Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 25 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 13 de Setembro / 2012 às 14:30

A MINERAÇÃO CARAÍBA CONTINUA ATUANDO NA REDUÇÃO DOS IMPACTOS DA SECA

Desde o mês de outubro de 2011, a Mineração Caraíba vem atuando com o objetivo de reduzir os efeitos da seca na região de Pilar, em Jaguarari, Abóbora, em Juazeiro, e Poço de Fora, em Curaçá. De lá pra cá, aproximadamente 150 carros pipas por mês fizeram – e fazem – a reposição de água em barreiros que servem como bebedouros de animais, evitando assim que o sofrimento com a seca atual seja ainda maior.

Segundo informações do Coordenador de Relacionamento com Comunidades, José Guimarães Sobrinho, o trabalho não tem previsão de acabar. “Faltam chuvas que acumulem água nos bebedouros e que consigam dar de beber a estes animais. Os animais que são criados extensivamente, em regime conhecido como “criações de fundo de pasto”, não teriam, nesta região outra alternativa de encontrar água, pois, há alguns meses a água armazenada das últimas chuvas já acabou. Os índices pluviométricos de 2011 e de 2012 são muito baixos e nosso trabalho não parará até que a seca acabe, pois, caso contrário, haverá perdas expressivas dos rebanhos”, afirma. A Mineração Caraíba tem forte atuação na redução dos efeitos da seca.

Além das contribuições diretas de reposição de água nestes bebedouros a céu aberto, a empresa realiza um Programa de bebedouros na caatinga que têm boia de nível e fluxo contínuo de água oriunda da adutora, que também é mantida pela empresa e que fornece água bruta do Rio São Francisco a mais de 90.000 pessoas da região. Já são 14 bebedouros espalhados em pontos estratégicos da região. 

Rafael Cerqueira Ascom
publicado em 13 de Setembro / 2012 às 14:00

Através de adutora, Codevasf leva água a mais uma região de Petrolina

As obras de construção de adutoras seguem avançando em Petrolina. Nesta quarta-feira, 12, foram os moradores da região de Bom Jardim que puderam usufruir de água encanada em suas casas.

Morador de Bom Jardim, o senhor Inácio falou da importância de uma obra como essa para a população local. “É uma felicidade ver essa água chegar. Água é uma riqueza. Só da gente não precisar mais pegar carro pipa já é muito bom”, afirmou.

O Ministério da Integração Nacional está investindo cerca de R$ 14 milhões em adutoras no interior de Petrolina. As obras, que estão sendo feitas por meio da Codevasf, irão beneficiar mais de 17 mil pessoas que moram no interior do município.

Além de Bom Jardim, diversas localidades de Petrolina como Uruás e Cruz de Salinas, já contam com água encanada através de adutoras construídas com os investimentos do Ministério da Integração Nacional. Na ultima semana começaram as obras para a construção da adutora de Cacimba do Baltazar, Ouricuri e Caldeirãozinho.

Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 13 de Setembro / 2012 às 13:30

Hospital Regional de Juazeiro realiza cirurgias inéditas

Referência na realização de cirurgias ambulatoriais, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) realizou no dia 03 de setembro duas cirurgias inéditas: a ressecção translateral de tumor de bexiga (retirada de tumor de bexiga por vídeo, pela primeira vez desenvolvida no HRJ) e a retirada endoscópica de cálculo de ureter por vídeo (a primeira da região realizada pelo SUS). Os procedimentos foram feitos pela equipe de urologia do hospital, composta pelos médicos Rogério Cordeiro, Amando Libório, Juan Carlos Ortiz e Josivan Amorim.

De acordo com o urologista Rogério Cordeiro, o HRJ deverá realizar as duas cirurgias com uma frequencia cada vez maior, o que constitui um grande avanço para a região. “As duas cirurgias constituem um tratamento de primeira linha para pacientes com tumor de bexiga e cálculos que obstruem os rins, e a importância de o hospital realizar esse tipo de procedimento é enorme. Os pacientes que tinham que esperar vagas para serem operados em Salvador, agora poderão fazer a cirurgia aqui mesmo, no HRJ”, comenta.  

O Hospital Regional de Juazeiro costuma realizar cerca de 30 cirurgias urológicas por mês, com destaque para os procedimentos de vasectomia, próstata e cálculo renal, que ocorrem com maior freqüência. Espera-se que, nos próximos meses, seja realizada na unidade de saúde a sua primeira cirurgia de transplante renal. 

Daniele Valois - Ascom/HDM
publicado em 13 de Setembro / 2012 às 11:30

O "Escritório" está de volta

Coloque na sua agenda. É nesta sexta-feira (14) a reabertura do "Escritório", com novo espaço e o mesmo objetivo: integrar ainda mais  os profissionais de imprensa e a sociedade. A partir das 7 da noite show com Neto, Mundinho e convidados.

A administração é do jornalista Antonio Pedro.

publicado em 13 de Setembro / 2012 às 11:00

O Projeto Aedes Transgênico alcança mais três comunidades em Juazeiro

Agente do PAT instalando armadilha na casa de moradora da Comunidade de Campo dos Cavalos

Iniciado em fevereiro de 2011, no bairro Itaberaba em Juazeiro/BA, o Projeto Aedes Transgênico – PAT, que produz o mosquito Aedes aegypti geneticamente modificado foi implantado também na comunidade de Mandacaru. Durante os meses de junho, julho e agosto mais três comunidades receberam os agentes do PAT com a instalação de ovitrampas (armadilhas de ovos) e BGs (armadilhas de mosquitos adultos), foram elas as comunidades de Campo dos Cavalos, Maniçoba e Carnaíba do Sertão.

Devido os resultados apresentados, o governo estadual orientou a implantação do Projeto na cidade de Jacobina, região noroeste da Bahia, onde foi registrado alto índice de casos de Dengue este ano. Segundo informações do gerente técnico do PAT, o biólogo Danilo Carvalho, nas comunidades que receberam o projeto houve a redução do índice populacional do mosquito em 84%. Além das comunidades de Itaberaba e Mandacarú, iniciamos também experimentos em mais três áreas de Juazeiro. “Estes experimentos servirão para comparar o comportamento dos mosquitos em áreas diferentes”, explicou.

Cerca de 15 milhões e 600 mil mosquitos machos transgênicos já foram liberados nos bairro de Itaberaba e no distrito de Mandacaru, ambos com isolamento ecológico para o mosquito. As liberações experimentais tiveram início no dia 21 de fevereiro de 2011, já aquelas para obtenção de parâmetros para início da supressão foi em maio de 2011, tendo duração de 6 semanas. “Este experimento foi realizado no intuito de verificar qual seria o efeito da liberação dos transgênicos em curto prazo. Com dados deste último experimento iniciamos as fases de supressão, primeiramente no bairro de Itaberaba em julho/agosto de 2011”, revelou Carvalho.

Neste período, as liberações chegaram a aproximadamente 250 mil machos por semana em Itaberaba. Em 2012 iniciamos a segunda área (distrito de Mandacaru) alcançando uma liberação de 500 mil mosquitos machos por semana nas duas localidades. O gerente informou que o intuito é continuar com as liberações nas cinco localidades de Juazeiro realizando mais experimentos. “No caso da cidade de Jacobina, o projeto enfrentará um grande desafio, pois a proposta é realizar liberações em toda a área urbana do município a fim de verificar a redução populacional em uma grande área que sofre com a transmissão do vírus Dengue”, enfatizou Danilo Carvalho.

As liberações ocorridas no campo são de mosquitos machos, as fêmeas são eliminadas, destacou Danilo. “Uma vez que a alimentação sanguínea causa transmissão do vírus e gera desconforto à população. Há inúmeras espécies de mosquitos, mas trabalhamos apenas com o Aedes aegypti, por algumas vezes há confusão entre as espécies”, salientou. Mais informações acessem: www.moscamed.com.br / Siga-nos no Twitter: @moscamed e curta nossa página no facebook.com.br/Moscamed Brasil.

Iana Lima Ascom Moscamed
publicado em 13 de Setembro / 2012 às 09:00

Entrega de certificados das primeiras turmas do SENAC Móvel acontecerá nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), às 18h, acontecerá a entrega de certificados das 7 primeiras turmas qualificadas nos cursos do SENAC Móvel – que chegou a Juazeiro no início de agosto através de uma parceria com o Governo Municipal. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação e Esportes e mais de 60 alunos receberão o reconhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

De acordo com a Assessora de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carmiária Ramos, alguns dos alunos receberão mais de um certificado. “O resultado está sendo muito positivo e esperamos que os participantes logo consigam se inserir no mercado de trabalho. Muitos deles estão se inscrevendo em dois ou mais cursos para garantir uma melhor qualificação, e esse fato nos leva a crer que acertamos na parceria”, afirmou.

A entrega de certificados contará com a presença de representantes do SENAC e da Prefeitura Municipal, entre outros convidados. Na ocasião, os alunos realizarão uma mostra do que aprenderam nos cursos.

publicado em 13 de Setembro / 2012 às 08:30

1° Encontro dos radialista da Regional Norte em Juazeiro

Diante das transformações provocadas no mundo do trabalho, sobretudo na área de radiodifusão, com grandes mudanças tecnológicas, fica a cada dia mais fácil e eficaz o poder informativo, ao possibilitar, muitas vezes, a distorção da informação e a manipulação da sociedade pela mídia. O uso indevido dessas tecnologias altera costumes e influencia vontades e desejos, destruindo valores tradicionais e construindo uma nova ordem social dentro dos padrões antiéticos e imorais, determinados pelo interesse exclusivo do lucro e da audiência.

Precisamos atualizar nossos conceitos e discutirmos mudanças na legislação dos setores da radiodifusão e o modelo de comunicação que queremos, buscando regras mínimas para uma proteção constitucional, sendo uma delas a uniformização da representação nacional contra as irregularidades e os abusos nas contratações de trabalhadores desqualificados e desabilitados para o mercado, sem se quer ter passado por um preparo mínimo da formação e do conhecimento em pleno século XXI.

Todas essas tendências alteraram o equilíbrio entre o capitalismo e a democracia nos países e multiplicaram a forma de exploração, pobreza e opressão à escala global. A intensidade das transformações em curso é de tal desordem que geram flexibilidade, precariedade, informalidade, insegurança e individualismo.

O resultado são conteúdos como verdadeiras máquinas de guerra desenfreada da propaganda, esquecendo totalmente o caráter ético estabelecido para as concessões públicas nos veículos de comunicação, principalmente na radiodifusão que passou a funcionar diretamente na necessidade do crescimento dia após dia transformando-se em assumidos mercenários da comunicação, sejam como plataforma política, trampolim religioso ou domínio empresarial.

1° ENCONTRO REGIONAL NORTE DE RADIALISTAS-JUAZEIRO/BA.

Participantes: Trabalhadores Radialistas, Profissionais e Estudantes de Comunicação da Região Norte.

Promoção: SINTERP/BA Regional Norte

Data: 27,28 e 29 de Setembro de 2012 (quinta sexta e sábado)

Local: Auditório da Associação Comercial de Juazeiro,Praça José Inácio da Silva,nº 303 ,Praça da Misericordia-Juazeiro -Bahia

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (27/09) - 18 às 22h

As adversidades na profissão e seus desafios;

O que é? Lide simulada, assédio moral e autonomia sindical (Promotor público do MPT e o Dr. Aderbal Viana Vargas).

Como trabalhar a voz? Programa de orientação e prevenção vocal (fonoaudióloga e Jornalista a Dra. Fabíola Moura).

As precarizações no mercado da radiodifusão (SINTERP-BA/FITERT e SIND. PE.).

Legislação da profissão (SINTERP-BA/FITERT e SIND. PE.).

O papel do sindicato e sua importância frente à categoria (SINTERP-BA /FITERT/SIND PE.).

Sexta-feira (28/09) -18 ás 22h

A LINGUAGEM E OS PRECONCEITOS NO RÁDIO E TV

Combate aos vícios de linguagem produtores de preconceito (Prof. Comunicação da Uneb-Juazeiro/ Moisés Almeida ).

Ética profissional (Erica Daiane-Intervozes, SINTERP-BA/FITERT).

A mulher na comunicação – As dificuldades das mulheres no mercado de trabalho;Preconceitos, inferiorização e baixos salários (Erica Daiane - Intervozes)

OS PRECONCEITOS NO RÁDIO E TV (DEBATE ABERTO)

Sábado (29/09) - às 9h no clube dos Servidores Públicos (Sinserp)

Confraternização em homenagem ao dia dos radialistas (21 de setembro).

Torneio de futebol entre equipes formadas por trabalhadores, churrasco, bebidas, som e um bom bate papo.

publicado em 12 de Setembro / 2012 às 21:30

Câmara de Juazeiro presta homenagem a Dom José Rodrigues‏

A Câmara de Vereadores de Juazeiro prestou homenagem póstuma ao Bispo Emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues. Na sessão ordinária desta terça-feira (11),  os parlamentares que estavam no plenário da Casa Aprígio Duarte fizeram um minuto de silêncio em  homenagem  ao  bispo dos excluídos, como Dom José era conhecido.

Todos os discursos dos vereadores na sessão mencionaram e reconheceram importância e o exemplo do bispo em favor dos menos favorecidos, enquanto era o governador diocesano. Na quarta-feira (12), a morte do bispo também foi tema dos discursos. Coletivamente, os vereadores de Juazeiro aprovaram uma moção de pesar.

Wellington Junior Ascom CMJ
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 20:30

Moscamed informa adiamento do Curso Internacional de Moscas-das-Frutas

Devido a problemas operacionais, a oitava edição do Curso Internacional de Moscas-das-Frutas que seria realizado de 26 de setembro a 4 de outubro foi adiada para o período de 20 a 28 de novembro. Mais informações: Lara Beany, Supervisora Executiva, e-mail: lara@moscamed.org.br/telefone 74-3612-5399. Acessem: www.moscamed.org.br

Iana Lima – Assessora de Imprensa
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 18:00

Comitiva do Equador visita vale do São Francisco para conhecer experiência brasileira em irrigação

Uma comitiva do Equador chefiada pelo ministro da Secretaria Nacional de Águas, Walter Solís, está visitando, desde o último domingo (09), o polo Petrolina/Juazeiro. O objetivo da visita, que se encerrou nesta terça (11), é propiciar a troca de experiências sobre irrigação entre os dois países. No último mês de junho, uma comitiva brasileira dirigida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da qual fez parte o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, esteve no Equador, onde conheceu os projetos hídricos Trasvase Daule – Vinces (Dauvín), Chongón San Vicente, Carrizal Chone (I y II), Daule Peripa, Multipropósito Chone e a usina hidrelétrica Baba.

Como parte da programação, o ministro equatoriano esteve nessa segunda (10), na 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina, onde, juntamente com sua equipe, se reuniu com Fernando Bezerra para conversar a respeito dos perímetros de irrigação de Petrolina e Juazeiro.

Após a reunião, os equatorianos seguiram para Juazeiro, onde viram a produção de cana-de-açúcar da cidade e foram apresentados ao projeto Tourão, que possui 13.662 hectares de área irrigável. No período da tarde, o grupo conheceu a infraestrutura do projeto Salitre, cuja primeira etapa, com 5.099 hectares, já está implantada. No fim do dia, houve uma breve apresentação dos trabalhos realizados pela Codevasf em diversas regiões do país. Nesta terça, a comitiva conheceu algumas empresas localizadas em Petrolina, bem como o perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, que possui quase 19 mil hectares de área irrigável e é conhecido, no cenário internacional, pelo cultivo de uvas.

Ascom Codevasf
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 17:30

Mais de quatro mil exames por mês são realizados na Central de Diagnóstico da APAMI

Situada na região central de Petrolina, a Central de Diagnóstico da APAMI disponibiliza para a população, exames como eletrocardiograma, endoscopia, ultrasom, dentre outros. Mensalmente, é realizada uma média de 4.315 exames, acompanhados de perto por 44 profissionais de diversas áreas. Para utilizar o serviço, o paciente pode ser referendado através da secretaria de Saúde (quando é pelo SUS) ou se dirigir até a unidade e marcar o exame (nos casos de consultas particulares).

A Central de Diagnósticos, que foi implantada em 1990, disponibiliza ainda exames de mamografia com o auxílio de um digitalizador de imagens, que é uma referência de qualidade e tecnologia na região. O equipamento foi adquirido em 2011. Na prática, o aparelho possibilita uma melhor qualidade nas imagens obtidas através de raios-X e mamografia, permitindo com que o diagnóstico ao paciente seja muito mais preciso.

O telefone da unidade para contatos é (87) 3862 8650

Comunicação APAMI (Dion, Rose)
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 16:00

Na próxima terça (18) acontece palestra em Homenagem aos 117 anos da Fundação da cidade de Petrolina

A Organização Internacional Nova Acrópole abre suas portas na terça-feira dia 18/09 às 19h para a Palestra: Petrolina Linda uma homenagem aos 117 anos da fundação da cidade. A palestra será realizada na sede da instituição,  localizada na rua  Dr. Júlio de Melo, 91 Centro – por trás do Banco Itaú - e será  ministrada pela professora Ingrid Mariath. A palestra que faz parte do ciclo de abertura de turma contará a história da nossa cidade e fará uma homenagem aos moradores de Petrolina do início do séc. XX. 

Ingrid Mariath afirma que a nossa história fornece um material vastíssimo que muitas vezes é mal aproveitado e que aprendendo com o nosso passado podemos nos lançar mais confiante ao futuro que nos espera ajudando na construção consciente de um mundo novo e melhor. A Nova Acrópole concretiza essa proposta de maneira inigualável, em mais de 50 países, através de um programa  único e didático, fundamentado nas grandes tradições humanas e por meio de  professores capacitados a transmitir e auxiliar a integração dessas ideias ao cotidiano. 

As inscrições para a Palestra gratuita podem  ser feitas  na sede da instituição, pelo número 3861-8964 ou pelo site www.acropole.org.br.  A Organização não tem fins lucrativos e todos os seus  professores e integrantes são voluntários.

publicado em 12 de Setembro / 2012 às 15:30

ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNISA DE SENTO-SÉ SE REUNEM E COMEMORAM O DIA DO ADMINISTRADOR

No último dia 09, os alunos do curso Bacharelado em Administração: Izabel Cristina, Janaina Oliveira, Sara Muniz, Silvio Muniz e Vanessa Ferreira, se reuniram para comemorar o Dia do Administrador, tendo em vista que os mesmo já estão em fase de conclusão do Curso. Na oportunidade, eles parabenizaram a todos os colegas da turma e os administradores em geral pela passagem da data comemorativa.

publicado em 12 de Setembro / 2012 às 15:00

Codevasf implantará 100 km de novos drenos no Perímetro Nilo Coelho e área Maria Tereza

A revitalização do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e área Maria Tereza segue em ritmo acelerado. Esta semana foi concluída a fase de licitação para as obras de implantação de drenos coletores abertos no perímetro. As obras devem começar no início do próximo mês.

Os investimentos são de aproximadamente R$ 3,3 milhões repassados pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo serão implantados 100 Km de drenos que irão garantir o controle de salinidade das propriedades, o nível do lençol freático e ainda irão evitar que ocorram inundações eecharcamento nos lotes agrícolas durante o período chuvoso. 

Ao longo dos anos, desde a implantação do Nilo Coelho, a Codevasf já implantou 750 km de drenos neste perímetro e até o segundo semestre de 2013 irá chegar aos 850 km. Recentemente a Codevasf reformou cerca de 70 km de drenos no Perímetro de Irrigação Bebedouro. 

Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 14:00

O Perímetro Nilo Coelho está sendo renovado

Seguindo o processo de revitalização do Nilo Coelho, a Codevasf iniciou a substituição de trechos danificados de tubulações das adutoras do perímetro. Segundo José Costa de Barros, chefe da Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, o investimento nessa obra será de R$10,8 milhões e vai substituir 63km de adutoras que levam água de irrigação para os lotes.

“Essas infraestruturas foram executadas há mais de 25 anos, então o material que foi implantado, hoje, em alguns pontos, apresenta problemas. Por conta disso a Codevasf fez um projeto de substituição e revitalização desses trechos de adutoras”, afirma José Costa.

Além desse empreendimento, a Codevasf também está realizando a troca dos hidrômetros e motores e reformando estações de bombeamento na área. Um investimento total previsto de cerca de R$65,0 milhões.

Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 13:00

Conselho Estadual de Cultura não acata registro dos penitentes como patrimônio imaterial da Bahia

A Comunidade de Juazeiro recebeu ontem (11) com muita tristeza a notícia passada pelo Gerente de patrimônio ImateriaL do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia), Roberto Pellegrino a  respeito da tradição secular dos Penitentes de Juazeiro, que poderia  receber a chancela de manifestação cultural reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial da Bahia. Para isso, foi dado o primeiro passo para criação de um dossiê que reuniu documentos, entrevistas, imagens, dados técnicos e análises de especialistas para mostrar e comprovar a importância dessa manifestação cultural para o Estado.

Os trabalhos que o IPAC fez para produzir um dossiê incluíram histórico da manifestação e da região com pesquisa qualitativa, estudo antropológico e documental, bibliografia, entrevista com integrantes da manifestação e estudiosos, iconografia, estudos de economia da cultura e suportes físicos. Os trabalhos foram finalizados pela equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – integrada por sociólogos, historiadores, fotógrafos, videomakers, e profissionais de outras áreas do conhecimento. Depois de finalizado o dossiê foi enviado para a análise do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que seguindo orientações da UNESCO, (continha cenas de autoflagelo) não votando favorável, nem acatando a sugestão de registro de bem intangível do IPAC.

Com isso, o dossiê do bem imaterial não pode ser inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia. Caso fosse aprovado, esta manifestação cultural passaria a ter prioridade nas linhas de financiamento público, sejam elas municipais, estaduais, federais ou até internacionais. Segundo o Gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino, o bem cultural imaterial pode ser protegido pelos poderes públicos, sendo citado, inclusive, na Constituição Brasileira de 1988, no artigo 23, III. “O artigo faz ‘referência a identidade, a ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade. Características que são imprescindíveis a uma nação”, explica Pellegrino.

Com informações de Valterlino Pimentel (Pinguim) Foto: Elias Mascarenhas (IPAC)
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 08:30

Exposição fotográfica “Memória Instantâneo” vai até sexta-feira (14) no Museu do Sertão

O Museu do Sertão localizado na cidade de Petrolina/PE conta com um acervo de quase 3.500 peças doadas pela população, contribuindo dessa forma para o conhecimento sobre a cultura regional. O espaço possui uma Galeria sobre os Prefeitos que já governaram a cidade de Petrolina e móveis da primeira prefeitura da cidade no início do século XX. Conta também com a representação de uma casa sertaneja, com móveis e objetos datados do período Colonial de 1500 a 1838. Objetos considerados antigos, mas que até hoje permanecem nas casas, no interior do Sertão. Mostras sobre o Lampião o “Rei do Cangaço” e muito mais.

Além dessas histórias que compõem o Museu do Sertão, acontecem várias exposições com temáticas na maioria das vezes, sobre pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade, seja na área política ou cultural, por exemplo. A “Trajetória Política de Nilo Coelho”, “Celestino Gomes a Serviço D’ Arte”, e “Luiz Gonzaga Arte Pop do Povo” que contou com a visita de quase 1.300 pessoas, foram algumas das exposições que aconteceram este ano. No momento está exposta, a coletânea fotográfica “Memória Instantâneo”, sobre o Aldeia do Velho Chico, que será encerrada nesta sexta-feira (14). 

Comparando o quadro de visitações ao Museu do ano de 2011 até o mês de setembro de 2012 é possível perceber que as visitações aumentaram em 10%. “As pessoas devem visitar o Museu do Sertão para conhecer a história da região e prestigiar as exposições e seus artistas, que é de suma importância para essa nova geração, visitantes, turistas, e para as pessoas que escolheram nossa cidade como residência”, relata a Gerente do Museu Ana Carla Lopes.

Foto: Ilustrativa Google
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 07:30

Sobradinho: Biblioteca é modernizada e ganha CDC

A Biblioteca Municipal de Sobradinho está mais moderna. O equipamento público recebeu o Kit Mais Cultura da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e ainda ganhou um CDC (Centro Digital de Cidadania). As novidades foram apresentadas para a comunidade na manhã desta segunda (10), durante uma cerimônia entre integrantes do Governo Municipal, estudantes e professores de escolas locais. Francisco José (Cabeça), Secretário de Planejamento do Município denuncia que “até 2008 a biblioteca não cumpria seu papel”. Segundo ele, com a criação do Departamento de Cultura Esporte e Lazer a biblioteca foi aos poucos ficando atrativa para a sociedade de Sobradinho, que hoje tem acesso a livros que vão desde a literatura infantil até obras que são solicitadas nos principais vestibulares da região.

Com a modernização, a biblioteca ganhou um cantinho especial para criançada, que pode ler seus livros preferidos em um cômodo com pufes e almofadas. Para William de Melo, Chefe do Departamento de Cultura, “a biblioteca modernizada serve como um importante incentivo à leitura”. William ainda revela que apenas 100, dos 417 municípios baianos receberam o Kit Mais Cultura, que traz o investimento de 55 mil reais e cerca de 1.300 livros.

CDC – A biblioteca agora é também a sede do segundo CDC de Sobradinho. A sala tem dez computadores com acesso a internet e está disponível para toda a comunidade. De acordo com William “o CDC é ótimo para pessoas de baixa renda que desejam acessar a internet”.

O Secretário Francisco José destaca que o investimento em acesso a informática e internet tem sido uma marca da administração. Ele conta que todas as escolas municipais da Sede de Sobradinho e a escola do Povoado de Lagoa Grande já têm seus Infocentros. O Governo Municipal também já conseguiu através do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) os equipamentos de informática para implantação de um CDC no Assentamento Sem Terra Vale da Conquista, que em breve deve estar em funcionamento. Na primeira semana o CDC terá um funcionamento especial para os estudantes da Escola Estadual Maria José de Lima Ribeiro, que estarão utilizando o espaço no turno matutino. Mas a partir da segunda semana o local funciona normalmente. Tanto a biblioteca quanto o CDC funcionarão de segunda a sexta, das 08h às 18h.

Por Álvaro Luiz
publicado em 12 de Setembro / 2012 às 06:00

Nova Central de Tratamento de resíduos será implantada em Petrolina

Ontem (10), uma equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) formada por biólogos, engenheiros e arquitetos realizou uma vistoria no aterro sanitário conhecido por “Raso da Catarina”, localizado no bairro José e Maria, em Petrolina, para análise da atual situação do local. Segundo o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior, o aterro que possui 22 hectares, está em situação de controle, mas que já está projetado um novo local para servir de depósito. “Petrolina é uma cidade que está crescendo bastante e produzindo cada vez mais lixo. O aterro sanitário Raso da Catarina está controlado, mas ele cresce cerca 5 metros de altura por 20 de extensão a cada mês e será preciso um novo depósito para o lixo”, esclareceu Geraldo.

O diretor-presidente explicou também que o projeto já está em andamento. “Já estamos adiantando com o jurídico o processo de licenciamento e vamos analisar com os técnicos as informações que obtivemos na visita de hoje”, explicou. Em Julho deste ano, foi discutida em audiência, a instalação de uma central de tratamento de resíduos sólidos (CTR) no município de Petrolina. A proposta é garantir o correto tratamento e a destinação final de resíduos sólidos na cidade por um período de 20 anos, em local seguro e longe da população. A implantação de uma central de tratamento de resíduos com aterros sanitário e industrial, fora da cidade e equipada com todos os dispositivos de proteção ambiental exigidos vai evitar a poluição e os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado do lixo.

O novo espaço para implantação da CTR está sendo projetado no quilômetro 20 da BR-407, sentido Afrânio, no distrito de Curral Queimado. São 74,47 hectares a uma distância de aproximadamente de 22 quilômetros do centro urbano do município.

publicado em 11 de Setembro / 2012 às 22:00

Secretaria de Cultura realiza inscrições para a Feira Mensal de Artesanato

A Secretaria de Cultura de Petrolina está programando a realização de uma Feira Mensal de Artesanato. O evento acontecerá no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, no Bodódromo e terá início no dia 10 de novembro, das 16h às 22h.

O intuito da feira é dar espaço para que os artesãos possam expor, bem como comercializar suas obras, garantindo assim aumento na renda desses profissionais. Os interessados em participar do evento devem realizar inscrição na Secretaria de Cultura, localizada no Museu do Sertão, até às 13h30min da próxima segunda-feira (17), além de saber mais informações sobre como adquirir a sua barraca.

publicado em 11 de Setembro / 2012 às 20:00

Alojamento canguru no HDM recebe doações


Duas cadeiras de balanço foram doadas ao alojamento canguru, no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP. A doação aconteceu no começo do mês de Setembro por funcionários da empresa O Boticário.A consultora da empresa, Zélia Leite, entregou as duas cadeiras à coordenadora do alojamento Canguru, a pediatra Flávia Guimarães depois de uma campanha interna na empresa.  “Nós resolvemos reunir toda a equipe de funcionários da empresa para doarmos essas cadeiras. Cada um contribuiu porque sabemos que devemos ajudar os que mais precisam.”, declarou.

As cadeiras foram instaladas na área de convivência do canguru, que conta com mobiliário adequado para as mães e familiares serem acolhidos. Para a coordenadora do alojamento, Drª Flávia Guimarães, as doações vão ser muito úteis para mães e filhos. “As cadeiras permitem que a mãe esteja bem acolhida, confortável  e isso acalma o bebe, relaxa a mãe e consequentemente aumenta a produção de leite.  Quando a mãe está relaxada a produção de leite é melhor”, explicou a médica. 

Siméia Valverde Ascom HDM
publicado em 11 de Setembro / 2012 às 18:30

Falta de pagamento do Governo do Estado resulta no cancelamento do Projeto Cultura Livre nas Feiras de Petrolina

O Projeto Cultura Livre nas Feiras que começou no mês de fevereiro deste ano, na cidade de Petrolina, nos bairros Areia Branca, Cohab Massangano, João de Deus e Ouro Preto está suspenso por tempo indeterminado.

O Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, onde o evento acontece.

Devido a alguns atrasos no pagamento dos artistas que se apresentaram no Cultura Livre nas Feiras. A Fundação, responsável pelo pagamento, decidiu que as atividades serão suspensas até organizarem todas as documentações dos artistas com pendências para efetuarem o pagamento e dar continuidade ao projeto na cidade.

publicado em 11 de Setembro / 2012 às 18:00

Dez toneladas de couro são apreendidas na região de Juazeiro

Em mais uma ação de fiscalização em Senhor do Bonfim, cerca de 10 toneladas de couro clandestino foram apreendidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura. A operação de combate ao comércio de couro clandestino foi iniciada após denúncias anônimas feitas na Coordenadoria Regional de Juazeiro. As peles estavam armazenadas em fazendas nas localidades de Tijuaçú e Umburana. A mercadoria apreendida foi encaminhada para o aterro sanitário da cidade de Juazeiro.

A primeira apreensão aconteceu na fazenda Tanque Novo, onde os fiscais encontraram 39 peças de couro armazenadas numa salgadeira clandestina. No povoado de Umburanas, mais 250 peles salgadas foram encontradas em uma fazenda que já havia sido notificada por falta de adequação às normas higiênico-sanitárias.

“Estas operações continuarão na Coordenadoria, visando coibir o abate clandestino na região”, ressaltou o gerente técnico da Adab, Fábio Cedraz, que comandou a fiscalização. “Vamos intensificar a fiscalização do comércio de couro por se tratar de um negócio incentivador do abate clandestino e que coloca em risco a saúde da população, causando ainda imensos prejuízos ao meio ambiente”, finalizou Cedraz, lembrando que as ações contaram com o apoio da Polícia Militar.

Ascom Adab
publicado em 11 de Setembro / 2012 às 14:00

Feira dos produtores de cana promove leilão de tratores e veículos

Mais de 30 tratores, caminhão, motos, veículos utilitário e de passeio da Usina São José serão leiloados na Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (NORCANA). O evento será realizado no dia 19, a partir das 10h, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no Recife. A atividade será conduzida por Joaquin D’Carli de Paula, leiloeiro rural e oficial da Junta Comercial de Pernambuco. A expectativa e movimentar cerca de R$ 3 milhões com os arremates.

Diversos tipos e modelos de tratores compõem os lotes. A lista completa está disponível no portal eletrônico de leilões www.leilaone.com.br. Para o vice-presidente da AFCP, Paulo Guedes, o evento fortalece o objetivo da primeira edição da NORCANA que visa oportunizar a realização de negócios a preços diferenciados ao pequeno, médio e grande produtor de cana. “É uma excelente chance também para os industriais do setor realizarem bons negócios”, avalia o dirigente.

Todos os veículos pesados e leves estarão em funcionamento para apreciação dos interessados nos dias 17 e 18, sempre às 15h, na Usina São José, em Iguarassu. Dentre eles, tratores 4x4 MF680, MF 660, NH-TL 80, Carregadeira MF 290, Case 8940 e Bell SC-800, além de caminhão, carros e motos. Outras informações pelo telefone 9185.0519, ou 9842.3832. A NORCANA 2012 e uma realização da AFCP com a Cooperativa do Agronegócio dos Produtores de Cana (COAF). 

Robério Coutinho/Ascom AFCP - Foto: Google
publicado em 11 de Setembro / 2012 às 13:30

Revivendo o Bote Fé anima juventude de Petrolina com o DJ Angelus

Sábado (08), a juventude católica de Petrolina foi contagiada pela animação do DJ Angelus, da Comunidade Obra de Maria (Recife/PE), atração do Revivendo o Bote Fé, que reuniu centenas de jovens na quadra do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para louvar a Deus pelo dom da vida e fortalecer a fé e o compromisso com Cristo firmados no Bote Fé Petrolina, realizado em janeiro deste ano.

Além dos diversos estilos musicais remixados, o evento também proporcionou momentos de encontro pessoal com Deus, através do testemunho do DJ Angelus que levou muitos jovens a refletirem sobre suas vidas e sobre o caminhar com Cristo. “Quando ouvi o testemunho do DJ Angelus me emocionei muito, porque, muitas vezes, o jovem acha que tem todo o tempo do mundo e deixa de valorizar coisas importantes, ou mesmo, deixa para depois o que não se pode esperar para fazer, como um pedido de desculpas ou um simples agradecimento a alguém importante em nossa vida. Foi um evento marcante! Além disso, foi uma oportunidade para que nós tivéssemos uma diversão bastante sadia com nossos amigos, conscientes de que servir a Deus sempre nos traz maravilhas”, declarou a jovem Kathianne de Souza, da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

“O nosso objetivo foi mais que superado. Tínhamos o intuito de reavivar a fé da nossa juventude e pudemos perceber que, além de reavivar essa fé, ela foi fortalecida, por meio do testemunho do DJ Angelus, que sem dúvidas nos trouxe muitas bênçãos com suas palavras. Agora, é hora de nos preparar para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado em outubro, e não esquecer de que estamos caminhando rumo à Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro”, frisou o Assessor do Setor Juventude de Petrolina, Pe. Givanildo José de Souza.

Texto e Foto: Ascom/ Setor Juventude
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.