Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 19:40 | 2 Comentários

Por iniciativa própria os comunitários Willis do Doce, Clodoaldo, Nonato e Zé Marques organizaram bonita programação para comemorar o Dia das Crianças nos bairros Jardim Flórida, Loteamento Bela Vista e também no povoado do Horto (Salitre) resgatando o brilho desse dia e a alegria de toda garotada.

No dia 12/10 a comitiva realizou a entrega de 500 brinquedos e bombons no bairro Jardim Flórida, 50 no Loteamento Bela Vista e outros 200 brinquedos no Horto (Salitre). Na quinta-feira, dia 13, os mesmos voluntários entregaram 50 Brinquedos e Bombons nas mãos das agentes do Posto de saúde do Bairro Jardim Florida.

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 19:10 | Nenhum Comentário

Acontecerá nesta quarta-feira (19), no auditório do Sest/Senat a VII Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, garante o cumprimento dos preceitos constitucionais dos direitos das crianças e adolescentes de Petrolina.

Com o tema 'Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e do Adolescente', a VII Conferência pretende fortalecer o relacionamento entre o Governo e a sociedade civil para que as ações em prol das crianças e adolescentes sejam realizadas de forma eficaz, bem como elaborar propostas para subsidiar o plano decenal.

O evento é voltado para todos os gestores que lidam com crianças e adolescentes no município, sociedade civil, órgãos públicos, famílias e adolescentes. “É importante que a sociedade civil participe desta conferência, pois precisamos zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, além disso, a conferência é uma forma de fazer valer esses direitos, bem como mobilizar, discutir e monitorar as políticas públicas, para que os direitos sejam efetivamente colocados em prática”, afirmou a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adnair Viana.

A conferência acontecerá das 8h às 18h e será dividida em cinco eixos temáticos: Promoção dos direitos da criança e do adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de criança e adolescente; Controle social da efetivação dos direitos e Gestão política nacional dos direitos humanos de criança e adolescentes.

Cíntia Sacramento/ Secom PMP
Política
17 de Outubro / 2011 às 18:40 | 5 Comentários

Imagens da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara exibidas pelo “Jornal Nacional” no sábado e do nadador Cesar Cielo vistas no “Fantástico” no domingo configuram pirataria, ou uso “ilegal”, na visão da Record, detentora exclusiva dos direitos de transmissão do evento para o Brasil. Questionada se a emissora carioca não teria direito de exibir imagens por poucos minutos, a Record acrescentou: “A Globo não pediu contrato de cessão de imagens do evento. O ato foi ilegal”.

Procurada, a Globo respondeu que está averiguando se houve algum erro na utilização das imagens: “A TV Globo usou alguns segundos de imagens da APTN (Associated Press Television News), de quem é cliente. No script das imagens, não havia embargo para o território brasileiro. De qualquer forma, estamos verificando com a agência se houve algum lapso da parte deles. “ Ainda segundo a Globo, o procedimento seria padrão: “No jogo da seleção brasileira contra o México, a TV Record, que não tinha os direitos da partida, usou algumas imagens da CNN, num procedimento similar”, informou.

Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a questão envolve a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), responsável pelos Jogos, e a ISB (Insternational Sports Broadcasting), a empresa espanhola responsável pela geração de todas as imagens do evento. A Globo está credenciada no Pan como ENR, que designa as emissoras que não tem direitos de transmissão. Quem tem esta credencial pode circular pelo centro de imprensa, mas não pode filmar ou registrar o áudio de nada – nem eventos, nem entrevistas. Excepcionalmente no Pan, os credenciados com ENR têm acesso à área internacional da Vila Pan-Americana.

Ao mesmo tempo, os ENR recebem um resumo diário de dois ou três minutos, providenciado pela ISB, com imagens que podem ser utilizadas. Para usar estas imagens, a Globo deveria ter assinado um “Instrumento de Disponibilização de Imagens”, oferecido pela Record a todas as emissoras brasileiras. SBT, Cultura, RedeTV!, Band, BandSports, BandNews e TV Brasil assinaram o documento. Segundo a Record, a Globo jamais respondeu à oferta para que assinasse este termo. Por este motivo, a emissora paulista desconhece a origem das imagens exibidas pela concorrente.

Com informações do Uol
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 18:00 | 2 Comentários

 

Você, que busca desenvolver todas as suas potencialidades para ser uma pessoa melhor, mais feliz e produtiva tem um encontro marcado, no próximo dia 20 de outubro (quinta-feira), às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, com a psicanalista  Eliana Sicsú, que estará lançando em Juazeiro-BA o livro  “Descubra Quem Você É”. 

O evento tem o apoio da Associação de Escolas Particulares em Juazeiro (ASSESPA) e contará com a presença da Orquestra de Câmara do São Francisco.  Eliana Sicsú fará uma palestra desafiadora e motivadora, uma Sessão de Autógrafos e ainda o lançamento do seu site oficial. 

“Descobrir quem somos é um processo que pode levar anos ou até uma vida. Ler esse livro é o primeiro passo, uma atitude que conduzirá você à viagem mais fantástica de sua vida. Uma viagem prazerosa durante a qual você se deparará, aqui e ali, com surpresas inusitadas sobre você mesmo”, resume Eliana.

Por José Paulo Borges
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 17:30 | Nenhum Comentário

Agricultura irrigada e a sustentabilidade dos negócios, agroturismo, desafios para o aperfeiçoamento do manejo de irrigação e novas alternativas de culturas frutícolas. Estes são alguns dos temas da programação do XXI Congresso de Irrigação e Drenagem – Conird, que foi apresentada à imprensa e parceiros pelos realizadores - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID, Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional, durante um café da manhã nesta segunda-feira (17), em Petrolina.

Na abertura do encontro, o presidente da ABID, Helvecio Saturnino falou um pouco sobre a entidade, que ano a ano realiza o Conird em parceria com uma das unidades da Federação Brasileira e detalhou a programação desta vigésima primeira edição, que será realizada no Sest/Senat de Petrolina-PE entre os dias 20 e 25 de novembro próximo. O evento será composto de 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, visitação de estandes, sessão pôsteres e  dois Dias de Campo nos projetos agrícolas da região. “Vamos reunir especialistas de renome nacional em torno de temas como o uso da água para irrigação: novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão econômica e social da agricultura irrigada. segurança hídrica, alimentar, energética e ambiental”, anunciou Helvecio Saturnino, que  adiantou ainda as participações do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho-autor da conferência de abertura e o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues, que deverá anunciar os principais projetos da recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos destacou os objetivos do XXI Conird enquanto vetor de integração tecnológica, científica, socioeconômica e ambiental, enfatizando a importância da agricultura irrigada como um dos principais indutores do desenvolvimento do estado. “Com esse Conird, espero estar contribuindo para uma nova era da irrigação, especialmente do Semiárido produtivo e do Norte de Minas Gerais”.  Ranilson Ramos adiantou também alguns pontos sobre um trabalho que ele vai apresentar durante o XXI Conird: o desenvolvimento do Plano Diretor de Agricultura Irrigada para Pernambuco. “Já demos os primeiros passos para a implementação de um Plano Diretor, a exemplo do que foi feito com pioneirismo em Minas Gerais, pois vemos isso como fundamental para organizar a irrigação na Bacia do São Francisco. Outra iniciativa que tomamos foi a identificação de áreas onde se possam fazer novos investimentos”, concluiu Ranilson Ramos.

Clas Comunicação
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 16:40 | 28 Comentários

 

CARTA ABERTA A MINHA GENTE

"Das grandes traições iniciam-se as grandes renovações"  Vassili Rozanov

Foi fazendo uma profunda reflexão sobre a frase do filósofo russo Vassili concomitantemente com esses versos do Prof. Onésio Ferreira Leão no seu mais belo cântico de amor para Juazeiro, “Juazeiro meu berço amado, terra amada dos meus papais. Cada dia sinto mais amar-te, cada instante querer-te mais. És de todo, és de todo mundo. Para mim o mais belo torrão. JUAZEIRO EU TE TRAGO N’ALMA E TE LEVO NO CORAÇÃO!”, que eu entendi o sentimento usurpador desse governo municipal que se engendrou sem a anuência da maioria dos filhos de Juazeiro, e que sente um estranho e inescrupuloso prazer em mentir desavergonhadamente, enganando toda uma cidade.

Quero nesse instante me dirigir a cada juazeirense com o intuito de fazer uma digressão e voltar aos idos de 1º de fevereiro do corrente ano. Como foi alardeado pelo vereador licenciado Crisóstomo Lima por toda a imprensa regional, inclusive numa sessão da Câmara dos Vereadores, foi feito um armistício entre o citado vereador e a Associação doa Trabalhadores da Música do Vale do São Francisco, para em conjunto, resolvermos às questões relacionadas ao segmento artístico “Música”.

Ficou a mim delegada a obrigação de intermediar as resoluções entre Secretaria e Associação dos Músicos no tocante às ações especificas do órgão municipal. Mesmo encontrando trincheiras quase insuperáveis, dentre a maior delas uma indicação incoerente e suspeita, que reflete como esse governo medíocre trata a Cultura. A indicação feita pelo PT de nome Cláudio Roberto Borges para a Gerência de Cultura. Pessoa essa donatário de meu carinho e admiração enquanto figura humana, mas que não apresenta credenciais objetivas para assumir uma gerência de cultura por não ter a menor inserção na vida cultural de Juazeiro, e mostrou no dia a dia uma incompetência estarrecedora a olhos vistos.

Então prontamente fui servir ao meu povo no que tenho de melhor, que é o conhecimento sobre Juazeiro, sua gente e sua Cultura. Encaminhei à pessoa do Secretário diversos projetos: Reativação da Filarmônica 1º de Maio, reativação da Escola de Música Edésio Santos, 1º Festival Integrado de Música do Sertão do São Francisco, Projeto Música nos Bairros, Festival João Gilberto de Música Popular, Troféu Bebela de Teatro, Gincana Cultural da Cidade de Juazeiro, Via Sacra de Juazeiro, Resgate das Manifestações Folclóricas de Juazeiro, criação do Conselho de Cultura dentre outros muitos que não citarei aqui para não tomar tanto espaço. NADA FOI FEITO! Para dizer que nada foi feito, o Zó, comprou e entregou alguns instrumentos e fez uma entrega pirotécnica deles na Praça da Misericórdia com a presença da maioria dos personagens de circo inclusive com o palhaço principal que fez um discurso cafajeste sobre a importância da música. Foi de dar calafrios a quem ouviu o prefeito falar sobre música. A Cultura de Juazeiro se encontra no mesmo lugar aonde Pedro Filho a deixou. No limbo e entregue aos facínoras políticos despreparados e eivados da mais inconteste incompetência.

“És de todo, és de todo mundo...”Nunca cheguei a imaginar que essa frase do prof. Onésio Ferreira Leão fosse servir de base analítica para enxergar o quanto foi fácil para esses oportunistas se locupletarem das esperanças de minha gente.

É com a alma repleta de satisfação e regozijo que eu me desincompatibilizo agora dessa frustração que é o governo municipal e sua secretaria de cultura. Assim mesmo, com letra minúscula. Pois minúsculos foram os esforços para o resgate da cultura e da nossa cidade.

Compreendo o filósofo russo Vassili e por isso mesmo não darei adeus a vocês meus concidadãos, e sim um até breve, pois são das grandes traições, que nascem as grandes renovações.

FREDERICO FIGUEIREDO PONTES – Cidadão Juazeirense

Informativos
17 de Outubro / 2011 às 16:10 | Nenhum Comentário

O Bolsa Família, programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, distribuiu em Jaguarari, somente no mês de outubro, R$ 511.170,00 (quinhentos e onze mil cento e setenta reais). No entanto, vale salientar que os valores oscilam a cada mês, já que novas pessoas são incluídas e outras excluídas do programa, de acordo com os critérios de participação do programa. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa.

No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas sejam assistidas pelo programa; desses, Jaguarari corresponde atualmente a 4.448 (quatro mil quatrocentas e quarenta e oito) famílias beneficiadas. Os beneficiários terão que ir até o Cras - Centro de Referência da Assistência Social, que tem como responsabilidade da secretaria de desenvolvimento social da prefeitura que fica localizado na Rua José Gonçalves, próximo ao estádio municipal, já em Pilar, todos deverão ir ao Cras situada na Rua da Baraúna nº 1653 e falar com os responsáveis pelo programa para realizar o cadastro e colocar a senha.

Para receber o benefício, as famílias terão que está em situação de extrema pobreza e precisam estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social, relatou o coordenador do programa no município de Jaguarari, João Clarindo (foto). Os valores vão depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 306 reais

Ascom Prefeitura Municipal de Jaguarari
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 15:40 | Nenhum Comentário

Muitos acham que usar copo descartável é sinônimo de comodidade: você pega, usa e depois é só jogar fora, simples assim! No entanto, tal praticidade tem um preço, e muito alto. O uso freqüente de copos descartáveis implica na geração de uma grande quantidade de lixo e em danos ao meio ambiente, uma vez que eles demoram 100 anos para se decompor. Foi pensando nisso que o Hospital Regional de Juazeiro resolveu investir em sustentabilidade, lançando entre os seus funcionários a campanha “Adote um copo”.

No mês de julho, como parte da comemoração de aniversário de 2 anos do hospital, cada funcionário recebeu um kit (contendo um copo com tampa e uma cartilha com textos educativos que, além de apresentar dicas sobre segurança no trabalho e sobre a sustentabilidade, lançou a campanha).  A ação, que acaba de completar três meses, foi abraçada por todos os funcionários e vem surtindo efeitos excelentes.

De acordo com a coordenadora do almoxarifado do HRJ, Roseni Rocha da Silva, a ideia de sustentabilidade e preocupação ambiental foi mesmo incorporada por todos na unidade de saúde, e a economia no uso de copos descartáveis já é visível. “A gente tem economizado muito. Depois da campanha, o Hospital Regional passou a economizar cinco caixas de copos por mês, um total de 7.500 copos, o que é muito bom, já que não se trata apenas de poupar dinheiro, mas, também, de fazer algo pelo meio ambiente”, comenta.  

A campanha, que já é um sucesso, deverá ser mantida. Como destacou a cartilha distribuída entre os funcionários da unidade de saúde, “pequenas mudanças nos hábitos podem trazer muitos ganhos ambientais e diminuir nossos débitos com o planeta”.

Daniele Valois/ Ascom HRJ
Política
17 de Outubro / 2011 às 15:10 | Nenhum Comentário

Pesquisas e estudos da Quacquarelli Symonds (SQ), empresa britânica de consultoria, mostram que as universidades brasileiras – principalmente as públicas e as confessionais – estão entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina. Esses estudos foram realizados com base numa metodologia semelhante a que tem sido utilizada nas avaliações das melhores universidades do mundo. O estudo comparou o desempenho de 200 instituições da região e oito universidades brasileiras estão entre as vinte melhores. A campeã foi a USP, de São Paulo, que obteve 100 pontos e se destacou em todos os indicadores como a melhor universidade latino americana, principalmente na proporção de professores com doutorado, produtividade de pesquisa do corpo docente, número de matrículas, reputação acadêmica, citações em estudos científicos, investimentos em tecnologia, dentre outros.

Além da USP em 1º lugar, estão na lista das 20 melhores, a Unicamp, em 3º lugar; a Universidade Federal de Minas Gerais, em 10º; a UNB, em 11º, dentre outras. A UBA – Universidade de Buenos Aires alcançou a 8ª posição no ranking e foi considerada a mais importante da Argentina.

No critério de número de trabalhos publicados por professores, as universidades brasileiras ocupam 15 das primeiras 20 colocações.  As líderes são a USP, a Unicamp e a Unifesp, todas de São Paulo, Estado em que o seu governo mantém com recursos do ICMs – uma das principais agências de fomento do país – a Fapesp. Esse é um dos fatores que levaram a Unicamp a ser a universidade que tem registrado maior número de patentes de inovação tecnológica, perdendo apenas para a Petrobrás. Aí se observa que o sucesso no ensino universitário brasileiro é a pesquisa acadêmica e científica, bem como o grande número de docentes com doutorado e o aumento do número de matrículas nas universidades brasileiras que pulou de 2 milhões para 6 milhões, na última década.

Para o coordenador da pesquisa da Quacquarelli Simonds, Ben Sowter, os investimentos feitos pelas universidades públicas e confessionais brasileiras, ainda estão em fase de maturação e, quando começarem a produzir dividendos, serão “o motor que ajudará o país a alcançar seu potencial de crescimento econômico”.

Comparadas com as principais universidades européias e americanas, as universidades latino-americanas ainda se encontram muito atrás. A USP que foi classificada em primeiro lugar das universidades latino-americanas ocupa o 169º lugar na pesquisa da SQ. As universidades brasileiras estão melhorando, mas ainda têm de percorrer um longo caminho para ascender ao topo do ranking mundial.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Política
17 de Outubro / 2011 às 14:40 | 37 Comentários

O domingo (16) foi de festa na sede do distrito de Maniçoba. Com a presença do deputado federal Joseph Bandeira (PT), da Superintendente da Codevasf 6ª SR, Ana Angélica; do diretor do Centro de Cultura João Gilberto, João Leopoldo; do titular da Diretoria Regional de Educação, Flamber Araújo; da presidente do PT em Juazeiro, Josimeire Pinheiro; do cantor Sérgio do Forró e populares foi inaugurada dia passado a obra de reforma e ampliação do Clube Social de Maniçoba, principal espaço de entretenimento e de encontros da comunidade.

A obra executada pela Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba aconteceu com recursos oriundos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado petista, Joseph Bandeira, no valor de R$ 180.000,00.

Informativos
17 de Outubro / 2011 às 14:00 | Nenhum Comentário

Uma menina de 11 anos morreu no domingo (16) vítima de meningite tipo C, em Salvador. No final do mês passado, uma criança de 9 anos também morreu vítima da doença. Preocupada com os acontecimentos, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) volta a alertar os pais sobre a importância de vacinar seus filhos contra a meningite.

“É preciso procurar a unidade de saúde mais próxima para vacinar as crianças contra a meningite tipo C, pois esta é a forma mais eficaz de se prevenir. Somente num período de 15 dias, duas crianças morreram em Salvador com sintomas graves da doença, como febre, dor de cabeça, vômitos e dor na nuca. Portanto, pais e responsáveis, levem seus filhos para vacinar!”, alerta a parlamentar, que é enfermeira e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).

A meningite é uma doença perigosa, que ocorre por conta de uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, chamadas de meninges. A meningite tipo C é a forma mais grave da doença, que pode ser de origem viral ou bacteriana, e acometer indivíduos de qualquer idade.

Ascom Deputada Graça Pimenta
Política
17 de Outubro / 2011 às 13:30 | 5 Comentários

Neste início de semana, dias 16 e 17 (Domingo e segunda), homens do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Petrolina, juntamente com uma equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, realizaram uma operação de fiscalização ao transporte interestadual de passageiros realizado por VAN´s. 

A referida Operação teve como objetivo fiscalizar o transporte de passageiros entre os Estados de Pernambuco e Bahia, ocorrendo no Km 130 da BR 407, Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, com a intenção de verificar as irregularidades praticadas durante a prestação do serviço de transporte de passageiros nos citados veículos. 

Foram abordadas e fiscalizadas 100 VAN´s, e aplicadas 07 (sete) notificações específicas por irregularidades no transporte de passageiros, totalizando R$ 35.000,00 em multas e notificados conforme o Código de Trânsito Brasileiro, 24 (vinte e quatro) veículos diversos por falta do uso do cinto de segurança, mudança de faixa de circulação sem sinalizar e excesso de velocidade em local com trânsito controlado pelo agente da autoridade de trânsito.

Espaço do Leitor
17 de Outubro / 2011 às 12:40 | 4 Comentários

Estamos às vésperas de mais uma eleição, e fica mais uma preocupação com relação aos candidatos e maior preocupação fica mesmo por parte dos eleitores. Onde neste processo tão importante nos reservamos ao direito de sermos não participantes deste processo, com a alegação de que não poderemos mudar muita coisa no cenário político de nossa cidade e do nosso país. Mediante esta situação me veio à mente o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) que já dizia a mesma coisa em um poema intitulado O Analfabeto Político: 

O pior analfabeto é o,

Analfabeto político. Ele não ouve,

Não fala, nem participa dos,

Acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,

O preço do feijão, do peixe,

Da farinha do aluguel,

Do sapato e do remédio,

Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e

Estufa o peito dizendo,

Que odeia a política.

Não sabe o imbecil,

Que de sua ignorância política,

Nasce a prostituta,

O menor abandonado,

E o pior de todos os bandidos,

Que é o político vigarista, pilantra, o corrupto

E o lacaio dos exploradores do povo. 

Portando não seja um ANALFABETO POLÍTICO exerça os seus direitos e vamos juntos tentar mudar o cenário de nossa cidade, Estado e do Brasil. 

Fábbio Xavier - Teólogo e Professor de História

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 12:10 | Nenhum Comentário

O II Encontro de Integração entre a Advocacia Geral da União – AGU e o Poder Judiciário, promovido pela Procuradoria Federal que tem como titular Juliana Gomes Campelo de Matos Braz, responsável pela Procuradoria-Seccional Federal em Petrolina, acontece amanhã e quarta-feira, dias 18 e 19 de outubro, no auditório da UNIVASF, na vizinha cidade. No ato da inscrição será cobrado um quilo de alimento não perecível.

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 11:40 | Nenhum Comentário

O Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, promove diversas atividades na próxima semana para comemorar os 25 anos de funcionamento da unidade no município. As inscrições devem ser feitas pelo site do seminário, ainda neste primeiro dia do evento. O evento, que acontece de 17 a 19 de outubro, contará com a realização de serviços como aferição de pressão, de nível glicêmico e determinação de fator RH. Além disso, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão no campus para fazer demonstrações de primeiros socorros. Os profissionais também farão palestras sobre trotes telefônicos. Serão montados stands, painéis e exposições para incitar debates sobre os problemas ambientais da Bahia. O objetivo é despertar o interesse de estudantes e do público em geral e conscientizar a população, explica o professor do curso de ciências biológicas, do Departamento de Educação (DEDC) do campus, Marcos Marques, um dos coordenadores do seminário. O evento conta ainda com programação acadêmica, direcionada para estudantes, professores e profissionais da área ambiental. Para isso, é preciso pagar uma taxa de R$ 20 (discentes) e R$ 30 (profissionais). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (74) 3541-8910. 

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 11:00 | 1 Comentário

A fim de facilitar o acesso aos serviços da Coelba e a inscrição dos clientes de Campo Formoso no projeto Nova Geladeira Coelba – Doação, a Agência Móvel da concessionária montou um esquema especial de atendimento ao público e estará instalada no município durante duas semanas.  Nosdias 17, 18, 19, 20, 21 e 24/10, a Agência Móvel estará instalada no Centro da cidade, na Praça da Bandeira, próximo a Prefeitura Municipal.

Já nos dias 25, 26, 27 e 28/10, a Unidade Móvel atende os clientes na Escola Rural Gilcina Carvalho (BA 220 Km8), local e datas onde estará sendo feito o cadastramento no projeto Nova Geladeira. O atendimento ao público é das 8h30 até as 16h. Os consumidores poderãosolicitar os principais serviços da concessionária, comoparcelamentos de débitos, troca de titularidade, ligação nova, segunda via de conta de energia, cadastramento na Tarifa Social Baixa Renda, dentre outros.

Política
17 de Outubro / 2011 às 10:30 | 25 Comentários

Aconteceu na tarde do último sábado (15) a inauguração da eletrificação das comunidades de Língua de Vaca, Serrote e Cruz no interior do município de Sento-Sé. A solenidade contou com a presença de Robson Soares coordenador regional do programa Luz Para Todos, do ex-prefeito e diretor da CAR de Juazeiro, Juvenilson Passos, do ex-vereador Jackson Coelho (PT), vereador Marcelo Rodrigues, diretor da EBDA de Juazeiro, Osvaldo Lopes Ribeiro Júnior, lideranças políticas e comunitárias e população da comunidade e povoados vizinhos. A obra custou R$ 83.011,67 e beneficiou diretamente 16 famílias cujas comunidades viviam em plena escuridão.

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 09:40 | 1 Comentário

*Josemar Santana

Tem sido cada vez mais freqüentes as decisões liminares expedidas por juízes e Tribunais em favor de pacientes sem recursos financeiros capazes de garantir a aquisição de medicamentos de alto valor e de cirurgias de alta complexidade e, portanto, de valor monetário elevado.

Nessas decisões tem prevalecido o entendimento de que o direito à vida não pode ser desprezado pelo Poder Público, em observação ao chamado princípio da RESERVA DO POSSÍVEL, que significa dizer, que o Poder Público somente estaria obrigado a atender pessoas de pouco ou nenhum recurso, se houver políticas públicas em execução, visando esse objetivo, existindo, consequentemente, dotação orçamentária para tal fim.

No entanto, a vida não pode ser submetida a riscos por ausência de políticas públicas direcionadas a essas situações, que exigem, com certa urgência, tanto o fornecimento de medicamentos de alto custo, como, também, a realização de cirurgias de alta complexidade e de elevado valor monetário, razão porque os juízes e Tribunais tem decidido em favor de pessoas carentes de recursos para custearem seus próprios medicamentos e cirurgias (são as pessoas consideradas hiposuficientes).

Para os magistrados (juízes, desembargadores e ministros) que tem decidido nesse sentido, os Chefes dos Poderes Executivos, sejam federal, estaduais, distrital ou municipais, tem o dever e plena autonomia para, quando necessário, viabilizar o remanejamento do orçamento do ente governativo a fim de destinar recursos suficientes ao atendimento da demanda de usuários em situação de urgência/emergência, que é de sua responsabilidade.

Logo, se não há dotação orçamentária para atender às pessoas carentes de recursos, os dirigentes dos Poderes Executivos devem providenciar o remanejamento de dotações orçamentárias de pouco uso para atender essas necessidades, ou, noutra hipótese, reduzir gastos com outras atividades, a exemplo de verbas publicitárias, para atender a essas pessoas carentes.

Para isso não precisa de maiores esforços, bastando existir “vontade política”, dos gestores executivos públicos, para que os problemas de saúde sejam resolvidos e se faça cumprir o art. 196, da Constituição Federal, que estabelece: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas públicas e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Tal premissa, conforme entendem os magistrados, promotores e procuradores de justiça e defensores públicos, “impõe ao Estado a obrigação de fornecer gratuitamente às pessoas desprovidas de recursos financeiros a medicação e tratamento para a efetiva promoção de sua saúde”, conforme declarou recentemente, em decisão liminar, o Juiz de Direito Willian Trigilo da Silva, ao apreciar Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, em desfavor do Estado de Tocantins e em favor de pessoas dependentes de intervenções cirúrgicas e recursos para aquisição de medicamentos para seus tratamentos de saúde.

*Josemar Santana é jornalista e advogado

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 09:10 | 2 Comentários

Ansiedade e alegria eram sentimentos visíveis em todos os 100 casais que aguardavam o momento de oficializar a união matrimonial no primeiro mutirão para Casamento Comunitário a céu aberto de Petrolina. A celebração aconteceu sexta-feira (14) na Concha Acústica,centro da cidade e foi idealizada pela Prefeitura Municipal que, através da Secretaria da Mulher, tornou realidade o sonho desses casais.

No primeiro momento da cerimônia, os nubentes assinaram documentos para oficialização da união, logo em seguida, houve uma cerimônia ecumênica com a presença do Padre Augusto de Santana, Pastor Elci Ribeiro, o Juiz Edilson Moura, Prefeito Julio Lossio, Primeira Dama Andréa Lossio, Secretária da Mulher Maria dos Anjos Fonseca e a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Tereza Virgínia de Carvalho. Finalizando a cerimônia, houve sorteio de brindes e foi servido um coquetel aos noivos na Praça Dom Malan.

Juntos há 25 anos, Maria Rodrigues da Silva e Carlos Santos, que já têm filhos e netos - não desistiram do sonho de oficializar a união. “É um momento muito feliz, sempre esperei e hoje alcancei”, declarou Maria Rodrigues. Com muitos anos de vida, mas nem tanto de união, o casal Raimunda Amorim de 51 anos e Francisco Lacerda de 54 anos, juntos há três anos, mostram que o sonho de casar não tem idade. “Fiquei sabendo do casamento comunitário e aproveitei para casar, tudo está uma maravilha”, afirmou Raimunda Amorim que não escondeu a alegria.

“A iniciativa do chefe do poder executivo é muito interessante e louvável em poder promover a realização de 100 casamentos reunindo tanto a igreja católica quanto as igrejas protestantes, isso representa a união das famílias. A presença do magistrado é apenas para que se possa ter, ao mesmo tempo, o casamento sob o aspecto religioso e civil”, explicou o Juiz Edilson Moura. Feliz com o resultado da organização do Casamento Comunitário, o Prefeito Julio Lossio afirmou que espera poder realizar outros mutirões para que os casais que não têm condições financeiras possam oficializar a união. “A união civil vai garantir às pessoas o direito de ter sua partilha de bens, de formar um patrimônio, de ter e levar o nome dos filhos de maneira digna, portanto é uma ação importante, mas eu considero muito mais importante é a ação cristã e sentimental onde essas pessoas serão unidas também pela fé de Deus”, salientou o Prefeito.

Cíntia Sacramento Secom PMP Fotos: Juciana Cavalcanti
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 08:40 | 43 Comentários

Ao tomar conhecimento da nota da Secretária de Saúde de Sobradinho contestando as suas denúncias publicas pela imprensa regional, inclusive, por este blog, o médico Osvaldo Gomes enviou a seguinte nota onde reafirma tudo que disse anteriormente em panfleto distribuído na cidade e faz uma desafio à titular da pasta de saúde na terra da barragem. Confira:

A Secretária Municipal de Saúde de Sobradinho postou no blog de Geraldo José, em 15 de Outubro de 2011 às 17h30min, nota onde tenta confundir a população do Município. Afirma ter sido iniciativa minha, abandonar os plantões, desaparecer sem explicações voltar não para atender, mais para difamar e caluniar.

Diante das acusações infundadas desafio a mesma a entrar com um processo na área judicial para que a verdade venha a prevalecer.

Quanto à ausência da Secretária aos sábados, domingos e feriados a mesma tenta desviar o foco da questão, referindo-se ao funcionamento administrativo; como sabemos os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados durante as 24 horas do Dia. Quer justificar o injustificável.

Mais uma mentira constata-se quando afirma, que não um só momento durante todos os dias em que moradores de Sobradinho deixam de ter assistência médica. Em 18 de Setembro de 2011 data comemorativa da Festa do Vaqueiro o Pronto-Socorro Municipal permaneceu por 12 horas sem médico no período diurno. No período noturno assumiu um médico estrangeiro o que caracteriza a preferência por parte da Secretária por médicos importados (médicos estrangeiros).

Em sua seqüência de inverdades diz que não faltam medicamentos na Farmácia, nos Postos de Saúde e Pronto-Socorro Municipal. A falta é constante, fato comprovado pelos pacientes que freqüentam os serviços de Saúde. Sugiro que alguém compareça há alguns desses para comprovar a veracidade destas minhas afirmações.

Quanto a CONSTATAÇÃO que fiz que no Pronto-Socorro Municipal existe atualmente exclusividade para médicos estrangeiros a mesma não desmente. Tenta ludibriar a opinião pública dizendo que posso ser condenado por preconceito, racismo e intolerância. Esta secretaria que não cumpri integralmente com o seu papel, tenta exercer a função de magistrado (Juiz), condenando sem julgamento. Espero que a mesma tenha coragem de buscar a via Judicial, pois desta maneira tenho certeza que a verdade será restabelecida.

Desafio a Senhora Nádja Maria dos Santos para um debate em qualquer emissora de sua escolha, em qualquer programa, dia e hora de sua conveniência.

Na certeza que a verdade prevalecerá ponho-me a disposição da comunidade para qualquer esclarecimento que faça se necessário.

Osvaldo Gomes da Costa - Médico

Política
17 de Outubro / 2011 às 08:10 | 48 Comentários

As contas da Prefeitura de Juazeiro, exercício financeiro de 2009, primeiro ano da gestão Isaac Carvalho (PCdoB) continuam ser avaliadas e votadas pela Câmara Municipal, graças a uma liminar da Justiça da Bahia.

E se depender do PTB – Partida Trabalhista Brasileiro não terão o crivo do Poder Legislativo Juazeirense. Foi o que afirmou o presidente do partido em Juazeiro, Alberto Queiroz, sábado no programa Sem Meias verdades da Rádio Cidade.

Para Alberto Queiroz, o PTB que hoje tem dois vereadores na Casa Aprígio Duarte, o presidente Nilson Barbosa e o recém-filiado Ronaldo Campina, Roninho, deverá ter uma posição de abstenção quando ocorrer à votação.

“Primeiro que o presidente, segundo determina o regimento interno, nestes casos não vota e Roninho, deve seguir a orientação do partido que é a de se abster”, explicou Alberto Queiroz.

Se a situação já era complicada para o prefeito Isaac Carvalho, com esta decisão do PTB fica praticamente impossível a aprovação das contas, isto porque ele precisa de nove dos treze votos, ou seja, dois terços para derrubar o parecer do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios que opinou pela rejeição das contas do ano de 2009.

Agora, o Chefe do Executivo teria que convencer não apenas um e sim dois vereadores da oposição que já declararam publicamente pela manutenção do parecer do TCM. Ao que parece esta é uma “missão impossível” do governo da mudança reverter, mas como a política é dinâmica...

Alberto Queiroz finalizou registrando que o PTB deve ter candidatura própria em 2012 e com a filiação do pré-candidato, Edson Tanuri, houve grande procura às vésperas do prazo final de filiação estabelecido pelo TSE.

Variadas
17 de Outubro / 2011 às 07:40 | Nenhum Comentário

A Comissão Pró-Selo UNICEF de Juazeiro realizará nesta segunda-feira (17), o III Encontro do Selo, com o eixo “Participação Social”. O evento terá início às 8h, e será realizado no auditório da UNEB. O último encontro desse tipo aconteceu em agosto deste ano e reuniu coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.  

Foram destaque neste debate a necessidade do engajamento da criança e do adolescente em todo processo da busca pela certificação do município, e a importância do envolvimento dos diversos setores da sociedade civil, através de ações intersetoriais, para legitimação das atividades propostas pelo Selo. Os mesmos temas serão levantados no encontro de hoje.  

Juazeiro concorre à edição 2009-2012 e vem se destacando em vários segmentos, inclusive na Educação por conta das políticas públicas, projetos e ações já implementados. Outros eixos positivamente avaliados são Gestão das Políticas Públicas e Impacto Social, que contam pontos para aprovação do município.  

“A partir do momento que nos inscrevemos para concorrer ao Selo, assumimos o compromisso de melhorar a vida das crianças e adolescentes. Já realizamos uma política forte para garantir esses direitos e estamos trabalhando bastante para termos esse reconhecimento como Município Aprovado”, disse a gerente de Educação Infantil, Miranery Amorim, sobre a importância do compromisso.

Ascom PMJ
Variadas
17 de Outubro / 2011 às 07:00 | 3 Comentários

O médico Pedro Borges Filho está exultante com a confirmação do credenciamento do Instituto do Coração da Pró-Matre ao Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia).

“A Pró-Matre que já recebia pacientes de todos os municípios do Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco, agora vai de maneira oficial, atender os servidores estaduais nos procedimentos cardiológicos, desafogando centros como Salvador e Recife para onde eram destinados os pacientes desta região”, comemora Pedro Filho.

“Com as reformas que estão sendo efetivadas em grande parte da estrutura funcional da Pró-Matre, vamos atender tranquilamente a demanda oriunda de todos os municípios dessa região e com profissionais especializados, a grande maioria residindo em Juazeiro e Petrolina”, informou o diretor da unidade habitacional.

Durante participação no último sábado no programa Supra-Sumo da Rádio Juazeiro, Pedro Filho declarou que os investimentos não param, sobretudo, para oferecer maior conforto aos pacientes e condições de trabalho aos funcionários da Pró-Matre.

Esporte
17 de Outubro / 2011 às 06:30 | 4 Comentários

Mesmo com a falta de patrocinador o jovem Justino, vendedor de milho verde em Petrolina e atleta, não volta de mãos vazias quando vai a Fortaleza, capital cearense. Desta vez o atleta venceu a 5ª edição da Corrida da Unimed que contou com a participação de 1.800 atletas. O evento faz parte do calendário oficial de corridas de rua e na ocasião esteva comemorando o Dia do Médico, que oficialmente é no dia 18 de outubro.

Com informações do professor Marciano Barros
Policial
17 de Outubro / 2011 às 06:00 | Nenhum Comentário

Numa operação coordenada pelo delegado seccional de Cabrobó, Moary Drumond Pimenta, policiais componentes da 25ªDesec, Equipe Malhas da Lei e Policiais Militares da 2ª CIPM, conseguiram prender na manhã deste domingo (16), no bairro Maria Luiza, em Cabrobó, a pessoa de Manoel Cosme da Silva, de 31 anos, popularmente conhecido por Cosme. Ele estava foragido da comarca de Chorrocho, Bahia, desde o ano de 2007 e possuía mandado de prisão em aberto.

De acordo com o delegado seccional, a prisão do acusado só foi possível após levantamento prévio por parte da equipe de investigação localizando o endereço exato que servia de refúgio para Cosme, que é acusado de tráfico de drogas. Após a prisão o acusado foi apresentado na delegacia de plantão, onde foi conduzido a cadeia pública daquele município onde permanece a disposição da justiça.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage