Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
20 de Setembro / 2010 às 07:40 | 2 Comentários

“Vai ter 2º turno”. Assim era saudado o candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, durante a carreata democrata, na orla de Salvador, ontem (19) pela manhã. O cortejo motorizado reuniu mais de dois mil veículos. Do antigo Clube Espanhol até a Lagoa do Abaeté as bandeiras democratas tremularam mostrando a força da oposição na capital baiana.  

Próximo à sede de praia do Esporte Clube Bahia, torcedores tricolores fizeram a festa na passagem da carreata. “É o Bahia na primeira e Paulo Souto de volta”, disse o pedreiro Juarez Constantino, 37. “A virada do Bahia ontem, assumindo a liderança do campeonato, foi um presságio do que pode acontecer no dia 03 de outubro. O sucesso da carreata de hoje deflagra a virada democrata”, afirmou Paulo Souto.

Política
20 de Setembro / 2010 às 07:00 | Nenhum Comentário

Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Petrolina, participaram na última semana da VIII oficina do Programa de Formação “Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação em Saúde". O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de definir estratégias e facilitar o processo do trabalho dos ACS’s em relação ao câncer de mama e colo do útero.

Os encontros são realizados mensalmente e neste mês de setembro o grupo discutiu uma problemática que vem crescendo assustadoramente no Brasil nos últimos anos. O câncer de mama e do colo do útero. Foram colocadas em questão compreensões sobre o tema, como os sintomas, prevenção, formas de diagnosticar e como tratar a doença. O coordenador de promoção a saúde, Silvoney Júnior, explicou que durante as reuniões os debates também são ampliados. “Impressões, opiniões e experiências do cotidiano de trabalho desses profissionais são relatas, assim como ações que devemos colocar em prática para melhorar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.

O grupo ainda trabalha a questão da articulação do cuidado, o que envolve modos de atuação e de sensibilização, ferramentas que devem ser utilizadas, quais são as dificuldade para abordar o tema com a população e como abordar e quais os sentimentos que surgem ao lidar com os pacientes que descobrem que estão com câncer. "Formamos grupos que simbolizam o misto de sentimentos que surgem ao tratar do tema câncer, como pessoa e como profissional de saúde. Nosso dever é qualificarmos os profissionais que estão comprometidos com a promoção de saúde da população dos territórios sob sua responsabilidade sanitária”, finalizou Silvoney.

Taisa Alencar Ascom PMP Foto: Josélia Maria
Política
20 de Setembro / 2010 às 06:30 | 14 Comentários

Sexta-feira (17), o candidato a deputado estadual Gustavo Miranda (PCdoB) foi recebido com festa pelos moradores do bairro Santo Antônio em Juazeiro. Gustavo percorreu as ruas da comunidade em uma grande caminhada lado a lado com militantes, eleitores, amigos, jovens e adultos que demonstraram a confiança no candidato do PCdoB.

Gustavo Miranda recebeu também o apoio do prefeito Isaac Carvalho e do vereador Zó que o conduziu pelas ruas do Santo Antônio e apresentou Gustavo aos moradores do bairro. A população recebeu com carinho Gustavo Miranda e enfeitou as casas e as ruas com as cores vermelha e amarela demonstrando a confiança no PCdoB e em Gustavo para representá-los na Assembleia Legislativa a partir de 2011. 

Gustavo esteve também na Maringá, onde foi acompanhado pelo comunitário popularmente conhecido como Petilson. “A cada dia tenho mais certeza que estou no caminho certo e com apoio da população de Juazeiro estou mais fortalecido rumo à vitória. Durante as caminhadas tenho conversando com a população que demonstra muita confiança em meu trabalho. Na Assembleia Legislativa vou ser a voz do povo do norte da Bahia e a minha luta será em benefício dessa população que tem fé e acredita na mudança e no trabalho”, afirmou Gustavo.  

Após a caminhada, Gustavo Miranda seguiu para a festa da União da Juventude Socialista (UJS) que também apoia o candidato do PCdoB. Jovens de Juazeiro, Senhor do Bonfim e região estiveram presentes no evento de inauguração do espaço ‘Jovens Pela Mudança’ na Orla de Juazeiro e demonstraram confiança na vitória de Gustavo no próximo dia 03 de outubro. Na tarde de sábado (18), o candidato do PCdoB particioou, em Juazeiro, da grande carreata do governador e candidato à reeleição Jaques Wagner.

Ascom Gustavo Miranda
Política
19 de Setembro / 2010 às 23:00 | Nenhum Comentário

O candidato a deputado federal Osvaldo Coelho concedeu entrevista sexta-feira (17) a rádio Voluntários da Pátria em Ouricuri-PE. Na oportunidade o candidato teceu criticas ao governo do Estado por não cobrar o inicio das obras do Canal do Sertão e a finalização do projeto Pontal.

Dando continuidade a sua agenda, Osvaldo Coelho recebeu a visita de professores e gestores de escolas em sua residência e realizou reuniões nos bairros Alto do Cocar, projeto Senador Nilo Coelho- Núcleo 06 e no distrito de Nova Descoberta, onde foi recebido com muito carinho e animação pela comunidade.

Na ocasião, o Presidente da Associação de Moradores do Alto do Cocar, José Ribeiro, ressaltou que está confiante na volta do candidato ao congresso nacional. “Queremos Osvaldo Coelho de Volta a Brasília, nosso deputado tem feito muita falta ao Sertão. Precisamos que ele volte a nos representar para que possa ajudar o nosso prefeito Julio Lóssio a cuidar da nossa Petrolina. Estamos felizes por fazer parte dessa caminhada”, finalizou.

Política
19 de Setembro / 2010 às 22:00 | 4 Comentários

Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha, o palhaço Tiririca (PR) seria o deputado federal mais votado de todo o país. A análise mostra que ele é o preferido de 3% dos eleitores em São Paulo, o que significa 900 mil votos. O humorista venceria políticos tradicionais como Paulo Maluf (PP), que na eleição passada foi mais votado do país com 739 mil. Em termos absolutos, em toda a história só perderia para Enéas Carneiro, morto em 2007, que nas eleições de 2002 foi anotado na urna por 1,5 milhão de eleitores. A votação de Lula em 1986 também será superada – 650 mil.

Política
19 de Setembro / 2010 às 21:00 | Nenhum Comentário

Uma extensão de cabo da rede de telefonia que abastece as ruas do bairro Alto do Cruzeiro foi derrubada na tarde da última sexta-feira, 17, interditando as ruas 04,05 e travessa da rua 04. Segundo informações de moradores, um caminhão baú foi o responsável por derrubar a referida rede. “Isso é comum acontecer nessa rua; sempre que passa um caminhão baú por aqui atinge a rede de telefone ou a rede elétrica, e os moradores ficam prejudicados”, disse a moradora Liliana Aranha, da travessa da rua 04.

Texto e fotos de Paulo Carvalho
Política
19 de Setembro / 2010 às 20:00 | 8 Comentários

Com 51% das intenções de voto, a pestista Dilma Rousseff permanece na liderança pela disputa à Presidência da República, de acordo com a pesquisa IBOPE divulgada nesta sexta-feira, 17. Dilma abriu 26 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB), que alcançou 25% — dois pontos a menos que na última pesquisa, divulgada no dia 3 de setembro. Marina Silva (PV) subiu três pontos em relação à ultima pesquisa e atingiu 11%. Os demais candidatos não pontuaram, os brancos e nulos somaram 4% e os indecisos 8%.

Considerando apenas os votos válidos, se a eleição fosse hoje, Dilma venceria já no primeiro turno. Em um eventual segundo turno entre a petista e Serra, ela também venceria, com 56%. Neste cenário, o tucano obteve 31%, os brancos e nulos 6% e os indecisos 7%.

Os 3.010 entrevistados pelo IBOPE também avaliaram o governo Lula e, para 79%, a atual gestão é “boa” ou “ótima”. A administração foi considerada “regular” por 16% e “ruim” ou “péssima” por 4%.

O IBOPE aplicou a pesquisa entre os dias 14 e 16 de setembro em 205 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A Tarde
Política
19 de Setembro / 2010 às 19:00 | Nenhum Comentário

Na manhã deste sábado (18), Gonzaga Patriota visitou a cidade de Lagoa Grande, passando pela feira livre local acompanhado das lideranças locais: o diretor do Iterpe, Mantena; e o diretor técnico do mesmo instituto, Carlos Robério; o secretário de agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar e Regivando Siqueira, presidente da Associação Comunitária do Assentamento Pontal.

Após a caminhada pelas principais ruas de Lagoa Grande, Gonzaga participou de uma reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais onde ressaltou as suas atuações a favor dos que trabalham no campo. "Sempre abracei as causas dos trabalhadores da terra por acreditar que essa é uma causa justa e, graças a Deus, estamos conseguindo resolver grandes problemas com a ajuda de pessoas como Mantena aqui em Lagoa Grande", declarou o deputado Gonzaga Patriota.

Em seguida, Gonzaga esteve em Santa Maria da Boa Vista.

Política
19 de Setembro / 2010 às 18:00 | Nenhum Comentário

O próximo presidente do país não vai poder continuar negligenciando a educação. Além da péssima qualidade do ensino público de base, já velha conhecida dos brasileiros, novos números mostram que mesmo em comparação aos países do Mercosul, nossa educação vai de mal a pior.

É que a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (17), dá conta: o Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa.

Apesar de a taxa ter melhorado – a pesquisa anterior revelava abandono de 13,2% – dados da publicação confirmam o ensino médio como o “gargalo” da educação brasileira: dos jovens com idade ideal para estar nessa etapa – com idades de 15 a 17 anos de idade – apenas metade (50,9%) está na escola.

NuBlog
Política
19 de Setembro / 2010 às 17:00 | 5 Comentários

O candidato a deputado estadual Misael Aguilar, PMDB, foi recebido por correligionários  na cidade de Casa Nova na noite de sexta feira(17) e saudado com alegria ao longo do trajeto que percorreu ao lado do candidato a governador Geddel Vieira Lima.

Misael ao falar lembrou  que Casa Nova não vive uma situação diferente de dezenas de outros municípios do sertão da Bahia: esquecido pelo Estado e sem perspectivas para sua juventude, que não tem meios de obter emprego e renda.

“Em Casa Nova, além dos problemas comuns às  cidades do interior da Bahia, soma-se  falta de segurança  que deixa vítimas quase diariamente” – protestou para uma plateia de mais de cinco mil pessoas que lotou a Avenida principal de Casa Nova. Para o candidato a “ausência do estado” é o grande responsável pela estagnação e atraso dos municípios: “O governo não vê que há enormes possibilidades de desenvolvimento e crescimento, no interior,  como em Casa Nova, onde está o maior rebanho de caprinos e ovinos do Nordeste e que não recebe  apoio do governo estadual”.

Ascom Misael
Política
19 de Setembro / 2010 às 16:00 | 1 Comentário

Maus-tratos, assédio moral, discriminação e até pedradas e tiros, que chegam a terminar em boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Mato Grosso, viraram rotina no dia a dia dos recenseadores do IBGE. A situação mais grave aconteceu na zona rural de Carijó, região do município de Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá).

Na quarta-feira (15), dois recenseadores foram recebidos a tiros por um casal. "Primeiro a mulher me apontou uma faca. Daí ela atirou", contou Manuele Rosa da Silva, de 20 anos. Segundo a recenseadora, ela chegou ao sítio para fazer a pesquisa, bateu palmas, mas ninguém atendeu ao chamado.

Ela e o piloto da moto que a levou decidiram entrar na propriedade para chegar até a casa, que ficava distante da porteira. "Fomos batendo palmas, chamando por alguém. Foi quando de repente uma senhora e seu marido abriram a porta e mandaram a gente sair dali". O coordenador da sub-área da funcionária ameaçada, Walter Pires, disse que essa situação foi extrema. Ele afirma que, desde 1978, quando começou a trabalhar no IBGE, nunca havia ocorrido uma situação desse tipo. "O casal não pode ter achado que eram ladrões na casa. Nossos pesquisadores andam uniformizados, com jaleco e boné do IBGE. Não tem como não reconhecer", disse.

O IBGE estima que 3 milhões de pessoas deverão ser ouvidas pelo IBGE no Estado. No censo de 2007 foram recenseados 2.854.642 habitantes. Mato Grosso conta com 2,7 mil recenseadores distribuídos em 32 sub-áreas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Política
19 de Setembro / 2010 às 15:17 | Nenhum Comentário

A Bahia é um dos cinco estados brasileiros selecionados, além do Distrito Federal, para implantar o projeto piloto de implantação da nova carteira de identidade, batizada de registro de identificação civil (RIC). Apenas duas unidades federativas devem ser escolhidas, e a Bahia é forte candidata. A emissão da nova identidade terá início em 1º de dezembro, e a previsão do Ministério da Justiça é que sejam expedidos 100 mil cartões no lançamento, número que deve chegar a dois milhões ao longo de 2011. Além da Bahia, foram indicados como estados candidatos a receber o projeto Alagoas, Maranhão, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal. De acordo com Priscila Foscia, papiloscopista e assessora do Instituto Nacional de Identificação do Departamento da Polícia Federal em Brasília, a Bahia e o Distrito Federal deverão ser os primeiros dalista a implantar o projeto. (A Tarde)

Política
19 de Setembro / 2010 às 15:00 | Nenhum Comentário

Integrando as comemorações do aniversário de Petrolina, a Secretaria Municipal de Esportes, em parceira com Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), realizou neste sábado (18), a primeira Pedalada Saudável, que foi bastante concorrida. Os quase mil participantes se concentraram na Academia das Cidades, momentos antes de percorrer dez quilômetros pelas principais ruas do município. 

Ao final do passeio foram sorteadas 17 bicicletas entre os inscritos, que também colaboraram com o social, doando um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado, segundo a secretária do Sedest, Tereza Virginia, a duas instituições, a Sementes do Amanha e a Crelpes, ambas de Petrolina.  “Ficamos muito felizes com a participação do povo de Petrolina na pedalada saudável, pois hoje, além de incentivar atividades, que promovem mudanças de hábitos, na conquista de uma melhor qualidade de vida, ainda ajudamos instituições filantrópicas da cidade”, expôs. 

Satisfeito com o sucesso da I Pedalada Saudável, o secretário de Esportes, Ailton Guimarães, explicou que a pedalada foi criada com o intuito de compor a programação dos 115 anos de Petrolina, e reforçando a fala da secretária Tereza Virginia, afirmou que o evento tem a finalidade de fortalecer e criar hábitos saudáveis na população, como também ajudar o próximo, “para tanto a coordenação estipulou no ato da inscrição a doação de um quilo de alimento não perecível. Inscrição que também dava o direito ao ciclista de concorrer ao sorteio de 17 bicicletas. Agora a meta é que a Pedalada Saudável seja inserida no calendário dos próximos aniversários da nossa cidade, declarou. 

Para o prefeito Julio Lóssio, a idéia do secretário Ailton Guimarães foi muito bem acertada, tanto que a população de Petrolina aderiu já na primeira pedalada saudável. “Foi uma grande idéia a do secretário Ailton. Espero que ela seja realizada mais vezes. E fico mais feliz por perceber que aqui se encontram jovem, adultos, crianças, ou seja, a família petrolinense”, finalizou.

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Joselito Tavares
Política
19 de Setembro / 2010 às 14:00 | Nenhum Comentário

A partir deste sábado (18), faltando 15 dias para as eleições gerais, nenhum candidato que concorre aos cargos disponíveis no pleito de 2010 poderá ser detido ou preso, a não ser em caso de flagrante delito ou sentença condenatória por crimes inafiançáveis. A lei também contempla os convocados para trabalhar nas eleições (membros das mesas receptoras) e fiscais de partido. A partir de 28 de setembro até 5 de outubro, a medida se estende aos eleitores. Segundo o Código Eleitoral, nenhum eleitor pode ser preso nos 5 dias que antecedem o pleito (que acontece em 3 de outubro) e nas próximas 48 horas após as eleições, salvo em ocasiões já citadas. Candidatos e eleitores que praticarem atos para prejudicar uma pessoa que vai votar ou já tiver votado (desrespeito ao salvo conduto) também podem ser detidos no período. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram apresentados 22.570 pedidos de candidatura para os cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senadores e suplentes, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais para as eleições de 2010.

BN
Política
19 de Setembro / 2010 às 13:00 | 19 Comentários
 
 
As lideranças políticas de Sobradinho, Casa Nova e Juazeiro recepcionaram o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, na tarde deste sábado (18), que esteve acompanhado do candidato a vice Otto Alencar e dos postulantes ao Senado, Walter Pinheiro e Lídice da Mata.
 
Para o vereador Joaquim Francisco Sales, PRB de Sobradinho, a reforma do balneário possibilitará a Sobradinho se tornar um dos pólos turísticos do estado. Além de sediar uma das maiores usinas hidrelétricas do país, a economia do município baseia-se na pesca e na criação de caprinos e ovinos. A colônia de pescadores tem mil associados regulares.
 
Um dos pedidos mais insistentes da população de Sobradinho foi a reativação e reforma do Hospital administrado pela prefeitura e interditado há dois anos por não atender as normas da vigilância sanitária, “considero que o governo deve nos ajudar em três áreas essenciais, que são infraestrura, educação e saúde. Tenho certeza que Wagner vai continuar o bom trabalho feito pela região. Por causa dele já temos sete unidades do posto de Saúde da Família”; disse o prefeito da cidade de Sobradinho, Genilson Silva, PT. Ele pediu ainda ajuda ao governador para implantar uma extensão da Universidade do Estado da Bahia na cidade, principalmente o curso de Engenharia de Pesca.
 
Em Juazeiro, imensa carreata percorreu as ruas centrais e orla de Juazeiro, oportunidade em que o governador Wagner agradedceu o apoio do prefeito Isaac Carvalho, do ex-prefeito Joseph bandeira, da vice Maria Goréti, do deputado Roberto Carlos e outras lideranças locais.
Política
19 de Setembro / 2010 às 12:00 | 3 Comentários

"É bom lembrar que senador não é assistente de governador ou de presidente. Ele fica oito anos no Senado. Muda o presidente, o governador, o prefeito e o senador continua lá. Por isso, é importante escolher quem tem compromisso com a Bahia, não apenas com o seu partido".

Com essa provocação aos eleitores baianos sobre o papel do senador, a apresentadora do novo programa de Aleluia destaca a atuação do candidato democrata no Congresso Nacional durante os governos FHC e Lula. E avisa: "Reparem bem na postura que um senador de verdade deve ter".

asscom
Política
19 de Setembro / 2010 às 11:00 | 1 Comentário

A SOGOPE (Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco) através da sua presidente Vilma Guimarães de Mendonça e delegada regional Lígia Moxotó, juntamente a FEBRASGO (Federação Brasileira dos Ginecologistas e Obstetras) promoveram quinta-feira (17) e sexta-feira (18) no auditório do Petrolina Pálace Hotel a V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Vale do São Francisco com o apoio da Unimed VSF.

O evento contou com palestrantes renomados dos estados de Pernambuco e São Paulo, inclusive, uma mesa redonda sobre Síndromes Hipertensivas na Gestação, coordenada por Alex Sandro de Souza; e uma conferência abordando Prevenção e Inibição do Trabalho de Parto Prematuro, tendo por presidente Elivânia Marques e o conferencista Luis Lippo. Já na área de ginecologia a mesa redonda DST de Transmissão Vertical: como prevenir, coordenada por Jefferson Valença. A mesa redonda sobre Lesões HPV Induzidas foi coordenada por Iara Coelho, e a palestra sobre Imunoprevenção por Jefferson Valença.

Segundo a presidente da SOGOPE, Vilma Guimarães, os temas escolhidos foram sugeridos pelos associados da região e voltados aos problemas locais. “Foi um momento especial de confraternização entre amigos da especialidade e assim, atualizamos nossos conhecimentos médicos para atuar em nossa região”, afirmou.

Clas Comunicação
Política
19 de Setembro / 2010 às 10:00 | Nenhum Comentário

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou nesta sexta-feira com uma ação civil pública pedindo o afastamento do diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, por improbidade administrativa. Segundo o MPF, Lima deixou de tomar medidas para regulamentação do diesel menos poluente, o que atrasou a implementação do combustível. Quando era diretor responsável pela Superintendência de Qualidade da ANP, Lima não levou ao colegiado a proposta da agência para definir as especificações do óleo diesel de referência para as fases seguintes do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores). Ainda de acordo com o Ministério Público, como diretor-geral, ele não garantiu a aprovação da resolução especificando o combustível dentro do prazo estabelecido em lei, 1º de janeiro de 2006. A resolução ficou pronta somente em novembro de 2007. (Agência Brasil)

 
Política
19 de Setembro / 2010 às 09:00 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Sento-Sé iniciou no último dia 14, a construção do sistema integrado de distribuição de água potável dos bairros Elias Alves, Populares e Cícero Borges. A obra começou com a escavação do solo para colocação dos tubos, e será concluída no prazo de sessenta dias. O investimento da ordem de R$ 270 mil reais é fruto de um convênio celebrado entre a prefeitura de Sento-Sé e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

Mesmo localizada às margens do rio São Francisco, a cidade tem problemas com o abastecimento de água para o consumo humano. Isso por que o sistema construído pela CHESF na década de setenta para atender cinco mil pessoas, não acompanha mais a demanda da população que é de vinte mil habitantes. A situação não é pior, por que em 1998 a ETA (Estação de Tratamento de Água) recebeu uma ampliação que aumentou a oferta de água nas torneiras.

As comunidades distantes da adutora central são as mais prejudicadas, entre elas, os bairros Elias Alves, Populares e Cícero Borges, que há muitos anos enfrentam escassez de água, por falta de estrutura hídrica. Para se ter uma idéia em 2008, toda a cidade de Sento-Sé ficou doze dias sem água, prejudicando a população e a economia do município. Preocupado com essa situação caótica, o prefeito Ednaldo Barros acionou a FUNASA e a CODEVASF para juntos resolverem o problema.

De acordo com o diretor executivo do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Gildário Rodrigues da Gama (Moreno), a falta de políticas públicas para o abastecimento humano e a irresponsabilidade da administração anterior, prejudicaram de forma desastrosa o desenvolvimento urbano. Os moradores receberam com festa o início das obras. Eu sabia que essa vergonha acabava um dia, disse Zé pretinho residente do Elias Alves.

Texto e Fotos Ascom:PMSSÉ
Política
19 de Setembro / 2010 às 08:00 | 2 Comentários

O “guru” gorou. Contratado no final de agosto para turbinar a campanha de José Serra na internet, o americano de ascendência indiana Ravi Singh, da empresa ElectionMall, voltou para os EUA sem ter o contrato renovado. A coordenadora da campanha tucana na internet, Soninha Francine, argumenta que o trabalho dele “foi concluído conforme o combinado”. A versão, porém, não contempla o pandemônio causado pela contratação do “guru” nas hostes serristas. Singh foi bombardeado por todo lado – de interneteiros preteridos ao setor de marketing, passando pelo núcleo político. Um profissional que trabalhou com o indo-americano relata que ele era truculento e costumava rejeitar sugestões afirmando: “Vocês não estão aqui para ter ideia, quem tem ideia sou eu”.

As críticas mais frequentes foram às mudanças implantadas pelo consultor na página de Serra na internet (www.serra45.com.br). De saída, o “guru” priorizou um burocrático cadastramento de eleitores pelo site. “Ele não tem sentido de rede, tem sentido de spam”, criticou um colaborados, referindo-se aos e-mails que depois inundaram a caixa postal dos cadastrados. Outra criação tida como infeliz foi adotar um novo slogan para a página oficial, “É a Hora da Virada”, em vez de “O Brasil Pode Mais” usado na propaganda serrista. Soninha, que atua em conjunto com a empresa DDBR, que contratou Singh, diz ter “adorado” trabalhar com o consultor. “O site é hoje muito mais interativo, colaborativo, 2.0″, afirmou. (Folha)

Política
19 de Setembro / 2010 às 07:00 | Nenhum Comentário

Em comemoração ao dia do Contador, 22 de Setembro, o colegiado do curso de ciências contábeis da Facape realizará de 22 a 24 de setembro a XV Semana Acadêmica de Contabilidade - (SEACON). Palestras, apresentações de trabalhos de conclusão de curso e mini-cursos irão compor a programação do evento que contará com renomados nomes da contabilidade regional.

Serão oferecidas 30 vagas para participação nos mini-cursos. As inscrições devem ser feitas gratuitamente na coordenação do curso de ciências contábeis das 15h às 22h. O XV SEACON, junto a eventos das demais coordenações de cursos da Facape, fazem parte da programação do Simpósio Social do São Francisco - SIMFACAPE, realizado anualmente pela Instituição.

Política
18 de Setembro / 2010 às 23:00 | 1 Comentário

A menos de 15 dias das eleições, a disputa por duas vagas baianas no Senado está indefinida e ainda mais acirrada, mostra o Datafolha. Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e 14, Cesar Borges (PR), com 29%, Lídice da Mata (PSB), com 28%, e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar. Na pesquisa anterior, de 9 de setembro, os índices eram 31%, 28% e 26%, respectivamente, já caracterizando o empate técnico.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. José Ronaldo (DEM) oscilou um ponto para cima e agora tem 11%. Edvaldo Brito (PTB) tem seu índice inalterado em 9%, e Joé Carlos Aleluia (DEM), que tinha chegado a 11% na pesquisa anterior, volta a 7%. Entre os eleitores baianos, 15% afirmam votar em branco para uma das vagas, e 10% para as duas. Estão indecisos quanto a um voto 34%, e 24% ainda não decidiriam nenhum dos votos para o Senado.

Se considerados apenas os votos válidos, Borges tem 25%, Lídice, 24%, Walter Pinheiro, 23%, José Ronaldo, 9%, Brito, 7%, e Aleluia, 6%. Foram realizadas 1.100 entrevistas em 43 municípios da Bahia. Contratada pela Folha, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.035/2010.

Política
18 de Setembro / 2010 às 22:00 | Nenhum Comentário

No final da tarde da sexta-feira (17) Gonzaga Patriota esteve em Rajada – distrito de Petrolina-, realizando uma caminhada seguida de um comício realizado em frente à Creche Gabriel Moreira e acompanhado da liderança local, Dino.

Em seu discurso, Gonzaga falou da importância de se fazer política por amor às causas necessárias para o povo do sertão. "Durante muito tempo as pessoas de Rajada sofriam porque necessitavam da passagem molhada do açude e ninguém nunca fazia, mas tomei a frente desse problema e fui até o governador, acompanhado de Dino e mostramos para ele que a situação estava insustentável e a obra está aí. Para isso acontecer, é preciso se envolver de verdade com as causas de quem precisa da nossa ajuda de político", ressaltou Patriota.

Em seguida, o deputado participou de um comício no bairro São Gonçalo com lideranças como os candidatos Nissô e Isabel Cristina. A população local foi às ruas para ouvir Gonzaga declarar o seu apoio aos líderes comunitários de Petrolina. "Ainda há muita coisa a ser feita pela periferia de Petrolina, mas, para resolver, é preciso andar nesses locais para conhecer a realidade de cada comunidade – coisa que não está sendo feita pelos políticos de Petrolina. Como eu não estou aqui todos os dias, conto com o apoio dos presidentes de bairro para me mostrar os problemas e aí eu faço o possível para resolver da melhor maneira possível", esclareceu Gonzaga.

Neste sábado, Patriota cumpriu agenda em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

Política
18 de Setembro / 2010 às 21:00 | Nenhum Comentário

*Josemar Santana

No comentário Jurídico Semanal feito para o programa Canal Aberto, da Rádio Caraíba de Senhor do Bonfim e distribuído para blogs de notícias da região foi abordado por mim o caso da retirada de propaganda política de candidato a deputado estadual adversário do candidato apoiado pelo prefeito de Senhor do Bonfim, no dia 7 de setembro, quando cavaletes foram recolhidos ilegalmente de ruas do roteiro do desfile cívico da Independência do Brasil.

O Comentário, realizado no dia 10 de setembro, interpretava o art. 37, da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), citando os locais e as formas de propaganda eleitoral proibida, bem como as permitidas, sem dizer quem tinha razão e quem não tinha, deixando que os ouvintes fizessem o seu próprio julgamento.

Ao final do comentário foram citadas decisões dos Tribunais (TSE e STF) que consideram ilegais as regulamentações de Administrações Municipais sobre Propaganda Eleitoral, reafirmando a competência do TSE-Tribunal Superior Eleitoral, outorgada pela Constituição e consubstanciada em legislação ordinária.

A Câmara de Vereadores de Campinas (MT) aprovou Projeto de Lei que proíbe a Propaganda Eleitoral em logradouros públicos, causando a revolta de candidatos, que em consulta ao TRE daquele Estado ficaram sabendo que a Propaganda Eleitoral está definida em Lei Federal e que não compete ao Município editar normas regulativas sobre o assunto.

No último dia 17, aqui em Senhor do Bonfim, o Juiz da 45ª Zona Eleitoral baixou a Portaria nº 01.09/2010-ZE, definindo “procedimentos para fins de fiscalização e exercício do poder de polícia referente à propaganda eleitoral.”

No inciso I, do artigo 1.º, da referida Portaria, fica claro que o Município pode intervir na propaganda eleitoral, tanto quanto os partidos políticos e coligações, por meio de representações ou comunicações ao JUIZO ELEITORAL, não podendo, portanto, atuar diretamente na retirada de propaganda considerada irregular.

Diz o texto do artigo 1.º da Portaria 01.09/2010-ZE: 

“Art. 1.º. Autoriza o Sr. Chefe do Cartório Eleitoral e os Senhores Oficiais de Justiça à disposição desta Zona que adotem as providências abaixo indicadas, de ordem do Juiz Eleitoral, sob a supervisão do Chefe do Cartório:

I – em caso de RECLAMAÇÕES ou COMUNICAÇÕES feitas por PARTIDOS POLÍTICOS, COLIGAÇÕES ou pela PREFEITURA MUNICIPAL, relacionadas a propaganda eleitoral irregular, deverá O Sr. Chefe do Cartório entregar cópia do referido documento, imediatamente, ao Oficial de Justiça escalado, para que diligencie, no mesmo dia, no local indicado na representação ou comunicação, certificando o quanto constatado, de acordo com o formulário padrão (Termo de Vistoria – Anexo I);” (destaquei as palavras em maiúsculas).

Segundo o Inciso II do referido artigo, somente depois de verificada “de modo claro e evidente” a irregularidade da propaganda, deverá o Sr. Chefe do Cartório expedir notificação ao representante do candidato, partido ou coligação, para que providencie a sua retirada no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, como estabelece o art. 40-B, parágrafo único, da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições). 

Não atendida a NOTIFICAÇÃO, O Sr. Chefe do Cartório adota as providências de recolhimento e apreensão da propaganda irregular e, na hipótese de reincidência, o Juízo Eleitoral adotará as providências legais junto à Procuradoria Regional Eleitoral. 

Sem alarde e agindo no estrito cumprimento do dever legal, o JUIZ ELEITORAL de Senhor do Bonfim, ao baixar a PORTARIA 01.09/2010-ZE, dá um verdadeiro puxão de orelhas no prefeito de Senhor do Bonfim, que agiu naquela oportunidade, de modo “truculento e autoritário” como disse o candidato prejudicado. 

*Josemar Santana é jornalista e advogado

Política
18 de Setembro / 2010 às 20:00 | 2 Comentários

A exigência da apresentação de um documento com foto no momento do voto, uma das novidades da eleição deste ano, provoca apreensão entre políticos em regiões com alto índice de população rural, como no Nordeste, que tem cerca de 28,5% de sua população no campo, ante a média nacional de 16%. O temor é que haja um considerável aumento nas abstenções. Ninguém tem o cálculo exato, mas a avaliação generalizada é que não é pequeno o contingente do eleitorado que não possui documentos com foto ou que terá dificuldades para obtê-lo até a data da eleição. 

Política
18 de Setembro / 2010 às 19:00 | 5 Comentários

O candidato a governador pela coligação a "Bahia tem pressa" Geddel Vieira Lima, visitou Uauá nesta sexta-feira (17) em companhia dos candidatos ao senado César Borges e Edvaldo Brito. A comitiva foi recepcionada por várias lideranças locais, como o presidente do diretório local do PMDB Moisés Ribeiro, do vereador Paulo de Evandro e milhares de pessoas.

Geddel participou de carreata pelas principais ruas da cidade e logo depois almoçou em companhia de lideranças políticas na casa do Sr. Edmundo Varjão. À imprensa o candidato afirmou que acredita na vitoria.

Quando foi perguntado sobre os resultados das pesquisas, Geddel repetiu o que disse na ultima terça-feira (14) em entrevista na TV Bahia, “Se pesquisa ganhasse eleição o atual governador não era governador e o prefeito de Salvador não era João Henrique”. Geddel agradeceu a receptividade destacando obras que foram implementadas quando ainda Ministro da Integração Nacional, como a construção de cisternas e perfurações de poços artesianos em várias localidades do município.

Por Vitor Lobo
Política
18 de Setembro / 2010 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Infraestrutura vem realizando ações no interior do município. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Rocha, foram mais de 800 quilômetros de estradas recuperadas, revitalização de mais de 200 poços e outros serviços como limpeza no bojo dos açudes públicos, além do patrolamento de estradas como a que liga Uruás a Caititu, e em outras localidades como Alagadiço do Meio. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Aquino, a ação de limpeza no bojo dos açudes consiste na perfuração do solo para extrair água submersa, e ao mesmo tempo, criar um reservatório. A água extraída é destinada aos animais e após as chuvas, o montante represado serve para a criação durante aproximadamente um ano, garantindo água tanto no período de estiagem como no inverno. Os locais são escolhidos de acordo com o curso dos riachos. A limpeza está sendo realizada também nas localidades de: Caititu, Poço da Onça, Carretão e Atalho, e iniciada na comunidade de Vila Beiju. 

Também está sendo instalada na zona rural uma unidade demonstrativa do Programa Água Doce, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Social (Sedest), juntamente com a Embrapa. A unidade de Petrolina é a primeira no sertão e a sétima do país. O secretário de Desenvolvimento Rural explica que os tanques foram concebidos para que posteriormente a comunidade faça a gestão do que foi oferecido. Os técnicos da EMBRAPA capacitam os moradores para que depois eles realizem o processo por conta própria.

Raoni Santos Ascom PMP Foto: Joselito Tavares
Política
18 de Setembro / 2010 às 17:00 | Nenhum Comentário

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/NEPD/APIS), divulgada nesta sexta-feira (17), mostra que o deputado Armando Monteiro (PTB) aparece nove pontos à frente do senador Marco Maciel (DEM), com 34,1%, contra 25,4%. Agora, todos os candidatos da Frente Popular de Pernambuco – Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Humberto Costa e Armando Monteiro – estão liderando as pesquisas em Pernambuco. 

Neste levantamento da UFPE, Humberto Costa (PT) lidera a corrida ao Senado, com 40,5%. Em quarto lugar, o parceiro de chapa de Marco Maciel, o deputado Raul Jungmann (PPS), tem 10,5%. Na corrida ao governo de Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) abriu 47 pontos percentuais de frente sobre seu principal concorrente, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Eduardo tem 63,34%. Jarbas, 16,35%. Na disputa presidencial, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) também tem larga margem de frente sobre o ex-governador José Serra (PSDB). 

A pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi realizada nos dias 8 e 9 deste mês, com 2.526 entrevistas, realizadas em 18 microrregiões de Pernambuco. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 45200/2010,foi publicado ontem pelo jornal Folha de Pernambuco. Veja os dados completos: 

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica

Clas Comunicação
Política
18 de Setembro / 2010 às 16:00 | 2 Comentários

O deputado federal e candidato a reeleição Jorge Khoury (DEM) avaliou o debate da Rádio Juazeiro realizado neste sexta-feira (17) como positivo, principalmente pelo respeito mútuo entre os candidatos e as propostas apresentadas “Nós devemos ter representantes de alto nível, que não nos envergonhem, que trabalhem. Não sou de fazer inimigos e sim de fazer aliados, mas na hora de defender os interesses da minha terra sou contra a tudo e a todos. Gostaria de voltar à Câmara Federal com a bancada de Juazeiro para trabalhar pelos interesses da nossa terra e pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, disse Jorge Khoury. 

Política
18 de Setembro / 2010 às 15:00 | 7 Comentários

A agenda do governador e candidato a reeleição, Jaques Wagner (PT), estabelece programação para este sábado (18) na região norte do estado. O governado vai cumprir três compromissos na região. Agora a pouco ele desembarcou em Sobradinho onde realiza carreata. Às 15 horas participa de nova carreata em Casa Nova e às 17h em Juazeiro. O governador vem acompanhado do vice, Otto Alencar, e dos candidatos ao Senado, Lídice e Pinheiro. Nesta campanha, é a segunda vez que o governador candidato visita Juazeiro. Terça-feira (21), o governador realizará carreata nas cidades de Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé.

Foto Ilustrativa
Política
18 de Setembro / 2010 às 14:00 | 2 Comentários

Numa atitude de total desrespeito aos princípios democráticos, a prefeita de Camamu, Ioná Nascimento (PT), tentou impedir a carreata dos candidatos da chapa majoritária da coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), na cidade, na tarde desta sexta-feira (17/09). “Esse tipo de comportamento só poderia partir de uma prefeita em desespero, que não tem a administração aprovada pela maioria de seus cidadãos e ainda está na iminência de ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral”, comentou o candidato ao governo, Paulo Souto. 

Carros e motos que acompanhavam a carreata democrata tiveram como empecilho para circular em Camamu a realização de uma inusitada blitz pelo órgão municipal de trânsito. Revoltado, o candidato ao Senado Federal, Aleluia, condenou a arbitrariedade da prefeita petista. “Essa atitude que afronta o espírito republicano e a democracia é o sinal do obscurantismo que se avizinha se a correligionária desta prefeita do PT vencer as eleições para a Presidência da República”, afirmou.

Política
18 de Setembro / 2010 às 13:00 | Nenhum Comentário

A Pró-reitoria de Integração (Proin) abre inscrições de 20 a 22 de setembro para seleção de estagiários. São duas vagas destinadas a estudantes do curso de Administração da Univasf. Os interessados devem se inscrever na Proin/Dacri, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Os candidatos devem estar cursando entre o 4º e o 8º períodos do curso.

A seleção será realizada em duas etapas, englobando análises de currículo, histórico escolar, carta de intenção e entrevista. Os selecionados serão contratados para carga horária de quatro horas diárias, pela manhã ou tarde, totalizando 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 496,00. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no link http://www.univasf.edu.br/temp/arquivo-n566.pdf

Ascom / Univasf
Política
18 de Setembro / 2010 às 12:00 | Nenhum Comentário

Foram empossados ontem (17), em ato no auditório do Novo Leste hotel, os membro titulares e suplentes do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social de Senhor do Bonfim.

Composto por integrantes de entidades organizadas da sociedade organizada – eleitos através de votação aberta – o Conselho tem como missão principal, exercer o controle social da política municipal de educação, através do levantamento de demandas habitacionais da sede e interior do município e elaboração de plano de ação visando atendê-las.

A eleição para escolha das entidades que formarão o Conselho, aconteceu quinta-feira, na sede da secretaria de Assistência Social, localizada á praça da Bandeira, onde compareceram as entidades com direito a voto.

Política
18 de Setembro / 2010 às 11:00 | Nenhum Comentário

O deputado federal e candidato a reeleição pelo PSB de Petrolina, Fernando Filho continua em ritmo acelerado nos últimos dias que antecedem a eleição. Nesta segunda feira (20), a partir das 16h30, ele realiza mais um arrastão,desta vez, na Zona Oeste de Petrolina. A caminhada terá início na Avenida Simão Durando, no bairro São Gonçalo, percorrerá o bairro Rio Corrente e será encerrada no bairro Cohab VI.

Política
18 de Setembro / 2010 às 10:00 | Nenhum Comentário

 

O tensionamento do PV baiano, que vive em intenso debate ideológico, tem sido trabalhado pelo Partido Verde, conforme a presidenciável Marina Silva em visita ontem a Salvador. Ela exaltou a iniciativa de Luiz Bassuma em se lançar candidato a governador e assegurou que a legenda não vive em clima de guerra. “Nós estamos trabalhando nisso. Vivi uma experiência maravilhosa propiciada por Bassuma, Edson Duarte e nossa militância. O que vimos em Vitória da Conquista foi o povo agregando o nosso projeto. As pessoas queriam nos ouvir e isso não vai mudar o nosso foco. Estamos juntos. O PV fez uma opção programática: eu e Bassuma em cima de um programa e Edson, que se Deus quiser será senador também nesse programa”, estimou. A sigla, antes da oficialização da candidatura ao Governo do Estado, vivia em clima de racha, que voltou a ser cogitado após a troca de ofensas entre Bassuma e Juliano Matos, que concorre a uma vaga na Câmara Federal, e tentou manter a aliança com o governo do PT, o qual integrava como secretário do Meio Ambiente.

BN Foto: Max Haack

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage