Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 07 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:45

Prefeitura anuncia mudança de endereço do TFD de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina informa que os serviços disponibilizados pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), instrumento que garante tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, estão sendo oferecidos em novo endereço. A nova sede fica na Avenida da Integração, Nº 1.219, bairro Dom Malan, com o horário de atendimento ao público das 8h às 13h. O programa oferece consultas, tratamentos hospitalares, ambulatoriais, cirurgias pré-agendadas, passagens de ida e volta para pacientes e, se necessário, acompanhantes e ajuda de custo de alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante, enquanto durar o tratamento.

Até então, o serviço estava disponível no prédio da Secretaria de Saúde. A secretária da pasta Magnilde Albuquerque explica a mudança. “O objetivo é oferecer comodidade no atendimento, além de proporcionar um maior conforto aos pacientes e seus familiares. O novo espaço do TFD é amplo, comporta um maior número de pessoas e conta com confortáveis salas de espera para o embarque, não ficando mais os pacientes aguardando o ônibus na calçada. A orientação do prefeito Miguel Coelho é oferecer serviços humanizados e proporcionar o bem-estar dos petrolinenses”, destaca Magnilde.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:30

PREFEITO PAULO BOMFIM DIZ QUE NÃO HOUVE AUMENTO NA TAXA DE ÁGUA, MAS POPULAÇÃO MANTÉM MANIFESTAÇÃO PARA ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 06

Em contato com o Blog GJ Notícias o músico Junior Mota informou que a população revoltada com os aumentos na taxa de água nos últimos meses, mesmo sem autorização da Câmara Municipal, resolveu programar para manhã desta sexta-feira, dia 06, às 09 horas, em frente a sede do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) na Praça Aprígio Duarte, também conhecida Praça do Jacaré, vai realizar um ato para manifestar insatisfação.

Pela manhã durante entrevista com o prefeito Paulo Bomfim no RJ Notícias da Rádio Juazeiro, Junior Mota questionou sobre os aumentos abusivos na conta de água oportunidade em que recebeu elogios do Chefe do Executivo. “Quero parabenizar Juninho pela iniciativa, temos percebido algumas falhas no sistema e já recomendamos ao SAAE rever esses equívocos, pois quero assegurar ao povo de Juazeiro que não houve qualquer aumento na taxa de água. Aqueles que constatarem erros na conta podem procurar o setor comercial do SAAE” declarou o prefeito.

Mesmo com a explicação do prefeito os organizadores resolveram manter a manifestação que está sendo convocada nas redes sociais.

Da redação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 19:00

Prefeitura convida interessados para inscrever blocos carnavalescos no Carnajuá 2020

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, convida interessados em colocar blocos carnavalescos para participar do Carnajuá 2020 a fazerem inscrições de 10 de dezembro a 10 de janeiro, na sede da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro), das 8h às 14h. Os documentos necessários são cópia de RG e CPF do representante de cada bloco.

Ascom/Seculte
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 18:30

Câmara aprova texto-base do pacote anticrime sem principais bandeiras de Moro

Em um revés político para o ministro Sergio Moro (Justiça), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (4) o texto do pacote anticrime que deixa de fora algumas das principais bandeiras do ex-juiz, como o excludente de ilicitude, a prisão em segunda instância e o acordo de "plea bargain".

O texto-base foi aprovado por 408 votos a favor e recebeu 9 contrários -- houve 2 abstenções. Ainda nesta quarta-feira, os deputados iriam votar proposta de mudança em dispositivo que cria o juiz de garantias, que instrui o processo, mas não julga. Depois disso, o texto final vai ao Senado.

O documento aprovado foi um substitutivo ao texto do relator original, Capitão Augusto (PL-SP), que incluía muitos pontos defendidos por Moro e também do projeto enviado pelo ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal) em 2018.

Ler Matéria Completa
Folha Press
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 18:00

Obra de requalificação dos acessos à Pedra do Lorde prossegue com serviços de concretagem de pista de Cooper

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), dá seqüência aos serviços complementares da obra de requalificação dos acessos ao bairro Pedra do Lorde. Nesta quinta-feira (06) os funcionários trabalham na etapa de concretagem da pista de Cooper, da extensão que já recebeu os serviços de pavimentação, calçadas, ciclovia, faixa de serviço e drenagem.

Para o morador do residencial Expedito Nascimento, Júlio Cesar de Almeida, a obra já apresenta uma mudança expressiva para todo o seu entorno. “Dá gosto passar por aqui e ver os avanços que a obra vem proporcionando. Já choveu e podemos constatar que a drenagem está funcionando e agora é só aguardar a conclusão e comemorar”, disse o morador.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 17:30

Apesar de decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos com cartão corporativo

Um mês depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o sigilo de alguns gastos do presidente da República, inclusive aqueles feitos por meio de cartão corporativo, parte relevante dos gastos da Presidência e da vice-presidência com o cartão continuam sob sigilo.

De acordo com o canal BBC, pelo menos até esta quarta-feira (4), o Portal da Transparência mantinha em segredo a forma como foram gastos R$ 9,8 milhões do cartão corporativo na Presidência da República e em órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na vice-presidência, outros R$ 468,5 mil continuavam em sigilo. O STF reafirmou que a decisão está em vigor desde o dia 11 de novembro — quando a ata do julgamento foi publicada. Além disso, o Planalto confirmou que foi notificado da decisão do Supremo no dia 20 de novembro.

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 17:30

Masculinidade Tóxica é tema de capacitação para Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) realizou nesta quarta-feira (04), no auditório do CIAM, uma capacitação para a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A atividade fez parte da programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher desenvolvida em Juazeiro.

O tema abordado foi a ‘masculinidade tóxica’ que também é a temática principal dos 21 Dias. Para tratar do assunto a representante da SPM, Flávia Reis, trouxe exemplos diários ressaltando a necessidade da desconstrução do machismo. “Fomos criadas assim e às vezes nos pegamos reproduzindo o machismo, mas isso não pode ser naturalizado. Todas nós sabemos que não queremos apanhar, mas os homens precisam saber que não podem bater. A masculinidade tóxica mata mulheres e maltrata o homem, por isso precisamos trazer o homem para o debate, discutir juntos”, afirmou.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 17:00

Poesia de Manuca Almeida é tema do Calendário 2020 da Clas

A Série de Calendários da Clas Comunicação e Marketing, que esse ano completa 16 edições, ilustra os 12 meses de 2020 a partir da poesia de Manuca Almeida. O poeta, ator e compositor, produtor cultural, filho de Aracaju - SE e adotado por Juazeiro - BA que nos deixou em 11 de novembro de 2017.

O lançamento do Calendário será no próximo dia 16 (segunda-feira) às 19h no Quintal do Poeta, em Juazeiro, com show de Dom Pilé, Andressa Santos e apresentação de vários artistas da região. 

Ler Matéria Completa
Clas Comunicação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 16:00

SEDES informa nova lista de contemplados do Bolsa Família

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) divulga a nova lista de beneficiários do programa Bolsa Família que passarão a receber o benefício a partir deste mês. As famílias contempladas recebem através dos Correios um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal juntamente com panfleto educativo sobre como ativá-lo, o calendário de saques e outras informações sobre o programa.

Caso o Responsável Familiar já possua o cartão cidadão e senha, deve dirigir-se à casa lotérica para sacar o benefício conforme o calendário de pagamento. Se possui o cartão em mãos e esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e sacar o benefício. Caso a família não possua ou não tenha recebido o cartão através dos correios, deve dirigir-se aos CRAS ou a Casa do Bolsa Família, que fica à Praça da Misericórdia, Centro.

Ler Matéria Completa
Por Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 15:00

Prefeito Paulo Bomfim assina Ordem de Serviço e reforma do Mercado Joca de Souza Oliveira se torna realidade 

Nesta quarta-feira (04), o prefeito Paulo Bomfim, junto com o diretor executivo da AMA Agnaldo Meira e o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes assinou a ordem de serviço que autoriza a reforma do Mercado Joca de Souza Oliveira. A solenidade reuniu vereadores, equipe de governo, permissionários do entreposto comercial.

Na oportunidade, o prefeito Paulo Bomfim celebrou essa grande conquista. “Hoje é dia de celebrar, estamos dando início a mais uma grande conquista para Juazeiro. Os permissionários do Joca de Souza esperam quase há quase 50 anos por essa reforma e fico feliz que esse sonho que foi planejado ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e agora começa a se tornar realidade. Iremos investir R$ 180 mil por mês na estrutura durante o processo de reforma para acolher os permissionários”, comemorou o prefeito.  

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA 
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 14:30

Estudantes da Univasf já podem acessar carteira digital do MEC

A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) digital do Ministério da Educação (MEC) já está disponível para os estudantes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ao todo 6.403 alunos de graduação de todos os campi estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados do MEC. A emissão da CIE é gratuita e poderá ser feita por meio do aplicativo “ID Estudantil”, disponível para download na Apple Store e no Google Play. A carteira virtual garante aos discentes o direito à meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais.

A Univasf está inscrita no site do MEC para a emissão da ID Estudantil. Para localizá-la no portal, os estudantes devem pesquisar pelas instituições do município de Petrolina, em Pernambuco, sede da Universidade. Alunos com menos de 18 anos ainda não estão cadastrados para utilizar a carteira digital. Para realizar a solicitação de acesso estes estudantes deverão, primeiramente, encaminhar uma declaração de consentimento dos pais ou responsáveis. Segundo a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé, essa ação poderá ser feita por meio do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Sig@) da Univasf.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 14:00

Sindicato dos Bancários de Juazeiro entra com ação contra remoções compulsórias do Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Juazeiro, protocolou ação contra o Banco do Brasil para impedir a remoção compulsória de funcionário ou em caso de não conseguir impedi-las, que pelo menos estas (as transferências) sejam para cidades a, no máximo, 50 quilômetros de distância de onde o bancário encontra-se atualmente.

A finalidade da ação é impedir transferências compulsórios de funcionários. O Banco está descumprindo acordo firmado com o movimento sindical de que, após a fase de adesão voluntária ao Plano de Ajuste de Quadros (PAQ), lançado no final de julho, não seriam realizadas remoções compulsórias. Bancários seriam deslocados dos postos originais, a fim de suprir a necessidade de outras agências.Com as transferências, os servidores têm a rotina modificada, ocasionando muitos transtornos para a vida dos trabalhadores e familiares.

Ler Matéria Completa
ASCOM SEEB/Juazeiro
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 13:30

Petrolina reforça ações na Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Petrolina vem realizando uma série de atividades para alertar os cidadãos sobre a importância de combater a proliferação do Aedes aegypti. E esses primeiros dias do mês de dezembro estão sendo marcados por uma mobilização nacional de combate ao mosquito. Nesta sexta-feira (6), a prefeitura vai realizar um mutirão no bairro João de Deus, em alusão à Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, das 7h30 às 12h30. O objetivo é prevenir contra a dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas por esse vetor.

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que fará a limpeza de terrenos baldios. Também serão realizadas diversas ações para a eliminação de criadouros, bem como atividades educativas e de prevenção nas escolas. No sábado (7), acontecerá uma mobilização na Praça do Bambuzinho, no Centro, durante toda a manhã. Na ocasião, será realizada uma exposição e a equipe fará panfletagem orientando a população que é preciso redobrar a atenção na vistoria às suas casas e quintais.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 13:00

Igeprev antecipa 13º de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Petrolina

Aposentados e pensionistas ligados ao Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev) já podem preparar as festas de fim de ano com mais tranquilidade. É que o instituto antecipou o 13º salário dos aposentados que já começou a ser pago nesta quarta-feira (4). A estimativa é de que essa antecipação injete mais de R$ 2 milhões na economia do município que já registra avanços significativos neste período de fim de ano. De acordo com o diretor-presidente do Igeprev, Willames Barbosa, 1.109 aposentados e 282 pensionistas estão sendo contemplados com a antecipação.

“A atual gestão tem mantido um compromisso com os aposentados e pensionistas do município que tanto contribuíram com nossa cidade. Essa antecipação é fruto de uma boa gestão, mas acima de tudo um gesto de respeito e reconhecimento à categoria”, disse. Willames lembra ainda que a primeira parcela do 13º já foi paga em junho em meio às tradicionais festas de São João da cidade.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 12:38

Nordhaus realizou últimos ajustes e abre ao público nesta sexta-feira (06)

Tudo pronto para a inauguração, que acontece nesta sexta-feira(6), da Cervejaria e Restaurante Nordhaus, em Juazeiro. Os últimos ajustes no atendimento e funcionamento da casa foram realizados ontem (4) com a presença de parceiros, funcionários e a imprensa regional, num coquetel de boas-vindas oferecido pelos empreendedores.

A noite foi de muita alegria, música e de resgate da história dos antigos casarões da Franave, onde está instalado Centro Gastronômico Vila Bossa Nova, na orla da cidade. Um dos empreendedores, Mancell Rios, fez uma breve saudação aos presentes e discorreu sobre a satisfação de empreender no Vale do São Francisco; “Estamos muitos orgulhosos de poder contribuir com essa região, com Juazeiro, apostando no seu potencial, investindo na geração de emprego e no fortalecimento do turismo na região”, disse.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 12:00

Vereadores da Situação rejeitam emenda da colega Cristina Costa

A vereadora Cristina Costa apresentou sua emenda aditiva, na sessão ordinária de terça (03), após ser rejeitada pela Comissão de Finanças e Orçamento de 2020. A matéria também foi derrubada pelos vereadores situacionistas.  

Ela pedia uma modificação importante no projeto do Executivo municipal, sobre a mudança no artigo 46, que estabelece em percentual os limites para abertura de créditos adicionais suplementares, de até 20% (vinte por cento) que seriam abertos por decreto orçamentário do poder executivo, com numeração sequencial crescente e anual própria, nos termos dos artigos 7º e 42 da Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964.

Ler Matéria Completa
Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 11:32

Confira os preços das verduras e legumes nesta quinta-feira (05) comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro

Nesta quinta-feira, 05 de Novembro o consumidor pode encontrar diversos tipos de verduras e legumes no Mercado do Produtor de Juazeiro. O quilo do chuchu está sendo vendido por R$ 1,50, o da batatinha está custando R$2,14 e o quilo da beterraba custa R$ 1,88. 

As verduras e os legumes são fontes de carboidratos, fibras, água e vitamina. As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro.

Daniela Duarte/AMA
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 11:00

Prefeito de Juazeiro se reúne com direção da Mineração Caraíba e produtores para tratar do uso da água da adutora

Na noite da terça-feira (03) o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, se reuniu no Paço Municipal com representantes de produtores rurais, lideranças sindicais, vereadores, secretários de Governo e direção da Mineração Caraíba para tratar de esclarecimentos sobre o uso da água fornecida pela empresa ao longo da sua adutora. Após a mediação da prefeitura, as partes entraram em entendimento e juntos buscarão alternativas para que esta região seja consolidada como um novo perímetro irrigado de Juazeiro.

A direção da empresa apresentou dados técnicos sobre a vazão da adutora e da inviabilidade para uso da irrigação, sendo ela instalada para utilização da mina, que funciona no Município de Jaguarari, no Distrito de Pilar. “A reunião que tivemos foi mais de comunicação e esclarecimentos sobre a nossa gestão e algumas mudanças na adutora, principalmente no controle da água ao longo da adutora. Houveram alguns problemas devido ao uso para a irrigação. Mas, na realidade, nós não cortamos nada. Continua o mesmo fornecimento. O que nós fizemos foi ter um maior controle, e esperamos que o usuário também tenha certo controle, para não haver desperdício e causar danos na adutora. A ação do prefeito em mediar isto é importante, pois assim tudo fica esclarecido e juntos poderemos buscar outras soluções”, esclarece Manoel Valério, diretor de Operações da Mineração Caraíba.

Ler Matéria Completa
Raphael Leal/Ascom
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 10:30

Papai Noel dos Correios: Últimos dias para adoção de cartinhas

A campanha Papai Noel dos Correios entrou em sua reta final, mas ainda dá tempo de adotar uma cartinha e tirar um sonho do papel. São pedidos de bonecas, bolas de futebol, carrinhos, material escolar e bicicletas que serão entregues pelos Correios e levarão mais alegria para o Natal de milhares de crianças.

Em alguns Estados, os períodos de adoção presencial e on-line foram prorrogados. As adoções pela internet ainda podem ser feitas até sexta-feira (6) em Cuiabá, Recife, Salvador e São Paulo (região metropolitana). Desde a terça (3), o Shopping Center Lapa conta com um ponto de adoção no 1º piso. Os padrinhos que já adotaram a sua cartinha também devem se atentar para o prazo da entrega dos presentes. Todas as informações sobre as datas e os pontos de adoção estão disponíveis no blog da campanha (https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios). Em Juazeiro, as cartrinhas estão disponíveis na sede dos Correios na Avenida Santos Dumont, centro da cidade.

Ler Matéria Completa
Ascom Correios
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 10:00

SESP realiza mutirão de limpeza na Orla II

Diariamente os agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atuam em diversos bairros e distritos de Juazeiro através dos mutirões de limpeza. Nesta quarta-feira (04) a SESP esteve atuando na Orla II. Entre as atividades desenvolvidas estão varrição, capinação, recolhimento de resíduos e pintura de meio-fio.

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, destaca que o mutirão realizado hoje é em decorrência da inauguração da Vila Bossa Nova, que irá ocorrer nesta sexta-feira (06). “Estamos realizando a limpeza da Orla II e do entorno para que os juazeirenses e turistas possam desfrutar da Vila Bossa Nova e do Parque Fluvial limpos. Nossos agentes estarão constantemente realizando a limpeza do local, mas pedimos que as pessoas zelem por este centro turístico e ajudem a mantê-lo sempre limpo”, ressaltou Celso Leal.

Ler Matéria Completa
Irislane Pacheco/SESP
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 09:30

Juazeiro está entre as cidades baianas com maior número de novos casos de AIDS

Salvador foi a cidade baiana com o maior número de casos de Aids diagnosticados em 2018, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mês de dezembro é referência na conscientização e combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A condição crônica é causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo de lutar contra outras infecções.

Durante todo o ano de 2018 o estado da Bahia registrou 736 novos casos de Aids. A capital concentrou 313 deles. Feira de Santana, no Portal do Sertão, aparece com o segundo maior índice ao atingir os 54 casos. Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Teixeira de Freitas, no extremo sul, aparecem em seguida com 20 casos cada uma.

As maiores cidades do estado aparecem entre as 10 com os maiores números de casos. Não por coincidência, mas por concentrarem um maior contingente populacional. Os dados indicam que Vitória da Conquista, no sudoeste, contabilizou 18 novos registros em 2018, e Itabuna, no litoral sul, 17 casos. O município seguinte na lista das dez cidades baianas com maior incidência de novos casos de Aids é Lauro de Freitas, também na RMS, com 14 ocorrências.

Ler Matéria Completa
Fonte: Bahia Notícias
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 09:30

Prefeitura de Juazeiro trabalha nos últimos preparativos para a inauguração da Vila Bossa Nova

A Vila Bossa Nova, localizada nos antigos casarões onde funcionou por décadas a Companhia de Navegação do São Francisco/Franave está recebendo os últimos preparativos antes da inauguração, marcada para o próximo dia 06. Desde a última semana, a Prefeitura de Juazeiro trabalha, através de diversas secretarias municipais, no desenvolvimento de serviços que preparam toda a área onde o equipamento está localizado.

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/SEDUR, responsável pela elaboração do projeto que promoveu a reforma, revitalização e transformação do prédio para receber a Vila Bossa Nova, além de toda a fiscalização de execução da obra, também acelerou os serviços na área da obra de construção do Parque Fluvial.

Ler Matéria Completa
Gardennia Garibaldi/SEDUR
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 09:00

Livro sobre legado político do ex-deputado Osvaldo Coelho será lançado em Petrolina

O livro 'Perfil Parlamentar' de Osvaldo Coelho será lançado nesta quinta-feira (05) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A obra apresenta o legado político do ex-parlamentar em 391 páginas. O lançamento será realizado a partir das 19h, no Solar 840, localizado na rua José Rabelo Padilha, número 840, Petrolina antiga, Centro.

A obra poderá ser adquirida com a doação de um brinquedo novo. O historiador e autor do livro, Ricardo José Rodrigues, irá autografar os exemplares no evento. O registro é uma homenagem da Câmara Federal ao ex-parlamentar, que morreu em novembro de 2015. O livro já foi lançado em Recife e Brasília.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1 Petrolina
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 08:00

Juazeiro e Teatro do Oprimido são destaques no Soterópolis da TVE

Nesta quinta-feira (05) o Soterópolis vai até a cidade de Juazeiro conhecer o trabalho com Carrancas do artista plástico Alex Moreira. O programa, que vai ao ar às 22h, na TVE Bahia, destaca ainda a metodologia do Teatro do Oprimido e o trabalho musical da nigeriana Okwei Odili.

A Carranca é um símbolo folclórico cultural do Rio São Francisco, e também a arte de Alex Moreira, que a produz utilizando uma técnica própria: a escultura produzida em carvão. O artista apresenta as técnicas desenvolvidas, sua relação com a lenda da carranca e fala também sobre as questões de preservação do Rio São Francisco. 

Ler Matéria Completa
Ascom TVE Bahia
publicado em 05 de Dezembro / 2019 às 07:30

Vila Bossa Nova traz mais desenvolvimento para Juazeiro com preservação da história

A Vila Bossa Nova, localizada na Orla 2, será inaugurada nesta sexta-fera, 6, e já se anuncia como um dos mais importantes equipamentos de fomento do turismo no município, com foco no desenvolvimento e promoção da cultura juazeirense. Sob a inspiração no passado de luta de trabalhadores e trabalhadoras da extinta Franave, Juazeiro inicia uma nova história de alegria e sucesso no prédio onde por muitos anos funcionou uma fábrica de peças para as embarcações que navegavam pelo rio São Francisco.

A revitalização do equipamento preservou aspectos originais da arquitetura, transformando o velho e abandonado prédio no mais belo e aconchegante centro de gastronomia do interior da Bahia, com direito à instalação da primeira cervejaria artesanal do norte baiano. “A Vila Bossa Nova é mais um grande sonho que a nossa gestão realiza mediante parceria com o governo do Estado e com o empreendedorismo privado. Esse é o compromisso firmado com os juazeirenses, superar as dificuldades com planejamento e muito trabalho para continuar melhorando a vida da população”, explanou o prefeito Paulo Bomfim.

Ler Matéria Completa
Luiz Hélio/Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.