Blog do Geraldo José - Charges
Vale do São Francisco - 11 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Charges

publicado em 18 de Novembro / 2014 às 11:28

Juazeiro intensifica combate à muriçoca

O serviço de controle da muriçoca continua sendo feito pela Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), através do trabalho dos agentes de endemias. Esta semana serão beneficiadas as seguintes localidades: Alto da Aliança, Castelo Branco, Itaberaba, Novo Encontro, Padre Vicente, Codevasf, Alto do Cruzeiro, Jardim São Paulo, Maringá, Saco do Meio e canal do Itaberaba. De segunda a sábado, o serviço funciona das 18h às 20h30, e no domingo, das 6h30 às 10h. A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) começou no final de julho o trabalho de combate à muriçoca com inseticida e neste momento está reforçando o combate passando novamente pelas mesmas localidades.

Segue Programação:

Castelo Branco e Alto da Aliança

17/11/2014

18h às 20h30

Itaberaba

18/11/2014

18h às 20h30

Novo Encontro, Padre Vicente e Codevasf

19/11/2014

18h às 20h30

Alto do Cruzeiro

20/11/2014

18h às 20h30

Jardim São Paulo e Maringá

21/11/2014

18h às 20h30

Saco do Meio

22/11/2014

18h às 20h30

Canal do Itaberaba

23/11/2014

6h30 às 10h

Ascom PMJ Foto de arquivo do Blog
publicado em 10 de Novembro / 2014 às 14:00

Gonzaga Patriota visita municípios para agradecer votos e reforçar compromissos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) intensificou sua agenda neste final de semana e visitou vários municípios onde foi votado nesta eleição para agradecer aos eleitores e militantes que acreditaram, mais uma vez, em suas propostas e lhe deram uma quantidade expressiva de votos.

Inicialmente, na sexta-feira (07), Patriota percorreu a cidade de Salgueiro onde ofereceu um jantar de confraternização regado de boa conversa e diversão. Personalidades importantes do município, como Dr. Chico Sampaio, Alvinho Patriota (ex-candidato a prefeito) e Paizinha Patriota participaram do evento.

Dr. Chico Sampaio comentou que "votou em Gonzaga e não se arrependeu, pois sabe do perfil e do comprometimento dele com o povo de Salgueiro e de Pernambuco".

Já no sábado (08), Gonzaga Patriota se deslocou pra cidade de Parnamirim, onde foi recebido pelos vereadores Nivaldo Mendes e Francisco Evangelista, além de várias lideranças políticas da região. Na ocasião, aconteceu um café da manhã.

O vereador Nivaldo Mendes revelou que "Patriota era o primeiro deputado pós-eleição que estava visitando o município e que isto mostra o compromisso de Gonzaga com Parnamirim".

Gonzaga Patriota almoçou na casa da prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa e do ex-prefeito Rogério Júnior, que estavam acompanhados de amigos, vereadores e da militância que o apoiou na campanha. Em seguida, Patriota visitou o Projeto Fulgêncio, onde se reuniu com membros da Associação Agrícola do Projeto Fulgêncio – AGRIPIF. Na ocasião, os associados apresentaram algumas reivindicações: Construção do Ceasa de Caraíbas; Asfaltar as estradas de acesso às Agrovilas; Assistência técnica no perímetro irrigado; Apoio na agroindústria para que ela possa funcionar e ajuda para que não seja cobrado a água do perímetro irrigado.

O deputado se comprometeu em ajudar os associados: "Não posso prometer que vou resolver todos os problemas de vocês, mas garanto que irei lutar para que essas reivindicações sejam atendidas", disse.

O socialista encerrou a série de visitas em um jantar na cidade de Lagoa Grande ao lado dos vereadores Ítalo de Vilmar e de Dr. De Iolanda, além de amigos e correligionários.

Em todos os municípios visitados, o sentimento era de gratidão e reconhecimento por reencontrar o deputado federal Gonzaga Patriota logo após o período eleitoral. Essas visitas estão reforçando ainda mais o compromisso que o socialista tem com os municípios onde foi votado.

Asscom
publicado em 07 de Novembro / 2014 às 11:19

VEREADOR MITONHO VARGAS E PRESIDENTE DO PT DE JUAZEIRO VISITAM SUPERINTENDENTE DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS NA BAHIA

Em visita à capital baiana, o Vereador Mitonho Vargas (PT) juntamente com o Presidente do partido em Juazeiro, Paulo Henrique Galdino visitaram na manhã desta quinta-feira (06), o superintendente do Programa Luz Para Todos na Bahia, Silvano Ragno. Na oportunidade, o vereador Mitonho levou ao superintendente algumas reivindicações em nome das comunidades de Juazeiro, a exemplo do Quipá, no distrito de Maniçoba, da Fazenda Santana no Salitre, dentre outras. “O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda” declarou Mitonho.

O vereador destacou ainda a importância da reivindicação: “É objetivo de que a energia seja um vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. No final da visita o superintendente Silvano Ragno informou que já foi feita a liberação da iluminação que compete a entrada do Residencial Salitre em Juazeiro.

Com informações do Gabinete do vereador Mitonho Vargas
publicado em 05 de Novembro / 2014 às 09:47

Vereadores aprovam convite a Diretor do IPJ

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, na sessão desta terça feira (04/11), aprovou pela unanimidade dos votos dos vereadores presentes, o requerimento 16/2014, de autoria do Vereador Caffé do 8, de uma sessão especial, com a presença de Antônio Carlos dos Santos, Diretor do Instituto de Previdência de Juazeiro – IPJ, para prestar esclarecimentos sobre esta instituição previdenciária.

Na mesma sessão foram aprovados os títulos de cidadão a Antônio Batista de Souza, líder comunitário na Vila da Penha, o “Chindola”, de autoria de Caffé do 8 e a José Neves da Rocha, o Sub Tenente da Reserva Neves, de autoria do vereador Nalvinho.

Por acordo entre as bancadas o Projeto de Lei 3111/2014, de autoria do Poder Legislativo, autorizando abertura de crédito especial, foi retirado de pauta para correções no texto e deve ser votado na próxima segunda-feira, 10.

Asscom
publicado em 01 de Novembro / 2014 às 22:00

LIONS CLUBE DE JUAZEIRO PROMOVE O CONCURSO DO CARTAZ SOBRE A PAZ NA ESCOLA MUNICIPAL PROMENOR.

Todos os anos, os Lions clubes do mundo inteiro patrocinam orgulhosamente o Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz do Lions em escolas e grupos de jovens. Este concurso de arte para crianças estimula jovens do mundo todo a expressarem sua visão sobre a paz. Ao longo de mais de 25 anos, milhões de crianças de quase 100 países participaram do concurso.

Aqui em Juazeiro nos dias 29 e 30 de outubro os alunos da Escola Municipal Promenor     orientados pela Coordenadora designada pelo Lions Clube para desenvolver o concurso   Lindamar Rosene, fizeram pinturas em cartazes de forma bem criativas expressando artisticamente a sua visão sobre os temas:  PAZ, AMOR E COMPREENSÃO. Os cartazes foram selecionados em 31/10, sendo escolhido do aluno João Victor Ramos Elias (11 anos).  Participaram estudantes de 11, 12 ou 13 anos.

Os cartazes passam por vários níveis de julgamento: local, distrital, distrital múltiplo e internacional. Em âmbito internacional, juízes das comunidades de arte, paz, juventude, educação e mídia selecionam um vencedor do grande prêmio e 23 vencedores do prêmio de honra ao mérito.

Os vencedores internacionais serão notificados até 1º de fevereiro. Um vencedor do grande prêmio internacional receberá US$ 5.000 e uma viagem para a cerimônia de premiação especial. Cada um dos 23 vencedores do prêmio de honra ao mérito receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 500,00 e um certificado.

publicado em 31 de Outubro / 2014 às 21:00

Premiação do Projeto Lápis na Mão 2014 da TV São Francisco

Visando contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania na região norte da Bahia, a TV São Francisco em parceria com a Secretária de Educação de Juazeiro e patrocínio do SAAE, realizou a edição do projeto Lápis na Mão. O projeto convidou alunos de escolas públicas e particulares da educação infantil e ensino fundamental de Juazeiro, afim de refletirem sobre a questão da necessidade de ampliar o índice e a qualidade da leitura na vida de cada cidadão, através do exercício do conhecimento.

O projeto Lápis na Mão 2014 teve como tema principal: “Economize água. Preserve o rio.”, abordando mais uma vez a responsabilidade ambiental e social. No total, foram inscritos mais de 2.300 trabalhos entre Desenhos e Redações, um aumento de 4 vezes com relação ao total de inscrições do ano passado.  Confira abaixo os Vencedores do Projeto Lápis na Mão:

Categoria Desenho – Infantil

1º Lugar - Stefane Barbosa Ribeiro

Escola Municipal Caxangá

2º Lugar - Gustavo Silva do Nascimento Quezado

Escola Nailde de Souza Costa

3º Lugar - Anderson Alves Pereira

Escola Nailde de Souza Costa

Categoria Desenho – Fundamental I

1º Lugar - Nicolas Juan Marciel Nascimento

Colégio Dínamo

2º Lugar - Cristiane Medrado Silva

Escola Municipal do Tempo Integral Profª. Iracema Pereira da Paixão

3º Lugar - Icaro Danilo Gomes Santos

Escola Municipal Judite Leal Costa

Categoria Redação – Fundamental II

1º Lugar - Arthur Luiz Magalhães M. Brandão

Colégio Arco-íris

2º Lugar - Micael da Silva Santos

Escola Municipal Maria José da Lima Rocha

3º Lugar - Maria Eduarda Souza de Jesus

Escola Municipal Mandacaru

Por Filipe Durando Supervisor de Marketing TV São Francisco
publicado em 27 de Outubro / 2014 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: O SOL É UM SÓ...!!!

“Há pessoas que transformam o SOL numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio SOL”...

Naquela manhã de terça-feira pós-eleições (primeiro turno), estava numa repartição pública aguardando minha vez de ser atendido, quando fui despertado para esse texto, ao ver na TV que o sol era um só pelo mundo afora seguido de imagens belíssimas, dentre elas essa que ilustra o texto...

Sim, as paisagens mostravam vários locais, onde a presença do sol brilhava, iluminava, cintilava, e em certos momentos até parecendo a lua porque em alguns lugares ele muitas vezes marca presença ainda que seja altas horas da noite, inclusive, recentemente foi exibido um programa televisivo sobre esse tema...

O bacana do sol é sua impessoalidade... Com ele não precisa licitação, audiência pública, ou reunião, ele atende a todos pela razão, e pela igualdade, portanto, com ele não tem esse negócio de gorjeta ou propina para fazer sua obra todos os dias com a maior pontualidade, e imponente com sua luz potente, nada exige, nada cobra, sem os famosos conchavos espúrios...

Conheço alguém quando perdeu seu primeiro emprego depois de cem anos trabalhando lá (rsrsrs), uma assistente social lhe fez uma visita e deixou essa mensagem que virou uma lição para sempre: “O Sol nasce e se põe a cada dia, mostrando que nada vida o tempo é apenas a mudança de nós mesmos...” E para confirmar essa forte palavra, certo dia a encontrei no Maior dos Livros...

Sim, o sol é assim: não importa sua cor, sua condição de vida que for, sua inteligência ou falta dela, sua sapiência ou deficiência, se você é um magistrado ou as vezes nem registrado é, não importa como são seus dias, suas noites, seu amanhecer, o sol sempre amanhece para você... Aqui temos uma relação de juntador de palavras e leitor, fico esperando segunda-feira como quem espera a feira do sábado para encontrar aquelas pessoas conhecidas e amigas para aquele bate-papo trivial, legal, resenha pura da melhor qualidade, e eu sei que você sente isso, ou melhor, sentimos juntos, porque, o sol aquece essa nossa relação ainda que seja de forma anônima...

Aproveitando esse nosso encontro deixe lhe fazer uma confidência: sou movido à luz solar... E quando os dias estão cinzentos fico na maior sonolência, indolência mesmo, sem graça e sem nada na expressão toda da palavra rsrs...

Mas vamos voltar ao titulo e imaginar se o SOL não fosse o mesmo na África e na Ásia, seria uma discriminação e a Natureza seria chamada à responsabilidade com toda razão... Ou ainda se houvesse racionamento de sol, como seria passar o dia...? Quando vi aquela reportagem mostrando sua desenvoltura, eu imaginei a falta que ele faz nos recantos do mundo onde só se vê sua luminosidade, mas não se pode sentir seu calor e vigor de Astro-Rei...

Por essas e por tantas que passamos todos os dias, agora entendemos quando lemos aquela sabedoria: “Tirar a amizade da vida é como tirar o sol do mundo...” Se você também acha isso, esse texto foi feito para VOCÊ!

Palavra final: VIVA A DEMOCRACIA! Que venha 02 de Outubro de 2016...!

Acord@dinho.

Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 26 de Outubro / 2014 às 16:18

Começou a apuração em alguns estados e pesquisas de Boca de Urna já foram divulgadas

Começou a apuração para governador em alguns estados brasileiros onde a eleição será decidida em segundo turno. No Rio de Janeiro pesquisa de boca de urna, do IBOPE, aponta para uma vitória de Pezão, com 57% contra 43% de Crivella.

No Rio Grande do Sul pesquisa de Boca de Urna, do IBOPE, aponta uma vitória do candidato Sartori, do PMDB, com 58%, contra 42% de Tarso Genro, do PT.

No Distrito Federal a pesquisa de Boca de Urna indica vantagem para Rollemberg, do PSB, com 54%, contra 46% de Frejat , do PR.

Acompanhe todos os números na nossa página de apuração.

 

publicado em 26 de Outubro / 2014 às 08:30

Em nota, Polícia Federal nega envenenamento de Yousseff

A Polícia Federal divulgou nota, na noite deste sábado (25), na qual afirma serem "infundadas as informações de possível envenenamento" do doleiro Alberto Youssef, delator do esquema de corrupção na Petrobras. Yousseff passou mal na manhã de sábado e foi transferido da superintendência da PF no Paraná, onde está preso, para a UTI do hospital Santa Cruz na capital Curitiba. Na nota, a PF informa que o doleiro teve "forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica". Esta é a terceira vez que ele necessita de atendimento médico de urgência após sua prisão pela Operação Lava Jato. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso ao documento que seria o boletim médico da internação de Youssef no início da tarde de sábado. O documento informa que o paciente, de 47 anos, foi encaminhado ao hospital após apresentar "episódio de síncope ao descer do beliche onde estava deitado, evento precedido de tonturas e turvação visual." No boletim não há menção ao termo envenenamento. Está escrito: "síncope a esclarecer; hipertensão arterial?, arritmia cardíaca? e DAC com IAM prévio de parede anterior e presença de trombo fixo VE". O jornal O Estado de S. Paulo não conseguiu contato com o advogado de Youssef. Segundo a nota da PF, Youssef "permanecerá hospitalizado para a adequação da medicação e retornará à carceragem após seu pleno restabelecimento".

BN
publicado em 14 de Outubro / 2014 às 14:00

Curso de Direito da Uneb realiza mesa redonda sobre Direitos da Infância e Juventude

O Centro Acadêmico dos Discentes de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado, promove mesa redonda com o tema O Papel Social das Instituições no Campo da Infância e Juventude. O encontro vai acontecer na próxima quinta-feira (16), a partir das 14h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães do Departamento.

Participarão como palestrantes convidados o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Barcelar; o professor do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII) da Uneb e psicólogo, Tonivaldo Barbosa de Souza; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Juazeiro, Joel Miranda Ramos; e o professor da Uneb  e promotor de justiça do Estado de Pernambuco, Tilemon Gonçalves dos Santos.

De acordo com o professor da Uneb e coordenador do Colegiado do Curso de Direito, Fábio Gabriel Breitenbach, o encontro visa discutir o papel das instituições no campo da juventude, além de permitir que os alunos tenham contato com pessoas que atuam diretamente com essa prática. "O debate também permitirá aos estudantes um conhecimento teórico mais aprofundado sobre os direitos das crianças e dos adolescentes", destacou o coordenador.

O debate é aberto ao público e as inscrições serão realizadas no dia do evento, a partir das 13h. Para participar os interessados devem doar um quilo de alimento e um brinquedo novo ou usado em bom estado de conservação. Serão entregues certificados com a carga de 4 horas aula. 

DOAÇÕES- Os alimentos e brinquedos arrecadados serão doados à Fundação Lar Feliz, uma creche que funciona há 12 anos na cidade de Juazeiro. O Lar Feliz atende em média 385 crianças e oferece alfabetização, atendimento médico e oficinas de música e percussão aos jovens, funcionando de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Texto: Sheila Feitosa Santos
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 22:27

Veja os estados onde haverá segundo turno para governador

Vai haver segundo turno para eleger governadores em pelo menos 12 estados nas eleições deste ano, segundo dados de apuração das urnas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A apuração ainda não foi encerrada. Veja a seguir os resultados que já estão definidos:

AM – José Mello (PROS) x Eduardo Braga (PMDB) - 2º turno

AP – Waldez (PDT) x Camilo (PSB) - 2º turno

BA – Rui Costa (PT)

DF – Rollemberg (PSB) x Jofran Frejat (PR) - 2º turno

CE – Camilo (PT) x Eunício (PMDB) - 2º turno

ES – Paulo Hartung (PMDB)

GO – Marconi Perillo (PSDB) x Iris Rezende (PMDB) - 2º turno

MA – Flávio Dino (PCdoB)

MG – Fernando Pimentel (PT)

MS – Delcídio (PT) x Reinaldo (PSDB) - 2º turno

MT – Pedro Taques (PDT)

PB – Cássio Cunha Lima (PSDB) x Ricardo Coutinho (PSB) - 2º turno

PE – Paulo Câmara (PSB)

PI – Wellington Dias (PT)

PR – Beto Richa (PSDB)

RJ – Pezão (PMDB) x Crivella (PRB) - 2º turno

RN – Henrique Alves (PMDB) x Robson Faria (PSD) - 2º turno

RO – Confúcio Moura (PMDB) x Expedito Jr. (PSDB) - 2º turno

RR – Suely Campos (PP) x Chico Rodrigues (PP) - 2º turno

RS – José Ivo (PMDB) x Tarso Genro (PT) - 2º turno

SC – Raimundo (PSD)

SE – Jackson Barreto (PMDB)

SP – Geraldo Alckmin (PSDB)

TO – Marcelo Miranda (PMDB)

publicado em 04 de Outubro / 2014 às 09:00

Jornal diz que Frank Aguiar é investigado pela polícia; cantor nega acusações

O jornal Folha de São Paulo publicou nesta sexta-feira (3) que o cantor piauiense Frank Aguiar (PMDB), vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e candidato a deputado federal por São Paulo, é investigado por suposto envolvimento com um suspeito de tráfico de drogas. O artista nega e atribui a notícia a disputa eleitoral.

De acordo com a reportagem, um inquérito da Polícia Civil de São Paulo investiga o piauiense, que apareceria em escutas telefônicas com Jailson Lopes de Souza, o Jabá, apontado por suposto envolvimento em tráfico internacional de entorpecentes. A polícia apura se existe uma rede de proteção para tentar livrar o cantor da investigação.

A matéria aponta que Jabá exploraria o nome de Frank Aguiar para beneficiar negócios de lavagem de dinheiro do tráfico. O jornal cita ainda que a investigação teve dois policiais afastados, supostamente por terem produzido um relatório que beneficiaria o cantor piauiense.

A reportagem divulgou resposta de Frank Aguiar na qual o piauiense admite ser amigo de Jabá, mas que desconhece sua suposta ligação com o crime. Afirmou ainda que há motivação eleitoral na investigação.

Em sua página no Facebook, Frank Aguiar postou longo texto ao lado de uma foto sua com dois filhos. O candidato agradeceu aos "que sabem do meu caráter e da minha dignidade". "Sempre fui, sou e jamais deixarei de ser um homem honrado, honesto, respeitador das leis, pois assim fui educado e formado pelo Seu Chico e pela Dona Zulmira!" completou.

Com informações da Folha de São Paulo
publicado em 29 de Setembro / 2014 às 18:30

Prefeitura de Petrolina assina contrato para pavimentação e implantação do VLT

No último sábado (27), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, recebeu no SEST SENAT, o ministro das cidades, Gilberto Occhi, para assinar contrato de financiamento e garantir a liberação de recursos para investimento de cerca de 117 milhões de reais, em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

 Para atender a população estimada em 293 mil habitantes, o primeiro contrato assinado, Tem um investimento no valor de 29 milhões e seiscentos mil reais, destinados à pavimentação e qualificação de vias urbanas.  Desses, vinte oito milhões, são em forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, lastreado em recursos do FGTS, equivalente a 95% do valor do investimento, e um milhão e quinhentos mil reais, de contrapartida do município, equivalente a 5% do valor do investimento.

O segundo contrato assinado, no valor de oitenta e sete milhões e quinhentos mil reais, é destinado à implantação do sistema integrado de transportes (VLT), contendo duas estações e cinco terminais. Sendo oitenta e três milhões e cem mil reais, em empréstimos sobre a forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, e quatro milhões e quatrocentos mil reais, de contrapartida do município.

“O VLT é um planejamento que é trabalhado desde o início do governo. Estamos apostando que esse deve ser o maior passo da história de Petrolina no que tange a mobilidade. Pela primeira vez, ao invés de pensar em melhorar a vida do carro, nós vamos pensar nas pessoas que vão poder andar em um transporte público de qualidade.”  Comentou Julio Lossio.

Janaina Paiva Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 29 de Setembro / 2014 às 18:00

Governador inaugura sistema de abastecimento de água em Curaçá nesta terça (30)

O governador Jaques Wagner visita nesta terça-feira (30), às 10h, a cidade de Curaçá, no Sertão do São Francisco, onde inaugura o Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A obra vai beneficiar cerca de 15 mil habitantes da zona rural e também da sede municipal de Curaçá, além de moradores do Sítio Pau da Colher, no município de Casa Nova, e do distrito de Pinhões, em Juazeiro.
 
Com investimento de R$ 19 milhões, a obra irá captar água através de uma estação flutuante no Rio São Francisco e levar por uma adutora com extensão total de 83 km. O sistema integrado terá ainda quatro estações elevatórias, nove quilômetros de rede de distribuição e instalação de 492 ligações domiciliares.
Assessoria de Imprensa do Governador
publicado em 22 de Setembro / 2014 às 06:30

Multidão participa de carreata de Tiziu em Piri, distrito de Sento Sé

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Uma multidão participou da carreata em apoio ao candidato a deputado estadual – Tiziu (PT-BA) – na noite do último sábado (20) em Piri, distrito de Sento-Sé, a 70 km de distancia da sede. Uma grande concentração de veículos, sobretudo de motos, aguardava na entrada da localidade e, assim que Tiziu chegou, todos o acompanharam pelas ruas. Ao lado de lideranças e de sua mãe, dona Marta, Tiziu foi bem recebido pelas pessoas que saiam de suas residências para cumprimenta-lo, com sorrisos, gestos e palavras de apoio. Nas portas de muitas casas, as pessoas colocavam adesivos e até bandeiras do candidato.  Ao término do percurso da carreata, Izamar do Piri, liderança forte na região, disse que “Tiziu é uma pessoa nova para política partidária, mas há muito tempo já tem militância e batalha diariamente para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Em seguida, Claudiomário Rodrigues, presidente de Associação dos Pequenos Agricultores, reconheceu a importância do trabalho de Tiziu para as associações “através do empenho de Tiziu, diversas associações conseguiram diversos benefícios a exemplo de cisternas, barragens e máquinas”, declarou.  Por fim, Tiziu falou de suas propostas, agradeceu a presença de todos e firmou seu compromisso com o desenvolvimento de toda a região de Sento Sé. A carreata finalizou um dia intenso de atividades em diversas comunidades do interior de Sento Sé, município que tem aderido fortemente à candidatura de Tiziu. Na noite da sexta-feira(19), houve caminhada e após, um comício no Piçarrão que também atraiu centenas de pessoas.

Ascom Tiziu
publicado em 20 de Setembro / 2014 às 15:00

PREFEITURA RESPONDE À MORADORA DO BAIRRO DE PIRANGA

 

A Prefeitura de Juazeiro informa a moradora do bairro Piranga, Geísa Fernandes, que a localidade está sendo beneficiada esta semana com ações de manutenção da Secretaria de serviços Públicos, a exemplo da iluminação que foi realizada na última segunda-feira(13), mutirão de limpeza na Avenida da Estação, reforma do Posto Policial e reposição de calçamento na rua localizada nas proximidades da Praça Santa Teresinha.

A Prefeitura Municipal também está realizando a recuperação total da avenida Giusseppe Muccini, com drenagem e, em seguida a pavimentação asfáltica, bem como o asfaltamento da Travessa da Codevasf e a drenagem do canal do macarrão. Obras que fazem parte do projeto da Intervenção Urbana.

Ascom PMJ
publicado em 16 de Setembro / 2014 às 08:30

Novas viaturas fortalecem trabalho do Corpo de Bombeiros no estado

Veículos que serão utilizados para salvamento, comando avançado, atendimento e buscas do Corpo de Bombeiros em todo o estado foram entregues à corporação nesta segunda-feira (15). A ação faz parte do programa estadual Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de fortalecer e modernizar o trabalho da polícia baiana, proporcionando mais segurança para a população. 

A cerimônia, que aconteceu no Jardim dos Namorados, na orla de Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes do Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador falou sobre outros investimentos que vão fortalecer ainda mais a corporação. "Planejamos novas ações sempre com o objetivo de fortalecer a segurança no nosso estado. O próximo passo é a aquisição de veículos com escadas novas, para que o resgate e trabalho desses homens e mulheres seja ainda mais eficiente".

Foram entregues 31 das 62 viaturas adquiridas pelo estado, num investimento de mais de R$ 17,3 milhões, através da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). Entre os veículos estão 14 auto bomba tanque,14 auto busca e salvamento, 15 auto rápido, 15 veículos para suporte avançado, três auto produto perigoso leve e um auto posto de comando avançado.

Os veículos, inclusive os outros 31 que chegarão até o final deste mês, serão distribuídos entre Salvador, Região Metropolitana e outros 15 municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Cachoeira, Alagoinhas e Vitória da Conquista.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
publicado em 15 de Setembro / 2014 às 12:00

JUSTIÇA AFASTA DIRETORIA E CONVOCA ELEIÇÕES DO SINSERP

Os funcionários públicos e candidatos à presidência do Sinserp (Sindicato dos Servidores dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro), Jorge Queiroz, Francisco Arnóbio e Telma Marineide estão comemorando a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, através do titular Cristiano Queiroz Vasconcelos Juiz de Direito da 2ª Vara Cível desta Comarca ao declarar a nulidade da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na data de 07.06.2013, bem como das suas respectivas deliberações, determinando “à atual direção que proceda no prazo máximo de 10 dias, a contar da intimação da decisão, com a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para ciência do ocorrido e constituição de uma Junta Governativa Provisória (arts. 31 e 77 do Estatuto Social); determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, o afastamento dos atuais diretores e conselheiros dos seus respectivos cargos; Determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, no prazo máximo de 10 dias, que sejam convocadas novas eleições sindicais, com a estrita obediência aos ditames dos artigos 27 e seguintes do Estatuto Social”.

Decisão

publicado em 12 de Setembro / 2014 às 10:30

Uauá realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Convivência com o Semiárido

O município de Uauá prestou na manhã da última quarta-feira (10) uma homenagem aos 25 anos de atuação do Irpaa no município. A partir de requerimento do vereador Miroval Ribeiro (PT) foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores, momento em que contou com a participação do Irpaa e de representantes das comunidades rurais e de instituições parceiras locais. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, Jairo Rocha, e conduzida por Miroval, que iniciou apresentando a instituição e seus principais serviços prestados no município. Em seguida, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek, mencionou a diferença hoje percebida na qualidade de vida das pessoas no município, em especial nas comunidades rurais que abraçaram a proposta de desenvolvimento que considera elementar a preservação dos bens naturais e das culturas regionais. “Essa ideia da Convivência com o Semiárido aqui vingou”, disse Haroldo.

Além dos vereadores, fizeram uso da palavra lideranças das comunidades Fundo de Pasto, a exemplo de Cosme Dias, Lucineide Fernandes, José Alves; o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro; o representante da Comissão Nacional das Comunidades Fundo de Pasto, Valdivino Rodrigues; a primeira dama do município, Marlene Cardoso; a professora da Rede Municipal, Gorete Marques. Valdivino citou a comunidade de Lajes das Aroeiras como exemplo do reflexo positivo da ação voltada para a Convivência. Além disso, ele ressaltou que as ações do Irpaa tem ajudado a trazer melhorias significativas para o município de Uauá, destacando inclusive que “através do trabalho de orientação técnica muitos filhos de Uauá estão tendo a oportunidade de trabalhar aqui, sem sair”, pontuou.

Um dos representantes das comunidades Fundo de Pasto na mesa, Cosme Dias, relatou que antes da intervenção do Irpaa nos anos de 1990 com o ProCuc, as pessoas não imaginavam que as frutas nativas da Caatinga, a exemplo do umbu e do maracujá do mato, gerariam alimento e renda. E o vereador Jairo Rocha lembrou que “Uauá perdeu o título de capital do bode para ser a capital do umbu, graças a vocês”, referindo-se ao trabalho do Irpaa e da Coopercuc.  O despertar para a educação contextualizada também foi algo lembrado durante as falas. A professora Gorete Marques relatou como se deu os primeiros contatos com esta discussão no município, destacando que a proposta político pedagógica voltada para a realidade local hoje existente na região é resultado deste trabalho de provocação que a entidade vem fazendo ao longo dos anos, buscando sempre fortalecer as parcerias para que isto aconteça na prática cotidiana das escolas.

Celebrando a Convivência com o Semiárido

Em Uauá, o Irpaa atua hoje diretamente em 68 comunidades, beneficiando atualmente 700 famílias. Desde 2009, momento em que foi iniciado no município um projeto de implantação de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, foram implementadas um total de 309 tecnologias (barreiros trincheiras, cisternas calçadão e de enxurrada, Bombas populares, etc), o que significa 63,8 milhões de litros de água de chuva armazenadas para produção agrícola e animal. Em termos práticos, este quantitativo seria suficiente para manter 44 mil cabeças de caprinos durante uma média de oito meses de estiagem. Ao fazer uma apresentação detalhada da ação da entidade, o coordenador institucional do Irpaa, Tiago Pereira, explicou como está estruturada a entidade para garantir a atuação no Território Sertão do São Francisco, destacando como isso se dá no município de Uauá, onde existe um escritório de referência e uma equipe formada por 15 colaboradores/as.

Para o Coordenador Geral, Cícero Félix, Uauá é uma referência para o trabalho da instituição, o que contribui significativamente para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido, missão maior do trabalho do Irpaa. Cícero também disse que este momento de celebração deve ser compartilhado com sócios e sócias da entidade, muitos/as inclusive presentes na sessão e com a equipe de colaboradores/as da instituição, bastante empenhada e atuante. As atividades de celebração dos 25 anos do Irpaa segue até abril de 2015, com uma programação que prevê sessões especiais nos de mais municípios do Território, lançamento de publicações, exposição fotográfica, entrevistas nas emissoras de rádios, além de seminários e eventos festivos.

Comunicação Irpaa
publicado em 10 de Setembro / 2014 às 06:30

APLB SINDICATO: ELEIÇÃO DA DIRETORIA ESTADUAL PARA O QUADRIÊNIO 2015 /2018

O Diretor Regional da APLB SINDICATO, Delegacia do Baixo e Médio São Francisco, Antônio Carlos dos Santos, no uso das suas atribuições legais convoca todos os filiados das redes estadual e municipal em dia, para participarem nos dias 10 e 11 de setembro da eleição que irá eleger a nova Diretoria Sindical da APLB SINDICATO, para o quadriênio 2015/2018.

A nota da entidade sindical informa que as urnas estarão localizadas na sede da APLB hoje e amanhã, das 8h às 17h, e nos seis Núcleos: Abaré, Curaçá, Campo Formoso, Jaguarari, Sobradinho e Senhor do Bonfim, como também, o sistema de urnas itinerantes que percorrerá as Unidades Escolares do Interior do município e as maiores escolas da sede.

Com informações da Secom APLB Juazeiro
publicado em 09 de Setembro / 2014 às 07:35

Paulo Souto em Juazeiro: “Vamos cuidar da terra e do homem do Sertão”

“Vamos cuidar da terra e do homem do Sertão”, afirmou Paulo Souto, ao anunciar, em Juazeiro, nesta segunda-feira (08), os programas “Sertão Vivo” e o “Novo Cabra Forte”. Com sangue de sertanejo nas veias, Caetité é sua terra natal, o candidato a governador da coligação “Unidos pela Bahia” garantiu que o Semiárido, onde se concentra 65% do território baiano, será uma prioridade de seu governo. Paulo Souto explicou que a proposta do “Sertão Vivo” é restaurar e regenerar a caatinga, vegetação nativa, e também recuperar as bacias dos rios da região. “Não seremos omisso à devastação da caatinga na Bahia, um bioma de extrema importância ao equilíbrio ecológico de nosso estado”, disse ao participar da procissão de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade.

O candidato oposicionista a governador fez também um alerta para o estado atual de degradação do Rio São Francisco, que precisa urgentemente de um programa federal de revitalização. “O problema do Rio São Francisco precisa ser encarado como uma questão de estado. É necessária a ação do governo federal, articulando estados, municípios e população para solucionar este grave problema”.

Quanto ao “Novo Cabra Forte”, Paulo Souto informou que o programa vai estimular a ovinocaprinocultura, uma vocação econômica da Região do Semiárido. “Para dinamizar essa atividade, vamos oferecer assistência técnica aos pequenos produtores, melhoramento genético e acompanhamento da sanidade animal, além de crédito rural, formação técnicos em agropecuária e criação de centros de pesquisas”.

Paulo Souto observou que, durante toda a campanha, ouviu queixas de pessoas do interior contra a suspensão do Cabra Forte pelo atual governo. “Por causa da mania do PT de achar que a Bahia foi descoberta em 2007, eles abandonaram tudo que foi feito antes e não deram continuidade a um programa que vinha dando certo. Mas, se eleito, vamos fazer o ‘Novo Cabra Forte’”. No novo programa, que terá reformulações, Paulo Souto informa que está prevista a construção de barragens subterrâneas, poços, adutoras e pontos comunitários de irrigação, além da organização da produção de leite de cabra e a implantação de fábricas de laticínios, frigoríficos e curtumes.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
publicado em 07 de Setembro / 2014 às 21:00

Preso de alta periculosidade será interrogado por videoconferência na Bahia

A 1ª Vara Criminal de Salvador realizará na próxima quarta-feira, dia 10, às 8h, o primeiro interrogatório por videoconferência com réu preso dentro do próprio estado da Bahia. Considerado de alta periculosidade, Antônio Marcelo dos Santos, vulgo “Caolho”, está preso em esquema de segurança máxima no Conjunto Penal de Serrinha e será interrogado pelo promotor de Justiça José Ubiratan Almeida Bezerra, titular da 1ª Vara Criminal. Segundo o promotor, o interrogatório por videoconferência é uma forma de evitar os altos custos envolvidos no deslocamento de presos e o risco elevado do transporte daqueles considerados de alta periculosidade.

Antônio Marcelo dos Santos foi acusado de liderar diversas ações criminosas – como estelionatos, tráfico de drogas e de armas, além de homicídios – de dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador. Ele era comparsa do traficante Genilson Lino da Silva, vulgo “Perna”, que se encontra na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. “Perna” foi o primeiro réu interrogado por videoconferência pela 1ª Vara Criminal de Salvador, no último mês de agosto. O interrogatório por videoconferência passou a ser regulamentado pela Lei 11.900/2009, que fez alterações no Código de Processo Penal.

Cecom/MP
publicado em 04 de Setembro / 2014 às 16:00

Alex Tanuri: “Eles têm vergonha de dizer PT e 13”

O vereador Alex Tanuri, calado durante boa parte deste período legislativo, voltou à tribuna e desta feita para bater forte nos adversários de seu partido, o PSDB.

Analisando a campanha política, Alex lembra  “eles diziam a turma do PT, o time do PT, o time do 13, mas hoje percebo que eles têm vergonha de dizer PT e 13. Agora é turma do Lula” – ironizou – “Quando eu era criança, nos filmes, via os xerifes colocando os ladrões na cadeia; hoje, e deve ser por isso eu eles têm vergonha, eles veem as estrelas na cadeia”.

“E na campanha esquecem até do “Wagner Vaselina”, que em oito anos só tem uma obra em Juazeiro, a Avenida Nova Juazeiro duplicada” – e provocou – “Mas me digam outra! Hospital Regional? É meio a meio. Quem começou foi o governador Paulo Souto, o governador do Cabra Forte, o governador do sertanejo”.

“Me digam uma obra de Wagner!” Agora Paulo Souto... lembram da Lagoa de Calú? – indagou, dirigindo-se ao vereador Anderson – “Você conhecia a Lagoa de Calú, como era a Lagoa de Calú antes?”

Listando as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, “que eles se apropriam, mas não é obra de Wagner; as escolas “um esforço do Prefeito Isaac”, Tanuri reforça: “Nenhuma obra. Por isso é que Paulo Souto vai tirar Wagner Vaselina e o Povo brasileiro vai tirar Dilma. O povo já cansou da roubalheira”.

Terminou com uma provocação aos vereadores do PT: “Se Wagner fosse bom elegeria esse candidato... Que não é o seu, Vereador Mitonho! Que não é o seu, Vereador Tiano! Wagner chegou e disse: tem de ser Rui Costa e vocês aceitaram calados”.

Asscom
publicado em 04 de Setembro / 2014 às 10:00

SEDUC divulga programação do desfile cívico de 7 de setembro

Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), realiza e coordena o Desfile Cívico – Militar de 7 de Setembro e em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 03, no auditório da Secretaria, a Coordenação Organizadora divulgou a programação do desfile. Esse ano o tema será “Desbravando o Semiárido: eu sou espelho do meu lugar.”

O objetivo do desfile, além de homenagear a data da Independência do Brasil, é valorizar atitudes cívicas colaborando para o exercício da cidadania pelo respeito à pátria e à promoção de valores educacionais e de paz no município, além de contribuir para a expressão cívica de todos os segmentos e possibilitar a participação coletiva da comunidade. Este ano o desfile também contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Petrolina.

De acordo com o Coordenador da Comissão Organizadora, Alfredo Gonçalves, o início do evento será às 7h30, com o hasteamento da bandeira no Paço Municipal. Logo após, às 08h30, haverá o início do desfile militar e às 09h o início do desfile cívico. “Tanto o desfile militar quanto o cívico sairão do início da orla I nas imediações do Rei do Caldo e seguirão a Avenida Adolfo Viana,  finalizando na Rua Oscar Ribeiro”, informa Alfredo.

Na reunião ficou definida toda a logística e organização do desfile. Banheiros químicos, por exemplo, serão colocados em locais estratégicos. Assim como haverá distribuição de água mineral para todos os participantes e também foram estabelecidas regras. “De acordo com o regimento não será permitido a qualquer instituição participante divulgar propaganda política ou qualquer alusão a candidato. Carros alegóricos motorizados ou não também não serão permitidos durante o desfile e fica ainda proibido o trânsito de cavalos, carroças, ciclistas e motociclistas no percurso”, alertou o coordenador do evento.

Confira a programação:

HORÁRIO     EVENTO        LOCAL

07: 00h         Concentração dos Militares       Rua: ao lado dos Correios

07: 00h         Concentração das Escolas          Orla Nova

07: 30h         Solenidade de Hasteamento      Paço Municipal

08: 15h         Revista às tropas    Rua ao lado dos Correios

08: 30h         Início do Desfile Militar    Roteiro Oficial

09: 00h         Início do Desfile Civil        Roteiro Oficial

12: 00h         Previsão de término         Dispersão

ORDEM DO DESFILE 2014 EM JUAZEIRO

1º Marinha

2º Exercito

3º Aeronáutica

4º Corpo de Bombeiros DE JUAZEIRO

5º Corpo de Bombeiros DE PETROLINA

6º Policia Militar

7º Soapom

8º Colégio Policia Militar – CPM

9º Escolteiro Mirim em Defesa

10º Guarda Municipal

11º Clube dos Desbravadores Igreja Adventista

12º Assoc. Juazeirense Deficientes Físicos

13º Loja Maçônica Harmonia e Amor

14º Loja Maçônica Segredo Força e União

COLÉGIOS

1º COLÉGIO MUNICIPAL PAULO VI

2º COLÉGIO ESTADUAL PEDRO RAIMUNDO MOREIRA RÊGO

3º ESCOLINHA DE FUTEBOL JUAZEIRINHO

4º COLÉGIO ESTADUAL PROF. ARTHUR OLIVEIRA DA SILVA

5º COLÉGIO ESTADUAL LOMANTO JUNIOR

6º COLÉGIO ESTADUAL JUTAHY MAGALHÃES

7º CODEFAS

8º COLÉGIO ESTADUAL ROTARY CLUBE

9º ESCOLA MUNICIPAL CELSO CAVALCANTE DE CARVALHO

10º COLÉGIO ESTADUAL DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA

11º COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES

12º COLÉGIO ESTADUAL HELENA CELESTINO MAGALHÃES

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.