Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Junho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 21:00

Souto credita à tolerância de Wagner com o crime aumento de homicídios no interior

“A tolerância do atual governo com o crime, além de transformar Salvador numa das capitais mais violentas do Brasil, com índices superiores ao do Rio de Janeiro e São Paulo, acabou com o sonho de morar com tranqüilidade e segurança no interior da Bahia”, comentou o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, Paulo Souto, sobre o aumento de 18% no número de homicídios, no interior do estado, noticiado pelo jornal A Tarde.

Para Souto, a escalada da violência no interior não é surpresa. “O governo atual tolera, não reage, e a violência hoje está presente em municípios grandes, médios, pequenos e até na zona rural. A criminalidade se espalhou pelo estado e 60% das ocorrências de homicídios já são no interior, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública”, observa Souto.

Para evitar a violência no interior, Paulo Souto lembra que, em seu governo, criou as Companhias Especializadas do Cerrado, da Mata Atlântica, do Semi-Árido, do Paraguaçu, do Sudoeste e da Região Cacaueira. “Essas tropas especiais com contingente de 100 homens cada uma eram devidamente equipadas com armamento e veículos adequados e ganharam grande prestígio junto às comunidades às quais prestavam serviço”. Segundo Souto, o que se sabe é que houve, no atual governo, um desaparelhamento dessas companhias, com diminuição de efetivo e sucateamento de equipamentos e veículos, numa demonstração de total insensibilidade com a falta de segurança em que vive atualmente toda a Bahia.

“Para reverter essa situação de terror em que vive a Bahia, elaboramos uma proposta concreta de política de segurança pública baseada em planos e ações emergenciais e permanentes de preservação da vida, prevenção à criminalidade, repressão ao crime organizado, intensificação do policiamento nas ruas e atenção ao cidadão, aumento de efetivo e distribuição policial proporcional à população e às características dos diferentes territórios”, afirmou o candidato democrata.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 20:00

Medeiros inaugura site "Prá Salvar Juazeiro"

O gabinete do vereador Zé Carlos Medeiros (PV) inaugurou neste domingo 01/08, o site www.prasalvarjuazeiro.com.br. Para o parlamentar municipal trata-se de um instrumento comunitário virtual que servirá como fórum de discussões, críticas, sugestões e  fonte de pesquisa  para os munícipes, órgãos de imprensa e gestores, onde os internautas poderão enxergar  a cidade de Juazeiro como de fato ela está, sem propagandas e sem maquiagens.

Medeiros disse que além das  atribuições de legislar e fiscalizar, o parlamentar deve estar presente no cotidiano dos bairros, interagindo com os líderes comunitários e demais moradores, no sentido de mapear as demandas existentes nas comunidades, para desse modo contribuir para que ganhos significativos sejam extensivos a toda a sociedade.

Ele explicou ainda que embora tenha visitado dezessete comunidades durante o período do recesso parlamentar, as primeiras matérias  publicadas no site  retratam os bairros Novo Encontro, Lomanto Junior e Parque Centenário. A cada semana novos bairros serão visitados pela equipe do site e os resultados demandados por meio da ação das comunidades estarão à disposição de toda população juazeirense, onde através de um compromisso ético se permita aos moradores dedicação aos interesses sociais.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 19:00

Dilma diz que PSDB “instila medo” por falta de projetos

No comício realizado ontem (31), na Boca Maldita, em Curitiba, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, voltou a usar o slogan de Lula em 2002: “a esperança venceu o medo”, além de atacar os adversários do PSDB. “Viemos aqui repudiar aqueles que, diante da possibilidade de perder seus privilégios, ameaçam com medo e tentam tranformá-lo não em uma forma baixa de fazer política, mas como uma forma de substituir a ausência de projetos, tentando instilar o medo”, afirmou. Ao lado de Lula, ela disse que “naquela época, a esperança venceu o medo. Vamos vencer o medo com o Bolsa Família, com esse País crescendo para 190 milhões, com luz para todos e com a agricultura familiar forte”. (Terra)

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 18:00

Juazeiro: Nova lei do divórcio pode diminuir número de processos

A mudança na lei do divórcio, sancionada recentemente, já tem sido aplicada pelo Poder Judiciário em Juazeiro (BA). A medida possibilitará um procedimento mais rápido aos casais que desejem se divorciar, uma vez que não há mais a exigência do pedido de separação, sendo possível o divórcio de forma direta. 

O juiz da 2° Vara Cível da Comarca de Juazeiro, Cristiano Queiroz Vasconcelos, explica que anteriormente era exigido, para a separação judicial, que a pessoa fosse casada a pelo menos um ano, e em seguida, para o pedido do divórcio o casal deveria estar separado há dois anos. “Estamos aplicando a lei, e aquelas ações que chegaram como separação judicial estou dando procedimento legal e na audiência vou possibilitar a parte autora o pedido de conversão em divórcio”, esclarece.  

Somente este ano, há uma média de 30 ações por mês no fórum da cidade e dentre os casos 90% são consensuais, ou seja, o processo é amigável.   Para o Juiz, a mudança é positiva pois trará uma maior agilidade no trabalho, e consequentemente irá diminuir a quantidade de processos. “Antes tínhamos que ouvir testemunhas, e era tudo muito demorado, hoje vejo só as questões patrimoniais, pensão alimentícia, entre outros. Acredito que o número de processos irá cair e o procedimento será feito com mais agilidade”.

 O advogado Pedro Cordeiro, enfatiza que a antiga lei permitia também algumas fraudes pois, muitas vezes, para encurtar o processo os envolvidos simulavam testemunhas e provas o que poderia se enquadrar em crime de falsa testemunha. “A separação judicial e o divórcio são temas muito controvertidos, até porque os casos que apresentam um perfil litigioso são resolvidos em audiências tensas e tumultuadas e a aprovação da PEC vem justamente pra facilitar tudo isso”, conclui.

Por Joyce Guirra/Jornal Açao Popular
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 17:00

Horário eleitoral começa dia 17

Quando começar o horário eleitoral gratuito, no dia 17 de agosto, um dos partidos “nanicos” é que vai estrear na telinha. O candidato ao governo do estado pelo PCB, Sandro Santa Bárbara (foto), vai ser o primeiro a exibir seu programa. O sorteio para definir a ordem e as regras das exibições foi realizado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

Depois de Santa Bárbara, que tem apenas 51 segundos de tempo de TV, vai ao ar o programa de um dos “gigantes”: Paulo Souto (DEM) vai ter 3 minutos e 55 segundos. Em seguida, o atual governador, Jaques Wagner (PT), se apresenta com 5 minutos e 19 segundos. Logo após, vêm o Professor Carlos (PSTU), com 51 segundos, e Marcos Mendes (PSOL), com 55 segundos.

Em penúltimo, será o PV de Luiz Bassuma, com 1 minuto e 9 segundos, seguido de Geddel Vieira Lima (PMDB), com um total de 4 minutos e 57 segundos. No dia seguinte, o último passa a ser o primeiro e o rodízio segue durante os 45 dias do horário, que termina em 30 de setembro.

A geração das imagens, para a TV, e do áudio, para o rádio, será de responsabilidade de uma emissora a cada semana. A televisão exibe a propaganda às 13h e às 20h30, enquanto o rádio leva ao ar às 7h e ao meio-dia.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 16:00

Juazeiro vai ganhar Conselho Comunitário de Segurança

 

A Polícia Militar da Bahia vai se reunir quarta-feira, dia 04, às 19:00 hs, no Palco de Eventos da Avenida “Alfa” bairro Dom José Rodrigues  com todos os moradores, comerciantes e o público em geral que habita nos bairros João Paulo II, Antônio Guilhermino, Parque Residencial, Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, pertencentes aos Setores I e II da área de responsabilidade da 74ª CIPM, para pontuar os procedimentos de formação do Conselho Comunitário de Segurança Juá I e II.

A entidade irá atuar como canal de comunicação entre a sociedade, organismos governamentais e outras entidades, em busca de soluções para as questões que tenham por foco a Segurança Pública e a Defesa Social. Os Conselhos Comunitários de Segurança têm se constituído em uma importante ferramenta para consolidação da Polícia Comunitária no Estado da Bahia. Na ocasião, a comunidade será agraciada com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e de outras atrações culturais.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 15:00

"Não basta ter amizade com o presidente, tem que ter competência..." diz Geddel

O candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, disse em nota à imprensa sábado (31) que estranhou o entusiasmo em torno dos recursos destinados à Bahia pelo Orçamento Geral da União entre os anos 2007 e 2010, que segundo os números da assessoria do candidato Jacques Wagner (PT), teria sido de R$ 15,5 bilhões. Geddel disse que, os R$ 10,9 bilhões repasssados para Pernambuco representam mais, já que o estado tem metadade da população do país.  "Isso demonstra que não basta ter amizade com o presidente da República, o importante é ter competência para apresentar e executar projetos", afirmou o peemedebista.

Bruno Lopes com informações do BN
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 14:00

"Reafirmo meu compromisso com os agricultores e colonos de Juazeiro" diz Edson Duarte em visita ao Mandacaru

O deputado federal e candidato ao senado Edson Duarte esteve ontem no Projeto Mandacarú por ocasião da festa dos colonos. Acompanhado de uma comitiva do PV, o candidato ao senado participou das atividades artísticas e culturais realizadas no clube local e abraçou colonos e visitantes presentes no churrasco comemorativo. “Vim trazer meu abraço e reafirmar meu compromisso com os agricultores e colonos de Juazeiro”, disse o deputado.

Cumprindo uma extensa maratona de viagens na busca por uma vaga no senado, Edson Viajou ontem mesmo para o município de Jussara onde participa das festividades de aniversário da cidade.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 13:00

UM MILHÃO USARÁ LEITOR BIOMÉTRICO EM ELEIÇÕES

Durante as eleições deste ano, 60 municípios de 23 estados brasileiros receberão urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Ao todo, mais de um 1 milhão de pessoas experimentarão o sistema, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008. Uma das principais vantagens do mecanismo, que só não será adotado nos estados de Mato Grosso, Roraima e Amazonas, além do Distrito Federal, é que uma pessoa fica impossibilitada de votar no lugar de outra. Com a novidade, a liberação da urna para votação, que ficava a cargo do mesário, acontecerá assim que o eleitor inserir suas digitais. Segundo a Agência Brasil, este procedimento deve agilizar a votação, mas o rito será mantido: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. A migração total para este tipo de voto só deve ocorrer em oito anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A adaptação deve custar R$ 450 milhões.

BN
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 12:00

Grupo do prefeito Isaac Carvalho manifesta preferência política em eventos populares

O prefeito Isaac Carvalho, PCdoB, parece que resolveu mesmo testar seu prestígio político através dos votos do candidato do seu partido, Daniel Almeida, em Juazeiro. Pelo menos foi o que ficou constatado nos eventos populares realizados nas últimas semanas.

Nas festas da Maniçoba e Mandacaru, o Staff da prefeitura compareceu em massa com praguinhas dos candidatos Daniel Almeida e Pedro Alcântara, ostentadas ao peito e garotas uniformizadas distribuindo material. O candidato João Almeida, integrante da aliança que elegeu Isaac, parece um pouco distante da preferência oficial.  

Para os observadores de plantão, e não são poucos, os votos de Pedro Alcântara, são dele próprio, e os de Daniel Almeida vão testar o prestígio político do prefeito após o pleito que o elegeu. É esperar pra ver.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 11:00

Dilma e Serra não dão muita importância para pesquisa do Ibope

Por enquanto, tanto Dilma Roussef (PT) quanto José Serra (PSDB), estão minimizando o resultado da última pesquisa do Ibope. A petista que lidera as intenções de voto com 39% disse que "Pesquisa é o retrato do momento. E nesse momento somos capazes de mobilizar pessoas e partidos políticos que reconhecem o trabalho que foi feito nesse governo", disse Dilma. Mas, ela ponderou explicando que "Temos que ter cautela em relação a pesquisas. Ainda temos uma longa caminhada até o dia 3 de outubro. Não dá para usar salto alto, em clima de já ganhou".

José Serra por outro lado, prefere não comentar. Ele teve 34% das intenções e afirmou que "Nada agora é decisivo. O importante é o resultado das urnas". Nessa mesma pesquisa, Marina Silva, candidata pelo Partido Verde teve 7% das intenções do voto.

Bruno Lopes
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 10:00

EMOÇÃO E ALEGRIA MARCAM A FESTA DO COLONO NO MANDACARU

 

A saudação aos colonos por alunos da Escola Mandacarú no Centro Social, durante a Trigésima Sétima Festa do Colono neste sábado (31), conseguiu emocionar a todos os presentes.

Eles relembraram o início do perímetro irrigado e homenagearam todos os produtores citando nome por nome, dos responsáveis pela implantação do projeto de irrigação.

Os familiares não conseguiram segurar a emoção. Políticos de todas as correntes partidárias mais uma vez prestigiaram a festa.

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 09:00

Conselheiros de Saúde de Petrolina participam de Plenária Estadual

O Conselho de Saúde de Petrolina está em Pesqueira participando da XII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde de Pernambuco, que começou ontem e se encerra hoje (01/08). O evento conta com 400 participantes entre conselheiros municipais, estaduais, distritais e de unidades de saúde além de membros da sociedade civil.  O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual, Frederico Amâncio, fez a palestra de abertura.

O evento propõem medidas para melhorar os serviços na área, além de traçar estratégias para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).   Com o tema “Justiça Social e participação da comunidade na organização dos instrumentos de gestão e fortalecimento do controle social”, a plenária discute propostas relacionadas a Justiça Social a Participação da Comunidade, Inclusão digital e combate ao crack e outras drogas. 

publicado em 01 de Agosto / 2010 às 08:00

Por conta da ficha limpa, 13 já desistiram

 

As contestações de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe candidatos com problemas na Justiça, já fez com que pelo menos 13 pessoas desistissem da disputa eleitoral de outubro. Desses, oito se inscreveram para concorrer a uma vaga nas assembleias legislativas, quatro para a Câmara dos Deputados e um para primeiro suplente de senador. Ao contrário da impugnação, que precisa ser julgada, uma vez que o candidato renuncia ele está fora do pleito.

O levantamento do Congresso em Foco foi feito no Divulga, sistema administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abastecido pelas cortes regionais com informações dos candidatos. Para saber quem renunciou por conta da Lei da Ficha Limpa, o site cruzou a lista publicada com os ações de impugnação feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e a situação de cada um de acordo com o TSE. No entanto, como o andamento de cada processo é de reponsabilidade dos TREs, a situação pode demorar para ser oficialmente modificada.

Entre os que desistiram, está o ex-deputado distrital Júnior Brunelli (sem partido, ex-PSC), que apresentou sua renúncia ontem (30) no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Brunelli renunciou ao cargo de deputado distrital para evitar um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar na Câmara Legislativa. Ele ficou conhecido nacionalmente após aparecer em dois vídeos divulgados durante a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. A investigação revelou um extenso esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo locais, que foi apelidado de mensalão do Arruda, em referência ao ex-governador José Roberto Arruda, que chefiava o esquema.

Congresso em Foco
publicado em 01 de Agosto / 2010 às 07:00

ESPAÇO DO LEITOR (A): JUAZEIRO TEM MAIS UM CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL.

Prezado Geraldo,
 
Me chamo Luciano Lustosa Maia, sou filho de Lícia Lustosa, sua ex-professora de Geografia, e leitor diário do seu Blog, o qual desde já o parabenizo pela credibilidade, sucesso e espaço democrático que é.
 
Temos um primo/irmão que é candidato a Deputado Estadual na Bahia, sendo que o mesmo é natural de Petrolina, mas morou em Juazeiro e tem uma relação muito próxima com nossa cidade, vindo com muita fequência e estando sempre presente em eventos. Hoje ele mora em Salvador, e há doze anos trabalha diretamente na política, tendo sido assessor de um vereador em Salvador e há dez anos é o assessor chefe do Deputado Federal ACM NETO no escritório na Bahia.     

Nesse contexto, se o amigo puder inserir uma divulgação sobre o referido candidato, no sentido de que mais um filho de Juazeiro é candidato a deputado estadual, agradecemos a ajuda.

Atenciosamente,
 
Luciano Lustosa Maia

Bruno Soares Reis é filho de uma família baiana de classe média, João Batista Cavalcanti Reis, pequeno comerciante, e Márcia Beatriz Ribeiro Soares Reis. Quando completou cinco anos, sua família deixou Juazeiro e foi morar em Salvador.

Em 1997, aprovado na UCSal, iniciou o curso de Direito, onde fez parte do Diretório Acadêmico e do Escritório Modelo, administrado pelos próprios estudantes, que oferecia assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda. Desde 2000 é assessor do Deputado Federal ACM Neto.

Aos 32 anos, alia o entusiasmo da juventude às vantagens do conhecimento: são mais de 12 anos de experiência na área pública, através da coordenação de campanhas e da convivência com senadores, governadores, deputados, prefeitos, vereadores  e lideranças políticas. Bruno Reis é candidato a deputado estadual pelo PRP - Partido Republicano Progressista.

publicado em 31 de Julho / 2010 às 23:00

Exposição procura registrar a alma de Juazeiro

Juazeiro tem mesmo alma, onde ela se encontra? Na arquitetura antiga de uma cidade que se originou às margens de um rio ou na imagem de um homem que se sustenta vendendo algodão doce? Essas são algumas das reflexões que o expectador pode fazer ao visitar a exposição “Alma de Juazeiro, um olhar sobre olhares”, em exibição até segunda-feira (02/08) , no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia..

Através de imagens fotográficas, a exposição procura trazer uma nova percepção de lugares como o coreto da Praça da Misericórdia, quase ignorado por todos que ali passam diariamente e, na imagem fotográfica, exibe luminosidade atraindo os olhares para si.

A exposição foi planejada durante as aulas das disciplinas Arte e Comunicação do curso de Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios, e Arte e Educação, do curso de Pedagogia, ministradas pelo professor José Renner. Responsável pela curadoria do evento, ele diz que encontrou na fotografia uma inspiração para explorar a técnica de observar e sentir. Os alunos foram para as ruas da cidade de Juazeiro para captar as imagens com uma concepção diferente da observação do cotidiano, procurando demonstrar múltiplos olhares sobre o mesmo foco e fazer com que os espectadores sintam a cidade, olhem o que ela tem de mais belo e simples, interpretando-a de modo diferente. “Quando você interpreta, você cria”, diz Renner.

Além das fotografias, a exposição apresenta uma instalação na qual procura mobilizar os diversos sentidos do expectador, que é estimulado a sair do automatismo da vida cotidiana para apreciar um ambiente calmo, sensível, que permita maior percepção do que está ao seu redor. No espaço, se encontram uma mesa com duas cadeiras que nos remetem ao aconchego da casa da vovó, um porta-retrato digital, onde as fotos vão passando aleatoriamente, um MP5 onde podemos ouvir músicas de Luis Gonzaga e Chico Buarque. Para favorecer esse ambiente lúdico e íntimo, o visitante também pode deixar registrado as impressões em um caderno. “É mais um olhar a se somar, uma convergência de olhares”, diz Renner.

A exposição também é resultado do Projeto Transforma, coordenado por José Renner, e com a colaboração dos estudante de Jornalismo em Multimeios Isabella Mendes e Felipe Pereira.

Por: Lorena Santiago

Fonte: Multiciencia Foto: Emerson Rocha
publicado em 31 de Julho / 2010 às 22:00

COELBA é obrigada a conceder benefício da sazonalidade aos Packing House

Em decisão proferida nos autos da ação 003203-56.2010.805.0146, o juízo de direito da 1a Vara Cível da Comarca de Juazeiro concedeu liminar em favor da EBRAZ Exportadora LTDA, para que a COELBA não suspendesse o benefício da sazonalidade na questão do consumo de energia elétrica.

A COELBA entende que Packing House estaria fora do benefício. Trata-se de precedente importante para as empresas que atuam no setor de fruticultura. A tese foi defendida pelo advogado, engenheiro agrônono e professor da UNEB e UNIVASF Luiz Antonio Costa de Santana, especialista em direito público.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
publicado em 31 de Julho / 2010 às 21:00

Souto defende atenção especial a pequeno produtor em Casa Nova

O candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, defendeu a necessidade de atenção especial aos pequenos produtores em municípios com extensa zona rural, a exemplo de Casa Nova. “O governo atual abandonou o programa Cabra Forte, que oferecia ao homem do campo a infraestrutura necessária para que ele pudesse produzir”, disse Souto, na última sexta-feira, em Casa Nova, durante encontro com lideranças políticas.

A ex-prefeita de Casa Nova, Dagmar Nogueira, ressaltou as obras realizadas pelo ex-governador Paulo Souto para melhorar a vida do produtor rural no município. Dagmar Nogueira também denunciou o aumento da criminalidade no município. “Essa terra, que em outros tempos era pacífica, sofre agora com o desmando e a violência. A população se sente abandonada pelos governantes”.

“A violência não combina com a Bahia. Os baianos querem voltar à época do trabalho e das realizações. É por isso que venho percorrendo a Bahia de ponta a ponta para dizer a todos vocês que mantenham vivas as suas esperanças. Vou trabalhar incansavelmente para que este estado tenha dias melhores”, afirmou Paulo Souto, que esteve acompanhado do candidato a vice-governador, Nilo Coelho, dos postulantes ao Senado, José Carlos Aleluia e José Ronaldo, do deputado federal, Jorge Khoury, do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, e do candidato a deputado federal Luiz de Deus.

publicado em 31 de Julho / 2010 às 21:00

DEBATE DA UPB É CANCELADO: MAIA PÕE CULPA EM JW

 
Está cancelado o debate entre os candidatos a governador da Bahia, que seria promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 11 de julho. O presidente da entidade, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), depositou toda a culpa do cancelamento ao governador Jaques Wagner, que foi o primeiro a desistir do embate. “Tudo começou quando o marqueteiro deles almoçou com o diretor da TV Aratu. Depois disso a emissora decidiu não veicular o evento na TV e as coisas foram se atrapalhando”, esclareceu. O peemedebista argumenta que depois de a emissora baiana ter abandonado a transmissão, ficou difícil encontrar um mediador com experiência nacional que levasse a credibilidade aos lugares onde o debate foi divulgado. Maia também aproveitou para detonar o chefe do Palácio de Ondina com os gestores municipais da Bahia. “Mais uma vez ele mostra o desrespeito que te, com os prefeitos. Ele é o único governador da história que nunca esteve na UPB”, declarou.

(Gusmão Neto)

Foto: Tiago Melo/ BN
publicado em 31 de Julho / 2010 às 20:00

Religiões de matriz africanas vivem novo momento em Juazeiro

 
Numa ação que partiu do Fórum Permanente de Promoção de Políticas Públicas para Igualdade Étnico-racial do município de Juazeiro, foi realizada este mês, na Casa da Cultura no Bairro Quidé, uma reunião entre seis terreiros de Candomblé existentes em Juazeiro. A necessidade da reunião surgiu a partir de uma abordagem realizada por uma conselheira tutelar no dia 12 de junho e que, de acordo com o relato e a avaliação dos presentes no local, se configurou como intolerância contra religiões de matrizes africanas.

O caso foi noticiado pela imprensa local e hoje tramita na justiça, além de contar com acompanhamento do Fórum de Promoção da Igualdade que divulgou carta em repúdio a ação da conselheira e demonstrando apoio aos grupos e pessoas vítimas da intolerância religiosa. De acordo com as entidades que integram a coordenação colegiada do Fórum, a Conselheira agiu de forma desrespeitosa ao interromper um ritual de iniciação do Candomblé.

Estimulados a lutarem pelo direito de se expressarem livremente, sobretudo por estarem sob a proteção da Constituição Federal que define o Brasil como um país laico, os povos de terreiro iniciam um processo de organização até então ainda não constatado em Juazeiro.
Fonte: Idesab Foto: ASCOM Casa da Cultura
publicado em 31 de Julho / 2010 às 19:00

CHÁVEZ MANDA SOLDADOS PARA FRONTEIRA COM COLÔMBIA

Subindo o tom da crise com a Colômbia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira (30) o movimento de tropas para a fronteira entre os dois países, acusou o governo colombiano de ter invadido o espaço aéreo venezuelano e admitiu ter revisado "planos de guerra" para um eventual conflito. Chávez disse que um helicóptero colombiano permaneceu durante cinco minutos no espaço aéreo venezuelano, na zona fronteiriça entre os Estados de Zulia e Tachira. O líder venezuelano acusou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de querer envolver a Venezuela no conflito armado colombiano. "Há umas três noites, eu dizia ao vice-presidente (Elias Jaua): 'Que tristeza me dá, confesso, estar revisando planos de guerra", afirmou Chavez em declarações via telefone ao canal estatal de TV.

Informações da BBC.
publicado em 31 de Julho / 2010 às 18:00

CONSTESF realiza segunda reunião ordinária em Juazeiro

 

Foi realizada dia passado (30), no Grande Hotel em Juazeiro, a segunda Reunião Ordinária do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco - CONSTESF que engloba 10 municípios da região.

De acordo com Valdemar Borges, gerente executivo da APNB, durante a primeira reunião ordinária, foi realizado um pleito junto aos prefeitos dos municípios, constatando que a maior necessidade, seria a carência de técnicos especializados em elaborar projetos. “A princípio, funcionários do SEBRAE, realizaram a capacitação dos técnicos que foram treinados para elaborar projetos e captar recursos, dando origem ao NUPEP (Núcleo Permanente de Elaboração de Projetos).

Cinco propostas já cadastradas fazem parte da demanda inicial do Consórcio, entre elas estão o projeto direcionado ao desenvolvimento da caprinovinocultura da região – onde seriam oferecidos cursos de capacitação/treinamento para melhorar e fortalecer o manejo deste setor; o projeto ‘Pulmão Verde’, direcionado aos municípios que possuem dificuldades em se manter durante a época de estiagem (falta de alimento para o rebanho), este por sua vez atenderia todas as áreas de carência; a construção de dois abatedouros - em Uauá e Casa Nova; a ampliação da Câmara Frigorífica de Juazeiro e compra de caminhões frigoríficos para deslocamento da carne entre as cidades. 

Para Tamires Queiroz funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado e consultor jurídico do consórcio, as pessoas envolvidas precisam ter motivação para que o consórcio tenha um andamento dinâmico e contínuo.

O prefeito Isaac Carvalho afirmou o compromisso e trabalho direcionado ao consórcio. “Quero sugerir que foquemos em ações de interesse geral, incluindo todos os municípios, a exemplo do turismo, saúde e agricultura”.

Com informações de Lene Radina Seadruma
publicado em 31 de Julho / 2010 às 17:00

HOMICÍDIOS CRESCEM 18,4% NO INTERIOR DA BAHIA

Os assassinatos de produtores rurais cometidos nas duas últimas semanas, nos municípios de Barreiras e Vitória da Conquista (a 857 km e 509 km da capital, respectivamente), ilustram o avanço da violência no interior do Estado – que fica mais evidente conforme as estatísticas da própria Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os dados disponibilizados no site da pasta mostram que foram registrados 1.207 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no interior da Bahia, entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2009, a SSP contabilizou 1.019 casos nas cidades do interior (um aumento de 18,4%). Os números não incluem municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador. As deficiências no policiamento são apontadas como as principais causas do crescimento da criminalidade. “Tem cidade de 50 mil habitantes que só conta com um policial militar”, disparou Marco Prisco, presidente da  Associação dos Praças da Polícia Militar.

As informações são do jornal A Tarde.
publicado em 31 de Julho / 2010 às 16:00

Pedro Alcântara é recebido com entusiamo em Porto Seguro

 

 
 
O Deputado Estadual Pedro Alcântara(PR) esteve ontem (30/07) em Porto Seguro, onde se reuniu com índios da Associação Indígena Pataxó da Aldeia Velha, que recentemente se tornou uma Associação de utilidade pública através de uma de um projeto de lei de autoria do deputado líder do PR e que agora está apta a realizar convênios com o governo do estado.
 
"Há vários anos lutava por essa conquista para a aldeia mas infelizmente ficavam só na promessa, até que conheci Alcântara e ele rapidamente conseguiu resolver. Agora podemos trazer melhorias e benefícios para nossa aldeia, graças ao empenho do deputado Pedro Alcântara", diz Pedro Charrutala presidente da Associação.
 
 Pedro Alcântara ainda esteve nos munícipios de Santa Cruz Crabália e Itamaraju, onde se reuniu com vereadores e lideranças locais. Hoje (31/07) o deputado participa da festa do colono do perímetro irrigado Mandacaru.
Fotos: Glauber Guerra
publicado em 31 de Julho / 2010 às 15:02

Se eleita, Marina pretende mudar mentalidade política

“Se a gente continuar nutrindo essa mentalidade, isso nunca vai acabar”. Assim se expressou a candidata à presidência pelo PV, Marina Silva, nesta quinta-feira (29), em entrevista a uma rádio de Bauru, no interior de São Paulo. A frase da candidata verde foi uma referência à política do fisiologismo e da troca de favores, com a qual Marina pretende acabar, caso eleita.

Pertencente a uma chapa sem alianças, a verde diz que vai trabalhar com disposição de diálogo para convencer o Congresso de Nacional de aprovar seus projetos. “Quero uma base (política) que não seja calcada em favores e fisiologismo”, explicou. Para Marina, há parlamentares desprovidos de interesses pessoais e citou como exemplos os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS), além da vereadora de Maceió e ex-senadora Heloísa Helena (PSOL). “Eu mesma sempre votei naquilo em que tenho convicção.”

Nublog
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.