Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Informativos
14 de Novembro / 2011 às 18:40 | Nenhum Comentário

Mais de 16 comunidades  das áreas rurais de Petrolina foram atendidas nos últimos meses com a recuperação de vias, eliminando pontos críticos nas estradas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou o patrolamento de estradas em 116 localidades, perfazendo mais de 2.100 Km de estradas beneficiadas. Mais de 440 unidades de poços foram recuperadas com a restauração de cata-vento e sucção, permitindo assim, o consumo de água para os rebanhos no período de estiagem, além de 13 unidades montados com bombas manuais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, as localidades de Ponta da Serra, Toco Preto, Lagoa da Pedra, Baixa Fechada, Baixa Alegre e Almas tiveram seu sistema de abastecimento de água reativado com instalação de bomba submersa e eletrobomba.

Desde 2009, as ações são intensificadas na área de sequeiro devido à necessidade de melhoria na estrutura para as comunidades que vivem da agricultura familiar. “Foram 24 localidades que tiveram seus açudes e lagoas restaurados com intervenções de limpeza e aprofundamento do bojo, além de limpeza em 49 pequenos barreiros", explicou o prefeito Julio Lossio.

Programas

No grupo de ações implantadas pela Prefeitura de Petrolina na área rural está o Programa Hortigranja, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), que tem o objetivo de beneficiar pequenas famílias rurais, melhorando a qualidade de vida do agricultor e gerando renda para as famílias contempladas. Segundo Raimundo Nonato, o programa fornece o material necessário como: caixa de 5 mil litros, sistema de gotejamento, galinheiro, sementes para o plantio, galinhas e treinamento inicial. “São 60 famílias beneficiadas das localidades: Terra Nova, Barreiro, Agrovila Massangano, Boa Vista e Assentamento Nossa Senhora de Fátima, que cultivam produtos como: Alface, Coentro, Cebolinha, Couve, Beterraba, Cenoura, Salsa, isso possibilita a geração de renda e o consumo interno das famílias”, informou o secretário.

Iana Lima/ Ascom PMP
Informativos
14 de Novembro / 2011 às 18:10 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Jaguarari investiu R$ 5.000,00 num curso de capacitação para motoristas de transporte alternativo, a fim de valorizar os trabalhadores desse segmento. O curso ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e contou com a participação de 37 motoristas. Motoristas como José Roberto Lino de Oliveira (Paquito), que faz a linha há 8 anos, e Josevaldo Nascimento Rodrigues da Silva (Miudinho) que trabalha há 24 anos na área, foram beneficiados com essa ação.

Esta parceria originou uma reunião com o prefeito Antonio Nascimento, na qual foi discutida a regularização dos transportes alternativos no município de Jaguarari. O gestor municipal se comprometeu em ser ainda mais parceiro destes trabalhadores, para que os mesmos possam trabalhar em condições mais dignas.

A AGERBA, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia já estabeleceu um contato com a Associação de Combeiros, para que a rota de transporte alternativo com saída e chegada em Jaguarari seja regulamentada.

Ascom Prefeitura Municipal de Jaguarari
Espaço do Leitor
14 de Novembro / 2011 às 17:30 | 3 Comentários

Nunca foi tão agitada esta discussão da homossexualidade versus heterossexualidade, os meios de comunicações têm investido de forma direta e indireta para a ampliação deste assunto que tem se tornado tão problemático e contundente na nossa sociedade contemporânea. Quando me coloquei a disposição para escrever acerca desta temática, foi devido a minha evidente preocupação com o desenrolar desta mini guerra ideológica e de princípios religiosos, no que diz respeito ao assunto abordado.

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil no seu Capitulo I, Art. 3º seção IV que diz: “Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Podemos observar que é tanto direito do Homossexual como do Heterossexual defender e exercitar a sua opção e forma de escolha da sua orientação sexual a ser seguida. Contanto, que ambas as partes tenham o direito de expressar o seu desejo de escolha.

Quando inicio este pequeno ensaio dizendo que a discussão Homossexual é uma via de mão única é justamente por que não existe por parte de alguns dos movimentos que apóiam e defende os homossexuais a observância do direito aos heterossexuais de expressar a sua opinião sexual, ou seja, não existe uma democratização para os heterossexuais, portanto nos restam duas perguntas: por que só os movimentos homossexuais podem falar e os heterossexuais não podem? Onde fica o processo democrático? É baseado neste contexto que digo que não existem duas vias nesta discussão.

Numa briga que só um dos lados pode expressar seus pensamentos, não quero com isso apoiar os movimentos heterossexuais que se baseiam na violência para divulgar ou ate fazer se ouvir, pois, a violência gera violência. Quero apenas que os amigos leitores pensem nesta discussão com duas vias.

Só podemos construir uma sociedade forte e indissolúvel com a observação de nossos direitos e deveres, que possa existir um verdadeiro processo de democracia, se existe os direitos para os homossexuais podem ter certeza que existem de igual modo direitos para os heterossexuais. Sempre lembrando que a violência não pode ser o carro chefe para a resolução dos problemas sociais e ideológicos para ambos os grupos, que Deus nos abençoe e vamos fazer valer os direitos do processo chamado DEMOCRACIA.

Fábbio Xavier - Teólogo e Graduando em História
Política
14 de Novembro / 2011 às 16:40 | Nenhum Comentário

Priorizar a concepção e elaboração de um plano diretor em agricultura irrigada para Pernambuco será um dos temas mais debatidos durante o XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, que será realizado entre os dias 20 e 25 deste mês no Sest/Senat , em Petrolina-PE. O tema da oficina, que tem como um dos coordenadores, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos foi baseado no Plano Diretor em Agricultura Irrigada de Minas Gerais, trabalho que também será apresentado na oportunidade pelo secretário adjunto da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Paulo Romano.

Segundo o secretário pernambucano, que inclusive tem raízes na região, o Governo do Estado já deu os primeiros passos visando a implementação do plano. “A Agricultura irrigada em Pernambuco, tem hoje um forte peso econômico e social, figurando inclusive como um dos maiores indutores do desenvolvimento no Estado. E Petrolina, enquanto representante maior de uma região que abriga 90% da nossa agricultura e responde pelo segundo PIB do agronegócio, realiza agora o XXI Conird que certamente será o grande fórum para esta e tantas outras importantes discussões”, previu Ranilson Ramos.

O secretário também lembrou, que estão sendo identificadas novas áreas para ampliação da agricultura irrigada, a exemplo de 30 mil hectares entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia. “Trata-se de uma área próxima ao lago de Itaparica com solos de boa qualidade e investimentos relativamente baratos. Além desta, outras áreas já foram identificadas pela Codevasf e serão levadas à consideração do ministro Fernando Bezerra Coelho, a exemplo do Canal do Sertão”. Com um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para Pernambuco visa-se também uma ampla integração de esforços e competências, maximizando-se o aproveitamento dos sinergismos e complementaridades entre as políticas e os organismos que já atuam em uma ou outra região do Estado.

Promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID, em parceira com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA e o Ministério da Integração Nacional, O XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, vai oferecer uma vasta programação com 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois dias de campo. Inscrições e outras informações podem ser obtidas através do site: www.abid.org.br.

Clas Comunicação e Marketing
Política
14 de Novembro / 2011 às 16:10 | 1 Comentário

Professores e trabalhadores em educação de Casa Nova voltam a ficar em estado de alerta. A informação é da diretora da delegacia da APLB Sindicato, Maria do Carmo da Rocha Braga, que tem reclamado da total falta de atenção e compromisso por parte da administração municipal.

De acordo com Maria do Carmo, a última reunião agendada com o prefeito Orlando Xavier, foi mais uma vez, frustrada. A audiência, que estava marcada para quinta-feira passada (10) às 10 horas da manhã foi remarcada para o meio dia, o que novamente, não aconteceu. Os representantes do sindicato, representado por Maria do Carmo, a Secretária de imprensa, Sílvia Castro Silva e o Dr. Rafael Amorim, advogado do sindicato, foram chamados, após meio-dia, a comparecer ao gabinete do prefeito, que, segundo a Secretária de Gabinete, seriam atendidos pelo prefeito. Contudo, ficaram de molho até as 15 horas, já que o prefeito estava em reunião com os representantes do programa “Minha Casa Minha Vida” e seus secretários. A dirigente sindical cobrou o mínimo de respeito com a instituição e a categoria. Maria do Carmo questionou se “seria esta a postura de quem quer estabelecer o diálogo”, ainda assim, a APLB Sindicato solicitou do secretário que remarcasse a audiência que ficou agendada pela administração quinta-feira, dia 17 ao meio-dia.

De acordo com Maria do Carmo a pauta, bem extensa, é de reivindicações negociadas na Gerência Regional do Ministério do Trabalho, e que, até o momento, só foi cumprido o pagamento do piso salarial nacional, previsto em Lei. Faltando, o pagamento da diferença referente aos meses de janeiro, fevereiro e março; reforma nas escolas, que até o momento só foram reformadas duas; os ônibus que foram negociados a compra até o momento não chegaram; a merenda continua com os problemas de sempre escassez e falta de uniformidade no cardápio; até o momento não foi resolvido o problema dos professes excedentes, ao contrário,  a secretária continua trazendo pessoas do interior para a sede do município, tornando esses,  novos excedentes; o Plano de Cargos e Carreira que deverá ir para a Câmara Municipal até dezembro, pararam os estudos para sua reformulação; o surgimento de novas  situações que exigem atenção imediata, como escola com a luz cortada há mais de 15 dias em Santana do Sobrado, entre muitos outros problemas.

Segundo Maria do Carmo, a expectativa é que, depois dos 44 dias de paralisação e 15 de acampamento na porta da prefeitura, a administração municipal entenda que a Categoria quer soluções, que a sociedade está atenta ao que se passa, e que o movimento sindical merece, e exige, respeito.

APLB Casa Nova
Informativos
14 de Novembro / 2011 às 15:40 | Nenhum Comentário

Os participantes do curso de formação de brigadistas já podem pegar seus certificados na Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, localizada à Rua Tobias Barreto, nº 279, das 07h às 17 horas. A capacitação foi realizada entre os dias 04 e 08 de julho deste ano, a partir de uma parceria entre o órgão municipal de meio ambiente e o Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IBAMA – PREVFOGO.

Esse treinamento prático e teórico deu origem a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina, formada por 15 homens, selecionados entre os 30 que fizeram o curso. Dividida em dois esquadrões, cada um com sete brigadistas, e coordenada pelo chefe Mozar Nunes, a Brigada tem como principal atividade a prevenção e combate aos focos de calor na área rural do município, através de ações de educação ambiental, orientação sobre a queima controlada, coleta e plantio de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor etc.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Brigada, através dos telefones: (87) 3866-2779 ou 3861-4382.

Texto: Eneida Trindade/ Ascom PMP
Esporte
14 de Novembro / 2011 às 15:10 | Nenhum Comentário

Será realizado neste dia 15/11/2011 (terça feira) mais uma rodada da COPA SERTÃO DE FUTSAL, com os seguintes jogos:

 

15h - GRÊMIO DO VALE  x  AMÉRICA FUTSAL  -  CATEGORIA SUB 15

16h - CAIC/PETROLINA  x  DATO MARTINS  -  CATEGORIA SUB 15

17h - ARGEMIRO  x  DATO MARTINS  -  CATEGORIA SUB 17

18h - PETRAPE  x  CENTRAL  -  CATEGORIA SUB 17

Sergio Luiz Gomes/ Presidente da LJFS
Esporte
14 de Novembro / 2011 às 14:40 | Nenhum Comentário

A partir de hoje até o dia 28 de novembro, estarão abertas as inscrição do XVII Paraesporte de Pernambuco - Fase Regional Petrolina. O Paraesporte  que como finalidade oportunizar a  participação de pessoas com deficiência   em   competições esportivas e atividade sócio-culturais, respeitando as    potencialidades individuais de  suas   aptidões  físicas e  intelectuais;  sensibilizar e conscientizar a comunidade em geral para a valorização da pessoa com deficiência como ser social ativo, democrático e participativo, contribuindo  para a sua melhoria de qualidade de vida e inclusão social.

Poderão participar do PARAESPORTE de Pernambuco - Regional Petrolina, atletas com deficiência Auditiva, Física, Intelectual e Visual, matriculados em escolas das redes municipal, estadual e privada, filiados a associações, clubes esportivos, ou participantes de programas esportivos para pessoas com  deficiência.

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Acessibilidade, localizada no Centro de convenções de Petrolina.

Natanael Barros
Policial
14 de Novembro / 2011 às 14:10 | 1 Comentário

Na última sexta-feira (11), por volta das 13:35 horas, uma guarnição de Rádio Patrulha prendeu dois homens no bairro do Quidé em Juazeiro. Marcos Santos da Silva, de 29 anos e Benilton Santos da Silva, de 23 anos portavam 3 pedras de crack.

Depois de encaminhados à 17ª Coorpin/Depol/Juazeiro/BA foi constatado que Marcos possui um processo aberto contra ele pela justiça do Ceará. Após o flagrante ambos foram apresentados a um investigador da Polícia Civil.

Informaçãoes: 73 CIPM JUAZEIRO-BA/ Foto: ilustrativa
Espaço do Leitor
14 de Novembro / 2011 às 13:30 | Nenhum Comentário

Tudo começa e termina na mesa de um político, seja ele vereador, deputado, prefeito, senador, governador ou presidente. Nosso dia à dia é determinado na maioria das vezes por parlamentares, seja em assuntos pequenos, como o fluxo do trânsito da cidade pelo qual determina obrigatoriamente, por onde teremos que transitar e onde seremos multados, ou seja por assuntos de alta complexidade, como por exemplo o Novo Código Florestal, aprovado recentemente, que definiu, seja para melhor ou para pior, o futuro das florestas do Brasil.

Muitos outros assuntos também tem impacto direto em nossas vidas, que também são determinadas por políticos, como por exemplo, os valores da taxa Selic, que define como ficará  o custo de vida nas grandes metrópoles e em muitas outras cidades de pequeno e médio porte de nosso país.

Um dos pilares centrais de sustentação da democracia do Brasil, são os partidos políticos. Nosso país diverge em muito dos Estados Unidos, que dentre outras diferenças fundamentais,  por exemplo, possuem apenas dois partidos políticos, duas correntes de pensamento.

Lá nos USA, ou você é democrata ou republicano. Vote num Democrata ou eleja um Republicano. Mas também, além de muitas outras diferenças, você não é obrigado a votar nos políticos, caso não concorde com nenhuma das correntes.

Qual a diferença básica entre o cidadão brasileiro e o cidadão americano, visto que vivemos teoricamente num mesmo regime democrático capitalista?

As muitas correntes políticas de pensamento existentes no Brasil, são uns dos principais entraves ao impulsionamento do nosso país para níveis de primeiro mundo.

A democracia altamente desenvolvida, não permite a proliferação de muitas correntes políticas.

Mas os americanos possuem uma história de colonização muito diferente da nossa. Enquanto que  em sua base principal, os conceitos primordiais do cristianismo foi um modeladores da formação do pensamento americano, nosso país sofre até hoje com as conseqüências eternas e duradouras do colonialismo português, que foi extremamente explorativo e subjugante.

Então qual é o caminho para podermos, seja a curto, médio ou longo prazo, desenvolvermos à níveis maiores, pelos quais já fomos superados, pelo menos militarmente e economicamente, pelos chineses?

Precisamos na verdade, criar mecanismos ou sistemas eficientes e perenes para a formação da consciência política do nosso país. Este é um grande enigma, que nem mesmo Ali Babá saberá responder.

Como encontrar ouro em uma terra que não temos certeza que de fato, existirá o metal precioso na direção das escavações?

Um dos primeiros passos é votar consciente.

Mas como?

Precisaremos de uma verdadeira "Força Tarefa" direcionada as multidões, principalmente aos analfabetos funcionais, para curto, médio e longo prazo, para então assim podermos obter reflexos de mudanças interiores, complexas, profundas e perpétuas.

Mas pelo menos hoje, em relação a qualidade do voto consciente, se a cidade não se importar com isto, quem se importará?

 

Viva à democracia do Brasil.

 

Moraes de Carvalho - Presidente do PSDC de Petrolina

Variadas
14 de Novembro / 2011 às 12:30 | Nenhum Comentário

Com realização do Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (NAENDA) e financiamento da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), o Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco acontecerá nos dias 18/11 (sexta) e 19/11 (sábado).

Na programação, mesas; seminário; exibição do filme "O Jardim das Folhas Sagradas" seguido de debate, oficinas de teatro de rua, dança afro, capoeira, percussão, hip-hop e reggae; e show com a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae.
As inscrições são gratuitas! informações pelo fone: 3611-5847.

 

 

Programação Completa
18/11 (sexta-feira)
18 h - Mesa de abertura com representantes de instituições e movimentos sociais;
19 h - Exibição do filme “O Jardim das Folhas Sagradas” seguido de debate;

19/11 (sábado)
8 h – Realização das oficinas artísticas transversalizadas por debates sobre questões especificas do povo negro
14 h – Seminário: “Políticas Publicas e Equidade Social: Formando redes negras no Território Sertão do São Francisco”
19 h –Show Musical com a banda “Tio Zé Bá e Apocalipse Reggae”



Venham tecer a resistência conosco!!

Ascom
Informativos
14 de Novembro / 2011 às 11:40 | Nenhum Comentário

No último dia 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos – Sedectur fez parcerias e levou 50 jovens que participam do Projeto Nacional Projovem Urbano em Petrolina, para um passeio no ‘Vapor do Vinho’, um dos atrativos como produto turístico da região. Participaram do momento a Superintendente de Turismo, Nadja Batista; a estagiária e guia de turismo Catarina Bezerra; a Coordenação local do Projovem Urbano - GRE  Gerência Regional de Educação, Lourdes Maciel, a responsável pelo Projeto, educadora Djanilde Freire, e as professoras Margarida Gleide, Kátia Oliveira, Luciana Mangabeira e Adevânia Alencar educadoras do programa.

“O desenvolvimento da cidadania através do fomento ao turismo, explorando todas as potencialidades da região, é uma das metas da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Sedectur que junto ao Projovem Urbano, desenvolveu várias ações na área de Turismo e Hospitalidade com o objetivo de inserir os jovens nesse contexto socioeconômico”, explicou Nadja Batista.

O passeio culminou as ações desenvolvidas pelo Projovem Urbano Petrolina em parceria com a Prefeitura. Djanilde Freire ressaltou sobre a importância do trabalho coletivo, a gratificação e o estímulo a continuar buscando parcerias para fortalecer ainda mais nossa história, valorizando cada ser, nela inserida. “As ações buscaram propagar os produtos do setor turístico da região e inserir esses jovens na política de valorização das nossas belezas naturais e todo o potencial que temos enquanto roteiro turístico”, disse o Secretário da pasta Luís Cláudio Dias. Para Djanilton Freire, apoio técnico do PJU, as ações integradas que foram desenvolvidas em parceria, foram essenciais para o engrandecimento dos nossos estudantes, tornando-os mais cidadãos.

O ‘Vapor do Vinho’ é um roteiro turístico que faz o percurso pelo Rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho, fazendo a eclusagem e chegando ao maior Lago artificial do mundo, indo em direção a Fazenda de Produção de Manga e Uva Fortaleza e a Vinícola Ouro Verde, onde os visitantes conhecem o Packing House e todo o processo de produção da uva vinífera e a elaboração do vinho.

Segundo Nadja Batista, o trabalho iniciou em setembro quando foi realizada uma palestra sobre as “Tendências Mercadológicas do Turismo em Petrolina”, no EREM Osa Santana de Carvalho para os alunos do ‘Arco Turismo e Hospitalidade’, disciplina ministrada pela qualificadora, a professora Djanilde Freire. “No mês de outubro, fomos convidados a participar da exposição do Projeto de Orientação Profissional – POP, no qual colaboramos com as informações sobre o Enoturismo no Vale do São Francisco. Também apoiamos a visita técnica dos principais pontos turísticos do município de Petrolina, sob a orientação e o acompanhamento da Guia de Turismo Catarina Bezerra, para o Pré-Fórum Petrolina do Projovem urbano”, informou a Superintendente de Turismo.

 

Projovem Urbano

“O Projovem Urbano é um Programa Nacional de Inclusão Social, que visa o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania”, explicou a coordenadora local do programa em Petrolina, Lourdes Maciel.

Ascom PMP
Variadas
14 de Novembro / 2011 às 11:10 | 1 Comentário

É noite de sábado. À tarde já houve um workshop, quando a produção do “Salve, salve o Nordeste” trocou figurinhas com um público seleto e de afinidade, no Teatro Reginaldo Carvalho. Artistas e imprensa também compareceram. Todos queriam conhecer ou rever Neto Lobo, que está com a música A peleja do diabo com a flor na trilha sonora da novela Malhação. Agora, não. O que está começando é a apresentação doSalve, salve o Nordeste, um show produzido por Neto Lobo e encenado com ele próprio e sua banda. Com essa produção Lobo saiu vencedor de um edital da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), que leva a cultura nossa de cada dia ao interior, e aqui encontrou apoio da Secult municipal. A montagem já rodou por Cipó, Ribeira do Pombal, Uauá, Juazeiro e diversos municípios baianos e partirá de Bonfim para Itaberaba, onde se inicia a segunda e última etapa, por mais seis cidades.

Ascom Prefeitura Municiapal de Senhor do Bonfim
Variadas
14 de Novembro / 2011 às 10:30 | Nenhum Comentário

Estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb),campus Juazeiro, apresentaram no Sul do país dois projetos de Extensão Universitária desenvolvidos pela instituição. Os artigos Programa Eufonia: Democratizando a informação no Vale do São Francisco e WebTV UNEB – Núcleo Juazeiro: O Sertão na Era da Convergência Midiática tiveram seu espaço garantido na programação da última quinta-feira (10) do 5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), entre 1423 trabalhos selecionados das universidades do Brasil.

Coordenados pela professora Fabíola Moura, o Programa Eufonia, há 5 anos, e a WebTV Uneb Juazeiro, há 1 ano, estimulam os alunos na produção prática do jornalismo, além de estabelecer um diálogo entre o corpo acadêmico e  comunidade local. Para a estudante Michelle Laudilio, que participa dos dois projetos, apresentá-los para todo o Brasil significa uma oportunidade de ressignificar estereótipos . “O CBEU permitiu que nós mostrássemos para representantes universitários de outros lugares do país projetos que são desenvolvidos no Vale do São Francisco com responsabilidade e credibilidade jornalística. Além de levar para o congresso, um pouco das características da nossa região, através da desmistificação de um semiárido pobre e sem condições de sobrevivência”, destacou Michelle.

O evento que contou com a participação da Uneb Juazeiro, aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Com a temática “As Fronteiras da Extensão”, o 5° CBEU discutiu os avanços e perspectivas da extensão universitária que junto com o ensino e a pesquisa forma o tripé da Universidade brasileira.

A programação do evento contou com mini cursos, palestras, tertúlias, apresentações orais, oficinas e atividades culturais. Reunindo cerca de 4.500 pessoas, o 5° CBEU foi idealizado pelos três Fóruns de Extensão Universitária e organizado pela UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Uniritter.

Da Redação
Informativos
14 de Novembro / 2011 às 09:40 | 1 Comentário

 

Lojas – Das 10h às 22h

Hiper Bompreço – Das 8h às 22h

Alimentação + Playtoy: Das 10h às 22h

Expresso Cidadão - Fechado

Política
14 de Novembro / 2011 às 09:10 | Nenhum Comentário

Reunidas na 3ª Conferência Estadual de Mulheres, trabalhadoras rurais da Bahia comemoraram neste domingo (13) o Termo de Cooperação firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, que vai beneficiar camponesas de diversas regiões da Bahia. O objetivo é executar ações destinadas à promoção da cidadania por meio da inclusão produtiva e combate à violência.

Mulheres assentadas da reforma agrária, quilombolas, indígenas, fazem parte do público atendido pela iniciativa. “O trabalho é direcionado a 26 territórios de identidade. Além de solucionar problemas de documentação das mulheres, vai apoiar na elaboração de projetos de assistência técnica rural”, informou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Também estão previstos serviços como abrigamento às vítimas de violência e reforço aos equipamentos policiais.

O ministro Afonso Florence disse que aumentar a renda das mulheres é primordial para reduzir os índices de agressão praticada contra o segmento. “A autonomia econômica contribui para o combate à violência”, declarou, destacando a prioridade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já destina 40% de suas ações de distribuição direta e formação de estoque para organizações dirigidas por mulheres.

Ascom Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres
Política
14 de Novembro / 2011 às 08:40 | Nenhum Comentário

O I Encontro Fenarteano do Interior está reunindo radialistas de várias cidades do país em Feira de Santana. O evento acontece até esta segunda-feira (14) com realização de plenárias no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta (PR) destaca importância do encontro para a cidade.

“É muito importante para Feira de Santana sediar a primeira edição deste evento, que reúne radialistas de diversas cidades do país. O trabalho realizado pelos radialistas é de grande relevância para a comunicação, já que o rádio leva informação, cultura e entretenimento para pessoas de diferentes públicos e transmite os anseios da população. Desejo sucesso ao evento e que os participantes possam aprender ainda mais com as plenárias”, declara a parlamentar.

A solenidade de abertura do I Encontro Fenarteano aconteceu na noite de sábado (12), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, e contou com a presença do presidente da Federação Nacional de Radialistas (Fenarte), Hugo Silveira; presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI) da seccional Norte/Nordeste, Jair Cezarinho; o presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, Valter Vieira, e outros sindicalistas. O dia do Radialista foi comemorado no dia 7 deste mês.

Ascom Deputada Graça Pimenta
Espaço do Leitor
14 de Novembro / 2011 às 08:10 | 5 Comentários

Sempre haverá discordância, e isso é natural, pois vivemos num país democrático, onde cada um pode expressar-se livremente. Contudo, a ausência da disciplina de cunho religioso no ensino público, e a perda do hábito das crianças participarem do hasteamento da Bandeira e o canto do Hino nacional brasileiro, contribuiu muito para a situação vexatória que estamos vivenciando hoje nas escolas públicas. Ter em sala de aula uma leitura reflexiva da Bíblia ou mesmo orar o Pai nosso como antigamente, não influencia ninguém a seguir qualquer corrente filosófica ou mesmo aceitar qualquer religião, até porque o Brasil é um país laico, e todos podem seguir ou defender o credo que quiserem, e o Estado não interfere quanto a esta escolha, a Constituição Federal dá essa prerrogativa a qualquer cidadão.

Estamos perplexos e chocados com os acontecimentos do nosso dia a dia, a escola que deveria ser um lugar de aprender, armazenar conhecimentos, desenvolver o senso crítico, contribuir para a formação da cidadania e construção social, tornou-se cenário de gladiadores onde alunos e professores vivem em constantes conflitos, fatos que estão se tornado uma rotina nas escolas públicas de nosso país. A arma de fogo que é algo restrito por lei a nossa polícia, está sendo portada com facilidade por jovens estudantes, não é difícil numa abordagem rotineira encontrá-la numa mochila ou até mesmo uma arma branca, aliás, os crimes que estão em voga mais recentemente são através desse instrumento, tão mortal quanto à arma.

Outro problema de difícil solução, é que as famílias estão transferindo pra a escola uma responsabilidade exclusiva dela, que é a educação de um filho. As orientações básicas têm que vir de casa, é a primeira escola, corrigir quando necessário, colocar limites sempre com respeito e autoridade de pai, sem exceder, respeitando o filho, e mostrando pra ele que a vida não consiste só de vitórias, mas também de fracassos constantes. Se não forem ensinados dessa maneira dificilmente estarão preparados para enfrentarem uma situação adversa. É bastante conhecido à frase não basta ser pai e mãe, é necessária participação, e essa participação é com amor, carinho, afeto, acompanhamento e aceitação, pois a presença dos pais na vida dos filhos transmite segurança e proteção. Certamente esse filho ou filha sentir-se-á importante e amado no processo de sua autoestima.

A escola tem a sua função social, mas infelizmente não está preparada para solucionar os problemas de violência em sala de aula. Não tem uma metodologia que possa aplicar na problemática do alunado e, ao deparar com situações de risco ficam impotentes e geralmente os desfechos dessas histórias são catastróficas, com algumas exceções. Fazer campanhas pregando a paz não deixa de ser um ato importante, porém, não é eficaz, porque não resolve o conflito, é preciso mais que isto. É importante a participação do governo, da população e toda a sociedade representativa, unindo forças e objetividade na busca de ações práticas e concretas para salvar nossos filhos e fazer com que nossas escolas sejam um lugar atraente e prazeroso. Deve-se fazer um estudo aprofundado e dinâmico com a participação de psicólogos, sociólogos, especialistas em gerenciamento de conflitos escolares, psiquiatras, pedagogos, autoridades civis e militares, a Guarda Municipal, porque é uma instituição que está em ascensão e mais próxima á população nesse tipo de discussão e pode contribuir com a sua experiência, pois da forma que está não há quem sobreviva a esse sistema sem que haja perdas, não perdas de materiais, e sim de vidas, vidas inocentes. Sempre existiram conflitos entre alunos com alunos e também entre eles com os professores, mas não na proporção que estamos presenciando atualmente, deixando transparecer que tudo está escapando ao nosso controle ou não estamos sabendo lidar com essas questões, exigindo de cada professor mais que ensinar e que ele tenha competência para administrar violência física.

Sou defensor do ensino religioso de volta, que o mesmo faça parte da grade escolar, pode até não resolver essas circunstâncias, porém, ajuda a criança a valorizar e ter amor pela vida, praticar atos de bondade para com seus colegas, e acima de tudo é refrigério para o coração e remédio para a alma.

Obviamente quando os nossos representantes políticos olharem a educação como prioridade e, concentrarem esforços no sentido de melhorarem o atual sistema de ensino, implementando políticas de valorização dos nossos professores, como também na qualidade do ensino, será um novo modelo de educação e desenvolvimento para o país e crescimento econômico e social da nação.

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Professor de Matemática

Guarda Municipal de Petrolina

Variadas
14 de Novembro / 2011 às 07:40 | 14 Comentários


Ex-deputado Pedro Alcântara teve a prerrogativa da Mesa Diretora para conduzir a sessão


Vice-presidente da Fieb, Farias foi homenageado pelos serviços prestados ao estado da Bahia


Empresários e homens públicos de várias partes do país prestigiaram a entrega da honraria

Autoridades empresariais e públicas de várias regiões do país prestigiaram na noite da última quinta-feira a condecoração do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Cavalcante Farias, com a Medalha Luís Eduardo Magalhães. A honraria foi proposta no ano passado pelo então deputado Pedro Alcântara e aprovada por unanimidade. Por conta disso, a Mesa Diretora, propositora da sessão especial, cedeu ao ex-parlamentar a prerrogativa de fazer as honras.

Diante de um plenário lotado de amigos e parentes de Carlos Farias, Alcântara confessou ser "muito difícil homenagear um amigo sem cair no exagero emocional" e referiu-se ao homenageado como "não um irmão de sangue, mas de uma vida inteira". Em seu discurso, ele ressaltou o rigor do Legislativo na concessão da medalha, lembrando que esta é apenas a sexta medalha entregue, seis anos após a última distinção deste tipo. Antes do empresário alagoano, apenas os ex-governadores Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto, César Borges e Otto Alencar haviam sido condecorados e o empresário Jorge Lins Freire.

Alcântara apresentou o currículo de um homem que se dedica há 40 anos ao desenvolvimento do Vale do São Francisco, da Bahia e do Nordeste, desde que assumiu com apenas 26 anos a superintendência da Agrovale, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do Nordeste. Multiplicaram-se os empreendimentos e as áreas de atuação de Carlos Farias, mas ele não perdeu "seu jeito simples e educado, de temperamento hábil e conciliador", segundo o ex-deputado, que acrescentou: "É um grande administrador e criador de um ambiente muito saudável nas relações capital e trabalho, entre funcionários e empresas." 

AGRADECIMENTO 

Ao ocupar a tribuna, Carlos Farias dedicou metade de sua fala para rememorar a importância do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães e dizer que agradecia à Casa "com muita emoção e orgulho". Ele se disse surpreso com a indicação, mas também gratificado "por ser reconhecido como alguém que trabalhou pelo desenvolvimento do estado". Ele citou sua experiência de sucesso com a Agrovale, que hoje emprega 4,3 mil pessoas. "Não é demais destacar que, se é difícil ser empresário no Brasil, é muito mais difícil exercer esta atividade no semiárido", disse, dividindo o mérito com o grupo de amigos que iniciou a empreitada.

O empresário reconheceu a importância também do apoio recebido da esposa Betinha e dos filhos Graco, Karine e Crhistianne. "Eles jamais me faltaram nos momentos difíceis". Como vice-presidente da Fieb e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, fez questão de atestar o momento importante da economia baiana, "que cresce em ritmo superior ao registrado no país, especialmente no setor industrial". Neste aspecto, citou a atração de investimento de porte, a exemplo de uma nova montadora de veículos, da Bahia Mineração e do Polo Acrílico. "Eles procuram a Bahia porque sabem que aqui os compromissos são assumidos", enfatizou. 

SOLENIDADE 

A sessão começou pouco depois das 20h, quando o presidente Marcelo Nilo (PDT) convidou para compor a mesa o vice-governador Otto Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo; o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte Neto; o deputado federal José Carlos Araújo, o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Petrolina, Lúcio Lóssio; o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, os deputados Elmar Nascimento (PR) e Roberto Carlos (PDT) e o ex-deputado Pedro Alcântara.

Nilo então designou uma comissão formada pelos deputados Bruno Reis (PRP), Sandro Régis (PR) e Adolfo Menezes (PSD) para recepcionar o homenageado, que foi aplaudido de pé ao entrar no plenário. Em seguida, todos se perfilaram para ouvir o Hino Nacional. O presidente convidou a esposa e os filhos para entregar a medalha, juntamente com o vice-governador e Alcântara. O protocolo se encerrou com a assinatura de Carlos Farias no Livro de Registro da AL.

Antes de encerrar a sessão, que foi seguida por um coquetel, o presidente disse que "a vida pública geralmente nos dá grandes alegrias", como a de ontem e a sessão em que foi aprovada por unanimidade a honraria. Ele ressaltou a rigidez na apreciação dos currículos dos nomes apresentados, mas no caso de Farias "foi dispensada a avaliação, vez que todos os baianos conhecem os serviços prestados" deste alagoano, tornado baiano em 2004 por concessão de título também proposto por Pedro Alcântara.

Destacaram-se no plenário ainda as presenças do deputado federal Daniel Almeida e do ex-deputados, Jorge Khoury, Gaban, Clóvis Ferraz e Félix Mendonça. Carlos Farias destacou ainda a presença dos irmãos Luís Romero, Augusto Farias, Ana e Eleusa Farias, além da cunhada Jaqueline, dos genros João Vilela e Rodrigo Colaço e da nora Andréa Farias.

Variadas
14 de Novembro / 2011 às 07:00 | 1 Comentário

A audiência que estava marcada para quinta-feira passada, às 10 da manhã, foi remarcada para o meio dia, o que mais uma vez não aconteceu. O sindicato representado por sua diretora Maria do Carmo da Rocha Braga, a Secretária de imprensa, Sílvia Castro Silva e Rafael Amorim, advogado do sindicato, foram chamados após meio dia a comparecer ao gabinete do prefeito, que, segundo a Secretária de Gabinete o mesmo iria atendê-los ficaram de molho até às 15h já que o prefeito estava em reunião com os representantes do Minha Casa Minha Vida e seus secretários, sem dar a mínima satisfação ao sindicato, que solicitou do secretário Jader que remarcasse a audiência e esta ficou para quinta-feira, dia 17 ao meio-dia. “Esperamos que o mesmo nos atenda uma vez que essa foi a segunda vez que o prefeito desmarcou” diz a dirigente sindical.

“Entendemos que este é o valor que a prefeitura de Casa Nova dá a Educação, já que passamos 44 dias em greve, mais de 15 dias ocupados na porta da prefeitura para que fossemos atendidos e ainda por cima, da pauta de reivindicações negociada na Gerência Regional do Ministério do Trabalho, até o momento só foi cumprido o pagamento do piso salarial nacional. Faltando, o pagamento da diferença referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, reforma nas escolas que até o momento só foram reformadas 02 escolas, os ônibus que foram negociados a compra até o momento não chegaram, a merenda continua com os problemas de sempre, até o momento não foi resolvido o problema dos excedentes, ao contrário, a secretária continua trazendo pessoas do interior para a sede do município, tornando esses, novos excedentes, o Plano de Cargos e Carreira que deverá ir para a câmara até dezembro, pararam os estudos para a reformulação do mesmo. Temos escola com a luz cortada há mais de 15 dias em Santana do Sobrado, entre muitos outros problemas. Estamos lutando pela demissão dos contratados com o objetivo de enxugar a folha e o que temos conhecimento é que a secretária está contratando mais professores e funcionários. Pergunta-se: como melhorar a situação da educação com tantos desmandos?”, encerrou Maria do Carmo em email ao blog.

Foto de arquivo do blog
Variadas
14 de Novembro / 2011 às 06:20 | 1 Comentário

O Cantor e ator Dado Dolabella só chegará a Juazeiro hoje à noite, quando fará show com sua Banda no “Mamãe Não Me Acha Especial” dessa segunda-feira (14), véspera de feriado, às 23h, no Depósito. Ele é convidado de Xexéu, que também fará show na noite especial.

Por conta disso, fica adiado para a terça-feira (15/11), o lançamento da Revista da Feijoada do Dadau, às 15h no Portal SG do River Shopping e às 16h no Portal ZAP Juazeiro, com a presença do ator e cantor Dado Dolabella, que dará autógrafos e posará para fotos, o que promete muito frisson.

O lançamento da Revista é o primeiro mote promocional de vendas de Vale Abadás para a Feijoada do Dadau (Portal SG, Portal ZAP e Passaporte da Folia), que acontecerá em 05/02/12, no country Club, fechando com chave de ouro o carnaval antecipado de Juazeiro, sob o comando de Margareth Menezes, Xexéu e muitos convidados. A festa é All Inclusive, junta 5 mil pessoas no metro quadrado mais badalado do carnaval, com presenças VIPs e já se consagrou em uma grife do entretenimento.

Enfoque Comunicação
Política
13 de Novembro / 2011 às 23:00 | 1 Comentário

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu quinta-feira (10), uma audiência com o presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia - SUDIC, Emerson Leal, e o coordenador geral da SUDIC de Juazeiro, Florêncio Galdino. O objetivo do parlamentar foi apresentar a necessidade de garantir a implantação de indústrias, em Juazeiro, com a finalidade de gerar mais emprego e renda à população e cobrar agilidade na reforma do Distrito Industrial da cidade. Emerson Leal garantiu que todas as medidas serão tomadas para garantir o atendimento do pleito do deputado Roberto Carlos.

Variadas
13 de Novembro / 2011 às 22:00 | Nenhum Comentário

Na próxima terça-feira (15) acontece na UPE Campus Petrolina, o torneio de Xadrez. A organização do evento é do discente de História Bruno Antunes e do Docente Reinaldo Farias.

As inscrições custarão apenas R$ 5,00 para escolas privadas  e R$ 3,00 para alunos oriundos de escolas públicas. Participe. Forme a sua equipe e detone geral.

Fábbio Xavier - Teólogo e Graduando em Historia
Variadas
13 de Novembro / 2011 às 21:00 | Nenhum Comentário

Os alunos do Colégio Rui Barbosa colocaram sua solidariedade e força em prol da Campanha Natal sem Fome esta semana, assim como outros colégios, os alunos do Rui, se mobilizaram para fazer a arrecadação no bairro Maringá.

Em parceria com professores e direção do Colégio os alunos saíram de porta em porta arrecadando alimentos que serão entregues a ONG Ação da Cidadania – responsável pela Campanha Natal sem Fome. Segundo Carlos Ribeiro esse é o grande propósito da Campanha, que é de mobilizar a sociedade civil, fazendo com que ela se organize e faça a sua parte.

Na Escola Rui Barbosa a missão é um compromisso de ajudar os indivíduos, famílias ajudando na mudança de atitude do indivíduo.
Outra ajuda importante foi da Associação de Moradores do Bairro Maringá, que de também foi a luta na arrecadação.
 

Política
13 de Novembro / 2011 às 20:00 | 3 Comentários

A educação é um dos fatores que contribuem para a manutenção e incremento do desenvolvimento do país. Sabe-se que uma das poucas formas (ou a única) de crescimento real do cidadão é através da educação. É por meio dela que a sociedade amplia conhecimentos e filtra com mais clarezas as informações recebidas.

A Educação, entendida como um serviço ou tarefa social, ganha conotações de transmissão de saberes, fórmulas, padrões de escrita e técnicas. O cidadão que tem acesso ao conhecimento possui mais oportunidades e ferramentas para disputas sociais. Indivíduos educados conhecem seus direitos, deveres, valores, se empregam e geram riquezas para a coletividade; para o país.

Os governos precisam encarar como prioridade as verdadeiras necessidades educacionais de sua nação. É preciso melhorar a qualidade humana dos alunos, além de implantar um sistema educacional que prepare o ser humano para a vida, pois a inteligência precisa ser constantemente aprimorada. É imprescindível que existam mais investimentos em políticas públicas voltadas para a educação; valorização dos professores, investimentos nas instalações físicas das escolas, entre outros.

É dever do Estado fornecer educação para todo e qualquer cidadão; e isto inclui os idosos. Quantos padecem pela ausência da oportunidade dos estudos, por consequência da falta de investimentos do governo nesse setor? Trata-se de pessoas que se dedicaram a vida inteira ao trabalho árduo, mas que nunca tiveram a chance de investir em sua própria educação, por falta de condições financeiras, em contraste com a ausência de escolas públicas decentes em suas regiões. Há áreas no país que, para assistir uma aula, o aluno precisa caminhar léguas para chegar à escola; Estes são admiráveis pela sua persistência e merecem uma maior valorização pelos seus esforços.

Enfim, a educação é essencial para a melhoria pessoal, da comunidade, do país e da sociedade como um todo. Afinal de contas, como nos disse Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

Gonzaga Patriota, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage