Blog do Geraldo José - Charges
Vale do São Francisco - 16 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Charges

publicado em 06 de Junho / 2016 às 09:07

Prefeito Isaac solidariza-se e lamenta morte da mãe da vereadora Suzana Ramos

O prefeito Isaac Carvalho emite nota de pesar e solidariza-se com a família da vereadora Suzana Ramos, devido ao falecimento da sua mãe, dona Ana Maria de Carvalho. “Desejamos todas as forças aos familiares e amigos para que possam suportar esta perda irreparável”, lamentou o prefeito.  

ASSCOM/Juazeiro
publicado em 23 de Maio / 2016 às 16:00

"Mesário do Futuro" cadastra adolescentes interessados em atuar nas eleições após completarem 18 anos

O estudante secundarista Douglas Lisboa, 17 anos, foi o primeiro jovem da Bahia a solicitar inscrição para o projeto "Mesário do Futuro". Ele deu início ao cadastro de voluntários, que este ano começa a ser mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A ideia é consolidar um banco de dados formado por eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que tenham interesse em prestar serviço como mesário ao completarem a maioridade – pessoas como Douglas (foto), que desde cedo já mostra interesse pela participação no processo democrático do País. "Sempre gostei de política. Já fui líder de turma na escola e tenho como exemplo meu irmão, que foi mesário na última eleição. Acho que o voto é uma das grandes conquistas do povo brasileiro. Votar é ser cidadão", reflete o estudante.

A vontade de servir como mesário fez com que Douglas procurasse a sede do TRE da Bahia. Foi quando soube que era possível antecipar a sua inscrição, por meio do "Mesário do Futuro", projeto idealizado pelo Cartório da 7ª Zona Eleitoral de Minas Gerais e adotado, este ano, pelo TRE-BA, após adaptação realizada pelo Grupo de Trabalho Mesários do Regional baiano.

O projeto

A Presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA), Verônica Silva, contou que conheceu o projeto da 7ª zona de Minas durante o "I Fórum Nacional de Chefes de Cartório", em 2015. A partir daí, ela e outros membros do GT-Mesários/BA perceberam a potencialidade da ação e propuseram incorporá-la à realidade da Bahia com o nome "Mesário do Futuro". "A gente vem buscando aumentar o número de mesários voluntários e o 'Mesário do Futuro' é um dos projetos que adotamos para alcançar esse objetivo", afirmou.

Além do papel colaborativo dos mesários para a realização das eleições, a servidora lembra que o mais interessante no projeto é despertar o interesse dos jovens pelo processo democrático brasileiro.

Conforme a presidente do GT-Mesários/BA, a participação voluntária vem crescendo no TRE-BA, "graças à junção de forças do GT-Mesários, cartórios eleitorais, Assessoria de Comunicação, Escola Judiciária e às parcerias com instituições de ensino conveniadas, que conferem aos estudantes das universidades participantes horas de atividades complementares a partir do tempo de serviço prestado como mesários", explicou.

Inscrições

Para solicitar inscrição no projeto "Mesário do Futuro", os jovens interessados devem enviar e-mail ao cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado (veja os endereços). Mais informações sobre o projeto ou os contatos telefônicos dos cartórios podem ser obtidos por meio de uma consulta ao site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), clicando-se no banner do "Mesário Voluntário" (na home page) e, em seguida, na opção "Mesário do Futuro".

Verônica explica que, solicitada a inscrição, bastará ao jovem "aguardar o contato do cartório eleitoral para participar do projeto". Um sistema próprio, em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Tecnologia e Informação (STI) do TRE-BA, atenderá os interessados futuramente. "Quando o sistema já estiver funcionando a inscrição será feita online, bastando o preenchimento do formulário eletrônico", pontuou a servidora.

Confira qual o e-mail de seu cartório e se inscreva (PDF)

Asscom
publicado em 15 de Maio / 2016 às 21:00

El Salvador não reconhece governo Temer e chama embaixadora de volta

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado (14) que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.

"Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país", disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital. Dilma foi "suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu", disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.

Governos esquerdistas da América Latina têm dito que a líder brasileira é vítima de um golpe de Estado, enquanto o secretário-geral do bloco sulamericano Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a suspensão de Dilma afeta a governabilidade democrática no país.

G1
publicado em 03 de Maio / 2016 às 18:16

EQUIPE DA TRANSRIO PARABENIZA GERALDO JOSÉ

O colega de trabalho Geraldo faz aniversário nesta terça-feira (03), e foi surpreendido ao final do programa por parte da equipe da Rádio Transrio FM com bolo, refrigerante e muita alegria, além da participação de convidados.

Os diretores da emissora fizeram questão de cumprimentar o radialista na companhia do vereador Mitonho Vargas e outros convidados. Ele já tinha passado por situação semelhante no Blog, afinal aniversário só se faz uma vez por ano. Parabéns companheiro. Vida Longa.

Equipe do blog e da Transrio FM

publicado em 25 de Abril / 2016 às 21:30

Comunidade de Casa Nova fortalece organização e melhora qualidade de vida a partir das ações de Ater

Os relatos de mudanças a partir do associativismo e da aplicação de fomentos assegurados por projetos de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater são claros na fala dos/das moradores/as da comunidade de Palmeira, no município de Casa Nova (BA). Com a chegada das ações de Ater, muitas práticas foram aperfeiçoadas com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das cerca de 150 famílias que vivem basicamente da criação de animais de pequeno e médio porte como caprinos, ovinos e aves.

A Associação de Pequenos Produtores da comunidade de Palmeira e arredores foi criada em 2012, a partir do incentivo de um colaborador do Irpaa, como conta o primeiro presidente da Associação e atualmente vice, Adeilson da Silva Costa. "Nosso empenho foi importante também, mas sempre tem que ter o incentivo", diz o criador, que é conhecido como Bilu. Ele conta que o associativismo tem contribuído para a chegada de políticas públicas na comunidade e insiste em registrar que o Irpaa tem tido papel fundamental nisto. Maria Aparecida, esposa de Bilu, relata: "Aqui era uma comunidade muito carente, carente em tudo. Nossa comunidade foi esquecida, nunca teve incentivo de nada, hoje em dia a gente já deu um passo à frente e através da associação a gente tá conseguindo andar".

Além do fortalecimento da organização social, tanto as atividades que envolvem toda a comunidade, como reuniões, dias de campo, mutirões, etc quanto as visitas nas propriedades, tem contribuído para as famílias aperfeiçoarem algumas práticas no modo de produção, especialmente como foco na agropecuária e mais recentemente no beneficiamento da mandioca.

Em sua propriedade, Bilu mostra com satisfação que aprendeu bem uma das lições da seca e hoje armazena forragem para os animais se alimentarem quando a Caatinga já não fornecer alimento suficiente. A silagem, feita em mutirão, certamente substituirá o mandacaru que foi cortado para os animais na última seca. Além disso, o melhoramento do aprisco, o plantio da melancia forrageira, a aquisição de reprodutores para incrementar o rebanho foram investimentos que estão valendo à pena. "Eu sustento minha família através da caprinovinocultura", afirma Bilu.

Além dos caprinos, a criação de galinha hoje tem ganhado espaço na comunidade, não apenas como uma atividade mais específica das mulheres mas de toda a família, avalia o colaborador do Irpaa que acompanha a comunidade, Edvaldo Rocha Braga. "A gente se sente muito otimista e sabe que tá levando a mensagem do projeto de Ater", comemora. A organização social, associado ao uso sustentável do Fundo de Pasto e às práticas aperfeiçoadas a partir das orientações técnicas, segundo ele, "garantem o sustento da família e a garantia dessas famílias no interior e com vida digna".

Criação de aves: alimento saudável e renda para as famílias

Assim como em muitas comunidades do sertão baiano, também em Palmeira, a criação e  galinhas sempre foi uma tradição. Porém, devido ao forte investimento do mercado de aves de granjas, vendidas congeladas e sob altos efeitos de hormônios, a galinha de capoeira, o pato, peru, codorna, guiné passaram a desaparecer dos quintais, terreiros e roças das comunidades. Mas hoje, quem chegar a casa de D. Santina Barbosa da Silva Costa vai encontrar muitas dessas aves, inclusive podendo comprá-las para abate e até mesmo para criar.

A partir do Projeto de Ater, executado pelo Irpaa, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, muitas famílias retomaram esta prática em Casa Nova. Em Palmeira, os modelos de galinheiros construídos com recursos do fomento garantido pelo projeto, chamam atenção e proporcionam um modelo de criação que integra o sistema de confinamento e áreas de pastagem. A família de Seu Victor Moreira e Dona Antônia Alves Mano estão encontrando na criação de galinhas um importante complemento para a renda. Seu Victor já vendeu a primeira remessa adulta e já adquiriu mais pintos. Além da comercialização, as famílias tem garantida na mesa carne e ovo, importantes misturas na refeição das famílias sertanejas.

Dona Santina, há cerca de três anos passou a investir, além de galinhas, na criação de peru, pato e codorna. Ao custo médio de R$ 25, ela vende cerca de oito galinhas por mês, muitas vezes já tratada, pronta pra ser cozinhada. Os ovos também tem bastante saída e nem precisa ir até a feira da cidade para vender os produtos, o comércio acontece na própria comunidade. O lucro é bom porque os gastos são poucos, já que a base da alimentação são pastos e cultivos ao lado da casa e até os remédios são naturais. O esterco do galinheiro também é aproveitado como adubo no cultivo da pastagem.

Outra prática a que ela vem se dedicando é a venda de pintos de raça nativas, chamados nas comunidades de "pé duro". Dona Santina "deita" as galinhas e também peruas pra dá origem a filhotes de raça tradicional e vender para vizinhança e assim multiplicar na região a raça nativa que já vinha aos poucos sendo extinta. "Se todo mundo fizesse como eu nunca faltava galinha no interior", diz a criadora e beneficiária do Ater. Ela argumenta que a raça tradicional é adaptada por isso compensa mais investir nelas: "eu queria das galinhas daqui porque é mais fácil pra criar, é mais sadia... e é mais gostosa a galinha de capoeira", reafirma.

IRPAA
publicado em 04 de Abril / 2016 às 07:28

Diversidade cultural e paisagística atrai turistas para região do São Francisco

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Vista do Rio São Francisco da cidade de Casa Nova

O Velho Chico carrega, da Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a divisa entre Alagoas e Sergipe, milhares de anos de história. Prova disso são as pinturas rupestres nos cânions da região de Paulo Afonso, na Bahia, que datam de mais de nove mil anos. Nos últimos 500 anos, ele foi importante para o desenvolvimento de regiões em cinco estados brasileiros, especialmente aquelas que se encontram no semiárido.

Pelos mais de 2.800 quilômetros por onde passa, o Rio São Francisco possibilita a vida, a agricultura, a pesca e a permanência do homem no sertão. Tanta história e beleza fazem do seu curso um celeiro artístico e cultural, com potencial para a gastronomia e os esportes náuticos, e tornam o turismo uma atividade extremamente rentável. O secretário do Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, diz que o Rio da Integração Nacional - que inspirou autores como Guimarães Rosa - é chamado de Opará pelos índios e de Velho Chico por quem mora na região. Segundo ele, dos 13 destinos turísticos da Bahia, dois têm o Rio São Francisco como principal atrativo. 

“Na região de Juazeiro, temos o enoturismo. A pessoa pode passear na rota e no Vapor do Vinho [e] conhecer as ilhas próprias para banhos. Também pode conhecer as vinícolas e, associada ao enoturismo, temos uma rica cultura, com artesanato - as carrancas são muito famosas. Tem ainda a gastronomia, com surubim, carne do sol, bode, carneiro, manteiga de garrafa. As opções culturais são riquíssimas, em especial o forró. Somente na região de Juazeiro são 1.200 leitos consolidados”, explica Pelegrino. 

Em outro trecho, próximo a Paulo Afonso, lagos e cânions são os principais atrativos do Rio São Francisco. “É um passeio estruturado, de catamarã, onde se pode conhecer Sobradinho, maior lago artificial do mundo, e também um grande sítio arqueológico, com pinturas rupestres que datam de nove mil anos. No Raso da Catarina, temos um sítio ecológico, com espécies raras e em extinção, como a ararinha azul. Na região também houve toda a saga de Canudos, com Antônio Conselheiro, e a história do Cangaço, com o bando de Lampião e Maria Bonita”, acrescenta. 

Holofotes

A coordenadora da Bahiatursa, Mag Magnavita, destaca que atualmente o Rio São Francisco está sob os holofotes da mídia em razão da novela Velho Chico, da Rede Globo. “A novela está fazendo um mix da região como um todo. Não é possível localizar que área do São Francisco eles estão abordando. Isso é bom porque o fluxo de pessoas que a novela vai fomentar movimenta diversos trechos [e] não vai comprometer a capacidade [de hospedagem] em apenas uma cidade, como aconteceu no passado, em Mangue Seco, por causa da novela Tieta”. 

Segundo ela, o Estado faz o acompanhamento do movimento turístico, para garantir que a atividade seja desenvolvida de forma sustentável. “Cerca de 70% dos viajantes não utilizam agências, são os chamados turistas independentes, e são os que mais visitam a extensão do São Francisco. O nosso trecho mais organizado é na região de Juazeiro por causa do enoturismo, que foi fomentado pela Bahiatursa em 2008 e, depois, em 2011, o Vapor do Vinho passou a fazer o trajeto, subindo a eclusa. As embarcações estão recebendo cerca de 10 mil visitantes por ano”, conta Magnavita. 

De acordo com a coordenadora da Bahiatursa, o turismo religioso também é forte em alguns municípios, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, com a colaboração do rio. “Muitas cidades têm seus padroeiros e procissões fluviais, chegadas de visitantes pelo rio. O São Francisco está sempre inserido neste contexto”. Magnavita também ressalta a diversidade cultural das regiões cortadas pelo rio. “A extensão é tão grande que ele traz uma diversidade cultural muito grande. No trecho entre Santa Brígida e Carinhanha, há uma série de manifestações culturais e diversidade de paisagens que proporcionam muitas opções de turismo para serem trabalhadas. Hoje a gente acrescenta as características geográficas que estão atraindo eventos esportivos, rafting, canoagem, ciclismo, mountain bike e motociclismo, entre outras atividades”.
Secom Bahia
publicado em 01 de Março / 2016 às 11:21

DEPUTADO ZÓ LAMENTA MORTE DE POLICIAL FEDERAL

“Lamento profundamente a morte prematura e covarde do Policial Federal, Wilson Teixeira Queiroz Neto, assassinado ontem (29) em Juazeiro, durante um assalto.

 A cidade de Pilão Arcado sem dúvida perde um cidadão exemplar, batalhador e muito digno. A Polícia Federal se despede de um valoroso profissional, que muito fez pela sociedade preservando a ordem pública e garantindo a segurança. Eu perco um amigo e conterrâneo.

Neste momento de grande pesar, transmito minhas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho. ”

publicado em 19 de Fevereiro / 2016 às 08:47

Juazeirense retorna de Salvador sem técnico e joga próxima partida “quase em casa”.

Janilson Silva assume interinamente o comando técnico da Juazeirense

O técnico da Juazeirense, Sérgio Araújo, perdeu o cargo após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, na noite de ontem e Janilson Silva, auxiliar técnico, deve comandar a equipe até a contratação de um novo treinador.

A Juazeirense não conseguiu vencer sob o comando de Sérgio Araújo e a diretoria resolveu apostar em um novo nome para a continuidade da temporada na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. O gerente de futebol, Sérgio Fernandes, ressalvou a qualidade do trabalho do treinador demitido, mas disse que é preciso “dar uma motivada no elenco”.

Com Janilson Silva comandando interinamente e ainda sem estádio, a equipe da Juazeirense atua no domingo pelo baianão, em partida contra o Feirense, jogando “quase em casa”, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina.

publicado em 11 de Fevereiro / 2016 às 09:00

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina

Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total. É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. "O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura", pontuou. 

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço. 

Além do grande movimento nos bares e restaurantes do Circuito, para cerca de 120 vendedores ambulantes que trabalharam no Carnaval o lucro foi garantido. O vendedor de espetinhos, Eudes da Costa Brito (36), contabilizou mais de 300 unidades vendidas em cada noite de festa. "Trabalho com espetinhos há 8 anos e este Carnaval foi bastante movimentado", afirma. 

Os indicativos oficiais também confirmam um Carnaval muito tranquilo. O Tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros, relatou menos de 5 atendimentos em ocorrências leves durante os quatro dias de festa. O Major Costa, da Polícia Militar, também afirma que não houve nenhuma ocorrência grave, apenas algumas apreensões por excessos, e registros de furtos. 

O secretário Jorge Assunção, em nome do Prefeito Julio Lossio, faz questão de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso do Carnaval. "A beleza do evento é resultado de um trabalho coletivo, da Prefeitura, das Polícias militar, Civil e Rodoviária, dos Bombeiros, enfim, e toda a sociedade, aos Blocos, ambulantes, músicos, pessoal da limpeza, crianças que abrilhantaram a festa", reforçou Jorge. 

Ricardo Alves Ascom PMP/Sedesa
publicado em 02 de Fevereiro / 2016 às 16:44

EM 1º DE MARÇO INICIAM AS ENTREGAS DAS DECLARAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA 2016

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2016, referente aos ganhos de 2015, começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015.

As regras para a prestação de contas deste ano foram divulgadas nesta terça-feira (2) pela Receita Federal, por meio de instrução normativa publicada no "Diário Oficial" da União. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

A Receita também disponibiliza uma ferramenta que permite preencher um "rascunho" da declaração do IR 2016, onde é possível colocar as informações gradualmente, antes do lançamento oficial do programa da declaração, podendo depois apenas importar o arquivo. 

Na ferramenta é possível já incluir os dados de identificação do contribuinte, rendimentos, bens, dívidas e informações de terceiros, como dependentes e cônjuge. Também dá para saber se é mais vantajoso optar pelo modelo simplificado ou completo.

Fique atento e antecipe-se!

G1
publicado em 23 de Janeiro / 2016 às 17:16

Começou o terceiro dia de carnaval em Juazeiro

Com público ainda chegando na avenida, os blocos Tô a Tôa eNa Bruxa com Rubinho já passaram pela avenida do Carnaval. Daqui a pouco, é a vez do ex- chicleteiro Bell Marques que neste momento já está passando o som em cima do seu trio:

publicado em 23 de Janeiro / 2016 às 00:22

Saulo Fernandes arrastou a maior multidão desta sexta de carnaval

O cantor Saulo Fernandes foi o responsável pela maior pipoca do Carnaval de Juazeiro. Saulo consiguiu levar consigo a maior número de pessoas vistas até agora no carnaval. Veja o registro abaixo:

publicado em 23 de Dezembro / 2015 às 09:53

MORADORES DENUNCIAM INVASÃO DE ÁREA PÚBLICA NO QUIDÉ

Não é de hoje que áreas de propriedade particular e pública vêm sendo invadidas em Juazeiro sem que a secretaria competente (SEMAOP) – Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública adote uma posição mais rigorosa de fiscalização e manutenção da ordem e do direito de propriedade.

Na manhã desta quarta-feira (23), moradores dos bairros Quidé e Palmares flagraram um caminhão da Polimix descarregando concreto na invasão da entrada do Quidé, invasão esta de um terreno público onde seria construída uma praça com 7.000m “e lamentavelmente a prefeitura não toma conta” desabafou um dos denunciantes ao Blog.

Segundo a nossa reportagem pesquisou no Projeto da Intervenção Urbana a Prefeitura desenvolveu um Parque de Lazer que agora está sendo todo invadido e a prefeitura não toma iniciativa de retirar os invasores, procedimento que já ocorre há quatro anos.

publicado em 16 de Dezembro / 2015 às 13:20

SENTO-SÉ: LEITOR PARABENIZA AO BLOG!

Caro Geraldo José e toda equipe do BLOG, quero, humildemente parabenizar ao Blog do Geraldo José, por mais um ano de serviço prestado à sociedade, pois, só o futuro poderá mostrar e reconhecer melhor a contribuição dada ao processo de desenvolvimento regional, com destaque para o avanço da democracia, a partir da liberdade de expressão!... o BLOG tem sido inconfundivelmente, uma voz popular, onde todos se posicionam ao modo de cada um, elogiando, criticando, enriquecendo o processo de discussão! Aqui em Sento-Sé, onde a tradição do coronelismo tem alimentado até os dias atuais, os seus perniciosos sintomas, temos que reconhecer que o BLOG tem sido um “porta-voz”, inclusive dos “oprimidos”, da maior importância e de um significado enorme!

Parabéns Mesmo!... Feliz Data!!

Laurenço Aguiar – Cidadão Comum e Militante Social.

publicado em 16 de Novembro / 2015 às 22:30

Rui Costa vai sobrevoar a Chapada Diamantina e debater ações de combate aos incêndios

O governador baiano Rui Costa (PT) vai fazer um sobrevoou nas áreas afetadas pelo fogo na Chapada Diamantina nesta terça-feira (17). O chefe do Executivo chegará por volta das 8h acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler e do comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles.

Após o sobrevoou, Rui Costa se encontrará com oito prefeitos dos municípios atingidos pelas chamas. Atualmente, existem combates em áreas como o Vale do Lacrau (Ibicoara), Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras), Guiné e Três Barras (Mucugê). São cinco localidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que registram focos de incêndios nesta segunda-feira (16). O foco mais antigo é o de Ibicoara, iniciado há 15 dias e está próximo ao Campo Redondo – atualmente consome a região do Vale do Lacrau. O mais recente é o da proximidade do povoado de Guiné, que começou na noite do domingo (15). Fora do Parque há focos em Seabra (Serra da Cotreia) e Iraquara, em área do Marimbus.

Ainda não é possível determinar a área afetada pelas chamas, mas o secretário Eugênio Spengler informa que são mais de 2 mil hectares de mata destruída. "Os incêndios estão relacionados a perdas ambientais de fauna e flora, isso compromete nascentes e margens de rios. Outro aspecto de perda, está relacionado à questão econômica, temos perdas de lavouras e de animais. Portanto, acaba tendo um prejuízo econômico também para os agricultores e moradores da região", afirmou o secretário.

Com informações do Jornal da Chapada
publicado em 13 de Novembro / 2015 às 16:30

Ministério da Saúde recomenda que mulheres não engravidem devido a casos de microcefalia

Por conta do atual estado de emergência sanitária nacional devido ao surto de bebês com microcefalia em Pernambuco, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselhou que as mulheres do estado adiem planos de gravidez até que haja maior clareza sobre as causas do aumento de casos da doença. "Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado". Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, foram identificados até o momento 141 casos de má-formação em Pernambuco, a maior parte desde agosto. O indicador é 15 vezes superior à média registrada entre 2010 e 2014, de nove casos por ano. Entre as hipóteses analisadas pelo Ministério da Saúde para o aumento é o grande número de casos de zika vírus.

publicado em 30 de Outubro / 2015 às 18:30

75ª CIPM SALVA IDOSA CADEIRANTE DE INCÊNDIO E COMBATE AS CHAMAS

Na tarde de quinta-feira (29), o CICOM (Centro integrado de Comunicação) recebeu várias chamadas de populares que diziam estar havendo um incêndio numa casa de construção improvisada no Bairro Dom Thomaz. O fogo se alastrava muito rapidamente por haver muita madeira na sua construção, e as informações eram de que uma idosa cadeirante estava sozinha no interior da residência.

Ao ouvirem o alerta através do rádio da central, policiais da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar/Juazeiro, se voluntariaram em colaborar com o resgate da senhora e consequentemente com a extinção do fogo. Chegando ao local, os policiais resgataram a deficiente e com apoio de populares contiveram as chamas, antes mesmo da chegada dos Bombeiros.

Com informações da 75° CIPM
publicado em 09 de Outubro / 2015 às 21:00

Inscrições abertas para seis cursos a partir de outubro no Senac Petrolina

O Senac Petrolina está com inscrições abertas para seis cursos com aulas iniciando no dia 13/10, logo após o feriado, sendo quatro deles na área de beleza. São cursos de Cabeleireiro, Corte e Escova, Automaquiagem e Design de Sobrancelhas, além de uma turma do curso de Assistente Administrativo e outra de Primeiros Socorros. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde ou noite, dependendo do curso, com carga horária que varia de 15h a 400h, no caso do curso de Cabeleireiro.

Para se inscrever, basta comparecer no Senac Petrolina, localizada na Rua Projetada, nº 650, no bairro Maria Auxiliadora. Os investimentos acima e R$ 200,00 podem ser parcelados por meio de boleto bancário em até quatro vezes nos cartões de crédito Hipercard, Visa e Mastercard em até seis vezes sem juros.

Confira abaixo a programação completa:

CURSOS

PERÍODO

C.H.

VALOR

PRÉ-REQUISITOS

Automaquiagem

15/10 a 23/10 7h30 às 11h30

20h/a (3ª e 5ª)

R$ 50,00

Idade mínima 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental

29/10 a 6/11 7h30 às 11h30

12/11 a 20/11 7h30 às 11h30

Corte e Escova (Com TécnicasPivot Point)

13/10 a 10/11 7h30 às 11h30

42h/a (2ª, 3ª e 4ª)

R$ 200,00

Idade mínima 16 anos, 6º ano do Ensino Fundamental e ser profissional do ramo

Design de Sobrancelhas

26/10 a 5/11

13h às 17h

16h/a (2ª, 4ª e 6ª)

R$ 130,00

Idade mínima 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental

Cabeleireiro

26/10 a 8/6/16

19h às 22h

400h/a

12x R$160,00 ou 6x R$320,00

Idade mínima 18 anos, cursando o Ensino Fundamental

28/10 a 4/4/16

7h30 às 11h30

Assistente Administrativo

13/10 a 26/1/16

19h às 22h

160h/a

6x de R$ 100,00 ou 4x de R$ 150,00

Cursando o ensino médio e idade mínima de 16 anos

Primeiros Socorros

14/10 a 26/10

19h às 22h

15h/a (2ª, 4ª e 6ª)

R$ 80,00

Cursando o ensino fundamental e idade mínima de 16 anos

 
Asscom
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 17:45

Lula não descarta candidatura à Presidência em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, região norte de Minas, que, se for preciso, poderá disputar a Presidência da República em 2018.

"Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições".

Lula participou ontem, em Montes Claros, do 1º Encontro dos Povos das Gerais, para discussão de políticas para comunidades indígenas, quilombolas e populações ribeirinha. Hoje, o ex-presidente participa, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O ato será em conjunto com um encontro da União Estadual dos Estudantes (UEE).

Com informações do Diário de Pernambuco
publicado em 06 de Agosto / 2015 às 16:00

Secretaria de Saúde informa que exames de Raio-X já estão disponíveis no Hospital Regional de Juazeiro

Os usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) de Juazeiro e necessitam realizar exames de Raio-X no Hospital Regional de Juazeiro já podem procurar as unidades de saúde mais próximas para realizar a marcação. 

De acordo com a Central de Marcação da Secretaria de Saúde do município, serão disponibilizadas 1.100 vagas por mês para que a demanda reprimida possa ser atendida o mais breve possível. 

O secretário Dalmir Pedra tranquiliza e esclarece a população que aos poucos os serviços prestados pelo Hospital Regional voltam à normalidade. "Já temos acréscimo de serviços como exames laboratoriais, urologia, ultra som, além de endoscopia e colonoscopia. Com o Raio-X teremos um diagnóstico mais rápido da doença e dessa maneira estamos trabalhando para fortalecer os serviços de saúde prestados ao cidadão", observou o secretário municipal.

Ascom/Juazeiro
publicado em 06 de Agosto / 2015 às 10:30

Encontro define programação da 28ª Romaria de Canudos

A 28ª Romaria de Canudos irá acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro desse ano e os detalhes de toda programação foram novamente discutidos em um encontro que aconteceu na última quarta feira (29), na sede do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), na cidade de Canudos, no sertão baiano. O encontro serviu para discutir e ajustar algumas questões relacionadas diretamente à programação da Romaria como: local e horário da celebração religiosa, caminhada, palestrantes que farão parte da mesa redonda e outros detalhes sobre a dinâmica da tradicional noite cultural.

O momento também serviu para que a comissão organizadora da Romaria analisasse as peças gráficas que serão utilizadas na divulgação. Outro ponto discutido foi com relação à programação que ocorre todos os anos no museu Antônio Conselheiro, antes da data oficial da Romaria. Essa programação chamada pré-romaria e marcada por atividades culturais é voltada principalmente para jovens e estudantes da cidade de Canudos. Depois que os pontos principais foram aprovados pela comissão, o vigário de Canudos e presidente do IPMC, padre José Alberto, agradeceu a presença e a colaboração de todos e pediu ainda mais empenho dos mesmos na próxima reunião que deve acontecer em meados de setembro.

A comissão responsável pela realização da Romaria de Canudos é formada pelos membros do IPMC, da Uneb, da Paróquia de Canudos, da Prefeitura e de pessoas autônomos envolvidas no movimento de Canudos.

Definições

Além da data já confirmada para o período de 16 a 18 de outubro, a 28ª Romaria de Canudos traz o tema: Canudos: uma experiência de inclusão Social e o lema: Eu vim para Servir, o mesmo da Campanha da Fraternidade, trabalhado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com as definições tiradas na reunião, a programação oficial será a seguinte:

Dia 16 de outubro (sexta-feira)
- 18h00min: Apresentações culturais e amostras de filmes no Museu Antônio Conselheiro.

Dia 17 de outubro (sábado)
- 09h00min: Visita ao Parque Estadual de Canudos
-15h30min: Desfile Histórico pelas ruas do Centro de Canudos
-19h30min: Mesa Redonda e Debates no pátio do IPMC
- 21h00minh: Noite Cultural no pátio do IPMC

Dia 18 de outubro (domingo)
- 05h30min: Alvorada pelas ruas de Canudos
- 06h30min: Celebração Religiosa no pátio do IPMC
- 08h00min: Deslocamento para o Parque Estadual de Canudos
- 09h30min: Benção de Envio e Encerramento

Comunicação Irpaa
publicado em 02 de Julho / 2015 às 22:00

ROTARY APOIA CONCURSO UNIVERSITÁRIO NACIONAL

Wilson Mattos, Governador Assistente 2015-2016 do Distrito 4390 do Rotary, em contato com o Blog passou a informação de que a revista BRASIL ROTÁRIO, maio 2015 ano 90 No. 1115, de propriedade da Cooperativa Editora Brasil Rotário, traz na página 16 dessa edição, o Edital do Concurso Universitário Nacional, com o tema "ÁGUA: NOVAS IDEIAS".

O Concurso é promovido pela Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública em parceria com o Instituto Vital Brazil e tem o apoio da Cooperativa Editora Brasil Rotário e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras/CRUB. Wilson destaca que Recursos Hídricos e Saneamento é uma das seis áreas de enfoque do Rotary e da Fundação Rotária.

publicado em 27 de Junho / 2015 às 12:02

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSD ENVIA NOTA DE PESAR

Nota de Pesar

O presidente do diretório municipal do Partido Social Democrático - PSD, Gleidson Rosa Medrado e seu representante na Câmara de Juazeiro, vereador Damião Medrado lamentam a morte prematura do jovem médico Pedro Paulo Alcântara. Unidos no sentimento neste momento, acreditamos que somente o Criador poderá consolar pais, esposa, familiares e o amigo Pedro Alcântara Filho, colega na caminhada política.

Nos apoiemos nas promessas e palavras do Criador: "Ele enxugará dos seus olhos toda lagrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor" - Apocalipse, 21-4.

Gleidson Medrado

Presidente do Diretório Municipal do Partido Social Democrático - PSD.

publicado em 14 de Junho / 2015 às 08:00

No Rio Vermelho, Marcelino Galo rechaça redução da maioridade penal

 
Deputado Marcelino Galo (dir.) com a ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o secretário de Direitos Humanos da Bahia, Geraldo Reis.
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), rechaçou, durante ato no Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a Proposta de Emenda Constitucional 171/93 que prevê a redução da idade penal de 18 para 16 anos. A atividade, que integra uma das agendas oficiais do Congresso Nacional do PT na capital baiana, mobilizou 300 pessoas, segundo estimativa dos organizadores, e contou com a participação de ativistas dos Direitos Humanos, entidades de defesa dos direitos da juventude, estudantes, representantes da Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal, movimentos sociais, políticos e partidos contrários a proposta.

“Ao invés de propor reduzir ou tirar direitos e deturpar o debate, manipulando a opinião pública, é preciso garantir a efetivação dos direitos das nossas crianças e adolescentes em sua plenitude e integralidade”, afirmou Galo, que criticou a "bancada da bala" por defender também a revisão do estatuto do desarmamento. “Há uma agenda conservadora no Congresso Nacional que aponta para o retrocesso e que reflete o apagão civilizatório que estamos vivendo. A sociedade, que pagará por esses erros, precisa refletir e agir contra isso”, enfatizou o parlamentar. Presente no ato, a ex-ministra dos Direitos Humanos e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também criticou a proposta de redução da idade penal. "Queremos soluções reais, e a redução da maioridade penal representa o abandono e marginalização da juventude. É preciso a sociedade ficar mobilizada e consciente contra esse e outros golpes capitaneados por aqueles que não querem debater com a sociedade [as questões estruturais do Brasil]", alertou. Também participaram do evento os deputados federais Jorge Solla (PT-BA), Moema Gramacho (PT-BA), Paulo Teixeira (PT-SP), a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontelene (PT-CE), oSecretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Geraldo Reis, o ouvidor Geral do Estado, Yulo Oiticica, Valdemar de Oliveira, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente da Bahia (CEDECA), os vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suica, Moisés Rocha e Gilmar Santiago, entre outras lideranças políticas.

ESTATÍSTICA - Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a 4° posição entre 92 países do mundo em relação aos homicídios de crianças e adolescentes. No país, entre 1981 e 2010, mais de 176 mil jovens foram mortos sendo que 8.686 apenas em 2010. Dados divulgados recentemente pela Secretaria Nacional de Juventude, através do “Mapa do Encarceramento: os jovens no Brasil”, apontam que os detentos nos presídios brasileiros, em sua maioria, são jovens (54,8%) com idade entre 18 e 24 anos. De acordo com o Sistema Integrado de Informação Penitenciária (InfoPen), a maioria é negros, semianalfabetos e com poucas condições de reabilitação. O país ocupa a terceira posição no mundo em número de detentos, só perdendo para China e Estados Unidos. A análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi adiada para a próxima semana na comissão especial que discute o tema depois de uma confusão generalizada na quarta-feira (10). Para passar a valer, a PEC tem de ser aprovada em dois turnos no plenário. Depois, segue para o Senado, onde também precisa seguir trâmite parecido. Uma vez aprovada, a proposta pode ser promulgada, sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.  

Ascom Dep. Marcelino Galo Fotos divulgação / Keila Ramos
publicado em 14 de Maio / 2015 às 15:30

6º BPM RECUPERA VEÍCULO ABANDONADO EM ESTRADA DE QUEIMADAS

Na Cidade de Queimadas, na rodovia BA 120, às 12 horas desta quarta feira (13), policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar recuperaram um veículo Chevrolet Captiva, abandonado, cuja placa constava inexistente no sistema do DETRAN. O veículo foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Queimadas.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.