Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 16 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 12 de Janeiro / 2012 às 13:30

Espaço do Leitor: Situação da Rua Marechal Deodoro da Fonseca em Juazeiro.

Geraldo,

De noite todo gato é pardo, mas quando amanhece o dia... Nem sempre o administrador público vê, mas olha só a situação em que está a rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro de Juazeiro.

Esse cacete armado foi feito pelos responsáveis da Pró-Matre, acredito que sem a fiscalização da administração da Prefeitura de Juazeiro.  

Antonio Evangelista

publicado em 11 de Janeiro / 2012 às 23:20

ESPAÇO DO LEITOR: PETISMO x CARLISMO

Vejo a política como uma ciência, como as demais, complexa e apaixonante. A política é uma arte que nos possibilita discordar sem necessariamente nos tornar inimigos, concordar sem obrigatoriamente sermos os melhores amigos.

A política é também uma arte que possibilita que ideias sejam trocadas e melhoradas baseadas na contribuição de muitas “mãos e cabeças”.

Eu gosto de política, mas confesso que algumas coisas me confundem. Confunde-me, por exemplo, o fato de o Partido dos Trabalhadores, um partido criado no auge da ditadura e para combatê-la e que sempre ficou na oposição aos governos que dominaram o nosso País, ser hoje, após o alcance do poder, um partido ditador, perseguidor e que pune tão rigorosamente seus membros que não se curvam aos ditames do Governador e do Presidente Estadual.

Confunde-me o fato de que o PT queira impor aos seus membros e admiradores regionais, sobretudo aos da cidade de Juazeiro, compor chapa com o PC do B, quando temos comprovadamente o pior prefeito dos últimos tempos em nossa cidade.

É sim o pior prefeito. Ande pela cidade que se vê: sujeira, esgotos, praças abandonadas, postos de saúde sem medicamentos e muitos até sem material básico de limpeza e muitas outras coisas.
Confunde-me, também, o fato de que o PT, por interesse único do Presidente Estadual Jonas Paulo, que é candidato a Prefeito em Bom Jesus da Lapa, troque a superintendência da Codevasf em Juazeiro, umas das RIDEs (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico) pela Codevasf de Bom Jesus da Lapa...sim, confunde-me...e muito!

Não quero aqui defender o nome de Joseph Bandeira. Até porque ele não precisa, como dizia um tio-avô meu: “razão a gente dá a quem não tem, pois quem tem já não precisa”. E neste caso eu penso que a razão já está com Joseph.

O que quero aqui é externar ao governador minha decepção por sua forma tão parecida com o Carlismo de conduzir as negociações em seu governo. Arrogante eu sempre soube que você era, até porque essa uma característica que o senhor não consegue disfarçar. Mesmo com sua arrogância, Governador, eu pensei que o senhor fosse um homem correto e democrático, mas por essas e outras o senhor já provou que não é.

É uma pena... Até porque isso nos leva de volta a uma época, fatídica, em que um Sr. Feudal, ditava e os demais obedeciam e, quem não obedecia caía no chicote. Olha nós aí outra vez, com um outro cabeça branca....

Sheyla Luiza Menezes (Uma juazeirense de alma e coração)

publicado em 11 de Janeiro / 2012 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: SECRETARIA DE SAÚDE É DENUNCIADA NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Caro Geraldo,

Como é de conhecimento da sociedade em geral, os empregadores têm a obrigação de efetuar o pagamento da segunda parcela referente ao décimo terceiro salário até o dia 20 de Dezembro do ano corrente, sob pena de multa por funcionário lesado e por dia atrasado.

Pois bem, a Secretaria de Saúde, sob pressão dos Sindicatos só liberou o pagamento aos servidores apenas no dia 23 de Dezembro do ano passado. Assim, nesse mesmo dia, fui ao escritório regional do Ministério do Trabalho e, no setor de protocolo, registrei a denúncia referente ao atraso.

Agora resta aguardar a aplicação da penalidade (creio que seja a multiplicação de R$ 170,00 x número de servidores lesados x dias atrasados) para que o Secretário de Saúde esteja advertido quanto a responsabilidade para com os funcionários de sua pasta, estatutários ou contratados. Talvez assim o Governo da Mudança resolva utilizar uma ferramenta que até agora lhes parece estranha: planejamento.

GILDIVAN COELHO: Aquele-Cujo-Cargo-Não-Pode-Ser-Mencionado

PS: Quando disse que fui ao Ministério do Trabalho ainda no dia 23 de Dezembro, precisei ainda insistir nos dias 26, 27, 02 de Janeiro até finalmente conseguir falar diretamente com a Dr. Edésia no dia 04.

publicado em 10 de Janeiro / 2012 às 23:20

Espaço do Leitor: BA 210 recuperada - Que Beleza!

Finalmente as obras de recuperação da BA-210, trecho que liga Juazeiro a Curaçá, estão terminadas. Para o Prefeito de Juazeiro, a conclusão vem com chave de ouro já que o trecho urbano dessa BA foi duplicado.
 
Mas nem tudo é o que parece. Num primeiro momento muitos dizem: "Que beleza!!!! Maravilha de obra feita pelo Governador, avalizada pelo Prefeito de Juazeiro". Mas o que se esconde por trás dessa pseudo maravilha, é uma estrada descartável, com asfalto muito fino, apenas para inglês ver.
 
O que dizer de uma obra realizada sem um mínimo de qualidade? É pelo menos irresponsável, haja vista que é o dinheiro público que está em jogo.
 

 

módulo de fiscalização
Outro caso parecido de mau uso do nosso dinheiro está aqui bem pertinho de nós. Em Santana do Sobrado, nas proximidades de Casa Nova, o Governo construiu dois módulos que abrigarão a Polícia Militar e o serviço de balança de veículos a fim de monitorar os mesmos e coibir o excesso de peso nessa estrada. Contudo, por falta de planejamento talvez, a estrutura ficou pronta, mas ainda não foi nem inaugurada. Ou seja: está abandonada a meses, em estado de depredação avançado. Certamente, no momento da ativação dos tais módulos, mais dinheiro público será empregado para a recuperação do que já deveria estar funcionando, e nós sempre estaremos pagando por essas contas.
 
Voltando então para a belíssima BA-210, vale a pena  se gastar tanto para fazer uma estrada medíocre, que certamente ficará esburacada tão logo as chuvas se intensifiquem? Não seria melhor investir em um asfalto de qualidade, duradouro, como nas estradas do estado vizinho (PE)? É esse tipo de obra que vemos hoje que merecem nossos aplausos?
 
O Governador junto com o Prefeito de Juazeiro estarão nessa cidade ao final do mês para fazerem festa por tão pouco. Não se iludam!
 
Eu ainda voltarei aqui para contar a quantas andam os buracos que brevemente encontrarei na BA-210. Não se trata de torcer contra, e sim, de encarar os fatos de frente. Depois não falem que não avisei.

Júnior Silveira

publicado em 10 de Janeiro / 2012 às 13:30

Espaço do Leitor: Desabafo de um eleitor.

 
Petrolina não desenvolveu nem cresceu em nada, mesmo com o Ministro da Integração Nacional FBC e o seu Filho.
 
Concordo com a Imprensa Nacional. O estadão, a folha, os jornais de grande circulação, a imprensa na internet, etc.
 
Não temos que dizer que somos "inocentes", como sempre nesta cidade governada pelo "Coronel", uma apresentação de seus trabalhos "eleitoreiros" foi evidenciado pela mídia nacional.
 
Petrolina não é mais a cidade de uma família só. Mas de todas. A mania de alguns poderosos de querer impor suas vontades "políticas" ainda persistem no interior de Pernambuco, consolidando-se em Petrolina-PE. Isso é uma vergonha.
 
Não é preconceito não. A imprensa é livre, não importa suas esferas, seu nível de atuação. Tudo nesta cidade de Petrolina PE, tem sedimentação e fundamento nos coelhos. E quando advem alguma corrente contrária, somos tachados de "políticos de butequim". Ora meus amigos, estamos apenas engatinhando neste mundo fétido da política, do qual esconde muita "podridão", que com a ajuda da web, aos poucos se tornarão públicas e conhecidas por todos.
 
Fernando é um político grande e sério. No entanto, não poderia ele achar que tem e pode controlar as pessoas de qualquer maneira, da forma que bem entender. 
 
Petrolina está com o seu crescimento estagnado a muitos anos. Quero sim, que o FBC seja o nosso futuro governador, mas não aceitarei mais a forma de política "coronelista" e autoritária do qual sempre foi em nossa cidade de Petrolina PE.
 
Através da mídia, o quarto poder - da democracia, o mundo passará à conhecer as verdades negra dos políticos "veteranos e perenes".
 
Não aceitarei que um grupo, ou uma família venha a definir o meu futuro, da minha família, da nossa cidade, do nosso Estado.
 
Moraes de Carvalho
Presidente do PSDC.
publicado em 09 de Janeiro / 2012 às 23:20

ESPAÇO DO LEITOR: PLEITO DE 2012

Aproxima-se um novo pleito e com ele inúmeras indagações sobre os possíveis pré-candidatos ao executivo de Juazeiro. Essas indagações são pertinentes e necessárias, afinal de contas, vamos escolher o novo gestor Municipal, coisa séria, vamos escolher o homem que governará por quatro anos os destinos da nossa querida e tão castigada cidade chamada Juazeiro da Bahia.

Aos jovens que ainda não participaram das eleições e que terão a oportunidade pela primeira vez em 2012, e provavelmente não vivenciaram de perto algumas gestões que passaram por nossa cidade cabe a vocês pesquisarem, se informarem  com os mais velhos como foram essas gestões passadas, como  administraram os recursos públicos, quais foram os projetos implantados na nossa cidade durante sua gestão, como funcionaram os serviços públicos municipal nesse período, qual obra estrutural de relevância para comunidade juazeirense  foi implantada durante essa gestão.

Quanto aos novos pretendentes ao Executivo, precisamos analisar suas propostas de governo, sua capacidade de atrair investimentos para a cidade gerando assim postos de trabalho para o cidadão juazeirense,  suas possíveis soluções para tantos problemas que se arrastam há décadas, enfim, queremos do novo gestor uma desenvoltura política nova, que abandone a velha forma de se fazer política em nossa cidade,  que tanto tem nos atrasado.

São indagações necessária, importantes, que podem mudar o destino de uma  cidade. Um povo esclarecido, informado, consciente dos seus direitos e deveres é um povo forte, que não se deixa enganar por promessas mirabolantes, pois sabe que seu voto é a maior arma contra os enganadores de plantão. Dentro desse contexto a Educação vem como uma luva, pois, só através dela conseguiremos vislumbrar dias melhores, educação numa visão ampla, como agente propulsor e transformador de uma sociedade.

Através da educação e de Políticas públicas podemos solucionar problemas crônicos da nossa cidade como: saneamento básico, ele é fundamental, pois reduz drasticamente doenças oportunistas causadas por questões de infraestrutura, nosso fornecimento de água que vem se arrastando há décadas sem solução, o problema do trânsito  que tanto irrita a população, O paisagismo da nossa cidade, que está relegado há décadas, atração de investimentos para criação de postos de trabalho para o cidadão juazeirense, enfim, políticas públicas que venham colocar nossa cidade de uma vez por todas no caminho do progresso.

Precisamos pensar grande, só assim agiremos grande, não podemos perder o bonde da história, nossa localização geográfica nos coloca como uma cidade abençoada por Deus, privilegiada dentre tantas do nosso País. As margens direitas do velho Chico, água, vida, progresso. Viver pobre, no anonimato Juazeiro, é pensar pequeno e quem pensa pequeno, age pequeno.
Precisamos refletir bastante sobre o futuro da nossa cidade, o passado serve como um retrovisor para nos orientar a não cometermos os mesmos erros, mas não teremos um futuro promissor se não tomarmos decissões certas no presente e o presente é 2012.

Edi Santana Barbosa - Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Juazeiro-BA, Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Pós-graduado em Mídias na Educação.

publicado em 09 de Janeiro / 2012 às 19:40

ESPAÇO DO LEITOR: "É HORA DE COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR-SAIBA O QUE É PERMITIDO E O QUE NÃO É NAS LISTAS FORNECIDAS PELAS ESCOLAS"

O movimento de volta às aulas já começou com a corrida dos pais e responsáveis de estudantes às livrarias e lojas do ramo, munidos de listas de material escolar para compras, fornecidas pelos colégios de seus filhos.

É muito importante prestar atenção no conteúdo dessas listas, porque as escolas costumam pedir materiais que são de uso coletivo e que não devem ser exigidos dos alunos, independentemente de estarem matriculados no ensino pré-escolar, fundamental ou médio.

Apesar de existir Lei Nacional que dispõe sobre o assunto, desde o ano de 1990 (Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor – CDC), portanto, há 21 anos, ainda há muitos pais e responsáveis que não sabem o que lhes é permitido ser cobrado na lista de material escolar pelas instituições de ensino.

Aqui na Bahia existe Lei Estadual que regula o assunto (Lei nº 6.586/1994), estabelecendo que só podem ser solicitados pelas instituições de ensino pré-escolar, fundamental e médio, os itens diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico, excluindo-se, portanto, os materiais ligados ao expediente da instituição de ensino, que são os materiais destinados ao uso coletivo, de responsabilidade da unidade escolar.

Assim, os pais e responsáveis devem verificar a finalidade do material solicitado e também devem observar se as quantidades pedidas nas listas são razoáveis para a sua destinação, porque a maioria das reclamações que chegam ao PROCON-BAHIA se refere às quantidades abusivas.

PROCON é órgão que cuida da Defesa do Consumidor e que só existe nas Capitais e grandes cidades. Na região, devem ser procuradas as Promotorias de Justiça.

Note-se que o Código de Defesa do Consumidor – CDC “não estabelece limites com relação às quantidades desses materiais, mas, exige que a escola disponibilize o plano de aulas juntamente com a lista de materiais”, como já orientou Roberta Cerqueira, do PROCON-BAHIA, em reportagem publicada na edição de 12 de janeiro do ano passado, no Caderno CIDADE, do jornal Tribuna da Bahia.

RELAÇÃO DE MATERIAL PERMITIDO: Livros didáticos – Caixa de lápis de cor/hidrocor – Lapiseira – Lápis – Massa de Modelar – Borracha – Outros materiais de uso individual do aluno.

RELAÇÃO DE MATERIAL NÃO PERMITIDO:  Papel higiênico – Cartucho/fita de impressora – Papel ofício – Álcool líquido ou em gel – Palito de dente – Fita adesiva – Pincéis/lápis para quadro branco – Algodão – CD room – DVD virgem – Artigos de limpeza e higiene (desde que não seja de uso individual do aluno).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1 – Os pais e responsáveis podem optar pela entrega total ou parcial do material escolar, desde que a entrega seja feita antes do período de sua aplicação;

2 – A instituição de ensino deve fazer a devolução da sobra de material, ao final do ano, se houver:

3 – A instituição de ensino poderá pedir novos materiais durante o período letivo, mas, não pode exceder a 30% da lista original;

4 – A instituição de ensino pode estabelecer TAXA DE MATERIAL, para a aquisição ser feita pela própria escola, mas ao consumidor deve ser dada a opção de adquirir por conta própria o material, oportunizando-lhe escolher o fornecedor de sua preferência e que lhe ofereça melhor preço;

5 – A instituição de ensino não poderá especificar MARCA DE MATERIAL e nos casos em que for confeccionada pela própria instituição, esta informação tem que ser dada desde o momento da matrícula do estudante;

6 – A instituição poderá optar pela comercialização do fardamento, alegando questões de segurança quanto à logomarca e também em relação ao aluno, mas o preço oferecido precisa estar de acordo com o praticado no mercado, além do que, a escolha do uniforme deve considerar a situação econômica do estudante e de sua família, bem como, as condições climáticas em que a escola funciona;

7 – Nas compras a prazo devem ser observadas as taxas de juros;

8 – Nas promoções das lojas devem ser considerados o preço e a qualidade do produto, verificando se valem a pena;

9 – Se for possível, é melhor comprar a vista, pedindo desconto;

10-Há lojas que oferecem descontos substanciais para compras em grandes quantidades. Nesse caso, reúna outros pais e faça compras coletivas;

11-Na hipótese de existir problemas com o produto adquirido, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direito de trocá-lo, ainda que o produto seja importado;

12-Preste atenção aos prazos estabelecidos no CDC para reclamações de mercadorias defeituosas: 30 dias para os não duráveis e 90 dias para os duráveis;

13-Fique atento às embalagens de materiais (colas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros), que devem registrar informações claras e precisas sobre o fabricante, o importador, a composição, as condições de armazenagem, o prazo de validade e, principalmente, se apresentam algum risco ao consumidor, tudo em língua portuguesa;

14-Exija sempre a Nota Fiscal com os artigos discriminados, porque esse documento é indispensável no caso de haver problemas com a mercadoria;

15-Recuse Notas Fiscais com rasuras e que relacionem os produtos pelos seus códigos, porque vai dificultar as suas identificações. Exija identificação de cor, modelo, etc.;

16-Nos casos de compras com cheques pré-datados convém especificar na Nota Fiscal as datas e também no verso dos cheques, como forma de garantir o depósito na data combinada com a loja;

17-Em casos de dúvidas, nas cidades onde possui PROCON, procure esse órgão. E nas cidades onde não há PROCONs, procure o Ministério Público (Promotorias de Justiça).

Josemar Santana é jornalista e advogado
publicado em 09 de Janeiro / 2012 às 13:30

Espaço do Leitor: Cuidado com os flanelinhas.

Geraldo José,

Venho aqui comunicar um fato que está acontecendo na cidade de Juazeiro. Sábado à noite, 07/01, sentamos na orla em um bar com uma amiga, o pai dela e dois primos do pai, todo mundo bebendo refrigerantes e outros cervejas.

Logo em seguida chegou um flanelinha de má fé pedindo a chave do seu carro, para ser lavado. No momento que ele o flanelinha pediu, o rapaz de boa entregou a chave do seu carro um Punto, preto e novo. Ficamos lá conversando de uma hora para outra, o rapaz que entregou a chave do seu carro foi ver se tava tudo limpo, quando se deparou com a cena: Quem tava limpo era o lugar, o flanelinha roubou o seu carro!

Eu acho uma covardia da prefeitura de Juazeiro não ter um setor de cadastramento dessas pessoas, desses flanelinhas da orla que é um ponto comercial!
Queria pedir ao blog que divulgue isso, para que nenhuma pessoa caia nessa mais uma vez.

Obrigado desde já,

Murilo Guedes

Foto ilustrativa da internet
publicado em 09 de Janeiro / 2012 às 11:40

Espaço do Leitor: Escuridão toma conta da Avenida do bairro Vila Nova Fé.

Caro Geraldo José, tudo bem?

Prezado,
 
Venho através deste conceituado blog tornar público a situação de perigo que os moradores do João Paulo II e adjacências estão tendo que passar para chegar ao bairro, desde quando se iniciou a reforma da avenida Shefic Khoury. O trânsito foi desviado para a avenida do bairro Vila Nova Fé, avenida esta que não possui pavimentação e o pior tem um longo trecho sem iluminação, trecho próximo a empresa Ultragás, local muito perigoso. Gostaria de saber do poder público municipal, quando serão colocadas as lâmpadas no referido trecho? espero que seja em breve!
 
Murilo Ricardo Rocha
publicado em 08 de Janeiro / 2012 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Um dos grandes desafios do homem é conhecer a si mesmo. E cada um de nós tem essa possibilidade de descoberta a partir duma relação íntima consigo mesmo. No campo político partidário algumas pessoas acham ser “alguém” que na verdade não são. Ou simplesmente aparentam alguém diferente da sua verdadeira personalidade.

Ao se lançar como um candidato ou candidata a ocupar cargos públicos e assumir responsabilidades duma comunidade o cidadão deve conhecer-se a si mesmo. Muitos políticos da nossa querida Uauá se disfarçaram de uma coisa e depois de eleitos demonstraram ser outra. O caso mais bem sucedido foi o do Lobo. Ele aproveitou a oportunidade de se candidatar após a gestão catastrófica de Ítala e Zelinho 2001 – 2004 para iniciar sua grande encenação. Vestido em pele de cordeiro com garras de lobo ele saiu prometendo mundos e fundos, construindo pontes eleitoreiras, implantando seu assistencialismo barato, corrompendo as lideranças comunitárias e falando mal da gestão anterior.

A ilusão tomou conta do povo. Havia uma grande maioria de pessoas decepcionadas com o Governo passado. Ele conseguira fazer o povo acreditar na sua candidatura. Mentindo e fingindo ser quem não era. O homem parecia mais um deus, salvador dos pobres uauaenses. Mas, acho que nós não o conhecíamos e ele não conhecia a si mesmo. Logo que eleito passou a implantar sua gestão centralista. E sua pele de cordeiro foi perdendo cor, esvanecendo-se, mostrando que por trás daquela personalidade havia outra obscura. Suas manobras maquiavélicas e a inércia da oposição lhe deram uma reeleição. E de uma vez por todas ele já era um lobo. Agora fazia questão de demonstrar sua raiva, de gritar no ouvido dos mais fracos, de perseguir e desmoralizar seus adversários.

Agora conhecemo-lo e sabemos que não passa dum egocêntrico. Que colocou acima dos interesses públicos os seus interesses familiares e de amigos. Suas contas rejeitadas, processos de cassação dos direitos políticos, condenação pelo TSE por compra de votos, uso da maquina pública para benefícios próprios são exemplos da sua péssima gestão. Ele fez percebermos o quanto custa acreditar num vilão com cara de mocinho. E o preço que estamos pagando pode ser enxergado nas ruas esburacadas, estradas intransitáveis, esgotos a céu aberto, falta de médicos.

Em 2012 poderá acontecer a mesma coisa que aconteceu no pós Ítala. O povo precisa conhecer melhor seus candidatos. Precisamos nos conhecer para acreditar no outrem. Errar numa escolha dessas é condenar-nos a mais quatro anos de lambança. Não podemos buscar água com lama. Pois quando essa água chega ao fim mostra no fundo do balde sua verdadeira qualidade. E se já tivermos bebido não será possível voltar atrás. Conhecer água boa é tarefa difícil nesse nosso Semi Árido ressequido. A busca na fonte não pode ser precipitada, porque de quatro em quatro anos trocam-se as águas, mas não trocam os potes.

Que nessa nova busca saibamos escolher bem os nossos representantes. E que cada um faça sua reflexão interior para conhecer a si mesmo e partir a conhecer o outro. Conhecendo nossas fraquezas saberemos dos limites, e os limites existem para uma ponderação das nossas ambições e desejos. Podemos desejar compartilhar sonhos, acreditar no próximo, mas não podemos nos iludir novamente com cordeiro na pele de lobo, isso jamais.

Franz Tagore

publicado em 06 de Janeiro / 2012 às 20:30

Espaço do Leitor: Porque em Juazeiro é assim?

Já estamos em 2012, mas o tempo aqui em Juazeiro parece ter ficado preso em si mesmo em outro círculo universal. Somos parte da Bahia, mas o nosso horário é o de Pernambuco e a nossa prefeitura resolveu fazer o  "reveilão" no "horário de verão" justamente para mostrar à nossa população o tanto quanto fazemos coisas diferentes e ruins.

Em Petrolina, nossa elegante vizinha, o 'reveillon" foi no horário antigo, de Pernambuco mesmo.

Em Juazeiro, o secretário de cultura "Zó", olha só, cheio de si, anunciou uma festa alegando valorizar os valores musicais da terra só para ridicularizar a todos: Palco feio, som ruim, iluminação precária e que show "pirotécnico" lindo! lindo!, 15 minutos. Pou! Pou! A cada minuto subia um foguetinho.

Em Petrolina um senhor palco, um som de qualidade, iluminação, estrutura profissional e muita, muita gente. E o show pirotécnico foi para iluminar a nossa escuridão.

Meu Deus, até quando seremos assim, com tanta incompetência e amadorismo, a nossa cultura, nossa alegria estão mortas e a nossa auto-estima na sarjeta. O lixo, a sujeira, os entulhos continuam por aí, a cidade recebendo grandes empresas, novas agências bancárias e os serviços públicos nos humilhando, nos envergonhando. Pior é que em 2012 o sol ainda não nos mostrou a luz de uma verdadeira mudança. "Chega de mudança nós queremos esperança". Chega de sorrisos e mensagens no Rádio e na TV. Cuidado Juazeiro!

Juarez Bahia

publicado em 06 de Janeiro / 2012 às 10:30

Espaço do Leitor: Onde está o dinheiro do povo?

Geraldo,

Gostaria de usar este espaço para fazer alguns questionamentos ao  nosso Prefeito como também aos senhores vereadores. Ainda bem que temos esta oportunidade via o seu blog, mesmo tendo quase a certeza que poucos ou nenhum darão retorno, mas estou fazendo minha parte como cidadão.

Infelizmente nossos políticos tratam o povo nas épocas das eleições como sendo de primeira classe, mas quando passa o pleito e são eleitos nos tornamos de segunda categoria. Mas vamos aos questionamentos: gostaríamos de saber(eu e o povão que paga impostos) onde e como foram empregados os valores relatados abaixo? Estou dando uma ótima oportunidade ao nosso gestor de explicar e ao mesmo tempo valorizar sua administração mostrando que estes recursos foram adequadamente empregados:

1 – Programa segundo tempo – valor recebido pela atual administração R$ 1.750.000,00.
2 – Organização agrária/Agricultura – valor recebido pela atual administração R$ 9.500.000,00.
3 -  Saneamento/Urbanismo – valor recebido pela atual administração R$ 31.000.000,00.
4 – Farmácia Publica – valor recebido pela atual administração R$ 2.440.000,00.
5 – Combate a doença de chagas melhorias habitacionais – valor recebido pela atual administração R$ 450.000,00.

Isto é apenas parte do que recebe nossa prefeitura, tem muito mais valores enviados pelo Governo Federal, estamos falando aqui de um pequeno valor, menos de 7% em referência ao montante recebido.

Estes mesmos questionamentos nos temos que apurar e fazer também aos Senhores Misael e Bandeira, mantendo as devidas proporções ao que receberam em suas épocas, valores substanciais.

O que me deixa mais indignado é que nossos omissos e submissos vereadores nada fazem para apurar os fatos, simplesmente só querem receber seus polpudos salários e o povão que se lixe.

Julio Almeida

publicado em 04 de Janeiro / 2012 às 15:10

Espaço do Leitor: Petrolina e Odacy merecem respeito.

Venho aqui fazer uma reflexão a respeito do artigo do presidente do Partido Democrático Trabalhista João Onofre.

1. O mandato partidário do deputado Odacy Amorim foi requisitado por Sebstião Rufino que em situação mais esdrúxula (saiu do DEM para as hostes do PSB) conseguiu comprovar sua fidelidade socialista, negando seu passado desde a ARENA e manter seu mandato de então. Quanto a isso o ilustre presidente do Partido de Brizola não mencionou.

2. O mandato do deputado federal (e meu amigo) Paulo Rubem Santiago foi requisitado pela Direção Nacional do PT. Postura totalmente diferente da que estão estão tomando com Odacy. Por que a Direção Nacional do PSB, presidida pelo governador Eduardo Campos assim não procede? Por que nem a Direção Estadual, presidida pelo deputado Sileno Guedes não agiu com essa finalidade? Qual a preocupação do presidente municipal do PDT com o mandato popular consolidado por quase 30.000 petrolinenes? Creio que o Partido Socialista Brasileiro como aliado histórico do Partido dos Trabalhadores não precisa de prepostos para falar por ele.

3. Quero lembrar ao prezado presidente do partido de Darcy Ribeiro que a Frente Popular em Petrolina foi rachada pelo seu partido assim que o atual prefeito Júlio Lóssio tomou posse, nem por isso o PT ou Odacy Amorim saíram por aí taxando adjetivos e impropérios descabidos à história e a biografia de quem faz parte dessa legenda que surgiu em 1979 por meio da Carta de Lisboa. Respeitamos as escolhas do PDT, mesmo na divergência.

4. Odacy não possui credores biográficos em relação a qualquer ex-prefeito, ao PDT ou a quem quer que seja, Odacy só deve satisfações ao povo de Petrolina e de Pernambuco. As pessoas se tornam militantes políticas, se compõem com um grupo, constituem um partido e defendem um projeto, uma causa. Destarte, não é novidade que para alguns a causa tem sido o governo de Pernambuco e nem por isso sob os apoios camaleões a Roberto Magalhães/Miguel Arraes/Jarbas Vasconcelos/Arraes/Eduardo Campos o Onofre parece ter se limitado à representação institucional do Ministro do GOVERNO DILMA ROUSSEFF DO PT e esquecido que ele deixou Petrolina, sem pedir licença a ninguém, salvo ao governador, para ser eleitor do Recife, além de possível e legítimo pleteante à Prefeitura daquela Cidade, portanto, cuidemos de 2014 no seu devido tempo.

E por fim, nem Odacy Amorim nem o Partido dos Trabalhadores desacatou o Partido Democrático Trabalhista, partido este que compõe a base da Presidenta Dilma com juras de amor. Esperamos que o respeito prevaleça, sem tanto romantismo, nas diferenças locais também.

Um fraterno abraço.

Bráulio B. Wanderley - Militante do Partido dos Trabalhadores em Petrolina Historiador e Mestrando em Educação.

publicado em 04 de Janeiro / 2012 às 11:40

Espaço do Leitor: Governo da mudança e sua transposição.

Caro amigo Geraldo,

Ai estão as fotos de uma das grandes obras do governo Isaac Carvalho, que mudou Juazeiro. É a transposição da mudança, esgoto a céu aberto já há vários dias na avenida que dá acesso aos bairros Pedra do Lorde, Palmares, Quidé, Quidezinho e adjacência. Esta é a verdadeira e grande transposição, de fezes e urina. Esse governo sim, mudou juazeiro para pior.

Chega logo 3 de outubro!

Renato Silveira - Pedra do lorde

publicado em 04 de Janeiro / 2012 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: O PT A POLÍTICA E SUAS COVARDIAS PRATICADAS CONTRA JUAZEIRO

No tempo do ACM e do FHC o deputado federal Jorge Khoury lutou e trouxe de volta uma Superintendência da Codevasf, covardemente tirada de Juazeiro. De lá para cá apenas um ex-padre e deputado vindo do PT de Paulo Afonso, sem ligação com a nossa terra, dirigiu a Codevasf e foi um desastre, de resto todos os outros eram de Juazeiro.

Agora lá vem mais uma: O presidente do PT na Bahia, senhor Jonas Paulo tem seus interesses políticos em Bom Jesus da Lapa e aqui em Juazeiro o desejo de derrotar Joseph Bandeira de quem já foi assessor no tempo das "vacas magras", articulou com a senadora Lídice da Mata (PSB) e o senador Walter Pinheiro (PT) e colocaram um técnico de Feira de Santana, ligado ao PSB da Lídice da Mata na direção da Codevasf em Juazeiro.

Sem pré-julgamentos, ou preconceito contra ninguém que venha de qualquer lugar dirigir o mais importante órgão federal em Juazeiro, mas muitas explicações ao nosso povo, já tão fustigado de derrotas e perdas, eles estão devendo, todos eles, devendo muito mesmo e já.

Porque logo a Codevasf que era cargo do deputado do PT mais bem votado em Juazeiro e região com mais de 55 mil votos?

Porque o PSB da senadora Lídice da Mata não indicou alguém do PSB local, ou da própria administração do prefeito Isaac Carvalho a quem o partido da sustentação em Juazeiro?

Porque o senador Walter Pinheiro (PT) preferiu a Codevasf de Bom Jesus da Lapa?  Juazeiro tem mais de 200 mil habitantes.

O projeto Salitre se arrasta!  A tão prometida Avenida Salitre continua parada, abandonada, talvez agora se resolva para mostrar o quão Angélica e Joseph eram sem prestígio.

Mas não tem nada não, eles não perdem por esperar. Juazeiro vai sozinha, grandes empresas chegam por causa da nossa economia e geografia. Aposto que o ministro de Petrolina assinou com prazer a derrota de Joseph Bandeira e de juazeiro e até neste momento é Petrolina que, com a sua política tirou muita coisa de Juazeiro, vem para concretizar o desejo do PT e do PSB da Bahia,e não se engane prefeito Isaac, juazeiro perdeu, mais uma vez perdeu.

Daqui a pouco vão incluir a região de Feira de Santana na área de atuação da codevasf.

José Carlos Carvalho de Juazeiro, abandono da Bahia, Brasil.

publicado em 03 de Janeiro / 2012 às 09:40

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE BOM SENSO E DESRESPEITO AO CIDADÃO NO ESTACIONAMENTO DO RIVER SHOPPING

Meu nome é Maria José Rodrigues Barbosa, 39 anos, moro em Petrolina, trabalho aqui, fui alfabetizada, me formei, me casei aqui com um petrolinense e também aqui nasceu meu filho. Amo essa terra e faço a minha parte como cidadã para que a nossa cidade seja cada vez melhor.

Infelizmente, dia 31/12/11 ao sair do estacionamento do River Shopping sofremos, eu e minha família, um dos maiores constrangimentos que já passei. Estávamos no carro eu, meu esposo que é hipertenso e sofre de Insuficiência renal crônica e o meu filho de 4 anos. Havia buscado meu marido na clínica depois de uma sessão de 4 horas de hemodiálise e resolvi parar no hipermercado do shopping para umas pequenas compras de reveilon imaginando que o acesso ao estacionamento naquele horário (10:00h) seria o mais prático, pois outros pontos da cidade estavam bastante movimentados.

Fiz as compras e devido as filas, saímos quase 10:40h como registra o cupom do hipermercado, fomos ao ponto de autenticação, reconhecemos o ticket, pegamos o carro e nos dirigimos à saída ao lado do centro de convenções. Aconteceu que depois de colocar o ticket na máquina e sermos autorizados a sair, um outro carro que estava na nossa frente atrasou e a segunda cancela baixou antes que pudéssemos alcançá-la. O funcionário do shopping que estava ao nosso lado,o Sr. Antonio, presenciou todo o fato e reconheceu que fomos vítimas da situação e disse que eu encostasse o carro ali ao lado que ele iria de moto buscar outro ticket para validar a nossa saída.

 

Demorou uns dez minutos, sol escaldante, meu esposo se queixando de dor de cabeça e o meu filho inquieto com o calor. O Sr. Antonio voltou entristecido e informou-nos que deveríamos ir a administração e preencher formulário, apresentar documentos, passar por toda uma burocracia para termos autorização de sair. Não consegui vaga nas proximidades da saída mais próxima, muito menos sombra. Expliquei a nossa situação, a saúde do meu marido, o desconforto do meu filho pequeno, as nossas compras expostas ao calor intenso e o fato de não termos culpa do ocorrido testemunhado pelo funcionário deles. De nada adiantou, tive que passar por todo o protocolo e apenas as 12:00h fomos liberados. Fiquei furiosa, pois tomaram o meu ticket e nem uma cópia do formulário que assinei queriam me dar. Injuriada, desabafei para todos os presentes a injustiça que estava sofrendo.

Saímos exaustos, meu esposo tinha uma pressão arterial de 16 x 12 e o meu filho desidratado, as compras já murchas e a nossa auto-estima dilacerada. Se eu tivesse perdido o ticket, seria compreensível todo o protocolo, mas eu havia feito tudo como manda o figurino e os responsáveis pelo estacionamento do shopping não nos enxergaram com a sensibilidade necessária, nem respeitaram por um minuto a vida humana que gritava por  um mínimo de bom senso.

Estaremos demandando contra a atitude do shopping na justiça, mas divulgamos aqui o nosso protesto contra o abuso do poder e o trato desumano contra o cidadão. Petrolina e seus cidadãos merecem um tratamento melhor que este.

Maria José Rodrigues Barbosa

publicado em 02 de Janeiro / 2012 às 23:20

ESPAÇO DO LEITOR: A CRUZ, O ESGOTO E O PREFEITO...

Geraldo,

Sábado (31) recebemos em Juazeiro a Cruz, ícone da Jornada Mundial da Juventude e a imagem de Nossa Senhora. Enquanto esperávamos na porta do presídio a chegada da comitiva de Bonfim, comentávamos a ausência do prefeito de Juazeiro, numa data tão importante para nós, jovens Juazeirenses.  E olha que a cruz chegou com duas horas de atraso!

A Cruz chegou, os bispos de Juazeiro e Senhor do Bonfim e alguns jovens, entraram no presídio para levar aos detentos suas orações. Qual não foi nossa surpresa, quando chegaram o Sr. Prefeito, esposa e um carro com seguranças, para prestigiar o ato que já estava no final.

Ficamos observando a saída dele do presídio e comentamos: “Será que ele vai acompanhar a carreata se ele até agora não participou de nada?” Mas ele foi, entrou com o carro na fila e ao chegar na Igreja  do João Paulo II, saiu correndo do carro e seguiu atrás da Cruz..

Nós jovens ficamos observando o oportunismo dos políticos, aproveitando este momento de fé, para “APARECER” para o povo, como se estivesse realmente participando do evento. E ficou sentado no banco da frente, dentro da igreja!!! Ainda bem que seu nome não foi mencionado durante a celebração, pois já havíamos ensaiado uma vaia!

Aproveitando a viagem no ônibus que nos levou ao João Paulo II, fomos observando a situação crítica em que se encontra o bairro: esgoto a céu aberto por toda a avenida. A foto acima, tirei durante a viagem. Crianças brincando no meio daquela porqueira. Que falta de respeito com o cidadão! Este era o que deveria ser o prefeito da mudança, que virou o prefeito da imundice!

Jovens Juazeirenses, vamos dar o troco em 2012!

Célia Lima

publicado em 02 de Janeiro / 2012 às 17:40

ESPAÇO DO LEITOR: Morador reclama da coleta de lixo

Morador de Juazeiro reclama da coleta de lixo feita na cidade. Ele, inclusive, propõe uma campanha para divulgar a questão, que considera de saúde pública, além de multas para os moradores que não limpam a calçada de suas moradias.

Vejam:

"Como morador do Bairro Alagadiço, gosto do ar puro e zelar pelo meio ambiente, gostaria que o Blog Geraldo José divulgue esta matéria dando um destaque para que a Prefeitura Municipal de Juazeiro possa fazer uma campanha  com relação a quantidade de lixos e entulhos espalhados pela cidade. Apesar do Prefeito ter divulgado recentemente nos veículos de comunicação a respeito da coleta e varrição do lixo, seu mandato tem sido um verdadeiro desastre com a questão. O slogan da minha campanha é simples: "LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS!" Lixo e o entulho são questões de Saúde Pública, pois além de emissores de gases tóxicos, são um verdadeiro paraíso para infestação de pragas, tais como baratas, aranhas, escorpiões, lacraias, mosquitos da dengue, percevejos, carrapatos, ratos, etc. Exemplos clássicos que todos sabem, mas não tomam os devidos cuidados: uma embalagem qualquer, (como copo descartável, garrafa plástica sem tampa, lata de alumínio ou não), quando jogada nas ruas ou terrenos baldios e sujeita a chuvas, retém uma certa quantidade de água limpa; é onde o mosquito da dengue coloca seus ovos. Duas semanas depois, temos milhares de novos mosquitos picando a população. O morador de Rua costuma queimar plásticos e restos de pneus para espantar os mosquitos, porém este ato ocasiona grande toxidade no ar. Por exemplo, o PVC, quando queimado, é altamente tóxico, assim como restos de pneus e plásticos, que podem liberar Benzeno, que também é toxico e cancerígeno. Portanto, devido a grande quantidade de impostos que pagamos nesta cidade, a Prefeitura deveria implantar, de imediato, a destinação correta dos Lixos e Entulhos em toda a cidade, varrendo guias e sarjetas, multando pesadamente quem não cuidar de sua calçada — limpando-a todos os dias, colocando o lixo no horário da coleta (logicamente separando sempre o lixo reciclável do lixo orgânico) — multando todo veículo cujo motorista ou passageiro jogue lixo pela janela. Observem senhores que as fotos que envio para o blog, estão em área nobre da cidade, neste local fica exatamente o Clube Nossa Casa e a feira livre de Juazeiro, local onde semanalmente vamos comprar gêneros alimentícios, carnes, verduras e legumes, deparamos com lixo orgânico, entulhos, dejetos humanos, copos recicláveis, vísceras de peixes e frangos que exalam uma fedentina horrível prejudicando os moradores daquela cercania. Já solicitamos inúmeras vezes aos órgãos competentes para sanar de vez estes problemas que a cada dia que se passa, nos tormamos impossibilitados de ver-mos a nossa cidade limpa.Vamos realizar a campanha educativa e que nosso povo assimile nosso pedido e não jogue lixo ás ruas e que a Prefeitura faça a limpeza diária, e possamos viver em paz!.
LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS !!!

Wiliam Wolslandorf

Alagadiço, Juazeiro-Ba."

publicado em 01 de Janeiro / 2012 às 10:00

SOU MANDACARU – “MACHO DO SERTÃO”

Publicado no Diário da Região em 29 de setembro de 1987

Dizem que a Natureza é a dona de tudo; todavia, não se sabe se ela é fêmea ou macho! Sabemos que não tem cor, nem carne, nem osso; entretanto, domina os mares, florestas, rios, ventos, fazendo todo mundo lhe temer e respeitar!

Porque lhe chamam de Natureza? Perguntamos-lhe e esperamos resposta, pois desejamos conhecê-la melhor.

Não sei por que a Senhora em alguns momentos se apresenta com maldade, prejudicando inocentes e ajudando a quem comete pecados. Será que é corrupta? Gosta de ágio? Está a serviço da política facciosa?

Perguntamos-lhe se a Senhora é míope, vesga, insensível a ponto de desconhecer a miséria, secas, doenças, fome deste nordeste, sem ter a quem recorrer, pois os nossos representantes calam-se vergonhosamente, e o povo continua na desgraça?

Por que a Senhora não dá coragem a esses carcomidos representantes, iluminando seus espíritos de modo que consigam recursos para o bem do povo?

Nosso sertão está pegando “fogo”, e, aguadas, barragens, etc, quando existem, protegem os ricos, e, tais frentes de serviço constituem uma camarilha desenfreada.

A Senhora que é tão forte, dizendo-se imparcial, acha bonito se perder a lavoura, o gado e o povo morrendo de fome em toda face da terra? Você é surda, muda ou doida? Sabemos que a Senhora é responsável pela humanidade, trazendo o homem à terra, mantendo-o até quando lhe convêm. Então, por que uns são felizes e outros indigentes, vivendo como porcos, inclusive matando entre si, sem nenhum temor a leis dos homens e a Deus?

Sendo a Natureza Senhora de todas as coisas, porém, gostaríamos de saber se pelo menos já ouviu falar do Rio Salitre, que passa em uma região fértil de Juazeiro-Bahia? Pois este Rio Salitre precisa ser perenizado urgentemente, podendo ser uma grande riqueza para a Bahia e para o Brasil, evitando assim, que seu leito se transforme em sangue. Onde está sua força, sua visão que não corrige essa corrente de tensão social?

Temos que esclarecer tudo que sofre o homem, e, se ele sofre de quem é a culpa? Explique!

Não podemos julgá-la, reconhecemos. Mas queremos sua atenção fazendo desaparecer as crueldades que são uma constante neste mundo!

Pedimos-lhe que dê coragem aos nossos políticos, ao nosso governo para que ajude os nordestinos, impedindo-lhes que sejam humilhados, em bancos oficiais, principalmente nossos lavradores que plantam e quando colhem não há mercado.

Perguntamos-lhe que mal o povo do Nordeste lhe fez especificamente a região do Rio São Francisco, que não chove há tempo, solo seco, ficando somente as lágrimas dos infelizes trabalhadores e o suor com sangue, que se esvaem pelo chão?

Que nos diz desses desastres horríveis, ceifando vidas até de crianças.  Incêndios, naufrágios, assaltos a pessoas inocentes, etc?

Esconder as nuvens, evitando chuvas prejudicando a humanidade, é francamente um absurdo, não acha?

Sertanejo precisa sorrir, vendo seus campos molhados pela chuva produzindo alimentos, eliminando a fome da pobreza.

Não desejamos intrigas, mas, temos no Nordeste o símbolo da esperança, que sempre verde, resiste aos males da natureza. É o nosso “MANDACARU”. Não dá bolas para a seca, enfim, um galã verde, que apesar de ter espinhos, aflora mostrando sorrisos de seu fruto e de sua flor.

Sendo o MANDACARU “macho do sertão”, que tem poderes nada melhor que uma donzela “a Natureza” para com ele contrair núpcias. Juntos fariam chover no Rio Salitre, Rio São Francisco, bem assim em todo o Nordeste, acabando de vez a mendicância, a miséria e tais frentes de serviço que favorecem os abastados e humilham os lavradores.

No dia desse casamento, políticos demagógicos serão afogados e os lavradores confiarão mais em seus braços e agradecerão a Deus de joelhos visto que jamais faltará água, terminando com o sofrimento de muita gente que depende do líquido sagrado para viver em paz.

Com a abundância das chuvas, o homem do campo fica livre da demagogia de certos políticos desgastados, preguiçosos e utópicos que preferem o sofrimento do povo para se apresentar com o estandarte da salvação, dando gostas d’água e se locupletar com a Infâmia Indústria da frente de serviço, que só ajuda aos fortes, "coronéis" engajados nas tetas do poder!

Portanto, dona Natureza, seja mais branda e menos egoísta, entendendo-se com o MANDACARU “macho do sertão” a bem da humanidade, diminuindo, sobretudo, as suas tensões sociais, pois, os humildes e oprimidos sertanejos irão levar alegria para o seu enlace matrimonial.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Cronista – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Escritor – Membro da ABI/Seccional Norte.

publicado em 01 de Janeiro / 2012 às 07:00

Leitor sugere campanha efetiva de coleta de lixo por parte da Prefeitura de Juazeiro

LIXO EM  JUAZEIRO NUNCA MAIS!

Como morador do Bairro Alagadiço, gosto do ar puro e de zelar pelo meio ambiente. Gostaria que o Blog Geraldo José divulgasse esta matéria dando um destaque para que a Prefeitura Municipal de Juazeiro possa fazer uma campanha com relação a quantidade de lixos e entulhos espalhados pela cidade.

Apesar do Prefeito ter divulgado recentemente nos veículos de comunicação a respeito da coleta e varrição do lixo, seu mandato tem sido um verdadeiro desastre com a questão. O slogan da minha campanha é simples: "LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS!" Lixo e o entulho são questões de Saúde Pública, pois além de emissores de gases tóxicos, são um verdadeiro paraíso para infestação de pragas, tais como baratas, aranhas, escorpiões, lacraias, mosquitos da dengue, percevejos, carrapatos, ratos, etc.

Exemplos clássicos que todos sabem, mas não tomam os devidos cuidados: uma embalagem qualquer, (como copo descartável, garrafa plástica sem tampa, lata de alumínio ou não), quando jogada nas ruas ou terrenos baldios e sujeita a chuvas, retém uma certa quantidade de água limpa; é onde o mosquito da dengue coloca seus ovos. Duas semanas depois, temos milhares de novos mosquitos picando a população.

O morador de rua costuma queimar plásticos e restos de pneus para espantar os mosquitos, porém este ato ocasiona grande toxidade no ar. Por exemplo, o PVC, quando queimado, é altamente tóxico, assim como restos de pneus e plásticos, que podem liberar Benzeno, que também é toxico e cancerígeno. Portanto, devido a grande quantidade de impostos que pagamos nesta cidade, a Prefeitura deveria implantar, de imediato, a Destinação correta dos Lixos e Entulhos em toda a cidade, varrendo guias e sarjetas, multando pesadamente quem não cuidar de sua calçada — limpando-a todos os dias, colocando o lixo no horário da coleta (logicamente separando sempre o lixo reciclável do lixo orgânico) — multando todo veículo cujo motorista ou passageiro jogue lixo pela janela.

Observem senhores que as fotos que envio para o blog, estão em área nobre da cidade, neste local fica exatamente o Clube Nossa Casa e a feira livre de Juazeiro, local onde semanalmente vamos comprar gêneros alimentícios, carnes, verduras e legumes, deparamos com lixo orgânico, entulhos, dejetos humanos, copos recicláveis, vísceras de peixes e frangos que exalam uma fedentina horrível prejudicando os moradores daquela cercania.

Já solicitamos inúmeras vezes aos órgãos competentes para sanar de vez estes problemas que a cada dia que se passa, nos tormamos impossibilitados de ver-mos a nossa cidade limpa. Vamos realizar a campanha educativa e que nosso povo assimile nosso pedido e não jogue lixo ás ruas e que a Prefeitura faça a limpeza diária, e possamos viver em paz!.
LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS!

Willian Wolkslandorf

publicado em 30 de Dezembro / 2011 às 16:10

Espaço do Leitor: Seria cômico se não fosse trágico.

“O prefeito Isaac Carvalho esteve nesta quinta-feira (29), acompanhando o inicio dos trabalhos de iluminação no primeiro trecho urbano da BA-210. Nesta etapa, já concluída, a obra atendeu ao trecho que vai do bairro Tabuleiro a rotatória do Mercado do Produtor. Foram investidos nesta primeira etapa pelo Governo do Estado cerca de 3 milhões de reais. O projeto do segundo segmento da obra, já foi entregue ao governador Jaques Wagner pelo governo municipal e vai do Mercado do Produtor ao contorno de Sobradinho.”

Isto é uma afronta a população, gastar mais de 3 milhões em  um quilometro de asfalto!!  Na rodovia que liga Uaua a Bendego o Governo Federal gastou por quilometro a quantia de 1,5 milhão e meio, e olha que estamos falando de uma senhora obra, são um total de 10 pontes, um asfalto de ótima qualidade  muito diferente deste que foi aplicado aqui que com certeza com as primeiras chuvas vai começar a esburacar. O que estou falando aqui qualquer um pode comprovar, a obra já esta pronta e os valores disponibilizados para qualquer cidadão.

Quando comentei neste espaço que seria mais inteligente investir na melhoria do saneamento, como por exemplo, concluir a Av. Lula da Silva ou até mesmo melhor as condições dos bairros por onde passa esta faraônica estrada, muitos foram contra. O que vejo é a prefeitura beneficiando alguns que compraram terrenos a margem desta avenida, que com certeza o Ministerio Publico deveria investigar. Mas em fim, o que poderíamos aguardar de uma administração que recebeu nos últimos 03 anos a cifra faraônica de mais 600 MILHÕES  só do Governo Federal sem contar com arrecadação de IPTU/ISS e outros tributos alem de verbas do Governo Estadual, e deixa nosso município em total abandono. Não estou aqui falando só da cidade não, os povoados  estão entregues a própria sorte.

A população tem que tomar muito cuidado nas proximas eleições, o que esta aparecendo de ""santinhos"" não esta escrito. Gente que já foi prefeito e nada fez, outros que sempre fizeram parte da corte e sempre se deram, estou vendo candidatos de todo que é tipo, mesmos aqueles que se preocupam relamente com a nossa população.

Temos que fazer valer a voz do povo e isto só vai acontecer se houver união e um movimento contra estes aproveitadores de plantão.

Julio Almeida

publicado em 30 de Dezembro / 2011 às 14:40

ESPAÇO DO LEITOR: GESTORA AMBIENTAL QUESTIONA QUALIDADE DA ÁGUA EM SENTO-SÉ

Geraldo,

 Mostre em seu blog a qualidade da água que o SAAE distribui para população de Sento-Sé, imprópria para consumo humano.

Os níveis de coliformes fecais são altos e sem decantação a água consumida pela população deve estar altamente poluída. O povo de Sento-Sé pede resposta dos órgãos competentes para sanar esses e outros problemas, já que a ETA – Estação de Tratamento do SAAE precisa de uma reforma urgente.

Grata,

Andressa Santos

Gestora Ambiental

publicado em 30 de Dezembro / 2011 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: PARABENS ISAAC CARVALHO

 

Tenho evitado falar sobre a conturbada administração pública de minha cidade, contudo, nao me contive, sou Juazeiro.

Recebi com extrema angústia a notícia da reiscidência do prefeito municipal na reprovação de suas contas. Estava em Salvador-Ba quando manchetes de radios locais anunciavam que o TCM rejeitara as contas anuais da prefeitura de Juazeiro-ba. Em um comentário um repórter  ainda ressaltou, "pela segunda vez seguida".

Prefeito, duas reprovaçoes seguidas, nos dois primeiros anos, que absurdo!!!!! O que esta acontecendo? no primeiro ano o Sr. Disse que os tecnicos do TCM com larga experiencia tinham errado... e agora o que foi? Nem seus “padrinhos politicos” conseguiram resolver? O fato é que isto é uma VERGONHA!!!!!!!!!

A minha cidade continua assim sendo achincalhada, maltratada, desrespeitada , desmoralizada e açambarcada por pessoas que ultrapassam qualquer limite de comprometimento com a cidade, nao ha como conceber a forma intolerante com que o executivo municipal conduz seus atos internos e externos, vi com extrema preocupação e incomodo quando, uns meses atrás, o assessor de imprensa do prefeito, em uma nota absurda, maltratou e desrespeitou o nosso Cel. Geraldo,somente porque ele ousou falar do seu chefe.

Vvejo setores da imprensa se calando, se agachando num exemplo clássico de submissao ao Poder executivo e pior , silenciando ante as barbaridades praticadas por essa turma, vejo com mais preocupação ainda as infinitas irregularidades praticadas e detectadas, a lupa, pelos auditores do TCM nos quais os prejuizos somos nós, o povo, que arcaremos. Nas esquinas da cidade pessoas, comerciantes, funcionários da propria prefeitura pulverizam comentarios sobre a intimidade da administração municipal, relatando atos  praticados nos bastidoresv(gastos, compras, licitaçoes ) que fazem corar monge de pedra.

Alheio a isto o chefe do executivo vai assim indiferente, visitando colocação de postes em avenidas, doando ruas e avenidas para instalação de supermercados, cravando em Juazeiro as Hediondas alcinhas da ponte, esculhambando o transito, a cultura, a credibilidade da cidade, a auto estima do cidadão e coordenando do gabinete de prefeito o seu maior e melhor investimento na cidade-o seu parque de vaquejada.

Vamos lá, 2012 já chegou e com ele no segundo semestre novas eleições de prefeito e vereadores, vamos em frente, ate lá com certeza acordaremos deste sono de quatro anos.

Gilberto Gil-Estudante

Castelo Branco-Juazeiro Bahia

publicado em 30 de Dezembro / 2011 às 12:10

Espaço do Leitor: Velho e novo ano

O embaixador da torcida do Flamengo na região, Luiz Helio, nos enviou e pediu que sua crônico sobre o ano novo fosse postada. Eis o trabalho:

"Velho e novo ano

Luiz Hélio – 28/12/2011

Passado ano. Tu que me fostes gentil e severo. Passado ano. Tu que me trouxestes alegres e tristes acontecimentos, que apresentastes as boas novas e também os velhos tormentos.  

Passado ano. Tu que me fizestes gargalhar, caminhar, sonhar, trabalhar, cantar, flamengar, poetar, chorar, gritar, errar, bradar, brigar, perdoar, abraçar, namorar, beijar... gozaaaaaaaaar!!!

Passado ano. Tu que me oferecestes o que comer, que me inspirastes a escrever, que me levastes a beber, a torcer, a descer, a correr, a ceder, a exceder. Passado ano. Tu que me fizestes ir, subir, urgir, corrigir, zunir, transigir, insurgir, sentir.

Passado ano. Tu que me fostes um grandioso tenor, um cruel inquisidor, tu que me aliviastes a dor, que me revelastes o mesmo amor, um novo amor, um intenso ardor, embriagante frescor. Passado ano... passastes sem temor.

Bem vindo o novo ano. Com seus mistérios e incertezas, desejos e esperanças. Sonhos que não envelhecem. Sonhos que apenas trocam de roupa, de endereço, de calendário e de inspiração. Sonhos que se renovam. Permita-se 2012. Realize-se. Viva-se. (LH).

“E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar...”. (Toquinho".

publicado em 28 de Dezembro / 2011 às 07:30

Espaço do Leitor(A): Consternação sobre agressão a Prefeito de Senhor do Bonfim

Leitor do Blog fala sobre indignação a agressão sofrida pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, no último dia 25.

 

Prezado Geraldo José,

Venho aqui externar a minha indignação a respeito da agressão sofrida pelo Prefeito Municipal de Sr. Do Bonfim Sr. Paulo Machado, fato este ocorrido na noite de 25 de dezembro, justamente na noite onde as pessoas deveriam estar em preces orando pela paz, por se tratar da noite de natal. Não consigo entender o porque um município do tamanho de Sr.  do Bonfim, ainda  viver no tempo do atraso, onde um Prefeito Municipal, maior autoridade do município é violado no seu direito de cidadão, simplesmente porque optou em filiar-se a uma sigla partidária contrária ao Partido dos Trabalhadores, sigla esta que o fez Prefeito no pleito de 2008,  e que dava sinais claros de não aceitar sua candidatura à reeleição. Tomo esta atitude de escrever para este conceituado blog, porque tenho laços de amizades e parentescos naquele município, onde vivi uma parte da minha vida, constituir família e tive a felicidade de ver ali nascer o meu primeiro filho. Tenho acompanhado pelo noticiário principalmente por este blog as informações a respeito do assunto, e fico mais indignado ainda, porque não vi por parte da sociedade bonfinense com uma rara exceção do Sr. Edson Alves de Oliveira, Presidente do diretório municipal do PRP, nenhuma  manifestação a respeito do assunto. Tem um ditado antigo que diz: QUEM CALA CONSENTE. Será que um município do porte de Sr. Do Bonfim não tem OAB, não tem Conselho Regional de Medicina, não tem Sindicatos de Trabalhadores Rurais,  Bancários ou de Servidores Municipais,  não tem APLB, não tem  ABI ou Clube Diretores Lojistas? ou se calam diante do consentimento? e o PT municipal ou estadual porque até o presente momento não deu uma nota de esclarecimento e de repúdio ao agressor? e os políticos municipais? o Ex Prefeito do Município e atual secretário estadual de combate a pobreza Sr. Carlos Brasileiro , não fala nada? o Dr. Correia e o meu grande amigo José Antônio pessoa por quem tenho uma grande admiração,  também vão  ficar calados?  e a Câmara Municipal de Vereadores? Não podemos aceitar que fatos como esse passem despercebidos numa época em que vivemos uma plena democracia. Vamos exigir a apuração dos fatos e a punição dos culpados  para que isso jamais volte a acontecer não só em Sr. do Bonfim, más em qualquer município da Bahia e do Brasil.

Forte Abraço,

Paulo Roberto Elpídio Ferreira - Petrolina-PE.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.