Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 18 de Dezembro / 2018 às 14:30

RUA ZERO NO LOMANTO JUNIOR NA ESCURIDÃO EM JUAZEIRO (BA)

Venho através do blog e do Programa Geraldo José mais uma vez pedir providências no que diz respeito a escuridão total aqui na esquina da Rua zero do bairro Lomanto Júnior.

Há uma anciã viúva que vive momentos de terror, pois tem medo da escuridão. Pude ver no blog que havia uma programação do setor de iluminação pública para quinta-feira, dia 13, aqui no bairro, porém para a nossa decepção, continuamos no escuro.

Vale salientar que os vândalos aproveitam para infernizar a vida da gente. Pedimos providências já. Pagamos taxa de iluminação pública e estamos amargando uma dura escuridão há varia dias.

Confira nota Sesp:

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro informa que não consta nenhum registro de demanda no protocolo de atendimento referente à falta de iluminação na Rua Zero, bairro Lomanto Júnior. Porém, a equipe já esteve no bairro nesta segunda-feira (17) e realizou a substituição de algumas lâmpadas queimadas e voltará novamente nesta terça-feira (18).

A SESP lembra ainda da importância da população ligar e informar o endereço através do telefone 3612 5411. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h

publicado em 17 de Dezembro / 2018 às 08:00

ESPAÇO DO LEITOR: COMPRESSOR DO POSTO DE SAÚDE DO JOÃO XXIII.

Em e-mail ao Blog GJ o leitor Gilliard Silva de Souza volta a cobrar a recuperação do compressor odontológico no PSF do bairro João XX III. Confira: “Bom dia meu caro amigo Geraldo José gostaria de saber da Secretaria de Saúde si não vão consertar o compressor de odontologia da saúde básica do bairro do João XXIII porque os procedimentos estão parados por conta desse compressor que só vive quebrado. De que adianta ter o profissional e não dar condições do mesmo trabalhar, ligo para a secretaria e o telefone nem chama 3612-3600. Nos ajude para ver si os responsáveis se mobilizam”.

publicado em 17 de Dezembro / 2018 às 06:00

ESPAÇO DO LEITOR: A PREFEITURA NÃO FAZ O SEU PAPEL. SEGURANÇA ZERO!

É com muita tristeza que encaminho essas fotos para a população saber que a prefeitura da nossa cidade não está fazendo o seu papel, pois neste domingo (16) um dia de lazer, fui com as crianças até a Praça da Juventude para elas se divertirem, más lá chegando na praça tudo fechado. Será porquê não tem GUARDAS?

Tanto dinheiro investido ali para ficar fechado? Cadê a segurança? Já o CAIC abandonado 100% virou roça? Muito lixo animais tomando de conta, muito lixo, segurança ZERO. Não tem segurança nenhuma, é de responsabilidade da prefeitura, proteger os bens públicos do município. O prefeito se preocupa muita com o toda sexta tem obra e esquece das que já tem, estão abandonadas sem segurança alguma, ACORDA GENTE! Vocês que moram aqui em juazeiro não aceitem isso. Agora vamos aguardar as mentiras da prefeitura sobre isso sempre tem uma nota. OBS: para não polemizar não quero divulgar meu nome tá”.

publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO – CIVISMO: ONTEM E HOJE

Convivemos nos dias atuais num Brasil cheio de controvérsias, em que se tornou corriqueiro o rompimento de regras e preceitos, de forma proposital ou aleatória, principalmente quando se trata dos costumes tradicionais que nortearam a educação, tanto no seio da família como dos ensinamentos básicos aprendidos na escola. Com a devida vênia do autor, reporto-me à última crônica produzida com muito acerto e propriedade pelo jornalista ERRY JUSTO, onde tratou da INVERSÃO DE VALORES: “Atualmente a sociedade vive uma grande inversão de valores, ou seja, uma transformação de não sabermos o que é certo ou errado, positivo ou negativo, moral ou imoral. As pessoas não mais reconhecem seus princípios, crenças e valores dentro de si”. Puras verdades! Essas incertezas revelam uma fissura em nosso perfil cultural de dimensão preocupante!

No passado era chocante e causava impacto nas pessoas qualquer atitude de desonestidade por parte de alguém, em especial quando esse comportamento atingia o honrado nome da família. Hoje, tristemente, a dignidade, o respeito e a ética se tornaram uma exceção à regra, e quando essas qualidades são identificadas merece uma efetiva celebração... Jocosamente, ouve-se, às vezes, expressões do tipo: “esse escapou”! Ou até mesmo, em alguns casos: “esse aí vai morrer pobre com a sua honestidade...”

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 16:01

LEITOR DENUNCIA DESCASO EM JUAZEIRO (BA)

O leitor Nilson Rodrigues encaminhou mensagem e vídeo relatando o descaso na cidade de Juazeiro, onde animais perambulam pelas ruas da cidade sem nenhuma ação por parte da administração municipal. Confira: “Amigo venho aqui informar que a cidade de Juazeiro está parecendo mais uma zona rural, pois todos os lugares que eu ando vejo animais de grande e de pequeno porte andando livremente pela cidade de Juazeiro... Passando sexta-feira (14) pela Câmera de Vereadores dessa cidade que tanto amo, minha Juazeiro, me deparei com uma boiada em frente à Casa legislativa. Um perigo para os motoqueiros e motoristas que passam por lá tendo que desviar e esperar a boiada passar em frente a câmera de vereadores dessa cidade Juazeiro-BA. Não falarei mais nada porque as imagens que estou enviando ao blog nesse momento falam por si só”.

Veja o vìdeo:

Da Redação
publicado em 16 de Dezembro / 2018 às 14:00

A "GOIABESCA" IMPRENSA SELETIVA

Começo deixando algumas coisas bem claras aqui nesse primeiro parágrafo: Eu, Erry Justo não pratico religião alguma e por isso me coloco como alguém imparcial e de forma bem à vontade para emitir qualquer opinião sobre os fatos que analisarei agora! E digo mais, não é de meu papel e intenção denigrir credo religioso de ninguém, até porque respeito todas as religiões e seitas desse Brasil e do mundo. Fé, em meu conceito começa por algo de foro íntimo de qualquer indivíduo e não me cabe fazer qualquer tipo de julgamento sobre o que qualquer pessoa crê. Dito isso, vamos aos fatos!

Na sexta feira passada a futura Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves reclamou de "bullying" após contar uma história de quando era criança. Ela palestrava para fiéis da Igreja Batista da Lagoinha-MG e relatou durante um culto no ano de 2016 que, quando criança Jesus Cristo foi ao encontro dela num pé de goiaba. Ela lamentava durante sua palestra que naquele fato sofria muito com os abusos sexuais que sofria dos seis aos oito anos de idade. Ela dizia que o sofrimento era tamanho ao ponto de subir no tal pé de goiaba porque queria se matar.  O presidente eleito Jair Bolsonaro saiu em defesa da futura ministra postando a seguinte mensagem em seu Twitter:

"É surreal e extremamente vergonhoso ver setores da grande mídia (entenda-se TV aberta e  jornais impressos) debocharem do relato da futura ministra Damares Alves sobre a fé em Jesus Cristo, que, a livrou de um suicídio desejado por conta de abusos sofridos na infância. É lamentável!" Disse Bolsonaro.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Dezembro / 2018 às 23:00

Micro e Pequenas empresas lideram o ranking de pedidos de recuperação judicial

*Por Paulo Akiyama

Todos os dias as empresas buscam recuperar créditos. A inadimplência até junho de 2018 atingiu a cifra de R$ 273 bilhões. O Brasil tinha um número de 61,8 milhões de inadimplentes, conforme informa a SERASA em seu relatório de análise.

No ano de 2017, tínhamos 60,6 milhões de inadimplentes e em 2016 59,5 milhões. Estamos falando somente de pessoas físicas sendo que neste ano, o aumento de inadimplentes atingiu pessoas com mais de 61 anos de idade, sendo que 47% desse total está na faixa etária de 36 a 40 anos de idade. Estes números mostram que o aumento do desemprego em função da crise financeira que assola o país é o principal vilão. Em torno de 30% deste endividamento está no setor de bancos e cartões de crédito.

Vale lembrar ainda, que ao longo dos anos anteriores, com o desenvolvimento mascarado da economia que levou milhões de pessoas a se endividarem, adquirindo bens financiados a longo prazo, ou seja, financiamentos com prazos superiores a 48 meses. O comprometimento da renda das pessoas endividadas a cada dia tornou-se mais acentuado, principalmente em razão do aumento do custo de vida nas grandes metrópoles.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Dezembro / 2018 às 23:00

Artigo - A importância da segurança em templos religiosos

Por Carlos Guimar*

O trágico caso na Catedral de Campinas levanta a questão sobre a importância de implementar modelos de segurança mais efetivos em templos religiosos.

É preciso entender que igrejas, catedrais, sinagogas e outros locais sagrados são ambientes vulneráveis, ponto de acolhimento de diversos tipos de pessoas, que em muitos casos encontram-se com algum problema - seja por doença ou por uma situação que a deixa fragilizada – a procura de conforto, paz e aconchego.

Por todos estes fatores elencados acima, entende-se a necessidade de uma atuação especial quando falamos em segurança eficaz em templos religiosos. É necessário pensar duas vezes antes de instalar cruamente componentes padrão de sistemas integrados de segurança nestes ambientes, tais como vigilantes, porteiros, câmeras de vigilância, alarmes, portais de detecção de metais. Não sabendo alocar corretamente estas ferramentas, pode se perder o propósito do local.

No caso do atirador de Campinas, por exemplo, muito se falou da aplicação de portais detectores de metais a fim de evitar a tragédia. Porém, pensando aqui num possível cenário com detector de metal, e se o alarme fosse acionado? Como o profissional da segurança faria essa abordagem para não criar pânico nos fiéis? Basta lembrar como funciona a entrada de um banco para você associar como seria na igreja. Não atenderia por si só e geraria um estresse desnecessário ao visitante.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Dezembro / 2018 às 06:00

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA CRITICA TRANSPORTE PÚBLICO DE JUAZEIRO (BA)

Indignada, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (BA) Emanuela Mariano enviou e-mail ao Blog Geraldo José criticando a gestão municipal e o setor de transporte coletivo da cidade. Confira:

“Venho relatar aqui mais uma vez minha revolta, indignação das situações vivenciadas no terminal de Juazeiro-BA com os transportes e motoristas, pelos meus direitos violados, pelos desrespeitos à pessoa com deficiência do nosso município.

Sou Emanuela Mariano, estou presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro-Bahia e gostaria de saber do senhor prefeito, vereadores, secretário da CSTT, até quando as pessoas com deficiência vão ter seus direitos constituídos por lei, DIREITO DE IR e VIR não serem respeitados em Juazeiro?

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Dezembro / 2018 às 23:00

Artigo - A violência e suas prováveis causas

A banalização da violência está intimamente ligada à extinção de pudores e à falta de respeito com os semelhantes. Conceitos pregados como verdadeiros, no intuito de fortalecer determinados discursos, têm contribuído para o aumento de casos de antipatias e consequentemente à intolerâncias fúteis. A sociedade tem sido vítima da má interpretação daquilo que lhe é oferecido como informação.

Os valores estão a cada dia perdendo espaços para o 'politicamente incorreto'. A ausência da família, as más amizades, a falta de diálogo nas salas de aula, a ociosidade e o uso indiscriminado e exacerbado de certas tecnologias (jogos eletrônicos, internet, televisão...), continuam sendo um dos principais fatores para o aumento de desavenças das mais diversas espécies.

Os vários tipos de intolerância, inversões de valores e tantas outras ignorâncias morais não deixarão de existir por conta da complexidade de atitudes e pensamentos intrínsecos do ser humano, principalmente os desprovidos de amor e compaixão; mas com um esforço mútuo e responsável é possível afirmar que o bem continuará vencendo o mau.

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO - POR QUE FORMALIZAR UM CONTRATO DE NAMORO?

Com a evolução do conceito de União Estável, os relacionamentos passaram a ter uma proteção maior perante a lei, ainda que os casais não optem pelo casamento formal.

Em razão dessa evolução e também de uma maior consciência no exercício da autonomia da vontade, verifica-se uma tendência de maior formalidade, inclusive nas relações de namoro.

As pessoas, de uma forma geral, buscam segurança patrimonial nas suas relações pessoais, optando por pactos nupciais nos casamentos, testamentos e, seguindo essa tendência, por contratos de namoro.

O contrato de namoro, por sua vez, é um instrumento viável e que pode ser utilizado como prova de que aquela relação amorosa não possui a intenção de constituir família e de que não preenche os requisitos da União Estável, por vontade expressa do casal.

Ler Matéria Completa
Foto: Kelly Knevels
publicado em 12 de Dezembro / 2018 às 15:00

MORADOR PEDE INSTALAÇÃO DE LOMBADAS NO RESIDENCIAL BRISA DA SERRA

Em mensagem via WhatsApp ao Blog Geraldo José leitor solicita da CSTT – Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes a instalação de lombadas no Residencial Brisa da Serra. Veja: “Geraldo aqui quem fala é Clênio Souza. Venho através dessa nota em nome dos moradores do Residencial Brisa da Serra solicitar à Companhia de Trânsito e Transportes de Juazeiro-BA, a instalação de lombadas aqui neste residencial, pois não possui nenhuma. O trânsito de carros e motos é grande, alguns até em alta velocidade, e como tem movimentação de muitas crianças nas ruas, também para segurança da população local e evitar acidentes, esperamos que a nossa petição seja atendida. Desde já agradecemos pela atenção”.

publicado em 11 de Dezembro / 2018 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: A AÇÃO DELETÉRIA DE SETORES DO FUNDAMENTALISMO EM FACE DE DETERMINADAS EXPRESSÕES SIMBÓLICAS

“– Cortou-se a extremidade superior de todas as cruzes para delas se fazerem TT. Havia também uma coisa chamada Deus”. (Aldous Huxley)

Vez ou outra nos deparamos com episódios de descaso ou até mesmo de afronta moral, quando não física, a determinados símbolos, sejam eles de viés religioso ou laico. (O que não deixa de ser um tremendo contrassenso, já que vivemos num mundo constituído todo ele do elemento simbólico). Falamos de símbolo enquanto forma de apreensão da vida, do mundo, das coisas, do mistério; e que envolve a existência humana em toda sua complexidade.

Tudo o que existe e nos cerca tem a sua dimensão simbólica. Desde a água que bebemos, e na qual nos banhamos, até os sinais com os quais nos comunicamos, tudo está impregnado do elemento simbólico. Aliás, a função primordial do símbolo é comunicar. Tudo o que existe comunica e, ao comunicar, reveste-se da dimensão simbólica. O céu, a religião, a Bíblia, os sacramentos, a feijoada, a pizza às sextas-feiras, os acordes que penetram os meus ouvidos, a roupa colorida do palhaço, este lápis aqui deitado sobre minha escrivaninha, o caruru de Mãe Naná, a congada de seu Zequinha, meu rosto, meus olhos castanhos, meu nome, a coleira do meu cachorro vira-lata, tudo está prenhe do componente comunicativo e simbólico. O oposto do simbólico é o diabólico – aquilo que divide, que leva ao obscurantismo. Enquanto o simbólico comunica e une o diabólico silencia e desagrega.

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Dezembro / 2018 às 12:30

Livro do poeta Manuca Almeida será lançado no Quintal do Poeta neste domingo dia 16 de dezembro

No particular, gostávamos de brincar repetindo uma espécie de bordão: “A palavra em primeiro plano”. Não sei de onde tirei esta provocação, se de um poema dele, um texto que ele me mostrou ou que tenha sido simplesmente uma frase que ele mencionou numa conversa sobre poesia.

Isso não acontecia por acaso. Corriqueiramente esta dimensão que buscava o poema novo que ele mostrava. Era isso, enfim, o que ele estava sempre perseguindo, buscando sempre trazer a palavra para o primeiro plano. O tempo inteiro burilando com as palavras, tentava em cada obra reunir sentido, sentimento, pensamento e ação pela combinação das benditas palavras.

Sem fazer estatística, posso afirmar que o livro COESIA  que será lançado dia 16 de dezembro data do aniversário de Manuca,  a palavra que mais aparece em seus poemas é amor. O pensamento dele sempre a serviço de uma ação que fortalecesse este sentimento e desse este sentido à palavra. Poderia ser dele o verso de Maiakovski: “comigo a anatomia ficou louca, sou todo coração”.

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Dezembro / 2018 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: RECORRÊNCIA DO DESCASO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

Sou morador da rua das Palmeiras, bairro centenário/Juazeiro. Há mais de 08 (oito) anos venho tentando solucionar o problema de um entupimento em um PV (poço de visita) defronte a minha garagem, bem como, a pavimentação in loco não oferece condições propícias para o escoamento das aguas pluviais, favorecendo dessa forma, o alagamento e problemas diversos na estrutura das casas.

Nesse ínterim, sempre que transborda, sou obrigado a levar dejetos entranhados nos pneus do meu veículo para dentro de casa, ficando eu e minha família vulneráveis a fedentina e os inúmeros pernilongos que surgem, ficando todos expostos a doenças.

Sem sombra de dúvidas a comunidade de Juazeiro-BA não suporta mais tanta irresponsabilidade. O Saneamento básico da nossa cidade há vários anos, e nas mais variadas gestões da nossa administração pública, nunca demonstraram interesse em resolver esse problema. A Falta de comprometimento da Prefeitura, particularmente, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Secretária de Obras brincam com o povo com as infinitas operações tapa buraco, bem como, medidas intrinsecamente paliativas na desobstrução dos esgotos.

Qual o Papel da nossa câmara de vereadores? acredito que seja para fiscalizar essas irresponsabilidades do poder público Municipal. Clamamos também, ao Ministério Público uma atenção particular para essas situações, inclusive, no dia 14/06/18 foi protocolado junto ao MP um abaixo-assinado com 128 assinaturas juntamente com registro de fotos e não tivemos resposta. A quem recorrer? O povo não aguenta mais tamanha neutralidade por parte poder público Municipal.

Nesse extremo de negligencia e irresponsabilidade, a Prefeitura através da sua Secretaria de Obras aplicou um refugo de asfalto retirado da BR 407, impedindo dessa forma, o escoamento das águas pluviais no perímetro. Quem paga o pato? são os moradores. Pedimos emergencialmente apoio aos órgãos competentes, pois se trata de um problema grave de saúde pública.

Vale salientar, que estou convivendo com essa situação há aproximadamente 09 (nove) anos.

Lindinalvo Matos

publicado em 10 de Dezembro / 2018 às 23:00

Roberto Malvezzi (Gogó): Internet x Escola Sem Partido

Se os pais querem mesmo controlar o que seus filhos aprendem nos tempos atuais, é melhor controlar o celular que o currículo escolar e seus professores.

Na era da internet não pode haver maior estupidez que pretender controlar o pensamento humano. A Igreja Católica queimou livros na Idade Média – Fogueira das Vaidades -, Hitler no Terceiro Reich, Ruy Barbosa para apagar a memória da escravidão no Brasil. Essas atitudes apenas aguçaram a vontade de muitos para conhecerem o que se queria esconder. A curiosidade e o saber são distintivos de seres inteligentes.

O relator do Projeto Escola Sem Partido é um deputado ligado a um grupo pentecostal católico, mas apoiado totalmente por grupos evangélicos neopentecostais.  Portanto, a pretensão de controle do pensamento continua pertencendo a grupos religiosos obscuros que não entraram no século XXI.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Dezembro / 2018 às 10:00

CUIDADO GOVERNADOR!

Cuidado Governador! Passar fome nunca foi Filosofia. Servidor público não é molambo nem Carneiro. Quem não pode com o pote não carrega a rodilha. A vaidade e a ambição o fizeram carregar o pote por duas vezes. Se o pote está pesado deixe-o no chão que outro carrega para evitar greve que é sinal de sangue e mortes. Não se lembra da recente greve da PM? A governadora de Roraima jogou a toalha, pediu o chapéu, tomou doril e zarpou!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM\RR – Escritor – Bel. em Direito – Membro da ABI\Seccional Norte – Cronista – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

publicado em 10 de Dezembro / 2018 às 08:00

ESPAÇO DO LEITOR: ESGOTO DO SAAE ESTOURA NO QUINTAL DA CASA DE SENTOSEENSE. PREFEITURA CONTESTA

Caro Geraldo José recorro a este Blog depois de diversas tentativas junto ao SAAE de Sento-Sé, para resolver o meu problema, pelo qual não obtive êxito.

Já ligamos diversas vezes (ligações gravadas) já fomos pessoalmente e até agora nem uma satisfação foi dada. Ocorre que, para justificar a cobrança da taxa de esgoto dos usuários, que chega a 50% do valor da água, o SAAE de Sento-Sé mandou que os moradores ligassem a rede de esgoto das casas, em uma rede geral de captação, que teve a construção iniciada há mais de 10 anos pela CODEVASF e até hoje não foi concluída.

Dia 05/12, eu percebi que estava havendo um retorno de todo esgoto do SAAE para dentro da minha residência, estourando um rio de lama podre em meu quintal, onde essa mesma água podre e lama já infiltra para fundação do imóvel, e por conta disso, já tenho paredes comprometidas, forro rachado, cerâmica branca do piso toda manchada e até onde existem revestimento cerâmico em paredes, a infiltração já ultrapassou a 1m20cm de altura.

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO – ESQUERDA E DIREITA: IRMÃS GÊMEAS?

Tenho, por formação democrática, a vocação de respeitar todas as posições políticas e ideológicas - o que não significa silenciar ou ser omisso -, razão porque não costumo contestar ou polemizar diante de comentários dos estimados leitores, uma vez que deles me permito extrair um feedback positivo sobre os temas abordados e a realidade em que vivemos. Sei que é impossível pretender que haja unanimidade política, e assim os conflitos de pensamento sempre existirão. 

Não obstante essa postura conceitual, é impossível não questionar, respeitosamente, o comentário de uma inteligente leitora à crônica sob o título “QUE TAL UMA NOVA CARTILHA? ”, de 18/11/18, na qual este autor sugeria “convocar os intelectuais, professores e filósofos da esquerda nacional - e os leitores conhecem alguns! -, para produzirem uma nova Cartilha ajustada à realidade brasileira, alterando, assim, o modelo vencido de doutrinação esquerdista”.

A definição teórica, conforme o enfoque da leitora, de que o “Esquerdismo é humanismo” reflete o lado apenas filosófico, porque, na prática do dia a dia, o Esquerdismo é Extremismo no mais puro sentido, traduzido na essência das suas práticas pouco ortodoxas de convencimento e conquista do poder, sem o menor respeito às instituições e às liberdades individuais. Nos poucos países onde a esquerda é dominante, não existe qualquer espaço para manifestações públicas ou tolerância com eventuais opositores ao regime, a exemplo da Rússia, Cuba, Bolívia e Venezuela. Inversamente, onde não há domínio da esquerda, os seus adeptos são contundentes na cobrança do direito à liberdade, o que evidencia um contrassenso ideológico! Ora, se a Direita, identificada como fascista, utiliza-se das mesmas práticas no exercício do poder, então é possível se concluir de que Direita e Esquerda são “farinha do mesmo saco”!

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO - INVERSÃO DE VALORES?

Uma senhora idosa que atendia pelo nome de Antônia Conceição da Silva, de 106 anos de idade, foi assassinada a pauladas na madrugada de sábado dia 17 de novembro de 2018. O crime ocorreu dentro da sua própria casa, no município de Feira Nova do Maranhão, a 783 km da capital São Luís. De acordo com a Polícia Civil, a principal suspeita é de latrocínio (roubo seguido de morte). Ela estava sozinha dormindo em seu quarto quando um homem, não identificado, entrou por um buraco feito no telhado para assaltar a residência. O neto da vítima, que morava com ela, havia ido para uma festa e, quando retornou, encontrou a avó morta. Ao fugir, o criminoso deixou pegadas na parede da casa. O corpo da idosa estava com sinais de estrangulamento e espancamento.

No dia 05 de novembro de 2018, a morte de uma cadela de rua dentro de um supermercado da rede Carrefour, em São Paulo, gerou polêmica e comoção em todo o Brasil. O assunto é um dos mais comentados nas redes sociais e o caso está sendo investigado pela polícia. O animal, que era abandonado e vivia nas ruas, morreu por hemorragia após ser envenenado e espancado por um funcionário da filial de Osasco, de acordo com ativistas. Testemunhas relataram que um segurança deu pauladas no animal para afastá-lo da loja, pois haveria uma visita de supervisores. Fotos do animal ferido, assim como imagens de sangue no piso do supermercado, circularam nas redes sociais, gerando revolta, com críticas, xingamentos, ameaças e clientes prometendo nunca mais comprar nas lojas da rede.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Dezembro / 2018 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: Apenas lembranças?

É provável, ou praticamente certeza, que o passado seja a fase mais importante da vida. É nele que se encontra o nascimento e diversas outras importantes passagens essenciais para que tudo que encontramos no presente tenha sido possível. O passado é passado quando se remete ao ruim, mas quando o bem o acompanha ele se torna presente e elemento indispensável para o futuro.

O pretérito pode ser, literalmente, perfeito e imperfeito e às vezes mais que perfeito e o pior, ou melhor, independe exclusivamente da própria vontade. O que passou na verdade é uma lição, podendo ser interpretada de inúmeras formas. A parte ruim do aprendizado é excluída; aquilo que contribuiu de alguma forma fica em 'standby' (em espera), para caso seja preciso ser usado em algum momento e tudo que for de positivo deve ser multiplicado e compartilhado, tanto com os afetos e até mesmo pelos 'não afetos'.

Ler Matéria Completa
Por Gervásio Lima Jornalista e historiador
publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 17:30

AGRADECIMENTO AO SAAE

Na terça-feira, dia 04, o Blog postou reclamação do leitor Gilliard Silva Souza sobre serviços não concluídos em sua comunidade. O SAAE respondeu e se comprometeu em refazer o serviço na pavimentação da citada artéria. O leitor voltou para agradecer: “Meu caro amigo Geraldo José venho agradecer pelo espaço cedido neste grande meio de comunicação e também agradecer ao SAAE pela a execução do serviço que foi realizado conforme a ordem de serviço aberta. Os moradores desta área na Rua Rio de Janeiro, número 185, bairro João XXIII, agradecem pela atenção prestada por este grande blog e o Saae”.

publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 10:00

Moradora pede celeridade em obra da Avenida Miguel Silva Souza em Juazeiro (BA)

Caro Geraldo,

Venho ao seu espaço pedir em caráter de urgência, que as autoridades competentes, principalmente o órgão SAAE, venha ver a situação da Avenida Miguel Silva Souza que dá acesso aos bairros Palmares e Pedra do Lorde. Devido ao serviço que está sendo feito na pista há alguns meses, foram feitos rasgos, que tem dificultado a passagem de carros. Com as chuvas, está bastante PERIGOSO passar nesse local, principalmente próximo a Chácara Bougainville onde há uma cratera enorme. A tendência é afundar ainda mais a areia que foi colocado no local onde passam canos em direção à beira do rio, o que pode causar um grave acidente.

Sabemos que o trecho está passando por obras, mas pedimos que autoridades venham sanar essa situação enquanto estamos nesse período, ou se for o caso isole a pista para não haver dano maior.

Grata,

Moradora da Pedra do Lorde

NOTA SEDUR

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Juazeiro (SEDUR) informa que a obra de requalificação das avenidas que dão acesso ao bairro Pedra do Lorde ainda está em andamento, com a execução das intervenções de drenagem.

A SEDUR aguarda a paralisação das chuvas para concluir mais 2 trechos de drenagem dos 4 previstos e assim iniciar os serviços de pavimentação das avenidas em asfalto bem como a implantação dos outros benefícios previstos no projeto da obra.

Foto de arquivo do Blog
publicado em 05 de Dezembro / 2018 às 23:00

A TRAGÉDIA DO PARLAMENTO VIRTUAL

Nas eleições de 2014 vimos um fenômeno bem diferente do quadro que vinha se desenhando desde a redemocratização. Melhor dizendo, enquanto se aumentava o capital eleitoral de forças mais progressistas, com representantes de segmentos mais populares da sociedade, as urnas de outubro daquele ano carimbaram um Congresso Nacional majoritariamente conservador.

Assim nas eleições de 2018, quando se esperava uma mudança no quadro político, especialmente na Câmara dos Deputados, em função principalmente dos escândalos de corrupção protagonizados pela maioria conservadora, e pelos desastres provocados pelos atuais deputados contra a democracia, eis que surge das urnas um quadro bem pior ainda.

Ler Matéria Completa
Por Genaldo de Melo
publicado em 04 de Dezembro / 2018 às 21:04

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO COM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SAAE

Leitor solicita anonimato e faz questionamentos sobre a qualidade dos serviços executados pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Veja: “Geraldo, de antemão gostaria de solicitar o meu anonimato na publicação!

Como parece de costume e rotineiro o SAAE e a Prefeitura de Juazeiro, usam os meios de comunicação locais (Blogs, Emissoras de Rádio, redes sociais, entre outros), como Ouvidoria, "Só fazem depois que sai na mídia"!

Pois bem, como todos sabemos hoje o SAAE cobra R$ 450,00 de taxa para ligação da rede de esgoto e mais R$ 150,00 para a ligação da água, totalizando R$ 600,00 por residência. Até aqui "tudo bem" ou você paga essas taxas ou fica sem água e sem esgoto.

Mais aí começa os problemas, o SAAE terceiriza os serviços com empresas que "ganharam licitações" e não fiscaliza a qualidade dos referidos serviços executados, só querem cobrar o consumo da água e a taxa de esgoto.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.