Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,7%
Atualizado em: 29/07/2015
publicidade
Variadas
10 de Agosto / 2011 às 16:40 | 2 Comentários

Com recém-completados 80 anos, o artista juazeirense João Gilberto acaba de confirmar uma pequena turnê com cinco shows pelas capitais brasileiras de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Entretanto, o único show com data e local confirmados é o da cidade de São Paulo marcado para o dia 5 de Novembro na Via Funchal. A assessoria de imprensa do cantor, as outras datas e valores dos ingressos serão divulgados até o fim dessa semana.

Política
10 de Agosto / 2011 às 16:10 | 1 Comentário

O vereador Ronaldo Campina, popular Roninho do PMDB, voltou a chamar à atenção da Secretaria Municipal de Saúde em relação aos casos de dengue no distrito de Itamotinga. “Em junho, nos pronunciamos aqui da tribuna e o governo municipal não adotou nenhuma posição de se quer investigar se a denúncia era verdadeira ou não. Agora já são quatro os casos confirmados e até hoje não apareceu ninguém para coletar ou investigar focos do mosquito transmissor (Aedes Aegypti). Será que só vão despertar quando alguém falecer”, denunciou o parlamentar da oposição.

Variadas
10 de Agosto / 2011 às 15:40 | 19 Comentários

Os proprietários das fazendas Arizona, Bonsucesso, Escondida, Gameleira, São Jorge, Traíras e circunvizinhança enviaram documento ao blog denunciando as péssimas condições em que se encontra a estrada de acesso a essas localidades na zona rural de Sobradinho.

“Não há mais como aceitar tanto descaso da prefeitura, sobretudo pelos prejuízos que o difícil acesso vem causando ao escoamento da produção e até danos a alunos que estudam na zona urbana, aonde muitas vezes chegam atrasados”, denunciam no documento.

“A caminho do terceiro ano de gestão do prefeito Genilson Silva, não há registro de uma ação se quer do município nessas localidades. Apelamos também para a promotoria, dada a situação de calamidade que requer providência imediata”, concluem Gilton Pires, Virgílio José da Rocha e João Paulo Xavier.

Política
10 de Agosto / 2011 às 15:05 | 26 Comentários

“O nome da avenida agora é Tapete de Vera”, era o que se ouvia dos moradores se referindo ao antigo nome que era dado ao extinto buraco de Vera, em deferência a Jacinta Vera, moradora há mais de 20 anos da Avenida Benedito Almeida de Moraes, mais conhecida como Avenida da Estação de Piranga. Ontem (09), foi realizado o ato público de inauguração do local, com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do diretor do SAAE, Joaquim Neto, vereadores e várias lideranças comunitárias, além de moradores dos bairros vizinhos. Na Avenida da Estação foram feitos serviços de drenagem e recuperação asfáltica, com nova pavimentação.

Há 30 anos morando na Avenida da Estação, Doralice Silva Dias, mostrava-se satisfeita com a realização da obra. “Estou muito feliz e agradecida porque o governo atual teve a sensibilidade de resolver esse problema. Não podíamos ficar nem na porta de casa, porque tinha muita poeira e esgoto a céu aberto, e hoje com a conclusão da obra, trouxe muitos benefícios, não só para quem mora aqui, mas também para toda a população que transita pelo local”, falou Doralice.

O saneamento do local foi executado pelo SAAE. Mais de 500 manilhas, além de “bocas de lobo” para a captação da água foram instaladas no local como parte da drenagem. De acordo com o órgão, a obra necessitou ainda de um colchão de areia para dar estabilidade ao asfalto para receber um dreno para escoamento de água subterrânea. “Após essa etapa, iniciamos a compactação do solo para receber a base e sub-base, e chegando a fase final que foi a colocação de 180 metros de asfalto no trecho entre o Posto Vip e Amorim Metais”, explicou o engenheiro do SAAE, José de Oliveira.

O prefeito Isaac Carvalho relembrou a importância da obra para os bairros vizinhos e para a cidade. “Esta era uma obra de grande importância para o município, sabíamos do desgaste, mas o importante é que o trabalho foi concluído com muita qualidade. Fico muito feliz de entregar esse presente na minha gestão”, disse. Isaac ainda destacou que nos 133 anos de Juazeiro, foi comemorado o maior volume de obras na história da cidade, ressaltando a vinda de mais investimentos público para Juazeiro, como o termo de compromisso de R$ 48 milhões de reais do PAC 2, assinado na última sexta-feira (05) na visita da Presidenta Dilma a Juazeiro.

Por Luzete Nobre/SAAE
Política
10 de Agosto / 2011 às 14:40 | Nenhum Comentário

O deputado federal Fernando Filho (PSB) confirmou a chegada de um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, na cidade de Santa Maria da Boa Vista.

A cidade já havia ficado de fora da relação de municípios contemplados e, o parlamentar fez o pedido de sua inclusão. Ao todo Pernambuco receberá 25 unidades.

O anúncio oficial deve ser feito na próxima terça feira (16) pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministro da Educação Fernando Haddad com as presenças dos representantes dos municípios contemplados.

Ascom Fernando Filho
Variadas
10 de Agosto / 2011 às 14:00 | Nenhum Comentário

No último sábado (6), instrutores e alunos do Projeto Patrulheiro Mirim, os Soldados Vitório Lopes de Souza, Jacye Sousa e Liliana Alves, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) da 7ª CIPM participaram do Desfile Cívico, alusivo ao 16º aniversário do Assentamento Safra, na cidade de Santa Maria da Boa Vista – PE.

Na ocasião foi feita a entrega simbólica dos Certificados aos alunos formados, após o desfile. A entrega foi feita pelo prefeito de Santa Maria da Boa Vista,Jetro Gomes, o gestor da Escola Francesco Mauro, Adalberto, o representante do Movimento Sem Terra (MST), Leví e a professora Alzenir.

Informativos
10 de Agosto / 2011 às 13:30 | 3 Comentários

Juntamente com Salvador, Porto Seguro, Guanambi, Itabuna e Barreiras, Juazeiro está entre as principais cidades da Bahia com ocorrências de dengue registradas. Juntos esses municípios são responsáveis por 74,7% dos casos de todo o Estado.

O primeiro semestre de 2011 apresentou diminuição no número de casos de dengue na Bahia em relação ao mesmo período do ano passado, entretanto as vítimas fatais aumentaram e já chegam a 13. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), até o dia 30 de Julho foram registrados 43.309 casos no Estado, enquanto em 2010 esse número foi de 50.890 casos.

Segundo os últimos dados apresentados pelo Ministério da Saúde, a Bahia se posiciona hoje como sétimo Estado em número de mortes pela doença e o décimo em número de casos registrados.

Variadas
10 de Agosto / 2011 às 12:39 | Nenhum Comentário

Na foto, a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera com o gerente de apoio aos municípios da Secretaria de Educação de Pernambuco, Waldeck Santos Oliveira. Acompanhando a dupla a secretária de Educação da cidade, Aparecida Diniz e o coordenador municipal de transportes, Regivando Siqueira. Waldeck estava em visita técnica na região e aproveitou para conhecer a prefeita pessoalmente e estreitar parcerias entre a administração municipal e o Governo do Estado na área de Educação. Segundo Rose, Lagoa Grande deverá ganhar em breve o Projovem Urbano, programa que visa capacitar 400 jovens lagoagrandenses em cursos profissionalizantes, ação viabilizada entre Município e Estado.

Sedete/Ass. de Imprensa Foto Isael Dias-divulgação
Política
10 de Agosto / 2011 às 12:10 | 2 Comentários

Nesta quinta-feira (11), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiep), o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio e o Senador Armando Monteiro Neto entregarão um documento sobre as prioridades para o desenvolvimento de Petrolina para líderes empresariais, representantes de entidades sociais e autoridades. A solenidade acontece no auditório do Senai/Petrolina, a partir das 19 horas.   

O documento foi elaborado a partir de consultas com a população e servirá de ferramenta para a implementação de ações e cobrança ao poderes públicos para consolidação do crescimento econômico e social do município.

Política
10 de Agosto / 2011 às 11:40 | 1 Comentário

Prossegue até esta quinta-feira (11) as assinaturas de contratos referentes aos 1.500 aprovados do Programa “Minha Cada, Minha Vida” para o Residencial São Francisco, localizado na BA 210, próximo ao bairro Dom José Rodrigues. O atendimento está sendo feito por técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) e pela equipe de habitação da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), no prédio da 1ª Igreja Batista de Juazeiro. Visando acelerar e melhorar o atendimento, a gerência da habitação da Seiasc informou que esta etapa passou por mudanças. “Como desta vez temos um volume bem maior de pessoas para atender, através de entendimento com a Caixa resolvemos efetivar a assinatura de todos os contratos restantes durante os próximos três dias, das 08h às 18h, para que ninguém fique sem assinar”, explicou o gerente de habitação Josinaldo Cícero da Silva. 

Após assinatura dos contratos os beneficiários são dirigidos aos estandes da Coelba e do SAAE para cadastro das ligações de luz e de água e também para inclusão nas tarifas sociais. Pela companhia de eletricidade os moradores das unidades do Residencial São Francisco receberão até 60% de desconto na conta de luz. Já pelo SAAE será dado o benefício de cadastro na modalidade R1, que significa a taxa mínima de no máximo a R$ 14 reais para o consumo mensal de até 10 metros cúbicos de água.  

Entrega das chaves  

A entrega das chaves de todos os beneficiários que assinarão contratos nesta etapa acontecerá na próxima sexta-feira (12), das 08h às 18h, no próprio empreendimento do Residencial São Francisco. No sábado (13) e domingo (14), técnicos da Proatec, empresa prestadora de serviços da CEF, reunirão os novos moradores do São Francisco IA e São Francisco IB para a eleição dos representantes dos respectivos condomínios. Para o secretário Crisóstomo Lima (Zó), a Prefeitura tem realizado com sucesso todas as etapas do Programa. “O resultado é esse que estamos vendo, tudo sendo cumprido de acordo com os cronogramas estabelecidos pela Caixa e pelo Governo Federal. Mais o melhor de tudo é testemunhar a felicidade de tantas pessoas necessitadas ao adquirir a casa própria”, ressaltou Zó.

Ascom Seiasc
Política
10 de Agosto / 2011 às 11:00 | 1 Comentário

Após levantamento técnico realizado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), nas fábricas de queijo artesanal do município de Bodocó, uma lista com as fábricas que receberão o Selo de Inspeção Provisório será divulgada nesta quarta-feira (10), em Bodocó.

A divulgação da lista com os estabelecimentos definidos será feita pela gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, que estará acompanhada de técnicos do órgão. A reunião será realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, às 14 horas e contará com a presença do titular da pasta de Agricultura no município, Romero Cunha, além de produtores de queijo locais.

“O município de Bodocó vai se empenhar para obter a certificação dos nossos produtos, e para isso, contamos com uma parceria muito importante que é a do governo do Estado,” afirmou o prefeito Brivaldo Alves.

Ascom Bodocó
Espaço do Leitor
10 de Agosto / 2011 às 10:30 | 25 Comentários

Nobre Blogueiro,

Pela Primeira vez assisti a uma sessão da Câmara de Vereadores de Juazeiro e como diz o ditado popular “a primeira impressão é a que fica”. Pois bem, a impressão que eu tive foi de pessoas mal educadas, que não davam atenção quando o colega fazia o uso da tribuna, conversando o tempo todo, fazendo piada, uma verdadeira escolinha do professor Raimundo, e o pior é que toda aquela falta de respeito e educação é bancada por nós cidadão que pagamos impostos para ver a bagunça que presenciei hoje (terça-feira 09). As fotos em anexo comprovam o que eu relatei.

Marcos José Araujo

Juazeirense e ainda mais decepcionado com a política em nossa cidade

Política
10 de Agosto / 2011 às 09:40 | 7 Comentários

O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, estará esta semana no Piemonte Norte do Itapicuru. O primeiro encontro acontece nesta quarta-feira (10) em Itiúba, onde realiza visita técnica. Na quinta (11), ao lado do governador Jaques Wagner, ele participa da inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da assinatura do Pacto com Municípios pela Educação, em Senhor do Bonfim.

Hoje, o secretário Carlos Brasileiro visita o município de Itiúba, onde realiza visita técnica visando implantação de programas sociais desenvolvidos pela Secretaria. Ele será recebido às 10h pela prefeita Cecília Petrina e autoridades locais. A Sedes é parceira do Município através do cofinanciamento dos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Projovem Adolescente, Bolsa Família, entre outros, além de desenvolver projetos de inclusão e assistência alimentar, como Programa de Cisternas, Leite Fome Zero e Semeando Renda.

Na quinta-feira, Brasileiro participa, ao lado do governador Jaques Wagner, da inauguração do Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir das 14h, em Senhor do Bonfim. Também à tarde, ele acompanha o governador e o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, na assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. O evento será realizado no centro Cultural Ceciliano de Carvalho, com a presença de representantes de 32 cidades da região.

Ascom Sedes
Política
10 de Agosto / 2011 às 09:10 | 10 Comentários

O deputado Roberto Carlos (PDT) garantiu, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado - SEINFRA, a extensão da rede elétrica no Sítio Oliveira, na Comunidade Santa Bárbara e no Povoado Canal da Batateira, na cidade de Sobradinho.

O pedido do parlamentar foi autorizado pelo Secretário da SEINFRA, Otto Alencar, e vai garantir mais qualidade de vida às comunidades das localidades rurais que sofrem com a exclusão elétrica.

“A eletrificação é um importante instrumento para o desenvolvimento das comunidades rurais e possibilita melhorias significativas na educação, saúde, saneamento, abastecimento de água, conservação de alimentos e entretenimento”.

Política
10 de Agosto / 2011 às 08:40 | 1 Comentário

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deve julgar nesta quarta-feira, dia 10, o pedido de suspensão de liminar impetrado pelo governo do estado para manter o aumento abusivo de 13,64% da Embasa. A liminar foi obtida pelo deputado estadual Bruno Reis (PRP) e vigorou durante todo o mês de maio. Em junho, a desembargadora Telma Brito, presidente do TJ-BA, acatou pedido do governo de suspensão da liminar, cujo mérito será julgado nesta quarta.

“Não preciso dizer que os baianos esperam dos desembargadores que se faça Justiça. Afinal, quem precisa do amparo do Poder Judiciário é a população, é o consumidor que está pagando taxas e contas exorbitantes por um serviço de péssima qualidade”, declarou Bruno Reis. Ele lembrou que, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, os reajustes promovidos pela Embasa oscilaram entre 51,1% e 131,2%. No mesmo período, o IPCA, índice que mede a inflação oficial, foi de 22,21%.

Política
10 de Agosto / 2011 às 08:10 | 102 Comentários

Para o presidente do PMDB em Juazeiro, Osanah Rodrigues Setúval, o projeto do partido é completamente diferente do projeto do PT e por esta razão, a legenda deve ter candidatura própria em 2012, como o Partido dos Trabalhadores deve ter os seus candidatos nas eleições do próximo ano.

“Não existe nenhuma remota chance de estarmos juntos, por isso asseguro que o PMDB terá candidato a prefeito em 2012. Esse candidato hoje trabalhado, candidato que desponta no PMDB e no anseio da população haja vista, que a mudança não deu certo é o ex-prefeito Misael Aguilar, que em duas administrações fez muito por Juazeiro”, garantiu Osanah.

Sobre a especulação de que o ex-Secretário de Obras Edson Tanuri teria sido convidado para integrar as hostes do PMDB, com a possibilidade de disputar o pleito do próximo ano, Osanah admitiu em parte. “O ex-secretário foi convidado por nós e pelo próprio ex-prefeito Misael Aguilar para integrar as fileiras do partido e fazer parte de um projeto amplo para Juazeiro. Mas hoje o que existe de concreto é que o pré-candidato pretendido do partido é mesmo Misael Aguilar”.

“Caso Misael não queira concorrer vamos analisar outras possibilidades, mas hoje o que o PMDB quer e dada a desesperança do povo com este governo que não deu certo, vamos insistir na candidatura de Misael para retomar o progresso e a paz em nossa cidade, bem como em todo município”, concluiu o presidente do PMDB.

Variadas
10 de Agosto / 2011 às 07:40 | 7 Comentários

O Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Sobradinho (SINSERB) esteve reunido nesta terça-feira (09), com a finalidade de discutir mudança dos atos constitutivos da entidade sindical do fórum de Juazeiro para o fórum de Sobradinho.

Também neste encontro a assembléia avaliou a promoção por tempo de serviço, pagamento da pós-graduação retroativo a 2009, concessão das licenças em tempo hábil e agendamento de férias.

Segundo o presidente da entidade, Cipriano Filho, “o não pagamento das titularidades, significa um desestímulo à qualificação profissional”, concluiu.

Política
10 de Agosto / 2011 às 07:00 | 17 Comentários

Um dos mais experientes advogados brasileiros, o jurista Celso Castro foi contratado por Isaac Carvalho (PCdoB) para fazer a sua defesa no âmbito da Câmara Municipal, na tentativa de reverter o parecer do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios que opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Juazeiro, exercício financeiro de 2009.

Dono de extenso currículo, Celso Castro é Procurador Jurídico da Assembléia, Diretor da Faculdade de Direito e Reitor Substituto da Universidade Federal da Bahia (UFBA); autor do anteprojeto da Constituição Baiana, Doutor em Direito Público, Mestre em Direito Econômico e Advogado Especialista em Direito Municipal e Eleitoral.

Mesmo sem expor todo esse currículo que a reportagem conseguiu no Google, o jurista compareceu à Câmara de Vereadores de Juazeiro após a sessão ordinária desta terça-feira (09), para defender que os edis esqueçam as cores partidárias e façam uma avaliação técnica.

Inicialmente, Celso Castro lembrou a satisfação de retornar a terra natal e de fazer parte de um momento histórico no parlamento municipal, estabelecendo o direito Constitucional da ampla defesa ao seu cliente, fato que não se registrou no TCM quando da apresentação dos documentos e dos pedidos de reconsideração.

“Não podemos negar que não houve falhas contábeis. Houve sim, mas elas são sanáveis. O próprio TCM reconheceu a intenção da municipalidade quando alterou o parecer em relação à prestação das contas da saúde e da educação. Não aceitou em relação às dispensas de licitações, mas nada grave que comprove desvio, improbidade ou qualquer outra acusação mais grave. Por isso, reitero que os nobres vereadores façam uma avaliação técnica, para evitar que o município venha a sofrer as conseqüências no futuro”, argumentou o jurista.

Vereadores da oposição argumentaram que por não estar tão próximo, o advogado talvez desconhecesse a postura do gestor que não tem nada de probo. Na sessão, o vereador José Carlos Medeiros (PV) disse ter prazo até o dia 21 para emitir parecer, e prometeu dedicar-se inteiramente na avaliação das contas sendo o mais isento possível, mesmo fazendo parte da bancada de oposição. “Uma das primeiras posições enquanto relator foi solicitar cópia da defesa por escrito do prefeito e a concessão de espaço para que o Chefe do Executivo ou seus representantes pudessem explanar as suas argumentações”, declarou Medeiros.

Política
10 de Agosto / 2011 às 06:28 | Nenhum Comentário

Na manhã desta terça-feira (09/08) na sala de reuniões da prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim o jovem pré – candidato a vereador, Pedro Castor, na presença do presidente Claudionor Peixinho, assinou a ficha de filiação ao Partido Humanista da Solidariedade – PHS.

Pedro Castor que vem almejando uma cadeira de Vereador desde 2008, quando tinha apenas 25 anos, sendo o pré – candidato a vereador mais jovem naquele momento e terceiro suplente pelo seu ex- partido PRB, falou “Naquela época eu tinha pouca experiência política, mas agora em 2012 é outra história, estou com mais experiência, tenho certeza que tenho grandes chances já que Senhor do Bonfim passará a ter 15 cadeiras. Escolhi o PHS, por ser o partido de maior bancada na câmara de vereadores e também porque o seu presidente é um homem muito sério e comprometido, quero ser candidato a vereador não por vaidade política mais porque amo minha cidade e meu povo, são esses os motivos pelos quais acredito que em 2012, a população bonfinense que é muito seleta e sábia, não votará mais em vereadores descomprometidos e sem projetos. Quero deixar bem claro que não são todos, o povo sabe quem são e está cansado de falsas promessas, conhece bem minhas origens que vêm do meu pai Castor Xisto, um homem pautado pela honestidade e credibilidade durante toda sua vida”, concluiu o pré-candidato.

Política
10 de Agosto / 2011 às 06:00 | 22 Comentários

O vereador Leonardo Bandeira (PT) fez pronunciamento contundente na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (09), argumentando que a prefeitura de Juazeiro está na iminência de perder recursos oriundos de emendas dos ex-deputados Pedro Alcântara, Jorge Khoury e dos deputados Roberto Carlos e Joseph Bandeira por falta de projetos. “Fiquem atentos, não somos de torcer contra, mas a incompetência do Secretário Flávio Luiz vai trazer enorme prejuízo para o município. Se vocês duvidam do que eu estou falando visitem os sites da União”, denunciou o vereador do PT.

“Outro fato é que hoje quase perco uma tia por conta da demora no socorro por parte do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Foram quase 40 minutos de espera e o atual gestor só sabe jogar culpa nos prefeitos anteriores. Na administração do atual deputado federal, o município tinha apenas três veículos e atendia a demanda com médicos, técnico em enfermagem e hoje, os carros saem com um técnico e um motorista, que faz às vezes de auxiliar no atendimento”, criticou Leonardo.

Sobre as vaias ao prefeito durante a visita da presidente Dilma, o vereador petista alegou que o gestor não assume as suas falhas e fica jogando a culpa na oposição. “As vaias durante a festa do colono em São José, Itamotinga, os seguidores do prefeito vão atribuir a qual orquestração? Do vereador Roninho, que nem lá estava por compromissos outros? Para com isso prefeito. Tá na hora de trabalhar e esquecer as gestões passadas, afinal de contas já se passaram dois anos e oitos meses da sua gestão.

Reminiscências
09 de Agosto / 2011 às 23:20 | 2 Comentários

Velho Chico: Modo carinhoso da população ribeirinha denominar o seu rio.

 

“ O Rio desperta três palavras: água, sentimento e memória ...”  (Nete Benevides)

Colaboração do leitor do blog, Francisco Rodrigues.

Variadas
09 de Agosto / 2011 às 22:40 | 1 Comentário

No último dia 28 de julho, a Senhora Ana Maria, conhecida popularmente como (Aiá), comemorou em Juazeiro junto aos familiares e amigos o seu centenário de vida. O educador em saúde Irailson Lopes informa que o aniversário foi marcado por uma missa solene com a presença de amigos, filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

“Queremos ressaltar que (Aiá) encontra-se bastante lúcida, caminha de maneira firme, lembra de tudo e ainda gosta de um fuxico de vez em quando RSRSRSRS”, concluiu Irailson Lopes.

Política
09 de Agosto / 2011 às 22:10 | Nenhum Comentário

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago, é grande convidado de amanhã (quarta-feira, 10) da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, que realizará a primeira do semestre.  A reunião começa com um café da manhã, às 08h30, no Restaurante Naturetto, no anexo II da Câmara e pretende reunir todos os 181 deputados que representam os nove estados da região Nordeste no Poder Legislativo.

O coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), explica que o encontro servirá para fortalecer o intercâmbio entre a Câmara e o Banco do Nordeste e aproximar ainda mais os parlamentares nordestinos do novo presidente daquela instituição finaceira.  Na reunião, a bancada vai propor investimentos do BNB em programas sociais e iniciativas parlamentares voltadas para erradicação da pobreza na região.

 “Queremos estabelecer um diálogo maior com o novo presidente do Banco do Nordeste e propor a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste e de outras fontes para melhorar os indicadores sociais dos estados da região, que ainda está tem esta mancha da extrema pobreza”, disse Gonzaga Patriota. Segundo ele, essa é uma preocupação de toda a bancada e a aplicação desses e outros recursos “são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da região Nordeste”.

 Ainda este mês, a Bancada do Nordeste na Câmara deverá realizar a sua segunda reunião do semestre – agendada para o dia 24, com o ministro do Turismo, Pedro Novais, ocasião em que os deputados nordestinos vão reivindicar investimentos em capacitação em diferentes áreas, em todos os nove estados, voltados para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. No inicio de setembro, a bancada tem uma reunião agendada com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Tereza Capello, quando pretende discutir as ações estratégicas do plano “Brasil sem Miséria” nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Política Real
Variadas
09 de Agosto / 2011 às 21:40 | Nenhum Comentário

O voluntariado do Hospital Regional de Juazeiro/Gestão IMIP acaba de receber um importante reforço: 14 novos voluntários passaram a integrar o grupo.  Em funcionamento desde 19 de novembro de 2009, o voluntariado do HRJ conta agora com 40 integrantes, que realizam diversas atividades de entretenimento e acompanhamento pessoal em todos os setores da unidade de saúde. De acordo com o coordenador do voluntariado, Padre Paulo Roberto de Oliveira, receber novos membros é sempre motivo de comemoração, visto que o grupo colabora com a recuperação daqueles que são atendidos no HRJ. “A importância das ações do voluntariado é grande porque elas costumam elevar a auto-estima do paciente, fazendo com que ele tenha uma reação positiva ao tratamento. Mais animado, ele acredita em sua recuperação. Corpo e espírito têm que trabalhar juntos”, comenta.  

Morando no Brasil há quatro anos, a freira Evelyn Aranas (natural das Filipinas), foi uma das pessoas que passaram a integrar o grupo. “No nosso país também temos grupos que ajudam hospitais. Quando eu cheguei à cidade, procurei saber como podia fazer para ajudar e fiquei sabendo do voluntariado do IMIP. Este trabalho é bom para ajudar as pessoas, auxilia na recuperação de doenças”, comenta.     Interessados em integrar o programa podem procurar o voluntariado da instituição através do telefone (74) 3612:7808. O próximo treinamento para novos voluntários está previsto para o dia 30 de setembro de 2011.

Ascom HRJ
Variadas
09 de Agosto / 2011 às 21:00 | 4 Comentários

O Conselho Nacional De Politica Cultural- CNPC, reunido em Sessão Ordinária, nos dias 07 e 08 de junho de 2011, Recomendou que se faça o retorno do meteorito Bendegó, que hoje se encontra no Museu Nacional do Rio de Janeiro, para o sertão de Canudos, no estado da Bahia e que, para isso, os governos federal e estadual criem as condições necessárias para sua preservação, difusão e promoção cultural.

O Secretário-Geral do Conselho Nacional de Política Cultural João Roberto Costa do Nascimento considerou que momento contemporâneo internacional em relação a tesouros patrimoniais se movimenta no sentido de fazer retornar às comunidades de origem bens patrimoniais 'expatriados', priorizando as regiões e comunidades afastadas dos grandes centros urbanos, para a construção de projetos culturais efetivamente significativos cujo objetivo não é outro senão o de promover a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

Segundo CNPC a volta do Bendegó trará mais visibilidade, reconhecimento e valorização para uma das regiões mais singulares em termos de tradições culturais do Brasil, significando uma iniciativa inovadora em termos nacionais.

História Bendegó

O Meteorito de Bendegó, o maior e o mais famoso dos meteoritos encontrados no Brasil, encontra-se, atualmente, em exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro. O referido meteorito foi encontrado em 1874 por Joaquim Bernardino da Mota Botelho, no interior do Estado da Bahia na hoje terras do município de Uauá. O ponto de queda está localizado a 37 quilômetros da cidade de Uauá e a 180 metros do riacho Bendegó, que daria nome ao meteorito. Tanto o riacho quanto o rio que ele deságua, o Vaza Barris, ficariam conhecidos no futuro. Menos pela queda do meteorito e mais pelos acontecimentos envolvendo Canudos, na resistência montada por Antônio Conselheiro e narrada por Euclides da Cunha no clássico "Os Sertões". 

O Meteorito Bendegó possui forma irregular, com os seguintes valores aproximados: 2,15 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 58 centímetros de altura. Sua massa foi calculada em 5360 kg, constituída basicamente de ferro (92,70%) e níquel (6,52%), contendo ainda traços menores de outros elementos químicos. Essa composição permite classificá-lo no grupo dos "sideritos", i.e., meteoritos com aproximadamente 90% de ferro e níquel. Na língua dos índios quiriris da Bahia, o vocábulo "bendegó" significa vindo do céu.

Com informações de Vitor Lobo do Umbuzada.com
Política
09 de Agosto / 2011 às 20:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do PSB/PE, solicitou pessoalmente à presidente da República Dilma Rousseff (PT), a construção de uma adutora no distrito de Conceição das Crioulas, em Salgueiro (Sertão Central), dentro do programa Água para Todos. O distrito formado por 11 comunidades sofre com a escassez e a má qualidade da água, que é salgada e inadequada para o consumo humano.

O documento foi entregue à presidente na última sexta-feira, dia 5, quando da passagem de Dilma pela região do Vale do São Francisco, respaldado por um abaixo assinado com mais de 1500 assinaturas da população local que é formada por remanescentes de quilombos e descendentes de índios.No texto, os moradores solicitam ao deputado Odacy amorim que interceda junto à presidente Dilma para a construção da adutora visto que Salgueiro caminha a passos largos para o desenvolvimento e Conceição e região pretendem fazer parte deste projeto, tendo água suficiente e de qualidade para ajudar no processo de erradicação da miséria do lugar.

“A adutora terá sua captação do rio São Francisco e ofertará água suficiente para o abastecimento local que sofre escassez e têm que consumir água inadequada para consumo”, argumentou Odacy. Além de Conceição das Crioulas, a adutora beneficiará as comunidades de Lagoinhas, Sítio Jiboia, Sítio Poço da Pedra, Garrote Morto, Mulungu, Paus Preto, Olho Dacuinha, Cuturme, Estreito, Olho D’água do Padre, Ipoeira, Pedra Preta, Angico do Lucios, Sítio Sítio, Sítio Serrote, Sítio Queimada, Rodeador, Paus Branco, Sítio Riacho Juazeiro, Sítio Ipiranga, Sítio Retiro Sítio Areia, Sítio Igrejinha e demais regiões.

Cinara Marques Assessora de Imprensa dep. Odacy Amorim - PSB/PE
Variadas
09 de Agosto / 2011 às 19:40 | Nenhum Comentário

 

O presidente do sistema Fecomércio-PE Sesc/Senac, Josias Albuquerque, participou em Petrolina na última segunda-feira (08), de uma reunião com os gerentes de diversas unidades do Sesc em Pernambuco. Na oportunidade, Josias Albuquerque conferiu algumas atrações da programação do  VII Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico, que vem movimentando a região desde o final do mês passado e prossegue até o dia 20. 

Bastante entusiasmado com os projetos culturais apresentados pelo coordenador de cultura do Sesc - PE, José Manoel, o presidente do sistema Fecomércio visitou ainda, as obras de reforma do teatro e garantiu ao gerente do Sesc – Petrolina, Hednilson Bezerra que vem participar da solenidade de reinauguração em dezembro próximo.

Clas Comunicação
Política
09 de Agosto / 2011 às 19:10 | 4 Comentários

A prefeitura de Casa Nova inaugurou no último domingo, 07, a ponte sobre o Rio Grande, Dom José Rodrigues. A inauguração presenciada por centenas de populares contou com a participação de vereadores, representantes do executivo municipal e da sociedade civil organizada. Com investimento 1,5 milhão a obra teve início em 2009 e beneficia as comunidades de Caçambas, Santarém, Chique-Chique, Lagoinha, Lagoado, Ladeira Grande e região, além da construção da ponte, também foram construídas estradas de acesso e uma barragem.    

Todo o serviço foi acompanhado de perto pelo secretário de Obras, Vanderlim Carvalho. “Os trabalhos desta Administração, consiste em fazer o melhor para cada casanovense. Essa ponte beneficiará as comunidades da região de Riacho Grande, dando acesso direto para a sede do município, além de atender muito bem a comunidade escolar, bem como produtores da região, e hoje posso dizer que é mais uma realização em prol desta querida comunidade de Casa Nova, me sinto muito feliz e tenho certeza que a comunidade também” ressaltou o secretário. 

A ponte com extensão de 30 metros de cumprimento foi construída, em parceria com o Governo Federal, para atender ao pedido da população, um sonho de mais de 34 anos. “A Prefeitura Municipal de Casa Nova vem realizando um trabalho de assistência principalmente nas comunidades mais necessitadas, visando desta forma à igualdade de obras em todos os cantos do Município”, destaca o prefeito Orlando Xavier. 

“Barreiros, barragens, cacimbas, estradas, calçamentos, melhoramento de ruas e escolas e outros benefícios é o que o Governo vem realizando em prol da população da sede e do interior do município”, concluiu o prefeito. Isaac Carvalho, prefeito de Juazeiro, acompanhado de sua comitiva, também prestigiou o evento de inauguração da Ponte. Durante a cerimônia, Isaac Carvalho parabenizou o trabalho de Orlando Xavier e destacou a importância do trabalho coletivo em união com o Governo Estadual e Federal. “Casa Nova precisa cada vez mais dar as mãos, para o avanço e desenvolvimento da população casanovense”.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN Foto: Aldo Bernardi`s
Política
09 de Agosto / 2011 às 18:40 | 3 Comentários

O Deputado Estadual Adolfo Viana (PSDB) através de moção apresentada a Assembleia Legislativa parabeniza o município de Remanso pela passagem do seu aniversário.  “Parabenizo o povo de Remanso que nestes 111 anos de emancipação política mostrou força e lutou pelo desenvolvimento desta cidade que tanto admiro”, ressaltou o deputado.

Ascom Deputado Adolfo Viana
Variadas
09 de Agosto / 2011 às 18:00 | Nenhum Comentário

Desde o dia de ontem (8), estudantes interessados nas vagas não preenchidas do Prouni podem manifestar-se até esta quarta-feira (10) através do site: http://prouniportal.mec.gov.br/. Para concorrer a uma vaga, o estudante deve ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares no curso correspondente à primeira opção, ou caso tenha sido reprovado por não formação de turma, também na primeira opção de curso. 

A bolsa do Prouni pode ser recebida apenas por alunos que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram com bolsa integral em colégio privado. Outra exigência é que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, além de ter uma renda familiar estabelecida pelas regras do programa. Para o primeiro semestre de 2011 92 mil bolsas foram disponibilizadas em instituições privadas de ensino superior.

Variadas
09 de Agosto / 2011 às 17:30 | 38 Comentários

A cada dia que passa cresce o grau de insatisfação dos usuários com os serviços prestados pela Oitava Ciretran, órgão diretamente ligado ao Detran na Bahia.

Elca Janaína Tanury Bento, que reside à rua 08, número 03, Vila Tiradentes entrou em contato com o blog para denunciar que foi muito maltratada por uma funcionária da Oitava Ciretran quando tentava mudar o endereço errado que consta no licenciamento do seu veículo.

“A grosseria da funcionária foi tão grande e na frente de outras pessoas, que quase perco o controle. O pior é que eles exibem cópia da lei que diz ser crime ofender funcionário público. E o usuário que é ofendido, como fica? Ainda tentei denunciar o fato ao diretor da instituição, o Capitão Edvaldo Bonfim que alegou não poder nos receber, então venho à imprensa para tornar público na tentativa de que esse fato não se repita”, justificou Elca Janaína.

O diretor do órgão, Capitão Edvaldo Bonfim alegou que tem buscado conscientizar os funcionários no sentido de tratar bem aos usuários, e sugerindo ao DETRAN, cursos humanísticos, como forma de melhorar a relação servidor/usuário, mas até hoje não foi atendido. “Quando o usuário se sentir ofendido ou não receber o tratamento merecido, pode nos procurar e denunciar, que abrimos uma sindicância administrativa”.

O leitor do blog Vilquer Fonseca fez também a seguinte denúncia:

Geraldo José,

Venho através deste meio de comunicação denunciar uma irregularidade que está acontecendo em nossa região. Pois bem, a comunidade de Juazeiro que utiliza da 8ª CIRETRAN não tem mais o direito de escolher onde mandar fazer sua placa veicular. Agora tem que confeccionar onde o DETRAN manda, quebrando as regras do Código do Consumidor que trata da "livre escolha".

Isso vem acontecendo por causa de duas novas lojas de fabricação de placas que pertencem a alguém muito influente na política. Gostaria que essa denúncia, fosse aprofundada, pois a população de Juazeiro está indignada com tanta falta de respeito. Acredito nesse meio de comunicação de grande valia para nossa região.

Em Petrolina também estava assim, mas a população entrou com o pedido na promotoria e esta, através do código do consumidor mandou acabar com essa irregularidade que fere todo nosso direito.

Nesse aspecto, o diretor da Oitava Ciretran, Edvaldo Bonfim explicou que a partir do credenciamento de novas empresas o DETRAN determinou que a confecção das placas fosse distribuída de forma equitativa entre as referidas lojas. Entretanto, o órgão não tem poderes para interferir nos valores cobrados pelas mesmas, sugeriu que os usuários que se sentirem lesados procurem o Ministério Público.

Variadas
09 de Agosto / 2011 às 16:40 | Nenhum Comentário

Durante o XV Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco, evento que será realizado em Petrolina entre os dias 24 e 27 de agosto, o cirurgião-dentista, Doutor em Laser em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA - e professor da Universidade Federal da Paraíba, Francisco Limeira Junior, ministrará o curso de Laserterapia. Na ocasião (dia 25, das 15h às 19h), os participantes conhecerão a importância da técnica e como ela pode contribuir para um atendimento qualificado e diferencial. 

De acordo com o professor Francisco Limeira, que também coordena o Curso de Habilitação em Laserterapia e Clareamento Dental oferecido pelo Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas (COESP) de João Pessoa – PB e pela Associação Brasileira de Odontologia - Seção Maranhão, a Laserterapia pode contribuir de maneira decisiva para o tratamento de várias patologias que surgem no complexo bucomaxilofacial. O cirurgião-dentista destaca que é indispensável o conhecimento necessário sobre a essência da radiação Laser. “Neste curso nos propomos a colaborar na motivação dos cirurgiões-dentistas que se interessem em acrescentar à sua prática profissional a Laserterapia, bem como a luz provinda de diodos (LEDs) para o processo de clareamento dental fotoativado”, esclarece. 

A décima quinta edição do Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia – ABO - Regional Petrolina-PE. Na programação também serão debatidos assuntos como a Terapêutica Medicamentosa, Patologia Bucal, Implantodontia, Dentística, além da oferta de um Curso para Técnico em Saúde Bucal – TSB - e Auxiliar de Saúde Bucal - ASB. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 24/08, na sede a ABO Petrolina - no Bairro Vila Eduardo - e no local do evento – Sest/Senat – nos dias 24 e 25/08. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (87) 3864-3295 ou pelo e-mail: abopetrolina@hotmail.com.

Clas Comunicação
Informativos
09 de Agosto / 2011 às 16:10 | Nenhum Comentário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), divulga a 19º convocação da lista de espera do Sisu, referente ao Enem 2010.

As matrículas serão realizadas nesta quarta-feira (10), apenas pela manhã, das 8h às 11h, na SRCA, 1º andar do Prédio Administrativo, Campus Petrolina Sede, localizado na Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro. Acesse a lista dos classificados no link abaixo. 

http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|enem2010-html

Por: Ascom Univasf
Policial
09 de Agosto / 2011 às 15:40 | 7 Comentários
 
Hoje, 9 de agosto, por volta das 5 horas, aconteceu um acidente com um ônibus do exército brasileiro, na BR 101, proximidades da Rio-Sul. O veículo saiu de Salvador em direção ao município de Resende, Rio de Janeiro, mas, durante o percurso o motorista Flávio Santana Passos, 39 anos, perdeu o controle em uma curva, e o ônibus derrapou e capotou várias vezes.
 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente deixou três pessoas em estado grave, muitas feridas e três mortos. De acordo com informações extraoficiais no ônibus estavam 43 passageiros.Quatro pessoas perderam terim perdido algum membro do corpo.
 
As vítimas fatais foram os tenentes: Ivanildo Torres Lima Junior, natural de Juazeiro, que faria 29 anos no próximo dia 12, Marcelo Adelino da Silva, 28 anos, natural do Rio de Janeiro, e o aluno Alexandre Magno de Andrade Santiago, 28 anos, natural do Rio de Janeiro.
 
Dentre os oficias em estado grave está o coronel Altman. Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A polícia Militar e Caema de Teixeira de Freitas e de Itamaraju se mobilizaram para prestar socorro às vitimas. O coronel Ozides está no hospital auxiliando os feridos. 
 
Passageiros do ônibus sendo atendidos no hospital municipal
Com informações de Poliane Soares e fotos: SBN
Variadas
09 de Agosto / 2011 às 15:10 | Nenhum Comentário

Estudantes da comunidade de Cruz de Salinas, na zona rural de Petrolina, foram os mais novos contemplados pelo Prêmio Aluno-Destaque, idealizado pela vereadora Márcia Cavalcante (PMN) e sua equipe de gabinete. A visita aconteceu na Escola Municipal Antonio Pedro Rodrigues, onde o estudante Carlos dos Santos Bonfim, do 5º ano, recebeu seu prêmio das mãos de Márcia. Detalhe: ele é sobrinho de Maria José da Silva, do 9º ano, a outra aluna destaque.

A solenidade contou com as mães de Carlos e Maria José, respectivamente Joani dos Santos Silva e Maria Cândida dos Santos Silva, além da professora Eva Faustina da Silva Santos. Na ocasião a gestora da escola, Maria das Graças Aquino, agradeceu à iniciativa da vereadora, sobretudo pelo estímulo aos alunos em continuar investindo nos seus estudos.

Já em Atalho Márcia contribuiu com doação de livros para o acervo literário da Biblioteca da Escola Municipal Olavo Bilac. A coordenadora da escola, Francilene Rocha (‘Núbia’), não escondeu a satisfação com o apoio a vereadora. “A escola está com um projeto de leitura junto aos alunos e esses livros chegaram em excelente hora. Agradeço a vereadora por essa contribuição.”

 


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage