Blog do Geraldo José - Informativos
Vale do São Francisco - 19 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Informativos

publicado em 23 de Abril / 2019 às 21:30

Projeto "Se Mostra Interior" da Funceb vai selecionar obras de artes cênicas e artes visuais do interior do estado

Atenção artistas do interior do Estado! Estão abertas até 11 de maio as inscrições para o projeto Se Mostra Interior. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), a proposta é selecionar seis espetáculos de artes cênicas (teatro, circo, dança), e mais seis obras de artistas visuais, para compor a programação do Teatro Gamboa Nova, parceiro do projeto.

Nas propostas de artes cênicas, os seis grupos ou artistas selecionados farão duas apresentações no Teatro Gamboa Nova, no período de 27 de julho a 15 de dezembro, nos últimos finais de semana de cada mês. Cada proposta receberá o cachê de R$ 3 mil para as duas apresentações. Além disso, terão direito à renda arrecadada com a bilheteria do espetáculo, descontadas as taxas previstas no contrato de pauta para o caso de ingressos pagos via cartões de crédito e débito.

Ler Matéria Completa
Ascom Funceb
publicado em 23 de Abril / 2019 às 21:00

Prefeitura inicia série de concertos gratuitos na orla de Petrolina nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a partir das 18h, quem estiver de passagem pela Porta do Rio, na orla de Petrolina, terá a oportunidade de assistir a um concerto ao ar livre apresentado pela Camerata 21 de Setembro. A iniciativa da prefeitura através da Secretaria Executiva de Cultura, promoverá uma série de apresentações da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro na orla da cidade, sem custo algum para os petrolinenses e turistas.

A série de concertos gratuitos vai acontecer sempre no final do mês com repertório renovado e com shows ao ar livre. A proposta da gestão é aproximar a música instrumental, popular e erudita da população através do uso de equipamentos públicos, como a orla da cidade. O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, reforça o convite para os petrolinenses e turistas. "Convidamos a população para apreciar o belo trabalho dessa nova série de apresentações dos concertos populares. Um projeto democrático, com boa música e acessível a todos que transitam pela região central de Petrolina", destaca.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 22 de Abril / 2019 às 19:00

Juiz do Trabalho suspende leilão do Prédio da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro

O leilão do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro que estava programado para esta quarta-feira (24) pelo leiloeiro Darke Magalhães no Edifício Empresarial Trade Center, na Av. Tancredo neves, em Salvador, foi cancelado por decisão do Juiz do Trabalho Mário Vivas de Souza Durando datada desta segunda-feira, dia 22. O prédio que esteve avaliado pela justiça em pouco mais de 4,6 milhões de reais na avaliação do magistrado "não mais pertence à executada" razão pela qual decidiu pela suspensão/cancelamento da hasta pública, neste dia 24. 

Adjudicação é o ato judicial mediante o qual se declara e se estabelece que a propriedade de uma coisa (bem móvel ou bem imóvel) se transfere de seu primitivo dono (transmitente) para o credor (adquirente), que então assume sobre ela todos os direitos de domínio e posse inerentes a toda e qualquer alienação.

A vereadora Valdeci Alves, popular Neguinha da Santa Casa, que encaminhou a decisão ao Blog GJ Notícias fez pronunciamento na sessão desta segunda-feira (22) comemorando a decisão da justiça que preserva os direitos dos trabalhadores da antiga unidade hospitalar de Juazeiro.

Decisão

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 22 de Abril / 2019 às 12:00

Fórum da Prefeitura de Petrolina que discute prevenção à crueldade animal acontece nesta terça-feira

Pouca gente sabe, mas o mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais. A campanha denominada 'Abril Laranja' foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Em adesão à luta, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, irá promover o “1º Fórum Municipal de Políticas Públicas de Bem Estar Animal”. O evento acontecerá nesta terça-feira (23) no auditório do SEST- SENAT, a partir das 18h e contará com a participação de diversas instituições do município. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Vasconcelos, a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa. "Isto porque, infelizmente, a prática de maus tratos ainda é uma forte realidade no mundo todo. Durante o encontro vamos discutir e mobilizar a comunidade sobre diretrizes e políticas públicas, enfatizando questões como guarda responsável, maus tratos, fiscalização e aplicação de penalidades, além de bioética" destacou.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 21 de Abril / 2019 às 19:00

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa nesta segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo. Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Agência Brasil
publicado em 18 de Abril / 2019 às 09:35

Programa Integrar encerra primeiro mês com sucesso na FTC da região do Vale

Na última quinta-feira, 11, o Programa Integrar completou um mês desde sua implementação nas unidades da FTC da Região do Vale do São Francisco e já alcançou êxito. A iniciativa foi desenvolvida para esclarecer os colaboradores sobre o funcionamento dos setores que compõem a faculdade, otimizando e dando celeridade aos atendimentos e qualificando os serviços. Nesse primeiro mês, os coordenadores dos setores de RH, TI, SECAD e Biblioteca puderam apresentar seus setores, o andamento de processos e fluxos, além de responder a questionamentos e dúvidas dos colaboradores.

O Programa também objetiva integrar as equipes, assim como o corpo docente e os alunos, tornando a FTC da região do Vale referência em Educação, além de fortalecer a Missão, Visão e Valores da instituição. Para o diretor da FTC da Região do Vale, Andrei Mello, a avaliação do desenvolvimento do projeto é positiva. "O programa foi criado para atender a toda equipe das unidades Juazeiro e Petrolina, unindo forças para construir uma instituição assertiva e dentro dos padrões da Rede FTC. O resultado de um projeto como este é a agilidade e qualidade de trabalho", afirma Mello.

Os encontros ocorrem semanalmente. Em Petrolina, são realizados às quintas-feiras e em Juazeiro, às sextas-feiras, sempre às 14h em ambas as unidades.

Ascom FTC
publicado em 17 de Abril / 2019 às 21:30

Atenção para as principais mudanças no IR deste ano

Faltando 15 dias para terminar o prazo da entrega do imposto de renda, é importante ficar atento ao que mudou na declaração desse ano para não ter nenhuma surpresa de última hora. O prazo de entrega termina daqui a 15 dias, às 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de abril; portanto o ideal é ficar ligado. “A declaração de Imposto de Renda sempre apresenta algumas mudanças de um ano para o outro, por isso, é importante se informar para evitar preencher o formulário de maneira incorreta”, explica Mauro Fontes, CEO da Contabilivre, plataforma de contabilidade on-line e especialista em tributos.

Para evitar atropelos na hora da entrega, o CEO da Contabilivre apresenta aqui as principais novidades no programa da Receita para 2019. Com elas em mente, você evitará erros na hora de preencher a declaração.

Ler Matéria Completa
publicado em 17 de Abril / 2019 às 20:29

Atenção Básica à beira do colapso

No fim do ano passado, 8.517 médicos cubanos deixaram o programa Mais Médicos no Brasil. Apesar do anúncio do Governo Federal de que médicos brasileiros haviam preenchidos as vagas, a recente deserção já estava anunciada, deixando a Atenção Básica à beira do colapso. A análise do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi publicada na edição desta quarta-feira (17), no jornal A Tarde.
 
De acordo com o secretário, "a verdade é que todos os estudos de fixação profissional já corroboravam essa dinâmica de abandono, inclusive o recente estudo do Conselho Federal de Medicina, Demografia Médica do Brasil - 2018, onde 80% dos médicos recém-formados (perfil do grupo desertor) desejavam ingressar em algum programa de residência médica e apenas 5% queriam ir para programas vinculados à Atenção Básica", afirma.

Ler Matéria Completa
Ascom Sesab
publicado em 17 de Abril / 2019 às 20:00

Bancos de Juazeiro e Região fecham na sexta-feira (19) Santa

As agências bancárias de Juazeiro e Região estarão abertas, em horário normal, nesta quinta-feira (18), véspera da Sexta-feira da Paixão. No feriado religioso, permanecerão fechadas. As contas de água, luz, telefone e carnês com vencimento marcado para o dia 19 poderão ser pagas na próxima segunda-feira (22), sem incidência de multa. Alguns tributos estão com data ajustada ao calendário de feriados (federal, estaduais e municipais).

Na sexta-feira será possível utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer algumas operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Para garantir o pagamento das contas, os clientes podem também agendar a operação nos bancos ou pagá-las (aquelas que têm código de barras) nos caixas automáticos, localizados em diversos pontos como shoppings e supermercados. 

Ascom SEEB/Juazeiro Bahia
publicado em 17 de Abril / 2019 às 16:43

Engarrafamento na Ponte Presidente Dutra

A redação do Blog GJ Notícias recebeu imagens onde mostra uma grande quantidade de brita na pista de rolamento despejadas por uma caçamba que trafegava no local. Devido ao incidente o tráfego de veículos está bastatnte lento sentido Petrolina/Juazeiro.

Até o momento ainda não conseguimos informações com a Superintendência da Policia Rodoviária Federal.

Confira o vídeo:

publicado em 17 de Abril / 2019 às 06:36

Alarmismo exagerado: Órgãos ambientais oficiais desmentem possibilidade de contaminação das águas do Velho Chico, em Juazeiro e Petrolina

Orgãos ambientais oficiais negam possível contaminação do Rio São Francisco na região de Juazeiro e Petrolina

Após publicação no BLOG GERALDO JOSÉ, nos últimos dias, com manifestações de preocupação das comunidades ribeirinhas ao longo do Rio São Francisco, principalmente no sub médio, órgãos ambientais em Brasília, leia-se IGAM, INEMA, IBAMA, IEF e ANA, fizeram chegar à nossa redação documentos que contestam a possibilidade de contágio das águas do Rio São Francisco, nesta região, em virtude do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Em anotação à parte, escreveram: “Bom dia. Meu amigo, existe um alarmismo exagerado. A pluma sequer atingiu o reservatório de Retiro Baixo, e em chegando lá deve permanecer de 40 a 60 dias, o que ocasionará forte decantação. Somente aí seguirá para o reservatório de Três Marias. Nossa expectativa é que a contaminação do São Francisco será baixíssima, se não inexistente”, anotaram.

De acordo com o documento “O Ibama, em conjunto com o ICMBio e os Órgãos Ambientais Estaduais tem trabalhado no diagnóstico dos impactos do desastre ao longo de toda bacia. Para tal, são utilizadas informações da qualidade da água, geradas pelos órgãos oficiais responsáveis, além de coletas de dados in loco para avaliação dos impactos agudos na biodiversidade”, concluindo que “Após avaliação de dados oficiais, conclui-se que é improvável que os rejeitos oriundos da Barragem B1 da Vale tenham atingido o Reservatório de Três Marias e, consequentemente, o Rio São Francisco”.

Ler Matéria Completa
Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 16 de Abril / 2019 às 22:30

Petrobras corta patrocínios de projetos culturais incluindo festivais de cinema, música e teatro

Alguns dos maiores projetos de cinema, teatro e música do Brasil começaram a semana menores. Tradicional apoiadora do setor, a Petrobras anunciou ontem o corte do patrocínio de 13 iniciativas culturais que apoiava historicamente. A decisão foi divulgada pela rádio CBN a partir de um documento enviado pela empresa aos deputados federais Áurea Carolina e Ivan Valente, ambos do PSOL, ao qual O GLOBO teve acesso. Os últimos repasses da empresa aos 13 projetos somaram R$ 12,7 milhões.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras respondeu que a estatal “segue realizando apoio a projetos culturais”, mas que seu orçamento para patrocínios “sofreu redução à luz do Plano de Resiliência ”da estatal. O texto acrescenta: “A Petrobras está revisando sua política de patrocínios para readequar seu orçamento e em alinhamento ao posicionamento de marca da empresa, com intenção de maior foco nos segmentos de ciência, tecnologia e educação, principalmente infantil".

Ler Matéria Completa
G1
publicado em 16 de Abril / 2019 às 22:00

Programa Despertar inicia atividades que vão beneficiar estudantes de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) em parceria com o Sistema FAEB/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais iniciaram nesta segunda-feira (15), as atividades do Programa Despertar, com a formação dos professores da Rede Municipal de Ensino, que vão desenvolver ações do programa junto aos estudantes que serão beneficiados. A formação aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, em Juazeiro. 

Com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, o Despertar estimula a consciência ambiental e consequente na comunidade do qual os estudantes estão inseridos. De acordo com a coordenadora da SEDUC, Michele Batista, no ano passado o programa atendeu estudantes de duas escolas da rede, este ano serão quatro. "Essa parceria é fundamental para fortalecer a educação ambiental na nossa rede, que busca conscientizar as nossas crianças e jovens a preservar o nosso rio, a ter cuidado com o lixo e a cuidar de maneira correta do meio ambiente", evidenciou. 

Ler Matéria Completa
Ascom PMJ
publicado em 16 de Abril / 2019 às 20:00

Moradores do Bairro Piranga receberão nesta quarta-feira a Caravana da Saúde em Juazeiro

O programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames vai atender nesta quarta-feira (17), os moradores do Bairro Piranga. Os atendimentos médicos especializados são nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, além de exames como: eletrocardiograma e exames laboratoriais.

O ônibus do projeto Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), parceiro das caravanas desde o inicio, toda semana leva serviço de atualização do Bolsa Família na própria Unidade de Saúde. De 2016 até o momento mais de 37 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e demandas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro. 

Ascom/Juazeiro
publicado em 16 de Abril / 2019 às 16:04

Sindilojas informa horário de funcionamento no comércio de Petrolina

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina informa, através de nota, sobre o funcionamento do comércio de Petrolina durante a Semana Santa. Quinta-feira, 18, tudo funciona normalmente. Na sexta-feira Santa, é fechado. No sábado de aleluia, o comércio abre novamente

Ascom
publicado em 16 de Abril / 2019 às 09:04

Prefeitura de Juazeiro convoca aprovados em Processo Seletivo da SEDUC

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (15), o décimo segundo edital de convocação do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação e Juventude, localizada à rua Antônio Pedro, nº 139 – Centro, no dia e horário previstos no edital. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

DÉCIMA SEGUNDA CONVOCAÇÃO SEDUC 2019

ASCOM/SEGESP
publicado em 15 de Abril / 2019 às 13:15

Confira os preços dos produtos típicos da Semana Santa comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro

Confira os diversos produtos típicos da Páscoa que são comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro, como a batatinha que custa R$3,96 o quilo; o quiabo está R$2,00 o quilo; a saca do maxixe com 10kg está custando R$20,00; já o amendoim sem casca custa R$10,50 o quilo.

O Mercado do Produtor de Juazeiro terá seu horário diferenciado por conta do feriado da Semana Santa.   Devido o grande fluxo dentro do entreposto desde o último domingo (14)  o Ceasa está funcionando direto até terça-feira às 22h e na quarta-feira (17), volta a funcionar normalmente. Já na Sexta-feira da Paixão (19), o entreposto estará fechado por conta do feriado. No Sábado de Aleluia (20), o mercado volta ao seu horário normal até às 17h. No domingo de Páscoa o Mercado do Produtor, como em todos os domingos, estará fechado só reabrindo meia-noite.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
publicado em 15 de Abril / 2019 às 11:32

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta segunda-feira (15) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta segunda-feira (15).

As equipes de mutirão de limpeza estão na Avenida Adolfo Viana (Centro), Residencial Dr. Humberto Martins e feiras livres; as equipes de varrição atendem hoje Dom Thomaz, Alto do Alencar, área externa do Mercado do Produtor, Angari, Santo Antônio, área central, Piranga, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Alagadiço, Coreia, São Geraldo, Maria Gorete, Alto da Maravilha, praças da cidade, calçadões do Centro, avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres.

Ler Matéria Completa
Ascom/SESP
publicado em 12 de Abril / 2019 às 17:00

Pesquisa aponta que situação do preço do feijão pode se reverter

A cesta básica de alimentação, calculada pelo colegiado de Economia da Facape, apresentou, na comparação entre fevereiro e março de 2019, inflação de 7,27% em Petrolina - PE e 5,16% em Juazeiro - BA. A pesquisa estima o custo da cesta básica em R$ 341,29 para Petrolina e R$ 341,94 para Juazeiro no mês de março. Isso significa que um trabalhador do Vale de São Francisco gasta 34,2% de um salário mínimo com os alimentos básicos, restando R$ 656,38 para despesas relacionadas a moradia, transporte, vestuário, saúde e higiene.   

Em Juazeiro, o preço da carne foi o que mais mostrou variação. Já em Petrolina, as maiores altas foram do Tomate, do Feijão e da Banana. O preço do Feijão vem subindo todos os meses desde novembro de 2018, porém o pico do crescimento se deu em fevereiro. Em março o aumento foi menor, indicando que o ciclo de alta de preços está perto de se reverter. O aumento foi reflexo da redução de oferta devido a uma menor área plantada e às chuvas, que comprometeram a qualidade.

Ler Matéria Completa
Ascom Facape
publicado em 09 de Abril / 2019 às 21:00

Prefeitura de Petrolina convoca assistentes educacionais aprovados em processo seletivo da Educação

Dando continuidade ao período de convocação dos candidatos classificados no processo seletivo temporário - Edital Nº 025/2019 - da Rede municipal de ensino da Prefeitura de Petrolina, foi publicada no Diário Oficial, desta segunda-feira (8), a relação de convocados para o cargo de Assistente Educacional Infantil.

Os aprovados atuarão a serviço da Rede Municipal de Ensino na zona urbana e interior do município. A relação dos candidatos está disponível no Diário Oficial do município, no site: https://doem.org.br/pe/petrolina.

Ler Matéria Completa
Foto: Jonas Santos/ Arquivo PMP
publicado em 08 de Abril / 2019 às 14:36

Unidades de saúde de Petrolina dão início à campanha de vacinação contra gripe nesta quarta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país e terá início na próxima quarta-feira (10). Em Petrolina, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibilizará a vacina em todas as unidades de saúde do município, no período de 10 de abril a 31 de maio, com o Dia D previsto para o dia 4 de maio. 

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. 

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 05 de Abril / 2019 às 13:09

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta sexta-feira (05) em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta sexta-feira (05).

As equipes de mutirão de limpeza estão nos bairros Country Clube e Castelo Branco, Parque Fluvial, contorno do Mercado do Produtor e Batalhão da Polícia Militar; as equipes de varrição atendem hoje Angari, Santo Antônio, área central, Piranga, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Alagadiço, Ruas 01, 02, Travessa Paulo Afonso, Pontilhão III e Parque Lagoa de Calu (Alto da Maravilha), São Geraldo, Maria Gorete, Rua dos Pinheiros (Jardim Universitário), Cajueiro, calçadões do centro, avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres.

Ler Matéria Completa
Ascom/SESP
publicado em 05 de Abril / 2019 às 11:32

Confira os preços da cebola no Mercado do Produtor nesta sexta-feira (05)

Quem pretende fazer as compras nesta segunda-feira (05) no Mercado do Produtor, em Juazeiro vai encontrar o saco da cebola branca com 20kg custando R$ 50,00; já a cebola roxa com o mesmo peso está sendo vendida por R$35,00 o cento. 

Confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto município.

Daniela Duarte/AMA
publicado em 05 de Abril / 2019 às 11:19

Faleceu nesta sexta-feira (05) em Juazeiro o médico Dr. Alac, Prefeito Paulo Bonfim envia nota de pesar

Faleceu nesta sexta-feira (05) em Juazeiro o Sr. Antonio Leovigildo, carinhosamente conhecido no Vale do São Francisco como Dr. Alac. O Médico, que foi um dos fundadores do antigo Hospital Semec, em Juazeiro, tem uma longa história na medicina regional. O velório está acontecendo na residência da família, na Av. Antônio Carlos Magalhães, ao lado da TV São Francisco. O sepultamento está previsto para às 16h no cemitério central de Juazeiro.

O Blog GJ Notícias se solidariza com familiares de amigos do Dr. Alac.

NOTA DE PESAR

O prefeito Paulo Bomfim lamenta pelo falecimento do médico Antônio Leovigildo Araújo Costa, mais conhecido como Dr. Alac, ex-diretor do antigo Hospital Semec e que prestou diversos serviços à saúde da cidade e da região.

Em nome dos juazeirenses, agradecemos pelos serviços prestados e manifestamos o sentimento de pesar à família, e que tenha força para superar esta perda

Da Redação Blog Geraldo José
publicado em 03 de Abril / 2019 às 19:00

Conheça Pitaya, fruta exótica comercializada no Mercado do Produtor de Juazeiro

A fruta que é da família dos cactos, pitaya também é conhecida como fruta do dragão pelo aspecto avermelhado, possui uma polpa branca com sementes parecidas com a do gergelim. A fruta exótica pode ser encontrada no Mercado do Produtor de Juazeiro e custa R$60,00 a caixa com 3kg.

A pitaya é nativa da América do Sul, mas se popularizou na Ásia.  A fruta possui um leve sabor adocicado e uma grande variedade de benefícios para saúde como o combate ao diabetes e infecções bacterianas, possui antioxidantes que inibem a gordura corporal e é rica em ômega 3 e 6. Ela também é rica em vitaminas e fibras, além de qualidades digestivas e baixo teor calórico.

Ler Matéria Completa
Daniela Duarte/AMA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.