Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 16 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 11 de Junho / 2019 às 23:00

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO E SUAS RESTRIÇÕES

*Josemar Santana

Empréstimo Consignado, também chamado Crédito Consignado é um tipo de operação financeira em que a pessoa recorre a bancos ou instituições financeiras para obter determinado valor e pagar em parcelas mensais, descontadas de qualquer meio de vencimento, isto é, salário, benefício previdenciário ou aposentadoria.

Constitui-se, portanto, o Empréstimo Consignado, numa forma de ter acesso a crédito oferecido por bancos ou instituições financeiras, com duração que não deve ultrapassar a 72 (setenta e dois) meses, ou 6 9seis) anos e só pode ser realizado por pessoas que possuam vínculo empregatício de carteira assinada com alguma empresa, ou que seja servidor público, beneficiário da previdência social ou aposentado.

A primeira restrição para a obtenção do Empréstimo Consignado é a limitação do prazo que não pode ultrapassar a seis (6) anos ou 72 (setenta e dois) meses, vindo em seguida a limitação do percentual sobre o vencimento líquido do utilizador do empréstimo ou crédito, que não pode ser superior a 35% (trinta e cinco por cento).

Ler Matéria Completa
publicado em 09 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo – BRASIL: UMA BALEIA FERIDA!

Na metáfora proferida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a Audiência sobre a Reforma da Previdência, na Comissão de Finanças e Tributação-CFT, da Câmara dos Deputados, mais precisamente ele disse que: “com crescimento de apenas 0,6% ao ano nos últimos oito anos, o Brasil é uma baleia ferida arpoada várias vezes, que foi sangrando e parou de se mover. Precisamos retirar os arpões, consertar o que está equivocado”. Até poderia parecer uma frase de efeito como tantas que são utilizadas no linguajar impactante do dia a dia, se não encerrasse uma triste verdade que afeta o nosso Brasil dos dias atuais. É impossível dissociar tantas imoralidades praticadas na vida pública deste país, das máculas provocadas à nossa economia, com consequências danosas à própria imagem do Brasil no conceito mundial, e que vieram à tona nos últimos tempos. E, sem medo de errar, podemos dizer que tinha – e ainda tem -, muita sujeira embaixo do tapete!

Quem assistiu ao debate pela TV Câmara, pôde ver que de um lado havia um técnico com Doutorado em economia público-privada em todos os sentidos, às vezes ríspido e arrogante, e que deu muito trabalho a dois Assessores que, ao seu lado, tentavam controlar os seus ímpetos de respostas mais agressivas, face a certas perguntas insidiosas. Do outro lado, alguns Deputados mais preocupados em atingir duramente o governo e exibir uma postura pessoal político-ideológica e partidária, onde um presidiário é quem domina as suas convicções, deveriam contestar com argumentos pertinentes os pontos da Reforma que consideram nocivos aos brasileiros e que tanto falam em rejeitar. 

Ler Matéria Completa
publicado em 08 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo - O MUNDO SEM BRITTO!... Extraordinário Ser Humano e Jornalista!

Antônio Batista de Britto, faleceu. Baiano, nascido em junho de 1930, morreu em 28 de maio de 2019. Viajado a ponto de conhecer o Oiapoque e o Chuí. De Mata de São João/BA, conviveu no Estado em Pojuca, Feira de Santana, Serrinha, Salvador, Senhor do Bonfim, Sento-Sé e Camaçari, onde faleceu. Foi carismático ao extremo, por ter fantástica capacidade de atrair  e conquistar o amor das pessoas. A sua sabedoria era clara de elevadíssima padronização. 

Britto era uma pessoa do mais elevado padrão de qualificação humana, socialista/comunista assumido e viveu 79 anos, com militância política social, onde foi acumulando conhecimento, chegando a ser do tipo, “uma biblioteca ambulante”. Sempre esteve na defesa teórica e proativa dos movimentos sociais e partidos de esquerda!... Firme na sua posição ideológica, combatendo as mazelas da outra ideologia, a capitalista/imperialista!

Ler Matéria Completa
publicado em 07 de Junho / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: AUTOFAGIA PETISTA - A FÚRIA DE HADDAD COM GLEISI, EM JUAZEIRO NÃO É DIFERENTE.

Fernando Haddad está “enfurecido” com Gleisi Hoffmann, segundo O Globo.

A entrevista da presidente do PT, que candidatou o poste à prefeitura de São Paulo, “foi vista como mais uma tentativa de escantear Haddad do cenário eleitoral nacional”. (Fonte; Jornal O GLOBO).

NOSSA OPINIÃO

Cada dia que passa percebe-se que Haddad e Gleisi Hoffman não se entendem. A briga pelo poder interno ao PT é evidente, eles não conseguem mais se segurar. De um lado a presidente do PT goza, no bom sentido da palavra, da preferência do chefe maior, Lula, que reiteradas vezes já declarou que a atual presidente do partido dos trabalhadores deva permanecer à frente cumprindo o que ele “Lula” determinar, apesar de uma ala dos petistas não concordarem.

Ler Matéria Completa
 Prof.Taciano Medrado 
publicado em 07 de Junho / 2019 às 09:00

LEITOR RECLAMA DA PAVIMENTAÇÃO EM RUA DO ALTO DA MARAVILHA

O leitor Sérgio Araújo encaminhou vídeo ao Blog GJ Notícia que gravou na rua Manoel G. da Silva, bairro Alto da Maravilha, ao lado do Supermercado Econômico, reclamando da falta de recuperação da pavimentação na referida artéria.

No alto da sua indignação, Sérgio Araújo chega a pedir a destituição da gestão Paulo Bomfim. Ele ainda reclama dos prejuízos que os proprietários de veículos enfrentam com o desnível das ruas da cidade.


Nota: Sedur informa sobre pavimentação no Alto da Maravilha

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano do município (SEDUR) informa que a Rua Manoel G. da Silva, mencionada pelo leitor, está dentro do cronograma montado pela secretaria, para ser atendida nos próximos dias. Três operações tapa buracos estão em andamento, para recuperação de vias pavimentadas tanto em asfalto como em paralelepípedo granítico, tanto na sede como interior.

A SEDUR informa ainda que a gestão municipal desenvolve várias iniciativas voltadas para pavimentação, como os projetos: Pavimenta Mais, Intervenção da Poligonal Urbana e ainda projetos em elaboração, bem como vem buscando constantemente novos recursos, para atender as demandas existentes.   
 

Veja o vídeo:

publicado em 06 de Junho / 2019 às 13:30

ARTIGO - É PRECISO DAR VOZ E VEZ AO NOSSO POVO

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado

No principio era a tirania, representada pela ânsia dos colonizadores em apoderarem-se das nossas riquezas. Depois veio o período negro da escravatura, onde seres humanos eram trazidos dos seus países de origem, como se fossem animais, submetidos a toda sorte de maus-tratos, a toda execração social. Apoiados pela Santa Madre, a Igreja Católica Apostólica Romana, que chegou a apregoar a heresia de “que negro não tinha alma” e, em nome dos poderes constituídos, homens eram vendidos em hasta pública, como se fossem coisas.

Mais tarde vieram, outros tempos de violência e de opressão, fazendo calar a voz do mais fraco, daquele que não tem quem lhe represente; o desapadrinhado, o pobre, o analfabeto, o ignorante, o silvícola, as comunidades de operários, o homem do campo, representado na figura do agricultor familiar.

Até os dias de agora ainda o país se ressente de um período de chumbo pelo qual passamos, que durou vinte e um anos, nos quais muito desmando aconteceu, tendo sido cometido em nome de um amor doentio à Pátria, pátria essa que não exige dos seus filhos, senão o cumprimento das suas obrigações como cidadão e, em troca, do seu direito à cidadania plena, oferece-lhe o direito de ir e vir e de  ser responsável pelos atos praticados.

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Junho / 2019 às 10:00

CONSELHO ESCOLAR DENUNCIA: SOCORRO MINISTÉRIO PÚBLICO - ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GROTAS CORRE RISCO DE DESABAR; PREFEITURA ENVIOU NOTA

Em e-mail enviado ao Blog GJ Notícias membros do Conselho Escolar relatam a possibilidade do prédio da Escola Nossa Senhora das Grotas desabar por falta de reforma. Vejam:

A comissão de pais o "Conselho Escolar" da escola Nossa Senhora das Grotas vem por meio desta solicitar "URGENTEMENTE" que o Ministério Público e os demais responsáveis façam uma intervenção na referida escola, pois o prédio encontra-se desmoronando. Várias salas estão com o forro caindo e crianças em salas inadequadas e o pior correndo risco de vida, pois um aparelho de ar condicionado pegou fogo. Estamos preocupados com os nossos filhos. O Conselho Escolar que é formado pelos pais já esteve na secretaria de Educação e uma das responsáveis falou que uma equipe técnica já tinha ido lá na escola e que as crianças não correm risco algum. Então pedimos socorro ao Ministério Público para que faça uma visita urgente a escola Nossa Senhora das Grotas, localizada no Bairro Alagadiço próximo à praça da Mônica.

Atenciosamente,

CONSELHO ESCOLAR

NOTA SEDUC

A Secretaria de Educação e Juventude esclarece que parte do forro de uma das salas de aula caiu devido a uma chuva forte que ocorreu no mês passado. A equipe de engenharia visitou a unidade e verificou que o telhado também precisa de ajustes. Na ocasião os pais foram avisados do ocorrido e os alunos foram instalados provisoriamente na sala de informática com ar condicionado.

A SEDUC já solicitou o material necessário e o serviço será realizado no forro e telhado, ainda nesta semana. O aparelho de ar-condicionado que deu defeito nesta segunda-feira (03) será substituído imediatamente.

publicado em 05 de Junho / 2019 às 09:10

ARTIGO - UM MOMENTO DE SENSATEZ DE UM MILITANTE DA ESQUERDA

Recentemente fui duramente criticado ao ponto de me acusarem de me posicionar não contra as "manifestações estudantis" , que aliás é um direito constitucional. Fui contra e serei sempre as pseudo -manifestações como as que ocorreram no dia 31 de maio, onde se via militantes da esquerda, PT e do PC do B vestidos com suas tradicionais camisetas e bandeiras vermelhas e cartazes pregando LULA LIVRE, e não se via um estudante vestido nos uniformes da escolas tão pouco ostentando a bandeira nacional.

E pasmem senhores, ainda fui ameaçado de ser denunciado por defender os interesses dos estudantes, que estavam sendo obrigados a deixarem as sala de aulas em um pleno dia letivo para participarem de um movimento que nem eles sabiam do que tratavam. Como se percebe a esquerda continua pregando as inversões de valores na sociedade, e isso não podemos permitir.

Ler Matéria Completa
publicado em 04 de Junho / 2019 às 17:30

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO DA BAHIA SEM NORTE?

Se Juazeiro pode se orgulhar de Ivete Sangalo, João Gilberto, Daniel Alves... deve se envergonhar dos seus políticos? Cada semana aparecem mais fraqueza e falta de luz, de brilho nos postulantes ao poder. Não tem uma coisa melhor não?? Aff quanta falta de nomes fortes?

Eu queria saber quanto nos custou os mais de 100 mil votos do ex-prefeito Isaac Carvalho, inelegível, respondendo processos e não estou falando de dinheiro não, falo do prejuízo político que sofremos. Perdemos o deputado Daniel Almeida e não temos mais nem Lula nem Dilma, dependemos exclusivamente das obras lentas do governo Rui Costa e só.

Ler Matéria Completa
João Espinheira 
publicado em 04 de Junho / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: Ajoelhar-se não resolve

Tudo que o povo brasileiro que viveu ou acompanhou a história do Brasil entre as décadas de 60 a 90 temia que acontecesse inacreditavelmente dá sinais de que pode vir acontecer. Na contramão do que era esperado para uma nação que outrora dava sinais de pujança e ascensão nos setores essenciais para o seu desenvolvimento, o país, que era conhecido no mundo como a 'terra do futebol e da alegria', por ter o maior número de títulos mundiais e por realizar a maior e mais diversificada festa popular do planeta, perde o seu status de protagonista, se tornando um antagonista.

Tomados por uma emoção instantânea, instigada irresponsavelmente por determinados grupos que deturpam a formação de opinião, muitos foram induzidos ao erro. Infelizmente a 'vaca foi para o brejo', e o que era emoção virou em sentimento de decepção, angústia, incerteza e medo.

O que se percebe no comportamento daquele que descobriu a traição no período da 'lua de mel' é o de reconhecimento de culpa por passar a acreditar que escolheu o par errado, e o de vergonha por saber que aqueles que estão em sua volta já sabiam da bobagem que havia cometido. Mas como errar é humano, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima; e não desanima, pois nesse momento o caminho a seguir tem apenas dois sentidos: superar as dificuldades ou ser mais uma vítima dela.

Ler Matéria Completa
Por Gervásio Lima Jornalista e historiador
publicado em 03 de Junho / 2019 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: HOMENAGEM A SEMANA DO MEIO AMBIENTE


 
A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente
 
O que falar desta semana, tão representativa para nós ribeirinhos da margem do Rio São Francisco?
 
Corre um boato na beira do rio que o “velho Chico” deve correr pro nada, não deixe o rio morrer, se for necessário “Viro Carranca” para defendê-lo. Cantarolado em Versos e Prozas.
Ler Matéria Completa
Valdemar Borges Viana Junior Engenheiro Agrônomo
publicado em 03 de Junho / 2019 às 13:00

Espaço do Leitor: Cadê a transparência?

Geraldo gostaria de que publicasse em seu blog esta informação a respeito da transparência da Câmara de Vereadores de Juazeiro, pois por curiosidade, eu acessei o site da câmara: http://www.juazeiro.ba.leg.br afim de dar uma verificada nas contas do órgão que foi constituído para fiscalizar e prestar contas à população, mas por incrível que pareça, só no papel que existe esta definição para uma Câmara de vereadores, pois na prática nada de transparente tem. Não existe nada, mas nada sobre as contas da câmara de vereadores de Juazeiro no site, onde existe a LEI de ACESSO a INFORMAÇAO que dá aos cidadãos o direito de ter acesso as informações da administração publica, daí vem a pergunta aos vereadores, ao presidente e a quem quer que seja: Por que esta lei não é cumprida na câmara da nossa cidade?

Felipe Junior

publicado em 03 de Junho / 2019 às 08:00

JUSTIÇA ABRA AS ASAS SOBRE NÓS

A população de Juazeiro assistiu estarrecida e perplexa as ações de compra e venda de votos nas eleições para prefeito e vereadores do ano de 2016, o Comitê 9840 contra a corrupção eleitoral pela ética e dignidade na política encaminhou às autoridades competentes: Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Policia Federal Superintendência Salvador, Procuradoria Geral Eleitoral Salvador, Tribunal Regional Eleitoral Salvador, Juiz Eleitoral Juazeiro, notícias de violações às normas eleitorais e aportaram na polícia federal e foram transformadas em inquéritos várias denúncias, chegando a seis investigações e que se arrastam!

indefinidamente, sexta-feira, dia 31 de maio, na qualidade de denunciante e coordenador estadual do comitê 9840 compareci à delegacia de Polícia Federal cobrando o andamento, e tive notícia de que no dia 21 do 03 do corrente ano a Polícia Federal encaminhou ofício à Quadragésima Sétima Zona Eleitoral pedindo a sua excelência Dr. Juiz prorrogação do inquérito.

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo – DEMOCRACIA: SALVEM OS PODERES!

Tenho sempre enfatizado, através desta coluna, que a Democracia perde consistência ou não sobrevive sem o funcionamento normal das Instituições básicas e fundamentais ao Sistema, representadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Obviamente que, como são integrados por um ser humano infestado de qualidades e defeitos, os Poderes da República estão suscetíveis a uma grande diversidade de desempenhos dos mais variados níveis. Mas, é o convívio com os diferentes que a isso chamamos de Democracia.

Assim, reconhecidas as dimensões e os valores institucionais, impõe-se a crítica e o questionamento às falhas de desempenho dos agentes gestores, não sendo justos os ataques descontrolados aos Poderes, em particular. Esse enfoque tem o objetivo de divergir dos princípios que inspiraram aos organizadores da manifestação pública do último dia 26/05 em todo o país, no que concerne a fugir do foco original anunciado que era expressar apoio e solidariedade ao Governo Federal e em particular ao Presidente da República, para setorizar ataques ferozes ao Congresso Nacional e ao STF-Supremo Tribunal Federal. Ora, se o ato público representava o exercício de um direito assegurado pela Democracia, há de se respeitar e preservar as Instituições que dão legitimidade ao Sistema e não procurar anarquizá-las! A isso podemos chamar de civilidade!

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Maio / 2019 às 23:00

HOMENAGEM: NEGÃO

Você nasceu José, mesmo sendo dos Santos se imortalizou do Edson. Menino/atleta foi negão do pulo, das corridas e do handebol. Hoje (30), a emoção comedida por mim foi sentida, quando junto ao  sambista e do lado de sua matéria já inerte envolta pelo caixão,  cantarolei o samba de Alcione "Ilha de Maré" e lembrei, que apesar do corpo postado horizontalmente, sem, contudo, poder escutar, tão pouco demonstrar uma condição de passista, embalado pelo samba, percebi que, apesar da nossa separação, a música tocada lhe fazia referência, certamente, sua alma vibrou.

Para você não ficar retado, lhe dou garantia de que foi tudo bem tocado e cantado: um cavaquinho afinado e um pandeiro ritmado asseguraram a qualidade para o seu apurado e exigente gosto. Outra coisa: os botafoguenses marcaram presença, engrossando as vozes de Zeca Pagodinho e Beth Carvalho que entoaram o hino do glorioso. Seus amigos por lá estiveram, seus alunos, não mais adolescentes, agora homens também lhe prestaram homenagem. Saiba Negão que além dos Santos e do Edson, você é eternamente nosso.

Tony Martins - Professor, radialista e escritor

publicado em 29 de Maio / 2019 às 23:00

Artigo - A cama de Procusto e a reforma da previdência

Na mitologia grega, Procusto era um perigoso salteador que costumava atrair viajantes para sua residência. Chegando ali, as vítimas eram deitadas numa cama de ferro, e depois que adormeciam tinham seus corpos moldados e ajustados de acordo com o tamanho do leito. Se fossem maiores, eram cortados a machado; se fossem menores, eram estirados com cordas até atingir a medida exata da cama.

É assim que têm avançado as políticas econômicas do pós-golpe. O que elas pretendem nada mais é do que moldar ou adequar as condições do povo às exigências do Estado (e do Mercado), quando deveria ser o oposto: eles é que têm de adequar-se às necessidades e bem-estar dos cidadãos e cidadãs – razão última de toda e qualquer política.

Tudo começou com a PEC 55, a famigerada “PEC da morte”, do Temer, que congelou por 20 anos todos os investimentos públicos, incluindo áreas vitais como saúde, educação e segurança pública. Ora, daqui a 20 anos – dizem as estimativas – o país terá 20 milhões de pessoas a mais. Sem contar o número de idosos que, sem dúvida, será bem maior. É surreal que cheguemos ao ano 2036, com 20 milhões de habitantes a mais, dispondo dos mesmos atuais investimentos em saúde e educação, só para citar dois exemplos.

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Maio / 2019 às 19:10

“JUAZEIRO (BA), UMA CIDADE EM ESTADO DE ABANDONO PELO PODER PÚBLICO” DENUNCIA PROFESSOR TACIANO MEDRADO

Em novo e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor e Professor Taciano Medrado reclama contra o abandono dos bairros Castelo Branco, Dom Thomaz e Tancredo Neves, popular Juazeiro III. Confira:

Parece ser retórico o tema, mas lamentavelmente, se faz necessário. A cada dia que passa o cidadão juazeirense é obrigado a conviver com a lama, os buracos e sujeira nas ruas da cidade. As denúncias e reclames da população são infindáveis, e o pior sem resposta por parte do poder público municipal. Esse que vos escreve já fiz inúmeras denúncias em vídeo, escritos na mídia local sobre as avenidas, ruas e quadras dos Bairros Castelo Branco, Dom Thomaz e Juazeiro III, de nada adiantaram, foram simplesmente ignoradas pelo gestor público o senhor Paulo Bonfim, que parece estar mais preocupado e ocupado com outras coisas, como por exemplo em tentar resgatar a imagem já desgastada do seu apadrinhado político, o senhor Isaac Carvalho.

Enquanto na vizinha cidade de Petrolina o gestor público está recuperando todo o asfaltamento das vias e ruas, aqui em Juazeiro o Gestor municipal faz a chamada "Operação Tapa-buraco" tornando as ruas e avenidas num cenário feio e perigoso, parecendo uma "colcha remendada". Ou é obra de preguiçoso e incompetente, ou está economizando para alguma "coisa".

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Maio / 2019 às 10:44

MORADOR DENUNCIA QUE ANIMAIS ESTÃO MORRENDO NO MONTE CASTELO POR FALTA DE REDUTORES E SINALIZAÇÃO NA AVENIDA PRINCIPAL

Bom dia Geraldo e a todos os leitores desse blog,

Geraldo nós moradores do Monte Castelo estamos aqui mais uma vez pedindo ajuda ao seu blog para fazermos mais uma denúncia relacionada a falta de compromisso do governo municipal com essa comunidade, esse bairro que nada tem, apenas o povo sofrido com os constantes atropelamentos de animais na avenida principal.

Várias vezes nós moradores fomos solicitar a colocação de redutores de velocidade na avenida, inclusive, através de ofícios e acontece que o secretário da pasta responsável nos ignora e teima em não colocar os redutores.

Para completar essa falta de compromisso com a referida comunidade, vieram aqui e colocaram algumas placas sinalizando faixas de pedestres e nunca pintaram o asfalto com as referidas faixas, sem falar que colocaram pontos de ônibus em locais estreitos para favorecer algumas pessoas podendo a qualquer momento provocar um acidente.

Ler Matéria Completa
publicado em 27 de Maio / 2019 às 23:00

ARTIGO: As ‘leis tecnológicas’ do Pacote Anticrime

Por Ricardo Becker (*)

A pouco mais de um ano da implantação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada no ano passado pelo então presidente Michel Temer e com início de vigência previsto para agosto de 2020, a legislação brasileira deve ganhar mais dois “itens tecnológicos” a partir da votação do Pacote Anticrime elaborado no início da nova administração federal pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

O texto da proposta, que altera 14 leis dos Código Penal e de Processo Penal, das Leis de Execução Penal e de Crimes Hediondos, e do Código Eleitoral abrange a área da tecnologia em dois itens, cujos textos preveem facilitar o processo de coleta e armazenamento de dados em investigações criminais.

Uma das mudanças está no inciso XV do Artigo 185 do Código de Processo Penal, intitulado “Medidas para alterar o regime de interrogatório por videoconferência”. A nova redação permite “o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real”.

Ler Matéria Completa
publicado em 27 de Maio / 2019 às 16:04

ESPAÇO DO LEITOR: MANIFESTAÇÕES DE APOIO AO PRESIDENTE EM TODO O PAIS  - O DIA DO "CALA BOCA"

Ao completar hoje dia 24 de Maio, 126 dias de governo, o atual presidente da República Federativa do Brasil, o candidato do PSL , Jair Messias Bolsonaro teve a oportunidade de avaliar perante a população brasileira como anda a sua aceitação. Pelo que se viu nas ruas de todo pais e em especial nas maiores capitais do pais, o presidente vai ter uma noite de sono tranquilo.

Ao contrário do que apostavam seus opositores, especialmente os aliados do PC do B , do PT e demais partidos de esquerda que pregavam a todos os pulmões em redes sociais  que o presidente havia perdido prestigio e popularidade , o cenário foi outro totalmente contrário. A impressão que dava é que as eleições ainda não haviam acabada tamanha euforia e demonstração de confiança que as pessoas deixavam emanar.

Ler Matéria Completa
Taciano Gustavo Medrado Sobrinho - Professor e Cidadão Brasileiro com muito orgulho
publicado em 26 de Maio / 2019 às 23:00

Artigo – AVANÇOS E... RECUOS!

Têm sido fartos os motivos graciosamente oferecidos pelo governo para que mesmo os que nele votaram, e continuam confiantes, expressem as suas inquietações diante da insegurança de tantas frágeis decisões, ao ponto de alguns insinuarem, o que é verdade, que vem acontecendo “o recuo do recuo”, o que significa dizer que até após recuar de uma decisão, ainda há incertezas! Isso para não falar da escassa habilidade para manter o bom relacionamento político entre eles, e assim conquistar o apoio parlamentar indispensável à aprovação das reformas desejadas. Quem estiver pensando que vai ganhar apenas no GRITO, está muitíssimo enganado, principalmente nos dias atuais, onde o diálogo tem que ser esgotado até a última gota. 

Está difícil de compreender - e parece que a culpa não é só do governo -, a quantidade de picuinhas diárias que surgem nas relações do Presidente da Câmara Rodrigo Maia e o Presidente Bolsonaro. Quase sempre após um café da manhã, almoço ou jantar de reaproximação entre eles, saem distribuindo entrevistas às televisões enaltecendo que tudo agora é “paz e amor”, mas, logo depois, tudo se desfaz. Esse clima desestabiliza e retarda o debate, prejudicando o país.

É notório, também, que falta aos ocupantes do novo governo a percepção estratégica de que está oferecendo aos derrotados da última eleição, todos os ingredientes de que necessitam para uma sobrevida política, a ponto de os discursos já começarem a conter as teses da possibilidade de renúncia e impeachment! E o que é mais grave é que já circula no Congresso rumores da intenção de alguns de apresentar PEC-Projeto de Emenda Constitucional que exclua a possibilidade de o Vice-Presidente eleito pelo voto popular vir a substituir ao Presidente numa eventual vacância do cargo! Para que o cargo de Vice, então? Um absurdo inominável! 

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Maio / 2019 às 23:00

Opinião: Violência desenfreada

"Pecuarista é raptado e após três dias é encontrado morto com requintes de crueldade. Acusados foram presos e com eles foram apreendidas duas espingardas e uma pistola". Este fatídico acontecimento chamou a atenção de autoridades policiais e da população baiana pelo modus operandi utilizado pelos criminosos, que agiram com frieza e crueldade. A vítima, um pai de família trabalhador, confiou ao seu vaqueiro – o principal suspeito de ter arquitetado e participado do crime – os serviços de sua propriedade.

A cada dia acontecem diversos casos de violência no Brasil. A banalização de atitudes ruins, que fazem mal e que até mesmo matam é preocupante. O brasileiro tem dado sinais claros de egoísmo, onde o que importa é apenas a sua defesa pessoal. Quem está em sua volta que se vire, que dê seus pulos.

A prática e a incitação da discórdia têm colocado o país em sinal de alerta. Nunca se verificou, na história das eleições democráticas do país, a disseminação de tanto ódio e de tantas mentiras. Amigos se tornaram inimigos, familiares brigaram entre si e os diferentes ideologicamente chegaram inclusive a matar seus potenciais oponentes.

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Maio / 2019 às 08:41

ADOÇÃO: UMA AÇÃO QUE MUDA VIDAS

Por iniciativa da equipe que compõe a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina/PE e em alusão ao Dia Nacional da Adoção, está aberta, no período de 23 a 27 de maio no River Shopping e também no Fórum Souza Filho, a exposição fotográfica dos profissionais Paula Charlise e Diego Charles:  “Adoção – Uma Ação que Muda Vidas”.

As fotografias expostas retratam algumas famílias das adoções realizadas por habitados em Petrolina, bem como fotos de adolescentes disponíveis para adoção. A mesma tem o objetivo de desmistificar o conceito que se tem sobre as adoções, mostrar que as famílias adotivas são semelhantes às famílias biológicas, explicitando o que se sobressalta nas famílias adotivas é o amor, a vontade de estar junto.  Para este fim, há uma equipe multidisciplinar, coordenada pela psicóloga - Prisciany Ramos Damasceno Feitosa e a assistente social - Percilene Gonçalves de Sá, prontamente dispostas a informar tudo sobre adoção.

Aproveite e compareça, porque adoção é doação. É um ato de amor que supera os laços físicos.

Por Suely  Almeida Machado - Servidora Pública  do TJPE

publicado em 24 de Maio / 2019 às 23:00

ARTIGO - 24 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA ESQUIZOFRENIA

Dr. Carlos Augusto
Médico/Advogado

Desde os tempos imemoriais que já se relatam casos assemelhados à esquizofrenia na humanidade. Grandes reis e imperadores foram dela portadores, principalmente na antiguidade greco-romana, quando a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade.

Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto. De sua boca, vinham informações quentinhas lá de cima, e não se tinha dúvida: eram eles, os deuses, que decidiam que tipo de loucura a pessoa teria. Isso até Hipócrates, o pai da medicina, estragar a festa do panteão, lá por volta do século 4 a.C.

Hipócrates sistematizou então a teoria dos humores. A bílis, segundo ele, passou a afetar o comportamento e causar a loucura, fosse melancolia ou mania – ou seja, loucura calma ou agressiva. Maior confusão estava em crer que o pânico era causado pelo deslocamento do cérebro, por sua vez aquecido pela bílis vinda pela corrente sanguínea.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Maio / 2019 às 19:30

ESPAÇO DO LEITOR: AUSÊNCIA DO PREFEITO DE JUAZEIRO NA RECEPÇÃO AO PRESIDENTE BOLSONARO.

Vou começar esse meu artigo levantando um questionamento:  Pode um gestor público eleito em voto popular pra representar os anseios da população se recusar a receber um ministro ou um presidente da república?

Para o prefeito de Juazeiro a resposta é SIM! Pois é o que o senhor Paulo Bonfim, legitimo representante do povo, tem feito. Primeiro, foi na visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina da costa Dias, que veio a Juazeiro pra anunciar investimentos de 25 milhões na zona rural do Município, visitando o distrito de Maniçoba e uma fazendo de produção de frutas e embalagens.  

Atenção pra chamada! Paulo Bonfim! AUSENTE!

Mas sabem quem estava lá? o prefeito de Petrolina, o jovem e inteligentíssimo Miguel coelho e seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho. 

Hoje dia 24 de Maio, Petrolina, na vizinha cidade de Juazeiro recebeu a visita do presidente da república Jair Messias Bolsonaro, a primeira viagem ao Nordeste desde que assumiu o Palácio do Planalto que cumprirá agenda onde constam:

I -    Entrega de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida

II -   Linha de crédito da Caixa Econômica Federal para produtores de fruticultura irrigada no Vale do São Francisco 

III – Anunciar o início da duplicação de trechos da BR-428, e assinaturas para o início da construção de dois viadutos.

Mais uma vez quem estavam lá? O prefeito de Petrolina, e o Senador Fernando Bezerra Coelho. 

Atenção pra chamada! Paulo Bonfim! AUSENTE!

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.