Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 04 de Agosto / 2014 às 06:00

Confira as vagas de emprego do SineBahia em Juazeiro

O SineBahia divulgou as vagas de emprego válidas para segunda-feira (4) em Juazeiro. Interessados devem procurar a unidade do órgão situada no SAC, portando número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Juazeiro

Bibliotecário
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Assistente administrativo (Pessoa com Deficiência)
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Ajudante de motorista (Pessoa com Deficiência)
Ensino médio completo –
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 23:00

Artigo – BRASIL - REFORMA POLÍTICA, URGENTE!

As centenas ou milhares de placas espalhadas ao longo das vias públicas anunciando os nomes dos pleiteantes a cargos eletivos nas próximas eleições sinalizam que o país apenas acabou de sair das naturais excitações da Copa do Mundo e já convive com uma nova efervescência coletiva. Alguns nomes indicados nas placas se salvam da ira popular porque tiveram certo peso político num determinado período da história recente, seja na esfera municipal, estadual ou federal, e olha que não são muitos os que escapam! Outros tantos, todavia, se enquadram muito mais nos grupos de políticos apelidados com muita felicidade pelo professor e escritor Otoniel Gondim, em recente crônica, como “PREDADORES DO POVO” e “ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!”. Certamente que nesses dois grupos, em nível nacional, encontram-se milhares de candidatos, todos com perfil inadequado à atividade política por diversos fatores em razão de históricos de corrupção, improbidade administrativa, criminalidade, usurpação do dinheiro público, inescrupulosos, desonestos e ante-éticos, e muitas outras mazelas.  Alguns têm os nomes já podados pela lei da “Ficha Limpa” (são 14.000 políticos!) e desses já estamos livres, mas outros ainda sobrevivem amparados pelas liminares que lhes dão sobrevida. Nessa fase da campanha eleitoral até a natureza se rebela e mostra o seu protesto, porque existem placas de candidatos que o vento insiste, teimosamente, em não deixá-las em pé, deitando-as como se fossem a nocaute ou arremessando-as pelas calçadas.

Toda a ansiedade que domina o eleitor neste momento eleitoral, diante do desejo de estabelecer alguma mudança no cenário político, em todos os segmentos, e que lhe ofereça a oportunidade de sonhar novamente com um Brasil sério e depurado dessas pragas que vem destruindo as nossas instituições, de repente é atingida pela descrença e o abatimento. O estrangulamento dos conceitos básicos que constituem os princípios formadores do caráter do cidadão, também atinge no cerne da sua credulidade, destruindo as esperanças num monte de conquistas relevantes que espera alcançar para o fortalecimento de nossa sociedade.

Os nossos legisladores precisam refletir que viver em democracia pressupõe o estabelecimento de certos limites de comportamento e atitudes, disciplinadores do funcionamento das instituições que constituem os pilares dessa mesma democracia. Isto significa dizer que não só os candidatos passam pelo crivo da “Lei da Ficha Limpa” por uma questão de conduta geral, mas que até no importante ato de registrar os seus nomes como candidatos que irão legislar para o país, a lei deveria exigir um mínimo de respeito. Senão, vejamos os nomes bizarros que saem como candidatos pelo Brasil a fora: “PINTO LOUCO, PEDRO PERERECA, O HOMEM DA JUMENTA TEIMOSA, JOEL CUECA, IRACI SABOIA MULHER DO IOGURT, NEYMAR COVER, MULHER BAMBÚ, O GALO CEGO, LURDI JIPÃO, ZEZINHO MERDA, HILDA DA MAÇÃ DO AMOR, PÃO TORRADO” e outros horrores mais!... Um país sério não pode admitir que numa eleição democrática permitam-se registros de nomes grotescos que tem como objetivo debochar e anarquizar o sistema eleitoral! Daí o General De Gaulle vai repetir novamente do túmulo: “O Brasil não é um país sério!”.

Alguns anos atrás a chegada do período eleitoral, principalmente no interior, era revestida de grande expectativa e salutar empolgação, uma vez que os grupos políticos eram bem definidos e as posições partidárias eram respeitadas. Os grupos eram capitaneados por famílias que, geralmente, se alternavam no poder após determinado período de dominação. As campanhas tinham as músicas e letras bem típicas de cada região, em estilo ainda amadorístico, sem o profissionalismo dos dias atuais. Assim, previamente já se identificavam em cada eleição os candidatos e os vínculos existentes com cada grupo. Mas não é que tudo isso mudou? Hoje virou uma parafernália completa e os correligionários de ontem já mudam de lado de acordo com a maré, não há fidelidade ideológica e os compromissos assumidos não resistem muito ou balançam de acordo com o ritmo do leilão do “quem dá mais?”. Embora um TIRIRICA da vida tenha passado quatro anos como Deputado Federal e não foi na tribuna nenhuma vez, volta agora para a reeleição porque o partido acha que ele novamente terá milhões de votos e poderá arrastar outros candidatos! Porventura ele é candidato num pobre Estado nordestino, cheio de analfabetos? Não, leitor, no Estado mais representativo da Federação brasileira: SÃO PAULO!

É preciso não perder de vista a dimensão da importância da eleição deste ano, visto que além dos representantes para a Câmara Federal, parte do Senado e Governadores Estaduais, estará sendo decidido o titular do maior cargo da Federação Brasileira, que é o Presidente da República, em cujo perfil é preciso reunir qualidades especiais de alto nível como administrador público e vocação de Estadista, e menos eficiência como gerente dos interesses dos Partidos que o elegerem, nem sempre muito patriotas.

Em meio a tantas reformas que se fazem urgentes – Administrativa, Trabalhista, Previdenciária, Tributária e Judiciária – a reforma Política se impõe, também, como uma grande prioridade para o país. Mas elegendo TIRIRICAS e PINTOS LOUCOS da vida, dificilmente alcançaremos neste século o Brasil que todos sonhamos!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e

Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 22:00

Armando garante apoio à avicultura e pecuária leiteira do Agreste de Pernambuco

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Numa visita marcada por declarações de apoio da população e pedidos de ajuda à avicultura e à pecuária leiteira do Agreste - duas das principais atividades econômicas da região - o candidato ao governo Armando Monteiro (PTB) circulou por mais de duas horas na 17ª Corrida da Galinha de São Bento do Una e aproveitou para debater com produtores medidas de incentivo que serão aplicadas no futuro governo.

Acompanhado do deputado federal e candidato à reeleição, Jorge Corte Real (PTB), do prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), e de vereadores e lideranças políticas de vários municípios do Agreste Meridional, Armando Monteiro voltou a falar da importância econômica dos pequenos produtores da região para Pernambuco. "Nosso compromisso é realizar um desenvolvimento mais equilibrado que integre todas as regiões. E para isto precisamos apoiar firmemente o pequeno produtor do Agreste, a avicultura, o produtor de leite, todas as atividades econômicas que são a base econômica da região. Para isto, é preciso uma atenção do Estado, pois são estes empreendedores que sustentam o emprego e a renda aqui no Agreste", defendeu Armando. Armando Monteiro disse que à frente do Governo de Pernambuco vai colocar a estrutura do Estado a serviço da sustentação destas atividades produtivas. "Nós vamos utilizar a estrutura do Estado, as entidades de fomento, o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), para que cada vez mais a gente possa dar o suporte adequado a estas atividades produtivas, ao produtor de leite, ao avicultor", garantiu.

Em São Bento do Una, Armando encontrou produtores leiteiros que se queixaram do tratamento dispensado pelo Estado ao segmento. As reclamações giraram, principalmente, sobre a falta de apoio técnico e a cobrança do ICMS, que tornam a produção leiteira - ainda em recuperação dos prejuízos causados pela seca -, mais cara e sem condições de competitividade. Eles lembraram inclusive que, no governo Miguel Arraes, os produtores da região obtiveram isenção de impostos, sem prejuízo para o Estado. Para os pequenos produtores, com medidas combinadas como a redução de impostos, a ajuda na capacitação, e a aquisição por parte do Estado de parte da produção para a merenda escolar, é possível manter o equilíbrio no preço e a competitividade na venda para o consumidor. Em sua passagem pela 17ª Corrida da Galinha, o candidato ao governo Armando Monteiro ainda aproveitou para inaugurar o seu comitê em São Bento do Una, na presença do candidato a deputado estadual pelo PTB, Washinton Cadete, e de lideranças do Agreste Meridional.

Ascom foto: Alexandre Albuquerque/divulgação)
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 21:00

SENTO-SÉ SE DESPEDE DE AFRO DO SAMU

Dor e comoção marcaram neste domingo (03) o sepultamento de Afro João dos Santos, popularmente conhecido por “AFRO MOTORISTA DO SAMU”. O funeral aconteceu pela manhã e reuniu familiares, amigos, autoridades políticas, eclesiásticas além de profissionais da saúde. Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre que percorreu algumas ruas da cidade até o cemitério Jardim da Saudade onde o corpo foi sepultado no jazigo da família.

Com faixas e mensagens em veículo de som a população sentoseense e colegas de trabalho prestaram última homenagem ao amigo Afro, um profissional determinado que tinha o reconhecimento de todos. Afro faleceu na última sexta-feira, dia 01, aos 48 anos de idade no Hospital de Traumas em Petrolina onde fazia tratamento contra o câncer. Natural de Belém do São Francisco, o Pernambuco Afro estava há muito radicado em Sento-Sé, onde deixa esposa e quatro filhos. (Com informações e fotos Tony Lopes)

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 20:00

PM APREENDE ARMA DURANTE OCUPAÇÃO DE ÁREA, APÓS O BAIRRO SOL NASCENTE

Uma pistola 380 com quatro carregadores e mais 70 munições foram apreendidos em um veículo Hilux de cor prata, placa NZZ-0796, neste domingo (03) durante ato para conter a invasão de uma área nas proximidades do bairro Sol Nascente, entre as BRs 235 e 407.

A arma estava no veículo conduzido pelo ex-presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Juazeiro, Voldi Alves, que se fazia acompanhar por alguns seguranças e alegava ser proprietário de parte da área alvo da ocupação.

O advogado dos ocupantes, Ricardo Penalva, em conversa com o Blog declarou que os sem teto diziam ter sido ameaçados o tempo todo “até porque a ocupação já tem dez dias, mas as agressões e ameaças se intensificaram no final de semana. Voldi foi ouvido pela delegada que abriu inquérito e na próxima quinta-feira (07) vai receber os ocupantes que justificaram agressão e ameaças por parte dos vigilantes”.

Segundo alguns ocupantes todas as pessoas que apareceram dizendo ser donas da área não apresentaram documentação comprovando. “Se eles estão assumindo a área nós também temos direito, porque não há comprovação de titularidade do terreno” declarou ao Blog pedindo reserva na identificação por temer represálias.

O sem teto encerrou informando que os seguranças de Voldi estavam todos armados, alguns deles, inclusive, com aparência de que eram policiais. “Se fosse um pobre com arma sem registro era preso e mofava na cadeia, mas nesse caso o cara ameaçou, portava arma sem registro e foi liberado. Dá para entender”.

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 19:00

Itamaraju: Valmir e Brasileiro inauguram comitê do extremo sul e levam multidão para carreata

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Os deputados petistas Valmir Assunção (federal) e Carlos Brasileiro (estadual) inauguraram comitê e realizaram carreata no extremo sul da Bahia, levando mais de 1,2 mil pessoas para as ruas de Itamaraju. Ambos os parlamentares cumpriram agenda de campanha na região neste sábado (2) em diferentes municípios. Porto Seguro, Eunápolis e a cidade de Itamaraju foram algumas das localidades por onde os petistas passaram, debatendo estratégias para organizar a arrancada da campanha de Dilma e Rui em agosto, além de novas políticas e créditos especiais para taxistas de Porto Seguro e para mototaxistas e motoboys de Eunápolis, que também buscam soluções para denúncias contra as autuações irregulares da Agerba. Segundo informações, uma audiência no dia 19 de agosto, às 15h, na Desenbahia, tratará da linha de financiamento especial com juros reduzido para a categoria.

Em Itamaraju, ambos os deputados reuniram lideranças da região em carreata, inauguraram o comitê de campanha do extremo sul e levaram novidades para a população. Valmir afirmou que sempre que vai ao município onde nasceu também encontra amigos e militantes do PT para tratar de demandas. “Este evento tem um espaço destacado na campanha, pois Nova Alegria, onde nasci, fica aqui. Por isso destaco a fala do futuro senador Otto Alencar, que foi titular da Secretaria da Infraestrutura de Wagner. Ele disse que o Conselho de Financiamento Externo do Ministério da Fazenda aprovou o empréstimo de U$ 348 milhões para a construção de estradas na Bahia, inclusive a que liga o distrito de Nova Alegria até Itamaraju. Essa demanda agora aguarda aprovação do Senado e nela também consta o asfalto de Jucuruçu para Itamaraju”, descreve Valmir, garantindo que Rui Costa, como próximo governador, vai inaugurar as obras.

Para o estadual Carlos Brasileiro, a região é liderada por produções da agricultura familiar e se comprometeu em auxiliar no que for necessário para “agilizar os empreendimentos para a região”. Já o militante petista e segundo colocado nas eleições municipais de Itamaraju, Dalvadísio Lima (PT), destacou as atividades políticas na cidade e considerou o evento com os dois deputados mais forte que a presença da chapa majoritária da oposição na cidade. “Valmir faz carreata para Rui Costa, sem o petista e dá mais gente que a de Paulo Souto com o democrata presente. Foram duas vezes mais carros que a carreata da oposição e mais gente que o comício dele que, por falta de gente, foi cancelado”, completa Lima.

Ascom do deputado Valmir Assunção Fotos Tássio Brito
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 18:00

Vilmar intensifica agenda de campanha no São Francisco e Sertão de PE

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

A semana passada foi intensa para Vilmar Capellaro, candidato a deputado estadual pelo PPS-PE. Vilmar esteve presente em localidades como Vermelhos, interior de Lagoa Grande; no município de Santa Cruz; Petrolândia, e em Petrolina visitou quinta, 31, o N-8 do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho. Na sexta-feira, dia 1º, o candidato foi até Santa Maria da Boa Vista, conversar com correligionários e participar de ato de campanha na cidade.

Em todos esses locais, Vilmar tem tido grande aceitação e sua postulação vem conquistando cada vez mais a simpatia da população. “Fico feliz em saber que a minha luta tem sido reconhecida pela população de diversas áreas de nossa região. Quando chego num lugar que vejo as pessoas confirmando a confiança em meu nome, fico ainda mais convicto da importância de alcançar êxito nessa caminhada para retribuir tanto carinho e consideração”, comentou Cappellaro.

Asscom
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 17:00

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Fator Determinante Nos Processos de Conquista

Gostaria de iniciar este artigo fazendo a citação do livro do psiquiatra, M. Scott Peck, Best seller por dois anos na lista do The New York Times, cujo título é “A Trilha Menos Percorrida”: “todos nós sabemos que a vida é difícil, repleta de alegrias e sofrimentos. No entanto a grande maioria de nós, se comporta como se ela devesse ser fácil. Em vez de encarar os problemas, preferimos nos lamentar ou fingir que eles não existem. Essa é a origem de todas as neuroses da humanidade. Ao tentar evitar a dor no processo de enfrentamento e resolução dos dilemas da vida, evitamos também o crescimento pessoal e espiritual. Paramos de aprender, de evoluir, ficamos estagnados. Em vez de desabrochar, o espírito humano começa a murchar”.

Embora possamos não perceber ou quem sabe não reconhecer, como indivíduos necessitamos amadurecer nossa personalidade para que venhamos nos tornar pessoas mais habilitadas no enfrentamento dos diversos desafios impostos pela vida em família, bem como nas relações profissionais e interpessoais. Todos, sem exceção, necessitam de amadurecimento psicológico e emocional quer reconheçam ou não, para que venham desenvolver um estilo de vida saudável. Parte desse processo de crescimento envolve o desenvolvimento de um conceito atual e muito presente em nossos dias que é a Inteligência Emocional.

Existem várias definições sobre Inteligência Emocional, entre as quais envolve a habilidade no processamento de informações emocionais, ou seja, habilidade de autoconsciência emocional, empatia, capacidade de usar as emoções para fazer julgamentos mais precisos, capacidade de automotivação, de autoregulação dos estados de ânimo, capacidade de administrar conflitos, flexibilidade, capacidade de motivar, enfim.

Pelo fato de todos nós vivermos em família, possuimos relações pessoais e profissionais, que fazem a nossa vida em sociedade ter sentido, mais do que nunca necessitamos das citadas habilidades para uma convivência mais harmoniosa, calorosa, amorosa e feliz.

Existem inúmeras situações de desgastes emocionais, divórcios, violência doméstica, demissões injustas, hostilidades no ambiente de trabalho, indiferenças, rupturas emocionais, humilhações, conflitos relacionais, dentre outras, que poderiam ser evitadas ou melhor administradas, evitando-se feridas emocionais, tendo em vista a manutenção da paz e da harmonia, se nós nos empenhássemos no melhoramento da nossa inteligência emocional.

Tristemente, o ambiente escolar, acadêmico e profissional, com raras exceções, ainda conserva uma cultura de acúmulo de informações tecnicistas, onde o que importa é que se detenha o maior acervo de conhecimento, formando cidadãos e profissionais dotados de conhecimento, todavia desumanizados.  No mundo de hoje onde as relações sociais se tornam mais complexas não há possibilidade de uma organização, desde a família, ministérios, empresas ou corporações obterem o êxito e o sucesso esperado sem o desenvolvimento de habilidades emocionais dos seus líderes e cooperadores.

Jesus, segundo o psiquiatra Augusto Cury, foi a personalidade que reuniu todos os elementos que qualificam uma pessoa inteligente emocionalmente em plenitude, soube sofrer, perdoar sem ressentimento, fazer julgamentos sábios, administrar situações conflituosas sem desespero, exerceu o amoré a compaixão, teve uma capacidade de influenciar, teve domínio sobre suas vontades e desejos, enfim Ele é o Mestre da Inteligência emocional.

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:33-34

Jean Lima dos Santos, é juazeirense, bacharel em direito, inscrito na OAB/BA sob o nº.37.142, professor e pastor do MCP – Ministério Carismático Plenitude.

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 16:00

Luiz Gonzaga, o Sol Sertanejo e a misteriosa razão de haver estrelas e gente

*Ney Vital-Jornalista

 Ainda na madrugada junto como o amigo, o artesão Afonso Conselheiro, tivemos o privilégio de nas margens do Rio São Francisco escutar um sanfoneiro cantando, carregando através da sanfona a alegria de saber que ali na curva do rio todos renovam a esperança de que a cada 02 de agosto Luiz Gonzaga não morre, nasce cada vez mais belo.

Era 02 de agosto de 1989 quando o rádio anunciou Luiz Gonzaga morreu!

E foi saindo dessa geografia da água verde do Rio São Francisco e estrada afora entre poeira e sol que rompemos o silêncio: É Luiz Gonzaga, o Lula, o grande nome da modernização da música brasileira nos últimos 60 anos... Afonso fez questão de declarar ao lado de Dorival Caymmi e Dominguinhos “pois este superou a arte do mestre”.

Nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, na chapada do Araripe, Luiz Gonzaga ganhou o Brasil e o Mundo. São vinte e cinco anos de ausência física e de nascimento a caminho dos 102 anos.  “Mas coloque ai na reportagem: nunca, jamais ele esqueceu o Nordeste, de sua origem”, diz o artesão na arte do couro Mestre Aprigio.

Em plena atividade em Ouricuri, nascido em Exu no dia 25 de maio de 1941, “Mestre Aprigio”, confecciona couro e sem nenhuma pretensão ou arrogância conta que conheceu bem o repertório de Luiz Gonzaga. Ele confeccionou o primeiro chapéu de couro usado por Luiz Gonzaga.

 “Meus chapéus serviram de coroa para os dois grandes reis que conheci, veja só que privilégio, Luiz Gonzaga e Dominguinhos”.

Para o compositor Onildo Almeida, a sanfona e a voz de Luiz Gonzaga representam até os dias atuais às circunstâncias regionais sem perder de vista o universal. “Junto com os parceiros compositores soubemos traduzir com sensibilidade a alegria de nossa gente e os problemas sociais.”

Chegamos a Exu. No carro de som ouvimos Asa Branca, toada que Luiz Gonzaga elevou à condição de epopeia a questão nordestina. É um autêntico Hino. Música que tonifica o cancioneiro brasileiro, capaz de ser uma tese, síntese contra o empobrecimento cultural em que se encontra o atual estágio de músicas executadas nas rádios e canais de TV.

Gilberto Amado disse ao se referir à morte: “Apagou-se aquela luz no meio de todos nós”. Mas o desaparecimento físico de Luiz Gonzaga não cessou de florescer a mensagem da cultura e da valorização da música brasileira.

Percebo que Afonso, artesão e lutador do bom combate enxuga uma lágrima. Na vitrola Luiz Gonzaga canta A Triste Partida.

Luiz Gonzaga vive, está vivo no sertão, na cidade grande e capitais, de Norte a Sul, Leste Oeste. Luiz Gonzaga vive na boca do povo, no gemer da sanfona, no coração e na alma da gente brasileira.

Disse Fernando Pessoa: “Quem morrendo, deixa escrito um belo verso, deixou mais ricos os céus e a terra, mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e gente.”

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 15:00

Lídice inaugura comitê central de campanha e propõe governo de integração econômica e social

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Ao dar por inaugurado o comitê central de campanha em Salvador – localizado na avenida Manoel Dias da Silva, Pituba – neste sábado (dia 2), a candidata ao governo da Bahia pelo PSB, senadora Lídice da Mata, reiterou seu compromisso de realizar um governo de integração econômica e social voltado para as questões municipalistas, promovendo políticas públicas de incentivo e desenvolvimento pautadas em ações que incrementem avanços substanciais na condução de setores como segurança pública, desenvolvimento social, saúde e educação, e assim estabeleçam uma gestão mais solidária do governo com os municípios.

 A candidata destacou o esforço, apoio e participação de todos os envolvidos no processo de consolidação da coligação formada com o PPL e PSL, no seu entender, uma relação baseada em ideias e conceitos programáticos. Lídice salientou que a sua decisão de se candidatar a governadora é baseada nos ideais que cultiva desde a juventude e que a impulsionaram a se candidatar e a se eleger vereadora, deputada estadual, federal e senadora e que hoje a colocam em segundo lugar nas intenções de voto ao governo do Estado.

Ao enaltecer as qualidades de seu candidato a vice, Eduardo Vasconcelos, e da candidata ao Senado Eliana Calmon, Lídice corroborou sua intenção de atacar a corrupção, estabelecer a justiça social e promover a melhoria dos índices de educação. Ela salientou o feito de Vasconcelos, quando foi prefeito de Brumado, tirando o município da 100ª colocação para o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado. Para tanto, ela se disse capaz de dotar o Estado de uma rede sólida de colégios de tempo integral, estimular o surgimento de creches e fortalecer a educação básica.

Lídice se disse incomodada também com a precarização da saúde pública na Bahia e assegurou a realização de concursos públicos, a fim de promover uma maior profissionalização do setor no Estado. Com relação a segurança pública, a candidata do PSB assegurou colocar o setor na pauta das prioridades e disse ser indispensável que se mantenha um compromisso sério com o setor, reconhecendo a existência de uma grave crise entre o governo e as forças policiais que já originaram, inclusive, duas greves que deixaram sequelas. Por fim, a candidata salientou a importância de se abrir um diálogo direto e se estabelecer um compromisso com a Polícia Militar, no sentido de promover a sua valorização, e do papel importante que tem na execução de uma política de proteção ao cidadão e de consolidação da cultura da paz, valorizando e garantindo que o policial, tanto civil como militar, sejam respeitados e valorizados.

Ascom PSB-Bahia Foto Manuela Cavadas
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 14:00

HDM/IMIP comemora Semana Mundial da Amamentação e divulga cronograma

Sexta-feira (01), foi o Dia Mundial da Amamentação. Para comemorar a data, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realiza mais uma edição da Semana Mundial da Amamentação com um cronograma especial para as atividades. "O tema deste ano é "Amamentação: um ganho para toda vida". A temática enfatiza as vantagens que o individuo pode ter através dos benefícios do leite materno, tanto na infância quanto na vida adulta. Diminuição das doenças de longo prazo como, por exemplo, as doenças metabólicas dos adultos, a obesidade, diabetes e outras que podem ser evitadas graças a amamentação. A amamentação precisa ser cada vez mais estimulada" explica a coordenadora do BLH, a pediatra, Flávia Helena Guimarães. 

A médica também fala que o leite materno é o melhor alimento para a saúde da criança. "O leite humano é vida, vida para quem doa e para quem recebe. Os nossos bebês prematuros são frágeis, pela própria condição de nascer prematuro e ou de baixo peso. O leite humano possui todos os nutrientes necessários para complementar a sua dieta, pois a mãe fragilizada, muitas vezes se torna incapaz de manter, após o nascimento do filho, uma produção suficiente para alimentar o seu bebê", explica.

Responsável por atender cerca de 2.500 usuários mensais, entre mães e bebês, o BLH presta serviços em atendimentos à amamentação aos pacientes internados, realização de palestras para as gestantes com gravidez de alto risco e recentes mães, coleta interna e externa de leite humano, pasteurização e distribuição aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. "Apoiamos também a prática da amamentação no Alojamento Conjunto, Sala de Parto, UTI Materna, às mães que se encontram com os filhos internados nos diversos setores do HDM e também a atendimento as pacientes externas", finaliza Flávia Helena Guimarães.

Confira abaixo o Cronograma especial desenvolvido para a Semana Mundial da Amamentação. 

SMAM 2014 - Amamentação: um ganho para toda vida!

Dia 04/08 (segunda-feira) – Café da manhã para divulgação da Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que amamenta.

Dia 05/08 (terça-feira) - Visita dos alunos da graduação do curso de Medicina no Alojamento Conjunto e Casa de Apoio para sensibilizar as puérperas se tornarem doadoras do BLH.

Dia 06/08 (quarta-feira) - Visita dos alunos da graduação do curso de Medicina ao BLH e doação de vidros de café solúvel.

Dia 07/08 (quinta-feira) - Encerramento com café da manhã para as doadoras de leite.

publicado em 03 de Agosto / 2014 às 13:00

Paulo Souto: “A Bahia só será justa com o desenvolvimento do Semiárido”

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“O sertanejo é antes de tudo um forte. Se eleito, eu vou unir a força do governo à deste povo guerreiro para transformar as condições de vida do Sertão. Porque a Bahia só será justa com o desenvolvimento da Região do Semiárido”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, neste sábado (02), nas visitas a Tanquinho, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente e Santa Luz.

No périplo pelo Sertão, iniciado pela manhã, ao lado do companheiro de chapa Geddel Vieira Lima, candidato a senador, Paulo Souto reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo Sertão. “Já fiz e quero fazer muito mais pelos baianos que vivem no Semiárido, região que abrange 65% do território de nosso estado”, disse, destacando que, com o apoio de Geddel em Brasília, vai lutar para que o Governo Federal adote um Plano Nacional de Desenvolvimento do Semiárido.
 
“O nosso candidato a senador Geddel Vieira Lima, que tanto fez pelo Semiárido, quando ministro da Integração Nacional, será a nossa voz em Brasília para convencer o Governo Federal a criar este programa de forma articulada com todos os estados nordestinos, com orçamentos plurianuais aprovados pelo Congresso Nacional e com autonomia de ter continuidade ao longo de diferentes governos”, explicou Paulo Souto.
 
“Faremos a nossa parte aqui, na Bahia, com a construção de novas barragens e a reativação da política de recursos hídricos, que foi abandonada pelo atual governo petista. Em oito anos, eles não fizeram uma barragem. Além disso, vamos estruturar um sistema produtivo consistente para a região, através do Programa Estadual de Desenvolvimento do Semiárido, com diversas ações, a exemplo do novo Cabra Forte, o Nossa Fibra e o Produzir", disse o candidato a governador.

Asscom
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 12:00

25ª 'Festa da Saudade do Gonzagão' acontece com missa e shows em Exu

O cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga do Nascimento ficou reconhecido nacionalmente como o 'Rei do Baião'. Após a sua morte em 1989, deixou um vasto repertório e uma legião de fãs. No domingo (3), será realizada a 25ª edição da 'Festa da Saudade do Gonzagão', na sua cidade natal, em Exu, no Sertão pernambucano.

As homenagens a Gonzaga começam, a partir das 11h, com uma missa no Parque Aza Branca, organização não governamental que guarda o acervo e o museu do artista. Segundo o presidente da ONG, Francisco Parente Junior, após a celebração, será inaugurada uma estátua de bronze do cantor que foi feita pro um artesão de Olinda.

Estão programadas ainda apresentações culturais, às 13h, com crianças e adolescentes do ponto de cultura que fica no Parque. Os jovens vão encenar um espetáculo teatral, de dança e uma apresentação dos alunos da oficina de sanfona. Também ficaram expostos artigos de couro produzidos no local que são inspirados nas vestimentas de Gonzaga.

A festa é gratuita e deve atrair mais de seis mil pessoas. Segundo a organização, a programação acontece “embaixo do pé de juazeiro”, ou seja, um palco montado próximo de dois pés da árvore eternizada em uma música do Gonzagão.

Os shows serão promovidos a partir das 16h e segue até às 3h, com vários artistas da região. Entre eles, Targino Gondim, Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga e outros cantores e bandas da cidade de Exu.

G1 Petrolina (Foto: Maria Ilaide Carvalho de Souza/Arquivo pessoal)
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 11:00

ex-prefeito Jorge Lobo faz balanço de sua gestão em Uauá

Em entrevista concedida ao Radialista Adailton Santana na Rádio Comunitária Luz do Sertão FM (87,9 MHz), Uauá, na tarde da última sexta-feira, 01, o ex-prefeito de Uauá nos anos de 2004 a 2012, Jorge Luiz Lobo Rosa (PRTB), fez um balanço da sua gestão. Sobre os primeiros anos de governo, o ex-gestor disse que fez uma revolução no município em relação à educação e saúde. Segundo Jorge, havia uma desorganização muito grande desde a atenção básica. “Começamos a trabalhar os programa sociais oriundo do Governo Federal que fomos atrás em Brasília, afinal nada vem de graça se não formos atrás. Conseguimos manter rede social que  foi criada para atender a população abaixo da linha de pobreza. Implantamos o CAPS, CREAS, CRAS, PSFs (quase 100% foram instalados em Uauá), realizamos Concurso Público, lutamos pela  estruturação de Uauá”, disse Jorge Lobo.

BR 235

Em relação ao asfalto que já está em construção na BR 235 que liga Uauá a Canché, Jorge disse ter conseguido reunir várias forças em Brasília e ter participado de várias audiências com o Ministério dos Transportes e outras lideranças além de prefeitos da região e deputados eleitos na região de Uauá, quando ele foi eleito Presidente da Associação dos prefeitos do Norte da Bahia. “Conseguimos colocar Uauá no PAC2 do Governo Federal, uma luta muito grande e há de se reconhecer”, pontuou.

SEGURANÇA PÚBLICA

Em relação a Segurança Pública Jorge disse que quando prefeito, o ex-governador Paulo Souto trouxe a unidade para Uauá a base da CIPE.(Antiga CEPAC), retirada do município pelo atual Governador Jacques Wagner para a cidade de Coronel João Sá por falta de apoio do atual prefeito Olimpio Cardoso Filho. “Estamos sem delegado há 03 anos, [o bandido só chega onde não tem polícia...], se não regularizar esta situação vai piorar amanha, não tenho dúvida, quando fui prefeito de Uauá o índice de violência era baixíssimo, os assaltos de banco sumiram desde a época em que começamos, trouxemos a polícia para o nosso município chegou a ser um dos que menos crimes ocorreram. Tive notícias que ano passado houve tentativa de assalto ao banco da cidade, interceptada pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. A qualquer momento pode ocorrer roubos a bancos em Uauá, se não há incentivo para Polícia, se não tem estrutura suficiente, estou sabendo que grande parte de policiais estão pedindo transferência de Uauá, imagina o caos que isso não vai ficar se não forem tomadas providencias. Espero que com a eleição do governador Paulo Souto a gente possa intervir já a partir de Janeiro para trazer Delegado pra cá e “CEPAC” de volta, é uma das ações que vamos trabalhar já para Janeiro”, disse Jorge Lobo.

SAÚDE

Segundo Jorge Lobo em sua gestão não faltava remédio na farmácia básica do município, de 03 em 03 meses a farmácia era abastecida. Na gestão atual já tem quase 01 ano que não manda remédios para o município. Perguntado o porquê, Jorge afirmou que incompetência da administração resulta numa série de problemas. “Ficamos com cirurgião até o dia 17 de Dezembro de 2012, estamos com 01 ano e 05 meses que não faz uma cirurgia neste Hospital, as pessoas morrendo, passando dificuldade, existe uma sala de Raio X que não funciona por falta de manutenção, a sala de Raio X  está lacrada por causa do índice de Raio X e provocar câncer, postos sem funcionar, maternidade desativada, odontólogos sem funcionar, não entendo o porque desse descaso”, afirmou Jorge Lobo.

ESPORTE

Quando assumiu a Administração do município Jorge ressaltou que construiu quadras poliesportivas em diversos Povoados e Distritos entre eles Lagoa do Pires e Sitio do Tomás quando deixou de ser prefeito deixou as emendas prontas. O estádio na época conseguiu recursos para implantação do gramado e com o atual governo a arquibancada. Na área Esportiva feito em Uauá, Equipamentos só vieram em sua gestão.

Segundo Jorge Lobo o atual prefeito deixa as obras estragarem de propósito e reinaugura. “… Qual é o jogo do prefeito atual… como pode reinaugurar uma obra que foi inaugurada por outro gestor pra dizer que foi ele que fez. Eu nunca vi isso na minha vida, é uma gestão mal planejada e que não tem dado, resultado a não ser destruir o que fizemos em oito anos”, frisou o  ex. gestor.

HABITAÇÃO

De acordo com Jorge Lobo na época em que o mesmo administrava o município as obras do Projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal não foram concluídas devido o Banco que ia pagar a empresa que venceu a Licitação, alegou falência. Medição de 30% que o banco não repassou alegando falência. “Golpe foi o que fizeram, esquema.”, aconselhei as famílias que foram escolhidas a tomar posse das casas da forma que estavam. “Soubemos que algumas pessoas se reuniram a noite e aconselharam as pessoas a se reunir e invadir as casas. Isso quem vai resolver é a Justiça”, disse.

GRUPO ELEITORAL

A vitória de Jorge nas eleições de 2008 contra Olimpio Cardoso Filho época em que foi reeleito disputando com o atual gestor que o acusara de compra de votos entre outras irregularidades, Lobo destacou que quem perde sempre diz isso, em relação às acusações que sofreu na época em que houve cassação do seu mandato de 2009 a 2011. Sobre a derrota do candidato apoiado por Jorge em 2012 Lindomar Dantas Jorge disse que o fato de ter ocorrido à perda das eleições tenha sido resultado de questão de afinidades e conhecimento, foi uma eleição empatada. “Sai com a consciência tranquila, o povo queria que a nossa gestão continuasse”, concluiu.

Com informações de Adailton Santana
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 10:00

Publicada no Jornal o Globo matéria revela que pesquisadores anunciam a ‘extinção inexorável’ do Rio São Francisco

O leitor Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) tão preocupado como qualquer juazeirense enviou ao Blog matéria publicada este final de semana no jornal O Globo que revela pesquisa realizada sobre o rio São Francisco e a sua extinção. O trabalho mapeia a flora do entorno do Velho Chico enquanto ocorrem as obras de transposição de suas águas, que deverão trazer profundas mudanças na paisagem. Mais do que fazer relatórios exigidos pelos órgãos ambientais que licenciam a obra, o professor José Alves Siqueira, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Pernambuco, reuniu cem especialistas e publicou o livro “Flora das caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação” (Andrea Jakobsson Estúdio). A obra foi lançada em Recife este mês.

Leia mais.

Foto Geraldo José
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 09:00

José e Maria tem semana de caminhadas com o deputado Adalberto Cavalcanti

O povo do bairro José e Maria, em Petrolina, voltou a receber nesta sexta-feira, dia 1 de agosto, a visita do candidato a deputado federal, o deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PTB-PE). Para Adalberto, foi positiva a caminhada no bairro que esta semana ocupou a agenda de andanças do candidato pelos bairros petrolinenses. Ontem o deputado Odacy Amorim (PT-PE) não pode estar junto com o petebista por causa da religião, mas Adalberto mandou o recado pelos dois que fazem dobradinha na região.

Em mais uma caminhada no bairro, Adalberto voltou a receber o carinho da comunidade que é sinônimo de luta em Petrolina. O candidato optou por visitar por mais de um de vez a comunidade porque o José e Maria é um bairro grande e bastante populoso e para chegar a todos que lá residem, só agendando caminhadas por mais dias e foi assim em toda essa semana.

"Não poderíamos deixar de dedicar uma atenção especial ao bairro José e Maria. Fizemos as nossas visitas, conversamos com a população que retribuiu com muita atenção e carinho. Obrigado a todos os moradores por nos receber e nos ouvir. Vamos em frente, levando o nosso projeto de chegar e fazer um mandato de deputado federal, realmente comprometido com o povo", afirmou Adalberto Cavalcanti.

Ascom Dep. Adalberto Cavalcanti
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 08:00

Rui reafirma compromisso de implantar o Canal do Sertão

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito Sivaldo Rios, que é do PSDB, mas está dando todo apoio à coligação Pra Bahia Mudar Mais, o candidato a governador Rui Costa, afirmou, durante comício em Capim Grosso, que está inteiramente comprometido com o projeto de aumentar a oferta de água potável para toda a região do semiárido e também garantiu que nos próximos quatro anos irá levar energia elétrica a todas as casas da Bahia, inclusive as situadas no campo, por meio do programa Luz Para Todos: "Quero, ao final do governo, voltar e perguntar: tem alguma casa da zona rural sem energia elétrica e ouvir de vocês, não!". A concentração popular reuniu mais de cinco mil em Capim Grosso e foi a etapa final da Caravana 13 da sexta-feira, que visitou, ainda, as cidades de Várzea do Poço, Serrolândia e Quixabeira e os distritos de Junco e Paraíso, pertencentes a Jacobina.

O governador Wagner agradeceu a manifestação do povo em favor da chapa majoritária e fez questão de destacar as boas qualidades de Rui, salientando a humildade, o compromisso com o povo, a capacidade de aprender e a vontade de trabalhar do candidato. E garantiu: “Posso atestar que Rui está preparado". Otto Alencar, candidato a senador, e João Leão, candidato a vice-governador, que participaram de todo o percurso, salientaram a confiança na vitória da chapa da Pra Bahia Mudar Mais, dando como evidência maior a forma carinhosa com que têm sido recebidos em todas as localidades e o grande apoio das lideranças políticas em todos os muncípios.

Rui fez questão de destacar a presença do prefeito Sivaldo, “pois ele está com a gente porque sabe que somos os melhores para a Bahia avançar mais" e reiterou seu compromisso de implantar o Canal do Sertão (o eixo sul da transposição do Rio São Francisco), que conduzirá água do Velho Chico até a Barragem de São José do Jacuípe, além de lembrar que faz parte do seu programa de governo construir mais seis barragens e, pelo menos, três grandes adutoras como forma de reduzir os danosos efeitos das estiagens para a população do semiárido. Neste sábado, a Caravana 13 prossegue, desta vez visitando quatro municípios do Baixo Sul: Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu.

Ascom rui Costa Foto: Mateus Pereira
publicado em 03 de Agosto / 2014 às 07:00

Secretaria de Saúde de Petrolina divulga cronograma de agosto da Unidade Móvel de Atendimento

Levando ainda mais saúde as pessoas do interior de Petrolina a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue oferecendo atendimento de qualidade às pessoas que moram na zona rural do município. A Unidade Móvel de Atendimento Médico (UMA) visitará várias localidades distante dos distritos de Petrolina, um profissional médico e uma técnica de enfermagem, auxiliam as comunidades para que todos tenham acesso garantido aos serviços de atenção a saúde.

A diretora de Atenção Básica do município, Juliana Modesto, fala sobre as visitas para esse mês de agosto. “Observamos as comunidades mais afastados dos distritos e vamos levar assistência médica e promover a saúde de todas as pessoas que moram no interior de Petrolina”, explicou. As visitas da unidade móvel acontecem sempre pela manhã, a partir das 8h com atendimento para todos que buscarem a equipe da unidade. Cada usuário deve levar carteira de identidade (CI), e aqueles que já têm Cartão SUS, também podem apresenta-lo junto a identidade.

CRONOGRAMA DA UNIDADE MÓVEL PARA AGOSTO

 

 

04/08

 

URUÁS

 
       

06/08

 

TAPERA (AGROVILA MASSANGANO)

 
       

07/08

 

SERRA DA SANTA (NOVA DESCOBERTA)

 
       

11/08

 

ASSENTAMENTO LINDOLFO SILVA (PAU FERRO)

 
       

13/08

 

MUDUBIM (URUÁS)

 
       

14/08

 

CAATINGUINHA (AGROVILA MASSANGANO)

 
       

18/08

 

BARRA FRANCA (RAJADA)

 
       

20/08

 

SIMPATIA (CAITITU)

 
       

21/08

 

URUÁS

 
       

25/08

 

BOA VISTA (RAJADA)

 
       

27/08

 

INHUMA (URUÁS)

Aurilio Marcos Ascom-Saúde
publicado em 02 de Agosto / 2014 às 23:00

Homem Tem Medo de Mulher Inteligente?

Num mundo tão moderno não é difícil encontrar mulheres em cargos altos dentro das corporações, administrando muitos homens subordinados a elas. Isso é um avanço e uma conquista vinda através de anos de lutas e, embora a vitória tenha começado a acontecer, ainda existem muitas desigualdades e muito preconceito. Muita gente comenta que homem tem medo de mulher inteligente e que elas, as mulheres, quanto mais independentes, menor suas chances de casamento.

Pois bem, partindo para o lado comportamental desse quadro exposto acima, pesquisas comprovaram que os homens têm preferência pelas mulheres que ganham menos para se casarem. Isso mesmo, os homens procuram mulheres de status inferior ao seu para relacionamentos longos. Mulheres de cargo superior, de salário superior, de QI superior são desejadas apenas para relacionamentos curtos e passageiros. Mas para as relações de longo prazo as moças inteligentes e independentes são cartas fora do baralho na cabecinha dos rapazes.

Para os pesquisadores responsáveis por essa tese (S. L. Brown e B. P. Lewis) a resposta dessa escolha masculina está diretamente ligada à reprodução, pois a infidelidade das mulheres seria uma ameaça imensa à reprodução do homem. Nessa linha de raciocínio, melhor apostar as fichas numa mulher que possa ser controlada, dominada por seu homem.

Dessa forma, mulheres com salários mais baixos e alguns outros traços de vulnerabilidade tornam-se mais atraentes aos olhos dos homens que buscam um relacionamento a longo prazo.

Quanto ao QI, quanto mais alto no homem, mais atraente ele é para mulheres que desejam relacionamento longo. No entanto a recíproca não se sustenta, pois quanto maior o QI na mulher, menos atraente ela se torna para o homem que busca relacionamento longo. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores em 2005.

Esses estudos e pesquisas apenas comprovam o que, na prática a gente vê acontecer a todo instante. Homens negam, mas têm medo de mulher inteligente, independente e dona de sua própria vida. Mulheres que não temem dizer um “não” quando algo lhes desagrada, mulheres que só ficam até o momento em que forem felizes.

Enfim, estou começando a entender porque nunca casaram comigo!

PS: Os dados acima foram obtidos através de anos de estudos e pesquisas. Mas claro que existem exceções...

Por Cinthya Danielle do Blog "O Divã Dellas"

publicado em 02 de Agosto / 2014 às 22:27

Unidade de Saúde do bairro João de Deus em Petrolina é alvo de vandalismo

Na manhã deste sábado (02) a Unidade de Saúde Álvaro Rocha, situada no bairro João de Deus, zona norte de Petrolina, foi arrombada.  A ação de vandalismo resultou em equipamentos, materiais odontológicos, de enfermagem, de curativos destruídos e espalhados por toda unidade; medicamentos e vacinas quebrados, cadeira odontológica e ar condicionado danificados e nada foi roubado.

Diante do fato, a Polícia Militar foi acionada e registrado o boletim de ocorrência. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Segurança Cidadã também estiveram no local para verificar os estragos.

“É muito triste ver tamanho vandalismo com um equipamento de saúde que só traz benefícios à população, os moradores do João de Deus serão prejudicados por uma atitude de vandalismo como esta, vivemos numa era de construção do bem comum e uma atitude desta nos remete a uma reflexão, quem teria coragem de destruir um patrimônio público importante para o bairro, destruir vacinas que imunizam nossas crianças de doenças, deixar sem atendimento pessoas que necessitam de cuidados...”, relatou a gestora da Saúde em Petrolina Lucia Giesta.

Nesta segunda-feira (04) a equipe da Secretaria de Saúde fará o balanço dos materiais perdidos e equipamentos danificados, assim a unidade estará fechada. A população atendida pelos profissionais da unidade, em casos de urgência médicas, deverá se encaminhar à Unidade de Saúde Josefa Bispo, localizada na Rua 61 do bairro João de Deus. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 02 de Agosto / 2014 às 22:00

CIPE-CAATINGA RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM CASA NOVA

No último dia 31, Policiais da CIPE – CAATINGA, ao realizarem PCTran próximo à ponte da saída da cidade de Casa Nova sentido Remanso, um indivíduo em um veículo Chevrolet Corsa sedan, placa policial CXO 6110, cor cinza, que após visualizar a GU, retornou bruscamente pegando uma estrada vicinal, o elemento evadiu-se, abandonando o carro nas proximidades do povoado São Vitor e após pesquisa feita através sistema SINESP, ficou constatado que o veículo, está com restrição de roubo/furto. O veículo foi apreendido e apresentado à Investigadora de Polícia Vaneide Dias Braga na Delegacia de Polícia de Casa Nova, conforme o registro OC nº 01363/2014.

publicado em 02 de Agosto / 2014 às 21:00

Odacy mostra força na campanha com ações como deputado e quando governou Petrolina

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

O deputado estadual e candidato à reeleição, Odacy Amorim (PT-PE), tem andado em Petrolina e em municípios do Sertão, levando sua mensagem de continuar seu trabalho iniciado em 2011 quando tomou posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A lista de ações de Odacy nesses quase quatro anos de mandato não é pequena. E isso ele tem apresentado as pessoas quando caminha, se reúne, em encontros diversos e eventos da campanha para renovar seu mandato. Odacy também tem falado de sua obra como prefeito de Petrolina em 2007 e 2008 e muito do que ele fez está bem vivo na memória dos petrolinenses. “Temos que mostrar a nossa atuação. Algumas ações tenho feito questão de destacar para mostrar que podemos realizar um mandato a altura da confiança que recebemos da sociedade. E tenho ficado feliz em ver que as pessoas reconhecem nossa ação como prefeito também”, comentou Odacy.

Um dos pontos de destaque de Odacy como deputado neste primeiro mandato foi debater um tema que ninguém nunca teve coragem: a questão dos altos preços dos combustíveis em Petrolina. Ele, na época como presidente da Comissão de Negócios Municipais da Alepe, foi em busca de respostas para essa situação que incomodava a todos. E a ação de Odacy já teve alguns resultados.

“Hoje não vemos mais preços praticamente iguais nos postos de gasolina como antes. Era quase um cartel e com a nossa atuação, pelo menos fizemos os donos de postos mudarem um pouco a postura em respeito aos consumidores. Isso temos dito em nossas visitas e caminhadas durante a campanha para a reeleição”, frisou Odacy. Outro destaque de Odacy na Assembleia Legislativa e que culminou na criação do programa Conexão Digital do governo estadual, foi como vice-presidente da Frente Parlamentar da Telefonia, reivindicar e buscar meios para que comunidades, distritos, vilas, projetos irrigados, entre outras localidades, pudessem dispor de telefonia celular.

“Levamos essa discussão para a Frente Parlamentar da Telefonia e hoje muitas localidades do Sertão e do interior de Petrolina, a exemplo do distrito de Rajada, podem dispor de telefonia móvel. Isso foi parte de nossa atuação quando visitamos todos os responsáveis pelas operadoras de telefonia e conseguimos num entendimento com a operadora Vivo intermediar a discussão que culminou em tornar realidade o sonho da telefonia móvel em comunidades de zonas rurais do interior de Pernambuco. É mais um fruto de nosso mandato e uma das lutas que trouxe e que conquistei quando fui eleito em 2010”, destacou Odacy Amorim. A atuação de Odacy como deputado e como prefeito, é bem parecida. Odacy quando governou Petrolina deixou marcas e obras até hoje lembradas pela população como o fim da água salgada que os petrolinenses eram obrigados a tomar sempre que chovia na região. Uma decisão dele resolveu de vez o problema.

Ainda como prefeito, Odacy criou antes mesmo da existir UPA24, um hospital 24h na cidade, localizado no bairro José e Maria e por fim, foi Odacy que fez a Compesa assinar o plano de metas e investimentos que vai permitir a partir deste ano que Petrolina tenha universalizado os serviços de água e tratamento do esgoto. “A Compesa foi obrigada a aceitar o planto para não ter que sair da cidade, já que a concessão tinha se expirado. A empresa teve que realizar essas obras dentro de uma série de critérios que colocamos na lei do plano de metas aprovada na Câmara e graças a uma decisão politica nossa, a cidade ampliará sua capacidade de abastecimento de água em mais de 60% e deixará de jogar esgoto e de poluir o rio São Francisco, um de nossos maiores bem”, concluiu o deputado e candidato à reeleição, Odacy Amorim.

Ascom Dep. Odacy Amorim Foto: Ícaro Barros/divulgação
publicado em 02 de Agosto / 2014 às 20:00

SecultBA prorroga prazo de indicações para Comenda do Mérito Cultural

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) prorrogou o prazo de indicações para a Comenda do Mérito Cultural. A prorrogação foi em decorrência da grande quantidade de pessoas que tentaram fazer a indicação no último dia de inscrições. Agora, pessoas físicas e jurídicas têm até a próxima segunda-feira, 4 de agosto, para indicar personalidades e instituições que prestaram contribuições relevantes para a cultura da Bahia.

O objetivo da distinção é reconhecer e homenagear pessoas ou organizações que prestaram contribuições relevantes para a cultura da Bahia. A entrega da Comenda será no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, em cerimônia no Teatro Castro Alves. Pessoas físicas ou jurídicas podem indicar candidatos. Basta preencher o formulário com dados e breve histórico do(a) indicado(a), disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

A premiação está dividida em três categorias: Júnior, Sênior e Póstuma. Excepcionalmente, neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas, sendo dez em cada uma das três classes. As comendas da primeira categoria destinam-se a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural. As da segunda contemplam nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana. As da classe póstuma deverão ser entregues aos sucessores diretos dos agraciados, sendo um reconhecimento da atuação em prol da cultura baiana de alguém já falecido. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das classes. 

Ascom Secult BA
publicado em 02 de Agosto / 2014 às 19:00

Bairro da Urbis em Tucano receberá segunda edição do “Cras na Praça” nesta terça-feira (05)

A secretaria municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrades), através do Centro de Referência de Assistência Social - Cras Nova Esperança, realiza no dia 05 de agosto, terça-feira, mais uma ação do projeto “Cras na Praça”, desta vez no bairro na Urbis, em Tucano. No local, serão disponibilizados diversos serviços aos moradores, oficinas, atividades de entretenimento, cultura e lazer.  O objetivo, segundo a coordenação do evento, é proporcionar à comunidade um espaço que aproxime os moradores aos serviços ofertados pela Politica de Assistência Social do município. As atividades, que contam com o apoio da Prefeitura de Tucano, serão realizadas das 9h às 16h na quadra do bairro. Em dezembro de 2013, o Cras realizou a primeira edição do projeto no bairro Nova Esperança, iniciativa que levou para a população serviços de corte de cabelo, aulas de artesanato e de dança, estandes de beleza, espaços de lazer e muito mais.

Ascom Tucano
publicado em 02 de Agosto / 2014 às 18:00

ESPAÇO DO LEITOR: INDIGNADA COM A OI!

Meu nome é Mayara, gestora de uma filial de rede curso profissionalizantes na cidade de Paulo Afonso-Ba e o motivo deste contato é descrever uma situação complicada com a rede de telefonia OI.

Essa não é a primeira vez, que faço reclamações com a operadora, mas às vezes anteriores até então foi solucionado o problema. Estamos com o problema no telefone fixo antes do dia 09/07/2014 que foi feita uma das primeiras ligações. O problema: não estamos recebendo e nem fazendo ligações pelo fixo.

E foi solicitado o reparo, mais 5 contatos com a operadora que foi feito o reparo com data e hora marcada, porém até então não tivemos a visita do técnico. Estou com os números de protocolo anotado com data de horário do início e fim das ligações. Dentro desse intervalo, fiz o contato com a Anatel para mesma intervir e mesmo assim estou sem solução. Estou basicamente sentindo refém de uma operadora que não presta serviços.

Agora só atrasar o pagamento da fatura, para eles estarem em cima cobrando de todas as formas.  Será se é certo, paga por algo que não tenho?

Quando compramos algo, recebemos o produto, ou seja pagamos e recebemos.

Não sei mais a quem recorrer... Pois também para cancelamento é uma burocracia.  Preciso de solução. Sei que a forma judicial, vai demorar... e alguns casos chegar até ser muitos meses. 

Eu como profissional, tenho a preocupação com os clientes, pois eles estão em primeiro lugar... Procuro saber se eles estão ou não satisfeito com o nosso serviço e também o atendimento. E quando deparo com essa situação imagino como meus clientes e alunos estão toda vez que tem que entrar em contato conosco, tem que vim pessoalmente até a escola. (e sempre informo que o telefone está com problema, e que já foi solicitado o reparo) Pois a forma de comunicar por telefone não existe mais... Talvez seja o momento de voltar o tempo, e comunicarmos por cartas... Já que sinal de outras operadoras também é ruim na cidade...

Uma cidade, do porte que é.... Não ter bom sinal de operadoras....

Alguém pode me ajudar?

 Mayara Nunes

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.