Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 24 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 08:30

QUEIMA DE LIXO ATORMENTA NOITE DE MORADORES NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Moradores da rua Paula Souza, no bairro Santo Antônio, praticamente passaram à noite insone por conta da queima de um lixão em área restrita do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental).

Jean Carlos e outros moradores encaminharam um vídeo na madrugada relatando o sofrimento de crianças, idosos, adultos doentes com a queima constante do lixo na referida área.

Confira o vídeo:

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:00

XÔ... INFELIZ ANO VÉI! QUE VENHA FELIZ O NOVO...

Passo que passo aqui pelo grandioso Blog Geraldo José, não tão solamente para otimistas e respeitosas saudações e beijin beijin nos ombros. Mas, todavia, porém, trazer irrefutáveis verdades e regozijos esperançosos de melhorias que sempre me cercarão posto que eternamente o humanismo terá meu crédito. O seu tomém, querido Leitor? Tão, tá.

É doloroso e difícil ‘guentar’ na surdina desumanos travestidos de diabinhos todo-dia-dia-todo aventando de forma incessante e diabolicamente infernizando e martelando a ideologia igualitária-socialista equânime a todos. Que o diga o Paulo Freirianismo e que mal o diga o bolsonarismo... Que diferença, pai!

O Infeliz Ano Véi largado pra trás lambujou ao Novo um repertório de frustações, arrepios, interrogações, desesperos, medos, seja em avanços sociais, culturais e políticos. Se preparem seguidores de teosofias fascistas, pois, como vociferou mestre Gil (Lembram e já ouviram com afinco e afeto o mais genial neguin dos neguin?):

Ler Matéria Completa
POR OTONIEL GONDIM
publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 12:30

ESPAÇO DO LEITOR: VELHO CHICO E SUAS SUCATAS

Geraldo eu li no seu Blog uma matéria sobre uma embarcação que se encontra às margens do rio, que por sinal está atrapalhando o termino da obra do Parque Fluvial.

Andando pela Orla de Juazeiro vi que existem outras embarcações abandonadas dentro e fora do rio, formando um cemitério de embarcações. A nossa Orla fica feia com tantas embarcações abandonadas às margens do Velho Chico, logo no local onde turista se reúne para fazer fotos do Rio e da ponte Presidente Dutra.

A Marinha ou a Prefeitura deveria procurar um local para colocar essas barcas ou sucatas e deixar essa parte da Orla livre para banhistas e turistas fazerem suas selfies.

Onildo Batista

publicado em 09 de Janeiro / 2019 às 23:00

POLÍCIA ADMINISTRATIVA OU PREVENTIVA! (POLICIAMENTO OSTENSIVO)

Atua ostensivamente em áreas estratégicas, evitando assim que o crime venha a se acentuar. Entra em ação o Estado através de policiamento fardado, viaturas caracterizadas, observações tecnológicas com câmaras instaladas em locais levantados pelo serviço de inteligência.

Apesar do conjunto dos preparos preventivos projetados para a finalidade, crimes não deixam de existir, face planejamento falho – onde está o homem está o crime -, ousadia dos que recalcitram, resistindo obstinadamente, desafiando o Estado, deleitando-se na confiança da impunidade e fragilidade da lei penal. Julgam, portanto, ditadores de suas próprias leis, o que tem sido comum, bandidos incendiarem patrimônio público e privado, viaturas policiais; dinamitam quartéis, matam policiais como se mata uma barata e furtam armas e munições de dentro de paiol militar.

Como se vê, a medida preventiva é salutar, todavia, seu efeito é proporcional a certas circunstâncias, em momentos dados: formação educacional, social e espiritual da área vigiada. Onde já existe a sincronização anormal, desrespeitosa à tranquilidade pública, em que a criminalidade impera de modo absoluto, sem temer o caráter intimidativo da pena, só o direito da força para manter a ordem social.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Janeiro / 2019 às 12:30

JUAZEIRO: INSENSIBILIDADE COMUNISTA NA EDUCAÇÃO

As fotos acima ilustram claramente o sentimento de partilha do comunismo em nossa cidade. As fotos mostram centenas e centenas de carteiras escolares, birôs, arquivos, estantes etc... expostos as intempéries se degradando a cada dia, dinheiro público lançado ao ralo da maldade desse governo comunista que se instalou em Juazeiro.

Se houvesse o mínimo de sensibilidade humana e política esses equipamentos que ainda podem ser aproveitados por entidades que cuidam de amparo as crianças adolescentes seriam distribuídos para as mesmas por meio de comodatos e não deixariam de pertencer ao patrimônio público, vai a sugestão aí prefeito Paulo Bomfim. As próprias associações de moradores poderiam, por que são de utilidade pública, ser beneficiadas oferecendo maior conforto aos seus associados.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Janeiro / 2019 às 08:00

LEITOR RECLAMA DE ESGOTO EXTRAVASADO NO BAIRRO JARDIM FLÓRIDA EM JUAZEIRO (BA), SAAE RESPONDE

O leitor Mário Varjão em contato com a redação do Blog GJ voltou a reclamar dos esgotos estourados no bairro Jardim Flórida. Veja “Geraldo, amigo a situação no Jardim Florida não está fácil, bem antes do Natal todo o sistema de esgoto está entupido e segundo o atendimento do SAAE, estão esperando uma máquina para desobstruir os PVS (Poços de Visita). Até quando vamos ficar nessa situação? Não adianta ligar, eles já vão dizendo que tem que esperar. Amigo ajuda a comunidade do Jardim Flórida, coloca essas fotos. Já tenho coleção de protocolos”.

Confira Nota SAAE:

O Setor de Esgoto do SAAE informa que no caso do bairro Flórida a desobstrução só poderia ser feita utilizando um caminhão vacal - equipamento mais potente que limpa a rede com maior profundidade, retirando objetos jogados indevidamente nos Poços de Visita (PV). Uma equipe se deslocou na manhã dessa quarta-feira (9) para realizar o serviço e o problema já foi resolvido.

Da Redação
publicado em 09 de Janeiro / 2019 às 07:00

MORADORA DENUNCIA SURGIMENTO DE NOVO LIXÃO AO LADO DA CASA DO MENOR EM JUAZEIRO (BA)

A leitora Elisângela Araújo enviou mensagem e foto ao Blog GJ solicitando da Secretaria de Serviços Públicos a limpeza das margens do canal ao lado da Casa do Menor em Juazeiro. Confira: “Venho por meio do blog solicitar do Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro Celso Leal que envie uma patrol para realizar a limpeza da margem do canal ao lado da Casa do Menor, bairro Alto do Alencar, pois está virando o novo lixão de Juazeiro. A Sesp fez a limpeza do canal e deixou o material espalhado em toda a área. Absurdo! Pedimos o envio da patrol urgentemente, a população não suporta mais este descaso”.

publicado em 08 de Janeiro / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: COMISSÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS DE JUAZEIRO PARABENIZA PREFEITO DE CASA NOVA

A comissão de Agentes de Endemias de Juazeiro Bahia utiliza desse espaço de comunicação para parabenizar o Prefeito da Cidade de Casa Nova Wilker Torres pelo reconhecimento e valorização ao nossos colegas Agentes Comunitários e de Endemias da cidade, em cumprir a Lei 12.994/14 que estabelece incentivo financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACS e ACE (conhecido como 14º salário).  Uma valorização por nossa profissão, onde muitas vezes parecíamos invisíveis aos olhos de todos.

Ao mesmo tempo demonstramos nosso repúdio e nossa desmotivação com a Gestão Municipal de Juazeiro o Prefeito Paulo Bonfim, a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, em não ter o empenho em querer reconhecer o nosso trabalho descumprindo a Lei, sabemos que o repasse do incentivo está na conta da prefeitura desde outubro/2018.

Parabéns Prefeito Wilker Torres, que em 2019 seja de realização para você e toda população casanovense.

Comissão de Agentes Comunitários e de Endemias de Juazeiro-Bahia

publicado em 08 de Janeiro / 2019 às 13:00

LEITORA COBRA PAGAMENTO DO GARANTIA SAFRA; ADEAP RESPONDE

A leitora Marizete de Oliveira enviou mensagem ao Blog GJ, via facebook, cobrando da gestão municipal informações sobre o pagamento da primeira parcela do Garantia Safra. Confira:

“Geraldo, venho por dessa falar sobre o atraso da primeira parcela do Programa Garantia Safra do município de Juazeiro. Pagamos os boletos e até agora nada, ninguém explica nada ficamos em vão, gostaria de saber porque ainda não foi pago? Outros municípios já receberam e Juazeiro como sempre no atraso, as pessoas precisam desse auxílio principalmente quem é do interior. Não estamos pedindo, estamos exigindo nossos direitos, pagamos queremos receber. Por favor Geraldo repasse essa reivindicação de sua ouvinte/leitora”

Marizete de Oliveira - Povoado de Tanque Novo.

Confira nota ADEAP:

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) informa que em relação ao beneficio do programa Garantia Safra 2017/2018, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário – SEAD (órgão federal responsável por liberar o recurso) declarou que no dia 17 de janeiro será publicada uma Portaria com os nomes dos municípios que receberão os benefícios.

Vale ressaltar, que a prefeitura de Juazeiro está em dia com o pagamento de todos os aportes e tem cumprido rigorosamente todas as etapas do programa. A equipe da ADEAP reafirma seu compromisso com a população de Juazeiro e está à disposição para qualquer esclarecimento, através do telefone (74) 3614-0821 ou na sede da Agência em horário comercial, localizada na Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro, Juazeiro.

publicado em 08 de Janeiro / 2019 às 10:00

SOBRADINHO: TERRA DE ENCANTOS E DESENCANTOS

Curiosa é a situação da saúde no município de Sobradinho. Não faz muito tempo o hospital municipal era inaugurado e por iniciativa da Vereadora Isabel Coelho recebeu o nome da avó do Prefeito e também mãe da Secretária de Saúde do Município.

A inauguração pôde ser testemunhada por muitos que, inclusive, viram a saraivada de fogos de artifício dispensados para satisfazer a alegria e o orgulho da família Torres em ver o nome da sua matriarca eternizado em um bem público. Nada contra, aliás, entretanto, algo chama muito a atenção do povo humilde de Sobradinho, tão efusivamente lembrado nos muitos discursos da inauguração, veja-se: (matéria postada no portal da prefeitura municipal de Sobradinho – Bahia – 12/08/2018)

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Janeiro / 2019 às 09:00

ANIMAL VADIO SE ALIMENTA EM PLENO CENTRO DE JUAZEIRO (BA)

O leitor Murilo Guedes enviou mensagem e um vídeo relatando a presença de um cavalo no centro da cidade, esquina em frente à Praça do Boi, área central da cidade, se alimentando em caixas de lixo que aguardavam a passagem do carro coletor.

Situação semelhante tem sido revelada por leitores em diversos espaços da área urbana de Juazeiro (BA) e a administração não se manifesta sobre o serviço que existia de recolhimento desses animais vadios com punição para os seus proprietários.

publicado em 07 de Janeiro / 2019 às 23:00

Sento-Sé: Conjuntura Política para 2019 e os Rumores para o Futuro!

A realidade política social na virada do ano, para 2019, apresenta um ambiente bem favorável para a promoção dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal, conquistas da população e claro reconhecimento da maioria do povo, como nunca havia ocorrido nos 183 anos da Emancipação Política do Século XVIII, em 1832, lá no período imperial. Os hábitos conservadores do sistema tradicional vicioso, direitista, nunca havia sido contrariado como nesse momento, especialmente, em 2017 e 2018.  

As pessoas, defensoras históricas do Interesse Público, Direitos Sociais, da Coletividade, têm motivo para estar contempladas por veem sua militância histórica logrando êxito, depois de mais de três décadas combatendo o modelo político de “extrema direita” e que havia vivido apenas alguns momentos de avanços, e/ou transitórios, com: o prefeito Custódio Sento-Sé, nomeado em 1926 pelo intendente (governador) – livro “Sento-Sé Rico e Ignoto” e que revolucionou a Gestão Pública naquela época; João Leopoldo Sento-Sé eleito em 1992 que melhorou muito a introdução de um Governo Municipal; Juvenilson Passos em 2000/2005 que fez duas gest& otilde;es com aspecto transitório, apesar das dificuldades impostas pelo sistema velho.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Janeiro / 2019 às 15:00

ESPAÇO DO LEITOR: ESCORPIÃO EM JUAZEIRO-BA

Eu me chamo Mairane Paraguassú resido no bairro Novo Encontro em Juazeiro-BA, venho aqui para alertar a população sobre a infestação de escorpiões na nossa região para que os pais fiquem atentos nas suas residências e também ficarem atentos às crianças, pois peço encarecidamente ao nosso prefeito que tome uma atitude por gentileza para combater esses peçonhentos, pois na minha residência foram achados seis desses e por sinal é o escorpião mais venenoso da América do Sul e na minha residência há crianças pequenas e tive que tirá-los de casa por precauções para evitar uma fatalidade.

O nome do escorpião é Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Tem oito anos que resido nesse bairro e só agora eles estão aparecendo essa espécie é bem comum aparecer no ambiente doméstico habitam lugares escuros, possuem hábitos noturnos, ou seja, utilizam a noite para procurar alimento e em lugares úmidos, como armários, guarda-roupas, debaixo de móveis, dentro de vasos e outros lugares que possam oferecer proteção. Além disso, são comuns em construções onde se abrigam em acúmulo de entulho, principalmente tijolos de argila, telhas e Lages de concreto, lixos, esgotos...

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Janeiro / 2019 às 09:00

Espaço do Leitor: Juazeiro (aqui e lá fora)

Entrei no "aquário" do estúdio AR na  barra da  tijuca, Rio de Janeiro, para gravar vozes de um cd que começamos no WR em Salvador e os técnicos sabiam apenas que eu era um "baiano ", achavam que era "axe music" e quando o rolo de 12 polegadas daquela poderosa  máquina analógica de 24 canais  começou a rodar, eles ficaram espantados e Rodrigo Vidal, produtor de Maria Gadú perguntou:  você é de Juazeiro cara? - sou sim! Pois é,  a bossa nova de João Gilberto e os "novos baianos " de Luiz Galvão puseram Juazeiro no contexto da "avant-garde" poética- musical planetária. (com o brilho da estrelíssima Ivete Sangalo).

Só Juazeiro aqui não se percebe, onde  alguns preferem uma vilipendiosa contemplação de prédios e avenidas de Petrolina? (estive com o prefeito Miguel e o seu pai senador Fernando Coelho na "via show" e eles afirmaram  que, apesar daquela multidão,  Juazeiro parecia uma  confraria de alegres pessoas amigas e aqui era a terra da música?  ) Pode parecer ser, mas não transparece o que parecendo ser não é! 

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 23:00

ARTIGO – BRASIL: A ESPERANÇA DE NOVOS TEMPOS

A nova equipe de governo 2019-2022

Superada a euforia da passagem de ano no dia 31 e a prolongada ressaca deixada pelos alegres festejos, já no dia 1º. a nação se deparou com as expectativas da posse do novo Presidente da República. Ouvi de muitos que as providências adotadas envolvendo a segurança do evento eram um exagero desnecessário. Mas, basta raciocinar com a lógica natural e sem preconceito de qualquer natureza, de que houve um atentado à vida do então candidato durante a campanha, em via pública, para justificar todo um planejamento preventivo, visando dar garantias não somente à vida do Presidente que seria empossado, como da população que ali compareceu para acompanhar o evento. Além disso, é preciso lembrar que a solenidade estava recebendo a presença de 46 Delegações, entre chefes de Estado ou seus representantes – o que foi uma prova de prestígio -, e a segurança dessas autoridades era uma obrigação de total responsabilidade para o país. Nesse particular, sobrou competência!

O fato concreto é que, agora, passamos a conviver com uma nova realidade político-administrativa, em que não somente mudou a figura do estadista e comandante maior do país, mas toda a estrutura de funcionamento operacional em todos os níveis, o que passa a ter efeitos reais e diretos na vida de todas as pessoas. Vamos esperar que o Brasil volte a ter vida produtiva com normalidade desde o 1º. de janeiro e não somente depois do carnaval, como era a tradição.

Naturalmente que a expectativa geral se reveste das mais diversas conotações. Por um lado, há a credibilidade e esperanças de uns, de que tudo venha a dar certo para o país e seu povo; por outro, encontram-se aqueles que, impulsionados pela prioridade às razões político-ideológicas, e com a forte carga de uma corrente negativa e contrária manifestam o desejo final do quanto pior, melhor! Não tenho dúvidas, contudo, que nesse campo não exista unanimidade, mas haja um contingente que admite dar um tempo à paz e à tolerância.

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 13:00

ARTIGO - O 18 DE BRUMÁRIO DE JAIR BOLSONARO: FARSA E TRAGÉDIA

No livro "18 de Brumário de Luís Bonaparte”, Karl Marx (repetindo Hegel) afirma que a história acontece duas vezes: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. O livro estabelece a correlação entre o golpe de Estado de Luís Bonaparte, em 1851, e o golpe de Estado de Napoleão Bonaparte, em 1799. (Sobrinho e tio, respectivamente).

Tomando por base a linha discursiva de Marx, poderíamos dizer, a princípio, que Bolsonaro é Mourão Filho (que deflagrou o golpe de 1964) Castelo Branco, Costa e Silva (e sucessores) Golbery, Brilhante Ustra e toda essa caterva de ditadores, torturadores e genocidas.
 
Mas há outro elemento que com Bolsonaro volta à tona: o discurso anticomunista. O mesmo discurso utilizado em 1937, para justificar o Estado Novo, e em 1964 para respaldar a deposição de Jango e a consequente ascensão dos militares. E sempre no mesmo diapasão: ou seja, um discurso revestido de falácias, mentiras, e toda sorte de aberrações históricas, como, por exemplo, a afirmativa de que o Brasil foi um país socialista, ou de que as escolas brasileiras estão impregnadas da teoria marxista.

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 09:52

AVENIDA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA EM JUAZEIRO (BA) ESTÁ ÀS ESCURAS

Caro radialista Geraldo José,

Venho através do deste solicitar de vossa senhoria que veja a possibilidade de divulgar em seu blog, que é grande relevância em prestar serviço de utilidade pública a população san-franciscana, que se segue:

Uma parte da avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo encontro, está às escuras faz aproximadamente dois dias, sem nenhuma atenção da prefeitura Municipal, através da secretaria responsável.

O local a ser atendido fica no trecho que compreende as proximidades da panificadora Verde Rio...

Pois, além de estar causando transtornos aos transeuntes e prejudicando os comerciantes da área, ainda conta com o risco de assalto e outros tipos de violência.

Já está na hora da secretaria responsável por tal demanda, disponibilizar um estudo para se colocar um serviço de plantão para que casos como esses sejam resolvidos em tempo hábil.

A população de juazeiro não aguenta mais conviver com tanta ingerência e amadorismo por quem administra essa cidade.

Atenção secretários vamos entender e compreender quais os seus deveres quanto secretários.

Habilidade, visão e competência, fazem a diferença...

Sendo o que se tem para o momento.

Joselito Alves

publicado em 05 de Janeiro / 2019 às 23:00

Artigo - Vida que segue

Luzes, fogos de artifícios, guloseimas, bebedeiras, presentes, presenças, visitas, choros, risos... Muitas emoções. Várias foram as experiências vividas pela população mundial nos períodos que antecederam e as datas que se comemoraram o nascimento de Jesus Cristo, 25 de dezembro (Natal) e o Dia da Confraternização Mundial, 1º de janeiro (Ano Novo).

Amadas por muitos e odiadas por uma grande quantidade de pessoas, as chamadas 'festas de final de ano' são momentos felizes para quem gosta e tristes para os não adeptos, isso é fato; assim como reconhecer, independente de religião ou crença, que é um excelente momento para reflexão. Por tanto, é inegável que Natal e Ano Novo são dias festivos, de confraternização entre familiares, amigos, colegas de trabalho e até mesmo desconhecidos, uma mistura de religiosidade e profanidade.

Mais um ciclo de 365 dias cumprido. Pelo calendário cristão se inaugura o 2019º ano atribuído à idade de Cristo. Concordando ou não com o sistema cronológico, acaba de ser 'enterrado o ano velho', 2018. Daqui para frente tudo pode ser diferente, ou não. Como diz o bordão do jornalista Chico Pinheiro, 'vida que segue'.

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Janeiro / 2019 às 20:15

À Ministra Damares Alves - Ao amor... Sem Defeito, sem preconceito

Emanoel Ferreira da Silva - "Manollo Ferreira"
Pedagogo - Professor - Especialista - Tutor - Poeta - Escritor...

publicado em 04 de Janeiro / 2019 às 17:30

Espaço do Leitor: Construção de Ponte

Olá, sou morador do bairro Monte Castelo e gostaria de reforçar a publicação do amigo Marcos, publicado no mês de agosto de 2018 no Blog sobre a construção de uma ponte ou passarela prometida pela Sesp. Janeiro chegou e a população dos bairros Monte Castelo e Olarias ainda aguarda. Presto em nomes dos moradores desses dois bairros, total indignação com a prestação de serviços públicos de Juazeiro. 

São muitos os pedestres que transitam entre os bairros, no entanto, o canal de esgoto, assim como em outros locais espalhados pela nossa cidade mal administrada, inviabiliza o bom ir e vir das pessoas. A construção de uma ponte tanto para pessoas e veículos seria ideal para melhorar a vida da população. 

Agradeço o espaço no Blog Geraldo José para esta publicação e se possível, gostaria de não ser identificado. 

publicado em 04 de Janeiro / 2019 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: SINALIZAÇÃO MAIS EFICIENTE NA RUA FLORIANO PEIXOTO

Entro em contato com este veículo de comunicação para solicitar da CSTT uma adequação na infraestrutura da rua Floriano Peixoto no cruzamento com a Travessa Dr. Edson Ribeiro. Atualmente estão acontecendo diversos acidentes neste cruzamento, por diversas vezes pedimos, ligamos e solicitamos uma sinalização mais eficaz. Porém eles não esboçam reação aos nossos pedidos.

Murilo Martins

publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 23:00

Roberto Malvezzi (Gogó): Brasil, o país vermelho como brasa

Brasil quer dizer literalmente "vermelho como brasa". Portanto, esse país é vermelho até no nome. Talvez o novo governo queira mudar o nome do Brasil para "Terra de Santa Cruz", ou "Terra de Vera Cruz". Como os evangélicos neopentecostais não aceitam a cruz, talvez voltemos a ser simplesmente "Pindorama". Mas, Pindorama é a "terra mítica e sem males" dos Tupi-Guarani. Então, quem não gosta de índio, também não vai aceitar.

Essa bobagem nos ajuda a entender como se desenha o novo governo. Para as multidões vão repetir constantemente que "nossa bandeira jamais será vermelha", "esse país jamais será uma Venezuela ou Cuba", "PT nunca mais", "os comunistas devem ir para Cuba e não para Paris", "Lula deve ficar preso até apodrecer na cadeia", "somos cristãos e contra o aborto", assim por diante. É a cortina de fumaça que alimenta o ódio e o dissenso das multidões pelas redes sociais. Como dizia César: "divide et impera".

Ler Matéria Completa
Roberto Malvezzi (Gogó)
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 17:30

Espaço do Leitor: Descaso na Maniçoba NH-2. SESAU RESPONDE

Por Gentileza não divulguem meu nome, temo represália.

Prezado Geraldo José, venho através desse teu canal, devido ao grande poder de mídia que ele possui, para respeitosamente, pedir as pessoas responsáveis pela saúde em nossa cidade para tomar as devidas providências no que segue:

A Unidade Básica de Saúde de Maniçoba NH2 foi inaugurada há um ano e desde então nunca conseguiu oferecer um atendimento a comunidade de forma digna, lembrando que foi realizada reunião entre a comunidade e representantes da secretaria municipal de Juazeiro no mês de abril do ano passado e por último no dia 13 de dezembro e nada mudou. Pasmem!!!

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Janeiro / 2019 às 15:00

Espaço do Leitor: Realidade Juazerense

Às margens do São Francisco

"Todas duas eu acho uma coisa linda, Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina"

Jorge Altino compôs uma música que une Juazeiro e Petrolina em um único sentimento. Porém, estas duas cidades estão projetadas para destinos diferentes, uma cidade para integrar o mundo e a outra para ser "a prima pobre de Petrolina".

Criticar é o ato de amor mais difícil e necessário, a exemplo de uma mãe que briga com seu filho para que ele não siga um caminho de dor e destruição. Por isso, aqui, trago críticas as projeções políticas que destinam Juazeiro.

Juazeiro está no meio de um dos maiores pólos frutíferos do mundo, assim como em meio ao "polígono da maconha", mas em meio a essa potência produtiva do solo, a fome e pobreza se destacam em nossa população municipal.

Petrolina está na mesma localização, contudo, consegue integrar sua população aos desenvolvimentos do capitalismo global, desde a implementação de uma infraestrutura urbana moderna até a tecnologia desenvolvida pela embrapa para a agricultura familiar. 

As duas cidades caminham na mesma velocidade mas em sentidos oposto, e dá  pra notar que juazeiro está no sentido errado. Nosso vetor deveria ser no mesmo sentido que Petrolina.

Essas projeções opostas são resultados de escolhas políticas e o único fato é que Petrolina possui políticos dedicados à cidade e sua melhoria, no estilo de uma política como "arte de cuidar do povo". Já em Juazeiro, a situação é oposta, a política está mais pra o sentido de uma "arte de enganar e maltratar o povo".

O fato é que Juazeiro deve passa a ter governantes comprometidos com os valores republicanos e dedicados a cidade e o povo. A exemplo do que ocorre em Petrolina, nossa cidade-irmã, ou seremos conhecidos como a "prima pobre de Petrolina", em um futuro não muito distante.

Não precisamos de "Doido", "Vaqueiro" ou "Garçom", Juazeiro precisa de governantes, do contrário, o destino será ficar às sombras de uma Petrolina gigante e do mundo.

Não basta ter duas cidades unidas pelo sentimento, devemos unir seu destinos,
Assim como são unidas pelo rio São Francisco.

Tenório Neto

publicado em 02 de Janeiro / 2019 às 23:00

Espaço do Leitor: Expectativa de novo ano

Acabou a expectativa: 2019 chegou. Será que alguma coisa mudou após a virada de ano? Claro que só ocorrerá a mudança almejada, sonhada, projetada e desejada se tivermos atitudes e ações que façam com que as coisas aconteçam.

Será que queremos mesmo a felicidade do nosso próximo? Será que o seu sucesso não nos incomoda? Que bom seria que essas felicitações espontâneas fossem mesmo o desejo do fundo do nosso coração, não fossem, apenas, um momento emotivo, cultural e tradicional.  

Quem quiser mudar e melhorar de vida, depende mais de si, que dos outros. Temos que querer mudar e lutar para que aconteça, sem que para isso passemos por cima de ninguém e sim que seja através dos nossos próprios méritos. Que em 2019, procuremos aceitar as pessoas como elas são, reconhecermos e valorizar mais as suas qualidades que defeitos.

Nunca devemos não gostar de uma pessoa por que se destaca em sua profissão, em seus conhecimentos e sim ter essa pessoa como exemplo e procurarmos crescer com o seu brilho.

Que 2019 seja bem melhor que 2018. Que tenhamos mais amor ao próximo e que aprendamos a viver com as diferenças. Com certeza se fizermos dessa forma teremos uma sociedade bem melhor e harmoniosa. Que Deus nos ajude a sempre trilhar caminhos retos.

Pense nisso.

Jailson Rêgo Braz

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.