Blog do Geraldo José - Informativos
Vale do São Francisco - 15 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Informativos

publicado em 15 de Novembro / 2011 às 21:00

20º BPM/PAULO AFONSO COMEMORA 15 ANOS DE CRIAÇÃO E LANÇA OPERAÇÃO ROTAM

O Comando do 20º BPM/PAULO AFONSO convida toda a população da capital da energia e região para prestigiar a solenidade militar em comemoração ao 15º ano de criação do 20º BPM que será realizada no próximo dia 22/novembro (terça-feira), às 09h, na área cívica da unidade.

Durante a solenidade militar comemorativa será lançada a “OPERAÇÃO ROTAM” que consistirá no emprego do recém-criado pelotão de motociclistas da Companhia de Emprego Tático Operacional/CETO em ações de prevenção e repressão aos delitos praticados por motociclistas.

30 policiais militares do 20º BPM foram capacitados no estágio de motopatrulhamento tático realizado na própria unidade no período de 07 a 11 de novembro do corrente ano. O pelotão de motociclistas da Companhia de Emprego Tático Operacional/CETO será um grupo tático equipado e treinado para atuar em operações de abordagens a veículos e pessoas, escoltas de valores e autoridades.

O TC PM UBIRAJARA, Comandante do 20º BPM, salienta que o foco principal da “OPERAÇÃO ROTAM” será a realização de abordagens a motociclistas suspeitos, principalmente aqueles em duplas, objetivando combater os assaltos praticados por motociclistas, bem como desarmar a população de Paulo Afonso e apreender drogas ilícitas, destacando a importância da população passar informações para a PM através do disque cidadão (3281 3926).

CAP PM ANGELO CHEFE DA SECOM/20º BPM
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 16:00

Polícia Rodoviária Federal realiza Operação Proclamação da República

Sexta-feira (11) a Polícia Rodoviária Federal iniciou em todo o território nacional a Operação Proclamação da República, que se estenderá até as 08 horas da quarta-feira (16). Em Petrolina, a PRF realizou um comando específico de alcoolemia nas proximidades do bairro da Areia Branca, que durou até a madrugada do sábado. Foram abordados mais de 110 veículos, sendo a maioria motociclistas que oriundos do referido bairro. Mais de 20 multas foram extraídas, 07 condutores que beberam acima do limite tiveram suas habilitações recolhidas e 06 veículos foram removidos para o pátio da Delegacia da PRF. “As Blitz da Lei Seca serão intensificadas em nossa cidade aos finais de semana no intuito de reduzir as mortes de acidentes que têm como causa o uso de bebidas com álcool e o alvo principal são os motociclistas tendo em vista serem os mais vitimados nesses acidentes.

Ascom 8ª DELEGACIA PRF PETROLINA
publicado em 15 de Novembro / 2011 às 12:00

CONDUTORES DE CICLOMOTORES ATÉ 50 CILINDRADAS DEVEM DIRIGIR COM HABILITAÇÃO

A decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), em Sessão de Julgamento, realizada no último dia 8 e publicada na edição da quinta-feira, dia 10/11, do Diário Oficial da Justiça da Paraíba,  abre importante precedente para a obrigatoriedade de ser exigida a habilitação dos condutores de ciclomotores de potência até 50 cilindradas, que são isentos dessa obrigação pelo CBT-Código Brasileiro de Trânsito.

A decisão do TJPB resultou de recurso interposto pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Prestadoras de Serviços Gerais (Sinteg), da Paraíba, contra o Diretor do Departamento Estadual de Trânsito daquele Estado (Detran-PB), que, através de Portaria, determinou a apreensão de ciclomotores conduzidos por pessoas sem habilitação ou autorização para a condução desse tipo de veículo.

O Recurso interposto junto ao TJBA se deu porque o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa indeferiu liminar, em Mandado de Segurança, impetrado pelo Sinteg contra o Diretor do Detran/PB, que expediu a Portaria nº 155/2011, com o objetivo de impedir o trânsito de ciclomotores até 50 cilindradas, conduzidos por pessoas sem habilitação ou autorização .

Segundo os advogados do Sinteg, o CBT não autoriza o Detran a exigir, na condução desse tipo de veículo, o porte obrigatório da autorização ou habilitação, alegando que a apreensão de veículos é matéria reservada a lei ordinária, razão do pedido de suspensão da referida Portaria editada pelo Detran/PB.

Na fundamentação da decisão, o relator do recurso, no TJPB, o desembargador Saulo Benevides destacou que o art. 141 do CBT afirma que “O processo de habilitação, as normas relativas à aprendizagem para conduzir automotores e elétricos e à autorização para conduzir ciclomotores serão regulamentados pelo Contran”, isto é, pelo Conselho Nacional de Trânsito.

E é justamente na Resolução 168/2004, do Contran, que o relator do Recurso no TJPB sustenta o seu voto, seguido pelos demais integrantes da 3ª Câmara Cível, citando o art. 2º da citada Resolução, que dispõe: “O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitará ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, do seu domicílio ou residência, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão ou entidade, a abertura do processo de habilitação para qual deverá preencher os seguintes requisitos: I) ser penalmente imputável; II) saber ler e escrever; III) possuir documento de identidade e IV) possuir cadastro de pessoa física”.

Destaca, mais ainda, o Relator Saulo Benevides, que o parágrafo 1º, do art. 2º, da Resolução 168/2004, diz que o processo de habilitação do condutor de que trata o  próprio art. 2º, após o devido cadastramento dos dados informativos do candidato no Registro de Condutores Habilitados (Renach) deverá constar de avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, curso teórico-técnico, exame teórico-técnico, curso de prática de direção veicular e exame de prática de direção veicular, nesta ordem.

Em nossa região a condução de veículos ciclomotores de até 50 cilindradas é feita sem que se exija o porte de Autorização ou Habilitação, o que coloca em risco a vida de condutores e de pedestres, sendo razão suficiente para os órgãos que cuidam do nosso trânsito coibir tal prática, bastando, para isso, utilizar a decisão da 3ª Câmara Cível do TJPB, como forte fonte jurisprudencial, que se coloca como precedente capaz de dar suporte judicial contra eventuais recursos de pessoas inconformadas com a necessária coibição de tal prática.

*Maraísa Santana é advogada, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim(BA) e Salvador(BA).

publicado em 15 de Novembro / 2011 às 07:00

Problema técnico na captação de Lagoa Grande afeta abastecimento d'água no município

A Compesa informa que, na madrugada desta segunda feira (14) um problema eletromecânico ocorrido na captação do município de Lagoa Grande afetou o abastecimento d’água do município e da localidade de Izacolândia.

Técnicos da Compesa já estão trabalhando na recuperação dos equipamentos danificados. No entanto, nos próximos 8 dias a vazão do sistema será reduzida em 25%. A previsão é de que na próxima quarta-feira (23) o abastecimento volte a sua normalidade conforme setores e calendários de abastecimento d’água de cada localidade.

 

Luciana Passos/ Ascom Compesa Petrolina
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 19:10

Campanha de Vacinação Antirrábica em Juazeiro segue até início de dezembro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro continua com a Campanha de Vacinação Antirrábica, com o objetivo de prevenir a raiva em animais domésticos. Os agentes de endemias estão percorrendo os bairros para imunizar os bichos e a campanha pretende atingir toda a cidade. Até o momento foram vacinados 16,2 mil animais (cães e gatos) com idade superior a um mês, alcançando cobertura de 54%.

 Quem ainda não teve seu animal vacinado também pode se dirigir durante a Campanha ao posto fixo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h (horário de verão) e durante a tarde, das 15h às 18h (horário de verão) e aos sábados das 8h às 13h (horário de verão). O posto fica localizado na casa de Endemias, Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7A, próximo ao Centro de Saúde III, bairro Centro.

 Na opinião da dona de casa, Djalva Félix Vital, 50 anos, a Campanha é importante porque previne doenças. “Nunca deixo de vacinar meu cachorro, pois quero vê-lo sempre sadio. Acho este trabalho necessário e eficaz”, disse a moradora do Alto da Aliança.

 O objetivo é vacinar no mínimo 80% dos 30 mil animais existentes na cidade. Os agentes de endemias estão imunizando os cachorros e gatos nas residências da zona urbana, das 9h às 14h (horário de verão) e no interior, das 9h às 17h (horário de verão). Juazeiro possui 25,7 mil cães e 4,3 mil gatos. Nacionalmente, a Campanha vai até dia 23 de novembro, mas em Juazeiro a programação da vacina encerra dia 03 de dezembro.

 “Se é para a saúde dos nossos bichos, porque não vacinar”, questionou a dona de casa Francisca Gomes da Silva, que completou “se eles estão com saúde, nós e os vizinhos também estaremos tranquilos, pois o animal não vai representar nenhum mal e nem prejudicar as pessoas. Sempre recebo a visita dos agentes e não tenho do que reclamar. Somos bem atendidos”, concluiu. 

CRONOGRAMA DA CAMPANHA ATÉ DIA 25/11: 

Zona urbana, das 9h às 14h (horário de verão) 

14,16 e 17/11- Santo Antônio, Mussambê e Nossa Senhora da Penha;

18/11 – Jardim São Francisco e Maringá;

19 a 23/11- Alto do Quidé, Palmares, Pedra do Lord e Expedito Nascimento;

24 e 25/11- Padre Vicente e Piranga. 

Zona rural, das 9h às 17h (horário de verão) 

14/11- Juremal;

16 a 19/11- Juremal e Carnaíba do Sertão;

19/11- Carnaíba do Sertão, Lagoa do Salitre e Capim de Raiz;

21 a24/11- Capim de Raiz, Junco e Goiabeira;

25/11- Jardim Primavera.

Vânia Castro/ Ascom PMJ
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 18:40

Secretaria de Desenvolvimento Rural contabiliza mais de 15 comunidades atendidas com ações de recuperação de poços e estradas

Mais de 16 comunidades  das áreas rurais de Petrolina foram atendidas nos últimos meses com a recuperação de vias, eliminando pontos críticos nas estradas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou o patrolamento de estradas em 116 localidades, perfazendo mais de 2.100 Km de estradas beneficiadas. Mais de 440 unidades de poços foram recuperadas com a restauração de cata-vento e sucção, permitindo assim, o consumo de água para os rebanhos no período de estiagem, além de 13 unidades montados com bombas manuais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, as localidades de Ponta da Serra, Toco Preto, Lagoa da Pedra, Baixa Fechada, Baixa Alegre e Almas tiveram seu sistema de abastecimento de água reativado com instalação de bomba submersa e eletrobomba.

Desde 2009, as ações são intensificadas na área de sequeiro devido à necessidade de melhoria na estrutura para as comunidades que vivem da agricultura familiar. “Foram 24 localidades que tiveram seus açudes e lagoas restaurados com intervenções de limpeza e aprofundamento do bojo, além de limpeza em 49 pequenos barreiros", explicou o prefeito Julio Lossio.

Programas

No grupo de ações implantadas pela Prefeitura de Petrolina na área rural está o Programa Hortigranja, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), que tem o objetivo de beneficiar pequenas famílias rurais, melhorando a qualidade de vida do agricultor e gerando renda para as famílias contempladas. Segundo Raimundo Nonato, o programa fornece o material necessário como: caixa de 5 mil litros, sistema de gotejamento, galinheiro, sementes para o plantio, galinhas e treinamento inicial. “São 60 famílias beneficiadas das localidades: Terra Nova, Barreiro, Agrovila Massangano, Boa Vista e Assentamento Nossa Senhora de Fátima, que cultivam produtos como: Alface, Coentro, Cebolinha, Couve, Beterraba, Cenoura, Salsa, isso possibilita a geração de renda e o consumo interno das famílias”, informou o secretário.

Iana Lima/ Ascom PMP
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 18:10

Prefeitura investe em capacitação para motoristas de transporte alternativo

A prefeitura de Jaguarari investiu R$ 5.000,00 num curso de capacitação para motoristas de transporte alternativo, a fim de valorizar os trabalhadores desse segmento. O curso ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e contou com a participação de 37 motoristas. Motoristas como José Roberto Lino de Oliveira (Paquito), que faz a linha há 8 anos, e Josevaldo Nascimento Rodrigues da Silva (Miudinho) que trabalha há 24 anos na área, foram beneficiados com essa ação.

Esta parceria originou uma reunião com o prefeito Antonio Nascimento, na qual foi discutida a regularização dos transportes alternativos no município de Jaguarari. O gestor municipal se comprometeu em ser ainda mais parceiro destes trabalhadores, para que os mesmos possam trabalhar em condições mais dignas.

A AGERBA, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia já estabeleceu um contato com a Associação de Combeiros, para que a rota de transporte alternativo com saída e chegada em Jaguarari seja regulamentada.

Ascom Prefeitura Municipal de Jaguarari
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 15:40

Brigadistas podem ir buscar certificados de curso de capacitação na Agência Municipal de Meio Ambiente

Os participantes do curso de formação de brigadistas já podem pegar seus certificados na Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, localizada à Rua Tobias Barreto, nº 279, das 07h às 17 horas. A capacitação foi realizada entre os dias 04 e 08 de julho deste ano, a partir de uma parceria entre o órgão municipal de meio ambiente e o Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IBAMA – PREVFOGO.

Esse treinamento prático e teórico deu origem a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina, formada por 15 homens, selecionados entre os 30 que fizeram o curso. Dividida em dois esquadrões, cada um com sete brigadistas, e coordenada pelo chefe Mozar Nunes, a Brigada tem como principal atividade a prevenção e combate aos focos de calor na área rural do município, através de ações de educação ambiental, orientação sobre a queima controlada, coleta e plantio de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor etc.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Brigada, através dos telefones: (87) 3866-2779 ou 3861-4382.

Texto: Eneida Trindade/ Ascom PMP
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 11:40

Sedectur faz parcerias e leva jovens atendidos em Programa de Inclusão Social para conhecer o Roteiro Enoturístico ‘Vapor do Vinho’

No último dia 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos – Sedectur fez parcerias e levou 50 jovens que participam do Projeto Nacional Projovem Urbano em Petrolina, para um passeio no ‘Vapor do Vinho’, um dos atrativos como produto turístico da região. Participaram do momento a Superintendente de Turismo, Nadja Batista; a estagiária e guia de turismo Catarina Bezerra; a Coordenação local do Projovem Urbano - GRE  Gerência Regional de Educação, Lourdes Maciel, a responsável pelo Projeto, educadora Djanilde Freire, e as professoras Margarida Gleide, Kátia Oliveira, Luciana Mangabeira e Adevânia Alencar educadoras do programa.

“O desenvolvimento da cidadania através do fomento ao turismo, explorando todas as potencialidades da região, é uma das metas da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Sedectur que junto ao Projovem Urbano, desenvolveu várias ações na área de Turismo e Hospitalidade com o objetivo de inserir os jovens nesse contexto socioeconômico”, explicou Nadja Batista.

O passeio culminou as ações desenvolvidas pelo Projovem Urbano Petrolina em parceria com a Prefeitura. Djanilde Freire ressaltou sobre a importância do trabalho coletivo, a gratificação e o estímulo a continuar buscando parcerias para fortalecer ainda mais nossa história, valorizando cada ser, nela inserida. “As ações buscaram propagar os produtos do setor turístico da região e inserir esses jovens na política de valorização das nossas belezas naturais e todo o potencial que temos enquanto roteiro turístico”, disse o Secretário da pasta Luís Cláudio Dias. Para Djanilton Freire, apoio técnico do PJU, as ações integradas que foram desenvolvidas em parceria, foram essenciais para o engrandecimento dos nossos estudantes, tornando-os mais cidadãos.

O ‘Vapor do Vinho’ é um roteiro turístico que faz o percurso pelo Rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho, fazendo a eclusagem e chegando ao maior Lago artificial do mundo, indo em direção a Fazenda de Produção de Manga e Uva Fortaleza e a Vinícola Ouro Verde, onde os visitantes conhecem o Packing House e todo o processo de produção da uva vinífera e a elaboração do vinho.

Segundo Nadja Batista, o trabalho iniciou em setembro quando foi realizada uma palestra sobre as “Tendências Mercadológicas do Turismo em Petrolina”, no EREM Osa Santana de Carvalho para os alunos do ‘Arco Turismo e Hospitalidade’, disciplina ministrada pela qualificadora, a professora Djanilde Freire. “No mês de outubro, fomos convidados a participar da exposição do Projeto de Orientação Profissional – POP, no qual colaboramos com as informações sobre o Enoturismo no Vale do São Francisco. Também apoiamos a visita técnica dos principais pontos turísticos do município de Petrolina, sob a orientação e o acompanhamento da Guia de Turismo Catarina Bezerra, para o Pré-Fórum Petrolina do Projovem urbano”, informou a Superintendente de Turismo.

 

Projovem Urbano

“O Projovem Urbano é um Programa Nacional de Inclusão Social, que visa o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania”, explicou a coordenadora local do programa em Petrolina, Lourdes Maciel.

Ascom PMP
publicado em 14 de Novembro / 2011 às 09:40

Horário de funcionamento do River Shopping durante o feriado de 15/11

 

Lojas – Das 10h às 22h

Hiper Bompreço – Das 8h às 22h

Alimentação + Playtoy: Das 10h às 22h

Expresso Cidadão - Fechado

publicado em 04 de Novembro / 2011 às 16:40

Secretaria de Ordem Pública de Petrolina e 5ºBPM combatem a poluição sonora

A Secretaria de Ordem Pública de Petrolina, em parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), realizou, no último final de semana, uma ação de fiscalização contra a poluição sonora na Avenida São Francisco, Areia Branca. Fruto de denúncias de moradores, a operação teve como foco principal a notificação de carros de som e restaurantes.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Operações Urbanas da Secretaria de Ordem Pública, Jenivaldo Santos, os proprietários de veículos e restaurantes foram notificados para reduzir ou interromper a emissão de som. “Durante a fiscalização aplicamos o disposto na Lei Estadual nº 12.789/05, segundo a qual fica proibida a perturbação do sossego e do bem-estar público com ruídos, vibrações e sons excessivos”, explicou o coordenador, afirmando que não houve nenhum tipo de resistência por parte dos proprietários.

Eneida Trindade/ Ascom PMP Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 04 de Novembro / 2011 às 14:40

Projeto “Cão Amigão” promove conscientização em escolas públicas de Petrolina

Começam, a partir deste sábado (5), as atividades do projeto “Cão Amigão”, desenvolvido por professores e discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa visa conscientizar alunos na faixa etária de cinco a oito anos de três escolas públicas do Ensino Fundamental I, em Petrolina, sobre posse responsável de animais de estimação, através de atividades lúdicas e educativas gratuitas. O objetivo é contribuir para a redução do abandono e da disseminação de doenças.

Os trabalhos começam na escola Luisa de Castro, localizada no bairro João de Deus. No dia 19 as atividades serão realizadas no Caic, localizado no bairro Cohab Massangano. Depois, será a vez da escola Walter Gil, no bairro Mandacaru, no dia 26. A programação acontecerá no horário das 9h às 11h.

As atividades incluem a realização de apresentação teatral, oficinas de música, pintura e origami, além da distribuição de material educativo. “O nosso principal intuito é fazer com que as crianças pensem antes de ter um cão, conscientizando-as de que estão adotando uma vida”, afirma a coordenadora do projeto, a professora do curso de Medicina Veterinária, Keila Batista. A expectativa é contemplar diretamente três mil alunos e que eles repassem à comunidade o que aprenderão sobre assuntos como a adoção de bons hábitos de higiene com os animais, que podem evitar, por exemplo, a transmissão da leishmaniose.

O projeto “Cão Amigão” foi aprovado no edital nº 08/2011, da Pró-Reitoria de Integração (Proin) e é executado por alunos que cursaram a disciplina “Bioética e Deontologia Veterinária” e por estudantes da disciplina do Núcleo Temático à distância “Ações Educativas em Saúde Ambiental e Humana”, oferecida no curso de Medicina Veterinária. Ao todo, estão envolvidos no projeto mais de 100 membros, entre discentes e docentes de cursos como Administração, Agronomia e Zootecnia.

Raoni Santos/Ascom Univasf
publicado em 03 de Novembro / 2011 às 16:40

Secretaria da Saúde e Univasf publicam lista de aprovados do curso sobre Práticas de Integralidade em Saúde

A Secretaria da Saúde de Juazeiro e a Universidade Federal do Vale do São Francisco divulgam o resultado final da seleção pública do mini-curso “Introdução à Pesquisa e Extensão sobre Práticas de Integralidade em Saúde”.

A seleção foi realizada pela equipe do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), Instituto de Medicina Social (IMS) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foram aprovados aqueles cujas inscrições atenderam todos os requisitos de seleção previstos no edital.

A comissão organizadora informa aos aprovados que o período de entrega do material de apoio gratuito para leitura prévia, cedido pelo LAPPIS/IMS/UERJ, iniciou nesta quinta-feira (03) e vai até dia 09 de novembro na Secretaria da Saúde, no Núcleo de Humanização e Educação Permanente (2º andar), das 8h às 12h. 

O curso será promovido na Univasf, Campus Juazeiro, sala 29, nos dias 23/11 (quarta), das 14h às 18h e dias 24/11 (quinta) e 25/11 (sexta), das 08h às 12h e das 14h às 18h, e ministrado pela Profª. PHD Roseni Pinheiro com a colaboração do médico e mestrando em Saúde Coletiva, Bruno Pereira Stelet.

O objetivo é introduzir a elaboração de projetos de pesquisa e extensão sobre práticas de integralidade em saúde de modo a contribuir para o fortalecimento das atividades de educação permanente em saúde, implicando serviços, universidades e as comunidades.

 

Acompanhe a lista com os nomes:

ALVARO JOSÉ CORREIA PACHECO - APROVADO

ANA CLEIDE DA SILVA DIAS - APROVADO

ANA PATRICIA DA SILVA ARAÚJO - APROVADO

ANNE CAROLINE  LEAL ARIAS AMORIM - APROVADO

AUDIMAR DE SOUZA ALVES - APROVADO

BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR - APROVADO

BRUNA NAIARA DE CARVALHO MATTOS - NÃO APROVADO

BRUNA QUEIROZ ARMENTANO - APROVADO

CÍCERA AUREA FONTES VILELA - NÃO APROVADO

CILENE DUARTE DA SILVA - APROVADO

CÍNTHIA DOS SANTOS DE CASTRO CAMPOS - APROVADO

ELIETE DIAS DE CASTRO - APROVADO

GISANE ESPINOLA BAIANA DOS REIS - APROVADO

IRAILSON LOPES SANTOS - APROVADO

JUSSYA MEURY RODRIGUES COSTA - APROVADO

MÁRIO SÉRGIO DE OLIVEIRA MACHADO - APROVADO

PRISCILA DAYANE MARQUES CARVALHO - APROVADO

PRISCILLA RODRIGUES FIGLIUOLO SIMÕES - NÃO APROVADO

RIVAÉRCIA SOUZA ESPINOLA BAIANA - APROVADO

TATYARA FEITOSA SAMPAIO - APROVADO

TIAGO ALVES CALABRIA - APROVADO

ZILENE ALVES DE CASTRO FREITAS - APROVADO

Vânia Castro/ Ascom PMJ
publicado em 03 de Novembro / 2011 às 16:10

CARAVANA ANTINUCLEAR PUBLICA CARTA ABERTA

Nós, cidadãos, cidadãs e entidades promotoras e participantes da Caravana Antinuclear que percorreu, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2011, as cidades de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá, em Pernambuco, ameaçadas pela possível instalação de uma usina nuclear, ao concluir a Caravana, dirigimo-nos às autoridades e a toda sociedade da região, do Nordeste e do Brasil. Através desta carta compartilhamos o resultado destes dias intensos de intercâmbio, aprendizagem e compromisso. Música, poesia, teatro, feira de ciências, fotos, cartazes, oficinas de desenho com crianças, palestras e debates foram oportunidades de informação farta e segura, que o povo da região soube aproveitar, já que não obtém das autoridades.

Uma conclusão cristalina fica da Caravana: O POVO NÃO QUER USINA NUCLEAR! Suas razões, se já eram suficientes após os desmantelos vividos com a megaobra da Barragem de Itaparica, ficaram ainda mais claras com as informações disponibilizadas pela Caravana. Não precisamos da energia termonuclear, porque ela é suja, perigosa e cara. Sob qualquer ponto de vista – social, ambiental,político, econômico e cultural – ela é insustentável e indefensável. Por que retomá-la neste momento, após o acidente de Fukushima, quando a maioria dos países dela desiste? O Programa Nuclear Brasileiro, até hoje desconhecido da sociedade, tem que ser imediatamente suspenso. Neste sentido, apoiamos a recém lançada Proposta de Emenda Constitucional Antinuclear de Iniciativa Popular.

Temos, como nenhum outro país, muitas e diversificadas fontes de energia: biomassa, solar, eólica, das marés – a serem desenvolvidas com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Suspeita-se que a motivação da construção das usinas nucleares no Brasil é a produção bélica, nos levando a repudiá-las ainda mais.

O que a nossa região precisa não é de mais uma megaobra problemática, reavaliada e rejeitada pelas grandes potências mundiais, as mesmas que financiam o programa nuclear no Brasil. Carecemos de investimentos públicos como: educação, saúde, segurança, soberania alimentar e hídrica, economia popular e solidária, convivência com o semiárido, agilidade no processo de identificação e demarcação das terras tradicionais, revitalização do São Francisco, dentre outros. Para isso, contem com nosso apoio e participação. USINA NUCLEAR NÃO! 

Itacuruba, 30 de outubro de 2011. 

A hora grave vivida pela humanidade e pelo planeta exige de nós, mesmo ao revés de interesses econômicos, posturas éticas, de responsabilidade mútua pelo Bem-Comum das atuais e futuras gerações. A presença ainda numerosa de povos originários nesta região nos possibilita o resgate de suas tradições culturais, junto com a demarcação de seus territórios, para um diálogo intercultural e afirmação de utopias de “um outro mundo possível”, sem a ameaça nuclear.

Heitor Costa/Movimento Ecossocialista de Pernambuco Imagem Ilustrativa
publicado em 03 de Novembro / 2011 às 15:40

Compesa amplia abastecimento em Santa Maria da Boa Vista

Quem sofre com a falta d' água sabe o quanto tarefas simples como lavar a louça e manter a casa limpa tornam-se missões complicadas. Pensando em melhorar a qualidade de vida da população, a Compesa tem feito investimentos importantes em vários municípios do Estado. Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado, é o mais novo beneficiado. Os trabalhos que já tiveram início, incluem a implantação de 7 km de rede, recuperação da ETA, setorização, instalação de micro- medidores e hidrômetros.

Segundo o gestor da Obra, Gilênio Gomes a ideia é fazer uma melhor distribuição da água no município para que todas os bairros sejam abastecidos com regularidade. Hoje, os bairros de Mandacaru e Zé Lustosa são os mais prejudicados, já que só recebem água durante a noite. “ Com a conclusão dos serviços o município vai estar  100% abastecido. Os moradores não irão mais ter que acordar de madrugada para encher os reservatórios”, informou Gomes.

A moradora do bairro Zé Lustosa, Cristiane Lima dos Santos, está na contagem regressiva. “Já  vi os canos na rua e sei que pessoal está trabalhando. Agora é só esperar para ver o resultado. Não vejo a hora de ter água constantemente na torneira de casa”. A comerciária Regina Nascimento, moradora do bairro Agamenon afirma que está feliz em saber que o problema de abastecimento d’água na cidade será solucionado. “A expectativa para o término da obra é grande. Estamos confiantes e esperamos que este problema seja solucionado de uma vez por todas.” A obra deve ser concluída em setembro de 2012 e beneficiará mais de 25 mil habitantes. Serão investidos R$: 986.947,58.

Ascom Compesa
publicado em 03 de Novembro / 2011 às 14:40

Campeonato Baiano Estudantil de Xadrez e I Aberto de Xadrez do Vale do São Francisco

O Curso de Educação Física da Plataforma Freire da UNEB, juntamente com o Clube de Xadrez Juazeiro, promovem dia 06 de Novembro no espaço de Eventos da UNIVASF em Juazeiro, o primeiro Campeonato Baiano de Xadrez Estudantil, do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino médio. Os alunos jogam separadamente por série em um total de cinco rodadas com tempo de reflexão de 21 minutos Nocaute.

A atividade contará com premiação individual (troféus e medalhas) até o quinto colocado e troféu para maior delegação e soma dos alunos aponta a ESCOLA CAMPEÃ BAIANA. Além disso, os Campeões Individuais ganham o direito de participar de um outro campeonato em Paulo Afonso nos dias 25 e 26 de Novembro.

Paralelamente, será disputado o I Aberto do Vale do São Francisco de Xadrez, onde podem participar atletas de toda a região, com tempo de reflexão de 21 minutos Nocaute em cinco rodadas com as categorias: SUB10, SUB 12, SUB 14 e ADULTO.

Os regulamentos estão disponíveis no endereço: clubedexadrezjuazeiro.blogspot.com

publicado em 27 de Outubro / 2011 às 22:40

Diocese de Petrolina realizará o Dia Nacional da Juventude em parceria com a Prefeitura Municipal

‘Juventude e Protagonismo feminino – Jovens mulheres tecendo relações de vida’, este é o tema do Dia Nacional da Juventude – DNJ 2011, que será realizado pela Diocese de Petrolina no próximo domingo (30), na quadra do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a partir das 09h. O dia será iniciado com acolhida e missa para os jovens e o público presente e, em seguida, haverá a discussão do tema do DNJ com o Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB, Pe. Sávio Ribeiro. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Superintendência de Juventude e terá a presença do Prefeito Julio Lossio.

A Diocese aguarda cerca de dois mil jovens no ato que busca a reflexão sobre a mulher, a chamada portadora da vida. O DNJ vai discutir a forma que a mulher vem sendo tratada no mundo moderno, seja nas relações pessoais e/ou sociais como revela o Assessor de Juventude da Diocese de Petrolina, Pe. Givanildo José. “O nosso objetivo é tentar conscientizar a sociedade sobre o verdadeiro valor da mulher, tanto na sua imagem física e moral como a protagonista de um novo tempo”, explicou o pároco. De acordo com o religioso, a discussão visa destacar os papéis sociais atribuídos às mulheres, mas principalmente, “a imagem da mulher como ternura e amor de Deus para nós, a imagem de acolhimento à vida”, completou.

“Há 26 anos, o Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude e Petrolina, através da Diocese, realiza esse momento de celebração com o propósito de unir a juventude da cidade”, enfatizou o Superintendente de Juventude, Robson Rocha. Dentro da programação, haverá ainda o momento festivo com músicas católicas remixadas, a apresentação cultural das paróquias sobre o tema e, às 17h, encerrando o evento, acontecerá a Puxada com a Banda Alto Louvor, com concentração em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. O evento é aberto ao público e segundo Padre Givanildo, estão sendo aguardados grupos de jovens da Igreja Católica, movimentos sociais e toda a sociedade de Petrolina. No encerramento da Puxada, haverá um momento celebrativo com abraço a Diocese (Catedral).

Texto: Iana Lima/ Foto: Imagem Ilustrativa
publicado em 27 de Outubro / 2011 às 15:10

Juazeiro vai receber o XXIII Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia

Com o objetivo de discutir a importância dos movimentos sociais na educação, o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia vai realizar de 12 a 15 de novembro, no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, o XXIII Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia.

O EBEPe, que nesta edição tem como temática “Políticas Públicas para a Educação e os movimentos Sociais: Articulando uma Pedagogia de Possibilidades”, visa reunir em torno de 700 estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais da área de educação.

O evento vai contar com mesas de discussão, oficinas, rodas de diálogo, atividades culturais e apresentação de trabalhos científicos, que podem ser inscritos por estudantes da graduação e pós-graduação. O edital para apresentação dos trabalhos e o formulário de inscrições podem ser acessados pelo site www.ebepe2011.com.br.

Rede Press Comunicação
publicado em 25 de Outubro / 2011 às 19:40

Projeto realizado no Colégio Rui Barbosa integra pais à escola

Está sendo realizando no Colégio Estadual Rui Barbosa um projeto com trabalhos voltados para os pais de alunos. Denominada “Projeto Didático Família-Escola: juntos faremos a diferença”, a iniciativa é de autoria do professor Elias Ferreira Cordeiro, que o idealizou a partir de uma situação de indisciplina e baixo rendimento dos alunos vivida por ele em sala de aula e que foi amadurecida na formação continuada que os professores do Rui Barbosa estão recebendo da Univasf.

O projeto conta com a participação direta de 40% dos professores que estarão desenvolvendo oficinas com os pais e com o apoio da equipe gestora e coordenação pedagógica que vêem nesse trabalho uma oportunidade de trazer a família para participar da escola, bem como de ajudar na aprendizagem dos alunos.

O Projeto teve início com a abertura no dia 22 de setembro, com a participação dos pais, professores da escola e convidados a exemplo da professora Virginia Alves de Oliveira Passos do curso de psicologia da Univasf, que já desenvolve um trabalho na escola por meio do programa PIBIN/ Mais Educação. Durante a apresentação de abertura o Professor Elias Ferreira Cordeiro apresentou os objetivos e a metodologia do projeto, ressaltando sempre que o grande objetivo é aprendizagem efetiva dos alunos e melhorar o rendimento.

As primeiras oficinas foram, realizadas no dia 29 de setembro e contaram com a participação de um bom número de pais, que ao final avaliaram como boas as atividades realizadas. As demais oficinas acontecerão todas as quintas – feiras das 19:00 as 21:00 no auditório do colégio até o dia 30 de novembro quando será apresentado á comunidade escolar o produto final do projeto que está agitando o Colégio Rui Barbosa.

publicado em 24 de Outubro / 2011 às 18:00

Reunião entre Prefeitura de Petrolina, Sebrae e proprietários de Restaurantes define a data do Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’

Aromas, cores e sabores são alguns dos principais atrativos do Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’, realizado pelo Sebrae e restaurantes da região, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos. O evento acontecerá no período de 24 de novembro a 14 de dezembro em Petrolina e reunirá a culinária de toda a região do Vale do São Francisco, a qual vem atraindo, a cada ano, paladares do Brasil e do exterior. O lançamento acontecerá no dia 24 de novembro.

“O Festival tem a finalidade de promover os restaurantes, valorizar os chefs e a culinária regional, desenvolvendo assim um dos segmentos mais eminentes do mundo – o Turismo Gastronômico, consolidando assim o Roteiro Gastronômico do Vale”, ressaltou a Superintendente de Turismo, Nadja Batista. Além da promoção dos restaurantes, oito Chefs de renome nacional e internacional, virão para fazer consultorias e capacitações. “Um dos nossos objetivos é aprimorar o processo de elaboração, apresentação dos pratos e auxiliar no desenvolvimento de novos sabores”, explicou o Consultor do Sebrae, Helder Freitas.

Durante a reunião, foram apresentados outros parceiros do evento, a exemplo do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf, representado pelo enólogo Francisco Amorim, que observou a dinâmica do festival e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que disponibilizará os profissionais que trarão requinte à gastronomia regional. Em sua 4ª edição, o Festival Gastronômico “Sabores do Vale” pretende reunir cerca de 25 restaurantes da região, que irão apresentar em seus estabelecimentos, pratos criados especialmente para o período.

Iana Lima/Secom PMP
publicado em 21 de Outubro / 2011 às 15:10

Agência Municipal de Meio Ambiente concede licença ambiental para projetos de irrigação comunitária

A Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA concedeu, nesta quinta-feira (20), as licenças ambientais de instalação para os projetos de irrigação comunitária nas localidades de Porto de Palha, Pedra Grande e Muquém. Os projetos, coordenados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Governo do Estado, irão beneficiar um total de 126 famílias que têm na agricultura sua principal fonte de renda.

De acordo com o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, os documentos permitem o início da instalação dos projetos e são pré-requisito para a concessão das licenças ambientais de operação. “Esse é um empreendimento que vai favorecer diretamente as comunidades rurais, viabilizando uma maior capacidade produtiva das famílias e qualificando-as junto aos órgãos financeiros e estatais. Tendo em vista essas características, tratamos essa solicitação do Governo do Estado com absoluta prioridade”, afirmou.

“A implementação de uma política ambiental em Petrolina associada ao desenvolvimento sustentável é uma preocupação constante desde o início da nossa gestão. Por isso, buscamos a municipalização do licenciamento ambiental, para possibilitar a execução de projetos desse tipo, que beneficiem a população sem desrespeitar a legislação ambiental”, avaliou o prefeito Julio Lossio, salientando que antes da municipalização uma licença demorava cerca de três meses para ser emitida.  

Por se tratar de uma iniciativa de utilidade pública, a compensação ambiental não é aplicada ao empreendimento, que funcionará como espaços de produção comunitária. No entanto, existe a necessidade de averbação de uma Reserva Legal, uma área de 20% do total da propriedade destinada a preservação permanente da vegetação.

Eneida Trindade/Secom PMP Foto: GR FM
publicado em 20 de Outubro / 2011 às 14:40

Nota de Esclarecimento da Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, ao tomar conhecimento de falsa nota divulgada na região do Submédio São Francisco tratando de possível indenização às “populações atingidas pela barragem de Itaparica”, vem esclarecer que: 

1.     A nota não foi redigida nem publicada pela Chesf. 

2.    Todos os dados constantes da nota são falsos: os endereços indicados para contato com a Companhia, o inexistente “código penal da Chesf” e o suposto “acordo entre a Justiça e a Chesf”. 

3.    A Chesf já está realizando os necessários registros junto aos órgãos policiais e buscando, nas esferas judiciais e da segurança pública, identificar o autor ou autores dessa nova tentativa de enganar a tão ordeira população reassentada nesta região. 

Recife, 19/10/2011

Ascom
publicado em 19 de Outubro / 2011 às 22:40

Neste período de chuvas, a Compesa alerta a população para os possíveis extravasamentos

Em nota ao blog a Compesa de Petrolina pede o apoio da população em relação a alguns procedimentos para evitar transtornos neste período de chuvas. Confira:

Devido a deficiência de galerias de águas pluviais em alguns pontos da cidade, nosso sistema de coleta de água de esgoto acaba sendo prejudicado, causando assim grandes transtornos à população.

 Desta forma, a Companhia solicita o apoio de todos, no sentido de evitar direcionar a água da chuva para nossas redes coletoras de esgoto, já que muitas vezes a água vem acompanhada de lixo e outros objetos como embalagens de suco e de iogurte, brinquedos, sacos plásticos, pneus, frequentemente encontrados pelas equipes.

 “As tubulações da rede de esgoto são dimensionadas para coletar apenas água de esgoto, não devendo ser direcionada água de chuva ou de lavagem do chão para esta tubulação”, afirma o gerente Regional da Compesa, Reginaldo Lopes.

Sendo assim, a Compesa solicita que, diante de qualquer situação de extravasamento, os usuários registrem suas reclamações através do telefone 0800 081 0185. Desta forma, o problema será solucionado com  mais agilidade.

Luciana Passos/ Ascom Compesa
publicado em 18 de Outubro / 2011 às 18:00

Terminam quinta-feira (20) as inscrições para o Festvídeo do Vale e a Minter de Fotografia Universitária

Estudantes regularmente matriculados em instituições superiores tem até a próxima quinta-feira (20) para se inscreverem gratuitamente na 5ª edição do Festival de Vídeo Universitário do Vale do São Francisco (Festvídeo do Vale). A mesma data também marca o fim das inscrições para a 2ª Mostra Integrativa de Fotografia Universitária (Minter), que pretende reunir e exibir produções fotográficas de estudantes e profissionais das universidades. Os dois eventos são promovidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Os interessados em inscrever vídeos de até 10 minutos de duração no Festvídeo, podem concorrer em três categorias: slideshow, produção regional (para vídeos de alunos de instituições superiores situadas em Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim – BA e São Raimundo Nonato-PI) e produção nacional (para vídeos de alunos de instituições superiores situadas em qualquer cidade do país). Os vídeos vão ser classificados em três temas: de relevância para as ciências biológicas e da vida; de relevância para as engenharias, ciências exatas e da terra e de relevância para as ciências humanas e sociais aplicadas, letras e artes.

O 5° Festvídeo do Vale e a 2ª Minter de Fotografia Universitária estão previstos para novembro, com data a ser divulgada posteriormente. As inscrições para os dois eventos podem ser realizadas no Colegiado de Ciências Farmacêuticas da Univasf, no campus Petrolina Sede. A ficha de inscrição e o edital dos eventos estão disponíveis no site: http://www.festvideodovale.com/.

Fabíola Moura/Ascom Univasf
publicado em 17 de Outubro / 2011 às 16:10

Programa Bolsa Família é ampliado em Jaguarari

O Bolsa Família, programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, distribuiu em Jaguarari, somente no mês de outubro, R$ 511.170,00 (quinhentos e onze mil cento e setenta reais). No entanto, vale salientar que os valores oscilam a cada mês, já que novas pessoas são incluídas e outras excluídas do programa, de acordo com os critérios de participação do programa. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa.

No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas sejam assistidas pelo programa; desses, Jaguarari corresponde atualmente a 4.448 (quatro mil quatrocentas e quarenta e oito) famílias beneficiadas. Os beneficiários terão que ir até o Cras - Centro de Referência da Assistência Social, que tem como responsabilidade da secretaria de desenvolvimento social da prefeitura que fica localizado na Rua José Gonçalves, próximo ao estádio municipal, já em Pilar, todos deverão ir ao Cras situada na Rua da Baraúna nº 1653 e falar com os responsáveis pelo programa para realizar o cadastro e colocar a senha.

Para receber o benefício, as famílias terão que está em situação de extrema pobreza e precisam estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social, relatou o coordenador do programa no município de Jaguarari, João Clarindo (foto). Os valores vão depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 306 reais

Ascom Prefeitura Municipal de Jaguarari
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.