Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 19:10

Time da Vila Tiradentes é campeão do Interbairros 2010

Após 52 jogos, entre a fase de eliminatórias e as finais, o Interbairros foi encerrado no sábado (25) no campo do João Paulo II, na decisão entre Vila Tiradentes e Antônio Guilhermino. Jogando pelo empate por ter vencido a primeira partida pelo placar de um a zero, Vila Tiradentes começou procurando explorar os contra-ataques. Já Antônio Guilhermino só levantaria a taça se vencesse por dois gols de diferença. A repetição do placar levaria a decisão para os pênaltis.  

Apesar da pressão do time da casa, o placar não foi alterado e por ter vencido o primeiro confronto com gol do veterano atacante Gilberto, de 39 anos, Vila Tiradentes comemorou o título assim que o árbitro decretou o fim do jogo. Muita comemoração entre jogadores e torcedores, em especial com o herói da conquista, o camisa 9 Gilberto. “Estou feliz. Merecemos esse título, pois lutamos muito para isso. A Prefeitura está de parabéns pelo sucesso do Interbairros”, comemorou. 

O secretário de Cultura e Esporte, Pedro Alcântara Filho entregou as medalhas e troféus aos atletas campeões e vice-campeões juntamente com o gerente de esportes Gilberto Pacheco, e ressaltou a importância do Interbairros. “Nesta edição investimos R$ 30.000,00 e o sucesso foi comprovado com a participação de 26 bairros e mais de 800 jogadores. A Prefeitura continuará incentivando esta e outras competições para cada vez mais promovermos o esporte amador do município”.

Por Luiz Hélio/SECETLA
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 18:40

‘Transformaram a Câmara numa churrascaria’, diz Aldo Rebelo

O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) fez nesta segunda-feira sua crítica mais dura ao acordo de rodízio entre o PT e o PMDB para presidir a Câmara dos Deputados nos próximos quatro anos. “Transformaram a Câmara em churrascaria. Esse rodízio só serve a dois senhores: o PT e o PMDB”, disse o comunista. Cotado como candidato pelos colegas, ele nega. Apesar de negar sua candidatura ao comando da Casa, Aldo é visto como o principal articulador do lançamento de um nome da base aliada ao governo para disputar a presidência da Câmara contra Marco Maia (PT-RS). O deputado comunista disse também ao iG que já tratou do assunto com a presidenta eleita Dilma Rousseff. A conversa ocorreu na semana passada quando Aldo participou de um jantar realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada para os ex-ministros – Aldo foi ministro da Articulação Política (2004-2005). Segundo ele, o próprio Lula e futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, participaram da conversa sobre a disputa na Câmara. “Eles vêem com preocupação a disputa na Câmara”, disse. O deputado contou que não foi questionado ou convencido a desistir da ideia. “Mas não me perguntaram nada. Fui eu que disse a eles. Falei que (a base governista) pode ter duas candidaturas”, completou Rebelo. (iG)

Foto: José Cruz/ABr
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 18:00

BRUNO REIS, DEPUTADO ESTADUAL ELEITO, VISITA JUAZEIRO

Luciano Lustosa e Bruno Reis

O juazeirense Bruno Reis, deputado estadual eleito pelo PRB, visitou sua cidade natal nesta segunda-feira oportunidade em que concedeu a Rádio Juazeiro falando dos seus planos para o mandato que se inicia em primeiro de fevereiro de 2011.

Bruno argumentou que não fez campanha em Juazeiro, por respeito aos candidatos já existentes no município e que infelizmente não conseguiram a reeleição, com exceção de Roberto Carlos (PDT).

Num outro momento da entrevista Bruno Reis, disse que embora integre o grupo que faz oposição ao governador Jaques Wagner (PT) e conseqüentemente ao prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), não é da turma do quanto pior, melhor. “O que eu, enquanto deputado, puder fazer por Juazeiro, vou trabalhar incansavelmente ao lado de Roberto Carlos para ajudar o governo municipal’.

“Lamento que Juazeiro tenha perdido parte da sua representatividade, mas estamos preparados para ocupar este espaço e lutar por Juazeiro e região”, concluiu Bruno Reis que estava acompanhado do amigo Luciano Lustosa Maia.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 17:30

TVE-BA EXIBE SHOW DE MAVIAEL MELO E JOÃO SERENO

O leitor assíduo Maviael Melo enviou o seguinte email-convite aos blogueiros de Juazeiro e Petrolina:

De volta a Salvador, depois de aproveitar esses dias de datas natalinas para recompor as energias espirituais e renascer na fé que se renovou em cada olhar, sorriso, palavras trocadas durante o ano de 2010 e que se renova sempre na esperança de um povo melhor, uma nação justa e alvissareira sempre. Agradecido por tudo, pelas conquistas e passadas traçadas sempre com muito alegria e determinação. Agradecido pelas faltas, falhas, erros e acertos, ganhos e perdas. Sempre agradecendo por ter recebido o que me foi merecido! E buscando sempre fazer por merecer! 

Aproveito pra desejar a todos um ano novo cheio de paz e alegria, trabalho, saúde, sossego, sorriso, enfim um 2011 virado na gota serena de sucesso nas nossas vidas. 

E também pra convidar a todos para logo mais a noite, Hoje dia 27/12 assistirem na TVE/BA às 21:45hs, a primeira parte do Sarau do João, que aconteceu na manhã do dia 14 de novembro no TCA, um dia marcante pela diversidade e alegria de quem no palco cantou e tocou, como também de quem sorriu conosco na platéia do Teatro Castro Alves. No dia 28/12 - terça, a TVE exibirá a segunda parte, também as 21:45hs.

Um grande abraço a todos e um bom fim de ano. 

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 17:00

DEPUTADO JORGE KHOURY VISITA O BLOG

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) acaba de fazer uma visita de cortesia ao blog. O parlamentar que não conseguiu renovar o mandato no pleito deste ano falou sobre vários assuntos. A entrevista será veiculada logo mais. Aguarde.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 16:40

LULA: 'ALENCAR É MAIS DO QUE UM IRMÃO'

Para presidente Lula disse o seu vice, José Alencar, é "mais do que um irmão". "Alencar é a melhor junção do capital e trabalho. Ele foi mais do que um irmão, foi um companheiro em quem tive a mais absoluta confiança durante o governo", disse Lula, em entrevista durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (27). Lula disse ainda que não será copiloto de sua sucessora, Dilma Rousseff, e que pretende se afastar de tudo por seis meses para resolver o que vai fazer no futuro. O presidente descartou voltar em 2014. "Trabalho com a ideia fixa de que Dilma será candidata. É justo e legítimo e será minha candidata em 2014. Só existe uma hipótese: ela não querer ser candidata", afirmou. Informações da Folha.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 16:10

Criança com problemas respiratórios graves é tratada no HDM

Um caso gravíssimo de Broncodisplasia Pulmonar tratado no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar em Petrolina trouxe mais um final feliz para uma família do sertão pernambucano. O menino Cícero Felipe Rodrigues, de apenas quatro meses de vida, foi tratado pela equipe médica da pediatria do HDM, desde as suas primeiras 24 horas de vida, quando foi constatado que ele precisava de cuidados especiais em decorrência da prematuridade, e agora, já está em casa na cidade de Cabrobó. 

A mãe do menino, Cirlene Rodrigues Maciel, veio de Cabrobó para Petrolina logo após o parto e permaneceu no HDM com o filho por quatro meses, até que a criança pudesse receber alta hospitalar. Cícero foi internado na UTI neonatal do hospital com diagnóstico de uma doença crônica que gera malformação pulmonar e que tem como fatores de risco a prematuridade e baixo peso. Durante o período em que o menino permaneceu na pediatria do HDM, foi atendido numa sala equipada com aspirador e tubo de oxigênio, para que o fornecimento de oxigênio pudesse ser mantido com regularidade.

Uma vez com o quadro clínico estável, o menino pôde receber alta hospitalar assim que a secretaria de saúde de Cabrobó garantiu os equipamentos necessários. De acordo com a secretária de saúde do município, Carmem Diana Torres, foram comprados e instalados na casa da família, um aspirador e um tubo de oxigênio que a própria mãe do menino iria manusear, depois de ter recebido treinamento pela equipe do HDM.

Ascom HDM
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 15:40

Resíduos sólidos – problema ou solução?

Caro Geraldo,

Tenho estado preocupado com a questão do lixão de Juazeiro, que se arrasta por muito tempo sem que as soluções apresentadas pelo executivo municipal em  sucessivas declarações aos meios de comunicação se materializem, quanto a projetos aprovados pelo executivo junto a CODEVASF e que solucionariam num primeiro momento em parte e depois definitivamente a questão. Resolvi elaborar um artigo para reflexão e peço ao ilustre jornalista que o publique em seu prestigioso blog.

Cordiais saudações

Resíduos sólidos – problema ou solução? 

Uma das grandes preocupações da humanidade em termos am­bientais é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), con­sequência do aumento populacional, da rápida industrialização e do crescimento do consumo, além disso contribuem para a crescente geração de resíduos o modelo de desenvolvimento e do padrão de consumo e estilo de vida contemporâneo disseminado pelo capital.

O lixo gerado pela sociedade humana é indubitavelmente o resultado da lógica de produção econômica dominante no mundo moderno e que precisa de gerenciamento. Aliás, vamos começar significando o que é LIXO: a palavra lixo é proveniente do latim lix, que significa cinza ou lixívia, ou do verbo lixare, que significa polir, desbastar, arrancar o supérfluo. O impacto provocado pelo lançamento dos resíduos sólidos urbanos ( industriais, domésticos e hospitalares ) resulta em riscos potenciais a saúde humana e ao ambiente.

Em todo o mundo pesquisas e formas de administração do lixo são desenvolvidas com  o intuito de mitigar e até resolver esta equação. Nos países mais desenvolvidos o lixo é de fato produto com valor econômico. No Brasil muitas experiências bem conduzidas se destacam com soluções criativas e inteligentes para os resíduos sólidos. No Rio Grande do Norte, o governo já trabalha para viabilizar o plano estadual de gestão dos resíduos sólidos com a formação de consórcios intermunicipais, que garantam o ordenamento de procedimentos que contribuam para a melhoria no gerenciamento da limpeza urbana e que resultem no compartilhamento de ações entre municípios.

Através do Programa Estadual de Resíduos Sólidos, o Governo do Estado implantará unidades de reciclagem, aterros sanitários e estações de transbordos, informa Lázaro Mangabeira. O plano prevê, ainda, a inserção social dos atuais catadores, proposição de incentivos tributários para as atividades voltadas para a reciclagem e implementação de políticas ambientalmente adequadas. O objetivo dos consórcios é definir de forma participativa com os municípios o compartilhamento das soluções para os resíduos sólidos.

A questão no atual estágio de desenvolvimento científico-tecnológico não é de falta de tecnologias, mas de falta de vontade política de encarar o lixo como séria ameaça à qualidade de vida do homem, dos animais e do ambiente com degradação da estética da paisagem e comprometimento dos recursos naturais: ar, água e solo pela disponibilização de metais pesados e substâncias orgânicas sintéticas derivadas em sua grande maioria do petróleo que além da difícil decomposição possuem largo poder residual.

O sancionamento no último dia 23 de dezembro do corrente ano, da política nacional de resíduos sólidos pelo presidente da república é um passo importante na solução, mas não a determina, pois que, sua execução é que é o problema para muitos governos municipais e estaduais, que sequer dispõem de políticas públicas locais e regionais, para a questão. Conquanto estejamos todos mais ou menos convencidos, que precisamos lidar com os resíduos sólidos de forma séria e responsável, ainda, na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, todo o esforço é tão somente de coleta e deposição em um espaço a céu aberto designado, lixão, pela elevada carga de recepção dos resíduos sólidos que ali são depositados.

Trata-se de um local cujo ambiente é putrefato e insalubre, e depõe contra uma sociedade que se pretende civilizada no trato com seus rejeitos, e que perde a oportunidade de transformar tais materiais em produtos econômicos em escala, além de contribuir efetivamente para redução da  poluição.O que nos falta é decisão, vontade de querer ser e dar tratamento diferente à questão e  caminhar em direção a uma sociedade sustentável, onde todos sejamos responsáveis pela vida e pela gestão das externalidades negativas que geramos com a economia do consumo inconsciente. Não podemos mais, conviver com os espaços de poluição reproduzindo a indigência humana de muitos de nossos irmãos e cultivando os processos egoístas.

Existem soluções viáveis e econômicas que não necessariamente requerem elevado investimento, já em uso em muitos municípios, notadamente no sul e sudeste do país. Não há incompatibilidade entre projetos eventualmente elaborados, aprovados e até em vias de execução e a conjugação de esforços diversos com outras possibilidades tecnológicas e de gestão para a solução da coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos dos municípios. O que urge é fazer algo e não assistir passivamente os dias, meses e anos passarem sem que algo de concreto seja feito a não ser retórica tola.

O hábito das pessoas, no que diz respeito ao tratamento dos resíduos gerados em suas residências, é influenciado, entre outras coisas, pela percepção que se têm do serviço de coleta de sua cidade. Suas percepções desse serviço público, se realizado de forma descompromissada, estimulam atitudes despreocupadas Por isto deve-se atentar ao fato da necessidade de investimento, por parte do Poder Público, em propaganda e educação ambiental, mobilizando a sociedade para o correto gerenciamento de seus resíduos.

A moderna abordagem do gerenciamento de resíduos prevê uma hierarquia onde deve ser dada preferência à não geração de resíduos, seguindo-se, dentro de possibilidades econômicas e tecnológicas, a minimização, o reaproveitamento (reciclagem, recu­peração e reuso) e somente após isto, o tratamento e a disposição final. A cogeração de energia a partir da incineração dos resíduos (waste-to-energy) também pode ser uma alternativa a ser con­siderada pelos tomadores de decisão.

Os cenários servem como instrumentos para o norteamento de políticas e estratégias de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e, sendo assim, para se minimizarem erros (na consideração de in­vestimentos, por exemplo), o aperfeiçoamento das estatísticas e dos dados referentes à produção de resíduos deve ser contínuo. Para ilustrar a questão  em2009 o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), realizaram estudos sobre o cenário dos resíduos sólidos no Brasil, mostrando como o país tem gerenciado o seu lixo e também apontando soluções para melhorar as condições do setor.

Os estudos apontaram a destinação inapropriada de resíduos como  por exemplo em lixões, como um dos problemas atuais que acontece em muitos lugares. A contaminação do solo e dos lençóis freáticos, a emissão de gás metano na atmosfera e até o risco de acidentes terrestres pela queima do lixo ou aéreos causados por urubus, garças e gaivotas que sobrevoam lixões próximos a aeroportos, são alguns dos problemas que a destinação incorreta de resíduos pode gerar. Finalmente temos que encontrar saídas ou solicitar ao ministério público que exerça seu papel e faça cumprir a lei.

Jairton Fraga Araújo

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Foi diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS/UNEB no período de 2002 a 2004. Foi assessor da Prefeitura de Juazeiro em 2004. Ocupou a função de Secretário de Agricultura, Desenvolviemnto Rural e meio-ambiente entre janeiro de 2009 a março de 2010. É pesquisador da área de agricultura orgânica, desenvolvimento sustentável e fitotecnia de cultivos irrigados.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 15:10

ROUBADINHA FAZ MAIS UMA VÍTIMA NA RODOVIA LOMANTO JÚNIOR

A tentativa de roubadinha do condutor de um gol branco na rodovia Lomanto Júnior, rampa nas imediações da AABB, acabou por vitimar um motociclista na manhã desta segunda-feira (27).

O fato conseguiu reunir inúmeros curiosos que acompanharam inicialmente a assistência por parte de uma viatura da polícia militar e posteriormente de uma equipe do Samu. O gol apresentou apenas prejuízos materiais enquanto o motociclista que não foi identificado pela reportagem, sofreu inúmeras escoriações, inclusive, em uma das pernas.

A equipe da PM autuou o motorista infrator.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 14:40

AGROVALE É DESTAQUE NO PRÊMIO MELHORES DO AGRONEGÓCIO NA BAHIA

No último dia 21, em Salvador, empresários, agricultores, industriais e representantes do Governo da Bahia, marcaram presença no lançamento do documento “Estratégias para a agropecuária baiana”.

O documento, resultado do trabalho de 21 câmaras setoriais, define o planejamento estratégico do estado para o setor nos próximos 20 anos. Durante o evento, que contou com o apoio do grupo ATARDE, foram entregues 20 prêmios para agricultores ou pecuaristas do estado que se destacaram em 2010.

A AGROVALE, única contemplada no Vale do São Francisco, recebeu o prêmio destaque 2010 pela sua atuação no agronegócio na categoria cana de açúcar e derivados.

Nativa Comunicação
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 14:10

BOLSA FAMÍLIA ATENDE A 12,8 MI EM 2010

O programa Bolsa Família encerrará o ano com 12,8 milhões de grupos familiares atendidos, cerca de 50 milhões de brasileiros. Principal ação social do governo Lula, a medida tem mais da metade do seu público na região Nordeste. Em 2003, ano da criação, o benefício chegou a 3,6 milhões de lares, com investimento de R$ 3,4 bilhões. Em oito anos, o volume quadriplicou, com recursos da ordem de R$ 13,4 bilhões em 2010. O pagamento varia de R$ 22 a R$ 200, para famílias com renda de até R$ 140 por pessoa, a depender do tamanho e remuneração dos integrantes. Apesar de ser criticado por ser “assistencialista” e não resolver o déficit social do país, além de ser alvo de supostos desvio de dinheiro e fraudes, de acordo com a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lúcia Modesto, os dados devem ser comemorados. Segundo ela, houve redução da pobreza, melhora dos indicadores de educação e saúde das famílias, bem como o acesso ao sistema bancário, em que 1,7 milhão de atendidos possui contas em banco. Segundo a pasta, o analfabetismo caiu de 17% para 13% entre os beneficiados, de 2007 a 2009. Conforme o levantamento, 42 mil atendidos fizeram cursos nas áreas de turismo e construção civil em 16 regiões metropolitanas brasileiras. Informações da Agência Brasil.

BN
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 13:30

JUAZEIRENSE DANIEL ALVES É CIDADÃO SOTEROPOLITANO

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno para o público que compareceu para assistir a sessão solene que outorgou o título de cidadão de Salvador, ao lateral do Barcelona e da Seleção Brasileira, o juazeirense Daniel Alves.

O título de cidadão soteropolitano para Daniel Alves foi requerido pelo presidente da Câmara, o vereado Alan Sanches, do PMDB e a sessão foi transmitida vivo pela TV Câmara Salvador.

Daniel Alves, 27 anos, que nasceu em Juazeiro, começou a carreira no Juazeiro Social Clube. Aos 15 anos, acabou se transferindo para o Bahia, onde chegou ao time profissional aos 17, sendo titular do tricolor baiano. Convocado para as seleções de base do Brasil, Daniel começou a ganhar destaque internacional, sendo contratado pelo Sevilha em 2002. Em 2006, fez sua estreia na seleção principal. No Brasil, foi convocado 59 vezes, entrando em campo em 45 delas e marcando cinco gols. Em 2008, trocou o Sevilha pelo Barcelona, onde se firmou com titular de um dos times mais fortes do futebol mundial.

Durante pronunciamento na sessão solene, Daniel agradeceu o reconhecimento do legislativo soteropolitano, mas acima de tudo à família e à sua esposa pelo apoio que tem recebido ao longo dos anos. Outro momento marcante foi quando o coral que se apresentou na solenidade executou o hino do Bahia, levando Daniel e os demais presentes a cantarem juntos, o conhecido hino tricolor.

Daniel ainda fez menção a Juazeiro e ao Juazeiro Social Clube, dizendo da satisfação de representar sua terra natal, agora Salvador e o Nordeste em todo o mundo.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 12:40

LEITOR ELOGIA ATENDIMENTO E FAZ APÊLO À DIREÇÃO DA PRÓ-MATRE

Olá Geraldo,

O melhor presente de natal para toda a minha família é que na tarde do último dia 25, o meu pai, José Soares Félix, deixou o hospital Pró-Matre, onde foi muito bem atendido por todo o período em que lá esteve e já se encontra em casa com os seus familiares.

Portanto, aproveito para parabenizar a diretoria daquela casa de saúde pelas novas instalações e o atendimento que os funcionários prestaram aos enfermos. Isso eu observei.

Mas, quero solicitar de forma urgentíssima da diretoria da Pró-Matre em Juazeiro, que providencie urgentemente o acesso para as ambulâncias que efetuam o translado dos pacientes às dependências do hospital, pois, os mesmos são expostos ao público e ao ar livre em plena calçada, no asfalto, que funciona como estacionamento dessas unidades de socorro-médico. Peço providências urgentes.

Feliz ano novo,

Adélson Félix

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 12:10

Amostra Científica acontece em Curaçá

Até a próxima quarta-feira (29), a Associação de Estudantes promoverá a Primeira Amostra Científica de Curaçá (AMOCC). O evento pretende expor alguns temas científicos, desenvolvidos por estudantes e profissionais nas universidades do Vale do São Francisco sobre a região do município de Curaçá, assim como, instigar o debate e a reflexão sobre assuntos referentes ao Município. No encontro estarão presentes estudantes e profissionais que farão apresentação de trabalhos acadêmicos nas áreas de educação, meio ambiente cultura, história, sociedade e ciências exatas e da natureza. O evento acontecerá sempre partir das 18h na Biblioteca Municipal José Torres.

Foto Ilustrativa de Curaçá
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 11:40

LEITORA ESTÁ DESCONTENTE COM GOVERNO DA “MUDANÇA

Caro Amigo Geraldo,

Parabéns. O seu blog é, talvez, o único espaço onde a população pode desabafar e ter direito a se indignar sem ser cerceado. Muitas vezes gostaria de ter a alma impenetrável diante de tanto descaso do governo municipal, contudo, não me contenho, sou emocional.

Perambulando pelas ruas da cidade neste dias sensíveis e sublimes de atmosfera natalina, me surpreendi com o desencanto do povo e o deboche dos visitantes para com o estado de desalento que passa Juazeiro.

Amigo é um completo absurdo, Juazeiro jamais teve tão esquecida, seu povo tão desestimulado, a cidade sem brilho, sem alegria e a administração inerte do alto de sua imponência, parece rir do povo.

Buracos, ruas escuras, trânsito desordenado, povo revoltado, a cidade sem um sinal sequer que manifeste o momento natalino que vivemos. Juazeiro sem reação vê morrer seus projetos e sonhos, ludibriada que foi por um arroubo de mudança que está desbotando e massacrando a cidade.

Agora, já ciente de que somos vítimas fáceis dos engodos, a gestão pública vem afirmar que as obras da ponte pararam por conta das "ferias coletivas da empresa responsável pela execução da obra"? Ridículo, a mediocridade se exibe de forma tão cínica soando como deboche, quando toda cidade sabe que os engenheiros desalugaram seus alojamentos, os equipamentos foram retirados e o DENIT informou que não há previsão de retomada das obras..., assim mais uma vez somos pisoteados pela gozação do prefeito para com a cidade e a ponte picolé será eternizada pela inoperância.

Para findar, de forma inédita na Bahia em um primeiro ano de gestão, as contas anuais de uma prefeitura foram rejeitadas pelo TCM; com indícios fortes de irregularidades e impropriedades na contabilidade pública, os auditores do Tribunal condenaram a aplicação dos índices constitucionais pela administração publica.

Efetivamente, como matemática é ciência exata, o TCM da Bahia nos deu enfim um caminho para onde vai o dinheiro publico da prefeitura e explicações para a ausência de obras, ruas escuras, povo revoltado, uma frota imensurável de carros alugados, festas particulares; neste descompasso, Juazeiro assiste, sem reação, o descontrole administrativo.

A mudança mostra sua face oculta e mata lentamente, por pura perversidade, a nossa outrora encantadora Juazeiro.

Marla Conceição Santos Quadra E, Nº 55, Castelo Branco Juazeiro-Bahia

Fotos de arquivo do blog
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 11:00

MORADORES DE PIRANGA MANTÉM PROTESTO NA AVENIDA DA ESTAÇÃO

Moradores do bairro de Piranga em Juazeiro mantém o protesto contra a prefeitura municipal que não procedeu a recuperação da avenida da Estação. Sexta-feira (24), policiais militares estiveram no manifesto apenas para desobstruir a pista que foi interditada pelos moradores na noite anterior.

Alegando problemas respiratórios e a sujeira constante das suas residências, os manifestantes condenam o serviço executado pela Seihasp que no buraco que surgiu em frente ao posto Vip, colocou cascalho aumentando consideravelmente os transtornos por conta da poeira.

Na manhã desta segunda-feira (27), foi possível observar o buraco sinalizado com pedras e galhos de algaroba e o boneco caracterizado do gestor municipal sentado confortavelmente em um velho sofá. A pista, no entanto, foi liberada e o tráfego flui normalmente.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 10:30

BONFINENSE SOLICITA APOIO PARA MANTER CASA DO ESTUDANTE EM JUAZEIRO

Geraldo,

Venho através desta mensagem agradecer ao vereador Gustavo Miranda do PC do B, pois ele cumpriu o que prometeu em sua campanha abrindo uma residência em Juazeiro para os estudantes de Senhor de Bonfim.

Esta casa foi uma realização importante para nossa cidade, pois lá estão vários estudantes que procuram ter um futuro melhor e que não dispõem de condições financeiras. Portanto, nós jovens estamos muito tristes com o nosso prefeito, pois já sabemos que existe uma lei regional que diz que a prefeitura tem que abrir residências em polos estudantis.

Nós jovens temos que ser apoiados, pois somos o futuro de nossa nação e nossa cidade vai precisar da gente “futuros profissionais”. Com esta oportunidade que o vereador Gustavo Miranda nos concedeu, nós estaremos realizando nossos sonhos. Isso é muito importante para nós, nossa família e nossa cidade.

Estamos precisando de mais apoio, pois a nossa vida lá não é fácil e está virando praxe não cumprir as leis aprovadas pela Câmara. Por favor, não deixe que os jovens sejam esquecidos, estamos pedindo socorro. Ajude-nos.

Boas festas para todos.

Por favor, Geraldo divulgue esta mensagem nós precisamos de apoio.

Jonatas Freire de Carvalho Lima

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 09:40

Homem é assassinado a tiros em Curaçá

Um homem foi assassinado na madrugada deste domingo (26) em um povoado de Curaçá, segundo informações da TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia. Gilberto Alves de Menezes, de 28 anos, foi baleado durante uma troca de tiros entre ele próprio e um segundo homem ainda não identificado. No tiroteio, também foi atingida a esposa de Gilberto, identificada como Antônia. Ela foi encaminhada para um hospital em Petrolina, em Pernambuco. A polícia ainda não tem mais informações sobre o caso.

Correio
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 09:10

STF gera confusão sobre quem deve assumir

Decisão tomada no início do mês por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) provocou atrito com a Câmara, deixou a assessoria jurídica da Casa atônita e suplentes desnorteados. No último dia 9, o STF concedeu liminar, a pedido do PMDB, determinando que a vaga decorrente da renúncia em outubro do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) seja ocupada pelo primeiro suplente do partido do titular, ou seja, do PMDB.

A exigência contraria a regra adotada ao longo de todos os anos pela Câmara. Na substituição dos titulares, a Casa convoca o suplente seguindo a ordem da lista de eleitos encaminhada pela Justiça Eleitoral, o que leva em conta a coligação partidária. No caso de Donadon, a Mesa da Câmara deu posse ao deputado Agnaldo Muniz (PSC), eleito primeiro suplente pela coligação Rondônia Mais Humana no ano de 2006.

Descontente, o PMDB recorreu ao STF para garantir a posse de Raquel Duarte Carvalho, suplente da legenda, e teve apoio do ministro Gilmar Mendes, relator da ação. O ministro considerou que o mandato pertence ao partido, segundo decisões anteriores do próprio STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mendes alegou que a formação de coligações tem caráter temporário e está restrita ao processo eleitoral. A posição saiu vitoriosa, apesar de três votos contrários. O ministro Ricardo Lewandowski disse que as coligações atuam na campanha e não podem ser excluídas apenas porque as eleições terminaram. 

Desde que a ordem do Supremo anulando o ato de posse de Agnaldo Muniz chegou à Câmara, a Mesa procura respostas: o que fazer com os 20 suplentes que estão atualmente no exercício do mandato e não são do mesmo partido do titular? Esses atos de posse deverão ser anulados e outros suplentes, chamados? O que fazer quando um deputado titular se afastar do cargo e o partido não tiver nenhum suplente para ser chamado? Haverá nova eleição?

As dúvidas não terminam por aí. A Câmara ainda não sabe o que fará, em 31 de dezembro, quando os deputados que assumirão ministérios e secretarias estaduais e os que tomarão posse como vice-governadores se afastarem da Casa. Até lá, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), terá de decidir se chamará os suplentes do mesmo partido, acatando o novo entendimento do Supremo, ou da coligação, seguindo a ordem da Justiça Eleitoral.

Blog do Noblat
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 08:40

QUANDO DEUS QUER É ASSIM?

Partindo do princípio bíblico de que tudo que acontece tem a permissão de Deus criador, podemos aceitar que se use o seu sagrado nome em vão?

Políticos, sempre os políticos recorrem sempre a Deus para pedir e agradecer os milagres da eleição como se Deus escolhesse votar em alguém. Blasfêmia e profanação! Pois acredito que Deus está fora desse jogo nem sempre limpo e justo.

Vejam senhores e senhoras umas da placas colocadas pelo deputado estadual Roberto Carlos, dizendo: "Quando Deus quer é assim" "Roberto Carlos único deputado eleito e votado em toda à Bahia" 75 mil votos.

Ora o deputado tem todo o direito de cantar sua vitória, envaidecida demais. Mas quanto a usar o nome de "Deus" como se Deus não tivesse permitido a vitória de outros, não é justo. Acredito que Deus não age assim e não permitiria o uso do seu nome em vão. EntãoDdeus não quis a vitória dos derrotados pelos eleitores? Deus só quis a vitória do deputado Roberto Carlos em Juazeiro? Infeliz e vaidosa a propaganda de agradecimento do deputado.

"Quando Deus quer é assim?". Ficarei ainda mais decepcionado se esta idéia tiver partido do compositor publicitário Carlos Maurício Dias Cordeiro, o "Mauriçola", pois ele, ao que toda Juazeiro sabe é o criador das músicas e a sua voz está sempre presente nas campanhas de Roberto Carlos, do PT e de Joseph. Será que foi idéia sua compositor? Difícil acreditar, tomara que não! Você que apesar de não ter feito o sucesso merecido ainda, é muito respeitado e admirado, ouço suas músicas de propaganda do programa "Sem Fronteiras", da TV São Francisco, de Petrolina e tantas outras sempre elogiadas. Agora artista, se foi sua esta propaganda do deputado Roberto Carlos usando o nome de Deus, tenha piedade, peça para apagar isto logo e peça perdão a Deus e ao povo. Se não foi aceite as minhas desculpas.

Geraldo Justino

Um juazeirense comum

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 08:10

Ensaio geral da cerimônia de posse movimentou Esplanada dos Ministérios

Um ensaio geral da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, movimentou ontem a Esplanada dos Ministérios em Brasília (26). O ensaio contou com a presença de militares, que levaram canhões, carros blindados e helicópteros, e também de servidores do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, da Polícia Federal e do Ministério de Relações Exteriores, entre outros.

A presidente eleita foi "interpretada" por duas pessoas. No trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional, Juliana Rebelo, diretora de Relações Públicas do Senado Federal, fez o papel de Dilma Rousseff. Ela é considerada "sósia" da presidente eleita. Fátima Carmo, que faz parte da equipe de transição, assumiuo papel da presidente eleita na saída do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, onde subiu a rampa e acenou para os populares no parlatório.

"A moça que fez a presidente até o Senado teve de ficar lá ajustando os detalhes da cerimônia no Congresso", explicou o embaixador George Prata, chefe do cerimonial da posse. Segundo ele, o ensaio foi importante para fazer um "ajuste fino" do que estava no papel. "É o último ensaio antes da posse. Foi feito no mesmo dia em que acontecerá, na próxima semana, e em horário semelhante. O ensaio foi muito bom. Claro que valeu", disse ele.

Está previsto que a cerimônia de posse comece por volta das 14h do próximo domingo (1) e termine por volta das 21h, após cocktail no Palácio do Itamaraty. De acordo com George Prata, cerca de 30 autoridades de "alto nível" de outros países já confirmaram presença. Entre eles, os chefes de Estado da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chaves. Cristina Kirchner, da Argentina, porém, ainda não confirmou presença. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, não virá para a cerimônia. A secretária de Estado, Hillary Clinton, representará os Estados Unidos no evento.

G1 Foto: Alexandro Martello
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 07:40

"Alvorlande manipula e induz Justiça ao erro", acusa deputada Isabel Cristina (PT)

Na última quinta-feira (23), em entrevista ao programa Nossa Voz, a deputada estadual Isabel Cristina (PT) acusou o vereador de Petrolina, Alvorlande Cruz (PTC), de manipular a Câmara para manter a atual formação da Mesa Diretora. Ela também insinuou que os atuais integrantes da diretoria escondem alguma irregularidade que não pode ser descoberta pelo ‘Grupo dos 8’, encabeçado por Maria Elena (PSB) e que tem maiores chances de assumir a Mesa Diretora para o biênio 2011/2012.

O comentário surgiu após a revelação de que a Justiça de Petrolina suspendeu a eleição da Câmara sob pena de multa diária de R$ 1 mil até o julgamento do mérito após Alvorlande Cruz ter entrado com mandado de segurança contra o ato do presidente da Casa Plínio Amorim, o edil Osório Siqueira (PSL), com a alegação que o edil social-liberal violou a Lei Orgânica do Município ao editar a Portaria nº 1.020/2010, que convocou para o dia 23/12 as eleições para a recomposição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012.

“Não posso me conformar com essa manipulação que está ocorrendo na Câmara. Eles estão brincando de ser vereadores, com a população. Alvorlande está manipulando tanto que agora é contra Osório, que é do grupo dele. Tudo combinado! Eu assino que é manobra, a ponto de levar um Juiz a errar. Se você ler o resto desta sentença, ele está dizendo que essa determinação de eleger a Mesa vai prematuramente tirar o direito da Mesa diretora, que vai vencer o mandato em 31 de dezembro. Não é verdade! A Mesa termina seu mandato em 1º de janeiro. A Câmara Federal é que é 31  de janeiro. A justiça errou! Veja a manipulação desses vereadores e eu tenho obrigação de alertar a população!”, disse Isabel Cristina.

Para ela, os edis da atual mesa têm medo de deixar a diretoria da Câmara. “A eleição era dia 15, viram que ia perder e botaram para dia 23. Viram que iam perder novamente e combinaram de entrar no Estado. Apenas para adiar eleição, manipular, levando o juiz a errar. Eles têm mudado relatórios, pareceres, feito o que querem, uma verdadeira brincadeira nesta câmara. Não sei se há irregularidade, mas estão com medo de entregar a mesa. Há alguma coisa que não pode ser descoberta por esse grupo que vai entrar e tudo isso é muito grave para nossa democracia”, finalizou.

Com informações e foto Site da Grande Rio FM
publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 07:00

Daniel Alves recebe título de cidadão soteropolitano nesta segunda-feira

O lateral direito Daniel Alves receberá nesta segunda-feira, 27, o título de cidadão de Salvador, concedido pela Câmara Municipal. A sessão de homenagem ao jogador, atualmente no Barcelona, acontecerá às 11 horas, no Plenário Cosme de Farias. O título de cidadão soteropolitano para Daniel Alves foi requerido pelo presidente da Câmara, o vereado Alan Sanches, do PMDB. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador, através do www.cms.ba.gov.br . 

Daniel Alves, 27 anos, nasceu em Juazeiro (Bahia), começando sua carreira no time da cidade, o Juazeiro Social Clube. Aos 15 anos, acabou se transferindo para o Bahia, onde chegou ao time profissional aos 17, sendo titular do tricolor baiano. Convocado para as seleções de base do Brasil, Daniel começou a ganhar destaque internacional, sendo contratado pelo Sevilha em 2002. Em 2006, fez sua estreia na seleção principal. No Brasil, foi convocado 59 vezes, entrando em campo em 45 delas e marcando cinco gols. Em 2008, trocou o Sevilha pelo Barcelona, onde se firmou com titular de um dos times mais fortes do futebol mundial.

publicado em 27 de Dezembro / 2010 às 06:30

AÇÃO DA CIDADANIA GARANTE NATAL DE FAMÍLIAS DE INVASÕES E DO LIXÃO DE JUAZEIRO E PETROLINA

  

A parceria em prol da Campanha Natal sem Fome proporcionou sexta-feira (24) a doação de alimentos não perecíveis para famílias carentes do município que sobrevivem do conhecido lixão. A campanha objetivou levar a denuncia à sociedade sobre a fome que é algo pouco falado, mas que diariamente é vista em nossas ruas. “É uma pena que Juazeiro, uma cidade rica no seu comércio e na agricultura, ainda assista homens e mulheres vivendo do que é retirado dos lixões”, comenta Carlos Ribeiro coordenador da campanha.

O movimento parceiro entre Ação da Cidadania, policia Militar através do Batalhão Escola, e Grupo de Muay Thai Combat (mestre Mamuth), além da empresa Executa Engenharia que doou alimentos, acabou proporcionando cestas básicas para as comunidades mais carentes.

Sábado (25), em Petrolina vários bairros foram também beneficiados desta vez a parceria foi com a paróquia São Francisco de Assis, Pastoral Familiar e Igreja Cristã evangélica, associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera e Quati, onde mais uma vez mais de 200 famílias foram atendidas. “Acredito que em Petrolina no ano que vem a campanha seja mais forte por conta dos parceiros e do trabalho desenvolvido”, concluiu Carlos Ribeiro, Coordenador da Ação da cidadania/Juazeiro (ONG responsável pelo Natal Sem Fome). 

publicado em 26 de Dezembro / 2010 às 23:00

EXODUS A BANDA MAIS DOIDA DE TODOS OS TEMPOS EM JUAZEIRO - 1974

Geraldo José,

Será que a Juazeiro de hoje entenderia uma Banda dessa? Nos anos 70, a gente misturava rock, samba, bossa nova e carnaval. Ainda estamos todos Vivos e aqui em Juazeiro, Sérgio Ramos o nosso guitarrista fera, está no Rio de Janeiro, é auditor federal do BNDES. Em 1973, Caetano Veloso se assustou com a gente na quadra do Franvale: "agora eu entendo a loucura da tribo dos Novos Baianos da terra de João".

Jorge, da Banda Mirage, era nosso baterista "free". O resto aí sou eu, Coelhão, Tatau, Julhão e Serjão. Juazeiro encaretou total.

Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.