Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 24 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 20 de Julho / 2011 às 12:10

Tiffany do River Shopping é reinaugurada

A Tiffany do River Shopping conclui sua reforma de expansão e também amplia o mix de produtos para melhor atender aos seus clientes. A loja foi toda reformada dobrando o seu tamanho, passando de 32m² para 64m², proporcionando maior conforto aos consumidores. O espaço físico da loja agora está mais iluminado e com uma decoração tão aconchegante que não dá vontade de sair de lá. 

A unidade, que antes já contava com uma vasta gama de opções em bijuterias, aumenta agora o seu mix de produtos e passa a oferecer opções em bolsas, cintos, folheados e produtos para maquiagem.  O acervo da loja foi preparado por uma equipe que pesquisou tudo o que é tendência no mercado brasileiro e internacional para agradar o gosto dos mais exigentes.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 11:40

Bahia bate novo recorde na vacinação contra febre aftosa e Juazeiro é destaque na primeira etapa

Com 98,01% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) comemora, pela terceira vez consecutiva, mais um recorde de imunização das 10.791.221 cabeças existentes no Estado. O último número registrado pela Agência, em novembro do ano passado, apontou índice de 97,93% do gado vacinado e declarado. Ambos os índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação.

Os destaques desta primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2011 são as Coordenadorias Regionais de Irecê (99,75%), Itaberaba (99,49%), Itapetinga (99,41%), Miguel Calmon (99,23%), Salvador (99,22%) e Jequié (99%). As coordenadorias de Paulo Afonso, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas alcançaram índices vacinais acima de 98%. Já as regionais de Feira de Santana, Guanambi, Juazeiro, e Vitória da Conquista registraram patamares superiores a 97%, seguidos pelas Coordenadorias Regionais de Santa Maria da Vitória (96,68%) e Ribeira do Pombal (95,34%). 

Na avaliação do Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Adab “traduzem a responsabilidade do criador e o compromisso do governo do Estado em desenvolver e fortalecer o patrimônio pecuário baiano, garantindo a sanidade do nosso rebanho e demais atividades agropecuárias”.

Ascom Seagri Foto Google
publicado em 20 de Julho / 2011 às 11:00

Conic Souza Filho lança em Juazeiro o Juá Shopping

Entrada

Em outubro de 2013 a cidade de Juazeiro, ganhará seu primeiro shopping center, o Juá Shopping. O empreendimento da construtora Conic Souza Filho, com participação da Construtora Campus 10, de Juazeiro, e da SACS Consult, uma das maiores especialistas em shopping center do Brasil,será lançado nesta quinta-feira (21), às 9h, com a colocação da pedra fundamental no canteiro de obras, no bairro de Itaberaba. 

A apresentação para os profissionais de imprensa da região aconteceu noite passada no Armazém Café, com a presença do prefeito Isaac carvalho, de secretários municipais e dos diretores das empresas envolvidas Leonardo Albuquerque (Gerente de Incorporação) e Fortunato Russo Neto (Gerente de Estudos e Projetos), ambos da Conic; Sérgio Manzalli (Consultoria em Shopping) da SACS Consult e Carlos Alberto da Campus 10. 

O investimento está avaliado em R$ 90 milhões e irá gerar 400 empregos diretos na construção e mais 2,1 mil no funcionamento do shopping, que proporcionará diversas opções de compras, entretenimento e lazer aos moradores da região. 

Entrada interna

O Juá Shopping terá três pavimentos, sendo o último reservado para um centro médico. A estrutura do empreendimento é composta por seis lojas âncoras, quatro semi âncoras e 194 satélites, incluindo praça de alimentação, jogos eletrônicos e cinco salas de cinema – sendo uma VIP e outra 3D. Também serão oferecidas 990 vagas de garagem aos consumidores. Já estão confirmadas as seguintes lojas: G. Barbosa (supermercado); Lojas Americanas, Magazine Luiza, Riachuelo e Marisa (varejo); Giraffas, Subway e Bob’s (fast food); Magic Games (diversão eletrônica). 

Sérgio Manzalli da SACS Consult se comprometeu publicamente que o estacionamento será gratuito e a meta é que o empreendimento alcance um milhão de consumidores das 14 cidades no entorno de Juazeiro. “Como se trata de um empreendimento financiado pelo Banco do Nordeste, não há como fugir do cronograma estabelecido”, frisou Manzalli que reiterou a inauguração para outubro de 2013. 

O shopping é o segundo empreendimento da Conic em Juazeiro. Atualmente, está em construção o Condomínio Clube Primavera, um residencial com 160 unidades, em frente ao Campus da Univasf. 

O prefeito Isaac Carvalho se comprometeu em resolver a pendência do Plano Diretor Urbano que está sub judice e assim viabilizar a estrutura urbana e viária que facilitará a condição de acesso ao novo empreendimento. 

Sérgio Manzalli ainda explicou que o empreendimento por ser da iniciativa privada e financiado, independe da condição política. “Não temos envolvimento com a política, independente de quem seja o prefeito em 2013, a obra continua”.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 10:00

APÓS COMPLICAÇÕES MORRE EM FEIRA DE SANTANA VICE-PREFEITO DE UAUÁ

Faleceu na manhã desta quarta-feira (20), em Feira de Santana, o vice-prefeito de Uauá, Periclés Cardoso (Pepé), 43 anos, após complicações no pós-operatório. Ontem Pepé teve uma pequena melhora, mais o quadro clinico não se estabilizou e complicou durante a madrugada de hoje.

Segundo informações, Pepé começou a passar mal na noite de domingo (17), após ser avaliado por médicos no Hospital Municipal de Uauá e foi transferido para a cidade de Feira de Santana, onde foi constatada a necessidade de uma operação para retirada de um anel colocado há alguns anos para redução do estomago. A noticia do falecimento foi confirmada por parentes e amigos do vice-prefeito, que lotam neste momento a sua residência em Uauá.

Periclés Cardoso de Oliveira

*Uauá 05 de Outubro de 1967

+ Feira de Santana 20 de Julho de 2011

Com informações do Umbuzada.com
publicado em 20 de Julho / 2011 às 08:40

Segunda etapa de reforma do Estádio Adauto Moraes inicia nesta quarta-feira (20)

Nesta quarta-feira (19), às 9h, uma solenidade simbólica marcará o início da segunda etapa de reforma do Estádio Adauto Moraes. No início do ano a praça esportiva ganhou nova proteção das arquibancadas, pintura, sinalização, melhorias nos banheiros e vestiários, além de novos reatores e refletores, que aumentaram a potência de 50 para 700 lux. A obra preencheu as exigências da Federação Baiana de Futebol (FBF) e tornou o estádio apto a receber novamente competições oficiais de grande porte.

Neste segundo momento será realizada a remoção total do gramado para colocação de um novo de alta qualidade, ampliada a arquibancada e feitas melhorias na estrutura de apoio. O evento que marcará o início das obras contará com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, comitiva de governo, representantes esportivos e toda comunidade, que está convidada a participar. (Ascom PMJ)
publicado em 20 de Julho / 2011 às 08:10

20 DE JULHO - DIA INTERNACIONAL DO AMIGO

O ser humano constrói sua vida pela capacidade que tem de fazer amigos. A sociedade foi organizada a partir do momento em que as pessoas descobriram que poderiam estar unidas, para superar dificuldades e lutar em melhores condições por um Mundo melhor. É justo afirmar que o Mundo melhorou quando o Homem descobriu que podia fazer amigos. 

E o que é um amigo de verdade? É um incondicional. É alguém que você sabe que vai saber partilhar, compartilhar, corrigir, advertir, somar. O amigo se revela, se aproxima da sua alma, em todas as horas. Mas essa presença é ainda mais reveladora nas horas trágicas, dramáticas, amargas.....quando você sente que o chão está desabando sob os seus pés. 

Não existe amigo falso...esse nunca foi amigo.

Não existe amigo distante....as pessoas que você ama moram no seu coração. 

Não existe amigo ruim.....péssimo é não construir amizade sincera. 

Um amigo nunca morre....pois só é verdadeiramente nosso o que perdemos, o que já tivemos,......como escreveu o genial argentino Jorge Luis Borges.

Borges dedicou uma de suas fantásticas obras, o livro O FAZEDOR, a Leopoldo Lugones, um escritor que ele admirava e de quem gostaria de ser amigo. 

Borges descreve, emocionado, o momento em que ele entrega o livro a Lugones e este o recebe com um gesto de satisfação. Em seguida, Borges revela que esta cena jamais poderia ter acontecido, pois Lugones havia se matado anos antes......e Borges finaliza, “foi minha nostalgia que armou esta cena impossível....mas em breve eu também morrerei e nossos tempos se confundirão e, de algum modo, será justo afirmar que eu lhe entreguei este livro e que você o acolheu”...

Fernando Veloso, Jornalista

publicado em 20 de Julho / 2011 às 07:40

João Gilberto deve comemorar 80 anos, na Bahia, com show em Salvador

O produtor musical Maurício Pessoa,  baiano, de Santo Amaro, deverá organizar uma turnê de João Gilberto, em comemoração aos seus 80 anos. Matéria publicada no caderno 2 do jornal ATARDE, segunda feira, 18/7, informa que “A bola da vez é a turnê de 80 anos de João Gilberto, trabalho que surgiu graças a iniciativa de Maurício de perguntar como o cantor gostaria de comemorar a data.”

Segundo a matéria os “Shows estão confirmados em seis cidades brasileiras: Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.” Maurício Pessoa confirma na matéria que “João Gilberto é quem vai decidir por onde vai começar”, e pelo visto, Juazeiro, terra natal do cantor não receberá o show, que chegou a ser anunciado durante as comemorações da data na sua terra natal.

Quem admira e cultua o papa da Bossa Nova certamente irá com muito gosto a Salvador, quem não gosta, terá mais um motivo para manifestar sua revolta com a ausência do filho ilustre.

publicado em 20 de Julho / 2011 às 06:30

Inscrições abertas para a capacitação Comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido

 

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) promove o III Encontro de Capacitação, com o tema: Comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido de 22 a 24. O evento é realizado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia e é uma das ações do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão, coordenado pela professora Fabíola Moura. A participação no curso é pré-requisito obrigatório para ser integrante da equipe de produção e reportagem do Programa Coisas do Sertão, exibido na WebTV. UNEB - Núcleo Juazeiro.

As inscrições devem ser feitas do dia 13 a 20 de julho de 2011, no Centro Acadêmico de Comunicação Social (C.A.), localizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), campus III, Uneb. O evento será realizado no Centro de treinamento do IRPAA. A inscrição, que custa R$ 7,00, assegura o direito a hospedagem, alimentação e material didático. São 25 vagas para os estudantes de Jornalismo. Os inscritos com frequência regular terão direito a certificado.

Durante a programação vão ser realizadas atividades como: visita as áreas demonstrativas do IRPAA e serão debatidos temas como: Análise da Mídia sobre o Semiárido, Caracterização do Semiárido (origem, Geografia Política, clima), além de oficinas de produção de conteúdo. O ônibus da Uneb conduzirá os participantes até o IRPAA no dia 22.07, às 16:30hs.  A volta será no dia 24.07 às 16:00hs. Para mais informações, entrar em contato com Raimundo Fábio, responsável pela equipe de comunicação do IRPAA através do e-mail: fabio@irpaa.org ou com o C.A. de Comunicação Social: cacosuneb@gmail.com.  (Centro Acadêmico de Comunicação Social- Habilitado em Jornalismo em Multimeios)

publicado em 20 de Julho / 2011 às 06:00

COMPESA CONTESTA INDICAÇÃO DA ARMUP PARA SUSPENSÃO DO CONTRATO EM PETROLINA

A Compesa entregou ontem (19), oficialmente, ao prefeito de Petrolina Júlio Lóssio um documento mostrando o equívoco que a Armup- Agência Reguladora do Município de Petrolina- está cometendo ao sugerir à Prefeitura a suspensão da concessão dos serviços de abastecimento d´água e esgoto fornecidos pela Compesa. No documento, a Companhia prova que em menos de oito anos terá investido um montante superior ao que estava previsto em todo o Plano de Metas para o período da concessão. Em fevereiro deste ano, a Companhia anunciou um investimento de R$ 120 milhões até 2014 para serviços de água e esgoto, além dos R$ 30 milhões já investidos até 2010. Com todos esses investimentos, Petrolina será a primeira cidade 100% saneada de Pernambuco.

Além disso, a Compesa argumenta que as obras não concluídas pela Prefeitura prejudicam a situação do esgotamento sanitário da Cidade. “Em muitas localidades como São Gonçalo, Fernando Idalino, Henrique Leite, Mandacaru, Santa Luzia, entre outras, assumiremos as obras de saneamento, que deveriam ter sido concluídas pela Prefeitura. A Compesa assinou o convênio que garante os recursos no mês passado com a Codevasf- Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Com isso, a Compesa vai assumir, de fato, a operação de todo o esgoto do município, exceto no Dom Avelar e Antônio Cassimiro, que ainda estão sob a responsabilidade da Prefeitura”, explica o presidente da Companhia Roberto Tavares.

Outro ponto relevante do documento entregue hoje trata da questão de que a Agência Reguladora não está em sintonia com o acordo firmado entre a Compesa e a Prefeitura no intuito aperfeiçoar o Plano de Metas, inclusive com a criação de um grupo de trabalho específico para tratar do assunto. A Compesa continua operando normalmente em Petrolina. Todos os investimentos estão mantidos e só serão suspensos se a Prefeitura entender que deve dar continuidade ao processo sugerido pela Armup, atitude que a Compesa considera equivocada e inusitada no Brasil.

Luciana Passos Ascom Compesa/Petrolina

publicado em 19 de Julho / 2011 às 23:20

INÍCIO DA VITICULTURA NO SÃO FRANCISCO

Os trabalhos com irrigação foram iniciados em áreas governamentais em 1940, com implantações de ensaios e áreas de observações, na região de Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, no campo experimental, instalado na foz do rio Pontal, pela Comissão do Vale do São Francisco.

Esse campo foi administrado por muito tempo, pelos engenheiros agrônomos, João Nely de Menezes Régis e o saudoso José Theodomiro Araújo.

Em 1958, a Comissão do Vale do São Francisco contratou o técnico português, José Adelino Carneiro Girão de Noronha e Menezes, chamado carinhosamente de “seu” Cabral, para desenvolver a olivicultura.

Essa iniciativa não teve sucesso, uma vez que as variedades trabalhadas não se adequavam às nossas condições climáticas, destacando-se a latitude. Por outro lado, outra dificuldade também se apresentava – a quantidade de arame usado nas cercas era pouco e facilitava o acesso dos caprinos que devoraram boa parte dos experimentos.

Em andanças pelo vale do Salitre no município baiano de Juazeiro, aquele técnico português observou num quintal de uma residência, uma parreira, conduzida em uma latada. A partir dessa observação, “seu” Cabral trouxe alguns bacelos da região do Salitre, plantando- os na estação experimental da Comissão do Vale do São Francisco, na foz do rio Pontal no município de Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco. O cultivar foi identificado como a variedade Ferral, quase extinta atualmente.

Ainda nesse ano, o espanhol José Molina Menbrado, com incentivo da Comissão do Vale, implantou os três primeiros hectares de uva em escala comercial, no vale sanfranciscano. Vale salientar que por ter sido o pioneiro, o desafio foi grande, lutou contra tudo e contra todos, mas sua experiência de fruticultor na Espanha e sua determinação conduziram aquele empreendimento. A comercialização, no entanto, estava restrita ao estado de Pernambuco.

Por outro lado, o governador da época, o engenheiro Cid Sampaio, ao tomar conhecimento daquele empreendimento, entregou-lhe uma correspondência encaminhando-o ao Banco do Estado. Ao se dirigir àquele agente financeiro e expor suas pretensões, Molina foi, de inicio, desaconselhado, mas, ao mostrar a correspondência do governador, as coisas mudaram de figura. Havia ali uma visão de futuro do empreendedor da época, o Engenheiro, Governador Dr. Cid Sampaio. Esta foi a pedra de toque para o fortalecimento da atividade.

Portanto, devemos à Comissão do Vale do São Francisco, a “seu” Cabral, à visão empreendedora do governador Cid Leal Sampaio e ao espanhol Molina Membrado todo o avanço da viticultura no Nordeste brasileiro.

Diante do exposto, sugerimos à Prefeitura Municipal de Petrolina que institua, nas próximas Fenagris, para destacar os melhores produtores de uva, o Prêmio Molina Membrado, uma justa homenagem ao pioneiro da vinicultura de nossa região. 

Engº Agrº Malan Calazans - Consultor Sebrae-Ba

Foto Repordução da Internet
publicado em 19 de Julho / 2011 às 22:40

Univasf: Período de matrículas para veteranos vai de 22 a 27 de julho

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enviou email ao blog  informando que a matrícula para o semestre 2011.2 dos estudantes veteranos será realizada no período de 22 a 27 de julho. O processo pode ser feito somente pelo Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Sig@). A SRCA disponibilizou, em sua página eletrônica, o manual de matrícula e o calendário acadêmico.

Link: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|matricula-html

Raoni Santos Ascom Univasf
publicado em 19 de Julho / 2011 às 22:10

PROJETO DO JUÁ SHOPPING É APRESENTADO AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DA REGIÃO

Diretores da Conic Souza Filho, Construtora Campus 10, SACS Consult e o prefeito Isaac Carvalho estão apresentando neste momento no Armazém Café aos profissionais de comunicação da região as informações técnicas do primeiro shopping de Juazeiro, o “Juá Shopping”.

O lançamento do empreendimento ocorrerá quinta-feira (21), durante evento programado para o bairro Itaberaba com a colocação da pedra fundamental no canteiro de obras. Em instantes mais detalhes.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 21:40

Conselho Municipal de Assistência Social de Petrolina define critérios para seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida

Em reunião extraordinária, realizada ontem (18), o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS aprovou os critérios para seleção das famílias que serão beneficiadas na próxima etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina. A pauta, proposta pela Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, é uma maneira de dar mais transparência ao processo de identificação das famílias que irão ocupar as 992 casas dos condomínios Vila Verde e Vila Real. 

Além da presença da presidente do Conselho, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, a reunião ainda contou com a presença dos conselheiros, que aprovaram os critérios, do Superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, e da sua equipe. De acordo com Tereza Virgínia, o CMAS propõe, planeja, fiscaliza e acompanha as ações executadas pela gestão municipal, especialmente no que diz respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A participação do Conselho no processo de seleção das famílias beneficiadas no Programa Minha Casa, Minha Vida é muito importante para garantir que os contemplados sejam as pessoas que realmente necessitam”, afirmou a Secretária. 

Respeitando as características de um condomínio fechado, segundo as quais os moradores, além de pagar pela sua casa, ainda contribuem com uma taxa para manutenção de toda a área do conjunto residencial, o Conselho aprovou com unanimidade os seguintes critérios: os contemplados nessa etapa do programa precisam ter renda comprovada a partir um salário mínimo até R$ 1.395,00 e ter no máximo quatro membros na família.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 19 de Julho / 2011 às 18:00

Forró Pega Leve já se prepara para o verão

A banda Pega Leve mostra que já se foi o tempo que grupo de forró só se apresenta no mês junino. Elisson Castro e companhia lançaram nesta semana o novo CD “Ao vivo de Verão”. O trabalho ao vivo traz muitos sucessos do grupo, tais como “Menina do Céu”, “Quero beijar na boca”, “Sentimento Acabado”, “Declaração”, entre outras, além de arranjos maravilhosos em músicas que fazem a história da cultura nordestina, e hits do momento repaginados em uma versão própria.

A banda foi sensação por onde passou na temporada junina, viajando por vários estados do Nordeste e agora lança essa novidade para o segundo semestre “Nos dedicamos muito na criação desse projeto que vem com uma linguagem jovem e moderna” diz Elisson, vocalista da banda.

O som do Pega Leve é inquestionável pela sua qualidade e identidade própria, então não perca tempo e baixe logo o novo Cd. Clique aqui

Assessoria Forró Pega Leve
publicado em 19 de Julho / 2011 às 17:30

Hospital Regional de Juazeiro comemora dois anos de conquistas para a região

Inaugurado no dia 15 de julho de 2009 pelo Governo do Estado da Bahia, o Hospital Regional de Juazeiro, gestão IMIP, acaba de completar dois anos de funcionamento, numa história de grande importância e muitos serviços prestados à cidade e região. Referência em atendimentos de urgência e emergência clínicas e tendo como grande referência as cirurgias eletivas, o HRJ já realizou mais de 950 mil procedimentos desde a sua inauguração. 

Importante por prestar um serviço humanizado e integrado ao ensino e à pesquisa, ao longo desses dois anos o HRJ vem contribuindo com grandes avanços para o sistema de saúde regional, ampliando a oferta de serviços oferecida à população e realizando procedimentos que antes só eram encontrados nos grandes centros. “Nesses dois anos, o hospital começou com um perfil e foi ampliando seus serviços. A população passou a deslocar-se menos para outras localidades, porque já encontra aqui a resolução do seu problema. O Hospital Regional de Juazeiro foi uma grande conquista para esta região”, comenta a Superintendente de Interiorização do IMIP, Ana Maria Albuquerque. 

As conquistas

Além de adotar o Acolhimento por Classificação de Risco, priorizando o atendimento a pacientes em estados mais graves, a unidade de saúde passou a disponibilizar muitos serviços até então inéditos na região de Juazeiro, a exemplo da implantação do Centro de Oncologia, do leito de queimados com cirurgião plástico e da enfermaria exclusiva para tratamento vascular clínico e cirúrgico. “Também passamos a realizar a videolaparoscopia (cirurgia por vídeo) e as cirurgias de cabeça e pescoço. A realização de cirurgias passou a ser nosso maior foco aqui no hospital, contribuindo para zerar as filas de espera na região”, comenta a superintendente do HRJ, Graça Carvalho. 

A comemoração

Para celebrar seus dois anos de funcionamento, o Hospital Regional de Juazeiro realizou na última semana diversas atividades que integraram funcionários e a comunidade. Além da edição do segundo “HRJ na praça”, que prestou serviços de saúde a mais 200 pessoas na Praça da Misericórdia, foram realizados cafés da manhã para funcionários e pacientes que, acompanhados pela banda da polícia militar, cantaram juntos o parabéns para a unidade de saúde. 

As festividades foram encerradas com a celebração de uma Missa de Ação de Graças, realizada no próprio HRJ. “Essa comemoração foi muito bacana. Eu comentei com as técnicas que queria ir à missa e elas me ajudaram. Eu estava mesmo precisando de algo assim. Estava há dias isolado e participar dessa comemoração envolvendo pacientes, funcionários e a comunidade serviu para fazer eu me sentir mais animado“, declara Tomaz Borges Souza, internado há duas semanas na ala dos queimados do HRJ.

Ascom HRJ
publicado em 19 de Julho / 2011 às 16:10

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA CORRIDA DO FOGO

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realiza no dia 30 de julho, em Juazeiro, a 12ª edição da Corrida do Fogo. O evento tem como objetivo promover a prática do atletismo na região Norte Baiana, integrando os participantes dentro de um propósito sócio-esportivo, bem como divulgar a Instituição Bombeiro Militar no cenário esportivo da Bahia. Na programação haverá, ainda, uma prova infantil denominada de Corrida do Foguinho, destinada ao público infantil. O evento é uma promoção do 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (9º GBM), organização da empresa Santana Assessoria Esportiva e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro da Bahia, 3º Batalhão da Policia Militar da Bahia, Policia Rodoviária Federal, 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, imprensa do região, entre outros. 

INSCRIÇÕES 

As inscrições poderão ser feitas no período de 19 a 29 de julho, das 13 às 19h, no Shopping Águas Center (Praça de Alimentação) e no 9º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Haverá um limite de 200 inscrições. O valor da inscrição será de R$ 10,00 (dez reais) mais a doação de 01 Kg de alimento não perecível, que serão distribuídos com instituições filantrópicas. O atleta inscrito terá direito a um kit composto com camisa, número e senhas e todos que concluírem a corrida receberão medalha de participação e lanche.

A 12º Corrida do Fogo terá um percurso de 5 km, com concentração às 15:00 horas e largada às 16:00 horas, na Orla Fluvial de Juazeiro percorrendo a avenida Santos Dumont, Contorno da São Luis, BR 407, contorno do Lomanto, avenida Adolfo Viana, avenida Carmélia Dutra, com chegada na Orla Fluvial. O percurso da Corrida Infantil será de 01 km, com largada na Praça do bairro Angary e chegada na Orla Fluvial de Juazeiro. Mais informações pelos fones: (74) 8824 4135 (Santana) / (74) 3612 5093 (9ª GBM).

Por: José Carlos Santana (Assessoria)
publicado em 19 de Julho / 2011 às 14:40

INVASÃO DA SEDE, DESAPARECIMENTO DO LIVRO DE ATA, QUEIXA NA POLÍCIA E PEDIDO DE IMPUNGAÇÃO ESQUENTAM ELEIÇÃO DO SINSERP

A tranqüilidade na eleição do Sinserp (Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Juazeiro) durou até a proclamação do resultado com a vitória da chapa pela representante do Ministério do Trabalho, Edésia Barros.

Na manhã desta terça-feira (19), a ex-presidenta Marasélia César compareceu à Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos no Complexo Policial para prestar queixa de invasão à sede do sindicato, troca da fechadura da porta central da entidade e desaparecimento do livro de atas que registrou o resultado do pleito. “Repudiamos esse tipo de atitude de uma gestão que já começa mal. Nós merecemos respeito, afinal também somos servidores públicos e a transição como em qualquer processo eleitoral deveria ocorrer normalmente, naturalmente e não com este atropelo. Como reza o estatuto a posse deveria ocorrer no próximo dia 28, e não após a apuração como se registrou”, declarou ao blog Marasélia César.

O advogado da chapa 02, Pedro Cordeiro negou a invasão da sede, argumentando que a troca do miolo da fechadura se deu como medida de segurança, e o livro de ata foi levado para ser xerocopiado e autenticada a ata, sendo logo em seguida devolvido à funcionária do Sinserp.

A outra informação na manhã desta terça-feira é que a chapa 03, encabeçada por Reginaldo Marçal entrou com pedido de impugnação da eleição por entender que o processo não alcançou quórum (50% mais 1) conforme estabelece o estatuto.

Juraci Brandão da chapa 01, terceiro colocado na eleição informou que os três candidatos concordaram que o resultado seria por maioria simples como também explicita o referido estatuto.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 14:00

Atividades serão reformuladas nos Centros Sociais Urbanos

O governo estadual vai reformular os serviços e estabelecer um novo modelo para os 31 Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU), da capital e interior, e para o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC). As ações sociais serão ampliadas nas unidades, com a inclusão de atividades referentes a programas como o Brasil sem Miséria, Pacto pela Vida, Bolsa Família, entre outros. Os centros também reforçarão os projetos nas áreas de esporte, atenção ao idoso e qualificação profissional, além de oferecer turmas do programa Todos pela Alfabetização (Topa). O objetivo é criar uma identidade única para os equipamentos.

Os coordenadores estiveram reunidos ontem (18), no CSU de Narandiba, em Salvador, para discutir, junto com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o novo modelo a ser implantado, incluindo as diretrizes de trabalho que devem ser adotadas pelos centros. O encontro contou com a presença do secretário Carlos Brasileiro. “Essa reunião foi um momento de diálogo. É nesta oportunidade, e em muitas outras que virão, que nós ouvimos as demandas de quem está na ponta, para que possamos chegar próximo de uma gestão com criatividade e sem qualquer engessamento”, afirmou Brasileiro.

A meta é reordenar e qualificar os serviços oferecidos por esses equipamentos, inclusive com a participação da outras secretariais estaduais, como Educação (SEC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “Quem ganha com essa requalificação dos Centros Sociais Urbanos é a sociedade, que terá maior acesso aos programas e mais qualidade no serviço. Serviço este que promove a integração social, a inclusão produtiva e a elevação da escolaridade”, destacou a superintendente de Assistência Social da Sedes, Angela Gonçalves.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 11:40

6ª edição do Festival Raiz & Remix recebe apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina

A 6ª edição do Festival Raiz & Remix, festival multicultural, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto deste ano no Parque Josepha Coelho, aberto ao público, recebe, mais uma vez, o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).

O Festival que abrange os segmentos de música (bandas de rock, alternativas ,djs, dentre outros), artesanato, artes visuais (fotografia), áudio-visual (curtas metragens) e cultura popular é organizado pela Associação Cultural Artística e Social Raízes, pelos produtores culturais Chico Egídio e Solange Soares. “Para nós, é fundamental a participação da Prefeitura Municipal de Petrolina, dando importante apoio à realização desse encontro das culturas na cidade com outras manifestações do Estado. Nós da Associação Raízes reconhecemos o quanto foi essa parceria foi necessária nessas últimas duas edições”, declarou Chico Egídio.

Espera-se para esta sexta edição do evento um público de 20 mil pessoas durante os dois dias. O Festival conta ainda com patrocinadores como o Sesc Petrolina e Sebrae Petrolina, além da Sedectur que este ano está realizando o maior investimento da Prefeitura dentre todas as edições já realizadas. “Apoiarmos a iniciativa da classe artística em eventos de grande relevância cultural no município é importante para o fortalecimento da cultural local e do intercâmbio entre os diversos segmentos artísticos”, afirmou a Diretora de Cultura, Roberta Duarte.

A programação é, em sua maioria, composta por grupos de Petrolina, mas haverá shows de bandas de outros lugares como Lia de Itamaracá, Banda Ciné, Devotos, Estrógeno (todos pernambucanos) e de Wander Wildner, do Rio Grande do Sul. Na programação local estão Maviael Melo, Flávio Baião, Andranjos, Rukha, Samba de Véio, Bazzara, Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae e Marcelo Phantera e os Bruxos da Noite. Para quem curte música eletrônica ainda conferirá os Djs Iury Panzarini e Mangue Boy e mais 10 djs convidados.

Jaquelyne Costa Secom PMP Foto: Arquivo Sedectur
publicado em 19 de Julho / 2011 às 11:00

TRANQUILIDADE MARCA ELEIÇÃO DO SINSERP

A eleição para escolha da nova diretoria do Sinterp – Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Juazeiro foi marcada pela tranqüilidade e respeito entre os concorrentes. Durante todo o processo que durou aproximadamente um mês não houve qualquer tipo de acusação entre as três chapas concorrentes e encabeçadas por Juraci Brandão (01), Cícero Sales (02) e Reginaldo Marçal (03).

Após a proclamação do resultado e confirmada a vitória de Cícero Sales, Juraci Brandão e Reginaldo Marçal parabenizaram o novo presidente da entidade sindical, sendo que o representante da Chapa 01 colocou-se à disposição para ajudar no resgate da credibilidade do Sinserp.

Visivelmente emocionado, Cícero Sales agradeceu a Deus, aos familiares e a todas as pessoas que colaboraram diretamente na vitória da Chapa 02. “Não queremos e nem vamos assumir o sindicato com o propósito de brigar com o governo ou com o prefeito. Não é esse o nosso objetivo. Pretendemos ter uma relação amigável, harmoniosa, mas ressalto que na defesa dos interesses dos trabalhadores de Juazeiro estamos dispostos a enfrentar qualquer um, inclusive, o governo”, declarou o novo presidente do Sinserp.

Já devidamente empossado no cargo de presidente, Cícero Sales e aliados saíram em carreata pelas ruas de Juazeiro.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 09:40

Evento Científico mais importante do país discute o Bioma Cerrado

Estivemos entre 10 a 15 de Julho em Goiânia, no campus da Universidade Federal de Goiás –UFG, participando da 63ª  Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC,   com o tema: Cerrado - Água, Alimento e Energia. Trata-se do mais importante fórum científico e de política tecnológica do Brasil. A SBPC tem oferecido ao Brasil notável contribuição ao pensamento e desenvolvimento das Ciências.

Estive na ocasião apresentando trabalho científico com a cultura da atemóia ( resultado de alguns anos de estudos) na sessão de pôsteres junto com o colega Roberto Castro pesquisador do IPA-PE. Contudo o aspecto que desejo assinalar, é  que, o que está  ocorrendo com o  bioma Caatinga em matéria de agressão, vem também ocorrendo com o bioma Cerrado, só para se ter uma idéia o Cerrado é um dos ‘hotspots’ para a conservação da biodiversidade mundial. Nos últimos 35 anos mais da metade dos seus 2 milhões de km2 originais foram cultivados com pastagens plantadas e culturas anuais.

As taxas de desmatamento no Cerrado têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação do bioma é muito inferior ao da Amazônia: apenas 2,2% da área do Cerrado se encontra legalmente protegida. A crescente agressão, decorrente do modo insustentável de produção agrícola, pode ser claramente aquilatada quando se trafega entre Luís Eduardo Magalhães e o distrito de Rosário ainda em Correntina município baiano, e constata-se como a monocultura tem destruído a estrutura dos solos tornando-os cada vez mais suscetíveis à erosão e aos processos de depauperamento de suas características físicas, químicas e biológicas, cortinas de poeiras podem ser vistas, comprovando o manejo inadequado dos solos da região. Soma-se a isto, à utilização maciça de agrotóxicos em áreas imensas cultivadas com algodão, milho e soja. Para se ter idéia de grandeza, viajamos mais de 200 km com os campos cultivados com algodão, soja e milho.

Não resta dúvidas sobre a grandeza e a importância que a agricultura brasileira atingiu, e mesmo à atividade desenvolvida na região que mencionei. É certo que os agricultores trabalham muito, mas o modelo convencional agrega externalidades negativas que serão colhidas num futuro muito próximo. Mas ao mesmo tempo em que estamos obtendo ganhos em produtividade física comercial, temos como desafio principal, o de compatibilizar à produção de alimentos e de produtos para exportação com sustentabilidade ambiental, ou seja, com a conservação dos recursos naturais: solo-água-ar-planta-animais.

Não há como postergar esta importante decisão, sob pena de o modelo em curso promover a produção com um custo ambiental sem precedentes para as futuras gerações que herdarão as conseqüências do que estamos fazendo. É possível e já dispomos de tecnologias de processos, suficientes para produzir alimentos sem agrotóxicos, contudo a lógica da complacência com seu uso não pode continuar perdurando. Fico a imaginar como o homem pode se permitir destruir sem critério o ambiente que levou bilhões de anos para ser construído pela natureza. O cerrado por exemplo, concentra um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais conhecidas.

Corpos hídricos inteiros estão ameaçados ou foram extintos para dar lugar a uma agricultura insustentável, predatória em muitos aspectos. Como cidadão e especialista em agricultura sustentável, assevero que a economia é um subsistema do ecossistema global, além deste fato insofismável, destaco que a economia é para servir as pessoas e não as pessoas servirem a economia- o desenvolvimento por sua vez diz respeito a gente e não a coisas (PIB-produto interno bruto ), crescimento econômico não é a mesma coisa que desenvolvimento, muito menos, o desenvolvimento sustentável. A continuar assim, estaremos fadados ao colapso com sério comprometimento dos fatores naturais que viabilizam a produção econômica - a natureza não é um compartimento industrial. Todas as tentativas de dominar a natureza resultaram em fragorosos fracassos para o homem.

Os casos se sucedem sem que o homem extraia exemplos e modifique sua relação de superioridade para com a natureza. Portanto, fóruns como esse, que realiza intensos debates, discutindo diversas questões como as mudanças climáticas, cujas conclusões muitas vezes se constituem em recomendações aos governos, são indispensáveis para a construção de políticas públicas em Ciência e Tecnologia que sejam sustentáveis. Trata-se do fórum científico mais democrático da comunidade de cientistas brasileiros, por esta razão estar lá e apresentar trabalho é uma oportunidade que consideramos um dever de qualquer pesquisador. Concluindo, creio no homem e em sua capacidade de reencontrar-se com sua origem, mas precisamos adotar medidas imediatas para garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas e industriais. 

Jairton Fraga Araujo

Prof.º Adjunto UNEB/DTCS

publicado em 19 de Julho / 2011 às 09:10

Plano Agrícola da Bahia: R$ 4,8 bilhões de investimentos e mais apoio à agricultura familiar

O apoio à agropecuária do estado, com o lançamento, esta semana, do Plano Agrícola e Pecuário da Bahia 2011/2012, e a recuperação de rodovias no interior baiano, são assuntos destacados pelo governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira. Ele ressalta também a visita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará à Bahia nesta quarta e quinta-feira, “cumprindo sempre o papel de um presidente que ficou no coração de todos nós”, e diz ser um orgulho recebê-lo novamente em Salvador.

O governador comenta sobre a sua preocupação em apoiar o desenvolvimento da agricultura e pecuária baianas e afirma que esta será a terceira vez que o Governo do Estado fará o lançamento de um Plano Safra, com recursos da ordem de R$ 4,8 bilhões, com verba também do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, o que representa 14,7% em relação à safra passada.

Agricultura familiar - Do total de recursos, ainda segundo o governador, R$ 3,3 bilhões serão destinados à agricultura empresarial e a médios produtores, com aumento de 4%, e R$ 1,5 bilhão para a agricultura familiar, 50% a mais, em relação ao ano anterior. Wagner chama a atenção para a preocupação cada vez maior do governo estadual em apoiar a agricultura familiar, lembrando que a Bahia é o estado com o maior número de famílias vivendo desse tipo de produção.

Ainda em torno da agricultura familiar, ele cita vários outros programas de incentivo ao segmento, a exemplo do Pronaf, do Crédito Assistido e aquisição, com o apoio da Conab, de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Também destaca o juro zero para a compra de tratores, distribuição de sementes a agricultores, de alevinos para quem faz criatório de peixes e, entre outros, cita o Garantia Safra, que ajuda as famílias em caso de perda da plantação devido à estiagem.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 08:40

Iemanjá conquista Copa do Tomate 2011em Lagoa Grande

Torcedores do Iemanjá comemoraram com intensidade, a conquista da Copa do Tomate 2011, partida ocorrida no último sábado (16) no campo principal do distrito de Açude Saco, interior de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco. Num jogo bem disputado, o campeão venceu a equipe de Açude Saco por 2 x 0. A decisão foi parte da programação oficial da 16ª Festa do Tomate e atraiu um grande público amante do futebol. O terceiro lugar da copa ficou com o Esporte Domus que ganhou de Lagoa do Barro por 3x2. A Copa do Tomate é um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do interior do Estado. A edição deste ano foi organizada pela Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete). 

De acordo com o secretário da pasta, Vanelson Santana Gomes, o objetivo da atual gestão municipal é realizar atividades que possam contribuir para o bem está das pessoas e com o desenvolvimento humano. Já o desportista Valdir Gomes de Lima destacou que a competição foi uma das mais organizadas de toda a historia do futebol lagoagrandense. “Organização, transparência e participação popular, é assim que qualifico a competição nesta edição de 2011. Nós desportistas lagoagrandenses somos gratos às equipes envolvidas assim como a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte que se disponibilizou em organizar o campeonato contribuindo também com a divulgação”, comemorou Valdir.

SEDETE-ASS. DE IMPRENSA FOTOS ISAEL DIAS-DIVULGAÇÃO
publicado em 19 de Julho / 2011 às 08:10

CONIC E CAMPUS 10 PROMOVEM LANÇAMENTO DO JUÁ SHOPPING QUINTA-FEIRA

A empresa Conic Souza Filho e a construtora Campus 10 lançam nesta quinta-feira (21), a pedra fundamental do shopping center de Juazeiro, já denominado Juá Shopping. Hoje (19), representantes das duas empresas concedem entrevista coletiva no Armazém Caffé, a partir das 20 horas.

O Juá Shopping ficará localizado nas proximidades do DISF e do Atacadão. O grupo Conic Souza Filho está investindo R$ 50 milhões na primeira etapa, mas estão previstas duas expansões futuras.

O objetivo é que o empreendimento atenda a mais de um milhão de pessoas em 14 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

publicado em 19 de Julho / 2011 às 07:00

Grupo Compare chega a Juazeiro da Bahia

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva recebeu ontem (18) em seu gabinete representantes do Grupo Compare, distribuidora pernambucana do ramo atacadista que vai se instalar no município a partir de agosto. Estiveram presentes os gerentes de marketing, Serafim Oliveira, e o gerente local, Jorge Adriani.  A potencialidade econômica do município e o modelo de atração de investimentos adotado pela Prefeitura de Juazeiro, através da APLADE, foram apresentadas pelo Secretário Carlos Neiva. Os executivos mostraram-se satisfeitos e demonstraram nas suas falas o bom momento que vive Juazeiro. “Outras grandes empresas estão vindo para Juazeiro e nós seguimos juntos nesse caminho do desenvolvimento que a cidade vem passando”, destacou Serafim Oliveira, gerente de marketing do grupo. 

O secretário Carlos Neiva ressalta que a chegada de empresas como G Barbosa que teve lançada a pedra fundamental no último sábado (16) para a construção do primeiro Hipermercado de Juazeiro, Casa Valduga, WallMart, EME Tecnologias, Bari Concessionária Fiat, Lojas Americanas, Ducoco, Cocana - Água de Coco, Casas Bahia e o Juá Shopping, que no próximo dia 21 de julho lançará sua pedra fundamental aqui em Juazeiro. É fruto de uma política de atração de investimentos que é uma prioridade do governo Isaac Carvalho. 

“O prefeito Isaac Carvalho nos deu essa missão e nós estamos trabalhando para cumprir as nossas metas. As empresas estão chegando à cidade por acreditarem no nosso projeto. Juazeiro vive no momento um ciclo virtuoso, onde uma série de empresas estão se instalando na cidade, gerando emprego e renda despertando a auto estima do juazeirense que em outros períodos observaram as empresas indo embora da cidade. Vamos manter esse trabalho e fazer com que outros grupos empresariais aportem no município”, declarou Carlos Neiva. O secretário ainda relembrou que por duas vezes no governo Isaac Carvalho Juazeiro foi a cidade do interior que gerou emprego.

Raphael Leal/Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.