Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 17 de Outubro / 2019 às 19:14

Líder do PSL que prometeu 'implodir' Bolsonaro recua e diz não ter nada contra o presidente

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou nesta quinta-feira (17) não ter "nada" para usar contra o presidente Jair Bolsonaro. Disse também querer "pacificar" a bancada do partido. Waldir deu a declaração ao ser questionado sobre a gravação na qual afirmar querer "implodir" Bolsonaro, a quem chamou de "vagabundo". Ele participava de um almoço do presidente do PSL, Luciano Bivar, com aliados.

Segundo Waldir, a declaração, dada em meio à crise que atinge o PSL, foi feita em um "momento de emoção". "O que o senhor tem para implodir o presidente?", indagou um jornalista. "Nada. É só questão de... É uma fala de emoção, né? Um momento de sentimento", respondeu o líder. "É uma fala num momento de emoção, né? É uma fala quando você percebe a ingratidão. Tenho que buscar as palavras. Tenho que buscar as palavras", acrescentou.

Questionado, então, se a crise passou, Delagado Waldir respondeu: "Nós somos Bolsonaro. Nós somos que nem mulher traída. Apanha, não é? Mas mesmo assim ela volta ao aconchego". Na sequência, o deputado declarou ser possível "pacificar" a bancada do PSL. Segundo ele, os 53 parlamentares votarão "integralmente" conforme os interesses do governo. "Não tem nenhuma ruptura, não tem nenhuma perseguição, não tem nada", completou.

Ler Matéria Completa
Fonte: G1
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 19:03

Campanha Natal da Cidade apresenta ações para impulsionar vendas no comércio de Petrolina

Bons negócios aguardam os lojistas que aderirem à campanha Natal da Cidade 2019, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas de Petrolina.

A campanha de incentivo às vendas no comércio da região combina diversas ações estratégicas que iniciam neste mês de outubro e seguem até o dia 27 de dezembro - prevendo desde promoções, capacitações, segurança, passando, também, pelas ações sociais e interação com as comunidades.

 "A partir deste mês até o final de dezembro teremos várias atividades. Neste próximo sábado dia 19 de outubro, no Posto Delta (Shell), na Avenida Honorato Viana, às 9h, estaremos realizando um 'Adesivaço', onde os 30 primeiros motoristas que concordarem em adesivar seus carros com a marca da campanha, ganham 5 litros de combustível e ainda concorrem ao sorteio de um Fiat Argo", explica a coordenadora da campanha, Aline Menezes.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 18:33

PETROLINA: Prefeitura segue cronograma de patrolamento em área de sequeiro

Equipes da prefeitura continuam intensificando o cronograma de patrolamento de estradas e ramais vicinais na área de sequeiro, zona rural de Petrolina. As máquinas garantiram melhorias em Uruás, Cruz de Salinas e se encontram em Atalho a caminho de Caititu, o que totalizará 42 km recuperados.

As equipes já patrolaram os trechos entre Uruás a Cruz de Salinas, Cruz de Salinas a Atalho, Volta do Riacho a Mudubim, a antiga estrada que liga Buenos Aires a Carretão e de Atalho a Carretão. Em seguida, as máquinas seguirão para atender as comunidades de Uruás a Santo Antônio, Rajada, Caroá e depois Pau Ferro. Serão implementados aproximadamente 4 mil km, o que proporcionará maior segurança e mobilidade aos cidadãos e, principalmente, aos corredores de transportes escolares.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 18:05

Programa Partiu Estágio convoca 2.626 estudantes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), convoca 2.626 estudantes para integrarem o Programa Partiu Estágio. Os selecionados para o terceiro edital de 2019 do programa devem apresentar a documentação exigida até o dia 31 de outubro. A convocação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (16).

Foram contemplados 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo na Bahia, na capital e em mais 40 municípios do estado. Os estudantes convocados receberão e-mail, ligação telefônica e SMS informando o órgão estadual que devem se apresentar para a entrega dos documentos. Aqueles que não apresentarem a documentação completa ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, automaticamente, perderão a vaga de estágio. A lista de convocados também está disponível no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br).

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 17:43

SESP realiza limpeza das galerias de águas pluviais e margens dos canais da cidade

Trabalhando de forma preventiva, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) realiza a limpeza das galerias de águas pluviais. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo e outros materiais que obstruem a rede de drenagem. Os trabalhos já foram realizados esta semana na Orla I, Avenida Raul Alves (Santo Antônio), Centro, bairros Angari, Country Clube e bairro Maringá. E nesta quinta-feira (17), a equipe se encontra no Terminal de Ônibus Urbano.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, Juazeiro possui uma média de 588 galerias de águas pluviais. “Dessas, 110 já foram receberam os serviços de limpeza. Vamos continuar trabalhando intensamente para atender várias áreas da cidade e garantir o escoamento das águas pluviais, para quando as chuvas chegarem à região, reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos”, explicou Celso Leal.

Lucilene Almeida dos Santos, que reside no bairro Maringá, parabenizou a ação da Prefeitura. “Essa limpeza é muito importante para a cidade, porque evita transtornos quando começar a chover. Porém, toda a população precisa ter consciência e não jogar lixo no chão, porque isso acaba contribuindo para o entupimento da galeria de água pluvial”, falou Lucilene.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 17:30

Hospital Universitário promove campanha de doação para o Lar Feliz

Durante o período de 15 a 22 de outubro o Hospital Universitário estará arrecadando doações para Fundação Lar Feliz. Os donativos poderão ser entregues nas recepções doe funcionários hospital e da Policlínica, das 8h às 18h. Os interessados em colaborar poderão doar: itens de higiene pessoal, roupas, brinquedos, material escolar, alimentos, produtos de limpeza, entre outros.

Além das doações, os profissionais do Projeto Consultórios Itinerantes (PCI) prestarão atendimentos odontológicos e orientações de saúde bucal para 50 crianças apoiadas pelo projeto no próximo dia 23 de outubro. 
Sobre o Lar Feliz

A Fundação Lar Feliz promove atendimento integral a crianças de 0 a 13 anos de idade. Com ações voltadas à educação, esporte, cultura e assistência médica, odontológica e psicológica em turno diurno integral e com 5 refeições por dia, a fundação visa a redução do trabalho infantil, do abuso sexual e da prostituição infanto-juvenil, o combate às drogas e à desnutrição infantil. A organização também visita as famílias e encaminha à rede de proteção local. Atualmente, a instituição atende a 520 crianças na cidade de Juazeiro-BA.

 

Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 17:02

Caravana do Sesc altera horário do evento, se liga:

A programação da Caravana Sesc, que acontecerá nesta sexta-feira (18/10) na Praça do Bambuzinho,  Centro de Petrolina vai ocorrer em novo horário, das 8h às 12h.  Durante esse período a população vai contar com serviços de saúde, atividades culturais e de lazer gratuitas. A ação tem circulado o estado com a oferta de atividades e de apresentação da instituição.

Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 16:45

Delegado Waldir permanecerá como líder do PSL na Câmara, audio vazou onde Bolsonaro é chamado de “vagabundo” e ameaçado de ter governo implodido

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados confirmou nesta tarde a manutenção do deputado Delegado Waldir (GO) como líder do PSL na Casa. Uma lista com 29 assinaturas foi validada e manteve Waldir no cargo.

Ontem (17), o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) apresentou duas listas para assumir a liderança do partido: a primeira às 21h50 e a segunda às 22h27. Ambas continham 27 assinaturas, das quais 26 foram confirmadas na primeira lista, e 24, na segunda. Já a lista de assinaturas apresentada ontem por Delegado Waldir foi apresentada às 22h18, com 31 assinaturas – das quais 29 foram confirmadas. 

A definição da liderança foi assegurada após validação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na manhã desta quinta-feira (17), o parlamentar afirmou que a decisão sobre o líder do PSL caberia à Secretaria-Geral da Mesa da Casa.

“É decisão da Secretaria-Geral da Mesa. É o que diz o regimento”, afirmou Maia ao deixar o Ministério da Economia, após reunião com o titular da pasta, Paulo Guedes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para debater a agenda de governo pós-aprovação da reforma da Previdência.

Pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados, para ocupar o cargo de líder é preciso receber o apoio formal de metade dos parlamentares da bancada mais um. Cada partido tem autonomia para fazer a troca de líder quantas vezes quiser. Geralmente, há um rodízio no cargo, e os parlamentares costumam ser mantidos por, pelo menos, um ano. Os líderes podem ser definidos por eleição interna da bancada ou por aclamação. Somente os partidos com pelo menos cinco integrantes têm direito à liderança.

Segundo o deputado Delegado Waldir, haverá uma nova eleição para liderança do PSL em fevereiro.

A crise dentro do PSL parece ter chegado ao seu ponto alto. Um dos mais fiéis aliados do presidente da República, deputado Delegado Waldir, líder do partido na Câmara, se rebelou e promete derrubar Jair Bolsonaro do cargo, caso continue a perseguição a membros do partido que estão ao lado do presidente da sigla, Luciano Bivar.

Em um áudio publicado pelo portal R7, Waldir chama Bolsonaro de “vagabundo” e ameaça implodir o governo. “Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Não tem conversa. Eu implodo ele. Eu sou o cara mais fiel. Acabou, cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu andei no sol em 246 cidades para defender o nome desse vagabundo”, afirma o parlamentar no áudio.

Agencia Brasil e R7
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 16:45

JUSTIÇA DE JUAZEIRO RECEBE DENÚNCIA DO MP CONTRA DIRETOR DO SAAE ACUSADO DE ENVOLVIMENTO NO ASSASSINATO DE EX-COORDENADOR DA DEFESA CIVIL

O Juiz da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Juazeiro Paulo Ney de Araújo recebeu em todos os seus termos a denúncia do Ministério Público da Bahia contra o diretor do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, Joaquim de Medeiros Neto, apontado, junto com David Roger Paixão Reis e Gabriel Gomes Amaral, por envolvimento no assassinato do ex-coordenador da Defesa Civil da cidade, Adalberto Gonzaga, cujo crime ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2017.

Joaquim Neto contesta a denúncia e mostrou-se indignado com o envolvimento do seu nome no inquérito que investiga o caso. Ele afirma que a peça de acusação se baseia num boato espalhado por um radialista de Juazeiro. Em sua defesa, Joaquim diz que jamais teve inimizade com Adalberto, nem teria qualquer motivo para atentar contra ele.

David Roger Paixão Reis por meio de nota afirmou que as acusações que pesam contra ele se baseiam em “comentários falaciosos” que “desnortearam” o Ministério Público da Bahia (MPBA) na condução do caso.

O Ministério Público da Bahia acusou o diretor do SAAE, Joaquim Neto, por homicídio triplamente qualificado, por suspeita de mandar matar o ex-coordenador da Defesa Civil do município, Adalberto Gonzaga.

Segundo o MPBA, o crime foi motivado por uma divulgação de irregularidades em verbas recebidas pelo SAAE. O montante seria superior a R$ 5 milhões.

JOAQUIM NETO REAFIRMA SUA INOCÊNCIA E DIZ ESTAR TRANQUILO QUANTO AO ANDAMENTO DO PROCESSO

Em nota, o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, reafirma sua inocência e diz que vai colaborar com a Justiça. O fato de a justiça acatar a denúncia é o procedimento convencional neste tipo de processo.

O diretor do SAAE disse ainda que é importante que o processo tenha andamento para que ele possa demonstrar e provar que o Judiciário está sendo induzido a erro por adversários políticos. Joaquim reafirma que nunca teve nenhuma razão para “agir contra a vida de Adalberto nem de ninguém. A acusação é injusta e descabida”.

Decisão Interlocutória

Da redação Foto: Geraldo José
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 15:33

LDJ confirma datas dos jogos finais do Campeonato Juazeirense Amador

Em reunião realizada com os clubes filiados, a diretoria da Liga Desportiva Juazeirense confirmou a programação dos jogos das semifinais, disputa do terceiro lugar e finais do campeonato juazeirense de futebol amador. A tabela não previa a realização da disputa do terceiro lugar, mas em acordo com os clubes foi incluída na programação.

Os finalistas começam a ser revelados na quinta-feira (17) às 19h30. O XV de Novembro, vencedor do grupo B, enfrenta o Olaria que foi segundo colocado do grupo A. No sábado (19) às 16h, será a vez de Barro Vermelho, vencedor do grupo A encarar a Desportiva Juazeirense, segundo lugar do grupo B. Nestes confrontos, os vencedores da fase de grupos têm a vantagem do empate para chegar à decisão do campeonato, marcada para o dia (25), às 20h. A disputa do terceiro lugar acontece no dia 24, véspera da final.

O campeonato juazeirense de futebol amador integra o calendário esportivo do município. É uma competição realizada pela Liga Desportiva Juazeirense e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.
 

Carlos Humberto / Seculte
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 15:13

Senado pede, mas Celso de Mello rejeita devolver material de líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um habeas corpus em que a Mesa Diretora do Senado questionava a constitucionalidade da busca e apreensão realizada, no mês passado, nos gabinetes do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e da liderança do governo, e pedia a devolução de todo o material apreendido.

Na decisão, assinada na sexta-feira (11) e tornada pública hoje (17), Celso de Mello diz que é incompatível com os princípios republicanos “a criação de santuários de proteção em favor de pessoas sob investigação por supostas práticas criminosas”.

“Ninguém está imune à atividade investigatória do Estado, pela simples razão de que nenhuma pessoa pode considerar-se acima da autoridade da Constituição e das leis da República, mesmo que se trate, como na espécie, de membro do Congresso Nacional e líder do governo no Parlamento brasileiro”, afirmou Celso de Mello.

O ministro negou seguimento ao pedido do Senado sob o entendimento de que não cabe habeas corpus contra decisão monocrática de outro ministro do STF. Apesar de se dizer “radicalmente contrário” à tese, Celso de Mello afirmou ser essa a jurisprudência consolidada da Corte, a qual deve respeitar.

Os mandados de busca e apreensão no apartamento e nos gabinetes de Bezerra, que é líder do governo no Senado, foram autorizados pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso a pedido da Polícia Federal (PF), e cumpridos em 19 de setembro. Na ocasião, foram apreendidos documentos, computadores e o aparelho celular do senador.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 15:02

UPAE e HDM realizam segunda etapa do Processo Seletivo

Teve início, na segunda-feira (14), a segunda etapa do Processo Seletivo da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina.

A segunda etapa compreende uma prova escrita mais teste psicológico, e os mais de 1260 candidatos aprovados na primeira fase de análise curricular estão participando.

Até amanhã (18), as representantes do Departamento de Captação e Desenvolvimento de Pessoal do IMIP Pernambuco encerrarão a fase classificatória/eliminatória para os cargos de nível médio, técnico, superior e elementar.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 14:23

MP aciona Município de Juazeiro para que regularize e reative o Centro de Especialidades Odontológicas, Prefeitura Responde

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza, pediu que a Justiça determine a disponibilização pelo Município de Juazeiro de instalações autônomas para o funcionamento das atividades da equipe técnica do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Orla da cidade, que fornece atendimento gratuito para a população. Para isso, pede o MP que sejam sanadas todas as irregularidades e inconformidades verificadas nas auditorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Vigilância Sanitária Municipal. 

A ação se baseia em relatórios de inspeção de auditoria do SUS, da Vigilância Sanitária Municipal e do Centro de Odontologia da Bahia apontando diversas irregularidades no CEO Orla. De acordo com a promotora de Justiça, o MP abriu um inquérito para apurar as irregularidades e verificou que os órgãos fiscalizadores realizaram reuniões com o Município de Juazeiro e sugeriram várias medidas para contornar a situação. No entanto, o MP constatou que, “além de não sanar as irregularidades, o Município ainda optou por desativar a estrutura física” do CEO Orla, transferindo sua equipe técnica para o outro CEO da cidade.

“A modificação inviabilizou o acesso de diversos usuários ao serviço, pois a nova localização é muito afastada do centro”, afirmou Rita de Cássia, acrescentando que “a concentração de todo o atendimento em uma única unidade gerou acúmulo de demandas e terminou por inviabilizar o serviço”. 

SESAU responde questionamentos sobre pedido do MPBA acerca do CEO Orla. Confiram:

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU esclarece que, o Centro de Especialidades Odontológicas/CEO Orla, foi suspenso temporariamente em março deste ano, devido a problemas estruturais e a equipe da unidade foi transferida provisoriamente para o CEO do bairro João Paulo II.

Sobre os atendimentos aos pacientes da unidade do JP II, a SESAU garante que estão acontecendo normalmente, sem acúmulo de demandas ou inviabilidade dos serviços, de acordo com a planilha de indicadores disponível na unidade, cumprindo o determinado pela portaria 1464 do Ministério da Saúde (que define o número de atendimentos de acordo com porte da unidade).

Quanto à estrutura do prédio na Orla de Juazeiro, a SESAU informa que o projeto de reforma e adequação da unidade, conforme solicitado através de relatório apresentado pela auditoria SUS e Vigilância Sanitária Municipal, se encontra em fase final e, em breve, as equipes começarão as obras no local. 

MP Bahia
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 14:02

Olaria e XV de Novembro abrem fase semifinal nesta quinta-feira (17)

XV de Novembro e Olaria abrem nesta quinta-feira (17) no Adauto Moraes, a fase semifinal do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador. O vencedor do confronto está automaticamente classificado para decidir o título de campeão do centenário com o vencedor de Barro Vermelho e Juazeirense, que jogam no próximo sábado, no mesmo local, às 16h.

O jogo leva o número 21 do campeonato organizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). A partida começa às 19h30 e será aberta ao público.

Destaque do campeonato, com quatro vitórias em quatro jogos, o XV apresentou a melhor campanha entre os dez concorrentes dos dois grupos e encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento, em primeiro lugar no grupo B. Enfrenta o Olaria, segundo do grupo A, jogando por dois resultados – uma vitória simples ou um empate – para se habilitar à grande final, conforme os critérios do regulamento.

Ler Matéria Completa
Por Carlos Humberto / Seculte
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 13:41

PARTE DA ORLA I DE JUAZEIRO ESTÁ INTERDITADA NESTA QUINTA-FEIRA (17)

Parte da Orla I de Juazeiro (BA) foi interditada na tarde desta quinta-feira (17) por conta do surgimento de um enorme buraco na Travessa Edson Ribeiro, entre as agências bancárias do Bradesco e Banco do Brasil.

Os ônibus que fazem o transporte coletivo urbano e os demais veículos estão sendo obrigados a contornar pela Travessa Lauro de Freitas, em frente ao Rio Mar Hotel, seguindo pela rua Barão do Rio Branco.

A Rua Aprígio Duarte, onde está localizada parte da Orla I, foi interditada pela CSTT – Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes enquanto o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) executa o serviço de recuperação da rede de água e conseqüentemente a pavimentação asfáltica.

Da redação Fotos Geraldo José
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 13:36

Dia D de vacinação contra sarampo será neste sábado em Petrolina

Papais, mamães ou responsáveis de crianças entre seis meses a menores de 5 anos têm um grande compromisso neste sábado (19), em Petrolina: levar os pequenos às unidades de saúde para o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo que acontecerá das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre através de tosse, fala, espirro ou quando o doente respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Por isso, a Prefeitura de Petrolina convoca a todos para vacinar seus filhos, garantindo a proteção dessa doença que já estava em processo de erradicação no Brasil, e, infelizmente, voltou a ter registros de casos em algumas regiões do país, inclusive em Pernambuco.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 13:04

Praça Inácio Brito recebe manutenção da SESP

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou a manutenção da Praça Inácio Brito no bairro Mussambê. A ação trará mudanças positivas com melhorias no aspecto visual e a comunidade poderá usufruir de uma área voltada para a convivência social.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, estão sendo construídos novos canteiros e colocadas lajotas no piso. Além da pintura de todo espaço, serão realizadas também a colocação de uma torre para melhorar a iluminação.

“Através da conservação permanente desses locais de convivência, além de garantir melhor acessibilidade aos transeuntes, a SESP busca o bem-estar e a satisfação da população. O serviço de manutenção nesta praça garantirá a preservação do patrimônio público, além de assegurar melhorias no aspecto dos equipamentos”, pontuou. O secretário destacou ainda que já foi executada a poda das árvores e quando concluir os serviços será realizado o plantio de mudas nativas.

“Apesar dos serviços de manutenção das áreas públicas serem de responsabilidade da Prefeitura, as pessoas podem ajudar zelando pela preservação desses locais. Se cada cidadão cuidar dos espaços públicos, os juazeirenses terão muitos locais para passar momentos agradáveis com a família e amigos”, finalizou Celso Leal.

A SESP neste ano já realizou a manutenção nas Praças Alfredo da Silva (Country Clube) e Padre Cícero (Dom José Rodrigues). E lembra ainda que disponibiliza um número de atendimento no telefone 3612 5411 para quaisquer solicitação ou dúvidas referentes à Secretaria.

Luzete Nobre/SESP
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 12:36

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro intensificam ações sobre o Outubro Rosa

O mês de outubro é reconhecido pelas iniciativas de conscientização e luta contra o câncer de mama. Pensando na humanização do tratamento e na conscientização da população, o Hospital Regional de Juazeiro, através do setor de Ensino e Pesquisa, Núcleo de Educação Permanente, Comissão de Humanização e Serviço de Oncologia, realizou nesta quarta-feira, 16, uma série de atividades direcionadas para o debate sobre o tema e o bem-estar das pacientes durante todo o mês de outubro.

João Araújo, enfermeiro e membro da Comissão de Humanização, destaca que o debate promove a conscientização sobre o câncer mais comum entre as mulheres e alerta para atitudes simples como o autoexame.

"A conversa com os profissionais de saúde e a importância do diagnóstico precoce é de suma importância, por isso, durante o mês de outubro estaremos orientando, esclarecendo dúvidas e apoiando o Outubro Rosa".

Ação do HRJ contou com a participação de Lincoln Rocha Ferreira, coordenador da unidade móvel (carreta de prevenção) do Hospital de Amor (vinculado ao instituído Ivete Sangalo, abordando sobre o câncer de mama, importância das consultas periódicas e mamografia, e ainda foram citadas as ações que desenvolvidas no Hospital de Amor, em Barretos.

'Outubro Rosa' - O nome é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Logo depois, o Congresso Americano aprovou uma lei que torna outubro o mês nacional - nos Estados Unidos - de prevenção ao câncer de mama.

Atualmente, a ação acontece em várias cidades ao redor do mundo e são direcionadas à conscientização das mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce. A trajetória durante o tratamento exige esforço e dedicação física das pacientes e também das famílias. O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres do Brasil e do mundo, mas com grande chance de cura se detectado no início.
 

Ascom HRJ Andrea Sued
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 11:00

Últimas inscrições para Mega Revisão FTC em Petrolina

Mais de 2 mil pessoas estão inscritas para Mega Revisão ENEM da Rede FTC, que vai acontecer próxima quinta-feira (17), no Coliseu Hall, Petrolina. O evento é aberto para ao público e as inscrições ainda podem ser realizadas pelo site: megarevisao.ftc.br. As vagas são limitadas e os estudantes receberão, por e-mail, um código de barras que vai funcionar como um ingresso para o evento. Para entrar nos espaços, será necessário apresentar esse documento impresso ou na tela do celular, além do documento de identificação.

O encontro no Vale do São Francisco vai reunir professores capacitados, com referência regional e nacional. O objetivo é preparar os alunos para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). As aulas serão ministradas pelos professores Mauro Roberto (Química), Josevaldo Barros - Vadinho (Física), Allan César (Matemática), Jean Pinheiro (Geografia), Sátiro Furtado (Redação), Pedro Mirandiba (Biologia), Diedson Alves (História do Brasil) e Ricardo Carvalho (História Geral). Cada aluno ganhará um caderno com conteúdo exclusivo para acompanhar as revisões.

O diretor da FTC na região do Vale do São Francisco, Andrei Mello, ressalta que a Mega Revisão é fundamental para quem quer apostar em uma preparação intensiva e de qualidade. “Muitos conhecimentos serão movimentados durante o aulão. Serão passados todos os conteúdos essenciais e dicas sobre como escrever uma redação dentro dos padrões exigidos pelo certame. Professores renomados estão à frente deste projeto, os alunos sairão muito mais capacitados e orientados para o ENEM”, argumentou o gestor.

Além de ser aplicada no Sistema de Seleção Unificado, o disputado Sisu, uma boa nota no ENEM pode também ser utilizada para entrar em instituições privadas, como a Rede FTC. A FTC Petrolina oferece 7 opções de cursos: Direito, Psicologia, Engenharias Elétrica, Civil e Produção, Administração pela FGV, e na FTC Juazeiro os cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina.

SERVIÇO

O quê: MEGA REVISÃO ENEM FTC

Locais: Coliseu Hall, Petrolina

Datas: 17/10

Horário: 17 às 22h Inscrições: megarevisao.ftc.br

Ascom/FTC
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 10:02

Com intenção de ser clube formador, Juazeirense recebe atletas do México e EUA

Com o projeto "Juazeirense cada vez mais forte", o Cancão de Fogo tem reforçado as equipes do profissional e da base. Mais do que isso, a diretoria tenta colocar o nome do clube no cenário internacional. Por meio de um intercâmbio, a agremiação recebeu três atletas vindos do México e dos Estados Unidos. Dois desses jogadores irão atuar na divisão de base, o terceiro fará parte do elenco que disputará o Campeonato Baiano 2020. 

De acordo com Randerson Leal, diretor da Juazeirense, a ideia é fechar uma parceria com representantes de fora do país para trazer mais atletas para o clube, e exportar outros: "Estamos conversando com alguns representantes de clubes do exterior como Espanha, Ásia e Estados Unidos pra fecharmos alguma possível parceria e intensificar esse intercâmbio de atletas tanto pra vir quanto para sair também da base do Juazeirense, e nessa linha, iniciamos esse projeto com o ex-atleta Júnior Bahia, que trouxe esses garotos como pontapé inicial. A nossa intenção é realmente concretizar a Juazeirense como exportador de atletas e consolidar o clube como formador", disse em entrevista.

Em 2020, a Juazeirense terá o Baianão como principal competição da temporada. A equipe tenta retornar às competições nacionais, como nos últimos anos. 

publicado em 17 de Outubro / 2019 às 09:36

Caminhada e Feira de Saúde marcaram o Outubro Rosa, em Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou nessa quarta-feira (16), a 1ª Caminhada Rosa e a Feira Rosa, eventos que fortalecem a Campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.

Centenas de pessoas vestiram o rosa e acompanharam a caminhada, que culminou na Praça Geraldo silva, onde a Feira de Saúde foi montada.

Nos estandes, houve oferta de serviços de beleza, de saúde, práticas integrativas, como aula de zumba, massagem e avaliações antropométricas. A médica Fernanda Samira conversou com o público sobre a importância do auto-cuidado e da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, orientando as mulheres sobre sintomas, fatores de risco e tratamento.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 07:03

Conselho realiza posse da nova presidência e homologação dos agricultores inscritos no Garantia Safra 2019/2020

Foi realizada nesta quarta-feira (16), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que teve como pauta a posse da nova presidente, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, do vice-presidente, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) Ismael Carlos Barbosa de Jesus, bem como a homologação dos agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2019/2020.

Elayne Borges falou da satisfação em assumir mais um desafio em prol da comunidade juazeirense. “Estou honrada em presidir este importante órgão que tem contribuído para o desenvolvimento de Juazeiro. Pretendemos buscar o fortalecimento participativo, em que se pratique a gestão compartilhada de um processo de desenvolvimento a partir da nossa realidade. A nossa finalidade é orientar e deliberar as políticas de desenvolvimento sustentável no município”, declarou.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 17 de Outubro / 2019 às 06:03

Qualifica Mais capacitou em 3 meses mais de 1200 jovens com oficinas profissionalizantes

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), continua com a série de oficinas profissionalizantes no município. Só de julho a outubro foram realizadas 49 oficinas capacitando mais de 1200 jovens para o mercado de trabalho. As oficinas nas áreas de culinária, beleza, reciclagem, qualidade no atendimento e diversas outras estão sendo realizadas tanto na sede quanto no interior do município atraindo um público diverso.

A jovem Maria Tatiana, agricultora, foi uma das alunas da oficina de Noções de Manicure e a considerou uma oportunidade de conseguir uma renda extra. “Para mim foi o incentivo a mais que eu precisava. Aqui aprendi como ser uma manicure dedicada e a prestar um serviço de qualidade. Agora tudo só depende de minha força de vontade e dedicação”, afirmou.  A estudante Valéria Araújo também aprovou a iniciativa do município. “Foi uma oportunidade excelente para iniciar uma nova profissão e também para aprimorar o que já sabíamos. Saio com ainda mais vontade e coragem pra conquistar meu espaço no mercado de trabalho e também como empreendedora”, concluiu.

Até o final do ano ainda serão realizadas mais 116 oficinas no município. A ideia é chegar a cada vez mais localidades.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 23:03

Artigo: O ódio a jornalistas como estratégia política

A presença ativa nas redes sociais é parte essencial da atividade de um jornalista na era digital e requer certas habilidades para manter a relevância social do seu trabalho, a segurança e o equilíbrio e, em última análise, para não enlouquecer.

É estar sob pressão constante, na mira de pessoas mal-intencionadas, assediadores e bots, num movimento de ódio (hate movements) impressionante e preocupante. Jay Rosen, jornalista e autor do PressThink, um blog sobre jornalismo e suas provações, explica que esses movimentos de ódio são mobilizados contra um grupo específico de pessoas para fins políticos.

Mais preocupante ainda é quando jornalistas são o alvo deste movimento de odiadores (haters, do termo original em inglês), colocando em risco as liberdades de expressão e de imprensa, a integridade física, moral e psicológica desses profissionais. Rosen argumenta que objetos de ódio precisam de nomes e usa como exemplo a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu relacionamento permanentemente conflituoso com a imprensa. Curiosamente, aqui no Brasil, temos um presidente que faz da mídia o seu objeto de ataques, declarando publicamente que jornalistas e organizações que veiculam notícias são mentirosos.

Em umas das mais recentes declarações, Jair Bolsonaro acusou o jornal Folha de S.Paulo de “descer às profundezas do esgoto”. A reação foi provocada pela série de reportagens que o jornal tem feito desde o início do ano sobre suspeitas de fraude no Partido Social Liberal (PSL), desvios de verba com esquemas de “laranjas” e caixa 2 para a campanha do atual ministro do Turismo, o deputado Marcelo Álvaro Antônio, eleito por Minas Gerais, e o próprio Bolsonaro. Em um editorial, a Folha de S.Paulo problematiza a temática, reforçando o papel da imprensa em informar, cobrando esclarecimentos do governo sobre as acusações ao jornalista.

Ler Matéria Completa
Observatório da Imprensa
publicado em 16 de Outubro / 2019 às 22:03

6 hábitos que prejudicam a preparação e o desempenho de qualquer concurseiro

Estabilidade financeira e profissional e ganhos acima da média chamam a atenção de qualquer pessoa que sonha em passar em um concurso público. No entanto, muitos se rendem apenas a essas referências e esquecem de pesquisar informações essenciais, como as disciplinas de cada carreira e os editais das provas. “Conhecer bem a prova e suas regras não apenas organiza, mas também encurta meses de preparação”, afirma Evandro Guedes, CEO da Alfacon, referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil.

Com a experiência de ter sido aprovado em 12 concursos públicos, Guedes explica que um dos maiores erros de preparação dos concurseiros é estudar as matérias sem analisar os editais. “O edital é a lei do concurso público. Muitas vezes o candidato vai fazer uma prova sem saber as regras do certame. Ele pode ir muito bem na prova teórica, mas esquece que existe, por exemplo, uma parte prática, e é desclassificado”.

Outro ponto importante é a motivação. Por não serem divulgados regularmente, muitos concursos levam meses ou mesmo anos até uma nova publicação, podendo desencorajar os candidatos. De acordo com Guedes, quem permanece por muito tempo estudando deve aprender a lidar com críticas, incluindo de familiares e amigos. “Alguns não entendem por que alguém estudaria aos domingos ou continua estudando após uma não aprovação, e começam a duvidar da capacidade da pessoa. Não dê ouvidos a isso. Procure informações de quem já está atuando na área”, diz Guedes. 

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.