Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 20 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 15:00

Eleições 2020: Lucas Ramos quer oposição unida em Petrolina no segundo turno

Pré-candidato do PSB na disputa pela Prefeitura de Petrolina, o deputado estadual Lucas Ramos avaliou, em entrevista à Rádio Folha (96,7), nesta sexta-feira (17), que o campo de oposição ao prefeito Miguel Coelho (MDB) terá múltiplas candidaturas no primeiro turno, mas deveria estar coeso para a disputa do segundo turno do pleito.

O parlamentar citou vários nomes que deverão disputar, a exemplo do também deputado estadual Odacy Amorim (PT) e de Julio Lossio (PSD), este último de quem se declarou mais próximo. "A oposição está representada em vários partidos da Frente Popular em Pernambuco. A gente poder discutir múltiplas candidaturas. O PB decidiu por essa candidatura também. No final do ano passado o governador Paulo Câmara concedeu uma entrevista a uma radio de Petrolina confirmando a candidatura. Isso nos deu força", revelou.

Ler Matéria Completa
Folha Pernambuco
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 13:00

Faculdade Senac abre seleção para professor/coordenador em Petrolina

A Faculdade Senac, unidade Petrolina, está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas para contratação de professor que possa exercer também a função de coordenador no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. As inscrições podem ser feitas por e-mail até domingo (19/1). Os interessados devem estar aptos a exercer a função de professor, para ministrar aulas no período noturno e/ou diurno nos horários estabelecidos pela Gerência Acadêmica/Direção da Faculdade.

Para concorrer, os candidatos deverão ter título de especialista, mestre ou doutor. Serão considerados fatores de preferência curso superior tecnológico na área ou em área afim. Os interessados também devem ter disponibilidade para até 10 h/semanais de atividades de docência e coordenação de curso. A primeira fase da seleção será composta por uma avaliação curricular de caráter eliminatório. Para participar, os interessados deverão enviar curriculum lattes atualizado e comprovado, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e produção científica, tecnológica, artística ou cultural, para o e-mail selecao.petrolina@faculdadesenacpe.edu.br, até às 23h59 de domingo (19/1).

Ler Matéria Completa
Ascom Fabiano Barros Foto: Ilustrativa
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 12:30

“Neto deve atuar na política do interior” afirma Jorge Lins

Em matéria enviada para esse blog, Jorge Lins (DEM) defendeu que o Presidente Nacional do partido e o Prefeito de Salvador, ACM Neto, interfira e atue na política do interior do estado. Para Jorge, é clara a liderança de Neto em todo estado, além de ser uma figura estratégica. O prefeito pode freiar, segundo Lins, algumas candidaturas oportunistas que venham a atrapalhar no processo de agregação e união da oposição.

“Olha, não escondo de ninguém minha admiração para com o prefeito, e a escolha de Bruno foi uma óbvia demonstração de que ACM é o cara que dá oportunidade, tá na hora do novo e o Prefeito sabe disso. Tenho convicção de que a partir do momento em que ACM Neto começar a discutir a política de Juazeiro a qualidade da oposição começará a imperar e o trigo será separado do joio" pontuou.

Ascom
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 12:13

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta sexta-feira (17) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta sexta-feira (17).

As equipes de mutirão de limpeza trabalham na Rua Manoel Crisóstomo (Alto da Maravilha); as equipes de varrição atendem hoje Angari, João Paulo II, Parque Residencial, Alagadiço, Alto da Maravilha, Santo Antônio, área central e Residencial Dr. Humberto.

As equipes de parques e jardins realizam podas e coletas na Travessa Napoleão Laurentino (Santo Antônio); coletas na Avenida  das  Nações (Dom Tomaz) e retirada de árvore na Rua Perpetua (Alagadiço). Quanto à iluminação atende aos bairros Argemiro, Padre Vicente, Dom José Rodrigues, Santo Antônio, Alto da Aliança, Piranga II, Centenário e Jardim das Acácias.

O setor de manutenção e máquinas realiza a manutenção serviço no Estádio Adauto Moraes; confecção de lajotas; manutenção na Praça do Sol Nascente; limpeza no canal do bairro João Paulo II; limpeza no campo de futebol do bairro Padre Vicente e nas margens do canal Malhada (João XXIII); limpeza no canal do Macarrão (Jardim Flórida) e patrolamento de ruas no bairro Sol Nascente.

Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.
 

Ascom/SESP
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 12:00

Inep divulga hoje as notas do Enem

Hoje (17), os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão consultar os resultados das provas. Os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

As notas estarão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem. É preciso fazer o login com o CPF e a senha cadastrada. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la pelo próprio sistema. Saiba como recuperar a senha. Agora os estudantes terão acesso apenas à nota que obtiveram na redação. O espelho da prova, que contém detalhes da correção dos textos, será divulgado em março, 60 dias após a divulgação do resultado individual. As notas não cabem recurso.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 11:30

Residência criativa em dança será realizada em Araripina-PE

Para fortalecer o movimento da linguagem da Dança no Sertão do Araripe, será realizada nos próximos meses uma formação em dança em formato de residência criativa para jovens bailarinos da cidade de Araripina-PE. As inscrições estão abertas para as 15 vagas disponíveis, até o dia 17. Todo o projeto é oferecido gratuitamente. Serão três etapas de encontros com aulas de dança, estudos culturais e processo criativo. 

A residência totaliza uma carga horária de 80 horas em atividades formativas de dança para os participantes. "Esse é um espaço de formação em criação de dança, que através de uma residência criativa vai unir capacitação e criação cênica. Quem participar das aulas irá acompanhar toda a concepção de um espetáculo, integrando o elenco e apresentando no município", explica Adriano Alves, artista residente.

Ler Matéria Completa
Ascom Adriano Alves
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 11:00

CSTT implanta sinalização horizontal em frente a escolas

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) está aproveitando o recesso escolar para reacender a sinalização horizontal em frente às escolas municipais e particulares do município. O objetivo é oferecer mais segurança aos pais e alunos quando retornar o ano letivo. De acordo com o Diretor Operacional da CSTT, Marcos Cardoso, a intenção é atender o máximo de escolas possíveis antes do retorno do ano letivo que, no município, será dia 11 de fevereiro.

Além da sinalização, a CSTT continua realizando a vistoria dos transportes escolares, que iniciou no último dia 07 e segue até o dia 24 de janeiro. “O nosso objetivo é garantir a segurança dos estudantes que utilizam esses transportes. Os pais devem se atentar para o transporte que irá contratar para conduzir seus filhos. É necessário exigir o alvará emitido pela CSTT para ter certeza que o veículo passou por vistoria e está apto para circulação”, esclarece o gerente de Transportes da CSTT, Francisco Paulo.

Irislane Pacheco/CSTT
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 10:30

MPPE incrementa convênio com a UFPE para a realização de exames de DNA 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, renovou convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a realização de exames de comprovação de DNA por meio do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de Genética do Centro de Ciências Biológicas. A ação pretende incrementar a realização dos testes de paternidade em todo o Estado, por solicitação das diversas Promotorias de Justiça. A cooperação técnica permite o atendimento de até 360 casos por ano.

"Somos garantidores do acesso à cidadania e o direito à filiação é indisponível, pois não se pode abrir mão, em hipótese alguma. Nessa indisponibilidade o membro do Ministério Público deve lutar na forma da lei, pelo melhor interesse do filho, zelando que seus interesses sejam plenamente assegurados", disse a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, a procuradora de Justiça Laís Coelho Teixeira.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 09:30

Governo de Pernambuco entrega sementes de milho e sorgo a agricultores do Sertão do estado

O Governo de Pernambuco deu início, nesta quinta-feira (16), no município de Custódia, à distribuição de sementes do Programa Campo Novo aos agricultores dos 56 municípios do Sertão Pernambucano. Ao todo serão distribuídas 530 toneladas de sementes, sendo 445 toneladas de milho e 85 toneladas de sorgo forrageiro, que chegarão aos agricultores exatamente na quadra chuvosa da região, que vai de dezembro a março. Cerca de 75 mil famílias de agricultores serão beneficiadas.  

Com investimento global de R$ 1,9 milhão, as sementes distribuídas sob a coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), vão permitir o cultivo de 22.250 hectares de milho, com uma produção estimada de 225 mil toneladas, e 16.500 hectares de sorgo, com uma produção que pode chegar a 530 mil toneladas de massa verde (forragem) para alimentação animal.

Ler Matéria Completa
Ascom SEI-PE
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 09:00

Pacote de obras da Prefeitura e Codevasf garante a pavimentação em 16 bairros de Petrolina

O prefeito Miguel Coelho e o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, assinaram, na noite desta quinta (16), uma ordem de serviço no valor de R$ 10 milhões que vai propiciar o asfaltamento de 37 ruas e avenidas dos bairros de Petrolina. Os serviços começam neste mês e devem ser entregues até maio.

A solenidade ocorreu no bairro Santa Luzia, onde serão pavimentadas cinco vias. As obras beneficiarão ainda as comunidades da Vila Marcela, Jardim Guararapes, Antônio Cassimiro, Jardim Petrópolis, Quati II, Alto do Cocar, Vila Eulália, Vila Mocó, Jardim Imperial, Dom Avelar, Jardim São Paulo, Vila Débora, Loteamento Giovana, Vila dos Ingás e Cidade Universitária.

Ler Matéria Completa
Junior Vilela Assessor do Prefeito Milguel Coelho Foto: Jonas Santos
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 08:30

Bahia: Governador sanciona aumento de benefícios de diretores e vice-diretores

O governador Rui Costa sancionou, nesta quinta-feira (16), a lei que aumenta os benefícios dos educadores por meio do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. Serão beneficiados 1.157 diretores e 1.410 vice-diretores, impactando para os cofres do Estado em torno de R$ 20 milhões em 2020. 

O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na quarta-feira (15). A iniciativa altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, acrescentando o artigo 65-B, que prevê a concessão da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe ao professor investido em cargo de gestão.

A lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17).

Secom Bahia
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 08:00

Sala do Empreendedor de Juazeiro promove oficina sobre processo licitatório administrativo para MEIs

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o setor de licitação da prefeitura realizaram nesta quinta-feira (16), na Sala do Empreendedor, oficina sobre o processo licitatório administrativo para 55 Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. Na ocasião a diretora do setor de licitação, Rita Ferrari, falou sobre os principais procedimentos que os MEIs precisam seguir para estarem aptos a participar da licitação do transporte escolar.

“Nós, da administração pública municipal, percebemos a necessidade de orientar os MEIs a participarem de processos licitatórios. Muito dos empreendedores aqui presentes, não têm experiência no processo de licitação, pois não sabem o que é um envelope de credenciamento ou uma proposta. Por esse motivo, resolvemos realizar essa orientação de forma simples e clara para que todos entendam como funciona um pregão, mostrando o passo a passo de todas as fases, como a habilitação e a documentação”, explicou Rita.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 07:30

Governo de Pernambuco define aumento zero para tarifa de ônibus

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (16/01), que as tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) não terão reajuste em 2020. "O que vamos discutir este ano são as melhorias do sistema e não reajuste. Enquanto não tivermos avanços concretos no transporte público, não falaremos em aumento da tarifa", afirmou, completando: "Até o fim de janeiro, vamos lançar um plano de investimentos onde faremos a nossa parte com melhorias nos terminais, na segurança e na fiscalização."  

Com a decisão, as passagens do sistema de transporte de público da RMR permanecerão R$ 3,45 no Anel A; R$ 4,70 no Anel B; e R$ 2,25 no Anel G. Paulo Câmara destacou que o setor precisa de uma repactuação. "Com metas que sejam cumpridas pelos empresários. O governo fará a sua parte, sem abrir mão de direitos adquiridos pela população.  O Passe Livre - que garantimos aos estudantes - será mantido, o Transporte Complementar Gratuito também continuará valendo e manteremos o subsídio ao diesel, porque é decisivo para que o sistema não entre em colapso", pontuou.

O chefe do Executivo estadual ressaltou a diferença no olhar que Pernambuco está dando à área. "Não vamos agir como o Governo Federal, que fez vários reajustes na passagem do Metrô e nenhuma contrapartida na melhoria do serviço", registrou. Em um intervalo inferior a um ano, o valor da tarifa do Metrô passou de R$ 1,60 para R$ 3,70. E um novo aumento, que elevará para R$ 4,00, está programado para março.

Na última segunda-feira (13/01), os empresários do setor de transportes de passageiros da RMR apresentaram uma proposta de reajuste médio de 14% na tarifa. O Anel A - o mais utilizado pelos usuários do sistema -  passaria de R$ 3,45 para R$ 3,90. No mesmo dia, o Governo de Pernambuco foi a público para afirmar que não aceitaria a sugestão.
Ascom SEI-PE
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 07:00

Toda Sexta tem Obra entrega mais um PAD no interior de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro continua  forte com o Programa Toda Sexta tem Obra e, nesta sexta-feira (17) às 17h, entrega mais um sistema de abastecimento do Programa Água Doce (PAD). A comunidade beneficiada é Veneza, no Distrito de Carnaíba do Sertão  com água para o consumo humano, dessedentação animal e cultivo de plantas  forrageiras. 

O PAD é um Programa do Governo do Estado que, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) vem melhorando a qualidade de vida dos moradores das 11 comunidades beneficiadas.

Ler Matéria Completa
Ascom/SAAE
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 06:30

CAPES cadastra professores interessados em cursar licenciaturas pelo PARFOR

Até o próximo dia 31 de janeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recebe os dados de professores em exercício na rede pública interessados em cursar licenciatura na área em que atuam. Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar.

As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados no próximo ano. Os interessados devem cadastrar seus currículos na Plataforma CAPES de Educação Básica e preencher os formulários - dados sobre sua formação e atuação profissional. Essas informações serão analisadas e validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.

Ler Matéria Completa
CCS/CAPES.
publicado em 17 de Janeiro / 2020 às 06:00

“A gente não fecha escola. A gente constrói, reforma, amplia, climatiza e inaugura” declara Secretária da Educação de Juazeiro (BA)

A secretária municipal da Educação e Juventude Lucinete Alves concedeu entrevista nesta quinta-feira (16) ao RJ Notícias (Rádio Juazeiro) e Programa Geraldo José (Transrio FM) quando falou sobre a construção de duas escolas de tempo integral: A Escola Municipal Américo Tanuri, na comunidade de Lagoa da Pedra, distrito de Maniçoba que receberá investimentos de R$ 160 mil reais e a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Durval Barbosa da Cunha, em Poções, Distrito de Juremal, que agora passará a ser de Tempo Integral, com reforma, ampliação e com ar-condicionado em salas de aula.

Questionada por vários ouvintes, Lucinete Alves contestou a informação de que o governo estaria fechando unidades escolares do município. “A gente não fecha escola. A gente constrói, reforma, amplia, climatiza e inaugura” pontuou.

Veja o vídeo:

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 22:30

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa já pode ser emitida pelo site da Prefeitura de Petrolina

Os prestadores de serviço que precisarem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, em Petrolina, já podem contar com o atendimento on-line que estava suspenso no site da prefeitura.  O secretário executivo de Tributos, João da Costa, explica que o serviço on-line para pessoas físicas ficou suspenso devido à mudança de sistema, contudo, a partir de agora o atendimento volta à normalidade, proporcionado mais conforto aos contribuintes.

Devido às mudanças, o secretário reforça que é necessário que os contribuintes, (pessoas físicas) cadastradas devem compareçam à prefeitura para cadastrar uma nova senha. "Estamos passando por algumas mudanças em todo o nosso sistema on-line de serviços e por conta disso precisamos que as pessoas compareçam à prefeitura para que possamos cadastrar uma nova senha e assim facilitar o acesso à Nota Fiscal Avulsa que estava sendo emitida apenas presencialmente", explica.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 22:00

Após 4 anos, biblioteca de Petrolina é reaberta com novo acervo e climatização

Uma noite de gala aguardada por muito tempo marcou a reabertura da Biblioteca Cid Carvalho. O espaço de conhecimento foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho nesta quarta (15), numa cerimônia concorrida e com direito à apresentação da Camerata 21 de Setembro. A biblioteca foi entregue após uma grande reestruturação e compra de um novo acervo para os leitores.

A estrutura havia sido fechada em 2016 para reforma. No ano seguinte, após uma perícia técnica, foi identificado um conjunto de falhas nas obras que obrigaram a prefeitura a refazer o projeto. Desde lá, foram promovidas intervenções como instalação de aparelhos de ar condicionado, pintura geral, revisão elétrica, hidráulica, do telhado, das portas e janelas; troca de piso das salas de leitura e do auditório; substituição de bacias sanitárias e torneiras; além de obras para melhorar a acessibilidade. Também foram adquiridas centenas de novas obras, elevando o acervo total para mais de 20 mil livros.

Ler Matéria Completa
Junior Vilela Assessor de Imprensa do prefeito Miguel Coelho
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 21:43

USUÁRIA RECLAMA DA NOVA CASA DO TFD DE JUAZEIRO EM SALVADOR. SECRETÁRIA DIZ QUE ATENDEU PEDIDO DOS USUÁRIOS

Usuária do TFD – Tratamento Fora de Domicílio que pediu para não ser identificada, até porque necessita do serviço e teme ser prejudicada, enviou mensagem ao Blog GJ Notícias com várias críticas à mudança de endereço da casa que abriga os pacientes em Salvador. Confira:

"Boa noite Geraldo, queria fazer uma denúncia contra a casa de apoio de Juazeiro, sou paciente do TFD - Tratamento Fora de Domicílio em Salvador. Geraldo aqui na casa de apoio está um absurdo, depois da mudança que houve para o Rio Vermelho a casa é pequena mal cabe o pessoal que chegar de viagem para fazer tratamento aqui em Salvador.

Estamos sem carro para levar os pacientes nos hospitais, quando o pessoal chega para descansar não tem cama, muitos ficam sentados em cadeiras porque não tem canto para descansar, e outra agora, a gente tem mal o que comer. O pessoal na cantina está se virando para dar comida para o pessoal.

Geraldo queria saber do perfeito de Juazeiro para aparecer no momento que mais precisamos, tem muita gente aqui que não tem dinheiro para ir para o hospital. Pensei que depois da mudança ia melhorar, mas infelizmente fez foi a piorar. Cadê o prefeito Paulo Bonfim meu Deus, para ver a situação do povo.

Os quartos são pequenos mal cabe o povo, cozinha é pequena, quando a casa está cheia muitos ficam comendo em pé, povo briga por cama. Nós precisamos com urgência de uma casa maior, que realmente possa abrigar a todos nós. Interessante, que está vindo aí o Carnaval com os três dias de folia, mais cadê que este dinheiro que ele vai investir em atrações, por que não investe na saúde?”

SECRETARIA DE SAÚDE

Em contato com o Blog GJ Notícias a Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro informou que foi obrigada a fazer a mudança da casa do TFDE em Salvador porque a residência anterior, localizada nos Barris, estava com algumas pendências n a Vigilância Sanitária. “Importante ressaltar que também foi a pedido dos usuários que argumentavam que a casa do Rio Vermelho era muito maior e melhor. Estamos agora trabalhando para sanar o problema do veículo” explicou.

Da redação
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 21:31

Prefeitura de Juazeiro instala lâmpadas de LED na Avenida Adolfo Viana

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), intensifica a troca de lâmpadas de vapor sódio para as modernas luminárias de LED de 100 e 150 watts. Nesta quinta-feira (16), a equipe trabalha na Avenida Adolfo Viana (Centro) e serão substituídas mais de 70 lâmpadas no local.  

Os trabalhos já foram executados também Ponte Presidente Dutra, Avenidas Raul Alves, Santos Dumont, Antônio Carlos Magalhães, Ruas do Paraíso e Princesa Isabel (Santo Antônio), Orla I e II, BR 407 no trecho do contorno do Assaí até o contorno do bairro Lomanto Júnior, Parque Lagoa de Calu, totalizando 470 lâmpadas de LED instaladas nesta primeira etapa.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 21:00

Frangos apreendidos pela Vigilância Sanitária são doados ao Parque Zoobotânico do 72º BIMtz

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina doou as aves apreendidas em um abatedouro clandestino interditado nesta quarta-feira (15), no Distrito Industrial. De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, os frangos foram encaminhados ao Parque Zoobotânico do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).

Os animais foram recebidos pela equipe de veterinários do 72º BIMtz, para ser feita uma avaliação e verificar os que poderão ser consumidos pelos animais do parque. O restante das aves irá para o descarte sanitário.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 20:29

Programa Florescer Sobradinho: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente entrega mudas de Ipês para moradores

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega de mudas de Ipês para 30 famílias sobradinhenses cadastradas no Programa Florescer Sobradinho.

Amanhã, sexta-feira (17), a secretaria reabrirá o cadastro para os moradores interessados em receber as mudas para o plantio doméstico. O cadastro será feito no prédio da secretaria, sempre as sextas-feiras, das 8:00 às 10:30 da manhã. No ato, deverá ser apresentado o documento de identificação pessoal e um comprovante de residência, em Sobradinho.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 20:00

Juazeiro: Ação do Janeiro Branco traz como tema para acolhimento ‘Precisamos falar sobre saúde mental’

A equipe de gestão de pessoas através da gerência de Educação Permanente e do Núcleo de Educação de Promoção a Saúde (NEPS) recepcionou, na quarta-feira (15), usuários e funcionários da Secretaria de Saúde de Juazeiro com apresentações lúdicas, momentos de reflexão e culminância do evento com frases motivacionais.

Com o tema ‘Precisamos falar sobre saúde mental profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), participam da programação com abordagens sobre o assunto. Para a dona de casa Cleonice da Silva, moradora do bairro Piranga 1 foi um dia diferente na secretaria. “A equipe passou um bem estar tão grande que tirou toda e qualquer preocupação, estresse e agonia que vinha sentindo. Sem dúvida é muito importante tirar um momento para cuidar da nossa mente”, explicou.

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 19:30

Obras para implantação de ciclovia avançam em mais da metade no Jatobá

Quem tem que trafegar a pé ou de bicicleta na região do bairro Jatobá, em Petrolina, tem que dividir o espaço com carros na via de acesso. Essa realidade está com os dias contados: a prefeitura tem acelerado a obra da ciclovia no local e, até fevereiro, os moradores da localidade vão poder comemorar e andar tranquilamente na pista nova para ciclistas. 

A obra já está mais de 50% executada e já foi feita toda parte de asfalto. As equipes estão trabalhando na parte do passeio e assentamento de meio-fio. A pista para ciclistas do Jatobá terá cerca de 2 quilômetros e ligará a Cardoso de Sá do posto L3 até à Estrada do Jatobá, depois do 'Barcarola'. Serão investidos, apenas neste trecho, cerca de R$ 800 mil. 

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 16 de Janeiro / 2020 às 18:30

Primeiro levantamento do ano aponta médio risco de infestação do Aedes aegypti em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou nesta quinta-feira (16) o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro e identificou um índice de infestação de 1,0%, valor que deixa a cidade em situação de médio risco de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2019, o último LIRAa – divulgado em novembro - apontou uma infestação de 0,7%, colocando Petrolina em situação satisfatória.

Os dados deste ano mostram que os bairros com maior infestação foram Dom Avelar, Padre Cícero, Loteamento Padre Cícero, São Joaquim e São Jorge, com índice de 3%. Em segundo lugar, com 1,8%, aparecem as comunidades do Terras do Sul, José e Maria, Vila Marcela, Residencial Vivendas, Loteamento Recife, Loteamento Nova York, Vila Eduardo e Residencial Monsenhor Bernardino.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Duda Oliveira
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.