Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Junho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 21:00

SAAE informa falta de água na zona rural de Juazeiro

Em nota enviada ao blog o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro comunica aos moradores dos povoados de Maniçoba I e II, Campos e Mulungu que em virtude da interrupção de energia elétrica pela Coelba, conforme comunicado por oficio ao órgão, neste domingo (11), das 8 às 14h, o abastecimento de água nesse período será interrompido. Segundo a Coelba, a paralisação se deve a execução de obras de melhoramento na rede de distribuição de energia. A direção do órgão municipal conclui prometendo que tão logo o serviço seja concluído o fornecimento de água voltará a sua normalidade.

publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 20:00

Prefeito de Jaguarari entrega kits do projeto “Povo Forte, Coração Forte”

Esta semana, o Prefeito Antônio Nascimento acompanhado de secretários de governo, assessores e da comunidade participou da cerimônia de entrega de Kits (garrafas para deposito de água e camisas) para pessoas cadastradas no projeto “Povo Forte, Coração Forte”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jaguarari, com o apoio das secretarias de Saúde e Educação. O Povo Forte, Coração Forte, visa a estimular principalmente pessoas da “terceira idade” a prática de atividades físicas como uma das formas de combate a doenças, a exemplo do diabetes, da hipertensão e do colesterol (doenças mais agressivas a pessoas de hábitos sedentários).

Este projeto já está em execução em Jaguarari há cerca de seis meses, e agora recebe da Prefeitura Municipal mais incentivos, porque além do kit, será disponibilizado aos inscritos no projeto, já a partir do dia 19 de dezembro, acompanhamento profissional de uma enfermeira (Juce Requião) e de um professor de educação física (João Paulo), que monitorarão as atividades de cooper  durante três dias  nas semanas de atividades, a  saber: segundas, quartas e sextas, pela manhã 6h; e a tarde às 17h30min.

Durante a solenidade de entrega dos kits, o Prefeito Antônio Nascimento cumprimentou os integrantes do projeto e os tomou como exemplo de perseverança, àqueles que vivem o sedentarismo, dizendo: vocês nos dão uma lição do que realmente é uma vida bem vivida, longe de vícios que destroem não apenas o corpo, mas também a integridade física e moral. E mais, apesar das ocupações diárias, não se deixam levar pelo cansaço e fazem dele mais um desafio a ser vencido no dia. Desta maneira, mostram que a terceira idade pode ser vivida com a intensidade e o vigor de um adolescente ”, concluiu. 

Após seu pronunciamento, o Prefeito Antônio Nascimento fez a entrega dos kits aos participantes do projeto, que conta atualmente com 82 inscritos. Para se inscrever no projeto “Povo Forte, Coração Forte” ou obterem mais informações sobre ele, os interessados devem comparecer ao Departamento de Cultura, Esporte e Eventos da Prefeitura de Jaguarari, ou ao ponto de partida do cooper, no forródromo, nos horários e dias das atividades.

Ascom Jaguarari
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 19:00

Equipe Malhas da Lei cumpre mandado de prisão em IPUB

Foi preso na noite de quinta-feira (8), Dailson Taveira Damascena, de 25 anos. Ele foi preso por força de mandado de prisão expedido pela comarca de Ipubi, após investigações que identificaram e o localizaram no centro da cidade. De acordo com os policias a prisão em decorrência da prática do crime de comércio ilegal de arma de fogo. Após a prisão Dailson Taveira foi apresentado a delegacia de plantão para esclarecimentos, sendo conduzido à Cadeia Pública de Ibupi onde permanecerá a da justiça.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 18:00

Mercado Popular é inaugurado em clima de festa pelo prefeito Julio Lossio

Uma das obras mais esperadas pela população, e em especial pelos feirantes de Petrolina, o Mercado Turístico Jonas Amaro Ferreira, foi inaugurado em clima de festa pelo prefeito Julio Lossio, na manhã desta sexta-feira (09). Também esteve presente na solenidade a primeira-dama Andréa Lossio o Vice-prefeito Domingos Sávio e o Deputado Federal Fernando Filho, além de diversas lideranças. O espaço localizado na Rua Dom Vital, área central do município, estava lotado de populares, feirantes, representantes da Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP), secretariado municipal, políticos e a imprensa local.

No local, serão comercializados roupas, acessórios e materiais diversos num total de 196 boxes, sendo 170 para produtos variados e 26 para alimentação. De acordo com o Presidente da AFEABACAP, José Pedro Nunes, a entrega do Mercado é motivo de muita alegria. “Entendemos que houve algumas burocracias para a realização dessa obra, mas agradeço a todos que contribui para esse espaço estar pronto hoje, e principalmente ao prefeito Julio Lossio que tantas vezes foi a Brasília atrás da liberação da verba e os secretários municipais que estiveram à frente desse projeto”, disse.

Segundo o Secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcanti, a inauguração possibilitará uma organização dos comerciantes informais. “A partir de agora teremos a possibilidade de reordenamento da Rua Dom Vital, das Travessas Eraldo Gueiros e Souza Filho e da Rua das Laranjeiras. Também iremos  traçar todas as estratégias desde a desocupação até o ordenamento do Centro de Petrolina juntamente com a Guarda Municipal e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes (EPTTC)”, explicou. 

“Com o funcionamento do Mercado Popular, iremos deixar o nosso Centro mais organizado, reorganizaremos as calçadas permitindo assim maior segurança para os cadeirantes e para todos os moradores. Além disso, será mais investimento para Petrolina que cresce em progressão geométrica com o maior programa habitacional do Estado de Pernambuco, com o maior número de feiras livres cobertas, além de estarmos buscando em Brasília mais recursos para a cobertura da feira de Izacolândia e por isso, muito nos alegra estamos entregando mais um equipamento para o município”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Sorteio

Após a inauguração os feirantes cadastrados através da Secretaria de Ordem Pública participaram do sorteio dos boxes no Sesi – Petrolina que beneficiou 196 pessoas, como o feirante José Soares Marins que a 41 anos negociava na rua. “Estou muito satisfeito porque é através desse meu trabalho que sustento meus filhos e também meus netos e esperei muito por esse dia”, disse. 

O sorteio foi acompanhando por representantes e pelo presidente da AFEABACAP, José Pedro Nunes, da Vereadora Cristina Costa (PT), do Secretário de Ordem Pública, Marcello Calvalcanti e pelos feirantes. A partir da próxima segunda-feira (12), os feirantes deverão se deslocar até a Secretária de Ordem Pública para receberem o contrato de posse e as chaves dos boxes.

Élida Maria Secom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 17:26

Passageira passa mal em avião em Petrolina

Uma passageira do voo 6315 da empresa Avianca, que saiu de Recife para Petrolina (PE) neste sábado (10), teve uma parada cardiorespiratória antes da aeronave pousar. A mulher, de prenome Lorena, 20, foi atendida por outro passageiro, o cardiologista Vitor Borges. Segundo o médico, Lorena foi reanimada após 20 minutos e, então, encaminhada ao Instituto do Coração, em Juazeiro. “O estado dela é grave e as próximas horas serão decisivas para sua vida”, afirmou Vitor. O avião, que partiria às 12h40, atrasou em cerca de duas horas o voo. A equipe do blog irá buscar mais informações sobre o estado de saúde da passageira.

Fonte: Bahia Notícias
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 17:00

Plano de Cargos e Salários repercute bem entre o professorado bonfinense

O Plano de Cargos e Salários para os profissionais da educação escolar enviado à Câmara de Vereadores concede licença-prêmio, gratificações, tempo para planejamento, reajuste salarial e percentuais diversos. Beneficia e recebe aprovação dos 600 professores da rede municipal, valoriza o sistema de ensino e reabilita a qualidade e o orgulho da educação bonfinense. Com ele, a política educacional coloca Senhor do Bonfim entre um pequeno percentual de municípios brasileiros que atendem ao Plano Nacional de Cargos e Salários para o magistério. Só depois de bem discutido o plano de carreira dos professores foi elaborado e enviado para o trâmite legal: apreciação/aprovação da Câmara Municipal e aprovação e sanção pelo Prefeito Paulo Machado

As conquistas consolidadas no Plano Municipal podem ser consideradas históricas. No seu todo, as alterações são de tal forma benéficas que encontra um coro de avaliações totalmente favoráveis no âmbito dos educadores: Genésio Bispo dos Santos, gestor da Escola Municipal de Cariacá: “As vantagens estão na licença-prêmio, 20% para quem trabalha com alunos especiais, 20% para quem ensina no multisseriado. Vai ser um alívio. Eu sou da Adesb (Associação dos Docentes de Senhor do Bonfim) e posso até dizer que o Professor [Prefeito Paulo Machado] foi muito feliz nas proposições aprovadas na Câmara. Enfim, o plano é positivo”.

Ademilson Alves da Silva, professor da Escola Municipal Abigail Feitosa (bairro da Pêra), 13 anos de magistério e membro da diretoria da Adesb: “Nossa luta é constante. A gente dialoga com todos, com o Poder Executivo vimos discutindo desde início do ano e chegamos agora a um desfecho. Ontem tivemos a aprovação do Plano com algumas emendas feitas na Câmara Municipal. Acho que o professor venha a se contentar mais com a sua questão salarial, ela já estava defasada”.

“Planos de carreira são como leis, devem ser alteradas sempre" – continua Ademilson – "Acredito que o plano contempla, senão tudo, boa parte do que a gente almejava. A passagem do nível médio para o superior, o nivelamento, embora seja para julho, chama nossa atenção. O percentual saiu de 16% para 35% na Câmara e merece aplauso. Os pontos já vinham sendo negociados, e os técnicos da Semec (Secretaria Municipal de Educação), os Professores e o Professor Paulo Machado estão de parabéns. Tudo isto dá qualidade à Educação de Senhor do Bonfim”, fecha o diretor da Adesb.

Ascom Bonfim
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 16:00

Petrolina: Prefeito Julio Lossio entrega expansão da iluminação do Parque Municipal Josepha Coelho

Celebrando com muita luz o mês natalino, o prefeito de Petrolina Julio Lossio oficializou a expansão da iluminação nas áreas interna e externa do Parque Municipal Josepha Coelho ligando a chave de transmissão da energia. A solenidade aconteceu quinta (08), quando também houve a entrega da iluminação de Natal. A cerimônia de expansão da iluminação contou com a presença do o ex-deputado federal, Osvaldo Coelho, filho de Josepha Coelho que dá nome ao Parque Municipal.

O espaço que é frequentado diariamente por 400 pessoas para realização de atividades físicas ou para lazer, garantirá a segurança de quem vai ao parque à noite, como a Técnica Agrícola Jaqueline Siqueira. “Essa iluminação é muito importante porque irei me sentir mais segura para fazer exercícios”, disse. Com o investimento assegurado, a expectativa é que o número de usuários aumente.

O benefício instalou novos postes e luminárias com maior potência, acrescentados aos que já existem e que também receberam manutenção. Além disso, as quadras e os campos que ficam no parque também receberam iluminação permanente. “Essa iluminação vai trazer um grande benefício para toda população, essa área externa que antes não era iluminada, passará a ser. Aliado a isso, também estamos entregando a iluminação natalina que está deixando Petrolina mais bonita, não só aqui no Parque Josepha Coelho, mas em todos os pontos turísticos da cidade”, informou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

O prefeito Julio Lossio frisou que a iluminação é mais um cumprimento da gestão municipal com a população. “Hoje estamos entregando a ampliação da iluminação do parque, uma revitalização importante que vai garantir segurança a esse espaço de lazer e esporte. Além disso, estamos licitando mais cinco grandes centros de educação infantil, cinco AMEs, sete quadras cobertas que se somam às pavimentações e às novas sementes, enfim, estamos cumprindo o nosso papel e prestando contas daquilo que fomos designados”, salientou. O Parque Josepha Coelho funciona das 5h às 21h e está aberto todos os dias.

Cíntia Sacramento Secom PMP
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 15:00

Comunidades de Casa Nova festejam Padroeira Nossa Senhora da Conceição

As comunidades católicas do Bem Bom, Barra da Cruz e Jibóia, em Casa Nova  encerraram a programação das festas da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, quinta-feira (8), com eventos realizados nas igreja das comunidades e com a realização de várias atividades em honra à Imaculada Conceição. A programação foi iniciada no dia 06 de dezembro com novenas e foi até o dia 08, com a realização de procissão solene da padroeira, saindo da igreja e percorrendo as ruas dos povoados.  

Os shows dançantes ficaram por conta das bandas, Labaredas, Asas livres, Vanderley do Nordeste, Bonde do Maluco, Três Desejos e Sérgio do Forró, no Distrito de Bem Bom. Sergio do Forró e Neném Uchoa, no Povoado de Barra da Cruz e Forró Meche Mais no Povoado de Jibóia. O prefeito Orlando Xavier esteve nas comunidades onde participou dos festejos em homenagem a nossa senhora da Conceição. Durante as visitas, o prefeito recebeu o carinho e conversou com os moradores. Várias autoridades estiveram presentes, como o Presidente da Câmara, o vereador João Borges Pinto, o vereador Leonardo Silva, o vereador João Honorato, o secretário Municipal de Governo Paulo Sérgio, de Saúde Solon Xavier, de Agricultura, José Hermelino Santos, a Chefe de Gabinete Michele Passos entre outras autoridades.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 14:00

Prefeito Isaac participa de missa de Nossa Senhora da Conceição no povoado de Barrinha

O prefeito Isaac Carvalho participou na noite de ontem (8) da missa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, no povoado de Barrinha da Conceição, que fica a cerca de 10km de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, próximo ao povoado de Rodeadouro. A celebração em homenagem a Santa acontece há mais de 100 anos. Barrinha da Conceição é um povoado quilombola, remanescente de negros escravos que buscavam um lugar para viver em liberdade.

Muitos devotos de Nossa Senhora da Conceição estiveram presentes na festa religiosa. Dona Rosa Alice dos Santos desde pequena participa da festa religiosa, e aproveita a data para pedir novamente que a santa interceda pela comunidade e pelo mundo. “Espero que Nossa Senhora nos traga saúde e paz para mim e para todo mundo”, conclamou. 

Segundo Orlando Barros, presidente da Associação Comunitária da Barrinha da Conceição, a festa centenária precisa ser conhecida pela população juazeirense, pois representa uma tradição para a nossa cidade. “As pessoas precisam conhecer a festa, visitar a comunidade. Quem aqui vier será bem recebido, com carinho, afeto, além da beleza natural que a localidade oferece”, disse um sorridente presidente. 

Para o prefeito Isaac Carvalho o povoado da barrinha tem a sua importância cultural para a cidade e merece atenção de todos. Ele relembrou das melhorias que já foram realizadas como a manutenção da estrada que dá acesso a comunidade, a construção do campo de futebol, a limpeza freqüente, além da participação do município na reforma do Centro Comunitário. “É muito importante que a gente participe dos festejos das comunidades. Temos colaborado com alguns serviços e pretendemos melhorar ainda mais. E nada mais digno do que vir participar dessas homenagens para unirmos esforços para melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito. 

Ascom PMJ
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 13:00

Petrolina é destaque em série de reportagens do Portal G1

Valorizando uma das mais fortes características econômicas do Vale do São Francisco, o portal da Rede Globo G1 publicou na manhã desta sexta-feira (09) uma reportagem especial que mostra a riqueza turística e econômica em Petrolina e na região. A repórter Katherine Coutinho conta como a região consolidou-se como a Rota do Vinho, através das vinícolas instaladas, rede hoteleira, infraestrutura gastronômica e os passeios turísticos. Para ter acesso a reportagem basta clicar no endereço http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/12/entre-vinicolas-e-bodes-sertao-do-sao-francisco-vira-polo-turistico.html. "Temos investido na infraestrutura da nossa cidade, e isso tem refletido no fortalecimento e reconhecimento do nosso turismo até mesmo em nível nacional, gerando mais renda e prosperidade para todo o sertão", afirmou o prefeito Julio Lossio.

Secom PMP
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 12:00

Policiais Civis apreendem armas e munições no bairro João de Deus em Petrolina

Policiais civis da delegacia da 214ª Circunscrição prenderam nesta sexta-feira (9), no bairro João de Deus, zona oeste da cidade, Martonio Telles Da Silva de 47 anos, e José Alves Da Silva Lima de 22, eles foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A polícia chegou aos acusados através de investigações e no momento da prisão foi apreendido com Martonio Telles no interior de sua residência um revólver, da marca Taurus, calibre .38 com seis munições intactas, já com José Alves, foi apreendido um revólver  da marca Taurus, calibre .32. De acordo com os policias após consulta no Sistema de Informações sobre Segurança Pública (INFOSEG), constatou-se que as armas apreendidas não possuíam registro.

Os dois suspeitos foram autuados em flagrante e tiveram fiança arbitrada em dez salários mínimos, caso não efetuem o pagamento da fiança serão conduzidos ao presídio Doutor Edvaldo Gomes em Petrolina.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 11:00

Fernando Filho defende medidas de Dilma para manter estímulo ao consumo

Em discurso proferido esta semana na Câmara Federal, o deputado Fernando Filho (PSB-PE) respaldou as medidas tomadas pela presidente Dilma Rousseff para enfrentar as turbulências da nova crise que atinge as principais economias do mundo. Segundo Fernando Filho, o anúncio do pacote do governo, há poucos dias, que incluiu a concessão de crédito em condições mais favoráveis ao consumidor e também a redução de impostos para reduzir preços de itens da cadeia produtiva (a exemplo dos eletrodomésticos da chamada 'linha branca' e os das massas alimentícias) foi acertada.

O parlamentar ressaltou que a decisão é de grande alcance, sobretudo para as camadas de menor poder aquisitivo – as classes C,D e E. Para esse grupo o governo liberou R$ 5 bilhões destinados ao financiamento dos bens duráveis em questão. Dessa forma Fernando Filho acredita que a economia brasileira continuará aquecida, já que as pessoas não deixarão de comprar e o país continuará produzindo. 

“Trata-se de uma decisão de absoluta coerência com o propósito de preservar a economia nacional, porque, ao contrário do que historicamente ocorria no Brasil e nos então demais países chamados subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento, quando a prioridade eram os ganhos do mercado financeiro, desde a posse do presidente Lula a ênfase passou a ser o mercado consumidor interno, ou seja, o próprio povo brasileiro”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que a Região Nordeste é a maior prova disso. 

Redução de impostos

Ele disse ainda que a redução do IPI e do IOF para uma cesta de produtos, embora ainda incida sobre relação de itens bastante restrita, sinaliza claramente que há uma disposição do governo em aliviar a carga tributária no País, começando por uma pauta de consumo bastante popular. Segundo o deputado, as medidas incluem mudanças igualmente positivas na área da construção civil, uma vez que se ampliou o teto para habitações populares (de R$ 75 mil para R$ 85 mil) se enquadrarem no regime especial de tributação. E há também, segundo o deputado, dispositivos que intentam aliviar a carga tributária dos exportadores de manufaturados.

“Tudo isso deverá garantir um crescimento do nosso PIB em torno de 3% em 2011, índice considerado bastante positivo, se comparado com as marcas a serem obtidas pelas principais economias europeias e pelos Estados Unidos, com resultados absolutamente pífios e preocupantes”, afirmou. Para 2012, Fernando Filho prevê um retorno do país a um ritmo de crescimento econômico na casa dos 5% anuais, diante dos estímulos ora concedidos ao consumo, cujos maiores reflexos acontecem de seis a oito meses após a sua implantação - a partir do segundo trimestre do próximo ano.

Ascom
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 10:00

Bloco Cultural Recordar é Viver promete “bombar” no carnaval 2012 com a Super Banda Mirage

O bloco carnavalesco Recordar é Viver está convocando todos os associados e novos interessados em participar do desfile do carnaval de 2012 para comparecerem à sede do Bloco e tomarem ciência dos detalhes do desfile do próximo ano que já estão sendo ajustados e os modelos das fantasias que já estão disponíveis para confecção. A diretoria do bloco informa ainda que os ensaios começarão no mês de janeiro prometendo “bombar” no carnaval de Juazeiro com a SUPER BANDA MIRAGE E TRIO ELÉTRICO. O Bloco, de acordo com a programação da prefeitura e ABTJ, sairá no sábado, dia 04 de Fevereiro, do Shopping Águas Center. A concentração dos foliões ocorrerá às 19 horas e seguirá pelo circuito oficial do carnaval.


O Bloco Recordar é Viver promete pretende sair com um número recorde de participantes, cerca de 1.000 foliões, e tem como proposta manter viva na cidade a lembrança dos antigos carnavais ao som das inesquecíveis marchinhas, sambas, ranchos, axé etc. O bloco é formado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos, desfilando com o tema: CARNAVAL NA TERRA DA ALEGRIA, COM SAMBA CULTURA E ENERGIA. As camisas estarão à venda na próxima semana no Passaporte da Folia ao lado do Camelódromo de Juazeiro Para maiores informações falar com Valdeci Cabelereira telefone (74–3612-9562 ) Rua Marechal Deodoro numero 03 - Centro (rua do fundo da Pró-Matre ).

publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 09:00

Espaço do Leitor: Policial elogia atendimento no Hospital Regional de Juazeiro

Caro Geraldo,

Nós que por diversas vezes viemos a este meio de propagação de informações denunciar e reclamar de algo, gostaríamos de externar a satisfação pelo ótimo atendimento que o meu avô está recebendo no Hospital regional de Juazeiro, devido a um princípio de infarto. Os médicos e enfermeiros são atenciosos e constantes, ambiente limpo e saudável, sem falar que o Hospital Regional dispõe de todos os equipamentos necessários para o atendimento rápido e eficiente.

Parabéns a todos os colaboradores do Hospital Regional.

Jean Vieira Rodrigues - Estudante e Policial Militar

publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 08:00

Petrolina recebe a instalação de mais um empreendimento

O prefeito Julio Lossio recebeu, no Gabinete Municipal, quinta-feira (08), a visita do empresário Paulo Roberto do Vale, que anunciou a instalação do Posto de Combustível Transvale em Petrolina. O novo empreendimento está orçado em R$ 1,5 milhão e irá gerar 35 empregos diretos na cidade. O empreendimento faz parte do grupo Transvale que detém 13 postos de combustíveis na Bahia, inclusive em Salvador-BA. De acordo com Paulo Roberto, havia um interesse do grupo em instalar-se em Petrolina por conta do seu crescimento econômico. “O nosso grupo tinha grande interesse em ir para Petrolina e agora surgiu a oportunidade. Por ser uma cidade em franca expansão, estamos apostando neste empreendimento”, informou.

“O crescimento significativo da economia de Petrolina tem oportunizado a vinda de grandes empreendimentos ao município, o que tem aumentado a geração de emprego e renda na cidade. Esta instalação só reafirma o interesse que grupos empresariais têm para com Petrolina, bem como a importância que o município e a Região do Vale do São Francisco vêm conquistando no país”, afirmou o prefeito Julio Lossio. O Posto de Combustível Transvale irá funcionar na estrada da Serra da Santa, BR 428, a 20km da área urbana de Petrolina e a previsão de funcionamento é para fevereiro de 2012.

Cíntia Sacramento Secom PMP Fotos: Gilson Pereira
publicado em 10 de Dezembro / 2011 às 07:00

Deputado quer discutir anistia de imposto para donos de motos no Sertão

Proprietários de motos do Interior do Estado que acumulam débitos junto ao Detran/PE podem ser anistiados. A sugestão é do deputado Odacy Amorim (PT/PE) e foi apresentada durante a reunião plenária da última quarta-feira, dia 7 de dezembro, durante pronunciamento de Odacy na Casa. Conforme o deputado, cidades como Dormentes, no Sertão do São Francisco, têm um grande número de proprietários destas motocicletas, que em sua maioria são de modelos antigos e caso fossem vendidas, o valor não daria nem para quitar a dívida com o tributo.

“Quando fui prefeito em Petrolina, cheguei a fazer uma campanha dando 90% de descontos no IPTU em atraso, porque é melhor facilitar para que se possa arrecadar de alguma forma do que não receber nada e as pessoas permanecerem devedoras e arriscadas a perder seu bem”, contou o parlamentar.

Odacy lembrou que esses donos de motos devem o IPVA há muitos anos e muitos estão com suas motos sendo apreendidas pela Polícia Militar. O deputado conta que o veiculo é em sua maioria, utilizado como único meio de trabalho e renda do proprietário. “São pessoas que têm a documentação dos veículos atrasada há anos e não dispõem de condições para pagar o débito. A anistia serviria para tirá-las da clandestinidade e incentivar o pagamento dos novos impostos”, argumentou.

O petista disse que levará a discussão à Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa, da qual é presidente, através de uma audiência pública onde devem comparecer representantes do Detran e das secretarias estaduais de Transportes e da Fazenda. “Solicito ainda apoio especial ao líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), e ao presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), para que junto com os demais deputados, possamos achar uma solução para esse problema”, acrescentou Odacy Amorim.

Cinara Marques Ascom Dep. Odacy Amorim
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 23:20

Educação contextualizada é alternativa para aproximar escola e comunidade

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional defende que os professores utilizem elementos da contexualização e da realidade local em suas práticas de ensino. Contudo, os professores têm dificuldade de adotar essa forma de ensino, pois é necessário que o educador consiga manter um diálogo com as demais áreas de aprendizagem para que o aluno possa relacionar a narrativa de um texto com as vivências cotidianas.

Para o Doutor em Educação e professor da Universidade do Estado da Bahia, Edmerson dos Santos Reis, os docentes devem se desprender das atividades dos livros didáticos e realizar estudos de meio, como enquetes com a comunidade e fazer o tratamento das informações obtidas, juntamente com os estudantes, avaliando o objeto de estudo - a comunidade - para que tanto o docente como o aluno reconheçam o meio em que vivem.

Após estudos e avaliações, é possível desenvolver práticas que ajudem a amenizar os problemas encontrados na região. “Através de enquetes sobre as condições de vida da comunidade de Massaroca foi elaborado um projeto com o apoio de uma ONG americana, a Pathfinder, onde foi possível trabalhar elementos referentes à saúde da mulher”, relata Reis.

Esse novo paradigma de ensino está centrado na Educação Contextualizada, que prioriza as questões da vida dos sujeitos, as problemáticas e as potencialidades do contexto local. É um modelo educacional que defende um currículo escolar no qual o estudante se reconheça e procure compreender o seu próprio ambiente. “Mas como proporcionar esse conhecimento se muitas vezes o professor que está ali para informar, não conhece a região em que ensina? Às vezes, o educador sabe apenas o caminho que o leva até a sala de aula, mas não conhece a realidade em que seus alunos vivem”, enfatiza o pesquisador.

A Escola Rural de Massaroca (ERUM) é uma das poucas escolas da rede municipal de Juazeiro, onde os professores trabalham a contextualização da educação há mais de dez anos, utilizando métodos como observação, compreensão e transformação da realidade. Alguns projetos foram introduzidos, contribuindo para a qualidade de vida do povo da região, como projetos de organização da juventude, saúde da mulher, organização comunitária, criação de galinhas, horta comunitária, manejo do rebanho e manejo da caatinga.

A professora Maria Letícia que leciona há dois anos no projeto “Mais Educação” na Escola Paulo VI, situada em Juazeiro, relata que busca ensinar a seus alunos de maneira diferenciada. Mas com a falta de incentivo, junto com a formação que os professores recebem, afirma que não é possível trazer para sala de aula a realidade do semiárido. A educadora ressalta ainda que muitos professores não conhecem exatamente o que é a Educação Contextualizada, que se fundamenta na desconstrução do currículo universalista.
 
Para pesquisadores e organizações não-governamentais como a Rede de Articulaçao do Semiárido (RESAB) a Educação Contextualizada deve ser introduzida em todas as regiões do país, pois cada localidade possui determinadas características. Segundo o Doutor em Educação Josemar Martins, “a contextualização da educação não diz respeito apenas às escolas do campo, mas também às escolas urbanas. Os impedimentos ou dificuldades da inserção deste modelo de ensino nas escolas do campo são os mesmos que verificamos nas escolas urbanas, ou seja, é a tradição de um currículo universalista e generalista que temos”.

O ensino escolar não contextualizado traz sérios prejuízos aos futuros adultos que não conseguem fazer o trabalho de retextualização, ou seja, não conseguem relacionar os conteúdos didáticos com a realidade em que vivem. Os textos não traduzem a sua realidade de mundo. Muitas vezes, isso é motivo da evasão escolar, pois os alunos não se sentem atraídos pelos assuntos discutidos no ambiente educacional, como esclarece Edmerson Reis.

Modelos para um currículo escolar que respeite a realidade regional podem transformam o ensino no semiárido, seja por meio da inserção dos educadores na comunidade e o retorno à escola para uma problematização sistematizada da "realidade", o que pode trazer intervenções concretas, como esclarece Josemar Martins. São ações como essas que podem fortalecer o conhecimento sobre as localidades e aproximar alunos e docentes da comunidade.

Por: Lorena Santiago
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 22:40

Capacitação em procura e transplante de órgãos é realizada no HDM

Profissionais da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan participaram de uma capacitação profissional em diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potencial doador. Além dos profissionais da OPO, representantes das comissões intra hospitalares de transplantes de hospitais de Petrolina também participaram do treinamento ministrado pelo médico coordenador de transplantes da Central de Transplantes de Pernambuco, André Bezerra , pela psicóloga Rosário Brayner, também da Central de Transplantes e pelo neurologista Ricardo Brandão. O evento ainda contou com a participação da médica coordenadora da central de transplantastes na macro região de Petrolina, Lílian Gondim.

Durante toda a manhã da última quarta-feira (7), os profissionais receberam informações sobre como estão os números de transplantes em Pernambuco e Petrolina, como melhorar a entrevista familiar e melhorar o processo de captação de órgãos. “Nosso foco é capacitar os profissionais. A região de Petrolina tem condições de realizar um transplante por mês, mas isso não tem acontecido por diversos fatores como a não aceitação das famílias e a qualidade da manutenção desse potencial doador.”, destacou o médico André Bezerra. A Organização de Procura de órgãos (OPO) de Petrolina funciona no Hospital Dom Malan e começou aos seus trabalhos no mês de Julho desse ano. Foram registrados nesse período 28 notificações, 17 exames de eletro encefalograma para detectar atividade cerebral e foram abertos 16 protocolos.

Siméia Valverde Ascom HDM
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 22:10

Policiais da ROCAM do 6º BPM prendem estelionatário em Sr. do Bonfim

Nesta quinta-feira (08), por volta das 13h, a Guarnição de motociclistas do 6º Batalhão foi solicitada por funcionários do Banco do Brasil, em Senhor do Bonfim, que informavam sobre um homem que se encontrava no interior do banco aplicando golpes com empréstimos em nome de terceiros e sacando o valor depositado na conta da vítima. O suspeito foi identificado como Claudio Moreira dos Santos, 25 anos, sendo conduzido para a 19ª COORPIN, onde estavam duas senhoras registrando queixa contra o mesmo. Com o acusado foi apreendido o veículo VW/Gol 1.0, cor Prata, ano fabricação 2010, modelo 2011, placa policial NTO-2411, RENAVAN 227400496.

CETO do 6º BPM prende paciente acusado de furto

Também nesta quinta-feira (08), às 20:40 h, após determinação da central de rádio  patrulhamento (190), a guarnição da CETO do 6º BPM, deslocou-se para a Hospital Regional Dom Antônio Monteiro, Senhor do Bonfim, onde manteve contato com uma enfermeira que relatou que um homem identificado por Dielson de Jesus Souza, 30 anos, teria dado entrada no para atendimento médico com um ferimento na cabeça, ficando em observação no setor de emergência. Em determinado momento percebeu que o referido paciente havia saído sem a devida liberação e furtou a sua máquina fotográfica, a quantia de R$ 250,00, e ainda uma caixinha de bebida láctea. A guarnição realizou diligência, e localizou o acusado em um bar no Bairro Itamaraty (Baixinha), utilizando a máquina fotográfica da vítima. Os policiais abordaram o suspeito e o conduziram para a 19ª COORPIN, onde foi autuado em flagrante delito e custodiado à disposição da Justiça Criminal.

Informações do 6 BPM Foto: Blog do Cleber Vieira
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 21:40

CBHLS realiza reunião plenária em Casa Nova

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios do Entorno do Lago de Sobradinho (CBHLS), realizou nesta sexta-feira (9), na Escola Municipal Alano Viana de Araújo, em Casa Nova, reunião plenária para instituir a comissão eleitoral para processo de renovação dos membros do Comitê. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, José Hermelino Santos, Casa Nova, que atualmente é o vice-presidente, pleiteará a presidência do Comitê, nas eleições, que acontecerá em 25 de janeiro de 2012. “O objetivo é realizar a execução de programas de desenvolvimento sustentável nas diversas bacias hidrográficas e a implantação da gestão democrática e participativa das águas dos rios baianos do entorno do Lago de Sobradinho, com a inclusão das comunidades e usuários”, destaca o secretário. 

O CBHLS representa uma maior participação popular na gestão e execução das políticas públicas das águas; “mas para uma atuação efetiva é necessário uma estruturação do Comitê para que tenha autonomia para realizar as atividades, através de uma gestão participativa”, explicou o secretário Municipal de Agricultura de Sobradinho, Willys Nunes. Instituído em 2007, o CBHLS é composto por 10 vagas, entre Poder Público, Sociedade Civil organizada e usuários e contempla os municípios de Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Barra e Buritirama. 

Entre as ações do Comitê estão, uma melhor conservação e a recuperação dos recursos naturais, o monitoramento da qualidade da água dos rios, a democratização do uso da água e das decisões políticas; estes são fatores determinantes para uma nova concepção mais ambiental e democrática da gestão das águas no Entorno da Barragem de Sobradinho, segundo José Hermelino dos Santos. Com isso, espera-se que o órgão ganhe mais força para combater a degradação das matas ciliares e nascentes, a poluição hídrica, assim como a desertificação e os efeitos da seca. Também ampliar as atividades do CBHLS na fiscalização do mau uso da água nas bacias hidrográficas.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 21:00

Bruno Reis diz que oposição vai escalar posição de ACM Neto

Cotado pela imprensa para ser vice numa eventual chapa da oposição nas eleições para prefeito de Salvador, em 2012, o deputado estadual Bruno Reis (PRP) reforçou hoje (9), em entrevista ao programa Ligação Direta, da rádio Nova Salvador FM, o nome do deputado federal ACM Neto (DEM) para disputar o pleito. Reis, no entanto, também cogitou o nome do democrata para o pleito de 2014 “O DEM tem ACM Neto liderando todas as pesquisas. Mas ele tem se colocado como jogador de um time. A decisão sobre para qual posição ele vai ser escalado será tomada após o Carnaval de 2012”, afirmou.

Bruno Reis acredita que a oposição tem quadros competitivos para disputar e vencer as eleições nos maiores colégios eleitorais do estado. Ele citou os casos de Salvador, com ACM Neto, de Feira de Santana, com o ex-prefeito José Ronaldo (DEM), de Itabuna, com o prefeito Capitão Azevedo (DEM), e de Juazeiro, com o ex-deputado Jorge Khoury. “Isso vai fortalecer a oposição para 2014”.

Durante a entrevista, Bruno Reis, em debate travado com o vereador Alcindo Anunciação (PT), um dos apresentadores do programa comandado pelo deputado federal Marcos Medrado (PDT), fez duras críticas ao governo Jaques Wagner e ao velho discurso da herança maldita. “Isso não cola mais. É discurso de gente incompetente”.

publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 20:30

Atletas da região em mais uma grande missão

Os atletas Edson Amaro Arruda(Mineração Caraiba) e Justino Pedro da silva(Dormentes/Miranda distribuição)após o brilho da dobradinha no último final de semana em Salvador-Ba, agora estão indo em busca da conquista da maior prova de rua do pais a Corrida Internacional de São Silvestre na capital paulista.

Os jovens embarcam para disputar suas últimas corridas esse ano no nordeste, Edson Amaro encara a meia maratona de Aracaju-SE, neste domingo, dia 11, e Justino a corrida da Unifor em Fortaleza-Ce também, dia 11. Após a disputa, os mesmo embarcam para São Paulo onde irão finalizar seus treinamentos na bela cidade de Campos do Jordão–SP até o grande dia da prova, em 31 de dezembro.

publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 19:40

Indicação de Galo pede reforço da Segurança Pública na Costa do Descobrimento

 

Após a onda de ataques ocorridos no final do mês de novembro em Porto Seguro, extremo sul baiano, que resultou na destruição de coletivos municipais em bairros da periferia e no centro da cidade, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), apresentou ao governador Jaques Wagner uma indicação solicitando que seja viabilizado a adoção de um conjunto de medidas para o reforço da segurança pública na Costa do Descobrimento. 

Galo lembrou que a grande maioria dos homicídios em Porto Seguro e região têm ligação direta com o tráfico de drogas e reforçou a necessidade de uma política de segurança mais efetiva no local. “Porto Seguro é uma cidade turística e histórica. Temos que desenvolver políticas públicas que coíbam este tipo de ação por parte dos criminosos, garantindo a tranquilidade da população”, afirma o parlamentar. 

Na indicação, o deputado defende a criação da Coordenação Especial da Costa do Descobrimento para atender com mais eficácia as demandas existentes da microrregião, desvinculando Porto Seguro, Cabrália e Belmonte da atual coordenação regional, além da implantação de um centro de custódia com capacidade para 250 apenados e a ampliação dos programas de atendimento socioeducativos na região. “Vamos investir em medidas que afastem os jovens que já estão em conflito com a lei, mas em estágio inicial, para evitar que eles se envolvam ainda mais com a criminalidade, em especial, como tráfico de entorpecentes”, finaliza.

Keila Ramos Ascom Foto: Vitor Fernandes
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 19:10

Prefeitura promove feira de saúde em Ponto de Pedra, região de Mandacaru I

Neste sábado (10), a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e Atenção Básica, promove feira de saúde na comunidade de Porto de Pedra, localizada em Mandacaru I. O evento vai acontecer das 9h às 14h (horário de verão) na escola Manuel Gomes com a oferta de vários serviços: teste de glicemia para adultos, aferição de pressão, vacinação e orientação sobre a saúde. Ainda dentro da programação, atividades educativas, de promoção à saúde, serão realizadas por dois dentistas da Equipe de Saúde da Família da localidade, desde palestras informativas para a saúde bucal a dicas sobre escovação.

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), através da equipe do Bolsa Família e Benefícios Eventuais, estará de plantão durante o evento para tirar dúvidas sobre os Programas Sociais. Os assistentes sociais do NASF vão realizar atendimentos com orientações sobre os direitos sociais e previdenciários para a comunidade local.
O grupo do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (NECOM) vai participar da feira com a apresentação teatral sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Com a coordenação do professor da Univasf, Marcos Cleber, alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental farão palestras educativas sobre o tratamento de resíduos rurais, análise da água e processamento de logística do pescado.  O evento tem a parceria da Associação de Barraqueiros e Barqueiros da comunidade de Porto de Pedra.

Vânia Castro Ascom Sesau Foto de arquivo
publicado em 09 de Dezembro / 2011 às 18:40

Programa de Internação Domiciliar do HRJ realiza a II Oficina de Cuidadores

Preocupado em trazer cada vez mais bem-estar aos seus pacientes, o Programa de Internação Domiciliar do Hospital Regional de Juazeiro está realizando a II Oficina de Cuidadores. A iniciativa, que surgiu com o intuito de capacitar melhor os familiares responsáveis pelos pacientes que recebem assistência em casa, teve início no último dia 02 e foi até a manhã desta sexta-feira (09).

De acordo com o coordenador do ID, Dyego Leal, a programação do encontro foi toda pensada nas necessidades de pacientes e familiares, abordando temas como fisiologia do envelhecimento, cuidados com o cuidador, sondas vesicais, úlcera de pressão, pessoas acamadas e mudança de decúbito. “Os assuntos tratados aqui estão presentes no cotidiano da maioria dos cuidadores que estão participando da oficina. Nós acreditamos que, somando as práticas do dia-a-dia com a parte teórica que a gente está apresentando no curso, os cuidados com o paciente serão cada vez mais aperfeiçoados”, comenta.

Quem aprovou a iniciativa foi a dona de casa Joana Ferreira da Silva, que se reveza com quatro irmãos para cuidar do pai enfermo. “Eu estou achando tudo isso muito bom. A gente está com o nosso pai de quase 90 anos em cima de uma cama e essas palestras estão sendo muito úteis, principalmente para nós, que somos leigos”, destaca.

Encerrando a programação, foi realizada hoje (09), a palestra “Cuidando do cuidador”, ministrada pela geriatra Nara Novaes. Ao final do encontro, foram sorteados dois ventiladores, uma sanduicheira, um ferro elétrico, um jogo de toalhas e uma cesta natalina. A II Oficina de Cuidadores foi uma realização dos setores de Internação Domiciliar e Serviço Social do HRJ em parceria com a Univasf.

Daniele Valois Ascom HRJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.