Blog do Geraldo José - Eleições
Vale do São Francisco - 19 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Eleições

publicado em 02 de Outubro / 2018 às 17:16

Fake News: TRE-PE desmente boatos sobre “voto parcial”

Está em circulação no WhatsApp mais uma mensagem falsa para confundir a cabeça do eleitor. Desta vez, o texto informa sobre um tal de “voto parcial”, que resultaria na anulação do voto. Essa informação, no entanto, é falsa, e a figura do “voto parcial” não existe.

Segundo o Art. 116 da resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se o eleitor confirmar pelo menos um voto, deixando de concluir a votação para os demais cargos, o presidente da mesa receptora de votos o alertará sobre o fato, solicitando que retorne à cabina e conclua a votação. Caso ele se recuse ou esteja impossibilitado de votar, o voto que ele tiver registrado será contabilizadonormalmente e os demais, que ele não registrar, serão considerados nulos. Ao teclar o “confirma”, efetiva-se o registro de cada escolha feita pelo eleitor, seja para voto válido, nulo ou branco.

Também no raro caso de a urna travar, o voto do eleitor que estava em procedimento é reiniciado. Portanto, todo conteúdo da mensagem que está sendo propagada pelas redes sociais sobre "voto parcial" é FALSO.

Folha Pernambuco
publicado em 02 de Outubro / 2018 às 16:38

MÁRCIO JANDIR NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES

Na reta final das eleições 2018, o candidato a deputado federal, Marcio Jandir ( DEM )  visitou moradores do distrito de Itamotinga e prestigiou a final do Campeonato Interdistrital, parabenizando os atletas do distrito, vencedores da competição.

Acompanhado dos militantes, Jandir conversou com os eleitores e falou sobre suas propostas para o interior e seu projeto de economia solidária e sustentável: “Quero fazer uma diversificação da matriz produtiva fomentando a integração entre a região de sequeiro e a irrigada, sem falar que está entre minhas ações como Deputado Federal, a articulação de produtores e mercados, num novo conceito de abastecimento, enquanto política nacional. “Não dá para mudar qualquer coisa antes de mudar a Política. Precisamos repensar esse modelo de fazer política. Reduzir gastos começando pelo número de vereadores, deputados e senadores.”

Ler Matéria Completa
Ascom Márcio Jandir
publicado em 02 de Outubro / 2018 às 06:00

Justiça eleitoral de Juazeiro e Petrolina prepara urnas para as eleições, juíza garante impossibilidade de fraudes

O ritmo é acelerado esta semana para o primeiro turno das eleições. Os cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina estão preparando as urnas. Os equipamentos são conferidos para garantir o estado das urnas e adicionam os dispositivos de memória, que contém os dados dos candidatos que vão participar das eleições deste ano.

Em Juazeiro são 2 (duas) zonas: 47ª e 48ª. "Foi definido que a 48ªZona terá um total de 268 urnas  (243 de seções + 25 de contingência)", explica a Técnica Judiciária, Tatiana Cruz. A Analista Judiciário Polyanna Cardoso, informa que na zona 48º serão usadas 221 urnas ( 199 seções e+ 22 de contigência).

Ler Matéria Completa
Foto: Reprodução TV Grande Rio G1
publicado em 01 de Outubro / 2018 às 15:07

Candidato a deputado estadual, Tum recebe apoio dos trabalhadores da fruticultura irrigada

 

Reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores e na geração de emprego e renda, Tum, candidato a deputado estadual (PSC), esteve reunido com os agricultores que trabalham na fruticultura irrigada do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova. A atividade emprega mais de cinco mil pessoas na localidade.

Na oportunidade, Tum recebeu o apoio e o reconhecimento dos trabalhadores pela sua história de luta e as propostas apresentadas. “Foi um momento muito importante, pois selou, de fato, nosso compromisso com essa categoria que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento regional”, salientou.  

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 01 de Outubro / 2018 às 11:30

Juazeiro: Expectativa marcará o próximo domingo (07), confira local de votação da 48º zona eleitoral

Além da tensão e da expectativa, o próximo 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, reserva uma série de deveres e obrigações ao cidadão brasileiro. No dia do pleito, é preciso estar atento ao local e ao horário de votação, ao documento a ser mostrado na seção eleitoral.

Este Blog durante toda esta semana vai prestar o serviço para que no próximo domingo (07), o eleitor possa votar com toda a tranquilidade. Nesta segunda feira este Blog em primeira mão informa a relação dos locais de votação desta 48ª Zona, por ordem crescente.

Confirma o local aqui

Redação Blog Foto: Ney Vital
publicado em 29 de Setembro / 2018 às 22:00

Eleições 2018: Saiba quem pode e quem não pode votar

Em outubro, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Saiba quem pode e não pode votar nas eleições:

O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos.

- Os presos provisórios e os adolescentes internados, desde que tenham tirado o título de eleitor e estejam em dia com a Justiça Eleitoral. também têm o direito de votar, por não estarem com os direitos políticos suspensos (inciso III do artigo 15 da Constituição Federal).

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 28 de Setembro / 2018 às 12:46

Juíza determina busca e apreensão de panfletos com imagem de Lula na Bahia

A juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) Carmen Lucia Santos Pinheiro determinou, em decisão liminar, que os juízes eleitorais do Estado exerçam poder de polícia para realizar busca e apreensão, nas próximas 24 horas, de "todo e qualquer material de responsabilidade das coligações representadas e seus respectivos candidatos, nos quais conste o nome de Lula como se o ex-presidente ainda fosse candidato ao Palácio do Planalto nas eleições 2018.

 A sentença, publicada ontem quinta-feira, 27, é uma resposta a representação apresentada no TRE-BA pela coligação majoritária liderada pelo DEM na Bahia.

O partido, que tem como candidato ao governo do Estado o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, recorreu à Justiça Eleitoral no dia 22 denunciando distribuição de santinhos com o nome e a foto do ex-presidente petista, preso e condenado na Operação Lava Jato. Considerado inelegível pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula teve seu nome substituído pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad na chapa encabeçada pelo PT à Presidência, composta também por PCdoB e PROS.

Ler Matéria Completa
Estado de São Paulo
publicado em 28 de Setembro / 2018 às 09:17

Ciro Gomes afirma que prefere enfrentar Haddad no segundo turno

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou em entrevista na quinta-feira (27) que prefere enfrentar Fernando Haddad (PT) em um eventual segundo turno.

"Claro que eu deveria dizer venha quem vier, mas o Brasil precisa se proteger do poço sem fundo do Bolsonaro. Uma disputa entre eu e o Haddad seria uma disputa entre dois democratas, entre duas pessoas respeitáveis, entre duas pessoas que respeitam a democracia. [...] Independentemente de ser mais fácil para mim derrotar o Bolsonaro, eu preferia, para proteger o Brasil, que fosse eu com Haddad", afirmou o presidenciável, em entrevista para a Rádio Jornal do Recife, do Pernambuco.

Ciro cancelou a participação em agendas públicas na quinta, após ser submetido a um procedimento cirúrgico. Segundo a assessoria do candidato, ele passará o dia inteiro em casa, sem agenda externa. O candidato seguirá em recuperação na sexta-feira (2), mas ainda não há uma definição sobre sua agenda.

publicado em 27 de Setembro / 2018 às 17:10

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para eleições

As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições 2018 em Pernambuco começaram a ser preparadas na segunda-feira (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PE). Em todo o estado, 23 mil terminais de votação passam pelo processo que antecede o primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro. 

 Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. O procedimento de preparação vai até o dia 2 de outubro. Ele consiste na inserção dos dados e fotos de todos os canditados, além de partidos e coligações, programas de votação e relação dos eleitores de cada seção eleitoral.

Ler Matéria Completa
TRE PE Foto: Reprodução TV Globo
publicado em 27 de Setembro / 2018 às 10:31

Prazo para solicitar segunda via do título de eleitor termina nesta quinta

Foto: Rafael Neddermeyer

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. Quem perdeu o documento poderá votar com outro documento original e com foto. No caso de quem cadastrou a biometria, também é possível usar o aplicativo E-Título do TSE no dia das eleições.

O pedido de segunda via pode ser feito no domicílio eleitoral por quem não tiver pendências com a Justiça Eleitoral. Quem teve o título cancelado só poderá regularizar a situação a partir de 5 de novembro, quando o cadastro nacional de eleitores será reaberto.

publicado em 26 de Setembro / 2018 às 15:46

Ibope/CNI: Bolsonaro tem 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12% e Alckmin, 8%

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (26), nova pesquisa eleitoral sobre a disputa à Presidência da República. Conforme o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) obteve 27% das intenções de voto; Fernando Haddad (PT), 21% e Ciro Gomes, do PDT, (12%).

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) é o indicado por 8% dos entrevistados; Marina Silva (Rede) obteve 6% das menções; João Amoêdo (Novo) teve 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) foram mencionados, cada um, por 2% dos eleitores. Guilherme Boulos (PSOL) pontuou com 1%.

Ler Matéria Completa
Agencia Brasil
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 16:36

Odacy e Dulcicleide comemoram sucesso do ato com Fernando Haddad em Petrolina e Juazeiro-BA e o compromisso do petista com a paz e o Rio São Francisco  

Candidatos a deputado federal e estadual pelo PT em Pernambuco, Odacy Amorim e Dulcicleide Amorim se emocionaram com a grande receptividade que o Vale do São Francisco deu ao candidato a presidente, Fernando Haddad, PT, neste domingo, 23. Com saída da Orla 2 em Juazeiro-BA, e encerramento na emblemática Praça Dom Malan junto à Catedral de Petrolina, cartão posta da cidade, a comitiva viu de perto a força dos que formam o ‘time de Lula. 

O ato contou também com candidatos ao senado e demais deputados dos dois estados, além dos governadores e candidatos à reeleição, Paulo Câmara, Pernambuco; Rui Costa, Bahia, e Wellington Dias, Piauí, da esposa de Haddad, Ana Estela e da candidata a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, PC do B. O evento comprovou que o povo do sertão está ao lado dos que defendem a paz e o Rio São Francisco.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 24 de Setembro / 2018 às 15:16

Zó reforça parceria com Haddad em Juazeiro

Em um grande ato realizado neste domingo (23) na orla de Juazeiro, o deputado estadual e candidato à reeleição Zó (PCdoB), ao lado de outras lideranças políticas locais, recepcionou o futuro presidente do Brasil Fernando Haddad (PT), o candidato a governador da Bahia Rui Costa (PT), e toda a chapa majoritária.

O local foi tomado por uma multidão composta por movimentos sociais, sindicais, membros da sociedade civil, organizada, militantes e eleitores que, logo após os pronunciamentos, caminharam juntos por toda a ponte Presidente Dutra.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 21:02

FHC diz que carta é destinada a eleitores, não a candidatos e partidos

Depois da repercussão gerada pela carta divulgada nesta quinta-feira, 20, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou o Twitter para esclarecer que o texto foi direcionado “aos eleitores e eleitoras, não aos candidatos ou aos partidos.” O tucano afirmou que há meses defende a criação do que chama de centro popular e progressista. “Parece que na conjuntura água mole não racha pedra dura. O que não muda minhas convicções”, escreveu FHC. Na carta, Fernando Henrique defende que os candidatos considerados de centro se juntem para evitar uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) ou de Fernando Haddad (PT) na eleição presidencial. Os dois lideram as pesquisas de intenção de voto. “Ainda há tempo para deter a marcha da insensatez.

Ler Matéria Completa
Estadão - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil (22/04/2016)
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 16:08

LUCAS RAMOS MOSTRA FORÇA POLÍTICA EM LAGOA GRANDE E TERRA NOVA

O município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, recebeu neste sábado (22) um dos maiores atos políticos do ano. O deputado estadual Lucas Ramos deu mais uma prova do amplo apoio que possui na cidade durante a caminhada na feira livre seguida por carreata no centro da cidade. O socialista esteve acompanhado pelo vice-governador e candidato a deputado federal Raul Henry (MDB), do prefeito Vilmar Cappellaro, do vice-prefeito Ítalo Ferreira, de vereadores e lideranças que apoiam o projeto de reeleição do parlamentar. 

Lucas falou do trabalho feito em menos de quatro anos na Assembleia Legislativa buscando melhorar a qualidade de vida em Lagoa Grande. "Eu tenho plena convicção de que tudo o que nós lutamos estava em sintonia com aquilo que o povo esperava de nós, por isso podemos andar pela cidade pedindo o voto de cabeça erguida, olhando no olho da população para apresentar o projeto que é o melhor para todos", enfatizou. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 23 de Setembro / 2018 às 13:09

Lossio recebe sinalização de apoio de Túlio Gadelha e Felipe Oriá, do Movimento Acredito

No mesmo dia em que a Rede tentou a expulsão de Julio Lossio, o candidato a governador recebeu a sinalização de apoio dos postulantes a deputado federal Túlio Gadelha (PDT) e Felipe Oriá (PPS), esse do Movimento Acredito; e do candidato a estadual André Arraes (PRTB). Os três participaram da Live Papo 18 com Julio e seu vice, Luciano Bezerra (Rede), em Petrolina, no aniversário de 123 anos da cidade.

Julio tem recebido muitos apoios de candidatos fora do seu partido e que não votam e Marina Silva para presidente, como foi o caso do Coronel Meira (PRP), que disputa vaga na Câmara Federal depois de ter sido rifado da corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Túlio, por exemplo, é um dos coordenadores da campanha de Ciro Gomes (PDT) ao Planalto.

Ler Matéria Completa
Ascom Fotos: Raquel Elblaus
publicado em 22 de Setembro / 2018 às 22:00

Rui e Haddad participam de caminhada em Juazeiro amanhã (23)

Recebidos por uma multidão em Vitória da Conquista e Jequié, no último dia 15 de setembro, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, e a vice Manuela D'ávila (PCdoB), retornarão à Bahia amanhã (23), às 9 horas, acompanhados do candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa. A cidade escolhida para a grande caminhada foi Juazeiro, no Sertão do São Francisco.

O ponto de encontro do evento, que também vai contar com a presença da coligação "Mais Trabalho por Toda a Bahia", formada pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), será na Orla II - Vaporzinho, e seguirá pela ponte até Petrolina, com ato público no final do percurso.

Ler Matéria Completa
Ascom Rui Costa
publicado em 21 de Setembro / 2018 às 14:05

MARCIO JANDIR SEGUE SUA CAMPANHA VISITANDO OS BAIRROS DE JUAZEIIRO

Na agenda do candidato a Deputado federal pelo DEM, Márcio Jandir, as visitas aos bairros de Juazeiro tem sido prioridade. Há pouco mais de dez dias para a eleição, ele segue apostando no corpo a corpo, no olho no olho com os eleitores. No bairro Novo Encontro, conversou com moradores.  

"Quero o melhor para minha cidade. Nasci aqui e sei dos problemas de cada bairro. Sei que posso melhorar a vida das pessoas e sigo conversando com meus eleitores, falando das minhas propostas. Porque elas são reais, viáveis e não são promessas de candidato. São compromisso de um trabalhador comum que se preparou a vida inteira pra ser um homem público", diz Jandir, que teve sua candidatura deferida pelo TSE sem problemas.  "Não tenho problema algum com a justiça. Sou advogado e conheço bem as leis. Os meus direitos e deveres como cidadão e homem público e minha candidatura, minha vida pública será pautada nas leis, na ética e na cidadania", lembrou o candidato que conta também com a ajuda da militância pra buscar votos.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 20 de Setembro / 2018 às 18:46

"Rui Costa precisa sair de cima do muro sobre as audiências de custódia", cobra Alexandre Aleluia

O líder do Democratas na Câmara Municipal de Salvador e candidato a deputado estadual, vereador Alexandre Aleluia, voltou a cobrar um posicionamento do governador da Bahia, Rui Costa (PT), a respeito das audiências de custódia.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o democrata provocou o petista ao pedir que se manifestasse de forma efetiva sobre o tema. "Sabemos que isso [audiências de custódia] é um verdadeiro absurdo. Mas, e aí? O governador do PT vai ficar contra seus amigos do Partido dos Trabalhadores e se posicionar de verdade contra as audiências de custódia?", questionou o edil. 

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 19 de Setembro / 2018 às 20:00

Fake News: Eleições limpas passam pelas nossas mãos é uma das ações do Programa Ouvidoria Viva

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria, promoveu ontem terça-feira (18/9), a segunda edição do projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos”. O evento tratou  sobre o tema “Fake News”. O debate tem como público-alvo os estudantes dos cursos de Comunicação, que lidam com a produção e transmissão de notícias, e de Direito, que podem se interessar pelos aspectos legais relacionados ao tema. A abertura do evento foi feita pelo Juiz Ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho.

O projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos” é uma das ações do Programa Ouvidoria Viva e tem o objetivo de informar e estimular os eleitores a ajudarem no combate às notícias falsas veiculadas nas redes sociais. O programa, iniciado no último mês de maio por meio de postagens nas redes sociais oficiais do Regional baiano, é fruto da parceria entre a Ouvidoria e a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA) e também conta com o apoio da Seção de Atenção ao Cliente (Seacli) do TRE baiano.

Ler Matéria Completa
Ascom TRE-BA
publicado em 19 de Setembro / 2018 às 16:38

ACOMPANHE AGORA ENTREVISTA AO VIVO COM CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL

Para esta quarta-feira já confirmaram participação os candidatos Roberto Carlos (Estadual – PDT), Valdemar Borges (Federal – MDB) e Carlos Neiva (Estadual -  PSB).

Cada candidato terá 20 minutos para expor suas ideias, projetos e responder a questionamentos da equipe de Jornalistas do Blog, comandada por Geraldo José, e dos internautas, através dos canais de transmissão. Através do e-mail blog@geraldojose.com.br estaremos atendendo questionamentos que cheguem até às 15h do dia da entrevista.

O Blog vai disponibilizar na sua página principal um canal de acesso às entrevistas e perguntas, que podem ser encaminhadas durante a transmissão, através das redes sociais utilizadas para transmissão das sabatinas. As entrevistas desta quinta-feira (19) tem início previsto para às 18h com transmissão ao vivo pelo Facebook , Instagran e repercussão nas páginas do Blog.

publicado em 19 de Setembro / 2018 às 14:00

Em visita à Vertentes, Lossio garante a criação de programas de incentivo às fábricas de confecção

Em caminhada na cidade de Vertentes, o candidato a governador Julio Lossio (Rede) visitou as fábricas de confecções no distrito de Chã do Junco. Ao lado do seu vice-governador Luciano Bezerra e do vereador Kleiton Vieira (PV), Lossio reforçou o compromisso em incentivar a produção da confecção e realizar cursos profissionalizantes para garantia de renda. A visita ocorreu na tarde dessa terça-feira (18).

“Vamos estimular cursos de capacitação para quem não sabe produzir confecção e financiamento para iniciarem seu próprio negócio. Assim, as pessoas irão ganhar dinheiro sem depender tanto do estado, dos governos e dos políticos”, declarou Lossio.

Ler Matéria Completa
Ascom Julio Lossio Foto: Raquel Elblaus
publicado em 18 de Setembro / 2018 às 22:00

Justiça eleitoral terá mais de 15 mil servidores e colaboradores trabalhando dia 7 de outubro, primeiro turno da eleição

O TSE divulgou alguns números que dão ideia da dimensão do trabalho para deixar tudo pronto até o dia 7 de outubro. Este ano, para viabilizar o voto de mais de 147 milhões de eleitores em cada um dos 5.570 municípios e em 171 localidades no exterior, a Justiça Eleitoral terá 15,4 mil servidores e colaboradores, 2.645 juízes eleitorais e também com um batalhão de aproximadamente dois milhões de voluntários, que atuarão como mesários.

Sobre o total de urnas eletrônicas, no primeiro turno, serão 556 mil distribuídas em mais de 480 mil seções eleitorais. No Brasil, a menos que haja algum problema na urna da seção e na substituta, não há votação em cédula de papel. Em um esforço logístico, urnas são levadas a locais remotos, como comunidades ribeirinhas amazônicas e aldeias indígenas, e de lá, ao fim do pleito, os votos são transmitidos por satélite às sedes dos tribunais regionais eleitorais.

Foto: Ney Vital
publicado em 18 de Setembro / 2018 às 14:36

TRE/PE confirma registro de candidatura de Odacy Amorim a deputado federal

O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), deferiu o registro da candidatura do deputado estadual Odacy Amorim que disputa eleição para deputado federal este ano. O julgamento da ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral e favorável a Odacy, ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, 17.

Com o julgamento, Odacy confirma seu registro e atesta que continua mais ficha limpa do que nunca. Segundo os advogados do deputado, os juízes entenderam que não houve improbidade no caso que envolve despesas quando Odacy ainda era vereador em Petrolina.

Ler Matéria Completa
Ascom
publicado em 17 de Setembro / 2018 às 16:50

Pesquisa: Bolsonaro lidera com 28,2%, seguido por Haddad (17,6%) e Ciro (10,8%)

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto na corrida presidencial, com 28,2%, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira, 17. O candidato Fernando Haddad (PT) aparece em segundo lugar, com 17,6%, e Ciro Gomes (PDT) tem 10,8%. 

Esta é a primeira pesquisa CNT/MDA realizada após a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputa, depois deste ter sua candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa, e da substituição por Haddad. Também é a primeira pesquisa CNT/MDA feita após o atentado contra Bolsonaro.

Ler Matéria Completa
Estado de Minas
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.