Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 19 de Outubro / 2019 às 15:03

Semana da Criança encerra no Hospital Dom Malan com balanço positivo

A Semana da Criança encerrou no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina após uma vasta programação. Ontem, por exemplo, foi a vez da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) botar os super-heróis para combaterem as bactérias, e das odontólogas Tamires Coelho e Cecília Corcino derrotarem a cárie.

Calma que o grupo Somando e Dividindo (promotor da Semana da Criança) explica. "É que a programação oficial contou com uma atividade de higienização das mãos junto com saúde bucal e nós tivemos a participação mais que especial da CCIH e do projeto UM SORRISO DO TAMANHO DO BRASIL, do qual Dra. Tamires e Dra. Cecília fazem parte", esclarece a assistência social Emília Cordeiro.

As últimas manhãs foram diferentes e animadas na pediatria. De forma lúdica, divertida e usando personagens infantis, a equipe da CCIH ensinou sobre a correta higienização das mãos e o combate às bactérias como forma de prevenção às infecções. "É gostoso porque eles aprendem brincando e a gente consegue falar sobre algo sério de uma forma divertida e que eles realmente absorvem", constata a enfermeira gerente da Comissão, Layanna Vasconcelos.

Os benefícios para as crianças são indiscutíveis. Mas, muito mais gente sai ganhando com ações de intervenção como as propostas pelo grupo Somando. Para Tamires a oportunidade foi enriquecedora. "Peço a Deus todos os dias que através das minhas mãos eu possa oferecer saúde por onde eu passar, e que eu possa ir a muitos lugares como esse" disse referindo-se ao Dom Malan. Na unidade, ela e a parceira de projeto falaram sobre saúde bucal, ensinaram os pequenos a escovarem corretamente os dentes e entregaram kits de escovação.

Emília é só gratidão: "Acho que nós acertamos no formato e estamos muito felizes com o resultado. Cada dia e cada programação tiveram o seu valor especial e nós só temos a agradecer a todos os voluntários por isso".

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:03

IF Sertão-PE abre inscrições do Processo Seletivo 2020 para cursos técnicos

Estão abertas até o dia 18 de novembro as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e a distância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Este ano, a seleção oferta 2.225 vagas, todas gratuitas, distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Na modalidade Integrado ao Médio, para concluintes do 9º ano, há vagas para Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Logística. Para o Técnico Subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio, as vagas são para Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Zootecnia. Já para Proeja e Proeja FIC, a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem no mínimo 18 anos, há vagas para Administração, Edificações, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico de Agropecuária.

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão PE
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 14:00

Evento permite que agricultores familiares tirem dúvidas sobre acesso a mercados governamentais

A compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – na modalidade compra institucional foi o mote da rodada de negócios que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Formação da SDR, em Salvador. Segundo a Lei n.º 11.236, de 2006, os órgãos e entidades federais devem destinar, anualmente, no mínimo 30% dos seus recursos para a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares, silvicultores, povos indígenas e quilombolas e demais beneficiários.

Pensando nisso, o evento buscou estreitar o caminho entre a produção e a venda dos produtos da agricultura familiar e para tanto, reuniu representantes de vinte associações e cooperativas, bem como membros do Ministério da Cidadania, Instituto Federal Baiano (IFBA), Exército, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Semear Internacional e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A rodada foi promovida pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo Internacional Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, e o projeto Pró-Semiárido, ação da CAR através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 11:03

Coronel Anselmo Bispo receberá título de cidadão da cidade de Salvador na próxima sexta 25

O coronel Anselmo Bispo, comandante do Policiamento da Região Norte , receberá no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador o título de Cidadão, da capital da Bahia. A solenidade está marcada para acontecer na próxima sexta-feira 25. às 19hs.

Redação Blog
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 10:03

Professor da rede municipal incentiva estudantes a prática do esporte corporal de aventura em Juazeiro

Com o projeto ‘Meu Esporte é uma Aventura’, o professor Elionaldo Bringel, da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, está desenvolvendo com os estudantes do 8º e 9º anos, um trabalho que possibilita aprendizagem e vivências com o esporte de aventura na modalidade de Stand UP Paddle, levando-os a flexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, os benefícios e os cuidados com as normas de segurança para a prática deste esporte.

O professor Elionaldo contou que os estudantes construíram sete pranchas de Stand UP Paddle utilizando garrafas PET, aproximadamente 420 garrafas, recolhidas no próprio bairro, que seriam descartadas no meio ambiente.

“O esporte corporal de aventura da natureza é um tema bem atual, precisa ganhar força e ser sistematizado no ambiente escolar.  A escola mudou e o aluno mais ainda. Essa ideia surgiu da necessidade de dialogar com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC e o Currículo de Educação Física da rede municipal de ensino de Juazeiro para proporcionar aos estudantes o conhecimento de um novo esporte, o cuidado com o meio ambiente, incentivo ao trabalho coletivo, o compromisso, companheirismo e autonomia dos alunos”, explicou o professor.

O professor aproveitou para agradecer o apoio do grupo de estudo e pesquisa GEPAFA da UNIVASF, a Marinha, Corpo de Bombeiros, Arca Sport, a equipe da Escola Terezinha, aos professores de Educação Física da rede, Jeferson Bartolomeu e Felipe Pitágoras e Secretaria de Educação e Juventude-SEDUC.

Ler Matéria Completa
Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 08:25

Carrancas Futebol Americano recebe Tropa Campina em última partida da Fase de Grupos da Liga BFA – Acesso Nordeste

Já classificado para os play-offs (mata-mata) da Liga BFA – Acesso Nordeste, o Carrancas Futebol Americano entra em campo no próximo dia 27/10 (domingo) com um objetivo: encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

A partida acontecerá em casa, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, às 16h. O adversário da vez é o Tropa Campina (PB), equipe que disputou a Elite por dois anos. Se os rivais já experimentaram o sabor de estar na 1ª Divisão, essa é a motivação que o Carrancas FA usa na temporada de caça ao título regional.

“Não será um jogo fácil. Estou buscando deixar o time motivado, mostrando que não estamos na divisão que deveríamos estar, que é a BFA Elite”, disse o head coach (treinador) do Carrancas FA, Wolney Mororó.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 07:03

Impacto ambiental do óleo encontrado no rio São Francisco pode comprometer abastecimento de vários municípios

Técnicos ambientais, pescadores e ribeirinhos detectaram manchas de óleo na foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas. A redação deste Blog Geraldo José fez contato com moradores que residem na foz do Rio São Francisco na divisa entre Alagoas e Sergipe.

O impacto no meio ambiente é alarmante e pode comprometer o abastecimento de vários municipios banhados pelo rio São Francisco. De acordo com os moradores "o desastre e os prejuízos são maiores do que a mídia vem mostrando. "É desesperador a situação e mais uma vez a natureza é agredida. Avaliamos a morosidade dos nossos governantes em agir contra a agressão ao mar e ao rio São Francisco."

Senadores usaram a tribuna e cobraram do Governo Federal uma "ação mais rápida diante da gravidade dos fatos".

"A grande questão é agir rápido, resolver o problema, não ficar buscando culpados, isso pode ser feito depois", afirmou Márcio Nele, do Programa de Pós-Graduação da Coppe/UFRJ.

Especialistas destacam que o Brasil já dispõe de um Plano Nacional de Contingência. "Cada lugar tem as suas especificidades, suas particularidades", ressalta o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Luiz João Luiz Nicolodi, citando correntes marítimas, ondas, praia e areia.

Redação Blog Foto: Reprodução Globo News Tv Gazeta Alagoas
publicado em 19 de Outubro / 2019 às 06:00

Governadores do Nordeste repudiam declarações de presidente

Em carta divulgada na noite desta sexta-feira (18), os governadores do Nordeste repudiam as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Por informar, em peça publicitária, que o Governo de Pernambuco pagará a 13ª parcela do programa Bolsa Família com recursos estaduais, Paulo Câmara foi chamado de “espertalhão” em postagem nas redes sociais de Bolsonaro e acusado de se aproveitar do programa federal. 

Porém, em Pernambuco, o projeto de pagamento do 13º foi aprovado em novembro de 2018, antes de o presidente assinar a medida provisória que o institui no âmbito federal. Assim, como explicam os governadores no texto, foi o governo pernambucano quem primeiro garantiu o beneficio. Para os gestores do Nordeste, "é profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades". 

Ler Matéria Completa
Secom Bahia Foto: Fernando Vivas/GOVBA
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo: Precisamos matar menos no trânsito

Os acidentes de trânsito no Brasil são a 2ª causa de morte entre as causas externas de fatalidades. Em 2017, 35.374 pessoas perderam a vida, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Essas mortes correspondem a 50,2% dos óbitos entre adultos e jovens com idades entre 15 e 39 anos. O custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) com as internações de feridos é alto: em 2018, R$ 265,2 milhões foram gastos no tratamento de sobreviventes das estradas.

Para além dos números de óbitos, dos que sobreviveram com sequelas — em 21% das internações entre os anos de 2000 e 2016, o diagnóstico sugeriu sequela física dos pacientes — e do dinheiro usado para atender os feridos, é preciso entender que as tragédias familiares diárias podem e precisam ser evitadas.

Ler Matéria Completa
Opinião Diário de Pernambuco
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 22:33

Deputados a favor da instalação de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco visitam complexo em Angra dos Reis

Um grupo de deputados participou hoje 18, de uma visita às usinas Nucleares localizadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a convite da Eletronuclear. De acordo com um dos parlamentares que participou da visita, a equipe do Ministério de Minas e Energia está cada vez mais disposta a investir no projeto de energia nuclear proposto para Itacuruba (Sertão de Itaparica) – estimado em mais de R$ 20 bilhões.

O objetivo da visita foi a Eletronuclear esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento.

“O tema da energia nuclear vai fazer parte do cenário econômico do Estado. É só uma questão de tempo”, pontuou Alberto Feitosa, que, no início do mês, havia feito um pronunciamento sobre o  assunto. Como havia antecipado no primeiro discurso, ele destacou que sua assessoria está finalizando uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), permitindo instalação de uma usina do tipo no Estado.

O parlamentar também confirmou que, entre os dias 16 e 18 de outubro, está agendada uma visita às usinas localizadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a convite da Eletronuclear. “A empresa espera uma grande comitiva de deputados, que terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do empreendimento”, ressaltou.

"Em 44 anos de funcionamento das geradoras de energia nuclear nunca ocorreu um só acidente envolvendo trabalhadores com radiações ionizantes", disse o deputado.

Se Itacuruba ganhar uma usina, como está na disputa com mais três municípios do Nordeste, pode receber de presente um hospital como consequência da chegada do equipamento com o mesmo padrão do de Angra.

O hospital, segundo Waldyr Laguna, diretor superintendente da Fundação Feam, que administra a unidade hospitalar, atende a 85% dos pacientes do SUS  em torno das usinas nucleares. Possui 40 leitos, serviços de alta complexidade e oito  UTIS, uma delas de isolamento.

Ler Matéria Completa
Redação Blog
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 22:03

Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado 19

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou a ser executada no último dia 7 de outubro em todos os postos de saúde do Brasil, chega ao seu ápice neste sábado (19) com o “Dia D” da vacinação.

A primeira fase da campanha abrange as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que poderão ser vacinadas nas unidades de saúde das redes pública e estadual, que ficarão abertas no sábado em horário especial.

Neste sábado, a vacinação será voltada exclusivamente para crianças da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde que ainda não completaram o ciclo da tríplice viral (duas doses) ou não têm comprovação de terem recebido as duas doses da vacina. A primeira fase da campanha continua até o próximo dia 25 de outubro. Para vacinar a criança, é preciso que o responsável leve o cartão de vacinação.

Em Pernambuco, cerca de 2.500 unidades de vacinação espalhadas por todos os municípios do estado devem funcionar em em horário especial neste sábado. De acordo com o secretário de saúde André Longo, uma quantidade considerável de crianças ainda deve ser vacinadas no estado.

“Temos o vírus em circulação em Pernambuco e a única forma de evitar que essa doença se espalhe ainda mais é através da vacinação”, alerta o secretário. Longo ainda ressalta a importância de ignorar as notícias falsas que influenciam alguns responsáveis a não vacinar as crianças:

“É uma faixa etária frágil, que depende muito dos responsáveis e tem o direito de receberem a vacina gratuitamente. Por isso, é importante que os pais e mães não caiam em fake news, a vacinação é segura e só ela protege com eficiência”.
 

Folha Pernambuco
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 21:33

Sobradinho se mobiliza para o Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que será neste sábado (19)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (19), das 8 às 16 horas, o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A vacina estará disponível na sala de vacinação do Centro de Saúde e é indicada a crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, que ainda não receberam a imunização completa contra o sarampo.

A SMS pede a atenção dos pais ou responsáveis pelas crianças para a importância da imunização, e também solicita que no ato da vacinação seja apresentada a carteirinha das crianças.

"A carteira de vacinação é um documento, e deve ser sempre apresentada para atualização todas as vezes que é realizada uma nova vacinação. Por isso solicitamos que, quando os pais ou responsáveis forem levar as crianças para se vacinarem, não esqueçam da caderneta, pois os profissionais de saúde se utilizam dela para saber quais as vacinas que as crianças ainda precisam tomar ", esclareceu a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.

Além da carteira de vacinação, é necessário levar também o documento de identidade e cartão do SUS.

 

Ascom PMS
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 21:03

Vereadores da Oposição pedem audiência pública para debater sobre pessoas em situação de rua em Petrolina

É fácil passar pelas ruas de Petrolina e encontrar pessoas sobrevivendo em condições sobre-humanas, indigna e muitas vezes desonrosa. Ávidos pela solução desse problema social que afeta o município de Petrolina, os vereadores da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro e Gilmar Santos apresentaram na quinta-feira (17), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, um requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater sobre o tema com autoridades políticas e públicas.

O requerimento n° 328/2019 solicita um debate com as autoridades, que tem o poder de minimizar os efeitos do problema, sobre a realidade de pessoas que vivem em situação de rua de Petrolina. Uma oportunidade para discutir e encontrar solução para as necessidades da população de rua, as políticas públicas existentes, fundamentar proposições e elencar os custos sociais decorrentes.

O documento pede a presença de várias autoridades públicas e políticas, como do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; do procurador-geral do Município, da Secretária de Educação, do Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, representantes da Justiça e os deputados que representam o município na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

É cada vez maior número de pessoas que estão nas ruas, muitas vezes famílias inteiras morando em calçadas e praças da nossa cidade em condição desonrosa, vulnerável, e por isso, faz-se necessário esforço para a conscientização e buscas pela solução desse problema.

Ler Matéria Completa
Ascom Monia Ramos/Bancada de Oposição Petrolina
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 20:33

Bahia Pesca identifica pescadores e marisqueiras afetados por óleo

A Bahia Pesca identificou que 13.375 pescadores e marisqueiras tiveram as atividades afetadas pelo óleo que atinge o litoral do estado. O levantamento, realizado nos municípios de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas, Salvador e Mata de São João, será repassado ao Comando Unificado de Incidente, de modo que sejam estabelecidas políticas compensatórias emergenciais.

A Bahia Pesca também fará a coleta de peixes e mariscos para análise da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, que determinará se esse pescado é próprio para consumo ou se está contaminado. As ações para minimizar os impactos do óleo na vida de pescadores e marisqueiras foram discutidas pelo presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, e pelo secretário da Agricultura, Lucas Teixeira. 

Participaram do encontro a diretoria e técnicos da Bahia Pesca, além de representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, Casa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

Ascom Inema
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 20:03

Prefeito faz vistoria da Obra de saneamento no Dom Avelar

O prefeito Miguel Coelho vistoriou esta semana as obras de saneamento do bairro Dom Avelar. A intervenção iniciada em setembro segue em ritmo acelerado e já garantiu o tratamento de esgoto para as moradias de 2600 pessoas da comunidade. A previsão é concluir os serviços em abril do próximo ano.

Três frentes de trabalho estão atuando no Dom Avelar. A obra já contemplou ruas como a Sentimento, Afeto e Generosidade. Os operários promovem a desobstrução do esgoto, que antes era despejado na rua, e fazem a ligação com a rede de tubulações para encaminhar à estação de tratamento do bairro Vila Marcela.

No total, serão construídos 97 poços de visita e 846 caixas de passagem do esgoto, contabilizando 55 km de encanamento de seis bairros da bacia do Dom Avelar. "É uma obra histórica, aguardada com muita ansiedade pelos moradores do Dom Avelar e, por isso, estamos acompanhando de perto. O ritmo está bom, mas queremos acelerar para que já em abril tudo esteja pronto e a comunidade deixe de conviver com o esgoto na porta de casa", explica o prefeito.

O saneamento da bacia do Dom Avelar tem um investimento da Prefeitura de Petrolina de R$ 4,6 milhões. O trabalho vai beneficiar mais de 40 mil moradores dos bairros Dom Avelar, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Padre Cícero.

Ascom Junior Vilela Foto: Jonas Santos
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 19:33

Município sediará curso de formação em Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), o Coletivo de Assessoria Jurídica Popular Luiz Gama (CAJUP) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promoverá nos meses de outubro, novembro e dezembro o curso de formação 'Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos'. Com carga horária de 30 horas, o curso tem inscrições gratuitas, é aberto ao público e indicado especialmente para servidores públicos.

A formação terá como foco principal o enfretamento ao racismo, especialmente através do fomento à reflexão sobre as relações raciais no Brasil, a questão dos negros e o combate ao racismo institucional. A realização do curso faz parte da programação do Novembro Negro de Juazeiro 2019, e segundo os organizadores “vem para preencher uma lacuna importante no necessário debate acerca da ilusão das relações raciais na sociedade, caminho imperioso rumo à transposição do racismo estrutural”, afirmou a diretora de Diversidade, Luana Rodrigues.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 19:03

ENEM: Estudantes do Sertão recebem aulas gratuitas do projeto Prepara Jovem

Na contagem regressiva para o próximo Enem, os estudantes do Sertão pernambucano receberão o Prepara Jovem, projeto idealizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Educação e Esportes, neste final de semana.

No sábado (19/10), o aulão será no ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, Sertão do Araripe. Já no domingo (20/10), o evento segue para Escola Estadual Professora Adelina Almeida, em Petrolina, no São Francisco.

"Ao todo já são mais de 10 mil beneficiários do programa. Nestas duas edições deveremos reunir mais de mil e quinhentos jovens", disse o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. Os alunos contemplados neste sábado (19/10) serão dos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz de Malta, Santa Filomena e Trindade. 

No domingo (20/10), o aulão vai atender os estudantes de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Os educadores envolvidos no projeto são voluntários a cada edição abrange determinadas áreas do conhecimento.  Neste final de semana, as aulas serão de história com professor Gerardo Neto e de redação com o professor Diogo Didier.

SERVIÇO: Prepara Jovem Aulão gratuito preparatório para o Enem. DATA E LOCAL: Araripina (19/10) e Petrolina (20/10) . HORA: 8h30

Ascom Gov Pe
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 18:33

Penúltimo sorteio da campanha IPTU dá Sorte acontece neste sábado 19

A Prefeitura Municipal de Juazeiro sorteia neste sábado (19) o penúltimo prêmio da Campanha IPTU dá Sorte em 2019. O sorteio de R$ 10 mil será realizado pela Loteria Federal e para concorrer aos prêmios, basta estar adimplente com o pagamento do seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“De janeiro a setembro nós já entregamos R$ 170 mil em prêmios para os contribuintes e até novembro a população ainda tem chances de ganhar. Essa campanha é uma iniciativa do prefeito Paulo Bomfim que vem dando certo desde 2017. Enquanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, o contribuinte concorre a prêmios”, disse o secretário da Fazenda, Edvan Gonçalves.

Calendário de Sorteios da Campanha IPTU dá Sorte

7º Sorteio – 19/10 – Sorteio de um prêmio de R$ 10 mil

8º Sorteio – 16/11 – Sorteio do prêmio final de R$ 20 mil

Eneida Trindade/SEFAZ
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 18:00

'Os corpos negros estão nas valas, estão empoleirando as prisões', diz advogada no STF

De todas as pessoas que fizeram sustentação oral nesta quinta-feira (17) durante o julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a prisão após condenação em segundo grau, uma chamou a atenção. Única mulher e negra a fazer sustentação nesta quinta, a advogada Silvia Souza, da Conectas Direitos Humanos, afirmou que “os corpos negros estão nas valas, estão empoleirando as prisões em condições sub-humanas, em condições insustentáveis”, e por isso, são os mais afetados com o entendimento atual do STF sobre execução de uma pena.

“O artigo 312 do Código de Processo Penal prevê que as hipóteses da prisão cautelar, embora posta no sistema de Justiça como exceção, torna-se regra em especial para a população negra e pobre. É preciso reconhecer que a restrição de direitos, sejam econômicos, sociais ou as liberdades atingem em primeiro lugar, e com muito mais força, a população pobre, preta e periférica”, disse. Além de ser a única mulher negra a fazer sustentação oral, a advogada também era uma das poucas pessoas negras no próprio STF. 

Ler Matéria Completa
BN
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 17:43

Lançamento do livro ‘Scamonis - o outro lado de mim’ em Petrolina repete o sucesso da Bienal em Recife

Tartarugas, conchas e som das ondas do mar. Foi este o clima da noite de quinta-feira (17), durante o lançamento do livro ‘Scamonis - o outro lado de mim’, de Marcela Franca, realizado no Nobile Suite em Petrolina-PE. Para a autora, o momento teve também a sensação de dever cumprido.

“Sentimento de missão cumprida! Sou apaixonada por Petrolina e foi maravilhoso poder partilhar esse momento com tantas pessoas queridas. Só tenho a agradecer a todo mundo que de alguma forma contribuiu para que esse evento se realizasse”, explicou a escritora.

O lançamento reuniu familiares, amigos, admiradores de Marcela Franca, além de autoridades, como o prefeito Miguel Coelho. “Uma alegria a gente poder estar prestigiando o lançamento do livro de uma autora petrolinense. O ‘Scamonis’ traz toda uma questão de conscientização ambiental, ainda mais num momento que o Brasil está vivendo por esse drama, o Nordeste de uma forma especial. Ela conseguiu nas mais de 300 páginas que o livro tem, encantar as pessoas que vão ler e vão conhecer um mundo novo, porque muitas vezes, muita gente gosta do mar, gosta do oceano, mas não conhece as histórias e agora através de ‘Scamonis’ poderão ter um gostinho, para poder também preservar esse patrimônio tão rico que o Brasil tem, que são os nossos mares”, declarou Miguel Coelho.

Na ocasião, Marcela Franca foi comunicada que ‘Scamonis - o outro lado de mim’, foi o livro mais vendido da plataforma de lançamentos da XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que aconteceu no último domingo (13), em Recife. “Fiquei muito surpresa! Por ser o meu primeiro livro, não esperava que ‘Scamonis’ tivesse uma aceitação tão rápida. Foi emocionante saber dessa notícia”, comemorou.

Para o escritor e fotógrafo Rafael Benevides, que já leu a obra, o sucesso do livro era esperado. Para ele, ‘Scamonis - o outro lado de mim’, é envolvente e estimula o autoconhecimento.

“Me senti honrado de ser um dos primeiros a ler a versão digital, me senti preso ao enredo do livro. Quando você lê, não consegue parar, ela tem uma linguagem extremamente misteriosa que te prende, encantadora e muito reveladora. Durante esse processo de lê-lo eu descobri muito sobre mim. É incrível que assim como o mar, nós somos. Quanto mais profundo você mergulhar, mais você descobre sobre si. E como o título diz ‘o outro lado de mim’, é uma forma de se resumir essa aventura fantástica que é esse livro, é você permitir lembrar que todos nós temos outros lados e ainda não conhecemos tudo sobre nós”.

 

 

Texto: Falô Soluções Criativas Fotos: Agricia Nielli
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 17:13

UPAE/IMIP de Petrolina realiza comemoração em homenagem ao Dia do Médico

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina realizou, nesta sexta-feira (18), um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Médico. Além do momento de confraternização, os médicos da urgência e emergência e do ambulatório receberam um mimo em forma de homenagem. 

A responsável pela mobilização foi a coordenadora médica, Bruna Spíndola. "Todo ano nós comemoramos a data, pois este é o momento de agradecer a todos os profissionais pela dedicação e serviço de qualidade prestado no SUS. Acredito que a nossa Unidade é muito privilegiada, pois reunimos um seleto grupo de médicos competentes, que realmente vestem a nossa camisa", ressalta. 

O gesto simples chegou a emocionar. "Ser médico de Pronto Atendimento em uma unidade do SUS é um desafio, mas que nós realizamos com muito amor. Aqui a gente aprende todos os dias a ser um ser humano melhor e a ter mais empatia com o problema do outro. Esse, sem dúvida, é um privilégio e uma oportunidade que me deixa extremamente feliz", relatou a emergencista Luciana Cardoso. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 17:03

Outubro Rosa: ação da prefeitura ofertará serviços de saúde no bairro Cacheado

Em Petrolina, o mês de outubro é marcado por diversas ações nas Unidades Saúde da Família (USF).  O objetivo da prefeitura é promover a sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama, além da importância de cuidados com a saúde física, mental e autoestima. Neste sábado (19) é a vez da comunidade do Cacheado ser beneficiada com diversos serviços voltados, principalmente, para as mulheres do bairro.

O evento acontecerá das 8h às 12h. Durante toda a manhã, serão ofertados exames de preventivos; orientações para autoexame da mama; solicitação de mamografia; aferição da pressão arterial e HGT; consulta saúde da mulher; palestras educativas, além da atualização da caderneta de vacinação.

De acordo com a coordenadora da área, Julianne Padilha, será um momento muito importante de cuidado da mulher. "Muitas dessas mulheres que moram na comunidade trabalham durante a semana e não têm tempo de vir até a unidade de saúde, então essa oferta de serviços em forma de mutirão foi a forma que encontramos para atender esse público", destacou.

Para receber o atendimento é importante levar um documento de identificação, cartão SUS e, para as crianças, a caderneta de vacinação.

Ascom PMP
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 16:43

Governo libera orçamento de universidades federais

O Ministério da Educação anunciou hoje (18) o descontingenciamento do orçamento das universidades federais, que foi possível a partir de um remanejamento do orçamento do MEC. "Cem por cento de todo o orçamento para o custeio das universidades federais e institutos estão sendo descontingenciados neste momento", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista à imprensa.

Segundo ele, o contingenciamento não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta. "Foi feita uma boa gestão. Administramos a crise na boca do caixa. Vamos terminar o ano com tudo rodando bem", acrescentou.

De acordo com o secretário executivo do ministério, Paulo Vogel, estão sendo liberados R$ 1,1 bilhão dos R$ 19,6 bilhões que já estavam previstos para as despesas discricionárias do MEC. Vogel disse que o valor está sendo realocado de outras despesas ministeriais.
 

Agencia Brasil
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 16:34

Alimentação que ajudam a prevenir o Câncer

Aconteceu nesta quarta-feira (16/10) o Dia Mundial da Alimentação Saudável, e para marcar a data dentro da Semana da Prevenção do Câncer de Mama na UPAE Garanhuns, foi oferecido um café da manhã especial para funcionárias da Unidade de Saúde. A Formular Farmácia de Manipulação ofereceu serviços de limpeza de pele e uma breve apresentação sobre a importância da alimentação saudável para prevenção de doenças, em especial os cânceres de mama e do colo do útero.

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa da UPAE Garanhuns. A nutricionista Laila Brasil, com apoio da coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, e do coordenador geral, Gustavo Amorim, programou as palestras e demais atividades da Semana de Prevenção. Na conversa com as funcionárias, o biomédico Klauber Pedrosa destacou alimentos saudáveis, a exemplo de frutas e verduras, e substâncias como Vitamina C, Extrato de Própolis, Colágeno e Resveratrol, um antioxidante extraído da uva que ajuda a tratar o envelhecimento cutâneo. "Uma alimentação saudável é importante para prevenir doenças, e neste caso que estamos apresentando, formas de cânceres, inclusive de pele, que é o mais comum no mundo. Contudo, é necessário que as pessoas tenham rotinas também saudáveis, com atividades físicas, evitando consumo excessivo de álcool, exposição à radiação solar, entre outras observações que fazemos em nossas apresentações" - Afirmou Pedrosa, que esteve acompanhado de Polliana Souza, que fez limpezas de pele e apresentou produtos que proporcionam peles mais saudáveis.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 18 de Outubro / 2019 às 16:13

Estudantes fazem abaixo assinado para cobrar da Prefeitura de Juazeiro melhorias na Biblioteca 

Falta de acessibilidade, ares-condicionados quebrados, pouca iluminação, acervo defasado, entre outras pendências. Esta é a realidade da biblioteca municipal – Professor Aristóteles Pires Carvalho, espaço público para estudar e fazer trabalhos escolares em Juazeiro-BA.   

De acordo com os frequentadores da biblioteca, apesar de diversas reuniões com a secretaria da educação da Terra de João Gilberto, solicitando as devidas melhorias no espaço, pouco foi feito para solucionar a problemática.

Cansados de esperar, um grupo de mais de 100 estudantes do Sertão do São Francisco estão mobilizados para sensibilizar a administração municipal, eles elaboraram um abaixo assinado e pretendem fazer uma manifestação na terça-feira (22) para chamar a atenção do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB).

 

Por: Guerreiros da Educação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.