entidade que faz parte da comissão organizadora da Romaria, Sandorval Macedo, afirma que este ano, com envolvimento dos estudantes e das organizações rurais de Canudos, a Romaria fará um resgate de suatrajetória popular. Afinal, foi nos movimentos de base comunitária que há Romaria de Canudos nasceu há 24 anos, afirma Sandorval.

Por Raimundo Fábio
publicado em 12 de Julho / 2011 às 06:30

Juazeiro ganha Lancha Escolar e Escola de Formação de Educadores na data de aniversário

Na próxima sexta-feira (15 de julho), aniversário da cidade, Juazeiro ganhará uma Lancha Escola, que atenderá a comunidade da Ilha de Nossa Senhora e Quipar, e a Escola de Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ). Em comemoração aos 133 anos de emancipação do município, a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), entregará à população as novas aquisições e aproveita para reafirmar o compromisso com o setor através de ações e investimentos.  

A Lancha-escola, por exemplo, é fruto de uma parceria com o governo Federal, e proveniente de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a Escola de Formação oriunda de iniciativa municipal.  A lancha de transporte escolar é fabricada pela Marinha do Brasil, a pedido do programa federal “Caminho da Escola” e é específica para o transporte de estudantes, atendendo todas as normas de segurança. São Construídas em alumínio naval, com 7,3m de comprimento, e contam com coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio comunicador e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluído um lugar para portador de necessidades especiais.

O barqueiro José Alves dos Santos, que atende a mais de 10 anos à comunidade da Ilha de Nossa Senhora, localizada a 2 km da sede, irá fazer o curso de certificação em Manaus. Ele viajará dia 24 deste mês e passará três dias no norte do país. “É uma exigência da Marinha e o curso é para parte mecânica. Estou muito feliz com o novo barco, pois oferece a segurança necessária aos alunos. Eles estão super ansiosos com a novidade e eu também. Já fazia meu trabalho com grande satisfação e agora só vai aumentar o prazer”, afirmou. Seu José garantiu que o antigo barco que fazia o transporte dos alunos não será aposentado, e sim utilizado para pescaria nos finais de semana.  

Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, a EFEJ será importante para o aprendizado do professor. “O docente é um eterno estudante. Então agora criamos a Escola de Formação que será responsável pela reciclagem e aperfeiçoamento do educador. Na verdade de novo temos apenas o espaço físico, porque a política de formação continuada da rede foi criada em 2009, e é uma das maiores já vistas pelo município”, relatou o secretário. Ainda entre os destaques deste ano, assinatura do termo de compromisso pelo prefeito Isaac Carvalho para construção de mais 10 creches, totalizando 15 (das quais cinco já estão em construção), de 15 quadras poliesportivas cobertas, e divulgação do edital para o concurso na área de educação que acontecerá até o próximo mês.

Secom PMJ
publicado em 11 de Julho / 2011 às 22:40

IGEPREV recebe representantes do Banco do Brasil

O Diretor-Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV), Emmanuel Ferro, reuniu-se na última sexta-feira (08) com representantes do Banco do Brasil, no intuito de firmar parcerias sobre a questão do regime de previdência entre as duas instituições, juntamente com a Prefeitura Municipal de Petrolina. De acordo com o Diretor-Presidente do Instituto, Emmanuel Ferro, o IGEPREV, além de assumir a responsabilidade nos cuidados com os seus servidores, também busca firmar parcerias que garantam vantagens para os mesmos. “O IGEPREV, seguindo as orientações da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do seu gestor, o Prefeito Julio Lossio, está sempre buscando ações que melhorem a qualidade de vida os nossos segurados, os servidores municipais, sejam eles da ativa ou aposentados, bem como os pensionistas”,afirmou. 

“O objetivo central desse encontro seria o de poder aproximar e estreitar as relações do Banco do Brasil com o Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina, juntamente com o poder público dessa cidade, representado pela sua Prefeitura Municipal, no intuito de poder demonstrar o que o banco pode agregar ao instituto previdenciário de Petrolina, representado aqui pelo IGEPREV”, declarou o representante da Superintendência de Negócios, Varejo e Governo de Pernambuco do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte. Durante a reunião, os representantes do Banco do Brasil também puderam conhecer a história do instituto e os projetos para 2011, incluindo a construção da nova sede do instituto.

Secom PMP
publicado em 11 de Julho / 2011 às 22:10

Hospital Regional de Juazeiro comemora “Dois anos na Praça”

Para celebrar dois anos de inaugurado pelo Governo da Bahia, sob a gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), vai oferecer na quarta-feira (13), a partir das 9h, na Praça da Misericórdia diversos serviços de saúde à população. Durante o evento, denominado “Dois anos na praça”, serão oferecidos serviços como: vacinação, testes de glicemia, aferição de pressão, orientação médica e nutricional. A expectativa é que sejam realizados mais de 200 atendimentos durante toda a manhã.

A população também poderá tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos na unidade hospitalar, que foi inaugurada em 15 de julho de 2009 para atender os Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em dois anos o HRJ já contribuiu com grandes avanços para o sistema de saúde regional, oferecendo serviços importantes. O Centro de Oncologia, com capacidade para realizar 400 atendimentos por mês, é um exemplo desse progresso. “Levar esses serviços a praça é uma maneira de agradecer à população e prestar contas, informando nossos resultados. Em dois anos já realizamos mais de 950 mil procedimentos”,destaca a superintendente do HRJ, Graça Carvalho.

Ainda dentro da programação de aniversário do HRJ, outras atividades de integração envolvendo funcionários e pacientes serão realizadas. No dia 14, às 7h, na recepção central acontecerá a Alvorada com a Banda da Polícia Militar da Bahia. No mesmo dia, às 16h30, será realizada uma missa em ação de graças nas dependências do hospital.

Ascom HRJ
publicado em 11 de Julho / 2011 às 21:00

IF SERTÂO CAMPUS OURICURI PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA 2011.2

O Campus Ouricuri do IF Sertão-PE realiza na terça-feira jornada pedagógica visando ao início das aulas do segundo semestre de 2011. O evento será desenvolvido durante toda terça-feira (12), e prevê a participação de técnicos administrativos em educação e professores do campus.

Para a jornada, foi convidada a professora Marlene Vilas Boas, coordenadora da Auditoria Interna do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Ela também é formada em letras, com especialização em Gestão Pública, em Psicologia das Organizações, tendo destacada atuação em Programação Neurolinguística, com formação na área.

A jornada está dividida em dois turnos. Pela manhã, acontece no próprio campus Ouricuri, com café da manhã, seguido de palestra intitulada Programação Neurolinguística Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem. Pela tarde, o evento acontece no condomínio Club Residence, com workshop de práticas vivenciais, a cargo da própria professora Marlene Vilas Boas e atividades recreativas, sob a coordenação da professora do IF Sertão-PE campus Ouricuri, Marla Maria Moura. 

Aula inaugural 

Marlene Vilas Boas também irá proferir a aula inaugural das novas turmas dos cursos técnicos subseqüentes em Edificações e em Agropecuária e da Licenciatura em Química. A aula inaugural acontece na quarta-feira, 13, a partir das 18h, no Saguão Principal do campus. O evento será aberto com uma celebração ecumênica, seguida de palestra e coffe break.  105 novos estudantes ingressam no campus no segundo semestre. (Com informações de Mário Pianelly)

publicado em 11 de Julho / 2011 às 20:30

UNIVASF INAUGURA CAMPUS DE SENHOR DO BONFIM EM 03 DE AGOSTO

O Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, José Weber Freire Macedo, promoverá dia 03 de agosto, a inauguração do campus de Senhor do Bonfim/BA, que contará com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner. O novo campus bonfinense, inserido no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, do governo federal, está oferecendo inicialmente o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, contribuindo para a construção de um novo conceito de formação de professores para atuarem no ensino básico, nível Fundamental I e II, levando-os ao conhecimento amplo e integrado das Ciências com a Natureza.  

As Ciências da Natureza estudam, de maneira integrada, a física, a química, as ciências da vida e da terra, propiciando o conhecimento do funcionamento da natureza como um todo, além de abordar a cultura científica como eixo transversal. Nessa perspectiva, a UNIVASF, entendendo que há considerável carência de docentes qualificados para atuarem no ensino fundamental e médio, principalmente nas áreas de Física, Matemática, Química, Biologia, oferece o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, para que sejam devidamente qualificados os atuais e futuros docentes, que por sua vez ofertarão melhor qualidade de ensino aos estudantes.  

Ao concluir o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, os graduados estarão aptos a realizar pós-graduação em qualquer área das Ciências (Química, Biologia, Geologia, Geofísica, Meteorologia, Oceanografia e ainda em Matemática). O novo campus a ser inaugurado no dia 03/08, às 10h, possui área construída de 2969m2 (dois mil, novecentos e sessenta e nove metros quadrados), comportando: 10 salas de aula; 07 Laboratórios; Biblioteca; Salas para docentes;  Auditório; Cantina; Espaço de convivência; e Área de Exposição.  

De acordo com o Coordenador Geral do Reuni, Prof. Manoel Messias Alves de Souza, a Universidade se insere num contexto social de grande relevância para o desenvolvimento, oportunizando estudantes e docentes do ensino básico que contribuirão na melhoria do índice de desenvolvimento desse nível de ensino, com reflexos diretos no desenvolvimento da região.

Ascom Univasf
publicado em 11 de Julho / 2011 às 19:40

Aposentadoria de coronel contestada por associação

A recente aposentadoria de R$ 33.937 do ex-comandante geral da PM, coronel Nílton Régis Mascarenhas, publicada no Diário Oficial de 22 de junho, trouxe à tona a existência de dois mundos em uma só corporação – a Polícia Militar da Bahia. O primeiro remunera os oficiais com mega-salários, que atingem o teto constitucional do executivo de R$ 17 mil, podendo ser elevados, no caso do ex-comandante, até os R$ 33 mil. O segundo, formado por soldados e sargentos, que não às ruas enfrentar criminosos e chegam à reserva com mais de 56 anos e cerca de 2 mil. Isso sem falar na diferenciação de tratamento ao cumprir o tempo de serviço. Enquanto os oficiais são automaticamente levados à reserva remunerada compulsória aos 65 anos, os soldados esperam seis meses e até um ano – isso quando não têm pedido negado com base no parágrafo terceiro d artigo 176 da Lei 7.990/01, do Estatuto da PM. (Com informações do A Tarde)

publicado em 11 de Julho / 2011 às 19:10

PREVFOGO e AMMA divulgam lista de selecionados para a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

O PREVFOGO/IBAMA e a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA encerraram, na última sexta-feira (08), na sala Polivalente do SEST/SENAT, o curso de formação – etapa final de seleção dos brigadistas que integrarão a segunda Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina. Na ocasião, foram divulgados os nomes dos 15 brigadistas e seus suplentes, bem como foi celebrada a assinatura dos contratos. 

Durante o treinamento, por meio de atividades práticas e teóricas, foram abordados temas como conhecimentos gerais sobre o meio ambiente, o comportamento do fogo e prevenção aos incêndios florestais. “Nós tivemos um período dedicado a atividade prática, no qual os aspirantes puderam exercitar o que aprenderam em sala de aula, como as técnicas de combate ao fogo: abertura de linha, criação de aceiro tanto com ferramentas, como com o próprio fogo”, explicou a coordenadora estadual do PREVFOGO, Ana Virgínia Melo. 

Após o curso de formação, os candidatos passaram por uma avaliação escrita, última etapa da seleção que escolheu um chefe da Brigada, dois chefes de esquadrão e mais 12 brigadistas. Todos os 25 aspirantes que participaram do treinamento obtiveram média satisfatória receberão os seus certificados de participação nas 40 horas de curso.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 11 de Julho / 2011 às 18:40

Enfermeiros do HDM continuam capacitação

Começou nesta segunda-feira (11) o segundo módulo do curso de capacitação que está sendo oferecido ao corpo de enfermagem do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar durante o mês de Julho. Dessa vez, os temas abordados fazem referência à segurança do paciente, tais como normas de bio segurança, técnicas de higienização das mãos e técnicas de punção venosa, dentre outros.

Duas enfermeiras do IMIP Recife, uma especialista em sistema de saúde e outra sanitarista serão as ministrantes do curso que terá quatro horas/aula e será concluído na próxima sexta-feira. “Trouxemos o mesmo protocolo que é obedecido no IMIP em Recife para ser aplicado aqui também.

Além da parte teórica, nós iremos a cada setor do hospital para abordar os pontos positivos e negativos dos procedimentos de enfermagem, no sentido da segurança ao paciente. O que houver para corrigir, nós vamos corrigindo”, destacou Vera Alcântara, uma das ministrantes do curso.

Ascom HDM
publicado em 11 de Julho / 2011 às 16:40

Rajada recebe ponte Miguel Arraes de Alencar

O distrito de Rajada, em Petrolina, no Sertão pernambucano, ganhou no último sábado (9) a passagem molhada Miguel Arraes de Alencar. A obra – que custou quase R$ 500 mil ao Estado – passou a facilitar o acesso dos moradores da zona rural à sede do município. A construção, reivindicação antiga da comunidade local, foi autorizada pelo ex-secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, deputado estadual Ângelo Ferreira, por indicação do deputado federal Gonzaga Patriota e concluída pelo atual Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

A passagem molhada possui 140 metros de comprimento, 3,7 metros de altura e outros 6 metros de largura, permitindo o tráfego de veículos nos dois sentidos. A execução do serviço integra a programação da Secretaria Estadual de Agricultura, que tem trabalhado com o intuito de dotar as comunidades rurais de infraestrutura.

Mais de mil rajadenses participaram da inauguração da obra no último sábado, realizada pelo atual secretário de Agricultura, Ranilson Ramos. Os deputados federais Gonzaga Patriota e Fernando Filho acompanharam a solenidade. Também estiveram na ocasião, os deputados estaduais Odacy Amorim, Adalberto Cavalcanti e Isabel Cristina, e o presidente do Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA), Júlio Zoe, além de vereadores, lideranças políticas e comunitárias. Agora, os rajadenses esperam ansiosos pela emancipação do distrito.

publicado em 11 de Julho / 2011 às 15:40

Túlio Maravilha: 'Seria uma honra jogar o Campeonato Baiano'

Rumo ao milésimo gol, o artilheiro Túlio Maravilha pode desembarcar no Campeonato Baiano do ano que vem. O destino do atacante seria o Juazeirense, campeão da segunda divisão e que pela primeira vez estará presente na elite do futebol baiano. Glauber Guerra do BN teve acesso a uma lista na qual o atacante aparece como contratação prioritária para a temporada de 2012.  Porém, o presidente do clube e deputado Roberto Carlos (PDT) disse que não existe nenhuma conversa. “Nesse momento ainda não conversamos com Túlio. É um excelente jogador, e as portas estão abertas aos bons profissionais. Mas não fizemos nenhum contato. É especulação. Estamos sondando alguns jogadores de qualidade e de expressão nacional. Mas se algum torcedor do Juazeirense quiser colaborar com o salário de Túlio, seria muito bem vindo”, declarou. Já o atacante Túlio Maravilha, garantiu que não chegou nenhuma oferta da diretoria para atuar no Juazeirense, mas que seria um prazer atuar no Baianão. “Estou sabendo por vocês da imprensa e por um e-mail que chegou ao meu site oficial falando do interesse deste clube, mas ninguém me procurou. Seria uma honra jogar o Campeonato Baiano, mas nenhuma proposta foi feita neste sentido”, afirmou.Atualmente Túlio Maravilha atua no Canedense-GO, que disputa a 2ª Divisão do Campeonato Goiano. O jogador está em busca do milésimo gol. Pela suas contas faltam 37. Túlio já teve passagem no futebol baiano. O jogador disputou o Campeonato Brasileiro de 1997 pelo Vitória, ao lado do tetracampeão mundial Bebeto. (Glauber Guerra-BN)

publicado em 11 de Julho / 2011 às 15:10

Mercado do Produtor moderniza e reforma barracas e módulos comerciais

O Mercado do Produtor de Juazeiro vem realizando uma série de medidas para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos comerciantes e oferecer um melhor serviço para toda comunidade. A reforma e modernização das barracas e módulos comerciais é um exemplo disso, uma ação que vem repercutindo positivamente entre todos que por ali transitam. De acordo com Justiniano Félix, diretor do entreposto, a medida é resultado de uma negociação ampla da administração com os comerciantes. “Para realização da obra, o Mercado entrou com a definição das áreas e o projeto final, e os comerciantes com o recurso financeiro e execução das obras. Estamos substituindo barracas por módulos de alvenaria e transferindo algumas barracas para outros pontos, possibilitando a abertura da avenida que compreende a área da maçã à área do abacaxi, transformando esse local numa avenida reta que facilita a escoação dos produtos”, esclareceu. 

Félix explicou que a necessidade da mudança nasceu a partir do momento em que a nova administração assumiu o Mercado e entendeu que o entreposto era um espaço que precisava ser modernizado, “o trabalho foi iniciado desde a retirada de animais até o inicio da padronização das barracas”. Também já foram realizadas ações importantes como; a recuperação asfáltica das principais vias de trafego do entreposto; o reforço da limpeza com o aumento do efetivo dos funcionários; mutirão de manutenção mensal; e a reforma dos restaurantes conforme exigência da Vigilância Sanitária. 

Lene Radina Ascom Seadruma
publicado em 11 de Julho / 2011 às 12:10

Câmara de Juazeiro abre inscrições para programa do primeiro emprego

 
A partir desta segunda-feira, dia 11, até o dia 25, estarão abertas as inscrições para processo seletivo para o programa primeiro emprego na Câmara de Juazeiro. Este ano, a seleção de estagiários será feita em parceria com Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que vai realizar todo processo seletivo. A realização da seleção atende a um projeto de resolução de autoria do ex-vereador Charles Leal.
 
O programa é destinado a alunos do ensino médio da rede pública. Para efetuar a inscrição, o candidato deve se dirigir a Câmara de Vereadores das 8h às 12h com cópia do RG e CPF, uma foto 3X4 atual, declaração escolar ou histórico escolar informando o vínculo com a instituição de ensino durante o ano de 2011 e uma declaração de que não estar veiculado em outro programa de estágio.
 
Estão sendo oferecidas 13 vagas e o estagiário terá direito a uma bolsa no valor de R$ 300,00 para uma a carga de quatro horas diárias, compatibilizando-se com o horário oficial do expediente da Câmara de Juazeiro (turno vespertino).
 
Segundo o edital, disponível no site da Câmara (www.cmj.ba.gov.br), a prova acontecerá dia 07 de agosto, no auditório do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Uneb e contará com 40 questões divididas nas disciplinas de matemática do 1º e 2º graus, português, conhecimentos gerais e atualidades e informática. O conteúdo exigido para a prova também está disponível no edital.
Ascom CMJ
publicado em 11 de Julho / 2011 às 11:00

LOMBADAS SEM SINALIZAÇÃO PROVOCAM ACIDENTES NA BR-407

Prezado Geraldo,

Venho através deste poderoso meio de comunicação externar a minha insatisfação para com o poder público de Juazeiro. Há mais de 60 dias encheram a BR-407, trecho entre o contorno do CEASA, Atacadão e o posto Frei Damião de placas de lombadas que não tinham sido construídas, com isso quem estava acostumada a passar por aquela estrada já sabia que existiam as placas, mas não tinha lombada.

Pois bem, no último final de semana construíram as lombadas, três no total, o problema é que como os condutores de veículos já estavam acostumados a transitar por ali sabendo não existir tais equipamentos de segurança no trânsito, muitos se depararam com as mesmas e o resultado foi uma série de acidentes.

Acontece que além de colocarem as placas há muito tempo sem as referidas lombadas ainda não pintaram as mesmas para sinalizar melhor. Eu transito por ali e quase me acidentei no sábado à noite. Outros motociclistas não tiveram a mesma sorte e sofreram acidentes, isso mostra a irresponsabilidade do poder público para com o cidadão. Uma Lombada que deveria ser construída para diminuir os acidentes acabou provocando muito mais.

Murilo Ricardo

publicado em 11 de Julho / 2011 às 09:10

JORNALISTA FAZ RELATO DE AGRESSÃO SOFRIDA EM SANTA MARIA DA BOA VISTA

Uma cidade em silêncio.

Quando olhamos para o passado do país, somos forçados a conviver com a escuridão que foram os anos amargos da ditadura, sentimo-nos felizes por hoje vivermos anos de liberdade de expressão, onde o livre pensamento pode ser expresso sem o medo e o tormento da truculência outrora vivida.

Mas, diante dos últimos acontecimentos, receio que o nefasto fantasma do “todos calados diante da minha vontade” volte a imperar.

Santa Maria da Boa Vista é uma cidade pequena, situada no interior de Pernambuco, que traz em seu seio, um povo ordeiro, trabalhador e amante da justiça, da retidão e dos princípios morais. Aqui, vivemos em harmonia com a democracia e a igualdade de direitos.

Em pouco mais de um ano, a alternância de poder municipal trouxe prejuízos “normais” para quando se vive um período de instabilidade política. No entanto, a liberdade de expressão, tão dolorosamente conquistada em nosso país, não sofreu ameaças. Até o sábado (09 de julho).

O fato:                                                       

Como você noticiou ano passado, a cidade realiza anualmente, a Serenata da Recordação, um evento voltado para a exaltação do romantismo, da cultura e das tradições do nosso povo. Pois bem, o prefeito foi afastado de suas funções em maio, quando todos os detalhes para a realização do evento já estavam acertados, inclusive, a contratação do cantor Agnaldo Timóteo.

O cidadão que assumiu a prefeitura honrou a contratação do cantor. O que, em nenhuma hipótese, anula o fato de quem contratou foi o gestor anterior. Pois bem, na tarde de hoje, amigos do ex-prefeito e amantes da Serenata da Recordação, resolveram prestar uma justa e simples homenagem ao ex-prefeito Leandro Duarte. Foram fixadas duas faixas na cidade, com frases direcionadas unicamente a ele.

Nada demais. Nenhum destrato ao atual gestor ou coisa que o valha. Mesmo assim, ao ser informado sobre as faixas, o mesmo ordenou que as mesmas fossem retiradas, cinco minutos após suas colocações. E, como se não bastasse coibir o direito das pessoas expressarem seu sentimento de gratidão, a truculência e a violência foram utilizadas.

Um dos assessores do atual gestor, transtornado e vociferando em alto e bom som: “quando eu tomo umas, eu fico nervoso”, partiu em direção ao veículo em que estávamos, e com violência e rancor desnecessários, deferiu chutes que atingiram e danificaram o carro. E toda essa agressão contra nós foi motivada pela minha simples tentativa de tirar uma foto da faixa.

Hora, não pelo simples fato de ser uma jornalista e estar vendo ali, um nítido exemplo da volta do autoritarismo, do coronelismo deslavado, do total desrespeito e do abuso do pseudo poder que julgam ter, mas como cidadã boavistana, que paga seus impostos, que trabalha pelo crescimento e pela manutenção da igualdade de direitos em nossa cidade, me senti amedrontada. Tomou o meu ser um gigantesco pavor de que a escuridão volte a ocultar as vitórias sangrentas que tivemos para pensar, sentir e expressar livremente.

Oxalá os fatos não se repitam, os abusos não se ampliem e não passemos a viver amordaçados como reféns de um pseudo poder e nos tornemos uma cidade em silêncio.

Sara Helena Granja - Jornalista e Boavistana

Foto Ilustrativa Google
publicado em 11 de Julho / 2011 às 08:40

Agrovale promove 6º Intercorte integrando funcionários e familiares

Aconteceu neste domingo(09), na Agrovale, mais uma edição do intercorte, atividade realizada todos os anos com o objetivo de promover a integração entre cortadores de cana e seus familiares. O evento, já na sua 6ª edição, movimentou centenas de funcionários da área agrícola, que participaram de atividades esportivas, culturais e de muito lazer durante todo o dia. 22 equipes de cortadores disputaram o torneio de futebol que teve como destaques os atletas: Jackson, artilheiro, e Manoel Luís, melhor goleiro. Este ano os organizadores optaram por não promover um campeão, premiando todas as equipes participantes.

Para Jorge Cícero, funcionário do setor agrícola, “essa atividade é um divertimento, a gente traz nossa família e todos gostam muito.Para Ivonaldo Almeida, coordenador do Setor Agrícola, “esse é um momento de marcar presença, reunir as famílias, de mostrar que estamos juntos e que eles são importantes". Além de muita alegria, com futebol, banho de piscina, brincadeiras e feijoada o evento é coroado com muita animação e muito forró com bandas da região.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.