Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 03 de Junho / 2014 às 07:00

"PV VAI APOIAR PAULO SOUTO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO" GARANTE WANK MEDRADO

O que tudo indica, é que o Partido Verde apoiará a chapa das oposições ao Governo da Bahia nas eleições de 2014. Até a próxima quinta-feira o partido anunciará a decisão, segundo informou o pré-candidato a deputado estadual da Bahia pelo PV, Wank Medrado, na tarde desta segunda-feira (02) ao Programa Geraldo José. “A defesa que fiz à Executiva Estadual era para manter a coerência e a integridade. Qualquer tipo de aliança passava pelo esgotamento de conversas com o Democratas. A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, é do PV. O partido, após uma série de conversas achou por bem, para manter a unidade, e deveria se aproximar do prefeito ACM Neto e do pré-candidato Paulo Souto. Estamos fazendo algumas exigências e estamos encaminhando para o pré-candidato, 43 proposições, para que a gente possa se alinhar e manter este caminho. Na próxima quinta-feira vamos anunciar o alinhamento com Paulo Souto”, informou.

Durante a entrevista, Wank Medrado respondeu sobre a participação do Partido Verde no projeto político da chapa de Paulo Souto. “Pessoalmente estive com Paulo Souto e nas conversas que tivemos, ele nos deixou à vontade para que a gente pontuasse e dissesse de que forma poderíamos contribuir com o projeto político presidido. O que nos deixa com serenidade, é que ele não faz loteamento de cargos, dentro do projeto é que vamos tomar conhecimento de quem irá participar, evidentemente caso o projeto tenha êxito. Não tem uma divisão de espaços durante o projeto político. Paulo Souto negocia responsabilidades e compromissos”.

Wank Medrado já recebeu apoio de três vereadores de Juazeiro: Valdeci Alves (PV), Amilton Ferreira (DEM) e Ronaldo Campina (Roninho do PTB). “A importância desses apoios é muito grande, na medida em que defendemos um projeto político, e não defendemos um projeto de negócio político. Há uma diferença muito grande entre você defender um projeto de interesse público e um projeto de interesse de poucos. Os três vereadores resolveram de iniciativa própria e partidária se associarem a esse projeto. Temos juntos três grandes lideranças que bem representam Juazeiro. Estamos avançando com esta pré-candidatura, uma vez convertida pelas convenções, iremos avançar”, disse Wank.

Mas a falta de apoio do vereador Zé Carlos Medeiros, do mesmo partido, voltou à tona durante o programa.  Medeiros apoiará para a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB).  “As conversas que tenho com Medeiros, são informais. Não tratamos diretamente desse assunto. Ele não me apresentou nenhum argumento para não me acompanhar, e tão pouco disse as razões de acompanhar o deputado Adolfo Viana. Se Medeiros adotou postura diferente, só me cabe respeitar. Naturalmente, qualquer conduta traz consequências, e não sou eu que serei corregedor do vereador Medeiros, torço para ele continuar a carreira dele, um mandato bem exercido. Quem tem a missão de julgar, é quem elege”, argumentou.

Questionado se o comportamento do vereador Medeiros não seria de infidelidade partidária, Wank disse reconhecer quem está ao lado. “O partido não tem o ranço de vingança, o partido defende coerência nas ações. Se houver alguma provocação, o partido dará uma resposta. Eu tenho postura, tenho lado e defendo o meu compromisso com lideranças políticas de mandato em Juazeiro, e são os três: Neguinha, Amilton e Roninho, eu honrarei meu compromisso com eles", finalizou. Wank Medrado informou ainda que a convenção do PV será no dia 18 de junho.

Da redação, Itamara Costa
publicado em 03 de Junho / 2014 às 06:30

Prefeito Isaac assinará segundo contrato do ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’ nesta terça-feira em Maniçoba

Nesta terça-feira (3), às 08h30, o prefeito Isaac Carvalho assinará o segundo contrato do ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’ no povoado de Campos, em Maniçoba. No total serão 40 unidades habitacionais adquiridas mediante parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Banco do Brasil, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci (IDESA) e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR).

O primeiro contrato assinado contemplou o distrito de Massaroca com 14 casas. O Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, integrante do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV objetiva a produção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, por intermédio de operações de repasse de recursos do Orçamento Geral da União ou de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, reduzindo o déficit habitacional rural.

Em seguida o prefeito Isaac e comitiva seguirão para os povoados de Sifra e Lagoa dos Porcos, também em Maniçoba, onde serão inaugurados mais dois poços tubulares dos 50 que a Prefeitura está levando para diversas localidades da zona rural. 

Ascom/PMJ Foto de Arquivo do Blog
publicado em 03 de Junho / 2014 às 06:00

VICE-PREFEITO ATUA EM PROL DE JUAZEIRO

O vice-prefeito de Juazeiro, Francisco Oliveira, conhecido popularmente conhecido por “Irmão Francisco” não para de lutar pelo município, ajudando o prefeito Isaac no seu trabalho em prol de Juazeiro. Na última semana ele esteve em Brasília, em diversas reuniões, com membros do Governo Federal e com o Deputado Afonso Florence.

“Quinta-feira passada, 29, estive em reunião com o Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade, que por determinação do Ministro da Educação, conversou sobre o aumento de bolsas do Pronatec para Juazeiro”, relatou Irmão Francisco. Acompanhado pela diretora da Escola Valquíria Saturnino, o Secretário ouviu a demanda e prometeu uma atenção especial a isto. Hoje o governo federal já disponibiliza 1.200 vagas do Pronatec, profissionalizando jovens que não tinham condições para se formarem em um curso técnico.

O vice-prefeito foi ainda recebido por Leila de Moraes e Marcus Sérgio, assessores especiais do Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que não pode estar presente devido uma reunião urgente. Na pauta na Casa Civil, o irmão Francisco formalizou o convite para que a Presidente Dilma venha inaugurar a próxima etapa do “Minha Casa, Minha Vida” e os Centros de Educação Infantil, que estão sendo construídos na cidade, em parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e o Governo Federal. Os dois assessores prometeram avaliar juntamente com o Ministro a agenda da Presidente.

Dando continuidade às conversas iniciadas durante a visita em Juazeiro do deputado Afonso Florense, realizou reunião com este parlamentar, onde discutiu a necessidade de recursos para reforma do Mercado Joca de Souza. O deputado reafirmou sua luta em prol de Juazeiro e dos seus esforços para atender a demanda. O vice-prefeito está esperançoso com os desdobramentos destas reuniões em Brasília, porque sabe do compromisso do Governo Federal, liderado pela Presidente Dilma e do deputado Afonso com o município.

Ascom Francisco Oliveira
publicado em 02 de Junho / 2014 às 23:00

Espaço do Leitor: Crack em Juazeiro é impossível vencer.

Na maioria das cidades em que as prefeituras tem compromisso com a população está tendo um programa “crack é possível vencer”, que é um programa do governo federal para tratar dos dependentes químicos e combater o tráfico de drogas.

Esse programa tem a parceria com o Estado, prefeitura municipal e vários setores da segurança pública, mas em Juazeiro não é possível vencer, pois a prefeitura ficou de providenciar as instalações e toda a estrutura necessária e mais uma vez o gestor municipal deixa a nossa cidade de fora de um programa que beneficiaria muitas famílias que sofrem com esse problema.

Infelizmente o Senhor Prefeito não sabe da importância do programa ou não se preocupa com o bem estar da população, pois bastaria olhar no arco da ponte, estação ferroviária e na Itaberaba e ver quantos jovens estão se destruindo por causa dessa dependência.

Basta ver quantos assaltos estão tendo na cidade por causa do vício dessa droga que só vem aumentando os usuários, sem contar as mortes, como a que aconteceu com uma menina de 12 anos entre o São Geraldo e o Tabuleiro, onde a mesma foi brutalmente assassinada por causa do crack.

A nossa cidade não precisa sofrer desse jeito e diante disso não tenho mais palavras para continuar.

Poliana Lins

publicado em 02 de Junho / 2014 às 22:30

Miguel Coelho apresenta ideias à população durante visita da Frente Popular ao Sertão do São Francisco

O pré-candidato a deputado estadual, Miguel Coelho (PSB), aproveitou a visita da caravana da Frente Popular ao Sertão do São Francisco para apresentar suas ideias e propostas à população. Acompanhando Paulo Câmara (PSB), Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Raul Henry (PMDB), o socialista passou por sete municípios, recebendo o carinho e o apoio de lideranças políticas e da população. Depois de passar por Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó, Petrolina, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista, a caravana da Frente Popular encerrou a visita em Dormentes, onde os moradores foram ao encontro dos pré-candidatos para ouvir, sugerir propostas e apresentar demandas.

Ascom Miguel Coelho
publicado em 02 de Junho / 2014 às 22:00

Escola de Beleza de Juazeiro participou dos 70 anos da ACIAJ

No último sábado (31), a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) participou com os alunos da Escola de Beleza de Juazeiro, do evento em comemoração aos 70 anos da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ). Várias instituições se reuniram na Praça da Misericórdia para prestar serviços e orientações técnicas gratuitamente para a população.

Os alunos e instrutores da Escola de Beleza, que faz parte do Programa Municipal Qualifica Juazeiro, montaram um pequeno salão de beleza na praça, e ofereceram cortes de cabelo, escovas e penteados para as pessoas que passavam pelo local. Segundo o presidente da Associação dos Cabeleireiros do Vale do São Francisco, parceiro do projeto, Valdo Duarte, foram atendidos mais de 50 pessoas. “A Prefeitura inaugurou no mês passado a Escola de Beleza, que irá capacitar mais de 600 pessoas nos cursos de cabeleireiro, manicure, design de sobrancelha, penteado afro, maquiagem e química capilar. Hoje estamos aqui para comemorar o aniversário da CIAJ, deixando a população mais bonita”, ressaltou Valdo.

Além do salão de beleza na praça, aconteceram palestras sobre o câncer de mama drogas, exposição de produtos da agricultura familiar, serviços de saúde, consultoria na área jurídica e empresarial, e apresentações artísticas. Participaram do evento a SEDIS, a secretarias de Saúde, Agricultura, Instituto Ivete Sangalo, Ordem dos Advogados OAB, Procon, Sebrae, Cartório Postal e o Sindicato dos Contabilistas.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
publicado em 02 de Junho / 2014 às 21:30

Deputado Roberto Carlos participa do PGP do pré-candidato Rui Costa

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, neste domingo (01), do Programa de Governo Participativo – PGP, do pré-candidato ao Governo do Estado, Rui Costa, em Camaçari. O evento contou com a presença de diversos prefeitos, deputados estadual e federal, lideranças políticas e a população de cidades vizinhas como, Simões Filho, Mata de São João, Catu, Dias D'Ávila, Lauro de Freitas, entre autoridades diversas.

Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância do Programa de Governo Participativo do pré-candidato Rui Costa. “Esta ação é um modelo novo que possibilita a participação popular para a formação de um Plano de Governo. Rui está indo até as comunidades para ouvir a demanda da população e, assim, conhecer as principais necessidades para que, caso seja leito, possa trabalhar de modo incisivo para atender, realmente, as principais necessidades de cada município”, disse o deputado Roberto Carlos. A rua onde foi realizado o evento ficou lotada. Mais 1,5 mil pessoas aguardavam a chegada da chapa majoritária.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 02 de Junho / 2014 às 21:00

Prefeito Isaac Carvalho participa da formatura da primeira turma de alunos do Polo UAB

O fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação de Juazeiro registrou um grande marco no último domingo (1º), com a formatura da primeira turma de alunos dos cursos de Formação Pedagógica em Química, Física, Matemática, Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância da UNIVASF, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além da Prefeitura de Juazeiro e Governo do Estado da Bahia.

Os 85 formandos de Juazeiro foram certificados no Auditório do Complexo Multieventos da UNIVASF, na mesma solenidade que os alunos dos Polos de Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Pintadas. Participaram da complementação pedagógica realizada na modalidade à distância e com duração de 18 meses, professores da rede pública municipal, estadual e federal. Além das aulas à distância, os alunos fizeram avaliações presenciais no Polo.

Segundo a coordenadora do Polo UAB de Juazeiro, Rosângela Cunha, a formatura representa um marco para município. “O Polo de Juazeiro tem apenas dois anos, começamos com esses seis cursos que inauguraram a educação à distância no município. Por isso que hoje a gente entende como marco histórico, porque de agora em diante a educação a distância está firmada num patamar muito mais sólido. Hoje passamos a ter 24 cursos na modalidade, todos ofertados por instituições públicas de qualidade, inclusive de referência nacional isso em nível de extensão, especialização e graduação”, informou a coordenadora.

Numa cerimônia emocionante, o prefeito Isaac Carvalho participou do evento como patrono do Polo UAB de Juazeiro, ao lado do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade que foi paraninfo, e do Assessor Especial de Modernização Administrativa, Plinio Amorim. A solenidade contou com as presenças do vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, do pró-reitor Leonardo Rodrigues, do secretário de Educação a Distância da Univasf, Francisco Ricardo Duarte, da coordenadora UAB da Univasf, Adriana Moreno, da diretora do Instituto Anísio Teixeira e representante do secretário Estadual de Educação da Bahia, Irene Carzola, além de representantes dos municípios beneficiados com os cursos, coordenadores de Polos, professores, e familiares dos concluintes.

Leia mais.

Por Elaine Barbosa/PMJ
publicado em 02 de Junho / 2014 às 20:31

Eduardo Campos busca raízes para firmar perfil nordestino

Dona Almina, irmã do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, esperava em casa a visita de um parente. A poucas quadras dali, o sobrinho-neto e pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, inaugurava a nova sede da sigla em Crato, uma das principais cidades da região do Cariri. Além da volta às raízes, o passeio do presidenciável tem o objetivo estratégico de firmá-lo como o representante da Região Nordeste na eleição presidencial. Durante o fim de semana que passou no Ceará, Campos visitou quatro cidades e dividiu o tempo entre compromissos políticos e familiares. Aos 89 anos, Dona Almina acompanhou animada a maioria deles, mas fez questão de que ele desse uma passadinha na casa da família, onde Arraes viveu na juventude. Embora tenha feito carreira política em Pernambuco, o avô de Campos nasceu em Araripe, próxima a Crato, para onde se mudou quando menino. 

Estadão
publicado em 02 de Junho / 2014 às 20:02

Secretário de Saúde de Lagoa Grande participa de encontro nacional sobre o financiamento do SUS

A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco,  Carlinhos Ramos participa do 30° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento vai até  quarta-feira (04) em Serra, no Espírito Santo.

Com o tema ‘Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e de hoje’, o congresso reúne gestores municipais, secretários, pesquisadores e usuários do SUS de todo o país. De acordo com Carlinhos, o evento já se consolidou como um dos maiores e mais importantes encontros da área no Brasil e no mundo, reunindo pessoas interessadas em discutir e melhorar a saúde pública brasileira.

“Além de promover a troca de experiências, o Conasems procura discutir as políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais para o fortalecimento do SUS. Com o conhecimento adquirido aqui, já estamos reunindo ideias e planejando novas ações para Lagoa Grande”, destacou. 

Ascom Lagoa Grande
publicado em 02 de Junho / 2014 às 19:35

Fiança de Prisco já foi paga; ‘Nós fizemos nossa parte’, diz advogado

A fiança do vereador Marco Prisco (PSDB) já foi paga e sua defesa aguarda sua saída em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda, disse Fábio Brito, advogado e diretor jurídico da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares (Aspra). “[A fiança] já está paga ‘de hoje’ e já enviamos o comprovante do pagamento. Nós fizemos nossa parte. Agora estamos esperando a Justiça cumprir a parte dela”, afirmou Brito. Prisco está preso desde 18 de abril, suspeito de “crimes políticos graves” supostamente cometidos por ele durante a greve da Polícia Militar de 2012. Ao ter um pedido de revogação de prisão aceito na última sexta-feira (30), o juiz substituto Fábio Roque da Silva Araújo definiu uma série de exigências para a sua soltura, entre elas o pagamento de fiança de R$ 21 mil. Segundo Fábio Brito, o pagamento não pôde ser feito na sexta porque o banco já estava fechado.

BN Foto: Divulgação
publicado em 02 de Junho / 2014 às 19:30

Prefeito Isaac Carvalho participa da 1ª Missa do Vaqueiro de Carnaíba do Sertão

Fé e muitas bênçãos marcaram a 1ª Missa do Vaqueiro de Carnaíba do Sertão, realizada no último sábado (31) no parque Francisco José. Cerca de 100 vaqueiros entre encourados e amadores de Carnaíba e região, fizeram suas orações, guiados pelas palavras do Padre José da paróquia da comunidade. Organizada por Mundinho e Amigos, o evento religioso contou com o apoio da Associação de Desenvolvimento Cultural de Corrida de Argolinhas e Vaquejada do Norte Baiano (ACCAV) e teve como objetivo preservar a cultura sertaneja e manter viva a garra e o trabalho árduo dos primeiros ocupantes do sertão.

O prefeito Isaac Carvalho prestigiou a Missa juntamente com a equipe do Governo Municipal e acompanhado do presidente da ACAAV, Adilson Souza Nunes e de lideranças da comunidade, a exemplo de Bertinho da Carnaíba. Durante o ato litúrgico, o público se emocionou com a apresentação de alguns nomes do aboio da região, a exemplo de Mundinho do distrito Carnaíba, Zezinho da cidade de Curaçá e Fernando do município de Petrolina. Na ocasião houve um momento das oferendas, quando homens conduziram objetos que compõem as vestes dos vaqueiros.

De acordo com o presidente da ACAAV, Adilson Souza, o distrito de Carnaíba do Sertão tem atualmente uma grande representação de vaqueiros, que participam constantemente de eventos religiosos em Juazeiro e em outras cidades. “Por conta disso, percebemos que Carnaíba merecia um evento desses, até porque são vaqueiros companheiros e amigos que não tinham uma missa. A nossa intenção como Associação foi contribuir para a realização da primeira missa e nos próximos anos à comunidade passa a organizar”, destacou Adilson. 

A ACAAV prestou uma homenagem póstuma ao vaqueiro da comunidade, Francisco José de Macêdo. Na ocasião, o prefeito Isaac, fez a entrega de um quadro com a foto de Francisco à família do homenageado que prestou relevante contribuição à cultura vaqueira. Na oportunidade o gestor ressaltou a importância do momento. “Primeiramente quero enaltecer essa profissão que tem tanto trabalho prestado e que contribui para que o alimento chegue até a mesa do cidadão. Quero também parabenizar a família de Francisco por honrar o seu nome. Isso é muito importante, porque ele se foi, mas ficou sua história. Eu também perdi meu pai, mas quando existe amor sentimos o quanto eles estão presentes dentro da gente”, disse o prefeito. Além da missa, a programação contou uma cavalgada que saiu de Juazeiro em direção a Carnaíba. As atrações musicais ficaram por conta do sanfoneiro Zezão do Acordeon e da Banda Peleja Mais Não Vai.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 02 de Junho / 2014 às 19:00

COMEÇA A TREZENA DE SANTO ANTÔNIO EM JUAZEIRO

Desde o dia 1 de junho que os fiéis do bairro Santo Antônio, em Juazeiro, festejam seu padroeiro. A trezena segue até o dia 13 de junho e tem como tema "A Espiritualidade cristã na Família: um casamento que dá certo", antecipando o que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quer refletir na Semana Nacional da Família e rezando pelos frutos do Sínodo dos Bispos sobre a família, convocado pelo Papa Francisco.

Segundo Padre Donizete, vigário da Paróquia, "a espiritualidade cristã é um recurso para a família, é um bem que enriquece a convivência de cada dia e que faz uma ponte entre a rotina das tarefas diárias e a vontade de Deus que atualiza, em todo momento, sua aliança de amor para conosco”. Continua o vigário: "E com a fama de casamenteiro, Santo Antônio intercede pela família que vive fervorosamente essa espiritualidade cristã".  

A cada noite, às 19:30 horas, os devotos de Santo Antônio participam de missas, pedem bênçãos e escutam pregações. Nos dias 7, 8 e 12 de junho têm quermesses, com comidas típicas, músicas e quadrilhas. Dia 7, os enfermos recebem o Sacramento da Unção e participam de um "happy hour", às 16 horas. Mais tarde, às 19:30 horas, alguns casais, pedem a proteção do santo casamenteiro para o seu matrimônio. Acontece casamentos comunitários e a bênção de casais.  Dia 12, conta com a tradicional bênção dos namorados e dos noivos. No último dia, 13 de junho, a procissão sai da igreja Santo Antônio, percorre algumas ruas do bairro em direção à praça Dom Thomaz, onde é celebrada a missa festiva, por Padre Claudomiro Rocha, da Arquidiocese de Aracaju- SE.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (LISBOA), PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA.

Nasceu em Lisboa (Portugal), no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas pouco depois de sua ordenação sacerdotal transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores com a intenção de dedicar-se à propagação da fé entre os povos da África. Foi entretanto na França e na Itália que ele exerceu com excelentes frutos o ministério da pregação, convertendo muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano de 1231.

Programação

publicado em 02 de Junho / 2014 às 18:30

Agentes de trânsito da região comemoram aprovação da PEC 177

Marcos, de branco, ao lado de Lídice da Mata e agentes de trânsito

Foi aprovada no final da última semana, a lei que coloca o agente de trânsito no rol de segurança pública, inserida no artigo 144 da Constituição Federal. De acordo com o agente de trânsito de Juazeiro, Marcos Passos, essa aprovação traz muitos benefícios não só para o agente, mas também para a comunidade: “Além de nos capacitar para fazermos sempre o melhor trabalho, os munícipios receberão verbas federais, além de estipular corretamente nossas atribuições com mais detalhes” cita Marcos que junto com sua comissão, enviou representantes para Brasília a fim de oficializar a aprovação da lei. Marcos Passos fez questão de agradecer aos senadores, em especial a Lídice da Mata, que deu total apoio à causa: “Agradecemos com todo o carinho o apoio de vários senadores, mas não podemos deixar de citar a Lídice que foi essencial para essa vitória” completou.

publicado em 02 de Junho / 2014 às 18:00

Sobre comitê pró impeachment de Isaac, secretário diz que "candidatos não são entidades"

Após a constituição de um comitê, que está recolhendo assinaturas para implantação de várias CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) visando o impeachment (destituição) do prefeito de Juazeirto Isaac Carvalho (PCdoB) . O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, Paulo César de Andrade, rebateu a nota divulgada no blog Geraldo José sob o título "Entidades  formam comitê pró impeachment".(aqui). O secretário disse que a nota é assinada por Xibiu e Davi Lima, militantes políticos de oposição, "dois eternos candidatos ao Legislativo de Juazeiro com votações sempre ridícula. O mais estranho, é que os dois se apresentam como "entidades": Ou eles não sabem o que significa entidade ou perderam o juízo de vez e já se consideram instituições”, disse.

Ascom/PMJ
publicado em 02 de Junho / 2014 às 17:30

Custo da cesta básica cai em Petrolina e Juazeiro, segundo pesquisa da Facape

Os preços dos alimentos da cesta básica caíram em Petrolina e Juazeiro, de acordo com os dados do boletim divulgado mensalmente pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). A pesquisa é referente ao mês de abril e apontou deflação de 0,59% nas duas cidades do Vale do São Francisco.

Ao contrário do mês de março, o levantamento indica uma queda nos preços de 0,97% em Juazeiro e de 0,24% em Petrolina. Em abril, o trabalhador que ganha em média um salário de R$ 724 gastou 33,47% de sua renda na compra da cesta básica, restando R$ 481,64 para gastos com demais despesas como moradia, vestuário e saúde.

De acordo com a pesquisa, o custo da cesta de alimentação ficou em R$ 237,47 em Juazeiro e R$ 247,25 em Petrolina durante o mês de abril. Itens como carne e leite ficaram mais caros nas duas cidades. Segundo o boletim, essa alta no preço da carne, por exemplo, está relacionada ao aumento das exportações, o que reduz a oferta no mercado interno. Já o tomate e a banana ficaram mais baratos no bolso do consumidor devido à diminuição da procura por esses produtos.

Outro dado interessante apontado pela pesquisa é o índice de inflação maior na cidade baiana. De janeiro até abril deste ano, Juazeiro apresentou aumento nos preços de 4,47% , enquanto Petrolina registrou 0,81%.

Ascom Facape
publicado em 02 de Junho / 2014 às 17:00

Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI convocam proprietários de caminhões-pipas

A Defesa Civil de Juazeiro e 72º BI de Petrolina comunicam aos proprietários de caminhões-pipa que nesta terça-feira, 03 de junho, das 08h às 10h, por ordem de chegada, na Orla 2 de Juazeiro, será realizada a vistoria dos veículos que atendem a “Operação Pipa”. A vistoria é necessária para a continuidade do contrato. 

O “Pipeiro” deverá comparecer ao local com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões-pipas devem estar com os tanques de água cheios.

Ascom SAAE
publicado em 02 de Junho / 2014 às 16:30

Sesp responde leitor sobre praça Monsenhor Nestor em Juazeiro: "equipes iniciaram no mês de maio, a recuperação do equipamento"

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) respondeu sobre a solicitação dos moradores da rua do Socorro, no bairro Alagadiço em Juazeiro, sobre a manutenção da praça Monsenhor Nestor. Em nota, a SESP informa que "está realizando ações de reparos e manutenção nas praças do município, entre elas a Praça Monsenhor Nestor, onde equipes iniciaram no mês de maio, a recuperação do equipamento, que receberá rampas de acessibilidade, substituição do piso, recuperação dos canteiros e da quadra esportiva, colocação de gramas e mudas, além da instalação de um playground".

Foto: SESP
publicado em 02 de Junho / 2014 às 16:00

Pedro Alcântara valoriza apresentação de peça teatral sobre a democracia

Na noite do último sábado (31), o pré-candidato a deputado federal Pedro Alcântara ao lado da esposa Gorete, assistiu a peça de teatro “O Beijo da Mulher Aranha” dirigida pelo ator, diretor e produtor Hertz Félix. Alcântara ao final da apresentação parabenizou o produtor pela difusão da cultura através de suas peças teatrais “e esta veio realmente marcar com Júbilo a história da democracia, foi realmente uma noite inesquecível. Deu para resgatar momentos históricos de nosso povo em plena ditadura militar”, relatou Alcântara.

Ascom/ Pedro Alcântara
publicado em 02 de Junho / 2014 às 15:30

"Dia Nacional em Defesa do Velho Chico" tem extensa programação

Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que marcar o dia 03 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

O rio da integração nacional está agonizando. O São Francisco, o maior rio que nasce e deságua no Brasil, com uma extensão de 2.700 Km, integrando o Nordeste e Sudeste, passa por um momento dramático. É a pior estiagem em 50 anos. A crise do Velho Chico compromete a geração de energia, navegabilidade e o abastecimento de água, em toda extensão da sua bacia, que envolve mais de 500 municípios e cerca de 17 milhões de moradores. Os efeitos mais perceptíveis são os bancos de areia no leito do rio, as marcas da erosão de suas margens e o aumento da poluição de suas águas. Pescadores relatam, por exemplo, que já têm dificuldade em encontrar as espécies típicas do Velho Chico.

Com a redução da vazão em 200m³/s (duzentos metros cúbicos por segundo) – passando para 1.100m3/seg – a pedido do setor elétrico, a barragem de Sobradinho, na Bahia, está funcionando com apenas 57% da sua capacidade. Já as represas de Itaparica, em Pernambuco, e de Três Marias, em Minas Gerais, estão a menos de 30%. Em Alagoas, em 2013, houve o desabastecimento de aproximadamente 150 carros-pipa diariamente, deixando sem atendimento uma população superior a 200 mil pessoas.

CAMPANHA - Para alertar para os riscos de um colapso nacional, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF lança a campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”. A proposta é marcar o dia 03 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Será um dia inteiro de mobilizações em toda a extensão da bacia, alertando a sociedade para a necessidade de revitalização do São Francisco. Estão programadas barqueata, peixamento, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores público. A campanha também dará destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas. Para mais informações sobre a campanha, além de textos, imagens e material audiovisual, acesse: http://virecarranca.com.br/

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explica que a manifestação não significa um protesto. “Será um dia de mobilização em defesa do nosso 'Velho Chico'. Com isso, as comunidades, a população, os defensores da causa do São Francisco, todos podem ter iniciativas que marquem a data. Pode ser uma caminhada, uma ação dentro do rio, uma entrevista em emissora de rádio ou de televisão etc. O importante é que o São Francisco seja lembrado nesse dia em sua importância para o país”, observa.

Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

Ascom CBHSF Foto: João Zinclair
publicado em 02 de Junho / 2014 às 15:00

Sisu abre inscrições e oferece mais de 50 mil vagas

A partir de hoje (2), até o próximo dia 4, estão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A inscrição é gratuita e feita apenas pela internet. Podem participar os estudantes que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota acima de 0 na redação. Nesta segunda edição de 2014 do Sisu são ofertadas 51.412 vagas em 67 instituições. O número de vagas cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179, em junho de 2013, para 1.447 em 2014. Nesta edição houve acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharias. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições.

No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e da senha usados no Enem 2013. Caso o candidato não se lembre desses dados, poderá recuperá-los no site do Enem. Ao finalizar a inscrição, o sistema permite que o candidato imprima um comprovante. O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar o curso escolhido. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a cada ano.

publicado em 02 de Junho / 2014 às 14:30

Celebrações dos 25 Anos do Irpaa terão início este mês

No mês de abril de 2015, o Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, completa um ciclo de 25 anos de trabalho pela Convivência com o Semiárido brasileiro. Para dar início as celebrações de aniversário, no próximo dia 04 de junho a entidade realizará o lançamento de uma agenda de atividades comemorativas, as quais buscam também refletir os avanços e perspectivas da caminhada.

Inicialmente, o objetivo do Instituto, que teve D. José Rodrigues como presidente fundador, foi divulgar a Convivência com o Semiárido, para na segunda década de atuação ter como missão a consolidação da mesma. E agora nas suas “bodas de prata”, o Irpaa vem centrando esforços também na luta pela construção e implementação de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido.

Nesse sentido, é indispensável permanecer no diálogo constante com agricultores e agricultoras, redes e articulações, fóruns, entidades de cooperação e governos, com vistas a garantir que a uma Política de Estado, e não apenas de Governos, seja construída com base em todos os elementos que compõem o paradigma da Convivência.

Nesses anos de atuação, só tem crescido a intervenção da entidade com o incentivo à organização das comunidades rurais para lutarem pelo acesso à terra, a água e condições de produção apropriada à região. Nisto, a implementação de tecnologias, o trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, e apoio a empreendimentos de Economia Solidária tem sido fundamentais. Além disso, conquistas voltadas para a concretização da Educação Contextualizada (garantida pela LDB/1996), a defesa da vida do Rio São Francisco e dos povos ribeirinhos e a luta pelo direito à comunicação tem feito parte da ação do Irpaa.

Comunicação Irpaa
publicado em 02 de Junho / 2014 às 14:00

ESPAÇO DO LEITOR: O FÚTIL 3 x 1 O ÚTIL...

“Todo mundo sabe, que vivemos num mundo onde não damos um segundo olhar às coisas belas.” Marillion – Beautiful.

Alguém de vocês certamente já ouviu falar que todos os dias, o tolo e o sabido vão para a rua, e quando lá se encontram todos já sabem o resultado...

Enganam-se os que pensaram que o sabido levou vantagem. Isso é coisa do passado. Atualmente os valores mudaram...

Hoje vou tentar falar um pouco sobre isso, e, por favor, peço novamente que não me mandem ir dormir, porque ficarei mesmo é bem acordado, e ao contrário de uma soneca, vou tratar de alguns fatos do nosso dia a dia, mas nada de política (o compositor já tratou disso). Vamos tentar entender certos lances que muitas vezes num simples clique se transformam numa notícia pra lá de compartilhada, e termina bombando geral...

E não é só isso. Primeiro bomba depois detona, em seguida explode como a mais lida do dia e assim segue por dias... De uma forma mais apurada e racional procuramos o sentido daquela importância toda e não entendemos. Então, ficamos muitas vezes perplexos como algo tão simplório é tão glorificado...

Como isso tudo se dá? O fato acontece e a mídia faz a sua parte em noticiar, e aí é o bastante para muitos do lado de cá, endeusarmos aquilo, às vezes só faltando colocar num andor e sair por aí em procissão dando àquele fato tolo e bobo a maior conotação... Muitas vezes damos as maiores proporções ao fútil porque os autores da futilidade é “seu” fulano ou “dona” fulaninha...

O que você sabe de fútil eu também sei: “algo desprovido de interesse, sem nenhum valor, leviano...” “Pode designar local, pessoas sem essências, princípios e enganadoras...”

Exemplos de futilidades. Quer saber mesmo?

Recentemente uma conhecida celebridade queria porque queria que certo órgão fosse fechado ao público, e somente ela fosse atendida, a fim de que ninguém a incomodasse... Tem ainda aquela que fez que terminou o namorico com alguém, e agora no recente reencontro que a mídia noticiou, apareceu no trabalho cheia de “manchões” que estamos omitindo dizer a palavra exata, mas, isso foi motivo para curtidas, comentários e compartilhamentos aos borbotões...

Vamos falar agora do ÚTIL...

Como podem ver escrevi em letras maiúsculas pela sua importância, pois ser útil é ser “prestativo, vantajoso, bondoso, agradável, salutar...” Seus exemplos são geralmente nobres e generosos, indo de uma mão estendida como podemos ver na ilustração até o indicar da melhor estrada a ser seguida, e tem ainda aqueles verdadeiros profissionais bacanas, do bem, humanos, esmerados, dedicados, seja um simples feitor ou um conceituado doutor...

Antes de finalizar quero fazer com vocês um jogo rápido: Você prefere conversa fiada ou um papo-cabeça? Prefere a altivez do falastrão ou a timidez de um campeão?  Prefere andar pelos caminhos largos das facilidades ou as veredas da vergonha e da verdade? Pois é, dependendo da sua opção podemos mudar essa situação que está escancarada aos nossos olhos, onde mais das vezes o fútil tem superado o útil...

Vamos mudar o placar desse jogo?

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 02 de Junho / 2014 às 13:30

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 25 mi

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.604 da Mega-Sena realizado no sábado (31). Os números sorteados foram: 02 - 21 - 24 - 27 - 40 - 51. A Quina teve 62 acertadores e cada um vai levar R$ 35.017,62. Já a Quadra paga R$ 581,57 para cada um de seus 5.333 ganhadores. A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 25 milhões no sorteio da quarta-feira (4), segundo a Caixa Econômica Federal.

publicado em 02 de Junho / 2014 às 13:00

Vereadores são convidados para reunião das eólicas Sento-Sé

Acontecerá no dia 10/06, às 14:00h, na capela da comunidade de São Pedro em Sento-Sé, reunião técnica de apresentação do início das obras de execução dos empreendimentos de geração de energia eólica que constituirão os novos parques Mussambê, Morro Branco I e Baraúna I, que serão instalados nos altiplanos próximos à comunidade de São Pedro.

Por conta disso, o presidente da câmara Moacir Martins dos Santos, estendeu o convite a todos os parlamentares do município justificando ser um acontecimento de interesse da população, pois se trata de um grande empreendimento de geração de emprego e renda, devendo ter representatividade do Poder Legislativo Municipal.

Ascom Câmara de Sento-Sé
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.