Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Novembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 26 de Maio / 2010 às 12:00

DELEGADO DE CAMAÇARI MORRE EM EMBOSCADA

Na manhã desta quarta-feira (26), o delegado Cleyton Leão Chaves, titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari, sofreu uma emboscada na Estrada da Cascalheira, em Camaçari. De acordo com informações do Correio, Leão estava com a esposa e dava uma entrevista ao vivo para a rádio local Líder, quando bandidos passaram em um veículo e dispararam rajadas de metralhadora contra o delegado, que morreu na hora. O corpo do delegado ainda está no local do crime, porque, devido à greve da Polícia Civil, não havia agentes da Polícia Técnica de plantão para fazer a perícia. Ele deixou uma mulher e dois filhos. De acordo com agentes da 18ª DP, equipes realizam buscas na região. 

Os delegados da Polícia Civil de Salvador se deslocaram para Camaçari e estão, neste momento, mobilizados na investigação do assassinato. Todos os acessos da cidade estão controlados. Agentes da Civil, que estão em greve, abandonaram a paralisação e fazem buscas na região do crime, na na Estrada da Cascalheira, próximo a Arembepe. 

Em nota oficial, o Governo do Estado informa que as polícias Civil e Militar estão na região de Camaçari procurando os bandidos. Fazem parte da operação policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da SSP, dentre outras unidades. O delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, está coordenando as investigações. O Governo pede que informações sobre o crime sejam enviadas para o Disque-Denúncia (3235-0000). A ligação é sigilosa.

BN
publicado em 26 de Maio / 2010 às 11:30

FACAPE abre para a comunidade a Biblioteca Professor Luciano José Pinto Barbosa.

Mais de um milhão de reais foram investidos nas instalações da nova Biblioteca Prof. Luciano José Pinto Barbosa com implantação de sistema de segurança, da substação de energia, aquisição de mobiliário, auditório para cem pessoas de acordo com as informações do presidente da FACAPE o prof. Rinaldo Remigio. "A abertura da Biblioteca dependia apenas de alguns detalhes técnicos que foram solucionados e hoje a biblioteca encontra-se em pleno funcionamento", reforçou. O presidente da Autarquia lembrou que o local deve ser para uso e absorção de aprendizado e saber, "Devemos zelar por este patrimônio que pertence a toda comunidade", afirmou.


As instalações da nova biblioteca dispõem de um moderno e amplo espaço com computadores para consulta, salas de estudo coletivas e individuais, mini auditório, espaço para leitura, 32 câmeras de segurança, além de acervo com mais de 19 mil livros. Ao todo 30 estagiários auxiliam na manutenção e atendimento do equipamento. Segundo a coordenadora da Biblioteca da Facape, Mercia Maria, a biblioteca está aberta à comunidade em geral para pesquisas. O acesso ao acervo é livre. A biblioteca está localizada na av. Cardoso de Sá s/n Campus Universitários -AV. Eduardo- CEP-56.328-903 - Petrolina - PE.

 

Ascom Facape
publicado em 26 de Maio / 2010 às 10:40

Secretário de Ciência e Tecnologia faz grosseria a deputado e corre risco de cair

Uma grosseria feita pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Feliciano Monteiro, a um deputado estadual pedetista pode acabar lhe custando o cargo. O episódio aconteceu no início da semana durante uma reunião da direção com os deputados do PDT, partido que indicou Feliciano.

O encontro transcorria normalmente até que um dos parlamentares, segundo relatos, queixou-se, amigavelmente, ao secretário sobre a demissão de um indicado seu em uma das unidades da pasta. Surpreendendo a todos, o secretário reagiu com uma aspereza que indignou os demais parlamentares.

Depois de bradar contra a colocação do deputado, o secretário teria finalizado sua fala com a afirmação de que gaúcho “era assim mesmo, macho”, numa referência à sua origem. Ainda incrédulos com a reação do secretário, os presentes ao encontro esperaram a intervenção do deputado agredido.

Sem alterar a voz, ele teria se dirigido ao presidente do PDT, Alexandre Brust, e declarado: “Este rapaz não merece estar onde está. É um despreparado!”. O constrangimento foi total.

Brust engoliu a declaração em seco, prevendo que foi colocado pelo correligionário pedetista numa saiu justíssima. Resta esperar para ver se, sem sustentação parlamentar, Monteiro conseguirá se manter no posto.

Política Livre
publicado em 26 de Maio / 2010 às 10:00

Edson Duarte visita obra da BR 235

O deputado federal Edson Duarte (PV) esteve nesta terça-feira (25), no município de Uauá, vistoriando as obras de pavimentação asfáltica da BR 235, trecho de 74,1 Km compreendido entre o distrito de Canché (Jeremoabo) e Uauá.

 O parlamentar do Partido Verde, pré-candidato ao Senado, foi acompanhado de técnicos da empresa Terrabrás, que executa o serviço e de lideranças políticas locais.

"A BR-235 interliga os Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e consolidará o mais importante corredor rodoviário do Norte do Estado. Além disso, beneficiará o pólo agroindustrial de Juazeiro e Petrolina, constituindo-se numa excelente alternativa de escoamento da produção dessa região", argumentou Edson Duarte.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 09:30

Prefeito empossa Diretores e Vices no próximo dia 01 de Junho

Na próxima terça-feira (01 de junho), às 8h, na Câmara de Vereadores, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, empossará os Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, eleitos em 30 de abril de 2010. Com o tema “Agora é no Voto”, a secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para o cargo na história do município, abrangendo todas as unidades de educação de forma igualitária.
 
Para concorrer os candidatos deveriam ter formação de nível superior ou estar cursando graduação em Licenciatura Plena; ter no mínimo três anos de efetivo exercício de docência na rede municipal; e dispor de carga horária compatível com o regime de trabalho.  Os inscritos submeteram-se a uma prova de conhecimentos e habilidades gerenciais; participaram do Curso de Formação em Gestão e por fim pleitearam ao cargo nas urnas.
 
Todo o processo fundamentou-se na necessidade de assegurar a participação dos servidores públicos; no desejo de estabelecer condições de gerenciamento competente e democrático para tornar mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas; e nos princípios que, oriundos da legislação brasileira, norteiam a gestão educacional de Juazeiro como: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.
 
Segundo o secretário de Educação, Plínio Amorim, fazer cumprir a Lei da Gestão Democrática, que instituiu a primeira eleição direta da história de Juazeiro, foi mais um compromisso cumprido pelo prefeito. “É preciso um gestor competente, sensível e comprometido com a população para ter iniciativas como essa. Isaac torna a educação um espaço livre das amarras negativas da política e quem ganha com isso é Juazeiro. Esse é um momento histórico e estamos muito felizes de tê-lo tornado real”.

Ascom PMJ
publicado em 26 de Maio / 2010 às 08:45

Itinerário de transporte coletivo é alterado durante Carnaval 2010

Em virtude dos festejos carnavalescos a serem realizados em Juazeiro de 27 a 30 de maio, a Secretaria de Defesa Social, através da Gerência de Transportes informa que serão feitas alterações nos itinerários das linhas de transporte coletivo da cidade nesse período. 

Durante o evento, os veículos que fazem as linhas sentido bairro-centro percorrerão o contorno do Lomanto Júnior seguindo pela Avenida Tancredo Neves no Alto da Maravilha até o terminal. O sentido centro-bairro será feito através Avenida Tancredo Neves seguindo a Rua Manoel Lopes dos Santos (Rua da Sote) saindo na Adolfo Viana até o contorno do Lomanto Júnior e respectivos itinerários das linhas. Apenas os ônibus que fazem a linha Quidé/Pedra do Lorde e Piranga via Coelba entrarão na Avenida São João que dá acesso ao bairro Jardim Flórida. 

No período de carnaval os “corujões” irão operar de 01h, 02h, 03h, 04h e 5h saindo do terminal de coletivos com roteiros pré-estabelecidos.

Foto Google
publicado em 26 de Maio / 2010 às 08:20

Limite no tamanho da propriedade será tema de plebiscito

Em setembro de 2010 os brasileiros manifestarão sua opinião em um Plebiscito Popular, com a proposta de se colocar um limite à propriedade da terra. Este foi um dos compromissos assumidos pelos participantes do III Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), finalizado no final de semana, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. De acordo como integrante da coordenação nacional da CPT, Dirceu Fumagalli, a consulta popular se dará com foco na defesa das bandeiras de luta dos camponeses.

“Reformar, reformular toda a estrutura agrária. Consequentemente, o alvo é acabar com os latifúndios. Um dos compromissos que assumimos é a campanha pelo limite da propriedade da terra no Brasil. É um dos elementos, uma das formas, uma das bandeiras de unidade pelos quais nós queremos recolocar o debate da defesa da reforma agrária e da soberania alimentar e territorial.” Ainda segundo Fumagalli, os participantes do Congresso perceberam que, é necessário uma maior unidade na defesa dos recursos naturais.

“Os grandes projetos estão sincronizados, tem uma articulação entre si. Belo Monte, por exemplo, está articulado com as rodovias, ferrovias, com a mineração e o cultivo de eucaliptos. Todos esses projetos estão dentro de uma lógica, de uma concepção de desenvolvimento. Portanto, temos um grande desafio.” O III Congresso Nacional da CPT contou com a participação de 760 pessoas. Durante uma semana reuniu membros da Igreja, trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e mais de 40 organizações sociais.

Radioagência NP, Jorge Américo.
publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:41

Mutirão Petrolina Saudável será realizado na Vila Vitória

Cidadania com prestação de serviço e entretenimento vão marcar a 10ª edição do Mutirão Petrolina Saudável que será realizado no bairro Vila Vitória no próximo dia 19 de junho. Com o São João, a ação social ganha um atrativo novo com uma programação mais festiva, mas sem perder de vista a quantidade e a qualidade dos atendimentos. De acordo com o coordenador do programa Ailton Guimarães, a equipe trabalha com uma expectativa positiva da presença de mais de três mil pessoas circulando na Escola Miguel Arraes(local do mutirão) . “Esse público não se resume apenas ao bairro Vila Vitória, mas também das comunidades adjacentes como Loteamento Geovana, Henrique Leite, Idalino Bezerra, Parque Jatobá”, afirmou. Não é a primeira vez que o programa é realizado na região. A primeira foi no bairro Idalino Bezerra em março de 2009. Uma das novidades do Mutirão do Vila Vitória serão as ações da Central Única de Favelas (Cufa) com oficinas, danças e basquete de rua.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:08

PM erradica plantio de maconha em Santa Maria da Boa Vista

Após denúncia anônima de que nas proximidades da Agrovila 45 do Projeto Fulgêncio, existia uma plantação de maconha, o efetivo do GATI/ 7ª CIPM, efetuou deslocamento até aquela localidade e após diligências conseguiram encontrar a plantação e prender dentro da referida roçaHércules Leandro da Conceição Menezes.

O efetivo conseguiu localizar no rancho utilizado pelo imputado e apreender aproximadamente 200g (duzentos gramas) da droga pronta para o consumo, e em seguida erradicaram e incineraram aproximadamente 5.500 (cinco mil e quinhentos) pés da cannabis sativa(Maconha).

Hércules Leandro da Conceição Menezes e a droga pronta para o consumo e uma amostra da droga erradicada foram conduzidos até a DPC de Santa Maria da Boa Vista, para adoção das medidas cabíveis.

INFORMAÇÕES DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO SERTÃO-II Foto Ilustrativa
publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:02

Fernando Filho diz que Júlio Lóssio “critica e se beneficia de tudo”

O deputado federal Fernando Filho (PSB) se pronunciou  ontem (25), durante entrevista a Rádio Grande Rio Am diante do que foi exposto por Julio Lóssio sobre a falta de ações do governo Estadual ou Federal na região. De acordo com o deputado, essas críticas são características do período eleitoral que se aproxima, e a tendência é que esses debates se tornem acalorados. Ele ainda negou as afirmações de Lóssio e enumerou alguns dos investimentos dos governos na região:

‘’ Só no nosso município, o Governo do Estado investiu em mais de 50 km de estradas, entre elas a de Uruás, a do Capim, e a estrada da beira do Pontal; a passagem molhada que dá acesso ao projeto Maria Teresa, uma série de reparos no Distrito de Irrigação Nilo Coelho, além do Programa Chapéu de Palha”.

Na saúde  Fernando Filho também destacou investimentos do Governo do Estado: ‘’A prefeitura tirou o Imip que já vinha fazendo um trabalho em Petrolina e trouxe uma fundação de Salvador, alegando que não tinha condições de pagar R$: 1,2 milhão ao Imip, mas logo a Prefeitura pagou RS: 2 milhões a Univasf pra tocar o Hospital de Urgências e Trauma(HUT)’”. 

 O problema de todo esse impasse da saúde pública de Petrolina, segundo Fernando Filho, é que o prefeito queria muito mais que a ajuda de R$ 600 mil repassados pelo estado. ‘’ A prefeitura queria era mais dinheiro do Estado e a gestão toda na mão dela. Isso ninguém faz, não é só o Governo do Estado de Pernambuco, não. Em nenhum lugar o Governo estadual custeia a saúde do Município’’, afirmou.

Sobre as críticas ao Programa do Governo Federal, Pac 2, ressaltadas também por Lóssio em sua nota, o deputado foi direto e deixou alguns questionamentos para o prefeito.

‘’ O prefeito critica o presidente Lula, mas ao mesmo tempo coloca um outdoor na cidade, dizendo que vai deixar Petrolina 100% saneada. Esse dinheiro do saneamento é da Caixa Econômica Federal ou da Codevasf, do Governo Federal? Se ele diz que está fazendo essa quantidade de casa em Petrolina, essas casas são do Programa Minha Casa, Minha vida que também é do Pac, do Presidente Lula ou é do PMDB, ligado a Jarbas Vasconcelos, que agora ele diz que ele é aliado?”.

Com relação a afirmação de Júlio Lóssio, de que “A continuidade da irrigação representaria 30.000 (trinta mil) hectares , o deputado questionou: ’Petrolina tem três perímetros públicos: O Bebedouro, o Nilo Coelho e o Maria Tereza. Se somar, os três  devem dar entre 25 e 30 mil hectares. Foram 50 anos para se implantar 30 mil hectares em Petrolina, como é que o prefeito quer que em oito anos sejam implantados mais 30 hectares?”  

Por fim o Fernando Filho  acrescentouos investimentos na Irrigação, a partir da  implantação do novo Modelo de Irrigação do Pontal, gerenciado pela Codevasf .  “Reconheço que devíamos ter mais celeridade na implantação do pontal e não tivemos. Mas hoje ele  está sendo feito e é um modelo mais ágil e  que tem tudo para ser o destaque do Vale, nos próximos anos’’.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 06:24

Funcionários da Mineração Caraíba participam de Campanha de doação de sangue

O HEMASF – Instituto de Hematologia do São Francisco, em parceria com a Mineração Caraíba realiza até a próxima quinta-feira (27), mais uma edição da Campanha Doe Sangue, Salve Vidas, que acontece duas vezes por ano na sede da Empresa e no Distrito de Pilar.

Este ano, os dias 25 e 26 ficaram reservados a atender exclusivamente os funcionários da Companhia. No dia 27, o atendimento será aberto à comunidade e acontece no Clube Pilar, no Distrito de Pilar, em Jaguarari - BA.

Segundo Clenilda Ananias, Assistente Social da Mineração Caraíba, a Campanha deste ano ganha um destaque especial por estar completando dez anos de realização com expectativa de número recorde de doadores. “A cada semestre nos surpreendemos com a quantidade de pessoas querendo demonstrar sua solidariedade através da doação de sangue e este ano, já no primeiro semestre, esperamos atingir 140 atendimentos”, destaca.

Para Clenilda, a participação dos funcionários, não só da Mineração Caraíba, mas também das terceirizadas e da comunidade é fundamental para o sucesso da Campanha. “O resultado é fruto de um trabalho em grupo que envolve os funcionários do Hemasf, a Mineração Caraíba e seus trabalhadores e toda a comunidade. É um trabalho de amor ao próximo”, finaliza Clenilda.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 06:00

Zó concede coletiva e reafirma pré-candidatura à Assembléia Legislativa

Após a sessão ordinária desta terça-feira (25), o vereador e presidente do Legislativo Municipal Crisóstomo Lima (PC do B), convocou a imprensa para se pronunciar a respeito da sua pré-candidatura a deputado estadual, conforme o blog antecipou hoje cedo.

“Eu não desisti, há uma discussão dentro do partido que está sendo resolvida em nível estadual. O partido deve sair sozinho ou numa coligação com o PSB e em breve devo pedir celeridade porque tenho que me organizar. Caso não seja candidato devo apoiar alguém da minha legenda”, explicou Zó.

Sobre o relacionamento com o prefeito Isaac Carvalho, o presidente da Câmara disse que está normal. “Ele está com um problema familiar como que passei recentemente, mas no campo administrativo e pessoal a gente sabe separar e a relação é normal”.

No tocante a sua ausência nos eventos da prefeitura Zó disse que às vezes comparece outros não é possível em razão das ocupações da Câmara, mas nada que configure retaliação ao Poder Executivo.

Crisóstomo Lima admitiu que numa avaliação interna ficou claro que o governo teria dificuldade em conduzir duas candidaturas (dele e de Pedro Alcântara) em palanques distintos, mas ele particularmente continua firme em defesa da candidatura de Dilma Roussef e de Wagner e posteriormente o prefeito e o presidente do partido devem se manifestar sobre o assunto.

“Nunca fui candidato de prefeito. Eu quero ser candidato do meu partido e para isso corri bastante, fechei articulações, mas dependo da decisão do PC do B. Eu não me sinto traído, acho até que o prefeito Isaac e o vereador José Carlos Medeiros (PV) devem conversar, porque ambos vão fazer campanha para Pedro e essa divergência não é boa para ele. Agora se não for candidato apoiarei o vereador Gustavo Miranda de Senhor do Bonfim, porque entendo que o partido deve crescer regionalmente”, esclareceu Zó.

Quando questionado sobre uma declaração do deputado Pedro Alcântara (PR) de que para o PC do B em Juazeiro já tava de bom tamanho pelo fato de ter o prefeito e o presidente da Câmara, Zó demonstrou insatisfação “Não sei quem deu essa ousadia a Pedro Alcântara. Ele deve medir as palavras, porque o PC do B tem objetivos muito maiores e eu quero fazer parte desse momento”, desabafou.

Crisóstomo Lima disse ainda que a sua ausência em algumas sessões acabou por impedir a definição quanto ao líder do prefeito na Câmara. Entretanto, a discussão já foi retomada com o prefeito e em breve deve ser anunciado o nome do vereador encarregado de defender a administração municipal na Casa. “A oposição passou muito tempo sem líder, ou melhor, sem bloco e nem por isso deixou de cumprir a sua missão”, concluiu Zó.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:22

Reminiscência...

Imagem do Hotel Vitória, situado à Praça da Misericórdia, ontem e hoje.

Colaboração do professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:00

Rei Momo e Rainha do Carnaval serão apresentados nesta quarta-feira

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário Pedro Alcântara Filho, apresentará a nova corte do carnaval juazeirense nesta quarta-feira (26), às 19 horas, em evento no Museu Regional do São Francisco. Escolhidos mediante campanha popular espontânea nas ruas, na internet e nas rádios da cidade, o carismático casal Flávio Henrique e Gliêda Mendes estará caracterizados, dando uma pequena mostra de como serão os quatro dias de reinado no Carnaval 2010 de Juazeiro, que será aberto oficialmente na quinta-feira (27).

Após a apresentação, o Prefeito concederá à imprensa regional uma entrevista coletiva sobre o Carnaval. Na oportunidade, Isaac convidará toda a população do município e das cidades circunvizinhas para prestigiarem a maior festa momesca do interior da Bahia.

ASSCOM
publicado em 25 de Maio / 2010 às 22:30

Hospital de Urgências e Traumas/Univasf institui grupo de Humanização

Melhorar o atendimento aos usuários e as condições de trabalho dos  funcionários, disseminando maior compromisso na articulação dos serviços e práticas de saúde. Esse é o objetivo do Grupo de Trabalho de Humanização, formado por funcionários do Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, que busca implantar os preceitos do projeto do Ministério da Saúde, Humaniza SUS no Hut/Univasf,  estimulando a prática de uma política dos valores humanitários na assistência,  em benefício dos usuários e profissionais de saúde em todo o sistema público de saúde.  

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS) foiinstituída pelo Ministério da Saúde em 2003e reconhece os serviços de saúde implantados pelos estados, municípios, e as práticas implantadas nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. O Enfermeiro Eduilssom Nunes que integra a comissão de implantação de grupo de trabalho, explica que o intuito é efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde humanizada.

O grupo tem a participação de funcionários de vários setores Hospital de Urgências e Traumas que se reúnem toda a sexta-feira. O grupo já criou um regimento interno seguindo as orientações da cartilha Humaniza SUS, como prevê o Ministério da Saúde. A coordenadora do grupo Diana D´Carli explica que as ações passam por quatro fases. “Uma das primeiras fases é a criação dos objetivos e do plano de intervenção, depois é formado o grupo de trabalho a elaboração do plano de ação e a  implantação das ações a serem desenvolvidas.” Explicou.

A previsão é que o grupo comece a operacionalizar as ações até o mês de junho. Ela também explica que a intenção é expandir as ações do grupo de Humanização em todo o sistema de saúde do município, a fim de que todos alcancem os mesmo resultados positivos, formando uma cadeia de atendimentos humanizados, desde a Unidades Básicas de Saúde até os Hospitais de referência.

Emanuela Teixeira Ascom FEMSAÚDE
publicado em 25 de Maio / 2010 às 21:40

Wagner rebate Bornhausen e diz que ele aposta na baixaria

Em entrevista à Rede Baiana de Rádio, nesta terça-feira, o governador da Bahia Jaques Wagner (PT) rebateu a afirmação do presidente nacional do DEM, o ex-senador Jorge Bornhausen, de que a campanha eleitoral deste ano seria “sangrenta”. “Não me espanta esta declaração. Ele é um homem que tem uma tradição de fazer política desta forma, tentando acusar, ofender. Aí, quando acontece o mensalão do DEM, a valentia vai para casa. Eu acho péssimo que o presidente nacional de um partido, talvez por isso o partido venha definhando ao longo do tempo, diga que a campanha será sangrenta. Ele está chamando a violência, está chamando a baixaria, convocando as pessoas para fazer uma campanha errada. Eu acho que campanha política tem que ser debate de ideias. Ele deveria pedir desculpas”, afirmou o pré-candidato do PT à reeleição do governo baiano. Wagner aproveitou o espaço para esclarecer dúvidas dos ouvintes sobre sua atual administração e reforçou que as obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, estão “rigorosamente dentro do prazo”. “Nós estamos mais avançados do que a maioria das 12 sedes da Copa. O projeto já está pronto, o dinheiro no BNDES, empresa contratada, tudo pronto para começar as obras. Poderemos entregar entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013″. Sobre o fato de estar na frente do adversário, Paulo Souto (DEM), nas pesquisas de intenção de voto, o governador disse que isso não o deixará de “salto alto”. “Estamos bem, mas continuarei trabalhando no Estado. Temos conosco os companheiros do PDT, do PT e do PP, que tem um representação boa na Câmara”, afirmou.

Terra Foto Agecom
publicado em 25 de Maio / 2010 às 21:00

Livro “Orocó, entre Rios e montanhas” será lançado em Petrolina

A Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina vai receber neste sábado, dia 29 o lançamento do livro Orocó, entre Rios e montanhas, da escritora Lusinete Ramos. Com início marcado para as 19h:30, a noite de autógrafos desta orocoense que reside em Petrolina, promete voz e violão e um grande  encontro de  amigos de várias partes do Nordeste.  A primeira obra literária de Lusinete Ramos é um livro histórico com capa do designer Rodrigo Souza, comentário na orelha da professora Cylô Gonzaga, e revisão da professora Heloisa Ramos, que conta em 100 páginas e muitas fotografias, a trajetória política, social, cultural e econômica do povo e do município pernambucano de Orocó, que fica na região do Submédio São Francisco.

Segundo o poeta e jornalista Carlos Laerte, que assina a apresentação, “trata-se de um trabalho de pesquisa  e   compromisso com a história e as futuras gerações, que sob o manto sagrado do amor à terra natal, mobilizou pessoas de todas as cores do arco-íris e fez de uma simples mulher a escritora da sua cidade”.  Ainda na apresentação, Carlos Laerte diz que Lusinete Ramos mergulhou fundo no rio das raízes culturais. “... A autora nos conduz aos primórdios da história ribeirinha a partir de citações de obras de renomes como Richard Burton, o cônsul britânico que percorreu o rio São Francisco no século XIX, e o Relatório do engenheiro Halfed, um dos mais pesquisados e respeitados compêndios da memória regional”.

E concluiu, afirmando que o livro faz uma “descrição bem humorada dos tipos sertanejos, ritos, traços e costumes de uma cultura brasileira que se renova nordestinamente. A feira, a novena, o terço e as famílias. A irrigação, a serra e a semana santa. Nada ficou de fora do olhar atento e perspicaz da autora, que traçou o caminho pelas páginas das 10 edições do jornal anual “Orocó, pra lá do meu coração” e depois caiu em campo, pesquisando e fazendo longas e curiosas visitas às tradições familiares”. O primeiro lançamento do livro Orocó, entre Rios e Montanhas, aconteceu no último mês de janeiro,  na cidade de Orocó, durante os festejos em homenagem à São Sebastião.

Clas Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 20:00

Servidores da justiça estadual mantêm greve

Os servidores da justiça estadual decidiram manter a greve que completou 18 dias nesta terça-feira, 25. A categoria acordou, em assembleia pela manhã, organizar dois grupos de mobilização no Fórum Ruy Barbosa, assim como no Tribunal de Justiça (TJ-BA), de acordo com a assessoria do sindicato da categoria. Eles querem aumentar a pressão sobre a presidente do TJ-BA, desembargadora Telma Britto, para negociar com a categoria.

Os servidores reclamam de não participar das decisões do Tribunal sobre as medidas que serão tomadas para adequar a folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Os grevistas também pedem a revogação do decreto 152/2010, que corta a Gratificação Especial de Eficiência (GEE) dos salários mais baixos e pede a extinção dos cargos do REDA. A presidente suspendeu os prazos processuais durante a greve.

Durante a greve, são realizados apenas serviços considerados essenciais, como emissão de guia de sepultamento, alvará de soltura, habeas corpus, liminar para casos de saúde e de ligação de água e luz.

A Tarde online
publicado em 25 de Maio / 2010 às 19:30

Deputado Jorge Khoury participa da abertura do Seminário Internacional de Direito de Águas

Começou nesta segunda-feira ( 24) em Brasília o I Seminário Internacional de Direito de Águas, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Advocacia-Geral da União. Durante 4 dias, ministros, parlamentares e cerca de 150 especialistas de países ibero-americanos para debaterão sobre a legislação relativa à água em diferentes contextos. O deputado Jorge Khoury (DEM BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, participou  da abertura do evento, que vai discutir questões legais relacionadas à água, como os desafios para a gestão eficiente dos recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços, além dos procedimentos e instrumentos jurídicos existentes para o uso do recurso natural. Jorge Khoury  falou em nome da Comissão de Meio Ambiente e disse que está à disposição para receber as contribuições que certamente surgirão durante o Seminário. O deputado ressaltou a importância das políticas integradas em defesa dos recursos hídricos. 

Um dos objetivos do Seminário é promover o intercâmbio de informações sobre a estrutura e o sistema jurídico relacionados aos recursos hídricos em diversos países, principalmente no contexto da América do Sul. Além disso, o evento visa a identificar os pontos convergentes e divergentes das normas jurídicas relativos a água em diferentes realidades. Com estes debates, pretende-se identificar os desafios das legislações de recursos hídricos para que futuramente possam ser feitos pactos, acordos e tratados internacionais a fim de garantir a gestão integrada dos recursos hídricos entre países.

 Além do deputado Jorge Khoury, também participam do Seminário em Brasília o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; e o embaixador do Paraguai no Brasil, Didier Adorno; Renato Casagrande, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado; e Marisa Serrano, presidente da Subcomissão Permanente da Água (CMAGUA) do Senado.

Enfoque Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 18:40

Em almoço, prefeitos e 15 membros da executiva do PT manifestam apoio a Pinheiro para senador

Em almoço promovido no Barbacoa em Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro recebeu o apoio de cerca de 60 prefeitos do PT ao seu nome para candidato a senador da legenda na chapa com que o governador Jaques Wagner pretende disputar a reeleição.

A novidade do encontro foi a leitura de um documento, pelo presidente estadual do partido, Jonas Paulo, em que 15 dos 19 membros da executiva estadual do PT manifestam apoio à candidatura de Pinheiro, ressalvando considerarem-no o mais capaz de ajudar na campanha à reeleição do governador. De acordo com o ex-candidato a deputado federal e ex-presidente do PT Josias Gomes, um dos principais articuladores da candidatura de Pinheiro no PT, apenas oito dos 67 prefeitos petistas estão com o candidato adversário, Waldir Pires, cujos apoiadores até antes do evento de hoje esperavam enfrentar Pinheiro num encontro extraordinário com um colégio eleitoral de 370 delegados.

O encontro de hoje foi realizado com o objetivo de convencer Waldir a desistir do bate-chapa, previsto para ocorrer no próximo domingo, caso o ex-governador não recue da disputa.

Política Livre
publicado em 25 de Maio / 2010 às 18:00

Abertura do 40º Jogos Escolares será na próxima quinta-feira em Petrolina

Será no próxima quinta-feira(27), a abertura dos 40º jogos escolares de Petrolina. O evento será realizado a partir das 17h na concha acústica do município. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Ailton Guimarães, os jogos serão realizados no ginásio do Sesi, Parque Aquático do Sesc, Osvaldo do Flamengo, Colégio Maria Auxiliadora e Estádio Paulo Coelho.

Segundo o coordenador técnico da competição, Inácio Rogério Granja, 5.670 atletas irão participar das competições nas modalidades coletivas de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo e nas individuais (xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação). A fase municipal dos jogos ocorrerá de 27 de maio a 11 de junho. O período escolhido pode ser justificado pela realização da Copa do Mundo que começa no dia 10 de junho. Segundo, Inácio Rogério Granja o encerramento no dia 11 evita uma concorrência com o mundial da África e um possível esvaziamento dos jogos locais.

Ailton Guimarães salienta que os campeões em cada modalidade dos jogos municipais, disputarão à fase regional, os vencedores dessa fase, serão classificados para disputar os jogos estaduais. Os campeões do Estado conquistam o direito de participar de competições nacionais.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 17:31

Técnicos do Convênio Sebrae/Ibravin discutem cadeia produtiva do vinho

Aumentar a comercialização e a participação do vinho nacional no mercado e capacitar as empresas produtoras, visando melhorar a imagem e a qualidade do vinho produzido no país. Estes são os objetivos principais do convênio assinado esse ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -  Sebrae e o  Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, e discutidos durante a segunda reunião técnica do convênio, que foi realizada na manhã desta terça-feira (25), no Senai, em Petrolina. O encontro do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva dos Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva, que reuniu técnicos das duas entidades em todo país, e ainda da Embrapa  e Instituto do Vinho Vale do São Francisco – Vinhovasf, foi aberto pela coordenadora do Sebrae Nacional de Fruticultura e Vitivinicultura, Léa Lagares. “Aproveitamos a realização do II Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, que começa nesta quarta-feira, para fazermos um monitoramento das ações já realizadas pelo convênio, a exemplo dos desdobramentos dos diagnósticos regionais”, anunciou a coordenadora.

Segundo Léa Lagares, os diagnósticos são validados pelo Sebrae e o Ibravin com a participação dos produtores e entidades envolvidas em cada um dos pólos vitivinícolas do país. “ Ao longo do convênio, que deverá ser concluído em 2011, serão implementadas ações de gestão, tecnologias e acesso à mercado. A meta é a articulação e a integração com os projetos estaduais da cadeia produtiva dos vinhos, espumantes e sucos de uva, trocando informações e experiências”. Durante a reunião, que contou ainda com a participação do consultor do convênio e ex diretor técnico do Sebrae Nacional, Luis Carlos Barbosa, o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani  apresentou o andamento geral do projeto, lembrando ainda que o convênio vai facilitar o acesso às informações e também promover a capacitação dos consumidores. “Além da capacitação e disseminação dos conhecimentos, estaremos orientando as empresas na produção, registro e comercialização”, finalizou.

No período da tarde, os técnicos fizeram uma visita ao município de Lagoa Grande, onde conheceram a Vititeca e às obras da Enoteca. Depois foram recebidos nas vinícolas Garziera, Chateau Ducos e Bianchetti, esta última produtora de vinhos orgânicos.  

Clas Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 16:40

Em protesto, posto vende gasolina "sem imposto" a R$ 1,18

Em protesto contra a carga tributária no Brasil, instituições fizeram nesta terça-feira o "Dia da Liberdade de Impostos", marcado pela venda de gasolina mais barata, sem os custos acrescidos pelos impostos, segundo os organizadores. Em São Paulo, o litro da gasolina foi vendido a R$ 1,18, ante R$ 2,499 no preço "normal". A ação foi realizada também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Caruaru, Brasília, São Lourenço, Colatina e Resende. Diversas organizações subsidiaram a venda de combustível mais barato nestas localidades para conscientizar a população sobre o quanto representam os impostos no preço final do produto.

Para aproveitar a oportunidade, os motoristas tiveram que chegar cedo aos postos de gasolina. Em São Paulo, a venda foi limitada a 6.000 l de gasolina "sem imposto", com até 30 l por motorista. Também foram distribuídos adesivos para os veículos e folhetos. Outros países também realizam o evento, chamado de "Free Tax Day".

Porto Alegre

Em Porto Alegre, 250 pessoas serão atendidas, já que o posto disponibilizou 5.000 l de gasolina a R$ 1,25 o litro. O valor complementar foi pago pelo Instituto Liberdade, Associação da Classe Média (Aclame) e Instituto de estudos Empresariais (IEE). Com tributo, o litro da gasolina sairia por R$ 2,57. As 250 senhas começaram a ser distribuídas um pouco antes da 9h. O primeiro motorista chegou no posto às 3h30. O auxiliar administrativo Fabrício Araújo, 31 anos, saiu direto do trabalho e foi guardar lugar na fila. "Infelizmente não deu para encher o tanque, mas é uma forma de ajudar no protesto e fazer o governo reduzir os impostos", disse ele.

Araújo se precaveu e levou uma nota de R$ 50 para pagar os R$ 25 referentes aos 20 litros a que teria direito. "Como eu não sabia se eles iam aceitar cartão, achei melhor fazer isso", afirmou. O trânsito na região do posto ficou lento durante a manhã e foi organizado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Como não tinha muito espaço para estacionar no posto, os motoristas que aguardavam para encher o tanque formavam fila ao redor do quarteirão.

Felipe Tau e Fabiana Leal Direto de São Paulo e Porto Alegre Especial para o Terra
publicado em 25 de Maio / 2010 às 16:00

Pesquisa investiga capital social nas áreas agrícolas

As políticas públicas de acesso, uso e gestão da água no território do Sertão do São Francisco foram investigadas como pesquisa de doutorado junto aos agricultores familiares. O professor e sociólogo Rogério Bispo, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, analisou de que forma os agricultores exercem um capital social e como o fortalecimento das redes sociais pode vir a beneficiar o segmento no acesso a estes recursos. Para Bispo, o capital social é medido pelo grau de confiança e participação, e também pela existência de redes de atores e instituições sociais envolvidos no processo de cooperação, expressando a capacidade de uma sociedade estabelecer laços interpessoais e redes de cooperação com vista à produção de bens coletivos, como o acesso à água. Desta forma, se uma determinada comunidade apresenta um bom capital social significa que pode haver um maior desenvolvimento rural, social e econômico, esclarece o pesquisador na tese intitulada O capital social e desenvolvimento rural: Acesso, uso e gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês passado. 
 
No estudo, o pesquisador utilizou 360 questionários com  agricultores familiares de áreas de sequeiro e em projetos irrigados do território, em maior número nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e realizou entrevistas com os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco. A pesquisa afirma que o capital social é um dos elementos chave para garantir efetivamente o acesso e a gestão dos recursos hídricos e como conseqüência o desenvolvimento da região do vale do São Francisco. “A participação dos agricultores nessas redes sociais (associação, cooperativas, entre outras) auxilia não apenas no sentido de reivindicar direitos, mas também ajuda a agregar valor à produção e com isso gerar uma maior qualidade de vida para essas populações”, explica Rogério. 
 
Para a especialista em Sociologia e Desenvolvimento Rural, professora e técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Edonilce da Rocha Barros, a pesquisa é interessante, devido ao levantamento de dados do pesquisador e pela utilização de uma metodologia quantitativa com variáveis capaz de medir o capital social da região do sertão do Vale do São Francisco. No entanto, ela destaca uma fragilidade no conceito aplicado à lógica do modelo de irrigação. “Penso que o capital social está muito mais fora dos perímetros irrigados do que dentro, porque nos projetos irrigados você não se organiza de maneira voluntária e por lutas. Trata-se de um tipo de organização planejada. Os agricultores recebem água, canais, assistência técnica, cooperativa e associações prontas. Tudo é fornecido e não construído. Então, pergunto que capital social é este?”, conclui Edonilce, que participou da banca de avaliação da tese. Embora também reconheça que exista um baixo capital social nos perímetros irrigados, Rogério Bispo afirma que os dados do estudo podem conduzir as instituições sociais governamentais e não governamentais a refletir e fomentar discussões com os agricultores familiares acerca da importância do fortalecimento deste capital. Assim, pode-se planejar o desenvolvimento rural acessível a todos e com qualidade de vida.

Agência MultiCiência pelos repórteres Juliane Peixinho e Mauricio Fidalgo (foto)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 15:30

Autorizada construção de quadra poliesportiva no Bairro João Paulo II

Aconteceu hoje  pela manhã (25), a celebração de convênio entre a SUDESB e a Prefeitura Municipal de Juazeiro para construção de uma quadra poliesportiva coberta no Bairro João Paulo II. O recurso no valor de R$ 329,000.00 (Trezentos e vinte e nove mil) é proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) e como se trata de uma emenda impositiva, os recursos já  estão assegurados. A obra, vai beneficiar centenas de jovens do bairro mais populoso de Juazeiro e  tem previsão de ínicio no mês de junho. "Esse investimento é importante porque incentiva o esporte e é uma ótima receita para educar e criar jovens de forma saudável para a vida”, destacou o deputado.
 

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.