Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 18 de Maio / 2011 às 12:40

CÍCERO SALES CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA À PRESINDÊNCIA DO SINSERP

A decisão da Terceira Vara Cível da Comarca de Juazeiro que em sentença publicada sexta-feira (13) determinou a convocação das eleições do Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro) num prazo de trinta dias motivou ainda mais o pré-candidato Cícero Sales.

Em entrevista concedida ao blog Cícero justificou que apesar da demora, quinze meses, durante todo esse tempo manteve a esperança de que a justiça não falharia.

“Hoje, estamos felizes e conscientes de que a luta está apenas no começo. Com a garantia da eleição nos próximos meses, vamos ao corpo-a-corpo junto aos servidores para tentar assumir o comando desse importante sindicato”, declarou Cícero.

Atual presidente do Sintrab-Saúde, Cícero Sales também explicou a tentativa de presidir o Sinserp. “Na verdade a sugestão partiu de vários servidores que não estão satisfeitos com os atuais e ex-dirigentes que sempre estiveram atrelados aos governos. Nós votamos e fizemos campanha para Isaac, mas nem por isso temos que comungar com os erros da atual administração. Talvez seja esta a razão de tanta perseguição ao Sintrab, os que estão no poder imaginam que a gente tem que ser subserviente, e isso nós não seremos nunca, nem no Sintrab e nem se chegarmos ao Sinserp”, concluiu Cícero Sales.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 12:10

Prefeito de Juazeiro vai a Brasília para reunião com Ministro dos Transportes

Na tarde desta quarta-feira (18), o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, terá uma reunião, em Brasília, com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na pauta do encontro, o ponto principal será o Anel Viário, obra que complementa os trabalhos de alargamento da Ponte Presidente Dutra. Acompanha o prefeito o Deputado Federal Daniel Almeida e o secretário de Gestão Estratégica, Flávio Luiz.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Maio / 2011 às 11:40

Obras de Remediação do Lixão são iniciadas em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, visitou ontem (17), o canteiro de obras da remediação do lixão para acompanhar o início dos trabalhos. No momento estão em execução os serviços de terraplanagem e topografia. O prefeito esteve acompanhado dos secretários Paulo Bonfim (Sesp), Plínio Amorim (Seduc), Célia Regina (Sedur), Flávio Luiz (Seges), Agnaldo Meira (Seadruma) e Crisóstomo Lima (Seiasc). 

Segundo os responsáveis pela obra, o primeiro passo é a realização da topografia da área, para, em seguida, ser definido onde serão instaladas as células de resíduos. O chorume extraído do lixo será encaminhado para uma lagoa de estabilização, a ser construída no local, para que o chorume não alcance o leito do riacho Maria Preta. “Nós também faremos um levantamento para saber a quantidade de lixo recebido, além de uma sondagem para verificar a situação do lençol freático”, disse Álvaro Farias, topógrafo da empresa responsável pela obra. Farias ressalta que esta é uma obra de engenharia sanitária, ou seja, há uma preocupação com a questão ambiental e de saúde pública. 

Para o prefeito Isaac Carvalho é uma satisfação conferir de perto uma obra esperada há mais de 15 anos pela população de Juazeiro. “É uma vergonha Juazeiro não ter um aterro sanitário. Anos e anos e ninguém se preocupou com a situação ambiental, com as pessoas que trabalham recolhendo material reciclável. Agora é uma realidade, uma grande conquista para o turismo, infraestrutura e o social do município”, colocou. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, completou as colocações do prefeito. “Nós teremos a inclusão de pessoas com essa ação. Mais de 100 famílias vivem e trabalham aqui. Juazeiro só tem a ganhar, tanto do ponto de vista estrutural, bem como o social”, declarou. A capacitação dos catadores de material reciclável da Associação de Juazeiro será feita pelo Instituto IDEA, através de um convênio realizado com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia.

Ascom PMJ
publicado em 18 de Maio / 2011 às 11:00

AGENTES DE LIMPEZA FESTEJAM DIA COM ESPORTE E LAZER EM SR. DO BONFIM

Segunda-feira, 16 de maio, comemorativo do Dia Nacional do Gari, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu no clube do Sindicato dos Servidores Públicos uma confraternização em homenagem a todos os funcionários do serviço público de limpeza do município. Durante todo o dia, funcionários e familiares tiveram à disposição uma programação variada desde a acesso gratuito a serviços de cortes de cabelo, escovas e hidratação capilar que contou com a colaboração do salão de beleza São Miguel.

Enquanto os pais aproveitavam momentos de animação e entretenimento, as crianças se divertiam na piscina e no parque infantil. Estiveram presentes no evento o prefeito Paulo Machado, os secretários Cláudio Nunes (Indústria e Comércio), Andreilto Almeida (Meio Ambiente) e o Vereador Gustavo Miranda, que assistiram, junto aos homenageados, as apresentações musicais e a realização de sorteios de brindes, patrocinados pelos comerciantes locais.

Ascom Bonfim
publicado em 18 de Maio / 2011 às 10:30

Em sessão especial, Câmara vai debater greve dos professores da Uneb

A greve dos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em especial a do campus III em Juazeiro, será o tema de sessão especial na Câmara Vereadores nesta quarta-feira (18), a partir das 16h, no auditório da Casa Aprígio Duarte. Representantes dos docentes e discentes estarão presentes à reunião, solicitada a Mesa diretora da Câmara na última semana.

Em sessão especial, Câmara vai debater greve dos professores da Uneb

Para o presidente da comissão de Educação da Câmara, vereador Benedito Marques (PSDB), esse é um espaço muito importante para o desenvolvimento do ensino superior em nossa região. “Mesmo sabendo que não é de nossa competência legislar pela Universidade, já que ela é estadual, não podemos ficar parados com essa situação. A Câmara de Vereadores é a caixa de ressonância da cidade e vamos juntos com os professores debater essa situação. Nós vereadores somos sensíveis luta por uma Uneb melhor”, explicou.

Em greve por tempo indeterminado desde último dia 26 de abril, os professores protestam contra o Decreto 12.583/2011, que determina a atual situação de “estrangulamento orçamentário” nas universidades estaduais na Bahia, além da retirada de direito dos docentes, como retirada de licenças para especializações, e arrocho salarial.

Por: Welington Junior Ascom CMJ
publicado em 18 de Maio / 2011 às 09:40

Prefeito Julio Lossio sanciona Lei de Cobrança de Estacionamento do River Shopping

Ontem (17), o prefeito de Petrolina Julio Lossio sancionou a Lei Municipal nº 2.366, de 17 de maio de 2011, que dispõe sobre a cobrança da taxa de estacionamento do Shopping Center ou estabelecimentos comerciais correlatos, um projeto de autoria do vereador Alvorlande Cruz (PTC). Prestigiaram a solenidade a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maria Elena (PSB), os vereadores Raimunda Sol Posto (DEM), Osinaldo Souza (PSB), presidentes de associações e secretários municipais. 

A Lei prevê que a cobrança da taxa não poderá ser superior ao cobrado no sistema de estacionamento municipal “Zona Azul”, valor que hoje custa R$ 1, e nem poderá ser inferior à permanência de quatro horas, válida para veículos automotores, motocicletas e similares. Segundo o vereador Alvorlande Cruz, a Lei permitirá que os clientes que comprovarem despesas de pelo menos 20 vezes o cobrado pela taxa aos proprietários das lojas e estabelecimentos comerciais (equivalente a R$ 20) seja liberado do pagamento do estacionamento. Ainda segundo o vereador, a Lei isenta pagamento pessoas com necessidades especiais e idosos. 

Para o prefeito Julio Lossio, essa assinatura proporcionará uma maior abertura da população aos serviços oferecidos pelo River Shopping. “Essa é uma Lei da Câmara e nós ratificamos nosso apoio a sua posição. Defendemos a manutenção desse modelo para uma abertura de acesso maior para a população”, ressaltou. A Lei foi publicada ontem à noite, no Diário Oficial, sendo assim já entrou em validade após sua publicação. Ainda no evento, o prefeito Julio Lossio, sancionou também a Lei nº 2.367, de 17 de maio de 2011, de autoria da presidente da câmera Maria Elena, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas municipais efetuarem no início do ano letivo, seminários anti-drogas para alunos da rede municipal de ensino.

Mônica Silvestre Secom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 18 de Maio / 2011 às 09:10

Lagoa Grande mais uma vez supera metas do Ministério da Saúde na vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande continua vacinando as gestantes contra a gripe. A campanha nacional contra a doença terminou na última sexta-feira, dia 13, mas os municípios que não atingiram a meta de 80% entre o público destinado na campanha, devem continuar com a imunização até esta sexta, dia 20. Vale ressaltar que na região Lagoa Grande foi o primeiro município a superar a meta de 80% do Ministério da Saúde para a cobertura vacinal deste ano entre crianças, idosos e profissionais de saúde. As crianças de 6 meses a menos de 2 anos atingiram os 80% uma semana antes do final da campanha. A cidade também saiu na frente nos números de profissionais de saúde imunizados e de idosos também. 

“Fomos o primeiro município a atingir a cobertura de vacinação contra gripe nessas faixas etárias”, revelou Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI – Programa Nacional de Imunização. Os números comprovam. Em Lagoa Grande foram vacinadas 629 crianças com cobertura de 98,44%, 197 trabalhadores de saúde com um percentual de 87,95% de imunizados,.e entre os idosos lagoagrandense, 1629 receberam a dose anual da vacina com 95/43% de cobertura. 

Entre as gestantes, até o momento 293 mulheres grávidas foram vacinadas em Lagoa Grande, atingindo 54,26%. “Quem ainda não foi deve procurar os postos de saúde até a próxima sexta-feira para se vacinar”, orienta Ladjane. No balanço da campanha, Lagoa Grande teria quer atingir 3110 pessoas entre crianças, idosos, profissionais de saúde e gestantes, mas a imunização já contemplou um público de 2748 imunizados, o que equivale a uma cobertura de 88,36% no geral. “Mesmo ainda não chegando ao número exato, já superaram os 80% de cobertura, isso é muito positivo já que esse ano a cobertura também atingiu crianças, gestantes e os profissionais de saúde´, além dos idosos”, destaca Ladjane Cardoso. (SEDETE-ASSESSORIA DE IMPRENSA)

publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:40

VEREADORES DE JUAZEIRO DEBATEM EM SESSÃO ESPECIAL ENGARRAFAMENTOS E ATRASO NA OBRA DA PONTE PRESIDENTE DUTRA

 
Os constantes engarrafamentos na Ponte Presidente Dutra provocaram a audiência pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro que será realizada nesta quarta-feira (18), às 10 horas. O líder da oposição, vereador Alex Tanuri (PSDB), foi o proponente.
 
Para a audiência, estão sendo esperados os representantes da Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar do Estado da Bahia e de Pernambuco, os órgãos controladores do trânsito municipais de Juazeiro e Petrolina e o Conselho Regional de Engenharia.
 
A sessão acontece exatamente quando a empresa Arteleste, juntamente com o DNIT, confirma para 15 de junho a conclusão de parte da duplicação da Ponte Presidente Dutra, do lado baiano. Inicialmente, falou-se que os trabalhos seriam concluídos em dezembro de 2010, posteriormente anunciaram para 15 de maio e agora a informação de conclusão no mês de junho. Este é um bom mote para começar as discussões na Casa do Povo.
publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:10

VAI TER OU NÃO A HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO JOÃO?

Caros amigos de Juazeiro

No último final de semana, dando uma volta por aí, encontrei amigos que me informaram coisas da vida cotidiana de Juazeiro. Estudei aqui e venho de vez em quando.

Continuo lamentando o estado físico da cidade e a falta de uma vida cultural mais intensa e de melhor qualidade. Voz e violão com som ruim em muitos bares da orla e som alto demais e “pagode/arrocha” em outros. Não ouvi ou vi nenhuma coisa “bossa nova por aí”

Perguntei sobre o evento dos 80 anos de João Gilberto e ninguém sabe de nada e há um silêncio também da área de cultura da cidade. Vai haver ou não? Seria muito bom para ajudar a projetar e melhorar a imagem de Juazeiro lá fora, que, em uma enquete de rádio, elegeu a BBB Ana Mara, durante o exibição do programa na Globo, como a mais representativa celebridade da terra, deixando para trás “o craque” do Barcelona Daniel Alves, a estrelíssima Ivete Sangalo e o lendário João Gilberto, oitentão, criador da “bossa nova” ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, famoso e admirado no mundo e bastante “rejeitado” em Juazeiro.

Queria dizer ao Maurício Dias (Mauriçola) que respeito e admiro sua determinação e coragem, seu esforço para trazer coisas de qualidade para sua terra, mas já disse que a maioria do povo de Juazeiro hoje, sem ligação histórica ou sentimental com a cultura ou tradição da terra, só aumenta o “coro” dos desinformados e detratores da imagem cultural de Juazeiro, ainda tão respeitada lá fora, justamente por causa do “gênio” musical de João Gilberto que, com apenas um violão, revolucionou a maneira de tocar e cantar, tornando a musica brasileira admirada e respeitada no mundo inteiro – isto é história.

Juazeiro não esta preparada para um evento desta natureza, não vai ter público, vão “escrachar” esta homenagem, principalmente os políticos e seus seguidores entre si.

Vocês deveriam promover esta homenagem aos 80 anos do João Gilberto em Salvador ou no Rio de janeiro e São Paulo, levando coisas boas daqui para lá, teria muito mais divulgação e repercussão internacional.

Antonio Romero de Souza

publicado em 18 de Maio / 2011 às 07:40

Comandante da 76ª CIPM responde provocação de presidente do São Francisco Country Clube

O presidente do São Francisco Country Clube, Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola), enviou texto ao blog isentando a entidade que dirige da poluição sonora que invadiu o bairro do mesmo nome e que tanto tem incomodado os moradores que residem próximo à Praça Alsus Sangalo. Na mesma nota, Mauriçola cobra ações por parte da Prefeitura (responsável pela praça) e da polícia (responsável pela ordem pública). Em resposta o Major PM Anselmo Bispo, comandante da 76ª CIPM, enviou o seguinte email:

Caro Mauricio e moradores do Country Clube,

O problema do abuso por parte dos freqüentadores dos eventos promovidos pelo São Francisco Country Clube e diga-se de passagem, apenas e tão somente nos eventos realizados às quintas-feiras ou nos quais estão envolvidas as deploráveis "bandas de pagode" baianas, não apenas diz respeito à Policia Militar da Bahia e mais especificamente ao efetivo da 76 ª CIPM, a qual comando, mas a um conjunto de ações, em que vários segmentos devem ser envolvidos e responsabilizados, incluindo-se também o São Francisco Country Clube.

A PM cabe uma parcela, mas para tanto necessitamos que a Prefeitura Municipal forneça agentes de postura e de trânsito, a Policia Civil esteja disposta a autuar os autores dos delitos de perturbação do sossego alheio e de crimes ambientais, pois em vários momentos nossas ações vão por água abaixo por falta do queixoso (que seria o clube) ou do equipamento de postura da PMJ, chegando ao ponto de alguns Delegados Plantonistas se recusarem a lavrar os termos.

Major PM Anselmo Bispo – Comandante da 76ª CIPM

publicado em 18 de Maio / 2011 às 07:00

CÂMARA DE PETROLINA VOTA HOJE ESTATUTO DA FACAPE, REAJUSTE DOS SERVIDORES E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL

A Câmara de Vereadores de Petrolina se reúne ordinariamente nesta quarta-feira (18) e na pauta constam três importantes projetos: Projeto de Lei nº 100/10 que dispõe sobre o Estatuto da AEVSF/FACAPE – Autarquia Educacional do Vale do São Francisco do Poder Executivo; Também do Executivo Projeto de Lei nº 006/11 que concede reajuste a diversas categorias de servidores da Administração Pública Municipal e o Projeto de Lei nº 017/11 – substitutivo ao projeto de lei nº 106/10 – do Poder Executivo  que dispõe sobre o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, bem como sobre a autorização ao Poder Executivo do Município de Petrolina, Estado de Pernambuco, de abertura de crédito especial ao orçamento municipal do exercício de 2010.

Com informações da Ascom CMP
publicado em 18 de Maio / 2011 às 06:30

Univasf capacita servidores na área de Licitações e Contratos

Servidores de três instituições públicas participam no campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Curso Prático sobre Licitações e Contratos. O curso com carga horária de 40 horas integra o Plano de Capacitação 2011 da Univasf, e conta com o apoio da Procuradoria Federal Seccional Petrolina.

Nesta ação estão sendo capacitados 39 servidores da Univasf, do Hospital de Traumas (HUT) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As aulas ministradas pelo procurador federal, Marcos Gustavo de Sá e Drumond abrangem as Leis 8.666/93, 10.520/2002 e 123/2006, que disciplinam as licitações e contratos administrativos.

De acordo com a programação, os conteúdos abordados envolvem a aplicação prática de orientações e procedimentos administrativos e jurídicos legais preconizados pelas normas gerais. “É a oportunidade dos participantes exporem algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho, no exercício de suas funções e tirar as dúvidas”, avalia o procurador Marcos Drumond. A capacitação é voltada a servidores que atuam na área de Licitações e Contratos.

Ainda segundo Marcos Drumond, a iniciativa também favorece a compreensão dos preceitos legais com base nos entendimentos do Tribunal de Contas da União, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e, sobretudo, da Advocacia Geral da União.

Por Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf Foto: Raoni Santos
publicado em 17 de Maio / 2011 às 23:20

Tábua de pirulito

Noutro dia ouvindo a um programa de rádio, chamou-me a atenção a expressão utilizada por um ouvinte, que na ocasião fez participação ao vivo. Este ouvinte referiu-se à sua rua como uma enorme “tábua de pirulitos”.

É curiosa a afirmação deste cidadão posto que, ao mesmo tempo em que me despertou indignação pelo fato de aludir a expressão “tábua de pirulitos” aos buracos que tomam conta daquela via pública, causou-me também saudosismo, pois recordei minha infância, quando à época tínhamos pirulitos de açúcar caramelizado em formato de guarda-chuvas, presos a uma tábua vazada por vários furos... Pirulitos são doces. Buracos na rua causam indigestão.

Creio eu que, ao ouvir daquele indivíduo o protesto, cada um dos ouvintes possa haver tido a mesma impressão que eu tive. E pensado em outras analogias para descrever a situação na qual se encontra não só aquela rua específica, como tantas outras, Juazeiro afora... Desde o centro da cidade até nos bairros mais afastados – principalmente os bairros mais afastados: “Queijo suíço”, “superfície lunar” – tomada de crateras..., “peneira de asfalto” e por aí vai... Tenho certeza de que cada cidadão filho desta terra tem a sua forma particular de tratar os buracos com os quais convive diariamente...

Possuímos ruas em que, de tão profundos os buracos, não é possível o tráfego de automóveis. E quando se pede uma explicação lógica para justificar tal situação, as respostas que escutamos são sempre as mesmas. Ora se amparam nas obras que se iniciaram e que nunca terminaram, ora na ausência de verba pública para a execução de algo efetivo. É sempre a mesma balela...

Deixo aqui, para a reflexão dos ouvintes e leitores, um trecho do hino da cidade de Juazeiro, o qual tem sido muito cantado em propagandas e eventos, creio eu, de forma vã: “Juazeiro, terra amada, lutarei por teu progresso. Hei de vê-la coroada com os lauréis do teu sucesso”.

Povo juazeirense, não só vamos cantar o hino de nossa terra amada, como também vamos lutar por seu progresso: cobrando responsabilidade e compromisso dos nossos governantes para que, aí sim, um dia possamos vê-la coroada com os lauréis de seu sucesso. Sucesso este que será também o nosso.

Chega de buracos; de ruas inacabadas; de saneamento ausente ou malfeito; de obras fictícias; de asfalto ‘sonrisal’, de inaugurações de banheiros de cemitério.

Queremos infraestrutura básica. Queremos lazer. Queremos saúde. Queremos educação. Queremos segurança. Em suma: queremos homens públicos comprometidos de fato com o bem estar de nossa amada terra e de seus filhos.

Queremos e temos direito!

Fábio Lima - Cidadão Juazeirense

publicado em 17 de Maio / 2011 às 22:40

Seiasc lança Projeto “Acorda Raimunda”

A Secretaria de Igualdade, Assistência, Social e Cultura (Seiasc), mediante ação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e em parceria com a 74º Companhia da Polícia Militar, está lançando a Campanha “Acorda Raimunda”, que atuará em conjunto com o projeto “Na Base do Beijo, na Base do Amor”, criado pela PM. Ambos têm o objetivo de reduzir a violência doméstica contra as mulheres e fortalecer os laços familiares. A Campanha acontecerá entre os meses de Junho e Julho com diversas palestras sobre o tema nos bairros e distritos de Juazeiro. O primeiro bairro a ser contemplado com o Projeto “Acorda Raimunda” será o João Paulo II. Confira as datas e os demais locais que receberão o Projeto:

02/06 BAIRRO JOÃO PAULO II

07/06 DISTRITO DE CARNAIBA DO SERTÃO

09/06 BAIRRO PARQUE RESIDENCIAL

14/06 DISTRITO DE JUREMAL

16/06 BAIRRO PEDRO RAIMUNDO

21/06 DISTRITO DE MASSAROCA

28/06 BAIRRO DOM JOSÉ RODRIGUES

30/06 DISTRITO DE ABÓBORA

05/07 BAIRRO ANTONIO GUILHERMINO

07/07 DISTRITO DE JUNCO

12/07 BAIRRO VILA NOVA FÉ

14/07 LOCALIDADE DE PASSAGEM DO SARGENTO

Ascom Seiasc
publicado em 17 de Maio / 2011 às 22:10

CURAÇÁ: MAIS UM FILHO SE DESTACA COMO GRANDE ARTISTA

 

Evidenciado na região como revelador de grandes nomes no cenário artístico, o município de Curaçá vê mais um de seus filhos trilhar no caminho do sucesso. O artista plástico Cleuton César Ferreira, popularmente conhecido em Curaçá como Kekê de Bela, ou simplesmente Kekê, está ganhando cada vez mais destaque no Brasil afora em decorrência de suas obras: desenhos estampados em telas, telhas decorativas, discos de vinil, pinturas em camisetas e outros. Além disso, Kekê atua como tatuador e grafiteiro. 

Kekê começou muito cedo, aos sete anos já mostrava talento pintava faixas e camisetas. Fez parte do Projeto Ararinha Azul, que buscava preservar e acompanhar o único exemplar da espécie em extinção que vivia em liberdade. Trabalhou em empresas particulares, prestou oficinas em programas sociais. Atualmente trabalha na ONG NAENDA – Núcleo de Arte Educação Nego D'Água, mas sempre desenvolvendo trabalhos paralelos, inclusive, sendo destaque em programas de rádios, televisão, encantando o público com seu jeito espontâneo de se expressar, despertando a curiosidade das pessoas de conhecer cada vez mais os seus trabalhos. 

Em breve ele receberá da Câmara Municipal de Curaçá,  Moção de Aplausos, com aprovação unânime dos vereadores, em reconhecimento às suas criações, por enaltecer o nome do município como celeiro de grandes artistas.

Elias Fonseca Martins Ascom CMC
publicado em 17 de Maio / 2011 às 21:40

Coronel Castro discutirá com Frente Parlamentar normatização do ensino da PM

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, discutirá com deputados, dia 01/06, proposta de normatização do sistema de ensino da PM baiana que institui, entre outros pontos, regras de política de ingresso e ascensão na carreira profissional dos policiais. O encontro foi anunciado pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), nesta terça-feira (17), durante o lançamento da Frente Parlamentar que agrega parlamentares entorno da proposta. 

Segundo o deputado, a proposta – gestada em 2003 pela própria Polícia em parceria com a Uneb – poderia colocar a Bahia na vanguarda de uma política de Segurança Pública no País. A Frente Parlamentar foi lançada em sessão da Comissão de Igualdade, que é presidida por Bira, e já conta com o apoio de vários deputados, como Bruno Reis (PRP), Carlos Geilson (PTN), Sidelvan Nóbrega (PRB), Fátima Nunes (PT), Sargento Isidório (PSB) e Capitão Tadeu (PSB). 

“Existem militares formados, com graduação, especialização, mestrado e doutorado no Brasil e exterior. O projeto tem como finalidades básicas: a criação de um instrumento de seleção de candidatos para PM; a implantação de uma política de ascensão profissional na carreira militar baseada na formação ou titulação acadêmica; e a estruturação das modalidades e níveis de cursos profissionais”, explicou Bira Corôa. 

O ensino militar na Bahia não está regulado como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com a proposta, haveria cursos numa sequência de graduação, contemplando de soldado a coronéis, a partir de licenciatura a doutorado em Segurança Pública e Defesa Social. O subcomandante geral da PM, Cel. Carlos Eleutério, saudou a criação da Frente Parlamentar como um instrumento capaz de agregar, com diversidade de pensamento, pessoas pela mesma causa. “A gente tem certeza que a proposta se concretizará”, afirmou, destacando a participação dos cadetes e estudantes das instituições de ensino militar no evento.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 21:00

Prefeitura de Sobradinho adquire novo ônibus para o transporte escolar

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, recebeu ontem (16) um micro-ônibus para o transporte escolar de alunos da zona rural do município. A aquisição é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, através do programa “Caminho da Escola”.
 
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica.
 
A nova aquisição irá beneficiar os estudantes do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e atenderá os estudantes de correnteza, sangradouro e roçado em Sobradinho, transportando o alunado nos três turnos. De acordo com a Secretária de Educação, Ednalva Fernandes, o ônibus escolar foi o primeiro adquirido na história do município.
 
O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. O veículo tem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade.
 
Para o prefeito, Genilson Silva (PT), essa conquista é uma importante aquisição para o governo. "O novo micro-ônibus vai atender melhor os estudantes do interior. São ônibus padronizados e exclusivos ao transporte escolar, sem dúvida os nossos estudantes que fazem parte da rede municipal de ensino terão mais conforto e segurança”, avaliou o gestor.

Thalita Bezerra Ascom Sobradinho
publicado em 17 de Maio / 2011 às 20:30

Bomfim assina convênio com Estado para beneficiar catadores de resíduos sólidos

O município de Senhor do Bomfim, na região do Piemonte da Diamantina, assinou convênio com o Governo do Estado, visando a inclusão social e dignificação das condições de trabalho dos catadores de resíduos sólidos, que atuam na rua e no lixão da cidade. O acordo foi firmado, na manhã desta terça-feira (dia 17), pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, pelo superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, e pelo prefeito Paulo Batista Machado.
 

“Esta é uma ação conjugada de geração de emprego e renda, que vai propiciar o fomento e a criação de estruturação para uma cooperativa de classe e a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade. Neste convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Senhor do Bomfim, serão aplicados recursos superiores a R$ 124 mil reais, beneficiando um total de 110 catadores de resíduos sólidos”, destacou o secretário.

Para o secretário Nilton, é importante a mobilização da sociedade local na implantação da coleta seletiva do lixo. “Os recursos deste acordo, explica, serão utilizados, também, na aquisição de prensas, balanças e outros itens importantes na limpeza urbana, devendo, por extensão, criar melhores condições de trabalho para os catadores de resíduos sólidos em suas atividades diárias”.

O prefeito Paulo Batista Machado valorizou o esforço do Governo do Estado em liberar os recursos e disse estar satisfeito “em trabalhar na inclusão social das famílias que vivem unicamente da coleta de resíduos sólidos”. O superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, frisou que “esta ação governamental vai fortalecer o cooperativismo entre as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem na melhoria do meio ambiente”. 

Ascom Sertre
publicado em 17 de Maio / 2011 às 19:40

Tribunal de Justiça concede ganho de causa à Prefeitura de Petrolina sobre ação movida pelo Sindsemp

Na última sexta feira (13), o Tribunal de Justiça de Pernambuco reformou a decisão judicial sobre o processo de seleção dos novos dirigentes escolares da rede municipal de Petrolina e, com isso, manteve normalmente a eleição dos gestores, bem como o processo de nucleação implantado pelo município. O parecer favorável à Prefeitura Municipal de Petrolina foi do desembargador do tribunal de Justiça de Pernambuco, José Ivo de Paula. Segundo o prefeito Julio Lossio, o processo de nucleação trará, sem dúvida alguma, mais qualidade ao sistema educacional do município.

Élida Maria Secom PMP
publicado em 17 de Maio / 2011 às 19:10

72 BI REALIZA OPERAÇÃO RIBEIRINHA NO RIO SÃO FRANCISCO

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado realizará, no dia 29 de maio, a partir das 10h, na Orla de Petrolina, uma Operação Ribeirinha utilizando lanchas fluviais, também conhecidas como “VOADEIRAS”, que são ideais para ataques surpresas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e nas operações de defesa externa.

Segundo o Tenente Coronel Helvétius Marques “Operação Ribeirinha desenvolve-se em uma área ribeirinha, compreendendo hidrovia fluvial ou lacustre e terreno, caracterizada por linhas de comunicações terrestres limitadas e pela existência de extensa superfície hídrica ou rede de hidrovias interiores, que servem como vias de penetração estratégica ou rotas essenciais ou principais para o transporte de superfície. A missão do 72º B I Mtz nas operações ribeirinhas é obter ou manter o controle territorial de uma área ribeirinha, pela destruição da forças inimigas ou pela restrição ou destruição de suas atividades”.

A demonstração faz parte das comemorações do Dia da Infantaria. Entre as operações ribeirinhas famosas estão:

· Os franceses contra o Vietminh (1946-1954) na Indochina, no Delta do Mekong e em Tonkin, no delta formado pelos rios Vermelho, Negro e Claro.

· Os americanos contra o Vietcong (1964-1973), no Vietnam do Sul, no Delta do Mekong.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 18:40

POLICIAIS CIVIS DA DRFR PRENDEM TRAFICANTE EM PINHÕES, ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Durante investigações de roubo de motores na zona rural de Juazeiro, investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos sob o comando do delegado Nélio Ferreira prenderam em flagrante o traficante Marcelo Ferreira de Santana, 50 anos, natural de uauá, o qual tinha em sua posse cerca de 71 (setenta e um) dolões de maconha pronto para ser comercializado na região de Pinhões, que fica a cerca de 70 km do centro urbano.    

A prisão de Marcelo Ferreira ocorreu por volta das 12 horas desta terça feira, 17, e em seu poder os policiais encontraram uma arma de fogo de fabricação caseira, além de R$ 119,00 (cento e dezenove reais) em espécie. Segundo o delegado Nélio, o traficante já tinha sido preso outras duas vezes por tráfico de drogas e também é suspeito de envolvimento com o furto de criações e motores na zona rural. 

publicado em 17 de Maio / 2011 às 18:00

HDM realiza palestra sobre captação de órgãos

A importância da doação de órgãos e o seu processo de captação e transplante em Petrolina foram tema de uma palestra realizada na manhã desta terça-feira (17) no auditório do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. A pediatra do HDM Lílian Gondim, que também é a coordenadora da central de transplantes da macro região de Petrolina, ministrou a palestra para o corpo técnico e estudantes do HDM.

Ela revelou que em Petrolina no ano de 2011 foi registrada apenas uma doação de múltiplos órgãos até agora e que em 2010 foram apenas três. “As doações tanto aqui como em quase todo o país são muito poucas. Só no estado de Pernambuco existe uma lista de espera de três mil pessoas. Os principais impedimentos para isso são as famílias que muitas vezes não querem doar, ou alguma patologia que o falecido tenha e que o impede de ser doador”, destacou Gondim.

A médica destacou ainda que quando há o interesse por parte da família em fazer a doação de órgãos de um parente, a central de captação da macro região entra em contato com a central em Recife que rapidamente envia uma equipe médica para efetuar a captação. “Os órgãos doados são levados à Recife e atenderão à lista de espera, que é uma lista única. A exceção são as doações de córneas. Essas ficam na região e são doadas a pacientes daqui”, explicou.

Durante a palestra, foi apresentada a campanha do Governo do Estado, “Diga sim para salvar vidas”, que vai de 16 a 20 de maio com o intuito de conscientizar a população de todo o estado para a importância da doação de órgãos.

Ascom HDM
publicado em 17 de Maio / 2011 às 17:30

Parque de Vaquejada Salomão Dantas será reinaugurado

Será reinaugurado sábado, dia 21 de maio, o Parque de Vaquejada Salomão Dantas, na fazenda Olho D’água, na localidade de Barra Grande, distrito de Itamotinga, rodovia Juazeiro a Curaçá. O parque foi totalmente reformado, transformado numa mega estrutura de 40.000 metros quadrados dispondo de palco, som, iluminação, banheiros masculinos e femininos, pista de dança, amplo estacionamento, restaurante, seguranças, policiamento, posto médico, além do bolão de vaquejada com a queda de boi com premiação de R$ 7.000,00 reais para os competidores amadores e profissionais.

Ao adquirir o ingresso para os shows de MANO WALTER, ZEZÃO E BANDA e FORRÓ DE BOA, o portador do passaporte estará participando de sorteio de um freezer lotado de cerveja. Acompanhe a programação:

Dia 21 ( sábado) ás 10 horas, início da vaquejada
Ás 15 horas, missa dos vaqueiros no parque Salomão Dantas
Ás 22 horas grande show com Forró de Boa,Zezão e Banda e logo após a participação de Mano Walter o fenômeno das vaquejadas.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 16:40

PREFEITURA DE JUAZEIRO CONTESTA VEREADORES E DIZ QUE TCM ACEITOU RECONSIDERAÇÃO DAS CONTAS DE 2009

Em nota enviada ai blog a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro contesta a informação dos vereadores Alex Tanuri e Leonardo Bandeira, argumentando que o TCM acatou o pedido de reconsideração das contas de 2009 do Prefeito Isaac Carvalho, levantando dúvidas sobre os processos licitatórios. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que o pedido de reconsideração das contas do exercício 2009, referente aos índices de aplicação de recursos na saúde e na educação, foi acatado pelo Tribunal de Contas do Município. Entretanto, o TCM levantou dúvidas sobre processos licitatórios. Como se trata de um fato novo, já está sendo feito o levantamento da documentação e tão logo seja aberto o direito, será solicitada nova revisão. Assim, será retificado o mal-entendido.

Ascom PMJ

publicado em 17 de Maio / 2011 às 16:10

Dia do Desafio movimenta Petrolina neste 25 de maio

Petrolina é um dos 11 municípios pernambucanos que participa neste dia 25 de maio do Dia do Desafio, uma competição entre cidadesque movimenta as comunidades do mundo inteiro incentivando a prática da atividade física em benefício da saúde e do bem-estar. O Dia do Desafio vai começar às 0h e terminar às 21h com uma grande mobilização, onde vale caminhar, correr, pedalar, malhar, além de jogos coletivos, como futebol, vôlei e basquete.

Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, os realizadores do evento, Sesc Petrolina e a Prefeitura Municipal de Petrolina já começaram os trabalhos de convocação geral, uma vez que ganha a cidade que conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva. A mobilização vale para todos, família, amigos e colegas de trabalho, que após a realização do exercício deve registrar a participação através do telefone 0800 321 1688.

De acordo com a coordenadora de esportes do Sesc Petrolina, Elis Regina uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0 hora às 21h, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. “Durante todo o dia, o Sesc estará com uma programação especial em vários pontos da cidade, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. Esta programação oficial pode ser acessada pelo site www.sescpe.com.brou na unidade do Sesc. Petrolina vai concorrer com cidade de Irapuato, que fica no México ”, adiantou Elis Regina.

Além de Petrolina, representam ainda o Estado de Pernambuco – que participa pelo quinto ano, as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique e São Lourenço da Mata. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais.

Clas Comunicação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.