Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Julho de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 15:01

Abertas inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo

As inscrições para a 6ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo que já estão abertas, e podem ser  feitas até o dia 13 de fevereiro de 2014 de matérias de jornalismo impresso, rádio, TV e web de todo o Brasil, publicadas no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013. Ao todo serão entregues R$ 120 mil em prêmios.

Os jornalistas interessados podem acessar o site www.premiosebraedejornalismo.com.br e obter mais informações.

Novidades

Nesta 6ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo atualiza a estrutura da premiação, amplia o número de categorias e reajusta o valor das premiações, além de criar um prêmio especial para reconhecer um profissional da imprensa brasileira com o título de Jornalista Parceiro do Empreendedor.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com curadoria e promoção da revista e portal Imprensa, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo matérias/reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013 que abordem temas do empreendedorismo no Brasil, como: Fomento ao Empreendedorismo; Cooperação; Encadeamento Produtivo;  Gestão, Inovação e Competitividade; Inclusão Produtiva;  Sustentabilidade; Políticas públicas e legislação;

Cada jornalista poderá concorrer com, no máximo, 3 (três) trabalhos por categoria. No entanto, não há limite de inscrições por veículo.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia

publicado em 16 de Novembro / 2013 às 14:04

São Francisco do Conde vai sediar 1º Seminário Preparatório para Bienal Afro-Brasileira do Livro

Será realizado nesta segunda (18) e terça-feira (19), no Campus da UNILAB, em São Francisco do Conde o 1º Seminário Preparatório para Bienal Afro-Brasileira do Livro. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no local do evento. Maiores informações pelos Telefones: (71)3651- 8252/8250.

Confira a programação:

 18 de novembro
14h Mesa de abertura
Prefeita Rilza Valentim, Representante da reitora Nilma (UNILAB), Elias Sampaio (SEPROMI), Ivete Sacramento (SEMUR), Aloizio Souza (SEDES) e outras autoridades do território do Recôncavo.
15h Painel de Debates: Literatura Afro-Brasileira
Coordenação: Roseli (SP); debatedores: Samuel Vida (BA) e Hélio Santos (BA)
17h Palestra do Prof. Dr. Manoel de Souza e Silva - Parentes, Comidas, Tradições: alguma leitura sobre o percurso literário Brasil-África
Em seguida: Atividade cultural da Juventude Sanfranciscana.
19 de novembro
08h30 Lançamento do livro: Mulheres de Axé
09h Religiosidade e cultura, com Isauri Goiking (Sec. Reparação Social de Saubara)
10h30 Palestra do Prof. Dr. Carlindo Fausto Antônio
12h Atividade cultural da Juventude Sanfranciscana
12h30 Almoço e apreciação das obras expostas
14h30 Sessão especial da Câmara de Vereadores, com entrega da medalha municipal Profa. Tânia Nascimento e atividades culturaais.

Maiores informações pelos Telefones: (71)3651- 8252/8250.

Foto Divulgação
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 13:00

“Roberto Carlos usa a imagem de Jesus Cristo com fins comerciais”, diz biógrafo

O Biógrafo Paulo César de Araújo, que teve trabalho censurado por Roberto Carlos, aproveitou o momento em que o tema está em alta para fazer piada com os biografados que pedem dinheiro para permitirem que escrevam sobre eles.

Paulo César, que teve o livro “Roberto Carlos em detalhes” retirado das livrarias em 2007, após acordo entre sua editora e o cantor, ironizou as músicas religiosas cantadas por ele “Roberto Carlos usa a imagem de Nossa Senhora e Jesus Cristo com fins comerciais, porque o disco é vendido. E aí ele não precisa pagar nada por isso”, alfinetou durante o Festival Internacional de Biografias (Fib), que aconteceu na quinta-feira (14) em Fortaleza, no Ceará.

Na opinião de Paulo César a história é criada coletivamente e não pertence apenas aos biografados: “O cara quer ter uma visão patrimonialista da História, mas ela não pertence a eles. A História pertence à sociedade. Se eu escrevo sobre uma música que várias pessoas ouviram e na qual várias trabalharam, ele não pode dizer: “Bicho, essa história é minha”,.

Foto Divulgação
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 12:00

Espaço do Leitor: SERVIÇO INCOMPLETO

GERALDO,

Venho através do seu blog solicitar da secretaria de limpeza pública, o término da limpeza do canal Jardim Vitória.

Tem um mês que limparam só um lado e espalharam a sujeira e nunca mais apareceram. É uma vergonha......

 

Julieta Santos

 

publicado em 16 de Novembro / 2013 às 11:01

Operação Pirâmide desencadeada pela Polícia civil do Rio Grande do Sul conta com apoio da Polícia civil de Pernambuco

Nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (14), Policiais Civis de Pernambuco e Policiais Civis do Rio Grande do Sul, deram cumprimento a um mandado de prisão e um de busca e apreensão na cidade de Petrolina. O cumprimento dos mandados fazem parte da Operação Pirâmide deflagrada pela polícia gaucha simultaneamente em três estado do país, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pernambuco para o combate ao tráfico de drogas. A ação desenvolvida dentro do Presídio de Petrolina teve como alvo o detento José Carlos de Almeida Silva, de 42 anos, natural de Juazeiro-BA, mais conhecido por “Zé Carneiro”, que já cumpre pena na unidade.

Na sela do vinte do pavilhão C, os policiais apreenderam dois celulares, e R$11.960,00 em dinheiro,  além de tabelas com anotações que indicam que ele era membro da facção criminosa, PCC.  Todo material foi apreendido e o detento que já se encontrava recolhido continua na Penitenciária à disposição da justiça gaúcha.

A Operação coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul contou com o apoio da Gerência de Controle Operacional do Interior-2, da Polícia Civil de Pernambuco com a participação quinze Policiais Civis de Pernambuco e colaboração da Secretaria de Ressocialização.

Ascom Diretoria Integrada do Interior 2
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 10:01

Dirceu, Genoino e 7 presos em Minas devem seguir a qualquer momento para PF em Brasília

Dos doze réus condenados no esquema do mensalão que tiveram mandado de prisão expedido pelo Ministro Joaquim Barbosa, apenas dois ainda não estão presos: Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Em função de acordo com advogados, que prometeram apresentá-los hoje, os dois ainda não estão sendo considerados fugitivos.

Sete condenados no processo do mensalão que passaram a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado (16) em um setor de triagem dentro da Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte devem ser transferidos ainda hoje para Brasília.

José Genoino, deputado licenciado e ex-presidente do PT, e José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, considerado como um dos mentores do mensalão, devem deixar a carceragem da Polícia federal em São Paulo, com destino à Brasília, ainda nesta manhã, de acordo com informações da PF.

A expectativa agora gira em torno de novas decisões do Ministro Joaquim Barbosa, com expedição de novos mandados de prisão para condenados no mensalão, considerado um dos maiores esquemas de corrupção da história do país.

Em Brasília a Polícia Militar do Distrito Federal levou para a delegacia cerca de 50 pessoas que se manifestavam na Praça dos Três Poderes, local onde estão localizados o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Eles protestavam contra o que chamaram de "regalias" para os condenados no processo do mensalão.

De acordo com a polícia foram encontrados com os manifestantes  máscaras, rojões, artefatos para produção de coquetel molotov, drogas e canivete.

Com informações do G1
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 09:01

Movimentos emancipalistas prometem ações de repúdio contra veto da presidente Dilma

Os bastidores do movimento emancipalista não receberam bem a decisão da presidente Dilma, vetando o projeto que regulamentava a criação de novos municípios em todo pais. A grande surpresa veio por conta do entendimento, dentro do movimento, de que Dilma era favorável , uma vez que assessores, a exemplo da casa civil, vinha discutindo o tema.

“O movimento apostava na sanção da presidente, e esta foi uma das maiores pauladas para os que encampavam as lutas pela emancipação em todo pais”, disse  Júlio Cesar Monteiro, em email enviado ao Blog.

Os grupos emancipalistas, alguns na região, dever se integrar a movimentos de repúdio contra a decisão da presidente Dilma e não descartam  uma grande manifestação nacional em da da causa.

Os Distritos de Pilar, em Jaguararí, Santana do Sobrado, em Casa Nova e Isacolândia, em Petrolina, são alguns dos distritos da região que buscam sua independencia política.

publicado em 16 de Novembro / 2013 às 08:00

Afogados da Ingazeira: Mais um prefeito cassado em Pernambuco

O prefeito da cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB) teve o mandato cassado por decisão da juíza da 66ª zona eleitoral, Maria da Conceição Godoi. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Além de Patriota, a magistrada decidiu pela perda do mandato da vice-prefeita, Lúcia Moura (PTC), e do presidente da Câmara, vereador Augusto Martins (PTB).

Os três são citados em uma ação movida pela ex-prefeita Giza Simões (PSDB) - que disputou a eleição 2012 e faleceu este ano, após um transplante de medula. A ex-prefeita denunciou compra de votos pela campanha do adversário. O processo continuou sendo tocado pelo Ministério Público Eleitoral.

O advogado de Patriota, Walber Agra argumentou que não há nada que vincule o prefeito à compra de votos. Patriota se disse confiante de que o TRE-PE reformulará a determinação.

Uma nota foi emitida pela gestão de Patriota diz: 

Tendo em vista as recentes decisões da justiça, em primeira instância, gostaríamos de informar que o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e sua Vice, Lúcia Moura, eleitos pela esmagadora maioria do seu povo, através do voto livre e consciente dos seus concidadãos, encontram-se absolutamente tranquilos e confiantes na justiça.
 
Não há, em nenhum dos processos, prova material ou testemunhal que desabone a conduta ética e transparente com a qual  ambos conduziram a sua campanha eleitoral. Respeitamos a decisão da primeira instância, mas estamos absolutamente confiantes em revertê-la no pleno do TRE-PE.
Informações: JC
publicado em 16 de Novembro / 2013 às 07:00

Em Brasília, Isaac Carvalho discute conclusão de obras importantes para o Salitre e a expansão do curso de medicina da Univasf

Em vista a Brasília esta semana o prefeito Isaac Carvalho participou de encontros com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, oportunidade em que foi discutida a conclusão de algumas obras, entre elas: a segunda etapa do projeto Salitre; a adutora que liga Maniçoba Velha a Serra da Madeira (distritos de Maniçoba/Itamotinga/Pinhões); a adutora entre Junco e a passagem do sargento no Salitre; o andamento do projeto Lindu; a estrada que liga Maniçoba e Itamotinga e a conclusão da Rodovia Salitre, e em um segundo momento, acompanhado do deputado federal, Daniel Almeida e com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, ocasião em que argumentou a importância da expansão do curso de medicina, e que esse esteja voltado à área de saúde da família. “Estamos avançando nessas questões, Juazeiro já assinou o termo de adesão do município ao programa de seleção do Governo Federal e vamos continuar trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível”, colocou o prefeito. .

Na Codevasf Isaac Carvalho reforçou a importancia da conclusão de adutoras no município “Com o empenho dos governos e do presidente da Codevasf, em breve iremos entregar a segunda etapa da adutora, que vai do Junco até a passagem do Salitre. Com essas duas novas adutoras e com outras medidas complementares como cisternas simplificadas e com poços artesianos, esperamos resolver o problema de abastecimento de água no interior. O ministro autorizou a construção dessa adutora ainda no período da inauguração da primeira etapa e a empresa já foi contratada para fazer o projeto”, pontuou Isaac Carvalho, informando que com relação a Rodovia Salitre, foi pedido que seja concluída não só a primeira etapa, como também a parte que passa no bairro Piranga.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 23:00

Reminiscências...

A foto, do arquivo do arquivo de cinegrafista Ailton Neri, Lula é ladeado por figuras da imprensa e da política regional. Alberto Gaspar, Francisco José, Sibele Fonseca, Moanilton Mesquita, Liana Cardoso, Professora Antonieta, Edson Duarte, dentre outros, marcam a passagem do então candidato à presidencia, em Juazeiro.

Foto: Facebook Ailton Neri
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 22:00

Seagri acelera agroindustrialização da Bahia e inaugura indústria de suco de uva em Casa Nova

Maior produtor e exportador de frutas do País, a região do Vale do São Francisco realiza seu grande sonho: implantar uma grande indústria de sucos. Na manhã deste sábado (16), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, inaugura a Grand Valle, uma indústria da Fazenda Fortaleza destinada à produção de sucos integrais de frutas e conservas, no município de Casa Nova, às margens do Lago de Sobradinho. “Este é o primeiro empreendimento implantado na Bahia que visa o processamento de uvas produzidas no Vale”, explica Salles, destacando que este é mais um projeto resultante da política de atração de agroindústrias da Seagri, através da de sua Superintendência de Atração de Investimentos, em parceria com as secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Indústria e Comércio (SICM).

O investimento para implantação da Grand Valle foi da ordem de R$ 1,2 milhão, com faturamento anual estimado de R$ 2,5 milhões, e capacidade de produção de um milhão de litros/ano de suco. O empreendimento promove inicialmente a geração de 120 empregos diretos, podendo expandir sua capacidade de produção e geração de novos postos de trabalho. O secretário afirmou que “a agroindustrialização da Bahia é uma das prioridades do governo do Estado, visando agregar valor à produção, gerar empregos e renda, melhorar a vida do agricultor e fixá-lo no campo, evitando o êxodo rural”. Salles lembrou que as diversas missões nacionais e internacionais feitas pela Seagri nos últimos três anos renderam bons frutos, que estão mudando a realidade do Estado. “Conseguimos atrair 28 empreendimentos, estando alguns com protocolos assinados, outros inaugurados e funcionando, e outros em construção”, disse.

Como exemplo o secretário cita a Universo Verde, uma indústria processadora de soja do grupo chinês Chongqing Red Dragonfly Oil Corporation que está sendo implantada em Barreiras; a Venezuela Alina, que inaugura ainda este ano uma fábrica de banana chip no município de Venceslau Guimarães, e o grupo holandês Aurantiaca, que também este ano inaugura uma indústria processadora de coco que já está produzindo biomantas e biorolos, e vai produzir leite, óleo e água de coco, no município de Conde, no litoral norte do Estado. Além dessas, a ação da Seagri atraiu para a Chapada Diamantina a empresa mexicana aqui batizada como Ban Bahia Tomates Especiais, que já está produzindo tomates grape sweet em viveiros telados. Na Chapada, já está sendo organizada a primeira Sociedade Vinícola em Morro do Chapéu, onde a produção de uvas viníferas já é uma realidade, além da implantação de 200 hectares para produção de morangos, envolvendo 800 famílias de agricultores familiares (2.400 pessoas), que está sendo feita pela indústria Peterfrut, do Espírito Santo.

Também foram atraídas e estão funcionando e gerando empregos no Estado uma empresa do Grupo Coringa, processando milho em Luis Eduardo Magalhães, município que ganhou também a Avícola Mauricea. No Oeste da Bahia, empresários da Nova Zelândia produzem o leite da marca Leitissimo, ampliam as instalações e recebem novos empresários que se tornam parceiro do grupo. Em Salvador, foi implantada a Sara Lee, torrefadora de café, enquanto que em Canavieiras está em pleno funcionamento a Unidade de Beneficiamento de Pólen. O secretário analisa ainda que a agroindustrialização é fundamental para o Estado, que está presente sempre entre os cinco primeiros produtores de todas as culturas no ranking nacional. “Somos os maiores produtores frutas (exceto laranja, que somos o segundo, depois de São Paulo); de guaraná, de coco, de sisal, de graviola e de cacau, dentre outras. Isso é importante para quem desejar investir na agroindustrialização, porque terá sempre a certeza e a garantia da oferta de matéria prima”, explica o secretário.

Ascom Seagri
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 21:39

Pelo menos 9, dos 12 mandados de prisão para réus do mesalão foram cumpridos até este momento

Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos nesta sexta-feira (15) e os primeiros condenados começaram a se entregar no início da noite.

Até as 21h, os condenados que já haviam chegado a sedes da Polícia Federal eram: José Genoino, José Dirceu (SP); Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz e Kátia Rabello (MG); e Jacinto Lamas (DF). Advogados de outros réus dizem que eles se entregarão ainda nesta sexta. Delúbio Soares deve se apresentar neste sábado, em Brasília, segundo informou o advogado.

Em julgamento realizado em 2012, sete anos depois que o escândalo estourou durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o STF considerou que um grupo comandado por José Dirceu, então chefe da Casa Civil, operou um esquema de compra de votos no Congresso.

Foto de imagem Globo News
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 21:00

Produtores, comunitários e vereadores participam de manifesto que interditou BR-235

O vereador Fábio Luiz, popular Fabinho do PSB, organizou juntamente com o comunitário Edilberto Vieira, Bebeto de Poço de Fora, presidente da Associação de Moradores da comunidade do interior de Curaçá, a interdição da BR-235 na manhã desta sexta-feira (15) no contorno do Valdemar, entre Pinhões e Poço de Fora, em repúdio ao cancelamento da licitação da BR 235. O evento contou com a participação de vários populares e também do presidente da Câmara Municipal de Curaçá, Theodomiro Mendes (PR). Os organizadores prometem novas manifestações até que o governo se pronuncie a respeito da BR que é fundamental para o desenvolvimento da região.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 20:45

Policia Civil prende foragido da justiça em Lagoa Grande

Policiais civis lotados na cidade de  Lagoa Grande, sertão do Estado, com apoio da Equipe Malhas da Lei da 25ª Delegacia Seccional de Cabrobó, prenderam terça-feira (13), Antonio Nere da Silva, conhecido por "Zé de Goia", natural de Mauriti/CE, com 38 anos . O suspeito que residia atualmente no povoado de Vermelhos, zona rural da cidade, tinha em seu desfavor um  mandado de prisão expedido pela comarca do município pelo crime de lesão corporal por violência domestica. Após a prisão o suspeito foi recolhido à cadeia pública de Cabrobó onde fica à disposição da Justiça.

Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 20:00

Espaço do Leitor: Protesto no Parque Residencial, em Juazeiro

 

 

Caro Amigo Geraldo José,

Os moradores do bairro Parque Residencial em Juazeiro sabiamente resolveram protestar contra o poder público municipal, interditando as duas entradas do bairro, impossibilitando a entrada dos ônibus.

O povo resolveu exigir os seus direitos, porém o que era ruim ficou pior, veja, os ônibus agora estacionam fora do bairro e isso causa um certo transtorno para os seus usuários. Eu concordo com o movimento, porém deveríamos seguir o seguinte:

1º exigir a saída do presidente da associação, que para algumas pessoas mora em outro bairro, apenas tem uma filha residindo aqui.

2º se estamos protestando contra o abandono que o bairro se encontra há mais de cinco anos, porque interditar nossa avenida, já que só nós usamos. O prefeito só virá aqui no próximo ano.

Cada povo tem o governo que escolhe e merece, se tivéssemos um presidente atuante ele solicitaria um ônibus e levaria um bom número de pessoas até a prefeitura, ai sim, faríamos um protesto reivindicando o nosso direito, sem quebrar ou danificar, pois estaríamos solicitando melhorias para nossa comunidade.

Estou enviando algumas fotos do que seria uma praça, uma avenida asfaltada e um terminal de ônibus.

SE QUISERMOS PROTESTAR CONTRA O PODER PÚBLICO DEVEMOS IR ONDE ELE VAI ESTAR, OU SEJA NA PREFEITURA.  JUAZEIRO PAROU, OU MELHOR VOLTOU NO TEMPO. 

José Batista 

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 19:00

Melhorias a vista para estradas no Agreste e Sertão

Após uma articulação do senador Armando Monteiro (PTB), o ministro dos Transportes, Cesar Borges, autorizou o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a realizar obras de melhorias na BR-110, no trecho entre os municípios de Ibimirim e Petrolândia, em Pernambuco.
 
O ministro também autorizou a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA) para a pavimentação dos 71,6 quilômetros desse trecho, conhecido como Reta de Ibimirim. A obra é uma das principais reivindicações da população do Sertão pernambucano.
 
Com relação à duplicação do trecho de 80 quilômetros da BR-423, entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, no Agreste, o Ministério dos Transportes informou que realiza a adequação do anteprojeto de licitação das obras. Após esse procedimento, o Ministério deverá publicar o edital de licitação no mês de março de 2014, sendo que o início das obras tem previsão para o dia 30 de julho, com conclusão em junho de 2016.
 
O comunicado ao senador foi feito nesta semana e atende a pleitos feitos por Armando. “As providências que o ministro Cesar Borges tomou são importantes, pois atendem a pleitos da população”, comemorou Armando.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 18:41

Genoino se entregou à polícia em São Paulo

O ex-presidente do PT José Genoino se entregou à pouco à polícia. Ele entrou na superintendência da PF em São Paulo pela porta da frente, acompanhado da mulher, Rioco Kayano, e do advogado. Diversos amigos e militantes do PT estavam em frente ao prédio e gritaram mensagem de apoio ao petista: "Viva Genoino". Genoino, já dentro da superintendência, também gritou: "Viva o PT".

Ainda em casa, o ex-presidente do PT havia consolado a filha mais velha, Miruna, que estava chorando. "Fui em cana, cela fechada, sem banho de sol, torturado e estou aqui, de novo com o espírito dos anos 70", disse.

Com fotos e informações do UOL
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 18:00

Deputado solicita tratamento prioritário aos municípios atingidos pela seca

O deputado federal José Nunes (PSD/BA) encaminhou, nesta quarta-feira (13), documento no qual sugere ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, a inclusão de municípios atingidos pela seca entre as áreas de tratamento prioritário da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Mais de 1.400 municípios nordestinos foram atingidos pela estiagem que já é considerada a pior dos últimos 40 anos.

“A região atingida pela seca sofre prejuízos na sua principal atividade econômica, a agropecuária, sendo necessária a injeção de recursos e a execução de obras para mitigar os estragos econômicos e sociais”, explicou o parlamentar.

Para que os municípios afetados pela seca sejam incluídos nas áreas prioritárias basta que o Ministério da Integração altere o decreto nº 6.047, de 22 de fevereiro de 2007, atualizando as áreas que precisam de atenção especial por parte do Governo Federal.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 17:40

Polícia Federal já estaria com mandados de prisão e buscando réus do mensalão

O advogado do deputado federal licenciado José Genoino, do PT, Luiz Fernando Pacheco, confirmou que o Supremo Tribunal Federal já expediu o mandado de prisão do seu cliente. De acordo com matéria do Estadão, Genoino, que foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pela participação no esquema do mensalão e deverá cumprir parte da pena em regime semiaberto.

Em nota no início da tarde de hoje,  Genoino divulgou nota oficial em que se considera um preso político e reitera sua inocência. "O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado", disse o ex-presidente do PT.

De acordo com a grande imprensa nacional os mandados já teriam sido enviados à Polícia Federal, que já estaria trabalhando para cumpri-los . Dentre os mandados de prisão expedidos estaria também o de José Dirceu, considerado um dos mentores do mensalão.

Fotos do Estadão
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 17:00

Acontecerá em Casa Nova mais uma rodada do Campeonato José Ernesto Passos

Próximo sábado(16), haverá o início da segunda fase com Campeonato Municipal José Ernesto Passos em Casa Nova a partir das 17:40h no Estádio Municipal, acontecerão dois jogos com o enfrentamento das Equipes de Juventus X Internacional e as 19:45 hs Vila Nova X Casa Nova. Vale lembrar que a entrada é gratuita. 

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 16:00

Gonzaga Patriota condena veto de Dilma Rousseff à emancipação dos municípios

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), usou a tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira (14), para criticar, veementemente, a presidente da república, Dilma Rousseff, por ter vetado o Projeto de Lei do senador Mozarildo Cavalcanti, que restabelecia aos Estados, o poder de criar, incorporar, fundir e desmembrar novos municípios em todo país.

Segundo Patriota, a presidente Dilma, baseada em parecer de burocratas do Ministério da Fazenda, desrespeitou a totalidade dos líderes partidários no Congresso Nacional que, por unanimidade, aprovaram esta proposta.

Ainda, segundo Gonzaga Patriota, a pálida justificativa da presidente da república de que novos municípios pulverizarão a repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, não justifica, pois, o novo município, receberá o seu percentual do FPM, do município mãe e não do Tesouro Nacional. Disse ainda o parlamentar pernambucano que vai lutar, sem trégua, para derrubar este nocivo veto.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 15:00

IF Sertão-PE abre Semana da Música nesta segunda-feira (18), na Concha Acústica

Um concerto da Orquestra 21 de setembro fará a abertura da Semana da Música 2013 do IF Sertão-PE nesta segunda-feira (18), às 19h30, na Concha Acústica de Petrolina. Sob a regência do maestro e professor Ozenir Luciano, o concerto terá um repertório popular com maracatu, bolero, frevo e valsa.

Promovido pelo curso de Licenciatura em Música em homenagem ao Dia do Músico (22 de novembro), o evento vai movimentar a cidade entre os dias 18 e 22 de novembro. Mais de dez atrações musicais se apresentarão em auditórios, teatros e locais públicos, além de oficinas de Regência, Piano, Violino e Viola. 

Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade. Informações em http://migre.me/gyH0o.

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 14:00

7ª Caminhada pela Paz terá lançamento de CD e Flash mob

“Juazeiro terá o maior evento católico do ano”. É o que promete o padre José Filipe Pulpayil, organizador da 7ª Caminhada pela Paz, evento que acontecerá no sábado, 23, em Juazeiro. A concentração se dará no Parque Lagoa de Calú a partir das 17h. O ideal do evento é promover a cultura da paz entre os cidadãos do Vale do São Francisco, além de apoiar projetos sociais.

Neste ano, a organização prepara uma coleta de óleo de cozinha usado, como gesto concreto da Caminhada. “Cada litro de óleo jogado fora, contamina um milhão de litros de água. Vamos recolher este óleo para a fabricação de sabão e doarmos para as instituições carentes ”, detalha o padre José Filipe. As doações poderão ser entregues na igreja do Cosminho, no bairro Alagadiço, até 22 de dezembro.

Além disso, os caminhantes terão um desafio. “Teremos um momento em que o trio elétrico vai parar durante o percurso, e aí os participantes serão convidados a dançar o primeiro flash mob da Diocese de Juazeiro através da música tema da caminhada, a paz interior. O importante é a mensagem que isso traz”, explica o padre.  

Este ano a caminhada é especialmente dedicada ao público jovem. A animação será feita pelo Ministério Anjos de Maria e mais dez bandas católicas da região, que participaram da gravação do primeiro CD da juventude católica de Juazeiro, intitulado “Presente de Deus”. O lançamento oficial e a apresentação dos grupos deste projeto acontecerão durante o evento.

O encerramento da Caminhada será na Orla e o ápice do movimento será a Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Josemar Mota, pároco da Catedral de Juazeiro.

A Caminhada será preparada pela Novena pela Paz, que terá início nesta quinta-feira, 14, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, às 19h30. As celebrações acontecerão durante nove dias até o dia do evento, passando pelas diversas paróquias da cidade.

Confira a programação da Novena da Paz deste ano:

Novena pela Paz 2013

Sempre às 19h30

Dias

Local

14.11 - Quinta

1ª Noite

Paróquia Santa Teresinha

Piranga

15.11- Sexta

2ª Noite

Comunidade Santa Helena

Alto do cruzeiro

16.11- Sábado

3ª Noite

Catedral de Juazeiro

Centro

17.11- Domingo

4ª Noite

Paróquia N.S. Aparecida  

João Paulo II

18.11-Segunda

5ª Noite

Comunidade  São Pedro

 Novo Encontro

19.11- Terça

6ª Noite

Paróquia Santo Antônio

Santo Antônio

20.11-Quarta

7ª Noite

Comunidade N.s de Nazaré

Kidé 

21.11- Quinta

8ª  Noite

Comunidade  N.S.deFátima

 Tancredo Neves

22.11-Sexta

9ª Noite

Paróquia São Cosme e São Damião

Alagadiço

23.11.Sábado,18h

7ª CAMINHADA PELA PAZ

Flash Mob e lançamento do CD Presente de Deus

 

Saída: Contorno do Lomanto Junior às 17h

 

 

publicado em 15 de Novembro / 2013 às 13:00

Fundo de Apoio aos Municípios assegura mais de R$ 14 milhões para o Sertão do São Francisco


Recursos são assegurados pelo Governo do Estado e priorizam obras de infraestrutura

Os sete municípios que compõem a Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do São Francisco foram beneficiados pela liberação de mais de R$ 14 milhões em recursos estaduais para a realização de obras de infraestrutura que promovam a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais. Os investimentos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e foram repassados a todas as prefeituras que apresentaram projetos em áreas específicas, a exemplo da educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. No São Francisco passam por execução 14 obras estruturadoras com recursos do FEM.

Na região, as obras priorizam a pavimentação de diversas ruas e avenidas nas sedes e distritos municipais, recuperação de estradas vicinais, construção de praças e reforma e ampliação de escolas e hospitais. Serão beneficiadas as cidades de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Do Litoral ao Sertão todos os 184 municípios pernambucanos foram atendidos com investimentos totais de R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho aprovados.

O FEM, que totaliza R$ 228 milhões em recursos do Tesouro Estadual, foi criado pelo Governo de Pernambuco, através da Lei 14.921, de março de 2013, e destina investimentos para ações e obras que tragam benefícios diretos à população e impulsionem o desenvolvimento econômico e social. Os projetos encaminhados pelas prefeituras e aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM), terão o dinheiro liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de término da obra.

A instituição do FEM foi anunciada pelo governador Eduardo Campos, em Gravatá, durante o Encontro Governo do Estado e Prefeituras - Integração das Políticas Públicas (Juntos por Pernambuco), realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro. Os projetos apresentados pelos municípios obedecem às tabelas de valores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a gestão dos recursos do fundo está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pelas prefeituras.

CONHEÇA AS OBRAS MUNICIPAIS QUEM CONTAM COM RECURSOS DO FEM

NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Município

Obra

Valor

Afrânio

- Construção da Casa de Parto;

- R$ 860.966,42

Cabrobó

- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de várias ruas

- R$ 1.125.094,60

 

Dormentes

- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de ruas do centro da cidade;

- R$ 876.872,96

 

Lagoa Grande

- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de ruas em diversos bairros da cidade;

- R$ 843.820,97

 

 

Orocó

- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de diversas ruas;

- Construção da praça da Av. Prefeito Ulisses de Novaes Bione;

- Construção da praça da rua Antônio Pereira Lira

 

- R$ 427.163,62

 

- R$   44.550,08

 

- R$   40.190,49

 

 

Petrolina

- Projeto de Irrigação Caatinga;
- Pavimentação de ruas em diversos bairros;

 

 

- R$    177.264,58

- R$ 4.471.716,60

 

 

 

 

 

Sta. Maria da Boa Vista

- Pavimentação em paralelepípedos graníticos de ruas na sede do município;

- Restauração do Centro de Lazer e Esportes do distrito de Caraíbas;

- Recuperação de estradas vicinais;

- Reforma e ampliação do Hospital Municipal Monsenhor Ângelo;

- Reforma e ampliação das escolas municipais Prefeito Barrinhos e Francesco Mauro.

- R$ 743.913,54

 

- R$   77.001, 92

 

- R$ 190.456,90

- R$   97.850,00

 

- R$ 141.508,49

 

 

 

Casa Civil PE
publicado em 15 de Novembro / 2013 às 12:00

Ações nos tribunais e articulações nos bastidores movimentam cenário político em Petrolina

A movimentação política em Petrolina continua a mil por hora, alimentando o boca a boca dos bastidores e as especulações sobre possibilidades e acordos. Em que pese a diplomação dos candidatos Fernando Filho e Gennedy Patriota, na quarta-feira (20), pelo Juiz Eleitoral Edmilson Cruz, tudo indica que Fernando Filho vai postergar sua posse e aguardar decisões de instancias superiores da justiça para não colocar em risco seu mandato de deputado federal, já que teria que renunciar ao cargo para assumir a prefeitura. É ai que o presidente da Câmara, Osório Siqueira, ganharia mais tempo no comando do executivo, já que pelo regimento da Câmara teria mais cinco dias, além dos dez já estabelecidos para comandar a prefeitura na ausência do gestor.

Outras possibilidades: Fernando Filho não assumiria momentaneamente, solicitaria uma licença e Gennedy Patriota, o vice, assumiria até seu retorno, no início do ano. O 1º de janeiro teria uma simbologia política que não pode ser descartada.

A possibilidade de Fernando optar pelo mandato de deputado Federal, de acordo com fontes muito próximas ao grupo, está completamente descartada, já que foi o próprio PSB, partido dele, que reivindicou a vaga de Júlio Lóssio no TRE-PE. Sendo assim, a possibilidade de Osório Siqueira, atual prefeito, ou Gennedy, o vice, serem oficializados em definitivo para o cargo cai por terra.

Mas é bom ressaltar: Enquanto os interessados brigam nos tribunais e medem vantagens e prejuízos com suas decisões, por enquanto, tudo fica apenas no campo das especulações e o cenário vai mudando a cada minuto.

Embora pouco se tenha comentado, a possibilidade de reversão do cenário, com uma vitória de Júlio Lóssio no TSE, não estaria descartada, sua volta seria triunfal e ele gosta de festa.

Fotos: Wilson Duarte/Blog Geraldo José
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.