Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
12,5%
Atualizado em: 31/08/2015
publicidade
Política
20 de Setembro / 2011 às 08:10 | 4 Comentários

No dia 03 de setembro, foi realizada em Sento-Sé, uma reunião aberta com a sociedade que contou com a presença de Marcos Mendes que foi candidato a governador da Bahia no último pleito e atual presidente estadual do PSOL e com o presidente do Diretório do PSOL de Juazeiro e pré candidato a prefeito, Professor Paulo Oliveira, juntamente com membros da Executiva Pedrina Maria e Claudete.

Na oportunidade houve um debate qualificado com os temas: saúde, infra-estrutura e condições sócias econômica do município de Sento-Sé. Marcos Mendes e Professor Paulo Oliveira parabenizaram o povo de Sento-Sé pela recepção calorosa em plena noite de sábado. Disseram ainda que Sento-Sé tem um grande potencial em solo e terras férteis. O Professor Paulo Oliveira falou ainda do crescimento do partido na região do São Francisco enfatizando que em breve acontecerá um grande encontro regional do Partido em Juazeiro.

Política
20 de Setembro / 2011 às 07:40 | 1 Comentário

Primeiro grande encontro da família do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) de Senhor do Bonfim foi o maior sucesso domingo (18) no salão de eventos da Sociedade União e Recreio. Afiliados, amigos, correligionários e simpatizantes do partido conheceram os novos pré-candidatos e novos simpatizantes do partido no município.

O presidente do partido Claudionor Peixinho fez a abertura da cerimônia de filiação de novos membros e contou um pouco mais da história do PHS na cidade. “Apesar de ser um partido jovem na cidade, já contamos com a maior bancada da Câmara de Vereadores (hoje com dois vereadores: Carlos do Tijuaçú e Lúcia Ciqueira). O nosso propósito agora é aumentar esse numero de cadeiras nas próximas eleições”, disse. 

O PHS ainda teve motivos de sobra para comemorar o resultado do evento: o número de novos filiados ultrapassou a expectativa, mais de 15.  Lançaram seus nomes como pré-candidatos para as eleições 2012, além dos dois vereadores Carlos do Tijuaçú e Lúcia Ciqueira, Cláudio Nunes, Claudionor Peixinho, Irivaldo (Abençoado), Pedro Castor, Paulinho Nordestino, Clinton Vieira, João dos Pebas, Ivanete da Silva, Josélia Vieira, Rê do Quicé, Rosinha da Prefeitura, Clésio da Missão e Moises Leal. 

Presentes– Vice- prefeito Dr. Aurélio Soares, o pecuarista Paulo Braga, o comerciante Renilsom Peixinho, empresários Raimundo Freitas, Esdras, Carlos Muniz e o vereador Gilberto Pires – Bel (PSB).

Ascom PHS
Variadas
20 de Setembro / 2011 às 07:00 | Nenhum Comentário

Após a reclamação das comunidades do Alto da Aliança, Vila Tiradentes e Dom José Rodrigues a CMTT – Companhia Municipal de Tráfego e Transportes colocou mais um ônibus para atender os usuários da referida linha que se estende até o Residencial São Francisco do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo os comunitários Sônia Gomes, presidente da Associação de Moradores do Alto da Aliança e Cícero José, diretor de comunicação, anteriormente seis ônibus serviam esses bairros, hoje são sete.

Ainda de acordo com os comunitários, o Secretário Paulo Bonfim em reunião com a Associação de Moradores do Alto da Aliança se comprometeu em ver com a empresa a possibilidade de colocar mais um carro para atender o Alto da Aliança, com ponto final na citada comunidade, ou seja, linha própria.

“A solicitação tem de ser atendida já que a população aumentou. Observem que só o projeto minha casa minha chegaram cerca de 1.500 Famílias”, justifica Sônia Gomes.

Foto de arquivo do blog
Política
20 de Setembro / 2011 às 06:26 | 4 Comentários

Na semana de comemoração do aniversário de Petrolina, a cidade presenteia seus habitantes fortalecendo a economia e aumentando a geração de emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE), a cidade de Petrolina ocupa o primeiro lugar em geração de emprego no interior do Nordeste, sendo responsável por cerca de 14.121 contratações no período entre janeiro e agosto deste ano. 

Só no mês de agosto, Petrolina gerou 2.253 empregos diretos, o setor Agropecuário se destaca com um aumento de 8,66% no número de contratações em relação ao mês de julho, o comércio vem logo depois com um crescimento de 7,62%. De acordo com o prefeito Julio Lossio, este resultado é reflexo do desenvolvimento de Petrolina nos últimos anos e dos investimentos feitos na cidade. "Petrolina está entre as vinte cidades de porte médio do Brasil, a cidade teve um crescimento de 30% nos últimos 10 anos, portanto, é uma cidade que tem muito a oferecer à sua população e nós continuaremos trabalhando incansavelmente para investir na geração de emprego em nossa cidade, a exemplo dos cursos de capacitação e do nosso empenho na captação de novas empresas que queiram investir na cidade”, afirmou o prefeito Julio Lossio. 

Esses dados também colocam a região Nordeste em destaque, em relação as outras regiões do país. Somente em agosto, foram criados 59.513 empregos formais que resultaram numa taxa de crescimento de mais 1,02% de trabalhadores com carteira assinada. No ranking de todos os estados brasileiros, Pernambuco é o que mais gerou empregos em agosto, com 18.613 postos de trabalho, o responsável pelo resultado de destaque foi o cultivo de uva, que gerou 1.144 postos. 

Os demais estados do Nordeste apresentaram os seguintes resultados em agosto: Ceará (+8.005 postos); Bahia (+7.143); Rio Grande do Norte (+ 4.596); Alagoas (+3.922); Maranhão (+3.429); Sergipe (+ 2.521); e Piauí (+1.013). Quanto às cidades do interior do Nordeste, o segundo lugar no ranking ficou com a cidade de Feira de Santana na Bahia e Juazeiro aparece na 13ª posição, sendo responsável por 3.990 empregos.

Cíntia Sacramento Secom PMP
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 23:20 | 4 Comentários

Para erradicar totalmente a pobreza e reduzir as desigualdades sociais de qualquer país, é necessário que se ofereça educação de qualidade para todos. Mesmo tendo sido instituído pela UNESCO - (Programa Educação Para Todos), no início deste século, o Brasil ainda não está no caminho certo para alcançar os seus objetivos. Poucos foram os avanços na educação fundamental e média no país, nos últimos anos. O Governo brasileiro tem de instituir metas com determinação e propósitos para tornar esses objetivos realizáveis.

Em razão disso é que o Congresso Internacional de Educação, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselhos dos Secretários Estaduais e União dos Dirigentes Municipais de Educação de todo país, se reuniram em Brasília na semana passada para discutir uma Agenda que torne a educação, prioridade nacional.

A meta principal do Encontro, intitulada: “Educação: Uma Agenda Urgente”, traz convergência no entendimento dos participantes desse Congresso, que é a valorização dos professores e o fortalecimento da melhoria das condições para o aprendizado nas escolas, que são, inclusive, algumas das bandeiras que o movimento passou a adotar desde o ano passado, para alcançar suas metas.

A expansão do ensino superior e da educação profissional e tecnológica no país, ocorrida nos últimos cinco anos, é importantíssima, mas, isso só ocorrerá com qualidade, se a educação básica for efetivamente melhorada, o que implica a valorização do magistério, o aumento dos recursos para esse nível educacional e, a profissionalização da gestão escolar ligados na construção de um Sistema Nacional de Educação.

Nas duas últimas décadas o acesso à escola e a melhoria na educação básica foram implementadas no país, mas o ritmo associado a esse esforço ainda é muito lento em relação às necessidades educacionais brasileiras.

Não é apenas um número ainda grande de crianças fora das salas de aula, mas também os que abandonam os estudos ainda no ano letivo. O desafio também não está somente em aumentar o ingresso de alunos na rede de ensino, mas também em melhorar a qualidade da educação, porque muitos estudantes do ensino fundamental e médio terminam seus cursos sem apresentar os níveis esperados de aprendizado.

Para melhorar a qualidade do ensino no Brasil deve ser instituída uma carreira nacional para o magistério e a execução de um programa federal, em parceria com os estados e municípios. Precisa-se também, aumentar o número de professores, os investimentos no ensino e, principalmente, uma política salarial compatível com a meta educacional, para assegurar horário integral a todas as escolas públicas, com professores dedicados, bem formados, bem remunerados, respeitados e, com acesso aos mais modernos equipamentos educacionais, bem com, a instituição de um piso salarial para os professores das redes públicas de educação de pelo menos três mil reais por mês, ou vamos demorar muito para alcançar as metas da Educação Para Todos, instituídas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 22:40 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com a UNEB promoveu no último sábado (17), a I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia, onde profissionais de saúde do SUS, SUAS e dos hospitais se reuniram para discutir sobre as Políticas de Cuidado aos usuários de drogas. O evento aconteceu no auditório da Univasf, em Juazeiro, e teve como objetivo apresentar ao público o projeto do Centro Regional de Referência (CRR) para Educação Permanente e formação dos profissionais de saúde das microrregiões de Juazeiro e Paulo Afonso.   

O projeto de formação dos profissionais visa qualificar as equipes no trato contra as complicações químicas das drogas e a reinserção social dos usuários. Para a coordenadora do CRR no enfrentamento do crack, Ana Carolina Moreira, as drogas são um problema de saúde pública e por essa razão merece uma atenção especial.  

A Conferência foi encerrada com a participação do cientista social e consultor em redução de danos, Dênis Petuco, que discutiu sobre o tema: “Políticas de cuidado ao usuário de drogas”. O conferencista debateu sobre as atuais campanhas de prevenção, epidemia do crack, comunidades terapêuticas e internações compulsórias.

Vânia Castro Ascom Sesau
Esporte
19 de Setembro / 2011 às 22:10 | Nenhum Comentário

Grande público marcou o cenário da decisão da Liga XV de Julho do bairro João Paulo II, entre as equipes do Camiseta e do Schalke 05, no último domingo (18). A décima sexta edição da Liga XV de Julho teve uma disputa bastante acirrada entre os oito participantes e na festa de encerramento contou com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do gerente de esportes Gilberto Pacheco e dos vereadores Mozaniel, Jane e Damião Medrado.

Concorreram aos troféus e prêmios em dinheiro os times do Verdão, do Vila Nova, do Flamenguinho, dos Guerreiros e do Ajax, além dos dois times de melhor campanha, o Camiseta (do próprio bairro) e do Schalke 05 (do Dom José Rodrigues), este último que chegou à final em busca do bicampeonato consecutivo. O artilheiro da competição foi Léo, do Schalke 05, com 05 gols. O jogo terminou em empate sem gols e assim como em 2010, este ano o campeão também foi conhecido através das cobranças de penalidades. Nas três primeiras cobranças o Camiseta converteu todos e o Schalke 05 perdeu um, para delírio da torcida local. O quadro começou a se inverter a partir da quarta cobrança quando prevaleceu a maior frieza dos jogadores do time visitante, que após ver o adversário desperdiçar os dois últimos pênaltis, acertou o pé e garantiu o bicampeonato pelos pés do atacante Adão.

Na entrega dos prêmios, o presidente da Liga XV de Julho, José Batista, lembrou que Isaac Carvalho foi o primeiro prefeito a comparecer a uma final nos 16 anos de existência da Liga e agradeceu aos colaboradores. “Quero agradecer à vereadora Jane por todo o apoio que sempre deu à Liga, assim como à gerência de esportes da Prefeitura. Espero que no ano que vem a gente possa organizar um torneio ainda melhor”.

O Prefeito Isaac Carvalho parabenizou a todos os atletas participantes, a organização da Liga e falou da importância desses eventos para a comunidade. “O esporte, além de fazer bem à saúde, também integra a comunidade e é uma das melhores formas de lazer coletivo. Por isso nossa gestão tem apoiado bastante o esporte, seja na questão do incentivo direto, na organização de algumas competições, além da construção de equipamentos, como as várias quadras poliesportivas já em andamento, e as reformas do Ginásio Aloísio Viana e do Estádio Adauto Morares”, ressaltou.

Ascom PMJ
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 21:40 | 1 Comentário

Abordando temas como: planejamento familiar, violência contra a mulher e esclarecimentos éticos e legais dos métodos cirúrgicos, entre outros, a área de Serviço Social está presente na programação do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco, que acontece de 20 a 22 de outubro no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro - Ba. 

Para a assistente social carioca, radicada em Juazeiro há 20 anos, Carla Teophilo, o evento será um momento impar para toda região do São Francisco, “pois garantirá que profissionais e estudantes dividam o mesmo espaço propiciando uma exposição de práticas e de interlocução de vários saberes, trazendo informações e novidades das diversas áreas”. Pontuou Carla Teophilo. 

Para a assistente social a grande conquista com a realização do congresso para a sua categoria será estimular e fomentar a realização de pesquisa na região. “A Lei de Planejamento Familiar é muito rica e muitos não tem conhecimento. A questão ética e religiosa é outro aspecto relevante. Acredito que o Congresso irá abrir as portas para que espaços como esses estejam mais freqüentes, pois amadurecem saberes, desconstroem paradigmas e dignificam cada vez mais o conhecimento humano”, avaliou. 

O Congresso - Com o objetivo de abordar várias especialidades na discussão de temas relacionados à saúde da criança, da mulher e do adulto o congresso é voltado para médicos e profissionais e estudantes de saúde das áreas: cirúrgica, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e neonatologia, oncologia, radiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e farmácia. Integram a programação do evento palestras, cursos, oficinas, conferências, simpósios satélites, apresentação de trabalhos científicos entre outros. Maiores informações no site www.congressoimip2011.com.br

Enfoque Comunicação
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 21:00 | 1 Comentário

A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) amplia a capacidade de digitalização de imagens radiológicas e implanta mais um equipamento digitalizador de imagens CR Elite/Kodak Carestream. Na prática, o aparelho possibilita uma melhor qualidade nas imagens obtidas através de Raio-X e mamografia, o que permite com que o diagnóstico ao paciente seja muito mais preciso. Com a mais nova aquisição – fruto da liberação de recursos do Conselho Nacional do SESI, com o apoio do presidente Jair Meneguelli e com a intervenção do empresário Adalberto Coelho – a APAMI espera diminuir o tempo de espera para o resultado de exames. 

“Mais exames poderão ser feitos. A revelação se dá de uma forma mais lenta devido ao fato da imagem ter que ser trabalhada. Como temos uma demanda diária de até quase 150 exames por dia, sem dúvida alguma que há uma sobrecarga, demora um pouco mais para sair o resultado das avaliações. Com o novo aparelho, esse tempo de espera deve diminuir consideravelmente”, explica o radiologista da APAMI, Mário Rizzo. 

“Há que se ressaltar que este equipamento vai representar um salto qualitativo no resultado dos exames. Nos grandes centros médicos, as unidades de saúde já aderiram a esse sistema de revelação de imagens. É sair do processo analógico para entrar na era digital, para estabelecer uma melhor comparação. Isso significa mais definição de imagem, diagnóstico mais preciso e o reflexo disso vai estar na segurança do paciente”, complementa Rizzo. 

Um equipamento destes representa um investimento de aproximadamente R$ 80 mil. O equipamento vai auxiliar no atendimento à demanda dos dois aparelhos de Raio-X e do aparelho que faz a mamografia. 

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 20:30 | 8 Comentários

CARTA ABERTA

O Complexo Social Luz Para Libertação é uma Instituição constituída pela sociedade civil sem fins lucrativos, no qual todos os Trabalhadores Voluntários Samaritanos laboram sem nenhum outro interesse que o servir, e tem como principal objetivo “Cuidar do homem da infância ao idoso, em qualquer circunstância que se encontre, no abandono e todas as dificuldades físicas ou espiritual”, através de projetos sociais e espirituais; e o Recanto da Fraternidade é um desses projetos, cujo papel principal é o auxílio a moradores de rua.

Nesse Projeto alimentamos pessoas que de tanta dor, de tantas perdas que não conseguiram dar conta, não conseguiram elaborar, abandonaram o seu núcleo familiar dilacerando o seu próprio coração e o coração de todos que os amam e por quem são amados, e foram para as ruas escolhendo o céu como teto e as drogas ilícitas bem como o álcool como parceiro para drenarem suas tristezas.

Sim! Ninguém passa a usar drogas porque descobriu que é bonito e bom. Não! Digo mais uma vez, são dores da alma que não conseguem dar conta. E o Complexo Luz veio para se unir a outras células de luz para minimizar o sofrimento destas e de tantas outras que cheguem à nossa porta.

Aqui, elas são recebidas com respeito, carinho, de forma humanizada, familiar são servidas em pratos, talheres, sentadas à mesa, ou seja, são servidas com amor! Mas, se não é possível continuar a servi-las dessa forma, iremos para as ruas e estaremos distribuindo o alimento em nosso carrinho abençoado, em quentinhas, mas não deixaremos de realizar o bem, que compreendemos nesse momento ser necessário a essas pessoas.

Teremos um custo maior (quentinhas, talheres), mais trabalhadores samaritanos, mas homens de bom coração, temos certeza, estarão nos abastecendo com as embalagens e o amor, o respeito, a paciência continuarão a permear nossas ações. Deus, “Nossa Grande Mão” estará tocando o coração de muitos que nos ouvem e que ao tomarem conhecimento desta mensagem, se juntarão a nós. Conseguiremos fazer o que precisamos para termos uma sociedade mais justa, mais humana, mais sensível às dores do próprio homem, pois “Enquanto um só homem chorar sobre a Terra, não conseguiremos ser felizes”! Eles não estarão sozinhos, nós do Complexo Luz juntamente com outras tantas células de luz que existem agindo no bem em nossa Cidade, continuaremos lutando para reduzir sua solidão.

Você que nos ouve, que nos lê neste momento, Venha! Vamos juntos socorrer e amparar os desvalidos do corpo ou da alma e não haverá mais solidão!  Você se faz ferramenta de Deus no amparo aos que sofrem e Deus nosso Pai criador, Jesus nosso Modelo Maior de Amor sobre a Terra, estará cuidando mais de perto de você, curando suas feridas.

A essência do homem é de bondade! Perdemo-nos do nosso Criador, mas nos reencontraremos a través do servir! Da Fraternidade – Essa é a Bandeira! Essa é a Religião! “Não importa as nossas crenças religiosas, o que nos une é a solidariedade e o amor ao próximo!”

A nossa Gratidão a todos que nos oportunizam esclarecimentos à Sociedade Juazeirense, Petrolinense e cidades circunvizinhas.

 A nossa eterna Gratidão!

Complexo Luz Para Libertação

RUA DAS BARAÚNAS, 541 – BAIRRO ARGEMIRO

JUAZEIRO – BAHIA

CNPJ 03.695.318/0001-22 Tel. 74-8808-7464

Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual

Registrada no CMAS e CMDCA do Município

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 19:40 | Nenhum Comentário

O ciclo territorial da Conferência de Juventude da Bahia iniciará na próxima quarta-feira (21). O município de Juazeiro, território sertão do São Francisco, sediará a primeira das 26 etapas que serão realizadas em todos os territórios de identidade do estado reunindo os(as) delegados(as) eleitos nas mais de 200 etapas municipais ocorridas desde junho. O encontro acontecerá no campus da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e começará às 08h.

O objetivo desta etapa é aprofundar o debate sobre o Plano Estadual de Juventude e apontar as prioridades de cada território para o próximo período. Na Conferência Territorial serão eleitos delegados(as) para a Conferência Estadual e um delegado(a) do território diretamente para etapa nacional da Conferência de Políticas Públicas de Juventude que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro em Brasília.

Após a Conferência do território do Sertão do São Francisco acontecerá, ainda no mesmo final de semana, as Conferências dos territórios Piemonte Itapicuru , no dia 23 de setembro na cidade de Senhor do Bonfim, Piemonte da Diamantina, 24 de setembro na cidade de Jacobina e o território de Irecê, na cidade de Irecê dia 25 de setembro. Nesta fase das Conferências é muito importante contar com a colaboração dos municípios sede no que diz respeito a estrutura adequada para realização de evento.

Blog Jovem Gera Ação
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 19:10 | 1 Comentário

A diretoria do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Juazeiro está onvidando todos os policiais militares da reserva remunerada e a sociedade juazeirense para o 1º ENCONTRO DE POLICIAIS MILITARES VETERANOS a ser realizado no dia 25/09, a partir das 08h. O encontro visa a integração dos policiais militares da ativa e da reserva, como também proporcionará aos militares inativos voltar ao passado, através de exposição de fotos antigas, relatos e outros eventos.

“O tema diz praticamente tudo em poucas palavras, POLICIAIS VETERANOS: ALICERCE NO PASSADO, SUSTENTÁCULO NOS DIAS ATUAI”, isso é o que pensamos, para tanto, queremos compartilhar com cada um deles dessa longa jornada de vida, que com certeza nos trará mais experiência e vontade para seguir em frente”, diz o presidente da associação. A valorização desses heróis veteranos que dedicaram parte de suas vidas em prol da sociedade baiana, em defesa de uma sociedade mais justa, seguirá este roteiro:

• Às 08h, distribuição de camisas e bonés para todos os participantes do evento;
• Às 08:30h, Convocação das autoridades presentes para compor a mesa;
• Às 08:45h, palestra que tem como tema “COMO EVITAR O SEDENTARISMO”;
• Às 09:45h, inauguração de área de lazer, em seguida coffee break, com animação da Banda da Polícia Militar;
• Às 12:30h, Será distribuída uma deliciosa feijoada e continua o evento com animação de voz e violão.
• O evento será administrado pela diretoria do Clube de Subtenentes e Sargentos

Informativos
19 de Setembro / 2011 às 18:00 | 4 Comentários

A Polícia Militar da Bahia, através da 74ª Companhia, tem se empenhado em desenvolver programas para atuar dentro da filosofia de Polícia Comunitária. Neste propósito, durante a Semana Nacional de Trânsito, de 19 a 25 de setembro de 2011, o efetivo da 74ª CIPM, comandada pelo Major PM Iulo Lins Silva, estará realizando em sua área de atuação, abordagens educativas, com distribuição de panfletos sobre “Blitz Policial” a fim de informar ao condutor automobilístico como se comportar durante uma abordagem policial. 

As abordagens estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade, nos locais de atuação da 74ª CIPM. O efetivo ciclístico, motociclístico e a radiopatrulha se fazem presentes para aumentar a segurança e o bom andamento da operação. O objetivo principal da operação Motorista Legal é fazer abordagens educativas e orientar para o trânsito, educando-os quanto à condução de veículos, além de notificá-los conforme o CTB. 

Se você for parado por policiais mantenha a calma, acenda a luz interna (se noite), abra os vidros do carro e deixe as suas mãos visíveis. Essas dicas facilitam o trabalho policial e traz segurança à todos. 

Política
19 de Setembro / 2011 às 17:30 | 4 Comentários

Recentemente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, instituição de ensino pública e com tradição centenária, contemplou Juazeiro com a implantação de um núcleo avançado, ligado ao campusde Paulo Afonso. A ação faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende interiorizar o acesso ao ensino profissionalizante.  

Até este domingo, 25 de setembro, o IFBA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2012, ampliando as possibilidades de capacitação para o mercado do trabalho. Ao todo são 110 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos em Comércio e Segurança no Trabalho, na modalidade subsequente ao ensino médio. Os cursos subsequentes têm duração média de dois anos, sendo destinados a jovens e adultos que concluíram o ensino médio e pretendem se profissionalizar.  

Para efetuar a inscrição, acesse: www.selecao.ifba.edu.br. O valor é de R$30. O pagamento do boleto deve ser efetuado até o dia 26, segunda-feira, em qualquer agência bancária ou casa lotérica. O IFBA também oferece vagas pelo sistema de cotas para afrodescendentes, indiodescendentes e demais etnias, além de reservar vagas para os candidatos com necessidades educativas especiais.

Sobre as provas

Ao todo são 40 questões objetivas Língua Portuguesa, Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia, mais a redação.

Quando? 27 de novembro de 2011

Onde? Os locais de prova serão divulgados no site

Duração? Das 8h às 12h30, totalizando 4h e 30min

Para mais informações, consulte o edital

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 16:40 | 1 Comentário

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com FBF – Federação Baiana de Fanfarras, realiza a abertura da VI Copa Baiana de Bandas e Fanfarras. O evento será realizado no dia 25 de setembro de 2011, às 15h, na Praça Eventos da cidade, com a presença de 25 bandas de fanfarras, entre elas, Casa Nova, Juazeiro, Petrolina, Araci, Santa Luz e Sento Sé.

De acordo com a presidente da FAMEC – Fanfarra Municipal Estrelas Casanovenses, Elisângela Pesqueira, a importância de trazer a etapa inicial da VI Copa Baiana de Bandas e Fanfarras  é promover um espetáculo de musicalidade, coreografias e evoluções, além de proporcionar um dia animado para os casanovenses.

A FAMEC foi campeã baiana de Bandas e Fanfarras em 2010, na categoria musical simples com evolução. As categorias avaliadas nesta primeira etapa da competição são: Musical Simples, Musical Simples com Evolução, Musical com Recurso, Musical com Recurso e Evolução e Bandas Marciais.

Lidiane Cavalcante Ascom Casa Nova
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 16:10 | 7 Comentários

O Espaço de Convivência da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco esteve pequeno na noite do último sábado (17) para o lançamento da coletânea de crônicas “Minhas Percepções” de autoria do Coronel PM da Reserva, Geraldo Dias de Andrade, que também é escritor, cronista, Bacharel em Direito e Membro da Academia Juazeirense de Letras.

 O livro é constituído de quase seiscentas crônicas muitas delas publicadas aqui no blog, no Jornal Diário da Região e em alguns programas radiofônicos de Juazeiro. O mesmo já está à venda nas livrarias de Juazeiro e Petrolina.

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 15:40 | 9 Comentários

O programa Bodega do Brocoió, levado ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Juazeiro AM, mais uma vez é o destaque na categoria programa de entretenimento.

O humor e a irreverência dos apresentadores Wilson Duarte, o Zé Brocoió, e Lindolfo Borges, prefeito da Brocolândia, transformaram o programa num dos que mais conquistaram o premio, durante os últimos dez anos.

Para os apresentadores a premiação "é um reconhecimento e um ótimo motivo para continuar trabalhando e buscando melhorar a cada dia".

O programa Bodega do Brocoió preenche as tardes sanfranciscanas há mais de 15 anos e é recheado de muito humor e criatividade, transformando-se num grande teatro popular.

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 15:10 | Nenhum Comentário

Em parceria com a classe artística, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos, firmou um convênio para custear a realização do evento ‘Noite da Dança’ que está sendo organizado pelo bailarino Antônio Mattos e acontecerá nos próximos dias 22 e 23, sendo que o primeiro dia terá início às 18h30, na Concha Acústica da cidade.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) estará concedendo a estrutura de palco, som e luz para a 'Noite da Dança'. De acordo com a Superintendente de Cultura, Roberta Duarte, o segmento de dança em Petrolina é considerado um dos mais fortes e diversificados. O município tem aproximadamente 25 grupos de dança, dentre os estilos: clássico, contemporâneo, popular, dança de salão e dança de rua, demonstrando assim a grande produção cultural deste importante setor da cultura petrolinense. “Por este motivo é que estamos realizando este evento em parceria com a classe artística de Petrolina, que objetiva valorizar os grupos locais, democratizar o acesso à cultura e formar platéia para espetáculos de artes cênicas", frisou.

Jaquelyne Costa/ Ascom PMP
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 14:40 | 1 Comentário

Curaçá Realizou a  II Conferência Municipal de Cultura dias 15 e 16 de setembro no Teatro Raul Coelho. Com o tema Planejar é preciso: Consolidação para o Sistema Estadual de Cultura. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira, com a presença do Prefeito Salvador Lopes, a Secretaria de educação e Cultura Maria de  Fátima da Conceição Fernandes, o diretor de Cultura Fernando Barbalha e articuladora territorial Larianne Rocha, em clima de muita festa e apresentações culturais, como grupos artísticos de dança, músicos, fanfarras, capoeira, poetas, e reisados. 

Na quinta-feira, a partir das 9h foi dividida a plenária geral em 6 eixos temáticos para debater e elaborar projetos relacionados com os seguintes temas: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas.

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 14:10 | 1 Comentário

O vice-governador da Bahia e governador em exercício, Otto Alencar, declarou no último dia 13 (decreto Nº 13.273), situação de emergência na Hidrovia do São Francisco, mas precisamente nos trechos do Rio São Francisco denominados Limoeiro, Meleiro, Torrinha, Amarra Couro, Ilha do Mendonça e Fazenda Carrapicho, situados entre os Municípios de Ibotirama e Xique-Xique, por oferecerem  riscos crescentes a segurança da navegação dos comboios fluviais.

Segundo o decreto do poder executivo estadual, o único trecho comercialmente navegável do rio - 610 quilômetros entre as cidades baianas de Ibotirama e Juazeiro, no qual operam três comboios fluviais, com capacidade de transportar 3.500 toneladas de carga, por viagem, cada um, vem apresentando dificuldades à navegação por acúmulo de bancos de areia devido a falta de manutenção dos serviços de dragagem.  No documento, o Governo da Bahia chama a atenção também para a importância da hidrovia (num total de1.371 quilômetros de extensão), quando afirma ser esta um modal altamente vantajoso, tanto do ponto de vista econômico, como  ambiental, “pois um carregamento de 3.500 toneladas, transportado por um só comboio, retira das estradas cerca de 130 carretas de 27 toneladas, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de poluentes na atmosfera”, exemplifica.

No decreto, o governo baiano leva ainda em consideração a estiagem, cujo período crítico ocorre entre os meses de agosto e novembro, que tem provocado, neste ano, um rebaixamento ainda mais acentuado do nível do Rio São Francisco, ameaçando interromper o fluxo de mercadorias que regularmente são transportadas pela hidrovia. “Considerando também que o escoamento da safra de grãos, principal mercadoria transportada, se dá entre os meses de maio e março do ano seguinte, a navegação não pode ser interrompida neste período, sem que isto cause grandes prejuízos para a economia baiana”, alertou o decreto.

O documento cita ainda ofício oriundo da Capitania Fluvial do São Francisco, da Marinha do Brasil, encaminhado à AHSFRA - Administração da Hidrovia do São Francisco, que aponta a existência de riscos à segurança da navegação e da iminente inviabilização do tráfego aquaviário, considerando a imperiosa necessidade da execução de serviços emergenciais de dragagem nos trechos críticos da Hidrovia do São Francisco.

Clas Comunicação
Política
19 de Setembro / 2011 às 13:30 | 29 Comentários

A propósito do que foi veiculado no dia 12/09/2011, segunda-feira passada, no Blog de Geraldo José, com o título “PT PUBLICA RESOLUÇÃO ESTABELECENDO ENCONTRO PARA DISCUTIR O PROCESSO ELEITORAL EM 2012”, com foto do Secretário Geral do PT na Bahia, Osmar Galdino, bem como das conclusões que por V. Sa. foram expressadas, sentimo-nos no dever de esclarecer o seguinte:

Em nenhum momento o Diretório Municipal do PT de Juazeiro desrespeitou qualquer Resolução da Executiva Estadual, como, é obvio, não poderia deixar de ser. Nós, os que sempre fizemos a luta histórica do Projeto Petista em Juazeiro, bem como na região, jamais concordaríamos com qualquer desrespeito a norma, princípio ou costume partidário.

Entretanto, a Resolução a que a matéria jornalística se reporta, conforme, aliás, consta no cabeçalho da reportagem, é datada de 06 de setembro de 2011.Quer dizer: não pode anular um ato estatutariamente perfeito, ocorrido três dias antes. Por outro lado, com todo o respeito, nem mesmo o 4º Congresso Nacional, realizado em Brasília, de 02 a 04 de setembro, deliberou contra posicionamentos anteriores dos Diretórios Municipais do PT, nem no geral, em termos de Brasil, nem, muito menos, no caso específico de Juazeiro-Bahia. Quanto a Encontros Partidários futuros, a realizarem-se, no País ou no Estado, todos bem vindos, em 08 de outubro ou em qualquer outra data, para definir Calendário a ser obedecido pelos Diretórios Estaduais e Municipais (e nós estaremos presentes a todos, como sempre, para modestamente contribuir e posteriormente cumprir quaisquer determinações), seria mera especulação antecipada, danosa à imagem do PT Municipal, admitir desde agora que fatalmente irão desautorizar o que já foi, por antecipação, livre e democraticamente decidido, através da maioria do Diretório Municipal, que apenas, como em outros locais, saiu na frente, com o intuito de meramente assegurar e consolidar o prestígio do PT em Juazeiro. Imaginar-se efeito retroativo prejudicial contra decisões já tomadas, pelo instrumento democrático do voto da maioria, que em nada descumpriram quaisquer anteriores Resoluções, muito menos o Regimento ou o Estatuto.

É bom frisar que tudo que ocorreu na reunião do Diretório Municipal do dia 03 de setembro foi narrado, com equilíbrio e sensatez, na Ata que foi mandada por nós para o Diretório Estadual e para o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, já no dia seguinte. Então, isso é claro, não se pode encontrar qualquer suporte jurídico que desautorize tal documento, porque ele espelha, até com minúcias, as ocorrências daquele momento riquíssimo da Democracia Direta que o PT incorpora no Brasil e em Juazeiro. E nem podemos esquecer que, espontaneamente, e desde muito antes, as tendências apresentaram, entregaram e defenderam teses que fechavam questão com a candidatura própria à Prefeitura de Juazeiro em 2012. Pergunta-se: então todo mundo está de acordo até o dia 02 de setembro, e no dia 03 alguns resolvem mudar?

Afinal, aquela reunião, do Diretório Municipal, que tive a honra de presidir e que foi secretariada pela única pessoa que podia fazê-lo, a companheira Secretária Geral, Edinalva Santana, apenas concluiu o Ciclo de Debates Internos, que também foi por unanimidade estabelecido em 04 de abril do ano em curso, prevendo todas as etapas a serem cumpridas, tudo devidamente registrado também em Atas anteriores.

Finalmente, como não poderia deixar de se concluir (já que nunca ninguém questionou por escrito qualquer dos procedimentos usuais e legais desta Presidência, da Executiva ou do próprio Diretório Municipal, no período transcorrido entre os dias 04 de abril e 03 de setembro, nem mesmo o Diretório Estadual), tudo publicizado para toda sociedade, nada às escondidas, é preciso então que fique claro, de uma vez por todas: a reunião do dia 03 de setembro, sempre mencionada, é perfeitamente válida, estatutariamente garantida. O que se decidiu no Diretório Municipal, como não poderia deixar de ser, está definitivamente decidido: O Partido dos Trabalhadores, pela vontade democrática da maioria dos que o legitimamente representam, terá candidatura própria à Prefeitura de Juazeiro no ano que vem. E o nosso lema continua sendo, como estabelecido pelo Diretório Nacional, em diversas manifestações do Presidente Rui Falcão: EM 2012 TUDO PELO PT.

Josimeire B. S. A. Pinheiro

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 13:12 | 11 Comentários

Há poucos dias do show de Adriana Calcanhotto em Juazeiro, a cantora revela alguns segredos e comenta sobre estar na cidade pela primeira vez. Adriana, dona de grandes hits que emplacaram em novelas e super premiada, inclusive com dois grammys latinos, fala também sobre sua carreira na entrevista abaixo. Veja na íntegra:

- O segredo do sucesso das suas músicas pode ser a mistura de vários estilos. Você é uma artista sem rótulo?
    Espero que sim!

- Por isso tantos prêmios na sua estante, não é? O Grammy Latino, por exemplo.
    Tenho dois Grammy Latino, um como Partimpim e o outro como compositora, gosto disso.
 
- Qual música particularmente você considera que não pode faltar no repertório dos seus shows?
    Sempre fiz diferentes tipos de show e nada neles é obrigatório, nem canção, nem nada. Não gosto muito dessa ideia de música que não pode faltar, parece que estarei me repetindo, não sei. Mas em shows como esse de Juazeiro, não posso deixar de cantar esquadros, vambora, mais feliz, maresia, metade, etc.etc...
 
- Muitas delas emplacaram nas trilhas sonoras de novelas. Você se considera privilegiada? Falta espaço para músicas não-descartáveis na mídia?
  Considero sim, um privilégio ter canções nas trilhas das novelas, cantadas por mim ou por outros intérpretes, como Ney Matogrosso cantando "Belíssima" na novela de mesmo nome ou recentemente, Tereza Cristina cantando "Beijo sem".
 
- Qual a sua expectativa para se apresentar em solo baiano outra vez, ainda mais sendo na cidade de artista como ivete sangalo e João Gilberto. Você que esteve em Salvador no mês de julho. E o que o público de Juazeiro, petrolina e região pode esperar do seu show no dia 01 de outubro no Café Hall?
   É impossível estar em Juazeiro e não pensar o tempo todo em João e Ivete, e isso certamente vai inspirar o show. Estarei, com meu vestido rosa, e com Davi Moraes ao violão, cantando algumas canções que fiz e outras canções que me apaixonam.

A artista confirmou sua colaboração na campanha Outubro Rosa, promovida pela Fundação Pio XII – Instituto de Prevenção Ivete Sangalo e mantida pela mesma, que consiste em um movimento Mundial em que no referido mês, diversas cidades se “vestem” de rosa, criando um ambiente belo e feminino, para que possam chamar a atenção das mulheres para a realidade atual do Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce, estimulando, dessa forma, a realização periódica do seu exame de mamografia. O show do dia 01 de outubro no Caffé Hall vai marcar o início dessa campanha.

 SERVIÇO:

Atrações: Adriana Calcanhotto e Alan Cleber & Super Banda
Local: Caffé Hall - Armazém Caffé
Horário: 22h
Ingressos: Portal Zap - 74 3611 1891 / Passaporte da Folia - 3614 2111 / SG - 87 3861 1917

Assessoria Ilha Produções - Foto: Google
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 12:40 | 3 Comentários
 
Atendendo a um requerimento de autoria do vereador Alex Tanuri (PSDB), a Mesa diretora da Câmara criou uma comissão de três vereadores para acompanhar os festejos do Ano Jubilar em comemoração aos 50 anos de instalação da diocese de Juazeiro. A comissão que tem o vereador Alex Tanuri (PSDB) como presidente e as vereadoras Valdeci Alves (PV) e Suzana Ramos (PTdoB) como membros, tem a responsabilidade de acompanhar e representar o poder legislativo em todas as festividades em homenagem a diocese.
 
Diocese de Juazeiro
 
A Diocese de Juazeiro é formada por nove municípios e foi criada em 21 de julho de 1962, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963, com a posse do primeiro Bispo, Dom Tomás Guilherme Murphy, que faleceu nos Estados Unidos em 06 de julho de 1995. O segundo Bispo foi Dom José Rodrigues de Souza, que ficou à frente da Diocese até o dia 30 de agosto de 2005, quando foi sucedido por Dom José Geraldo da Cruz..
Variadas
19 de Setembro / 2011 às 12:10 | 4 Comentários

Aconteceu semana passada a primeira etapa das doações de alimentos não perecíveis à creche do Antonio Guilhermino prof.ª Cristina e Abrigo São Vicente de Paulo cujo projeto SOLIDARIEDADE SEM DISTANCIA é promovido por alunos dos cursos de Administração e Ciências Contáveis da Faculdade Anglo/Unopar.

A segunda etapa das doações ocorrerá dia 23/09. Portanto, as empresas que quiserem fazer sua doação podem entrar em contato com a faculdade e falar com a Coordenadora Jaqueline, ou ainda com Rosangela ou Ângelo.

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 11:40 | Nenhum Comentário

Com objetivo de estimular a organização e permanência nos imóveis dos moradores do Residencial São Francisco (Programa Minha Casa Minha Vida), a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a PROATEC, empresa de Consultoria Social, credenciada a Caixa Econômica Federal estão realizando uma programação de atividades técnica social, durante todo o mês de setembro.

As atividades começaram no sábado passado (10), e vão até o dia 04 de outubro, onde a equipe técnica está realizando reuniões para escolher os candidatos que irão disputar as Eleições, que acontece no dia 02 de outubro, para a escolha da Gestão Condominial dos Residenciais São Francisco IA, IB e II.

No mês passado, a Proatec em parceria com a secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura – SEIASC realizaram Palestras e assembléias, onde apresentaram o Regimento Interno e a Convenção de Condomínio, além de entregar o Manual do Proprietário, produzido pela construtora Sertenge, com informações estruturais importantes para os moradores.

 PROGRAMAÇÃO DOS RESIDENCIAIS SÃO FRANCISCO: 

19.09.2011 (Segunda-feira) – 19h00

Apresentação dos Candidatos (chapas) para Gestão Condominial do Residencial São Francisco IA aos moradores deste Residencial. 

20.09.2011 (Terça-feira) – 19h00

Apresentação dos candidatos (chapas) para Gestão Condominial do Residencial São Francisco IB aos moradores deste Residencial. 

22.09.2011 (Quinta-feira)– 19h00

Apresentação dos Candidatos (chapas) para Gestão Condominial do Residencial São Francisco II aos moradores deste Residencial. 

02.10.2011 (Domingo) – 08h00 às 17h00

Processo Eleitoral - Eleição da Gestão Condominial dos Residenciais São Francisco IA, IB e II. 

04.10.2011 (Terça-feira) – 19h00

Reunião com a 1ª Gestão Condominial dos Residenciais São Francisco IA, IB e II.

Esporte
19 de Setembro / 2011 às 11:00 | 3 Comentários

No último dia 15 de setembro de 2011, aconteceu no auditório do Colégio Municipal Paulo VI o Congresso Técnico da 1ª COPA SERTÃO DE FUTSAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, promovido pela Liga Juazeirense de Futsal. Na oportunidade, foram discutidos alguns pontos do regulamento da competição, bem como o sorteio das chaves. 

São participantes da 1ª COPA SERTÃO DE FUTSAL:

Categoria Adulto Masculino

Sindicato dos Comerciários – (Juazeiro–Ba), Real Alimentos – (Juazeiro–Ba), Juazeirense – (Juazeiro–Ba), Sadia – (Juazeiro–Ba), Condutec/Mandacarú – (Juazeiro–Ba), Kadoca Malhas – (Juazeiro–Ba), Oticas Tainã Bonfinense – (Senhor do Bonfim–Ba), Curaça – (Curaçá–Ba)

Categoria Adulto Feminino

Mundial Veiculos – (Petrolina–Pe), Teleaço – (Petrolina-Pe), Brandão Turismo Petrolinense – (Petrolina–Pe), Juazeirense – (Juazeiro–Ba), Seleção Feminina de Pilar – (Pilar–Ba)

Categoria Sub-17 Masculino

JUAZEIRENSE –(Juazeiro–BA), DATO MARTINS – (Juazeiro–BA), UNIÃO DOM JOSÉ RODRIGUES – (Juazeiro–BA), SANTA MARIA DA BOA VISTA – (Santa Maria da Boa Vista–PE), COLÉGIO OBJETIVO – (Juazeiro–BA), CODEFAS – (Juazeiro–BA), CENTRAL – (Juazeiro–BA), ESCOLINHA DESPORTIVA BOLA & ARTE – (Curaçá–BA), ARGEMIRO – (Juazeiro–BA), PETRAPE – (Petrolina–PE)

Categoria Sub-15

JUAZEIRENSE – (Juazeiro–BA), DATO MARTINS – (Juazeiro-BA), UNIÃO DOM JOSÉ RODRIGUES – (Juazeiro–BA), SANTA MARIA DA BOA VISTA – (Santa Maria da Boa Vista–PE), ESCOLINHA DESPORTIVA BOLA & ARTE – (Curaçá–BA), CODEFAS – (Juazeiro–BA), PETROLINA – (Petrolina–PE), AMERICA FUTSAL – (Petrolina–PE), COLÉGIO MUNICIPAL 24 DE FEVEREIRO – (Sobradinho–BA), COLÉGIO OBJETIVO – (Juazeiro–BA), GRÊMIO DO VALE – (Juazeiro–BA), CLUBE PILAR/MINERAÇÃO – (Pilar–BA), LAGOA GRANDE – (Lagoa Grande–PE), PETRAPE – (Petrolina–PE), CAIC PETROLINA – (Petrolina–PE).

A competição terá início no próximo dia 08.10.11 (sábado) às 14:00h com apresentações artísticas, jogo de apresentação sub-11 entre as Equipes Bola & Arte e o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Na seqüência, acontecerão 04 jogos sendo um de cada categoria sub-15 (América Futsal e Escolinha Bola & Arte , sub-17 (Escolinha Bola & Arte e Colégio Objetivo), Adulto Feminino (Brandão Turismo e Juazeirense) e Adulto Masculino (Kadoca Malhas e Condutec/Mandacarú) sendo esta a primeira rodada da Copa Sertão de Futsal.
Segue chaveamento nas categorias:

SUB-15

Chave A: Colégio Objetivo, União Dom José Rodrigues, Petrolina
Chave B: Juazeirense, Santa Maria da Boa Vista, Petrape, Codefas
Chave C: Dato Martins, Mineração, Colégio Municipal 24 de Fevereiro e CAIC Petrolina
Chave D: Escola Municipal Antonio Amorim Neto, América Futsal, Grêmio do Vale e Escolinha Desportiva Bola & Arte

SUB-17

Chave A: Juazeirense, Colégio Objetivo, Escolinha Desportiva Bola & Arte, Petrape e Central
Chave B: Dato Martins, Argemiro, Santa Maria da Boa Vista, CODEFAS e União Dom José Rodrigues
ADULTO MASCULINO
Chave A: Kadoca Malhas, Condutec/Mandacarú, Real Alimentos e Sindicato
Chave B: Juazeirense, Curaçá, ÓticaTainã Bofinense e Sadia.

Política
19 de Setembro / 2011 às 10:30 | Nenhum Comentário
 
Foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Juazeiro semana passada os requerimentos de número 023/2011, 025/2011 e 026/2011 para a realização de duas audiências públicas e uma sessão especial para tratar de temas de relevante interesse para a sociedade juazeirense. O primeiro requerimento dispõe sobre a realização de uma audiência pública para debater com a sociedade e com os servidores municipais o sistema de Previdência Própria aprovado pela Câmara de Vereadores de Juazeiro.
 
O projeto foi aprovado por sete votos a cinco em uma sessão extraordinária no início do ano. Segundo o seu proponente, vereador José Carlos Medeiros (PV), a audiência pública se faz necessário pela forma como a votação se procedeu. “Votamos o projeto sem um real debate com os reais interessados que são os servidores municipais. Na audiência esperamos ouvi-los melhor”, pontuou.
 
O requerimento 025/2011, de autoria do vereador Mitonho Vargas (PT), propõe a realização de uma audiência pública para discutir a situação do grupamento de Bombeiros Militar na cidade de Juazeiro. A motivação para apresentação do requerimento é, segundo o parlamentar, a atual situação do grupamento e sua atuação na região.
 
O vereador Damião Medrado (PMDB), também apresentou um requerimento (026/2011) solicitando a realização de uma sessão especial na Câmara de Vereadores em comemoração aos 100 anos da Igreja Batista de Juazeiro.  As datas, dias e horários das audiências públicas e da sessão especial serão definidos nesta terça-feira em uma reunião dos vereadores com a Mesa diretora.
Ascom CMJ
Política
19 de Setembro / 2011 às 09:40 | 1 Comentário

Jorge Loiola Ribeiro é o mais novo pré-candidato a prefeito do município de Uauá. Atualmente filiado ao PMDB, Jorge é a mais nova revelação política do município, contando com o apoio da juventude e de alguns segmentos organizados.

Sua família tem uma longa história política no município, neto do ex-prefeito Jorge Ribeiro de Sá, sobrinho do saudoso Prefeito Pedro Ribeiro e filho da ex-prefeita Ítala Ribeiro, Jorge pode reunir capital político capaz de impulsionar sua pré-candidatura para o pleito em 2012. Até o momento Jorge é filiado ao PMDB e deve definir até o final do mês se fica ou sai do partido.

O nome de Jorge Loiola Ribeiro surge no momento em que os partidos procuram nomes capazes de superar as dificuldades da disputa, pré-candidatos com capacidade de articulação e trânsito político. O caminho até a prefeitura é longo, e os candidatos só devem ser definidos a poucos meses da eleição.

Com informações do Umbuzada.com
Política
19 de Setembro / 2011 às 09:10 | 17 Comentários

Olá Geraldo, Saudações! 

Nessa semana que passou, enfim, os Fiscais da Vigilância Sanitária receberam, depois de uma espera de quase dois anos, o fardamento que fora solicitado desde o começo da atual gestão. Material de boa qualidade, bonito, porém, veio impregnado com um velho hábito da política geral: o uso da marca da gestão onde quer que haja uma realização do grupo político. E no caso de minha farda, veio o exagero de colocarem DUAS VEZES aquele desacreditado slogan: ‘Trabalhando no rumo da mudança’. Até parece! Nesse aspecto, faz igualzinho aos tão criticados antecessores.

De imediato, veio à mente a letra do § 1°, artigo 37 da Constituição Federal que diz:

“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos.”

Creio que o parágrafo diz respeito àquelas tradicionais placas comemorativas que constam nome de Prefeito, Secretário etc, etc e não necessariamente a proibição de se marcar com o carimbo do governo o fardamento dos Agentes Públicos mas, venho aqui partilhar com os leitores do blog meu descontentamento com tal prática.

Imaginem só se todos os prognósticos se confirmarem e o Prefeito das contas rejeitadas for varrido do Paço Municipal junto com seus asseclas após o pleito do ano que vem. A julgar pelos pretensos candidatos tão apegados à velha e asquerosa forma de fazer política, mais uma vez TUDO o que contiver a marca da gestão anterior será descartado. Isso inclui fardamento e pilhas de material educativo gerando assim um desperdício lamentável com a verba pública utilizada para tal. Inclusive, é prática pintar a cidade inteira para apagar assim até as cores do gestor derrotado.

Imaginem o que significa pra mim, servidor Estatutário com quase 10 anos de serviços prestados, sem vínculo algum com as correntes políticas que corroem a cidade de Juazeiro, ter que trabalhar tendo estampado no peito e no ombro o símbolo de um governo que desprezo sendo, às vezes, confundido pela população como parte dele – existe para mim uma distinção entre ser parte da Administração Municipal e ser parte da gestãol atual. Essa última, felizmente, é transitória.

Estamos há um ano de poder levar ao grosso da população de Juazeiro, aquilo que formadores de opinião, imprensa, classe estudantil, servidores públicos, artistas e empresários já constataram: Juazeiro foi enganada e ainda precisa de um choque de gestão, uma mudança de fato, mais técnica, menos política. As vagas comissionadas devem ser ocupadas por servidores efetivos via concurso público para que os Prefeitos não usem essas como moeda de barganha com vereadores ou correligionários. E os gestores precisam parar de achar que o Município é uma extensão do seu quintal. O princípio da impessoalidade deve ser respeitado mas, a julgar pelos “prefeituráveis”... Pobre Juazeiro! 

GILDIVAN COELHO - FISCAL SANITÁRIO

Variadas
19 de Setembro / 2011 às 08:35 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro através da CMTT – Companhia Municipal de Tráfego e Transportes, em parceria com órgãos e entidades direcionadas ao trânsito, estará realizando no período de 19 a 25 de setembro a SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, com o tema: DÉCADA MUNDIAL DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA DO TRÂNSITO -2011/2020: JUNTOS PODEMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS.

Serão desenvolvidas ações socioeducativas com o intuito de sensibilizar a comunidade a promover a redução de acidentes, bem como os alertando para a importância do uso dos equipamentos de segurança e sensibilizando-os para a incompatibilidade do álcool com a condução de veículos.

A programação terá abertura oficial nesta segunda, dia 19 de setembro, às 09h na orla fluvial com a presença de autoridades e imprensa local e seguirá durante toda a semana com abordagens da equipe de trânsito da prefeitura e parceiros. Vale salientar que durante a manhã serão abordagens educativas e no turno da tarde as abordagens terão a finalidade de fiscalização e adoção de medidas cabíveis.

“Através dessas ações esperamos proporcionar à comunidade momentos de reflexão a cerca da dimensão que representam hoje os acidentes de trânsito, onde os índices de morbimortalidade estão acima do razoável, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS”, diz Siane Cavalcante Medrado, Psicóloga especialista em Saúde Mental, Perita no trânsito.

Policial
19 de Setembro / 2011 às 08:10 | 1 Comentário

Sábado, dia 17, às 17:30 h, no km 78 da BR 407, município de Jaguarari, policiais rodoviários federais abordaram o veículo volvo Nl10 340 placa MMU-9230-BA, conduzido por José Uilton longuinho dos santos, 44 anos, após presenciarem várias manobras perigosas realizadas pelo motorista.

Após realização de teste com etilômetro, foi constatado que o condutor havia ingerido bebida alcoólica em nível muito superior ao permitido. Os policiais rodoviários comprovaram que José Uilton longuinho dos santos é reincidente no abuso de bebidas alcoólicas ao volante, tendo em vista que esta é a terceira vez que o mesmo é detido pela PRF pela mesma prática.

Foi detido também o proprietário do citado veículo, Gerson Francisco dos Santos, 71 anos, enquadrado no art. 310 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) por permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor à pessoa que por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança. A ocorrência encaminhada à delegacia de polícia civil de Jaguarari.

Política
19 de Setembro / 2011 às 07:40 | Nenhum Comentário

O coordenador geral da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest), Nivaldo Carvalho, esteve na região Sul do país e já tem confirmada a presença de cerca de 80 colonos produtores de municípios que formam a Serra Gaúcha, maior região produtora de vinho e uva do Brasil. Além dos agricultores familiares gaúchos, Nivaldo também recebeu a garantia da presença de prefeitos da região, a exemplo do gestor da cidade de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. O encontro entre Nivaldo e Lunelli ocorreu na última sexta-feira, dia 16, no gabinete do prefeito em Bento. 

A Vinhuvafest acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande/PE, que sedia a segunda maior região de produção de vinhos finos do país. A feira deste ano tem como o objetivo de desenvolvimento do Enoturismo, com foco no turismo rural e na integração da agricultura familiar na produção vinícola; a captação de novos investidores para o Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, e pretende ainda buscar empreendedores, além de fomentar e incentivar a instalação de novas empresas a fim de oferecer emprego, renda e qualidade de vida à população local e regional.

Cinara Marques - assessora de imprensa Vinhuvafest 2011 Foto da Internet
Política
19 de Setembro / 2011 às 07:00 | Nenhum Comentário

O vereador Everton Luiz, acompanhado do presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Pilão Arcado, Juvenal Honório de Carvalho entregaram no último sábado (17) o material didático aos alunos do Projovem Trabalhador.

O kit escolar contém uma bolsa, livros de apoio, caderno, canetas, lápis, apontador e borracha. O parlamentar municipal, junto com o Deputado Federal Daniel Almeida, está oferecendo apoio aos estudantes que estão inseridos no Projovem trabalhador como forma de prepará-los para enfrentar com sucesso os desafios que a vida lhe impõe.

“Estamos ao lado do deputado federal Daniel Almeida e demais autoridades da Bahia tentando fazer com que a nossa juventude possa ter uma esperança de vida melhor. O projeto que implantamos na cidade dá para cada aluno uma bolsa como forma de incentivo no valor de (100) reais e assim eles podem usar este dinheiro para investir no futuro”. Frisou o vereador

Ontem (18) o vereador entregou o material didático aos alunos da colônia de pescadores. No evento, o parlamentar Everton Luiz esteve acompanhado do presidente da instituição Ademilson Teixeira. O projovem pesca e piscicultura vai beneficiar 30 alunos que estão escritos no programa do Governo Federal que está sendo realizado nas dependências do sindicato de pescadores no distrito de Passagem.

Ascom
Política
19 de Setembro / 2011 às 06:25 | 18 Comentários

Hoje, dia 19 de setembro de 2011, faltam exatos, 17 dias para 07 de outubro!

Para quem não sabe, 07 de outubro é a data limite no  Calendário Nacional que  o TSE - Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu para qualquer cidadão que queira se filiar a uma agremiação partidária, a fim de lançar candidatura para o Processo Eleitoral 2012.

Um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer, estarem com sua filiação partidária regularizada e, terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

Em Juazeiro, de tudo vimos um pouco. Nos últimos dias, pretendentes ao cargo de prefeito da cidade mudaram radicalmente de partido, fazendo festas e caminhadas pelas ruas ao som de fogos e algazarras. E, veremos um pouco mais!

No dia de hoje, fato importante acontece na cidade. Mais um capítulo da trama “PTversus Bandeiristas - Bandeiristas versus PT”,  preencherá as principais páginas da imprensa local. Na noite de hoje, o Diretório Municipal de Juazeiro, em convocatória extraordinária julgará a procedência do documento apresentado pelo vereador Leonardo Bandeira à imprensa que, parece-me, uma insistência, a contragosto da maioria petista, em ser líder de uma bancada composta por apenas dois vereadores.  Mitonho Vargas é um, o outro é o próprio Leonardo que, desde quando o Partido dos Trabalhadores decidiu compor o governo municipal desafia ferrenhamente a decisão da instância partidária quando abertamente se declara oposição ao PCdoB, forte aliado histórico do seu partido.  Enquanto isso, o vereador Mitonho Vargas como escudeiro fiel, luta para manter-se ao lado do PCdoB, seguindo desse modo, a orientação do PT em Juazeiro e na Bahia e no Brasil!

Mas, hoje, soube de uma fidedigna fonte que, obedecendo a uma auto-convocatória do PT que tem regime parlamentarista, a presidente Josimeire (Meirinha) reunirá os diretorianos que querem saber através de provas documentais, qual foi o dia em que o partido decidiu ter Leonardo Bandeira como líder da bancada petista da Câmara Municipal de Vereadores.

O fato é intrigante e parece-me sério. Pesquisando o Estatuto do Partido dos Trabalhadores (está no site do PT nacional qualquer um tem acesso), li a seguinte determinação no Art. 209 e Inciso II – “o desrespeito à orientação política ou a qualquer deliberação regularmente tomada pelas instâncias competentes do Partido, inclusive pela Bancada a que pertencer o ocupante de cargo legislativo, constitui-se em infrações éticas e disciplinares”.

Cabendo ai, segundo estudiosos do Estatuto petista, a suspensão dos direitos partidários ou expulsão da legenda, o que fatalmente, deixaria o vereador Leonardo Bandeira impossibilitado de concorrer ao próximo pleito.

Por esse motivo é que reafirmo, nos próximos dias, veremos muitos capítulos da interminável trama “PT versus Bandeiristas – Bandeiristas versus PT”!

Nessa trama, tenho alguns questionamentos:

Quem, afinal, terá um final feliz nessa enfadonha trama, petistas ou bandeiristas...?

E, a pergunta que não quer calar: “O que de fato o eleitor, maior interessado, ganha com toda essa trama?

Seriam mais recursos? Mais obras? Divida municipal paga?  Mais saúde? Mais educação? Mais cultura? Mais empregos?Mais estradas? Mais parcerias?

O que é mesmo?

Gostaria muito de saber! Responda-me quem souber...

Um petista de Juazeiro

PS: O autor do texto pediu para preservar o seu nome porque é parte interessada na decisão da legenda. Como não há nenhum tipo de ofensa, o blog entendeu que deveria postar para que a sociedade entenda o que se passa nas hostes petistas de Juazeiro.

Política
18 de Setembro / 2011 às 23:00 | 2 Comentários

Às pessoas do meu convívio, sempre digo, que é muito importante o exercício do voto, principalmente num regime democrático. No meu entendimento a democracia no Brasil ainda não atingiu sua plenitude. Por conta disso, infelizmente o que vemos é um país conduzido pelo Congresso Nacional, um parlamento impregnado de políticos corruptos, portanto, descompromissados com o coletivo, ou seja, com o povo que lhe deu o poder.

Ao contrário do que pensa a maioria da população, quem manda no Brasil não é o presidente e sim o Congresso Nacional. E para dar essa imagem de mando, o presidente precisa estar sempre fazendo concessões aos nossos bem pagos, deputados e senadores. Nesse ambiente de apoio político, o que nos passa é uma postura de ”vista grossa”, à corrupção reinante. Nesse clima, indesejável o que se vê é uma nojenta coligação, a chamada base de apoio governamental, que no fundo nos deixa bem claro que o pretendente de um cargo Executivo já chega ao poder, quando eleito, completamente comprometido com a vontade dos legisladores, que passam a exigir ministérios para deputados, secretarias de estados e até mesmo secretarias municipais, para os bem pagos vereadores.

Acho um absurdo entregar ministérios e secretarias para esse pessoal. Eles só vão atrapalhar as possíveis intenções do chefe do Executivo. Isso porque, eles voltarão suas vistas, apenas para o seu campo político. Mas a temática deste comentário é a importância ao voto universal. Vamos, portanto dissecar o assunto. Juazeiro que ao longo dos anos votou em candidatos a deputados de fora, este ano legislativo voltou a fazer a mesma coisa do passado.

Juazeiro que já teve seis deputados, hoje ficou restrito a apenas, dois parlamentares. Isso está sendo horrível para o município, apesar dos seis deputados anteriormente eleitos não terem apresentado um volume de serviços correspondente ao quantitativo de parlamentares. Outro dia um amigo assistindo minha preleção quando eu afirmava que o brasileiro não sabia votar, ele me saiu com essa pérola: Você mesmo vota em Jorge Khoury porque o conhece desde menino. Respondi-lhe que ele estava equivocado. Eu sempre votei em Jorge Khoury não por ele ser filho de D. Léa; sempre repeti meu voto por considerá-lo inteligente e o maior político gerado por Juazeiro, no meu modesto ponto de vista. Ele não foi reeleito, porque não soube fazer uma base política em Juazeiro. Não agregou pessoas que tivessem capacidade de ajudá-lo. Se você fizer uma análise fria, sobre o assunto, verá que o grupo que o cercava, apenas se beneficiou do seu status político. O mesmo ocorre com os dois últimos deputados eleitos.

O tempo implacável mostrará essa grande realidade, infelizmente. Tenho a esperança que surjam novos valores comprometidos com nossa realidade. Eu quero com isso dizer que espero que tenhamos políticos comprometidos com a comunidade, e que não se importe com os “aspones” e nem coloque vereadores comandando secretarias municipais.  Diante desses detalhes expostos, acredito que nosso ex-deputado, se candidato a prefeito, tem todas as qualidades necessárias para fazer um bom governo; ele que, a meu ver, foi o melhor prefeito que Juazeiro já teve.

É bom que se firme que quando ele foi eleito, não tinha a experiência que tem hoje. Tenho acompanhado o processo sucessivo, via programas radiofônicos. Existem alguns bons candidatos o que nos dá a entender que teremos um novo prefeito, fugindo do costumeiro esquema, superado, sempre posto em prática pelos dois eternos candidatos de plantão. Quem viver, naturalmente, verá; pois a importância do voto universal é uma grande verdade.

Joselino de Oliveira, escritor, membro da Academia de Cultura da Bahia


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage