Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 22 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 07 de Setembro / 2019 às 11:39

Artigo - A Independência inacabada

Em 1822, diante da iminente proclamação de independência, numa jogada de Mestre, a Corte portuguesa retornou a Portugal e deixou aqui Dom Pedro I, na condição de Príncipe Regente, para se colocar como Defensor da Pátria brasileira e assumir a liderança e Governo da Nação. Assim planejaram e assim o foi. Com o forjado "Grito do Ipiranga", a tal "Independência ou Morte" de Dom Pedro nos manteve submissos a Portugal e ainda nos fez pagar uma fortuna como uma indenização pela nossa independência. 

A Inglaterra, então potência mundial, negociou isso e nos impôs, nos emprestando 2 milhões de libras esterlinas. Isso nos deixou endividados, presos e dependentes do Império Britânico, este o nosso primeiro credor internacional, pós-Independência.

Em 2022 completaremos o Bicentenário desta independência e, até hoje, embora donos de grande parte das riquezas minerais e produção agrícola do mundo, e com uma das maiores populações da Terra, seguimos subdesenvolvidos com uma estranha dependência do Capital estrangeiro, algo construído, ininterruptamente, nos últimos 200 anos de Brasil.

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - O PT E A ELEIÇÃO DIRETA

ANTONIO MARCOS SANTOS - Ex-presidente municipal do PT de Juazeiro-Bahia, evangélico, professor e militante da Tendência interna Resistência socialista

No dia 08 de setembro de 2019, em todo o Brasil, o PT vai realizar eleição direita para escolha de suas direções municipais, seus delegados estaduais e nacionais.

No nível municipal, cada filiado e filiada vai escolher os componentes dos Novos Diretórios Municipais, instância partidária cuja função institucional é a direção dos rumos do partido em cada município e o seu Presidente local, que juntamente com a Executiva Municipal, escolhida posteriormente pelo Diretório local, terá a função de implementar as deliberações partidárias emanadas do Diretório local.

No nível estadual, os filiados e as filiadas devem escolher os delegados que vão escolher a nova Presidência de cada estado e também escolher delegados nacionais que também vão, juntamente com os delegados estaduais saído do Congresso Estadual, eleger a Nova Presidência Nacional. Caberá também os delegados a escolha das Direções Estaduais.

Ler Matéria Completa
publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:30

ARTIGO - ARLINDO LEONE E SERGIO MORO: AGENTES DE DESTRUIÇÃO

Foi um juiz, Arlindo Leone, que, atendendo aos interesses das elites opressoras, desencadeou a guerra que destruiu Canudos e sua gente. Foi um juiz, Sergio Moro, que, atendendo aos interesses das mesmas elites opressoras, desencadeou o processo que está levando o Brasil à morte e à destruição.

Senão, vejamos:

Arlindo Leone era juiz de direito da comarca de Bom Conselho (atual Cícero Dantas), quando uma manifestação, envolvendo seguidores de Antônio Conselheiro, incinerou em praça pública os editais em que o município fixava os impostos a serem cobrados da população. (Era o início da república, e os municípios acabavam de obter o direito de estipular e realizar a cobrança de tributos).

Ler Matéria Completa
publicado em 04 de Setembro / 2019 às 23:00

Artigo - Sindicalismo no Brasil e o Sistema de Organização Política, Econômica e Social.

Posiciono-me inspirado no “ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?” do senhor “ERRY JUSTO” – “Radialista e Jornalista”, que mencionou o “Imposto Sindical”, para atacar ao PT, que vem sendo vítima de campanha difamatória e proliferação do ódio, principalmente nos grandes meios de comunicação ideológicos da elite econômica. Essa renda sindical foi criada em período ditatorial para incentivar o sindicalismo desconfigurado, pelego, da amizade do patrão.

O uso do “Imposto Sindical”, da “Taxa Confederativa”, mensalidades dos sócios, os sindicatos sempre utilizaram de acordo ao grau de seriedade e comprometimento com a legítima política sindical, dos seus comandos. Por formação cultural, o sindicalismo também tem sido vítima da deformação humana histórica do Brasil. Fui da direção do Sindimina Bahia, com atuação mais intensa na Caraíba Metais/Mineração Caraíba, onde os trabalhadores chegaram a ter 45% a mais no salário base em adicionais resultantes da ação sindical. O Núcleo Pilar se tornou numa das comunidades mais politizadas, conscientes do Estado da Bahia, podendo está em primeiro lugar, gra&ccedil ;as à luta sindical.

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Setembro / 2019 às 20:15

Artigo - Por que Miguel é, disparado, o melhor para Petrolina?

Não é segredo para ninguém que as prefeituras das cidades brasileiras amargam problemas imensos para custear e financiar suas obrigações legais. Investimento, às vezes, é apenas um plano de desejo, embora as necessidades surjam indefinidamente.

Em Petrolina é diferente. Enquanto a administração anterior conveniou 149 milhões ao longo dos seus oito anos, Miguel conquistou 159 milhões já no seu segundo ano. Ou seja, em apenas dois anos já se conveniou mais que todos os oito do antigo governo. Em números absolutos 10.107.180,25 (dez milhões, cento e sete mil, cento e oitenta reais e vinte cinco centavos).

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Setembro / 2019 às 12:00

ARTIGO - ESTÁTUAS SÃO PRIORIDADES PARA UM POVO QUE SOFRE COM A FALTA DE SAÚDE?

Eu abro essa conversa aqui dizendo que nunca escondi, tanto no meu programa de rádio quanto aqui no Blog GJ, que eu sou fã do magnífico jogador da Seleção Brasileira, o juazeirense Daniel Alves. Sua simpatia, humildade e talento no futebol para mim são coisas que o mantém como alguém que é exemplo de pessoa e de atleta em meus conceitos de admiração.  Porém, tenho observado que a atual gestão municipal do prefeito Marcos Paulo Bonfim, tem continuado o velho hábito de seu antecessor Isaac Carvalho de "plantar não árvores, mas estátuas".

Em 24 de outubro de 2015, o prefeito-vaqueiro inaugurou a bela estátua do pai da bossa-nova João Gilberto. Reconheço que ficou linda por sinal, apesar de muitos conterrâneos não darem a real importância ao gênio. Agora, em 2019 o atual garçom-prefeito quer também deixar sua marca indelével na cidade. Ele quer porque quer fazer (e já até encomendou) a estátua do grande Daniel Alves, por motivo qual ainda não deixou muito claro, mas essa atitude tem despertado muitas perguntas nos corações de quem ama essa cidade.

Ler Matéria Completa
publicado em 01 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO 360 - UMA TRAGÉDIA E DOIS IMATUROS!

Acho que poucas vezes em nossa história se tenha testemunhado um episódio gerador de tantas controvérsias e envolvido tanta gente em duvidosas preocupações ambientais, como as queimadas que atingiram a Amazônia nos últimos dias. É óbvio que qualquer que seja a intensidade de um incêndio que envolva uma floresta da magnitude da Amazônia, de uma flora e fauna de incomensurável potencialidade, o fato irá sensibilizar e preocupar as pessoas de bom senso, não só brasileiras como de qualquer parte do mundo.

Apesar de tudo isso, o que se percebe dos dados históricos divulgados pelo INPE e objeto de amplos comentários por parte de analistas independentes e não ideológicos, as secas são um fenômeno cíclico que ocorre sempre em todas as regiões do Brasil e nos países vizinhos da América do Sul. Segundo a NASA, após análise de dados informados pelo satélite, o total de incêndios na Amazônia em 2019 “aproxima” da média registrada nos últimos 15 anos!

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA (o Caso Dreyfus, Lula e a “Vaza Jato”)

Os recentes acontecimentos revelam que a prisão do ex-presidente Lula já se insere no índice dos grandes erros da história, podendo mesmo equiparar-se a episódios clássicos da trama judicial, como o "Caso Dreyfus", denunciado por Émile Zola, no célebre manifesto "J'Accuse".

Foi assim: no final do século XIX, um oficial do exército francês, de nome Alfred Dreyfus, foi acusado, julgado e condenado à prisão perpétua pelo crime de alta traição. Banido do exército, foi humilhado e degradado em praça pública. Algum tempo depois, descobriu-se que tudo não passava de uma farsa. Dreyfus, na verdade, havia sido vítima de perseguição, por conta da sua condição de judeu. Acabou inocentado e reabilitado. A exemplo de Zola, também Ruy Barbosa tomou parte na questão, redigindo um longo manifesto em defesa do oficial.

Algo similar tem ocorrido no Brasil dos nossos dias. Vítima do ódio de classe e do jogo político desonesto, um ex-presidente da república – o estadista brasileiro mais bem avaliado da história – é alvo de um processo injusto, arbitrário e desumano.

Ler Matéria Completa
publicado em 31 de Agosto / 2019 às 11:00

MORADORA DENUNCIA EXTRAVASAMENTO DE ESGOTO NO BAIRRO JARDIM VITÓRIA EM JUAZEIRO (BA)

Uma leitora encaminhou mensagem e fotos ao Blog GJ Notícias na manhã deste sábado (31) reclamando do extravasamento da rede de esgotos na comunidade em que reside, o bairro Jardim Vitória. Confira: “Sou moradora do Bairro Jardim Vitória, esse esgoto fica atrás da policlínica, já ligamos para o SAAE inúmeras vezes, e nenhuma providência foi tomada. Recorri a você para ver se essa situação é solucionada” desabafou a moradora que pediu para não ser identificada.

Da redação
publicado em 30 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado

Regulamentado pela Portaria nº 336/GM, do Ministério da Saúde, de 19 de fevereiro de 2002, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, é um programa do Ministério da Saúde, que faz parte da Rede de Atenção à- Saúde Mental, possui caráter aberto e comunitário, realizando atendimento a indivíduos com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas.

Os CAPS são fruto de uma longa luta antimanicomial no Brasil, também conhecida como a Reforma Psiquiátrica, foi fortemente influenciada pelo Psiquiatra Italiano Franco Basaglia, que em 1971 fechou todos os manicômios na Itália e demonstrou a possibilidade de um novo modo de tratar o doente mental, - ao lado da família e inserido na comunidade social, sem trancafiá-los e sem segregação restituindo-lhes a cidadania e o direito ao tratamento qualificado.

Segundo explicou um dos Coordenadores de Saúde Mental Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, em 2002 o Sistema Único de Saúde realizou 400 mil atendimentos em saúde mental, e após a aceleração da Reforma Psiquiátrica, em 2010 foram realizados 20 milhões de atendimentos, ou seja, através das implantações dos CAPS ocorreu uma interiorização da atenção psiquiátrica, atingindo populações que dificilmente teriam acesso ao tratamento.

Ler Matéria Completa
publicado em 29 de Agosto / 2019 às 15:30

ESPAÇO DO LEITOR: Renova PT - Carta de Apoio a candidatura de Ana Angélica para presidenta do PT de Juazeiro

Chegando o dia 08 de setembro de 2019 e Juazeiro (BA) viverá  dois momentos distintos nesse dia, o primeiro é de celebrarmos nossa padroeira Nossa Senhora das Grotas e depois de fazer nossos pedidos a nossa padroeira vamos participar da eleição interna do maior e melhor partido da América Latina, o partido dos trabalhadores e das trabalhadoras, o PT.

Em Juazeiro, vamos ter o prazer de apoiar para presidenta municipal, uma grande mulher, guerreira, que tem acumulado experiência na política e na gestão. Nesses quase 40 anos do PT, Ana Angélica Almeida Lima sempre esteve ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras, por isso minha opção é  Angélica para presidir o PT em Juazeiro. Pela sua história de vida, pela sua serenidade e pela sua capacidade de direção e decisão política. O número de Ana Angélica é 540 e a nossa chapa municipal "Lula Livre: Resistir e Avançar" é 640.

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - AMAZÔNIA NÃO É A CASA DA LUZ VERMELHA!

Amazônia não é lupanar, casa de meretrizes nem casa das primas!  Amazônia tem dono que são os brasileiros e que pedem respeito a nossa soberania. Nós somos da Pátria a guarda, fiéis soldados por ela amados.

As queimas das matas amazônicas sempre existiram e agora fazem um terremoto a nível internacional; “nessa mata tem coelho!” Estamos acordados para as forças antagônicas de ordem externa e interna, estas, chamadas de quintas-colunas, que devem ser punidos severamente e de imediato, autênticos subversivos, apoiando grupos temerários.

A nossa Amazônia deve ser imediata povoada, bem armada e protegida de unidades militares, tendo inclusive batalhão de guerrilhas, pois a nossa Infantaria jamais permitirá posse de invasores. Somos Brasil! Somos Duque de Caxias! Nunca seremos Colônia de países pretensiosos de nossas riquezas. A Amazônia não é desgarrada da Pátria Brasileira.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?

É incrível, como as coisas aparecem tão explicitas no Brasil e ainda tem gente que faz questão de não enxergar. É sabido que o PT durante toda sua trajetória política sempre trabalhou em conjunto com os sindicatos de várias entidades pelo simples fato de se apoiar na pecha de ser um "partido dos trabalhadores!" E sabemos muito bem como era esse modos operandi todo com o surgimento a operação Lava-Jato, embora não seja uma novidade para você meu caro leitor (a), que acorda cedo, trabalha tanto e não vê seus direitos assegurados.

Mas hoje os "ventos são outros!" O Governo mudou e a forma de administrar o dinheiro público também. Após o fim da contribuição sindical obrigatória em vigor desde novembro de 2017 no governo de Michel Temer, os números de pedidos de abertura de sindicatos aqui no Brasil caíram drasticamente. Nesse ano de 2019, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, do MINISTÉRIO DA ECONOMIA, apenas 176 registros foram solicitados até meados de agosto.

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Agosto / 2019 às 08:00

Proprietário rural critica Coelba que não cumpre serviço agendado há um ano

Gostaria de fazer uma observação sobre esta assunto postado no blog GJ (Veja aqui) tem  uma boa parte dos agricultores que tenta trabalhar legalmente, eu Laete Valentim  sou um deles solicitei ligação nova de energia trifásica para uma propriedade às margens do Rio São Francisco na localidade de Curaçá-BA, número de protocolo 8103110132, nota de ligação Nº9101209338, data de solicitação 30/08/2018, vai fazer um ano e a referida empresa não executou a obra, alegou que tinha pendências ambientais, perguntei qual pendência seria alegaram que era área de APP (Área de Preservação Permanente),  mas no Art. 61 da Lei 12651/12 diz que: § 1º Para os imóveis rurais com área de até 1 (um) módulo fiscal que possuam áreas consolidadas em Áreas de Preservação Permanente ao longo de cursos d’água naturais, será obrigatória a recomposição das respectivas faixas marginais em 5 (cinco) metros, contados da borda da calha do leito regular, independentemente da largura do curso d´água. (Incluído pela Medida Provisória nº 571, de 2012).

Quando levei a lei que me respalda eles enviaram uma Carta nº 17521/ CEGS / 2018 que diz: Salientamos ainda que a pendência ambiental referente à nota de obra já se encontra sanada e a obra será atendida conforme prazo regulatório. Prazo esse de 120 dias corridos, segundo resolução da Aneel. Abri reclamação na Aneel de nº303.090.919-57 do dia 26/10/2018, mas não obtive êxitos, como eu se encontram muitos agricultores, mas como não gosto da ilegalidade até agora estou no prejuízo pois não aderi a ligação clandestina, estou pagando outorga de agua a ANA, sem poder usá-la, pois, a Coelba não cumpre com suas obrigações.

Olha que tem um poste da empresa dentro da minha propriedade a 80 metros da margem do rio.

Laete Valentim

Íntegra da nota AQUI

publicado em 25 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - AMAZÔNIA: ÁRVORES OU SUBSOLO?

No convívio regular com as pessoas, é muito comum se encontrar alguém que fala de maneira desregrada ou, como se costuma dizer, usa de “descontrole verbal” ou que “tem a língua solta”. Isso porque fala o que quer e depois usa de subterfúgios para se explicar de algumas asneiras pronunciadas, nem sempre acolhidas pelos circundantes.

Essa preliminar foi inspirada na reflexão de um leitor, que ao ouvir o Presidente da República discursando ou dando entrevistas e pronunciando alguns exageros verbais, inaceitáveis e incompatíveis à relevância do cargo que exerce, torceu a cara inconformado, e me disse: “Pôôô, se ele parasse de falar e trabalhasse, apenas, até seria um presidente melhor! ”. Compreendi o desabafo e concordei com o seu sentimento de revolta, no tempo em que me questionei se não há na equipe alguém que, mesmo tendo que respeitar a hierarquia do cargo, possa orientá-lo a uma mudança de tom e atitude, no sentido de falar menos e o indispensável? É mais do que oportuno que alguém no governo faça uma releitura do provérbio português, que recomenda que “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”! Pelo jeito, na equipe esse alguém não existe...

Será que nenhum Ministro ou Assessor direto vai cair na realidade, de que uma oposição falida e responsável pela tragédia moral e econômica a que o país foi submetido nos últimos anos, de repente, está de cangote em pé, esbravejando em alto e bom som, justamente porque essas bobagens no palavreado oficial vêm oferecendo o subsídio de que precisava para emergir do ostracismo político em que se encontrava? Será que não conhecem as palavras prudência e decência para o cargo que ocupam?

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Agosto / 2019 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: Vazamento em cruzamento no Padre Cícero em Petrolina, incomoda transeuntes, veja relato na íntegra:

"No cruzamento da rua da Jandaia com a rua dos Canários, no bairro Padre Cicero, em Petrolina-PE, o acesso encontra-se comprometido por um vazamento existente em um poço de visita da rede coletora de esgoto do bairro. O referido vazamento já tomou por completo uma das vias e segue de um lado desestabilizando o restante do acesso, dificultando a passagem de veículos e pedestre, bem como, avança contra o passeio e a fundação das edificações no seu entorno, sendo um risco a vida para os moradores locais. Além disso, o extravasamento de esgoto a céu aberto libera um odor fétido e favorece a ocorrência de doenças de veiculação hídrica.

Inúmeras são as reclamações e denúncias realizadas junto a Prefeitura Municipal que não se mobiliza para a resolução do problema. A secretaria de infraestrutura já tem ciência, bem como, a Ouvidoria (Protocolo 100.214.149.244), contudo não há êxito na resolução do exposto. Sendo assim, a população do bairro, esquecida pela gestão municipal, clama por atenção para que medidas sejam tomadas com a maior brevidade possível, de forma a sanar este problema".

Atenciosamente,

Marcelo Silva Peixoto

Ler Matéria Completa
Marcelo Silva Peixoto
publicado em 23 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - JUAZEIRO E SEUS PROBLEMAS

Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado

Mas, por que Juazeiro, de certo tempo para cá, vem sendo tratada tão pejorativamente pelos seus munícipes? Aí está uma interrogação que, todos aqueles que amam a nossa cidade, deveriam estar se fazendo.

O pior é que temos diante dos nossos olhos outra cidade, cujo crescimento é incontestável, cuja beleza torna-se a cada dia mais inquestionável, cujo desenvolvimento salta aos olhos de quantos queiram ver e, que o poder político de seus líderes é cada vez maior. Caso não fosse esse espelho que temos diante de nossos olhos, poderíamos até, nos conformar com essa vontade política de não se desenvolver.

Essas gozações que aparecem nos blogs da cidade, tais como: montes e montes de lixos, acumulados nos bairros e terrenos baldios, de canais de esgotamento abertos por toda a parte, de ruas esburacadas e alagadas quando da menor quantidade de chuvas; de títulos tais como: “a cidade das muriçocas”, colocada na parte mais alta da nossa mais linda obra de arte o portão da ponte -, na nossa Estação Rodoviária;também da falta de poder político para assegurar que os serviços públicos que são essenciais para uma cidade se desenvolver, permaneçam em nosso território, etc.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Agosto / 2019 às 16:04

ARTIGO: Dom Beto, bispo, pastor e guia

“Eu sou o Bom Pastor...que dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo10,11)

Uma estola, uma casula e uma mitra bordadas com a pomba do Espírito Santo e a lâmpada acesa da perseverança para o Franciscano nascido em São Francisco do Sul (SC) que hoje prateia sua trajetória sacerdotal às margens do Rio São Francisco, sob as bênçãos do Papa Francisco. Juazeiro da Bahia é puro contentamento e alegria sanfranciscana neste sábado (24) ao celebrarmos o Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral de Dom Carlos Alberto Breis Pereira, o simples, manso e afável Dom Beto.

Bispo, pastor e guia de gestos largos e olhar de avenidas, o homenageado vai receber os abraços e o reconhecimento fraternal na Catedral-Santuário de Nossa Senhora das Grotas, a partir das 17h, com uma missa em ação de graças. Do menino que pegava uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e brincava de rezar missa ao Frade Menor Franciscano e depois sacerdote ordenado em agosto de 1994, em Fortaleza – CE, ele guarda bonitas lembranças e com o sorriso de sempre, a convicção do pensamento: “Vocação acertada, futuro feliz”.

Ler Matéria Completa
*Carlos Laerte é poeta, jornalista e publicitário.
publicado em 21 de Agosto / 2019 às 20:10

ERINALDO ALVES DESISTE DE CONCORRER À PRESIDÊNCIA DO PT DE JUAZEIRO E APÓIA SUZANA ALMEIDA

Em e-mail ao Blog GJ Notícias na noite desta quarta-feira (21) o militante Erinaldo Alves anunciou a desistência de concorrer à presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e na mesma correspondência informou apoio à candidatura de Suzana Almeida. Confira:

Aos companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores

Nesse processo do PED - Processo Eleitoral Interno, respaldado pela minha história de militância filiado ao partido dos trabalhadores desde 1996, disponibilizei o meu nome para apreciação dos companheiros como candidato a Presidência do PT de Juazeiro.

Compreendendo que a conjuntura nacional requer do PT como partido da classe trabalhadora e que representa os interesses desta classe um esforço maior na resistência ao fascismo e o desmonte das instituições públicas que ora se apresentam, bem como na luta pela manutenção de direitos já constituídos, dialoguei com outros companheira de larga trajetória dentro do partido, cheguei a uma decisão benéfica ao nosso conjunto político. 

O PT necessita se organizar e fortalecer, de forma que retome o protagonismo político em Juazeiro e na região, para que, em conjunto com as demais forças progressistas, estabeleça uma frente de resistência ao desgoverno federal, sendo propositivo a sociedade com indicativos para estabilidade econômica, seguridade social e fortalecimento da democracia, bem como de conscientização das massas.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - 20 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DO MAÇOM

Carlos Augusto - Médico/Advogado

A Maçonaria brasileira comemora no dia 20 de agosto, o Dia Nacional do Maçom. Alguns se perguntam o porquê desta data, o que tem de especial nela, o que aconteceu nesse dia, qual o fato histórico que a maçonaria procura relembrar nessa oportunidade.

Poderíamos afirmar, com certeza, que essa data foi a que, entre uma e outra reunião secreta da Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do Império, nos idos de 1822, com a presença do Príncipe Regente, Dom Pedro I, na ocasião, Grão Mestre Geral da Ordem, ficou acertado, naquele 20 de agosto, que a partir daquela data, na primeira oportunidade que tivesse, o Príncipe  proclamaria a Independência do Brasil, da Coroa Lusitana de Portugal e Algarve, o que só veio acontecer no dia sete de setembro daquele mesmo ano.

Tudo aquilo acontecendo, graças ao empenho da Ordem Maçônica, naquela ocasião representada pelos Irmãos, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Indpendência, e seu irmão, Antonio Carlos de Andrada e Silva,  da Imperatriz Leopoldina (que transformou-se numa grande simpatizante da nossa Independência), Frei Caneca,  além do Senador Campos Vergueiro, e o Pare Diogo Antonio Feijó.

Ler Matéria Completa
publicado em 20 de Agosto / 2019 às 19:30

Moradora do bairro Piranga II denuncia que prefeitura já colocou limpeza do local na programação e não cumpriu

Moradores através de email para este Blog Geraldo José denunciam o lixo no bairro Piranga II.

Confiram:

Quero utilizar o seu meio de comunicação MAIS UMA VEZ para colocar em pauta um descaso que vem acontecendo no bairro Piranga II e nunca foi SOLUCIONADO. Existe uma área próxima aos caminhos 01, 02 ,03, 11 e  12, que segundo o "PRESIDENTE" do bairro é particular, essa área esta servindo como lixão e alguns moradores ateiam fogo nessa área para acabar com o lixo, o que acaba causando problemas de saúde, pois na rua que moro tem pessoas que sofrem com falta de ar. Essa área serve de acesso ao Residencial Mairi, Residencial São Francisco, Malhada da Areia  e outros bairros.  

Hoje essa área se encontra sem iluminação, com um matagal alto e continua servindo de lixão. Apesar de se tratar de uma área particular, a PREFEITURA deve prezar sempre pela SEGURANÇA dos moradores que ali perto residem. Vejo vários mutirões realizando limpeza em diversas áreas e bairros da Cidade e nunca chega aqui. Porque isso? Somos diferentes dos outros? Já é a segunda vez que faço esse apelo. A ultima vez que trouxe o caso as redes, foi colocado na programação, porem nunca apareceram.

Peço que a SESP ou algum órgão responsável realize a limpeza dessa área, afastando os lixos que já estão próximo às ruas, a área esta servindo só pra jogarem lixo, animais mortos e quem sabe ate não um campo de "desova". 

Atenciosamente,

Moradores do Bairro Piranga II

publicado em 20 de Agosto / 2019 às 18:23

Espaço do Leitor: Lixão no João Paulo II.

Boa noite Geraldo e equipe do Blog!

Amigos, fui procurado por um morador que me pediu ajuda para solucionar a situação de uma enorme montanha de lixo que fica por trás da quadra 25 "entre os bairros João Paulo II e Brisa da Serra". Segundo o morador a prefeitura veio e juntou todo o lixo há quase 30 dias com o argumento que no dia seguindo vinha recolher, mas até o momento nada foi feito!

Por este motivo pedimos que o setor responsável realize logo a retirada do lixo conforme informado acima. O João Paulo II é um dos maiores colégios eleitorais de Juazeiro e merece ser melhor tratado por nossos políticos e postulantes à Câmara de vereadores e Paço Municipal em 2020!

Aguardamos com ansiedade a retirada do Lixão!

Atenciosamente,

Murilo Ricardo Rocha

publicado em 20 de Agosto / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: Morador de Piranga pede que SAAE resolva problema em cano no bairro; Veja na íntegra:

"Venho através desse meio de comunicação fazer um apelo ao SAAE/Juazeiro, que já tem três semanas que moradores da rua do riso, Piranga, clamam por um conserto de um cano que não para de jorrar água potável. Eu já fiz dois pedidos via telefone para o conserto do cano que está quebrado, outras pessoas também já foram ao saae fazer solicitação e até hoje não foi enviado ninguém para solucionar o problema.

Estamos vivenciando uma era que cada gota de água é muito valiosa, mas parece que o SAAE NÃO TEM COMPROMISSO, porque água potável está aqui derramando sem parar e ninguém se preocupa para solucionar o problema".

Luan Barbosa
publicado em 19 de Agosto / 2019 às 12:30

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL – UM LIVRO QUE NOS CONTA A NOSSA HISTÓRIA PELO VIÉS DO TEATRO E DO CIRCO

Resenha por: Edvan Cajuhy ¹.

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL

Autor: Dr. Reginaldo Carvalho da Silva                Editora: CRV

Gênero: Teórico – Tese de Doutorado

Páginas:306           Ano: 2018                ISBN 978-85-444-2284-7

Onde comprar: ACLASB – Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim e na mão do próprio autor.

Aquisição do livro: presenteado pelo próprio autor

Saudações a todos os leitores e publico em geral, principalmente aos amantes das artes, da cultura e do teatro. Saudação especial ao nosso querido amigo, confrade e escritor Dr. Reginaldo Carvalho. É com grande alegria e entusiasmo que através deste pequeno escrito, estou aqui enquanto eu mesmo, Edvan Cajuhy e enquanto presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim que presenciei esse grande feito de publicar um livro. Esse grande homem, Reginaldo Carvalho, amante da arte, da literatura, mas, principalmente do teatro e do circo, não poderia dar outro título à sua obra teórica sobre a arte teatral e circense, que não fosse o que agora a nós se apresenta: DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL.

Ler Matéria Completa
publicado em 19 de Agosto / 2019 às 12:00

Petrolinense apresenta proposta de novo decreto sobre apps de transporte

O Pesquisador Petrolinense Alan da Silveira, apresentou na semana passado a um grupo de motoristas de apps de transporte em Petrolina e a alguns Vereadores uma nova proposta de regulamentação do segmento na cidade.

Alan da Silveira já vinha lutando contra a regulamentação quando no mês passado fez uma carta e promoveu um abaixo assinado contra a regulamentação dos apps no município que apontou ser "inconstitucional e claramente um objeto legal de favorecimento a alguns grupos", o pesquisador é associado do LIVRES, movimento apartidário de renovação política que foi responsável pela decisão do STF que liberou os apps no país.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.