Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Dezembro / 2011 às 06:28

Secretaria da Fazenda e Defesa Social desarticulam esquema de sonegação fiscal no polo gesseiro da região do Araripe

As Secretarias da Fazenda e de Defesa Social, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, deram início na madrugada desta terça-feira (06), a Operação Gipsita que, em cumprimento a 34 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão expedidos pela Justiça, tem como objetivo desarticular esquema de sonegação fiscal no pólo gesseiro e identificar contribuintes que vêm se beneficiando da fraude. A ação, considerada a maior no segmento nos últimos tempos, abrange os municípios de Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi e Bodocó, e conta com a participação de 250 agentes, sendo 80 auditores fiscais, 120 policiais civis e 50 policiais militares.

A ação foi iniciada à uma hora da manhã, com uma reunião operacional realizada em Salgueiro que contou com a participação do secretário da Fazenda, Paulo Câmara, do secretário executivo da Receita Estadual, Oscar Victor Santos, e do diretor de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Moraes. Ao término da reunião, os 250 agentes se dividiram para cumprir os mandados judiciais nos municípios envolvidos na operação. “Apesar das ações governamentais de incentivo a essa atividade econômica, diversas empresas seguiram o caminho da sonegação fiscal através do envolvimento num esquema fraudulento que passa pela emissão de nota fiscal eletrônica inidônea, falsificação de Documento de Arrecadação Estadual (DAE), dentre outros”, explica o secretário da Fazenda, Paulo Câmara.

Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio a Operação representa o espírito do Pacto pela Vida, onde com a integração das diversas agências (SDS, SEFAZ, MP e Poder Judiciário), e com um trabalho de investigação qualificada, usando-se técnicas de vanguarda, consegue-se atingir o seio das organizações criminosas, inclusive, como no caso criminoso do colarinho branco. “Os trabalhos de investigação tiveram início em meados de 2010, através de diligências conduzidas pela Delegacia Especializada no Combate ao Crime Contra Ordem Tributária – DECCOT, juntamente com a SEFAZ, através da Diretoria de Fiscalização de Mercadorias e da Diretoria Regional de Petrolina”, afirma o diretor de operações da Polícia Civil, Osvaldo Moraes.

A fraude consiste na criação de empresas que, de posse dos certificados digitais exigidos para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), passam a vendê-las para terceiros, juntamente com o respectivo Documento Auxiliar a NF-e (DANFE). Como as empresa eram fictícias ou constituídas em nome de laranjas, os tributos jamais eram recolhidos aos cofres públicos. As vendas de NF-e eram feitas para empresas de todo País, inclusive para empresas estabelecidas em Pernambuco que possuem sua própria inscrição estadual, mas utilizam o esquema para proceder a saída do gesso e derivados, sem a devida escrituração e o recolhimento do tributo. Assim, a empresa beneficiada ainda oculta o seu real faturamento e permanece indevidamente enquadrada no Simples Nacional.

“Na seqüência da fraude, Documentos de Arrecadação Estadual (DAE) eram falsificados, assim como as respectivas autenticações bancárias e, por vezes, até carimbos de auditores eram criados para simular a passagem nos postos de fiscalização, tudo visando, desta vez, o não recolhimento do ICMS sobre o frete também devido na operação”, ressalta Câmara. Além de empresários e despachantes, há contadores envolvidos na arquitetura da fraude, tendo, inclusive, mandado de prisão expedido contra um deles. Como medida para inibir a continuidade da fraude e a concorrência desleal no setor, a Secretaria da Fazenda vai intensificar a fiscalização no pólo gesseiro visando identificar outras empresas que se beneficiaram do esquema. Com relação ao ICMS Frete, a Sefaz já finalizou estudo para alteração na legislação com vistas a coibir tais práticas, que deve ocorrer já no início do próximo ano.

Por Bruno Morais
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 23:20

Mídia não aborda questões étnicas

Aproximadamente metade da população brasileira é negra, segundo o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Juazeiro, de 198 mil habitantes identificados pelo IBGE cerca de 10% da população se declararam negros. Mas a invisibilidade da população afrodescendente ainda é a regra nos meios de comunicação. O acesso à produção e difusão de informação sobre questões étnicas são reivindicações do movimento negro.

O Jornal Nacional, em 2002, foi ao ar com o jornalista Heraldo Pereira na bancada. Foi a primeira vez que um jornalista negro esteve no comando do telejornal. Mesmo sendo a maior emissora do país, a Rede Globo tem poucos jornalistas que podem ser considerados negros.Na teledramaturgia, esse quadro não é muito diferente. Apesar de ter havido uma protagonista negra em uma novela da Rede Globo, geralmente eles são representados como escravos, empregados, marginais e drogados.

A professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Márcia Guena, afirma que os jornalistas têm dificuldades de abordar  questões étnicas na produção jornalística. “Em geral, a mídia tem operado na questão social como clichê. Em datas como 20 de novembro, sai uma quantidade razoável de matérias, mas no dia a dia como é tratada a questão negra? Quantas escolas aplicam a lei 10.639/03, que trata da inclusão do ensino da cultura africana? Algumas escolas privadas sequer conhecem a lei. No curso de Jornalismo você não tem uma disciplina regular que se discuta uma questão étnica fundamental para se compreender a realidade brasileira. Se você não conhece a questão étnica, você está em outro país”, afirma Márcia Guena, professora do curso de Jornalismo em Multimeios, da UNEB.

Para Márcio Ângelo, colaborador do Núcleo de Arte e Educação (Naenda), situado no Bairro Kidé em Juazeiro-BA, a mídia televisiva local aborda os projetos sociais desenvolvidos pelo Naenda principalmente aqueles voltados para as práticas educativas. No bairro, onde a maioria da sua população é negra, ainda são produzidos estereótipos atribuídos aos moradores - grande parte trabalhador rural e doméstico - que sofrem preconceito por morarem na localidade considerada periferia da cidade. Há nove anos, o NAENDA vem tentando mudar essa situação oferecendo debates e cursos com pesquisadores e representantes de movimentos sociais, abordando formas de combater a discriminação racial na região.

Márcio também destacou a importância da mídia em mostrar exemplos de artistas e personalidades negros, como o artista Gilberto Gil e o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que têm se destacado em diversas áreas da sociedade para mostrar que a população afrodescendente participa da produção da cultura, da política e de diversas organizações sociais.

(Por: Ricardo Souza (texto) Fotos: Lorena Santiago e Paulo Pedroza)

Redação Multiciência
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 22:40

Beneficiários do Bolsa Família serão qualificados em Juazeiro e outros municípios da Bahia

Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão ofertados na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. Somente na Bahia, 13 cidades, com população acima de 100 mil habitantes, serão contempladas com a ação.

Nesta terça-feira, aconteceu, no auditório do Serpro, na avenida Paralela, a reunião de pactuação de vagas, com as presenças de representantes do governo estadual, governo federal e prefeituras. O Pronatec, mobilizado na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e visa ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de incremento da formação e qualificação. Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família.

“O Governo do Estado vai ser parceiro, vai ajudar na coordenação do Pronatec, mas os municípios precisam se empenhar, fazer dessa oportunidade uma missão para ajudar os seus cidadãos extremamente pobres a conquistarem a sua emancipação e gerarem a sua própria renda”, destacou o secretário Carlos Brasileiro. A assessora do MDS, Jaqueline Paz, disse que os municípios contemplados precisam se comprometer para que o Programa dê certo, pois ele “ajudará as pessoas que mais precisam e que não conseguem andar sozinhas, capacitando-as, ofertando políticas públicas e mudando a realidade delas”.

Além de Salvador, onde serão ofertadas 19,4 mil vagas até o final do próximo ano, serão contempladas as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus e Teixeira de Freitas, além de Itabuna, Juazeiro, Alagoinhas e Jequié. Os cursos, que terão carga horária mínima de 160 horas, serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação tecnológica da Bahia (IFBa) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano). Os potenciais candidatos às vagas de qualificação serão identificados a partir do Cadastro Único.

Ascom Sedes
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 22:10

CIPE-SEMIÁRIDO PRENDE ACUSADO DE VÀRIOS FURTOS EM MORRO DO CHAPÉU

Atendendo solicitações da CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS – CDL, de Morro do Chapéu, o Comando da CIPE/SEMIÁRIDO, deslocou uma Guarnição à cidade de Morro do Chapéu, em apoio a 5ª CIA/7º BPM, no período de 01 a 04 de dezembro de 2011, visando a prevenção/repressão de arrombamentos e outros delitos, bem como transmitir sensação de segurança a comunidade Morrense. Por volta das 02h15min, da madrugada do dia 03 de Dezembro de 2011, uma guarnição da CIPE/Semiárido em patrulhamento pelo bairro Alto da Chapada foi solicitada pelo Senhor Fábio Jesus da Silva, 29 anos, Residente a Rua Salaxiel Gonçalves, nº 103, queixando-se que um estranho teria pulado o morro de sua residência e estaria escondido no quintal.

A guarnição da CIPE/Semiárido ao se deslocar até a residência do Senhor Fabio, realizou uma abordagem, vindo a encontrar homiziado a pessoa de Jonatan Rodrigues da Silva, 26 anos, residente a rua Costa Silva, nº118, em Irecê, o mesmo estava com várias peças de roupas e confessou ter feito vários furtos na cidade de Morro do Chapéu, revelou também que estava em liberdade condicional por ter cometido furtos em Irecê-BA. Todo material e o acusado foram conduzidos para Delegacia, sendo recebido pelo Agente de Policia Civil Carlos, que registrou a ocorrência nº965/2011, para dotação das medidas cabíveis.

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 21:40

Relator da Lei da Copa inclui no texto permissão de venda de bebidas alcoólicas nos estádios

O deputado Vicente Candido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa na comissão especial que analisa a norma na Câmara, apresentou nesta terça-feira seu parecer sobre o projeto de lei. Entre outras alterações, o relator incluiu no texto a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol nos jogos da Copa do Mundo de 2014 e, também, em partidas do futebol brasileiro.

Se o relatório de Candido for aprovado pela comissão, será votado em plenário, para então seguir ao Senado Federal. A votação na comissão acontece na semana que vem. Pela proposta do deputado petista, haveria uma alteração no Estatuto do Torcedor, para que bebidas alcoólicas estejam claramente permitidas nas arenas esportivas. O relatório, porém, prevê a restrição da venda a restaurantes e bares oficiais das arenas. Para o relator, esta limitação “é medida de segurança necessária”.

Além disso, o relatório contempla os pedidos da Fifa a respeito dos ingressos com preços reduzidos para estudantes e idosos, criando uma única cota social, que servirá também para atender a indígenas e beneficiários de programas de transferência de renda.

Uol Foto: Agência Câmara
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 21:00

Rose Garziera assina ordem de serviço para construção do Posto de Saúde do bairro Chafariz

A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, assinou nesta segunda feira (5) a ordem de serviço para mais uma obra em benefício da comunidade lagoagrandense. Trata-se da construção do prédio próprio do posto de saúde do bairro Chafariz. localizado na sede do município.A obra está orçada em R$ 205 mil e faz parte de convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal.

Outras obras na área da saúde de Lagoa Grande já estão em execução. De acordo com informações da secretaria de Infra- estrutura e Meio Ambiente, as novas instalações do PSF 6 deverão ser concluídas em 90 dias. A obra faz parte de uma série de ações do governo municipal em beneficio da melhoria da saúde de Lagoa Grande. A construção do PSF 7 do bairro Morada Nova, é outra ação da Prefeitura em parceria com o governo federal e que já se encontra em fase de acabamento.

Ascom Foto: Isael Dias Divulgação
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 20:30

CMTT informa retirada de ponto de ônibus na Av. Adolfo Viana

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) informa que a partir da próxima segunda-feira (12/12) será extinto o ponto de ônibus em frente a Clínica Santa, situada no início da Avenida Adolfo Viana, próximo ao shopping Águas Center. 

Segundo o supervisor de transportes, Francisco Paulo da Rocha Lima, a via em questão não dá condições de segurança aos usuários de ônibus neste local. “O ponto está próximo ao semáforo e a faixa de pedestres. O trânsito tumultua por falta de espaço apropriado aos usuários causando transtorno aos motoristas e perigo aos pedestres”, afirmou. 

Por não haver ainda indicação de outro lugar para reposição de um novo ponto, os usuários deste trecho deverão utilizar o ponto ao lado do INSS (sentido centro) ou descer no retorno em frente ao Hospital SOTE (sentido bairro). “Tivemos dificuldade em deslocar o ponto porque os terrenos próximos são particulares. Por isso foi decidido extingui-lo. Porém, já estamos estudando uma maneira de facilitar a rotina de quem pega o ônibus por ali sem afetar a trafegabilidade da via”, completou Paulo Bonfim, diretor-presidente da CMTT.

Ascom PMJ
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 19:40

Campus Ouricuri do IF Sertão-PE confirma provas para domingo

O Campus Ouricuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano confirmou para o próximo domingo (11) a realização do Processo Seletivo para os cursos ofertados pela instituição em 2012. Os portões serão abertos às 13h, mas a Direção Geral recomenda que os candidatos se apresentem com antecedência mínima de uma hora. De acordo com a diretora geral em exercício do campus Ouricuri, Maria das Neves de Almeida, “é importante que o candidato não deixe nada para última hora, pois caso haja qualquer imprevisto ou o candidato precise dirimir dúvidas, ele pode entrar em contato com a coordenação do processo seletivo em tempo hábil”.

Outra informação importante é que a obrigatoriedade do candidato portar documento de identificação no dia das provas não está limitada ao documento de identidade. A coordenadora do Processo Seletivo em Ouricuri, Marla Maria Moraes Moura informa que qualquer documento que ateste a identificação civil da pessoa pode ser utilizado. Segundo ela, a identificação do candidato pode atestada por carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte ou carteira de identificação funcional. “De acordo com a Lei 12037/2009, pode ser utilizado qualquer documento público que permita a identificação da pessoa, tanto no âmbito civil quanto no militar”, esclarece. O campus Ouricuri oferece 335 vagas para os cursos Técnicos em Agropecuária, Edificações, Informática e Agroindústria, nas modalidades Médio Integrado e Subsequente, distribuídos em três turnos.

Por Mário de Almeida (Pyanelly)
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 19:10

Marcelinho está fora da presidência do Bahia; Rátis assume durante imbróglio em eleição

A liminar concedida nesta terça-feira (6) pelo juiz Paulo Albiani, da 28ª Vara Cível de Salvador, que determinou a suspensão da eleição para presidente no Esporte Clube Bahia, determinou ainda como administrador provisório da agremiação o advogado Carlos Rátis. Com isso, o atual mandatário, Marcelo Guimarães Filho, fica impedido de exercer suas funções e, em caso de descumprimento da ordem judicial, pode pagar multa diária de R$ 100 mil.

Além de ser indicado como novo administrador do clube, a liminar determina que Rátis receba um ordenado de R$ 60 mil, até que o caso seja resolvido. O novo presidente tricolor disse estar interessado apenas em resolver o imbróglio no escrutínio. “O interesse é viabilizar as eleições de forma correta, como está previsto na lei”, afirmou Rátis na sede de praia do Bahia, onde esteve reunido com Marcelinho Guimarães e o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Ruy Accioly.

O vice-presidente do setor jurídico do clube, advogado Ademir Ismerim, disse estar elaborando um agravo para tentar anular a decisão, o qual deve estar pronto ainda nesta terça. “Até as 19h vamos estar com este documento pronto para tentar impedir essa decisão. Vamos tentar caçar essa liminar”, informou.

BN
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 18:40

Clas: Calendário 2012 evidencia obra de Celestino Gomes

Dentre os inúmeros brindes que estarão sendo distribuídos neste final de ano, um certamente vai chamar atenção e provocar as mais acirradas disputas. Trata-se do Calendário 2012 da Clas Comunicação & Marketing, Gráfica Franciscana e Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Administração de Petrolina), que nesta edição homenageia o artista plástico, escultor e escritor petrolinense Celestino Gomes com o tema “Assim na terra como no céu de Celestino”. O anuário reproduz em cada folha/mês a fotografia de uma obra (óleo sobre tela), deste artista que viveu e pintou vários cantos do Brasil e da Europa e que, ao morrer, em 21 de abril de 2004, deixou um significativo inventário poético em pinturas, retratos, esculturas e dois livros: Da Roça à Roma e De Roma à Roça. 

No texto de apresentação do Calendário 2012, o poeta, jornalista e idealizador da série, Carlos Laerte (Clas), lembra o traço inesquecível de Celestino, que também ficou conhecido como o “Hemingway do sertão” e “poeta dos pincéis celestiais”. “Agora, que as tintas não povoam mais os pincéis e a saudade é uma porta aberta para o imaginário, ilustramos os meses deste Calendário com sua herança luminosa de nuances e nordestinidades. Em tons claros e escuros brindamos à sombra e às variações da luz em cada um dos dias de 2012, que desejamos ser os melhores de nossas vidas”. A Série Calendários da Clas Comunicação & Marketing/Gráfica Franciscana já expôs os cartões postais de Petrolina e Juazeiro em 2004, as imagens do Vale do São Francisco (2005); As Flores da Caatinga (2006); A Arte que Vem do Vale (2007); Fé e Folguedo (2008); Brincávamos Assim (2009), Paisagem de Interior (2010) e  Espetáculos do Vale do São Francisco (2011).

Clas Comunicação
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 18:00

Escolas municipais ganham fanfarras

Na manhã desta terça-feira (06), sete escolas municipais de Juazeiro receberam instrumentos musicais para composição de fanfarras. Com os novos equipamentos, agora serão nove grupos formados na Rede de Ensino. A entrega simbólica – que foi realizada em frente ao Paço Municipal, reuniu estudantes, equipe de governo e transeuntes. A fanfarra da Escola Terezinha Ferreira Oliveira, que foi montada este ano com recursos do Programa de Autonomia Financeira da Escola (PROAFE), e a Fanfarra Social do Paulo VI abrilhantaram o evento e deram uma palhinha do que poderá ser visto já no próximo ano, no desfile em homenagem à pátria.  

A iniciação musical será mais uma modalidade extracurricular ofertada pelo programa Mais Educação, que trabalha com atividades complementares no contraturno de aula. “Fizemos a parceria com o MEC em 2010 que beneficiou 31 escolas. Com a prerrogativa de podermos trabalhar com arte e cultura resolvemos adquirir os instrumentos musicais, pois entendemos que a veia artística é muito viva em nosso município. Com certeza a música auxiliará na formação integral dos nossos alunos”, explicou o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade. 

Segundo o prefeito Isaac Carvalho esse será mais um atrativo da educação em tempo integral. “O Mais Educação trabalha com a formação completa do aluno. Já existem várias modalidades exploradas, como esporte, reforço escolar, promoção de saúde, entre outros. A fanfarra vem agregar valor e possibilitar o contato do aluno com a música, que traz em si a disciplina e a capacidade de concentração e aprendizagem em sala de aula”, destacou.  

Receberam os equipamentos e certificados das fanfarras, os representantes das escolas municipais Argemiro José da Cruz, CAIC, Guiomar Lustosa, José Padilha de Souza, Leopoldina Leal, Mandacaru e Piloto Mandacaru. Cada unidade de ensino foi contemplada com teclados eletrônicos, corneta, cornetão, surdo, bumbo, prato e caixa de guerra. “Esse é um momento de alegria e vibração. Recebemos a notícia com a certeza de que os alunos farão bom uso dos equipamentos”, assegurou a gestora da Escola Piloto Mandacaru, Maria Betânia.

Anna Monteiro Ascom Seduc
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 17:30

Codevasf apóia Associações na Bahia

Em 2011 a Codevasf, através do programa de Arranjos Produtivos Locais de apicultura (APL) e do Projeto Amanhã, continuou apoiando o associativismo como forma de gerar emprego e renda em comunidades do interior dos municípios no norte da Bahia. Esta semana a Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização (GRR/UDT) entregou ao representante da Associação Agropecuária Asa Branca, do município de Sobradinho, todos os materiais necessários para o aproveitamento e desenvolvimento do potencial apícola da região.

Ao todo foram doados 923 utensílios que serão usados pela entidade na produção, coleta, extração e beneficiamento de mel e cera, sendo eles; 210 colméias completas padrão Langstroth com 2 melgueiras, 210 Kg de cera pura alveolada de abelha, 1 cilindro alveolador, 1 laminador elétrico de cera em inox com tábua, 5 vassourinhas espanadoras de favos, 50 telas investidas para alvados de ninhos, 5 canecos soldadores de lâminas de cera alveolada, 5 incrustadores elétricos de cera, 50 telas de transporte de ninhos com encaixe em arame, 5 tábuas para incrustar lâminas de cera em quadros padrão Langstroth, 100 baldes plásticos para mel com capacidade de 25 Kg, 21 pares de botas de segurança, 21 pares de luvas, 21 macacões,  5 fumigadores, 3 garfos desoperculadores em aço inox e 210 alimentadores individuais de colméias.

O custo do investimento superou os R$ 49 mil. Os materiais foram entregues pelo técnico da Codevasf em Juazeiro, Everaldo de Andrade Cavalcanti, ao presidente da Associação Agropecuária Asa Branca, Francimilson Fabiano da Silva. Eles vão receber também assistência técnica do governo do estado através do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA). Para o representante da Associação “essa reivindicação foi feita em 2010, mas como era um ano eleitoral, somente agora a Codevasf pode nos atender. Esse material vai beneficiar cerca de 21 famílias do povoado Novo São Gonçalo”.

Esses moradores a que se refere Francimilson são ex-barrageiros, que foram deslocados para o povoado que fica a 20 Km da sede do município em consequência da construção da barragem de Sobradinho. Atualmente eles estão incluídos no Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e dispõem de 20 ha para produção de acerola e 10 ha para produção de maracujá. Para o representante da Asa Branca “essa ajuda da Codevasf vai melhorar a vida de muita gente no povoado, que vai poder aumentar a renda familiar e ainda vai arrumar emprego para os filhos dos agricultores”. 

Conforme estimativas, a produção pode chegar a 8,4 toneladas de mel, que devem ser comercializadas principalmente em entrepostos no município de Remanso. Segundo Everaldo Cavalcanti da 6ª GRR/UDT, a Codevasf sempre tem procurado atender aos pleitos das associações dentro do possível. Ele afirma que ações semelhantes já foram feitas junto a entidades como a Associação dos Pequenos Produtores e Apicultores da Fazenda Santarém, Associação dos Agricultores de Salina da Brinca e Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande, todas elas no município de Casa Nova. Everaldo cita também a Associação Agrícola dos Produtores de Mel de Sobradinho, a Associação Comunitária Agropastoril dos Pequenos Agropecuaristas da Fazenda Serra da Besta e Adjacências, no município de Uauá, a Cooperativa Apícola e Pesqueira de Campo Formoso e a Associação Apícola de Sento Sé.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 16:40

Partido Verde realiza seminário de preparação para pré-candidatos

O Partido Verde realizou no último final de semana, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, um seminário de formação política, para preparar pré-candidatos para as eleições de 2012. Dentre os palestrantes, Edna França, Fonseca Fraga, Wank Medrado, Márcio Jandir, André Fraga, Edson Duarte e outros que abordaram temas ligados às áreas de gestão publica, lei eleitoral, Marketing político, Juventude e mulheres na política. O encontro, bastante representativo, contou com a presença dos pré-candidatos do PV para o legislativo e executivo, filiados e assessores dos pré-candidatos.

Ascom PV
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 16:10

Operação 'Terra do Nunca' prende nove no Oeste da Bahia por suspeita de 'grilagem'

Ainda repercute muito na imprensa nacional a prisões realizadas em diversos estados da federação, inclusive na Bahia, pela operação, nomeada de "Terra do Nunca", deflagrada pela Justiça da Bahia. Dentre os presos estão além de Marcos Valério, publicitário mineiro envolvido no escândalo conhecido como mensalão e diversos baianos:  Leonardo Monteiro Leite, advogado; Ana Elizabeth Vieira Santos, Ex-Tabeliã; Nilton Santos de Almeida e Raimundo Varques Gonçalves Lima, empresários; Adroaldo Moreira da costa, advogado, dentre outros mandados de prisão.

Os pedidos de prisão apontam envolvimento dos suspeitos na aquisição de 'papéis públicos', para a 'grilagem' de terras, ocorrida no município de São Desidério. O esquema vinha sendo investigado há 17 meses na delegacia de São Desidério e os detidos são suspeitos de envolvimento em grilagem de terras e devem responder por falsificação de documentos, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa e formação de quadrilha. (Da redação com informações do Jornal Nova Fronteira/ foto Eduardo Lena)

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 15:40

Fotos de Petrolina e Juazeiro compõem catálogo histórico, ambiental e turístico

Locais e monumentos de Juazeiro e Petrolina que guardam histórias e reservam belezas das duas cidades fazem parte do Projeto Zoom, uma reunião de fotos que originou o catálogo histórico, ambiental e turístico produzido por estudantes do 1º ano do Colégio Geo Petrolina. A apresentação do catálogo ao público aconteceu na noite da última sexta-feira (02) no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – Facape.

O Projeto Zoom foi coordenado pelo professor Genivaldo do Nascimento e tem como objetivo tornar conhecidos pontos urbanos que não são visitados ou são desconhecidos dos estudantes e da sociedade. “A ideia partiu da necessidade de fazer com que os alunos olhassem melhor e com cuidado para o espaço onde vivem, o espaço urbano. Os espaços deles são muito restritos e visitar espaços públicos e históricos ainda não faz parte da rotina deles, esse trabalho fez com que os alunos despertassem para o valor que esses espaços têm”, explicou.

O catálogo reúne mais de 30 fotos como do Aqueduto do Horto Florestal que fica na Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro - tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia -, Balneário das Pedrinhas, em Petrolina, além de museus, estádios e monumentos. O catálogo será distribuído aos estudantes participantes do Projeto Zoom, bem como será entregue gratuitamente às agências de turismo, hotéis e escolas das duas cidades.

O prefeito Julio Lossio participou da apresentação do Catálogo e destacou a importância em aumentar a divulgação dos pontos históricos e turísticos de Petrolina e Juazeiro na internet. “Gostaria de sugerir que as fotos fossem disponibilizadas na internet, porque o catálogo não apresenta apenas imagens, mas também traz a história de cada lugar, aprendi muito com esse projeto e esse conhecimento precisa ser compartilhado e disseminado”, sugeriu. Na oportunidade, o prefeito informou que a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos – Sedectur conseguiu recursos para a restauração do Museu do Sertão e para Oficina do Artesão.

Cíntia Sacramento Secom PMP
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 15:10

Casa Nova: Professores cruzam os braços mais uma vez nesta quinta (‏08)

 
Professores e trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Casa Nova voltam a paralisar as atividades nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011. A quebra de braço entre a administração municipal e a APLB Sindicato Casa Nova parece abrir um novo capítulo em sua longa história, é que a categoria reunida em Assembléia Geral Extraordinária, realizada neste sábado (03), decidiu por mais uma paralisação, desta vez por 48 horas, nesta quinta (08) e sexta (09), segundo representante da APLB Sindicato no município, professora Maria do Carmo da Rocha Braga, "não há outra saída".

De acordo com a sindicalista a o movimento se deve ao fato de que a administração descumpriu acordos firmados na Delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, em prol da melhoria de ensino em Casa Nova. Ainda de acordo com a dirigente, o prefeito vem se esquivando de receber a representação sindical para discutir os pontos da extensa pauta apresentada pela Categoria, sem apresentar motivos nem propostas. É puro descaso com a categoria e a educação, declarou. Maria do Carmo informou ainda que está previsto para a sexta (09) uma manifestação pública na Praça Principal que contará com professores e demais trabalhadores em educação, pais, alunos, sociedade civil organizada.

Por Martinho Campos Foto de arquivo
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 14:40

Governador participa de seminário sobre a região Nordeste

Na manhã desta terça-feira (6), o governador Jaques Wagner abriu, em Salvador, no Hotel Deville, em Itapuã, o seminário ‘O Nordeste do Século XXI: Desenvolvimento com igualdade social’. Promovido pela revista Carta Capital, dentro da série ‘Diálogos Capitais’, que debate temas de interesse nacional, o seminário se estende até as 18h. Em seu pronunciamento, Wagner disse que os 'Diálogos Capitais' são importantes para colocar em discussão as realidades brasileira e nordestina, entre os atores das classes privada, política e de imprensa. "A Bahia foi escolhida por ser a maior população e a maior economia do Nordeste e vamos ter também a presença de mais outros governadores nordestinos, do Ceará e de Pernambuco."

Durante o evento, são apresentados e debatidos temas como geração de emprego, responsabilidade empresarial, integração dos governos estaduais, financiamento, distribuição de renda e desigualdade social, dentre outros. Para o governador Jaques Wagner, o Nordeste, nos útlimos nove anos, vive um momento excepcional, diferenciado, com um crescimento acima da média nacional. "Isso é porque o foco do governo federal foi voltado primeiro para o social e também porque implementou uma política clara, específica para essa região."

Agecom Foto: Manu Dias
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 14:00

Juazeiro ganha duas academias e edital do concurso da Saúde sai próxima semana

Em entrevista ao Sem Fronteiras, da Rádio Juazeiro nesta terça-feira (06), o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa divulgou novidades na área. Até a próxima semana, informou, está previsto para ser publicado pela AOCP- Assessoria em Organização de Concursos Públicos, o Edital do concurso da Saúde, que beneficia 30 categorias e abre 626 vagas. Em breve também, divulgou o gestor da pasta, a população da cidade vai ganhar duas academias públicas, já com recurso garantido. “É um projeto novo do Ministério da Saúde que vai levar mais qualidade de vida para as pessoas. As academias ficarão localizadas em espaços urbanizados com pistas de caminhada, diversos aparelhos e orientação técnica”, acrescentou.

Já pensando na implantação das novas academias, Ubiratan Pedrosa, diz que serão abertas no certame seis vagas para educador físico, que já supre as necessidades atuais e futuras. Também falou da democratização do acesso da comunidade aos postos de trabalho.“O concurso atrai profissionais permanentes e regulariza a situação dos contratos temporários. É mais um passo importante dado pela administração municipal. Há muitos anos que o município não era beneficiado com um concurso nesta dimensão”, afirmou.

Serão ofertadas 626 vagas para diversas categorias nos níveis superior e técnico, e foram criados 9 novos cargos para educador em Saúde, 4 vagas, educador físico, 6 vagas, engenheiro clínico, 1 vaga , engenheiro de alimentos, 1 vaga, podólogo, 1 vaga, psicopedagogo, 2 vagas, técnico em manutenção de equipamentos médicos, 2 vagas, técnico em Informática,4 vagas e técnico em Saúde Bucal, 6 vagas.

As demais vagas são para: acupunturista (2), administrador (2), analista de sistemas (1), assistente social (17), biomédico (3), bioquímico (5), contador (2), dentista (65), enfermeiro (115), farmacêutico (18), fisioterapeuta (9), fonoaudiólogo (5), médico (126), nutricionista (11), psicólogo (14), sanitarista (8), técnico em enfermagem (175), técnico em laboratório (13), técnico em contabilidade (3), terapeuta ocupacional (3) e médico veterinário (2). Os salários variam de R$ 540,00 a R$ 7253,00. Até o final de fevereiro de 2012 as provas, avaliação de provas e títulos serão realizadas.

Vânia Castro–assessoria de imprensa/SESAU
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 13:30

Presidenta do PT-Juazeiro rebate artigo que a classifica como “ditadora”

Me fiz presente à Rádio Cidade para esclarecer a todos e todas que o artigo veiculado nos blogs da região não condiz com a verdade. Provo através de documentos que a “autora” do referido artigo intitulado: “A prepotência árdua do Partido dos Trabalhadores” Patrícia Torres Vidal não é membro do Partido dos Trabalhadores. Estou indignada com o que foi dito sobre a minha pessoa. Visto que todos que me conhecem sabem a postura que sempre tive, tenho pensamentos e atitudes democráticas, nunca usei do expediente de autoritarismo. Acredito que tem alguém de escondendo por trás da “Patrícia Torres Vidal”. Pessoas que não tem coragem de colocar os seus pensamentos e assinarem utilizam de artifício, de codinomes diversos para agradar sabe – se lá a quem.

Com relação ao companheiro e ex – diretoriano José Nilton, ressalto que quem iniciou querendo exclusão de dois companheiros foi ele próprio, visto que em 03 de setembro ele entregou um documento solicitando a exclusão de José Gonçalves e Leonardo Bandeira. No entanto, sem ter representatividade para tal. Deixo claro para todos que não sou eu enquanto presidenta que tomo as decisões sozinha e sim um coletivo, por que no PT a gente vence ou convence. Ainda sobre José Nilton é necessário ressalvar que por diversas vezes passei por embates com companheiros do agrupamento ao qual pertenço, que é o Reencantar, pois a grande maioria já não aceitava mais Zé Nilton como diretoriano e também como membro desse agrupamento, pois ele já não comungava mais dos pensamentos deste. Diante da insatisfação da imensa maioria em 19 de setembro do ano em curso a chapa do Reencantar elaborou e assinou um documento onde solicitaram a imediata saída de José Nilton, substituindo – o pela companheira Dalvanice dos Santos Reis. Com relação a senhora Maria Augusta e Francisca esclareço que coube ao agrupamento ao qual pertencem O Trabalho fazer a substituição. Lembro que todos os agrupamentos têm seus espaços nas instâncias partidárias, ou seja: no diretório, assim como também na executiva. Em conversa por telefone com as citadas companheiras elas deixaram claro que usaram os nomes delas e que ambas dizem ser a favor da candidatura do Deputado Federal Joseph Bandeira a Prefeito em 2012.

Afirmo que não temo embates, que o que foi veiculado nesse artigo trata – se de inverdades. Inclusive não entendo também o porquê de companheiros hoje dizer que sou autoritária, todos que me conhecem sabem que essa postura não condiz com o meu pensamento e minhas atitudes.

Agradeço a todos e todas que de forma solidária me defedenderam desses comentários equivocados. Não me senti em nenhum momento diminuída ou atingida pelas calúnias. Tenho trabalhado dia após dia para fortalecer o projeto do Partido dos Trabalhadores para 2012.

Josimeire Araújo Pinheiro – Presidenta do Partido dos Trabalhadores – Juazeiro – Bahia

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 12:40

Espaço do Leitor: A hipocrisia de nossos políticos.

Antes de este assunto, gostaria de distinguir entre política e políticos. Uma coisa é a política que, no seu melhor sentido, é a ciência que dirige as relações entre cidadão e estado. É a arte de governar. Outra, quando passa da teoria para a prática e começa ser manipulada pelos homens. Transfigura-se, então, em astúcia ou politicagem a serviço de interesses pessoais. É neste sentido que, comumente, se fala e se entende por política. É sinônimo de malandragem recheada de hipocrisia.

Na última campanha política para a eleição de prefeito em nossa cidade, fato marcou ponto nesta farsa política. Foi orquestrado pelo atual Prefeito e sua equipe, um projeto ao estilo do líder propagandista de Hitler, Joseph Goebbels, segundo a qual “uma mentira dita cem vezes torna-se verdade” . Infelizmente, muitos de nos acabamos por acreditar em tal propaganda e estamos pagando um preço alto e injusto, mas por outro lado, felizmente nos serviu como lição. Com certeza nossa sociedade não se deixara mais enganar por promessas mirabolantes e discursos fáceis.

Tenho observado alguns ensaios de postulantes ao Paço Municipal, querendo reeditar esta velha formula. 

Ora, meus amigos, errar é humano, mas querer apagar o seu erro que deu azo é hipocrisia. O capítulo vinte e três do Evangelho de São Mateus, traça com muita propriedade, o perfil do hipócrita. O político brasileiro, com muito poucas exceções, encarna a figura do fariseu nos seus gestos, atitudes e palavras. Pregam uma coisa e fazem outra muito diferente.

Nada tenho a ver com as convicções religiosas e a maneira de viver de cada um. Esta é uma questão pessoal que só a Deus compete julgar. Acho, contudo, muita cara de pau viver como fariseu e pretender se apresentar a Deus como um humilde publicano. Julgar pertence a Deus, mas, presenciar e sofrer as consequências das malandragens dos políticos é coisa nossa, de nós homens. Aqui se envolve uma questão de justiça, e ela esta ao nosso alcance para condenarmos ou não os hipócritas. Nossos políticos, certamente vão continuar fazendo da política a arte de enganar os homens, não porém a Deus.

Júlio Almeida

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 12:10

PR discute eleições 2012 na Bahia

Membros do Partido da Republica (PR) na Bahia estiveram reunidos nesta segunda-feira (5) na sede do partido em Salvador. Na ocasião, os presentes continuaram as discussões sobre assuntos relacionados às eleições 2012 em cidades como Salvador e Feira de Santana. 

O partido tem entre seus representantes a primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta. Em sua primeira candidatura, Graça Pimenta foi eleita com cerca de 65 mil votos, o que a tornou líder do PR no município feirense. 

Na Assembleia Legislativa (AL), a parlamentar ocupa a vice-liderança da minoria, a vice-presidência da Comissão de Saúde e Saneamento e é titular dos colegiados de Promoção da Igualdade e de Direitos da Mulher. Na Bahia o PR é presidido pelo ex-senador César Borges.

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 11:40

Prefeitura de Lagoa Grande realiza III Jogos Escolares do município

A III edição dos jogos escolares do município de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco será realizada de 07 a 09, de dezembro no Ginásio de Esportes – Parque da Uva e do Vinho. A realização dos jogos é da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e Secretaria de Educação e Cultura.

A solenidade de abertura está marcada para quarta-feira (07) às 8h da manhã com a receptividade das delegações do atletismo e apresentações culturais. De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, além de incentivar a prática saudável do esporte no município, o evento busca a integração entre jovens e crianças que participam da competição.

Ascom Lagoa Grande Foto: Isael Dias Divulgação
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 11:00

ATLETAS DE JAGUARARI SE DESTACAM EM COMPETIÇÃO NACIONAL

 

FERREIRIINHA MARIANE E AUGUSTINHA AO LADO DE VANDERLEY CORDEIRO DE LIMA , GRANDE HERÓI OLÍMPICO BRASILEIRO - MEDALHA DE BRONZE EM MARATONA.
 
FERREIRINHA AO LADO DE VICENTE LENILSON - MEDALHA DE PRATA EM OLIMPÍADA E MAIOR VELOCISTA DA HISTÓRIA DO ATLETISMO BRASILEIRO.

Mariane da Silva, aluna da Escola Municipal de Produção, localizada no pequeno povoado de Flamengo, município de Jaguarari foi a responsável pelo melhor resultado da Bahia no atletismo das Olimpíadas Escolares Nacionais de 15 a 17 anos em Curitiba no último final de semana.

Ela ficou na terceira posição em sua série e em 11º no geral com o tempo de 12 minutos e 15 segundos. Com apenas 15 anos a garotinha tem um futuro promissor no atletismo.

“Para os atletas do sul e sudeste isso é perfeitamente normal, mas em se tratando de Bahia, estado sem tradição nas olimpíadas escolares é um resultado surpreendente e mostra que se houver apoio, podemos fazer resultados mais condizente com o que a Bahia merece”, destacou o treinador Ferreirinha .

O evento foi patrocinado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo)

publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 10:30

Líderes evangélicos manifestam apoio à pré-candidatura do Partido Verde

O deputado Estadual Pastor Carlos Ubaldino esteve em reunião com o Pastor Jair Silas Presidente das Igrejas Assembléias de Deus em Juazeiro e com os pré-candidatos a vereador Irmão Robson e Adna e o Pré-candidato a Prefeito em Juazeiro pelo Partido Verde o advogado Dr. Marcio Jandir. Durante o encontro O deputado Carlos Ubaldino assim e o pastor Jair Silas externaram apoio à pré-candidatura do Dr. Marcio Jandir.

Marcio Jandir, Advogado, anunciado como pré candidato do Partido Verde a prefeito de Juazeiro, considerou o apoio muito importante. “O apoio desta lideranças religiosas nos dá forças para continuar buscando as alianças com os diversos segmentos da nossa sociedade”, pontuou.

Ascom/PV
publicado em 06 de Dezembro / 2011 às 09:40

PTC CONTESTA DECLARAÇÕES DO EX-DEPUTADO PEDRO ALCANTARA‏

Em email ao blog o secretário do PTC – Partido Trabalhista Cristão em Juazeiro, Edvaldo César, nega que o tema do encontro entre seis partidos no último sábado (03), tenha sido a formação de uma ampla aliança para o pleito do próximo ano. Confira:

Aos veículos de comunicação da região do vale, acerca das declarações do ex-deputado Pedro Alcântara (PR), sobre a formação de uma ampla frente de partidos políticos visando às eleições de 2012 em Juazeiro, porém não foi esta a intenção do partido em encontro com o ex-deputado.

Este assunto passa apenas no entendimento do ex-deputado, na sua cabeça. O nosso partido tem um plano para 2012, uma estratégia eleitoral e vamos aplicar nosso plano e a nossa estratégia. Não formamos esta nova frente política que prega o ex-deputado.    

 Grato,

 Edvaldo Cezar Rodrigues 

 Secretário Geral de Organização do PTC  Diretório de Juazeiro

Nesta terça-feira (06) uma nova nota do PTC foi encaminhada ao blog com novas informações contestando as declarações do ex-deputado:

NOTA A IMPRENSA

O Partido Trabalhista Cristão - PTC tem participado ativamente das decisões do processo Político Eleitoral de Juazeiro. Eleição de 2004, o partido saiu vitorioso com a majoritária, em 2008 obtivemos sucesso com o atual prefeito, no contexto para 2012, com uma lista de 53 pré-candidatos a vereador, nossa estratégia será eleger parlamentares, formar uma bancada e fortalecer nossa legenda na cidade.

1. O partido trabalhista Cristão – PTC, manteve um contato informal neste fim de semana com o ex-deputado Pedro Alcântara- PR, porém não estava cumprindo nenhuma agenda ou firmando pacto político, apenas uma conversa amistosa, onde estavam presentes outras legendas, entretanto, não sabíamos que o ex- deputado iria transformar o encontro em um fato político. Não será o ex- deputado Pedro Alcântara porta voz nem procurador do PTC, no processo de negociação para futura aliança partidária;

2. O Partido tem trânsito livre no atual governo, tem um canal permanente de negociação política com um secretario do prefeito, porém o gestor mantém opinião formada na imprensa que somente conversará com os partidos em 2012,

3. O partido está ativo, manteve contatos com outros pré-candidatos: Dr. Marcio Jandir (PV), Dr. Edson Tanury (PTB), o próprio Dr. Joseph Bandeira (PT), porém nossa decisão passará por uma conversa definitiva com o prefeito Isaac Carvalho (PC do B), pois somos aliados, fomos o primeiro partido político na cidade a apoiá-lo quando tinha apenas 3% nas pesquisas em 2007. Esta tomada de decisão será em março pra abril de 2012.

4. Por fim esclarecemos que o fórum adequado e legítimo para debater, tratar e discutir e tomar as DECISÕES do PTC, será em nossas reuniões mensais no Diretório Municipal junto aos nossos filiados e nossos pré-candidatos a vereador em 2012.

Agradecemos a atenção,

Jailson Barbosa                                   Edvaldo Cezar
                Presidente Municipal               Secretario Geral de Organização

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.