Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Junho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 20:00

Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta para mudanças no Calendário de Vacinação

Os postos de saúde de Juazeiro já estão com o novo calendário de vacinação para 2016. As mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde e anunciadas este mês alteraram as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite. Um das principias mudanças no Calendário de Vacinação de 2016 é na vacina papiloma vírus humano (HPV), que agora passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda dose seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira.

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos. Essa recomendação, de acordo com o Ministério da Saúde, também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço, tem a mesma efetividade do esquema três doses, mais um reforço.

Em relação à poliomielite, a terceira dose da vacina que era oral passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina inativada (injetável) na prevenção contra a paralisia infantil, tendo em vista a proximidade da erradicação mundial da doença. No Brasil, o último caso foi em 1989.

Na vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra  meningite causada pelo meningococo C, o reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os quatro anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos três e 5 meses.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Renata Moreira, destaca que os pais devem ficar atentos a essas mudanças. “As alterações serão sempre acompanhadas pelos profissionais que trabalham nas salas de vacinas da rede municipal de saúde. É importante que os pais fiquem sempre atentos à caderneta de vacinação dos seus filhos e, no caso de dúvidas, procurar a Unidade de Saúde de referência mais próxima de sua casa, munidos da carteirinha de vacinação”, explica Moreira.

Confira as mudanças:

HPV

Antes da mudança eram aplicadas duas doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses e a terceira dose 5 anos depois. Agora são aplicadas duas doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

Poliomielite

As injeções eram aplicadas aos  2 e 4 meses e a  gotinha aos 6 meses. As duas doses de reforço eram ministradas aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha). Agora, a  terceira  dose passa ser a injetável.

Pneumonia

As três doses eram aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade e o e reforço entre 12 e 15 meses. Com a mudança as duas doses são ministradas aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite

Antes as duas doses, eram ministradas aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Com a mudança, as duas doses, passam a ser  aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Daniela Duarte/SESAU
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 19:00

PT e Pros foram os partidos que mais perderam deputados em 2015

Ao longo de 2015, 30 deputados federais trocaram de partido. Segundo levantamento feito pelo G1, os que mais perderam foram o PT e o Pros. Em cada um deles saíram quatro parlamentares e não houve nenhuma filiação. A legenda que mais ganhou foi o recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB). Registrado em setembro, ele tem 22 novos filiados. Ainda de acordo com o G1, a crise em torno da presidente Dilma Rousseff foi um dos principais fatores que levaram às desfiliações no PT. No caso do Pros, os deputados reclamavam da falta de autonomia nas decisões políticas da sigla. A tendência é que em 2016 o número de trocas aumente, com a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite aos parlamentares trocarem de partido sem perder o mandato durante uma janela de 30 dias. Atualmente, a legislação permite a troca de partidos quando o destino é uma sigla recém-criada. Durante 2015, nenhum deputado federal baiano mudou de legenda.

BN
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 18:00

SAAE melhora o abastecimento de água na localidade de Barrinha da Conceição

Com o intuito de continuar melhorando o abastecimento de água por todo o município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou a substituição da caixa d’água na comunidade de Barrinha da Conceição, a cinco quilômetros de Juazeiro. 

A dona de casa Amanda dos Santos Vieira, que reside há 20 anos na localidade, comenta da satisfação do serviço. “Não tínhamos água aqui e andávamos quilômetros até o rio para que pudéssemos ter acesso à água. Agora com a colocação dessa caixa maior, mudou a nossa realidade, temos água todos os dias em nossas casas”, pontuou.

“Estamos agradecidos a toda equipe do SAAE por ter realizado a ação na comunidade. Já passamos por muito sufoco de não ter água e o calor é muito grande. Agora vivemos outro momento, temos água todos os dias aqui”, agradeceu o líder comunitário, Alcion dos Santos Oliveira.

Para o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, o interior do município tem vivido outra realidade nos últimos sete anos. “Estamos implantando ações estruturantes, a exemplo do melhoramento das estradas, água, energia e escolas climatizadas. Iremos continuar trabalhando para levar conforto e qualidade de vida para todas as pessoas de Juazeiro”, enfatizou Neto.

Por Luzete Nobre/SAAE
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 17:00

MUITO OBRIGADA, GLEEN, POR NOS FAZER DOADORES DE VIDA!

Glenn e Marcos da Marvale.

Não sou dada aos domingos. Eles têm o poder de me deixar melancólica. Neste, especialmente, estou bem triste. Eu e toda a gente da minha cidade despertada pelo pequeno Gleen a ser solidária e se unir. Acompanhei a via crucis da família. Fiz parte de um grupo fraterno que desejou salvá-lo.

Falava constantemente com um pai e um irmão esperançosos inspirados na garra de Gleen, um bravo! Fiz apelos vários ao microfone. Fui ao Hemoba e vi de muito perto a compaixão em forma de atitude. Vi muitas pessoas vertendo o sangue solidário. Sim, doar o que quer que seja, é um ato de amor! Eu vi o amor ali. Amor inspirado por um valente guerreiro que comandou, sem muito saber, um exército de doadores. Que, inspirou o amor na sua forma mais sublime.

Uma pequena criatura que de tão grande, uniu, somou, multiplicou, plantou, despertou e fez ecoar forte e longe o grito de uma fila imensa de necessitados de órgãos que fazem a vida pulsar. Você foi um escolhido, Gleen! Obrigada pela sua breve e nobre existência! Obrigada por nos fazer um pouco melhores. Porque, por você, nos tornamos doadores de vida. Não pudemos te salvar. Isso nos frustrou e entristeceu, claro! E até nos deixou um sentimento de guerra perdida. Só que não! Outros guerreiros continuam vivos. E você, nos convocou para outras batalhas.

Conte, aí do céu, quantas vidas sua passagem por este plano, através de nós, seus doadores, poderá salvar? Que missão mais divina a sua, pequeno! Despertar uma cidade inteira para a necessidade de se oferecer como doadora de medula óssea? Uauuu, garoto! Até os que não conseguiram fazer parte do cadastro nacional de doadores, aprenderam esta lição com você e com a sua família. Uma família também escolhida para receber no seu seio um instrumento de união, fé, verdade, esperança e luz, como nos recomendou Francisco de Assis.

Refletir sobre sua brilhante passagem pela terra, nos consola, Gleen! Nos conforta. Nos ensina. Nos inspira a viver para servir e ser exemplo do bem. Muitas vidas passaram e passam anos e anos por aqui desperdiçando a oportunidade de servir. Seus doze anos valeram muito a pena. Valeram vidas tantas que, depois de você, poderão sonhar com uma vida nova. Eu te agradeço, Gleen! Nós te agradecemos, guerreiro! Você partiu e nos deixou tristes, mas... melhores. Deixou um rastro de esperança e fé!

Descanse em paz, gigante! Siga fazendo o bem ... O seu tempo agora é a eternidade. E você ainda tem muito trabalho pela frente. Força, Marcos, Toinha, Vinícius, demais familiares e amigos! Esse "nosso" guri mandou muito bem por aqui. Fez bonito demais! E, pensar por este ângulo, conforta! DEUS faz questão de receber no colo e com festa um espírito deste.

Ele já está nos braços do pai eterno. Ele já foi acolhido por Nossa Senhora das Grotas, Marcos! A nossa grande mãe que o recebeu através da sua oração no momento do nascimento. Para a Pátria Espiritual Gleen nasceu de novo! 

Sibelle Fonseca

publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 16:00

75ª CIPM PRENDE MAIS UM TRAFICANTE

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam neste sábado (09) por volta das 08:00h um indivíduo traficando drogas no Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba em Juazeiro-BA.

A guarnição do PETO 75 ao realizar rondas pelo Parque Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba,  recebeu denúncia que um elemento trajando camisa amarela, boné branco, calça jeans e uma criança de colo, estava traficando drogas na entrada do Residencial,  de imediato a guarnição se deslocou até o local e se deparou com o indivíduo com as mesmas características que o denunciante havia informado. Foi realizada abordagem e busca pessoal ao suspeito e encontrado em sua posse certa quantidade de erva aparentando ser maconha acondicionada em sacos plásticos e a quantia de R$ 583,00 (quinhentos e oitenta e três reais) fracionados em cédulas diversas e distribuídos de forma aleatória em seus bolsos. O traficante foi identificado como Marcelo de Jesus Santos, vulgo "Marcelo Gago", a criança que estava com ele foi deixada com a esposa. Os Policiais Militares salientaram que o Marcelo Gago já foi preso diversas vezes pelo crime de tráfico de droga e é bem conhecido no meio do crime.

Diante das características e do Curriculum de Marcelo Gago no mundo do crime, não restou dúvidas que se tratava de mais um caso de tráfico de drogas cometido pelo mesmo e tanto ele quanto os objetos apreendidos foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia Civil (DPC), para as medidas legais cabíveis.

Frisamos também que independentemente deste elemento já ter sido preso várias vezes pelo crime de tráfico de drogas, os Policiais Militares não medirão esforços para prendê-lo quantas vezes for necessário. E não só ele, mas qualquer elemento que esteja sendo reincidente no mundo do crime e que por naturezas adversas estejam nas ruas. Esses acontecimentos não abalam e nem abalarão a motivação da tropa da 75ª CIPM para cumprir seu dever legal.

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 15:00

ESGOTO ENTUPIDO GERA RECLAMAÇÃO DE LEITOR

O leitor Héber Tarcísio, morador do bairro da Penha, está há 14 dias convivendo com a rede de esgoto entupida na Travessa da rua 01 (em frente aos quartos de Xavier).

De acordo com o reclamante, o problema vem causando transtornos aos moradores, pois o mau cheiro e as muriçocas tomam de conta, sem falar no risco de transmissão de doenças. Segundo Héber, já ligaram inúmeras vezes ao SAAE que sempre faz promessas de realizar o serviço no dia seguinte e não cumpre.

publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 14:00

Jovem leva tiros nas costas e no tórax no bairro São Joaquim em Petrolina

Um jovem de 21 anos, Marcos Pedro da Silva, foi atingido sábado (9) por dois disparos de arma de fogo, na Rua 22, do bairro São Joaquim em Petrolina. De acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), a vítima, acompanhada de um colega, caminhava em direção à casa de um deles quando uma pessoa ainda não identificada chegou em uma motocicleta e efetuou os disparos, fugindo em seguida.

Os tiros atingiram as costas e o tórax do jovem. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Universitário (HU), onde foi atendido e permanece internado sob cuidados médicos.

A guarnição policial realizou incursões na tentativa de identificar e prender o autor da tentativa de homicídio, mas não conseguiu lograr êxito. O crime foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as providências legais.

Com informações do G1 Petrolina foto do whatsapp
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 13:00

Aleluia: “Compositor Wagner e parceiro Rui privatizam Casa Civil na Bahia”

"O ex Jaques Wagner e o atual governador Rui Costa ‘privatizaram’ a Casa Civil do governo baiano. Submeteram um órgão vital do estado aos interesses privados. O compositor e seu parceiro são autores de uma verdadeira ópera tragicômica na Bahia”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia sobre as novas revelações feitas em reportagem do jornal Estado de São Paulo, neste sábado, a respeito da etapa baiana da operação Lava Jato.

Depois da divulgação das declarações do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, nas quais é dito que Jaques Wagner teria recebido um grande aporte de recursos para sua campanha a governo em 2006 com valores desviados da petroleira, Aleluia assinala que veio à tona as relações perigosas do atual ministro de Dilma Rousseff e seu afilhado Rui Costa com uma empreiteira.

“Se já não bastasse, enquanto governador, defender a liberação de mais recursos federais para obras superfaturadas dessa empresa, comprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Jaques Wagner substituiu Rui Costa na Casa Civil por um executivo dela. E, depois de ser eleito governador, Rui manteve o mesmo executivo na função”, observa Aleluia.

O ex-diretor da empreiteira virou secretário da Casa Civil do governo, mas antes dele, no último mandato de Wagner e também no de Rui, outros executivos da empresa exerceram cargos governamentais estratégicos. “A dupla Wagner e Rui que, em campanha, sempre combatiam a privatização de empresas públicas ineficientes, hoje terceirizam pastas estratégicas do estado para favorecer empresas amigas. O Ministério Público Estadual e Federal precisam entrar em campo e investigar se há algum conluio nesta história”, recomenda o deputado democrata.

Ascom Dep. Aleluia
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 12:00

5°BPM PROMOVE REUNIÃO COM INSTRUTORES DO PROERD EM PETROLINA

Sexta-feira (08/01), o Coronel Peres (comandante do 5°BPM), Tenente Carvalho (Coordenador do PROERD em Petrolina), Sargento Severino (Subcoordenador da Patrulha Escolar) realizaram uma reunião com intuito de informar aos instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) que no dia 18/01 acontecerá uma atualização desses instrutores para prepará-los e qualificá-los com as novidades do programa com o propósito de que no início do ano letivo de 2016 possam realizar palestras educacionais referente a esse projeto e instruir alunos das escolas públicas e particulares.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM - PETROLINA-PE
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 11:00

Com o período chuvoso, motoristas devem tomar cuidados ao trafegar na BR-235/BA

O longo período de estiagem deu uma leve trégua com a chegada da chuva no norte baiano. Com isso, o cuidado ao trafegar na BR-235/BA deve ser redobrado por conta da pista molhada, o que aumento o risco de acidentes. De acordo com o site do Clima Tempo, o período chuvoso segue até a próxima semana em alguns municípios da região. A notícia agrada a fauna e flora local, que necessitam de água para se manter, sobretudo na região de Juazeiro, onde o fenômeno é bastante esperado pela população.

 Algumas medidas de segurança são fundamentais para evitar incidentes. São eles: redução de velocidade e manter maior distância do veículo da frente; acúmulo de água na pista pode provocar a ‘aquaplanagem’ - quando os pneus perdem o contato com o asfalto, por isso evite freadas ou mudanças bruscas de velocidade; fazer revisão periódica nos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo; para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro; se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança.

Em algumas cidades onde está situada a BR-235/BA, como Uauá e Jeremoabo, o clima seco da caatinga se beneficiou com a chuva. Nessas regiões a temperatura chega a 40 graus, desfavorável para as pessoas, assim como para os bichos. Segundo Igor Andrade, biólogo da Gestão Ambiental da BR-235/BA, os temporais são muito bem-vindos nestas áreas, principalmente porque as espécies migratórias e até mesmo aquelas que faziam um tempo que não eram registradas começaram a aparecer. Em contrapartida, os bichos ficam mais expostos a serem atropelados, uma vez que os carros ficam mais instáveis na estrada. 

Da divisa da Bahia com Sergipe até a cidade baiana de juazeiro são quatro lotes em fase de implantação e pavimentação. O primeiro trecho tem 79,30 quilômetros, começa na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA. O segundo possui 77,60 quilômetros e liga Jeremoabo à Canché. O lote 4 tem 51 quilômetros e liga Uauá ao distrito de Pinhões. O lote 5, e último tem 75,40 quilômetros e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro. O lote 3, total de 75 quilômetros, encontra-se asfaltado e liga Canché, passando por Canudos, a Uauá.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 10:00

Petistas defendem Jaques Wagner durante encontro de tendência em Salvador

A Bahia já emitiu seu recado para o país sobre o ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT). Em encontro estadual da tendência interna do PT Esquerda Popular Socialista (EPS), realizado em Salvador, neste sábado (9), militantes do partido e de diferentes setores da sociedade defenderam o ministro do governo Dilma e ex-governador da Bahia das acusações que tem recebido. De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), um dos líderes da corrente no estado, Wagner é alvo de devassa por ter fortalecido o setor político da presidente da República. "A defesa é contra a tentativa torpe de setores da mídia e do judiciário que criminosamente vazam depoimentos e frases descontextualizadas dos processos e inquéritos da operação Lava Jato. Tudo isso para utilizá-las como arma política contra o PT", diz Assunção.

O deputado baiano esteve no encontro da EPS em Salvador e formou a mesa de trabalho com a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, e com representantes do PT e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como Murilo Brito e Evanildo Costa, respectivamente. A plenária da tendência do PT conseguiu reunir militantes de todas as regiões da Bahia, além de vereadores, prefeitos, e diversos movimentos sociais, como o MST e os sem tetos. Foram 107 cidades representadas no encontro que ainda teve a presença de lideranças do movimento negro, de mulheres, quilombolas, intelectuais, juventude, LGBTs, de comunidades de fundo de pasto, indígenas e também dirigentes do PT de todas as cidades.

Ainda segundo Assunção, Wagner teve dois governos que marcaram o desenvolvimento da Bahia e que conseguiu dar para a presidente Dilma votações expressivas nos dois turnos que a reelegeram em 2014. "Conhecemos bem Jaques Wagner, sindicalista e defensor dos trabalhadores, aliado dos camponeses sem-terra, e foi o governador que levou água ao sertão. Foi ele que promoveu a maior inclusão social do Brasil, que levou estradas e hospitais ao interior da Bahia e dedicou toda a sua vida a defender nosso estado e o Brasil. A militância está a postos para enfrentar o conservadorismo golpista que tenta atingi-lo".

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 09:26

MULHER SUSPEITA DE TER SIDO APEDREJADA NO ALTO DA ALIANÇA É A SEGUNDA VÍTIMA DE HOMICÍDIO EM JUAZEIRO NESTE 2016

Na manhã deste domingo (10), décimo dia do ano, Juazeiro registra o segundo homicídio de 2016. O primeiro ocorreu no último dia 08, sexta, quando foi oficializado no Hospital de Traumas em Petrolina, o falecimento de Alexsandro Bonfim Matos, 38 anos, residente no bairro Jardim Flórida. Ele foi alvo de vários disparos de arma de fogo dia 30 de dezembro, na Praça Santa Terezinha em Piranga.

Por volta de 06 e 15h da manhã deste domingo (10), o CICOM – Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia em Juazeiro recebeu ligações de populares dando conta de que o corpo de uma mulher ainda não identificada, foi encontrado sem os sinais vitais na rua 10, do bairro Alto da Aliança.

Equipes do DPT – Departamento de Polícia Técnica já estão no local para remoção do corpo até o IML – Instituto Médico Legal. Ainda não há informações sobre o crime, mas aparentemente a vítima pode ter sido assassinada por apedrejamento, lembrando os requintes de crueldade da idade média.

publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 09:00

OS PROBLEMAS DE JUAZEIRO NO PERÍODO ÚMIDO

Continuam chegando à redação do Blog inúmeras reclamações de juazeirense que sofrem no período de chuvas na cidade. Confira algumas:

Geraldo, poste essas fotos por favor. Esta é a rua Primavera no bairro Jardim das Acácias. Nossa rua ficou assim porque o canal transbordou. Está muito difícil porque a calamidade é grande. Muitos moradores ficaram ilhados aqui e o pessoal que veio só colocou duas manilhas, por isso quando essas chuvas chegam o canal transborda.

Natália Santos

Rua no Bairro Cajueiro, após algumas horas de chuva. Os próprios moradores tendo que cavar vala para escoamento de água de chuva empossada. Os moradores do Loteamento Recanto do São Francisco localizada no bairro Cajueiro acordaram na última sexta-feira (08) e se surpreenderam com a quantidade de água de chuva empossada na porta de suas casas. Essa mesma rua já foi palco de entrevista na TV São Francisco, pelo descaso das autoridades públicas, pois a mesma ainda possui alguns terrenos baldios que estão servindo de lixões e por não ser pavimentada, acumula-se água de chuva, podendo mais tarde ser criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

Cintia Matias

Assim está a situação do bairro Novo Encontro, caminhão do carro do lixo atolou na última sexta-feira (08) e deu trabalho para sair.

Irlaice Vidal

publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 08:00

75ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO AMEAÇANDO POPULARES COM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam neste sábado (09) por volta das 04:00h um indivíduo ameaçando populares com simulacro de arma de fogo no Mercado do Produtor de Juazeiro-BA.

Ao serem informados pelo Centro Integrado de Comunicações – CICOM que no Mercado do Produtor havia um homem ameaçando populares com uma arma de fogo, de imediato o PETO 75 deslocou até o referido local e encontrou o suspeito nas proximidades dos banheiros. Ao realizarem a abordagem e a busca pessoal, os policiais encontraram a arma na cintura do indivíduo, de imediato os Policiais Militares observaram que se tratava de um simulacro de arma de fogo, foi dada voz de prisão e o indivíduo desacatou os policiais e resistiu à prisão, diante da grave ameaça, foi necessário o uso da força gradativa e proporcional para contê-lo.

O indivíduo de nome Anderson Inocêncio Pereira, 22 anos, natural de Remanso – BA e o simulacro foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia Civil (DPC), para as medidas legais cabíveis.

Assessoria de Comunicação Social da 75ª CIPM
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 07:00

Juazeiro terá reforço no atendimento com o Hemóvel

Graças ao apoio e a solidariedade da população de Juazeiro, a unidade de coleta e transfusão (UCT) da Hemoba está recebendo diariamente mais candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. Uma prova definitiva que a sociedade juazeirense está se sensibilizando e mobilizando a cidade pela causa do sangue.

A unidade de Juazeiro comemora a cobertura de 100% das demandas transfusionais da região e agradece a participação de todos os envolvidos, condição essencial para a manutenção do estoque de sangue em níveis seguros. A UCT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, Santo Antônio, com capacidade de acolher até 30 candidatos por turno.

Carnaval e Hemóvel

A Fundação Hemoba vai dar início a mais uma campanha para reforçar a doação de sangue no período que antecede o carnaval de Juazeiro. Este ano, a folia na cidade começa oficialmente no dia 21 de janeiro (quinta-feira) e vai até o dia 24 (domingo). A campanha vai levar o Hemóvel ao município para reforçar o atendimento, numa ação itinerante, que começa a partir da próxima de terça-feira (12) e vai até sexta-feira (15), das 8h às 17h. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

O ônibus da Hemoba vai estacionar:

Terça (12): Praça da Misericórdia - Centro de Juazeiro

Quarta (13): Distrito de Maniçoba - "Caravana da Saúde". Ação da Secretaria de Saúde Municipal

Quinta (14): Empresa AGROVALE

Sexta (15): Alto do Cruzeiro - Bairro de Juazeiro

Critérios de doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, e evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Hemoba
publicado em 10 de Janeiro / 2016 às 00:30

Garoto Glenn Lima faleceu na noite deste sábado (09)

O esforço de familiares, médicos e a solidariedade da população que se somou em orações e doações de sangue e medula, não foram suficientes para salvar a vida do garoto Glenn Lima, de apenas 12 anos, que estava internado no Hospital da Unimed, em Juazeiro, e veio a óbito na noite deste sábado, dia 09 de janeiro.

Glenn, que era filho do empresário “Marcos da Marvale”, passou por internações em Juazeiro e São Paulo e aguardava um doador compatível para fazer um transplante de medula óssea.

Desde o final de 2015 diversas campanhas nas redes sociais, veiculadas também por este Blog, buscavam um doador, mas o esforço não chegou a tempo.

José Gomes Segundo, amigo muito próximo da família e responsável pela criação de um grupo no whatsapp e da campanha nas redes sociais anunciou o falecimento de Glenn por volta das 23 horas e 05 minutos deste sábado, dia 09 de janeiro. A partir daí, milhares de mensagens foram encaminhadas à família todas de pesar e desejando conforto nessa hora tão triste.

O corpo de Glenn está sendo velado no espaço do SAF, à rua Raul Alves, bairro Santo Antônio, e o sepultamento ocorrerá às 14 horas, no cemitério central de Juazeiro.

A equipe do Blog se soma aos leitores numa corrente de solidariedade e apoio à família de Glenn.

publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 23:00

Conhecimento nunca é demais (I).

Levando em consideração que a sociedade vive baseada na informação responsável e equilibrada, gostaria deagregar a este meio de comunicação alguns conhecimentos adquiridos durante os meus 60 anos de idade, naesperança de ser útil ou de interesse para alguém.

(1) O "Caxiri" é uma bebida tradicional dos índios de Roraima. Ela é feita com mandioca, fermentada e temperada com cuspes, que escarram a distancia, dentro dos grandes tachos deferro. Os índios só param de cuspir quando atingem o padrão de qualidade.

(2) Os índiosianomâmis não batem em suas crianças.

(3) Os índios ianomâmis só cortam uma árvore depois de realizarem um ritual pedindo desculpas a ela, pelo mal que será causado.

(4) A NaçãoIndígena (ainda virtual e de propriedade dos oito países mais ricos do mundo) é formada pelonorte do Brasil, sul da Venezuela e sul da República Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa). Possui água suficiente para 500 anos de consumo e que possui todos os minérios domundo, inclusive, o Nióbio, utilizado na construção de naves espaciais.

(5) O Monte Roraima está situado na divisa de três países, com as seguintes áreas: Brasil (5%), Venezuela (85%) eRepública Cooperativa da Guiana (10%). Este monte é um dos lugares mais antigos do planetaterra, com dois bilhões de anos, aproximadamente.

Gilberto Maciel Santos - Escritor Juazeirense. 

publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 22:00

Começa instalação da Zona Azul em Juazeiro

Na tarde desta sexta-feira, 8, a empresa vencedora da licitação da Zona Azul na cidade começou a instalação dos parquímetros nas principais vias de acesso na zona central da cidade. Nessa primeira etapa serão instalados 21 equipamentos e já foram instalados sete na Orla. Até a próxima sexta-feira a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT) espera ter todos os parquímetros da primeira fase implantados.

O parquímetro eletrônico é moderno e acessível, destinado ao uso dos condutores de veículos que trafegam pelo Centro da cidade. O diretor-presidente da CSTT, Fábio de Assis, ressalta que com a instalação desses equipamentos os motoristas irão poder inserir a placa do veiculo, o tempo que deseja permanecer estacionado e depois pagar em moeda ou com um cartão de recarga que será criado.

“Essa simples operação irá gerar um ticket que deve ser colocado em local visível do veiculo mostrando que o estacionamento está devidamente autorizado”, explicou Assis, completando que além desse processo, “o ticket também poderá ser adquirido em postos de venda ou com vendedores da empresa contratada”.  

A CSTT informa ainda que os parquímetros estão em fase de implantação, paralelamente às pinturas dos meios-fios.  Tão logo seja encerrada esta etapa, o órgão iniciará uma campanha educativa para que o sistema comece a operar.

“A gestão Isaac Carvalho não mediu esforços e só não tínhamos implantado ainda devido a disputas judiciais entre as empresas concorrentes da licitação. Mas agora alcançamos êxito e com isso iremos oferecer maior comodidade à população, visto que a Zona Azul estimula a rotatividade dos estacionamentos e melhora o ordenamento do trânsito”, destacou o gestor da CSTT, Fábio Assis.

Asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 21:00

BRIGADISTAS DO PREVFOGO/IBAMA/PE ESTÃO NA BAHIA ATENDENDO A EMERGENCIA AMBIENTAL DE INCENDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

Desde o dia 19 de dezembro as Brigadas do PREVFOGO/IBAMA de Pernambuco de combate a incêndios florestais lotadas nos municípios de Petrolina e Serra Talhada, foram convocadas para atender a uma emergência ambiental no Parque Nacional da Chapada Diamantina no Estado da Bahia.

Deslocaram-se de Petrolina-PE oito brigadistas e de Serra Talhada quatorze, totalizando 22 brigadistas que se juntaram a outros que também foram convocados de outras partes do pais para combater um dos maiores incêndios já ocorridos no local. Os 22 brigadistas saíram da região em direção a Chapada Diamantina contando com o apoio da Superintendência do Ibama em Pernambuco e da Unidade Avançada do IBAMA Juazeiro/BA, que disponibilizaram 05 veículos oficiais para o cumprimento da missão.

Atualmente, as brigadas do PREVFOGO/IBAMA atuam em áreas federais, ou seja, Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, Área Indígena, APPs de rios federais, Parques Nacionais, Unidades de Conservação, etc. O PREVFOGO/IBAMA em Pernambuco, para execução de suas atividades, contam com o apoio do INCRA em Petrolina e da Unidade Avançada de Juazeiro na Bahia.

Os esforços humanos e financeiros colocados à disposição para o combate dos incêndios no PNCD (Parque Nacional da Chapada Diamantina) foram enormes, tendo o Governo do Estado investido mais de R$ 14 milhões nas ações de combate e prevenção ao fogo sem contar os recursos federais. Um verdadeiro aparato de guerra contra o fogo.

Atualmente os incêndios no PNCD deram uma trégua e o motivo foi a chuva que chegou para cooperar com os brigadistas que estão neste momento realizando o monitoramento das áreas para ter certeza de que não surgirão novos focos de incêndios. O retorno das brigadas de Pernambuco está previsto para o dia 15 de janeiro de 2016. (Com informações de Ana Virgínia Terranova Gerente Estadual PREVFOGO/IBAMA/PE)

publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 20:00

Prefeitura de Petrolina oferece 90 vagas para cursos de qualificação

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, abre inscrições para os  cursos de Lancheteria, Informática Básica, Festas Infantis e Confecção de Peças em Couro.

São oferecidas 90 vagas, e os  candidatos interessados devem fazer a inscrição a partir da  próxima segunda-feira (11). Para o curso de Lancheteria, as inscrições serão feitas na Escola de Alimentos,  para Informática Básica na Secretaria paroquial do Ouro Preto e na Creche Pequenino no Jardim Petrópolis ,  para o curso de Festas Infantis no CRAS do João de Deus e  para o curso de Confecção de Peças em Couro na Central de Cursos. 

"Trabalhar a emancipação das pessoas é a nossa missão,fazer com que as pessoas tenham uma profissão é fazer inclusão social e o prefeito Julio Lossio tem nos orientados a sempre trabalhar nesse sentido" , disse Robson Rocha , Secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional.

"Esse será um ano de muitas conquistas para Petrolina, e nós temos a convicção, que um povo que se qualifica para enfrentar o mercado de trabalho, tem mais chances do crescimento ser maior em todos os sentidos da vida.Trabalhar para que nosso povo mude para uma  vida digna e tenham dias melhores é a meta desse governo, dessa gestão", disse o prefeito Julio Lossio.

Os documentos para inscrição são: Originais e cópias  dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, duas fotos 3x4. Os cursos são oferecidos para pessoas com idade a  partir de 16 anos,exceto no curso de Confecção de Peças em Couro que só atende pessoas a partir de 18 anos.

CURSOS:

CURSO: Informática Básica  
Carga Horária: 60 horas
Vagas: 20 vagas
Turno e Local da aula : Tarde  no Telecentro Ouro Preto 
Previsão de início das Aulas: 11/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 07 à 10 /01

CURSO: Informática Básica  

Carga Horária: 60 horas
Vagas: 10 vagas
Turno e Local da aula : Noite  no Telecentro do  Jardim.Petrópolis
Previsão de início das Aulas: 11/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 07 à 10 /01

CURSO: Festas Infantis 
Carga Horária: 40 horas
Vagas: 200 vagas
Turno e Local da aula : Tarde  no Cras João de Deus
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 11 à 15 /01

CURSO: Confecção de Peças em Couro 
Carga Horária: 40 horas
Vagas: 15 vagas
Turno e Local da aula : Tarde na Escola de Couro
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 11 à 15 /01

CURSO:  Lancheteria 
Carga Horária: 60 horas
Vagas: 20 vagas
Turno e Local da aula : Manha  na Escola de Alimentos
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 13 à 15 /01

Ascom/Petrolina
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 19:00

Sanfoneira Lívia Mattos faz show gratuito em Senhor do Bonfim

 
A sanfona e o canto de Lívia Mattos, artista soteropolitana, chegarão a Senhor do Bonfim no dia 30 de janeiro (sábado), às 19h, na Praça Nova do Congresso, aberto ao público. A iniciativa integra o projeto Caravana da Música, realizado pela Maré Produções Culturais e patrocinado pela Vivo e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O circuito já percorreu Amargosa, Praia do Forte/ Mata de São João e Madre de Deus e ainda passará por cidades como Lençóis, Juazeiro, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna e Ilhéus, totalizando 10 shows gratuitos, apresentando artistas selecionados por meio de chamada pública.
 
Lívia Mattos é sanfoneira, circense e cantautora. Começou a sua carreira artística no circo, onde despertou interesse pelo acordeom como recurso cênico. A partir de então incursionou no meio musical, em bandas e espetáculos, dando início, em 2008, ao seu trabalho solo. Estreou em palcos soteropolitanos, seguindo por shows em São Paulo, através de diversos projetos e espaços. Em 2009, teve o seu primeiro EP produzido generosamente por Oswaldinho do acordeom. Em 2011, aprovou o projeto de circulação pelo Edital Vivaldo Ladislau (FUNCEB), realizando seu show por cidades do interior da Bahia. Apresentou-se também em projetos como Natal Remix (BA), Festival Lado BA (BA) e Zona Mundi(BA), Festival Estação Catraca Livre (SP), Prêmio Brasil Criativo(SP), Festival Latitudes Latinas(BA), Mostra SESC (BA) etc. Nos últimos três anos realizou turnês europeias, apresentando-se pela França, Alemanha, Rússia, Estônia, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Bélgica, Espanha, Áustria e Dinamarca.
 
SERVIÇO
 
O quê: Show de Lívia Mattos
Quando: 30 de janeiro, às 19h
Onde: Praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim
Quanto: Gratuito
Ascom Caravana da Música Foto Jonas Araújo
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 18:00

Procon Juazeiro/BA divulga orientações da Anvisa sobre o uso seguro de repelentes

Na quarta-feira, 6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Nacional do Consumidor lançaram a 41ª edição do Boletim Consumo e Saúde, com destaque para os “Cuidados na Escolha e no Uso de Repelentes” no momento em que o país enfrenta epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, dos vírus Zica e Chikungunya.

De acordo com o coordenador do Procon Juazeiro/BA, Carlos Túlio Cruz, o objetivo desse boletim é contribuir para a informação dos consumidores sobre o uso adequado e seguro dos repelentes eficazes em afastar o mosquito e evitar suas picadas. “O informativo também alerta a população sobre a oferta de produtos que não possuem comprovação de eficácia e nem aprovação pela Anvisa, representando assim bastante risco à segurança dos consumidores”, ressaltou Carlos Túlio.

Já o Ministério da Saúde divulgou na terça-feira, 5, o primeiro informe epidemiológico de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, onde divulga 3.174 casos suspeitos da doença em recém nascidos em 21 Estados, e 38 óbitos de bebês. Recentemente, a Fiocruz divulgou que o vírus também pode estar relacionado com o aumento da incidência de casos da síndrome de Guillain-Barré, que ataca o sistema nervoso do infectado provocando paralisia progressiva.  

O coordenador do Procon Juazeiro/BA enfatizou ainda que a utilização correta de repelentes contribui na prevenção da disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito vetor. “O contágio dos mosquitos se dá ao picarem indivíduos já contaminados com a doença. Por isso, pessoas com sintomas precisam evitar novas picadas”, disse.

O 41º Boletim Consumo e Saúde também está disponível nos sites da Senacon e da Anvisa através dos links abaixo:

http://justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/educacao-para-o-consumo/boletim-consumo-e-saude/boletim-consumo-e-saude

http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/jXa 

Outra notícia importante para o para a população é a aprovação pela Agência Nacional de Saúde do novo rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde. Desde o dia 02 de Janeiro, as operadoras estão obrigadas a cobrir o teste rápido para dengue e a sorologia da febre chikungunya. Já o diagnóstico do zica vírus, de acordo com a ANS, pode ser presumido pela exclusão tanto da dengue quanto do chikungunya, além do acompanhamento dos sintomas clínicos da doença.           

Mais informações sobre as novas coberturas para os planos de saúde estabelecidas pela ANS podem ser obtidas através do sitehttp://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/3130-novas-coberturas-para-planos-de-saude-entram-em-vigor.

Ascom/PMJ
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 17:00

Encontro com líder nacional do MST movimenta lideranças e políticos na Bahia

O encontro com o líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, em Salvador, neste sábado (9), será mais que um momento para debater a atuação situação política, econômica e social do país. Será o ponta pé inicial para a militância de partidos de esquerda montarem novas estratégias para o ano de 2016. "A ideia é ampliar os debates em todos os campos para criar unidade política dos setores da esquerda baiana e brasileira", revela o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que estará no debate de Stédile, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, a partir das 19h.

Com o tema 'Derrotar o golpe e avançar na pauta popular', o líder nacional do MST debaterá com o público de jovens membros de partidos, representantes de movimentos sociais, do movimento negro, mulheres, membros de ONGs e de direitos humanos e de fóruns de debates dos direitos LGBTs. Stédile ainda fará um breve histórico da atual situação agrária do país, da estagnação da reforma agrária e de como os movimentos sociais vão se comportar na atual conjuntura política.

Neste final de semana, acontece ainda a abertura do 28º Encontro Estadual do MST, no Parque de Exposição. No domingo (10), começam os debates com a militância do interior da Bahia e da capital que seguem até a quarta-feira (13). Conforme a direção estadual do movimento, a intenção é apontar e construir linhas de ação para o próximo período de luta em defesa da Reforma Agrária Popular. O deputado federal Valmir Assunção acompanha a atividade e deve participar de todas as plenárias do encontro. Há uma expectativa de que o governador Rui Costa compareça à atividade.

Em artigo, o parlamentar baiano, que também é liderança do MST na Bahia, fez uma leitura geral da reforma agrária no Brasil e apontou para uma paralisação com pelo menos 29 áreas prontas para se tornarem assentamentos, mas ainda não tem decretos assinados. "Essa completa paralisação na reforma agrária acontece após anos de lentidão já denunciados. Em 2014, somente 30 áreas foram objeto de decreto. Em 2013, cem áreas, após muita pressão dos movimentos sociais. Em 2012, foram 28; e em 2011, 58. Índices inaceitáveis se considerarmos as políticas apresentadas pela presidente para o campo brasileiro, cujo desenvolvimento depende diretamente da reforma agrária", detalha Valmir em artigo.

Ascom do deputado Valmir Assunção
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 16:00

ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS REALIZAM REUNIÃO DO PCCR EM JUAZEIRO

Nesta sexta-feira (08/01) no Clube de Campo do Sinserp, aconteceu uma reunião com associações, sindicatos e os GTs (Grupos de Trabalho) da construção do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores públicos municipais de Juazeiro.

A reunião foi convocada pela AGMJ (Associação da Guarda Municipal de Juazeiro), através da Presidente Luciana Aquino, que é também coordenadora do GT da Guarda Municipal tendo como objetivo preparar estratégias com relação ao PCCR e a campanha salarial 2016.

“Provocamos essa reunião com intuito de unir as categorias, para que juntos possamos falar a mesma língua e solicitar ao governo a campanha salarial, e dar continuidade às negociações do PCCR”. Disse Luciana Aquino.

“O plano é essencial para nós servidores, é fundamental a implantação do mesmo, porém acredito que as negociações não vão finalizar de imediato. Por isso precisamos do nosso reajuste salarial com retroativo a janeiro”. Finaliza Luciana.

Gilberto Bonfim, Coordenador do GT da Prefeitura Municipal de Juazeiro/CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte), disse “a reunião foi muito produtiva. Iremos formatar um documento único dando prazo para o início da campanha salarial e na próxima segunda-feira (11/01), estaremos novamente reunidos às 9:00 horas na Sede do Sintrab/Saúde”.

As associações, sindicatos e GTs contam com a presença de todos os trabalhadores envolvidos no processo de discussão do PCCR e da campanha salarial, para que juntos possam conquistar um reajuste justo para os servidores e um plano digno para todas as categorias.

Ascom Sinserp
publicado em 09 de Janeiro / 2016 às 15:00

NILO JÁ PENSA EM COMANDAR A ASSEMBLEIA PELO 6º MANDATO

 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), foi reeleito presidente da Casa em fevereiro do ano de 2015 para um mandato de dois anos. A eleição sem os votos dos deputados do PT na época representou seu passaporte para o quinto mandato e há apenas 11 meses nessa legislatura, o pedetista já estuda sua reeleição para o sexto mandato em 2017.
 
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ser presidente do Legislativo pela sexta vez, Marcelo Nilo tergiversou, mas revelou o interesse. “Se eu sentir que é importante para os deputados da bancada do governo e da oposição, se vocês da imprensa não forem contra, ou se eu não conseguir viabilizar minha candidatura ao Senado, é possível sim”, afirmou o pedetista.

Ainda durante a conversa com a imprensa, Nilo apontou quatro possíveis destinos na vida política. “Ou eu me aposento, ou tento uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), ou me candidato a deputado federal, mas isso, se não conseguir viabilizar minha primeira opção que é me candidatar a senador na chapa de Rui Costa”, ressaltou.

Apesar da disposição em se colocar na disputa pela reeleição, o deputado deve enfrentar resistência dentro da bancada governista, como ocorreu no último pleito, quando o PT lançou o deputado Rosemberg Pinto para a presidência, mas a bancada, inconformada com permanência do pedetista no poder, se retirou do plenário no dia da votação e o parlamentar petista retirou sua candidatura em protesto. Outros governistas, na época, como o deputado Sargento Isidório (Pros) e Alan Sanches (ex-PSD), chegaram a colocar candidaturas, mas retiraram e passaram a apoiar o pedetista. (Tribuna da Bahia)
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.