Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Setembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 10:00

Casa Lar Maria de Nazaré faz apelo ao Poder Público Municipal

A residência de Dona Raimunda Dias Ribeiro há 26 anos foi transformada numa creche e logo depois por força de lei, na Casa Lar Maria de Nazaré que atualmente abriga 40 crianças carentes do bairro Palmares, onde está instalada, e de bairros adjacentes.

Com uma ótima estrutura, fruto de uma reforma procedida pela TV São Francisco cujos recursos foram arrecadados com a Lavagem da Orla, atividade organizada pela emissora de TV que abre o carnaval de Juazeiro, a Casa Lar Maria de Nazaré atualmente carece do apoio efetivo do Poder Público.

"A nossa necessidade atualmente não é de alimento, graças a Deus e aos nossos parceiros estamos muito bem servidos de alimentos, roupas e de outros materiais doados pelos nossos amigos colaboradores. Nossa preocupação hoje é com a educação das nossas crianças. Desde novembro, a pedagoga e uma outra profissional que nos ajudava na administração da Casa Maria de Nazaré foram demitidas e com isso, ficamos impossibilitados de atender as crianças nesse período de férias. Quero fazer um apelo ao Secretário da Educação Clériston Andrade e ao Prefeito Isaac Carvalho, que retorne com os dois servidores prá gente dar continuidade a esse trabalho", solicitou Dona Raimunda Dias Ribeiro.

Nádia Ribeiro, filha de Dona Raimunda que a auxilia em tudo na Casa Lar Maria de Nazaré, explicou que no dia 02 de fevereiro, um domingo,estará organizando uma feijoada numa barraca instalada às margens da BR-235, entre João XXIII e Piranga, cuja verba será destinada para recuperar parte da estrutura da Casa Lar onde o sal está destruindo as paredes. "Estamos precisando também de fechaduras novas e uma boa reforma na parte hidráulica".

Nádia informou também que tem procurado o Poder Público, entre eles, o Secretário da Educação e Esportes, Clériston Andrade. "O Secretário nos orientou a procurar um vereador", denunciou.

Na manhã desta quinta-feira (23), na presença de Nádia Ribeiro, Clériston Andrade contestou veementemente a informação. "Quem me conhece sabe que esta nunca foi minha postura. Refuto completamente esta acusação. O que eu sugeri, porque a Secretaria da Educação não pode fechar esse tipo de parceria com a ong, tendo em vista não ser uma creche e sim uma casa de passagem, é que ela procurasse o Secretário de Governo, Paulo Bonfim. Repito, a legislação não permite essa parceria, embora a gente tenha sempre contribuído com a Casa Lar", concluiu.

As pessoas interessadas em visitar a creche Maria de Nazaré, ela fica localizada na Rua Nossa Senhora de Nazaré, nº 01, bairro Palmares II - Juazeiro e o Telefone é (74) 3613-6709.

publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 09:30

Edson Duarte pode ser Secretário Municipal em Salvador

O prefeito de Salvador, ACM Neto, fará as trocas dos secretários que forem disputar as eleições de 2014 apenas depois do Carnaval, ao contrário do governador Jaques Wagner, que já antecipou a maior parte das mudanças na sua equipe: "Eu só vou cuidar disso em fevereiro, porque a substituição desses secretários só acontecerá em março", diz Neto, sem descartar outras mudanças. "Pode ser que a troca seja maior ou menor, se algum deles decidir que não é candidato ou se outros decidirem se candidatar", completa.

O prefeito afirma que ainda não avalia possíveis substitutos, mas aponta para uma gestão de perfil majoritariamente técnico: "A nossa equipe é essencialmente técnica, mesmo quando temos políticos no secretariado, como é o caso de José Carlos Aleluia, que já foi deputado. Mesmo em um caso desse, tem que ter a possibilidade de identificação com aquela pasta, aquele setor", afirma. De acordo com Neto,  não é um "critério"  a provável substituição dos secretários por integrantes da própria equipe: "Para mim, o mais importante é permitir que o trabalho tenha continuidade", defende.

Um dos nomes cotados para ser um dos secretarios de Neto é o do juazeirense Edson Duarte, que poderia suceder Ivanilson no camando da pasta "Cidade Sustentável".

publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 09:00

Carnaval de Juazeiro 100 Anos – Ensaios das baterias das Escolas de Samba começam neste sábado

Para começar a entrar no clima do maior pré-carnaval do Brasil, que acontecerá de 7 a 16 de fevereiro trazendo algumas das maiores estrelas da música baiana, do reggae e do pop nacionais, o folião juazeirense contará a partir deste sábado (25) com os ensaios das baterias das escolas de samba que desfilarão na avenida nos dias 09 e 15 de fevereiro: Cacumbu; Regimento do Samba; Mocidade Independente e Unidos da Ponte. 

Os ensaios acontecerão a partir das 19 horas no Vaporzinho (Orla 2). O carnavalesco Segismundo Pereira, popularmente conhecido por “Caçote”, começou a participar dos desfiles das batucadas e escolas de samba em 1959 com a escola Piratas Reis do Samba tocando tarol e continuou até o ano de 1999 quando criou a Regimento do Samba, atual agremiação que dirige e é responsável por reger a bateria. Caçote mostra-se bastante entusiasmado com a volta dos desfiles no carnaval. “Além do nosso retorno estou gostando ainda mais pela possibilidade da continuidade nos próximos anos para que essa tradição não fique mais esquecida e possamos dar ainda mais brilho ao nosso carnaval, ainda mais porque contaremos com a participação dos jovens das fanfarras e isso será maravilhoso para a renovação das escolas de samba”, frisou. 

Diretor da Unidos da Ponte, escola que já desfilou nos carnavais de Juazeiro, Petrolina e Pirapora, José Ferreira (Ferreirinha) também está empolgado para voltar a desfilar com sua escola neste e nos próximos carnavais da cidade. “Viremos com todo gás, com mais de cinquenta componentes para fazer todo mundo cair no samba e juntos comemorarmos um grande retorno das batucadas. E esperamos que em 2015 as demais possam se juntar a nós para que a animação seja ainda maior”, ressaltou. 

Confira as datas dos ensaios das baterias das escolas de samba que desfilarão no “Carnaval de Juazeiro 100 anos”: 

Dia 25/01 (sábado) – a partir das 19 horas

Mocidade Independente e Regimento do Samba

Dia 31/01 (sexta-feira) – a partir das 19 horas

Unidos da Ponte e Cacumbu

Dia 05/02 (quarta-feira) – a partir das 19 horas

Ensaio geral com todas as escolas de samba

Local: Vaporzinho (Orla 2)

Por Luiz Hélio/Secretaria de Cultura e Juventude
publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 08:29

SINTRAB SOLICITA POSICIONAMENTO DA PREFEITURA PARA ENCERRAR GREVE DA SAÚDE EM JUAZEIRO

Em mais uma tentativa de resolver o impasse com o governo municipal e por fim à greve que já dura 17 dias os servidores da Saúde do Município de Juazeiro, sob a liderança do sindicato da categoria (Sintrab), encaminharam documento ao prefeito Isaac Carvalho sugerindo que sejam sanados os problemas relacionados ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores, bem como solicitando do gestor Municipal um posicionamento urgente, no prazo de 24 horas, acerca das reivindicações que motivaram a greve. 

Confira o documento AQUI.

publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 08:00

Com recursos próprios prefeitura de Sobradinho vai concluir saneamento



A dona de casa Antônia do Nascimento comemorou a chegada das máquinas.

Já foram iniciadas as obras que vão garantir o saneamento total da cidade de Sobradinho, distante 40 quilômetros de Juazeiro. Há cerca de dez anos, na primeira gestão Luiz Berti, 70% da Vila São Joaquim foram saneados. Agora, o saneamento foi retomado na S5, S7, S9, S17, S19 e S2, o que corresponde a uma área de cerca de 4 km. Esses 30% que faltavam para conclusão do saneamento básico na cidade, estão sendo financiados com recursos próprios do município. 

Segundo o prefeito Luiz Vicente Berti, a conclusão desta obra, indispensável para a garantia de qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de sobradinho, é motivo de orgulho para gestão, porque é uma ação efetiva de saúde pública. Para os moradores da Vila São Joaquim, a primeira vila de Sobradinho. a conclusão do saneamento é a realização de um antigo sonho da comunidade. A dona de casa Antônia do Nascimento, que mora na vila há 15 anos, comemorou a chegada das máquinas. " É um sonho para nós moradores que sofríamos com todos os problemas causados pela falta do saneamento", disse a moradora.

“Com as medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo estamos garantindo a preservação do meio ambiente”, ressaltou o prefeito.

Com informações e fotos da Ascom/Sobradinho
publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 07:30

Espaço do Leitor: “Profissionais” e PROFISSIONAIS

Como em toda área de atuação, existem “profissionais” e PROFISSIONAIS, assim acontece na educação, como também na saúde. No dia 14.01 estive com minha mãe na UPAE PETROLINA, uma senhora idosa, com 64 anos, durante todo o momento no qual estive naquela unidade hospitalar, fui atendida muito bem por todos, do porteiro, até as meninas da limpeza.

Fui recomendada a procurar um CARDIOLOGISTA, fui atendida por DOUTOR BEDSON, no qual  encaminhou minha mãe com urgência para que fosse hospitalizada, pois ela teria o risco de sofrer um infarto a qualquer momento. Fui encaminhada ao hospital regional em JUAZEIRO, durante todos os dois dias no qual fiquei como acompanhante dela, ela foi atendida exemplarmente por todos que lá estavam trabalhando, a SAMU quando chegou para encaminha-la para o hospital na qual passaria pela  cirurgia cardíaca, os profissionais foram atenciosos e bastante educados. Mas dia 21.01, minha mãe não estava se sentindo bem, procurei o atendimento da UPA PETROLINA, fui surpreendida por algumas “profissionais”, na qual não fizeram a triagem de maneira correta (acredito eu), pois o médico quando a viu e que já sabia de seu problema CARDÍACO, atendeu ela  rapidamente, mas durante o acolhimento ambulatorial, vale ressaltar estava lotado, não aconteceu  triagem nenhuma, minha mãe, idosa com 64 anos, que tinha há três dias passado por cirurgia cardíaca, estava fraca, com problemas intestinais, não foi atendida da forma na qual eu esperava. Ela me chamou varias vezes para ir para casa, mas pela gravidade da situação, procurei uma funcionária, falei alto, reclamei, só aí apareceu uma cadeira adequada para ela sentar e só assim, apareceu uma enfermeira para aplicar o medicamento.

Fiquei muito triste, com toda a situação, pois me decepcionei com o atendimento dado a minha mãe.

AGRADEÇO primeiramente a DEUS, pela vida de minha mãe e aos doutores TANURI e BEDSON, pela rapidez, durante seus atendimentos, responsabilidade no diagnostico e agilidade na cirurgia.

Rosivânia Alencar 

publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 07:00

Medeiros denuncia: Prefeitura de Juazeiro fecha mais um hospital. Desta vez, o da Criança

O Hospital da Criança de Juazeiro será fechado. A notícia divulgada pelo vereador Zé Carlos Medeiros (PV), vice-líder da oposição, no programa Geraldo José da Transamérica FM, foi dada aos funcionários da unidade na manhã desta quarta-feira, 22, pelo secretário de Saúde, Cássio Garcia. “Isso é uma irresponsabilidade do prefeito Isaac Carvalho do PCdoB e da sua equipe.  Depois de fechar a SEMEC, a Santa Casa e de quase fechar a Pró-Matre, mais um hospital está sendo fechado por esse prefeito que está mudando para pior a nossa cidade”, comentou.

Os atendimentos das crianças serão transferidos definitivamente para UPA/24 horas e para Clise, também conhecido como Hospital da Mulher/Maternidade municipal, como já está acontecendo. “O sistema de saúde da nossa cidade está na UTI. Não é possível que queiram fazer uma insanidade dessa. Vejam: não é possível que todos os atendimentos do Hospital da Criança sejam transferidos para três leitos na UPA e nove na Clise. Não há condições de trabalho para os médicos e nem de atendimento para nossas crianças. O local destinado não está preparado e não é digno”, relata o parlamentar que esteve nas duas unidades. “Além de fechar mais um hospital, o prefeito da mudança não cuida da saúde básica. Faltam médicos e medicamentos, os postos estão precisando de reformas, a população não tem seus exames marcados... Está um caos”, completa Medeiros.

Segundo o vereador, a prefeitura usou o mutirão de catarata, realizado na unidade desde o dia 6 de janeiro, ação da secretária estadual de Saúde, como ‘cortina’ de fumaça. “Eles enganaram o povo. Não era necessário retirar o atendimento do Hospital para realizar as cirurgias, mas fizeram isso para que a população se acostumasse com o atendimento na UPA”, conta. Medeiros informou que vai entrar com uma ação junto ao Ministério Público para apurar o caso. “Ele ainda diz que o prefeito é amigo da criança”, ironiza.

Ascom Vereador José Carlos Medeiros
publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 06:30

BAHIA TEM MAIS DE 95% DO REBANHO VACINADO CONTRA AFTOSA

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), confirmou nesta quarta-feira (22) o índice de 95,12% na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro de 2013. Os dados divulgados reforçam a responsabilidade dos criadores, que vacinaram 3.866.728 dos 4.065.202 de bovinos e bubalinos jovens com idade até 24 meses, e o compromisso do Governo do Estado em desenvolver e fortalecer a pecuária baiana, garantindo a sanidade das 11.103.780 cabeças existentes.

Entre as regiões que obtiveram melhores índices estão Itapetinga (97,37%), Irecê (97,11%), Teixeira de Freitas (96,88%), Barreiras (96,18%) e Jequié (96,08%). A Bahia finaliza o ano de 2013 com a retomada dos elevados resultados, depois da forte seca. “É no mínimo revigorante para a equipe a Adab iniciar 2014 com a responsabilidade de superar ainda mais os resultados, já que é o período em que comemoramos os 15 anos de criação”, afirmou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele lembra que o maior índice de cobertura vacinal, desde a implantação do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, foi registrado em novembro de 2011, com 98,01%.

Estratégia

Movidos pelo slogan ‘Unidos contra a Febre Aftosa’, a Adab conseguiu inserir os mais de nove mil criadores e os 91.508 bovídeos da Zona de Proteção na mesma estratégia vacinal da Bahia. Os municípios de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, que antes vacinavam todo o rebanho bovídeo, foi destaque com 95,77%, superando as expectativas diante da nova orientação.

Há 17 anos a Zona Tampão foi criada como forma de proteção contra a entrada da doença na Bahia, evoluindo desde a redução dos limites da Zona Tampão em 2009, para a tão esperada extinção, até a criação da Zona de Proteção à atual redução da faixa etária vacinal equivalente em todo Estado. Com esta medida cerca de 7 milhões de bovídeos com idade superior a 24 meses deixaram de ser vacinados, refletindo numa economia direta de R$ 13,5 milhões para os produtores baianos. “A Secretaria de Agricultura acredita na defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária, mas, principalmente, confia no produtor que cumpriu com o compromisso firmado para a sanidade da pecuária baiana”, afirmou o secretário Jairo Carneiro.

Ascom Seagri
publicado em 23 de Janeiro / 2014 às 06:00

Carnaval de Juazeiro 100 anos – Prefeitura inicia montagem da estrutura e preparativos para a decoração da folia

Na contagem regressiva para o maior pré-carnaval do Brasil, que acontecerá de 7 a 16 de fevereiro, a Prefeitura de Juazeiro iniciou esta semana a montagem da estrutura e também os preparativos finais da decoração dos três polos da folia: Circuito Ivete Sangalo (Adolfo Viana/Orla 1); Circuito Edésio Santos/Urbano (Palco Multicultural da Rua da 28) e Circuito Daniel Alves (Palco Multicultural da Orla 2). 

A decoração terá como tema o centenário do carnaval juazeirense trazendo personagens da comédia del arte, como o pierrô, a colombina e o arlequim e  fotos dos antigos carnavais, além de índios representando a descoberta e os primeiros habitantes de Juazeiro. Este ano o trabalho conta com a produção conjunta dos artistas e tradicionais carnavalescos Bebeto Assis e Rosembergue Silva (Bega). 

Artistas como Ivete Sangalo, Asa de Águia, Saulo Fernandes, Cheiro de Amor, Tribo de Jah, Edson Gomes, Pablo do Arrocha e muitos outros animarão o “Carnaval de Juazeiro 100 Anos” durante dez dias de muita alegria e paz nos palcos e trios. Confira a programação completa no sitewww.carnavaldejuazeirobahia.com

Por Luiz Hélio/Secretaria de Cultura e Juventude
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 23:00

Os “rolezinhos” e um apartheid à Sociedade brasileira

"Rolezinho” demonstra o paradoxo da elite brasileira, que o Brasil conheceu desde a redemocratização, alguns brasileiros que são mais cidadãos do que outros. Alguns espaços são mais exclusivos do que outros. E o consumo, ainda que cantado em prosa e verso como motor da sociedade e suprassumo da felicidade e da realização pessoal, não é, evidentemente, para todos.

É estranhíssimo ver empresários buscando a ajuda do Estado, ainda que seja para obter uma simples liminar com o objetivo de impedir a diversificação de sua própria carteira de clientes. Afinal de contas, a elite brasileira é capitalista ou não? Essa garotada que hoje tenta frequentar os shoppings nasceu na década de 1990, quando o discurso neoliberal já era hegemônico em nosso país. Cresceram ouvindo dia e noite que política é ruim e que o sucesso é uma conquista individual. Comprados o tênis de marca, o relógio da moda, o celular de última geração, o rolezinho no shopping é o top da ostentação dos que vem de baixo, da base da pirâmide social. E ai encontram o que? As portas fechadas.

A porta na cara da molecada de pele marrom é o outro lado da moeda de um país onde uma boa parte da elite parece ser capitalista há séculos, busca se apropriar, de todas as formas possíveis, do Estado, a fim de dirigir suas prioridades. Dos vultosos subsídios a setores empresariais ao eterno chororô contra os impostos, do poderoso rentismo que vive da rolagem da dívida pública aos editais amigos de obras e serviços públicos, da sonegação fiscal à domesticação de partidos e candidatos através do financiamento de campanhas eleitorais.

Fernando Henrique Cardoso talvez estivesse certo ao relata nos seus livros e artigos sobre a dependência brasileira: nunca tivemos, em nosso país, amplos setores de elite que trouxessem consigo um projeto de nação, destinado a integrar nos direitos, na cidadania ou sequer no consumo os milhões de despossuídos. Quando muito nossas elites têm um projeto de classe, ou nem isso. Ao longo de séculos boa parte delas contentou-se em intermediar negócios com os países mais ricos e levar sua parte, e a polícia que se vire para segurar a massa mulata e preta das periferias paupérrimas. Sempre foi assim.

Ao lado dessa ignorância preguiçosa de nossas elites, temos a ignorância adestrada de nossos pobres. Quando se vê um garoto carregando um fuzil no meio de uma favela, de uma coisa pode-se ter certeza: ele não quer fazer a revolução e pôr o sistema abaixo. Pelo contrário, a violência é a forma pela qual pretende acessar e usufruir dos bens materiais que outros jovens conseguem obter por meios legais ou aceitáveis. A garotada pobre que se manda em grupos para os shoppings tem o mesmo desejo. Querem consumir os símbolos de status que de uns tempos pra cá imaginam ser acessíveis a eles também. Ignoram, no entanto, que ao invés dos shoppings muito melhor seria se tivessem acesso a teatros, cinemas, bibliotecas, centros esportivos e de lazer, tão ou mais inacessíveis a eles que estes ocos templos de consumo.

O “rolezinho” demonstra o paradoxo da elite brasileira, que por um lado quer crescimento econômico, mas por outro quer manter os de pele marrom confinados na senzala. A muralha que o “rolezinho” escancarou é formada por uma Justiça muitas vezes conivente com a desigualdade social, fato que se expressa em alguns casos, como sempre foi: muito pra uns e nada pra outros  e agora nos resta os “rolezinhos”.

Antonio Nascimento

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 22:30

lançado novo edital para selecionar Pontos de Cultura na Bahia

Em todo o estado serão contempladas 150 instituições

Nesta quarta-feira, 22/01, o Ministério da Cultura (MinC) através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tornaram público edital para selecionar instituições da sociedade civil para integrar a rede de Pontos de Cultura. Ao todo, 150 propostas serão contempladas pelo programa para o desenvolvimento de ações culturais continuadas, com um repasse de 180 mil reais para cada instituição contemplada, totalizando um investimento de 27 milhões de reais.

As inscrições serão abertas no dia 02 de fevereiro e seguem até 18 de março de 2014. Os documentos devem ser entregues, impressos e em mídia digital, através do Correios, via sedex ou carta registrada. Podem se inscrever instituições sociais sem fins lucrativos, com sede ou filial no Estado da Bahia e atuam há pelo menos três anos em projetos relacionados qualquer uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais.

"Os Pontos de Cultura são um dos projetos mais inovadores em políticas culturais já implantados no Brasil. É muito importante conseguir lançar este Edital que tem sido esperado ansiosamente desde a sua primeira edição, em 2008”, comemora Gleise Oliveira, diretora de Cidadania Cultural em exercício, da SecultBA. Uma novidade nesta seleção é que as instituições que já foram contempladas em edital anterior podem participar novamente, desde que já tenham aprovado a prestação de contas final e depois que já tenha sido atendido o critério de priorização dos municípios que não possuem Pontos de Cultura.

O edital na íntegra, assim como seus anexos, estão disponíveis no site da SecultBA, ou diretamente no endereço virtual www.cultura.ba.gov.br/edital/pontos-de-cultura-da-bahia/. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (71) 3103-3457, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail editalpontosdecultura@cultura.ba.gov.br.

Cultura Viva

O Programa Cultura Viva tem como objetivo estimular a produção artística local e formar redes de mobilização em torno de projetos culturais que já vem sendo desenvolvidos pelos grupos culturais. Os Pontos de Cultura são parte do programa que, através de editais públicos, selecionam instituições culturais que recebem um recurso a fim de dinamizar suas atividades.

Edital de Seleção de 150 Pontos de Cultura

De 02 de Fevereiro a 18 de Março/ 2014

Informações: (71) 3103-3457 | editalpontosdecultura@cultura.ba.gov.br

Secult Bahia
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 22:27

Juazeiro perde fora de casa e se complica na tabela

Zagueiro Lau não conseguiu segurar o ataque adversário

O Juazeiro Social Clube entrou em campo na noite desta quarta-feira (22) para enfrentar o Serrano na cidade de Teixeira de Freitas em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano.

Em um jogo atípico, o Tricolor das Carrancas foi surpreendido logo nos primeiros minutos do jogo, quando o atacante Alemão, do Serrano, marcou dois gols em menos de 10 minutos. O time do Juazeiro que enfrentou uma viagem de 17 horas para esta partida, não conseguiu impor o ritmo forte e o placar na primeira etapa ficou 2 a 0. No segundo tempo, o técnico Janílson Silva avançou o time, porém o time da casa se defendeu bem e contou com uma noite inspirada do goleiro Gil, conseguindo assim segurar o resultado até o fim.

O Juazeiro, que tem um ponto na tabela, agora se prepara para enfrentar o Feirense no Estádio Adauto Moraes no próximo domingo (26) às 16 horas.

Ficha técnica:
Data: 22/01/2014
Local: Estádio Roberto Pereira - Teixeira de Freitas 
Árbritro: Edinaldo Vasconcelos Ribeiro - Itabuna
Assistente 1: Jefferson Abel Ferreira Lima - Eunápolis
Assistente 2: Luciano Trigueiro Xavier - Ilhéus

Juazeiro: Doni, Alex (Leleco), Lau, Jarbas e Fernando Prado; Lima, Pink (Jorginho), Hédipo e Gil; Hélder e Jean.
Serrano: Gil, Lucas Brito, Bruno, Roman e Lucas Galo; Michel, Fábio Azevedo, Jadílson e Tarcisio; Alemão e Amaral

Com informações da Asscom/Juazeiro SC
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 22:00

Cadastramento do Chapéu de Palha 2014 começa na próxima semana no Vale do São Francisco

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina informa que, entre os dias 27 e 31 de janeiro, os assalariados da fruticultura irrigada que tiveram contratos temporários ou carteira assinada na última safra, com período de demissão entre 1º de junho a dezembro de 2013, poderão se cadastrar no programa Chapéu de Palha 2014, do governo de Pernambuco. Em Petrolina-PE, o procedimento será realizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 9h às 17h, além de outros pontos na cidade.  

O Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada foi criado para atenuar a situação vivenciada pelos trabalhadores desempregados na entressafra. Além de Petrolina, o programa atenderá aos trabalhadores das cidades de Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco e Petrolândia.

O presidente do sindicato de Petrolina, Francisco Pascoal Chicôu, ressalta a importância dos trabalhadores realizarem o cadastramento. “Esse benefício é resultado de uma luta dos trabalhadores pernambucanos, que infelizmente, ainda sofrem nos períodos de entressafra, quando não tem os direitos assegurados. Nossa meta é acabar com os contratos de safras na nossa região e garantir que os assalariados tenham contrato por tempo indeterminado”, afirmou.  Para fazer o cadastro é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

*CPF,
*Carteira de identidade,

*Comprovante de residência,

*Número do PIS ou do NIS,

*Carteira de trabalho (com o registro de trabalho de no mínimo 30 dias),

*Contrato de rescisão referente à última safra do ano passado.

Confira a lista dos pontos de cadastramento em Petrolina-PE:

Agrovila Massangano

Escola Municipal Irmã Luíza Gomes

Avenida Principal, s/nº, Agrovila Massangano

Bebedouro

Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos

Avenida Principal, s/nº, NS 01, Bebedouro 

Centro

Centro de Convenções               (João de Deus, José e Maria, São Gonçalo e STR)

Avenida 31 de março, s/nº, Centro

N – 04

Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida

Rua B, s/nº, NM - 04, Projeto Senador Nilo Coelho

N -10

Escola Estadual Poeta Carlos Drumond de Andrade

 Avenida Principal, s/nº, NM - 10, Projeto Senador Nilo Coelho

Projeto Maria Tereza

Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro

Avenida Principal, s/nº, Vila do Km 25, Maria Tereza

Tapera

Escola Municipal Félix Manoel dos Santos

Avenida Principal, s/nº, Estrada de Tapera

(Fonte: Programa Chapéu de Palha)

Ascom STR Petrolina / Carol Souza
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 21:30

Empresários e contadores dispõem de atendimento online durante o processo de abertura de empresas

A Secretaria de Receita da Prefeitura Municipal de Petrolina informa aos empresários e contadores que têm processos de abertura de empresas tramitando na Rede para a Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM-, que não é mais necessário se dirigir à sede da secretaria para terem acesso às guias de pagamento. Espelhos de cadastro e as guias de pagamento podem se conferidos através dos anexos do protocolo do processo na REDESIM. O empresário poderá visualizar, anexar e imprimir os documentos necessários durante a tramitação também no próprio site. A partir dessa ação, os empresários e contadores terão mais agilidade e comodidade durante a abertura de uma empresa. “O que queremos é dar mais agilidade ao andamento dos processos, além de melhorarmos o atendimento à sociedade. Essa ação também contribuirá para uma melhor organização da secretaria da Receita que com isso atuará com mais precisão e rapidez”, frisa o secretário da receita Municipal, Allan Maux.

Ascom - Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 21:00

Carreta Móvel do Senac em Juazeiro informa novos curso em fevereiro

A programação para os cursos e oficinas, que serão ministradas na Carreta Móvel do Senac em Juazeiro no mês de fevereiro, já foi divulgada pela Prefeitura da cidade, que é parceira do Senac. Os interessados devem ficar atentos as vagas e as inscrições terão inicio neste dia 28 de janeiro (terça-feira) no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, situada a Avenida Carmela Dutra, nº 683 – Orla (próximo ao Restaurante China Real). No momento da inscrição é preciso ter em mãos cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

CURSOS

Semana de 17/02 a 21/02

Ø  Salgados para Coquetéis das 13h ás 17h(R$ 20,00)

Ø  Preparo de Tortas das 18h às22h (R$ 20,00)

Semana de 24/02 a 28/02

Ø  Doces Finos das 13h às 17h (R$ 20,00)

Ø  Comida de Botequim das 18h às 22h (R$ 20,00)

OFICINAS

Ø  Dia 03/03 Oficina de Pizza das 13h às 17h (ISENTO)

Ø  Dia 03/03 Oficina de Lanche Comercial das 18h às22h(ISENTO)

Ø  Dia 04/03 Oficina de Peixes e Frutos do Mar das 13h às 17h (ISENTO)

Ø  Dia 04/03 Oficina de Sopas e Cremes das 18h ás 22h (ISENTO)

Secom Juazeiro
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 20:30

DIVISA SEGURA: CIPE-CAATINGA ERRADICA PLANTIO DE MACONHA E APREENDE MAIS DE 41 KG DA DROGA PRONTA PARA CONSUMO

A Operação Divisa Segura, realizada por Policiais Militares da CIPE CAATINGA, da Bahia e de Pernambuco, erradicaram mais de 38 mil pés de maconha, na Ilha do Lourenço, localizada no município de Cabrobó (PE). Além do plantio, os policiais encontraram também aproximadamente 41 kg da erva pronta para consumo. A operação aconteceu na manhã desta última terça-feira (21). Os policiais se deslocaram até o local por volta das 2h da manhã, e desembarcaram por volta das 5h na ilha, juntamente com policiais militares da CIOSAC (BA) e do GATI (PE), que deram apoio a operação. Os policiais informaram que no local existia cerca de sete mil covas, onde estavam plantadas a erva. Segundo informações, as pessoas de pré-nome “Calango”, “Lolo” e “Tonho Manchinha” seriam os donos do plantio. Os policiais erradicaram e incineraram no local os pés de maconha, e a droga pronta para o consumo foi apreendida e apresentada na Delegacia de Policia Civil de Cabrobó – PE.

CIPE CAATINGA
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 20:00

Cadastramento de ambulantes terá inicio nesta quinta-feira (23)

Foto Reprodução

Os ambulantes que tem interesse em trabalhar no Carnaval de Juazeiro 2014 pode se cadastrar nos próximos dias 23 e 24 (quinta e sexta) e 27 e 28 (segunda e terça) no Serviço de Atendimento Municipal – SAM, localizado à Rua XV de Julho, nº 32, Centro, das 14h às 18h, munidos dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

Após efetuar o cadastro e pagar a taxa o ambulante deve procurar o Setor de Postura, na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, para receber o adesivo de credenciamento nos dias 29, 30, 31 de janeiro e 03 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (074) 3612-3574. O Carnaval de Juazeiro  acontecerá de 07 a 15 de fevereiro. Mais informações no site www.carnavaldejuazeirobahia.com

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 19:30

Acidente na Flaviano Guimarães em Juazeiro

Acidente envolvendo uma moto e um carro de passeio agora no final da tarde na Flaviano Guimarães, acabou despertando à atenção de vários curiosos. O motociclista vinha da Avenida Edgar Chastinet em direção ao centro de Juazeiro quando foi colhido por um Wolkswagem Gol. A motocicleta ficou embaixo do veículo enquanto o condutor teve apenas escoriações e depois de ser atendido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi liberado. O motorista do carro de passeio não sofreu ferimentos. A Polícia Militar chegou em seguida e controlou o trânsito até a chegada da perícia.

publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 19:00

“Pernambuco será no futuro o que o sistema educacional for nos próximos anos”, avalia Armando Monteiro

O senador Armando Monteiro avalia que Pernambuco tem dois importantes desafios nos próximos anos para continuar crescendo: ampliar os investimentos em infraestrutura e melhorar a qualidade do sistema educacional. Para isso, além da manutenção e ampliação das parcerias com o governo federal, é necessário um governo estadual proativo, com capacidade de articulação e mobilização das forças sociais. Na opinião de Armando, é preciso que projetos fundamentais na infraestrutura sejam priorizados, a exemplo da construção do Arco Metropolitano, rodovia essencial para o escoamento da produção industrial do novo polo em implantação no Litoral Norte, onde está sendo instalada a Fiat e diversos outros empreendimentos de grande porte.

Armando cita também outras obras federais importantes que precisam ser concluídas, como a BR-104, a duplicação da BR-423 e a Ferrovia Transnordestina – visto que o modal ferroviário é fundamental para a nova logística de Pernambuco. Deve-se ainda completar uma série de obras de infraestrutura hídrica, como a Adutora do Pajeú, a duplicação da Adutora do Oeste, o Ramal de Entremontes, a Adutora do Agreste. “A manutenção dessa parceria com o governo federal é fundamental pra Pernambuco completar e qualificar essa infraestrutura”, acrescenta.

Mas outro ponto crucial para o desenvolvimento de Pernambuco, segundo o senador, é a requalificação e reorientação da matriz educacional do Estado, que, na opinião dele, está com desempenho insuficiente no ensino médio e fundamental. “Nós estamos com um desempenho no ensino fundamental que ainda é insuficiente e nós precisamos conectar o ensino médio com o ensino técnico-profissional. Nós temos uma avaliação no ensino médio que não é das melhores no Brasil e precisamos conectá-lo mais com o ensino técnico-profissional. Eu diria o seguinte: Pernambuco será no futuro aquilo que o sistema educacional for nos próximos anos. Isso vai condicionar inteiramente, isso vai moldar o desenvolvimento de Pernambuco”, afirma Armando.

publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 18:30

Prefeitura de Juazeiro inicia emissão do Alvará de Funcionamento 2014

A Secretaria da Fazenda do município de Juazeiro informa aos proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços que já é possível solicitar a emissão do DAM - Documento de Arrecadação Municipal 2014. Os responsáveis podem se dirigir ao SAM – Serviço de Atendimento Municipal situado na rua 15 de Julho, 32, Centro, e solicitar a emissão do documento. 

O DAM também pode ser solicitado no setor de Fiscalização de Postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, próximo ao Restaurante Popular. Nos próximos dias a emissão do DAM será disponibilizada também no domínio eletrônico: www.juazeiro.ba.gov.br.

A Secretaria de Fazenda esclarece ainda que o Alvará de Funcionamento poderá ser solicitado 48h após o recolhimento do tributo. Para maior segurança e garantia de que as empresas continuem atendendo às exigências legais necessárias ao funcionamento, este ano, a expedição do Alvará (renovação) ficará a cargo da Fiscalização de Postura, que é responsável pela vistoria dos estabelecimentos. 

Para as atividades como, postos de combustíveis, postos de vendas de gás liquefeito, hospitais, casas de shows e eventos de natureza correlata, escolas, igrejas, faculdades, motéis e hotéis, a renovação do Alvará de Funcionamento deverá ser precedida da apresentação de Laudo do Corpo de Bombeiros. Já para as atividades sujeitas à inspeção da Vigilância Sanitária é também obrigatória a apresentação prévia do Alvará da Vigilância Sanitária. A administração municipal lembra que nenhum estabelecimento poderá funcionar sem o Alvará de Funcionamento, sob pena de interdição.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro Foto: do Blog do Geraldo José
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 18:00

6º BPM de Senhor do Bonfim ganha novas instalações

 
Nesta quinta-feira, dia 23, às 18:30, na sede do 6º BPM, em Senhor do Bonfim, estará acontecendo a solenidade de inauguração das novas instalações do 6º BPM, que contará com a presença do Comandante geral da Corporação, de Prefeitos, autoridades políticas e demais membros da sociedade civil organizada das nove cidades protegidas pelo Unidade (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Itiúba, Cansanção, Nordestina e Queimadas). Durante o evento, serão homenageados os Policiais Militares que trabalharam diretamente nas obras de reforma da Unidade, bem como as empresas privadas que contribuíram para o sucesso desta realização.
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 17:30

SAAE DE JUAZEIRO EMITE NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DOS ESGOTOS ESTOURADOS

Depois de várias reclamações dos Leitores do Blog sobre os esgotos estourados por toda a cidade, o SAAE de Juazeiro emitiu nota, mais uma vez, dizendo que o problema se agravou depois das chuvas e que a equipe está trabalhando para atender as demandas.

Confira a nota:  

O SAAE esclarece que devido às últimas chuvas ocorridas na cidade em alguns bairros a situação se agravou. Porém, a equipe do setor de esgoto tem trabalhado diuturnamente e nos finais de semana para atender todo o município, seguindo a ordem do cronograma de atendimento.

Atualmente, o setor de esgoto tem trabalhado com três caminhões hidrojateadores e dois carros pequenos. Nesta quarta-feira (22), a autarquia alugou mais um caminhão hidrojateador para realizar o serviço de desobstrução da rede de esgoto, reforçando os atendimentos.

SAAE Juazeiro
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 17:00

L200 roubada em Casa Nova é recuperada na BA 210

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO/ CPRN recupera na BA 210 veículo roubado em Casa Nova. Por volta das 04h e 10min, do dia 22 de janeiro de 2014, no deslocamento para uma operação na Cidade de Sobradinho-BA, a Guarnição da CETO suspeitou de veículo Mitsubishi L200, cor prata, placa JSN 4379, parado, com marca de disparos de arma de fogo na parte traseira, as margens da BA. Ao realizar abordagem aos elementos, eles arrancaram no carro e empreenderam fuga.  A guarnição da CETO fez o acompanhamento e os acusados abandonaram o veículo e evadiram pelo matagal.

Durante a apresentação da L200 na Delegacia da Polícia Civil em Sobradinho, os policiais foram informados que o veículo fora roubado naquela noite em Casa Nova e que provavelmente seria usado em assaltos a banco na região.

publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 16:30

Escolas poderão ser multadas por exigir material coletivo

As escolas que exigirem material coletivo podem levar multa até R$ 6 milhões. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e os Institutos de Defesa do Consumidor (Procon) estarão em alerta para cobranças abusivas neste início de ano. As multas aplicadas poderão variar entre R$ 400 e R$ 6 milhões, de acordo com o faturamento da instituição. De acordo com a Senacon, os pais que tiverem dúvida se o material é de uso coletivo ou individual deverão procurar a escola para esclarecimentos. Sobre o aumento das mensalidades, a escola também deverá apresentar uma planilha de custos e gastos que justifiquem o reajuste. Essas determinações estão na Lei 12.886/2013. Os pais devem comprar aquilo que os filhos forem consumir pedagogicamente, seja individualmente, seja coletivamente, em sala de aula. Portanto, produtos como resmas de papel para cópia, material de higiene e limpeza, giz, pincel atômico, copos e grampeador não devem ser comprados. Esses materiais já deverão estar incluídos nas mensalidades. A exigência de determinada marca também é configurada como abuso.

Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 22 de Janeiro / 2014 às 16:30

BLOG GERALDO JOSÉ É DESTAQUE IMPRENSA 2013

O Blog Geraldo José é Destaque Imprensa 2013. O Blog recebe pelo quarto ano consecutivo o prêmio Destaque Imprensa da categoria. O Apresentador da Rádio Transamérica, Geraldo José também venceu na Categoria Radialista.

Também se destacaram em 2013, os parceiros do Blog -  Programa Bodega do Brocoió, apresentado por Wilson Duarte, o Zé Brocoió, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Juazeiro AM, que venceu na categoria programa de entretenimento, e o Portal Zap, no ar há dez anos, destaque na categoria melhor 'Portal'.

Há 16 anos elegendo os melhores profissionais e veículos de imprensa do Vale do São Francisco, o Prêmio Destaque Imprensa acontece no dia 25 de janeiro, em Juazeiro, com premiação em diversas categorias.

A lista com a relação dos profissionais Destaque Imprensa 2013, já está disponível na página do Facebook/DestaqueImprensa

*A Equipe do Blog do Geraldo José agradece aos leitores, votantes e aos nossos parceiros e colaboradores, sem os quais, não seria possível o reconhecimento do nosso trabalho. Agradecemos e vamos nos empenhar para melhorar a cada dia.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.