Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 18:00

Educação: prefeitura amplia número de escolas em tempo integral em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está avançando na ampliação do ensino integral no município. A partir deste ano, duas novas unidades serão entregues à comunidade com ambientes pedagógicos adequados para atender às atividades dessa modalidade. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) que integra o pacote de ações da plataforma 'Petrolina Educa', lançada no início do mês, pelo prefeito Miguel Coelho.

Dentro do cronograma de implantação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está promovendo uma semana de formação para os profissionais que atuarão na gestão; coordenação e em sala de aula nas escolas em tempo integral. Dentro das questões abordadas: protagonismo estudantil; dados da educação integral no país; educação interdimensional; experimentação e ludicidade.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 17:42

"A gente não pode afirmar que não haverá contaminação do Rio São Francisco", avalia Ministro do Desenvolvimento Regional

Desde o início do crime ambiental ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, este Blog Geraldo José, tem destacado, inclusive foi um dos primeiros a ouvir o especialista e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz Silva, sobre a possibildiade da lama tóxica atingir o rio São Francisco.

Nesta quinta-feira 21, oficialmente o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que a operação da Usina Hidrelétrica de Três Marias pode ser alterada para evitar que os rejeitos da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, alcancem o Rio São Francisco.

“A gente está tomando as ações, fiscalizando, monitorando o avanço da pluma. Operações já foram definidas na Usina de Retiro Baixo para evitar que a passagem dessa lama vá para Três Marias. Mas a gente não pode afirmar que não haverá contaminação [do Rio São Francisco] porque isso depende do regime de chuvas e como a pluma vai se comportar ao longo do leito do rio”, disse.

Ler Matéria Completa
Redação Blog Foto: Bombeiros MG
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 17:00

Secretário Jadson Barros participa de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Jadson Barros, participou na quarta-feira (20), da 23ª Reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre – CBHS, que aconteceu na sede do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), localizada em Juazeiro.

Durante a reunião foram discutidos temas como: conflitos pelo uso da água, definição de critérios para utilização da mesma e a elaboração de um documento que normatize esse uso, no Baixo Salitre. De acordo com o secretário Jadson Barros que participou da reunião representando o Poder Público Municipal, o momento de diálogo deu origem a Deliberação CBHS Nº 01que estabelece procedimentos e critérios para o uso de água e área de plantio agrícola da região de baixo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.  

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibalde/SEMAURB
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 16:44

Seis em cada dez consumidores brasileiros devem cair na folia durante o Carnaval, mostram CNDL/SPC Brasil

O Carnaval está chegando e muitos brasileiros já se preparam para a maior festa popular do país — seja para curtir os bloquinhos, seguir os trios elétricos ou apenas descansar durante o feriado prolongado. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais mostra que seis em cada dez consumidores (62%) pretendem cair na folia pelos próximos dias. Entre os que devem participar das festividades, 37% acompanharão os blocos de rua, 17% vão a bailes em clubes ou boates, enquanto 12% planejam assistir aos ensaios das escolas de samba. Já 9% aproveitarão a festa atrás de trios elétricos e 9% querem desfilar na avenida. Em contrapartida, 27% disseram que ficarão de fora das festividades.

Por ser um feriado prolongado, o período de Carnaval acaba levando muitas pessoas a viajar. Dados da pesquisa apontam que 39% dos entrevistados devem sair de suas cidades na data, enquanto 31% aproveitarão as comemorações no próprio lugar onde moram e 20% ficarão em casa. Os locais de hospedagem mais citados são casa de familiares e amigos (37%), hotéis ou pousadas (28%) e apartamentos, sítios ou casas alugadas (16%).

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 16:30

Disputa em rede social elege Rei Momo e Rainha do Carnaval de Petrolina

Após uma votação acirrada em rede social, o trono do Carnaval de Petrolina 2019 está oficialmente ocupado. Nessa quinta-feira (21), Layon Barros e Patrícia Ferreira foram coroados rei e rainha para os seis dias de reinado. A realeza vai receber das mãos do prefeito Miguel Coelho, a chave da cidade durante o 21º Baile Municipal.

Representando o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Projeto Senador Nilo Coelho N7, os jovens venceram a disputa com cerca de 14 mil votos. A competição contou com a participação de mais 7 casais, cujos votos chegam a um total de 24 mil.

A nova Rainha e seu Rei Momo, são jovens de 18 e 19 anos, respectivamente, sendo a primeira vez que participam da seleção mas, se mostram confiantes em representar a realeza na semana que vem. "Tanto o frevo como o samba, eu sempre amei dançar. Apesar de nunca ter vencido e participado de algo parecido antes, nós nos sentimos preparados para representar a alegria do carnaval petrolinense. Agradecemos de coração o apoio de quem votou na gente", diz Patrícia.

A eleição do Rei e Rainha do Carnaval termina assim:  

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 16:00

Requerimento para discutir privatização da Compesa é rejeitado na Câmara de Petrolina

Com 12 votos contra 5, a maioria dos vereadores derrubaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (21), o requerimento da bancada de oposição que solicitava a realização de uma audiência pública para discutir sobre a viabilidade e conveniência do processo de municipalização e/ou privatização da rede de saneamento de Petrolina, bem como da falta de investimentos no município e os transtornos causados à população pelo desserviço prestado da Companhia de Saneamento que atua no Estado. Após pedir destaque ao requerimento 027, o líder do governo, Aerolande Cruz, pediu que todos os vereadores da situação rejeitasse o pedido da oposição de realizar a Audiência Pública.

Ao defender a proposta do requerimento, Paulo Valgueiro, líder da oposição, explicou que "a população de Petrolina não teve a oportunidade de discutir e entender como é o processo de municipalização e privatização", e pediu ajuda dos colegas vereadores para dar oportunidade à população de Petrolina conhecer o projeto do Executivo municipal, de envolver os principais atores desse processo e esclarecer dúvidas sobre o processo da rede de saneamento do município.

Ler Matéria Completa
Ascom Bancada Oposição Vereadores Petrolina
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 15:46

FTC realiza Workshop de Ensino Digital em prol de grupo com deficiências raras

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Petrolina promove, nesta quinta-feira (21), às 18h20, o Workshop de Ensino Digital com o tema “O curso EAD como nova tendência de aprendizagem”. O evento é aberto ao público e acontece no auditório da faculdade. Os interessados em participar deverão levar um pacote de leite em pó para doação ao Grupo Raros, uma organização que presta assistência a famílias e pessoas com deficiências raras.

Na programação do Workshop, especialistas vão explicar as potencialidades e vantagens do Ensino à Distância no cenário atual, além de dar dicas sobre a atuação eficaz no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.  

Ler Matéria Completa
Por Vânia Castro/FTC
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 14:39

Persistência e políticas públicas adequadas ao Semiárido viabilizam conquistas para agricultores de Juazeiro

A satisfação e o entusiasmo expressos nos sorrisos das/dos criadoras/es de galinha da comunidade Canoa, no Distrito de Massaroca, em Juazeiro, talvez escondam um passado recente, cheio de incertezas e muita luta para viabilizar a criação de aves.

Em meados de 2009, a comunidade recebeu com receio um projeto de criação de galinhas, que garantiu a implantação de quatro galinheiros na comunidade, ração para seis meses e formação. “No início foi difícil achar quem quisesse o galinheiro”, recorda Gilmar Lino, um dos primeiros criadores. Era difícil convencer criadoras/es de caprinos e ovinos a dedicar parte de seu tempo à criação comercial de aves, algo que só acontecia para o consumo da família. Mesmo com dificuldade, Gilmar e a equipe do Irpaa convenceram algumas pessoas a experimentar a novidade.

Ler Matéria Completa
Comunicação Irpaa
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 14:15

Fachin nega mais um habeas corpus de Lula no caso do tríplex

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao habeas corpus em que a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contestava uma decisão monocrática (individual) do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Jusitça (STJ), na qual foi rejeitado recurso especial do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Entre os argumentos, com os quais negou a tramitação do recurso especial no STJ, Fischer afirmou que, para verificar as diversas ilegalidades processuais suscitadas pela defesa de Lula, seria necessário reexaminar provas, o que não seria possível nas instâncias superiores, segundo escreveu.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 14:00

Ato em solidariedade às vítimas da Vale Brumadinho e em defesa do Rio São Francisco acontecerá em Juazeiro 

Na próxima segunda-feira, 25 de fevereiro, faz um mês do rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Como forma de prestar solidariedade às vítimas do crime ambiental e humano cometido pela maior produtora e exportada de minério de ferro do mundo, a Vale, diversos atos e manifestações serão realizados nesta data em capitais e cidades do Brasil.

No Vale do São Francisco, o ato será em Juazeiro, com concentração na Praça Dedé Caxias (localizada na Avenida Adolfo Viana na esquina com a Rua Oscar Ribeiro), a partir das 8h. Os/as manifestantes seguirão em caminhada até o Vaporzinho, na Orla II de Juazeiro, onde o ato será encerrado com um momento inter-religioso. A programação do ato também contará com apresentações culturais. O músico Fatel e a banda P1 Rappers confirmaram presença no evento.

Ler Matéria Completa
CPT
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 13:42

Taxistas de Petrolina fazem protesto e cobram fiscalização de motoristas de transporte por aplicativo

Taxistas de Petrolina realizaram na manhã desta quinta-feira (21) uma manifestação para cobrar uma maior fiscalização de motoristas de transporte por aplicativo que circulam no município. O protesto teve início no Centro de Convenções e seguiu pelas ruas da zona central da cidade até a prefeitura.

A manifestação foi organizada pela Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape). A categoria reivindica das autoridades municipais, o monitoramento mais rigoroso de motoristas que são cadastrados em aplicativos de transporte, mas que definem o valor da corrida por conta própria, ou seja, de maneira irregular.

Ler Matéria Completa
Foto: Astape
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 13:30

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove o "Caridoso", o Carnaval da Terceira Idade

Como parte das comemorações dos 30 anos de Emancipação Política de Sobradinho, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizará neste sábado (23) às 18 horass,  no Paço Municipal, o "Caridoso", o carnaval da melhor idade.

A festividade momesca contará com a participação da Fanbec, a fanfarra do Cebec, que animará o evento executando marchinhas de carnaval e também acontecerá a escolha da rainha do carnaval da terceira idade. O evento será aberto ao público e o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaílson Silva Souza, convida a comunidade para prestigiar a festividade, levando um quilo de alimento não perecível, para ser doado as famílias em estado de vulnerabilidade social.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 13:00

Profissionais de Juazeiro e Petrolina discutem cuidados paliativos em bebês de alto risco durante gestação e pós-nascimento

Terça-feira (19) a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro acompanhada da equipe técnica do Hospital Materno Infantil de Juazeiro participou no auditório da Faculdade de Medicina da Estácio, do primeiro encontro sobre cuidados paliativos perinatais do Vale do São Francisco. O objetivo é discutir o conceito de cuidados paliativos em  perinatologia - período a partir de 28 semanas de gestação onde é necessário mais atenção à mãe e o bebê quando existe problemas de média e alta complexidade com a criança, e promover a criação de grupos de atuação e estudos referentes à temática no Vale do São Francisco.

O evento que contou com a participação de membros do Hospital Dom Malan, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), profissionais da área de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e estudantes, discutiu estudos de casos e troca de experiências entre os profissionais presentes.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 12:30

Ex-prefeito de Feira de Santana multado pelo TCM

Na sessão desta quarta-feira (20/02), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$3 mil o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, em razão de irregularidades identificadas em 61 processos de dispensa e inexigibilidade de licitação realizados nos exercícios de 2016 e 2017. Segundo o relator, conselheiro Paolo Marconi, os processos foram destinados a contratação de profissionais do setor artístico para as micaretas, as festas de São João e de São Pedro e as exposições agropecuárias do município naqueles exercícios, a um custo de R$2.358.600,00.

Dos 61 processos analisados – três de dispensa e 58 de inexigibilidade –, nenhum deles apresentou justificativa dos preços pactuados. Essa justificativa deveria ter sido providenciada por meio de ampla pesquisa de mercado em que ficasse demonstrado que os valores cobrados à prefeitura eram, à época das contratações, similares ao que os empresários contratados cobravam de outros contratantes. E, com exceção das inexigibilidades de 2017, a maioria dos processos não apresentou elementos indicativos da consagração, pela crítica especializada ou pela opinião pública, dos artistas contratados.

Ler Matéria Completa
Fonte: TCM-BA
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 12:00

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta quinta-feira (21) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta quinta-feira (21).

As equipes de mutirão de limpeza estão na Avenida Engenheiro Jaime Martins (Cajueiro) e bairro Nossa Senhora da Penha; as equipes de varrição atendem hoje João Paulo II, área do SAMU, Angari, Santo Antônio, Alagadiço, ruas da feira livre e Parque Lagoa de Calu (Alto da Maravilha), área central, Centenário, Jardim Universitário, Coreia, São Geraldo, Novo Encontro, Maria Gorete, Morada do Rio, praças da cidade, calçadões do Centro, avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres.

Ler Matéria Completa
Ascom/SESP
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 11:36

Cenoura mantém boa média e cebola tem baixa na cotação de preços do Mercado do Produtor de Juazeiro

Preços de produtos hortifrutigranjeiros seguem oscilando no Mercado do Produtor de Juazeiro, o quarto maior Centro de Abastecimento em volume e comercialização do país. A cebola Pera está cotada por R$ 1,75 o quilo; se o cliente comprar o saco com 20kg o preço é de R$ 35,00; a cebola Roxa está custando nesta quarta-feira R$2,25 o quilo; já o saco com 20kg da cenoura está custando em média R$ 35,00.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro.

Cotação 21 de Fevereiro

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 11:00

Pavimenta Sobradinho: Prefeitura inicia calçamento da travessa "B", entre as quadras S7 e S9

Beneficiando diversos moradores, o Programa "Pavimenta Sobradinho" segue calçando e pavimentando dezenas de ruas e avenidas da cidade. As Secretarias de Convênio e Infraestrutura e Serviços Públicos iniciaram o calçamento da travessa "B", entre as quadras S7 e S9, da vila São Joaquim. Na ação, serão 4.224 metros quadrados de calçamento em paralelepípedos, obra conveniada entre o Ministério das Cidades e a gestão municipal, através de Emenda Parlamentar do Deputado Federal João Carlos Bacelar, no valor de R$ 500.000,00.

"Mais uma importante via que nossa gestão está calçando, através do Programa "Pavimenta Sobradinho", que beneficiará as famílias das quadras S7 e S9, passando em frente à praça Geraldo Silva, da Associação de Artes Cênicas de Sobradinho. Aos poucos estamos calçando e pavimentando todas as transversais da nossa cidade, valorizando as residências e gerando mais qualidade de vida para as pessoas. Graças ao nosso prestígio político, junto aos parlamentares amigos de Sobradinho, conquistamos mais esse recurso, fruto de uma Emenda Parlamentar para ser aplicado na infra-estrutura de nossa cidade, que a cada dia vai ficando melhor para se viver. Fico realizado quando vejo o sorriso no rosto das pessoas por mais esta obra. Agradeço ao Deputado Federal João Carlos Bacelar que fez essa gestão e destinou recursos para que mais esta obra seja realizada", afirmou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom PMS
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 10:30

Em Fórum de Governadores, Rui pede compensação previdenciária

A terceira reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (20), em Brasília, não fugiu ao tema do dia na capital do país: a Reforma da Previdência. Os 27 governadores receberam das mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes, o texto da proposta redigida pelo governo federal e apontaram suas contribuições.

Dentro do tema previdência, o governador da Bahia, Rui Costa, assinalou um ponto que dará fôlego imediato aos caixas dos estados: a chamada compensação previdenciária. Ponto consensual entre os governadores, esse acerto de contas entre o governo federal e os estados é para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repasse valores retidos com mais celeridade. Esses valores são referentes à contribuição de trabalhadores que se aposentaram no regime estadual, recebendo aposentadoria do Estado, mas contribuíram durante um período de suas vidas no regime federal, quando ainda não eram servidores. 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Luana Bernardino/GOVBA
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 10:00

CONFIRA A COTAÇÃO DO PREÇO DA CARNE DE CAPRINOS E OVINOS NOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO, CASA NOVA, REMANSO, CURAÇÁ E UAUÁ

Confira quanto custa em média o Kg da carne de caprinos e ovinos nos municípios de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova e Remanso. Para conhecimento de todos, segue a dinâmica dos Negócios Caprinos e Ovinos nos Municípios de atuação do Programa Bioma Caatinga (Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá e Curaçá). As informações coletadas referem-se à cotação de preço na semana de 12 a 18 de Fevereiro de 2019.

Ler Matéria Completa
Ascom Bioma Caatinga
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 08:30

Secretário participa de atividades do Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ONG Nordeste Digital

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Tiano Felix, representou o município NA quarta-feira (20), nas atividades do Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos do projeto Cisternas, realizado na comunidade de Tanque Novo, distrito de Pinhões.

O curso, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, está sendo executado pela entidade Nordeste Digital, contratada pelo Consórcio Sustentável do Sertão do São Francisco (Constesf). A atividade beneficia mais de 2.500 famílias em 10 municípios do território.

“É mais uma política pública importante realizada em nosso município através da qual as comunidades são beneficiadas com um equipamento que garante armazenamento da água de chuva e, consequentemente, traz melhorias na qualidade de vida, na saúde, dando mais dignidade às mulheres e ao homem do campo na manutenção de sua vida diária e contínua”, afirmou o secretário Tiano.

A capacitação das famílias em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) é uma das etapas para a implantação das Tecnologias Sociais, como cisternas de enxurrada, barreiro trincheira e cisternas de placas para consumo humano.

Fabiana Diniz/ADEAP
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Fábrica têxtil será expandida e vai gerar 600 empregos em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho se reuniu, nesta quarta-feira (20), com a direção do grupo Covolan para tratar do plano de expansão da fábrica São Francisco Têxtil. A unidade, que hoje funciona próximo à orla, será transferida para o Distrito Industrial com uma capacidade de produção maior. Com isso, a meta é, por meio de um investimento de R$ 46 milhões na nova fábrica, gerar mais de 600 empregos em três anos.

A primeira fase de expansão da empresa já começa em março com a transferência do maquinário e equipamentos de produção de fios para a nova sede do Distrito Industrial. Depois disso, a indústria irá operar com maior ritmo e capacidade de tecelagem. Hoje, a unidade industrial da orla produz 1500 toneladas de fios por mês. Na nova sede, esse volume aumentará 40%.

Durante o encontro, ainda foi discutido o desenvolvimento de um polo têxtil em Petrolina por meio de fomento de empresas de médio e pequeno porte em confecção de roupas. “Com essa expansão queremos atrair novas empresas do setor e incentivar a qualificação de mão de obra na cidade em parceria com instituições como  o Senac. Ainda é uma ideia inicial, mas Petrolina tem todas as condições de abrigar um polo têxtil, tendo o Grupo Covolan como um espelho para a atração de novos negócios nesse segmento”, explicou o prefeito após a reunião.

Ascom Junior Vilela Foto: JFotos: Alexandre Justino
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 07:30

Exames detectam excesso de metais em quatro bombeiros de Brumadinho

O governo de Minas Gerais informou ter detectado níveis anormais de metais no organismo de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do estado que atuam no salvamento e nas buscas de Brumadinho (MG), onde uma barragem da Vale se rompeu, em 25 de janeiro. Três exames laboratoriais indicaram uma elevada quantidade de alumínio nos corpos dos agentes, enquanto um quarto identificou a presença de cobre. Em nota, a administração estadual pontuou que a alteração não significa intoxicação aguda e assegurou que os agentes não apresentam sintoma. "É esperado que, após a interrupção da exposição, os níveis destes metais no organismo sejam normalizados", afirmou no comunicado.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros disse estimar que, ao todo, cerca de mil pessoas tenham tido contato direto ou indireto com a lama de rejeitos da barragem, inclusive por inalação. "Houve muito revezamento [de agentes]. Depois de todos os exames, somente três militares da tropa que trabalhou lá apresentaram alguma alteração, que pode ser de lá ou de outros lugares onde eles podem ter trabalhado", disse em nota, acrescentando que a tropa será acompanhada por 20 anos.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil Foto: Corpo Bombeiros MG
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 07:17

GRAVE ACIDENTE COM UM ÓBITO NA BA-210 EM JUAZEIRO (BA) NESTA QUINTA-FEIRA (21)

 

Grave acidente na manhã desta quinta-feira (21) na BA-210, pouco depois do Abatedouro da empresa Abatal, no bairro Tabuleiro. Segundo informações de Adelino, que tem propriedade nas proximidades do ocorrido, uma família do distrito de Itamotinga se encontrava no veículo Fiat Strada, placa de Petrolina (PE) que capotou.

O motorista saiu do veículo com algumas escoriações, mas a mulher que estava no banco do carona faleceu antes mesmo de receber os primeiros socorros. Uma terceira pessoa está presa entre as ferragens e uma equipe do Corpo de Bombeiros já está no local procedendo o corte da lataria para sua retirada.

Os curiosos presentes não souberam precisar o que aconteceu. “A gente só viu a poeira subir e depois correu para socorrer as pessoas” revelou Adelino. Por conta do grande número de curiosos e veículos na pista, um carro ainda chegou a chocar-se em outro veículo, mas apenas danos materiais foram registrados.

A reportagem ainda não consegui identificar as pessoas envolvidas no acidente.

Da redação
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 07:00

Carnaval da inclusão: pessoas com deficiência saem nesta sexta com o bloco 'Sou Legal, Sou Especial' em Petrolina

Na contagem regressiva para o Carnaval, o bloco 'Sou Legal, Sou Especial' sai às ruas, nesta sexta-feira (22), para mostrar que a folia de Momo também é a festa para todos. A  concentração será a partir das 17h na Praça Dom Malan, Centro da cidade, onde os participantes seguirão até a Praça 21 de Setembro. A bloco chega a 14ª edição e é composto basicamente por pessoas com algum tipo de deficiência. Este ano, a animação ficará a cargo da Frevuca, que leva ritmos pernambucanos às ruas. O bloco 'Sou Legal, Sou Especial' é gratuito e aberto ao público.

"A ideia é proporcionar alegria às pessoas com deficiência, que muitas vezes não têm a oportunidade de participar de eventos culturais. Essas pessoas são muitas vezes excluídas de festas. Essa é uma maneira que a Prefeitura de Petrolina, pessoas com deficiência e entidades que realizam algum trabalho com este grupo, de levantar a autoestima destas pessoas e de seus familiares", convida a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.

Ascom PMP Giomara Damasceno
publicado em 21 de Fevereiro / 2019 às 06:30

Caravana da Saúde registra 171 atendimentos na UBS do bairro Angari em Juazeiro

Com atendimentos especializados, a Caravana da Saúde esteve nesta quarta-feira (20) atendendo às demandas reprimidas dos usuários da Unidade Básica de Saúde do Bairro Angari. Dentre os serviços oferecidos aos moradores estão consultas com ginecologista, endocrinologista, ortopedista, dentista, cardiologista e atendimento pelo clínico geral. Além disso, foram realizados eletrocardiogramas, exames laboratoriais e atualização do cadastro social do Bolsa Família por parte da Estação Cidadania pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.

Os atendimentos nas unidades de saúde são realizados mediante a demanda de cada UBS para os atendimentos realizados pela caravana. A partir disso os pacientes são informados sobre a caravana com dia e horário para irem até a unidade. Nesta quarta-feira, 171 pessoas foram atendidas a exemplo do aposentado Lorival Nunes. “Já estava com uma guia aqui na unidade e a agente de saúde foi em minha casa avisar que minha consulta estava marcada para a Caravana da Saúde. Estou achando muito bom”, pontuou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.