Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 18 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 17 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo - A verdade saindo do poço

Inúmeros episódios ocorridos no Brasil antes e após as últimas eleições estão deixando o povo brasileiro encucado. Uma ‘aura sombria’ ronda o país num momento de incertezas, impotências e de medo. O brio está cedendo espaço para o esmorecimento e o antes envaidecido agora anda cabisbaixo e desolado, quiçá envergonhado.

Conseguir lidar com as situações inevitáveis da vida é uma grande e importante virtude e demonstração de força, e a população brasileira com sua peculiar resiliência sabe muito bem o que é isto, por viver ainda uma cultura onde o sofrimento é enaltecido e valorizado. Talvez por ter cerca de 90 por cento de seus habitantes declarados cristãos, o Brasil se apega à fé para acreditar que ‘depois da tempestade vem a bonança’.

Uma antiga parábola judaica sobre a verdade e a mentira, intitulada “A Verdade saindo do poço” (La Vérité sortant du puits) e ilustrada pelo artista francês Jean-Léon Gérôme, em 1896, diz que “a mentira vive viajando ao redor do mundo vestida com as roupas da verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade porque percebeu que o mundo não tem nenhum desejo de encontrar a verdade nua. Aos olhos de muita gente é muito mais fácil aceitar a mentira com as roupas da verdade do que a verdade nua e crua”.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Julho / 2019 às 21:30

Leitora acusa venda de senhas em agência bancária de Juazeiro

O Procon deve fiscalizar agências bancárias sobre o cumprimento da Lei da Fila. que preconiza tempo de espera de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores aos finais de semanas e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos feriados. Essa medida apenas não se estende aos caixas eletrônicos.

Para denunciar mal atendimento nos bancos, o cliente deve apresentar no Procon a senha para atendimento, onde consta a hora de entrada na agência, e um documento (boleto ou qualquer outro tipo de conta paga) onde conste na autenticação do banco.

A leitora Sarah Noberto enviou email a este Blog Geraldo José e denunciou que "Sempre vou ao Banco Bradesco, que fica localizado na Praça barão do Rio Branco, Centro de Juazeiro/BA, observa uma diferença quanto a demora no atendimento".

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Julho / 2019 às 14:36

ESPAÇO DO LEITOR: Juazeiro completou 141 anos, mas ainda não recebeu os presentes dos 140.

Caros Geraldo José e leitores,

Incrível que ao comemorar 141 anos de emancipação política, nossa querida cidade de Juazeiro ainda não recebeu nem os presentes de seu aniversário de 140 anos.

Em 17 de julho de 2018 (como divulgou esse blog), o prefeito Paulo Bonfim chamou a imprensa para anunciar a execução de 10 grandes obras para Juazeiro. No entanto, um ano depois, praticamente nenhuma foi entregue.

Disse que nossa cidade iria ganhar o melhor parque da região, a ser construído no Alto da Aliança. Por lá, hoje só há lixo, esgoto e muriçoca. Ao lado do ginásio de esportes iria ser construído um grande centro de iniciação ao esporte. Contudo, tá lá a obra parada no alicerce.

Ler Matéria Completa
Manoel Pires
publicado em 16 de Julho / 2019 às 19:24

MORADOR RECLAMA DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL NA RUA CASTRO ALVES, CENTRO DE JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o leitor Wellington Ribeiro reclama do desperdício de água potável (tratada) em área no cento de Juazeiro. Confira: “Geraldo, após várias tentativas junto ao SAAE e sem conseguir uma solução para o problema, venho através do seu blog divulgar a falta de compromisso dessa empresa. Já tem mais de 60 dias que comunicamos ao SAAE um vazamento de água potável, que acontece na rua Castro Alves no centro da cidade, segue foto em anexo”.

Da redação
publicado em 16 de Julho / 2019 às 19:14

ARTIGO - AMEMOS JUAZEIRO COM CIDADANIA

Quando da passagem dos vaqueiros que levavam o gado para capital e descansavam as margens da frondosa árvore centenária,(origem) para depois conduzir o gado, passando pelo nosso Saldanha Marinho (Símbolo desenvolvimento), quando o imperador D. Pedro II manda trazer da Europa para desenvolver este município, trazendo mercadorias e pessoas, quando da primeira unidade de nível superior (Famesf), símbolo de desenvolvimento das ciências agrárias, até os dias de hoje, simbolizado pela retomada do desenvolvimento. Percebemos o quão frágil é o nosso amor por nossa “bela Juazeiro”.

A nossa origem continua caída, morrendo e pedindo socorro, pior desconhecida por muitos, muitos que dizem amar esta cidade! Que amor é este? Que desconhece o local que se encontra a árvore mãe, reconhecida por autores, e comunidade (moradores mais antigos) e que 141 anos de emancipação não tem o reconhecimento, respeito e importância para as próximas gerações.  Que amor é este quando desconhecemos diversidade de nossa vegetação, quando poluímos nossa maior riqueza. Que amor é este, quando todo momento depreciamos a imagem de nossa cidade com piadinhas de mau gosto nas redes sociais, de problemas de infraestrutura?  Herdados por gestões equivocadas do passado, quando não pensaram a cidade para o futuro, permitiram destruição de patrimônios edificados “belíssimos” que poucas cidades detinham. Que amor é este que desconhecem o valor histórico dos nossos monumentos? Que destroem patrimônios públicos desrespeita e, por conseguinte desconhecem as leis de proteção.

Ler Matéria Completa
publicado em 16 de Julho / 2019 às 12:30

Parabéns Comandante do 9° GBM

Em e-mail ao Blog o leitor Ivan Ribeiro parabeniza ao Comandante do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares em Juazeiro pela promoção na última semana. Confira: “Quero aqui parabenizar ao ilustre Sr. Comandante dos Bombeiros, cidade de Juazeiro-Bahia,  Tarcísio Ribeiro, pela sua promoção a Tenente-Coronel. Bravura, honestidade, íntegro, amigo, competência:  são alguns sinônimos dessa pessoa tão querida e respeitadora. Valeu!”

Ivan Ribeiro

publicado em 15 de Julho / 2019 às 23:00

DIPLOMATA OU EMBAIXADOR?

Quando eu leio certas publicações de alguns jornais de grande circulação no país eu fico profundamente envergonhado como jornalista que sou e como cidadão brasileiro. São pessoas que não têm moral, ética ou valores. Tenho vergonha da irresponsabilidade dos repórteres que acham que têm o direito de opinar pessoalmente apenas para influenciar suas audiências com uma direção negativa, mesmo se não houver qualquer verdade em sua mensagem. Todos os outros presidentes foram eleitos e fizeram o juramento de posse, eles foram autorizados a tentar servir este país sem um constante escrutínio negativo de nossas fontes caluniosas de notícias!

Eu disse tudo isso para você, meu caro leitor (a) observar bem como a nossa imprensa está tratando o caso da possível nomeação de um dos filhos do Presidente, o Dep. Federal Eduardo Bolsonaro a assumir a Embaixada do Brasil nos EUA. Os jornais e alguns Blogs estão acusando o presidente da República de NEPOTISMO ao cogitar fazer tal nomeação. Mas final o que é Nepotismo? É um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim "nepos", que significa literalmente "neto" ou "descendente".

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Julho / 2019 às 17:20

Leitor denuncia esgoto estourado na Vila Mocó em Petrolina (PE)

O leitor Felipe Padilha Braga enviou e-mail ao Blog GJ Notícias reclamando de esgoto estourado na Vila Mocó, em Petrolina (PE). Veja: “Boa tarde, Geraldo... tudo bem? Me chamo Felipe Padilha e resido na rua Tereza Lopes Monteiro de Souza, na Vila Mocó, em Petrolina. Venho através deste e-mail pedir que você informe a COMPESA que o feriado é só em Juazeiro, e que na cidade pernambucana é um dia de trabalho normal. Falo isso pois já faz quatro dias que o esgoto está estourado em frente à minha casa (conforme imagens em anexo) e isso não é algo atípico”.

publicado em 15 de Julho / 2019 às 16:00

15 DE JULHO. UMA FELIZ COINCIDÊNCIA...

Nunca é demais, lembrar: “O homem honrado nunca jura, seu caráter jura por ele.” (Jean de La Bruyere).

Não é todo dia que alguém nasce no mesmo dia do Aniversário de sua cidade mãe ou cidade natal como se diz. Sou daqui, amo essa terra e não conheço tanta gente e não me lembro de que existam tantas coincidências como essa que hoje faço questão de descrever... Se existem, meus cumprimentos a todos!

A imagem que ilustra esse texto é de um juazeirense e de sua cidade, nascido, criado, batizado, e educado aqui sob a sombra dessa frondosa e bondosa árvore chamada Juazeiro... Seu nome: EURICO MENEZES REGIS SERAFIM!

Poderia discorrer sobre seus idos e bem vividos anos dedicados à sua terra, mas não precisa, porque os fatos e seus atos atestam melhor que eu. Poderia falar dessa figura como amigo, mas sua amizade grandiosa não me permite alcançar tudo que devo relatar de “A a Z”, e assim prefiro não me arriscar, apesar de conhecê-lo desde muito cedo...

Ler Matéria Completa
publicado em 15 de Julho / 2019 às 14:00

Memorial casa da "bossa nova" em Juazeiro Bahia

A ‘berlota' do Memorial Casa da Bossa Nova foi plantada em Juazeiro (BA), onde nasceu João Gilberto. O Casarão da família fica na praça da catedral. O Memorial também homenageia Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O mundo vem aí!

Maurício Dias

PS: A inauguração aconteceu na noite da última sexta-feira (12), na sede da SECULTE e contou com a presença de vereadores e secretários municipais, além de familiares do artista e comunidade juazeirense.

publicado em 15 de Julho / 2019 às 13:00

Juazeiro: 141 anos de histórias e amor!

Juazeiro! Hoje, celebramos mais um ano de seu nascimento e com você queremos fazer parte desta festa, pois tu és grande e maravilhosa cidade que no norte da Bahia recebe a todos de braços abertos...

Seus filhos e todos que aqui se achegam tem de ti o melhor que tu podes dar.

Todos nós te saudamos por mais uma passagem de seu aniversário e agradecemos por ser esta cidade de acolhimento e doação!!!

É com muito prazer que lhes dedico essa homenagem!

Passou por vários obstáculos

Passou por várias barreiras

Mas não deixou de ser o Juazeiro

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo – DÁ CÁ e... TOMA LÁ!

Naturalmente que o leitor atento estará corrigindo o autor que, talvez, tenha cometido um grande equívoco ao inverter a ordem dos fatores no título acima, uma vez que a expressão é conhecida popularmente como “Toma lá, dá cá”, e é traduzida como: “a troca de favores, na qual quem favorece alguém é por este favorecido”. Seria essa a definição adequada para as relações pessoais, quando representa o gratificante sentido de retribuir um belo gesto de humanidade, cortesia e educação, o que engrandece e dignifica o convívio social entre os humanos, ao oferecer algo similar em retribuição. De repente, nas altas esferas parlamentares e governamentais a coisa é diferente. O relacionamento foi corrompido e maculado pela presença da MOEDA como instrumento de compra ou troca, a intermediar votos e decisões, cuja regra se institucionalizou como PRÁTICA CRIMINOSA E INDIGNA! Procura-se o inventor de tão sórdida maneira de legislar em favor do próprio bolso, sem olhar para trás e lembrar as pessoas das quais receberam o voto de confiança! Isso tem nome? Tem sim: traição, safadeza e enganação.

Mas, a preliminar acima ainda não definiu o motivo da inversão da frase, o que, progressivamente, se entenderá. Em algumas oportunidades aqui foi recordado, exaustivamente, de que a corrupção é uma herança com raízes históricas. Antes dessa convicção significar um consolo ou uma maneira do brasileiro se conformar, essa saga nos envergonha.

Entra Governo, sai Governo, entra Legislativo, sai Legislativo, e em cada etapa renovam-se as esperanças de mudança de perfil, de que um novo caráter introduzirá novos ritos comportamentais e de que novas promessas eleitorais se concretizarão de fato. E a decepção somente se renova.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Julho / 2019 às 15:00

ESPAÇO DO LEITOR: SEXTOU, MÉDICOS DESAPARECEM DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM JUAZEIRO (BA).

Um leitor que pediu para não ser identificado encaminhou e-mail ao Blog GJ notícias reclamando da falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Juazeiro. Veja: “Equipe GJ, solicito o espaço deste blog para mostrar a minha indignação com administração pública de juazeiro BA, pois na última sexta-feira (12) levei a minha esposa a UPA, ela estava há mais de uma semana com diarreia, tontura e com a pressão alta, e a enfermeira que a atendeu pediu para que a minha esposa retornasse e passasse a tomar suco de goiaba e soro caseiro. Pediu para procurar um posto de saúde, gente procuramos muitos postos de saúde e não encontramos médicos. Senhores defensores do governo tirem uma sexta feira e vão pessoalmente as UBS da cidade para constatar se é verdade ou mentira! Isso é um descaso com o povo, cadê aquela conversa que o prefeito disse que iria cuidar do povo? desse jeito?”.

Também em mensagem ao Blog via whatsapp o leitor Cleber Jesus relatou a falta de médicos no PSF do bairro Santo Antônio. "Nesta sexta-feira (12) fui ao Posto de Saúde do Mussambê e me disseram que não tinha médico e nem previsão" lamentou o munícipe.

Da redação
publicado em 14 de Julho / 2019 às 13:27

FOI PRECISO JOÃO GILBERTO MORRER E O MUNDO INTEIRO HOMENAGEAR PARA JUAZEIRO ENTENDER UM POUCO A PAIXÃO DE MAURIÇOLA

A Juazeiro de 141 anos está muito longe de ser a "capital da Bossa Nova" como diz um outdoor no estádio Adauto Moraes e eu vi na TV em Salvador.

Eu estava no tráfego em Recife, quando o rádio começou a divulgar a morte de João Gilberto na tarde daquele sábado (06) , depois vi um enxurrada de postagens nas redes sociais e fui logo acessando este blog de Juazeiro e vi uma entrevista desse cara.

Desde que estou em Juazeiro, cheguei em 1967, sempre vi o Maurício Dias Cordeiro, o "Mauriçola" defender com paixão o João Gilberto e a Bossa Nova que a gente tanto ainda rejeita.

Sinceramente, eu nunca vi um brasileiro ser tão homenageado no mundo inteiro, todos os jornais davam na primeira página, nos Estados Unidos, no Japão, na Europa.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Julho / 2019 às 12:30

JUAZEIRO 141 ANOS DE ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE CIDADE: COMEMORAR OU CHORAR?

Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore – mãe do sertão, o JUAZEIRO, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.

Foi aqui que nasci há 58 anos, na outrora chamada de “Passagem do Juazeiro” ali na Rua XV de novembro com um pedacinho da Praça Ivo Braga ou “Praça do Boi”, já vivi quase 42% da idade que Juazeiro tem.

De lá para cá muitos fatos se sucederam, me vi criança, joguei bola na rua, e nos campinhos de terra apelidados de “campelão” e "Adelhão" que hoje não existe mais, no lugar se ergue um majestoso condomínio de prédios, que em nada lembra o nosso “campinho”.

Quem da minha geração não se lembra da roça de “Juca Bomba” onde na traquinice de menino “invadíamos” para comer magas e cajús caídos das fruteiras vigorosas, ao ponto de se desperdiçar no chão, quantas vezes saímos correndo com medo dos capatazes de “Juca Bomba”.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Julho / 2019 às 11:30

UM PRESENTE PARA JUAZEIRO

Créditos: Licia e Manoel

No dia 12 de julho de 2019, a lua crescente apareceu timidamente entre as nuvens iluminando a noite e nos ajudando a compreender melhor a importância da inter-relação solidária  entre a flora e a fauna, por meio do ninho que os pássaros casaca  de  couro construíram na árvore castanhola, localizada no quintal da residência de Dona Sila, trazendo sombra e frescor para o ambiente doméstico. Um cenário que nos fez refletir sobre  a ajuda mútua da natureza, pois na mesma árvore, um enxame de abelhas africanizadas arranchou logo ali, no ninho dos pássaros, elas sabem bem porque escolheram aquele lugar, que estava   a 8 metros de altura,  bem difícil de serem localizadas e também, de difícil acesso, no emaranhado de galhos, gravetos, espinhos e folhas secas, um ninho feito cuidadosamente pelos pássaros. Uma arvore que abriga pássaros, abelhas e tantos outros animais que ali estão.

Sabíamos que as abelhas não poderiam permanecer ali, o momento pedia que fossemos solidários.  Foi necessário e urgente à captura, para isso precisávamos unir forças.

Eis que entra em ação a equipe do 9º Grupamento de Bombeiros Militar na pessoa do Major Comandante Tarcisio Ribeiro do Valle e a Sub Tenente Fabiana Tolentino  - Chefe de Operação, naquele dia, com uma equipe de 11 bombeiros.

Ler Matéria Completa
publicado em 14 de Julho / 2019 às 07:00

LEITOR SAI EM DEFESA DA MANUTENÇÃO DA UNIDADE DA DPU PETROLINA/JUAZEIRO

Depois que a OAB Subseção Juazeiro veio a público manifestar a sua posição contrária à medida que pretende fechar unidades da Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia e Pernambuco, incluindo a unidade regional Petrolina/Juazeiro, sediada no município de Petrolina/PE (Veja AQUI) agora foi o leitor Joaquim Ferreira Mendes, morador do Parque Centenário, que expressou descontentamento com esta medida governamental em mensagem ao Blog GJ Notícias via whatsapp. Confira:

Geraldo a Defensoria Pública Federal é o único caminho para as pessoas menos afortunadas conseguirem tratamentos de alto custo para doenças graves, como o câncer, por exemplo.

Se isto acontecer, muitas vidas preciosas se perderão em razão da falta de recursos destas pessoas que não terão acesso a um tratamento que poderia salvar suas vidas ou de um parente.

Foi graças a este apoio jurídico que eu consegui há cerca de 10 anos passados um tratamento de R$160 mil reais para o câncer de mama para a minha esposa, sem o qual ela não teria sobrevivido.

Na mesma ocasião, uma outra pessoa, moradora do Tabuleiro, que entrou com a causa na Defensoria Pública Federal junto com a minha, também conseguiu.

Hoje, tanto a minha esposa, quanto esta amiga, estão vivas, ainda fazem o acompanhamento, mas sobreviveram. Sem este tratamento, certamente já não estariam entre nós. Portanto, Geraldo, se você puder trazer até seu programa para uma entrevista, alguém ligado a esta medida que só prejudicará os menos afortunados, seria muito bom, pois pode se tratar, embora não pareça, de uma questão de vida ou morte.

Vale registrar que quando entramos com a ação na Defensoria Pública Federal, em Petrolina, o juiz federal assinou a sentença favorável em 20 dias o que possibilitou a compra do medicamento e o início imediato do tratamento.

OBS: Só para ilustrar, cada aplicação desta quimioterapia, custava em 2008, R$10 mil reais. Eram necessárias 16 aplicações. Não podemos deixar isto acontecer.

Joaquim Ferreira Mendes

PS: O Blog encaminhou as matérias e a mensagem do leitor para a assessoria da Deputada Federal Dayane Pimentel do PSL da Bahia e espera um posicionamento sobre o assunto.

publicado em 13 de Julho / 2019 às 23:00

Espaço do leitor: Reflexão!... Com essas pessoas a política e a vida seriam muito melhores!

Importante observar como e porque muita gente, pelo menos 80% (oitenta por cento) da população do Brasil, foram “induzidas”, ou “intimidadas” a participar, diretamente, do processo político e social. Com muita gente criativa, inteligente, honesta e mulheres bem intencionados/as e capaz de se comprometer com os princípios que movem o passo-a-passo da construção e manutenção do processo de desenvolvimento sustentável, para o exercício plena da condição de cidadania!... Enorme parte desse povo foi “amedrontada” de que “política não é coisa pra gente séria”. Política não presta, só tem ladrão”. Essa estratégia foi criada e mantida por “homens” maldosos, que sempre quiseram ser donos da política e do poder.

Se essas pessoas tivessem se envolvido na política, teriam dado a ela, uma contribuição positiva, evitando que comportamentos ilegais, maldosos, desonestos, aéticos, individualistas surgisse e tomasse corpo, dando vida tão intensa à corrupção. Que pena que grande parte séria da sociedade não deu a sua contribuição, para lá de positiva, condizente com seus perfis pessoais. Quem de nós, sem tirar ninguém, não conheceu e conhece pessoas do melhor nível de condição moral e humana, que ao se tivesse envolvimento com o processo no passado, pelo menos há 40, 60 anos, teriam influenciado para melhorar o ambiente social e o sistema político de antes e/ou de hoje?!

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Julho / 2019 às 09:30

MORADOR DENUNCIA FALTA DE MÉDICO NA UBS DO JARDIM FLÓRIDA

Crescem a cada dia as reclamações contra o setor de saúde em Juazeiro (BA). A insatisfação vai da superlotação dos hospitais, falta de medicamentos, demora na realização de exames, tratamentos fisioterápicos, cirurgias etc.

Em mensagem ao Blog GJ Notícias nesta sexta-feira, dia 12, o leitor Eduardo Carvalho reclamou da falta de médico na UBS – Unidade de Saúde Básica no bairro Jardim Flórida. Confira:

“Bom dia meu amigo gostaria de fazer uma denúncia sobre o nosso Posto de Saúde do Jardim Flórida, mais uma vez está sem médico. Na verdade, já tem um bom tempo que estamos sem médico”.

Com a palavra a Secretaria Municipal de Saúde.

publicado em 13 de Julho / 2019 às 09:00

Espaço do leitor: Ausência de Limpeza Urbana e Saúde Pública no Country Clube.

No dia 24 de maio passado, duas respeitáveis senhoras moradoras do bairro Country Club se dirigiram a diversos órgãos da imprensa de Juazeiro para relatar sobre a situação de abandono em que se encontra o bairro onde residem. A odontologista Bernadete Rocha e a professora Wilma Rosa, se fizeram porta-vozes de uma população que está realmente desassistida e sem ter a quem recorrer, senão aos meios de comunicação para que divulguem a ausência de serviços básicos como capina, limpeza, iluminação e segurança. Como resposta, até o momento nenhuma ação foi efetivamente realizada no bairro pela gestão municipal, ou, sequer uma nota foi publicada, e permanecemos com os mesmos problemas.

A situação de abandono do bairro Country Club é agravada pela grande quantidade de lixo e mato existentes nos terrenos totalmente descuidados pelos proprietários e sem a necessária fiscalização dos órgãos públicos.  De acordo com a Lei Orgânica da cidade, postada no site da prefeitura (Veja AQUI) especifica que compete ao município:  “fiscalizar os  quintais  e  terrenos  baldios,  notificando  os  proprietários  a mantê-los  asseados,  murados  e  com  as  calçadas  correspondentes  a  suas testadas  devidamente  construídas,  sob  pena  de  execução  direta  pela administração e sem prejuízo de sanções previstas em lei e cobrança do custo respectivo ao proprietário omisso”.  

Ler Matéria Completa
publicado em 13 de Julho / 2019 às 08:30

LEITORA DENUNCIA ROMPIMENTO DA REDE DE ÁGUA NO BAIRRO JOÃO XXIII EM JUAZEIRO (BA)

A leitora Nilmara Lima enviou mensagem ao Blog GJ Notícias via facebook para reclamar o rompimento da rede de água no bairro João XXIII e uma lagoa se formou exatamente em frente a sua residência. Confira: “Geraldo olha só a situação que está a porta da minha casa aqui no João XXIII, na rua da lagoa, em frente a creche. Isso já tem dois meses, esse calçamento e o SAAE nada. Ligamos várias vezes, a diretora da creche já ligou, vários moradores já ligaram e nada. Eles estiveram aqui abriram esse buraco e não acharam o vazamento disseram que vinha com a máquina no outro dia e até hoje nem uma providência foi tomada. A calçada da minha casa está toda fofa da água e eu já não sei mais o que fazer. Sem falar no desperdício de água que está tendo, pois a água é limpa, potável, tratada.

publicado em 12 de Julho / 2019 às 23:00

Artigo - A reforma da Previdência já está valendo? Saiba o que poderá mudar na aposentadoria

João Badari*

A reforma da Previdência ainda não está em vigor. Ou seja, as mudanças aprovadas em primeiro turno na Câmara dos Deputados ainda não atingem os segurados dos regimes previdenciários. As alterações propostas foram votadas e aprovadas por mais de 3/5 dos deputados federais, mas ainda dependem de nova votação na casa e posteriormente no Senado Federal.

O texto pode ser modificado ainda na Câmara, onde existem pelo menos 15 pedidos de alteração que podem ser analisados, e esta lista pode aumentar, pois os destaques podem ser retirados a qualquer momento ou nem mesmo serem votados se propostas similares tiverem sido votadas antes. Os parlamentares apresentaram 94 destaques ao texto, mas parte das propostas foram rejeitadas.

Os destaques são o instrumento que os deputados têm para alterar o texto original do relator da proposta da reforma, quando não concordam com a forma como ele tratou determinado ponto da proposta (ex: regras para policiais, idade mínima para professores, entre outros). Como se trata de PEC Proposta de Emenda à Constituição -, para que um destaque consiga alterar o texto do relator, é preciso que obtenha, no mínimo, 308 votos.

Ler Matéria Completa
publicado em 11 de Julho / 2019 às 23:00

ARTIGO - “HIPOSKILIA” DEFICIÊNCIA DE HABILIDADES CLÍNICAS

Carlos Augusto - Mestre em CMS pela Univasf

No tempo em que concluí meu curso Medico na Universidade Federal da Bahia, UFBA, ano de 1978 há, portanto, quarenta e um anos, e, por não ter à nossa disposição alguns dos instrumentos dos quais os alunos de hoje dispõem; naquele tempo, primeiramente ensinava-se e, depois, cobrava-se do aluno o exato modo de se relacionar com o doente; onde nos era dito, pelos nossos preceptores e Mestres que, diante de cada um de nós, futuros médicos encontrava-se um ser humano, carregando suas angustias, medos, fraquezas, frustrações e fragilizado pela doença.

Ao examiná-los, a depender das nossas conclusões, devia-se ter todo cuidado e, diante do diagnóstico feito, saber o que, e como, lhe dizer da sua evolução. Tudo isso nas matérias em que envolviam o ensino da Propedêutica,(cujo termo vem do grego propaideutikós, que significa “relativo à instrução, instrutivo”, “que serve para ensinar” ).

Hoje em dia, sem querer criticar o modo de ensino de nenhuma Universidade, trago ao conhecimento dos meus colegas discentes o assunto que se segue, porque achei bastante pertinente:

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Julho / 2019 às 12:00

Artigo - A Saúde pede Socorro

A Saúde precisa constar como a primeira das três principais prioridades de qualquer gestor sério. A questão é grave e urgente em nosso Município e o silêncio obsequioso de autoridades e influenciadores políticos, com ou sem cargos eletivos, tem contribuído para o agravamento desta crise. Quanto à questão da estátua em homenagem a um filho da terra que muito nos honra mundo afora, é bom verificar o que há sobre "verbas pre-designadas para o Esporte". Porém, a Saúde agoniza na UTI. Precisamos verificar a realidade e, se preciso e possível, deveriam serem feitos contingenciamentos em áreas não urgentes em favor da necessidade maior da população.

Ainda falando de "redução de gastos" na Prefeitura de Juazeiro, o Governo Municipal de Juazeiro fez o DECRETO Nº 359/2019 na seguinte base: "Dispõe sobre medidas destinadas ao ajuste fiscal de contenção de gastos, ao restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro no âmbito da administração direta e indireta do Município de Juazeiro-BA, fixa diretrizes e restrições para a redução e otimização das despesas e ampliação das receitas.

Ler Matéria Completa
publicado em 10 de Julho / 2019 às 09:36

LEITORA DO BLOG DENUNCIA OCUPAÇÃO IRREGULAR EM PRAÇA DE PETROLINA; VEJA O VÍDEO

Em e-mail ao Blog GJ Notícias uma leitora revela ocupação irregular em uma praça no centro de Petrolina. Confira:

Geraldo,

Nós, moradores do centro da cidade de Petrolina, gostaríamos de saber se o município autorizou essa ocupação na Praça do Cemitério Campo das Flores ou é irregular? A Praça nos termos da lei é um bem público, de uso comum do povo. Pode ser usada em favor de uma minoria para fins comerciais? A desordem e sujeira presentes são lamentáveis! Estão ‘matando’ a praça que faz parte das raízes da cidade! Comunidade de Petrolina e pessoas que têm seus entes queridos sepultados no Cemitério cobrem providencias do gestor municipal para que preserve centro e a praça.

Veja o vídeo:

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.