Blog do Geraldo José - Reminiscências
Vale do São Francisco - 17 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Reminiscências

publicado em 16 de Julho / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Geraldo,

Esta foto é de janeiro do ano de 1973. Nela estão Moacyr Alexandrino, jornalista já falecido, Miled Cussa Filho, atualmente radicado em Salvador, Dr. Múcio Brandão (à época Presidente da AUJ – Associação dos Universitários Juazeirenses), o grande craque Luís Pereira e sua esposa na época, Marilu.

Grande abraço,

Miled Cussa Filho

publicado em 14 de Julho / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Caro amigo Geraldo José,

Ai vai mais uma das fotos do arquivo de Aloysio Vianna.

Edésio Santos, Cabo Dão, Jaime Pirrucha, Bebeto, Lécio, Farinha, Julito, Aloysio Vianna, Comandante Esmeraldo Lopes, Maninho Budogue, Feijão, Zé Odorico.

Paulo Vianna

publicado em 13 de Julho / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Prezado Geraldo José,

Gostaria que o amigo publicasse no seu blog esta foto que é uma lembrança da festa 'PSICODÉLICA' que aconteceu na Sociedade Apolo Juazeirense em junho de 1968. Observe que existia uma Concha Acústica e as pessoas da foto são, em pé: José Carlos, trabalhou na Galeria São José, ex-tenente do Exército, hoje mora em São Paulo e Carlos Alberto, comerciante em Salvador. Sentados: Zezé, (in-memorian), Paulo de Tal, Representante Comercial e Teotônio Marinho, contador, na época, servindo o Tiro de Guerra.

Cumprimentos,

Teotônio Marinho

Rua Marechal Floriano Peixoto, 75, centro, Juazeiro-Ba.

publicado em 21 de Junho / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Paulo Viana, popular Paico, filho do saudoso presidente do Veneza, Aloísio Viana, liderou a natação baiana nas décadas de 80/90.

publicado em 31 de Maio / 2012 às 23:00

Reminiscência...

 
Geraldo, 
 
É um prazer poder contribuir com a Coluna "Reminiscências" do Blog do Geraldo José.Segue foto da antiga cidade de Sento-Sé e texto falando sobre a época da mudança para a nova cidade, apos a construção da Barragem de Sobradinho.
 
Atenciosamente,
 
Socorro Nascimento
 
ANTIGA SENTO-SÉ
 
No ano de 1971 recebendo com grande surpresa a notícia que a “CHESF” daria início a construção da barragem, Pânico Geral! A partir deste primeiro comunicado deu-se a seqüência a várias reuniões para estabelecer-se o local para onde iria a nova Sento-Sé. Seja Piçarrão? Pirí? Ou Tombador?.
 
Quantas lágrimas, quantas tristezas, pior, perdas de memórias, mortes apaixonadas e repentinas. No município tudo isso aconteceu. Estavam acostumados ao torrão natal, ao carnaubal, ao rio São Francisco, as cozinhas humildes, más que viu nascer e crescer.
 
A CHESF não aceitava debate. Começam as míseras indenizações em 1970, as permutas de casas e de roças. Algumas famílias a CHESF resolveu levar para as Agrovilas em Bom Jesus da Lapa. E quantas ofertas boas. Era desnatural o tamanho do feijão, do milho, do tomate, até filmes, As moradias “Santo Deus”, não eram casas... Eram sobrados. E muita gente se foi, alguns puderam voltar e outros nem este direito tiveram. 

Em 1975 começaram as mudanças, lentamente dava-se o adeus, as casas derrubadas, as roças queimadas, o plantio abandonado, as fruteiras desvalorizadas, os paus de arara transportando gente. As barracas de lona para abrigar as crianças. Em 10 de outubro de 1976 chegou à vez de mudar a sede da municipalidade, e em seguida as mudanças das famílias por completo, o mesmo sofrimento. A casa número 01.. a casa número 02… Que ora era pequena demais. Novembro de 1976, última mudança. Atrás deixavam-se parentes falecidos, casas caídas, a história. Aqui finda Sento-Sé de ontem, abrindo espaço para uma nova vida numa nova cidade. A velha Sento-Sé foi inundada pelas águas do grande lago de Sobradinho.
 
Fonte: Blog do Coelho.
publicado em 02 de Maio / 2012 às 23:00

Reminiscência...

A foto enviada pelo leitor Paulo Coelho retrata o início da construção da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. Ao fundo a antiga Estação de Juazeiro e o galpão da Franave.

publicado em 21 de Abril / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Amigo Geraldo,

Em homenagem ao aniversário do glorioso Veneza, hoje dia 21/04, estou enviando esta foto do meu acervo, com grandes ídolos do futebol passado, lembrando também os grandes dirigentes que ja se foram. Que os blogueiros curtam esta foto do Veneza com as faixas de Campeão do Bape (Torneio Bahia/Pernambuco de 1983).

Nivaldo 18C - Santo Antonio   

publicado em 20 de Abril / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Grande Geraldo,

Veja esta foto do século passado. No centro, eu que treinei bem, ladeado pelo veteraníssimo Tuplê Seabra de Vasconcelos, corredor da cidade de Canta Galo-RJ e Aleudo Francisco, atualmente defendendo a camisa do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte.

Professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

publicado em 01 de Abril / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Eis o registro na década de 70 do mais novo cidadão petrolinense, Edvaldo Franciolli, que é natural de Juazeiro e atualmente está radicado em Recife-PE. A performance aconteceu na casa de shows "O CAFONA" que era bastante prestigiada pela sociedade san-franciscana e fica localizada no bairro de Piranga. No show Franciolli imitava com maestria o cantor Ney Matogrosso.

publicado em 26 de Março / 2012 às 23:00

Reminiscência...

O quadro Reminiscência de hoje vem através do registro fotográfico de Taciano Gustavo Medrado, foto esta que era do Grêmio Operário de 1985, quando o mesmo jogava como goleiro. Esta foto foi registrada no dia da disputa de final de campeonato contra o Veneza.

Escalação da esquerda para direita:

Em pé: LÉCIO, TÓ, PORÓ (In memoria) , VANINHA, JEAN (In memoria) , TACIANO (Geraldo José-radialista esportivo na época),
Agachados: FRANSUELTON, MARCIO DO RODEADOURO (In memoria),  WAGNER, LULINHA MARRON, VEIO.

publicado em 23 de Março / 2012 às 23:00

Reminiscência... ESPECIAL CHICO ANYSIO

Esta é uma das mais antigas apresentações do humorista Chico Anysio, que faleceu nesta sexta-feira aos 80 anos de vida. Na oportunidade, Chico fazia uma apresentação no ano de 1969 numa apresentação especial, na entrega de prêmios do Roquete Pinto em 1969, exibido pela Record. Na ocasião, Chico recebia o prêmio de 'Melhor Comediante'. Chico comparece ao prêmio e mostra porquê ficou com cobiçado troféu.

publicado em 21 de Março / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Foto dos bares Ki-Sabor e Primavera, com a antiga Direlli, ao fundo, onde éramos abastecidos com livros e revistas.

Colaboração do leitor:  Robério Valverde Reis, via Facebook.

publicado em 18 de Março / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Antigo cais de Juazeiroe ao fundo o prédio dos Correios e Telegraphos, onde hoje funciona a Receita Federal. O casarão da direita é onde hoje está localizadas a loja das Casa Bahia.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 06 de Março / 2012 às 23:20

Reminiscência...

 
Geraldo.
 
Segue relíquia fotográfica da área esportiva de Juazeiro para publicação no BLOG DO GERALDO JOSÉ.
 
Atenciosamente,
 
JUCINEI MARTINS
publicado em 21 de Fevereiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Trecho do antigo cais de Juazeiro. Na extrema direita as torres da Velha Estação destruída para construção da Ponte Presidente Dutra.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 20 de Fevereiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Período carnavalesco em todo Brasil o leitor Paulo Coelho envia foto do Carnaval de Juazeiro na década de 50. Na foto a representante de Juazeiro e dos distritos de Massaroca, Juremal, Carnaíba, Salitre e Itamotinga.

publicado em 15 de Fevereiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Visão da Ilha do Fogo e do cais de Juazeiro, antes da construção da Ponte Presidente Dutra.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 14 de Fevereiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Geraldo,

Antigamente a travessia Juazeiro-Petrolina era feito em Paquetes (pequenos barcos). Ao fundo a ponte Presidente Dutra sendo construída.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 27 de Janeiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Geraldo,

Eis a foto do jantar realizado na Companhia de Navegação com a presença do presidente da República, Eurico Gaspar Dutra e Otávio Mangabeira, Governador da Bahia, por ocasião da inauguração do Hospital Regional e a batida da pedra fundamental da ponte Juazeiro-Petrolina, em 1948. 

Atenciosamente,

Walter César

publicado em 25 de Janeiro / 2012 às 23:20

REMINISCÊNCIAS...

Em homenagem aos 458 anos da cidade de São Paulo, fotos antigas das avenidas São João e Ipiranga, eternizadas na canção Sampa do baiano santamarense Caetano Veloso.

 

Vista área da construção da Avenida Ipiranga anos 50

Fonte: Google

Avenida São João 1951

Fonte: Google

Enviado pelo leitor e colaborador José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

publicado em 18 de Janeiro / 2012 às 23:20

Reminiscência...

Antigo Banco do Brasil na orla da cidade.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 15 de Janeiro / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Grande cheia do rio São Francisco em 1979.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Paulo Coelho.

publicado em 07 de Janeiro / 2012 às 23:00

Reminiscência...

Geraldo,

Como nosso Cais, Mercado Municipal, Coreto da Praça Barão do Rio Branco, Estação que se localizava na beira do São Francisco, Fórum da Cidade e tantos casarões de arquitetura arrojada e origem francesa foram demolidas, a nossa primeira igreja teve o mesmo fim, demolida e no local erguida a segunda Igreja de Nossa Senhora das Grotas.

Atenciosamente,

Walter César

publicado em 01 de Janeiro / 2012 às 23:00

Reminiscências:

 

 

 

 

 

Na foto Wilson Duarte, com os pais, em São Paulo, já usando o chapéu que o seu personagem, Zé Brocoió, adotou.

publicado em 31 de Dezembro / 2011 às 23:00

Reminiscência...

O nosso leitor Miguel Gualberto enviou um email com diversas imagens da Juazeiro antiga. Hoje vamos postar a imagem do Cais. Infelizmente não há como precisar a data da imagem.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.