Blog do Geraldo José - Informativos
Vale do São Francisco - 23 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Informativos

publicado em 29 de Maio / 2012 às 07:00

Curso de inglês promove arraiá solidário

Com o objetivo de promover a valorização da cultura regional, bem como celebrar uma das mais importantes festas típicas do povo nordestino, será realizado no dia 09 de junho o “ARRAYÁZIGI”. O evento é promovido pelo Yázigi-Petrolina e acontecerá a partir das 19h na rua Valério Pereira, em frente à própria escola.

A festa que já é tradição em Petrolina chega a sua 12ª edição e este ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga. Além de muita animação, forró e as tradicionais comidas típicas, o ARRAYÁZIGI possui um caráter filantrópico, já que toda a renda arrecada na realização do evento será doada, na forma de cestas básicas, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrolina (APAE).

Segundo a Diretora Administrativa do Yázigi, Cristina Barbosa, a intensão é promover um São João solidário. “Este ano, além de homenagearmos o centenário de Luiz Gonzaga, estamos organizando um São João solidário. Com isso, nós pretendemos valorizar as nossas manifestações culturais e contribuir para a formação dos nossos alunos enquanto cidadãos conscientes e socialmente responsáveis”, ressalta.

publicado em 29 de Maio / 2012 às 06:00

I Fórum de Revisão do Plano Municipal de Educação acontecerá nesta quinta-feira (31)

Na próxima quinta-feira (31), o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro promoverão o I Fórum de Revisão do PME. O evento acontecerá no DCH III da UNEB, das 8 às 18h, e será aberto ao público em geral.

A iniciativa conjunta tem como objetivo legitimar as propostas elencadas no documento, prestando contas à sociedade quanto à execução das ações implementadas e à consolidação de uma política consistente na garantia do direito de aprender, como premissa fundamental.

O Plano Municipal de Educação foi formulado para o decênio 2009-2019 na I Conferência Municipal de Educação em junho de 2009, e é um instrumento que define políticas públicas e traça o planejamento do setor com o estabelecimento de diretrizes, objetivos e metas que deverão dirigir as ações educacionais a serem desenvolvidas no município.

O PME foi formulado pelo Conselho, em parceria com a SEDUC e com a contribuição dos educadores e organizações ligadas ao segmento. “É um dos documentos mais importantes da área, pois contém todo o planejamento necessário para melhoria da qualidade do ensino no município, e sua revisão irá garantir, de forma democrática, os ajustes necessários a essa seguridade”, analisa a presidenta do Conselho, Miranery Amorim.

Ascom PMJ
publicado em 25 de Maio / 2012 às 13:00

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira (25). Até a manhã desta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4% do público-alvo.

A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo. A melhor adesão à campanha, no momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4% (quase 2,6 milhões). Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3%), mais de 10,7 milhões de idosos (52%), pouco mais de 1 milhão de gestantes (47,5%) e 586,6 mil índios (40,4%).

A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.

A pasta reforçou que a dose – oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país – é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o Influenza H1N1. Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente. As informações são da Agência Brasil.

publicado em 25 de Maio / 2012 às 10:30

CMTT interdita a Praça Imaculada Conceição neste domingo

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) informa que neste domingo (27) em virtude da tradicional festa do Divino Espírito Santo realizada pela Catedral Diocesana Nossa Senhora das Grotas com uma procissão e missa campal, a Praça Imaculada Conceição estará interditada nos dois sentidos.

O evento será iniciado com a procissão a partir das 16h no seguinte trajeto: saída do loteamento Morada do Rio no Bairro Cajueiro (próximo a APAE), dando continuação em direção a Avenida Flaviano Guimarães, Rua 15 de Novembro, Avenida Adolfo Viana, chegando a Praça da Catedral onde se encerrará com a missa.

Ascom PMJ - Foto: Google para ilustração
publicado em 23 de Maio / 2012 às 17:30

Aviso: Motoristas dos carros-pipa contratados devem procurar a defesa civil caso necessite de nova orientação

A Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) comunica aos motoristas de carros-pipa contratados na semana passada que ao verificar algum equívoco na documentação do contrato, bem como no roteiro de abastecimento favor dirigir-se a Defesa Civil, localizada na Rua Oscar Ribeiro, no centro da cidade para correção.

“Localidades que já eram contempladas com os carros-pipa anteriormente e por algum motivo, ou até por erro de digitação, não foram incluídas no calendário a ser cumprido pelos motoristas serão recolocadas, corrigindo a documentação e redirecionando o serviço. Essas e outras questões que possam surgir serão sempre resolvidas com a defesa civil”, disse Adalberto de Carvalho, supervisor da Defesa civil.

Ascom PMJ
publicado em 23 de Maio / 2012 às 16:00

SAAE comunica falta de água em alguns bairros de Juazeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Juazeiro, em nota encaminhada ao Blog informa aos usuários dos bairros Antônio Guilhermino, Loteamento Sol Nascente, Alto da Aliança, Itaberaba, Residencial Ilha do Rodeadouro e Morada do Salitre que faltará água nesta quinta-feira (24), das 08h30min às 12 horas para a realização da troca de rolamento da bomba que fica localizado na Estação de Tratamento de Piranga.

Por essa razão o fornecimento nos bairros Jardim São Paulo, Castelo Branco, Dom Thomaz e Tancredo Neves também podem ser atingidos.

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. A direção pede a compreensão dos usuários e reafirma o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Asscom/SAAE
publicado em 22 de Maio / 2012 às 16:30

Universidade para Todos seleciona monitores para projeto EM-Ação

O programa Universidade para Todos (UPT), do governo estadual, está selecionando monitores para atuarem no projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação). As inscrições ocorrerão entre os dias 23 e 25 de maio. Estão sendo disponibilizadas 330 vagas em 110 municípios baianos. Podem concorrer às vagas de monitores das disciplinas de português e matemática graduandos (licenciatura e bacharelado) e pós-graduandos em áreas afins de universidades públicas.

Os interessados devem apresentar a ficha de inscrição e os demais documentos no departamento da universidade indicado no edital do processo seletivo. Como critérios de seleção, serão considerados o histórico acadêmico, currículo e os resultados da prova e da aula pública da disciplina pleiteada. A remuneração será de R$ 15 (valor bruto) por hora/aula. O resultado final será divulgado no dia 28 de maio. O programa Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação (SEC) e executado em parceria com as universidades estaduais e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço

O que: inscrições para seleção de monitores para UPT

Quando:de 23 a 25 de maio

Onde: no departamento da universidade indicado no edital do processo seletivo

Wânia Dias Ascom Uneb
publicado em 04 de Maio / 2012 às 18:30

CURAÇÁ : REALIZA SÁBADO DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Será realizado neste sábado (05) na Cidade de Curaçá (BA), o dia “D’” da Campanha de Vacinação contra Influenza Sazonal (Gripe). O público-alvo da Campanha são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão realizando vacinação, das 8h às 17h, na zona urbana e na zona rural do município, que ficaram responsáveis em imunizar inclusive com uma unidade móvel de saúde.

 A vacinação acontecerá na sede nos seguintes postos Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Saúde do Curaçá 1, Unidade de Saúde do Adolfo Viana e Centro de Saúde haverá também uma unidade móvel para as pessoas com necessidade especiais (deficientes físicos, acamados entre outros).

Adelmir Silva (ASCOM)
publicado em 03 de Maio / 2012 às 20:30

Sr. do Bonfim: Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta, dia 4

Visando alcançar as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), o governo de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará sexta-feira, dia 4, a partir das 16h, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (trivalente),na Academia da Terceira Idade, localizada no Parque da Cidade.

O evento deve prosseguir até as 18h. Os presentes contarão com a presença de um educador físico que dará orientações para a realização de atividades. Uma banda de forró local também se apresentará.

Serão vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e profissionais de saúde.  Todos devem comparecer portando o cartão de vacinação.

Ascom
publicado em 03 de Maio / 2012 às 18:00

Juazeiro participa de Seminário de Pesquisa para melhorias dos serviços da saúde

Acontece nos dias 07 e 08 de maio na Univasf, em Petrolina, o Seminário de Pesquisa para lançamento oficial da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco. No dia 07, às 9h, durante a abertura do evento, o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, assinará o Termo de Cooperação entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria da Saúde de Juazeiro, visando fortalecer - através de parcerias - as pesquisas em saúde, construindo com isso e de forma compartilhada com a comunidade, projetos de melhorias e de qualificação dos serviços no município.

O Seminário é aberto ao público e vai acontecer das 9h às 17h, no auditório da Biblioteca e na Sala NT03 do Campus da universidade. Estão convidados para participar do seminário: profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes, usuários, gestores e representantes de associações públicas. Na oportunidade o público debaterá sobre o processo de pesquisa e seus desdobramentos.  A expectativa, segundo organizadores, é de que 150 pessoas participem do encontro.  

A PROGRAMAÇÃO

Seminário de Pesquisa Extensão entre grupos de pesquisa do Vale do São Francisco/Univasf e Lappis(IMS/UERJ)

Dia 7:
9h às 9h30 – Abertura com assinatura do Termo de Cooperação entre Lappis(IMS/UERJ)/LEPII/LETRANS/NES(UNIVASF) e Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro da Bahia para criação da Incubadora da Integralidade e Saúde do Vale do São Francisco
9h30 às 11h30 – Conferência: Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas de Cuidado. Com a professora Madel Therezinha Luz
11h30 – Lançamento de livros
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 17h – Experiência de organização de grupos de pesquisa e de estudos em saúde coletiva
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
Dia 8
(Atividade restrita aos grupos de pesquisa)
9h30 às 12h – Orientações metodológicas para pesquisa sobre itinerários terapêuticos de cuidado em saúde
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 17h – Planejamento do grupo para direcionamento de prioridades na pesquisa
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
Local: Auditório da Biblioteca Central da Univasf (Campus de Petrolina-PE-Centro).
Outras informações e inscrições de pesquisadores e grupos de pesquisa: (87) 2101.6866

 

Vânia Castro – assessoria de imprensa/SESAU
publicado em 27 de Abril / 2012 às 12:30

Vacinação contra gripe na zona urbana começa nesta sexta (27) em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a partir desta sexta-feira (27/04), as Unidades de Saúde da Família da zona urbana já estarão vacinando contra gripe. Os postos de saúde no interior iniciarão a mobilização no próximo dia 02 de maio. A Campanha de Vacinação na Bahia será iniciada no dia 05 de maio, mas Juazeiro antecipa para aumentar o número de pessoas imunizadas.

Devem ser vacinadas uma média de 22,6 mil pessoas (80% do público alvo da campanha), que são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.

O objetivo da Campanha, segundo a Sesau, é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe. A Campanha segue até dia 25 de maio e no dia “D”, Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza (vírus que causa a doença), marcado para ser realizado dia 05/05, a Secretaria da Saúde colocará ainda a disposição da comunidade vários postos volantes, além dos fixos. Este ano a Campanha de Vacinação contra Gripe vem com o slogan “Proteger é cuidar. Vacinação contra gripe”.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 26 de Abril / 2012 às 17:30

Sento Sé terá a primeira indústria de cebola do Norte e Nordeste

O município de Sento Sé, localizado no Território de Identidade Sertão do Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste. O empreendimento, da Cooperativa de Produtores de Cebola de Sento Sé, tem previsão de inauguração para até o final deste ano, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas. Resultado de convênio de cooperação técnica e financeira assinado há pouco mais de um ano entre a Secretaria Estadual da Agricultura/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a cooperativa, a indústria vai produzir pasta de cebola, cebola picada e em conserva. A indústria vai processar a cebola que, embora de boa qualidade, não é consumida pelo mercado por ser pequena e disforme, chamada de “chupeta”.

Na tarde desta quarta-feira (25), ao chegar a Sento Sé para reunir-se com produtores rurais, na programação da 27ª edição da Seagri Itinerante, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica, que está sendo construída num terreno de três mil metros quadrados, adquirido pelos associados da  cooperativa. “O que vocês estão fazendo aqui, com consultoria do Sebrae e do Senai, deve servir de exemplo para outras regiões”, disse Salles, lembrando a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, mas ainda importa o produto industrializado de vários estados, entre eles Santa Catarina.

De acordo com o presidente da cooperativa, Arionaldo de Oliveira Lima, a indústria tem capacidade instalada para processar 4 toneladas/dia/turno de cebola, mas tem potencial para ampliação e diversificação da produção. A área plantada de cebola em Sento Sé é de 2.350 hectares. A maior parte da produção é comercializada para São Paulo

 “Estamos realizando um sonho”, disse Arionaldo de Oliveira Lima, destacando que “este avanço é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura”. Ele lembrou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do Estado, superado hoje pelo município de Casa Nova, prevendo que “agora, com a implantação da indústria de processamento nós devemos ampliar nosso quadro de associados, aumentar a produção e retomar a liderança”.

Asscom Seagri
publicado em 26 de Abril / 2012 às 16:30

Secretário Estadual de Agricultura participará da abertura da Expovale 2012

O Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Eduardo Salles, acompanhado pelos superintendentes da SEAGRI, coordenadores e diretores da ADAB, EBDA, CDA e Bahia Pesca participaram hoje (26), da abertura da VI edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco - EXPOVALE, e a 12ª Exposição Nacional Boer.

O evento acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/Campus Juazeiro, e contará com a participação de criadores de todo país. Na ocasião, o secretário fará uma apresentação a partir das 17h para aproximadamente 60 (sessenta) empresários da região no recinto da exposição, em seguida o corpo técnico da secretaria ouvirá as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados.

A visita do Secretário na cidade faz parte do projeto SEAGRI Itinerante, criado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - SEAGRI, e tem o objetivo de conhecer in loco as dificuldades de cada região e município baiano, e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado.

Ascom Accossf/ Foto: google
publicado em 26 de Abril / 2012 às 16:00

Feira Internacional de Artesanato e Decoração traz a cultura de mais de 13 países para Petrolina

Mais de 100 estandes expondo o trabalho de artesãos e artistas de 13 paises, 10 estados brasileiros e a produção diversificada do artesanato de Petrolina. Já está tudo pronto para a primeira edição da Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que vai movimentar o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, de 04 a 13 de maio próximo.

Realizada pela Mathias Feiras e Eventos com apoio da Prefeitura de Petrolina, a Feincartes já passou por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, e nesta edição, às margens do rio São Francisco promete aos visitantes uma verdadeira viagem pela história e a cultura de inúmeros povos do planeta. Além da oferta diária e gratuita de cursos, oficinas e apresentaçõesartísticas com vários talentos regionais e uma oficina de gastronomia com o chef marroquino Moulai idri Oudhi.

Durante 10 dias, artesãos nacionais e estrangeiros estarão apresentando e comercializando seus mais recentes trabalhos em peças étnicas, esculturas, pinturas e artigos de moda. A tenda marroquina se destaca pela diversidade de produtos como luminárias em bronze, cerâmica e ferro forjado.  Da Turquia, vem as luminárias ricas em detalhes, além das taças e copos pintadas a ouro.  No estande da Índia, o visitante conhece e pode adquirir os tapetes e colchas bordadas com ricos detalhes, A Itália com o famoso murano, a Indonésia com grande variedade em madeira e madrepérola, o Paquistão traz tecidos com muito brilho e pedrarias típicas. Isto sem falar no exotismo dos acessórios da África do Sul.

Segundo a coordenadora do evento, Maria Mathias, que soma oito anos de atuação no segmento e contabiliza o sucesso de 30 edições da Feincartes em todo o país, a edição de Petrolina da Feira Internacional de Artesanato e Decoração tem tudo para ser o início de uma série de grandes êxitos. “A Feincartes já faz parte do calendário nacional de grandes eventos de artesanato e representa uma ótima oportunidade de negócios, divulgação e intercâmbio cultural, tanto para os expositores, comerciantes e artesãos, como para o público em geral”. Maria Mathias lembrou ainda que o evento gera oportunidades de trabalho e renda para os artesãos locais, além de movimentar o turismo, através da  rede hoteleira e gastronômica.

Clas Comunicação
publicado em 26 de Abril / 2012 às 14:00

Terminam nesta terça-feira (01) as inscrições do concurso público do SAAE

Os interessados em participar do Concurso Público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro deverão se apressar, pois o prazo encerra nesta terça-feira (01). As inscrições estão sendo realizadas apenas pela internet, pelo site www.aocp.com.br. A taxa de inscrição para o cargo de nível fundamental completo é de R$ 30,00; para o ensino médio o valor é R$ 40,00; ensino técnico R$ 50,00 e para o cargo de nível superior é de R$ 70,00. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de seu vencimento.

O concurso criará 33 vagas, que serão distribuídas na sede. A aplicação da prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos, acontecerá no dia 27 de maio. No caso dos aprovados no concurso para o cargo de nível superior, a divulgação do edital para convocação da prova de títulos será no dia 19/06 e para o cargo de motorista a convocação dos candidatos classificados para a prova prática será no dia 24/07.

Para o cargo de ensino médio, fundamental completo e nível superior serão consideradas na prova objetiva as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Porém, nos cargos que exigirem nível superior, Técnico e Cargo de Laboratorista serão acrescentados conhecimentos específicos.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 25 de Abril / 2012 às 21:30

Campanha de vacinação contra a gripe começará no Dia Nacional de Mobilização contra a influenza

Começará no próximo sábado (05), em Petrolina, a Campanha de imunização contra a gripe. Crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos vão poder se vacinar nas 44 Unidades Básicas de Saúde do município e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família até o dia 25 de maio, das 08h às 17 horas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que pelo menos 28 mil pessoas sejam imunizadas neste ano.

O Dia D da Campanha acontecerá no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para chamar a atenção da população para a importância da vacinação. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Buscamos proteger os grupos mais vulneráveis para impedir o agravamento da doença”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, informando que a vacina imuniza contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011, quando foi ampliado o público alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25.134 milhões de pessoas em todo o país. Em Petrolina, mais de 26 mil pessoas foram vacinadas.

A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A vacinação deve acontecer anualmente devido às mudanças das características do vírus.

Eneida Trindade/Secom PMP - Foto: Imagem ilustrativa
publicado em 25 de Abril / 2012 às 17:00

Equipe do ProJovem Urbano realizará “Dia D” de matrículas

No próximo sábado (28), a equipe do ProJovem Urbano realizará o “Dia D” de matrículas do programa nas escolas municipais CAIC, José Pereira e Haydée Fonseca. Professores e coordenadores estarão nas três escolas, das 9 às 12, para receber os jovens interessados. A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro informa que o prazo para matrícula encerra dia 30 (segunda-feira), e que ainda restam muitas vagas.

Podem se inscrever jovens, com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever. No ato da matrícula, os futuros alunos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, declaração ou transferência escolar. Os núcleos do ProJovem Urbano funcionarão nos bairros Malhada da Areia, João Paulo II e Itaberaba. Os participantes farão um curso de 18 meses para conclusão do Ensino Fundamental, com formação profissional, participação cidadã e auxílio mensal de R$ 100,00.

O programa tem como objetivo promover a reintegração do jovem ao processo social, educacional, profissional e de desenvolvimento humano. Além disso, o ProJovem Urbano permite que, por meio da participação cidadã as pessoas possam praticar o que aprenderam na sua comunidade.

“É uma oportunidade interessante para aqueles que não puderam concluir os estudos na idade correta. Além de concluir o ensino fundamental, os alunos têm a oportunidade de ter uma qualificação profissional e aprender sobre direitos. Sem falar da bolsa no valor de R$ 100,00. Ou seja, o jovem ganha para estudar e ainda sai com novas perspectivas para o mercado de trabalho”, garante a coordenadora Maria Melo.

Anna Monteiro/Seduc
publicado em 24 de Abril / 2012 às 22:00

2 mil vagas em cursos profissionalizantes são oferecidos em Petrolina

Famílias de Petrolina que vivem em extrema pobreza e encontram-se em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de aumentar a renda familiar através da qualificação profissional. Por meio de um convênio firmado, na manhã de hoje (24), entre a prefeitura de Petrolina e o Sistema S (Sest/Senat e Senai) serão oferecidos quase 2 mil vagas em 19 cursos profissionalizantes com o objetivo de erradicar a miséria no município.

A primeira etapa do Petrolina Cidadã houve através da busca ativa para identificar famílias que vivem em situação de extrema pobreza, cuja renda per capita é igual ou menor que R$ 70. O cadastro das famílias foi feito com o auxílio dos agentes comunitários de saúde do município. “Os cursos oferecidos serão sequenciados e distribuídos de acordo com a demanda das localidades”, explicou a coordenadora do programa, Celina Ferro.

As inscrições começam amanhã (25) e seguem até segunda-feira (30) e podem ser feitas nos CRAS dos bairros e dos distritos de Petrolina e na sede do Programa Petrolina Cidadã, que fica na Rua Aristarco Lopes, nº 558, Centro. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de trabalho, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante do cadastro único feito pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Os cursos oferecidos são Pedreiro, Soldador, Armador de ferragens, Eletricista de baixa tensão, Mecânica e manutenção de motocicletas, Assistente de atividade do lar, Formação de babás, Cabeleireiro, Maquiagem, Manicure e pedicure, Flores emborrachadas, Customização de camisetas, Customização de sandálias, Bordados diversos, Corte e costura básico, Confecção de peças íntimas, Camareira e Agentes de lazer. E eles acontecerão nos horários matutinos, vespertinos e alguns pelo período da noite.

Petrolina, atualmente, dispõe de vagas de emprego, mas não tem pessoas capacitadas. Portanto, através do Petrolina Cidadã estamos levando para a população cidadania e cursos que garantem a qualificação profissional e possibilidades no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Julio Lossio.

Secom PMP
publicado em 24 de Abril / 2012 às 19:00

HDM seleciona novos voluntários

O serviço de voluntariado do Hospital Dom Malan abriu inscrições para a seleção de novos voluntários.  Os interessados devem procurar a sala dos voluntários que funciona na parte administrativa do HDM, munidos de documentos de identificação. Lá eles preencherão uma ficha cadastral. O horário de atendimento é das 8h ao meio dia e das 14h às 17h.

Para ser voluntário é necessário que o candidato tenha mais de 21 anos e disponibilidade de tempo para o serviço de quatro horas semanais à instituição. Posteriormente será agendada a seleção e o treinamento dos novos voluntários. Outras informações pelo telefone (87) 3202 7000.

Siméia Valverde Ascom HDM
publicado em 24 de Abril / 2012 às 15:30

Petrolina receberá III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Petrolina receberá a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril no Sest/Senat, em Petrolina.

O tema central da Conferência é “Um OLHAR através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU”. A programação inclui apresentações culturais, debates e atividades em grupo, além da leitura e aprovação do Regimento Interno, de propostas e moções e da eleição dos delegados. Entre os assuntos abordados estão: educação, esporte, reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte, moradia, saúde, acesso a justiça e proteção social adequada.

Os interessados em participar da Conferência poderão realizar o credenciamento no primeiro dia do evento, amanhã (25), às 14h, no próprio local.

Patrícia Pinheiro (Estagiária de Comunicação) - SECOM/PMP
publicado em 23 de Abril / 2012 às 15:30

Trabalho técnico no CADUN paralisa atendimento do Bolsa Família até quarta-feira

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através da gerência do Bolsa Família de Juazeiro, informa aos beneficiários do Bolsa Família que nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24) não haverá atendimento do programa devido ao sistema nacional estar fora do ar.

Segundo informou a coordenação estadual do Bolsa Família, o atendimento está interrompido provisoriamente em todos os municípios do país porque a Caixa Econômica Federal realiza, desde o último domingo (22), a formação da base do Cadastro Único. Ainda segundo a coordenação estadual o sistema voltará a funcionar normalmente a partir da próxima quarta-feira (25).

Ascom PMJ
publicado em 19 de Abril / 2012 às 17:30

Empossada diretoria da Associação das Mulheres Valorosas da Aliança‏

Uma nova entidade comunitária surge em Juazeiro. Aconteceu noite passada (18), a posse da primeira diretoria da Associação das Mulheres Valorosas da Aliança (Bairro Alto da Aliança) realizada na capelinha da igreja católica. A programaçõ foi bastante proveitosa e contou com a participação de várias lideranças políticas e comunitárias de Juazeiro. Maria Cícera Rodrigues dos Santos, empossada como primeira presidente da entidade, irradiando felicidade recebeu os convidados Jackson, Presidente da Associação de Moradores do Alto da Alencar; Ailton, presidente da Vila Tiradentes, o ex-diretor do Mercado do Produtor, Justiniano Félix; Aníbal, comunitário do Alto do Cruzeiro, a presidente do Partido Verde, Edna França; o Presidente da Associação da Guarda Municipal, Cícero José; a Diretora do Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rêgo, Neide; as jornalistas Sibelle Fonseca e Josélia Maria; o diretor do Diário da Região, Paganini Mota; o advogado e pré candidato a prefeito Marcio Jandir, o ex-vereador Paganini Junior entre outros comunitários e pessoas da comunidade.

publicado em 18 de Abril / 2012 às 22:30

Vacinação contra gripe começa no dia 5 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe na Bahia começa no dia 5 de maio e segue até o dia 25 do mesmo mês. O início das atividades ocorre no Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza (vírus que causa a doença) promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A população pode tomar a vacina em 7.500 postos, entre fixos e volantes, que serão diponibilizados no dia 5 em todo o estado. Após essa data, a imunização pode ser feita em qualquer posto de saúde nos bairros.

O objetivo da campanha, segundo a Sesab, é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe nas pessoas com 60 anos ou mais, em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos, além de gestantes, profissionais de saúde e indígenas. A secretaria informou que a meta em 2012 é imunizar 80% da população alvo da campanha. Através do Programa Estadual de Imunizações, devem ser vacinados 1.398.035 idosos; 190.283 trabalhadores de saúde; 332.535 crianças de menores de 2 anos; 273.510 gestantes e 25.233 indígenas.

Em 2011, de acordo com a Sesab, 250 municípios do estado alcançaram a meta de imunização da secretaria, que era vacinar 2.219.596 milhões de pessoas. Em todo o estado, foram imunizadas 1.783.427 milhão de pessoas, o que representa 80,35% da meta, conforme dados divulgados pela Secretaria.
G1-BA
publicado em 18 de Abril / 2012 às 12:00

SEDUC institui Comissão Julgadora dos prêmios Inovar Mestre e Inovar Gestão

A Secretaria de Educação e Esportes divulgou nesta terça-feira (17), a portaria Nº 45, instituindo a Comissão Julgadora dos prêmios Inovar Mestre e Inovar Gestão a serem concedidos na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro ainda este ano.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências educacionais exitosas, que tenham contribuído para o aprimoramento do ensino público municipal, planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos em escolas da rede municipal, compreendendo as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.

A comissão irá analisar os trabalhos inscritos de cada categoria e selecionar os trabalhos vencedores, de acordo com critérios como: identificação do protagonismo dos alunos na experiência relatada; processo de planejamento do trabalho e objetivos concretos; relevância do assunto e sua pertinência com a faixa etária dos alunos e contexto, entre outros. Serão selecionados três trabalhos vencedores de cada categoria.

Clique aqui e veja a portaria

Por Anna Monteiro/Seduc
publicado em 17 de Abril / 2012 às 22:00

4º Leilão de Animais do IF Sertão-PE movimenta o campus Petrolina Zona Rural nesta quarta-feira, (18)

Acontece nesta quarta-feira, 18, no campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o 4º Leilão de Animais do IF Sertão-PE. O leilão disponibiliza 14 bovinos e 40 caprinos. Dentre os bovinos, destaque para o reprodutor Holandês Sertão, com a idade de oito anos, considerado a 'estrela' do Leilão. Mas há ainda nove Tourinos Holandeses e quatro Novilhas Holandesas. Entre os caprinos, 40 Mestiços Boer e Anglo-Nubiano. O Leilão acontece no setor de Bovinocultura do campus, localizado na rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho – N4 Petrolina (Estrada para Casa Nova-BA).

Os interessados na aquisição dos rebanhos devem estar cadastrados na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO) para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Em virtude do acompanhamento integral por parte dos zootecnistas e veterinários, fornecendo os cuidados necessários em termos de qualidade do pasto, vacinas e saúde preventiva dos animais, os rebanhos encontram-se em perfeitas condições de saúde, o que os qualifica para o Leilão em evidência.

O motivo da venda é a necessidade de renovar o rebanho geneticamente, ou seja, de tempos em tempos o rebanho deve ser renovado para substituir os cruzamentos, evitando a consaguinidade. Só para que se tenha uma ideia, “o touro reprodutor que será leiloado já estava cruzando com filhas e netas”, afirmou o zootecnista João Bandeira, do IF Sertão-PE. O zootecnista lembrou ainda da necessidade de disponibilizar a genética em questão para os criadores sertanejos, que de outro modo só teriam acesso a essa genética em outras regiões. Por último, existe ainda a necessário de adequar a quantidade de forragem disponível em relação tamanho do rebanho.

Quanto aos caprinos, o motivo também é o ajuste entre a quantidade de animais e a disponibilidade de alimentos, pois existe uma limitação diária na produção de forragem. Qualquer pessoa poderá arrematar os animais, desde que não seja servidor público da instituição. O arremate será ratificado mediante a apresentação do Guia de Recolhimento da União (GRU), comprovando a quitação do valor ofertado.

Ascom IF Sertão-PE Imagem Ilustrativa
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.