Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 22:10

Comunidade Quilombola realizou Romaria

A Comunidade Quilombola de Lambedor esteve em festa domingo (04), com a realização da VIII Romaria Vicentina do Lambedor, evento este que já faz parte do calendário católico do município. Com saída às 06 horas da manha da Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, os romeiros seguem em procissão até a comunidade do Lambedor, perfazendo um percurso de 07 quilômetros. Com encenações teatrais, musicas religiosa e muita oração.  Com a participação do grupo vicentino de Petrolina e de todas pastorais de Lagoa Grande, Izacolandia e Bebedouro. A romaria teve sua culminância com uma missa campal celebrada pelo Padre Antonio Moreno Pinto. A líder comunitária Juraci Almeida diz que “é uma grande alegria para a comunidade do lambedor está realizando mais uma romaria, onde vemos a fé do povo e a devoção por São Vicente de Paulo,  e ao mesmo tempo temos a oportunidade de ver as encenações das passagens de Jesus Cristo aqui na terra.”

Ascom
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 21:40

Baianas de acarajé denunciam perseguição da Sesp no Legislativo estadual

Ameaça à preservação da cultura das baianas de acarajé e perseguição da Secretaria de Serviços Públicos de Salvador (SESP) às quituteiras que comercializam seus produtos nos pontos da cidade. Essa foi a tônica da audiência pública promovida hoje (6) pela Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo estadual, que reuniu representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi) e de Políticas para a Mulher (SPM) e a Associação estadual das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam). 

Segundo vários depoimentos, a atividade das baianas de acarajé nas praias tem sido colocada em suspeição pela SESP, que é acusada de impedir a instalação dos tabuleiros sob alegação de infringir a mesma norma federal que proibiu e retirou as barracas de praia na capital. “O verão vai chegar e não temos uma solução. Porque a Sesp persegue tanto as baianas?”, questionou Jacilene dos Santos, uma das diretoras da Abam. 

A conduta do Executivo não encontra respaldo do órgão federal. Segundo Artur Chagas, chefe da Divisão e Gestão Patrimonial da SPU na Bahia, “a questão não cabe ao Patrimônio da União, pois não envolve ocupação permanente. Trata-se de uma atividade que compreende questões como uso do solo e ocupação econômica, tarefa do Município”. Rita Santos, presidente da entidade que reúne quase 4 mil baianas de acarajé, revelou que conflitou argumento do órgão municipal com ofício resposta da Superintendência de Patrimônio da União na Bahia à associação. “Temos um documento da SPU afirmando que não é da sua competência a questão; mas eles alegam que não possuem tal documento”, afirmou Rita. 

Para encaminhar uma solução, o presidente da Comissão de Igualdade, deputado Bira Corôa (PT), solicitou a Artur Chagas que forneça à Prefeitura de Salvador os esclarecimentos necessários sobre competência do órgão e reitere o que foi discutido em audiência pública na Casa. O deputado Sidelvan Nóbrega (PRB), proponente da audiência, requereu a mesma documentação para que o colegiado publicize a informação para outros municípios e quer envolver a categoria nas discussões sobre a Copa 2014.

Ascom Deputado Bira Corôa
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 21:00

Diretoria administrativa do HRJ passa por treinamento de gestão estratégica de resultados e custos

Pensando em otimizar cada vez mais os serviços prestados à população do Vale do Médio São Francisco, o Hospital Regional de Juazeiro / gestão IMIP tem adotado algumas medidas para melhorar seu planejamento estratégico. No último dia 26, a diretoria administrativa e financeira do Hospital Regional de Juazeiro participou do curso de Gestão Estratégica de Resultados em Saúde, realizado na capital paulista. Voltado para profissionais de instituições de saúde públicas e privadas que atuam nas áreas de gestão, custos, controladoria e comercial, o curso apresentou diferentes ferramentas administrativas que buscam otimizar o planejamento estratégico e possibilitar um melhor gerenciamento dos custos e recursos.  

De acordo com a diretora administrativa e financeira do HRJ, Ana Cristina Motta, o treinamento, que teve duração de um dia, trouxe esclarecimentos que vão ajudar num melhor aproveitamento dos recursos destinados à unidade de saúde. “A gente sempre teve o nosso plano de ações, só que muitas vezes cometia falhas na hora de colocá-lo em prática. Agora, nós vamos adotar um novo modelo de planilha que vai nos ajudar a estabelecer prioridades e levantar orçamentos, aprimorando o controle de custos por setores. Vamos poder planejar melhor todas as nossas ações, fazer campanhas de conscientização e alocar melhor os recursos”, comenta.

Com o objetivo otimizar o gerenciamento de suas estratégias e custos, o Hospital Regional de Juazeiro também vai passar por um ano de treinamentos com uma renomada empresa de consultoria para instituições de saúde do país, que deverá visitar cada setor, definindo indicadores operacionais de estratégias e metas. “Assim, nós vamos poder ter uma dimensão melhor de quanto a gente gasta em cada parte do hospital e onde podemos economizar. Isso vai nos ajudar a atender melhor as necessidades do HRJ, aproveitando os recursos de maneira mais eficiente para poder aumentar nossos serviços e adquirir novos bens para aprimorar ainda mais o atendimento à população”, conclui Ana Cristina.

Daniele Valois/ Ascom Hospital Regional de Juazeiro
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 20:30

DEPUTADO ROBERTO CARLOS E OS 32 ANOS DA ANISTIA POLÍTICA

Em Sessão Especial realizada ontem na Assembleia Legislativa da Bahia, o Deputado Roberto Carlos comemorou, junto com entidades não governamentais, governo estadual e federal, lideranças e a sociedade, os 32 anos da Anistia Política no Brasi. Com o tema: " Virar a Ditadura Pelo Avesso", o movimento Anistia Bahia, Tortura Nunca Mais e o Comitê Baiano pela Verdade, lutam pela instalação da Comissão da Verdade na Câmara Federal. A sessão Especial teve a presença de vários ex-presos políticos, familiares de desaparecidos e mortos; todos em busca de justiça, do direito de encontrar e sepultar os corpos dos seus entes-queridos e, sobretudo na busca pela verdade, na abertura de documentos secretos e punição aos culpados, torturadores, assassinos.

Na sessão convocada pelos deputados Roberto Carlos, Yulo Oiticica e Álvaro Gomes, os destaques ficaram por conta dos presentes, que relataram momentos de mêdo, sofrimento, dor, mas também de luta, fé na justiça. Um padre falou de agressões recentes, um pastor/professor falou de passado de mêdo, quando oferecia o espaço da escola para reuniões secretas. Depoimentos emocionantes foram o foco, como o deputado Emiliano José (PT) e Joviniano Neto que falaram dos sofrimentos nas celas das cadeias. Presentes ainda o secretário de Justiça da Bahia, Almiro Brito representando o governador Jaques Wagner e da representante do Ministério da Justiça. 

Mas sem dúvida, o momento mais emocionante, uma aula de política e cidadania foi dada pelo ex.governador Waldir Pires que viveu na pele os momentos cruciais da ditadura; Ele ministro de João Goulart, ao lado de Darcy Ribeiro relatou os momentos de apreenssão de antes do golpe e os dias de dor que se seguiram, com os Atos: AI 1 até o AI 5, que culminaram com as prisões, cassações,exílio e muitas mortes nos anos de chumbo. 

O deputado Roberto Carlos em seu discurso, lembrou dos companheiros pedetistas que participaram e sofreram com esses momentos aflição e dor, como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro. “ Mas o PDT continua vivo, presente, na luta pela democracia real. A anistia não foi ainda ampla geral e irrestrita, como pediam e lutaram tantos companheiros; a criação da Comissão da Verdade é um caminho para restituir a paz, justificar parte da luta, do sofrimento e até das mortes de tantos corajosos brasileiros”.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 19:35

LIMINAR DA JUSTIÇA CHEGA COM ATRASO À CÂMARA MUNICIPAL, GERA TUMULTO E CONTAS DO PREFEITO ISAAC NÃO SÃO APRECIADAS

Conforme o blog antecipou na parte da tarde, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) conseguiu liminar, por intermédio do advogado Celso Luiz Braga de Castro na 8ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Salvador, concedida pela Juíza Mariana Varjão Alves Evangelista, e a contas da Prefeitura de Juazeiro, exercício de 2009, que tinham sido rejeitadas pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios não puderam ser apreciadas e nem votadas na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (06).

A sessão foi encerrada logo depois da aprovação ata da sessão anterior. Durante o expediente, lido pelo vereador e líder do prefeito Damião Medrado (PMDB), gerou-se enorme bate-boca entre os vereadores da oposição e a Mesa Diretora, resultando em tumulto generalizado e na suspensão dos trabalhados.

O oposicionista José Carlos Medeiros (PV), através de questão de ordem colocava sob suspeição a atitude do presidente da Casa, professor Nilson Barbosa (PTB), que alegava não ter recebido ainda a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia determinando que a Câmara de Juazeiro se abstenha de apreciar as contas.

Assim que o documento chegou a Casa, a oposição exigiu cópia e o número do fax, posição que foi negada pela Mesa, informando que só o faria depois da leitura.

Num ato repentino, Medeiros tomou o documento das mãos do Secretário-Adoc, Damião Medrado, gerando enorme confusão e manifestação dos populares que acompanhavam a sessão.

Ao justificar que cópia da liminar só poderia ser distribuída aos vereadores após a leitura no expediente, oficializando assim a sua entrada na Casa, o presidente Nilson Barbosa teve o fax arrancado das suas mãos por Alex Tanuri (PSDB), que redundou em novo tumulto e desta feita o encerramento da sessão.

Da platéia, populares e comunitários gritavam “ficha-suja, ficha-suja” num ato de repúdio pela não votação das contas do prefeito Isaac.

José Carlos Medeiros, ao falar ao blog após a sessão, disse que está clara a interferência de dois poderes (Executivo e Judiciário) no Legislativo. “É a segunda vez que isso acontece. E só ocorre porque os oito vereadores governistas são coniventes. Então posso deduzir que todo mal que acontece hoje em Juazeiro com esse desgoverno tem a responsabilidade também dos vereadores da situação”.

Alex Tanuri explicou que a atitude da Mesa da Câmara foi mais uma manobra para ganhar tempo e denunciou: “O prefeito tentou prorrogar o tempo todo a votação, como não conseguiu, recorreu a Justiça. Mas antes disso ele buscou cooptar os vereadores da oposição e mais uma vez quebrou a cara”.

O presidente do legislativo, Nilson Barbosa, visivelmente nervoso, justificou que não havia necessidade de chegar a esse ponto. “Assim que o documento oficialmente fosse lido no expediente, era nossa intenção repassar cópias para todos os vereadores. A liminar existe e como decisão judicial, cabe ao Poder Legislativo cumprir. O que não concordamos é a atitude intempestiva dos vereadores, inclusive, com ação agressiva à minha pessoa e do vereador Damião, tomando a força o documento das nossas mãos. Vamos encaminhar o assunto para a Comissão de Ética e de acordo com o regimento da Casa, punir os infratores para que tais fatos não mais se repitam”.

Sobre a votação das contas, o vereador-presidente da Câmara encerrou explicando que neste momento não cabe mais ao Poder Legislativo qualquer tipo de apreciação, e sim aguardar o julgamento final do mérito por parte do Tribunal de Justiça da Bahia.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 19:10

CREAS de Petrolina realiza serviços de orientação e acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Em continuidade ao seu trabalho de rotina, os servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal realizaram, na manhã desta segunda-feira (05), serviços de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA).

O objetivo inicial do encontro foi a realização de atendimentos individuais aos adolescentes para conhecimento de sua rotina e seu comportamento no meu familiar e comunitário. “Primeiramente, realizamos este atendimento para saber como está o adolescente, se está estudando ou desenvolvendo alguma atividade, para posteriormente fazer o monitoramento deles com atividades em grupo”, esclareceu a psicóloga Rebeca Machado, que acompanha os adolescentes.

Com o intuito de garantir a promoção social do adolescente e cumprir as medidas socioeducativas presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o CREAS dará continuidade às atividades em grupo a partir do dia 26 deste mês, com uma série de ações, como trabalhos psicossociais em grupo, palestras sobre afetividade e autoestima, minicursos e exibição de filme. “Nosso objetivo não é apenas cumprir a Lei, mas orientar o adolescente para que ele possa refletir sobre sua conduta e a partir disso poder conviver bem em seu meio familiar e social”, garantiu a psicóloga.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários. Durante o primeiro semestre (janeiro a junho) deste ano, foram realizados 3.408 atendimentos.

A unidade do CREAS Municipal é um serviço executado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e está situada na Avenida Projetada, S/N, Centro, próximo ao SESI Petrolina.

 

Cronograma de Atividades para os Adolescentes

26/09/11 – Palestra sobre Afetividade e autoestima;

10/10/11 – Atividade Psicossocial em grupo;

24/10/11 – Minicurso (Pintura em paredes);

07/11/11 - Minicurso (Pintura em paredes);

21/11/11 – Atividade Psicossocial em grupo;

05/11/11 – Cine CREAS, Filme: Desafiando Gigantes;

19/12/11 – Confraternização.

Patrícia Telles / Ascom PMP
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 18:40

Quarteto de cordas Mosaico faz apresentação de música erudita na UNIVASF

No próximo dia 10 (sábado), o quarteto de cordas Mosaico apresentará o concerto "Do Barroco ao moderno", em que tocará peças de compositores como Vivaldi, Mozart e Villa-Lobos. O grupo Mosaico existe desde 2007 e vem desenvolvendo um trabalho de divulgação da música clássica sem, no entanto, desprezar o popular em toda sua riqueza rítmica e melódica, como se pôde ver e ouvir no show Cartola – entre o samba e a história 100 anos, em 2008, e no concerto Beatles, em 2010.

Nessa nova apresentação, haverá um retorno às composições clássicas, destacando-se o estilo que definiu cada uma delas. Atualmente, o quarteto de cordas Mosaico é formado por Kallel Cavalcanti – Violino, Anderson Matheus – Violino, Gustavo Nóbrega – Viola e João Lourenço – Cello. A apresentação ocorrerá no auditório da Biblioteca do campus Petrolina às 20 00.

Os ingressos custam 10.00 (inteira) e 5.00 (estudante). A renda do evento será destinada à Escola de música Mosaico. Os ingressos podem adquiridos na Escola de música Mosaico (na Praça do Peixe, em Petrolina), através dos telefones (87) 8805 4849  e (87) 8801 1442 ou no local, no dia do evento.

Afonso Henrique/Ascom Univasf
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 18:00

NOTA OFICIAL DA DEPUTADA IVANA BASTOS SOBRE A NOTÍCIA DE EXPULSÃO DO PMDB

A deputada estadual Ivana Bastos, como a sociedade em geral, tomou conhecimento pela imprensa de sua suposta expulsão dos quadros do PMDB, ocorrida por decisão da Comissão de Ética da agremiação. Como o fato tem sido noticiado por veículos de comunicação da Bahia e de todo país, a parlamentar considera importante realizar as observações que se seguem:

A deputada desconhece qualquer convite ou reunião oficial da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa da Bahia para debater o conteúdo do projeto original enviado pelo Executivo e que diz respeito ao PLANSERV, bem como das alterações produzidas em tal matéria pela ação dos deputados, sindicalistas e governo;

Não seria demais reiterar que observa com tristeza a clara intenção do partido de isolá-la politicamente, de fragilizá-la e menosprezá-la diante dos seus eleitores, ao lhe retirar, por exemplo, do diretório municipal do PMDB de Guanambi, sua principal base política, de cercear seu direito de voz pelo tempo partidário do PMDB na Assembleia, dentre outras condutas;

Também considera a deputada não ser fato de menor relevância, que uma instância partidária se reúna, para analisar e julgar suposta conduta parlamentar inadequada, sem que os envolvidos tenham conhecimento de tal reunião, de seu conteúdo, lhes sejam oportunizados esclarecer ou se defenderem de toda e qualquer imputação, e de tal “Tribunal de Inquisição” se produza a pena capital da expulsão.

Assim e por hora, cabe à deputada Ivana Bastos aguardar a posição oficial do PMDB da Bahia, para então agir dentro da legalidade, buscando acima de tudo preservar o espaço da atividade política com ética e dignidade, e respeitando o princípio constitucional da soberania popular, a que todos os agentes políticos estão vinculados.

Ascom Deputada Ivana Bastos
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 17:30

Casa Valduga consolida parceria para elaboração de suco na Bahia

Loemir Deparis e o representante da empresa a qual a Valduga firmou parceria

Juarez Valduga, presidente da Casa Valduga, durante encontro com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e com o secretário da Agricultura, Eduardo Seixas de Salles. (Foto/Mateus Pereira/AGECOM - BA)

Depois dos diversos investimentos feitos no setor vinícola, tanto em tecnologia para elaboração de vinhos quanto para o desenvolvimento do enoturismo, a Casa Valduga está apostando para valer em outro segmento. A empresa gaúcha pretende investir cerca de R$ 10 milhões em uma fábrica de sucos, que será construída em Juazeiro, na Bahia. Para isso, foi consolidada, no final de julho, durante a 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri 2011, que aconteceu na Bahia, uma parceria com a Special Fruit, uma das maiores produtoras de manga e uva de mesa do Vale do São Francisco, o que proporciona, segundo o diretor administrativo e financeiro, Loemir De Paris, uma experiência consolidada com a cultura local, fazendo, com isso, que o empreendimento obtenha sucesso.

De acordo com De Paris, a família Valduga sempre teve o sonho de empreender no Vale do São Francisco. “Diante do crescimento no consumo no Brasil de sucos prontos para beber, surgiu a oportunidade de uma parceria no Estado da Bahia. O Vale do São Francisco foi escolhido devido a qualidade e quantidade de frutas tropicais lá produzidas, além dos incentivos fiscais dados por aquele governo. Nos surpreendeu a vontade política daquele Estado em atrair esta fábrica, demonstrado, com isso, uma visão de futuro”, destaca o diretor.

Conforme De Paris, o projeto inicial, que ainda está em estudo, contará com uma área construída de 5 mil metros quadrados. A previsão é de que a fábrica de sucos seja inaugurada no início de 2013. A partir daí serão elaborados sucos de manga, goiaba, acerola, romã, maracujá, entre outros. A estimativa é de que sejam investidos R$ 10 milhões. A capacidade média e diária de processamento será de 25 toneladas de frutas e cerca de 1,5 mil litros de suco.

O projeto dos Valduga também prevê instalações voltadas ao enoturismo, já que existe a ideia de construir, futuramente, uma champanheria e elaborar espumantes.
Na Serra Gaúcha, a família Valduga também elabora sucos de uva artesanais com a marca Casa de Madeira. Além disso, a empresa também produz geléias, doces e vinagres balsâmicos à base de vinho.

Matéria publicada no jornal A VINDIMA - O JORNAL DA VITIVINICULTURA BRASILEIRA, edição número 32
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 16:40

1ª Caminhada Cívica dá início as comemorações em homenagem à Pátria

Cerca de 4 mil pessoas tomaram as principais ruas do centro da cidade, na manhã desta terça-feira (06), para homenagear a Pátria. A 1ª Caminhada Cívica, organizada pela Associação das Escolas Particulares de Juazeiro (ASSESPA) com o apoio a Prefeitura Municipal, deu início as comemorações do 07 de setembro, que acontecem oficialmente nesta quarta-feira, com o Desfile Cívico Militar. 

Crianças, pais e espectadores que foram juntando-se a caminhada, realizaram uma bonita demonstração de amor e espírito patriota, que encerrou em frente ao Paço Municipal com a execução do Hino Nacional e Hasteamento da Bandeira. A caminhada partiu do shopping Águas Center e foi animada por um mini-trio e pela Fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI. Participaram mais de 20 escolas que fazem parte da Associação. 

Segundo a tesoureira da ASSESPA, Darticléia Cavalcante, a proposta do desfile tem como objetivo resgatar nas crianças e na sociedade, justamente esse sentimento de amor à Pátria. “Nossos pequenos fazem questão de desfilar e no dia oficial nem sempre é possível, pois a programação é muito extensa e logo eles ficariam cansados. Então resolvemos fazer um dia antes e a festa foi muito bonita”, relatou. 

O organizador do evento e presidente da associação, Valdinei Gomes, agradeceu a parceria do governo municipal, aos presentes pelo belo momento cívico e a participação da Fanfarra. O prefeito Isaac Carvalho, presente à solenidade, ressaltou a importância do momento para a história dos alunos. “Sempre ratifico a importância que damos à educação, e o fato das escolas estarem promovendo esse despertar é bastante relevante, pois as crianças irão lembrar no futuro. E é de pequeno que se aprende sobre respeito e amor”, destacou.  

Anna Monteiro Ascom Seduc
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 16:05

TJ-BA PODE IMPEDIR AVALIAÇÃO E VOTAÇÃO DAS CONTAS DE ISAAC HOJE (06)

A prefeitura de Juazeiro, por intermédio do advogado Celso Luiz Braga de Castro deu entrada ontem (05) em procedimento ordinário na 8ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Salvador, como forma de barrar a votação das contas do prefeito Isaac Carvalho, exercício de 2009, pela Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (06).

A antecipação de tutela foi concedida pela Juíza Mariana Varjão Alves Evangelista, ontem mesmo, dia 05, e de imediato remetida ao cartório para certificar a publicação e protocolar a oficial Jenisa Maria Borges.

A postura do Tribunal de Justiça da Bahia é semelhante à ação de 22 de junho do ano passado, quando o Juiz Augusto Albiani Alves Relator da Primeira Câmara Cível, deferiu a antecipação dos efeitos da tutela buscada, liminarmente, determinando a suspensão dos efeitos do parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios, determinando, ainda, que a Câmara de Juazeiro se abstenha de apreciar as contas do ex-prefeito Misael Aguilar, no exercício financeiro de 2006, até decisão final, fato que não aconteceu até hoje.

O filme é o mesmo, resta saber se a comunicação chegará em tempo de impedir a votação na sessão de hoje. Enquanto isso, inúmeros projetos continuam sem votação porque a pauta está travada.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 15:40

Prefeito de Senhor do Bonfim dá posse a 22 aprovados em concurso municipal

Na manhã desta segunda-feira tomaram posse os 22 aprovados no processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizado em agosto deste ano. Durante a cerimônia os novos servidores foram parabenizados pelo feito, alcançado pelos seus méritos, já que havia muitos concorrentes na disputa por cada vaga. Ao mesmo tempo em que assinavam um Termo de Compromisso que durará por dois anos, o prefeito Paulo Machado e a Secretária de Assistência social Fátima Brasileiro recomendaram-lhes sobre os direitos e obrigações com a população carente do município.

“Vai-se atender uma demanda legal, porque antes existiam indicações do governo municipal, agora houve uma seleção o que consolida a oficialidade ao ato. O compromisso que esses profissionais assumem é com a tentativa da diminuição da exclusão social. O que está colocado é que cada profissional deve entender que toda pessoa que dele se aproxima leva na sua fonte uma divida social. Temos, pois, que resgatar essa divida e não ser apenas funcionários que realizam serviços burocráticos”,alertou o Prefeito Pulo Machado.

Nível superior– Entre as vagas oferecidas pelo processo seletivo foram aprovados oito Psicólogos, nove Assistentes Sociais e cinco Educadores sociais. Esses profissionais atuarão diretamente com a população carente do município, a partir do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

“Os Centros de Referência de Senhor do Bonfim são modelos e dentro deles temos projetos comoo Inclusão Produtiva e o Espaço Ser Criança e ainda trabalhamos com as famílias das pessoas atendidas pelos programas. Com as técnicas que estamos agregando teremos muito mais que mostrar a sociedade. Temos por exemplo, três novos monitores no PETI, para a missão de erradicar o trabalho infantil tirando as crianças das ruas; trabalhar as famílias conscientizando que o lugar de atividade da criança é na escola. No CREAS temos o trabalho de liberdade assistida, que consiste em dar apoio a jovens que cometem pequenas infrações. Parabenizo aos aprovados e sei que juntos faremos um belo trabalho na Secretaria de Assistência Social”. Discursou a secretária Fátima Brasileiro. Também participaram do evento: o vice-prefeito Aurélio Soares, chefe de Gabinete, Cassiano Guimarães, entre outros.

Ascom
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 15:10

Prefeito Ednaldo Barros participará de Mobilização em Brasilia

O prefeito de Sento-Sé, Ednaldo dos Santos Barros confirmou que participará dias 13 e 14/09, de mais uma marcha nacional em Brasília. A mobilização municipalista acontecerá no auditório Petrônio Portela, no senado federal. Os gestores municipais vão cobrar os compromissos que o governo federal e o congresso nacional assumiram durante a XIV Marcha, realizada em Maio/2011. Entre as reivindicações estão: a regulamentação da Emenda constitucional 29, por mais investimentos na saúde; queda do veto dos royalties, por uma justa distribuição dos recursos; ativos da iluminação pública, para evitar um enorme prejuízo aos municípios; e mais, a nova onda da crise mundial, a regulamentação dos convênios, do decreto dos bancos oficiais, panorama das finanças, projeção do 1% do FPM e outros assuntos de interesse dos municípios.

Ascom PMSSÉ Foto: Tony Lopes
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 14:32

CONTAS DO PREFEITO ISAAC PODEM SER VOTADAS PELA CÂMARA NESTA TERÇA (06)

O prazo regimental estabelecido para votar as contas do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, exercício de 2009, vence nesta terça-feira (06). Por esta razão, a sessão ordinária prevista para às 17 horas, está cercada de muita expectativa.

Semana passada, os cinco vereadores da oposição manifestaram publicamente o desejo de votar pela manutenção do parecer do TCM que rejeitou as referidas contas.

Se a oposição ratificar esse desejo, dificilmente a bancada governista conseguirá derrubar o parecer, pois são necessários dois terços, ou seja, nove votos.

A outra expectativa é que uma medida liminar na justiça possa impedir a votação pela Câmara Municipal como já aconteceu na avaliação das contas do ex-prefeito Misael Aguilar, exercício de 2006.

Fotos de arquivo do blog
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 14:00

Sobradinho comemora Independência do Brasil

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria da Educação e Cultura e o Gabinete realizou domingo (04), grande desfile cívico em comemoração ao 189 anos de Independência do Brasil. As comemorações começaram às 08h em frente ao paço municipal com hasteamento das bandeiras, em seguida deu início ao desfile que começou na Vila São Francisco, tendo seu desfecho na av. José Balbino de Souza.

A solenidade contou com a presença do prefeito Genilson Silva (PT) acompanhado da primeira dama Marizalva Ribeiro Santos, da Secretária de Educação Ednalva Fernandes, do Chefe de Gabinete Raimundo Nonato, da Secretária Executiva Nadja Amorim, capitão do 72° BIMtz Ramiro Dutra, além de outros representantes do legislativo municipal, secretários, entidades, ONGs, de alunos, professores, diretores de escolas e populares.

O prefeito Genilson Silva, ao fazer uso da palavra, destacou a importância da data para todos os brasileiros. “Devemos prestar as nossas homenagens à pátria brasileira que comemora 189 anos de independência, onde foi marcada por lutas ao longo de toda sua história, começando pela conquista à liberdade, da soberania, seguindo-se pelo desafio de conquistar uma constituição que assegurasse os direitos contra o autoritarismo e a favor da plena democracia”, frisou o prefeito.

Com o tema ‘Brasil, vou cantar-te nos meus versos’, o desfile trouxe para as ruas de Sobradinho uma reflexão sobre os destinos do país e sobre aspectos que merecem nossa atenção. Mais de 2.000 pessoas participaram do evento, entre estudantes, professores, diretores de escolas, componentes de bandas, o pessoal da Terceira Idade, representantes do CRAS, CREAS, PETI, PROJOVEM, APAE, projeto Sobradinho, grupos artísticos e culturais, desbravadores, entre outros.

Além das escolas e projetos sociais do município, o desfile teve a participação das bandas e fanfarras dos municípios de Casa Nova (FAMEC), Petrolina (Colégio Dom Bosco) e de Juazeiro (Colégio CODEFAS), as bandas marciais do Exército e da polícia militar, e como uma das principais atrações do dia foi apresentada aos munícipes a fanfarra de Sobradinho FAMUS e a banda do Colégio Estadual Jorge Khoury.

Thalita Bezerra/ Ascom PMS
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 13:35

Prefeito faz entrega simbólica de cisternas e anuncia novas obras para Jaguarari

A Prefeitura de Jaguarari inaugurou sexta-feira, dia 02 de setembro, 20 cisternas que beneficiam as comunidades de Malacacheta, Campo Redondo e Lajedo da Macambira. Durante a entrega simbólica das cisternas, Verânia Requião, Presidente da Associação de moradores daquela região, tratou sobre a estreita relação entre o Prefeito Antônio Nascimento e as comunidades contempladas com as cisternas, desde os tempos de atividades pastorais e disse desconhecer na história recente de Jaguarari, ações de outros gestores que pudessem ser destacadas.

O Vereador Antônio Carlos Xavier lembrou da primeira visita realizada por representantes do governo municipal, logo no início da gestão, para tratar sobre o PPA- Plano Plurianual (2011-2014), onde na oportunidade, uma das prioridades apontadas pela comunidade de Lajedo e adjacências foi o abastecimento de água. Xavier fez questão de destacar a peregrinação de Antônio Nascimento por órgãos do governo estadual em busca da água, antes mesmo de ser prefeito e comentou investimentos do governo da Bahia em nosso município.

Já o vice Prefeito José Roberto, destacou que o gestor Antônio Nascimento não costuma fazer alarde de suas ações a frente da Prefeitura.“Em pouco mais de 02 anos fizemos muito mais do que pessoas que estiveram no poder nos últimos 30 anos. Vamos fazer comparativos do passado e do presente. E vamos ver como está o município hoje”, concluiu. Valdemison dos Santos (“Val”), diretor do Centro de Cultura da Paróquia, que é parceiro na construção de cisternas, justificou que agora com as cisternas construídas o governo municipal “traz dignidade para as pessoas” e que este governo tem trabalhado para dar “independência para a população”. Valdemilson informou aos presentes que estão sendo construídos na região, mais 12 cisternas de produção, com capacidade para o armazenamento de 52 mil litros de água.

Último a falar, o Prefeito Antônio Nascimento informou que a adutora de Flamengo finalmente será construída. Segundo ele, o recurso de R$ 500 mil reais, destinado à obra, já foi liberado pelo governo federal à CODEVASF, após conversa que ele tivera com a Presidenta Dilma, por ocasião da vista da chefe do Estado Brasileiro à cidade de Juazeiro da Bahia. O Prefeito adiantou que a referida obra deverá ser entregue à comunidade de Flamengo e adjacências até o final deste ano. Outra adutora citada foi a que atende às comunidades de Lagoa das Antas e Lagoa dos Mateus, que não fazem parte do território jaguarariense, mas que ainda assim, a prefeitura municipal mantém seu compromisso com a população, e já iniciou a fase de testes para que brevemente aquela região tenha água potável. Para Lajedo da Macambira o prefeito anunciou a construção de duas cisternas, pátio e cozinha para a escola municipal daquela localidade.

Por fim, o prefeito anunciou que além das 1.553 cisternas por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do Estado, outras 1.800 serão viabilizadas via CODEVASF, e que entre essas, haverá as destinadas à produção e ao consumo. E que aquelas famílias que ainda não foram contempladas com as cisternas até o momento, certamente serão cadastradas para recebê-las dentro dessa nova cota.

Ascom Jaguarari
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 13:00

LEONARDO BANDEIRA COMPROVA QUE É LÍDER E MEMBRO DO DIRETÓRIO DO PT

Acusado pelas tendências EDP, DS, BS, CNB, Reencantar e AE, de infidelidade partidária por ferrenha oposição ao governo Isaac, cuja administração o PT faz parte e de não integrar o diretório municipal, o vereador Leonardo Bandeira compareceu ao blog na manhã desta terça-feira (06) munido de duas certidões fornecidas pela Justiça Eleitoral.

Na primeira delas, Leonardo comprova que é líder da bancada do PT na Câmara, constituída também pelo colega Mitonho Vargas, no período de 13 de março de 2010 a 02 de dezembro de 2013. “Assim determina a lei porque Mitonho Vargas é membro da Mesa Diretora e como tal não pode assumir dupla função, como reza o regimento interno da Casa”.

Na outra certidão, o vereador petista confirma que é membro efetivo do diretório, no exercício de 13 de março de 2010 a 02 de dezembro de 2013. Com as duas certidões, Leonardo argumentou que está tranqüilo em relação à representação contra a sua pessoa que vai ser avaliada internamente pela Executiva Municipal. Mesma tranqüilidade o vereador demonstrou em relação a posição do partido que consultou seus filiados sobre o processo eleitoral do próximo ano, quando a maioria simples optou por candidatura própria, mesmo com a declaração do PT no Estado, Jonas Paulo, de que essa reunião não tem validade.

Segundo Leonardo, o partido não decidiu nome e nem apontou candidatos. “Consultou apenas se os filiados querem candidatura própria, como ocorreu em outras eleições”, justificou o vereador petista.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 12:40

Edson Duarte ataca de escritor e assina contrato com Editora Paulista

 Edson Duarte com o escritor Augusto Cury e a filha do ambientalista Chico Mendes, Ângela Mendes

 

O ex-parlamentar juazeirense Edson Duarte estréia agora como escritor. Foi contratado pela editora paulista Nova Alexandria por sete anos e a primeira publicação será um livro voltado para o público infantil que aborda aspectos ecológicos com a história de um passarinho que luta pela liberdade depois de preso em uma gaiola. O livro está previsto para ser lançado para a rede pública ainda este ano e comercialmente nas livrarias do país a partir de fevereiro de 2012. A história tem como ambiente a caatinga e objetiva levar as crianças a conhecerem um pouco mais sobre a nossa rica biodiversidade. "Todos conhecem leão, girafa, elefante e até rinocerontes, mas muitas vezes não sabem o que é um teiú, sariema ou jaguaratirica que são nossos e que se encontram ameaçados pelo desmatamento e pela caça" diz o autor que é ambientalista e pedagogo. A Nova Alexandria surgiu em 1992 como uma editora voltada para a publicação de clássicos raros da literatura e hoje possui uma grande variedade de títulos em ficção, poesia, guias de viagem, história da arte, humor, infantis e juvenis, entre outros, com distribuidores em todo o país.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 12:10

SESP realiza serviço contínuo de cascalhamento em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está desde a última sexta-feira (02) realizando serviços de cascalhamento na área conhecida como Morrão, que fica na divisa entre os bairros João Paulo II e Dom José Rodrigues. A ação terá continuidade mesmo após o feriado de 7 de setembro. A equipe do setor de maquinas, vias e acessos da SESP disponibilizou 9 homens para monitorar a máquina motoniveladora, juntamente com as caçambas e retirada de entulho. Os serviços não pararam no fim de semana para adiantar os resultados, e a equipe ainda tem uma programação extensa pela frente. 

O trabalho da SESP de cascalhar as vias é um serviço contínuo em sua programação semanal. “Esse é o tipo do trabalho que não para. Estamos trabalhando para obter vias com melhor acesso e trânsito livre”, disse Paulo Bonfim, secretário da pasta. Nos últimos meses, vários bairros tiveram suas ruas recuperadas, dentre eles, Itaberaba, Alto do Alencar e Tabuleiro. Desta feita, está sendo feita a manutenção de 3 km de distância, onde foram utilizados aproximadamente 1.200 m² de cascalho. 

José Carlos Ferreira da Silva mora a 6 anos no bairro Dom José Rodrigues e passa todos os dias no local de moto. Ele sabe das dificuldades, mas diz que agora vai melhorar muito sua rotina com o serviço feito. “Aqui era muito perigoso. Tanto buraco que cair de moto virou brincadeira. Por causa dos buracos também não conseguimos pegar velocidade, e aí o pessoal aproveita para roubar a gente. Estou muito feliz e mais tranqüilo por ver que agora meu caminho vai melhorar. Está ficando muito bom. Para mim, já melhorou”, afirmou José Carlos. A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) vem desenvolvendo um trabalho de cascalhamento nos bairros de Juazeiro com o objetivo de diminuir a formação de buracos e evitar que no período de chuvas exista dificuldade na circulação de veículos e pessoas.

Clarissa Moreira Ascom Sesp
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 11:40

CONGRESSO EM SENTO-SÉ DISCUTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SEGURANÇA PÚBLICA

Edcarlos, liderança de Sento Sé, foi o idealizador e realizador do Congresso sobre Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública, que aconteceu no último dia 02 de setembro. Na oportunidade foram apresentadas diversas alternativas para a cidade encontrar o seu desenvolvimento sustentável. O congresso contou com a presença do Deputado Estadual Gilberto Santana, seus assessores Erivaldo Oliveira e Washington Prado, além de presidentes, representantes de associações, sindicatos de produtores rurais, pescadores e o povo em geral. 

O deputado Coronel Gilberto Santana, fez um relato detalhado do retrato da Segurança Pública no Estado, onde as famílias vivem sem nenhuma garantia da sua integridade física, pois o policiamento não tem nem mesmo viaturas e combustível para garantir a segurança local, em um município com uma extensão territorial de mais de 12 mil quilômetros quadrados de área. O deputado vai apresentar na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, a grave denúncia que foi efetuada por empresário local que a localidade de Riacho dos Pais tem um dos maiores índices de Câncer provocado por agrotóxicos que são jogados no rio e a população consome a água, mas o descaso do governo estadual continua sem nenhuma providência. 

O senhor Edcarlos, foi enfático em suas colocações prometendo a todos os presentes que irá unir forças para promover um desenvolvimento sustentável da cidade. "Afinal temos tudo que qualquer país ou cidade almeja, água em abundância, sol durante todo ano e muita terra para promover a justiça social que nosso povo tanto merece". Ele conclamou a todos em não se desviar do caminho que certamente levará para a construção de uma nova Sento Sé, com justiça social e paz para todos. Finalizando disse que sonha em ainda ver Sento Sé como a princesa do São Francisco.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 11:00

Agroindústrias vão impulsionar beneficiamento de frutas nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, Sertão de Pernambuco

 
Incremento na cadeia produtiva da fruticultura com a construção de duas agroindústrias nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, localizados nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Orocó, Sertão de Pernambuco, respectivamente. A implantação dos empreendimentos custou aos cofres do Governo do Estado de Pernambuco investimentos da ordem de R$ 650 mil. A construção dos empreendimentos agroindustriais dentro dos Perímetros Irrigados contou com a articulação da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), para minimizar, a médio e longo prazo, os danos causados às plantações de banana pelas chuvas e fortes ventos que ocorreram no início de 2010, além de ampliar as alternativas de comercialização da produção.
 
De acordo com o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), mais de R$300 mil serão aplicados na aquisição dos equipamentos. “O empreendimento é uma alternativa que visa aproveitar o excedente da produção e pretende, também, viabilizar a abertura de novos mercados”, explica Maciel. As organizações de produtores, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina; AD Diper; Fundação para o Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro (Fundesa), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) formaram um grupo de trabalho para estudarem o modelo de gestão das agroindústrias que deverão produzir polpas e doces de frutas.
 
“A agroindústria agrega todas as organizações de agricultores familiares dos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida. O objetivo é aproveitar o excedente da produção, diminuindo o desperdício para gerar produtos de alto valor agregado”, reforça o superintendente regional, Luiz Frota, da Codevasf em Petrolina.
Ianne Lima Ascom do Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR QUER EXPLICAÇÕES SOBRE A TITULARIDADE DAS CASAS DO JOÃO PAULO II

Prezado Geraldo José,

Os proprietários de casas e comércios aqui do bairro João Paulo II, vivem um dilema desde que o bairro foi fundado.

Até hoje ninguém tem a escritura dos terrenos e sem esse documento os proprietários não podem, por exemplo: vender, financiar um imóvel ou financiar a reforma de sua casa junto a Caixa Econômica Federal e demais instituições financeiras, já que para isso é fundamental ter a escritura para provar a existência do imóvel.

Gostaria de saber dos órgãos competentes (Urbes e Diocese) o que falta para que essas escrituras sejam entregues para os proprietários das casas e comércio aqui do bairro João Paulo II.

Por falta deste documento fica complicado investir em terrenos e casas no bairro.

Murilo Ricardo

Imagem da Internet
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 09:40

CATÓLICOS JUAZEIRENSES REALIZAM “JOVENS NA PISTA” NESTA QUARTA (07)

O Grupo de Oração Javé Israel da Comunidade São José, Paróquia São Cosme e São Damião em Juazeiro, realiza nesta quarta-feira, dia 07 de Setembro, logo após o desfile cívico, o evento “Jovens na Pista”.

Trata-se de uma “Puxada-Show no Trio Nave” com animação do Ministério de Música Amor e Adoração da TV Canção Nova – SP.

O convite especial é destinado aos jovens de idade e de espírito. A concentração ocorrerá ao lado da TV São Francisco, na rua Oscar Ribeiro, centro da cidade.

publicado em 06 de Setembro / 2011 às 09:10

PRESIDENTE DO PT NA BAHIA DIZ QUE ENCONTRO REALIZADO EM JUAZEIRO NÃO TEM VALIDADE

O presidente do PT – Partido dos Trabalhadores na Bahia, Jonas Paulo, confirmou hoje (06) no programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro, o que o secretário da legenda no Estado, Osmar Galdino, já havia antecipado dia passado: a reunião do diretório municipal q         ue decidiu pela candidatura própria no próximo ano, não tem nenhuma validade.

“O PT passou o final de semana discutindo no 4º Congresso Nacional do PT, a tática eleitoral e política de alianças para as eleições municipais de 2012, que permite coligações somente com os partidos da base aliada do governo federal. Com a decisão, os diretórios municipais petistas ficam proibidos de aprovar coligações nos municípios com partidos de oposição ao governo federal. Não faremos chapas com nossos adversários, PSDB, DEM e PPS e aqui na Bahia, também com o PMDB. Então, o partido ainda não tem calendário para 2012, razão pela qual entendemos que não há validade este encontro. A orientação nacional e estadual é para que seja fortalecida a unificação dos partidos da base, porque nenhum projeto pessoal pode estar acima do projeto do partido no Estado e em nível nacional”, destacou Jonas Paulo.

Sobre as agressões e o sumiço da ata na reunião de sábado em Juazeiro, Jonas Paulo justificou que a ata pode ter sumido “porque ela não tem nenhuma serventia, nenhuma validade”, asseverou o dirigente petista.

A declaração dos diretores estaduais do PT, Jonas Paulo e Osmar Galdino, funciona como uma ducha-fria nas pretensões do deputado federal, Joseph Bandeira, que pretende disputar mais uma vez a prefeitura de Juazeiro, bem como nos diretorianos da legenda que avalizam o projeto do ex-prefeito.

Foto Google
publicado em 06 de Setembro / 2011 às 08:40

Campus Ouricuri do IF Sertão-PE lança seis cursos de Formação Inicial e Continuada para professores da Educação Básica

O Campus Ouricuri abriu inscrições para seis cursos de Formação Inicial e Continuada, com carga horária de 160 horas, cada um. Ao todo são 176 vagas destinadas aos professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, pertencentes à Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe, área de atuação do Campus Ouricuri. São cursos nas áreas de Ciências Humanas (para professores de Química, Física e/ou Biologia); Ciências Naturais(para professores graduados em  História, Pedagogia, Sociologia e/ou Filosofia); Educação Física (para professores da área);Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, e Educação Contextualizada (estes últimos para professores de quaisquer disciplinas)

 A organização da atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouricuri. De acordo com o diretor Geral do Campus, Adalberto Pinheiro “esta ação visa tanto à melhoria da prática docente do professores da região como também promover a interação entre o IF Sertão-PE Campus Ouricuri, a rede municipal e a rede estadual de ensino, estreitando laços e ampliando parcerias”. As inscrições acontecem no período de 05 a 16 de setembro, na Secretaria de Controle Acadêmico do IF Sertão-PE Campus Ouricuri, e são gratuitas. Os editais com todos os detalhes se encontram no seguinte endereço:

http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/index.php?option=com_content&view=article&id=1392:campus-ouricuri-lanca-seis-cursos-de-formacao-inicial-e-continuada-para-professores-da-educacao-basica&catid=45:noticias&Itemid=68

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.