Blog do Geraldo José - Charges
Vale do São Francisco - 20 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Charges

publicado em 27 de Junho / 2015 às 12:02

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSD ENVIA NOTA DE PESAR

Nota de Pesar

O presidente do diretório municipal do Partido Social Democrático - PSD, Gleidson Rosa Medrado e seu representante na Câmara de Juazeiro, vereador Damião Medrado lamentam a morte prematura do jovem médico Pedro Paulo Alcântara. Unidos no sentimento neste momento, acreditamos que somente o Criador poderá consolar pais, esposa, familiares e o amigo Pedro Alcântara Filho, colega na caminhada política.

Nos apoiemos nas promessas e palavras do Criador: "Ele enxugará dos seus olhos toda lagrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor" - Apocalipse, 21-4.

Gleidson Medrado

Presidente do Diretório Municipal do Partido Social Democrático - PSD.

publicado em 14 de Junho / 2015 às 08:00

No Rio Vermelho, Marcelino Galo rechaça redução da maioridade penal

 
Deputado Marcelino Galo (dir.) com a ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o secretário de Direitos Humanos da Bahia, Geraldo Reis.
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), rechaçou, durante ato no Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a Proposta de Emenda Constitucional 171/93 que prevê a redução da idade penal de 18 para 16 anos. A atividade, que integra uma das agendas oficiais do Congresso Nacional do PT na capital baiana, mobilizou 300 pessoas, segundo estimativa dos organizadores, e contou com a participação de ativistas dos Direitos Humanos, entidades de defesa dos direitos da juventude, estudantes, representantes da Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal, movimentos sociais, políticos e partidos contrários a proposta.

“Ao invés de propor reduzir ou tirar direitos e deturpar o debate, manipulando a opinião pública, é preciso garantir a efetivação dos direitos das nossas crianças e adolescentes em sua plenitude e integralidade”, afirmou Galo, que criticou a "bancada da bala" por defender também a revisão do estatuto do desarmamento. “Há uma agenda conservadora no Congresso Nacional que aponta para o retrocesso e que reflete o apagão civilizatório que estamos vivendo. A sociedade, que pagará por esses erros, precisa refletir e agir contra isso”, enfatizou o parlamentar. Presente no ato, a ex-ministra dos Direitos Humanos e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também criticou a proposta de redução da idade penal. "Queremos soluções reais, e a redução da maioridade penal representa o abandono e marginalização da juventude. É preciso a sociedade ficar mobilizada e consciente contra esse e outros golpes capitaneados por aqueles que não querem debater com a sociedade [as questões estruturais do Brasil]", alertou. Também participaram do evento os deputados federais Jorge Solla (PT-BA), Moema Gramacho (PT-BA), Paulo Teixeira (PT-SP), a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontelene (PT-CE), oSecretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Geraldo Reis, o ouvidor Geral do Estado, Yulo Oiticica, Valdemar de Oliveira, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente da Bahia (CEDECA), os vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suica, Moisés Rocha e Gilmar Santiago, entre outras lideranças políticas.

ESTATÍSTICA - Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a 4° posição entre 92 países do mundo em relação aos homicídios de crianças e adolescentes. No país, entre 1981 e 2010, mais de 176 mil jovens foram mortos sendo que 8.686 apenas em 2010. Dados divulgados recentemente pela Secretaria Nacional de Juventude, através do “Mapa do Encarceramento: os jovens no Brasil”, apontam que os detentos nos presídios brasileiros, em sua maioria, são jovens (54,8%) com idade entre 18 e 24 anos. De acordo com o Sistema Integrado de Informação Penitenciária (InfoPen), a maioria é negros, semianalfabetos e com poucas condições de reabilitação. O país ocupa a terceira posição no mundo em número de detentos, só perdendo para China e Estados Unidos. A análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi adiada para a próxima semana na comissão especial que discute o tema depois de uma confusão generalizada na quarta-feira (10). Para passar a valer, a PEC tem de ser aprovada em dois turnos no plenário. Depois, segue para o Senado, onde também precisa seguir trâmite parecido. Uma vez aprovada, a proposta pode ser promulgada, sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.  

Ascom Dep. Marcelino Galo Fotos divulgação / Keila Ramos
publicado em 14 de Maio / 2015 às 15:30

6º BPM RECUPERA VEÍCULO ABANDONADO EM ESTRADA DE QUEIMADAS

Na Cidade de Queimadas, na rodovia BA 120, às 12 horas desta quarta feira (13), policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar recuperaram um veículo Chevrolet Captiva, abandonado, cuja placa constava inexistente no sistema do DETRAN. O veículo foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Queimadas.

publicado em 03 de Maio / 2015 às 13:40

CIPE-CAATINGA APREENDE DROGA DISTRITO DE PINHÕES EM JUAZEIRO

Sábado, dia 02/05, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA quando realizavam rádio patrulhamento na BR-235, proximidades do Distrito de Pinhões, abordaram o veículo tipo VW/GOL SPECIAL, CHASSI 9BWCA15X6YP108783, cor branca, placa AJH-1434, município Diadema-SP, o qual foi feita uma consulta não constando restrição de roubo/furto, porém os ocupantes do citado veículo, sendo; Maciel Ferreira de Carvalho, 28 anos, natural de Uauá-BA, residente a Rua Caratacá, 26, Bairro da Lagoa, Uauá; Welington Cardoso da Silva, 26 anos, natural de Uauá, residente a Rua Paulo Almeida Machado, 199, Uauá, e Ionara dos Santos Menezes, 19 anos, natural de Uauá-BA, residente à Rua da Independência, s/n, Uauá-BA, no momento da abordagem o trio foi flagrado fazendo uso de entorpecente, sendo encontrada com os mesmos 01 (uma) peteca de um pó branco, aparentando ser cocaína. Os acusados foram conduzidos para prestar esclarecimentos, juntamente com a droga encontrada, e apresentados ao Agente: Genildo Gonçalves, na Delegacia de Polícia Civil de Uauá-BA, onde foi lavrado o TCO. OC: 057/2015. Obs.: A ocorrência foi registrada na DEPOL de Uauá-BA, devido várias tentativas de contato com a DEPOL de Juazeiro-Ba, mas sem sucesso.

publicado em 27 de Abril / 2015 às 15:30

Prefeito Isaac inaugura reforma de UBS no bairro Alto do Cruzeiro

A comunidade do bairro Alto do Cruzeiro foi contemplada com a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde da comunidade, que passou por uma ampla reforma, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. O ato público reuniu na última sexta-feira (24) o deputado federal Daniel Almeida, o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), vereadores, secretários municipais, comunitários, equipe do governo e profissionais de saúde. A reforma inclui a revisão de todo o sistema elétrico e hidráulico, a pintura interna e externa, além de vidros, portas, fechaduras e vasos sanitários, limpeza do piso e a reforma geral do prédio. A reforma da UBS teve um custo de R$ 31 mil por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo Federal. A entrega da obra foi programada dentro do agenda "Toda Sexta tem Obra". 

Segundo o representante do bairro Alto do Cruzeiro, Aníbal Araújo, há anos a comunidade reivindicava a melhoria da UBS. "Agradecemos ao prefeito Isaac e ao secretário de saúde, Dalmir Pedra, pelo carinho em atender nossa solicitação, a comunidade do bairro está muito feliz". O Secretário de Saúde, Dalmir Pedra, destacou a importância da entrega da 3ª unidade de saúde. "Essa reforma nos dá condições de termos equipamentos adequados para prestar um bom serviço à comunidade. Esse é um compromisso permanente da gestão municipal", declarou o titular da pasta.

Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho lembrou o esforço que toda a administração municipal está fazendo em prol da saúde. "Estamos trabalhando para que Juazeiro avance na saúde. São melhorias realizadas em prol do ambiente dos profissionais desta Unidade de Saúde e que refletirá de maneira muito positiva no atendimento prestado à comunidade", concluiu.

A reforma é um trabalho da prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo Federal, através do programa Requalifica UBS, com o objetivo de melhorar ainda mais a assistência à saúde da população por meio de ações preventivas. Em Juazeiro já foram beneficiadas as unidades do Tabuleiro e Vila Jacaré. As próximas UBS a serem entregues são: Palmares; Mussambê; João XXIII, CSU, e João Paulo II. Ao todo, serão 21 unidades reformadas e 5 ampliadas no município.

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
publicado em 17 de Abril / 2015 às 08:47

URGENTE: Moradores do Piranga estão desde as primeiras horas da manhã em manifestação

Como noticiamos ontem à noite, os moradores do bairro Piranga já estão a todo vapor na manifestação no sentido de protestar contra o abandono do poder público para com aquela comunidade.

Além da reivindicação pela recuperação de ruas e avenidas, os manifestantes também protestaram contra o pronunciamento do Prefeito Isaac Carvalho que em entrevista ao radialista Geraldo José no RJ Notícias da Rádio Juazeiro disse que "entendia o manifesto do povo de Piranga, que tem razão de ser, mas rechaçava a presença de alguns politiqueiros que torcem pelo quanto pior melhor".

Além das principais artérias os moradores também interditaram a BR-235, conhecida Avenida da Estação, que passa en frente ao bairro de Piranga.

Nossa equipe está no meio do protesto registrando tudo, veja algumas fotos:

 

Redação
publicado em 16 de Abril / 2015 às 22:30

LIVRO SOBRE O CANGAÇO SERÁ LANÇADO EM PETROLINA


O jornalista e escritor baiano Renato Luis Bandeira estará autografando na Livraria SBS Petrolina, seu último trabalho: Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços.A obra reúne o nome de 1.218 cangaceiros com resumo biográfico de cada um deles, inclusive de 91 mulheres cangaceiras. Também está inserindo no livro rica iconografia, com centenas de fotografias dos bandoleiros que pervagaram pelo sertão nordestino e, ainda, tem 167 jagunços relacionados com resumo biográfico. O livro contém 432 páginas e será lançado amanhã (17) a partir das 17 horas.
publicado em 02 de Abril / 2015 às 15:30

Distribuição de peixes em Sobradinho garante pescado na mesa

Considerando a tradição da Semana Santa no município, a Prefeitura de Sobradinho distribuiu nesta quinta-feira (02), através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, cerca de cinco mil quilos de peixe para as famílias assistidas pelo programa Bolsa Família. Cada família recebeu dois quilos de tilápia, mediante cadastro feito no CRAS ou pelas equipes técnicas que visitaram todas as residências dos beneficiários. Todo o pescado foi comprado no município, através de licitação, beneficiando psicultores e criadores locais. 

A distribuição aconteceu de forma bastante organizada e atendeu a expectativa da gestão e dos beneficiados pela doação. “Além de manter a tradição, fomentamos o comércio de peixe de Sobradinho, mas ressaltamos que o mais importante na páscoa é o espírito de comunhão e renovação espiritual " esclareceu Fernanda Sanjuan Berti, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para garantir uma boa Páscoa também para o funcionalismo a prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 2 e 3 de abril e antecipou o pagamento de todos os servidores.

"As famílias de Sobradinho, mesmo as de menos recursos, terão o peixe na mesa e não esquecemos dos nossos servidores. Mesmo diante das dificuldades por que passam as prefeituras, nos organizamos e conseguimos antecipar o pagamento de todos os servidores, dando a eles a possibilidade de uma ótima páscoa”, enfatizou o prefeito Luiz Vicente.

publicado em 12 de Março / 2015 às 14:13

SEDIS divulga lista final da Seleção Pública da Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS divulgou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial, o resultado final da Seleção Pública Simplificada, para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior que vão atuar na Assistência Social do município.

A secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho parabeniza aos profissionais aprovados em nome do prefeito Isaac Carvalho, e antecipa as boas vindas. “Estamos certos que juntos faremos uma Assistência Social muito melhor, a favor das crianças, adolescentes, jovens, mulheres, negros, homossexuais e idosos que precisam de políticas públicas eficazes que tragam, sobretudo, condições reais de convivência e fortalecimento dos vínculos familiares no nosso município”, ressaltou a secretária. Célia Regina informou ainda, que os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a necessidade da SEDIS, e a divulgação da data de convocação sairá no Diário Oficial do Município. 

O Processo ofereceu 231 vagas, mas apenas 203 foram selecionados, através de avaliação curricular e prova dissertativa, para os cargos de Psicólogo, Assistente Social, Advogado, Plantonista (Cuidador), Interprete de Libras, Técnico em Informática, Orientador Social, Educador de Programa Social, Monitor, Digitador e Técnico Acessuas de Trabalho. A remuneração varia entre R$ 788,00 e R$ 1.750,00.

Veja a lista AQUI

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
publicado em 08 de Março / 2015 às 19:00

PARABENS MULHERES PELO SEU 8 DE MARÇO

Para todas as mulheres que incansavelmente lutam por uma sociedade mais digna e de reconhecimento no cenário da convivência em sociedade.

Maria Conceição de Aguiar - Gestora da Escola do Cisne.

publicado em 08 de Março / 2015 às 16:00

Presidente Damião Medrado saúda mulheres no 8 de Março

O Presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado, enviou mensagem de saudação às mulheres de Juazeiro neste 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres.

Na mensagem reitera o “compromisso, enquanto Presidente do Legislativo Municipal, de apoiar e incentivar toda e qualquer iniciativa que possa contribuir para a melhoria da vida, para a consolidação de seus direitos e ampliação dos seus espaços na sociedade” e a “dedicação, compromisso e compreensão” da esposa, filha e nora “com a nossa vida de militante”.

Para o Presidente a luta das mulheres é parte integrante do processo de consolidação da democracia e sempre um avanço na melhoria da sociedade.

Íntegra da Mensagem:

Neste Oito de Março, quando se relembra as grandes lutas das mulheres por igualdade; renovo meu compromisso, enquanto Presidente do Legislativo Municipal, de apoiar e incentivar toda e qualquer iniciativa que possa contribuir para a melhoria da vida, para a consolidação de seus direitos e ampliação dos seus espaços na sociedade.

As mulheres de Juazeiro, que nestes últimos anos mostraram organização, se mobilizaram e conscientes, exigem o melhor para si, para seus filhos e companheiros; que estiveram na mesma trincheira das vitórias que conquistamos; merecem mais e melhor. Estaremos juntos em todas as lutas.

Em meu nome e do Legislativo Municipal, quero saudar as bravas companheiras de Parlamento; a todas as mulheres de Juazeiro, da jovem adolescente à mais idosa; da operária à empresária; da que se ocupa do lar à que cuida de nossa saúde e segurança. Saúdo a todas, agradecendo à minha esposa, filha e nora, por sua dedicação, compromisso e compreensão com a nossa vida de militante. Que Deus continue a nos guiar.

Salve 8 de Março!

Damião de Almeida Medrado

Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro

publicado em 02 de Março / 2015 às 15:30

Prefeito e diretor do SAAE entregam mais um poço no interior de Juazeiro

Foi sob aplausos de agradecimentos que o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, entregaram na última sexta-feira (27), o 26º poço artesiano no interior do município. Moradores do Sítio Bons Rosários (Fazenda Pau D’arco) e adjacências, no Distrito de Itamotinga, agora tem água para o consumo animal a os afazeres domésticos.

Nilton Sérgio representou à comunidade e afirmou que à água chega em boa hora, para suprir as necessidades, não só dos animais, mas também dos moradores, já que depois de analisada no laboratório do SAAE, apresentou índices de potabilidade. “Agora temos como melhorar nossas condições de vida. A água chega, e com ela novas oportunidades. Só temos que agradecer ao prefeito Isaac, a Joaquim e a todos que nos possibilitaram esse presente”, resumiu Nilton.

O assessor do governo municipal para o interior, Hélio Gonçalves, lembrou as ações da prefeitura na região, destacando a recuperação de estradas, reforma de escolas e a chegada da água. “São benefícios essenciais para que o homem do campo possa viver com mais dignidade. O prefeito Isaac tem esse compromisso com o interior e vamos continuar trabalhando para atender todas as comunidades”, disse.

Já o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, garantiu que o governo do prefeito Isaac Carvalho está vencendo os desafios de melhorar as condições de vida do povo do interior. Segundo ele, não existe hoje nenhuma comunidade que não tenha a marca desse governo. “São ações que ajudam a manter o homem no campo, a exemplo do Programa “Palmas para Juazeiro”, que ganha destaque em nível nacional pela sua funcionalidade. Saímos de seis mil mudas de palmas para 18 mil em apenas seis meses. A proposta é levar esse experimento implantado na Fazenda Juvenal para outras áreas, possibilitando que o produtor possa ter alimento para os animais no período de seca”, revelou o secretário que parabenizou o diretor do SAAE pela diferença que a autarquia vem fazendo no interior através da perfuração de poços e instalação de adutoras.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, a perfuração dos poços somando-se a implantação das adutoras, está mudando a realidade do interior de Juazeiro. “É uma satisfação para os moradores receber água e um prazer para nós poder contribuir com esse momento histórico que passa o município. Estamos cumprindo o nosso dever, enquanto servidor público, com ações estruturantes que melhoram a qualidade de vida de todos. Cada vez ficamos mais distante do carro pipa e reforçamos o compromisso do prefeito Isaac, de levar água a todas as comunidades do interior do município. Cresce a sede com os novos investimentos que chegam e cresce o interior com pessoas retornando às suas terras diante das novas possibilidades. Para isso, contamos com equipes comprometidas e com parceiros em nível estadual e federal que ajudam ao governo honrar com esses compromissos”, ressaltou Neto.

“Podem comparar o nosso governo com qualquer outra administração, principalmente na melhoria do abastecimento de água. Quero agradecer a toda equipe do SAAE que superou as dificuldades e aumentou em 60% a oferta de água em todo o município”. Foi assim que o prefeito Isaac Carvalho iniciou sua fala, reforçando que Juazeiro vive hoje um novo momento graças às parcerias com os governos estadual e federal e os deputados Daniel Almeida (federal) e agora, Crisostomo Lima – Zó (estadual). “Vocês pedem a gente e a gente pede a eles. Sabemos que não podemos atender com a mesma velocidade, mas estamos trabalhando para contemplar a todos. Juazeiro é hoje um polo de distribuição com a chegada de novas empresas, shopping e os investimentos que temos feito. O povo me escolheu e tenho orgulho em poder servir essa terra que me acolheu”, disse o prefeito Isaac, que recebe no dia 14 de maio, titulo de cidadão baiano, proposição do deputado Fabricio Falcão (PCdoB).

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 19 de Janeiro / 2015 às 14:00

Prefeitura de Petrolina divulga calendário de pagamento de servidores

Durante toda a sexta-feira (17) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, realizou uma maratona para receber as equipes das Secretarias que compõem a gestão municipal. A intenção do chefe do executivo foi planejar ações, traçar metas, sanar entraves e discutir propostas para o exercício de 2015 e 2016. A dinâmica dos encontros permitiu que o prefeito pudesse despachar, individualmente, com todas as pastas estabelecendo,  junto com os secretários e suas equipes, os objetivos que deverão ser alcançados e os gargalos que a serem  superados nos próximos dois anos.     

Durante o encontro Julio Lossio também elencou as prioridades da gestão, entra elas a continuidade dos pagamentos dos servidores municipais em dia, medida adotada pelo governo Lossio desde o início do seu primeiro mandato. Reunido com as secretarias de Planejamento e Gestão e Finanças Julio Lossio definiu o calendário de pagamento, para 2015, e também as datas de repasse da primeira e segunda parcela do 13º.

 “É necessário que tenhamos uma organização rígida de nossas finanças para não penalizarmos os servidores e horamos com seus pagamentos nas datas previstas”, salientou Julio Lossio, evidenciando a preocupação do governo municipal com a programação e planejamento financeiro da gestão. “Com o recebimento em dia o servidor tem uma tranquilidade maior para honrar seus compromissos e isso reflete também diretamente no nosso comércio e no desempenho dos nossos colaboradores, que trabalham mais satisfeitos”, conclui Julio Lossio.

Calendário

Mês

Data

Janeiro

30

Fevereiro

27

Março

31

Abril

30

Maio

29

Junho

30

Julho

31

Agosto

31

Setembro

30

Outubro

30

Novembro

30

Dezembro

23

1ª parcela do 13º

20.06

2º parcela do 13º

20.12

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 14 de Janeiro / 2015 às 15:30

COMEÇA A VALER HOJE NOVA REGRA PARA PENSÃO POR MORTE

Começa a valer nesta quarta-feira (14) uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte. A partir de agora, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos de casamento ou união estável. A legislação anterior não estabelecia um prazo mínimo para a união. As mudanças na pensão por morte fazem parte de um pacote de medidas provisórias anunciadas pelo governo no final do ano passado para tornar mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários. As mudanças não afetam quem já recebe o benefício.
 
Já no dia 30 de dezembro, entrou em vigor a alteração que estabelece que deixa de ter à pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Outras regras para o benefício entrarão em vigor a partir de 1º de março. Uma delas estabelece um prazo de "carência" de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos. Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.
 
Também começa a valer em março um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão (do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%). Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges "jovens" não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos. A minirreforma previdenciária anunciada em dezembro inclui também mudanças no seguro-desemprego, abono salarial, auxílio-doença e seguro-defeso, que começam a valer nos próximos meses.
publicado em 10 de Janeiro / 2015 às 22:00

Graça Pimenta chama a atenção para os cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão é comum as pessoas ficarem mais expostas ao sol, principalmente em praias e piscinas. Os albinos, então, portadores dessa doença hereditária cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de melanina, devem redobrar a atenção neste período do ano. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) destaca necessidade do uso de filtros solares e objetos que protegem a pele dos raios ultravioletas. “Todo cuidado é pouco com nossa pele. É preciso usar filtro solar diariamente e outros métodos de prevenção ao câncer de pele, como óculos escuros, chapéus e bonés. Os albinos, principalmente, precisam ter todo o cuidado necessário para proteger a pele. A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros malefícios para a saúde, além de propiciar o surgimento do câncer de maior incidência no Brasil, o qual também corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Então, vamos nos proteger, principalmente agora no verão, quando nos expomos mais ao sol”, declara a parlamentar.

publicado em 07 de Janeiro / 2015 às 09:00

ESCURIDÃO PREDOMINA NOS BAIRROS DE JUAZEIRO

A escuridão reinante nos diversos bairros de Juazeiro praticamente dominou todo o programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta terça-feira (06). Moradores do Castelo Branco, João Paulo II, Argemiro, Nova Esperança, Loteamento Eldorado, e várias outras comunidades demonstraram total aborrecimento com o Departamento de Iluminação da administração municipal que se compromete com os pedidos encaminhados, mas não resolve o problema.

Houve até quem propusesse a suspensão do pagamento da taxa de iluminação na conta de energia, tendo em vista a ausência da iluminação pública nos bairros. “Como pagar por um serviço que a gente não tem?” questionou Luciano Medrado do Loteamento Eldorado.

As demais queixas foram direcionadas para os vereadores da bancada de sustentação do governo Isaac Carvalho que em recente sessão extraordinária aprovaram o aumento na Taxa de Iluminação Pública que desde outubro se apresenta deficitária nas áreas urbana e rural de Juazeiro.

Em recente nota encaminhada ao Blog a Secretaria de Serviços Públicos justificou que a prefeitura ainda está em processo de licitação para contratação da empresa que vai executar os serviços de manutenção na iluminação pública da cidade.

publicado em 30 de Dezembro / 2014 às 12:00

SOB PROTESTO DE CHAVES E VOTO CONTRÁRIO DA OPOSIÇÃO, CÂMARA APROVA PROJETOS DA GESTÃO ISAAC CARVALHO

Com votos contrários da oposição: Zé Carlos Medeiros, Valdeci Alves, Suzana Ramos, Nalvinho, Roninho e Bené Marques aos Projetos: 3.121/2014, dispõe sobre as alíquotas de contribuições relativas ao custo suplementar para amortização de déficit atuarial no IPJ – Instituto de Previdência de Juazeiro; Projeto de Lei Complementar 012/2014 que altera o Código Tributário do Município; Projeto de Lei Complementar 013/2014 altera dispositivos da Lei 1766/2003 dispondo sobre custeio da iluminação pública; Projeto de Lei Complementar 014/2014 que institui o parcelamento ou utilização compulsórios e o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana progressivo no município de Juazeiro foram aprovados os doze projetos encaminhados pelo Executivo Municipal à Casa Aprígio Duarte Filho.

Os projetos sobre o IPJ e IPTU teve ainda a abstenção do vereador Alex Tanuri (PSDB. O Projeto que dispõe sobre o custeio da iluminação pública, além do voto contrário da oposição também registrou os votos contrários de Alex Tanuri, Caffé e Amilton Ferreira. Os demais projetos foram aprovados integralmente pelos edis presentes: 3132/2014 que acrescenta dispositivos na Lei Municipal 1.767/2003 no Plano Diretor Urbano; Projeto de Lei 3131/2014 a criação do PROREFIS Água, programa de regularização de débitos dos consumidores com o SAAE, eliminando e ou reduzindo juros e multa e propondo parcelamentos; O Projeto de Lei 3121/2014 cria o Serviço de Inspeção Municipal e estabelece normas para inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano; Projeto de Lei 3124/2014, cria e estabelece a composição, competência e funcionamento do Conselho municipal de Esporte e Lazer e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer; Projeto de Lei 3125/204, alterando a Lei 2.380, de 29 de agosto de 2003, que instituiu o Conselho Municipal Antidrogas; O Projeto de Lei 3126/2014 que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal e estabelece normas para inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano; Projeto de Lei 3127/2014 redenomina a Escola Municipal de Educação Paulo Freire para “Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire”; Projeto de Lei 3128/2014, consolida as datas comemorativas e feriados municipais;  Projeto de Lei 3130/2014 altera lei que criou o selo de inspeção sanitária.

A votação célere e sem apresentação do conteúdo dos projetos frustrou na opinião do ex-vice-prefeito e ex-vereador Antônio Carlos Chaves a presença de parte da sociedade que acompanhou a sessão na Câmara. “Isso é uma vergonha, primeiro porque o Projeto que trata do Plano Diretor Urbano continua na Justiça e portanto, não deveria estar em apreciação sem a realização das audiências públicas e segundo, como é que se vota projeto sem que a população tenha conhecimento. Decisões que vão afetar diretamente a vida do povo”, protestou Chaves.

publicado em 26 de Dezembro / 2014 às 18:30

Profissionais do HDM se destacam na área de ensino e pesquisa

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), finaliza 2014 com profissionais se destacando na área de Ensino e Pesquisa. Uma pediatra finaliza mestrado e dois enfermeiros iniciam pós-graduações; mestrado e especialização. A primeira foi a diretora de ensino e pesquisa do HDM, a pediatra, Angélica Guimarães (centro), que concluiu mestrado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Recife (PE). A dissertação, com o título Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Ambiente de Ensino Aprendizagem em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil, abordou a visão do estudante do Internato Médico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acerca do ambiente de ensino-aprendizagem do HDM.

“O trabalho foi produzido durante a realização dos estágios curriculares obrigatórios de ginecologia e obstetrícia e pediatria, no período entre abril e setembro de 2013”, ressalta Guimarães. Já o coordenador da residência em enfermagem do HDM, Ramon Morais, foi aprovado para Mestrado Profissional para o Ensino de Graduação na Área de Saúde também pela FPS. Com duração de dois anos, o enfermeiro afirma que a expectativa para o curso é buscar uma qualificação para a pesquisa e o desenvolvimento em educação na área da saúde. “Além da formação pós-graduada avançada. Espero ainda que o curso possa nortear e aprimorar as práticas educativas nos cenários acadêmicos do HDM”, disse.

Outro profissional da Unidade de Saúde também iniciou atividades na área acadêmica. A enfermeira, Rejane Lins, foi aprovada na especialização Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com Ministério da Saúde (MS). “Será um aperfeiçoamento, acredito que irá contribuir para uma melhor sensibilização dos profissionais e espero aumentar a adesão por parte destes nos treinamentos do Núcleo de Educação Permanente do HDM”, pontua Rejane.

Eudes Sampaio Ascom HDM
publicado em 26 de Dezembro / 2014 às 13:00

Petrolina promove café com moradores em situação de rua

Na manhâ do dia 24/12 o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ofereceu , em suas dependências, um café da manhã especial de Natal para moradores em situação de rua. O objetivo desta ação foi estreitar relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas. 

"É nosso dever acolher e assegurar a proteção social como forma de reduzir as violações dos direitos, seus agravamentos ou reincidências possibilitando a construção de novos projetos de vida e, consequentemente, o abandono das ruas.", disse a secretária de cidadania Célia Regina Carvalho. Através de uma equipe especializada que inclui  Educadores Sociais, Assistentes Sociais e psicólogos, o Centro POP desenvolve um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores em situação de rua. 

O prefeito Julio Lossio afirmou que o grande desafio deste trabalho é conscientizar alguns segmentos da população que o direito de ir e vir é um direito estabelecido pela Constituição. Retirá-los das ruas compulsoriamente fere esse direito. " O trabalho desenvolvido pelo Centro POP ,e importante demais.A vulnerabilidade do morador de rua é visivel e é necessario fazer um trabalho de assistencia especial para esses casos." 

Dentre as ações, são destaques o suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros que contribuem para restaurar a autoestima e autonomia. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 23 de Dezembro / 2014 às 15:09

CANDIDATO ÚNICO, JOSÉ HENRIQUE, É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CURAÇÁ

Foi eleito nesta segunda-feira (22), presidente da Câmara Municipal de Curaçá o vereador José Henrique, popular Dedé do PDT. Ele obteve 12 votos contra um voto em branco. A mesa diretora ficou assim constituída: Vice-presidente: Deroaldo Franco, popular Junior do Esporte (PR); 1ª secretaria: Maria da Paz (PT); 2ª Secretaria: Jucileide Lima (PDT). O grupo do prefeito Carlinhos Brandão (PPS) não registrou chapa, sendo que a sua bancada votou em peso no vereador Dedé. No programa Geraldo José da Transamérica nesta terça-feira (23), Dedé e Júnior do Esporte, expressaram que vão trabalhar com todos os parlamentares em prol da sociedade curaçaense, independente das suas posições políticas. 

publicado em 22 de Dezembro / 2014 às 14:00

SEDUH RESPONDE A MORADOR DO JARDIM FLÓRIDA

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que há um projeto de pavimentação com paralelepípedos para o bairro Jardim Flórida em processo de avaliação na Caixa Econômica Federal. O projeto atenderá, inicialmente, as ruas Raimundo Miranda, Paulo Bispo, Tito Nunes, Rua Nossa Senhora das Candeias e Rua Arnaldo Vieira.

Ascon Seduh

publicado em 22 de Dezembro / 2014 às 07:30

Funcionários contratados da Prefeitura de Lagoa Grande não terão direito a décimo terceiro, denuncia vereadora

“Todo dia é uma novidade escandalosa por parte dessa prefeitura. Agora contratados sem direito a décimo terceiro salário. É o presente de Natal da Prefeitura de Lagoa Grande (PE) com os colaboradores do nosso município”, disse a vereadora Edneuza Lafaiete (PTB), que faz oposição ao gestor. Ela se diz indignada com a atitude do prefeito Dhoni Amorim (PSB) que avisou que não pagará o décimo terceiro salário dos funcionários contratados  da Prefeitura.  “Temos recebido vários relatos de pessoas se lamentando, reclamando de não ter direito a um benefício que é exigência legal. Esse é o peru de Natal dado pelo prefeito aos servidores contratados da Prefeitura de Lagoa Grande”, finalizou a vereadora.

Ascom Vereadora Edneuza Lafaiete
publicado em 20 de Dezembro / 2014 às 16:00

Dia do Museólogo celebra 30 anos de regulamentação da profissão em 2014

No ano em que se comemora os 30 anos da lei que regulamentou a profissão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) saúda os profissionais que cumprem papel essencial para a conservação, pesquisa, interpretação, exposição e difusão dos conjuntos e coleções musealizados brasileiros, assegurando a preservação das memórias e identidades do país. Nestas três décadas, o campo profissional da Museologia acumula muitas conquistas, também impulsionadas pelo lançamento da Política Nacional de Museus, em 2003, a própria criação do Dia do Museólogo, em 2004, a e a criação do Ibram, em 2009. O advento de novos cursos de Museologia – hoje são 14 cursos de graduação, três de mestrado e um de doutorado, segundo o Conselho Federal de Museologia (Cofem) –, a ampliação do mercado de trabalho para a profissão, o lançamento de editais e publicações específicos, e o aumento considerável de inscrições nos conselhos de classe da área são avanços visíveis no processo de qualificação do setor.

Para lembrar a data, 18 de de dezembro, a museóloga Landa Menezes enviou ao Blog, Carta Manifesto do Conselho Regional de Museologia 1ª Região convocando a categoria em conjunto a refletir os processos que vêm sendo desencadeados no âmbito da museologia brasileira.

CARTA MANIFESTO

publicado em 12 de Dezembro / 2014 às 17:09

Festa de 10 anos do Portal Zap reúne artistas e personalidades da região

Na última quinta-feira (11), o maior site de entretenimento do Vale do São Francisco comemorou seu aniversário de 10 anos. A festa do Portal Zap reuniu diversos artistas e personalidades da região no Macaxeira Eventos. Com a apresentação de Fábio Ramon, o evento passeou ano a ano desde 2004, relembrando músicas, tendências da moda, notícias e tudo que marcou o mundo do entretenimento em Juazeiro e Petrolina.

Um dos momentos mais marcantes da festa foi quando o cantor Alan Cleber divertiu os convidados cantando trechos de músicas que marcaram a última década, desde 'Vou Deixar', do Skank, passando pelo boom do sertanejo universitário e chegando ao sucesso do momento, Pablo.

Dadau Barbosa, idealizador da tradicional Feijoada do Dadau, esteve presente e parabenizou o site pelos 10 anos: "Já faz parte da história das duas cidades. Não tem como não ir a uma festa e deixar de fotografar para o Zap para olhar no dia seguinte, ou ficar sem acompanhar as notícias. A Feijoada do Dadau sempre pode contar com o Portal Zap, que registra cada detalhe e repercute para os internautas. Por isso merece meus parabéns e muito mais sucesso", disse.


Targino Gondim também prestigiou a comemoração: "É bom ver o espaço que o Zap dá para os artistas da região. Não só a mim, que sempre que apresento uma novidade tem publicação por lá, mas vejo o quanto cantores, bandas, esportistas, todos tem seu momento no site. É muito bacana ver isso e como o Zap cresceu esses anos todos", opinou.


Emocionado, Bruno Lopes, diretor do site, relembrou o início da jornada: "Eu era um estudante e tinha um sonho de ter o próprio negócio, vi na internet essa brecha e graças a Deus vem dando muito certo e hoje tenho orgulho em perceber que somos referência no que fazemos".


 

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI

A festa de 10 anos do Zap relembrou o que foi vivido na música e na moda da última década. Leia mais

Evento de 10 anos do Partal Zap contou com apoio de parceiros especiais, Leia mais

publicado em 23 de Novembro / 2014 às 13:00

Fábio Júnior faz show “íntimo” em Juazeiro

Pela segunda vez, a primeira foi em 2011 debaixo de muita chuva, o cantor e compositor Fábio Júnior participou do projeto Gold Friends em Juazeiro, comemorativo do décimo primeiro ano. O show foi “íntimo” que marca o 25º álbum do artista.

Milhares de pessoas de todas as idades lotaram o espaço da Via Show, antiga Nossa Casa e interagiram o tempo com o artista que foi bem simpático o tempo todo.

O show "Íntimo" apresentou várias composições próprias e algumas releituras de outros artistas, como "Dias Melhores", de Jota Quest, e ainda "Do Fundo do Meu Coração", de Roberto e Erasmo Carlos.

Foi um show à altura do público e dos empresários que anualmente bancam o “Gold Friendes”, ou seja, inesquecível.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.