Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Espaço do Leitor

publicado em 03 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO: Principal desafio da segurança no novo governo é conter a ansiedade por soluções

Marco Antônio Barbosa**

A eleição de Jair Bolsonaro para Presidente da República foi fortalecida principalmente em dois pilares: combate a corrupção e diminuição da criminalidade. Os índices alarmantes de violência alcançados nos últimos anos deixaram toda população aflita por uma solução. Entretanto, esta ansiedade pode ser o maior desafio que o novo governo e o novo ministro da justiça, Sérgio Moro, terão que enfrentar. É importante as autoridades enfatizarem, desde já, que não existe uma fórmula imediata e a solução passa também pelo envolvimento de toda a sociedade.

A maioria das medidas que cabem ao governo é de longo prazo, mas tais medidas precisam ser iniciadas urgentemente. Reforma do judiciário - para acabar com a morosidade dos processos e evitar que suspeitos aguardem julgamento junto com criminosos de alta periculosidade – investimento em inteligência e integração das polícias – a informação precisa ser difundida para se combater de maneira eficaz uma facção que age em todo o país - investimento em políticas de saúde, moradia e, principalmente educação – dar condições para que os mais pobres consigam ter oportunidades fora do crime.

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Dezembro / 2018 às 15:29

MILED CUSSA FILHO AMEAÇA PROCESSAR PREFEITURA DE JUAZEIRO (BA)

Na manhã desta segunda-feira (03) o Blog postou texto do ex-secretário da Prefeitura de Juazeiro, na gestão de Joseph Bandeira, Miled Cussa Filho (Veja aqui) que em seguida, recebeu a resposta da Assessoria da Administração Paulo Bomfim (Veja aqui). Insatisfeito com as acusações contidas na nota de resposta da gestão municipal, Miled voltou a manter contato com o Blog e proferiu as seguintes ameaças:

Caro amigo Geraldo, 

Diante das acusações a mim proferidas quero esclarecer que há 9 meses fui exonerado, a pedido meu, do meu cargo na prefeitura de Salvador.

Exatamente por não ter mais vínculo com a PMS, fui convidado a participar da coordenação da campanha de Zé Ronaldo. 

Continuarei trabalhando na coordenação do carnaval de Salvador através de um contrato temporário de 10 dias (período do carnaval) através de empresa terceirizada. 

Hoje represento uma entidade que tem empreendimentos em cidades do interior do Brasil e tem investimentos em cidades próximas a Juazeiro.

Mais uma mentira do governo.

Agora se nós formos verificar quantos funcionários fantasmas tem a prefeitura de Juazeiro não seria difícil.

Tem gente que mora fora, tem gente que estuda fora e por aí vai.

De qualquer  forma, persistindo as acusações, tomaremos as medidas judiciais cabíveis.

Sempre grato amigo, 

Miled Cussa Filho

publicado em 03 de Dezembro / 2018 às 13:07

OPOSIÇÃO ESCALA FUNCIONÁRIO FANTASMA PARA MENTIR CONTRA A PREFEITURA

Em resposta ao texto do leitor Miled Cussa Filho postado na manhã desta segunda-feira (03) no Blog (Veja aqui), a Assessoria da Prefeitura de Juazeiro enviou a seguinte nota como resposta. Veja:

A oposição de Juazeiro tem bastante tempo vago. Como desde 2008 não ganha uma eleição, a ociosidade tem sido utilizada para produzir ataques e mentiras contra a administração municipal.

Miled Cussa aprendeu a mentir, mas finge não saber que receber dinheiro público sem trabalhar é crime! E é exatamente o que ele faz. 

Ele poderia usar o tempo vago para explicar como ganha dinheiro como assessor da prefeitura da capital, mesmo morando em Juazeiro. O que a população de Salvador pensa, afinal, do fato de que seu dinheiro está sendo usado para pagar funcionário fantasma que produz fake news e calúnias a 500km de distância?

Só voltaremos a responder a Miled quando ele mostrar sua frequência, onde cumpre expediente e justificar seus ganhos como funcionário de uma cidade onde não reside. 

Ascom PMJ

publicado em 03 de Dezembro / 2018 às 12:30

ARTIGO: O ANO AINDA NÃO ACABOU AMIGOS!

Enfim, chegamos ao mês de dezembro de 2018... E que ano, hein?

Aconteceram séries de rebeliões em presídios estaduais no norte e nordeste, a reforma da Previdência que caducou no Congresso, o assassinato de uma vereadora no Rio de Janeiro mesmo com a intervenção federal a todo vapor, reaproximações das duas Coreias, 70 anos do estado de Israel e a inauguração da embaixada norte americana em Jerusalém, greve dos caminhoneiros, o Brasil foi à copa da Rússia e não ganhou,  o encontro inédito entre os presidentes Trump e Kim Jong-Un, "Lula livre ou Lula preso?", ONU dando presepada sobre a candidatura de Lula e passando o maior vexame em rede nacional, 12 anos da Lei Maria da Penha, incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, a facada em Jair Bolsonaro, Hadadd "virou" candidato no lugar de Lula protagonizando a maior "pornochanchada" da história das eleições, delação de Palocci às vésperas do primeiro turno das Eleições, enxurrada de fake News  garantindo a ida de Haddad para a disputa com Bolsonaro, e o Mito vence o 2º turno! Mas, e agora? Agora estamos aguardando ansiosamente a chegada do "Papai Noel de Paraquedas" caindo sobre algum carro estacionado num shopping de Juazeiro (risos).

Ler Matéria Completa
publicado em 03 de Dezembro / 2018 às 09:45

ESPAÇO DO LEITOR: A MÁSCARA DO GOVERNO DA MENTIRA

Segundo a linha do governo petista da Bahia, que agora caiu na real e vai extorquir o funcionalismo público para cobrir os rombos dos gastos com propaganda, o governo comunista de Juazeiro vive a ludibriar o povo com propaganda enganosa.

Já não basta uma cidade suja, esburacada, escura e abandonada, mesmo depois de terem efetuado um aumento abusivo de IPTU, de terem incluído a taxa do lixo na conta de água e o zona azul ter invadido as áreas residenciais sangrando o bolso do cidadão comum de Juazeiro.

Fora isso, são 775 cargos comissionados. Número quase igual ao da cidade de Salvador que tem uma população 12 vezes maior, e mais do dobro de Petrolina que tem uma população 30% maior que Juazeiro.

Ler Matéria Completa
publicado em 02 de Dezembro / 2018 às 23:00

ARTIGO – O INDULTO QUE ENVERGONHA A NAÇÃO!

Concluo feliz um giro pelas capitais nordestinas da Paraíba e Pernambuco, impressionado pela beleza e desenvolvimento das cidades de João Pessoa e Recife, bem à frente do que conheci alguns anos atrás, apesar do caos do trânsito, principalmente em Recife. Esse, porém, é um detalhe comum nas grandes cidades e capitais do país, por mais que os seus gestores invistam muito na mobilidade urbana, em decorrência da enorme quantidade de veículos em circulação. Uma particularidade chamou a atenção, que é a forte tendência pelo crescimento verticalizado das cidades, principalmente em João Pessoa, onde há prédios de até 52 andares, e cuja área já é classificada como a “Dubai Paraibana”! Resta ver se na área da educação, saúde e segurança existem os mesmos motivos para a comparação! Numa forma hilariante de avaliar a situação, ouvimos que esse programa na construção civil está mais para o “Minha Casa, Minhas Dívidas” do que para o similar oficial conhecido como “Minha Casa, Minha Vida”! 

Um giro dessa natureza permite a percepção de que há um fato novo envolvendo as pessoas, ou seja, um sentimento mais ameno na expectativa quanto ao novo governo eleito, o que não significa uma antecipada aprovação ou precipitada rejeição, seja daqueles que o elegeram ou mesmo dos que têm uma posição ideologicamente contrária, o que, obviamente, deve ser respeitado. Diga-se de passagem, estão de olho nele sim, e as cobranças não serão poucas, face as promessas.

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Novembro / 2018 às 23:00

Artigo - Sistema educacional e a formação cívica

Parece que foi ontem, e me perdoem os jovens leitores que me acompanham, pois podem achar que, em função dos meus 64 anos, estou saudosista demais neste texto. E estou mesmo, pois vejo, com a eleição do nosso novo presidente, um Brasil novo, com novas ideias, longe das práticas ideológicas que perduraram durante o governo do PT. Parece que foi ontem que eu, estudante de uma escola pública, em 1965, ou seja, um ano após o contragolpe militar, tinha orgulho e noção de que era um brasileiro.

A primeira coisa que fazíamos antes de entrar em aula era hastear a bandeira, serviço esse feito de forma rápida por um funcionário da nossa escola estadual, enquanto nós, alunos, observávamos em fila. Depois íamos para a sala de aula. Assim que o professor entrava, todos se levantavam e então começava a aula.

Era uma coisa meio automática, robotizada, mas tinha sim uma percepção de respeito. Mais tarde, já no colégio particular, no famoso “ginásio”, tínhamos aulas de “Educação Moral e Cívica”, palavras boas, de respeito à Pátria, dos problemas do Brasil, sempre com o espírito patriota. Não posso esconder a satisfação de saber que o escolhido para ser Ministro da Educação pelo nosso novo presidente Jair Bolsonaro é o filósofo Ricardo Vélez Rodríguez, que, segundo relatos da mídia, quer sim resgatar esses valores perdidos, muito embora os esquerdistas de plantão já alardeiem que ele será um difusor da direita, ora, o cidadão nem começou a ser ministro e a esquerda já o desqualifica?

Ler Matéria Completa
publicado em 30 de Novembro / 2018 às 15:08

NOVO LIXO CULTURAL PARA DOMAR IMBECIS

Para a maioria da população brasileira gosto musical não é uma questão de opção pessoal, é resultado de um processo bem articulado de osmose, direcionado ao consumo da música como produto rentável e com prazo de validade definido. A mídia tradicional sempre teve o papel de divulgar a nossa cultura, especialmente a música de boa qualidade, mas se rendeu ao lixo e ao lucro rápido.

Nos últimos anos o mercado musical brasileiro passou por uma transformação ridícula em função apenas da rentabilidade de produtores do chamado lixo cultural. Não é musica no sentido mais cultural da palavra que o mercado vem oferecendo ao povo brasileiro, mas ritmos repetitivos em capelas que não dizem absolutamente nada.

Ler Matéria Completa
Por Genaldo de Melo
publicado em 29 de Novembro / 2018 às 23:00

Vida de Atleta em Juazeiro – Por Alan Moura

Anna Luiza é atleta da luta Olímpica e do Judô. A única a conseguir em nossa cidade uma medalha de Bronze nos Jogos da Juventude (Etapa Nacional dos Jogos Escolares).

Anna Luiza vem batendo recorde, atrás de recordes, semana passada ela foi medalhista de Bronze nos Jogos da Juventude que ocorreram em Natal no Rio Grande do Norte.

Anna Luiza superou atletas do Brasil inteiro, vencendo luta após luta. Ela conseguiu o terceiro lugar, mas agora ela está praticamente fora do Campeonato Baiano de Judô que acontecerá em dezembro, nos dias 07 e 08.

Na penúltima Etapa Anna Luiza foi deixada na rua da amargura por um patrocinador que disse que iria fazer o depósito na sua conta bancária e não fez, sendo salva por seus colegas através de uma vaquinha. Na última etapa ela só viajou porque um colega lhe passou a vaga.

Hoje, Anna Luiza é atual líder do Ranking Baiano em sua categoria e precisa disputar o Campeonato Estadual, mas infelizmente ela não tem recursos e nem a quem recorrer.

Assim me vem à pergunta: Até quando jovens promessas do esporte municipal ficarão mendigando para poder competir em nível estadual e nacional?

Será que teremos que virar as costas para nossa cidade que tanto amamos?

As festas e confraternizações de fim de ano do poder público já estão rolando em uma extravagância horrível com tudo pago sabe lá por quem, e os atletas passando necessidade pelo simples fato de ir em busca de um sonho.

Juazeiro poderia respeitar os desportistas, acolher todos os seus atletas, associar imagem de sua empresa a um desses meninos.

Fazer o bem faz bem.

Quem quiser e puder ajudar Anna Luiza pode entrar em contato através do Número: 74-9-8852-1857.

publicado em 28 de Novembro / 2018 às 23:00

ARTIGO: A BOLA DA VEZ É... DILMA ROUSSEFF!

A vida anda! Enquanto o Lula está preso lá na PF em Curitiba, já houve eleição, um novo presidente eleito já começa a fazer seu governo de transição, Sérgio Moro já não é mais juiz, pois pediu exoneração para se tornar ministro da justiça e entrou no lugar desse uma juíza que está deixando a petezada de cabelo em pé e por aí vai... Agora dirigentes petistas temem possível avanço do processo que leve a prisão de Dilma Rousseff. Esse temor tem relação com os depoimentos inéditos da delação premiada de Antônio Palocci. Pessoas próximas às negociações indicam que os relatos do ex-ministro da fazenda se voltam à ex-presidente empixada e o teor desses depoimentos aumenta a possibilidade de uma medida cautelar mais drástica. Dilma já se tornou ré na ação sobre processos do "Quadrilhão do PT".

Pois é, me parece que a cada dia a "ex-presidenta inocenta" está ficando cada vez mais encalacrada com as denúncias de seu ex-ministro Palocci. Este recentemente disse em sua delação que houve uma reunião entre ele, Dilma, Lula e José Sérgio Gabrielle (ex-diretor da Petrobrás) na biblioteca do Palácio do Planalto. E o teor da conversa? Foi a arrecadação de dinheiro para a campanha de Dilma Rousseff em 2010! Palocci disse que Lula mandou que Gabrielle encomendasse a construção de quarenta navios-sondas para "garantir o futuro político do país e do PT com a eleição de Dilma, produzindo-se esses navios para a exploração do Pré-Sal e juntar recursos para a campanha que se aproximava", confessou o delator. Trocando em miúdos: Dilma estava presente sim naquela reunião para tratar dos interesses corruptos envolvendo o Pré-Sal! É um absurdo...

Ler Matéria Completa
publicado em 28 de Novembro / 2018 às 14:30

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora do Alto do Cruzeiro indignada com esgoto estourado, Saae responde

A leitora Ângela Monteclaro, moradora do bairro Alto do Cruzeiro em Juazeiro, enviou e-mail ao blog, reclamando de esgoto estourado a mais de três semanas, veja abaixo:

"Gostaria de deixar aqui a minha indignação com o SAAE. Há mais de três semanas a rua está desse jeito e todos os dias vários moradores ligam para reclamar e ninguém aparece para dar providência. Isso fica na Rua 01 do Alto do Cruzeiro, perto da estação de tratamento da própria companhia.

Um absurdo, limpamos a casa e depois fica tudo sujo, pois quem precisa colocar o veículo na garagem suja tudo e também quem está a pé, porque além de não poder mais transitar na rua, porque o esgoto já tomou conta, os pés e a roupa ficam sujos". 

Confira na integra nota do SAAE:

O Setor de Esgoto do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE informa que nessa quinta-feira (29) todas as equipes do SAAE vão estar no Bairro Alto Cruzeiro e já foi colocada na programação a solicitação da moradora Ângela. O SAAE em Ação estará atendendo aos moradores das 9h às 16 horas na Escola José Padilha de Souza, com mutirão de serviços que envolve: desobstrução de esgoto, retirada de entulhos, revisão e negociação de contas de água, recuperação de poços de visitas, reposição de calçamento e resíduos recicláveis.

O SAAE esclarece ainda que toda vez que é feita uma solicitação junto ao órgão um número de protocolo é gerado para que tanto o usuário como o chefe do setor possam acompanhar a realização ou não do serviço. Se o usuário, ao fazer reclamação na mídia já tiver ligado para o SAAE, deve informar o número do protocolo para acompanhamento do serviço.

publicado em 27 de Novembro / 2018 às 19:38

ESPAÇO DO LEITOR: SURGE UM NOVO LIXÃO EM JUAZEIRO?

Nós moradores da Rua Paula Souza, Bairro santo Antônio, parabenizamos a administração publica SAAE/PMJ, pela limpeza da nossa rua realizada dia 20/11/18. Porém, preocupados com as previsões das chuvas já anunciado pelo CLIMATEMPO, queremos saber da administração municipal quais as providencias serão tomadas com este terreno que fica ao lado da rede de bombeamento de esgoto (foto) que já virou um verdadeiro lixão. Após limpeza, ficaram esgotos sem tampa e outros com tampa suspensa (foto). Alem de que em apenas 8 dias já tem acumulo de lixo, pois, o alicerce que servia de obstáculo para adentrar no terreno que pertence ao SAAE, foi retirado pela patrol, facilitando assim o acesso para alguns veículos e carroças. Informamos ainda que o lixão que ali se forma, entope as boca de lobo (esgoto) dificultando o escoamento das águas pluviais. Ate quando vamos conviver com odor do lixo e de animais mortos que ali são jogados?

Jean Carlos Pereira da Silva

publicado em 27 de Novembro / 2018 às 10:26

Espaço do Leitor: SAAE de Juazeiro - caro, ineficiente e ‘bruto’

Na última sexta (23), por volta de 11 horas, estava chegando em casa, no Bairro João XXIII e encontrei uma equipe do SAAE que estava finalizando um serviço. Parei o carro na frente de casa e fui tentar dialogar com a equipe, no intuito de tirar dúvidas e fazer uma sugestão para melhoria daquele serviço. Porém, fui surpreendido com a reação do funcionário público, que sequer se dispôs a se aproximar para me ouvir.

De dentro do carro, com a porta entreaberta, o sujeito dava resposta bastante grosseiras, antes mesmo que eu completasse as frases, de forma que, a certa altura, fiz questão de demonstrar minha insatisfação com aquele tratamento. “Parceiro, estou apenas tentando tirar uma dúvida e fazer uma sugestão”, argumentei eu, enquanto o ‘colaborador’ do SAAE rebatia de forma rude. Pouco antes o funcionário havia se negado a sair do carro e vir até o local do serviço para eu apresentar a minha sugestão.

Diante do péssimo tratamento, peguei o celular e avisei que filmaria aquela situação. A resposta dele foi rápida e em tom ameaçador: “se quiser eu vou aí perto de você!”

Ler Matéria Completa
publicado em 27 de Novembro / 2018 às 08:30

ARTIGO - ENCANTOS DO GRANDE SERTÃO

“E o sertão é um paraíso...”   (Euclides da Cunha) 
“O sertão é confusão em grande demasiado  sossego”.  (Guimarães Rosa)

O sertão é o baluarte dos valentes, dos fortes, dos guerreiros. É o berço dos poetas e utopistas. É o templo dos místicos e dos visionários. Sua bravura está calcada nas chamas do sol do meio dia. Sua poesia é filha da noite enluarada em tempo de festa junina. Sua fé vem do arrebatamento do espírito diante da superioridade do arrebol que reveste o horizonte nas horas vespertinas. O sertão é a perene e fecundante explosão da vida em forma de fogo, calor e fulguração. É o império da luz sobre a escuridão. Do movimento dinâmico das coisas sobre o marasmo gélido das cavernas. É a flor tenra que brota na fenda da pedra bruta, como que a indicar o triunfo dos humildes sobre a potência dos bárbaros.

(Conselheiro, Glauber Rocha, Gonzagão, Patativa, Ariano, Vitalino, Eduvirgens, João Grande, Zefa do Doce (só para citar os maiores): Eles são a metáfora de um sertão repleto de múltiplos encantos. Misto de simplicidade e sabedoria, eles traduzem a essência do universo sertanejo. Só quem é sertanejo (e eles foram o sertão por excelência), pode abarcar toda a dimensão desse estupendo pedaço de terra. É o caso ainda de Euclydes da Cunha e Guimarães Rosa – cavaleiros incansáveis das batalhas do grande sertão). 

Ler Matéria Completa
publicado em 26 de Novembro / 2018 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: A PALAVRA DO MOMENTO “ MUDA JUAZEIRO “

Não gostaria  de  estar  comentando  os  absurdos  de uma administração que não está voltada para os anseios da comunidade de Juazeiro, mais não sou irresponsável ao ponto de ficar omisso sem prestar alguns esclarecimentos quanto ao que sei, pois sou filho nato de Juazeiro e tenho certeza de que muitos também estão preocupados com o navegar deste barco furado que não nos levará a nenhum porto seguro. Faço estes comentários com bastante responsabilidade perante a comunidade.  

Vejamos a nota da Prefeitura intitulada: PREFEITURA DE JUAZEIRO DESMENTE OPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DE LEI. A nota diz; ITEM 08- Quais obras serão feitas se a prefeitura obtiver o empréstimo do DESENBAHIA? Resposta: Com este dinheiro a prefeitura irá urbanizar canais que cortam o centro da cidade, “REQUALIFICAR A ORLA I” e pavimentar diversas ruas em todos os distritos do interior. Revendo o passado que não me saiu da memória, O PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ORLA I E II, onde questionei através do Blog Geraldo José: Porquê o projeto  não tinha sido publicado nem discutido com a comunidade?  Qual o valor da obra e qual a empresa que  tinha sido vencedora da licitação? Passados alguns dias vi uma matéria no mesmo Blog, que dizia: “A prefeitura convida a comunidade para a apreciação do projeto acima citado, para uma audiência na Câmara de Vereadores”, até aí tudo bem, e é desta forma que os gestores devem proceder. Fiz uma leitura do projeto e compareci para a audiência, fiz duas observações: A não existência de rampas de acessos para os deficientes e a construção de uma ciclovia à margem do rio. Enrolaram e disseram que ia sim existir as rampas.

Ler Matéria Completa
Taurino Fernandes de Souza, Engenheiro Civil – CREA Nº 17.735/D-BA
publicado em 25 de Novembro / 2018 às 23:00

ARTIGO – “FILHO FEIO NÃO TEM PAI”

Esse é um dos muitos provérbios portugueses que enriquecem o universo dos ditados populares, sempre encontrando adequação às mais diversas situações do cotidiano, principalmente quando se busca a justificativa para fugir às responsabilidades diante de algum fato negativo praticado. Quase sempre, também, quando o filho é muito bonito, o que mais se ouve é a frase orgulhosa de um certo coruja a dizer que “é a cara do pai”! Quando a situação é inversa e não tão favorável, o silêncio domina o momento. Assim é, infelizmente, a humanidade com suas facetas inusitadas.

No Brasil, por analogia, está arraigada no comportamento humano uma forte tendência à prática do silêncio comprometedor - quando não irresponsável -, protegendo a identidade de alguém por certos atos sob o apanágio do crime da omissão. De forma acentuada essa é uma característica presente e dominante na vida pública, onde as irregularidades quase nunca são apuradas, os projetos e obras são superavaliados e, o pior, às vezes ocultam as intrigantes e manhosas maledicências financeiras. Ah, se a Lava Jato desse uma passadinha por essas sujeiras para lavar tantas sujeiras que por certo existem e não são poucas!

Ler Matéria Completa
publicado em 25 de Novembro / 2018 às 15:00

ARTIGO: UMA EDUCAÇÃO COM MENOS BRASÍLIA E MAIS BRASIL

Depois de muitas informações e desinformações finalmente o presidente eleito Jair Bolsonaro bate o martelo e define seu ministro da educação. É o Doutor em Filosofia RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ, nascido na Colômbia, mas já radicado no Brasil há muito tempo, é filósofo e professor de escola de Comando do Estado Maior do Exército. Vélez vinha se destacando por seus livros sobre o fenômeno do patrimonialismo na América Latina, suas críticas à pedagogia de Paulo Freire e ao modelo petista de governar. A escolha de Bolsonaro priorizou dessa vez um nome que seria classificado como "mais ideológico e menos técnico".

Bolsonaro disse que o PNE (Programa Nacional de Educação) deve ter "menos Brasília – que é a famosa politicagem, e, mais Brasil – realidade e necessidade." Se formos analisar por essa premissa vemos que a atual educação não alcança de forma eficiente as diferentes realidades de nossas crianças e jovens em nosso país. A indicação de Vélez foi do internacionalmente renomado Professor de Filosofia Olavo de Carvalho: "Aceitei a indicação movido em tornar realidade no terreno do MEC, a proposta de governo externada pelo candidato Jair Bolsonaro que tem como tarefa essencial recolocar os ensinos básico e fundamental a serviço das pessoas." Declarou.

Ler Matéria Completa
publicado em 24 de Novembro / 2018 às 23:00

Artigo - Até que a morte nos separe

O sentimento de perda talvez esteja entre as piores dores sentidas por um ser humano. A palavra perder, por si só, já amedronta e leva automaticamente o positivo para o negativo, independente do que está em 'jogo'. Como dizem os mineiros, 'é ruim demais da conta sô' saber que não mais contará com algo que saiu do presente para o ausente. Muita oração e reza por parte dos cristãos e Yoga e meditação para os praticantes poderão minimizar o sofrimento daqueles que passam por algum tipo de acometimento.

A morte é sem dúvida a mais temida perda para o ser humano. Seu conceito, para a classe médica e científica é a cessação das funções vitais, ou seja, é a interrupção definitiva da vida de um organismo vivo que havia sido criado a partir do seu nascimento. A perda de um ente querido é imensamente dolorosa, chegando a ser insuportável. É algo durável, e permanente, que não se pode destruir, suprimir ou fazer desaparecer totalmente, um acontecimento geralmente difícil de ser enfrentado.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Novembro / 2018 às 23:00

"Amor da minha vida"

Por Mário Pires (*)

Essa é a tradução de uma das canções mais lindas e históricas no mundo: "Love of my life" – do Queen, escrita por Freddie Mercury e que retrata o sentimento mais puro e verdadeiro que pode existir entre duas pessoas. Revela também, em todo o contexto, a dor que Mercury sentiu ao ver sua amada, Mary Austin, deixa-lo quando ele assumiu a bissexualidade.

A história dessa canção é relatada, com muita emoção, no filme documentário "Bohemian Rhapsody", que conta parte da vida de Freddie Mercury. Focando no nascimento e trajetória da Queen, a história de amor com Mary, a vida regada a sexo, bebidas, drogas e o fim lamentável após contrair a AIDS.

O longa, em cartaz nos cinemas, descreve as muitas escolhas feitas por Freddie Mercury, que morreu aos 45 anos de idade, nos deixando órfãos de tantas outras belas canções que poderiam ser escritas por ele. Mas não quero me ater a isso. Quero falar de amor.

Ler Matéria Completa
publicado em 22 de Novembro / 2018 às 23:00

ARTIGO: Cuidados com a Black Friday

*Por André Lopes Martins

A Black Friday é anualmente comemorada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Obedecendo ao calendário norte-americano, país no qual se originou, ela é realizada sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, que, por tradição centenária, é sempre celebrado na 4ª quinta-feira desse mesmo mês.

A data e seu nome contam com diversas teorias acerca de sua origem e motivação. Entretanto, todas essas teorias convergem no sentido de que o período marca o início da temporada de compras de Natal, com promoções substanciais em todas as espécies de lojas e comércios, especialmente os varejistas, físicos ou online, tornando-se dia de enorme incremento no faturamento dos negócios.

A atratividade e popularidade da Black Friday decorrem do fato de que muitos dos descontos oferecidos pelos lojistas são considerados pelos consumidores como superiores, mais benéficos e mais atrativos do que aqueles concedidos por ocasião do próprio Natal, razão pela qual aproveitam a ocasião para também adiantar as compras de seus presentes natalinos.

Ler Matéria Completa
Foto: Kelly Knevels
publicado em 22 de Novembro / 2018 às 16:00

Espaço do Leitor: Esgoto, escuridão e muriçoca!

Assim como todos os bairros de Juazeiro, o João XXIII amarga o abandono e o esquecimento por parte o poder poder público municipal. O bairro onde eu cresci e morei a minha vida inteira está cada vez mais dilacerado, as pessoas já não podem sentar nas suas portas sem a companhia das muriçocas, no entanto, para algumas outras pessoas como é o caso de Dona Joana e Dona Neide, residentes antigas do bairro, que moram na rua Alan Carino, essa realidade ainda é mais dura, não é só os mosquitos que as visitam sem convite, elas e seus vizinhos ainda tem que conviver com o mau cheiro de um esgoto que corre nas portas de suas casas há mais de dois meses. Chamo à atenção da Prefeitura de Juazeiro, solicitando mais atenção para com o nosso bairro. O povo não aguenta mais esse descaso. 

Jorge Lins

NOTA SAAE

O Setor de Esgoto do Serviço de Água e Saneamento Ambiental- SAAE/Juazeiro informa que a desobstrução do esgoto na Rua Alan Carino, bairro João XXIII já esta na programação desta quinta-feira (22).

O SAAE esclarece que as equipes trabalham diariamente na manutenção das redes coletoras de esgoto, mas solicita que os usuários registrem suas solicitações junto ao órgão através do telefone 3614-9800 e guardem o número de protocolo para a confirmação ou não do serviço solicitado.

publicado em 21 de Novembro / 2018 às 23:00

Artigo - Mais médicos e minha experiência em Cuba

Sou médico cubano nascido no Brasil. Tive a oportunidade de viver em Cuba por 7 anos da minha vida, estudei medicina naquela ilha, lá tenho pessoas que considero como minha familia. 

Cuba um país pequeno, sem recursos naturais como minério ou petróleo, tem somente 25% do solo fértil (o Brasil tem 85%), vive um bloqueio econômico cruel onde não pode comercializar com os Estados Unidos da América, nem quem comercializa com eles.

Criada junto aos EUA, a Organização das Nações Unidas para Saúde - (OMS), reconhece Cuba como uma das melhores saúde pública do mundo,  com taxa de mortalidade infantil de apenas 4 para cada 1 mil nacidos vivos, todo e qualquer atendimento médico gratuito e sem filas. Um país muito seguro, onde as pessoas andam pela madrugada na capital sem medo, é o único país das Américas onde a droga já não é um problema (quase não existe). 

Ler Matéria Completa
Por Salvador Carvalho
publicado em 21 de Novembro / 2018 às 11:30

Espaço do Leitor: Acúmulo de lixo nos bairros Pedra do Lorde e Palmares

Caro Geraldo José,

Quero através de seu estimado Blog chamar à atenção das autoridades, ciente da credibilidade deste espaço. Os bairros Pedra do Lorde e Palmares não são tão lembrados quando falamos de infraestrutura e limpeza pública, isso é fato.

Trago aplausos a grande obra de qualificação da avenida principal, esse será um grande feito. Principalmente, para os grandes condomínios e autoridades que passam diariamente. E agora eu pergunto: e as ruas?

As ruas continuarão do mesmo jeito. Tem cinco anos que moro na rua Francisco Cabano, que por diversas vezes sofreu com a caixa D'água derramando, a rua ficou esburacada. E mesmo protocolando solicitações, nós não fomos atendidos, mesmo através de ofício com assinatura de todos os moradores. As solicitações foram diversas: passar a máquina para nivelamento da rua, tendo em vista que foi um dano causado pelo SAAE; serviço de iluminação (temos alguns postes sem o braço e sem lâmpada) onde as residências precisam usar refletores para iluminar a rua e diminuir os riscos; serviço de limpeza.

Ler Matéria Completa
publicado em 21 de Novembro / 2018 às 07:30

MORADORES DO SOL LEVANTE RECLAMAM DE POCILGA

Moradores do bairro Sol Levante encaminharam denúncia ao Blog sobre a existência um criatório de porcos na comunidade que coloca em risco à saúde da população, além do incômodo com a fedentina oriunda da pocilga. Confira: “Geraldo José venho através do seu blog denunciar um criatório de porcos no Bairro Sol Levante na Rua S/N-Juazeiro/BA, pois nós moradores estamos preocupado com o fedor, pois tem pessoas idosas e crianças recém-nascido etc. À noite ninguém dorme, pois, o fedor é demais. Dia e noite. Os moradores já procuraram o dono dos porcos e ele não faz nada, nós pedimos a prefeitura junto com a secretaria responsável para fazer uma visita ao local, não aguentamos mais com tanto fedor. É triste! Dia e noite as pessoas ficam com falta de ar principalmente as crianças. Parece que ele não limpa o chiqueiro. Não quero me identificar tenho medo de retaliação. Veja a lama do chiqueiro correndo no meio da rua 6”.

publicado em 20 de Novembro / 2018 às 23:25

Artigo - O Vapor do Resgate de Juazeiro 

O Brasil está passando por um processo exemplar de modificação de rota, e Juazeiro não pode ficar fora dessa travessia. Nós juazeirenses, estamos assistindo à uma decadência político-cultural extremamente angustiante em nossa cidade. É preciso dizer o que muitos políticos juazeirenses têm evitado; a nossa vizinha cidade-irmã traz em sua história, os percalços normais de uma disputa democrática, porém, ao contrário de Juazeiro, sempre com o foco no desenvolvimento -- independente da corrente política que comanda o barco. O que é muitíssimo diferente do lado de cá do rio. 

Estamos assistindo ao declínio de várias manifestações culturais como: os congos (festa do rosário), penitentes, blocos e estrutura tradicional do carnaval, etc. Há tempos não se vê o florescimento da literatura como outrora houve em Juazeiro com pessoas do calibre de Pedro Raimundo Rego, Edson Ribeiro, Antonília da França Cardoso, Edilson Monteiro, Maria Isabel Figueiredo (Bebela), entre outras.

Ler Matéria Completa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.