Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 22 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 27 de Setembro / 2019 às 23:00

Artigo - Menos mortes não quer dizer mais segurança

Marco Antônio Barbosa**

Neste mês foi divulgada a 13ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, feito por pesquisadores do Fórum e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O documento aponta uma queda de mais de 10% no número de mortes violentas em 2018 se comparado com o ano anterior. A menor taxa de criminalidade desde 2014. Então, temos motivos para comemorar, certo? Infelizmente ainda não é bem assim.

Apesar da melhora, o estudo levanta a preocupação de que os dados, por mais que mostrem uma queda considerável - de cerca de 63 mil para 57 mil assassinatos -, não são fruto de um projeto. Podem ser mero acaso, como já demonstrado pela mesma pesquisa de 2014. Na época, os índices caíram. Entretanto, subiram vertiginosamente nos anos seguintes.

Nem o levantamento, muito menos os especialistas conseguem fazer uma análise racional desta melhora. É aí que mora o perigo, haja vista uma série de pontos importantes a serem analisados.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - DIREITO TEM, QUEM DIREITO ANDA

Dr. Carlos Augusto Cruz
Médico/Advogado

Quando do meu tempo de menino, era preceito comum entre nós, os filhos daquelas famílias ajustadas da época, na sua grande maioria, ouvirem sempre de seus pais a máxima que leciona: “direito tem quem direito anda”.

Assim cresceram alguns homens do meu tempo, envoltos por essas auréolas de responsabilidades que têm, através dos tempos, formado seres diferenciados na sociedade em que vivem. Apesar de ser achado raro, às vezes raríssimo, eles existem e também estão entre nós; basta que os procuremos! Nem que para achá-los, tenhamos que fazer como o filósofo grego, Diógenes de Sinope, que há mais de 2000 anos atrás, andava pelas ruas de Atenas, em pleno dia, com uma lanterna acesa, a procura de um Homem Honesto.

“Direito tem quem direito anda”, é um provérbio muito valoroso para aqueles que cresceram sob a batuta de seus pais, a cobrar-lhes uma resposta e uma postura de vida. Não é difícil dar uma resposta à sociedade, quando já se amadureceu trilhando os caminhos da retidão e da justiça, mesmo antes de ser candidato a qualquer cargo eletivo. Esses homens sempre estiveram prontos! É só procura-los, acha-los e convencê-los a sair da sua zona de conforto e embarcar no sacrifício, para resgatar a dignidade do seu povo, da sua gente e da sua terra.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - DEMOCRACIA NO ACESSO AOS ALIMENTOS

Sempre que eu questiono “por que o homem planta?”, a resposta que recebo, na grande maioria das vezes, é que é para ganhar dinheiro. Naturalmente, essa é uma resposta correta, mas essa não é a origem da agricultura, que nasceu ainda nos tempos do homem das cavernas.

Quando o homem começou a plantar passou a ter mais próximo de si um dos três itens básicos para sua sobrevivência: o alimento. Assim, os avanços da agricultura sempre estiveram intimamente ligados à sobrevivência de nossa espécie. Não há como negar que precisamos produzir comida, além de fibras e energia, pois sempre haverá a necessidade de produzir mais do que o consumo global, até porque sempre haverá algum desperdício.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Setembro / 2019 às 19:49

LEITOR DENUNCIA ATOS DE VANDALISMO NO LOTEAMENTO ELDORADO

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Luciano Medrado denuncia atos de vandalismo no Loteamento Eldorado, entre os bairros Maria Gorete e Lomanto Junior, em Juazeiro (BA). Veja: “Amigo quero denunciar atos de vandalismo que estão acontecendo aqui no Loteamento Eldorado. Pessoas sem escrúpulos e sem caráter estão derrubando as placas de sinalização na comunidade. Queremos pedir à secretaria responsável que venha consertar e chumbar direito as placas, pois  senão daqui a alguns dias não teremos mais esta sinalização. Saliento que são pessoas de fora, pessoas que acham que fazendo isso estão atacando o prefeito, mas não sabem que esse dinheiro sai de nossos bolsos ao pagarmos impostos. Muito obrigado e fica com Deus”.

Da redação
publicado em 24 de Setembro / 2019 às 23:00

Miscelâneas

UM POUCO DE MIM

Nasci em Monte Santo, no Marruás. Fui aluno do Instituto de Educação Monte Santo, escola da qual guardo as melhores referências. No auge de minha juventude, resolvi ser padre e ingressei no Seminário. Num período de 12 anos, passei por seis seminários em lugares diferentes, sendo o último em Roma, na Itália, onde concluí o curso de Teologia e me habilitei para o ministério sacerdotal. Ordenei-me em Monte Santo, no ano 2000, e depois de atuar, por cerca de três anos, em algumas paróquias da minha diocese, Bonfim, decidi renunciar, passando a militar em outras searas. As andanças, todavia, não pararam e eis que hoje me encontro aqui nessa Pauliceia Desvairada, longe do sertão árido do Nordeste, mas perto de um outro sertão, não menos árido: o sertão de cimento, cal e concreto.

A leitura foi fundamental na minha vida. Diria que foi meu segundo nascimento. Foi na leitura que eu me descobri como pessoa, como cidadão, como sujeito... Sem a leitura eu não seria quem sou, não teria a concepção de mundo que tenho, não teria o senso de humanidade que tenho. A leitura me recriou, me redimensionou, me ressignificou, me reconduziu pelos caminhos da vida, das decisões, do discernimento. A leitura liberta, abre horizontes, previne contra o conformismo, semeia oportunidades, rompe o obscurantismo.

Como nasci e me criei no ambiente difícil da roça (naquela época tudo era pior) sem opção nem perspectiva, o hábito da leitura veio um tanto tarde. A mim só restava a enxada. Não que a enxada não tenha sua dignidade. Mas o ideal é que a enxada esteja acompanhada da caneta e do livro.  Então comecei tarde, mas comecei. Houve uma pessoa, um anjo da guarda, que contribuiu para isso. Trata-se da professora Maria Ferreira, Menininha, do meu Marruás, a quem aqui homenageio. Foi com o incentivo dela que reinicie na escola e foi aí que tudo começou.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Setembro / 2019 às 20:00

Novenário em honra a Santa Teresinha acontece entre o dia 22 de setembro a 01 de outubro no bairro Piranga

Desde o dia  (22) em Juazeiro-BA, acontecem o novenário e festejos em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus. Esse ano, o evento tem como tema: "Na graça da fé, somos discípulos e missionários, construindo o Reino e testemunhando o amor".

O novenário será realizado até o dia primeiro de outubro, na Paróquia Santa Teresinha localizada no bairro Piranga. As Santas Missas acontecem sempre às 19h30. Durante o novenário, será realizada também, quermesse com apresentações culturais.

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - O ABUSO DA LIBERDADE

É interessante observar como as modernidades contagiam a todos nos dias atuais, incorporando práticas e palavreados impensáveis em tempos passados, não somente no linguajar típico e natural aos jovens, mas hoje afetando até os idosos! Aquilo que era dito no passado, e cuja procedência tinha origem duvidosa, de pronto se insinuava que era mentira, ou logo se afirmava: NÃO É VERDADE! Hoje tudo se universalizou na expressão “Fake News” como forma de repudiar a tudo que não se deseja ouvir ou não se quer acreditar, principalmente quando influenciado pelas questões ideológicas, sem qualquer pretensão de conhecer a origem do que está sendo dito, quem o disse e as motivações que inspiraram aquela informação, que pode até ser realmente falsa ou, quem sabe, verdadeira.

Frente a essa circunstância, o mais seguro e confortável é exercitar os recursos investigativos para um posicionamento pessoal amparado num senso crítico claro e autêntico, sem exacerbar sob a pressão de fatos que nem sempre são falsos... A realidade é que os novos tempos chegaram com uma incrível velocidade, trazendo o forte impacto de uma comunicação intensa e eficaz apelidada de “redes sociais”, cujos efeitos tem uma potencialidade ainda não bem avaliada pelas pessoas, mas de intensos resultados tanto para o bem como para o mal. E quando são maléficos, saiam de baixo!

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO: DAMARES ALVES VIROU MINHA MINISTRA FAVORITA!

O Brasil conheceu a história de Damares Alves, que é a Ministra da Família e dos Direitos Humanos. Enfrentou com elegância os ataques sujos e cretinos que a esquerda desferiu contra ela no começo do ano. Inclusive sofreu também ataques que faziam piada de seu sofrimento quando criança. Uma mulher que teve a coragem de relatar que foi abusada sexualmente dos seis aos oito anos, abertamente falou que o agressor a fez se sentir culpada: "Ele me convenceu de que eu era culpada, de que eu o tinha seduzido. Como menina cristã, eu achava que Deus estava bravo comigo e que eu não iria mais para o céu", relatou.

Tal declaração, que em minha opinião é razoável e pertinente ao justificar sua postura como Ministra. Infelizmente, Damares virou motivo de chacota e de memes na internet. Inclusive um ex-secretário de governo do nosso município (Juazeiro-BA), autodeclarado cristão-evangélico postava diariamente em suas redes sociais piadas totalmente sem graça sobre a sua trágica história. Quem  me conhece sabe que sempre que tenho a oportunidade de escrever para esse Blog, costumo passar algumas mensagens positivas sobre pessoas que carregam histórias de coragem e  superação. E hoje eu quero falar sobre Damares! Advogada, pastora "terrivelmente cristã", que de fato está fazendo uma brilhante atuação em seu Ministério.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Setembro / 2019 às 22:30

Rotatória do Bairro Lomanto Junior está virando um lixão, denuncia morador, SAAE RESPONDE

Moradores do Bairro Lomanto Junior denunciam que a Rotatória da comunidade está virando um lixão. Confiram email do professor Jorge da Silva Souza:

Olá! Sou professor e um dos moradores do Bairro Lomanto Junior. Gostaria que você me ajudasse a dar visibilidade pela internet a um problema que o pessoal da administração pública municipal parece não enxergar ou, ao menos, fingir que não ver. Trata-se da transformação das margens da rotatória entre os bairros Lomanto Junior e Alto do Cruzeiro em LIXÃO. Além do velho problema - canal de esgoto a céu aberto - agora várias pessoas estão parando com seus caros e despejando lixo. Jogam ali de tudo: moveis e pneus velhos, restos de frutas e legumes estragados, entulhos de construção, lixo doméstico. O volume de lixo acumulado já está bem grande. Tem, mais ou menos 6 montes de lixo.

Já conversei com a Associação de Moradores. Dizem que vão fazer alguma coisas, mas, depois de três meses, nada foi feito. Por favor, me ajude! Faça uma matéria no teu blog denunciando esse problema. Todos temos a ganhar com a resolução desse problema.

Grato, Jorge da Silva Souza

SAAE responde a leitor sobre lixo e e entulho

A Equipe de Resíduos Sólidos do SAAE informa que recentemente realizou um mutirão  retirando todo o entulho depositado e está agendando um novo mutirão de limpeza para aquela área.

O SAAE esclarece ainda que retira diariamente cerca de 100 toneladas de entulhos das áreas públicas e terrenos baldios da cidade.

publicado em 19 de Setembro / 2019 às 07:17

ESPAÇO DO LEITOR: PROMESSA DE REFORMA DE PRAÇA HÁ CINCO ANOS.

Geraldo, meu nome é Raimundo Carvalho, sou morador da Rua do Socorro, Bairro Alagadiço, há mais de 25 anos e tem quase cinco anos que a prefeitura disse que iria reformar essa praça conhecida como Monsenhor Nestor e até agora nada. Os funcionários da prefeitura vêm "fazem uma massinha de cimento" e vão embora. O que a prefeitura está esperando para terminar essa reforma? Já tem quase 5 anos que começou a reformar essa praça, e segundo eles iriam "fazer uma quadra de futebol também", até agora nada!

Ai vai uma pergunta: Será que o prefeito está aguardando se aproximar do ano eleitoral para dizer: sei que precisamos fazer muito mais, para o eleitor pensar em dar mais 4 anos de promessas?

O povo não merece ser tão enganado!

Queremos providência!

Raimundo Carlos

Da redação
publicado em 18 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - CASO AMAZÔNIA: REALIDADE OU LACRAÇÃO?

De Leonardo DiCaprio a Gisele Bündchen, do prefeito esquerdista de Nova York ao progressista Macron, da França... todos querem lacrar!

Não é difícil de extrair de onde vem a "preocupação" com a longínqua floresta da América do Sul por parte da turma do show Business, a qual nunca pisou ou sequer procurou saber como sobrevivem as 20 milhões de pessoas que lá residem.

A celebridade de Hollywood tá sempre preocupada com questões desse tipo: seja com as criancinhas da África, seja com a natureza, entre um uísque, um restaurante 5 estrelas e outro, sempre sobra um tempinho para resolver as dificuldades do mundo. A seriedade com que isso é feito é que é (bastante) questionável.

Florestas lá, fazendas aqui! O segundo grupo, o dos políticos estrangeiros, sim, esse tem preocupações, digamos, mais verdadeiras com a "Amazônia": todo mundo sabe que aqui no Brasil é lugar para florestas, não para agropecuária -- vender alimentos é coisa do primeiro mundo, o que um país do terceiro pode querer com a agricultura de ponta!? 

Ler Matéria Completa
Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 17 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - CADA UM SABE A DELÍCIA E A DOR DE SER O QUE É...

Me apropriando desse trecho da letra da canção Dom de iludir, do cantor e compositor baiano, Caetano Veloso, e ainda tomando como base esses meus longos 35 anos de serviço ativo nas fileiras da Polícia Militar da Bahia, todos, após 1986 quando fui declarado Aspirante a Oficial pela Academia da Polícia Militar da Bahia, após concluir o nível superior em Formação de Oficiais, hoje Bacharel em Segurança Pública, exercidos no “front” operacional, no combate ao crime e no exercício da proteção a vida e o patrimônio material dos cidadãos baianos, mesmo com risco da minha vida, como está explícito no nosso juramento, a todo instante me surpreendo a perguntar o que um homem e/ou uma mulher, pensa quando faz a opção de ingressar nas corporações policiais militares, se na delícia ou na dor de fazer parte dela.

Nós policiais militares, vivemos num ambiente em que parte da sociedade, muito influenciada por setores da imprensa que insistem em Diariamente, a cada ação dos nosso profissionais nas ruas, procurar exaltar apenas as falhas ou mazelas, além de tentar incutir no olhar coletivo que somos Seres de capacidade intelectual diminuta, numa análise feita por “especialistas” de Segurança Pública, desconhecedores da nossa estrutura institucional e da capacidade do nosso capital humano, “especialistas” esses, forjados numa teoria adquirida nos bancos acadêmicos, sob o conforto do ar condicionado, sem sequer se dar ao cuidado de analisar que, naquela ação tem como parte um fator preponderante: a existência do Ser Humano, com todas as suas fraquezas, medos e limitações emocionais, oriundo não de outro planeta, mas do seio da sociedade a qual serve.

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO  -  FILHO... CALA-TE!

Mais parece uma repentina praga a espalhar maldades pelo país, ou os nefastos efeitos de um tsunami a arrastar frases impensadas e revestidas de imprudência, as palavras jogadas ao léu mais uma vez pela loquacidade do Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro. É triste ter de voltar a falar dos filhos do Bolsonaro, que mais atrapalham do que ajudam o seu governo, e incomoda a qualquer cristão deste país ter de ouvir tantas baboseiras. 

Num momento em que a Nação convive com as divergências dentro do mais puro debate político, e em que as reformas desejadas tramitam no Poder Legislativo de acordo com as regras democráticas e constitucionais, é intolerável que o filho do Presidente utilize as redes sociais para pregar princípios totalitários, com frases tão insanas quanto infelizes. Disse ele: "Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes". Perguntem a ele se sabe o que disse. Com certeza vai reesponder “que não disse nada, não sei de nada”, o que lembra alguém em passado recente...

Agora, como em outras oportunidades, sempre que “esses pitbulls” esquecem que o Presidente eleito foi o pai e não eles, e falam pelos cotovelos, a nação novamente ouve palavras moderadas e sensatas do Gen. Hamilton Mourão, Vice-Presidente da República. Indagado provocativamente pelos repórteres “se a democracia é importante e se deveria ser mantida no país”, respondeu com muita segurança: “Fundamental [democracia], são pilares da civilização ocidental. Vou repetir para você: pacto de gerações, democracia, capitalismo e sociedade civil forte. Sem isso, a civilização ocidental não existe".  E acrescentou: "Temos que negociar com a rapaziada do outro lado ali da praça [Congresso Nacional]. É assim que funciona. Com clareza, determinação e muita paciência".


A impropriedade das declarações do vereador, também provocou indignação aos Presidentes da Câmara e do Senado, que afirmaram, respectivamente, que a fala do vereador “gera instabilidade e não cabe num país democrático” (Rodrigo Maia-DEM-RJ), e “as declarações merecem desprezo, já que a democracia está fortalecida" (Davi Alcolumbre-DEM-AP). Partindo de dois aliados importantes reações tão fortes, ganha corpo a ideia de que esse filho merece ser “ralhado”, para não dizer rifado severamente pelo pai...

Quando o Presidente pensou em encaminhar a indicação do próprio filho Eduardo Bolsonaro, Deputado Federal, para Embaixador nos EUA, considerei  a atitude imprópria e temerária, além de revestida do risco de enfrentar uma decisão contrária do Senado Federal, o que seria um grande desprestígio. Agora, contudo, diante do imbróglio mais uma vez criado pelo filho Carlos, mudo o meu pensamento. Acho que o governo deve arranjar uma Embaixada, também, para ele – quem sabe na França! -, talvez outra para o Senador Flávio Bolsonaro, e assim com os três filhos morando no exterior, o Brasil e o Governo do pai possam ficar em paz! Quem sabe se esse Artigo não chega ao pai e ele aceita a sugestão!

Estamos diante de um momento importante da vida política nacional, com um governo escolhido pelo povo, democraticamente, com intenções de acertar e corrigir um monte de desvios de toda ordem, mas sujeito a cometer erros, também. Em meio a esse contexto de boas intenções e falhas, salta aos olhos a postura de mágoa da grande mídia nacional, que se viu ofendida pela interrupção das grandes benesses oficiais de alguns anos em troca do apoio na publicidade. A partir daí, iniciou-se um processo de maldosa e desleal desconstrução do atual governo, com ataques nem sempre justificáveis.

Quanto às reformas hoje combatidas com tanta veemência convém lembrar que foram bandeiras da oposição no passado, mas não tiveram a coragem de encaminhá-las, pelo desconforto que provocariam.

Acho justo lembrar que Cristo nos deixou belos exemplos, e quando acalmou os ventos e o mar tempestuoso, repreendeu-os, dizendo: “Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Marcos 4:39). Talvez seja a hora do Bolsonaro, pai, também fazer uma admoestação: FILHO... CALA-TE! Será capaz?

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

publicado em 14 de Setembro / 2019 às 23:00

O comportamento suicida

"Segundo a OMS, 90 por cento dos casos poderiam ser evitados, reconhecer os sinais de alerta pode ser o mais importante passo"

O suicídio é o ato de retirar a própria vida,, porém, pode ser evitado se identificarmos os sinais. “A maioria dos suicidas pede ajuda antes, ou seja, é mito que a pessoa que quer se matar, não pede socorro. O suicida não quer morrer, quer aliviar seu sofrimento. O que faz com que alguém cometa suicídio intencionalmente, em geral, é uma dor emocional muito forte, onde a pessoa tem a impressão de que não há o que fazer ou como melhorar, senão cometendo o ato”, explica o Dr. Marcel Padula Lamas, psiquiatra do centro médico Consulta Aqui.

Há divergências na área científica sobre o suicida, alguns autores consideram suicídio apenas se cometido de forma intencional,  exemplo: o indivíduo que toma veneno ou se enforca), outros, são mais abrangentes, e englobam também, pessoas que têm comportamentos suicidas, como o diabético que come açúcar, o hipertenso que exagera no sal, até mesmo, o que ingere grandes quantidades de bebida alcoólica e depois dirige.

Existem também, doenças mentais que aumentam a chance do paciente cometer suicídio, como depressão unipolar ou bipolar, que está associada a 40% dos casos, seguido de etilismo (25%), esquizofrenia (10%) e delirium (5%). Sinais como os famosos "D"s: dor psíquica, depressão, desespero, desesperança, desamparo, dependência química e delirium devem ser notados com cautela, além da presença de fatores precipitantes e/ou predisponentes.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Setembro / 2019 às 19:00

Nova Holanda começa a construir seu baldrame rumo à sua emancipação política

Bandeira de Nova Holanda-BA.

Por. Redovagno Ribeiro
Administrador e Especialista em estudos econômicos

Colaboração, Perez Mangueira
Advogado 

Proposta defendida por moradores de Nova Holanda ganhou adesão do Advogado e filho de Nova Holanda, Perez Mangueira. O povoado está entre os maiores do Município de Pilão Arcado, e reúne desde 1964 quando a BR 020 passou pelo seu território, vários fatores que abonam o desejo da comunidade de se tornarem independentes.

Recentemente a luta pela emancipação de Nova Holanda recebeu o desenho oficial da sua bandeira, o símbolo maior de uma comunidade independente.

Mas, a sua força política que abona a sua sonhada independência, tem outros fatores importantes. Economicamente, é grande produtora de agricultura familiar, tem diversos criadores de caprinos, ovinos, bovinos e até apicultura.

Ler Matéria Completa
publicado em 12 de Setembro / 2019 às 23:00

Combate ao desemprego: as futuras medidas de Bolsonaro

Elton Duarte Batalha

O Ministério da Economia prepara algumas medidas que buscam conceder incentivos aos agentes produtivos, ao empreendedorismo e à flexibilização das regras de modo a facilitar a qualificação e contratação de trabalhadores. Ainda que tais instrumentos estejam em fase de estudos, nota-se a congruência do projeto com a tendência do governo Bolsonaro no sentido de retirar possíveis entraves jurídicos para o desenvolvimento da economia nacional. É necessário, porém, uma análise acurada da referida iniciativa no que toca à respectiva efetividade e às consequências sobre os direitos dos trabalhadores.

Na versão atualmente em discussão, o pacote de medidas é formado por dez pontos. Por enquanto, tais tópicos, conforme informações publicadas na imprensa, foram discutidos somente com um grupo de empresários e banqueiros, fato que pode fazer com que a legitimidade do projeto seja colocada em discussão, uma vez que não envolve outros grupos da sociedade civil, conferindo-lhe maior caráter democrático. Mesmo que a última decisão seja, evidentemente, do governo, ouvir a opinião de setores da comunidade que eventualmente sejam atingidos pelo mencionado pacote tende a diminuir a tensão que possa surgir de tais mudanças.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Setembro / 2019 às 16:13

PROFESSORA COBRA AÇÃO CONTRA AS MURIÇOCAS EM JUAZEIRO (BA)

Querido amigo Geraldo, 

Depois de passarem as apresentações e manifestações da MURIÇOCA GIGANTE, feita por um artista juazeirense e pelas pessoas de bem, estamos enquanto cidade, a esperar um posicionamento do Prefeito Paulo Bonfim a respeito da exterminação do inseto em Juazeiro.
Sim, nós queremos uma atuação dos órgãos públicos para nos tirar da intolerável manifestação do mosquito.

O Prefeito nos subestima quando diz não ter responsabilidade sobre o problema. Quando nos deixa ver, a cada dia,  a nossa querida cidade virar chacota do Brasil todo. Pra nós que somos leigos no assunto, é simples entendermos que a sujeira da cidade, as valas de esgotos fedentinos e imundos que passam por toda a cidade, árvores sem poldas, a escuridão das ruas, contribuem muito para a proliferação das pragas.

Nossa querida Juazeiro está sofrendo e agonizando! É muito triste! SENHOR PREFEITO, A MURIÇOCA É DA SUA RESPONSABILIDADE! Será que vai esperar outra manifestação do povo, outras esculturas gigantescas para tentar solucionar o problema? 

Não nos subestime prefeito!

Professora Maeth Soares

Foto de arquivo do Blog GJ Notícias
publicado em 10 de Setembro / 2019 às 13:00

MURIÇOCAS INCOMODAM MORADORES DO BAIRRO PIRANGA II EM JUAZEIRO (BA)

O leitor Manoel Marques da Silva gravou vídeo e o enviou ao Blog GJ Notícias reclamando do transtorno provocado pelas muriçocas no bairro Piranga II. Confira:

publicado em 10 de Setembro / 2019 às 12:00

MORADOR SOLICITA LIMPEZA DO BAIRRO PIRANGA II

"Geraldo José nós moradores do bairro PIRANGA II, mais precisamente na lateral dos caminhos 1, 2, 3, 12 e também nos fundos da creche do referido bairro pedimos ao Poder Público Municipal ou melhor a autarquia SAAE que é o ÓRGÃO responsável pela limpeza do lixo em nossa cidade que possa encaminhar uma equipe, assim como eles mandaram a equipe de corte de água aqui para o nossa comunidade com objetivo de realizar a limpeza em terrenos baldios. Geraldo aqui é muito lixo, matagal onde é via de acesso para os bairros Residencial São Francisco e Mairi. Já fizemos vários apelos e até hoje não obtivemos respostas. Desde já moradores do bairro Piranga II, mais precisamente moradores dos caminhos citados agradecemos. Abraço amigo Geraldo José”,expressou o leitor Zé Brito, morador do bairro PIRANGA II.

publicado em 10 de Setembro / 2019 às 10:00

TERCEIRA COLOCADA EM PED DO PT DE JUAZEIRO EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO

Temos o entendimento de que o PED-PROCESSO INTERNO DIRETO, oportuniza o PT a renovar seus quadros de direção, de maneira democrática, e é o que nos diferencia dos demais partidos de esquerda, com a expressão livre e soberana da vontade dos filiados e filiadas. Entendemos que o Brasil precisa que o PT, esteja fortalecido para assumir a imensa tarefa de reconstruir, junto a demais frentes progressistas, um projeto de desenvolvimento com inclusão.

Temos o entendimento  que é preciso o PT fazer com a sociedade, o debate referente a diversos temas como: A soberania brasileira no que tange a privatização de estatais; o desmonte do ensino superior público, do sistema de pesquisa e geração de ciência e tecnologia, assim como da cultura, com o bloqueio do sistema de incentivos; A destruição da proteção e conservação da Amazônia; A liberação abusiva de agrotóxicos,  além do desprezo pelos povos indígenas, pelos povos tradicionais como um todo e as relações explicitas de intolerância religiosa, homofobia, machismo, censura e fascismo,  impetrado pelo aparelho no Estado.

Ler Matéria Completa
Foto: Geraldo José
publicado em 10 de Setembro / 2019 às 09:30

COMUNITÁRIO COBRA SINALIZAÇÃO DE ANTENA DE TELEFONIA MÓVEL NO BAIRRO DOM THOMAZ EM JUAZEIRO (BA)

O comunitário do bairro Castelo Branco Carlos Augusto chama à atenção dos poderes constituídos sobre uma antena de telefonia móvel que está sem sinalização no bairro Dom Thomaz. Confira: “Venho por meio do blog dar ciência a quem possa interessar sobre a existência de uma antena de uma empresa de telefonia móvel na avenida Propriá, Bairro Dom Thomaz funcionando há anos com a inexistência de lâmpada sinalizadora no topo do equipamento. E o pior é que a presença regular de aviões no espaço aéreo de Juazeiro próximo da referida torre tem sido constante, por este motivo advertimos para a preocupação de que venha a ocorrer um acidente, a partir do choque de uma aeronave nessa torre, localizada em uma região de grande população. Um detalhe a ser levado em consideração é que as torres de celulares, radiodifusão e similares, com altura média de 50 metros do solo, devem dispor, obrigatoriamente de iluminação sinalizadora vermelha ou branca que brilham continuamente ou piscam. Um dispositivo legal que deve ser cumprido pela empresa proprietária do equipamento e a exigência por parte do órgão concedente da instalação” manifestou Carlos Augusto.

publicado em 09 de Setembro / 2019 às 17:30

ESPAÇO DO LEITOR: Estudante acusa prefeitura de bloquear estágio de alunos na UPA e Pediatria no Hospital da Criança; Veja na íntegra:

"Venho por meio desta mostrar minha indignação com a gestão de Juazeiro. Somos estudantes de saúde, já próximos da finalização do nosso curso e agora período que seria para entrarmos em estágio, depois de muita luta para conseguir, a gestão do município bloqueia nossos estágios de emergência na UPA e de pediatria no Hospital da criança. Segundo eles, por mudanças lá dentro dos setores e ainda informa que não haverá volta, pode ficar bloqueado por anos. Esse campo é a única oportunidade de estágio da região, já que o IMIP (por exemplo), é fechado e não recebe estagiários. 

Assim, a gestão prejudica nosso ensino, não temos como nem concluir nossos cursos pois não teremos a parte prática. E locais que servem de campo para diversas instituições, tanto de Petrolina como de Juazeiro. De faculdade e escolas técnicas, que sem pensar em nós estudantes, que somos o futuro e precisamos do estudo, atrapalha todo nosso desenvolvimento. 

Gostaríamos de pedir encarecidamente que a gestão, que também "ganha com nosso estágio", possa repensar e nos receber. Sabendo eles que também dependemos tanto desse campo que ao prejudicar os estudantes eles não ganham em nada".

Juliana Romero
publicado em 09 de Setembro / 2019 às 12:30

MORADORES DO BAIRRO MONTE CASTELO COMPROVAM INOPERÂNCIA DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

Moradores do bairro Monte castelo se unem para fazer o que o "presidente" do bairro Joatan não faz. Como divulgado aqui no blog (Veja aqui). O Sr. Joatan disse que em conversa com a sua "diretoria" ficou estabelecido e comprometido que as placas do bairro seriam colocadas no final de semana, porém já faz mais de um mês e mesmo assim nenhuma placa foi colocada, o que só comprova a sua falta de compromisso seu e da sua diretoria, que teriam como objetivo ajudar o bairro com melhorias.

Diante de tamanha irresponsabilidade e falta de palavra os moradores se uniram e por conta própria mandaram confeccionar as placas das ruas excluídas por ele. Placas bem elaboradas e com os Ceps das ruas, ao contrário das que ele conseguiu onde o nome da rua é menor que o nome do patrocinador. Sabe-se que as placas que ele conseguiu foi com o patrocínio do vereador Bené junto com o mercadinho Deus é fiel há mais de um ano, infelizmente jogaram seu dinheiro fora por depositar sua confiança em uma pessoa que só quer aparecer como representante de bairro e que na realidade só representa ele mesmo.

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - INDEPENDÊNCIA: UM GRITO QUE NÃO QUER CALAR!

Não consigo arredar o pé do convencimento pessoal do quanto é importante e imprescindível o bom funcionamento da Instituição Poder Legislativo para a existência do Sistema Democrático, em todos os níveis da República, em especial o Congresso Nacional. Obviamente que essa particularidade é comum a todos os países do mundo onde impera a Democracia, o que deve inspirar, portanto, a busca de experiências que possam influenciar no aperfeiçoamento desse tão importante regime político. Coincidentemente, de maneira oposta, onde há o socialismo impera o regime da força, cujas nações são bem conhecidas de todos!

Não obstante esse grau de magnitude como Instituição basilar, surpreende a qualquer mortal ouvir a reação das pessoas do povo ou mesmo o pensamento dos âncoras do jornalismo nacional, com expressões desairosas e contestadoras, quando se fala em “Congresso Nacional”! Isso é sintomático de que há algo errado na estrutura de funcionamento ou no perfil daqueles que o compõem – existem as boas exceções -, e que já é hora de despertarem para uma realidade que está a reclamar saneadoras mudanças.

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Setembro / 2019 às 23:00

Filósofo Fabiano de Abreu desconstrói o dito popular 'Gentileza gera Gentileza'

 
Para o filósofo e pesquisador, ser gentil é muito além de falar a verdade, mas ter a sensibilidade de saber como dizê-la

Há alguns anos atrás no Rio de Janeiro, nascia um mito e com ele um dito popular: 'Gentileza gera Gentileza'. A frase, que estampava diversos murais desenhados pelo icônico e quase mítico 'profeta' Gentileza nas pilastras da antiga Perimetral, que era uma via expressa elevada sobre a Avenida Brasil, nos anos 2000 virou um mantra social, sendo reproduzido à exaustão em camisetas, outdoors e na rede social. Mas será que o pitoresco pregador urbano José Datrino, conhecido como Gentileza, tinha razão?

O filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu acredita que existem alguns pontos a serem considerados quando o assunto é falar sobre ser gentil. "Gentileza gera gentileza? Gentileza não gera gentileza se o interlocutor for estúpido, se não tiver inteligência emocional e não for sensível. Ser Gentil é ser bom e sentir-se do bem, mas não é algo humano, é uma conquista. Gentileza é uma virtude que tem a ver com a cultura local, um protocolo social, onde nada mais é do que uma espécie de obrigação dentro de uma educação, uma obrigação que, instalada em nosso cotidiano, passa a ser inconsciente. Assim, as consequências da gentileza também são saudáveis e podem ser percebidas como algo que nos traz qualidade de vida. Ser gentil é ser bom e sentir-se do bem, mas nem sempre gera de volta a gentileza".
Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.