Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Janeiro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 02 de Maio / 2011 às 06:30

PREFEITURA MUNICIPAL VIABILIZA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA UAUÁ AO DISTRITO DE PILAR

O Prefeito Jorge Lôbo conseguiu junto ao DERBA (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia)  com o apoio da Empresa Rodoviária São Luis e da Mineração Caraíba a recuperação da estrada que liga Uauá ao Distrito de Pilar.

A iniciativa visa, sobretudo, garantir boas condições de tráfego e melhorar o escoamento da produção pecuária do território de identidade da Capital do Bode. Com as obras de manutenção das referentes rodovias (BA-214 e BA-235), toda região será beneficiada.

Ascom Uauá
publicado em 02 de Maio / 2011 às 06:00

Obama vai à TV para confirmar morte de Osama bin Laden

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos, informou a rede de televisão CNN no fim da noite do domingo. De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

O corpo do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionais islâmicos, afirma a imprensa americana. As redes CNN, MSNBC e Fox afirmaram que um oficial americano confirmou que o corpo de Bin Laden foi sepultado no mar, sem dar maiores detalhes. A AFP não conseguiu obter uma confirmação dessa informação junto a oficiais americanos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez por volta da 0h30 desta segunda-feira (horário de Brasília), um pronunciamento anunciando oficialmente a morte do líder terrorista de origem saudita Osama bin Laden.

De acordo com Obama, o governo dos EUA havia obtido informações na semana passada sobre a localização de Bin Laden em um complexo na periferia de Islamabad, capital do Paquistão. “Na semana passada determinamos que tínhamos informação suficiente [para conduzir um ataque contra Bin Laden]. Na noite de hoje [domingo], um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação”, disse Obama no pronunciamento.

Uol
publicado em 01 de Maio / 2011 às 23:00

Reminiscência...

Geraldo,

Em alguns pontos durante a enchente de 1960 em Juazeiro o acesso só era permitido por meio de barquinhos a remo, os conhecidos paquetes!

Foto enviada pelo leitor do blog Francisco Rodrigues

publicado em 01 de Maio / 2011 às 22:00

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE 2011: MAIOR MOBILIZAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL RETORNA À CAPITAL FEDERAL

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) reúne em Brasília, entre os dias 2 e 5 de maio, mais de 800 lideranças na maior mobilização indígena do país, o Acampamento Terra Livre (ATL). Durante uma semana, representantes dos mais de 230 Povos Indígenas existentes, vindos de todos os cantos do Brasil, transformam a Esplanada dos Ministérios em uma grande aldeia.

Em sua oitava edição, o ATL já se consolidou como um espaço privilegiado para troca de experiências, discussão de problemas e a proposição de soluções e novas perspectivas para o Movimento Indígena. É também o momento de um diálogo franco e aberto com a sociedade e o Governo Federal, a quem as lideranças apresentam as suas principais reivindicações relacionadas com o respeito aos direitos indígenas.

Entrevista Coletiva

Para apresentar a programação e fazer um balanço preliminar da situação dos direitos indígenas, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, no dia 2 de maio, na tenda da Plenária do evento, às 10h00. Estarão presentes dirigentes das organizações indígenas regionais que integram a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e membros do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI), entidade composta por organizações indígenas e entidades indigenistas, tais como Cimi, Inesc e Anai.

Fonte: apoinme
publicado em 01 de Maio / 2011 às 21:00

Site da 74ª CIPM está no ar

Os Conselhos Comunitários de Segurança da 74ª Companhia Independente da PMBA, estão lançando um portal de comunicação da Companhia com a comunidade de Juazeiro e da Bahia, via web. Trata-se do site www.consepjua.com, que visa informar a sociedade baiana sobre todos os assuntos ligados à Defesa Social e Segurança Pública, além de servir como portal de comunicação com o Comando da 74ª CIPM, para que as sugestões e reclamações sejam procesadas e atendidas mais rapidamente, e os elogios sejam transmitidos à tropa mais eficientemente.

Neste site, os internautas poderão conhecer a enorme área de responsabilidade da 74ª CIPM, a filosofia de trabalho de Polícia Comunitária, as modalidades de policiamento empregadas pela Companhia em defesa dos juazeirenses, os Projetos Sociais que irão beneficiar toda a cidade, além de servir de fonte de notícias e informações que servirão para melhorar a opinião pública na necessária aproximação da sociedade com a Polícia Militar da Bahia. A 74ª Companhia Independente da PMBA é comandada pelo Major PM Sidney.

publicado em 01 de Maio / 2011 às 20:00

PRÉDIO DA 28 DE SETEMBRO VAI A LEILÃO DIA 15 DE JUNHO

O ex-presidente da Sociedade 28 de Setembro Gilmar Vitor Guimarães, enviou texto ao blog lamentando o enterro simbólico da c onhecida "setembrina" cujo prédio será leiloado no dia 15 de junho, pela Justiça do Trabalho em Senhor do Bonfim. Confira o texto:

“Sociedade 28 de Setembro” - “1897 – 2011”

 Fundada em 28 de setembro de 1897 pela respeitável família juazeirense Evangelista de Mello.  Fruto, principalmente do idealismo dos membros daquela constelação familiar, a “28” marcou época, sobretudo, nos tempos de regentes seus, da melhor qualidade, como Zeca Viana, Angelim, Laranjeiras e Armindo Oliveira a conduziram sua Banda para apresentações musicais verdadeiramente inesquecíveis.

E, se a popularíssima filarmônica de Raimundo Mota e Manoel Geômetra, de Antônia, Mestre Isaías e Sebastião Valença chegou a tocar de cor, trechos e trechos da Cavalaria Rusticana, de Aída, da Traviata e a Protofonia do Guarani, a “28” é aquela que logra, na Capital do Estado, em 23, com aplausos gerais, puxar a histórica e grandiosa parada comemorativa dos cem anos da Independência do Brasil, consolidada na Bahia. 

Quanta saudade sinto de cá, ouvindo os cantos, sentindo os delírios que rolam por lá!...Tens “28” pendão glorioso de dois carnavais!...     

Hoje se viva estivesse estaria completando no próximo 28 de setembro 114 anos, mas a mesma está morta e será sepultada no próximo dia 15 de junho, em leilão que será realizado pela Justiça do Trabalho na Cidade de Senhor do Bonfim - Ba, lance inicial R$ 250.0000 (duzentos e cinquenta mil reais). 

Com saudades, 

Gilmar Vitor Guimarães - Ex- diretor e um dos idealizadores do grande baile do centenário da nossa querida setembrina.

Foto do site do Parlim
publicado em 01 de Maio / 2011 às 19:00

ONU anuncia saída de Trípoli após saques em escritórios

A ONU anunciou neste domingo (1º) que vai retirar todos os seus funcionários estrangeiros da capital líbia, Trípoli, depois que os escritórios da organização no país foram saqueados. Prédios da ONU e de algumas missões diplomáticas ocidentais teriam sido danificados por grupos pró-Khadafi, depois que um porta-voz do governo disse que um ataque da Otan, a aliança militar ocidental, matou o filho mais jovem do líder líbio, Saif al-Arab Khadafi, de 29 anos, e três de seus netos na noite de sábado.

O Ministério do Exterior da Grã-Bretanha anunciou ter expulsado o embaixador líbio do país após a verificação de relatos de que instalações da Embaixada britânica em Trípoli haviam sido 'destruídas'. Também houve manifestações em frente a representações da Itália e dos Estados Unidos. Alguns relatos de testemunhas dizem que o prédio da Embaixada italiana estaria pegando fogo.

A maior parte do corpo diplomático ocidental foi retirada de Trípoli no início da campanha da Otan na Líbia. Segundo o governo líbio, o coronel Khadafi e sua esposa também estavam na residência atingida pelo bombardeio da Otan no momento do ataque, na noite de sábado, mas não teriam ficado feridos.

G1
publicado em 01 de Maio / 2011 às 18:00

APLB SINDICATO DE CASA NOVA PARABENIZA TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E CONVIDA A TODOS A LUTAREM PELOS SEUS DIREITOS

“Maio é o mês do trabalhador, precisamos estar cada vez mais fortes, mais unidos para que possamos conquistar muito mais do que já conseguimos conquistar”, declara a direção da APLB Sindicato de Casa Nova em email enviado ao blog.

E diante da decisão da assembléia geral da categoria que aconteceu no dia 27 de abril, nesta segunda-feira, dia 02, os trabalhadores da rede municipal de ensino cruzarão os braços na tentativa de sensibilizar o prefeito municipal  Orlando Nunes Xavier, sobre a situação por que passa a educação no município e negocie a pauta da categoria composta pelos  seguintes pontos: Pagamento do Piso Salarial Nacional retroativo a janeiro; Reestruturação do Plano de Cargos Carreira Remuneração do Magistério e Estatuto do Magistério; Reforma nas escolas; Merenda Escolar; Professores excedentes; Regularização funcional de servidores que se encontram em desvios de função; Transporte Escolar; entre outros. Haverá assembléia geral às 15h00 na sede da Colônia de Pescadores, para avaliar o movimento.

publicado em 01 de Maio / 2011 às 17:00

JUAZEIRENSE É VICE-CAMPEÃ DA TERCEIRA ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE MARATONAS AQUÁTICAS

A atleta Juazeirenze, Suelly Siqueira sagrou-se vice-campeã geral da Terceira  Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas realizada hoje da praia do Soho ao Porto da Barra , em Salvador, com o tempo de 44 minutos e 10 segundos num percurso de 4 Km.

Na III etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, não foram registradas surpresas no pódio, Allan do Carmo confirmou seu favoritismo e levou mais uma, ele que está se preparando para o Pan Americano e Mundial mostrou porque é o melhor nadador de águas abertas do Brasil. No feminino num duelo apertado com Suely Siqueira da Aceb, Márcia Santos levou mais uma vez a melhor na disputa que deve esquentar o campeonato no nipe feminino.

 

 

Nas outras colocações ficaram no masculino em 2° Victor Simões e 3° Alan Santiago,no feminino a terceira colocada foi Caroline Oliveira.
publicado em 01 de Maio / 2011 às 16:00

FUNDAÇÃO NILO COELHO (PETROLINA) – 50 ANOS DE HISTÓRIA!

Durante toda esta semana extensa programação marcará os cinqüenta anos da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

O leitor José Alberto Barbosa enviou o seguinte histórico sobre a entidade. Confira:

O saudoso e ilustre filho de Petrolina Dr. NILO DE SOUZA COELHO, durante uma já distante comemoração do seu aniversário, conversava animadamente com o então Prefeito Luiz Augusto, sem que ninguém pudesse perceber o motivo de tantos gestos que ambos faziam. Ali estava sendo esboçado um verdadeiro plano de futuro, através da idéia de criar meios de formação de mão-de-obra local, em virtude do acelerado crescimento da cidade. Assim de maneira tão nobre foi pensada a Fundação Nilo Coelho, instituída em 06/05/1961, com a visão primeira, de investir naquilo que é mais precioso na vida: O capital humano.

Sempre com a presença do seu Patrono Maior - Nilo Coelho, a Fundação foi abrindo as portas da educação, através do ensino gratuito de 1º e 2º graus, criando as primeiras Escolas Profissionalizantes: EMAAF, e o Colégio Comercial de Petrolina. Na época, a educação mais qualitativa dependia de dois colégios particulares, onde o ensino era pago. Posteriormente, a Fundação foi criando novos Colégios a exemplo do Simão Durando, Antônio Campelo e Paul Harris, e ainda pensando numa alternativa de trabalho vocacional da nossa gente, chamado artesanato, fundou a lojinha Artenossa, que atualmente serve como vitrine e exposição para a arte de 18 artesãos, a custo zero. Dentre tantas outras atividades, foi buscar na música uma forma de ajudar dezenas de jovens carentes, criando a “Orquestra Novos Talentos” formada por crianças na faixa etária de 8 a 17 anos, que tem cantado e encantado nas suas apresentações.

Sempre com muita luta e extrema dedicação, de todos aqueles que por aqui passaram na condição de presidentes e gestores, a Fundação atualmente se auto mantém com recursos próprios oriundos do seu patrimônio, parcerias com os Governos Federal, Estadual e Municipal, Governo do Japão, Órgãos afins e empresas publicas e privadas, a exemplo da estatal CHESF/Governo Federal, com forte apoio às ações sócio-culturais no Vale do São Francisco. Fundação Nilo Coelho – Uma história de desafio que tem vencido o tempo, construindo e valorizando a cidadania do homem e da mulher de Petrolina e de toda Região São - Franciscana.

José Alberto Barbosa

publicado em 01 de Maio / 2011 às 15:00

Papa João Paulo 2º é beatificado no Vaticano

O papa Bento 16 proclamou beato seu antecessor, João Paulo 2º, em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (01). Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração católica, informou a polícia de Roma.

João Paulo 2º foi proclamado beato às 10h38 (5h38 em Brasília), enquanto os presentes na Praça de São Pedro e nas ruas e praças adjacentes romperam em aplausos que duraram vários minutos, enquanto soava uma música sacra. A beatificação é a etapa anterior à canonização.

O papa Bento 16 elogiou o novo beato por ter tido "a força de um gigante" para "inverter" a tendência da "sociedade, da cultura e dos sistemas político e econômicos" de abandonar o cristianismo. "Ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de serem chamados de cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho", disse.

Uol
publicado em 01 de Maio / 2011 às 14:00

Trabalhadores organizam o Grito da Terra São Francisco

O Pólo Sindical Médio São Francisco, formado pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Dormentes, Afrânio e Orocó estará promovendo nos dias 02 e 03 de maio, em Petrolina, o Grito da Terra São Francisco, uma manifestação regional de caráter reivindicatório, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que lutam pela implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável no meio rural.

Lucilene Santos Ascom STR Petrolina Imagem Ilustrativa Google
publicado em 01 de Maio / 2011 às 13:00

Causas e Revoluções (Reflexão para o Dia do Trabalho)

Paulo Carvalho (SPO)

Busquei a causa e só encontrei revoluções

Dentro de mim e longe dos outros

Em meus oratórios noturnos.

Em meus sonhos mortos!

 

Busquei a causa e só encontrei revoluções.

Mas não existe mudança além de minha janela

Não existe Sol, e aquela camisa amarela,

Perdeu a cor, perdeu a luta, perdeu a fé.

 

Os momentos são outros e as canções também

O amor daquela mulher passou como uma paisagem

Miragem de mim defronte ao espelho

E as bandeiras recolhidas viram lençóis para mendigos.

 

Nossos sonhos são causas impossíveis

Eu causei o medo nas avenidas.

Eu não calei os canhões.

 

Eu causei a guerra inocente de estudantes

Recolhi panfletos e guardei as pedras

Atentados de uma vida sem explicações.

 

Minhas mudanças correm para o banheiro

E meu prazer se transforma em risco

Hoje sou mais que um prisioneiro

E somente nas palavras me arrisco

 

A ser eu mesmo, sem causa, nem revoluções!

* escritor e jornalista - www.facebook.com/saulooak
 

publicado em 01 de Maio / 2011 às 12:00

A força do movimento da Uneb

O movimento dos professores e alunos da Uneb em Juazeiro conseguiu demonstrar força, ao conseguir uma reunião com o Governador Jaques Wagner, e mostrou que existe uma preocupação da comunidade científica com o destino da universidade.

Essa foi a avaliação da Comissão formada pelos professores Emanuel Ernesto, Cosme Batista, Neuma Guedes e o aluno Diego Albuquerque. A reunião foi intermediada pelo deputado feeral Joseph Bandeira (PT) junto ao Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, César Lisboa.

Na reunião, houve momentos de tensão e de diálogo, e a comissão procurou negociar com o Governador a realização de uma Audiência com o Fórum das Associações Docentes das Universidades do Estado da Bahia (ADs), pois é necessário que os acordos sejam feitos na mesa de negociação setorial, estabelecida pelo Governo do Estado.

Redação Multicienca Foto: Lorena Santiago
publicado em 01 de Maio / 2011 às 11:00

Assaltantes são mortos e caixa eletrônico é recuperado após assalto em Rodelas

Um caixa eletrônico localizado na Prefeitura de Rodelas, na microrregião de Paulo Afonso, foi roubado por dez assaltantes durante a madrugada de sábado (30). O grupo colocou o caixa em uma caminhonete L200 cor vinho e fugiu no sentido Paulo Afonso. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o grupo na BA 210, a 45 km de Paulo Afonso. Houve troca de tiros, dois assaltantes foram atingidos e morreram no local. O restante do grupo fugiu para um matagal que margeia a pista. Na ação, uma viatura da PM ainda tombou provocando apenas danos materiais.

Segundo a polícia, a L200, placa MUP-9347, que havia sido roubada no dia 12 deste mês na cidade de Piranhas, no Ceará, foi abandonada na pista. Dentro dela, foram encontrados coletes balísticos, balaclavas e munições, além do caixa eletrônico. Os assaltantes que morreram portavam uma pistola e uma espingarda calibre 12. Policias da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Curaçá), 20ª Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga) e Grupamento Aéreo da PM participam das buscas aos demais membros da quadrilha.

Correio
publicado em 01 de Maio / 2011 às 10:00

PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNEB PROTESTAM CONTRA O DECRETO 12.583/11 QUE O GOVERNADOR IMPÔS ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA BAHIA

Caro Geraldo,

Dessa vez aproveito deste espaço para expressar não só a minha indignação, mas a de todos os professores e estudantes do DCH-III/UNEB que aderiram o movimento paredista contra o DECRETO: 12.583/11 que fere os princípios da autonomia da universidade, pois o ME- movimento estudantil está de pronto para continuar esta luta por entender que a formação do discente não se dá somente na sala de aula, mas sim na qualidade do ensino que nos é oferecido. 

Portanto, mais uma vez o governador da Bahia Jaques Wagner de forma covarde recebe o protesto do movimento estudantil de forma truculenta, colocando a sua disposição força militar para reprimir e até agredir o movimento estudantil. Alguns estudantes foram agredidos por policiais e seguranças que faziam a proteção do governador, fomos surpreendidos por barreiras militares em torno da MOSCAMED.

O que nós queremos é a revogação do DECRETO: 12.583/11 – Publicado no dia 9 de fevereiro deste ano, o Decreto 12.583/11 “estabelece procedimentos específicos sobre a execução orçamentária e financeira no âmbito da Administração Direta, suas autarquias, fundos, fundações e empresas estatais dependentes para o exercício de 2011”.
No Capítulo V, sobre as despesas com pessoal, consta que devem ser suspensos o remanejamento das dotações orçamentárias para contratações pelo REDA e a concessão ou ampliação de percentuais da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho. A reestruturação de qualquer revisão de planos de cargos também é vetada, assim como ficam suspensas, até o dia 31 de dezembro de 2011, a concessão de afastamentos de servidores públicos para realização de cursos de aperfeiçoamento ou outros que demandem substituição".

O governo é outro mais as práticas são as mesmas na intenção de se perpetuar no poder e ai o governo não tem a menor preocupação na formação continuada do docente, na promoção do mestrado, do doutorado ou tão somente interesse na formação do discente, porque todo poder teme o conhecimento e por conta disso nenhum governante está preocupado que tipo de professor vem se formando.

Em pleno século XXI, ainda presenciamos cenas de repressão e agressão a estudantes, em virtude de um poder que teme perder a sua hegemonia e por conta disso esta sujeito a qualquer tipo de prática, mesmo se utilizando daquelas ocorrências que um dia foi vitima. Para encerrar, até quando Bahia teremos realmente uma universidade e uma Bahia de todos nós?

Agnaldo José - Estudante do 5º Período do Curso de Pedagogia DCH-III/UNEB 

publicado em 01 de Maio / 2011 às 09:00

PM PRENDE QUADRILHA QUE ASSALTAVA ENTRE CAMPO FORMOSO E JUAZEIRO

Por voltas das 05h00min deste sábado, dia 30 de abril, membros da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar realizaram uma operação policial no povoado de Curral Velho, município de Campo Formoso, com intuito de prender os elementos envolvidos nos assaltos a mão armada que estavam ocorrendo nas estradas que ligam o citado povoado à cidade de Juazeiro. 

A referida operação culminou com as prisões de Davi Francisco Chagas, 28 anos, pseudônimo “Chacal”, residente no povoado de Curral Velho. Segundo informações o referido acusado chegou recentemente de Salvador onde residia no bairro do Nordeste de Amaralina e que estava fugindo, pois tinha derrubado um policial; Charles Ferreira Da Silva, 30 anos, pseudônimo “Charles do Curral Velho”, contra o acusado há mandado de prisão por homicídio e formação de quadrilha e o adolescente de iniciais J. A. R. S. S, 17 anos, na residência do adolescente foi encontrado um revolver calibre 32, marca Tauros, numero de série 76239, com três cartuchos intactos.

O adolescente confessou fazer parte do grupo que pratica assaltos nas estradas, juntamente com mais dois comparsas conhecidos como Marcelo, que reside no povoado de Curral do Velho e Sapo, que reside no povoado de Quixaba, que conseguiram fugir do cerco policial. Foram apreendidas duas espingardas de fabricação caseira, que eram utilizadas pelos mesmos nos assaltos. Os acusados juntamente com as armas apreendidas foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia em Campo Formoso.

publicado em 01 de Maio / 2011 às 08:00

Requalificação do Terminal Fluvial de Juazeiro dinamizará economia da região

O Terminal Fluvial de Juazeiro, no norte da Bahia, será requalificado com investimento de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura. A ordem de seviço para o início da obra foi assinada na manhã deste sábado (30) pelo governador Jaques Wagner. "É uma intervenção importante que dinamiza a economia e resgata a importância do rio São Francisco no transporte de cargas, e passeios".

O equipamento está situado à margem direta do Rio São Francisco e há pouco mais de 10 quilômetros da sede do município de Juazeiro. A realização da obra contribuirá para o desenvolvimento de atividades econômicas como o agronegócio e a pesca, além de atender ao escoamento da produção agrícola regional, especialmente de grãos, que havia migrado para outros modais.

Em Juazeiro, Wagner também visitou as instalações da Moscamed Brasil, para conhecer o “Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes Aegypti”, projeto de combate à dengue que visa produzir mosquitos geneticamente modificados capazes de suprimir populações naturais do inseto transmissor da doença. "O Governo do Estado apoia esta iniciativa e acredita que é mais uma forma de lutar contra a dengue. Por isso, as secretarias da Saúde, da Agricultura e de Ciência, Tecnologia e Inovação estão viabilizando formas para ajudar ainda mais nesse trabalho", afirmou o governador.

Agecom Fotos: Manu Dias
publicado em 01 de Maio / 2011 às 07:00

Bahia ganha novo roteiro turístico no Vale do São Francisco

Baianos e turistas ganharam mais uma opção de passeio turístico no estado, com a realização neste sábado (30) da primeira viagem do Vapor do Vinho. O novo roteiro, no Vale do São Francisco, leva os visitantes para conhecer a beleza do Lago do Sobradinho (segundo maior lago artificial do mundo) e a produção de vinhos da região. Realizado numa embarcação típica do São Francisco, a Barca Rio dos Currais, o passeio começa em Juazeiro, de onde os turistas seguem por via rodoviária até o atracadouro, a dois quilômetros da represa de Sobradinho. Dali, navegam nas águas calmas do lago, aproveitando a bela vista e as apresentações de música regional.

Com cerca de duas horas e meia de duração, o passeio leva o turista até a Vinícola Ouro Verde, localizada no município de Casa Nova, onde é possível conhecer as plantações de uva e todas as etapas da produção de vinhos, espulmantes e brandy. O governador Jaques Wagner, que participou do lançamento do roteiro do enoturismo, ressaltou a beleza da região e a importância da atividade na geração de emprego e renda. “É mais um passo que agente dá no sentido do desenvolvimento dessa região tão importante que é o São Francisco. Espero que isso aqui seja uma semente onde a gente colha mais turismo, mais emprego e mais riqueza pra nossa terra.”

Parceria

O Roteiro do Enoturismo foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e a Vinícola Ouro Verde. Segundo o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o novo passeio cumpre o papel de interiorizar o turismo baiano e se torna mais uma boa opção de passeio para quem visita a Bahia. “É um passeio lindo, o lago é deslumbrante e esse certamente será um roteiro turístico muito importante”.

Agecom Fotos: Manu Dias
publicado em 30 de Abril / 2011 às 23:00

Reminiscência...

Geraldo,

As enchentes modificavam a estrutura da cidade quando o rio São Francisco aumentava de volume.

Foto enviada pelo leitor do blog Francisco Rodrigues

publicado em 30 de Abril / 2011 às 22:00

Julio Lossio entrega automóvel para o Programa Justiça e Cidadania

Para comemorar o sucesso do Programa Justiça e Cidadania, criado em 2009, o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, realizou nesta sexta feira (29), a entrega de um automóvel para a Vara da Infância e Juventude do município, órgão que coordena o Programa. Entre os presentes na cerimônia, estavam o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude e coordenador do Programa Justiça e Cidadania, Marcos Bacelar, e 25 juízes e 25 promotores de comarcas da capital e interior do Estado de Pernambuco. 

Criado em 2009, o Programa Justiça e Cidadania foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina e pelo Poder Judiciário, e é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com outros órgãos, que têm como objetivo contribuir para a redução da violência, capacitar e incluir crianças e adolescentes em programas sociais. As ações são realizadas em escolas municipais e estaduais, com trabalho preventivo, através de palestras sobre temas ligados a violência e trabalho infantil dentro das escolas. 

“Quero enfatizar e agradecer a parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, que juntos têm trabalhado para cuidar das nossas crianças e adolescentes, produzindo uma consciência cidadã sólida em nossas escolas”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Mônica Silvestre Secom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 30 de Abril / 2011 às 21:00

Diversas atividades marcaram campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Sento-Sé

De 25 a 29 de Abril foi realizada a primeira campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Sento Sé, projeto em parceria dos poderes públicos municipais e estaduais, Ministério Público, Prefeitura Municipal, policias civil e militar, conselho tutelar, CMDCA (conselho municipal dos Direitos da criança e adolescentes) comerciantes, autoridades eclesiáticas entre outros. Eventos esportivos, palestras, caminhadas pelas ruas da cidade com a partiçipação das escolas municipais estaduais e particulares simbolizaram o evento que abordou o tema: Diga não a esses males! Chega de violência contra a criança.

Questões como prevenção, punição e inserção das vítimas na sociedade estão sendo amplamente discutidas, assim como alterações em dispositivos da lei ultrapassada e documentos internacionais que estão sendo criados e recriados. A conscientização está possibilitanto um grande avanço no enfrentamento à exploração. 

Texto e Fotos Tony Lopes
publicado em 30 de Abril / 2011 às 20:00

Sobradinho: Prefeitura entregou 70 títulos definitivos de propriedade

O Prefeito de Sobradinho, Genilson silva, realizou nesta sexta-feira (29) a entrega de 70 títulos definitivos para imóveis das quadras N20, S17 e na área da feira livre. Com os títulos de propriedade, os moradores poderão regularizar os imóveis no Cartório de Registro de Imóveis. A entrega aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a participação dos secretários, servidores municipais e a comunidade.

De acordo com o prefeito Genilson Silva, o Município está investindo em diversas ações para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. “O título definitivo garante ao morador todos os direitos sobre sua propriedade, estamos permitindo que as pessoas vivam e exercitem de fato a cidadania. O registro é muito importante, porque apenas com ele os moradores poderão realizar qualquer transação com o imóvel”, disse o gestor. Os títulos foram entregues para contribuintes que deram entrada para aquisição do documento.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra
publicado em 30 de Abril / 2011 às 19:00

BAHIA DEVE R$ 683 MILHÕES AO FUNDEB, DIZ CMN

O Governo da Bahia acumulou nos quatro primeiros anos de administração do governador Jaques Wagner (PT) uma dívida de R$ 683,9 milhões com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb), que engrossa o débito de 2,1 bilhão de outros 11 estadosbrasileiros. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e revelam que o valor corresponde ao que seria gasto com a construção de aproximadamente 17 mil casas populares, a um custo estimado de R$ 40 mil. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, as unidades federativas devedoras, entre os quais o Estado baiano, deixam de repassar para as administrações municipais o total dos 20% de parte dos tributos previstos na lei, sobretudo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “O débito é a diferença entre percentual devido da arrecadação real e o que é repassado para o Fundo e distribuído aos municípios”, assinalou. A diferença foi negada pelos secretários estaduais da Fazenda, mas, com base nos números apresentados no balanço contábil anual, Ziulkoski diz que, na prática, as contas não batem. “A lei no Brasil é só para os municípios, não para os estados e a União, que são poderosos”, avalia.

BN
publicado em 30 de Abril / 2011 às 18:00

Comissão de Organização da Conferência Municipal de Juventude estabelece nova data para evento

 
Na manhã da ultima quarta-feira (27/04), aconteceu no Paço Municipal, uma reunião da Comissão de Organização da Conferência Municipal de Juventude para debater nova data para o evento. A discussão foi reaberta devido à divulgação do calendário de mobilizações apresentado pelo Conselho Nacional de Juventude e pela Secreteria Nacional de Juventude. O calendário prevê que os municípios realizem suas Conferências Municipais entre os meses de junho e julho de 2011. Sendo assim, a Comissão aprovou a nova data para os dia 08 e 09 de julho. A Conferência Nacional está marcada para 09 à 12 de Dezembro deste ano.
 
A reunião contou com a presença de Juremar Oliveira, presidente do Conselho Estadual de Juventude - CONJUVE, que aproveitou a visita à Juazeiro para esclarecer as dúvidas da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude em relação a criação do Conselho Municipal que já tem Lei aprovada, mas não possui funcionamento. Além do membro do CONJUVE, o encontro contou com a presença de representantes da União da Juventude Socialista de Juazeiro - UJS, da Ordem Demolay, do Movimento Estudantil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro - STRJ e do poder executivo.
 
A próxima reunião deve acontecer na segunda-feira (02/05) e tem como pauta prevista a apresentação do projeto da Conferência Municipal, balanço da estrutura conseguida e a organização de uma assembleia ampliada com diversos grupos organizados da juventude de Juazeiro. (Informações/foto Amanda Lima)
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.