Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Setembro / 2011 às 07:00

Embrapa Semiárido promove curso sobre manejo de irrigação

O evento acontecerá de 28 de setembro a 1 de outubro, no escritório do centro de pesquisa, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). O curso, em sua décima edição, tem o objetivo de dar suporte aos técnicos da área na tomada de decisão de quando e quanto irrigar, além de capacitá-los quanto ao manejo de equipamentos para monitoramento de teor de água no solo. Na realização do curso estão envolvidos pesquisadores da Embrapa Semiárido e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão). A programação técnica abordará, dentre outros temas, características e propriedades dos solos úteis para o manejo de irrigação, determinação da umidade do solo por tensiometria, da eficiência dos sistemas de irrigação localizada  (CUC  e  CUD) e da lâmina de irrigação.

No último dia do curso está previsto, a partir das 8 h. prática de campo sobre instalação de tensiômetros, uso de estação meteorológica, coleta de solos para determinação da densidade do solo e curva  de retenção de água no solo. Esta parte da programação está marcada para acontecer no Campo Experimental da Embrapa Semiárido no Perímetro Irrigado de Bebedouro. De acordo com o pesquisador Marcelo Calgaro, coordenador do Curso, a agricultura irrigada é um dos principais fatores de desenvolvimento do submédio do vale do rio São Francisco. Essa atividade gera milhares de empregos diretos na própria agricultura e, indiretamente, no comércio e nas indústrias da região.

As técnicas usadas para o manejo adequado da irrigação visam, essencialmente, suprir as necessidades da cultura a fim de que possam expressar seu potencial genético de produção sem restrições hídricas. “O uso adequado do manejo de irrigação tem como principais vantagens: diminuição dos custos de produção (água/energia); controle da contaminação do lençol freático e controle de salinidade do solo”, explica Marcelo. O curso acontecerá no período noturno, das 19 até às 22 horas, com exceção do dia 01/10/11, quando será ministrada a aula prática, de 08 às 12h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no horário comercial no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções [tel (87) 3861-4442].

publicado em 08 de Setembro / 2011 às 06:30

1º PASSEIO CICLÍSTICO DO ROTARY

O Rotary Club Juazeiro e Rotary Club Juazeiro São Francisco, realizarão no dia 12 de outubro - DIA DAS CRIANÇAS, o 1º PASSEIO CICLÍSTICO DO ROTARY CLUB. Objetivo do evento é promover uma manhã de conscientização do uso da bicicleta em via pública e arrecadar alimentos para as creches assistidas pelos dois clubes. O evento contará com a seguinte programação:

DATA: 12 de outubro de 2011 ( Quarta feira)
Local: Juazeiro - BA
Inscrição: Sede do Rotary Club
Valor da Inscrição: dois pacotes de 200 grs de leite em pó
Início da Inscrição: 15 de setembro de 2011

HORÁRIO DO EVENTO

Concentração na lagoa de Calú: 07:00 horas - distribuição de camisetas e squeeze. Será oferecido um lanche com frutas.
SAÍDA: 09:00 horas
CHEGADA: Orla Nova - Será feito sorteio de brindes entre os participantes.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 23:00

CUMPRA-SE O ESTATUTO DO JUAZEIRO SOCIAL CLUBE

A torcida do Juazeiro Social Clube representa o coração do povo. É quem vai ao estádio e paga o ingresso, chora, vibra, sorrir, se emociona durante e depois do resultado do jogo dentro das quatro linhas do campo de futebol.

É este torcedor que almeja tornar-se sócio e proprietário, conforme reza o estatuto do Juazeiro – Capitulo III, das eleições:

ART. 51 – A candidatura a qualquer cargo eletivo no clube exige a prévia condição de associado em pleno gozo dos seus direitos, quites com a tesouraria do clube e que não estejam cumprindo pena de qualquer natureza.

ART. 52 As eleições no clube realizar-se-ão no mês de novembro, conforme os antecedentes, ART. 14, Inciso I, alínea A e 21, parágrafo 4º alíneas A, B e C.

ART. 54 Somente os sócios proprietários maiores de 21 (Vinte e um) anos de idade em pleno o gozo de seus direitos sociais e quites com tesouraria, podendo votar e ser votados.

O estatuto atende as exigências da Federação Baiana de Futebol, em consonância com os decretos 10.468 de 25.09.07 e 10.827 de 14.01.08, bem como da Lei Federal 9.615/98.

Então diante da constituição do Juazeiro Social Clube, o que o torcedor quer mesmo é ser dono do seu patrimônio, tão querido e tão amado.

Os candidatos a presidente da agremiação desportiva, Juazeiro Social Clube devem e podem obedecer ao estatuto e trabalhar para convencer os sócios proprietários para votar no seu nome. O voto é livre. Não podemos ter medo de participar de eleições de acordo o quadro de sócios que assinala o estatuto em foco no momento do debate das eleições.

Cabe agora a diretoria da Associação Desportiva de Direito Privado – Juazeiro Social Clube promover o devido processo de cadastramento de sócios, afim de que possa realizar as eleições em conformidade com o estatuto.

Dessa forma o começo do crescimento do clube, rumo à construção da sede social e do CT (Centro de Treinamento), entre outras conquistas no campo futebolístico.

Encerro com o pensamento de John Assaraf.”Nós podemos ter qualquer coisa que escolhermos. Não importa com o tamanho do desafio”.  Um dos co-autores do livro O Segredo de Rhonda Byrne.

Francisco Batista dos Santos

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 22:00

Adelmario Coelho realiza shows pelo Nordeste, neste fim de semana

Reconhecido como um dos grandes propagadores da cultura nordestina, Adelmario Coelho será uma das principais atrações da 26ª Festa do Vaqueiro de Pedra Mole, a capital sergipana do vaqueiro. O show acontece no Parque João Lima Feitosa, no sábado (10) e vai animar todo o público com as danças típicas do Nordeste, características de todas as apresentações de Adelmario. No domingo (11), o forrozeiro está de volta a Bahia onde realiza show em São Gonçalos dos Campos, durante a 9ª Cavalgada do Grupo Nova Esperança. A festa acontece no Centro de Abastecimento da cidade. No repertório do cantor, antigos sucessos como “Bahia, forró e folia” e “Não fale mal do meu país”, além da nova música de trabalho “Conectar o que?”, que já está na boca da galera, vão agitar as apresentações.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 21:00

CMTT realiza vistoria nos veículos de permissionários

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro encaminhou notificação aos motoristas permissionários informando sobre o início da vistoria de segurança nos veículos utilizados.Durante a vistoria serão verificados os equipamentos como: extintores, lanternas, tacógrafos e outros. Os condutores devem estar munidos do documento do veiculo ao se apresentarem na CMTT, localizada na Avenida Oscar Ribeiro s/n, em horário comercial até o dia 19 de setembro. Após a vistoria, se aprovados, os veículos receberão um selo de identificação.

Ascom PMJ Foto Ilustrativa Google
publicado em 07 de Setembro / 2011 às 20:00

FACAPE divulga programação do Dia do Administrador

O Colegiado do curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE promoverá nesta sexta-feira, 09/09, um evento em comemoração ao Dia do Administrador com programação que inclui Mini-Cursos, Palestras e Lançamento de Livro. Para o coordenador do Curso de Administração, professor Antonio Padilha, esta é uma oportunidade de reconhecer a importância do profissional para a população. "O curso de Administração da FACAPE fundado em 1976 é o mais antigo do Vale do São Francisco e vem dando contribuições significativas para o mercado de trabalho e à sociedade. Temos no Brasil e no exterior vários ex-alunos da Instituição ocupando importantes cargos de Gestão, Diretorias e Presidências, por isso é tão importante celebrar o dia desse profissional." Ressaltou.

Cinco Mini-Cursos serão oferecidos aos alunos de Administração da FACAPE pela manhã e à noite, são eles: Técnicas de Negociação; Aumentando Suas Vendas Com Criatividade; Gestão Financeira; Formação do preço de venda para empresas comerciais e O uso da HP como ferramenta de apoio da área financeira. Ainda como parte da programação, acontecerá a Palestra Magna "Visão Estratégica: Para uma Gestão Vitivinícola Competente, Numa Sociedade Globalizada", ministrada pelo Prof. Dr. António João Coelho de Souza (Universidade de Évora - Portugal) e Prof. MS.c e doutorando em Administração de Empresas, Pedro Jorge Pereira Ramalho (AEVSF/FACAPE). Duzentas vagas estão sendo disponibilizadas para essa palestra, que acontecerá às 20 horas no Auditório da FACAPE.

As comemorações do Dia do Administrador serão encerradas com o lançamento do livro "Estratégia Empresarial: Setor Vitivinícola Brasileiro, Globalização e Empresas do Vale do São Francisco", de autoria dos palestrantes. O professor Pedro Pereira, um dos autores da obra, falou sobre o livro e sua contribuição para a vitivinicultura regional. "O Vale do São Francisco é a nova latitude na Vitivinícola mundial, no entanto é um pólo em estado de emergência dado a sua tendência de crescimento. Isso nos motivou a estudar estratégias numa perspectiva global, que possam dar sustentação a esse tipo de empresa de grande importância econômica para o Brasil." Explicou. As inscrições para a programação são totalmente gratuitas e devem ser realizadas na Coordenação do Curso de Administração da FACAPE, pela manhã de 7:30 as 11:00 e à noite de 18:50 às 22:10 horas.

Louise Farias Ascom
publicado em 07 de Setembro / 2011 às 19:00

Prefeito de Petrolina representará todos os prefeitos do PMDB durante Fórum Nacional em Brasília

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), participará no próximo dia 15 do Fórum Nacional do PMBD, em Brasília. O evento contará com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, governadores, ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e filiados para debater oportunidades e as bandeiras do partido nos cenários da saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Durante o evento, também serão debatidas as estratégias do partido para as eleições municipais que acontecerão no próximo ano. O evento acontecerá em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Ao lado do presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp e do Vice-Presidente da República, Michel Temer, Julio Lossio foi escolhido entre os 1.175 prefeitos que o partido possui espalhados pelo Brasil, para discursar representando todos os executivos municipais. Em seu pronunciamento, o prefeito Julio Lossio vai falar sobre o Programa de educação infantil, Nova Semente, que tem despertado o interesse de diversas entidades e prefeitos de várias cidades do Brasil. O programa idealizado pelo prefeito Julio Lossio já implantou 39 creches espalhadas por toda a cidade e atende mais de 2.500 crianças entre 0 e 6 anos de idade. “É uma grande honra poder representar todos os prefeitos do país, ao lado de lideranças como o Vice-Presidente Michel Temer e o senador Valdir Raupp, onde irei falar sobre programas como Nova Semente e Atendimento Multiprofissional Especializado – AME, que estão colocando Petrolina como destaque no cenário nacional. Quero ainda agradecer ao meu partido e todo o diretório nacional pelo apoio que tenho recebido”, ressaltou o prefeito Julio Lossio. 

Na oportunidade, o prefeito também falará sobre os avanços em sua administração, o desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco e sobre a implantação do programa 'Minha Casa, Minha Vida' que, na cidade sertaneja, tem o maior número de residência contratadas junto a CAIXA, já são 6 mil casas. A programação começará às 12h, com a abertura oficial e será finalizado às 18h, com a explanação do Deputado Federal e Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha.

Secom PMP
publicado em 07 de Setembro / 2011 às 18:00

Palestras sobre a cadeia produtiva vão abrilhantar a IV Feira de Massaroca

A IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca, que acontece neste final de semana (09 a 11), tem como objetivo reafirmar as potencialidades da cadeia produtiva regional. A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público fazem do evento uma oportunidade de divulgar as atividades culturais e econômicas do local. Palestras sobre Clostridiose e Caprinocultura Leiteira pretendem abrilhantar o evento. A feira é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA e o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca – CAAM e vai acontecer no Parque Didi.  

“A primeira feira de caprinos e ovinos do distrito de Massaroca foi realizada há oito anos pela comunidade local. Hoje, através de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro e os produtores da região, já estamos realizando a quarta edição do evento. A quantidade de animais sempre supera as expectativas, marcando um diferencial muito forte”, observou José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador da feira.  

O médico veterinário Mateus Matiuzzi palestrar sobre a Clostridiose, um conjunto de doenças transmitidas por bactérias, que causam grandes prejuízos econômicos para a caprinovinocultura em todo o país. “Vamos falar da necessidade e importância da prevenção da doença, através da vacina, que é anual e polivalente. As clostridioses podem ocasionar nos animais, botulismo, carbúnculo, sintomático (maqueira), gangrena gasosa/edema maligno em bovinos, ovinos e caprinos, e enterotoxemia em ovinos e caprinos”, informou.

Já o engenheiro agrônomo da EBDA, José Hugo, será responsável pela palestra sobre Caprinocultura leiteira, setor que vem conquistando o mercado, tanto na forma de leite pasteurizado e congelado, como na forma de leite em pó. “O Brasil, com cerca de 12,2 milhões de cabeças possui o nono maior rebanho caprino do mundo. No entanto, contribui com apenas 1% da produção mundial de leite de cabra (FAO, 1995). Portanto, torna-se necessário que os profissionais e empresários da área rural envolvidos com a caprinocultura leiteira incorporem cada vez mais tecnologias de baixo custo e fácil aplicação, visando aumento da produtividade de nosso rebanho”, observou.

O Programa Bioma Caatinga será outro tema abordado durante a feira bem como a ordenha higiênica. A programação também contará com concursos, julgamentos de lotes uniformes e apresentações culturais. “O foco de desenvolvimento da cadeia produtiva e da valorização da cultura e da economia local foi alcançado durante a realização de todas as edições do evento. A Feira se concretiza cada vez mais e já é algo consolidado na região”, declarou Agnaldo Meira, Secretário de Agricultura de Juazeiro.

Lene Radina Ascom Seadruma
publicado em 07 de Setembro / 2011 às 17:00

Os gaúchos estão chegando

Um grupo formado por 50 investidores e produtores de uvas, sucos e vinhos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, vem à Bahia na primeira quinzena de outubro para verificar in loco as oportunidades de investimentos no Vale do São Francisco. 

A programada visita do grupo, composto por formadores de opinião e associados da Cooperativa Aurora, é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano pela Seagri, e que culminou segunda-feira, (5), em Bento Gonçalves, com a apresentação feita pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, aos conselheiros e diretores da Cooperativa Aurora, mostrando as oportunidades e vantagens de investimentos na Bahia. 

Ontem (6), o secretário teve encontro com o Conselho de Administração do Grupo Miolo, para discutir a ampliação dos investimentos do grupo na Bahia. Também dia passado, Salles reuniu-se com a diretoria do Grupo Valduga, tendo na pauta a indústria de sucos, geléias e espumantes que o grupo irá instalar em Juazeiro em parceria com a Special Fruit. 

A meta da Seagri é fomentar uma nova onda de migração gaúcha, a exemplo do que ocorreu no Oeste baiano no início da década de 80, mudando a fisionomia do Vale e gerando milhares de empregos.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 16:00

Trabalhadores com formação universitária poderão ter direito a piso salarial

Um Projeto de Lei complementar, o PLS 550/2011, apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), propõe estabelecer um piso salarial aos trabalhadores brasileiros com formação universitária. Através do projeto, o parlamentar pretende que o piso salarial dos empregados com diploma em educação superior não poderá ser fixado em valor inferior a três salários mínimos e será reajustado, anualmente, conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE. 

Pinheiro acredita que, a partir desse referencial remuneratório (hoje equivalente a R$ 1.635,00), seja possível atrair mais estudantes para a formação de nível superior e incentivar o brasileiro a dar continuidade aos estudos. “É importante que o trabalhador seja admitido com um salário compatível com sua formação. A fixação do piso é justamente para dar essa segurança e, ao mesmo tempo, servir de estímulo para que o trabalhador possa buscar, na universidade, uma condição de melhor salário”, afirmou. 

Em sua justificativa, Pinheiro cita pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em que 69% das companhias enfrentam dificuldades com a falta de trabalhador qualificado. Para o senador, se por um lado os empresários necessitam de mão-de-obra especializada, os empregados necessitam de um mínimo de dignidade. “Nada mais efetivo de que o empregado ter pleno conhecimento de que, se estudar e se qualificar, seu salário será maior”, afirma. O projeto deve ser apreciado pelas comissões de Assuntos Sociais e de Constituição e Justiça do Senado.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 15:00

Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito vão recorrer de decisão "arbitrária" do PMDB

Os deputados estaduais Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito, após serem surpreendidos com a divulgação de suas expulsões do PMDB pela imprensa, aguardam apenas serem notificados de forma oficial para recorrerem da decisão, considerada por eles como arbitrária e autoritária. Após se reunirem, os deputados chegaram à conclusão que o presidente da sigla, deputado federal Lúcio Vieira Lima, “não está acima do bem e do mal, muito menos acima da lei e do estatuto do PMDB”.

“Primeiro, porque não houve em nenhum momento fechamento de questão entre a bancada, nem resolução em relação à votação do projeto do Planserv, motivo alegado para nossa expulsão. Ao contrário do que foi dito, a bancada estava liberada para votar de acordo com a sua consciência e o estatuto do PMDB é claro que nesse caso não existe possibilidade alguma de punição”, destacou Alan Sanches.

O deputado questiona ainda onde estão as notas taquigráficas, citada em nota pelo Conselho de Ética do partido, que justificaria o ato de expulsão por unanimidade. “Essas notas sequer estão disponíveis para os deputados na Assembleia Legislativa, nem na internet, nem na intranet, muito menos para o PMDB, o que comprova que tudo não passou de um blefe para nos perseguir. Ou seja, se basearam em algo inexistente, de forma premeditada com intuito claro de nos expulsar por não admitirem a possibilidade de que façamos parte da fundação de um novo partido no Brasil. Portanto, sem dúvida, vamos a Justiça buscar a verdade e o cumprimento da lei”, disparou, sem esconder a indignação.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 14:00

ESCOLA ANÁLIA BARBOSA DE SOUZA HOMENAGEIA A BAHIA NAS COMEMORAÇÕES DO 7 DE SETEMBRO

A Escola Anália Barbosa de Souza promoveu grandioso e tradicional desfile cívico no último sábado, dia 03, comemorando a Independência do Brasil. Foi um belíssimo espetáculo de cultura para a comunidade do bairro Antonio Guilhermino graças ao empenho e união da equipe da escola gestora, coordenação, professores, serviço de apoio e pais de alunos.

Com o tema BAHIA: NOSSO ESTADO, NOSSA PÁTRIA! Muito sobre a história da Bahia foi contada na avenida através de personagens como os índios, os europeus, Lampião e Maria Bonita, Congos, Capoeiristas e as baianinhas. Toda mistura de raças, a alegria dos antigos e dos atuais carnavais e suas personalidades. A comunidade elogiou a organização do desfile, mas infelizmente, as ruas cobertas de esgoto a céu aberto desestruturaram a passeata do desfile.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 13:00

BENÉ MARQUES LAMENTA ACUSAÇÃO DA OPOSIÇÃO E DIZ QUE AINDA NÃO SE DECIDIU SOBRE AS CONTAS DE ISAAC

O vereador Benedito Marques, popular Bené Marques (PSDB), concedeu entrevista ao blog lamentando profundamente os ocorridos na sessão de ontem da Câmara Municipal. Para o parlamentar do PSDB “fatos dessa natureza depõem contra o Poder Legislativo e afeta a todos nós. Eu até concordo com a oposição, a Mesa Diretora deveria ter repassado cópia para os vereadores antes da sessão, mas entendo que isso não era motivo para tamanha balbúrdia. Os vereadores da oposição também devem respeitar os colegas, mesmo porque nem todos agem e pensam da mesma forma”, desabafou Benedito Marques.

“Fui questionado pela imprensa antes mesmo de começar a sessão qual seria a minha posição em relação ao parecer do TCM sobre as contas do prefeito Isaac e eu respondi que ainda não sei. Estive reunido com os meus assessores e como se trata de uma questão muito complicada, ainda não havia me decidido sobre o assunto. Digo que a minha tendência é votar favorável ao prefeito, mas ainda não me decidi, então espero que a oposição tenha mais respeito com a posição dos colegas, mesmo porque vivemos num regime democrático”, protestou.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 12:00

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRO X CABROBÓ

*Herbet Mouze

JUAZEIRO X CABROBÓ

Estamos começando o mês de setembro, e o JUAZEIRO SOCIAL CLUBE, já visando sua participação no campeonato baiano de 2012, que começa em janeiro, começa a esquentar as turbinas, procurando realizar amistosos. Sua diretoria, a convite, vai realizar hoje, 7, um jogo na cidade pernambucana do Cabrobó, contra  a seleção local, que reúne bons jogadores de lá e de cidades vizinhas.

A Prefeitura daquela cidade pernambucana colocou o JUAZEIRO SOCIAL CLUBE na programação oficial do aniversário de Cabrobó como uma das grandes atrações para seus munícipes que são apaixonados por futebol e terão a oportunidade de ver um bom espetáculo futebolístico.

O JUAZEIRO leva seus dois times, o principal que será comandado pelo técnico Célio Gonçalves, com vasta experiência no futebol, profissional. Os juniores serão dirigidos pelo professor Francisco Helder que tem um bom currículo como formador de novos valores e táticas de futebol.

O nosso time principal irá formado por atletas que já passaram pelo nosso futebol profissional e que hoje, alguns, atuam no futebol amador em ligas dos nossos bairros.

Desejo a todos, uma boa festa para aqueles moradores da bonita cidade aniversariante, Cabrobó. E que vença aquele que apresentar um melhor futebol em campo, de preferência o JUAZEIRO.

 EU PENSO ASSIM, E VOCÊ? 

*Herbet Mouze – Radialista – Publicitário – Presidente de Honra da Embaixada do FLA- JUAZEIRO - Membro Efetivo da ABI/BA

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 11:30

POPULAÇÃO JUAZEIRENSE PRESTIGIA PROGRAMAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO

Com a passagem dos excluídos agora a pouco foi encerrado o desfile cívico-militar em Juazeiro comemorativo dos 189 anos da independência do Brasil. O evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) abordou o tema “A Genialidade e o Brilho do Povo Brasileiro”.

O evento contou com a participação de organizações militares de Juazeiro e Petrolina, colégios estaduais e municipais, lojas maçônicas, associação de deficientes físicos, escoteiros e Sociedade dos Amigos da Polícia Militar.

 O desfile teve como percurso a saída da orla nova, subindo a Avenida Aprígio Duarte, Avenida Carmela Dutra (sentido contrário), Adolfo Viana, e a dispersão aconteceu na Rua Oscar Ribeiro.

Como em todo 7 de Setembro, o público juazeirense lotou as ruas da cidade, demonstrando mais uma vez o carinho para com a data maior da Nação.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 11:00

JUAZEIRO SE PREPARA PARA FESTEJAR A SUA PADROEIRA NOSSA SENHORA DAS GROTAS

Nesta quarta-feira (07), às 19 e 30h, acontece a última noite do novenário em louvor a Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e da Diocese na Catedral. Amanhã, a festa em homenagem a excelsa padroeira de Juazeiro atinge o seu ponto alto com missa às 07 horas. Missa solene, às 10 horas e solene procissão, às 16 horas, saindo da Igreja de Santo Afonso, no bairro Castelo Branco. A festa este ano também lembra o jubileu de ouro da Diocese de Juazeiro, cuja programação se estenderá até setembro de 2012.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 10:00

SOBRADINHO: SANDRO NEGRINHO REFLETE E PROMETE EVITAR CRÍTICAS AO GOVERNO GENILSON SILVA

Em entrevista concedida ao radialista Francisco Ferreira, o servidor público Alessandro Nunes Lima, popular Sandro Negrinho, adversário político do atual prefeito de Sobradinho fez uma reflexão e disse que não vai mais criticar a administração Genilson Silva.

“Eu agora vou deixar esta responsabilidade para os vereadores que foram eleitos e tem prerrogativas para isto. No entanto, muitos vereadores só procuram defender os seus próprios interesses”, desabafou Sandro Negrinho.

Quando questionado sobre o fato de que há poucos dias era articulador político da pré-candidata a vereadora Sirlene, esposa de Júnior Fogueitão, e agora não é mais, Sandro respondeu: “Deixei porque ninguém vai fazer o que eu gostaria de fazer se fosse eleito”.

Ele ainda declarou que a atual direção da Câmara de Vereadores de Sobradinho é a pior de todos os tempos. E caso saia candidato em 2012, o slogan da sua campanha vai ser: “Vocês vão ter que me engolir”.

Sandro Negrinho foi reintegrado ao quadro de funcionários da prefeitura de Sobradinho há poucos dias, por meio de uma decisão judicial, após um ano afastado das funções pelo prefeito Genilson Silva (PT).

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 09:25

Polícia prende homem que estava foragido a 9 anos

Policiais civis e militares que integram equipe malhas da lei de Cabrobó prenderam segunda-feira (05), José Arnaldo dos Santos, de 43 anos, popularmente conhecido por Naldo. Ele foi preso em cumprimento a Mandado de Prisão por ter sido condenado a cinco anos de reclusão por tráfico de drogas, José Arnaldo estava foragido desde 2002.

O acusado foi preso por força do mandado de Prisão expedido pela Juíza, Maria Segunda Gomes de Lira, da comarca de Cabrobó. No momento da prisão, o acusado transitava nas proximidades da Fazenda Tamboril, zona rural, quando se dirigia ao município. José Arnaldo dos Santos foi recolhido a Cadeia Pública de Cabrobó, onde permanece à disposição da justiça.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II
publicado em 07 de Setembro / 2011 às 08:38

Juazeiro: Grito dos Excluídos 2011

Tudo pronto pra o Grito dos Excluídos/as 2011 em Juazeiro. O movimento sairá da orla nova, atrás da última escola do desfile, e percorrerá a orla, voltando pela Avenida Adolfo Viana e encerrando em frente a TV São Francisco, na rua Oscar Ribeiro. Participe, fazendo ressoar o grito de Jesus.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 08:00

CÂMARA NÃO VOTA AS CONTAS DE ISAAC E COMUNITÁRIO OFERTA CHEQUE EM BRANCO COMO PROTESTO

Desgostoso com a Câmara de Vereadores de Juazeiro que não votou as contas do prefeito Isaac Carvalho na sessão de ontem, dia 06 de setembro, o comunitário Ademar Santos, popular Pio, do bairro Dom José Rodrigues radicalizou no protesto.

Ele exibiu para toda imprensa presente um cheque pessoal em branco que poderia ser preenchido com qualquer valor e rateado entre os governistas, que na sua concepção foram os responsáveis pela manobra que impediu mais uma vez a votação na Casa do Povo.

“A gente tá com vergonha. Eles estão só prolongando e na ultima hora dá espaço para justiça impedir a votação. Enquanto isso, os projetos estão parados prejudicando a população como um todo, especialmente, os servidores municipais. É inadmissível que os vereadores comunguem com essa vergonha em Juazeiro. Mas fazer o que? O prefeito está com o poder na mão”, concluiu o comunitário.

publicado em 07 de Setembro / 2011 às 07:00

JUAZEIRO COMEMORA 189 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM O DESFILE “A GENIALIDADE E O BRILHO DO POVO BRASILEIRO”

Começa em instantes em Juazeiro o desfile cívico-militar que este ano tem como tema “A Genialidade e o Brilho do Povo Brasileiro”, organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC). O evento tem as parcerias da DIREC 15, Corporações Militares Estaduais e Federais. A concentração oficial para os militares acontecerá na Avenida Santos Dumont e para as escolas na Orla Nova. O percurso segue pela Avenida Carmela Dutra (sentido contrário), Adolfo Viana, e a dispersão acontecerá na Rua Oscar Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO HORÁRIO DESFILE DE 07 DE SETEMBRO

 

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

 

 

 

07: 00h

Concentração dos Militares

Rua: ao lado dos Correios

07: 00h

Concentração das Escolas

Orla Nova

07: 30h

Solenidade de Hasteamento

Paço Municipal

08: 15h

Revista as tropas

Rua: ao lado dos Correios

08: 30h

Início do Desfile Militar

Roteiro Oficial

09: 00h

Início do Desfile Civil

Roteiro Oficial

12: 00h

Previsão de término

Dispersão

ORDEM DO DESFILE
1º Marinha
2º Exército
3º Aeronáutica
4º Corpo de Bombeiros
5º Policia Militar
6º Soapom
7º Colégio Policia Militar – CPM
8º Escoteiro Mirim em Defesa
9º Guarda Municipal
10º Clube Desbravadores Igreja Adventista
11º Loja Maçônica Harmonia e Amor
12º Assoc. Juazeirense Deficientes Físicos
13º Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães
14º Escola Municipal Piloto Mandacaru
15º Colégio estadual Jutahy Magalhães
16º CODEFAS
17º Colégio Artur Oliveira da Silva
18º Escola Terezinha Ferreira Oliveira
19º Colégio Municipal Paulo VI
20º Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira
21º Colégio Estadual Polivalente Américo Tanuri
22º Grito dos Excluído

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 23:20

ESPAÇO DO LEITOR: INDIGNAÇÃO - DESCASO COM A UPE

A situação da UPE – Universidade está ficando insustentável. Após manifestação na manhã desta terça-feira quando interditaram parte da Ponte Presidente Dutra, do lado de Petrolina, a estudante Elisa Marques enviou o seguinte texto ao blog:

Confesso que o dia seria melhor se eu pudesse ir à faculdade e tivesse professores me esperando para momentos de prazer com a aquisição de conhecimentos, no entanto, esse é um desejo que não sei quando será satisfeito. Sou aluna do curso de Letras - Português, concluinte da graduação e estou sentindo na pele o que tantos já "profetizaram". Confesso que não é fácil ouvir as pessoas falando mal da sua instituição de ensino... Mas, de quem é a culpa? Nosso reitor é, literalmente, "Callado" e o governador do estado, onde está? Onde está Eduardo Campos enquanto nós estamos aqui sofrendo com o descaso do seu governo?! Sinceramente, o real problema da UPE é um problema do descaso político com a educação. E um governo que é contra a educação é contra o povo!

Incontáveis às vezes em que fomos avisados da presença do nosso "digníssimo" (?) reitor na universidade, mais incontáveis ainda às vezes em que ele simplesmente não veio.

E o pronunciamento do governador? Só aparece para prometer coisas que não cumpre e pedir votos...

Quando ingressei na universidade, tinha muitos sonhos e expectativas... Ouvi falar sobre um tal tripé que estaria presente em nossas vidas a partir daquele dia: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Pesquisa e extensão sempre foram pura utopia... Agora, para piorar ainda mais as coisas, o ensino também está se tornando... Como vamos ter força e determinação para transformar a educação desse país se o ensino superior é tratado com tamanho descaso?

Conto com sua colaboração para mostrar essa triste realidade para o mundo... As pessoas precisam saber do real valor, ou melhor, "desvalor" que a educação tem para nosso "ilustre" governador!

Elisa Marques

 

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 22:40

Guarda Municipal de Petrolina prepara-se para Desfile de 07 de Setembro

Nesta segunda-feira (05), parte do Grupamento da Guarda Municipal e Vigilância de Petrolina participou do último treinamento para o desfile militar do dia 07 de setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil. A data, marco histórico de luta do nosso país, será celebrada em Petrolina pelas autoridades políticas e militares, e população em geral, a partir das 8h com o hasteamento das Bandeiras na sede da Prefeitura Municipal.

Às 9h45, será iniciada a concentração para o Desfile Militar que contará ainda com a presença da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e Colégio da Polícia Militar de Petrolina, entre outros órgãos e instituições. Representando o município, os órgãos operativos da Secretaria de Segurança Cidadã estarão com 50 Guardas Municipais incluindo os Brigadistas de Petrolina e Juazeiro – IBAMA, 20 Vigilantes Municipais e mais 44 Guardas Mirins.

Os treinamentos que aconteceram no Parque Municipal Josepha Coelho, sede da Secretaria de Segurança Cidadã, foram finalizados com sucesso, deixando todos prontos para a solenidade. Para o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar a qualidade do desfile cívico. “É preciso estar sempre treinando de forma que possamos mostrar para a comunidade nosso efetivo e desfilar com todo garbo e elegância, além de saudarmos esse momento tão importante para o nosso país”, afirmou.

O percurso será feito sentido Avenida Souza Filho/ Avenida Guararapes obedecendo a seguinte ordem: 1 - Colégio da Policia Militar, 2 – Marinha, 3 – Exército, 4 – Aeronáutica, 5 - Policia Militar, 6 - 4º Grupamento de Bombeiros Militares, 7 - Policia Rodoviária Federal, 8 - Guarda Municipal e Guardas Mirins. Na ocasião a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) interditará as ruas com cavaletes; além de contar com apoio do restante da corporação da Guarda Municipal que dará suporte na segurança no circuito do desfile, e dos agentes de trânsito que organizarão a passagem de pedestres e veículos.

Ruas que serão interditadas: Avenida Souza Filho (próxima ao Bambuzinho); Rua João Clementino (no cruzamento com a Avenida Souza Filho); Rua Dom Vital (No cruzamento da Rua Abilio Dias); Avenida Guararapes (próxima ao viaduto dos barranqueiros e as ruas paralelas - Rua Barbosa Lima, Rua Antonio de Carvalho, Avenida Joaquim Nabuco (cruzamento com a Rua Dr Julio de Melo); Rua Engenheiro Carlos Pinheiro, no cruzamento da Rua São José; Rua João Pessoa, no cruzamento com a Guararapes, cruzamento da rua São José e a P. Kennedy, Rua Araripina no cruzamento com a Rua Dr. Julio de Melo e Rua Permínio Lima, no cruzamento com a Guararapes, contorno do Monumento da Integração.

Texto: Juciana Cavalcante/ Foto: André Nazário - Ascom PMP
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 22:10

Comunidade Quilombola realizou Romaria

A Comunidade Quilombola de Lambedor esteve em festa domingo (04), com a realização da VIII Romaria Vicentina do Lambedor, evento este que já faz parte do calendário católico do município. Com saída às 06 horas da manha da Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, os romeiros seguem em procissão até a comunidade do Lambedor, perfazendo um percurso de 07 quilômetros. Com encenações teatrais, musicas religiosa e muita oração.  Com a participação do grupo vicentino de Petrolina e de todas pastorais de Lagoa Grande, Izacolandia e Bebedouro. A romaria teve sua culminância com uma missa campal celebrada pelo Padre Antonio Moreno Pinto. A líder comunitária Juraci Almeida diz que “é uma grande alegria para a comunidade do lambedor está realizando mais uma romaria, onde vemos a fé do povo e a devoção por São Vicente de Paulo,  e ao mesmo tempo temos a oportunidade de ver as encenações das passagens de Jesus Cristo aqui na terra.”

Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.