Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 18 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 14 de Setembro / 2011 às 15:10

ESPAÇO DO LEITOR: TRÂNSITO E SEGURANÇA, DOIS COELHOS DE UMA SÓ VEZ

 

Os políticos que me perdoem, mas fazer segurança pública é fácil. Basta que se tenha vontade.

A respeito, por exemplo, de um assunto que muitos juazeirenses tem reclamado, a falta de educação no trânsito por parte dos motoristas da cidade, verificamos, pela experiência de mais de 25 anos na área da Administração de Segurança Pública, que o problema poderá se resolvido no mesmo tempo em que se promoveria o fortalecimento da própria sensação de segurança da população. Falamos aqui da fiscalização do trânsito de forma efetiva.

Câmeras eletrônicas serão sempre bem vindas. Mas elas não inibem muito a ação delituosa de maus motoristas e de meliantes. Se não, não assistiríamos tantas cenas nos telejornais do país.

Nos referimos, aqui, a uma fiscalização realizada pelos próprios seres humanos, os bons funcionários que trabalham no sistema de defesa social, ligados diretamente à segurança pública, há muito conhecidos como GUARDAS.

Em tempos não muito longínquos, até mesmo os Oficiais da Polícia Militar eram conhecidos como GUARDAS. E o que eles, digo nós fazíamos? Acertou quem respondeu que guardávamos a sociedade.

GUARDAS DE TRÂNSITO ou, simplesmente, GUARDAS eram, constantemente confundidos, em virtude destas funções serem exercidas pela mesma força pública. Na ocasião, as cidades eram melhor policiadas, pelo fato de em cada “sinaleira” (posto de policiamento de trânsito) haver um preposto da força pública exercendo sua autoridade. Até hoje os doutores na matéria mantém o posicionamento de que o policiamento de trânsito melhora, e muito, a condição do policiamento ostensivo, promovendo uma melhor segurança pública.

Ora, para que tantas informações históricas e técnicas, para tratarmos de dois assuntos tão importantes. Basta dizer que, com a descentralização da responsabilidade da fiscalização de trânsito, os municípios passaram a ser responsáveis por este serviço público. Bem verdade, porém, que os municípios têm autonomia para promover convênios com as polícias estaduais, para fortalece esta fiscalização que promoveria uma tranqüilidade maior entre as pessoas de uma cidade.

Então, para Juazeiro ou qualquer outro município com problemas nestas áreas, segue a sugestão de se promover o fortalecimento de uma só Guarda Municipal que realizasse, não somente a proteção dos espaços e monumentos públicos, mas, também, do trânsito da cidade. Contratações mediante concursos públicos e elaboração de convênios com a Polícia Militar poderão proporcionar uma mudança que, inclusive, promoveria a reeleição de qualquer pretendente aos respectivos cargos políticos.

 Então senhores, vamos pegar dois coelhos de uma só vez? 

Sidney Carvalho de Lima – Maj PM

Comando de Policiamento Regional

Baía de Todos os Santos – Salvador/Ba

Amante de Juazeiro

publicado em 13 de Setembro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE SUGERE FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO DA AVENIDA MESTRE LULA

Prezado Geraldo,

Gostaria de sensibilizar as autoridades competentes, através do seu blog, para que tomem alguma iniciativa a respeito dos motoristas mau educados, que insistem a passar na contramão na Av. Mestre Lula, no bairro Alagadiço em Juazeiro.

Em meia hora que fiquei na rua, aguardando a saída de meu filho da escola, presenciei carros e motos passando na contramão, como “algumas” das fotos acima tiradas, nesta segunda-feira (12) por volta das 16:40 às 17:30 h.

Como os agentes de trânsito já realizaram campanha educativa, recomendaria agora a punição, aplicando multas, para ver ser inibe mais este ato.

Sugiro que eles fiquem ‘camuflados’, pois os agentes de trânsito ficavam no início da rua, desviando os carros/motos e não deu muito certo. Quem sabe escondidos, pesaria no bolso desses indisciplinados, só assim apreenderiam. 

Gilvanna Régia Nunes

publicado em 12 de Setembro / 2011 às 15:40

ESPAÇO DO LEITOR: PRAÇA ALSUS SANGALO

Geraldo,

Alguém poderia me explicar o que é esse armengue que estão construindo em cima da Praça Alsus Sangalo?

É um quiosque para vender lembranças de Ivete Sangalo e do pai?

É uma barraca de venda de ingressos para a vaquejada de novembro?

É a filial do Country Club? Ou um posto de guarda para vigiar a estátua tão abandonada do pai de Ivete?

Será que os que ocuparam esta praça são os mesmos que ocuparam a praça do loteamento Carvalho?

Ou será o barraco da obra de calçamento das ruas do Quidé? Oxe! Bem que pode ser isso mesmo. Vão fazer o depósito de material das obras ali, longe do povo do Quidé, pra não ter problemas... (E vai ter obra?)

Ou será apenas falta de fiscalização, falta de vergonha na cara e falta de respeito com os equipamentos públicos desta cidade, que em quatro anos virou uma favela de ponta a ponta, não sobrando nem mesmo o Country Clube ileso?

Juju Neves

publicado em 12 de Setembro / 2011 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: Parabéns ao Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana pelo 1°lugar no ENEM no município de Juazeiro

Caro Geraldo,

É com muito orgulho que me dirijo a esse noticioso para dizer que o trabalho desenvolvido na Escola Pública Alfredo Viana (Colégio da Polícia Militar) é digno de aplausos. Parabenizo a toda equipe que faz parte daquele estabelecimento de ensino, desde a Direção pedagógica à Direção de disciplina, aos professores e demais funcionários, sem esquecer o corpo discente, os alunos, pois foram eles os responsáveis por colocar o C.P.M em 1° lugar entre as escolas públicas do município de Juazeiro, entre os estabelecimentos de ensino do grupo 2 (critério de participação entre 50% a 74% de alunos que realizaram a prova), no último exame do ENEM.

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As escolas foram divididas em quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de seus estudantes no Enem: Grupo 1: de 75% a 100% (4.640 escolas), Grupo 2: de 50% a 74,9% (5.444 escolas),
Grupo 3: de 25% a 49,9% (8.616 escolas) e Grupo 4: de 2% a 24,9% (7.399 escolas)

Na tabela abaixo encontra-se o ranking de classificação das escolas públicas do município de Juazeiro – apenas as participantes do grupo 2, que tiveram de 50% a 74,9% de alunos, a participaram do certame.

Grupo 2:de 50% a 74,9% (5.444 escolas) 

Ranking

Pontuação

Estabelecimento Escolar

Taxa

Nota

1°lugar

1.642

Colégio da Polícia Militar–Alfredo Viana

61,5%

566,95

2°lugar

3.000

Colégio Modelo – L.E.M

74,4%

534,58

3°lugar

3.736

Centro Territ. de Educação Profissional

74,7%

516,74

4°lugar

4.002

Colégio Estadual Rui Barbosa

55,6%

509.08

5°lugar

4.024

Colégio Estadual Lomanto Junior

64%

508,35

6°lugar

4.583

Colégio Estadual Cecílio Matos

55,8

484,22

7°lugar

4.685

Colégio Estadual Misael Aguilar Silva

70,6%

474,89

8°lugar

4.722

Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira

57,8%

468,83

Fonte: INEP 

Caro Geraldo, deveríamos seguir o modelo Chileno de educação (uma marcha pública, este ano, com milhares de pessoas, foi realizada cobrando melhorias no ensino público - que já é um dos melhores da América do Sul), ou seja, ir às ruas e cobrar das autoridades responsáveis uma melhoria radical em nosso ensino público (não ficar a todo tempo marchando, entre outras coisas, por mais liberdade sexual  - já temos até demais, e também por liberalização de drogas – que é um dos grandes males que aflige a sociedade).

Mais uma vez parabéns ao CPM pelo brilhante desempenho e que sirva de exemplo, o modelo por lá implantado, aos demais estabelecimentos públicos de ensino.

Atenciosamente,

Paulo Cesar de Oliveira, Bacharel em Direito e Sargento da Polícia Militar (lotado na CIPE/CAATINGA)

publicado em 10 de Setembro / 2011 às 08:00

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORA DIZ QUE SAAE ESTÁ LESANDO POPULAÇÃO DE CARNAÍBA DO SERTÃO

Geraldo,

Já há algum tempo a comunidade de Carnaíba do Sertão vem sofrendo com a péssima qualidade do serviço de abastecimento de água.

Ressalte-se que neste quesito o prefeito nem poderá jogar a culpa no abandono dos “últimos 20 anos”, como ele sempre coloca.

Em maio de 1989, cinco meses após assumir a prefeitura em seu primeiro mandato, o prefeito Joseph Bandeira inaugurava a primeira etapa da obra que levava água do Rio São Francisco às torneiras da comunidade, contemplando Rua do Comércio e adjacências.

Em 8 de setembro do mesmo ano, inaugurou a segunda etapa, contemplando a Rua Vermelha e adjacências. Estava, assim, todo Distrito abastecido de “água doce”, quando até então o que tínhamos era água salobra.

Em 1996, salvo engano, o então prefeito Misael Aguilar inaugurou a estação de tratamento de água de Carnaíba do Sertão e ampliou a rede. Durante a última gestão, 2001/2004, o então prefeito Joseph Bandeira mais uma vez ampliou a rede colocando uma caixa d’água na Rua Vermelha.

Pois bem, a situação em carnaíba chegou a um limite tal, que a comunidade agora passou a ter água por revezamento. Ou seja, dia sim, dia não. 24 horas de água para uma parte do distrito e 24 horas para o outra parte.

O que queremos saber do SAAE é até quando teremos que continuar nesta questão, pois estamos pagando por 30 dias de água e recebendo apenas 15. Estamos sendo lesados.

Qual o planejamento do SAAE para voltar a nos ofertar um serviço digno e de qualidade. Já passou do limite da tolerância e precisamos da resolução urgente para o problema.

Muito obrigada pela oportunidade. 

Maria de Araújo Silva - Proprietária de Casa na Rua do Bispo

publicado em 09 de Setembro / 2011 às 18:40

ESPAÇO DO LEITOR: CONCLUÍDA PISTA DE ACESSO A ITAMOTINGA E VILA NH 01

AGRADECIMENTO AO PREFEITO ISAAC CARVALHO

È com grande orgulho que venho, através desta, externar nossos cumprimentos, parabenizando-o pelo excelente trabalho à frente da Prefeitura.

Nós moradores de Itamotinga, sede e distrito, há tempos reconhecemos a presteza e a seriedade da atual administração. A Administração Municipal hoje é a mais representativa que a nossa cidade já teve, pois ela foi formada pelo clamor do povo e para o povo.

A nossa comunidade e distrito nunca foi tão valorizada como nos dias de hoje, com direitos reconhecidos e uma grande obra realizada que há décadas essa população esperava acontecer, e só agora na atual gestão ela foi concretizada que é a pista de acesso a Itamotinga e Vila NH 01.

Para se acertar tem que se começar com responsabilidade e seriedade no que faz, qualidades estas mostradas pelo senhor Prefeito que reconhece o que se tem feito e que  possa dar seqüência a suas metas conseguindo assim os resultados desejados. Por isso, eu nunca deixei de acreditar na sua gestão, embora ainda há aqueles que acham e pensam ao contrário de mim,eu posso dizer essas palavras e dividir essa alegria com mais 100% de nossa população, pois esse sim acredita no governo Isaac Carvalho e seremos gratos por essa obra.

Acredite

“Faça aquilo em que acredita e acredite naquilo que faz.".

"Vontade de chegar, vontade de vencer, o desejo de usar todo o seu potencial, estas são as chaves para abrir a porta a sua excelência."

"O fracasso jamais é fatal. O que importa é a coragem para seguir adiante''.

Francisco Eulálio F. da Silva (Chiquinho) - Projeto Curaçá Vila NH 01 Itamotinga

Francisco Eulálio F. da Silva (Chiquinho)
publicado em 09 de Setembro / 2011 às 16:10

ESPAÇO DO LEITOR: Clima de insegurança toma conta dos curaçaenses

O clima de insegurança toma conta de Curaçá. Em cada esquina que se passa não se fala em outro assunto, a cada instante se ouve um novo boato de que já aconteceu mais um crime: são assaltos à mão armada no interior e na sede, roubo de carros e motos, roubo de animais, principalmente cabras e bodes, sem contar nas notícias de presos pela polícia no interior do município, acusados de plantio de maconha e porte de armas, além de cocaína.

Na última semana conta-se de presos pela Polícia Civil, três homens que não se tem notícia ao certo qual a razão dos mandados. Antes disso, as notícias veiculadas na imprensa regional de que a Polícia desarticulou uma quadrilha de roubo de carros e de bodes que agia dentro e fora do Município. Nesta semana, mais precisamente na terça-feira, dia 06, houve um roubo a proprietária da única casa lotérica existente na cidade. Segundo contam os populares, a mesma se deslocava de carro com sua irmã em direção ao Banco do Brasil, pela Avenida Dr. Pedro S. Torres, avenida principal, portando todos os valores da movimentação da lotérica, quando foi abordada por dois homens em uma moto que colocaram arma na janela do carro e, obrigando-as a seguirem para uma rua paralela a avenida, tomaram-lhe todo o dinheiro que portava.

Ainda na terça-feira, segundo informações, na estrada que liga a Sede ao distrito de Barro Vermelho, cerca de cinco homens armados tomaram uma moto modelo YBR 125, e seguiram em direção a Sede, ainda na mesma estrada, abandonaram a moto e abordaram um veículo de propriedade de um senhor conhecido como Altino, ainda não recuperado pela Polícia.

Enumeramos também os recentes assaltos a agência dos Correios, o caso de estupro a uma senhora em Barro Vermelho, as saidinhas no Banco do Brasil e posto do Bradesco, assassinatos, inclusive durante a movimentação da Festa dos Vaqueiros, enfim, os moradores passam por um momento de insegurança, dando conta que a violência dos grandes centros já chegou a Curaçá.

Com a palavra as autoridades.

Elias Fonseca Martins

Elias Fonseca Martins
publicado em 09 de Setembro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO PERDE FINALIDADE

Com a decisão da Justiça que impediu a Câmara de Vereadores de apreciar as prestações de contas do ex-prefeito Misael Aguilar, ano 2006, e de Isaac Carvalho, ano 2009, a Câmara de Vereadores de Juazeiro deveria fechar porque sua função fiscalizatória foi tolhida pela ação da justiça.

Se os Vereadores de Juazeiro tivessem um pouco de responsabilidade com a função mais nobre assegurada pela Constituição Federal e Lei Orgânica do Municipal deveriam entrar em recesso enviando as chaves para Tribunal de Justiça da Bahia ou promover uma renúncia total dos seus mandatos.

Senhores Vereadores vocês perderam suas autoridades porque o papel que irão desempenhar é IRRELEVANTE. Fazer requerimentos, apresentar indicações e moções e soltar conversa fiada da tribuna da Câmara não representa nada em prol da comunidade.

Por outro lado, temos que condenar veementemente a atitude nefasta do ex-prefeito Misael Aguilar que deu início ao aniquilamento das prerrogativas da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

O atual Prefeito Isaac Carvalho, que é cria de Misael Aguilar, segue os mesmos passos do seu criador. Os fatos e atos comprovam o que costumo dizer. Misael/Joseph/Isaac são farinha do mesmo saco. É triste mais é uma realidade.

Antonio Carlos Chaves ex-vice-prefeito de Juazeiro

publicado em 08 de Setembro / 2011 às 12:40

ESPAÇO DO LEITOR: A FESTA DE MARIA E AS LIÇÕES PARA A MISSÃO

Pe. Gilvan Régio Nunes* 

Dia 8 de setembro a Igreja celebra a festa da Natividade de Maria. Em Juazeiro, no norte baiano, celebra-se a festa de Nossa Senhora das Grotas. Este ano, a festa está dentro das comemorações do jubileu diocesano, cujo tema é “50 anos de missão a serviço da vida”. A abertura do novenário contou com a presença do Núncio Apostólico e da maioria dos Bispos do Regional Nordeste III da CNBB. Na cidade, dizia-se que cada noite estava mais bonita que a outra... Da festa de Maria, padroeira da diocese jubilanda, aprendamos algumas lições.

Na carta de convocação do jubileu, Dom José Geraldo, bispo diocesano fez uma proposta: “iniciemos em toda a diocese uma grande missão: visitar todos os lares levando a Palavra de Deus, os símbolos do nosso Jubileu e sua mensagem” A visita às casas é, pois, a tônica da missão.

Em se tratando de visita, logo no início, o Evangelho de Lucas registra a visita de Maria à sua prima Isabel (Lc 1, 39-56). Maria disponibiliza-se para servir, para ser solidária. Ela e sua prima receberam a graça da fecundidade. Além do encontro das mães, também ocorreu o encontro dos filhos, João com Jesus, o Precursor com o Salvador.

Nesses encontros é possível reconhecer o agir do Espírito divino.Isabel e João, representantes da antiga Aliança, reconhecem a ação de Deus em Maria e Jesus, representantes da nova Aliança. Da mesma forma que Maria ficou três meses com Isabel, a Arca da antiga Aliança ficara três meses na casa de Obed-Edom (2Sm 6, 11). A misericórdia de Deus na antiga Aliança realiza-se plenamente em Jesus de Nazaré.

Como reação de Maria à saudação de Isabel vem o Magnificat, pelo qual se celebra a esperança na realização da vontade de Deus que liberta e convidam-se os seguidores de Jesus para colocar-se a serviço do projeto de Deus, de modo que também em cada seguidor se realize a sua Palavra.

A visita aos lares é uma das ações evangelizadoras característica de muitos planos diocesanos e paroquiais. É necessário que se veja nisso uma oportunidade de encontro, de serviço e de solidariedade, não uma forma de cooptar os que não estão na igreja.

Ultimamente tem-se a tentação de procurar sucesso, grandes números, por um método mais requintado de atrair multidões que se afastaram da igreja. Isto não é evangelização, este não é o método de Deus, advertia-nos o então Cardeal Joseph Ratzinger, na suaIntervenção durante o Congresso dos catequistas e dos professores de religião, em Roma, no dia 10 de dezembro de 2000.

Refletindo sobre o que não é evangelização, ensina Bento XVI, “não procuramos escuta para nós, não queremos aumentar o poder e a extensão das nossas instituições, mas desejamos servir o bem das pessoas e da humanidade dando espaço Àquele que é a Vida”

A escuta para si e o falar em seu nome é sinal do Anticristo. O sinal do Filho é a sua comunhão com o Pai. Ele nos introduz na comunhão trinitária, leva-nos ao círculo do eterno amor, cujas pessoas são "relações puras". Sendo assim, concluía o Cardeal Ratzinger, “evangelizar não é simplesmente uma forma de falar, mas uma forma de viver:  viver em escuta e fazer-se voz do Pai”.

Em cinqüenta anos de diocese muitas visitas e encontros traduziram-se na missão a serviço da vida: a visita dos líderes da pastoral da criança aos seus cadastrados; o encontro dos agentes da pastoral da terra com os trabalhadores rurais nos rincões da diocese; a visita dos vicentinos aos seus assistidos; o encontro das pessoas da pastoral da mulher com as mulheres em situação de prostituição; a visita dos voluntários da pastoral carcerária aos presos; o encontro dos membros da pastoral familiar com os que vivem em situação especial, excluídos da comunhão eucarística; a visita dos líderes da pastoral da pessoa idosa aos seus beneficiados; o encontro dos agentes da pastoral dos pescadores com os que sobrevivem da pesca...

A festa de Maria nos ensina a valorizar as visitas para o serviço e para a solidariedade, dando espaço Àquele que é a Vida, e a fazer dos encontros um sinal da ação do Espírito divino em nosso meio. 

* Pe. Gilvan Régio Nunes é sacerdote da diocese de Juazeiro e pós-graduando em filosofia e direito.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 23:20

ESPAÇO DO LEITOR: INDIGNAÇÃO - DESCASO COM A UPE

A situação da UPE – Universidade está ficando insustentável. Após manifestação na manhã desta terça-feira quando interditaram parte da Ponte Presidente Dutra, do lado de Petrolina, a estudante Elisa Marques enviou o seguinte texto ao blog:

Confesso que o dia seria melhor se eu pudesse ir à faculdade e tivesse professores me esperando para momentos de prazer com a aquisição de conhecimentos, no entanto, esse é um desejo que não sei quando será satisfeito. Sou aluna do curso de Letras - Português, concluinte da graduação e estou sentindo na pele o que tantos já "profetizaram". Confesso que não é fácil ouvir as pessoas falando mal da sua instituição de ensino... Mas, de quem é a culpa? Nosso reitor é, literalmente, "Callado" e o governador do estado, onde está? Onde está Eduardo Campos enquanto nós estamos aqui sofrendo com o descaso do seu governo?! Sinceramente, o real problema da UPE é um problema do descaso político com a educação. E um governo que é contra a educação é contra o povo!

Incontáveis às vezes em que fomos avisados da presença do nosso "digníssimo" (?) reitor na universidade, mais incontáveis ainda às vezes em que ele simplesmente não veio.

E o pronunciamento do governador? Só aparece para prometer coisas que não cumpre e pedir votos...

Quando ingressei na universidade, tinha muitos sonhos e expectativas... Ouvi falar sobre um tal tripé que estaria presente em nossas vidas a partir daquele dia: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Pesquisa e extensão sempre foram pura utopia... Agora, para piorar ainda mais as coisas, o ensino também está se tornando... Como vamos ter força e determinação para transformar a educação desse país se o ensino superior é tratado com tamanho descaso?

Conto com sua colaboração para mostrar essa triste realidade para o mundo... As pessoas precisam saber do real valor, ou melhor, "desvalor" que a educação tem para nosso "ilustre" governador!

Elisa Marques

 

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR QUER EXPLICAÇÕES SOBRE A TITULARIDADE DAS CASAS DO JOÃO PAULO II

Prezado Geraldo José,

Os proprietários de casas e comércios aqui do bairro João Paulo II, vivem um dilema desde que o bairro foi fundado.

Até hoje ninguém tem a escritura dos terrenos e sem esse documento os proprietários não podem, por exemplo: vender, financiar um imóvel ou financiar a reforma de sua casa junto a Caixa Econômica Federal e demais instituições financeiras, já que para isso é fundamental ter a escritura para provar a existência do imóvel.

Gostaria de saber dos órgãos competentes (Urbes e Diocese) o que falta para que essas escrituras sejam entregues para os proprietários das casas e comércio aqui do bairro João Paulo II.

Por falta deste documento fica complicado investir em terrenos e casas no bairro.

Murilo Ricardo

Imagem da Internet
publicado em 05 de Setembro / 2011 às 15:10

ESPAÇO DO LEITOR: PT PODE GARANTIR RENOVAÇÃO DOS QUADROS POLÍTICOS DE JUAZEIRO

Juazeiro, norte da Bahia, cidade conhecida politicamente por seus personagens folclóricos, assumiu no último final de semana através do Partido dos Trabalhadores que está disposta a dar continuidade à renovação do seu quadro político.

Reunidos na Câmara de Vereadores para finalizar o Ciclo de Debates que teve iniciou a quatro meses atrás,  filiados e dirigentes do PT, apostaram na continuidade do Governo da Mudança, encabeçado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O evento que, para alguns, pretendia efetivar a candidatura (mais uma vez à prefeito de Juazeiro) do suplente de deputado federal Joseph Bandeira, terminou sem maiores surpresas. O PT decidiu que apóia o prefeito Isaac Carvalho.

Mobilizando petistas através de carro de som que percorreu as ruas da cidade, dias antes do evento, Bandeira tentou emplacar seu nome, sem comparecer ao evento e, menos ainda, debater internamente com o partido no âmbito municipal e estadual. Para o seu desagrado, logo pela manhã, filiados e dirigentes sequer discutiram candidatura própria e, logo mais à tarde, 16 dos 32 membros do diretório, decidiram aguardar a Calendário Nacional que deve ser divulgado nesta segunda-feira (05.09).

Prova clara de que, em Juazeiro, norte da Bahia, cidade também reconhecida por grandes artistas, estes que trazem por características peculiares, a criatividade, inovou e apostou, quem sabe, em um novo nome que possa dar continuidade à mudança, sobretudo de lideranças políticas que precisa para ter garantido o seu crescimento e autonomia.

Parabéns, Juazeiro!

Leitor

publicado em 05 de Setembro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: EU TAMBÉM QUERO SER PREFEITA

O quadro sucessório de 2012 começa a ser desenhado, os artistas se iniciam no grande espetáculo da arte política e ansiosa para tentar fazer parte deste cortejo de abnegados sonhadores gostaria de expressar, com sinceridade, os motivos do meu desejo de ser prefeita.

Eu quero ser prefeita, para atender aos anseios da minha família e quando ganhar esquartejar a administração em partes para agradar meus parentes e amigos fazendo da prefeitura um meio de enriquecimento desses e com o pensamento de só ser capaz de me suceder um desses "competentes" inseparáveis. 

Eu quero ser prefeita, porque, na prefeitura, através das verbas publicas e dos conchavos favoráveis me capacitarei a ser uma excelente gestora, além de me levar à altivez de crer que cada habitante deste município, em vez de valores morais tem seu valor escrito na testa em forma de cifrão. E que os partidos políticos, todos, tem seu preço e eu poderei comprá-los e /ou comercializar cada um com cargos e com benefícios que a prefeitura pode ofertar, não importando se são capacitados para os cargos ou não.

Eu quero ser prefeita, para pegar os recursos que são destinados a efetivação das políticas públicas como: saúde, educação, saneamento, combate a exploração sexual infantil, combate ao trabalho infantil, apoio as pessoas idosas, ao Social entre tantos, e sair distribuindo a meu bel-prazer para quem eu achar que mereça, sem nenhum critério, alimentando a política comum do assistencialismo e deixar o povo viciado na maneira mais fácil de resolver um problema momentâneo, e, com o interesse maior de mantê-los cativos a minha pessoa e comprar as suas fidelidades políticas.

Eu quero ser prefeita para fazer de nossa cidade palco de discussão e com meus adversários campo de discórdia, colocando sempre a culpa do que não deu certo nos meus antecessores, perseguir aqueles que discordam de mim e trazer para meu lado tantos vereadores quantos forem necessários para aprovar tudo até receita de bolo que mandar para o poder legislativo, senão demitirei da prefeitura os amigos e correligionários que eles indicaram.

Eu quero ser prefeita, para construir um projeto político-partidário, sem participação das instituições representativas de nossa sociedade, dos grêmios estudantis, das associações de classes e de moradores e de todos partidos políticos alinhados, para jogar com eles e brincar com o povo dizendo sempre o que o povo quer ouvir, sabendo que na maioria das vezes tudo não passará de uma mentirona deslavada.

Eu quero ser prefeita para tentar calar a imprensa principalmente aqueles mais imparciais, campeões de audiência em seus programas e jornais e que são idôneos, estes eu pressionarei para tirar o microfone deles e colocarei alguém que fale a minha língua.

Eu quero ser prefeita porque eu posso ser patrocinada por "alguém" por empresários para depois satisfazer seus caprichos e vontades, e, ficar em meu gabinete somente direcionando as licitações públicas para satisfazer aos competentes amigos que colocaram recursos na minha campanha política. E cumprir todos os acordos com eles vendendo a coleta de lixo para uma empresa, a iluminação publica para outra, a locação de carros para outra, a merenda escolar para outro e assim todos os amigões empresários estarão contemplados, que beleza.

Esta é a minha intenção na política. Espero o apoio do todos.

Muito obrigada e ate lá.

MARLA CONCEIÇÃO - CASTELO BRANCO

publicado em 01 de Setembro / 2011 às 15:40

ESPAÇO DO LEITOR: Justiça acata pedido de reintegração de servidor municipal de Sobradinho

Nesta quarta-feira,  a justiça determinou à Prefeitura de Sobradinho, a reintegração do servidor público municipal Alexandro Nunes (Sandro Neguinho), aos quadros efetivos daquele município.

 

Após a decisão judicial, o servidor enviou a seguinte nota ao blog:

Caros amigos de Sobradinho, depois de 271 dias afastado do quadro de funcionários da prefeitura municipal de Sobradinho por uma demissão injusta, volto a integrar esse quadro como funcionário por força da justiça. Quero agradecer de público aos amigos: Souza, Alcides, Bogard, Silvinho, Nalva, Didi, Luciana, Jean, Risonilde, Sônia, Zoraide, Zuleide, dona Josefa, Luiz Vicente, Mário Berti, Flávio Maia, minha mãe e vários outros amigos que torceram para que minha vitória fosse alcançada. Já aqueles que comemoram meu afastamento, desejo-lhes muita paz e não esqueçam que na vida existem muitas escadas.

Alexandro Nunes Lima

Alexandro Nunes Lima
publicado em 31 de Agosto / 2011 às 16:10

EMANCIPACIONISTA DE IZACOLÂNDIA ENTRA NO DEBATE SOBRE A MATÉRIA "ACORDA PETROLINA"

Prezado Geraldo José

Como leitor do vosso blog, venho participar do debate da matéria "ACORDA PETROLINA" do nobre Edson Lins, quando menciona perda da EMBRAPA de Petrolina para um novo município, porém esquece que a Embrapa faz parte desse semiárido nordestino e não somente de Petrolina.

Informo ao mesmo que os deputados citados Odacy e Gonzaga, não são os únicos que estão na luta, mas toda a classe política de nossa região já manifestou apoio. Para se ter uma idéia, na câmara federal todas as forças políticas já decidiram devolver a matéria das emancipações para os estados com 100% de assinaturas em requerimento feito pela frente parlamentar liderada pelo deputado federal também pernambucano José Augusto Maia.

01 - Com relação a afirmação conduzida pelo leitor em chamar de atitude eleitoreira do deputado Odacy, sobre o Distrito de Rajada – Não seria verídico uma vez que o movimento conduzido pela população do distrito com apoio do UPEDNMU – União Pernambucana em Defesa da Criação de Novos Municípios- foi abraçado não apenas por Odacy, mas também por vários deputados estaduais, inclusive, os de nossa região.

02- Todos contribuem para uma Petrolina estruturada, inclusive, quem sabe a capital do futuro estado do São Francisco. Por isso o tópico 02, quando o mesmo diz não ver o trabalho de um dos parlamentares sempre bem votado na cidade, o que é uma prova do reconhecimento da população e que descaracteriza a tese do que não precisa se mostrar, pois os nossos deputados federais estão realmente de parabéns GONZAGA PATRIOTA, FERNANDO FILHO e até mesmo OSVALDO COELHO e CLEMENTINO COELHO. Sem os mesmos, Petrolina não seria esse destaque, cada qual com suas características de trabalho que quando se junta transforma-se em oportunidades: um muito eficiente na agricultura (FRUTICULTURA IRRIGADA) – outro na educação (UNIVASF – ESCOLAS TÉCNICAS ETC...) – e assim as conquistas feitas por essa ala que por mais oposição que pareça, ambos acabam trazendo as mesmas coisas e a nossa cidade ou nossa região deveria sim, fortalecer muito mais os representantes na câmara federal.

03 - O que o mesmo chama de irresponsabilidade, chamamos de oportunidades – pois não seria perder a EMBRAPA – onde as funções e cargos permanecerão os mesmos, e nem criar cargos de vereadores, prefeitos e vice – mas sim gerar mais empregos oriundo de uma distribuição justa do dinheiro público – seria aproximar mais as soluções para os problemas da sociedade civil – tornando-o administrativamente mais visíveis e solúveis ao que a população precisa. Ainda faço menção às cidades emancipadas tipo Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande, que o mesmo não vê o grande numero de geração de emprego pela qual saem de Petrolina, vários cargos mais especializados, tipo médicos, engenheiros, advogados, professores etc. Estes muitas vezes estão no exercício profissional devido à necessidade fortalecida por conta das emancipações – já imaginou só Petrolina - seriam muitos desempregados pois nossa prefeitura não comportaria o quadro existente somados cada cidade dessas citadas.

Em fim saliento ao nobre leitor, de um recurso da União, esses intactos, pois com o desmembramento a cidade mãe não perde receita – continua com o mesmo coeficiente por ser direito adquirido e de tabela se livra de despesa e ainda gera oportunidades de emprego e renda para as regiões – uma vez que as novas cidades já vão nascer com um percentual independente e vai impedir inclusive que o nosso dinheiro público que sai de nossos impostos, seja difundidos na imprensa do país como dólar na cueca, máfia das samguessugas e vários escândalos em favor de poderosos que se apossam dos nossos recursos – pois eles por lei tem que ser distribuídos de forma justa e necessária.

Júlio César - Presidente da União Pernambucana em Defesa da Criação de Novos Municípios – UPEDNMU

publicado em 30 de Agosto / 2011 às 20:30

ESPAÇO DO LEITOR: A SOLIDÃO DO PRÍNCIPE

 

Todo e qualquer governo deve está perto do seu povo e realizando, não o que lhe é conveniente, mas, o que a sociedade precisa. Aquele que assim não procede está fadado à solidão do poder.

É o que esta acontecendo em Juazeiro, muitos partidos, muitos homens, alguns sérios, se juntaram para promover a alternância do poder na nossa cidade o que era um anseio da maioria da população. Às vezes é preciso experimentar o sal para entender a doçura do açúcar, não que outros governos fossem doce, porém, esse é salgado demais, chega ser amargo.

Sempre que escrevo algum comentário, ou envio algum texto para esse honrado blog, procuro não explicitar o nome de pessoas, até porque uma coisa é o governo ao qual pagamos, outra é o homem na sua integridade pessoal, que somente a ele diz respeito e seria covarde e indigno atacar o homem na sua pessoalidade.

No entanto me sinto levado, pelos fatos, a fazer referência ao nosso prefeito, não para difamá-lo ou denegrir a sua imagem, mas para alertá-lo quanto a um futuro que se apresenta de forma insofismável a ele e todos aqueles que se afastam do bem, muitas vezes em nome de interesse que supostamente não são nem dele nem da população, mas, a ingerência de gananciosos e enganadores carrega esse homem a cometer “enganos” que, mais tarde somente o príncipe pagará por eles.

Se contas foram rejeitadas a responsabilidade não é somente do prefeito, porém somente ele foi e será punido, somente ele devolverá dinheiro, enfim somente ele será condenado e nessa ocasião ele experimentará a solidão do poder e caminhará inexoravelmente para a forca ou cela aonde não mais receberá visitas, salvo de sua família, se ainda tiver.

Enquanto isso os abutres procuram outro pobre príncipe para transformá-lo em mais um animal em decomposição para o banquete.

Prefeito eu não sei se o senhor é muito esperto ou tão ingênuo que não consegue enxergar o óbvio.  Um dia o senhor saberá o porquê da “solidão do príncipe”.

 É lamentável.

Lucien Paulo

publicado em 30 de Agosto / 2011 às 14:40

Gonzaga Patriota responde matéria: Acorda Petrolina

Primeiro que não sou e jamais, como cidadão e como político, fiz qualquer coisa com irresponsabilidade.

Ao defender  a emancipação de um Distrito ou de uma área para se tornar Estado, estou legislando no que está na Constituição Federal Brasileira e nas leis do país e, isso só acontecerá se a população do Município ou do Estado a ceder à área que deseja ser emancipada, será ouvida em eleição plebiscitária.

Se essa rapaz que se diz petrolinense tem essa posição, é só votar contra as emancipações.

Um grande abraço, extensivo ao amigo Geraldo José.

GONZAGA PATRIOTA

publicado em 30 de Agosto / 2011 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO FUTSAL CLUBE BI-CAMPEÃO ESTADUAL FORA DO BAIANO 2011

Geraldo,

Com muita tristeza levo ao conhecimento dos desportistas Juazeirenses da ausência da equipe Sub -20 de Futsal da Nossa cidade no Campeonato Baiano da Categoria.

Não entendemos e nem compreendemos que uma equipe do potencial em que nas últimas participações conquistou o Vice-Campeonato Brasileiro de Seleções da 1ª divisão; o atual Bi- Campeão Baiano de Futsal, 3º Lugar do Campeonato Brasileiro de Clubes realizado e organizado em Juazeiro (JUNHO 2011), é inadmissível que a Prefeitura Municipal de Juazeiro, não cumpra com o seu papel como reza a nossa Lei Orgânica do Município quando no seu Capitulo V Art. 114 – “ O Município fomentará as praticas desportivas formais e não formais, dando prioridade aos alunos da rede de ensino e a promoção desportiva dos clubes locais de caráter amadorista e para todas as modalidades oficiais.”

Como Ex. Presidente da Liga Juazeirense de Futsal, Representante da Federação Bahiana de Futebol de Salão – Região Norte, expresso aqui toda minha indignação da falta de compromisso, com aquilo que deveria ser prioridade quando no discurso, o esporte é a ferramenta imprescindível na socialização de crianças e jovens, mas, não é o que tem acontecido dentro da proposta organizacional da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Com um custo operacional de aproximadamente de R$ 15.000,00, interrompe um trabalho de 06 anos de respeito, potencialidade, supremacia, oportunidades de nossos atletas e acima de tudo interromper o sonho do TRI-CAMPEONATO BAIANO e CAMPEONATO BRASILEIRO.

Atenciosamente, 

Marcelo Passos - Diretor Regional da FBFS

publicado em 29 de Agosto / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: SIGNIFICADO DE OPOSIÇÃO

Resistência que se opõe a uma ação; hostilidade. Empecilho, obstáculo, estorvo, dificuldade (Dic. Aurélio).

Do ponto de vista de democracia, fazem-se mais do que necessários atos de oposição ao longo de uma gestão pública exercida em quaisquer que sejam as esferas de poder. Desde que o mundo é mundo, ouvimos falar de oposições. Para os criacionistas (os que crêem na criação do mundo a partir dos relatos do Gênesis – Bíblia Sagrada), a oposição aconteceu antes da criação do mundo quando Lúcifer se opôs ao Criador e foi lançado às trevas.

E, na raça humana, logo na primeira “tiragem”, lemos sobre Adão e Eva discordando sobre a Arvore da Vida e, vencido o discordante, ao comerem do fruto, resultou no pecado que maculou toda a humanidade eternidade à fora. Caim e Abel, Davi e Absalão, Israel e Ismael (atualmente israelitas e muçulmanos) são modelos fortes de oposição. Na modernidade, dias atuais, no Brasil, fizemos oposição à Escravidão de Negros, à Ditadura Militar e, à corrupção do governo Collor de Melo que levou milhões de caras pintadas às ruas para o chamado impeachment (impedimento). Fomos muitas vezes ás ruas lutar contra centenas de atos da gestão pública praticados contra a população.

Tivemos motivos com sobras para elegermos o presidente Lula e darmos continuidade ao seu governo elegendo Dilma Roussef. Razões maiores ainda tivemos para derrotar o carlismo na Bahia e elegermos o governador Jaques Wagner. Nem precisamos citar os atos carrascos e imorais que marcaram a história do povo baiano para justificar a eleição do atual governador. Isso é fato!

Em Juazeiro, nossa querida cidade, até que as nossas constantes tentativas não foram debalde. Dentre os nomes apresentados, um deles nem vale citar porque a força que o impulsionava, era a mesma que pretendíamos e derrotamos na Bahia. Quando os representantes do “carlismo” tentaram escravizar o nosso povo, a força socialista de Juazeiro quis acreditar que seria possível a resistência e fomos às ruas reclamar o exercício de um direito político-social para melhorar as nossas condições de vida ou de trabalho.

Outro nome! Infelizmente, nesse também, detectamos a causa que não nos possibilitou, enquanto juazeirenses, o avanço. Foi o de termos apoiado alguém que mais tarde, conseqüência do ranço de suas origens, se recusaria a dar continuidade ao projeto da esquerda socialista que pensa e vê o povo como sua principal motivação de luta e não como sua inspiração para sagra-se como mito ou lenda.

A esse nos opusemos muitas vezes! Juazeiro que tem em sua característica principal a coragem de lutar foi às ruas e escolheu um nome novo que a fizesse alimentar o sonho da mudança que chegou ao Brasil e à Bahia. Um partido de esquerda com mais de oitenta anos de história consegue eleger um representante! Óbvio que a mudança almejada, não chegaria instantaneamente. Não se materializaria como em passe de mágica. O que mudamos de fato?

Mudamos as lideranças de Juazeiro que fizeram uso do povo para personalizarem a política. Tiramos do poder público municipal um nome que não tem mais em quem se apoiar politicamente no estado e no país. E, tiramos outro, que diz aos quatro cantos que é amigo de tantos, mas, quando recebemos visitas dos ilustres governantes das esferas federal e estadual, o que vemos é uma “cabeça-branca” isolada no tempo, escoltada por meia-dúzia de seguidores.

A isso, nos opomos!  

Juazeiro mostrou que sabe o que quer! Mostrou que sabe fazer oposição! Juazeiro sabe e fará oposição sábia aos que se perderam nos seus discursos vazios e nem a si mesmos conseguem mais convencer. Estão vencidos por mérito próprio! Juazeiro está no rumo da mudança, sim!

Porém, essa mudança esperada somente será materializada quando as pessoas de coragem desta cidade (e temos muitas), entenderem que não precisam de personalidades para mudar a história de uma nação e, sim, da força dos que sabem lutar pelo bem do povo!

E, isso, meus nobres, só quem sabe é o próprio povo!

Com a palavra, o povo!

J.S.S.

publicado em 29 de Agosto / 2011 às 09:10

ESPAÇO DO LEITOR: SUPLENTES EM EXERCÍCIO

Geraldo

Abaixo, segue página virtual do Portal da Câmara dos Deputados onde mostra quais foram os Deputados Federais da Bahia que estão licenciados e respectivos Suplentes em Exercício. Como podemos ver, foi necessário que quatro deputados federais da base aliada se licenciassem para que o candidato a deputado federal pelo PT em Juazeiro, conseguisse uma vaga de suplente em exercício.

Perguntamos: Para quê? O que esse senhor está fazendo para merecer uma vaga, mesmo que seja de suplente? Será que está empenhado em fazer outra campanha para prefeito de Juazeiro? Não era assim que atuavam os deputados Jorge Khoury e Edson Duarte e não foram reeleitos. Imagine você...

Juazeiro precisa de mais! Muito mais!

Suplentes em Exercício

Bahia

Coligação: PRB / PP / PDT / PT / PHS / PSB / PC DO B

Titular Licenciado

AFONSO FLORENCE (PT) - Saiu em 02/02/11

MÁRIO NEGROMONTE (PP) - Saiu em 02/02/11

ZEZÉU RIBEIRO (PT) - Saiu em 02/02/11

JOÃO LEÃO (PP) - Saiu em 16/03/11

Suplentes em Exercício

1º ACELINO POPÓ (PRB) - Entrou em 03/02/11

2º EMILIANO JOSÉ (PT) - Entrou em 03/02/11

3º SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO (PT) - Entrou em 03/02/11

4º JOSEPH BANDEIRA (PT) - Entrou em 16/03/11

Joaquim Santana

publicado em 28 de Agosto / 2011 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: ACORDA PETROLINA

Prezado Geraldo José,

Acompanho seu blog e seus comentários na rádio e queria que você publicasse um manifesto meu de alerta aos petrolinenses sobre a possível perda da EMBRAPA de Petrolina para um novo município a ser criado.

O Deputado Federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Odacy Amorim, estão numa luta juntamente com a comissão de emancipação do distrito de Izacolândia, para que o distrito se torne cidade. Duas opiniões:

1 – Atitude puramente eleitoreira, já que Odacy, por exemplo, pretende ver Rajada emancipada e conseqüentemente uma nova prefeitura a ser implantada;

2 – Gonzaga tenta a todo custo mostrar serviços, mas, até agora, nós, petrolinenses não vemos tais serviços;

3 – O resultado dessa irresponsabilidade é que Petrolina corre o risco de perder a EMBRAPA, por uma comissão de emancipação que sonha em ter vários empregos de prefeito, vice e vereadores, quando a solução certa seria a anexação à Lagoa Grande, que seria imensamente menos onerosa para a população, uma vez que Izacolândia não tem estrutura para ser cidade.

Resumo: Eu como petrolinense, vou condenar pelo resto da vida estes dois deputados, caso Petrolina fique sem a EMBRAPA. Petrolinenses abram os olhos e analisem a intenção destes dois deputados.

Fica a análise: Se estes dois deputados sonham em ser prefeitos de Petrolina, porque jogam contra a cidade? Amigos leitores analisem e respondam à sociedade.

Deixo claro que não tenho ligações políticas e nem pretensões sobre o tema, apenas comecei a analisar as atitudes dos dois deputados que foram bem votados em Petrolina.

EDSON LINS

Petrolinense preocupado

publicado em 28 de Agosto / 2011 às 12:00

ESPAÇO DO LEITOR: PREFEITO E CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRADINHO SÃO OS PIORES DA BAHIA

Geraldo,

É impressionante o índice de impopularidade do prefeito de Sobradinho o senhor Genilson Babosa da Silva (PT), isso talvez seja reflexo da sua má administração que já mostrou em recente pesquisa sobre a avaliação de seu mandato, onde juntando ruim e péssima chega a 63%.

Alem de ter abandonado seu grupo político depois de eleito, coisa que nenhum prefeito anterior o fez, Genilson crê que o poder é eterno, prova disso é adotar o sistema usado por autoridades mundiais que andam em veículos brindados com vidros 100% fumê, alto esquema de segurança para que a população não se aproxime, sem falar do abandono de ações no município.

O prefeito tem uma resigna tão grande a nossa cidade, que o mercado municipal fica a 92 metros de sua residência e ninguém nunca o viu comprando um mói de coentro, ou até mesmo fazendo uma visita aos feirantes que ali trabalham.

A quadra poliesportiva 7 de setembro é exemplo entre outras desse abandono, vejam que mesmo sendo o único local usado por todos os sobradinhenses para a pratica de esporte e usado até mesmo pela a prefeitura para vários eventos, ela se encontra em estado deplorável, o telhando se não for reparado imediatamente, logo entrará para o “guinness book” como a primeira quadra poliesportiva com teto solar feito pela a natureza.

Não vou aqui atribuir o caos da administração petista e a falta de zelo que a coisa pública merece só ao prefeito, grande parte desse descaso acontece por que não temos vereadores com compromisso com o município e muito menos em desempenhar o papel de vereador, é por isso que também temos uma das piores Câmaras.

Agradeço de já o espaço que este Blog tem dado a todos de Sobradinho, seja ele para mostrar a realidade nua e crua, ou para aqueles que querem maquiar, esconder, ou seja, aqueles que tentam deixar a administração bem na fita.

 Alexandro Nunes Lima

publicado em 28 de Agosto / 2011 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: USUÁRIO QUESTIONA FECHAMENTO DO MERCADO DO PRODUTOR PARA LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Geraldo,

O Mercado do Produtor de Juazeiro vem passando por vários problemas, entre eles a falta de segurança e a própria limpeza. Sexta-feira (26), o mercado foi fechado para limpeza e manutenção, mas quando cheguei ao mercado me perguntei, onde era que tinham feito a limpeza, pois o entreposto estava com lama e muita sujeira espalhada por todos os lados? Fica então a pergunta: Pra que o mercado fechado se eles não fazem a sua manutenção e limpeza?

Iranildo Silva

publicado em 27 de Agosto / 2011 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: INSTRUTOR SUGERE MELHORIAS NO TRÂNSITO DA BR 407 - ENTRADA DO BAIRRO CASTELO BRANCO

Prezado Geraldo José,

Na oportunidade venho por meio deste conceituado blog chamar à atenção de nossas autoridades para que possam, através de Audiência Pública, cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT soluções emergenciais na Rodovia Lomanto Júnior, mais precisamente na área que compreende o Detran ao bairro Alto do Cruzeiro, pois já estamos cansados e indignados de perdermos amigos em acidentes, como o do último sábado (20/08), que vitimou o nosso querido amigo e profissional da área de trânsito “Alexandre Mariano Nascimento”, e outros mais que já tiveram suas vidas ceifadas, ou que passaram a viver com deficiências por conseqüências de acidentes.

Essa é uma situação que nos preocupa muito, pois sempre que nos deslocamos no sentido Castelo Branco/Centro ou vice-versa, passamos por situações de risco, mas para isso seria necessário uma boa sinalização da área,  disciplinar o uso do calçadão asfaltado em frente as lojas, a implantação de algumas lombadas no  trecho, ou até mesmo de se fazer uma  rotatória no sentido de amenizar o número de acidentes e de vítimas.

Mário Augusto de Barros Neto

Instrutor de Trânsito, Fiscal de Postura e Agente de Proteção ao Menor

publicado em 26 de Agosto / 2011 às 20:30

LEITOR SAI EM DEFESA DA PERMANÊNCIA DE ISAAC CARVALHO NO COMANDO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO

  

Caros Amigos e Amigas que fazem a comunicação no Vale do São Francisco (Geraldo José, Antonio Pedro, Cristina Laura, Farnésio Silva, Vera Lúcia, Wellington Alves, Carlos Brito, entre tantos outros)... Conheço o nordeste do Brasil e norte da Bahia desde os anos 70. Tive a felicidade de vir a essa terra chamada Juazeiro quando na minha tenra idade era meu pai que dirigia meus passos.

Lembro-me muito bem, quando agarrado aos cós das calças do meu pai, eu subia e descia as ruas e avenidas “limitadas de encanto” de Juazeiro.Vi também, meu pai acompanhar diversas campanhas e candidaturas. Era homem simples, porém, sábio e que reconhecia o valor das pessoas. Estava, portanto, sempre a lutar para que um dia, as pessoas mais necessitadas de Juazeiro pudessem vislumbrar o que ele já vivenciara em suas constantes viagens Brasil a fora.

Por acompanhar meu pai em viagens, pude também conhecer diversos “brasis”. Vi muita beleza, também, vi muita pobreza! Vi muitos avanços e vi também muitos atrasos. Motivos diversos podem levar à sociedade ao atraso ou ao avanço. Não teria tempo de citar muitos, todavia, quero aqui, citar um forte exemplo que contribui para o atraso de Juazeiro em alguns aspectos.

Nobres amigos, eu lamento dizer que a política em Juazeiro é uma razão das maiores de minha tristeza. É algo que me entristece violentamente coração! Como pode uma terra que se emprenha de filhos e filhas tão nobres em aspectos diversos, vacilar tanto para escolher quem a represente? Moro nesta terra há anos. De forasteiro, não posso ser chamado! Sei da dor e aflição que sentiram e sentem os que querem o bem desta terra e, deste modo, não posso digerir que Juazeiro ainda oscile pensando em trazer de volta ao poder homens e mulheres que envergonharam e humilharam a nossa cidade no estado da Bahia e no Brasil.

Governaram para si mesmos! Não respeitaram seus partidos, seus aliados, menos ainda, seus eleitores! Juazeiro amarga a decepção de sangrar seus cofres mês a mês a amortizar uma dívida IMPAGÁVEL, em nome de um saneamento básico que enche de maus odores as nossas ruas, becos e avenidas e adoece nossos pequenos e também nossos anciãos! Juazeiro responde judicialmente e sofreu por anos com uma área defasada e doente onde se jogam os lixos desta cidade. Onde famílias e gerações tiram seus sustentos.

Somente agora, falamos em remediação de uma de suas áreas adoecida brutalmente, sem contar com o seu rio, o Velho Chico que recebe diariamente seus chorumes. Meus amigos, tantas são as marcas negativas deixadas por governantes que por aqui passaram que nem vale à pena lembrar. Quero apenas registrar aqui, ali e acolá a minha indignação ao constatar que aqueles que maltrataram a nossa Juazeiro, querem desavergonhadamente, voltar ao poder público.

Querem gritar ou cochichar nas esquinas que querem Juazeiro melhor!

Querem erguer suas mãos brancas, não limpas, ao céu e clamar por JUSTIÇA (?)!!!

Pretendem ainda adentrar nas residências de pessoas honestas com lamas trazidas por seus pés que andam em caminhos sujos.

Que discursos trarão em suas vozes roucas e cansadas de tanto mentir aos gritos?

Qual será o argumento utilizado para enganar as pessoas de bem desta cidade?

Dirão que são amigos de Lula, Dilma, Wagner...

Ah, tem ainda os amigos de ou de Gedel Vieira, Coubert Martins e ACM, César Borges...

Quem se importa com amigos de amigos, se já temos um prefeito com relações sólidas, não pessoais, mas, políticas com Lula, Dilma e Wagner, senadores, ministros, deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais, etc., etc., e etc.? Vale aqui lembrar que, os governos do PT estabelecidos no país e no estado da Bahia, unem-se aos prefeitos comprometidos com o povo, independente de suas bandeiras partidárias ( Não é o caso do prefeito de Juazeiro que é filiado a um partido que tem aliança histórica com o partido da presidente e do governador).

Exemplo prático: o prefeito Orlando Xavier da nossa vizinha Casa Nova – BA que não pôde por questões partidárias assumir publicamente seu compromisso com o governador que não cansa de declarar seu apoio todas as vezes que vem à região. Assim, nobres amigos e amigas comunicadores, eu finalizo o presente desabafo de vergonha, essa, em nome dos que não a tem ou a jogaram no lixo da mentira, da roubalheira e do engano.

Avança Juazeiro!

Deixa o que ficou para trás ir de vez para o esquecimento!

Renovem seus pensamentos!

Renovem suas mentes!

Deixa Juazeiro, que os atrasados cheguem por último!

Chegaremos nós onde queremos: Juazeiro melhor para todos o que acreditam e amam seus filhos e suas filhas!

Um abraço fraterno do amigo João S Soares

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.