Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 15:00

ARTIGO - ELEIÇÕES

Finalmente chegamos ao fim de mais uma campanha eleitoral. E a análise que faço é: novamente perdemos a chance de fortalecermos ainda mais esse importante e vital processo democrático da escolha direta através do voto.

Infelizmente ainda vejo a nossa democracia fragilizada devido a sorrateiras intervenções de setores conservadores que num passado não muito distante cercearam nossa liberdade e implantaram um regime autoritário e socialmente excludente.

E por isso, ao invés de se propagar uma discussão ampla sobre toda a conjuntura política nacional e expor as qualidades dos próprios candidatos (além de afirmar os motivos da escolha), parte da população influenciada por esses setores cujas ideias são ecoadas por determinados veículos da "imprenssona", optou pelo esvaziamento do debate fazendo uso de insanas e rancorosas agressões aos políticos e eleitores de correntes adversárias, principalmente se os mesmos forem militantes/simpatizantes do PT de Lula e Dilma ou do PC do B.

A nada fina ironia é que esse mesmo povo vive detonando o próprio país e exaltando todas as "maravilhas" dos países europeus e dos EUA. Esquecem-se, ou melhor, tentam não enxergar, que as populações dessas nações deixam muito claras suas opções ideológicas, no entanto, quando se dá por encerrado o período eleitoral e determinada corrente sai vitoriosa nas urnas todos voltam a fazer parte de uma mesma nação, sem distinções. Muito menos restrições.

Por exemplo. Não se vê nenhum republicano torcendo contra ou disseminando ódio à gestão do democrata Barack Obama. Simplesmente porque, afinal de contas, os acertos e os erros de seu governo impactarão a vida de todos. E ali o que está em jogo é o melhor para os Estados Unidos e para TODO o povo americano. O mesmo ocorre na Inglaterra entre os partidários dos Trabalhistas e dos Conservadores.

Lógico que por lá também existe confronto ideológico e enfrentamento de classes, até como principio do próprio fortalecimento do sistema democrático, mas não nesse nível de construção do caos e de disseminação do ódio.

Já que tentam tanto imitar o estilo de vida alheio, especialmente dos anglo-americanos, porque não imitam também essa postura política e esse maduro posicionamento de defesa da democracia que esses povos fazem uso nos seus respectivos países?

Eu voto Dilma e digo os motivos. Pelo que já foi feito de bom e pelas novas propostas para mais avanços e conquistas. É simples. Não me interessa falar mal ou desqualificar quem vota em Marina, Aécio ou em qualquer outro candidato. Acho que esse tipo de atitude imatura não acrescenta em nada e, ainda pior, divide o Brasil e fragiliza a nossa democracia.

Para finalizar: não creio que exista administração pública perfeita. Mas acredito sim que há gestões e governos melhores do que outros.

Luiz Hélio Alves

Jornalista

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 14:49

Jornalista Dalmir Campos perde voto por criança invadir cabine de votação

O jornalista Dalmir Campos que atuava no Vale do São Francisco, mas que vota em Salvador teve motivos de sobra para estar indignado na manhã deste domingo, durante as eleições. De acordo com ele, uma criança entrou sem autorização em sua cabine de votação, enquanto ele votava, apertou o CONFIRMA e anulou seu voto para deputado Estadual: "Eu nem vi na hora que ele apertou. Eu perdi a minha cola e fui pesquisar o número de meu candidato na lista. Abaixei a cabeça e estava lá "deputado estadual". Quando percebi que ele apertou o confirma, voltei a olhar para a urna e estava lá".

Mesmo muito chateado e ter dito muitos desaforos aos mesários e pais da criança ele disse: "Já que a gente, em alguns momentos da vida, tem que ver a vida pelo lado do "poderia ser pior", pelo menos pude votar para deputado federal, senador, governador e presidente".

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 14:44

Apesar de ser proibido, eleitores fazem 'selfies' com urna neste domingo

A rapidez da internet já não surpreende mais ninguém. E com a instantaneidade da rede mundial de computadores, um Tumblr já foi criado para reunir as “selfies” tiradas nas cabines eleitorais do país afora neste domingo de eleição (5). Apesar da utilização de celulares e equipamentos eletrônicos afins seja proibida, muitos eleitores desafiam a norma e registram o momento da votação. No ato da votação, os eleitores precisam deixar os equipamentos eletrônicos desligados sob os cuidados dos mesários. A medida é para garantir que as eleições corram de forma tranquila e limpa. A empresária Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, foi uma das internautas que postaram foto da urna neste dia de eleição. 

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 14:41

Votação para brasileiros no exterior já foi encerrada em 51 países

Em 51  países onde brasileiros podem votar para presidente da República, as eleições foram encerradas até as 9h30 deste domingo (5), no horário de Brasília. 

O primeiro país a encerrar o pleito foi a Nova Zelândia, onde os eleitores começaram a votar às 8h do horário do local, equivalente às 17h de ontem (4) no horário de Brasília.

As votações também já se encerraram na Austrália, Coreia do Sul, no Japão, em Timor Leste, Cingapura, nas Filipinas, na Indonésia, Malásia, Tailândia, China, em Taiwan, na Índia, nos Emirados Árabes e na Rússia, países com grande diferença de fuso horário com relação ao Brasil.

Mais de 350 mil eleitores que vivem fora do Brasil estão aptos a votar nestas eleições. Eles estão espalhados por 135 cidades de 89 países. 

O maior eleitorado fora do Brasil está nos Estados Unidos, com 112,2 mil pessoas, seguido do Japão, com 30,6 mil, de Portugal, com 30,4 mil, da Itália, com 20,9 mil, e Alemanha, com 17,5 mil. 

Mesmo estando aptos a votar, os brasileiros que vivem em países onde há menos de 30 eleitores não irão às urnas.

A divulgação dos resultados só ocorrerá a partir das 19h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o País. Os eleitores nos estados do Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm fuso de uma hora a menos em relação a Brasília. 

Já os eleitores do estado do Acre e do extremo oeste do Amazonas têm duas horas a menos em relação à capital federal.

UOL
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 14:41

Taxista de Fernando de Noronha é o primeiro eleitor do Brasil a votar

O taxista César Rodrigues de Lima, de 45 anos, foi o primeiro eleitor do Brasil a votar nas Eleições 2014. Ele votou na Escola Arquipélago, em Fernando de Noronha, 146ª zona, local cujo fuso horário é de uma hora à frente de Brasília. O mais curioso é que César chegou para votar às 15h30 do sábado (4).

Entrevistado, o taxista disse que chegar tão cedo para votar é seu hobby e não teve problemas para tomar banho e trocar de roupa durante a espera. "Foi tudo tranquilo. O pessoal daqui me ajudou", disse. O primeiro da fila espera que seu ato marque o início de um novo ciclo de bons ventos para o País. "Espero que nosso Brasil melhore". Foi a quinta vez que ele abriu a votação.


Em Fernando de Noronha, 2.182 pessoas votam em seis seções.

NE10
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 14:00

Presidente estadual do PT diz vamos vencer porque que temos a força da militância e a confiança da população

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O presidente do Diretório Estadual do PT e coordenador da campanha à reeleição da presidenta Dilma no estado, Everaldo Anunciação, votou em Ilhéus às 13:00 horas no Colégio Vitória, bairro da Conquista, local onde nasceu.

Everaldo acredita nas vitórias de Rui, Dilma e Otto porque “temos a força da militância e a aprovação do povo brasileiro que compreendeu os avanços proporcionados pelos governos Lula, Dilma e Wagner”

Ele disse também que o povo quer mais e confia que faremos muitos mais pela maioria da população. “Daremos continuidade ao projeto de desenvolvimento econômico e inclusão social”, diz Everaldo entusiasmado com a força da militância e a receptividade das pessoas nas ruas.     

Ascom PT
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 13:24

Marcos Mendes vota em Escola da Liberdade

 
 
O candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, acompanhado da esposa e da militância do Partido Socialismo e Liberdade, demonstrou entusiasmo e confiança durante o momento da votação  na  manhã deste domingo(9), na Escola Abrigo Filhos do Povo, localizado na liberdade, por volta das 10hs. Nascido no bairro, Mendes acrdeita que o resultado da urnas vai ser superior aos dados divulgados  pelas pesquisas eleitorais. 
 " Uma parte da sociedade vai apostar em um outro modelo de sociedade. Em uma proposta de gestão regida pela atutonomia econômica, política e ideológica. Os baianos precisam de um governador que possua liberdade para administrar a máquina pública de acordo com os interesses da população mais carente e humilde do Estado", frisou Mendes.
ASCOM PSOL BA
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 13:18

Rui Costa vota acompanhado de família e vice na Liberdade

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a governador Rui Costa (PT) votou às 11h no Colégio Duque de Caxias, na Liberdade. A zona eleitoral estava bastante cheia, o que dificultou um pouco a chegada do petista à sua seção. Acompanhado do candidato a vice-governador, João Leão (PP), de alguns candidatos a deputados e de sua família, Rui votou com sua filha caçula, Marina, de 1 ano e 5 meses, no colo. "A pesquisa demorou para perceber o que a gente via nas ruas. A gente já via o crescimento que se mantinha em todos os lugares da Bahia", disse o candidato sobre a última pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (4). Mesmo em cidades em que há perspectiva de vitória do candidato Paulo Souto (DEM), ele acredita que na vitória.

BN
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 13:17

VEÍCULO DA PREFEITURA DE ABARÉ FOI APREENDIDO PORTANDO CREDENCIAL FALSA

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A vereadora Carol Pires informou através do Whatsapp que um carro da oficial da Prefeitura de Abaré foi apreendido pela polícia na manhã deste domingo (05) por usar credenciamento falso da Justiça Eleitoral. O veículo não estava credenciado e foi levado pela polícia militar, após vistoria.

Fotos Edilson Oliveira
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 13:00

Confiante na vitória, Otto vota em Ruy Barbosa e segue para Salvador

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Otto Alencar (PSD), candidato ao Senado pela coligação "Pra Bahia Mudar Mais", votou hoje (05) em seu município natal, Ruy Barbosa, logo que a sessão iniciou, na escola Carneiro Ribeiro. "Hoje é o momento maior da democracia, onde o povo brasileiro de Norte a Sul, de Leste a Oeste, escolhe seus representantes para os próximos anos. Estou confiante na vitória porque fizemos uma campanha limpa e com propostas sérias para o Senado”, afirma. Depois de votar em Ruy Barbosa, Otto segue nesse momento para Salvador.

Ascom Otto Alencar
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 12:38

PRESIDENTE DO PDT DENUNCIA BOCA DE URNA EM SOBRADINHO

O presidente do PDT de Sobradinho, Evaristo Pereira, prestou queixa ao delegado da cidade, Ranieri Barbosa, na manhã deste domingo (05) declarando que pessoas ligadas ao grupo do prefeito Luiz Vicente estariam praticando boca de urna no município, todos vestindo a mesma indumentária na cor verde, mesma cor utilizada na campanha do prefeito nas eleições de 2012 e nos prédios públicos, após a sua posse em 2013. Evaristo disse que o fato também foi presenciado pelo vice-prefeito Paulo Lima e outras pessoas da comunidade a exemplo de José Luiz Brandão, do ex-prefeito Genilson Silva e do vereador Adilson Ribeiro.

Denúncia

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 12:29

VEREADOR DE SERROLÂNDIA É CONDUZIDO À DELEGACIA DE JACOBINA SOB ACUSAÇÃO DE CRIME ELEITORAL

O vereador de Serrolândia, Wilson de Jacó, do PC do B, foi conduzido à delegacia de Jacobina sob acusação de prática de crime eleitoral. Segundo informações o vereador foi flagrado supostamente fazendo transporte de eleitores quando saia da cidade de Serrolândia com destino ao distrito do Paraíso. Ele foi interceptado por uma viatura da PM em que estava o próprio Juiz Eleitoral que determinou a condução de todos que estavam no carro até a delegacia de Jacobina. O vereador nega a acusação de transporte de eleitores. O veículo também estaria plotado, o que é proibido pela lei Eleitoral no dia da eleição, e com vários santinhos em seu interior. O vereador encontra-se na delegacia de Jacobina para prestar depoimento ao delegado de plantão.

Com informações e fotos de Emerson Rocha do Bahia Acontece
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 12:17

Santinhos adulterados circulam em Senhor do Bonfim e justiça é acionada

Uma grande quantidade de “santinhos” adulterados circulou hoje na cidade de Senhor do Bonfim.  Na peça, aparecem as fotos dos deputados Valmir Assunção (federal) e Carlos Brasileiro (estadual), do PT. Mas, no verso, de forma a confundir o eleitor, aparece a numeração de outro candidato: o deputado estadual Roberto Carlos. A adulteração foi comunicada à Justiça eleitoral.

Os santinhos teriam sido jogados por toda a cidade, principalmente próximos às sessões eleitorais. Senhor do Bonfim é a principal base do deputado estadual Carlos Brasileiro, onde ele foi prefeito por duas vezes. Roberto Carlos, cujo número aparece nos santinhos adulterados, é apoiado pelo atual prefeito do município, Edivaldo Correia.

Ascom Carlos Brasileiro
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 12:00

Paulo Souto: “A Bahia quer mudança. Vamos vencer”

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“Estamos confiantes na vitória porque constatamos o sentimento de mudança do povo da Bahia pelos mais de 300 municípios por onde passamos na campanha”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao votar acompanhado da esposa, Maria Isabel, na Escola Pedro Calmon, em Jardim Armação, na manhã deste domingo (05). 

Ao lado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e do prefeito ACM Neto, Paulo Souto reafirmou seu compromisso de trabalhar intensamente, caso eleito, para que a população tenha serviços públicos dignos. “Vamos devolver a tranquilidade às famílias baianas, requalificar o atendimento de saúde e avançar na educação”, disse. 

“Vamos ganhar. Vai se repetir em 2014 o mesmo de 2012, quando o Ibope me derrotou na véspera e, no dia, eu ganhei a eleição. A Bahia quer Paulo Souto, no governo, e Geddel, no Senado Federal”, assinalou o prefeito ACM Neto. 

O candidato a governador, Paulo Souto, esteve acompanhado dos candidatos José Carlos Aleluia, Cláudio Taboada, Antonio Imbassahy, Jutahy Júnior e Lúcio Vieira Lima, a deputado federal, e Heraldo Rocha e Pedro Tavares, a estadual. 

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 11:32

Faleceu em Juazeiro, no dia do Rio São Francisco, o último comandante do Vapor Saldanha Marinho

Faleceu na tarde de ontem (04), aos 97 anos,  José Celso da Cunha, último comandante da Franave e um dos fundadores da Igreja Adventista do 7º dia, em Juazeiro. José Celso comandou muitos dos vapores que navegaram no Rio São Francisco, incluindo o Benjamin Guimarães e o Vapor Saldanha Marinho. Nascido em Juazeiro, em 1918, filho de maquinista de navios, José Celso começou a trabalhar como Tarefeiro até assumir o posto de comandante em 1953.

Homem muito querido gostava de contar histórias da navegação no São Francisco e morreu exatamente no dia do aniversário do Rio, 04 de Outubro: “Eu viajava constantemente não só pelo prestígio, porque eu fui considerado o Comandante mais eficiente na questão econômica, eu fui considerado o Comandante mais rápido, recordista de viagem. Ninguém alcançou esse recorde de 14 dias de viagem de Pirapora a Juazeiro e Juazeiro a Pirapora. Foi para os meus anais de ficha como recordista, a ponto de chegar à direção, ao almirante, que era o diretor da navegação, dele elaborar uma gratificação para aquele que alcançasse aquele alvo que eu alcancei. Renda e recorde de viagem e eu fui o primeiro a ser convidado para receber essa gratificação. Chegando à empresa dei com um auditório de mais de 600 pessoas, eu recusei-me a receber a gratificação, porque onde tinham 39 tripulantes, eu sozinho ser agraciado com isso - quando 39 tripulantes foram culpados dessa renda e desse recorde - eu causaria um ciúme a eles e eles iam botar eu pra ir viajar sozinho pra fazer aquele recorde...”, contava.

 José Celso foi sepultado agora pela manhã no cemitério central de Juazeiro.

Foto de Antônia Domingues
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 11:32

Prefeito Isaac e candidatos votaram na manhã deste domingo

O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) acompanhado de familiares, amigos e correligionários votou na manhã deste domingo (05) no Projeto Mandacaru. Na oportunidade, o Chefe do Executivo Municipal expressou que está esperançoso na vitória de Rui Costa no primeiro turno, especialmente após a divulgação da pesquisa Ibope dia passado que colocou o candidato do PT em empate com o candidato da oposição Paulo Souto com 46%.

O candidato a deputado federal Pedro Alcântara (PR), também acompanhado de familiares e amigos, votou no Colégio Estadual Rui Barbosa, que é um dos maiores colégios eleitorais do município. Mesmo com a expressão de cansaço, Pedro declarou que está confiante na sua eleição e do candidato Rui para governo do Estado.

Na companhia de vários petistas, entre eles o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Barbosa; do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores em Juazeiro, Osmar Galdino; do atual presidente Paulo Henrique, e das lideranças Naldinho do Quidé, Pedro Militão, Márcio Ângelo e outros, o candidato a deputado estadual, Jean Gomes, votou hoje cedo no Colégio Guiomar Lustosa, no bairro do Quidé.

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 11:06

Governador Jaques Wagner vota em Camaçari

O governador Jaques Wagner votou, na manhã deste domingo (5), no Colégio Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele chegou ao local por volta das 8h30, acompanhado de assessores e correligionários e, após o  voto, atendeu à imprensa.

“Hoje é a grande festa da democracia, quando o povo brasileiro e baiano vem às urnas para dizer o que quer para o seu futuro. É um momento supremo da democracia e, por isso, eu espero que tudo corra em paz, que as pessoas escolham conscientemente o caminho para o nosso estado, para o nosso país, e que vença quem o povo preferir".

Wagner disse ainda que estava "muito satisfeito com toda a caminhada até agora. Vamos esperar o resultado, lá pelas 19h. Quero parabenizar o Tribunal Superior Eleitoral, e os brasileiros também têm do que se orgulhar. Somos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 140 milhões de eleitores e poucas  horas depois já temos o resultado. Não é qualquer país que consegue ter esta tecnologia. Isso também é motivo para a gente enaltecer. Que as urnas digam que são os próximos presidente, governador e senador". 

Secom Bahia Foto: Manu Dias
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 11:00

Ruas amanhecem sujas com 'santinhos' em Petrolina

Praça Maria Auxiliadora, no centro de Petrolina, PE (Foto: Amanda Franco/ G1)

Como última tentativa de "lembrar" o eleitor, são jogados por toda a cidade o resto de material de campanha dos candidatos, como panfletos e santinhos. Eles estão concentrados principalmente próximo aos locais de votação de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)

O vento das primeiras horas da manhã levava toda a sujeita para longe. Pelas avenidas centrais do município, cartões postais como Igreja Catedral e o prédio da prefeitura perdiam a beleza quando fotografada junto aos papéis acumulados pelo chão, como uma atividade que se repete a cada eleição. O lixo é distribuído durante a madrugada.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela parte de limpeza do município, a coleta do lixo de campanha irá acontecer nesta segunda-feira (6) em uma programação especial para atender inicialmente os maiores colégios eleitorais da cidade. Eles estão localizados no Centro, e nos bairros Areia Branca, Vila Eduardo, José e Maria, Cohab Massangano e João de Deus. Segundo a assessoria, seis equipes farão o serviço de limpeza nesses locais a partir das 07h até às 16h.

G1 Petrolina
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:30

Apuração no Blog vai facilitar acesso aos resultados de interesse do eleitor em página única

A partir das 17 horas os leitores do Blog do Geraldo José vão poder acompanhar em tempo real as apurações  das eleições 2014. O blog inovou na apresentação dos resultados e vai facilitar o acesso aos números no país, no estado e nas cidades de interesse do leitor.

Com apenas um clique, por exemplo, o internauta terá à sua frente os números para presidente, governador, senador, deputados estaduais e federais em Juazeiro ou Petrolina, ou em qualquer cidade do pais que seja do seu interesse.

A parceria com o TSE vai permitir a agilidade na informação e será uma ferramenta valiosa para os eleitores, assessorias parlamentares e outros veículos de informação.

A Página da apuração já está disponível para visita e poderá ser acessada com um clique no banner eleições, no topo da página de notícias. Vá conferir.

www.geraldojose.com.br/eleicoes

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:17

Eleitor que não tiver candidato a deputado pode votar no partido; diz especialista eleitoral

O eleitor que não quiser votar nominalmente em um candidato a deputado estadual ou federal pode votar no partido. De acordo com o advogado eleitoral Nixon Filho, o eleitor pode dedicar seu voto a legenda partidária ou coligação, digitando apenas os dois números da agremiação. “O voto na legenda são votos dados exclusivamente nos partidos. O eleitor digita apenas dois números na urna e confirma. O voto na legenda não representa nominalmente um candidato. Ele é um voto para fazer o coeficiente eleitoral, dando uma força para o partido formar sua bancada”, explica o especialista. Ele diz que, no caso da Bahia, os deputados disputam 63 vagas na Assembleia Legislativa. O coeficiente é aplicado para dividir o número de vagas que cada partido/coligação terá na Casa. “Ao final da votação, se pega todos os votos válidos e divide pelo número de vagas que tem na Assembleia.

Com esse cálculo, você chega ao número do coeficiente eleitoral, do tanto de votos que o partido precisa ter para fazer um candidato eleito”, esclarece. Diante disso, nem sempre o candidato mais votado pode ser eleito. Para Câmara dos Deputados, os candidatos a deputado federal baianos disputam 39 vagas. O cálculo para formação da bancada baiana no Congresso Federal segue a mesma fórmula aplicada para Assembleia Legislativa. A partir do momento em que fica definido quantas cadeiras cada partido/coligação terá, se resgata o número de votos individuais que cada candidato ganhou, e o preenchimento é das vagas é feito pelos mais votados.

BN
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:14

Câmara federal pode ter renovação de 50%, diz estudo

De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) a renovação na Câmara dos Deputados deve chegar aos de 50%, superando o índice de renovação dos últimos seis pleitos. Neste eleição 122 deputados abdicaram do direito de buscar a reeleição.

De acordo com dados do DIAP cerca de 70% dos que tentaram reeleição em pleitos anteriores obtiveram sucesso.

De acordo com Antonio Augusto de Queiroz , diretor do DIAP, a renovação não deve trazer tantas mudanças por conta de a maioria dos candidatos já esta na vida pública há algum tempo. (Com informações de O GLOBO)

publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:14

Sem documento com foto, Souto é impedido de votar

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, foi impedido de votar agora há pouco no Colégio Pedro Calmon, na Boca do Rio, porque esqueceu um documento de identidade com foto. Ele portava normalmente o título de eleitor, mas como não tinha nenhum documento com foto o mesário não permitiu que o candidato votasse. Depois de vasculhar o carro em que se dirigiu à sessão de votação, Souto concluiu que esqueceu e decidiu retornar à sua casa. Ele estava acompanhado dos demais integrantes chapa majoritária, a exemplo de Geddel Vieira Lima, candidato a senador pelo PMDB, e do prefeito ACM Neto (DEM).

Política Livre Foto: Tácio Moreira/ Metropress
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:02

Lucas Ramos votou às 8h na Escola Eduardo Coelho

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O candidato a deputado estadual, Lucas Ramos (PSB), já foi às urnas. O socialista votou às 8h, na seção 072ª, na Escola Estadual Eduardo Coelho, no bairro São José, em Petrolina. “O voto é um direito do cidadão. A nossa democracia é fruto de muita luta e dedicação de gerações anteriores. Quis vir logo cedo, para depois circular pela cidade, ficar com a minha família, com os amigos”, afirmou Lucas Ramos, que concedeu entrevistas para rádios locais. Juliana Luchsinger Ramos, esposa de Lucas Ramos, também votou na Escola Estadual Eduardo Coelho, na seção 071ª.

O candidato socialista avaliou o andamento da campanha. “Estou certo do dever cumprido. Trabalhamos muito e tenho convicção de que estamos no caminho correto, de que vamos colher, nas urnas, os frutos do nosso empenho e dedicação”, concluiu.

Carreata – O último compromisso de campanha de Lucas Ramos foi uma carreata, realizada na noite de ontem (4), com a participação do candidato à reeleição como deputado federal, Gonzaga Patriota. A carreata começou na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e passou pelos bairros Areia Branca, Maria Auxiliadora, Km 2, Gercino Coelho, Distrito Industrial, Rio Corrente, São Gonçalo, João de Deus e Cohab Massangano.

Ascom Lucas Ramos
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 10:00

ELEIÇÕES: Consulte aqui o seu local de votação

Se você ainda não sabe onde vai votar neste 5 de outubro, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que o eleitor consulte o local do seu colégio eleitoral, assim como a zona e seção a qual pertence, em poucos minutos. A pesquisa pode ser feita a partir do nome completo do eleitor ou com o número do título eleitoral. 

Consulte aqui o seu local de votação pelo NOME
Consulte aqui o seu local de votação pelo TÍTULO

Neste domingo (5), os eleitores devem se apresentar em seus colégios eleitorais portando um documento oficial com foto e o título de eleitor. O título de eleitor não é obrigatório, mas o documento com foto sim. Vale levar a carteira de habilitação, o RG, a carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira funcional de órgãos de classe.  

Veja aqui o endereço das seções eleitorais do INTERIOR DA BAHIA por zona e local de votação

Do Correio 24 horas
publicado em 05 de Outubro / 2014 às 09:31

Wagner: Rui pode ganhar no 1° turno e Aécio ir ao 2°

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O governador Jaques Wagner (PT) disse há pouco, logo após votar, numa sessão de Arembepe, município de Camaçari, acreditar em dois cenários para a eleição deste domingo na Bahia. O primeiro é realização de segundo turno, com o candidato do PT, Rui Costa, à frente, “o que aponta sua chance de ganhar”. E o segundo é o de Rui poder ganhar no primeiro turno. Ele fez a análise referindo-se à última pesquisa Ibope, que apontou empate técnico e numérico entre o petista e o adversário do DEM, Paulo Souto, que apareceram com 36% das intenções de voto. “Eu me preparo para a regra do jogo, que são dois turnos, mas o ambiente para a definição no primeiro é favorável, o crescimento (de Rui) é muito grande. A pesquisa mostra disputa acirrada em Salvador e no interior, acho que há chance de virar”, disse Wagner, afirmando que se conseguir fazer o sucessor, terá seu trabalho coroado. Wagner negou ter tirado a candidatura de Rui da cartola, observando que o candidato tem política no sangue e gestão na cabeça, atributo, segundo ele, definido pelos experientes como o do melhor político. Sobre a disputa presidencial, ele classificou de “muito embolada”, mas afirmou que como Marina Silva, candidata do PSB, está em rota de queda, “há uma tendência maior de dar Aécio Neves, presidenciável do PSDB, no segundo turno.

Política Livre
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.