Publicidade
Blog do Geraldo José
 


 
Enquete

Enquete

Loading...

 
Links Úteis
- Accossf
- Blog Cego as Avessas
- Blog do Carlos Britto
- Blog do Cleber Vieira
- Blog do Meireles
- Blog do Willames Costa
- Blog Salão Juazeiro
- Campo Formoso Notícias
- Centro de Cultura João Gilberto
- Coelba
- Consepjua
- Elba Galindo
- Francisco Evangelista
- Instituto Idesa
- Jaguarari Acontece
- Liderança da Oposição BA
- Nas Ondas do Saber
- O Divã Dellas
- O Serventuário
- Portal Zap
- Portalsb
- Pref. Juazeiro
- Pref. Petrolina
- Rádio Web Juazeiro
- Rotina do Vale
- Sento-Sé Notícias
 
Redes Sociais
FacebookFeed RSSTwitter
 

  Blog do Geraldo José - Notícia com credibilidade e imparcialidade! ( Home )
:: DESTAQUES DA SEMANA
 

17/05
terça-feira
Política às 06:28
PROJETO DA CODEVASF COMPLETA 18 ANOS DE SUCESSO

Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro comemora os 18 anos de atividades do  Projeto Amanhã, instituído 1993 com a proposta de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação de jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, na faixa etária de 16 a 26 anos. Desde o início o Projeto Amanhã tem promovido cursos em diversas áreas, buscando adaptá-los às demandas específicas de cada localidade onde atua. Até hoje já foram capacitados cerca de 25 mil jovens em segmentos como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura, bem como em áreas não-agrícolas, a exemplo de corte e costura, artesanato, cabeleireiro, manicure, produção de doces, entre outras.

Capacitações em informática, visando à inclusão digital da juventude rural, têm sido um novo foco dado pelo Projeto Amanhã a partir de 2009. Já foram instalados telecentros em Nova Porteirinha (MG), Arapiraca e Porto Real do Colégio (AL) e Neópolis (SE), onde são realizados cursos básicos (Word, Excel, Power Point e Internet) e de desenhos industrial e gráfico. Mais de 400 jovens já foram capacitados nessa área. Articulações com ministérios e associações locais estão em andamento com o objetivo de ampliar a ação, possibilitando, além da formação básica, acesso a cursos à distância.

A Codevasf também tem investido na criação e manutenção de unidades de treinamento para as atividades do Projeto Amanhã. Exemplos disso são os centros de capacitação de Porto Real do Colégio (AL), Itaguaçu da Bahia (BA) e Formoso (BA). No primeiro, são promovidos cursos de tratorista, ovinocultura, piscicultura, fruticultura, agroindústria (produção de doces e processamento de carnes) e informática. Cerca de 300 jovens são atendidos a cada ano.

Já a unidade de Itaguaçu da Bahia, denominada Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), tem cursos voltados para disseminar tecnologias de produção de caprinos e ovinos. Dessa forma, produtores familiares são qualificados para promover melhorias no manejo de seus rebanhos, gerando melhores retornos e garantindo segurança alimentar. Mais de 3.000 jovens, de 30 municípios, já foram capacitados no local. O centro de Formoso, por sua vez, se sobressai pelo número de jovens atendidos - são cerca de 500 por ano. Com a realização de cursos nos segmentos de produção e processamento de bananas, bonivocultura, cabeleireiro, corte e costura, promove-se a geração de emprego e renda para região. 

Programação Comemorativa 

No dia 20, a partir das nove da manhã, no primeiro andar da superintendência da Codevasf em Juazeiro será realizada uma Feira de Produtos Artesanais do Projeto Amanhã com a participação de jovens das Associações de Santarém (Casa Nova) e Serra da Besta (Uauá). Serão comercializados produtos artesanais como panos de mesa, bordados, pinturas e doces. Parte do dinheiro arrecadado na feira será doado em forma de cestas básicas à instituições assistenciais da região.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

16/05
segunda-feira
Política às 23:20
Governador destaca novo emissário submarino que beneficiará mais de um milhão de baianos

No seu programa de rádio a ser veiculado nesta terça-feira (17), gravado diretamente de Frankfurt, na Alemanha, de onde retornou de uma missão comercial a esse país e à Itália, o governador Jaques Wagner destaca a construção do novo emissário submarino da capital baiana, previsto para ser inaugurado no final deste mês - um investimento de R$ 259 milhões que beneficiará aproximadamente 1,1 milhão de pessoas. Ele também faz um balanço positivo dos encontros com o empresariado alemão e italiano, que conheceu o potencial oferecido pela Bahia para se investir em áreas como química e petroquímica, agronegócio, energias alternativas e agricultura. “Graças a Deus, mais uma vez, plantamos boas sementes”.

O estado, por exemplo, poderá ser beneficiado com a instalação, no Pólo Petroquímico de Camaçari, da planta de ácido acrílico. A Basf, maior complexo na área química e petroquímica do mundo, é uma das empresas que disputam a apresentação de proposta. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão que, segundo o governador, colocaria o estado num novo ciclo de desenvolvimento da petroquímica. “Eu creio que nós vamos ter, logo, logo, respostas positivas”. Ele conversou com a direção mundial da empresa “para estimular o investimento na Bahia”.

Sobre a inauguração do Emissário Submarino da Boca do Rio, Wagner fala da sua “alegria” em poder consolidar uma obra realizada por meio de Parceria Público Privada (PPP), na qual já estava envolvido desde a época em que foi ministro do governo do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, e garantiu recursos, por meio do Ministério das Cidades (do FGTS), “para poder completar toda a área de saneamento da nossa capital”. Uma obra, segundo ele, realizada com uma tecnologia super moderna, “tanto que, praticamente, a população de Salvador não foi incomodada com a construção”. Wagner também destaca o fato da obra estar sendo entregue na comemoração dos 40 anos da Embasa.

Agecom Foto: Manu Dias
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

16/05
segunda-feira
Política às 22:40
CHICLETEIROS DE JUAZEIRO ADEREM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO HEMOBA

Geraldo, tudo bem? 

Tive vendo em seu blog alguns apelos por parte do HEMOBA tentando mobilizar a população para uma campanha de doação de sangue. Com a proximidade do nosso carnaval e das festas juninas todos nós sabemos que aumenta a procura nos bancos de sangue e é de grande importancia a conscientização de todos, para podermos ajudar. 

E é com esse intuito de ajudar, que os fã-clubes do Chiclete com Banana de todo Brasil com o apoio da própria banda estão organizando pelo 5º ano a campanha SOU CHICLETEIRO, SOU DOADOR – DOE SANGUE, criando assim o Dia Nacional do Chicleteiro Doador, que neste ano irá acontecer no dia 11 de junho. 

Gostaria de informar que, em nome dos Chicleteiro de Juazeiro e como criador da comunidade da TORCIDA JUAZEIRO É CHICLETEIRO, que hoje conta com mais de 500 membros, nós este ano resolvemos participar desta campanha. 

Portanto Geraldo, peço que nos ajude nessa campanha publicando este pequeno artigo para que possamos assim atingir um maior número de Chicleteiro na campanha.

Desde já agradeço.

Nossos endereços: Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11192622 ou Flogão: http://www.flogao.com.br/juazeirochicleteiro

Vinícius Duarte
[ 9 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog

16/05
segunda-feira
Política às 22:10
Prefeito Isaac Carvalho visita obras do Programa Pavimenta Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, visitou na manhã desta segunda-feira (16) as obras do Programa Pavimenta Juazeiro nos bairros Nossa Senhora da Penha, Quidé, Antonio Conselheiro e Itaberaba. O prefeito foi acompanhado dos secretários Flavio Luiz (Seges), Célia Regina (Sedur), Fernando Dantas (Serin), Paulo Bonfim (Sesp) e do assessor de gabinete Aurélio Cavalcante, além do vereador Damião Medrado, líder da bancada do Governo.
 
Na oportunidade, Isaac Carvalho conheceu o canteiro de obras da Creche do bairro Palmares, que está em andamento, além de visitar escolas e Postos de Saúde.  Cumprimentando as pessoas, o prefeito ouviu elogios e sugestões da população. “É nosso dever acompanhar o andamento das obras, saber se há dificuldade e conversar com a população, maior beneficiada do serviço público”, disse Isaac Carvalho.
 
Primeira comunidade a receber o Programa Pavimenta Juazeiro, o bairro Nossa Senhora da Penha já está com as suas obras de calçamento em fase de conclusão. Serão contemplados com o programa 21 bairros, com mais de 100 ruas e avenidas pavimentadas.

Ascom/PMJ
[ 12 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 21:40
CRIANÇAS CARENTES DE SOBRADINHO PODEM FICAR SEM ASSISTÊNCIA SOCIAL

Mais de 100 crianças carentes da vila São Joaquim em Sobradinho, atendidas pelo Projeto Social Amor e Ação, podem ficar sem a assistência devido a suspensão do apoio que a prefeitura prestava a este projeto coordenado pela professora Marivalda Evangelista, mais conhecida por Tia Val. O projeto que funciona na Rua 06 quadra N18, oferece reforço escolar, orientação religiosa, além de atividades artísticas e de recreação infantil, representando uma grande ajuda também para os pais dessas crianças que trabalham o dia inteiro.  

Mantido basicamente com ajuda de comerciantes e voluntários da comunidade, o apoio da prefeitura era importante para o projeto. Até março deste ano, o município mantinha uma funcionária e contribuía com donativos, materiais de limpeza e gás de cozinha. Mas, nos últimos meses, sem maiores explicações, a prefeitura simplesmente cortou essa ajuda. Havia também por parte da prefeitura, uma promessa de transformar o local em um núcleo de atividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o que também não aconteceu. 

Noêmia do Nascimento, de 36 anos é uma das mães que mantém 3 crianças assistidas no projeto, diz que com suspensão da ajuda do município, as dificuldades agora ficaram ainda maiores ao ponto de comprometer até a alimentação de todas as crianças. A coordenadora do projeto diz está apreensiva com a ausência da colaboração do município, embora nunca tenha sido fácil manter a assistência para essas crianças de Sobradinho ao longo dos anos. Ela espera que em breve, a Secretaria de Ação Social reveja sua decisão e volte a colaborar com o projeto por toda a importância que este representa principalmente para as crianças carentes da comunidade.

Por Raimundo Fábio
[ 21 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 21:00
Juazeiro realiza Fenagri 2011 com foco nos Novos Tempos do Agronegócio

Carlos Neiva, Suemi Koshiama e o presidente da Fenavinho Joao Strapazzon

Mostrar as potencialidades agroindustriais do Vale do São Francisco com o foco nos Novos Tempos do Agronegócio. Este é o propósito e o slogan da 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que vai apresentar de 27 a 30 de julho de 2011 em Juazeiro-BA, as últimas novidades tecnológicas e a consolidação do potencial agrocomercial. Também serão objeto de debates e demonstrações temas como novas formas de comercialização, agroindústria no Vale do São Francisco, citricultura, agro e enoturismo. Com uma vasta e diversificada programação, que inclui cursos, rodada de negócios, simpósio, palestras técnicas, dias de campo, unidades demonstrativas de tecnologia, seminários e a exposição de produtos e serviços nos estandes da Feira, a Fenagri 2011, que já é considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, vai ocupar vários espaços nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

De acordo com o coordenador geral da Fenagri 2011 e Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, o slogan “Novos Tempos do Agronegócio”, reflete os recentes avanços registrados no município, principalmente com a implantação de vários empreendimentos nos segmentos do Enoturismo, agroindústria, máquinas, equipamentos e insumos, logística, transportes, agricultura familiar e ensino universitário. “Mostraremos estas conquistas a um público estimado em 50 mil pessoas, juntamente com as novidades de inúmeras empresas nacionais, delegações estrangeiras e representações de municípios de todo o país, numa área de 10 mil metros quadrados onde serão montados estandes institucionais e da iniciativa privada”. Carlos Neiva adiantou também que o município gaúcho de Bento Gonçalves já confirmou a presença na Fenagri 2011, celebrando inclusive durante o evento, uma série de compromissos de parceria com ênfase para a Vitivinicultura.

Realizada pela prefeitura do município em parceria com o Governo da Bahia e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, a Fenagri 2011 também ajuda a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores. Certamente, a maior vitrine do agronegócio do Vale do São Francisco, este que representa, segundo dados da Embrapa Semiárido, 95% das exportações brasileiras de manga e de uva, movimentando aproximadamente US$ 300 milhões/ano no mercado interno e US$ 400 milhões/ano no mercado externo, gerando mais de 240 mil empregos entre os setores produtivos da região, que produz ainda 8 milhões de litros de vinhos finos por ano. OMercado do Produtor, em Juazeiro-BA, é considerado o 4º maior entreposto comercial do país e comercializou em 2010 cerca de 1 bilhão de reais em hortifrutigranjeiros.

Clas Comunicação
[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 20:30
VEREADORES ACOMPANHAM DE PERTO JULGAMENTO DO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO DAS CONTAS REJEITADAS DE ISAAC CARVALHO

Além de encaminhar ao Conselheiro Fernando Vita ofício em que reiteram o pedido de manutenção da rejeição das contas do prefeito Isaac Carvalho (PC do B), os vereadores Alex Tanuri (PSDB) e Leonardo Bandeira (PT) acompanham de perto o julgamento do pedido de reconsideração que será julgado nesta terça (17), pelo pleno do Tribunal de Contas dos Municípios.

Segundo Tanuri “é importante lembrar que de todas as irregularidades cometidas pelo Prefeito Isaac Carvalho, no exercício de 2009, só uma pequena parte foi apreciada e mesmo assim o Conselheiro Paulo Maracajá deu por rejeitada as contas. Com a ida de Paulo Maracajá para a Presidência do TCM, o processo foi sorteado para o Cons. Fernando Vita. Encaminhamos ao Conselheiro Fernando Vita um ofício listando outras irregularidades, pois o prefeito continua com o discurso de que foram erros técnicos e exigências constitucionais, dando a impressão que poderá manipular o TCM”.

No ofício encaminhado ao TCM os vereadores listam desde contratação irregular de temporários até a compra de material paradidático sem licitação e lembram que “foram irregularidades como estas que determinaram a rejeição das contas de Salvador”.

“É inadmissível” – diz Leonardo Bandeira – “Que o prefeito e seus asseclas fiquem de esquina em esquina se vangloriando de poder reverter a decisão do tribunal, quando nós sabemos que nem uma décima parte dos desvios foram considerados para se chegar à conclusão de rejeição. Não temos dúvidas que o TCM vai confirmar a decisão anterior e manter a rejeição das contas de 2009”.

Além das novas denúncias os vereadores lembram no ofício que só de apropriação indébita de INSS (ficar com o dinheiro retido do funcionário), foram em 2009, R$ 2.561.712,11; que o contrato “escandaloso” de empresas contábeis, escritórios de advocacia, temporários (inclusive vaqueiros e bombeiros) e advogados superam a casa dos 24 milhões  e que nenhum destes atos, “todos eles suficientes para rejeitar contas e colocar o gestor na mira do Ministério Público”,  foram levados em consideração no julgamento anterior e mesmo assim as contas foram rejeitadas.

Por muito menos, o TCM vem rejeitando contas de Prefeituras, de forma unânime dos seus Pares.

“Não temos dúvidas que o TCM saberá decidir de forma isenta, mesmo com a enorme pressão política que está sendo feita” – analisa Alex Tanuri, que juntamente com Leonardo Bandeira deverá acompanhar o julgamento na tarde desta terça feira.

[ 19 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 19:40
Oficina discute Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva

A 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva reuniu na tarde da última sexta-feira (13), no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), representantes dos setores de meio ambiente, serviços públicos, assistência social, educação, entre outros, para uma discussão sobre o tema. O destaque do encontro foi o diagnóstico da necessidade de continuidade dos planos e ações, que deverá ser realizado por um trabalho integrado.
 
O evento cumpriu a primeira etapa do contrato de nº 02952010, que corresponde à capacitação de lideranças e equipes municipais de gestão da contratação consorciada dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos e operação de unidades de manejo de resíduos sólidos pelos municípios integrantes do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONTESF). Os temas centrais da discussão giraram em torno da perspectiva de melhoria na qualidade dos serviços prestados na limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos.

Anna Monteiro/SEDUC
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 19:10
MITONHO VARGAS: “A FALTA DE FISCALIZAÇÃO ESTÁ INVIABILIZANDO E PROMOVENDO UMA IMAGEM MUITO NEGATIVA AO SERVIÇO DE MOTOTAXI EM JUAZEIRO”

Temeroso de que a sessão especial desta terça-feira (17), às 10h, no plenário da Casa Aprígio Duarte, que pretende debater o serviço de mototaxi em Juazeiro seja politizada partidariamente, o vereador Mitonho Vargas (PT), presidente da Acapmmeb (Associação dos Condutores Autônomos e Profissionais dos Moto-Boys e Mototaxistas do Estado da Bahia) convidou a imprensa regional para um almoço nesta segunda-feira (16), no Cais do Porto, Orla da cidade.

A sessão na Câmara, foi convocada por meio de requerimento do edil José Carlos Medeiros (PV). Mitonho fez uma retrospectiva desde que a lei que regulamentou o serviço foi aprovada na gestão do ex-prefeito Misael Aguilar, passando pelo acordo público firmado no início da administração Isaac Carvalho que credenciou a referida entidade a explorar o transporte de passageiros (mototaxi), em Juazeiro.

Mitonho esclareceu que atualmente 545 profissionais estão credenciados para execução dos serviços, cujo cadastro atualizado desses motoxistas está sempre à disposição da CMTT e dos organismos de segurança em caso de infrações de trânsito ou delitos criminais.

O presidente da ACAPMMEB, embora aliado político do prefeito Isaac Carvalho, admitiu que a falta de fiscalização tem sido prejudicial ao serviço, especialmente contra os profissionais que investem cerca de R$ 800,00 para regularização junto a entidade e à prefeitura municipal e posteriormente, disputam o mercado com os mototaxistas “clandestinos”.

“Essa situação está inviabilizando e promovendo uma imagem muito negativa ao serviço de mototaxi em Juazeiro”, disse Mitonho.

Por fim, o vereador e dirigente sindical disse esperar que os debates estejam voltados para os preços cobrados, a qualidade e a segurança do serviço, a organização do segmento e a sua fiscalização.

[ 11 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 18:40
PREFEITURA DE JUAZEIRO RESPONDE QUESTIONAMENTO DE MORADOR DO CENTENÁRIO

A cobrança do leitor Bruno Medrado para que a prefeitura de Juazeiro efetuasse a conclusão da obra de pavimentação da rua C, bairro Centenário, levou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro a enviar a seguinte nota ao blog:

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que vem fazendo gestões junto ao Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal em busca da liberação do recurso para a conclusão das obras de pavimentação da Rua C, no bairro Centenário, conforme reivindicado pelo leitor do blog.

Ascom PMJ

[ 5 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 18:00
VISÃO DO EX-DEPUTADO GERALDO COELHO SOBRE CÓDIGO FLORESTAL

O Nordeste era batizado como bolsão de pobreza e hoje o Rio São Francisco tem contribuído e muito para geração de emprego, renda e o crescimento do PIB.  

A vazão do São Francisco variava de 600 a 16.000 metros cúbicos por segundo. Hoje o controle da vazão em razão da construção de barragens sucessivas é de 2.000 metros cúbicos por segundo. Não mais existe enchentes devastadoras. A margem do Rio não é alterada, portanto estável a calha do Rio. 

Na zona rural muita irrigação gerando milhões de dólares na exportação de frutas para a Europa, Estados Unidos, e Japão. Na zona urbana muitos investimentos imobiliários, principalmente próximo a margem do Rio, com a visão magnífica de beleza do Rio-Mar como se fosse Copacabana. 

Assim, não se justifica preservar a mata ciliar com 500 metros. Precisa ser reduzida para no máximo 100 metros. Isto não acontecendo será uma agressão ao desenvolvimento sustentável, pois irá prejudicar e muito o empreendedorismo causando muita miséria com a redução de emprego e renda. 

O Rio São Francisco é a sustentabilidade do semi-árido.

Geraldo Coelho - Engenheiro Civil – Com mandato político por 35 anos

[ 4 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 17:30
PPA reúne representantes do Território Piemonte Norte do Itapicuru em Bonfim

Os nove municípios do Piemonte Norte do Itapicuru, através de representantes da sociedade civil organizada, apontaram e discutiram propostas de políticas públicas durante a plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015. Mais de 300 pessoas participaram da audiência, que aconteceu sábado (14) no Colégio Modelo, em Senhor do Bonfim. O PPA Participativo é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, problemas e sugestões.

Os participantes foram recepcionados, na cerimônia de abertura, pela Filarmônica da Associação dos Ferroviários Bonfinenses. Num auditório lotado, as discussões foram iniciadas, com as presenças dos secretários estaduais de Planejamento, Zezéu Ribeiro, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e dos representantes da sociedade organizada.

“Nós temos uma cultura de gestão ainda muito individualizada, normalmente cada um está preocupado com o seu município. Acredito que esse processo que estamos vivendo irá promover aos poucos uma mudança nesta cultura e consolidar um novo modelo de gestão, matizada pela troca de experiências e ações concretas, tanto dentro do território como na relação território e Estado”, disse o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, que é presidente do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru, recentemente criado. Para ele, é preciso inovar nesta nova concepção de gestão democrática.

O secretário Zezéu Ribeiro destacou o pioneirismo da Bahia na política territorial e ressaltou a necessidade de tratar os problemas como questões de governo e não como de uma ou outra secretaria. Citou ainda a necessidade de que sejam promovidas ações intersetoriais. Já o secretário Carlos Brasileiro citou que a audiência é um momento importante para serem apresentadas, pela sociedade, propostas consistentes e viáveis para o governo estadual.

A construção de abatedouro territorial, implantação de aeroporto regional, construção de um hospital de base, reforma e ampliação do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, recuperação de estradas estaduais, construção de barragens, infraestrutura para o turismo ecológico, apoio ao beneficiamento de frutas orgânicas da região, implantação de Usina de resíduos sólidos e regularização fundiária estão entre as propostas definidas pela plenária do Piemonte Norte do Itapicuru. Elas serão organizadas pela Secretaria do Planejamento para integrar o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 do governo da Bahia.

Fotos: Wilson Bahia (Cinco Mil)
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 16:40
Deu no site Por Escrito: Roberto Carlos arma frente em Juazeiro com Joseph e Jorge Khoury

Deu no site Por Escrito que em Juazeiro, comenta-se que "só se o São Francisco correr pra trás" é que o deputado Roberto Carlos (PDT) não sairá candidato a prefeito.

A informação é de que ele, para derrotar o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), está articulando uma grande frente, que incluiria o deputado Joseph Bandeira (PT) e o ex-deputado Jorge Khoury (DEM).

Solicitado a revelar detalhes da operação, Roberto Carlos nem quis conversa: "Só vou tratar de 2012 em 2012", afirma, numa resposta que é padrão de todo candidato.

[ 27 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 16:10
SEDUR retira material de construção da via pública

 

Em nota enviada ao blog a Prefeitura Municipal de Juazeiro informa, através da SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que em decorrência das pavimentações nos diversos bairros da cidade, os materiais acumulados nas ruas serão recolhidos pela empresa responsável. 

Hoje (16), o material será retirado no bairro do Quidé e amanhã, no Antônio Conselheiro. 

Ascom PMJ
[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 15:40
Comunidade do bairro Pedro Raimundo é contemplada com mais uma unidade do Programa Nova Semente

Depois de receber a unidade 'Cícera Maria da Silva', inaugurada no mês passado, o bairro Pedro Raimundo é contemplado com mais uma creche do Programa Nova Semente. Esta será a 23ª unidade do Programa. A inauguração da nova unidade, denominada 'Mundo Colorido', acontecerá nesta terça-feira (17), às 18h30, na rua Célia Gomes da Silva, n° 272.

O Nova Semente atua com creches especializadas no atendimento de crianças de 0 a 6 anos, e foi criado pelo prefeito Julio Lossio para combater o analfabetismo e a desnutrição infantil na região. As crianças atendidas pelo programa recebem cinco refeições diárias, alfabetização, atividades pedagógicas e esportivas.

Para Julio Lossio, o programa nasceu da necessidade que a comunidade tem de um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham. “O Nova Semente foi criado para ajudar os pais que trabalham e não têm onde deixar seus filhos, oferecendo alimentação e segurança para as crianças”, ressaltou.

Mônica Silvestre Secom PMP
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 15:10
Anamara se acidenta em estrada baiana

Por essa, a ex-BBB Anamara não esperava. Presença constante em festas pelo interior da Bahia, a moça esteve em Jacobina para participar da micareta da cidade e passou por um tremendo susto ao voltar para Salvador, na madrugada de sábado (14). O carro em que Maroca estava perdeu o controle, bateu em outro carro, mas a baiana conseguiu escapar do acidente ilesa.

"Estava chovendo muito e a gente voltando de Jacobina, onde fui fazer um evento. O nosso carro quase capotou. No acidente, a frente do veículo ficou completamente destruída depois de bater em um outro carro. A minha vida passou toda em questão de segundos e sei que Deus olhou muito por mim naquele momento", contou ainda assustada a ex-BBB, ao portal Ego. 

Mesmo tudo sendo apenas um susto, a ex-policial teve os joelhos arranhados e uma amiga que estava sentada no banco da frente sofreu ferimentos leves. "Eu nunca sento no banco da frente do carro. Tenho muito medo. A minha amiga machucou o nariz e os joelhos também. O impacto foi muito forte", disse. 

No Twitter, Anamara dividiu o momento de tensão com seus seguidores: "Boa tarde meus amores! Passei por um tremendo susto ao retornar do evento em Jacobina-Ba. O carro que nos trazia derrapou na pista (chove muito em Salvador), colidimos na traseira de um carro que também derrapou e quase capotamos. Graças a Deus, saímos ilesos. Salvo minha amiga, @andreajamile, que machucou o nariz e o joelho", escreveu a baiana.

BN
[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 14:40
Minimaratona Sesc Petrolina movimenta o domingo com mais de 200 atletas

Emoção e expectativas confirmadas, marcaram no último domingo (15), a chegada dos três primeiros colocados da Minimaratona Sesc Petrolina.  Chegando praticamente juntos na categoria geral masculino, o primeiro lugar ficou com Edson Amaro dos Santos - 18º atleta colocado na Corrida de São Silvestre e recordista da Minimaratona Sesc Petrolina 2010, a segunda colocação foi para Moisés Pereira Rosa - campeão da Minimaratona Sesc Petrolina 2010 e o terceiro lugar foi para Justino Pedro da Silva, da mesma equipe dos dois primeiros atletas.

Considerada uma das provas pedestres mais importantes do calendário oficial de esportes em Pernambuco, a Minimaratona Sesc Petrolina, que levou mais de 200 atletas a correr num percurso de 10 quilômetros pelas principais ruas da cidade, premiou ainda na categoria geral feminino, o primeiro lugar, Geralda Adriana Venâncio, o segundo, Rosangela Bezerra e a terceira colocada, Ana Paula Ribeiro. Após a conclusão do percurso, em frente ao Ginásio do Sesc, todos os atletas receberam medalhas de participação e os cinco primeiros colocados, nas diversas categorias, subiram ao pódio para receber  as medalhas, além de troféus para os primeiros colocados nas categorias geral e comerciário.

Uma das novidades da prova na edição deste ano foio monitoramento do tempo de cada um dos atletas através de um chip colocado no cadarço do tênis do participante. Ao final do percurso, os atletas que forneceram o número do celular receberam uma mensagem com o tempo obtido na corrida.

Para o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra a edição 2011 da Minimaratona Sesc Petrolina alcançou plenamente seus objetivos. “Tivemos a participação de um número significativo de atletas de ambos os sexos, que aprovou a novidade tecnológica do chip e as melhorias efetivadas ao longo do percurso, com mais segurança, cinco pontos de água, sinalização de quilometragem a cada dois quilômetros, além da presença de para-médicos”.Hednilson Bezerra destacou ainda as parcerias com o Corpo de Bombeiros, EPTTC, Secretaria de Ordem Pública e Polícia de Trânsito.

Clas Comunicação
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 14:00
CAIXAS-PRETAS DO AF 447 ESTãO EM óTIMO ESTADO
Todos os dados contidos nas caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no mar em 31 de maio de 2009 deixando 228 mortos, foram recuperados e estão em ótimo estado, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Escritório de Investigação e Análise francês (BEA). Os gravadores de voz e de dados do avião foram retirados do mar na última semana e o primeiro equipamento a ser aberto foi o que contém os dados do voo. A outra caixa-preta contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine. O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012. As operações de resgate dos corpos das vítimas serão retomadas por volta do dia 20 de maio, quando deverá ocorrer a troca da tripulação do navio. Dois corpos foram retirados do mar. Informações do portal G1.
 
[ 1 ] comentário ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 13:30
MAIS DE CEM VEÍCULOS PARTICIPAM do 2° ENCONTRO DE FUSCAS E CARROS ANTIGOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

 

Foi coroado de sucesso o 2° Encontro de Fuscas e Carros Antigos do Vale do São Francisco organizado pelo Fusca Clube (Fusketeiros do Vale) no último final de semana em Petrolina.

Um público considerável prestigiou os dois dias de evento na Porta do Rio (Orla da Cidade) para acompanhar os mais de cem veículos antigos em exposição.

Com a consolidação do evento, os organizadores já pensam em incluir o encontro no calendário oficial do município.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 12:40
ILUMINAÇÃO INAUGURADA EM QUADRA: MAIS ESPORTE E LAZER PARA O BONFINENSE

O prefeito Paulo Machado e o vice Aurélio Soares inauguraram sexta-feira (13) a iluminação da quadra poliesportiva da Praça Simões Filho, histórica Praça da Lagoa. A iluminação da quadra é uma persistente reivindicação dos moradores que se torna realidade graças ao empenho da atual gestão.

A obra orçada em mais de R$ 14 mil foi realizada graças a parceria entre Prefeitura e Sudesb.  A Iluminação da quadra não foi à única ação do Governo neste dia, o parquinho da praça passou por uma minuciosa manutenção e reforma. O prefeito Paulo Machado enfatizou que o local agora está adequado para a prática de diversos esportes, podendo também ser utilizado em eventos religiosos e festivos.

Ascom Bonfim
[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 12:10
SERROTE DO URUBU ABRIGA SÉTIMA JORNADA FOTOGRÁFICA DOS ESTUDANTES DA UNIVASF

Sábado, 21 de maio, estudantes da Univasf vão participar da Sétima Jornada Fotográfica. Desta vez, o local escolhido pela organização foi o Serrote do Urubu, localizado na zona rural de Petrolina, distante apenas alguns quilômetros do centro da cidade, no caminho para o Balneário de Pedrinhas.

O Serrote do Urubu é um local onde as rochas, a vegetação e o acesso ao rio São Francisco proporcionam paisagens de grande beleza, tanto no nível do solo quanto nas posições mais estratégicas, localizadas no topo das maiores elevações. “Sem dúvida, é um local de grande interesse turístico e fonte belas imagens para os amantes da natureza”, diz Marcus Ramos um dos organizadores do evento.

O encontro para apresentação e avaliação das imagens acontecerá no dia 27/05, sexta-feira, às 19 horas, na sala 11 do campus Juazeiro da UNIVASF.

[ 0 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 11:40
DIREÇÃO DO MAC VISITA LIDERANÇAS LIGADAS A ENTIDADE EM SANTANA DO SOBRADO – CASA NOVA

O diretor do MAC – Movimento de Apoio Comunitário Carlos Ribeiro, esteve em Santana do Sobrado para explicar as lideranças ligadas à entidade, sobre as ações e objetivos da nova diretoria e expor os motivos que fizeram o MAC não entrar em parceria com o Programa TOPA, uma vez que a entidade tinha o maior numero de alfabetizadores e alunos da região.

Na oportunidade, o diretor reforçou a proposta da ONG em promover qualificação profissional. “Acreditamos que a melhor forma de promover a inclusão, é atuar em políticas estruturais” – afirmou Ribeiro. O MAC se comprometeu em parceria com as lideranças de Santana, desenvolver esse trabalho, além de apoiar iniciativas locais.

[ 2 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 11:00
UMA GRANDE CIDADE REQUER GRANDES AMBIÇÕES

Que a cidade de Juazeiro (BA) é o potencial do Vale do São Francisco não é surpresa para ninguém. De localização privilegiada, o município baiano sempre dotou de grande importância nacional sendo o entreposto entre o Norte e o Sudeste do país.

Como já relatava o geográfico Theodoro Sampaio em suas viagens pelo Sertão na primeira década do século passado, "a cidade do Joazeiro é com razão considerada o Empório do Sertão São Francisco, a sua zona de influencia commercial é, sem dúvida uma das mais vastas do Brazil Central. Tudo, com effeito, aqui concorre para tornar esta cidade um centro de activas transacções. Situada na encrusilha de duas grandes arterias de communicação interior. Notamos na população de Joazeiro a mais obsequiosa attenção e urbanidade." (Trecho de O rio São Francisco e a Chapada Diamantina, 1906).

E de fato o nobre historiador estava com total razão, a cidade progrediu e cresceu de forma que a estrutura urbana não conseguiu acompanhar.

É sabido por todo Nordeste e pelo restante do país o destaque juazeirense com suas potencialidades. A cidade dota do título de "Capital da Irrigação", "Terra da Fruticultura Irrigada", "Cidade das Carrancas". Juazeiro é uma localidade ímpar, aonde o passado, ainda que timidamente, persiste nas obras arquitetônicas presentes e mal conservadas no centro antigo. Uma história de glórias, um passado que nos fortalece. Atualmente, percebe-se que o progresso ocorreu, porém de forma desordenada.

Juazeiro é uma das cidades de toda a América Latina que mais produz frutas para exportação, correspondemos por 96% da manga produzida no Brasil. Em poucos anos vimos se desenvolver um moderno pólo agroexportador em uma das regiões mais secas dessa Federação. Tal fato atraiu milhares de imigrantes, e é por isso que a cidade não é somente baiana, ela é pernambucana, cearense, piauiense, sergipana, gaúcha, paulista, japonesa e tantas outras definições que compõem essa localidade cosmopolita.

Como tudo tem seu lado negativo, essa jóia do Sertão enfrenta problemas que infelizmente assolam seu povo hospitaleiro e de simpatia rara. Como já citado anteriormente, toda essa grandeza está sendo muito mal aproveitada. É injusto ter uma grande Usina de Açúcar, um dos maiores Curtumes do Brasil, o quarto maior Ceasa, o maior volume de exportação agrícola, a Moscamed, e tantas outras fontes do orgulho juazeirense, serem ofuscadas por atitudes que colocam os pontos negativos em triste evidência.

É com orgulho que lá fora o juazeirense admite a sua origem, afinal além de todas essas dádivas divinas, temos vários famosos oriundos desta maravilhosa terra que conseguiram brilhar nos diversos setores da mídia, até mesmo internacional. Juazeiro é uma cidade abençoada, seja por ter essa constelação artística, seja pelo grande Pólo Agrícola, mas acima de tudo.. por ser Juazeiro. Até então tudo certo, entretanto mais uma vez vem o ponto negativo dessa ótica, dentro da cidade o que vemos é um total descaso de sua população em relação aos rumos a qual ela entrega essa preciosidade, entrega nas mãos de pessoas que se preocupam muito mais com o bem estar pessoal do que com esse diamante sertanejo que brilha em pleno árido Sertão.

O que precisamos fazer é colocar representantes que façam acontecer, não quero entrar em méritos de políticos que administram ou deixaram de administrar. O que quero é alertar a população de que nós podemos, temos potencial e o direito de assumir a denominação que sempre foi nossa... Capital do Sertão Brasileiro.

Só porque as coisas estão assim, não significa que precisem ser assim, Juazeiro tem porte, está se tornando uma grande cidade, cheia de novas construções, loteamentos, condomínios, alvo de grandes redes de serviços e investimentos que aqui chegam devido a capacidade de empreendedorismo de seu povo.

Quero a Juazeiro da Lordeza em verso e prosa, como já dizia o poeta. A cidade está entre as 100 maiores do Brasil e compõe o grupo de elite do Interior Nordestino. Precisamos fazer jus a essas titulações, eleger pessoas que estejam preocupadas com o nosso futuro. Temos potencial e necessitamos de: um teatro municipal, um centro de convenções, politicas de investimento cultural em artes, dança e teatro (não podemos esquecer que somos uma cidade de cultura própria e que bela cultura), novas opções de lazer com bares, restaurantes, pubs, bistrôs, melhorias na orla urbana. Mais atrações de investimentos, entrando em parceria com o governo estadual, podemos reduzir a burocratização e intensificar a instalação de empresas de nível, construir a Plataforma Logística Multimodal e revitalizar a Ferrovia Centro Atlântica associada ao Porto da Cidade, construção de um Pólo de Confecções e um Parque Tecnológico, uma Usina Solar e um Parque Eólico. E no ramo agroindustrial, fazer sair do papel um dos maiores Projetos de Irrigação da América Latina, o Salitre. Precisamos pensar também na estrutura urbana, com a implantação de um VLT (Veículo leve sobre Trilhos) ligando as Zonas Oeste - Sul - Leste, novo terminal rodoviário, duplicação da BA - 210 e da BR 407 nos trechos urbanos associados com os viadutos e por fim a construção de mais avenidas largas e interligadas com ciclovias e espaços de convivência com um belo paisagismo. Já temos uma universidade federal, mas a UEJ (Universidade Estadual de Juazeiro) também se faz necessária, visto a nossa vocação de ser um pólo universitário.

A nossa cidade merece tudo isso e muito mais, é de conhecimento que orçamento é complicado. Mas temos que tentar e pensar grande, porque em uma cidade como a nossa é vital ter grandes ambições para estar ao nível de sua história e importância.

Desejo felicidades a todos os que fazem valer seu trabalho para engrandecer essa terra tão cheia de valores e destaques que transformam o simples ato de nascer aqui em motivo de orgulho e virtude.

Harisson Feeling - Ciências Sociais - Univasf/BA

[ 18 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 10:30
ALEGRIA E EMOÇÃO MARCAM RETORNO DA BANDA MIRAGE

Uma idéia do professor e radialista Sérgio Rêgo ao conversar com o músico Cristiano Silva acabou por consolidar o retorno da Banda Mirage depois de dez anos longe dos palcos.

Neste domingo (15), milhares de fãs compareceram ao Clube de Campo dos Cabos e Soldados com objetivo de acompanhar o show “Recordações” que marcou o retorno de Jorge, Paulinho, Natinho, Totonho, Edcarlos e outros que compuseram o grupo nas décadas de 80 e 90.

Sérgio Rêgo, durante rápido pronunciamento lembrou que a grande maioria dos presentes acompanhou a trajetória da banda que fez e continua fazendo parte da história musical de nossa cidade.

Depois da abertura com a Banda Pancha Maia, um misto de alegria e emoção invadiu os corações dos admiradores da Banda Mirage. Reunidos em frente ao palco, aplaudiam e vibravam, enquanto Paulinho e Edcarlos se revezavam entre novas e velhas canções.

O radialista, humorista e flamenguista, Wilson Duarte comentou “Mirage é comparável ao vinho, o tempo passa e ela fica melhor”.

[ 9 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
16/05
segunda-feira
Política às 09:40
XVI FESTA DOS DESTAQUES DE SOBRADINHO

Geraldo,

No último dia 13, aconteceu em Sobradinho, a XVI Festa dos Destaques realizada por Manoelzinho Cabeleireiro. O evento foi um sucesso com a entrega de troféus para os melhores do ano de 2010.

Alguns destaques foram bem aplaudidos como o melhor supermercado Peg Pag, melhor barzinho o Caldinho do Foguetão de Shirlene e Junior foguetão, revelação política Luiz Vicente Berti, melhor professor da rede pública pela a terceira vez consecutiva Prof. Ariovaldo. A Escola CEMAG de Tia Graça foi o destaque dos destaques,  ganhando dois troféus, um por ser a melhor escola infanto- juvenil e o outro, a melhor escola particular de Sobradinho. Já o troféu mister Sobradinho ficou com Paulo André.

Em todas as festas principalmente de avaliação, existem aqueles que são aplaudidos com bastante euforia e outros que são vaiados, isso é uma forma errônea que algumas pessoas demonstram por não estarem satisfeitas com a indicação feita, e dessa forma a vaia aconteceu quando a primeira Dama do município, a senhora Marizalva Ribeiro subiu ao palco para receber o troféu de melhor secretária. Na realidade foi um momento de grande constrangimento para a primeira Dama que não esperava essa reação de alguns presentes à festa, haja vista, que 90% dos presentes repudiaram a indicação dela como secretária, já outros vaiaram pela a falta de simpatia que a mesma tem com o povo de Sobradinho.      

Alexandro Nunes Lima

[ 28 ] comentários ImprimirImprimir Enviar por email Enviar por email Postar no twitter Postar no twitter Regras do blog
 
PUBLICIDADE













BLOG DO GERALDO JOSÉ

COLABORADOR

BUSCA DE NOTÍCIA AVANÇADA