Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 22:00

PETROLINA SEDIA O PERNAMBUCO OPEN DE FUTSAL

São oito equipes participantes do campeonato, de Pernambuco e de outros  Estados. Os jogos do campeonato começam  amanhã, a partir das 17 horas na quadra do Sesc.   Oportunidade promovida pela Secretaria  de Educação de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Esportes, para que o município seja inserido no cenário das grandes competições nacionais.Paralelo aos jogos, acontece , também amanhã, o Congresso Técnico de Futsal, no Petrolina Palace Hotel , a partir das 10 horas.

A iniciativa de sediar o Pernambuco Open de Futsal promove e divulga o esporte como instrumento de inclusão social. " Uma forma de proporcionar aos nossos atletas a experiência de participar das competições  na busca de se aprimorar e desenvolver técnicas para que possa representar a nossa cidade, assim como Pernmabuco  em competições nacionais, além de massificar a prática do esporte em nossa região," explica  o secretário executivo de Esportes, Brito Júnior.

Ascom Seduc Petrolina
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 21:30

SESP PROMETE INSERIR CENTENÁRIO NA PROGRAMAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DESTA SEMANA

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa ao morador do bairro Centenário, Thiago Roriz, que a Rua Oscar Feitosa Passos, está inserida na programação desta semana da Gerência de Iluminação. A SESP esclarece que toda semana uma nova programação de serviços é realizada conforme as ocorrências registradas pela população na Secretaria.

Assessoria de Comunicação/SESP

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 21:00

URGENTE: PREFEITO INVADE CÂMARA E OFENDE VEREADORES DURANTE SESSÃO EM CURAÇÁ

Foto de posse do prefeito e vice, quando Executivo e Legislativo ainda conviviam de forma civilizada.

O blog acaba de ser informado pelo vereador Theodomiro Mendes, presidente do Legislativo Municipal, que o prefeito Carlinhos Brandão invadiu o plenário da Câmara de Curaçá durante sessão ordinária na noite desta segunda-feira (08) quando da tribuna se pronunciava o vereador da oposição Júnior do Esportes.

“Estou há doze anos nesta Casa e nunca vi nada semelhante no parlamento. Nós estávamos em sessão quando o prefeito invadiu a Câmara gritando, xingando, gesticulando e ofendendo os vereadores. Ele veio até a corda que separa a galeria do plenário e desatou a xingar: Quem é o otário que está falando ai”, explicou Mendes dizendo que o prefeito encontrava-se totalmente transtornado.

“Reuni todos os vereadores para saber que medidas judiciais serão tomadas, afinal de contas ele não feriu um vereador, mas o Poder Legislativo como um todo. Nesta terça-feira (09) nós estaremos notificando todos os setores de segurança do município e do Estado, a exemplo de Delegado, Juiz, Promotor, Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia com objetivo de resguardar a integridade física dos vereadores porque se ele estivesse armado seria uma tragédia”, prosseguiu Theodomiro Mendes.

“Trata-se de um fato gravíssimo, nunca vi algo parecido em lugar nenhum do mundo. Ele devia estar ouvindo a sessão que é transmitida pela Curaçá FM e chegou na Câmara, deixou o carro ligado em frente à sede do parlamento e chegou xingando à todos, com ar de louco. Estamos todos aqui reunidos, sitiados, porque não se sabe se o prefeito está na espreita esperando os vereadores”, concluiu o presidente do legislativo curaçaense.

O Blog tentou e não conseguiu falar com o prefeito Carlinhos Brandão. Fica o espaço para versão do Chefe do Executivo de Curaçá.

Da redação
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 20:23

Técnicos do TSE pedem rejeição de contas de campanha de Dilma

Relatório já foi encaminhado para o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral. Julgamento das contas está agendado para sessão desta terça-feira

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediram ao ministro Gilmar Mendes a rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff nas prestações da campanha de 2014. Mendes, que é vice-presidente do TSE, é o relator da prestação de contas da petista e do comitê financeiro do PT.

O relatório já foi encaminhado para o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral. O julgamento das contas está agendado para sessão do TSE de terça-feira. A PGE, porém, tem 48 horas para se manifestar sobre o relatório técnico. O tribunal tem até quarta-feira para analisar as contas de campanha.

O ministro Gilmar Mendes enxerga "fortes indícios" de que o PT se beneficiou de doações acima do teto legal. Mendes pediu à Receita Federal dados complementares sobre cinco companhias que contribuíram com a campanha de Dilma: a Saepar Serviços, a Solar BR, a Gerdau Aços Especiais, a Ponto Veículos e a Minerações Brasileiras Reunidas. O total doado pelas companhias ultrapassa os 10,6 milhões de reais.

Cada empresa pode doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior. Nos casos analisados, o cálculo feito pelo gabinete de Gilmar Mendes aponta que o total foi descumprido. Por isso ele fez o pedido de mais detalhes à Receita Federal. Em despacho com data de sexta-feira, o ministro cobra os números com "máxima urgência", dados os "fortes indícios de descumprimento do limite para doação".

O PT ainda não teve acesso oficial ao parecer técnico. Mas o coordenador jurídico do partido, Flávio Caetano, afirmou nesta segunda que os especialistas TSE se prenderam a erros formais, como discrepância entre a data de emissão de uma nota fiscal e o pagamento dela. "Seria a primeira vez na história do TSE em que nós teríamos uma rejeição por aspectos formais", disse ele.

(Com Estadão Conteúdo)
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 20:00

MITONHO VARGAS E DAMIÃO MEDRADO ANUNCIAM CANDIDATURAS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL

A sorte está lançada. Na sessão ordinária desta segunda-feira (08) dois vereadores confirmaram a pretensão de disputar a presidência da Câmara Municipal em pleito que deve ocorrer no próximo dia 22, data da última sessão ordinária do atual período legislativo.

Mitonho Vargas (PT) recebeu o manifesto de apoio dos vereadores José Carlos Medeiros (PV) e Bené Marques (PSDB) que da tribuna da Casa Aprígio Duarte lembraram matéria deste blog postada no dia 15 de maio quando dez vereadores da situação e da oposição declararam apoio ao seu nome para disputar a presidência da Câmara. “Eu venho a esta tribuna para reafirmar a condição de apoio ao candidato Mitonho, embora tenha grande admiração e respeito à pessoa do vereador Damião Medrado”, disse Medeiros que ainda defendeu a composição da Mesa Diretora com a presença de todos os grupos partidários. “Minha palavra não retroage”, disse vereador Nalvinho também em apoio a Mitonho.

O Vereador Damião Medrado anunciou na sessão desta terça feira (08/12), de forma oficial, sua candidatura a Presidente da Casa Aprígio Duarte, a Câmara de Vereadores de Juazeiro. Segundo ele, que é “de pouco falar”, depois de ouvir dos companheiros “Caffé, companheiro Anastácio, vários outros companheiros, Anderson, manifestando (apoio) ao meu nome para Presidente da Casa”, decidiu que o processo eleitoral está em andamento e que coloca seu nome de forma oficial na disputa.

Elogiando o vereador Mitonho, que desde maio se lançou candidato (“companheiro guerreiro, que eu tenho o maior carinho e atenção”), destacando o diferencial que leva para disputa é o fato de não ter diferença com nenhum vereador, (“e nem vou ter!”), Damião diz: “a partir de agora deixo o meu nome”, como alternativa, “para servir a esta Casa e a estes companheiros, que aqui não é dez, nem onze, nem doze, é vinte e um. São 21 vereadores, são 21 companheiros... que o Povo lá fora julgou e botou aqui dentro para lhe representar e defender”.

Enfatizando que sua candidatura é fruto do sentimento e do desejo do grupo político a que pertence, Damião relembrou que nos seus mandatos já passou por todos os cargos na Câmara e  repetiu: “Sei que tenho carinho e o respeito de todos, mas sei que não terei os votos de todos, mas se chegar à Presidência ouvirei a todos os 21 vereadores”.

Aparteado pelo Vereador Amilton Ferreira, que o parabenizou por assumir a candidatura (“que ninguém sabia, só tinha comentários”), citado pelo Vereador Anderson como o candidato de “quase 100 por cento da base aliada” e com o apoio explícito do vereador Dalmir Pedra e Caffé do 8, Damião Medrado encerrou dizendo: “quem decide são vocês aqui, mas tenham certeza, se chegar à Presidência terão um companheiro disposto a ouvir os 21 vereadores”. Damião disse que irá aos órgãos de comunicação nesta terça-feira, anunciando a candidatura à comunidade e na próxima segunda-feira (15/12) fará o pedido de registro da chapa “completa”.

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 19:30

Colégio Dínamo se consolida como único Bilíngue da região, diz direção.



Há 20 anos trabalhamos com educação no Vale do São Francisco o Colégio Dínamo apresenta mais inovações neste ano de 2015, o ensino bilíngue para todos os alunos. De acordo com a direção do Colégio, a proposta se diferencia das demais e coloca o Dínamo como o único bilíngue da região, por que oferece professores específicos e avaliações por instituições internacionais de ensino. Iria Souza, diretora do Colégio, acrescentou ainda que "o Dínamo está habilitado para oferecer as certificações indispensáveis no momento em que o aluno precisa fazer um intercambio cultural ou ingressar em instituição de ensino em qualquer lugar do mundo".

A parceria com o UNO INTERNACIONAL permite ao Dínamo oferecer também aos seus alunos um ambiente 100% digital, com IPADS em sala, mas sem abrir mão dos conceitos de cidadania e ensino tradicional. Com processo de matrículas aberto a escola está apta a receber pais e alunos que queiram conhecer um pouco mais sobre a escola e o método de ensino.

Mais informações podem ser obtidas através do site: www.dinamojuazeiro.com.br

Ascom
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 19:00

SAAE DIZ QUE FUNCIONÁRIOS RECEBEM EQUIPAMENTOS DE EPI

Sexta-feira (05) o Blog divulgou denúncia de um leitora sobre a ausência de EPIs por parte de funcionários do SAAE. Em resposta nesta segunda (08), a autarquia municipal contesta a informação. Confira:

O Departamento de Segurança do Trabalho do SAAE esclarece que todos os funcionários da autarquia recebem os equipamentos de Proteção Individual (EPI), a exemplo de botas, luvas, óculos, entre outros. Os funcionários têm ainda a opção de usar calça ou bermuda, fardamento entregue pela autarquia, para trabalhar em razão do clima da cidade ser muito quente. A atual gestão do SAAE tem realizado uma vez por ano cursos e treinamentos, de forma a conscientizar os funcionários da importância e necessidade da utilização dos instrumentos.   

Ascom SAAE

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 18:30

de 2010 a 2014 - Emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais já está disponível no site do INCRA

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa aos proprietários de áreas rurais localizadas no município de Juazeiro, que a emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) dos exercícios 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 já está disponível no site do institutowww.incra.gov.br.

Mais informações contatar a Unidade Municipal de Cadastro através do telefone (74) 3611 5852 ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro através do número (74) 3612-8579.

ASCOM/SEAPA
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 18:00

Participe da campanha “Beleza Solidária” e doe brinquedos a crianças carentes

Entre os dias 09, 10 e 11 de dezembro, o Salão Luciene Vieira - Hair Art & Style estará realizando a campanha intitulada ‘Beleza Solidária’, que tem com principal objetivo arrecadar brinquedos para serem entregues ao grupo TALENTOS, em Juazeiro/BA. 

De acordo com a cabeleira Luciene Viera, a campanha veio com a intenção de mobilizar as mulheres da cidade na ajuda ao próximo e mostrar o valor do natal que Jesus Cristo quer que todos nós vivamos, onde nos fazemos pequenos como ele na evangelização, na caridade e na ajuda ao irmão mais necessitado. 

Para participar é simples, cada pessoa deverá doar R$ 40 reais em brinquedo e em troca ganhará 1 tratamento de reconstrução KB2 que será realizado no salão. Os interessados em ajudar precisam ligar para marcar hora, conforme disponibilidade. 

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 15 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto. O Salão Luciene Vieira - Hair Art & Style fica localizado na Rua Cel. Henrique Rocha, Nº 437, Juazeiro-BA, Telefone: (74) 8842-9145 ou (74) 3612-8962.

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 17:28

"empresa já foi acionada para recuperar trechos danificados", responde Prefeitura sobre Avenida Irmã Dulce II

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro informou na tarde desta segunda-feira (08). em nota, que devido as últimas chuvas houve infiltração das águas pluviais, encharcando o solo na Avenida Irmã Dulce II do bairro Malhada da Areia. "A SEDUH comunica que a SVC empresa responsável pela obra já foi acionada para recuperar os trechos danificados".

O informe é uma esposta à publicação da Coluna ESPAÇO DO LEITOR: ASFALTO SONRISAL DE NOVO?que relata o resultado das últimas obras em Juazeiro e cita a qualidade da obra da Avenida Irmã Dulce I, no bairro Alto da Aliança, cujo asfalto afundou em vários trechos, e também o resultado do asfalto da Avenida Irmã Dulce II, obra que faz parte do projeto da Intervenção Urbana e que ainda não foi inaugurada e já está afundando. As fotos e o relato foi enviados pelo leitor do Blog, Ronaldo Figueroa de Lima. 

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 17:00

SUELLY ALINE TRI-CAMPEÃ BAIANA DE MARATONAS AQUÁTICAS

 

 

A Nadadora Juazeirense (SAAE), Suelly Aline venceu a 8ª e última Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em Jaguaripe-Ba, liderando a prova de ponta à ponta. Os dois primeiros atletas a vencer a prova Suelly Aline (feminino) e Renan Santos (masculino), receberam  da Organização da prova uma TV, como premiação. A 8ª Etapa foi realizada neste domingo (07/12). Jaguaripe fica situado em uma faixa de terra entre o Rio Jaguaripe e seu principal afluente, o Rio da Dona, a cidade é desenhada de belas paisagens naturais em meio as Prais lindas e lugares históricas.  

MELHORES DO ESPORTE 2014
 
A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), fará a Premiação dos Melhores atletas de 2014 no dia 19/12 às 19:00 hs na Uneb Campus I(Cabula), em Salvador-Ba. Os dois principais nadadores da Bahia Suelly Aline (feminino) e Alan do Carmo (masculino), foram eleitos o melhores nadadores de Maratonas Aquáticas de 2014.

TRAVESSIA MAR-GRANDE SALVADOR

Tudo pronto para a 51ª Travessia Mar-Grande Salvador, que será realizada no dia 21/12//2014 (domingo), a 2ª maior Travessia do Mundo. Já com a presença confirmada da Tri-Campeã Mundial Ana Marcela Cunha, Alan do Carmo, Capeão Mundial 2014 e a nadadora Juazeirense Suelly Aline.

Informações: Celso Siqueira
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 16:30

João XXIII sai na frente na primeira partida da final do Interbairros em Juazeiro

Em tarde nublada e com boa presença de torcedores aconteceu no sábado (6), a primeira partida da final do Interbairros no campo do Tabuleiro. O time da casa recebeu a visita do João XXIII. Melhores colocados na fase classificatória, as equipes fazem uma decisão inédita na competição.

Com apoio da torcida, o Tabuleiro (de uniforme amarelo e preto) imprimiu velocidade na etapa inicial, sempre arriscando chutes de longa distância e cruzamentos na área. No entanto, a defesa do João XXIII conseguiu bloquear todos os ataques do adversário e o primeiro tempo terminou sem alteração no placar.

Nos 45 minutos finais o João XXIII também passou a imprimir mais velocidade e o jogo ganhou em emoção. Até que em jogada trabalhada o atacante Adilson marcou o primeiro gol para o time visitante. Não restou outra opção ao Tabuleiro a não ser partir para o ataque e tentar reverter a situação. Mas em contra-ataque rápido foi o João XXIII que ampliou o placar com o camisa 9 Washigton e ficou praticamente “com a mão na taça”.

No próximo sábado (13), no bairro João XXIII, haverá a finalíssima e desta vez com uma ampla vantagem para o time da casa, que poderá perder até por um gol de diferença para sagrar-se campeão e pela primeira vez levantar a taça do Interbairros.  

Por Luiz Hélio/Ascom-PMJ
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 16:00

Final de semana foi marcado pela Operação Lei Seca em Petrolina

Desde  última sexta-feira até este domingo, Petrolina foi palco de mais uma operação Lei Seca. A ação "passeou" por diversos bairros e avenidas movimentadas da cidade. Segundo o Tenente Edinaldo, responsável pela ação, a Operação tem como objetivo educar e coibir infrações no trânsito: "Estamos aqui, entre outras ações, visando coibir principalmente a mistura de bebida e volante. Presamos pela segurança das pessoas e essa é uma das nossas maiores preocupações" disse o tenente ao blog. Operação Lei Seca acontece em todo o estado de Pernambuco e contou, em Petrolina, com policiais de Recife para dar suporte.

Redação Blog Geraldo José
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 15:30

Unidade Móvel realiza recadastramento do NIS/Tarifa Social em vários bairros de Juazeiro

De 08 a 12 de dezembro, a Unidade Móvel - Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) realiza o recadastramento do Número de Informação Social (NIS), nos bairros Argemiro, Malhada da Areia, Codevasf, Piranga e entorno.

Com o recadastramento do NIS, os beneficiários poderão procurar a Coelba para solicitar a Tarifa Social de Energia. A equipe do Centro Integrado de Desenvolvimento Social – CIDS na semana passada (1º a 05 de dezembro) realizou esta ação no bairro João Paulo II e entorno, e nesta semana, atenderá os beneficiários nos bairros e horários de acordo com o cronograma abaixo. Os interessados devem apresentar a seguinte documentação (originais e cópias): RG; CPF; Titulo de Eleitor; Carteira de Trabalho do Responsável Familiar e de todos os dependentes maiores de 18 anos; Certidão de nascimento dos menores de 18 anos; Declaração da escola; Comprovante de residência (preferência conta de luz).

ATENDIMENTO RECADASTRAMENTO NIS/ TARIFA SOCIAL

TERRITÓRIO MALHADA DA AREIA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

BAIRRO

08/12/2014

Segunda-feira

8h às 13h

CRAS Malhada da Areia

Todos os bairros

09/12/2014

Terça-feira

8h às 13h

Escola Argemiro José da Cruz

Argemiro

10/12/2014

Quarta-feira

8h às 13h

Escola CAIC

Malhada da Areia

11/12/2014

Quinta-feira

 

8h às 13h

 Escola Helena Araújo Pinheiro

Codevasf

12/12/2014

Sexta-feira

8h às 13h

Colégio Pedro Raimundo Rêgo

Piranga

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 15:00

Sai resultado de processo seletivo na Educação

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou sexta-feira, cinco de dezembro, o resultado da 1ª fase do Processo Seletivo Simplificado para Contratação temporária de Educadores de Ensino Fundamental, Educadores de Participação Cidadã e Educadores de Qualificação Profissional para atuarem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO. Veja aqui

O edital com o resultado estará disponível no site da prefeitura. Ainda no edital há a convocação para os classificados para 2ª Fase.

Ascom Seduc Juazeiro
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 14:30

6º BPM apreende motocicleta roubada

Na Cidade de Ponto Novo, neste sábado (6), às 8 horas, quando policiais da 5a Companhia do 6ºBatalhão de Polícia Militar realizavam rondas, no centro da cidade, apreenderam uma motocicleta Honda CG 150, de cor prata, placa JOJ9455, licença de Feira de Santana, que estava estacionada, sendo constatada restrição de roubo no sistema da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além da referida placa pertencer a uma outra motocicleta. O responsável pelo veículo não foi localizado.

Asscom
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 14:00

Juazeirense fica em 2º lugar em campeonato de fisiculturismo e garante passaporte para um dos maiores eventos do país

Após longos dois anos de mudança de estilo de vida e três meses de muita dedicação e preparação exclusiva, Emanuelle Lopes (Manu) de 32 anos venceu o vice-campeonato na categoria Wellness no Iron Man – IFBB Bahia (nessa categoria as atletas têm que demonstrar um ótimo trabalho muscular e baixo percentual de gordura, com proporção física e tônus muscular moderado) e garantiu o passaporte para participar de um dos eventos mais badalados do mundo Fitness, o Arnold Classic Brasil que acontece entre os dias 29 e 31 de maio de 2015 no Rio de Janeiro. O desejo de participar de competições veio através de seu primeiro treinador Ramon Catalino, que a apresentou o mundo da musculação fazendo com que ela seja até hoje, grata a pessoa na qual ela chama de “mestre”.

“Comecei a fazer musculação e a conviver com fisiculturistas incentivada pelo meu primeiro preparador. Apesar desse meio ser preconceituoso com as mulheres, não desisti. Para participar de um campeonato como esse a dedicação tem que ser 100%, não existe treino ou dieta 80%. Se você segue isso à risca, com certeza os seus objetivos serão alcançados”, diz Manu radiante como os seus resultados. Para conseguir o feito a atleta teve a ajuda de Sinho, seu Personal e Synara, preparadora de atletas para competições como essa, que diariamente ajustaram os treinos e a dieta da vice-campeã. “Tinha dias que achava que ia morrer de fome – risos -, chegava aos treinos sem força e pedia que tivessem paciência. Ver o seu corpo mudando, principalmente nos dias anteriores da competição é muito interessante”.

Segundo Manu, o primeiro lugar pode não ter vindo devido a manchas causadas pela tinta que os atletas precisam passar para a pele ficar mais bronzeada e tornar os músculos mais aparentes. A atleta já pensa nas possibilidades de participar do próximo campeonato, mas ressalta as dificuldades com patrocínios. “Não sei se poderei ir por ser muito caro. Os custos para participar de um campeonato como esse são grandes, mas a vontade de ir é grande”.

Portal Zap
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 13:30

Prefeito Isaac inaugura reforma, ampliação e climatização da EMEI Dilma Calmom

“Ontem um menino que brincava me falou que hoje é semente do amanhã”, foi lembrando esse trecho da música Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha, que a Gestora Doralúcia Santos Souza abriu a inauguração da reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal de Educação Infantil Dilma Calmom, na tarde a última sexta-feira (5), no Bairro Quidé. A obra é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes.

A inauguração foi feita pelo Prefeito Isaac Carvalho e contou com a participação dos Vereadores Anastácio, Antonio Caffé, Tiano e Sargento Bastos, Secretários e Assessores municipais, o Presidente da Associação de Moradores, Dão dos Palmares, mães e pais dos alunos.

A EMEI Dilma Calmom foi construída entre os anos 1984 e 1985 e, segundo afirma sua Gestora, nunca havia recebido uma reforma tão significativa. “Foi uma reforma espetacular, podendo-se afirmar que é uma nova escola, pois até o telhado antigo foi retirado, sendo colocado um novo. Além disso, a cozinha foi ampliada, os banheiros foram totalmente restaurados, reformaram o parquinho e uma nova sala foi construída. Fizeram tudo o que a escola estava realmente precisando”, analisa Doralúcia.

Durante o evento, algumas crianças foram diretamente ao prefeito agradecer a reforma. Logo após, o vereador Sargento Bastos também repetiu o ato, agradeceu ao prefeito por ter concluído aquela obra e outras feitas no bairro, ao tempo em que pediu que fosse feita uma intervenção na praça que fica localizada próxima à EMEI. “Para mim é uma satisfação estar participando de um momento como esse, pois eu sou morador desse bairro desde 79 e participei de alguns cursos que foram promovidos aqui. E hoje essa creche ganhou uma nova vida. Agradeço ao prefeito por tudo que tem sido feito aqui no bairro”, disse.

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, disse que administrar não é fácil, pois as demandas são sempre maiores do que os recursos, então é preciso fazer escolhas o tempo todo. “Eu agradeço ao prefeito por ter dado prioridade a essa pasta. Chegamos ao número 68 de escolas climatizadas, inauguramos 11 creches do Proinfância, mas estabelecemos um padrão novo e queremos esse padrão em todas as escolas do município. Mas não é só uma questão de beleza e estrutura física, como nos falou o professor Plínio, compare hoje que vocês terão muito orgulho, a rede pública com a rede privada. Os profissionais que aqui estão são diferentes também e são mais qualificados, com uma formação continuada que a rede privada não oferece. O material didático que a gente oferece também não perde em nada para a estrutura privada, sabe por que, porque Isaac governa olhando para quem mais precisa”, ressaltou.

O prefeito Isaac agradeceu a presença de todos, mas principalmente às mães. Ele começou brincando com o calor que fazia no pátio e no quanto uma climatização é importante. “Agora a gente está vendo o quanto é importante a sala de aula ser climatizada. Imaginem o professor e as crianças em uma sala de aula sem ser climatizada? O ensino nem rende. Muitas coisas já foram feitas aqui no bairro desde que iniciamos a gestão, inclusive iniciamos o projeto de climatização aqui na Escola Leopoldina e mais recentemente inauguramos essa grande avenida. Nós demos prioridade à Educação por que entendemos que Educação é a base. Como a Gestora Doralúcia falou no começo, o futuro é hoje e a gente não pode deixar para cuidar depois, para colhermos os bons frutos. Essa decisão foi pensada para poder contribuir com a vida das pessoas dando a elas justamente aquilo que é sagrado, que é o conhecimento. Espero que vocês aproveitem a nova escola e que daqui saiam os frutos do amanhã”, concluiu Isaac.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 13:00

Cidadania: Casamento comunitário acontece nesta terça-feira (09) para 105 casais

A noite desta terça-feira (09/12) será de grande importância e muita alegria para 105 casais petrolinenses que participarão do casamento comunitário, às 18 horas, no salão de eventos do SESI/Petrolina. Para participar desta quarta edição do evento os casais precisaram apresentar as documentações e comprovar que não tinham condições financeiras de custear os honorários do ato. O Casamento Comunitário Civil é instituído pela Lei Municipal nº 3522, de 04 de junho de 2002. 

A Certidão de Casamento é um documento mais sólido em relação à União Estável. É importante pois protege perante a lei as partes envolvidas em caso de morte ou separação sem necessidade de grandes trâmites e convocação de testemunhas para que se prove a existência da união. Porém nem todos tem condições de arcar com os custos da papelada para a realização do casamento no civil. Em casamentos coletivos, entretanto, as taxas ficam zeradas , tornando o sonho do casamento acessível para os casais que de outro modo dificilmente poderiam oficializar judicialmente sua união. 

O evento é organizado pela Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva da Mulher, que aproveita oportunidade para convidar toda a cidade para prestigiar o evento e celebrar a união dos casais nessa nova etapa de suas vidas. 

A secretária executiva da mulher Roseane Farias disse estar ansiosa e ao mesmo tempo satisfeita com o trabalho que se conclui com a cerimônia da II edição do Casamento Comunitário de Petrolina. “ As dificuldades que foram impostas só deram mais vontade de lutar por esses casais. Em conversa com o prefeito, Julio Lossio, foi-nos confidenciado que não medíssemos esforços para que essa cerimônia fosse possível. Poder realizar o sonho desses casais produz a sensação de dever cumprido, e nos traz o comprometimento de fazer melhor na próxima edição.” 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 12:28

Secretaria de Agricultura de Jaguarari prorroga prazo de entrega do boleto do programa Garantia Safra

Com o objetivo de minimizar os prejuízos dos agricultores familiares, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura, prorrogou o prazo de resgate do boleto do Programa Garantia Safra até o dia 19 de dezembro. Somete com o pagamento do boleto, o agricultor terá direito ao seguro. Segundo o Secretário de Agricultura, Zé de Souza, o novo prazo é para que nenhum agricultor de Jaguarari fique de fora do Garantia Safra. “Os agricultores podem efetuar o pagamento no valor de R$ 7,50 até 31 de dezembro em qualquer Casa Lotérica ou Caixa Econômica Federal. O pagamento do boleto garantirá que as famílias que aderiram ao programa recebam o benefício no valor de R$ 850,00, pagos em até cinco parcelas, no caso de perda comprovada de, pelo menos, 50% das lavouras”, disse.

Ascom Jaguarari
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 12:01

Palestra sobre “Atividade Física na Terceira Idade” será realizada segunda-feira (8) na Univasf

O projeto de extensão Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, nesta segunda-feira (8), palestra sobre o tema “Atividade Física na Terceira Idade”, que será ministrada pela professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Stella Francisco Osorio Bertaso. A palestra será realizada no Colegiado de Educação Física, Campus Sede, em Petrolina (PE), em dois horários: das 15h30 às 16h15 e das 16h45 às 17h30. O evento é aberto a toda a comunidade. 

A palestrante é nadadora campeã gaúcha, Sulbrasileira e da Copa Brasil de Natação. Stella, que é socióloga e jornalista, começou a praticar natação regularmente após os 60 anos. Hoje, é especialista do nado costas nas modalidades 50, 100 e 200 metros, na categoria Master. 

O Coordenador da Unati, Marcelo de Maio Nascimento, frisa que a palestra está dentro da proposta da Unati de oferecer à população do Vale do São Francisco ações voltadas à conscientização em prol do envelhecimento ativo e saudável. “É importante tanto para motivar as pessoas, e em especial os idosos, na prática de atividades físicas quanto para difundir os benefícios da prática rotineira de exercícios em todas as fases da vida do indivíduo”, diz. 

Renata Freitas Ascom Univasf
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 11:30

Olho D’água empata e conquista o bicampeonato Sentoseense

Com gol de Valtinho de pênalti aos vinte e quatro minutos do primeiro para o Vila Nova, e Diego Figura aos cinco minutos do segundo tempo para o Olho D`água, a decisão do campeonato Sento-Seense de futebol realizada na tarde do último sábado (06), terminou empatada. Como o Olho D`água havia vencido o primeiro jogo por 1×0, gol de Bertão, a vantagem garantiu o título de campeão municipal ao verdão do Sertão.

Súmula do jogo:

Olho D`água: 01 Nô, 02 Tiringa, 03 Thiago, 04 Lucar, 15 Aldir, 06 Glauber, 07 Danilo (Cleber 9) (Tiago Ceasa 14), 08 Bertão, 18 Nenen (Índio 10), 19 Gú e 11 Diego Figura (Guina 17).

Vila Nova: 22 Valtinho, 02 Derí (Tição 16), 03 Branco, 04 Isac (Gilmar 18), 05 Adriano (Luan 15), 06 Tarcisio, 07 Gugú (Tacinho 17), 08 Henrique, 09 Cícero, 10 Ninho e 11 Etor (Puêblo 19).

Arbitragem: Apito central Marisvaldo Lino (Zae), auxiliado por Devanilton Almeida, Deonaldo Oliveira e Jorge França.

Melhores do campeonato: Revelação – Gú do Olho D`água, craque do campeonato – Bertão do Olho D`água, artilheiro – Cícero do Vila Nova, melhor goleiro – Nô do Olho D`água e melhor técnico – Noélio Aragão do Olho D´água.

O certame foi mais uma realização da prefeitura municipal de Sento-Sé, que pagou um prêmio de R$ 7.000,00 (sete mil reais) em dinheiro aos melhores do campeonato. A entrega da premiação foi realizada no campo de jogo, após o encerramento da partida.

Ascom Prefeitura de Sento-Sé
publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 11:00

102 anos Luiz Gonzaga

A semana do aniversário de Luiz Gonzaga, em Exu, Pernambuco, promete emocionar moradores e visitantes em momentos de celebração do rico legado do rei do baião. A programação consta de palestras, rodas de sanfoneiros, apresentação ao vivo de programa de rádio, e uma missa no Parque Aza Branca.

Com a palestra "Luiz Gonzaga, Exu e Identidade Cultural, do jornalista Ney Vital, na quinta-feira 11, no auditório da Escola Municipal Bárbara de Alencar, às 19hs, será realizada a apresentação do Projeto Asa Branca e entrega de Troféus, destinados a estudiosos, autoridades, pesquisadores que possuem serviços prestados a divulgação da obra do filho mais ilustre de Exu.

O jornalista Ney Vital, pós-graduado em Ensino de Comunicação Social (Uneb-UFRN), pesquisador e apresentador do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga, afirma que na busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou nos arquivos da memória os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo.

"Luiz Gonzaga sempre será merecedor de toda atenção. Sua influência não pode ser mensurada. É a tradução musical e imagética da própria alma nordestina definitivamente inscrita no cenário brasileiro", explica Ney Vital. Se fosse vivo, Luiz Gonzaga completaria 102 anos de idade, em 13 de dezembro de 2014.

Confira a Programação:

 SEXTA 12/12/2014

• Danilo Pernambucano

• Os Três do Cariri

• Seguidores do Rei

• Joaozinho do Exu

SÁBADO 13/12/2014

• 12:00 Parque Asa Branca programa na Cabana do Rei com participação de vários artistas, transmissão Rádio Bitury de Belo Jardim em cadeia com várias emissoras de Pernambuco e Ceará.

A partir das 21h

• Di Jesus Sanfoneiro

• Flavio Leandro

• Joquinha Gonzaga

• Fábio Carneirinho

DOMINGO 14/12/2014

• 11h - Missa embaixo do pé de Juazeiro

A partir das 15h

• Forró no pé de Juazeiro com as atrações:

• Diego Alencar

• Forrozeiros do Gonzagão,

• Ana Paula,

• Alegria de Pé de Serra,

• Zezinho,

• Tacio Carvalho,

• Toinho do Baião,

• Jorge Moreira,

• Elmo Oliveira,

• Maria de Lafaiete,

• Os Cabras de Gonzaga,

• Tony Monteiro,

• Donizete Batista,

• Targino Gondim,

• Epitácio Pessoa,

• Jaiminho de Exu.

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 10:28

SEAPA ANUNCIA NOVO PRAZO DO PAGAMENTO DO GARANTIA SAFRA

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que o prazo para pagamento dos boletos do Garantia Safra 2014/2015 com vencimento no dia 02/12/2014 prorrogou para o dia 30/12/2014. O pagamento poderá ser realizado nas Casas Lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal.

publicado em 08 de Dezembro / 2014 às 10:00

ESPAÇO DO LEITOR: CIDADE EM ABANDONO.

Há mais de um mês que está assim. Semana passada mais uma pessoa foi assaltada na Rua Oscar Feitosa Passos, atrás do Colégio Augustinho Muniz no Centenário... Já procurei a Prefeitura, já ligamos para o setor de iluminação pública, Já procuramos os vereadores, e nada de resolverem... Eu queria saber se isso que estou pedindo é um favor, ou é obrigação deles? Não quero que venham aqui, só quero o material que eu mesmo coloco... Eu sou justo quero ver esse político que procuramos aqui na nossa rua outra vez.

Thiago Roriz

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.