Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 21 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 06 de Novembro / 2019 às 18:11

LEITOR PEDE RETIRADA DE ENTULHO DEIXADO PELA PREFEITURA DE JUAZEIRO EM OBRA NO SÃO GERALDO

Encaminhamos ao Blog GJ fotos do terreno baldio ao lado da minha residência, situada na avenida Papa João Paulo II, 431, bairro São Geraldo. Há pouco mais de um mês a prefeitura deu início a um trabalho de calçamento das ruas Aveloz e rua E, aqui mesmo no bairro. na ocasião fizeram esse amontoado de barro, retirado como excesso das ruas que foram calçadas. Imaginávamos que logo que terminasse a obra o barro seria recolhido, mas até esse exato momento ainda permanece lá, causando transtorno, a exemplo de muita poeira dentro de casa; juntando lixo, principalmente sacolas plásticas que ficam entre o muro e barro depositado. Pedimos providências da prefeitura, pois, se fosse uma ação nossa em sujar terreno baldio, a mesma já teria nos notificado.

Atenciosamente,

Adilson Moreira - Morador do Bairro São Geraldo

Da redação
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 09:40

DA SÉRIE: SÓ OS VIVOS ENVELHECEM! WILSON "BROCOIÓ” DUARTE - ANNO DOMINI

Não me lembro ao certo

O tempo desse deserto tempo onde me lanço, me esperto e vou encontrando pessoas.

Umas passam, outras eqüidistantes... algumas por   perto

Algumas no "éter" evaporam.

Não lembro como conheci Wilson Duarte... acho que foi depois que voltei uma vez de São Paulo?

Ele recitava um jogo de futebol.

60 anos, quase me pegando e estamos nos devendo uma composição com letra de lobo e coração de leão.

Longevidade Wilson!

Ler Matéria Completa
publicado em 06 de Novembro / 2019 às 06:00

Juazeiro: 215 mil habitantes e apenas uma examinadora do exame prático do Detran (BA)

Uma cidade com 215 183 habitantes, a 5ª cidade mais populosa do estado da Bahia, o maior estado do nordeste, e apenas uma examinadora no 8º CIRETRAN – em Juazeiro, na região norte da Bahia. Uma examinadora cansada de atender sozinha todas as autoescolas do município, e condutores que vem de diversas cidades do entorno (Curaçá, sobradinho, Casa Nova...). Qual a qualidade desse processo avaliativo? A quem interessa esse Caos?

Juazeiro registra um alto número de condutores que irão prestar o teste prático do DETRAN - BA, e irá enfrentar essa situação vexatória, esse tratamento desumano, que ajuda a impedir o desenvolvimento social da cidade. Essa situação vem sendo relatada há anos, esse descaso é notório. 

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 23:00

Na Black Friday, você vai comprar por necessidade ou impulso?

No próximo dia 29, milhares de consumidores vão às compras na Black Friday. A data virou símbolo do varejo nacional e leva milhões de ávidos consumidores à caça das promoções. Além do forte atrativo publicitário, ela acontece pertinho do pagamento do 13º salário e Natal, dois estímulos de peso para quem adora gastar. Mas será que você está gastando pelas razões certas? Nesta Black Friday, vai comprar por necessidade ou consumismo?

De acordo com pesquisa encomendada pelo Google à Provokers, a intenção de compras online dos consumidores durante a Black Friday aumentou 58% em comparação ao ano passado. Já a previsão do Busca Descontos, idealizador do evento no País, é que a edição deste ano deve movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico brasileiro - um crescimento de 21% na comparação com 2018. A projeção leva em conta apenas as vendas realizadas da meia-noite de quinta até a meia noite da sexta-feira.

Mas o que leva as pessoas a comprarem tanto em um único dia, como se não houvesse amanhã? Por que é tão difícil resistir ao impulso de comprar? Para ambas as perguntas é preciso refletir se o ato de consumir é fruto de uma necessidade de compra real ou de um subterfúgio às pressões do cotidiano?

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Novembro / 2019 às 09:00

LEITOR RECLAMA DA QUALIDADE DE OBRA NO BAIRRO JARDIM SÃO PAULO, SEDUR ENVIA NOTA

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Marconi Silva de Carvalho reclama da qualidade da obra de pavimentação no bairro Jardim São Paulo. Confira: “Venho por meio do blog denunciar o descaso que hoje sofre a população do bairro Jardim São Paulo por parte da prefeitura de juazeiro através da SEDUR no que diz respeito a obra mal feita do calçamento das ruas do bairro que foram executadas há poucos meses e antes mesmo da inauguração já está afundando e soltando os paralelos em vários pontos. Um verdadeiro absurdo. Pedimos providências urgentes” declarou Marconi Silva de Carvalho.

Confiram nota Prefeitura Juazeiro:

SEDUR está elaborando cronograma para retomada das obras da Intervenção da Poligonal Urbana

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que a gestão municipal tem conhecimento das falhas apontadas pelo leitor, nas obras de pavimentação do bairro Jardim São Paulo, e já notificou a empresa para que a obra seja reparada.

A SEDUR informa ainda que o contrato de obras da Intervenção da Poligonal Urbana, contrato ao qual pertence as obras executadas no bairro, teve sua reprogramação concluída recentemente, a Caixa Econômica Federal já autorizou a retomada e no momento a SEDUR está elaborando um novo planejamento e cronograma de metas para executar as obras.

Tão logo todo o processo seja concluído as correções serão executadas, uma vez que a empresa executora das obras, já foi notificada para corrigir as falhas apresentadas, e a obra ainda está dentro do prazo de garantia e o contrato com a empresa em vigência.

publicado em 04 de Novembro / 2019 às 23:00

Opinião: Sobre o tema de Redação do ENEM 2019

O tema de redação do ENEM deste ano “democratização do acesso ao cinema no Brasil”, cumpriu as previsões do que preconiza o exame: apresentar situação-problema que desafie a atenção, leituras e análises de professores e estudantes sobre conjunturas e desafios postos à nossa sociedade. Nesse caso, as políticas de cultura dedicadas ao cinema nacional. Saber que um dos textos-base é de autoria do Jean-Claude Bernardet ("O que é cinema"), nos traz uma emoção à parte --- ao final do texto você vai entender.

Quando falamos em políticas de cultura, estamos tratando de um conjunto de ações pensadas, planejadas, articuladas com os mais diversos sujeitos e instituições ligadas aos seguimentos interessados na sua implementação. Infelizmente, no Brasil, essas políticas ou não existem ou,
quando existem, são construídas com pouco aprofundamento democrático, e tantas vezes marginalizadas pelo interesse de governos autoritários, muitas vezes, mais preocupados em agradar o mercado que democratizar direitos culturais da nossa população.

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Novembro / 2019 às 23:00

Crônica – MAIS BRASIL, MENOS PAIXÕES!

Em algum texto anterior, em que me reportei ao fato de que “Os Garotos do Presidente” mais atrapalhavam o seu governo do que ajudavam, expressei o desejo de que S. Excia. nos brindasse com um belo presente, concedendo aos filhos não apenas a Embaixada americana para um deles, mas, escolhesse logo três e os mandasse para bem longe, e tenho certeza que o Senado faria um pacote único e aprovaria por unanimidade... Imagino que, por amar os filhos, como pai dedicado que é, isso não seria um ato de nepotismo, mas uma forma de protege-los.  O maior risco que poderia resultar, é que trocaríamos os muitos aborrecimentos internos que eles fartamente vêm criando, por atritos internacionais de consequências imprevisíveis, em decorrência da óbvia falta de habilidade diplomática que exibiriam! Porque não dizer, uma tremenda falta de educação desse trio que, certamente, ainda vai causar prejuízos, e muitos, em desfavor do pai presidente. Não duvidem!

Ufa, como atrapalham! Um deles, o Carlos, ao invés de usar o cargo de Vereador no Rio de Janeiro para ajudar a sofrida população carioca, fica brincando no twitter do pai e postando repetidas bobagens de toda ordem e de forma imatura, as quais provocam imediatos pedidos de desculpas pelo equívoco cometido. Tudo bem que as redes sociais tiveram um peso considerável na eleição do Presidente, mas é hora de produzir coisas mais úteis e acabar com o uso indevido desse espaço para tantas futilidades!

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Novembro / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: LIXO CULTURAL E CANETA AZUL NELES

Para a maioria da população brasileira gosto musical não é uma questão de opção pessoal, é resultado de um processo bem articulado de osmose, direcionado ao consumo da música como produto rentável e com prazo de validade definido. A mídia tradicional sempre teve o papel de divulgar a nossa cultura, especialmente a música de boa qualidade, mas se rendeu ao lixo cultural e ao lucro rápido.

Nos últimos anos o mercado musical brasileiro passou por uma transformação ridícula em função apenas da rentabilidade de produtores do chamado lixo cultural. Não é musica no sentido mais cultural da palavra que o mercado vem oferecendo ao povo brasileiro, mas ritmos repetitivos em capelas que não dizem absolutamente nada.

São musicas com ritmos que não mudam, com verdadeiras bobagens, incitação à violência, rebaixamento da mulher brasileira, além de verdadeiros assassinatos da língua portuguesa. E impressionante também como com vozes irritantes, que são verdadeiros shows de horrores, abusam indefinidamente da mensagem que deveria ser bíblica.

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Novembro / 2019 às 07:00

UTILIDADE PÚBLICA: LEITOR FAZ DENÚNCIA E PEDE ATENÇÃO CONTRA A DENGUE

Um leitor do Blog GJ Notícias enviou mensagem e foto revelando preocupação com a propagação da dengue em Juazeiro (BA) e dos cuidados que a população deve ter para evitar os criatórios do aedes aegipty, responsável pela disseminação da doença. Confira:

Geraldo,

Estou enviando este e-mail com intuito de ajudar no combate ao mosquito da dengue que nesta época do ano assombra nossas famílias aqui em Juazeiro.

Essa casa da foto em anexo, está localizada na Avenida Bahia, número 10, bairro Dom Tomaz. Fica próxima ao IRPA. Já foi feita denúncia na secretaria de Meio Ambiente, porém há mais de cinco meses a piscina está desta forma simplesmente abandonada.

Peço que relate este fato para que as autoridades competentes possam tomar uma providência e ajudar a combater esse mosquito que nos traz tantos males.

Desde já agradeço a atenção!

José Berger - Morador do bairro Dom Tomaz.

publicado em 02 de Novembro / 2019 às 23:00

Artigo - Eficiência e Inovação na Gestão da Saúde

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) promoveu em outubro, o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Serviço Público. Foram premiadas 10 práticas de excelência, sendo seis realizadas por servidores da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Afirmar que é um orgulho ver o trabalho dos servidores da Sesab reconhecido, conquanto premia a nossa vontade em oferecer serviços de saúde cada vez melhores para a população da Bahia, é apenas a face visível de um enorme esforço de gestão. Mesmo em equipamentos públicos do estado que não concorrem a qualquer premiação, estamos sentindo o reconhecimento espontâneo da população da capital e do interior, comprovando o acerto do Governador Rui Costa em investir, cada vez mais, na qualidade do serviço de saúde pública do estado.

Ao longo desses quase cinco anos de trabalho, expandimos e, sobretudo, qualificamos fortemente os serviços de saúde no interior do Estado. Na capital, investimos também em novas unidades especializadas e na eficiência da gestão. A ordem é qualificar o gasto. Gastar melhor. Não necessariamente gastar menos. De fato, muitas vezes gastamos mais. No entanto, o percentual do orçamento comprometido com as chamadas atividades finalísticas, quais sejam, as ações de saúde, versus o que é perdido nas atividades meio, em sua maioria burocráticas, hoje é bem maior do que quando iniciamos. Isso já pode ser sentido pela população, nas antes inacreditáveis 13policlínicas implantadas por todo o estado, sendo que ainda há outras seis em construção, pelos sete novos hospitais construídos, pelas dezenas de unidades hospitalares em processo de reforma, ampliação, modernização e aquisição de tecnologias de ponta. Estamos levando resolutividade a todas as macrorregiões de saúde da Bahia, de modo a garantir que 100% dos pacientes possam ser atendidos dentro da sua unidade geográfica, sem necessidade de regulação para outro hospital.

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo: Se fizer jornalismo, a Globo conseguirá ressuscitar a denúncia, por Luis Nassif

No impeachment de Fernando Collor, a peça chave foi o motorista Eriberto. Ele apareceu em uma reportagem da IstoÉ. Em seguida foi escondido por um jornalista em seu sítio, porque sabia-se que era personagem chave. Foi central no impeachment.

Os Organizações Globo cometeram seu segundo grande erro de cobertura, fruto do descuido com a própria força. O primeiro, foi a tentativa de derrubar Michel Temer no episódio JBS. O segundo, agora, em cima de uma cobertura descuidada. Fiaram-se no inquérito que lhes foi vazado parcialmente. E não cuidaram sequer de checar os fatos com o próprio porteiro, e demais porteiros e moradores do condomínio de Bolsonaro.

É o vício do jornalismo prato pronto, herdado da Lava Jato, que transformou a imprensa em mera publicadora de releases. Agora, é tratar de ressuscitar o morto, o jornalismo.

Ler Matéria Completa
Luiz Nassif Jornal GGN
publicado em 29 de Outubro / 2019 às 15:00

Espaço do Leitor: Uma utilidade para o casarão abandonado na Orla 2 de Juazeiro (BA)

Um leitor do Blog GJ Notícias encaminhou e-mail sugerindo o aproveitamento de um dos casarões da antiga Franave, na Orla 2 da cidade. Confira: “Como já sabemos os casarões da orla vão abrigar um centro gastronômico, mas restou esse que já abrigou a cesta do povo e hoje se encontra desativado, então, como o prefeito Paulo Bonfim é um gestor de visão, que ele faça um projeto para a utilização deste espaço para a comunidade, como por exemplo uma UBS-Unidade Básica de Saúde” propôs o juazeirense.

publicado em 29 de Outubro / 2019 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: PROCURADOR JANOT E A PSICOLOGIA JURÍDICA!

Uma repercussão “terremoto” que abalou o mundo forense e a República, foi a confissão de Janot em mandar aos quatro ventos a sua intenção de “matar” o ministro Gilmar Mendes, em plena audiência no Supremo Tribunal Federal.

Houve a intenção de cometimento delitivo (Animus secandi). Pensar não constitui crime. (Cogitare nefas est.). Por acaso a conduta pensada do procurador tivesse sido executada, não teria ele, obviamente, o amparo das excludentes da ilicitude previsto no art. 23 do Código Penal Brasileiro. O bom senso apareceu, tempestivamente, tirando-o da mente a intenção criminosa, ocorrendo a Desistência Voluntária, art.15 do CP. (Voluntaries ad receptum angustias).

O que se reporta é a natureza da conduta de um agente público que dirige um cargo de alto relevo no país, noticiando tal ação. Acreditamos que doravante se faça testes psicológicos e exames psiquiátricos nos candidatos pretensos a assumirem cargo de certa magnitude.

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Outubro / 2019 às 09:00

Espaço do Leitor: atletas do escuro, isso é uma vergonha!

Moro no Conjunto Habitacional Morada do Salitre do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Somos um dos primeiros moradores, quando chegamos aqui existiam plantas ornamentais lindas, com exuberante gramado, parquinhos, escorregadeira e tudo que as crianças têm direito.

O então governador Jaques Wagner discursava e no calor do discurso parabenizava a comunidade pela a conquista da casa própria com essas maravilhas de que falei antes. O sonho durou pouco, a Prefeitura Municipal de Juazeiro cortou a água da praça e as plantas morreram e a grama secou.

Nove anos depois de inaugurado, as crianças, conforme fotos, jogam bola no escuro, será que os filhos dos dirigentes políticos também jogam bola no escuro? Perguntar não ofende!

Pelo descaso da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura dois infocentros, cada um com 20 computadores, deixaram de funcionar há mais de três anos. Procuramos a Univasf para reativar os ditos infocentros e a organização governamental laborou ideologicamente e negou o pedido da comunidade, uma pena! 

O projeto de energia solar que gerava renda para a comunidade também parou, junto aos infocentros.

Hoje, além do perigo porque passam os transeuntes na praça e as pessoas das casas próximas, potentes cataventos giram desordenadamente sem manutenção colocando em risco às vidas das pessoas.

David Lima de Souza

Fotos do celular
publicado em 28 de Outubro / 2019 às 20:09

ESGOTOS EXTRAVASAM EM DIVERSOS PONTOS DE JUAZEIRO (BA)

Final de semana seguido do feriado nesta segunda-feira (28) dedicado ao Servidor Público e uma série de esgotos estourados em diversos pontos da cidade. O leitor Euclésio Marques informou ao Blog GJ Notícias que há dias uma boca de lobo extravasou na ligação entre o Brisa da Serra e a Avenida Projetada e Quadra 25, em frente a Igreja Batista, tem provocado enormes transtornos na comunidade. “Queremos também que a prefeitura passe a máquina Patrol. Acho que não é pedir muito” lembrou o morador do Brisa da Serra.

Mesmo pedido foi efetuado pela leitoral Edileide do Parque Centenário. Ela alega que desde cedo tentou contato com o SAAE para desobstruir a rede de esgotamento sanitário na rua Agapanto, número 04, Parque Centenário, sem sucesso. O Blog manteve contato com a assessoria da autarquia municipal que se comprometeu a contactar com a equipe de plantão, mas esta não compareceu.

Da redação
publicado em 28 de Outubro / 2019 às 13:00

LEITOR QUESTIONA PARALISAÇÃO DA OBRA DE AVENIDA NA PEDRA DO LORD

Caro Geraldo, 

Como contribuinte e morador da Pedra do Lord, fiquei com boa expectativa do projeto de urbanização da via principal do bairro. Apesar da morosidade poderia ser compreensível o atraso nas obras que inclui drenagem, esgotamento, terraplanagem e calçamento de passeios padronizados. Entretanto a obra que inicia na via de acesso bairro Santo Antônio de aproximadamente 3km ultrapassou o tempo de dois anos tem 10% do calçamento de passeios e 80/90% do aslfalto da pista. Entretanto, estourou esgoto, bem no ponto não trabalhado com entulho perigoso em setor de acesso da pista, onde justamente temos ladeira em frente ao Bouganville, com as chuvas de janeiro podem solapar o asfalto e abrir crateras, além falhas de contorno como no acesso ao condomínio Bela Vista.

Perguntamos: a obra da pista parou? Teremos aditamento de contrato para o ano?

Petrônio Oliveira

publicado em 27 de Outubro / 2019 às 23:00

Crônica – ENCONTROS E REENCONTROS (V)

Realizou-se na AABB-Salvador, de 24 a 27/10, o V ENCONTRO DOS AMIGOS DE TODOS OS TEMPOS DE IRECÊ-2019, título consagrado pelos ex-funcionários que passaram pela Agência de Irecê do Banco do Brasil, desde a sua fundação em 1964. É impressionante o grau de emoções que irradia nesses eventos. O reencontro de todos é muito festivo e cheio de vibrante empolgação.

É impressionante ver a motivação que inspira tantos ex-colegas a se reunirem para um encontro de confraternização dessa expressão, após tantos anos de afastamento, cada qual vivendo uma nova realidade em suas vidas. E olhe que há atividades esportivas e culturais durante o Encontro!

Um evento dessa magnitude ganha ainda maior relevância ao lembrar que se trata de ex-funcionários hoje separados por grandes distâncias. Somente vínculos muito fortes, adquiridos pelo aprendizado e convivência, puderam inspirar tão intensa amizade, afeto e cumplicidade! E essa experiência profissional foi escrita sob a égide de uma empresa na grandeza de seus 211 anos de fundada: o BANCO DO BRASIL!

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo - E se o vazamento fosse de uma central nuclear?

Um debate que gera muita polêmica, e que está em evidência no mundo de hoje pós Fukushima, diz respeito ao modo de produzir energia elétrica utilizando o combustível nuclear.

No Brasil este assunto voltou a tona depois da eleição do governo de extrema direita. A ascensão do almirante da marinha Bento Júnior como ministro de Minas e Energia, e sua entrevista (jornal Folha de São Paulo em 7/12/2018), mesmo antes de tomar posse, deixou claro a prioridade do governo no incentivo que seria dado a energia nuclear para produção de eletricidade, e para gerar força motriz de submarinos.

As duas usinas nucleares instaladas no Rio de Janeiro (Angra 1 e Angra 2) produziram em 2018, uma irrisível contribuição de 2,5% da energia elétrica gerada no país. Logo, sem nenhuma influência significativa na oferta de energia elétrica.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Outubro / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: A COVARDE PERVERSIDADE DA HUMANIDADE.

Final de semana chegando e estou aqui diante das notícias do dia, infelizmente, uma pior que a outra, porque parece não se tem mais jeito que dê jeito, parece que tudo está virado de cabeça para baixo e nada muda e quando se tenta mudar vem o pior. Leiam essa barbárie: “Policia prende família que vendia carne de cachorro num famoso Balneário no sul do país”. Assim, a vida vai ficando mais difícil e sem volta aos mínimos princípios básicos.

Não mais que um mês, os noticiários estavam lotados sobre as queimadas na Floresta, que é a filha da natureza. Isso em se tratando de meio ambiente porque nas áreas urbanas o que se ver de destruição é inacreditável aos olhos, sejam na ganância, na violência de todas as piores formas, não importando se é criança ou idoso, se é um animal domestico, ou seja lá o que for...

Nos corredores dos hospitais nem se fala. Quem tiver estomago e coração forte faça esse passeio e vai constatar o que sofre um Ser Humano na hora que mais precisa. E o pior não é isso, não se pode dizer nada porque o corporativismo logo se defende de forma grosseira como certa vez num texto aqui publicado em 24.07.2017, cuja ilustração era um corpo inerte na China sendo venerado por uma equipe vestida de jalecos brancos.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Outubro / 2019 às 23:03

Artigo: Investigar e reportar. Sem paixões partidária

Investigar e reportar. Sem paixões partidárias. Apenas o compromisso com a verdade. Transparência nas informações. A notícia lapidada por meio de apuração checada, revisada e confirmada.

Não uma, nem duas fontes. Se for viável, devido ao deadline, três delas. O jornalismo, tanto para um repórter da imprensa quanto para um assessor de órgão público, tem o dever de manter a veracidade dos fatos. Se não for pra ser assim, melhor escolher outra profissão. Aliás, muitos hoje acreditam ter o conhecimento e a astúcia de um jornalista para elaborar uma notícia. Isso tem contribuído para o empobrecimento das matérias veiculadas e, consequentemente, provocado a diminuição na formação de leitores que prezam por uma boa fonte de notícias.

Vivemos tempos de transição na Comunicação. Assim como as linhas que dividem a História em antiga, média, moderna e contemporânea, o jornalismo está em momento de reconstrução para emitir uma nova voz aos receptores, órfãos da verdadeira notícia.

Ler Matéria Completa
Rennata Bianco é jornalista
publicado em 22 de Outubro / 2019 às 17:03

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do Jardim Flórida relata descaso da prefeitura de Juazeiro

Meu nome é Antonio Pedro, sou morador da rua Américo Tanury, antigamente conhecida como rua 06, do bairro Jardim Flórida, moro no bairro à 30 anos, sendo um dos primeiros moradores do referido bairro.

A nossa rua vem sofrendo com o descaso da prefeitura de Juazeiro à algum tempo, nossa rua tinha pelo menos o cascalho, e à mais ou menos dois anos atrás uma máquina da prefeitura foi lá e por engano tirou todo o cascalho da rua, o que ocasionou vários problemas em época de chuva, e só agora praticamente no fim de 2019 vieram a começar o calçamento em nossa rua, porém já tem 2 meses que essa obra foi iniciada e está apenas no começo da rua, e tem mais de 10 dias que as obras foram paralisadas por falta de material, o que tem gerados muitos transtornos já que o carro do lixo desde que começou a obra não entra em nossa rua, e devido ao nivelamento da rua foi tirado mais material do solo, dificultando ou até mesmo impossibilitando de muitas casas de guardar os veículos em suas garagens, muita poeira nas casas, e tem também o risco de vir uma chuva e ficar totalmente intransitável e nunca mais essa obra ser concluída.

Esperamos que o prefeito e o secretário de obras, vejam essa situação, pois é um absurdo, iniciar uma obra e a mesma ser paralisada por falta de material, nós aqui na rua nos perguntamos onde está o planejamento antes de iniciar essas obras? Será que essa vai ser mais uma das obras que o prefeito nunca termina? 

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 23:00

OPINIÃO: MARX E A DULCE DOS POBRES

Não há na história humana qualquer fato, qualquer acontecimento, seja de que ordem for, que possa ser “quimicamente puro”, no  sentido de inquestionável, imune a qualquer ressalva, acima do bem ou do mal,  ou coisa que o valha. A história nunca é feita da forma como idealizado, nem entre os santos, mesmo porque os santos, como todos os outros humanos, são filhos e frutos da história.

É comum acharmos que este ou aquele acontecimento deveria ter sido assim ou assado e não da forma como se apresenta (ou foi apresentado); que determinado personagem errou porque não disse ou não fez aquilo que nós reputamos como sendo o correto, mesmo que às vezes estejamos a mil anos luz desse personagem.

A coisa não é tão simples assim. 

O velho Marx já pontificava no seu “18 de Brumário” que os homens fazem a sua história, não segundo sua livre vontade e escolha, mas sob as circunstâncias com as quais se defrontam. E Ortega y Gasset, muito tempo depois, afirmaria que  "o homem é ele e suas circunstâncias".  
Com os santos não é diferente. Os questionamentos que ora são levantados sobre os "métodos" de que se valia a Dulce dos Pobres para angariar recursos deveriam servir, antes de tudo, para desmistificar a ideia (não poucas vezes fomentadas pela própria Igreja) de que os santos são figuras distantes, etéreas, sobre-humanas, longe de tudo e de todos.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 21 de Outubro / 2019 às 17:12

Bairro Tabuleiro: 50 anos de história

Após 7 anos de publicação da Lei Nº 2.279, de 19 de abril de 2012, que instituiu o aniversário natalício do Bairro Tabuleiro, assinada pelo então Prefeito Sr. Isaac Cavalcante de Carvalho, reconhecendo o dia 21 de outubro como dia Natalício do Bairro Tabuleiro, nossa comunidade comemora 50 anos de história, relembrando os primeiros homens e mulheres que escolheram essa terra para abrigar suas famílias e que ainda hoje acolhe suas gerações.

O Bairro Tabuleiro tem crescido a cada dia, com a esperança de cidadãos e cidadãs, que são trabalhadores e trabalhadoras, empreendedores e empreendedoras e que sonham com uma infraestrutura adequada para promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que aqui residem.

É notório o quanto já foi investido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal em equipamentos públicos que possibilitam mais dignidade para a vida dos moradores e moradoras do Bairro Tabuleiro. No entanto, a população precisa de mais... mais ruas pavimentadas, mais acessibilidade, mais mobilidade, mais lazer, mais cultura.

Ler Matéria Completa
Tânia Cristina da Silva - Moradora do Bairro Tabuleiro
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 23:00

Espaço do leitor: Um laranjal bem irrigado

Recordo um hábito interessante que tinha o bom “ACORDADINHO” - articulista deste Blog que anda meio sumido -, e que tinha como estilo oferecer o significado de certas palavras para melhor compreensão do leitor e dar a largada no texto. Assim, imitando essa boa prática, diria que: “LARANJA – é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo [...] É rica em vitamina C”. Essa fruta, de extraordinário sabor, representa um componente de grande potencial, tanto no mercado interno, como de exportação.

Não obstante o valor intrínseco que a fruta representa para a sociedade, de repente o universo político-policial interfere no sentido etimológico da palavra e passa a utilizar o termo LARANJA para definir várias vertentes de ações criminosas, sempre com a “prática de ilícitos na utilização fraudulenta de interpostas pessoas visando à ocultação do real sujeito da relação jurídica tributária, patrimonial, financeira ou comercial, a exemplo da lavagem de dinheiro e do desvio de recursos públicos”.

Não existe consenso de quando tudo isso começou, principalmente quanto ao uso do jargão “laranja”, mas vale recordar pelo menos duas definições:

  • A hipótese de que da laranja – fruta –, após o consumo, sobra apenas o bagaço, ou o resíduo da   fruta. A associação, nesse caso, seria pelo fato de o verdadeiro beneficiário do dinheiro ilícito extrair tudo do "laranja";
  • Agentes da lei chamavam de “laranjas” os criminosos que eram presos pois, após uma  “espremida”, eles entregavam seus companheiros.
Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Outubro / 2019 às 20:04

ESPAÇO DO LEITOR: Usinas nucleares, taxação da energia solar, derrame de petróleo: mentiras sem fim de um governo que não gosta dos nordestinos

Neste segundo semestre de 2019, como foi o primeiro, o atual governo de extrema direita  tem mostrado a que veio. E não foi por falta de aviso. Tem se caracterizado com grande número de absurdos, polêmicas, eventos desgastantes a nível nacional e internacional, e decisões no sentido de desconstrução de politicas públicas, principalmente as sociais.

Na área de energia-meio ambiente (entrelaçadas) o que está acontecendo de trágico, não é diferente do que acontece na área de saúde, educação, costumes, segurança pública, direitos das populações tradicionais; e também na economia,  com verdadeiro estelionato eleitoral, com 13 milhões de desempregados sem perspectivas.

A chegada de um almirante (sem nenhum preconceito), no posto de ministro de minas e energia, alavancou propostas adormecidas em seu ministério. Defensor do uso da energia nuclear para geração elétrica e para a propulsão de submarinos, e obviamente, mas não declarado publicamente, favorável a construção de artefatos bélicos nucleares (estória do Brasil grande). Algumas decisões de seu ministério foram tomadas sem transparência, a margem de uma necessária e imprescindível discussão e debate nacional.

Ler Matéria Completa
Heitor Scalambrini Costa - Professor aposentado Universidade Federal de Pernambuco 
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.