Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 09 de Fevereiro / 2019 às 10:25

PARAATLETA DENUNCIA ESCURIDÃO NO CENTRO DE JUAZEIRO

Em e-mail ao Blog GJ o paraatleta Ulberte Oliveira denuncia escuridão em área central de Juazeiro. Confira: “Sou Ulberte Oliveira paraatleta. Venho denunciar falta de iluminação na Rua das Flores. Vejam a situação desta rua sem iluminação pública. Esta foto eu tirei ontem à noite (08)”.

publicado em 08 de Fevereiro / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: A Intelligentsia Militar e a Inteligência dos Bolsonaros

Onde está, nesse momento de nossa história, a intelligentsia militar do Brasil?

Quando Jucá explicitou os envolvidos no golpe contra Dilma, as Forças Armadas foram citadas.

Todas as vezes que se solicitou um habeas corpus a Lula, generais se pronunciaram interferindo diretamente nas decisões do Supremo.

Quando Moro condenou Lula passando por cima da Constituição e não teve sua decisão anulada pelo Supremo, tinha na retaguarda exatamente a garantia militar.

Quando Bolsonaro agradeceu ao General Villas Boas "por estar ali', certamente se referia ao processo eleitoral que o levou à presidência.

Ler Matéria Completa
Roberto Malvezzi (Gogó)
publicado em 08 de Fevereiro / 2019 às 09:23

Artigo - Nasceu o sol a 25 de janeiro

O que para muitos foi uma simples eleição de sindicato, pode representar uma grande conquista para Juazeiro. A vitória da Chapa 2 nas eleições do SINSERP- Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Juazeiro, no último dia 25, encabeçada por Luiz Alberto (Presidente) e Francisco Arnóbio (Vice), pessoas altamente comprometidas com as causas dos servidores públicos e com a cidade de Juazeiro, é a grande esperança do retorno das vozes que se opunham em Juazeiro e a quebra do poder hegemônico nos sindicatos e associações.

Vivemos tempos difíceis, o exercício plena da democracia não estar sendo respeitado, é inconcebível para quem defende os princípios democráticos concordar com o sufocamento das vozes opositoras.

Nenhum governo pode sobreviver sem as críticas ou oposição. Em Juazeiro está tudo dominado, como diz o “filosofo” social e existencialista Igor Canário: “tudo nosso nada deles, depois de nós é nós de novo”. O tudo nosso, é a expressão exata de que o povo não estar nos propósitos da gestão.

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Fevereiro / 2019 às 09:00

Idosa aguarda há mais de uma semana por cirurgia, denuncia professor de Juazeiro, Secretaria saúde e HU respondem

A negligência na saúde praticada pelo Governo Municipal, Secretaria de Saúde de Juazeiro-Bahia e Governador tem ausentado da responsabilidade na área da Traumatologia, pois a paciente Alzira Petronília dos Santos, de 74 anos encontra-se internada no Hospital Universitário (HU) “a beira da desumanidade”. É assim que é classificado o tratamento recebido por ela na unidade. A paciente, sofre de graves doenças diabete, labirintite, pressão arterial alta, e fratura no fêmur da perna do lado direito. A paciente, inclusive, deu entrada no hospital no dia 26/01 e até agora não foi realizada a cirurgia, podendo ocasionar uma trombose. Tentamos resolver através do diálogo, mas infelizmente a situação está se agravando a cada dia.

São promessas e mais promessas que está na programação de fazer a cirurgia, porém este dia se prolonga cada vez mais. Já solicitamos do médico o relatório da paciente e o prontuário completo, desde quando deu entrada no hospital para que possamos acionar o Ministério Público Estadual (MP) e Ministério Público Federal (MPF).

Estamos gastando muito dinheiro com gasolina, frauda descartável e com cuidadoras, pagando diárias até de R$ 70,00. É muito desumano a situação. Recebemos algumas ajudas de pessoas voluntárias, entretanto não é suficiente para amenizar ou sanar a situação.

O Estatuto do Idoso - Lei 10741/03 | Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, garante através dos seus artigos 20 e 30. Portanto, exigimos mais respeito do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Governador do Estado da Bahia. Seguem em anexos as fotos da paciente e prontuário de atendimento e ficha de análise médica a fratura. Exigimos mais respeito!

Agnaldo José de Souza Professor Municipal  e genro da paciente

NOTA SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde entrou em contato com a equipe do Hospital Universitário solicitando informações sobre a paciente Alzira Petronília dos Santos e foi informada que a espera é decorrente da lista de pacientes idosos com fraturas semelhantes.

O Hospital Universitário informou ainda à SESAU que a paciente vem recebendo toda assistência integral e que o procedimento cirúrgico está programado para o dia 20, mas pode ser antecipado. 

Nota Hospital Universitário:

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) acolheu a senhora Alzira Petronila dos Santos (74) no dia 29 de janeiro. Desde então, ela vem sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do hospital, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais, enquanto a paciente aguarda por um procedimento cirúrgico eletivo para tratar uma fratura no fêmur.

O HU-Univasf reconhece e respeita a legislação que protege e garante os direitos da pessoa idosa, tanto que vem prestando toda a assistência necessária à paciente, que apresenta um quadro clinico estável, o qual será imprescindível para viabilizar a possibilidade de intervenção cirúrgica. Infelizmente, a cirurgia não pode ser realizada ainda devido ao grande número de pacientes internados na unidade. Atualmente, são 168 pessoas internadas, destes, 77 são pacientes ortopédicos, sendo 26 idosos.

É importante ressaltar que o HU-Univasf é a única referência para atendimentos de alta e média complexidade da região e que o encerramento do convênio entre a Secretária de Saúde do Bahia e o Hospital Sote vem afetando o atendimento da unidade, aumentando o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.  A taxa de ocupação do hospital, hoje, está em 130%.

publicado em 07 de Fevereiro / 2019 às 20:00

Espaço do Leitor: Torcida Jovem Juazeirense lamenta erro do juiz que beneficiou o Vasco

O estudante Ícaro Gabriel da Cunha Reis, Acadêmico de Direito - UNEB CAMPUS IV, envia email para o Blog. Ele aponta que o empate entre Vasco e Juazeirense, "com a ajuda do arbitro representa o declínio de tudo aquilo que se julga moral, ético e correto".

Confiram:

"Ainda custa acreditar que não conseguimos a classificação, o time foi aguerrido, mostrou para o Brasil a força da Juazeirense, por um lado, vimos também esse sentimento de união e pertencimento no setor 3, não paramos de gritar "eu acredito", empurramos o time, mesmo sendo minoria no estádio uma vez que o nosso "Adaltão" estava rodeado de vascaínos, vida que segue, é virar a chave e buscar os nossos objetivos ao longo do ano.Juazeirense x Vasco é o retrato falado do crepúsculo dos ídolos de Nietzsche,  é o declínio de tudo aquilo que julgamos moral, ético, correto e natural das coisas.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Fevereiro / 2019 às 16:39

ESPAÇO DO LEITOR: Aqui se faz, aqui se paga

O velho ditado 'venha a nós e ao vosso reino nada', nunca esteve tão atual e usável, com o egoísmo sendo uma atitude comum nos relacionamentos humanos. As pessoas estão cedendo espaço em suas vidas para o irracional, o incomum e o intolerável por conta do abominável hábito de olhar apenas para o seu próprio umbigo, colocando seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar, em detrimento do ambiente onde se encontra e das demais pessoas com que se relaciona.

O apego excessivo aos próprios interesses é histórico, vem desde a 'criação do mundo'. Nas escrituras bíblicas é possível encontrar vários exemplos de soberbia. Entre as passagens mais conhecidas está a história de Adão e Eva, que, narrada tanto na Bíblia quanto no Alcorão, se refere a um suposto casal primordial criado por Deus; os primeiros seres a habitarem o planeta, o homem criado do barro e a mulher, sua metade complementar, gerada de uma costela extraída dele. Pois bem, depois de comer a maçã (o fruto proibido) oferecida por Eva, o seu companheiro Adão e a própria foram penalizados com a perda do 'paraíso'. Com essa desobediência iniciaram as práticas que levaram o casal à uma vida pecaminosa, e neste interstício nasceram seus primeiros filhos, Caim e Abel; o primeiro, possuído por ciúmes, armou uma emboscada e matou seu próprio irmão. Este seria o primeiro exemplo de egoísmo conhecido desde a criação da terra (segundo a Bíblia). O erro dos pais desencadeou ódio nos filhos.

Ler Matéria Completa
Por Gervásio Lima Jornalista e historiador
publicado em 06 de Fevereiro / 2019 às 23:00

As ameaças à Lei de Responsabilidade Fiscal

*Sérgio Ciquera Rossi

O Projeto de Lei do Senado nº 316, de 2015, tinha escopo bem diverso daquele em que resultou a Lei Complementar nº 164, de 2018 (três anos de tramitação). Originariamente tal Projeto de Lei, a par de isentar das vedações previstas no artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal, praticamente bania do ordenamento a regra do artigo 42 da mesma lei.

A “pérola” concentrava-se na inclusão do artigo 42-A, cuja íntegra era do seguinte teor:

“O titular do Município está desobrigado de pagar as despesas empenhadas no mandato anterior de outro prefeito, ressalvada a hipótese de disponibilidades financeiras suficientes em caixa, em caso de perda de recursos financeiros, em comparação ao exercício financeiro anterior, oriunda de diminuição de arrecadação dos tributos de competência própria, de diminuição das transferências recebidas do Fundo de Participação dos Municípios decorrente de concessão de isenções tributárias pela União e de diminuição das receitas recebidas de royalties e participação especial.”

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Fevereiro / 2019 às 13:00

Artigo - Juazeiro 2020: lições e apelos

Grandes coalizões são sempre necessárias, seja para chegar ao poder, aprovar leis importantes ou fazer reformas,  e isso de nada tem singularidade com o fisiologismo tão comentado e exercido nos quatro cantos desse país. 

No final do século XIX, o célebre brasileiro Joaquim Nabuco, abolicionista, monarquista, membro do partido liberal e um dos maiores diplomatas da história, ao ver o partido conservador - cuja corrente política era de oposição a sua - encaminhar o projeto da lei Áurea, em um ato de grandeza juntou todos os esforços possíveis para que a escravidão fosse abolida. Nabuco fez isso por possuir bandeiras e princípios e sobretudo causas, que embora fossem encaminhados pela oposição ou por pessoas que viam o Brasil sob perspectivas diferentes, o fez porque era o mais íntimo sentimento de suas convicções e, ficar contra elas por capricho ou jogo politiqueiro, solapava sobretudo seus valores. 

No início da segunda metade do século XX o mundo presenciou uma coalizão liderada pelos rivais: liberais e comunistas, para combater o nazismo que horrorizava a humanidade com o propósito de uma raça ariana. Apesar das inúmeras divergências pontuais das duas correntes ideológicas, o inimigo a ser vencido era o ponto de convergência. 

Ler Matéria Completa
publicado em 04 de Fevereiro / 2019 às 17:08

ESPAÇO DO LEITOR: UM TEXTO SEM TEMA E SEM TÍTULO

Cumprimento a todos os leitores do Blog do Povo pelo tempo que tivemos sem escrever nossos textos de forma regular, todas as segundas-feiras. Motivos de trabalho impediram aquele costumeiro encontro entre esse juntador de palavras e o nosso caríssimo leitor.

A vida continuou de forma acelerada durante esse tempo. Tivemos de tudo, até mudança naquela Casa Poderosa no Planalto Central. Mas, antes tivemos coisas e cousas, casos e causos de todos os tipos, sobrando asneiras e fanatismos em defesa daqueles que muitas vezes nunca nem vimos e nem veremos...

Ler Matéria Completa
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
publicado em 04 de Fevereiro / 2019 às 15:04

ESPAÇO DO LEITOR: PAPAI, MAMÃE... SEU FILHO USA DROGAS!

Os pais podem contribuir para o acesso dos filhos ao mundo das drogas? Sim, pode. Eles concorrem, não absolutamente, em alguns casos, mas irradiam fatores que potencializam o ingresso dos jovens ao asqueroso universo das drogas. Aqui, de forma direta, relato sobre alguns pecados capitais dos pais em relação aos seus filhos, que quando não observados se tornam brechas vulneráveis para o primeiro contato com as drogas. São observações baseadas no imenso contato com jovens flagrados usando drogas, propiciado pelo dia a dia do serviço policial militar.

“Os pais são os últimos a saberem”. Este ditado é bastante pronunciado quando algum mal feito dos filhos é descoberto. Basicamente é quando toda a vizinhança já sabe que o garoto (a) é um projeto de drogado, menos você. Conhecer condutas infames dos filhos é sempre um choque, principalmente aquelas que “só acontecem em outras famílias” e nunca na nossa. Descobrir que um filho está usando drogas ou já está viciado, é um susto medonho cujo chão se racha sob os pés. “Meu filho?! Como pode?! Há algum engano senhor policial”, exclamam alguns pais e mães com rosto abobalhado ao saberem da vil notícia. Mas por que os pais são os últimos a saberem? Respondo: Excesso de amor, desamor, falta de vigilância, inocência, e, sobretudo, a incompreensão dos sinais emitidos pelos garotos quando passam a fazer uso das drogas. A seguir relatarei sobre cada um desses aspectos.

Ler Matéria Completa
Por Tenente Cordeiro.
publicado em 04 de Fevereiro / 2019 às 10:00

MORADOR RECLAMA DA ESCURIDÃO NO DISTRITO DE ITAMOTINGA; SESP RESPONDE

Gilberto da cruz silva, popularmente conhecido como Betinho, entrou em contato com o Blog GJ este final de semana para revelar que o Distrito de Itamotinga está totalmente às escuras. Ele encaminhou fotos e mensagem. Confira: “Geraldo o distrito de Itamotinga está pedindo socorro ao Poder Público dada a escuridão em muitas comunidades. Nós pedimos às autoridades que adotem as providências necessárias para restabelecer a energia. O povo está com medo de sair à noite e trancam suas portas ao anoitecer”.

Confira nota Sesp:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro informa que a equipe esteve semana passada realizando a manutenção na iluminação pública na sede do distrito de Itamotinga e lembra ao morador Gilberto que o retorno para realizar os serviços em outras comunidades do distrito, já está na programação da Secretaria.

A SESP reforça que qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

publicado em 04 de Fevereiro / 2019 às 06:00

ESPAÇO DO LEITOR: ABSURDO NOSSO DE CADA DIA

Peço por favor aos gestores dessa mal-parida terra que olhem para essas situações corriqueiras tirei essas fotos ao dar carona a uma amiga. Enquanto vocês da gestão estão preocupados em calar a boca dos bestas dessa cidade com o carnaval tem gente sofrendo e passando por situações humilhantes como essa. Um dia nos preocuparemos mais com a lama e o esgoto do que com festas. Diga-se de passagem, que o atual gestor já morou nesse condomínio modesto lá no tempo das vacas magras.

Mauro Henrique Cavalcanti

PS: O Blog registra que o condomínio em tela é o Jardim Vitória, instalado no bairro de Piranga.

publicado em 03 de Fevereiro / 2019 às 23:00

ARTIGO – “TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO”

No primeiro mês do novo governo, o cenário político-administrativo que se apresenta à avaliação crítica dos brasileiros, sugere a existência de uma perceptível gama de intensas preocupações que dominam alguns segmentos - fato mais que natural -, e em outros um perfil mais reflexivo e de reações ainda latentes, como se propondo recordar as palavras do sábio Salomão, de que para “tudo tem o seu tempo determinado” (Eclesiastes 3-1). Também no nível dos analistas há uns com ímpetos de pouca moderação, intolerância, e inusitada pressa na solução dos graves problemas que afligem o país, nem sempre ocultando a pressão ideológica que os inspiram. É óbvio que são muitas as situações que reclamam uma ação governamental efetiva, as quais, ou não foram atacadas com determinação pelos governos anteriores, ou foram encaminhadas de forma inadequada. O inadmissível é pretender que uma equipe que ainda está olhando onde pisa, consciente que há muita areia movediça no seu entorno, tenha competência para resolver tudo em tão pouco tempo. É impossível, nesse momento, comparar 1 mês com 16 anos...

Dentre as tantas formas de abordagens sobre essa inquietante expectativa, uma delas me impressionou pelo alcance e profundidade do pensamento do autor, que define a verdade sobre dois caminhos a trilhar: “O Brasil não precisa pacificar os ânimos para voltar a crescer e desenvolver. É o contrário. O Brasil precisa voltar a crescer e se desenvolver para o país se acalmar e avançar”. (Nizan Guanais, Folha, Edição 29/01/2019). Ele demonstra com grande acerto que não é pela emoção e pelo abatimento, ou curvados diante do Muro das Lamentações, que se resolverá os problemas sociais e econômicos, as graves dificuldades da educação e da saúde, além do caótico quadro de insegurança que entristece as nossas grandes cidades. E sim buscando os caminhos que fortaleçam a nossa economia através do restabelecimento da confiança dos investidores e motivando os empreendedores, a fim de que sejam ampliadas as oportunidades de trabalho. Alcançando essas metas, o estado de ânimo do país voltará à plena normalidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Fevereiro / 2019 às 23:00

LÍQUIDO

Não, não tenho pretensão alguma de ser seu grande amor e de que você algum dia se apaixone por mim.

Sei que vivemos em tempos líquidos e em tempos líquidos tudo é passageiro, breve, rápido até os amores, nada foi feito para durar, nada.

Não posso sonhar com seus beijos e carícias constantes, seu coração é inconstante e efêmero, aliás, tudo que vem de você escorre entre os meus dedos como água.

Tudo em você é líquido e escorre entre os meus dedos.

Tudo em você é passageiro, efêmero, teu sorriso, teus afagos, teu carinho, teus beijos, teu sexo.

Tudo, tudo em você me remete a lembranças, saudades e solidão.

Edi Santana Barbosa

publicado em 01 de Fevereiro / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: O BRASIL NÃO CONSEGUE ACREDITAR MAIS NO DISCURSO SEM FUNDAMENTO DA ESQUERDA

Olá amigos! Tudo bem com vocês?

Sim eu estive de férias nesse mês de janeiro, e que ótimas férias, graças à Deus! Por isso fiquei ausente com as minhas gratuitas colaborações à esse democrático Blog de meu amigo Geraldo José.

Então, já que estou de volta, vamos aos fatos: "Lula só ama Lula e faz aquilo que somente lhe interessa!" Foi a frase que o grande jornalista AUGUSTO NUNES da rádio Jovem Pan disse na quinta feira passada em seu editorial. É lógico que o colega se referia à verdadeira motivação do presidiário de Curitiba, que, na realidade não estava nem um pouco a fim de chorar no velório de seu irmão ou tão pouco rever seus parentes que na verdade nunca sequer visitou, mesmo na época em que era presidente. O que ele de fato queria fazer era outro comício à beira de um caixão, igualmente como o fez no velório de sua finada esposa. Como faltou palanque e câmera, ele assim preferiu faltar ao encontro com a família em S. Bernardo do Campo e assim resolveu ficar em Curitiba mesmo! 

Ler Matéria Completa
ERRY JUSTO - Radialista e Jornalista   
publicado em 31 de Janeiro / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: ONDE ESTÁ? ONDE ANDA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Geraldo,

Venho através dessa mensagem me manifestar sobre algo que me incomoda há muito tempo em Juazeiro, que é a ineficiência e a ineficácia da VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE JUAZEIRO. Um órgão que infelizmente não está a serviço da população e talvez nem a altura de seus funcionários que aparentemente não podem fazer nada pra resolver algo que só aumenta em Juazeiro, que é o desrespeito em relação a legislação.

Ontem, estive em um grande supermercado e o cheiro de carne podre após mexer nas carnes, no setor de bovinos me fez embrulhar o estômago e isso é muito preocupante, pois é algo recorrente não só neste, mas de outros estabelecimentos da cidade também.

Morei durante anos próximo a Flaviano Guimarães e tive a ousadia de entrar mais afundo em duas padarias, hoje praticamente não como mais pão de tão sujo que eram o interior desses estabelecimentos, hoje a situação é a mesma.

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Janeiro / 2019 às 09:00

ESPAÇO DO LEITOR: OBRAS INACABADAS, ESPERANÇA ADIADA

Ano passado esse comunitário denunciou ao Ministério Público Federal em Petrolina, o fato de que a construção da unidade básica de saúde que fica dentro do Ginásio de Esportes de Juazeiro no bairro Novo Encontro estava parada há mais de um ano, além de na placa federal não constar elementos claros informando o valor da obra, parece que houve uma ação ministerial a obra deu uma andada, chegando a fazer mais um pavimento, eis que mais que de repente a obra para de novo. Semana passada fiz uma visita a essa nebulosa obra e constatei a paralização, fiquemos por aí.

Vamos ali para Adolfo Viana, sua excelência o Governador Rui Costa virou para o prefeito Paulo Bomfim e disse: Prefeito! Eu tenho um presente para o aniversário da cidade, o modesto prefeito que não é acostumado a coisas grandiosas pediu a requalificação da Adolfo Viana, a boca pequena se fala que: No bojo de obras, seriam R$ 6 milhões e 200 mil reais, mas a dita requalificação da Adolfo Viana seria apenas R$ 1 milhão e 800 mil.

Deparei-me com uma entrevista de um certo senhor falante dando conta de que a obra está dependente de remessas de verba do já falido estado da Bahia, que nem depois do carnaval termina, possivelmente lá para junho que é tempo de soltar foguetes e continuar o engano e o engodo com a população juazeirense. Tenho dito parafraseando os comunas a contra-gosto.

David Lima de Sousa - comunitário 

publicado em 30 de Janeiro / 2019 às 23:00

Espaço do Leitor: Questionamento da atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Petrolina, “O Brasil esta Mudando”!

Acreditamos que seja para melhor! Vamos tratar de uma Audiência Pública realizada no dia 29 de janeiro deste, na nossa cidade Petrolina-PE lembro que sou também morador desta cidade.

Não devemos ter pressa para atualizar PMSB-Petrolina, pressa esta, não devidamente explicada, podendo gerar mais transtorno aos munícipes, principalmente em relação a custos, já que o recurso é público. 

Audiência

A audiência pública é um instrumento usado para colher subsídios para a instrução de procedimentos, mesmo tendo sido explicado à confusão de se abrir os questionamentos verbais correndo risco de debates políticos podendo fugir do devido proposito, qual seria o devido proposito? Atualizar o PMSB – Petrolina, plano este que deixou a desejar na sua construção e permanece em sua devida correção ou atualização.

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Janeiro / 2019 às 23:00

EU PENSO ASSIM...TRÊS JOGOS, DOIS PONTOS GANHOS, DEZ GOLS SOFRIDOS

O futebol nos mostra, nos prepara muitas surpresas. Nossa cidade tem dois clubes que já nos ofereceram momentos de alegria e até de orgulho.

O JUAZEIRO SOCIAL CLUBE, hoje fora das competições, tentando se reorganizar para o futuro, o nosso TRICOLOR DAS CARRANCAS, fez história em nosso futebol, que além de boas participações em vários certames, nos orgulhou, sagrando-se vice-campeão baiano, enfrentando o E.C.BAHIA, nas finais do Campeonato Baiano daquele ano.

Ler Matéria Completa
Herbet Mouze
publicado em 29 de Janeiro / 2019 às 19:30

ESPAÇO DO LEITOR: Armas - Um debate de muito calor e pouca luz

No final do século XVIII, após o fim do domínio inglês na América, os pais fundadores dos EUA acreditavam que o cidadão americano possuiria, sim, o direito à defesa pessoal: “Uma milícia bem regulamentada, sendo necessária para a segurança de um Estado livre, o direito do povo de possuir e portar armas, não devem ser infringidos” assim diz o texto da emenda constitucional.

É um erro muito comum que se confunda defesa pessoal com segurança pública, no que se refere à posse de armas. Seria o mesmo que cobrar a não utilização de extintores de incêndios porque existe o corpo de bombeiros. Quem relega sua própria defesa ao Estado, estará sujeito à toda sorte do serviço de segurança pública. O que convenhamos, é uma temeridade.

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Janeiro / 2019 às 16:30

Naturopata ensina como sobreviver ao desastre ecológico de Brumadinho

Diante da possibilidade de as águas do rio São Francisco ser contaminadas pela lama da barragem de rejeito de Brumadinho, que já começou a poluir o leito do "Velho Chico", na cidade mineira de Pirapora, e deverá chegar a Juazeiro nos próximos 40 dias, sugerimos à população ribeirinha tomar as seguintes medidas, para evitar a contaminação:

1 – evitar tomar água de torneira, para prevenir intoxicação do Fígado e, também, ficar sem tomar banho de rio nos próximos 6 meses, para evitar problemas de Pele;

2 – ferver a água colhida nas torneiras, para o consumo, como também para tomar banho com a utilização de uma toalha úmida, que deve ser esfregada a todo o corpo;

Ler Matéria Completa
Foto de Geraldo José
publicado em 28 de Janeiro / 2019 às 09:00

CADEIRANTE RECLAMA DA QUALIDADE DO ASFALTO NA ÁREA CENTRAL DE JUAZEIRO (BA)

O cadeirante Manoel Marques resolveu enviar um vídeo ao Blog GJ onde registra a sua insatisfação com as ondulações em algumas vias pavimentadas com asfalto nas ruas e avenidas de Juazeiro (BA).

Neste vídeo, Manoel Marques com a sua cadeira motorizada faz um giro pela Rua Raul Alves, bairro Santo Antônio, onde aponta as imperfeições da pista nas imediações da Maternidade Municipal.

Confira:

Da redação
publicado em 27 de Janeiro / 2019 às 23:00

ARTIGO – OS “GAROTOS” DO PRESIDENTE!

Para todos aqueles que tem o privilégio e a honra de ser pai, e assim conhecem a força do sentimento de amor que domina a alma paterna, podem avaliar a dimensão do conflito que ora enfrenta o pai Bolsonaro diante das investigações que envolvem um dos “Garotos do Presidente”! Certamente que por influência da primeira dama ser evangélica, na sua memória já deve ter revitalizada a lembrança do episódio bíblico envolvendo Abraão, quando o Senhor testou a solidez e grandeza de sua fé, exigindo que sacrificasse a vida do próprio filho Isaque. O ato não precisou ser consumado, porque não houve qualquer hesitação de Abraão em provar a fidelidade ao seu Deus, o que fez crescer a sua moral perante o Onipotente. Quanto ao pai desses “garotos”, no entanto, ainda não podemos precisar como ficará o conceito diante do povo...

Pode parecer exagerada a analogia diante da tamanha diversidade dos fatos, mas não podemos abandonar as figuras de pai e filho aí presentes, colocados, também, diante de um terrível desafio: ou sacrifica o futuro político do filho ou desmoraliza e sacrifica o seu próprio governo. E olha que o estamos comparando com um filho – o Isaque – que não era político, totalmente inocente, sem máculas ou suspeitas!

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Janeiro / 2019 às 23:00

CORAÇÃO DE POETA em Prosa e Verso: Um livro biográfico, documental e poético!

Resenha por: Edvan Cajuhy.
Coração de Poeta em Prosa e Verso
Autor: Marcos São Mateus Mônaco
Editora: Lura Editorial
Gênero: Não ficção/Biografia/cônicas/Poemas
Páginas:256
Ano: 2018
Onde comprar: Livraria da Lura
Livro adquirido na mão do próprio autor

CORAÇÃO DE POETA em Prosa e Verso: Um livro biográfico, documental e poético!

CORAÇÃO DE POETA em Prosa e Verso é o livro do autor Marcos São Mateus Mônaco natural de Ilhéus residente em Salvador capital da Bahia. Este livro é uma obra ricamente bem escrita, que vem nos revelar um poeta, contista, teatrólogo, dramaturgo e tradutor muito importante, com uma estupenda produção literária vasta e diversificada do século XX: Soares de Souza Júnior. 

O escritor e biógrafo Marcos Mônaco invadido por uma inquietude, ao ser tocado por “uma placa no portão”, quando da sua estada em Portugal, onde estava escrito o nome do poeta com a seguinte inscrição: “Aqui viveu e desempenhou a sua missão Antônio José Soares”. Chegando ao Brasil ele começa a sua pesquisa e encontra um Antônio José Soares, mas acrescentado o termo Júnior, não era a mesma pessoa, porém este tem algo em comum com o autor dessa obra, Antônio José Soares Junior nasceu em 07 de abril.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Janeiro / 2019 às 10:30

Espaço do Leitor: Até quando os juazeirenses deverão recorrer a Petrolina?

É notória a deficiência de Juazeiro em todos os aspectos, ultimamente quem procura lazer e diversão tem que ir até Petrolina, acompanhei com bastante pesar a falta de apoio da Prefeitura Municipal com quem não lhes convém, ao que parece algo só é viável em Juazeiro se atender aos interesses dos donos da cidade. 

A arcaSport recebeu da prefeitura por meio da secretaria de meio ambiente uma notificação informando da degradação do meio ambiente, ou seja, realmente o Prefeito ou o secretário que emitiu uma notificação nesse grau de leviandade não anda na cidade, muito menos nas margens do Rio São Francisco.

Acredito que o diálogo é a forma mais útil de fazer política, não tenho dúvidas que essa empresa quer trazer uma ideia bacana que além de renda para cidade, visa a preservação e a manutenção do meio ambiente, se houver cooperação do município com certeza só o povo de Juazeiro tem a ganhar.

Jorge Lins Jr

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.