Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 14 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 30 de Junho / 2011 às 09:35

João Gilberto tem 70 dias para deixar apartamento que aluga, diz jornal

João Gilberto tem 70 dias para deixar o apartamento no Leblon que aluga há mais de dez anos da condessa ítalo-brasileira Georgina Brandolini d’Adda. Segundo o colunista Bruno Astuto do jornal “O Dia”, o cantor e a filha do príncipe francês Jean-Louis Faucigny de Lucinge teriam chegado a um acordo nesta quarta-feira, 29, na 24ª Vara Cível do Fórum do Rio.

De acordo com a decisão judicial, João Gilberto terá que deixar o imóvel até o dia nove de setembro. Caso não cumpra a decisão, ele será penalizado com multa diária de mil reais até o despejo sumário.  As informações são do Ego.

Correio Foto: Fred Pontes/Divulgação
publicado em 30 de Junho / 2011 às 09:10

Seiasc realiza festa junina do PETI

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) organizou a festa junina do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com muitas brincadeiras, forró, concurso de dança e comidas típicas. 

Participaram crianças dos núcleos do PETI João Paulo II, Malhada da Areia, Quidé, Itaberaba e Salitre (Sabiá II e Horto), acompanhadas dos orientadores sociais do Programa. Em Juazeiro o PETI atende a 800 crianças dos 06 aos 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

Ascom Seiasc
publicado em 30 de Junho / 2011 às 08:40

Assembleia aprova incorporação de gratificação dos professores

A Assembleia Legislativa aprovou ontem (29), por acordo, a incorporação da gratificação CET aos salários dos professores universitários da Bahia. Com isso, os docentes terão um reajuste, até 2014, que pode chegar a 18%. O projeto, de autoria do Executivo, foi relatado pelo deputado Bruno Reis (PRP). “A incorporação foi negociada pelas entidades que representam os professores com os parlamentares e o governo”, informou Reis, que integra o bloco da oposição. O deputado disse que vai continuar cobrando do governo do estado mais investimentos nas universidades. “Ao lado dos docentes e dos estudantes, vamos continuar lutando para tentar tirar as instituições de ensino superior na Bahia do decreto de contingenciamento baixado pelo governo no início do ano”.

publicado em 30 de Junho / 2011 às 08:10

Hospital Regional de Juazeiro registra três casos de queimados por fogos em junho

O forró, as comidas típicas e as quadrilhas, fazem parte das tradições juninas. As fogueiras e os fogos de artifícios também integram a programação. Por este motivo, há uma tendência no aumento dos casos de queimaduras. Contrariando a maioria das estatísticas do período, este ano o Hospital Regional de Juazeiro – HRJ, referência no tratamento de queimados no Norte da Bahia, registrou até esta quarta-feira (29), apenas três casos de queimaduras motivadas pela utilização de fogos e um atendimento por queimadura provocada em acidente com fogueira.

Dos quatro pacientes atendidos, apenas dois precisaram de internação. As queimaduras foram de 1º e 2º graus. “A maioria dos atendimentos nesse período não teve relação com os festejos juninos, mas com acidentes domésticos”, informou a gerente da Unidade de Queimados do HRJ, a enfermeira Lúcia Leal. O HRJ integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

Ascom HRJ
publicado em 29 de Junho / 2011 às 22:40

Forró Pega Leve em alta nesse são joão

A banda Forró Pega Leve está mais bombada do que nunca. É que suas recentes apresentações nas festas de São João, principalmente o de Petrolina mostrou que ela está com tudo e dando o que falar. O grupo também mostrou que santo de casa faz milagre sim, embalando o público até amanhacer o dia com todos os seus sucessos interpretados por Elisson Castro e Glaucia Lessa.

Os comentários positivos vieram através das redes sociais. “ É muito bacana cantar na nossa terra e receber esse carinho, o resultado de tanto tempo de trabalho não poderia ser melhor” disse Elisson.

 

  • A banda que vem emplacando um hit atrás do outro e mostrou sua força na sua terra natal, prova disso é a temporada de shows juninos que começou em maio só vai dar trégua no final do mês de julho, passando por várias cidades do Nordeste. 

    Agora é só ficar ligado que virão muitas surpresas para os fãs, já que a banda está completando 10 anos  de carreira. É só aguardar.

  • Assessoria Forró Pega Leve
    publicado em 29 de Junho / 2011 às 22:10

    Artesãos de Petrolina participam da XI FENEARTE

    Trinta artesãos de Petrolina participarão da XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina, entre os dias 01 a 10 de julho, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. Desde a primeira edição do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina apoia a participação de artesãos da cidade que, neste ano, adquiriu cinco estandes para os artesãos representarem bem o município.
     
    Petrolina é o município que mais apóia a participação de artesãos na Fenearte e, desde janeiro, articula a ida dos seus artífices, realizando reuniões. Os artesãos ficarão na Ala dos Mestres como convidados do Governo do Estado, são eles: Ângela, Da Cruz e José Vicente, marido de Ana das Carrancas, representando o Centro de Artes Ana das Carrancas; Roque Santeiro e Pintor (Joseilson dos Santos), artesãos da Oficina do Artesão Mestre Quincas. A Prefeitura também apoia a participação de artesãos da Associação dos Artífices de Petrolina (Assape), com artesanato em madeira, em tecido (colchas, almofadas), roupa, acessórios, artigos de decoração em geral, além da Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco (Artevale), com o segmento de fibra e palha de bananeira.

    Secom PMP
    publicado em 29 de Junho / 2011 às 16:40

    Univasf: Núcleo Temático promove mostra de trabalhos nesta quarta-feira (29)

    Nesta quarta-feira (29), o colegiado do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove uma mostra dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2011 pelo núcleo temático “Recuperação de Áreas Degradadas”, que contou ainda com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia Civil. Os resultados vão ser apresentados por meio de vídeos, palestras e atividades práticas. O evento, aberto ao público, acontece na sala 21 do Campus Juazeiro da Univasf, às 18h.

    Nas comunidades atendidas, a equipe realizou o diagnóstico da situação do lixão de Juazeiro trabalhando junto aos catadores de lixo, procurando também saber as perspectivas e a percepção destas pessoas em relação ao ambiente onde vivem. Foram realizadas ainda a reciclagem de resíduos sólidos de áreas que sofreram queimadas de vegetação, além de ações nas áreas de saneamento ambiental e microbiologia do solo.

    Serão expostos os seguintes trabalhos: “Diagnóstico Ambiental dos Bairros Angari e Pedra do Lorde e na Área do Lixão da Sede do Município de Juazeiro/BA”, orientado pela professora Miriam Amorim; “Reciclagem e Energia Solar - O Lixo nosso de cada dia”, orientado pelo professor Paulo Carvalho; “Destinação final dos resíduos sólidos no pólo Juazeiro-Petrolina”, orientado pelas professoras Sylvia Paes e Aline Remígio; “Potencial de Adubação Orgânica no Município de Juazeiro– BA e Petrolina-PE”, orientado pelo professor Marlon Garrido; “Ocorrência de microrganismos de interesse agrícola em área de revegetação de caatinga pós-queima”, orientado pela professora Vanessa Polon, e “Avaliação dos projetos de recuperação das matas ciliares no Submédio São Francisco”, orientado pelo docente Antônio Filho.

    Raoni Santos Ascom Univasf
    publicado em 29 de Junho / 2011 às 15:10

    A mistura de ritmos marcou a sétima noite do São João em Petrolina

    O São João do Vale completou sete dias de pura animação com a noite mais diversificada dos festejos juninos. Na véspera de São Pedro, o arrasta-pé ficou por conta das bandas Saia de Renda, Leo & Leno e Forró Três Desejos, Capim Cubano, e dos cantores Targino Gondim e Tayrone Cigano, além da quadrilha Balão Dourado, do bairro Pedro Raimundo. Não faltou energia e o público mostrou que no São João tem espaço para todos os ritmos musicais. A noite foi aberta pela banda Saia de Renda, que colocou todo mundo para dançar ao som do seu forró estilizado. Em seguida, Targino Gondim abrilhantou ainda mais o espaço do Pátio de Eventos, carregando a sua sanfona e tocando canções conhecidas do grande público, como “Esperando na janela”, que o projetou em cenário nacional, e “Xote das meninas”, do rei do baião, Luiz Gonzaga. 

    “Há muito tempo eu não toco em Petrolina, então, estar aqui no São João, é uma grande satisfação. É muito importante para a cidade essa retomada do São João, porque a festa está crescendo a cada ano e o Brasil todo está de olho no São João do Nordeste. Petrolina está fazendo o seu papel”, salientou Targino, protagonista de um dos momentos mais importantes da noite. O artista foi homenageado por duas crianças assistidas pelo Programa Nova Semente, que o presentearam com um buquê de rosas, no momento em que Targino foi declarado embaixador do programa. 

    Mas, o destaque da noite foi mesmo a mistura de ritmos. Depois do forró, o palco de estrelas do São João ainda recebeu toda a irreverência e latinidade do grupo paraibano Capim Cubano e do seu já tradicional momento da tequila, que cumpriu o prometido e fez um show dançante e divertido. O encerramento do sétimo dia de São João ficou por conta do romantismo do cantor Tayrone Cigano. O entusiasmo do público que compareceu ao local em plena terça-feira estava visível. “A estrutura do São João está maravilhosa, essa está sendo a maior festa que eu já assisti em Petrolina. O prefeito está de parabéns, o nosso São João já está parecido com o de Caruaru e tenho certeza que no próximo ano será ainda melhor”, ressaltou a gestora escolar, Clarice de Souza Silva.

    Eneida Trindade Secom PMP Fotos: Gilson Pereira
    publicado em 29 de Junho / 2011 às 13:30

    CASA DO ARTESÃO E MUSICAL FELINOS FECHAM PARCERIA

    A Casa do Artesão José Ordélio de Souza,localizada na Avenida Raul Alves, bairro Santo Antônio, ao lado do Vaporzinho, em parceria com O Grupo Teatral Fato Consumado está com uma exposição e venda de produtos artísticos de felinos, nos dias da apresentação do Musical Felinos. Sob a direção de Marlus Daniel, o musical será apresentado dias 22, 23 , 24 e 29, 30 e 31 de julho, às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto.

    publicado em 29 de Junho / 2011 às 12:40

    CURAÇÁ: LANÇAMENTO DO LIVRO "TIRANO" E SHOW COM A BANDA BICHOS ESCROTOS

    A Banda Bichos Escrotos de Curaçá se apresentará no próximo dia 3/7 (domingo), a partir das 15 horas. Com quase 15 anos de existência, a Banda pretende fazer um show de rock misturado com música regionalista e poesia musicada, além de pitadas de reggae e rap. O repertório trará várias músicas que falam de Curaçá, sua história, sociedade e cultura.

    Na oportunidade, o guitarrista da Banda e escritor Maurízio Bim estará lançando seu 4º livro: "Tirano". O Livro é um romance com suspense que conta a história de como o Serrote do Tirano, monte que fica entre Curaçá e Juazeiro, recebeu este nome. O livro teve o patrocínio da Associação de Estudantes de Curaçá - ASSEC, SAAE de Curaçá, DM Contabilidade, R e M Publicidade e Informativo Leia. O Show tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curaçá e acontecerá na Praça José Félix Filho, Centro de Curaçá.

    publicado em 29 de Junho / 2011 às 11:40

    Petrolina convoca candidatos classificados como suplentes do Concurso para Agente Comunitário de Saúde

    A Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria Municipal de Saúde convoca a 2ª lista de candidatos classificados como suplentes do Concurso Público Municipal para provimento do cargo de Agente Comunitário de Saúde para realizarem a inscrição para participar do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, a etapa final do concurso. A Prefeitura esclarece que esta convocação não gera direito a nomeação e posse. De acordo com o Edital do Concurso, o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada tem caráter eliminatório e apenas os aprovados neste Curso serão nomeados.

    A relação dos convocados estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Petrolina www.petrolina.pe.gov.br e exposta na recepção da Secretaria Municipal de Saúde localizada na Rua Dr. Fernando Góes, nº 537, Centro. As inscrições para o Curso Introdutório serão realizadas no período compreendido entre o dia 01 á 07/07/2011, no horário de 7h ás 13h, na própria Secretaria de Saúde, onde o candidato deverá comparecer portando documento de identificação com foto, comprovante de residência em seu nome atualizado com prazo máximo de 30 dias. As inscrições são gratuitas.

    Taisa Alencar Secom PMP
    publicado em 29 de Junho / 2011 às 09:40

    CONVOCAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE TERMINA DIA 1º DE JULHO

    O prazo de encerramento para que os prefeitos baianos convoquem as Conferências Municipais de Juventude termina no dia 1º de julho. Após isso, a própria sociedade civil organizada poderá convocá-las de maneira autônoma, sem a necessidade burocrática da presença da figura do gestor público maior dos municípios: os prefeitos. Até agora, apenas 40 cidades baianas já convocaram as suas Conferências Municipais.

    Segundo Juremar Oliveira, presidente do CEJUVE (Conselho Estadual de Juventude), “O envolvimento das prefeituras e dos gestores municipais na realização das Conferências Municipais são passos importantes para fortalecer e assegurar políticas de juventude para o Estado da Bahia, servindo para tirar os jovens baianos da invisibilidade política e fortalecer a democracia brasileira.”

    As Conferências já formalmente convocadas foram nas cidades de Miguel Calmon; Una; Jacobina; Juazeiro; Cravolândia; Caravelas; Curaçá; Mucuri; Conceição do Coité; Jequié; Retirolândia; Barreiras; Pilão Arcado; Gavião; Lauro de Freitas; Campo Alegre de Lourdes; Itabuna, Umburanas; Mirangaba; Caém; Ourolândia; Capim Grosso; Saúde; Wanderley; Teixeira de Freitas; Santa Maria da Vitória; Antonio Cardoso; Senhor do Bonfim; Coração de Maria; Vitória da Conquista; Tanhaçu; Serrolândia; Camaçari; Capela do Alto Alegre, dentre outras.

    Esta etapa começou no dia 1º de junho e prosseguirá até o dia 31 de agosto deste ano. Elas servirão como prévias para as Conferências Territoriais da Bahia, que ocorrem no período de 16 de agosto a 02 de outubro, nos diferentes Territórios de Identidade do Estado. Ambas as etapas conduzirão à Conferência Estadual de Juventude da Bahia, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Salvador.

    publicado em 29 de Junho / 2011 às 06:30

    MOVIMENTO PRÓ-EMANCIPAÇÃO EM PE REAFIRMA BOA RECEPTIVIDADE EM BRASÍLIA

    Depois do deputado estadual Odacy Amorim, do PSB/PE, afirmar a boa receptividade que teve em Brasília durante o movimento em favor das novas emancipações no país, agora é a União Pernambucana em Defesa dos Novos Municípios (Upedemu) reafirmar essa posição. O presidente da Câmara Federal, Marco Maia, do PT, se comprometeu acelerar as propostas que se encontram na Casa referentes ao tema. “O deputado Odacy Amorim não exagerou ao divulgar que foi positivo o encontro com o deputado Marco Maia, na reunião ocorrida dia 16 de Junho na sala da presidência mediado pelo deputado estadual cearense, Domingos Neto (PSB). Maia fez um rápido comentário após ouvi as declarações dos parlamentares e solicitou aos lideres das bancadas que se organizassem, pois o mesmo estaria pronto para colocar o texto em pauta”, disse o representante de Izacolandia, distrito de Petrolina, no Upedemu, Júlio César.

    O texto que o presidente da Câmara se refere é a emenda 15/96 que determina uma lei complementar federal criando critérios objetivos para evitar a farra de criação de municípios e que aguarda ser votada na Câmara dos Deputados, mas permanece omissa, segundo a nota do movimento pernambucano. “A sociedade civil representada por lideres de estados e as assembleias legislativas através dos deputados estaduais foram solicitar do presidente da Câmara dos Deputados o apoio para convalidar a regulamentação do parágrafo 4º, artigo 18 da Constituição Federal, que devolve a matéria das emancipações aos estados. Encontramos um presidente aberto ao peito”, acrescentou Julio César.

    O deputado pernambucano e presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa, Odacy Amorim, argumentou também na audiência com Marco Maia sobre as últimas emancipações ocorridas, exemplificando a cidade de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, que é um polo de produção de Uva e Vinho no Nordeste. “Hoje Lagoa Grande é referência para o país, por isso vejo as emancipações como um desenvolvimento para a sociedade brasileira”, argumentou Odacy. “O movimento pernambucano reafirma o entendimento do deputado Odacy Amorim”, finaliza Julio César.

    Cinara Marques - Ass. de Imprensa dep Odacy Amorim - PSB/PE
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 21:40

    Petrolina: PREVFOGO divulga lista de aprovados para curso de formação de brigadista

    O PREVFOGO/IBAMA e a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA liberou, ontem (27), a lista dos classificados na primeira etapa do concurso para brigadistas de Petrolina. Foram convocados para a segunda fase da seleção 30 candidatos entre os inscritos para o cargo de brigadista (21), chefe de brigada e chefe de esquadrão (09). Os aspirantes já passaram por um teste de aptidão física e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas no período de 04 a 08 de julho no site da Prefeitura Municipal (www.petrolina.pe.gov.br). 

    Após o treinamento, que abordará técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais, serão escolhidos 12 brigadistas, 2 chefes de esquadrão e 1 chefe de brigada. A equipe atuará de agosto a dezembro de 2011, prevenindo e combatendo os incêndios florestais, através de ações de educação ambiental. 

    Em Petrolina, a formação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais acontece através de uma parceria entre o PREVFOGO e a AMMA. Para mais informações, basta entrar em contato com a Agência, na Avenida da Integração, S/N – Dom Malan, ou através dos telefones: (87) 3864-9019/3864-9020.

    Eneida Trindade Secom PMP Fotos: Minéia Góes
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 21:00

    Mais de 50 mil pessoas arrastaram o pé no São João de Sento-Sé

    Em quatro dias muito forró e arrasta pé, o São João de Sento-Sé, reuniu mais de 50 mil pessoas. Moradores locais e turistas da região e da capital lotaram o circuito do Arraiá do Velho Chico, montado no espaço aberto da área de lazer, às margens do Rio São Francisco. Atrações como Banda Calypso, Tropykália, Caboclos do Forró, Flávio Baião, Forró 03 Desejos, Raimundinho do Acordeon, Portal do Forró, Cesar Adriano, Forró Sou Mais Eu, Armandinho e os Rubis da Princesa e mais oito atrações locais fizeram a alegria dos forrozeiros dias 22, 23, 24 e 25/06.

    Fogueiras Juninas, concursos de Quadrilhas e da rua mais ornamentada, pau de cêbo, corrida de Jegue e até bolão de vaquejada foram alguns atrativos da festa. As barraquinhas com bebidas e comidas típicas garantiram os mais deliciosos pratos da culinária nordestina. Buchada, sarapatel, Cuscuz, bode assado, feijão tropeiro, peixe na brasa, canjica, arroz doce, pamonha, milho verde, amendoim, bolo de fubá, paçoca e tantos outros.

    Com um público médio diário de mais de 12 mil pessoas, o São João de Sento-Sé se consolida como uma das maiores festas culturais do vale do São Francisco. Realizado todos os anos com recursos próprios do município, a prefeitura pretende apresentar proposta para incluir a programação no guia turístico do estado e buscar parcerias financeiras com organismos patrocinadores da cultura e do turismo, como a Bahia Tursa, Petrobrás e outros.

    Dia 22, às 21:30 hs, o prefeito Ednaldo Barros, acompanhado do Deputado Estadual Adolfo Viana, vereadores e secretários municipais, declarou aberta a festa, e entregou a chave da cidade aos forrozeiros. O ritmo contagiante da Banda Calypso levou o público ao delírio. Por alguns minutos o show foi interrompido para milhares de fãs cantarem parabéns para a cantora Joelma, que completou 37 primaveras em Sento-Sé, em uma apresentação histórica.

    Ascom Pmssé/Gabriel Filliph Fotos: Tony Lopes
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 19:10

    EMISSORA DE REMANSO NEGA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA A RADIALISTA PUNIDO COM SUSPENSÃO

    A respeito da matéria postada no último dia 25, sobre o afastamento do radialista Abílio Diniz, que apresentava os programas Comunidades em Ação e Espaço Livre da Vaquejada, a diretoria da Rádio Zabelê FM enviou a seguinte nota de esclarecimento:

    A direção da Rádio Comunitária Zabelê FM vem a publico esclarecer boatos que estão sendo espalhados pela cidade e pela internet.

    Toda associação tem um estatuto e regimento interno que a rege e a rádio não é diferente.

    O programa Espaço Livre da Vaquejada foi suspenso, porque faz alguns meses que o locutor está infringindo alguns artigos deste regulamento, entre eles o de mudar o objetivo do programa sem autorização e mesmo tendo sido chamado a atenção por várias vezes continuou errando, inclusive já houve outros casos de suspensão anteriormente.

    Quanto às campanhas de pedido de ajuda na rádio, são feitas através de uma triagem de verificação da veracidade do caso para que não sejam feitas campanhas indevidas.

    O locutor em questão admitiu seu erro perante a diretoria e colegas de trabalho nesta segunda-feira (27) e o programa voltará ao ar no dia 02/07/2011, após o termino da suspensão.

    Também deixamos bem claro que não há nenhuma intervenção política dentro da rádio, ela é independente nas suas decisões. 

    ASSINAM 

    Marinalva Xavier de Souza – Presidente

    José Roberto Pereira de Freitas – Vice Presidente

    Juracy Rodrigues Passos – Diretor de Programação

    Alex Gonçalves Silva – Vice Diretor de Programação

    Alessandro Santos Paes Landin – Diretor Cultural e de Comunicação Social

    Bartirene de Araújo Sousa e Silva – 1ª Secretaria

    Moisés Alves de Souza – 1º Tesoureiro

    Christovam Lopes Regis Junior - 2º Tesoureiro

    Abilio Apolinário da Silva - Locutor

    publicado em 28 de Junho / 2011 às 18:40

    JUAZEIRO REALIZA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

    A festa do Sagrado Coração de Jesus na Catedral de Nossa Senhora das Grotas começa hoje (28) com o tríduo que se estende até quinta-feira (30). Nesta data, haverá também hora da graça e adoração ao santíssimo.

    Na sexta-feira, dia 01, está programada uma missa festiva, às 19 e 30, na catedral. A programação é uma organização do Apostolado da Oração da Diocese de Juazeiro.

    publicado em 28 de Junho / 2011 às 18:00

    SESSÃO ITINERANTE DE RIACHO SECO ENCERRA 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CAMARA DE CURAÇÁ

    Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no prédio do Mercado Municipal do distrito de Riacho Seco para assistir a mais uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Curaçá, realizada nesta segunda-feira, 27 de junho. 

    A sessão, que marcou o término do primeiro período legislativo de 2011, foi caracterizada por extensa pauta; diversas indicações, moções, requerimentos, e principalmente, pela votação do Projeto de Lei do Executivo Nº 003/2011, que solicitava acréscimo de 50% de crédito suplementar no Orçamento Financeiro de 2011, e o Projeto 002/2011 que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual. Com o parecer favorável das Comissões, o Projeto de Lei foi colocado em discussão, juntamente com as emendas modificativas subscritas pelos vereadores Flamber Feitosa, que reduz o percentual para 30%, e Theodomiro Mendes, que reduz para 15% o valor do crédito suplementar. Ao final da Sessão, foi aprovada a Emenda nº007/2011 que reduz a 15% o valor do crédito para o Executivo. 

    O Projeto 002/2011 também foi alterado, pela Comissão de Legislação, Constituição, Justiça e Redação Final no Art. 26, Inciso I, reduzindo o valor limite de abertura de créditos suplementares de 100%, disposto na Redação original, para 10%, com exceções de quando for usado para pessoal e seus encargos, pagamento da dívida municipal e contrapartida de convênios. Na platéia estavam ex-vereadores daquele distrito, representantes do Governo Municipal, além de várias representações de associações comunitárias e população geral.

    Elias Fonseca Martins Ascom CMC
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 17:30

    LIXO E FOSSA ESTOURADA DEIXAM MORADORA DO ALTO DA ALIANÇA INDIGNADA

    A comunitária Helena Souza resolveu protestar veementemente nesta terça-feira (28) com o que considera um verdadeiro descaso da administração municipal em relação ao bairro Alto da Aliança.

    “Eles mexeram aqui, gastei mais de R$ 150,00 para ajeitar a rede de saneamento da minha residência e até hoje não fizeram a ligação domiciliar. A fossa estourou e eu estou sem poder sair de casa, com medo das crianças caírem neste enorme buraco. É um descaso do governo que não olha para o Alto da Aliança”, declarou Helena.

    A comunitária informou também que na rua L, do Alto da Aliança, a coleta não passou esta semana e o lixo foi espalhado pelos animais pelas ruas deixando a comunidade ainda mais suja. “Todos os dias eu varro a rua por inteiro, mas agora em sinal de protesto, só vou fazer a limpeza, quando recolherem o lixo e ajeitarem o saneamento da minha casa”, prometeu.

    A Assessoria de Comunicação da Prefeitura enviou a seguinte nota sobre as alterações na coleta de lixo em alguns bairros de Juazeiro:

    A Secretaria de Serviços Públicos informa que a empresa Locar responsável pela coleta de lixo, alterou o horário da coleta noturna, em alguns bairros. As segundas-feiras a coleta será realizada a partir das 18h, pelo bairro São Geraldo, Morada do Rio, Cajueiro, Parte do Centro, Olaria, Alagadiço, Alto da Maravilha, Rodoviária e Batalhão. De terça a sexta-feira, a coleta nesses bairros começa a partir das 16h, e aos sábados a partir das 15h30. Nos outros bairros, o serviço permanece com o cronograma já estabelecido.

    publicado em 28 de Junho / 2011 às 16:40

    Filme Velho Samba da Ilha é recebido com festa popular no Sesc

    “Oh de casa, nobre gente, escutai o que eu direis, na partida do Oriente, a chegada dos três reis...” Estes são os versos da canção de abertura de uma das  mais representativas manifestações da cultura popular brasileira, a Festa de Reis, que modifica o cotidiano dos moradores da Ilha do Massangano – entre os municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA,a cada mês de janeiro. Estes mesmos versos também abrem o filme documentário “Velho Samba da Ilha”, que foi lançado na noite desta segunda-feira (27), na galeria Ana das Carrancas – Sesc Petrolina, em meio a uma verdadeira festa popular, com direito a exposição fotográfica, exibição de curtas e muita gente sambando.

    Logo na abertura dos trabalhos, o Samba de Véio da Ilha do Massangano mostrou a um público bastante participativo a música e a coreografia deste folguedo, que vem encantando platéias em todos lugares  por onde passa. Em seguida o diretor do filme, Chico Egídio falou um pouco do curta-metragem, com duração de 15 minutos, que conta a história do Samba de Veio e a manutenção da Festa de Reis, enquanto tradição secular de legitimação e perpetuação dos costumes populares no Vale do São Francisco. A Festa de Reis é um folguedo animado que, sai de casa em casa, ao compasso de uma permuta por demais interessante: muita música e dança em troca de bebida e da manutenção da tradição.

    Para o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra, o lançamento do curta “Velho Samba da Ilha” abre um novo horizonte para a divulgação e consolidação do trabalho realizado pelo Samba de Véio. “Temos pleno conhecimento da importância cultural deste grupo, e em cada realização nossa – seja em eventos, a exemplo do Aldeia do Velho Chico ou Vale Dançar, fazemos questão de incluir o Samba de Véio. Inclusive, o nosso diretor cultural , Jailson Lima está  preparando no momento um espetáculo  de dança, todo ele baseado na história dos ícones da Ilha do Massangano”.

    Durante o lançamento em Petrolina, a Associação Raízes, realizadora do evento, exibiu ainda  um “teaser” do novo trabalho de Chico Egídio intitulado Almas Alimentadas, curta que retrata o ritual religioso característico da Semana Santa às margens do rio São Francisco.O público presente tambémconferiu a exposição fotográfica Ilha do Massangano – Retratos da Vida no Sertão do Velho Chico, resultado do Projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que acontece mensalmente em Petrolina. O filme “Velho Samba da Ilha” foi lançado na livraria Cultura, em Recife-PE no último dia 20 de junho, onde foi bem recebido por um grande público e uma completa cobertura da imprensa da capital pernambucana.

    Clas Comunicação
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 15:10

    Bares do São João de Petrolina estavam cobrando por mesa na noite de ontem

    Além da belíssima apresentação da dupla Jorge & Mateus e da participação da menininha Vitória no show, outra surpresa tomou conta da noite de ontem do São João de Petrolina, que foi a cobrança por mesa nos bares do evento.

    O São João de Petrolina é uma festa popular e seria inadimissível a cobrança por parte dos donos de bares que arrendaram o espaço para vender bebidas e comidas durante o evento. O fato aconteceu com um membro de nosso blog, que indagou o dono do bar e o mesmo disse "tudo aqui tem regras e tem que ter padrão". Quando nosso colega não aceitou e ameaçou sair do bar, outra pessoa do mesmo bar o abordou e disse " Não vamos cobrar a mesa, mas a cerveja é R$ 4,50". disse. Detalhe, no mesmo estabelecimento, indo direto ao bar, a cerveja, que já é cara, seria R$ 4,00.

    O lado positivo desse episódio é que a organização do evento soube do acontecido e rapidamente avisou através do locutor oficial da festa que é terminantemente proibida a venda de mesas por parte dos donos de bares.

    Foto para ilustração: Portal Zap
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 14:40

    Show mais esperado do São João de Petrolina acontece e empolga público

     

    A noite de ontem do São João de Petrolina foi marcada pelo show de Jorge & Mateus. A dupla talvez fosse a atração mais esperada do arraiá do lado de lá da ponte. E fez jus a expectativa. A dupla encantou e cantou todos os seus grandes sucessos, a exemplo de "Noite e Dia" carro chefe dos dois.

     

    No meio do show uma surpresa, uma menininha de aproximadamente 9, 10 anos, subiu ao palco e cantou com os dois a música "Pássaro de Fogo" de Paula Fernandes. A garota levantou o público e arrancou elogios dos próprios cantores.

    Ontem também teve shows dos grupos Neto & Mundinho, Gaviões do Forró, Boi Na Faixa e Forró Pegado.

    Bruno Lopes - Fotos: Portal Zap (www.portalzap.com)
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 13:30

    Prorrogado o prazo para apresentar trabalhos no evento sobre mudanças climáticas e desertificação

    A Comissão Organizadora do “III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro: Experiências para Mitigação e Adaptação”, anunciou a prorrogação do prazo para a submissão de trabalhos científicos a serem apresentados durante o evento, para o dia 4 de julho de 2011. Segundo a engenheira agrônoma, Francislene Angelotti, pesquisadora da Embrapa, esta é a data limite e não será prorrogada.

    Há um cronograma de avaliações dos trabalhos que, se superar este prazo, poderá comprometer a análise de mérito técnico-científico de vários deles e inviabilizar a apresentação durante o evento. De acordo com a pesquisadora, os trabalhos, uma vez aceitos, serão publicados nos anais desse simpósio. Alguns, no entanto, poderão ser selecionados pela Comissão Científica, e os autores convidados a alterar o formato de resumo expandido para artigo, a fim de ser publicado em um número especial da revista Caatinga, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

    O III Simpósio tem como objetivo reunir pesquisadores, autoridades e profissionais da área para debaterem temas importantes relacionados a políticas públicas voltadas para reduzir a emissão de CO2, para ações de combate à desertificação e analisar as potencialidades do bioma caatinga frente às mudanças climáticas, dentre outros assuntos. O evento será realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011, em Juazeiro-BA, e deverá contar com a participação de especialistas na área, de nível nacional e internacional.

    Para Fran Angelotti, os três dias de palestras e debates serão marcados não apenas pelas discussões acerca dos cenários futuros com os impactos das mudanças do clima. "Neste III Simpósio vamos avançar para pensar de forma muito concreta em soluções sobre possíveis adaptações às mudanças climáticas, principalmente no que se refere à conservação dos recursos naturais, produtividade agrícola e qualidade de vida", garante a pesquisadora da Embrapa. As informações sobre os procedimentos necessários para efetivação das inscrições estão disponíveis na página eletrônica do evento: http://www.cpatsa.embrapa.br/smud/inscricao.php_

    Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semi-Árido
    publicado em 28 de Junho / 2011 às 10:30

    Trabalhadores da Embrapa aprovam greve por tempo indeterminado a partir desta terça (28/6)

    Os empregados da Embrapa retomam o movimento grevista a partir desta terça-feira, dia 28/06. Desta vez, por tempo indeterminado. Os trabalhadores da maior empresa de pesquisa agropecuária do país reivindicam a aprovação de cláusulas econômicas e sociais no Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2012 e que repercutem na eficiência institucional da Embrapa. Os dirigentes do sindicato da categoria, Sinpaf, lamentam a imobilidade da direção executiva da empresa com relação ao atendimento das reivindicações dos trabalhadores. Sequer cláusulas sociais possíveis de avanço sem ônus financeiro têm merecido melhor estudo da empresa, que, simplesmente, ignora itens como punições e demissões, liberação sindical, licença sem vencimento, banco de horas e saúde do trabalhador, entre outras, afirma Jorge Severo, Presidente da Seção Sindical Embrapa Petrolina.

    Da mesma forma, depois de 58 dias de negociação com o sindicato a Embrapa não apresentou nenhuma contraproposta para o reajuste salarial. Não podemos aceitar que a empresa mantenha uma atitude de recusa em negociar outros itens com contrapartidas financeiras, como o auxílioeducação, custos com tratamento de acidentes de trabalho, abono de férias, maior número de tíquetes-alimentação e isonomia de benefícios, especialmente para os trabalhadores lotados na região Norte, entre outros, ressalta Jorge Severo.

    A Comissão Nacional de Negociação do SINPAF avalia que a postura da Embrapa, e especialmente a ausência da sua Presidência do processo de negociação, não correspondem ao discurso de atenção e preocupação com os trabalhadores, expresso pelos gestores em comunicações oficiais divulgadas nos últimos dias. A sensação é de que a Embrapa nada fez além do trivial, subestimando a expectativa dos seus mais de nove mil empregados por melhorias das condições de trabalho.

    ''Foram quase dois meses de negociações com os dirigentes da Embrapa, sem que houvesse apresentação de propostas condizentes com nossa situação. Queremos também que haja uma gestão democrática da Empresa, pois, por incrível que pareça, técnicos, trabalhadores, cientistas em nenhum momento são ouvidos na escolha dos gestores da Empresa, como ocorre na FioCruz e nas Universidades'', afirma o presidente da Seção Sindical Embrapa Petrolina.

    No Balanço Social 2010 da Embrapa foi apurado um lucro social de R$ 18,16 bilhões, com base nos impactos de uma amostra de 110 tecnologias e 140 cultivares desenvolvidas pela empresa e seus parceiros e transferidas para a sociedade. Ou seja, para cada real aplicado pelo Governo Federal em 2010 na Empresa gerou R$ 9,35 para a sociedade. "Continuamos dispostos a negociar porque consideramos que ainda há possibilidade de avanço por meio do diálogo, portanto, para nós, é muito cedo para recorrermos à Justiça do Trabalho ajuizando dissídio coletivo. A judicialização da negociação não interessa aos trabalhadores. Portanto, o momento é de intensificarmos nossa mobilização até conseguirmos reverter o imobilismo da Embrapa e do governo. As principais reivindicações são reajuste salarial com ganho real (10,51%), fim das demissões e punições sem motivação e sem processo administrativo, revisão do Plano de Cargos da Embrapa (PCE) e igualdade de benefícios para todos os trabalhadores em greve, independente do ano de ingresso na empresa", explicou Jorge Severo.

    publicado em 28 de Junho / 2011 às 09:40

    GRANDE VAQUEJADA CONSOLIDA PARQUE SALOMÃO DANTAS EM ITAMOTINGA

    Foi realizado com muito sucesso, no último dia 18, em Barra Grande distrito de Itamotinga, bolão de vaquejada no Parque Salomão Dantas. Tudo ocorreu como planejado pelos organizadores, muitos vaqueiros, mulher bonita, bebidas e comidas típicas regionais e segurança.

    As crianças também fizeram a festa desfilando em pôneis. O bolão de vaquejada começou no sábado a noite e terminou no domingo às 11h da manhã. A organização premiou a vaqueirama que participou do bolão com troféus aos ganhadores e R$ 2.000,00 reais para profissionais e R$ 1.000,00 reais para os vaqueiros amadores. O mesmo contou com as presenças de empresários, comerciantes, músicos e políticos de Juazeiro e Curaçá.

    O público aplaudiu bastante a realização do evento que marcou o lançamento da vaquejada que acontecerá no dia 13 de agosto, com grande show e a presença do grande recordista de público nas vaquejadas do Brasil, Mano Walter.

    Fonte: Publimark
    Voltar ao topo
    © Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
    É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.