Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 28 de Julho / 2019 às 10:30

Homenagem: O "cigano" se foi.

"Tudo acaba sendo como era de se esperar ".

Nos últimos tempos eu andava angustiado com Neto, "premeditando o bregue "do inevitável fim.

Me sentia impotente, inútil, por vê-lo daquele jeito; às vezes tão solitário, sobre os trilhos do trem de nunca mais na travessia da banca de "Piranga" para o centro me lembrava o andarilho de "Paris-Texas".

Nos últimos tempos, em muitos encontros, nas "canjas" eternas,  sempre com Paulo César Andrade, Mundinho,  João Ribeiro,  Manoel "cambota", Brandão... no divã da psicóloga "Margarida" (que fechou bem antes de Neto partir) eu me angustiava com Neto e também festejava quando o via "translúcido" ser o bom músico que ele era, sem "firulas" exageradas na hora errada. Sua voz com aquele "vibrato" que imprimia um exato sentimento de "senzala"- eu pensava que Neto era Irmão de João "perfumado" Sereno.

Eu já tocava com Mundinho e Benito muito antes de "Neto & Mundinho"... Quando voltei de "Sampa" soube da "dupla de três" porque Paulo César era o canjeiro-mor sem "cachê".

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Julho / 2019 às 09:01

UM INSTANTE MAESTRO!

Para que todas as homenagens, possam ser prestadas ao JOSÉ WILLYS, o NETO da dupla NETO & MUNDINHO, que teimou em nos deixar às 15 horas e 59 minutos, para atender um chamado do seu maior fã JESUS CRISTO. É que nós aqui na terra, somos egoístas, e queríamos continuar lhe ouvindo, sorrindo de suas brincadeiras, e admirando, o quanto eras um excepcional músico, mas a orquestra do altíssimo, estava precisando de alguém, com sua expertise musical.

Você vai, mas deixa para Juazeiro e região, um legado enorme de músicos, tradicionalmente feitos em casa, seus filhos, seguem o mesmo caminho, e com a sua marca, e qualidade. Com esta sua ida repentina compadre, derrubastes das mãos de MUNDINHO, as baquetas, os pratos não tilintam, e o atabaque, não esta preso na cadeira do percursionista, e como nós, ele também chora. 

Uma cidade inteira, hoje chora a sua partida, mas és um filho obediente, e fostes atender o chamamento maior, porque tudo é na hora dele, e vais se juntar a uma nata, espetacular, João Gilberto, Tim Maia, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Beth Carvalho, e tantos outros, e haja cantoria no céu.
Ah, e não pense você, que no seu último Adeus, sua frase que se tornou história, e jargão obrigatório em seus recitais, não será lembrado, entre seus amigos, uma voz há de ser altiva, entoando bem alto... "E TEM PALMAS", aí, espiritualmente, vais saber o quanto, foi, és, e serás aplaudido, por todos.

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Julho / 2019 às 08:34

HOMENAGEM: PARA VOCÊ NETO

Meu amigo, meu irmão, meu norte, Neto foi para mim tudo isso e muito mais. foi meu primeiro mestre junto com João Sereno, foi meu amigo, irmão, às vezes pai.

Vá em paz, minha música fica com você um também com a certeza que nos encontraremos um dia.

Menos Júnior Mota um faltando um pedaço.

Júnior Mota

publicado em 27 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo - Manda quem pode e obedece quem tem juiz

Os diálogos que têm vindo a público envolvendo o então juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, e deste com seus pares no Ministério Público, são considerados por juristas e outros especialistas e estudiosos do assunto uma 'aberração judicial'; o maior escândalo do judiciário brasileiro.

As trocas de mensagens através do aplicativo Telegran, reveladas a partir das reportagens do The Intercept Brasil, uma premiada agência de notícias internacional, extrapolam o que é legal nas funções de cada um dos envolvidos. A 'vaza jato', como está sendo chamado o episódio, tem apresentado gravíssimos crimes ocorridos geralmente em nações sob regime ditatorial, totalitário e em estado de exceção.

A prisão de acusados de hackear, invadir e adquirir informações dos celulares das autoridades que fazem parte da mais alta cúpula da Operação Lava Jato (que visa apurar lavagem de dinheiro), seria suficiente para dirimir a gravidade das conversas grampeadas? O que seria mais importante neste momento, prender e condenar quem bisbilhotou ou investigar a veracidade do que o 'bisbilhoteiro' tornou público?

Ler Matéria Completa
publicado em 27 de Julho / 2019 às 09:16

ESPAÇO DO LEITOR: NETO, FORÇA GUERREIRO.

O radialista Jota-Jota, narrador esportivo, prestou nas redes sociais uma bela homenagem ao músico José Willys Pereira da Silva (Neto) que está em coma, internado na UTI do Hospital Universitário, em Petrolina (PE). Confira:

A Juazeiro musical está preocupada desde a última quinta-feira, 25, quando fora tomada pela triste notícia, de que Neto, o mesmo da famosa dupla NETO & MUNDINHO, teve um AVC, e encontra-se internado no Trauma em Petrolina, estando em estado gravíssimo.

Acorde violeiro, as cordas de seu violão não podem e nem devem ficar acéfalas, sem o dedilhar destas mãos mágicas que a Bahia e o Brasil puderam conhecer, ritmadas pelos compassos do seu parceiro Mundinho, que aqui de fora como nós, chora, mas acredita na sua volta por cima. Estamos esperando rever bem de perto, aquele sorriso gostoso, que depois de executada uma canção, onde todos interagiam, você perguntar "TEM PALMAS?" Claro que tem GUERREIRO, todos os seus familiares, amigos e fãs, à postos para aplaudi-lo de pé.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Julho / 2019 às 16:30

ESPAÇO DO LEITOR: Terreno baldio virou lixeira para moradores no Monte Castelo; Confira relato de moradora

Geraldo sou moradora do bairro Monte Castelo aqui em Juazeiro. Estou preocupada com a situação do bairro! Em quase todas as ruas existe um terreno baldio, e na maioria das vezes vira uma espécie de lixeira de muitos moradores, infelizmente. Eu fico me perguntando, se existe lei para murar terreno, lei para quem joga lixo na rua e porque isso não é colocado em prática?

Porque na cidade a zona azul funciona tão bem!? Porque ficam "investindo" em tantos semáforos? Porque não é aplicada a lei que ajudaria os moradores? Se pagamos  taxa de lixo, ainda temos que fazer ofício solicitando limpeza? Se existe regras para terrenos baldios, cadê os fiscais da cidade?

Vejo que estamos abandonados, várias mãos cruzadas com tanta coisa para se fazer. lamentável.

Mara Carvalho

publicado em 26 de Julho / 2019 às 10:46

CASAL CEARENSE É AMPARADO EM CARNAÍBA DO SERTÃO E COMUNIDADE SE ÚNE PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIA

No último dia 19, o Blog GJ Notícias postou mensagem da leitora Isabella Luiza Araújo Oliveira, moradora do Distrito de Carnaíba do Sertão, pedindo apoio da sociedade regional no sentido de ajudar uma família cearense que estava desamparada na comunidade (Veja aqui).

Em nova mensagem, Isabella informa que o casal já foi amparado e a comunidade resolveu construir uma moradia. Veja:

Geraldo tudo bem, eu sou Isabella, moradora de Carnaíba do Sertão. Hoje eu não vou pedir, somente agradecer. Agradecer primeiramente a Deus por colocar anjos na vida dessa família, segundo ao senhor Geraldo e ao seu renomado blog.

Há oito dias pedi a sua ajuda para publicar uma matéria sobre a família cearense desamparada morando em um barraco. O senhor abraçou a causa e graças a Deus a matéria repercutiu.

No mesmo dia recebi inúmeras ligações e, hoje graças a Deus seu José e dona Monalisa estão em uma moradia. Estão amparados e ganharam inúmeras doações.

Eu gostaria de agradecer ao pessoal da sede de Juazeiro, de Carnaíba, Juremal, Maniçoba e Massaroca que ajudou bastante.

Pessoas do bem, eu não tenho nem palavras para expressar tamanha gratidão. Nós vamos fazer um bingo. Eis os números das pessoas que estão vendendo cartelas

Gostaria de agradecer ao grupo Missões Urbanas de Juazeiro, ao Grupo Voluntário liderado pelos mototaxistas e ao Voluntários do Bem e ao projeto Deus Visita Sua Casa, junto com esse projeto vamos construir a casa deles com ajuda de todos.

Telefones para venda das cartelas

(74)98841-9598 Cristiano

(74)9 9917-8397 Edson da Jurema

(74) 9 88274349 berg da carnaiba

(74) 9 9903-5748 Bárbara de Massaroca

(74) 9 9908-9429 Isabella de Pilar

Da redação
publicado em 25 de Julho / 2019 às 23:00

Como o Facebook está patenteando as suas emoções; Emoção é dinheiro

“O Facebook ajuda você a se conectar e compartilhar com as pessoas que fazem parte da sua vida.” É essa mensagem que aparece na sua tela ao se fazer o login na rede social – ou antes de criar a sua conta, se você não for um dos 130 milhões de brasileiros que usam o Facebook.

Mas, além de se conectar com amigos e família, ao criar uma conta ou logar na plataforma, você está compartilhando suas informações com a empresa. O uso dos dados pessoais sempre esteve descrito nos Termos de Utilização e na Política de Dados – para quem tivesse paciência de lê-los. Mas a extensão e as consequências desse uso só começaram a vir à tona com o escândalo da empresa Cambridge Analytica, que mostrou como dados de usuários do Facebook foram usados na segmentação de anúncios para a campanha eleitoral de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Um estudo inédito da pesquisadora Débora Machado, da Universidade Federal do ABC (UFABC), revela que o uso de informações pessoais pode ir além. O Facebook tem tecnologias suficientes para saber o que estamos sentindo em cada momento que logamos na plataforma. E mais: a partir disso, pode moldar as nossas emoções em benefício próprio.

Ler Matéria Completa
Observatório da Imprensa
publicado em 25 de Julho / 2019 às 20:30

Leitora faz denúncia sobre atendimento nos postos de saúde e cobra ações da Secretaria de Saúde de Juazeiro

Geraldo José! Caro amigo venho através desse e-mail de uma amiga pedir para que divulgue essa denúncia, antes de tudo peço sigilo com o nome dela, pois a mesma é funcionária da saúde e anda indignada com tanta falta de amor ao proximo que tanto precisa.

Geraldo, a saúde de Juazeiro anda na UTI, quer dizer à beira da morte, os postos de saúde não tem material de limpeza, não tem material de curativo, não tem medicamentos, manda as pessoas irem na secretária de saúde quando a gente chega lá outra decepção, não tem nada, nem receituário. Não conseguimos material de nada. 

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo - Saúde: um direito ainda utópico

*Por Roberto Floriani Carvalho

A Constituição Federal brasileira trata a vida como o bem maior dos direitos fundamentais, destacando a saúde com um direito de todos cidadãos e um dever do Estado. Mais de 30 anos após ser aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte e promulgada, inúmeros e recorrentes problemas na saúde pública tornam o direito constitucional à saúde cada vez mais difícil. Você já deve ter escutado muitas histórias negativas envolvendo a saúde pública brasileira. Não é mesmo?

É inegável que ao longo dos anos foram criados inúmeros programas governamentais que tiveram por objetivo viabilizar um atendimento com excelência, mas a longo prazo não surtiram efeito e hoje vemos um sistema decadente e sucateado. Analisando o cenário que se repete há mais de três décadas, podemos ligar os problemas da saúde nacional, principalmente, a falta de uma gestão eficiente, profissional e otimizada.

A utilização dos recursos é equivocada, dificultando um melhor atendimento à população. As tabelas de pagamento para procedimentos médicos, realização de exames e internamentos hospitalares são obsoletas. Isso acaba diminuindo drasticamente a rede de unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo problemas visíveis ao atendimento quantitativo e qualitativo.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Julho / 2019 às 18:15

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEEP-NORTE BAIANO REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO SÓCIO AMBIENTAL

Alunos do curso do Técnico de Administração do Centro de Educação profissional em Gestão de Negócios, IV Período - turmas A e B  – noturno,  realizaram  projetos de intervenção sócio-ambiental na orla, no ETA - Estação de tratamento de Água Residual e em diversos bairros da cidade de Juazeiro, e na localidade de Sabiá II no Salitre sob a orientação do professor Taciano Gustavo Medrado Sobrinho, tutor da disciplina Gestão de Impactos Socioambientais do CEEP.

Os projetos tiveram início há um mês e consistia na escolha por cada equipe de uma situação – problema que os alunos observassem e que envolvesse ações “antrópicas negativas” atuantes sobre o meio-ambiente.  Foram feitas visitas “in loco” dos alunos a pontos considerados vulneráveis, tais como ilha do fogo, orla fluvial de Juazeiro e a estação de tratamento de esgotos no Bairro São Geraldo, visitas a projetos e fazendas agrícolas, onde foram verificadas e identificadas agressões graves ao meio-ambiente.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Julho / 2019 às 23:00

AgrotóxicoS: O Brasil está, literalmente, se envenenando

Aprovações para uso de agrotóxicos no país atingem um número preocupante. Do mês de janeiro deste ano até o momento já são 290 liberações de substâncias venenosas. Só neste mês de julho foram 51. Conforme os especialistas, nunca houve um ritmo tão frenético de aprovação de agrotóxicos como agora.  .

No Brasil, em seis meses, 239 venenos tiveram a comercialização autorizada, contra 229 da União Europeia em oito anos. Entre as substâncias novas liberadas está o sulfoxaflor, princípio ativo que controla insetos que atacam frutas e grãos e estaria relacionado à redução de abelhas polinizadoras, segundo estudos em andamento no exterior.

Nos primeiros meses deste ano cerca de 500 milhões dessas abelhas teriam morrido no Brasil, vitimas dos venenos nas lavouras, segundo reportagem da Agência Pública e do Repórter Brasil, com base em relatos de apicultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ler Matéria Completa
Espaço do Leitor
publicado em 23 de Julho / 2019 às 22:30

Leitor cobra ação do Ministério Público com relação ao concurso da Guarda Civil de Petrolina

Geraldo José.

Gostaria que através desse conceituado veículo de comunicação, cobrasse uma resposta das autoridades competentes, Prefeitura Municipal de Petrolina, Ministério Público e a banca organizadora do certame (IDIB), como vai ficar a questão referente à anulação do concurso, pois, é claro e evidente que houve fraude, prejudicando assim, todos os inscritos que realizaram a prova com boa fé.

Alegar que prenderam oito ou mais criminosos não anula o fato de que mais fraudadores puderam realizar a prova sem maiores problemas. Resumindo, é impossível aferir a "contaminação" e seus efeitos. O fato é que alguém vai se beneficiar em detrimento de outros milhares, como eu, que vem estudando desde o início do ano. 

Confiamos muito no posicionamento do MP/PE e da PMP na decisão de anular e remarcar o mais breve possível novas provas, para o bem de todos os inscritos e lisura do certame.

Atenciosamente,

Mateus Almeida

publicado em 23 de Julho / 2019 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR: DENÚNCIA DE IMPUNIDADE E FALTA DE MOBILIDADE EM JUAZEIRO (BA)

Meu nome é Ademar Araújo, venho fazer uma denúncia aqui no blog sobre uma casa na rua Travessa Napoleão Laureano Nº 353-1 A, bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, que construiu uma escada tomando todo o passeio impedindo a passagem de cadeirantes e idosos sendo obrigados a andar pelo meio da rua correndo risco de ser atropelado. Nesta localidade tem várias clínicas próximas e faculdade, circulando centenas de carros e pedestres. A prefeitura esteve no local viu a irregularidade e deu um prazo para ser retirada a escada, passou o prazo e a mesma não obedeceu a ordem da prefeitura. Os fiscais estiveram no local para verificar se tinha demolido a escada e estava do mesmo jeito, os fiscais cumprindo o seu dever derrubaram a escada dentro da lei na data 18 de julho 2019.

Dois dias após a demolição da primeira escada no dia 20 de julho, a mesma fez outra escada tomando o espaço da calçada e mais um pouco da rua seguindo a mesma irregularidade. Seguem as fotos da primeira e da segunda, escadas.

Obs.: Espero que a prefeitura tome as medidas cabíveis. Esta escada não pode ficar na irregularidade, porque lugar de cadeirantes, crianças e idosos é andar pela calçada.

publicado em 22 de Julho / 2019 às 23:00

João Gilberto, o mestre avoado

*Marival Guedes

Escrevi este texto há cerca de dois meses para o programa Multicultura da rádio Educadora onde fui premiado ao responder uma questão sobre a Bossa Nova. Dentre os brindes, o livroChega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (Ruy Castro).

O livro contribuiu para eu entender melhor João Gilberto, incluindo seus atrasos e "desligamentos". Desde criança é avoado: esquecia livros, cadernos, canetas e até as sandálias.

Um dia a mãe lhe deu um par de sapatos e o advertiu para ter cuidado. Na rua foi convidado a jogar bola e enterrou os sapatos com medo de perdê-los. No final do jogo não lembrou o local e voltou pra casa descalço.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Julho / 2019 às 18:00

AGENTE DE ENDEMIAS INDIGNADA COM A FALTA DE ATENDIMENTO NA UPA DE JUAZEIRO (BA)

A Agente de Endemias da Prefeitura de Juazeiro Carina Amorim Bastos enviou e-mail ao Blog GJ Notícias onde desabafa indignada com o setor de saúde da sua cidade. Confira: “Geraldo gostaria que você publicasse minha indignação, meu nome é Carina de Amorim Bastos, sou agente de endemias do município de Juazeiro, e ontem dia 21/07 precisei de atendimento médico. Fui para a UPA de Juazeiro atrás de atendimento, após aguardar 1h e 30 minutos, fui chamada para triagem e lá informada pelo enfermeiro que não seria atendida porque a unidade estava lotada e que segundo o presidente da UPA, só seria atendido quem se encaixasse na classificação vermelha ou amarelo, sendo assim me orientou a procurar o Hospital Regional. Ao chegar no hospital passei pela triagem e me mandaram voltar pra UPA, dizendo que o meu caso tinha que ser atendido lá. Já cansada e muito revoltada, passei em uma farmácia e comprei uma medicação por conta própria. Aí eu me pergunto onde vamos parar se a saúde pública é um direito do cidadão e no momento que mais precisamos nos é negado? Hoje fiz uma denúncia na ouvidora da saúde e venho aqui deixar a minha revolta e perguntar as autoridades: Por que brincar tanto com a saúde dos outros? Por que fazer a população de palhaça jogando para lá e para cá? Quatro anos passam voando e a revolta do cidadão que se valoriza dura mais que isso. O motivo de procurar a UPA, foi por estar sentindo fortes dores de ouvido” relatou.

publicado em 22 de Julho / 2019 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: O POVO DE JUAZEIRO PRECISA DE ALGUMA ESPERANÇA!

Enquanto o outro lado avança, aqui estamos sempre caindo: eramos 146 mil eleitores em 2016, agora somos 143.. a população caiu para 216 mil? Nossa auto-estima está no chão, apesar de algumas obras do governo do estado, um asfalto aqui, uma escola e vamos vendo o tempo passar.

O site "Bahia noticias" de Salvador falou sobre uma possível candidatura do coronel Anselmo Brandão, comandante geral da polícia da Bahia, juazeirense nato, estudante do colégio Ruy Barbosa, homem de extrema confiança do governador Ruy Costa. Em Juazeiro se fala muito de outra possível candidatura do coronel Anselmo Bispo. também juazeirense nato, comandante da região norte. Tomara! Tomara! Porque o nosso povo precisa de uma uma esperança nova! Ser conduzido por gente que tem história e sentimento por nossa terra. Chega de projetos pessoais de poder!

Ler Matéria Completa
João Espinheira
publicado em 22 de Julho / 2019 às 10:30

Artigo - Quando se perde o senso de humanidade, nada adianta dizer-se cristão

Roberto Malvezzi (Gogó)

Uma das perplexidades de nosso Brasil atual é a quantidade de pessoas que se dizem cristãs com práticas absolutamente avessas ao que significa ser cristão. Afinal, a síntese última da pertença ao Reino de Deus - ou não - é o que a pessoa faz para quem mais tem necessidades ao longo da vida. O capítulo 25 de São Mateus resume muito bem o que Jesus estabelece para seus seguidores: tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, andava nu e me vestistes, etc.

Oras, se eu devo um copo de água a quem tem sede, como vou ser contra uma política pública que abastece milhões de pessoas com água? Como posso ser contra uma política pública que coloca alimentos na mesa de milhões de pessoas? Se devo cuidar dos doentes, como vou ser contra uma política pública de saúde que cuida de milhões de pessoas que não tem como pagar um médico particular?

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Julho / 2019 às 08:00

COMUNITÁRIO RECLAMA DO ABANDONO DAS PRAÇAS NO JOÃO PAULO II E PARQUE RESIDENCIAL

O comunitário Maurício Pajeú enviou e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias mostrando a realidade das praças nos bairros João Paulo II e Parque Residencial. Confira: “Geraldo essa é a realidade da praça do bairro Parque Residencial e conjunto bairro João Paulo II também aqui em Juazeiro-Bahia. Já foi apresentado e questionado à prefeitura e ao secretário, mas nem um deles tomou conhecimento, nem se preocupou com a situação em que se encontram as praças dos referidos bairros. Ruas sem pavimentação é assim que nosso gestor administra sem compromisso e sem competência com nosso bairro e comunidades adjacentes. Aproveitando, relatamos que algumas lideranças locais agrupadas ao governo municipal não se preocupam, nem enxergam os problemas e a veracidade da situação existente no nosso bairro. fico indignado com tudo isso”.

Da redação
publicado em 21 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo – DA LAVA-JATO AO HAMBÚRGUER

Nada mais claro e evidente de que a estratégia engendrada e bem articulada pelos envolvidos nas investigações dos crimes de corrupção, ou mesmo pelos já condenados, conseguiu o sucesso desejado que era a interrupção e amordaçamento da Operação Lava-Jato. É perceptível de que o cenário mudou abruptamente, invertendo-se os papéis dos agentes nos processos em andamento ou já julgados. Os Procuradores e Juízes de ontem transformaram-se hoje em quase réus e alvos de todo tipo de condenação, enquanto os bandidos que afundaram esse país na lama da irresponsabilidade e da indecência agora surgem como vítimas injustiçadas, para as quais todos os direitos de reparação estão sendo reivindicados. Diga-se de passagem, que essa Operação devolveu alta soma de recursos roubados dos nossos bolsos, mas, uma soma ainda maior deve existir e está pelos quintais e porões dos Ali Babás e seus comparsas. Ninguém tem dúvidas!

A Nação passou a acreditar que no final do túnel tinha uma luz acesa, a sinalizar que, finalmente, os criminosos do colarinho branco seriam extirpados do mundo político, e que a gestão pública estaria ressurgindo como exemplo de decência e integridade. Ledo engano. A Lava-Jato está agora de mãos atadas e com as suas ações paralisadas já há alguns meses, e os seus principais agentes sendo convidados por Deputados e Senadores a se explicarem (e o pior é que estão indo mesmo), porque as suas ações eram conversadas entre si, seja pessoalmente ou por telefone. Ora, é inquestionável de que o sucesso dessa operação resultou de um trabalho coordenado de equipe, da qual participavam Policiais Federais, Procuradores e Juízes. Como entender que não haja comunicação num trabalho de equipe, principalmente quando entre os investigados estão nomes de relevo da República?

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo - A indústria e a previdência

João Carlos Marchesan*

A confirmação da notícia de um PIB negativo, no primeiro trimestre de 2019, após o IBGE ter anunciado, há mais de um mês, a queda da produção da indústria, confirma a estagnação da economia brasileira, num momento em que a posse de um novo governo criava expectativas de retomada de um crescimento sustentado,  que era  estimado, no começo de 2019 , em algo próximo a 3% ao ano.

Na realidade o novo governo recebeu o país em condições fiscais difíceis, com um déficit nominal de mais de 5% do PIB, uma dívida pública elevada e, pior, crescente. A equipe econômica escolheu priorizar o ajuste fiscal, onde a reforma previdenciária tem, certamente, uma importância capital. Assim, todas as esperanças de crescimento foram subordinadas à aprovação rápida de uma robusta reforma da Previdência.

Os fatos, por motivos diversos, não correram como previsto. A tramitação do projeto na Câmara, sofreu atrasos e está sendo objeto de modificações que podem reduzir a potência fiscal da economia projetada. Esta realidade, de certo modo inesperada, reduziu o otimismo do mercado o que se reflete na redução do preço dos ativos brasileiros, em depreciação cambial e na paralisia dos investimentos.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Julho / 2019 às 23:00

A aberração do novo protetorado

Com exceção daqueles que dependem economicamente do governo de Bolsonaro, bem como daqueles que se assumem membros da nova casta do abecedário do analfabetismo político, o resto da sociedade brasileira não somente é contra, mas acha uma aberração o filho de Bolsonaro como embaixador brasileiro nos EUA.

Mas é preciso compreender de fato o que é este novo governo. Um governo fraco, de gente que não estuda a realidade brasileira, de gente folclórica, e aves de rapina da coisa pública. Basta ver as escolhas que foram feitas até aqui, e basta ver os quadros que foram escolhidos para governar junto com este ocaso.

Escolher o filho para a embaixada no país mais abastado economicamente do mundo, mesmo sabendo que ele não tem as aptidões para o cargo, não é nenhuma novidade num celeiro governado por um sujeito que acha que é um monarca, e não um presidente eleito para apenas quatro anos de mandato.

Ler Matéria Completa
Por Genaldo de Melo
publicado em 19 de Julho / 2019 às 16:45

MORADORA DE CARNAÍBA DO SERTÃO PEDE AJUDA PARA FAMÍLIA CEARENSE DESAMPARADA NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO (BA)

A leitora Isabella Luiza Araújo Oliveira, moradora do Distrito de Carnaíba do Sertão, manteve contato com o Blog GJ Notícias nesta sexta-feira (19) e pede o apoio da sociedade regional no sentido de ajudar uma família cearense que está desamparada na comunidade. Veja o relato da leitora;

“Geraldo eu encontrei essa família aqui na saída de Carnaíba indo para Juremal, eles são naturais do Ceará vieram para Bahia à procura de emprego. Eles são do Ceará e estão sem ter aonde morar, vivendo no meio desse mato, em um barraco improvisado, passando por um sofrimento com o seu filhinho de doer o coração. Estão dormindo no chão, sem ter o que comer, sem agasalhos, sendo amparados somente por um barraco que a qualquer momento o vento pode levar, e a chuva pode molhar se vier.

É de partir o coração a situação dessa família. Eles têm um filhinho pequeno, tem dias que tem algo para comer, quando alguém os ajuda, tem dias que a fome aperta tanto que chega a doer. Venho através desse texto, convidar você, a se sensibilizar e ajudar essa família. Não importa com o quê, o importante é olhar por eles e agir de alguma forma.

Em conversa com eles, além da fome, eles falaram muito do frio que tem sentido. Me pediram apenas uma lona para cobrir o barraco para acalentar o sofrimento que eles têm passado. Conto com vocês, acredito no agir por um bem maior!

Isabella Luiza Araújo Oliveira: telefone para contato: (74) 9 99089429.

Da redação
publicado em 19 de Julho / 2019 às 08:00

Espaço do Leitor: Juazeiro, terra de ninguém!

O leitor Lucas Emanuel encaminhou e-mail ao Blog Gj Notícias indignado com a presença de animais vadios em diversos pontos da cidade. Veja: “Na tarde desta quinta-feira (18) nas imediações do atacadão, vi a incompetência do poder público municipal em fiscalizar as vias. Animais vadios perambulando pela BR-407, fato esse já comum na cidade! em toda parte vemos animais rondando nas rodovias. Até quando isso irá acontecer? Precisa ocorrer um acidente para que a prefeitura tome as medidas cabíveis?”

Da redação
publicado em 19 de Julho / 2019 às 06:00

MORADORA DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO ACUSA PERSEGUIÇÃO POR PARTE DA SEMAURB

A leitora Sueydy Marta, moradora da rua Napoleão Laureano, bairro Santo Antônio escreveu ao Blog GJ Notícias onde faz o relato da perseguição que vem sofrendo por parte da fiscalização da Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) mesmo explicando a necessidade da edificação de uma escada de acesso à sua residência, por conta de problemas de saúde. Veja o relato na íntegra:

-Geraldo te mandei uma matéria que gostaria que você publicasse encarecidamente, pois estou prejudicada em muitos sentidos. Trata-se de um abuso da Semaurb, na verdade dos fiscais e um em especial. E te peço que fale no seu blog, pois estou me sentindo humilhada, adoeci três dias, não sou hipertensa, mas minha pressão subiu que até hoje não normalizou.

Eu moro em uma rua parada, não tem muito movimento de pessoas, a minha casa é da década de 70, essas casas aqui são mais altas, não sei o motivo por que era criança na época, então no dia 21 de Junho estiveram aqui dois fiscais mandando eu comparecer na Semaurb para resolver a questão da escada.

Ler Matéria Completa
Da redação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.