Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

33,11%
Atualizado em: 10/04/2016
Variadas
27 de Junho / 2012 às 10:30 | Nenhum Comentário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a partir desta sexta-feira (29) até o dia 9 de julho de 2012, as matrículas dos candidatos classificados na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As matrículas devem ser realizadas apenas em dias úteis, das 8h às 11h e das 14 às 17h, em três campi da Univasf. Os aprovados nos cursos ofertados nos campi Petrolina Sede, Ciências Agrárias (PE) e Juazeiro–BA devem se dirigir ao campus Petrolina Sede.

Já os candidatos aprovados no curso de Ciências da Natureza, devem se matricular no campus Serra da capivara, localizado na rua João Ferreira dos Santos, s/n, bairro Campestre, em São Raimundo Nonato (PI). Os candidatos do curso de Ciências da Natureza, ofertado no campus Senhor do Bonfim (BA), devem efetuar as matrículas nesse local, na rua Tomaz Guimarães, s/n, Condomínio Aeroporto, bairro Santos Dumont. Excepcionalmente, este campus, não funcionará no dia 2 de julho, devido ao feriado estadual.

O candidato que não comparecer à matrícula nas datas, horários e local estipulados ou não apresentar toda a documentação exigida, perderá o direito à vaga. O edital está disponível na página do processo seletivo contendo as normas e procedimentos para a realização da matrícula. Além disso, é possível acessar a lista completa dos candidatos classificados e um relatório com as três maiores notas de cada curso, considerando a concorrência.

Saiba mais no link abaixo.
http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2012.2-html
Karine Nascimento Ascom Foto da internet
Política
27 de Junho / 2012 às 10:00 | 26 Comentários

Uma possível confirmação da candidatura de Joseph Bandeira, ainda aguardando decisões internas no PT, afunila de vez a relação de pré-candidaturas a prefeito em Juazeiro. Com Joseph candidato, pelas declarações públicas e acenos políticos, estariam fora da disputa Edson Tanury, Paganini Nobre Mota e Roberto Carlos.

Neste caso, restariam o próprio Joseph, pelo PT, Márcio Jandir, Pelo PV, Isaac Carvalho pelo PCdoB e Paulo José pelo Psol.

A possibilidade de Joseph não participar do pleito, impedido pelo seu próprio partido, apresenta um novo cenário, com aliados tentando colher os louros da proximidade com o líder. Tanto Roberto, quanto Edson e Paganini esperam o abraço camarada e o indicativo e voto. Tem quem duvide.

Política
27 de Junho / 2012 às 09:43 | 1 Comentário

Candidato petista, João Oliveira, e tucana Vânia Almeida | Foto: Saiu no Blog

Após ser destituída da presidência do PSDB de Lauro de Freitas pela executiva estadual, a secretária de Serviços Públicos da cidade, Vânia Almeida, obteve liminar do juiz Saulo Casali Bahia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), para voltar ao posto. Vânia é irmã do ex-deputado federal João Almeida – epicentro da rusga do partido em Lauro e em Juazeiro, onde membros da legenda acusam, respectivamente, os deputados estaduais Augusto Castro e Adolfo Viana de tentarem tomar o controle partidário nas localidades. Os parlamentares tentariam impedir o apoio dos tucanos aos candidatos do PT João Oliveira e Joseph Bandeira às prefeituras. Segundo o advogado que representa Vânia, J. Pires, a liminar foi concedida porque, em municípios com mais 50 mil habitantes, a destituição cabe somente à executiva nacional. “A estadual não tem competência para decidir a respeito de coligação. Foi arbitrário”, argumentou. Logo após a publicação da decisão, nesta terça-feira (26), a presidente municipal anunciou apoio ao ex-tucano Oliveira, hoje petista, que pleiteia a sucessão do mandato de Moema Gramacho (PT). Ao Bahia Notícias, J. Pires assegurou que deverá impetrar ação anulatória similar em Juazeiro

Bahia Notícias
Política
27 de Junho / 2012 às 09:30 | 4 Comentários

Com o objetivo de dar continuidade às discussões iniciadas durante a V Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca, o secretário interino da pasta de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Josival Barbosa, acompanhado dos técnicos da SEADRUMA e representantes da EBDA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Sebrae, Banco do Nordeste, ADAB, IRPAA e ACCOSSF reuniram-se na manhã desta terça-feira (26), no Sebrae, em Juazeiro.

Durante o encontro alguns temas tiveram destaques como a comercialização de carne caprina e ovina para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com a representante do IRPAA, Giseli Maria de Oliveira Santos, a respeito do PAA, já foram enviados à Conab várias propostas de associações que pretendem participar do programa, porém apenas duas foram aprovadas e estão em processo de negociação. “Tanto as associações quanto os produtores individuais precisam se regularizar, adquirindo a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e cadastrando seu rebanho na ADAB, só assim estarão aptos a participarem de programas como esses”, observou.    

Referente ao PNAE o técnico da SEADRUMA, José Wilson Chaves (Chaveco), informou que o grupo irá se reunir com a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) para tratar do preço e da logística do programa. “Será um grande avanço incluir a carne caprina e ovina na merenda escolar, agora que avançamos nessas discussões vamos observar os detalhes com a SEDUC”, destacou. Também estiveram em pauta alternativas para a alimentação animal, a exemplo do Programa de Aquisição de Milho via Conab, que irá disponibilizar ração a preço de custo (R$18,10 por saco de 60 kg). Segundo o secretário Josival Barbosa, a Conab informou que até o dia 10 de julho a ração (milho) estará chegando ao município para atender inicialmente os 143 produtores que já estão cadastrados. “Serão 249.900 kg de milho que chegarão a granel, mas é preciso deixar claro que existirão outras etapas do programa e possivelmente mais produtores serão atendidos”, declarou.

Na ocasião o presidente da ACCOSSF, Juvêncio Lustosa, também informou que a Agrovale pretende distribuir 12 toneladas/semana de olho de cana-de-açúcar (ração animal), para agricultores familiares da região, que estejam dentro das normas exigidas. “Essa alimentação vai ajudar muito os produtores da região, além disso, serão distribuídos 150 litros de melaço, um energético que deve ser misturado ao olho de cana e ao bagaço hidrolisado, para dar mais sabor ao alimento”, disse. Ao final do encontro o grupo decidiu realizar reuniões na zona rural com os produtores da região, para atentar sobre a importância da regularização das associações e dos produtores individuais. Ficou definido que amanhã (27) o encontro acontecerá em Pinhões e no dia 06 de julho em Massaroca.

Lene Radina / Seadruma
Política
27 de Junho / 2012 às 09:00 | 8 Comentários

Pela segunda semana consecutiva a Câmara de Vereadores de Juazeiro não realiza a sessão ordinária da terça-feira. Ontem, dia 26, apenas as vereadoras Valdeci Alves (PV), vice-presidente da Casa e a segunda secretária, Suzana Ramos (PTdoB) compareceram.

A vice-presidente Valdeci Alves abriu e automaticamente encerrou os trabalhos por falta de quórum. Problemas de saúde e de ordem superior foram as justificativas do presidente Nilson Barbosa e dos edis Crisóstomo Lima, Alex Tanuri, Damião Medrado e José Carlos Medeiros.

Os demais Mitonho Vargas, Ronaldo Campina, Leonardo Bandeira, Janileide Pereira, Mozaniel Porfírio e Benedito Marques simplesmente não compareceram e também não justificaram. Pela segunda semana, comunitários, entre eles, alguns pré-candidatos, condenaram a postura da Casa Aprígio Duarte que deve entrar em recesso nesta quarta-feira (27).

Política
27 de Junho / 2012 às 08:30 | 2 Comentários

Nesta terça-feira (26/04),  o deputado federal Gonzaga Patriota usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para repercutir reclamações das famílias de Petrolina, que foram contempladas e não selecionadas no ‘Programa Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal.  As famílias se queixam do processo de seleção. Hoje (26), elas se reuniram na Câmara de Vereadores de Petrolina, com o objetivo de pedir mais respeito ao direito à moradia. Com cartazes e dizeres “Dario queremos verdade”. “Estamos lutando pelos nossos direitos”. “Queremos Justiça”. Os populares aproveitaram a sessão plenária para pressionar os vereadores a encampar a luta por moradia, no sentido de que seja revista a seleção e aprovação dos contemplados.

 A líder do movimento, Marisa Cunha Melo, moradora do Bairro São José, explica que o protesto está partindo das pessoas que dormiram com o sonho da casa própria realizado e acordaram com o pesadelo de não serem contemplados. “A gente quer o apoio dos vereadores, para fazer o cumprimento dos direitos dos contemplados à moradia popular em Petrolina”, disse.  Durante entrevista a uma rádio local em Petrolina, na manhã desta terça, o superintendente de Habitação do município, Dario Lopes, disse que os critérios são estabelecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF) e que não é de responsabilidade do Poder Público os procedimentos de seleção.

 De acordo com Dario Lopes, o aumento no número de reclamações não foi causado por mudanças drásticas nos critérios da Caixa Econômica Federal, mas por restrições dos próprios empreendimentos, como número máximo de membros na família. “O resto continua o mesmo”, assegurou.  A população retruca as declarações de Dario e alega que a explicação de que a CEF é a responsável pela anulação do contrato não tem fundamento. “O advogado nos orientou que a Prefeitura é que quer fazer uma coisa que não existe. Estamos abraçando esta causa para pedir justiça em Petrolina”, reforça. Ainda segundo Marisa, a denuncia já foi protocolada no Ministério Público Federal.  Segundo Gonzaga Patriota, a prefeitura de Petrolina deve explicações à sua população sobre o complicado processo do Minha Casa Minha Vida, no município.

Ascom
Política
27 de Junho / 2012 às 08:00 | 15 Comentários

Ednaldo Fonseca, Juiz Eleitoral.

Segundo o site da capital “Por Escrito” o que tiver de acontecer em Juazeiro será por estes dias, pois se aproximam os prazos finais de homologação e registro de candidaturas. A primeira tentativa do PT estadual falhou: o juiz eleitoral Ednaldo Fonseca arquivou ofício do presidente regional, Jonas Paulo, solicitando a proibição da convenção municipal, realizada na última sexta-feira (22).

Variadas
27 de Junho / 2012 às 07:30 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (27/6), a Prefeitura de Juazeiro por intermédio da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), realiza a III Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro acontece no auditório da Uneb (Universidade Estadual da Bahia), Campus III, das 8h às 18h.

Com o tema central, "Novas perspectivas e desafios na implantação da Convenção da ONU sobre os direitos da Pessoa com Deficiência", a conferência vai tratar de assuntos referentes à educação, transporte, acessibilidade, trabalho e reabilitação profissional da pessoa com deficiência.

Além de Juazeiro, escolhida para ser a sede do encontro, a conferência contará com a participação de outros municípios do Território Sertão do São Francisco: Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Uauá e Sento-Sé.

Política
27 de Junho / 2012 às 07:00 | 35 Comentários

 

Márcio Jandir com Josué Flores, presidente municipal do PPS em Juazeiro

 Reunião de Márcio Jandir com os militantes do PPS em Juazeiro

Na noite da última terça-feira (26), o Partido Popular Socialista (PPS) declarou apoio à pré-candidatura de Márcio Jandir (PV) à prefeitura de Juazeiro. Em reunião na sede do Partido Verde, os militantes da legenda socialista, que é presidida em no município por Josué Flores, ouviram as propostas do projeto Acelera Juazeiro e selaram a participação na majoritária.

De acordo com Josué Flores, a decisão foi em comum acordo com a direção estadual do partido e com a vontade dos militantes na cidade. “O projeto de Márcio atendeu as expectativas do nosso partido. Estamos fechados e vamos caminhar juntos”, pontua. Nesta quarta-feira, o presidente estadual da sigla, Ederval Poly, estará em Juazeiro para fazer o anúncio oficial do apoio à majoritária e a coligação nas proporcionais.

Segundo Márcio Jandir, o apoio do PPS é importante, pois reforça o arco de aliança feito com grandes partidos em torno de um projeto viável para a melhoria da vida dos juazeirenses. “É um orgulho para o PV e para a nossa pré-candidatura poder contar com o PPS; um partido honesto, digno, coerente com sua história e que tem grandes nomes em seus quadros no Brasil e em Juazeiro. A conversa com Josué Flores e com os militantes foi em torno do nosso desejo de colocar Juazeiro nos eixos e trazer de volta o desenvolvimento para nossa terra. Com ajuda do PPS, que se alia ao PMDB, DEM, PSDB, PTN e PPL, vamos fazer com que Juazeiro volte a ser o farol do Vale”.

Márcio disse ainda que até o sábado, 30, data da convenção do PV, espera agregar mais partidos ao projeto. “Estamos conversando com outras legendas e vamos articular o melhor cenário para nossa coligação sempre pensando no bem do nosso povo”.

Política
27 de Junho / 2012 às 06:30 | Nenhum Comentário

Somente na noite desta terça-feira (26) foi encerrada a reunião de líderes do Senado para definir o cronograma de tramitação do processo contra o senador Demóstenes Torres (Sem Partido – GO), cuja cassação foi aprovada por unanimidade no Conselho de Ética na noite de segunda-feira (25). Segundo o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), a votação da cassação no Plenário ficou definida para o dia 11 de julho. Antes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa vai decidir, dia 4 de julho, se o processo está de acordo do ponto de vista constitucional, legal e jurídico.

Na avaliação de Pinheiro, a decisão dos líderes garante um cronograma sem que haja qualquer questionamento da defesa do senador Demóstenes, já que serão cumpridos todos os prazos regimentais para a tramitação do processo na CCJ e no Plenário. Ele acredita que o Plenário ratifique a decisão do Conselho de Ética: “Minha expectativa é que o Plenário mantenha o voto pela cassação do senador Demóstenes, mesmo que não seja por unanimidade, como ocorreu no Conselho de Ética”.

O senador destacou ainda que é favorável ao voto aberto para situações como esta, de cassação de mandato. “Tentamos antes da semana do São João dar andamento aos projetos que tramitam na Casa para abertura do voto. O eleitor que escolheu os senadores têm o direito de saber como vota seu parlamentar. No momento em que aprovamos no Senado a Lei de Acesso à Informação, é importante publicizar os votos dos parlamentares”, defendeu.

Ascom Walter Pinheiro
Política
27 de Junho / 2012 às 06:00 | 5 Comentários

Geraldo José,

Em matéria publicada no blog, um leitor contesta a afirmação do IBGE quando diz que a cidade de Juazeiro é a que mais cresce na região. Vejamos, o PIB de Juazeiro era de R$ 1, 47 bi em 2008 e subiu para R$ 1,75 bi em 2009, números consolidados pela instituição, ou seja, um crescimento de R$ 280 milhões do PIB. Para conferência dos dados, colocamos o link à disposição para comparações com cidades da região. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

O que impressiona é a capacidade de alguns que torcem contra o desenvolvimento do município, sempre puxar a cidade para baixo, na tentativa de impedir o crescimento de Juazeiro.

Ascom/PMJ

Foto: skyscrapercity.com
Espaço do Leitor
26 de Junho / 2012 às 23:00 | 1 Comentário

A sociedade vive um momento ímpar na luta contra as drogas. Têm surgido drogas que causam efeitos devastadores nas famílias, devido à facilidade com que as mesmas tornam seus usuários dependentes. É divulgado a todo instante para que as crianças e jovens não as experimentem.

As pessoas que ganham a vida ilicitamente com as drogas (TRAFICANTES), não estão nem ai pras nossas crianças e jovens. Esses traficantes estão em todas as partes das nossas cidades, através de seus braços (repassadores, aviões, seja lá como queiram chamá-los).

Trazendo essa problemática pro pólo Juazeiro/Petrolina, faço algumas indagações: 1 - Porquê dizem as autoridades que estão expulsando todos os frequentadores da Ilha do Fogo - incluindo as famílias que estão lá aos finais de semana e durante a semana também, os banhistas em geral, desportistas, etc. - a partir do dia 31 de agosto de 2012 ?

2 - Porquê não colocam os prepostos das várias esferas, que trabalham com segurança pública, para coibirem atos ilícitos que possam acontecer na Ilha? O crack está matando muitos jovens nas duas cidades. Como conheço mais a realidade de Juazeiro, posso citar o bom e velho Arco da Ponte e os casarões da antiga Franave, na orla nova.

Mas o crack e as demais drogas ilícitas são vendidas em todos os bairros, nas mais humildes e mais luxuosas casas. Todo mundo tem um vizinho traficante, menos as autoridades constituídas. Não sei porque acontece isso?

Sou contra um ato administrativo do governo que coloca o Exército para cumprir a ordem de desocupação do outro lado da ILHA DO FOGO. Aliás, sou contra a utilização, pelo Exército, da parte onde ele já se encontra, também. Esse espaço do galpão do estaleiro da antiga FRANAVE deve ser utilizado para abrigar outros projetos mais importantes e úteis pra população. O Exército possui um grande batalhão e um hotel de trânsito para seus oficiais, na cidade de Petrolina. O que eles estão fazendo na Ilha do Fogo? Cadê a realização dos projetos de apoio ao meio ambiente e os eventos culturais que o Exército divulgou que realizaria na Ilha, juntamente com diversos órgãos de Petrolina? Qualquer pessoa que acessar os sítios de busca da internet, encontrará várias notícias de setembro, outubro de 2011, onde diziam que iriam "pintar e bordar" na Ilha do Fogo. Cadê essas ações. Só vimos na Ilha, placas e Soldados com suas armas, na parte frontal do galpão. E agora a Justiça Federal impões que o Exército Brasileiro tomem a outra parte da Ilha para impedir tráfico de drogas. Isso tá mal explicado!!!

As duas cidades possuem guarda civil municipal, polícia militar, polícia civil, bombeiro, polícia federal (Juazeiro) e vários órgãos de proteção aos direitos dos cidadãos. A justiça federal deve fazer algo para impedir o tráfico de droga que existe nas duas cidades.

A ilha do fogo é utilizada por muitas famílias que não têm condições financeiras para irem aos vários outros paraísos turísticos existentes na nossa região.

Também é utilizada por profissionais de todas as áreas: jornalistas, engenheiros, professores, médicos, administradores de empresas, secretários executivos, policiais, bombeiros, radialistas, comerciantes, odontólogos, empresários e representantes de muitas outras categorias profissionais.

Fica mais uma indagação: essas famílias, desportistas e esses profissionais vão para a ilha do fogo traficar drogas?

JUCINEI MARTINS - ENGENHEIRO AGRÔNOMO E FREQUENTADOR DA ILHA DO FOGO.

Imagem da internet
Política
26 de Junho / 2012 às 22:30 | Nenhum Comentário

Com a adesão da Bahia, agora são 21 superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que aderiram à greve dos servidores por tempo indeterminado. Na manhã desta terça-feira (26), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve na unidade e declarou apoio aos trabalhadores federais. Galo, que foi superintendente regional da autarquia de 2003 a 2005, lembra que a reforma agrária saiu da pauta do governo e da sociedade. “A reforma agrária em nosso país está paralisada, ninguém mais fala. É preciso avançar nas reformas estruturais, como a agrária, a política e a econômica. O servidor público desta área precisa ser mais valorizado, e apesar do nosso mandato ser de esfera estadual me coloco à disposição para contribuir neste debate”, ressalta. 

Também presente na assembleia, a diretora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Erilza Galvão, fala da dificuldade em discutir e solucionar os impasses. “Nossa intenção não é judiciar a greve e sim politizá-la, mas o Governo não avança nesse debate, nunca nos dá uma posição concreta e só afirma que está analisando a situação”, garante. 

Plano de reestruturação de carreiras e melhorias salariais são algumas das reivindicações. Segundo os servidores, a distorção salarial entre servidores federais de carreiras similares é a motivação da greve. Com isso, estão suspensos os serviços de emissões de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), de certidão de aposentadoria para trabalhadores rurais e de certificação de imóveis rurais. Além desses, as atividades de concessão de créditos a famílias assentadas, vistorias e avaliações de imóveis rurais para fins de reforma agrária e regularização fundiária de comunidades quilombolas também estão suspensas.

Ascom Foto: Juliana Costa
Política
26 de Junho / 2012 às 22:00 | Nenhum Comentário

Desde 2011, quando o Ministério da Saúde publicou uma portaria a respeito da confecção do Cartão SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) vem descentralizando gradativamente as unidades responsáveis pela confecção do documento. De acordo com a Portaria, o cadastramento dos usuários do SUS, bem a atualização dos dados, podem ser realizados em estabelecimentos constantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ou em outro local determinado pelo gestor municipal.

“Tendo em vista o disposto na Portaria, todos os prestadores de serviços da SMS deverão confeccionar o Cartão SUS dos pacientes com procedimentos agendados, caso estes não possuam o documento até o momento do atendimento”, explicou a diretora de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria da SMS, Maria Fernanda Schoenenerger. Já os pacientes que querem fazer o Cartão SUS, mas não têm procedimentos agendados, não precisam se preocupar, porque nenhum usuário deixará de ser atendido nos serviços disponibilizados pela SMS.

Uma unidade, montada pela Secretaria Municipal de Saúde, no andar térreo do Centro de Convenções, vai atender a população de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas, exclusivamente, para garantir o cadastro das pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS. Além desse espaço, durante as ações do Programa Petrolina Saudável, realizadas em diversos bairros da cidade, a SMS disponibiliza uma equipe especializada que também faz a confecção do documento.

A secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, lembra ainda aos usuários de planos de saúde suplementar que os dados cadastrais de beneficiários referentes ao campo Cartão Nacional de Saúde (CNS) deverão ser informados obrigatoriamente pelas operadoras até o dia 6 de junho de 2013 de acordo com Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde. Todos os prestadores e também os planos de saúde com sede em Petrolina foram comunicados oficialmente, o que ajudará na atenção a estas informações de relevância para a saúde da população.

Eneida Trindade Secom PMP/Imagem Ilustrativa
Policial
26 de Junho / 2012 às 21:30 | Nenhum Comentário

Ontem, dia 25, foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal a Operação São João na cidade de Petrolina, onde foram fiscalizados cerca de 157 veículos, dos quais 45 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 161 pessoas e foram extraídas 45 multas. Foram ainda realizados 55 testes de etilômetro (bafômetro) que resultaram em seis autuações (multas) e na prisão de duas pessoas.

Nas fiscalizações foram detidos: Reginaldo Oliveira da Cunha   veículo: Honda/ pop 100 placa: NTS-0393/BA medidção realizada: 1,10 mg/l. 2º condutor: Claudio Luiz Schimitz, condutor do Ford/cargo 815 n de placa ISW-2777/RS, por causar acidente de transito que resultou em uma vítima de lesões graves. O acidente se deu por volta das 18:30h, próximo ao distrito de Rajada, quando um caminhão colidiu na traseira de uma motocicleta. Apesar dos esforços a PRF ainda registrou dois acidentes, dos quais um teve uma  vítimas de lesões graves, socorrida ao HUT pelo Samu.

Espaço do Leitor
26 de Junho / 2012 às 21:00 | 1 Comentário

O Projeto Pontal tem dois segmentos que somados atingem 7.641 hectares irrigáveis. A área Sul possui 3.800 ha, sendo: 34 (trinta e quatro) lotes empresariais de 40 a 70 ha e 330 (trezentos e trinta) lotes familiares de 06 ha. Essas áreas estão paradas há dez anos. Inexplicavelmente, a Codevasf não assenta os produtores e coloca o projeto em operação apesar de a infraestrutura de adução de água estar concluída. Falta apenas construir as estações de pressurização, que tem um custo total de apenas 10 milhões de reais.

O projeto de engenharia prevê a construção de um canal de derivação para o açude de Vira-Beiju, o que vai permitir a implantação de adutoras para abastecer de água a população que vive na circunvizinhança do projeto. Como explicar que a Codevasf permita que essa obra esteja parada, sem produzir, se deteriorando, quando falta tão pouco dinheiro para o projeto estar em condições de começar a funcionar?

Considerando 03 (três) empregos por hectare, estamos deixando de oferecer um total de 11.400 postos de trabalho no Semiárido há dez anos. Por que tanta paralisia? Por que tanta indiferença com o destino da nossa gente do Semiárido, tão carente de trabalho? É muita acomodação! Assim como está não iremos erradicar a pobreza no Nordeste e reduzir a desigualdade regional e social do país! Ao meu ver, o Governo já pode licitar os lotes, ou seja, selecionar os parceiros: colonos e empresários, para a batalha da produção.

O desenvolvimento regional exige, urgentemente, uma nova postura operacional do gestor público. Esse potencial tem que ser dinamizado, não pode ficar parado. No final das contas, essa área em produção estaria gerando uma renda de cerca de 60 milhões de reais por ano. Com a palavra, o ministro Fernando Bezerra Coelho, o governador Eduardo Campos e os deputados federais Fernando Bezerra Coelho Filho e Gonzaga Patriota.

Osvaldo Coelho (DEM/PE) Foi Deputado Federal por 8 Legislatura

Variadas
26 de Junho / 2012 às 20:00 | 1 Comentário

A convite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o professor doutor em genética e também diretor presidente da Biofábrica Moscamed Brasil, Aldo Malavasi, participou na última quarta-feira, dia 20, do XIX Encontro de Genética do Nordeste (ENGENE). O encontro foi realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Juazeiro, norte da Bahia. Durante a palestra ‘A aplicação da Biologia Molecular no controle de pragas e doenças humanas’, Malavasi apresentou aos estudantes a Técnica do Inseto Estéril (TIE) utilizada pela Moscamed desde 2005, no combate a Ceratitis captata, espécie de moscas-das-frutas. O processo ocorre quando os machos são esterilizados através de radiação ainda na fase de pupa. Liberados no campo os machos copulam com as fêmeas selvagens que não gerarão descendentes. Desta forma, a população de Ceratitis captata é reduzida gradativamente.

Outra linha de ação da Moscamed que aplica a biologia molecular é o Programa Aedes Transgênico (PAT) que modifica geneticamente o mosquito Aedes aegypti para redução populacional do inseto transmissor do vírus da dengue, um dos maiores problemas endêmicos atualmente. Os participantes conheceram os processos de produção do mosquito transgênico da linhagem RIDL OX513A, e suas quatro fases de desenvolvimento até a fase adulta e posterior liberação no campo. Os métodos utilizados pela Moscamed para informar à população sobre os mosquitos transgênicos e como se dá a liberação no campo foram explanados, assim como os resultados positivos com a aplicação do PAT no bairro de Itaberaba em Juazeiro, onde atualmente 90% das larvas encontradas são transgênicas. De acordo com informações do diretor presidente da Moscamed, em 1 ano e 5 meses, 10,8 milhões de Aedes transgênicos foram liberados.

Segundo a professora de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Jane Eyre, a participação do diretor presidente da Moscamed no XIX ENGENE colaborou com os objetivos do Encontro, integrar profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à genética e a divulgação do conhecimento científico. “A experiência profissional que Dr. Aldo Malavasi possui em genética e nas diversas áreas relacionadas a ela é expressivo, e o trabalho desenvolvido pela Moscamed é impressionante e corrobora com a proposta do ENGENE. Sentimo-nos honrados com esta participação”, declarou.

Malavasi reafirma a importância de encontros como este que reúnem profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à Genética, no âmbito das Ciências Biológicas, da Saúde e Agropecuária. “É um grande mérito participar do ENGENE, além de ser uma oportunidade de estabelecer contato com a juventude e mostrar como a genética pode ser utilizada para o bem coletivo, além de transmitir os conhecimentos científicos produzidos atualmente na região do Vale”, comentou o diretor presidente. Atento às colocações do geneticista, o estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco, José Eduardo Adelino, parabenizou a equipe da Moscamed pelo desenvolvimento e aplicação da TIE e do PAT. “É um trabalho ousado e revolucionário que exige bastante esforço. Felizmente existem cientistas que fazem ciência em prol da população. Parabéns a todos da equipe”, declarou Adelino.

O ENGENE aconteceu entre os dias 17 e 21 de junho com a realização de quatro conferências, oito palestras científicas, três palestras técnicas, seis mesas redondas e oito minicursos, com a participação de pesquisadores e professores renomados das mais variadas áreas da genética do Nordeste e convidados de outras regiões. Para mais informações siga-nos no Twitter: @moscamed e curta nossa página no facebook.com.br/Moscamed Brasil.

Texto e foto: Celane Rosa
Policial
26 de Junho / 2012 às 19:30 | Nenhum Comentário

 

A Delegacia da Policia Rodoviária Federal 10/04 em Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 10 ao 230 (Juazeiro - Capim Grosso), e BR 324, do KM 356 ao 444 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), acaba de divulgar o resultado da Operação São João 2012, realizada entre os dias 22 e 25:

Acidentes sem vítimas - 02
Acidentes com vítimas - 02
Acidentes com mortos  - 01
Total de acidentes    - 05
Total de feridos      - 02
Total de mortos       - 01
Veículos fiscalizados - 603
Pessoas fiscalizadas  - 583
Total de notificações - 345, sendo elas;
Ultrapassagem proibida - 92
Cinto de segurança     - 95
Embriaguez             - 12
Outras notificações    - 146
Testes com etilômetros efetuados  - 181
Animais recolhidos                -  09
Pessoas detidas por embriaguez    -  01
Pessoas detidas por outros motivos - 02

Durante todo o mês de Junho, a Delegacia 10.04 já apreendeu 36 animais nas rodovias federais que cortam a região, BR's 407 e 324. A Operação São João foi realizada com êxito, sendo fiscalizados 603 veículos e 583 pessoas, num total de 345 notificações de trânsito. É importante frisar a importância dessas notificações, sendo a maioria delas de ultrapassagens proibidas, uma das maiores causas de acidentes na região, e que com as viaturas estacionadas em locais estratégicos, dando uma maior percepção de segurança ao cidadão, e inibindo que eles cometessem imprudências, muitos acidentes foram evitados por causa das ações da PRF.

No combate a criminalidade, 03 pessoas foram detidas e 01 veículo recuperado, sendo que duas tentativas de assaltos foram frustradas pela PRF, no povoado do Flamengo ( Juazeiro ), no KM 78 da BR 407, sendo que em um deles houve troca de tiros, com os assaltantes evadindo-se. Não aconteceram assaltos durante o período junino, e 12 condutores foram flagrados digindo sob efeito de álcool, e notificados em R$ 957,70, sendo que um destes condutores estava acima do limite que caracteriza crime de trânsito, e foi preso em flagrante.

Foto: Google
Variadas
26 de Junho / 2012 às 19:00 | 1 Comentário
A Organização de Procura de Órgãos de Petrolina –O.P.O  está com uma nova equipe de trabalho. Formada pela enfermeira coordenadora Joice Requino Costa e outros quatro enfermeiros a OPO que funciona no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP atua na busca, identificação e captação de órgãos que serão encaminhados aos centros especializados de transplante.
 
As OPOs são organismos ligados ao Ministério da Saúde  e em Petrolina funciona no HDM/IMIP  há um ano, mas a nova equipe começou a atuar neste mês de Junho.  “A cada semana uma pessoa da equipe vai a Recife fazer um treinamento para esse tipo de atuação. O nosso maior desafio é a abordagem às famílias dos pacientes em condições de se tornarem doadores porque para a maioria das pessoas faltam informações sobre a importância da doação de órgãos”, explicou a coordenadora da OPO, Joice Costa.
 
A meta da Organização de Procura de Órgãos é realizar seis notificações e uma doação por mês. “Quando identificamos um possível doador começamos uma verdadeira corrida para realizar os exames complementares que são feitos depois da comprovação da morte cerebral e todo esse processo deve ser feito respeitando o sentimento da família do doador. Nos preocupamos em informar que a morte encefálica já configura a morte do paciente e que mesmo assim , alguns órgãos dele continuam funcionando e por isso a necessidade de agilidade em  se fazer a doação antes que esses órgãos parem de funcionar. Existe uma grande fila de pessoas à espera de um desses órgãos que pode salvar suas vidas”, complementou Joice.
Siméia Valverde - Asscom/HDM
Política
26 de Junho / 2012 às 18:30 | 6 Comentários

A presidente Dilma Rousseff assinou, neste mês, um decreto que concede R$ 150 milhões para aumento da verba de gabinete dos 513 deputados federais. O pagamento de pessoal ativo da União, como é chamada a medida, ainda precisa ser oficializado por um ato da Mesa da Câmara e pode ocorrer antes do recesso parlamentar, cujo início está previsto para o próximo dia 18 de julho. A expectativa é a de que o aumento seja de R$ 15 mil para cada deputado, que já conta com uma verba de R$ 60 mil. Esses recursos servem para a contratação de, no máximo, 25 assessores, os "secretários parlamentares". Os novos funcionários, contratados sem concurso, podem atuar em Brasília ou nos redutos eleitorais dos congressistas. Os salários variam de R$ 664 a R$ 6,2 mil, além de auxílio-alimentação de R$ 741.

BN
Política
26 de Junho / 2012 às 18:00 | 10 Comentários

As ausências de lideranças locais e pré-candidatos a vereador pelo PSDB na convenção realizada pelo partido segunda-feira (25), em Juazeiro, foram sintomáticas e revelam o quadro de confusão estabelecido na legenda após destituição do diretório municipal. O ex-presidente da legenda, Antônio Sales, falando à rádio Juazeiro anunciou que buscará apoio da nacional, e se for preciso da justiça, para restabelecer a sua representação.

Alheio aos reclames, a nova Executiva fez a convenção e decidiu apoio ao pré-candidato do PV, Marcio Jandir. Pré-candidatos a vereador, em torno de 20 segundo informações colhidas pelo Blog, incluindo o próprio Sales, Gaminha, Bené Marques e Alex Tanury,  agora ficam sob o fio da navalha e tem pouco  dias para decidir suas vidas, com adesão ou rompimento com o novo projeto do PSDB.

A favor deles só uma reviravolta no âmbito da executiva nacional, considerada difícil pelos dirigentes estaduais, mas possível pelos tucanos destituídos.

Política
26 de Junho / 2012 às 17:30 | 1 Comentário

A Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA) iniciou o mês de junho com a promoção de atividades educativas, realizadas no intuito de orientar os comerciantes sobre os cuidados a serem tomados com os produtos alimentícios e as bebidas comercializadas no São João do Vale. Agora, nos dias de festa, a equipe da VISA inspeciona todas as barracas, bares e restaurantes montados no pátio de eventos para garantir a qualidade dos produtos que estão sendo consumidos pela comunidade.

“Tivemos o trabalho de reunir os comerciantes para orientá-los sobre os cuidados que deveriam ser tomados tanto com o manuseio e acondicionamento dos alimentos e bebidas, como com o fardamento dos profissionais que servem a comunidade durante a festa”, explicou o coordenador da VISA, Jarbas Costa de Oliveira, ressaltando que essa iniciativa tomada antes da festa vem facilitando o serviço de fiscalização. “As pessoas estão mais cuidadosas, usam luvas, avental, touca e fardamento, como foi solicitado pela Vigilância”, acrescentou.

De acordo com a agente de inspeção sanitária, Terezinha Galvão de Souza, as notificações aplicadas nesta primeira semana da festa estão relacionadas, principalmente ao acondicionamento dos produtos comercializados. “Chamamos a atenção dos comerciantes, especialmente, para o modo como devem ser guardados e expostos os alimentos e o tipo de gelo que deve ser usado para as bebidas”, informou. No primeiro momento, os comerciantes são orientados para se adequar às normas da vigilância, caso isso não aconteça são notificados.

“O trabalho da Vigilância é crucial para manter a qualidade do que servimos em Petrolina”, afirmou a comerciante Ana Paula Miranda, salientando que recebeu a visita dos agentes de inspeção sanitária em todos os dias da festa. Para o aposentado Esmerino Alves de Oliveira, a ação da VISA resulta em tranquilidade para quem procura a praça de alimentação do pátio de eventos. “A gente se sente mais seguro em saber que a equipe da Vigilância está aqui, porque os alimentos que estamos consumindo são fiscalizados”, declarou.

Secom PMP
Política
26 de Junho / 2012 às 17:00 | 3 Comentários

Orlando Xavier e Wilson Cota

Em virtude da matéria publicada pela imprensa dos Estados da Bahia e Pernambuco informando sobre a possível citação do nome do senhor Wilson Freire Moreira (Wilson Cota) no processo da Polícia Federal que investiga o caso do contraventor Carlinhos Cachoeira e diante da interpretação precipitada e descabida de parte da oposição que de forma injusta, leviana e irresponsável tenta nos apontar como autores da divulgação dos fatos nos blog’s e jornais da região, venho de público esclarecer o seguinte:

Há mais de trinta anos milito na política do meu querido município de Casa Nova estando hoje no exercício do segundo mandato de prefeito, mandato este outorgado pela população que tão bem conhece minha trajetória de vida e de toda a minha família, pessoas que confiam em nossa luta e acreditam em nosso trabalho. Sou um homem de bem, uma pessoa humilde que sabe respeitar a todos. Meus conterrâneos sabem do meu caráter e da minha postura, sou um homem sério, religioso, sempre primei pelo respeito às pessoas e, sobretudo, as leis de Deus nosso pai celeste que nos conduz pelo caminho do bem.

Portanto, responsável que sou por este município não posso em hipótese alguma concordar com essa pratica pequena e rasteira que tentam emplacar em Casa Nova, aonde pessoas sem o menor escrúpulo, sem nenhum compromisso com nossa história vêm agredindo nossa gente, difamando nossa cidade e maculando as famílias de bem. Não vamos aceitar esse tipo e comportamento que não condiz com o nosso povo.

Repudiamos veementemente a tentativa vil de nos atribuir a responsabilidade pela divulgação de tais informações, aliás, a imprensa do nosso país é livre e todas as informações divulgadas podem ser contestadas, entretanto, não é admissível que no exercício da democracia tentem  maldosamente confundir a opinião pública com acusações infundadas, sem consistência e desvio e foco. Não é do nosso feitio acusar ninguém, não nos valemos dessa prática, não estamos aqui para apontar culpados e sim para trabalhar pelo nosso povo como estamos fazendo com muita responsabilidade. 

Por fim, enquanto homem público e que ama esta terra lamento profundamente que a política esteja tomando rumos repugnantes por parte de alguns que não respeitam sequer as pessoas mais velhas como foi o caso das infelizes colocações proferidas contra minha querida mãe, senhora idosa, correta, de conduta ilibada e respeitada em nossa cidade. Ir ao rádio dizer que somos capazes de vender a alma de nossa mãe em troca de dinheiro é no mínimo um ato de insanidade mental e o povo de Casa Nova não aceita esse tipo de comportamento. Respeitem minha família, me respeitem, respeitem minha mãe, respeitem minha linda cidade que não merece esse tratamento.

Se não tem uma justificativa plausível para apresentar a sociedade ante os fatos publicados não acusem aos outros com mentiras, injúrias e sem provas para que não passam pelo vexame de terem que responder na justiça por seus atos levianos.

Estou com a consciência tranqüila, não carrego nenhum peso na memória, pois, sei muito bem o que faço e não vou me deixar levar por difamações orquestradas por quem não tem moral sequer de se justificar perante o povo.

Orlando Nunes Xavier - Prefeito de Casa Nova

Fotos: Google
Política
26 de Junho / 2012 às 16:30 | 58 Comentários

A briga interna no Partido dos Trabalhadores em Juazeiro, com intervenção "branca" da Executiva Estadual continua chamando às atenções da imprensa na região e em Salvador. Hoje, o site "Por Escrito" divulgou a seguinte matéria sobre o assunto:

Adepto forte da candidatura de Joseph Bandeira (PT) em Juazeiro não acredita em intervenção da direção do partido para assegurar apoio à reeleição do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). “O governador Jaques Wagner não vai permitir que a administração dele seja manchada com um ato de ditadura”, afirmou, distinguindo os casos de Recife e São Paulo do de Juazeiro:

“Nessas duas cidades, a decisão tirou candidatos do PT para botar outros candidatos do PT. Em Juazeiro, seria para beneficiar o PCdoB, e o PCdoB não está merecendo muito”. Para a fonte, se o PT estadual interferir numa decisão municipal, “não vai ser útil, porque a cabeça vai pra Isaac, mas o sentimento e a alma do eleitor não vão junto. A revolta seria pior ainda”.

Política
26 de Junho / 2012 às 16:00 | 20 Comentários

O Governo do Estado da Bahia prestou, através do CrediBahia, homenagem ao prefeito Genilson Silva, pelo apoio que a prefeitura de Sobradinho tem dado ao CrediBahia, programa de micro-crédito que tem por objetivo estimular a geração de renda através da disponibilização de empréstimo de maneira menos burocrática e com juros mais baixos. “Fomos reconhecidos pela Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) como agência modelo nos municípios do interior do Estado”, expressa José Carlos, Chefe do Departamento de Geração de Emprego e Renda, da Prefeitura de Sobradinho. 

Satisfeito com o desempenho da agência, José Carlos conta que Sobradinho se tornou referência graças aos resultados alcançados. Cerca de 370 empreendedores já foram beneficiados pelo programa no município. “Em três anos de operação a agência de Sobradinho já emprestou mais de R$ 650 mil”, calcula o Chefe de Departamento. “Os empréstimos variam ente R$ 200 e R$ 10 mil, podendo ser pagos em até 12 meses”, explica Geraldo Santos, Agente de Crédito. O programa tem dado tão certo que a parceria entre Estado e Município já foi renovada por mais quatro anos.

Ascom Sobradinho
Política
26 de Junho / 2012 às 15:32 | 1 Comentário

O Partido Popular Socialista - PPS encaminhou comunicado à Justiça Eleitoral e divulgou edital convocando a sua Convenção Municipal para o próximo sábado, dia 30 de junho, das 08 às 17 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Juazeiro. Veja o edital na íntegra:

Policial
26 de Junho / 2012 às 15:00 | Nenhum Comentário

O acidente ocorreu nesta terça-feira, 26, por volta das 11 e 20h da manhã. Um homem parou a moto, desceu na BR 235, próximo a entrada do DERBA – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia aguardou a passagem de um caminhão e se jogou em frente ao veículo.

Informações preliminares dão conta de que se trata do Sr. Manoel, comerciante que também já exerceu a função de professor. Ele morreu na hora.

O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo e encaminhou para o departamento em Juazeiro.  A polícia Militar esteve no local dando segurança no trânsito que se tornou perigoso dada à presença de curiosos. (Com informações do Portal Casa Nova)

Política
26 de Junho / 2012 às 14:00 | Nenhum Comentário

Em Sessão Plenária realizada no último dia 21, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia decidiu manter o mandato do vereador Jailton Correia, de Filadélfia, que havia trocado o Partido Social Cristão (PSC), pelo qual se elegera em 2008, transferindo-se para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o que foi considerado ato de infidelidade partidária pelo Procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, que ajuizou ação de perda de mandato contra o vereador.

O Juiz Relator, entretanto, ao proferir o seu voto, disse que as razões apresentadas pelo vereador Jailton são suficientes para caracterizar uma das quatro “justas causas” exigidas pela Resolução 22.610/2007, do TSE, que penaliza políticos que mudam de partido com a perda do mandato, se não se enquadram em uma das quatro situações previstas no art. 1º, da Resolução 22.610.

A defesa do vereador Jailton Correia foi patrocinada pelo Escritório SANTANA ADVOCACIA E CONSULTORIA, que tem os advogados Josemar Santana e Maraísa Santana especializados em Direito Público e Direito Eleitoral, que alegaram “grave discriminação pessoal” sofrida pelo vereador, promovida pelo partido pelo qual se elegera em 2008. Josemar disse que o Escritório patrocinou 22 (vinte e duas) defesas de vereadores que mudaram de partido e desse total já foram julgados 20 (vinte), tendo obtido resultado positivo em 19 (dezenove) e resultado negativo apenas em um caso, o do vereador de Antônio Gonçalves, Bahia, Amilton Matos Cardoso, que teve decretada a perda do seu mandato, mas foi reintegrado pelo próprio TRE, mediante Agravo interposto por outro Escritório de Advocacia.

Josemar considera altamente positivo o resultado geral obtido nas defesas patrocinadas pelo seu Escritório, ressaltando, inclusive, que o motivo alegado pelo Relator do caso do vereador de Antônio Gonçalves é semelhante a outros 6 (seis) casos defendidos pelo seu Escritório, inclusive o do vereador Jailton, de Filadélfia e que seus respectivos relatores não aceitaram como motivo para decretação de perda de mandato.

Sansil Comunicação
Variadas
26 de Junho / 2012 às 13:30 | Nenhum Comentário

A partir desta terça-feira (26/06), os servidores da superintendência regional do Incra, na Bahia, estão em greve por tempo indeterminado. A superintendência baiana soma-se às outras 20 unidades da autarquia em greve no país. Com isso, estão suspensos os serviços de emissões de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), de certidão de aposentadoria para trabalhadores rurais e de certificação de imóveis rurais.  Além desses, as atividades que envolvem concessão de créditos a famílias assentadas, vistorias e avaliações de imóveis rurais para fins de reforma agrária e regularização fundiária de comunidades quilombolas também estão paradas.

A greve foi deflagrada devido à falta de uma posição do governo federal frente às demandas dos servidores da autarquia, após longas rodadas de negociações. Os servidores do Incra reivindicam um posicionamento do governo federal quanto a atuação do Incra, um plano de reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho. Uma das grandes motivações da greve é a distorção salarial entre servidores federais de carreiras similares, dentro do próprio executivo. Servidores nível superior do Incra,  com Mestrado e Doutorado, por exemplo, ganham menos que servidores do nível médio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Policial
26 de Junho / 2012 às 13:00 | 2 Comentários

As Cidades de Senhor do Bonfim e Jaguarari tiveram um São João de paz, entre os dias 22 e 24, sem ocorrências de gravidade, devido ao trabalho da Polícia Militar que agiu de forma preventiva, nos circuitos, nos locais de abordagens e em toda região.

O 6º Batalhão atuou através do policiamento motorizado, patrulhas e do videomonitoramento, com câmeras nos circuitos da festa e em pontos estratégicos da cidade. A grande cobertura na área de segurança pública foi possível devido ao apoio de outras unidades da Polícia Militar como Polícia Rodoviária, Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE Caatinga, Coordenadoria de Missões Especiais, além de policiais das Cidades de Juazeiro e Campo Formoso.

Segundo o Comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, os resultados foram positivos devido ao trabalho de planejamento estratégico, em constantes reuniões com os realizadores dos eventos para coletar todas as informações, com os oficiais do 6º BPM, onde foram discutidas todas as necessidades com suas soluções e, principalmente, pelo trabalho em campo de todos os policiais que desempenharam suas funções com qualidade.

Confira o relatório geral da Operação São João do 6° Batalhão de Polícia Militar nas duas cidade aqui.

Política
26 de Junho / 2012 às 12:30 | 1 Comentário

Em reunião com os movimento sociais dia passado (25), em Brasília (DF), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou mais duas medidas para amenizar os efeitos da estiagem que está causando perdas para agricultores familiares da região Sul. A primeira é um bônus de 20% para agricultores que pagarem em dia as parcelas do financiamento emergencial de até R$ 10 mil, disponibilizado para os produtores e que pode ser acumulado com outros financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A nova linha de crédito para custeio e investimento tem juros subsidiados de 1% ao ano, com carência de três anos e mais sete anos para pagamento.

Outa medida anunciada foi a disponibilização do auxílio emergencial de R$ 400, pago em cinco parcelas de R$ 80, seguindo os mesmos critérios do benefício já concedido para agricultores da região Nordeste. Para ter direito ao benefício, também conhecido como bolsa estiagem,  é necessário que o agricultor possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possua renda de até dois salários mínimos. O benefício é viabilizado  por meio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Integração Nacional (MI).

O  ministro Pepe Vargas lembrou que os investimentos do governo já chegam a R$ 600 milhões no combate aos prejuízos da seca aos produtores do da região Sul. A venda a preços mínimos de 200 mil toneladas de milho para a alimentação animal, que envolve recursos da ordem de R$ 32 milhões e a prorrogação dos contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) até janeiro de 2013, também foi mencionada como medida importante para o combate aos efeitos da estiagem.

Foto: Andrea Farias/MDA
Variadas
26 de Junho / 2012 às 12:00 | 2 Comentários

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) continua o trabalho de controle da muriçoca. Durante esta semana o fumacê reforçará a ação em alguns bairros. Ontem (25), aconteceu no Alto do Cruzeiro, nesta terça-feira (26) será visitado o Novo Encontro, na quarta (27) os bairros Lomanto Júnior e São Geraldo recebem a passagem do carro fumacê e na quinta, no bairro Cajueiro. As equipes trabalham com o fumacê das 16h às 21h.

No último sábado (23), a equipe técnica realizou pela manhã a aplicação do larvicida (inseticida) nos locais de grandes focos da praga, como os canais localizados nos bairros: Jardim São Paulo, João XXIII e Alto do Alencar.

O Programa de Controle do inseto iniciou no município em outubro do ano passado. O fumacê já passou por toda a zona urbana e pelo interior. O objetivo é promover mais qualidade de vida e saúde para a comunidade. Além de reduzir o incomodo da muriçoca, a ação também controla a proliferação da dengue.

Vânia Castro – Assessoria de Imprensa/ SESAU (PMJ)
Variadas
26 de Junho / 2012 às 11:00 | Nenhum Comentário

Em nota enviada ao blog o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) comunica aos moradores do distrito de Abóbora que a equipe do comercial estará na localidade a partir do dia 26/06 até o dia 20/07, para realizar a regularização do cadastro dos imóveis com o órgão. Para isso, os funcionários irão visitar as residências da localidade. No que se refere a renegociação de débitos, um funcionário do SAAE vai manter um ponto de atendimento na farmácia de Dorielson. O órgão pede a colaboração e a presença de todos.

Ascom SAAE
Política
26 de Junho / 2012 às 10:30 | 1 Comentário

O pré-candidato do PSB à prefeitura de Petrolina, deputado federal Fernando Filho, disse ontem, em entrevista na Rádio Folha FM, que acredita no debate de propostas e respeito aos adversários, como estratégia para avançar na preferência do eleitorado. Lembrou que tradicionalmente, o processo eleitoral em Petrolina é disputadíssimo, com polarização somente na reta final. Disse mais:  na maioria das vezes, quem ganhou a eleição de Petrolina, não era favorito no início da disputa. Muito animado, deu o recado em alto e bom som.

Ascom Dep. Fernando Filho - Imagem da Internet
Política
26 de Junho / 2012 às 10:00 | 32 Comentários

Matéria publicada nesta segunda (25), pelo Blog Por Escrito, de Salvador, a exemplo de outros da capital, repercutiram entrevista do ex-prefeito Joseph Bandeira concedida ao radialista Geraldo José. Confira:

Um desajuizado em Juazeiro

O que não se imaginava é que na pequena – para os demais padrões – e longínqua Juazeiro o caldo fosse engrossar. Mas o ex-prefeito Joseph Bandeira está disposto a encarar. “Não sou homem de temer nada de ninguém, não tenho medo de nada, não temo retaliações (...) A cada ação literalmente haverá a reação, isso vocês podem acreditar”, disse à imprensa, desdenhando um ato de força da direção estadual que lhe retire a legenda para disputar a Prefeitura.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage