Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 07 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 22:00

Prefeitura e Conab articulam distribuição de milho para ração animal em Petrolina

Em época de intensa estiagem como a vivenciada nesses três últimos meses do ano, os agricultores familiares enfrentam dificuldades para manter suas criações de animais, principalmente, na oferta de alimentação. Para dirimir esse impacto da seca, a Prefeitura de Petrolina em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizará o galpão para estocagem e transporte para logística de entrega de grãos de milho para ração animal que serão distribuídos em valor abaixo do mercado.

Na tarde desta segunda-feira (2), o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, esteve acompanhado do assistente de Operações da Conab, Rinaldo Souza, o assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, Pedro Brandão, a secretária de Política Agrícola e Reforma Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), Aldemira Evangelista e associada membro da diretoria do STTR, Maria de Lourdes em vistoria ao espaço que abrigará cerca de mil toneladas de milho.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 21:30

Prefeitura de Juazeiro inicia telhado da Praça da Feira no bairro Piranga II

A obra de construção da praça da feira do bairro Piranga II começou a receber nesta terça-feira (03) as telhas metálicas da cobertura. A obra que é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), faz parte do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana que beneficia 12 bairros juazeirenses com um grande volume de obras de pavimentação, saneamento, drenagem, habitação e construção de equipamentos públicos.

De acordo com o engenheiro da SEDUR Paulo Andrade, responsável pela fiscalização da obra, cerca de 60% da intervenção já está executada. “Depois de finalizarmos toda a estrutura de suporte do telhado começamos hoje a instalação das telhas metálicas. Já executamos toda a topografia, demarcação dos espaços, meio fio, piso em intertravado na área da praça, construção da sede administrativa, banheiros e a pilares para receber a cobertura”, explica destacando que os próximos serviços a serem executados serão: “acabamento das estruturas construídas, instalação elétrica e execução das áreas que vão receber parque infantil e equipamentos”.

Ler Matéria Completa
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 21:00

Prefeito Paulo Bomfim visita Mercado Joca de Souza e anuncia assinatura de ordem de serviço para início da obra

Na manhã desta terça-feira (03), o prefeito Paulo Bomfim acompanhado do diretor executivo da AMA Agnaldo Meira, secretários de governo e vereadores, visitou as dependências do Mercado Joca de Souza e conversou com permissionários, comerciantes e com quem frequenta o local.  

Durante a visita, o prefeito Paulo Bomfim anunciou a assinatura da ordem de serviço e comemorou que em breve Juazeiro irá receber um Joca totalmente reestruturado. “A empresa vencedora da licitação já foi homologada e agora mais um passo importante com a assinatura da ordem de serviço que acontece amanhã, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes. Logo mais se inicia a reforma do nosso Mercado Joca de Souza e mais um sonho realizado. Juazeiro tem vivenciando grandes entregas de obras importantes e sexta-feira (06), iremos inaugurar a Vila Bossa Nova que vem para melhorar o lazer, o turismo e o desenvolvimento do nosso município”, disse.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 20:30

Alunos das escolas da rede municipal ganham o ‘Prêmio MPT na Escola 2019’ em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou nesta terça-feira (03), a entrega do Prêmio MPT na Escola 2019 – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A cerimônia aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu estudantes, professores, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Christiane Alli Fernandes, a coordenadora do projeto Débora dos Santos e a superintendente pedagógica Cristine Hermenegildo.

“Este ano foram selecionadas 89 escolas para desenvolver o Projeto Resgate da Infância - Eixo Educação, que beneficiou 13.595 alunos da rede municipal de ensino, do 4º ao 9º ano. Hoje estão participando do evento 06 escolas e alunos finalistas que receberam os prêmios nas categorias Poesia, Conto, Música e Desenho. Houve um engajamento muito bom das equipes escolares, dos alunos, pais e das comunidades da sede e interior de Juazeiro”, informou a superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 20:00

Prefeitura de Petrolina alerta sobre a importância do cartão de vacinação

A vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas, não é somente este o principal motivo para manter o cartão de vacinas atualizado, seja de crianças, adolescentes, adultos e também idosos. É que esta é a única forma de comprovar que está verdadeiramente imunizado.

Por isso, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta importante à população já que é comum encontrar pessoas que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há aquelas que possuem dois ou mais cartões diferentes. “É importante reforçar que quando o calendário é seguido corretamente, a pessoa fica devidamente imunizada. O controle de imunizações no município é fundamental, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para o próprio cidadão”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 19:29

TRIBUNAL FEDERAL REVOGA LIMINAR SOBRE PAGAMENTO DO SANEAMENTO DE JUAZEIRO (BA)

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Seção Judiciária do Distrito Federal, através do Juiz Federal da 14ª Vara do DF, Waldemar Cláudio de Carvalho, decidiu revogar a liminar referente ao pagamento da dívida do saneamento de Juazeiro.

Na decisão o magistrado informa que “imitou-se a ratificar a tese vencida de cobrança de juros sobre juros por decorrência da continuidade da natureza das obrigações’ e acrescentou ‘por fim, quanto ao pedido de revisão das cláusulas do contrato vigente em decorrência da suposta onerosidade excessiva, cabe ressaltar que os termos, as condições, a taxa de juros e o indexador foram expressamente definidos na legislação de regência. A evolução do indexador eleito foge ao domínio de vontade dos contratantes e restou comprovado que não houve dolo da União ou qualquer outro vício que macule a avença firmada, assim como que houve profícua manifestação de vontade por parte do Município quanto à realização do novo acordo. Ademais, houve perda superveniente, ao menos parcial, do interesse de agir (…) Pelo exposto, revogo a liminar e resolvendo o mérito da presente demanda, rejeito os pedidos da parte autora”.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 18:30

Novo voo Petrolina-São Paulo começa a operar

Petrolina ganhou um novo voo direto da Gol Linhas Aéreas com destino ao estado de São Paulo. A rota começou a funcionar na manhã desta terça (03), trazendo mais de 180 passageiros do Aeroporto de Guarulhos para o município pernambucano. Com a nova operação, Petrolina passa a ter dois horários de voos diretos ida e volta para São Paulo.

O serviço da Gol terá capacidade para até 186 passageiros. A rota sairá de Petrolina para São Paulo sempre no horário das 12h30 com previsão de chegada às 15h10. Já no sentido contrário, a aeronave sai de Guarulhos às 9h e aterrissa em solo sertanejo às 11h50. 

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina Foto: Jonas Santos
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 18:00

Falta d'água continua prejudicando funcionamento de instituições públicas em Petrolina

A falta d’água continua prejudicando o funcionamento de instituições públicas em Petrolina. Desta vez, foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, que suspendeu as atividades na tarde desta terça-feira (3) por conta do problema que persiste desde a última semana.

Pela manhã, os serviços foram realizados, mas a falta d’água impede a continuidade dos atendimentos nesta tarde. Segundo os funcionários, não tem água para limpar o prédio, nos bebedouros e nos banheiros. A prefeitura está providenciando a limpeza da unidade para oferecer todos os serviços nesta quarta-feira (4) e aguarda que a concessionária de água solucione o problema.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 17:12

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS CAMPONESES E AS CAMPONESAS DOS ACAMPAMENTOS ABRIL VERMELHO EM JUAZEIRO (BA) E IRANI I E II EM CASA NOVA (BA)

O Conselho do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro (BA), enquanto instância dessa Instituição de Ensino Superior, que preza pela construção do conhecimento e formação de profissionais a partir de uma postura socialmente referendada e baseada nos princípios democráticos, torna público o seu posicionamento de apoio e solidariedade aos camponeses e camponesas dos Acampamentos Abril Vermelho localizado no Projeto Salitre, no município de Juazeiro-BA e Irani de Souza (Irani I) e Irmã Dorothy (Irani II), em Casa Nova (BA), surpreendidos no dia 25 de novembro deste ano, com a reintegração de posse. Como consequência dessa ação houve a derrubada das humildes habitações dos moradores por máquinas pesadas e a destruição das plantações de fruteiras e outras culturas alimentares, deixando mais de 700 famílias sem perspectiva de moradia, alimentação, geração de emprego e renda, uma vez, que desde 2012 garantiam a suas sobrevivências do que plantavam, colhiam e comercializavam.

Solidarizamo-nos também com os pais e mães das crianças do acampamento Abril Vermelho que viam o prédio escolar sendo destruído pelas máquinas pesadas do Governo, deixando as crianças em estado de vulnerabilidade. Vale destacar, que a destruição da escola traduz um desrespeito à criança de garantia ao direito à Educação. Tal ação coloca em jogo a efetividade de um direito subjetivo previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988 e reforça uma corrente negativa, que vem promovendo o fechamento das escolas do campo, o que é um crime conforme definido em lei. Consideramos que as instituições públicas, sejam elas militares ou não, no exercício de suas funções devem exercê-las com responsabilidade e respeito aos direitos humanos, evitando com isso o poder, a força e o uso de medidas extremas.

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 14:30

MUDANÇA DE ENDEREÇO CAUSA TRANSTORNOS E PACIENTES DO TFD DENUNCIAM SECRETARIA DE SAÚDE DE JUAZEIRO NO MINISTÉRIO PÚBLICO. SESAU responde

A mudança de endereço da Casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD em Salvador gerou nesta segunda-feira (02) uma série de atropelos, humilhação e desespero para quem faz tratamento na capital baiana.

O Blog GJ Notícias recebeu cerca de dez áudios das pessoas relatando a dificuldade para ter abrigo na capital. No dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou por meio de nota que a partir da segunda-feira, 02 de dezembro, a casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD, que funcionava na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho, em Salvador, onde já funcionou na gestão de Isaac Carvalho.

Ocorre que os pacientes que frequentam a casa no antigo endereço foram realocados temporariamente para outra casa de apoio, que fica na Rua Engenheiro José Anasoh, nº 26, no bairro de Campinas de Brotas, já na quarta-feira, 27. A Sesau informou ainda que só iriam permanecer em Salvador, os pacientes que não puderam interromper o tratamento, os demais foram encaminhados de volta a Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 14:00

SESAU dá início a Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Saúde/SESAU, está realizando atividades na Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. A parceria fortalece o planejamento, divulgação e efetividade das ações de combate aos criadouros de doenças transmitidas pelo mosquito. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 02, e seguem até dia 06, próxima sexta-feira.

No período de janeiro a dezembro de 2018 foram notificados 122 casos suspeitos de dengue, com 08 casos confirmados no município. Em 2019, foram 354 casos notificados e 76 confirmados. Entre as atividades planejadas para a semana está distribuição de materiais informativos e educativos, além de murais e rodas de conversa com a comunidade.  

Ler Matéria Completa
Priscila Guedes/SESAU
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 13:13

JUAZEIRO – DPE/BA ganha Ação Civil Pública e Programa de Atendimento de Internação será implantado em breve

ACP foi movida em 2014 por defensores públicos que atuavam na comarca do município

Uma Ação Civil Pública – ACP, movida pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, resultará na criação do Programa de Atendimento de Internação e, consequentemente, a instalação de uma Unidade de Internação de Adolescentes, na cidade de Juazeiro, localizada a mais de 500 quilômetros de Salvador. A determinação foi dada pela Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, na última semana, por entender que há necessidade de instalar uma estrutura para acolher jovens em conflito com a lei.

Direcionada à Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (Fundac) – atualmente vinculada ao Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – a ACP prevê a implementação do programa em até 60 dias. A Ação foi movida em 2014 por meio dos defensores públicos Hélio Soares Júnior e André Lima Cerqueira.

Na ocasião, ambos observaram que a Unidade de Internação de Adolescentes mais próxima estava localizada em Feira de Santana, localizada a mais cerca de 400 quilômetros da comarca de Juazeiro. “É uma situação que prejudica a socialização dos adolescentes, em virtude das dificuldades inerentes às visitas de parentes e amigos que, muitas vezes, não dispõem de condições financeiras para que arcar com os custos da viagem a ser realizada semanalmente”, explicou André Lima Cerqueira, atual coordenador da 5ª Regional da Defensoria, sediada em Juazeiro.

Ler Matéria Completa
Ascom DPB Juazeiro
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 13:00

ADEAP participa da elaboração do Plano de Investimento do Pró-Semiárido no distrito de Itamotinga

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, e equipe técnica da ADEAP participaram no último sábado (30), na comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, da elaboração do Plano de Investimento que integra o Programa Pró-Semiárido, uma realização do Governo do Estado junto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através da CAR e apoio das prefeituras dos municípios do Território Sertão do São Francisco.

O Plano de Investimento consiste na elaboração de um projeto econômico realizado pela equipe técnica do Pró-Semiárido, juntamente com membros das comunidades contempladas, o qual tem como base os grupos de interesse do setor da caprinovinocultura, avicultura e quintais produtivos. “Resultando na alocação de recursos viabilizando a produção de alimentos saudáveis e acesso aos diversos mercados, garantido assim, a autonomia das mulheres e emancipação da juventude e o apoio às organizações rurais, comunitárias e econômicas”, explicou o engenheiro agrônomo da ADEAP, Tiago Gomes.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 12:30

Secretaria da Fazenda faz balanço positivo sobre Mutirão Acordo Legal

A Prefeitura Municipal de Juazeiro contabilizou mais de R$ 400 mil em negociações durante o Mutirão Acordo Legal. A ação, realizada pela Secretaria da Fazenda SEFAZ, em parceria com a Procuradoria Geral do Município, entre os dias 26 e 28 de novembro, teve como objetivo facilitar o acesso da população ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), uma iniciativa que prevê incentivos para o contribuinte regularizar seus débitos com a receita municipal.

“Nós fizemos um balanço muito positivo do Mutirão. Mesmo em um momento de grave crise econômica, conseguimos negociar um valor significativo, dando ao contribuinte a oportunidade de quitar os seus débitos tributários com descontos expressivos”, avaliou o secretário da Fazenda, Edvan Gonçalves, lembrando que o contribuinte que perdeu o mutirão ainda pode aproveitar as vantagens do PPI até o dia 31 de dezembro.

Ler Matéria Completa
Eneida Trindade/SEFAZ
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 12:00

FPI apreende carreta com 60 animais sem documentação sanitária

Programa de Fiscalização realiza ações em 13 municípios do Oeste 

Desde o dia 25 de novembro, o Oeste do estado recebe a 45ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec-BA), em conjunto com outros 30 órgãos parceiros estaduais e federais. O objetivo é combater as ações de degradação do Velho Chico e seus afluentes (no Oeste, o Rio Grande), e minimizar os impactos para a população que depende do rio. Os municípios que são visitados nesta fase são Barreiras, Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Durante as operações, os integrantes da FPI apreenderam uma carreta com 60 animais sem documentação sanitária, na BR-242, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães. Entre os órgãos que participaram da ação, estavam a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo conduzia 60 fêmeas bovinas sem origem conhecida. O condutor não portava a GTA (Guia de Trânisto Animal).

Ler Matéria Completa
Ascom/ FPI
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 11:30

Novo presidente do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal é empossado em Juazeiro

Foi realizada nesta segunda-feira (02), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal (CSIM) que teve como pauta a posse do novo presidente e organização do calendário de reuniões para 2020. Na ocasião foi empossado o novo presidente do Conselho, o médico veterinário da ADEAP Rodrigo Sá Pereira.

“É uma honra presidir o CSIM. Vamos trabalhar para possibilitar aos pequenos e médios empreendedores de Juazeiro o acesso ao Selo de Inspeção Municipal. Nosso papel enquanto conselho não será punir e sim orientar e educar de forma que os produtos cheguem ao consumidor dentro dos padrões higiênicos sanitários exigidos pela legislação”, destacou Rodrigo.

Ler Matéria Completa
Lene Radina/Ascom ADEAP
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 11:00

Municípios do Sertão pernambucano começam a ser beneficiados nesta semana com cursos de qualificação

Oito municípios do Sertão pernambucano começam a ser beneficiados nesta semana com cursos de qualificação abertos pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. As capacitações visam abrir novos postos de trabalho e gerar renda nos municípios. As inscrições vão até o próximo dia 06 de dezembro. As cidades favorecidas com as qualificações são Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Custódia, Dormentes, Floresta, Petrolândia, Serra Talhada e Triunfo. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico:

https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/ 

Veja abaixo os cursos

Municípios                        Cursos                                                                 Início das aulas

Afogados da Ingazeira  Prepara de doces e salgados                                       Dia 9

Arcoverde                          Preparo de doces e salgados                                 Dia 9

Custódia                             Técnicas de vendas                                              Dia 3

Dormentes                        Designer de sobrancelhas                                      Dia 9

Floresta                               Designer de sobrancelhas                                    Dia 5

Petrolândia                        Técnicas de vendas                                               Dia 5

Serra Talhada                    Aperfeiçoamento para garçom                                Dia 5

Triunfo                             Técnicas de recepção em meios de hospedagem       Dia 6

Ascom SEI
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 10:52

SAAE promete resolver problema de desperdício de água no bairro Itaberaba

Em resposta à matéria publicada pelo Blog GJ Notícias em que moradores informaram desperdício de águal potável em uma das artérias do bairro, o SAAE enviou a seguinte nota:

Leia mais: Moradores reclamam do desperdício de água potável no bairro itaberaba

Uma equipe do Setor de Redes e Ramais Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro irá nesta terça feira (3) na Rua Maranhão, no Bairro Itaberaba, retirar o vazamento questionado pela moradora da referida artéria. Vale salientar que uma das prioridades do SAAE é o combate ao desperdício de água através das permanentes campanhas educativas e do serviço diário da retirada de vazamentos.

O usuário pode contribuir informando ao SAAE pelo telefone 3614-9800 possíveis ligações clandestinas e vazamentos nas redes e ramais para que o serviço seja agilizado.

publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 10:00

IF Sertão-PE abre processo seletivo de mobilidade para estudantes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro e Petrolina

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) já podem se inscrever em disciplinas dos cursos superiores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As inscrições seguem até o dia 13 de dezembro na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem do discente.

Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2019.2 ou 2020.1 em um curso de graduação ofertado pela Uneb, UPE, Univasf ou Facape. Os interessados precisam ter concluído pelo menos 20% da carga horária do seu curso de graduação, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, consecutivas ou alternadas, independente das IES nas quais tenha ocorrido a mobilidade, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no primeiro semestre letivo de 2020 do IF Sertão-PE, e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento de sua IES de origem, devendo ser considerada a matrícula na IES de origem e a pretensão de disciplinas a serem cursadas no Instituto.

Ler Matéria Completa
Ascom IF Sertão
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 09:30

Secretaria da Educação do Estado orienta sobre devolução de livros didáticos

Com a aproximação do final do ano letivo da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado orienta as unidades escolares sobre a devolução dos livros didáticos entregues aos estudantes e professores do Ensino Médio. A devolução é imprescindível, pois os mesmos serão reutilizados por outros estudantes no ano letivo de 2020.

Segundo a coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, cada unidade escolar deve incentivar a boa conservação do material didático, bem como adotar medidas para estimular as devoluções. "As escolas deverão fazer campanhas em sala de aula para a devolução dos livros didáticos. É importante frisar que a campanha de cuidado, preservação e conservação deve ser realizada durante todo o ano letivo, já que outros estudantes vão usar os mesmos livros no ano seguinte", destacou.

Ler Matéria Completa
Ascom Seduc BA Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 09:11

MORADORES RECLAMAM DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL NO BAIRRO ITABERABA

Moradores da Rua Maranhão, que fica localizada às margens da BR-235, bairro Itaberaba, entraram em contato com o Blog GJ Notícias para reclamar do desperdício de água potável na referida artéria.

“A rede de água rompeu há dias e o grande volume do precioso líquido formou enorme lagoa e se juntou com água de esgotos causando transtornos na comunidade. A gente liga para o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) e nada” reclamou Márcia que ligou para nossa redação pedindo providências urgentes.

publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 09:00

Guarda Civil Municipal de Juazeiro participa de curso de condução de embarcação de órgão público

A marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Juazeiro, realizou na última semana mais um curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público (ETSP). Participaram do curso seis integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro, além de membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro da Bahia. O curso terminou na última sexta-feira (29) com uma cerimônia de encerramento na Agência Fluvial.

Há seis anos 15 Guardas realizaram esse curso e agora, a corporação dispõe de um total de 21 GCMs que estão aptos para conduzirem pequenas embarcações de até oito metros de comprimentos  e com propulsão a motor, empregadas em navegação interior.

Ler Matéria Completa
Ascom GCM/CSTT
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 08:30

Telio Leite encabeçará lista tríplice para reitor da Univasf e Lúcia Marisy a de vice

Os professores Telio Leite e Lúcia Marisy Ribeiro foram os indicados pelo Conselho Universitário (Conuni) em primeiro lugar nas listas tríplices de reitor e vice-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A votação ocorreu na tarde desta sexta-feira (29) em reunião extraordinária, com a participação de 69 conselheiros dos 72 que compõem o órgão, o qual atua como colégio eleitoral. Em votação uninominal e aberta, Telio Leite conquistou 25 votos e Lúcia Marisy, 22.

“Todo este processo eleitoral foi muito bonito e bem conduzido. Passamos pela consulta direta junto à nossa comunidade, da qual saímos vitoriosos, e hoje recebemos a indicação do nosso Conselho Universitário que nos colocou em primeiro lugar na composição da lista que será encaminhada ao MEC. Nos sentimos honrados e gratos pela confiança em nossos nomes”, enfatizou Telio Leite. (Acesse o áudio da entrevista nesta página). A Lista tríplice deverá seguir para o Ministério da Educação (MEC) na próxima semana.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 08:00

Pró-Reitora de Extensão da Univasf recebe título de Cidadã Petrolinense da Câmara de Vereadores

O vereador Gilmar Santos foi o autor da proposta da honraria.

A longa e produtiva trajetória dedicada à educação em Petrolina e em todo o Vale do São Francisco rendeu à pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucia Marisy, o título de Cidadã Petrolinense, concedido pela Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plínio Amorim. A cerimônia de outorga do título foi realizada na noite da última segunda-feira (25), no plenário da Câmara, com a presença do vereador Gilmar Santos (PT), autor da proposta de concessão da honraria, do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, de servidores e estudantes da Univasf e de familiares e amigos da homenageada.

O título foi proposto por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 76/2019, aprovado pela Câmara em 19 de novembro de 2019. A professora homenageada entrou no plenário da Câmara acompanhada pela professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Letícia Leda, sua amiga pessoal, e pelo discente do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf Tiago Pereira. A mesa de honra foi composta pelo vereador Gilmar Santos, pelo vice-reitor Telio Nobre Leite e pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais, Nilton de Almeida, além de Pereira e da professora Letícia.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 03 de Dezembro / 2019 às 07:30

Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus terão R$ 6,5 milhões em investimentos

Três municípios baianos serão beneficiados com investimentos de R$ 6,5 milhões e cerca de 100 novos postos de trabalho. Protocolos de intenções assinados na última semana com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) resultaram na implantação e ampliação de fábricas nos municípios de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus

No segmento de Alimentos, a indústria Açaí Fruit Show LTDA, investirá R$ 2,3 milhões na ampliação de sua unidade industrial, destinada à produção de cremes de açaí e de outras frutas, copos, potes personalizados e tampas, localizada no município de Feira de Santana.  A capacidade de produção de  creme é de 435 mil litros por ano, e 320 mil unidades, por ano, de copos, potes e tampas. A fábrica pretende manter os 13 empregos existentes e promover a geração de até 40 empregos diretos.

Ler Matéria Completa
Ascom/SDE
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.