Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Junho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Dezembro / 2011 às 08:40

Suelly Aline conquista terceiro lugar em Inema, na última etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas

Aconteceu ontem (11/12) na praia de Inema na Base Naval a última etapa classificatória para Travessia Mar Grande/Salvador e também a última etapa do Baiano de Maratonas Aquáticas.  A prova que foi bem disputada até o final teve a vitória de Jardiel Neto (ICB) seguido de Igor Guimarães (Salvamar) e Cauã Santos (Rhanc) no masculino e no feminino a vitória foi de Márcia Santos (CEPE) seguida por Caroline Oliveira (CEPE) e Aline Suelly Ciqueira (ACEB).

 A etapa também contou com provas de Mirim, Petiz e Iniciantes, a FBDA sempre incentivando as maratonas desde as categorias de base, essas provas contaram com a participação de mais de 50 atletas entre 9 e 30 anos. Em breve serão anunciados os campeões de 2011, e a expectativa é que a nossa representante, a nadadora Suelly Aline, esteja entre as três primeiras colocadas.

Com informações de Valterlino Pimentel (Pinguim)
publicado em 12 de Dezembro / 2011 às 08:10

Falta de sinalização e poucos salva-vidas na Ilha do Rodeador

Forte calor, álcool, imprudência, falta de sinalização, salva-vidas em número reduzido e sem equipamentos. Essa junção de fatores tem tudo para aumentar o registro de mortes por afogamento na Ilha do Rodeador.

Neste final de semana, mais precisamente no sábado (10), quem foi ao balneário pode observar os riscos e a imprudência de banhistas que teimam em sair da área próxima à margem para se arriscar em áreas mais fundas, principalmente em nados para pedras que ficam em frente a ilha.

A completa falta de atenção dos comerciantes da ilha e Associação dos Barqueiros, no sentido de cobrar uma atitude das autoridades, a falta de sinalização indicando as áreas de risco e o número reduzido de bombeiros, para orientar e atender a uma demanda muito grande de pessoas que frequentam o local, seguramente contribui para aumentar os riscos de afogamento.

É importante ressaltar que o corpo de bombeiros da vizinha Petrolina, conta com Jet Ski para chegar mais rápido numa incidência de afogamento, enquanto em Juazeiro, em uma área de banho muito maior que o lado pernambucano, apenas um pequeno bote, com sinais de muito uso,  está à disposição dos bombeiros. Enquanto a providencia, cobrada há muito tempo não chega, vidas vão sendo ceifadas em cada verão. Com a palavra as autoridades.

publicado em 12 de Dezembro / 2011 às 07:40

Edson Amaro vence meia maratona de Aracaju-SE

Nesse domingo (11/12) ocorreu a 1ª edição da Meia Maratona de Aracaju, com corridas de 21, 13 e 6 quilômetros. O fundista Edson Amaro Arruda (Mineração Caraíba) completou o maior percurso – em 1h08min20 e com o resultado, o jovem coleciona mais uma meia maratona no currículo a 4ª em pouco mais de três meses.

O atleta que é patrocinado pela empresa Mineração Caraíba disse que “esses bons resultados que vem obtendo são frutos dessa parceria onde pode corre sem a preocupação de vencer as provas para poder ir participar de outras! Coisa que acontecia anteriormente.”

O nosso campeão agora encara 20 dias treinando nos 1.825 metros de altitude da cidade paulista de Campos do Jordão, para depois fechar o ano com chave de ouro na tradicional corrida de São Silvestre.

publicado em 12 de Dezembro / 2011 às 07:00

AULAS DAS NOVAS TURMAS DE HIDROGINÁSTICA COMEÇAM HOJE EM JUAZEIRO

Sexta-feira (09), as alunas das turmas do Programa de Atividade Física para Hipertensos e Diabéticos de Juazeiro, ofertado pela Secretaria da Saúde, se reuniram em clima de alegria e agradecimento a Prefeitura de Juazeiro por mais um beneficio dado à comunidade. Durante o evento que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Dom Thomaz muitos idosos e adultos que participam das aulas de hidroginástica fizeram uma avaliação positiva da atividade e parabenizaram o poder público municipal.

Ainda durante a festa, o grupo saboreou um café da manhã saudável ouvindo o show musical com Antônio Monteiro do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECOM). Para encerrar o evento com chave de ouro, as alunas e os professores realizaram um amigo secreto. “Adorei tudo. O encontro foi animado. É bom sempre rir. Eu entrei este ano para o Programa e acho as aulas ótimas. Não quero mais perder, pois incentiva a gente a viver melhor. Todo mundo busca saúde. Tenho problemas de desgaste na cartilagem dos joelhos e já caminho hoje bem melhor. Tomara que a prefeitura aumente os dias de aulas”, disse sorrindo a vendedora Marineide Nunes Silva, 44 anos.

AULAS DAS NOVAS TURMAS DE HIDROGINÁSTICA COMEÇAM ESTA SEMANA

A partir desta segunda-feira, dia 12 de dezembro, começam as aulas das novas turmas, beneficiando 80 usuários moradores do Dom José Rodrigues, Itaberaba e Santo Antônio. As aulas são oferecidas gratuitamente pela Secretaria da Saúde desde abril deste ano e coordenadas pelo professor Nivaldo Mendes Júnior e estagiário Rafael da Silva. Além destes novos bairros, o Programa já beneficia 150 pessoas, principalmente os idosos, hipertensos e diabéticos que residem no Dom Thomaz, Novo Encontro, Castelo Branco, Alto do Alencar, Alto do Cruzeiro, Tancredo Neves e Centro.

Vânia Castro Ascom Sesau
publicado em 12 de Dezembro / 2011 às 06:30

ESPAÇO DO LEITOR: CONTAS DA CÂMARA DE SOBRADINHO APROVADAS COM RESSALVAS E ELOGIADAS PELOS VEREADORES

Vereador Geraldo Filho

Quem teve o “prazer” de assistir a sessão da Câmara Municipal de Sobradinho na ultima quinta-feira dia 08/12, viu e ouviu a maioria dos vereadores parabenizando o vereador Geraldo Filho pela aprovação de suas contas no período de 2009/2010 quando foi presidente da Câmara Municipal.

Infelizmente tivemos que ouvir elogios para quem não cumpriu com a legislação em sua totalidade, isso mostra a cumplicidade de todos até mesmo nos erros graves cometidos em uma gestão, ou seja, “vamos parabenizar porque o vereador Geraldo Filho hoje, sou eu amanhã”.

Enquanto os técnicos do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) mostram as falhas técnico-contábeis e impropriedades; remanescendo questionamentos em relação a processos licitatórios; despesas elevadas com combustível durante todo o exercício; ausência de nota fiscal eletrônica; pendências relacionadas ao Relatório de Controle Interno, ausência de desconto junto ao INSS; dentre outros, os vereadores dão os parabéns pelo o mau feito do colega durante sua gestão. Que belo exemplo esses edis dão aos futuros presidentes daquela casa de Leis.

Vejam o que dizem os Cons. FRANCISCO DE SOUZA ANDRADE NETTO – Presidente e Cons. PLÍNIO CARNEIRO FILHO – Relator no PARECER PRÉVIO Nº 947/10.

R E S O L V E:

Emitir Parecer Prévio pela aprovação, porque regulares, porém com ressalvas, das contas da Mesa da Câmara Municipal de SOBRADINHO, exercício financeiro de 2009, constantes no processo nº 09681/10, com fundamento no art. 40, inciso II combinado com o art. 42, todos da Lei Complementar nº 06/91 aplicando ao responsável, Sr. Geraldo Ferreira Dantas Filho, em conformidade com o inciso I e § 1º do art. 5º da Lei Federal nº 10.028/00, por não haver publicado o Relatório de Gestão Fiscal referente aos 1°, 2° e 3° quadrimestres estabelecido no art. 54 da Lei Complementar n° 101/00, a penalidade de multa equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, totalizando R$13.320,00 (treze mil, trezentos e vinte reais), além de lhe aplicar, com fundamento nos incisos II e VII, do art. 71, da Lei Complementar n° 06/91, em razão dos demais questionamentos descritos no decisório, multa no valor de R$500,00 (quinhentos reais), conforme Deliberação de Imputação de Débito integrante do decisório, cujos recolhimentos aos cofres públicos municipais deverão se dar em trinta dias do trânsito em julgado deste pronunciamento, na forma das Resolução nº 1.124/05, emitindo-se, para 3 Cont. P.P. Nº 947/10, tanto, a competente DID – Deliberação de Imputação de Débito.

Registre-se que o julgamento das contas do Legislativo Municipal é de competência exclusiva do Tribunal de Contas, de acordo com entendimento consolidado na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, não cabendo ulterior deliberação por parte da Câmara Municipal.

SALA DAS SESSÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, em 09 de dezembro de 2009.

Alexandro Nunes Lima

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 23:00

CORONEL JERÔNIMO: TRIBUTO A UM GRANDE HOMEM!

A comunidade de Uauá tem todos os motivos do mundo para sorrir com alegria, neste dia 12 de dezembro de 2011, quando completa 95 anos de vida o seu mais imponente e respeitável cidadão: JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO. São anos repletos de muita história para contar; experiência, integridade, cultura, poesia que aflora com abundância em palavras cheias de sabedoria! Autodidata das letras, não precisou esquentar os bancos das faculdades para falar como escritor e acadêmico. Ouvi-lo falar ou declamar longos versos, é como sentir o som agradável das águas de um manancial que banha com suavidade as pedras de uma cachoeira, em seguida projetando-se numa queda livre, sonora e linda, como a proclamar os encantos da vida!

Além de ser uma incontestável liderança política nessa sua quase secular trajetória, recheou a sua laboriosa história de vida com quatro mandatos de Prefeito. Quatro! Para os mais jovens é importante registrar em que tempo isso ocorreu: de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972. Existe prova de capacidade e liderança mais contundente que esta, numa época de grandes dificuldades, em que a luta pela sobrevivência era sofrida, em que os recursos técnicos e financeiros eram ainda um sonho? O Fundo de Participação dos Municípios-FPM (criado em 1965 - só alcançou o seu último mandato), Programas Sociais de Políticas Públicas e outros recursos que hoje inspiram a luta política e irrigam as Prefeituras de muitas verbas para a realização de obras de construção de Quadras Esportivas, Bibliotecas Públicas, Prédios Escolares, campos de futebol, calçamentos, praças e estradas, si quer passavam pelo imaginário de qualquer mortal de então! As viagens à Bahia (como no interior chamavam a capital do Estado, antigamente) para visitar S. Excia. o Governador eram feitas em caminhões, quando não algum trecho em lombos de burros, e que demandavam dias para realizá-las.

Como os tempos mudaram! Hoje se viaja em carros importados ou aviões, já não se quer andar sobre cascalho, mas asfalto; se não quer viajar, fala-se pelo telefone; e o computador, tem melhor Assessor que ele? Usa-se a internet para elaborar e encaminhar Projetos, e ainda para monitorar todos os passos desse Projeto, onde estão os recursos federais ou estaduais que podem ser utilizados! Quanta modernidade, em Coronel Jerônimo?! Eu queria ver tantos candidatos brigando pelo cargo de Prefeito na sua época!

Para homenagear o meu particular amigo, meu consultor cultural, não poderia deixar de fazer essas recordações de uma época já distante, a fim de que através da analogia dos diferentes tempos seja possível avaliar a verdadeira dimensão e grandeza do aniversariante, legítimo exemplo de vida, inteligência viva desta terra! Parabéns, grande guru!

Adm. Agenor Santos    agenor_santos@ig.com.br

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 22:00

Carreata em homenagem à Bíblia aconteceu neste sábado (10) em Petrolina

Neste sábado (10), véspera do Dia da Bíblia, a Igreja Assembleia de Deus, na direção do Pastor Elci Ribeiro, comemorou a data com uma grande carreata que percorreu diversos bairros de Petrolina. Entre bicicletas, motos, carros de passeio, caminhões e ônibus participaram da carreata cerca de 500 veículos, e o ponto de partida foi a Vila Mocó, mais precisamente no Templo Matriz da Assembleia de Deus, e sua conclusão no Bairro Vila Eduardo próximo ao 2º maior Templo da igreja na cidade.
 
Pastor Elci Ribeiro
Para circular no trajeto pré-definido, contou-se com o apoio efetivo da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, e da Polícia Rodoviária Federal a quem a organização do evento fez questão de agradecer publicamente.66 carros empunharam bandeiras lembrando os livros da Bíblia e muitos outros veículos estavam ornamentados, com bolas de assopro, cartazes, maquetes da Bíblia, além de frases pintadas nos próprios veículos. Era v´sivel o estado de alegria e gratidão a Deus pela Bíblia Sagrada.
 
A carreata chamou bastante atenção dos moradores por onde passou, e vários populares acompanharam a passagem da homenagem à Bíblia.Logo após a carreata aconteceu um culto na Praça da Rua Cabrobó, onde todos os presentes externaram sua gratidão a Deus pela Bíblia Sagrada. 
 
Segundo o Pastor Elci, essa foi a maior carreata já realizada na cidade em homenagem à Bíblia e aproveitou para conclamar a multidão que se concentrou na Praça a amarem a Palavra de Deus e procurar segui-la de todo o coração.
Por Francisco Evangelista
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 21:00

Secretaria de Saúde de Petrolina colabora com o sucesso do Programa Nova Semente

Em meio às comemorações pela inauguração da 50ª unidade do Programa Nova Semente, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aproveita para divulgar um balanço das suas ações desenvolvidas junto às crianças assistidas nas unidades. A fim de promover a saúde e diagnóstico precoce de doenças que possam interferir no desenvolvimento das crianças, a SMS implantou o projeto Ouvir para Aprender e atividades de promoção a saúde bucal.

Com o Ouvir para Aprender, a SMS realiza a triagem auditiva nas crianças matriculadas no Programa, por meio de consulta médica otorrinolaringológica e avaliação da funcionalidade auditiva de cada criança, através do exame de emissões otoacusticas (teste da orelhinha). A partir dessa investigação, as crianças diagnosticadas com problemas auditivos são encaminhadas para tratamento adequado no Centro Auditivo de Petrolina. O projeto já atendeu 896 crianças e conta com a participação de um médico e duas fonoaudiólogas.

As ações de saúde bucal compreendem procedimentos coletivos – que incluem palestras com pais, sementeiras e gestores, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor – e o atendimento odontológico, com unidade odontológica portátil. “Nossas atividades acompanham o cronograma de inauguração das creches. Iniciamos o trabalho com os procedimentos coletivos que já faz a cobertura de 43, das 50 unidades inauguradas e também o atendimento odontológico curativo, com procedimentos restauradores, remoção de tártaro e exodontias”, explicou a coordenadora de saúde bucal da SMS, Fabyanna Diniz.

“Como o prefeito Julio Lossio, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em cuidar das nossas crianças para garantir a elas uma vida mais saudável. Prevenindo e diagnosticando problemas que podem interferir diretamente na fala e articulação dos fonemas, na função mastigatória e no desenvolvimento facial dos ossos e músculos, além da estética”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, salientando a importância do Programa Nova Semente para cuidar das pessoas, protegendo a infância e o desenvolvimento das crianças. Além de cuidar dos filhos, a SMS também atende as mães das crianças matriculadas nas unidades do Programa Nova Semente, com o agendamento de mamografias e exames preventivos.

Eneida Trindade Secom PMP Foto: Ericke Araújo
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 20:00

Juazeirense: Pacotão de reforços será anunciado nesta segunda-feira (12)

A diretoria do Juazeirense irá apresentar oficialmente seu elenco para a disputa do Campeonato Baiano de 2012. A apresentação será feita nesta segunda-feira (12), no São Francisco Country Clube. Alguns jogadores como o volante Capone , o goleiro Vincius e o atacante Williames já estão confirmados.  A expectativa é que Clodoaldo Matador, que fechou um compromisso verbal com o Cancão de Fogo, seja oficializado. Além dele, cerca de sete a oito reforços devem ser apresentados.

Sérgio Fernandes, diretor de futebol da agremiação, destacou que a meta do clube é alcançar uma vaga na Copa do Brasil e do Nordeste. “A expectativa do Juazeirense é a melhor possível. Passamos quatro anos lutando e conseguimos subir a equipe neste ano. A proposta do Juazeirense é audaciosa. Nossa pretensão é almejar uma vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Teremos um time forte. Cerca de 60 % do grupo que subiu continuará conosco e vamos anunciar de sete a oito jogadores, que estiveram na Série B do Campeonato Brasileiro”, disse. A estreia do Juazeirense no certame será diante do Fluminense de Feira, no dia 18 de janeiro, em Feira de Santana.

Por Glauber Guerra BN
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 19:00

Com 55 deputados, PSD só faz figuração na Câmara

Anunciado como nova força política, o PSD tem encontrado dificuldades para mostrar a que veio. Os números robustos na Câmara, onde tem 55 deputados, ainda não resultaram em influência nas decisões importantes. A atuação discreta pode ser explicada porque todos estão concentrados na montagem da estrutura do partido, fundado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, e na procura por cargos e espaço. Mais de dois meses após a criação, a legenda trabalha com um assessor emprestado pela liderança da minoria da Casa e sem espaço físico. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), promete apresentar nesta semana um projeto de resolução prevendo a criação de cerca de 60 cargos temporários para a legenda –pouco mais da metade dos 106 reivindicados. As futuras instalações também devem ser modestas. Enquanto as lideranças ocupam várias salas, o PSD deve ficar só com um gabinete. Espaço menor do que o PSC, com uma bancada de 16 deputados, ocupa hoje. Em Juazeiro, o PSD tem como coordenador regional o ex-deputado Pedro Alcântara e como presidente municipal, o vereador líder do prefeito na Câmara, Damião Medrado.

Política Livre
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 18:00

Prefeito Brivaldo Alves empossa 33 novos concursados

O prefeito de Bodocó, Brivaldo Alves, e a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Héldna Alves, empossaram na última quarta-feira (07) 33 aprovados no último concurso público da Prefeitura Municipal, para preenchimento de vagas no quadro de servidores das secretarias de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, além do Gabinete do Prefeito. Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade de posse, o vice-prefeito, José Claudio, o secretário do Meio Ambiente e Turismo, João Humberto Pedrosa, a representante da secretária municipal de Saúde, Joana Amélia Cunha e o procurador do município, Dr. Carlos Afonso Marques.

A nomeação dos cargos foi para Médico Veterinário (1), Técnico de Controle Interno (1), Agente Comunitário de Saúde (4) e Gari (27).Francisca Inácia Rodrigues não conteve a emoção ao assinar o termo de posse para o cargo de gari. Para ela, foi um momento de muita emoção. “É uma certeza de conquistar um emprego que é seu. Vou assumir o cargo com toda boa vontade,” afirmou.

O prefeito Brivaldo destacou a importância dos novos servidores para o município e o empenho da gestão em cumprir com a realização de concursos públicos. “Estamos felizes por empossar novos concursados para o quadro de servidores do município, os quais se dedicaram para conquistar suas respectivas vagas através de muito esforço. Nossa gestão se empenha em realizar concursos públicos porque é a maneira mais democrática de ingressar no serviço público,” afirmou o prefeito.A previsão para entrar em exercício da função é dia 02 de janeiro de 2012.

Ascom Bodocó
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 17:00

Policiais do 6º Batalhão apreendem meio quilo de maconha em Sr. do Bonfim

Neste sábado (10/12), em Senhor do Bonfim, aproximadamente às15:30 h, uma guarnição da CETO do 6º BPM, em ronda no Bairro da Olaria, avistou uma sacola na Rua Cariacá, que provavelmente foi abandonada com a chegada da viatura. Após averiguação, os policiais constataram que havia 56 dolões de maconha dentro da sacola, pesando cerca de meio quilo. O material foi entregue na delegacia da cidade.

Ascom 6 BPM Imagem Ilustrativa
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 16:00

Contribuintes com fonte única não precisarão declarar IRPF em 2014

Os contribuintes com uma única fonte de renda que optarem pelo desconto padrão deverão deixar de entregar a declaração do imposto de renda em 2014, ano-calendário 2013, informou à Agência Brasil o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. A medida vale para pessoas físicas. Pelo projeto, a declaração será preenchida previamente pela Receita Federal e apresentada a esses contribuintes que confirmaria ou não os dados contidos no documento, como os valores recebidos do empregador. Para os demais contribuintes a declaração permanecerá da forma que já é hoje, com alguns aperfeiçoamentos.

“O projeto de simplificação está em curso na Receita Federal. Existem modelos como esse em outros países. O Chile, por exemplo, tem um modelo parecido. Em breve estaremos caminhando para essa solução”, disse Barreto. Segundo o secretário, não é possível eliminar a declaração de todas as pessoas físicas porque existem algumas informações que necessitam ser prestadas pelo próprio contribuinte, como é o caso das despesas médicas, com educação e doações. “A administração tributária não tem previamente essas informações. Faz necessário que o contribuinte faça sua declaração e a transmita para a Receita”.

O secretário explicou que os sistemas da Receita Federal teriam como fazer isso, mas o modelo adotado no país não permite que Fisco tenha todas as informações prévias como as despesas médicas, educação, gastos com dependente e doações. “Por isso, agora, não há como colocar um modelo desses porque grande parte teria que alterar aquilo que seria apresentado para o contribuinte como declaração. Por enquanto, não teremos como entregar a declaração completa para o contribuinte confirmar ou não confirmar”.

Para os demais contribuintes pessoas físicas, o secretário lembrou que a declaração já foi simplificada e permite, de forma fácil, que o contribuinte preencha os dados com auxílio do programa de computador específico e faça a transmissão via internet sem grandes problemas. Isso tem sido demonstrado, destacou, pelo crescente número de declarações em meio eletrônico e pela diminuição do número de retenções na malha fina. A Receita Federal informou no último dia 5 que caiu o número de declarações das pessoas físicas retidas em 2011. Este ano ficaram na malha fina 569.671 declarações. Em 2010, o número de declarações na malha fina chegou a 700 mil.

Agência Brasil
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 15:00

Três bandidos arrombam agência da Caixa Econômica Federal em Petrolina

Através de ligação telefônica a Central de Operações do 5º BPM tomou conhecimento de que a Agência da Caixa Econômica Federal da avenida Sete de Setembro, bairro Km 02, em Petrolina, havia sido arrombado neste sábado (10), por volta das 10 horas. A ROCAM 26131 chegou ao local e constatou a veracidade do fato. Foi mantido contato com o gerente responsável pela agência, e ele, acompanhado por um funcionário da Sempre Fort verificaram as câmeras de segurança e informaram que a invasão foi feita por três indivíduos não identificados que levaram um cofre e dois revólveres calibre 38, a Polícia Federal esteve no local para adoção das medidas necessárias.

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 14:00

Espaço do Leitor: Desrespeito à acessibilidade

Caro Geraldo,

Quando todo país se mobiliza no sentido de reestruturar a política de mobilidade urbana, respeito à acessibilidade, pedestres e transeuntes, veículos oficiais ou travestidos de oficiais de Juazeiro-Bahia dão um hediondo exemplo estacionando desrespeitosamente em cima da rampa de acesso a pessoas com deficiência.

Esta foto foi tirada na Praça da Bandeira, um verdadeiro mau exemplo por parte do Poder Público que impediu idosos e deficientes, que ali trafegavam, descer por esta que é a única rampa daquela região.

Pedro Cordeiro

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 13:00

Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu

Dentro das comemorações do 99º aniversário de Luiz Gonzaga, o Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu, no Sertão do Araripe. O consagrado festival que celebra as manifestações culturais do estado valorizando as identidades locais e regionais, vai contar com uma extensa programação entre os dias 12 a 18 de dezembro.O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura de Exu e ONG Parque Aza Branca.

Nos seis dias de shows, a festa abrirá espaço para apresentações de nomes conhecidos da música regional, como os forrozeiros Flávio Leandro e Adelmário Coelho, o Coral de Aboios de Serrita, além da prata da casa, a exemplo de Fua Carvalho. A edição 2011 da festa vai ocupar dois importantes espaços da cidade: a Praça de Eventos e o Parque Aza Branca, onde serão montados os palcos Canta Luiz Gonzaga e Viva Gonzagão.“Montamos uma grade com uma programação variada, com destaque para Dominguinhos, reconhecido como herdeiro de Luiz Gonzaga. Procuramos valorizar os talentos locais”, pontua Beto Rezende, coordenador do festival. Esta iniciativa é o pontapé para as comemorações do centenário do Rei do Baião no próximo ano. 

A programação também abrirá espaço para uma missa em homenagem aos 99 anos de Gonzagão, que será celebrada embaixo de um pé de juazeiro, árvore símbolo da tradição gonzaguiana, que fica dentro Parque Aza Branca. Será celebrada pelo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique. O evento abrigará ainda a primeira jornada de cinema e vídeo do Sertão do Araripe. Serão exibidos 14 curta metragens, antecedidos pela palestra do cineasta Marcos Carvalho, cujo tema é O audiovisual no Sertão. A mostra está prevista para o dia 15, a partir das 19h, no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar.  

100 ANOS DE LUIZ GONZAGA - A abertura da tradicional festa Viva Gonzagão, em Exu, será também o momento de entregar obras e anunciar ações que serão desenvolvidas no ano do centenário do mestre sanfoneiro. Já está terminada a primeira etapa do projeto, que envolveu a recuperação do Museu do Gonzagão, da casa-grande e o do mausoléu onde está sepultado Luiz Gonzaga e sua esposa, Helena. Os equipamentos estão localizados dentro do Parque Aza Branca.

Em 2012, a Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Diretoria de Equipamentos Culturais, vai iniciar a segunda etapa do restauro, que incluirá a pousada Januário, a Casa de Januário, ambas dentro do Parque Aza Branca, e a recuperação da casa da fazenda Araripe, onde morou Luiz Gonzaga e vai virar espaço de visitação pública. A Prefeitura de Exu fará obras de acesso no entorno do Parque Aza Branca.

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 12:00

Ação do MPT resulta em embargo de 14 obras por falta de segurança

Mais uma morte de operário é registrada na Bahia em plena Semana da Construção Civil. Ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho da 5ª Região verifica as condições de segurança dos trabalhadores nas obras. Das 22 obras inspecionadas em Salvador e Região Metropolitana, 14 foram embargadas e 15 equipamentos interditados, entre elevadores de carga, gruas e cadeiras suspensas. O pedreiro Valmir Reis Souza, 34 anos, morreu quinta-feira (8), após ser atingido por pedaços de concreto que se soltaram na obra em que ele trabalhava, na Rua São Domingos, no bairro Santa Mônica, em Feira de Santana.

A fiscalização, integra o Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil e contou, ainda, com a participação de auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA). Mais de 2.000 empregados próprios e terceirizados, que se encontravam em condição de risco acentuado nos canteiros de obras, foram beneficiados com a ação. Segundo o Procurador do Trabalho Luís Antonio Barbosa da Silva, titular regional da Coordenadoria de Regularização do Meio Ambiente do Trabalho, as providências subsequentes serão a instauração de inquéritos civis contra cada uma das empresas envolvidas para adequação imediata da sua conduta irregular, mediante a assinatura de termo de ajustamento de conduta ou por meio do ajuizamento de ação civil pública, inclusive com pedido de indenização por dano moral coletivo.

Dentre as irregularidades apuradas, estão a falta de sistema de proteção coletiva contra queda de trabalhadores; sistema guarda-corpo em condição irregular, não oferecendo proteção contra queda; inexistência, na periferia da edificação, de plataformas de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais; rampas de acesso à torre do elevador desprovidas de guarda-corpo e rodapé; ausência de fechamento provisório das aberturas no piso das edificações; e inexistência de corrimão e rodapé nas escadas de uso.

Foram presenciados, ainda, equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas operados por trabalhadores sem a necessária qualificação e elevadores de materiais tracionados a cabo desprovidos de sistema de segurança contra queda. Verificou-se a existência de circuitos e equipamentos elétricos expostos ou desprotegidos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos; trabalho com armações de aço executado em área desprotegida, escadas de mão improvisadas; inexistência de proteção de serra circular (proteção da polia/sem coifa de proteção e sem coletor de serragem); e não-utilização de equipamento de proteção individual.

A Atmosfera Empreendimentos, responsável pela obra que vitimou o pedreiro Valmir Reis Souza, 34 anos, após ser atingindo por um pedaço de reboco, informou que está investigando as causas do acidente. O Ministério Público do Trabalho também vai apurar o fato e tomar as medidas necessárias para o cumprimento de todas as determinações legais para o caso.

Ascom FOTO: MPT/Divulgação
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 11:29

Galvão Bueno marca presença na região

Um dos nomes mais conhecidos da narração esportiva em todo o Brasil, Galvão Bueno chegou a Petrolina na última sexta-feira, 09. Ele veio gravar uma matéria para um quadro de um programa da emissora SporTV e aproveitou para curtir a noite no Barretus Grill. O Portal Zap, claro, clicou Galvão.

O narrador fez gravações neste sábado, 10, e no roteiro, visita a uma vinícola próximo ao município de Casa Nova/BA.

Com informações e foto do Portal Zap
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 11:00

Reordenamento da Oscar Ribeiro traz melhorias para o trânsito e comércio local

Pouco mais de uma semana após a transferência dos feirantes, que ocupavam a lateral da Avenida Oscar Ribeiro, para os mercados municipais de Juazeiro, o fluxo de veículos e pedestres na avenida já apresenta maior mobilidade, e o comércio do local ganhou mais visibilidade. A transferência dos comerciantes foi executada pelo setor de postura da Secretaria de Serviços Públicos do município, após comunicação oficial.

Segundo Benedito Pereira Alves, que mantém sua loja no mesmo local há 10 anos, é a primeira vez que ele vê a via tão organizada e limpa. “Achei ótima essa decisão. Antes era perigoso porque os carros paravam no meio da via para comprar verdura, atrapalhando o trânsito e a visão da loja”, relatou. Seu Benedito também falou sobre o trabalho extra que tinha por ter que lavar a calçada todos os dias. “A sujeira de fora passava para dentro da loja, então a gente tinha que lavar diariamente. Até clientes meus evitavam de vir aqui por causa do tumulto e do lixo que ficava”, relatou.

Dona Cleide da Silva comemora sua primeira semana na nova loja da Avenida. “Só decidi escolher esse ponto depois que soube da melhora no comércio. Está ótimo aqui”, comentou. Cleiton Carneiro de Almeida comercializa na Oscar Ribeiro há 8 anos e para ele essa foi a melhor decisão para este fim de ano: “por causa da sujeira eu já estava tendo que colocar veneno para matar os bichos que estavam entrando. Agora posso dizer que dá para manter a loja limpa, e não tem mais aquele mal cheiro. O estacionamento também facilitou muito a chegada dos clientes, e até as vendas melhoraram”, disse.

“Tivemos o cuidado de acomodar os feirantes nas bancas dos mercados municipais, afinal eles também vivem da movimentação do comércio. Agradeço a compreensão, e podemos ver agora que tudo ficou resolvido, estando todos satisfeitos”, afirmou Paulo Bonfim, secretário de Serviços Públicos e diretor-presidente da CMTT.

Por Clarissa Moreira/Sesp
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 10:00

POLICIAIS CIVIS DE JUAZEIRO E PM DE CURAÇÁ PRENDEM TRAFICANTE ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Às 12 horas do último dia 07/12, em diligência realizada na cidade de Curaçá, na localidade denominada Ilha Redonda, às margens do rio São Francisco, policiais civis da DRFC e da 17ª COORPIN, sob o comando do delegado Nélio Ferreira Neves, em operação conjunta com a policia militar de Curaçá, prenderam em flagrante, por tráfico de drogas, Benedito Cerqueira da Silva, 27 anos de idade, natural de Orocó-PE, o qual tinha em sua posse cerca de 8 kg de maconha pronta para ser comercializada. A droga estava nos fundos da casa de Benedito, embaladas em sacos plásticos e foi encontrada após uma revista no local.

No decorrer da diligencia, foi preso também, por posse ilegal de arma de fogo, Jônias dos Santos Barbosa, 36 anos de idade, natural de Curaçá, cunhado de Benedito. Na residência do mesmo os policiais encontraram um revolver Taurus, calibre 38, nº 206102, com 06 cartuchos intactos.

Na mesma hora, dois elementos que vinham do lado pernambucano para as margens do lado baiano tentaram retornar para o estado de Pernambuco, após receberem informação das abordagens feitas no distrito de Pedra Branca. Policiais da CIPM de Curaçá presenciaram a tentativa de fuga, momento em que informaram aos policiais da 2ª CIPM de Cabrobó-pe, que prenderam Silvio Roberto Tenório Tavares Júnior, 22 anos, e Cezano Angelin da Silva, 34 anos, que têm mandados de prisão preventiva decretados.

Os policiais tinham como objetivo localizar e prender elementos envolvidos no roubo de uma carga de botijões de gás, que ocorrera naquelas imediações, no inicio do mês, especificamente na localidade de Pedra Branca. Segundo o delegado Nélio, aquela região está produzindo muita maconha devido as proximidades do carnaval.

Benedito Cerqueira da Silva foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e já se encontra custodiado na cadeia publica de Curaçá-ba, à disposição da justiça. Em relação a Jonias dos Santos Barbosa, foi lavrado seu flagrante e em seguida arbitrada sua fiança. Graças a uma ação integrada dos órgãos de segurança pública dos dois estados, Bahia e Pernambuco, a sociedade vê-se livre de elementos responsáveis pela prática de condutas que abalam a paz social.

publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 09:00

CÂMARA APROVA PROJETO EM BENEFICIO DO NAENDA

A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº 2.845/2011, de autoria do presidente da Casa Aprígio Duarte, vereador professor Nilson Barbosa (PTB), que altera a razão social da entidade de utilidade pública: "Instituto Cultural de Arteeducação do baixo e Submédio São Francisco - NAENDA - Juazeiro (BA), objeto da Lei Municipal nº 1.815/2011. Dessa forma, a entidade NAENDA, que realiza um ótimo trabalho nas áreas de artes, educação e cultura, terá melhores condições para ampliar sua atuação e buscar maior incentivo junto às instituições governamentais e iniciativa privada.

Ascom CMJ
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 08:00

CÂMARA DE UAUÁ APROVA EMENDA QUE BENEFICIA A GUARDA MUNICIPAL

Foi votada sexta, 09/12, uma emenda que beneficia a Guarda Municipal de Uauá. A mesma foi apresentada pela Associação da Categoria local, AGMUB ao Vereador Dr. Paulo (PSB), Presidente da Comissão de Redação e Justiça.

A categoria marcou presença à sessão do início ao fim, acompanhando todas as discussões inerentes ao Projeto da LOA 2012. Por unanimidade, os vereadores votaram o projeto, fazendo um remanejamento na Secretaria Municipal de Obras, num montante de R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais), que será destinado à aquisição de materiais para manutenção da mesma, construção da sede própria, aquisição de viatura, realização de curso de formação e capacitação, pagamento do risco de vida, dentre outros gastos.

“A AGMUB vê a aprovação como mais um passo dado. Resta agora esperar pelo posicionamento do Poder Executivo, que somente não o aprovará se não quiser, visto que não se está de maneira alguma comprometendo o orçamento, apenas está se fazendo um remanejamento”, comentaram os dirigentes da AGMUB. “A situação da GM de Uauá é caótica. Ao longo do tempo,  Uauá não teve gestores voltados para a categoria. Esperamos que a partir de agora o atual prefeito passe a vê a GM com outros olhos. Sabemos, no entanto, que o Executivo poderá vetá-lo parcial ou totalmente, mas não acreditamos que isso aconteça, o que seria uma total falta de compromisso para com a categoria”, concluíram.

Fonte: AGMUB
publicado em 11 de Dezembro / 2011 às 07:00

Roberto Carlos participa de inauguração em Macaúbas e Ibipitanga

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou sexta-feira (09), junto com o governador Jaques Wagner e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, da inauguração do trecho, de 27 quilômetros, da estrada que liga o município Macaubas a Ibipitanga, totalmente reestruturado e sinalizado.

Em seu pronunciamento, o parlamentar, que contou com o apoio do prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo, os vereadores Paulino Alves, Antenor Gomes e Reinaldo de oliveira, agradeceu ao Governo do Estado, através do Secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, por esta obra que vai beneficiar, aproximadamente, 115 mil pessoas dos municípios de Novo Horizonte,  Ibipitanga,Macaubas,  Ibitiara, Rio do Pires e Caturama.

Ainda na oportunidade, o deputado apresentou a necessidade do alargamento da ponte, localizada no mesmo trecho, que vai garantir mais tranqüilidade e segurança para quem trafega no local. O governador garantiu que todas as medidas serão tomadas para atender o pleito do deputado Roberto Carlos, que é um representante do município no parlamento baiano, uma vez que foi o segundo mais bem votado em Ibipitanga.

publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 23:00

Luiz Eduardo Coelho defende imprensa‏

CARTA ABERTA AO CARLOS BRITTO E CONCIDADÃOS PETROLINENSES

Ao abrir as sessões da Comissão de Liberdade de Imprensa da SIP, há pouco mais de um mes em Sao Paulo, Claudio Paolillo - jornalista uruguaio e presidente da comissão, referiu-se a “um panorama francamente desolador” na América Latina.

Ao tempo em que atacou o “aparato extraoficial” que se montou em alguns países para impedir que se divulguem notícias contra os governos “que têm legitimidade de origem, pois foram votados, mas têm ilegitimidade de exercício”, detalhou “as agressões verbais e o clima opressivo” contra jornalistas , deixando-nos a advertência de que quando os Estados assim procedem, sao os cidadaos que ficam a mercê de "débeis contrapesos institucionais”.

Se passamos a esfera das noticias do tipo "Caso Nardoni", damo-nos conta que o caso Isabella virou uma metáfora. Naquele momento do julgamento do casal Nardoni, as notícias sobre o assassinato bárbaro da menina foi transformado por alguns aúlicos do grupo que condena a imprensa livre em símbolo dos "exageros" cometidos pela "mídia" .

Pessoalmente, estou convencido de que as críticas ao comportamento do jornalismo revela, via de regra, a repulsa a um dos aspectos mais virtuosos da democracia: a liberdade de informação.

A intimidacao a jornalistas e a tentativa de impedir a divulgação de informações deve ser sempre rechaçada por todos aqueles que defendem a liberdade de expressão como um dos fundamentos de uma sociedade democrática .Assim sendo , meus caros Jornalista Carlos Britto e Vera Medeiros, recebam o meu apoio bem como aos outros jornalistas e veículos de informacao de Petrolina que tem enfrentado o pouco apreco pela liberdade de imprensa.

Luis Eduardo Coelho

publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 22:00

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO CONTRA O PREFEITO DE REMANSO

Foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico do dia 06 de dezembro, Portaria de abertura de Inquérito Civil Público n. 003/2001, para apurar possíveis irregularidade na contratação de veículos na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Remanso. O Ministério Público, atendeu representação apresentada pelo Advogado Marcos Carvalho Palmeira. O advogado alega que a Secretaria Municipal de Saúde gastou R$ 638.968,40 (seiscentos e trinta oito mil novecentos e sessenta e oito reais e quarenta centavos), no ano de 2010 na locação de veículo, sem a realização do processo licitatório. O inquérito Civil Público, poderá culminar numa AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA contra o Gestor do Município, Zé Filho, e seu Secretario de Saúde, Cristiano Marques.Eis a cópia da representação do advogado Marcos Palmeira.

Fonte: Remanso65.BlogSpot.com
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.