Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 16 de Agosto / 2010 às 09:10

Jovens fazem carreata pró-Geddel na orla de Salvador

 
Uma carreata com mais de 5 km de extensão, formada por centenas de carros e motocicletas, percorreu, ontem (15), a Avenida Paralela e a Orla da capital. A carreata organizada pela Caravana da Juventude Pró-Geddel, marcou o lançamento da Onda 15. A manifestação aconteceu sem a presença do candidato, que ontem cumpriu agenda nos municípios de Adustina, Pedro Alexandre e Coronel João Sá, no Norte do Estado.
 
“É uma manifestação espontânea da militância jovem dos 12 partidos que formam a coligação A Bahia Tem Pressa. Estamos mobilizados para levar permanentemente a mensagem do nosso candidato, numa verdadeira onda em favor do desenvolvimento da Bahia”, ressaltou Nestor Neto, presidente da Juventude do PMDB na Bahia e um dos coordenadores da Caravana Pró-Geddel.
publicado em 16 de Agosto / 2010 às 08:40

MEDEIROS: “DAQUI A DOIS ANOS ISAAC SERÁ UMA TRISTE E REMOTA LEMBRANÇA NA MENTE DO POVO DE JUAZEIRO”.

“O prefeito está desesperado em função do desgaste administrativo, é tanto que foi desconvidado pelo governador para coordenar sua campanha na região Norte do Estado. Ele não teve coragem para efetuar uma reforma administrativa porque sabe do seu desgaste interno no governo”, assim o vereador José Carlos Medeiros manifestou-se ao blog quando questionado sobre as declarações do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), em relação à postura da oposição.

“O governo tenta ludibriar a sociedade colocando uma cortina de fumaça em torno de assuntos polêmicos que a oposição tem levantado. Nós não vamos nos intimidar com esse tipo de argumento do prefeito municipal. Ele tem que respeitar o legislativo, eu acho que ele afronta o legislativo quando tenta descaracterizar o nosso papel enquanto legislador, enquanto investigador e naturalmente as urnas vão julgá-lo já a partir de outubro deste ano. Daqui há dois anos Isaac será uma triste e remota lembrança  na mente do povo de Juazeiro”, concluiu Medeiros.

publicado em 16 de Agosto / 2010 às 08:14

Wagner: sucesso da Stock Car mostra que podemos abrigar grandes eventos

O governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, destacou, ontem, durante o GP de Stock Car da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, que “incentivar a prática de esporte é fundamental para afastar nossos jovens do perigo das drogas e do mundo do crime”. Após acompanhar o inicio da corrida, Wagner seguiu para Itacimirim, onde prestigiou a Etapa Baiana do Circuito Mundial de Longboard Profissional, que contou com a presença de surfistas de todo mundo. 

“O sucesso das realizações da Stock Car e do Circuito Mundial de Longboard mostra que termos condições de abrigar os grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Estaremos ainda melhor preparados em 2014, quando acontece a Copa do Mundo”, afirmou o governador. Ele apontou outros benefícios para o estado, ao sediar eventos de grande porte, a exemplo da atração de investidores e a movimentação da economia local. “Tivemos a notícia da organização da Stock Car que cerca de oito mil pessoas se hospedaram em Salvador somente para acompanhar a corrida. Isso movimenta toda rede de serviços da cidade”, disse. 

Acompanhado da primeira dama Fátima Mendonça, o governador foi saudado por populares até chegar ao camarote, onde recebeu um crachá de piloto da organização do GP. A prova, realizada no circuito de rua da capital baiana, recebeu novamente o maior público da temporada: pelo menos 49 mil amantes do automobilismo vibraram com a vitória de Cacá Bueno, de acordo com informações do site oficial da categoria. O contrato prevê ainda a realização de mais três provas anuais até 2013.

Foto: Angeluci Figueiredo
publicado em 16 de Agosto / 2010 às 07:40

Comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos é formado em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Desenvolvimento e Igualdade Social participaram quinta-feira (12), no auditório da OAB em Juazeiro de reunião para compor o Comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no município. 

O programa, instituído em 2003 e regulamentado em agosto de 2006, é uma das ações do ‘Fome Zero’ e tem como objetivos: garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional; contribuir para formação de estoques estratégicos; e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa adquire alimentos com dispensa de licitação de agricultores familiares e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por programas sociais locais.

O comitê é formado por representantes dos agricultores e das redes assistenciais como: FETAG, IRPAA, Movimento dos Sem Terra, Associações, Sindicatos, CMDRS, Pastoral, EBDA, SEDIS, SEDUC, SESAU, SEADRUMA, Clube de Mães, dentre outros. Sua função será a de organizar a produção, monitorar o recebimento, orientar os produtores e fiscalizar a originalidade das DAPs – Declaração de Aptidão ao Pronaf, que dão acesso ao programa. Para participar, cada produtor poderá comercializar no máximo R$ 4.500,00 por ano.

Segundo Maria José, titular da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, todos terão papéis importantes no programa. Ao final do encontro, foi formado o comitê gestor permanente, sendo que este juntamente com a SEADRUMA fará a seleção dos agricultores que participarão do programa. Ficou definido também que será realizada uma audiência pública (com data e local a definir), na qual o prefeito municipal fará a implantação oficial do programa em Juazeiro. 

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/SEADRUMA
publicado em 16 de Agosto / 2010 às 07:00

DESTAQUE IMPRENSA 2010 SERÁ EM SETEMBRO

A  premiação do Destaque Imprensa está confirmada para o dia 11 de setembro, às 20 horas na Chácara  Dr. Dewilson, bairro Cajueiro, em Juazeiro. "A festa, na sua 13ª edição repetirá o sucesso dos anos anteriores graças à participação de todos os profissionais de imprensa de Juazeiro e Petrolina e empresários das duas cidades que continuam acreditando na credibilidade dos organizadores", argumenta Antonio Pedro idealizador do evento.

Este ano a festa será animada pela dupla Neto e Mundinho com participação de Paulo Cesar Andrade de Carvalho. A relação para a devida votação dos profissionais e programas está disponível no site: www.destaqueimprensa.com.br. Acesse, vote, divulgue, veja as fotos do ano passado e conheça um pouco mais sobre o prêmio mais cobiçado da região. Venda de mesas pelos telefones – (74) 8813-9538 (Liza)8818-3357/9196-3557 (falar com Antonio Pedro).

publicado em 16 de Agosto / 2010 às 06:30

ESPAÇO DO LEITOR: MURIÇOCAS INCOMODAM POPULAÇÃO DO JOÃO XXIII

 

Geraldo,

Nós moradores do bairro João XXIII estamos passando por vários transtornos em razão das muriçocas. É constante a presença dos mosquitos, que já tá parecendo uma epidemia. Hoje os moradores da rua Riachuelo resolveram abrir valetas no calçamento, para que as águas da rede de esgoto que nunca funcionou, escorressem para o canal próximo do Colégio Modelo.

Queremos também salientar que o referido canal é um criadouro para muriçocas. Sei do trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Secretaria de Infra-Estrutura e do trabalho do prefeito Isaac Carvalho, além de todos os benefícios que o bairro vem recebendo por parte da prefeitura municipal, mas nós moradores não podemos mais conviver com essa situação perturbadora.

Venho através deste meio de comunicação solicitar do secretário Ailton Candeia mais um benefício, que seja realizada a limpeza dos canais que cruzam o bairro João XXIII. Um próximo a rua Rio de Janeiro, e outro próximo ao Colégio Modelo .

Carmonilton Leopoldo - Ninho Presidente da Associação do bairro João XXIII.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 23:00

Seu candidato é educado?

A atuação desses artistas de rua, de palanque, até que melhorou bastante nos últimos anos. Vimos, por exemplo, em eleições passadas, cartazes colados em madeiras, estruturas metálicas, adesivos em carros, grandes bandeiras, lençóis coloridos, e até portadores de tabuletas em faixas de pedestres, e ainda uma multidão, não sei se forjada, em cada caminhada, que para todos os postulantes e simpatizantes, é a da vitória!

E o fato se repete. Será que conseguimos enxergar a maturidade desses homens públicos tão desejáveis num período de festa e democracia popular, onde espectadores e atuantes misturam-se, abraçam-se, trocam beijos, carinhos, e uma esperança no olhar de cada cidadão e cidadã, que procuram alento não numa pessoa só, mas num nome, que acreditam ser a redenção política de um estado ou nação?

Mas nem tudo é belo. Nem todos são educados o suficiente para entender que o eleitor é gente. Muitos agridem e subestimam a inteligência do povo, invadindo a privacidade das famílias, e fazendo as mesmas engolirem seus santinhos, adesivos, cartazes, e toda forma de propaganda forçosa à revelia dos que votam ou não em determinados candidatos. Você está em sua casa, no seu reduto de descanso, depois de um dia cansativo de trabalho, e aquela reforma que você fez no mês passado em sua porta, em sua janela, na fachada de sua residência, aquela pintura, aquele reparo numa parede rachada; tudo isso, com esmero e dedicação, e você, num período eleitoral, que não faz parte do processo político, nem é político, nem militante, se vê agredido quando ufanistas de um candidato qualquer colam adesivos, cartazes, em suas portas, janelas e paredes, sem ao menos lhe consultar, sem lhe pedir permissão, e muitas vezes você nem está em sua residência, e ao chegar se depara com aquela “cena grotesca” que você não quer, mas é obrigado a querer, e não querendo, é obrigado a estragar o seu patrimônio, que levou dias ou meses para ser concertado, ou seja, uma pintura nova, um reboco, uma restauração, e por conta de um desavisado e mal educado, seus dias de trabalho, às custas do seu próprio suor, são jogados fora, e sem nenhuma explicação.

O eleitor não é somente “portador de voto”, ele também é leitor. Ele faz a leitura de seus candidatos, e procura enxergar além das aparências. A campanha eleitoral passa, os candidatos passam, e a cidade fica, e o povo fica, e a multidão também fica, parasita e só! Nas esquinas, nos becos, nas avenidas, ficam as sombras, as sobras e a solidão, daquelas duras caminhadas, sofríveis e aclamáveis, que fizeram esgotar até a última esperança, do último candidato e candidata, erguidos pela força e fé de um povo alegre, destemido, e que ainda acredita na mola propulsora da transformação, chamada DEMOCRACIA!

Portanto pense nisso, faça uma reflexão. A mudança começa quando a consciência trabalha, e voto à gente muda até no último instante. Corrija suas atitudes e confirme, entre elas, a que menos lhe agrida.

Paulo Carvalho (SPO) do livro de crônicas: “Juazeiro de Tantas Sombras”

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 22:00

Presidente Lula inaugura nesta terça-feira, 17, o campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Salgueiro, no sertão central de Pernambuco, nesta terça-feira, 17 de agosto, para inaugurar o campus Salgueiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE. A cerimônia de inauguração será às 15h, após visita do presidente às obras da ferrovia Transnordestina. O evento não contará com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que se encontra campanha política e está impedido pela legislação eleitoral de participar de inaugurações de obras públicas.

O campus Salgueiro tem 5.000 metros quadrados de área construída e conta com estrutura física de dez salas de aula, dez laboratórios, auditório, sala para vídeo conferência, biblioteca e sala multimídia. A área total disponível é de 100 hectares e futuramente será construída a fazenda escola para a realização das aulas práticas dentro da concepção de laboratório vivo de pesquisa. De acordo com o diretor do campus Salgueiro, Amâncio Holanda, o investimento na obra foi da ordem de R$ 3,3 milhões.

As aulas no campus Salgueiro tiveram início no dia 2 de agosto para 190 alunos matriculados nos cursos de Edificações, Informática e Agropecuária. Os três cursos em funcionamento são da modalidade subsequente, destinada aos estudantes que já concluíram o ensino médio. A partir do primeiro semestre de 2011 serão incluídos os cursos superiores de licenciatura em Física e de Tecnologia em Alimentos. O campus tem capacidade para atender 600 alunos simultaneamente.

Hoje o campus Salgueiro conta com oito professores lecionando nos três cursos em funcionamento e até 26 de agosto mais 20 docentes entrarão em exercício, totalizando 28 professores para o pleno funcionamento a partir do primeiro semestre de 2011. O campus Salgueiro é um dos 214 campus construídos como parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que contará até o final do ano com 354 escolas espalhados nas cinco regiões do país.

Ricardo Brandão Assessoria de Comunicação – IF Sertão-PE Foto: arquivo do blog
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 21:00

Grande caminhada de Fernando Filho levou uma multidão ao Centro de Petrolina.

A caminhada de Fernando Filho (PSB) levou uma multidão as ruas de Petrolina, na manhã de ontem (15). Com muita alegria Fernando Filho acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra e dos candidatos a deputado Estadual, Adalberto Cavalcanti e Ciro Coelho, percorreu as principais avenidas do centro da cidade cumprimentando a população
que o recebeu com apoio e carinho.

O evento foi encerrado em frente ao Mercado do Turista, onde os candidatos discursaram para o público presente.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 20:00

“Repasses do governo para PSF de Bonito estão atrasados há cinco meses”, denuncia Prefeito

“Os repasses do governo para os postos do PSF (Programa Saúde da Família) da cidade de Bonito estão atrasados há cinco meses. Eles falam sempre que a liberação depende da Fazenda. A explicação é sempre essa. A prefeitura tem bancado tudo nos seis postos do PSF, que cobrem 100% do município”. A revelação foi feita pelo prefeito da cidade de Bonito, Rômulo Carneiro, durante comício dos candidatos da coligação “A Bahia merece mais” (DEM-PSDB)realizado neste sábado (14), na Praça da Juventude. 

Carneiro denunciou ainda o abandono das rodovias estaduais que cruzam a cidade. “Estamos sofrendo há vários anos pelo estado das estradas de Bonito”, lamentou. O candidato a senador Aleluia (DEM) responsabilizou o governador Jaques Wagner pelo descaso com a saúde em Bonito. “Esse atraso é uma pouca vergonha. Um governo que está tendo dinheiro para fazer convênios para tentar se reeleger não pode deixar de repassar o dinheiro para cumprir seus compromissos legais. O responsável por isso é só um: Jaques Wagner” 

Na opinião do candidato a governador, Paulo Souto (DEM), “esse é um governo que não se respeita e não merece a atenção do povo”, defendeu. O município de Bonito  se emancipou durante o governo de Paulo Souto, período em que as ruas da cidade foram calçadas, foram construídas a maternidade e o colégio estadual e implantado o sistema de abastecimento de água.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 19:00

Petrolina: Inscrições abertas para o II Intercâmbio Interdisciplinar

Até o próximo dia 20 de agosto a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, está realizando as inscrições para o II Intercâmbio Interdisciplinar. Poderão participar professores da rede municipal das modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos – EJA, que apresentem até dois projetos de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

De acordo com a coordenadora do evento, Maria Aparecida Freire de Souza, o evento tem como objetivo promover a socialização dos projetos desenvolvidos no contexto escolar. O II Intercâmbio Interdisciplinar colabora para a inserção da arte e da pesquisa no contexto educacional do município. Para a coordenadora “a promoção de eventos deste gênero incentiva os professores da rede municipal a desenvolverem mais projetos pedagógicos, que possam vir a despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela arte”, concluiu.

A seleção dos projetos será realizada em duas etapas: na primeira, os professores defenderão as suas experiências pedagógicas numa apresentação oral a uma banca examinadora. Os dez melhores projetos irão passar para a segunda fase, na qual serão apresentados publicamente pelos seus respectivos autores, que receberão um bônus no valor de R$ 1 mil. Além disso, os autores vencedores terão os seus trabalhos publicados na 2ª edição da Revista Contexto, produzida pela Secretaria Municipal de Educação.

Carol Souza/Edilane Ferreira (estagiária) Ascom PMP Foto: Joselito Tavares
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 18:00

Pescadores artesanais com dívidas de até R$ 10 mil podem ser anistiados

A Câmara analisa um projeto de lei do deputado Flávio Bezerra (PRB-CE) que anistia dívidas de pescadores, associações, cooperativas e colônias contraídas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo o projeto, serão totalmente perdoadas as dívidas de até R$ 10 mil de pescadores artesanais - as maiores que R$ 10 mil e menores que R$ 18 mil poderão ser negociadas, conforme a forma de pagamento.

O projeto prevê diferentes descontos e juros para cada tipo de parcelamento. No caso de pagamento à vista, por exemplo, o diferencial é que não haverá cobrança de multas, e os juros sobre o atraso do pagamento serão reduzidos em 60%. Segundo o texto, as associações, cooperativas e colônias de pescadores que possuem dívidas de R$ 35 mil a R$ 200 mil poderão pagá-las à vista ou parcelá-las em 60 ou 180 prestações mensais. O projeto permite ainda aos anistiados a contração de novos empréstimos nos bancos credenciados pelo Pronaf, sem qualquer embargo ou restrição.

Segundo Flávio Bezerra, a proposta permitirá ao pescador saldar sua dívida sem abrir mão de investimentos em equipamentos, motores, câmaras frigorificas e barcos.

Com informações da Agência Câmara
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 17:35

Trabalho de Paulo Souto é reconhecido no interior

As obras realizadas pelo candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, quando governador, foram lembradas e elogiadas pelos cidadãos das cidades de Piritiba, Mundo Novo e Tapiramutá. Nesses municípios, no último sábado (14/08), ao lado dos postulantes ao Senado Federal, Aleluia e José Ronaldo, Souto participou de carreatas, caminhadas e visitou feiras.

A cada aperto de mão e abraço dos populares, a lembrança pelo trabalho realizado emocionava o ex-governador. “Ser reconhecido por ter realizado obras que melhorarão a vida das pessoas é a grande recompensa de um homem público”, afirmou, acrescentando que “há governador em exercício que só é lembrado, porque não faz nada”. Em Mundo Novo, o trabalhador rural Hélio Bispo manifestou o deseja do retorno de Paulo Souto ao governo. “Ele foi um homem que fez muito pela Bahia.

A passagem de Paulo Souto e comitiva, em Tapiramutá, foi marcada também pelo apoio do povo cigano, que tem comunidade numerosa no município.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 17:00

Prefeitura e OAB promovem 1ª Semana de Assistência Judiciária

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Subseccional Petrolina-PE, estará promovendo a 1ª Semana de Assistência Judiciária. O evento, que acontecerá nos dias 16, 17, 19 e 20 de agosto, tem o intuito de informar e orientar aos usuários dos programas sociais acerca dos seus direitos e deveres.

De acordo com a responsável pela pasta, Tereza Virginia, a 1ª Semana de Assistência Judiciária, será realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), proporcionando uma melhor acessibilidade ao atendimento das famílias. A ação será coordenada pela Advogada associada na OAB/ Subseccional Petrolina, Drª. Lêda Virgínia Cavalcanti Andrade Ferraz. “Durante a semana, será escolhido um CRAS por dia, para a realização da ação de acordo com o cronograma. A programação da ação será realizada por meio de explanação dos temas abordados e logo em seguida um prévio atendimento individual para maiores informações. Havendo a necessidade será de imediato realizado o agendamento para o próximo atendimento jurídico”, informou.

Tereza Virginia informa ainda, que entre os objetivos do evento estão: o de explanar os Direitos Previdenciários, trabalhistas e cíveis; encaminhar os usuários, através do agendamento para resolução de casos pessoais e oportunizar o atendimento jurídico de forma voluntária. A secretária salienta que na sexta-feira (20), a equipe do CRAS que lida com pessoas em situação de vulnerabilidade passará por uma capacitação. “Ações como essas são de grande importância para as pessoas, pois, somente sabendo dos seus direitos e deveres, que elas poderão reivindicá-los”, completou.

Ascom PMP
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 16:00

Pesquisador antecipa bancada federal baiana excluindo Joseph Bandeira e colocando sob ameaça a reeleição de Jorge Khoury

O site "Por Escrito" publicou matéria este final de semana em que um pesquisador aponta a provável bancada federal a ser eleita no pleito deste ano. Na avaliação, ele exclue o candidato Joseph Bandeira (PT) e coloca sob ameaça a renovação do mandato de Jorge Khoury (DEM). Eis a matéria.

Com a experiência à frente do instituto de pesquisas Inpei, o publicitário Ary Carlos arriscou-se a delinear a futura bancada federal da Bahia, nomeando, partido por partido, todos que deverão ser eleitos em outubro próximo.

Ressalvada tênue margem de erro, traduzida por aqueles casos em que uma vaga é disputada por mais de um postulante, a previsão indica que as legendas da base governista farão 21 dos 39 parlamentares.

São eles, por ordem estimada de votação: do PT, Rui Costa, Nelson Pelegrino, Valmir Assunção, Zezéu Ribeiro, Geraldo Simões, Afonso Florence, Josias Gomes, Sérgio Carneiro e Waldenor Pereira. Do PP iriam João Leão, Mário Negromonte, Luiz Argolo e Roberto Brito.

A composição restante seria a seguinte: do PDT, Félix Mendonça Júnior, José Carlos Araújo e Oziel Oliveira; do PCdoB, Edson Pimenta, Daniel Almeida e Alice Portugal; do PSB, Domingos Leonelli; e do PRB, Márcio Marinho.

No lado oposicionista, a liderança ficaria com o PMDB, que elegeria Lúcio Vieira Lima, Arthur Maia, Colbert Martins, Severiano Alves e Marcelinho Guimarães. Pelo DEM, os eleitos seriam ACM Neto, Fábio Souto, Fernando Torres e José Nunes, restando uma vaga, a ser disputada por Jorge Khoury, Luiz Carreira, Cláudio Cajado e Paulo Magalhães.

O PR faria três deputados: José Rocha, Maurício Trindade e João Bacelar, com possibilidade para Tonha Magalhães. O PSDB seria representado por Jutahy Júnior e João Almeida, o PTB, por Jonival Lucas e Benito Gama, e o PSC, por Erivelton Santana e Sérgio Brito.

Os cálculos indicam que Jânio Natal (PRP), ex-deputado e ex-prefeito de Porto Seguro e de Belmonte, será uma "zebra" com sua boa votação, mas talvez o partido não tenha legenda suficiente para elegê-lo.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 15:00

Estados sofrem com baixa umidade do ar

Diminuição da umidade do ar em vários estados brasileiros vêm causando queimadas e problemas de saúde para a população. Onze das 27 unidades da federação estão sofrendo com as condições do ar durante este inverno.

Os estados mais atingidos são Mato Grosso, Tocantins e Pará. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou o dobro de queimadas no Brasil no início de agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Com informações do G1

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 14:00

Prefeito de Sobradinho inaugura comitê de Dilma com Rangel, Josias e o povo.

 

Para contestar nota da oposição que criticou o esvaziamento do ato político sexta-feira, o prefeito de Sobradinho enviou email ao blog argumentando que as fotos de Alexandro Nunes foram tiradas antes do evento.

Genilson Silva (PT), acompanhado do vice-prefeito, Adeilson Bezerra (PMDB) inaugurou sexta feira, 13, o Comitê de Campanha da candidata a presidente Dilma (PT) em Sobradinho. Além de duas centenas de pessoas no salão localizado na Praça 7 de setembro, onde foi realizado o evento, muita gente se aglomerou na praça para ouvir o Deputado Estadual Paulo Rangel, candidato à reeleição e o candidato a deputado federal Josias Gomes , os dois do PT e que receberam o apoio do prefeito.

Genilson, que se elegeu por uma ampla coligação, abrangendo PT, PMDB, PDT e outros partidos levou para a festa de inauguração os secretários, integrantes do PMDB, a direção do PC do B, PDT e quem deu inicio aos pronunciamentos foi o vereador Sales do PRB.

Vereador Sales

“Não poderíamos deixar de seguir a orientação do prefeito Genilson, que transformou Sobradinho em um canteiro de obras e em menos de dois anos de mandato, com todas as perseguições e dificuldades, conseguiu tornar adimplente nosso município” – disse Sales.

Vice Prefeito Adeilson Bezerra

O vice-prefeito Adeilson Bezerra disse que o apoio a Rangel se justificava pelo empenho que ele teve na liberação de verbas estaduais para a recuperação do Porto Chico Periquito e para o asfalto: “Nosso interesse maior é Sobradinho. Por isso recebemos aqui os deputados Bassuma, Joseph Bandeira, Edson Duarte e todos que tragam benefícios para o município e tenham compromisso com nossa cidade e não aqueles que passam por aqui de quatro em quatro anos e não fazem nada por nosso município.” – e completou: “Não apoiamos estes filhinhos de papai, de um mandato só, como esse que veio aqui no palanque deles no sábado passado e que não conhece nem a terra natal dele que é Casa Nova”.

“Apoio Paulo Rangel porque é um candidato que está com obras aqui no nosso município. São cinco obras com valor de mais de 12 milhões de reais” – disse Adeilson, aplaudido e encerrou: “O deputado Jutahy disse no palanque deles que lá eles tinham ficha limpa. Esqueceu que do lado dele tinha um ficha suja com borrão. Que comeu quase cinco milhões de reais em um dia” – relembrando o desvio dos recursos do projeto da Serra da Batateira e que custou ao ex-prefeito Berti processos, rejeição de contas e impugnação de candidatura.

Josias Gomes

Josias Gomes começou dizendo que “a coisa mais importante para um político é ver casa cheia” e “pessoas satisfeitas pelo trabalho que se faz. Vocês estão de parabéns por ter escolhido um prefeito e sua equipe que orgulham Sobradinho”.
Para ele o trabalho do prefeito “obriga a mim e a Paulo Rangel a ter um olhar penetrante sobre os municípios que são bem administrados como Sobradinho e a estar em Brasília e Salvador carreando recursos”.
Ao pedir votos para si, para Dilma, para os senadores Pinheiro e Lídice, para Paulo Rangel e para a reeleição de Jaques Wagner, Josias disse que manterá seu compromisso com Sobradinho.

Paulo Rangel

Paulo Rangel, ao iniciar seu discurso saudou Josias como “o deputado federal que, com certeza, será um dos mais votados da Bahia” e relembrou sua trajetória no movimento sindical em Sobradinho, “que me emociona toda vez que venho aqui”. Para ele as mudanças na cidade “foi produto de muita luta, de uma tomada de consciência da população que disse chega, basta, dessa vez nós vamos mudar”. Fez uma longa dissertação sobre as realizações de Lula, sobre o governo Jaques Wagner e a necessidade de votar em Dilma: “Porque Lula é Dilma e Dilma é Lula”. Disse ainda que “esta é a primeira eleição que o prefeito Genilson enfrenta depois de eleito e até estou preocupado porque ainda não sabemos quem será o adversário. Lá eles primeiro apoiaram Misael, depois Marcelo Nilo, agora Viana e pode mudar ainda, o ex-prefeito ainda não tem um candidato certo” – zombou.
Ao final disse que vai ganhar em todos os candidatos que votar e arrematou: ”Daqui a dois anos vou votar no candidato que Genilson apoiar e vou ganhar!”.

Genilson Silva

Genilson centrou seu pronunciamento, interrompido várias vezes por aplausos, na relação das obras que está realizando. Para ele as dificuldades encontradas, atrasaram o inicio das obras que “começaram e não param mais”. Defendeu o apoio a Paulo Rangel e a Josias “um amigo que esteve comigo nos momentos de amargura” e exaltou “o alinhamento astral que permitiu ao Brasil, à Bahia e a Sobradinho ter desenvolvimento e políticas públicas voltadas para os mais necessitados”. Atacou duramente o ex-prefeito Luiz Berti e lembrou que ““os “competentes”, os” trabalhadores” dessa terra, em quase vinte anos de administração não colocaram na Avenida José Balbino de Souza, uma pá de cascalho” e arrematou: “Sobradinho precisa é dos “preguiçosos” para trabalhar” e que em um ano e meio entregaram a Avenida totalmente recuperada, asfaltada com qualidade e sinalizada: “Os “competentes” e “trabalhadores” desta terra nada fizeram”.

Para ele o discurso do ex-prefeito é “babélico, confuso, idiota e mentiroso”, quando fala que o governo federal “só agora manda obras para Sobradinho. Ele esquece que nos seus oito anos de mandato teve ao lado um tal de FHC, como presidente da republica e tinha o governo do estado e nada fez”. Criticou as contas de Berti que disse que ele teria arrecadado 60 milhões de reais em dois anos e lembrou que ele, Berti, arrecadou 196 milhões de reais e não aplicou “nem um por cento deste valor no município”. Além de responder às críticas do ex-prefeito Berti, Genilson disse que as obras realizadas forma de má qualidade, como “matadouro público que não atende às especificações e custou uma multa da vigilância sanitária ao município” e ao final desdenhou da denominação de “lenda viva” que foi atribuída ao ex-prefeito pelo deputado Jutahy.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 13:00

Pedro Alcântara recebe e agradece apoio do vereador Bené Marques

 

Com o prefeito Isaac, a vice-prefeita Maria Gorete, secretários e lideranças comunitárias o Deputado Pedro Alcântara fez seu primeiro comício de Juazeiro nesta campanha, sexta-feira (13), no Bairro Itaberaba.

Entusiasmado com a presença dos moradores, Alcântara disse que a maior prova de sua aceitação na comunidade foi o apoio do vereador  Bené Marques (PSDB) à sua candidatura: “Bené é um vereador forjado no meio das comunidades mais carentes de Juazeiro e representa o anseio de mudança. Seu apoio equivale a ter reconhecimento entre os mais carentes, entre os que mais necessitam do apoio do poder público”.

Lembrando que sua campanha é feita nas ruas dos bairros periféricos “com o apoio de amigos e amigas que sabem o que é melhor para Juazeiro”, Alcântara reafirmou sua confiança na vitória, para que “Juazeiro não corra o risco de ficar sem nenhuma representatividade na Assembléia Legislativa da Bahia”.

Ao final comprometeu-se com o vereador Bené Marques, que em discurso emocionado lhe garantiu apoio, que a “primeira emenda parlamentar deste novo mandato que o povo da Itaberaba vai me confiar será para a construção de uma quadra poliesportiva coberta”.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 12:00

WALTER PINHEIRO E LÍDICE PARTICIPAM DE ATOS POLÍTICOS EM JUAZEIRO

 

Os candidatos ao Senado pela coligação “Pra Bahia seguir em frente” Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), participaram do ato políticos organizado na sexta-feira (13), pelo deputado estadual e candidato à reeleição Roberto Carlos (PDT) com a presença de Joseph Bandeira (PT), candidato à Câmara Federal.

Posteriormente, Pinheiro e Lídice se deslocaram até o bairro Itaberaba e prestigiaram o ato organizado pelo prefeito Isaac Carvalho que contou com a presença do deputado Pedro Alcãntara (PR). Com isso, não houve tempo da dupla se integrar à caminhada de Bandeira na Vila Jacaré. Nos discursos, Pinheiro e Lídice enalteceram as lideranças políticas locais e comentaram sobre o avanço de Dilma Roussef nas pesquisas, colocando 08% de vantagem sobre Serra na publicação do Datafolha sexta-feira.

Também falaram da alegria na mesma pesquisa que aponta a vitória do governador Jaques Wagner no primeiro turno com 45 % contra 23 de Paulo Souto. Ambos se comprometeram em trabalhar por Juazeiro e região norte do Estado, caso sejam exitosos na campanha para o Senado da República.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 11:00

MEDEIROS RATIFICA APOIO A JORGE KHOURY

 

Na sexta-feira, 06 de agosto, o blog antecipou a informação que foi ratificada semana passada em pronunciamento da tribuna da Câmara. José Carlos Medeiros declarou apoio à candidatura do deputado federal Jorge Khoury (DEM).

No discurso, o vereador do PV também reafirmou seu voto no deputado estadual Pedro Alcântara, em Edson Duarte para o Senado, Bassuma para o governo da Bahia e Marina para presidente. Surpreendendo, até porque foi expulso do PT de Juazeiro, Medeiros esclareceu que a sua segunda opção para o Senado é Walter Pinheiro do Partido dos Trabalhadores.

Zé Carlos Medeiros assumiu o apoio a Jorge Khoury e prestigiou o lançamento da sua candidatura à Câmara Federal, sexta-feira na Sociedade XV de Novembro. Também discursou e ratificou tudo que já havia dito no pronunciamento na Casa Aprígio Duarte, quarta-feira, dia 11).

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: FRACASSA LANÇAMENTO DE CANDIDATURAS DO PT EM SOBRADINHO

No último dia 13 de agosto do corrente ano, o candidato a deputado federal Josias Gomes - PT e o deputado estadual Paulo Rangel - PT, estiveram em Sobradinho para inaugurar o comitê político. A organização do evento foi impecável: rua interditada, mini-trio, bandeiras, fogos, e muito mais. Só faltou o povo. O prefeito convidou a população, colocou carros de som nas ruas, fez reunião no seu gabinete com os prestadores da saúde, fez reunião na secretaria de Obras com tom de convocação.

Não se sabe se foi o efeito da data cair justamente numa sexta-feira 13, que pra muitos é um dia de má sorte, dia em que não se cruza com gato preto, não passa por baixo de escada e agora mais do que nunca também não é dia para se inaugurar comitê.

Também, não se sabe se foi à impopularidade do prefeito ou a falta de pagamento dos salários dos prestadores de serviço, mais o fato é que o evento contou com a presença dos dois Deputados, do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores aliados; menos a população. Será a resposta do povo aos políticos “copa do mundo” que só visitam Sobradinho de quatro em quatro anos? Ou ao Prefeito que até pouco tempo transitava pela cidade num veiculo de vidros fumê “fechados” como se nunca mais fosse precisar acenar para o povo. 

Ao evento faltaram os “Companheiros do PT”, mas em compensação fogos não faltaram, soaram como um pedido de socorro, ou seja, venham que a coisa está feia.

Alexandro Nunes Lima

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 10:00

Gonzaga Patriota lança candidatura com grande carreata em Petrolina

 

Rodeada de muitos amigos, a carreata de lançamento da candidatura de Gonzaga Patriota (PSB) reuniu cerca de 1040 veículos entre motos e carros durante a tarde deste sábado em Petrolina. Saindo do bairro Cohab VI, passando pelo João de Deus, Av. dos Topeiros, Av. Sete de Setembro, Bairro José e Maria, Vila Eduardo, Av. Monsenhor Ângelo Sampaio e encerrando no bairro Areia Branca.

Lideranças como Isabel Cristina e Geraldo Coelho prestigiaram a iniciativa do candidato que afirmou estar muito contente com o lançamento oficial da sua campanha. "Enquanto alguns políticos fazem os seus lançamentos em ambientes fechados, que o povo não participa, eu faço os meus lançamentos, os meus trabalhos nas ruas circulando pelas cidades para que as pessoas me vejam e façam as suas análises porque político tem que ser povo", declarou Gonzaga.

Neste domingo, o deputado irá manter contatos políticos em Salgueiro e, à noite, participa da festa no progressista - distrito de Nascente (sede da ferrovia transnordestina) - Araripina.

publicado em 15 de Agosto / 2010 às 09:00

Emboladas em carrinho de mão movimentam ruas de Petrolina e Juazeiro

Para fugir do desemprego e driblar a falta de dinheiro no bolso, a solução é criar estratégias nem que seja musical.  Pensando nisso, e seguindo a sabedoria popular nordestina, a dupla de repentistas, os irmãos Eri e Erisvaldo, descobriu um novo jeitinho brasileiro de ganhar a vida.

Os artistas percorrem o mundo criando versos e prosas do cotidiano regional em forma de emboladas, e comercializam seus trabalhos cantados, nas ruas das cidades abordo de carrinhos de mão. Essa semana, os repentistas estiveram na região e se dividaram na divulgação e vendagem dos CDs. Enquanto Eri esteve em Petrolina, seu irmão Erisvaldo, atravessou o rio São Francisco e trabalhou em Juazeiro.

Segundo os repentistas a idéia nasceu após a saída deles da dupla Caju e Castanha, repentistas conhecidos no cenário nacional. Naturais de Salvador, os irmãos Eri e Erisvaldo pretendem gravar um DVD no Rio de Janeiro até o final de 2010, mas como não tem recursos e apoio suficientes eles vendem CDs com emboladas inéditas a R$ 3 reais cada.

Ah! Não vale copiar, pois, a falta de patrocínio obrigou os artistas vender CDs Piratas.

Por Jean Brito, Radialista.
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 08:00

TSE deve aplicar Ficha Limpa este ano por 4x3

A aplicação da Lei do Ficha Limpa nas eleições deste ano deve passar apertado no Tribunal Superior Eleitoral. Com base em declarações dos ministros em julgamentos e entrevistas, experientes advogados eleitoralistas, incluindo ex-ministros do TSE, avaliam que os políticos fichas sujas serão excluídos das eleições por 4x3, com o voto de desempate do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandovski.  

O placar pode se inverter no TSE se o ministro Dias Toffoli, suplente, participar do julgamento. Ele é contra à vigência da lei nesta eleição. Para juristas, o Supremo Tribunal Federal deve entender que uma lei como a da Ficha Limpa deve ser aprovada um ano antes da eleição.  

A dúvida é se os ministros do STF vão mesmo discutir a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa antes da eleição. Para examinar a Lei da Ficha Limpa, o STF precisa ser provocado por algum ficha suja. E até agora ninguém se apresentou.

Site Claúdio Humberto
publicado em 15 de Agosto / 2010 às 07:00

Fernando Filho cola no Água para Todos

O deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB/PE) espera colher bons dividendos das obras do Água para Todos, programa federal que, apesar de estar restrito à uma faixa de 15 km do Rio São Francisco, abarca 70 mil pernambucanos entre Petrolina e Jatobá. Fernando Filho esta semana que passou vistoriou as adutoras que estão sendo construídas na zona rural de Petrolina, berço eleitoral do socialista. Só no município, foram injetados R$ 20 milhões em sistemas adutores nas áreas ribeirinha e de sequeiro. 

Por se considerar co-responsável pelas adutoras no sertão pernambucano, Fernando Filho acredita que os eleitores irão reconhecer seu empenho para viabilizar as obras junto ao presidente Lula. Em tom descontraído, o deputado brinca com uma estimativa feita por um eleitor em torno de sua votação. “Só bato a casa dos 200 mil se a empresa entregar essas adutoras antes de outubro”, disse sorrindo o parlamentar. 

Pelos cálculos de sua equipe, Fernando Filho deve figurar entre os medalhões de votos da Frente Popular ao lado de nomes como Ana Arraes, João Paulo e Inocêncio Oliveira. Em sua segunda eleição proporcional, Bezerra Filho tem a seu favor a ampliação de suas bases eleitorais pelo Estado e diversas obras de esgotamento sanitário em execução pela Codevasf. A estréia política de Fernando Bezerra Filho ocorreu em 2006 quando obteve 117 mil votos sendo o décimo deputado federal mais votado em Pernambuco. A votação foi atribuída à força política de Fernando Pai. 

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf 3 SR
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.