Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 22:00

Estudantes participam na AMMA de bate papo sobre desenvolvimento sustentável

Integrantes das diretorias de Licenciamento e Fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), receberam na manhã desta segunda (26), na sede do órgão ambiental, no centro de Petrolina, cerca de dez alunos da escola José Nunes de Santana, da localidade de Nova Descoberta.  Os estudantes aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas e conhecer mais sobre os desafios de produzir o desenvolvimento sustentável. A visita à AMMA fez parte do projeto disciplinar 'Mazelas do processo de urbanização em Petrolina' e foi coordenada pelo professor de Geografia, Renivaldo José da Costa. 

Ascom/Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 21:30

Crianças atendidas pelo Caps I participam de atividade recreativa e de socialização

O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I) de Juazeiro realizou nesta segunda-feira (26) uma programação festiva com brincadeiras, músicas e muita diversão para as crianças atendidas na unidade, ainda em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro).

Familiares dos pacientes também participaram da confraternização. Foram distribuídos presentes e brindes para a criançada. A coordenação do evento procurou envolver todos em atividades coletivas.  Guilherme Yan, de 12 anos, é usuário do Caps I, e demonstrou toda sua felicidade em participar das atividades. "Eu adorei as brincadeiras e me diverti muito. Ganhei uma sacola cheia de doces, estou muito feliz", disse.

Com motivos para comemorar a melhora do filho Hercules Gomes de 6 anos,  a mãe Herlania Gomes afirma que estes eventos ajudam a integrar a família ao Centro. "Adorei a festa. Todos são animados. Meu filho está em tratamento aqui a mais de um ano e a atenção dada pelos profissionais nesse tempo tem ajudado muito na sua recuperação", comentou.

A psicopedagoga do Caps I, Rita Dias, explicou como esse tipo de evento é positivo para os trabalhos do Centro. "Do ponto de vista dos nossos pacientes, a festa trabalha a sociabilidade, com a troca de experiências entre pacientes e acompanhantes. É um momento de envolvimento dos pais, irmãos, da família como um todo e trabalhar essa relação só traz avanços no tratamento dos nossos usuários, além de aumentar a autoestima deles", destaca.

O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I) é voltado para crianças e adolescentes que tenham problemas psicológicos decorrentes ou não do uso de drogas. Atende 465 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos com transtornos mentais, como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

A Rede de Juazeiro é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o CAPS I, que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.

Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 21:00

Prefeitura de Sobradinho promove dia de lazer para Servidores Públicos

O Dia do Servidor Público, amanhã, quarta-feira, 28 de outubro, será comemorado em Sobradinho com um momento de lazer que reunirá os servidores municipais efetivos e contratados. A Prefeitura de Sobradinho, através da Chefia de Gabinete, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, elaborou uma programação esportiva e cultural que acontecerá no Clube Santana. 

Às sete da manhã haverá partidas de futebol entre os servidores, um evento já tradicional que marca a data. A partir das 13 horas será servido um almoço dançante para todos os servidores, com sorteio de brindes e animação da Banda Quarto Som e Caul Sena e Banda. Nesta data não terá expediente nas repartições públicas do município. Os serviços essenciais, a exemplo da saúde, serão mantidos. 

"A nossa gestão tem se destacado pelo compromisso e valorização do servidor municipal. Resgatamos a auto-estima e a credibilidade perante o comércio, que, nas gestões anteriores, ficava receoso em vender para os servidores por conta da inadimplência, já que os salários chegava a atrasar por meses. Hoje, a Prefeitura de Sobradinho paga, religiosamente, em dia a todos os servidores, o que lhes permite um planejamento financeiro e autonomia. Além disso garantimos todos os seus direitos trabalhistas e investimos em cursos e capacitações para melhorar o atendimento à sociedade. Temos muito o que comemorar neste dia do Servidor público e vamos nos confraternizar para celebrar essas conquistas", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom Sobradinho
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 20:30

III Concurso de Redações e Desenhos: Ciência que Transforma o Semiárido!

Durante a Feira Semiáridoshow 2015, a Embrapa Semiárido realizou, paralelamente, sob a coordenação da analista Lícia Mara Marinho, o III Concurso de Redações e Desenhos, cujo tema foi "Ciência que transforma o Semiárido", com alunos do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e privadas.

O obejtivo maior deste concurso é despertar, nos estudantes e professores de Ensino Fundamental, o interesse pelos temas relacionados à Ciência & Tecnologia na pesquisa agropecuária brasileira, por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos no âmbito educacional. Com o apoio da iniciativa privada, foi possível premiar os alunos melhores posicionados, com tabletes, celulares e diversos brindes!

Os três primeiros colocados, na categoria Desenhos, foram:

1º lugar: JOSÉ RAFAEL DA SILVA, 5ª F, Escola Municipal 21 de Setembro, Petrolina-PE (vide desenho abaixo)

2º lugar: RAQUEL FERREIRA SANTOS, 3ª série C, Escola Municipal Neli Mª Santana, N-1, PISNC, Petrolina-PE

3º lugar: Guilherme Barbosa Pontes, 5º ano, Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, Petrolina-PE

Na categoria REDAÇÃO, foram contemplados com as primeiras colocações:

1º lugar: MARIZA PEREIRA DE SOUZA, 11 anos. 5º ano, Escola Municipal Profª Lúcia Moreira de Lima Souza, Izacolândia, Petrolina-PE

2º lugar: Amanda Alves da Silva,9º ano, Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa

3º lugar: ANA PAULA BARBOSA DELMONDES, 12 anos, 7º ano da Escola Municipal Dom Antônio Malan, Lajedo, Petrolina-PE.

Ascom
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 20:00

Espetáculo “Perfeição, no limite do amor” será apresentado em Juazeiro

O Centro de Cultura João Gilberto receberá o espetáculo “Perfeição, no limite do Amor”, apresentado pela Cia de artes da Comunidade Católica Shalom, que está em turnê por todo o país. O musical acontece na próxima segunda-feira (02/11), com sessões de 18:00h e 20:00h. Os ingressos estão à venda por membros da obra shalom de Juazeiro e no próprio Centro de Evangelização que fica localizado na Orla (ao lado da Pizzaria Siciliana). A entrada custa R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia).  A Produtora da Cia, Liadiane Oliveira diz que o objetivo dessa produção é levar o público ao questionamento: qual o limite do amor?

Ela explica que a Cia de Artes Shalom é composta por 12 artistas de diversos estados do Brasil, que voluntariam um período de suas vidas para dedicarem-se á construção coletiva de um espetáculo, capacitando-se e aprimorando sua técnica artística para compartilhar em turnê bienal pelo Brasil e pelo mundo, promovendo apresentações, workshop's e palestras. Liadiane ressalta que Perfeição é a terceira produção da Cia de Artes Shalom, com o roteiro de Wilde Fabio Alencar. Segundo ela, o espetáculo foi baseado na passagem bíblica de Ezequiel, 16. “Essa passagem é cheia de significado e trás um tema que emerge nos conflitos da sociedade de hoje, fala de relacionamento e de amor”.

A montagem aborda a história de uma jovem órfã que ao nascer foi abandonada para que morresse. Mas a vida dela muda completamente quando um príncipe chamado Liánmin a encontra e leva para seu palácio. Ele dá a ela o nome de Buámei. O príncipe se dedica inteiramente a ela. Anos se passam,  Liánmin se apaixona perdidamente por Buámaei.  Eles se casam, mas ela não consegue ser fiel ao príncipe, então ela começa a desperta outros desejos, evolvendo a traição, prostituição... Será até onde vai o amor do príncipe por ela? De acordo com a produtora, o espectador irá conferir um espetáculo épico, rico em referências e figurino. O musical todo executado ao vivo traz em suas canções, na estética e em cada personagem uma bela e emocionante história.

Ascom
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 19:30

Milhares de visitantes são esperados no Dia dos Finados em Petrolina

A prefeitura de Petrolina já iniciou os serviços de limpeza dos Cemitérios da cidade, a fim de deixar os três locais prontos para receber a visitação pública no dia 02 de novembro, Dia dos Finados. Para esta operação, a secretaria de Infraestrutura, conta com uma equipe de limpeza. Eles trabalham na varrição, capina, roço, pintura do meio-fio e coleta de resíduos dos cemitérios Campo das Flores, no Centro, Campo da Paz, no Henrique Leite e  Campo da Esperança, no João de Deus.  A previsão é de que os serviços sejam concluídos nesta quinta – feira, 29.

 Uma equipe de manutenção também é disponibilizada pela prefeitura para manter os cemitérios sempre limpos. E a secretária solicita a colaboração da população para evitar que os locais fiquem tomados de lixo novamente. "A prefeitura está fazendo a parte que lhe compete. Agora os familiares precisam também nos ajudar limpando pelo menos as sepulturas", argumentou a secretária.

"Este é um trabalho que todos os anos a prefeitura realiza para que as famílias possam homenagear seus entes queridos em um local limpo. Em muitas cidades, o município cobra uma taxa dos familiares, mas em Petrolina o serviço é gratuito", lembrou a secretária.

Ascom/Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 19:00

Em Juazeiro feriado do Servidor Público será na próxima sexta-feira

O feriado do Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro, foi transferido para a sexta-feira (30) em Juazeiro. Nesta data não haverá expediente nas repartições públicas do município. 

Amanhã, quarta-feira, dia 28, o expediente será normal em todos os órgãos e entidades do município. Na segunda-feira não haverá expediente em função do Dia de Finados, 2 de novembro. Os serviços essenciais, como saúde e segurança, não sofrerão interrupções.

Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 18:30

Acusado de usar moto irregular e cortar árvores é preso em flagrante

Na manha desta terça-feira 27, agentes da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC e Policiais Militares da Operação Polígono Agrotecnica, flagraram Adriano Delmondes e um outro parceiro, derrubando árvores, próximo ao aeroporto de Petrolina, no KM 647.

Com a chegada da Polícia Militar eles foram autuados e vão responder pelo crime ambiental. Os dois serão ouvidos ainda hoje pelo Delegado e explicar o ocorrido. No local foi apreendido uma moto CG 125 com adulteração e uma moto-serra usada para o corte das árvores.

É considerado crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente: flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural.  O meio ambiente é protegido pela Lei de Crimes Ambientais), que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Ascom/Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 18:00

Palestra com Paulo Henrique Amorim tem preço promocional em Juazeiro

O jornalista Paulo Henrique Amorim vai apresentar e debater o cenário atual da economia brasileira, tendências e perspectivas para 2016. A palestra será realizada na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 19h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. As inscrições com valor promocional de R$ 50 devem ser feitas na Unidade do Sebrae no município, que fica na Rua Coronel Evangelista, nº 22, Centro. As vagas são limitadas.

Formado em Sociologia e Política e com uma trajetória de mais de 50 anos de profissão nos principais veículos de comunicação do país, Amorim vem a Juazeiro avaliar o atual panorama econômico do país, apontando fatores externos que influenciam na dinâmica e no planejamento da economia atual, além de apresentar novas oportunidades de negócios em diversos setores no Brasil. Tudo isso de forma interativa e objetiva para auxiliar aqueles que buscam compreender ou tomar decisões com mais segurança.

Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, a palestra vai munir os participantes de informações sobre o cenário econômico atual e prepara-los para apostar em novas perspectivas e ideias e assim, melhorar a atuação de suas empresas ou ajudar a quem ainda está planejando abrir um negócio. “O Sebrae com sua missão de difundir conhecimento traz a Juazeiro um profissional renomado para discutir a economia nacional e motivar os empreendedores em seus negócios. Com empenho da instituição e apoio dos parceiros, conseguimos baixar o valor da inscrição em 50%”, revela Cointeiro.

O evento é realizado pelo Sebrae em Juazeiro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj) e apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro. Para outras informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (74) 3612-0827.

Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 17:30

Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas acontecerá em novembro no Vale

O Vale do São Francisco receberá nos dias 16, 17 e 18 de novembro o 11º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições. O evento é uma das ações do GT- Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução e invenção, criado em 1994, ligado a ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).

A 11ª edição do Simpósio que ocorre na região do semiárido nordestino, destaca, a partir do tema proposto, uma das preocupações do GT: a relação teoria-prática na ação de psicólogos nos diversos cenários, permeada por práticas de Saúde e Educação.

As temáticas do evento este ano serão as Práticas Psicológicas em Educação; a Clínica e Práticas Fenomenológicas; e Psicologia e Políticas Públicas de Saúde. Mais informações e inscrições no site.

Ascom/XI SNPPI
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 17:15

Carreta tomba na entrada do distrito de Maniçoba

Na tarde desta terça-feira (27) um motorista perdeu o controle da carreta que dirigia próximo a entrada do distrito de Maniçoba em Juazeiro. O veículo estava carregado de mangas. Por sorte, o condutor não sofreu nenhum ferimento embora a cabine do veículo tenha ficado totalmente destruída.

Da redação
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 17:00

DENÚNCIA DE PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA EM LAGOA SALITRE

O programa Geraldo José desta segunda-feira (26) contou com a participação da moradora da comunidade Lagoa de Salitre, Micelange Souza, esposa do músico Delmiro Bitecourt, popular Xibiu. Na oportunidade Micelange voltou a relatar que os moradores da Lagoa do Salitre continuam sendo vítimas de intolerância religiosa por parte de membros da Igreja A Verdade que Liberta comandada pelo pastor Cícero Sidcley.

“A comunidade de Lagoa do Salitre é uma comunidade quilombola, conhecida por ser pacífica e por ter como padroeira Nossa Senhora do Patrocínio. Todo mundo conviveu em paz. A comunidade é muita pequena e não cabe tantas discordâncias. O pastor Cícero, da Igreja A verdade Que Liberta, acaba incitando as pessoas a fazerem isso. Ele não quer perder os recursos que recebe dos fiéis. Ele tem um hábito de apagar o fogo colocando mais chama. A maioria da comunidade decidiu que não quer mais essa chama. Somente com essa igreja que temos problemas. As demais foram até nossa casa dizer que não concordam com a atitude da Igreja A Verdade Que Liberta”, declarou Micelange.

A moradora expôs ainda que “nosso sangue está em todos os lugares e isso deve ser respeitado. Temos penitentes, alimentadeiras, festas de São Gonçalo e essa cultura não tem que acabar por que um ou outro não pode chegar para acabar com tudo isso. Nós já conversamos com muitas pessoas e quando houver qualquer ato de retaliação vamos esperar e ter um diálogo com essas pessoas. Estamos buscando a paz na Lagoa do Salitre. O pastor tem que aprender a ensinar o que é amor e o que é respeito”.

De acordo com Micelange, está em andamento na Justiça um processo contra o pastor Cícero e o segmento religioso que coordena.

Entenda o caso

O Blog Geraldo José no mês de agosto publicou denúncias feitas pelo músico Delmiro Bitecourt contra o seguimento religioso A Verdade Que Liberta. À época, o músico afirmou, durante entrevista ao Programa Geraldo José, que os membros da Igreja A Verdade Que Liberta impuseram um prazo de 30 dias para que ele e sua família deixassem a comunidade de Lagoa do Salitre.(CONFIRA AQUI)

O programa Geraldo José também entrevistou o pastor Cícero Sidcley e membros que integram A Igreja Verdade Que Liberta. Durante a entrevista o pastor combateu as acusações feitas por Bitecourt e disse que era contra atos de intolerância religiosa. (CONFIRA AQUI). 

Da redação
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 16:30

Guarda Municipal garante tranquilidade em comemoração do Dia das Crianças no Residencial Nova Petrolina

A comunidade do Residencial Nova Petrolina – projeto do Minha Casa Minha Vida, puderam contar com o apoio da Guarda Municipal de Petrolina durante todo o dia deste último domingo (25), na comemoração ainda pelo Dia das Crianças.

As famílias organizaram diversas brincadeiras e lanches para as crianças, e o dia foi bem movimentado do residencial, que foi recentemente inaugurado pela Gestão Municipal em parceria com o Governo Federal.

Além das ações para a proteção da comunidade, os agentes da GM aproveitaram a oportunidade para atender algumas demandas de fiscalização, e ainda puderam notificar algumas irregularidades como o comércio livre de bebidas, pontos de comercio sem alvará de funcionamento e construções inadequadas.  

De acordo com o secretario de Ordem Pública e Segurança Cidadã Jota Santos,” ações como essas fazem parte da rotina da Guarda Municipal, que mesmo no fim de semana se fazem presentes em eventos escolares e da comunidade. É sempre importante aliar essas ações de proteção à comunidade também às atividades de fiscalização.”, ressaltou o secretário. 

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 16:00

6º BPM REALIZA CONDUÇÃO À DELEGACIA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Em Filadélfia, nesta segunda-feira (26), às 21 horas, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Ney Braga Bispo, 24 anos, por agredir a companheira de também 24 anos. O acusado foi autuado de acordo com a Lei Maria da Penha.

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 15:30

Abertas inscrições para seminário sobre solo e água promovido pela Codevasf

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, uma iniciativa da Codevasf em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf). O objetivo do evento é divulgar pesquisas e socializar metodologias e tecnologias sustentáveis de manejo e conservação da água e do solo em bacias hidrográficas. 

Os interessados devem se inscrever no site da Codevasf www.codevasf.gov.br. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail sabh2015@codevasf.gov.br após inscrição no site. A temática poderá abranger desde economia e reúso de água até identificação de solos, revegetação, recomposição de nascentes, entre outras vertentes. O Seminário será realizado no dia 04 de dezembro, na sede da Codevasf em Brasília.

Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 15:00

REGULAMENTADA A PROFISSÃO DE ARTESÃO

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (23), a Lei 13.180/2015, que dispõe sobre a profissão de Artesão. A Lei define o Artesão como “toda pessoa física que desempenha suas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada.”

A nova legislação estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a Carteira Nacional do Artesão, especifica a destinação de uma linha de crédito especial – para financiar a comercialização da produção e a aquisição de matérias-primas e equipamentos – e determina, ainda, a integração dessa atividade profissional com outros setores, e autoriza ainda a criação da Escola Técnica Federal do Artesanato, a fim de formar novos artesãos.

Estima-se que cerca de 10 milhões de artesãos serão beneficiados com a nova Lei, segundo o IBGE, esses profissionais movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano. Ressalta-se que com a regulamentação da profissão, o artesão passa a ter garantidos direitos trabalhistas já assegurados a outras categorias, como 13º salário, férias, FGTS, INSS e outros. Outra opção para o artesão que não seja empregado é a de inscrever-se como Microempreendedor Individual (MEI).

*Por Bruno Moraes - Advogado Trabalhista, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Instrutor de Rotinas Trabalhistas, Sócio-fundador do escritório Braga & Moraes Advogados Associados, integrante do Escritório Gurgel Advocacia Trabalhista, sediado em Salvador-BA e Presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB - Subseção Juazeiro-BA.

publicado em 27 de Outubro / 2015 às 14:30

Cerest participa da Semana de Prevenção de Acidentes do Hospital Neurocárdio

Nesta segunda-feira (26), a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST) foi uma das convidadas para a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital Neurocardio. O evento, que acontece até sexta-feira (30), tem como objetivo

Durante a atividade, a coordenadora do CEREST, Jordana Fernandes, e a fisioterapeuta, Sarah Alves, falaram sobre a importância das notificações de acidentes de trabalho atendidas no Hospital. “Nós aproveitamos esse convite para apresentar o CEREST e alertar os profissionais de saúde sobre a importância de registrar e notificar a entrada de pacientes por agravos ou acidente de trabalho resultantes do ambiente de trabalho”.

Para a enfermeira Paula Fonseca, a participação do CEREST no evento é uma maneira de estabelecer uma relação mais forte entre a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, e o Hospital. “Essa relação não faz parte da rotina do Hospital e nós queremos mudar essa realidade”, disse.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 14:00

Alunos de Jovens e Adultos têm aulas de empreendedorismo em Petrolina

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae-PE, está promovendo oficinas de empreendedorismo para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. Segundo os organizadores, cerca de 50 capacitações sobre controle financeiro, gestão de negócios e de empresas foram realizadas até hoje, e acontecem até próximo dia 6 de novembro. As aulas são de 4h.

De acordo com um dos coordenadores de EJA, Edilson Ferreira, depois que as aulas de empreendedorismo foram iniciadas, surgiram talentos que até então desconheciam. “Estão sendo muito boas essas oficinas porque estamos detectando, nas turmas [de jovens e adultos], pessoas que já trabalhavam empreendendo, mas que não tinham incentivos ou não estavam se aperfeiçoando no seu determinado trabalho”, salienta.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 13:30

Avanço na Educação é ressaltado em discurso do Vereador Agnaldo Meira

Munido de um gráfico abrangendo o período de 2000 a 2014, o Vereador Agnaldo Meira (PC do B), fez na sessão desta segunda-feira (26/10) uma didática exposição sobre a evolução dos investimentos em educação no Brasil e em Juazeiro.

Em 2002 o valor aplicado na educação em todo o País não chegava a 6 bilhões de reais. Em 2014 o valor aproxima-se de 60 bilhões. “Foi um salto significativo” – disse – “Levando-se em conta que hoje filhos de trabalhadores rurais e os mais carentes tem acesso à universidade e a ensino de qualidade”.

Fez um paralelo com os avanços da educação em Juazeiro, onde nos últimos anos foram construídas duas dezenas de creches, climatizadas quase todas as unidades da rede, multiplicado e melhorado o transporte escolar, com qualificação continuada dos professores.

Lembrou da diversificação dos investimentos, com a construção de quadras poliesportivas, na sede e no interior e na valorização do professor com a questão salarial e as condições de trabalho.

“O investimento na educação é um investimento para o presente e também para o futuro de nosso município” – pontuou, ressaltando a importância das creches construídas nas administrações do Prefeito Isaac, que possibilita assistência, educação e formação às crianças dos bairros periféricos e do interior do município.

Para Agnaldo um dos pontos mais importantes nestes avanços foi o investimento na merenda escolar, “mais de 3,8 bilhões de reais em 2014” e a obrigatoriedade de 30% da merenda ter de ser adquirida a agricultores familiares: “Universalizamos a educação, atendendo o filho do pequeno produtor rural e ao mesmo tempo lhes oferecemos condições de melhoria da vida, com a venda garantida de sua produção”.

Aparteado pelo Vereador Caffé, que chama a atenção para a depredação das quadras (“pela própria comunidade”),  construídas no João Paulo II; o vereador Agnaldo, endossando a opinião de Caffé, respondeu aos que criticam a ausência de investimentos com recursos próprios do município, “que a contrapartida de Juazeiro para a construção das creches e das quadras esportivas é bem maior que em outros investimentos, sem contar o custo dos projetos e o esforço em busca da liberação “seja de emenda parlamentar ou seja de outras fontes”.

Comentando seu pronunciamento, o Vereador Agnaldo Meira, disse que foi motivado a pronunciar-se depois de participar do evento “Educação Nota 10”, realizado pela prefeitura na última quarta-feira, entusiasmando-se com a criatividade, o esforço e a dedicação de alunos e professores para a melhoria da qualidade da educação em Juazeiro: “Ainda há muito por fazer, inclusive a busca de conscientização das comunidades que recebem os benefícios, para que entendam que tudo o que o Poder Público faz é de propriedade da comunidade e é ela que tem de cuidar e preservar”.

Ao final parabenizou os professores, gestores escolares e o Secretário de Educação de Juazeiro, Clériston Andrade, por “buscar a cada dia a melhoria da educação em nosso município”.

Asscom
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 13:00

Ex-deputado pernambucano lança livro em Petrolina

Possuímos uma terceira mente? O pernambucano Luciano Bivar afirma que sim e para responder esta inquietante questão,  o autor imergiu no tema que deu origem ao livro “Intuição – A Terceira Mente”, obra que será lançada em Petrolina nesta sexta-feira (30) na livraria SBS.

Com uma abordagem que foge da linguagem científica e explora as reações do cérebro como tristeza, melancolia e felicidade, Bivar apresenta para o leitor resultados de pesquisas científicas e empíricas,   oferecendo ferramentas que permitem que a intuição possa ser usada a favor da vida pessoal e profissional.

O livro foi editado pela M. Books, com prefácio do ex-ministro Gustavo Krause e traz para o público uma leitura que passeia entre as mentes cartesiana, emocional e a terceira mente, que segundo o autor,   influencia as pessoas nas suas decisões. “Este livro nasce de uma busca incessante de todos nós pelo porquê de nossas emoções, de nosso estado de espírito”, avalia o autor.

O livro “Intuição – A Terceira Mente” será comercializado no lançamento em Petrolina,  no valor de R$20,00.

Sobre o autor

Luciano Bivar é empresário da área de seguros, esportista (ex-presidente do Sport Clube do Recife) e político (ex-deputado federal, atual presidente nacional do PSL). “Intuição - a terceira mente” é o quinto livro de Luciano Bivar, além de sua produção na Câmara dos Deputados,  ele já escreveu “Brasil Alerta: psicoses sociais (1985)”; “Cuba: um retrato sem retoques” (1986); “Passagem para a vida: operação terror” (1989) e “Burocracia” (2006).

Thirza Santos
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 12:30

Campanha do CIAM realiza palestra “Como Você se Vê” na próxima quinta-feira (29)

Na próxima quinta-feira, 29, às 8h, no auditório do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, será realizada a palestra “Como Você se Vê”, aberta a todas as mulheres que queiram participar (usuárias e comunidade). A palestra faz parte da campanha Você de Rosa do CIAM, que dá ênfase ao Outubro Rosa no combate ao câncer de mama.

A Campanha Você de Rosa busca alertar e conscientizar as mulheres sobre o perigo do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. E de acordo com a Educadora Social do CIAM, Queila Maria, o tema foi pensado para fazer a reflexão de como a mulher se olha como ser humano. “Queremos refletir com a mulher como ela se enxerga internamente, se examina, e cuida da sua saúde. É preciso se conscientizar sobre a importância de realizar o exame Mamografia e mostrar que o câncer pode acometer qualquer pessoa, principalmente quando não há prevenção”, disse Queila.

A palestra será ministrada pela equipe de humanização da Secretaria de Saúde, juntamente com as residentes em Saúde da Família da Universidade do Vale do São Francisco - Univasf. “Em apoio a essa campanha, convidamos as mulheres que irão participar da palestra a vestirem-se usando algum acessório rosa, ou até mesmo vestidas com roupas rosa”, conclui a Educadora Social.

Por Ramáiana Leal/ SEDIS
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 12:00

Nasce “bebê Prefeita” no dia do lançamento oficial da “Semana do Bebê” em Lagoa Grande

Um conjunto de pessoas, uma equipe e único desejo, realizar a I Semana do Bebê em Lagoa Grande, uma história que começa desde o início da gestão (2013-2016) quando o Prefeito Dhoni Amorim assumiu a administração da capital da Uva e do Vinho do Nordeste. A parceria se deu desde quando a atual secretária de Assistência Social, Alessandra Almeida, passou a ser também a articuladora local do pró-selo UNICEF, e daí em diante ações são desenvolvidas mediante ao anseio de que Lagoa Grande seja contemplada com esse Certificado em julho de 2016.

A demonstração do trabalho dedicado de toda a Comissão Pró-Selo foi sentida pelo vereador Olavo Marques que levou a 1ª Semana do Bebê como Projeto de Lei para a casa Zeferino Nunes onde foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo Prefeito, tornando-se uma ação obrigatória no município, independente de quem seja o gestor. Olavo Marques relata - “a criação da lei é importante porque se torna uma política pública do município e todo o governante municipal à partir de agora terá obrigatoriamente que realizar a Semana do Bebê no mês de outubro” enfatizou.

O momento marcante mais aguardado por todos foi o nascimento, na maternidade municipal, hoje (23), da bebê Prefeita, batizada por Yasmim, que recebeu presentes e simbolicamente a chave da cidade registrando por um ano como a criança que nasceu no dia de abertura da Semana do Bebê. O Pai Ricardo não conteve as lágrimas e disse -“muito emocionado que nem imaginava que isso existia, e que foram duas surpresas maravilhosas a chegada de Yasmim e essa homenagem da “Bebê Prefeita” da cidade de Lagoa Grande. Estou muito orgulhoso”.

A cerimônia contou com o secretário de orçamento, planejamento e gestão (Robson Amorim), secretária de saúde (Fabíola Salvador), secretária de assistência social (Alessandra Almeida), secretário de educação (Daniel Torres), secretário de agricultura (Ivando Avelino), a primeira dama (Danila Barbosa), Vereadores presentes foram: Lindaci Amorim, Carlinhos Ramos e Olavo Marques. Além do coordenador de cultura Nailton Alves e demais personalidades da cidade.

Para o Prefeito Dhoni Amorim – “A satisfação é imensa e um sentimento de felicidade em poder fazer nosso papel como gestor público, cuidando da saúde, educação e das condições necessárias a essas mães com políticas públicas para a primeira infância. Com certeza essas crianças contempladas serão adultas responsáveis e farão nossa sociedade melhor”.

Para a articuladora local do selo UNICEF e secretária de assistencial social Sandra Almeida- “essa semana é uma realização de um longo trabalho e uma ação que conseguimos mesmo concretizar em relação ao bebê de 0 a 6 anos. Temos uma programação extensa com oficinas, palestras nos PSFs, nas escolas e nas unidades de saúde de todo município durante toda a semana voltadas para criança, mães e pais e, o encerramento será no dia 29 na praça Hermes Amorim com atividades recreativas a partir das 4 da tarde para toda a população”.

Ascom Lagoa Grande
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 11:30

“Peço à Comissão de Saúde que se mobilize para fiscalizar atendimento na Secretaria”, declara Neguinha da Santa Casa

A vereadora oposicionista Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa (PV), debateu novamente na sessão ordinária desta segunda-feira (26), a problemática envolvendo a Casa de apoio em Salvador e o Transporte do TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

“Semana passada falei sobre a casa de apoio em salvador e o TFD. Preciso abordar novamente esse tema pelo descaso com a falta de humanização neste governo. Fui mais uma vez à Secretaria de Saúde e lá estavam as pacientes que vão marcar consultas e exames e ficam no corredor amontoadas pela falta de espaço cerca de 10 ou 15 pessoas. Não tem estrutura e nenhum conforto. Já solicitei desde a época de Ubiratan Pedroza, mas nada é resolvido. Deve haver conforto para que as pessoas não sejam tão humilhadas para marcar uma consulta, sendo que já estão debilitadas com a doença e ainda esse absurdo. As pessoas ficam em pé por horas seguidas, com total desconforto. Não há humanização naquela secretaria. A dona da secretaria, Efigênia, manda e desmanda em todo mundo, já solicitei ao menos mais cadeiras para dar um conforto maior às pacientes, mas ela ignora o pedido”.

Em um à parte, o edil José Carlos Medeiros (PV) citou os demais problemas relacionados à área de saúde no município. “ A saúde tem vivido momentos difíceis desde o início deste governo. Para relembrar, houve o fechamento da Semec, So baby, Santa Casa, Caps, Posto de saúde do são Geraldo e quase quebrou a Pró-Matre. Algo precisa ser revisto ou a população ficará abandonada”.

Neguinha finalizou pedindo apoio aos demais vereadores apoio para cobrar a fiscalização junto à Secretaria. “Temos que fazer um requerimento para convocar a Sra. Efigênia porque faz o que quer e chega a hora que quer. Estou pedindo apoio à Comissão de saúde para resolver esse problema”. Em resposta, o presidente da Comissão de Saúde, Alex Tanuri (PSDB) se pronunciou: “Vamos marcar com o secretário para vermos os problemas que existem. Sentar com o presidente da Casa e ir a Salvador para ver o que está acontecendo de perto. Temos que nos debruçar e não permitir que os nossos munícipes não sejam tão sacrificados”.

Por Laiza Campos Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares
publicado em 27 de Outubro / 2015 às 11:00

Familiares e amigos fazem campanha #somostodosfelipekupi

Familiares e amigos do jovem Felipe Kupi que veio a falecer, após ser atropelado em Juazeiro na semana passada, enviaram e-mail a redação do blog para divulgar uma página oficial que visa a luta pela justiça em seu caso. Veja o e-mail na íntegra abaixo:

"Venho mais uma vez usar o seu espaço, para divulgar essa campanha que está correndo nas redes sociais criadas pelos amigos e admiradores do jovem estudante Felipe Kupi. Que visa a luta por justiça no caso do seu atropelamento brutal, demonstrar o quanto ele é querido, o legado que deixou, apesar dos seus 19 anos de vida, através dos mais diversos depoimentos e promover a conscientização bem como à paz no trânsito não só da nossa cidade mas de toda região! Desde já Agradeço pela atenção, Emanoel"

CLIQUE AQUI E PARTICIPE

publicado em 27 de Outubro / 2015 às 10:28

Deputado Roberto Carlos pede agilidade na tramitação do Projeto que prevê a gratuidade na taxa de estacionamento de shoppings

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitou agilidade na tramitação do Projeto de Lei, PL./21.411/2015, de sua autoria, que estabelece a gratuidade nos estacionamentos de shoppings do Estado para clientes que comprovarem despesa a partir de cinco vezes o valor da taxa cobrada.

Segundo o parlamentar, o objetivo é exonerar a cobrança de estacionamento, pois ele entende que a isenção é uma forma de estimular o consumo, garantindo a manutenção dos empregos dos lojistas. “Se o cliente consome R$ 25,00 e o estacionamento custa R$ 5,00, o consumidor deve ficar isento da taxa de estacionamento”, disse o deputado Roberto Carlos.

De acordo com o Projeto de Lei, a comprovação das despesas deverá ser feita por meio de notas fiscais com data do mesmo dia que o cliente usou o estacionamento do shopping. O benefício vale para clientes que permanecerem por, no máximo, seis horas no shopping. Também deve ser gratuita a permanência por tempo inferior a 30 minutos. Caso o consumidor ultrapasse o tempo previsto para a gratuidade, pagará o valor previsto na tabela.

Atualmente este Projeto segue a seguinte tramitação:

05/08/2015 Protocolo n. 2136/2015

10/08/2015 Encaminhado ao Departamento de Atos Oficiais

10/08/2015 Recebido

11/08/2015 Publicada a proposição no Diário Oficial n. 21.752

11/08/2015 Encaminhado ao Departamento de Controle do Processo Legislativo

11/08/2015 Recebido

11/08/2015 Autuado

12/08/2015 Entrada na pauta para apresentação de emendas de 12/08/2015 até 25/08/2015

12/08/2015 Encaminhado à Secretaria Geral das Comissões

12/08/2015 Recebido

12/08/2015 Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça

12/08/2015 Recebido

02/09/2015 Distribuído ao Relator Dep. Robério Oliveira

Ascom Dep. Roberto Carlos
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.