Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 26 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 20 de Julho / 2011 às 21:40

Dia “D” contra Hanseníase será promovido neste sábado

As comunidades dos bairros João Paulo II, Parque Residencial e Antônio Guilhermino participarão neste sábado (23), do Dia ‘D’ contra Hanseníase, mais uma promoção da Secretaria de Saúde de Juazeiro. O evento está marcado para acontecer na Unidade de Saúde da Família do João Paulo II, das 8h às 12h e pretende beneficiar uma população de 12 mil pessoas.
 
Quem for morador destes bairros e tiver alguma mancha suspeita, de baixa sensibilidade ou de origem estranha, está convidado a participar da mobilização educativa e atividades para diagnóstico da doença. Durante a manhã os pacientes passarão por salas de triagem para encaminhamento, se necessário, ao consultório médico e início de tratamento, caso seja confirmada a doença através de aspectos clínicos, sinais e sintomas.
 
O objetivo é controlar, diagnosticar e tratar os pacientes com hanseníase, além de educar para a prevenção da doença e redução de número de casos.  A hanseníase é uma doença bacteriana, transmitida pelas vias respiratórias e a cura existe há muitos anos.

Ascom Sesau Foto Ascom PMJ
publicado em 20 de Julho / 2011 às 21:00

Dia Mundial do Amigo!

AMIZADE!!!.

Ao longe um laço!

Ao lado um traço!

Ao tempo um passo!

Ao corpo um abraço!

Emanoel Ferreira da Silva – “manollo ferreira”

Pedagogo – Professor – Poeta...

Juazeiro/Sobradinho/Bahia.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 20:30

Petrolina terá nova rede de sistema de transporte público coletivo VLT

Petrolina atingiu recentemente a marca de 294 mil habitantes, um número importante para medir o desenvolvimento de um município que está em franca expansão. Pensando em preparar Petrolina para atender essa demanda, a Prefeitura Municipal está realizando um diagnóstico sobre o sistema de transporte público local, a fim de propor a elaboração de um novo formato de circulação deste tipo de veículo. O estudo deve ser apresentado pelo prefeito Julio Lossio em setembro, incluindo uma análise da situação atual, além dos projetos de reestruturação do sistema e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que funcionará integrado à rede já existente.

A Prefeitura Municipal já deu o primeiro passo para um processo de reestruturação do seu sistema de transporte coletivo. Um diagnóstico do sistema foi realizado no intuito de fundamentar a elaboração de projetos que solucionem a questão e preparem a cidade para os próximos anos. “Agora é o momento de Petrolina rever a mobilidade urbana, porque no ritmo em a cidade cresce, em pouco tempo teremos problemas com a circulação de veículos. Precisamos de um sistema de transporte com fluidez e regularidade de tempo, ônibus modernos, além de estabelecer uma tarifa compatível com a capacidade de pagamento da população”, afirmou o prefeito Julio Lossio.

Transporte para o futuro   

Em setembro, o prefeito Julio Lossio apresentará, simultaneamente, a conclusão do estudo sobre o sistema de transporte de Petrolina e as soluções já previstas pelo município para a sua reestruturação. Entre as propostas, estão a criação de corredores de ônibus, faixas exclusivas, terminais de integração e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. Os projetos estão sendo elaborados e o município já iniciou negociações com os Ministérios dos Transportes e das Cidades, com o Banco Nacional do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – BNDES e buscará também o apoio do Governo do Estado.

Novo ingrediente desse processo, o VLT está sendo projetado para percorrer cerca de 5 km, das proximidades viaduto do Barranqueiro, passando pela Avenida das Nações e seguindo pela Estrada da Banana até o contorno do bairro Pedra Linda. Na trajetória do trem urbano, conhecido como metrô de superfície, devem ser implantados oito terminais integrados ao sistema de transporte coletivo rodoviário, para que as pessoas se desloquem de um ponto a outro, pagando apenas uma única passagem. “Esse grande eixo ferroviário beneficiará a região da cidade que mais cresce, nas proximidades do Antônio Cassimiro e do João de Deus, onde está localizada a maior quantidade de habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida”, acrescentou o secretário Geraldo Junior.

Eneida Trindade Secom PMP Imagem: Arquivo PMP
publicado em 20 de Julho / 2011 às 18:00

Cancelado o primeiro contrato do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Petrolina

Foi cancelado no dia 1º de junho, o primeiro contrato do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, em Petrolina. Após denúncia recebida pela ouvidoria da Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, um caso de irregularidade foi diagnosticado.

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo verificou que uma das contempladas e o seu companheiro – com quem não era unida em matrimônio civil, nem religioso – possuíam vários imóveis destinados a locação. Diante da apresentação das medidas judiciais que seriam aplicadas, a beneficiária confessou o fato e aceitou abrir mão da sua casa em favor de outra família que tenha a real necessidade.

“Por questões de prudência não divulgaremos o nome da contemplada, mas ressaltamos que o objetivo do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e a preocupação da Prefeitura Municipal de Petrolina é entregar as casas para quem precisa delas”, destacou o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Geraldo Junior, salientando que todos os casos de denúncia serão minuciosamente apurados para evitar qualquer interferência na real finalidade do Programa.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 20 de Julho / 2011 às 17:30

Começou segunda etapa da reforma do Estádio Adauto Moraes

A prefeitura de Juazeiro iniciou nesta quarta-feira (20), a segunda etapa da reforma do Estádio Adauto Moraes, após mais de 10 anos sem uma intervenção séria, o estádio já recebeu melhorias no primeiro semestre deste ano, e a expectativa é de que até novembro as novas ações sejam entregues. Além da remoção do gramado, cujo estádio receberá um novo piso, será ampliada a arquibancada em um lance e realizadas melhorias na estrutura de apoio.  A obra só está sendo possível com apoio do governo do estado, através de emendas parlamentares dos deputados Roberto Carlos e José Carlos Araújo.  

Carlos Humberto Félix, que foi o primeiro presidente do Juazeiro Social Clube e atualmente comanda o time do Barro Vermelho, falou sobre a expectativa dos esportistas. “Estou envolvido com futebol desde a década de 70. Passamos anos tentando a reforma desse estádio e só agora no governo atual conseguimos concretizar algo que sempre sonhamos”, relatou. O atual presidente do Juazeiro, Eládio Dourado, disse que o momento é um marco para a história do futebol regional, “falo como desportista que sempre vou ser. Agora podemos sonhar com dias promissores, com jogadores podendo desempenhar melhor seu talento em campo, e sem correr o risco de ter que ver nossos times jogando em outras cidades”.  

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, essa é mais uma conquista de Juazeiro. “Uma realização de todos que acreditaram que é possível trabalhar e realizar obras mesmo com todas as dificuldades - fruto de más gestões passadas, enfrentadas pelo município. Só se pode trabalhar pelas pessoas com a participação destas, e hoje, juntos mais uma vez nós estamos mostrando que é possível sempre fazer mais”, defendeu. O prefeito Isaac Carvalho por sua vez agradeceu a parceria com os deputados e ratificou a alegria de poder entregar mais uma obra, nessa programação de aniversário da cidade, “cada dia estamos prestigiando um segmento do governo e até o início de agosto anunciaremos muito mais avanços”. (Com informações da Ascom PMJ)

publicado em 20 de Julho / 2011 às 17:00

APNB LAMENTA MORTE DO VICE-PREFEITO DE UAUÁ

Com pesar, a Associação dos Prefeitos do Norte da Bahia, comunica a todos os associados e a quem interessar o falecimento do Sr. Péricles Cardoso Vice Prefeito do município de Uauá, que ocorreu na manhã de hoje, dia 20 de julho. No momento o corpo esta sendo velado na câmara municipal de Uauá. O sepultamento ocorrerá às 16 horas do dia 21 de julho no cemitério local.

Atenciosamente,

Salvador Lopes - Presidente

publicado em 20 de Julho / 2011 às 16:40

Campanha contra Pólio é prorrogada até dia 22 de julho em Juazeiro

O dia 22 de julho é o último dia da 1º etapa da Campanha contra Poliomielite (paralisia infantil) e a Campanha de Seguimento contra o Sarampo em Juazeiro. Foram vacinadas até agora 17,2 mil crianças menores de 5 anos contra pólio, o que significa 92% de cobertura e contra o sarampo 18,5 mil crianças de 1 ano a menores de 7 anos (85% de cobertura). As vacinas continuam sendo ofertadas no município, estando disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h. A Campanha contra pólio seria encerrada na última sexta-feira (15), mas como o município ainda não atingiu a meta indicada pelo Ministério da Saúde, a vacinação continuará disponível até a próxima semana.

“É importante que as mães ou responsáveis levem as crianças para receberem a vacina. Precisamos manter Juazeiro protegido da paralisia infantil e do sarampo. O último caso de pólio registrado no país foi em 1990 e em Juazeiro nunca houve registro de sarampo. É preciso manter esta tranquilidade”, alertou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado. A meta é vacinar 95% do público tanto contra paralisia infantil como contra sarampo. Juazeiro possui 18,7 mil crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos, o município tem atualmente 21,8 mil crianças.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 20 de Julho / 2011 às 15:10

Juazeirense Vitória almeida participa do festival de dança de Joinville‏

Pelo segundo ano consecutivo a jovem Vitória Almeida, filha do casal Lu e Manuca Almeida, que hoje cursa Bacharelado de Dança na UFC Fortaleza  vai a Joinville participar de cursos de Ballet Intermediário no festival. Ano passado a jovem fez parte da seleção de corpo de ballet do Bolshoi, em Joinville-SC; e assistiu alguns espetáculos. O Festival de Dança de Joinville começa nesta quinta dia 21/07 e é um festival  que ocorre anualmente no mês de julho em Santa Catarina. Foi criado em 1983 e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento do gênero do mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos.

Cada edição do festival dura 11 dias. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

O evento é organizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, uma organização social sem fins lucrativos. Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança de Joinville somente cresceu, com atividades simultâneas e cursos, oficinas e ações para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando um rico intercâmbio entre os participantes de todos os cantos do Brasil e do exterior. Para acomodar esta programação, o festival passou dos cinco dias da primeira edição para os atuais 11, e hoje é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo, fato reconhecido em 2005.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 14:40

Territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina realizam conferência de segurança alimentar

Os Territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina realizam nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O encontro, que acontecerá em Senhor do Bonfim, no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, contará com a participação de mais de 200 delegados, dos quais sairão 68 para a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 08 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Dezoito municípios da região que fazem parte dos Territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina estarão participando. Os vinte e seis territórios de identidade da Bahia estarão agrupados em dezenove encontros, que acontecerão sempre durante dois dias e devem contar com a participação de mais de três mil pessoas. O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Secretaria Executiva do Grupo Governamental de SAN e a Coordenação Estadual de Territórios iniciaram os preparativos para os eventos, que levarão as diretrizes regionais para a Conferência Estadual.

Representantes da sociedade civil e do governo estão mobilizados com a organização dos eventos que levarão as diretrizes estaduais sobre o tema à 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada também em Salvador, de 7 a 10 de novembro, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Com o tema a “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, as conferências pretendem construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável na Bahia e promover a implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas do governo em nível estadual e com participação da sociedade.

Ascom Sedes
publicado em 20 de Julho / 2011 às 14:00

Trade Turístico já comemora a Fenagri 2011 e os novos tempos do Agronegócio

A 08 dias da realização da 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri, o setor turístico do Vale do São Francisco já comemora números positivos. De acordo com dados da Câmara de Turismo do Vale do São Francisco, existem mais de 4 mil leitos na rede hoteleira da região, destes 74% das vagas já estão reservadas para o período da feira, que acontece entre os dias 27 e 30/07. 

Para receber os turistas, agências, hotéis e guias turísticos da região também se organizam. De acordo com o presidente da Associação de Guias de Turismo do Vale do São Francisco (Agturvasf), Luiz Cláudio (Lula) durante a Fenagri agências e hotéis procuram a associação para solicitar guias e oferecer aos turistas visitas aos principais equipamentos como, por exemplo, as vitivinícolas, fazendas de produção de uvas e multiculturas, projetos de irrigação, além dos passeios como o Vapor do Vinho, que oferece a eclusagem na Hidrelétrica de Sobradinho - BA e visita à Vinícola Ouro Verde, em Casa Nova - BA, onde os visitantes conhecem o ciclo vegetativo das uvas, o processo de elaboração de vinhos, espumantes e branndy e participam de um minicurso de degustação. O presidente da Agturvasf destaca ainda que os turistas  também poderão desfrutar de uma rica gastronomia além de diversas opções culturais.   

Outro segmento que fica aquecido durante a Fenagri é o de transportes. Em especial os taxistas têm razões para se alegrar com a realização da Feira. Segundo o presidente da Associação de Taxistas de Juazeiro, José Sérgio Leandro Pereira, na última edição realizada em 2009 na cidade, os profissionais tiveram um aumento de mais de 30% no rendimento. “Além do aumento direto da renda nos dias do evento, a Fenagri auxilia na fidelização de novos clientes que passam a conhecer o trabalho dos taxistas locais”. Para a edição 2011, a Associação vai disponibilizar toda a frota, 120 veículos, nas proximidades dos hotéis e na própria área da Fenagri”, assegura Sérgio Pereira.   

Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2011 é uma realização da prefeitura de Juazeiro - BA em parceria com o governo da Bahia e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ.  A Feira ocupará uma área de 10 mil metros quadrados no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, com atividades também no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).  É aguardado um público estimado em 50 mil pessoas, que poderá participar de uma programação com rodada de negócios, palestra, minicursos e seminários. Outras informações: www.fenagri2011.comou pelo telefone: (74) 3061-4210.

Clas Comunicação
publicado em 20 de Julho / 2011 às 13:30

Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira em Petrolina

Crianças entre um ano a menores de sete anos de idade que ainda não foram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou aos Postos de Vacinação do município de Petrolina, terão até esta sexta-feira (22) para tomar a vacina contra o Sarampo. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos a data, para imunizar os pequenos, uma vez que casos da doença foram registrados em cidades como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. O Ministério da Saúde (MS) alerta que somente através da vacinação é que as crianças ficaram protegidas contra a doença.

O que o MS vem trabalhando desde o dia 18 de junho, é uma campanha de segmento, realizada a cada três ou cinco anos. A intenção é reforçar a proteção das crianças contra o Sarampo, deixando-as imunizadas, mantendo o Brasil longe da doença. “Como o MS identificou casos de Sarampo aqui no país, depois de tanto tempo sem registro, é muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a dose. Nosso objetivo é que o vírus não seja disseminado da região”, explicou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Até o momento, foram imunizadas em todo o Brasil quase 8.762.756 crianças, o que corresponde a 85,46%. Em Pernambuco, foram 732.544, um total de 87,06% e em Petrolina, 27.637 já receberam as doses, o que equivale a 87,16%. A meta é imunizar 95% do público alvo. “Estamos mobilizando todos os setores da Secretaria de Saúde, trabalhando diariamente, para que possamos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Queremos deixar nossas crianças protegidas.

Taisa Alencar Secom PMP
publicado em 20 de Julho / 2011 às 13:00

COMEÇAM AMANHÃ (21) AS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA DIOCESE DE JUAZEIRO

O Bispo Diocesano de Juazeiro Dom José Geraldo da Cruz, acompanhado de padres e representantes das diversas pastorais da igreja católica promoveram na manhã desta quarta-feira (20), um encontro com a imprensa no sentido de apresentar a programação comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Juazeiro.

O Bispo Diocesano comentou sobre o kit com os produtos que serão comercializados, cuja renda será revertida para os trabalhos sociais das pastorais e apoio à reforma que está sendo desenvolvida na catedral.

“Uma extensa programação vai marcar este período da nossa Diocese com a participação efetiva das 14 paróquias e dos nove municípios que a integram, começando com a festa de Nossa Senhora das Grotas ,que é padroeira de Juazeiro e da Diocese, oportunidade em que cada uma delas terá a oportunidade de celebrar por um mês com a imagem de Nossa Senhora das Grotas.

As festividades do jubileu de ouro ocorrerão em setembro de 2012, mas até lá diversas atividades farão parte da programação. O lançamento oficial acontecerá na noite desta quinta-feira (21) durante missa solene a ser celebrada na catedral, às 19 e 30hs.

Sobre a presença de Dom José Rodrigues, Dom José Geraldo Cruz explicou que vai depender do estado de saúde do ex-Bispo Diocesano, que permanece Bispo Emérito de Juazeiro, que já foi convidado, mas ainda não respondeu se participará ou não dos festejos.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 12:40

Dois anos de funcionamento do Hospital Regional de Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) comemorou o aniversário de funcionamento do Hospital Regional de Juazeiro - HRJ, que foi inaugurado no dia 15 de julho de 2009. O parlamentar, que teve papel importante para a reforma do hospital, ressaltou que, em dois anos de atividades, o HRJ já garantiu mais qualidade na saúde pública da região norte do Estado.

“Sei que, ainda, há muito para ser feito, no âmbito da saúde, mas é inegável os avanços que o Hospital Regional garantiu à Juazeiro e à região, através da ampliação da oferta de atendimento médico”, pontuou o deputado Roberto Carlos.

De acordo com dados oficiais do Governo do Estado, o HRJ já realizou mais de 950 mil procedimentos, desde a sua inauguração, sendo referência em atendimentos de emergências, além oferecer serviços inéditos em Juazeiro, como o Centro de Oncologia, leitos para queimados com cirurgião plástico e enfermaria para tratamento vascular clínico e cirúrgico.

Lisandra Lopes Ascom do Parlamentar
publicado em 20 de Julho / 2011 às 12:10

Tiffany do River Shopping é reinaugurada

A Tiffany do River Shopping conclui sua reforma de expansão e também amplia o mix de produtos para melhor atender aos seus clientes. A loja foi toda reformada dobrando o seu tamanho, passando de 32m² para 64m², proporcionando maior conforto aos consumidores. O espaço físico da loja agora está mais iluminado e com uma decoração tão aconchegante que não dá vontade de sair de lá. 

A unidade, que antes já contava com uma vasta gama de opções em bijuterias, aumenta agora o seu mix de produtos e passa a oferecer opções em bolsas, cintos, folheados e produtos para maquiagem.  O acervo da loja foi preparado por uma equipe que pesquisou tudo o que é tendência no mercado brasileiro e internacional para agradar o gosto dos mais exigentes.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 11:40

Bahia bate novo recorde na vacinação contra febre aftosa e Juazeiro é destaque na primeira etapa

Com 98,01% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) comemora, pela terceira vez consecutiva, mais um recorde de imunização das 10.791.221 cabeças existentes no Estado. O último número registrado pela Agência, em novembro do ano passado, apontou índice de 97,93% do gado vacinado e declarado. Ambos os índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação.

Os destaques desta primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2011 são as Coordenadorias Regionais de Irecê (99,75%), Itaberaba (99,49%), Itapetinga (99,41%), Miguel Calmon (99,23%), Salvador (99,22%) e Jequié (99%). As coordenadorias de Paulo Afonso, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas alcançaram índices vacinais acima de 98%. Já as regionais de Feira de Santana, Guanambi, Juazeiro, e Vitória da Conquista registraram patamares superiores a 97%, seguidos pelas Coordenadorias Regionais de Santa Maria da Vitória (96,68%) e Ribeira do Pombal (95,34%). 

Na avaliação do Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Adab “traduzem a responsabilidade do criador e o compromisso do governo do Estado em desenvolver e fortalecer o patrimônio pecuário baiano, garantindo a sanidade do nosso rebanho e demais atividades agropecuárias”.

Ascom Seagri Foto Google
publicado em 20 de Julho / 2011 às 11:00

Conic Souza Filho lança em Juazeiro o Juá Shopping

Entrada

Em outubro de 2013 a cidade de Juazeiro, ganhará seu primeiro shopping center, o Juá Shopping. O empreendimento da construtora Conic Souza Filho, com participação da Construtora Campus 10, de Juazeiro, e da SACS Consult, uma das maiores especialistas em shopping center do Brasil,será lançado nesta quinta-feira (21), às 9h, com a colocação da pedra fundamental no canteiro de obras, no bairro de Itaberaba. 

A apresentação para os profissionais de imprensa da região aconteceu noite passada no Armazém Café, com a presença do prefeito Isaac carvalho, de secretários municipais e dos diretores das empresas envolvidas Leonardo Albuquerque (Gerente de Incorporação) e Fortunato Russo Neto (Gerente de Estudos e Projetos), ambos da Conic; Sérgio Manzalli (Consultoria em Shopping) da SACS Consult e Carlos Alberto da Campus 10. 

O investimento está avaliado em R$ 90 milhões e irá gerar 400 empregos diretos na construção e mais 2,1 mil no funcionamento do shopping, que proporcionará diversas opções de compras, entretenimento e lazer aos moradores da região. 

Entrada interna

O Juá Shopping terá três pavimentos, sendo o último reservado para um centro médico. A estrutura do empreendimento é composta por seis lojas âncoras, quatro semi âncoras e 194 satélites, incluindo praça de alimentação, jogos eletrônicos e cinco salas de cinema – sendo uma VIP e outra 3D. Também serão oferecidas 990 vagas de garagem aos consumidores. Já estão confirmadas as seguintes lojas: G. Barbosa (supermercado); Lojas Americanas, Magazine Luiza, Riachuelo e Marisa (varejo); Giraffas, Subway e Bob’s (fast food); Magic Games (diversão eletrônica). 

Sérgio Manzalli da SACS Consult se comprometeu publicamente que o estacionamento será gratuito e a meta é que o empreendimento alcance um milhão de consumidores das 14 cidades no entorno de Juazeiro. “Como se trata de um empreendimento financiado pelo Banco do Nordeste, não há como fugir do cronograma estabelecido”, frisou Manzalli que reiterou a inauguração para outubro de 2013. 

O shopping é o segundo empreendimento da Conic em Juazeiro. Atualmente, está em construção o Condomínio Clube Primavera, um residencial com 160 unidades, em frente ao Campus da Univasf. 

O prefeito Isaac Carvalho se comprometeu em resolver a pendência do Plano Diretor Urbano que está sub judice e assim viabilizar a estrutura urbana e viária que facilitará a condição de acesso ao novo empreendimento. 

Sérgio Manzalli ainda explicou que o empreendimento por ser da iniciativa privada e financiado, independe da condição política. “Não temos envolvimento com a política, independente de quem seja o prefeito em 2013, a obra continua”.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 10:00

APÓS COMPLICAÇÕES MORRE EM FEIRA DE SANTANA VICE-PREFEITO DE UAUÁ

Faleceu na manhã desta quarta-feira (20), em Feira de Santana, o vice-prefeito de Uauá, Periclés Cardoso (Pepé), 43 anos, após complicações no pós-operatório. Ontem Pepé teve uma pequena melhora, mais o quadro clinico não se estabilizou e complicou durante a madrugada de hoje.

Segundo informações, Pepé começou a passar mal na noite de domingo (17), após ser avaliado por médicos no Hospital Municipal de Uauá e foi transferido para a cidade de Feira de Santana, onde foi constatada a necessidade de uma operação para retirada de um anel colocado há alguns anos para redução do estomago. A noticia do falecimento foi confirmada por parentes e amigos do vice-prefeito, que lotam neste momento a sua residência em Uauá.

Periclés Cardoso de Oliveira

*Uauá 05 de Outubro de 1967

+ Feira de Santana 20 de Julho de 2011

Com informações do Umbuzada.com
publicado em 20 de Julho / 2011 às 08:40

Segunda etapa de reforma do Estádio Adauto Moraes inicia nesta quarta-feira (20)

Nesta quarta-feira (19), às 9h, uma solenidade simbólica marcará o início da segunda etapa de reforma do Estádio Adauto Moraes. No início do ano a praça esportiva ganhou nova proteção das arquibancadas, pintura, sinalização, melhorias nos banheiros e vestiários, além de novos reatores e refletores, que aumentaram a potência de 50 para 700 lux. A obra preencheu as exigências da Federação Baiana de Futebol (FBF) e tornou o estádio apto a receber novamente competições oficiais de grande porte.

Neste segundo momento será realizada a remoção total do gramado para colocação de um novo de alta qualidade, ampliada a arquibancada e feitas melhorias na estrutura de apoio. O evento que marcará o início das obras contará com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, comitiva de governo, representantes esportivos e toda comunidade, que está convidada a participar. (Ascom PMJ)
publicado em 20 de Julho / 2011 às 08:10

20 DE JULHO - DIA INTERNACIONAL DO AMIGO

O ser humano constrói sua vida pela capacidade que tem de fazer amigos. A sociedade foi organizada a partir do momento em que as pessoas descobriram que poderiam estar unidas, para superar dificuldades e lutar em melhores condições por um Mundo melhor. É justo afirmar que o Mundo melhorou quando o Homem descobriu que podia fazer amigos. 

E o que é um amigo de verdade? É um incondicional. É alguém que você sabe que vai saber partilhar, compartilhar, corrigir, advertir, somar. O amigo se revela, se aproxima da sua alma, em todas as horas. Mas essa presença é ainda mais reveladora nas horas trágicas, dramáticas, amargas.....quando você sente que o chão está desabando sob os seus pés. 

Não existe amigo falso...esse nunca foi amigo.

Não existe amigo distante....as pessoas que você ama moram no seu coração. 

Não existe amigo ruim.....péssimo é não construir amizade sincera. 

Um amigo nunca morre....pois só é verdadeiramente nosso o que perdemos, o que já tivemos,......como escreveu o genial argentino Jorge Luis Borges.

Borges dedicou uma de suas fantásticas obras, o livro O FAZEDOR, a Leopoldo Lugones, um escritor que ele admirava e de quem gostaria de ser amigo. 

Borges descreve, emocionado, o momento em que ele entrega o livro a Lugones e este o recebe com um gesto de satisfação. Em seguida, Borges revela que esta cena jamais poderia ter acontecido, pois Lugones havia se matado anos antes......e Borges finaliza, “foi minha nostalgia que armou esta cena impossível....mas em breve eu também morrerei e nossos tempos se confundirão e, de algum modo, será justo afirmar que eu lhe entreguei este livro e que você o acolheu”...

Fernando Veloso, Jornalista

publicado em 20 de Julho / 2011 às 07:40

João Gilberto deve comemorar 80 anos, na Bahia, com show em Salvador

O produtor musical Maurício Pessoa,  baiano, de Santo Amaro, deverá organizar uma turnê de João Gilberto, em comemoração aos seus 80 anos. Matéria publicada no caderno 2 do jornal ATARDE, segunda feira, 18/7, informa que “A bola da vez é a turnê de 80 anos de João Gilberto, trabalho que surgiu graças a iniciativa de Maurício de perguntar como o cantor gostaria de comemorar a data.”

Segundo a matéria os “Shows estão confirmados em seis cidades brasileiras: Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.” Maurício Pessoa confirma na matéria que “João Gilberto é quem vai decidir por onde vai começar”, e pelo visto, Juazeiro, terra natal do cantor não receberá o show, que chegou a ser anunciado durante as comemorações da data na sua terra natal.

Quem admira e cultua o papa da Bossa Nova certamente irá com muito gosto a Salvador, quem não gosta, terá mais um motivo para manifestar sua revolta com a ausência do filho ilustre.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 06:30

Inscrições abertas para a capacitação Comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido

 

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) promove o III Encontro de Capacitação, com o tema: Comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido de 22 a 24. O evento é realizado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia e é uma das ações do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão, coordenado pela professora Fabíola Moura. A participação no curso é pré-requisito obrigatório para ser integrante da equipe de produção e reportagem do Programa Coisas do Sertão, exibido na WebTV. UNEB - Núcleo Juazeiro.

As inscrições devem ser feitas do dia 13 a 20 de julho de 2011, no Centro Acadêmico de Comunicação Social (C.A.), localizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), campus III, Uneb. O evento será realizado no Centro de treinamento do IRPAA. A inscrição, que custa R$ 7,00, assegura o direito a hospedagem, alimentação e material didático. São 25 vagas para os estudantes de Jornalismo. Os inscritos com frequência regular terão direito a certificado.

Durante a programação vão ser realizadas atividades como: visita as áreas demonstrativas do IRPAA e serão debatidos temas como: Análise da Mídia sobre o Semiárido, Caracterização do Semiárido (origem, Geografia Política, clima), além de oficinas de produção de conteúdo. O ônibus da Uneb conduzirá os participantes até o IRPAA no dia 22.07, às 16:30hs.  A volta será no dia 24.07 às 16:00hs. Para mais informações, entrar em contato com Raimundo Fábio, responsável pela equipe de comunicação do IRPAA através do e-mail: fabio@irpaa.org ou com o C.A. de Comunicação Social: cacosuneb@gmail.com.  (Centro Acadêmico de Comunicação Social- Habilitado em Jornalismo em Multimeios)

publicado em 20 de Julho / 2011 às 06:00

COMPESA CONTESTA INDICAÇÃO DA ARMUP PARA SUSPENSÃO DO CONTRATO EM PETROLINA

A Compesa entregou ontem (19), oficialmente, ao prefeito de Petrolina Júlio Lóssio um documento mostrando o equívoco que a Armup- Agência Reguladora do Município de Petrolina- está cometendo ao sugerir à Prefeitura a suspensão da concessão dos serviços de abastecimento d´água e esgoto fornecidos pela Compesa. No documento, a Companhia prova que em menos de oito anos terá investido um montante superior ao que estava previsto em todo o Plano de Metas para o período da concessão. Em fevereiro deste ano, a Companhia anunciou um investimento de R$ 120 milhões até 2014 para serviços de água e esgoto, além dos R$ 30 milhões já investidos até 2010. Com todos esses investimentos, Petrolina será a primeira cidade 100% saneada de Pernambuco.

Além disso, a Compesa argumenta que as obras não concluídas pela Prefeitura prejudicam a situação do esgotamento sanitário da Cidade. “Em muitas localidades como São Gonçalo, Fernando Idalino, Henrique Leite, Mandacaru, Santa Luzia, entre outras, assumiremos as obras de saneamento, que deveriam ter sido concluídas pela Prefeitura. A Compesa assinou o convênio que garante os recursos no mês passado com a Codevasf- Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Com isso, a Compesa vai assumir, de fato, a operação de todo o esgoto do município, exceto no Dom Avelar e Antônio Cassimiro, que ainda estão sob a responsabilidade da Prefeitura”, explica o presidente da Companhia Roberto Tavares.

Outro ponto relevante do documento entregue hoje trata da questão de que a Agência Reguladora não está em sintonia com o acordo firmado entre a Compesa e a Prefeitura no intuito aperfeiçoar o Plano de Metas, inclusive com a criação de um grupo de trabalho específico para tratar do assunto. A Compesa continua operando normalmente em Petrolina. Todos os investimentos estão mantidos e só serão suspensos se a Prefeitura entender que deve dar continuidade ao processo sugerido pela Armup, atitude que a Compesa considera equivocada e inusitada no Brasil.

Luciana Passos Ascom Compesa/Petrolina

publicado em 19 de Julho / 2011 às 23:20

INÍCIO DA VITICULTURA NO SÃO FRANCISCO

Os trabalhos com irrigação foram iniciados em áreas governamentais em 1940, com implantações de ensaios e áreas de observações, na região de Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, no campo experimental, instalado na foz do rio Pontal, pela Comissão do Vale do São Francisco.

Esse campo foi administrado por muito tempo, pelos engenheiros agrônomos, João Nely de Menezes Régis e o saudoso José Theodomiro Araújo.

Em 1958, a Comissão do Vale do São Francisco contratou o técnico português, José Adelino Carneiro Girão de Noronha e Menezes, chamado carinhosamente de “seu” Cabral, para desenvolver a olivicultura.

Essa iniciativa não teve sucesso, uma vez que as variedades trabalhadas não se adequavam às nossas condições climáticas, destacando-se a latitude. Por outro lado, outra dificuldade também se apresentava – a quantidade de arame usado nas cercas era pouco e facilitava o acesso dos caprinos que devoraram boa parte dos experimentos.

Em andanças pelo vale do Salitre no município baiano de Juazeiro, aquele técnico português observou num quintal de uma residência, uma parreira, conduzida em uma latada. A partir dessa observação, “seu” Cabral trouxe alguns bacelos da região do Salitre, plantando- os na estação experimental da Comissão do Vale do São Francisco, na foz do rio Pontal no município de Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco. O cultivar foi identificado como a variedade Ferral, quase extinta atualmente.

Ainda nesse ano, o espanhol José Molina Menbrado, com incentivo da Comissão do Vale, implantou os três primeiros hectares de uva em escala comercial, no vale sanfranciscano. Vale salientar que por ter sido o pioneiro, o desafio foi grande, lutou contra tudo e contra todos, mas sua experiência de fruticultor na Espanha e sua determinação conduziram aquele empreendimento. A comercialização, no entanto, estava restrita ao estado de Pernambuco.

Por outro lado, o governador da época, o engenheiro Cid Sampaio, ao tomar conhecimento daquele empreendimento, entregou-lhe uma correspondência encaminhando-o ao Banco do Estado. Ao se dirigir àquele agente financeiro e expor suas pretensões, Molina foi, de inicio, desaconselhado, mas, ao mostrar a correspondência do governador, as coisas mudaram de figura. Havia ali uma visão de futuro do empreendedor da época, o Engenheiro, Governador Dr. Cid Sampaio. Esta foi a pedra de toque para o fortalecimento da atividade.

Portanto, devemos à Comissão do Vale do São Francisco, a “seu” Cabral, à visão empreendedora do governador Cid Leal Sampaio e ao espanhol Molina Membrado todo o avanço da viticultura no Nordeste brasileiro.

Diante do exposto, sugerimos à Prefeitura Municipal de Petrolina que institua, nas próximas Fenagris, para destacar os melhores produtores de uva, o Prêmio Molina Membrado, uma justa homenagem ao pioneiro da vinicultura de nossa região. 

Engº Agrº Malan Calazans - Consultor Sebrae-Ba

Foto Repordução da Internet
publicado em 19 de Julho / 2011 às 22:40

Univasf: Período de matrículas para veteranos vai de 22 a 27 de julho

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enviou email ao blog  informando que a matrícula para o semestre 2011.2 dos estudantes veteranos será realizada no período de 22 a 27 de julho. O processo pode ser feito somente pelo Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Sig@). A SRCA disponibilizou, em sua página eletrônica, o manual de matrícula e o calendário acadêmico.

Link: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|matricula-html

Raoni Santos Ascom Univasf
publicado em 19 de Julho / 2011 às 22:10

PROJETO DO JUÁ SHOPPING É APRESENTADO AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DA REGIÃO

Diretores da Conic Souza Filho, Construtora Campus 10, SACS Consult e o prefeito Isaac Carvalho estão apresentando neste momento no Armazém Café aos profissionais de comunicação da região as informações técnicas do primeiro shopping de Juazeiro, o “Juá Shopping”.

O lançamento do empreendimento ocorrerá quinta-feira (21), durante evento programado para o bairro Itaberaba com a colocação da pedra fundamental no canteiro de obras. Em instantes mais detalhes.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.