Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
24 de Novembro / 2010 às 12:30 | Nenhum Comentário

Neste ano de 2010, o Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) oferece para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental diagnósticos de escrita e produção de texto, passando os limites da mera leitura e interpretação, sendo esta mais uma inovação da Secretaria de Educação do município (SEDUC). As provas começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (23), e prosseguem até o dia 25, quando será concluída esta etapa na zona rural. Para garantir que os 26 mil alunos sejam avaliados em 101 escolas da rede, 330 aplicadores e coordenadores de aplicação estão trabalhando para que tudo saia como planejado.

O SAEJ surgiu no ano passado(2009) com o objetivo de traçar uma análise ampla e precisa da Rede Municipal de Educação. Além da avaliação diária, processual e do gerenciamento dos indicadores de sucesso conseguidos através do Semáforo Educacional, que fornece um diagnóstico mensal da vida escolar de cada aluno, o Sistema em seu segundo ano promete fornecer os dados necessários para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino. Aprovado por professores, gestores e principalmente pelos alunos, o SAEJ consolida-se como importante instrumento para a educação de Juazeiro.

Cada unidade escolar receberá posteriormente o resultado global e individual de cada Descritor de Habilidade, e de cada aluno avaliado, para que assim possam refletir, juntamente com a equipe técnico pedagógica. “Antes avaliávamos apenas leitura e interpretação nas séries iniciais, e agora temos também diagnósticos de escrita e produção de texto. Nem na Provinha Brasil aparecem desta forma. Estamos indo além porque queremos saber como de fato está nosso aluno. Todos os estudantes do 1° ano à 8 ª série farão a avaliação externa”, afirmou o gerente de Avaliação, Estatística e Dados Educacionais, Edmundo Herculano.

Ascom PMJ
Política
24 de Novembro / 2010 às 11:40 | Nenhum Comentário

O Assessor Geral de Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida, participa da sessão especial para debater a criação do Conselho de Comunicação Social na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O evento acontece nesta quinta-feira (25), às 14h30. Também foram convidados representantes de entidades competentes e das categorias profissionais do setor(rádios, jornais e internet), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de todas as entidades envolvidas. O projeto de criação do Conselho já está sendo discutido na Casa Civil e deverá ser encaminhado à Assembleia ainda este ano. 

Em abril deste ano, o grupo de trabalho instituído na etapa local da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, e formado por representantes da sociedade civil e do Governo da Bahia, apresentou à sociedade a proposta de anteprojeto de lei que regulamentará o Conselho Estadual de Comunicação. Robinson Almeida defende que essa é uma tendência oriunda da Constituição Estadual de 1989, que previa a regulamentação do Conselho.

O Conselho Estadual de Comunicação terá, no mínimo, 17, e, no máximo, 27 integrantes, representando os seguintes segmentos: Poder Público; Movimentos sociais; Entidades empresariais; Entidades de trabalhadores; Acadêmicos e de pesquisa; Organizações não-governamentais vinculadas à comunicação; Pequenos meios, comunitários e alternativos; Mulheres; Negros; Juventude.

Política
24 de Novembro / 2010 às 11:00 | Nenhum Comentário

O aumento da produção de pescado na Bahia (57% em quatro anos) e seu potencial de crescimento têm despertado o interesse de empresários de diversas partes do mundo em investir no estado. Para atrair estes empreendimentos, dirigentes da Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia – Seagri) estiveram na Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, realizada em Itajaí (SC), e fizeram contatos com os gestores de indústrias, estaleiros e comerciantes.

Entre as empresas que declararam o desejo de atuar na Bahia estão o estaleiro argentino SPI; algumas das maiores indústrias do Brasil, como a Femepe, Viltalmar e a Leardini (que já está em entendimento com o Governo da Bahia para a implantação de uma unidade no estado); além da paulista Escamaforte e da paranaense Alevinus.

Estaleiro argentino

A construção, na Bahia, de um estaleiro especializado em embarcações de pesca faz parte do conjunto de negócios em formatação. Representantes da Servicios Portuarios Integrados (SPI), da Argentina, visitarão a Bahia em janeiro. A empresa possui unidades em quatro cidades argentinas e planeja a abertura de mais uma, no Brasil. De acordo com o presidente da Bahia Pesca, é grande a chance de o local escolhido ser a Bahia. A SPI é a indústria naval que mais cresce no país andino.

Produção de tilápias

O lago de sobradinho foi o local escolhido pela empresa Alevinus para a produção de alevinos, engorda e abates de tilápias; produção ração para peixes e construção de tanques-redes. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Bahia Pesca. O projeto visa atender aos produtores de tilápia de Sobradinho, Sento Sé e Casa Nova. “A Bahia Pesca doará parte desta produção para os pequenos agricultores familiares da região, dentro do nosso projeto de povoamento de aguadas públicas”, explica Albagli.

Outra vantagem será a redução no custo da ração. “A alimentação dos animais corresponde a até 70% dos custos de produção. Por enquanto esta ração vem do sul do país, e chega na Bahia com um valor muito alto, por causa do frete”, conta o diretor da Alevinus, Tercílio Nogueira. O empreendimento terá capacidade de produzir mais de dois milhões de alevinos por ano e dez mil toneladas de ração.

Foto Ilustrativa
Política
24 de Novembro / 2010 às 10:30 | Nenhum Comentário

O Centro de Capoeira Kandandu realiza a 1ª Caminhada Cultural da Capoeira, que acontecerá no próximo dia 27 (sábado), às 17 horas, com percurso do Shopping Águas Center até a Praça da Bandeira. Na oportunidade, ocorrerá o 5º Batizado de Troca de Corda do Centro de Capoeira Kandandu, quando os alunos calouros estarão recebendo sua primeira graduação.

Fundado em 1989, a entidade realiza as suas atividades na Escola Municipal Pedro Raimundo do Rego, no bairro Alto da Aliança e reúne mais de 400 capoeiristas buscando difundir a cultura brasileira através da prática da capoeira. O evento, que conta com o apoio da SECETLA, terá a participação de várias entidades artísticas e de grandes Mestres de Capoeira de toda a Bahia.

Para o Mestre Gentil, como é conhecido Hildemberg Alves, o Kandandu, que em africano significa “abraço”, tem como principal objetivo a integração social. “Trabalhamos com todas as classes sociais e isso favorece a cidadania, além de mostrarmos que é possível a boa convivência entre todos os integrantes, não importando qual a sua origem”, explicou.

Por Luiz Hélio/SECETLA Foto Ilustrativa Google
Política
24 de Novembro / 2010 às 10:00 | 1 Comentário

A Polícia Federal encerrou nesta terça-feira, 23, investigações, realizadas em Juazeiro-BA, acerca de suposto vazamento do tema da redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o apuratório, realizado em 10 dias, uma professora municipal da cidade de Remanso-BA, aplicadora da prova no Colégio Ruy Barbosa, na mesma cidade, teve acesso ao título de um texto motivador da redação durante abertura do caderno de provas ampliado, destinado a deficientes visuais, no dia 07 de novembro de 2010, cerca de 2 horas antes do início das provas.

Em depoimento de confissão, a professora afirmou que depois de folhear rapidamente o caderno, ela ligou do telefone da escola para a casa de sua sogra e falou com o marido repassando-lhe o tema que havia visto: “O Trabalho e Escravidão”. No entanto, este era um título de um texto motivador da redação, já que o tema efetivo da prova era “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”.

Após receber a informação, o marido da aplicadora pesquisou sobre o tema informado na internet e ligou para o filho, em Petrolina-PE, contando sobre o vazamento, mas sem especificar a fonte da informação. O estudante, por sua vez, seguiu consultando seus professores de redação a respeito de como escrever sobre “Trabalho e Escravidão. Um dos professores procurados pelo candidato levantou então a denúncia sobre o fato. A Polícia Federal em Juazeiro/BA ouviu mais de 10 pessoas, realizou perícias, representou pela quebra do sigilo telefônico dos envolvidos no vazamento e confirmou a versão dada pelos envolvidos, que confessaram o crime apurado.

A aplicadora e o cônjuge foram indiciados por violação de sigilo funcional, em sua forma qualificada, previsto no artigo 325, § 2º, do Código Penal. A pena para este crime pode chegar a 6 anos de reclusão. Segundo nota da PF/Juazeiro, o inquérito foi encaminhado, ontem (23/11), à Justiça Federal em Juazeiro.

Gazzeta do São Francisco
Política
24 de Novembro / 2010 às 09:40 | Nenhum Comentário

Com o mercado de confecções aquecido em todo o estado, o Senac Petrolina abre uma nova turma de “Costureiro”, com início na próxima segunda-feira (29). O curso profissionalizante é de nível básico, para iniciante, e uma oportunidade para quem quer trabalhar por conta própria ou aproveitar as vagas na área em Pernambuco.

As aulas serão ministradas pela instrutora Maria da Penha e vão abordar desde o mercado profissional, ética e meio ambiente, até a formação de preços e comercialização das peças, passando pelas técnicas de corte, montagem e tipos de tecido. Os alunos também vão aprender sobre qualidade na prestação de serviços e gestão do trabalho.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Formação Profissional Senac Petrolina, que fica na Rua Projetada, n° 650. O investimento é de R$ 687,50, parcelado em cinco vezes de R$ 137,50. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3862.2464.

Foto Ilustrativa
Política
24 de Novembro / 2010 às 09:10 | Nenhum Comentário

Cerca de 250 inativos da Polícia Militar que não fizeram o recadastramento previdenciário, convocado nos meses de abril e maio deste ano, tiveram seus benefícios suspensos da folha de pagamento de novembro. O formulário com a lista dos previdenciários está disponível no Portal do Servidor.

Política
24 de Novembro / 2010 às 09:10 | 5 Comentários

Geraldo José,

Talvez você não me conheça pessoalmente, mas eu sou um grande fã do seu blog e venho pedir que divulgue essa nota de agradecimento aos que compareceram ao sepultamento do meu irmão, Josivaldo Monteiro Bispo ou Jó, como era conhecido carinhosamente pelos amigos e familiares. Desde já lhe agradeço.

Geovani Monteiro Bispo - Travessa São Miguel Nº 51 
Bairro: Santo Antonio - Juazeiro- Bahia 

A família de Josivaldo Monteiro Bispo,  conhecido carinhosamente como "Jó" da Prefeitura Municipal, ainda consternada com sua perda prematura vem a público agradecer as manifestações de carinho e solidariedade recebidas por parte dos amigos e demais familiares por ocasião do sepultamento ocorrido no último dia 22.

Com carinho sua família: Seu pai Deltito, sua mãe  Dona Conceição, sua esposa Uita, seus filhos Thiago e Nara,  Irmãos Edinalva, Edvaldo,Edineide, Edilene, Jorge Reis, Geovani, Deltidinho, Ivan, amigos e parentes.

Política
24 de Novembro / 2010 às 08:40 | 28 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho esteve reunido dia passado (23) com representantes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), comunitários do bairro Dom José Rodrigues e os secretários Genes Batista, Ailton Candeia e Fernando Dantas, além do vereador Damião Medrado, para discutir melhorias nos trechos da BA-210 nas proximidades do Dom José Rodrigues e Alto da Aliança.

Os comunitários puderam expor suas reivindicações e solicitações e ao mesmo tempo saberem dos responsáveis o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo. “Este é o primeiro governo que possibilitou um encontro desse tipo, com representantes do Derba, comunidade e prefeitura; o único que fez esse elo visando melhorias pro nosso bairro. A nossa luta para sinalização da BA é antiga e esperamos que finalmente as ações sejam desenvolvidas”, destacou o presidente do bairro Flávio Henrique.

O prefeito Isaac ressaltou que a administração está disposta a realizar ações que tragam benefícios para a cidade. “Estamos à disposição da comunidade para resolver essas questões, e é prioridade minimizar esses problemas o mais rápido possível e discutir soluções com quem convive de perto com a situação”, afirmou o prefeito. De imediato ficou decidido que serão construídas lombadas na entrada dos bairros e ao longo da BA, nos trechos solicitados pelos comunitários. As obras devem começar nos próximos dias com a chegada das placas de sinalização.

Ascom PMJ
Política
24 de Novembro / 2010 às 08:10 | Nenhum Comentário

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, 23 de novembro, Requerimento nº 23/2010, de autoria do vereador Mozaniel Porfírio (PTdoB), que solicita a realização de audiência pública, em data a ser programada, para discutir a execução da obra de revitalização do Distrito Industrial do São Francisco (DISF), em Juazeiro. 

Segundo o autor da proposição, a sessão visa esclarecer dúvidas sobre os serviços realizados no local e deverá contar com representante da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (SUDIC), Florêncio Galdino, responsável pela obra. Na mesma sessão foi aprovado o Requerimento nº 24/2010, de autoria do edil Damião Medrado (PMDB), que solicita a realização de sessão especial, para discutir o problema do assentamento na localidade de Cacimba da Torre, interior do município.

Política
24 de Novembro / 2010 às 07:40 | 13 Comentários

   Praça do Angari

Geraldo,

É dever dos cidadãos e da administração pública em relação ao zelo pelas praças e espaços de lazer, mas parece que, embora a frase seja politicamente correta, o que acontece em nosso município é o inverso. Andando pela cidade podemos ver que as praças, em sua grande maioria, estão sujas, com muito lixo, plantas sem cuidados, bancos cobertos por terra, chafarizes sem água e com pouca ou sem iluminação.

As praças que servem para o lazer e a prática de esportes estão se tornando locais ermos e propícios para atos ilícitos.

Infelizmente não podemos contar com espaços públicos e o pouco que existe está muito mal cuidado e conseqüentemente não aproveitado pela população e visitantes.

Não nos resta muita opção de lazer, as praças sujas, mal iluminadas sem segurança pública, canteiros sem cuidados de jardinagem, equipamentos quebrados e danificados são o retrato das nossas áreas de lazer. Como vamos desenvolver o turismo se não existem espaços públicos adequados nem para o pessoal de casa?

Hoje, o que se percebe, é o total abandono das áreas verdes e de lazer destinadas aos cidadãos. As praças do Centro converteram-se em refúgio de mendigos e camelôs, seus jardins tornaram-se depósito de lixo e imundície, e o que antes seria um convite ao relaxamento e ao descanso, ilustrado pelo simples ato de sentar-se num banco de praça para apreciar a paisagem, jogar conversa fora, ou ler um livro, tornou-se sinônimo de medo, devido ao aumento da criminalidade, à falta de iluminação conveniente e ao descaso no policiamento.

Vou colaborar com o seu blog mandando fotos de todas as praças de Juazeiro.

Hiram Souza

Política
24 de Novembro / 2010 às 07:00 | 143 Comentários

Caro Geraldo,

A Associação de Moradores agradece ao gerente de serviços públicos Gleidson Medrado a limpeza realizada na entrada dos bairros Dom José Rodrigues e Antônio conselheiro, bem como a reposição de lâmpadas e a retirada de entulhos em terrenos baldios, fazendo um bom serviço em favor desta comunidade.

A associação também lança o projeto "BAIRRO LIMPO, POVO CIVILIZADO" em parceria com o vereador Damião de Almeida Medrado, quando campanhas educacionais serão desenvolvidas nas escolas particulares e públicas a fim de conscientizar os moradores da importância de mantermos a comunidade limpa.

Em parceria com a TV São Francisco também será realizado na comunidade o "REPENSE", projeto que visa introduzir a coleta seletiva do lixo. As casas residenciais e comerciais, em geral, serão visitadas a fim de que seja recolhido o lixo seletivo que servirá de matéria prima para a casa do artesão em Juazeiro, onde serão confeccionadas obras de arte pela entidade.

Informações pelos telefones 74 8809 3104 / 74 9121 1266 ou pelos emails: flavio_fonsek_ator@globomail.com ou flaviofonsek@hotmail.com

Flávio Henrique Fonseca

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom José Rodrigues

Política
24 de Novembro / 2010 às 06:30 | Nenhum Comentário

A vítima foi identificada como José Roberto dos Santos Silva, 26 anos, residia à rua das Flores, número 06, Malhada da Areia, em Juazeiro. Os autores chegaram em uma moto vermelha e efetuaram 13 disparos que atingiram José Roberto em várias partes do corpo. O crime aconteceu na área destinada à comercialização de tomates no interior do Mercado do Produtor por volta das  20 hs desta terça-feira. Segundo Joelito Xavier dos Santos, padrasto da vítima, ele estava carregando um caminhão quando os elementos chegaram atirando.

Este é o segundo homicídio que acontece em menos de uma semana no entreposto comercial, considerado um dos maiores do norte e nordeste do Brasil.

Repórter Policial Jean Rego
Política
23 de Novembro / 2010 às 23:40 | 10 Comentários

Joseph Bandeira, Jota Mildes , Edésio Santos e Paulo Ribeiro durante premiação do Festival da AUJ – Associação dos Universitários Juazeirenses na década de 70.

Foto enviada pelo leitor e colaborador Walter César Oliveira Gomes.

Política
23 de Novembro / 2010 às 23:10 | 1 Comentário

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h do dia 15 de dezembro de 2010. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Segundo o texto, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição. As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.

De acordo com informações do G1, as normas de segurança do edital do ENEM-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do INEP) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta."

Correio
Política
23 de Novembro / 2010 às 22:40 | Nenhum Comentário

Para divulgar o Programa Nacional de Educação Ambiental – PEA em Juazeiro, foi realizado na manhã desta terça-feira (23), no auditório da secretaria de Educação do Município, o “Seminário para Implementação da Educação Ambiental”. As secretarias de Educação e Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente representaram o município sede.

Para o secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, a implementação da Educação Ambiental é essencial para se construir valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente. “O meio ambiente é uma área que deve ser tratada dentro das nossas disciplinas escolares, os professores devem estar qualificados para tratar desse assunto, porque pauta a nossa sobrevivência. Vamos, seguramente, sair daqui mais preparados e bem provocados a construir essa política ambiental”, destacou.

Também esteve em pauta no encontro o Programa de Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco, que é um programa continuado, desenvolvido pelo Ministério Público e voltado para a defesa da sociedade e do meio ambiente. Um dos principais objetivos é estimular ações socioeducativas, visando à conscientização dos diversos atores sociais acerca da importância da conservação do meio ambiente.

Ascom PMJ
Política
23 de Novembro / 2010 às 22:10 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira, dia 22, a empresa Óticas Diniz inaugurou sua loja em Senhor do Bonfim, levando à cidade e região, a conhecida rede nacional no ramo ótico. Segundo o prefeito Paulo Machado (PT) em breve serão inauguradas a Narciso Enxovais, Cacau Show  e "G Barbosa", confirmando o interesse que a cidade vem despertando em empresas que possuem
vasta experiência no setor comercial.

"O Governo Municipal tem dado todo apoio, orientação e suporte às empresas que aqui se instalam, através das secretarias de Administração, Indústria e Comércio e Gabinete. A vinda dessas empresas consolida Senhor do Bonfim como um dos maiores pólos de comércio e serviços do norte da Bahia", concluiu o Chefe do Executivo Bonfinense.

Fotos: Wilson Bahia (Cinco Mil)
Política
23 de Novembro / 2010 às 22:00 | 1 Comentário

O trabalhador rural Cloves Magalhães, de 24 anos, permaneceu 11 meses com parte de uma faca enfiada no corpo, em Petrolina (PE). Ele contou que só descobriu o objeto em seu corpo depois que começou a sentir fortes dores e procurou o hospital. “Eu comecei a sentir aquele negócio nas costas e pensei que fosse um osso quebrado. Fui tirar um raio X e apareceu o pedaço da faca”, disse Magalhães, que fez uma cirurgia para retirar o objeto no dia 12 de novembro no Hospital Regional de Juazeiro, Bahia. Ele levou sete facadas após se envolver em uma briga, em dezembro de 2009.

“Foi uma discussão besta. O homem queria que eu pagasse umas cervejas e eu não quis pagar. Ele veio por trás e fez isso comigo. Acho que na última perfuração, a faca ficou”, contou. Para o trabalhador rural, o médico que o socorreu no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina não percebeu o artefato. “Umas duas semanas depois, eu voltei lá com dores e só me deram um remédio. Eu tomei e voltei para casa. Nunca mais senti dor, só voltei a sentir agora há pouco tempo”, afirmou. Magalhães disse que vai consultar um advogado porque pretende entrar na Justiça contra o hospital de Petrolina.

O médico Paulo Saad, diretor técnico do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina, confirmou que o trabalhador rural Cloves Magalhães foi atendido na unidade após ser vítima de múltiplas facadas. O fragmento da faca que estava cravado na musculatura da região lombar teria três centímetros. “Normalmente, não são feitas cirurgias para retirar balas ou outros materiais. Nós fazemos as cirurgias para corrigir as lesões. Eventualmente, quando há um corpo estranho que não está provocando nenhum tipo de problema, não vamos atrás de retirar o corpo estranho”, afirmou Saad.

G1 (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Política
23 de Novembro / 2010 às 21:40 | Nenhum Comentário

O diretor de Operações da Infraero, João Jordão, afirmou que os aeroportos brasileiros vão estar preparados para atender o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Segundo ele, a Infraero vem trabalhando na licitação para construção de dez terminais provisórios em aeroportos nacionais. A expectativa é de que estejam prontos até 2011.

Jordão explicou que representantes da Infraero tem reuniões na Casa Civil para analisar o plano de expansão do setor. Ele admitiu que estes terminais provisórios são suficientes apenas para atender ao crescimento atual da demanda, mas que as obras de expansão dos aeroportos brasileiros, que já estão previstas, serão necessárias para dar suporte à expansão no número de passageiros com a Copa e as Olimpíadas.

Fonte: Estadão
Política
23 de Novembro / 2010 às 21:10 | Nenhum Comentário

Teve inicio nesta terça-feira (23), o encontro para “Acolhimento Pedagógico da Microrregião de Juazeiro”, que tem como objetivo fortalecer as ações da política de Educação Permanente, qualificando os serviços da Atenção Primária nos municípios da região Norte: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. O evento faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

A Diretoria de Humanização, Gestão do Trabalho, Participação e Controle Social, da referida Secretaria, lançou proposta de discussão de novas ações para melhorias do acolhimento aos usuários do SUS, na Atenção Primária, que é a porta de entrada dos serviços. O evento acontece na Univasf até esta quarta-feira (24) com a participação de gestores e profissionais da Atenção Básica.

Segundo informações do apoiador institucional da Diretoria da Atenção Básica do Estado da Bahia, Régis de Oliveira, esta ação não está sendo realizada em outra microrregião do Estado. “É um momento muito importante para o SUS da Bahia e desta região. Juazeiro está lançando para os municípios a proposta de Educação Permanente. Vamos discutir os problemas e a política de Educação para que as redes de atenção sejam fortalecidas. O Estado não possui nenhuma ação deste tipo, pois a mobilização parte das Diretorias dos municípios, que criam as propostas e facilitam o acesso à qualificação dos profissionais. A demanda continua crescendo e devemos aumentar os projetos e otimizar os atendimentos”, argumentou o apoiador da Atenção Básica na Bahia.

Por Vânio Castro/Sesau
Política
23 de Novembro / 2010 às 20:40 | 2 Comentários

O presidente estadual do PMDB, o deputado federal eleito Lúcio Vieira Lima, disse hoje à tarde que, se o prefeito João Henrique (PMDB) deixar o seu partido, a legenda pedirá o seu mandato na justiça alegando infidelidade partidária. Segundo ele, a medida é previsível dado o fato de os filiados, à unanimidade, já terem pedido à agremiação o mandato do prefeito na hipótese dele sair.

Política
23 de Novembro / 2010 às 20:11 | 25 Comentários

Na sessão ordinária desta terça-feira (23) o vereador Alex Tanuri (PSDB) criticou duramente o governo municipal taxando-o como o maior estelionato eleitoral da cidade: “Esse governo Isaac é o governo da invenção, da propaganda. Falta competência até para colocar as obras do governo Lula em prática”.

Alex fez uma leitura das matérias anunciadas e veiculadas neste blog ao longo de um ano e que não se concretizaram a exemplo do projeto de remediação do lixão, a obra de duplicação da ponte, rodovia Salitre, entre outras que nem começaram “porque é o governo da demagogia”.

O vereador desferiu fortes críticas também ao líder do governo Mitonho Vargas (PT). “O líder é mentiroso e demagogo. E o líder é a pessoa do prefeito aqui na Câmara. Ele fica falando que a prefeitura limpou os canais. Limpou não, fizeram a limpeza, mas a sujeira permanece às margens dos canais, na primeira chuva entope tudo novamente. Agora vão prometer e apresentar várias licitações só para enganar a população como aconteceu com a estrada de São José a Itamotinga”.

O líder da oposição concluiu questionando porque o líder e o prefeito não falam sobre o saneamento do bairro Antonio Guilhermino que foi retirado sem nenhum desculpa à comunidade “Porque o líder não explica essa situação. Eu gostaria de debater com ele hoje, mas ele não veio de forma premeditada porque a oposição seria o último falar no horário das lideranças”.

“Vou lembrar uma frase da época do ex-prefeito Joseph Bandeira. O líder correu, corrão com as calças na mão”, concluiu Alex Tanuri.

Política
23 de Novembro / 2010 às 20:10 | 3 Comentários

A atleta juazeirense Suelly Aline está concorrendo como melhor do ano na Bahia em maratonas aquaticas, enquete organizada pela Federação Baiana de Natação. Os amigos e familiares aproveitaram então para solicitar do blog a divulgação de uma campanha local pedindo o apoio da sociedade juazeirense para que vote na atleta da terra. Os leitores podem votar através do endereço eletrônico: http://www.webesportes.com.br/ba/?secao=megaenquete_melhor_do_ano_ba&enquete=214

Política
23 de Novembro / 2010 às 19:40 | Nenhum Comentário

O projeto desenvolvido no Restaurante Popular de Petrolina será apresentado na Universidade de Brasília (UnB) no evento que começou nesta segunda-feira (22) e vai até a próxima quinta-feira (25). O trabalho ganhou destaque durante a Oficina de Regionalização e Boas Práticas de Fabricação da Região Nordeste, em Salvador-BA. O evento é uma realização do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a UnB, que concluíram a pesquisa ‘Avaliação do Serviço de Alimentação Coletiva prestado pelos Restaurantes Populares: Diagnósticos da qualidade e atenção das refeições servidas’. 

Após a conclusão da pesquisa, foram selecionados os principais restaurantes, que atenderam as exigências necessárias para um controle de qualidade dos alimentos. Além disso, era preciso que esses restaurantes apresentassem os seus planos de ações para 2011, incorporando a publicação de pesquisas que sirvam de base para projetos piloto de outros municípios brasileiros. De acordo com a secretária da SEDEST, Tereza Virgínia de Carvalho, os investimentos da atual gestão no Restaurante Popular foram essenciais para a seleção. “Investimos na qualidade dos servidos prestados às pessoas, na estrutura física e incentivo à alimentação saudável através de cursos sobre o manuseio correto dos alimentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida”, explica a secretária.

Localizado na Rua Januário Alves, 20, no Centro, o Restaurante Popular foi inaugurado em 2006. Com mil refeições por dia e uma média de 23 mil atendimentos mensais, o restaurante é um espaço multifuncional com som ambiente, eventos culturais, exposição de fotografias, apresentação de trabalhos.

Ascom PMP
Política
23 de Novembro / 2010 às 19:10 | Nenhum Comentário

A cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia do São Francisco foi tema de palestra nesta terça-feira (23), na Codevasf em Brasília (DF). O tema foi apresentado por Giordano Bruno Bomtempo, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA). A discussão fez parte de uma agenda de trabalho de representantes de distritos de irrigação pública, sob gestão da Codevasf, que acontece durante o dia de hoje na sede da empresa. Além de gerentes de distritos, presidentes dos Conselhos de Administração e Fiscal dos perímetros irrigados, o evento contou com a participação de técnicos da Companhia.

Na palestra, foram abordados diversos temas visando esclarecer os participantes sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, como histórico evolutivo e a legislação pertinente ao assunto, processo e passos para implementação da cobrança, base de cálculo da cobrança, destinação dos recursos arrecadados, entre outros aspectos. A cobrança pelo uso da água da bacia do São Francisco começou a partir de julho de 2010. Segundo Bomtempo, a arrecadação para este ano é de cerca de R$ 10 milhões. Os usos que são considerados para a cobrança são aqueles constantes no Cadastro Nacional de Usos de Recursos Hídricos - CNARH, que foram confirmados ou alterados pelos usuários durante o processo de regularização de usos concluído em 2010, e que estão sujeitos à outorga do direito de uso de recursos hídricos.

Os recursos financeiros arrecadados pela ANA são repassados integralmente à bacia do São Francisco, onde são aplicados em ações de recuperação da bacia pela Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo - AGB Peixe Vivo. Tais ações serão definidas pela sociedade da bacia, representada no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Criada em 2006, a Peixe Vivo é uma associação civil sem fins lucrativos que foi selecionada pelo CBHSF em 2010 para obter do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH a delegação para exercer funções de Agência de Água da bacia. Dentre tais, funções, destacam-se a de secretaria executiva do CBHSF, bem como a de executar as ações deliberadas pelo comitê.

REUNIÕES ESCLARECEDORAS

Outras palestras com o intuito de esclarecer os usuários devem acontecer no primeiro trimestre de 2011 em diversos locais conforme cronograma a ser definido com os irrigantes do vale do São Francisco.  A proposta deve abranger os polos de Pirapora e Jaíba (MG), Petrolina/Juazeiro (BA/PE), Belém do São Francisco (PE) e região do Baixo São Francisco. A cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos previstos na Lei das Águas (Lei n. 9.433/97) que institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos.

O objetivo deste instrumento é estimular o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais. A cobrança não é um imposto, mas um preço público condominial, fixado a partir de um pacto entre usuários e o respectivo Comitê de Bacia com o apoio técnico da ANA. Para saber mais informações acesse o site da Agência Nacional de Águas: www.ana.gov.br

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
Política
23 de Novembro / 2010 às 18:40 | Nenhum Comentário

Caro amigo Geraldo: 

Aproveito o ensejo para agradecer ao prezado jornalista a inestimável contribuição prestada ao Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE no seu blog, durante todo o transcorrer deste ano, especialmente com a divulgação da Missão Empresarial Nordeste do Brasil à China, realizada no período de 8 a 24 de outubro, nas cidades de Xangai, Cantão e Pequim. 

O seu apoio foi fundamental para consolidar as nossas ações em prol do desenvolvimento da economia pernambucana nos países estrangeiros. Com este registro da nossa gratidão, almejo que o estimado amigo continue, cada vez mais, conquistando a confiança dos internautas, pela credibilidade das suas informações. 

Um abraço, com admiração do: 

Josias Silva de Albuquerque 

Presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE

Política
23 de Novembro / 2010 às 18:00 | Nenhum Comentário

No último final de semana, o stand Terras Alpha Petrolina foi aberto e muitos visitantes foram até o Km 5, na Estrada das Pedrinhas, para matar a curiosidade sobre o conceito que promete revolucionar o padrão de condomínios fechados do Vale do São Francisco. Durante o sábado e o domingo, das 7h às 18h, quem passou pelo stand teve a oportunidade de conhecer a maquete do projeto. Todos os presentes foram recebidos com um coquetel por corretores da região.

O stand, que tem aproximadamente 250 m², foi projetado pela arquiteta Karla Rivas, do escritório JK Engenharia e Arquitetura, de Petrolina. De acordo com a arquiteta, o projeto prima pela praticidade e sofisticação, sem luxo. “A idéia é tornar o espaço sofisticado, mas sem imponência. Ao mesmo tempo convidativo e fazendo as pessoas se sentirem bem, dando um upgrade na vida”, comenta.

Tons de branco e detalhes transparentes dão amplitude ao stand. Já a madeira aquece o ambiente que antes era um galpão de uma fazenda de uvas, o que foi um desafio para a equipe da JK. “Nós tivemos que adequar e aproveitar o espaço para torná-lo um ambiente agradável e sofisticado para a equipe de trabalho da AlphaVille, para o atendimento de clientes e reforçar a imagem da empresa”, explica a arquiteta.

 A iluminação que busca passar a sensação de aconchego e conforto é assinado por Ana Possídio. Já o paisagismo, que quebra a aridez do local, pela Verde Vivo. 

Política
23 de Novembro / 2010 às 17:30 | 2 Comentários

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro adquirir um novo caminhão equipado com hidrojateador que será utilizado para a desobstrução e limpeza de ramais e redes coletoras de esgotos a partir de hidrojateamento de alta pressão (por meio de jato de água), composto de bomba de alta pressão, tanque reservatório, carretéis e mangueiras, além de remoção e transporte de resíduos de qualquer natureza, seja líquido ou sólido.

O novo equipamento foi apresentado à sociedade juazeirense durante evento na manhã desta terça-feira com a presença do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), do diretor do SAAE Joaquim Neto e de vários secretários e funcionários do SAAE local.

Juntamente com o caminhão com hidrojateador, o órgão municipal apresentou sete motocicletas que serão usadas para serviços diversos. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do SAAE.

Política
23 de Novembro / 2010 às 16:40 | 1 Comentário

 

Foi preso no início da tarde desta terça-feira (23) no bairro Parque Residencial em Juazeiro, Josivânio da Silva Alves, 28 anos. Ele estava sendo procurado por policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Juazeiro pelo fato de ter fugido da cadeia pública de Sobradinho, em fevereiro deste ano, após matar o cunhado a tiros.

Em Juazeiro, ele passou a tomar várias motos de assalto em diversos pontos da cidade usando uma espingarda de fabricação caseira e um revólver calibre 38, marca Taurus cromado. No momento da prisão, Josivânio estava em casa onde foram encontradas as armas citadas pelas testemunhas. Na delegacia, Vaninho, como é conhecido no mundo do crime, confessou ter matado o cunhado, porém negou ser o autor dos assaltos mesmo sendo reconhecido por várias testemunhas que estiveram na delegacia.

Jean Rego Repórter Policial
Política
23 de Novembro / 2010 às 16:10 | Nenhum Comentário

Como parte da programação do SIMFACAPE, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina promove mais um evento acadêmico, é a Semana Interdisciplinar de Direito, evento promovido pelo Colegiado do Curso de Direito sob a orientação do Prof. José Ivan Galvão e as Profas. Ana Carla Pereira da Silva e Wânia Medrado.

Com eventos realizados simultaneamente envolvendo todas as disciplinas do curso de bacharelado, a Semana Interdisciplinar vai mobilizar alunos e professores e provocar debates a cerca de temas atuais como as mudanças no projeto do novo Código de Processo Civil que ainda não foi aprovado pela Câmara, mas que já aponta divergências e criticas, informou a Profa. da disciplina de Direito Civil, Ana Carla Pereira.

Outro evento aguardado é o lançamento do livro do Prof. Walney Sarmento, “Títulos de Crédito”, 4ª edição revista e atualizada que reuniu argumentos sobre o Direito Cambiário. Disciplinas como História do Direito, Antropologia Jurídica, Direito Público, Privado e Direito Geral serão alguns temas explorados possibilitando ao aluno, através da interdisciplinaridade o conhecimento panorâmico de todas as atividades jurídicas. “Ainda dentro da programação haverá um dia especifico para expor sobre as carreiras jurídicas, atividade criada especialmente para aqueles que ainda não decidiram em qual área vão atuar”, resumiu a Profa Ana Carla.

Serão mais de 10 palestrantes e mais de 500 alunos participando do evento. As inscrições do evento estão sendo realizadas na Coordenação de Direito com o custo de 1kg de alimento não perecível para ser doado a Instituições sociais da cidade. Haverá certificados para os participantes incluírem nas Atividades Complementares.

Iana Lima - Ascom FACAPE
Política
23 de Novembro / 2010 às 15:40 | Nenhum Comentário

Os municípios da região do Baixo Salitre (Juazeiro e entorno), no centro-norte da Bahia, recebem a partir desta semana (do dia 23 de novembro a 03 de dezembro) a visita de técnicos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) para realizar a Campanha de Cadastro de Usuários de Águas da região. O objetivo da campanha é cadastrar todos os usuários de águas subterrâneas e superficiais da Bacia Hidrográfica do Salitre para regularizar a situação dos usuários de água da região, e dessa forma, poder ajudar a solucionar os problemas hídricos nas comunidades, dando ênfase ao uso racional dos recursos hídricos.

A metodologia de cadastro está dividida em três momentos distintos. Na primeira etapa, que acontece a partir do dia 23 de novembro, está programada a mobilização no município de Juazeiro e em todos os povoados rurais com a intenção de divulgar e informar os usuários sobre a realização do cadastro. Entre os dias 06 e 10 de dezembro acontecem as reuniões nos povoados da zona rural para a população tirar as dúvidas sobre o cadastramento e ainda apresentar aos usuários a Portaria Convocatória e suas determinações. E por fim, a realização do cadastro irá acontecer nos dias 13 e 15 de dezembro e poderá ser feito nos postos temporários nas localidades de Pacuí, Abreus, Curral Velho, Junco, Goiabeira e Marruá e na sede da Unidade Regional do Ingá, em Juazeiro. 

Segundo Janaina Novaes, coordenadora de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos e Regras de Operação de Reservatório do Ingá, o cadastramento tem papel fundamental por levantar informações que podem ser utilizadas em todas as outras ações do órgão gestor das águas. “É necessário ampliar e melhorar o conhecimento das necessidades hídricas e fortalecer a gestão das águas no Estado da Bahia” ressalta. 

Áreas com conflitos de uso e escassez de água têm atenção especial do Ingá, devido às necessidades de soluções imediatas e também porque pode evitar maiores problemas para os usuários e as comunidades. Nesse caso, as informações coletadas irão auxiliar também a elaboração de estudos e planejamentos, além de alimentar banco de dados sobre as características dos usos de água no Estado, de forma contínua.

O cadastro de usuários é gratuito e será realizadode forma convocatória. A população poderá contribuir com o cadastramento dirigindo-se ao posto mais perto de onde mora e levar os documentos pessoais: RG e CPF, além de informações da propriedade, como a captação, tipo de bomba, área irrigada e método de irrigação. Deve se cadastrar quem faz captação em córregos, rios ou ribeirões (curso d' água); quem faz captação de água através de poços e nascentes e quem faz construções de barragens ou açudes.

Política
23 de Novembro / 2010 às 15:10 | Nenhum Comentário

A comerciante Francineide Ferreira de Souza, de 27 anos se prepara para voltar para a sua casa, no bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro, depois de permanecer cinco dias internada no Hospital Dom Malan em Petrolina. Ela chegou à unidade no último domingo para dar à luz à sua primeira filha, Maria Clara. Após o parto, foi constatada alteração na pressão arterial sendo necessária a internação até que a mesma fosse normalizada. Francineide permaneceu sob cuidados médicos especiais ao longo da semana. “Fiquei esses dias em observação para que não acontecesse uma complicação maior e fui muito bem cuidada. Se eu tivesse ido pra casa poderia sofrer alguma piora. Agora, estou pronta para voltar pra casa com minha menina”, declarou.

O tratamento humanizado e de qualidade recebido por Francineide é o que os usuários atendidos pelo Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar em Petrolina recebem ao procurar atendimento na Unidade. Funcionando com clínicas de internamento o HDM apresenta atualmente 199 leitos distribuídos em Enfermaria de alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria, além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica com 10 leitos, sendo a única do Vale do São Francisco e UTI Materna também com 10 leitos e a única do interior do nordeste inaugurada em setembro de 2010.

O HDM conta ainda com uma casa de apoio com 10 leitos oferecidos às mães que estão acompanhando seus filhos internados na unidade. “Aqui não me falta nada”, conta a dona de casa Luciene de Barros Silva, moradora da COHAB 6 em Petrolina e que está instalada na casa de apoio desde o dia seis de Outubro. Sua filha, Luane, nasceu prematura e precisou ficar internada na UTI pediátrica do HDM recebendo cuidados intensivos e especializados que são fundamentais para estes pacientes. Depois de cinco dias na UTI, o quadro clínico da recém-nascida melhorou e ela foi transferida para o berçário do Hospital onde está sob cuidados da equipe de neonatologia. “Ela melhora a cada dia e eu estou cada vez mais feliz por ter contado com esse atendimento. Não sei o que teria sido de minha filha e de mim”, declarou Luciene com alegria.

asccom
Política
23 de Novembro / 2010 às 14:40 | Nenhum Comentário

O dia 1º de dezembro foi instituído pela Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Mas em Petrolina, as ações em comemoração a data começam na próxima quinta-feira (25), com diversas atividades organizadas para combater o preconceito em torno da doença. Durante uma semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará a população serviços como testes rápidos para diagnóstico da doença, atividades educativas nas escolas, comunidades em geral e realizará  no dia 18 de dezembro o II Fórum sobre direitos e deveres dos portadores. O tema deste ano da campanha será: O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/Aids.

“O que observamos hoje em dia é que os jovens estão se expondo mais e com parceiros casuais. As estatísticas mostram que pelo menos 40% dessas pessoas não usam preservativos em todas as relações sexuais, mesmo sabendo que essa é a melhor maneira de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta o coordenador municipal do programa DST/Aids, Anderson Andrade. Os dados ainda revelam que a doença é mais presente entre as mulheres na faixa etária de 13 a 19 anos.

Na região, as estatísticas mostram que desde 1988 foram diagnosticados em Petrolina um total de 310 casos e 118 em outros municípios que também estão dentro da área de abrangência da Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 22 em menores de 15 anos, 179 entre 15 a 49 anos, 171 na faixa etária de 35 a 49 anos, 54 em pessoas de 50 a 64 anos e dois em maiores de 65 anos.  Em 2010 já estão em acompanhamento 19 casos, entre homens e mulheres, com idade de 15 a 24 anos, onde 64% são do sexo feminino.

asccom
Política
23 de Novembro / 2010 às 14:10 | Nenhum Comentário

O prefeito João Henrique de Barradas Carneiro, que após o afastamento com o deputado federal Geddel  Vieira Lima não goza mais do mesmo ambiente favorável no PMDB, estaria a negociar com a executiva nacional do PV. Bem relacionado com Edson Duarte, parlamentar que tentou o Senado, inclusive, com o apoio de JH, o alcaide tentaria surfar na “onda verde” emanada pela candidatura à Presidência da senadora Marina Silva (AC). A estratégia seria clorofilar e reciclar a sua administração, marcada por recentes polêmicas, como denúncias de irregularidade, perda na arrecadação e suspeições na realização de contratos, que geraram até a queda do secretário de Educação, Carlos Soares. Nesta segunda-feira (22), a apresentação ao governador Jaques Wagner de um projeto denominado “Copa Verde” seria um desses indicativos.

Entretanto Edson Duarte negou qualquer conversa com o atual prefeito: “Trata-se de um prefeito de capital. Politicamente e estrategicamente seria importante, mas não participei de nenhuma negociação”, ponderou. O parlamentar revelou, contudo, que a legenda busca se avigorar tanto no plano nacional quanto no estadual. “Na próxima semana deveremos fazer o anúncio de filiações de lideranças e figuras importantes que irão fortalecer os quadros e a representatividade do partido. Que nomes são esses? Eu diria que ainda não temos uma lista fechada”, prospectou.

Informações do BN
Política
23 de Novembro / 2010 às 13:30 | Nenhum Comentário

A Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco concluiu no último sábado em Petrolina, a 2ª Semana Nacional de Formalização do Empreendedor Individual com um balanço extremamente positivo. No período de 16 a 20 deste mês, foram formalizados 67 novos empreendedores em Petrolina, elevando o número de formalizações nos oito municípios cobertos pela Unidade (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolina), para surpreendentes 1.218 empreendedores individuais.

Segundo o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, a 2ª Semana Nacional de Formalização do Empreendedor Individual em Petrolina, mobilizou toda a equipe com a realização de uma série de palestras e várias ações nos bairros e no centro da cidade. “Começamos a movimentação desde o início do mês com o atendimento direto nos bairros dos municípios cobertos pela nossa Unidade. Depois, fizemos a veiculação de propaganda em alguns meios de comunicação da região. Durante a Semana, a divulgação  em Petrolina foi massificada mais ainda através da Frevuca e dos moto-taxistas, que visitaram 12 bairros, difundindo a importância que tem o registro de empreendedor individual,  o qual possibilita, entre outros benefícios, a garantia de uma aposentadoria, a venda pra quem só compra com nota fiscal, o acesso ao crédito e ao CNPJ sem burocracia”, detalhou Sebastião Amorim.

A iniciativa tem como objetivo legalizar empreendedores informais e quem deseja montar seu próprio negócio, gerar emprego e renda, dinamizar a economia local e aproximar Estado e informais. Os requisitos principais são ter faturamento anual de até R$ 36.000 proporcional no período de inscrição, ter estabelecimento único (sem filiais), não ter sociedade, nem participar de outra empresa como sócio, titular ou administrador.

Clas Comunicação

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage