Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 20:40

FALTA DE QUORUM IMPEDE REALIZAÇÃO DE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL PELA SEGUNDA SEMANA CONSECUTIVA

Pela segunda semana consecutiva, a Câmara Municipal se reúne na terça e não realiza a sessão ordinária da quarta-feira por falta de quórum. Hoje (18), dos treze edis que compõem o legislativo juazeirense apenas três vereadores: José Carlos Medeiros (PV), Alex Tanuri (PSDB) e Valdeci Alves (PV), compareceram.

Quando chegaram à Casa Aprígio Duarte Filho os vereadores se depararam com o plenário fechado. “É uma tremenda falta de respeito, não fomos avisados de nada e não tinha nem funcionário para abrir o recinto destinado aos embates parlamentares”, protestou Alex Tanuri. “O pior é que retornamos do recesso agora em agosto e não conheço nenhum vereador candidato nas eleições deste ano”, finalizou o líder da oposição.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 20:00

Lula assiste primeiro guia eleitoral na casa de Fernando Bezerra Coelho em Petrolina

Na noite da última terça-feira(17), o presidente Lula esteve na casa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, para assistir ao primeiro guia eleitoral. Estavam em sua companhia o governador Eduardo Campos, os candidatos a senador Humberto Costa e Armando Monteiro Neto, o deputado federal Fernando Filho (PSB) e o secretário Ranilson Ramos (Agricultura).

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 19:40

Secretaria de Agricultura de Casa Nova cadastra agricultores familiares no programa Garantia Safra

A Secretaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente em parceira com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) realiza cadastro no programa Garantia Safra dos agricultores familiares no interior de Casa Nova, a meta este ano é cadastrar 5 mil agricultores no município até 15 de setembro.

O objetivo do programa criado pelo Governo Federal, vinculado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares dos municípios sujeitos à perda de safra em razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuva, que tenham renda de até um salário mínimo e meio e plantem entre 0,6 hectare (ha) e 10 ha.

“Vamos até as localidades onde os beneficiários residem para que todos os agricultores familiares de nosso município que perderem a safra possam participar do programa. O ano passado cadastramos 2.878 famílias, esse ano vamos dobrar esse número”, explica o secretário de agricultura, Carlos Castro.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 19:00

GEDDEL REALIZA CAMINHADA NO CENTRO DE JUAZEIRO E INAUGURA COMITÊ DE MISAEL AGUILAR

O candidato ao governo do estado pela coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima, realizou no final da tarde desta quarta-feira (18), uma caminhada pelas ruas do centro de Juazeiro, saindo da Oscar Ribeiro, subindo pela travessa Benjamin Constant e encerrando na rua da 28. Geddel aproveitou o momento para um “corpo-a-corpo” junto a comerciários, lojistas e moradores.

Centenas de pessoas acompanharam a passeata. A comitiva do peemedebista incluiu os candidatos ao Senado César Borges (PR) e Edvaldo Brito (PTB), o candidato a vice-governador do Estado Edmundo Pereira, além do ex-prefeito da cidade e candidato a deputado estadual Misael Aguilar (PMDB). Após a caminhada, a comitiva participou da inauguração do comitê de Misael Aguilar.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 18:40

MISAEL CONTESTA MAIS UMA VEZ O PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE LULA

Sobre as declarações do presidente Lula, ontem na Univasf, que o responsabilizou pelo atraso da obra da ponte Presidente Dutra, o ex-prefeito Misael Aguilar enviou a seguinte nota ao blog. 

Caro Geraldo,

É necessário restabelecer a verdade nesta discussão sobre a ponte Presidente Dutra:

Quem cometeu o erro inicial, antes do meu governo, foi o DNIT, um órgão federal, subordinado ao Presidente Lula.. Foi ele quem fez o projeto atendendo aos interesses de Petrolina, sem descida nem subida do lado juazeirense e licitou sem prever recursos para o acesso.

Esta ponte já era um “picolé” quando foi prevista sua duplicação.

Ao assumirmos e com conhecimento da irresponsabilidade, estivemos em Brasília, com os deputados Jorge Khoury, Edson Duarte e Joseph Bandeira, apresentamos um projeto coerente, elogiado pelo Presidente do DNIT e logo depois esquecido por três anos.

Se houve protesto e insatisfação, se alguém foi trapalhão, esse alguém é o DNIT e agora, o atual prefeito, que por dois anos não moveu uma palha para a  retomada da obra e quando o fez, por pressão da população que continua indignada, foi de forma atrapalhada, cara e excludente.

A responsabilidade que assumo com orgulho é a de ter impedido o atraso e a mutilação de Juazeiro e a de ter apresentado um projeto que possibilitaria integração e desenvolvimento de nossa cidade.

Misael Aguilar

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 18:10

Petrolina: Final de semana de futebol nos Jogos da Integração

Neste sábado (21) três partidas iniciam a primeira fase dos Jogos da Integração na modalidade Futebol de Campo. As partidas acontecerão simultaneamente às 15h nas seguintes localidades: N-10, N-4 e Boa Vista. Pela chave “A” jogam N-10 x N–8, na chave “B” disputam N-4 x C-2 e pela chave “C” a partida é entre a equipe da Emparedade e Rajada.

Já no domingo (22) serão realizadas partidas na sede e no interior do município. As disputas acontecem na Ilha do Massangano, Campo do Espacial, bairro João de Deus e na comunidade de Caatinguinha. Confira a programação completa das partidas do final de semana na primeira fase dos Jogos da Integração.                       

21.08 (sábado)

15h, no N-10 (Chave A): N-10 x N-8

15h, no N -4 (Chave B): N-4 x C-2

15h, em Boa Vista (Chave C): Emparedade x Rajada

22.08 (domingo)

8h, na Caatinguinha (Chave A): Tapera x Pedra da Cerca

10h, na Caatinguinha (Chave A): Caatinguinha x Sitio São João

8h, na Ilha do Massangano (Chave B): Agrovila Massangano x Capim

10h, na Ilha do Massangano (Chave B): Ilha do Massangano x Serrote Pelado

8h, no N-9 (Chave C): N-9 x N-6

10h, N-9 (Chave C): N-7 x R-4

8h, no bairro João de Deus (Chave A): Quati x Cosme e Damião

10h, no bairro João de Deus (Chave A): João de Deus x Cacheado

8h, no Espacial (Chave E): José e Maria x Centro

10h, no Espacial (Chave E): Santa Luzia x Vila Marcela

Ascom PMP Fotos: Joselito Tavares
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 17:40

Deputado Jorge Khoury Lamenta Falta de Votações na Câmara

Durante entrevista à Rádio Juazeiro nesta quarta-feira (18) o deputado federal Jorge khoury (DEM BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, lamentou a falta de votações durante o esforço concentrado do Congresso Nacional. “Viemos a Brasília cumprir o nosso dever, mas infelizmente não avançamos em nada. Nem o próprio presidente da Câmara, deputado Michel Temer, compareceu para comandar os trabalhos na Casa. Com isso, ficaram prejudicadas votações de matérias importantes, como as PECs 300 e 446, que institui um piso salarial para policiais e bombeiros, e a Medida Provisória que beneficia os produtores do Vale do São Francisco”, afirmou Khoury.
 
Para o deputado Jorge Khoury, o governo não tem interesse em votar as propostas que estão na pauta. ” É um grande desgaste para nós, parlamentares, e uma decepção para todos os policiais e bombeiros que esperam a conclusão da PECs. Mas não vamos desistir. Continuarei fazendo a minha parte”, concluiu. Foi o segundo e último esforço concentrado do Congresso antes das eleições. Mesmo em campanha no estado, o deputado Jorge Khoury compareceu a todas as sessões.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 17:10

OTTO TEM DIREITO A CANDIDATURA

O candidato a vice-governador, Otto Alencar (PP), vibrou com sua vitória de seis a zero, pelo pleno do TRE-BA, na noite desta terça-feira (17). O Partido da República tinha pedido a impugnação da sua candidatura, por alegar que Otto tinha dupla filiação, ao ingressar no PP sem se desfiliar do PR, o que segundo o mesmo não era verdade. Ganhou em primeira instância e, agora, no Tribunal. Para Alencar, “seis a zero foi a resposta da verdade ao senador César Borges, mentor da ação. Agora só me falta a resposta nas urnas, que está bem próxima.”

BN
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 16:40

LEDO IVO RADICALIZA EM COBRANÇA DE DÍVIDA À PREFEITURA DE JUAZEIRO

 

O artista plástico Ledo Ivo resolveu radicalizar na cobrança de uma dívida à Prefeitura de Juazeiro. Depois de virar de costas as imagens de São Francisco de Assis, João Gilberto e da Justiça no ponto de desembarque das barquinhas que fazem a travessia Juazeiro e Petrolina, às margens do Velho Chico, ele agora pinchou o portão do seu ateliê nas proximidades da BR 407, no bairro João XXIII.

“Prefeitura covarde, veaca”. Esta é a frase do pintor/escultor para expressar a sua indignação numa relação contratual com a municipalidade desde o governo Joseph Bandeira e em um lugar bastante movimentado, por onde trafegam os veículos que se deslocam entre Juazeiro e Petrolina.

HISTÓRICO DA DÍVIDA

O protesto de Ledo Ivo contra a municipalidade vem desde 2003 quando o governo não quitou uma dívida por conta da edificação da imagem do Nêgo D`água no Rio São Francisco, nas proximidades do bairro Angari.

Encomendada pelo ex-prefeito Joseph Bandeira (PT) em troca de uma área para construção do seu ateliê, Ledo Ivo peregrinou na gestão seguinte de Misael Aguilar (PMDB) e permanece na atual de Isaac Carvalho (PCdoB), sem uma resposta plausível visando resolver este impasse.

Indignado com a situação, resolveu chamar à atenção do público, inicialmente num protesto em plena orla da cidade, agora no João XXIII e prometeu que em breve, quando retornar a Juazeiro, o protesto vai ser ainda mais desgastante para a administração Isaac Carvalho.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 16:00

PROFESSORA É PRESA AO COMPRAR BEBÊ POR R$ 1 MIL

Uma professora do município de Piritiba, no centro-norte baiano, forjou uma gravidez, propôs a uma jovem grávida a compra de um bebê e acabou presa. Tudo para tentar salvar um casamento de dez anos abalado por uma traição. A falsa gravidez foi proposta por Luciana Sampaio, que nunca teve filhos, mas relata que engravidou e perdeu o bebê quando o feto estava com cerca de cinco meses. Resolveu esconder o fato do marido e saiu em busca de alguma grávida que topasse vender o filho. Conheceu Adriana Pereira de Souza, 19, moradora do distrito Porto Feliz, na vizinha cidade de Tapiramutá, que aceitou entregar a criança por R$ 1 mil. A ligação entre ambas, de acordo com as investigações, estava sendo feita pela dona de casa Lucinete Ferreira de Souza. No dia do parto de Adriana, Lucinete a conduziu ao hospital de Tapiramutá. Uma técnica de enfermagem, Elitânia Maria Santos, 43, também foi presa pelo crime. Informações do A Tarde.
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 15:30

OPOSIÇÃO CONVOCA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA EXPLICAR DESAPROPRIAÇÃO DA CLISE E ALUGUEL DA SANTA CASA

 

O vereador Alex Tanuri (PSDB) cobrou na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal o desengavetamento por parte da Mesa Diretora dos requerimentos da oposição convocando vários secretários municipais. A prefeitura tem prazos a cumprir e a câmara não se manifesta. “Tem requerimento convocando a comissão organizadora do carnaval, convocando a presença do Secretário Flávio Luis para explicar a retirada do bairro Antonio Guilhermino do projeto do Saneamento e o requerimento solicitando a presença do secretário de Saúde do município, Ubiratan Pedrosa, bem como do procurador do município para explicarem a desapropriação da Clise e o aluguel da Santa Casa de Misericórdia”, cobrou Tanuri.

“Valdeci Alves tem razão quando comenta a situação da Santa Casa, porque a unidade que foi reaberta pelo governo da enganação, não está realizando nenhum serviço que o hospital prestava anteriormente”, concluiu o líder da oposição.

O vice-presidente Damião Medrado (PMDB) que dirigiu a sessão prometeu repassar os pleitos da oposição ao titular Crisóstomo Lima (PCdoB), que deve se manifestar posteriormente.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 14:40

Aleluia defende ampliação dos gastos com a saúde e chama esforço concentrado de “farsa do Governo”

“O Democratas quer ampliar a verba para a saúde. Está, portanto, contra a mentira, contra a farsa que o Governo monta. Esta reunião é uma farsa, é uma oportunidade em que a base do Governo é convocada para tentar uma medida provisória que não interessa ao cidadão”. Assim se posicionou o vice-líder do Democratas, deputado federal e candidato a senador José Carlos Aleluia durante reunião de urgência na tarde de hoje (17/08), na Câmara dos Deputados, com os líderes partidários para analisar a possibilidade de votações em esforço concentrado.

Durante todo o dia, o governo pressionou para votar as medidas provisórias - MPs 487, 488 e 489 - que trancam a pauta, mas a oposição condicionou qualquer votação ao compromisso de ser apreciado ainda hoje o projeto que regulamenta a participação da União, estados e municípios nos gastos com Saúde (PLP 306/08).

Segundo Aleluia, pesquisas de opinião mostram, com clareza, que o povo quer mais dinheiro na Saúde. “O Governo Federal tem a obrigação, prevista na Constituição, de aplicar 10% de tudo que arrecada para a Saúde. Se assim o fizer, nós vamos acabar, por exemplo, com a morte de crianças na Bahia por contraírem meningite”, defendeu.

A MP 487/10 trata, entre outros assuntos, da capitalização do BNDES, e as outras duas preparam o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT/SP) descartou a convocação de um novo período de esforço concentrado antes das eleições de outubro. “Não houve quórum de manhã, e provavelmente não haverá nesta noite. Se não conseguirmos deputados para a votação, só depois das eleições”, disse.
 

*Com informações da Agência Câmara.
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 14:01

Maratona de espetáculos anuncia encerramento do VI Aldeia do Velho Chico

Uma sexta-feira cheia de atrações culturais e um sábado intenso com uma maratona ininterrupta de espetáculos em todas as linguagens, que começa às 16h30 e só termina na madrugada do domingo com um café da manhã musical. Esta é a proposta de encerramento do VI Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, uma realização do Sesc Petrolina, como desdobramento do projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional, que vai chegando ao fim depois de 16 dias de muita música, teatro, artes plásticas, literatura, cinema e dança.

O público que vem lotando os espetáculos do Aldeia, tem um encontro marcado nesta sexta-feira, no Teatro do Sesc, às 19h, com a Companhia Tato de Criação Cênica, do Paraná. A companhia vai apresentar o espetáculo “Tropeço”, onde as mãos de dois atores manipuladores, darão vida a duas personagens que prometem surpreender o público com um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. Na mesma noite, às 20h30, a Companhia Artefato apresentará ao público, “Dois perdidos numa noite suja”, um drama de Plínio Marcos que mostra a partir de um simples desejo em ter um sapato, a marginalização e os conflitos sociais e políticos que permeiam a sociedade brasileira.

Dia 21, uma verdadeira maratona cultural com mais de 12 horas de shows, envolverá a programação do Festival. “A Revolta dos brinquedos”, espetáculo infantil apresentado pelo T.P.A. Teatro Popular de Arte será a primeira atração no Teatro do Sesc, às 16h30, e promete envolver o público infantil em uma história de ação e muita graça. Em seguida, às 17h30, na Sala do Sesc, haverá o espetáculo da Companhia Tato de Criação Cênica, do Paraná, “E se...”, que discutirá com bom-humor e fantasia, os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações de cada um no coletivo. E após os espetáculos teatrais, o forró do grupo Forró Xaxado promete esquentar o público a partir das 19h30, na rua em frente ao Sesc. A quadrilha Quente e Arrochado também estará presente com um show de coreografias, cores e animação.

O Virarte prossegue às 20h, no fundo do Teatro do Sesc, com o grupo TRUP – As crias de Mãe Júlia, com o primeiro texto teatral de Plínio Marcos, “Barrela”, escrito em 1958, que conta a história de seis presos que, entre acusações e uma vida de tormentos, vão revelando seus passados, até que um preso recém chegado na cela (o Garoto) imprime uma nova conotação à ação dramática. Na sala do Sesc, às 21h, o Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina, irá apresentar a comédia “Sabor chocolate”, que conta a história de três mulheres que nunca se viram e têm um encontro inesperado.

A maratona cultural segue às 21h, no Teatro do Sesc, com o espetáculo “Tombé”, do grupo baiano Dimenti. A peça reflete sobre paradigmas e modismos presentes em criações coreográficas e em discursos produzidos sobre dança. Às 22h, a Intervenção Artística AflorARTE, promete movimentar o Sesc com a proposta de transformar o ambiente pela contribuição coletiva do público.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 13:30

Carreata da Frente Popular em Santa Maria é sucesso de público e animação

Os candidatos da Frente Popular realizaram uma grande carreata ontem(17) com o governador Eduardo Campos, em Santa Maria da Boa Vista. De acordo com a organização,cerca de 300 carros e motos participaram do evento, que foi um sucesso. A carreata percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e foi encerrada  na AABB  com um grande encontro. Estiveram presentes o candidato a deputado Federal , Fernando Filho, os secretários do estado, Fernando Bezerra Coelho e Ranilson Ramos, além dos candidatos ao senado  Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT).

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 12:40

Fencapri consolida Vale do São Francisco como Pólo Agropecuário

Aberta oficialmente domingo (15), a primeira Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco – Fencapri já está recebendo profissionais, estudantes e produtores no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde acontece o evento que prossegue até domingo (22). Desde, segunda-feira (16), acontece a VI Semana da Produção Animal que engloba os minicursos e palestras, além do Festival Gastronômico, que contempla um total de 10 restaurantes, oferecendo pratos com gostos e visuais diversificados para a carne caprina e ovina.

Para o analista do Sebrae Carlos Robério, a Fencapri vai viabilizar discussões de áreas que são geradoras de riquezas e que necessitam de mais atenção dos produtores e da sociedade em geral. “Esperamos muito dessa feira pela nobre função de um evento como esse, que se propõe a trazer informação e conhecimento da atividade que visa a economia agropecuária da região. Temos também outras áreas que precisam de atenção por ser geradora de riquezas, como a bovinocultura leiteira, apicultura, aquicultura; atividades essas que serão debatidas nesse evento”.

De acordo com o diretor do DTCS, Ruy de Carvalho Rocha, “a Fencapri nasce com o objetivo de integrar as comemorações de 50 anos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF), quando na época era vinculada a Secretaria de Educação do município de Juazeiro, sendo uma das pioneiras do ensino superior no interior da Bahia. Ruy esclarece ainda que a realização da Fencapri, consolida a região do Vale do São Francisco como um pólo agropecuário na Bahia, no Brasil e no mundo.

Veja programação completa disponível no site www.fencapri.com.br.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 12:10

SERVIDORES DO SAC HOMENAGEIAM SUB-GERENTE

O SAC Juazeiro (Serviço de Atendimento ao Cidadão) suspender momentaneamente suas atividades nesta terça-feira, dia 17 de agosto, para homenagear a subgerente do posto, Dilvanei Almeida Lima, que completou mais um ano de vida. A comemoração reuniu funcionários e também os clientes que estavam no espaço do SAC no Águas Center. Dil, como é conhecida carinhosamente pelos amigos, ficou muito emocionada com a homenagem e retribuiu o carinho dos companheiros.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 11:40

PAC investe R$ 11,5 milhões em esgoto e resíduos de Ibimirim (PE)

Em oito meses, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) repassou, via Codevasf, R$ 3 milhões para as obras de esgotamento sanitário em Ibimirim, sertão do Moxotó pernambucano. A implantação da rede de esgoto foi contratada pelo valor de R$ 9 milhões para cobrir toda a área urbana onde vivem mais de 15 mil ibimirenses. Na cidade moxotoense serão instalados 66,5 km de tubos (redes coletora e condominial), 10 estações de tratamento e outras obras especiais como estações elevatórias e lagoas de estabilização.

Ainda em Ibimirim, a Codevasf está implantando o tratamento de resíduos sólidos. A obra de R$ 2,5 milhões, também do PAC, compreende aterro sanitário, central de armazenamento, pátio de compostagem, entre outros serviços complementares.

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 11:10

Wagner investiu R$ 500 milhões em hospitais

Ao assumir o governo, em 2007, Wagner encontrou os hospitais estaduais desabastecidos, com carência de pessoal e de equipamentos‏, a frota de veículos sucateada e os prédios quase todos necessitando de reformas para ganhar condições de funcionamento. Este era o quadro geral da saúde estadual, faz quase quatro anos, diz o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, ao rebater críticas das oposições.

Além disso, continua ele, a falta dos investimentos na ampliação da capacidade instalada da rede pública estadual gerou grandes lacunas. O último serviço público de urgência/emergência construído na Região Metropolitana de Salvador, por exemplo, foi o Hospital Geral do Estado - HGE, há mais de 20 anos.

Este quadro se agrava pelo fato de Salvador, terceira maior cidade do país, ser uma das poucas capitais brasileiras que não tem hospital público municipal. “Metade do total de internações e 100% daquelas em situação de urgência/emergência são realizadas pelo serviço estadual”, afirma o presidente do PT estadual.

Salvador não conseguiu sequer estruturar uma rede mínima de serviços de saúde para atender as necessidades de sua população, mesmo tendo assumido perante o governo federal a responsabilidade pela gestão plena do sistema de saúde municipal. É a prefeitura do município que recebe os recursos federais do SUS para contratação dos serviços privados, inclusive leitos hospitalares e cirurgias.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 10:40

KHOURY SE REÚNE COM PRODUTORES DA REGIÃO DO SALITRE, EM JUAZEIRO

 

Em visita a Juazeiro, o deputado federal Jorge Khoury (DEM/BA) esteve na localidade de Campo dos Cavalos, na região do Salitre, no último domingo (15), onde se reuniu com lideranças de diversas comunidades com o propósito de ouvir os seus anseios. Khoury demonstrou preocupação ao ouvir a comunidade falar sobre a frustração com o andamento do Projeto Salitre. “Fiquei triste com as notícias deste projeto, uma luta antiga nossa, que graças a Deus começa a engatinhar, mas com ressalvas, sem atender realmente a quem precisa. Fiquei sabendo que dos 255 produtores dessa primeira etapa, apenas quatro são salitreiros e os outros, médios e grandes produtores de fora”, destacou. 

O encontro abordou assuntos, como a discussão sobre as demandas do lugar, que englobam a falta de segurança, de saúde e especialmente a falta de água, que ainda é produto de luxo para aqueles bravos resistentes, além de discutir saídas, que possam aliviar a situação dos moradores, o que fez o deputado comprometer-se a levar o assunto à Mineração Caraíba e à Codevasf. Também foi exposto ao parlamentar da existência de uma área de 3,7 hectares, destinada para implantação de equipamento de difusão de tecnologia e profissionalização. 

Diante do que foi apresentado, Khoury revelou: “Como sugestão apresentada, também vamos lutar para trazer uma extensão da Escola Agrotécnica para aquela área e firmar projetos em parceria com a Univasf, para qualificar e difundir tecnologia entre os produtores. Na pauta, são certos: a luta pela implantação de um Ifet (antigo Cefet), para profissionalizar os produtores e a minha pressão no Congresso Nacional para andarmos rápido com a Lei do Empreendedor Individual Rural, que vai dar garantias saciais e previdenciárias aos produtores. Saio daqui com a certeza de que teremos bons frutos”, afirmou Khoury. 

Participaram da reunião lideranças, como Ozenita (Campo dos Cavalos); Edgar (Capim de Raiz); Gregório do Alagadiço; Vadinho (Rodeadouro); Marcão e Eliete de Quinca (Curral Novo); Francisco de Assis, Lô, Baia e Solange (Sabiá); Alex (Alfavaca); Jucinéia (Planalto); Mazinho (Horto); Antonio da Mercearia Santo Antonio e Agenor (Campo dos Cavalos II), entre outros.

Enfoque Comunicação
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 10:08

Mulher de Negócios inscreve até 15 de setembro

As mulheres empreendedoras que têm histórias de vida interessante de superação e sucesso devem participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro. Na edição 2009 da etapa estadual do Prêmio, foram inscritos 94 relatos de histórias de mulheres, dos quais 16 foram classificados e 14 chegaram à final da etapa estadual da disputa, sendo 12 na categoria Pequenos Negócios e dois na Categoria Negócios Coletivos. Desde a sua criação, em 2004, o prêmio vem se consolidando como uma das principais atividades de incentivo ao empreendedorismo feminino no Brasil. São mulheres que relataram suas histórias de vida e suas trajetórias no mundo dos negócios. Informações e inscrições no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 09:40

Casa de Apoio Irmã Dourado será inaugurada no Dom Malan

O Hospital Dom Malan em Petrolina, que integra a rede estadual de saúde sob a gestão do IMIP Hospitalar, vai contar com um novo espaço para atender a população. Será inaugurada nesta quarta-feira (18), com a presença do secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio, e do presidente do IMIP, Antonio Figueira, a Casa de Apoio Irmã Dourado.

O espaço servirá de apoio às mães acompanhantes e crianças que ficam aguardando transporte para retornar aos municípios de origem, com 10 leitos e todo o suporte do hospital. O nome da casa foi escolhido em homenagem a religiosa Salesiana Maria Eurídice Dourado, conhecida carinhosamente como irmã Dourado, principal responsável por uma das primeiras iniciativas a favor do bem estar e da promoção da cidadania de crianças e adolescentes na região, o Petrape.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 09:11

GEDDEL ESTARÁ EM JUAZEIRO HOJE

O candidato ao Gogerno da Bahia Geddel Vieira Lima (PMDB) estará hoje em Juazeiro junto com o candidato a deputado estadual Misael Aguilar (PMDB) partipando de uma Caminhada.

A caminhada começa  a partir das 16h na Avenida Oscar Ribeiro.

publicado em 18 de Agosto / 2010 às 09:10

Secretaria de Saúde inaugura Clínica da Dor em Juazeiro, pioneira no Norte da Bahia

Dando continuidade a implantação dos novos serviços no Centro de Especialidades Médicas (Santa Casa de Misericórdia), a Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a Clínica da Dor já está funcionando na unidade desde a última segunda-feira (16), oferecendo o tratamento da acupuntura pelo SUS. Até o momento sete pacientes já foram atendidos. O serviço está sendo oferecido com estrutura de média complexidade, através da utilização de técnicas e alternativas da medicina que amenizam ou curam dores crônicas, dando assim suporte ao tratamento em pessoas com estes problemas. A Clínica da Dor presta atendimento ao público com a assistência humanizada de dois profissionais acupunturistas, das 7h às 19h.  

Para serem atendidos, os pacientes precisam ser referenciados por especialistas ou profissionais da Estratégia de Saúde da Família - ESF (Atenção Básica) através da Central de Marcação da Secretaria de Saúde. A acupuntura complementa o tratamento médico ajudando no tratamento da dor. No Norte da Bahia, Juazeiro é a primeira cidade que está prestando o atendimento pelo SUS.

 

“A Clínica da Dor faz parte de mais uma política nacional de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde, aprovado em novembro de 2006. O tratamento é destinado aos pacientes que possuem dores de grande intensidade, promovendo ainda o equilíbrio entre a mente e o corpo. A acupuntura geralmente é indicada quando o outro tratamento não oferece o efeito satisfatório”, explicou o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.  

Nos próximos 15 dias, mais dois serviços serão instalados no Centro de Especialidades Médicas: Centro de Atenção ao Idoso, para um atendimento especializado voltado para a melhor idade e salas para a realização de pequenas cirurgias.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 08:40

TSE: Eleições 2010 contará com aplicação da Lei Ficha Limpa

Por 5 votos a 2 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que a chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) pode ser aplicada para as eleições gerais deste ano, sem que viole o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. A questão foi debatida no julgamento de um recurso interposto por Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato a deputado estadual no Ceará, que teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-CE) com base nas vedações previstas na LC 135/2010.

Prevaleceu entendimento do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que apresentou seu voto-vista e considerou a lei válida já para as eleições de 3 de outubro, por não afrontar o artigo 16 da Constituição Federal. Lewandowski foi acompanhado pelos ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido. Já os ministros Marcelo Ribeiro (relator) e Marco Aurélio consideraram que a Lei da Ficha Limpa altera o processo eleitoral e que não poderia ser aplicada por ter sido sancionada a menos de um ano das eleições.

Mérito

Ao iniciarem a discussão sobre o mérito do recurso interposto por Francisco das Chagas, o julgamento foi interrompido quando a votação estava em 1x1. O ministro Marcelo Ribeiro votou pelo provimento do recurso para derrubar a inelegibilidade imposta a Francisco das Chagas. Já o ministro Arnaldo Versiani divergiu e negou provimento ao recurso, mantendo então a decisão do TRE do Ceará que julgou Francisco das Chagas inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento foi interrompido por um pedido da ministra Cármen Lúcia que pediu vista do processo para melhor análise de mérito.

Foto:U.Dettmar/asica/TSE
publicado em 18 de Agosto / 2010 às 08:10

PONTE PRESIDENTE DUTRA INACABADA É ALVO DE CHACOTA PELO PRESIDENTE LULA

 

Durante a solenidade ontem à noite na Univasf, o presidente Lula voltou a tocar na situação da Ponte Presidente Dutra que a exemplo da comunidade e de outros políticos apelidou de ponte “picolé”.

“Isaac, (prefeito de Juazeiro presente ao evento), eu vim aqui, acho que no segundo ano do meu mandato, dizer que era para duplicar a ponte, fizemos o projeto e começamos a duplicar. O lado de Petrolina ficou pronto. Tinha um prefeito do lado de Juazeiro que fez uma consulta popular e não aceitou o projeto original que ia passar, não sei se por dentro da cidade, aí anularam o projeto. Foi licitação, concorrência, audiência pública, foi um inferno. Eu sei que a ponte até agora é chamada de ponte (picolé), porque a parte de Petrolina está pronta e a parte de Juazeiro ainda falta um pé. Ou seja a gente não conseguiu”, ironizou Lula.

“Eu tava conversando com o prefeito agora. É indescritível a dificuldade quando a gente quer fazer uma coisa e aparece alguém para atrapalhar”, continuou Lula.

“Eu sei que tem um projeto novo, o prefeito quer levar o projeto adiante mais quinze quilômetros. Vou conversar com o Denit para lhe dar uma resposta sobre essa ponte picolééééé (risos)”, mais uma vez ironizou Lula.

“É preciso mergulhar para vê se não tem um sapo cururu enterrado dentro do rio, do lado de Juazeiro. Se tiver nós vamos tirar”, concluiu o presidente da Nação.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.