Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 22 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 11:05

HRJ convoca para processo seletivo, veja abaixo

O Hospital Regional de Juazeiro convoca, através de edita, para processo seletivo de Técnico de Enfermagem e enfermeiro. Clica nos links AQUI e AQUI

Ascom
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 10:00

JUAZEIRO: MÃES RECLAMAM SUSPENSÃO DE ÔNIBUS ESCOLAR E SEDUC ESCLARECE

Diversas mães em contato com o Blog GJ reclamam que os seus filhos deixaram de ir à escola no primeiro dia de aula nesta terça-feira, dia 19, porque a Secretaria de Educação teria retirado o ônibus que atendia as crianças da Escola de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão. Veja:

“Vergonha! Alunos da única escola de tempo integral do município, ficam sem ir pra escola porque simplesmente tiraram o ônibus, motivo, o ônibus é terceirizado e não passou na vistoria. Se a empresa não tem ônibus de dez anos para cá a obrigação da secretaria de educação é exigir que a prefeitura contrate outra empresa, ou então, botar os ônibus escolares que o governo federal forneceu para rodar, porque muitos estão parados, e um monte de sucata de empresas terceirizadas rodando com os alunos. Sou mãe de um casal de gêmeos que estuda na escola desde o primeiro ano, passei foi duas noites na fila pra conseguir matricular eles lá e agora que vão para o quarto ano me acontece isso. Estou pedindo aqui em nome de todas as mães e dos alunos que dependem desse transporte que quem puder nos ajude nos oriente o que devemos fazer em relação a isso. Porque as nossas crianças não podem ficar sem ir para escola por conta disso” expressou Adriana Oliveira.

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 09:47

Livro sobre o trabalho do Assistente Social é lançado em Petrolina

Aconteceu na noite desta terça-feira (19/02), o lançamento do livro "Serviço Social e suas Nuances", organizado pela professora Mestra em Ecologia Humana, Adriana Soely. O livro contém nove artigos de professores e alunos do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco - Facesp.

A cerimônia de lançamento aconteceu na área de convivência da Facesp e foi conduzida por uma mesa redonda onde discutiu-se acerca da importância da produção científica e sobre os diversos temas abordados no livro, incluindo os direitos dos idosos, a importância do SUS como política de saúde e as novas formações familiares.

publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 09:30

Projeto 'Amigos do SAMU' continua orientando alunos da rede municipal sobre prejuízo de trotes em Petrolina

O projeto "Amigos do SAMU", iniciado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Petrolina, teve sua primeira edição em 2019 na terça-feira (19). A Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria, recebeu as atividades do projeto educativo, que visa levar orientações sobre o perigo dos trotes ao serviço do SAMU, além de noções de primeiros socorros às crianças.

Na unidade de ensino, a equipe do órgão fez demonstrações sobre o trabalho de rotina do SAMU, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem, inclusive, impedir de salvar uma vida. Para auxiliar no trabalho educativo, o SAMU veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 09:00

Ações da Secretaria da Saúde foram realizadas com êxito durante carnaval

A Secretaria Municipal da Saúde esteve presente durante os dias de carnaval no último final de semana (15 a 17) em Juazeiro. O trabalho desenvolvido pela secretaria teve como finalidade os cuidados na parte alimentícia, com inspeção durante todas as noites pela Vigilância Sanitária, distribuição de preservativos pela equipe do Centro de Infecções em IST, DST/AIDS (CIDHA) além de toda assistência especializada reforçada para atendimento e nos dois pólos a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Na área de cuidados para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) foram disponibilizados três pontos de distribuições de preservativos e lubrificantes. Durante os três dias de folia foram distribuídos 43.488 preservativos e 7.300 lubrificantes. Com o intuito de massificar a importância do uso da camisinha a SESAU distribuiu mais de 600 bandanas personalizadas. 

Ler Matéria Completa
Débora Sousa/SESAU 
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 08:30

Prefeitos recebem orientação sobre a terceirização na saúde 

Apresentar diretrizes para que os municípios aperfeiçoem a gestão da saúde foi o objetivo do UPB Debate, realizado na sede da União dos Municípios da Bahia nesta terça-feira (19/2). A capacitação, com o tema "Terceirização e Contratação dos Serviços de Saúde", reuniu gestores, representantes dos órgãos de controle, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e a assessoria jurídica da UPB para orientar os aspectos relativos à contratação de organizações sociais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cooperativas.

"O município, lá na ponta, sente a necessidade deste auxílio. Tivemos mais de 300 inscritos, o que demonstra a importância em tratar esse tema, esclarecer dúvidas e buscar soluções no fortalecimento do municipalismo", ressaltou na abertura do debate o superintendente da UPB, Leonardo Minho, que agradeceu a presença dos gestores e os parabenizou pelo interesse na capacitação.

Ler Matéria Completa
Ascom UPB
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Lama mata os peixes do Paraopeba e os pesquisadores ainda não se arriscam dizer que os rejeitos vão chegar ao Rio São Francisco

Em um dos locais mais simbólicos da tragédia de Brumadinho - onde o pontilhão da ferrovia sobre o Córrego do Feijão foi rompido ao meio pela força da onda de lama de rejeitos da Vale e o que restou é uma terra arrasada que mais lembra um cenário de guerra -, os passarinhos ainda cantam. Ali já não existem mais peixes. Nas bordas tampouco se sentem os insetos. Mas quatro, cinco, meia dúzia de espécies de aves - encarapitadas na mata que testemunhou o desastre - ainda cantarolam como se a natureza não tivesse sido alterada.

O cenário foi observado pela reportagem neste e em outros pontos ao longo do curso do Rio Paraopeba de quinta-feira a domingo. Pode ser apenas uma questão de tempo, porém, para que tudo ali silencie. Foi assim há cerca de três anos na Bacia do Rio Doce, atingida pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. A morte do rio é a consequência imediata do desastre ambiental. Algum tempo depois, outros bichos vão desaparecendo ou migrando para outras regiões.

Ler Matéria Completa
Estadão
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 07:30

Governo Federal descarta concursos públicos no país em 2019

Responsável por dar a canetada para autorizar concursos públicos, o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirma que não há novos certames previstos neste ano. “A ideia é fazer um trabalho antes de autorizar qualquer concurso de melhoria e eficiência operacional”, afirma.

Uma  das prioridades da pasta é continuar reduzindo os custos na Esplanada. A intenção é publicar uma medida que reduza em cerca de 21 mil o número de cargos, comissões e funções gratificadas em todos os ministérios nos primeiros 100 dias, o que pode gerar uma economia de R$ 209 milhões por ano.

Ler Matéria Completa
Estadão
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 06:30

HDM/IMIP de Petrolina alerta sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas na gestação e amamentação

Neste Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e ao Alcoolismo (20.02), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina ressalta os riscos do consumo de álcool e outras drogas durante a gestação e a amamentação. De acordo com o médico especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques, a ingestão de álcool na gravidez, mesmo que em pequena quantidade, eleva o risco de parto prematuro, sendo esta a maior causa de mortalidade infantil no Brasil. "Como consequência o bebê também pode nascer com baixo peso", afirma o médico. 

Ao contrário do que muitos dizem não existe um consenso sobre a quantidade segura que pode ser ingerida. "O ideal mesmo é que as mulheres se tornem abstêmias nesse período, ou até mesmo um pouco antes de tentar engravidar", aconselha o profissional. A ingestão de álcool em grande quantidade pode, inclusive, resultar na síndrome do alcoolismo fetal (SAF) que é um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência desse comportamento da mãe. 

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan
publicado em 20 de Fevereiro / 2019 às 06:00

Caravana da Saúde atenderá na UBS do Angari nesta quarta-feira (20) em Juazeiro

O programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames vai atender nesta quarta-feira (20), os moradores do bairro Angari. Entre as especialidades médicas estão: cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.

O ônibus do projeto Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), parceiro das caravanas desde o início, leva toda semana serviço de atualização do Bolsa Família na própria Unidade de Saúde. De 2016 até o momento mais de 30 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e demandas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro.  

Débora Sousa/ SESAU
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM... DEPOIS DO CARNAVAL TEM ATRAÇÃO NO ADAUTÃO

Na noite desta quarta-feira (20), vista a camisa do bloco “CANCÃO DE FOGO” e vá vibrar, pular, gritar, torcer para uma vitória do nosso representante frente ao FLUMINENSE de Feira de Santana.

Nós vínhamos dizendo, analisando a situação da JUAZEIRENSE que hoje ocupa a última posição na tabela de classificação, com somente dois pontos ganhos em quatro jogos realizados. Faltam ainda mais cinco partidas.

 Nesta quarta, aqui contra o FLU de Feira, depois joga com o VITÓRIA, também no Adauto Moraes, dia 24, domingo, em seguida mais uma partida aqui com o JACOBINA, depois sai para jogar com o CONQUISTA e para fechar seus compromissos, recebe o BAHIA de FEIRA, que hoje tem os mesmos onze pontos ganhos do BAHIA e do VITÓRIA.

Ler Matéria Completa
Por Herbet Mouze
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 22:49

Prefeito Paulo Bonfim participa da sessão de abertura e agradece parceria dos vereadores com o Povo de Juazeiro

O Prefeito Paulo Bonfim na mensagem do executivo relatou a audiência com o governador realizada nesta quarta-feira (19/02), “buscando mais desenvolvimento”, a entrega de mais de 160 obras e a existência de mais de cem obras em andamento no município e registrou que “temos muito o que comemorar”, citando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): “Recebemos esta cidade com índice de 2,7 e hoje a gente comemora 5,4. Uma evolução de cem por cento na educação. Estamos construindo uma creche no Residencial Dr. Humberto. No residencial São Francisco estamos construindo uma escola, no Residencial Itaberaba I, II e III, já entreguei o Minha Escola Minha Vida, em Carnaíba do Sertão estamos construindo uma escola de tempo integral rural” e encerrou falando do “melhor e maior equipamento de educação”: A Escola do Saber em Piranga, bairro de Juazeiro.

Além da educação falou das obras de revitalização da margem do São Francisco na área urbana de Juazeiro e o centro gastronômico que está sendo construído: “Temos muito o que comemorar e eu não poderia deixar de estar presente hoje aqui para agradecer a esta Casa pela parceria, não com a minha gestão, mas sim com o Povo de Juazeiro. Tudo de bom que tem acontecido em Juazeiro tem a participação efetiva da Câmara de Vereadores”.

Ler Matéria Completa
Manoel Leão Ascom CMJ
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 22:45

Projeto da Facape, voltado para formação de idosos, abre inscrições

Desde esta segunda-feira (18) estão abertas as inscrições para alunos e monitores da FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade, projeto desenvolvido pela Facape em parceria com a  Universidade de Pernambuco - UPE. O prazo segue até o dia 08 de março e durante o período os novos alunos, acima de 50 anos, devem realizar inscrição na Coordenação de Extensão e Cultura da FACAPE, das 08h às 12h, ou nas dependências da Pós-graduação da UPE, das 14h às 17h.

Estudantes da Facape e UPE, que tenham interesse em participar do projeto como monitores, têm o mesmo prazo para realizar as inscrições, que devem ser feitas no mesmo local. As horas dedicadas ao FATI são convertidas em carga horária de ACC. O projeto tem como proposta a formação educacional, em diversas áreas, de pessoas da terceira idade como forma de incentivo à participação ativa na sociedade. Sob a coordenação da professora Dr.  Thereza Christina, a FATI já impactou a vida de muitas pessoas, sendo uma troca de conhecimento entre os alunos de terceira idade e os monitores, que são estudantes da Facape e da UPE.

Ler Matéria Completa
Ascom Facape
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 22:30

Carnaval solidário: Baile Municipal vai arrecadar fraldas geriátricas para doações em Petrolina

Os carnavalescos de Petrolina já podem preparar suas fantasias e ir atrás do ingresso para o 21º Baile Municipal & Concurso de Fantasias. Já estão disponíveis, desde a segunda-feira (18), a venda de mesas e troca do passaporte para o evento que abre o Carnaval de Petrolina 2019. As entradas devem ser retiradas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), localizada no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. 

Os ingressos individuais serão trocados por um pacote de fraldas geriátricas contendo, no mínimo, 16 unidades. Já as mesas custam R$ 200 para quatro pessoas. Tudo que for arrecadado será doado a instituições que desenvolvam trabalhos sociais na cidade. O baile que entra na sua 21ª edição irá contar com atração olindense, como Patusco e a centenária Philarmônica 21 de Setembro com os convidados, Alan Cleber; Deijande Dieh; Jair Alencar e Elias Barbosa. A festa carnavalesca volta a ser realizada no Clube Sociedade 21 de Setembro, no dia 23 de fevereiro.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Foto: Jonas Santos
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 22:00

UPAE e HDM prestam homenagem ao centenário do fundador do IMIP, Fernando Figueira

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan são geridos pelo IMIP em Petrolina, e neste centenário do fundador do Instituto não poderiam deixar de prestar sua homenagem ao Prof. Fernando Figueira. O homem que contribuiu para melhorar e humanizar a saúde em Pernambuco nasceu em 04 de fevereiro e este mês é todo dedicado a ele.

Diversas atividades estão sendo realizadas pelo IMIP sede e uma missa marcou o início das comemorações, inclusive muito justas pela expressiva contribuição que Fernando Figueira deu à Saúde Pública de Pernambuco e do Brasil. Muitas políticas públicas de saúde adotadas até hoje pelo Ministério da Saúde foram propostas pelo médico e ex-secretário estadual de Saúde de Pernambuco que faleceu em abril de 2003.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 21:30

Ouvidoria Municipal divulga novo número de whatsapp para atendimento em Petrolina

A Ouvidoria Geral do Município de Petrolina está com um novo número de whatsapp para atender às demandas dos petrolinenses. Além do número 156 e do atendimento pelo site www.petrolina.pe.gov.br, a Ouvidoria presta atendimento através do whatsapp que passou por mudanças e agora atende em novo número: (87) 99190-7475.

O horário de funcionamento é das 7h às 13h de segunda a sexta-feira e através do aplicativo, o cidadão pode também enviar foto, vídeo e a localização do problema constatado. De acordo com a ouvidora geral do município, Elania Freire, o número antigo do aplicativo precisou ser desativado, e a partir de agora, os atendimentos serão direcionados pelo novo número.

Ler Matéria Completa
Ascom Magnolia Costa
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 21:00

Carnaval antecipado de Juazeiro teve presença marcante de ações do Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS) atuou mais uma vez durante o carnaval antecipado da cidade realizando diversas atividades. Os projetos ‘Observatório Social’, ‘Recicla Juazeiro’, além do bloco ‘Respeita as Mina’ atenderam a um grande público.

Foram montadas equipes multidisciplinares com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, e demais profissionais técnicos que atuaram nos 3 dias de festa na sede da secretaria e no circuito oficial da festa. O bloco Respeita as Mina levou para a avenida a conscientização acerca da violência contra a mulher, “conscientizando cada vez mais as pessoas e mostrando a importância de a mulher ser dona de si e enfrentar a violência”, destacou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.

Ler Matéria Completa
Fabiana Diniz/SEDES
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 20:35

Comissão do Senado aprova convite para que Bebianno depor

Após um longo e acalorado debate, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado aprovou nesta terça-feira (19), por seis votos favoráveis e cinco contrários, um requerimento convidando o ex-ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, exonerado ontem (18), a dar explicações sobre o caso das supostas candidaturas laranjas em 2018. Inicialmente a ideia era pedir a convocação de Bebianno, mas depois da saída do governo, ele não pode mais ser obrigado a falar no Senado. 

A data da audiência com Bebianno será definida pela CTFC caso ele aceite o convite. “A melhor forma do senhor Bebianno se redimir pelos seus malfeitos é comparecer ao Senado e abrir o jogo, sem permitir que sua exoneração sirva pra varrer a sujeira para debaixo do tapete”, defendeu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que protocolou o requerimento. 

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 20:30

Prefeitura realiza intervenções nos bairros atingidos pelas chuvas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está realizando um trabalho de diagnóstico nos bairros atingidos pelas chuvas. A ideia é avaliar a situação de cada localidade para elaborar um plano de ações com objetivo de ajudar no escoamento de toda a água acumulada ou ainda medidas que possam minimizar transtornos decorrentes da chuva. Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e da Defesa Civil estão à frente das visitas que já percorreram os bairros Henrique Leite, João de Deus, Vila Vitória, São Joaquim, Dom Avelar, Vila Débora, São Gonçalo e Jardim Petrópolis.

Nesta terça-feira, uma bomba d'água foi instalada na rua 14 do bairro Henrique Leite. O equipamento será utilizado para puxar a água empoçada do lugar. No bairro João de Deus, algumas ruas vão receber serviços de patrolamento e famílias que moram em duas áreas de invasão estão recebendo lonas da Defesa Civil. Além disso, as equipes da SEINFRA removeram cinco árvores caídas no Centro e no bairro Maria Auxiliadora.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 20:15

Câmara derruba decreto assinado por Mourão sobre sigilo de documentos

Insatisfeitos com a falta de interlocução com o Palácio do Planalto, deputados impuseram nesta terça-feira, 19, a primeira derrota ao governo na Câmara. Eles aprovaram um projeto que susta os efeitos do decreto editado pelo vice-presidente Hamilton Mourão em janeiro que ampliou a funcionários comissionados e de segundo escalão o poder de impor sigilo a documentos públicos. A votação foi simbólica. O texto segue agora para análise do Senado.

A proposta foi incluída na pauta de votações desta terça a pedido do líder do PP, Arthur Lira (AL), durante reunião de líderes realizada nesta manhã. Segundo relatos de deputados, o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), chegou a pedir para que a proposta não fosse incluída na pauta mas foi derrotado por seus colegas.

Ler Matéria Completa
Fonte: NMB
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 19:25

JUAZEIRO: ENTIDADES EVANGÉLICAS MANIFESTAM SOLIDARIEDADE A MULHER AMEAÇADA POR POLICIAL

Nota de Repúdio e Indignação

O COPAJ, Conselho de Pastores de Juazeiro, vem a público se solidarizar com os Pastores da Igreja Batista Yerushalaim e familiares da irmã Luciana Vieira que teve sua casa invadida por um policial o qual, à paisana, armado e com atos de violência invadiu seu lar à procura de seu sobrinho, destruiu parte dos seus móveis, o box do banheiro,  e levou o seu celular e chip, após destruí-lo.

Tais atos não tipificam a corporação militar e trazem vergonha para toda a nossa Sociedade Juazeirense.

Esperamos, enquanto cidadãos e líderes eclesiásticos, que tal ato seja apurado e seus autores devidamente punidos a fim de que casos similares não mais ocorram contra pessoas de bem em nossa amada Juazeiro.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 18:30

Petrolina luta contra o rebaixamento da elite do futebol, time é considerado o saco de pancadas

 

A situação do Petrolina Futebo Clube no Campeonato Pernambucano é considerado uma "vergonha". O time amarga o último lugar na competição do Campeonato Pernambuco de Futebo 2019 e é considerado "o saco de pacada".

A crônica esportiva considera um milagre a permanência na elite do futebol em 2020. O time até o  momento não venceu sequer uma partida e tem apenas um ponto ganho.

O próximo jogo do Petrolina será no dia 24, contra o Central, em Caruaru. Fera Sertaneja ainda enfrentará o Flamengo de Arcoverde e Vitória-PE, no Paulo Coelho, e fecha a participação na primeira fase fora de casa, contra o Salgueiro.

Redação Blog
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 17:30

Secretaria da Saúde do Estado reforça plantões em hospitais e amplia ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis no carnaval

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá cerca de R$ 2,5 milhões em ações relacionadas ao carnaval de 2019. Haverá o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, a instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.

Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Ainda em Salvador, o Hospital Eládio Lasserre e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras serão monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 17:12

Ponte Presidente Dutra paralisa com manifestação de motoristas na tarde desta terça-feira, 19, ANTT envia nota

Leitores enviam fotos para este Blog Geraldo José e mostram mais uma paralisação da Ponte Presidente Dutra. A Polícia Rodoviária Federal ainda não deu informações sobre o motivo da interdição. 

Uma das queixas dos motoristas é a não autorização dos carros que circulam na Bahia ter um estacionamento em Petrolina. Exemplo as vans que vem de Casa Nova não podem parar em Petrolina. Segundo os motoristas isto é um descaso e impossibilita o trabalho da categoria.

O outro é contra a operação realizada durante o carnaval fora de época de Juazeiro. Vários motoristas de Vans foram fiscalizados e multados. Houve também a operação ‘Carranca’, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). que tem o objetivo de combater o transporte interestadual irregular de passageiros, e também outras irregularidades que podem causar risco de vida aos usuários. A ação não tem previsão de término.

Os motoristas estariam revoltados com a operação e acreditam ser uma perseguição.

No primeiro dia, a operação apreendeu 18 veículos. Outros 35 veículos foram abordados, 42 autuações foram lavradas e 150 passageiros foram impactados. As abordagens são realizadas nas duas margens da Ponte Presidente Dutra, na proximidade da Ilha do Fogo, divisa entre os estados de Pernambuco e da Bahia.

Além das irregularidades relacionadas ao transporte interestadual de passageiros, também foram flagradas outras irregularidades, como veículos com pneus lisos, tacógrafo vencido e ausência de faixas refletivas. Os veículos irregulares são apreendidos por, no mínimo, 72h. A liberação só se dá com o pagamento das passagens para os passageiros continuarem a viagem em empresa legalizada.

Confira na integra Nota da ANTT:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão que tem a atribuição, entre outras, de regular e fiscalizar o transporte internacional, interestadual e semiurbano de passageiros.

Inicialmente é preciso dizer que as empresas que quiserem fazer este tipo de transporte precisam seguir a legislação vigente, o que é descrito na Resolução nº. 4770/2015.

A empresa que for flagrada pela fiscalização da Agência fazendo qualquer procedimento diferente do que está determinado pela legislação, estará realizando um transporte considerado clandestino. Este será autuada pelos fiscais da Agência, no cumprimento da lei , a Resolução Nº 4287/14 da ANTT, que determina que os veículos flagrados realizando o transporte clandestino interestadual remunerado coletivo de passageiros, sem autorização, serão apreendidos por um período mínimo de 72 horas, em pátio credenciado e, para sua liberação, deverão apresentar os comprovantes dos bilhetes de passagens emitidos para todos os passageiros, bem como a quitação de despesas referentes à alimentação e/ou à hospedagem quando for necessário.

O transbordo dos passageiros em linhas regulares tem que ser providenciado pelos infratores, conforme obrigação prevista na legislação acima. O valor da multa para essa prática ilícita é de aproximadamente R$ 6.000,00.

Sempre que qualquer cidadão quiser se informar sobre uma empresa, para saber se ela é autorizada pela ANTT a fazer transporte interestadual, ele pode ligar no 166, ouvidoria da Agência e consultar, com a placa do veículo, ou CNPJ ou razão social da empresa. Tomando esses cuidados, o passageiro evita viajar com empresas não autorizadas pela Agência que utilizam veículos que não possuem condições mecânicas para viagens, que sejam conduzidos por motoristas despreparados, que trabalham sob condições inadequadas e estressantes que podem levar a acidentes graves, como vários que são relatados na imprensa e infelizmente acabam em óbito de passageiros. relatado abaixo.

O cidadão que observar qualquer irregularidade pode fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br . Além desses canais, se preferir, a pessoa pode ir diretamente nos pontos de atendimento da ANTT. Aproveitamos o contato com a imprensa para que reforcem junto ao seu público leitor, a importância de se utilizar o cinto de segurança também nos ônibus durante toda a viagem.

 

Redação Blog
publicado em 19 de Fevereiro / 2019 às 17:04

Equipe do Hospital Regional de Juazeiro realiza encontro de paciente e irmãos que não tinham contato há mais de vinte anos

No Hospital Regional de Juazeiro esse trabalho vai além. A intervenção dos assistentes sociais é voltada para as orientações assistenciais com acolhimento, mas principalmente, dar resolutividade às necessidades dos usuários dos SUS.

E na quarta-feira, 13, a equipe do serviço social e psicologia identificaram  que a paciente Dilza Dos Santos Araújo, 52 anos precisa de transplante de medula óssea, a partir daí iniciou-se  a procura por familiares, e assim,  realizar o exame de compatibilidade. 

Ler Matéria Completa
Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.